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Trutec comemora segundo ano de atuação na construção civil

A Trutec acaba de completar dois anos e já comemora os avanços tecnologicos da construção civil no país. Atuando como um ecossistema de construtechs e proptechs, a empresa conta com soluções que transformam a realidade das jornadas das obras, desde a gestão até os canteiros.

“As construtoras e incorporadoras utilizam as tecnologias para transformar a qualidade das obras. Além de toda a parte prática das funcionalidades das soluções, o impacto de nossas startups chega às métricas de ESG (Environmental, Social e Governance), pois influenciam em toda a cadeia de sustentabilidade”, diz Alexandre Quinze, CEO da Trutec.

Os números da atuação da Trutec comprovam este desempenho. Já são mais de 3000 obras utilizando a eficiência tecnológica das soluções, totalizando um valor de mais de 500 clientes atendidos em todo o país e no exterior. “Nossa perspectiva para finalizar este ano é um cenário muito positivo, esperamos crescer mais de 50% até o final de 2022”, conta Quinze.

As soluções chegaram para mudar o “mindset” de construtoras e incorporadoras sobre a forma de gestão das obras, compreendendo a necessidade de se pensar em todo o ciclo de vida da edificação. “Tanto trabalho e resultados como estes nos trazem a certeza de estarmos em um caminho promissor, com muito a ser conquistado ainda, mas evoluindo na direção correta”, conclui Quinze.



Montblanc apresenta smartwatch Summit 3: Luxo elevado para vestir no pulso

A Montblanc continua sua evolução na relojoaria inteligente com o lançamento do smartwatch Montblanc Summit 3, um novo relógio conectado totalmente dedicado ao conceito Montblanc´s Luxury Business Lifestyle.

A mais recente geração do smartwatch da Maison é uma expressão de luxo elevado com uma caixa feita à mão em titânio leve, mostradores configuráveis ​​inspirados na herança da Montblanc em relojoaria combinados com couro de bezerro feito à mão e pulseiras de borracha. O smartwatch Montblanc Summit 3 é equipado com a versão mais recente do Wear OS do Google e inclui uma variedade de aplicativos para atender às necessidades funcionais do seu proprietário.

“O smartwatch Montblanc Summit 3 leva a relojoaria inteligente de luxo a novos patamares, combinando materiais premium com todas as funcionalidades que nossos clientes precisam enquanto navegam em seu dia de forma mais contínua e eficaz. As opções de personalização também são extensas para refletir diferentes identidades de estilo”, diz Nicolas Baretzki, CEO da Montblanc.

O ápice da personalização
A linha inclui três versões do smartwatch: caixa Titanium Grey com pulseira de couro de bezerro preto e pulseiras de borracha azul; caixa Titanium Black combinado com pulseira de couro de bezerro preto e pulseiras de borracha pretas; e a caixa Titanium Bicolor emparelhado com um Montblanc Extreme 3.0, com pulseira de couro de bezerro verde britânico e pulseiras de borracha preta.

Já o mostrador do relógio possui opções de design a fim de refletir a personalidade do dono tanto quanto o próprio relógio. A elegância característica da Montblanc e a atenção aos detalhes foram transferidas para as novas adições de mostradores, dando ao proprietário do relógio ainda mais opções de escolha.

A coleção contém mostradores inspirados na herança relojoeira tradicional da Montblanc, como os mostradores Geosphere, Bohème ou 1858. Também inclui opções mais modernas e digitais, que unem beleza e tecnologia, proporcionando ao usuário insights úteis, como o monitoramento diário de suas metas de saúde.

Cada smartwatch Montblanc Summit 3 vem com uma pulseira de couro e uma pulseira de borracha para um visual mais casual. Além disso, uma variedade maior de pulseiras adicionais da linha Montblanc Summit e novos modelos complementam a seleção principal.

Transformando um estilo de vida rápido em um estilo de vida saudável
O smartwatch incorpora um conjunto de aplicativos de saúde com a capacidade de rastrear metas e insights de saúde e bem-estar. Inclui rastreamento de passos, monitoramento do sono, registrando as diferentes fases do sono e medição de oxigênio no sangue. O aplicativo de fitness evoluiu sua oferta com uma variedade de exercícios que podem ser rastreados para maximizar seu impacto ao longo do tempo.

Versatilidade para navegar melhor em todos os momentos da vida diária
Equipado com o Wear OS, o Montblanc Summit 3 utiliza o sistema mais comum atualmente, em que o proprietário pode adicionar todos os aplicativos necessários para atender as suas necessidades. O novo relógio oferece uma experiência personalizada e que melhora a vida para aproveitar ao máximo o dia. Você pode navegar pelo mundo passo a passo em seu pulso com o Google Maps ou usar o Google Pay como uma maneira rápida e simples de pagar em lojas em trânsito.

Atendendo a necessidade de desempenho duradouro dos clientes, o smartwatch Montblanc Summit 3 apresenta maior capacidade de bateria em comparação com o Summit 2, uma ampla gama de ferramentas de suporte para maximizar a experiência do ciclo de vida completo, bem como substituição de bateria pelo Montblanc Service.

Além disso, o smartwatch é entregue em uma embalagem de papel sustentável.

Preço e disponibilidade
O modelo já está disponível nas lojas e butiques da marca, e seu preço sugerido é a partir de R$ 10.149,00.

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Estudo indica que 90% das empresas possuirão data center este ano

O serviço de data centers está se tornando cada vez mais imprescindível no mundo dos negócios, seu uso é vital no suporte de cargas de trabalho de legado e aplicações com requisitos específicos.

De acordo com estudo da International Data Corporation (IDC) Brasil, aproximadamente 90% das empresas possuirão data center particular ou terceirizado no ano de 2022.

As companhias, na busca de otimizar sua performance, constataram ser fundamental a aquisição de um centro de processamentos de dados para manter as funções corporativas em funcionamento e proteger todas as suas informações.

Este sistema compreende e-mails, uso de ferramentas de gestão e relacionamento, banco de dados, ERP (Sistemas de gestão empresarial), Big Data, serviços de colaboração, inteligência artificial, entre outras coisas.

Segundo relatório divulgado pelo Grupo Dell’Oro, no mês de fevereiro, os gastos globais com infraestrutura de data center crescerão 10% nos próximos cinco anos, alcançando a marca de US$ 350 bilhões. Para o ano de 2022, pesquisa do Gartner aponta um aumento de 4,7% nas despesas mundiais com data center, chegando a U$ 226,4 bilhões.

Outro fator que impulsionou o uso de data centers no meio corporativo foi a pandemia, que ocasionou uma série de mudanças na estrutura do trabalho. Ernie Pickens, vice-presidente da CommScope, afirma que este ano algumas tendências do ano passado seguirão impactando os data centers: “O trabalho remoto e a migração para a nuvem sobrecarregam os data centers, gerando uma maior demanda de seus serviços pelas empresas”, diz Pickens.

Segundo o vice-presidente da CommScope, o trabalho remoto se tornará um estilo de trabalho padrão. “Todo o uso de videoconferência para trabalho, educação e entretenimento em 2021 teve um grande impacto no data center, e veremos essa tendência se expandir em 2022”, conclui o vice-presidente.



