Home Blog Page 1138

WhatsApp Business API potencializa o atendimento nas empresas

Organizações de diversos segmentos e portes têm um elemento em comum: o atendimento ao cliente, que faz parte das etapas dos processos de contratação de qualquer negócio e que está cada vez mais otimizado.

De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo site MoneyTransfers, o aplicativo de mensagens da Meta cresceu em popularidade no mundo inteiro no primeiro trimestre de 2022, sendo verificado, neste período, um aumento de 41% em engajamento. Além disso, neste período, 55% da média de usuários mensais (MAUs) foi composta por “power users”, isto é, pessoas que se comunicam pelo mensageiro diariamente. 

Em um cenário de negócios, o Whatsapp Business, segmento do aplicativo voltado para o atendimento de empresas e empresários, já é utilizado por 72% dos empreendedores no Brasil, segundo dados do SEBRAE, o que traz à tona um olhar mais profissional para a funcionalidade da ferramenta.

Neste contexto, há diferenças sensíveis entre o WhatsApp “convencional” e outros dois modelos que são destinados ao uso comercial. O WhatsApp pessoal é a versão gratuita para uso particular, sendo a ferramenta que a maioria das pessoas utilizam no dia a dia para enviar e receber mensagens de texto e voz, além de realizar videochamadas e ligações. 

Já o WhatsApp Business é o formato gratuito para contas comerciais. Apesar de oferecer recursos adicionais, ele possui limitações. Nesta versão, não é possível que vários atendentes utilizem o mesmo número, nem automatizar o envio de mensagens em massa e usar chatbots, por exemplo.

Por fim, o WhatsApp Business API é um serviço pago projetado para escalar o atendimento e as vendas. Com ele, é possível automatizar mensagens, utilizar chatbots, reduzir o risco de um ter o número bloqueado e ter um único número para vários atendentes, entre outros recursos. 

Sete características do WhatsApp Business API

Ao optar por uma API do WhatsApp, uma empresa pode ter diversas funcionalidades para a utilização em seu cotidiano. Para facilitar o entendimento, a reportagem organizou sete características sobre os recursos do aplicativo:

  1. O primeiro ponto é que o Business API possibilita que vários atendentes trabalhem em um único número. Sendo assim, uma equipe inteira pode trabalhar e atender vários clientes simultaneamente, utilizando um mesmo número de WhatsApp.
  2. Com a versão API, é possível enviar mensagens em larga escala. Deste modo, o usuário pode enviar mensagens para a sua base de clientes via HSM (High Structured Message) – mensagens ativas que obedecem a uma estrutura específica e precisam ser pré-aprovadas. Sendo assim, é possível incluir informações sobre status de pedido, lembrete de pagamento, segunda via de boletos etc.
  3. O uso do WhatsApp Business API reduz os riscos de bloqueio no aplicativo. Isso porque, ao optar pela versão oficial do WhatsApp Business API, o negócio reduz o risco de ter o número bloqueado, nem clonado.
  4. Com a API, os contatos da empresa ficam protegidos e os dados, também. Desta forma, o empresário tem menos chances de ter problemas com vazamentos ou processos judiciais.
  5. O atendimento híbrido é mais um ponto a ser destacado. Com a API, a empresa pode atender seus clientes 24h por dia, nos 7 dias da semana e sem interrupções, com a ajuda de um chatbot. Além disso, o bot que estiver respondendo pela empresa pode utilizar a IA (Inteligência Artificial) para responder às perguntas dos clientes de forma mais natural. Além disso, há a opção de transferir o atendimento para um humano de modo automático quando o bot não estiver conseguindo ajudar o cliente.
  6. O sexto ponto diz respeito à possibilidade de que sejam emitidos relatórios de conversas. Assim, com a versão API, é possível ter acesso ao histórico de cada contato e utilizá-lo em sistemas de gerenciamento de atendimento como CRMs.
  7. Ter o selo de autenticação, por fim, também é algo a ser destacado. Isso porque, apenas por meio da ativação oficial é possível que seja obtido o selo de autenticação do WhatsApp. E, de acordo com especialistas, ele é essencial para a reputação da sua empresa, pois passa mais confiança ao cliente, uma vez que demonstra preocupação com a proteção dos dados.

A importância das empresas BSPs

Roberto Dariva, Diretor da Code7, empresa que desenvolve softwares para simplificação da comunicação digital entre as marcas e seus consumidores e que se tornou uma BSP, explica que as empresas BSP (Business Service Provider) oferecem auxílio a empreendimentos que querem implementar contas de WhatsApp Business.

“As empresas BSPs são responsáveis por solicitar a integração da API junto ao WhatsApp. Elas são escolhidas pela Meta e tornam-se provedoras oficiais, ficando encarregadas de fazer todos os processos burocráticos, obrigatórios para a obtenção do serviço”, afirma.

“Dentre as soluções”, prossegue, “as empresas de BSP podem configurar e solicitar a criação de conta da API do WhatsApp, interceder na solicitação e aprovação dos HSMs e  auxiliar na obtenção do selo de conta verificada”, completa.

