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Inteligência artificial influencia as relações no trabalho

Nas últimas semanas, tem crescido o debate nas redes sociais sobre as novas aplicações e oportunidades da inteligência artificial (IA). A principal delas é o ChatGPT, uma ferramenta de chatbot ainda em fase de testes, mas que já começa a mostrar a que veio.

Com isso, ressurge o debate sobre como a inteligência artificial poderá impactar a relação entre pessoa e empresa, a cultura organizacional e o mundo do trabalho como um todo.
Estudos do Fórum Econômico Mundial apontam que a IA vai eliminar cerca de 85 milhões de vagas de trabalho até 2025.
No entanto, especialistas ainda divergem quanto à magnitude dessa substituição de mão de obra humana por IA. Ainda segundo o Fórum Econômico Mundial, com esse movimento poderiam surgir mais de 97 milhões de novos postos de trabalho – as pessoas não seriam exatamente substituídas pela IA, mas sim por outras pessoas que saibam operá-la.

Dentro das estratégias de gestão de pessoas, algumas ferramentas de recrutamento e seleção já utilizam a IA para automatizar a atração de talentos. E juntamente com os ganhos que isso pode trazer para os setores de recursos humanos, há quem defenda maiores cuidados e olhares mais críticos sobre a inteligência artificial.

A escritora e cientista de dados Cathy O’Neil, em seu livro “Algoritmos de Destruição em Massa” (2021), aponta que todas essas tecnologias são programadas por seres humanos, e assim, carregam em seu “DNA” os vieses de quem as concebeu.

Um exemplo disso são os inúmeros problemas relacionados a tecnologias de reconhecimento facial, quando se trata de identificação de rostos negros. Essas ferramentas foram criadas por pessoas brancas, usando rostos brancos como parâmetro, e assim, causam transtornos e até prisões injustas para pessoas negras em todo o mundo: o chamado “racismo algorítmico”.

Já segundo a Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul (ABRH-RS), “além de ampliar o universo de concorrentes às vagas, outra vantagem da inteligência artificial é aumentar a produtividade da equipe de Recursos Humanos”. De acordo com artigo publicado no site da associação, empresas que utilizam a IA possuem vantagem competitiva frente às demais na hora de recrutar talentos.

O debate vem se estendendo também à relação de trabalho como um todo. As chamadas HRTechs (startups e empresas de tecnologia voltadas para gestão de Recursos Humanos) prometem automatizar e gamificar situações diversas no dia a dia de trabalho. Da folha de pagamento, passando pela gestão de tarefas e projetos, e apoiando gestores na tomada de decisão sobre suas equipes.

Juntamente com o processo de estruturação de people analytics (mensuração e análise constantes de bancos de dados relativos ao público interno da empresa), dados gerados constantemente por uma IA podem ajudar a guiar avaliações de desempenho, por exemplo, tornando-as mais objetivas. E, em última análise, indicando por meio de algoritmos quem deveria ser promovido – ou demitido.
Nesse cenário, a tecnologia deixaria de ser uma simples mediadora da relação de trabalho, passando a criar uma nova relação. E acabaria permeando todos os pontos da jornada de uma pessoa dentro da empresa: desde o momento em que ela entra, passando pela forma como ela interage e se desenvolve nesse ambiente, até a hora em que a relação termina.

“Sem dúvida, existem benefícios na utilização de IA, big data e outras ferramentas tecnológicas nos processos de RH. Muita coisa pode ser automatizada. Mas precisamos tomar cuidado para não perder de vista a razão de ser da área: gerenciar talentos de forma estratégica, possibilitando boas experiências para as pessoas dentro da organização”, afirma Daniel Santa Cruz, sócio-fundador da consultoria Santo Caos.

Da pesquisa de clima totalmente automatizada, identificando os pontos mais críticos a serem perguntados ao longo do tempo; e passando pela gestão de turnover e absenteísmo, a cada momento surgem novas ferramentas prometendo facilitar o trabalho das lideranças e RHs.

“Por enquanto, ferramentas como o ChatGPT ainda aparentam estar num momento embrionário e com aplicações restritas. Mas, num futuro muito próximo, novos avanços deverão surgir na relação entre inteligência artificial e o dia a dia de trabalho nas empresas” – analisa Daniel Santa Cruz, da Santo Caos.



Cartilhas gratuitas orientam como contratar profissionais com deficiência

O Coexistir, consultoria especializada em estimular, orientar e assessorar empresas a aderir à inclusão social, desenvolveu, em parceira com diferentes organizações, quatro cartilhas gratuitas que visam a orientar candidatos e profissionais de Recursos Humanos na inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência.

O Guia de Capacitação para Profissionais que atuam no Segmento Varejista Alimentício com Programas de Inclusão” foi criado em conjunto com o Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, e é voltado para a inclusão de profissionais com deficiência. Traz informações úteis que envolvem desde conceitos, tipos de deficiências e legislação, até o detalhamento de rotinas de RH adequadas às pessoas com deficiência.

O material orienta como fazer o levantamento e a divulgação da vaga, avaliação dos currículos frente ao perfil da vaga, o contato com o candidato e a preparação para recebê-lo na entrevista, e dá atenção ainda ao laudo, aos testes e à elaboração do parecer, que vai apoiar a decisão da contratação.

Já o guia “Orientações para empregabilidade” foi desenvolvido com o olhar no próprio candidato e traz desde informações sobre o que é a Lei de Cotas até como as empresas entram em contato; como avaliar se uma vaga encaixa no seu perfil e identificar suas competências; dicas para montar o currículo e se comportar em entrevistas, dinâmicas de grupo e testes.

A cartilha “LGPD – O recrutamento e seleção da pessoa com deficiência no mercado varejista” foi desenvolvida em conjunto com a consultoria GoodBros e visa a estimular boas práticas nas empresas e alertar para o uso adequado dos dados pessoais coletados para fins de recrutamento e seleção, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados, que já está em vigor.

O lançamento mais recente é o “Guia de boas práticas no atendimento a clientes com deficiência visual”, escrito por Walleria Suri Zafalon em parceria com o Coexistir. A publicação orienta como implantar um atendimento humanizado no estabelecimento, traz dicas e treinamentos básicos para tornar a loja apta a ampliar o potencial de atendimento, uma vez que 24% da população brasileira possuem alguma deficiência e, dentre esses, 18,6% possuem algum tipo de deficiência visual – e são potenciais clientes.

“Direcionamos os conteúdos principalmente aos profissionais da área de Gestão de Recursos Humanos porque eles cumprem um papel fundamental na facilitação (ou não) do acesso dos candidatos com deficiência, trans ou travestis às vagas de emprego, no processo seletivo e, posteriormente, na permanência deles nas empresas”, diz Maria de Fátima e Silva, coordenadora do Coexistir.

Criado pelo Sincovaga-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de São Paulo) em 2013, o Coexistir visa estimular, orientar e assessorar as empresas varejistas a aderir à inclusão social, promover a capacitação profissional das pessoas com deficiência e trocar informações sobre vagas disponíveis, ampliando as condições de captação da mão de obra. Desde então, o programa foi se expandindo para empresas dos mais variados setores que buscam cumprir as cotas de contratação de pessoas com deficiência exigidas pela legislação (Lei Federal nº 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas).

Mais informações: https://coexistir.com.br/



Senior Globaltec anuncia inovações de Business Intelligence

Dia 29 de março, às 15h, empresas do mercado da construção civil e imobiliário se reúnem para o Conecta UAU, evento online exclusivo para o setor. O tema “Transformando dados em insights: o BI na construção civil” aponta as melhores estratégias do Business Intelligence na gestão de empreendimentos imobiliários. 

O evento tem transmissão ao vivo e conta com a participação de Jessica Veloso, Analista de Controladoria da SPL Engenharia, e Paula Ballesteros, vice-presidente da SPL Engenharia, destacando as inovações de BI para análise de dados.  

Para falar sobre as inovações do BI da Senior Globaltec na gestão de carteira de incorporadoras, os especialistas Cintia Tertuliano, head de produto da Senior Globaltec, e Fernando Machado, PM Inteligência de dados da Senior Globaltec, trazem os destaques que uma solução de BI pode fazer no dia a dia de gestão. 

“As inovações melhoram a eficiência e a tomada de decisões nos negócios, como os painéis personalizáveis de BI, com recursos avançados de filtragem, permitindo que os usuários visualizem os dados em tempo real”, evidencia Cintia Tertuliano, head de produto. 

Com eventos mensais, o Conecta UAU busca fomentar o desenvolvimento do mercado imobiliário por meio da inovação e da colaboração entre empresas do setor construtivo compartilhando as estratégias que impulsionam os resultados das empresas. 

Durante o evento, os participantes têm a oportunidade de conhecer as soluções mais inovadoras de BI disponíveis no mercado, além de entender como aplicá-las na gestão de carteira. Os especialistas também discutem as principais tendências e desafios do setor, fornecendo insights valiosos para os profissionais que atuam na área. 

