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Agressões contra a população LGBTQIA+ aumentaram 35,2%

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A última edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgada ao final do mês passado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), confirmou o aumento da violência e a recorrência dos crimes contra a população LGBTQIA+. Em todo o país, com base em dados tabulados nos anos de 2020 e 2021, houve alta de 7,2% nos homicídios dolosos, 35,2% nas agressões e 88,4% nos estupros. Em números absolutos, 179 pessoas desta comunidade foram assassinadas em 2021, outras 179 foram violentadas sexualmente e mais 1.719 sofreram agressões. 

Estas agressões aparecem com mais força na pesquisa da organização de mídia Gênero e Número, com apoio da Fundação Ford. Ela aponta que mais de 90% das pessoas LGBTQIA+ no Brasil relataram ter sofrido algum tipo de violência recentemente. Desta porcentagem, 51% alegaram ataques relacionados à orientação sexual ou à identidade de gênero. E destas, 94% sofreram violência verbal. Em 13% dos casos, as ocorrências foram de violência física. 

Mesmo com a LGBTfobia sendo criminalizada no Brasil desde 2019, estes ataques são vividos no dia a dia destas pessoas, em meio a muitas outras situações de preconceito, discriminação e hostilidade. Uma delas foi vivida pelo gastrônomo Felipe Pacheco, 26 anos, que já era alvo de ofensas e provocações desde a fase escolar. Em fevereiro do ano passado, ele teve os pertences roubados ao sair do trabalho por um homem que, além das ofensas, dizia que matava homens gays por prazer. Descobriu-se depois que esse suspeito tinha o costume de praticar “terror psicológico” ao seduzir estas vítimas em uma área movimentada de Maceió (AL).

“Quando isso aconteceu, eu contei não só para amigos, mas relatei em redes sociais. Eu consegui foto dele, fiz uma movimentação nas redes e, por causa disso, várias vítimas dele vieram falar comigo. Após a minha denúncia, ele foi condenado e está preso até hoje”, conta Felipe, atribuindo sua decisão de denunciar ao sentimento de raiva pelo que aconteceu com ele e com outros homossexuais. “Estava cansado e queria fazer justiça às outras vítimas que não tiveram coragem por questões familiares, por não serem assumidas e não quererem se expor. A maioria dessas vítimas era composta por homens bem mais velhos, atraídos pela carência e falta de afeto, muito presentes no meio”, explica.

Após o episódio, Felipe ainda revelou que ficou com medo de andar na rua e de alguma situação semelhante acontecer com ele, mas que, apesar disso, conseguiu encontrar forças para seguir em frente.

Transfobia no ambiente escolar

Quando o estudante Isaac Victor de Oliveira tinha 14 anos, passou por uma série de agressões verbais, morais e físicas por expressar a sua identidade de gênero na escola. O ápice se deu quando uma das alunas que estudava com ele chegou às vias de fato, após se negar a chamá-lo pelos pronomes masculinos e pelo nome social.

“Como eu repudiei as falas, ela levantou e me empurrou em direção às bancas da sala. Ela chegou a jogar cadeiras em cima de mim, me chutou e continuou desrespeitando meus pronomes masculinos e meu nome social. Depois que conseguiram fazer com que ela parasse, fui levado junto com ela para uma sala fechada onde não pude entrar em contato com minha mãe por cerca de duas horas”, revela.

Após a mãe de Isaac tomar conhecimento do episódio e da negligência da escola em não comunicar o ocorrido ao Conselho Tutelar, a denúncia foi realizada na delegacia. Ao final dos trâmites legais, a responsável pela agressão foi condenada a prestar serviços comunitários. Já a adolescente e a família ficaram impedidas de se aproximar de Isaac mediante uma medida protetiva. “Sem o apoio que tive da minha mãe, acredito que teria desistido de frequentar a escola bem novo e não teria me tornado a pessoa que sou hoje, que luta em prol das pessoas trans”, afirmou ele, que hoje tem 19 anos.

Direitos da população LGBTQIA+

Já o advogado Geovanny Souza, membro da Comissão da Diversidade Sexual da Ordem do Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB/AL), também já sofreu homofobia durante a fase escolar e, atualmente, luta em prol da comunidade por meio da sua profissão. Ele faz o alerta que os crimes lgbtfóbicos devem ser denunciados, mesmo que não ocorram por meio de agressão física.

“A LGBTfobia deve ser denunciada na primeira ocorrência, pois a partir da primeira situação, é um fio para as agressões (sejam elas físicas ou verbais) se intensificarem e chegarem a um patamar mais grave. Se faz necessário também que o crime seja registrado nos Boletins de Ocorrência para que dados sejam gerados e, consequentemente, chamem a atenção do poder público para a elaboração de políticas públicas”, explica.

Como denunciar

A professora Vivianny Galvão, do curso de Direito do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas), reforça a necessidade de comunicar os casos de violência, ao dizer que as vítimas podem realizar o Boletim de Ocorrência em delegacias de Polícia Civil ou pela internet, no https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/. Outra forma de denunciar é pelo telefone, através do 190 (Polícia Militar) ou do Disque 100 (Disque Direitos Humanos). 

Em caso de crimes ocorridos na Internet, ela afirma que a denúncia pode ser feita no portal Safernet (https://new.safernet.org.br/denuncie) e que mais orientações sobre como agir ao ser vítima de LGBTfobia pode ser acessadas no app TODXS.

“A depender da forma da agressão (física, verbal ou moral), a comprovação pode ser mais ou menos difícil. Por isso, é importante que a vítima busque juntar o máximo de evidências possíveis da agressão. Desde prints de conversas e postagens em redes sociais, áudios até realização de corpo de delito. Para quem comete LGBTfobia, a pena é de um a três anos, além de multa. E se houver divulgação ampla de ato de lgbtfobia em meios de comunicação, como publicação em rede social, a pena é de dois a cinco anos, além de multa”, esclarece Vivianny.



Legislação avança e permite recuperação judicial para produtor rural

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A letra da lei considera a agricultura, a pecuária, o extrativismo, a piscicultura, a extração e exploração vegetal e animal como atividades rurais. Nesse escopo, existem as pessoas jurídicas que se dedicam à atividade rural, constituídas como empresas; mas também a figura jurídica do produtor rural, que por muito tempo foi negligenciada, tratada como apenas pessoa física; sendo ignorados, nesse sentido, os produtores rurais empresários, cuja atividade rural existe com o objetivo de comercializar os próprios produtos rurais.

Porém, o cenário mudou e a 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu recentemente que o produtor rural que exerce sua atividade de forma empresarial há mais de dois anos pode requerer a recuperação judicial. Para isso, o único critério é que ele esteja inscrito na Junta Comercial no momento em que formalizar o pedido, independentemente do tempo de registro.

“Consideramos a decisão acertada e um passo importante para colaborar com os empresários do ramo da agricultura – atividade que tem uma enorme representatividade na economia do país. A recuperação judicial é uma importante ferramenta para quem encontra dificuldade de cumprir com suas obrigações financeiras em relação aos seus credores de maneira geral. Os produtores que enfrentam essa realidade passam a poder lançar mão de mais esse instituto para que os mesmos possam se organizar e recomeçar”, avalia o advogado empresarial e especialista em Recuperação Judicial, Rafael Abreu. “Vale salientar, no entanto, que as cooperativas de crédito rural não podem usar o recurso da recuperação judicial”, lembra.

Logo, a partir dessa decisão, a recuperação judicial pode ser usada tanto pelos grandes empresários do agronegócio – que em geral são organizados como empresa – como pelo pequeno produtor, aqueles da monocultura do milho, por exemplo, mas que por algum motivo entraram em dificuldade e precisam se reorganizar para evitar a falência, que é sempre muito danosa seja para o próprio empresário, seja para os funcionários e até mesmo do ponto de vista da economia.

Segundo o Censo Agropecuário do IBGE – realizado pela última vez em 2017 – a Agricultura Familiar do Ceará reuniu 297,9 mil estabelecimentos, o que representou 75,5% do total de unidades voltadas para a atividade agropecuária. O mesmo levantamento, indica que 5.202.477 hectares no estado são cultivados por produtores individuais. “Os números mostram que é uma atividade inegavelmente relevante para a economia. Esse novo mecanismo a tornará ainda mais forte”, pontua Rafael.

O que é Recuperação Judicial?

O primeiro ponto que o advogado Rafael Abreu explica e que a recuperação judicial não é falência. Pelo contrário, se usada de forma assertiva, pode ajudar empresas continuarem suas atividades, se reerguerem e até mesmo preservar postos de trabalho. Por meio desse mecanismo, a empresa encontra meios de cumprir com suas obrigações financeiras em relação aos seus credores de maneira geral.

