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Como a IA pode ajudar para a geração de tráfego orgânico?

Não basta ter um espaço bonito, com prateleiras organizadas e vendedores de prontidão. O empresário à frente de uma loja física tem que empreender estratégias diárias para atrair os consumidores em potencial para dentro do estabelecimento, fator que pode determinar o sucesso ou o fracasso do negócio.

Da mesma forma, para empreendedores digitais, não basta ter um site bem estruturado e visualmente agradável: é preciso atrair os usuários para o endereço virtual, e uma das alternativas é investir em mecanismos de busca naturais, como o Google. Para tanto, é possível investir na geração de tráfego orgânico, que tem se configurado como uma forma eficaz e gratuita de gerar tráfego para um site.

Bernardo Klock, fundador e diretor da WEBK SEO – empresa que atua com marketing digital com foco em SEO – explica que, ao usar técnicas de SEO (otimização de mecanismos de busca) para melhorar a classificação nos resultados de pesquisa, é possível atrair um número considerável de visitantes para um site. Isso, por sua vez, pode levar a um aumento de conversão, bem como a um aumento nas vendas.

É nesse ponto que, segundo Klock, uma agência de SEO pode usar IA (Inteligência Artificial) para a geração de tráfego orgânico: “A IA nos ajuda diariamente no planejamento de campanhas SEO, como quando precisamos gerar rapidamente ideias sobre temas que não dominamos”, afirma. “Então, um exemplo prático é utilizarmos ferramentas do gênero para gerar estas ideias que chamamos de ‘entidades’ de um tópico”, diz.

Segundo o especialista, as “entidades” são palavras ligadas ao tema. “Por exemplo, se você está escrevendo sobre SEO, para este ser um texto mais relevante sobre o tema, deverá conter palavras como: Google, otimização, busca, pesquisa, página, palavras-chave, título, url, site e descrição, entre outros”, explica.

Ferramentas facilitam o processo

De acordo com o diretor da WEBK SEO, para agir de forma assertiva, uma agência deve utilizar as ferramentas mais adequadas para para a geração de tráfego orgânico, e chatbots são uma delas. Lançado pela OpenAI em 2022, o ChatGPT chegou a 100 milhões de usuários ativos mensais em janeiro e se tornou o aplicativo de consumo de crescimento mais rápido da história, segundo comentário do banco suíço UBS divulgado pela Forbes.

“O ChatGPT pode ser utilizado para a escrita ou criação de listas de ideias, assim como o Writesonic e Jasper. Além disso, existem soluções de IA das mais variadas especialidades, como conversação, geração, correção de código-fonte e geração de imagens, apenas para citar algumas”, diz ele.

Klock destaca que, recentemente, teve início um movimento de empresas já conceituadas – como a Notion – adicionando módulos com IA em suas ferramentas para ajudar os usuários no desempenho diário de suas funções. Assim, os clientes não precisam sair do ambiente para gerar ideias, corrigir gramática, gerar texto ou fazer um brainstorming, por exemplo. “Este é apenas o início de uma revolução”, considera.

Na visão do especialista, a tendência é que este tipo de ferramenta [chatbot] se torne tão robusta e precisa que seja praticamente impossível, aos olhos humanos, identificar se um texto foi escrito por IA ou por outra pessoa. “Redatores freelancers, por exemplo, podem ter uma grande oportunidade profissional se dominarem a utilização destes softwares de IA, pois é muito provável que sejam substituídos pela ferramenta nos próximos anos”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://webk.com.br/



Linha industrial de motobombas é uma das novidades do Grupo Unità na FEICON 2023

O Grupo Unità está de volta à FEICON (Feira Internacional da Construção Civil), que acontece entre os dias 11 e 14 de abril, na São Paulo Expo, com o lançamento de produtos nas áreas predial e do agronegócio, reforçando o seu portfólio em oferecer diversas soluções para os principais setores da economia.

Entre as principais novidades do Grupo composto por 14 marcas estão a Linha de Solda (maior amplitude de modelos e aplicações); Linha de Motobombas (com lançamentos na linha de spa e a chegada da linha industrial no nosso portfólio); Linha de Geradores; Linha de Ferramentas Pneumáticas e para Pintura, além do lançamento da linha de Ferramentas Elétricas.

“Por trás de todo o sucesso da companhia existe uma equipe de colaboradores movidos pelos desafios da inovação e evolução, firmados no compromisso de proporcionar a melhor experiência ao consumidor final”, diz o CEO do Grupo Unità, Claudinei Lange.

O Grupo Unità, com centro de distribuição em Itajaí (SC), Jundiaí (SP) e Cabo de Santo Agostinho (PE) e sede administrativa na cidade catarinense e paulista, foi fundado em 2018, com o objetivo de suprir a necessidade de empresas chinesas em realizar um trabalho diferenciado no Brasil no segmento da construção civil.

Desde então, vem crescendo exponencialmente e, atualmente, já conta com 14 marcas: Lepono (motobombas), Dongyin (motobombas submersas), Gidrox (motobombas), Huanli (controladores de pressão), Pulanka (bits e martelos), Teamwhole (bits e martelos), Kende (máquinas de solda), AWT (máquinas de solda), Geostar (máscaras de solda), ZS Power (geradores), Changfa (geradores), DCA (ferramentas elétricas e manuais), Rongpeng (ferramentas pneumáticas e pistolas de pintura) e Eluan (compressores).

Neste curto período de atuação, a empresa cresceu em solo brasileiro e, também, no exterior, com a abertura de filiais no Uruguai, Paraguai, México e, em breve, nos Estados Unidos”.

Na Feicon 2023, o Grupo Unità estará com seu showroom com todas as novidades em um  stand de 200 m² no espaço C050/C054.

Outras informações estão no site www.grupounita.com.br.

Serviço: FEICON – 27ª EDIÇÃO
Data: 11 a 14 de Abril de 2023
Horário: Terça a Sexta, das 10h às 20h
Local: São Paulo Expo – São Paulo/SP
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda

 

 



Sistemas fotovoltaicos demandam proteção contra surtos elétricos

O Brasil superou, em fevereiro de 2023, o patamar de 25 gigawatts de potência via energia solar. Esse número, divulgado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), mostra que o setor vem apresentando viés de crescimento, pois, desde 2022, a fotovoltaica só perde para a fonte hídrica (109,7 gigawatts) e já superou a eólica (23,8 gigawatts) dentre as três principais matrizes energéticas do país.

Para que esse mercado possa se desenvolver de forma segura é fundamental minimizar o risco de danos causados ao sistema fotovoltaico. Isso significa, por exemplo, que devem ser implementadas ações para proteger equipamentos e estruturas contra raios e surtos elétricos.

“É imprescindível que as empresas que atuam nesse setor saibam da importância do uso de string box, que, instalada no lado de corrente contínua, é responsável pela proteção do inversor e placas do sistema fotovoltaico. Ela ajuda a blindar os sistemas fotovoltaicos, sendo essencial à segurança, operação e por aumentar a vida útil dos equipamentos nesses sistemas”, explica Yasmim Brito, engenheira eletricista da Clamper.

Ela cita que qualquer sistema fotovoltaico não está completo sem uma proteção contra surtos elétricos robusta. Isso porque os sistemas de geração fotovoltaico, devido as suas características de instalação, estão expostos aos surtos elétricos provocados por raios e chaveamentos na rede, por exemplo. “O Brasil é um dos países com maiores incidências de descargas atmosféricas do mundo, com estimativa de que seja algo em torno de 78 milhões de raios por ano”, diz a engenheira, que completa: “Isso faz com que todos os sistemas fotovoltaicos estejam sujeitos a surtos por descargas atmosféricas diretas e indiretas. As descargas indiretas, por exemplo, podem acontecer todo mês na maior parte das regiões do país”.

Yasmim Brito afirma ainda que, de acordo com a norma, a proteção interna do inversor não pode ser considerada um Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS). “Como os surtos são eventos muito comuns, todos os equipamentos eletroeletrônicos necessitam de uma mínima suportabilidade a eles, daí a proteção interna. Mas, para efetiva proteção, é necessária a aplicação de uma proteção externa – realizada pela string box. Só assim é possível garantir que o sistema fotovoltaico esteja devidamente seguro.”



Black Princess apresenta cerveja feita por mulheres

Para marcar o Dia Internacional das Mulheres, a Black Princess, cerveja premium do Grupo Petrópolis, lança a 2ª edição da Black Princess FemAle – uma Strong Golden Ale idealizada e criada por mulheres, desde a brassagem ao envase. A edição especial para o mês das mulheres reforça o compromisso da marca na valorização e no empoderamento feminino, assim como o apoio constante pela equidade de gêneros e empreendedorismo.

A receita de FemAle, foi desenvolvida tendo à frente cinco cervejeiras do grupo, que uniram o amor pela cerveja com o trabalho: Ana Paula Nicolino, Liane Bemme, Keilane Poltronieri, Elizabeth de Paiva e, por fim, Fidelcina Arialdia. Essas são apenas algumas das muitas mulheres responsáveis por dar vida ao produto.

