Home Blog Page 1131

Chuvas e quedas de energia: cuidados que ajudam durante desabastecimentos

Durante os meses mais chuvosos do ano, entre dezembro e março, é comum notícias de desabamentos e alagamentos em determinados pontos, como o caso do litoral norte de São Paulo que virou notícia no final de fevereiro devido às enchentes sem precedentes. Porém, outro problema recorrente são as quedas de energia elétrica que podem ser agravadas pelas chuvas. 

Seja devido aos ventos, queda de árvores e postes durante tempestades ou problemas elétricos em fiações causados por raios, a falta de luz durante as chuvas é uma realidade em diversas regiões. 

O problema pode ser mais ou menos recorrente de acordo com as características geográficas e estrutura elétrica da região em questão. Ainda assim, embora seja imprevisível, é possível estar preparado para eventuais desabastecimentos. Por isso, adotar certos hábitos pode ajudar os moradores a lidar com os períodos de falta de energia. 

  • Luz de emergência: recarregável e prática, a lâmpada deve ficar sempre plugada na tomada e, em momentos de desabastecimento, ela pode ser acionada e iluminar o ambiente. Os valores variam de R$ 15 a R$ 190

 

  • Lanternas: os modelos podem ser carregados na tomada, à base de pilhas ou de baterias. Estando sempre com carga, elas podem ser usadas durante longos períodos. É importante checar na embalagem por quanto tempo ela pode permanecer acesa 

 

  • Velas: é a opção menos indicada por ser a menos segura. Embora possam ajudar em uma emergência, as velas exigem uma série de cuidados. Entre eles deixar longe de crianças e pets, usar suporte adequado, não aproximas de fios elétricos e tecidos, como cortinas e cobertores, e nunca dormir com a  vela acesa ou deixá-la em um ambiente sem supervisão

 

  • Celular: apesar de ser uma opção prática, o uso da lanterna ou da luz do celular só é viável quando ele está carregado. Em alguns casos, ativar a função da lanterna pode até acelerar o consumo de bateria do aparelho

 

Além da iluminação 

Longos períodos sem energia elétrica, podem se tornar incômodos por outras razões que vão além da falta de luz. A impossibilidade de assistir televisão, falta de acesso a internet, água do chuveiro gelada e eletrodomésticos sem funcionar, por exemplo, podem incomodar moradores de regiões onde o desabastecimento elétrico é recorrente. 

“Os geradores são uma alternativa para quem enfrenta esse problema. Tomar os devidos cuidados para ter uma iluminação emergencial, caso necessário, é uma ótima decisão, pois protege o morador da escuridão total. No entanto, essa medida não evita outras dores de cabeça”, explica o especialista em grupos geradores da franquia Energ, Bruno Teixeira Moreira. 

Moreira comenta que um bom gerador, quando instalado corretamente, pode facilitar e fazer com que as pessoas não percebam que a energia foi afetada pelas chuvas. “O gerador vai fazer com que todos os aparelhos da casa funcionem normalmente, como se a energia não tivesse caído. Dessa forma, é possível manter todas as funcionalidades elétricas normais até que o problema seja resolvido pela companhia responsável”, finaliza. 



Testes genéticos ajudam pacientes no tratamento do câncer

Basta uma gota de sangue ou até mesmo algumas partículas de saliva para descobrir os tipos de doenças que alguém é propenso a ter durante a vida, medicamentos que melhor funcionam para o organismo, além de dietas ou exercícios mais eficientes para o corpo. 

 “O que estamos trazendo aqui para a região não é somente a inovação da genômica, mas a proximidade do paciente com esse tipo de tecnologia. Nós estamos aproximando essa tecnologia da população e barateando isso,” conta Dr. Aníbal Nogueira, médico responsável pelo laboratório Oncocell, no noroeste do RS.

Teste para diagnóstico preciso

Diferente do exame de diagnóstico normal, um teste genético possibilita um diagnóstico extremamente detalhado, isso ajuda pacientes de câncer, por exemplo, a descobrirem o tipo ideal de tratamento para sua doença. “A tecnologia permite direcionarmos o tratamento da forma mais personalizada possível, o objetivo é atingir diretamente o câncer e cada vez menos a parte saudável”, destaca o médico. 

Além disso, exames invasivos como a biópsia, que precisa de cirurgia, por exemplo, podem ser feitos através do teste genético, com apenas uma gota de sangue. 

Teste para descobrir propensões a doenças

O teste genético com triagem completa ajuda a entender o nível de propensão a determinadas doenças. De acordo com o Dr. Aníbal, é possível saber também a eficácia de medicamentos específicos, como por exemplo, antidepressivos que funcionam para aquele organismo. 

O exame também consegue identificar o potencial que o paciente tem de responder a determinados exercícios físicos. Se ele vai responder melhor a exercícios aeróbicos ou de carga, o tipo ideal de dieta e qual potencial de ter lesões em grupos musculares específicos. “Então não serve apenas para detecção de doenças, mas para fazer um planejamento de vida saudável”, analisa Aníbal. 

Teste para conhecer a ancestralidade

Um dos tipos de teste genéticos é o exame que mostra o histórico ancestral. De acordo com o Dr. Aníbal, é possível descobrir etnias e o percentual de cada uma delas no gene. “É possível definir a ancestralidade paterna e materna e mapa de busca de parentes. Além disso, o paciente recebe uma lista de pessoas que também fizeram o exame e possuem semelhança genética e grau de parentesco. Isso é importante porque são pessoas que podem ser compatíveis diante da necessidade de um transplante, por exemplo”, conta.

Pós-teste

Após o teste o paciente tem acesso a uma análise feita pelos médicos do próprio laboratório e posteriormente recebe orientações acerca do que pode fazer para preservar sua saúde. “Somos 30% genética, então a forma como conduzimos nossos hábitos depois do resultado conta muito. Sempre há o que fazer, sempre tem como mudar o diagnóstico” finaliza.

Para saber mais basta acessar: ioi.med.br



Adecio Vasconcelos é o novo conselheiro da LLYC no Nordeste

O jornalista e executivo de Comunicação, Adecio Vasconcelos, é o novo membro do Conselho Consultivo da LLYC Brasil na Região Nordeste. Com experiência de mais de 30 anos em grandes empresas, como a afiliada da Globo em Pernambuco, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e a construtora Queiroz Galvão. Adecio foi chefe de redação, editor e repórter, na TV Globo Pernambuco, gerente de Comunicação da Celpe e de Comunicação da Queiroz Galvão, companhia na qual iniciou e desenvolveu sua carreira internacional, atuando em países como Angola e Espanha. 

Formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e em Ciência Social pela Universidade Federal de Pernambuco, o executivo se integra ao conselho consultivo da LLYC- única consultoria no Brasil a ter um conselho de especialistas para aportar conhecimento a projetos estratégicos de seus clientes – no fortalecimento e ampliação do atendimento aos clientes da LLYC Brasil e empresas que focam investir na região Nordeste. Tem atuação destacada na área de Comunicação, Assuntos Públicos e Sustentabilidade/ESG na gestão de políticas empresariais, projetos estratégicos de comunicação e reportes em sustentabilidade, com diversos prêmios ao longo de sua carreira

“Integrar o Conselho da LLYC é um grande prazer e passo que damos no olhar ao Nordeste, de grande conhecimento e potencial importantes ao país, para desenvolvermos ações cada vez mais estratégicas e eficazes para os clientes que atuam ou pretendem estar mais presentes aqui. Temos uma região muito rica, promissora, hub de conhecimento, e com grandes oportunidades de negócios, e estou entusiasmado em contar novos capítulos desta história”, afirma Adecio.

Para Thyago Mathias, diretor-geral da LLYC Brasil, contar com o novo conselheiro significa a ampliação na qualidade dos serviços e fortalece o vínculo da consultoria com a região Nordeste, onde já atua. “Como uma consultoria de atuação global, temos avançado em um grande processo de transformação cultural e social e compartilhamos este conhecimento ouvindo nossos clientes sobre seus desafios. Planejamos com esta parceria seguir firmes e fortes desempenhando um papel de protagonismo na promoção de estratégias de comunicação eficientes para os atuais e futuros clientes”, destaca.

