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Uma experiência instagramável chega ao Shopping SP Market

Acompanhando as maiores tendências mundiais de entretenimento, a House of Choices invade o Shopping SP Market com um ambiente que promete combinar interações lúdicas e cenários criativos. A partir do dia 19 de agosto, os fãs de fotografia e experiências imersivas poderão aproveitar o espaço interativo para a criação das mais diversas memórias.

O espaço tem como objetivo trazer a sensação de estar dentro de um sonho, onde todas as emoções se afloram através dos cinco sentidos, com imagens, sons, sabores, odores e toques. 

Instigando a imaginação e o sistema sensorial de forma tecnológica e dinâmica, o local interage com os consumidores de diversas formas, de modo que eles possam assistir, vestir, sentir, e principalmente, escolher, os diversos caminhos apresentados pelo espaço de 1.000 m².

Mas a maior interação, com certeza, é aquela em que se pode guardar. Pensando nisso, a House of Choices dará a oportunidade de registrar essa experiência por completo e compartilhá-la com todos ao redor. Com um ambiente 100% instagramável, o local tem à disposição cenários para poder tirar fotos, fazer boomerang, ou até mesmo pequenos vídeos para o Story, Reels ou IGTV.

Visando uma experiência 360°, a House of Choices pretende fazer com que o usuário se sinta encantado em todos os pontos de contato, desde o início até o final do trajeto. 

A jornada, que leva em torno de 1 hora, é narrada e explicada detalhadamente em seu início, para esclarecer todas as dúvidas. No decorrer dos caminhos escolhidos, haverá a oportunidade de conhecer no mínimo nove cenários diferentes, podendo chegar a até 14 salas interativas. Artes estáticas e NFTs estarão presentes ao longo de toda a exposição, existindo a possibilidade de variar os artistas com o passar do tempo. Além disso, os cenários serão recicláveis, possibilitando reutilização dos materiais e valorizando a sustentabilidade.

O trajeto se encerra em uma loja, onde os visitantes poderão comprar desde pequenos souvenirs e produtos relacionados com os espaços da exposição, até as artes expostas no decorrer do caminho.  

Voltado para todas as idades, House of Choices é um espaço para levar os filhos, feito para quem vive nas redes sociais, e recomendado para quem quer relembrar a nostalgia de ser criança. 

Crianças de até quatro anos, pessoas com deficiência e autistas terão entrada gratuita. Em comemoração à inauguração, a House of Choices disponibilizará ingressos promocionais por tempo limitado. Para saber mais sobre preços e bilheteria, basta acessar o site da House of Choices.

A compra dos ingressos será realizada por agendamento, havendo um limite de 25 pessoas para cada 20 minutos, permitindo controlar a quantidade de visitantes que estão no espaço simultaneamente, evitando aglomerações e proporcionando uma experiência mais segura para todos.



Supergasbras anuncia estudo para investimento de R$ 850 milhões na Coamo

A Supergasbras, empresa do Grupo SHV, líder mundial na distribuição de GLP, firmou acordo com a Coamo Agroindustrial Cooperativa, com sede em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), e maior cooperativa agrícola da América Latina, para estudo de viabilidade para implantação de um terminal marítimo privado para armazenamento de produto no município de Itapoá, em Santa Catarina. Este é o segundo projeto anunciado pela companhia em 2022, que agora já chega a mais de R$ 1,6 bilhão de investimento para a construção de terminais para importação e movimentação de GLP – gás liquefeito de petróleo.

O empreendimento ficará no Porto da Coamo, e terá capacidade para 38 mil toneladas de GLP, com movimentação anual de 425 mil toneladas. A tancagem será utilizada para armazenagem de GLP nacional ou importado. O investimento está estimado em R$ 850 milhões, e, em sua fase de construção, deve gerar 800 empregos diretos e indiretos na região.

A iniciativa faz parte do plano estratégico da companhia para investimento em infraestrutura a fim de garantir o recebimento do GLP, seja importado ou mesmo de outros polos produtores no Brasil.

“É uma estocagem adicional muito significativa, que dá garantia de suprimento para a região e beneficia a população. Este novo acordo que estamos assinando com a Coamo segue em linha com o nosso objetivo de melhorar a infraestrutura primária para a distribuição de GLP de Norte a Sul do país. Em março, anunciamos o projeto no Pecém, no Ceará, e agora esta parceria com a Coamo, que beneficiará a região Sul do país”, ressalta Júlio Cardoso, presidente da Supergasbras.

A Coamo está conduzindo o estudo do terminal portuário privado em Itapoá, que prevê a movimentação de grãos, gás, líquidos e fertilizantes, e contará com parceiros para operação dos produtos que não fazem parte da produção da cooperativa e de seus mais de 30 mil associados, os quais são importantes para acelerar a viabilidade do empreendimento e, principalmente, melhorar a logística desses produtos para o Sul do Brasil. “Neste contexto, a Coamo tem como parceira a Supergasbras para operar gás GLP, por entender que a empresa possui todas as condições necessárias para o sucesso do projeto”, afirma o presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari.

O Brasil é um grande mercado para o Grupo SHV, que tem mais de 125 anos de história e conta com um braço global de trading de produtos. “Hoje, o país importa cerca de 20% de todo o GLP consumido nacionalmente e, por isso, vimos a oportunidade de investir numa infraestrutura como está em Itapoá, visando contribuir para aumentar a autonomia no armazenamento do produto em solo nacional”, completa Júlio.



Congresso Nacional será decisivo para retomar expansão dos biocombustíveis

Em 10 de agosto é celebrado o Dia Internacional do Biodiesel. A produção deste biocombustível no Brasil enfrenta obstáculos para retomar a constante expansão, como ocorria até 2021. A esperança do setor está no Congresso Nacional. A partir das eleições, as bases parlamentares, tanto do governo quanto da oposição, serão recompostas e a retomada das políticas de expansão dos biocombustíveis – etanol, biodiesel, entre outros – será incluída na pauta de negociações entre o Legislativo e o Executivo. É o que pretende a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), que reúne senadores e deputados federais de vários partidos.

A FPBio entende que os biocombustíveis geram diversos benefícios diretos e indiretos em larga escala. Mas, para tornar os biocombustíveis mais competitivos -, inclusive, em termos de preço ao consumidor e logística de distribuição – o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel e outras políticas públicas precisam ser modernizadas.

Propostas nesse sentido estão em discussão na FPBio. Em razão das eleições, logo após o anúncio dos(as) parlamentares eleitos(as), a diretoria da frente parlamentar irá dar os próximos passos, ou seja, transformar as ideias em propostas legislativas.

Todas, ressalta o diretor da FPBio, João Henrique Hummel, serão debatidas com o poder Executivo. E a intenção do setor de biodiesel é atrair para este debate representantes dos demais biocombustíveis. Um caminho é promover articulações com outras frentes parlamentares, já que boa parte delas compartilha a participação de deputados e senadores em seus quadros.

O dirigente da FPBio informa que as conversações com o Executivo independem das eleições e já acontecem há muitos meses para que os ministros avaliem providências no sentido de intensificar a produção e o uso do biodiesel, de modo a torná-lo mais competitivo em relação aos combustíveis fósseis, e que seja possível retomar o cronograma de aumento sequencial desse biocombustível ao diesel. Os ministros discutem e tomam decisões sobre o tema nos encontros do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Para convencer os novos parlamentares e o futuro governo, a FPBio recorre a estudos técnicos e projeções setoriais. Esses mesmos dados estão sendo abertos aos ministérios para que validem os números e apresentam contribuições para criar indicadores públicos de acompanhamento dos reflexos positivos do biodiesel em termos ambientais, sociais e econômicos para o país, afirma a FPBio. A sinalização dos ministérios da Agricultura (MAPA), Meio Ambiente (MMA), Minas e Energia (MME), Casa Civil tem sido positiva para o Brasil retomar a atenção à expansão do biodiesel e de outros biocombustíveis.

Sobre o biodiesel, por exemplo, as organizações empresariais do setor mapearam e transformaram em valor financeiro os impactos positivos da expansão da produção e do uso de biodiesel no Brasil. O destaque desses estudos é que cada 1 ponto percentual de biodiesel adicionado ao diesel gera movimentação econômica de R$ 30 bilhões anuais.

Este valor é estimado levando-se em conta uma série de externalidades geradas pelo biodiesel: evita emissão de toneladas de poluentes no ar e, com isso, menos pessoas são internadas ou morrem por causa de doenças respiratórias; fomenta negócios para 74 mil famílias de agricultores familiares e cooperativas; provoca efeitos indiretos que podem reduzir custo da produção de proteína animal (suínos, peixes, frangos e ovos); agrega valor à soja; dá destinação econômica para resíduos animais e vegetais; substitui parcela de importação de diesel pelo país e, assim, internaliza geração de emprego e renda; entre outros pontos.

Ociosidade é preocupante

Até 2021, o teor da mistura de biodiesel ao diesel mineral vinha sendo aumentado periodicamente. E deveria chegar a 14% a partir de março de 2022. No entanto, antes disso, o CNPE decidiu limitar o teor em apenas 10% para todo o ano de 2022.