“Em uma data tão marcante para as mulheres, queremos justamente reforçar que nós podemos e devemos ocupar cada vez mais lugares ditos como improváveis na indústria e no mercado. Trouxemos uma cerveja feita só por mulheres, exatamente para afirmar que o lugar da mulher é onde ela quiser estar”, afirma Danielle Bibas, vice-presidente de Marketing do Grupo Petrópolis.

Na criação do produto, as cervejeiras optaram por seguir com o estilo Strong Golden Ale, que contém cerca de 7,4% de álcool em sua composição. Com uma coloração dourada, sabor frutado e aspecto brilhante, a escolha foi feita com o desejo de desmistificar o discurso de que cervejas fortes não agradam o paladar feminino.

Já o rótulo foi desenhado pela ilustradora Tami Lemos – que também participou da primeira edição –, criadora do movimento “Crie como uma Garota”, e traz referências à força feminina, ao empoderamento e ao combate à violência contra a mulher.

“É fascinante participar e acompanhar projetos com equipes majoritariamente compostas por mulheres. Foi incrível poder interagir com profissionais de diversas áreas e juntas redesenhar a imagem que é associada à mulher quando se fala de cerveja”, afirma a artista Tami Lemos.

Ainda, para homenagear as mulheres e reforçar o lançamento da edição especial de Black Princess FemAle, a marca apresenta uma ação nas redes sociais com as hashtag #StrongFemAle, que acontecerão nos perfis da marca no Instagram e no TikTok, que terá maior foco nas publicações e homenagens. Além disso, mulheres empoderadas foram chamadas para homenagear e dividir o lançamento com amigas. Entre os nomes confirmados, estão Gabi de Pretas, Letícia Fabbri, Tathi Pianscatelli, Mathy Lemos e Sheron Menezzes, que trarão toda a sua diversidade e compartilharão esse momento em suas páginas oficiais no Instagram e TikTok, com a tag #StrongFemAle.

Trajetória – as cervejeiras

Unindo a paixão pela cerveja e o trabalho, as cervejeiras do Grupo Petrópolis e responsáveis por darem vida à Black Princess FemAle, já passaram por diversas áreas da companhia, podendo crescer e se destacar em uma área majoritariamente masculina.

“Esse é um mercado muito novo ainda para nosso gênero, mas fazer parte de um projeto tão encantador, criado por mulheres, e unir nossa paixão com trabalho, sem dúvida é um case de grande orgulho para nós. Queremos cada vez mais levar esse protagonismo para todas as mulheres que são apaixonadas pelo que fazem”, comenta Ana Paula Nicolino, especialista em análise sensorial no Grupo Petrópolis.

Há 25 anos na área cervejeira, Ana Paula Nicolino é Sommelier e Mestre em Estilos de Cervejas. No Grupo Petrópolis desde 2016, Ana Paula é especialista em análise sensorial. Já Liane Bemme, formada em Engenharia de Alimentos, fez parte da primeira dupla de mulheres cervejeiras formada pelo Grupo Petrópolis. Além disso, a profissional é também Sommelier de Cervejas e Cervejeira Técnica.

Keiliane Fiorotti está na companhia desde 2017 e, atualmente, é Coordenadora de Processos. Já Elizabeth de Paiva atua há 20 anos na indústria de cerveja e faz parte do time do Grupo Petrópolis desde 2013. E, por último, Fidelcina Ariáldia é responsável pelo processo industrial na unidade de Boituva desde 2019.

A Black Princess FemAle será comercializada em long necks durante todo o mês de março, no Bom de Beer, e-commerce do grupo.



Mudanças na EFD-Reinf entram em vigor a partir de setembro

Em 08 de julho de 2022, ocorreu a publicação do Ato Declaratório Executivo COFIS nº 60/2022, aprovando a versão 2.1.1 dos leiautes dos arquivos que compõem a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais – EFD-Reinf – e, após a publicação da Instrução Normativa nº 2.133/2023, passou a ter uma nova data de entrada em produção do leiaute 2.1.1, que ficou para a competência de setembro/2023.

A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais, conhecida como EFD-Reinf, é um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) que tem como objetivo consolidar as informações fiscais e previdenciárias relacionadas à retenção de impostos, contribuições e outras obrigações acessórias. Desde a sua criação em 2018, a EFD-Reinf tem passado por diversas alterações, e a partir de setembro de 2023, novas mudanças entram em vigor.

Alterações vão afetar contribuintes, contadores e desenvolvedores de softwares que fazem emissão fiscal

Para entender melhor essas mudanças e seus impactos, a Analista Tributária Daniele Zangeroli da TecnoSpeed – empresa que trabalha com soluções para documentos fiscais eletrônicos – explica que a principal alteração no novo layout da EFD-Reinf é a obrigatoriedade da escrituração dos valores retidos na fonte em todas as notas fiscais de serviço eletrônica (NFS-e) emitidas. 

“A partir de setembro de 2023, todas as empresas obrigadas à emissão de NFS-e devem informar na EFD-Reinf os valores retidos na fonte dos impostos IRRF, CSLL, PIS e COFINS. Isso pode gerar um aumento significativo na quantidade de informações a serem transmitidas para a Receita Federal do Brasil, e as empresas precisam estar preparadas para se adequar a essa nova obrigação”, explica Zangeroli.

Além disso, a Analista Tributária destaca que o novo layout da EFD-Reinf também traz outras mudanças importantes, como a inclusão de novos campos, exclusão de alguns que não são mais obrigatórios, e alterações em regras de validação. “É preciso estar atento a todas essas mudanças e atualizar os sistemas e processos internos para garantir o cumprimento das obrigações fiscais e evitar problemas com a Receita Federal do Brasil”, alerta Zangeroli.

A versão 2.1.1 do leiaute EFD-Reinf passará a ser exigida para os eventos ocorridos a partir da competência de setembro de 2023. Enquanto isso, a versão 1.5.1 continuará vigente até a competência agosto/2023. Abaixo, Zangeroli lista todas as novidades da EFD-Reinf.

Novos registros:

  • R-1050 – Tabela de Entidades Ligadas

Evento para envio de informações de entidades ligadas, como Fundo de investimento; Fundo de investimento  imobiliário; Clube de investimento; e Sociedade em conta de participação.

  • R-4010 – Pagamentos/Créditos a Beneficiário Pessoa Física

Evento para envio das informações das retenções na fonte para pessoas físicas.

  • R-4020 – Pagamentos/Créditos a Beneficiário Pessoa Jurídica

Evento para envio das informações das retenções na fonte para pessoas jurídicas.

  • R-4040 – Pagamentos/Créditos a Beneficiários Não Identificados

Evento para envio das informações das retenções na fonte quando não identificado o respectivo beneficiário, quando não houver documentação hábil para amparar o registro. Na Tabela 01, o Grupo 19 é específico para esse evento.

  • R-4080 – Retenção no Recebimento

Evento para envio das informações das retenções na fonte para empresas prestadoras de serviços com atividades previstas em legislação que efetuam a sua própria retenção. Na Tabela 01, o Grupo 20 é específico para esse evento.

  • R-4099 – Fechamento/Reabertura dos eventos da série R-4000

Evento para envio de informações sobre fechamento ou reabertura de movimento relativo aos eventos de retenções na fonte.

  • R-9005 – Bases e Tributos – Retenções na Fonte

Evento totalizador.

  • R-9015 – Consolidação das Retenções na Fonte

Evento de consolidação total por contribuinte. 

  • R-9001 Bases e Tributos – Contribuição Previdenciária

Renumerado do R-5001 para R-9001, a funcionalidade continua a mesma.

  • R-9011 Consolidação de Bases e Tributos – Contrib. Previdenciária

Renumerado do R-5011 para R-9011, a funcionalidade continua a mesma.

Novos Campos:

O evento R-1000 sofreu alterações no registro(grupo) infoCadastro com a inclusão de três novos campos: 

  • indUniao: Indicativo de entidade vinculada à União: 0 – Não Aplicável; 1 – Órgão da administração pública federal direta, autarquias e fundações da administração pública federal, empresas públicas, sociedades de economia mista, ou demais entidades em que a que União detenha maioria do capital social sujeito a voto, recebe recursos do Tesouro Nacional e está obrigada a registrar a execução orçamentária no Siafi. 
  • dtTransfFinsLucr: Data da transformação de entidade beneficente de assistência social isenta de contribuições sociais em sociedade com fins lucrativos – Art. 13 – Lei 11096/2005. 
  • dtObito: Data do óbito do contribuinte, se falecido.

Exclusão dos Campos:

  • retifS1250: evento R-2055 grupo: ideEvento
  • compSemMovto: evento R-2099 grupo: infoFech
  • evtPgtos: evento R-2099 grupo: infoFech

Outros registros sofreram com mudanças, como alterações nas regras do leiaute, condição, validação e tamanho de campos, descrição de registros. Aqui é possível acessar o leiaute na integra.

A Tabela de Regras também passou por adequações, podendo consultar aqui quais foram as novas Regras.