Para participar do evento “Transformando dados em insights: o BI na construção civil”, basta se inscrever gratuitamente no site do Conecta UAU. Não perca essa oportunidade de atualizar seus conhecimentos e conhecer as melhores práticas em tecnologia de BI para mercado imobiliário e construção civil. 



IQM Academy: Fabricante de computador quântico líder da Europa lança curso online gratuito para todos

A IQM Quantum Computers (IQM), líder europeia em criação de computadores quânticos, lançou hoje a iniciativa global “IQM Academy” para oferecer treinamento online gratuito para educar e preparar talentos a fim de desenvolver mão-de-obra quântica.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230322005245/pt/

IQM - The Journey of a Quantum Algorithm (Graphic: Business Wire)

IQM – The Journey of a Quantum Algorithm (Graphic: Business Wire)

A IQM tem o objetivo de atingir estudantes universitários e de ensino médio, educadores e entusiastas que tenham curiosidade de começar a aprender sobre os fundamentos da computação quântica.

O Dr. Jan Goetz, CEO e cofundador da IQM Quantum Computers, afirmou: “Estamos empolgados com esta iniciativa, que faz parte do nosso compromisso de fornecer educação sobre computação quântica a todos, independente da sua formação. Qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, pode acessar o curso online e aprender o básico da computação quântica com exercícios de autoaprendizagem e orientação dos nossos especialistas de excelência mundial na área quântica”.

Dado seu potencial, nas próximas décadas a computação quântica poderá impactar setores como finanças, saúde, agricultura, logística, segurança cibernética, entre outras.

“É possível ter liderança em tecnologia quântica na Europa, porém apenas se houver ampla educação”, afirmou Goetz, que hoje levará mais informações sobre a iniciativa e falará sobre o que torna a União Europeia atraente para startups no primeiro European Innovation Days no Vale do Silício, San Francisco.

Segundo um Relatório do Fórum Econômico Mundial de 2022, adotar os recursos da tecnologia requererá um foco em educação quântica e desenvolvimento de mão-de-obra, e a única maneira de educar a força de trabalho do amanhã é apresentando os conceitos quânticos nos sistemas de educação primária e secundária e criando mais oportunidades e programas.

Não é necessária experiência em computação quântica para começar o curso na IQM Academy; os participantes aprenderão diferentes ideias sobre computação quântica, seus algoritmos e aplicações. Os módulos são exploratórios, informativos, altamente interativos e divertidos.

Desde 2020, a IQM vem colaborando com universidades e parceiros do setor para executar várias iniciativas educacionais focadas na área quântica, incluindo hackathons e treinamentos para dar suporte ao desenvolvimento de habilidades quânticas.

“O potencial é vasto, mas há muitas concepções erradas. Também queremos ajudar as pessoas a ganharem uma compreensão realista da tecnologia e, assim, contribuir para seu desenvolvimento na Europa e mundialmente”, concluiu Goetz.

A IQM Academy está disponível tanto para desktop quanto para dispositivos móveis e pode ser acessada aqui: https://academy.meetiqm.com/

Sobre a IQM Quantum Computers

A IQM é líder europeia na criação de computadores quânticos. A IQM fornece computadores quânticos no local para centros de supercomputação e laboratórios de pesquisa, e oferece acesso total ao seu hardware. No caso dos clientes industriais, a IQM oferece vantagem quântica por meio de uma abordagem única de design conjunto específica para aplicativos. A IQM está criando o primeiro computador quântico comercial de 54 qubits da Finlândia com a VTT, e um consórcio liderado pela IQM (Q-Exa) também está criando um computador quântico na Alemanha. Esse computador será integrado a um supercomputador HPC para criar um acelerador quântico para futuras pesquisas científicas. A IQM tem mais de 230 funcionários com escritórios em Paris, Madri, Munique, Singapura e Espoo.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

IQM Media

Raghunath Koduvayur, Chefe de marketing e comunicações

Raghunath@meetiqm.com

+65 9353 0048

www.meetiqm.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Atualmente 9 em cada 10 grandes empresas investem em IA

À medida que as empresas buscavam minimizar as infecções por COVID-19 no local de trabalho, mantendo as despesas operacionais baixas, o esforço para substituir humanos por máquinas também aumentou.

De acordo com um relatório recente do economista Daron Acemoglu, do MIT e da Universidade de Boston, mais de 9 em cada 10 grandes empresas têm investido em inteligência artificial, e os robôs podem substituir mais de 2 milhões de funcionários somente na manufatura até 2025.

De acordo com o relatório, trabalhadores de serviços de alimentação e representantes de atendimento ao cliente estão entre os 15 empregos mais ameaçados pela automação. Sua marcha contínua pode causar a perda de 73 milhões de funcionários nos Estados Unidos até 2030.

Mais da metade dessas empresas que usaram tecnologias baseadas em IA dizem ter aumentado a produtividade.

Markswell Coelho, coordenador do IBSEC – Instituto Brasileiro de Cibersegurança, que atua com soluções de educação em cibersegurança, tem usado a Inteligência Artificial nos cursos da instituição, e ele acredita que essa mudança no trabalho será positiva:

“Como aconteceu com todas as inovações humanas anteriores (como a máquina a vapor, a eletricidade e a internet), uma inovação que cria valor, por mais temida que seja, em geral, provavelmente terá um impacto positivo na sociedade.”

 

A pesquisa de Detroit

Acemoglu e Pascual Restrepo PhD ’16, um professor assistente de economia na Universidade de Boston, utilizaram dados da Federação Internacional de Robótica (IFR), um grupo industrial com sede em Frankfurt, que possui informações detalhadas sobre a implementação de robôs em todo o mundo, para conduzir seu estudo. Eles combinaram esses dados com informações dos EUA sobre população, emprego, negócios e salários provenientes de diversas fontes, incluindo o U.S. Census Bureau, o Bureau of Economic Analysis e o Bureau of Labor Statistics.

Os pesquisadores também fizeram uma comparação da implantação de robôs nos EUA com outros países, concluindo que o país está atrás da Europa. Entre 1993 e 2007, as empresas americanas introduziram apenas cerca de um novo robô para cada 1.000 trabalhadores, enquanto as empresas europeias introduziram 1,6 novos robôs para cada 1.000 trabalhadores.

Acemoglu afirmou que, apesar dos Estados Unidos serem uma economia tecnologicamente avançada, ainda estão atrasados em relação à produção, uso e inovação de robôs industriais em comparação com outras economias avançadas.

 

A AI é o futuro do trabalho?

É esperado que os seguintes setores sejam significativamente afetados pela IA:

 

1. Hotelaria e turismo

Os robôs humanóides no mais novo café de Tóquio são outro exemplo de como os robôs facilitam a vida. O Dawn Avatar Robot Café em Nihonbashi, Tóquio, emprega garçons robôs para servir os hóspedes.

Os robôs são operados por pessoas reais, incluindo trabalhadores com deficiência que não podem sair de casa devido a limitações físicas, idosos que não podem trabalhar longas horas e pais solteiros que precisam de assistência domiciliar para cuidar dos filhos.

Kentaro Yoshifuji, co-fundador e CEO da empresa, teve a ideia dos robôs controlados remotamente depois de ficar acamado por três anos. O objetivo desses robôs é fechar a lacuna entre os indivíduos com deficiência e a sociedade, fornecendo-lhes oportunidades de carreira adicionais nas quais possam participar prontamente em seu próprio ritmo.

Eles são controlados remotamente pela internet por meio de movimentos oculares e gestos, e assumiram o papel de avatar dos trabalhadores que os utilizam.

 

2. Médico

Os benefícios potenciais da inteligência artificial na medicina estão sendo pesquisados ativamente. A indústria médica possui uma grande quantidade de dados que podem ser usados para construir modelos preditivos relacionados à saúde. Em alguns cenários de diagnóstico, a IA provou ser mais eficaz do que os médicos. O sistema de IA para câncer de pulmão, por exemplo, pode fornecer um alerta muito precoce da doença.

 

3. Automotivo

Com a introdução de veículos autônomos e navegação autônoma, já estamos vendo o impacto da IA na indústria automotiva. A IA afetará significativamente a produção, principalmente na indústria automotiva.

 

4. Cibersegurança

Muitos líderes corporativos estão preocupados com a segurança cibernética, especialmente devido ao aumento esperado de incidentes de segurança cibernética em 2020 e 2021. Durante a pandemia, os hackers visaram aqueles que trabalhavam em casa e equipamentos tecnológicos e redes Wi-Fi menos protegidos.

“Na segurança cibernética, a IA e o aprendizado de máquina serão tecnologias críticas para detectar e antecipar ameaças. Dada a sua capacidade de analisar grandes volumes de dados e prever e detectar fraudes, a IA será uma ferramenta crucial na segurança financeira”, afirma Markswell Coelho, coordenador do IBSEC.

