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Planejar o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) pode beneficiar negócios

O Custo de Aquisição de Clientes é a métrica utilizada por empresas para definir quais são os valores gastos para conquistar um novo cliente. Resumidamente, é a soma de todos os esforços e recursos de marketing e vendas para uma empresa poder chamar uma pessoa (física ou jurídica) de cliente.

Em uma conta simples, serão somados os custos de vendas (salário de vendedores, comissões e sistemas de vendas) com os custos de marketing (mídias, sistemas, redatores etc.). Giovanni Ballarin, CEO da Mestres do Site, empresa especializada em geração de oportunidades pela internet ressalta que a primeira vez em que o cálculo é realizado gera surpresa.

“Normalmente as empresas não sabem o que é CAC e quando descobrem se assustam quando fazem a conta pela primeira vez”, informa. E complementa: “Todas as empresas devem estar atentas ao seu CAC e buscar caminhos mais saudáveis de aquisição de clientes, sem esquecer o tráfego pago, mas nunca dependendo exclusivamente dele”.

Tráfego pago demanda cautela

Uma das métricas mais utilizadas é o tráfego pago, que consiste no investimento de anúncios em redes sociais, sites e nos mecanismos de busca, de forma a destacar a empresa em relação aos concorrentes como solução para o que este internauta – e potencial lead – quer encontrar. Segundo o portal Live Stats, o Google registra 3,5 bilhões de pesquisas mensais em todo o mundo. Desta forma, o tráfego pago pode ser uma boa opção.

Apesar dos números superlativos, Ballarin pondera que esta técnica requer cuidados. “O tráfego pago é maravilhoso e possibilita um crescimento rápido de qualquer negócio, se bem feito. Porém, ele abre brechas perigosas quando a empresa não tem ciência completa sobre o seu CAC, podendo até inviabilizar um negócio”, afirma.

O CEO da Mestres do Site detalha: ”Vemos muitas empresas crescendo baseadas em tráfego pago, entretanto, o CAC desse tipo de mídia é só crescente. Muitas vezes seu aumento não é acompanhado por um aumento de ticket”, informa.

Para o especialista, na maioria das vezes é o inverso que ocorre: paga-se mais para trazer novos clientes e vende-se mais barato. Logo, do seu ponto de vista, o ideal é que a empresa “diversifique seus canais de aquisição de clientes de forma saudável”.

Trabalhar com diversas métricas pode ser o ideal

“Um mix que é considerado ideal é: tráfego pago (resultado rápido), inbound marketing com entrega de conteúdo gratuito para posterior oferta (resultado de médio prazo) e tráfego orgânico com bom posicionamento nos buscadores e conteúdo de qualidade nas redes sociais (resultado de longo prazo)”, afirma Ballarin.

Por fim, o especialista considera que tudo isso só é possível com uma presença digital extremamente robusta, contando com uma boa atuação nos pilares básicos para a busca de leads, quais sejam: site, perfis de redes sociais e Google Meu Negócio.

Sobre a Mestres do Site

A Mestres do Site já atendeu a mais de 2.000 clientes nos últimos 8 anos, já gerenciou mais de R$ 10 milhões no Google e Facebook Ads e conta com uma metodologia própria para conduzir pequenos e médios negócios através de três pontos: Tráfego Pago, Inbound Marketing e Tráfego Orgânico.

O objetivo é conduzir os investimentos do cliente de forma consciente para que o resultado gerado no tráfego pago seja investido em inbound marketing e o resultado obtido nesta estratégia seja investido em tráfego orgânico, fazendo, desta forma, um plano sustentável de investimento a longo prazo com foco na redução do CAC.

Para mais informações, basta acessar: https://mestresdosite.com.br/



MEs e EPPs unem contabilidade e planejamento tributário

Desde o momento de sua fundação até o aniversário de cinco anos, cerca de 21,6% das Microempresas (MEs) e 17% das Empresas de Pequeno Porte (EPPs) fecham as portas. Os dados da pesquisa “Sobrevivência das Empresas 2020”, realizada pelo Sebrae, indicam a falta de gestão como uma das principais causas desses números na taxa de baixas.

No Brasil, as microempresas são as que apresentam faturamento anual de até R$ 360 mil ou empregam até 9 pessoas no comércio e serviços ou 19 pessoas no setor industrial. Já as EPPs podem faturar entre R$ 360 mil e R$ 4.8 milhões anualmente. Para sobreviver, essas empresas têm a opção de unir gestão contábil e planejamento tributário.

“A contabilidade e o planejamento tributário são ferramentas importantes para a gestão financeira e fiscal de uma empresa, e podem ajudá-la a se tornar mais competitiva de diversas formas, com redução de custo e mais transparência”, afirma Gilberto Noronha, CEO do escritório Noronha Contabilidade. 

Com a antevisão de tributos, as companhias podem identificar oportunidades legais de redução de carga tributária, o que pode resultar em economia de recursos financeiros que podem ser utilizados para investimentos em outras áreas da empresa.

“Podemos observar também que esta prática unificada mantém a empresa em conformidade com as leis e regulamentos fiscais, evitando multas e outras penalidades, o que pode prejudicar a sua reputação e seu desempenho financeiro”, lembra Noronha. 

Oportunidades e planejamento

Uma gestão mais eficiente e com sinergia, pode permitir o desenvolvimento de um plano de impostos eficiente, que leva em conta as particularidades do negócio e as necessidades da empresa. “Isto faz parte de uma estratégia maior de crescimento, buscando oportunidades de investimentos, fusões e aquisições que possam contribuir para o sucesso do negócio”, acredita Noronha.

No entanto, esse tipo de trabalho não deve ser pontual e sim parte da cultura das MEs e EPPs. “É necessário que a empresa mantenha uma equipe de profissionais qualificados e atualizados para acompanhar as mudanças na legislação tributária e contábil, e assim, garantir que a empresa esteja sempre em conformidade e possa aproveitar as oportunidades de economia fiscal”, completa o CEO.

O investimento em profissionais qualificados e em tecnologias eficientes para a gestão financeira e fiscal podem garantir uma maior competitividade, eficiência e lucratividade no longo prazo, tudo com o objetivo de sobreviver em um ambiente competitivo.

Para saber mais, basta acessar: www.noronhacontabil.com.br



ABIMAQ realiza curso voltado ao Fluxo de Caixa

No próximo dia 20 de março (segunda-feira), a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) realiza, de maneira online, via plataforma zoom, o curso Contas a pagar, contas a receber e tesouraria na prática.

Voltados para analistas, assistentes, supervisores e gerentes que atuam nos processos de gestão financeira de suas empresas, o curso proporcionará aos participantes ferramentas práticas e operacionais para controlar o contas a pagar e o contas a receber, bem como prever os encaixes e desencaixes financeiros de curto e médio prazo, mantendo a liquidez da empresa de forma constante.

Ministrado por Fábio Tozzini, administrador de empresas e diretor da TCA (Tozzini Consultores Associados), onde atua como especialista nas áreas financeira e crédito; a aula levará ao conhecimento dos inscritos os seguintes tópicos:

Introdução

– A origem dos geradores de despesas e receitas.

Contas a pagar

– Sua importância, obrigações, problemas e soluções

Contas a receber

– Sua importância, obrigações, problemas e soluções

Tesouraria

– Controles do contas a pagar e a receber;

– Projeção do fluxo de caixa;

– Controle bancário.

