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DGS Brasil cria uma nova área de Customer Success

A DGS Brasil, empresa pertencente ao Grupo Dedalus, provedor líder de soluções de gestão da saúde, acaba de criar uma área de Customer Success. O novo setor tem como objetivo abordar uma visão holística da jornada do cliente, propondo um atendimento personalizado a fim de assegurar a aderência das soluções e o sucesso do cliente.  A abertura da frente acompanha a expansão de novos clientes e negócios, além da necessidade de proximidade que o setor da saúde exige.  

A KLAS Research, relatório que fornece pesquisas sobre as tendências de TI em saúde, apontou que a Dedalus tem o maior número de Registros Médicos Eletrônicos – EMRs instalados em hospitais fora dos EUA (1.612), mais de 35% a mais do que o próximo maior fornecedor. Além disso, o relatório também destaca a posição de liderança contínua da Dedalus no mercado europeu de EMR.  

Diante dos expressivos números de crescimento, investir em uma frente de cuidado da jornada do cliente é imprescindível para garantir que ele alcance os resultados desejados através de seu relacionamento com a marca, conforme defende o líder da nova área, Peter Silva, executivo que há mais de 15 anos tem trabalhado na construção da jornada do relacionamento com clientes em grandes empresas do segmento de tecnologia para a saúde.  

“Sabemos que, toda área de atuação necessita de um relacionamento bem estruturado com o cliente, no entanto, quando falamos do setor de saúde, esse movimento se torna ainda mais fundamental, já que estamos lidando com processos mais críticos e complexos. Temos muito trabalho pela frente”, explica Peter Silva. 

Com tecnologias capazes de comunicar com soluções que já estão disponíveis dentro das instituições de saúde, é comum que as instituições de acabem não explorando todo o potencial que as soluções podem oferecer, é nesse momento que a área de Customer Success fará a diferença.  

“Os nossos softwares são desenvolvidos de uma forma que é possível plugar em outras ferramentas ou sistemas que já estão em funcionamento nos hospitais ou centros clínicos. Mas é necessário que os gestores hospitalares contem com um suporte adequado para migrarem os dados, adaptarem as ferramentas e até mesmo para sugerirem novas soluções que podemos desenvolver. Com a chegada dessa nova área podemos identificar todas essas questões e garantir uma assistência de qualidade para os nossos clientes”, afirma Patricia Martinelli, diretora de marketing e novos negócios da DGS Brasil.  

Atualmente instituições de saúde de grande porte do Brasil já estão utilizando o suporte de Customer Success oferecido pela DGS.  



Podcast – Sustentabilidade de TI revela diferença entre ideia e prática nas empresas, diz pesquisa

Neste Podcast conversei com Luis Arís, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Paessler para a América Latina e com David Montoya, Diretor Global de Desenvolvimento de Negócios de IoT, ambos da empresa alemã Paessler.

Falamos sobre um estudo realizado pela companhia a partir de entrevistas com 1900 líderes de TI de todo o mundo, incluindo 97 da América Latina, que abordou vários temas e alguns deles são surpreendentes.

O estudo da Paessler mapeou, também, o uso de soluções IoT. Quem gerencia os projetos IoT na organização é, em si, uma questão. Embora 37% digam que é o time de TI que lidera essas implementações, outros 43% disseram que essa é uma empreitada levada adiante por times multidisciplinares. Profissionais das áreas de engenharia, infraestrutura, manutenção, operações e produção também estão à frente dos projetos IoT das empresas.

Revela, ainda, que a produção de relatórios com KPIs sobre tudo o que se passa nos ambientes digitais da organização segue sendo uma dor de cabeça para os gestores. 23% são obrigados a colher manualmente dados para relatórios nem sempre necessários.

Falamos sobre um estudo realizado pela companhia a partir de entrevistas com 1900 líderes de TI de todo o mundo, incluindo 97 da América Latina, que abordou vários temas e alguns deles são surpreendentes.

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Home care é alternativa para tratamento de idosos

No próximo dia 1º de outubro é celebrado o Dia Nacional da Pessoa Idosa, data que foi instituída em uma Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), dos 210 milhões brasileiros, 37,7 milhões são pessoas idosas, com 60 anos ou mais. 

No país, os direitos dos idosos são previstos na Constituição Federal: de acordo com o Artigo 230, cabe à família, à sociedade e ao Estado o dever de proteger esse público. O texto visa assegurar a participação dos cidadãos da chamada “terceira idade” na comunidade, além de garantir sua dignidade, bem-estar e o direito à vida.

Criado em 2003, o Estatuto do Idoso também visa proteger os cidadãos com mais de 60 anos, versando sobre os direitos fundamentais, medidas de proteção, política de atendimento, acesso à Justiça e proteção judicial, conforme publicado pela Agência Brasil.

Segundo a enfermeira Viviane Costa Meireles, ao lado desses dispositivos, empresas e profissionais do setor de saúde têm se movimentado para oferecer soluções para os brasileiros idosos. “Exemplo disso, o home care (atendimento domiciliar, em português) para idosos ganha destaque no Brasil à medida que o número de seniores na sociedade tem crescido devido à inversão da pirâmide etária”.

Com efeito, a população brasileira está envelhecendo: indicativos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que os indivíduos com 65 anos ou mais já representam 10,2% da sociedade.

Além disso, prossegue Meireles, como os idosos enquadram-se no grupo de risco da Covid-19, essa população é predisposta a ter sequelas causadas pela doença que podem ser limitantes. “Sendo assim, o idoso precisaria receber maiores cuidados, sendo o home care essencial para melhora do sênior, já que ele pode ficar no conforto da sua casa – o que colabora, inclusive, para a melhora do seu estado de saúde”.

Regulamentação do home care no Brasil

A Resolução RDC nº 11, de 26 de janeiro de 2006, publicada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regula a atividade de home care no país. A regulamentação versa sobre as regras para o funcionamento de serviços de saúde que prestam assistência em domicílios, e trata sobre aspectos como admissão em assistência domiciliar, cuidador, tempo de permanência e plano de atenção domiciliar, entre outros.

Já uma resolução do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) aprova a regulamentação das empresas que prestam soluções de enfermagem domiciliar e determina, entre outras medidas, a obrigatoriedade do registro e a adimplência das obrigações junto aos Conselhos Regionais dos profissionais de enfermagem, o que inclui enfermeiros e técnicos e auxiliares de enfermagem, como elemento essencial para o exercício na categoria, conforme publicado pelo site Conexão Home Care.

Home care é opção para aumentar a qualidade de vida do paciente

Para Meireles, o home care tem um papel fundamental na continuidade dos cuidados com o paciente após um período de doença, internação ou reabilitação, atendendo também às suas necessidades.

“O tratamento humanitário que o home care proporciona é devido, principalmente, ao fato de podermos atender o paciente não enxergando-o apenas como uma doença. O atendimento domiciliar oferece estrutura e assistência, com segurança e conforto para dar continuidade a um tratamento de saúde”, diz ela. 

Ademais, avança Meireles, o profissional de enfermagem é habilitado a auxiliar o idoso durante o banho, ministrar os medicamentos dentro dos horários, realizar curativos, passagem de sonda para alimentação, sonda vesical, entre outros procedimentos que trarão ainda mais qualidade de vida ao paciente.

Para enfermeira, home care é tendência no Brasil

Na análise da especialista, o home care tem um impacto positivo significativo na sociedade. Um dos principais feitos é a diminuição da hospitalização dos pacientes para continuar o tratamento em casa, de forma mais humanizada.

“Além disso, a modalidade demonstra qualidade nos serviços e uma redução de custos, em comparação com o paciente hospitalizado, sendo cada vez mais procurada, o que mostra a evolução e importância do serviço”, acrescenta.

