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Energia solar traz benefícios em tempos de crise

Em seu mais recente comunicado, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) determinou descontos nas tarifas de energia de dez concessionárias, um valor que pode chegar a até 5,34%. Mesmo assim, segundo dados da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), o Brasil ainda apresenta a segunda conta de luz mais cara do mundo. Com a alta de 47% nos últimos cinco anos, os gastos com energia elétrica comprometem, em média, 25% do orçamento das famílias no país, colocando-as muitas vezes em situação de vulnerabilidade.

Uma alternativa para amenizar essa crise são os sistemas de geração distribuída como os painéis fotovoltaicos. Com uma incidência solar constante na maior parte do território praticamente durante todo o ano, essa tecnologia é eficaz já que o próprio clima e a geografia favorecem o seu maior aproveitamento. O mais interessante é que durante anos essa solução era vista apenas em empresas, mas hoje ela já pode ser inserida em residências, principalmente pela facilidade na aquisição, com linhas de crédito específicas, e também maior acesso aos equipamentos necessários por meio de uma vasta rede de integradores especializados.

Segundo mapeamento recente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a geração de energia solar alcançou em julho 16,4 gigawatts de potência instalada operacional e ultrapassou as termelétricas a gás natural e biomassa, que somam 16,3 GW, se tornando assim a terceira maior fonte da matriz elétrica brasileira. Comprova-se então que, em tempos de crise, essa energia está se tornando ainda mais relevante.

O CEO da Solfácil, Fábio Carrara, citou os principais benefícios da energia solar nesse momento delicado. 

Redução no valor da conta de luz

A energia elétrica, principalmente por conta de suas oscilações mensais, representa um custo bem alto no orçamento das famílias. Além disso, a partir de 2023, a tarifa ficará mais cara por conta do novo empréstimo aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica para cobrir os custos da crise energética do ano. Sendo assim, um dos principais benefícios da energia solar é justamente reduzir o valor da conta, já que a residência passa a gerar sua própria energia por meio do sol. Vale lembrar que ela nunca zera completamente, mas tem uma redução em até 95% dependendo do nível de consumo. 

Bom investimento para o meio ambiente

Contribuir com boas ações ao meio ambiente podem vir de várias formas. A energia solar é limpa e renovável, não causando nenhum resíduo ou impacto negativo ao ecossistema. Além disso, por conta do aumento das instalações dessa fonte, modais energéticos extremamente poluentes baseados em carvão, gás natural, petróleo e outros têm perdido cada vez mais espaço nas políticas públicas de muitos países.

Boa durabilidade e baixa manutenção

Os novos sistemas de geração de energia estão cada vez mais sofisticados e modernos. Hoje eles já oferecem bons relatórios e diferentes tipos de informações, facilitando o controle sobre o consumo de energia. Além disso, a vida útil dos equipamentos é de 25 anos, necessitando de poucas manutenções técnicas. O uso da tecnologia para esse sistema é muito refinado e tem surpreendido muito quem investe nesse tipo de energia.

Acessível para todos os públicos

Hoje é muito mais fácil implantar um sistema de energia solar, seja para residências ou empresas. Para que isso acontecesse e essa acessibilidade fosse disponível para todos, a criação de startups do setor cresceu e passaram a oferecer linhas de crédito específicas, financiamento facilitado e de longo prazo e uma rede de integradores que criam projetos customizados e assertivos para cada caso. 



Consumidores que recebem benefícios de alimentação extrapolam os gastos

Milhões de trabalhadores de todo o país recebem mensalmente os benefícios de vale-alimentação e vale-refeição para gastos com alimentação dentro e fora de casa, e uma das principais dúvidas dos consumidores é como otimizar os gastos para fazer com que o saldo dure até o fim do mês.

De acordo com um estudo do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, cerca de 52% dos trabalhadores que recebem o benefício extrapolam os gastos e cerca de 33% afirmam utilizar os cartões para outras finalidades.

A Sodexo, empresa voltada à oferta de benefícios com foco em qualidade de vida, preparou um e-book com dicas para o consumidor otimizar seu saldo dos cartões de benefícios de alimentação e refeição.

Destinação correta é importante

É importante conhecer o uso correto de cada cartão. Saber o que é possível comprar com os cartões de alimentação e de refeição ajuda não só a dar uma destinação correta e ficar dentro da legislação, como a planejar melhor os gastos e aproveitar ao máximo os benefícios recebidos.

Também é importante acompanhar sempre os saldos dos cartões – as empresas costumam ofertar aplicativos gratuitos para essa gestão e clubes de fidelidade.



Consórcios crescem 11,1% no primeiro semestre de 2022

Mesmo durante o período de pandemia da Covid-19 e a crise sanitária e econômica gerada por ela, a população não deixou de ter necessidades de bens de consumo duradouros e uma opção já conhecida dos consumidores cresceu: o autofinanciamento através do consórcio. Entre janeiro e maio de 2022, os consórcios tiveram crescimento de 11,1%, de acordo com dados de uma pesquisa da Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios).

Além disso, segundo a mesma pesquisa, o consórcio de eletroeletrônicos foi o mais requisitado, com alta de 124,6%, seguido do crescimento de 53,4% para o de veículos pesados e 22,6% para imóveis. Motocicletas e veículos leves, por outro lado, somam 9,5% no aumento dos consórcios. O número de 1,35 milhão de contratações para esse tipo de financiamento mostra que o brasileiro busca priorizar esse tipo de aquisição, que não inclui juros, mas que tem um tempo mais longo para ter posse do bem desejado.

Mesmo com as taxas de administração tendo variações, podendo ser altas em alguns casos, esse tipo de financiamento não é passível de juros, ou seja, a taxa Selic (tarifa básica da economia e que regula os juros) não influencia nas parcelas de um consórcio. Fredson Lima, representante da Dream Consulting, consultório especializado em consórcios, aponta que de 2020 para cá houve um alto índice de vendas de consórcio, mas um quinto dessas vendas foram golpes de representantes agindo de má fé e empresas sem experiência.

No entanto, Fredson acredita que as coisas mudaram. “Nos dias de hoje, conseguimos avaliar que as pessoas estão mais informadas sobre o consórcio. Elas entenderam que não é apenas um autofinanciamento sem juros, mas também uma forma de investimento”, comenta. E se engana quem acha que o autofinanciamento serve apenas para bens como casa ou carro. Hoje existem milhares de adeptos ao consórcio de iPhones, atraindo aproximadamente 94 mil clientes, por exemplo, sendo o iPhone 12 o mais financiado.

“O consórcio no nosso país ainda tem um grande potencial, sendo ainda, na minha análise, um dos melhores métodos para conseguir um bem e também uma oportunidade de investimento”, afirma Fredson. Vale ressaltar que é importante se atentar às taxas de cada administradora e aos contratos para que o contratante não se frustre. “Minha expectativa para o consórcio nos próximos anos é de crescimento exponencial, como disse anteriormente, o mercado de consórcio no Brasil é um dos mais cobiçados”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: www.dreamconsulting.com.br



OMS alerta que dor oncológica está presente na maioria dos casos de câncer

As causas do câncer são multifatoriais e existem mais de cem diferentes tipos de neoplasias. A dor oncológica é bastante prevalente e pode resultar do câncer em si, de seu tratamento ou de uma composição de fatores. Fato é que essa dor não pode ser vista como algo normal e deixada sem tratamento, o que pode reduzir o engajamento da pessoa e, em consequência, o sucesso do tratamento. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 55% das pessoas diagnosticadas com câncer apresentam dor oncológica. Além do sofrimento físico, estima-se que um terço das pessoas com câncer desenvolvem alguma alteração de saúde mental e, mesmo após a conclusão do tratamento, mais da metade delas convive com alguma alteração psicológica, como depressão e ansiedade, precisando muitas vezes de intervenção.

