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Na busca pelo tetra, Patoruzú se prepara para mais uma edição da Refeno

O trimarã pernambucano, Patoruzú entra mais uma vez na disputa do Fita Azul da Refeno. A embarcação pernambucana almeja finalizar a disputa em 22h quebrando recordes e conquistando o seu quarto título.

Em 2021, a embarcação bateu seu próprio recorde de tempo. O veleiro partiu do Marco Zero no sábado, às 13h30, e foi o primeiro a chegar em Noronha após 24h48m58s, vencendo a disputa pela terceira vez consecutiva.

Idealizado pelo argentino, Higínio Miransalta, o Patoruzú foi construído no Cabanga late Clube de Pernambuco. Radicado no Recife, e com experiências no mundo náutico, Higínio conta com mais de 20 competições no currículo. Batizou a embarcação de Patoruzú, um famoso índio que estampa as histórias em quadrinhos na Argentina. O barco foi para água em 16 de junho de 2011, e neste, e no ano seguinte, viveu uma fase de correções.

Com vasta experiência no mundo da vela, o comandante do barco para o ano de 2022 será Carlos Moura. Carlito, como é conhecido, veleja no Patoruzú desse 2013 e durante todos esses anos, foi o braço direito do idealizador do barco, Higinio Marinsalta.

“É uma regata mágica, chegar em Noronha é muito gratificante. Podemos ser tetracampeão esse ano. Caso venha o título, seremos o único barco pernambucano a vencer a Refeno por 4 anos consecutivos, e teremos o mesmo número de vitórias do Ave Rara.”, pontua Carlito, capitão do Patoruzú.

Com o destaque obtido nesses últimos anos, a embarcação pernambucana recebeu patrocínios, este ano vai velejar carregando marcas pernambucanas na proa do barco. Os destaques vão para a Pousada Morena e Palmeiron.

Para Cecília Peixoto, sócia-proprietária da Pousada Morena, que fica no arquipélago de Fernando de Noronha. A Refeno é um dos eventos mais importantes na ilha e movimenta a economia local. Este ano a pousada será patrocinadora do Patoruzú e Cecília uma das tripulantes.

“A Regata é um evento incrível para a ilha. Movimenta e atrai um público que conversa demais com Noronha. A tripulação do Patoruzú sempre comemorava a chegada à ilha com um almoço na Morena, então existe uma conexão. Este ano, sou uma das tripulantes. Passei os últimos oito anos sonhando com esse dia e poder ser a primeira mulher a correr no trimarã traz um sentimento de realização enorme”, comenta.

Percorrendo cerca de 300 milhas náuticas até o Mirante do Boldró na ilha de Fernando de Noronha, a Refeno é considerada a maior regata da América Latina. A 33.ª edição acontece a partir de 24 de setembro e já soma 94 barcos inscritos na regata. Mais informações no site: https://www.refeno.com.br.



Monitor M8 da Samsung: mais estilo para trabalhar, estudar e se divertir

Após o sucesso de vendas no mercado internacional, a Samsung traz ao Brasil uma nova versão de sua linha de monitores inteligentes, o Smart Monitor M8. Este lançamento permite aos usuários um uso híbrido para trabalhar, estudar e se divertir em casa no mesmo aparelho – do home ao office – e conta com diferenciais que o tornam a melhor opção para diferentes tipos de consumidores.

Experiência de som e imagem de Smart TV com o M8
Além de funcionar com todas as funções de um monitor tradicional, o Smart Monitor M8 permite que os usuários desfrutem de uma variedade de serviços de streaming, como Netflix, Amazon Prime Video, Disney+, Apple TV, a partir de uma conexão com a Internet, sem a necessidade de conectar um PC ou televisão.

O controle remoto é outro recurso que facilita o uso do aparelho, que pode ser controlado à distância de um jeito rápido e prático, como uma Smart TV. Já o Samsung TV Plus, também disponível, oferece conteúdo gratuito ao vivo e sob demanda, sem necessidade de downloads ou inscrição, enquanto o Guia Universal fornece recomendações personalizadas de conteúdo.

A resolução UHD do Smart Monitor M8 também garante que o conteúdo seja exibido em alta resolução. O suporte HDR 10+ com um bilhão de cores e sRGB 99% cria cenas mais brilhantes ou escuras, de acordo com a imagem e suas nuances, para que o usuário não perca nenhum detalhe e possa desfrutar do conteúdo exatamente como foi pretendido.

A luz ambiente também é detectada por um sensor para ajustar a luminosidade da tela automaticamente com a Adaptive Picture, mesmo em plena luz do dia. O recurso Ultrawide Game View, por fim, permite o ajuste de tela para a proporção 21:9 – perfeita para quem quer usar o aparelho durante as partidas de videogame para descobrir áreas ocultas do mapa e expandir a área de visão.

Quanto ao design, além das novas opções de cores rosa ou branco, este lançamento da Samsung oferece o Iconic SlimDesign, com ainda mais espaço de tela que os outros modelos da família Smart Monitor (o que garante um alto nível de eficiência para os usuários) e 11,4 mm de espessura, cerca de três quartos mais fino que os modelos anteriores lançados pela Samsung aqui no Brasil, além da possibilidade de ajuste de altura.

Câmera integrada, assistente de voz e acesso remoto com o Smart Monitor M8
Outra novidade é a já citada câmera SlimFit magnética e removível, que pode ser conectada ao monitor. Ela conta com funções de rastreamento facial e zoom automático para identificar o rosto de uma pessoa na tela, além do foco automático – um excelente recurso para quem faz apresentações ou transmissões ao vivo.

O M8 também é equipado com um microfone Far Field Voice de alta sensibilidade, e conta com múltiplos assistentes, como Bixby e Amazon Alexa, que ajuda no controle dos aparelhos conectados via comandos de voz.

Assim como os outros Smart Monitors vendidos no Brasil, o M8 é capaz de criar o ambiente perfeito para trabalho, estudo e lazer em casa sem a necessidade de usar um computador, conectando-se a vários dispositivos por meio do Smart Hub atualizado. O recurso Workspace, por sua vez, oferece todos os serviços necessários para trabalhar, ajudando os usuários a se conectarem ao Windows ou Mac, usando com eficiência uma ampla gama de recursos úteis como o Samsung DeX, Apple AirPlay e serviço na nuvem Microsoft 365, bem como a opção de espelhamento de conteúdo do smartphone para a tela.

Mais produtividade com alto-falantes embutidos e recursos de conexão inteligente
Quanto ao áudio, o sistema de alto-falantes 2.2 canais embutidos, junto ao recurso Adaptive Sound +, permite que o Smart Monitor M8 forneça sons mais ricos e realistas para uma experiência imersiva, fazendo com que o som seja ajustado com base no tipo de conteúdo e nos níveis de ruído do ambiente.

O Smart Monitor M8 é totalmente compatível com o SmartThings Hub, onde os usuários podem conectar todos os seus dispositivos inteligentes de um jeito rápido e fácil. O aplicativo SmartThings da Samsung permite que os usuários rastreiem os aparelhos próximos e permite o controle por meio de um painel intuitivo, que destaca todas as informações dos dispositivos conectados.

Preço e disponibilidade
O Smart Monitor M8 da Samsung já está à venda na loja online da marca e nos principais varejistas com preço sugerido de R$ 4.649,00.



Efeito estufa: emissões devem aumentar 14% em 2030

As emissões de gases de efeito estufa vão aumentar 14% em 2030 se comparadas a 2010. A previsão do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas desestabiliza os esforços do Acordo de Paris para limitar o aumento da temperatura a 1,5°C, uma vez que, entre os principais responsáveis por essa realidade, está a queima de combustíveis fósseis.

A Organização das Nações Unidas (ONU) enfatiza também que, até o fim do século 21, poderá ocorrer aumento das temperaturas acima de 2°C e adianta que, em um cenário de aquecimento global, haverá mais ondas de calor, maior duração de estações quentes e menos frio. Com isso, fenômenos como calor e inundações poderão se agravar com a maior precipitação.

Nisso, as regiões subtropicais ganham atenção da ONU, uma vez que nessas áreas as chuvas tendem a ser mais intensas, com aumento da precipitação em zonas altas. Já em áreas costeiras, o nível do mar continuará subindo. Outro alerta é de que, a cada ano, eventos extremos poderão ser registrados nos mares – realidade que, segundo a ONU, acontecia a cada 100 anos.

Segundo a Agência Internacional de Energia, o gás metano é o responsável por quase um terço do aumento da temperatura desde o começo da Revolução Industrial, sendo a segunda maior causa do efeito estufa, ficando atrás somente do dióxido de carbono (CO2).

Para a ONU, tais dados são um alerta para ações urgentes e convocam os diferentes setores e países para a meta de limitar as emissões de gases em 45% até 2030 e atingir emissões zero até 2050.

Para tanto, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) elenca, como medida no âmbito empresarial, o incentivo a empregos verdes, que compreende a redução do impacto ambiental de empresas para níveis que sejam pelo menos sustentáveis. Essas vagas podem ser criadas em áreas urbanas ou rurais, do trabalho manual ao qualificado.

Já o fundador e principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), Daniel Maximilian Da Costa, chama a atenção para o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, em 16 de setembro, que convoca o mundo para iniciativas voltadas ao tema. Ele afirma que as diretrizes podem ajudar o mundo empresarial na redução das emissões de gases de efeito estufa.

