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Mercado tech: é possível atuar em TI sem saber programar

Um novo ano começa e com ele muitas pessoas passam a procurar por novos caminhos e oportunidades profissionais. Entre as áreas mais promissoras para 2023, o setor de TI ganha destaque. No entanto, muitos talentos em potencial deixam de investir na área por ​​acreditarem em falsos estereótipos sobre esse mercado, é isso o que explica uma das maiores edtechs do Brasil, a Cubos Academy.  

Ao contrário das informações que constam no imaginário popular, a área de Tecnologia da Informação engloba diversas funções, para se aventurar nesse segmento, não é imprescindível saber programar, ser um gênio de exatas ou executar apenas tarefas operacionais. 

Um dos maiores desafios do mercado é atrair novos profissionais para ​preencher​​ ​as inúmeras vagas disponíveis. Até 2024, de acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, o setor deve demandar cerca de 420 mil profissionais. Diante disso, cabe aos especialistas que já estão na área ​desmistificar​​em os estereótipos que afastam diversos perfis que podem se desenvolver em diferentes áreas do segmento de TI. 

De acordo com José Messias Júnior, CEO da Cubos Academy, a área de TI está em constante movimento, o que favorece a consolidação de novas habilidades e cargos que fogem da tradicional programação. 

‘’Existe um movimento muito forte de procura por profissionais da área de design UX/UI e product management, por exemplo. Ambas as funções não exigem que o profissional saiba programar, embora seja sim um diferencial. No entanto, para esses cargos, outras skills ganham destaque’’, explica Júnior.  

O designer UX/UI é o responsável pela experiência e pela parte visual de um site ou aplicativo, para isso, é necessário que o especialista entenda os objetivos estratégicos do negócio, de forma que a identidade visual da interface converse com o público-alvo do cliente.  

Já o product management é o encarregado pelas etapas de desenvolvimento dos produtos de uma empresa. Ou seja, essa pessoa é quem planeja e executa a estratégia por trás do produto, estabelecendo suas funcionalidades e viabilizando o acesso aos recursos necessários para a sua produção.  

‘’De acordo com o Vagas, a média salarial para um designer UX/UI é de R$ 4.552, e a remuneração para product management é de R$ 7.924. Ambas as funções contam com uma projeção de crescimento ​e​​​m ​​​alta e uma disposição de vagas bastante positiva para os que querem ingressar nas áreas’’, compartilha o CEO.  

E ainda para os que consideram entrar para a área de TI por meio dos caminhos mais ‘’tradicionais’’, aprender a programar não exige muito conhecimento em matemática. Outras habilidades são consideradas diferenciais significativos pelas empresas, como as soft skills, por exemplo.  

De acordo com o panorama produzido pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), as características mais valorizadas pelo mercado de TI são: resolver problemas (90,8% dos respondentes), seguida por trabalho em equipe (78%) e proatividade (68%). 

‘’Basicamente, para programar só é necessário dominar regra de três e lógica. Ou seja, não é preciso ser um prodígio de exatas. Além disso, outras habilidades mais relacionais são vistas ​como​​ um grande atrativo para o mercado. Ou seja, todos podem aprender a programar e caso não queiram, ainda existe muito espaço no mercado de TI para alavancar a carreira em outras frentes para além dos códigos’’, finaliza Júnior.  



Hábitos ajudam a manter a saúde mental na velhice

A população brasileira está mais idosa, segundo o IBGE. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ainda concluiu, em 2021, que a população idosa no Brasil corresponde a 10,2% da população geral. 

Com mais pessoas na “terceira idade”, faz-se necessária uma melhor preparação para a velhice, com hábitos e atividades que prezam pela qualidade de vida e saúde mental, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) que relata que idosos devem realizar pelo menos uma combinação de atividades físicas de moderada e vigorosa intensidade ao longo da semana para benefícios substanciais à saúde. 

Porém, a saúde mental também requer atenção durante a velhice. Segundo a psicóloga Érica Melo dos Reis, “pode-se citar três maneiras efetivas para manter a saúde na terceira idade: interação social, ressignificar projetos pessoais, e praticar atividade física regular.” A profissional ainda complementa dizendo que “dentre muitas outras atividades, essas podem favorecer o envelhecimento saudável”:

1. Interação social

Interação social pode ser, segundo autores de um estudo sobre efeito da dopamina que foi publicado em dezembro de 2021, “comportamentos motivados que, em muitas espécies, facilitam o aprendizado.” Os autores estudaram em laboratório os efeitos de alguns neurotransmissores como a dopamina e concluíram que “quando os elementos estudados foram estimulados por interação social com estranhos, houve um aumento da atividade de dopamina.” Dopamina é um neurotransmissor (mensageiro) que atua no sistema nervoso central e é responsável pelo humor, motivação, aprendizado, prazer, e atenção, entre outros, diz o site americano WebMD

Desta forma, a especialista Érica completa explicando que “ampliar a conexão com o outro, ter laços afetivos que contribui para que o idoso não se sinta isolado, são medidas que auxiliam na saúde mental dos mesmos.” A mesma ainda complementa citando que “a família pode contribuir acompanhando o idoso a lugares onde essa interação possa existir, como parques e museus, por exemplo.”

2. Ressignificar projetos pessoais

Segundo a psicóloga, é importante considerar “fazer escolhas para tornar o momento da vida mais prazeroso e positivo, que o idoso possa realizar sozinho, pois só depende dele as escolhas que podem melhorar sua qualidade de vida.” 

Em 2019, um estudo avaliou o efeito da realização de projetos pessoais no bem-estar psicológico de indivíduos com diabetes. Os projetos pessoais variaram desde “tornar-se mais organizado” até “formar-se em medicina”. Os resultados foram positivos e  os autores concluíram que “o envolvimento e a conclusão pessoal do projeto está ligado à saúde mental geral dos adultos emergentes com e sem diabetes.”

“O apoio e suporte familiar é importante para motivar as decisões do idoso mas preservando sua saúde e respeitando suas limitações”, diz Érica Melo dos Reis. A psicóloga ainda complementa dizendo que “a satisfação de completar algo que sempre se quis fazer traz uma sensação de prazer, descoberta, deixando o idoso mais feliz e realizado.”

3. Praticar atividade física

A prática de atividade física traz benefícios para a mente e o corpo, segundo a Organização mundial Saúde. A mesma, ainda enfatizou que quatro a cinco milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população global fosse mais fisicamente ativa. 

A psicóloga Érica recomenda que a atividade física “pode ser praticada pelo menos 3 vezes na semana, idealmente estando em um ambiente que seja positivo para si como ar livre ou praticando atividades em grupos em academias” e alerta dizendo que “deve-se cuidar com exageros, é importante respeitar suas limitações.” 

A fase da terceira idade pode trazer muitos desafios, porém a especialista ressalta que “respeitar e acolher a velhice e suas limitações são fundamentais para que essa fase da vida seja vivida com positividade” e completa dizendo que “a pessoa poderá lidar com as consequências das escolhas que fez ao longo da jornada. Portanto, deve-se cuidar da sua saúde, alimentação, família e amigos para que no futuro colha-se os bons frutos plantados.” 

Para mais informações sobre a psicóloga Érica Melo dos Reis, que participou deste conteúdo, é só acessar: https://www.doctoranytime.com.br/d/psicologo/erica-melo-dos-reis



Tattoo Week Rio aconteceu neste fim de semana e reuniu conceituados tatuadores

Com a presença de mil tatuadores, 250 estandes e um público de mais de 35 mil visitantes, a 10ª edição da Tattoo Week Rio que aconteceu no último fim de semana, reuniu arte na pele da melhor qualidade, mostrando todas as tendências da tatuagem e do piercing e o extenso mercado do segmento, que cresce 25% ao ano, gerando renda e emprego em todo o país. Também estiveram presentes representantes da indústria e do comércio do segmento, apresentando os últimos lançamentos.

Concurso de tatuagem é o ponto alto do evento

“O tradicional concurso de tatuagens em 26 categorias, aconteceu nos 3 dias do evento, revelando grandes talentos. A arte da tatuagem do Brasil é reconhecida internacionalmente como uma das melhores e mais criativas do mundo”, destaca Enio Conte, idealizador do evento.

Modelo e personal trainer são eleitos Miss e Mister Tattoo Week Rio 2023

Realizado neste sábado (21), no Expo Mag, centro de convenções no Rio de Janeiro, o concurso elegeu a loira Pamela Paiva, administradora e modelo, natural de Peruíbe, no litoral sul de São Paulo, que só ano passado, tatuou 70% do corpo especialmente para o concurso. “Estou realizando um sonho. Lutei muito por isso. Importante é que as mulheres acreditem nos seus sonhos. Quero investir na minha carreira e na tatuagem”.

Criado e nascido na zona norte de São Paulo, o personal trainer Marcos Rocha, de 27 anos, é o novo Mister Tattoo Week Rio. Fez sua primeira tatuagem aos 18 anos e não parou mais de se tatuar. “Me considero um louco apaixonado pela tatuagem desde a adolescência. Foi um amigo que me inscreveu no concurso, nem podia imaginar que eu pudesse chegar na final. Estou muito feliz e agora mais do que nunca vou continuar investindo naquilo que mais amo, a arte na pele”. 

Tatuadores famosos compareceram na Tattoo Week

Grandes nomes da tatuagem como Chico Morbene, Adão Rosa, Rogerio Araujo, Vinni Mattos, Thieres Paim, Rapha Lopes, Otavio Martin e Richard Arthur, entre muitos estiveram presentes.