Sobre o Conselho Consultivo da LLYC

O Conselho Consultivo é uma iniciativa inédita no segmento de consultorias e assessorias de comunicação no Brasil, e tem exercido um importante papel na gestão estratégica e no crescimento da LLYC nos últimos anos no país. A empresa, que está há 15 anos atuando no Brasil, conta ainda com a presença de Gustavo San Martin, para temas de Saúde e Sociedade Civil, Silmar Müller, no Agronegócio, Ariane Abdallah, especialista em Empreendedorismo e Posicionamento Executivo, Paulo Feldman, com Contexto Político e Econômico, Edney Souza, em Tecnologia, Inovação e Educação, Moisés Cona, em Infraestrutura, Roberto Brandt, em Sustentabilidade Global, Renata Camargo, em Diversidade e Inclusão e Cecília Seabra para temas voltados à ESG.



Data driven é opção para melhorar a experiência do cliente

Em uma loja física, é comum que, insatisfeitos com o atendimento, os consumidores entrem e logo saiam para procurar outro estabelecimento. O que muitos empresários não sabem é que esse comportamento também ocorre no ambiente on-line. Uma pesquisa divulgada pela Adweek revelou que cerca de sete a cada dez usuários (73%) sentem que não foram engajados de uma forma personalizada. Destes, quase metade deixa um site quando não tem uma experiência positiva e parte para outro endereço na web.

O fenômeno acende um sinal de alerta para empresas de diversos portes e setores, já que é essencial oferecer uma boa experiência para o consumidor a fim de garantir uma jornada de compra assertiva e fidelizar o cliente. É o que afirma Renata Elmor, fundadora especialista da BSales, empresa que atua com marketing digital e vendas.

“Além disso”, prossegue Elmor, “é necessário oferecer uma experiência positiva por conta do chamado Balanced Scorecard (Indicadores Balanceados de Desempenho), que mede o desempenho dos negócios seguindo critérios de satisfação e fidelização dos clientes”.

É nesse panorama que, segundo a especialista, um elemento pode ser utilizado para melhorar a experiência do cliente: o data driven marketing, conceito estratégico que pode ser utilizado para a tomada de decisões baseada em análise e interpretação de dados.

“Muitas empresas estão adotando o data driven marketing para refinar a segmentação de seu público”, conta Elmor. “Ao trabalhar com os dados corretos, as empresas passam a saber exatamente para quem as suas campanhas estão sendo direcionadas, aumentando as chances de conversão”, explica.

Ela destaca que, com o data driven, também fica mais fácil saber as preferências desse público, em qual canal de comunicação encontrá-lo e o melhor horário para a interação. “Isso colabora para que a empresa concentre os seus esforços nos leads (possíveis clientes) qualificados, utilizando touch points (pontos de contato com o cliente) pelos meios mais assertivos e nos momentos mais efetivos”.

A especialista da Bsales explica que toda a estratégia de marketing é feita para atrair pessoas que, a princípio, são leads, e depois se transformam em clientes. “A otimização da experiência do cliente com entendimento das suas preferências, sua localização, sua renda e seus hábitos de consumo, entre outras métricas, também ajudam a transformar essa trajetória em algo especial”.

Para Elmor, um exemplo “palpável” é quando o profissional de marketing identifica que há uma taxa de rejeição muito alta ou uma baixa conversão em um determinado ponto da campanha. Nesses casos, é possível usar os dados para avaliar os motivos, para que as alterações priorizem a otimização da experiência do cliente. Se bem-feita, essa iniciativa pode ter um impacto significativo na retenção e no crescimento.

“Nos setores comerciais das empresas, o data driven também alinha os leads que ainda não estavam em momento de compra para que sejam impactados por novas campanhas e promoções direcionadas para as necessidades dos clientes”, pontua.

A especialista destaca que o alinhamento dos leads traz um melhor aproveitamento dos contatos que, muitas vezes, já eram dados como perdidos pelos vendedores, o que acarreta em aumento de produtividade, diminuição de custos e aumento de faturamento.

Quais ferramentas usar para fazer um data driven assertivo?

Elmor conta que ferramentas como Google Analytics (website), Google Console (website orgânico), Google Ads, Google Data Studio e Facebook Ads são uma alternativa para trabalhar nesse quesito.

Além disso, recomenda o uso de ferramentas de automação, e-mail e rastreamento de leads, CRM, plataformas de e-commerce e ferramentas de BI. “Essas são plataformas pioneiras que desenvolveram novas tecnologias e criaram conceitos fundamentais para o marketing digital”.

Para concluir, Elmor afirma que o data driven marketing não é mais uma tendência, mas uma necessidade para as empresas que querem se manter competitivas em um mercado cada vez mais disputado. “Com o volume e velocidade em que os dados são produzidos, o refinamento da gestão tende a ser cada vez maior – desde que o profissional esteja preparado e com as ferramentas certas”.

Para mais informações, basta acessar: https://www.bsales.com.br/



Mulheres no TI: importância da participação feminina

As mulheres representam metade da população mundial e são maioria no Brasil. De acordo com os dados da PNAD Contínua, 51,1% da população brasileira é composta por elas. Diante da lógica matemática, é importante que essas profissionais tenham representação adequada em todos os setores da sociedade, incluindo o mercado de tecnologia da informação que conta com baixos índices de participação feminina.   

Andrea Rivetti, presidente e fundadora da Arklok, uma das maiores empresas de outsourcing de infraestrutura de TI do Brasil, idealizou a companhia com apenas 23 anos. Com pouca idade e pouca representatividade de mulheres no setor, enfrentou diversos obstáculos para ser levada a sério entre empresários e investidores da área.  

‘’No início da minha trajetória eu precisei ser acompanhada por homens em reuniões de negócios, por exemplo. Infelizmente, ter uma figura masculina ao meu lado durante as reuniões transmitia mais confiabilidade para os clientes, empresários e investidores. Com o tempo, fui conquistando meu espaço próprio, mas não foi fácil’’, explica a empresária.  

Em 2020, a participação feminina no setor de TI no Brasil era de 20,3%, representando um aumento de 2,5 pontos percentuais em relação a 2018, quando era de 17,8%. A projeção da Brasscom é que a representatividade feminina continue a crescer nos próximos anos, chegando a 23% em 2025.  

‘’Com certeza, o mercado evoluiu e está muito mais aberto para as mulheres. Inclusive, prioriza a participação feminina na área de tecnologia. Entretanto, a baixa participação das do público feminino nesse setor durante um longo período trouxe alguns prejuízos sociais para a área, já que muitas mulheres ainda acreditam que o mercado de tecnologia não é para elas’’, ressalta Rivetti.  

Com uma mulher à frente da empresa, a Arklok cresceu priorizando a contratação feminina para cargos de alta liderança, além de estimular a participação de mulheres nos setores técnicos. Com um índice nacional de 20,3% de participação feminina na área de TI, a empresa conta com 37% dos cargos de liderança ocupados por mulheres e 34% das contratações totais femininas.  

‘’Esperamos ter percentuais maiores da participação feminina na Arklok. Ainda que, a empresa conte com um recorte de contratação superior ao índice nacional, adoraríamos chegar mais perto da equiparação de gênero na participação. No entanto, para isso acontecer precisamos também que mais mulheres se interessem pelo mercado de tecnologia’’, ressalta a presidente.  

De acordo com a pesquisa “Mulheres na Tecnologia”, realizada pela consultoria McKinsey, as profissionais ocupam apenas 22% dos cargos de liderança na indústria. Apesar do progresso, a participação das mulheres no mercado de TI no Brasil ainda é baixa em comparação a outros países.  

‘’A trajetória da mulher no mercado de trabalho é repleta de muita resistência e luta pelo pertencimento. É gratificante ver mulheres em altos cargos, inovando e construindo seu próprio espaço na área, assim como eu fiz. No entanto, é preciso que muitas meninas e mulheres entendam que tecnologia é sim ‘coisa de mulher’. Espero que nos próximos anos mais e mais mulheres decidam ingressar nessa área’’, finaliza a presidente.  



Como funciona um contrato fechado com uma desentupidora

Empresas, estabelecimentos comerciais e condomínios partilham diversos desafios em comum. Dentre eles, a necessidade de manter os canos e sistemas de esgoto livres de entupimentos, o que pode evitar problemas de saúde e danos relacionados ao saneamento básico, a fim de garantir a qualidade da água e prevenir complicações com órgãos de vigilância sanitária.

