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Especialistas discutem comunicação nas ciências agrícolas

Pesquisadores e especialistas das áreas de agricultura, ciência e comunicação estratégica farão um seminário para discutir a articulação destes temas e facilitar a compreensão sobre formas de articulação institucional com a sociedade. O Seminário Agricultura, ciência e comunicação estratégica, “a construção do diálogo com a sociedade” acontece entre 8h30 min e 17 horas do dia 14 de março, terça-feira, de forma online. A organização é do Fórum do Futuro e da Embrapa e o acesso é livre e pode ser feito pelo canal da Embrapa no YouTube.

O evento se destina a comunicadores, gestores e lideranças de instituições ligadas à agropecuária, de ciências e de agências de fomento; pesquisadores, professores de comunicação e estudantes de disciplinas ligadas à atividade e de áreas das ciências sociais e agrárias. Os trabalhos foram divididos em quatro painéis que versarão sobre economia do conhecimento, comunicação estratégica, acesso ao conhecimento e protagonismo das ciências tropicais.

Logo após a abertura do Seminário a pesquisadora e professora da Fiocruz, Inesita Araújo, falará o sobre o desenvolvimento do programa de pós graduação em informação e comunicação da saúde da instituição. Em seguida, começa o primeiro painel, a ser apresentado pelo pesquisador da Embrapa, Antonio Heberlê, que falará sobre a dinâmica e os desafios dos processos de inovação nos espaços científicos e tecnológicos no ambiente social, econômico e cultural. O foco é o intercâmbio social e a comunicação, valorizando o capital simbólico, as pessoas, suas habilidades e capacidades estratégicas de competências. Os debatedores serão o professor Antonio Fausto Neto, da Unisinos, e a representante dos empregados no Consad da Embrapa, Selma Beltrão.

O segundo painel trata de comunicação estratégica na pesquisa e na extensão universitárias na área do desenvolvimento regional e será apresentado pela professora da Universidade de Santa Cruz do Sul, Ângela Felippi. A professora falará sobre a comunicação, compreendida como as relações sociais intermediadaspela linguagem, locus de produção de sentido sobre a realidade, que se torna estratégica quando organizada para um fim específico. Os jornalistas da Embrapa, Jorge Duarte (Comunicação-Sede) e Adilson Nóbrega (Embrapa Caprinos e Ovinos) farão os debates.

Na parte da tarde do dia 14 acontece o terceiro painel, sobre cidadania e democratização do acesso ao conhecimento. O jornalista Fernando Barros, Diretor de Comunicação Estratégica do Fórum do Futuro, falará sobre o abismo entre ciência e sociedade, que tem se aprofundado na medida em que a primeira é naturalmente complexa e insiste em utilizar um modelo informacional de compreensão restrita aos que produzem e compreendem dados complexos. A fala de Barros terá como debatedores Leonardo Bichara (Economista Sênior do Banco Mundial) e Aline Czezacki (FAO no Brasil)

No último painel do dia o tema será “desafios e protagonismo das ciências tropicais”, a ser apresentado pelo professor Evaldo Vilela (Ex-Presidente do CNPq e Ex-Reitor UFV). Os debatedores serão Marcio Miranda (Ex- Diretor da Embrapa e Ex-Presidente do CGEE) e Lúcia Barboza (Gestão de Pessoas). Vilela tratará do processo que legitima e viabiliza a existência das instituições de ensino e pesquisa e dialoga diretamente com a capacidade de sobrevivência desses entes, no que tange o financiamento de suas atividades básicas. A construção de significados, compartilhamentos de sentidos, diálogos, intercâmbio de ideias, admitindo controvérsias e negociações desenham o futuro das sociedades.

A participação no evento é livre e independe de pré-inscrição. O Seminário será transmitido pelo canal da Embrapa no YouTube e basta abrir o link na hora do evento, dia 14/03, a partir das 8h30 min. A programação pode ser acessada aqui .



Oferta da Quectel Certification Services acelera o tempo de comercialização e elimina custos e complexidades da certificação para dispositivos IoT

A Quectel Wireless Solutions, fornecedora mundial de soluções IoT, anunciou hoje a Quectel Certification Services, sua linha de serviços de teste e certificação de dispositivos IoT que permitirá aos clientes certificar rapidamente seus dispositivos IoT com organizações regulamentares como FCC, IC, CE, ANATEL, RCM, KC, Jate e Telec e organizações de operadoras de rede móvel, incluindo AT&T, Verizon, T-Mobile, Rogers, TELUS e Vodafone. Este serviço permitirá que os dispositivos dos clientes obtenham certificações em menos de oito semanas – sendo não apenas o tempo de comercialização mais para fabricantes de dispositivos IoT, mas também a oferta mais econômica do setor.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230314005146/pt/

Quectel Certification Services offering speeds up time to market and takes away certification cost and complexities for IoT devices (Photo: Business Wire)

Quectel Certification Services offering speeds up time to market and takes away certification cost and complexities for IoT devices (Photo: Business Wire)

A certificação nessas disciplinas é complexa de se obter, envolve várias camadas de certificação de organizações diferentes e, normalmente, as autoridades locais e regionais concedem certificações para implementações de dispositivos válidas apenas em seus próprios territórios. Os serviços de certificação da Quectel abrangem requisitos regulamentares, de conformidade e de cumprimento da operadora de rede móvel, além de certificações para dispositivos específicos do setor e certificações ambientais e relacionadasàsegurança, como ATEX (Atmosferas explosivas), RoHS (Restrição de substâncias perigosas), REACH (Registro, avaliação, autorização e restrições de produtos químicos) e WEEE (Resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos).

“Pode levar até seis meses para que os dispositivos IoT obtenham certificações quando vamos diretamente às organizações de certificação ou operadoras móveis”, disse Yoon Seungryoul, diretor de Certificação na América do Norte da Quectel Wireless Solutions. “Em muitos casos práticos da IoT, um atraso de seis meses no lançamento é inaceitável e pode influenciar em uma proposta em mercados onde ser o primeiro a lançar é um diferencial crucial. É por isso que a Quectel, com a Quectel Certification Services, está oferecendo aos clientes nosso conhecimento existente sobre processos de teste e certificação e nossas relações com autoridades, órgãos de certificação, autoridades regulamentares e operadoras móveis para disponibilizar a oferta de entrada no mercado mais rápida e econômica.”

Para ajudar ainda mais os clientes, a Quectel Certification Services oferece um serviço de varredura prévia em seus próprios laboratórios para avaliar a conformidade da certificação antes mesmo de solicitar às autoridades de certificação, economizando tempo em pedidos de certificação não compatíveis. Outro benefício para os clientes que utilizam módulos e antenas da Quectel em seu projeto é que o teste do dispositivo está incluído de forma gratuita. A Quectel também oferece instalações de suporte técnico e soluções de depuração para tratar de problemas de certificação comuns e não tão comuns.

Os recursos da Quectel incluem gerenciamento de projetos, administração, comunicação e gerenciamento de laboratório e de operadoras, verificação e gerenciamento do escopo do teste, fornecimento do suporte necessário no local e fornecimento de testes e depuração. Além disso, a Quectel corrigirá os problemasàmedida que estes forem surgindo e negociará as renúncias quando apropriado.

“Temos orgulho de ter lançado a Quectel Certification Services e estamos prontos para fornecer consultoria e serviço completos de certificação internacional para clientes de dispositivos integrados que possuem produtos baseados em módulos da Quectel”, acrescentou Seungryoul. “A Quectel Certification Services tem obtido certificações para os próprios módulos e dispositivos dos clientes da Quectel há muitos anos. É com grande satisfação que agora ampliamos esta experiência para ajudá-los a acelerar o tempo de comercialização e moldar um mundo mais inteligente.”

Sobre a Quectel

A paixão da Quectel por um mundo mais inteligente nos leva a acelerar a inovação em IoT. Uma organização altamente centrada no cliente, somos um fornecedor global de soluções de IoT com suporte e serviços excelentes. Nossa crescente equipe global de mais de 4 mil profissionais define o ritmo da inovação em módulos de celular, GNSS, Wi-Fi e Bluetooth, antenas e conectividade IoT.

Com escritórios e suporte no mundo inteiro, nossa liderança internacional é dedicada ao avanço da IoT e ajuda a construir um mundo mais inteligente.

Mais informações em: www.quectel.com, LinkedIn, Facebook e Twitter.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Assessoria de Imprensa:

Phil Rawcliffe, chefe de Comunicação

phil.rawcliffe@quectel.com

Fonte: BUSINESS WIRE



PharmaLedger Association Lança Ecossistema de Confiança Digital em Serviços de Saúde

BASILEIA, Suíça, March 14, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — A PharmaLedger Association™ (PLA), uma organização sem fins lucrativos com sede na Suíça, anuncia a aprovação do seu plano estratégico de 3 anos para implementar e promover um Ecossistema de Confiança Digital em saúde (DTE-H) em sua Assembleia Geral Anual realizada em Lucerna, Suíça, em 1° de março de 2023. As organizações-membro também confirmaram a nomeação de oito Diretores para seu conselho, cumprindo com o valor central de “Liderança Ecossistêmica” da PLA.