Meireles afirma que o home care segue em constante evolução no Brasil, com a associação de elementos como competência, desenvolvimento, respeito, exclusividade, humanização, trabalho transdisciplinar, qualidade e redução de custos.

“Uma das principais características do home care é que ele oferece um cuidado natural, dentro da rotina do paciente, no ambiente em que ele se sente mais confortável, visando sempre o seu bem-estar. Por isso, a modalidade ganha uma aderência cada vez maior, uma vez que o cuidado no lar está diretamente associado a melhores resultados de saúde e de felicidade”, conclui.



Qual o papel do líder para a formação de times de alta performance?

Em média, um a cada três líderes das 100 melhores empresas para trabalhar apontadas pela FIA (Fundação Instituto de Administração) tem o perfil conhecido como inspirador, segundo o estudo Estilos de Liderança. 

Claudio Zanutim, que é comunicador, palestrante, trainer internacional, professor e fundador da IC-Educ Educação Corporativa, observa que muito se fala sobre as habilidades necessárias para que um time alcance o sucesso de maneira efetiva, mas poucas pessoas param para pensar que a atuação do líder influencia diretamente para que o profissional chegue a este patamar. 

“Aumentar o desempenho dos profissionais, desenvolver suas habilidades e mantê-los motivados e engajados com os valores da empresa pode tornar-se uma tarefa bastante árdua quando não se conhece os melhores processos para isso”, afirma Zanutim.  “O líder deve ensinar e inspirar as pessoas para alcançarem os resultados, com a habilidade de colocar gente certa, no lugar certo e fazendo a coisa correta.”.

A seguir, a matéria organizou oito competências consideradas que, na visão do comunicador, são cruciais para todo líder que almeja o sucesso profissional:

  1. “Ser um ‘você’ de alta performance”

“Dificilmente um ‘você’ com desempenho mediano conseguirá exercer o cargo de gestão com efetividade. O líder é escolhido por meio de um histórico de alto desempenho e experiência. Ao atingir a meta por diversas vezes ao longo de sua carreira de maneira consistente, você será respeitado por ter construído uma carreira coerente”, afirma.

  1. Ter integridade

Segundo Zanutim, é comum deparar-se com situações em que é necessário tomar decisões rapidamente. Nos casos em que essa decisão não for tomada com ética e integridade, é provável que o resultado seja afetado de maneira negativa. “Os times devem receber este estímulo por parte do líder e, com certeza, eles se sentirão mais confiantes em trabalhar ao lado de alguém honesto e que seja conhecido por seguir os caminhos corretos.”

  1. Servir a equipe

Um líder-gestor bem-sucedido deve se conectar com a equipe para compreender suas necessidades pessoais e profissionais, destaca o palestrante. “O líder, antes de servir a si mesmo, deve se preocupar com o time. Ele promove altos níveis de satisfação, fazendo com que os liderados trabalhem motivados, atinjam metas desafiadoras, sejam mais felizes, comprometidos e saudáveis, física, mental, intelectual, emocional e espiritualmente.”

  1. Ser o maior exemplo

Para que as equipes sejam comprometidas com suas funções, é importante que o exemplo seja passado pelo líder, pois exigir posturas que não são seguidas pelo próprio líder dificilmente serão respeitadas pelo time, explica Zanutim.

  1. Investir em treinamentos

“Liderados sem conhecimento técnico dificilmente passarão confiança em negociações e não terão êxito nas tarefas. Profissionais de alta performance bem treinados são capazes de entregar mais resultados duradouros e de qualidade”, pontua o trainer internacional. “O treinamento leva à disciplina, que deve ser apoiada por obstinação e determinação.”

  1. Desenvolver estratégias

O planejamento estratégico é um pilar essencial para obter resultados, servindo como base para identificar o melhor caminho e direcionar os times nos processos operacionais diários, ensina Zanutim. “A ausência de planejamento pode levar uma equipe ao fracasso: procure dedicar-se ao desenvolvimento de um planejamento estratégico com base em dados de confiança e definir com clareza as metas que espera da equipe.”

  1. Construir e definir objetivos e metas atingíveis

“As metas são indispensáveis para o sucesso de qualquer organização, pois mantém o time sempre motivado”, assegura o professor. “Para que essa questão funcione, o líder precisa estipular metas realistas, planejar e analisar detalhadamente os números do mercado atual para se chegar em um índice tangível”, articula.

  1. Encorajar a equipe a crescer

Ainda que as áreas sejam consideradas competitivas, o papel do líder é encorajar a equipe de modo que ela cresça de forma saudável e sustentável, afirma Zanutim. “Uma das principais atribuições gerenciais é formar novos líderes. Quando a mentalidade do time segue essa linha, o ambiente de trabalho fica mais harmonioso e o desempenho se torna ainda mais proveitoso. E teremos pessoas mais saudáveis”.

Para concluir, o fundador da IC-Educ Educação Corporativa afirma que um líder deve manter cada colaborador empenhado e comprometido com os resultados, com ética e aprendizado constante, com o cliente e com a empresa. “Um bom gestor é, acima de tudo, um líder eficaz, então busque a excelência em seus relacionamentos interpessoais”, finaliza Zanutim.

Para mais informações, basta acessar: https://workshop.claudiozanutim.com.br/ 



Mercado de trabalho aquecido oferece oportunidades de emprego

O desemprego sempre foi uma pedra no sapato dos brasileiros. Com a pandemia, os índices dispararam e o número de desempregados atingiu a casa dos 15 milhões no primeiro trimestre de 2021. A recuperação do mercado veio com o tempo, entre abertura de novas vagas, o aumento da informalidade e novos pequenos comércios, o estudo se mantém importante para se destacar nesta jornada. Para que haja maior probabilidade de inserção no mercado, a busca por constante qualificação e conhecimento é fator primordial.

Seja em graduações de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo, o estudo se torna essencial para conseguir caminhar com os próprios pés no mercado. O conhecimento adquirido nestes cursos, somando à experiência vivida pelo recém empreendedor, faz com que a prática do negócio seja a união entre conhecimento acadêmico e hábitos anteriores.

Ao fazer uma avaliação sobre empregabilidade e formas de ingressar mais rápido no mercado de trabalho, o professor Angelo Yasui, pró-reitor acadêmico do Centro Universitário Unipaulistano (a UniPaulistana), disse que o número de ofertas de vagas e oportunidades de emprego voltaram a crescer. Segundo dados recentes do IBGE, a taxa de desemprego no Brasil está abaixo de 10,0%, o menor índice desde 2015.

Diante desses dados, o professor ressalta que o estudante recém-formado encontra um mercado em processo de recuperação mais vigoroso, com possibilidade de ingresso rápido na profissão que escolheu para sua graduação. E que, nesse aspecto, a análise dos cursos e profissões que oferecem colocação mais rápida como Ciências Contábeis, Administração, Gestão de Recursos Humanos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Logística, por exemplo, pode ser decisiva para uma carreira bem-sucedida.

Segundo o professor, o que se verifica no momento é que as empresas relatam dificuldade em encontrar profissionais especializados. De acordo com uma pesquisa feita pela ManpowerGroup a falta de mão de obra qualificada no Brasil atingiu neste ano a marca de 81% enquanto média global é de 75%.

Para isso, há cursos, tanto de bacharelado, quanto de curta duração, como os tecnólogos, que podem ser o caminho para que o profissional possa se habilitar para essas oportunidades que estão surgindo, acentuou o pró-reitor da UniPaulistana. Ele conclui dizendo que “as palavras empregabilidade e comodismo não combinam. Não há como ficar parado”.