Além disso, a atenção aos canos e sistemas de esgoto pode ajudar a prevenir a infestação de pragas que transmitem doenças, como baratas, escorpiões e ratos, além de danos maiores, como inundações, o que poderia custar um dinheiro considerável para consertar.

É nesse panorama que, segundo Gleison Pinheiro, diretor da Socorro Desentupidora – empresa que presta serviços de desentupidora de esgoto em São Paulo (SP) -, ganha destaque o papel de uma desentupidora, que pode ajudar essas empresas em seu dia a dia por meio de contratos fechados.

“Este tipo de contrato é utilizado por estabelecimentos comerciais que necessitam sempre de manutenção hidráulica ou de serviços de dedetização para manter as pragas longe, além de condomínios residenciais, onde a necessidade destes serviços é essencial para o cotidiano dos moradores”, afirma.

Segundo Pinheiro, um dos pontos positivos do contrato fechado com uma desentupidora é que, nesse caso, os preços são bem menores se comparados aos chamados “serviços emergenciais”, esporádicos.

De acordo com o empresário, um contrato fechado com uma desentupidora é uma solução que pode ajudar os clientes a controlarem suas despesas. Isso porque, nessa modalidade, o cliente sempre saberá quanto custará o serviço antes de fazê-lo – uma solução para os problemas de cobrança horária.

“Em um contrato fixo de prestação de serviço, a desentupidora pode planejar o atendimento como um todo para que, em acordo com o cliente, possam chegar ao valor final do serviço solicitado”, explica. “Esse processo implica na soma de atendimento, a frequência com que vai ocorrer e o tipo de serviço. Com todas estas informações à mão, um valor final é passado ao cliente, que decide se vale investir nesta forma de contrato”, diz ele.

O diretor da Socorro destaca que, em atendimento, os serviços de limpeza periódica da tubulação ou caixa d’água, desratização, dedetização e de descupinização podem fazer parte de um contrato de preço fixo. “O processo de acordo entre a desentupidora e o cliente vai considerar a periodicidade do serviço, podendo ser um contrato de renovação entre semestres, por exemplo”, afirma Pinheiro.

Para mais informações, basta acessar: www.socorrodesentupidora.com.br



Mais de 25 acordos no valor de mais de US$ 2,93 bilhões assinados no dia de abertura da Biban 2023

Monsha’at, a Autoridade Geral de Pequenas e Médias Empresas do Reino da Arábia Saudita, assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Huawei Tech Investment Saudi Arabia Limited. Lançada no dia de abertura da Biban 2023 – a maior conferência de startups, PMEs e empreendedorismo da Arábia Saudita –, a nova parceria verá as duas entidades unirem forças para impulsionar a transformação digital das pequenas e médias empresas (PMEs) do país.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230310005190/pt/

Biban 23 opened its doors today to the world's entrepreneurs, SMEs and startups (Photo: AETOSWire)

Biban 23 opened its doors today to the world’s entrepreneurs, SMEs and startups (Photo: AETOSWire)

Como parte do acordo, a Monsha’at e a Huawei Tech Investment Saudi Arabia trabalharão juntas para equipar as PMEs sauditas com as ferramentas necessárias para crescer e ter sucesso no ambiente do comércio eletrônico. O acordo promoverá a cooperação conjunta e soluções pioneiras de ponta projetadas para capacitar PMEs que dependem da tecnologia de comunicação.

O MoU foi um dos mais de 25 acordos lançados juntamente com uma série de iniciativas de investimento no primeiro dia da Biban 2023. A expectativa é de que o evento – que ocorre entre 9 e 13 de março de 2023 no Riyadh Front Exhibition & Conference Center – atraia mais de 105 mil participantes, incluindo empresários, proprietários de PMEs, investidores, formuladores de políticas e outros interessados.

Como parte dos acordos assinados, além do MoU com a Huawei, oito bancos e entidades financiadoras prometeram mais de US$ 2,93 bilhões para apoiar o ecossistema de PMEs da Arábia Saudita.

Em linha com a Visão 2030, os acordos contribuirão para a diversificação da economia nacional, transformando o país em um polo comercial de classe mundial.

Sami Ibrahim Alhussaini, governador da Monsha’at, disse: “Estamos totalmente empenhados em fortalecer a economia nacional e desenvolver o potencial da Arábia Saudita. Como parte desta missão, pretendemos criar um ambiente empresarial positivo, propício ao investimento e ao crescimento. Fizemos avanços significativos nessa jornada ao longo dos anos, como visto com o recente salto do país, do 41ºlugar em 2018 para o segundo em 2022, no Índice de Estado do Empreendedorismo do Monitoramento de Empreendedorismo Global.”

Ele acrescentou: “A Biban 2023 representa uma grande oportunidade para aproveitarmos esse progresso e darmos mais passos para alcançar as metas da Visão 2030. Ao ser uma plataforma única totalmente voltada para a troca de insights, networking e colaboração, a Biban 2023 ajudará a inspirar inovação e efetuar mudanças positivas duradouras no setor de empreendedorismo saudita e internacional”.

https://bibanglobal.sa/

* Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Jose Mendez

Diretor de Contas da Weber Shandwick

mendezj@webershandwick.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Empresas devem investir em ESG, segundo 78% dos investidores

A agenda ESG tem se consolidado no mercado como uma estratégia de negócios. Além do objetivo que fundamenta as práticas – as questões ambientais, sociais e de governança – a sustentabilidade corporativa tornou-se um pilar a ser considerado pelas empresas, independentemente do tamanho. A necessidade de investimentos em ESG se dá fortemente pela demanda do consumidor e dos próprios investidores, estes no caso de companhias maiores, como aponta o levantamento Global Reporting and Institutional Investor Survey, da EY.

De acordo com o estudo, cerca de 78% dos investidores que foram entrevistados acreditam que a preocupação em atender às diretrizes ESG deve existir nas companhias. A pesquisa aponta, ainda, que os investimentos para aprimorar a sustentabilidade corporativa devem ser feitos com foco nos negócios, mesmo que possam indicar diminuição de receita ou lucro, no princípio. 

Para Clarissa Nepomuceno Caetano Soares, advogada e sócia do Escritório Nepomuceno Soares e Mestre em Tributação Ambiental, Relações Econômicas e Sociais, “essa noção dos investidores é fundamental, pois a visão estratégica nos negócios não só pode, como deve andar junto com a preocupação com o meio ambiente e a sociedade. Com isso, é possível traçar um plano de adequação daquilo que ainda não atende aos padrões. Essas mudanças (que de início podem diminuir a receita) ao longo prazo vão fazer com que a reputação da empresa e seu valor de mercado cresçam, além de possibilitar também ganhos financeiros, como aumentar o lucro numa perspectiva duradoura e mais confiável”, completa Clarissa.  

Segundo a advogada, o estudo apresenta parâmetros sobre como se dará o futuro das companhias: “a expectativa é que o mercado se movimente de maneira mais efetiva para cumprir as diretrizes ESG, já que o assunto se tornou uma preocupação não só de investidores e consumidores, mas também dos órgãos reguladores, como a CVM, que tem criado cartilhas e resoluções sobre como a agenda ESG pode ser mencionada em relatórios, por exemplo”.

No início do ano entrou em vigência a Resolução 59 da Comissão de Valores Mobiliários, CVM, que estabelece critérios para a divulgação de ações conforme a agenda ESG das empresas listadas na Bolsa de Valores brasileira. No mês passado, a autarquia lançou a Política de Finanças Sustentáveis, que conta com diretrizes e uma previsão de plano de ação para atuação do órgão nas questões relacionadas à agenda sustentável. 

De acordo com Cristiana Nepomuceno Soares, advogada, bióloga e mestre em Direito Ambiental, as expectativas dos investidores e dos órgãos sobre o cumprimento das diretrizes sustentáveis estão mais alinhadas do que as dos gestores das empresas. “Estamos vivendo um período de grande movimentação dos órgãos públicos, dos investidores e dos consumidores em geral com relação ao meio ambiente. Questões como o aquecimento global, o estabelecimento de uma economia verde e a governança nas empresas são questões fundamentais a serem discutidas”.

Conforme o estudo da EY, em contrapartida aos 78% de investidores que acreditam que o investimento em ESG deve existir nos negócios, apenas 55% dos líderes empresariais entrevistados possuem a mesma percepção. 