Apesar dessa decisão e como os investimentos no setor são de longo prazo, cada vez mais usinas têm sido autorizadas pela ANP – agência reguladora dos combustíveis – a entrar neste mercado de produção de biodiesel. Já são 57 autorizadas a produzir, instaladas em 15 estados, um investimento de mais de R$ 10 bilhões. Com a restrição a 10% no teor de mistura, essas empresas atuam com ociosidade acima dos 50%.

Não são apenas as usinas a verem os investimentos se transformarem em prejuízos por acreditarem na manutenção do cronograma de adição crescente de biodiesel ao diesel. As 74 mil famílias de agricultores familiares fornecem matérias-primas para as usinas – como resíduos animais e vegetais – e, com a ociosidade em alta na produção, essas pessoas, cerca de 300 mil, e também cooperativas por elas integradas, veem sua renda em risco.



Mercado de internet é tema de evento na Serra Gaúcha

O mercado de internet deve ser o principal responsável pelo aumento dos investimentos em Telecom no país, segundo estudo da consultoria SmC+ Digital Public Affairs. Conforme o levantamento, só em infraestrutura para estas duas áreas, o país deve movimentar cerca de R$ 25,3 bilhões até 2030, valor que pode subir para R$ 95,7 bilhões se considerada toda a América Latina. 

Dentro disso, os acessos à internet banda larga cumprem papel importante: de acordo com a edição mais recente da pesquisa TIC Domicílios, divulgada em junho de 2022 pelo Cetic.br, o percentual de residências aptas a acessar a web no país aumentou de 71% para 82% nos últimos dois anos, porém ainda há cerca de 35,5 milhões de pessoas sem acesso online no Brasil.

Um cenário que pode ser melhorado com a crescente participação dos provedores regionais de internet, que, segundo dados da Anatel, hoje respondem por mais de 19 milhões de acessos à banda larga no país, sendo cerca de 16 milhões deles em tecnologia de fibra óptica.

Ainda conforme a Anatel e outros órgãos dos setores de internet e Telecomunicações, o avanço do acesso à internet e da operação das empresas do segmento, especialmente na fatia de provedores regionais, passa por desafios relacionados a questões como 5G, WiFi 6, compartilhamento de postes, redes neutras e impactos tributários, como o da redução do ICMS em Telecom. Por conta disso, alguns eventos têm trazido estas temáticas para o centro de suas discussões, como é o caso do LinkISP 2022, que ocorre nos dias 11 e 12 de agosto, em Gramado, na Serra Gaúcha.
O evento teve adesão de diversos ISPs (sigla utilizada para definição dos provedores regionais de internet e de autoridades do segmento, além de nomes de outras áreas, como Amyr Klink, comandante de navio que liderou mais de 22 expedições à Antártica, que se aliou à programação do encontro para falar sobre temas como superação e liderança.
Consultores, empresários e especialistas de diversas áreas do mercado de internet também integram a programação, como Nicola Sanchez (Matrix), Basílio Perez (Abrint), Albano Mayer (Innconex), Alan Faria e Paulo Henrique Da Silva Vitor (Silva Vitor, Faria e Ribeiro Advogados), Ana Paula Rios Araújo, Andrea Rebechi de Abreu Fattori (Abreu Fattori Advocacia), André Ribeiro, Luís Martins (AR1 Services), Cícero Aragon (Box Brazil), Droander Martins (IPv7 e Vispe Capital), Elcio Kudo, Guilherme Cervi Lobo (Campsoft), Fabiano André Vergani (Xplay), Jonathan Jandrey Borges (Clube de Mídia), Marcus Rossi (Gramado Summit), Maurício Dambros (MHemann Tecnologia), Narciso Flesch (Brasil Tecpar e Bereit Engenharia), Paulo Todeschini (Youcast), Pedro Bocchese (Núcleo Sistemas), Rogério Couto (ProISP), Sara Fraga (Sali e Sali Soluções Empresariais) e Simone Faquineli (Matrix do Brasil), entre outros.
As inscrições podem ser feitas pelo site: https://www.sympla.com.br/evento/link-isp-2022/1577802



Consórcios têm apresentado saldos altamente positivos e movimentado a economia

Presente nos mais diversos segmentos, os consórcios, como alternativa planejada para aquisição de bens móveis e imóveis e na contratação de serviços, vem apresentando saldos altamente positivos nos últimos tempos. A mais recente pesquisa da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC) revela crescimento nas vendas acumuladas para aquisição de caminhões com aumento de 94% no último ano, de imóveis, 44,9% nos últimos 5 anos, e máquinas agrícolas, 326,5% também em cinco anos.

Acompanhando o mercado, o Consórcio Nacional Bancorbrás, uma das administradoras dessas operações do Centro-Oeste, divulgou crescimento nas vendas acumuladas, nos últimos 5 anos, de 54% para bens móveis e de 34% em imóveis. O Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás, José Climério Silva Souza, lembra que por se tratar de uma modalidade financeira segura e sem juros, o consórcio é uma forma de investir sem se descapitalizar. “O formato permite que os clientes realizem um investimento adequado ao seu orçamento. Por não ter juros e com parcelas que cabem no bolso, é uma forma de planejamento financeiro e uma oportunidade de aplicar em um bem e realizar sonhos sem prejudicar o orçamento familiar ou empresarial”, afirma.

Agilidade e flexibilidade

José Climério explica que o consórcio dispõe de diversos grupos e planos de pagamento que atendem às necessidades de cada cliente, possibilitando ao consorciado se programar financeiramente para comprar o desejado automóvel novo ou usado, realizar aquela viagem dos sonhos ou adquirir um imóvel próprio, por exemplo, tudo isso com o baixo custo deste tipo de operação.



Dia dos Pais deve movimentar R$ 24,09 bilhões no comércio

Com a proximidade do Dia dos Pais, que tradicionalmente ocorre no segundo domingo de agosto, cresce a procura dos consumidores pelo presente ideal, o que promete aquecer o mercado brasileiro – que espera que 101,8 milhões de brasileiros saiam às compras para a data festiva, que este ano acontece no dia 14.

A projeção faz parte de um balanço da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), realizado em parceria com o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e com a Offerwise Pesquisas. Segundo o levantamento, o feriado deve movimentar R$ 24,09 bilhões no comércio.

A pesquisa aponta que mais da metade (63%) das pessoas esperam comprar presentes para o Dia dos Pais em 2022. Dentre os entrevistados, 34% revelaram que desejam desembolsar o mesmo valor que em 2021, 29% esperam gastar mais, enquanto 26% planejam economizar.

A análise demonstrou que o valor médio dos gastos será de R$ 236,77 ao todo. Entre aqueles que pretendem gastar mais, 50% afirmaram que esperam comprar presentes melhores, 49% citaram a alta nos preços e 19% disseram que pretendem comprar mais presentes.

Diego Roque, responsável pela Ninja Brindes, empresa que atua com brindes promocionais, avalia de forma positiva a percepção dos brasileiros com relação às compras para a data. Para ele, após dois anos de pandemia da Covid-19, o próximo Dia dos Pais poderá ser um marco para o reencontro familiar no contexto de celebração da figura paterna. 

“Embora ainda estejamos em um contexto de crise sanitária e econômica, com inflação em alta, já é possível que sejam promovidos encontros familiares, e isso pode motivar as pessoas a irem às compras para presentear seus pais. Então, a expectativa no comércio é boa”, afirma.

Dia dos Pais no Brasil e no mundo

A celebração do Dia dos Pais surgiu nos Estados Unidos em 19 de junho de 1910. A data foi escolhida a partir da sugestão de Sonora Louis Dodd, que quis homenagear o pai, o veterano da Guerra Civil William Jackson Smart, no dia do seu aniversário. 

A data foi incorporada ao calendário brasileiro no dia 16 de agosto de 1953, resultado de uma iniciativa do publicitário Sylvio Bhering, então diretor do jornal e rádio O Globo, com viés social e comercial. A princípio, a ideia era associar a comemoração ao dia de São Joaquim, celebrado no calendário litúrgico da Igreja Católica. Anos depois, a data foi deslocada para o segundo domingo de agosto.

Nos Estados Unidos, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho – exemplo seguido por diversos países. Em Portugal e na Espanha, a data é celebrada no dia 19 de março, ao passo que na Rússia os progenitores são homenageados em 23 de fevereiro, como mostra uma publicação do Brasil Escola.

Para mais informações, basta acessar: https://www.ninjabrindes.com.br/



Rodada de negócios fortalece varejo e indústria de materiais de construção

O Paraná apresentou alta de 6,83% nas vendas do varejo de materiais de construção em maio de 2022, quando comparado ao mesmo período do ano anterior, de acordo com Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Apesar do acumulado do ano ainda ser negativo, é neste cenário de otimismo que a Associação de Comerciantes de Material de Construção de Curitiba, região e litoral (Acomac), realiza nos dias 9 e 10 de agosto a 8ª edição da Rodada de Negócios do setor de Materiais de Construção, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. “Esse é o evento mais esperado pelos lojistas e pela indústria. Essa é uma oportunidade única de estreitar relações e de realizar grandes negócios e que ocorre uma vez ao ano”, disse Emerson Estival, presidente da Acomac.