Combate à sonegação fiscal 

De acordo com a Receita Federal, a EFD-Reinf é uma importante ferramenta para o combate à sonegação fiscal e para a simplificação das obrigações acessórias. Por isso, é fundamental que as empresas fiquem atentas às mudanças e se adaptem o quanto antes para evitar problemas com a fiscalização.

Implementação da EFD-Reinf no software

Para implementar a EFD-Reinf no software da empresa, é preciso ter um sistema de gestão integrado capaz de coletar e armazenar as informações fiscais e previdenciárias necessárias para a geração do arquivo digital. É preciso estar em constante atualização com as mudanças na legislação fiscal e tributária para garantir a eficiência do processo de implementação. Nesse caso, existem componentes e APIs prontas, como é o caso do Componente EFD-Reinf da TecnoSpeed, que contempla a realização de todas essas necessidades juntas.



CVC as a Service: o que é e como funciona?

Com um ecossistema que reúne mais de 13 mil startups, segundo Associação Brasileira de Startups (ABstartups), as iniciativas de CVC (Corporate Venture Capital) têm crescido no Brasil nos últimos anos, despertando o interesse, inclusive, de corporaçõese, como Vale, Embraer, Braskem, Vibra, Anima Educação, ArcelorMittal, Dexco, Eurofarma e Locaweb.  .

O fenômeno gera a atenção para o chamado “CVC as a Service” (CVC como serviço). Peter Seiffert, fundador e CEO da Valetec, explica que CVC como serviço é um modelo de fornecimento de serviços de investimento em startups para corporações ao terceirizar  todo o processo, de ponta a ponta, do seu fundo de investimento corporativo. O modelo abrange desde o planejamento, definição da tese de investimento, estruturação e a gestão do fundo, assim como seus investimentos em capital empreendedor para uma gestora especializada em CVC.

“Esse modelo de serviço [CVC as a Service] é projetado para ajudar as corporações a acessar os benefícios do investimento em capital empreendedor, como inovação e crescimento, sem ter que construir uma equipe interna  ou gerenciar os investimentos diretamente”, diz ele.

Segundo Seiffert, na modalidade, a gestora especializada cuida da busca, da devida diligência, execução do investimento e  gestão de portfólio (acompanhamento e desenvolvimento das investidas), permitindo que a corporação se concentre no processo decisório e estratégico do seu programa de CVC. “Esse modelo também pode ajudar as corporações a acessar uma rede mais ampla de startups e empreendimentos, o que leva a mais oportunidades de investimento e melhores retornos. Além de maior velocidade nos investimentos, é muito relevante em termos competitivos”.

Quais são as principais características do CVC as a Service?

Seiffert explica que CVC as a Service, ou Corporate Venture Capital as a Service, é um modelo de negócio em que uma gestora oferece uma gama de serviços de investimento e gestão de portfólio desenhados e operados sob medida para cada corporação. Segundo ele, algumas das principais características do CVC as a Service incluem:

1 – Integração de equipes: A corporação pode montar um time pequeno e estratégico para trabalhar em conjunto com a equipe da gestora que traz todos os especialistas do mercado, do jurídico ao gestor do portfólio.  

2 – Expertise: A empresa que oferece o serviço de CVC as a Service geralmente possui expertise em consultoria, o que é uma opção para quem ainda não sabe por onde começar seu fundo de CVC. Além disso, a gestora pode cuidar do projeto “de ponta a ponta”, desde a estruturação do fundo e desenvolvimento da tese de investimento até a negociação e investimento em startups que tenham sinergia com seus negócios.

3 – Flexibilidade: O modelo de CVC as a Service é flexível e pode ser adaptado às necessidades específicas de cada corporação. Por isso, é chamado de “Taylor Made”.

4 – Menor risco e melhor eficácia: Ao utilizar o CVC as a Service, é possível reduzir o risco de investimento em uma startup, pois a gestora tem experiência e curva de aprendizado, fazendo todo o trabalho de geração de pipeline, fluxo de startups para análise, análise de negócio, valuation, riscos, time, estruturação do investimento para mitigar riscos e elaboração de memorando de investimento para decisão em comitê de investimento, ampliando de forma significativa o potencial de sucesso e retorno dos investimentos

5 – Menor custo operacional: o CVC as a Service funciona com um processo terceirizado, que para uma gestora especializada por sua escala e profissionalização proporciona menores custos operacionais do que realizar toda a operação internamente.  

6 – Networking e acesso a pipeline: As empresas que utilizam o CVC as a Service têm uma ampla base de startups monitoradas, forte presença no ecossistema, e network com uma uma rede de fundos de venture capital e corporações que estão investindo em startups, o que pode gerar acesso a startups para análise, o chamado pipeline, além de oportunidades de co-investimento.

Modelo de negócio ganha força no Brasil

O fundador e CEO da Valetec destaca que CVC as a Service ainda é um modelo de negócio relativamente novo no Brasil, mas tem se desenvolvido nos últimos cinco anos devido à crescente demanda por investimento em startups e inovação. 

Além disso, emenda, o governo brasileiro também tem apoiado o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação, por meio de programas de incentivo à inovação e investimento em startups, como o programa InovAtiva Brasil, que oferece mentoria e suporte para startups e empresas inovadoras.

Para concluir, Seiffert ressalta que, apesar do crescimento forte nos últimos dois anos, ainda há espaço para o desenvolvimento do CVC as a Service no Brasil: “As corporações brasileiras precisam continuar a investir em tecnologia e inovação, além de buscar parcerias com outras empresas e investidores, para se manterem competitivas no mercado global. E ao menos, buscar igualar o movimento estratégico em CVC já realizado por muitas de suas concorrentes”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: https://www.valetec.com.br/



Bacardi Limited anuncia mudanças da liderança regional

A Bacardi Limited, a maior empresa privada de destilados do mundo, anuncia hoje a aposentadoria de Francis Debeuckelaere, Presidente Regional da Europa Ocidental, Austrália e Nova Zelândia (EUROC), após quase 30 anos na Bacardi. Francis se aposentará de sua função no final do ano fiscal em 31 de março de 2023 e, em seguida, passará para uma função de consultoria visando apoiar a transição e fornecer experiência em iniciativas da empresa.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230313005225/pt/

Francis Debeuckelaere se aposenta da Bacardi no final do ano fiscal após uma carreira de 30 anos na empresa. (Foto: Business Wire)

Francis Debeuckelaere se aposenta da Bacardi no final do ano fiscal após uma carreira de 30 anos na empresa. (Foto: Business Wire)

Francis é uma história verdadeira de ascensão na hierarquia da Bacardi. Desde sua primeira função em 1994 como Diretor de Marketing local, passando pelo gerenciamento da parte comercial de clusters de mercado, até finalmente se tornar presidente regional. A paixão de Francis sempre foi vencer e formar equipes de alto desempenho que ajudaram a liderar o caminho para resultados sólidos no EUROC. Igualmente como um defensor absoluto do on-trade, o comércio dentro do estabelecimento, Francis também ajudou a desenvolver um Conselho On-Trade global que proporcionou um sucesso e engajamento incríveis com os principais clientes e mercados em todo o mundo.

Foi uma honra fazer parte da Bacardi e construir minha carreira aqui no setor de bebidas destiladas. Esta empresa é realmente especial e estou feliz por deixar equipes e marcas sólidas para trás”,diz Francis Debeuckelaere.“Tenho orgulho do trabalho que realizamos juntos e espero ver a Bacardi prosperar nas próximas gerações”.

“Quero agradecer de coração a Francis por seus muitos anos de serviço. Ele é um verdadeiro profissional do setor e um amigo para muitos de nós. Sua experiência e profundo conhecimento dos negócios e mercados desempenharam um papel inestimável na construção dos nossos negócios e marcas”, comentou Mahesh Madhavan, CEO da Bacardi Limited.

Após a aposentadoria de Francis, Ignacio “Nacho” del Valle assumirá a função de Presidente Regional da Europa Ocidental.Um veterano com mais de 25 anos na Bacardi, Nacho tem atuado como Presidente Regional da América Latina e Caribe (LAC) nos últimos seis anos, transformando os negócios regionais ao proporcionar crescimento em mercados-chave e liderar a premiumização de várias categorias. Como membro da sexta geração da família Bacardí, Nacho é um verdadeiro defensor da preservação da cultura única da empresa e da geração de altos resultados de engajamento.

“Estou ansioso por este próximo capítulo em minha jornada na Bacardi e em continuar impulsionando o amor pela marca por nosso portfólio icônico”, diz Ignacio “Nacho” del Valle. “É uma tremenda responsabilidade e privilégio construir sobre o legado da Bacardi de gerações antes de nós”.

Pete Carr, que assumirá o papel previamente anunciado de Diretor de Crescimento Global em 1º de abril, adicionará a liderança da América Latina e Caribe (LAC) às suas responsabilidades.Além da região, Pete liderará os esforços globais de comércio digital, on-trade e estratégia de distribuição e vendas.