Avaliar a saúde financeira da empresa

– Como enxergar os valores ($) da empresa e prever resultados

Facilitar as decisões

– Como deve ser elaborado para seu objetivo

Determinar as prioridades

– Decisões urgentes (curto prazo)

Organizar setor financeiro

– Departamentos envolvidos e seu funcionamento

Como elaborar o fluxo de caixa

– Orientar o profissional a montar esta ferramenta de maneira mais objetiva

Classificar contas de receitas e despesas (plano de contas)

– Determinar as contas principais que irão compor o relatório

Como alimentar os dados

– Quem, quando e como informar os dados

Modelo de fluxo de caixa

– O relatório que permite enxergar toda a empresa de um modo bem rápido e objetivo

Soluções de problemas

– Teste, identificação da falta ou sobra de caixa, e o que fazer

Serviço – Curso – Contas a pagar, contas a receber e tesouraria na prática

Data: 20 de março (segunda-feira)

Horário: 9h às 17h

Carga horária: 6h

Local: online, via plataforma zoom

Mais informações: (11) 5582-6321/6326 ou https://abimaq.org.br/cursos/201/contas-a-pagar-contas-a-receber-tesouraria-na-pratica



Soja: correção do solo impulsiona indústria química nacional

Dados do 6º Levantamento da Safra de Grãos 2022/23, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontam que a produção brasileira de grãos na safra 2022/23 pode chegar a 309,9 milhões de toneladas. As lavouras de soja representam quase metade desse volume – com uma colheita que deve girar em torno de 151,4 milhões de toneladas (20,6% superior ao registrado no ciclo anterior da oleaginosa). O estudo também aponta para um aumento de quase 5% na área dedicada à cultura de soja, que, com a devida correção do solo, atingiu 43,53 milhões de hectares no ano passado.

Além de condições climáticas favoráveis e da época do plantio, potencializar a plantabilidade e a proteção das plantas – para diminuir os riscos de se perder um volume significativo de grãos – pode assegurar produtos de qualidade superior. A busca por melhores resultados depende de medidas preventivas contra doenças e pragas, além do uso correto de fertilizantes. Daí surge a sinergia entre o agronegócio, a indústria de fertilizantes e defensivos agrícolas, e a indústria química.

Segundo a Conab, 70% dos grãos nacionais provêm de quatro estados: Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás. Na opinião de João César de Freitas, diretor comercial da Katrium Indústrias Químicas – produtora de potassa cáustica e carbonato de potássio na América do Sul –, o uso de fertilizantes deve seguir a análise do solo e ocorrer com a dosagem certa da fonte indicada.

Freitas diz que, a partir do fornecimento dos produtos pela indústria química, a indústria de fertilizantes promove a mistura de compostos nutricionais destinados a aumentar o rendimento e a qualidade das culturas agrícolas. “Produtores de fertilizantes foliares utilizam cada vez mais, em seu portfólio de produtos, os sais de potássio produzidos nacionalmente. Durante a fase de frutificação, o potássio via foliar tem um efeito de ganho de produtividade significativo na lavoura. O que era uma prática própria das culturas perenes agora ganha espaço com os grãos”.

 

Fonte: João César de Freitas, diretor comercial da Katrium Indústrias Químicas – www.katrium.com.br

 



Empresas e ONGs: juntas pelo meio ambiente

As empresas têm um papel crucial na proteção do meio ambiente e na promoção de práticas sustentáveis. É fundamental que as empresas adotem políticas e ações que reduzam o impacto ambiental, trazendo benefícios financeiros, melhorando a imagem da empresa e aumentando a satisfação dos clientes e funcionários.

Uma das práticas mais simples e eficazes que uma empresa pode adotar para reduzir sua pegada de carbono e combater as mudanças climáticas é o plantio de árvores. Além disso, essa prática contribui para a proteção da biodiversidade, a conservação do solo e a redução da poluição sonora, o que tem um impacto positivo nos recursos hídricos.

De acordo com o CEO do Instituto Arvoredo, a parceria entre empresas e ONGs pode ser uma solução eficiente para as empresas que desejam adotar práticas sustentáveis. A parceria com uma ONG especializada no plantio de árvores pode garantir que o projeto de plantio seja planejado, executado e monitorado corretamente, contribuindo para o fortalecimento das políticas de meio ambiente da empresa e para a preservação dos recursos hídricos. Além disso, o plantio de árvores está diretamente relacionado ao ESG, uma abordagem que considera os aspectos ambientais, sociais e de governança nas decisões de investimento e negócios. As empresas que adotam práticas de ESG demonstram seu compromisso com a sustentabilidade e têm maior chance de obter investimentos de fundos que buscam projetos sustentáveis, incluindo aqueles que visam proteger e preservar os recursos hídricos.

As práticas de ESG estão alinhadas com as ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover um mundo mais justo, equilibrado e sustentável. O plantio de árvores pode contribuir para diversas ODSs, como a ODS 6 (Água Potável e Saneamento), ODS 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima), ODS 15 (Vida Terrestre), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), entre outras.

Em resumo, a parceria entre empresas e ONGs especializadas em práticas sustentáveis, especialmente no plantio de árvores, é uma solução eficiente para as empresas que desejam fortalecer suas políticas de meio ambiente, contribuir para as ODSs, adotar práticas de ESG e combater as mudanças climáticas, incluindo a preservação dos recursos hídricos. A adoção dessas práticas pode trazer benefícios financeiros e reputacionais, além de promover um futuro mais sustentável para todos.



Setor de logística enfrenta desafio para atrair mão de obra

A escassez de mão de obra está entre os grandes desafios enfrentados pelas empresas de logística em todo o mundo, tanto no setor de transporte quanto no de armazenamento. Um dos motivos é a dificuldade de atrair profissionais, principalmente especializados em novas tecnologias, para auxiliar as empresas nos processos de inovação, reforçando o papel estratégico da área de Recursos Humanos no setor.

Essa é uma das conclusões do relatório “Logistics Global HR Trends“, realizado pela Gi Group Holding, a partir de dados públicos da indústria e estimativas de líderes na China, Brasil, Alemanha, Itália, Polônia e Grã-Bretanha.

Os resultados mostram que apenas 26% dos entrevistados acreditam que a logística está entre os melhores setores para se trabalhar, ligeiramente acima de setores como manufatura (23%) e construção (20%). Em contraste, a maioria dos empregados do setor (87%) diz estar satisfeita com seu trabalho, em comparação a 85% dos empregados em outros setores. Analisando os dados apenas do Brasil, o percentual de profissionais satisfeitos é ainda maior: 94%.

“Apesar do reconhecimento de sua importância na economia, evidenciada durante a pandemia de Covid-19, as necessidades, especificidades e desafios da logística ainda são pouco conhecidos pela população, com grande parte da dela compreendendo que o trabalho na área é fisicamente exigente e destina-se apenas à mão de obra não qualificada quando, na realidade, é necessário ter especialização, conhecimentos técnicos e utilizar tecnologia também”, explica Carlos Henrique Martins Tonnus, diretor da Gi Group Holding do Brasil, com base no relatório.

O mercado mundial de logística experimentou crescimento exponencial nos últimos anos, movimentando US$ 8,6 trilhões em 2021. E estima-se que o setor continue em expansão, atingindo US$ 9,9 trilhões em 2024, impulsionado ainda pelo avanço do comércio eletrônico.

Entre 2019 e 2020, as vendas globais do e-commerce cresceram 26,7%, para US$ 4,2 trilhões. Essa tendência de crescimento seguiu em 2021, quando o mercado global de vendas on-line atingiu quase US$ 5 trilhões em vendas. Entre os países analisados, a Itália foi o que mais cresceu em vendas de comércio eletrônico entre 2019 e 2021 (88,6%), seguido pelo Brasil (65,5%), Alemanha (61,3%), Polônia (39,8%), Reino Unido (32,3%) e China (24,6%).

Novas tecnologias

O estudo indica ainda que o setor passa por novas transformações aceleradas pelo processo de digitalização, que se revelou crucial durante a pandemia, para responder ao estresse das cadeias de abastecimento globais e garantir maior eficiência e flexibilidade operacional.

A expectativa é que, em breve, inovações como Big Data Analytics, Blockchain, IoT, 5G, Inteligência Artificial e Manufatura Aditiva mudarão a cadeia de suprimentos e influenciarão o equilíbrio de poder entre os players do mercado, reformulando os modelos de negócios atuais.