 

Mais informações: IBSEC



Trupe de Truões celebra Dia Mundial do Teatro com um novo espetáculo

O grupo mineiro de teatro Trupe de Truões, cuja sede fica na cidade de Uberlândia-MG, lança, neste mês, no estado de Minas Gerais, o espetáculo MBAÉ’TATÁ. A nova peça teatral surge para comemorar o Dia Mundial do Teatro, celebrado em 27 de março. As primeiras apresentações serão na cidade de origem da Trupe e, depois, a agenda estará aberta para as demais cidades mineiras, que se interessarem pela apresentação, além de instituições que exploram projetos educacionais com crianças e adolescentes.

O Dia Mundial do Teatro foi instituído em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro e tem como objetivos: promover o teatro pelo mundo; difundir a importância do teatro; incentivar comunidades teatrais a promover seu trabalho e conscientizar governantes acerca da importância dessa arte; incentivar as pessoas a aproveitarem o teatro em seu próprio benefício e difundir alegria por meio das artes cênicas.

Neste ano, em celebração à data, a Trupe de Truões entra em cena, novamente, com a missão de incentivar o teatro como ferramenta de transformação. Para a coordenadora de comunicação da Trupe, Amanda Barbosa, o Dia Mundial do Teatro é muito importante para todos que fazem teatro. “E para nós da Trupe de Truões, é uma oportunidade ímpar de democratizar essa que é considerada a quinta arte e que, desde a antiguidade clássica, tornou-se uma das linguagens artísticas mais comuns e populares nas sociedades ocidentais”.

Teatro como ferramenta de transformação social

A Trupe de Truões é um grupo de teatro profissional de Uberlândia-MG fundado em 2002, desde 2015 é núcleo regional do CBTIJ (Centro Brasileiro Teatro para a Infância e Juventude).

Ao longo de toda trajetória, a companhia tem o propósito de criar experiências teatrais que inspirem formas sensíveis de pensar e agir, e muitas instituições, especialmente aquelas que estão relacionadas à área educacional, lançam mão do trabalho da Trupe de Truões como ferramenta de transformação de alunos e assistidos pelos projetos.

É o caso do Instituto Algar que, há 12 anos, é parceiro da companhia de teatro. Segundo a gerente da instituição, Carolina Toffoli Rodrigues, o teatro é uma das linguagens trabalhadas no Programa Transforma, um dos programas sociais do Instituto, que visa contribuir com o desenvolvimento e formação de alunos de escolas públicas. “Por meio do teatro, despertamos a autonomia das crianças e estimulamos habilidades como criatividade, interpretação, convívio em grupo, sensibilidade, criação e empatia. A Trupe de Truões é a parceira desse projeto, porque há sinergia de valores e crença que o acesso à cultura é uma forma de ampliação da educação”, afirma a gerente do Instituto Algar, Carolina Toffoli Rodrigues.

“Nós temos a experiência de transformar a vida de crianças e adolescentes por meio das nossas apresentações, e esse novo espetáculo, MBAÉ’TATÁ, inspirado em lendas do nosso folclore, pretende inserir o público num universo cultural tão importante para a cultura e a história do nosso país. Por isso, além das apresentações gratuitas, oferecemos a oportunidade para que instituições de ensino, que valorizam o teatro como ferramenta de transformação do público que atendem, possam ter acesso ao espetáculo. Para isso, basta entrar em contato conosco, que adequamos o projeto à necessidade do contratante”, destaca Amanda Barbosa.

Novo espetáculo

Segundo Amanda, o novo espetáculo da Trupe, MBAÉ’TATÁ, foi escolhido para celebrar o Dia Mundial do Teatro, porque, por meio das artes cênicas, o grupo uberlandense conta a lendária história da cobra grande, cobra de fogo, fogo que anda, conhecida também como Boitatá. O famoso mito é conhecido em todo o Brasil com nomes diversos, variando de região para região. “Em cena, temos causos e histórias dos espíritos guardiões da floresta e dos conversadores e benzedeiros que, cada um à sua maneira, tentam explicar o fenômeno do fogo-fátuo”, conta Amanda Barbosa.

MBAÉ’TATÁ foi criado com o incentivo da PMIC e da Lei Estadual de Minas Gerais, com o patrocínio do Instituto Algar. Pensado para o espaço da rua, o novo trabalho da Trupe, que tem foco no público infanto-juvenil, explora novas técnicas misturando atuação com máscara, pernas de pau, além de investir na musicalidade em cena. “Os personagens tocam e cantam durante as cenas, uma forma de envolver o público”, comenta a coordenadora de comunicação da Trupe de Truões, Amanda Barbosa.

A peça, além de explorar o lúdico, também foi construída com base em discussões ambientais, aprofundando a relação da criança com o meio ambiente. “Uma maneira de despertar a consciência ambiental no público infantil, colaborando para uma sociedade sustentável”, acrescenta Amanda Barbosa.

Ficha Técnica

Criação/atuação: Cássio Machado, Ricardo Augusto e Ronan Vaz
Dramaturgia: Cleusa Bernardes, Cássio Machado, Ricardo Augusto e Ronan Vaz
Cenário: Ronan Vaz
Figurino e maquiagem: Ronan Vaz
Máscaras: Lu Antunes
Preparação vocal: Daniela Borela
Preparação de elenco/oficina de perna de pau: Aline Correa
Preparação musical/oficina de percussão: Manoel Moura
Trilha sonora: Danilo Aguiar
Composição/gravação de trilha musical: Naldo Luiz
Iluminação: Ronan Vaz e Tamara dos Anjos
Design gráfico: Estúdio Farândola
Produção teatral: Estrupícios Produções Artísticas
Produção executiva: Lara Pires
Operação de som: Amanda Barbosa
Assistente técnico/eletricista: Antônio Dutra
Contrarregras: Laís Batista, Maeu Rocha e Sara Bernardes
Realização: Trupe de Truões
Coordenação geral: Lais Batista
Coordenação de comunicação: Amanda Barbosa
Assistente de comunicação: Giovana Araújo
Assistente financeiro e de produção: Lívia Moura
Patrocínio: Instituto Algar
Incentivo: PMIC Programa Municipal de Incentivo à Cultura – Prefeitura de Uberlândia e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais



PODCAST – Telemedicina leva esperança de cura onde as pessoas não têm acesso a ela


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O Brasil, por ser um país continental, é um dos mais beneficiados pela tecnologia de consultas à distância.

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Neste Podcast conversei com Severino Benner, CEO do Gupo Benner e o assunto foi Telemedicina, um de seus assuntos preferidos.

Falamos sob vários aspectos dela, desde os atendimentos por WhatsApp – que não pode ser considerado válido por vários aspectos que você fica sabendo assistindo o Podcast-, a resistência dos médicos mais antigos e a aceitação dos mais jovens, que vêm nela uma maneira de ganhar mais clientes.

Aordamos também a questão de segurança das informaçoes e privacidade, fundamentais em Telemedicina.

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Empresária expõe tendências do marketing digital para 2023

O marketing digital é utilizado por cerca de 90% de todas as empresas do mundo – e a maior parte delas é do Brasil, segundo a Pesquisa Marketing Visão 360º, conduzida pelo Mundo do Marketing em parceria com a TNS Research International.

O estudo aponta, ainda, que mais da metade (54%) das empresas que entendem que o marketing digital é indispensável são de pequeno porte, com até 99 funcionários.

Para Julia Jarussi, empresária e gerente de marketing digital, a crescente adesão à modalidade pode ser explicada: “Há um bom tempo estamos vivendo uma revolução no mercado de consumo e no comportamento do consumidor. Nesse processo, o marketing tem um papel fundamental”, afirma.

Para Jarussi, além de trabalhar com marketing digital, é preciso ficar atento às tendências, que mudam a cada ano. “O ano de 2023 é o momento de acompanhar as tecnologias de dados, a IA (Inteligência Artificial) e o tão falado metaverso”, pontua. “Embora o futuro seja imprevisível, podemos prever algumas tendências que têm se destacado durante os últimos meses e anos. Por isso, é possível esperar grandes novidades para 2023”, completa.

Pensando nisso, a especialista comenta as principais tendências de marketing digital para os próximos nove meses nos tópicos a seguir:

1. Cookieless (a era sem cookies)

“Os cookies de terceiros sustentam o modelo gratuito de internet. O Google e o Facebook, por exemplo, captam os dados dos usuários e os oferecem aos anunciantes, com isso, as empresas podem conhecer melhor os seus consumidores e segmentar as estratégias de marketing”, explica Jarussi.

Para ela, vale focar na coleta de dados first-party, feitas diretamente com os usuários. “De acordo com pesquisa da Deloitte, 61% das empresas de alto crescimento estão mudando para uma estratégia de dados primária. A criação de relações próximas e diretas com os consumidores será uma saída para lidar com um ‘cookieless future’”, complementa.