Dia dos Pais deve movimentar R$ 24,09 bilhões no comércio

A reabertura das lojas físicas e o retorno da rotina fora de casa sem nenhuma restrição devem incrementar as compras para o Dia dos Pais. A expectativa dos lojistas é movimentar R$ 24,09 bilhões no comércio nacional, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. Os dados mostram que pelo menos 63% dos consumidores – ou aproximadamente 101,8 milhões de pessoas – deverão comprar pelo menos um item para presentear seus pais nesta data.

A pesquisa também revelou que 34% dos entrevistados pretendem gastar o mesmo valor que em 2021. Já 29% desejam desembolsar mais, e 26% querem gastar menos. Entre os produtos preferidos estão as roupas (54%), seguidas de perfumes e cosméticos (37%), calçados (35%) e acessórios (25%).

Em relação aos canais disponíveis para compras, oito em cada dez entrevistados (66%) pretendem comprar em lojas físicas, principalmente em shoppings centers (35%), nos shoppings populares (17%) e em lojas de departamento (14%). No entanto, 34% dos consumidores entrevistados devem comprar a maior parte dos presentes pela internet, sendo 70% em sites e 30% em aplicativos.

O estudo mostra ainda que grande parte dos consumidores utilize o pagamento à vista (68%) ou parcelado através do cartão de crédito (32%). O cartão de benefício consignado Credcesta, oferecido aos servidores públicos, por exemplo, espera um aumento de 15% em relação ao uso do cartão. “As compras via cartão podem ser uma alternativa para aqueles que pretendem estender o prazo de pagamento ou pensam em comprar um produto mais caro e parcelar o valor”, afirma Fernando Mascarenhas, diretor comercial do Banco Master.



Obesidade pode agravar apneia do sono e outras doenças

A falta de um sono adequado é um problema cada vez mais presente na realidade do brasileiro. É o que aponta uma pesquisa recente realizada por professores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O estudo, publicado pela revista científica Sleep Epidemiology, entrevistou um total de 2.635 adultos em todas as regiões do país, constatando que 65,5% deles admitiram ter algum tipo de problema com o sono. A maioria, principalmente mulheres, alegou problemas como insônia, interação constante com smartphones e presença de outra pessoa com ronco ao dormir. 

No mesmo sentido, outra pesquisa científica aponta a frequência igualmente constante na população de outro problema correlato: a obesidade. De acordo com o estudo sobre o impacto da epidemia de obesidade no Sistema Único de Saúde (SUS), realizado por 17 pesquisadores do Brasil e do Chile, a parcela da população brasileira com excesso de peso aumentou de 42,6% em 2006 para 55,4% em 2019, podendo chegar a 68% em 2030. Já a soma das pessoas obesas saiu de 11,8% para 20,3% no mesmo período, com projeção para 26% daqui a oito anos. 

A associação entre obesidade e distúrbios do sono tem sido observada há muitos anos, por muitos outros estudos científicos realizados ao redor do mundo. De acordo com a professora Arlete Cristina Granizo Santos, do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), ela pode ser observada tanto em homens quanto em mulheres. Porém, o que diferencia entre os sexos é o período onde existe uma maior susceptibilidade para a apneia do sono. 

Nas mulheres, os fatores predisponentes, com destaque ao aumento do abdome, são mais prevalentes a partir da menopausa. “Nos estudos desenvolvidos nas duas últimas décadas sobre a associação da apneia obstrutiva do sono (AOS)  e seus efeitos no organismo, observou-se que há uma íntima relação dessa condição com a gordura visceral, com a influência da obesidade, sendo uma via de duas mãos. Isso significa que o aumento da gordura visceral pode causar a AOS, assim como a AOS pode influenciar de forma significativa o acúmulo da gordura visceral”, explica Arlete.

A professora afirma que no período pós-menopausa, devido às alterações hormonais, ocorre ganho de peso e aumento do depósito de gordura central na grande maioria das mulheres. O sobrepeso e a obesidade acarretam a diminuição da luz da coluna aérea pelo acúmulo de gordura entre as fibras musculares, aumentando a área de colapsibilidade na faringe, que originará os roncos e a apneia obstrutiva do sono. “Da mesma forma, o ganho de peso, através do volume abdominal maior  pelo acúmulo de gordura, compromete a expansão torácica durante os movimentos respiratórios reduzindo o gradiente de pressão, que leva à colapsibilidade da via aérea superior”, acrescenta. 

Arlete reitera que a qualidade de vida é muito afetada pelos distúrbios do sono. “O sono fragmentado como ocorre na AOS, não é reparador, prejudicando a rotina do portador de uma dessas afecções, pelo cansaço frequente, sono diurno excessivo, cefaleia e até depressão. Mais preocupante, é a instalação da síndrome metabólica com riscos danosos à saúde, que culminam com o diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica ou até mesmo um infarto agudo do miocárdio”, alerta. 

Como prevenir?

Para evitar os problemas causados pela apnéia e outros distúrbios do sono, a professora indica, inicialmente, uma avaliação médica otorrinolaringológica, a fim de descartar fatores obstrutivos na via aérea superior, que devem ser tratados. Doenças que favoreçam o acúmulo de gordura visceral e desequilíbrios hormonais também devem ser investigados e tratados.

As medidas para uma melhor qualidade do sono precisam ser tomadas, porém com os cuidados para um estilo de vida saudável, como uma dieta adequada e a prática de exercícios físicos. Evitar o tabagismo e uso de álcool, e o consumo de substâncias estimuladoras como café, chá preto ou chá mate, próximo do horário do sono, para o relaxamento adequado para o sono profundo. “Além disso, é recomendado não fazer refeições noturnas com grandes quantidades de alimento. O ambiente em que dorme é também muito importante. A temperatura e a iluminação devem ser adequadas, e não utilizar celular, computador ou iPad no momento em que se deita para dormir”, orientou Arlete.

(com informações da Agência Brasil)



Clean beauty: especialista comenta sobre beleza sustentável

A sustentabilidade se tornou um ponto crucial no mundo da beleza. O conceito de “clean beauty” ainda é novo, mas já vem fazendo sucesso entre os consumidores. Um exemplo do aumento do interesse por esse tipo de cosmético é o relatório de tendências da ABIHPEC e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o qual aponta que 41% dos brasileiros têm interesse em maior variedade de produtos de beleza e cuidados pessoais com ingredientes de origem natural.

Sabrina Rosa, presidente da De Sirius, empresa criadora de uma linha de produtos veganos, à base de ingredientes de origem amazônica, comenta sobre o impacto que essa tendência poderá causar no futuro. “O conceito de clean beauty (em protuguês, beleza limpa) refere-se a produtos que não prejudicam o corpo nem o planeta. Ou seja,  produtos veganos (livres de qualquer elemento de origem animal) e cruelty-free (sem testes em animais), fabricados majoritariamente com ingredientes naturais”.

Além disso, a especialista destaca que, para ser categorizado dessa forma, é preciso que os cosméticos sejam desenvolvidos com segurança em toda a cadeia de produção, focando na qualidade, além da origem dos ingredientes. “A ideia de clean beauty é, não somente cuidar da saúde do planeta, mas das pessoas. Assim, os cosméticos também não devem conter ativos que podem causar alterações hormonais, irritação cutânea ou alergias”.

