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Solar Experience em São Paulo: O que é, como fazer a inscrição

O Solar Experience São Paulo é um dos eventos focados em energia renovável com foco nos integradores do setor de energia solar fotovoltaica.

Organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos, o Solar Experience é caracterizado como uma imersão técnica e pretende transformar a rotina do integrador que trabalha na área de energia solar do Brasil.

Na ocasião estão confirmadas 16 horas de programação, onde palestras dinâmicas a partir do conhecimento prático do palestrante será ministrada e a aplicação do conhecimento de fácil aplicação na rotina do participante.

A imersão terá formato 360 graus e busca promover a integração de conteúdo com alta qualidade, assim como networking de impacto, negócios, tecnologias e demais experiências de acordo com a organização.

Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG, destaca que o evento é caracterizado como uma nova experiência ao setor solar fotovoltaico, assim com bem diferente do que já foi apresentado até aqui.

“Entender o mercado é uma arte, é sempre um desafio, porém no mercado de eventos acaba sendo ainda maior porque além de ser feito tudo ao vivo, os fatores que podem levar o processo a ter algum problema são realmente muito fortes”, destaca.

O solar experience é um evento de mentoria. Nossa proposta é um evento onde os palestrantes fossem diferentes, não estivessem participando já em vários eventos ao mesmo tempo, trazer algo diferenciado de se trabalhar em bloco, com uma comunicação visual moderna, formato 360º. “Esse evento com certeza vai se tornar o maior evento de mentoria do setor de energia solar fotovoltaica e geração distribuída’’, diz Fraga.

Para quem o Solar Experience é destinado O Solar Experience é destinado a todos os integradores solares que desejam aprimorar seus conhecimentos técnicos. De acordo com Isaque Guanabara, CEO do Mercado Solar, o Solar Experience nasce para ser um conceito completamente diferente, propiciando um conhecimento real e aplicado para todos os integradores que participarem da imersão.

“Esse evento é a maior imersão técnica do mercado de energia solar fotovoltaica, onde nós temos palestrantes que vivem e são referência em cada um dos segmentos, trazendo novas experiências e referências do setor’’, destaca.

Neste caso entram conhecimentos voltados a aplicação de processos de engenharia e aplicação prática no que diz respeito aos novos modelos de negócios, projetos, instalação ao comissionamento, inovação tecnológica, regulamentação e desenvolvimento pessoal.

Onde acessar a programação
A programação do Solar Experience está disponível no site oficial do evento.

Na ocasião, uma simulação após a lei 14.300 está prevista no primeiro dia, onde o integrador aprenderá a como calcular a valoração dos créditos e payback, assim como aprender boas práticas de instalação e comissionamento, integração de equipamentos fotovoltaicos a diesel, pilotagem de drone, proteger o equipamento de surtos elétricos entre outros.

O segundo dia, por sua vez, prevê imersão em novos modelos de negócios em GD, bem como o integrador irá aprender a dimensionar e encontrar o público alvo de armazenamento de energia. Projetos de 3D, cheklist de avaliação para instalação de projetos em sistemas FV e mobilidade elétrica estão confirmados também.

Como realizar a inscrição
Para realizar a inscrição do Solar Experience em São Paulo é bastante simples. O integrador interessado pode acessar o site oficial do evento, bem como clicar sobre o botão fazer sua inscrição no canto direito superior da tela.

Vale destacar que o evento é uma parceria entre o Grupo FRG Mídias & Eventos e o mercado solar brasileiro, os quais tem em comum a atuação direta ou indireta na geração distribuída oriunda de fontes renováveis de energia. Sugestões ou dúvidas, por sua vez, podem ser encaminhadas aos e-mails contato@solarexperience.com.br e comercial@solarexperience.com.br



Cirurgia a laser é nova opção para tratar cisto pilonidal

Também chamado de cisto sacrococcígeo, o cisto pilonidal é uma doença relativamente comum em adolescentes e adultos jovens, geralmente observada dos 15 aos 30 anos de idade, acometendo o sexo masculino em 80% dos casos. Trata-se de uma inflamação crônica, localizada na região do cóccix. É bastante incômoda e dolorosa por ser com tratamento cirúrgico.

As causas da doença ainda são motivo de controvérsia, mas dentre as teorias mais aceitas estão atrito no local, inversão do crescimento do pelo e microtraumas, que levariam à inflamação crônica e formação dos cistos e trajetos fistulosos.

O cisto pilonidal fica localizado no cóccix, região acima da prega glútea, e devido à proximidade com o ânus e também com a parte final da coluna vertebral muitas vezes causa dificuldade diagnóstica e os pacientes costumam percorrer diversos especialistas antes de terem o diagnóstico corretamente firmado.

A médica Sônia Time, coloproctologista do Hospital VITA, em Curitiba (PR), explica que após o surgimento, o paciente fica suscetível a episódios de recidiva. Poucas pessoas não apresentam sintomas, porém a maioria delas sente dor devido à inflamação e em muitos casos há saída de secreção e abscessos que exigem cirurgias de emergência para drenagem. “Isso é bastante incômodo para quem sofre com o problema”, frisa a especialista.

Segundo a Dra. Sônia, a conduta definitiva para pacientes que sofrem com dor, desconforto e saída de secreção é o tratamento cirúrgico. No entanto, o procedimento convencional, com corte, apresenta um pós-operatório bastante temido por ser muito trabalhoso, devido à necessidade de curativos diários e de um tempo de recuperação longo, por volta de dois a três meses. Além disso, o problema apresenta um índice relativamente alto de recidiva, o que leva o paciente a postergar o tratamento definitivo.

Para minimizar o problema, uma moderna técnica de cirurgia minimamente invasiva, a cirurgia a laser, foi desenvolvida e já está presente como opção de tratamento. “A técnica, sem dúvida, vem mudando a qualidade de vida de muitos pacientes que sofrem com cistos pilonidais”, pontua a coloproctologista.

“Com o laser é possível realizar o procedimento cirúrgico sem cortes grandes, aplicando o laser nos trajetos internos do cisto, proporcionando cicatrização mais rápida, sem a necessidade de curativos trabalhosos, e de forma praticamente indolor”, revela a Dra. Sônia. A médica destaca também que o tratamento pode ser feito em esquema de hospital dia, ou seja, sem a necessidade de internamento, e com retorno precoce às atividades.

 



Mercado de cibersegurança 2023: principais tendências

O “Relatório de investigações de violação da Verizon de 2022” destacou que 82% das violações de cibersegurança foram causadas pelo “elemento humano”. Os executivos de serviços de TI apontam o treinamento de segurança para usuários, uma questão perene, como foco contínuo no mercado de cibersegurança em 2023 ou nos próximos anos. No outro extremo do espectro homem-máquina, o aprendizado de máquina se tornará uma tecnologia cibernética cada vez mais importante e orientará a geração emergente de produtos de segurança.

Outro aspecto das perspectivas de cibersegurança: 2023 provavelmente verá um aumento nos gastos, pois os executivos de alto escalão enfrentam uma pressão crescente para melhorar sua postura de segurança. A cibersegurança continua sendo a principal tecnologia para a qual as organizações esperam aumentar seus gastos nos próximos 12 meses, de acordo com a “Pesquisa de intenções de gastos com tecnologia de 2023” do Enterprise Strategy Group (ESG). Cerca de dois terços dos 742 profissionais seniores de TI entrevistados para o relatório de novembro de 2022 citaram a segurança cibernética como uma área destinada a um maior investimento. A segurança cibernética também ficou em primeiro lugar no relatório do ano passado. 

Aqui estão as cinco tendências para o mercado de cibersegurança no próximo ano.

5 Tendências no Mercado de Cibersegurança em 2023

1. Aumento do envolvimento da diretoria, foco no conselho

O aumento do risco legal em torno da segurança de TI aumentou a urgência do envolvimento dos líderes empresariais. Eventos como a condenação do ex-CSO da Uber em um caso de encobrimento de violação definitivamente chamaram a atenção dos CEOs.

É de extrema importância que os profissionais de negócios e de segurança estejam alinhados. Principalmente com o aumento de ataques cibernéticos nos últimos anos. “Apesar desses dois lados nem sempre estarem de acordo, 2023 provavelmente verá um envolvimento ainda maior entre os executivos de segurança cibernética e suas lideranças e conselhos de negócios”, disse Markswell Coelho, coordenador do IBSEC – Instituto Brasileiro de Cibersegurança, que atua com soluções de educação  em cibersegurança

Com um cenário de ameaças cada vez maior, a segurança cibernética tornou-se uma conversa em nível de diretoria, onde avaliar a prontidão, reduzir a superfície de ataque e gerenciar o seguro cibernético tornaram-se atividades altamente visíveis.

2. Transformação digital como uma rampa de acesso à zero-trust

Os projetos de transformação digital e modernização de TI criaram um terreno fértil para a adoção de zero-trust no próximo ano.

Markswell disse que também vê uma ligação entre essa transformação digital e o interesse crescente na zero trust. Ele acredita que os profissionais estão começando a perceber que podem implementar essa abordagem quando se modernizam, transformam as operações e migram para a nuvem.

“Você começa a avaliar o que pode ser descartado, o que pode ser mantido e o que pode ser substituído no seu sistema de cibersegurança. Esse momento de avaliação é o momento ideal para começar a construir essas diferentes práticas de princípios de zero-trust e padrões de design”, afirma Markswell.

3. Foco no treinamento do usuário e tecnologias de proteção

Markswell também afirma que os usuários finais continuam sendo o maior problema na cibersegurança. A necessidade de treinamento continuará a crescer, pois as empresas precisam educar e instruir seus usuários e responsabilizá-los para serem a primeira parada, a primeira linha contra ameaças no espaço de segurança.