Para Cristiana Nepomuceno Soares, existe um atraso no alinhamento entre empresas, investidores e consumidores e setor público. “Enquanto gestores e empresários acreditam que as questões sociais, ambientais e governança são assuntos a serem tratados no futuro, a sociedade acredita que são pautas urgentes, de implementação imediata e que devem significar uma transformação do comportamento das empresas no mercado”, completa.

A advogada diz que “para implementar as práticas ESG não é necessário mudar toda a estrutura e forma de operação da empresa”. Segundo ela, “a adequação deve ser feita de modo que contribua também para o crescimento empresarial, já que a agenda ambiental e de governança fomenta a confiança do investidor e a percepção da integridade e da ética nesse ambiente corporativo”. 

Ao todo, o estudo ouviu mais de mil líderes financeiros de empresas e 300 investidores. Destes, cerca de 99% utilizam das divulgações sobre as práticas ESG nas empresas como forma de escolha de investimentos, reforçando a preocupação mútua entre parte da sociedade e órgãos regulatórios com a agenda ambiental.



Plataforma facilita dia a dia de médicos veterinários

A Fórmula Animal ― rede de franquias de farmácia de manipulação veterinária, que produz medicamentos e produtos voltados à saúde animal de forma personalizada ― desenvolveu uma ferramenta para auxiliar o dia a dia dos médicos veterinários: uma plataforma completa para prescrição veterinária. A novidade está hospedada no site da companhia, na seção Espaço Veterinário.

De acordo com Renata Faria, farmacêutica e CEO da Fórmula Animal, a plataforma foi criada com o objetivo de auxiliar os profissionais e os estudantes da área a estarem sempre atualizados e munidos de ferramentas que possam facilitar o dia a dia.

“Acreditamos que a informação e aprimoramento dos profissionais é de extrema importância e, por isso, estamos sempre inovando nesse sentido. Procuramos sempre desenvolver ações para a união de pessoas em prol do bem-estar animal. Assim, é mais do que natural termos um olhar de parceria e colaboração com os médicos veterinários”, comenta.

E apesar de ser destinada aos profissionais da área, a plataforma de prescrições também facilita a vida dos tutores, já que diminui algumas burocracias que normalmente integram o processo de consulta.

Organização dos pacientes

A plataforma tem um sistema de cadastro tanto para tutores como para os animais. Dessa forma, o primeiro passo recomendado na integração com o site é a realização do cadastro do tutor. Depois disso, quando cadastrar o animal, já será possível relacioná-lo com o seu tutor. Não há um limite de animais por tutor e é sempre possível adicionar um novo pet para um tutor pré-existente.

Prescrição facilitada com sistema inteligente

O sistema disponibiliza para o médico veterinário todos os ativos com que a farmácia trabalha e, além disso, calcula qual a concentração indicada para cada um deles, levando em conta o peso e porte do animal. Daí a importância em cadastrar todas as informações do paciente. Outra sugestão que o sistema faz é quanto à posologia, isto é, quanto ao tempo de administração do medicamento.

“Vale ressaltar que as sugestões feitas pelo sistema têm como base as literaturas mais atuais sobre o assunto. Outro aspecto interessante é que o sistema emite um alerta em caso de erro de digitação das concentrações”, explica Renata.

Mais segurança em receitas controladas 

Uma resolução jurídica recente exige que a receita de medicamentos controlados apresente assinatura digital. Para a criação de uma assinatura digital, é preciso ter uma conta no site gov.br e baixar o aplicativo da plataforma no celular. Feito isso, a plataforma permite a integração desses dados e o uso da assinatura. Lembrando que, as farmácias só poderão aceitar receitas controladas se este requisito for atendido.

Canal de informação 

Outra funcionalidade da plataforma, que também pode ser usada por estudantes de medicina veterinária, é a seção com materiais técnicos, em que é possível pesquisar as mais variadas doenças, bem como os princípios ativos indicados para o tratamento e as formas farmacêuticas disponíveis na manipulação. “Nesta área, o profissional consegue obter informações sobre o modo de uso, os efeitos adversos, as contraindicações e outros pontos sobre os princípios ativos em questão. Ao final de cada material, listamos as referências bibliográficas que foram usadas para a produção do conteúdo”, conta a CEO da Fórmula Animal.

Há também uma série de guias veterinários on-line, com uma gama variada de assuntos, que vão desde cardiologia até equinos e fórmulas magistrais oftálmicas. Neles, estão todas as fórmulas e indicações sugeridas para as patologias e procedimentos que fazem parte da rotina do médico veterinário.

Suporte técnico

Já na seção Fale com o Farmacêutico, o médico veterinário tem a possibilidade de contatar diretamente a equipe técnica da Fórmula Animal, para esclarecer todas as dúvidas ― desde ativos até formas farmacêuticas, entre outros assuntos. “Para nós é muito importante ter este canal de diálogo aberto com os profissionais. Além de elucidar dúvidas técnicas, o espaço está aberto a sugestões, não só para melhorias da plataforma, como para a inclusão de conteúdos que auxiliem o dia a dia do médico veterinário. Isso nos ajuda a estreitar os laços de confiança e de parceria com esse público”, afirma a CEO da Fórmula Animal.



RE/MAX Brasil bate recorde histórico de faturamento

A RE/MAX Brasil registrou em 2022 o maior Valor Geral de Vendas (VGV) da sua história: R$ 8,56 bilhões, alta de 35% em relação ao ano anterior. O faturamento mais do que dobrou (136%) na comparação com 2020, atestando forte crescimento mesmo sob condições econômicas adversas – no período, a taxa básica de juros foi 2% para 13,75%.

A quantidade de unidades em operação da rede, distribuídas por todos os estados brasileiros, também aumentou para 620 – eram 444 em 2020 e 550 em 2021. Já o número de corretores chegou a 8.199, praticamente estável frente a 2021, mas 52% superior ao número de 2020. A companhia está em um novo momento, e tem priorizado a qualificação da sua base em vez de sua ampliação.

Segundo Peixoto Accyoli, presidente e CEO da RE/MAX Brasil, a companhia tem investido fortemente na especialização do corretor empreendedor. “Ele deve, obviamente, conhecer o imóvel em profundidade, mas também acompanhar toda a trajetória, da jornada do cliente e fato relevante que o levou a compra ou venda do imóvel, trabalhando todos os momentos da prospecção e negociação até a aquisição e documentação do bem”, diz. “Se você tem 500 imóveis e só vende 50, você tem 450 clientes insatisfeitos. Definitivamente, não é isso que queremos”.

A sinergia entre tecnologia de ponta, cultura empresarial e qualificação dos recursos humanos – em especial, os corretores empreendedores – segue como uma das principais estratégias de crescimento da RE/MAX para os próximos anos. Nesse sentido, alguns investimentos recentes chamam a atenção, como a sociedade com a Gryphtech, empresa de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) líder  no setor imobiliário, e a parceria com a especialista em desenvolvimento de negócios Buffini & Company.

Por meio dessa parceria, será possível oferecer, com exclusividade, uma versão expandida do programa de treinamento 100 Days to Greatness (100 dias para a Grandeza) para os afiliados da RE/MAX no Brasil. O programa, desenvolvido pelo líder imobiliário Brian Buffini, foi recentemente ampliado para ajudar tanto corretores novos a obter sucesso a longo prazo como para fornecer aos corretores experientes recursos para revitalizar seus negócios.

“Vivemos um contexto extremamente competitivo, com o surgimento de diversos novos players, mas é fato que a excelência e o conhecimento andam de mãos dadas com os resultados”, destaca Accyoli. “Temos crescido acima da média do mercado, mas nossa participação é garantida não por decreto, mas a partir da nossa evolução, do investimento na nossa marca, em tecnologia e nas pessoas. Inspirar vida e construir histórias. Este é o nosso propósito,  o “mantra” que cada um dos nossos 10 mil associados persegue em seu dia a dia”.