Morbene é especialista em Preto e cinza, texturas e linhas no Realismo. Conhecido por tatuar muitos famosos, tatuou o símbolo do autismo no apresentador Marcos Mion, que homenageou seu filho.

Já Adão Rosa é especialista no estilo preto e cinza e conhecido por ser o tatuador das celebridades, principalmente, jogadores de futebol. Hoje o empreendedor é o tatuador oficial do craque Neymar. Ele, inclusive, foi convidado a acompanhar a Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo. Lá, aproveitou para tatuar outros jogadores. Responsável por tatuar nomes como além de Neymar, Bruna Marquezine, Valesca Popozuda, MC Guimé, Daniel Alves, Gabriel Jesus e uma lista imensa de famosos.

De BH para o mundo, o tatuador Rogerio Araujo é febre entre grandes celebridades norte-americanas. Especialista em Realismo já tatuou Summer Walker e London On Da Track, um beatmaker conhecido mundialmente. Também fez arte na pele em Chinese Kitty.

Thieres Paim, natural da cidade de Santos, especialista no estilo Realismo e Preto e cinza, é um dos tatuadores de confiança do craque Neymar, responsável por fazer uma grande águia no peito do jogador.

Segundo Esther Gawendo, CEO da Tattoo Week, ainda destacou o caráter social da TW, que todos os anos promove doação de tatuagens de segurança para pacientes crônicos como diabéticos e hipertensos e micropigmentação de sobrancelhas e reconstrução das aréolas do mamilo para pacientes oncológicas. Este ano, a ação se estendeu para homens trans. 



Desafios do retorno escolar: como motivar as crianças para a volta às aulas

As férias estão terminando e esse momento é marcado pelo início das aulas, com o reencontro das turmas, amigos, e pela ansiedade em conhecer os novos colegas e professores. Mas nem tudo é festa e motivar os estudantes para a retomada pode ser um desafio. Com as energias recarregadas, é hora de ajustar a rotina e os limites para que a volta às atividades seja tranquila e os alunos não tenham dificuldade para se adaptar.

Cristhiane Amorim, pedagoga com pós-graduação em neurociência educação e desenvolvimento infantil, que atua como especialista em educação na rede Kumon, conta que na maioria das vezes as férias impactam na rotina da criança em casa, e, por isso, é importante que os pais se preparem para a volta às aulas, principalmente com os menores.

“Durante as férias os horários são mais flexíveis e, para que os pequenos não sofram no retorno às aulas, os pais devem ir, aos poucos, retomando a rotina, regulando o horário de acordar, dormir, brincar, passear e estudar. Assim, eles sentirão menos os impactos dessa adaptação”, conta a Cristhiane. “Também é interessante começar a envolvê-los em atividades que remetem à escola, como a escolha dos materiais didáticos, mochilas e lancheiras. O incentivo dos pais nessa fase é fundamental”. A seguir algumas dicas listadas pela pedagoga que podem auxiliar nessa fase.

  1. Escolha dos materiais escolares

Envolvê-los nessa etapa já mostra que as férias estão acabando. Isso fará com que eles se sintam motivados e curiosos pela nova etapa que está por vir. Organizar o material escolar pode e deve ser divertido e animado.

  1. Organize a rotina

Reorganizar os horários e, aos poucos, introduzir as crianças na rotina escolar facilita a transição e evita atrasos nas primeiras semanas de aula. Criar limites e regras e dividir com elas um cronograma das atividades do dia também ajuda nesse processo de retomada. O ideal é, ao fim do dia, entender o que foi realizado, interagindo e ouvindo se ela conseguiu realizar todas as tarefas propostas. A autonomia e independência são conquistas gradativas e diárias e precisam do apoio afetuoso dos pais e, também, dos professores. 

  1. Prepare um espaço para os estudos

Escolher um espaço para os estudos, e, quem sabe até decorá-lo, é uma forma de estimular e incentivar essa fase que está chegando. Isso fará com que a criança queira passar mais tempo no local. A criança que estuda um pouco todo dia em casa tem a oportunidade de desenvolver habilidades como: concentração, análise, interpretação de texto e elaboração de hipóteses, além de ajudar a desenvolver a independência. 

  1. Leitura diária

Buscar a sugestão dos livros de literatura da escola para o ano de 2023 e iniciar o quanto antes a leitura diária deles. Que tal 30 minutinhos por dia? Certamente ao iniciar o ano letivo a aula de literatura e língua portuguesa será mais bem aproveitada, pois com o conhecimento do livro proposto o aluno se sentirá mais estimulado nas discussões em sala de aula, seguindo a proposta de conhecer para aprender. 

  1. Respeite o tempo de cada um

O período de adaptação na escola é diferente para cada um e a rotina escolar é fundamental para que desenvolva suas habilidades pessoais e sociais. Cada criança é um ser único e este reconhecimento deve ser levado em consideração no seu processo de estudo.



Como se dá a cidadania italiana por casamento homoafetivo

Em 17 de maio de 1990, a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, somente em março de 1999 o Conselho Federal de Psicologia considerou, a partir da resolução nº 001/99, que pessoas homossexuais não possuem alguma doença ou distúrbio, e que a sexualidade de cada indivíduo e a forma como cada sujeito a vive faz parte de sua própria identidade.

Consequentemente, o termo “homossexualismo” deixou de ser considerado aceitável. De acordo com o Jonathan Ribeiro Farias de Moura, Doutor em Linguística pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o sufixo “ismo” pode formar substantivos e adjetivos, tendo os sentidos de: doutrinas ou sistemas, modo de proceder ou pensar, forma peculiar da língua ou terminologia científica. Neste último sentido, homossexuais deixaram o grupo composto por reumatismo, sonambulismo, bruxismo, entre outras doenças e distúrbios. 

Para combater o preconceito, comemora-se no dia 17 de maio o Dia Internacional Contra a Homofobia, que foi instaurado no país, com o Decreto de 4 de junho de 2010. O objetivo é chamar a atenção para a violência, discriminação e preconceito passado por pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT). A data é celebrada em mais de 130 países, incluindo a Itália.

A diferença do casamento homoafetivo brasileiro e italiano

O país europeu reconheceu a união civil entre casais homossexuais em maio de 2016 e a lei ficou conhecida como Cirinnà. A decisão ocorreu três anos mais tarde em relação ao Brasil. Em 2013, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) emitiu uma resolução determinando que todos os cartórios do nosso país passassem a realizar casamentos entre pessoas do mesmo sexo, tornando possível o reconhecido perante a lei da união homoafetiva.

Já para obter a cidadania italiana via casamento homoafetivo, um dos requisitos é que o relacionamento seja reconhecido pelo casamento civil. A união estável não é válida na Itália, diferentemente do Brasil, que pelos artigos 1723 e 1724 do Código Civil, expressa o entendimento da união estável entre uum homem e uma mulher ou por duas pessoas do mesmo sexo.

O processo de cidadania italiana por casamento homoafetivo

De acordo com Lilian Ferro, CEO da Simonato Cidadania, o processo de naturalização por matrimônio se dá a partir do momento que o cônjuge reconhecido como cidadão italiano, pode transmitir esse direito através da naturalização. Ela ressalta que o cônjuge deverá atender os pré-requisitos solicitados pelo consulado, como por exemplo, o certificado de coeficiente de livelo B1, por meio do Certificato Di Italiano Come Lingua Straniera – CILS, além de antecedentes criminais, entre outros documentos.Ela ressalta que o tempo do pedido até o fim do processo pode levar em média três anos. 

Existe um tempo mínimo de casamento para que o interessado possa iniciar seu processo de cidadania. De acordo com o blog da Simonato Cidadania, o requerente deve comprovar que está casado com cidadão italiano há pelo menos três anos se residirem fora da Itália. O período de dois anos é aplicado se residem no país europeu. A exigência da durabilidade da união civil pode cair pela metade, caso o casal tenha filhos, frutos da relação: um ano e meio para os que moram fora da nação, e um ano para os que já moram em território italiano.

Segundo Ferro, o processo de cidadania italiana para casais homossexuais é semelhante ao heterossexual. “Ele funciona da mesma maneira, a única diferença é que na Itália não há matrimônio homoafetivo, sendo assim registrado como união civil. Para estes casos em especial a união civil transcrita em comuni é válida”. A naturalização não impede que o cônjuge viva com seu companheiro em outro país da União Europeia, pois ele vai ter uma permissão de residência, que nada tem relação com a naturalização, que pode estar em trâmite ou não. 

Para saber mais, basta acessar: https://www.simonatocidadania.com.br/blog



INSS divulga o novo calendário de pagamentos para 2023

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou o novo calendário de pagamentos para 2023 para segurados que recebem benefícios referente a aposentadoria, pensão ou auxílio-doença, entre outros. O calendário, divulgado no final de dezembro de 2022, deve ser seguido de acordo com o número do benefício do segurado.

Para os beneficiários que recebem o piso nacional, no valor de R$ 1.302, os depósitos referentes a janeiro serão feitos entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro. Já para quem possui renda mensal acima de um salário mínimo, os pagamentos serão efetuados a partir de 1º de fevereiro. 

Para consultar a data exata de pagamento, basta acessar os canais oficiais do INSS com o número final do cartão de benefício, desconsiderando o último dígito verificador – que vem logo após o traço. Em média, 56 milhões de cidadãos recebem o piso nacional. Destes, 24 milhões são segurados da autarquia do Governo, segundo dados oficiais. 