Representando a diversidade na área de serviços de saúde, os membros fundadores da PLA incluem grandes e pequenas empresas farmacêuticas, organizações de pesquisa, organizações representativas dos pacientes, organizações sem fins lucrativos, tecnologia e prestadores de serviços de saúde. A PLA confirmou seu mandato como uma organização guarda-chuva pré-concorrência entregando soluções digitais comuns e interoperáveis nas áreas de: Confiança do Produto, Ensaios Clínicos Descentralizados, e Rastreabilidade da Cadeia de Suprimentos.

  • Produtos e Projeto: No primeiro trimestre de 2023, a PLA lançará o primeiro produto qualificado e Informações Eletrônicas do Produto para implementação por seus membros.
    No segundo trimestre de 2023, a PharmaLedger Association continuará com o desenvolvimento de novos produtos em seu xLab de inovação, incluindo um gêmeo digital de produto, identidades descentralizadas, e credenciais verificáveis para facilitar a visibilidade, segurança, rastreabilidade e confiança em todas as áreas dos serviços de saúde.
  • Governança & Compliance: A PLA alavancará sua capacidade de desenvolver, qualificar, lançar e manter produtos no ambiente altamente regulamentado dos serviços de saúde, garantindo a adesão contínua às diretrizes antitruste, de propriedade intelectual, privacidade de dados e Garantia de Sistema Computadorizado.
  • Engajamento e Crescimento do Ecossistema: A PharmaLedger Association continuará a integrar novos membros e a envolver-se com autoridades, associações comerciais e organizações de desenvolvimento de normas, garantindo o seu crescimento e viabilidade financeira.
  • Tecnologia e Segurança da Plataforma: A PLA se concentrará em facilitar a adoção de novas soluções com seus membros e usuários, enquanto mantém os benefícios de segurança cibernética da sua arquitetura.

A formação da PLA e o endosso da sua missão por diversos membros da área de serviços de saúde constitui um marco importante. Isso prepara o caminho para a entrega de plataformas baseadas em blockchain amplamente confiáveis, com novas soluções de código aberto em serviços de saúde para criar valor para pacientes e partes interessadas do ecossistema. A PLA agradece aos seus 20 membros fundadores e convida todas as organizações relacionadasàárea de serviços de saúde a aprender mais e se empenhar na realização de ‘Serviços de Saúde 4.0’ de confiança.

“Blockchain é um esporte em equipe. A PLA começou com uma equipe diversificada e forte de membros com uma visão comum, que acreditam em mudanças reais. Com a PLA, temos o veículo, os recursos e o roteiro certos para levar os pacientes a um lugar melhor nos cuidados de saúde”, disse Daniel Fritz, Diretor Executivo da PharmaLedger Association.

A PLA é o resultado da conclusão bem-sucedida do projeto de pesquisa PharmaLedger, um consórcio de €22 milhões, composto por 30 membros, com 12 grandes empresas farmacêuticas e 18 parceiros públicos, financiado pela União Europeia (UE) e pela Iniciativa Inovadora de Saúde da Federação Europeia de Indústrias e Associações Farmacêuticas (EFPIA).

Foto deste comunicado disponível em http://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/0682572a-b8ac-4b5b-885b-8af008287cff


Contato – info@pharmaledger.org / www.pharmaledger.org

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Quectel apresenta solução industrial de classificador de cores com inteligência de borda na Embedded World 2023

A Quectel Wireless Solutions, fornecedora mundial de soluções de IoT, anunciou hoje como seu mais recente módulo inteligente com recursos de computação de máquina e inteligência de borda está revolucionando a indústria de classificadores de cores com maior eficiência e precisão. Empregando o módulo inteligente SG560D de alto desempenho da Quectel, a solução melhora a classificação de cores de materiais industriais que podem ser transformados por meio de um sistema de identificação visual, por meio de uma combinação de recursos de visão de máquina e inteligência de borda, e classifica automaticamente os objetos com base nas cores e formas.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230314005136/pt/

Quectel showcases industrial smart color sorter solution with edge intelligence at Embedded World 2023

Quectel showcases industrial smart color sorter solution with edge intelligence at Embedded World 2023

O classificador de cores avançado voltado para a indústria de gerenciamento de materiais industriais utiliza o módulo inteligente SG560D da Quectel baseado no chipset Qualcomm QCS6490 e hardware integrado adicional, incluindo câmeras, lâmpadas e pistolas de ar. A solução é capaz de detectar, reconhecer e classificar uma grande variedade de texturas, cores e materiais, incluindo materiais alimentícios – como arroz, trigo, milho, soja, sementes, nozes e sal –, objetos de plástico – como peças, grânulos e tampas de garrafa –, bem como minerais – como pedra de quartzo, areia de quartzo, pérolas, mármore e outros.

“Como líder mundial, a Quectel está comprometida em atender nossos clientes em todos os setores com as mais recentes tecnologias inovadoras. Temos orgulho de promover inovações em grandes setores, como classificação de cores, onde a visão de máquina, a computação de borda e as aplicações de robótica de próxima geração podem transformar indústrias inteiras com um tempo de comercialização mais rápido, aumentar a produtividade e produzir economias de custo significativas”, disse Norbert Muhrer, presidente e diretor de Estratégia da Quectel Wireless Solutions.

Com um sistema de identificação visual avançado, a solução inteligente de classificação de cores pode gerenciar a classificação de cores de objetos de alto volume com quatro câmeras trabalhando simultaneamente para transmitir vídeo, com uma precisão inferior a 1/200.000 de taxa de erro. Além disso, pode ajudar a reduzir significativamente as despesas operacionais e de mão-de-obra.

O SG560D da Quectel é um poderoso módulo inteligente equipado com uma CPU Qualcomm® Kryo™ 670 baseada na tecnologia Arm v8 Cortex e uma GPU Qualcomm® Adreno™ 642L. Ele também possui processamento de sinal digital (DSP) de alto desempenho 2 x HVX, que traz poder de computação superior para permitir um processamento de dados rápido e de alta qualidade e tomar decisões mais rápidas baseadas em dados. Os testes indicaram que o módulo SG560D pode atingir desempenho de computação de até 14 trilhões de operações por segundo (TOPS).

O SG560D também é compatível com o novo rádio 5G (NR), bandas Wi-Fi 6E de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz, banda dupla simultânea (DBS), Wi-Fi 2×2 MU-MIMO e Bluetooth 5.2, o que melhora significativamente a cobertura da rede e as taxas de transmissão de dados em diferentes cenários de aplicação.

Para saber mais, visite a Quectel na Embedded World 2023 (Hall 3, estande 318), onde demonstraremos as soluções de módulos inteligentes da empresa com recursos de visão de máquina e inteligência de borda.

Sobre a Quectel

A paixão da Quectel por um mundo mais inteligente nos leva a acelerar a inovação da IoT. Como organização altamente centralizada no cliente, somos um fornecedor mundial de soluções de IoT com suporte e serviços excepcionais.

Nossa crescente equipe global de mais de 4 mil profissionais define o ritmo da inovação em módulos de celular, GNSS, Wi-Fi e Bluetooth, antenas e conectividade IoT.

Com escritórios e suporte no mundo inteiro, nossa liderança internacional é dedicada ao avanço da IoT e ajuda a construir um mundo mais inteligente.

Mais informações em: www.quectel.com, LinkedIn, Facebook e Twitter.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Imprensa:

Phil Rawcliffe, chefe de Comunicação

phil.rawcliffe@quectel.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Quatro dicas para ampliar o acesso das empresas à Lei do Bem

A Lei do Bem (11.196) é um mecanismo especial de isenção fiscal criado em 2005 para estimular o desenvolvimento tecnológico e aumentar a competitividade da indústria nacional. Apesar dos seus 18 anos, essa lei – que deveria ser encarada como um estímulo às atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) nas empresas brasileiras – ainda é subutilizada. Em 2020, esse incentivo fiscal beneficiou 2.564 empresas nacionais que investiram R$ 14 bilhões em PD&I e tiveram uma renúncia fiscal de R$ 3,87 bilhões. Já em 2021, 3.012 empresas se inscreveram para a obtenção do benefício – número superior a 15% em relação ao ano anterior.

No final de 2022, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que traz várias alterações na Lei do Bem. Uma das mudanças propostas pelo relator, deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), seria permitir que os investimentos em inovação possam gerar créditos tributários para aproveitamento das empresas em períodos posteriores à sua realização – já que atualmente o desconto é concedido no ano em que são apurados os gastos.

“A empresa que faz investimento em PD&I não tem certeza se conseguirá apurar lucro contábil naquele ano. Pela regra atual, a empresa perde o benefício quando tem prejuízo, o que é um grande desincentivo para aos investimentos”, afirma o deputado. Outra mudança proposta pelo relator amplia o alcance da Lei do Bem para as startups, assim definidas pelo Marco Legal das Startups. Nesse sentido, Lippi propõe um novo artigo na lei para regular os descontos a que as empresas têm direito com base em aplicações em Fundos de Investimentos em Participações (FIP) voltadas à inovação.