“Com base nessa data, podemos elencar uma série de ações, envolvendo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ESG, propriamente com as metas atreladas à parte ambiental, e mercado de carbono com negociação de títulos. Ou seja, temos uma vasta gama de ações que podem ser implementadas. Embora necessite de investimentos, tais mudanças e incentivos, com certeza, trazem benefícios em um âmbito geral”, conclui.



Concessão da MG-424 prevê melhorias para beneficiar municípios mineiros

Sete Lagoas é um município de Minas Gerais que possui diversos atrativos para a implementação de indústrias. Situada a 72 quilômetros da capital do estado, Belo Horizonte, a cidade possui um amplo parque industrial. Recentemente, a rodovia MG-424, que liga os municípios de Sete Lagoas, na região Central, e Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) foi concedida à iniciativa privada. Com isso, Sete Lagoas será uma das cidades beneficiadas pelas melhorias que estão previstas, como duplicações, implantação de terceiras faixas e contornos, o que vai ampliar as possibilidades de acesso à cidade e facilitar trajetos para o aeroporto de Confins, por exemplo.

“Sete Lagoas apresenta diversas vantagens, entre elas a facilitação e a flexibilização da instalação de indústrias e empresas. Com as melhorias na rodovia, a expectativa é de que haverá avanços principalmente na questão de logística”, destaca o responsável pelo desenvolvimento e gestão de ativos da Finvest em Minas Gerais, André Pompeu.

O município conta com o Eco238, empreendimento que abriga uma das maiores áreas industriais disponíveis para desenvolvimento imediato em Minas Gerais, situado às margens da BR-040, na Zona Industrial Norte de Sete Lagoas, onde se encontram indústrias consolidadas no mercado, como a Iveco e a Ambev. No projeto, já está implantada a Ompi do Brasil, uma indústria italiana que fabrica ampolas, e serão instaladas a Vimaster/MMW&A, indústria de fabricação de tinta de sinalização asfáltica, e a Medcom, fabricante de medicamentos.

O local dispõe de infraestrutura para a instalação de indústrias: terrenos com topografia favorável (baixo custo com terraplanagem), abastecimento de água pelo SAAE, sistema de energia elétrica da Cemig, sistema de gás canalizado da Gasmig e sistema de telefonia acessível. O projeto possui cerca de 400 mil m² de terrenos disponíveis e prontos para a implantação de empresas, ao lado de um parque ecológico com aproximadamente 1 quilômetro de extensão e um projeto, em fase de aprovação, que soma mais 3,5 milhões de metros quadrados.

Além de possuir uma zona industrial, a região se beneficia do competitivo ICMS de Minas Gerais, além do fato de Sete Lagoas ter aprovado, recentemente, o “Decreto de Liberdade Econômica”, que torna possível a aprovação de projetos no município em até 60 dias. Outro atrativo é a boa oferta de mão de obra qualificada, pelo fato de haver infraestrutura acadêmica na cidade, incluindo operações das escolas técnicas do Sesi e Senai.

Além do Eco238, há outros projetos sendo desenvolvidos no estado: em Esmeraldas, um loteamento está em fase de aprovação; em Ribeirão das Neves, serão desenvolvidos bairros abertos com lotes de 250 metros quadrados e há a possibilidade de que terrenos sejam destinados para comércio local e atacarejos; já em Vespasiano, está sendo iniciado um projeto residencial e comercial, também em fase de aprovação.



A 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas aborda crises complexas e interligadas

A sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, recebe de 12 a 27 de setembro conferências e debates da 77ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, com foco nas crises complexas e interligadas. Trata-se da primeira vez, desde o começo da crise sanitária de covid-19, que líderes de estados estarão reunidos presencialmente.

A cúpula traz em suas pautas o momento crítico da pandemia, a guerra na Ucrânia, desafios humanitários de natureza, alterações climáticas e crescentes ameaças à economia mundial.

De acordo com a ONU, um dos momentos aguardados é abertura da Semana dos Objetivos Globais, uma programação de 10 dias de encontros virtuais e presenciais, de 16 a 25 de setembro, em que estarão presentes mais de 170 representantes da sociedade civil, corporações, centros acadêmicos e o sistema da ONU para acelerar a ação sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para tanto, serão exibidas no SDG Zone palestras com criadores de conteúdo, ativistas e influenciadores, que ministrarão debates sobre ações apresentando soluções atreladas aos ODS.

Paralelamente à Assembleia da ONU, ocorre o Uniting Business Live, um evento virtual inclusivo que interliga diálogos de alto nível com o Private Sector Forum, que se reúne no dia 19 para abordar grandes questões globais, como desenvolvimento sustentável, direitos humanos e mudanças climáticas, e traçar ações coletivas para o enfrentamento de tais crises; Global Impact Forum, no dia 20; e SDG Business Forum, atrelado ao Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais, o Pacto Global da ONU e a Câmara de Comércio Internacional, que destaca no dia 21 as organizações que usam sua influência como ação positiva de mudança em seus grupos locais e em todo o mundo.

Com participação desde a edição de 2010 na Assembleia Geral, o principal executivo e fundador do Latin American Quality Institute (LAQI), Daniel Maximilian Da Costa, estará nas três sessões virtuais, integrando diálogos e apresentado dados do mundo corporativo, no âmbito latino-americano, para a busca da sustentabilidade.

“Trata-se de uma oportunidade ímpar, com possibilidades e networking, onde é possível apresentar, em tempo real, caminhos e ideias de sustentabilidade. Nossa participação, há mais de uma década em cúpulas relacionadas, mostra o quanto esses diálogos impactam de forma positiva o mundo corporativo e a sociedade em geral, trazendo perspectivas para o futuro”, conclui.



Expo ISP Expedição debate temas da Internet e Telecom em Manaus

Os principais provedores de internet e operadoras regionais de Manaus se conectam na EXPO ISP, um dos maiores eventos do mercado brasileira de Internet e Telecom, nesta quinta-feira, 15, a partir das 8h, no Centro de Convenções da cidade (Av. Djalma Batista, 2100).

O objetivo do evento é gerar novos negócios e fortalecer o networking entre as empresas, além de discutir temas como saúde organizacional, internet via satélite, certificação das redes ópticas de forma inteligente, provedor de alta performance, galvanização a fogo e sua importância na área de telecomunicações, XGS-PON e suas aplicações no mercado atual e fusões e testes.  

Para debater os assuntos de interesse do setor estarão presentes o consultor organizacional e CEO do GrupoEx, Mário Ribeiro; o engenheiro eletricista Eduardo Ken; o engenheiro de telecomunicações Deusomir Junior; o especialista em marketing estratégico e diretor de Vendas Brasil na Sencinet, Rafael Vera; o analista e desenvolvedor de sistemas e analista Comercial na Parks S/A Comunicações Digitais, Patrick Freitas Pinheiro; a gerente de distribuição na ATN, Ana Paula Bernardes e o executivo de contas, Marcos Daniel.

Além de promover palestras, o evento reúne os principais profissionais, empresas e especialistas em ISP para apresentar as principais tendências e avanços do segmento, contribuindo na formação dos participantes e preparando-os para novas e maiores oportunidades de crescimento. 

Os expositores confirmados são as empresas Atelco, D-Link, Asitec, ATN, Datora, Distek, DJR Consultoria, FIBERSUL, FIBRASIL, FIOS, FonNet, G8, Hot Sat, Icom, Maxprint ISO,  Megatron, Parks, PlayHub, Grupo Mundial ISP, Precision, SCM, Sencinet, SUMEC, TecWi, Technobox, Telke, Unix, Upix e Wec.

Apoiando o evento estão as organizações ABEOC BRASIL, Abott´s, Abramulti, ABRATEX, Anid, ANPIT, APIMS, APPIT, APRIAM, APROVASF, Aprove Brasil, ASPEAL, ASPRO, BOT, Café Ideia, TTHBRASIL, Infra News Telecom, Loucos da Telecom, SESC, Microtel, ProBahia, Redetelesul, Senesba e SINET.

A Start Produções é a organizadora do encontro e especialista em eventos inovadores, voltados para o expositor e seus visitantes, buscando trazer aos seus clientes o melhor das feiras corporativas e de negócios.

Para ficar por dentro dos próximos eventos, basta acessar https://expedicao.expoispbrasil.com.br/.



Instituto Fenasbac promove evento para reconhecer propósitos de cooperativas

Foi realizado no último dia 25 de agosto, em formato on-line, o encerramento da 1ª edição do “Reconhecimento Inovação com Propósito para o Cooperativismo Financeiro”, evento promovido pelo Instituto Fenasbac, consultoria vinculada à Fenasbac (Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central). A iniciativa contou com o apoio do Banco Central do Brasil que teve como objetivo apresentar ao público as cooperativas que inovam alinhadas ao propósito cooperativista. 

A cerimônia apresentou um vídeo de Roberto Campos, presidente do Banco Central, e contou com as presenças de Pamela Agnone, vice-presidente executiva da União de Crédito Federal das Nações Unidas; Paulo Souza, diretor de fiscalização do Banco Central; e Harold Espínola, chefe do departamento de supervisão de cooperativas e de instituições não bancárias do Banco Central e de Dirigentes das Cooperativas Financeiras do Brasil, além de outros palestrantes.