Essa renovação tecnológica gera novas oportunidades profissionais, exigindo competências e funções que não são tradicionais para a indústria. Do ponto de vista de RH, isso significa que as empresas devem ser capazes de atrair competências na área de Digital & Automação para alcançar essa transformação.

Retenção de talentos

Nesse contexto, o relatório avalia que, para reter trabalhadores, as empresas devem criar condições de trabalho mais acolhedoras possíveis, promovendo ambientes de trabalho baseados em relações positivas e em sistemas de Recompensa Total (salário, políticas de bem-estar e ética empresarial). Outra ação importante é buscar soluções para promover a sua oferta de emprego, recorrendo a ações de comunicação e marketing expressamente dirigidas a potenciais candidatos.

“É preciso aceitar as mudanças nas condições do mercado de trabalho, dotar-se de políticas para melhorar o Employer Branding (marca empregadora) e engajar mais os profissionais, além de oferecer desafios profissionais estimulantes. Estes devem ser compromissos que os líderes e gestores de Logística, sobretudo de RH e Operações, devem assumir, atualizando métodos e abordagens”, completa Carlos Martins, da Gi Group Holding do Brasil.

Além disso, o setor de logística precisa ainda usar o treinamento tanto para melhorar as habilidades dos funcionários existentes quanto como forma de atrair novos trabalhadores, segundo o estudo. Do ponto de vista dos trabalhadores, a pesquisa revela que 69% dos empregados do setor logístico consideram muito importante a formação e a aprendizagem contínua para se manterem atualizados.

Link relatório “Logistics Global HR Trends”



Pod Caminhar será lançado no Dia Internacional da Felicidade

A Imediatto Comunicação, agência de comunicação 360º, lançará no dia 20 de Março o “Pod Caminhar”, um podcast que falará sobre como as paixões pessoais podem ensinar grandes lições aos empreendedores.

Sobre o Pod Caminhar

Segundo Marcio Samia, CEO da Imediatto, a data foi escolhida em homenagem ao Dia Internacional da Felicidade e ao Dia do Contador de Histórias. “Minha paixão por compartilhar histórias e ajudar as pessoas com isso, fizeram com que este dia se tornasse especial para minha jornada e o lançamento do podcast não poderia ser em outra data”.

Produzido pela Produtora Microondas, o Pod Caminhar é apresentado por Marcio Samia e contará com a presença de empreendedores e entusiastas de diferentes hobbies.
Seu principal objetivo é oferecer conteúdo relevante em conversas descontraídas, incentivando as pessoas a se aventurar no empreendedorismo e em seus hobbies pessoais.
“Nesta primeira temporada nós escolhemos pessoas que lidam com seus objetivos pessoais da mesma forma que gerenciam seus desafios profissionais”, enfatiza Marcio.

Publicado no canal do YouTube do PodCaminhar, ele é uma produção original que traz conteúdos exclusivos, dicas e insights para quem deseja ou está começando a empreender, ou quem deseja transformar seus projetos pessoais em um negócio próprio.
“Acredito que este projeto será capaz de impactar e agregar valor a todos que acompanharem nossas redes, os episódios estarão disponíveis todas as segundas-feiras.”, conclui Marcio.



Eletrônica aplicada na tecnologia inverter atualiza o mercado da refrigeração

A eletrônica de alta tecnologia inverter embarcada nos equipamentos de refrigeração atuais faz com que estes equipamentos funcionem variando sua potência de acordo com a demanda de carga térmica, enquanto os compressores dos aparelhos convencionais ficam ligando e desligando o que ocasiona elevado consumo de energia elétrica e diminuição da vida útil destes.

João Vagner Possani Alves, diretor do SERAE Cursos Profissionalizantes conclui que estas inovações tecnológicas proporcionam aos condicionadores de ar inverter grande mudanças sobre os convencionais.

“A tecnologia inverter gera redução de até 40% no consumo de energia elétrica comparados com os equipamentos convencionais que trabalham ON/OFF, ou seja, enquanto os compressores dos equipamentos convencionais ligam e desligam durante funcionamento, nos equipamentos inverter praticamente funcionam o tempo todo com potência reduzida.”

Um equipamento de refrigeração tem por objetivo transferir calor de um ambiente onde necessita-se baixar temperatura para um ambiente externo através do deslocamento de uma massa de fluido refrigerante. Quando ligado em ambiente quente, o fluxo de refrigerante deve ser alto para acelerar esta transferência. Quando a temperatura diminui, a transferência pode ser mais lenta. A tecnologia inverter regula o fluxo de energia do sistema utilizando apenas o necessário para suprir a demanda de carga térmica do momento.

Segundo o professor Wilomark Araújo dos Santos, do SERAE Cursos Profissionalizantes – empresa que oferece cursos nas áreas de refrigeração, elétrica e máquina de lavar e secar roupas – relata que para isso é necessária especialização da mão de obra.

“Splits inverter diferem muito dos Splits convencionais, pois precisam de uma eletrônica embarcada de alta tecnologia e por conseguinte, um conhecimento específico dos técnicos.”

Outro equipamento que está tendo uma expansão no mercado de sistemas de climatização é o VRF (fluxo de refrigerante variado, em inglês) que movimentou US$ 11,26 bilhões em 2018. Até 2023, a receita do setor deverá atingir US$ 22,81 bilhões, segundo relatório da Market.Biz.

Conforme a Revista do Frio, os equipamentos VRF utilizam algoritmos avançados para otimizar componentes como compressores de velocidade variável e ventiladores controlados eletronicamente, além da modulação da válvula de expansão eletrônica.

De acordo com Jorge Bernardo, docente do curso de VRF do SERAE Cursos Profissionalizantes, “os condicionadores de ar VRF com tecnologia avançada, possuem unidade externa capaz de alimentar várias unidades internas que são instaladas em diversos ambientes de um prédio, utilizando-se do processo e simultaneidade. Assim, consegue de forma mais eficaz atingir eficiência energética tão desejada pelo consumidor fazendo com que fique atrativo sua instalação.”

Leonardo Roque Alves, diretor do SERAE Cursos Profissionalizantes, ressalta que com o crescimento de instalações com estes equipamentos demanda um aumento de mão de obra qualificada.

“A grande dificuldade atual do mercado está relacionada com a escassez de mão de obra especializada para instalação e manutenção desses sistemas.”

 

Para mais informações acessar https://serae.com.br



Carreira internacional apresenta desafios em 2023

Que passos seguir para conseguir uma vaga no mercado internacional? Essa é a pergunta de mais de 47% da população brasileira entre 15 e 29 anos de acordo com uma pesquisa feita pela FGV Social (Fundação Getúlio Vargas). Segundo os dados mais recentes do Ministério das Relações Exteriores, o número de brasileiros morando em outras nações saltou de 1.898.762 em 2012 para 4.215.800 em 2020, o que corresponde a um aumento de mais de 20%.

O processo para se conseguir uma vaga no mercado internacional parece difícil, contudo, profissionais que obtiveram sucesso nesta empreitada garantem que com suporte é possível. É o caso de Daniel Spitaletti, executivo da área de inteligência comercial, que em 2019 identificou uma necessidade de realizar uma transição de carreira e iniciou uma trajetória com foco no mercado internacional, no entanto, durante um processo de consultoria reestruturar a própria carreira deu lugar a empreender internacionalmente.

A análise mais cuidadosa de um especialista, que identifica pontos e consegue direcioná-los é o que faz a diferença: “Foi a partir do meu contato com uma empresa de consultoria, que a necessidade de reestruturar a minha carreira deu lugar a empreender internacionalmente”, comenta Daniel. Muitas empresas fazem treinamentos, vão a feiras de negócios, missões internacionais, mas não desenvolvem, de fato, suas exportações e importações. Felizmente sobra consultoria, mas falta ação. E foi com isto em vista, que Daniel fundou a ExportUP empresa que tem como missão desenvolver o mercado internacional de aliados, que entendem como estratégicas suas atividades internacionais, sendo elas pequenas, médias ou grandes.