No dia 5 de agosto, especialistas em oncopsicologia e gestores de saúde se reuniram com o objetivo de debater propostas e programas de para reduzir a dor oncológica. De acordo com o Dr. Mark Barone, coordenador geral do FórumDCNTs, “as neoplasias são responsáveis por quase 19% das mortes no Brasil, atrás apenas das doenças cardiovasculares (DCV)”. Conforme apresentado no evento, existem estudos indicando que o câncer irá ultrapassar as DCV em número de mortes, inclusive em alguns países isso já acontece. Com isso, Dr. Barone completa que “é impossível ignorarmos uma doença tão prevalente, que se diagnosticada e tratada oportunamente, prestando atenção também a aspectos secundários de ordem física, psicológica, emocional e social, os índices de cura disparam e contraposição aos custos do tratamento”.

No Brasil, uma pesquisa realizada pelo Instituto Oncoguia com 543 brasileiros, revelou que o cenário é muito delicado. De acordo com a presidente do Instituto, Sra. Luciana Holtz, 71% das pessoas com câncer afirmaram sentir dor, 92% disseram ter conversado com o oncologista sobre o assunto e 70%, que a dor foi tratada por esse médico”. E complementa, “no entanto, somente 43% reportaram estar com a dor controlada”. Outro achado no estudo foi de que 78% desses pacientes receberam a informação de que a dor é parte natural do tratamento do câncer. Segundo a Sra. Holtz, “isso é algo que buscamos desmistificar diariamente”.

Para os especialistas presentes no evento, a dor oncológica deve ser avaliada e controlada corretamente. Uma das propostas é investir em modelos de gestão de saúde que tornem a jornada da pessoa mais assertiva. Outro ponto discutido foi a importância de capacitar os profissionais de saúde envolvidos em todo o tratamento. “Quanto mais tempo levamos para diagnóstico e tratamento, mais difícil e custoso o tratamento e mais frequente a dor oncológica e as alterações de saúde mental”, comenta o Dr. Francis Fujii, diretor médico da Amil e do SAMU de São Paulo.

Como estratégia para essa capacitação, Dra. Vânia Soares, do Hospital de Amor de Barretos, apresentou o tratamento de ponta realizado nesse município paulista, que tem como foco o cuidado integral e humanizado à pessoa com câncer. Segundo ela, o Hospital de Amor vem desenvolvendo um projeto de telemedicina associado a outro de treinamento dos profissionais de saúde da Atenção Primária, focando principalmente no agente comunitário, para melhorar o manejo e o apoio às pessoas com câncer. Corroborou a importância dessa estratégia a Sra. Karina Mauro Dib, assessora técnica na Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. Segundo ela, o atendimento domiciliar, desenvolvido pelo Projeto Melhor Em Casa, é uma importante estratégia realizada pela equipe multidisciplinar, que considera a necessidade singular e a realidade de cada indivíduo.

Mais informações sobre o assunto estão disponíveis em www.ForumDCNTs.org.



Seminário Internacional CPC contará com Tadeu Cendón, Board Member do IASB

Tadeu Cendón, Board Member do IASB (International Accounting Standards Board), realizará palestra em 14 de setembro de 2022, das 09:00 às 10:20, no primeiro painel do XIX Seminário Internacional do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis).

Cendón discorrerá sobre Combinações de negócios, sendo que o projeto propõe uma revisão das divulgações nos anos subsequentes a da combinação de negócios e do tratamento contábil do goodwill; Passivos não Circulantes com Cláusula de Covenants, explicando sobre o que muda em termos de classificação e divulgação; Supplier Finance Arrangements (Risco Sacado), observando que o foco não é classificação, mas melhorar a qualidade da divulgação; e Revisão pós-implementação do IFRS 9 – Classificação e Mensuração, destacando os potenciais ajustes no IFRS 9.

Rogério Mota, Coordenador de Relações Internacionais do CPC e Diretor Técnico do IBRACON (Instituto de Auditoria Independente do Brasil), realizará a moderação do primeiro painel.

O XIX Seminário Internacional do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) está com as inscrições abertas. O evento será realizado on-line, nos dias 14 e 15 de setembro de 2022, das 08:20 às 12:40, em plataforma digital fechada.

O objetivo do encontro é proporcionar uma visão prática do atual estágio de adoção das normas internacionais de relatórios financeiros (IFRS – International Financial Reporting Standards) e dos relatórios de sustentabilidade (ISSB – International Sustainability Standards Board) no Brasil, das mudanças mais relevantes que estão em andamento ou por vir e seus possíveis reflexos.

Os participantes receberão créditos nos programas de educação profissional continuada: APIMEC BRASIL – 2 créditos; CFC/CRCs – 6 pontos; e IBGC – 3 créditos. A pontuação e certificado serão concedidos aos participantes que cumprirem no mínimo 75% de participação (6 horas).

Nos outros painéis do evento serão debatidos: Reflexões sobre a contabilização de Criptoativos; ISSB (International Sustainability Standards Board); e Mercado de Carbono e outras questões climáticas.

O Seminário é uma realização das entidades-membro do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis): ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas); APIMEC BRASIL (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil); B3 (Brasil, Bolsa, Balcão); CFC (Conselho Federal de Contabilidade); FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras); e IBRACON (Instituto de Auditoria Independente do Brasil).

A organização é da FACPC (Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis).

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis foi criado com o objetivo de estudar, preparar e emitir pronunciamentos técnicos sobre procedimentos de contabilidade e divulgar informações para permitir a emissão de normas pelas entidades reguladoras brasileiras, objetivando centralizar e uniformizar o processo de produção, levando sempre em conta a convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais.

São coordenadores do XIX Seminário Internacional do Comitê de Pronunciamentos Contábeis: Edison Arisa, Eduardo Flores, Eliseu Martins, Guillermo Braunbeck, Haroldo R. Levy Neto, Nelson Carvalho e Verônica Souto Maior

Para mais informações sobre a Programação e Inscrições, basta acessar:

http://www.eventos.facpc.org.br/home/XIXSeminarioCPC



Comemorando 50 anos no Brasil, F1 lançará coleção de NFT em setembro

A categoria mais nobre do automobilismo mundial, a Fórmula 1, comemora 50 anos desde a sua chegada em território brasileiro. Com isso, a organização do Grande Prêmio de São Paulo, junto à agência allnft{lab}, lançarão em setembro uma coleção com 5050 NFTs exclusivos, que garantirão aos seus portadores uma variedade de benefícios no ambiente físico e digital.

O início da venda dos NFTs está prevista para o dia 10 de setembro, a partir das 18h, e  de acordo com os organizadores, esta será uma coleção comemorativa e limitada, que foi desenvolvida para agradar os fãs da F1. Sendo que a venda dos ativos digitais será realizada através no site oficial da organizadora, enquanto a revenda será feita pelo OpenSea, que é conhecido como o maior marketplace de tokens não-fungíveis do mundo.

Ao que tudo indica, no primeiro dos cinco lotes que estão previstos para a comercialização, cada NFT terá o custo de US$ 70, sem contar as taxas. A partir do segundo lote, haverá um acréscimo de pelo menos US$ 50 por lote. “O resultado desse trabalho de quatro meses, com uma equipe de 16 profissionais, me deixou muito orgulhoso. Com essa coleção de NFTs exclusivos vamos colocar o GP São Paulo de F1 e toda sua comunidade na web 3”, afirmou o CEO da allnft{lab}, Marcos Fortes.

Estreitar as relações

O lançamento da coleção de NFTs, além de comemorar o sucesso da F1 em território nacional, também tem como intuito estreitar as relações com os fãs da modalidade no GP de São Paulo. “O NFT é algo exclusivo e permanente assim como a história da F1 no Brasil. Essa ligação já é o suficiente para assegurar o sucesso do lançamento”, relatou o CEO do GP de São Paulo de F1, Alan Adler.

Em relação às vantagens, os donos dos NFTs da coleção 5050 Generative Drivers do Grande Prêmio de São Paulo de F1 terão acesso a diversos benefícios. Contudo, esses benefícios só serão revelados ao longo da temporada, que já teve seu início, mas só terminará em 2023.

Além disso, já foi revelado que 50 NFTs da coleção serão dados de presente a personalidades que marcaram a história da F1 no país, isso inclui pilotos foram campeões em Interlagos, sendo que haverá uma cerimônia para a entrega dos tokens aos pilotos na prova deste ano.