Eventos como esse promovem oportunidades de negócios estimados em R$ 1,5 milhão para o setor, contrariando os números das vendas nacionais no setor de materiais de construção que apresentaram declínio em julho. Conforme dados da Anamaco — Associação Nacional de Comerciantes de Materiais de Construção, o faturamento foi 6% menor, em relação ao primeiro semestre de 2021 e 6,5% menor em comparação a junho do ano passado. No entanto, as lojas têm investido muito na qualificação profissional dos seus colaboradores, buscando, cada vez mais, melhorar a experiência de compra dos clientes, retendo seus talentos na empresa.

De acordo com o presidente da Acomac Curitiba, esse segundo semestre traz várias expectativas positivas. “Houve ajustes nos preços das indústrias, com ofertas pontuais para o varejo, sinalizando que os preços ficarão estáveis pelo resto do ano”, disse Emerson Estival. O setor também pode contar com o crescimento do mercado imobiliário residencial que teve recordes em 2021, conforme a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias). Os lançamentos de imóveis cresceram 27% em 2021 (na comparação com 2020) e totalizaram 153,7 mil unidades. As vendas líquidas (excluindo os distratos) subiram 4,5% e chegaram a 126,7 mil unidades.

Além de conexões para novos negócios, os visitantes da Rodada de Negócios também contam com condições especiais de compra, tabelas exclusivas e participam do lançamento de produtos durante o evento. Segundo a diretora executiva da Acomac, Patricia Bernardi, esse ano o número de expositores será maior, bem como o evento também recebeu novos apoiadores. “Quase triplicamos o número de participantes e conquistamos a parceria do Fecomércio, Sesc e Simaco, além do Sebrae de quem já tínhamos o apoio”, disse.

A 8ª edição da Rodada de Negócios acontece dias 9 e 10 de agosto, das 14h às 21h, no Sesc de São José dos Pinhais, na Rua Rocha Pombo, 2864 – Águas Belas.



Fenasucro & Agrocana discute futuro do setor de bioenergia

A 28ª edição da FENASUCRO & AGROCANA está em seus preparativos finais para receber o público entre os dias 16 e 19 de agosto, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho, em meio a um cenário otimista e mercado promissor, incentivados, principalmente, pelos investimentos em sustentabilidade e novos projetos industriais.

Prova disso é que, a cada nova edição, a feira aumenta mais a atenção para que os investimentos em toda a cadeia produtiva da bioenergia sejam pensados de forma global e com sustentabilidade. Além da possibilidade de investir em alternativas e soluções tecnológicas, o evento também retoma sua grade de conteúdos presenciais para capacitar os profissionais desta cadeia produtiva. Assim, o tema em evidência são as práticas ESG (Ambiental, Social e Governança), que se revertem em uma gestão mais comprometida e eficiente para o desenvolvimento no campo e na indústria bioenergética.

Diariamente, no Auditório Fenasucro, estão programados seminários com a participação de especialistas, que vão debater sobre plantio de cana, manejo, bioeletricidade, energia verde e, também, sobre o papel das mulheres no mercado. Já o auditório Zanini vai concentrar os Workshops que apresentarão desde cases de sucesso até palestras voltadas à inovação no mercado canavieiro.

No total serão mais de 36 horas de conteúdo exclusivo, com atividades 100% presenciais. Durante a Fenasucro & Agrocana está programada, ainda, a realização do Prêmio Mastercana, que reconhece iniciativas e trabalhos voltados para a responsabilidade socioambiental das empresas sucroenergéticas brasileiras e que contribuam para o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável.

Destaques da grade de conteúdos

No dia 16 de agosto, a partir das 08h, o GERHAI – Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria marcará presença nesta edição da feira, mostrando cases: de sucesso; implantação de um RH; valorização da diversidade com o comitê das mulheres na agroindústria; educação e cultura em relação ao agricultor do futuro; entre outros. Já no período da tarde, a partir das 14h, a 8ª Conferência Datagro & CEISE Br marca a abertura da 28ª Fenasucro & Agrocana com a apresentação de tendências e cenários do mercado. Ainda neste mesmo horário, também estão confirmados os eventos Cana Online e Cana Substantivo Feminino, trazendo discussões sobre os tempos modernos das inovações dos canaviais aos novos produtos da cana.     

Já no dia 17 de agosto, a STAB Agrícola (Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil) apontará cenários e tendências de plantios de cana-de-açúcar para os próximos anos, além das variedades e formas de nutrição desta cultura. Ainda neste dia, a partir das 14h, o potencial da bioeletricidade é a mensagem central do Seminário UNICA e CEISE Br.  

No dia 18 de agosto, a STAB Industrial revelará conceitos sobre o processo de moagem da cana, englobando capacidade e extração, além de ampliar os conhecimentos do público sobre a destilação alcoólica. Neste dia, também haverá discussões sobre as oportunidades do Biogás na geração de energia elétrica, bem como quais são os ganhos técnicos e econômicos com a reutilização da água na indústria de açúcar e etanol.

Destaque também para o Visão Agro Talk, em que se discutirá o futuro da energia verde, apresentando as tendências e destaques para o setor na geração da energia limpa e renovável. Durante esse evento especialistas abordarão temas relevantes e promissores como o biogás e biometano no mercado sucroenergético; bem como o que é preciso saber sobre a tecnologia de produção do biogás; além do “Diesel Verde”, uma nova tecnologia que transforma o etanol hidratado em um substituto ao diesel, sem a modificação nos motores.

No dia 19 de agosto, estão entre os destaques da programação: a gestão da energia nas usinas conforme a aplicação da ISO 50001, assim como a importância de escalar processos fermentativos para teste de novos produtos no contexto da biotecnologia. Já a Indústria 4.0 mostrará a aplicação de estudos de maturidade para construção da usina 4.0. A programação ainda contará com o tradicional Encontro do Grupo LIDE e das Mulheres da Bioenergia. 

Setor eficiente

O diretor da Fenasucro & Agrocana, Paulo Montabone, avalia que, após um período de interações pela plataforma digital, a feira retorna mais conectada, convergindo em pautas para um setor de bioenergia cada vez mais assertivo e eficiente. 

“A feira segue com a sua vocação de gerar conhecimento para capacitar toda a cadeia produtiva da bioenergia. Não há desafios que juntos não consigamos superar. E estamos voltando para o ambiente presencial com ainda mais conteúdo e tecnologia”, afirma.

FENASUCRO & AGROCANA

A Fenasucro & Agrocana (Feira Internacional da Bioenergia) é realizada pelo CEISE Br e promovida e organizada pela RX Brasil. É o único evento da América Latina a reunir inovações e conteúdo de alto nível técnico voltados à toda cadeia de produção da indústria de bioenergia, além de profissionais das indústrias de alimentos e bebidas, papel e celulose, transporte e logística e distribuidoras e comercializadoras de energia.

SERVIÇO

28ª FENASUCRO & AGROCANA

Quando: De 16 a 19 de agosto

Local: Centro de Eventos Zanini – Sertãozinho/SP

Horário: das 08h às 20h

Demonstração de produtos/equipamentos: das 13h às 20h

Credenciamento de visitantes: Link 



Especialista explica como construir uma reputação a partir da marca

Investir no desenvolvimento de ativos intangíveis pode parecer, no primeiro momento, algo incerto, ousado e de grande risco para profissionais e organizações. Dividido nos segmentos de marca, propriedade intelectual, pesquisas e patentes, dados do estudo Intangible Asset Market Value Study, concluíram que os ativos intangíveis representam hoje cerca de 85% do valor das organizações.

Para além das empresas, corporações e grandes marcas, profissionais liberais e executivos estão atentos e descobrindo na prática o poder no investimento em marca pessoal. Relevante para ascensão de carreira, abertura de novos negócios, reposicionamento profissional, reconhecimento e trânsito social, a marca de um profissional/executivo – ou seja, a forma como ele/a é visto(a) e reconhecido(a) quanto às suas habilidades e diferenciais -, tornou-se fundamental em ambientes mercadológicos e altamente competitivos.

Relações Públicas e Mestre em Gestão, o consultor e empresário Rodrigo Almeida tem atendido, ao longo dos anos, dezenas de profissionais que busca posicionamento e reposicionamento de imagem em ambientes sociais e corporativos. “Normalmente são executivos e/ou profissionais liberais que convivem em ambientes de alta competitividade e perceberam que suas carreiras já estão maduras o suficiente para construir uma imagem e reputação”, explica.

Ainda segundo Rodrigo, diferente da autopromoção, o investimento em marca pessoal é estratégico e planejado, mediante reconhecimento de cenários, expectativas, projeções a longo prazo, contextos socioculturais e etapas de ação, proporcionando crescimento sólido na construção de uma imagem e reputação social/profissional.