A revisão da balança comercial para 2022, divulgada pela Associação de Comércio Exterior do Brasil(AEB), aponta para um crescimento de 13,8% nas exportações, totalizando o valor de US$ 319,471 bilhões contra os US$ 280,633 bilhões efetivados em 2021. Já para a mão de obra e serviços as oportunidades também apontam crescimento: “É  uma estratégia de governos europeus para manter o crescimento econômico, abrir suas portas para profissionais qualificados, que desejam emigrar, escassez de profissionais qualificados e envelhecimento da população, flexibilizaram as regras para a entrada de estrangeiros em busca de emprego”, comenta Neiva Gonçalves, Diretora de Carreira da Success People, empresa que atua no território nacional e internacional, com mais de 14 mil seguidores.

Segundo o relatório Anual do Parlamento Canadense sobre imigração, o governo planeja admitir em 2023 até 176 mil imigrantes que possuem competências profissionais necessárias ao país.  De acordo com o Itamaraty, entre os países mais procurados por brasileiros estão os Estados Unidos e Portugal, que tiveram um aumento de quase 200% na procura. Os dados do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal), em 2022, apontam, que o número de estrangeiros vivendo no país totaliza mais de 750 mil pessoas, sendo a maioria brasileiros. Entre os anos de 2021 e 2022, cerca de 150 mil deram entrada no processo para conseguir cidadania.

O governo de Portugal pretende beneficiar os brasileiros, em 2023, com uma nova lei que irá conceder residência de forma automática. Para Daniel, que vive hoje na Itália, a vantagem de ter um especialista no suporte da transição está na estruturação: “Estruturarmos a carreira é como um departamento de recursos humanos individual, por vezes, nos submetemos às condições do mercado por necessidade, o suporte de um especialista na transição, melhora suas práticas, entendendo as necessidades”. Consumir conteúdo de orientação foi um dos critérios-chaves para o referencial de Daniel no processo de internacionalização e durante consultoria, que realizou na Success People: “não foi um processo fácil, foi um processo de ruptura, de aceitar os riscos e os desafios, propostos pela consultoria”, comenta Daniel.

Quando se trata de traçar um planejamento de carreira internacional, é preciso analisar algumas questões conforme apontam especialistas: pesquisar o país, a qual se pretende, cultura, costumes, clima, estudar o local, aprender o idioma, muitos profissionais estudam todos os pontos e deixam para depois o inglês, que é fundamental e deve ser o primeiro passo, além de pesquisar sobre a sua área de atuação, quais as vagas oferecidas, os salários negociados e as habilidades solicitadas.

Para quem deseja ingressar no mercado internacional o momento é propício, basta vontade e preparação: “É muito importante ter em mente que a internacionalização se trata de um projeto a longo prazo, que é necessário assumir riscos. No meu processo de transição de carreira, na Success, passei por um período de estudo de metodologias, de se entender, ler perfis comportamentais e aprender a navegar com relacionamentos”, comenta Daniel.

A metodologia da Success People está na aplicabilidade: “As dúvidas e os riscos surgem, nossos programas são focados em direcionar e capacitar criando conexões para os profissionais empreenderem e atingirem seus objetivos”, completa Neiva.

www.successpeople.com.br



Atendendo à crescente demanda, a Lineage Logistics abre uma instalação de armazenamento a frio expandida em Aarhus, o maior porto de contêineres da Dinamarca

A Lineage Logistics, LLC (“Lineage” ou a “Empresa”), uma das principais provedoras de soluções de logística e REIT industrial de temperatura controlada do mundo, inaugurou oficialmente hoje sua instalação de armazenamento a frio expandida no porto de Aarhus, na Dinamarca, fortalecendo sua rede de locais portuários chave e fornecendo aos clientes uma ligação eficiente entre os mercados de frutos do mar no Atlântico Norte e no resto do mundo.

A Lineage aumentou significativamente sua capacidade em suas instalações no porto de Aarhus. A expansão adiciona 18.000 espaços de paletes para um total de 27.500 espaços de paletes, com espaço para expansão adicional para atender às necessidades do cliente. Essa capacidade aumentada fornecerá aos clientes, incluindo produtores de peixes e mariscos, armazenamento simplificado para seus produtos em um local importante que conecta a importação e exportação de frutos do mar, ligando a Groenlândia e a Dinamarca ao mercado global. A instalação de Aarhus está equipada para lidar com muitos tipos de produtos alimentícios, mas é especializada em receber, manusear e exportar frutos do mar, carne suína e laticínios.

“Aarhus representa outro porto estratégico que pode servir como porta de entrada para os clientes da Lineage em mercados ao redor do mundo. A Lineage continua investindo onde acreditamos que podemos fornecer aos nossos clientes a melhor solução de logística de ponta a ponta. Estamos orgulhosos de abrir este local no porto de Aarhus, uma conexão crítica com os países nórdicos e um parceiro forte em nosso compromisso com uma cadeia de suprimentos mais eficaz”, afirmou Carsten Wolf, vice-presidente regional para países nórdicos da Lineage Logistics.

A instalação expandida representa o único armazém de armazenamento a frio localizado dentro do porto e dá aos clientes da Lineage acesso a um ponto de entrada importante para o mercado dinamarquês, com partes significativas dos bens de consumo dinamarqueses entrando pelo porto e as exportações dinamarquesas enviadas pelo porto para o resto do mundo. O porto de Aarhus é o único porto da Dinamarca capaz de atracar os maiores navios porta-contêineres. A atualização das instalações e a infraestrutura portuária conectam várias cadeias de suprimentos e permitem que os produtos dos clientes da Lineage permaneçam no porto antes de seguirem para seu destino final, garantindo a segurança das mercadorias e reduzindo os custos de transporte.

“Estou extremamente satisfeito que a Lineage tenha escolhido aumentar significativamente seu investimento em sua capacidade no porto de Aarhus. Isso destaca a posição do porto de Aarhus como um importante centro de distribuição para o manuseio de mercadorias congeladas e refrigeradas, não apenas para a Dinamarca, mas também para a região nórdica, Europa e o resto do mundo. Eu estou confiante de que, no futuro, Aarhus poderá aumentar a parcela de chamadas dos estados do Ártico e da região nórdica para distribuição ao resto do mundo. Ao nos concentrarmos mais no transporte marítimo, estamos apoiando melhor a transição verde”, afirmou Jacob Bundsgaard, prefeito de Aarhus e presidente do conselho do porto de Aarhus.

A instalação foi construída com alta eficiência energética e padrões modernos e apresenta as melhores soluções de armazenamento a frio da Lineage para ajudar os clientes a otimizar suas cadeias de suprimentos para obter velocidade e eficiência. O site expandido de Aarhus oferece desembaraço alfandegário, logística portuária, classificação, processamento e soluções de produção e conecta os clientes a uma rede forte e crescente para entregar seus produtos alimentícios com o máximo de segurança e eficiência.

Aarhus faz parte da rede da Lineage de mais de 400 instalações de armazenamento a frio em todo o mundo. O site expandido se baseia na entrada da Lineage no mercado dinamarquês em 2020 com a aquisição da Lundsøe Køl og Frys A/S, Super Frost Sjælland ApS, Coldstar ApS e Claus Sørensen A/S, com instalações em todo o país.