No entanto, mesmo os usuários mais bem treinados ainda cometerão erros. Nesse cenário, a proteção do usuário é vista como uma tendência importante em 2023. Isso significa proteger as próprias páginas de login do usuário e monitorar as invasões de contas e senhas comprometidas.

Tecnologias como o reCAPTCHA Enterprise do Google e seus concorrentes podem detectar ataques de login baseados em bot e também sinalizar senhas vulneráveis como parte do processo de login do aplicativo. Essas ferramentas podem determinar se o hash de senha de um usuário foi detectado em um banco de dados de senhas violadas e enviar um sinal de volta ao aplicativo, solicitando que o usuário altere a senha.

4. A indústria utilizará ainda mais o aprendizado de máquina para reforçar a segurança

Markswell fala que outra grande tendência para a indústria em 2023 é o aprendizado de máquina. 

Ele acredita que as equipes de cibersegurança, com a falta de profissionais qualificados, terão preferência por ferramentas que investem em aprendizado de máquina para melhorar sua eficiência. De fato, esse tipo de tecnologia está abrindo caminho em áreas diversas como por exemplo para a detecção de anomalias. Nessa capacidade, o aprendizado de máquina pode complementar – e estender – as abordagens de segurança tradicionais, como contar com conjuntos de regras estáticas que as equipes devem selecionar e manter.

As equipes de segurança ficam cansadas, devido ao volume de dados de segurança que precisam vasculhar. O aprendizado de máquina pode ajudar os analistas humanos que podem perder sinais importantes em meio à enxurrada de alertas.

5. A atualização da segurança à medida que o trabalho híbrido se torna permanente

As organizações têm solidificado suas práticas de tecnologia de trabalho híbrido à medida que passam de medidas paliativas para um ambiente duradouro.

Tornando esse um estilo de trabalho permanente, serão vistos requisitos de segurança que se estendem não apenas do ambiente de escritório aos serviços em nuvem, mas também até os funcionários domésticos.

“Essa mudança cria uma necessidade de segurança de rede e visibilidade em configurações de trabalho remoto”, diz Markswell. O último pode incluir instâncias de rede maiores com switches e vários pontos de acesso. Esse pode ser o caso de executivos que precisam de algo mais parecido com uma sala de reuniões em seus locais remotos. A segurança no nível do dispositivo é outra camada importante no mercado de cibersegurança.

Mais informações: IBSEC



Cresce o preconceito contra lideranças femininas

O último Índice de Liderança Reykjavik, pesquisa anual que avalia a percepção do mercado quanto às lideranças femininas e masculinas, trouxe um panorama desanimador para as mulheres. Menos da metade dos entrevistados nos países do G7 (Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos) afirmaram estar muito confortáveis em ter uma mulher como CEO de uma empresa em seu país. A porcentagem ficou em 47%, o que destaca uma queda de 54% em relação aos dados de 2021. O relatório é promovido em parceria com a rede Women Political Leaders e a Kantar Public e entrevistou mais de 10 mil pessoas em 14 países. 

No Brasil, o cenário também se equipara. De acordo com o relatório Women em Business 2022, promovido pela consultoria Grant Thornton, mulheres ocupam apenas 38% dos cargos de liderança no país. Mesmo assim, quando comparado aos dados dos demais países da América Latina (35%), o Brasil se mantém à frente dos demais, ficando em quarto lugar no ranking global elaborado por esse levantamento. 

Para Cristina Boner, fundadora e presidente da ONG Associação de Mulheres Empreendedoras (AME), o mundo está lidando com o surgimento de uma nova geração de mulheres líderes de grandes competências. “Existem pessoas que se sentem desconfortáveis com mulheres no poder de grandes empresas e, também, na política. A diversidade aqui se aplicaria também a todas as minorias que têm acesso limitado a estes espaços de poder”, comenta Cristina. 

O mais recente Global Gender Gap Report, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), também constatou a baixa representatividade de minorias em cargos governamentais. No ranking “Empoderamento Político” o país se encontra na 104ª posição, o que reflete o baixo índice de mulheres ocupando cadeiras no parlamento nacional, que ficou em 14,8%. “É comum, para mulheres no início de qualquer carreira, ouvir conselhos como ‘para ter sucesso é preciso se portar e agir como um homem’. Por mais absurdo que isso possa soar, há um tempo atrás parecia fazer sentido, e ainda hoje este preconceito existe”, opina a especialista. 

Existem meios para enfrentar o paradigma

A criação de políticas públicas e, também, privadas, podem ajudar a melhorar a equidade de gêneros entre as equipes de liderança. Em relação à diversidade e inclusão, ainda segundo informações do relatório Woman in Business 2022,  existem dados com potencial de crescimento em aspectos como novas contratações femininas, promoção das mulheres, igualdade salarial e de gênero, criação de cultura inclusiva, entre outros. 

Desenvolver a capacidade de liderança também é uma competência profissional, inclusive, destacada pelo último The Future of Jobs Report da WEF, usado como referência mundial para projeções do meio corporativo. Segundo o relatório, entre as soft skills que serão mais requisitadas até 2025, “Liderança e Influência Social” estão em sexto lugar do TOP 15. 

“A mulher deve adquirir conhecimento técnico e capacitação, sempre. Mesmo assim, conhecer o seu íntimo não somente ajuda a instrumentalizar aquilo que se tem de melhor, como também aponta os caminhos para o aperfeiçoamento”, indica Cristina, que também atua com a capacitação de mulheres de baixa renda para ingresso no mercado de trabalho através da ONG AME.

Sobre o crescimento pessoal da mulher, a especialista traz uma recomendação: “A  inspiração feminina vem de muitos lugares e, agora, elas estão cada vez mais presentes nas cadeiras de CEO, nas revistas de negócios e em histórias inspiradoras. Mesmo assim, a maior referência deve vir de dentro de si mesma”, finaliza Cristina. 



Para que serve cada cor de lente para óculos de ciclistas

Os ciclistas sabem que a segurança é essencial quando se trata de pedalar. Além de usarem capacetes e roupas refletivas, muitos também optam por óculos de sol com lentes coloridas. Mas para que serve cada cor de lente?

A lente vermelha, por exemplo, é ideal para dias nublados. Ela ajuda a melhorar o contraste e aumentar a visibilidade em condições de baixa luminosidade. A lente amarela, por outro lado, é perfeita para dias ensolarados. Ela bloqueia a luz azul prejudicial e aumenta a claridade, tornando os objetos mais nítidos.

A lente cinza é a escolha mais comum entre os ciclistas, pois ela oferece proteção contra a luz ultravioleta e não distorce as cores. Já a lente verde é ideal para dias de muita claridade, pois ela ajuda a reduzir a fadiga ocular e aumenta a visibilidade.

Por fim, a lente marrom é perfeita para dias de muita claridade e para atividades ao ar livre, pois ela ajuda a melhorar o contraste e aumenta a visibilidade em condições de baixa luminosidade.

Em resumo, cada cor de lente para óculos de ciclistas serve para atender a diferentes condições climáticas e de luminosidade, oferecendo maior segurança e conforto aos ciclistas. É importante lembrar que é sempre recomendado usar óculos de sol com proteção contra raios ultravioleta para proteger os olhos contra os danos causados pela exposição prolongada à luz solar.



Bloco Califórnia anuncia line-up com 18 atrações

O pré-carnaval do Bloco Califórnia, em Ribeirão Preto, confirmou um line-up com 18 atrações para sua 6ª edição. O evento acontece no dia 11 de fevereiro, no Estádio Palma Travassos.
A cantora e dançarina Gretchen e a banda de axé Jammil e Uma Noites estão entre as atrações principais que se apresentarão nos trios elétricos que “puxam” os foliões.
A programação traz ainda outros ritmos como música eletrônica, funk, samba, pagode e sertanejo com as outras 16 atrações do line-up.

A rainha está de volta
De acordo com os organizadores, a volta de Gretchen ao Bloco Califórnia é uma “reivindicação” do público: ela se apresentou em 2019 no evento. A Rainha do Bumbum, agora também conhecida como Rainha da Internet, traz no repertório clássicos como “Conga Conga Conga”, “Freak Le Boom Boom”, além de seus novos sucessos.

Mais atrações
A abertura do Bloco Califórnia será comandada pelos batuques e ritmos das baterias universitárias, entre as confirmadas estão: Batesão e Dorotéia da USP-RP e Taquicardia da Unaerp.
Outro destaque da programação é o DJ Arana, participante do hit “É Só Um Lance e Lero Lero”. Já os DJs Japão, Fifonha, Duda Freitas, Turin, Baile do Big, Gaab, Bellini, Cassão, InBrazza, Leozinn e Rafa Santana trazem ainda mais mistura de ritmos.
Para os amantes do sertanejo, a cantora Anna Toledo apresentará um repertório de sucessos atuais, clássicos e músicas autorais.

Ingressos
Os ingressos da 6ª edição do Bloco Califórnia já estão disponíveis através do site do evento e também nos pontos de venda presenciais: Ophicina (Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, RibeirãoShopping e Novo Shopping) e Ophicina Footwear (Shopping Santa Úrsula).



Mais de 3,6 milhões de crianças têm excesso de peso

Dados do Ministério da Saúde, divulgados pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, mostram que, em 2022, mais de 3,6 milhões de crianças e adolescentes estavam com excesso de peso no Brasil, e 1 milhão desses casos foram considerados como obesidade. A falta de hábitos saudáveis é o principal fator que impacta diretamente na saúde de todos, inclusive das crianças e adolescentes. A obesidade contribui para o surgimento de outras doenças, como diabetes, problemas ortopédicos, distúrbios psicológicos, doenças cardiovasculares, hipertensão, infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

O sedentarismo infantil cresce a cada dia, principalmente durante as férias. Assim, é sempre importante ressaltar que a prática esportiva traz inúmeros benefícios à saúde, dentre os quais: combate o sedentarismo, a obesidade, previne as doenças citadas acima, estimula a convivência em grupos, desenvolve habilidades cognitivas, além de fazer bem para a autoestima e à saúde mental.