A FESCIOF encerra após reunir mais de 100 organizações internacionais, criando um roteiro para uma colaboração eficaz e soluções sustentáveis

O Fórum das Organizações Internacionais sobre o Futuro da Educação, Ciência e Cultura (FESCIOF, Future of Education, Science, and Culture International Organizations Forum) encerrou com sucesso sua reunião inaugural em Riade, unindo pela primeira vez a Organização Educacional, Cultural e Científica da Liga Árabe (ALECSO, Arab League Educational, Cultural and Scientific Organization), a Organização Mundial Islâmica de Educação, Ciência e Cultura (ICESCO, Islamic World Educational, Scientific and Cultural Organization), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) e mais de 100 organizações internacionais, alavancando o poder da colaboração para impulsionar um impacto significativo para o futuro das organizações internacionais nos campos da educação, ciência e cultura.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230309005853/pt/

(from left to right) H.E. Mohamed Ould Amar, Director General, ALECSO, H.E. Dr. Salim Al Malik, ICESCO and Costanza Farina, Director, Regional Bureau for Education in the Arab States – UNESCO Representative to Lebanon and Syria (Photo: AETOSWire)

(from left to right) H.E. Mohamed Ould Amar, Director General, ALECSO, H.E. Dr. Salim Al Malik, ICESCO and Costanza Farina, Director, Regional Bureau for Education in the Arab States – UNESCO Representative to Lebanon and Syria (Photo: AETOSWire)

Após a conclusão do fórum, os organizadores anunciaram seu compromisso de facilitar maior colaboração entre organizações internacionais nos campos da educação, ciência e cultura. Eles afirmaram a importância da FESCIOF como um esforço inovador para alinhar esforços e maximizar o impacto positivo através da colaboração. A Arábia Saudita também tomou a iniciativa de sediar as próximas duas edições da FESCIOF, em 2025 e 2027.

A FESCIOF, que apresentou mais de 20 sessões de painéis com mais de 65 palestrantes sob o tema “Juntos pelo Impacto no Século 21”, teve como objetivo promover um discurso profundo e facilitar a troca de conhecimentos para desenvolver uma visão partilhada e identificar oportunidades para colaboração.

Ao lado de representantes de alto nível da UNESCO, ALECSO e ICESCO, o evento facilitou o diálogo entre organizações dentro de um amplo ecossistema de agentes de mudança, com palestrantes e participantes de organizações internacionais, incluindo o Grupo do Banco Islâmico de Desenvolvimento (IsDB, Islamic Development Bank) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), bem como especialistas e líderes de pensamento em projeto e gestão organizacional de prestigiosas instituições acadêmicas e organizações proeminentes, tais como Harvard Business School, London Business School, INSEAD Blue Ocean Strategy Institute, Google, e Visa, entre outros.

Os representantes das organizações internacionais de educação, cultura e ciência refletiram sobre as discussões durante o Fórum e destacaram seus sucessos, reconhecendo o valor que as parcerias entre a sociedade civil e o setor privado trazem para o mundo. Durante a sessão final “Preparar o terreno para a colaboração futura”, os participantes do painel, Sua Excelência Mohamed Ould Amar; diretor geral da ALECSO, Sua Excelência Dr. Salim Al-Malik, diretor geral do ICESCO; Costanza Farina, diretora do escritório regional em Beirute e representante da UNESCO no Líbano e na Síria, enfatizaram a necessidade de continuar trabalhando juntos para criar um roteiro “Juntos pelo Impacto” para alcançar objetivos partilhados e criar um futuro melhor para todos. all.

“Como organizações e aqueles que estão se organizando, precisamos trabalhar na hora certa e no lugar certo porque o desafio é o valor do tempo”, disse Sua Excelência Al-Malik. Ele também elogiou os objetivos da FESCIOF e disse que a ICESCO irá maximizar os resultados da conferência e “convertê-los em ação”.

Farina destacou a interdependência dos três setores da educação, cultura e ciência, salientando que “não podemos avançar na educação se não avançarmos na ciência e na cultura ao mesmo tempo”.

Finalmente, Sua Excelência Mohamed Ould Amar, diretor geral da ALECSO concluiu que “os objetivos deste Fórum são muito claros, estamos trabalhando juntos para alcançá-los”.

A FESCIOF pretende estabelecer uma plataforma global colaborativa e confiável para que as organizações internacionais se reúnam e capitalizem oportunidades futuras. O evento promove o diálogo aberto e a parceria entre as partes interessadas para criar um roteiro para que as organizações internacionais colaborem mais efetivamente, enquanto estabelece um mecanismo sustentável para parcerias resultantes do fórum.

A FESCIOF, que ocorreu de 8 a 9 de março, é organizada conjuntamente pela ALECSO e pela Comissão Nacional Saudita para Educação, Cultura e Ciência (SNC, Saudi National Commission for Education, Culture and Science).

*Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Haitham Haddadin, +971557196617

HHaddadin@apcoworldwide.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Ribeirão Preto recebe terceiro empreendimento imobiliário da BRZ

A BRZ Empreendimentos, incorporadora com mais de 15 anos no mercado, anuncia o terceiro condomínio em Ribeirão Preto (SP). Trata-se do Portal Alto das Oliveiras, que busca trazer soluções e tecnologias aos moradores. Em parceria com a Housi, startup que atua no ramo das proptechs, serviços como bike, carros compartilhados, entre outros, estarão presentes no condomínio, além de diversas outras soluções, por meio do Appspace. 

A BRZ já entregou casas próprias para mais de 20 mil famílias. Sendo assim, o empreendimento foi projetado para agregar atributos premium a fim de facilitar a rotina e praticidade no dia a dia. A incorporadora BRZ estima faturamento na casa dos R$ 913 milhões em 2023. No ano passado, já chegou à receita de R$ 868 milhões. 

Localizado no Parque das Oliveiras, bairro na zona oeste de Ribeirão Preto, o condomínio integrará 196 unidades que variam de 48m² a 53 m² e dois quartos com suíte e sacada. O projeto também inclui três torres com 12 andares e uma torre com 13 andares. O local também oferece lazer completo e segurança: portaria fechada com controle de acesso; playground; piscina adulto (circular); solário (espaço para sol e descanso ao lado da piscina); churrasqueira; e salão de festas, tudo entregue mobiliado, equipado e decorado. O empreendimento ainda conta com vaga com carregador para carro elétrico e projeto de paisagismo em todos os espaços. 

O Portal Alto das Oliveiras é direcionado a pessoas com rendas a partir de R$ 3.500. “O nosso terceiro lançamento na cidade também vai ao encontro de quem quer sair do aluguel e conquistar seu primeiro imóvel.” destaca Eduarda Tolentino, sócia e presidente do conselho da BRZ. 

A incorporadora chegou a Ribeirão Preto em 2020 com dois empreendimentos na Via Norte: Portal Mirante da Colina e Portal Vale das Nascentes. Juntos, possuem um total de 608 unidades. Além disso, na época, a BRZ também contribuiu para a geração de empregos na cidade. No pico da obra dos dois empreendimentos em questão, houve a contratação de mais de 350 funcionários. Hoje, no pré-lançamento da vez, o estande da empresa já conta com cerca de 80 colaboradores, entre equipe própria e imobiliárias que vendem BRZ. 

Informações à imprensa 

NB Press Comunicação 

Tel.: 55 21 98857-5330 

E-mail: brz@nbpress.com.br  



Código Penal endurece penalidades para crimes de racismo

No combate ao racismo, o Brasil atualiza o código penal endurecendo, de um modo geral, a resposta do ordenamento jurídico a condutas consideradas racistas. Para tanto, entrou em vigor a Lei 14.532, de 11 janeiro de 2023, alterando a antiga Lei 7.716, também conhecida por Lei dos Crimes Raciais, instituída em 1989.

O novo texto tipifica como crime de racismo a injúria racial, prevendo pena de suspensão de direito em caso de racismo praticado no contexto de atividade esportiva ou artística e prevê pena para o racismo religioso e recreativo e para o praticado por funcionário público. O dispositivo torna a pena aumentada de um a três anos para até cinco anos de reclusão.

Advogado articulista do direito penal, Dr. Thiago Sus Sobral de Almeida, diretor do escritório Sus & Martins Advocacia, explica que a norma é resultado de um substitutivo do Senado. O especialista ainda esclarece o que a lei endureceu suas penas.

“Essa é uma história que começou no Senado Federal com o Projeto de Lei de 4.566, em 2021, e somente neste ano foi sancionada lei publicada no Diário Oficial da União. Agora, o racismo, que, todavia, há muito era considerado crime no Brasil, recebe um enrijecimento enquanto crime e passa a ter punições mais severas aos condenados”, explica.