A tendência já mostra seus efeitos na economia. Segundo relatório do British Beauty Council, o mercado global de beleza natural deve atingir 17 bilhões de libras em 2024 (cerca de R$ 127 bilhões). Além disso, de acordo com a consultoria Grand View Research, a venda de produtos de beleza orgânicos deve atingir US$ 25,11 bilhões até 2025 (cerca de R$ 136 bilhões). No Brasil, o mercado de cosméticos naturais já movimenta cerca de R$ 3 bilhões por ano.

Para Sabrina, o conceito de clean beauty deve continuar crescendo cada vez mais no mundo todo, tanto na economia, quanto no meio-ambiente. “O conceito de clean beauty veio para suprir as necessidades dos consumidores preocupados com a própria saúde e com a natureza, além de incentivar o consumo consciente em outros públicos que ainda não estavam familiarizados com o movimento. Essa tendência deve ter um impacto positivo no mundo todo, ainda mais no cenário atual de preocupação com o aquecimento global”, destaca.



Dia Nacional da Saúde: Rede de clínicas se unem em ampla campanha de check-up por preços reduzidos

Em anos em que a medicina e a ciência têm sido tão fundamentais no país e no mundo, celebrar uma data comemorativa relacionada à saúde é uma missão importante. No dia 05 de agosto, comemora-se no Brasil o Dia Nacional da Saúde.

A data foi escolhida em homenagem ao dia de nascimento do médico sanitarista Oswaldo Cruz – 05 de agosto de 1872. Cruz foi um importante personagem na história brasileira para o combate e erradicação das epidemias da febre amarela, peste bubônica e a varíola. Além disso, fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Federal, transformado em 1908 em Instituto Oswaldo Cruz.

Com um calendário de saúde bastante intenso, em que meses passaram a ser apropriados por órgãos e institutos para lembrar a população sobre doenças específicas, dar ênfase a uma data voltada à saúde global e sanitária também merece atenção e espaço.

Além de ser lembrada por organismos públicos e por uma agenda coletiva nacional do setor da saúde no país, instituições privadas também se engajam nesta causa. Exemplo disso é a iniciativa do Cartão de TODOS, que juntamente com sua rede de clínicas parceiras, a AmorSaúde, irão realizar uma campanha nacional na semana do Dia Nacional da Saúde.

De 01 a 05 de agosto, mais de 300 unidades e clínicas de todo o Brasil irão oferecer check-up (com exames de Hemograma, Ureia, Creatinina, Glicose, Lipidograma, TSH ultrassensível e Vitamina D, incluindo consulta com clínico geral) por R$ 99. O objetivo das empresas é incentivar mais de 17 milhões de brasileiros filiados ao Cartão e usuários da rede de clínicas a realizarem consultas e exames de rotina para prevenção de doenças.

Para mais informações, acesse o site.

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Rafinha Bastos tem o “Sim” do Governo Americano para virar residente

O humorista brasileiro, Rafinha Bastos, acaba de ter o seu visto americano que leva à residência permanente (Green Card) aprovado pelo Governo Americano. O comediante foi elegível pela categoria EB1 de habilidades extraordinárias, voltada a profissionais de destaque em suas áreas. A aprovação aconteceu em tempo recorde, nove dias, segundo a assessoria imigratória D4U USA Group, empresa especializada em vistos para profissionais e investidores nos EUA.

Segundo, Wagner Pontes, chairman da empresa, o comediante teve seu pleito avaliado em tempo recorde e seus prêmios e reconhecimento profissional na área foram fundamentais para essa aprovação.

A cidade escolhida para fixar moradia nos Estados Unidos foi Nova York, onde o brasileiro está ganhando reconhecimento por seu trabalho. “Como a nossa documentação havia demorado para chegar, estávamos apreensivos se o pedido seria aceito ou não”, explica o humorista. “Receber o telefonema da D4U com a confirmação do visto, foi um grande alívio. E já deixou avisado em vídeo de comemoração: Desculpa Nova York, eu não vou mais embora!”, brincou Rafinha Bastos.



Cadastro Positivo beneficiou 22 milhões de brasileiros com acesso ao crédito

Desde julho de 2019 no modelo de adesão automática, o Cadastro Positivo chega ao seu terceiro ano de vigência favorecendo 22,1 milhões de brasileiros com acesso ao crédito e registra penetração média nacional de 79% junto à população economicamente ativa. E esse número tende a aumentar, à medida que novos setores, como energia, saneamento e gás, com potencial de inclusão de quase 140 milhões de entrantes, completarem o envio de informações de seus clientes para o banco de dados do Cadastro Positivo. 

Só o compartilhamento das informações dos clientes do setor de telecomunicações, por exemplo, possibilitou a inclusão de 12,6 milhões de pessoas físicas e jurídicas no banco de dados. Os números foram divulgados ontem por Elias Sfeir, presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), em evento de comemoração pelo aniversário da iniciativa, em Brasília. 

A solenidade, que teve a participação dos presidentes dos birôs de crédito gestores do banco de dados do Cadastro Positivo (Boa Vista, Quod, Serasa, SPC e TransUnion), contou com apoio institucional da ABAC, ABRAFESC, Acrefi, ANFAC, CNDL, CNI, Conexis, Febraban e SINFAC-SP.

“O Cadastro Positivo consolidou-se como um direito do consumidor. Uma confirmação disso é que sete em cada 10 consumidores afirmaram ter uma percepção positiva sobre o Cadastro Positivo”, afirmou o presidente da ANBC. 

Ainda de acordo com os dados apresentados pela entidade, 94% das empresas de grande porte estão no Cadastro Positivo, já o índice referente às de médio e pequeno porte são 62% e 65%, respectivamente. Entre as microempresas, o índice corresponde a 42%, e MEIs, 13%. 

A íntegra da solenidade pode ser assistida no canal da ANBC no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=2-WdNBAdFI0

 

 



Arie Halpern: a internet 5G vai mudar vidas?

A internet móvel em padrão de velocidade 5G tem potencial para elevar uma métrica central para a transmissão de dados: a latência. O tempo para a transmissão de um pacote determinado de dados varia de 60 a 98 milissegundos com o atual 4G. Em 5G, o trabalho poderá ser concluído, dependendo das condições, em até menos de 1 milissegundo.

O ganho de velocidade na transmissão de dados – que pode ser de até 100 vezes – já está ao alcance dos habitantes de algumas cidades brasileiras. No cronograma traçado para a expansão dessa nova rede, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) postergou de 31 de julho para o dia 29 de setembro de 2022 o prazo para a disponibilidade do 5G em todas as capitais do país.

A expansão para todo o país, que está programada para dezembro de 2029, também depende de aprimoramentos de infraestrutura de telecomunicações e da garantia de disponibilidade de energia elétrica suficiente para alimentar os novos sistemas.

Estima-se que a elevação no consumo de energia pela nova rede poderá ser de até 3,5 vezes. Além disso, com maior velocidade e estabilidade das conexões, novos negócios e tecnologias disruptivas surgirão por meios digitais, o que significa uma maior demanda por energia, ao passo que será cada vez mais natural que empresas contem com seus próprios data centers.