Uma vez aprovado o pedido, é criado um plano de recuperação judicial para a empresa, estabelecendo-se metas, prazos para pagamento aos credores e previsões de gastos, para oportunizar que a empresa, de fato, se recupere financeiramente e não precise decretar falência.



Levantamento aponta preocupação com a preparação de líderes

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A pesquisa Tendências de Gestão de Pessoas, realizada pela Consultora global Great Place to Work, ouviu lideranças de recursos humanos e gestores brasileiros para identificar os desafios da retomada pós-suspensão das restrições na pandemia. Os resultados foram coletados entre 15 de dezembro de 2021 e 7 de janeiro de 2022, e contaram com 2654 respondentes, sendo 65,8% da área de Recursos Humanos e 1.808 pessoas de cargos de liderança (68,12%). A maioria das pessoas respondentes (21,5%) são de empresas de Tecnologia; 14,7% da Indústria e 13,3% de Serviços.

No levantamento 42,6% dos entrevistados colocaram o desenvolvimento e a capacitação de lideranças como o principal foco para melhorar o ambiente organizacional e buscar resultados. A preocupação com essa questão foi tão grande que 94,3% querem investir na preparação de seus líderes.

Para Rodrigo Salgado, especialista em gestão e diretor da Alero Consultoria, a pesquisa é um importante termômetro para mostrar o quanto as companhias estão dispostas a melhorarem seus ambientes de trabalho. “Os negócios terão cada vez mais buscas contínuas por inovação. É necessário olhar para fora dos muros e de ter uma postura mais humanizada, empática, colaborativa e solidária”, explica.

O diretor da Alero Consultoria ainda ressalta que, por este motivo, é necessário contar com um gestor que desenvolva um planejamento das ações, defina metas e a correta alocação de recursos humanos, tecnológicos, financeiros e de infraestrutura, entre outros. “Desta maneira será possível atingir os objetivos estratégicos do negócio, motivando as equipes e garantindo que se entregue mais valor ao cliente final”.

Atualmente o mercado conta com empresas que fornecem especializações para o treinamento de gestores, como é o caso do Instituto da Gestão, que oferece o curso “Virei Gestor, e agora?”, destinado não só para gestores, mas para donos de pequenas e médias empresas, que desejam ter controle sobre a direção que estão seguindo, além de antecipar e resolver problemas, otimizar a operação, ter domínio sobre as ações e tomar melhores decisões”, diz.

Salgado avalia que as intensas transformações dos últimos meses, tornaram a função de gestor ainda mais complexa e abrangente, demandando, principalmente, ações estratégicas que consideram inúmeras variáveis. “As capacitações permitem enxergar gargalos, evitando retrabalho, delegando demandas como mais assertividade, organizando o tempo e os custos com mais eficiência”, finaliza.



Mercado de AIoT será de US$ 83,6 bi em 2027

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Conectar equipamentos à internet traz várias vantagens, como permitir acesso remoto a imagens, dados e até mesmo o controle a distância de aparelhos. Mas se além de usar só a IoT (internet das coisas) for somado todo o potencial da IA (inteligência artificial), surge a AIoT, sigla em inglês que significa a união dessas duas tecnologias. O resultado é uma gama de ferramentas em rápida evolução e que já podem ser vistas nas ruas, casas, empresas e indústrias.

De acordo com o instituto Research and Markets, o mercado global de soluções de AIoT atingirá o valor de US$ 83,6 bilhões em 2027, crescimento anual composto de 40%. E o mercado de AIoT deve ser responsável por cerca de 30% das implementações de sistemas com inteligência artificial, principalmente na área da indústria. 

De acordo com o instituto Gartner, com base em uma pesquisa realizada no ambiente corporativo, a inteligência artificial já é uma das principais tendências estratégicas de tecnologia, a começar pela chamada IA generativa, que permite criar sistemas capazes de aprender os padrões utilizados nos dados e, a partir disso, criar novas informações.

“A AIoT tira proveito de uma grande variedade de tecnologias, como Machine Learning, Deep Learning e processamento de linguagem natural, entre outras, e tem um campo de aplicação quase ilimitado”, explica Samir Vani, country manager da MediaTek, empresa que fabrica chips para equipamentos como smartphones, Smart TVs, assistentes pessoais inteligentes e outros dispositivos de AIoT.

As aplicações são muitas, como medicina, robótica, gerenciamento de dados, cidades inteligentes, eletrodomésticos ou mesmo no varejo. “Isso se deve em grande parte à capacidade da indústria de oferecer chipsets mais modernos e com preços mais acessíveis, o que permite levar os recursos de IA à chamada computação de borda”, afirma Vani, da MediaTek. A edge computing (termo original em inglês) significa criar dispositivos capazes de ter esses recursos de inteligência artificial de forma local (sem a necessidade de acessar um servidor remotamente a todo momento).

Do lado da indústria, a ideia de um mundo mais conectado e inteligente ganhou fôlego com o conceito de indústria 4.0. Já as tecnologias de interação entre homem e máquina, que caracterizam o que já está sendo chamado de Indústria 5.0, exigem recursos avançados presentes na inteligência artificial, somada à internet das coisas.

Os desenvolvedores de equipamentos para as mais modernas empresas e indústrias já têm no seu radar a tecnologia de AIoT, pois ela impacta de forma positiva vários desafios na área de design de produto, como custo, peso, latência, mobilidade e consumo de energia. São produtos como robôs com maior mobilidade, sistemas de visão para dispositivos de mão, computadores industriais e interfaces de comunicação homem/máquina.

No ambiente doméstico, os assistentes pessoais inteligentes (também conhecidos como smart speakers), como o Echo, da Amazon (que utiliza a Alexa) e o Google Home, são cada vez mais populares. Segundo estimativas da consultoria Statisa, já há mais de 330 milhões desses equipamentos instalados. E até 2023, o volume anual de vendas deve chegar a 200 milhões de unidades.

E motivados pela adoção desse tipo de tecnologia, que permite comandar equipamentos por exemplo com a voz, os fabricantes de eletrônicos e de eletrodomésticos estão incorporando a tecnologia de AIoT a equipamentos como televisores, aparelhos de som, máquinas de lavar, notebooks e relógios, entre outros. A interação entre homem e máquina será cada vez mais sofisticada.



Tecnologia para o bem-estar: ferramenta atua contra os desconfortos menstruais

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A Espanha colocou em pauta um assunto que envolve mulheres de todo o mundo em idade fértil: a licença médica para aquelas que sofrem com sintomas menstruais graves – situação que acomete ao menos 50% do público feminino.

Em geral, as cólicas menstruais estão associadas a patologias como endometriose. O Ministério da Saúde estima que uma a cada dez mulheres são portadoras dessa doença silenciosa e de difícil diagnóstico que causa dores abdominais, irregularidade no ciclo, fluxo intenso, infertilidade e as conhecidas e temidas cólicas.

Os exames e diagnósticos para tratar essa questão avançaram. Junto a isso, há mudanças de hábitos e inovação de produtos para quem sofre com essas dores. Houve um aumento no uso de aplicativos para controle do ciclo menstrual, o desenvolvimento de calcinhas com tecnologia no combate a dor, os coletores menstruais cada vez melhores, além da informação, que quanto mais disseminada, mais auxilia as mulheres nesse assunto.

São alternativas aos tradicionais medicamentos que, muitas vezes, causam efeitos colaterais e podem desregular outras questões no corpo. Esse ponto resume o crescimento de alternativas para o bem-estar feminino.

Uma pesquisa realizada pela McKinsey, com consumidores de sete países, aponta que 79% dos entrevistados afirmam que o bem-estar é bem importante, e 42% ressaltam que é uma de suas maiores prioridades. O estudo ainda aponta que o consumidor enxerga o bem-estar em seis dimensões: saúde, forma física, nutrição, aparência, sono e mindfulness (atenção plena, na tradução livre).

Sendo a saúde importante para o bem-estar, é natural que as pessoas se tornem mais receptivas às alternativas citadas, principalmente o público feminino. A tendência é que, num cenário não muito distante, novas tecnologias surjam para auxiliar no tratamento de dores e desconfortos menstruais, proporcionando mais qualidade de vida e bem-estar para as mulheres.

*Por Obserantic

 



Conheça os grandes lançamentos em games para jogar no segundo semestre de 2022

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A primeira metade de 2022 teve muitas novidades para os gamers e parecia ter chegado ao ápice dos lançamentos de jogos com Horizon Forbidden West e Elden Ring, mas a verdade é que o ano ainda tem muitas surpresas pela frente.