Vijay Subramaniam, Presidente Regional da AMEA e de Varejo de Viagens Global (Global Travel Retail, GTR) adiciona Austrália e Nova Zelândia, anteriormente sob a região EUROC, às suas responsabilidades.

Sobre a Bacardi Limited

A Bacardi Limited, a maior empresa privada de bebidas destiladas do mundo, produz e comercializa destilados e vinhos reconhecidos internacionalmente. O portfólio de marcas da Bacardi Limited compreende mais de 200 marcas e rótulos, incluindo rum BACARDÍ®, vodca GREY GOOSE®, tequila PATRÓN®, uísque escocês blended DEWAR’S®, gim BOMBAY SAPPHIRE®, vermute e espumantes MARTINI®, tequila de agave azul 100% CAZADORES® e outras marcas líderes e emergentes, incluindo o uísque escocês WILLIAM LAWSON’S®, licor de flor de sabugueiro ST-GERMAIN® e vodca ERISTOFF®. Fundada há mais de 161 anos em Santiago de Cuba, a Bacardi Limited, de propriedade familiar, emprega atualmente mais de 8.000 pessoas, opera instalações de produção em 10 países e vende suas marcas em mais de 170 países. Bacardi Limited refere-se ao grupo de empresas Bacardi, incluindo a Bacardi International Limited. Visite http://www.bacardilimited.com ou siga-nos no LinkedIn ou no Instagram.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Jessica Merz, Vice-presidente de Comunicações Corporativas Globais, jmerz@bacardi.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Como escolher sua câmera semiprofissional

Neste artigo, veremos como escolher sua câmera semiprofissional. Exatamente, essa tarefa pode ser mais simples do que você imagina. Então, se você é apaixonado por fotografia e quer aprofundar o seu conhecimento nessa área, principalmente, em relação às câmeras semiprofissionais, esse artigo é perfeito para você. Afinal, a fotografia é a arte de capturar um instante, eternizando momentos únicos em imagens que contam histórias e despertam emoções.

Aprenda como escolher sua câmera semiprofissional

Escolher uma câmera semiprofissional pode parecer uma tarefa difícil, mas com algumas dicas você pode encontrar a câmera ideal para suas necessidades. Aqui estão algumas sugestões:

  • Defina seu orçamento: Antes de tudo, é importante definir quanto dinheiro você está disposto a gastar em sua câmera semiprofissional. Isso ajudará a limitar suas opções e a evitar gastos desnecessários.
  • Considere suas necessidades: Pense no que você quer fotografar e como pretende usar a câmera. Se você pretende fotografar paisagens, por exemplo, pode ser interessante ter uma câmera com uma lente grande angular. Se você pretende fotografar retratos, talvez prefira uma câmera com uma lente com uma distância focal mais longa.
  • Pesquise modelos: Faça uma pesquisa sobre os modelos disponíveis no mercado e compare as especificações de cada um. Leia também as avaliações de outros usuários e procure por análises especializadas.
  • Considere o sistema de lentes: Alguns sistemas de lentes são mais abrangentes que outros. Por isso, considere qual sistema de lentes é mais adequado para suas necessidades, levando em conta a disponibilidade de lentes compatíveis e seus custos.

Lembre-se de que a escolha da câmera semiprofissional ideal depende das suas necessidades individuais. Dedique um tempo para pesquisar e comparar modelos antes de fazer sua escolha final.

Preços

Os preços de câmeras semiprofissionais podem variar bastante, dependendo da marca, modelo, especificações e acessórios incluídos. Algumas câmeras semiprofissionais populares incluem a Canon EOS Rebel T7i, a Nikon D5600 e a Sony Alpha a6000. Os preços dessas câmeras podem variar de acordo com a região e a loja onde você as adquire, bem como com as promoções e descontos oferecidos.

Em média, o preço de uma câmera semiprofissional pode variar de cerca de R$ 2.000 a R$ 6.000, mas alguns modelos mais avançados podem custar mais de R$ 10.000. Além do corpo da câmera, você também deve considerar o custo de lentes adicionais, acessórios como baterias, cartões de memória e bolsas de transporte, bem como programas de edição de imagem, se necessário.

Funções

As câmeras semiprofissionais possuem diversas funções e recursos que as tornam uma escolha popular para fotógrafos amadores e profissionais que buscam mais controle sobre as configurações da câmera e qualidade de imagem superior em relação às câmeras compactas. 

Dessa forma, aqui estão algumas das principais funções encontradas nas câmeras semiprofissionais:

  • Modos de exposição manual: A maioria das câmeras semiprofissionais permite ajustar manualmente as configurações de exposição, como a abertura, velocidade do obturador e ISO, permitindo ao fotógrafo maior controle sobre a exposição e profundidade de campo.
  • Foco automático avançado: As câmeras semiprofissionais geralmente possuem sistemas de foco automático mais avançados, com mais pontos de foco e maior precisão, permitindo que o fotógrafo capture imagens mais nítidas.
  • Sensor de imagem maior: As câmeras semiprofissionais geralmente possuem sensores de imagem maiores em comparação com as câmeras compactas, permitindo que capturem mais luz e produzam imagens com mais detalhes e menos ruído.
  • Capacidade de gravar em RAW: As câmeras semiprofissionais geralmente possuem a capacidade de gravar em formato RAW, que oferece maior qualidade de imagem e mais flexibilidade durante a pós-produção.
  • Conectividade Wi-Fi: Muitas câmeras semiprofissionais possuem conectividade Wi-Fi, permitindo que o fotógrafo transfira imagens para dispositivos móveis ou computadores sem a necessidade de cabos.
  • Gravação de vídeo em alta qualidade: As câmeras semiprofissionais geralmente possuem capacidade para gravação de vídeo em alta qualidade, oferecendo recursos de controle manual durante a gravação.

Essas são apenas algumas das funções encontradas nas câmeras semiprofissionais. Cada modelo pode ter recursos adicionais ou diferentes, por isso é importante pesquisar e comparar diferentes modelos antes de fazer uma escolha final.

Qualidade

As câmeras semiprofissionais geralmente oferecem uma qualidade de imagem superior em comparação com as câmeras compactas, graças às suas maiores opções de controle manual, sensores de imagem maiores e lentes intercambiáveis.

Em termos de qualidade de imagem, as câmeras semiprofissionais são capazes de produzir imagens com mais detalhes, cores mais precisas, maior alcance dinâmico e menos ruído, especialmente em situações de baixa luz.

No entanto, é importante notar que a qualidade de imagem também depende da habilidade e conhecimento do fotógrafo. A escolha da lente adequada, a configuração correta das opções de exposição e a pós-produção podem fazer uma grande diferença na qualidade final da imagem.

Em resumo, as câmeras semiprofissionais geralmente oferecem uma qualidade de imagem superior, mas a habilidade do fotógrafo também é um fator importante na obtenção de imagens de alta qualidade.

Conclusão

As câmeras semiprofissionais são uma excelente escolha para fotógrafos amadores e profissionais que buscam maior controle sobre as configurações da câmera e qualidade de imagem superior em relação às câmeras compactas. 

Com recursos avançados, como foco automático avançado, sensor de imagem maior e lentes intercambiáveis, as câmeras semiprofissionais permitem capturar imagens com mais detalhes e cores precisas. 

No entanto, a habilidade e conhecimento do fotógrafo também são fatores importantes para obter imagens de alta qualidade. Por fim, se você tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe nos comentários abaixo.



Serviços de personal shopper aproximam Brasil e EUA

Segundo dados recentes do Escritório Nacional de Viagens e Turismo dos Estados Unidos (NTTO), Orlando é a cidade mais visitada dos Estados Unidos pelos brasileiros. Em 2019, mais de 880 mil brasileiros estiveram lá, formando o maior grupo turístico internacional para a cidade. Famosa principalmente pelos complexos de lazer, um outro motivo que leva variados perfis de viajantes a querer visitar o destino são as compras.

Um apontamento da Semrush, plataforma de gerenciamento de visibilidade online, mostra que o volume médio mensal de interesse e buscas online, feitas pelos brasileiros, em torno da região da Flórida foi de 5,8 milhões entre março de 2021 e 2022. No ranking de atrativos mais buscados, o “Outlet Flórida” ficou no TOP 10, em nono lugar. 

Carolina Capello, empresária e idealizadora da Encomende Coisas, empresa especializada em personal shopper nos Estados Unidos, explica que esse tipo de serviço tem sido buscado por brasileiros em viagem. “Orlando abriga shoppings conhecidos como o Mall at Millenia e o Florida Mall, além de contar com um grande número de outlets, onde são encontrados descontos em diversas marcas consumidas pelos brasileiros”, explica Carolina. A profissional ainda destaca que existe o interesse não somente por itens de vestuário e acessórios, mas também produtos de consumo rápido que não são encontrados no Brasil. 

“O fluxo de brasileiros em Orlando é intenso e, uma vez que as pessoas têm uma experiência de compra aqui, elas querem repetir. Essa combinação tornou o destino popular para quem procura uma experiência de compras diferenciada”, afirma a personal shopper.