Sobre a Lineage Logistics

A Lineage Logistics é uma das principais provedoras de soluções de logística e REIT industriais com controle de temperatura em todo o mundo. Possui uma rede global de mais de 400 instalações estrategicamente localizadas, totalizando mais de 2 bilhões de pés cúbicos de capacidade, abrangendo 20 países na América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico. A Lineage possui experiência líder do setor em soluções logísticas de ponta a ponta, uma rede imobiliária incomparável e desenvolve e implanta tecnologia inovadora. Isso ajuda a aumentar a eficiência da distribuição, promover a sustentabilidade, minimizar o desperdício na cadeia de suprimentos e, o mais importante, como parceiro visionário da Feeding America, ajuda a alimentar o mundo. Em reconhecimento às principais inovações e iniciativas de sustentabilidade da empresa, a Lineage foi listada como n.º 3 na lista CNBC Disruptor 50 de 2022, nomeada como a Deloitte US Best Managed Company em 2022, a empresa n.º 1 de ciência de dados e a 23ª no geral, na lista de 2019 da Fast Company das empresas mais inovadoras do mundo, além de sendo incluído na lista Change the World da Fortune em 2020. (www.lineagelogistics.com)

Sobre o porto de Aarhus

O porto de Aarhus é o maior porto de contêineres da Dinamarca e um importante ponto de acesso ao mercado dinamarquês. O porto é um centro econômico, lar de aproximadamente 200 empresas e um forte criador de empregos para a comunidade local e para a Dinamarca. Também é líder em sustentabilidade e tem o compromisso de tornar a expansão do porto neutra em CO2.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Lineage Logistics

Magnus Franklin

+32471620575

magnus.franklin@teneo.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Indústria têxtil da Paraíba é destaque em evento nacional do Banco do Brasil

A Santa Luzia Redes e Decoração foi caso de sucesso do Banco do Brasil em 14 de fevereiro, em São Paulo. A “Apresentação Pública sobre Divulgação de Resultados – Referentes ao exercício social findo em 31/12/2022″ aconteceu com a presença dos conselhos de administração da instituição, de diretores e vice-presidentes de vários setores e da presidente Tarciana Medeiros, que tomou posse em janeiro, sendo a primeira mulher no cargo em 200 anos de história do Banco do Brasil.

Armando Dantas, diretor executivo da empresa, foi selecionado como referência brasileira em empreendedorismo. E a Santa Luzia indicada entre milhares de empresas em todo o país no quesito varejo. Na ocasião, Dantas foi convidado a narrar a sua história e esteve ao lado de Luíza Trajano, selecionada como empresa de grande porte e, ainda, Lismara Paiva Martins Pádula Castro, do agronegócio.

O executivo contou a história de 37 anos da empresa, desde de quando vendia redes porta a porta até o momento atual, em que atende o varejo com cinco lojas próprias, e-commerce, um Centro de Distribuição em São Paulo, além do mercado B2B no Brasil e no exterior. O executivo ressaltou a importância do Banco do Brasil como apoiadora do desenvolvimento dos negócios da empresa ao longo dos anos.

Desde 2015, quando começou a trabalhar a inovação com soluções no design e também a investir em comunicação, a empresa Santa Luzia vem trilhando um caminho com expectativa de reconhecimento do mercado. No entanto, não pensava que seria tão rápido. “Tivemos um crescimento exponencial, principalmente no mercado internacional onde aumentou a demanda pelos nossos produtos desenvolvidos com base em sustentabilidade ambiental, social e econômica”, declarou Dantas.

Cadeia produtiva inclui mulheres das áreas rurais preservando a cultura do artesanato

Durante o evento houve claro interesse dos participantes sobre o arranjo produtivo que inclui a agricultura familiar, a tradição da tecelagem manual e mecânica e a inserção do artesanato local nos artigos de decoração. A cadeia produtiva em São Bento vai desde o cultivo do algodão natural e orgânico no campo até o chão de fábrica — passando pela industrialização. “Os acabamentos manuais envolvem mulheres em áreas rurais e remotas distantes até 400 km da fábrica”, completou. Após sua fala, foi cumprimentado com entusiasmo por Tarciana, presidente do Banco do Brasil (foto).

Para Wander Justino, gerente geral da agência São Bento do Banco do Brasil, onde está a sede da indústria têxtil, o relato do diretor da Santa Luzia evidenciou a importância de uma empresa se desenvolver do local para o global. Para ele, o destaque que mais gerou entusiasmo do público foi para a geração de renda para mulheres artesãs que culmina na preservação do artesanato local. “Isso dá o exemplo para todos da importância de crescer e se desenvolver com base em pilares cultural, ambiental, social e econômico”, concluiu o gerente.

No final do evento, Dantas distribuiu presentes da Santa Luzia para os envolvidos por meio de sorteio. A intenção do executivo foi criar um momento de descontração que pudesse contagiar a todos e, sobretudo, demonstrar agradecimento, como o próprio afirmou. “É importante chegarmos até aqui. Tenho fé em Deus que podemos ainda fazer muito mais com a ajuda de nossos colaboradores como o Banco do Brasil”, finalizou.

 

Contato para entrevista: armando@redesantaluzia.com.br 

Assessoria de impresa: sandravasconcelos.press@gmail.com



Influenciadora digital cria Programa de Mentoria para ajudar projetos de impacto

No dia 09 de março a influenciadora digital e empreendedora social, Raquel Motta, realizou, em parceria com o Instituto ESAC, o Workshop Projete-se! um evento gratuito e online que recebeu a inscrição de centenas de pessoas de variados lugares do Brasil. No evento, foi ensinado um passo a passo para orientar as organizações sem fins lucrativos e os projetos sociais que querem captar os seus primeiros R$ 120 mil reais de recursos. 

Depois de mais de 12 anos à frente do Instituto ESAC, uma organização sem fins lucrativos atuante no Rio de Janeiro que beneficiou mais de 10.000 mil pessoas, entre projetos de artes visuais, educação criativa, teatro, confeitaria artesanal, empreendedorismo feminino, educação ambiental, artesanato sustentável e eventos de economia criativa, a artesã e empreendedora social agora pretende expandir a sua atuação para ajudar projetos sociais pelo Brasil. 

Os efeitos da COVID-19 deixaram muitos reflexos na sociedade brasileira, como a redução em investimentos em programas sociais, seja por órgãos públicos ou empresas privadas. Isso acarretou no fechamento ou na paralisação das atividades feitas por diversas organizações sem fins lucrativos no Brasil. Com um papel social importantíssimo, muitas instituições filantrópicas tiveram queda na arrecadação de doações de pessoas físicas e no apoio de empresas privadas. 

Na contramão disso, Muhammad Yunus, vencedor do Nobel da Paz, em 2006, e conhecido “popularmente” como “pai do microcrédito”, disse que viu a “crise, causada pela coronavírus, como uma oportunidade para o mundo redesenhar o sistema econômico tradicional”, em entrevista para a Folha de São Paulo, em Maio de 2020. Yunus é empreendedor social e um dos criadores do conceito de negócio social, que define empresas ou organizações da sociedade civil que tem um modelo de negócio sustentável, econômico-financeiramente, mas não fazem a distribuição de lucro pois reinvestem os seus dividendos em programas e projetos de impacto social. 

Partindo desse pressuposto é que foi criado o  Workshop Projete-se!, que surgiu para incentivar que as organizações sem fins lucrativos e projetos sociais a criem uma estratégia de captação de recursos híbrida, para não dependerem de doações esporádicas e para captarem recursos de diversas fontes, sobretudo através do lucro de produtos ou serviços. 

No dia do Workshop foi lançada a Mentoria Meu Primeiro Patrocínio, um Programa focado em levar o participante ao resultado através de desafios, encontros ao vivo, aulas gravadas e assessoria para projetos de impacto social. Além de líderes de ONGs, a mentoria é voltada, também, para amantes de causas sociais, donas de casa, artesãos, pessoas criativas, líderes de escolinhas esportivas, costureiras, doceiras e profissionais liberais e da economia criativa e está aberta a participação de pessoas de todo o país, pois toda a jornada será realizada de forma online. 