Na opinião do especialista em inovação e diretor de operações da consultoria internacional G.A.C. Brasil Rodrigo Miranda, enquanto as mudanças propostas tramitam em caráter conclusivo, é importante que as empresas conheçam mais amplamente a Lei do Bem. “Empresas que estão desenvolvendo e implantando projetos ligados à transformação digital, digitalização, economia verde, sustentabilidade, além de novos produtos, processos ou sistemas, podem ter as atividades de PD&I contempladas por esse benefício fiscal tão importante”.

Miranda reconhece a necessidade de novas políticas estruturais ao mesmo tempo em que se amplia o acesso à Lei do Bem, sabendo que o número de empresas que se aproveitam da isenção fiscal deveria ser muito maior. “Hoje esse incentivo é nacionalmente subutilizado. Nos últimos 17 anos, apenas cinco mil empresas recorreram a ele – considerando que no último ano foram somente três mil. Com as mudanças em discussão, poderia haver um aumento quase imediato de 150% a 200% no número de empresas se beneficiando anualmente dessa redução fiscal.  Consequentemente, todas seriam encorajadas a investir ainda mais em inovação”.

A seguir, o especialista em inovação aponta quatro dicas para facilitar o acesso das empresas à Lei do Bem:

  1. Parceria público-privada. “Quando se trata de Lei do Bem, há um incentivo muito grande para que empresas e universidades estabeleçam acordos de cooperação, com ações complementares. O ambiente de pesquisa deve ser totalmente favorável à inovação. A parceria entre o setor privado e as academias facilita e fortalece ainda mais a inovação, podendo gerar, inclusive, fatores disruptivos”.
  2. Descrição do Projeto. “Assim como a participação em editais, o preenchimento do formulário de inscrição é bastante minucioso. A empresa requerente deve estar bastante atenta às informações solicitadas, sendo que a descrição do projeto deve ser bem detalhada para não deixar dúvidas quanto aos requisitos necessários a um projeto de PD&I”.
  3. Mapeamento de despesas. “É fundamental que a empresa seja organizada e clara no detalhamento das despesas, investimentos e recursos humanos envolvidos no projeto de PD&I. Quando mais transparentes forem essas instâncias, mais facilmente será o entendimento do direito à redução fiscal proporcionada pela Lei do Bem”.
  4. Apoio especializado. “A legislação tem diversas particularidades. Contar com profissionais que tenham conhecimentos técnicos e práticos pode ajudar na identificação de oportunidades de investimento em inovação, bem como na preparação e apresentação de projetos em conformidade”.

 



Como é feito o diagnóstico em pessoas com TDAH ou TEA

O diagnóstico do TEA (Transtorno do Espectro Autista) e do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) envolve avaliações em vários aspectos do desenvolvimento cognitivo, comportamental e social de cada paciente. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 70 milhões de pessoas têm TEA no mundo, sendo cerca de 2 milhões no Brasil. Estima-se que uma em cada 160 crianças no mundo apresentem o TEA, entretanto, a prevalência pode variar muito entre os estudos.

A Portaria Conjunta nº 14/2022 e nº 7/2022 do Ministério da Saúde e da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, aprovou, no ano passado, o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para TDAH e no comportamento agressivo no TEA, respectivamente. Segundo a OMS, cerca de 4% da população mundial adulta convive com o transtorno de déficit de atenção, um dos sintomas do TDAH. No Brasil, são 3 milhões de adultos com a condição.

Para o diagnóstico do autismo, geralmente é realizada uma avaliação detalhada do histórico médico, desenvolvimento infantil e comportamento da pessoa, comenta a Dra. Jessica Cavalcante, especialista em neurodesenvolvimento e diretora do Instituto Neuro. Além disso, são realizados testes de confiança que avaliam habilidades sociais, comunicação, comportamento repetitivo e interesses restritos.

Já o diagnóstico de TDAH envolve a avaliação da presença de sintomas como desatenção, hiperatividade e impulsividade, que estão presentes em diferentes contextos, como em casa e na escola. “É importante avaliar o impacto desses sintomas no funcionamento geral da pessoa”, destaca a especialista.

O diagnóstico de TDAH e TEA é feito com base em critérios estabelecidos pelo DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) e pode envolver a utilização de sessões, entrevistas e observação clínica, no caso de TDAH, e incluir prejuízos registrados na comunicação social, comportamentos repetitivos e estereotipados, além de benefícios na flexibilidade cognitiva e adaptabilidade no TEA.

Os sintomas comportamentais do TDAH e TEA

De acordo com a Dra. Jessica Cavalcante, os sintomas do autismo e do TDAH podem variar bastante de pessoa para pessoa, mas existem alguns sinais que podem indicar a presença desses transtornos. Ela ressalta que nem todas as pessoas com TEA e TDAH apresentam todos os sintomas anteriores. “Alguns dos sintomas também podem ser observados em pessoas que não têm esses transtornos”, explica. 

No caso do autismo, os sintomas podem incluir: dificuldade em estabelecer socialmente comportamentos pretendidos, como por exemplo, fazer contato visual, responder a estímulos sociais e iniciar ou manter conversas. Além de comportamentos repetitivos e restritos, como movimentos estereotipados, fixação em rotinas e interesses restritos, e também na comunicação verbal e não-verbal, incluindo atraso no desenvolvimento da fala, em entender figuras de linguagem e expressar emoções de forma adequada.

Já no caso do TDAH, os sintomas podem incluir a desatenção, que é a dificuldade em manter o foco e a concentração, e em seguir as instruções, além da hiperatividade, como por exemplo, a inquietação, quando o paciente não consegue ficar parado ou sentado por muito tempo. E também, a impulsividade, em agir sem pensar nas consequências, dificuldade em esperar a sua vez.

A diretora do Instituto Neuro ressalta que o diagnóstico de autismo e TDAH deve ser feito por um profissional capacitado e experiente em neurodesenvolvimento, que possa avaliar cuidadosamente todos os aspectos do funcionamento da pessoa e diferenciar esses transtornos de outras condições que podem apresentar sintomas semelhantes. Além disso, o tratamento adequado e eficaz desses transtornos também depende de um diagnóstico preciso e cuidadoso.



Mulheres devem se atentar aos sinais da menopausa desde cedo

A menopausa corresponde a uma data retrospectiva marcada pela última menstruação da mulher decorrido um ano, e que pode ocorrer dos 40 até os 60 anos de idade. Tal condição precoce ou Insuficiência Ovariana Precoce (IOP) é caracterizada por mulheres que pararam de menstruar antes dos 40 anos. Já o climatério, que antecede a menopausa, é o momento de prevenção, já que essa fase da vida da mulher pode ser conturbada se não for acompanhada por um ginecologista.

Segundo a NAMS (North American Menopause Society – em português, Sociedade Norte-Americana de Menopausa), calcula-se que, até o ano 2030, cerca de 1 bilhão e 200 milhões de mulheres estejam vivendo a menopausa. De acordo com um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), o planeta ultrapassou a marca de 8 bilhões de habitantes em novembro do ano passado. Já nos EUA, a SHRM (Society for Human Resource Management) revelou que 20% da força de trabalho está vivendo a menopausa.

De acordo com o Ministério da Saúde, tanto a menopausa quanto o climatério devem ser encarados como um processo natural, e não como doença. Em muitas mulheres, esse período pode provocar irregularidades menstruais, menstruações mais escassas e desreguladas, hemorragias, além de ondas de calor (fogachos), alterações no sono, libido e humor, aumento de gordura abdominal, risco cardiovascular e a atrofia (enfraquecimento ou definhamento) dos órgãos genitais. 

Para o médico ginecologista Dr. Rafael Lazarotto as campanhas sobre a saúde da mulher no climatério e na menopausa são muito escassas. “Nós que cuidamos da saúde dessa mulher não fazemos educação em saúde de forma efetiva”, aponta. Ele comenta que devido a essa falta de orientação os ginecologistas deixam as pacientes com todos os desconfortos e desprazeres que são passíveis de melhora.

Isso porque, de acordo com o Dr. Lazarotto, as mulheres que ele atende na menopausa na pós-menopausa o procuram porque estão, na maioria das vezes, com uma má qualidade de vida. As respostas dadas em relação ao porquê de não procurar antes o cuidado com a menopausa são, quase sempre, a seguinte: “Meu médico disse que eu precisaria procurar somente depois que parasse de menstruar ou se eu tivesse calorões”.

A importância do equilíbrio hormonal

O artigo “Women Have Been Misled About Menopause (As mulheres foram enganadas sobre a menopausa, em português)” da jornalista Susan Dominus, publicado no The News York Times, mostrou histórias de mulheres na casa dos 50 anos que perceberam alguns sintomas da menopausa e resolveram procurar especialistas mais atualizados no assunto. No Brasil, a atriz Cláudia Raia surpreendeu todo o país ao engravidar aos 55 anos, em um vídeo publicado na página Quebrando o Tabu no TikTok. 

A artista comentou que os médicos falam sobre puberdade, menstruação, gravidez, mas não falam sobre a menopausa. “A mulher acaba assimilando que ela não serve mais para nada, mudança do humor,  que a mulher se sente confusa, depressiva, com ‘calorões’ que acabam com ela, que não tem mais ânimo e que briga com o marido”. Ela pediu para que as mulheres cobrem informações a respeito da menopausa de seus ginecologistas e que conversem mais umas com as outras. 