Prova extremamente aguardada

O GP de São Paulo é uma das provas mais aguardadas da Fórmula 1, e como dito anteriormente, neste ano serão comemorados 50 anos desde que a modalidade chegou ao país. Com isso, se acredita que a edição da prova bata recordes de público.

A expectativa é de que, pela primeira vez na história, mais de 200 mil pessoas estejam presentes nos três dias de prova. “Será uma edição especial e com certeza vamos destacar toda esta história de cinco décadas no GP São Paulo deste ano”, disse Alan Adler.

Mas, além do sucesso de público, a corrida também deve movimentar bastante as casas de apostas com bônus de registro, onde o usuário recebe um incremento no saldo ao realizar seu cadastro. Com isso, o apostador pode diversificar seus palpites em diferentes eventos esportivos, ou simplesmente realizar uma aposta mais arriscada, e o melhor, gastando pouco.

Andler ainda ressalta que o Grande Prêmio de São Paulo será a única pista da temporada que irá receber mais uma vez a Sprint Race, com isso, a corrida realizada no sábado será a responsável por definir as posições de largada do domingo. Assim, os fãs poderão acompanhar duas provas.

Em 2021, Monza e Silverstone também receberam corridas de Sprint, no entanto, para este ano, apenas Interlagos repetiu o feito – um presente e tanto para os fãs tupiniquins, ainda mais em uma data tão especial. Além disso, dando uma dose a mais de emoção, a prova pode marcar a decisão do título mundial.

Isso porque o líder do campeonato, Max Verstappen, já possui uma ampla vantagem sobre os adversários, e caso ele termine o GP do México com 56 pontos à frente do segundo colocado, ele pode vencer o torneio aqui no Brasil, onde será realizada a penúltima prova da temporada.



33ª RBA acontece de 28 de agosto a 3 de setembro

Às vésperas do bicentenário da Independência política do Brasil, a entidade mais antiga das Ciências Sociais do país – Associação Brasileira de Antropologia (ABA) realiza a 33ª edição da Reunião Brasileira de Antropologia (RBA). O evento acontece de 28 de agosto a 3 de setembro, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Neste ano, o evento será online e reunirá cerca de 2 mil pesquisadores/ pesquisadoras da Antropologia e área afins oriundos da América Latina, América do Norte, Europa e África. A programação conta com 78 grupos de trabalhos, 32 simpósios especiais, rodas de conversa e 55 mesas redondas, 4 conferências, além de exposições fotográficas, mostras de filmes, lançamentos de 60 livros, oficinas e diversas premiações.

“A 33ª RBA, agora em final de agosto, é um evento de primeira grandeza para a Antropologia. Nesses tempos em que os direitos básicos de todos estão ameaçados, em nossos encontros (simpósios, conferências, mesas-redondas e Grupos de Trabalho) vamos refletir, questionar e pensar sobre os desafios e dilemas da atualidade”, explica a presidente da instituição, Patricia Birman. Segundo ela, a iniciativa a permite à comunidade antropológica reafirmar seus compromissos com os direitos dos povos indígenas, com as populações das periferias, com as comunidades quilombolas, LGBTQI+ e de favelas. São encontros que efetivarão trocas de experiências e de saberes”, complementa. “Devido à relevância social, convidamos todos a juntar-se a nós nesse desafio: garantir diretos e fazer antropologia em tempos extremos!”, finaliza.  

Na mesma linha de pensamento, o coordenador da Comissão Organizadora da 33ª RBA e professor da UFPR João Rickli expõe que as centenas de atividades trazidas nessa edição da reunião vão trazer um quadro dos rumos do pensamento antropológico nestes tempos extremos. “Teremos reflexões importantes neste momento grave que nosso país vive. Vamos juntos repensar quem somos como nação, os problemas não superados e agravados nos últimos tempos; e claro, falaremos sobre janelas de esperança que podem ser abertas”, destaca.       

Programação para todos na 33ª RBA

O público externo ao evento poderá acompanhar pelo canal da ABA no YouTube alguns debates e conferências específicos, assim como as exibições de filmes com cerimônia de entrega do Prêmio Pierre Verger. A programação completa do evento pode ser conferida clicando aqui. 

 



Startups vão representar o Brasil em competições internacionais

O Startup Summit foi o palco da grande final. Neste ano o evento contou com mais de 5 mil participantes, 90 palestrantes, 7 palcos simultâneos, 14 trilhas de conteúdos, feira de negócios e 120 startups abriu as 3 principais competições de startups no Brasil, o Sebrae Like a Boss, o Get in the Ring e a Copa do Mundo de Empreendedorismo.

Quem passou pelo estande do Sebrae viu um ringue de boxe situado como palco no centro do estande.

No dia 04/08, primeiro dia da Final do Desafio Sebrae Like a Boss e seletivas do Get in The Ring e Copa do Mundo de Empreendedorismo, 24 startups de 9 estados e Distrito Federal entraram no ringue e disputaram pelas vagas na grande final através de pitch de seus negócios de uma forma lúdica e entretida.

No dia 5/08, 12 startups fizeram seus pitches em inglês e foram avaliadas por uma bancada de especialistas composta por Cris Arcangeli, da Beauty In, Daniel Leipnitz, do Sapiens Park, Frank de Meijer, do Unknown Group, Franklin Luzes, VP da Microsoft e Sandro Cortezia, da Ventiur.

O caminho para chegar a essa final não foi fácil. Startups passaram por seletivas estaduais, depois foram selecionadas dentre 100 concorrentes numa votação popular online com mais de 25 mil votos computados e por júri especializado com 14 profissionais tarimbados de todo o país.

Toda esta trajetória tem como objetivo maior a preparação para internacionalização de negócios, e as startups agora vão se conectar com oportunidades concretas de internacionalização com parceiros do Instituto Inova+ e do Sebrae. 

6 startups que se destacaram na competição:

1º lugar: Trashin

A porto-alegrense Trashin atua com gestão de resíduos 360° e logística reversa: simplifica o processo de gestão de resíduos, da coleta à transformação ou destinação final, busca valorizar o resíduo; gera renda e transforma problemas em recursos, através de gestão, marketing e tecnologia. A startup atende clientes de diversos setores e tamanhos e busca entregar soluções efetivas para o atingimento das metas de sustentabilidade e foco na economia circular.

2º lugar: Multipet

A empresa goiana trata carrapatos, pulgas e vermes em várias espécies animais. Com facilidade na administração, sem sabor, glúten, lactose, corantes ou álcool, não causa efeitos colaterais ou tóxicos nos animais.

3º lugar: Mogai

A capixaba desenvolve produtos de Visão Computacional 3D inspirados na visão humana, com tecnologia 100% nacional. A tecnologia funciona com fotografias estéreo calibradas e gera 3D com as dimensões reais a partir de um único par de fotos.

Essas três startups vão representar o Brasil na final do Get in The Ring, uma das maiores competições de startups do mundo, com presença em mais de 100 países em 10 anos, onde as startups competem para ganhar visibilidade, aperfeiçoar o seu pitch e se conectar com investidores, empresários e entusiastas.

4º lugar: Liberfly

Empresa focada na aquisição de direitos consumeristas, levando praticidade e autonomia para quem não quer aguardar por processos na justiça.

5º lugar: Yooga

A Yooga ajuda donos de restaurantes a vender mais e ter uma gestão mais simplificada. 

6º lugar: MeuResíduo

A MeuResíduo digitaliza, padroniza e organiza as informações dos processos da cadeia de resíduos por meio de uma plataforma corporativa.

Agora, as 6 startups vão competir por uma das 100 vagas na final da Copa do Mundo de Empreendedorismo em  Riade, na Arábia Saudita, onde a grande vencedora recebe um prêmio de um milhão de dólares em investimento.

A Entrepreneurship World Cup é um programa para empreendedores de todos os estágios que oferece ferramentas e recursos para desenvolver seus empreendimentos com acesso a conhecimento, muito networking e capital. Organizada pelo Misk Global Forum, pela Global Entrepreneurship Network e pelo The Global Education & Leadership Foundation, a EWC já impactou mais de 300.000 empreendedores de 200 países.