Gartner diz que mercado de software de RPA movimentará US$ 2,9 bilhões em 2022

A receita global do mercado de software de Automação Robótica de Processos (RPA) deve atingir cerca de US$ 2,9 bilhões em 2022, o que representa um aumento de 19,5% em relação a 2021, segundo pesquisa do Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas.

“As organizações estão aproveitando as soluções de RPA para acelerar iniciativas de automação de processos de negócios e seus planos de transformação digital, vinculando seus sistemas legados a seus sonhos digitais para melhorar a eficiência operacional”, diz Cathy Tornbohm, Analista e Vice-Presidente do Gartner. Segundo ela, a taxa de 19,5% de crescimento é maior do que a do mercado de software como um todo, que registrou um aumento de 16%.

Embora esteja se desenvolvendo em um ritmo mais lento do que nos anos anteriores, o mercado mundial de software de RPA deve continuar ganhando espaço com crescimento de dois dígitos nos próximos ciclos, atingindo cerca de 17,5% em 2023.

Previsão de receita mundial de software de RPA (em bilhões de dólares americanos)

 

2021

2022

2023

Receita

2,38

2,85

3,35

Crescimento (%)

30,9

19,5

17,5

Fonte: Gartner (Agosto 2022)

O mercado de RPA continua sendo um segmento atraente e de alto crescimento, com fornecedores evoluindo rapidamente suas ofertas para uma plataforma de automação mais ampla, com recursos de hiperautomação incorporados. Como ponto de partida, as organizações aumentarão seus gastos com soluções de software de RPA, pois ainda têm muito trabalho manual repetitivo e, por meio da automação, os colaboradores poderão dedicar seu tempo a atividades mais estratégicas.

“Os fornecedores de RPA mais competitivos, assim como muitos fornecedores de software no geral, estão indo além de uma oferta tradicional focada em tecnologia única para um conjunto mais avançado de ferramentas, o que engloba plataformas de aplicações de low-code, mineração de processos, mineração de tarefas, modelagem de decisão, iPaaS, visão computacional e recursos de IDP além de sua oferta de RPA existente. Isso permite que eles ofereçam, ou melhor, estejam prontos para oferecer, uma plataforma de tecnologia de hiperautomação abrangente”, comenta Varsha Mehta, Especialista Sênior de Pesquisa de Mercado do Gartner.

O Gartner prevê que, até 2024, a tendência em direção a um estado de hiperautomação levará as organizações a adotarem pelo menos três dos 20 tipos de software agnósticos de processo que permitem a hiperautomação.

Perspectiva Regional – A América do Norte, a Europa Ocidental e o Japão respondem juntos por 77% do mercado global de receita de RPA em 2022. Contudo, a América do Norte representa a maior participação na receita com 48,5%, seguida pela Europa Ocidental e Japão, com 19% e 10%, respectivamente.



Construção de shopping segue rígidos padrões de ESG

O ESG já está na pauta do Central Park Plaza Shopping, mesmo antes de ser inaugurado. Sob responsabilidade do grupo Central Park Urbanismo, a construção do empreendimento, que deverá ser entregue no segundo semestre de 2023 aos moradores da região de Cotia e Vargem Grande Paulista, segue rígidos padrões de sustentabilidade.

E essa preocupação começa pela seleção dos fornecedores, que, segundo o engenheiro Eteny Magalhães, todos são homologados com certificação ambiental. Ainda, para facilitar a coleta seletiva, existem recipientes de descarte por todo o canteiro. “Todos os dias, a obra gera cerca de duas toneladas de entulho, que são devidamente descartadas. Doamos apenas os materiais que podem ser úteis para a geração de renda dos catadores e cooperativas locais”, explica o engenheiro.

Todos os 15 mil litros de água consumidos diariamente na obra vêm de poço artesiano, com capacidade para produzir 100 mil litros de água por dia. Quando o shopping estiver em plena operação, o poço será suficiente para suprir todo o consumo do empreendimento, como o sistema de climatização, banheiros, praça de alimentação, limpeza e manutenção. Portanto, o shopping fará o reaproveitamento total da água do subsolo.

Outra preocupação do empreendimento foi a compensação ambiental. “Do início da obra até o momento, já executamos no local o plantio de 3 mil mudas de eucaliptos e de outras espécies ornamentais que farão parte do paisagismo”, acrescenta Eteny Magalhães.

Após a obra finalizada, o comprometimento com a sustentabilidade continuará. Para maior aproveitamento da luz natural, na entrada do piso térreo haverá claraboias pergoladas com pele de vidro, e na praça de alimentação serão aproximadamente 70 metros quadrados de vão-luz com janelas. O shopping terá ainda estação própria para tratamento de esgoto e sistema de reaproveitamento de água da chuva e do ar-condicionado, com previsão de captação diária de 15 mil litros de água. O estacionamento também disponibilizará pontos para recarga de bateria de carros elétricos e não está descartada a instalação futura de uma usina para geração de energia solar.

Diferenciais
O Central Park Plaza Shopping está localizado na Avenida Ivo Mário Isaac Pires, 4.040 – Tijuco Preto, Vargem Grande Paulista, uma das principais vias de ligação da região, e sua área total envolve 32.622 mil metros quadrados de área construída e 22 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL). Desde o início das obras, já foram gerados mais de 800 empregos diretos e indiretos.

No empreendimento estão previstas mais de 144 lojas, seis megalojas, três âncoras, 20 quiosques, academia, caixas eletrônicos, casa lotérica, pet shop, boliche, pista para caminhada, minigolfe, quadras de beach tennis, playground, estacionamento com 800 vagas, supermercado com 3 mil metros quadrados, cinco salas de cinema, salas de coworking, 420 assentos na praça de alimentação e espaço saúde, com clínicas médicas, consultórios médicos e odontológicos, laboratório de análises clínicas, dentre outros serviços.

O empreendimento foi projetado e desenvolvido por profissionais, como o Escritório Jayme Lago Mestieri Arquitetura e Desenhos e Marcelo Faisal Paisagismo, e a incorporação leva a assinatura da Central Park Urbanismo e Administração.

O grupo Central Park Urbanismo foi fundado em 1975 e possui forte atuação nas cidades de São Paulo, Cotia, Itapevi, Vargem Grande Paulista, São Roque, Mairinque, Ibiúna, Sorocaba, Barueri e Osasco, tendo viabilizado mais de 20 mil unidades entregues, entre loteamentos populares, médios e de alto padrão, chácaras de lazer, condomínios, casas e apartamentos.



Klan Tattoo visa crescimento a partir de uma nova estratégia de mercado

A Klan Tattoo, estúdios e loja de tatuagem e piercing do grupo Tattoo Week, anuncia que está funcionando com suas duas lojas em São Caetano do Sul e Mooca. As demais quatro lojas abertas nos shoppings em Santo André, São Bernardo, Osasco e Mogi das Cruzes não integram mais a Klan Tattoo devido à mudança na sociedade das mesmas. 

Segundo Esther Gawendo, CEO do grupo Tattoo Week, houve necessidade administrativa dessa mudança e da saída da marca dessas lojas. Mas o grupo promete crescer ainda mais. “Por questões estratégicas, deixamos a parceria nessas 4 lojas, mas pretendemos crescer ainda mais – inclusive em shoppings- porque acreditamos no segmento da tattoo e vemos nele um grande potencial de negócios”, avalia.

O grupo Tattoo Week é precursor desse segmento no país. Criou um dos maiores eventos de tattoo do mundo, que este ano completa 10 anos. A 10ª Tattoo Week SP começa dia 21 de outubro, das 12h00 às 22h00 e vai até 23 de outubro. “Em outubro, estaremos realizando a 10ª Tattoo Week SP no Expo Center Norte com mais de 600 estandes e artistas de todo o mundo. Será a maior e melhor Tattoo Week de todos os tempos”, promete Gawendo.