Crescimento do setor durante a pandemia

De acordo com a empresária, foi durante o período de isolamento social, causado pela pandemia de Covid-19, que o serviço teve um aumento relevante. “A restrição de entrada em diversos países, incluindo os EUA, impulsionou a presença de brasileiros nos chamados grupos de compras”, detalha Carolina.

Segundo informações de uma pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest, 40% das mulheres da classe alta em São Paulo, que é o principal centro de consumo de produtos de luxo no Brasil, aumentaram suas compras on-line durante a pandemia. Outras 23% continuaram comprando na mesma quantidade de antes, enquanto 12% passaram a ser novas compradoras de produtos através da internet.

A idealizadora do Encomende Coisas alega que essa mudança no hábito de consumo gerou um aumento de 40% na demanda desse tipo de serviço. “Ao mesmo tempo, a escala da atuação dos personal shoppers foi um componente-chave para manter a economia local americana, por meio da geração de uma demanda de consumo que não existiria com as fronteiras fechadas”, comenta Carolina. A expectativa do Condado de Orange County, do qual Orlando faz parte, é de retomar o volume de turistas que visitavam a região no período pré-pandemia apenas em 2024.

Estratégias da empresa para os próximos anos

A Encomende Coisas tem registro oficial nos Estados Unidos e foi criada com objetivo de realizar o armazenamento e redirecionamento de compras para o Brasil. Em 2022, triplicou o faturamento e, desde então, expande a equipe frequentemente para realizar a compra assistida. Em 2023 o quadro já é 150% maior.

Carolina explica que o consumidor pode realizar as compras e mantê-las armazenadas, para buscar quando visitar o destino, ou até mesmo redirecionar para o Brasil. Esse transporte é feito por meio de empresas logísticas parceiras, que fazem o processo alfandegário previsto pelas regras do país de entrada. 

Atualmente, o time visita, no mínimo, cinco lojas físicas por semana e atende uma média de 250 clientes ativos, entre os que optam por fazer parte de grupos de compras e os que preferem atenção individual. Os planos para 2023 incluem a expansão do negócio, como viagens para outros estados americanos. “O primeiro projeto piloto, realizado no complexo Six Flags, no estado da Geórgia, foi bem-sucedido. A expectativa é que a próxima saída chegue até a Califórnia”, conta a idealizadora da Encomende Coisas. 



Acordos históricos no valor de mais de US$ 6,4 bilhões são anunciados no quarto dia da Biban 2023

Hoje, o Banco de Desenvolvimento Social (SDB) da Arábia Saudita prometeu US$ 6,4 bilhões para financiar empreendedores, pequenas e médias empresas (PMEs) e autônomos em todo o país nos próximos três anos. O compromisso multibilionário foi anunciado no quarto dia da conferência Biban 2023 e visa contribuir para a realização dos objetivos da Visão 2030 estabelecidos no país.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230313005360/pt/

Biban 2023 unites the world's brightest entrepreneurs, SMEs and startups to foster tangible opportunities (Photo: AETOSWire)

Biban 2023 unites the world’s brightest entrepreneurs, SMEs and startups to foster tangible opportunities (Photo: AETOSWire)

O compromisso do SDB forma parte de uma longa lista de acordos assinados na Biban 2023 – a maior conferência de startups, PMEs e empreendedorismo da Arábia Saudita. Realizado entre 9 e 13 de março de 2023 no Riyadh Front Exhibition & Conference Center, o evento representa um marco importante na jornada de transformação do país, acelerando a diversificação da economia saudita.

O compromisso foi anunciado juntamente com uma seleção de parcerias e iniciativas inovadoras estabelecidas para transformar o país em um centro de PMEs de classe mundial e destino de investimento internacional.

Com base em seu trabalho para promover o empreendedorismo saudita, a Monsha’at – Autoridade Geral de Pequenas e Médias Empresas do Reino da Arábia Saudita – assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a InspireU – STC.

O MoU promove a união de forças das duas entidades com a finalidade de fornecer acesso aos aceleradores de negócios da Monsha’atàcrescente comunidade de PMEs e investidores do país, garantindo que todo mundo se beneficie de recursos e provisões vitais.

A Biban 2023 também sediou a rodada final da Copa do Mundo de Empreendedorismo (EWC), que foi um dos grandes destaques do dia. Estabelecido pela primeira vez em 2019, pela Global Entrepreneurship Network (GEN) e pela Fundação Misk da Arábia Saudita, o torneio convida homens e mulheres de negócios do mundo inteiro a participar da competição definitiva de lançamento de startups.

A WhiteHelmet foi anunciada vencedora do EWC 2023, levando para casa um prêmio de US$ 300 mil.

https://bibanglobal.sa/

* Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Jose Mendez

Diretor de Contas da Weber Shandwick

mendezj@webershandwick.com

Fonte: BUSINESS WIRE



DC Administration Services aceitam candidaturas de adesão ao Comitê de Não Revendedores para 2023

A DC Administration Services, Inc. (DCAS) gostaria de convidar todos os membros interessados da ISDA a se candidatarem a uma posição como Membro do Comitê de Não Revendedores do Comitê de Determinações para a região pertinente.

As partes que desejam se candidatar a tal posição devem analisar com cuidado e enviar uma Carta de Participação do Comitê de Não Revendedores assinada até as 17h (horário de Nova York) na quinta-feira, 16 de março de 2023.

Para mais informação sobre o processo e baixar o formulário da Carta de Participação do Comitê de Não Revendedores, acesse https://www.cdsdeterminationscommittees.org/about-dc-committees/constitution-of-the-determinations-committees/.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Consultas:

Orlando Figueroa

orlando.figueroa@citadelspv.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Como a relação cintura/altura pode afetar a saúde?

A obesidade é definida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo. De acordo com o órgão, uma pessoa com IMC (Índice de Massa Corporal) entre 25 e 29,9 kg/m2 pode ser diagnosticada com sobrepeso e quando maior ou igual a 30 kg/m2 é considerada obesa. Tais medidas já estão estabelecidas e servem de base para muitos estudos, porém há outro indicador de peso menos conhecido chamado de RCA (relação cintura/altura) ou RCE (relação cintura/estatura). 

Enquanto o IMC usa como parâmetro a relação entre a estatura e o peso, o RCA é resultado da divisão da circunferência da cintura pela altura. Ou seja, o foco no segundo caso é o acúmulo de gordura na região abdominal e não no corpo como um todo.

Atualmente, a obesidade atinge 25,9% da população brasileira – cerca de 41,2 milhões de adultos são obesos, além de 4,1 milhões de adolescentes e 3,1 milhões de crianças, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde 2020, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Para além da questão estética, a obesidade está relacionada a diversas doenças, como maior risco de diabetes, hipertensão arterial e problemas cardíacos. A associação entre peso e problemas de saúde cardiovasculares pode ser ainda maior quando a distribuição da gordura está concentrada na área abdominal, de acordo com um estudo desenvolvido por pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista). 

Foi identificado que até mesmo pessoas fisicamente ativas e sem sobrepeso têm maior probabilidade de desenvolver distúrbios no coração quando os valores da RCA são próximos ao limite do risco.

Outra pesquisa brasileira realizada na UFBA (Universidade Federal da Bahia) aponta que os indicadores de obesidade abdominal são melhores para determinar risco coronariano elevado do que o IMC. Os valores de referência do RCA são: menor que 0,5 – baixo risco; entre 0,5 e 0,6  – risco aumentado; e maior que 0,6 – risco muito aumentado. 

“A relação cintura altura tem prometido ser um método simples, de baixo custo e que não

depende do sexo, etnia ou idade do paciente para análise do risco de desenvolver

doenças cardíacas”, aponta a Dra. Lilian Kanda, endocrinologista.

 

Segundo a Dra. Kanda, que é mestre em Diabetes e Diabetes Gestacional e membro da ADA (American Diabetes Association), levar em consideração o índice RCA pode contribuir para uma vida mais saudável. 

“Se você conseguir manter a circunferência da cintura abaixo da metade da altura, reduzirá o risco de doenças associadas à gordura abdominal, como acidente vascular cerebral, doenças cardíacas e diabetes”, afirma. Tal gordura também é chamada de gordura visceral por envolver o fígado e outros órgãos. 

Ainda de acordo com a médica, a adoção deste padrão de medidas pode auxiliar quem busca pela perda de peso sem descuidar da saúde. “Não é somente o emagrecimento que importa, é o que se come”, diz ela, citando dietas ricas em fibras solúveis, proteínas em quantidade adequada e peixes e alimentos ricos em poli-insaturados, bem como a ingestão abundante de água.

Na busca pelo equilíbrio entre o peso ou o corpo que se almeja e a saúde, a endocrinologista também aconselha evitar gorduras trans, alimentos processados e embutidos; comer menos carboidratos de absorção rápida e mais alimentos que contenham probióticos. Por fim, ressalta que é preciso evitar o estresse, manter a qualidade do sono e a prática de atividade física em pelo menos 150 minutos por semana, de forma dividida.