“Para investir em marca pessoal de forma qualificada, principalmente com o auxílio de um especialista na área, é preciso que o/a profissional e/ou executivo já possua uma maturidade na carreira, com experiências, networking e ‘paciência’ para o cumprimento das etapas de identificação da imagem projetada x percebida, reposicionamento, articulação, gerenciamento e monitoramento desse ativo intangível”, destaca Rodrigo Almeida.

Exigindo alinhamento entre as comunicações e práticas on e off, é essencial que o profissional possua um acompanhamento externo, oferecendo pesquisas, ferramentas de controle e consultoria especializada em relações públicas e branding.



Cenários da Saúde no Brasil e a Experiência do Paciente serão debate em Manaus

Como criar com recursos finitos possibilidades infinitas? A resposta é objetiva, gerando valor para o cliente, que significa oferecer qualidade assistencial e ótima experiência ao cliente por um custo viável ao sistema de saúde público ou privado.

“Gerar fluxo de valor, que inclui os serviços de apoio como logística, infraestrutura, tecnologia e compras e os serviços principais que correspondem aos serviços de saúde propriamente dito, como consultas, exames, cirurgias e internações, é o principal desafio organizacional”, segundo Michael Porter, professor e teórico de negócios da Harvard Business School conhecido por suas teorias e estratégias de negócios.

Diante deste cenário, onde as percepções do paciente precisam ocupar o primeiro lugar, impulsionada no Brasil pelo médico Dr. André Chiga, presidente da SOBRAMEX, Sociedade Brasileira de Médicos Executivo, e mentor da Universidade Corporativa da Sociedade Brasileia de Direito Médico, todos esses conceitos são explorados em um evento descontraído sobre valor em saúde e experiência do cliente (CXH – Customer Experience Healthcare).

De acordo com o presidente da SOBRAMEX o evento é uma ótima oportunidade de network entre profissionais de  várias áreas da saúde, entre médicos de todas as especialidades, enfermeiros, dentistas e gestores e profissionais do direito médico, que são levados a profunda reflexão sobre os cenários e as possibilidades da saúde no Brasil, a fidelização de pacientes, a discussão  sobre processos de gestão inteligente na área da saúde, segurança assistencial e jurídica, que minimize os desperdícios e aponte os gargalos que entravam os negócios da saúde, seja de um grande hospital ou o próprio consultório particular.

A SOBRAMEX é um negócio social com o objetivo de tornar a gestão da saúde e o estudo da liderança médica mais acessível e descentralizada, a partir do compartilhamento de ideias e conhecimento e a ANADEM, Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética são os responsáveis pela organização da palestra e do coquetel de network.

A primeira edição do evento Customer Experience Healthcare ocorreu na cidade de São José dos Campos e reuniu mais de 300 participantes, um sucesso de público, que está se confirmando durante a turnê pelas maiores cidades do Brasil.

Em 2022 ocorreu no Espaço Paulista em São Paulo, no Hotel Transamérica Beach Class de Recife, na Associação médica do Paraná em Curitiba, no Hospital geral do Exército de Fortaleza, na Faculdade de Tecnologia em Saúde de Ribeirão Preto e no Colégio Brasileiro de Cirurgiões no Rio de Janeiro e já tem uma nova data para 09 de agosto no Hotel Da Vinci Hotel e Convention de Manaus.

As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.

Sobre o palestrante: www.drandrechiga.com.br

Mais informações sobre os eventos e inscrição: eventos@anadem.org.br



Setor de eventos busca soluções de vendas para atender 590 mil produções em 2022

Aproximadamente 590 mil eventos devem acontecer no Brasil em 2022, com um crescimento de 8%, se comparado com 2021, e oferta de vagas em 52 áreas da cadeia produtiva, de acordo com a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape). O aumento na demanda está fazendo com que produtores busquem soluções para atender e organizar a retomada de vendas, inclusive de maneira híbrida e antecipada.

Recentemente, na Festa do Peão de Cajamar – evento que reuniu mais 220 mil pessoas –, os produtores recorreram a uma fintech para possibilitar um maior controle e aumento nas vendas. Ao todo, foram somados R$ 3,4 milhões em transações de débito e crédito e o registro das demais operações realizadas com dinheiro em espécie.

Uma  fintech – idealizada no sul do Brasil – criou para os produtores da área de entretenimento uma ferramenta com o objetivo de gerar economia e maior produtividade operacional. Para que se tenha ideia, a implementação de mais de 230 terminais de atendimento de vendas de alimentos e bebidas na Festa do Peão de Cajamar – de maneira antecipada e também no local – gerou uma economia de mais de R$ 700 mil aos produtores.

“O método híbrido consiste em oferecer formas diferentes de o cliente adquirir produtos que irá consumir durante o evento. O sistema pré-pago funciona com a compra antecipada de créditos para o consumo de bebidas e alimentos, evitando filas e a necessidade de um número maior de funcionários para atendimento durante o evento”, explica Wendrius Vianna, gestor da Soufan.

Facilidade e segurança

Além de gerar maior agilidade na compra de produtos, a venda no sistema híbrido também permite maior segurança e rentabilidade para os realizadores. Com a compra antecipada dos créditos, os clientes evitam filas e a organização do evento tem maior controle sobre os créditos vendidos e já utilizados. 

Já para os clientes, a solução híbrida oferece vantagem na agilidade e comodidade, além de evitar a fila para o pagamento de comanda na saída do evento.

Tendência na gestão financeira

Com a necessidade de distanciamento social durante a pandemia, as empresas de tecnologia investiram ainda mais nas formas de pagamento cashless e contactless — diminuindo o contato físico nos pagamentos. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em 2021 foram registrados R$ 198,9 bilhões em pagamentos por aproximação, representando uma em cada quatro transações feitas com cartão de crédito.

“Essas formas de pagamento cresceram exponencialmente e, para o setor de eventos, isso é ainda mais necessário. Entre outras vantagens, com os novos sistemas, o organizador administra tudo pela palma da mão”, completa Wendrius.



Cresce o investimento das empresas no Brasil na criação de sites profissionais

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, feita anualmente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), a internet foi acessada por 81% da população brasileira em 2021. A forma como as pessoas vivem e se comunicam definitivamente foi mudada após a consolidação da internet. Em outras palavras, a internet revolucionou os modelos de interação humana e levou a maioria dos habitantes do globo, brasileiros incluídos, a viver um estilo de vida intensamente digital. A pandemia da COVID-19 pressionou mais do que nunca as pessoas e organizações a confiarem na internet para trabalhar, entreter, educar, entre outras coisas. Este evento somente reforçou a necessidade de adotar esse estilo de vida digital.

Uma vez que todos dependem da internet para propósitos dos mais diversos, a criação de sites profissionais e personalizados tornou-se crucial para o sucesso de qualquer negócio, seja ele oriundo do mundo físico ou digital. Antes da COVID-19 muitas empresas se preocupavam em ter instalações físicas de primeira para receber seus clientes. Todavia, atualmente é cada vez maior o número de empresas que já perceberam que seu site na internet é a primeira porta de entrada para os clientes. Portanto é no site que elas se concentram em causar de cara, uma primeira boa impressão.

Um indicador que tem relação direta com os investimentos na modernização e criação de sites corporativos são os gastos com o Google Ads feito pelas empresas.  Nesse sentido, não adianta investir em publicidade se o site não está preparado para engajar visitantes, nutrir leads e gerar conversões. De acordo com as demonstrações financeiras apresentadas pelo Google, para seu segundo trimestre de 2022, as receitas do Google Ads foram de US$ 56 bilhões. Trata-se de um aumento de 11,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, o ano de 2021 foi excepcional para o Google. A empresa registrou um aumento de quase 69% na receitas do Google Ads, beneficiado pelo boom que a pandemia promoveu na publicidade digital.

Investir na criação de sites é uma das maneiras mais eficazes de garantir o sucesso de qualquer negócio, ao informar aos seus potenciais clientes sobre os produtos e serviços que ele oferece. Adicionalmente, um site profissional coleta dados e isto permite às empresas conhecerem melhor seus clientes potenciais e assim entender como melhorar ainda mais seus produtos e serviços. Portanto, saber contratar serviços especializados na criação de sites passou a ser um elemento-chave para todas as empresas.

Os serviços de criação de sites demandam uma infinidade de expertises. Não é tarefa para somente um profissional. Dentre os expertises necessários incluem-se web design, desenvolvimento e construção de sites, redação de conteúdo, SEO (Search Engine Optimization), integração de aplicações, entre outras.

Ter uma presença digital consistente com a marca, atualmente, é tema prioritário nas agendas das empresas. Todavia, de acordo com Divaldo Oliveira, CEO da Wedoiti, agência de marketing digital, “é significativo o número de empresas que ainda não percebem que a maioria de seus clientes visitará seu site antes de fazer uma compra”. Em sentido oposto, entre aquelas empresas que já perceberam, ele cita as cinco principais razões que elas consideram ao investirem na criação de sites profissionais e personalizados.