De acordo com o informe oficial emitido pelos organizadores, o evento foi criado para “comunicar o valor do cooperativismo financeiro para a comunidade brasileira e estimular e aumentar as capacidades de gestão e inovação com propósito das cooperativas financeiras para expansão do setor, atentando-se aos propósitos do cooperativismo”.

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, reforçou a importância do reconhecimento. “Iniciativas como o RECIP são indispensáveis, pois abrem caminhos para um futuro mais tecnológico, sustentável e inclusivo.”

Neste ano, foram 17 reconhecimentos entregues pelo Instituto Fenasbac para nove diferentes cooperativas. Entre os selos de distinção oferecidos estão o “Reconhecimento Inovação com Propósito Global”, a mais alta honraria ofertada, que abrange todas as “dimensões”; a “Dimensão Inovação com Propósito”, que se refere ao impacto das inovações na comunidade, abrangendo aspectos sociais e ambientais; e a “Dimensão Inovação Participativa”, que abrange mecanismos relacionados à governança, os princípios do cooperativismo da gestão democrática e envolve o relacionamento com o cooperado e o processo de tomada de decisão.

Outros reconhecimentos são a “Dimensão Inovação Colaborativa”, que abrange a cooperação com outras organizações com vistas à inovação, troca de informações com parceiros com foco na melhoria do bem estar social; a “Dimensão Comportamento Inovador”, que abrange a capacidade de inovar gerencial e intraorganizacional, estimulando o corpo técnico e buscando soluções e desenvolvimento de novos produtos; e a “Dimensão Desenvolvimento, Capacidades, Estruturas e Recursos”, que abrange qualificação e desenvolvimento profissional, estruturas organizacionais voltadas para o desenvolvimento de novos produtos, buscando desenvolvimento e aquisição de sistemas de informação.

Para Harold Espínola, “as cooperativas são modernas desde que nasceram, há mais de 200 anos, e seus princípios sempre foram inovadores, em todas as épocas, em diferentes culturas e momentos da história”. Ele acrescenta que “os princípios e os propósitos são instrumentos de negócios”, sendo os responsáveis por fazerem o “cooperativismo desse tamanho que ele está hoje”.

Para saber mais, basta acessar: https://ifenasbac.com.br



Brasil Tuhu promove retorno de concertos didáticos presenciais

Com o abrandamento das medidas protetivas que se fizeram mais necessárias no início da pandemia de Covid-19, somado aos resultados positivos da vacinação no Brasil, a realização de eventos presenciais ao redor do país teve forte retorno no ano de 2022. Isso ocorre após o segmento ter lidado com restrições que envolveram desde o distanciamento social até o cancelamento absoluto de atividades que envolviam possíveis aglomerações.

Também respaldado pelo panorama de flexibilização, antes mesmo dos eventos culturais, o modelo de aulas presenciais já havia dado início ao seu processo de retomada, seguindo as medidas sanitárias estabelecidas no momento. A pesquisa “Educação na Pandemia”, realizada pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Itaú Social, apontou que após os dois primeiros anos de pandemia, as aulas presenciais já voltaram em mais de 80% das redes municipais de educação, e 90% que oferecem outros tipos de atividades presenciais cinco vezes por semana.

Dentre as ações presenciais com objetivos tanto educacionais quanto culturais e artísticos, o Brasil Tuhu trará nos próximos meses concertos didáticos e vivências musicais para as escolas públicas brasileiras nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Composto por 12 diferentes ações, o programa é uma realização da Baluarte Cultura em parceria com Carla Rincón, sendo patrocinado pela Elekeiroz e copatrocinado pela GLP, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo.

Paula Sued, sócia e diretora de produção da Baluarte Cultura, avalia a retomada dos concertos didáticos em escolas públicas de forma presencial como uma oportunidade de levar suavidade para o dia a dia das escolas, estimulando a criatividade, resgatando emoções e proporcionando conhecimento sobre a cultura nacional. “Para isso, essa retomada às ações presenciais está sendo realizada com muito cuidado e carinho”, destaca a profissional.

Com relação às expectativas dos envolvidos quanto a realização do programa, a diretora explica que o objetivo é ampliar o acesso à educação musical de forma inclusiva no país e aproximar as crianças do universo da música brasileira. “Estamos muito felizes com essa retomada às escolas presencialmente, ampliando o acesso aos nossos conteúdos e ações”, afirma Sued.

Além dos espetáculos promovidos, o programa também já percorreu mais de 315 escolas públicas de 13 estados brasileiros, realizando concertos didáticos, oferecendo recursos e conteúdo para atividades em sala de aula para mais de 57 mil crianças. Somado a isso, capacitou mais de 1.300 professores e educadores com a realização da Vivência Musical, acumulando também mais de 1,5 milhão de visualizações no YouTube, onde são disponibilizadas videoaulas (parte delas com recursos de acessibilidade), além da produção de conteúdos que apresentam um compilado de dados sobre o panorama da educação musical brasileira.

Concertos didáticos

De 12 a 23 de setembro em São Paulo

De 31/10 a 04 de novembro no Rio de Janeiro

De 21 a 25 de novembro na Bahia

Vivência Musical 

Dias 24 e 25/09, 25 e 26/10, 29 e 30/11 em Várzea Paulista (SP)

Dias 22 e 23 de outubro no Rio de Janeiro (RJ)

Dias 26 e 27 de novembro em Camaçari (BA)

Mais informações disponíveis em https://brasildetuhu.com.br/



Auditoria ITGC: o que é e como pode ajudar a empresa?

A digitalização das companhias ao redor do mundo, por meio da implementação de variados recursos tecnológicos aos seus processos de negócio, traz inúmeros benefícios, como o aumento da capacidade do processamento de informações e, consequentemente, aumento da capacidade do atendimento de demandas, a redução da chance de eventuais erros e omissões relacionados a processos manuais e um menor custo com mão de obra humana.

Entretanto, esse processo resulta no surgimento de novos riscos associados aos ativos (pessoas, processos e tecnologias) encarregados da sustentação do seu ambiente tecnológico.

Para garantir que estes riscos sejam mapeados, de forma a mitigar a probabilidade e/ou reduzir o impacto de eventos prejudiciais, as organizações devem estruturar uma série de controles relacionados à Tecnologia da Informação (TI).

O conceito de ITGC (Information Technology General Controls – Controles Gerais de Tecnologia da Informação) serve como suporte para a identificação de controles que tem por objetivo mitigar os riscos relacionados à TI dentro das organizações. A identificação destes controles como “gerais” se deve ao fato de serem desenhados de forma a cobrir risco em diversos fatores dentro da organização, como, por exemplo, segurança física e lógica do ambiente tecnológico, cópias de segurança dos dados da organização, gestão dos incidentes de TI e Segurança da Informação (SI).

Além da implementação dos controles, é recomendada a atividade de avaliação dos destes, a fim de avaliar sua eficácia mantendo-os atualizados e adequados ao negócio, de forma a cobrir os riscos de TI identificados.

A maneira mais comum de avaliar os ITGCs implementados pela organização é através do processo de auditoria interna. Este processo tem por objetivo avaliar a efetividade e eficiência dos controles para mitigação dos riscos de TI aos quais a organização possa estar exposta.

A atividade de auditoria interna deve ser executada por uma área e/ou terceiro independente das áreas e equipes responsáveis pela execução dos controles, garantido que a avaliação será performada de forma imparcial e objetiva.

Os ITGCs implementados pela organização devem ser identificados e associados aos riscos aos quais estes cobrem. Uma abordagem utilizada em algumas organizações é elaborar uma Matriz de Riscos e Controles (MRC), onde essa associação é descrita. Este material serve como um ponto de partida para o auditor responsável pela execução das atividades de avaliação dos controles. Os controles identificados pela organização como aplicáveis são relacionados no documento conhecido como SOA (Statement of Applicability – Declaração de Aplicabilidade, em português). 

Etapas da Auditoria ITGC

Uma vez em posse da MRC e/ou do SOA da organização, o auditor poderá iniciar a fase de TOD (Test of Design – Teste de Desenho, em português), onde o objetivo é avaliar se os processos implementados pela organização foram desenhados de forma satisfatória a atender aos controles aos quais estes estão relacionados e a boas práticas do mercado. Nesta fase, o auditor pode recorrer a um ou mais dos seguintes métodos para avaliar o desenho de um controle:

  • Indagação: questionar o responsável pelo processo (chamado, às vezes, de Control Owner) para obter a descrição e visão geral deste. Este método é geralmente utilizado em conjunto com outra técnica, devido ao baixo nível de confiabilidade das informações;
  • Observação: observar a execução do processo por parte do responsável ou alguém por este designado;
  • Inspeção: analisar documentos, gravações, capturas de tela ou outros tipos de evidências da execução do processo avaliado. Este método pode ser associado à indagação para obter a descrição do processo de forma mais precisa;
  • Reperformance: reexecutar o processo do início ao fim. Esta etapa, por vezes, pode ser identificada como “walkthrough”.

Além do teste de desenho, os controles são avaliados também quanto à sua efetividade, no TOE (Test of Effectiveness – Teste de Efetividade, em português), onde o objetivo é validar que um controle, de fato, reduz ou mitiga o(s) risco(s) ao(s) qual(is) este está associado em determinado período.