Além disto, Dr. Thiago Sus coloca as definições, conforme o Código Penal, para racismo ou injúria racial. “Hoje, através da Lei 14.532/23, compreende-se injúria quando alguém ofende deliberadamente a dignidade ou o decoro de outrem em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional. Na interpretação desta Lei, o juiz deve considerar como discriminatória qualquer atitude ou tratamento dado à pessoa ou a grupos minoritários que cause constrangimento, humilhação, vergonha, medo ou exposição indevida, e que usualmente não se dispensaria a outros grupos em razão da cor, etnia, religião ou procedência”, adenda o especialista.

Adiante, crimes previstos na Lei 7.716/89 terão aumento de terço em suas respectivas penas. Especialmente em relação ao crime de injúria, com ofensa da dignidade ou decoro, em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional, a pena é aumentada da metade se o crime for cometido por duas ou mais pessoas.

“É justo esclarecer que a agravante será aplicada caso o infrator venha praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional: reclusão de um a três anos e multa. Outro aspecto para o agravamento é quando o infrator venha fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada para fins de divulgação do nazismo: reclusão de dois a cinco anos e multa”, dimensiona o ilustre advogado.

Contudo, a nova lei também resguarda pontos específicos. Um exemplo é um caso de crime de injúria racial quando cometido por funcionário público no exercício de suas funções ou a pretexto de exercê-las. Para estes, a pena será aumentada em um terço.

O dispositivo também confirma sua presença no ambiente virtual. “Se qualquer dos crimes previstos no artigo for cometido por intermédio dos meios de comunicação social, de publicação em redes sociais, da rede mundial de computadores ou de publicação de qualquer natureza, a enrascada é grande. No caso, o juiz poderá determinar até cinco anos de reclusão”, acrescenta.

Outro exemplo é um caso de ocorrência de qualquer dos crimes previstos no artigo em contexto de atividades esportivas, religiosas, artísticas ou culturais destinadas ao público. Para casos como estes, a pena é de reclusão de até cinco anos e ainda proibição de frequência, por três anos a locais destinados a práticas esportivas, artísticas ou culturais destinadas ao público, conforme o caso.

“É válido lembrar que um único infrator pode responder por crimes diferentes por conta de um único ato. Um caso de racismo acompanhado de agressão física, por exemplo, permite ao tribunal interpretar tal infrator como réu num processo de crime de racismo, mas também em crime de violência. Desta forma, pode-se aplicar a esta pessoa duas penalidades”, salienta o diretor do escritório Sus & Martins Advocacia.



Extensas listas de material escolar ampliam discussão sobre reaproveitamento

Todo início de ano é assim, as escolas privadas enviam listas enormes de material escolar aos pais e responsáveis dos alunos, mas não apresentam um programa para reaproveitar os artigos que sobraram no ano anterior. Além dos preços elevados – segundo a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), o aumento pode chegar a 30% em 2023 -, algumas listas também descumprem a lei ao incluir itens de uso comunitário, quando as instituições têm obrigação de viabilizar aos estudantes.

Como especifica a Lei nº 12.886/2013, as instituições de ensino particulares são proibidas de incluir itens de uso coletivo na lista de material dos alunos e somente podem solicitar artigos de uso pessoal, como lápis, borracha, apontadores, cadernos – sem preferência por marca –, por exemplo. A lei ainda destaca que nenhum valor adicional pode ser cobrado por objetos coletivos nas mensalidades, como produtos de higiene, copos descartáveis, papel sulfite, etc. Eles devem ser incluídos nas mensalidades já existentes, ficando expressamente proibida a cobrança de um pagamento adicional ou seu fornecimento pelos pais e responsáveis dos alunos.

Desde a educação infantil até o ensino médio, a composição dos kits de materiais escolares varia em função dos níveis de ensino da educação básica para os quais os estudantes são destinados. Mas algumas escolas exageram em seus pedidos, mesmo para crianças tão pequenas, como desabafou recentemente a atriz Laila Zaid em suas redes sociais. “Que lista de materiais é essa? Cinco canetas hidrocor de ponta fina. Meu filho só tem três anos! Caneta Posca? Só podem estar brincando… Essa caneta custa R$ 40,00. Não vou comprar”, disse ela. Os comentários em sua publicação mostram que outras pessoas passam pela mesma situação.

Para Claudia Vieira Levinsohn, mestre e especialista em educação, o vídeo publicado por Zaid contribui para uma reflexão sobre a real necessidade de comprar itens tão caros e dispensáveis ao uso dos alunos, como as canetas citadas pela própria atriz.

“Ao olhar a lista e elencar o que é de fato indispensável e o que é um exagero por parte das escolas podemos entrar na discussão do reaproveitamento e questioná-las sobre o que foi feito com a sobra de material do ano anterior, o que geralmente as instituições não divulgam”, afirma.

Claudia ainda destaca que os livros didáticos costumam ser os itens mais caros do material e os pais, todo ano, precisam se organizar financeiramente para comprá-los. Segundo ela, as escolas trocam os livros de um ano para o outro, dificultando o reaproveitamento entre irmãos, por exemplo.

“Não precisava ser assim. Mesmo tendo as suas preferências, os professores poderiam fazer um esforço para se adaptarem a uma publicação e utilizá-la por alguns anos. No caso do livro de alfabetização, qual é o sentido de alterá-lo anualmente se a sua função não muda?”, questiona.

Como solução, a mestre e especialista em educação sugere que, tanto em casa quanto nas instituições de ensino, é importante introduzir nas crianças e jovens a cultura da reutilização. “A escola pode começar dando o exemplo, criando uma política para a reutilização, além de mostrar aos alunos o que ela mesma faz com a sobra do material e diminuir de alguma forma as suas listas. É importante que essas ideias sejam lideradas pelas coordenações dos colégios para que amplie a conscientização de toda a comunidade escolar e, mais do que isso, que essas mudanças cheguem aos lares e sejam aplicadas pelos alunos junto com as suas famílias”, finaliza Claudia.



Linkedln já deixou de ser uma rede apenas para buscar vagas

Com cerca de 50 milhões de usuários no Brasil e 660 milhões no mundo, o Linkedln é uma rede profissional que só cresce. São 30 milhões de empresas, que buscam interação com seus usuários dentro da rede, que tem como missão a conectividade e a promoção do bem-estar profissional e fomenta diversas formas de potencializar empresas e profissionais.

A era da trabalhabilidade traz diversas perspectivas de gerar trabalho e renda. O protagonismo na construção da carreira está diretamente associado ao profissional, ou seja, não é mais responsabilidade da empresa o planejamento de carreira e sim do próprio executivo, a partir desta transformação, redes profissionais como o Linkedln tornaram-se fundamentais no processo em busca de recolocação, assim como, entendê-las e manuseá-las.

Segundo o CEO do Linkedln, Ryan Roslansky, o profissional precisa estar preparado para ir atrás de seu desenvolvimento pessoal, contudo, as empresas necessitam oportunizar crescimento para os seus colaboradores: “Eu acredito verdadeiramente que o seu melhor funcionário de amanhã é o seu funcionário de hoje em muitas situações. Se você focar em habilidades, entender as competências da sua força de trabalho”. Ryan, também destaca a importância de compreender os objetivos da empresa, e, dessa forma, oferecer o suporte necessário aos colaboradores para encontrarem a posição ideal dentro da organização: “há um ótimo trabalho a ser feito ajudando os colaboradores a encontrarem diferentes posições dentro da sua organização — desde que eles estejam alinhados à missão e visão”, comentou em entrevista.

Neiva Gonçalves, Diretora de Carreira da Success People, empresa de desenvolvimento pessoal que atua no território nacional e internacional com mais de 14 mil seguidores, psicóloga com mais de 20 anos de vivência em recursos humanos, comenta o crescimento da rede: “o Linkedln já deixou de ser uma rede apenas para buscar vagas de empregos, atualmente a rede ampliou suas ofertas criando métodos de conectar pessoas com diferentes objetivos”.