De acordo com o Dr. Lazarotto, a mulher desde a vida intrauterina (na barriga da mãe) já vem perdendo folículos ovarianos, que são importantes no equilíbrio. “Isso demonstra que a cada mês que se passa mais folículos são perdidos até chegar na menopausa e onde já foi esgotada a produção hormonal ovariana o que pode resultar em experiências desagradáveis”, ressalta.

Ele questiona o porquê de não iniciar precocemente e entender as mudanças que o corpo vem expressando e procurar um equilíbrio dos hormônios. “Obviamente que nem tudo se resume à reposição hormonal, mas existem pilares importantes para que o corpo possa organizar esse equilíbrio de uma forma orquestrada”, explica o ginecologista. Segundo ele, é fundamental que exista uma prática de exercícios físicos regulares, uma alimentação saudável, gerenciar o estresse, ter uma boa qualidade de sono e higiene mental.

Um terço da vida vivendo na menopausa

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Uma pessoa nascida no Brasil em 2019 tinha expectativa de viver, em média, até os 76,6 anos. Em relação ao ano anterior, os homens passaram de 72,8 para 73,1 anos e a das mulheres foi de 79,9 para 80,1 anos. Com esse aumento, as mulheres podem passar mais de um terço da sua vida na menopausa. 

O Dr. Rafael Lazarotto diz que as mulheres precisam  assumir o protagonismo da escolha como querem viver. “Ou escolhe a vida mais difícil, sem hormônios, cansada, com falta de libido, com calores, ressecamento vaginal, aumento de peso, riscos de hipertensão, diabetes, osteoporose, ou opta pela via mais saudável iniciando pelos pilares de qualidade de vida e repondo os hormônios que lhe faltam”.

O Ministério da Saúde recomenda, que mesmo após a menopausa, a mulher deve manter o acompanhamento ginecológico regularmente, evitar ganhar peso, encontrar tempo para a prática diária de atividade física, controlar a pressão arterial, prevenir a osteoporose, doenças cardiovasculares e atenuar as alterações do humor. Vale ressaltar também que somente médicos especialistas, como ginecologistas, podem prescrever medicamentos e tratamentos, e que cada paciente possui a sua individualidade. 

 



Indústria do plástico tem encontro marcado em abril

Reforçar a relevância socioeconômica do plástico em suas mais diversas aplicações, abordar a importância da participação da cadeia produtiva nas discussões ambientais e globais, inserindo o plástico como agente partícipe da preservação no processo sustentável, apresentar as inovações que promovam a qualidade de vida das pessoas, o benefício econômico e que ‘converse’ com os conceitos da Economia Circular, interagir com as cadeias produtivas que se beneficiam dos plásticos, promover networking e gerar negócios efetivamente. 

São essas as metas da edição 2023 da Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico, que será realizada no São Paulo Expo, na capital paulista, entre os dias 27 e 31 de março de 2023. Depois do período de pandemia, a feira volta ao modelo presencial para fomentar a interação das empresas do setor em torno das inovação e tendências voltadas à cadeia produtiva dos plásticos. 

“Durante a pandemia, mantivemos a conexão da cadeia produtiva por meio de ações, webinars, congressos e atividades online e, no próximo ano, estaremos reunidos novamente para validar essa conexão e para reforçar a importância desse evento como catalisador de inovações e negócios nacionais e internacionais”, afirma a show director do evento, Liliane Bortoluci.

Em 40.000 m² de exposição, estarão reunidas mais de 800 marcas brasileiras e internacionais, que apresentarão seus produtos e soluções inovadores, promovendo a sinergia com profissionais e visitantes. O mercado poderá conhecer o que há de mais novo em tecnologias e soluções em produtos básicos e matérias-primas, maquinários, equipamentos e acessórios, ferramentas e moldes, resinas sintéticas, processadores de plásticos, instrumentação, controle e automação industrial, robótica, projetos e serviços técnicos, reciclagem, entre outros. 

De acordo aos organizadores, um dos destaque desta edição do evento é a participação internacional: além do Brasil, o evento conta com empresas da Alemanha, Argentina, Áustria, Canadá, China, Estados Unidos, Hungria, Índia, Itália, Israel, México, Portugal, Suécia, Suíça, Taiwan e Turquia. Um indicativo claro do interesse que o mercado brasileiro incita no mundo. Não é para menos, uma vez que além de ser imprescindível a diversos setores produtivos, como a construção civil, indústria automobilística e de alimentos,  a indústria do plástico atua com um dos vetores de modernização nos processos produtivos com foco no aumento de eficiência e corresponde a 20,4% do PIB brasileiro, sendo responsável por 69,2% das exportações. 

Além da área de exposição, a Plástico Brasil 2023 também contará com áreas exclusivas para conteúdo, com a participação de especialistas nacionais e internacionais, em uma programação exclusiva sobre variados temas voltados aos plásticos, como matérias-primas, inovações em engenharia, equipamentos e maquinários, tecnologia e sustentabilidade.

 

Cadeia completa da transformação

Por reunir a cadeia completa da transformação do plástico, aproximando oferta da demanda, a Plástico Brasil atrai um contingente de profissionais bastante especializado. Na edição de 2019, realizada presencialmente antes da pandemia, o perfil dos visitantes do evento era composto, predominantemente, por representantes das indústrias de processamento de plástico, embalagem, metalurgia, setor automotivo e de autopeças, eletrônico, petroquímico, equipamentos de construção, alimentos e bebidas e reciclagem. 

Segundo Liliane Bortoluci, para a edição de 2023 são esperados mais de 45 mil visitantes. “A Plástico Brasil também se destaca pela qualificação dos visitantes. Na última edição, por exemplo, mais de 80% deles eram tomadores de decisão em busca de novos fornecedores, oportunidades de compra e possibilidades de investimentos”, conta Liliane Bortoluci.

 A Plástico Brasil é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), além das principais entidades do setor, com realização da Informa Markets. O evento conta com o apoio da ABDI, ABEEÓLICA, ABIEA, ABINFER, ABNT, ABPOL, ABRAVA, ALMACO, ANFAVEA, I.A.R, FIEB, FIER, SIAPB, SINDIBOR, ABIARB, PNEUSHOW, EXPOBOR e VDI. 

 

 



Uso de técnicas de marketing auxilia o mercado imobiliário

O marketing digital é uma ferramenta utilizada amplamente por quase todas as áreas do comércio e serviços. Segundo informações da última pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, cerca de 94% das empresas entrevistadas utilizam o marketing digital como estratégia de crescimento. Desse número, 91% está presente nas redes sociais mais conhecidas, como Instagram, Linkedin, Facebook, etc. 

Assim como para alguns setores específicos do mercado, o ramo imobiliário não ficou de fora dessa tendência. Por meio das redes sociais, profissionais de incorporadoras e corretores de imóveis podem criar conteúdo útil e relevante para o seu público-alvo, além de guias, tutoriais e vídeos. Esses materiais podem ajudar a construir autoridade e credibilidade em conjunto com a plataforma de publicidade de cada plataforma, aumentando e potencializando ainda mais o engajamento dos usuários.

De acordo com um levantamento recente da Adobe, realizado com anúncios imobiliários dos Estados Unidos, estratégias utilizando as mídias sociais e buscadores se tornaram uma das formas de melhor desempenho para produzir leads imobiliários de alta qualidade. Para explicar mais sobre o tema e compartilhar dicas e técnicas, o  especialista e consultor em marketing imobiliário, Felipe Capuano, responde algumas perguntas. 


Como você enxerga o posicionamento digital das imobiliárias atualmente?

Felipe: O marketing digital para o setor imobiliário tem se tornado cada vez mais importante para o crescimento do negócio. Hoje em dia muitas empresas já estão inseridas e com excelentes resultados. Algumas dicas principais: posicionar a empresa no digital, comunicar-se com os clientes através das redes sociais, websites e, principalmente, investir em tráfego pago para que a empresa se torne relevante na região onde atua. 

Os corretores imobiliários também devem marcar presença nas redes sociais?

Felipe: Da mesma maneira que a empresa deve se posicionar nas redes sociais, o corretor também tem essa responsabilidade. A compra ocorre, em grande parte, quando o vendedor transmite confiança e autoridade. Gravar vídeos e apresentar o imóvel e seus diferenciais ajudam a transmitir essa segurança. Investir em treinamentos para equipes de vendas também é uma opção. 

O que você sugere para a comunicação escrita dessas empresas?

Felipe: Aprofundar-se nas técnicas de Copywriting, que é o processo de produção de textos persuasivos para ações de marketing e vendas. O anúncio não vende sozinho, o potencial cliente chega e é preciso estar preparado para atendê-lo, transmitindo confiança e autoridade de maneira objetiva e que facilite o caminho para uma possível ação como, por exemplo, agendar uma visita ou realizar uma proposta.

 O uso de aplicativos de mensagens rápidas, como o WhatsApp, facilita o processo?