Para avaliar a efetividade de um controle, são selecionadas amostras, baseadas no período escopo da avaliação, a periodicidade e forma de execução do controle (manual, automático ou híbrido), de maneira que o auditor consiga garantir que o controle está funcionando no ambiente em que está implementado. Por exemplo, em uma auditoria cujo período de avaliação é de 1 ano, a expectativa é que haja apenas 1 execução de um controle anual, 12 execuções de um controle mensal e assim em diante. Assim sendo, o auditor deve selecionar uma quantidade razoável de amostras e, quando aplicável, relacionados a períodos (meses, semanas ou dias) distantes, para garantir que a eficácia do controle não foi comprometida com o passar do tempo.

Além dos testes de desenho e efetividade dos controles, o auditor poderá também executar o teste conhecido como “rollforward”. Este teste consiste no teste de efetividade performado sobre a execução de um controle complementar ao período escopo, de forma a cobrir um período planejado. 

Após a execução dos testes, o auditor deve emitir um relatório de auditoria para formalizar o resultado de suas avaliações. Caso identifique controles cujo desenho não está aderente ao risco relacionado ou aos requisitos da organização, bem como controles ineficientes, o auditor deve descrever o problema (também chamado de “gap”) e pode sugerir um plano de ação corretiva para este desvio.

De acordo com Lucas Bezerra, consultor de GRC da Safeway Consultoria, “a Auditoria ITGC é indispensável para organizações que buscam a conformidade com diversas regulamentações, por exemplo a Lei Sarbanes-Oxley ou para empresas que buscam aprimorar a gestão de riscos de TI”.

Segundo ele, “a dinamicidade da indústria tecnológica resulta no constante surgimento de riscos relacionados à TI; portanto, a avaliação periódica de eficiência dos controles implementados para minimizar a probabilidade e impacto destes riscos ao ambiente é de suma importância para empresas de diversos ramos de negócio e portes, facilitando a gestão destes riscos e preparar as empresas para a constante renovação tecnológica ao redor do mundo”.



Estratégias de marketing digital são opções para aumentar a receita

Um estudo conduzido pela Totvs, compartilhado pelo site Mercado & Consumo, revelou que 94% dos varejistas do país já implementaram ao menos um canal de vendas no meio digital. Paralelamente, a Pesquisa Marketing Visão 360º, realizada pelo Mundo do Marketing em parceria com a TNS Research International, demonstrou que 90% de todas as empresas do mundo investem em marketing digital, e a maior parte delas é brasileira.

De acordo com a análise, 54% dos empreendimentos estudados que veem o marketing digital como um elemento indispensável são de pequeno porte, com até 99 colaboradores. Entre os negócios participantes, a maior parte informou que prefere terceirizar a atividade para especialistas e agências.

Na visão de Rogério Leite – sócio-fundador da Criattus Agência de Marketing Digital – a aposta das companhias brasileiras é assertiva, uma vez que o emprego de estratégias de marketing digital, aliado à gestão de negócios, pode otimizar o faturamento das empresas.

“Com as estratégias de marketing digital conseguimos chegar aos clientes potencialmente bons. A grande questão é: a gestão desse negócio também precisa ser eficiente para que esse resultado gerado se transforme em uma crescente no faturamento”, diz ele.

Nesse ponto, o especialista destaca a importância da gestão eficiente de todo o processo da jornada de compra do consumidor, tornando-se essencial o uso de um CRM (Customer Relationship Management, na sigla em inglês – Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português), além de qualificar a equipe e ter um processo bem definido

Leite observa que algumas estratégias e técnicas sempre foram usadas por empresas de diversos setores e portes, porém, com o uso da tecnologia, tornou-se possível potencializar e mensurar os resultados. “Desde o início da internet as estratégias de marketing digital foram o diferencial para o crescimento dos negócios.”

Para o sócio-fundador da Criattus Agência de Marketing Digital, as empresas devem entender que, em um mercado concorrido e competitivo, é essencial investir em uma estratégia de marketing digital que seja, de fato, eficiente.

“Mesmo com os investimentos em ferramentas e estratégias assertivas, é preciso entender que não será somente o marketing digital que irá alavancar o seu faturamento, mas que ele fará parte de um processo”, ressalta.

Para mais informações, basta acessar: https://www.criattus.com.br/



Instituto Internacional de Identificação será lançado nesta sexta, dia 16

Na manhã desta sexta-feira, 16 de setembro, será lançado o Instituto Internacional de Identificação – InterID, em evento online e gratuito organizado pela entidade. Entre as finalidades do InterID estão a promoção do direito à identidade civil a todos os indivíduos, o apoio, a divulgação e o fomento à adoção das melhores práticas, tecnologias e tendências globais no tocante ao tema da identificação, bem como realizar eventos e produzir estudos, pesquisas e pareceres.

Idealizado e fundado por Célio Ribeiro, diretor-presidente do InterID e uma das maiores referências no tema da identificação, o instituto também desenvolverá ações a partir da interação com entidades governamentais, privadas e do terceiro setor, além de apoiar a integração e o processamento de informações da área de identificação com vistas à prevenção a fraude em processos de negócio.

Também são fundadores do InterID o especialista em tecnologias de processamento de dados multibiométricos e consultor oficial da ONU na área de segurança pública, Carlos Collodoro, e Cláudio Machado, profissional com mais de 20 anos de experiência em atividades ligadas ao ecossistema da identidade do cidadão, incluindo o Registro Civil, a Identificação Civil, os Cadastros Administrativos e a Identidade Digital.

16 de setembro, Dia Internacional da Identidade

O lançamento do Instituto coincide com o Dia Internacional da Identidade, data idealizada a partir do item 16.9 do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que estabelece que todas as nações têm a obrigação de, até 2030, conceder aos seus cidadãos uma identidade legal, devendo ainda constar o próprio registro de nascimento.

“Este é o dia que elegemos para iniciar oficialmente as atividades do InterID. Mais do que felizes, estamos conscientes do tamanho da missão de promover o direito à identidade civil e representar pauta tão importante perante a sociedade. Identificação é o primeiro direito social da pessoa humana, perpassando toda sua existência. Com muito entusiasmo, convido a todos que participem do evento de lançamento do InterID, online e 100% gratuito, e que também comuniquem aos seus contatos sobre o início deste que é um projeto promissor, relevante e bastante desafiador”, comentou Célio Ribeiro, fundador e diretor-presidente do InterID.

Lançamento do InterID

Dia 16 de setembro de 2022

Às 9h, horário de Brasília

Para se inscrever, basta clicar aqui



Limites do Simples Nacional serão atualizados em 2023

Foi através do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/21 que a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o aumento do teto de enquadramento do Simples Nacional e do MEI (Microempreendedor Individual). 

Com isso, os novos valores vão levar em conta a inflação oficial IPCA (índice de preço no consumidor) que está acumulada desde dezembro de 2006. De acordo com o que foi divulgado pelo substitutivo, os limites passam a ser:

Para MEI, que atualmente está em R$ 81 mil para R$ 144.913,41. No caso da microempresa, vai de R$ 360 mil para R$ 869.480,43. Já para empresa de pequeno porte, sobe de R$ 4,8 milhões para R$ 8.694.804,31. Essa atualização passa a vigorar em 2023. 

Além disso, no substitutivo, também consta a possibilidade do MEI contratar até dois funcionários. Atualmente, a permissão é para apenas uma contratação. É possível acompanhar todas as etapas do projeto pela Câmara dos Deputados.

Estas mudanças, no início, podem causar dúvidas para estes empreendedores que já estavam acostumados a anos com os valores fixos. Afinal, esta é uma atualização de extrema importância para todos eles.

O CEO e contador da contabilidade digital AccountTech, ressalta também que “a atualização dos valores vão acarretar na mudança das faixas dos anexos do Simples Nacional, e isso fará com que os empresários prestadores de serviço tenham uma margem maior para faturar, mas sem sofrer com um aumento muito significativo na alíquota efetiva”. 

É claro que, mesmo com o aumento no limite do faturamento, para evitar problemas fiscais todas as empresas enquadradas no Simples Nacional e no regime do MEI ainda precisam acompanhar regularmente as suas atividades contábeis. Do contrário, podem correr o risco de sofrer o desenquadramento de seus CNPJs.



Procura por estética avançada aumenta nos últimos meses

Na pesquisa Censo 2016 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), 1.218 pessoas foram entrevistadas. 80% delas disseram já ter realizado algum procedimento estético esse ano e dentre elas, 56% faziam parte do público feminino.

Quanto aos tratamentos, os mais buscados são: preenchimento, toxina botulínica, peeling, laser, suspensão com fios, secagem de vasinhos e aplicação de enzimas. 

Muitas pessoas enfrentaram algum problema relacionado à autoestima durante a pandemia. Entretanto, uma grande parte da população ainda tem receio de enfrentar procedimentos cirúrgicos para melhorar algum aspecto de beleza – fator que aponta para os procedimentos de estética avançada não cirúrgicos como resolução do problema. 

Sabendo disso, diversos spas e clínicas de estética começaram a se especializar no assunto. 

Procedimentos de estética avançada combinam tratamentos de beleza com segurança para o paciente

De acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é possível afirmar que a procura atual por tratamentos estéticos é a maior dos últimos anos, principalmente pelos procedimentos não invasivos, e a busca deve continuar em alta pelos próximos meses.