Para ajudar os jogadores a se organizarem com os games que chegam no segundo semestre, a HyperX montou uma lista seleta, em ordem de lançamento, com alguns games que merecem a atenção tanto dos usuários de consoles quanto de PC. Acompanhe!

Saints Row – lançamento em 23 de agosto, para PlayStation 5, Xbox Series X/S, PlayStation 4, Xbox One, PC
O retorno da franquia de jogos de mundo aberto do estúdio Volition promete trazer a diversão nonsense que os fãs de Saints Row desejam e ainda adicionar novos cenários e personagens. O jogo apresentará a história de uma guerra entre gangues na cidade fictícia de Santo Ileso, no sudoeste dos Estados Unidos, e será uma ótima pedida para quem procura um game com dezenas de horas de conteúdo, armas e gadgets inesperados para explorar como bem entender.

The Last of Us Part I – lançamento em 2 de setembro, para PlayStation 5 e futuramente para PC
Remake dito como a “versão definitiva” do clássico de 2013 da Naughty Dog, The Last of Us Part I trará a história completa do jogo original e seu DLC, Left Behind, para o PlayStation 5. Além da narrativa envolvente, o novo título aposta nas famosas atuações dos atores originais do jogo e em grandes atualizações, como o visual reconstruído “do zero” a partir de uma nova IA, os sistemas de animação e suporte para 60 quadros por segundo.

Splatoon 3 – lançamento em 9 de setembro, para Nintendo Switch
O divertido tiroteio de tinta entre “Inklings” e “Octolings” retornará para seu terceiro título com muitas novidades. Com uma campanha singleplayer em um mundo pós-apocalíptico, o game permitirá que o jogador customize seu personagem e jogue com os amigos no modo Turf War, com novas e poderosas armas para o arsenal. Haverá também o retorno do multiplayer co-op chamado Salmon Run: Next Wave.

Overwatch 2 – lançamento em 4 de outubro, para PlayStation 5, Xbox Series X/S, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC
Para os fãs de jogos competitivos multiplayer, a esperada sequência de Overwatch, é um dos principais jogos da Activison-Blizzard para o segundo semestre. Overwatch 2 trará importantes novidades para os fãs, incluindo uma redução no número de jogadores por times (de 6 para 5) e adicionando novos personagens, como a Sojourn. Ao contrário do título original, o segundo título da franquia será lançado em early acess de forma gratuita, com monetização baseada em Battle Pass com atualização sazonal. Novos modos, como um PvE co-op com história e customização dos personagens, também chegam ao jogo.

Marvel’s Midnight Suns – lançamento em 7 de outubro, para PlayStation 5, Xbox Series X/S, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC
Para quem gosta de um jogo mais tático e menos frenético, Marvel’s Midnight Suns, do estúdio Fireaxis Games, desenvolvedores da franquia XCOM, será uma ótima pedida nesse segundo semestre. Com vários heróis e vilões clássicos da Marvel, além de um protagonista que será criado e customizado pelo próprio jogador, o título é um RPG tático por turno onde cada decisão na partida é crucial na batalha contra a Mãe dos Demônios, Lilith.

Gotham Knights – lançamento em 25 de outubro, para PlayStation 5, Xbox Series X/S, PC
Fãs de super-heróis também estarão bem ocupados em outubro graças ao lançamento de Gotham Knights, game que se passa no clássico universo dos jogos Batman Arkham. O jogo deverá agradar os fãs da DC Comics em um mundo aberto cheio de combate e furtividade, e, ao invés de controlar o próprio Cavaleiro das Trevas, o gamer poderá escolher entre quatro de seus pupilos (Robin, Batgirl, Asa Noturna e Capuz Vermelho), que investigam sua possível morte pelas mãos dos membros da sociedade secreta Corte das Corujas.

Call of Duty Modern Warfare II – lançamento em 28 de outubro, para PlayStation 5, Xbox Series X/S, PlayStation 4, Xbox One, PC
A famosa série Modern Warfare retornará aos consoles e PCs com Modern Warfare II, jogo desenvolvido pela Infinity Ward que apresentará um intenso e explosivo conflito global, além de personagens icônicos da série, como o Tenente Simon “Ghost” Riley e o Capitão John Price. Com gráficos de tirar o fólego, o título oferecerá aos jogadores um modo singleplayer com muita ação, o esperado modo multiplayer de COD, e uma nova experiência cooperativa chamada Special Ops.

God of War Ragnarok – lançamento em 9 de novembro, para PlayStation 5 e PlayStation 4
Após anos de espera, a saga de Kratos e seu filho Arteus terá uma conclusão digna dos deuses nórdicos, com um gameplay cheio de novidades e gráficos incríveis no PS5. As especulações sobre o destino dos personagens e de como a história continuará após o Ragnarok são diversas, mas certo é que os fãs não veem a hora de mergulhar novamente na saga.

Pokémon Scarlet/Violet – lançamento em 18 de novembro, para Nintendo Switch
Após o recente sucesso de Pokémon Legends Arceus, a franquia dos monstros de bolso retornará com a nova geração Pokémon Scarlet e Violet. O novo trio de Pokémon iniciais já está anunciado e os jogadores poderão escolher entre os carismáticos Sprigatito, Fuecoco e Quaxly para começar essa aventura repleta de batalhas contra treinadores e criaturinhas para capturar.

The Callisto Protocol – lançamento em 2 de dezembro para PlayStation 5, Xbox Series X/S, PlayStation 4, Xbox One, PC
Para fechar 2022, um jogo de horror no espaço capaz de causar arrepios. The Callisto Protocol oferecerá uma experiência visceral e assustadora com atmosfera de tirar o fôlego até mesmo para veteranos do gênero survival horror. Com muitos tipos de monstros, jumpscares, finalizações de inimigos e diferentes animações para as mortes do protagonista, o game desafiará os jogadores que ousarem pisar em uma estação espacial localizada em Calisto, um dos satélites naturais do planeta Júpiter.

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Logística Reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social

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Um processo vital para o desenvolvimento sustentável, a Logística Reversa, visa tornar empresas e indústrias dos mais variados segmentos responsáveis por todo o ciclo de vida útil de um produto, promovendo a reutilização ou o descarte correto dos bens de consumo.

A Logística Reversa, implantada em 2010 pelo governo brasileiro através da Lei nº 12.305, é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

“A adoção da Lei de Resíduos Sólidos traz benefícios para os três agentes comprometidos com sua aplicação, ou seja, o poder público, as empresas e a sociedade em geral”, salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios (www.revistaecotour.news).

A reciclagem proporciona um grande benefício para o meio ambiente. O tripé reduzir, reutilizar e reciclar é uma tendência cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. A sociedade lucra tanto quanto a indústria, pois além dos ganhos ambientais que a reciclagem promove, gera trabalho e renda para milhares de brasileiros excluídos que, com esta atividade, conseguem ganhar seu sustento.

A profissão de catadores de materiais recicláveis foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho em 2002. “Atualmente, quase todo o resíduo pós-consumo, ou seja, aquele produzido nas residências, no comércio e também uma parte das indústrias, passa pelas mãos dos catadores, seja na coleta feita de modo informal, seja na triagem realizada nos barracões das cooperativas. Além de todo o trabalho de separação, são eles que definem quais os materiais passíveis de reciclagem”, conta Dirceu da Silva, da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Corbélia.

Para Johnny Flores, biólogo e integrante do Comitê Técnico do Instituto Paranaense de Reciclagem, os avanços relativos a este enorme contingente de trabalhares ainda são poucos, mas eles vêm caminhando, mesmo que a passos curtos.

“O conceito de Logística Reversa passou a ser muito difundindo no universo corporativo, se transformando em uma ferramenta fundamental para a sustentabilidade no setor empresarial. As empresas têm se esforçado para reintegrar os resíduos nos processos produtivos originais, produzindo novos produtos com menos custos e insumos, minimizando as substâncias descartadas na natureza e reduzindo o uso de recursos naturais. No consumidor está sendo despertada a consciência ecológica. Os catadores, que estão no meio dessa cadeia também se beneficiam, já que novas oportunidades de negócio são geradas e há uma maior inserção no mercado de trabalho para esta parcela da sociedade”, conclui Vininha F. Carvalho.



Abcon prevê 28 leilões de água e esgoto em 2022 e 2023

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Segundo estimativas da Abcon (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto), devem ser realizados 28 leilões de água e esgoto no Brasil entre 2022 e 2023, com a possibilidade de investimentos contratados de R$ 24,5 bilhões. A projeção faz parte da publicação “Panorama da iniciativa privada no saneamento 2022”, realizada pela entidade, que representa as concessionárias do setor.