Cidade DEXCO reúne novidades das marcas em hub na Expo Revestir

De 14 a 17 de março, os visitantes da 21ª edição da Expo Revestir poderão conhecer a Cidade DEXCO, hub das marcas Deca, Portinari, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, criado para apresentar os lançamentos 2023. A área, de 2400m² e 6 quadras, será composta por estandes, salas de reunião e espaços de atendimento comercial, estúdio para criação de conteúdo e arena DEXperience, com programação exclusiva de talks durante a feira.

Para criar sua própria cidade, as marcas Dexco foram buscar inspiração na imagem de obras como Cidades Invisíveis, de Ítalo Calvino, na antiga Babilônia, e até em Wakanda. Também estarão presentes as formas identificadas pelo Diagrama de Voronoi, um tipo especial de grafismo encontrado na natureza. 

O DEXperience, o novo programa de relacionamento com especificadores, conta com uma plataforma repleta de possibilidades para auxiliar os profissionais no dia a dia da especificação, além de trazer um programa de pontos e conteúdo. A novidade para a Revestir, é o lançamento da Especificação Online dentro da plataforma. Agora os profissionais poderão fazer as especificações de forma rápida e utilizando de forma integrada todos os produtos de nossas marcas e depois compartilhar com seus clientes.

Dentre as ativações promovidas para membros do programa durante a feira, estarão o acesso exclusivo à feira com black card, fast track, guarda-volumes, acesso à arena, participação em talks e Happy Hours diários. Os profissionais também recebem os catálogos de todas as marcas.

Em cada estande, o DEXperience promove um QUIZ e o especificadores que responderem ganharão 10 mil pontos no programa. Ao completarem todo desafio, eles vão acumular 60 mil pontos no programa.

Programação

A agenda começa no dia 14 de março, às 15h, com o talk ‘Creators Duratex: Quem está por trás das novas estampas dos painéis de MDF’, liderado por Maurício Arruda, da Todos Arquitetura; Nathalia Candelária, influencer do Apartamento 203; e vencedores do Hackaton.

No mesmo dia, às 17h, acontece o talk ‘Tendências do Morar’, que apresenta estudo exclusivo Dexco. A conversa será com a equipe da Spark Off, consultoria de tendências e inovação, e Mateus Silveira, Head de Design Office Dexco.

No dia 15 de março, é hora de reunir o arquiteto Marcelo Salum e Gisele Simon, Trendhunter da Dexco, para falar de ‘Styling entre arquitetura e moda’, num bate papo oferecido pela Ceusa.

Às 15h, entram em cena os vencedores do Prêmio Deca 2022 para uma conversa sobre ‘Combinações Perfeitas: As relações entre produtos, espaços e indivíduos’. Às 17h, o arquiteto Nildo José, que lança coleção assinada em colaboração com Portinari, fala com Patricia Zanivan, Coordenadora de Design Office de Superfícies Dexco, sobre ‘Brasilidade’.

No dia 16 de março, o tema da vez é ‘Dynamic Colors: Infusão de Cores nos ambientes’, com Mateus Silveira, Head de Design Office Dexco, Bruna Borges, Designer responsável por CMF (Color Material and Finishes) e Ronaldo Ruas, Especialista em Processos Industriais.

Às 15h, o arquiteto Mário Biselli e Gabriel Bertolacci, Diretor da Castelatto, se reúnem para debater as ‘Tendências da Arquitetura Urbana’. Às 17h, fechando a programação, o papo reúne Livia Pedreira, presidente do conselho curador de CASACOR e Sig Bergamin – que fará o espaço Deca na edição paulistana da mostra em 2023 – para o tema ‘CASACOR – Espaço de Inovação e Criatividade’.



Instituição de ensino oferece serviços de orientação jurídica à população, no AM

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) oferece orientação jurídica gratuita à população, em Manaus, capital do Amazonas. Entre os serviços oferecidos, estão ação revisional de alimentos, exoneração de alimentos, divórcio, guarda, alvará, reconhecimento e dissolução de união estável, reconhecimento voluntário de paternidade, investigação de paternidade, regulação de visita, tutela e curatela, e dano moral. 

Inaugurado em 2010, o NPJ, que faz parte do Centro Universitário Fametro, já realizou mais de 7 mil atendimentos na capital amazonense. 

Qualquer interessado pode receber orientação, entretanto, os processos serão abertos apenas em casos onde esteja comprovada a hipossuficiência – aqueles que não têm condições de arcar com honorários advocatícios e as custas processuais, sem prejudicar o seu sustento – ou seja, aqueles que recebem até três salários mínimos de renda familiar.

Sobre o NPJ

A coordenadora Alessandra Contiero destaca a importância do serviço tanto para a comunidade, quanto para os alunos que participam de forma ativa do núcleo.

Segundo ela, é uma oportunidade dada aos estudantes do curso de Direito da instituição, para que eles coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. 

“Eles vivenciam e aprendem a se portar, atender o cliente, fazer peças, expedir documentos e outras atividades que são realizadas sob supervisão dos advogados do NPJ”, explica.

Além dos atendimentos convencionais no local, o Núcleo de Práticas Jurídicas também realiza e participa de mutirões de atendimento em parceria com órgãos públicos. 

Acolhimento

Para o egresso Vinicius Dantas, que fez parte do núcleo, os estudantes são ensinados a explicar o Direito de forma simples e direta, para que o cliente se sinta acolhido e entenda os procedimentos. 

“Os estudantes são instruídos a acolher e explicar a demanda dos assistidos, os quais podem ser de qualquer idade, classe social, raça, de forma a não usar muito o ‘juridiquês’”, conta. 

Aprovado em concurso público estadual, Vinícius se mostra grato pelos aprendizados adquiridos no período em que fez parte do NPJ e que foram essenciais para a vida profissional.  

“É extremamente importante e incrível o trabalho realizado pelo NPJ, que ajuda a todos, sem distinção. Sou muito grato a todos do núcleo pelo grande trabalho”, declara.



Goeldi: exposição Fauna e Flora Brasileira retorna a Belém-PA a partir de 20/03

A Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi, apresentará em Belém no próximo dia 20 de março a Exposição Fauna e Flora Brasileira, sob a curadoria de Lani Goeldi, bisneta do naturalista suíço Emílio Goeldi ex-diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Esta exposição contendo as espécies da Fauna e Flora Brasileira, reúne trabalhos de Oswaldo Goeldi e Emilio Goeldi em parceria com o litógrafo alemão Ernst Lohse enfatiza a biodiversidade brasileira e difunde a preservação ambiental e o pioneirismo destes ícones da ciência e da arte.

Entre viagens e expedições pela Amazônia, na companhia de esposa e filhos pequenos, o cientista, zoólogo, naturalista suíço Emílio Goeldi (1859-1917), fixou residência no Brasil desde 1885, e de 1893 a 1907, período em que dirigiu o Museu Paraense de História Natural e Etnografia, desenvolveu um trabalho fundamental. Visitou grande parte da Amazônia e realizou intensas coletas para formar as primeiras coleções zoológicas, botânicas, geológicas e etnográficas da região.

Goeldi contratou para o Museu o fotógrafo, desenhista e litógrafo alemão Ernst Lohse (1873-1930), fotógrafo alemão que trabalhou no Museu Goeldi por quase 20 anos, e que no início do século XX, fez notável documentação fotográfica no Museu Paraense e profundo conhecedor do ambiente amazônico, para elaboração da catalogação das Aves Amazônicas.

Foi Lohse quem ficou responsável pelas ilustrações do livro “Álbum de Aves Amazônicas”, editado por Goeldi em 1900, que reúne 48 pranchas com desenhos das 337 espécies de aves amazônicas catalogadas por Emílio Goeldi. Os originais, litografias aquareladas, fazem parte do acervo do Museu de História Natural de Berna, na Suíça, e que graças ao apoio da Embaixada da Suíça foi possível atravessar o país para que esta mostra chegasse a Belém do Pará.

O “Álbum de Aves Amazônicas” ou, em alemão “Die Vogelwelt am Amazonenstrom”, foi organizado pelo professor e diretor Emílio A. Goeldi (1859-1917) da região Amazônica que tem uma das mais ricas representações ornitológicas do mundo. O trabalho de Goeldi apresenta a primeira reunião de numerosas espécies de pássaros identificados dessa região. Sua 1ª edição foi publicada entre 1900 a 1906 (originalmente bilíngue: alemão e português), pelo antigo Museu Goeldi de História Natural e Etnografia, hoje, Museu Paraense Emílio Goeldi, impressas inclusive no Instituto Poligráfico de Zurique.

Reunimos os trabalhos de pai e filho (Emílio Goeldi & Oswaldo Goeldi) numa exposição em um formato inovador, interativo e inclusivo utilizando a tecnologia da Realidade Aumentada, dando vida aos originais apresentados, que pertencem ao acervo do Museu de História natural da Suíça, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Belém será possível vivenciar esta experiência através das 70 obras apresentadas.