A holding ainda agrega lojas físicas e virtuais de produtos e equipamentos para tattoo e piercing e a ENT – Escola Nacional de Tatuagem com formação de diversos profissionais. Realiza também a Tattoo Week Rio, que teve sua nona edição realizada com sucesso no Rio em maio. E coleciona convites para realização da Tattoo Week na Europa, Estados Unidos e América Latina.

Serviço

Klan Tattoo São Caetano

Endereço: R. Pará, 168 – Centro, São Caetano do Sul – SP, 09510-120

(11) 96901-5337 

Instagram: @klantattoooficial

Klan Tattoo Mooca

Endereço: Rua dos Trilhos, 1245 – Mooca, São Paulo – SP, 03168-009

 



Lei de resíduos sólidos completa 12 anos com alguns avanços e oportunidades

No mês em que a Lei 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos completa 12 anos, o tema “resíduos” é o protagonista das matérias ambientais. Não poderia ser diferente, pois a geração de resíduos é uma atividade inerente ao fato de existir desde o próprio nascimento.

Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil de 2021 da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), a média de geração de resíduos por cada cidadão é de 390 kg ano, ou seja, cada ser humano gera mais de 1kg por dia nesse planeta e isso implica em um quantitativo de mais de 82 milhões de toneladas de resíduos por ano, sendo que cerca de 50% são gerados na região sudeste. Desse total, mais de 5 milhões de toneladas nem sequer são coletadas pelas prefeituras e destinadas corretamente.

A coleta por frações que são resíduos separados na fonte, a realidade é mais alarmante. De acordo com o Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) por meio do relatório lançado bianualmente, Ciclosoft 2018, que a mais de 20 anos publica dados em relação à coleta seletiva e reciclagem no Brasil, traz a real situação que somente 22% das cidades brasileiras têm iniciativa de coleta seletiva, e apenas 17% da população tem acesso a algum tipo de coleta seletiva diferenciada para que esses resíduos possam ser destinados da maneira correta.

No contexto da lei, os geradores devem ter o olhar balizado pela hierarquização preconizada na lei que é composta primeiramente pela não geração e, posteriormente, a separação, para que os resíduos sejam enviados ao tratamento, que é a terceira etapa antes da última que é a disposição final em solo.

A questão pode ser vista como problema ou como uma oportunidade. O restante do mundo onde há uma coleta eficiente, com índices palpáveis de reciclagem e reaproveitamento energético, em todos os casos, passam pelo processo de conteinerização e coleta mecanizada e, é claro, por um processo de educação e comunicação adequada com a população para dar luz à responsabilidade para uso adequado do sistema.

Hoje, o Brasil tem exemplos práticos de cidades que contam com o sistema de conteinerização para armazenamento dos resíduos e possível mecanização da coleta. Cidades que inclusive utilizam mais de um sistema que se completa e atende a população dentro da rotina.

Sobre a conteinerização e coleta mecanizada: conteinerização de coleta de carga traseira, por exemplo, é o sistema que estuda e distribui contentores em pontos estratégicos da cidade suficientes para acondicionar todo o resíduo gerado naquela região. Eles ficam à disposição da população para depositar os rejeitos e resíduos a qualquer momento do dia, permitindo assim que a coleta ocorra de forma mecanizada e isso traz agilidade e segurança na operação, reduzindo muito o número de acidentes.

Inúmeras cidades do Brasil já possuem sistema de conteinerização de carga traseira, na versão simples – um único contentor, sem segregação na fonte e outros municípios com dois contentores de cores e identificações distintas para população fazer a separação entre frações, possibilitando que sejam encaminhadas corretamente cada qual a seu destino apropriado.

Outros municípios adotam o sistema de coleta de carga traseira para os rejeitos e Pontos de Entrega Voluntária (Pevs) os resíduos recicláveis. Os Pevs além de servirem de referência para a população descartar o resíduo reciclável em qualquer momento e oportunidade, também permite a mecanização da coleta. Essa leva o nome de coleta de carga vertical, pois é operada por caminhão com carroceria com abertura superior, sendo a operação realizada através de guindaste instalado no caminhão.

Para solucionar o descarte de resíduos em trânsito, coletores denominados papeleiras devem estar ao longo das ruas, para que a população possa descartar resíduos corretamente.

Nathalia Costa, analista de projetos da Contemar Ambiental, empresa nacional especialista no tema, diz que “a conteinerização é composta de equipamentos simples, que compõem um sistema sofisticado e eficiente para coleta e aproxima a população da sua responsabilidade como gerador”.



Pesquisa revela que maioria dos brasileiros estava com sobrepeso em 2021

Uma pesquisa realizada pelo Vigitel, revelou que, em média 57,25% da população do Brasil estava com sobrepeso em 2021. Este resultado quer dizer que a cada 10 brasileiros, ao menos seis estão com o peso acima da média ideal, calculada pelo Índice de Massa Corpórea (IMC).

Esses dados também revelam que condição é maior entre os homens, numa média de 59,9%, enquanto as mulheres registraram uma média de 55%. Outro ponto de pesquisa foi quanto à distribuição por faixas etárias, na qual problema era mais alto nas faixas de 45 a 54, chegando a 64,4%, e na faixa entre 55 e 64, chegando a 64%.

A mesma pesquisa também fez uma comparação entre as capitais Brasileiras. As com maiores índices de sobrepeso eram Porto Velho (64,4%), Manaus (63,4%) e Porto Alegre (62%). Por outro lado, as com menores resultados foram São Luís (49,27%), Palmas (50,12%) e Vitória (51,49%).

Cirurgião bariátrico e do aparelho digestivo, e diretor do Instituto Mineiro de Obesidade (IMO), Dr. Leonardo Salles, explica o que é a obesidade e o quanto ela está em ascensão. “Trata-se de uma doença crônica que tem como sintoma o excesso de gordura corporal a níveis que prejudicam a saúde do indivíduo. Essa comorbidade é tão grave que por si só é capaz de acarretar outras doenças também graves. Exemplos são o diabetes, a hipertensão, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. E o mais preocupante é que cada vez mais os números estão subindo”. 

Vale salientar que, ainda de acordo com os dados do Vigitel, os números da obesidade têm crescido no Brasil. A pesquisa indica que em 2006, em seu primeiro ano de formulação, a média da população acima do peso era de 42.74%. Em 2010, essa média estava em 48,18%, em 2015 ficou na casa dos 53,92% e em 2019 o registro foi de 55,37%.

Esse quadro de ascensão é preocupante, porém reversível. “Me preocupa muito notar que a maior parte da população brasileira está acima do peso. Isso porque o sobrepeso é uma porta para outras doenças que podem interferir drasticamente na vida. Doenças como diabetes, hipertensão e até mesmo o câncer. Mas o que me deixa um pouco mais tranquilo em relação a isto é que tanto o sobrepeso quanto a obesidade têm tratamento e o paciente pode sim reverter o quadro”, pontua o médico do IMO.



OMS aponta que COVID-19 aumentou casos de ansiedade e depressão em 25%

Um resumo científico divulgado no primeiro trimestre de 2022 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mostra que no primeiro ano da pandemia de COVID-19, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%. Ainda sobre a pesquisa, a crescente procura por tratamentos de transtornos levou quase que a totalidade de países pesquisados pela OMS a incluir a saúde mental e apoio psicossocial em seus planos de resposta à COVID-19.  