João Adolfo de Souza, proprietário da João Financeira – portal de notícias focado em informações para beneficiários do INSS -, destaca que acompanhar as datas de pagamento da autarquia é positivo, pois facilita a vida dos beneficiários, principalmente de aposentados e pensionistas – que, na maior parte das vezes, têm uma idade avançada.

“Saber o dia exato em que o pagamento irá cair facilita a vida do beneficiário, que evita o deslocamento desnecessário ao banco”, diz ele. “Sempre fique atento ao dia que você vai receber, conforme o seu salário. Se você recebe acima de um salário mínimo, o seu pagamento sempre será feito nos cinco primeiros dias úteis de cada mês”, orienta Souza.

Já para beneficiários que recebem um salário mínimo, prossegue, o pagamento depende do final do número do benefício. “Se você está nesse caso, pode receber entre os cinco últimos dias úteis do mês e os cinco primeiros dias úteis do mês. Em caso de dúvida, consulte o calendário e confira”, recomenda.

Para mais informações, basta acessar: https://www.joaofinanceira.com.br/blog/



Carro por assinatura: o que observar antes de contratar?

Todos os dias, milhões de carros circulam pelas ruas do país. Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura disponibilizados no site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quase 60 milhões de automóveis estão registrados no país e a frota total passa de 100 milhões, como mostra uma publicação do site Auto Esporte.

De acordo com a ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), 8% dos veículos em circulação no setor de locação já estão destinados ao serviço de assinatura, o que corresponde a cerca de 80 mil carros. 

Luiza Soares, gerente comercial do Carro por Assinatura Porto Bank, afirma que a modalidade tem despertado interesse no público por conta de suas particularidades comparadas às opções tradicionais, como a compra, o aluguel e o financiamento.

A seguir, ela explica as principais características da modalidade e esclarece os pontos que devem ser observados ao contratar um carro por assinatura:

1 – Entender como funciona o serviço

Soares explica que na assinatura de um carro o cliente paga um valor mensal no qual pode estar incluso seguro, IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), documentação, manutenção, carro reserva, serviço de leva e traz, entre outros.

“Além disso, o cliente utiliza o veículo durante o período do contrato e, ao final, devolve o carro para a empresa sem ter que se preocupar com desvalorização e revenda”, afirma.

2 – Atentar-se ao prazo e condições de contrato

Nas palavras de Soares, o consumidor também deve ficar atento ao prazo e às condições contratuais, pois cada empresa tem seus requisitos e regras.

“Tire todas as suas dúvidas com a empresa escolhida e esteja ciente dos seus direitos e obrigações como cliente. Outro ponto de atenção é em relação ao prazo do contrato e condições caso você queira devolver o veículo antes do prazo estipulado”, diz ela.

3 – Escolher o veículo ideal para o perfil

De acordo com a gerente comercial do Carro por Assinatura Porto Bank, a empresa deve fazer uma análise do que realmente é necessário e faz sentido para cada cliente, inclusive no que diz respeito às características do veículo.

“É preciso alinhar as expectativas nos quesitos conforto, economia, desempenho e outros fatores para determinar o modelo mais adequado para o perfil do consumidor. Para uma pessoa que viaja muito, por exemplo, um veículo potente e econômico, com um motor T270 seria uma boa opção”, explica.

4 – Verificar se a km contratada atende às necessidades

Soares acrescenta que, geralmente, as empresas de assinatura de veículos estipulam planos de quilometragem mensal, determinando a distância que o cliente pode percorrer com o carro durante cada mês.

“Caso a pessoa ultrapasse a quilometragem contratada, ela pode ter que pagar um valor adicional, por isso é importante escolher um pacote que atenda às necessidades do cliente”, recomenda.

5 – Comparar preços

“Para fazer um bom negócio, é muito importante pesquisar os valores antes de assinar um contrato, comparando orçamentos e considerando os benefícios atrelados ao preço”, afirma Soares.

Apesar disso, prossegue, preço não é o único fator a ser levado em consideração: também é importante considerar a confiabilidade da empresa com a qual se está negociando.

6 – Escolher uma empresa confiável e já conhecida no mercado

Para concluir, Soares observa que existem diversos estabelecimentos que oferecem o serviço de assinatura de veículos no mercado brasileiro, mas o consumidor deve optar por uma empresa de confiança.

“Verifique se a companhia em questão já está consolidada no mercado, além de analisar a indicação de amigos e familiares. Assim, você pode se sentir mais confiante para contratar o serviço de forma assertiva”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://carroporassinaturaporto.com.br/



Serão entregues 44,5 mil novas aeronaves nas próximas duas décadas, no valor de US$ 2,9 trilhões

A nova Cirium Fleet Forecast revela a demanda por aproximadamente 44,5 mil novas aeronaves no mundo todo nas próximas duas décadas, no valor de US$ 2,9 trilhões.

A previsão publicada pela Ascend by Cirium, braço de consultoria da Cirium – empresa de análise no campo da aviação –, é uma visão independente do mercado global de passageiros e cargueiros para as próximas duas décadas.

Ele reafirma uma projeção encorajadora de longo prazo para a indústria da aviação e sua recuperação da pandemia de Covid-19, prevendo que as entregas de aeronaves em 20 anos serão 1% menores mundialmente do que o previsto há um ano.

Isso ocorre apesar da invasão da Ucrânia pela Rússia, das restrições de viagens na China e do aumento dos custos de energia – tudo surgindo como fatores influentes durante 2022.

A recuperação da indústria da aviação após a crise da Covid-19 no início de 2020 progrediu significativamente, embora de forma desigual entre as regiões. Prevê-se que a atividade global da aviação atinja os níveis de 2019 em outubro deste ano.

Rob Morris, chefe mundial de consultoria da Ascend by Cirium, disse: “A nova Cirium Fleet Forecast mostra uma perspectiva positiva de longo prazo para a aviação. A indústria está passando por mudanças estruturais, mas continua no caminho para retornar aos caminhos tradicionais de crescimento até 2025.

A frota mundial de passageiros precisará aumentar em cerca de 22 mil aeronaves para atender ao tráfego de passageiros, que prevemos crescer 3,6% ao ano para atingir 47,7 mil aeronaves até o final de 2041.

Essas novas aeronaves serão necessárias para atenderàdemanda por viagens aéreas, mas também para substituir modelos menos eficientes e mais antigos”.

Ásia será responsável por mais de 40% das novas entregas

A Ásia-Pacífico continua sendo a principal região de crescimento para novas entregas, impulsionada pela China. Prevê-se que o país tenha a maior taxa de crescimento anual do tráfego de passageiros, em mais de 6%, e seja responsável por 19% das entregas em 2041,àfrente de todos os outros países da Ásia-Pacífico, com uma participação combinada de 22%.

As companhias aéreas norte-americanas e europeias devem responder por 21% e 17% das entregas, respectivamente. As companhias aéreas do Oriente Médio receberão 7% das entregas, respondendo por 14% em termos de valor devidoàrica combinação de entregas de corredor duplo de maior valor.

Na previsão, a capacidade e o tráfego russos devem diminuir a curto prazo. Combinado com a cessação completa da atividade da aviação civil ucraniana, prevê-se que o tráfego Rússia/CEI se estabilize em 70% dos níveis de 2019 em 2024.

A demanda por corredores únicos impulsionará o crescimento da frota

No final de novembro de 2022, a frota de corredor único estava dentro de 2% dos níveis de 2019, mas o número de aeronaves de corredor duplo seguia caindo 20%. A frota de corredor único crescerá mais rapidamente em 3,7% ao ano, contra 3,2% no caso dos corredores duplos, já que a recuperação do tráfego de longo curso continua lenta. A frota de aeronaves regionais crescerá de forma mais modesta, 1,1% ao ano, com a frota de turboélice crescendo em ritmo mais acelerado no setor regional.

O crescimento do tráfego previsto a longo prazo exigirá que a frota mundial de aviões comerciais aumente em cerca de 22 mil unidades, o que equivale a uma taxa de crescimento anual de 3,1%, elevando o estoque para cerca de 47,7 mil aeronaves no final de 2041.

A frota de passageiros em serviço não deve retornar aos níveis de 2019 até meados de 2023, perdendo assim até quatro anos de crescimento “normal” da frota.

A Airbus e a Boeing continuarão sendo as duas maiores fabricantes de aviões comerciais, entregando cerca de 80% das aeronaves entre elas e 88% em valor até 2041. No entanto, há uma demanda de US$ 360 bilhões para outras fabricantes ou novos programas.

As pressões para substituir modelos mais antigos e menos eficientes aumentarão

Prevê-se que cerca de 88% da atual frota de aviões comerciais seja retirada do serviço de passageiros nos próximos 20 anos. Os cargueiros têm vida útil econômica mais longa, portanto, aproximadamente 70% da frota atual será aposentada até 2041.

No geral, haverá cerca de 19 mil aposentadorias da frota de passageiros no final de 2021, além de outras 2,5 mil aeronaves que deixarão a frota de passageiros por meio da conversão de carga.

À medida que cresce a pressão para mudar para aeronaves mais ecológicas, a substituição de modelos menos eficientes de gerações mais antigas será um elemento cada vez mais importante no planejamento da frota. A crise da Covid-19 viu aeronaves relativamente novas sendo eliminadas, enquanto as de safras mais antigas podem permanecer armazenadas até o eventual descarte.