Felipe: Sim, mas não há mais como ser amador nesse tipo de contato. Dependendo do jeito que o corretor atua e fala, ele acaba prejudicando e até mesmo perdendo a venda. É preciso prezar pela objetividade, destacar pontos positivos e, se for preciso, indicar um outro meio de contato mais efetivo. É um ótimo momento, também, para usar as técnicas de Copywriting. 

Para finalizar, qual tipo de mídia você considera mais importante?

Felipe: Os vídeos são essenciais. Tanto para o incorporador ou imobiliária, quanto para o corretor, ter vídeos falando sobre o imóvel e apresentando ao cliente é fundamental. Isso não significa que os vídeos devem ser gravados de qualquer jeito, existem algumas técnicas mais apropriadas para produzi-los: vídeos curtos de no máximo um minuto, objetivos, apresentando os diferenciais, mostrando tanto o projeto como um todo, quanto os apartamentos e decorados de um lançamento, por exemplo. 

Felipe Capuano compartilha dicas de consultoria também em seu perfil do instagram, @felipecapuano. Para saber mais, basta acessar:  www.felipecapuano.com.br



Maioria dos consumidores já possuem algum tipo de assinatura

Contratar um serviço ou aquisição de produtos por uma determinada frequência não é novidade para os brasileiros. Este modelo por assinatura é parte do conceito de Economia de Recorrência e vai desde serviços de streaming, como Netflix e Globoplay, até clubes de vinhos e itens mais específicos. 

Segundo estudo do Capterra, plataforma de comparação de softwares empresariais, 94% dos consumidores já possuem algum tipo de assinatura do tipo. “Neste formato, o cliente paga por algo e pode usufruir enquanto possuir um contrato vigente com a empresa. O serviço se baseia muito mais na experiência do que na posse”, avalia Marcela Gava, analista de conteúdo do Capterra e autora do estudo.

“A vantagem não é só para os clientes. Para os negócios é uma maneira de ter previsão no seu faturamento. No Brasil, já existem empresas entusiastas do modelo, como negócios que alugam iPhone ou assinatura de carros (como o Localiza Meio)”, complementa. 

E há espaço para expansão: 54% dos respondentes concordam completamente com a frase ”Se as marcas que eu gosto oferecessem entregas convenientes de produtos por um modelo de assinatura, eu estaria disposto a assinar”. Outros 32% concordam um pouco, indicando um cenário de interesse que engloba quase 90% das pessoas consultadas.

Popularidade e controle

Vale destacar também que 91% dos entrevistados concordam, em algum grau, que o modelo por assinatura será uma forma cada vez mais popular de consumo. “O recomendado é utilizar um software para gestão de assinaturas, que tenha funcionalidades para auxiliar no controle de assinantes”, afirma Marcela.

Para a analista, há de se considerar também uma discussão atual sobre consumismo e desperdício. “O modelo por assinatura é uma maneira de evitar compras que em um futuro próximo gerarão um descarte”, pontua, trazendo como exemplo os telefones celulares, que, muitas vezes, acabam sendo trocados por modelos mais recentes pouco tempo após sua aquisição, gerando lixo eletrônico. 

“Com o serviço por assinatura, a pessoa pode ter o aparelho pelo tempo que desejar. Quando quiser trocar de modelo, a empresa pode alugar o anterior para outras pessoas, evitando desperdícios”, explica. 

Variedade de opções

Conhecida como não tradicional, uma das modalidades de serviços de assinatura é o de caixa de produtos. Ainda segundo o Capterra, 49% dos consultados demonstraram interesse em pagar para receber regularmente uma caixa em casa com novos produtos de um determinado segmento. 

As caixas de cosméticos são as de maior interesse dos entrevistados (61%), seguidas por roupas (52%) e comida (51%). Para 40% das pessoas, o preço considerado confortável para pagar por essas caixas de assinatura varia de R$ 21 a R$ 50.

Outra oferta que pode ser contratada é a de caixas de abastecimento (uma assinatura que providencia regularmente um mesmo produto, como cafés de máquina, por exemplo). Nesse caso, 27% dos entrevistados que não possuem assinaturas não tradicionais mostraram interesse em contratar esse serviço.

O estudo mostra que os itens básicos de consumo são os que mais fazem sucesso nesta categoria: café e cereais (55%). 52% indicaram produtos para animais de estimação e 51%, produtos para limpeza, como desinfetante, sabão em pó e limpador de vidro.



Sobe a taxa de empresas com ao menos uma tecnologia digital

Em 2016, uma pesquisa realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) revelou que menos da metade (48%) das empresas brasileiras tinham implementado ao menos uma tecnologia digital. Em abril de 2022, a entidade divulgou os resultados da “Sondagem Especial Indústria 4.0: Cinco Anos Depois”, que investiga a evolução dos empreendimentos do país durante o período.

Segundo a CNI, o percentual de empresas com ao menos uma tecnologia digital avançou para 69%. Dentre as empresas industriais, 26% utilizam de 1 a 3 tecnologias e somente 7% utilizam 10 ou mais.

O número de tecnologias listadas passou de 10, em 2016, para 18 em 2021, incluindo análises de modelos virtuais para projetos, automação, impressão 3D, sistemas integrados para fabricação de produtos e produção com auxílio de inteligência artificial, entre outras.

Outrossim, o estudo demonstrou que o porte do empreendimento tem uma relação direta com o número de tecnologias digitais implementadas: 86% das grandes empresas utilizam pelo menos uma das 18 tecnologias catalogadas. Para as médias, essa taxa é de 64% e, para as pequenas, de 42%.

Para Dijalma dos Santos, CEO da DBios – empresa que atua com back office, outsourcing de TI, serviços de call center e terceirização de profissionais -, os dados deixam claro que a tecnologia tem avançado a passos largos e, cada vez mais, processos manuais têm sido automatizados ou robotizados.

“Apesar disso, a necessidade de humanos, seja para operacionalizar os equipamentos ou propriamente para executar tarefas, acredito que esteja longe de ser banida”, afirma Santos. De fato, a demanda por profissionais nas áreas de software, serviços de TIC e TI In-House no Brasil deve chegar a 797 mil vagas nos próximos três anos, segundo um estudo divulgado em dezembro de 2021 pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais).

Na área de digitalização, prossegue o especialista, hoje as ferramentas existentes não são capazes de capturar todos os dados, seja por materiais amassados, letras borradas ou escritas manuais.

Tecnologia X componente humano

Uma pesquisa do Capterra, realizada em abril de 2022, que investigou a opinião dos brasileiros com relação aos serviços de atendimento ao cliente, levantou que apenas 3% dos participantes relataram que preferem falar com uma voz sintética – seja ela feminina, masculina ou sem preferência por gênero. A maioria dos entrevistados (67%) prefere dialogar com uma voz humana, independentemente de gênero.

Santos ressalta que, quando uma pessoa liga para resolver um problema com a empresa, não espera receber respostas padrões ou ficar tendo que selecionar várias opções até chegar onde precisa. “O interessado quer ir direto ao ponto, principalmente quando existe algo urgente a ser resolvido”.

Com efeito, uma sondagem conduzida pela Hibou em outubro de 2020 revelou que um bom atendimento ao cliente é fundamental para 94% dos brasileiros. A análise também mostra que 96,7% dos participantes se sentem mais satisfeitos com o atendimento quando são ouvidos por um atendente humano. 

Para concluir, o CEO da DBios destaca que a tecnologia já faz parte do dia a dia de muitas áreas e, com o passar dos anos, estará cada vez mais presente. “Ainda assim, vale lembrar que mesmo com a ampla adesão à tecnologia, por trás dela sempre teremos humanos, principalmente em áreas em que sejam necessárias emoções ou experiências de vida para atender outras pessoas”, conclui Santos.

Para mais informações, basta acessar: https://dbios.com.br/



Bailarina que perdeu os movimentos conta sua história em exposição fotográfica

A Veja São Paulo abriu uma matéria sobre a história de Marina Abib da seguinte forma: “O corpo de uma expoente da dança brasileira luta para continuar em movimento”. Ela é a curadora do projeto OUSE, que acontece de 17 a 19 de março na Casa Beco do Batman, com o objetivo de arrecadar fundos para o próprio tratamento. Marina começou a dançar aos 3 anos, fundou a Cia Soma, apresentou-se no Brasil e em inúmeros países da Europa até que uma doença rara a obrigou a fazer uma pausa na carreira e mudar os planos de vida. 

Ela sofre de uma encefalite autoimune, doença que causa inflamação no cérebro. No caso de Marina, os sintomas começaram em 2018 e se agravaram em 2020, levando a bailarina a um coma induzido e perda dos movimentos. Hoje, depois do diagnóstico e do início de um tratamento exigente, há melhoras significativas. Com medicamentos, sessões de fisioterapia, fonoaudiologia, consultas recorrentes com neurologista e uma equipe de profissionais de saúde, ela voltou a falar e se alimentar sozinha, consegue caminhar com ajuda, mas a jornada ainda é longa e cara: por seis meses de tratamento estima-se que o custo ultrapasse R$ 360 mil. 