No final do primeiro ano da pandemia o Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa com análise da saúde mental do brasileiro. O resultado apontou que quase 30% dos entrevistados procuraram ajuda profissional motivados por questões relacionadas à saúde mental. 

Diante do resumo científico da OMS, mostrando o aumento global de ansiedade e depressão, o professor Carlos Henrique Santos da Silva (CRP:06/128424), coordenador do curso de Psicologia da UniPaulistana, confirmou que a clínica psicológica daquele centro de estudos, que disponibiliza atendimento gratuito, também registrou aumento significativo logo nos primeiros meses da pandemia. 

Segundo o professor, a clínica atende crianças, jovens e adultos e a maior incidência se dá por razões colocadas por instituições como a OMS e o Ministério da Saúde, como ansiedade e depressão, mas o longo período da pandemia, junto a questão econômica e o fator do luto mais incidente, levou muita gente a procurar tratamento para saúde mental. A instituição atende mais de 80 pessoas por mês, o dobro em relação ao período pré-pandemia.  

 



Brasileiro constrói sua própria casa em steel frame

Construir a própria casa, de acordo com as necessidades e a um custo acessível é o sonho de muitos brasileiros. Foi o que fez Arion Kovalski, supervisor de logística e morador do município de Almirante Tamandaré, no Paraná. Após realizar um curso de capacitação, e sob consultoria de uma equipe de especialistas, ele foi capaz de desenhar o projeto da sua residência e colocá-lo em prática utilizando o sistema construtivo com steel frame.

Leve e muito resistente, o steel frame pode ser utilizado para a construção de edificações de até 4 andares e a durabilidade do material pode chegar a 300 anos. Há um ganho de área construída, já que a espessura das paredes é menor em relação aos tijolos ou blocos em uma construção de alvenaria. Esse sistema também facilita a passagem das instalações elétricas e hidráulicas da edificação. A manutenção também é simples, bastando retirar a placa de revestimento escolhida para ter acesso à instalação e depois recolocá-la.

“Foi um desafio muito gratificante construir minha casa com minhas próprias mãos. Chega a ser um  processo terapêutico e até lúdico, remetendo a uma montagem de Lego”, comenta Kovalski.

Foi fundamental para Arion realizar pesquisas de preços, manuais de montagem, troca de informações, tentativas e erros. Hoje, oito anos depois, ele reside com a minha família e diz ter uma enorme satisfação pelo êxito da obra.

“O sistema construtivo em steel frame permite maior flexibilidade nos projetos. Além disso, utiliza o mínimo de recursos hídricos ou até mesmo nenhum. Também produz menos resíduos de obra (sobra de argamassa, tijolos quebrados, etc.) e reduz em até 70% o tempo de construção e em até 60% o consumo de energia, em comparação aos mesmos parâmetros de construções úmidas. O uso de materiais de aço galvanizado pré-cortados, por exemplo, significa menos desperdício em uma obra, e são 100% recicláveis”, comenta Gonzalo Raspini, diretor da Barbieri Brasil.

O projeto

Construída em um terreno de 360m², a edificação possui uma metragem total de 133m², sendo de 109m² a área em steel frame, divididos em três dormitórios (sendo um suíte com closet), sala, cozinha e banheiro. 

Optou-se por construir um cômodo com bloco cerâmicos e concreto abaixo para garantir um melhor isolamento da umidade vinda do solo abaixo. No espaço, o proprietário instalou a área de serviço da residência. A estrutura metálica foi erguida sobre uma laje de placas cimentícias que cobre o espaço da área de serviço.

No total foram utilizadas cerca de 2,8 toneladas de steel frame, em diferentes larguras. Foram usados perfis UE90/U90 e UE140/ 140, em espessuras de 0.95mm e 1.25mm. Para o telhado, optou-se pelo padrão duas águas modelo americano. Ele recebeu uma adaptação do projeto original para a instalação de uma caixa d’água.

No exterior foram utilizadas placas de OSB, manta Tyvek e placas cimentícias. Os painéis foram montados fora da obra e levados posteriormente para a instalação. O processo levou em torno de dois dias para fechamento do perímetro, entre união dos painéis, prumo e nivelamento. O desenho das janelas sofreu alterações para adaptação aos padrões encontrados no Brasil.

No interior foi instalado um isolamento de lã de vidro, para proporcionar melhor conforto térmico e acústico, e placas de gesso. O tempo total de execução do projeto, desde a fundação até a fase de acabamento e pintura, foi de um ano. “A duração da obra foi bastante longa para um projeto em steel frame. Mas isso aconteceu porque me envolvi pessoalmente no processo de construção. Acreditei no processo construtivo e aprendi no curso que fiz que não dependeria de outra mão de obra senão a minha. Foi um desafio para mim”, explica o proprietário.

Oito anos depois de concluída a obra, a edificação não apresentou qualquer patologia. O custo também foi um diferencial. Na época foram investidos R$ 110 mil na obra. “A durabilidade do material, capaz de manter as construções intactas durante sua vida útil, e a eficiência acústica e energética são outras vantagens desse sistema. Um projeto com o uso de aço reduz em até 60% o consumo de energia”, explica Raspini.

Comparativo construção a seco e úmido

Do orçamento total da obra em alvenaria, cerca de 10% a 15% é utilizado com cargas pontuais. No steel framing, este valor chega entre 5% a 7% com cargas distribuídas.

Um projeto construtivo utilizando em steel frame é mais leve e de edificação mais rápida. Se compararmos o peso de uma parede em alvenaria e de uma parede em steel frame, a relação é de 1×4. Por exemplo, uma determinada parede que pesa 40kg em steel frame, pesa 160kg em alvenaria. Ou seja, a parede em steel frame tem 1/4 do peso da alvenaria.

Vale lembrar que o steel frame utiliza uma base de cálculo muito precisa. O que foi projetado precisa resultar na casa construída. Já na construção em alvenaria, podem haver erros de cálculo e adaptações circunstanciais durante o andamento da construção que podem encarecer a obra.

As construções em alvenaria geram mais resíduos de construção, o chamado entulho, que é praticamente inexistente quando se utiliza o steel frame. Isso torna o processo construtivo mais sustentável.

As instalações elétrica e hidráulica em uma edificação em steel frame aproveita o espaçamento e vãos nas paredes, não necessitando quebrar a parede para sua instalação ou futuras manutenções, como ocorre na alvenaria.



Pacientes aguardam por transplante de fígado no Paraná

O Sistema Estadual de Transplantes do Paraná apontou que, até maio deste ano, o número de paranaenses que aguardam por um transplante de fígado é de 201 pessoas, sendo 123 homens e 78 mulheres, principalmente na faixa etária acima dos 50 anos. Pelo menos 27 pessoas cadastradas na lista de espera apresentam cirrose causada por doença gordurosa hepática não alcoólica, que está relacionada com o excesso de peso e obesidade.

A obesidade é o principal fator de risco para desenvolvimento da doença gordurosa hepática não alcoólica. É uma doença silenciosa. Estima-se que 25% da população adulta com excesso de peso apresente algum nível da doença, que se agrava conforme o Índice de Massa Corporal (IMC) aumenta. Não existe tratamento para a redução da gordura no fígado e a única maneira de controlar a doença e evitar a evolução para cirrose, ou até mesmo câncer de fígado, é perder peso e melhorar dieta.

No Paraná, a obesidade já atinge 34% das pessoas adultas que tiveram seu peso e altura aferidos nas Unidades de Saúde, segundo registros do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). Em Curitiba, segundo dados do Vigitel, do Ministério da Saúde, são 22,6% da população adulta com obesidade.