Até o primeiro trimestre de 2022, foram realizados 16 leilões de saneamento no Brasil, com R$ 46,7 bilhões de investimentos previstos contratados e 20 milhões de indivíduos beneficiados, de acordo com a Abcon. 

Para Francisco Alpendre, especialista em concessões e PPPs (Parcerias Público Privadas), o alto número de leilões previstos para este ano mostra o amadurecimento do novo marco do saneamento junto aos municípios, que estão se preparando adequadamente para “o agressivo cumprimento de metas previstas em lei”.

O novo Marco Legal do Saneamento foi sancionado em julho de 2020, por meio da Lei nº 14.026/2020, e pretende alcançar a universalização dos serviços até 2033, garantindo que 99% da população tenha acesso à água potável e que o tratamento e a coleta de esgoto alcancem 90% dos brasileiros.

Na visão de Alpendre, o número crescente de leilões tem um impacto positivo para o setor no país. “As licitações passam a ser obrigatórias desde a edição do novo marco. Esse cenário reflete isso”, complementa o especialista, que é consultor, palestrante e autor no segmento de PPPs e Concessões. 

Desde a aprovação do marco, as operadoras privadas já são responsáveis por entregar serviços de água e esgotamento sanitário a 46,1 milhões de cidadãos, como revela o anuário da Abcon. Trata-se de um alta de 45% em comparação ao ano precedente, quando essas empresas atendiam 31,6 milhões de pessoas. Os leilões de concessões de saneamento já chegaram a diversos estados do país, como Alagoas, Amapá, Ceará, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

As concessões privadas, que estavam presentes em menos de 6% dos municípios em 2020, hoje chegam a 509 cidades, o que corresponde a 9% do total, conforme publicado pela InfoMoney. O saneamento básico foi o setor com o maior valor contratado em processos licitatórios nesse ínterim, com 26,7% dos investimentos contratados nos leilões que ocorreram entre 2019 e 2021.

No primeiro semestre do ano passado, 33% dos investimentos em saneamento eram da iniciativa privada, conforme levantamento da Abcon realizado em parceria com o Sindicom (Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto).

A análise também mostra que serão necessários R$ 753 bilhões em investimento até 2033, o que pode garantir a expansão das redes de água e esgotamento sanitário, além de cobrir a depreciação. Deste total, R$ 255 bilhões dizem respeito à recuperação da depreciação das redes e ativos existentes.

Para mais informações, basta acessar: https://franciscoalpendre.com.br/



Beleza natural impulsiona indústria de cosméticos

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Após décadas de dependência de chapinhas, alisamentos e químicas para se enquadrar em um padrão de beleza, as mulheres estão cada vez mais assumindo seus cabelos naturais. Essa mudança, detectada em pesquisa do Google BrandLabs ainda em 2017 com aumento de 232% nas buscas pelo tema, continua em alta.

A aceitação da própria beleza nem sempre é fácil, como afirma a jornalista Isolda Monteiro “Por diversas vezes tentei fazer a transição capilar, mas sempre desistia porque na época tinha a crença de que, pra ser aceita, principalmente no trabalho, tinha que estar de cabelo alisado e escovado”.

O isolamento imposto pela Covid-19 se tornou um catalisador para essa descoberta “A pandemia foi um divisor de águas, como fiquei um ano em home office, o cabelo cresceu e quando percebi dava para cortar tirando todo o alisado” reflete Monteiro.

Novos produtos facilitam a aceitação dos cachos

Um dos fatores que contribuem para a aceitação dos cabelos naturais vem da indústria de cosméticos, que sentindo a necessidade desse novo público desenvolveu fórmulas adequadas para este nicho. Uma ampla variedade de produtos chega às prateleiras todos os anos e traz inovações aliando a tecnologia ao naturalismo que também é uma busca recente no mercado.

Juntamente com os novos produtos, veio também a necessidade de ensinar como tirar o máximo de aproveitamento dos cremes e shampoos, para dar continuidade do tratamento do salão em casa. É o que afirma o terapeuta capilar Pietro Trindade “não adianta o produto ter excelentes diferenciais, é preciso ensinar o processo de aplicação para extrair o melhor dele”.

Para impulsionar o desejo pelos produtos através do uso correto, as indústrias estão investindo em setores voltados para a educação do seu público, um exemplo é a D’Arco Professional, que mantém o terapeuta capilar Pietro Trindade e o visagista Robson Trindade, percorrendo o País auxiliando profissionais a usarem os produtos de beleza e bem-estar. “Nosso objetivo é levar informações que vão facilitar a utilização correta de todos os produtos da marca, potencializando a ação de beleza e tratamento”, destaca o terapeuta.



Saneamento básico: DRSAI causaram 0,9% dos óbitos no Brasil entre 2008 e 2019

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Segundo indicadores da terceira edição do “Atlas de Saneamento: Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário”, lançado em novembro de 2021 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as DRSAI (Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado) causaram cerca de 0,9% dos óbitos ocorridos no Brasil entre 2008 e 2019. Entre as mortes ocorridas apenas por doenças infecciosas e parasitárias no país, as DRSAI representam 21,7% dos óbitos no período.

Os números “dimensionam os impactos de um saneamento ambiental desigual e ainda não universalizado no país”, afirmou o órgão, conforme publicado pela Agência Brasil. Entre 2008 e 2019, foram 11.881.430 casos de DRSAI, que levaram a 4.877.618 internações no SUS (Sistema Único de Saúde). As principais causas de morte foram Doença de Chagas, diarreia e disenteria – responsáveis por cerca de 81,5% dos óbitos no período.

A falta de saneamento básico é uma realidade para mais de 17 milhões de brasileiros, segundo dados de 2020 do Islu (Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana). Segundo o órgão, cerca de metade das cidades brasileiras despeja resíduos em depósitos irregulares. 

Para tentar reverter esse quadro, o novo Marco Legal do Saneamento foi sancionado em julho de 2020, por meio da Lei nº 14.026/2020. O documento tem o objetivo de alcançar a universalização dos serviços até 2033, garantindo que 99% da população tenha acesso à água potável e que o tratamento e coleta de esgoto chegue a 90% dos cidadãos.

Um novo estudo do Instituto Trata Brasil, revelou que, em 2019, 273 mil brasileiros foram internados e 2734 morreram em decorrência de doenças de veiculação hídrica. Gleison Pinheiro, diretor da PUMJIL, empresa que presta serviços de Desentupidora em São Paulo (SP), afirma que há diversas doenças relacionadas à falta de saneamento básico, como diarreia por escherichia coli, disenteria bacteriana, febre tifoide, cólera, hepatite A, verminoses, giardíase, amebíase e arboviroses.

De acordo com o levantamento do Instituto Trata Brasil, realizado a partir de informações do Ministério da Saúde e do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), ocorreram 30 mil internações relacionadas a doenças de veiculação hídrica entre 2018 e 2019. Do total de internações, 30% foram de crianças de 0 a 4 anos correspondem – 81 mil foram hospitalizadas.

Pinheiro observa que a falta de saneamento básico prejudica o desempenho das crianças que sofrem com DRSAI, que apresentam saúde debilitada e têm, como consequência, sua educação prejudicada em razão de aulas perdidas.

“Além do mais, não são apenas as crianças que são afetadas pela falta de saneamento adequado. As infecções gastrointestinais também fazem com que os adultos se afastem de suas atividades laborais, o que gera custos para as empresas e perda de desempenho por parte dos profissionais”, acrescenta Pinheiro.

O diretor da PUMJIL ressalta que a falta de saneamento facilita a propagação de doenças, sobretudo entre aqueles que apresentam uma saúde mais fragilizada. “Para ajudar a evitar casos crescentes, é possível pensar em aumento do acesso à água potável, coleta e tratamento de esgotos, com a promoção da qualidade de vida e a geração de impactos significativos para a economia”.

Com efeito, os investimentos em infraestrutura para o saneamento básico geraram cerca de 141 mil empregos entre 2004 e 2016, de acordo com o Instituto Trata Brasil.

Para mais informações, basta acessar: https://pumjil.com.br/



E-commerce atinge R$ 89,6 bi em transações e atrai investidores

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O crescimento do e-commerce e seu estabelecimento como realidade concreta no cotidiano da sociedade brasileira já é de conhecimento geral, pelo menos nos últimos dois anos, desde que a pandemia de Covid-19 fez com que a sociedade passasse a incorporar outras formas de consumo. No entanto, a pandemia não foi o único fator que consolidou o e-commerce, mas a adesão de ferramentas de comercialização em aplicativos e redes sociais como Instagram e Facebook, assim como a incorporação do Pix como mais um meio de pagamento e transferência de dinheiro, fizeram com que essa tendência se acelerasse no Brasil.