Rodrigo Paolilo, Presidente do Instituto Inova+ destacou a grandeza e diversidade do programa, desde sua fase inicial com as seletivas estaduais até as conexões internacionais: “Trata-se de um uma iniciativa verdadeiramente plural e nacional, com startups, mentores e jurados de todos os estados e segmentos, sendo aproximados e alinhados na capacidade técnica e conexão real de oportunidades internacionais concretas.”

Paulo Renato, Gerente de Inovação do Sebrae Nacional, destaca a importância do Desafio Sebrae Like a Boss para o ecossistema de startups: “Uma oportunidade para startups estarem preparadas para o mercado, além de uma super visibilidade às empresas que estiveram aqui hoje, ganharam a oportunidade de se apresentar para investidores, potenciais compradores e público no geral. Essa vitrine é um dos grandes diferenciais do programa.”

O programa Sebrae Like a Boss está aberto a interessados na temática de internacionalização que podem ter acesso aos conteúdos que as startups ganhadoras vivenciaram durante a trilha de preparação, gratuitamente, através do site: https://www.startupglobal.com.br/ 

O Desafio Like A Boss

Realizado pelo Sebrae em parceria como Instituto Inova+, o programa de Internacionalização de Startups contempla a execução de ações de capacitações, seletivas regionais, mentorias e competições com startups participantes do Brasil inteiro através do alinhamento de agendas e integração com gestores locais; tendo por missão trazer oportunidades de desenvolvimento, visibilidade e internacionalização para negócios inovadores brasileiros.

Assim, as startups destaques terão uma grande oportunidade de visibilidade, conexão no âmbito nacional e internacional, além de possuir mais de 20 horas de treinamento e 10 horas de mentorias especializadas individuais.

O Instituto Inova+

O Instituto Inova+ é uma organização sem fins lucrativos, liderada por agentes com décadas de experiência no ecossistema empreendedor e de inovação no Brasil e no mundo. Atua como agente de transformação através de programas de empreendedorismo e inovação para organizações públicas e privadas de todo o Brasil.



Reforço da legalidade impulsiona o retorno do turismo

O setor de transporte rodoviário regular, que vinha sofrendo com a atuação do transporte clandestino digital realizado por meio de aplicativos que operou favorecido pela baixa fiscalização durante a pandemia (um prejuízo de mais de R$ 22 milhões para empresas regulares e seus passageiros segundo dados da última pesquisa da ABRATI), recupera o otimismo diante da reação do judiciário contra a ilegalidade e pela iminente edição de um novo marco regulatório da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Ao que tudo indica, será exigida maior segurança e estrutura profissional para operação dessa modalidade de transporte.
Dentre as empresas que deram um primeiro passo nesse sentido está o Grupo Guanabara, que acaba de investir em nova frota com 130 ônibus rodoviários Double Decker G8 que serão distribuídos para as empresas do grupo com operações nas 5 regiões do país, dentre elas a UTIL e a Brisa, cujos ônibus atuam na ligação da Zona da Mata com o Rio de Janeiro. Os investimentos chegam a R $150 milhões em 130 novos veículos para as sete empresas rodoviárias do grupo em todo o país.
 
Os veículos nas categorias executivas e de luxo, que estão tendo muita demanda pelos viajantes (leito e semi leito), possuem Wi-Fi 4G a bordo entre outras características como tomadas para dispositivos móveis. As novidades serão apresentadas no Latibus / Transpúblico 2022, que acontece esta semana. Segundo dados da ABRATI – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestres de Passageiros, nos últimos dois meses, houve um aumento de 25% na procura por passagens rodoviárias no Brasil, principalmente nestas categorias.
 
Além dos investimentos em frota, as empresas regulares seguem ampliando a contratação de profissionais para diversos setores, em especial para as áreas de inovação em tecnologia e relacionamento com o cliente criando novos empregos. Com a economia dando os primeiros sinais de recuperação, principalmente no turismo rodoviário, mola mestra dessa retomada por terra, as tarifas rodoviárias chegam a ser 800% mais baratas que as aéreas nos trechos interestaduais segundo o sistema de buscas de passagens da Guanabara. 



Portinari marca presença em projeto da arquiteta Patrícia Hagobian na CASACOR SP

A Portinari, apoiadora oficial da CASACOR São Paulo, está no projeto Casa Vértice Dunelli, assinado pela arquiteta Patrícia Hagobian. O espaço de 130m² é marcado pela versatilidade dos porcelanatos. O contraste entre materiais é um grande diferencial no trabalho da arquiteta e, para manter essa característica, foram escolhidos produtos que, de acordo com a proposta da arquiteta, instigam o toque e transmitem aconchego.

Lâminas sintetizadas, somam-se às lastras de grande formato da coleção Recital, no formato 160x320cm, da Portinari, e que se estendem da parede ao mobiliário. O aparador da lareira foi criado por meio do porcelanato e evidencia, que também revestem o fundo dos nichos da cozinha.

No piso, a opção pela coleção Boulevard colabora na construção do paralelo com o edifício, revisitando o conceito de integração de espaços públicos. Nas paredes do banheiro, o produto escolhido é o Ritual SGR, utilizado com o objetivo de criar unidade entre os ambientes, além de buscar garantir durabilidade para a área molhada. Destaque ainda para os detalhes dos revestimentos, com peças das coleções Senses, trazendo textura e geometrismo para a composição do projeto, segundo a idealizadora do projeto.

Construído num ponto privilegiado do edifício, entre a esquina da Avenida Paulista com a Rua Augusta, o projeto foi criado para ser um ponto de encontro. No centro da casa, um living multifuncional se destaca pelo teto e seus eixos reticulados. Tons quentes, terrosos, avermelhados e amendoados trazem naturalidade e calma ao ambiente, ao mesmo tempo em que o torna equilibrado e vibrante, em contraste com a base neutra. Para arrematar o uso dessas cores, detalhes em azul petróleo e preto. O cinza, cor característica em muitos projetos do escritório traz um toque metalizado ao espaço.

Outros projetos

A Portinari traz ainda seu ambiente proprietário para a CASACOR: o Sertão Portinari, assinado por Nildo José, um dos principais expoentes da nova arquitetura brasileira. O espaço teve como inspiração o quadro “Cangaceiro”, uma obra de Candido Portinari. Através da obra, o arquiteto traz um olhar otimista para o sertão, explorando elementos como o céu, a chuva e a fé para dar vida ao ambiente de 250m².

A marca está presente também em outros 31 projetos assinados por nomes, como Pedro Franco, Ana Weege, Roberto Migotto, Francisco Calio, Mauricio Arruda, Ricardo Abreu, Alexandre Gedeon, Priscila Cox, Gabriela Mendes, Lidia Maciel, Guto Andrade, Gabriela Vilarrubia Bazotti, Gregory Copello, Tufi Mousse, Gustavo Martins, Clay Rodrigues, Gustavo Paschoalim, Tide Junqueira, Otto Felix, Joe Filho, Mauro Contesini, João Daniel, Samuel Angelo, Anete Weber, Brunete Fracaroli, Catê Poli, Fernanda Rubatino e Karol Suguikawa, entre outros.

A CASACOR São Paulo pode ser visitada entre 5 de julho e 11 de setembro.



Câncer no canal anal: médico oncologista explica mais sobre doença rara

Nos últimos dias, tem se falado muito no Brasil todo sobre um tipo de câncer, localizado no final intestino. Esse tipo de câncer ocorre no canal anal e nas bordas externas do ânus. Os tumores malignos surgem em tipos diferentes de tecidos, sendo, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o carcinoma epidermoide responsável por 85% dos casos nessa localização.

O câncer de canal anal é raro e representa de 1 a 2% de todos os tumores colorretais. O intestino é dividido em dois: fino e grosso. O grosso é composto por ceco e cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, sigmoide, reto e, por fim, o canal anal/ânus. A doença citada tem como principal fator de risco o Papilomavírus Humano (HPV), responsável também pelo câncer de colo de útero (terceiro mais comum nas mulheres).

Conforme o médico oncologista, Diego Santos, o tratamento da comorbidade é diferente dos demais segmentos do intestino grosso. “Na maioria das pacientes ele é tratado com quimioterapia e radioterapia. A depender do estágio e resposta ao tratamento instituído, pode ser necessário cirurgia (geralmente quando há não resposta)”, disse. O ideal é ir frequentemente ao médico para consulta de prevenção, no mínimo uma vez ao ano, e se a pessoa já tem casos na família, em parentes de primeiro e segundo grau, ideal fazer avaliações com mais frequência.