Um dos hospitais que mais realiza transplantes no estado é o Nossa Senhora das Graças – HNSG, em Curitiba. Nesta semana, a equipe do Centro de Cirurgia, Gastroenterologia e Hepatologia (CIGHEP) do HNSG realizou o transplante hepático de número 250. 

Como é feito o transplante de fígado 

Considerado de alta complexidade, o transplante exige equipe e estrutura qualificada e doação de órgão compatível. Em todo o Paraná, nos últimos 10 anos, foram realizados 1965 transplantes de fígado, uma média de 196 procedimentos por ano.

Os pacientes candidatos a transplante de fígado são colocados em uma única lista, com base no tipo sanguíneo. Os casos mais urgentes, como os de hepatite fulminante, são priorizados, pois esses pacientes têm uma expectativa de vida extremamente curta e precisam ser operados rapidamente. 

Um transplante de fígado leva cerca de cinco a oito horas, em média. Depois que o fígado antigo é retirado através de um corte na parte superior do abdômen, o fígado do doador é colocado no espaço vazio no abdômen do paciente. Os vasos sanguíneos do fígado do doador são conectados às veias e artérias do receptor e o ducto biliar é costurado com o ducto biliar do receptor ou uma parte do intestino. 

Após o procedimento, os pacientes passam um a dois dias na Unidade de Terapia Intensiva e depois ficam em observação. O tempo médio de internação após o transplante é de uma a duas semanas. 

Transplante 250

A paciente Vera Lucia Craveiro Devechi, de 65 anos, foi a paciente 250 a ser transplantada na última semana. Ela já era acompanhada pelo Serviço de Hepatologia do Hospital Nossa Senhora das Graças desde 2019.

Segundo o cirurgião responsável pelo procedimento, Dr. Eduardo Ramos, o transplante é apenas a ponta final de um processo que envolve diversas etapas, equipe médica multidisciplinar e estrutura qualificada.

“Quando temos um transplante hepático, todos os profissionais dão o seu melhor, o que torna o HNSG uma referência. Isso faz com que o hospital fique conhecido e melhora no tratamento de doenças complexas e traz excelência para todos os níveis”, comenta Ramos.

Inaugurado em 2019, o CIGHEP é uma estrutura que fornece atendimento integral aos pacientes do hospital. Cerca de 30 mil pacientes foram atendidos nos últimos três anos, mais de 700 pacientes submetidos a ressecção de tumores no fígado e no pâncreas, e milhares de outras cirurgias do aparelho digestivo. 

“Nosso grupo não é só de clínicos e cirurgiões. Junto de outros profissionais essenciais, nós fornecemos um atendimento global ao paciente. Temos radiologistas que fornecem laudos precisos, e realizam procedimentos como a radioembolização, quimioembolização, radioablação de tumores, drenagem de coleções abdominais, drenagem de via biliar percutânea, embolização de veia porta, deprivação Hepática, entre outros procedimentos”, explica o Dr. Eduardo Ramos.

Doação de órgãos 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, há cerca de 4 a 5 doadores para cada 1 milhão de habitantes no Brasil e a necessidade de transplantes é muito maior do que o número de doadores com morte cerebral disponíveis. A negativa familiar é a segunda principal causa da não doação de órgãos. Neste ano, de janeiro a maio, dos 501 casos registrados no estado, pelo menos 77 (26%) a recusa familiar foi motivo da não doação de órgãos, segundo dados do Sistema Estadual de Transplantes do Paraná. Importante salientar que um único doador pode mudar a vida de muitas pessoas e famílias. São dois receptores de rim, um de fígado, um de pâncreas, um de pulmão e um de coração. Além das córneas e tecidos. 

Apesar de ser uma possibilidade, a doação de fígado intervivos ainda é rara. No último ano, dos 249 transplantes de fígado realizados no Paraná, apenas 15 foram de doadores vivos. Neste ano, dos 123 procedimentos, apenas 3 foram transplantes deste tipo.



Certificações reconhecem consumo de energia de fontes 100% renováveis

De acordo com um levantamento da Grant Thorton, 39% das empresas brasileiras devem investir em ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa ou Environment, Social and Governance, em inglês) nos próximos 12 meses. Para a validação dos processos, é possível contar com certificações, inclusive internacionais, que atestam as melhorias. É o caso da Luft Healthcare, operadora logística da Luft Logistics voltada à área da Saúde. Ela acaba de receber o certificado internacional I-REC emitido pela Trinity Energia/Instituto Totum.

O certificado I-REC(e) é um sistema global de rastreamento de atributos de energia renovável projetado para facilitar a contabilidade confiável de MWh renovável. Ele reconheceu que, desde 2018, a operadora reduziu em 100% sua emissão de carbono proveniente do consumo de 5.346 MWh de energia elétrica na sede em Itapevi (SP), substituindo-a por energia 100% renovável; que 100% da energia consumida é proveniente de fontes renováveis (Eólica, Solar, Biomassa, PCH e CGH) e garantiu que as usinas geradoras da energia consumida no local atendem a no mínimo 5 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (OD’s) da ONU (Organização das Nações Unidas).

“Deixamos de emitir 656 tCo2 e contribuímos para o equivalente a 4.595 árvores plantadas”, afirmou Angélica Nogueira, Diretora de Serviços da operadora. 

Emissora da certificação, a Trinity Energia é uma comercializadora e gestora independente que atua no mercado livre de energia e que utiliza metodologia aderente à utilizada pelo Programa Brasileiro GHG Protocol, programa nacional para quantificação de emissões de GEE e compatível com as metodologias de quantificação do Painel Inter Governamental sobre Mudança Climática (IPCC). 

 

 

 

 



Acelen investe R$ 11,5 milhões em novo sistema de segurança da refinaria

Drones, reconhecimento facial, alarmes com radares, bodycams (câmeras corporais para os vigilantes) e mais de 200 câmeras de alta resolução, apenas na primeira fase do projeto. Esse é o novo sistema de segurança que a Acelen começou a implantar na Refinaria de Mataripe, com um investimento de R$ 11,5 milhões.

Parte do grupo de investimentos anunciados para melhorias, eficiência e qualidade dos processos da Refinaria de Mataripe, o sistema propõe ampliar segurança e bem-estar para colaboradores e terceiros que atuam na refinaria, com a cobertura de pontos estratégicos nas áreas administrativa, industrial e do entorno.

O sistema integrado de segurança eletrônica, de acordo com o gerente de Segurança Empresarial da refinaria, Nilson Albertin, é composto por câmeras, controle de acesso, sistema de alarme contra invasão do perímetro, radares e ainda drones para inspeções na área.

Sobre Acelen

A Acelen é a nova empresa de energia proprietária da Refinaria de Mataripe e seus ativos logísticos na Bahia. Em seu primeiro ano, anunciou investimentos expressivos na ordem de R$ 1.1 bilhão em eficiência operacional e aumento da capacidade de produção em 20%, equivalente a 280 mil barris de petróleo/dia. A companhia já representa cerca de 15% da capacidade total de refino do Brasil e abastece mais de 50% do Nordeste.



Camping sustentável oferece imersão na Mata Atlântica próximo à capital paulista

O Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano gerida pelo Instituto Ecofuturo, localizado entre os municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, no estado de São Paulo, fica a 120km da capital e oferece um refúgio da cidade e uma opção para se reconectar à natureza. O ecoturismo no Parque promove a sensibilização ambiental e o contato direto com a Mata Atlântica. Entre as estruturas da reserva está a área de camping, que conta com módulos que permitem privacidade e uma imersão em meio à floresta.

O Parque, que tem cerca de 1.330 espécies registradas em sua área de 7 mil hectares, tem como objetivo oferecer uma experiência diferenciada e incentiva a percepção da responsabilidade de cada um no cuidado com o meio ambiente. Para os que se aventuram no camping, podem desfrutar de um roteiro de até cinco trilhas autoguiadas que conta com uma área de banho no rio Itatinga.