Mas o que se está perdendo ou deixando de ganhar com eventual atraso na expansão do 5G?

Existem vantagens e possibilidades das tecnologias de Internet das coisas (IoT).

Apesar da crise internacional na cadeia produtiva de chips e semicondutores, decorrente da pandemia de Covid-19, cada vez mais todo e qualquer produto – entre bens duráveis e de consumo – tem tecnologia embarcada para se comunicar com aplicativos e realizar as tarefas de modo mais inteligente.

IoT

Carros autômatos, rastreamento de frotas de veículos, automação industrial, monitoramento de segurança, casas inteligentes etc… São projetados ganhos coletivos com o filão de tecnologias dedicadas às cidades inteligentes (smart cities), com o uso de sistemas que poderão oferecer melhor coordenação de modais de transporte, sinalização inteligente e coleta de informações relevantes para uma melhor administração das cidades.

O 5G, aliado à análise de dados e internet das coisas (IoT), também promete novas maneiras de personalizar os exames de diagnóstico clínico, reduzindo visitas hospitalares e custos médicos.

Atualmente, graças ao 5G, especialmente nos Estados Unidos e na Europa, o mercado de Testes no ponto de atendimento (Point-of-care testing – POCT) está dando passos significativos nas técnicas de monitoramento de glicose e insulina no sangue de pacientes diabéticos, elevando a qualidade de vida dessas pessoas a patamares inimagináveis.

É esse tipo de evolução da qualidade de vida – e muito mais – que está em jogo. Não se pode imaginar que maior velocidade de transmissão de dados e melhor qualidade de conexão são luxo ou meros detalhes.



Especialista avalia marketplace próprio como complexo, mas rentável

Os marketplaces vêm desempenhando papel fundamental no crescimento do comércio eletrônico no Brasil. Conforme levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e da consultoria Ebit Nielsen, em 2021 este setor teve alta acima de 70% no país, movimentando mais de R$ 130 bilhões e, disso, os chamados marketplaces tiveram 78% de participação, especialmente no segmento B2C.

O setor cresceu até mesmo acima do e-commerce em geral, alcançando taxa anual de 52%. Um resultado que, na análise de especialistas da área, se deve às possibilidades que esta modalidade traz às empresas dos mais diversos ramos, permitindo não apenas revenderem seus produtos em grandes sites, como Amazon, Americanas, Magalu e outros, mas também estabelecer canais próprios, onde podem também comercializar itens de outros parceiros. 

Um dos que compartilha desta opinião, Eduardo Oliveira, CEO da F1 Commerce, empresa especializada em plataformas para e-commerces B2B, B2C e marketplaces. Segundo o executivo, as ferramentas tecnológicas disponíveis atualmente permitem integrar diversos parceiros estratégicos em canais próprios, por meio de uma estrutura centralizada, o que dá vazão às companhias para operarem tanto nas vendas para outras empresas, quanto para o consumidor final. 

“O objetivo final, claro, será sempre o aumento do faturamento da empresa em cima de cada venda realizada”, comenta o especialista. “Para isso, é necessário estar munido de aparato tecnológico, que possibilite conectar clientes e lojistas através de um canal único, independentemente dos setores envolvidos. Afinal, estamos falando de uma intersecção que pode incluir desde associações comerciais e industriais, até empresas com foco em beleza, eletro, materiais de construção, moda, saúde, franquias, entre tantas outras”, explica. 

Na análise de Oliveira, trata-se de um mercado complexo, pois envolve desafios como a escolha de uma plataforma de marketplace com recursos que beneficiem os três agentes, gestor, lojista e comprador, além de passar pela integração de tecnologias, somando dezenas de APIs e ERPs de uma forma fácil e escalável, o que demanda alto conhecimento técnico e uma estrutura robusta de suporte. 

Por outro lado, a complexidade também traz consigo alta rentabilidade. “Nas vendas B2B, a tomada de decisão por parte do comprador é mais demorada. Primeiro, porque as empresas pesquisam e comparam diversos fornecedores e orçamentos, então uma solução é personalizar o conteúdo para cada cliente, oferecendo as informações técnicas de acordo com suas necessidades. A personificação do canal para cada processo depende também do parceiro tecnológico. Mas é um trabalho que compensa, pois são vendas para um público qualificado, que oferece grandes oportunidades”, avalia o CEO. 

Ainda segundo o especialista, também é fundamental que os lojistas e os gestores de marketplaces contem com painéis para acompanhamento personalizado e individual dos resultados, bem como façam o gerenciamento de comissionamento, melhor ainda se este for de forma automática. A divisão dos valores de venda e a comissão automatizada na mesma plataforma são também ferramentas indicadas.

Complementam a lista de dicas utilizar plataformas que estejam conectadas a datacenters de alta disponibilidade, para garantir as operações sem interrupções, e recursos tecnológicos como checkout único, buybox, regras de entrega e outras funcionalidades voltadas às vendas, gestão e crescimento dos marketplaces.

“Vale lembrar, ainda, que é preciso trabalhar com estoque próprio ou de terceiros, construindo um bom mix de produtos, compartilhando os custos entre os lojistas e conectando-os à  base de consumidores. A gestão dos processos e dos vendedores, potencializando experiências omnichannel e de marketplace com funções como gerenciamento de pedidos, comissionamento e promoções também é de suma importância”, finaliza.  



Como empresários podem aumentar o faturamento da própria empresa?

Passada a fase mais crítica da pandemia de Covid-19, em média, mais da metade (59%) das empresas ainda sofrem com a queda de suas receitas. É o que revela um estudo conduzido pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

De acordo com a análise, entre os MEIs (Microempreendedores individuais) essa taxa atinge 62%, ao passo em que, entre as MPEs, o percentual é de 53%. Neste panorama, Kelly Oliveira, CEO do Grupo Keeper – empresa de contabilidade e negócios empresariais -, afirma que há determinadas medidas que um empresário pode seguir para aumentar o faturamento de sua empresa.

Para facilitar o entendimento, a profissional compartilhou dezesseis dicas que podem ajudar a aumentar o faturamento empresarial nos tópicos a seguir:

1 – A primeira orientação de Oliveira para os empreendedores é receber o contador da empresa para que, de forma conjunta, seja possível criar estratégias seguras. Além do mais, nesse encontro o contador poderá compartilhar suas experiências.

2 – De acordo com a empresária, também é necessário apostar na redução de custos, mas sem perder a qualidade. “Não se trata de dispensar um colaborador, mas, sim, analisar taxas indevidas, reajustes contratuais não praticáveis e gerar guias de impostos maiores do que a prestação de serviços ou a venda”.

3 – Oliveira também chama a atenção para a necessidade de fazer novas vendas, realizar mais prestação de serviços e aproveitar seu público para outras oportunidades. 

4 – “Outrossim: na hora de escolher uma parceira, vale apostar em uma empresa que ofereça projetos personalizados, e não planos em massa. Assim, tudo que for fazer estará em harmonia com o que pode investir. Acaba sendo um trabalho mais minucioso e detalhado para ser realizado de forma correta”, esclarece.