“Isso ocorreu porque, durante a pandemia, muitas pessoas passaram mais tempo em casa e precisaram lidar com questões de aparência física como nunca haviam lidado anteriormente. O fato de passar na frente do espelho todos os dias e participar de chamadas de vídeo fez com que pessoas notassem algum detalhe e desejassem mudar algo fisicamente. Esses incômodos passaram a impactar de forma negativa a saúde mental e até mesmo o desempenho profissional”, relata Veronica Favoni, biomédica esteta da rede de spa Espaço Prana.

Por outro lado, existem pessoas que possuem grande insegurança em passar por procedimentos cirúrgicos. Esses fatores combinados fizeram com que as pessoas buscassem por uma solução que englobasse segurança e resolução do que era incômodo, apontando para os procedimentos de estética avançada não invasivos. “Esses tratamentos permitem que o público possa amenizar manchas, estrias, celulites, preencher alguma área do rosto, reparar algum detalhe em poucas sessões e com cuidados básicos”, continua. 

Além dos benefícios para a aparência e saúde, os procedimentos estéticos exercem um efeito positivo na autoconfiança, beneficiando outras áreas da vida do paciente, como a vida profissional, social e amorosa. Esses são outros fatores que fazem com que as pessoas busquem cada vez mais as clínicas de estética e spas.

Depoimentos de pessoas mostram que essa tendência deve continuar em alta

Alana Pereira, de 28 anos, residente na cidade de São Paulo, conta como foi o processo do desejo de modificar algo fisicamente até encontrar um local próprio para a realização do procedimento:

“Fiquei em home office desde o começo da pandemia até agora. Minha mesa de trabalho fica em frente ao espelho, o que me levou a desejar preencher algumas áreas do rosto, como olheiras e lateral da boca. Assim que as regras de enfrentamento à pandemia foram ficando mais brandas, comecei a buscar por locais de São Paulo que me indicassem o que eu realmente poderia fazer para melhorar as minhas queixas sem que eu precisasse passar por algo cirúrgico, o que estava fora de cogitação para mim. Quando encontrei, fiquei muito feliz.”

Os homens representam o menor público a procurar por tratamentos estéticos. Entretanto, o percentual de pessoas do sexo masculino que buscam por procedimentos de beleza têm aumentado gradativamente. Felipe Freitas, de 34 anos, é consultor de negócios e também reside na cidade de São Paulo. Ele conta como foi essa busca:

“Eu nunca tive muitas inseguranças com a minha aparência física, mas passando tanto tempo em casa, comecei a perceber que gostaria de mudar algumas coisas em mim. Cheguei até um spa que foi indicado por uma amiga, mas sem saber ao certo quais procedimentos eu gostaria de fazer. Os profissionais me ouviram atentamente e me ajudaram a descobrir o que eu realmente desejava melhorar. Claro que eu não queria nada muito brusco, muito menos invasivo, eram coisas ‘bobas’, mas que começaram a me incomodar, por isso busquei uma solução.”

O que é preciso saber antes de se submeter a esses procedimentos

Na ânsia de resolver rapidamente questões de aparência, muitas pessoas podem cair em verdadeiras armadilhas, se submetendo a procedimentos em locais que não estão aptos para a realização, piorando as queixas:

“As pessoas que buscam por esses procedimentos devem verificar se o local possui estrutura para recebê-las e para executar os tratamentos. Vale a pena conferir se os profissionais são realmente certificados e capacitados, se os produtos são de qualidade e se você realmente pode ter segurança para realizar aquele procedimento naquele local”, relata Verônica Favoni.

“Outra dica muito importante é verificar as avaliações de outros clientes, no Google ou através das redes sociais. Um spa ou uma clínica de estética que possui muitas avaliações negativas não deve ser a sua escolha, mas sim um local que possui muitos pacientes satisfeitos com os procedimentos”, continua.

Alguns estabelecimentos ainda oferecem avaliação gratuita caso o paciente deseje mudar algo em sua aparência física, mas não sabe ao certo qual o procedimento seria o ideal para ele.

Lembrando que a maioria dos tratamentos de estética avançada são realizados por sessões. O acompanhamento com o profissional da clínica ou do spa é essencial para que este plano de sessões atinja o resultado esperado do paciente.

Por fim, a previsão da Sociedade Brasileira de Dermatologia é que, até o final deste ano de 2022, haja um aumento de 189% na procura de procedimentos de estética avançada e não invasivos. 

O Espaço Prana está há mais de 16 anos no mercado de spa urbano e desde 2020 no mercado de estética avançada, além de contar com quatro unidades na cidade de São Paulo e uma unidade em Barueri.



Lei do caminhoneiro: quais são as substâncias detectadas no exame toxicológico?

Apesar da popularidade trazida pela Lei do Caminhoneiro, que voltou a entrar em vigor em janeiro de 2022, o exame toxicológico gera dúvidas na população, principalmente quando se trata da necessidade da realização do teste. De acordo com estatísticas do Denatran, até abril de 2022, cerca de 900 mil condutores não realizaram o exame toxicológico. O principal motivo, segundo a Associação Brasileira de Caminhoneiros (ABCAM) e a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) é a falta de conhecimento dos condutores sobre a frequência da realização do exame. O julgamento do STJ de 8 de junho de 2022 resultou em mudanças na Lei do Motorista, medida que exige que condutores com idade inferior a 70 anos e que possuam Carteira Nacional de Habilitação C, D e E renovem o exame a cada dois anos e meio. A Lei nº 14.071/2020 deverá ser cumprida mesmo se a carteira não estiver vencida.  

De acordo com a Associação Brasileira de Toxicologia, ABTox, o exame toxicológico é exigido para identificar condutores que façam uso regularmente de alguma substância psicoativa, caracterizando, assim, fator de risco para o exercício da atividade e para a ocorrência de acidentes de trânsito. Os processos de contratação e de desligamento dos profissionais do transporte de empresas privadas também requer a realização do exame toxicológico.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir com o exame vencido pode gerar multa, perda de pontos na CNH e até mesmo a suspensão do direito de dirigir durante três meses. Segundo Renato Dias, presidente da ABTox, em depoimento recente, o passivo de condutores nas categorias C, D e E fica em torno de 1,5 milhão. Diante desse cenário, surge a necessidade de conscientizar a população sobre as substâncias psicoativas que podem ser detectadas pelo teste, colocando em risco a integridade mental e física dos motoristas. Ainda de acordo com o presidente da ABTox, a negligência em relação ao exame toxicológico pode gerar multa automática de R$ 1.467,35.

Como funciona o exame toxicológico

Segundo informações da revista eletrônica da USP SMAD, com circulação de abril de 2022 a junho de 2022, cabelos e pelos são usados como amostra em vez de materiais como sangue e urina devido à sua larga janela de detecção. Desse modo, é possível identificar o consumo crônico e passado das substâncias psicoativas.

Nesse sentido, o exame toxicológico identifica no organismo do motorista, traços de drogas e outras substâncias psicoativas. No caso de amostras de pelos, o exame detecta o consumo dessas substâncias nos últimos 180 dias. Já as amostras de cabelos indicam os elementos consumidos nos 90 dias anteriores à data do exame toxicológico.

O que o exame toxicológico detecta

Segundo pesquisa realizada pela USP, na região metropolitana do Rio Grande do Sul, em junho de 2022, de 100 motoristas de caminhão entrevistados, 20 admitem fazer o uso de anfetaminas. As estatísticas informam que o uso dessas substâncias é um meio que os caminhoneiros usam para lidar com seus longos ciclos de trabalho.

De acordo com o estudo, as substâncias psicoativas, detectadas no exame toxicológico agem no cérebro. Apesar de minimizarem a sensação de cansaço, elas alteram o estado emocional, o nível de consciência e a forma como as informações e os estímulos do ambiente são processados.

As principais substâncias identificadas pelo toxicológico são: Anfetaminas, Cocaína, Codeína, Crack, Heroína, Maconha, MDMA, MDA, Morfina e inibidores de apetite (Anfepramona, Femproporex, Mazindol).

Substâncias não detectadas pelo toxicológico

Dentre esses psicoativos, existem aqueles que não são ilícitos. Afinal, alguns deles são usados para tratamentos médicos específicos. Nesse caso, o motorista apresenta a prescrição médica no ato do exame toxicológico para registro. Alguns exemplos de elementos não detectados pela Lei do Motorista são: antidepressivos, anabolizantes, bebidas alcoólicas, calmantes, cigarros eletrônicos com ou sem nicotina e cigarros convencionais.

Riscos de alterações no toxicológico

Alguns questionamentos colocam em pauta possíveis alterações no exame toxicológico. Por exemplo, o uso de cigarros eletrônicos ou vapes. De acordo com o Portal Exame Toxicológico, o uso de vapes também não interfere na apresentação de resultados legítimos em exames toxicológicos. Segundo estudo recente da Biblioteca Virtual em Saúde sobre esses dispositivos eletrônicos, a composição do líquido vaporizado é à base de propilenoglicol, glicerina vegetal e, em alguns casos, nicotina. Desde que estejam livres de substâncias ilícitas (como a maconha), não há risco de alteração no resultado do exame.