A importância de conhecer metodologias e compreender as dinâmicas do mercado de trabalho atual é fundamental para alcançar o objetivo, seja para a vaga dos sonhos ou até para se criar um perfil no Linkedln. A plataforma entrega quatro contas com objetivos diferentes: Carreira Premium, para profissionais em busca de trabalho ou em transição de carreira, Negócio Premium, para empreendedores, vendas e novas parcerias, Linkedln Pro Sales é o perfil de empreendedores que desejam fechar negócios dentro da rede e a Recrutador Lite para Headhunters, divulgação de vagas e recrutamento. Cerca de 39% de usuários pagam pelas contas Premium, que auxiliam na busca pelo planejamento de carreira e pela alta performance.

Como uma das principais ferramentas disponíveis para a carreira, o Linkedln fornece aos seus usuários cursos para entender a plataforma e utilizá-la. Ter estratégia para alavancar a carreira se baseia em estudo. Reconhecer os pontos fortes e os pontos fracos é o ponto inicial para listar competências, Softs Skills, Hard Skills, construir um currículo nota 10 e se destacar como candidato: “Na Success os programas com metodologias aplicadas foram criados para direcionar o posicionamento do profissional e melhorar a tomada de decisões, existe um método para se destacar no mercado e obter os resultados”, completa Neiva.

“A ideia de planejamento de carreira e/ou empreender significa olhar para o futuro, para isso, é necessário entender, onde se quer estar nos próximos anos. A partir desta indagação, o próximo passo é o autoconhecimento, que possibilita traçar metas focadas e bem direcionadas. Para se planejar é indispensável se conhecer e conhecer o mercado”, destaca Neiva.

 

 

 

 



GO/TO: BRs passam a cobrar eixo suspenso de veículo com registro fiscal pendente

A partir de 15 de março, a Ecovias do Araguaia, responsável pela administração de 850,7 quilômetros do Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins (composto pelas BRs-153, 414 e 080), em decorrência do acordo de cooperação técnica firmado entre as Secretarias de Fazenda, Receita, Economia, Finanças ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), passará a cobrar a tarifa pela totalidade dos eixos, suspensos ou não, dos veículos que possuam o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) – documento eletrônico que traz informações sobre origem, destino e tipo de produtos transportados -, em aberto.

A medida, a ser implementada nas nove praças de pedágio distribuídas ao longo do trecho, está amparada na Lei Federal 13.103/2015 e na resolução 4.898/2015, da ANTT. Anteriormente, a concessionária praticava a cobrança dos veículos comerciais com carga, que circulavam com eixos suspensos, apenas por meio visual.

O gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovias do Araguaia, Marcelo Belão, conta que a verificação do Manifesto é realizada de forma automática, com uso de câmeras inteligentes que fazem a leitura das placas veiculares. “Assim que o veículo entra na pista da cabine, o sistema já informa ao arrecadador a existência ou não do documento em aberto. Por isso, é muito importante que a empresa ou motorista responsável dê baixa no MDF-e quando o transporte da carga for finalizado”, afirma.

A cobrança não ocorrerá para veículos de carga vazia ou sem Manifesto aberto. Estes estão isentos da tarifa sobre eixos que não tocam o solo, conforme determina a legislação.

MEIOS DE PAGAMENTO
Nas cabines manuais de todas as praças, é possível ao usuário realizar o pagamento das tarifas em dinheiro ou com cartão de débito e crédito de qualquer bandeira, além da possibilidade de pagamento por aproximação. As modalidades Visa Vale Pedágio e DBTrans também são aceitas.

Já nas vias automáticas, o motorista pode optar entre as operadoras Sem Parar, ConectCar, Move Mais, Veloe e Greenpass.

Informações sobre cobranças, meios de pagamento e valores das tarifas podem ser solicitadas ou conferidas ainda pelo 0800 153 0 153, site (ecoviasdoaraguaia.com.br) ou no perfil da concessionária na rede social Twitter (@ecoviasaraguaia).



CEO da Estrela10 ensina como atrair o consumidor da geração Z

O especialista em e-commerce e CEO da Estrela10, loja de departamento virtual, Marcelo Dantas, criou uma lista com dicas para ajudar empreendedores a atrair os consumidores da geração Z.

Pessoas nascidas a partir da segunda metade da década de 90 – pertencentes à geração Z – apresentam comportamentos disruptivos quando comparadas às gerações anteriores, de acordo com a definição sociológica do termo. Afinal, são jovens que nasceram na era da informação e da conectividade, por isso enxergam o mundo de forma totalmente diferente. 

Para Dantas, a geração Z possui muita intimidade com o universo digital, o que influencia significativamente seus hábitos de consumo. “Por exemplo, essas pessoas aprenderam a se relacionar pelas redes sociais e por aplicativos, evitam sair de casa e, sempre que podem, usam serviços delivery para não precisarem sair”, diz ele. 

Segundo o especialista, é fundamental que as empresas pensem em estratégias de vendas apropriadas para esse público. Sendo assim, ele descreveu cinco ideias que podem ajudar a manter os negócios relevantes, que seguem abaixo: 

1 – Criar sensação de pertencimento 

Um dos desejos da geração Z é fazer parte de uma comunidade que compartilhe de seus valores e propósitos de vida. Eles valorizam a opinião dos seus semelhantes, portanto é muito importante que as empresas busquem entender as motivações que só os nascidos na era digital têm. “A geração Z quer se comunicar de maneira direta com seus interesses. Logo, as empresas precisam dedicar tempo para criar estratégias voltadas para essa finalidade”, diz Dantas. 

2 – Deixar claro os valores da empresa

A geração Z se preocupa com seu futuro e também com o de sua comunidade, de acordo com estudiosos da sociologia. Por isso, esse consumidor busca consumir de empresas que vão ao encontro de seus valores e que se preocupam com as mesmas causas. “Esse público quer ter percepções claras dos valores e propósitos de uma organização. Por isso, as estratégias de comunicação devem ser direcionadas e trabalhadas no mundo virtual, que é onde a geração Z está”, ensina. 

3 – Ter iniciativas admiráveis    

De acordo com os sociólogos que estudam o tema, a geração Z é pluralista e valoriza a diversidade. Eles não consideram ações nesse sentido apenas iniciativas legais, mas sim uma expectativa a ser cumprida pelas empresas. “Trabalhar o marketing inclusivo e a responsabilidade social e ambiental, alguns dos principais valores dessa geração, são fundamentais para que uma empresa seja admirada pela geração Z”, revela Dantas. 

4 – Criar laços por meio de conteúdo de qualidade 

Segundo os estudiosos da sociologia, a geração Z gosta que as empresas criem laços com eles – mesmo que não sejam tão duradouros. Por isso, Dantas recomenda a criação de conteúdo orgânico interessante e relacionado ao universo da marca. “A forma clássica de fazer publicidade, com banners coloridos recheados de frases de efeito e promoções chamativas, não funciona tão bem com eles”, explica o especialista. Para ele, a melhor estratégia é embutir no conteúdo as oportunidades de venda.  

5 – Deixar de lado os métodos tradicionais de marketing   

A nova geração não é igual à anterior, portanto, não se deve aplicar métodos antigos: eles não vão funcionar. “O marketing para geração Z precisa ser personalizado para obter resultados. Esse público preza pela autenticidade e pelos valores da vida real e isso pode – e deve – estar presente na sua estratégia”, afirma o especialista. Uma das apostas, segundo ele, é o marketing de influência.



Nova Regulamentação para as Registradoras de Recebíveis

Os recebíveis de cartão de crédito e débito estão sujeitos a nova regulamentação. Foram instituídos limites e regras nas transações pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central. A decisão passou a vigorar no final de novembro de 2022. Uma das maiores novidades é a necessidade de criação de uma estrutura de governança para interoperabilidade entre sistemas de registro a fim de conferir transparência e segurança às negociações.

O ponto mais importante é a Resolução BCB nº 264, que padroniza os nomes das tarifas e formas de cobrança pelos serviços prestados pelas registradoras de recebíveis de cartão. Além disso, ela exige que as instituições credenciadoras disponibilizem canais para que os lojistas acessem informações sobre suas agendas de recebíveis registradas, incluindo os contratos de negociação realizados. Com essa alteração, os lojistas passam a poder enviar contestações a essas agendas.