5 – “Faça uma reciclagem com informações da rotina das atividades com sua equipe. Com o passar do tempo, é natural que seus colaboradores esqueçam algumas regras, acostumem com a rotina e passem a não entregar novidades ou a deixar passar despercebidas coisas importantes para seu processo. Por isso, rever a rotina com eles [colaboradores] ajuda a melhorar seus processos e fidelizar seu cliente”, afirma a especialista. 

6 – Neste ponto, Oliveira observa que é importante pedir a ajuda do contador para fazer auditoria nas contas e receber orientações para resolver cada situação. “Quando chegam as contas, não sabemos se o que estamos pagando está correto, ou não. Assim, a ajuda de um contador especialista fará com que o que for pago seja exatamente o consumido”.

7 – A CEO do Grupo Keeper também aconselha a terceirização do controle das empresas para gerir contratos e alguns projetos. “Em uma massa de bolo em que muitos colocam a mão, alguém pode esquecer de colocar o fermento – e o bolo não cresce”, exemplifica. “Em uma empresa, é a mesma coisa: centralizar assuntos com pessoas capazes de conduzir o processo traz segurança, agilidade e processos concluídos por inteiro”, articula.

8 – “Enquadre de forma correta sua empresa para pagar menos impostos. Conhecer cada regime tributário permite entender as taxas e suas vantagens. Desta forma, se você pagar menos impostos, seu lucro poderá ser melhor calculado”, acrescenta Oliveira. 

9 – Segundo a especialista, as empresas também devem se atentar para a gestão dos funcionários através de termos importantes que validem os compromissos concluídos com eles para diminuir demandas trabalhistas.

10 – “Acompanhe a falta justificada e não justificada de seu colaborador ‘x’ (versus) desempenho. A contratação existe pela necessidade de termos um profissional para ajudar a realizar as tarefas. No momento em que ele não está conseguindo dar resultado, é hora de criar uma estratégia”, explica.

11 – Para Oliveira, não se devem deixar de fora sistemas que integrem a contabilidade, a folha de pagamento junto com o relógio de ponto para assim facilitar o dia a dia.

12 – “Se for investir em franquia, pesquise os resultados e garantias. Saber escolher onde investir seu recurso financeiro te coloca à frente dos concorrentes: seja produto ou serviço, percentual de reajuste, valor a investir ou retorno compromissado, entre outros”, diz ela.

13 – Se houver parcelamento com a receita, prossegue, vale aproveitar as possibilidades de pagar com a redução de juros e multa. “Acompanhar diariamente as mudanças na legislação é importante, pois assim pode-se aproveitar alguns incentivos fiscais”, afirma.

14 – “Acompanhe o percurso do seu projeto e, ao ver que algo precisa ser alterado, não espere muito tempo para usar uma alternativa já prevista em seu projeto”, ressalta Oliveira.

15 – Quando o negócio precisar de crédito bancário é necessário alinhar, antes, o projeto com uma empresa especializada para direcionar para as melhores taxas, diz a especialista. “Além disso, uma empresa especializada poderá indicar o melhor caminho, o tempo de dedicação para o resultado e, até mesmo, os melhores bancos para cada projeto – e ainda contribuir com sua documentação, para que a empresa não ‘bata na trave’”.

16 – Para concluir, a CEO do Grupo Keeper afirma que as empresas devem ficar em uma posição estratégica e dividir suas responsabilidades. “Faça somente aquilo que conhece. Para o que não souber fazer, contrate um especialista”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: https://grupokeeper.com.br/



ONG constrói escola com 2,5 milhões de embalagens plásticas

Uma construção no Parque São Rafael, na Zona Leste de São Paulo (SP), mobilizou mais de 600 voluntários e demandou materiais como madeira reflorestada, chapas e telhas ecológicas – feitas com 2,5 milhões de embalagens plásticas -, além de caixas de leite recicladas. Como resultado, a metrópole ganhou a sua primeira escola construída de maneira totalmente sustentável.

Segundo informações da ONG Mangalô, responsável pela ação, ao utilizar madeira de reflorestamento, o projeto garantiu uma estrutura 100% renovável. Além disso, foi empregada tecnologia para transformar caixas de leite, canudos, tubos de pasta de dente e outras embalagens em produtos impermeáveis, de alta resistência e durabilidade, que foram utilizados nos revestimentos, conforme publicado pelo site Pensamento Verde.

A organização relata que as chapas e telhas ecológicas utilizadas na construção possuem alumínio em sua composição, elemento capaz de refletir raios ultravioleta, proporcionando conforto térmico às construções. Dessa forma, segundo a ONG, há uma diminuição no consumo da energia elétrica.

Ao todo, a entidade estima que o projeto sustentável gerou 95% menos resíduos, emitiu 90% menos CO2, usou 90% menos água e produziu 95% menos resíduos em comparação à construção civil tradicional.

Segundo Fernando Teles, fundador da ONG Mangalô, em entrevista ao Pensamento Verde, o “woodframe” sustentável também permite que os projetos de construção sejam feitos de forma mais ágil e com um custo reduzido: a agilidade fica em torno de 60% a 70% mais rápida, dependendo do projeto, enquanto que o custo total varia de 30 a 70% mais barato em relação à alvenaria.

“Se espalhássemos o método para todo o país, reduziríamos o déficit habitacional. Estamos ‘presos’ à alvenaria, que é poluente, cara e de difícil execução”, afirma. “A escola demonstra o quanto uma comunidade pode se beneficiar quando boas intenções, inovação e sustentabilidade se juntam em projetos de construção civil, servindo de inspiração para iniciativas similares”, complementa.

Rafael Juen, Head do Technical Center São Paulo da BrasALPLA, avalia de forma positiva a iniciativa da ONG que construiu a escola em uma área carente da capital paulista, utilizando 2,5 milhões de embalagens plásticas e caixas de leite recicladas.

“Cada vez mais, as ONGs vêm aplicando iniciativas de reciclagem de materiais descartáveis e madeira de reflorestamento. Também é importante que as prefeituras e os governos estadual e federal apoiem essas iniciativas e desenvolvam PLs (Projetos de Lei) para regulamentar os processos”, afirma.

Um novo olhar sobre o plástico

Para Juen, porém, boas intenções por parte de pequenos nichos da sociedade não bastam. “A reciclagem é um dever de todos os cidadãos e de respeito para com as próximas gerações. Além do mais, a reciclagem mostra como o uso do plástico pode ser melhor repensado, desfazendo o estereótipo de ‘vilão’”, afirma.

Ele destaca que o plástico, desde que não seja misturado com produtos não recicláveis, é um material versátil e que pode ser usado inúmeras vezes para o mesmo fim. “Nossa filosofia é que cada produto fabricado em plástico não seja misturado com materiais não recicláveis para que, dessa forma, uma garrafa ou uma tampa de plástico possa ser reciclada, e que volte a se fazer novamente uma nova garrafa ou uma tampa”.

Na visão de Juen, esse é o circuito ecológico ideal, pois mantém o plástico sempre como material não contaminante. “A ideia é que uma e outra vez o plástico volte a ser um material reutilizável. Para garantir um futuro melhor para todos, os governos poderiam implementar a ecologia e a sustentabilidade como matéria obrigatória, tanto no ensino fundamental e médio, como no superior”.