Mesmo com uma leve queda de 3,2% em relação ao segundo trimestre de 2021, que pode ser atribuída à flexibilização das medidas preventivas ao novo coronavírus e a um mercado desfavorável por conta da alta dos preços, o e-commerce brasileiro teve um número aproximado de 89,6 bilhões em transações on-line, o que gerou um faturamento entre abril e junho de 2022 de R$ 38,4 bilhões. Outro ponto é que diversas lojas físicas passaram a disponibilizar seus produtos em pontos virtuais, assim como novos empreendimentos surgiram já com o foco no e-commerce.

Muitos investidores ainda no início de suas carreiras já veem o e-commerce como a principal via para seus produtos e serviços, mas, às vezes, não compreendem passo a passo logístico ou publicitário para tornar seu negócio viável e lucrativo. Para William Oliveira, mentor de negócios e proprietário da Invictus Joias, é importante que o negócio seja simples para ser assertivo: “Para que se inicie um e-commerce com segurança, é interessante escolher poucos produtos para vender, mas que exista demanda na internet. Começar vendendo para as pessoas mais próximas e depois usando as redes sociais para divulgar a marca é um bom caminho”.

William acredita que a marca deve ter compromisso com o cliente, mesmo de modo virtual, e estar próxima do público em todas as etapas do atendimento, desde o atendimento até a pós-venda e nesse sentido as redes sociais como o Instagram podem propiciar uma interação mais dinâmica. “A internet traz muita praticidade e as condições de entrega estão cada vez mais rápidas. Por isso é sempre bom passar o máximo de credibilidade e gerar o máximo de credibilidade em relação aos produtos, através de fotos e vídeos bem produzidos”, afirma o mentor.

Ao que tudo indica, o e-commerce não deve sair do horizonte dos consumidores em todo o mundo. De acordo com relatório The Global Payments Report 2022, o mercado de comércio virtual deve crescer 55,3% até 2025, podendo atingir cerca de US$ 8 trilhões em transações. O mesmo estudo indica que no Brasil essa estimativa seja de R$ 79 bilhões, significando um aumento de 95%. Essa tendência de consumo implica em diversos fatores no cotidiano dos cidadãos como, por exemplo, a diminuição do uso do dinheiro em espécie e maior consolidação do Pix como meio de pagamento. 



Road Trip é opção de passeio para pais aventureiros

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O Dia dos Pais está chegando e é hora de organizar aquele programa em família. Para pais aventureiros, uma opção de passeio é uma viagem de carro, que pode trazer diversão já no percurso. Segundo dados da PNAD Contínua Turismo 2020-2021, o turismo com carros particulares está em alta no país e é uma das principais tendências para as próximas datas comemorativas.

Saindo de cidades do sudeste, como São Paulo ou Minas Gerais, uma alternativa para a temporada é conhecer o interior do Mato Grosso, que reserva muitas oportunidades para o ecoturismo e para programas mais conectados com a natureza. O estado possui grande malha de rodovias e estradas que permitem fácil acesso a cidades como cidade de Primavera do Leste, a apenas 234km de Cuiabá, que reúne belezas naturais e pontos turísticos escondidos, perfeitos para os amantes do ecoturismo. Entre as principais atrações está a Lagoa Azul, um corpo de água com cerca de 10m de profundidade, águas em tons de azul turquesa e temperaturas sempre agradáveis, repleta de formações rochosas e grutas submersas.

Mais ao sudeste, Rondonópolis tem atraído a atenção dos turistas por seus parques, como o complexo rochoso Cidade de Pedra, o Parque Ecológico João Basso e o Rio Ponte da Pedra, algumas das opções de lazer que a cidade oferece para aqueles que buscam diversão e contato com a natureza. A cidade oferece ainda outras possibilidades de passeios com cara de verão, como caiaquismo, esportes ao ar livre e pesca. Ambas as cidades contam com hotéis para curtas estadas com a família, como o FIT Transamerica Primavera do Leste e o FIT Transamerica Rondonópolis.

Quem preferir aproveitar a oportunidade para conhecer a capital paulista pode chegar pelas muitas vias de acesso a metrópole, que estão entre as melhores do país. Chegando na cidade os pais vão encontrar opções de lazer do norte ao sul para todos os gostos e bolsos, além de uma extensa gama de hotéis que podem oferecer uma experiência de viagem ainda mais proveitosa. Esse é o caso da região mais popular entre os turistas, a Avenida Paulista onde estão localizados espaços como MASP, o Itaú Cultural, o Instituto Moreira Sales e a Japan House. Também há comodidades para hospedagem, como o Transamerica International Plaza.

Da mesma forma, o bairro das Perdizes, atrai turistas de todo o Brasil. Por ali o viajante encontra teatros e centros culturais e o Allianz Parque, um dos principais estádios do país, que além de sediar importantes partidas de futebol, recebe eventos sociais e shows. O bairro também tem fácil acesso ao Espaço das Américas e ao Memorial da América Latina que tem na sua programação feiras gastronômicas, exposições, eventos esportivos e atrações musicais, e gama de hotéis, como o Transamerica Executive Perdizes.

Outras regiões como a Vila Madalena, Pinheiros e a Santa Cecília também são opções para quem quiser esticar a visita a São Paulo para conhecer restaurantes e bares em alta entre os paulistas. O importante é montar o roteiro com antecedência para não deixar nada de fora e selecionar a opção de hospedagem mais adequada para cada perfil.

Vale lembrar que antes de pegar a estrada é importante verificar a distância entre a residência e o destino de férias, e se há espaços para paradas estratégicas, como abastecer ou fazer uma refeição. Também é recomendado verificar a condição do veículo que será usado e reservar uma hospedagem com antecedência para não haver surpresas na chegada.



Imunoglobulina: Anvisa mantém regras até 31 de julho

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A diretoria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, por unanimidade, a prorrogação da RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) 563/2021. A medida dispõe, de forma extraordinária e temporária, sobre os requisitos para a importação e o uso de imunoglobulina humana (IgG) até o dia 31 de julho.

A deliberação foi divulgada na 9ª Reunião Extraordinária do órgão, que ocorreu em 30 de junho. Segundo os diretores, o objetivo da medida é controlar o desabastecimento de medicamentos desencadeado pela pandemia de Covid-19.

A RDC foi editada no contexto da declaração de ESPII (Emergência de Saúde de Importância Internacional) pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e da declaração de ESPIN Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional) pelo Ministério da Saúde, levando em consideração as perspectivas de falta de produtos à base de imunoglobulina humana no país.

Produto que contém altos títulos de um anticorpo específico, a imunoglobulina humana hiperimune – estruturas proteicas encontradas no plasma sanguíneo – é obtida mediante doação de plasma humano. A imunoglobulina é utilizada para o controle de desordens imunológicas e inflamatórias, como PTI (Púrpura Trombocitopênica Idiopática), Síndrome de Kawasaki e Síndrome de Guillain-Barré. Além disso, o produto fornece anticorpos para doenças como tétano, rubéola, gripes e difteria. 

Para Wesley Ribeiro, CEO da Brook Biotech Brasil, empresa da indústria farmacêutica, que atua com medicamentos de alto custo, como Imunoglobulina, o desabastecimento da medicação no país é crítico, tendo em vista o número de pacientes que necessitam de tratamento na rede pública e privada. 

Com efeito, a falta de medicamentos foi apontada como o principal problema enfrentado pelos hospitais privados do Estado de São Paulo, segundo dados da última pesquisa do SindHosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo), divulgados no dia 15 de julho.

Segundo o levantamento, dipirona, soro e antibióticos são os medicamentos em maior falta nestes centros. Além disso, meios de contraste para a realização de exames radiológicos, neostigmina, ocitocina, atropina, Dramin B6, anestésicos, soluções parenterais, aminoglicosídeos, aminofilina, broncodilatador e imunoglobulina humana também aparecem na lista, conforme publicado por O Globo.

De acordo com o balanço do SindHosp, para mais da metade (51%) dos hospitais, o aumento de preços (20%) dos medicamentos, dificuldades na importação (12%) e a falta de medicamentos (19%) foram os maiores problemas enfrentados. A sondagem coletou respostas de 67 hospitais privados do Estado, entre os dias 1º e 14 de julho.

“Neste cenário, a Anvisa vem fazendo um trabalho assertivo, monitorando os estoques e liberando a importação sem registro via RDC, porém, com um elevado controle de qualidade dos produtos importados, corroborando com sua elevada competência que a coloca entre as cinco maiores agências de vigilância sanitária do mundo”, avalia Ribeiro.