  • Melhorar a experiência do usuário – um site profissional ajuda a entregar uma experiência do usuário diferenciada e combinada com conteúdo relevante. Entenda-se por conteúdo relevante aquele que transmite a mensagem certa aos clientes. Se uma empresa não se esforça para promover uma experiência diferenciada no seu site, seu público perceberá que ela não se esforça para ajudá-los. Entretanto, se o site é fácil de navegar, agradável, moderno e convidativo, ele fará com que seus visitantes se sintam mais bem tratados e valorizados.
  • Aumentar a acessibilidade – se trata de permitir que as empresas estejam acessíveis a qualquer hora do dia para qualquer pessoa. O site da empresa é o espaço para que todos acessem as informações de que precisam quando precisam. Quando uma empresa investe na criação de sites, levando em conta a acessibilidade, ela passa a oferecer oportunidades iguais de acesso para todas as pessoas – incluindo aquelas com deficiência – usarem seu site e se envolverem com ela. Em conjunto com a acessibilidade vem também a facilidade de contato por inúmeros canais. Nesse sentido, ele pode ser feito a partir de formulários de contato simples e diretos, um chat inteligente, telefones, WhatsApp, entre outras possibilidades.
  • Credibilidade e Confiabilidade – um site profissional e bem construído transmite naturalmente credibilidade e confiança. Como consequência, ele permite uma comunicação eficaz com os clientes. Indicadores de interação e engajamento obtidos a partir das visitas ao site conseguem exprimir o quanto uma empresa se preocupa com a jornada dos visitantes e atende às necessidades deles.
  • Expandir o Alcance – no sentido de atrair possíveis clientes ou leads além do alcance atual. Um site profissional ajuda a ampliar o público (seja ele local, regional, nacional ou global) e trabalhar de forma segmentada a base de clientes por nicho, idade, localidade, entre centenas de outras possiblidades. Não é incomum, com um novo site profissional e estratégias de marketing digital adequadas, as empresas obterem incrementos nas suas taxas de conversão entre 200 e 400%.
  • Aumentar o Tráfego – investir na criação de sites profissionais significa também investir na sua otimização para que desempenhe um papel vital na geração de tráfego a partir do Google e de demais motores de busca. As pessoas estão o tempo todo procurando informações e pesquisando palavras-chave. A implementação das palavras-chave e tópicos corretos no site irão ajudar de forma significativa as pessoas a o encontrarem. O tráfego do site é um importante indicador do crescimento dos negócios.

Muitos negócios obtêm sucesso por possuírem uma boa estratégia de diferenciação. Nesse sentido, de serem únicos e úteis para seus clientes. Investir na criação de sites profissionais e personalizados é um elemento quase sempre presente nas estratégias de diferenciação adotadas pelas empresas.



Ecad: parceria em São Paulo por direitos autorais

A lei de direitos autorais brasileira (Lei 9.610/98) garante ao compositor e demais artistas a remuneração pelo uso de suas músicas por terceiros. Nela consta que o pagamento dos direitos autorais deve sempre ser prévio à utilização musical. No Brasil, o Ecad (Escritório Central de Distribuição e Arrecadação) é a única instituição responsável por arrecadar e distribuir direitos autorais sempre que existe utilização pública de músicas em qualquer canal ou espaço: rádio, TV, cinema, estabelecimentos comerciais, plataformas digitais, casas de festas, shows e outros locais de frequência coletiva. Com isso, a instituição garante a remuneração a autores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos. Em 2021, o Ecad distribuiu R$ 901 milhões em direitos autorais e contemplou mais de 267 mil titulares de música.

Em prol da conscientização do pagamento dos direitos autorais em execução pública, o Ecad deu o pontapé para uma parceria importante no estado de São Paulo. A instituição firmou um acordo inédito com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) para que os contadores filiados à entidade levem para os seus clientes a importância de incluir os valores destinados a artistas e compositores no planejamento financeiro de seus negócios que utilizam a música publicamente.

O Ecad vai disponibilizar material didático sobre o trabalho de arrecadação e distribuição de direitos autorais realizado em todo o Brasil com informações sobre a licença para a utilização musical, a importância do pagamento destinado aos compositores e artistas, os critérios para os cálculos dos valores, a forma de efetuar os pagamentos e todo o funcionamento da instituição, entre outros detalhes. A unidade do Ecad em São Paulo também ficará disponível a estes profissionais para esclarecer e tirar quaisquer dúvidas.

“A parceria com o CRCSP é mais um passo em direção à conscientização da importância do direito autoral de execução pública de música para toda a classe artística. Juntos, vamos oferecer informações a estes profissionais, que são responsáveis pela regularização e planejamento fiscal de diversos estabelecimentos”, disse Karina Guerreiro, gerente da unidade do Ecad em São Paulo.

O Ecad é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que existe para impulsionar a música como arte e como negócio. É o elo que conecta compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos aos canais e espaços onde a música toca e emociona as pessoas. Administrado por sete associações de música (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC), o Ecad é referência mundial na área em que atua, facilitando o processo de pagamento e distribuição dos direitos autorais. Está presente no país inteiro, aliando gestão eficiente e tecnologia para unir as diferentes partes de uma complexa cadeia produtiva. O Ecad existe para manter a música viva, onde quer que ela aconteça.



Marketing para TVs: ações devem mostrar benefícios que superem expectativas do consumidor

Por Rodrigo Menezes *

Para manter a liderança de mercado, independentemente do segmento em que atua, é necessário que uma marca saiba enfrentar desafios, apostando as fichas na inovação e em estratégias de marketing consistentes, confiando no potencial inexplorado de um público cada vez mais consciente de seu poder de escolha. Todas as ações com alto grau de assertividade estão voltadas a comunicar aos clientes – em potencial ou recorrentes – os benefícios tangíveis que eles vão obter ao optar por uma TV nova da marca em questão. O contexto, é claro, faz toda a diferença.

Este ano, principalmente por conta dos grandes eventos esportivos como o mundial de futebol, os consumidores estão mais abertos a fazer um upgrade de TV, e é nesse cenário que as telas grandes vão ganhar espaço. Se contarmos as novas tecnologias que tornam possíveis exibições em 4K e 8K, o público já terá alguns bons motivos para investir no que há de mais avançado e inovador no mercado – e é justamente neste ponto que uma estratégia de marketing bem executada cumpre seu papel decisivo na jornada de compra do cliente.

Para a marca, oferecer produtos com as maiores polegadas disponíveis já não é suficiente – ela precisa deixar claro que as tecnologias embarcadas são capazes de trazer, por exemplo, um grau de realismo e experiência até então inalcançável. Uma TV que ofereça garantia contra burn in (aquele efeito de sombra permanente na tela, tão indesejado quanto comum em aparelhos menos avançados) e níveis de brilho e contraste incomparáveis são diferenciais muito significativos. Para muitas famílias, a TV se tornou a central de automação da casa, capaz de controlar os aparelhos inteligentes para, entre outras funções, realizar chamadas de vídeo na TV usando a câmera do smartphone. Resta ao consumidor escolher qual TV mais tem a ver com seu objetivo e perfil.

Para tanto, as ações de marketing devem ser estimuladas em variadas frentes, junto às lojas e representantes de vendas, mas, principalmente, junto ao consumidor. O cliente é impactado diariamente por milhares de marcas e conteúdos orgânicos, em diferentes plataformas, no ambiente digital ou offline e, muitas vezes, simultaneamente. A marca disputa um tempo cada vez mais escasso e concorrido na vida das pessoas, e cabe a ela entregar conteúdo correto, no momento oportuno. Com a evolução do mercado digital, os investimentos nesse meio deixaram de ser os mais baratos. Em um contexto em que muitos indicadores até então utilizados podem não ser efetivos para o negócio, é necessário encontrar e definir uma maneira objetiva para analisar os resultados. Nesse cenário, a melhor estratégia é simplificar e democratizar os dados para que até os não especialistas consigam interpretar e tomar ações de melhoria.

Além disso, são necessários esforços focados em grupos e tribos, por meio de parcerias com quem literalmente vive o universo para o qual a marca quer se dirigir. Os gamers, por exemplo, merecem saber que há uma TV feita especialmente para ajudá-los a ter uma performance ainda melhor nas partidas, e não há ninguém melhor do que os maiores streamers e pro-players do cenário para recomendarem o produto. Os apaixonados por decoração e design, outro exemplo, devem ter ciência de que existem TVs no portfólio da marca assinadas pelos designers mais premiados do mundo, enquanto a geração Z e aqueles mais ligados em inovação, só se identificam ao saber que uma TV é capaz de girar automaticamente para a posição vertical, emulando a tela do smartphone.

As possibilidades se mostram cada vez mais inesgotáveis, e o jeito certo de comunicar os variados benefícios de um produto é o que traz mais resultados. As restrições dos últimos anos mudaram os hábitos de consumo das pessoas, que passaram a buscar produtos voltados para conforto, entretenimento e facilidade para a rotina em casa. Nesse contexto, a TV se tornou o centro de diversão e conectividade da casa. Natural, portanto, que este item ocupe cada vez mais uma posição de destaque no dia a dia das pessoas. Às grandes marcas e suas estratégias de marketing, resta superar as expectativas a cada lançamento para não apenas manter a liderança já conquistada, mas renovar continuamente a confiança do consumidor.