O auge dos cargueiros continua, mas talvez não persista

A capacidade de carga (toneladas-quilômetro disponíveis ou ATKs) está prevista para crescer anualmente em 3% e o tráfego (FTKs) em 3,7%, em relação a 2019. A previsão é do fornecimento de cerca de 3.560 aeronaves cargueiras nas próximas duas décadas, incluindo 1.060 novas criações (30%) no valor de US$ 130 bilhões e 2.480 conversões de aviões comerciais (70%).

Trata-se de um volume e perfil semelhantes aos da previsão anterior, refletindo o auge contínuo de curto prazo nas conversões desencadeado pela dinâmica do mercado de carga aérea da pandemia de Covid-19, incluindo uma queda de curto prazo na capacidade do porão de passageiros, crescimento do comércio eletrônico e aumento da disponibilidade de matéria-prima. Embora o atual boom de conversão possa não persistir, ele está permitindo a substituição de aeronaves mais antigas e menos eficientes.

Para baixar um resumo executivo da Cirium Fleet Forecast, clique aqui.

Sobre a Cirium

A Cirium reúne dados e análises poderosos para manter o mundo em movimento. Ela oferece informações criadas a partir de décadas de experiência no setor, permitindo que as empresas de viagens, fabricantes de aeronaves, aeroportos, companhias aéreas e instituições financeiras, entre outros, tomem decisões lógicas e informadas que moldam o futuro das viagens, aumentando as receitas e melhorando as experiências dos clientes. A Cirium faz parte da RELX, uma fornecedora mundial de análises baseadas em informações e ferramentas de decisão para clientes profissionais e empresariais. As ações da RELX PLC são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York a partir dos seguintes símbolos: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova York: RELX.

Para mais informações, siga as novidades da Cirium no LinkedIn ou Twitter ou então acesse www.cirium.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

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A equipe de meios de comunicação da Cirium em media@cirium.com

A PC Agency em cirium@pc.agency

Fonte: BUSINESS WIRE



DGSHAPE leva soluções em restaurações odontológicas ao CIOSP

A DGSHAPE, subsidiária Roland DG, levará suas soluções ao 40º CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, em estética e restauração. A empresa já participou em outras edições e, a exemplo das duas anteriores, estará com estande próprio (número A189 –  Avenida 15.000). A feira acontece de 25 a 28 de janeiro de 2023, no Expo Center Norte, São Paulo.  

Para a empresa, marcar presença no evento tem sido uma ação importante com o intuito de aumentar a visibilidade da marca em solo nacional bem como para fortalecer a relação com o mercado. Ao longo dos três últimos anos, dobrou a composição de faturamento da área dental na companhia.

“Com uma atuação solidificada também no Brasil, agora queremos estreitar esse relacionamento com os clientes durante o congresso”, explica Anderson Clayton, presidente da Roland DG e da DGSHAPE.  

A companhia estará no evento mostrando as propriedades de quatro máquinas  voltadas para estética, trabalhos minuciosos e restaurações. 

Serviço

40º  CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo

Estande DGSHAPE:  A189 –  Avenida 15.000

Data: 25 a 28 de janeiro de 2023 

Horário: das 10h às 20h

Local:  Expo Center Norte

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo. 

Mais informações: http://www.ciosp.com.br  



Necessidades de negócios impulsionam o crescimento dos serviços de Analytics no Brasil

O uso corporativo de serviços de data e analytics está crescendo fortemente no Brasil,àmedida que mais empresas usam dados para melhorar suas operações e gerar novas receitas, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa líder global em pesquisa e consultoria em tecnologia.

O relatório ISG Provider Lens™ Analytics Services 2022 para o Brasil revela que vários fornecedores de serviços de analytics líderes no Brasil relataram taxas de crescimento de mais de 50% entre 2021 e 2022, indicando que o mercado de assistência especializada nessa área de tecnologia está crescendo. Grandes e pequenas empresas estão gerando volumes cada vez maiores de dados estruturados e não estruturados e buscando ajuda para coletá-los, analisá-los e monetizá-los, diz o ISG. A tendência se estende aos serviços de ciência de dados, engenharia de dados e monetização de dados, diz o relatório.

“Um olhar mais atento ao mercado brasileiro sugere que a demanda por serviços de dados e análises está longe de ser satisfeita”, disse Sush Apshankar, líder de análises da ISG Americas. “O interesse no uso de dados está apoiando o surgimento de novos fornecedores e a expansão dos portfólios das empresas existentes.”

Como na maioria das regiões, as empresas no Brasil – especialmente as desafiadoras do mercado intermediário – estão começando a investir em novas tecnologias, incluindo IA, machine learning e gêmeos digitais, para obter insights sobre os quais possam atuar para obter vantagem competitiva, diz o relatório.

A decepção de algumas empresas com os resultados dos projetos de análise está diminuindoàmedida que os fornecedores criam serviços mais adequados às necessidades dos clientes no Brasil, diz o ISG. Alguns clientes temiam que as iniciativas de dados exigissem alto investimento, processos de governança de dados demorados e desenvolvimento lento de data lakes, tudo levandoàcriação de modelos estatísticos que nunca chegaramàprodução.

Os fornecedores de serviços responderam oferecendo soluções produtizadas com objetivos claramente definidos, como prevenção de fraudes e prevenção de rotatividade de clientes, diz o relatório. Isso levou a uma implementação mais rápida, objetivos claramente definidos e resultados mensuráveis, resultando em empresas mais dispostas a investir em tais projetos.

Grandes empresas no Brasil com imensas quantidades de dados enfrentam desafios tecnológicos significativos para fazer o melhor uso deles, então estão recorrendo a fornecedores de serviços de engenharia de dados com recursos comprovados na curadoria de grandes conjuntos de dados para uma visão única em todos os formatos, canais e mídia, afirma ISG.

Melhor acesso e compreensão dos dados também estão levando a novas oportunidades de negócios com a ajuda de fornecedores experientes em monetização de dados, diz o relatório.

“A monetização de dados tem um vasto potencial para gerar crescimento nos negócios”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “As empresas estão lançando empreendimentos totalmente novos com base na força recém-descoberta de seus dados.”

O relatório também examina várias outras tendências em torno de serviços analíticos no Brasil, incluindo a crescente importância de ferramentas de desenvolvimento low-code/no-code e novas oportunidades surgindo em análise de vídeo.

O relatório ISG Provider Lens™ Analytics Services 2022 para o Brasil avalia as capacidades de 32 fornecedores em cinco quadrantes: Data Science Services — Large Enterprises, Data Science Services — Midmarket, Data Engineering Services — Large Enterprises, Data Engineering Services — Midmarket e Data Monetization Services.

O relatório nomeia Accenture, EY, IBM, Keyrus e Logicalis como Líderes em três quadrantes cada. Nomeia Blueshift, Deal, Kumulus e Qintess como Líderes em dois quadrantes cada. Compass UOL, Dedalus, Deloitte, Stefanini e UniSoma são apontadas como Líderes em um quadrante cada.

Além disso, a BRLink é apontada como Rising Star — empresas com “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG — em dois quadrantes. GFT, Qintess e ST IT Cloud são nomeados como Rising Stars em um quadrante cada.

Versões personalizadas do relatório estão disponíveis na Dedalus e na Qintess.

O relatório ISG Provider Lens™ Analytics Services 2022 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página.

Sobre o ISG Provider Lens™ Research

A série de pesquisas em quadrantes do ISG Provider Lens™ é a única avaliação de fornecedor de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global do ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros apropriados (sourcing), enquanto os consultores do ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos do ISG. A pesquisa atualmente abrange fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre o ISG Providers Lens™ da ISG, visite esta webpage.

Uma série de pesquisas complementares, os relatórios ISG Provider Lens Archetype, oferecem uma avaliação inédita de fornecedores da perspectiva de tipos específicos de compradores.

Sobre o ISG

ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, o ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e fornecedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de telecomunicações; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança organizacional, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais digital-ready que operam em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, e pesquisa e recursos analíticos de classe mundial com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite http://www.isg-one.com/

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will.thoretz@isg-one.com

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Fonte: BUSINESS WIRE



Empresas no Brasil buscam parceiros Oracle

As empresas no Brasil estão cada vez mais usando fornecedores de serviços de tecnologia para ajudá-los a implantar e manter os produtos de infraestrutura como serviço (IaaS) e plataforma como serviço (PaaS) da Oracle, com foco na transformação digital, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa líder global em pesquisa e consultoria em tecnologia.

O relatório ISG Provider Lens™ Oracle Ecosystem 2022 para o Brasil mostra um interesse crescente nos produtos Oracle, pois as empresas veem as amplas ofertas da Oracle como um pilar fundamental em suas jornadas de transformação digital. A Oracle construiu um ecossistema de parceiros experientes e lançou centros de coinovação e ofertas de entrada no mercado que aceleram a migração para a nuvem.

As empresas brasileiras têm muitas opções para parceiros da Oracle, incluindo integradores de sistemas globais, fornecedores independentes de software, empresas de soluções específicas e empresas de estratégia e consultoria, embora algumas se destaquem, diz o relatório.

“Os fornecedores de serviços com recursos multicloud têm imensas oportunidades de usar novas configurações de nuvem, como o Oracle Alloy, para inovar com seus produtos proprietários no local para uso em aplicativos SaaS”, disse Stacey Cadigan, parceiro ISG, HCM e transformação corporativa. “Muitos prestadores líderes expandiram suas parcerias com os principais fornecedores de computação em nuvem para fornecer serviços como arquivamento, backup e monitoramento visando atender às diversas cargas de trabalho dos clientes com mais eficiência e eficácia.”