2. Busca por conteúdo de qualidade

Para a empresária, a segunda tendência para 2023 é a busca por conteúdo de qualidade, embasado, com histórias reais.

“Os consumidores querem conteúdos informativos e relevantes. De acordo com uma pesquisa do CMI (Content Marketing Institute), 74% das empresas B2B entrevistadas atribuíram o sucesso da sua estratégia de marketing de conteúdo ao valor entregue aos consumidores”, cita. “É preciso reduzir o ritmo de produção e focar na qualidade”, diz ela.

3. Streaming de vídeo

“Há anos vem sendo falado sobre a força que os vídeos iriam tomar na internet, e isso de fato se consolidou. Essa tendência não só é vista em blogs e mídias sociais, mas também nos serviços de TV por assinatura e streaming”, afirma Jarussi.

Para ela, isso pode levar à necessidade de criação de novos formatos de parcerias comerciais e publicidade nas plataformas: “Outra tendência são os live streamings, a transmissão ao vivo de conteúdo. Muitas empresas já têm aproveitado esse formato, fazendo transmissões on-line de eventos ao vivo e promoção de vendas”.

4. Social commerce

“Os consumidores estão cada vez mais dispostos a comprar através das mídias sociais. De acordo com dados da Hootsuite e We Are Social, as novas gerações já estão usando mais as redes sociais (53.2%) do que os mecanismos de busca (51.3%) para pesquisar informações sobre marcas”, afirma.

“Esse cenário nos leva ao um grande alerta sobre a urgência em utilizar as mídias sociais como veículo de vendas. Felizmente, o Instagram possui uma ferramenta de vendas – a Loja do Instagram”, menciona Jarussi. “Em 2023, a plataforma deve disponibilizar globalmente o Instagram Checkout, que é a possibilidade de finalizar as compras dentro da loja no Facebook ou Instagram, sem precisar sair do app”, completa.

5. Novos influenciadores

“Não é novidade pra ninguém que há grande êxito para as empresas que colocam a participação de influenciadores em suas estratégias. Em 2023, precisamos levar em conta o surgimento de novas modalidades de influenciadores, como atletas, virtual influencers e os próprios colaboradores das empresas”, explica.

6. Metaverso

Na visão da gerente de marketing, o Metaverso deve crescer este ano. Nesse cenário, os influenciadores virtuais e o social commerce podem ser aliados para alavancar as vendas no universo virtual, que engloba tecnologias de realidade virtual, realidade aumentada, IA e a internet. Algumas plataformas já operam com esse tipo de tecnologia.

7. IA

“Muito tem se falado sobre IA por conta do lançamento do ChatGPT. A ferramenta pode ajudar a criar conteúdos do zero, simplesmente buscando o assunto como “5 passos para uma vida saudável”, afirma Jarussi. Ao digitar o que você procura, a ferramenta irá entregar uma lista com notícias sobre o assunto, mas não substitui profissionais”.

Para concluir, a empresária destaca que quem trabalha com marketing digital já sabe que a área é dinâmica, mas o avanço das tecnologias e do comportamento do consumidor tem acelerado ainda mais esse processo de mudança. Por isso, “as empresas e os profissionais de marketing devem estar atentos às inovações para que consigam se reinventar ano após ano e acompanhar as novas realidades que vêm surgindo”, afirma.

Para mais informações, basta acessar:

https://www.linkedin.com/in/juliajarussi/?originalSubdomain=br



Programa oferece retirada gratuita de produtos em drogarias

Em um ano em que o consumo das famílias do país deve cair de 4,2% para cerca de 1,4%, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a alta no preço dos medicamentos deve comprometer ainda mais o orçamento dos brasileiros.

O preço dos remédios tende a subir duas vezes em 2023 em 15 estados, que elevaram as alíquotas de imposto sobre o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ou os preços de referência para aplicação do imposto, conforme noticiado pelo jornal Folha de S.Paulo.

Os medicamentos ficarão mais caros por conta do aumento anual de preços, previamente autorizado a partir de 1º de abril para todo o Brasil, somado ao reajuste na tributação local, No final de 2022, 12 estados aprovaram o aumento de ICMS sobre diversos produtos, inclusive os remédios, como maneira de compensar o corte no imposto sobre combustíveis e energia elétrica, como mostra uma publicação do site Poder360.

Os Estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo já adotam as alterações na base de cálculo. Em março, o novo ICMS entra em vigor no Amazonas, Bahia, Pará, Paraná, Piauí, Roraima e Sergipe. Já os Estados do Acre; Alagoas; Maranhão; Rio Grande do Norte e Tocantins adotam a mudança no dia 1º de abril. As alíquotas estão em 17% ou 18% nesses locais, já as novas variam de 19% a 22%, segundo indicativos da empresa SimTax. 

Em um ambiente em que a simples possibilidade de gastos com a compra de remédios com preços elevados tem preocupado os brasileiros, uma modalidade ganha destaque: o PBM (Programa de Benefício em Medicamentos). É o que afirma Marco Araujo, Sócio e Diretor da CS Saúde – cartão de benefícios voltado ao segmento da Saúde.

Ele conta que o PBM é um programa que permite a retirada gratuita de medicamentos pelo usuário que adere ao modelo. “Com a adesão ao programa, que funciona como um ‘plano de saúde’ para medicamentos, o cliente faz jus a uma quantia mensal para retirada de remédios, sem qualquer custo adicional”.

Segundo Araújo, com o pagamento de um valor de menos de R$ 20 reais já é possível retirar até R$ 150 em medicamentos, todos os meses. Para tanto, porém, é preciso seguir alguns critérios: o usuário deve ter receita em mãos e buscar um medicamento que esteja previsto no rol descritivo.

De acordo com o Diretor da CS Saúde, “para além da população que consome os medicamentos, o BPM oferece vantagens para as farmácias e para os laboratórios, que continuam vendendo, mesmo em um ambiente de instabilidade econômica, e lembra que medicamento é essencial para continuidade de tratamento e/ou fechamento de diagnósticos”.

Para mais informações, basta acessar: https://www.conveniosocialsaude.com.br/



Especialista dá dicas para contribuinte não cair na malha fina

Começou na semana passada o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2023. Neste ano, a Receita Federal espera receber até cerca de 40 milhões de declarações até 31 de maio, último dia para que o contribuinte possa ficar quite com as obrigações fiscais.

De acordo com a Receita Federal, estão obrigados a declarar as pessoas físicas que obtiveram, ao longo de 2022, rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70. Em caso de rendimentos considerados isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, o limite é de R$ 40 mil. Quem obteve renda bruta acima de R$ 142.798,50 em atividade rural também deve prestar contas. Há também obrigações para quem adquiriu bens e direitos acima de R$ 300 mil e para quem realizou operações em bolsa de valores a partir de R$ 40 mil.

Além de não deixar para última hora e evitar correria e estresse desnecessários, há outros procedimentos rotineiros que devem ser levados em conta para evitar problemas com o Leão. “Um dos primeiros cuidados que se deve tomar é em relação à precisão ao indicar valores recebidos, já que essas informações são cruzadas eletronicamente com os dados prestados por empregadores, bancos, imobiliárias, médicos, entre outros”, destaca Carolina Ramos, diretora superintendente da Unicred Central Multirregional. “Quando são detectadas divergências, a Receita retém a declaração e isso significa dizer, em linguagem popular, que o contribuinte caiu na malha fina”, completa.

Mas a dor de cabeça causada por divergência nas informações pode ser resolvida de maneira ágil, caso não seja algo complexo nem tenha ocorrido sonegação. Isso porque a Receita emite uma notificação com orientações para que seja feita a regularização, também por via eletrônica. “Ser organizado ajuda muito, tanto na hora de declarar quanto na hora de fazer qualquer retificação”, orienta Carolina.

Para ela, o ideal é reunir e guardar, ao longo do ano, os informes de rendimentos, os dados bancários, as aplicações, os recibos de despesas médicas, os documentos de aquisição ou venda de bens e a relação dos dependentes, entre outros. “Tendo à mão toda a documentação necessária, tudo fica mais fácil na hora do preenchimento e a chance de errar é muito pequena”.

Depois de preencher os dados, o programa da Receita avisa ao contribuinte se há imposto a pagar ou a receber. Em caso de pagamento, o valor pode ser dividido em até 8 parcelas mensais, caso cada quota não seja inferior a R$ 50. Se o valor devido for inferior a R$ 10, não é preciso pagar. Entre R$ 10 e R$ 100, o imposto terá que ser pago em parcela única.

Se houver imposto a ser restituído, o valor excedente será devolvido na conta bancária indicada na declaração. Desde 2022, há também a opção de que a restituição seja feita via PIX, já que a declaração permite indicar a chave do CPF do titular da declaração.

O programa para fazer a declaração está disponível para baixar no site da Receita Federal: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda.



