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Mercado de Serviços e Software de RPA chegará a US$ 20 bi

Na pesquisa intitulada “Robotic Process Automation – Thematic Research”, publicada no dia 15 de agosto, a instituição GlobalData revelou que o mercado global de software e serviços de RPA chegará a US$ 20 bilhões. O estudo indica que o mercado de RPA continuará crescendo até 2030, atingindo o valor supracitado, tanto no âmbito de softwares como em serviços, impulsionado pela pandemia de COVID-19, que aumentou a necessidade de rápida adaptação tecnológica para otimizar processos.

Este dado recente acompanha o que revelou relatório do grupo Gartner, que indicou um tamanho de mercado de serviços de RPA de US$ 2,9 bilhões no ano de 2022, um aumento de 17,5% em relação ao ano anterior.

“A COVID-19 destacou a necessidade de coordenar automação em diversos segmentos de negócios. Isso acelerou o desenvolvimento do RPA como uma ferramenta ampla de automação”, afirma Nicklas Nilsson, consultor da GlobalData.

O pesquisador também ressalta que a integração de Inteligência Artificial (IA) e o fortalecimento de ferramentas mais acessíveis (low-code) com suporte em Nuvem é uma tendência para as empresas do setor de RPA para os próximos anos.

Serviços maior do que software

A pesquisa destaca que o mercado de serviços de RPA será maior do que o de software, seguindo a tendência global de aumento do mercado de Software-as-a-Service (SaaS), que deve chegar a US$ 716 bilhões em 2028, de acordo com relatório da Fortune Business Insights. 

“É a tendência natural do mercado de adotar o SaaS para entregar o melhor serviço por valores compatíveis com a realidade do cliente final; empresas que desejam gerar um fluxo de receita recorrente, devem considerar o RPA-as-a-Service para seus portfólios”, afirma Thiago Carlucci, Head de Marketing da ElectroNeek Robotics, empresa de software de RPA.



Hill’s apresenta tendências de dermatologia veterinária em evento global

Todos os anos a Hill’s promove um evento mundial, para abordar assuntos relacionados à saúde dos animais. Para este ano de 2022, com o slogan “Coceira aliviou, alegria voltou – A CIÊNCIA FEZ ISSO”, a empresa vem com foco em todos os temas ligados à dermatologia veterinária.

Microbioma e pele, abordagem do paciente pediátrico canino com prurido e dicas para prática dermatológica, são alguns dos tópicos a serem apresentados pelos palestrantes convidados para o evento.

“As doenças de pele são a causa número um pela qual os tutores levam os animais de estimação ao veterinário. Pensando nisso, preparamos o Hill’s Global Symposium deste ano para abordar a inter-relação nutrição e pele, além das principais causas de prurido em cães. Acreditamos que o tema seja de extrema relevância tanto para médicos-veterinários quanto estudantes, devido à alta casuística na rotina”, comenta Brana Bonder, supervisora de assuntos veterinários da Hill’s Pet Nutrition.

O Hill’s Global Symposium acontecerá no dia 29 de setembro, das 10h às 19h, de forma virtual, com legenda em português. Além disso, o evento é gratuito para veterinários, estudantes de medicina-veterinária e profissionais de áreas relacionadas. “As palestras preparadas por especialistas referências nas áreas de dermatologia e nutrição animal estão cheias de conteúdos ricos e práticos. Preparem-se para adquirir muito conhecimento!”, afirma Brana. Para ficar por dentro da programação completa e se inscrever, basta acessar o site e clicar em cadastrar.



Dicas podem garantir segurança e conforto no uso das lentes de contato

O uso de lentes de contato consiste numa opção segura para substituir os óculos, desde que sejam usadas da forma correta e com os devidos cuidados de conservação e higiene. Segundo a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Córnea (SOBLEC), estima-se que dois milhões dos brasileiros usam lentes de contato. O uso incorreto de lentes pode causar problemas diversos que vão desde uma simples irritação até mesmo o aparecimento de úlceras que podem levar à necessidade de um transplante de córnea. 

Segundo a farmacêutica e supervisora de treinamentos do Laboratório Teuto, Magali Tamas, grande parte dos usuários de lentes de contato desconhece os riscos e os cuidados adequados. “Diversos estudos concordam sobre a necessidade de haver movimentos de educação e conscientização sobre o assunto e de que se trata de uma questão de saúde pública”, explica.

Pensando nisso, Magali preparou 4 pontos com dicas para informar sobre a forma mais segura e confortável de uso das lentes de contato.

1- Limpeza das lentes – o processo de higienização sempre começa pelas mãos que devem ser lavadas antes de manusear as lentes. O estojo também deve ser limpo com a própria solução multiuso usada nas lentes e não com água, sendo recomendada a troca do estojo a cada 3 meses. Em relação à limpeza das lentes, ela deve ocorrer antes e após o uso, sempre com uma solução multiuso específica para cada tipo de lente de contato.

2- Cuidado ao colocar e retirar as lentes dos olhos – é importante seguir todas as orientações do oftalmologista quanto à forma correta de colocar e retirar as lentes e ficar atento também para não inverter as lentes do olho direito com o esquerdo. 

3- Respeitar o tempo de uso das lentes – além de possuírem data de validade que precisa ser rigorosamente respeitada, as lentes de contato não devem ficar por muitas horas consecutivas nos olhos. O ideal é não ultrapassar mais de 10 ou 12 horas seguidas com as lentes. É importante ter atenção para não dormir e nem entrar em mar ou piscina com lentes de contato. 

4- Usar lubrificantes oculares –  o uso de lentes de contato dificulta a lubrificação dos olhos e favorece o ressecamento ocular principalmente quando associado a outros fatores predisponentes como poluição, ar seco e tempo excessivo na frente de equipamentos eletrônicos. Por isso, é importante ter sempre à mão lubrificantes oculares que lubrificam de forma prolongada os olhos e tornam mais confortável o uso das lentes de contato.

 



Varejo deve se preparar para a Black Friday com antecedência

A pouco mais de um mês para uma das principais datas do varejo, aguardada ansiosamente por comerciantes e clientes, a Black Friday deste ano será em 25 de novembro. Ele é uma data que movimenta diversos segmentos e setores, necessitando de um planejamento minucioso para nada sair errado e se conseguir o melhor resultado possível.

Para tal, é necessária a preparação de toda a cadeia de produtos e distribuição, desde os fornecedores de produtos, passando por instalações logísticas, estrutura de transporte, time de vendas, tecnologia e atendimento ao cliente para suportar o aumento de demanda da data.

“Analisar os erros e acertos da última edição pode ser uma boa maneira para começar”, aconselha o engenheiro Rodrigo Barros, sócio da Connexxion Consulting, empresa especializada em consultoria logística. Segundo ele, uma das principais variáveis para a preparação é o plano de vendas já que fazer previsões assertivas é uma tarefa naturalmente desafiadora, principalmente diante da incerteza do cenário econômico atual, principalmente por conta do pleito eleitoral.

“Já temos boas notícias como a aceleração do setor de serviços e o aumento do consumo das famílias, que devem liderar a expansão do segundo semestre”, revela o profissional. De acordo com ele, outra notícia que pode impulsionar o consumo é a PEC dos auxílios à população e o aumento das despesas governamentais em anos eleitorais. “Ao injetar recursos na economia, é esperado impacto positivo nos gastos dos consumidores”, explica.

O executivo aponta outros fatores como: desemprego em queda, apesar de a taxa ainda estar num patamar elevado, em torno de 10%. “Este é um fator que motiva as pessoas às compras”, diz.