Segundo o CEO da Brook Biotech Brasil, a principal causa do desabastecimento da imunoglobulina humana, especificamente, é decorrente da diminuição de coleta de sangue e plasma usado na fabricação do produto devido à Covid-19 e, ainda, do aumento da demanda – também em decorrência da crise sanitária.

“No caso do Brasil, a situação é mais grave porque cem por cento da imunoglobulina é importada por não termos uma legislação que permite a compra de sangue e manipulação, como é feito nos Estados Unidos, Europa e Ásia”, afirma Ribeiro. “Para resolver este entrave, empresas como a Brook Biotech Brasil trabalham com derivados do plasma, além de anestésicos e oncologicos”, complementa. 

Segundo o II Consenso Brasileiro sobre o Uso de Imunoglobulina Humana em Pacientes com Imunodeficiências Primárias, publicado neste ano, diversas novas imunodeficiências primárias foram descritas desde 2010, quando o estudo teve início. Neste período de doze anos, novos produtos de imunoglobulina humana foram disponibilizados, apresentando composição e vias de administração diferentes.

Para mais informações, basta acessar: http://www.brookbiotech.com.br/



Mostra gratuita exibe mais de 100 filmes de 35 países em SP

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Uma homenagem ao diretor e ator Jacques Perrin, retrospectiva dedicada à cineasta Sarah Maldoror, celebração dos 40 anos do filme “Koyaanisqatsi”, competição latino-americana com 35 títulos, um amplo panorama internacional recente, o concurso de curtas-metragens brasileiros assinados por estudantes, sessões especiais, debates, masterclass e entrevistas exclusivas.

Este é o rico cardápio da 11ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema, que exibe de 27 de julho a 17 de agosto, em salas paulistanas e de forma online, um total de 106 filmes.

Considerado como o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado às temáticas socioambientais, o festival é totalmente gratuito e sua programação se espalha por diferentes espaços: Reserva Cultural, Circuito Spcine (Biblioteca Roberto Santos, CCSP, CEU Perus e CFC Cidade Tiradentes) e Cinemateca Brasileira, além de Casas de Cultura, Oficinas Culturais, Centros Culturais e Fábricas de Cultura. Todas as atividades virtuais podem ser acessadas através do www.ecofalante.org.br.

A Mostra abre no dia 27/07, quarta-feira, com o inédito “Animal”, a mais recente obra do diretor e escritor francês Cyril Dion, numa sessão para convidados no Reserva Cultural. Exibido no Festival de Cannes, o filme mostra como dois jovens ativistas fazem parte de uma geração convencida de que seu futuro está em perigo. Entre a emergência climática e a sexta extinção em massa, seu mundo pode ser inabitável daqui a 50 anos.

Reunindo em 2022 um total de 45 produções, representando 29 países, o Panorama Internacional Contemporâneo está organizado nos seguintes eixos temáticos: “ativismo”, “biodiversidade”, “economia”, “emergência climática”, “povos & lugares” e “trabalho”. Entre os destaques estão os indicados ao Oscar “Ascensão”, de Jessica Kingdon e “Escrevendo com Fogo”, de Rintu Thomas,  além de “Mil Incêndios”, de Saeed Taji Farouky,  premiado nos festivais de Locarno,  “Birds of America” de Jacques Loeuille, selecionado para o Festival de Roterdã, entre outros

O Panorama promove ainda a exibição especial de três produções: a aclamada série “Uprising”, de Steve McQueen e James Rogan, que faz sua estreia no Brasil no Ecofalante, e os inéditos e aguardados “Geração Z”, de Liz Smith, e “Searchers: O Amor Está nas Redes”, de Pacho Velez.

A Homenagem a Jacques Perrin (1941-2022) exibe quatro de seus sucessos, um como produtor (“Microcosmos”) e três como codiretor: “As Estações”, “Oceanos” e “Migração Alada”, este último indicado ao Oscar.

A Retrospectiva Sarah Maldoror (1929-2020) se dá no marco dos 50 anos de “Sambizanga” (1972), obra-prima vencedora de dois prêmios no Festival de Berlim. O filme, sobre o movimento de libertação angolano, é o primeiro longa-metragem filmado na África por uma mulher negra. O evento organizou uma programação em torno da cineasta reunindo alguns de seus títulos mais icônicos, que tratam, sob diversos aspectos, de questões referentes à história e cultura africanas ou de povos com fortes raízes naquele continente.

Clássico contemporâneo e marco do cinema socioambiental, o longa “Koyaanisqatsi”, de Godfrey Reggio, é celebrado pelo evento, por ocasião dos 40 anos de sua realização.

Uma sessão especial é dedicada a “Adeus, Capitão”, o mais recente longa do cineasta Vincent Carelli. Com registros colhidos ao longo de várias décadas, é o fecho da trilogia iniciada com o premiado “Corumbiara”.

Para a Competição Latino-americana da 11ª Mostra Ecofalante de Cinema foram selecionados 35 filmes, sendo 15 longas e 20 curtas-metragens,  da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba e México, participam  “Esqui”, de Manque La Banca, prêmio da crítica na seção Fórum do Festival de Berlim,  “A Montanha Lembra” de Delfina Carlota Vazquez, ganhador da competição internacional de curtas do É Tudo Verdade. Competem ainda “Céu de Agosto”, de Jasmin Tenucci, premiado no Festival de Cannes, A Opção Zero”  de Marcel Beltrán, premiado no Bafici,  “Rolê – Histórias dos Rolezinhos”, de Vladimir Seixas, “Lavra”, de Lucas Bambozzi, e “Ocupagem”, de Joel Pizzini, entre outros.

Outra competição, o Concurso Curta Ecofalante, reúne curtas-metragens cujos temas dialogam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e são assinados por alunos de instituições de ensino brasileiras. Participam produções de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Debates, masterclass e entrevistas
A 11ª Mostra Ecofalante conta com oito debates que reúnem ativistas, especialistas e outros convidados especiais para discutir as seis temáticas do Panorama Internacional Contemporâneo (ativismo, biodiversidade, economia, emergência climática, povos&lugares e trabalho), além da obra da cineasta Sarah Maldoror e da sessão especial Sociedade e Redes. A programação incluirá debates presenciais e online – mais informações serão divulgadas em breve.

No dia 3 de agosto, quarta-feira, acontece em parceria com a Spcine a masterclass “Cinema de Impacto: Filmes para Mudar o Mundo”, ministrada pelo francês Jean-François Camilleri, produtor internacional de filmes como “A Marcha dos Pinguins” e “Oceanos”. A atividade é online e gratuita e propõe uma discussão sobre o cinema de impacto para produtores, realizadores, distribuidores e estudantes interessados. O link para as inscrições será divulgado em breve através das redes sociais e do site da Mostra Ecofalante.

A programação do evento inclui ainda uma série de entrevistas exclusivas com realizadores e protagonistas dos filmes “Geração Z”, “Animal”, “Uma Vez Que Você Sabe”, “Lavra”, “Rolê – Histórias dos Rolezinhos”, “Demônios Invisíveis, “A Rota do Mármore”, “A Mãe de Todas as Lutas”, “A Praia do Fim do Mundo”, “O Bem Virá” e “Muribeca”, além de Jacques Cluzaud, co-realizador dos filmes de Jacques Perrin, e de Annouchka de Andrade, filha da diretora Sarah Maldoror. As entrevistas são conduzidas pela documentarista e jornalista Flávia Guerra e, na série Ecofalante/WWF-Brasil, pelas jornalistas Marcela Fonseca e Gabriela Yamaguchi.

O evento promove parte de sua programação em cidades do interior paulista como Piracicaba, de 2 a 20 de agosto, e Lorena, de 16 a 26 agosto, e também em Belo Horizonte, de 10 a 31 de agosto, e  Porto Alegre,  de 25 de agosto a 7 de setembro.

Serviço:

11ª Mostra Ecofalante de Cinema
De 27 de julho a 17 de agosto de 2022

Para mais informações, acesse www.ecofalante.org.br

Salas
Reserva Cultural – Av Paulista 900, Bela Vista – São Paulo
Circuito Spcine Lima Barreto (Centro Cultural São Paulo) – Rua Vergueiro 1000, Paraíso – São Paulo
Circuito Spcine Paulo Emílio (Centro Cultural São Paulo) – Rua Vergueiro 1000, Paraíso – São Paulo
Cinemateca Brasileira – Sala Grande Otelo – Praça Sen. Raul Cardoso 207, V. Clementino – São Paulo 
Casas de Cultura
Oficinas Culturais
Centros Culturais
Fábricas de Cultura

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Cinco táticas de marketing de alto impacto para impulsionar as vendas

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Uma boa estratégia de vendas é aquela cujas ferramentas de marketing conseguem fazer com que a mensagem da empresa chegue ao destino de forma clara, fácil e convincente. Para que isso aconteça, táticas básicas devem ser adotadas a fim de proporcionar ao cliente uma adequada experiência do usuário, fazendo com que ele complete todo o ciclo de venda e concretize sua compra.