A colonoscopia é um exame cujo objetivo é permitir que o médico examine possíveis lesões e doenças dentro do intestino grosso. Na ocasião é usado um aparelho endoscópico chamado colonoscópio. O colonoscópio é um longo e fino tubo flexível, com comprimento que pode chegar até aproximadamente 185 cm e um diâmetro que varia entre 1,0 e 1,3 cm. A colonoscopia é feita através da introdução do colonoscópio pelo ânus e progressão do mesmo até o início do cólon e final do intestino delgado.

O cirurgião oncológico Dr Diego Santos tem uma formação no maior centro de oncologia da América Latina e experiência em tumores, inclusive de intestino.

Mais informações:

Assessoria Commonike



Senado deve votar este mês projeto de lei que torna o rol da ANS exemplificativo

O Senado Federal poderá analisar, até o final do mês, o projeto de lei que amplia a cobertura dos planos de saúde ao definir o rol da ANS como exemplificativo. O texto visa estabelecer que, além dos procedimentos listados no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), as empresas do setor também sejam obrigadas a cobrir tratamentos que tenham eficácia comprovada à luz da medicina baseada em evidências científicas ou que tenham sido recomendados por órgãos de renome internacional.

Atualmente, a ANS é a responsável por avaliar se um tratamento ou medicamento será ou não incorporado na cobertura obrigatória dos planos de saúde. Mas isto pode levar meses. Além disso, permite que um determinado medicamento aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para duas ou mais doenças seja incluído na cobertura das operadoras apenas para uma patologia. A ANS já se posicionou contra o projeto de lei que será votado no Senado, alegando risco à sustentabilidade do setor.

Rol da ANS

Historicamente, a posição da Justiça sempre foi a de que o rol de procedimentos da ANS era exemplificativo, permitindo ao médico a escolha acerca do tratamento e, na prática, impedindo que os planos de saúde interferissem na conduta. Contudo, revendo o posicionamento até então sedimentado, o Superior Tribunal de Justiça definiu em junho que o rol da ANS é taxativo, podendo, contudo, ser superado quando não houver tratamento substitutivo tão seguro ou eficaz disponível ao paciente e nos casos em que o consumidor já esgotou os tratamentos disponíveis pela ANS.

O advogado especialista em plano de saúde, Elton Fernandes, professor de Direito Médico e Hospitalar na pós-graduação da USP de Ribeirão Preto, avalia que, embora o projeto de lei não utilize expressões “rol taxativo” ou “rol exemplificativo”, a regra ampliará a cobertura das operadoras e pressionará o Poder Judiciário pela revisitação do tema. “A ciência avança muito mais rapidamente que o catálogo administrativo da ANS. A mensagem do Congresso Nacional é de que, havendo tratamento cientificamente reconhecido, nenhum consumidor pode ser privado de acessá-lo pelo fato de que não está no rol de procedimentos”, explica o advogado.

Desde a decisão do STJ, diversos senadores haviam apresentado projetos de lei semelhantes para tornar o rol de procedimentos exemplificativo. Uma vez aprovado pelo Senado, o projeto irá à sanção do Presidente da República que, ainda, poderá exercer o veto. Porém, caso isso ocorra, o Congresso Nacional voltará a analisar a questão.

Projeto de lei

De acordo com a Presidência do Senado, a votação deve ocorrer na última semana de agosto. O Projeto de Lei 2.033/2022 foi aprovado na Câmara dos Deputados em 3 de agosto, onde teve origem. E, anteriormente, seria apreciado pelos senadores ainda na primeira quinzena do mês, o que não ocorreu.

A proposta, entre outros pontos, estabelece que os planos de saúde deverão cobrir medicamentos, procedimentos ou tratamentos que não estejam no rol da ANS sempre que: houver comprovação de eficácia à luz da ciência, com base em evidências científicas e plano terapêutico; tiver recomendação de, ao menos, um órgão regulador da saúde de renome internacional, com aprovação de uso também para seus nacionais; e existir recomendações pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS.

Atualmente, o rol da ANS lista 3.368 eventos em saúde. Dentre eles, consultas, exames, terapias, cirurgias, medicamentos, órteses e próteses que devem ser obrigatoriamente cobertos pelos planos de saúde. No entanto, como sua atualização é lenta, não prevê tratamentos mais modernos que, por consequência, costumam ser negados pelas operadoras.



AUTOP 2022 começa nesta quarta-feira (17), em Fortaleza

Consolidada como um dos maiores eventos do segmento automotivo do país, a AUTOP – Feira Nacional de Autopeças, Motopeças, Acessórios, Equipamentos e Serviços, começa na próxima quarta-feira (17), em Fortaleza, representando a retomada dos negócios no setor e trazendo, pela primeira vez, a gestão sustentável em eventos do segmento automotivo do país. A AUTOP, que chega este ano a sua 17ª edição, acontecerá no Centro de Eventos do Ceará, com realização e organização do Sistema Sincopeças/Assopeças/Assomotos do Ceará – SSA/CE.

Destinada a empresários e profissionais do setor de peças e serviços automotivos, a AUTOP promoverá, durante 4 dias, palestras e debates em um ambiente presencial para encontro e network. Em sua última edição, foram mais de 30 mil visitantes de todo o país e mais de 200 marcas em exposição, com volume de negócios gerados e prospectados chegando à marca dos R$ 80 milhões. 

O evento também contará com diversas ações pautadas nos pilares do ESG (sigla em inglês para os princípios ambiental, social e de governança), tais como segregação correta de resíduos recicláveis e neutralização dos gases de efeito estufa durante o período em que a feira ocorre. A ideia é reduzir o impacto ao meio ambiente, tornando o evento sustentável e em conformidade com as métricas e objetivos sustentáveis estabelecidos pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas – ONU.

“Queremos conectar pessoas, ideias e negócios, ligando todos os segmentos e entidades representativas do setor automotivo e, assim, inaugurar um novo momento no setor. A AUTOP 2022 nos possibilitará clareza com relação às oportunidades, aos novos modelos de negócios que vão surgir e à questão da responsabilidade socioambiental no nosso setor. Precisamos disso para enfrentar todos os desafios”, ressalta o presidente do SSA/CE, Ranieri Leitão.

Abertura e programação
A abertura do evento acontece no dia (17), às 14h, no Pavilhão Oeste do Centro de Eventos. Na oportunidade, os participantes assistirão a palestra sobre “O futuro da mobilidade e os impactos na reposição automotiva” com Gerson Prado, presidente da Nexus Automotive Internacional.

Dentro da programação da feira, os participantes também poderão participar do Congresso Brasil Itália de Injeção Diesel e aprender mais sobre temas relacionados a “Diagnóstico Common Rail e Combustão Verde no Brasil”, bem como “Tecnologias diesel no mundo”.

Atualmente, a AUTOP é a única feira de autopeças do Brasil realizada por uma entidade de classe, o Sistema SSA/CE. 

 



Leilões de bens de decorados são opções de economia para o consumidor

Já estão disponíveis em três leilões on-line cerca de 600 itens entre móveis, eletrodomésticos e itens de construção, que estão atualmente expostos em apartamentos decorados localizados em São Paulo e Curitiba. Os lances mínimos podem chegar a uma redução de até 90% em relação aos praticados no mercado.

Os lances acontecem exclusivamente on-line na plataforma da Lance Total e podem ser feitos até os dias 17 (11 horas) e 18 (11 horas e 14 horas) de agosto (conferir links). Para participar, é necessário fazer o cadastro no portal e solicitar a habilitação para fazer os lances. A retirada dos itens arrematados é de responsabilidade do comprador.

Segundo Angélica Dantas, leiloeira oficial da Lance Total, os leilões são um atrativo para quem está construindo. Nos locais, será possível arrematar portas, janelas, chuveiros, telhados, vidros e demais itens. Além de itens de construção, podem ser arrematados móveis, eletrodoméstico e peças, como louças e itens de decoração.