Durante as férias escolares há uma preocupação dos pais e dos professores com a falta de atividades que movimentam o corpo, mas essas atividades devem continuar sendo incentivadas pelos pais. A professora de Educação Física do Colégio Acesso em Campo Largo (PR), Vania Regina Sampaio Sávio, destaca que a rotina de estudos causa cansaço e estresse, e que o descanso durante as férias é necessário, mas atividades físicas devem continuar sendo realizadas. “É necessário realizar atividades que envolvam toda a família, tais atividades precisam ser divertidas e contagiantes, realizar atividades ao ar livre é uma ótima opção”, enfatiza.

Praticar exercícios físicos é importante para manter uma boa saúde física, mental, emocional e social, tanto de crianças quanto adolescentes. A prática melhora a capacidade cardiopulmonar, o desenvolvimento psicomotor de uma atividade sociabilização, a disciplina das regras do esporte, bem como a manutenção do peso adequado para idade. “Esses são os principais benefícios de manter uma atividade física, porém, é necessário ter cuidado e não exagerar nessas atividades. A criança não pode entrar de férias e usar todo seu tempo praticando atividades físicas. É necessário um equilíbrio”, alerta o pediatra do Hospital Santa Cruz/Rede D’Or, Ênio Luís Torricillas.

Apoio dos pais

Atividades prazerosas, como recreação, andar de bicicleta, de patins, andar, correr, fazer trilhas, enfim, existem muitas opções que podem ser desenvolvidas e incentivadas pelos pais, cujo apoio na prática de exercícios físicos durante as férias escolares é fundamental. “Realizar exercícios com quem amamos torna as atividades mais prazerosas, e também motiva a criança e o adolescente a ter uma vida mais saudável”, destaca Vania.

O hábito de fazer exercícios deve ser incorporado na rotina do dia a dia, principalmente para criança, pois este é o melhor método para combater a obesidade e as doenças originadas pelo sedentarismo. “É importante ver a aptidão que cada um de nós temos e ter o cuidado para evitar colocar a criança em uma atividade que ela não goste. Isso vai gerar frustração e desistência. Se a criança não gosta de jogar bola, não adianta colocar em uma escola de futebol. Procure uma atividade que ela goste de fazer pra que isso a incentive a se manter no esporte”, aconselha o médico.

Uso de telas

Com a pandemia, o número do uso de telas (celulares, tablets, vídeo games, entre outros) por crianças e adolescentes aumentou. O uso excessivo dessas tecnologias causa mudanças extremas no comportamento de crianças e adolescentes e que são muito significativas, pois alteram o comportamento causando irritação, depressão e dificuldade de aprendizado em muitas crianças.

Segundo projeção da World Obesity Federation, até 2030, 30% da população brasileira será obesa ou estará com sobrepeso. “Quanto mais tempo em frente às telas, seja de computador, videogame ou televisão, menor será o interesse por atividades ao ar livre com gasto de energia, sejam elas em grupo ou individuais. É necessário incentivar que as crianças gastem essa energia, que saiam, respirem, socializem. Não é recomendado mandar o filho jogar vídeo game para ter um pouco de sossego”, alerta o pediatra.

É importante que a prática de atividades físicas seja incentivada desde a infância, mas é preciso respeitar a vontade e a preferência da criança pela atividade escolhida. “Tais atividades desenvolvem um corpo saudável, fortalecem ossos e músculos, aumentam a força e a resistência, desenvolvem as habilidades globais, incentivam a convivência com outras crianças e trabalham a comunicação, mas para isso essas atividades devem ser divertidas”, acrescenta a professora Vania.

Brasil é o país mais sedentário da América Latina

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que 40,3% dos brasileiros são sedentários. Este número, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), elenca o Brasil como o mais sedentário da América Latina e o quinto no ranking mundial.

Os dados acima são preocupantes e a melhor forma de reduzi-los é a prática de exercícios físicos. O pediatra do Hospital Santa Cruz/Rede D’Or, Ênio Luís Torricillas, enfatiza que este hábito deve ser desenvolvido na rotina de toda a família e não apenas para os filhos, sejam eles crianças ou adolescentes. “A criança precisa de um exemplo dentro de casa e deve ter algum tipo de atividade que realize junto com o pai ou com a mãe, isso contribui também proximidade e fortalecimento do vínculo familiar”, destaca.

Em 2023, para quem pretende começar uma atividade física, é importante destacar que fique atento com a alimentação e deve se manter hidratado antes e durante a prática de exercícios, pois esses hábitos ajudam a alcançar resultados mais satisfatórios e a manter a saúde em dia. “Incluir frutas, verduras e legumes na alimentação é importante, pois esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais, água e fibras. As frutas têm sabor adocicado e protegem contra doenças, previnem a obesidade e garantem o desenvolvimento saudável, tanto dos pequenos, quanto dos adultos”, finaliza a professora de Educação Física na unidade Acesso Campo Largo, Vania Regina Sampaio Sávio.



Gi Group Holding anuncia aquisição da The Bridge Social

A Gi Group Holding anuncia sua 50ª aquisição em seus 25 anos de história, que está sendo celebrado este ano, com a aquisição da The Bridge Social, HR Tech focada na construção e ampliação de capacidades digitais para empresas multinacionais. Com forte presença na América Latina, a empresa conta com escritórios no Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo), Estados Unidos (Miami), Chile (Santiago), México (Jalisco) e Colômbia (Bogotá).

A aquisição é um marco na trajetória de crescimento da Gi Group Holding, empresa especializada em outsourcing, recrutamento & seleção e gestão de mão de obra. Desde 2020, a empresa concluiu 17 aquisições estratégicas, mais recentemente em dezembro de 2022 com a EUpro Holding AG (Suíça e Liechtenstein), assim como CVO Recruitment e Simplika na região do Báltico. No ano passado, a Gi Group Holding acelerou ainda mais sua expansão na América Latina ao adquirir a Stato, líder em outplacement e transição de carreira no Brasil; a Focun Group, líder em terceirização de processos e recursos humanos da Colômbia; e a Bruno Matarazzo Y Asociados, empresa de outplacement na Argentina.

“Damos as boas-vindas a The Bridge Social para integrar o ecossistema global de RH da Gi Group Holding”, comenta o fundador e CEO da Gi Group Holding, Stefano Colli-Lanzi. “Este é um passo muito especial na história de 25 anos de nossa empresa, que não apenas cresceu organicamente, mas também por meio de aquisições estratégicas que nos ajudaram a fortalecer nossa atuação em muitas regiões. Com esta última aquisição, nossa 50ª, estamos aumentando nossa oferta existente por meio da experiência em tecnologia e presença robusta da The Bridge Social na América Latina”.

“Unir forças com a Gi Group Holding é uma excelente oportunidade para expandirmos nosso alcance em novas regiões, segmentos e categorias da indústria. Além disso, planejamos aprimorar ainda mais nossa plataforma e tecnologia”, acrescenta o fundador e CEO da The Bridge Social, Bernardo Carvalho Wertheim.

A Stark, primeiro Investment Banking (IB) Digital do Brasil, assessorou a The Bridge Social na operação de M&A e o escritório Silva Schütz na área jurídica. A Gi Group Holding teve o suporte da LRI – Lautenschlager Romeiro e Iwamizu Advogados na área jurídica, da Rödl & Partner Consultores na área financeira e da Blackwood Capital na parte estratégica.

SOBRE A GI GROUP HOLDING

Fundada em 1998 em Milão, Itália, a Gi Group Holding é uma das principais prestadoras de serviços voltados à evolução do mercado de trabalho no mundo. Por meio de um ecossistema de soluções para RH e terceirização de serviços gerenciados que conta com sete divisões globais (Gi Group, Gi BPO, Wyser, Grafton, Intoo, Tack TMI e Jobtome) e duas locais (Gi Group Horeca e C2C), o grupo possui uma oferta integrada para empresas de todos os segmentos.

A companhia possui mais de 6.000 funcionários e, graças à sua presença direta e às suas parcerias estratégicas, está em mais de 100 países na Europa, APAC, Américas e África. No Brasil, a Gi Group Holding possui mais de 20 filiais e atua em todo o território nacional.

SOBRE A THE BRIDGE SOCIAL

Uma rede global para profissionais de tecnologia, UX e digital.

A empresa fornece soluções de talentos flexíveis, localizando, selecionando e realocando profissionais de seus países de origem para qualquer lugar do mundo por meio de serviços de contratação direta, Talent-as-a-service, Teams-as-a-service e gestão de pessoal. Tem como objetivo possibilitar a transformação digital através da criação de equipes ágeis e criativas para startups, agências, grandes empresas e consultorias.

 



Cinco tendências para as empresas de logística em 2023

Mais um ano começa e as empresas que estão em setores aquecidos precisam iniciar as movimentações de negócios, dando continuidade aos resultados vistos nos últimos meses. Para o setor de logística, que vem de anos sequenciais de crescimento, é importante que as empresas acompanhem as tendências em ascensão, ou aquelas ainda não identificadas em larga escala, para prolongar o bom momento.

As tendências que estarão presentes no setor de logística brasileiro em 2023 podem ter serventia para auxiliar desde startups até grandes empresas que atuam em diversas frentes. E isso é consequência do forte desenvolvimento que esse mercado viu no país nos últimos anos, com crescimento de 30%, segundo dados da Kantar.