O engenheiro Marcio Matsuda, também sócio da Connexxion Consulting, chama atenção para um ponto importante que deve ser considerado no planejamento. “Inflação persistente, em torno de 11% nos últimos 12 meses, alta no preço dos alimentos e energia estão consumindo uma parcela importante da renda do consumidor. Aliada a uma taxa de juros elevadas, o fato desestimula a compra de produtos duráveis e semiduráveis”.

Matsuda informa que a projeção era de um crescimento de 18% para a Black Friday de 2021. Atingiu R$ 5,4 bi de reais de faturamento, 5% superior a 2020. Contudo, o crescimento ficou bem aquém da expectativa inicial. E bem distante dos robustos 31% de crescimento da edição de 2020.

“Olhar o histórico de crescimento dos anos anteriores terá pouca serventia para planejar a data neste ano. Saber se a Copa do Mundo em novembro terá um efeito positivo com o aumento da venda de televisores ou muito negativo por coincidir com o calendário da Black Friday ainda é um tema polêmico entre os especialistas do setor”, afirma.

Barros explica que, depois de se analisar os cenários acima citados, agora é o momento de planejar as necessidades da operação sob os diferentes aspectos listados abaixo, considerando o nível de serviço desejado para a data.

  • Estoque e Capital de giro;
  • Dimensão das instalações;
  • Equipamentos de armazenagem e movimentação;
  • Capacidade de transporte;
  • Quantidade de colaboradores.

“Cada um destes aspectos gerará uma previsão de despesas e investimento. Normalmente isso ajudará bastante na escolha de qual cenário seguir. Às vezes podem existir limitações como disponibilidade de produtos, política de preços, capital de giro que podem definir o cenário de partida, independentemente da propensão de gasto do consumidor”, explica o profissional que também aponta como outra variável relevante o tempo para a implementação de cada ação. Matsuda afirma que inaugurar um novo CD, com o atual cenário de condomínios logísticos aquecidos, por exemplo, pode levar meses. “Encomendar alto volume de produtos ainda é uma incerteza com a desorganização da cadeia de suprimentos global. Por outro lado, ampliar a capacidade de armazenagem por meio da contratação de um operador logístico ou implementar um novo parceiro de transporte pode ser feito em poucas semanas”, aconselha.

Matsuda levanta questões delicadas. “Entrega veloz hoje é um qualificador para operar e não mais um diferencial. Inflação alta tem atingido duplamente o resultado das empresas. Ao mesmo tempo que coloca pressão nas despesas, o aumento de custos de produtos e insumos não tem sido repassado integralmente aos preços, pressionando também a rentabilidade das operações”.

De acordo com os profissionais, ganhos de eficiência na operação tornam-se imperativos diante disto. Equilibrar a despesa da atividade com a entrega de um nível de serviço adequado é um exercício diário do profissional de logística. Isso ganha mais importância em um evento como a Black Friday, cujo aumento de demanda é concentrado em poucos dias. “Os custos de atender todo esse movimento podem ser proibitivos se o prazo de atendimento for muito reduzido. Além disso, conhecer corretamente qual é o nível de serviço desejado pelo seu cliente é um outro elemento relevante para decidir qual é o plano mais adequado para você”, finaliza Rodrigo Barros.



Ações em setembro colocam o Alzheimer e outras demências em foco

A cada três segundos alguém desenvolve um tipo de demência, sendo o Alzheimer o mais frequente, responsável por cerca de 1,2 milhão de pessoas diagnosticadas no Brasil e mais de 55 milhões no mundo. Os dados são do Ministério da Saúde (MS) e da Alzheimer’s Disease International (ADI), federação parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS); mas há projeções para que esse número triplique até 2050, atingindo cerca de 152 milhões de pessoas.

O Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer, que acontece em 21 de setembro, traz à tona a necessidade de uma maior percepção das pessoas frente ao tema do envelhecimento e demências. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro já superou a marca de 76 anos, acumulando um acréscimo de 31 anos desde 1940. A Associação Crônicos do Dia a Dia (CDD), organização que visa trabalhar a conscientização sobre doenças crônicas, criou uma nova frente de trabalho com o enfoque no envelhecimento bem-sucedido e planeja diferentes ações de suporte e desmistificação do conceito de saúde após os 60 anos. 

“O projeto vem de encontro ao da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que estimula a promoção para um envelhecimento com mais saúde, ao designar os anos de 2021 a 2030 como a Década do Envelhecimento Saudável nas Américas”, explica Fernando Aguzzoli Peres, jornalista e coordenador do núcleo de Envelhecimento Bem-Sucedido e Demências da CDD. O documento da OPAS detalha possíveis estratégias para a atenção e cuidados à saúde dos idosos. Entre os diferentes pontos, o texto mostra que o ritmo do crescimento do número de pessoas acima de 60 anos vem aumentando principalmente em países em desenvolvimento, como o Brasil. 

“Estamos vivendo mais, e não existe melhor indicador para a forma bem-sucedida com a qual uma sociedade evolui. Porém, precisamos abandonar a imagem de que ter sucesso na forma de envelhecer é estar associado a envelhecer sem doenças ou condições crônicas”, explica ele. Os desafios de lidar com o envelhecimento não se iniciam após o diagnóstico, quando a pessoa já está com um tratamento encaminhado e os cuidadores estabelecidos e sim muito antes disso. De acordo com um dado divulgado pela ADI em 2019, 62% dos profissionais da saúde acreditam que a demência seja parte normal do envelhecimento e uma grande parcela da população não busca orientação devido ao estigma. 

“A ajuda poderia aumentar o tempo e qualidade de vida dessas pessoas. O estigma ainda é muito forte em nossa sociedade, e quanto mais pudermos dar voz a pessoas e famílias vivenciando múltiplas experiências dentro do contexto de doenças como o Alzheimer, mais cedo vamos poder entender os sintomas, buscar e aceitar o diagnóstico, além de planejarmos melhor nosso envelhecimento e a forma como gostaríamos de ser cuidados no futuro”, comenta o jornalista.

Segundo ele, devido aos diferentes tipos de preconceitos e desconhecimento sobre o tema, as ações da CDD para trabalhar a conscientização da população possuem o enfoque de mitigar os efeitos negativos de diagnósticos como o Alzheimer. “É possível envelhecer bem mesmo com Alzheimer, e isso passa por ter uma família bem assistida para enfrentar os desafios do cotidiano”, comenta Fernando Aguzzoli, que foi cuidador da sua avó Nilva, quando ela recebeu o diagnóstico de Alzheimer. 

Campanha amplia discussão sobre o Alzheimer e demências

Entre as estratégias da CDD para falar da temática, está o lançamento do podcast “Envelhescência”, que fala sobre o processo de envelhecimento associado a desafios como o Alzheimer. Segundo o jornalista, o programa traz um questionamento pertinente: “Será que é possível envelhecer de forma bem-sucedida quando diagnosticado com demência? Bom, e a resposta vem através de diálogos criativos, bem-humorados e informativos com profissionais dos mais diversos campos, além de familiares cuidadores e pessoas que estão passando pelo diagnóstico”, diz. 

Para celebrar a data mundial da patologia, será realizada uma palestra no dia 21 de setembro, às 19h, chamada Alzheimer Não é o Fim, com Fernando Aguzzoli, momento em que ele irá compartilhar a sua experiência como neto cuidador. Em 2023, a caminhada “Walking The Talk for Dementia” vai finalizar o primeiro ano de atuação da CDD na busca por políticas públicas e visibilidade para a Doença de Alzheimer e outras demências. “O projeto global visa trazer pessoas do mundo todo, incluindo pessoas diagnosticadas com Alzheimer, para fazerem juntos o caminho mais famoso dos peregrinos: Santiago de Compostela”, comenta o jornalista.