“O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) acumulou em 2021 um aumento de 14,03%. Ele mede a variação dos preços de materiais, mão de obra e matéria prima da construção civil. Somado à inflação, isso impactou muito o mercado de construção civil e, claro, o consumidor. A procura por leilões de decorados cresceu junto pelo fato de ser a alternativa de economia que o consumidor encontrou para adquirir itens não usados a um preço bem abaixo, somente por terem sido expostos em apartamentos decorados”, explica.

A leiloeira recomenda conferir pessoalmente os bens antes de arrematar, uma vez que não há devolução na compra. As visitas podem acontecer de segunda a sexta-feira, sem a necessidade de agendamento prévio.

Serviço: 

Leilão 01 (São Paulo)

https://www.lancetotal.com.br/leilao.php?idLeilao=488

272 lotes

Data de encerramento para os lances: dia 17 (quarta-feira), às 11h


Leilão 02 (São Paulo)

https://www.lancetotal.com.br/leilao.php?idLeilao=496

68 Lotes

Data de encerramento para os lances: dia 18 (quinta-feira), às 11h

Leilão 03 (Curitiba)

https://www.lancetotal.com.br/leilao.php?idLeilao=497

265 Lotes

Data de encerramento para os lances: dia 18 (quinta-feira), às 14h.

Mais informações estão disponíveis nos editais em www.lancetotal.com.br

 



IV Encontro Nacional de Facility Management tem estande sobre Energia Limpa

O IV Encontro Nacional de Facility Management abrigou um estande sobre Energia Limpa. Considerado o maior encontro de negócios do setor de FM, o evento aconteceu de 9 a 11 de agosto, no São Paulo Expo, na capital paulista, simultaneamente à Higiexpo 2022 (27ª Feira de Produtos para Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental).

No estande, as empresas Sfero, Electric Mobility e Carrera apresentaram soluções sustentáveis, que contribuem com o meio ambiente.

Com o tema “FM now for a Sustainable Future / FM agora para um futuro sustentável”, o IV Encontro Nacional de Facility Management 2022 reuniu em São Paulo especialistas do Brasil e de mais 8 países. O encontro foi feito a nível global, com palestrantes no país pela primeira vez vindos dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França, Finlândia, África do Sul, Nigéria e Austrália.

Os eventos foram realizados pela Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional – Abralimp, com o objetivo de promover conhecimento qualificado, abrir espaço para networking com profissionais do Brasil e do mundo e gerar oportunidades para novos negócios no setor de FM.

Mais informações: https://encontronacionaldefm.com.br/.



Evento educativo promove discussões sobre cultura maker e preservação do oceano

Celebrar a cultura maker, debater como ela se dá no contexto da educação, defender a preservação do oceano, aproveitar uma deliciosa manhã na praça e conectar a comunidade, essa é a proposta do “Maker Day 2022: todos a bordo”. O evento acontece de 16 a 20 de agosto, de forma virtual e presencial no bairro Castelo, em Belo Horizonte (MG).

Promovido pela Casa Fundamental —escola de educação básica com metodologia reconhecida internacionalmente—, o festival será dividido em dois momentos: no ambiente virtual, com webinários que dialogam com a temática maker, educação e tecnologia. Já na Praça Manoel de Barros, com música, mostra de projetos infantis, oficinas gratuitas e até competição de rolimã.

O primeiro momento será um Webinário sobre Aprendizagem, Tecnologias e Práticas Educacionais , que acontecerá no canal do YouTube da Casa Fundamental, nos dias 16 e 18 de agosto, às 19h30.

“Queremos celebrar a capacidade de pensar com sabedoria, agir criativamente e de compartilhar generosamente”, destaca Maria Carolina Mariano, diretora de inovação da Casa Fundamental.

O segundo momento do evento acontecerá na Praça Manoel de Barros, no sábado, dia 20 de agosto. No local será montado um palco que receberá uma abertura especial com apresentação dos alunos da escola, show da Banda Submarino Cor de Rosa (Beatles), exposição de projetos, oficinas e área gourmet com food trucks.

“A proposta é fortalecer ainda mais a conexão com a nossa comunidade, em uma manhã na praça, com piquenique, cadeiras de praia, para apreciarmos os trabalhos dos nossos alunos, e que os participantes das oficinas sejam imersos em um universo lúdico de muito aprendizado, consciência ambiental, makerativismo e tecnologia”, destaca Maria Carolina.

A praça também será o local para o lançamento da intervenção Sea Parade que terá animais marinhos em tamanhos grandes espalhados por pontos do bairro Castelo, para chamar a atenção das pessoas do bairro e da cidade para o tema da proteção dos oceanos. Cada animal foi customizado pelas crianças da escola e apresenta um QR Code para interação do público e divulgação de informações sobre os mares e oceanos, e como podemos regenerá-los.

Para a Casa Fundamental, o aprendizado passa pela experiência e é, também, resultado do processo de fazer, construir e criar novas teorias. Por isso o evento anual , interrompido no início da pandemia, é tão aguardado pela comunidade. “Somos seres naturalmente criadores, exploradores e pensadores inovadores. Nós não apenas consumimos, nós também podemos criar. É da nossa natureza como indivíduos reunir os materiais à nossa volta e transformá-los em coisas completamente novas. Isso é ser maker e é isso que a cultura maker traz em sua raiz”, destaca Maria Carolina Mariano.

O Maker Day finaliza com uma tradicional competição de rolimã, que ocorrerá na Rua Castelo de Lisboa, fechada para a ação. A partir das 12h, iniciam-se as descidas especiais para premiação em três categorias: Estilo (criatividade e design), Velocidade (quem cruzar a linha de chegada primeiro) e Sustentabilidade (materiais selecionados para a decoração dos carrinhos).

As atividades na Praça Manoel de Barros são gratuitas, sendo necessária inscrição prévia para as oficinas no próprio local. Já, para participar do Webinário, é sugerida uma contribuição voluntária no valor de R$ 25, para cada encontro. Toda renda será revertida para a Sea Sherperd Brasil , maior movimento pela conservação dos oceanos e da vida marinha do mundo.

Programação

Webinário Aprendizagem, Tecnologias e Práticas Educacionais

16/08, terça-feira, às 19h30: Por que precisamos ensinar as crianças a aprender de verdade? E como fazemos isso? Palestrante: Maria Carolina Mariano, diretora de inovação Casa Fundamental.

18/08, quinta-feira, às 19h30: Lógica de programação e desenvolvimento de habilidades para crianças da Educação Infantil e Fundamental Anos Iniciais. Palestrante: Raissa Lisboa, coordenadora de Educação Infantil, e Thais Azevedo, professora de programação da Casa Fundamental.

Inscrições aqui .

Atividades na Praça Manoel de Barros

20/08, sábado:

9h: Abertura do Maker Day: todos a bordo!

9h30 às 11h30: oficinas infantis, show da Banda Submarino Cor de Rosa (Beatles), lançamento Sea Parade e intervenções dos alunos da Casa Fundamental

11h30 às 13h: Mundialito de Rolimã, na rua Castelo de Lisboa.

Difusão da Cultura Maker

Reconhecida no meio educacional como uma escola do presente , a Casa Fundamental foi uma das três instituições de ensino brasileiras a ter artigo selecionado para participar FabLearn Flagship Conference 2019 – um dos principais eventos de educação maker do mundo, realizado em Nova York.

Para quem quiser aprofundar o conhecimento sobre a cultura maker, mas não puder participar do evento, a Casa Fundamental criou um e-book indicado para famílias e educadores, acessível gratuitamente neste link .

Sobre a Casa Fundamental

Localizada no bairro Castelo, região da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), a instituição acredita que é seu dever primordial formar cidadãos críticos capazes de analisar, sintetizar, comparar, compreender e, a partir de conclusões, interferir em situações diversas. Garantir a manifestação da essência humana é o princípio da Casa Fundamental, uma escola de educação básica da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Além da metodologia reconhecida, o espaço que abriga a Casa Fundamental também tem destaque. Uma intervenção transformou um galpão, antes ocupado por uma indústria, em espaço de aprendizagem premiado , pelo Departamento de Minas Gerais do Instituto de Arquitetos do Brasil.