Uma nova e prestigiosa publicação científica da Carbios marca a expansão das suas pesquisas a outros plásticos

A Carbios (Euronext Growth Paris: ALCRB) (Paris:ALCRB), pioneira no desenvolvimento e na industrialização de tecnologias biológicas para reinventar o ciclo de vida de plásticos e tecidos, anunciou a publicação de um artigo intitulado “Enzymes’ power for plastics degradation” (O poder das enzimas na degradação de plásticos) no Chemical Reviews, um dos 10 periódicos científicos mais influentes do mundo. O artigo é uma revisão crítica e abrangente de pesquisas publicadas até a data sobre a degradação enzimática de todos os tipos de plásticos (PET, PLA, poliolefinas, poliuretanos, poliamidas) e inclui quase 700 referências. Contando com a coautoria de pesquisadores em biotecnologia da Carbios e seu parceiro acadêmico, o Toulouse Biotechnology Institute (TBI, Instituto Biotecnológico de Toulouse), bem como com dois notáveis professores de ciência de polímeros da Universidade de Bordeaux, o trabalho reúne a expertise nas áreas de enzimologia, ciência de polímeros e o setor, a fim de acelerar a transição para a uma economia circular do plástico.

Além desse estudo bibliográfico abrangente, os autores analisaram os dados para discutir o escopo, as limitações, os desafios e as oportunidades relacionadosàreciclagem enzimática de plástico, com vistas a desenvolver inovações e processos industriais. A perspectiva única do artigo e o valor agregado com relação a questões relativasàpoluição plástica são sua visão crítica da transferência tecnológica e escalabilidade industrial.

“Qualquer novo projeto de pesquisa científica começa com um estudo bibliográfico exaustivo, conforme fizemos para nossas tecnologias de biorreciclagem de PET e biodegradação de PLA. Hoje, a Carbios é a empresa mais avançada na industrialização de sua tecnologia de biorreciclagem de PET”, comentou Alain Marty, diretor científico da Carbios. “A missão da Carbios é a de trazer todos os tipos de plásticos para a economia circular. Por isso, estou muito orgulhoso por colaborar com nosso parceiro de longa data, o TBI, bem como com novos parceiros na Universidade de Bordeaux, na publicação do artigo no Chemical Reviews, que servirá de base para pesquisas em soluções de reciclagem biológica para outros polímeros”.

“Após o convite para escrever um artigo para a vindoura publicação temática do Chemical Reviews, colaboramos mais uma vez com a Carbios. Alinhada com o tema ‘Fechando lacunas: aprendendo com a catálise além das fronteiras’, nossa colaboração vai além das fronteiras da ciência de plásticos e polímeros, de forma a considerar a viabilidade industrial e encontrar novas soluções para diferentes polímeros usando biocatálise”, afirmou Isabelle André, diretora de pesquisas do CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica da França). “Como pesquisadora, é sempre gratificante e recompensador ver os frutos de um trabalho árduo publicado em um periódico respeitado, e eu parabenizo todos os pesquisadores envolvidos.”

Para ler o artigo no Chemical Reviews, clique aqui: https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.chemrev.2c00644

A publicação está programada para sair na próxima edição, que leva o tema “Bridging the Gaps: Learning from Catalysis across Boundaries” (Fechando lacunas: aprendendo com a catálise além das fronteiras).

Autores: Tournier, Vincent (Carbios) ; Duquesne, Sophie (TBI) ; Guillamot, Frédérique (Carbios) ; Cramail, Henri (Université Bordeaux); Taton, Daniel (Université Bordeaux); Marty, Alain (Carbios); André, Isabelle (TBI)

Sobre a Carbios

Fundada em 2011 pela Truffle Capital, a Carbios é uma empresa de biotecnologia ecológica, desenvolvendo processos biológicos e inovadores. Mediante sua abordagem exclusiva de combinar enzimas e plásticos, a Carbios visa atender às novas expectativas dos consumidores e aos desafios de uma ampla transição ecológica, assumindo um grande desafio de nosso tempo: a poluição plástica e têxtil. A Carbios desconstrói qualquer tipo de PET (o polímero dominante em garrafas, bandejas, tecidos feitos de poliéster) em seus componentes básicos que podem ser reutilizados para produzir novos plásticos PET com qualidade equivalente aos virgens. Essa inovação PET, a primeira do gênero no mundo, foi recentemente reconhecida em um artigo científico publicado na capa do prestigiado periódico Nature. A Carbios iniciou com êxito sua planta de demonstração em Clermont-Ferrand em 2021. Agora, deu mais um passo importante para a industrialização do seu processo com a construção de uma unidade inédita em parceria com a Indorama Ventures.

Em 2017, a Carbios e a L’Oréal fundaram um consórcio para contribuir com a industrialização de sua tecnologia proprietária de reciclagem. Comprometidas em desenvolver soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável, Nestlé Waters, PepsiCo e Suntory Beverage & Food Europa se uniram a este consórcio em abril de 2019. Em 2022, a Carbios assinou um contrato com On, Patagonia, PUMA e Salomon, a fim de desenvolver soluções que promovam a capacidade de reciclagem e circularidade de seus produtos. A PVH Corp. se uniu a este consórcio em janeiro de 2023.

A empresa também desenvolveu uma tecnologia de biodegradação enzimática para plásticos de uso únicoàbase de PLA (um polímero de origem biológica). Esta tecnologia pode criar uma nova geração de plásticos 100% compostáveis em condições domésticas, integrando enzimas no coração do produto plástico.

Para mais informações, acesse www.carbios.com/en / Twitter: Carbios LinkedIn: Carbios Instagram: insidecarbios

A Carbios (ISIN FR0011648716/ALCRB) é elegível para o PEA-PME, um programa do governo francês que permite que seus residentes que investem em pequenas e médias empresas se beneficiem de descontos no imposto de renda.

Esta tradução é apenas para fins informativos.

Em caso de discrepância com a versão original deste comunicadoàimprensa, a versão original irá prevalecer.

1 Toulouse Biotechnology Institute (Instituto Biotecnológico de Toulouse), unidade de pesquisa conjunta associando o INSA de Toulouse (Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse), o CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica) e o INRAE (Instituto Nacional de Pesquisa Agrícola)

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

CARBIOS

Melissa Flauraud

Relações com a imprensa

melissa.flauraud@carbios.com

Benjamin Audebert

Relações com investidores

contact@carbios.com

+33 (0)4 73 86 51 76

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mvk@iconic-conseil.com

+33 (0)1 44 14 99 96

Relações com a imprensa (EUA)

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kbarrette@rooneyco.com

+1 212 223 0561

Relações com a imprensa (DACH)

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carbios@mc-services.eu

+49 (0)211 529 252 22

Fonte: BUSINESS WIRE



FinanZero se une a Vizzela em ação interna para o Dia Internacional da Mulher

Para trazer uma reflexão a respeito do Dia Internacional da Mulher, a FinanZero convidou suas colaboradoras a compartilharem experiências profissionais e pessoais vivenciadas pelo gênero feminino. A ação aconteceu no dia 8 de março e as mulheres convidadas conversaram sobre os desafios enfrentados no dia a dia, que vão desde a trajetória até um cargo de liderança, a preocupações com vestimenta e pressão da sociedade.

Durante a ação, ao compartilharem as suas vivências, as mulheres perceberam que todas ali se identificavam com os desafios enfrentados, entre eles o assédio, preocupação com a vestimenta, pressão sobre maternidade, questionamentos feitos apenas para as mulheres. Compartilhando suas histórias, foi possível perceber que mesmo com vivências e experiências diferentes, todas as mulheres passam por situações parecidas no dia a dia, gerando ainda mais conexão e troca entre o time feminino da FinanZero. Inspirar mulheres, encorajá-las e ter um ambiente de trabalho seguro foram os propósitos dos organizadores do evento.

 

Metade das colaboradoras da FinanZero é formada por mulherese a liderança é 47% feminina, um número considerado elevado dentro do mercado financeiro. O ambiente igualitário promovido pela empresa é um reflexo da cultura da Suécia que Olle Widén, CEO da fintech, traz de sua origem, além das ações internas promovidas pela área de Recursos Humanos da empresa que possui um cuidado com o processo seletivo para a FinanZero.

 

“Antes mesmo de conseguir estar na carreira de RH, tinha estabelecido para mim mesma que jamais perguntaria a uma mulher se ela possuía filhos e se tinha com quem deixá-los para trabalhar ou qualquer outro tipo de pergunta que pudesse deixá-la desconfortável! Penso ser cruel colocar em dúvida essa área de sua vida que não agrega nada sobre sua competência no trabalho”, comenta Mayara Oliveira, analista de Recursos Humanos.