A vivência completa ganha um toque especial com a gastronomia da reserva, na qual o visitante tem a opção de alimentação oferecida por uma empresa da comunidade, que cria receitas com ingredientes nativos da Mata Atlântica, como Cambuci e frutos da palmeira-juçara, servidas no fogão à lenha.

Planejado para que seu uso seja de baixo impacto ao meio ambiente, o camping tem capacidade para até 20 pessoas e é dividido em oito módulos, que são espaços predeterminados para a montagem das barracas e separados entre si. Além disso, conta com local para banho quente e área para preparo de refeições em um fogão à lenha. 

“A ideia é que a área do camping do Parque das Neblinas se torne uma experiência de imersão e de sensibilização, seja pela experiência significativa com a floresta, por estar acampando no meio a natureza, seja pela possibilidade de repensar sobre nossos impactos nos ambientes.”, afirma Michele Martins, analista de sustentabilidade do Ecofuturo.

O espaço possui um tratamento de esgoto ecológico com dois modelos diferentes: a fossa de bananeira, também conhecida como Ecofossa, e o banheiro seco, que cumpre todas as funções de um sanitário convencional sem utilizar água em seu sistema. No primeiro sistema, as bactérias transformam a matéria orgânica em nutrientes para o solo e a água retorna ao ambiente em forma de vapor – processo que leva o nome de evapotranspiração. No segundo, são utilizadas serragens para acelerar a decomposição.

No banho, as duchas são adaptadas para evitar desperdício e o tratamento da água é realizado por um sistema que possui um lago com plantas aquáticas e peixes, responsáveis por realizar a filtragem de uma forma natural. Por isso, é orientado que os visitantes utilizem produtos biodegradáveis.

Todas as atividades devem ser agendadas com antecedência pelo telefone (11) 4724-0555 ou pelo e-mail parquedasneblinas@ecofuturo.org.br.

Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento. Entre as principais iniciativas está a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Mais informações sobre o Ecofuturo em ecofuturo.org.brfacebook.com/InstitutoEcofuturoyoutube.com/institutoecofuturo e instagram.com/ecofuturo

Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das Neblinas é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Ecofuturo, com 7 mil hectares. No local, são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária.

Planin – Assessoria de Imprensa da Suzano   

Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – www.planin.com 

Contato: Eduarda Lopes, Thallyta Nunes e Maíra Telles

suzano@planin.com – Tel.: (11) 2138-8949



Psicoterapia online: o que é e quais seus benefícios?

A psicoterapia online é um tratamento que atua no combate a traumas do passado e questões que trazem sofrimento e afetam a vida do indivíduo. É formada por um conjunto de métodos terapêuticos, que são utilizados de acordo com as necessidades do paciente, sempre com o objetivo de devolver sua qualidade de vida e autoestima.

Em casos em que a pessoa sente que não possui condições de lidar com certas dores, é importante buscar ajuda especializada, afim de que tenha o suporte necessário. A procura por este tipo de tratamento tem atraído a atenção inclusive de empresas que desejam proporcionar bem-estar aos seus funcionários, já que está diretamente ligado ao desempenho.

Atualmente, a terapia já derrubou o estigma de ser voltada apenas para pessoas com transtornos graves, hoje qualquer pessoa pode ter acesso a este tipo de acompanhamento para melhorar alguma área de sua vida.

Alguns fatores demonstram quando é necessário buscar ajuda e muitas vezes pessoas próximas podem sinalizar essa necessidade para quem está em sofrimento. Abaixo estão alguns pontos que merecem atenção:

Emoções desequilibradas

É importante observar se há oscilação emocional frequente, como preocupação em excesso ou demasiado pessimismo ou apatia mesmo após ter obtido alguma conquista. A expressão inadequada das emoções pode ser um indicativo da necessidade de conversar comum profissional.

Situações traumáticas

Algumas situações como um acidente de carro, uma separação ou mesmo a perda de um familiar, pode causar traumas profundos e que devem ser tratados para que se consiga atravessar esse momento da melhor forma possível de modo a causar a menor quantidade de danos emocionais.

Problemas físicos

Em todos os indivíduos, problemas emocionais podem se manifestar fisicamente, como o estresse crônico que pode surgir de várias formas, sendo que, as mais comuns são:

  • Dores musculares, abdominais e estomacais;
  • Diminuição do sistema imunológico ocasionando problemas como: gripes, resfriados e outras doenças;
  • Queda de apetite sexual;
  • calvície;
  • Unhas frágeis;
  • Emagrecimento ou ganho de peso.

O que faz a psicoterapia online?

Esta é uma área da saúde que utiliza metodologias cientificas e é necessário formação em Psicologia, desta forma apenas o psicólogo é quem deve saber qual é a abordagem de psicoterapia certa conforme a condição que cada paciente apresentar.

No entanto, é válido conhecer as diferentes abordagens que existem. Cada uma possui uma forma de interpretar o mundo e compreender o indivíduo, mas todas tem o foco no bem-estar e promoção da saúde.

As pessoas já estão cada vez mais percebendo que, para ser considerado feliz, é necessário sinergia em várias áreas da vida e não mais apenas no relacionamento ou no trabalho, mas o conjunto disso, é fundamental buscar o equilíbrio. Em muitos casos com o apoio dos psicólogos online será possível isso, já que com a rotina intensa, ajuda muito poder fazer terapia de qualquer lugar, sem a necessidade de se deslocar.

Com o avanço da internet, este tipo de acompanhamento pode ser feito do conforto do lar e com total sigilo.

A psicoterapia online é muito semelhante a modalidade presencial e traz muitos benefícios aos pacientes, por exemplo, traçar uma jornada de autoconhecimento e trabalhar alguma questão emocional, os psicólogos online também podem  fornecer dicas para lidar com as diversidades do dia a dia. 



Campanha aborda o que saber antes de comprar uma lâmpada LED

Não é preciso ser um expert em iluminação para tirar proveito da tecnologia LED. Pensando nisso e a fim de apoiar os consumidores no momento da compra da lâmpada, o engenheiro eletricista e Assessor Técnico da Abilumi (Associação Brasileira de Fabricantes e/ou Importadores de Produtos de Iluminação), Rubens Rosado, reuniu em vídeo algumas dicas que vão ajudar o público a adquirir um produto de qualidade e seguro, que atenda às mais diversas necessidades.

A primeira orientação é nunca escolher uma lâmpada pelo preço. “O consumidor encontra hoje no mercado uma infinidade de marcas e modelos de lâmpadas LED, de empresas idôneas e de outras nem tanto, o que pode colocar em risco a segurança do usuário e das instalações. Por isso é mais seguro evitar os produtos que tenham um preço muito menor que os concorrentes, o que pode ser sinal de baixa qualidade e durabilidade”, diz o engenheiro.

Já em relação à cor da luz, se branca ou amarela, o especialista da Abilumi reforça que é importante avaliar qual será a aplicação da lâmpada. “As lâmpadas LED possuem tonalidades de cores identificadas nas embalagens, expressas em Kelvin (K), sendo: quente, neutra ou fria. Em ambientes como o home office, por exemplo, os modelos de lâmpadas mais indicados são os com temperatura de cor próxima a 4.000K, que ajudarão a tornar o trabalho mais dinâmico.”

Em ambientes comerciais, cozinhas, banheiros e áreas de serviço e outros locais onde são realizados trabalhos manuais e que exigem atenção, a opção mais indicada é a luz fria, com temperatura que varia entre 6.000K a 6.500K.