Para o Head do Technical Center São Paulo da BrasALPLA, não bastam boas práticas para manter o planeta sustentável. “Todos precisam aprender, desde crianças, o que fazer para conviver de forma sustentável e sem agredir o meio ambiente”, conclui Juen.

Para mais informações, basta acessar: https://repense.eco.br/



Evento do segmento pet reunirá mais de 400 marcas expositoras

Dos dias 17 a 19 de agosto o espaço São Paulo Expo recebe a PET South América. A feira é considerada um dos maiores eventos da América Latina voltados para negócios do segmento pet. De acordo com a organização, o evento contará com mais de 400 marcas expositoras de diversos nichos: nutrição animal, equipamentos e materiais hospitalares, acessórios, higiene e beleza, serviços de medicina veterinária, entre outros.

O espaço de exposição, que possui mais de 400 mil metros quadrados, reunirá profissionais da área com foco em ampliar conhecimentos e conexões através de apresentações e competição de tosa de diferentes estilos, congressos com temas atuais para veterinários, palestras sobre comportamento animal, gestão, entre outros. Ao todo, o evento programa cerca de 38 horas de conteúdo que buscam abordar e explorar as tendências do setor para os próximos anos. De acordo com o site oficial, a estimativa de participantes para este ano é de cerca de 21 mil pessoas.

“O mercado pet vem crescendo há décadas e entendemos que ainda há espaço para continuar esse crescimento por muito tempo. Participar da Pet South América é uma excelente oportunidade para compreender e conhecer mais ainda do ramo pet, além de ser possível o contato direto entre fornecedores e clientes”, comenta Giuseppe Ilario, CEO da marca Perigot e participante assíduo do evento.

Para Giuseppe, a participação das empresas em eventos específicos do segmento em que atuam faz a diferença. “Participamos há anos desta feira, estar a par do que é novo no mercado nos ajuda a definir onde devemos investir, como em tecnologia e inovação. Dessa forma, as linhas de produtos podem ser desenvolvidas a partir dessa troca de experiências com os visitantes e parceiros”, afirma.

Quem deseja comparecer ao evento deve fazer a inscrição no site oficial da PET South America. Os participantes que garantem a credencial antecipada podem dispensar a fila de credenciamento nos dias de feira.

Para saber mais, basta acessar:  http://perigot.com.br



Brasil é o 7º país com o maior número de empreendedoras

O Brasil tem cerca de 52 milhões de empreendedores, segundo dados do GEM (Global Entrepreneurship Monitor) 2020, coletados com apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e do IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade). Deste percentual, 30 milhões (48%) são mulheres, o que leva o país a ocupar a sétima nação com o maior número de empresárias.

De forma síncrona, indicativos da RME (Rede Mulher Empreendedora) apontam que mais da metade (55%) das empresárias brasileiras abriram negócios nos últimos 3 anos, em plena pandemia de Covid-19.

Para fomentar o empreendedorismo, o Ministério da Economia lançou no dia 8 de março a chamada “Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino”, iniciativa com três eixos de atuação: “desenvolvimento de mecanismos e do ambiente de negócios”, “educação empreendedora” e “transformação social”.

De acordo com o órgão federal, o programa inclui o programa “Brasil para Elas”, que pretende facilitar o acesso das mulheres ao crédito dos bancos federais, além de educação empreendedora. A iniciativa conta com o apoio do Sebrae e oferece consultorias, capacitação e qualificação.

Segundo a proposta, as micro e pequenas empresárias poderão contar com linhas de crédito especiais junto ao Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Basa (Banco da Amazônia). O BNB (Banco do Nordeste) e o Basa, por sua vez, atuarão no segmento de microcrédito.

Ainda de acordo com o plano, a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino visa oferecer apoio às brasileiras que não formalizaram seu negócio. Além disso, as cidadãs inscritas no CadÚnico (Cadastro Único), e que são beneficiárias do Auxílio Brasil, terão acesso a formações para aprender um novo ofício, investir em seu desenvolvimento pessoal e alcançar a tão sonhada independência financeira.

Rafaela Lopes, sócia-proprietária da Greew Transporte – empresa que presta transporte de mercadorias dos polos de confecções do Norte e Nordeste -, acredita que as iniciativas de apoio ao empreendedorismo feminino são assertivas e podem impulsionar, cada vez mais, os negócios das brasileiras de diferentes segmentos e portes.

“No pós-pandemia, pude observar um aumento significativo na quantidade de mulheres que começaram a empreender, e diversas amigas me procuraram para saber como é ser uma empreendedora e quais são os principais desafios. Nós, mulheres, temos potencial para sermos empreendedoras de sucesso, pois possuímos diversas características necessárias para os negócios, como inovação e resiliência – pontos-chave para quem empreende”, diz ela. 

Lopes confessa que, diante de tantos acontecimentos inesperados, às vezes bate o medo e a insegurança do que pode vir pela frente. “Ainda assim, com um bom planejamento e atenção ao que está surgindo, principalmente na área do digital e tecnologia, poderemos, sim, minimizar os riscos e ter um futuro cada vez mais promissor”.

Para a sócia-proprietária da Greew Transporte, as empresárias já estabelecidas no mercado têm um papel fundamental para auxiliar as empreendedoras que estão começando.

“Desde muito tempo, vemos os desafios que nós, mulheres, enfrentamos para conquistar o nosso espaço, independentemente do setor. Por isso, é necessário que haja uma ajuda mútua, já que mulheres à frente de negócios podem ensinar outras a empreender”, pontua. A empresa de Lopes auxilia pequenas empresárias oferecendo dicas de fornecedores. “Hoje, temos várias empresárias de sucesso no Brasil, e se elas conseguiram, todas podem conseguir”, articula

Para concluir, Lopes ressalta que todas as mulheres que empreendem – ou que desejam empreender – devem estar cientes de que a caminhada nunca será fácil. “Ainda assim, apesar de todos os desafios, quando você ver pessoas sendo impactadas pelo seu negócio de forma positiva, verá o quão gratificante é empreender”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/greew_viagens/



Agosto marca o Dia Nacional da Saúde: data homenageia Oswaldo Cruz

A primeira semana de agosto marca o Dia Nacional da Saúde. Comemorada no dia 05, a data foi instituída em 1967 através da Lei nº 5.352 e homenageia o médico sanitarista Oswaldo Cruz, nascido na mesma data, em 1872, além de alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde e da prevenção de doenças para a vida das pessoas.

A atuação do médico contribuiu para o combate e erradicação de epidemias como a peste bubônica, febre amarela e varíola. Em tempos onde a disseminação de informações era extremamente limitada se comparado com o cenário atual, o sanitarista propôs campanhas de saneamento, cuidados com a higiene e vacinação, o que, nos dias de hoje é consenso entre médicos e cientistas especializados em saúde pública.

Para Jonatas de Sena, vice-presidente comercial e de marketing do grupo Henry Schein Brasil, que tem entre suas marcas o e-commerce Utilidades Clínicas, é importante aproveitar datas como essa para falar sobre cuidados com a saúde que devem ser pontos de atenção para todos. Dessa maneira, a procura por profissionais da saúde deve ser realizada pelos cidadãos de forma preventiva e regular. “Além da prática de bons hábitos, a manutenção da vacinação em dia e a realização de exames de rotina, por exemplo, contribuem para uma saúde de qualidade. Assim como procurar profissionais da área, quando necessário, para esclarecimentos, torna-se igualmente um aspecto favorável para uma boa saúde”, afirma.