As novas regras também determinam que as registradoras devem responder quaisquer contestações em até cinco dias úteis. Além disso, elas também deverão conciliar as informações sobre agendas de recebíveis, liquidações e contratos para que os sistemas estejam mais atualizados. Segundo Paulo Castro, Diretor de Produtos no Grupo ViaInvest, “A medida é bastante positiva, traz maior transparência e oportunidades no mercado de recebíveis, além de aumentar as possibilidades de crédito nos estabelecimentos.”

De acordo com a pesquisa “Uso da Maquininha 2021“, publicada pelo Sebrae em Junho de 2021, 45% dos empresários em micro e pequenos empreendimentos no Brasil recorrem à antecipação dos recebíveis das vendas no cartão frequentemente. Outros 18% utilizam o recurso esporadicamente.

“Enquanto o pagamento por uma venda no cartão de crédito pode demorar cerca de 30 dias para chegar na conta do estabelecimento, o pré-pagamento de recebíveis de cartão permite que os estabelecimentos antecipem a liquidação e reduzam esse prazo.”, de acordo com Castro.

 

O que são recebíveis?

Quando o consumidor utiliza um cartão de crédito, ele gera um crédito para o vendedor. Esses créditos são conhecidos como “recebíveis”, pois somente serão recebidos futuramente pelo vendedor. O vendedor pode negociar a antecipação dos recebíveis, o que permite que sejam utilizados como fonte de financiamento, permitindo a oferta de crédito com menor custo, conferindo muitas vantagens às pequenas e médias empresas.

Já as registradoras são entidades autorizadas pelo Banco Central para o controle das operações garantidas por recebíveis. Elas têm a função de acompanhar os valores e prazos dos financiamentos concedidos às empresas, além de informar ao BC sobre as negociações em andamento.

A partir do registro de recebíveis, as informações ficam compiladas em uma registradora, permitindo que o comerciante utilize o volume que desejar como garantia em empréstimos. “Os recebíveis de cartões são ativos importantes para as empresas, pois permitem a garantia de capital de giro. Com as novas medidas, há o aumento da segurança jurídica e operacional, promovendo mais transparência e, consequentemente, criam-se mais oportunidades de obtenção de crédito.” finalizou Castro do Grupo ViaInvest.



Brasil sediará testes de nova terapia contra o câncer

O Brasil sediará pesquisa científica que tem por objetivo disponibilizar, mundialmente, tecnologia inédita para o tratamento de pacientes com câncer melanoma metastático. O acordo de cooperação e desenvolvimento foi assinado no dia 08 de março entre a empresa brasileira Techlife e a Universidade do Chile, representada pela Oncobiomed, spin-off responsável por transferir inovações na área de imunoterapia contra o câncer, desenvolvidas na instituição acadêmica chilena.

O presidente do São Lucas Cell Therapy Group, o médico Adelson Alves, recebeu, em São Paulo, Flavio Andres Salazar-Onfray, ex-ministro da Ciência e Tecnologia do Chile e atual vice-reitor da universidade para atualizar nova fase da parceria iniciada em 2018 e que agora avança para a etapa brasileira da pesquisa.

“A equipe de pesquisadores da Universidade do Chile deu início aos estudos da tecnologia, batizada de TAPCells® (Tumor Antigen-Presenting Cells), há cerca de 15 anos. Desde 2018, estamos apoiando os estudos em torno da nova terapia que agora poderá ser testada na fase 3 no Brasil, após autorização da Anvisa”, informa o presidente da Techlife.

No Chile, a TAP-Cell é aplicada de acordo com a legislação e regulamentação em vigor desde 2001 e já tratou mais de 300 pacientes. Os resultados clínicos registraram cerca de 60% de respostas imunológicas positivas, com progressão mais lenta da doença.

“Em alguns casos, foi observada regressão do tumor. Algo impensável sem o uso da TAP-Cell, que tem sido vislumbrada como uma luz aos pacientes metastáticos de melanoma”, afirma o médico Adelson Alves.

Tratamento autólogo

O grande avanço no tratamento do melanoma metastático através da TAP-Cell está na descoberta de processo científico que permite o uso das células do próprio paciente para combater a doença. De acordo com o diretor Científico e Técnico da Techlife, Dr. Elíseo Sekiya, a partir do isolamento dos monócitos, células encontradas no sangue coletado do paciente, manipulação em laboratório permitirá a criação de terapêutica imunoterapêutica.

De acordo com a equipe de pesquisadores da Techlife, a inovação da TAP-Cell está tanto na possibilidade de permitir o reconhecimento das células tumorais por parte do organismo doente, para que possam ser atacadas pelo sistema imune, quanto no uso de células do próprio paciente, evitando efeitos adversos associados à rejeição ao tratamento.

O avanço tecnológico também permitiu ampliar a sobrevida dos pacientes com melanoma metastático em estágio avançado, com sobrevida acima de cinco anos em mais de 30% dos casos.

A parceria com a Techlife tem o objetivo de desenvolver no Brasil a nova tecnologia para tratamento de pacientes com melanoma metastático, de acordo com o marco regulatório nacional para terapias avançadas. O acordo firmado com a Oncobiomed trará vantagens operacionais para o estudo, que será apoiado pelo IEP Hemomed, braço de pesquisa clínica do São Lucas Cell Therapy Group, conforme informa o presidente da empresa.

“A partir da formalização do acordo de transferência tecnológica, iniciaremos o chamado estudo de reprodutibilidade que seguirá ao longo deste ano. Em seguida, sob supervisão e aprovação regulatória da Anvisa, serão realizados os testes em pacientes, o que representa a fase 3 das pesquisas clínicas para novos tratamentos”, o médico Adelson Alves.

 Epidemiologia

Dados do Global Center Observatory (Globocan) de 2018 indicavam 7,4 mil mil novos casos ao ano de melanoma no Brasil. Desses, 2,1 mil evoluíram ao óbito e, segundo Sekiya, é natural associar as mortes a pacientes do estádio IV do tumor, quando há quadro metastático.

Ainda de acordo com o estudo da Globocan, em números absolutos, os Estados Unidos lideram a incidência da doença; com mais de 71,4 mil novos casos previstos, ou 24% do total), seguidos pela Alemanha, com 31,4 mil casos (10,9% do total) e do Reino Unido, com 17,8 novos casos (6,2% do total).

O Brasil, com os 7,4 mil citados na pesquisa, representa 2,87% da incidência global da neoplasia, estimada em quase 300 mil novos casos ao ano em todo o mundo. “Após a aprovação final da pesquisa no Brasil e o registro na Anvisa, investiremos em nova planta produtiva para atender a demanda por tratamento dos pacientes metastáticos de melanoma. Quando criamos a Techlife, vislumbramos atuar na medicina celular com foco nas pesquisas voltadas ao combate do câncer. Chegou o momento de colocarmos em prática a missão à qual nos destinamos”, diz o presidente da Techlife.



Sarau A Arte Liberta convida: Alma Luz Adélia

O projeto Sarau A Arte Liberta nasceu dentro da Biblioteca Pública Érico Veríssimo em Taipas, idealizado pelo escritor Diego Rbor, precursor de encontros artísticos na região. No início os encontros aconteceram semanalmente nos cômodos do espaço cultural localizado em Taipas.

Em um dos primeiros saraus desenvolvidos pelo idealizador Diego Rbor, a artista Alma Luz Adélia performou dentro do banheiro de uma ocupação cultural em Taipas. Neste ano, a artista estreará performance inédita, no sarau A Arte Liberta, no palco do Teatro Cacilda Becker.

Além da circulação do Sarau A Arte Liberta, o coletivo prepara um lançamento literário, e oferece oficinas de Políticas Culturais e Poesia Nutre para jovens na zona noroeste de São Paulo, SP 

Para saber a programação completa, basta acessar: @coletiveaarteliberta no Instagram e TikTok.

Esse projeto é contemplado pela 19ª edição do Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais no Município de São Paulo – VAI.

SERVIÇO:

Sarau A Arte Liberta convida: Alma Luz Adélia

11 de março às 17h
Teatro Cacilda Becker
Rua Tito, 295 – Lapa – São Paulo

Livre
Gratuito.

 



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Evento sobre governança de dados e IA reuniu mais de 300...

0
Você pode acompanhar os Podcasts gravados no local do evento com os principais palestrantes no Portal Vida Moderna, no YouTube ou no Spotify, Apple Podcast e mais cinco agregadores de Podcast em áudio.

Podcast – Fusca na veia

Últimas Notícias

Translate »