Lançar um produto de primeira classe não é suficiente nessa estratégia. As empresas devem promover suas atividades e criar reconhecimento de marca em seu público para se manterem na memória e impulsionar a aquisição de leads. Ao otimizar o funil de vendas e personalizar a jornada do cliente, as empresas de tecnologia ou serviço digital podem ganhar – e manter – mais clientes para ficar à frente no mercado.

Nesse contexto, o e-mail marketing entra como uma solução essencial para as empresas e, especialmente, as de tecnologia pois ainda é uma das ferramentas mais eficazes para as startups e soluções digitais. Aparelhado com os dados certos, o e-mail permite a personalização precisa da jornada do cliente, permanecendo uma das maneiras mais econômicas de abordar a aquisição e a retenção de clientes.

“Quando se trata de obter e reter clientes, além de uma ótima experiência do usuário, a educação deve ser a base da estratégia. Dessa forma, a empresa ajudará a seus usuários a atingir seus objetivos e eliminar seus pontos problemáticos. É importante destilar conteúdo informativo estrategicamente ao longo do ciclo de vida dos clientes para oferecer valor”, explica Laura Parra, Brand Manager para o Brasil na Sendinblue.

Cinco táticas de marketing para promover produtos ou serviços digitais

  1. Aproveitar o canal mais econômico e efetivo

Os resultados do e-mail marketing mostram que este canal veio para ficar. De acordo com a Sendinblue, plataforma global de marketing digital, o canal traz o maior retorno sobre o investimento e – com a estratégia certa – pode ser a tática mais eficaz na caixa de ferramentas de marketing; particularmente no caso de tecnologia e soluções digitais.

Com a indústria ostentando uma taxa média de abertura de e-mail de quase 27%, quando se trata de explorar novas soluções digitais, os clientes valorizam as informações que recebem por e-mail.

  1. Usar uma abordagem ágil no marketing

Como startup, é provável que a empresa tenha usado uma abordagem ágil ao desenvolver seus produtos e soluções digitais, e a estratégia de marketing não deve ser diferente. Deve-se concentrar em iterações rápidas em vez de grandes campanhas que exigem muito tempo tanto em termos de planejamento quanto de execução.

A ideia é desenvolver, lançar e testar campanhas em poucos meses, coletar dados para análise e depois adaptar a estratégia de acordo com a necessidade para melhorar os resultados. Isso ajudará a equipe de marketing a acompanhar o ambiente acelerado do setor de tecnologia, cujos novos recursos e desenvolvimentos são constantemente lançados.

  1. Automatizar o máximo

É impossível para qualquer profissional de marketing fazer tudo sozinho. Nesse momento que a tecnologia pode se tornar a melhor aliada das startups – basta terceirizar diferentes tarefas para um software que faz o trabalho pesado.

Deve-se considerar investir em uma ferramenta de automação que possa executar com eficiência todas as tarefas de marketing e acelerar o crescimento. Com a automação, pode-se aproveitar os dados do site e usar eventos para acionar cenários automatizados. Dependendo do produto ou aplicativo, pode-se criar quantos cenários forem necessários para aprimorar a experiência do cliente em toda a sua jornada.

  1. Concentrar-se em atrair leads de alta qualidade

Um fluxo constante de leads de qualidade significa maiores oportunidades de vendas para a sua solução ou produto digital. Quanto mais informações relevantes for obtida sobre os clientes em potencial, mais poderá ser segmentado o público e personalizado o conteúdo para gerar conversões.

Pode-se oferecer recursos criativos e cheios de valor para atrair leads, como pesquisas originais e relatórios que aumentem a autoridade no nicho de mercado. Também é possível aproveitar a rede para criar e co-organizar eventos para ampliar a conexão e expandir o público.

  1. Intensificar a estratégia de retenção

Nenhuma empresa seria capaz de sobreviver sem clientes fiéis e o setor de tecnologia não é exceção. Como custa entre 5 e 25 vezes mais para se adquirir um novo cliente do que reter um já existente, deve-se seguir as práticas recomendadas para garantir que os leads recém-convertidos permaneçam no negócio.

As ferramentas de e-mail e automação oferecem às empresas de tecnologia a oportunidade de falar diretamente com seu público, fazendo uma conexão que dá uma sensação de distinção e preferência ao destinatário com mensagens enviadas no momento certo. Por esse motivo, a personalização e individualização de conteúdo é uma prática fundamental para ter porcentagens positivas de interação.

Estas táticas não devem exclusivamente visar a venda de um produto ou serviço, mas também precisa posicionar a empresa como líder em um setor competitivo como é a indústria digital e tecnológica. A finalidade de uma estratégia digital integral deve ser a de posicionar a companhia como uma fonte confiável que se destaca em relação à concorrência e impacta positivamente o mercado.



Brasil Game Show terá HyperX e FURIA em estande repleto de surpresas e atrações para fãs de eSports

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De 6 a 12 de outubro, os visitantes da BGS têm um encontro marcado com a HyperX e a FURIA, que planejam muitas surpresas e atrações para os visitantes do evento, especialmente para os fãs de esportes eletrônicos. Em um estande de 500m², o público poderá curtir estações de jogos, novidades em produtos, convidados especiais e diversas ativações, que serão detalhadas em breve.

Tanto a HyperX quanto a FURIA apostam na sinergia de anos de parceria para tornar o reencontro presencial com os fãs em uma grande celebração da cultura gamer, reforçando a conexão com os jogadores e criando momentos inesquecíveis. 

“Estamos com muita saudade do público e da energia de eventos como a BGS. Nas últimas competições que participamos no exterior o público já teve acesso e sentimos um pouco desse gostinho, mas em casa será ainda mais especial. Não vemos a hora de reencontrar o público brasileiro, nossos colegas e demais players do mercado, e dividir esse momento com a HyperX, uma parceira incrível. Os fãs podem esperar por algumas surpresas e muita história para contar”, diz André Akkari, Fundador e Co-CEO da FURIA.

“A HyperX sempre participa da Brasil Game Show com grandes atrações porque acreditamos que é um momento de retribuir todo o carinho do público brasileiro com a marca. A edição desse ano será ainda mais especial pela retomada do evento presencial e pela companhia da FURIA em nosso estande. Certamente serão dias inesquecíveis, com muito gameplay, alta performance e eSport”, diz Caio Ricci, gerente geral da HyperX no Brasil.

O fundador da BGS, Marcelo Tavares, também está empolgado com a atração inédita no evento. “É ótimo contar com dois expositores tão importantes para o mercado e que têm tamanha influência na vida dos gamers do Brasil. São marcas que refletem a paixão dos seus fãs e vêm se destacando cada vez mais”.

Além de todas as atrações do estande, os fãs da Pantera poderão acompanhar os atletas da organização nas finais das competições presenciais da Monster Energy BGS Esports, já que as equipes da FURIA se classificaram para as decisões dos torneios de Counter Strike: Global Offensive, tanto no masculino, com a FURIA Academy, quanto no feminino.

A BGS 2022 será realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, e, a certa de três meses do evento, mais de 75% dos ingressos para sábado (8/10) já foram vendidos. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site da Brasil Game Show.

Serviço – BGS 2022
Quando: 6 a 12 de outubro (1º dia exclusivo para imprensa e negócios)
Onde: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo/SP
Horário: das 13h às 21h
Ingressos – 4º lote até 31/7 (45% de desconto em relação ao lote final)

– Individual dias úteis (meia-entrada): R$ 109,45(ingresso válido para os dias 7, 10 ou 11 de outubro)
– Individual fim de semana ou feriado (meia-entrada): R$ 164,45 (ingresso válido para os dias 8, 9 ou 12 de outubro)
– Passaporte 7, 8, 9 e 10 de outubro (meia-entrada): R$ 445,45 Com esse ingresso, o visitante paga por três dias de evento e tem acesso a quatro.
– Passaporte 9, 10, 11 e 12 de outubro (meia-entrada): R$ 439,50 Com esse ingresso, o visitante paga por três dias de evento e tem acesso a quatro
– Passaporte Premium (meia-entrada): R$ 766,15 (acesso a todos os dias de evento, incluindo o dia exclusivo de imprensa e negócios – 6, 7, 8, 9,10, 11 e 12 de outubro). Também permite acesso diferenciado.
– Passaporte Business (inteira): R$ 766,15 (pacote para os dias 6, 7, 10 e 11 de outubro). Também permite o acesso diferenciado, à área B2B e ao sistema matchmaking
– Camarote Dia Único: R$ 550 (válido para um dia de evento – exceto 6/10). Garante entrada exclusiva a partir das 11h30 – uma hora e meia antes da abertura oficial para o público. Ingresso dá acesso às primeiras fileiras da arena da BGS Esports, a área exclusiva com lounge, open drink de energéticos e snacks, sessões de massagem, serviços de barbearia para homens e de beleza para mulheres e meet & greet com convidados da feira)
– Passaporte Camarote: R$ 2062 (válido para todos os dias do evento, incluindo 6 de outubro, exclusivo para imprensa e negócios. Garante entrada exclusiva . Em 6/10, a entrada é a partir das 15h, e de 7 a 12/10 a partir das 11h30 – uma hora e meia antes da abertura oficial para o público. O ingresso dá acesso às primeiras fileiras da arena da BGS Esports, a área exclusiva com lounge, open drink de energéticos e snacks, sessões de massagem, serviços de barbearia para homens e de beleza para mulheres e meet & greet com convidados da feira).