 

Para ela, é gratificante a liberdade que tem na área de Recrutamento e Seleção da FinanZero para seguir com a premissa que possui desde antes de ingressar na área. Para incentivar a melhor versão de cada mulher e inspirá-las, a FinanZero se uniu a Vizzela, uma empresa cujo objetivo é estimular o que há de melhor em cada um. As 37 mulheres que trabalham na Fintech receberam cosméticos e produtos de skincare como uma forma de estimular o autocuidado e a valorização feminina.

 

Sobre a FinanZero

Fundada em 2016 visando facilitar a busca por empréstimo online, a FinanZero é um correspondente bancário online. A partir do perfil do cliente, a fintech busca por empréstimos com instituições financeiras parceiras e envia propostas pré-aprovadas para ajudar na comparação de melhores condições de crédito.



DuPont apresenta tecnologias de segurança na LAAD 2023

A DuPont estará na 13ª edição da LAAD Defense & Security, feira de Defesa e Segurança. No estande B55, situado no Hall 2, a equipe DuPont LATAM estará integralmente a postos para apresentar suas potencialidades; interagir com clientes e usuários finais; e apresentar seu portfólio inovador em prol da segurança às Forças Armadas, Policiais, agentes de segurança privada e população em geral. O encontro acontece entre os dias 11 e 14 de abril no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro.

A DuPont é uma multinacional com mais de 220 anos de história, que oferece soluções baseadas em tecnologia para ajudar a transformar as indústrias e a vida cotidiana.

A empresa inaugurou um novo prédio de 17,7 mil m² em 2022 na cidade de Barueri, na Grande São Paulo. A nova sede também conta com laboratórios de alta tecnologia, como o Kevlar® Experience, um Centro de Excelência e Pesquisa de aplicações em proteção balística, e o Laboratório Thermo-Man®, um sistema de avaliação de lesões por queimadura.

“Temos certeza de que a participação neste evento será de grande proveito para reforçar a posição da DuPont como desenvolvedora das principais tecnologias em proteção balística, como Kevlar®”, disse o líder do segmento de Defesa da DuPont para a América Latina, Marcelo Fonseca. “Também será uma grande oportunidade para fazer networking e consolidar o portfólio mais amplo e atualizado em prol da proteção à vida. Valorizamos o contato próximo às Forças Armadas, Forças Policiais, agentes de segurança privada e os executivos da indústria de defesa e segurança e das agências governamentais”, finalizou.



Brisanet conquista 257 mil novos clientes e anuncia lucro líquido de R$ 60,7 mi

A Brisanet acabou de divulgar o relatório que apresenta os resultados do quarto trimestre de 2022 para os seus investidores. O documento aponta um crescimento orgânico de 257 mil novos clientes em 2022 e mais 26,2 mil clientes da marca Agility Telecom. Além disso, a empresa chegou a 34 novas cidades durante o ano, entrando em Recife e região metropolitana, e no norte da Bahia. Ao longo de 2022, foram investidos mais de R$ 850 milhões pela companhia, sendo parte desse montante direcionada para viabilizar a implantação do 5G. Em 2023, cerca de R$ 700 milhões devem ser investidos.

De acordo com o relatório, a Companhia apresentou lucro líquido de R$ 60,7 milhões no exercício social de 2022, representando um aumento de 2.600% quando comparado aos R$ 2,2 milhões de 2021; isso porque o ano foi marcado por reduções de custos, realinhamento de preços e otimização de capex. O EBITDA da Brisanet foi de R$ 435,8 milhões em 2022, crescendo 61% em relação ao EBITDA Ajustado registrado em 2021.

Em 2022, a Brisanet apresentou receita líquida consolidada de R$ 985,2 milhões, com aumento de 35% em relação ao ano de 2021. Essa evolução é explicada basicamente pelo crescimento de 30% da base de clientes.

No ano, foram adicionados 1,7 milhão de HPs (domicílios), encerrando 2022 com mais de 6,1 milhões de HPs e crescimento de 37% de cobertura. Com essa expansão, a empresa já atua em sete capitais nordestinas e em suas regiões metropolitanas. Em 2023, o foco é ocupar a infraestrutura construída ao longo dos últimos dezoito meses, estimando, aproximadamente, um acréscimo na base de 20 mil clientes por mês.

Para o CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira, 2023 chega repleto de desafios, metas e oportunidades que impulsionarão o Grupo Brisanet a ir cada vez mais longe em sua expansão. “Agora, o nosso maior desafio é implementar a tecnologia do 5G, direcionando esforços para a estratégia de comercialização e penetração do serviço de telefonia móvel. Com isso, continuamos construindo infraestrutura como ferramenta que facilita a disseminação do conhecimento de maneira uniforme, o que historicamente só chegava aos pequenos municípios anos após os grandes centros urbanos”, afirma.

O relatório está disponível em:
https://ri.brisanet.com.br/



Programas de estágio beneficiam estudantes e empresas

Segundo dados de um recente levantamento do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, divulgado em agosto do ano passado, existiam no Brasil 707.903 estagiários em 2021, ou seja, cerca de 25% dos estudantes acima de 16 anos no país. 

O estudo, realizado de acordo com os dados da PNAD contínua, revela outro dado importante: 40% desses alunos pertenciam às classes D e E, com renda de até R$ 3.000,00 por mês, o que evidencia que, muito além de ser um modelo que prepara o estudante para o mercado de trabalho, essa também é uma forma que garante sustento a um grande número de famílias no Brasil.

Além de beneficiar os jovens, o programa de estágio também traz vantagens para as empresas, que podem capacitar e treinar futuros profissionais de acordo com as necessidades específicas do seu negócio. Para o Adm. Alberto Whitaker, presidente do Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP, autarquia federal responsável por registrar e fiscalizar as empresas e os profissionais da área da administração, é muito importante que a sociedade tenha consciência da importância dos processos de estágio na vida dos estudantes. 

Ele conta que o CRA-SP, com o objetivo de estreitar relações com o CIEE, firmou recentemente uma parceria com a entidade, que tem como objetivo conscientizar os parceiros do Conselho quanto à responsabilidade social intrínseca na contratação de aprendizes e de estagiários, bem como promover ações em prol dos estudantes da administração.

Pelo acordo, assinado no início de março e com duração de 24 meses, estão previstas as seguintes ações: divulgação de vagas em aberto no CIEE para os estudantes dos cursos de administração; inclusão, no portal do Conselho, do link do Saber Virtual, plataforma do CIEE que tem como objetivo preparar os alunos para o mundo do trabalho; promoção de estudos, reuniões, encontros e eventos de interesse das suas entidades e que possam beneficiar a sociedade; além de atendimento personalizado e concessão de um desconto de 10% às empresas registradas no CRA-SP que queiram firmar instrumentos jurídicos, com o CIEE, para a operacionalização de programas de estágio e de aprendizagem dentro de suas organizações. 

“Parcerias como essa que firmamos com o CIEE são essenciais para o desenvolvimento da administração e da nossa sociedade. Só podemos caminhar rumo ao progresso se nós, entidades públicas, nos unirmos a outras organizações da sociedade civil na busca por melhores oportunidades para todos. As vagas de estágio que divulgamos para o nosso público de estudantes fazem total diferença na vida desses jovens e as outras contrapartidas estabelecidas neste acordo certamente trarão resultados efetivos para alunos, profissionais e empresas da área da administração”, afirma Whitaker. 

No CIEE, essa aproximação também é vista como uma oportunidade de contribuir efetivamente com a sociedade. “A parceria com o CRA-SP é de longa data e motivo de grande alegria para nós. Neste novo capítulo, estamos estreitando os laços das duas instituições com o objetivo comum de capacitar e possibilitar a entrada de jovens no mundo do trabalho de maneira digna e segura”, conta Ricardo Melantonio, superintendente institucional do CIEE.   



Como mangueiras podem auxiliar na produção cervejeira

O Brasil vem experimentando aumento significativo na produção de cerveja artesanal. Segundo o “Anuário da Cerveja 2021 – estatísticas do setor cervejeiro no Brasil”, divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o número de estabelecimentos produtores de cerveja atingiu a marca de 1.549, o que representa aumento de 12,0% em relação ao ano anterior.

No entanto, para desempenhar a atividade da produção de cerveja é necessário que o interessado em sua fabricação possua equipamento especializado. Afinal, as cervejarias devem utilizar variados tipos de mangueiras para o tráfego de cerveja, levedura e outros produtos tradicionais do segmento. Contudo, não é toda mangueira que possui as capacidades apropriadas para as finalidades que envolvem a fabricação da bebida. 

Características específicas

Para atender as especificidades da produção de cerveja, uma mangueira para o tráfego do líquido precisa contar com três elementos: tubo interno, reforço e cobertura. Também chamado de “alma”, o tubo interno precisa resistir a produtos de limpeza e desinfecção halogenados, alcalinos ou oxidantes. 

É necessário também suportar esterilização, ter insensibilidade contra íons de cobre (os “venenos de borracha”) e aguentar esforços físicos e mecânicos.