Outro projeto em andamento é o livro de receitas “Para Não Esquecer”, que traz uma coletânea de receitas familiares em risco de serem esquecidas devido ao diagnóstico de demência. Fernando explica que muitas receitas são responsáveis por trazer à tona lembranças de quando a família se reunia à mesa. “Queremos preservar essas memórias em família, não deixando receitas valiosas em afeto morrerem no tempo”, salienta. As pessoas que se interessarem poderão se inscrever através de formulário para ter sua receita familiar selecionada para o livro.

A ideia do livro de receitas surgiu devido a um temor que existe em familiares e cuidadores. Para o médico geriatra e coordenador do núcleo de Geriatria da Santa Casa de Porto Alegre, Dr. Virgílio Olsen, esse medo de ser esquecido é real em quem convive com o Alzheimer de um familiar. “Por mais que a pessoa não reconheça o rosto e não te chame pelo nome, o amor construído durante uma vida não pode ser apagado pela demência e isso ocorre porque a linguagem afetiva e emocional ainda conecta a pessoa com a demência e seu familiar”, explica.

O médico ainda comenta que o tratamento para a doença de Alzheimer pode aliviar sintomas e diminuir o ritmo de avanço da patologia. “Um diagnóstico precoce tem grande impacto na forma como o Alzheimer será tratado, e no tempo que a família vai ter para entender os próximos estágios, estruturar sua rede de apoio e questionar as vontades da pessoa”, frisa.



Mercado plant-based cresce impulsionado por brasileiros que buscam produtos mais

Os produtos plant-based emergiram no mercado de alimentação e estão cada dia mais ganhando destaque na mesa dos brasileiros. Os grandes processadores e foodtechs que tomaram a frente com apostas para a então primeira grande onda de produtos, principalmente com a proposta de hambúrgueres vegetais. Do outro lado, os consumidores se dividiam entre vegetarianos e carnívoros curiosos do quanto os novos produtos se assemelhavam às proteínas de origem animal.

Hoje, tanto o mercado plant-based quanto os consumidores evoluíram bastante, com correções e uma segunda geração de produtos mais ampla. Surgiram mais opções saudáveis, saborosas e com rótulos limpos – fatores que agregam valor e são apreciados por este público.

De acordo com uma pesquisa realizada a pedido da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) feita pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) — o antigo Ibope – revelou que 46% dos brasileiros de todas regiões do país deixam de comer qualquer tipo de carne por vontade própria, pelo menos uma vez por semana. 

Essa mudança de comportamento do brasileiro mostra que existe uma ótima oportunidade dentro desse nicho de consumidores para as marcas de alimentação vegana com bons produtos e variedade nos seus cardápios e portfólios.

Nos restaurantes e lanchonetes essa tendência não é diferente. As opções veganas têm aumentado rapidamente nos últimos anos buscando atender essa parcela significativa da população — de acordo com o Ipec, um terço dos brasileiros busca esse modelo de alimentação nos cardápios.

A tendência é que cada vez mais haja uma evolução de cardápios com uma maior variedade de produtos plant-based. Todos têm a ganhar com essa mudança, já que não apenas os restaurantes vão atrair essa enorme base de clientes evidenciada pelas pesquisas, mas também reduzir seus custos com alguns dos insumos mais caros, como carnes e queijos.

A pesquisa “O Consumidor Brasileiro e o Mercado Plant Based”, realizada pelo The Good Food Institute (GFI), destacou entre os entrevistados as características nutricionais para a compra desse tipo de produto. Aroma, sabor e textura igual ou melhor que a proteína animal liderou esse pódio, com 62% das respostas. Logo em seguida, em um empate técnico, com 60%, veio a vontade de consumir um produto o mais natural possível. Para 59% das pessoas, o fator mais importante é o valor nutricional igual ou melhor à proteína de origem animal a qual o produto substituirá. 

O país, que produz anualmente 250 milhões de toneladas de grãos, tem transformado uma parte em “carnes feitas à base de plantas”, convertendo o grão em produto final a uma alta eficiência. Hoje, algumas das empresas mais atuantes no mercado global de carnes vegetais estão justamente aqui. Não é à toa que o Brasil é o 4º maior mercado de alimentos e bebidas saudáveis do mundo. 

A MadeReal, empresa que produz e comercializa alimentos saudáveis e funcionais, segue registrando saldo positivo em seu faturamento. A expectativa da empresa é aumentar a receita em quatro vezes até final do ano. A marca trabalha com granolas, crackers e shots concentrados e prensados a frio.

“Os dados das vendas dos produtos saudáveis e de alimentos plant-based são o exemplo do que registramos na MadeReal. Mesmo com os solavancos da economia brasileira, os números são muito positivos”, destaca a sócia Anninha Baptista.

O arroz e feijão perderam espaço no centro do prato do brasileiro ao longo dos últimos vinte anos, mas a valorização dos vegetais tem trazido uma retomada desse protagonismo.



Pequenas empresas podem ter um impulsionamento gigante no mercado digital

Em um mercado cada vez mais conectado ao digital, fica evidente a importância dos micro e pequenos empresários saberem como divulgar o seu negócio, assim como estar atualizado às principais tendências desse mercado que não para de crescer.

Para se ter um diferencial, estando acima dos concorrentes, obter um conhecimento abrangente dos seus serviços, produtos e clientes, é fundamental saber usar as informações a favor da empresa.

“Se engana quem acredita que somente as grandes empresas devem se preocupar com a propaganda digital. Um marketing bem estratégico, pode ser tornar o grande diferencial no seu negócio, frente a concorrência”, afirma Tarsila Moratelli.

E o marketing digital é uma forma para promover os serviços e produtos de um negócio, pois os hábitos de compra do consumidor mudam constantemente, com isso estão comprando cada vez mais pelo online.

“A rede social, no processo de venda, cresce muito mais quando as marcas se relacionam com os seus clientes. Não é só colocar o produto à venda com o preço exposto e esperar a chuva de pedidos. A empresa precisa criar um relacionamento com esse público, para que visualizem o valor desse produto e não o preço final dele”, afirma Tarsila Moratelli, CEO da empresa TriLike Marketing e Tecnologia.

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, o Brasil tem mais de 126,9 milhões de pessoas com acesso à internet. Isso significa que é possível alcançar, por meio do marketing digital, um número considerável que alcançará mais da metade da população nacional.

“O grande diferencial do marketing digital para negócios é a estratégia personalizada. Com tantas empresas online, sai na frente quem souber segmentar o público e preparar uma estratégia de comunicação adequada para cada etapa do funil de vendas”, afirma Tarsila Moratelli.

O marketing digital é para todos, mas apresenta um mundo cheio de oportunidades para as Micro e PMEs, ainda mais em um ambiente no qual a tecnologia se reinventa todos os dias.

Para mais informações: www.trilike.com.br



Dados indicam ascensão do mercado de Automação Digital como serviço

A pandemia de COVID-19 acelerou o processo de transformação digital de empresas de todos os segmentos e tamanhos, obrigando-as a encontrar alternativas para otimizar fluxos de trabalho e reduzir custos. Pesquisa da Xerox indica que 80% dos donos de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) planejam introduzir automação digital em seus negócios.