“Em média, os elementos ilícitos consumidos levam até sete dias para serem absorvidos pelos bulbos capilares”, destacou Gustavo Fonseca, CEO/diretor/fundador da Doutor Multas, site especializado em direito de trânsito do Brasil. Desse modo, os resultados têm a possibilidade de apresentar alterações diante do consumo recente dos psicoativos identificados pelo exame toxicológico.



Multa da PRF: motoristas sofrem penalidades aplicadas pela PRF

Levar uma multa PRF é uma situação pela qual motorista nenhum gostaria de passar e não é à toa, afinal, qualquer autuação é sinônimo de um gasto inesperado e diversos outros incômodos, como os pontos na carteira de habilitação. Todas essas penalizações podem não parecer algo grave, mas podem levar a punições mais severas, como a suspensão da CNH.

O assunto multa de trânsito costuma trazer diversas dúvidas aos motoristas. É importante esclarecer essas questões, pois só assim o condutor saberá como consultar se há alguma multa e como regularizar a sua situação junto aos órgãos de trânsito. Esse esclarecimento também é necessário caso ele decida entrar com um recurso de multas.

O que são as multas da PRF?

Em primeiro lugar é necessário esclarecer o que são as multas da PRF. Essas multas são, basicamente, as autuações feitas pela Polícia Rodoviária Federal. Elas são aplicadas quando um motorista comete uma infração em uma rodovia ou estrada federais, que estão sob responsabilidade da PRF.

Outra dúvida muito comum entre os motoristas é saber qual é a diferença entre as multas aplicadas pela PRF, pelo Detran, pela PM ou por qualquer outro órgão de trânsito. A resposta é: apenas o órgão que atestou a infração de trânsito.

A PRF e o DNIT ficam responsáveis por fiscalizar as estradas e as rodovias federais, o Detran ou o DER ficam responsáveis por fiscalizar as estradas e as rodovias estaduais e a Polícia Militar ou a Guarda Municipal ficam responsáveis por fiscalizar as rodovias as e estradas municipais.

 “Assim como as multas aplicadas pelos demais órgãos de trânsito, as multas da PRF podem ser leves, médias, graves e gravíssimas”, destaca Gustavo Fonseca, CEO/diretor/fundador da Doutor Multas, site especializado em direito de trânsito do Brasil. Segundo Gustavo, os valores das multas aplicadas pela Polícia Rodoviária Federal também são os mesmos.

Como muitas dessas multas não contam com a autuação do agente, muitos motoristas possuem dúvidas sobre como consultar a sua situação e como regularizá-la. Nesses casos, o condutor deverá acessar o Nada Consta.

Como consultar as multas da PRF?

A PRF tem uma plataforma exclusiva, o Nada Consta, e nela o motorista poderá consultar se há alguma multa aplicada ou algum outro tipo de pendência. Importante ressaltar que nesse portal só é possível consultar multas aplicadas pela PRF. Dessa forma, não é possível consultar a existência de multas aplicadas pelo Detran ou pela Guarda Municipal, por exemplo.

Também é importante saber que as multas só aparecem no Nada Consta 30 dias após a data em que a infração foi cometida. Ou seja, se um motorista ultrapassou os limites de velocidade em uma rodovia federal na semana passada, não adianta tentar consultar a existência de multas, pois não vai estar no sistema.

Para consultar a existência de multas e outras pendências no site do Nada Consta é bem simples e rápido. Para fazer isso o motorista precisará apenas de algumas informações, como o RENAVAM e o número da placa do veículo. Essa consulta poderá ser feita até mesmo através de um smartphone e leva cerca de cinco a dez minutos.

É importante que o motorista, especialmente aquele que anda mais em rodovias federais, consultem o Nada Consta regularmente. Assim, o condutor não corre o risco de perder o prazo para pagar a multa ou até mesmo perder o prazo para entrar com um recurso.

O motorista que desejar consultar a existência de multas no Nada Consta deverá:

  • Acessar o site da Polícia Rodoviária Federal, clicar em Serviços, Autuações e Multas e logo em seguida selecionar a opção Nada Consta – Consulta/Pagamento;
  • Após selecionar a opção desejada, o condutor será redirecionado a uma nova página na qual será necessário preencher os dados solicitados;
  • Após preencher os dados solicitados, o condutor terá acesso às informações sobre existência de multas.

É possível recorrer?

O CEO/diretor/fundador da Doutor Multas lembra que diante de uma multa da PRF o motorista tem duas opções: ou paga a multa e recebe as demais penalizações ou entra com um recurso de multas. Recorrer uma multa considerada injusta é direito de todo cidadão e é garantido pelo Código de Trânsito Brasileiro e também pela Constituição Federal.

É durante o recurso de multas que o motorista tem a chance de ter tanto a multa como as demais penalizações canceladas. E caso o motorista tenha pago com antecedência o valor da multa e o pedido de recurso for deferido, o valor pago será devolvido ao motorista.

Durante o recurso, o motorista terá três chances de apresentar a sua defesa e tentar fazer com que as penalizações sejam canceladas: a Defesa Prévia, o Recurso em Primeira Instância e o Recurso em Segunda Instância.

Para que o pedido de recurso seja deferido, é importante que a defesa do condutor esteja bem fundamentada e todos os argumentos apresentados estejam embasados na lei. E, claro, respeitar os prazos estabelecidos.

É possível que o condutor consiga ter o seu recurso deferido sem a ajuda de um profissional especializado em Direito do Trânsito, mas isso não faz com que a contratação desse profissional não seja recomendada, pelo contrário.

Ele saberá orientar seu cliente quanto à elaboração dos argumentos levando em consideração a lei vigente e também todos os aspectos relevantes para aquele caso em específico. “Modelos de argumentos prontos não costumam funcionar nesses casos”, finaliza o CEO/diretor/fundador do Doutor Multas.



Tudo sobre a Lei seca no RJ: como ela impacta a vida dos condutores?

É esperado que todos os motoristas saibam que dirigir sob o efeito de álcool é proibido e pode gerar sérias consequências para os envolvidos. Em todo o território nacional, misturar direção e bebida alcoólica é considerado uma infração gravíssima. Mas será que os condutores sabem como funciona a Lei Seca no Rio de Janeiro?

De modo geral, a aplicação da lei é padrão em qualquer lugar do Brasil. Em outras palavras, todas as infrações serão penalizadas com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Porém, o governo do Rio de Janeiro reúne alguns esforços adicionais para conseguir flagrar os condutores embriagados.

Como funciona a Lei Seca?

A popular “Lei Seca”, na verdade, se refere à Lei Nº 11.705, sancionada em 19 de junho de 2008. Essa lei foi criada com o intuito de reforçar o que o CTB já dizia sobre os condutores que dirigem sob o efeito de álcool, independentemente da quantidade. 

Como esperado, todos os pontos da Lei Seca estão relacionados a bebidas alcoólicas e direção. Em resumo, ela determina “tolerância zero” em relação à quantidade de álcool ingerido e impõe penalidades mais severas para infrações que envolvem embriaguez e direção.

Outro fator importante são os pontos que dizem respeito à propaganda e à venda de bebidas em alguns locais. O art. 2º do CTB determina que “não é permitido vender ou oferecer bebidas alcoólicas para consumo local na faixa de domínio de uma rodovia federal ou nas proximidades”. A multa em caso de descumprimento é de R$ 1.500,00.

O que é a Lei Seca Volante ou Móvel?

Com o intuito de fortalecer a Lei Seca RJ, o governo do estado anunciou, em março de 2022, a implementação da Lei Seca Volante. “Ela é basicamente uma modalidade da Operação Lei Seca só que com mais tecnologia e equipes de fiscalização que possam se deslocar facilmente entre os locais”, destacou Gustavo Fonseca, CEO/diretor/fundador da Doutor Multas, site especializado em direito de trânsito do Brasil.

O principal objetivo é inibir a ação de aplicativos de celular e grupos que avisam em que local as blitze da Lei Seca estão. Isso porque se tornou comum que motoristas sejam avisados e desviem a rota para evitar abordagem enquanto estão sob o efeito de álcool.

Outro programa utilizado no Rio de Janeiro com essa mesma proposta é o “Lei Seca Móvel”. Enquanto está em andamento, as equipes ficam com uma estrutura reduzida, conseguem mudar de local rapidamente e circulam pelas rotas alternativas para surpreender os motoristas que tentam “fugir” das fiscalizações.

Quais são as penalidades da Lei Seca?

Dirigir alcoolizado pode gerar consequências bem sérias e, justamente por isso, tal atitude é considerada uma infração gravíssima pela Lei Seca, que reforça o art. 165 do CTB. Nele, são determinadas as seguintes penalidades para quem é pego ao volante sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância que determine dependência:

  • Multa de R$ 2.934,70;
  • Adição de 7 pontos na carteira;
  • Suspensão do direito de dirigir por 12 meses;
  • Recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo, como medidas administrativas;
  • E, em caso de reincidência no período de 12 meses, o condutor pagará o dobro da multa: R$ 5.869,40.

O art. 165-A do Código de Trânsito Brasileiro também estabelece essas mesmas punições, inclusive a multa, para os condutores que se recusarem a fazer o teste do bafômetro ou qualquer outro procedimento para certificar a influência do álcool.

Como recorrer multa da Lei Seca RJ?

Caso o motorista tenha sido multado de forma indevida ou identifique algum erro, ele pode recorrer multa da Lei Seca RJ e de qualquer outro estado do Brasil.