Cuidados em casa

Nos últimos tempos, algumas novidades, como o home office, crescimento do delivery e a telemedicina, gradativamente se incorporam à rotina dos brasileiros. Para exemplificar, segundo estudo publicado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), pelo menos 50% dos brasileiros realizaram serviços de saúde on-line no último ano.

No contexto de cuidado e prevenção, Jonatas comenta que o aniversário da marca em agosto destaca temas que promovem cuidados com a saúde. Além disso, o VP Comercial e de Marketing da Henry Schein também expõe alguns itens que podem contribuir para uma rotina mais saudável: “produtos para home care, como bolsa térmica, inaladores e nebulizantes, monitores de glicemia e colesterol, curativos, aparelhos de pressão, produtos para fisioterapia, ortopedia, dentre outros, colaboram para um dia a dia mais saudável”, complementa. 

De Sena ressalta que a identificação precisa e a orientação sobre os devidos tratamentos a serem realizados dependem de diagnósticos clínicos efetuados por profissionais da saúde, os quais possuem conhecimento, bem como materiais, aparelhos, instrumentos e equipamentos especializados para tais avaliações. Para ele, o cuidado com a saúde deve ocorrer por todos e ser observado cotidianamente.

Para mais informações, basta acessar: www.utilidadesclinicas.com.br



Vitamina B12 é importante para a nutrição dos atletas

Apesar dos vegetarianos estritos e veganos correrem um maior risco de ter deficiência de vitamina B12, já que o nutriente é encontrado exclusivamente em produtos de origem animal do qual esse público não se alimenta, estudos recentes apontam que 40% da população sul-americana apresenta baixa de vitamina B12. E entre os veganos, que não consomem nada de origem animal e não são suplementados, a deficiência está em torno de 50%. 

Os dados revelam que não há uma diferença tão grande da baixa da vitamina entre veganos e não veganos. A explicação pode estar no fato de que a B12 não é produzida pelos animais, tão pouco está presente nos alimentos vegetais, mas sim na externalidade do solo, uma vez que não faz parte do mecanismo fisiológico das plantas. 

Ela é sintetizada e fabricada pelas bactérias que estão presentes no solo, através do sistema de decomposição de folhas, frutos, raízes e animais. E para que seja bem absorvida pelo organismo, é necessário que haja acidez adequada no estômago, o que é tem sido cada vez mais raro nos dias atuais. 

É importante ressaltar que a absorção se dá pelo intestino delgado, por meio de uma substância produzida pelo estômago chamada “fator intrínseco”, que vai grudar na B12, viajar pelo intestino e ser absorvida no finalzinho do intestino, onde acontecem as absorções.

A deficiência de qualquer nutriente possui impacto direto no funcionamento do organismo, mas as consequências de uma deficiência prolongada da vitamina B12 são especialmente sérias. 

No caso dos atletas e pessoas que fazem atividades de alta performance, a carência da vitamina B12, que participa da formação dos glóbulos vermelhos, irá interferir de forma direta no desempenho esportivo, causando fraqueza, desânimo, respiração curta e fadiga. 

“Pensando no atleta o máximo de eficiência de oxigênio deve ocorrer. Na deficiência de vitamina B12, a síntese e maturação das hemácias ficam prejudicadas. O transporte de oxigênio, prejudicado. Consequentemente, performance prejudicada”, explica a nutricionista da Puravida, Alessandra Feltre. 

Por ser necessária também para a integridade das células do sistema nervoso, sua falta pode levar a sintomas como dificuldade de concentração, humor depressivo, confusão mental e problemas de memória. 

A importância de manter bons níveis de vitamina B12 

Auxilia no funcionamento do sistema imune – As células e os componentes dos sistemas de defesa do corpo também dependem de um bom aporte de oxigênio, que é transportado pelos glóbulos vermelhos.

Diminui os níveis de homocisteína – Uma pesquisa do Instituto de Química Clínica e Clínica de Nefrologia, do Hospital Universitário de Magdeburg, Alemanha, indica que a vitamina B12 é importante para diminuir os níveis de homocisteína no sangue, uma molécula indicadora de inflamação e de risco cardiovascular. 

Auxilia no metabolismo energético – Um dos sinais mais comuns de uma deficiência de vitamina B12 é uma persistente falta de energia. Isso se deve à função da B12 na formação de hemoglobina dentro dos glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo, incluindo órgãos, músculos e cérebro. Sem vitamina B12 suficiente, a produção de hemoglobina diminui e todos os sistemas ficam prejudicados.

Mas a B12 também contribui para que os alimentos possam ser absorvidos e utilizados pelas células, desempenhando um papel vital no metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos. É utilizada como cofator de enzimas que trabalham nesses mecanismos.

Auxilia no processo de divisão celular – A produção de DNA e de células é primordial para a formação e manutenção dos órgãos e processos fisiológicos. A vitamina B12 atua para que esses mecanismos ocorram de maneira regular e saudável.

As pessoas que fazem consumo de carne, leite e ovos, de alguma forma recebem a B12, pois a necessidade diária da vitamina é apenas de microgramas. Isso seria facilmente suprido se os alimentos, os frutos, fossem consumidos de forma direta do solo, mas é necessário higienizar, descascar o alimento para consumo, devido aos sérios riscos de contaminação biológica. Por isso, pode ser importante a suplementação. 

“Atualmente, existem algumas marcas no mercado, porém como se trata de uma vitamina hidrossolúvel, o corpo não consegue armazenar grandes quantidades para uso no futuro. Daí a importância de consumi-la diariamente, evitar as versões sintéticas e dar preferência às formas metiladas, que são mais naturais”, finaliza. 

A especialista ressalta ainda que a suplementação deve ser acompanhada por um profissional de saúde especializado na área metabólica.



5G chega a São Paulo: o que é e como impactará o nosso dia a dia?

5G network smart city background technology digital remix

 A tecnologia 5G já é realidade no Brasil, e São Paulo receberá o sinal, nesta quinta-feira, 08 de agosto. A previsão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é de que todas as capitais brasileiras recebam a novidade até setembro. Mas afinal de contas, que tecnologia é essa?

O 5G é um salto tecnológico quando se fala em conectividade à internet de alta velocidade. Com a nova tecnologia, muito mais dispositivos móveis poderão ser conectados simultaneamente em determinada região, com uma conexão até 100x mais rápida do que a atual rede 4G.

Com o 5G, poderão se popularizar, por exemplo, as geladeiras inteligentes que avisarão quando algum ingrediente ou alimento estiver em falta; ou ainda será possível dar um comando pelo celular para esquentar a água da banheira, antes mesmo de chegar em casa.

“Outro ponto muito positivo do 5G é o incremento da área de tecnologia. Com certeza muitos novos empregos serão gerados no futuro próximo com a nova tecnologia, em praticamente todas as áreas da Economia, nas cidades e no campo”, pontua diz Eder Carlos Amador, coordenador do curso de Ciência da Computação da Faculdade Anhanguera.