A Automação Robótica de Processos, ou RPA, é uma tecnologia de automação digital que integra fluxos de trabalho e aplicativos diversos através de robôs de software. Antes exclusividade de grandes empresas, sua junção ao modelo SaaS (as-a-service) fez com que virasse também alternativa para as PMEs que desejam automatizar processos de trabalho. Essas, contudo, tendem a ter um orçamento reduzido e não conseguem arcar com os custos da compra de um robô, precisando recorrer ao modelo de serviços, via de regra com assinatura mensal..

O mercado de SaaS, ou Software-as-a-Service, deve alcançar US$ 716 bilhões em 2028. Através do modelo SaaS, o Prestador de Serviços de TI pode encontrar uma forma acessível de entregar RPA ao cliente PME. 

Thiago Carlucci, Head de Marketing da ElectroNeek Robotics, empresa de software RPA, explica os benefícios do RPA-as-a-Service: “Hoje, para o cliente final, adotar serviços de automação digital via RPA é uma forma de reduzir custos e se manter competitivo. Para o Prestador de Serviços de TI, é o melhor caminho para expandir o portfólio de serviços, gerando uma nova fonte de receita recorrente a longo prazo”

Para o especialista, o modelo é único ao preservar a propriedade intelectual do Prestador de Serviços e entregar às PMEs uma solução acessível de otimização de processos de negócios. “Sabemos que os modelos tradicionais de venda de software podem ser inacessíveis ao mercado médio. Combinar RPA com SaaS garante aumentar o espectro de atuação do Negócio de TI para além das grandes enterprises do mercado”.

Ao passo que o modelo cresce por todo o mundo, Carlucci entende que 2023 será o ano ideal para entrar no mercado. “Quanto antes o Prestador de Serviços de TI conseguir introduzir soluções de RPA através do modelo de serviço, mais poderá ganhar tração para os anos subsequentes com este modelo de negócio”.



Mesas TI volta ao formato presencial e traz palestra sobre ESG

O Mesas TI, um dos eventos mais tradicionais da TI gaúcha, realizado pelo SEPRORGS, retorna ao seu formato presencial, após dois anos em versão online.

A nova edição será no dia 23 de setembro, a partir das 11h30, no Deville Prime Porto Alegre, com a palestra “Inovação, o Motor do ESG”, ministrada por Odivan Cargnin, diretor de Administração, Finanças e Relações com Investidores da Irani Papel e Embalagem S.A., empresa listada no Novo Mercado da B3, e da Companhia Habitasul de Participações.

Vice-presidente do IBEF-RS e Conselheiro Tesoureiro da Pan American School of Porto Alegre, além de investidor na startup Razonet Contabilidade Digital, o especialista trará uma visão completa e detalhada sobre o conceito e estratégias de Governança Ambiental, Social e Corporativa, tradução para o português da sigla ESG (Environmental, Social and Corporate Governance).

“O Mesas TI sempre foi um espaço para troca de conhecimento e networking. Além de assistir a grandes palestras, sempre com nomes de destaque do nosso mercado, os participantes têm a oportunidade de estreitar convivências e, por que não, gerar negócios”, comenta o presidente do SEPRORGS, Rafael Krug. “Voltando ao formato presencial, após os anos em que acompanhamos a transformação demandada pela pandemia e digitalizamos o evento, agora o Mesas TI traz ainda mais a chance de reencontros, de arejar ideias e estabelecer contatos frutíferos”, complementa.

O evento tem patrocínio Gold da DBC Company e 2Cloud, e Silver da Dinamize. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail comunicacao@seprorgs.org.br.



Com recorde de inscrições, começa a votação no Prêmio Impactos Positivos

Até o dia 20 de novembro, a plataforma do Prêmio Impactos Positivos 2022 está aberta para receber os votos do público nas categorias negócios de impacto (empresas) e ecossistema de impacto (comunidades, dinamizadores e médias e pequenas empresas), bem como para indicação dos homenageados do ano (cidadão, instituição e comunicador de impacto). Os vencedores em cada categoria serão conhecidos na cerimônia de premiação, que acontecerá no dia 30 de novembro.

E não será uma tarefa fácil escolher os melhores desta terceira edição. O Prêmio Impactos Positivos 2022 registrou 265 inscrições, praticamente o dobro de 2021, vindas de todas as regiões do Brasil. “Ficamos muito entusiasmados com esse crescimento, isso mostra que os negócios e o ecossistema de impacto estão ganhando cada vez mais espaço em todo o Brasil”, afirma Gisele Abrahão, idealizadora do prêmio. “Só temos a agradecer a todos os que nos ajudaram, de alguma forma, a conquistar esse número de inscritos e, assim, reconhecer o que vem sendo feito de inovador e criativo para fazer o bem e trazer mais impacto positivo ao nosso país”, completa.

O eixo temático com maior número de inscritos é Educação, Cultura, Economia Criativa e Tecnologia da Informação (95 projetos), seguido por Biodiversidade, Bioeconomia, Tecnologias Verdes e Indústria Sustentável (79) e por Cidadania, Direitos Humanos e Sociedade (39). Já em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), todos foram contemplados pelos inscritos, com destaque para os ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico, com 125 projetos), 12 (Consumo e Produção Responsáveis, com 109) e 10 (Redução das Desigualdades, com 104).

“A quantidade e a variedade de projetos inscritos mostram que os empreendedores brasileiros estão buscando cada vez mais desenvolver negócios de impacto inovadores. Esperamos que o Prêmio Impactos Positivos, ao dar visibilidade ao que vem sendo feito por esses empreendedores, inspire outros a seguir o mesmo caminho, contribuindo para a superação de muitos dos desafios existentes hoje no Brasil”, diz Philipe Figueiredo, coordenador de Startups e Ecossistema de Inovação do Sebrae, patrocinador oficial da edição 2022.

Para participar da votação, é só acessar www.impactospositivos.com, fazer um cadastro e escolher o seu preferido nas categorias disponíveis.

Próximas etapas do Prêmio Impactos Positivos 2022

1 de setembro – 30 de setembro

Votação para as categorias “Negócios de Impacto” e “Ecossistema de Impacto” e indicação para as homenagens “Cidadão de Impacto”, “Instituição de Impacto” e “Comunicador de Impacto”.

1 de outubro – 31 de outubro

Definição dos TOP 10 finalistas de cada categoria (negócios de impacto e ecossistema de impacto) e votação para a próxima fase do prêmio.

1 de novembro – 20 de novembro

Definição dos TOP 3 finalistas de cada categoria (negócios de impacto e ecossistema de impacto).

30 de novembro

Evento de entrega dos prêmios aos vencedores de cada categoria e aos homenageados do ano.

 



Multas Detran: motoristas podem recorrer para evitar pontos na CNH

Durante o processo de tirar a carteira de motorista é ensinado aos condutores sobre as infrações de trânsito e as multas que são emitidas pelo DETRAN. No entanto, com o passar dos anos e o fluxo de informações do cotidiano, muitos condutores esquecem como tudo funciona. 

Ao se deparar com o número crescente de recursos de multas, Gustavo Fonseca, CEO/diretor/fundador da Doutor Multas, site especializado em direito de trânsito do Brasil, destacou a necessidade de divulgar informação sobre o tema respondendo as principais questões sobre a fiscalização do Detran. 

Quais os tipos de infrações de trânsito sujeitas a multas do Detran?

“Estacionar em local proibido e transitar pela contramão, provocando um acidente, são condutas erradas, mas que trazem diferentes consequências”, destacou Gustavo Fonseca, CEO/diretor/fundador da Doutor Multas, site especializado em direito de trânsito do Brasil, sobre a interpretação do Código de Trânsito Brasileiro. Nesse contexto, o CTB determina que as infrações de trânsito são divididas em quatro categorias, de acordo com os riscos que representam para a vida no trânsito. São elas: leves, médias, graves e gravíssimas. 