O relatório observa que a Oracle tem duas regiões de nuvem no Brasil, mais do que qualquer país da América Latina. As empresas brasileiras estão adotando cada vez mais os produtos Oracle IaaS e PaaS, e a parceria da Oracle com o Microsoft Azure incentivou as empresas a migrar seu ambiente Oracle para a nuvem pública.

Com o aumento da adoção da nuvem no Brasil, as empresas de médio porte também estão adotando as soluções da Oracle para se manterem competitivas, acrescenta o relatório. Os fornecedores de serviços com uma estratégia focada no mercado intermediário terão mais sucesso nesse segmento.

As empresas no Brasil também estão buscando fornecedores que entreguem estruturas e metodologias ágeis e tecnologias inovadoras para acelerar suas transformações digitais, diz o relatório. As empresas brasileiras estão procurando parcererios que usem tecnologias avançadas, como automação, analytics, IA e machine learning para entregar planos estratégicos para o uso de tecnologias e infraestrutura da Oracle.

“As empresas no Brasil estão se voltando para o conjunto abrangente de produtos da Oracle para transformar seus negócios e competir melhor no mercado”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “Trabalhar com o parceiro de ecossistema Oracle certo pode prepará-los para o sucesso.”

O relatório ISG Provider Lens™ Oracle Ecosystem 2022 para o Brasil avalia as capacidades de 25 fornecedores em três quadrantes: Consulting and Advisory Services, Implementation and Integration Services e Managed Services.

O relatório nomeia Accenture e Wipro como Líderes em três quadrantes, e Deloitte, KPMG e V8.Tech são nomeados Líderes em dois. G&P, IBM, Kyndryl, Lanlink, Ninecon e TRI são todos nomeados Líderes em um quadrante.

Além disso, Compass UOL, Deloitte, EBS-IT, Lanlink e Ninecon são todas nomeadas como Rising Stars – empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em um quadrante cada.

Uma versão personalizada do relatório está disponível na G&P e na V8.Tech.

O relatório ISG Provider Lens™ Oracle Ecosystem 2022 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página.

Sobre o ISG Provider Lens™ Research

A série de pesquisas em quadrantes do ISG Provider Lens™ é a única avaliação de provedor de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global do ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros apropriados (sourcing), enquanto os consultores do ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos do ISG. A pesquisa atualmente abrange fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre o ISG Providers Lens™ da ISG, visite esta webpage.

Uma série de pesquisas complementares, os relatórios ISG Provider Lens Archetype, oferecem uma avaliação inédita de fornecedores da perspectiva de tipos específicos de compradores.

Sobre o ISG

ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, o ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de telecomunicações; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança organizacional, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais digital-ready que operam em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, e pesquisa e recursos analíticos de classe mundial com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite http://www.isg-one.com/

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Fonte: BUSINESS WIRE



Anel de segmento, peça do motor, com defeito faz vazar óleo dos automóveis

O problema em uma simples peça traz consequências para o veículo. O motor de um carro é um equipamento bem complexo, funciona por conta do trabalho de diversas peças que atuam em conjunto, complementando funções

Apesar do tamanho reduzido, o anel de segmento é produzido com uma liga de aço misturada com carbono. Isso garante a resistência necessária para aguentar a pressão exercida pelo motor. O anel de segmento fica acoplado ao pistão nos motores a combustão, é responsável pela vedação do sistema. 

Quando o anel de segmento apresenta algum problema, acontece uma diminuição na potência do motor, aumentando o consumo de óleo e sofrendo com mudança nos gases que saem pelo escapamento. “Essa é uma peça extremamente importante para a saúde e o funcionamento do motor a combustão”, conta Leandro Freitas – diretor comercial  da Contagem Motorpeças.  

O anel de segmento possui três funções dentro do motor a combustão, controlar a quantidade de óleo nas paredes do cilindro, evitando que escape para a câmara de combustão. Assegurar a vedação do cilindro, impedindo, assim, que os gases da combustão cheguem ao cárter. E auxiliar no controle de temperatura do motor, facilitando a dissipação de calor entre o pistão e o cilindro.

De acordo com Leandro Freitas, são vários os motivos de deformações no anel de segmento, “Pode ser falta de manutenção, retífica incorreta,  falha de manuseio, lavagem do cilindro”, explica o diretor comercial  da Contagem Motorpeças.   

Ainda segundo Leandro, se for preciso trocar o anel, a escolha certa pode evitar problemas. Adquirir peças de baixa qualidade, compromete o funcionamento do motor, e traz mais prejuízos a longo prazo. “Por este motivo o consumidor precisa pesquisar a oficina que vai levar o carro, conferir as marcas das peças, e checar se a empresa é de confiança. É melhor gastar um pouco mais de tempo fazendo essa checagem, do que perder dinheiro no futuro”, relata Leandro Freitas.



Livro expõe lado “tóxico” do empreendedorismo a partir de relatos e casos reais

Com o objetivo de suscitar uma visão mais realista do ato de empreender, Ian Castro lança o livro “Como ser mais que um Empreendedor Medíocre: um guia (cínico) de sobrevivência ao empreendedorismo tóxico”. Baseado em situações e diálogos reais protagonizados pelo autor, a obra traça o perfil de diferentes tipos de empreendedores e oferece orientações para estabelecer boas relações comerciais com eles.

Em 2022, aproximadamente 2,7 milhões de empresas foram abertas, de acordo com o Painel Mapa de Empresas, publicado no portal Gov.br. Diante deste cenário, o autor se mostra preocupado com o preparo destes novos empreendedores para lidar com situações impostas pelo mercado – que, segundo ele, nem sempre são favoráveis.

“Uma vez que, hoje em dia, se discute absolutamente tudo e mais um pouco sobre empreendedorismo, da busca por sentido até a quantidade de ‘dígitos’ que seu negócio pode fazer em cinco dias, achei que alguém deveria expor e discutir também a mediocridade no empreendedorismo – sem grandes expectativas”, desabafa Castro.

A partir de casos vivenciados por ele, o autor define o que chama de “Empreendedores Medíocres” e os tipifica a partir de um sistema de classificação original, relatando: exemplos práticos de suas atitudes, orientações como identificá-los e dicas para o leitor lidar com eles. De acordo com o autor, a obra visa reduzir “reuniões improdutivas, incontáveis horas de ligações desnecessárias e muitas horas de trabalho menosprezadas”.

Castro ainda destaca que, em função da desinformação sobre empreendedorismo, sua própria trajetória profissional foi repleta de erros evitáveis. Por isso, ele não tem a “pretensão de se mostrar melhor que outros empreendedores, mas a intenção de prover ferramentas para que eles possam selecionar melhor as pessoas com as quais iniciam uma relação comercial e, principalmente, conduzir essas relações de forma mais saudável.”

Ainda segundo o autor, o livro deve ser tratado “não apenas como um manual de instruções, mas também como um guia de sobrevivência”, sua função é estimular o empreendedor brasileiro e contribuir para que o número de empresas extintas em 2023 seja menor que as 137.250 auferidas pelo Painel Mapa de Empresas em 2022.



Instagram para advogados: estratégias para atrair clientes permitidas pela OAB

As redes sociais são excelentes canais para que advogados possam marcar presença na internet e usufruir do marketing jurídico. Porém, os profissionais de Direito ainda são proibidos de realizarem propagandas diretas de seus serviços para captar novos clientes, por isso, muitas pessoas ficam receosas e acabam desistindo do uso das redes sociais.

A aplicação do marketing para esse ramo já foi uma atividade muito mais limitada, no entanto, o Conselho Federal da OAB liberou, em julho de 2021, o impulsionamento de conteúdos jurídicos nas redes sociais, além de autorizar a participação de advogados em transmissões ao vivo, as famosas “lives”, bem como o uso de ferramentas como chatbots e WhatsApp para atendimentos. 

O que muitos profissionais não sabem é que, apesar de a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) impor diversas regras para o uso das ferramentas digitais, não há proibição para o marketing jurídico, que deve ser aplicado para fins educativos, atraindo os usuários das redes sociais e potenciais clientes com conteúdos interessantes. 

No entanto, quando tentam marcar presença nas plataformas, além da dúvida sobre o que é permitido em uma estratégia de marketing para advogados, os profissionais também enfrentam um grande problema: a falta de tempo para planejar e compartilhar os conteúdos em seus perfis. 

É justamente nesse momento que entra uma grande novidade do mercado: as ferramentas que garantem automação e qualidade na hora de planejar um roteiro de conteúdo estratégico para ser aplicado nas redes sociais, garantindo uma boa linha editorial, periodicidade e interação. 

Segundo especialistas, essa ideia se encaixa perfeitamente para escritórios de advocacia, tendo em vista que nem sempre é fácil chegar até os clientes certos, mas eles podem encontrar serviços de advocacia através das redes sociais, sem que nenhuma regra da OAB seja ultrapassada. Para isso, basta reunir conhecimento, informações de qualidade e dedicação.

Através dos conteúdos educativos para advogados nas redes sociais é possível transmitir autoridade no assunto e confiança para quem precisa de serviços jurídicos.