* Rodrigo Menezes é gerente sênior de marketing digital na divisão de Consumer Electronics da Samsung Brasil



Pandemia faz brasileiros dormirem menos e pior

Nos últimos anos, a pandemia de coronavírus afetou um dos principais pilares da saúde da população: o sono. Segundo um estudo liderado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo e publicado no periódico Sleep Epidemiology em 2022, 65,5% da população brasileira relata ter problemas com o sono.

Além dos impactos sobre a saúde física, como a maior tendência para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e obesidade, a falta de sono adequado também afeta diretamente o comportamento dos indivíduos.

Uma pesquisa publicada em 2020 por estudiosos da Universidade de L’Aquila, na Itália, mostrou que horas inadequadas de sono impactam diretamente na impulsividade e comportamentos de risco, principalmente em indivíduos que normalmente são bons tomadores de decisão.

Flávia Lippi, especialista em saúde mental, neurociências e comportamento, explica que é preciso entender que o sono é um processo biológico. Em outras palavras, é uma necessidade do corpo, tão importante quanto comer ou tomar água.

“Muitas pessoas buscam dormir pouco para ter mais sucesso, mas isso só vai levá-las à exaustão e acabar com a sua saúde física e mental”, alerta a pesquisadora. “O sono é a base para boas tomadas de decisão na área pessoa e profissional, por isso é essencial que todos possam ter um sono de qualidade”.

Um estudo publicado em 2000 por pesquisadores da Loughborough University mostrou que a privação do sono também afeta a memória, criatividade, capacidade de resolução de problemas complexos e comunicação. Justamente por isso, os pesquisadores chegaram à conclusão de que a privação do sono é uma das principais dificuldades para executivos e soldados de alta patente no exército que precisavam tomar decisões em situações de emergência.

Do ponto de vista financeiro, uma pesquisa de 2017 aponta que o prejuízo econômico da falta de sono até 2030 só nos Estados Unidos está entre 300 e 450 bilhões de dólares – o equivalente ao PIB da Argentina.

Pior qualidade do sono durante a pandemia

Os seres humanos dormem, em média, entre 8 e 10 horas de sono por noite. Porém, alguns aspectos relacionados à pandemia que afetam diretamente a saúde mental, como insegurança, ansiedade sobre a possibilidade de adoecimento, altas taxas de desemprego e até mesmo a adaptação para o home office, impactaram negativamente o estado de mente propício para o sono restaurador.

Segundo Michael Perlis, diretor do Programa de Medicina Comportamental da Universidade da Pensilvânia, é natural as pessoas terem uma qualidade de sono pior quando estão com uma sobrecarga de estresse e ansiedade.

Diante de um cenário como esse, onde não é possível alterar as circunstâncias externas, um caminho possível está no autoconhecimento – mais especificamente, o conhecimento do próprio corpo.

Flávia Lippi enfatiza que conhecer o corpo e os mecanismos biológicos que estão em funcionamento 24 horas por dia é uma das bases do autoconhecimento. A partir do entendimento do funcionamento do próprio corpo e as influências do ambiente, é possível tomar decisões melhores e facilitar um sono reparador.

Para isso, é essencial conhecer o cronotipo individual. Em outras palavras, o cronograma do corpo de cada um. É a preferência biológica por um determinado horário e que dita várias características do funcionamento humano, como o horário em que um indivíduo é mais produtivo e a hora ideal para o descanso noturno.

“Caso alguém não conheça seu cronotipo, existem testes rápidos e acessíveis que podem ser feitos online para ter acesso a essa informação na palma da sua mão”, afirma Flávia Lippi. “Esse é o primeiro passo para organizar a agenda a partir de seus ritmos biológicos e voltar ao equilíbrio natural do corpo”.

Além disso, a pesquisadora faz algumas recomendações gerais que podem ser seguidas por todos que buscam ter um sono reparador.

  • Não ingerir carboidratos e alimentos pesados 3 horas antes de dormir;
  • Dar preferência a chás e bebidas não alcoólicas para acalmar a mente e desacelerar o ritmo do dia;
  • Evitar o uso de celular ou tela de computador durante a noite. Se possível, também evitar televisões e tudo que emite luz artificial;
  • Criar uma rotina relaxante antes da hora de dormir. Um bom banho, a leitura de um livro ou músicas podem ajudar a melhorar o sono;
  • Não consumir refrigerantes, café ou álcool perto do horário de dormir, e também não fumar;
  • Evitar ficar na cama quando não está com sono.

Ter um sono reparador, de qualidade, que proporcione a energia necessária para o corpo enfrentar os desafios do dia seguinte é o primeiro passo para uma produtividade sem perder a saúde.



Qual o futuro da IA em um cenário pós-pandemia?

Um estudo publicado em abril de 2021 pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), com base em dados do Ministério da Economia e da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) revelou que o número de depósitos de pedidos de patente relacionados à IA (Inteligência Artificial) cresceu 600% no país desde o ano 2000.

De forma síncrona, o número de depósitos de pedidos de patente em todas as áreas cresceu 100%. Para Lenardo José Saraiva de Castro, engenheiro de inovação formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e pesquisador de tecnologias, os indicativos apontam para o potencial da IA para a indústria nacional.

Ele explica que, de uma forma sucinta, IA é um sistema composto por hardware e software que permite que máquinas e dispositivos aprendam com seu funcionamento e passem a executar tarefas baseados na experiência adquirida.

“Entre suas aplicações, vemos a IA em robôs, linguagens, análise de grandes e complexas estruturas de dados, por exemplo. Uma soma de fatores leva empresas e profissionais ligados à área a um terreno desconhecido, com possibilidades novas e infinitas, extraordinárias e imprevisíveis. Essa imprevisibilidade torna a técnica assustadora”, analisa.

Na análise de Castro, a alta conectividade, ultra alta velocidade e baixa latência das plataformas de telecomunicações a partir da 5G, e, ainda, a sexta geração dos computadores quânticos ultrarrápidos, serão capazes de potencializar a IA a níveis ainda a serem testados, podendo se especular que as máquinas vão superar o cérebro humano.

O “2022 AI Index Annual Report”, publicado pelo Stanford Institute for Human-Centered Artificial Intelligence (HAI), apresenta que os investimentos privados em IA mais que dobrou de 2020, ano da pandemia, para 2021 e atinge 95 bilhões de dólares, diz ele.

O especialista chama a atenção para o fato de que o interesse pelo tema pode superar diferenças geopolíticas: “Os Estados Unidos e a China dominam os números de colaborações multinações o para desenvolvimento de projetos de pesquisas conjuntas em IA à frente, por exemplo, ao número de projetos desenvolvidos em conjunto pelo Reino Unido e China”.

Castro destaca que os robôs já substituem a mão humana em diversas indústrias e geram desemprego. “Agora, com capacidade de aprender a disseminação das máquinas com IA, esse elemento cresce substituindo, muitas vezes para melhor, o trabalho de empregados de carne e osso, sem risco de greves e ações trabalhistas, com ganho de competitividade”.

O pesquisador de tecnologias acrescenta que, ao analisarem a base de dados de SACs (Sistemas de Atendimento a Clientes) com IA, as máquinas smart processam as informações dos consumidores, conduzindo-os para áreas de interesses e, assim, expandindo a exposição do cliente a outras possibilidades, aumentando os números de negócios realizados.

“Modelagens de linguagem baseadas em IA estão cada vez mais capazes, pois são, a todo tempo, treinados para aprender, entender a linguagem desde o significado e ampliar o vocabulário. Além do mais, com IA as modelagens aprendem o ‘tom’, compreendendo as linguagens sub explícitas nas conversações”, afirma Castro. “Em 2021 foram estimados 280 bilhões de modelos de parâmetros de linguagem, o que representa 29% de crescimento em relação ao ano anterior”, reporta.

Homem X máquina no futuro pós-pandemia

Castro destaca que, enquanto o desempenho em IA cresce, os custos caem. “O braço de robôs teve seu preço médio decaído em quase 43% em cinco anos. Desde 2018, o custo de treinar uma classificação de imagens caiu 63,6%, enquanto a velocidade de treinamento melhorou em 94.4%, conforme o “2022 AI Index Annual Report da Stanford University”, cita.

No mundo pós-pandemia, prossegue o especialista, e com a economia mundial em tempos difíceis, a preocupação com as novas tecnologias cresce, pois as distâncias e concentração de renda de países desenvolvidos e em desenvolvimentos será ainda maior.

“A tecnologia IA embarcada em smart máquinas poderá sufocar a relação emprego capital, trazendo mais turbulências. Por outro lado, as aplicações na área de saúde que permitem diagnósticos precoces junto com nanotecnologia apontam para aumento de longevidade sem precedentes”, observa Castro.

Ele ressalta que, recentemente, o Google demitiu o engenheiro Blake Lemoine que afirmou que o LaMDA, software de IA da empresa, tem sentimentos comparáveis aos de uma criança de oito anos. “Bill Gates já havia afirmado, em 2021, que a humanidade deve se preocupar com a IA pois ela pode ser uma ameaça ao nosso futuro”, acrescenta.