Infração Leve 

As infrações de trânsito leves, como o próprio nome já diz, são consideradas transgressões de baixa gravidade. Ou seja: não oferece grandes riscos à segurança no trânsito. Infrações dessa natureza somam três pontos na CNH do motorista e multa no valor de R$ 88,38. 

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), são exemplos de infrações leves: utilizar o farol alto em vias com iluminação pública, conduzir o veículo sem os documentos obrigatórios (CNH E CRLV), estacionar o veículo no acostamento, sem motivo de força maior (pneu furado, pane elétrica, etc.), não atualizar a CNH do condutor e o CRLV do carro e uso inapropriado da buzina.

Infração média

Assim como no tópico anterior, as infrações consideradas médias apresentam médio potencial ofensivo ao bem-estar de todos no trânsito. Nesse caso, o motorista soma quatro pontos à sua Carteira de Habilitação e tem como penalidade a multa no valor de R$ 130,16. São alguns exemplos de infrações médias: arremessar água, lixo e outros objetos pelo veículo. Além disso, veículo parado na via por falta de combustível, parar o automóvel na faixa de pedestre durante o fechamento do sinal, realizar ultrapassagem de veículo pela pista da direita e dirigir utilizando fones de ouvido.

Infração grave

As infrações de natureza grave adicionam cinco pontos na CNH e têm multa prevista no valor de R$ 195,23. Vale lembrar que os condutores que possuem a Permissão para Dirigir (PPD) não podem receber infrações graves ou gravíssimas, sob pena de suspensão do direito de dirigir. Aqui estão exemplos de infrações graves: estacionar em fila dupla, cruzamentos, viadutos, pontes e túneis, transitar com condutor ou passageiro sem o uso do cinto de segurança, transitar pela contramão, circular com o veículo danificado e usar no veículo equipamento com som em volume ou frequência que não sejam autorizados pelo CONTRAN.

Infração gravíssima

Quando se trata de infrações gravíssimas, decorrentes de transgressões de maior risco de acidentes no trânsito, a multa do Detran tem o valor de R$ 293,47 e somam sete pontos na carteira. Em alguns casos, ainda há o fator multiplicador. Isso significa que o valor da multa será multiplicado por um número x de vezes que representa o grau de gravidade da infração. Utilizar o veículo para realizar manobras perigosas é um exemplo de infração gravíssima com fator de multiplicação igual a 10. Isso significa que a multa a ser paga pelo motorista é igual a R$ 2.934,70. Abaixo estão listados outros tipos de infrações de natureza gravíssima:

  • Ultrapassar sinal vermelho;
  • Dirigir embriagado;
  • Falar ou mexer no celular, enquanto transita com o veículo
  • Ultrapassar pelo acostamento;
  • Conduzir o veículo sem CNH ou vencida há mais de 30 dias.

O que acontece quando a multa do Detran não é paga?

Todo condutor que não concorda ter cometido uma infração quando é autuado, pode recorrer, mas deixar de pagar uma multa prejudica o condutor autuado, logo que ele poderá ter seu nome incluído na dívida ativa. “Além dos juros acumulados após o vencimento da cobrança, o motorista fica impedido de realizar a renovação do licenciamento do veículo e transferir a propriedade”, lembra o CEO/diretor/fundador da Doutor Multas.

Como transferir as multas do Detran?

Emprestar o carro e receber uma multa por infração é o grande medo dos proprietários de veículos. O que nem todos sabem é que as multas (e os pontos) podem ser transferidas para o responsável pela condução. Para isso, o condutor autuado deve informar ao Detran quem é o autor da infração via internet ou correios. 

Quando recorrer de multas do Detran?

Todo condutor pode recorrer de multas. É um direito previsto em lei. Para isso, deve-se observar o prazo para recurso. Normalmente, ele é de até 30 dias após o recebimento da autuação. Para recorrer de uma multa ou processo administrativo, o condutor pode agir de forma autônoma ou procurar uma equipe especializada.



SJCampos é certificada como primeira Cidade Inteligente Brasil

São José dos Campos, cidade da região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo, com quase 730 mil habitantes, recebeu recentemente da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) a certificação de primeira Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável do Brasil, de acordo as normas internacionais ISO (International Organization for Standardization).

A certificação foi concedida com base em três normas internacionais NBR ISO (37120, 37122 e 37123) regulamentadas pelo World Council on City Data, instituição ligada à ONU (Organização das Nações Unidas). No mundo 79 cidades possuem a mesma certificação, que considera 276 indicadores para avaliação. Cada uma das normas internacionais utilizadas avalia tópicos essenciais para o bom funcionamento do município. A NBR ISO 37120 refere-se à qualidade de vida e sustentabilidade; a ISO 37122, à tecnologia; e a ISO 37123, à capacidade de prevenção e ação diante de desastres naturais e à economia da cidade, chamado de resiliência. 

As cidades inteligentes são caracterizadas pela utilização generalizada de tecnologias aliada ao desenvolvimento socioeconômico, com vistas para a melhoria da qualidade de vida da população. Nesse ponto, São José dos Campos destaca-se com o CSI (Centro de Segurança e Inteligência), considerado o melhor projeto de segurança do país, e com a aplicação da IoT (em inglês, Internet of Things) em vagas de estacionamento rotativo, para informar aos motoristas onde há concentração de locais vagos para estacionar.

Além disso, outros pontos avaliados que contribuíram para certificar São José dos Campos também tiveram relevância, como o sistema de coleta de resíduos, coleta e tratamento de esgoto, cobertura de 100% da área urbana e rural com lâmpadas LED e, é claro, a recém lançada Linha Verde, um corredor de ônibus sustentável com utilização de veículos 100% elétricos.

Um importante passo para o município

O processo de certificação fomenta e atrai novos investimentos na cidade, uma vez que os indicadores avaliam diversos setores, como serviços urbanos, qualidade de vida, sustentabilidade, tecnologia e gestão pública.

“A certificação garante a São José dos Campos uma visibilidade maior, trazendo para o município novos investidores, os quais podem contribuir com o desenvolvimento da cidade, inclusive na expansão do setor imobiliário”, conta Pedro Júnior, CEO e fundador da imobiliária i9vale.

São José também foi certificado como Resiliente, que trata da capacidade de prevenção e ação diante de desastres naturais e sobre a economia da cidade, conquistando o nível ouro nesse título.

Para padronizar a certificação a ABNT, em parceria com o Parque Tecnológico de São José dos Campos, fez a adoção e validação desses indicadores. Dessa forma, o Parque Tecnológico pode ser contatado por outros municípios para mapear os indicadores e verificar se o município possui os requisitos necessários para a certificação.



Brasil registra um aumento de 120% nas reservas de hotéis e resorts

À medida que os turistas tentavam realizar os planos de férias escolares nos últimos meses, eles enfrentaram desafios sem precedentes, como o aumento dos preços das passagens e da gasolina, voos cancelados e bagagens perdidas. Essas dificuldades fizeram com que muitos evitassem viajar, mas à medida que o setor continua a sua recuperação, as tendências apontam para um aumento no planejamento e na reserva de férias dos brasileiros ao longo do final do ano.

A Criteo, empresa de tecnologia que fornece Commerce Media, analisou dados do setor e observou um crescimento substancial nas reservas online de hotéis e resorts no Brasil durante o período de férias escolares de 2022 – o que significa que os brasileiros estão planejando retomar suas viagens assim que o caos diminuir.