O participante da mentoria Meu Primeiro Patrocínio vai aprender a elaborar um projeto social sustentável, do absoluto zero; aprovar projeto na Lei Rouanet e em outras leis de incentivos fiscais, a criar, registrar e gerenciar uma ONG, a criar uma estratégia de captação de recursos sustentável, a criar um negócio social lucrativo(e-commerce ou brechó), a realizar prestação de contas de projetos sociais e vai aprender, também, a criar um site e identidade visual focada em levar organizações sem fins lucrativos aos resultados. 

“A ideia da mentoria era antiga, pois realizamos um treinamento de produção cultural para projetos de base comunitária com empreendedores de favela e tivemos importantes resultados de impacto social e até uma aluna, líder de uma ONG aqui no Rio, que conseguiu captar recursos através de um edital. Isso mostrou que, se em um curso de elaboração de projetos conseguimos resultados incríveis, então, precisávamos criar um programa focado em ajudar mais pessoas pelo país a fora, através de um acompanhamento mais personalizado”, explica Raquel Motta, idealizadora da mentoria.

A aula editada do Workshop Projete-se! poderá ser assistida, gratuitamente, através do site www.raquelmotta.com.br/replay, até o dia 20 de Março de 2023, ou enquanto as inscrições para a mentoria Meu Primeiro Patrocínio estiverem abertas, pois ao completar 100 vagas as inscrições serão encerradas. 

Além de assistir a aula, o interessado poderá decidir por entrar na mentoria que está com período de  inscrições e quantidade de vagas limitadas.  

Para mais informações, basta acessar www.raquelmotta.com.br/replay ou através do e-mail atendimento@raquelmotta.com.br



Camino Marketing amplia operação e chega a Portugal

A agência de Marketing Digital Camino chega a Portugal com o objetivo de explorar o mercado de vinhos da região neste mês de março. A agência que nasceu na capital Paulista e já havia ampliado suas operações para Florianópolis, completa 7 anos neste mês. Com clientes nacionais e internacionais, além de cases com mídias como Google, Rakuten e Awin, escolheu a cidade do Porto por concentrar os principais escritórios dos grandes produtores de vinhos portugueses, segmento que hoje é uma das grandes bases do seu portfólio.

Anderson Cardoso, Chief Marketing Officer da Camino Marketing comenta sobre a conexão entre os objetivos da agência e o mercado europeu. “Vinhos, gastronomia e mercado de luxo sempre foram nosso principal core. Portugal é um grande produtor de dois desses segmentos e fez muito sentido estar fisicamente próximo”, afirma.

Para criação da Camino, 7 anos atrás, levou-se em consideração a forma que se davam as relações entre agências e clientes que, do ponto de vista do time de planejamento da agência, era pouco profunda. O plano de criação da Camino foi conduzido para um novo modelo de negócio.
Em agências tradicionais, 20% da equipe são rockstars, famosos no mercado, há um outro grupo que trabalha pesado e outro pouco envolvido. Na Camino selecionou-se um time sênior e focado que produz a todo vapor, respeitando os tempos individuais e coletivos, internos e externos.
Com o modelo de negócio implementado, sabe-se o que cada profissional está fazendo real time, com isso as entregas acontecem com clareza e os prazos são respeitados. 

Anderson já esteve à frente do marketing de players do segmento de vinhos como Wine.com.br e Sonoma.com.br, comemora ter conquistado essas mesmas empresas como clientes da Camino tempos depois, o que veio a estabelecer o segmento de gastronomia na agência. “Foi um grande motor para também conquistar as contas da francesa Le Creuset no Brasil, Chile e Colômbia”, lembra.

Apesar da agência já ter atuado em outros segmentos como construção civil, alimentação pet, gamer, softwares, moda entre outros, na cidade de Porto a aproximação com as vinícolas aconteceu com as relações construídas ao longo dos mais de 10 anos na área. “Aportamos na cidade já com 2 novos clientes e mais 3 parcerias. Tudo isso em menos de 1 mês de operação. O mercado está aquecido e chegamos na hora certa”.

A Camino Marketing se vale da metodologia ágil em seus processos por meio de uma plataforma especializada na gestão de projetos, o que irá facilitar a condução das unidades Brasil-Portugal com time nos dois locais, compartilhando operações.



Empresas de venda direta desenvolvem projetos para mulheres vítimas de violência

Dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), mostram que o Brasil é o quinto país com mais vítimas de violência doméstica. Agressões e abusos psicológicos dentro do próprio lar, vem, em sua maioria, de maridos contra suas esposas. Para combater a gravidade do atual cenário brasileiro, as empresas do setor de venda direta vêm promovendo uma série de projetos de empoderamento para auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade.

Foram os casos da Avon que, durante a pandemia da Covid-19, desenvolveu o Programa Acolhe, que oferece suporte e apoio para atender meninas e mulheres em situação de violência doméstica e familiar, e da Mary Kay, que distribuiu batons para alertar as pessoas sobre o tema e indicar formas de pedir socorro e locais de acolhimento. Já a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) incluiu a categoria “Impacto Feminino” no Prêmio ABEVD 2022, que incentiva as empresas do setor a desenvolverem projetos que possam ajudar, acolher e incentivar mulheres que sofreram violência doméstica.

Atualmente o setor conta com mais da metade de seus empreendedores independentes composta por mulheres (58%), enquanto dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) mostram que 82% das mulheres que trabalham com revenda de produtos e serviços empreendem por necessidade, sendo 49% delas chefes de família.

A presidente da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), Adriana Colloca, pontua que esses projetos são de extrema importância para auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica. Por ter grande capilaridade, as empresas do setor conseguem se comunicar com mulheres de todo o país, nas mais diversas situações sociais e econômicas. “Levar conscientização dos diversos tipos de agressões existentes, de como realizar denúncias e como sair dessa situação é essencial para acolher e tornar, cada vez mais, mulheres livres de violências domésticas”, afirmou

O Instituto Avon, criado em 2003, desenvolveu durante a pandemia de Covid-19, em 2020, o Programa Acolhe, que oferece suporte e apoio para atender meninas e mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

“Cerca de 310 municípios, em 22 estados do país, estão habilitados a usar o Programa Acolhe, que já ofereceu 2.145 diárias para abrigo temporário e impactou 573 mulheres e seus dependentes – filhos e parentes próximos – desde 2020. Em 2022, tivemos três novos acordos assinados para a implementação da iniciativa, desta vez com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, e nos estados da Bahia e do Amazonas”, explicou a gerente de Causas do Instituto Avon, Renata Rodovalho.

Sabrine Esthefani, paranaense de 28 anos e mãe de dois filhos, conta que viveu um casamento tóxico por 11 anos, repleto de agressões físicas e emocionais. Após receber ameaças de morte, foi convencida por uma amiga a buscar ajuda numa igreja próxima a sua casa, tendo sido levada para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) onde conheceu o Programa Acolhe. “A minha vida durante 11 anos foi complicada. Hoje em dia não é mais. Só alegria com os meus filhos. Tenho o meu terreno e quero construir a minha casa para ter o meu porto seguro com eles”, relatou Sabrine.

Eduardo Vilhena, responsável pelo Instituto Mary Kay, enfatizou que a Campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica, criada e gerida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), na qual o Instituto Mary Kay é parceiro, busca oferecer um grito silencioso às mulheres vítimas de violência doméstica e instruir a todos que uma mulher que mostre esse sinal precisa ser acolhida e as autoridades acionadas imediatamente.

“Quando distribuímos mais de 5 mil batons foi um ato de conscientização da população sobre a Campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica, para que todos saibam o que é, como agir, bem como para que as vítimas saibam que podem pedir socorro por meio de um sinal silencioso. Elas precisam saber que não estão sozinhas”, explicou Eduardo Vilhena.