Para o engenheiro de inovação formado pelo ITA, se, por um lado, a possibilidade de dividir com as máquinas o aprendizado pode parecer assustadora, a humanidade tem mostrado resiliência e capacidade adaptativa superior a qualquer outro ser vivo e, até mesmo, sobre máquinas. “A capacidade cerebral humana posta em rede pelos meios de comunicação ainda é insuperável”, afirma Castro.

Para mais informações, basta acessar: http://www.lcaconsulting.com.br/



Caso Luva de Pedreiro: especialistas apontam riscos de assinar contratos sem ler

Nas últimas semanas a mídia tem acompanhado o caso do influenciador digital Iran Ferreira, mais conhecido como Luva de Pedreiro, e os problemas envolvidos no contrato assinado com seu ex-empresário Allan Jesus da agência ASJ Consultoria.

De acordo com a entrevista concedida ao programa Fantástico que foi ao ar no último domingo (17/07), o influencer afirmou que não leu o contrato antes de assinar. A justificativa seria sua dificuldade para ler e escrever. Vindo de uma família humilde do interior da Bahia, os pais de Luva de Pedreiro, também são analfabetos e não havia nenhum advogado presente no momento em que fecharam a parceria com o documento.

A reportagem do programa teve acesso ao contrato e revelou a presença de cláusulas suspeitas. Entretanto, por ter sido assinado, o documento tem validade jurídica e, para contestação, haveria a necessidade de levar o caso à judicialização.

Nathalia Oliveira, advogada especialista em contratos, diz que existe um grande risco de assinar qualquer documento sem lê-lo na íntegra e, em casos de pouco entendimento jurídico, a importância do acompanhamento de um advogado. “Pode haver cláusulas subjetivas, no caso de contrato padrão, como templates, ou mesmo quando bem definidas, serem abusivas ou desvantajosas para uma das partes, geralmente a que tem menos entendimento jurídico”, comenta.

Nesses casos, a advogada informa que é possível recorrer sob diversos aspectos, como má-fé ou até ilegalidade, mas o processo poderia ser evitado caso ambas as partes tivessem conhecimento sobre o que está no contrato e acompanhadas de um advogado de confiança.

No caso de Luva de Pedreiro, o documento prevê uma multa unilateral de 5,2 milhões de reais, se Iran rescindir o contrato antes do fim da vigência, que é de 4 anos. Também há cláusulas que estipulam ganhos de 60% para a ASJ Consultoria, agência que, até então, administrava as parcerias publicitárias do influencer.

Em entrevista ao Fantástico, especialistas em agenciamento de influenciadores afirmam que, para este tipo de contrato, o adequado é um percentual de 30% a 40% de lucro para o empresário. “O papel da justiça agora é esclarecer se o contrato foi redigido para beneficiar o empresário e sua agência, se aproveitando da falta de informação do influenciador e de sua família”, comenta Nathalia.

De acordo com o executivo Allan Jesus, todos os trabalhos realizados com o influencer já somariam mais de 2 milhões de reais. Porém Iran afirmou na reportagem que ainda não recebeu nada do empresário e que, inclusive, estaria devendo setenta reais referente a uma bola de futebol que comprou de um conhecido. Em sua defesa, o executivo informa que ainda não recebeu o valor das empresas com as quais Iran trabalhou no período.

Conforme analisado pela advogada Nathalia, muito embora os contratos configurem leis entre as partes, os documentos não estão isentos de outros princípios do direito. O código civil estabelece que ambas as partes devem respeitar desde a execução até a conclusão do contrato, os princípios da boa fé. Estes princípios são padrões de comportamento leais e devem ser observados ao longo do contrato.

No entanto, o que o direito estabelece, nem sempre é observado na prática, no caso Luva de Pedreiro os princípios da boa fé podem ter sido desrespeitados. “É um grande alerta para a importância do conhecimento jurídico para a população em geral e do auxílio de um profissional do direito neste tipo de situação”, comenta a advogada.

Até mesmo em casos mais comuns, que não envolvam quantidades altas de dinheiro, como um contrato de união estável , por exemplo, existe risco. A advogada salienta a importância de utilizar sempre um contrato personalizado e contratar um advogado quando há valores ou bens envolvidos. “Uma união estável tem padrões de divisão de bens, mas o casal pode querer adequar esta cláusula específica para que os dois fiquem confortáveis”, comenta.

Um exemplo são ferramentas para criação de contratos personalizados onde é possível criar diversos tipos de documentos de forma online e por um valor acessível. “Este tipo de recurso pode ser usado para aqueles acordos que, muitas vezes, são feitos verbalmente ou se usa templates de contratos prontos baixados da internet. Além de serem muito mais seguros do ponto de vista jurídico, você tem apoio de especialistas e informação clara para criar seu documento”, completa a especialista.



Spas oferecem serviços terapêuticos para empresas e seus colaboradores

LER significa “Lesão por Esforços Repetitivos” e DORT, “Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho”. As duas condições podem atingir a musculatura, nervos, tendões e articulações e são causadas ou agravadas por fatores da rotina de trabalho.

Durante a pandemia, a situação se agravou. Isso porque muitos funcionários passaram a cumprir mais de uma função dentro da empresa, seja por uma consequência da demissão de vários profissionais, seja pelo aumento da carga de trabalho e flexibilidade de horário. Diante dessa situação, os colaboradores que se mantiveram ativos nas empresas passaram a trabalhar muito mais.

Além das dores físicas e musculares, durante e após a pandemia, os casos de colaboradores com depressão, estresse excessivo e crises de ansiedade tornaram-se mais frequentes e se tornaram um ponto de atenção para as empresas. 

Sem pausas corretas, sem correção da postura, com acúmulo de tensões e estresse e possíveis transtornos mentais advindos da jornada de trabalho, vários colaboradores estão sendo afastados por questões de saúde causadas pelo próprio ambiente profissional. Mas, os spas de São Paulo popularizaram uma solução para esse contexto: os serviços terapêuticos dentro das empresas. 

Serviços terapêuticos dentro das empresas melhoram a saúde dos colaboradores

De acordo com especialistas, cerca de 15 minutos são suficientes para minimizar impactos negativos que a rotina de trabalho pode acarretar à saúde. Buscando melhorar a qualidade de vida e evitar as temidas lesões, os spas passaram a oferecer serviços terapêuticos de rápida execução dentro das empresas e esperam diminuir o índice de afastamento por lesões. 

Ginástica laboral, Quick Massage, Shiatsu, entre outras terapias podem ser aplicados para diminuir a fadiga, prevenir doenças físicas e/ou mentais e aumentar a produtividade de cada colaborador. Os serviços podem ser executados dentro de empresas, ou seja, os colaboradores podem usar seus intervalos no trabalho para usufruírem de uma massagem rápida, porém muito eficiente, que pode prevenir doenças, diminuir o estresse da rotina e fazer com que eles voltem para suas funções com mais energia e disposição. 

Os colaboradores poderão perceber, também, uma mudança na qualidade de vida e a empresa contratante percebe a melhora na produtividade e na satisfação de seus profissionais.

Spas que realizam serviços corporativos oferecem benefícios para empresas e funcionários

De acordo com empresas que oferecem esse tipo de serviço em São Paulo, os benefícios para a corporação envolvem melhora no clima organizacional, diminuição dos gastos da empresa com assistências médicas, aumento da produtividade dos colaboradores, melhora na motivação dos funcionários e fortalecimento da imagem da empresa.

Enquanto isso, a promessa é que os funcionários usufruam de outros benefícios, que envolvem resistência ao estresse, melhora na resistência física e orgânica, prevenção de doenças relacionadas ao excesso de trabalho, melhora na disposição na vida pessoal e profissional e percepção de reconhecimento pela empresa.

Depoimento de empresário que implementou os serviços de spa na rotina dos colaboradores

Um grande empresário de São Paulo conta que seus colaboradores trabalham por muito tempo sentados pelo fato de a empresa atuar no setor financeiro, que exige muitas horas em frente ao computador e em contato com clientes. 

A empresa passou a ter uma grande demanda de funcionários com atestados por dores musculares, estresse e até o começo de lesões por esforço repetitivo. Diante da situação, ele resolveu apostar nos serviços terapêuticos que os spas proporcionam.

“Eu percebi, principalmente durante a pandemia, que meus colaboradores estavam mais tensos e que o trabalho já não rendia tão bem como rendia antes. Além disso, as horas trabalhadas em frente ao computador, com má postura, estavam acarretando vários problemas. Até que entrei em contato com um spa que possui várias unidades em São Paulo e eles montaram um local fixo de atendimento na empresa. Sempre que algum funcionário se sente muito cansado, com dores ou estressado, tem a liberdade de usufruir das massagens rápidas mediante agendamento. São cerca de 15 minutos que causam uma grande transformação no dia do colaborador e, consequentemente, no clima da empresa como um todo”. 

O que é preciso avaliar na hora de contratar serviços terapêuticos para o ambiente corporativo

Na hora de buscar uma empresa para serviços terapêuticos corporativos, seja para um evento ou de forma fixa na empresa, é preciso se preocupar com a reputação do spa, a qualificação dos profissionais e a estrutura necessária para que as massagens sejam realizadas. 