Para auxiliar nesses custos, Marina topou contar sua própria história em uma série de exposições fotográficas na Casa Beco do Batman. O evento é gratuito, mas, quem quiser pode comprar um ingresso solidário a partir de R$ 30, assim, a renda da bilheteria e da venda de produtos OUSE será revertida para o tratamento. Marina escolheu contar sua história de luta e sucesso de trás para a frente: “Movendo Montanhas” traz fotos do esforço na busca por retomar os movimentos, enquanto em “Mulher Diaba e Dr. Amor Estranho” o público poderá ver fotos, figurinos e vídeos do último espetáculo antes do diagnóstico, ao lado do artista Diogo Granato.  

Diogo é um dos artistas que está na agenda do projeto OUSE. Nos três dias de evento, ele fará a apresentação de “Entrevistas”, um improviso de dança ao som de trechos de entrevistas de artistas famosos. Além do número de Diogo, na abertura, dia 17, o público contará ainda com a DJ Taty Aguiar e uma experiência imersiva com grafiti – a cara do Beco do Batman. 

O Duo Camargo-Stroeter, composto pelos músicos Eduardo Camargo e Noa Stroeter, trará clássicos da música brasileira ao som de jazz instrumental na noite de sábado, 18. Vitor Cabral e os convidados Edson Santana, Cassio Ferreira e Yuri Batista encerrarão a noite de domingo, 19, com standards de jazz e música brasileira. 

Além deles, a artista Cacá Meirelles desenvolveu ilustrações exclusivas, inspiradas em fotos de Marina que, além de fazer parte da exposição, também estarão impressas em uma linha de produtos exclusivos. 

OUSE acontece de 17 a 19 de março na Casa Beco do Batman (Rua Aspicuelta, 99). A entrada é gratuita, mas você pode colaborar comprando um ingresso solidário a partir de R$ 30 no Instagram @casabecodobatman ou no link. A renda da bilheteria e venda dos produtos OUSE será revertida em favor do tratamento de Marina. A realização do evento é da Casa Beco do Batman e da Zloti Projetos – Gestão Integrada com apoio da 3Mundo Lifestyle e do Instituto Eluar.   

SERVIÇO:

QUANDO: De 17 a 19 de março 

ONDE: Casa Beco do Batman – Rua Aspicuelta, 99 

INGRESSOS SOLIDÁRIOS: https://conteudos.casabecodobatman.com.br/ouse-marina-abib

IMPRENSA: ALAINA PAISAN – comunicacao@zloti.com.br

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

SEXTA, 17.03 

18h30 – ABERTURA DA EXPOSIÇÃO 

19h – DJ TATY AGUIAR e EXPERIÊNCIA IMERSIVA COM GRAFFITI 

20h – EXPERIÊNCIA COM GRAFFITI 

21h – “ENTREVISTAS”, COM DIOGO GRANATO – IMPROVISO DE DANÇA 

SÁBADO, 18.03 

18h – CINEOUSE – PROJEÇÃO DO ESPETÁCULO “MULHER DIABA E DR. AMOR ESTRANHO”

18h30 – EXPERIÊNCIA COM GRAFFITI 

19h – “ENTREVISTAS”, COM DIOGO GRANATO – IMPROVISO DE DANÇA

20h – DUO CAMARGO-STROETER: CLÁSSICOS DA MÚSICA BRASILEIRA EM JAZZ INSTRUMENTAL 

DOMINGO, 19.03 

18h – CINEOUSE – PROJEÇÃO DO ESPETÁCULO “MULHER DIABA E DR. AMOR ESTRANHO”

18h30 – EXPERIÊNCIA COM GRAFFITI 

19h – “ENTREVISTAS”, COM DIOGO GRANATO – IMPROVISO DE DANÇA 

20h – VITOR CABRAL CONVIDA EDSON SANTANA, CASSIO FERREIRA E YURI BATISTA PARA STANDARDS DE JAZZ E MÚSICA BRASILEIRA 

SOBRE:  A Casa Beco do Batman @casabecodobatman) é um espaço multicultural e criativo no coração do Beco e da Vila Madalena. Com 3 andares, 6 banheiros e um charmoso e amplo deck coberto, tem murais de arte urbana e grafite de múltiplos artistas sob a curadoria do lendário Binho Ribeiro. O ambiente democrático realiza exposições, feiras, encontros, jantares secretos, exibições de filmes, palestras, lançamentos de produtos, peças teatrais, shows, eventos sociais e corporativos, com acesso pelo Beco do Batman e pela Rua Aspicuelta, 99.



Secretário do Rio apresenta propostas de inovação em webinário de Associação

Autodeclarado apaixonado pelo Rio de Janeiro, Chicão Bulhões – Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio – foi o responsável por conduzir o webinário com a temática “Rio de Janeiro: inovação e tecnologia na cidade do futuro”, promovido pela Aberj (Associação de Bancos no Estado do Rio de Janeiro) no dia nove de março de 2023 (quinta-feira). 

A partir da recapitulação histórica da cidade do Rio de Janeiro como polo de desenvolvimento do sistema financeiro e primeiro Distrito Federal do país – apontando a Associação como parte dessa equação – Bulhões apresentou as principais medidas buscadas para o desenvolvimento econômico e tecnológico do município. 

Abordando a visão da Prefeitura acerca da cidade, o Secretário afirmou que o Rio de Janeiro tem sempre buscado suas vocações, tentando descobrir de que maneira é possível potencializar os seus setores  e atividades. Nesse sentido, apontou sua colocação no cargo de secretariado pelo mandato de Eduardo Paes como parte de um projeto de direcionamento da capital do estado, integrando a região metropolitana e o interior fluminense.  

Chicão Bulhões ainda expôs no webinário a atuação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio associada à potencialização de setores econômicos no Rio de Janeiro, além de valorizar setores já consolidados, através de parcerias  junto a representantes do mercado e universidades para o levantamento de dados referentes à produção de conhecimento no Rio de Janeiro. 

“O Rio produz ciência, tem boas instituições locais para isso, (…) várias instituições que formam pessoas. Ou seja, o mais difícil, a gente tem. Porém, a gente ainda transforma pouco isso em negócio. E esse esvaziamento dos negócios na cidade do Rio de Janeiro é o que a gente vem buscando combater” apontou Bulhões. 

Como resposta à afirmativa acerca da necessidade de valorização dos setores econômicos e negócios no Rio de Janeiro, o Secretário ainda apresentou a elaboração de projetos e ações estruturadas pela Prefeitura, em parceria com empresas e instituições de ensino, no intuito de atribuir à cidade a posição de “grande capital da inovação e tecnologia do país”, transformando o conhecimento em propriedade intelectual.

Desse modo, como maneira de complementar a explanação, foi apontado por Bulhões um quadro de iniciativas em vigor como o Distrito Maravalley, o projeto Programadores Cariocas, a atualização da Lei de Liberdade Econômica, o SandBox Rio, a Bolsa Verde, entre outros programas estabelecidos pela Prefeitura, e que – segundo ele – possuem o  intuito de trazer riqueza para a cidade, potencializar os setores existentes e ser uma oportunidade de geração de emprego, renda e formação técnica para os cariocas.

Mais informações: https://aberj.com.br/



Praedium amplia base de usuários com incorporação da plataforma ville Imob

A Praedium, proptech especializada em desenvolvimento de softwares imobiliários, anunciou a incorporação da plataforma ville Imob, da Villevox, neste mês de março de 2023. Com o objetivo de ampliar sua base de usuários e oferecer soluções tecnológicas para o mercado imobiliário, a Praedium espera atingir a marca de 2 mil usuários ainda no primeiro semestre de 2023 com a aquisição da plataforma que atualmente conta com cerca de 300 negócios imobiliários ativos. Os usuários da plataforma ville Imob terão acesso a mais tecnologia, modernidade e mobilidade em todas as plataformas da Praedium após passarem por um processo de migração de dados assistida.

O CEO da ville Imob, Ramon Carvalho, aponta que as soluções oferecidas pela Praedium, como o CRM para gerenciamento de imóveis, qualificação de leads e controle de atendimentos, irão facilitar a rotina dos corretores de imóveis, permitindo que eles se tornem ainda mais eficientes, principalmente as imobiliárias.

Fundada em 2020 na cidade de Santos, a Praedium é formada por três sócios com habilidades complementares: Paola Santoro, Thiago Marçal e Lucas Marçal. A empresa oferece uma variedade de softwares para auxiliar imobiliárias, incluindo integração com portais imobiliários, aplicativos e softwares de marketing digital. Além disso, a Praedium é a primeira a oferecer um editor de site “nocode” voltado para o mercado imobiliário, permitindo a criação de sites sem escrever código.

Thiago Marçal, CEO da Praedium, explica que a empresa valoriza a usabilidade em suas ferramentas para facilitar a rotina multitarefa dos profissionais do mercado imobiliário e também para que as imobiliárias e corretores tenham maior controle e conhecimento do que realmente funciona em suas operações.

A Praedium está comprometida em transformar o mercado imobiliário, tornando-o mais eficiente, e a incorporação da plataforma ville Imob é um passo significativo nesse sentido. Com a ampliação de sua base de usuários, a empresa visa contribuir ainda mais para a evolução tecnológica do mercado imobiliário.