A empresa Mary Kay, em novembro de 2021, firmou parceria com um Shopping de São Paulo. Juntos, montaram um stand e distribuíram milhares de batons vermelhos com o intuito de fazer a população conhecer instituições que acolhem e auxiliam mulheres vítimas de violência. Além disso, a empresa também firmou parceria com a Prefeitura de São Paulo, para iluminar cinco pontos turísticos da cidade em alusão à campanha e ao Dia Internacional do Combate à Violência Contra a Mulher.

Os projetos do Instituto Avon e Mary Kay foram reconhecidos, respectivamente, com o Prêmio ABEVD Ouro e o Prêmio ABEVD Prata em 2022. A dependência financeira do cônjuge, dificuldade de as vítimas reconhecerem que estão em uma situação de violência, falta de conhecimento de canais de denúncia e o medo de denunciar, elevam os casos a patamares mais graves e irreversíveis, como o feminicídio.



Congresso Brasileiro de T&D 2023 aborda a humanização nas organizações

O Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD), idealizado pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), chega a sua 38ª edição em 2023 com o tema “Humanizar para prosperar: construindo conexões e cultivando o engajamento”. O evento é presencial e focado em profissionais que desenvolvem pessoas nas organizações, como líderes ou profissionais das áreas de T&D, RH ou Gestão de Pessoas.

O CBTD 2023 contará com um aplicativo disponível nas lojas da Apple e do Google, além de uma plataforma online onde serão disponibilizadas atividades gravadas e um espaço de trocas e relacionamento entre os participantes. O evento acontecerá em junho, de 21 a 23.

De acordo com Adriana Chambon, diretora administrativa da ABTD, “o CBTD é um evento de fundamental importância para os profissionais que atuam na área de desenvolvimento de pessoas. É o momento em que estes profissionais que cuidam de desenvolver outros profissionais, param por alguns dias, para cuidar do próprio desenvolvimento

Para abrir o ano do CBTD 2023, nos dias 22 e 23 de março, das 8h45 às 12h, será realizado o CBTD Experience, um evento online e gratuito sobre desenvolvimento humano que faz parte da grade anual do CBTD. O tema deste ano será “O impacto da humanização, das conexões e do engajamento nas organizações”. O evento contará com painéis com gestores da área de T&D, além de especialistas do setor, como Karim Khoury, palestrante internacional e diretor da ACORDO Treinamento e Desenvolvimento, Marco Fabossi, sócio-diretor da Crescimentum, palestrante, coach, escritor e trainer, Vania Ferrari, pós-graduada em gestão de pessoas e especialista em melhoria contínua de processos e Edu Zugaib, criador e head-trainer da Academia da Atitude ® Escola de Protagonismo.

“O CBTD EXPERIENCE é uma forma de levar à toda comunidade de aprendizagem um conteúdo gratuito e de grande importância para quem busca o desenvolvimento contínuo, além de ser uma oportunidade para profissionais de diversas áreas atualizarem seus conhecimentos sobre desenvolvimento humano e as últimas tendências em treinamento e desenvolvimento.” afirma Igor Cozzo, diretor executivo da ABTD

Os interessados em participar gratuitamente do CBTD Experience 2023 ou obter mais informações podem acessar a página oficial do evento clicando aqui.



Quatro vantagens no uso de nobreaks na época de tempestades

Dados de 2022 do Grupo de Eletricidade Atmosférica Brasil (ELAT) apontam que o país é o com maior incidência de raios do mundo. São cerca de 77,8 milhões de descargas elétricas registradas de Norte a Sul. De gamers às empresas, passando por profissionais que seguem o modelo de trabalho remoto, todos estão suscetíveis aos prejuízos causados por raios e chuvas fortes como a interrupção de energia elétrica. Os problemas podem ser desde a paralisação da atividade pela falta de energia elétrica à equipamentos queimados. 

O gerente sênior vendas de IT Channel & Commercial Industrial da Schneider Electric, Anderson Santos, destaca que, para evitar prejuízos diante desse cenário inevitável, é primordial contar com nobreaks ou UPS (Fonte de Energia Ininterrupta, na sigla em inglês), tanto em ambientes residenciais quanto comerciais. Abaixo, o executivo lista quatro vantagens do uso desses aparelhos, principalmente, durante a temporada de chuvas intensas: 

Conectividade estável: quem usa nobreak, tem maior tempo de vida útil dos eletrônicos, energia limpa, proteção e estabilidade elétrica. “Isso porque sua principal função é garantir que, caso ocorra uma interrupção de eletricidade, os aparelhos eletrônicos não tenham um curto-circuito. E, ainda, garantem conectividade por mais um tempo até que a energia seja restabelecida”, explica. 

Proteção patrimonial: por evitar que os eletrônicos queimem, os UPS também protegem a empresa, profissionais em home office ou mesmo gamers de prejuízos financeiros com o conserto ou compra de novos equipamentos, além da perda de dados em datacenters e produtividade da operação, o que também resulta no aumento de custos não previstos.  

Continuidade de serviço: segundo o executivo, apesar dessa vantagem estar relacionada com a conectividade estável, a não interrupção de uma atividade por falta de energia elétrica é extremamente essencial em lojas, fábricas ou mesmo uma operação crítica, como a UTI de hospital, que não pode ter seus aparelhos desligados nem por um segundo. 

Segurança: os nobreaks também garantem a segurança física das instalações e sistemas como um todo. “Câmeras, controles de acesso e outros dispositivos eletrônicos não funcionam sem energia elétrica e deixam os ambientes fisicamente vulneráveis, por isso, os UPS também são vantajosos nesse sentido”, informa. 

Por fim, Santos destaca que, as mudanças climáticas devem continuar causando eventos extremos e inéditos, por isso a importância de se antecipar na proteção de equipamentos eletrônicos. 



Fibra óptica representa 70% da internet no Brasil

Do kilobyte ao mega. Quem lembra do barulho e, principalmente, da velocidade, ou falta de, da internet com conexão discada, se impressiona com a rapidez de navegação das tecnologias atuais. O que demorava minutos e horas para baixar hoje é feito quase que instantaneamente. E isso mudou a vida digital de muitos brasileiros.

Segundo a empresa alemã Statista, o Brasil ocupa o 5ª lugar do ranking mundial dos países com a maior quantidade de usuários de internet. São mais de 165 milhões de usuários, ficando atrás somente da China (1 bilhão), Índia (658 milhões), Estados Unidos (307 milhões) e Indonésia (204 milhões). Mas além da velocidade de navegação, outras características deste modelo de internet influenciaram na opção de uso pelo consumidor brasileiro. 

“Sem interferências eletromagnéticas e com altas velocidades, a fibra óptica hoje é a tecnologia com melhor custo-benefício, pois também possibilita maior segurança, é mais duradoura e não depende diretamente da energia elétrica para seu funcionamento, sendo mais ecológica e sustentável”, afirma Moacir Leão, diretor da WZnet Internet Barreiras, empresa baiana de Telecom.

Para dar um exemplo da evolução tecnológica na infraestrutura, numa única fibra óptica, que possui a espessura próxima a um fio de cabelo, é possível transmitir cerca de 2,5 milhões de ligações telefônicas aproximadamente. Para alcançar uma qualidade como essa, o cabo de cobre (comum) teria a espessura de seis metros de diâmetro.

Preferida dos brasileiros

Os 70% de contratos de internet utilizando esta tecnologia indicam que este modelo está acessível e popular no país. “Com a fibra óptica é possível atingir terabytes por segundo, de um ponto a outro, possibilitando troca de arquivos, downloads e utilização de diversos serviços simultâneos e em tempo real”, explica Leão. 

Além disso, a fibra óptica tem grande resistência a interferências eletromagnéticas, pois a propagação da luz que ocorre dentro desses materiais não está sujeita à interferência das ondas eletromagnéticas externas. E com cabos mais baratos que os condutores de cobre. 