Serviço

Maker Day Casa Fundamental 2022: Todos a bordo!

Data: 16 a 20 de agosto

Informações: https://materiais.casafundamental.com.br/maker-day-2022



Tecnologias de logística auxiliam PMEs a terem mais controle das entregas

O uso de tecnologias e plataformas se tornou parte da rotina diária da maioria das empresas, trazendo avanços significativos nos processos de trabalho, integração das equipes e inclusão de clientes no processo. Para as PMEs de comércio eletrônico, adotar essas soluções é ainda mais importante, principalmente as aplicadas na área de logística e transporte.

A implementação de ferramentas tecnológicas ajuda a processar grandes demandas de trabalho com facilidade, agilizando tarefas, reduzindo riscos, problemas e melhorando o atendimento para uma experiência do cliente mais satisfatória. Além disso, auxiliam no atendimento às necessidades e expectativas em constante mudança dos consumidores, tornando-os parte do processo para garantir experiências positivas. 

Tecnologias logísticas no comércio eletrônico

A ascensão do comércio eletrônico durante a pandemia, crescendo 27% em 2021 segundo dados da Neotrust, criou uma grande responsabilidade para as empresas com o aumento da demanda pelas entregas. Grande parte desse aumento de volume pôde ser resolvido graças ao avanço e implementação de tecnologias de gestão. 

No entanto, essas implementações são ainda mais eficazes quando realizadas de forma organizada e com atenção a todas as fases do negócio – produção, comercialização, transporte e logística de entrega. Neste último caso, permitindo agilizar tarefas, monitorar rotas de veículos e registrar dados importantes para futuras intervenções.

Na última milha, a implementação de ferramentas avançadas está diretamente associada à possibilidade de atender um grande volume de entregas em tempo hábil e garantir aos consumidores, qualidade no atendimento. Essas ferramentas tecnológicas permitem otimizar rotas, evitar congestionamentos e monitorar veículos, entre outras funções.  

Dessa forma, contribuem para o ganho de eficiência na logística empresarial, redução de custos e melhor experiência geral do cliente. Sem a implementação da tecnologia, a logística eficiente não pode ser concebida hoje, principalmente se o objetivo é posicionar uma empresa competitivamente em um mercado em constante mudança e exigente.

Importância de processos logísticos para as PMEs

As novas demandas decorrentes do crescimento exponencial do comércio eletrônico têm levado as empresas a utilizarem tecnologias para agilizar os processos de negócios. Grandes empresas com processos definidos conseguem induzir e alavancar o avanço tecnológico na cadeia de suprimentos, mas as PMEs precisam de suporte logístico para atender às necessidades de seus clientes. 

No Brasil, existem cerca de 8,5 milhões de PMEs, segundo um levantamento da consultoria Nathan Associates, 75% delas tem como principal estratégia de crescimento a expansão das vendas online. A entrada de empresas de logística garantiu que as PMEs passassem a ter suporte constante em virtude de funcionalidades em tempo real ao longo da última milha para garantir que seus clientes tenham uma experiência agradável. 

Ademais, o uso de tecnologia e algoritmos especializados nos envios por meio de um serviço de entrega eficiente reduz os custos logísticos em até 40%, em comparação com a entrega não digitalizada, segundo dados da Borzo (ex-Click Entregas), startup de intermediação de entregas expressas. E a incorporação da logística 4.0 e o uso de novas tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA), deep learning, Software-as-a-Service, internet das coisas e supply chain management vão, cada vez mais, otimizar e tornar os processos logísticos mais eficientes e reduzir tempo e recursos, melhorando as plataformas de entrega digital.

Soluções logísticas que beneficiam as PMEs

● Rastreamento em tempo real: ajudam a reduzir a ansiedade do cliente final, pois permitem rastrear os pacotes. Por meio de um aplicativo, a pessoa que fez o pedido pode monitorar a localização, a rota e o pessoal responsável pelo transporte de suas encomendas. 

● Sistemas de SMS personalizados: fornecem comunicação constante, eficaz e segura entre a empresa e o cliente final, permitindo que eles monitorem constantemente as remessas. 

● Software-as-a-Service: possibilita a PME utilizar seus próprios entregadores e otimiza seu serviço logístico integrando-os a uma plataforma tecnológica.

● Inteligência artificial: a IA ajuda a gerar rotas, escolher entregadores e detectar situações que possam surgir durante o embarque. Isso permite que o cliente ou a empresa façam embarques em menos de 55 minutos. Este recurso também permite à empresa gerar rotas de multientrega, permitindo que os pedidos sejam finalizados em menos de 30 minutos. 

● Dedicado: com esta tecnologia, as empresas têm a possibilidade de decidir sobre a forma de entrega, o prazo e as condições especiais em que sua logística é desenvolvida, o que dá maior controle de seus embarques e aumenta a confiança no serviço. 

Diante do aumento do uso da internet para fazer compras online, as empresas de entrega expressa tiveram que buscar ferramentas que permitissem imediatismo, acessibilidade e portabilidade dos processos logísticos para atender às necessidades dos consumidores. Assim, o setor tem presenciado consideráveis mudanças com o uso de aplicativos móveis tanto para clientes quanto para usuários finais e deve continuar aplicando essas inovações em prol da melhoria do serviço.

*Bruna Horacio é head de vendas da Borzo.



Em SP, 60% das empresas avaliam critérios ESG para contratação de fornecedores

A adoção de critérios ambientais, sociais e de governança corporativa na prática do negócio é avaliada por 60% das grandes empresas de São Paulo para selecionar ou contratar fornecedores. É o que aponta a pesquisa Rumos ESG na Indústria Paulista, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e FIA Business School. A sigla vem do inglês para Environmental, Social and Corporate Governance e tem sido o norte de atuação de empresas que querem criar ou manter reputação como organizações sustentáveis.

O levantamento foi realizado com 192 organizações de portes pequeno, médio e grande. Entre as grandes, 75% afirmaram que suas metas estratégicas já abarcam integralmente os indicadores ESG. E entre as que exigem a adoção dos indicadores de seus fornecedores, somente 30% destes conseguem cumprir satisfatoriamente os critérios exigidos.

Um dos motivos da preocupação das grandes empresas em analisar criteriosamente os fornecedores está ligada à prevenção de fraudes, como mostrou a Pesquisa Global sobre Fraudes e Crimes Econômicos 2022, realizada pela PWC. Entre os executivos brasileiros entrevistados, 62% afirmaram ter sofrido alguma forma de fraude ou outro crime econômico neste ano. Eles também apontaram agentes externos como os principais causadores de fraudes. E entre os tipos de agentes externos, os fornecedores foram os terceiros mais citados (19%) quando se questionou com quem as organizações mais tiveram problemas.

A seleção de fornecedores conectados com critérios ESG e, ainda, com as diretrizes e padrão de qualidade da organização é importante não só para manter reputação no mercado, mas também para não perder confiança de seus clientes e consumidores.

“Quando uma organização maior optar pela terceirização, ela precisa considerar a relevância de ter fornecedores parceiros, de confiança e bem estruturados que possam oferecer uma entrega condizente com requisitos pré-estabelecidos, que atendam as expectativas de seu cliente final, evitando assim que o relacionamento seja afetado de forma negativa”, explica a supervisora de Outsourcing (Terceirização, em português), Jaqueline Cristina Paulischen.

A profissional ressalta que um dos erros que podem custar caro para a reputação das empresas é contratar fornecedores ou empresas terceirizadas focando apenas na redução de custos. “Para que a terceirização de produtos ou serviços funcione e seja vantajosa, a organização precisa considerar que a qualidade do que é oferecido não pode ser comprometida e, menos ainda, a reputação da marca. As grandes empresas pecam pensando apenas ou dando uma importância maior somente para a redução de custos que a operação proporciona”, avalia.

Empresas podem investir na qualificação de bons fornecedores, defende especialista

Uma forma de garantir que fornecedores e empresas terceirizadas atendam tanto a critérios ESG ou de qualidade exigidos é ajudá-los na capacitação para alcance desses critérios. Jaqueline Paulischen detalha que as contratantes precisam investir tempo e pessoal capacitado para a seleção ou desenvolvimento de empresas. Ela conta que em alguns casos, será necessário, inclusive, investimento financeiro para alcançar requisitos importantes para a marca.