Algumas das proibições para o marketing para advogados nas redes sociais incluem:

  • Referência direta ou indireta sobre valores de honorários, formas de pagamento, descontos ou reduções de preços como meio de captar clientes;
  • Anúncio de especialidades para as quais o profissional não possua título certificado ou especialização notória;
  • Divulgação de dados que possam induzir ao erro ou causar danos aos clientes;
  • Uso de expressões altamente persuasivas ou de autoengrandecimento, como, por exemplo: “Somos o maior escritório de advocacia do Brasil.”

Se todos esses aspectos são proibidos, como fazer um bom marketing nas redes sociais para advogados? A resposta pode estar na ponta da língua de especialistas em marketing e redes sociais. 

“Marcar presença nas redes sociais garante que o profissional construa autoridade no mercado em que atua”, é o que afirma Isack Wesller, especialista em Marketing Digital, CEO e fundador da Publiko

De acordo com Isack Wesller, os conteúdos jurídicos nas redes sociais podem atrair muitos clientes, desde que sejam estrategicamente distribuídos no feed do Instagram e stories. 

O profissional de Direito pode se tornar uma referência para o público-alvo devido ao conhecimento transmitido através das plataformas digitais, sem ferir as diretrizes da OAB. 

A partir do momento em que o profissional se torna uma referência com conteúdos altamente ricos em informações consistentes, os próprios seguidores compartilham as postagens, criando uma espécie de propaganda indireta e totalmente orgânica.

O especialista, que já ajudou centenas de profissionais do meio jurídico através da sua empresa Publiko, recomenda aos advogados que queiram se destacar nas redes sociais que sigam um conceito estratégico composto por três pilares, definidos por ele como ESCODI, sigla que representa:

  • “ES”, que faz referência à estratégia de conteúdo (seguindo um calendário diário que deve ser minuciosamente elaborado); 
  • “CO”, relacionado à parte de conteúdo, e;
  • “DI”, que faz referência à distribuição do material de marketing.

Embora cada rede social tenha suas próprias particularidades, existem algumas dicas que podem ser usadas para qualquer uma das redes. 

A primeira recomendação, e uma das mais importantes, é sobre como o conteúdo deve ser oferecido. Mais do que ser relevante, o conteúdo do advogado nas redes sociais deve conter algum diferencial. 

Existem centenas de profissionais que estão na mesma área do Direito, e que podem, perfeitamente, usar ferramentas com conteúdos prontos e de alta qualidade, bastando, para isso, escolher o melhor dentro da estratégia diária de conteúdo. Portanto, o segredo para se destacar é publicar posts de alta qualidade que se sobressaiam. 

É importante lembrar que, segundo as normas da OAB, não é permitido fazer comparações com outros profissionais no Instagram, e nem fazer promessas sobre serviços jurídicos. 

A segunda recomendação é a constância das postagens. Para que a presença digital do profissional jurídico seja concreta, não basta usar um perfil nas redes sociais, é preciso ser ativo e utilizar as ferramentas que a rede social disponibiliza. 

Segundo especialistas, todo profissional que se destaca nas redes sociais possui um cronograma estratégico de postagem, que pode ser feito pela própria pessoa ou com a ajuda de ferramentas que atendem especificamente o marketing jurídico e, além de tudo isso, ajudam o profissional a se destacar e economizar tempo.

“O profissional de Direito não precisa e nem deve fazer dancinhas do TikTok ou mostrar detalhes do seu dia como um influencer. Porém, ele pode manter o foco da profissão em meio de conteúdo estratégico”, é o que pontua Isack Wesller

Ainda que a Ordem dos Advogados do Brasil esteja mais flexível sobre o que pode e o que não deve ser compartilhado no ambiente digital, o marketing jurídico deve ser aplicado com estratégia e cuidado, e atualmente já existem ferramentas que oferecem: estratégia, conteúdo e automatização para as publicações, ajudando profissional de Direito a manter a constância e a qualidade nas redes sociais, ganhando aptidão e economizando tempo, aplicando métodos persuasivos em suas redes sociais em ferir as regras da profissão.



Recente pesquisa demonstra que viagens são o principal desejo dos consumidores

De acordo com uma nova pesquisa de consumo publicada pela American Society of Travel Advisors (ASTA), as viagens estão na mais alta posição da lista de desejos dos consumidores americanos, para além de todos os outros gastos projetados. Cerca de oito em cada 10 americanos (77 por cento) sinalizam que optariam por uma experiência de viagem em vez da aquisição de um computador, TV ou video game.

O estudo realizado demonstra que muitos americanos não estão apenas priorizando viagens, mas já estão planejando e, deste modo, afirmam estar dispostos a gastar mais para que isso aconteça. Do total entrevistado, 40% destacaram que “nada” os impedirá de tirar férias e 25% planejam tirar as “férias dos sonhos” nos próximos seis meses.

Quando a pesquisa analisa a percepção de retorno sobre o investimento, quase metade (48%) dos consumidores entrevistados considera que viajar é o melhor investimento em comparação com outras categorias de gastos, superando comprar um carro novo (21%).

A “viagem de recompensa” continua a ser uma tendência impactante, com 70% dos entrevistados garantindo que a viagem é uma recompensa pelo que eles “tiveram de lidar” nos últimos anos.

No Brasil, os números não são diferentes. Ainda que o dólar tenha se mantido alto e o preço das passagens elevado, a retomada da demanda por voos internacionais no Brasil cresceu em 2022, chegando a 77,8% em outubro, de acordo com os dados mais recentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No mesmo período, o setor doméstico, que se recuperou mais rapidamente, passou de 84,4% para 91,8%.

Empresas de turismo corroboram e comemoram a retomada das viagens internacionais. Atendendo e lidando diariamente com o crescimento desta demanda, Ricardo Mendonça, diretor da agência Next Seguro Viagem, garante que nos últimos meses a empresa tem experimentado uma curva expressiva de crescimento comercial e reforça que “os dados disponibilizados por ambas as referidas pesquisas traduzem com propriedade um movimento global pós-pandêmico: as pessoas ficaram por dois anos ou mais privadas de viagens e férias e agora, faz todo sentido, que este seja seu maior desejo imediato”.



PriceSmart anuncia projeto conjunto de plataforma de tecnologia com a Toshiba Global Commerce Solutions

A PriceSmart é o primeiro varejista da América Latina a adotar a Plataforma Comercial ELERATMda Toshiba Global Commerce Solutions, alinhadoàsua busca por transformar a experiência na frente de loja para os membros deste clube internacional de compras.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230116005119/pt/

PriceSmart is the first retailer in Latin America to adopt the ELERA™ Commerce Platform from Toshiba Global Commerce Solutions as the international membership warehouse club looks to transform its front-end experience for its members. (Photo: Business Wire)

PriceSmart is the first retailer in Latin America to adopt the ELERA™ Commerce Platform from Toshiba Global Commerce Solutions as the international membership warehouse club looks to transform its front-end experience for its members. (Photo: Business Wire)

“Estamos honrados que PriceSmart escolheu a Toshiba como sua parceira de transformação, tirando proveito do poder de nossa plataforma para reinventar seu ambiente de varejo e criar uma maior conexão com seus membros”, disse Bill Campbell, Vice-Presidente Sênior e Head de Vendas Globais da Toshiba Global Commerce Solutions. “Desde o início, a transparência e a comunicação aberta quanto ao objetivo geral do projeto, seus cronogramas e a abordagem da implementação foram fatores-chave para estabelecer este relacionamento.”

Como varejista altamente qualificado e tecnicamente experiente, o recurso de autocapacitação da plataforma ELERA foi crucial na decisão da PriceSmart de incorporá-la em toda sua área de TI da gestão de varejo. O recurso permite que reajam às rápidas mudanças nos negócios e na tecnologia, ao mesmo tempo em que incorporam novas funcionalidades e ofertas de forma ágil e autodirigida. Além disto, sua ampla base de operações em diversos países cria oportunidades únicas para melhores tempos de resposta.

“Selecionamos a plataforma ELERA para ampliar nosso escopo abrangente de serviços e ofertas a nossos membros”, disse Juan Ignacio Biehl, Vice-Presidente Executivo de Experiência Digital e Diretor de Tecnologia da PriceSmart. “Também foi importante para nossa equipe estabelecer e aprender juntos as bases da solução de software de PDV a fim de determinar recursos específicos para nossas necessidades de varejo.”

O lançamento irá começar ao substituir o atual sistema de PDV legado da PriceSmart pela plataforma ELERA. Com suporte da principal parceira de negócios da Toshiba, a Rhiscom, a Toshiba irá prestar serviços e atualizar o hardware e sistemas operacionais de varejista como parte de uma atualização abrangente de soluções de ponta a ponta. Líderes do setor em integração de sistemas, os desenvolvedores da Rhiscom irão ajudar a garantir uma implementação de software perfeita, que irá se estender aos serviços de consultoria e manutençãoàmedida que o projeto avança. O sistema operacional TCx®Sky da Toshiba também será instalado no novo hardware fornecido pela GBM, outro parceiro da Toshiba.

“Como líder mundial em tecnologia para lojas de varejo, esperamos trabalhar com a PriceSmart e nosso valiosa parceira de negócios, Rhiscom, a fim de oferecer uma experiência envolvente e única em seus clubes na América Latina”, prosseguiu Campbell.

A Toshiba continua conquistando o interesse positivo de clientes, parceiros e analistas do setor desde o lançamento da plataforma ELERA. Neste ano, a empresa foi nomeada como líder no IDC MarketScape, na categoria “Fornecedores Mundiais de Software de Ponto de Venda para o Varejo de Supermercados e Lojas de Alimentos”. Avaliação de fornecedores de 2022 (doc #US46743220, maio de 2022).”