Entre os tópicos que devem estar cada vez mais presentes nos planejamentos e investimentos das empresas, estão as plataformas e serviços de inteligência artificial e automatização, rastreio e monitoramento, entregas expressas, bem como soluções de eletrificação e sustentabilidade. 

Inteligência artificial e 5G

Apesar de já ser carta marcada há alguns anos, o potencial da inteligência artificial ainda não foi desbravado com profundidade – o que deve mudar esse ano, com o 5G enfim ganhando espaço na infraestrutura do país. A nova geração de internet pode auxiliar as empresas de logística a garantir que a IA tenha mais espaço, ampliando a internet das coisas e trazendo uma automatização nos processos operacionais.

Com a capacidade de conectar mais dispositivos e a maior velocidade de rede, será possível aprimorar plataformas e softwares que beneficiam a produtividade, atuando diretamente em redução de custos e falhas – que impactam diretamente nos resultados financeiros dessas companhias. Por outro lado, a comunicação entre motoristas e o setor de gestão de entregas será mais próxima.

Rastreio e monitoramento

Investimento em segurança também não pode ser negligenciado, por trazer benefícios para a empresa, entregador e cliente. A utilização de câmeras internas e externas, rastreadores nos veículos e softwares que monitoram o trajeto tanto das fábricas para centros de distribuição, quanto desses para o cliente final, vem sendo cada vez mais necessária para as companhias de logística.

Assim como para a inteligência artificial e automatização, o 5G novamente será um reforço para essas soluções, fazendo com que a empresa e o cliente possam ter acesso em tempo real às informações. Enquanto para a primeira possibilita estudar novas formas de melhorar trajetos, ampliar a multientrega e monitorar a segurança do motorista, o consumidor poderá ter confiança de que o pedido não será extraviado.

Entregas expressas e outros modelos

Em 2015, quando a gigante do comércio eletrônico, Amazon, lançou seu serviço de entrega no mesmo dia em alguns estados americanos, as varejistas entraram em polvorosa, visto que essa prática parecia de difícil aplicação e com custos elevados – mas que se bem feito, traria grande aumento nas vendas e clientes satisfeitos com a praticidade de comprar algo e receber poucas horas depois.

O sucesso dessa estratégia é conhecido por todos e por conta dela surgiu um novo tipo de serviço, às vezes concorrente e em outras complementar, que são os aplicativos de entrega. Essas plataformas permitiram com que desde restaurantes e farmácias até pequenas e médias lojas conseguissem se estabelecer no mundo online, fazendo entregas de qualquer tipo de encomendas.

Esse tipo de entrega, que o cliente faz um pedido e recebe em poucos minutos é chamado de expressa – sendo o aplicativo apenas um intermediador entre a loja e o consumidor. Entre as vantagens desse serviço está a agilidade na entrega e a praticidade do comprador receber o pedido sem sair de casa, enquanto as empresas não precisam estabelecer uma área logística própria, que costuma sair mais caro e demandar processos específicos.

Para 2023, a expectativa é que esse mercado enfim se consolide, visto que os últimos anos trouxeram muitos players para ele, como a startup Borzo, que recentemente completou seu primeiro ano de operação no Brasil, com mais de 3.2 milhões de entregas realizadas. Segundo análise da Fundação Getúlio Vargas, são cerca de 250 aplicativos disponíveis somente no Brasil fazendo esse tipo de serviço.

Sustentabilidade e eletrificação

Outra tendência que não tem como deixar de fora é sustentabilidade, e consequentemente, eletrificação da frota de veículos logísticos. Com as empresas cada vez mais interessadas em se tornar carbono neutro, é natural que oportunidades surjam nessa área.

Ademais, a logística sustentável também pode ser importante para gerar novas operações inteligentes, que reduzam custos. Uma das formas mais palpáveis atualmente são os veículos híbridos e elétricos, que chegaram à marca de 100 mil emplacamentos em 2022, e podem fazer parte da frota das empresas. Junto desses, motos e caminhões e vans também estão no processo de eletrificação e em breve terão parte relevante nesses dados.

Big data e analytics

Outra tendência que merece a atenção das empresas, são as plataformas de big data e data analytics, que cada vez mais vão fazer a diferença para as empresas que as utilizam. Segundo o Conselho de Profissionais de Gestão da Cadeia de Suprimentos, 71% das transportadoras e empresas de terceirização de logística acreditam que o uso do big data melhora a qualidade e o desempenho das operações. Aprofundando ainda mais, ambos desses setores acreditam que as decisões orientadas pelos dados monitorados são cruciais para as atividades da cadeia de suprimentos.

Ademais, as tendências apresentadas são apenas algumas das que devem movimentar o setor logístico neste ano. Além disso, o reforço na eficiência da última milha, investimentos em segurança cibernética para proteção das informações sensíveis dos clientes e consumidores e a capacitação de funcionários em tópicos mais ligados à área de tecnologia, não só ao operacional logístico.

Portanto, 2023 se apresenta como um ano promissor para o setor de entregas, mas que vai exigir das empresas e dos profissionais o acompanhamento de diversas inovações que vão estar mais presentes na área. Isso significa que será necessário um melhor alinhamento de estratégias, mas que se feito corretamente, trará um período de expansão e resultados positivos.

*Ana Sutil é gerente de operações da Borzo.



Consumidor deseja produtos personalizados, mostra pesquisa

O impulso para adquirir produtos e serviços é inerente ao consumidor brasileiro, e é impulsionado por datas comerciais como Natal, Ano Novo, Dia das Mães, dos Pais, Namorados ou mesmo eventos já incorporados ao calendário brasileiro, como a Black Friday. Apesar disso, um levantamento da Dessault Systèmes revelou que um fator é essencial para os brasileiros no momento de realizar uma compra: a personalização.

De acordo com a análise, 83% dos consumidores desejam produtos ou serviços personalizados, pois esperam que estes se adaptem às suas necessidades em questão de momentos ou horas. Ainda segundo a Dessault Systèmes, os consumidores se mostraram propensos a pagar, em média, até 25,3% a mais por um produto ou serviço customizado.

Para Diego Roque, responsável pela Ninja Brindes, empresa que atua com brindes promocionais, a pesquisa que indica um elevado interesse por produtos personalizados no mercado demonstra que os consumidores investirão em um produto se acreditarem que ele atenderá às suas necessidades.

“Os consumidores escolhem produtos com base em suas necessidades e desejos. Por exemplo, alguém que deseja perder peso pode comprar suplementos dietéticos ou shakes substitutos de refeição”, afirma.

Roque destaca que, quando uma empresa customiza seus produtos para satisfazer às necessidades dos consumidores, os produtos têm um poder de atração de um público mais amplo o possível. Com isso, o produto em questão se torna mais lucrativo para o negócio.

“Os produtos produzidos devem ser adaptados para atender a uma ampla gama de necessidades e desejos. Um spray repelente de mosquitos é um produto personalizado de acordo com as necessidades e motivações dos consumidores”, exemplifica.

Dessa forma, nas palavras do responsável pela Ninja Brindes, o consumidor pode escolher uma variante específica deste produto com base em seu nível de risco percebido e preferência por odores potencialmente desconcertantes.

“Ao adotar essa estratégia, o produtor maximiza o lucro enquanto atende às opções de personalização nas necessidades do consumidor”, conclui

Para mais informações, basta acessar: https://www.ninjabrindes.com.br/



Brasil se destaca no mercado de desenvolvimento de software

Conforme divulgado pelo relatório anual State of the Octoverse, o Brasil figura entre os três principais países com mais desenvolvedores de software no GitHub, plataforma de colaboração da atividade, fora dos Estados Unidos, ficando atrás apenas dos gigantes populacionais Índia, que registrou mais de 2,5 milhões de novos usuários na plataforma, e China, que abriga mais de 1,2 milhão de novos usuários. O dado foi apresentado no evento GitHub Universe, que ocorreu no final do ano passado. São cerca de 1 milhão de pessoas brasileiras desenvolvedoras que ingressaram no sistema em 2022.

Outros países da América Latina também registraram crescimento, segundo a apuração. Com aumento de 41%, a Argentina conta com 694 mil pessoas desenvolvedoras, enquanto a Colômbia, com 33%, dispõe de mais de 660 mil pessoas na subárea, e o Chile, que apresentou crescimento de 27% e mais de 345 mil usuários.

Leonardo Pasquali, CEO da Pasquali Solution (Brasil) e da Titan Clarity (EUA), observa que a subárea de Desenvolvimento de Softwares chama a atenção por sempre continuar crescendo, independentemente do momento econômico do país, mesmo que um pouco menos num cenário econômico desfavorável em geral. 

Sobre os investimentos na subárea, o especialista considera que “em um momento de crise, as empresas correm e decidem investir pensando em redução de custos, enquanto, em um momento positivo, as empresas tendem a investir para alavancarem seus negócios e continuarem a crescer”.

Pasquali, informa que o mercado de TI permanece aquecido há mais de duas décadas, algo que se deve, por exemplo, a empresas grandes que carecem de transformação digital mais robusta, além daquelas que já estão transformadas há tempos, mas que carecem de atualizações constantes e adequação às novas tendências tecnológicas.

Com relação à demanda crescente por profissionais qualificados na área de tecnologia da informação, de acordo com o estudo “Demanda de Talentos em TIC e Estratégia ΣTCEM”, publicado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), de 2021 a 2025, é estimado que as empresas de tecnologia tenham cerca de 797 mil vagas destinadas a pessoas formadas em cursos de perfil tecnológico – entretanto, o relatório também projeta um déficit anual de 106 mil talentos.

Corroborando com os dados relatados pela Brasscom, o CEO da Pasquali Solution afirma que já é conhecido o fato de existirem mais empregos do que profissionais da área. “É importante que as pessoas saibam que isso acontece no mundo todo, não é só no Brasil. É difícil contratar em geral para qualquer área de TI. Sendo, geralmente, mais difícil ainda contratar profissionais para as subáreas de desenvolvimento de sistemas e segurança da informação, por exemplo”, analisa o profissional.