Cinco dicas ajudam a vender mais na Semana do Consumidor

O Dia do Consumidor já é uma das datas mais fortes do varejo no Brasil, podendo ser comparada à Black Friday, Natal e Dia das Mães em expectativa de vendas. Marcas de diversos segmentos aproveitam para oferecer descontos ao público e apostam em outras estratégias para ganhar visibilidade e atrair clientes novos. Quando bem planejada pelos lojistas, a ocasião também é uma excelente oportunidade para aumentar o ticket médio das compras e estreitar o relacionamento com os compradores habituais.

Os resultados das edições anteriores da campanha comprovam isso. Um estudo feito pela All In e Social Miner revela que o dia 15 de março movimentou R$ 722 milhões em 2022 – alta de 22% em relação ao ano anterior. Esse resultado tem sido esperado pelos varejistas e todos pretendem registrar um maior número de vendas no Dia do Consumidor.

Alexander Clein, Diretor Comercial do Olist, apresenta cinco dicas essenciais que ainda podem ser implementadas para que qualquer lojista qualifique o relacionamento com seus clientes e impulsione suas vendas durante e após a data.

Selecionar produtos em tendência

O primeiro passo para se destacar da concorrência é fazer uma boa curadoria dos produtos mais competitivos, levando em consideração a marca e principalmente o modelo que tem destaque em cada categoria. Para isso, usar ferramentas como o Google Trends para descobrir nichos e regiões específicas é essencial. Aproveitar também as listas, artigos e materiais sobre tendências do e-commerce disponibilizados por parceiros e canais de confiança é importante para se manter sempre informado.

Oferecer bons descontos

Um requisito para a loja ser bem-sucedida na campanha de Dia do Consumidor é anunciar ofertas que sejam realmente vantajosas para os clientes. Promoções como “tudo pela metade do dobro” fazem o público se sentir enganado e podem até resultar em problemas judiciais. Por isso, ter muita atenção ao definir os preços dos produtos, buscar ser supercompetitivo em itens estratégicos, oferecer ofertas especiais para quem já comprou na loja, frete grátis e até mesmo enviar brindes em compras acima de determinado valor são algumas estratégias.

Usar frases de impacto e comunicação chamativa para atrair o público

Usar toda a criatividade para criar frases cativantes e persuasivas na divulgação das promoções. Afinal, uma comunicação bem executada é fundamental para convencer o público a comprar na loja. Por isso, fugir dos clichês, investir no bom humor como linguagem e valorizar os diferenciais do seu negócio é essencial. 

Diversificar os canais de venda

A concorrência entre lojas virtuais fica muito mais acirrada durante as grandes datas comerciais do varejo como o Dia do Consumidor. A diversificação dos canais de venda pode ser decisiva para o sucesso da campanha. Então é preciso apostar nas redes sociais, anúncios pagos e principalmente nos marketplaces.

Valorizar a experiência do cliente

Mais do que turbinar as vendas no Dia do Consumidor, o objetivo do lojista deve ser fidelizar os clientes e estabelecer um relacionamento de longo prazo. Ter essa visão é fundamental para garantir o crescimento saudável dos negócios. Nesse contexto, dar um atendimento excepcional, personalizado e ágil – que realmente cative o consumidor – pode ajudar nessa missão. Salvar os dados dos consumidores e manter o relacionamento futuro é chave também.



Teatro Amazonas é apontado como edifício mais bonito do Brasil

O site Angi realizou um levantamento das recomendações do TripAdvisor para eleger os prédios mais bonitos do mundo e de cada país. No ranking mundial, o primeiro lugar foi para a Igreja da Sagrada Família, em Barcelona, na Espanha. Enquanto no Brasil, o campeão segundo os turistas é o Teatro Amazonas, localizado no centro de Manaus (AM). 

Para chegar ao resultado, a equipe do Angi analisou as reviews deixadas no TripAdvisor que mencionavam a palavra “beautiful” (PT: bonito) e a partir disso identificou os edifícios que mais eram mencionados em suas respectivas regiões. 132 países e todos os estados dos Estados Unidos passaram pela triagem.

Teatro Amazonas

Inaugurado em 31 de dezembro de 1896, o Teatro Amazonas tem arquitetura no estilo renascentista e foi uma das expressões arquitetônicas responsável por dar a Manaus o título de “Paris dos trópicos”. O Teatro foi tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por representar o apogeu da cidade durante o período conhecido como Ciclo da Borracha, que começou por volta de 1879. 

“Reconhecimentos populares como esse apenas reforçam a importância que o IPHAN já deu para construções tão relevantes, como é o caso do Teatro”, explica o especialista em restauração predial, engenheiro e fundador da Repinte, Paulo Sérgio Ramalho.

Ele comenta que a procura de visitantes também é uma forma de incentivar a conservação. “Com 127 anos de idade, a estrutura precisa de conservação e restauração constantes. O fluxo de visitantes mostra que, além da importância histórica, o Teatro também é um chamariz para turistas e isso reforça a necessidade de preservar esse patrimônio tão relevante para a história de Manaus”, finaliza Ramalho. 

Agenda

Ao longo do ano, a construção recebe cerca de 288 mil visitantes. Segundo a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, ele está apto para receber pessoas com deficiências visuais, físicas e auditivas. A entrada inteira custa R$ 20 e a meia R$ 10, mas os amazonenses que tiverem comprovação de naturalidade estão isentos de taxas. 



Norma internacional promove sustentabilidade por meio da redução energética

Em 2022, 73,6% do total da energia brasileira foi gerada por usinas hidroelétricas, 14,6% por eólicas, enquanto outras fontes como biomassa, pequenas centrais elétricas e solar somaram 11,8%, apontam dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Para driblar a dependência do país de chuvas para encher os reservatórios de usinas hidroelétricas, a norma internacional ISO 50001, Sistema de Gestão de Energia, surge como aliada, incentivando a utilização de fontes de energia alternativas e renováveis.

As crises hídricas são fenômenos não previsíveis e, em 2021, trouxeram um aumento próximo a 25% na conta de energia do brasileiro, trazendo prejuízos para sociedade e para empresas de diversos setores. Com a implementação da ISO 50001 em organizações é possível reduzir custos e consumo energético sem impactar na diminuição da produção, promovendo maior eficiência energética.

A norma também traz requisitos que possibilitam a redução nos impactos ambientais, a diminuição da emissão de gases de efeito estufa (GEE) para a atmosfera, reforçando a imagem da organização em relação às preocupações climáticas e auxiliando na instituição de práticas ESG (Environmental Social, and Corporate Governance) – em tradução, governança ambiental, social e corporativa.

“É ilógico seguir contando com chuvas que podem ou não ser suficientes para o abastecimento de usinas hidrelétricas”, pontuou Paulo Bertolini, diretor-geral da APCER Brasil. “Pensar em fontes alternativas e renováveis de energia é mais do que se preparar para o futuro, é estar pronto no presente”, completou.

A ISO 50001, com mais de 22.000 certificados emitidos, é reconhecida internacionalmente, e torna possível evoluir os resultados, utilizando a metodologia Plan, Do, Check, Act (PDCA) – planejar, fazer, checar e agir – que instaura um processo de melhoria contínua, sem estabelecer quaisquer exigências de desempenho energético.

Depois de um processo de implementação da norma, a organização deve contatar um organismo de certificação para iniciar a certificação. Será realizada uma auditoria para validar a conformidade da organização com os requisitos da norma e elaborado um relatório com a identificação de eventuais não conformidades e oportunidades de melhoria. Para as não conformidades identificadas, a organização terá de evidenciar a implementação de um plano de ação corretiva e, após essa execução, o organismo de certificação emite o certificado de conformidade ISO 50001. A certificação é válida por 3 anos, sendo necessário a realização de auditorias anuais de acompanhamento.

“O Brasil tem um clima propício para oferecer mais que duas opções de fontes de energia, seja solar, eólica, da força do oceano, entre outras. O ideal é aproveitar as possibilidades do país para que cada organização e pessoa escolha o melhor para sua realidade”, concluiu Paulo Bertolini.



Ações que podem ajudar empresas a avançar em práticas de equidade

A temática da equidade de gênero no mercado de trabalho tem ganhado cada vez mais destaque em meio à pauta econômica brasileira dos últimos anos. As mulheres estão a caminho de se tornar as mantenedoras da maioria dos lares brasileiros – tendo em vista que já representam a fonte de sustento para mais de 40% das famílias do país, de acordo com o mais recente levantamento do IPEA – mas ainda assim são elas que enfrentam o maior índice de desemprego, recebem os menores salários e ainda têm que  lidar com até três vezes mais casos de assédio moral e sexual em ambientes de trabalho.

Estes dados, no entanto, não passam despercebidos pelo próprio mercado, em especial pelos setores de investimento e consumo, que priorizam a relação com iniciativas empresariais alinhadas ao princípio da equidade de gênero, seja dedicando a elas certificações que aumentem sua valoração ou preferindo consumir produtos criados por empresas mais plurais alinhadas ao desenvolvimento sustentável da sociedade, por exemplo.