“Por vezes, acaba sendo vantajoso a segunda opção, visto que o fornecedor pode ser moldado e estruturado de acordo com as necessidades da organização, atendendo assim de forma mais efetiva as negociações. Isso também proporciona à empresa menor base estrutural para crescer e buscar novos clientes”, defende a profissional, que tem 14 anos de experiência na área.

Para garantir o sucesso da produção ou prestação de serviço investindo em terceirização, a empresa deve apostar em profissionais atentos a avaliar requisitos como estrutura física e de pessoal dos candidatos a fornecedor, a gestão dos seus negócios, fazer cálculo de custos e despesas, entender como eles negociam, avaliar seus métodos, tempos e perdas e, especialmente, a qualidade do serviço prestado ou produto acabado.

“Esses são alguns dos pontos que um profissional que executa a gestão de terceirizados deve acompanhar e auxiliar sua cadeia de fornecedores, a fim de garantir sucesso na operação, pois tais monitoramentos reduzem o risco de desvios de processo e necessidade de ações corretivas e, em certos momentos, dispendiosos para a organização”, aconselha Paulischen.



Qual a importância das soft skills para a carreira profissional?

Em um cenário em que a soma de desempregados no Brasil ultrapassou 10,6 milhões de pessoas, e a taxa de desocupação girou em torno de 9,8% no trimestre encerrado em maio, de acordo com a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgada IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os brasileiros têm de buscar por uma oportunidade em um mercado de trabalho competitivo.

Diante de um cenário desafiador, investir em competências comportamentais – como soft skills – pode somar aos atributos necessários para conquistar a “tão sonhada vaga”. É o que afirma Marcelo Menezes, cofundador da Lean Solutions, empresa que oferece treinamentos corporativos e transformação digital.

Ele conta que o termo soft skills, via de regra, anda junto com hard skills, e ambos são utilizados por profissionais de RH (Recursos Humanos) para identificar características específicas de um profissional.

“As hard skills são habilidades técnicas e, de modo geral, são facilmente mensuráveis e possíveis de desenvolver por meio de treinamentos e cursos, por exemplo”, explica. “Durante muito tempo, essa competência foi a principal e mais relevante profissionalmente, mas esse cenário tem se transformado e, atualmente, as soft skills aparecem com muito mais relevância e destaque”, completa.

O empresário destaca que as soft skills, por sua vez, dizem respeito a habilidades comportamentais relacionadas à maneira como uma pessoa lida com o outro, ou seja, como funciona a sua interação em grupos e, ao mesmo tempo, como ela lida com suas próprias emoções. “Quanto mais positivamente o profissional consegue lidar com essas situações ambientais e psicológicas, maiores são suas soft skills”.

Profissionais e empresas devem investir em habilidades comportamentais

Menezes afirma que há algumas habilidades que devem ser desenvolvidas por pessoas que buscam ter êxito no âmbito profissional. Isso porque as soft skills indicam ao recrutador de que maneira o profissional lida com os desafios do dia a dia.

“De acordo com a pesquisa do CarrerBuilder, as dez habilidades pessoais mais procuradas pelas organizações são: princípios éticos; confiança, atitude positiva, motivação, trabalho em equipe, organização e gestão do tempo, capacidade de trabalhar sob pressão, comunicação, flexibilidade e segurança”, reporta.

O cofundador da Lean Solutions afirma que, para as empresas, também é fundamental investir no desenvolvimento das soft skills dos colaboradores. “As habilidades podem ser aplicadas tanto no ambiente de trabalho quanto à distância, cobrindo cada aspecto do aprendizado e tornando-o mais dinâmico e eficiente”.

Para Menezes, as empresas que buscam investir no desenvolvimento de seus profissionais devem considerar investir em e-learning, o plano de desenvolvimento individual, além de palestras e workshops. 

“A iniciativa de líderes inspiradores, que apostam no aperfeiçoamento das habilidades de seus liderados, pode ser um fator determinante para que os colaboradores trabalhem motivados e alcancem o desempenho esperado pela organização”, articula.

Com efeito, um a cada três líderes das 100 melhores empresas para trabalhar apontadas pela FIA (Fundação Instituto de Administração) tem o perfil conhecido como inspirador, conforme o estudo Estilos de Liderança.

Paralelamente, uma pesquisa conduzida pelo Instituto Real Big Data revelou que, em média, 30% dos brasileiros estão insatisfeitos com a profissão exercida atualmente. Entre as principais queixas, os entrevistados mencionaram: desmotivação e falta de realização (31%), ambiente de trabalho estressante e repetitivo (26%), serviço como meio de sobrevivência (26%) e remuneração abaixo do esperado e com poucos benefícios (10%).

Por outro lado, um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, verificou que trabalhadores satisfeitos são até 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e vendem 37% a mais em relação aos colegas insatisfeitos. De outro modo, uma sondagem da consultoria de gestão Bain & Company demonstrou que profissionais desmotivados podem ser 125% menos produtivos do que os colegas que se sentem engajados e inspirados.

Para mais informações, basta acessar: https://www.leansolutions.com.br/



Especialista explica como mídias sociais podem impactar resultado das eleições

Mesmo que os grandes veículos de comunicação ainda sejam fatores poderosos na decisão do voto do cidadão brasileiro, as mídias sociais têm ganhado espaço e acabaram se tornando uma fonte de informação importante, gerando interesse em candidatos a cargos eletivos por se tratar de um meio de comunicação mais direto.

Para o publicitário e especialista em marketing político, Janiel Kempers, o uso das mídias sociais pode ser um bom parceiro para os candidatos. “Estrategicamente uma campanha só tem eficácia quando ela chama a atenção do eleitor, com as redes sociais isso se torna bem mais fácil e rápido. Hoje o empenho na produção de conteúdo por parte dos candidatos está muito mais forte e sólido”, afirma. 

Estudos da plataforma Socialbakers, de soluções para otimização de performance corporativa em redes sociais, afirmam que as mídias sociais desempenharam um papel mais importante do que nunca na corrida presidencial americana, que teve Joe Biden como vencedor. No Brasil, a situação não é diferente. O sucesso do candidato Jair Bolsonaro em 2018 é, em parte, explicado pelo seu alcance nas mídias sociais e o apoio de grupos que o capitalizam.

“Ao longo dos anos, as rodas de conversas saíram das esquinas e foram para as plataformas como WhatsApp, Facebook e Instagram. Hoje nós temos boa parte do eleitorado representado de alguma forma dentro das mídias sociais”, pontua o especialista em marketing político, Janiel Kempers. 

Ao mesmo tempo que as mídias sociais abrem espaço para discussões interessantes a respeito das ideologias e projetos dos candidatos, surgem também as chamadas fake news, notícias falsas que têm como objetivo afetar negativamente a imagem do candidato.

Janiel afirma que é preciso tomar cuidado. “Evitar o compartilhamento de notícias falsas é uma responsabilidade comum, por isso o cidadão tem como dever verificar a fonte da notícia, bem como mensurar qual o interesse daquela informação”, ressalta.

TikTok

O TikTok está entre as plataformas mais populares entre os candidatos porque permite criar e realizar o compartilhamento de vídeos mais diretos e curtos com um alcance maior. Para as eleições deste ano, a ferramenta é considerada um dos principais meios de comunicação dos candidatos, isso porque o Brasil é o 19º país que mais possui usuários ativos, cerca de 97 milhões, conforme revelam dados de um estudo realizado pela Statista, empresa analítica com sede na Alemanha. 

Segundo Janiel, a movimentação política dentro da ferramenta tem apelo aos mais jovens. E os desafios são grandes para conquistar esse eleitorado, entre eles, entender a forma como o público se comunica e criar conteúdos com uma linguagem direcionada. 

“A maioria desse público são jovens de 18 a 36 anos, isso significa que é um público ainda jovem, mas que já vota e que já possui um pensamento ideológico formado. Só que não podemos confundir o engajamento na plataforma com a popularidade no mundo fora do digital”, ressalta. 



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