“A fibra óptica também é utilizada nos extensos cabos submarinos, que permitem que milhares de informações e dados sejam trocados em milésimos de segundos em todo o planeta”, completa Leão.

Para saber mais, basta acessar: https://wznet.com.br/



Como tornar a indústria sólida é tema de palestra com especialista

Na próxima quinta-feira, 16, será realizado o webinar “Como tornar sua indústria sólida no mercado”, voltado para lideranças e colaboradores do meio industrial de todo o Brasil. A transmissão será às 15h, ao vivo.

O especialista Thiago Leão, que é engenheiro mecânico e diretor da empresa de tecnologia para indústrias Nomus, vai apresentar conceitos e os principais pilares para estruturar uma boa gestão para levar a empresa a um patamar de renome e resultado crescente por muitos anos. 

“Sabemos que é frequente as empresas não conseguirem passar dos primeiros anos no mercado. Criar uma marca relevante e com resultados positivos exige planejamento e boa gestão. Nesse evento, queremos compartilhar passos testados por nós e em outras indústrias que podem ser implementados para reordenar ou iniciar o gerenciamento da fábrica com um cenário mais eficiente”, destacou Thiago. 

Tópicos como montagem da equipe ideal, definição de processos administrativos e da produção, atividades de marketing e outros serão abordados no evento. 

Os interessados em receber o link da palestra devem se inscrever através do site https://material.nomus.com.br/webinar-industria-solida 



Líderes da comunidade financeira internacional descrevem em linhas gerais as perspectivas positivas para o setor durante a abertura da Conferência do Setor Financeiro em Riad

A segunda edição da Conferência do Setor Financeiro (FSC 2023, Financial Sector Conference) foi aberta hoje em Riad, dando as boas-vindas a mais de 3.000 participantes do mundo inteiro para discutir o caminho a seguir para a comunidade financeira global no âmbito do tema da conferência de “Perspectivas Financeiras Promissoras”.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230315005665/pt/

Saudi Minister of Finance HE Mohammed Al-Jadaan addresses delegates at opening of Financial Sector Conference in Riyadh, Saudi Arabia (Photo: AETOSWire)

Saudi Minister of Finance HE Mohammed Al-Jadaan addresses delegates at opening of Financial Sector Conference in Riyadh, Saudi Arabia (Photo: AETOSWire)

Ao dar as boas-vindas aos delegados da conferência, o Ministro das Finanças saudita, HE Mohammed Al-Jadaan, disse: “Tenho certeza de que esta conferência será uma oportunidade para a construção de experiências e compartilhamento de ideias para enfrentar a economia global que está cheia de desafios e oportunidades, ajudando o setor financeiro global a se fortalecer e ser mais influente e resiliente”.

A conferência foi aberta com um poderoso painel de discussão que examinou as opções estratégicas para o setor financeiroàluz das desafiadoras circunstâncias econômicas globais. O presidente do Credit Suisse Group AG, Axel Lehmann, disse ao público: “Está claro que, nos últimos 10 a 15 anos, as mudanças geopolíticas massivas que vimos estão gerando novas oportunidades econômicas em lugares como o Oriente Médio, que está se tornando um centro global vibrante, juntamente com lugares como a China e a Índia.”

Ao comentar sobre as oportunidades emergentes na Arábia Saudita, o presidente e CEO (diretor executivo) da State Street, Ronald O’Hanley, acrescentou: “Para os investidores, este é claramente um momento muito atraente para se estar aqui, com uma economia forte e um governo que está comprometido com a transição e que está sendo capacitado por uma força de trabalho bem-educada. Há oportunidades de investimentos claras em energia, renováveis, no turismo e para se beneficiar do crescimento da economia de consumo”.

HE Eng. Khalid Al Falih, Ministro de Investimentos da Arábia Saudita, disse: “Estamos agora a meio caminho da implementação da Visão 2030 que triplicará a escala da economia; estamosàfrente da programação, mas sabemos que não podemos ser complacentes. Uma das maiores mudanças emergentes é que no passado, éramos vistos como uma fonte de capital, mas hoje isso está mudando e estamos incentivando a comunidade financeira a estar ciente das oportunidades; nosso objetivo é atrair mais capital e parceiros internacionais.”

Alexandre Fleury, codiretor de Atividades de Mercado, Societe Generale, disse na conferência: “A Visão 2030 é extraordinária e uma conquista incrível. Mas o mundo ainda não percebeu direito o que está acontecendo na Arábia Saudita, mas em breve, os investidores não terão escolha a não ser investir aqui. Os investidores globais têm que fazer parte da Visão 2030.”

Olhando para a situação econômica global, Seth Carpenter, economista-chefe global, Morgan Stanley, disse: “Como Morgan Stanley, estamos muito otimistas em relaçãoàÁsia, especificamente a China, o Japão, a Índia e a Arábia Saudita. O crescimento mais fraco ocorre na Europa e nos EUA, embora o desempenho econômico seja alto. O dilema dos bancos centrais é o quanto devemos aumentar as taxas de juros para diminuir a inflação, e julgar exatamente o quanto é preciso para desacelerar as coisas sem causar uma recessão”.

*Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Nawied Jabarkhyl

APCO, chefe de relações com a mídia internacional

njabarkhyl@apcoworldwide.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Indústria automotiva produz 5% mais em janeiro de 2023

A indústria automobilística deu sinais positivos de recuperação no início de 2023, superando o desempenho do ano anterior. Segundo o primeiro balanço divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), entidade que representa as montadoras, a produção de carros de passeio, os utilitários leves, caminhões e ônibus aumentou 5% em janeiro, em comparação com o mesmo período de 2022, totalizando 152,7 mil unidades fabricadas.

Vendas aumentaram 13% na comparação entre janeiro de 2022 e 2023

Além disso, as vendas evidenciaram um crescimento expressivo de 13%, totalizando 142,9 mil veículos comercializados no mês de janeiro deste ano. Outro indicador positivo foi o aumento das exportações, que apresentaram uma alta de 19,3% em relação ao período homólogo do ano anterior. Foram embarcados 33 mil veículos para outros países, um aumento de 5,9% ante dezembro.

Ainda conforme a Anfavea, as montadoras abriram 230 vagas de trabalho em janeiro, totalizando 102,1 mil funcionários empregados no setor. Com esses resultados, há expectativa de que o setor automotivo continue se recuperando e contribua para a retomada da economia.

Apesar dos desafios, a indústria automobilística tem mostrado sinais de recuperação. O aumento das exportações é um indicativo importante de que a indústria brasileira está se tornando mais competitiva no mercado internacional, o que pode ajudar a impulsionar o desenvolvimento econômico do país. Além disso, a abertura de novas vagas de trabalho no setor é um fator positivo, indicando que as empresas estão investindo em infraestrutura, como pintura industrial, e na contratação de novos funcionários.

Otimismo se explica pela recuperação do fornecimento de eletrônicos

Embora a comparação com dezembro tenha mostrado uma queda na produção (-20,3%) e nas vendas (-34,1%), a perspectiva é de que a recuperação se mantenha, especialmente com a melhoria do fornecimento de componentes eletrônicos, cuja escassez foi responsável por paralisar as linhas de montagem nos últimos dois anos.

É importante destacar que a escassez de componentes eletrônicos tem sido uma preocupação constante para a indústria automobilística nos últimos anos. Esse problema tem afetado diretamente a produção de veículos, causando paralisações nas linhas de montagem e atrasos nas entregas. No entanto, há um otimismo crescente com a recuperação do fornecimento desses componentes, o que deve contribuir para o aumento da produção nos próximos meses.

Com a recuperação da indústria automobilística no início de 2023, é possível vislumbrar um cenário positivo para o setor, severamente impactado pela pandemia da Covid-19. O aumento na produção e nas vendas é um indicativo importante de que a economia está se recuperando gradualmente, mesmo com os desafios impostos pela crise.



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