Sobre a Toshiba Global Commerce Solutions

A Toshiba Global Commerce Solutions é líder global de participação de mercado em soluções integradas para lojas de varejo e a primeira escolha de varejo para soluções de comércio unificado. Juntamente com uma equipe global de parceiros comerciais dedicados, promovemos o futuro do varejo com soluções de comércio inovadoras que aprimoram o envolvimento dos clientes, transformam a experiência na loja e aceleram a transformação digital. Para saber mais, acesse commerce.toshiba.com e nos acompanhe no Twitter, LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube.

Sobre a PriceSmart

A PriceSmart, com sede em San Diego, possui e opera clubes de compras para sócios, no estilo americano, na América Latina e no Caribe, vendendo mercadorias e serviços de alta qualidade a preços baixos a seus associados. A PriceSmart opera 50 clubes de compras em 12 países e um território dos EUA (nove na Colômbia, oito na Costa Rica, sete no Panamá, cinco na República Dominicana, cinco na Guatemala, quatro em Trinidad, três em Honduras, dois em El Salvador, dois na Nicarágua e dois na Jamaica, um em Aruba, um Barbados e um nas Ilhas Virgens dos EUA). Além disto, a Empresa planeja abrir em 2023 um clube de compras também em San Miguel, El Salvador, e outro em Medellín, na Colômbia. Assim que estes dois novos clubes forem abertos, a Empresa irá operar 52 clubes de compras.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

PriceSmart, Inc.

Rosa Soto

Vice-Presidente de Comunicações Corporativas

rsoto@pricesmart.com

Toshiba Global Commerce Solutions

Elizabeth Romero

Diretora de Comunicações Corporativas

elizabeth.romero@toshibagcs.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Metas de Ano Novo contribuem com a saúde mental

Começa o novo ano e com ele aparece a lista de metas e desejos a serem cumpridos. Mas por que isso é tão comum? O que leva as pessoas a criarem essas listas quando um novo ciclo ou ano se inicia?  

 

Essa é uma época marcada pelos encerramentos de ciclos, finalizações de atividades, momento de balanço sobre o que funcionou e o que precisa melhorar e, consequentemente, aparecem os novos planos para o ano que se inicia.

 

Segundo Marina Tedeschi Cano, psicóloga da Vibe Saúde, “É quando entramos em contato com a ideia de que tudo tem começo, meio e fim, ou seja, fechamos um ciclo para iniciarmos uma nova fase.” 

 

A especialista ainda destaca que elaborar metas e pensar nos sonhos que se tem para o futuro são importantes para a saúde mental, pois são esses desejos que fazem as pessoas caminharem, olharem para frente, buscarem melhorias para a vida, refletirem sobre mudanças possíveis para se aproximar, cada vez mais, da vida que gostariam de ter o prazer de desfrutar.  Marina também reforça a diferença entre os sonhos e as metas e o que eles representam na busca pela vida desejada: “Os sonhos estão relacionados ao lugar onde queremos chegar. Já as metas são as etapas que precisamos realizar para conseguirmos alcançá-los”, diz. Um exemplo é quando uma pessoa quer estar bem fisicamente para não precisar utilizar remédios no futuro: ela pode ter como meta fazer exercícios físicos 3 vezes por semana e equilibrar a quantidade de açúcar que usa no dia a dia.

 

Como fazer a lista de metas para 2023 

 

Refletir sobre o ano que passou e relembrar pontos positivos e negativos são importantes para realizar mudanças.  Pensar nos sonhos, onde chegar e quais os passos para conseguir alcançá-los são o principal movimento necessário para alcançar objetivos.  

 

Marina enfatiza que menos é mais. “Escolha poucas metas que está começando, tanto as que sejam importantes para mudanças que precisa como também as que deve incluir para se aproximar dos planos futuros”. Segundo a psicóloga, colocar itens que estejam muito distantes do que é possível pode fazer com que a pessoa desanime e desista de tentar começar aos poucos, construindo as etapas: “Escolha metas que estejam alinhadas com o que quer e não com o que as outras pessoas esperam. Procure deixar a lista em um lugar que seja fácil de acessar para que você possa retomá-la sempre que precisar”, reforça.

 

Apesar de parecer simples, muitas vezes é comum que as pessoas desistam e até se esqueçam da lista que fizeram logo no primeiro mês. “Isso acontece porque quando as expectativas criadas estão além da realidade de cada um, então a frustração aparece rapidamente e o desânimo é certo.” Uma lista muito extensa pode colaborar para que isso aconteça, pois a ansiedade em cumprir esses itens pode fazer com que a pessoa paralise em vez de tentar realizar, uma vez que são apenas 12 meses para colocar em prática tantas metas.

 

Outra recomendação da especialista é sobre cada um entender melhor a própria realidade. “Vamos supor que seu objetivo seja ganhar mais dinheiro para conseguir viajar. Para isso, é preciso entender o seu cenário.” Nesse caso, por exemplo, a psicóloga sugere que sejam feitos alguns questionamentos: Existe a possibilidade de promoção no trabalho atualmente? Seria preciso encontrar um segundo trabalho ou mudar de área de atuação? Quais outros gastos precisam e podem ser reduzidos para uma economia? “Com isso, é possível delimitar seus objetivos para conseguir cumpri-los”, diz.   

 

A psicóloga da Vibe Saúde indica se conectar com os desejos, dores e processos internos, além de utilizar a terapia como uma ferramenta para autodescoberta. “Conseguir ter um espaço para falar do que sente, de medos e angústias, conquistas e habilidades, contribui muito para que, a cada ano, você se aproxime do que realmente traz satisfação para a sua vida.”

 



Delivery de alimentos cresce 89% em 2022 e aumentará 7,5% em 2023 no Brasil

Mesmo com os impactos econômicos que a pandemia causou, o delivery de alimentos no Brasil teve um alto índice de crescimento e a expectativa é aumentar ainda mais em 2023. 

Uma pesquisa feita recentemente pela consultoria Kantar, da Inglaterra, revelou que o Brasil é um dos países que está se recuperando mais depressa contra os impactos da pandemia. 

Segundo a Kantar, o delivery no Brasil saltou de 80% em 2020 para 89% em 2022. E a pesquisa feita pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), mostra que a expectativa é de que o delivery cresça em torno de 7,5% neste ano. 

De acordo com a Kantar, no ano passado, 32% dos brasileiros disseram pedir comida uma vez por semana, sendo que em 2020, esse percentual era de 28%. Essa mesma pesquisa classificou esse comportamento como “Heavy Buyer“, (os compradores pesados). 

Uma análise feita em toda a América Latina constatou que esse tipo de consumidor cresceu 66%. E quando se refere ao Brasil, o número de Heavy Buyers cresceu de 15% em 2020 para 28% em 2022, e 32% dos brasileiros optam pelo delivery de uma a três vezes por mês. 

Kantar também aponta que o perfil principal de consumidor que compõem esses dados são jovens de 25 a 34 anos, que moram em grandes cidades, dos quais 75% das compras realizadas são com descontos e uso de programas de fidelidade. 

Essa análise da Kantar mostra que 70% dos brasileiros compram por conveniência e 55% dos que têm maior poder aquisitivo decidem experimentar novos pratos. E quando se trata de uma análise mundial, as principais razões de realizarem compras de comida pelo delivery, a Kantar afirma que 25% alegam que escolhem o delivery para não ter que cozinhar em casa; 15% preferem fazer suas refeições na comodidade do lar, ao invés de ter que ir ao restaurante; 12% consideram uma forma de se dar um mimo; 12% porque o/a parceiro/a (ou filho/a) sugeriu; 10% desejam experimentar variedades de pratos e 9% querem comer algo que não sabem preparar.  

A pesquisa da consultoria Kantar afirma também que a culinária preferencial ao redor do mundo é a culinária de países ocidentais, como é o caso da pizza e hambúrguer, já que representa o número de pedidos de 47% da população mundial e 65% dos brasileiros. Além disso, 35% preferem comida chinesa, japonesa, tailandesa e coreana.

Diante desta análise comportamental do consumidor brasileiro, que sai em disparada na procura por hambúrgueres, Rodrigo Santos, coordenador da Gráfica GIV Online, que atende estabelecimentos que atuam com o sistema delivery de hambúrgueres e lanches em geral, de maneira personalizada, acredita que hoje as empresas estão cada vez mais variando seu cardápio, para atender diferentes gostos e estilos.

Segundo o Mercado & Consumo, uma das principais tendências para 2023 é o crescimento do “snacking behavior“, (os que preferem lanches), que foca em um tipo de público que faz várias pausas para lanches ao longo do dia, ao invés de focar apenas nas refeições principais, como almoço e jantar. O perfil de público é aquele que está trabalhando home office ou híbrido, e um público mais jovem de todas as classes sociais. 

E no ponto de vista da consultoria Galunion, o veganismo, a sustentabilidade e alimentação saudável seguem em alta, só que agora, com um tipo de comida que traz conforto e o resgate do prazer de comer, além de preços acessíveis e a manutenção das práticas de higiene.