Para os próximos passos como especialista em Ciência de Dados, Pasquali aponta que o poder decisivo tanto de consumidores quanto de empresários tende a se tornar dependente dessa tecnologia, dando margem de erro para todos os mercados que pretendem percorrer caminhos específicos.

Em análise final, o especialista afirma que “atualmente as tecnologias voltadas para o desenvolvimento de aplicativos mobile e aplicativos web permanecem possuindo a maior demanda dentro do mercado”.

Para mais informações, basta acessar https://www.pasqualisolution.com.br/ 



Cepton, Inc. Anuncia Conclusão de Investimento de US$ 100 Milhões da Koito Manufacturing

Cepton, Inc. (“Cepton”) (Nasdaq: CPTN), um inovador do Vale do Silício e líder em soluções lidar de alto desempenho, anunciou hoje a finalização de seu investimento previamente anunciado de US$ 100 milhões (o “Investimento”) de sua parceria automotiva de nível 1 a longo prazo e atual acionista da Koito Manufacturing Co., Ltd. (“Koito”) (TSE: 7276) em 19 de janeiro de 2023. O Investimento, na forma de ações preferenciais conversíveis, foi aprovado em assembleia especial de acionistas da Cepton em 11 de janeiro de 2023, sendo conversível a partir do primeiro aniversário da data de emissão, em ações ordinárias da Cepton a um preço de conversão inicial de US$ 2,585 por ação.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230120005058/pt/

(Graphic: Business Wire)

(Graphic: Business Wire)

“Estamos felizes em anunciar a conclusão do investimento em ações preferenciaisàmedida que aprofundamos nossa parceria com a Koito”, disse o Dr. Jun Pei, cofundador e diretor executivo da Cepton. “Planejamos implantar o capital adicional para ajudar a financiar nosso próximo estágio de crescimento, continuar a execução da produção em série e expandir nossos esforços de cooperação para ganhar programas OEM automotivos adicionais.”

“Estamos empolgados por finalizar nosso terceiro investimento na Cepton, que consolida nosso compromisso com a lidar e aumentar a segurança automotiva para motoristas em todo o mundo”, disse o Sr. Michiaki Kato, presidente da Koito. “Este é um ano importante para nós, pois trabalhamos para comercializar e fabricar nossos produtos lidar em escala. Temos um forte histórico com a Cepton como parceria e esperamos atingir nossa meta mútua de nos tornarmos líderes na lidar”.

Detalhes adicionais sobre a conclusão do investimento serão incluídos em um Formulário 8-K a ser apresentado pela CeptonàSEC (Securities and Exchange Commission).

Consultorias

A ICR Capital LLC atuou como consultoria financeira exclusiva da Cepton e a O’Melveny & Myers LLP atuou como consultoria jurídica da Cepton. A SMBC Nikko atuou como consultoria financeira exclusiva da Koito, bem como a Davis Polk & Wardwell LLP e a Nishimura & Asahi atuaram como consultorias jurídicas da Koito.

Declarações Prospectivas

Este comunicadoàimprensa inclui “declarações prospectivas” dentro do significado das disposições de “porto seguro” da Lei de Reforma de Litígios de Títulos Privados dos EUA de 1995. Declarações prospectivas podem ser identificadas pelo uso de palavras como “estimar”, “objetivo”, “planejar”, “projetar”, “prever”, “pretender”, “irá”, “esperar”, “antecipar”, “acreditar”, “buscar”, “alvo”, “marco”, “concebido para”, “proposto” ou outras expressões semelhantes que preveem ou implicam eventos futuros, tendências, termos e/ou condições ou que não são declarações de temas históricos. A Cepton adverte os leitores deste comunicadoàimprensa de que estas declarações prospectivas estão sujeitas a riscos e incertezas, a maioria dos quais são difíceis de prever e muitos dos quais estão fora do controle da Cepton, que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes dos resultados esperados. Estas declarações prospectivas incluem, mas não estão limitadas a, declarações sobre os benefícios potenciais do investimento, inclusive quantoàposição financeira da Cepton e capacidade de executar metas de comercialização e implantação no mercado de massa. Estas declarações prospectivas não devem ser consideradas como representando as avaliações da Cepton em qualquer data posterioràdata deste comunicadoàimprensa. Como consequência, confiança indevida não deve ser depositada nas declarações prospectivas. A Cepton não assume nenhuma obrigação de atualizar qualquer declaração prospectiva para refletir eventos ou circunstâncias após a data em que a declaração é feita ou refletir a ocorrência de eventos imprevistos.

Sobre a Cepton

A Cepton é uma empresa inovadora do Vale do Silício de soluções baseadas em lidar para o setor automotivo (ADAS/AV), cidades inteligentes, espaços inteligentes e aplicações industriais inteligentes. Com sua tecnologia lidar patenteada, a Cepton visa conduzir a tendência dominante lidar e obter uma abordagem equilibrada para desempenho, custo e confiabilidade, enquanto permite soluções de percepção 3D escaláveis e inteligentes em todos os setores.

A Cepton recebeu um importante prêmio de produção em série ADAS lidar com a Koito no negócio da General Motors. A Cepton também está envolvida com todos as 10 principais fabricantes de equipamentos originais mundiais.

Fundada em 2016 e liderada por veteranos do setor com décadas de experiência coletiva em uma ampla gama de tecnologias avançadas de lidar e imagem, a Cepton tem foco na comercialização do mercado de massa de soluções lidar de alto desempenho e alta qualidade. A Cepton tem sede em San José, CA e possui um centro de excelência em Troy, MI, que fornece suporte local a clientes automotivos na área metropolitana de Detroit. A Cepton também está presente na Alemanha, Canadá, Japão, Índia e China para atender a uma base mundial de clientes em rápido crescimento. Para mais informação, acesse www.cepton.com e siga a Cepton no Twitter e LinkedIn.

Sobre a Koito

Sob a mensagem corporativa “Iluminação para sua Segurança”, a Koito Manufacturing Co., Ltd. (Koito) vem marcando uma história de liderança em iluminação automotiva desde sua fundação em 1915. Hoje, o Grupo Koito é composto por 31 empresas localizadas em 13 países, fornecendo produtos e serviços a clientes ao redor do mundo, mediante uma rede internacional liderada por cinco grandes regiões (Japão, Américas, Europa, China e Ásia). Seus produtos, reconhecidos pela alta qualidade e tecnologia avançada, são amplamente utilizados pelas montadoras do mundo todo. A empresa vem respondendoàfutura transformação da mobilidade através do desenvolvimento de tecnologias de iluminação de última geração e equipamentos relacionados, sistemas de controle e produtos, materiais e métodos de produção ecologicamente corretos. Para mais informação, acesse www.koito.co.jp/english.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contatos da Cepton, Inc.

Investidores: InvestorRelations@cepton.com

Mídia: Faithy Li, media@cepton.com

Contatos da Koito Manufacturing

Departamento de Relações Públicas, kouhou@koito.co.jp

Fonte: BUSINESS WIRE



Bacardi planta uma árvore para cada funcionário em comemoração a seu 161o aniversário com um presente ao planeta

A Bacardi Limited, de propriedade familiar, comemora seu 161o aniversário com um presente para o planeta e sua população. A maior empresa privada de bebidas alcoólicas do mundo irá plantar uma árvore para cada funcionário para apoiar a biodiversidade, ajudar as comunidades locais e captar um total de 2,5 milhões de kg de CO2 durante o tempo de vida das árvores.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230201005056/pt/

Bacardi CEO Mahesh Madhavan and Chief Supply Chain Officer Dave Ingram plant a cedar sapling in Bermuda – part of the company’s initiative to plant a tree for each of its employees to celebrate 161st anniversary. (Photo: Business Wire)

Bacardi CEO Mahesh Madhavan and Chief Supply Chain Officer Dave Ingram plant a cedar sapling in Bermuda – part of the company’s initiative to plant a tree for each of its employees to celebrate 161st anniversary. (Photo: Business Wire)

Esta semana, cada pessoa da empresa irá receber uma garrafa da edição de aniversário da BACARDÍ® Carta Blanca, completa com um QR code que permite plantar sua própria árvore e acompanhar seu progresso e impacto positivo mediante uma plataforma online.

A iniciativa faz parte do esforço contínuo da Bacardi de ser a empresa internacional de destilados mais responsável do mundo. Através de seu extenso programa Ambiental, Social e de Governança (ESG), Good Spirited, a empresa realiza ações ousadas para restaurar comunidades, revitalizar ecossistemas naturais e revolucionar o modo como faz negócios.

“Como empresa familiar, fazer a coisa certa está em nosso DNA, e todos nós da Bacardi compartilhamos esta paixão por cuidar do meio ambiente”, disse Mahesh Madhavan, diretor executivo da Bacardi Limited. “Ao criar nossas próprias florestas Bacardi, podemos nos orgulhar de ter nosso próprio impacto positivo e ser parte do legado de nossa empresa durante os próximos 161 anos e mais além.”

As árvores serão plantadas na Índia, Nepal, Indonésia, Equador e Madagascar, com 11 espécies diferentes cuidadosamente selecionadas para maximizar os benefícios a cada localidade e comunidade.

Os locais de plantio de árvores representam áreas onde a Bacardi obtém alguns dos vegetais e ingredientes crus utilizados ao elaborar de seu portfólio de bebidas premium, que inclui rum BACARDÍ, gim BOMBAY SAPPHIRE®, vodca GREY GOOSE®, tequila PATRÓN®, vermute MARTINI® e uísque escocês DEWAR’S® Blended.