Em julho de 2022, os dados da Criteo registraram um crescimento de 120% nas reservas online de hotéis e resorts em comparação com o mesmo período do ano anterior. Só nos primeiros dias de agosto, foi registrado crescimento de 100% em relação a 2021, e depois caiu para 93% nos dias seguintes.

“Os últimos dois anos trouxeram um mercado de viagens turbulento para o Brasil, mas esses dados apontam para uma forte reviravolta para o setor. À medida que os cidadãos se planejam para a temporada de férias e o resto do ano, podemos esperar que as reservas de hotéis e resorts continuem aumentando”, afirma Tiago Cardoso, Diretor Geral da Criteo na América Latina.

O crescimento das reservas de viagens online é um padrão observado em toda a América Latina. Nos demais países do continente, as reservas atingiram um crescimento de 159% em julho, em relação a julho de 2021. Nos primeiros dias de agosto, o crescimento das reservas de viagens foi de 130% em relação ao mesmo período do ano passado.

“À medida que os países de todo o mundo continuam promovendo o turismo, os latino-americanos voltam a ficar entusiasmados com as viagens. No entanto, com a contínua incerteza econômica, muitas pessoas estão esperando a alta temporada antes de voar ou dirigir para os seus destinos para garantir que as suas férias sejam econômicas e ocorram com o mínimo de interrupções nas viagens”, acrescentou Cardoso.

Metodologia

O Travel Dashboard da Criteo visualiza e analisa o tráfego diário e as reservas de mais de 200 players globais de viagens em mais de 50 países, respondendo por mais de 2 bilhões de reservas em um ano.



Agronegócio é tema central de caso a ser debatido na XIII Competição Camarb

O setor do agronegócio ocupa espaço relevante na economia brasileira e, por consequência, é um espaço em que divergências comerciais podem surgir com alguma frequência. Os métodos adequados de solução de conflitos têm papel de destaque na resolução dessas divergências, fato que motivou a Câmara de Arbitragem Empresarial Brasil (CAMARB) a dedicar a XIII edição de sua Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação ao assunto, apresentando um caso fictício envolvendo complexa divergência de direito contratual e do agronegócio, discutindo, inclusive o Estatuto da Terra, regramento vigente no Brasil desde 1964.

O PIB do agronegócio brasileiro alcançou recordes sucessivos em 2020 e em 2021, segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), caracterizando esse biênio como um dos melhores da história do agronegócio nacional. Segundo o Dr. Thiago Marinho Nunes, Doutor em Direito Internacional e Comparado pela Faculdade de Direito da USP e atual Vice-Presidente de Agronegócio da CAMARB, a cadeia produtiva do agronegócio, com sua complexa rede de relações negociais, pode dar origem a demandas cuja resolução mais adequada pode ultrapassar a capacidade do sistema judiciário de solucioná-las no tempo e modo satisfatórios, e que dependam de maior minúcia e expertise que apenas aqueles totalmente envolvidos na cadeia agro negocial possam proporcionar.

Nesse sentido, a arbitragem tem surgido como remédio promissor no campo de resolução de disputas no setor do agronegócio, para resolver matérias relacionadas a, por exemplo: disputas nos contratos de compra e venda de commodities agrícolas (em especial soja e cana-de-açúcar); disputas no âmbito de contratos agrários de parceria e arrendamento; disputas no âmbito de contratos de financiamento rural e compra e venda de insumos (sementes, defensivos agrícolas); disputas no âmbito de contratos de fornecimento e de integração vertical; disputas no âmbito de contratos imobiliários de compra e venda de imóveis; disputas no âmbito de relações societárias decorrentes de estatutos, contratos socais, acordos de acionistas, joint ventures, entre outros. O caso da Competição de 2022 discute um Contrato de Parceria para plantação de eucaliptos, que inicialmente se dá de maneira mais informal e familiar, mas que aos poucos vai se profissionalizando até o ponto da chegada de uma nova parte na relação contratual.

No caso da Competição, o conflito surge exatamente quando a sociedade que era proprietária das terras cultivadas se aprofunda em uma crise empresarial, e consequentemente suas fazendas que estavam hipotecadas são alienadas por meio de hasta pública. Dentre elas, está a “Fazenda da Correnteza”, objeto do contrato de parceria entre a BACAMASO e a Celulose M&M e que acaba sendo arrematada pela Imobiliária Admirável Gado Novo S/A. Sendo uma delas arrematadas por essa nova parte. Em seguida as partes passam a discordar de diversos aspectos da relação contratual que até então era amigável e familiar, e um conflito que deve ser resolvido por meio da Arbitragem e da Mediação acaba surgindo.

A partir desse caso, portanto, os competidores durante a Competição deverão discutir um assunto que está na ordem do dia do Direito do Agronegócio: a liberdade contratual face aos contratos agrários típicos. Marcelo Amaro Silveira, membro do CAMARB Alumni e integrante da Comissão Organizadora da Competição, tendo envolvimento direto na produção do CASO, garante que a prioridade para as equipes da XIII Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação deverá ser a análise da interseção entre as disposições contratuais e comportamento das partes durante a relação contratual e as normas previstas no Estatuto da Terra e seu regulamento.

Contudo, os competidores ainda irão examinar os efeitos da cláusula compromissória sobre o terceiro arrematante do imóvel rural. E por fim, cabe destacar que esse caso também é pioneiro ao colocar em debate o tema da prescrição em matéria arbitral e de mediação, que ainda não havia sido discutido e que, cada vez mais, são discutidos nos procedimentos arbitrais e de mediação na prática.

 

Para mais informações, basta acessar o Website.



Curso sobre NR 12 – Apreciação de Riscos é promovido pela ABIMAQ

Dando sequência na sua programação de cursos, a ABIMAQ realiza entre os dias 19 e 22 de setembro (segunda a quinta-feira), das 9h às 17h, o curso NR 12 Especialista – Apreciação de Riscos.

Profissionais de produção, segurança do trabalho, engenharia e manutenção, aprenderão a gerir todos os conceitos, procedimentos e implementação de segurança em máquinas e equipamentos em atendimento às Normas Técnicas e Regulamentadoras.

As aulas ministradas pelos palestrantes Sidney Peinado, Ronaldo dos Santos e Marcelo Del Vecchio terão um conteúdo voltado às seguintes práticas:

● Apresentação das Normas regulamentadoras relativas à segurança e medicina do trabalho;

● Estrutura e princípios gerais da NR-12;

● Gestão NR 12;

● Conceituação Técnica de Segurança;

● Visão Geral dos componentes de segurança;

● Princípios básicos de Segurança de Máquinas;

● Análise de Risco conforme a ABNT NBR ISO 12100;

● Apresentação das ferramentas e receitas ;

● Exercícios práticos de Análise de Riscos.

Serviço – Curso NR-12 Especialista – Apreciação de Riscos

Data: 19 a 22 de setembro (segunda a quinta-feira)

Horário: 9h às 17h

Carga horária: 24h

Local: online, via plataforma zoom

Valor: R$ 1.400,00 (associados ABIMAQ); R$ 2.100 (não associados). Valores incluem material de apoio e certificação digital.

Mais informações: (11) 5582-6321/5703 ou https://abimaq.org.br/cursos/192/nr-12-especialista-apreciacao-de-riscos



Como o Product Manager deve superar os desafios no sistema work from home?

A profissão de Product Manager está crescendo a passos largos no país, e junto com esse crescimento também aumentam os desafios. Para isso, os profissionais precisam escolher muito bem a metodologia empregada para manter a equipe mais alinhada, bem como definir objetivos e métricas com clareza.