O reforço dá à mangueira a capacidade de resistir à pressão e ao vácuo, bem como a outros tipos de esforços de cunho mecânicos. Entre eles, o uso do vapor pode exigir muito do reforço, segundo informa a Cervesia, empresa destinada à tecnologia cervejeira.

Por fim, a cobertura é um componente da parte externa, que tem como função a proteção do reforço. Ela deve suportar abrasão, cortes, contato com produtos químicos e diversas outras formas de intempéries.

Como fazer a escolha certa

Conforme Daniel Rodriguez, CEO da Maxxflex, fábrica de mangueiras e mangotes de borracha, se faz essencial observar se, mesmo que o produto seja classificado como para uso em cervejarias, há construção enrolada, tubo de borracha sintética atóxica especial, resistência a temperaturas de até 80ºC e terminais retos. 

Outro ponto importante a se verificar é o tubo interno branco com externo vermelho e faixa espiral branca, um padrão para este tipo de mangueiras.

Para saber mais sobre estes equipamentos, basta acessar o blog da Maxxflex para entender as diferenças entre mangueiras e mangotes e aprender a armazenar mangueiras industriais de maneira correta.



Lei do Superendividamento renegocia dívidas de uma só vez

Em 2002, famílias brasileiras se depararam com uma situação de desespero: os indicadores de endividamento e inadimplência no país. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 77,9% das famílias estão endividadas e 28,9% estão inadimplentes, ambos registros são os maiores já averiguados.

Quem faz parte deste grupo, precisa lidar com os boletos em aberto, mas também com a dificuldade de manter as necessidades básicas em dia. Neste cenário, a Lei do Superendividamento pode ser um caminho. Ela pretende facilitar a negociação das dívidas e proteger a pessoa de constrangimento e assédio.

“A legislação define como Superendividamento a situação em que o consumidor de boa-fé assume sua impossibilidade de arcar com todas as dívidas que contraiu, sem comprometer o mínimo para sua sobrevivência”, explica Tallisson Luiz de Souza, advogado especialista em direito bancário.

Por acontecer uma negociação em bloco, o devedor consegue usar uma única fonte de renda para liquidar as contas em aberto. Desta maneira, com todos os débitos em um mesmo plano de pagamento, não é preciso escolher qual dívida pretende quitar.

“Vale ressaltar que a Lei está prevista para débitos ligados ao consumo, ou seja, para contas domésticas e alguns débitos com instituições financeiras de pessoas físicas, não sendo aplicada aos contratos com garantia real, financiamento imobiliário e crédito rural”, detalha Souza.

Definição de superendividado

Para evitar confusão, é importante deixar claro que a Lei do Superendividamento é destinada à pessoa física, não jurídica. E para o cidadão ser considerado superendividado, ele deve estar em uma situação em que não consegue pagar suas dívidas e manter o mínimo para sobreviver. 

Outro ponto importante sobre o perfil do brasileiro considerado superendividado é que ele tem dívidas adquiridas de boa-fé. Na prática, isso significa que ele não tinha intenção de não pagar, apenas não conseguiu.

“As dívidas em excesso podem comprometer as necessidades básicas de um indivíduo, que fica sem dinheiro para a manutenção das necessidades básicas”, diz o advogado. “Dessa forma, com o advento dessa legislação será proporcionado ao consumidor a repactuação das dívidas por meio de um plano de pagamento que satisfaça o direito dos credores sem levar o devedor à humilhação e à indignidade, permitindo assim uma segunda chance”, completa o advogado.

Para saber mais, basta acessar: www.escritoriosouzaadvogados.com.br



Brasil cai onze posições no Ranking da Felicidade

A última segunda-feira, 20 de março, assinalou o Dia Internacional da Felicidade, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua Assembleia Geral de 2012. Nesta data, a própria ONU divulga World Happiness Report 2023, um ranking que mensura, a partir de seis indicadores (PIB per capita real, assistência social, expectativa de vida saudável, liberdade para fazer escolhas, generosidade e percepções de corrupção), os níveis de felicidade global em mais de 150 países. Na edição de 2023, os três primeiros lugares do ranking ficaram com a Finlândia, a Dinamarca e a Islândia. O Brasil ficou no 49º lugar, caindo 11 posições desde o relatório de 2022.  

A data, inspirada em um feriado já existente no reino do Butão (país situado na Ásia), foi criada com o objetivo de destacar a felicidade e o bem-estar como objetivos universais, que são partilhados por todos os seres humanos e considerados por todos os países em suas políticas públicas para a população.

A grande maioria das pessoas costuma ter vários conceitos sobre o que é a felicidade. Muitos acreditam que ela pode ser encontrada nas coisas materiais e nas realizações de objetivos, enquanto outros acreditam que ela se baseia mais em fatores psicológicos, emocionais e espirituais. 

A resposta mais aceita pela Psicologia, no entanto, é outra, e vem da explicação do psicólogo e professor Nicolas Kennedy de Lima Brandão (CRP 02/25295), responsável técnico de Serviço-Escola de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco). “Felicidade é um estado humano de humor que pode ser temporário, e em geral é. Nunca ficamos felizes por muito tempo, mas podemos também ter momentos tristes e eles não duram pra sempre”, afirma.  

Ainda nesse sentido, o entorno material afeta a percepção atual do conceito de felicidade e, a curto prazo, o acúmulo de bens de desejo pode ser visto como tal. A questão é que essa visão de felicidade acaba predominando, principalmente em razão da situação socioeconômica e dos níveis de desigualdade social de cada país. Isso ajuda a explicar a teoria popular de que o dinheiro traria felicidade, mas o professor da Unit dá um não bem enfático a essa teoria. 

Para ele, o dinheiro pode trazer uma falsa sensação de alívio frente à situação existencial ou social vivida por cada pessoa, mas não sustenta a motivação básica da vida humana, que é a busca por sentido. “O dinheiro, por si, só não sustenta a motivação básica da vida humana, que é a busca por sentido. Chega um momento em que bens materiais não mais preenchem o que buscamos como motivação para a vida humana”, alerta Nícolas. 

Sentido para a vida

Essa busca por um sentido motivador para a vida é o que defende a chamada Logoterapia, também conhecida como Terceira Escola de Psicoterapia de Viena. Segundo a teoria, criada pelo psicólogo austríaco Viktor Frankl (1905-1997), a felicidade é consequência do encontro com o sentido da vida, e quando cada pessoa se coloca no caminho dessa busca pelo sentido, ela esbarra na própria evolução como ser humano e encontra a felicidade quando realiza os valores que lhe competem. 

Por outro lado, a felicidade acaba sendo muito afetada pelas rotinas do dia a dia e pelos conflitos pessoais. “Não tem como responder essa pergunta sem refletir sobre as rotinas de trabalho extensivas e sem sentido que nós nos submetemos hoje, pela necessidade de sobre(viver). No final das contas, nós estamos pouco a pouco perdendo o contato com a realidade existencial que nos prendia a milênios atrás, como na época dos Clássicos Gregos, que é a realização de valores. Hoje, tudo é tão rápido, que perdemos a noção do que é feito para durar”, lamenta o professor. 

Cultivando a felicidade

A manutenção ou conquista de uma vida mais feliz pode ser buscada por cada pessoa, a partir do cultivo de pequenos hábitos no cotidiano, buscando um melhor equilíbrio entre corpo e mente. “Tendo todas estas áreas em equilíbrio e bem trabalhadas para possíveis questões, já seria um grande começo para perceber-se feliz”, resume Nícolas Kennedy.

Profissionais das áreas de saúde e saúde mental são unânimes em recomendar a adoção de uma rotina saudável, com mudanças na alimentação, a realização diária de atividades físicas, uma melhor qualidade de sono e a manutenção de boas interações emocionais, além da dedicação de um tempo para os hobbies, que são as atividades que permitem um relaxamento da pessoa e um alívio do estresse. 

Além de buscar conteúdos que orientem na adoção desta rotina saudável, outra recomendação é colocar-se em busca de sentidos e motivações para a vida, seja nos aspectos profissionais, pessoais ou emocionais. Em caso de dificuldades nesse processo, deve ser buscada a ajuda profissional, como a de psicólogos e outros profissionais que possam auxiliar no caminho da vida mais saudável e feliz.

 



Mary Kay Inc. recebe certificação do Forest Stewardship Council e comemora 1,3 milhão de árvores plantadas com a Arbor Day Foundation

Mary Kay Inc., defensora mundial da responsabilidade social corporativa e sustentabilidade, está comemorando o Dia Internacional das Florestas destacando sua recente certificação do Forest Stewardship Council® (FSC®).

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230321005733/pt/

Mary Kay Inc., a global advocate for corporate social responsibility and sustainability, is celebrating International Day of Forests by highlighting its recent certification from the Forest Stewardship Council® (FSC®). (Credit: Mary Kay Inc.)