Obrigatoriamente, todas as pessoas têm três chances para entrar com recurso: defesa prévia, recurso em 1ª instância e recurso em 2ª instância. Em cada fase, o órgão julgador é diferente, então, caso não consiga de primeira, é possível tentar outras duas vezes.

Funciona da seguinte forma:

  • 1ª etapa – Defesa prévia: o condutor faz uma defesa antecipada no órgão que registrou a autuação;
  • 2ª etapa – Recurso em 1ª instância: caso a defesa prévia seja negada, o motorista entra com o recurso em 1ª instância, que é julgado pelas Juntas Administrativas de Recursos e Infrações (Jari);
  • 3ª etapa – Recurso em 2ª instância: e, em uma última tentativa, nos casos em que o recurso em 1ª instância for negado, o condutor ainda poderá entrar com um recurso em 2ª instância. O julgador vai depender do órgão responsável pela autuação.

Caso o condutor não se sinta seguro o bastante para entrar com o recurso, pode procurar auxílio especializado para ter mais chances de sair vencedor logo na primeira etapa. Além disso, especialistas recomendam estudar com antecedência os argumentos que podem facilitar a aprovação.



Índice de confiança de pequenos negócios atinge melhor pontuação desde 2013

No mês de agosto, micro e pequenos empresários voltaram a demonstrar maior confiança na melhora da economia, segundo a Sondagem Econômica MPE, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança de Micro e Pequenas Empresas (IC-MPE) registrou, no mês passado, aumento de 2,7 dígitos e atingiu 100,6 pontos, considerada a melhor pontuação já registrada desde 2013.

De acordo com os pesquisadores, o aumento da pontuação foi impulsionado pela melhora nas expectativas do Comércio nos próximos meses de 2022. O índice é o resultado da junção de mais dois setores: Serviços e Indústria da Transformação. Apenas o índice de Comércio teve aumento de 5,4 pontos, enquanto Serviços alcançou 0,5 ponto no mês e a Indústria caiu 1,4 ponto. É a segunda queda consecutiva neste setor.

Apesar da melhor pontuação, a Sondagem indica que a situação dos negócios no setor do Comércio variou apenas 0,1% em agosto, indicando que a economia no país inspira cuidados. E uma das atenções que empresários de negócios de todos os portes – especialmente os micro e pequenos – é na elaboração de um planejamento estratégico e financeiro que consiga dar conta do momento ainda de instabilidade pela qual passa a economia nacional.

De acordo com o especialista em Finanças e Planejamento Estratégico, Marcone Morais, o sucesso financeiro de uma empresa está intimamente ligado ao que foi definido no planejamento do negócio. “O sucesso financeiro está vinculado às vendas do produto ou serviço que se disponibiliza a entregar. Mas, vender muito não significa necessariamente resultado positivo ao final do período, por isso precisamos de um bom planejamento estratégico e financeiro”, reforça.

Segundo ele, o planejamento precisa prever estudos consistentes sobre expansão de receitas e do faturamento em uma linha de produtos ou serviços, análise do período de sazonalidade, se existir, nicho de mercado que se quer atingir, conhecimento da concorrência e do público-alvo. “Entre outras, entendo que estas são as principais informações que uma empresa precisa ter para garantir o seu sucesso”, diz ele.

Redução de custos nem sempre garante maior lucratividade

Marcone Morais acrescenta que um dos erros que muitos negócios cometem na busca por melhor lucratividade é reduzir custos de produção, sem uma análise detalhada das implicações disso para o negócio. “Reduzir custos de produção não tem a ver, necessariamente, somente com comprar matéria prima mais barata, como muitas empresas buscam. Entre outras formas para otimizar os custos de produção, podemos reduzir os desperdícios, buscar uma melhoria de mão de obra, melhoria de processos de execução, redução de manutenção de equipamentos, entre outros”, aconselha.

O especialista explica que a redução de custo feita sem planejamento, como a escolha por matéria-prima mais barata ou de menor qualidade, pode resultar em perdas diante da concorrência. “Hoje a concorrência é muito grande, a quantidade de produtos ou serviços ofertados é enorme, e devemos buscar ganhar sempre mais na produção, uma vez que, no preço de venda final no mercado, as margens estão cada vez menores, portanto o sucesso pode estar aí, no melhor custo de produção”, afirma.

Redução das despesas fixas também pode ajudar nos resultados positivos do negócio

Outro fator que pode influenciar no melhor faturamento para as empresas, e que pode estar descrito no planejamento estratégico e financeiro do negócio, é a busca pela redução das despesas físicas. De acordo com Marcone Morais, uma redução planejada das contas que a empresa precisa pagar todo mês pode ser a diferença entre passar bem por meses com menos faturamento ou acabar tendo que fechar o negócio por desafios econômicos como o gerado pela pandemia da Covid-19. “Como esse tipo de despesa ocorre independente do volume de vendas, tem que ser alvo importante para uma boa gestão de custos do negócio como um todo”, aconselha.

O especialista também aconselha a adoção da estratégia de uso de dados do chamado 3Ps: pessoas, processos e produtos. “De forma bastante simples, o objetivo do método dos 3Ps é conhecer as prioridades do negócio por meio do alinhamento entre esses três pontos, sabendo estrategicamente buscar estas informações e adequá-las dentro da empresa, pois com uma gestão financeira equilibrada e um bom planejamento estratégico, a chance de sucesso cresce exponencialmente”, conclui ele, que tem 12 anos de experiência na área de Administração de Empresas.



Cresce o número de crimes digitais e fraudes envolvendo criptomoedas

O mercado de criptomoedas tem atraído cada vez mais interessados no Brasil. Em março de 2022 o volume de negociação de bitcoins por brasileiros foi de 747 BTCS ao dia, conforme dados do Cointrader Monitor (CTM).

O crescimento do interesse pelas criptomoedas e a popularização dos meios de acesso aos ativos digitais, por meio das corretoras e carteiras digitais, as wallets, são apontados como responsáveis pelo crescimento das movimentações e transações com criptomoedas no país.

Estes números também apresentam uma estatística preocupante. Aproveitando o crescimento das transações com criptomoedas, a criminalidade cibernética também vem crescendo vertiginosamente e se desenvolvendo no Brasil e no mundo. Conforme o Crypto Crime Report 2022, os crimes com criptomoedas totalizaram US$ 21 bilhões em 2021 – um aumento de 79% em relação ao ano anterior.  Segundo pesquisa da empresa Chainanalysis, os crimes relacionados a criptomoedas movimentaram em 2021, R$ 80 bilhões. Ainda, conforme relatório da Lunar Crush, publicado em maio de 2022, golpes com criptomoedas cresceram 3894% em dois anos.

Somente em maio de 2022, mais de 200 mil fraudes com criptomoedas foram detectadas, conforme dados da Kaspersky, que apresentou números com base em suas plataformas de proteção de dispositivos.

A facilidade de troca de criptoativos, suposta privacidade nas transações e promessa de se ganhar dinheiro fácil também tem motivado pessoas a se aventurarem no mercado de criptomoedas, o que, sem o conhecimento adequado, as torna alvos fáceis dos criminosos digitais, explica o analista de sistemas e advogado especialista em crimes cibernéticos e criptomoedas, José Milagre, diretor da CyberExperts, uma consultoria especializada em crimes cibernéticos e perícias em informática com foco em crimes com criptomoedas. Coordenando uma equipe de mais de vinte e cinco pessoas, envolvendo técnicos, analistas forenses e advogados, o especialista relata que a procura por apoio especializado para recuperação de ativos digitais triplicou no último ano, o que demandou a busca por profissionais com novas competências em investigação forense de criptoativos e direito digital.

Recebemos em média 20 casos novos por semana, sendo casos que envolvem desde pirâmides que prometem rentabilidade diária absurda, a casos de trojans e malwares que alteram o endereço de destino da carteira, quando o usuário vai fazer uma transferência”, explica o profissional.

Dentre os casos cada vez mais comuns na consultoria, situações de carteiras inseguras que são invadidas e criptomoedas desviadas e de pessoas que conectam a wallet em aplicações maliciosas, o que dá permissão para o furto de todos os fundos existentes.

 “Monitoramos as movimentações dos fundos desviados, e associamos metadados que podem indicar exchanges ou entidades responsáveis, momento em buscamos um bloqueio dos fundos furtados”, salienta Milagre.

Segundo o profissional, a criminalidade que explora pessoas que começam a atuar com criptomoedas tende a crescer, sobretudo diante da falta de conhecimento dos riscos associados à manipulação de ativos digitais. “Hoje, criminosos adicionam pessoas em grupos de Whatsapp que falseiam a identidade de exchanges, e lá existem atores, todos coordenados, que vão postar lucros, até fazer com que a vítima esteja encorajada a investir neste pool. Quando investe, o app dos criminosos se conecta à wallet e limpa os fundos. A vítima fica sem saber o que aconteceu”.