Além desta coleção, complementa ainda a exposição uma série pouco conhecida do artista Oswaldo Goeldi, filho de Emílio Goeldi, com 22 xilogravuras coloridas de flores brasileiras, representando a flora tropical.

A abertura oficial acontecerá no próximo dia 20/03 às 18h, com entrada franca, no Teatro Nazareno Tourinho, localizado na Praça do Carmo, 48, Cidade Velha de Belém-Pará, e permanecerá em cartaz até 23/05/2023, com visitas monitoradas, agendamentos para grupos e com acessibilidade com áudio descrição e tradução em libras.

Para enriquecimento da experiência, os visitantes poderão acessar a tecnologia de Realidade Aumentada através de um aplicativo e assistir um vídeo com uma seleção de aves brasileiras em seu habitat natural.



ISO: processos para certificação desafiam empresas

A ISO (International Organization for Standardization) surgiu em 1946, em Genebra, na Suíça, com o objetivo de criar e promover normas que possam ser utilizadas em todo o mundo. 

O Brasil é representado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Apesar disso, ainda hoje, a ISO representa um desafio para as empresas do país.

Segundo Heron Berton, CEO da Veloxi S/A, a conquista de certificações ISO deve ser implementada de maneira correta e eficaz em uma empresa. ”O procedimento de transição incide em desafios que envolvem colaboradores, processo produtivo e fatores econômicos”, afirma.

“O maior desafio é a própria equipe, que, muitas vezes, não está disposta a passar por transformações, gerando ausência de engajamento e compromisso sobre os objetivos definidos para a homologação da empresa”, complementa.

O especialista explica que, para indústrias no processo produtivo, a homologação de certificados exige a adequação de processos fabris para trazer eficiência à cadeia produtiva, o cumprimento de requisitos legais e regulatórios, “além da identificação e solução para falhas e riscos encontrados”.

Heron conta que a criação e modificação constante de documentos técnicos e instruções de processos também é tida como um desafio a ser superado pela empresa. “A utilização de arquivos atualizados sobre procedimentos de trabalho e instruções técnicas do serviço oferecido, protege o negócio contra entregas de produtos não conformes aos seus clientes, garantindo a credibilidade e confiança sobre a marca”, diz ele.

A expectativa em relação à auditoria é um fator que gera desconforto para os empresários  e pode criar insegurança e atrapalhar o andamento. “Quando ocorre a auditoria, o clima é de tensão, sendo normal que ocorram diferentes reações entre os colaboradores – o que evidencia a importância de treinamentos e preparação para auditoria externa”. 

Para amenizar esta “dor”, prossegue ele, as empresas devem fazer a pré-auditoria pela certificadora – que não é a oficial para certificação, mas ajuda a identificar o estado atual do Sistema de Gestão para a auditoria oficial.

“O responsável pela implantação deve garantir um ambiente seguro e fornecer confiança para que todos se sintam bem. Além disso, as auditorias internas auxiliam os colaboradores com o desenvolvimento da autoconfiança, preparo e cautela sobre os processos”, afirma. “As auditorias podem ser realizadas por consultores ou colaboradores com formação em auditoria interna com o objetivo de identificar possíveis divergências e sugerir maneiras de contornar os problemas encontrados”, diz.

Heron destaca que alguns profissionais ficam incomodados com a transformação, que pode gerar desconfiança sobre demissões e ajustes do processo empresarial. Por isso, o processo deve envolver os membros e usar recursos de comunicação eficientes para repassar transparência sobre o que pode ocorrer – o que envolve os desafios que devem ser enfrentados e os benefícios a serem atingidos. 

Quais as ISOs mais comuns?

O CEO da Veloxi S/A conta que as ISOs mais comuns são a ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001 que compõem o SGI (Sistema de Gestão Integrado), representando um conjunto de requisitos padronizados e que pode ser aplicado a qualquer tipo de organização. “As normas ajudam as empresas a quebrarem barreiras internacionais, promovendo boas práticas de gestão e o avanço tecnológico para tornar o negócio mais eficiente e eficaz”.

Segundo ele, as circunstâncias podem não ser favoráveis para atender a segmentos específicos, ou às demandas de um tipo de cliente, sendo necessário a implementação de normas complementares. “Nessas condições, algumas normas ficam limitadas a um grupo de organizações, geralmente do mesmo segmento ou que atendem a clientes similares. Tais normas são chamadas de normas setoriais”, esclarece.

Quais as vantagens da certificação?

Para Heron, a implementação e a certificação de um sistema de gestão da qualidade pode trazer muitas vantagens, como melhorias no gerenciamento de processos, maior satisfação dos clientes, vantagens competitivas e diferenciais no mercado. “Deve ser realizada uma avaliação de diagnóstico do cenário atual da empresa para identificar o nível de cumprimento das exigências do negócio e obter o planejamento ideal a ser trilhado”, ensina.

Após a identificação das necessidades, vale realizar o balanço dos requisitos que deverão atender às condições para a implantação e homologação. “Diante dos objetivos planejados, deverá existir uma estruturação ou reestruturação para a adequação ao padrão exigido pela certificação desejada”, pontua. “Identificar especialistas com know-how no segmento facilitará o processo de reestruturação e adequação”, acrescenta.

Segundo Heron, utilizar sistemas flexíveis e inteligentes que coletem dados e permitam que o controle de processos, operações e planos de inspeção de qualidade sejam executados pelos colaboradores – sem o desvio das etapas pré-definidas – permitirá a comprovação dos requisitos de controle de desempenho e qualidade ao longo de toda a cadeia produtiva.

Por fim, o especialista ressalta que, além dos procedimentos de ajustes e reestruturação da empresa, é importante realizar sessões de pré-auditoria para analisar os resultados da melhoria do sistema, a fim de identificar pontos que ainda devem ser aprimorados para estar conforme os requisitos das normas regulamentadoras.

Para mais informações, basta acessar: https://veloxi.com.br/



Home equity: empréstimos aumentaram 78,7% em nove meses

O CGI (Crédito com Garantia de Imóvel), como é conhecido no Brasil o home equity – opção de empréstimo em que o cliente utiliza um imóvel como garantia -, cresce no país. Segundo um balanço conduzido pela Credihome by Loft, plataforma de crédito imobiliário do Grupo Loft, o volume de empréstimos do tipo aumentou 78,7% de janeiro a setembro de 2022, em relação ao ano precedente.

Segundo a pesquisa, 54% dos entrevistados que recorreram ao home equity contrataram o empréstimo a fim de quitar dívidas, enquanto 28% buscaram na modalidade os recursos necessários para investir em outro imóvel ou reformar o bem atual. Enquanto isso, 13% das pessoas ouvidas afirmaram que investiram o dinheiro emprestado em um negócio próprio e 5% contaram que o CGI foi uma alternativa para acessar dinheiro rápido.

Paralelamente, dados recentes do IFE (Índice FinanZero de Empréstimo) revelam que as três principais razões por trás da contratação de um empréstimo home equity foram: renovar o imóvel (24,6%), quitar dívidas (20,2%) e investir no próprio negócio (18%). O levantamento considerou as informações de 404 mil usuários cadastrados em sua base em agosto do último ano.

De forma síncrona, indicativos da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança) também apontam para o avanço da modalidade no país. Segundo a entidade, o valor das concessões teve um crescimento acumulado de mais de 80% nos últimos quatro anos e apresenta perspectivas positivas.

Em média, o mercado norte-americano movimenta US$ 4 trilhões (R$ 20,78 trilhões) todos os anos, ao passo em que o volume anual brasileiro gira em torno de US$ 14 bilhões (R$ 72,73 bilhões), conforme levantamento realizado pelo Valor Econômico.

Na visão de Evandro Correia Silva, perito e sócio-fundador da Nero Perícias – empresa que atua com perícia grafotécnica e avaliação de imóveis -, o home equity tem muito a crescer no país. “A modalidade [home equity] está se popularizando com a entrada de bancos digitais e fintechs focadas neste tipo de operação, além do cenário de juros altos que os brasileiros estão enfrentando”.

De acordo com Silva, a avaliação de imóveis é essencial para o processo de expansão do home equity, uma vez que esta é uma das etapas de concessão a este tipo de crédito. “É a partir da avaliação de imóveis que uma instituição financeira pode apurar o valor da garantia que o cliente tem a oferecer, estabelecendo, assim, o limite de crédito que pode oferecer”.

O sócio-fundador da Nero Perícias ressalta que a avaliação deve ser feita a partir de procedimentos estabelecidos na norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) Nbr 14.653, que é a que estabelece como uma avaliação imobiliária deve ser feita em todo o Brasil.



Março amarelo: uma em cada dez mulheres tem endometriose

Dados do Ministério da Saúde indicam que uma a cada dez mulheres sofre com sintomas provenientes da endometriose no país. Mais de 26,4 mil atendimentos foram realizados no ano de 2021 no Sistema Único de Saúde (SUS), por isso, em março, chamamos atenção para a conscientização dos sintomas e a importância do diagnóstico precoce da endometriose, para evitar o desenvolvimento da doença que, em sua forma grave, pode causar infertilidade.