Mary Kay Inc., a global advocate for corporate social responsibility and sustainability, is celebrating International Day of Forests by highlighting its recent certification from the Forest Stewardship Council® (FSC®). (Credit: Mary Kay Inc.)

A certificação se aplica aos Centros de Impressão e Imagens Digital da Mary Kay localizados em sua sede corporativa mundial e centro de distribuição regional localizado no norte do Texas, e confirma o compromisso da Mary Kay em respaldar a silvicultura responsável com uso de materiais 100% reciclados FSC ou fontes de papel misto FSC para impressão comercial, sobretudo para encartes de papel para produtos exportados a nível mundial.

FSC® é uma organização mundial sem fins lucrativos que promove a gestão florestal responsável em todo o mundo, definindo padrões baseados em princípios acordados para administração florestal responsável, apoiados por partes interessadas ambientais, sociais e econômicas. A certificação FSC significa abastecimento sustentável que coloca as florestas e as pessoas em primeiro lugar e garante que os produtos venham de florestas administradas de modo responsável.

“Estamos orgulhosos do progresso em nossa jornada de sustentabilidade”, disse Deborah Gibbins, Diretora de Operações da Mary Kay. “O certificado FSC é resultado de muitos meses de muito trabalho, preparação, implementação de novos protocolos e treinamento. Esta conquista destaca o compromisso da Mary Kay com o meio ambiente e a excelência nos negócios.”

A icônica empresa de beleza e empreendedorismo mundial está prestes a comemorar seu 60º aniversário em 2023, continuando seu compromisso de décadas em enriquecer vidas ao redor do mundo e reduzir seu impacto no meio ambiente.

Este ano, a Mary Kay também comemora 15 anos de parceria com a Arbor Day Foundation. A parceria entre a Mary Kay e a Arbor Day Foundation começou em 2008. Os principais destaques incluem:

  • Em 2008, as consultoras de beleza independentes da Mary Kay se envolveram em um programa de reciclagem em que uma árvore foi plantada em uma floresta para cada compacto antigo reciclado. Graças a um esforço nacional de reciclagem das consultoras de beleza independentes e seus clientes, bem como dos funcionários da empresa, a Mary Kay superou a meta de coleta de 200.000 compactos antigos.
  • De 2009 a 2012, a parceria da Mary Kay com a Arbor Day Foundation apoiou as Nature Explore Classrooms em refúgios para vítimas de violência doméstica, a fim de fornecer aos residentes um lugar seguro para se conectar com a natureza.
  • A partir de 2013, a Mary Kay começou a respaldar projetos de reflorestamento em larga escala em todo o mundo, incluindo EUA, Brasil, China, Alemanha, Irlanda, Peru e Madagascar.
  • Em 2018, quando a Mary Kay cortou a fita na nova instalação de P&D / Richard R. Rogers Manufacturing em Lewisville, TX, comemorou a conquista de plantar sua milionésima árvore plantando uma árvore cerimonial no local.
  • Até o momento, a Mary Kay e a Arbor Day Foundation plantaram 1,3 milhão de árvores mediante sua parceria e continuam trabalhando em prol de um impacto futuro.

“O compromisso duradouro que a Mary Kay demonstrou em apoiar uma combinação diversificada de projetos que plantam árvores certas em lugares certos tornou esta parceria verdadeiramente especial”, disse Katie Loos, Presidente da Arbor Day Foundation. “Ao longo dos anos, nosso trabalho em conjunto cresceu para criar impacto mundial em florestas de maior necessidade. A Mary Kay compreende o que significa e o que é preciso para ser uma boa administradora de nossos ecossistemas e comunidades mais vulneráveis, e estamos empolgados para ver o que o futuro desta parceria reserva para o mundo.”

Saiba mais sobre a visão da Mary Kay de enriquecer vidas hoje para um amanhã sustentável em https://marykayglobal.com/sustainability/.

Sobre a Mary Kay

Como uma das rompedoras de barreiras em sua origem, Mary Kay Ash fundou sua empresa de beleza dos sonhos em 1963 com uma meta: enriquecer a vida das mulheres. Este sonho floresceu em uma empresa multibilionária com milhões de membros independentes da força de vendas em mais de 35 países. Como uma empresa de desenvolvimento de empreendedorismo, a Mary Kay está comprometida em capacitar as mulheres em sua jornada através da educação, orientação, advocacia, networking e inovação. A Mary Kay se dedica a investir na ciência por trás da beleza e fabricar produtos de ponta para a pele, cosméticos coloridos, suplementos nutricionais e fragrâncias. A Mary Kay acredita em enriquecer a vida hoje para um amanhã sustentável, fazendo parcerias com organizações de todo o mundo com foco na promoção da excelência empresarial, no apoioàpesquisa do câncer, no avanço da igualdade de gênero, na proteção de sobreviventes de abuso doméstico, no embelezamento de nossas comunidades e no incentivo às crianças a seguirem seus sonhos. Saiba mais em marykayglobal.com, encontre-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn ou siga-nos no Twitter.

Sobre a Arbor Day Foundation

Fundada em 1972, a Arbor Day Foundation tornou-se a maior organização sem fins lucrativos dedicada ao plantio de árvores, com mais de um milhão de membros, apoiadores e parceiros importantes. No decorrer dos últimos 50 anos, quase 500 milhões de árvores foram plantadas pela Arbor Day Foundation em bairros, comunidades, cidades e florestas em todo o mundo. Nossa visão é ter um mundo onde as árvores sejam usadas para resolver questões críticasàsobrevivência.

Como uma das maiores fundações operacionais de conservação do mundo, a Arbor Day Foundation, através de seus membros, parcerias e programas, instrui e envolve partes interessadas e comunidades em todo o mundo para que se envolvam em sua missão de plantar, cultivar e celebrar as árvores. Mais informações estão disponíveis em arborday.org.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Mary Kay Inc.

Comunicações Corporativas

marykay.com/newsroom

972.687.5332 ou media@mkcorp.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Decisão do STF nos temas 885 e 881 pode impactar empresas

Em uma sessão do dia 2 de fevereiro, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que os efeitos de uma sentença definitiva em matéria tributária de trato continuado perde seus efeitos quando há julgamento posterior em sentido contrário pela última instância do poder judiciário brasileiro, o que se tornou um dos principais debates tributários de 2023.

O julgamento dos REs (Recursos Extraordinários) 955227 – Tema 885 e 949297 – Tema 881, com repercussão geral, continua com a discussão sobre o marco temporal para a retomada da cobrança dos tributos. Agora, os ministros devem julgar se é preciso observar os princípios da anterioridade anual e nonagesimal, além da fixação das teses de repercussão geral, conforme publicação do portal do STF.

Nas duas situações, a União recorre de decisões que, na década de 1990, julgaram inconstitucional a lei que instituiu a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) e deram a duas empresas o direito de não recolher o tributo. A União argumenta que a cobrança poderia ser retomada desde 2007, quando ocorreu o julgamento da ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 15, em que o Tribunal mudou de entendimento e declarou a constitucionalidade da lei que instituiu a contribuição.

Os ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin, relatores dos RE 955227 – Tema 885 e ministro RE 949297 – Tema 881, respectivamente, concordaram que a eficácia da sentença definitiva termina quando o STF julga a matéria tributária em sentido contrário. Apesar disso, os ministros têm entendimentos diferentes com relação à fixação do marco temporal.

“O direito não é estanque, é dinâmico. A mudança na interpretação na legislação sempre existiu e sempre existirá”, afirma o Dr. Vanderson Ferreira, advogado tributarista no escritório Ferreira & Associados.

“Não obstante isso, é curioso que haja segurança jurídica nas relações humanas, especialmente nas relações entre fisco e contribuinte. Isso porque não é possível criar ambientes de negócios onde reside a incerteza: o empresário precisa confiar nas normas e decisões jurídicas do Estado”, articula o advogado especialista.

Ferreira destaca, ainda, que, em seu modo de ver, para se conviver com decisões judiciais que impliquem mitigação à coisa julgada – o direito adquirido a partir de uma decisão judicial sem possibilidade de recursos – em temas de natureza tributária, é imprescindível a edição de normas jurídicas, pelo Congresso Nacional, visando a reestabelecer um cenário de maior previsibilidade, segurança jurídica e com respeito aos demais princípios constitucionais. 

Ainda segundo o advogado tributarista do escritório Ferreira & Associados, a decisão exige que o empresário, principalmente aquele que detém tese vitoriosa contra o Estado em questões tributárias, tenha sempre o apoio de um tributarista, uma vez que qualquer mudança de entendimento no STF impactará, inclusive, contra aquele que tem sentença favorável transitada em julgado.

“Havendo mudança em prol do contribuinte, ainda que ele detenha sentença judicial desfavorável, será beneficiado”, acrescenta.

Para mais informações, basta acessar: https://associadosferreira.com.br/



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