Vinicius Miranda, Product Manager da Meetz com mais de dez anos de experiência no mercado, ressalta que os profissionais precisam se qualificar cada vez mais para atender os anseios de uma sociedade que muda constantemente.

Para isso, ele destacou quatro tópicos que os profissionais da área precisam ter uma atenção especial para gerir um produto de maneira eficaz nesse novo cenário. Ele esclarece que a Gestão dos Stakeholders, a construção dos produtos, a separação dos objetivos de longo e curto prazo, bem como a definição de métricas são essenciais.

Gestão dos Stakeholders

De acordo com o relatório “Panorama do mercado de Product Management 2021-22” que ouviu mais de 1 mil profissionais da área, 41,3% dos participantes disseram que a maior dificuldade da profissão é a gestão dos Stakeholders.

“Lidar com pessoas é uma tarefa difícil, por isso o Product Manager precisa desenvolver algumas habilidades soft skills como foco na estratégia, comunicação e senso analítico, para ter mais controle dos seus encarregados”, destaca Miranda.

Ele ainda esclarece que o profissional precisa criar mecanismos para deixar a comunicação clara e transparente, para que todos entendam onde precisam chegar. Sem uma comunicação objetiva, o time tende a se dispersar mais.

Construção do produto de forma clara

Segundo Miranda, a clareza na construção do produto também é essencial para o profissional conduzir o seu time da melhor forma possível. “Você precisa saber qual é o propósito real do seu produto, entender como ele vai impactar a vida do usuário e como ele pode evoluir ao longo do tempo”, salienta.

Miranda diz que para isso é necessário passar por algumas etapas como listar os objetivos estratégicos, entender as reais necessidades dos clientes, e desenhar a primeira versão da visão da empresa.

Separar objetivos de longo e curto prazo

Outro ponto levantado por Miranda é sobre os objetivos de longo e curto prazo. Ele esclarece que a rotina do Product Management fica dividida entre essas duas frentes. “O profissional deve saber dividir os objetivos de curto e longo prazo para que eles andem em paralelo. Isso deve ser parte do próprio planejamento, e é aí que muitas organizações pecam”, diz.

Se os objetivos não são bem determinados, o resultado é que o time não sabe exatamente o que fazer e para onde ir. Por isso cabe ao Product Management apontar esta direção. Ele deve ter a função do maestro em uma banda.

A importância de se definir métricas

Por fim, e não menos importante, Miranda diz que o bom profissional tem que criar o maior número possível de métricas para analisar os dados constantemente. “Estamos vivendo a Era do Big Data, onde todas as decisões são tomadas com base em números, então não há mais espaço de se deixar levar por achismos. Por isso, não há outro caminho a não ser criar muitas métricas”, finaliza.

Miranda ainda enaltece que a definição de métricas precisa ser clara e focar no que realmente será capaz de gerar valor para o seu negócio. Isso quer dizer que elas precisam ser pensadas sempre com foco no objetivo que você quer alcançar, caso contrário, não trarão nenhum indicador relevante para o projeto.



Geração de energia solar tem crescimento recorde

O ano de 2022 tem sido marcado pelo crescimento exponencial do mercado de energia solar. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) aponta que, no mês de julho, a potência instalada operacional deste tipo de fonte chegou a 16,4 gigawatts. Um incremento de aproximadamente 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Com o avanço, o maior dos últimos 10 anos, o segmento passa a ocupar a terceira posição na composição da matriz energética nacional. O ótimo momento para o setor deve ser refletido também na geração de empregos, com cerca de 350 mil postos de trabalho formais criados para atender a demanda do setor ainda em 2022.

Especialistas de mercado explicam que há uma gama de fatores favorecendo o segmento. Por exemplo, o custo elevado da energia elétrica, que torna mais atraente a comparação de custo-benefício para investir na instalação de placas e baterias para captação de energia solar; e o aumento da oferta de financiamentos para instalação desses sistemas, tornando seu acesso mais fácil e democrático. 

Levantamento realizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) corrobora esta popularização e mostra que 4,3% do consumo do mercado regulado já é proveniente da geração de energia por painéis instalados em residências, comércios e indústrias. De fato, a produção neste tipo de instalação, conhecida como micro e miniusinas solares, teve um desenvolvimento de 80% entre junho deste ano e o mesmo mês de 2021.

As empresas que atuam no setor estão bastante otimistas com a geração de negócios, principalmente por conta de todos os benefícios que a energia fotovoltaica oferece socioeconômica e ambientalmente. A Baterias Moura, que há mais de 15 anos atua neste mercado, revela que a procura pelo Moura Bess – solução que armazena energia e pode ser adotada tanto para sistemas de fonte renovável isolado quanto os interligados à rede, mitigando intermitências – tem avançado significativamente. “Notamos um maior interesse do mercado por soluções que conciliem a geração de energia por fontes renováveis com o sistema elétrico nacional, principalmente porque permite a redução de custos. O sistema fotovoltaico tem uma média de vida útil de 25 a 30 anos e é uma fonte limpa de energia”, comenta Luiz Mello, Diretor Comercial do BESS na Moura. 

O especialista explica que o recurso já está sendo observado e adotado, inclusive garantir um suprimento consistente a regiões mais isoladas e comunidades indígenas. Nas cidades de Pacaraima e Amaraji, em Roraima, serão construídas as duas primeiras usinas híbridas para sistemas isolados no país. A iniciativa, que consorcia e otimiza a geração de energia das fontes térmica a diesel e solar fotovoltaica, vai beneficiar cerca de 30 mil pessoas nas duas cidades e reduzir o consumo de cerca de 6,7 milhões de litros de diesel durante cinco anos de operação. O projeto, em desenvolvimento pela Moura e o Grupo Oncorp, deve servir de benchmark para novos empreendimentos em outras regiões.



Prêmio Deca celebra os talentos da arquitetura e design em sua 26ª edição

A premiação que revela talentos da arquitetura e design de interiores abre inscrições para sua 26ª edição. Com a missão de celebrar o design para ver e viver, o Prêmio Deca estabelece sua tradição e reforça a sua relevância para o segmento de arquitetura e design. As inscrições se encerram no dia 21 de outubro.

Os profissionais concorrem com projetos executados nas categorias Banheiro Residencial, Banheiro CASACOR, Cozinha Residencial, Cozinha CASACOR e, na categoria Produto, com projeto 3D. Já os estudantes concorrem com projetos renderizados nas categorias Banheiro, Cozinha, Produto.

“Deca está há mais de 25 anos celebrando o talento de profissionais, muitos deles já consagrados, e outros que caminham conosco na construção de suas carreiras, tendo seus trabalhos revelados em uma premiação que objetiva reunir e reconhecer o melhor da arquitetura e design brasileiros.”, destaca Fabiana Melo, gerente de branding, comunicação e CRM Dexco. 

Os participantes poderão inscrever mais de um projeto em qualquer uma delas. A participação no Prêmio Deca ainda oferece pontuações para o DEXperience, novo programa de relacionamento com especificadores, que abrange também as marcas Portinari, Duratex e Ceusa.

A comissão julgadora terá um júri formado por arquitetos, designers, jornalistas e personalidades relacionadas a arquitetura e design. Os trabalhos serão avaliados pelos seguintes critérios: originalidade, criatividade e aproveitamento do espaço.

Serão premiados os melhores projetos em cada categoria, nos dois grupos, totalizando oito vencedores. Para os profissionais, o prêmio será uma viagem internacional a Noruega e para os estudantes, contempla desktop e combo de licenças para Sketchup e V-Ray 5.

Os participantes interessados deverão se inscrever através da plataforma do novo programa de relacionamento com especificadores, o DEXperience (www.dexperience.com.br).