“Se o objetivo é iluminar um ambiente e torná-lo mais aconchegante, a exemplos de quartos, salas de estar e outras partes da casa onde se deseja estar mais relaxado, o ideal é a lâmpada de 2.700K”, orienta.

As embalagens trazem outro dado importante: a quantidade de lúmens, que medem a quantidade de luz emitida por uma lâmpada em todas as direções, também chamado de fluxo luminoso, ou seja, o quanto uma lâmpada ilumina um ambiente.

Por esse motivo, o consumidor não deve escolher uma lâmpada LED pelo critério da potência, medida em Watts, que simplesmente diz respeito ao consumo de energia e não tem nada a ver com a emissão de luz. Já em relação à eficiência, uma lâmpada LED é eficiente se tem uma alta taxa de lúmens e um baixo valor de Watts.

Concluindo o vídeo, o Assessor Técnico da Abilumi reforça que o público deve procurar lâmpadas de boa procedência, com selo do Inmetro e da Abilumi na embalagem. “Isso demonstra que são certificadas e estão dentro dos padrões de qualidade e segurança exigidos”, completa o especialista.

O vídeo está disponível no link  https://www.youtube.com/watch?v=YnLVDiJh71c

 



Pontos essenciais para ter um e-commerce competitivo

O e-commerce segue em crescimento. Números da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) apontam um faturamento de R$ 73,5 bilhões no primeiro semestre de 2022. Trata-se de um crescimento de 5% em relação ao mesmo período de 2021. 

Esse aumento é auxiliado por conta das lojas virtuais possibilitarem a venda de produtos para todas as regiões do Brasil, por exemplo. Além de proporcionar presentes diferenciados para diferentes estilos e comemorações. Entretanto, um ponto importante para pleno funcionamento da loja é uma equipe engajada.

Para que um e-commerce explore o potencial, é preciso lançar mão de estratégias em todos os setores – produção, estoque, logística, SAC, pós-venda – para oferecer uma experiência completa aos clientes. Sendo assim, há três pilares fundamentais para um e-commerce prosperar: planejamento estratégico, produtos de qualidade e um SAC eficiente.

O planejamento consiste em selecionar os produtos que a empresa vai vender, tirar boas fotos e produzir textos e conteúdos criativos, que atraiam o consumidor. Também é fundamental conhecer os parceiros, verificar a data de validade de produtos perecíveis, avaliar a forma da logística, o cumprimento dos prazos e todos os pormenores que possam eventualmente atrapalhar a experiência do cliente.

Produtos de qualidade são uma premissa básica em qualquer loja, seja on-line, seja física. Quando se compra para uso próprio ou para presentear, existe todo o cuidado de pesquisar as versões, tamanhos, cores, além do investimento financeiro e afetivo. Dessa maneira, o cliente pode levar em consideração a loja onde fez a compra e, numa próxima oportunidade, voltar ao local.

O SAC diferenciado, por sua vez, pode contribuir para retorno dos clientes ao e-commerce. É uma ferramenta essencial para colher feedbacks, tanto positivos como negativos, dos consumidores, e assim, aperfeiçoar a experiência.

O hábito de comprar pela internet é realidade no país, pois se trata de uma forma prática, eficiente, cômoda, e muitas vezes, rápida, conforme o processo de logística. Tornou-se um caminho que deve seguir em paralelo com o ambiente físico, por isso é necessário ter cuidado para atender da melhor forma possível as expectativas dos consumidores.

 

*Por Clóvis Souza, CEO da Giuliana Flores



Microtutorias: o que são e por que são uma tendência no Brasil?

O número de edtechs, empresas que empregam tecnologia para criar soluções inovadoras para a área de educação, aumentou 26% no Brasil desde 2020, como mostra uma pesquisa realizada pelo CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira). O estudo, conduzido em parceria com a Abstartup (Associação Brasileira de Startups do Brasil), compreende dados coletados entre 2019 e 2021 e revela que há, pelo menos, 566 edtechs ativas no mercado de educação do país.

Um estudo publicado pela agência HolonIQ sobre o mercado global de educação internacional indica que, a curto e médio prazo, o panorama para as edtechs é propício, uma vez que o mercado internacional deve atingir US$ 433 bilhões (R$ 2,17 trilhões) até 2030. Com isso, a projeção é que o número de matrículas passe de cinco para mais de oito milhões nos próximos oito anos.

Lucas Coutinho, responsável pela Meu Guru – maior plataforma de resoluções acadêmicas do Brasil e única startup do país a ofertar microtutoria aliada à tecnologia -, explica que, diante de tantas inseguranças sobre os métodos de estudo e aprendizagem, sobretudo após a pandemia global, o mercado brasileiro de edtechs deve se desenvolver cada dia mais com a chegada de tendências como as microtutorias.

“Soluções como as microtutorias surgem como uma resposta para as necessidades do universitário atual, proporcionando economia de tempo de estudo com maior fixação de conteúdo e menor cansaço mental”, afirma Coutinho. Ele explica que uma microtutoria é uma forma de individualização do aprendizado: “São as questões de maior dificuldade do estudante – listadas por ele -, resolvidas passo a passo e explicadas em vídeo, recurso que pode ser consultado a qualquer momento”.

Por meio dessa metodologia, prossegue Coutinho, garante-se que a resolução tenha total correspondência com a forma aprendida em sala de aula, mesmos métodos e mesmo enfoque.

“Em resumo, sabe quando alguém está com dúvida em alguma matéria e liga para um amigo para pedir ajuda? Isso foi uma microtutoria. A inovação de soluções do setor foi ampliar essas conexões: é como ter milhares de amigos que podem ajudar em qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana”, acrescenta.

De acordo com o responsável pela Meu Guru, a nível mundial, as maiores plataformas educacionais de ensino superior trabalham com algum tipo de microtutoria. “Destas [plataformas], quase que em 100% das vezes, esses produtos são os principais”.

“Todo estudante quer ir direto ao foco do problema e ver a explicação de suas próprias questões, seja em um banco de questões respondidas, seja fazendo uma solicitação de resolução para um tutor – ou guru”, afirma Coutinho.

“No Brasil, não será diferente: a pandemia fez com que a busca por outros serviços de aprendizado, como aulas particulares e cursos preparatórios, fosse voltada a resoluções de questões como tópico principal”, diz ele. “Nesse cenário, a microtutoria é um braço direito para a tendência de comportamento dos universitários: conciliação dos estudos com trabalho, falta de tempo e autonomia em seu aprendizado”, complementa.

Cada vez mais, os elementos citados por Coutinho são buscados pelos brasileiros nas soluções educacionais de tecnologia: de acordo com um balanço da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), a procura pelo EaD (Ensino a Distância) avançou 59% entre 2020 e 2021, em relação aos anos precedentes. Além disso, a entidade prevê que o ensino remoto deve superar o presencial em 2022. 

A ABMES já tinha previsto que o ensino remoto seria maior que o presencial em 2023, fenômeno que teria sido acelerado por conta da crise sanitária, conforme dados publicados pelo portal Rede Noticiando.

Aliás, indicativos do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e do MEC (Ministério da Educação) apontam que os cursos de EaD receberam mais matrículas do que os presenciais no país em 2020.

O feito foi observado tanto na rede pública como na privada, de acordo com o Censo da Educação Superior 2020, divulgado em fevereiro. Dentre os 3,7 milhões de ingressantes em ambas as esferas [pública e privada], mais de 2 milhões (53,4%) preferiram o ensino remota e 1,7 milhão (46,6%) e o presencial, conforme publicado pela Agência Brasil.

Para mais informações, basta acessar: https://www.meuguru.net/



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