“É importante escolher uma empresa que tenha variedade de serviços corporativos e personalizados, que variam de acordo com a necessidade da corporação. Além disso, se a empresa decora o local em que o serviço será realizado, traz uma outra experiência para o colaborador. Realmente faz diferença”, relata Márcio Aono, coordenador técnico do Espaço Prana, rede de spa urbano.

Os spas também oferecem, geralmente, pacotes de premiações e vale-presentes para funcionários, o que tem sido uma grande tendência de muitas empresas que não podem ter um local fixo para as massagens rápidas.

“Nesta modalidade, onde há um presente físico para o colaborador usufruir um momento de relaxamento fora da empresa e quando puder, percebe-se uma melhora na satisfação, na produtividade e, claro, na saúde dos funcionários. Todos saem ganhando, tanto os profissionais como a própria empresa”, diz Márcio Aono, coordenador técnico do Espaço Prana.

A preocupação das empresas com a saúde e satisfação de seus funcionários está se tornando uma tendência cada vez maior, fazendo com que os serviços terapêuticos de spas dentro do ambiente corporativo sejam requisitados, principalmente quando a empresa encontra-se no modelo híbrido ou 100% presencial. 

O Espaço Prana Spa está há mais de 16 anos no mercado e possui 5 unidades em São Paulo, onde realiza mais de 30 terapias além dos serviços corporativos para empresas e eventos.

Para mais informações: https://www.espacoprana.com.br/



Conselho Regional de Farmácia (CRF) realiza debate sobre doenças raras

Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo promove o debate sobre o papel dos farmacêuticos na jornada do paciente com doenças raras, no dia 17 de agosto, no Auditório FAM, em São Paulo. Para fazer inscrições, os farmacêuticos devem acessar o hotsite e os acadêmicos de farmácia devem enviar um e-mail para eventos@crfsp.org.br solicitando inscrição no evento.

Com intuito de preparar os farmacêuticos para realizar um atendimento humanizado e especializado aos pacientes com doenças raras e seu escopo de trabalho, o evento vai discutir as diretrizes do atendimento, boas práticas e como o farmacêutico pode contribuir para melhorar a saúde e a vida dos pacientes de doenças raras dentro de seu campo de atuação.

Em geral, as doenças raras são condições crônicas, progressivas e incapacitantes, podendo ser degenerativas. Usualmente, causam grande impacto no bem-estar dos pacientes e de seus familiares, podendo também reduzir a expectativa de vida.

A maioria das doenças raras não têm cura. Mesmo assim, há muitos tratamentos disponíveis que buscam melhorar a qualidade de vida. Algumas dessas doenças, por exemplo, contam com tratamentos cirúrgicos ou medicamentos específicos para amenizar os sintomas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 4% das doenças raras contam com algum tipo de tratamento e 30% dos pacientes não chegam aos cinco anos de idade. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, as doenças raras são aquelas que afetam até 65 pessoas a cada 100 mil indivíduos. Mais de 5.500 doenças raras se manifestam na infância e 80% delas têm origem genética. Apesar de raras, por serem tantas, essas doenças afetam uma em cada 20 crianças nascidas vivas e estima-se que cerca de 13 milhões de brasileiros tenham alguma delas. 

Um exemplo são as Mucopolissacaridoses (MPS), doenças genéticas que fazem parte do grupo dos erros inatos do metabolismo. Nas MPS, a produção de enzimas responsáveis pela degradação de alguns compostos é afetada e o acúmulo destes no organismo do paciente, de forma progressiva, provoca diversas manifestações.

Entre as consequências das MPS, podem estar: limitações articulares, perda auditiva, problemas respiratórios e cardíacos, aumento do fígado, baço e déficit neurológico. A incidência das Mucopolissacaridoses é de cerca de 1 para cada 25 mil nascidos vivos. De acordo com a enzima que se encontra deficiente, as Mucopolissacaridoses podem ser classificadas em 11 tipos diferentes.

O debate contará com os palestrantes Raphael Boiati, farmacêutico, diretor e cofundador da Casa Hunter, membro da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e Coordenador do Grupo Técnico de Trabalho no Cuidado Farmacêutico em Doenças Raras do CRF que abordará o papel do farmacêutico na jornada do paciente de doenças raras tanto no âmbito hospitalar, laboratorial e quanto na dispensação.

“Vamos mostrar a importância de seu papel, a necessidade de conhecer a realidade dos pacientes de doenças raras, além de abordar as políticas públicas de doenças raras”, comenta Boiati.

Já a convidada Andreia Bessa, economista, advogada e militante e Defensora dos Direitos Humanos, falará sobre o direito à saúde e à vida do paciente de doenças raras e também sobre o desafio do acesso aos tratamentos inovadores.

“De um lado está o paciente que, na maioria das vezes, é totalmente hipossuficiente. Por outro lado, o Estado alega a impossibilidade de recursos para prestar a assistência integral ao paciente”, comenta Bessa. 

A convidada Juliana BaricaRighini, assistente social e parceira da Casa Hunter – que tem o foco no atendimento das pessoas com doenças raras -, vai falar sobre os benefícios ao paciente de doenças raras nas três esferas (municipal, estadual e federal), as dificuldades do paciente ao acesso ao tratamento, além de trazer casos reais como exemplo. 

E para concluir o debate, teremos os depoimentos de um paciente com MPS II e da mãe de uma paciente com MPS III A, que irão contribuir com as suas vivências pessoais nos temas abordados.

JCR Farmacêutica, empresa de origem japonesa focada em tratamento de doenças raras e presente no Brasil desde março de 2020, é apoiadora do debate. 

Serviço:
Auditório da FAM. 
Endereço: Rua Augusta, nº 973
Data: 17 de agosto
Horário: das 19h às 21h. 
Link para inscrição: http://www.crfsp.org.br/agenda-de-eventos-2/evento/20100/-/o-papel-do-farmac%C3%AAutico-na-jornada-do-paciente-de-doen%C3%A7as-raras.html



Startups brasileiras participam de programa de aceleração

Lançado em de maio de 2022, o Open Innovation Gnatus é um programa de aceleração de Odontologia, 100% on-line e com duração de 12 semanas, realizado pela Gnatus, em parceria com a Harena Inovação, hub do Hospital de Amor de Barretos. No final de julho, foi realizada mais uma etapa do programa – o bootcamp, evento presencial com duração de três dias de imersão que contou com a participação de especialistas em inovação na área da odontologia e saúde, em Barretos (SP), no IRCAD América Latina. Ao final, as startups já preparadas participam do pitch para uma banca de convidados, no dia 22 de setembro, quando serão apresentadas as vencedoras do programa.

Durante 12 semanas de aceleração, as startups passam por uma trilha 100% on-line de conteúdo dividida em quatro módulos: Modelagem de Negócios, Validação de Problemas, Validação de MVP e Go-to-Market, com duração de três semanas cada módulo

Participam desta edição 15 startups da área da odontotech de 11 cidades brasileiras: Ribeirão Preto (SP), São Paulo (SP), Indaiatuba (SP), Bebedouro (SP), Belo Horizonte (MG), Nova Lima (MG), Ijuí (RS), Florianópolis (SC), Teresina (PI), Campina Grande (PB) e Feira de Santana (BA), nas categorias digital, dispositivo de internet móvel e produtos. São elas: Dental Digital Solutions (pesquisa e desenvolve ações tecnológicas para a área odontológica), Be In (serviços de escaneamento e cursos voltados para Odontologia digital), ConectaDent (plataforma de agendamento), Hality Diagnóstico do Hálito (desenvolvimento de tecnologia com a utilização de cromatografia gasosa da respiração no diagnóstico da halitose), Healthful Technology (soluções em inteligência artificial e mobilidade), iDenture (plataforma que conecta clínicas e dentistas a serviços CAD odontológico e laboratórios digitais especializados em impressão 3D), Implant File (gerenciamento de informações de implantes), In Situ Terapia Celular (terapia celular e bio-impressão 3D para o desenvolvimento de produtos focados na regeneração de problemas complexos de pele e gengiva), IOT BCX (automatização e gestão de consultórios), Life Protection (proteção e diminuição dos riscos de transmissão de vírus), Pay Odonto (forma de pagamento dos tratamentos), Playdal (substituição do barulho da broca dentária por música), Portal do Sorriso (modelo de negócio), Q21 Odonto (cultura de empreendedorismo, educação e prevenção) e Sistema SEC (software de gerenciamento de ativos, custos, manutenção preventiva e corretiva).

Para Alexandre Queiroz, presidente da Gnatus, o DNA inovador da indústria de odontologia faz com que eles sempre busquem no mercado parceiros com essa mesma sinergia. “É um programa livre e vamos acelerar as empresas participantes. A Gnatus está entre os três maiores players do mercado odontológico, oferecendo uma solução completa para o dentista. Nosso objetivo é continuar fazendo isso com excelência e desenvolver produtos inovadores para a saúde. Por isso, buscamos startups que possam elevar a nossa expertise em odontologia. Ao final do programa vamos firmar algum tipo de parceria com os finalistas”, completa.



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