Até 2026, 75% das empresas farão investimentos de inovação digital, aposta IDC

Pesquisas da International Data Corporation (IDC) revelam que até 2026, 75% das empresas líderes de mercado terão programas e investimentos de inovação digital estruturados e sistêmicos, que apoiam a inovação interativa contínua, permitindo crescimento, escala, agilidade e resiliência. Outra previsão da consultoria é que até o ano de 2024, as cinco principais empresas de cada setor serão aquelas que usaram tecnologia para inovar e sair de uma crise global, como recessão ou interrupção da cadeia de suprimentos.

No documento “FutureScape: Previsões sobre o futuro mundial da inovação mundial 2023”, a IDC também revela que até 2025, 85% dos CEOs de grandes empresas exigirão que seus líderes nas empresas forneçam informações baseadas em dados sobre a atividade de inovação, incluindo eficiência dos desenvolvedores e resultados de negócios.

Nesse cenário, empresas que não quiserem perder competitividade já sabem que o investimento em ferramentas de automação de processos, por exemplo, não pode mais ser adiado. Com 17 anos de experiência em implementação nos sistemas Enterprise Resource Planning (ERP), ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial na versão em português, Luiza Krause Corrêa Ogihara explica que os ERPs são importantes aliados na otimização de processos operacionais e no aumento da produtividade de um negócio.

“Os ERPs  possibilitam substituir diversas tarefas manuais por processos automatizados e integrados, diminuindo erros, melhorando a qualidade dos dados, eliminando o retrabalho e aumentando a produtividade e motivação da equipe, impactando diretamente a redução de custos”, enfatiza.

Ela comenta que a implementação desse sistema em uma empresa pode durar um período longo, dependendo do porte da organização. Segundo a profissional, erros de planejamento, definição de objetivos, levantamento de requerimentos inadequado, falta de envolvimento e engajamento das pessoas corretas nas equipes definidas para a implementação, estratégia de gestão de mudança ineficaz, entre outros fatores, podem causar ainda mais atrasos e insucessos.

Para uma implementação de um sistema ERP eficaz e que garanta o retorno do investimento, as empresas precisam primeiramente fazer a escolha adequada às suas necessidades, envolvendo as pessoas corretas desde o início. “Nesta etapa, é importante que se pesquise e documente os processos atuais da empresa, indicando requerimentos legais, gargalos, pontos críticos e os pontos fortes dos processos. Também é preciso indicar os motivos pelos quais um novo ERP é necessário, e quais problemas pretende-se resolver com o sistema”, diz, acrescentando que “ter essas informações documentadas de forma clara ajudará na etapa de definição de requisitos, garantindo que o ERP estará resolvendo os problemas certos”.

Outro fator a ser considerado é identificar quem são as pessoas que suportarão a escolha do ERP. Segundo a profissional, encontrar um sistema que funcione para a organização requer colaboração das pessoas que fazem parte do dia a dia dos processos e, também, de líderes tomadores de decisão. Além disso, ignorar esta etapa pode fazer com que a empresa perca requisitos ou funcionalidades importantes e necessárias aos principais departamentos, levando a planejamentos e tomadas de decisões incorretas.

“Alguns pontos chave a se considerar ao avaliar os requerimentos para o ERP: quais são os objetivos do negócio nos próximos anos? Quais áreas de negócio estão em expansão, redução ou transformação? Quais são os principais benefícios que um novo ERP pode trazer? Qual é o orçamento disponível? Ele é adequado? Quais são os pontos críticos de sucesso para a implementação do novo sistema?”, ressalta.

Os caminhos para implementação de tecnologia nas empresas exigem planejamento

De acordo com a especialista em implementação de ERPs, Luiza Ogihara, para que os investimentos em sistemas de automação e gerenciamento sejam eficazes e atendam às reais necessidades da empresa, é preciso desenvolver um plano de implementação que inclua todas as atividades necessárias para que o sistema seja implementado, desde levantamento e definição dos processos de negócios, passando pelo design da solução, execução da implantação, atividades de migração e conversão de dados, etapas de teste e atividades críticas de gestão de mudança organizacional.

Além disso, outro ponto chave para o sucesso de um projeto de ERP é a escolha do time de implementação, que deve incluir profissionais de diversas áreas da empresa, e de diferentes níveis de senioridade. Isso inclui altos executivos, gerentes de projeto, especialistas das diferentes áreas do negócio, pessoas que executam os processos de negócio no dia a dia, departamentos de TI, entre outros.

A profissional acrescenta que cada membro do time tem responsabilidades específicas, que são baseadas em sua área de especialização no tempo que cada pessoa terá disponível para o projeto. As responsabilidades de cada membro devem ser claramente comunicadas e entendidas de forma que todos saibam quem faz o quê. Além disso, é importante que a equipe seja engajada desde o início do projeto, para que todos os stakeholders sejam ouvidos e sintam-se responsáveis pelo sucesso da implementação.

Finalmente, outro fator crítico de sucesso, e que muitas vezes é negligenciado pelas organizações, é a elaboração e execução da estratégia de Gestão de Mudança. “A elaboração de um plano efetivo para a Gestão de Mudança é um aspecto crítico para o sucesso do projeto, pois a falta disso é uma das principais razões pelas quais as implementações de ERP falham. A implementação pode ocorrer de forma perfeita, dentro dos prazos e custos, e atendendo a todos os requerimentos do negócio, porém, o projeto fracassará se a adoção do novo ERP for pobre e se o mesmo não for bem utilizado”, alerta a Luiza Ogihara.



Mercado de implante dentário deve alcançar US$ 3,4 milhões nas Américas em 2023

O último relatório de mercado produzido pela Research and Market mostra que o mercado de implantes dentários em alguns países das Américas, abrangendo Argentina, Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, deve alcançar US$ 3, 4 milhões em receitas neste ano. Em 2022, segundo a empresa de pesquisas, o mercado movimentou US$ 3,2 milhões. Até 2030, estima-se um crescimento anual composto (CAGR) de quase 9%, com um montante que deverá chegar a US$ 6 milhões.  

Em todo mundo, a estimativa é que o mercado de implantes dentários deverá atingir US$ 18 milhões em receitas até o fim desta década. Além de estimar as receitas deste e dos próximos anos, a Research Market também analisou dados do segmento em alta, como design, tipo de implantes, preços, procedimentos, materiais, componentes e principais locais onde o tratamento é realizado. Neste caso, são laboratórios odontológicos, hospitais e clínicas e hospitais especializados em estética dental. 

O crescimento e a popularização dos implantes – que são opção para o uso de dentaduras, quando ocorre a perda de um ou mais dentes – se deve à evolução dos materiais e técnicas utilizadas. Algumas dessas técnicas conseguem garantir menos tempo de tratamento e maior conforto aos pacientes.

Com 12 anos de experiência na área de Odontologia, Gabriela Johana Montenegro Jaramillo Oliveira explica que uma das técnicas para implantes em áreas estéticas utilizadas em consultórios já possibilitam o implante imediato, logo após a extração do dente. Segundo a profissional, essa técnica vem sendo bastante utilizada em situações de perda dentária por reabsorção óssea avançada, cáries profundas abaixo da margem gengival, perfuração de raiz e fraturas recentes e tem sido bem aceita por parte dos pacientes, devido à redução do tempo de reabilitação, devolução da função e da estética desde a primeira cirurgia. 

“Na técnica utiliza-se o próprio arcabouço da extração como posicionamento tridimensional do implante, permitindo que a cicatrização do recém-extraído aconteça juntamente com a osseointegração do implante, diminuindo o tempo de tratamento e promovendo a estabilidade do nível gengival”, explica a dentista.

Gabriela Montenegro explica também que com o aperfeiçoamento da forma e do tratamento de superfície dos implantes, tornou-se possível a instalação de um dente provisório suportado no implante imediato recém-colocado, denominado carga imediata. Entretanto, vários fatores são determinantes para a execução desse protocolo, entre eles a estabilidade primária após a instalação do implante.

“Um correto planejamento, respeitando uma seleção criteriosa de pacientes e execução de técnica impecável, torna-se uma alternativa segura e previsível para o alcance de resultados satisfatórios, permitindo uma melhor preservação da reabsorção óssea pós-extração e tecidos moles (gengiva), estruturas importantes para o sucesso do tratamento”, ressalta.

Implantes dentários gratuitos são oferecidos pelo SUS 

Para quem precisa fazer um implante dentário e não pode pagar por um tratamento particular, o Sistema Único de Saúde, por meio do programa Brasil Sorridente, do governo federal, custeiam o tratamento na rede pública. Segundo informações do site Cartão SUS, para solicitar o tratamento é preciso ser maior que 18 anos, ter uma boa condição periodontal, possuir espaço protético e oclusão adequados, além de não possuir doenças sistêmicas.  

Outro critério exigido é possuir o Cartão SUS registrado em uma das cidades que possuam o programa Brasil Sorridente. Na cidade, é preciso buscar o posto de saúde mais próximo de casa e manifestar interesse pelo tratamento. Nesses locais, é possível agendar uma consulta com um especialista para avaliar a urgência do tratamento e solicitar exames. Essa consulta pode demorar de 30 a 90 dias. Casos como perda de dentes por conta de acidentes, ou perda de dentes importantes como os da frente, ou ainda, quando a mastigação está muito dificultada, têm prioridade.  

Os exames que costumam ser solicitados para avaliar a condição do paciente são: a radiografia panorâmica, que mostra a situação e altura do osso; e a tomografia computadorizada, em que é possível saber, com mais precisão, a altura e largura do osso, evitando surpresas desagradáveis e possibilitando um melhor planejamento cirúrgico. 



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