Segundo o dr. Thiago Borges, cirurgião especializado em endometriose do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), no Rio de Janeiro, pertencente à Dasa, a demora entre os primeiros sintomas e a identificação da doença pode ser de até dez anos. “Hoje acham que o diagnóstico é de fácil execução, porém, o intervalo entre o início dos sintomas e a confirmação da enfermidade pode chegar a dez anos. Como a endometriose pode ter diversos indícios que muitas vezes não são levados em consideração pelos médicos, a mulher pode achar que é normal sentir cólicas durante a menstruação ou ter dor na relação sexual.”

“Como é uma doença que pode atrapalhar muito a qualidade de vida das mulheres, assim como afetar a fertilidade conjugal, um diagnóstico precoce pode interferir diretamente no prognóstico das pacientes. Com um tratamento adequado e precoce, podemos dar melhor qualidade de vida a essa paciente e não deixar que ela chegue a quadros graves que coloquem em risco sua integridade física ou que possam atrapalhar seu desejo de ser mãe. O diagnóstico precoce é a chave do sucesso no tratamento da endometriose”, complementa o cirurgião.

Entre os sintomas, o médico alerta para os sinais de dor durante as relações sexuais, cólicas menstruais constantes e progressivas, dor e sangramento intestinal e urinário durante a menstruação e dificuldade para engravidar.

Existem diversas teorias sobre as causas da endometriose, mas nenhuma comprovação científica. O que se pode apontar atualmente são os fatores de risco considerados modificáveis, aqueles que estão relacionados com a alimentação, o consumo de cafeína e álcool, por exemplo, e os não modificáveis, que estão ligados a questões genéticas, prematuridade ao nascimento e baixo peso ao nascer.

Hoje há tratamento para a doença, mas é importante ressaltar que cada paciente tem suas necessidades e, por isso, uma terapêutica é diferente da outra. “Cada paciente deve ter a abordagem da enfermidade individualizada, levando em consideração suas queixas, desejos e extensão da doença. A cirurgia para uma paciente com endometriose apenas será indicada em caso de falha do tratamento clínico ou quando as lesões oferecerem prejuízo orgânico a ela”, explica do dr. Thiago.

“A cirurgia minimamente invasiva já é uma realidade para o tratamento da endometriose em todo o mundo, porém, com a chegada da cirurgia robótica, o procedimento ficou otimizado e tem melhor desfecho ante doenças com maior gravidade, já que proporciona mais ergonomia para o cirurgião, por meio da visão 3D, movimentos mais finos e delicados, menos sangramento, menos dor no pós-operatório e um retorno precoce às atividades do cotidiano”, enfatiza o especialista.

As pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de endometriose devem observar de perto os sintomas com a ajuda de uma equipe multidisciplinar especializada nessa condição. Para melhorar a qualidade de vida delas, é indicado o acompanhamento de ginecologistas, urologistas, coloproctologistas, médico da dor, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos.



Mercado digital apresenta crescimento na região Norte

Com a crescente demanda de recursos digitais nos últimos anos, é natural que haja por parte das empresas uma preocupação cada vez maior, não só com a digitalização das vendas e ofertas de serviços, como também com a adoção de estratégias de marketing digital.

De acordo com a última pesquisa de Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, realizada pelo Portal Resultados Digitais em 2021, 94% das empresas brasileiras escolheram o Marketing Digital como estratégia de crescimento. Um estudo mais recente, realizado em 2022 pela Aspend Brasil, aponta que publicidade digital nacional movimentou R$ 14,7 bilhões no primeiro semestre. Com este resultado, notou-se um crescimento de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior. A pesquisa mostra, ainda, que a primeira posição entre os setores que mais investiram foi o comércio, com 24,74%. 

Estes dados apontam um crescimento no mercado digital em todas as regiões do país. Além disso, em um outro estudo, divulgado pelo CENP (Conselho Excutivo das Normas-Padrão) em 2022, o crescimento foi percebido inclusive na região Norte, na qual não é tradicionalmente conhecida pelos seus investimentos em marketing e inovação. A pesquisa, conhecida como Cenp-Meios, relata que os investimentos em publicidade no “meio internet” na região Norte do Brasil aumentaram 32% no primeiro semestre. 

Foram considerados os valores gastos em publicidade com veículos buscadores, redes sociais, mensagens de áudio e de vídeo, display, etc. De janeiro a setembro de 2021, o investimento foi de R$133.159, já no mesmo período em 2022, este valor foi de R$175.817. 

A pesquisa evidencia, ainda, que apesar da parcela de investimentos da região Norte ainda ser a menor do país, totalizando 1,1%, esse crescimento de 32% é um dado relevante para o histórico da região, sendo um reflexo da mudança de comportamento de mercado já observada pelos profissionais de marketing e publicidade.

John David, CEO e cofundador da Mélius Marketing Brasil, considera que o crescimento do mercado digital do Norte está diretamente ligado com o surgimento da pandemia de Covid-19, em 2020. “Nós tivemos que traçar novas estratégias para comércios locais, já que houve nesse período o fechamento do comércio presencial. Dadas as circunstâncias, a nossa agência passou pela fase mais desafiadora, a adaptação recorde para o mundo digital de grandes redes de supermercados e empreendedores da região“, relata o empresário. Para John, o que poderia ser um prejuízo, com a estratégia correta, virou na verdade uma oportunidade. Conseguimos rapidamente converter as vendas para o on-line e nada foi perdido, pelo contrário, percebemos que em alguns dos clientes o retorno do investimento para cada R$ 1,00 em mídias digitais voltaram R$1.000 no faturamento da empresa, um número impressionante até mesmo para nós”

A agência de marketing está localizada em Boa Vista, Roraima e desde o seu início, há 4 anos, observou um aumento da procura de clientes, em sua maioria negócios locais. Para John, cada vez mais empresas têm a consciência de que as ferramentas digitais são essenciais para intensificar a divulgação e a venda de seus produtos ou serviços e procuram um suporte profissional justamente para agregar canais e ferramentas. “Hoje possuímos 25 clientes ativos, mas já atendemos mais de 200. Nós enxergamos um potencial muito grande na região e ainda há um imenso mercado a ser trabalhado”, aponta. 

É cada vez mais comum ver iniciativas dos próprios profissionais para propagar cada vez mais informação para novas exigências do mercado digital, o que também contribui na procura por consultorias e serviços de marketing digital na região.”Acreditamos nessa missão de trazer a aceleração da digitalização local, não só através da prestação de serviços, mas oferecendo consultoria de marketing estratégico gratuito para negócios locais”, conclui John. 



Gestão de patrimônio cresce e ganha espaço no mercado imobiliário brasileiro

Também conhecido como wealth management, o segmento de gestão de patrimônio vem ganhando espaço no mercado imobiliário. O movimento acompanha uma mudança no comportamento do investidor, que passou a buscar uma assessoria profissional para cuidar desta parte das carteiras – muitas com parcela expressiva em imóveis – seja visando liquidez ou reserva de valor.

Gestoras com essa expertise, como a paulistana Sequóia Properties, viram a carteira dobrar em 2022. A casa bateu mais de R$ 1 bilhão sob gestão, com cerca de 1.000 imóveis no portfólio. “Temos entre nossos clientes desde famílias com dois ou três imóveis até holdings patrimoniais e grupos com um patrimônio imobiliário bem superior a R$ 100 milhões, e, em todos os casos, procuramos fazer uma gestão eficiente, de acordo com os objetivos de cada cliente e baseada em três princípios: geração de liquidez, renda consistente e crescimento do valor do patrimônio”, explica o CEO Joaquim Rocha Azevedo.

O imóvel continua um dos investimentos preferidos no país: ter pelo menos um imóvel é o sonho de 87% da população, segundo Censo Quinto Andar em parceria com Instituto Datafolha. De acordo com o levantamento, o brasileiro valoriza mais a casa própria do que estabilidade financeira, religião e filhos.

Mas quais são as vantagens deste modelo na gestão de imóveis?

Diferente das administradoras tradicionais, Joaquim explica que na Sequóia eles buscam agregar à gestão dos portfólios a inteligência imobiliária e financeira vinda da atuação em outras áreas, como incorporações e gestão de fundos de investimento. “Desta forma, além de fazermos todo o trabalho operacional relacionado aos imóveis, trazemos uma visão estratégica do que aquele portfoóio deve entregar em termos de rentabilidade, valorização patrimonial e alternativas para geração de liquidez”.

Fundada há mais de três décadas e com atuação 360º no mercado imobiliário, a Sequóia tem hoje sua maior concentração de imóveis sob gestão em São Paulo, mas também possui propriedades no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe e Pernambuco. “Nosso foco é a aquisição de novos clientes com carteiras de imóveis já constituídas, independente da distribuição geográfica. Acreditamos que as soluções que empregamos para otimizar a performance de portfólios imobiliários se aplicam a qualquer localização e qualquer segmento de imóveis”, pontua Joaquim.



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