A seguir, o professor lista as perguntas mais comuns sobre a nova tecnologia. Acompanhe:

Como funciona o 5G?
O 5G no Brasil vai funcionar em faixas de frequência de quatro bandas: 700 MHz; 2,3 GHz; 3,5 GHz e 26 GHz. Os dados são transmitidos por ondas de rádio mais curtas, por isso, para a cobertura ser efetiva, é preciso um número maior de antenas distribuídas em um menor espaço geográfico – mas que transmitem os dados de forma muito maior e mais rápida. A tecnologia permitirá – acredite – que até 1 milhão de dispositivos estejam conectados em uma área de apenas 1km².

Quão mais rápido é o 5G?
O 4G atual funciona com velocidade média de 17,1 Mbps (megabits por segundo), e pode chegar a até a 100 Mbps. Já o 5g pode chegar ir de 1 e 10 Gbps (gigabits por segundo, ou 1 bilhão de bits por segundo), ou seja, até 100 vezes mais que o 4G. A comunicação (ou “tempo de resposta”, como chamam os profissionais da área) do 5G é bem mais rápido também: 1 a 5 milissegundos contra 50 a 70 milissegundos do 4G.

Meu celular vai funcionar no 5G?
Só aparelhos fabricados para usar a tecnologia poderão ter acesso à rede mais rápida. Se o seu aparelho só recebe o 4G, não poderá navegar mais rápido. A princípio, os telefones com a tecnologia tendem a ter valores mais elevados, mas com a popularização, a tendência é que os preços baixem.

O 5G vai acabar com o sinal das parabólicas?
Sim! As atuais antenas parabólicas, que funcionam nas frequências que serão ocupadas pelo 5G, não receberão mais o sinal das TVs abertas. Em São Paulo, por exemplo, a população de baixa renda que faça parte de programas sociais do Governo Federal pode aderir ao programa “Siga Antenado”, realizado por uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, que vai distribuir 27 mil kits digitais gratuitos: eles vão substituir as atuais antenas tradicionais para sintonizar os canais de televisão. As pessoas que já possuem TV por assinatura, antenas digitais e internas não sofrerão nenhuma interferência no sinal.

O Brasil inteiro vai ter acesso ao 5G?
Sim, mas isso pode demorar. O cronograma prevê que apenas no final de 2029 o sinal chegue a 100% dos municípios com até 30 mil habitantes.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Agência Digital entra para o Ranking Melhores Empresas de Minas Gerais

O Great Place to Work (GPTW) é uma consultoria global de autoridade que apoia pequenas, médias e grandes empresas a obterem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação.

Anualmente, o GPTW publica mais de 40 rankings, premiando as melhores empresas em âmbito nacional, regional, setorial e temático, e a Prod foi uma das empresas na lista das 51 Melhores Pequenas Empresas do Brasil. Esse é o segundo ranking conquistado pela agência só em 2022. 

A conquista do selo GPTW e de uma posição nas colocações são alguns dos mais importantes reconhecimentos para empresas que valorizam a cultura organizacional focada no bem-estar dos colaboradores, alto desempenho e inovação. 

Como o prêmio GPTW contribui para o cotidiano das empresas?

O objetivo da orientação do GPTW é colocar os colaboradores no centro da estratégia de negócios, oferecendo suporte e impulsionando o crescimento coletivo. 

As empresas certificadas com o selo são aquelas que trabalham, firmemente, o relacionamento em seu Código de Cultura, bem como a pluralidade, a conexão e a felicidade de suas equipes.

Por isso, a pesquisa de clima realizada pelo GPTW é um termômetro para a empresa aperfeiçoar seu clima organizacional, criando um ambiente de trabalho mais motivador para seus colaboradores – influenciando, diretamente, no seu desempenho e nos resultados excelentes.

Critérios avaliados pela GPTW

Para concorrer ao selo GPTW, uma pesquisa é respondida de forma anônima pelos colaboradores, avaliando 5 dimensões:

  • Credibilidade: mede o quanto os colaboradores sentem seus gestores confiáveis ao abordarem questões sobre as práticas de comunicação, competência e integridade existentes nessa relação;
  • Respeito: avalia como os colaboradores se sentem respeitados por seus gestores, levando em consideração a valorização profissional, colaboração e momentos de feedback;
  • Imparcialidade: entende o quanto os colaboradores consideram as práticas de gestão justas, igualitárias e imparciais;
  • Orgulho: considera o sentimento que os colaboradores têm em relação às suas funções no trabalho, ao time e à organização;
  • Camaradagem: analisa o sentimento de companheirismo e proximidade entre os colaboradores e suas equipes.

Ser reconhecida pelo GPTW deve ser motivo de orgulho e comemoração às empresas por garantirem, aos seus colaboradores, um ambiente de trabalho que permita crescimento e favoreça a saúde psicológica e o bem-estar.



Dori Alimentos divulga crescimento de 31% da receita bruta no segundo trimestre

O diversificado portfólio de snacks continua a impulsionar o crescimento da receita bruta de dois dígitos e a expansão da lucratividade da Dori Alimentos, permitindo à empresa entregar resultado recorde no segundo trimestre de 2022. A companhia obteve 31% crescimento da receita bruta, atingindo para R$ 398 milhões de faturamento, enquanto o EBITDA cresceu de R$ 35 milhões no segundo trimestre de 2021 para R$ 48 milhões no segundo trimestre de 2022 – um aumento de 35%. 

“Tivemos um crescimento de 62,1% no Lucro Líquido para R$ 28,2 milhões, e ampliamos nosso retorno sobre o capital investido (ROIC) de 19,7% para 20,5%. O crescimento veio de todos os canais de vendas, bem como da maior demanda por todas as nossas categorias de snacks”, explica Ronald Domingues, Diretor Administrativo Financeiro e de RI.

Segundo o executivo, as análises de resultado por canal de vendas apontam um crescimento importante do varejo (+27% QoQ), impulsionado pelo pequeno/médio varejo e distribuidores. Também houve uma melhora significativa na demanda de lojas de atacado tradicional (+31% QoQ), que se beneficiaram da forte recuperação do setor de eventos e festas.

Já em relação às categorias de produtos, os snacks de amendoim foram os que mais contribuíram para os resultados trimestrais, sendo a marca PETTIZ o carro-chefe da categoria. Esse desempenho pode ser atribuído principalmente às festas juninas, um dos períodos de vendas mais fortes para o setor de alimentos. 

Ainda nesse período, a Dori anunciou uma nova parceria de co-branding com a TABASCO, lançando um novo snack saudável de amendoim sem adição de óleo e temperado com o molho da marca do parceiro. “Essa combinação de duas marcas que são ao mesmo tempo tradicionais e inovadoras, permitiu-nos desenvolver um produto excepcional, focado na experiência do consumidor e pensado para várias ocasiões de consumo, com gramaturas desde 40g até 320g. Estamos muito otimistas quanto aos resultados futuros dessa colaboração”, conta Ronald.

Adicionalmente, a empresa segue cumprindo seu plano de investimentos e, já no primeiro semestre do ano, investiu R$ 33 milhões para a ampliação da capacidade de produtos de alto valor agregado e a modernização das instalações fabris e ambientalmente sustentáveis, com foco ESG.

 



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