CRONOGRAMA:

  • Período para inscrição dos projetos: até 21/10/2022
  • Julgamento: 11/11/2022
  • Divulgação dos vencedores Grupo Estudante: 14/11 a 16/11/2022
  • Divulgação dos finalistas Grupo Profissional: 29/11/2022
  • Divulgação dos vencedores Grupo Profissional e premiação: 29/11/2022

Regulamento completo: www.dexperience.com.br.



Campanha destina mais de R$ 5,3 milhões ao Hospital de Amor

A Corrente de Amor, criada em maio de 2020 pelo Hospital de Amor, tem como objetivo arrecadar fundos ao Hospital de Amor de Barretos, que atua com o tratamento, prevenção, reabilitação e pesquisa relacionados à área oncológica no Brasil, de forma 100% gratuita.

Com muito esforço e dedicação, a Corrente de Amor vem cumprindo seu papel. Prova disso é que conseguiu angariar mais de R$ 5,3 milhões nos últimos dois anos por meio de suas campanhas e sorteios. O valor ajuda a amenizar o déficit operacional do Hospital de Amor, que é superior a R$ 44 milhões por mês.

“Para a manutenção de seu trabalho, o hospital necessita de doações promovidas por suas diversas campanhas e ações de incentivo, como a Corrente de Amor, que alcança todo o País”, explica Larissa Mello, coordenadora de campanhas do Hospital de Amor.

De acordo com ela, por meio da Corrente de Amor todos ganham. “Uma das principais forças da campanha é que ganha o Hospital de Amor, que necessita das doações para seguir oferecendo um avançado tratamento oncológico gratuito a milhares de pacientes do Brasil, e também os doadores que, além de ajudarem a salvar vidas, ganham a oportunidade de concorrer a prêmios”, afirma.

O presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata, reforça que quanto mais ajuda a entidade recebe, mais vidas podem ser salvas. “É importante frisar que a doação não é para uma instituição e, sim, para ajudar a salvar vidas. Por isso, buscamos diversas formas de levantar recursos, como a campanha Corrente de Amor, pois nosso déficit mensal é grande”, diz.

Além disso, Prata frisa o orgulho que sente em ter importantes parcerias neste projeto do Hospital de Amor. “Os Correios, a CAIXA – incluindo as casas Lotéricas -, e a Rede Savegnago de Supermercados nos acolheram e nos ajudam ao incentivarem as doações em suas unidades. Em nome de todos os pacientes atendidos pelo Hospital de Amor, nosso muito obrigado”, afirma.

Com 60 anos de história, em 2021, o Hospital de Amor atendeu mais de 270 mil pacientes e promoveu mais de 1 milhão de atendimentos em 2.596 municípios e distritos, tudo de forma 100% gratuita.  

Facilidade e oportunidade

Jorge Ramos, CEO da Idea Maker – desenvolvedora da tecnologia da campanha e do aplicativo APCAP do Bem -, explica que a possibilidade de doar de qualquer ponto do Brasil por meio dos canais on-line e presencial trouxe facilidade para a arrecadação.

“O objetivo da campanha é incentivar a doação, oferecendo prêmios aos doadores. E tudo de forma fácil, rápida e a partir de um valor acessível. Além de ter o próprio aplicativo, o APCAP do Bem, a campanha conta com o apoio de parceiros, que incentivam as doações em suas unidades e ampliam nossa abrangência para facilitar o acesso dos doadores”, afirma.

A cada doação de R$ 10 para a entidade, o doador recebe um número da sorte para concorrer ao prêmio, que na fase atual da campanha é um veículo Jeep Renegade zero quilômetro, que será sorteado ao final do mês de outubro.

Como ajudar?

Para doar à campanha Corrente de Amor e, assim, ajudar o Hospital de Amor e ainda concorrer ao sorteio, os canais são: 

On-line

– Aplicativo Apcap do Bem, disponível no Google Play e na App Store, em que é possível doar com cartões de crédito e débito, boleto e PIX;

– Direto da conta bancária pela chave PIX: pix@correntedeamor.com.br;

– Internet Banking da CAIXA, em que o cliente do banco deve acessar por um computador pessoal.

Vale lembrar que nestas duas últimas opções on-line (PIX e Internet Banking Caixa), para garantir a participação no sorteio do carro zero quilômetro em outubro, o número da sorte só será gerado mediante a doação de múltiplos de R$ 10,00 (por exemplo: R$10,00, R$20,00 e, assim, sucessivamente). Nestes dois casos, o doador pode consultar seus respectivos números no Aplicativo Apcap do Bem.

Presencialmente

– Casas Lotéricas, por meio do código do Hospital de Amor (30912118), correspondentes CAIXA Aqui e nos terminais de autoatendimento das agências da CAIXA;

– Agências dos Correios de todo o país (com os atendentes);

– Lojas da Rede Savegnago de Supermercados.



Ministro do Turismo destaca potencial do setor na abertura da Equipotel

Geração de empregos e estímulos ao desenvolvimento do turismo, área que impacta diretamente os serviços de hospitalidade, pautaram a abertura da 59ª edição da Equipotel na terça-feira, 13. A solenidade contou com as participações de Carlos Brito, Ministro do Turismo; Vinicius Lummertz, Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo; e Rodolfo Marinho, Secretário Municipal de Turismo de São Paulo, além de entidades ligadas ao setor e organizadores do evento.

Para destacar o aquecimento das viagens e serviços relacionados, o Ministro do Turismo citou alguns dados durante o discurso. “No primeiro semestre, o faturamento do setor foi de R$ 94 bilhões, um aumento de 33% em relação ao mesmo período de 2021, e o crescimento na geração de empregos foi de 42%”, ressaltou Brito. Além disso, o Ministro também destacou a projeção de que 670 mil novas vagas devem ser criadas no setor de serviços no segundo semestre, inclusive na área de hospitalidade.

Já segundo o Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, só em São Paulo, 2 milhões de empregos estão ligados à atividade turística e a área tem potencial para ampliar ainda mais a oferta de vagas. “O turismo previsto pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), direto, indireto ou induzido, será responsável, pela economia do visitante, por 30% dos empregos que serão gerados nos próximos dez anos”.

Já o Secretário Municipal da capital paulista destacou a resiliência e mobilização das entidades e empresas nos últimos dois anos, já que o setor foi um dos mais afetados com a crise sanitária e reforçou a retomada das conversas e negociações entre os setores público e privado como um dos pilares. “Entre maio e setembro, foram feitas reuniões por todo o Brasil, não apenas para trazer eventos, mas para falar com o trade, o que trará impactos para a cidade”.

Claudio Della Nina, diretor-geral da RX, organizadora da Equipotel, iniciou os discursos da abertura agradecendo a participação de todos em mais uma edição. “A equipe trabalhou o ano inteiro para que os quatro dias de Equipotel sejam de muitos negócios”, disse.

Gerente da Equipotel, Daniel Pereira, destacou a importância da 59ª edição, “são 320 marcas, 12 experiências, sendo três inéditas e exclusivas, além de mais de 3 mil produtos que representam soluções para toda a cadeia”.

Também participaram do evento Manoel Cardoso Linhares, presidente da ABIH Nacional (Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis); Milton Hênio Neto de Gouveia Vasconcelos, presidente do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel); Paulo Rogério Tadros, Membro do Conselho Empresarial de Turismo da CNC; Cesar Rissete, Gerente da Unidade de Competitividade do SEBRAE Nacional; e Alexandre Sampaio de Abreu, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA)

A Equipotel acontece no São Paulo Expo até sexta-feira, 16.



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