Dentre os pontos importantes de segurança digital para pessoas que pretendem iniciar no mundo de criptomoedas, escolher bem a Exchange e conhecer as ameaças é fundamental. O especialista recomenda escolher sempre uma empresa idônea, de preferência com sede ou filial no Brasil, para transacionar com criptomoedas, bem como considerar empresas que apresentem evidências de rigoroso programa de compliance com segurança da informação e proteção de dados. No que diz respeito a pessoas que fazem autocustódia de suas criptomoedas, como em uma carteira em hardware, estas são totalmente responsáveis pela própria segurança e devem ter cuidado com a abordagem de marginais, que mudam a todo o momento.”Ignorar mensagens recebidas com links é boa prática. Do mesmo modo, muito cuidado com grupos que prometem fazer pool de mineração com o investimento de pessoas e prometem rentabilidade absurda. Pesquisar bem antes de comprar criptomoedas e estar atento às ameaças é fundamental”, salienta José Milagre.

O especialista em crimes cibernéticos dá orientações importantes sobre como evitar que pessoas sejam vítimas de fraudes com criptomoedas. Dentre as orientações, estão:

  1. Usar sempre um segundo fator de autenticação para se conectar à carteira ou Exchange e de preferência que não esteja no mesmo celular onde está o aplicativo;
  2. Jamais revelar códigos ou senhas a terceiros, sob qualquer pretexto;
  3. Utilizar e acessar a carteira ou Exchange sempre de uma internet segura e protegida, jamais se conectando de redes desconhecidas;
  4. Muito cuidado com aplicativos ou serviços onde se conecta a carteira, pois pode-se conceder permissão para furto dos fundos. Esta conexão pode ocorrer com o clique em um link;
  5. Cuidado com ativação de APIS (Application Programming Interface) nas wallets;
  6. Atentar sempre para que se esteja acessando o serviço correto, evitando se autenticar em serviços falsos que buscam capturar senhas;
  7. Usar senhas fortes e diferentes para diferentes carteiras;
  8. Manter os dispositivos sempre atualizados em seu sistema operacional, com programas anti-malware ativos

Para pessoas que foram vítimas, a orientação é preservar as provas, identificar as transações via blockchain (já que esta funciona como um registro de todas as transações), registrar a ocorrência policial por fraude eletrônica e procurar ajuda especializada. Com ferramentas forenses destinadas à análise da Blockchain, pode ser possível rastrear os desvios e identificar os responsáveis e em alguns casos bloquear os tokens. Além disso, quando ocorre a falha na Exchange ou Wallet nos controles de segurança, permitindo que atacantes roubem fundos de usuários, é importante preservar as provas para demonstração de que a vítima não teve culpa e consequente pedido de reparação. Por isso, agir rapidamente é fundamental”, destaca José Milagre.



Fadamipay ultrapassa 5 milhões de transações e chegará em todo o Brasil este ano

O grande fluxo de motoristas em feriados nas estradas paulistas, cerca de seis milhões de acordo com a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), é um fator de atraso nas viagens, devido ao tempo gasto em pedágios. Já presente em importantes rodovias paulistas, como CCR RIOSP, Ecopistas e Ecorodovias, a Fadamipay, solução desenvolvida pela Fadami em parceria com a Granito, conquistou recentemente mais uma adesão – a da Concessionária Rota das Bandeiras, que administra as praças de pedágio da Rodovia Dom Pedro, no estado de São Paulo. 

O sistema já atendeu cerca de 1 milhão de motoristas, atingindo aproximadamente R$ 50 milhões em volumes financeiros transacionados. O projeto de expansão e implementação em diversas rodovias do país já está em vigor e a perspectiva é atender mais cinco novas concessionárias, dentre elas Tamoios e Renovias, com projeção de estar presente em todas as regiões do Brasil ainda este ano.

O sistema tem como principal objetivo disponibilizar aos motoristas mais alternativas, de forma ágil e segura, na hora de realizar o pagamento das tarifas cobradas pelos pedágios, uma vez que a operação pode ser feita por meio da aproximação do cartão de crédito e débito ou via dispositivo móvel inteligente como carteiras digitais, smartphones e smartwatches.

Para Fábio Marques, CEO da Fadami, desenvolver um dispositivo pensado nas `brechas’ do segmento de pedágio foi o caminho para ser inovador. “O equipamento fica instalado de forma permanente do lado de fora das cabines e na altura do motorista, o que, além de possibilitar maior conforto ao usuário, estima-se que gere menor índice de manutenção para o operador”, completa Fábio.

Em termos de tecnologia, a Granito priorizou oferecer um sistema que respondesse a qualquer situação inesperada que pudesse gerar impacto no processo de autorização de pagamento. Segundo Adriano Del Grande, Diretor de Tecnologia da Granito, segurança e confiança foram os pilares essenciais para o desenvolvimento da solução. “O monitoramento automático da Granito e da Fadamipay, ao notar qualquer risco de indisponibilidade de sistema, aciona imediatamente os protocolos que garantem a continuidade da captura das transações que, após o reestabelecimento, são novamente submetidas ao processo regular sem que haja qualquer impacto para os usuários e sem nenhum risco ou custo adicional para as concessionárias, ainda que a transação seja eventualmente negada pelo emissor do cartão por qualquer motivo”, complementa Adriano.

Sobre as características financeiras do projeto, Bruno Oliveira, Diretor de Negócios da Granito Pagamentos, afirma que os softwares proprietários da companhia permitem que a Granito disponibilize boas condições ao mercado. “Desenvolver a nossa própria tecnologia nos permite trabalhar com segmentos chamados de small tickets. As credenciadoras costumam terceirizar esse processamento por ser de alta complexidade – no caso de pedágios, como sabemos, o ticket médio é baixo e o custo por transação acaba sendo determinante, fazendo com que muitos percam o interesse no segmento”, comenta. 

A Granito Pagamentos e a Fadami estiveram presentes no XII Congresso ABCR BRASVIAS 2022 e apresentaram o Fadamipay e seus serviços aos visitantes do evento.



Cervejaria realiza ações de conscientização no mês do consumo responsável

Em setembro, o mês do Consumo Responsável, diversas empresas do segmento de bebida realizam ações junto aos consumidores.Segundo dados da pesquisa, divulgada em 2019, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais do país, a maioria dos brasileiros (97%) possui alguma dificuldade em adotar práticas de consumo consciente.

Para lembrar a data importante,  e contribuir com a mudança deste cenário o Grupo Petrópolis irá realizar diversas ações de conscientização, com ênfase à necessidade de beber  de modo a respeitar os limites individuais. O Saber Beber, programa de consumo responsável da companhia, desde 2017 reúne iniciativas de conscientização para disseminar as implicações e os benefícios que envolvem o consumo responsável do álcool.  

A iniciativa engloba todo o mercado de bebidas alcoólicas e independentemente de marcas, o programa desenvolve atividades por todo o país, de forma educativa, com a premissa de que conhecimento sobre o assunto e uma abordagem menos impositiva leva as pessoas a agirem com mais consciência.  

Nesta edição a ação envolverá a participação de 30 bares parceiros do Grupo no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. 

E ainda, todos receberão flyers explicativos sobre a importância de beber com sabedoria. Em linha com a frase “uma imagem vale mais que mil palavras”, as águas que serão distribuídas levam o rótulo do programa para disseminar a mensagem de conscientização. A embalagem leva iconografias de equações,  utilizadas dentro de parênteses, para que a comunicação seja rápida, simples e fácil de entender. As fórmulas matemáticas apresentam somas ou subtrações que dão como resultado o Saber Beber.  

“Mais do que informar, o intuito do Saber Beber é passar conhecimento e convidar as pessoas a fazer parte da  campanha.Este ano queremos celebrar o consumo responsável com ações 360° que impactem o maior número de consumidores para alertá-los sobre a importância de beber com responsabilidade e equilíbrio, mas sem deixar a diversão de lado”, comenta José Luiz Sinti, gerente Nacional de Trade Marketing e Patrocínios do Grupo Petrópolis.  

Paralelamente, o Grupo Petrópolis fará também este ano uma ação em redes sociais em que influenciadores do segmento de cerveja serão convidados a participar da “Corrente do Saber Beber”, para contar o que é o programa e engajar mais pessoas nessa causa. A campanha também vai impactar jornalistas de todo o Brasil, com branded content e press-kits temáticos com produtos e conteúdo da campanha.  

Responsabilidade social  

Em anos anteriores, o programa Saber Beber sempre esteve presente em importantes festas populares como Carnaval, São João e outros eventos apoiados pelo Grupo Petrópolis. Para reforçar o Saber Beber, teve distribuição de água, por exemplo, no Carnavalito e em alguns blocos e camarotes, em Salvador; na Sapucaí e em estações de metrô, no Rio de Janeiro; no Sambódromo do Anhembi e blocos de rua, em São Paulo; nas festas de Votuporanga (interior de São Paulo); no Mondial de La Bière, a maior feira de cervejas especiais do país.  

A mensagem do Saber Beber também já foi estampada em outdoors na Rodovia Castelo Branco e os pedágios da Rodovia Fernão Dias contaram com distribuição de brindes.  

O consumo responsável também já foi tratado pelo Grupo Petrópolis em campanhas publicitárias, principalmente para o produto Itaipava 0,0%. Em anos anteriores, a marca lançou o filme “Embaraçado”, que ressalta os efeitos do álcool sobre quem dirige. A cervejaria também apoia as campanhas de consumo consciente da CervBrasil, como o Cidade Responsável, e da ABRABE, como o Sem Excesso.  

 

O Programa também é estendido aos colaboradores das oito fábricas e revendas, além de parceiros e fornecedores da empresa.  



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