“Nós nos preocupamos profundamente com os agricultores que cultivam nossos belos ingredientes e temos muito orgulho dos profundos relacionamentos que formamos durante décadas com estas comunidades”, disse Dave Ingram, diretor de cadeia de fornecimento da Bacardi Limited. “Plantar estas árvores em suas portas é outro modo de retribuir, pois investimos em seu futuro e na proteção do meio ambiente para as próximas gerações.”

Para marcar o 161o aniversário, a Bacardi também irá plantará 161 coqueiros em Porto Rico, sede da maior destilaria de rum premium do mundo, onde o rum BACARDÍ é produzido. As árvores irão ajudar a regenerar e proteger uma praia localizada perto da destilaria de rum BACARDÍ, uma área que sofreu danos significativos por furacões nos últimos anos.

A iniciativa também homenageia o lendário coqueiro da empresa, ‘El Coco”. Plantado em frenteàprimeira destilaria BACARDÍ em Cuba, El Coco passou a simbolizar a força e resiliência da empresa Bacardi depois de resistir a um incêndio na destilaria, cinco terremotos e inúmeros furacões.

Nas Bermudas, sede mundial da Bacardi, a empresa irá plantar 100 mudas de cedro em uma das reservas naturais da ilha. Uma árvore altamente valorizada e simbólica nas Bermudas, o cedro sustenta a biodiversidade ao fornecer um local de nidificação crucial para aves como o nativo Bluebird.

Em 4 de fevereiro de 2023, a Bacardi comemora 161 anos desde que Don Facundo Bacardí Massó fundou a empresa em Santiago de Cuba. Propriedade familiar há mais de sete gerações, a Bacardi cresceu de uma única marca de rum a um portfólio de marcas icônicas de destilados mundiais.

Saiba mais sobre a Bacardi e seus compromissos de ESG, incluindo seu alinhamento com as Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, em www.bacardilimited.com/good-spirited.

Beba sempre com responsabilidade.

Notas aos editores

Esta garrafa de edição limitada de BACARDÍ Carta Blanca está disponível apenas para funcionários da Bacardi e não estáàvenda para consumidores.

Sobre a Bacardi

A Bacardi Limited, a maior empresa privada de destilados do mundo, produz e comercializa destilados e vinhos reconhecidos internacionalmente. O portfólio de marcas Bacardi Limited abrange mais de 200 marcas e rótulos, incluindo rum BACARDÍ®, vodca GREY GOOSE®, tequila PATRÓN®, uísque escocês DEWAR’S® Blended, gim BOMBAY SAPPHIRE®, vermute e espumantes MARTINI®, tequila de agave 100% azul CAZADORES® e outras marcas de liderança e emergentes, incluindo uísque escocês WILLIAM LAWSON’S®, licor de flor de sabugueiro ST-GERMAIN® e vodca ERISTOFF®. Fundada há mais de 161 anos em Santiago de Cuba, a Bacardi Limited, de propriedade familiar, emprega atualmente mais de 8.000 pessoas, opera instalações de produção em 10 países e vende suas marcas em mais de 170 países. Bacardi Limited se refere ao grupo de empresas Bacardi, incluindo a Bacardi International Limited. Acesse www.bacardilimited.com ou siga-nos no Twitter, LinkedIn ou Instagram.

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Contato:

Consultas de mídia:

Phillippa Williams, Diretor de Comunicações Corporativas na Bacardi, pholmes@bacardi.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Marcell Jacobs, campeão olímpico dos 100 metros rasos, se une à PUMA

A empresa esportiva PUMA assinou um contrato de longo prazo com o atual campeão olímpico dos 100 metros rasos, o italiano Marcell Jacobs, que usará os produtos da marca a partir da Orlen Cup em Lodz (Polônia) no sábado.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230202005428/pt/

Sports company PUMA has signed a long-term agreement with reigning Olympic 100 meters Champion Marcell Jacobs from Italy, who will wear the company’s products starting at the Orlen Cup in Lodz on Saturday. (Photo: Business Wire)

Sports company PUMA has signed a long-term agreement with reigning Olympic 100 meters Champion Marcell Jacobs from Italy, who will wear the company’s products starting at the Orlen Cup in Lodz on Saturday. (Photo: Business Wire)

Mesmo tendo começado sua carreira no salto em distância, Jacobs conquistou uma série de títulos no sprint nos últimos anos, incluindo o ouro olímpico nos 100 metros e no revezamento 4×100 metros. Ele também é o atual campeão europeu de 100 metros rasos e o campeão mundial e europeu de 60 metros indoor. Seu recorde pessoal é de 100 metros em 9,80 segundos.

“Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas a Marcell Jacobs, sucessor de Usain Bolt como campeão olímpico dos 100 metros, na família PUMA”, disse Pascal Rolling, chefe de Marketing Esportivo da PUMA. “Com Jacobs, Andre de Grasse, Shericka Jackson, Elaine Thompson-Herah e muitos outros, a PUMA tem uma lista incrível de atletasàfrente de alguns eventos de atletismo muito importantes neste ano e no próximo.”

Com 1,1 milhão de seguidores no Instagram, onde é conhecido como “crazylongjumper”, Jacobs atinge um grande público de fãs ao redor do mundo. A combinação de seu sucesso atlético e seu grande estilo pessoal fazem dele um embaixador ideal para a PUMA.

Jacobs usará os tênis de atletismo evoSPEED TOKYO NITRO da PUMA, que oferecem a melhor combinação de potência e propulsão graçasàtecnologia de espuma NITRO Elite da PUMA no antepé e uma placa Pebax de comprimento total.

PUMA

A PUMA é uma das marcas esportivas líderes mundiais, projetando, desenvolvendo, vendendo e comercializando calçados, roupas e acessórios. Por 75 anos, a PUMA impulsionou incansavelmente o esporte e a cultura criando produtos rápidos para os atletas mais rápidos do mundo. A PUMA oferece produtos de desempenho e estilo de vida inspirados no esporte em categorias como futebol, corrida e treinamento, basquete, golfe e esportes motorizados. Ela colabora com designers e marcas de renome para levar as influências do esporte para a cultura de rua e a moda. O Grupo PUMA é proprietário das marcas PUMA, Cobra Golf e stichd. A empresa distribui seus produtos em mais de 120 países, emprega cerca de 18,3 mil pessoas no mundo inteiro e tem sede em Herzogenaurach (Alemanha).

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Contato:

Robert-Jan Bartunek

Comunicações Corporativas

PUMA SE

+49 9132 81 3134

robert.bartunek@puma.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Tianjin Port Group e Huawei aprofundam sua cooperação para construir um gêmeo digital do porto

O Tianjin Port Group e a Huawei anunciaram esta semana que as duas empresas vão aprofundar a cooperação para construir um gêmeo digital do porto, tornando-o mais automatizado e inteligente. Yang Jiemin, vice-presidente do Tianjin Port Group, explicou que este plano consiste em três partes: construção de novos terminais automatizados, atualização dos terminais tradicionais e transformação digital abrangente.

O Terminal da Seção C na Área do Porto de Beijiang do Porto de Tianjin foi o primeiro terminal portuário inteligente e de zero carbono do mundo. Ele entrou em operações comerciais de grande escala em outubro de 2021 e tem operado de forma estável desde então. As tecnologias de direção autônoma 5G e L4 são aplicadas neste terminal para torná-lo mais seguro e eficiente. No terminal, os guindastes de contêineres funcionam automaticamente e robôs inteligentes do sistema de transporte horizontal vão e vêm com frequência. Os guindastes de cais controlados remotamente levantam contêineres carregados de navios de carga e os colocam em robôs inteligentes para transporte horizontal. Apoiados pelo sistema de navegação por satélite BeiDou, esses robôs são guiados a estações automáticas de bloqueio/desbloqueio para desbloquear contêineres e, em seguida, ao pátio de contêineres ao longo de rotas de condução otimizadas que são calculadas em tempo real. Todo o processo ocorre sem problemas.

Yang Jiemin explicou como a nova solução, que combina as tecnologias de direção autônoma 5G e L4, foi pela primeira vez colocada em uma aplicação comercial em larga escala em um cenário parcialmente público no Terminal da Seção C. Isso forneceu um novo modelo para atualizar e transformar os terminais de contêineres tradicionais existentes do mundo todo. “Essas inovações usadas no Porto de Tianjin estão tendo um grande impacto na indústria portuária, criando um novo valor para os portos, melhorando os ambientes operacionais, impulsionando o desenvolvimento ecológico e de baixo carbono e aumentando a eficiência operacional. Acreditamos que essas práticas promoverão o desenvolvimento inteligente da indústria portuária global”, disse Yang.

Yue Kun, CTO da Smart Road, Waterway & Port BU da Huawei, afirmou: “Os portos são um elo vital no transporte marítimo, conectando mercados comerciais e de abastecimento no mundo inteiro. A construção de portos inteligentes mais eficientes está se tornando um requisito cada vez mais premente para a cadeia de suprimentos global. O Terminal da Seção C do Porto de Tianjin já opera de forma estável há mais de um ano. Isso prova que a direção autônoma 5G e L4 já foi adotada com sucesso pelas indústrias na China e está criando um verdadeiro valor comercial e social”. Yue acredita que esse progresso beneficiará vários setores, com tecnologias digitais de última geração, como 5G e IA, combinadas para resolver problemas do setor, promover a transformação e atualização do setor digital e gerar valor social.

Como um importante porto moderno, o Porto de Tianjin possui terminais de 300 mil toneladas com uma profundidade de canal de 22 metros. Ele conta com 213 berços de vários tipos. Em 2022, sua movimentação de contêineres ultrapassou 21 milhões de TEU, classificando-se entre os 10 maiores portos do mundo.