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Novas tecnologias auxiliam o mercado brasileiro de cloud

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A atenção às questões regulatórias e de segurança, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), em um cenário de ampla adesão ao teletrabalho, tem impulsionado o setor de nuvem privada/híbrida do Brasil. É o que aponta o relatório “ISG Provider Lens™ Next-Gen Private/Hybrid Cloud – Data Center Services and Solutions 2022”, publicado pelo ISG (Information Services Group), empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia.

Segundo o levantamento, as empresas do país estão engajadas com a resiliência e agilidade de suas operações de TI (Tecnologia da Informação), o que repercute em um avanço célere em todos os tipos de serviços de nuvem privada e híbrida. 

Neste panorama, Marcio Galbe – CEO & Founder da inov.TI – empresa que atua com cloud on-demand, conta que cloud híbrida, soluções multicloud e 5G são as principais tecnologias que podem auxiliar o mercado de computação em nuvem hoje em dia.

“É fácil de entender o crescimento acelerado da utilização de armazenamento em nuvem nos últimos anos, dada a quantidade de benefícios que a nuvem agrega às empresas”, afirma. “Contudo, de uma forma geral, o cloud computing ganhou esse destaque durante o período de pandemia e trabalho remoto justamente por facilitar o acesso aos dados da empresa sem a necessidade da atuação presencial – e, claro, oferecer isso garantindo a segurança dos dados e informações da organização”, complementa.

Além disso, prossegue o executivo, o cloud permite o compartilhamento de forma eficaz e ágil, resultando no aumento da produtividade dos colaboradores – o que era um receio de líderes e diretores de empresas, a queda no rendimento do trabalho e, consequentemente, a perda de prazos e atividades com menos qualidade.

Para Galbe, o aumento no consumo da nuvem está diretamente ligado à produtividade e é por isso que essa tecnologia cresceu tanto nos dois últimos anos. “O consumo também cresce por se tratar de algo flexível e adaptável a diversas necessidades, o que tornou a nuvem essencial por aliar praticidade, capacidade de armazenamento, preços justos e garantia de atender às demandas prontamente”.

A inov.TI foi avaliada pelo estudo do ISG nos quadrantes “Midmarket Managed Services” e “Managed Hosting” quanto à solidez do portfólio e sua competitividade no mercado. “Com base no resultado dos estudos, a inov.TI se destaca no mercado de cloud em quesitos como infraestrutura resiliente com ferramentas de backup, recuperação de desastres e oferta de uma plataforma de automação avançada para serviços gerenciados de nuvem híbrida”, afirma Galbe.

Abrangência da nuvem no Brasil

Na análise do CEO & Founder da inov.TI, por mais que o uso da nuvem tenha se intensificado no Brasil, este ainda se trata de uma ferramenta relativamente nova, mas com caminho aberto para se firmar como tecnologia fundamental nas empresas.

“A renovação digital das organizações foi ‘forçada’, dada a necessidade do home office. Entretanto, isso gerou inúmeras vantagens para as empresas e seus colaboradores e, com isso, as expectativas para os próximos anos é de constante crescimento dos investimentos em ferramentas tecnológicas, com destaque para a nuvem”, avalia.

Para Galbe, a nuvem também conquistou espaço no país por conta da possibilidade de manter departamentos funcionando sem interrupções e oferecer o aparato necessário para a atuação dos colaboradores direto de suas casas. “A produção não parou, e isso graças à computação em nuvem”.

Por fim, o executivo ressalta que, quando se refere a empresas, não são apenas as organizações privadas que têm apostado no cloud, o que demonstra a ampla abrangência do setor. “Empresas públicas e, até mesmo, os usuários físicos, também se beneficiaram e passaram a consumir mais a nuvem durante o trabalho remoto”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://inovti.com.br/



Premiação reconhece empresas com melhores serviços para viagens de negócios

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A revista italiana Mission divulgou a lista dos finalistas do prêmio European Mission Awards (EMA). A premiação reconhece a excelência na prestação de serviços para viagens de negócios em vários segmentos, incluindo companhias aéreas, hotelaria, transporte terrestre, espaços para reuniões e eventos, destinos MICE, serviços de tecnologias em viagens, iniciativas de sustentabilidade e gerente de viagens. A celebração de entrega das honrarias acontecerá no dia 10 de outubro, em Roma.

A companhia aérea, Air Europa, é uma das finalistas do prêmio EMA em duas categorias, a de ‘Melhor Classe Business’ e ‘Melhor Linha Aérea de Curta e Média Distância para Passageiros de Negócios’.

Os serviços e produtos oferecidos aos clientes na classe Business já receberam outros reconhecimentos anteriores, como o de ‘Melhor a Bordo para a Sustentabilidade’, por conta dos recipientes de água oferecidos aos clientes; e ainda de ‘Melhores Comodidades a Bordo na Classe Executiva’, pelo seu Kit Amenidades.

De acordo com o diretor-geral Brasil da Air Europa, Gonzalo Romero, conquistar o posto de finalista de duas categorias do prêmio significa o reconhecimento do trabalho da companhia. “Buscamos sempre manter a qualidade dos serviços e oferecer aos passageiros uma experiência única de viagem”, destaca.

A última novidade que os passageiros da classe Business da Air Europa podem se beneficiar é a ampliação de horários das salas VIP do Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas, uma medida que garante o acesso dos usuários 24 horas por dia.

A lista de finalistas do prêmio EMA pode ser conferida no site da European Mission Awards.

 



ALMACO firma acordo de cooperação com a ABEEólica

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A Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (ALMACO) e a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) acabam de firmar um acordo de cooperação.

Assinado por Erika Bernardino Aprá e Rodrigo Braga, respectivamente, presidente e vice-presidente da ALMACO, e Elbia Gannoum, presidente da ABEEólica, o documento detalha a estratégia de trabalho em conjunto das entidades para potencializar o crescimento da energia eólica offshore no Brasil.

“Além de criarmos grupos de trabalho, seminários e road shows, vamos auxiliar as empresas associadas da ABEEólica a explorar ao máximo as características dos compósitos. O material será ainda mais importante para o sucesso de aplicações offshore, ambiente marcado pela elevadíssima corrosão”, comenta Erika.

De acordo com Braga, o potencial brasileiro de geração offshore ronda a casa dos 700 GW em locais com profundidade de até 50 metros. “O IBAMA já está avaliando licenciamentos que somam mais de 130 GW de energia a partir de 2028. Com certeza, os compósitos terão um papel crucial na viabilização desses projetos”, ele salienta.

Em 2021, o setor de geração de energia eólica – mais especificamente, a fabricação das pás – respondeu por 92,6% do consumo brasileiro de compósitos à base de resina epóxi.



Podcast – Vida Moderna e Witec disponibilizam estúdio para o mercado

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A Editora VideoPress, detentora do Portal Vida Moderna e a empresa integradora de tecnologia Witec inauguraram um estúdio para a produção de Podcasts no dia 01 de julho de 2022, que já está disponível para o mercado.

Veja e/ou escute da maneira tradicional o Podcast com Guido Orlando Jr, CEO da Editora VideoPress e diretor de conteúdo e editor do Portal Vida Moderna e Marco Lagoa, CEO da Witec.

Nós batemos um papo bem descontraído onde contamos como o estúdio foi colocado em operação em apenas 15 dias e o que pretendemos realizar com ele a partir de sua inauguração.

Ouça e veja agora o Podcast, deixe seu comentário e compartilhe nas suas redes sociais.

Podcast no estúdio
Veja o primeiro Podcast produzido no estúdio


Ouça o Podcast da maneira tradicional

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