Para além do reconhecimento recebido de stakeholders, adotar políticas de equidade contribui também para a criação de um ambiente empresarial mais justo, digno e com alto potencial de inovação, conforme aponta o levantamento da McKinsey & Company, no qual consta que companhias com maior diversidade de gênero possuem 21% mais chances de apresentar inovações e resultados acima da média.

Atenta a este cenário, a plataforma de empregabilidade Refuturiza, lista 4 iniciativas que podem ser adotadas por empresas interessadas em se tornar mais igualitárias:

  • Recrutar profissionais segundo suas habilidades e seu perfil comportamental

No Brasil, é comum que a indicação passe na frente de todos os outros fatores quando o assunto é contratação de profissionais, mas uma análise de habilidades e de perfil comportamental – por meio do Teste DISC, por exemplo – pode ser mais eficiente e evitar que enviesamentos de diferentes naturezas se incidam sobre os processos seletivos.

  • Ouvir os colaboradores e buscar formas de contribuir para o desenvolvimento deles

Uma vez que os profissionais fazem parte da empresa, eles se tornam responsabilidade dela e peças fundamentais da engrenagem cujo movimento faz com que o negócio se desenvolva. Por isso, ouvir suas ideias e demandas abertamente, oferecer apoio para que eles façam capacitações e dar suporte a suas ações são essenciais para que a dinâmica empresarial se estabeleça de forma sustentável.

  • Políticas de igualdade de gênero não tem data para ser implementadas, a hora é agora

Nesta época do ano, é comum que ações em prol da igualdade de gênero, como palestras e workshops, apareçam aos montes, em uma iniciativa importante e necessária. No entanto, é fundamental lembrar que a desigualdade ocorre todos os dias do ano, não apenas em 8 de março, e por isso as medidas precisam também estar voltadas ao longo prazo.

  • Lembrar que pagamentos e oportunidades não têm sexo

No Brasil, as mulheres ganham cerca de 20% menos do que os homens, por questões como a priorização da escolha de pessoas do sexo para ocupar cargos de liderança. Frente a essa estatística, ganha destaque a importância de avaliar a capacidade e o comprometimento dos profissionais na hora de promovê-los, em detrimento a outros fatores como afinidades, além de padronizar salários e oferecer benefícios baseados na paridade, como o direito à licença maternidade e paternidade. 

 



Programa de Agricultura Familiar da BBF apresenta safra recorde

Agricultores Familiares que cultivam dendê nas regiões de Tomé-Açu, Acará, Concórdia e Moju foram premiados pela Brasil BioFuels (BBF) na última quinta-feira (09). A cerimônia foi um reconhecimento do Programa de Agricultura Familiar desenvolvido pela empresa e que incentiva mais de 400 agricultores familiares no Pará.

Os prêmios, entregues no auditório da empresa na sede industrial, no município de Moju, celebram o resultado recorde obtidos pelas famílias parceiras, com a entrega de mais de 37 mil toneladas de palma de óleo produzidas pelos 414 agricultores pertencentes ao programa no ano de 2022. Ao todo, a produção garantiu uma receita de mais de R$ 30 milhões às famílias que trabalham no cultivo palma de óleo.

A safra recorde dos agricultores familiares é incentivada pela BBF com o fornecimento de mudas, permuta para compra de fertilizantes com preços acessíveis, assistência técnica com especialistas no cultivo de dendê, auxílio para crédito bancário, estímulos à melhoria contínua e garantia de compra dos frutos a preços competitivos do mercado. Só em 2022, a quantidade de assistência técnica em campo proporcionada pela empresa ultrapassou a marca duas mil visitas.

No evento, que contou com recepção dos agricultores, café da manhã, visita na indústria de Moju e entrega dos prêmios/brindes, a BBF premiou ainda 14 agricultores destaques em suas produtividades durante o ano e que celebraram a marca de mais de R$ 3 milhões recebidos como resultado de suas produções.

Para dona Maria Antônia da Silva, destaque como agricultora Mulher de 2022, essa é uma conquista jamais vista em seus mais de 30 anos de agricultora familiar. “Foi graças à BBF que conseguimos este recorde histórico no cultivo de dendê. Todo agricultor produz com amor e garra, mas sem suporte não temos como garantir uma produção com alta qualidade. Então, essa é uma conquista de todos nós.”, destaca dona Maria Antônia.

Outro agricultor destaque foi Carivaldo Barbosa, com a entrega mais de 22 toneladas/Hectare ano para a Brasil BioFuels. “Tenho muitos amigos na agricultura familiar que não conseguem dar continuidade em suas produções por falta de assistência. Mas aqui, na BBF, nós temos todo tipo de suporte. Da visita técnica ao carregamento da logística, para que nos preocupemos somente com nossa produção”, disse Carivaldo. “É uma parceria que dá muito certo, pois, temos confiança um no outro e sabemos que podemos contar com a empresa para nos auxiliar em todas nossas entregas”, conta o produtor. 

Sobre a BBF

A Brasil BioFuels (BBF) é uma empresa brasileira que atua no agronegócio sustentável desde o cultivo da palma de óleo, produção de biocombustíveis, biotecnologia e geração de energia elétrica renovável e tem área cultivada superior a 68 mil hectares e produção de cerca de 200 mil toneladas/ano óleo e trabalha com criação de soluções sustentáveis para a geração de energia nos sistemas isolados: usinas movidas a biodiesel produzido na região. 

A BBF criou um modelo de negócios integrado em que atua do início ao fim da cadeia de valor – desde o plantio da palma de óleo, extração do óleo bruto e produção de bicombustíveis, até a geração de energia elétrica renovável – com ativos totalizando cerca de R$ 2,1 bilhões e atividades gerando mais de 6 mil empregos na região do Norte do Brasil. As operações da BBF estão situadas nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e Pará, compreendendo 38 usinas termelétricas (25 em operação e 13 em implementação), 3 unidades de esmagamento de palma de óleo, 1 unidade extrusora de soja e 1 indústria de biodiesel.



Igualdade de gênero vem ganhando espaço no setor bancário

Com o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho ao longo dos anos, cresceu também a necessidade de políticas de inserção feminina também em cargos executivos. Segundo a iniciativa do Pacto Global da ONU Brasil e ONU Mulheres: Movimento Elas Lideram 2030, o objetivo é que até 2030 as mulheres ocupem 30% dos postos de alta gestão das empresas. Mas ainda há muitos espaços a desbravar. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que, em 2019, apenas 37,4% dos cargos gerenciais eram ocupados por mulheres no país. A diferença cresce por faixa etária, indo de 43,1% de mulheres em cargos de chefia no grupo até 29 anos de idade até 31,8% no grupo de 60 anos ou mais. E, segundo Informativo de Estatísticas do IBGE de 2019, as mulheres nestas posições recebiam 61,9% e 63,9% da renda de homens nos mesmos postos.

Ao olhar especificamente para a participação das mulheres em posições de liderança em bancos e agências de supervisão bancária em todo o mundo, estudo de 2017, do Fundo Monetário Internacional (FMI), revelou que as mulheres ocupavam menos de 2% dos cargos de CEOs de bancos e menos de 20% dos assentos no conselho em mais de 80% dos bancos.

Nessa busca por definir novas referências e ampliar a diversidade entre seus colaboradores, além de reforçar sua política de inclusão e promoção da maior participação de mulheres em posições de comando, o Banco Daycoval chega ao 8 de março de 2023 com uma base equilibrada de trabalhadores. Do total de 3.431 funcionários do grupo, 1706 são mulheres e 1725 homens. Esse equilíbrio reflete a aposta do grupo em um futuro com representação de gênero mais equilibrada no mercado de trabalho.

Elas são economistas, analistas de finanças, técnicas, líderes de times, supervisoras, coordenadoras e assessoras. Estão em todos os cargos e em todas as posições na hierarquia do banco. No board da diretoria, o Daycoval conta com três mulheres e outras nove são superintendentes. Há, ainda, 23 gerentes-gerais e 33 gerentes, 79 coordenadoras e supervisoras e 24 líderes de equipe. Ainda há bastante espaço para crescer, entre as 580 posições de liderança do banco, 30% deles, ou 174, são ocupadas por mulheres atualmente. 

“Acreditamos fortemente na diversidade. Não há como crescer e se destacar no mercado, sem tomar ações para uma evolução no tema. Por isso, nada mais natural do que termos uma base de colaboradores equilibrada e diversa, temos a meta de ampliar cada vez mais a presença das mulheres nos postos de liderança”, disse Carla Zeitune, diretora de Recursos Humanos do Banco Daycoval.

Zeitune explica que uma das áreas com maior crescimento da presença de mulheres é a de TI. Entre as 68 posições de chefia de equipes do setor de TI do Daycoval, 15 delas são ocupadas por mulheres.  Um aumento de representatividade importante, pois esse é um setor onde a presença feminina ainda é pequena, como mostram os dados do estudo de novembro de 2022 da Revelo, empresa especializada em transformação digital, segundo o qual 87,7% dos desenvolvedores são homens, enquanto as mulheres ocupam uma fatia de apenas 12,7%.



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