Sobre a Huawei

Fundada em 1987, a Huawei é uma fornecedora líder mundial em infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes. Temos 195 mil funcionários e operamos em mais de 170 países e regiões, atendendo mais de 3 bilhões de pessoas no mundo todo.

Nossa visão e missão é levar o digital a cada pessoa, casa e organização para contar com um planeta totalmente conectado e inteligente. Para isso, nosso foco de trabalho está na conectividade ubíqua e no acesso inclusivoàrede, estabelecendo as bases para um mundo inteligente; fornecer potência de computação diversificado onde e quando for preciso para levar a nuvem e a inteligência aos quatro cantos da Terra; criar plataformas digitais para ajudar todos os setores e organizações a serem mais ágeis, eficientes e dinâmicos; e redefinir a experiência do usuário com IA, tornando-a mais inteligente e personalizada para as pessoas em todos os aspectos de sua vida, seja em casa, no trânsito, no trabalho, divertindo-se ou fazendo exercício. Para mais informações, acesse www.huawei.com ou siga a gente em:

http://www.linkedin.com/company/Huawei

http://www.twitter.com/Huawei

http://www.facebook.com/Huawei

http://www.youtube.com/Huawei

Sobre o Tianjin Port Group

O Porto de Tianjin está localizado no extremo oeste da Baía de Bohai, na Nova Área de Binhai, Tianjin (China), servindo como uma ligação entre o Nordeste da Ásia e a Ásia Central e Ocidental. Também é uma parada importante ao longo do Corredor Econômico da Nova Ponte Terrestre Eurasiática e um centro internacional para a abertura da China ao mundo.

Em 2022, sua movimentação de contêineres ultrapassou 21 milhões de TEU, classificando-se entre os 10 maiores portos do mundo. Como um importante porto moderno, o Porto de Tianjin possui terminais de 300 mil toneladas com uma profundidade de canal de 22 metros. Ele conta com 213 berços de vários tipos e compreende principalmente seis áreas: Beijiang, Dongjiang, Nanjiang, Dagukou, Gaoshaling e Dagang.

O Porto de Tianjin mantém o comércio com mais de 500 portos em mais de 180 países e regiões ao redor do planeta. Para mais informações sobre o Tianjin Port Group, acesse: https://www.ptacn.com/

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Huang Daohen

huangdaohen@huawei.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Novo salário mínimo pode chegar no Dia do Trabalho

O salário mínimo brasileiro passou de R$ 1.212 em dezembro de 2022 para R$ 1.302 no dia 1º de janeiro, valor que deve permanecer até o dia 1º de maio, no Dia do Trabalho, quando o piso nacional pode passar para R$ 1.320. A informação é de integrantes do Executivo.

O reajuste foi prometido pelo governo durante a transição com base em um ganho real, mas foi adiado por conta do aumento do número de aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no fim do último ano, que ampliou os gastos com a Previdência para além do esperado, conforme ofício enviado pelo então presidente da República Jair Bolsonaro (PL) à equipe de transição no final de seu mandato.

O valor atual (R$ 1.302) foi o prometido por Bolsonaro. Já o valor de R$ 1.320, que deve entrar em vigor em maio, foi uma promessa de campanha do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT). Se aprovado, o novo mínimo representará um acréscimo de 7,41% na comparação com o mínimo de 2022 – uma alta de 1,62% acima da inflação, que fechou o ano em 5,79%.

No ofício enviado à equipe de transição, Bolsonaro sinalizou que o salário mínimo levaria a um impacto extra de R$ 7,7 bilhões nas contas públicas. Além do crescimento no número de beneficiários da Previdência Social, o documento apontou a alta real do salário mínimo como um fator de atenção, uma vez que o número calculado não estava previsto no Orçamento do novo ano.

Os gastos do governo federal para este ano foram ampliados para R$ 168 bilhões graças à aprovação da “PEC da Transição”, que garantiu um valor de R$ 6,8 bilhões para o aumento real do mínimo. Já o valor adicional de R$ 7,7 bilhões é acima desse número e considera elementos como a chegada dos novos segurados do INSS e a correção do salário mínimo.

Em média, 56 milhões de pessoas recebem o salário mínimo. Destas, 24 milhões são segurados da autarquia do Governo, segundo dados oficiais. Além de aumentar o valor de aposentadorias, o reajuste deve beneficiar quem recebe abono salarial do PIS/Pasep e BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada/Lei Orgânica de Assistência Social), dentre outros benefícios para 2023.

Na análise de João Adolfo de Souza, proprietário da João Financeira – portal de notícias focado em informações para beneficiários do INSS -, o novo valor do salário mínimo deve ajudar principalmente os beneficiários a ter um valor extra para arcar com suas despesas.

“Apesar do aumento, é válido lembrar que a inflação corrói o bolso dos aposentados e pensionistas durante todo o ano. Por isso, o acréscimo não é suficiente para cobrir todas as despesas, assim como o aumento dos preços dos produtos necessários, que chegaram a mais de 30% de alta”, afirma.

João Adolfo vê de forma positiva as articulações políticas que ocorreram durante a transição de governos que permitiu chegar ao novo valor do mínimo: “O governo busca cumprir sua promessa de definir o salário em R$ 1.320, com o aumento real esperado e prometido durante a campanha. Acredito que as articulações para garantir um aumento maior sempre são válidas, visto que o beneficiário seja a classe favorecida”.

O proprietário da João Financeira destaca que o novo valor deve gerar um impacto nos cofres públicos por conta dos reajustes de aposentadorias e pensões do INSS. “Apesar disso, é necessário lembrar que quem contribuiu a vida toda com o INSS merece receber um valor justo pela sua aposentadoria”, conclui Souza.

Para mais informações, basta acessar: https://www.joaofinanceira.com.br/blog/



Brasil atinge maior fluxo cambial em uma década em 2022

Dados compartilhados pelo BC (Banco Central) na primeira semana de 2023 revelaram que o Brasil encerrou 2022 com o melhor fluxo cambial em dez anos. O termo diz respeito ao saldo das operações tanto das balanças comerciais, quanto das operações financeiras e vinculadas a instituições financeiras no exterior. O fluxo cambial demonstra a quantidade de divisas externas que entram ou saem do país.

No amontoado do último ano, foi registrado o ingresso líquido de US$ 9,574 bilhões (R$ 49,06 bilhões) pelo câmbio contratado, maior excedente desde 2012.

Já em 2021, o fluxo cambial ficou positivo em US$ 6,134 bilhões (R$ 31,43 bilhões), como mostra uma publicação da Forbes. A conta comercial, por sua vez, chegou a US$ 34,288 bilhões (R$ 175,69 bilhões) em ingressos líquidos acumulados no ano passado, a maior soma desde 2018, data em que foram registrados US$ 47,740 bilhões (R$ 244,61 bilhões).

Em 2021, os setores comercial e financeiro chegaram ao superávit de US$ 9,803 bilhões (R$ 50,23 bilhões) e déficit de US$ 3,669 bilhões (R$ 18,80 bilhões), respectivamente. Para Luciano Bravo, CEO da Inteligência Comercial e Country Manager da Savel Capital Partners, os resultados do fluxo cambial para o Brasil em 2022 foram positivos para o país.

Na análise de Bravo, o resultado expressivo se deve a uma construção de pelo menos quatro anos, período em que o país se preparou para estar entre os mais buscados para investimentos internacionais, de acordo com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ou Econômico), organização econômica intergovernamental com 38 países membros. A entidade foi fundada em 1961 para estimular o progresso econômico e o comércio mundial.

“Além do mais”, acrescenta, “dentre os países membros do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, na sigla em inglês) – agrupamento de nações de mercado emergente em relação ao seu desenvolvimento econômico – o Brasil ainda é o mais estável, com grande potencial de crescimento”.

O empresário também chama a atenção para o resultado da balança comercial positiva de exportação, tanto do agro como da Indústria: “Todos estes fatores contribuíram para este grande resultado”.

Para 2023, o CEO da Inteligência Comercial e Country Manager da Savel Capital Partners acredita que as expectativas são positivas, apesar do cenário de alta inflação internacional.

“O Brasil deve seguir como um atrativo para a entrada de dólar e a busca de oportunidades dos investidores estrangeiros. Também temos o Marco Legal de Câmbio que vai possibilitar uma maior movimentação em dólar, e isso estimula a entrada de capital estrangeiro no país”, afirma.

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Consultoria brasileira é convidada para evento internacional de intralogística

Dois diretores da Connexxion Consulting – consultoria especializada em Supply Chain Management – Logística -, os engenheiros Edson Carillo e Marcio Matsuda, participarão de um dos mais prestigiados eventos mundiais do setor, que ocorrerá em Chicago, nos Estados Unidos, de 20 a 23 de março. Trata-se do ProMat 2023, que reúne líderes mundiais de soluções para manufatura e cadeia de suprimentos.

“Uma oportunidade para trazer soluções inovadoras ao Brasil, já que participaremos de demonstrações práticas, seminários educacionais e palestras. Além disso, nos conectaremos com colegas e fornecedores líderes para a troca de ideias e avanços sobre as últimas tendências e tecnologias para o sucesso da cadeia de suprimentos”, relata Edson Carillo.  

Com o intuito de se manterem na vanguarda do que há de mais atual na logística, especialmente para seus projetos junto a clientes, a ideia do diretores da Connexxion Consulting também, é  firmar novas parcerias com profissionais e empresas do exterior a fim de potencializar, ainda mais, suas ações.

Considerada a maior feira e conferência internacional de manuseio de materiais, logística e cadeia de suprimentos, a ProMat reúne fornecedores de soluções, equipamentos, sistemas e serviços a 50 mil profissionais de todo o mundo, buscando soluções de produtividade para suas operações. Mais de mil expositores apresentarão suas soluções nos dois andares do evento.

As exposições da ProMat representarão todos os segmentos da indústria de movimentação e armazenagem de materiais, logística, desde equipamentos manuais tradicionais até sistemas automatizados. O evento também apresentará uma conferência abrangente, incluindo palestras e seminários educacionais conduzidos por especialistas do setor.



Eventos da RX geram R$ 14 bi em oportunidades de negócios em 2022

A RX, empresa especializada na organização de eventos, registrou potencial de geração de negócios em R$ 14 bilhões e reuniu mais 2,4 mil marcas em 2022 no Brasil, resultados que superaram as expectativas de expositores e visitantes.  

“Nossa missão é impulsionar o mercado e os eventos seguem impactando a economia e a sociedade com a criação de oportunidades de negócios e geração de empregos, agregando valor às pessoas e às marcas”, afirma Claudio Della Nina, Diretor Geral da RX para a América Latina.

Os resultados também reforçam a importância da retomada das exposições e congressos presenciais no Brasil como um dos pilares de movimentação de diferentes setores. Foram mais de 900 mil pessoas participando presencialmente, incluindo profissionais com poder de decisão nas empresas em que atuam, interessados em inovações, networking e negociações.

Entre os destaques de 2022 estão eventos como a FEICON, dedicada ao mercado de construção civil e que abriu o ano com mais de 80 mil visitantes qualificados, público formado por empresários, gestores, engenheiros, arquitetos, varejistas e demais profissionais do setor, e reuniu 700 marcas no São Paulo Expo, entre os dias 29 de março e 1 de abril. Além disso, ofereceu 45 horas de conteúdos simultâneos apresentados por 88 palestrantes.

Já a 2ª edição do BCB São Paulo, evento da área de coquetelaria realizado nos dias 21 e 22 de junho, no Expo Barra Funda (SP), registrou 4.798 visitantes, índice 35% superior à expectativa dos organizadores.

A 26ª Bienal do Livro, contabilizou 660 mil visitantes e teve esgotamento dos ingressos pela primeira vez na história do evento e da RX. Promovida entre os dias 2 e 10 de julho, no Expo Center Norte (SP), reuniu 182 expositores com aproximadamente 500 selos editoriais, somando 3 milhões de livros e 1.500 horas de conteúdo com 300 autores nacionais e 30 internacionais.

Também no Expo Center Norte, menos de um mês após a Bienal, a Expolux ganhou espaço. Realizada no período de 2 a 5 de agosto, apresentou soluções de iluminação para áreas públicas, privadas, industriais e comerciais, reunindo engenheiros, arquitetos, decoradores, lighting designers e gestores públicos para o debate de alternativas eficientes, econômicas e limpas de geração de energia, além dos impactos da iluminação para a saúde e qualidade de vida.  Resultado: volume de geração de negócios 300% acima das expectativas dos organizadores e presença de público superior a 16 mil visitantes de diversos países, como Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, EUA, China, Portugal, México e Canadá.

Já a Fenasucro & Agrocana 2022 alcançou o maior volume histórico de negócios: cerca de R$ 5,2 bilhões. O evento conectou visitantes qualificados de diferentes nacionalidades aos cerca de 300 expositores, que apresentaram as soluções e novidades mais recentes do setor, incluindo tecnologias para biogás e o diesel verde. A feira ocorreu no período de 16 a 19 de agosto, em Sertãozinho, município do interior de São Paulo.

Em setembro, foi a vez da Equipotel, que completou 59 edições, a marca mais longeva da RX, e conectou, entre os dias 13 e 16, no São Paulo Expo, profissionais que atuam em hotéis, motéis, resorts, pousadas, spas, clínicas, bares e restaurantes com tecnologias e lançamentos de produtos e serviços que estão pautando a arte da hospitalidade. 

Do dia 21 a 23 do mesmo mês, a edição nacional da ISC Security Events – International Security Conference & Exhibitions: a ISC Brasil 2022 – Feira Internacional de Segurança – mobilizou os principais players do setor de segurança integrada com as mais recentes inovações para ambientes privados, públicos e patrimoniais, no Expo Center Norte. Ao todo foi registrado R$ 1,6 bilhão em intenções de compra pelos visitantes, superando as expectativas dos organizadores e impactando nos índices positivos de satisfação dos expositores.

A 23ª Fenatran, feira de transporte e logística, teve R$ 9,5 bilhões contabilizados em oportunidades de negócios, R$ 1 bilhão a mais em relação à edição anterior, realizada em 2019, e levou 66 mil visitantes ao pavilhão do São Paulo Expo, no período de 7 a 11 de novembro, para conferir as novidades apresentadas pelas 500 marcas participantes. Entre elas, montadoras de caminhões e empresas de logística e implementos. Os seis dias de montagem do evento geraram 13.000 empregos diretos.

Para 2023, novas edições de FEICON, Automec, BCB São Paulo, FIEE, Fenasucro & Agrocana, Febrava, Equipotel, ISC, Top Frotas e Salão Duas Rodas estão entre os eventos já confirmados pela RX.



Investimentos em PCHs e CGHs no Brasil somam R$ 7,9 bilhões em cinco anos

Mesmo passando por um longo período de entraves e de dificuldades para obtenção de licenciamento ambiental, o setor de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e de Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) aparecem como tendência no setor, com a geração de energia renovável e de menor impacto. Apenas nos últimos cinco anos, foram investidos cerca de R$ 7,9 bilhões para a construção de 113 novos empreendimentos no Brasil.

Ao todo, entraram em operação entre os anos de 2018 e 2022, 63 PCHs, totalizando a geração de 799 megawatts (MW) de potência e 50 CGHs, com a geração de 103,31 MW de potência.

Os investimentos representativos poderiam ser ainda maiores. Isso porque o Brasil tem potencial para expandir a sua capacidade de geração de energia renovável proveniente de Pequenas Centrais Hidrelétricas em até 13.700 megawatts – aumento em aproximadamente quase 300%.

“O aumento dos investimentos em PCHs e CGHs deverá reduzir as tarifas e eliminar futuras bandeiras tarifárias”, afirma a presidente da Associação Brasileira de PCHs e CGHs (Abrapch), Alessandra Torres de Carvalho. A presidente explica que, com um maior investimento em PCHs e CGHs é possível diminuir a geração de usinas termelétricas, fazendo com que o Brasil produza uma energia mais limpa e mais barata.

Perspectivas

O setor de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) do Brasil espera que a construção de novas unidades avance ainda mais a partir de 2023, com empreendimentos já outorgados, que aguardam licenciamento ambiental para início da obra, e de projetos registrados e aceitos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Apenas com os incentivos da Lei 14.182 de capitalização da Eletrobrás – que condiciona o processo de desestatização da companhia à contratação de no mínimo 50% da demanda para PCHs até que seja atingida a marca de 2 mil MW – já seria possível aumentar em 30% o número de pequenas usinas no Brasil. A ABRAPCH estima que haja um potencial de investimentos de R$ 131 bilhões no setor.

Cenário

Atualmente, as PCHs e CGHs somam juntas 5.560 megawats (MW) de energia gerada. São 1.046 usinas em operação no país, com a possibilidade de instalação de outras 2.013.

A Abrapch, com base em relatórios da Agência Nacional de Energia (Aneel), informa que apenas na região Sul, existem atualmente 407 PCHs e CGHs em operação, com potencial para outros 828 projetos.

Já na região sudeste existem 348 pequenas usinas em operação e a possibilidade de instalação de outras 512. No Centro-Oeste estão 182 pequenas usinas geradoras de energia, com potencial para outras 561. No Nordeste estão operando 50 PCHs ou CGHs e 114 locais seriam aptos para instalação. Já na região Norte do país estão em operação 59 usinas, com potencial para outras 108, com baixo impacto ambiental.

Para a Associação é fundamental atender a demanda pela geração de energia de fonte hídrica, com distribuição de investimentos e empregos pelo país, trazendo os benefícios ambientais, sociais, econômicos e energéticos que as PCHs representam. “Vamos reforçar a pauta da necessidade de uma maior isonomia tributária e de incentivos em relação às outras fontes, para a viabilização comercial dos projetos disponíveis” , reforçou o vice-presidente da ABRAPCH, Ademar Cury.

Benefícios ambientais

Para a Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (Abrapch), a atenção a esse tipo de porte de empreendimento pode garantir que mais nenhuma grande usina seja instalada em áreas sensíveis do país, como a Amazônia. As unidades menores têm, entre as vantagens, o fato de precisarem de áreas reduzidas de alagamento e de atenderem a comunidade local, dispensando extensas linhas de transmissão.

Para a diretora de Assuntos Ambientais da Abrapch,Gleyse Gulin, a evolução dos processos de planejamento e construção das PCHs e CGHs está tornando a atividade cada vez mais sustentável. Ela conta, inclusive, que algumas máquinas em teste no Brasil e outras já disponíveis para a importação, geram energia simplesmente ao serem mergulhadas no rio, aproveitando a correnteza, e sem necessidade de grandes intervenções no meio ambiente.

​​“Além disso, as estruturas das pequenas usinas protegem as margens dos rios contra a erosão e possibilitam o uso das águas para irrigação, piscicultura, abastecimento e lazer. A energia gerada por PCHs e CGHs é configurada como a mais limpa entre as outras fontes sustentáveis”, afirmou a diretora de meio ambiente da ABRAPCH, Gleyse Gulin.

Entre as vantagens das PCHs e CGhs também estão a geração próxima à carga, redução de perdas, menores investimentos em transmissão, tecnologia 100% nacional, desenvolvimento científico/tecnológico, geração de empregos e capacidade de regularização das vazões dos rios, irrigação e abastecimento humano nos setores agropecuário e de saneamento básico.



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