Para mais informações, basta acessar: https://code7.com/whatsapp/?utm_source=assessoria-imprensa-dino&utm_medium=referral&utm_campaign=texto1-bsp-whatsapp-api e http://code7.com/bot_whatsapp_api 



Stella dos Anjos Costa lança obra sobre amor platônico

No último dia 10/07, em São Paulo ocorreu o lançamento da obra “Dois Golfinhos”, juntamente com a editora Autografia na Bienal do Livro de São Paulo. Escrito por Stella dos Anjos Costa, é o primeiro livro da autora que começou sua jornada neste ano. O lançamento ocorreu às 10:30h, na Rua José Bernardo Pinto, 333, no bairro Vila Guilherme, zona norte de São Paulo, na Expo Center Norte, e foi aberto ao público.

Na narrativa ficcional Stella conta a história de Sissi é apaixonada por Michael – que tenta de todas as formas negar esse amor, mesmo vivendo uma relação ruim com a esposa, à beira do divórcio. A história desenvolve-se na Califórnia quando Michael compra os direitos do livro dela para transformá-lo num filme e atraí-la, tramando um plano de vingança ao descobrir que o personagem central é ele. 

Sobre a autora: Stella dos Anjos Costa, carioca do bairro da Tijuca, Rio de Janeiro está publicando seu primeiro livro baseado em fatos reais e surreais às vezes. Nascida sob o signo de Peixes, apaixonada pelo amor e por tudo de bom (às vezes nem tanto) que pode surgir dele. Segundo seu guru, Paulo Coelho, em seu livro Maktub, “Certas coisas na vida foram feitas para serem experimentadas – nunca explicadas”. É sobre isso que ela fala.



Controle de umidade em mercados é investimento na longevidade dos produtos

O setor supermercadista registrou um crescimento de 9,36%, no ano de 2020, em comparação ao ano de 2019. Com foco na maximização dos lucros, investidores também procuram soluções tecnológicas para evitar o prejuízo que as perdas e deterioração de mercadorias causam.

Os registros de crescimento, mesmo em ano de pandemia, mostram que o setor é um dos principais segmentos da economia brasileira. Porém, apesar do constante avanço, empresários do varejo precisam lidar com um problema comum que afeta não só a qualidade, mas também o bolso.

O supervisor de logística Matheus Peyerl, da rede de supermercados Hippo, exemplifica isso em números. Seu prejuízo anual era em média R$ 100 mil em produtos danificados por mofo e bolor ao ano. “Durante nossas auditorias periódicas, quando identificávamos um chocolate esbranquiçado, era necessário fazer uma inspeção em todo o lote”, comenta o lojista.

A mudança veio quando Peyerl decidiu adquirir o desumidificador de ar para sua câmara climatizada e passou a controlar a umidade de seu estoque. Com o investimento, o supervisor constatou uma mudança significativa na qualidade do ar do ambiente. “Desde que o equipamento entrou em funcionamento não houve mais nenhum foco de mofo”, reforça.

O mofo e a umidade nesse segmento podem danificar produtos, maquinários, alterar a textura e contaminar alimentos. O controle correto da umidade na armazenagem do estoque é uma ação que previne essas perdas de produtos e resguardam o mercadista de possíveis prejuízos inesperados.

O desumidificador de ar auxilia no controle da umidade relativa do ar, mantendo-a entre 50% e 60%, como indicada pela Organização Mundial da Saúde. Com a desumidificação, Matheus pôde armazenar melhor seus produtos de chocolate e massas importadas controlando a umidade de sua unidade de distribuição, garantindo que a qualidade chegue até o consumidor. 

Mais informações sobre solução para controle de umidade disponível em: https://www.thermomatic.com.br/



Saúde, Beleza e Bem-Estar ganham destaque em estudo da ABF

Em seu quarto trimestre seguido de alta, a receita das redes de franquias avançou 8,8% em março, passando de R$ 39,881 bilhões para R$ 43,380 bilhões. É o que revelam os dados da “Pesquisa de Desempenho – 1º trimestre de 2022”, da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Os doze segmentos elencados registraram aumento de faturamento, sendo que o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar ganhou destaque entre as áreas que alcançaram o melhor desempenho na receita do período, com 13,4%

De modo geral, em relação ao 1º tri de 2020, quando o faturamento registrado foi de R$ 41,537 bilhões, a alta foi de 4,4%. No acumulado de 12 meses, o crescimento foi de 13,9%, com um faturamento que passou de R$ 165,530 bilhões para R$ 188,568 bilhões – resultado próximo do alcançado antes da crise sanitária.

Ao todo, o Brasil ganhou 2.771 operações de franquias nos três primeiros meses do ano, totalizando 173.770 unidades. Com isso, o mercado gerou 1.417.529 empregos diretos. Segundo a ABF, o setor de franquias performou uma recuperação quando comparado com o primeiro trimestre de 2021, período em o país atravessava um momento mais crítico por conta da pandemia de Covid-19. 

Renatta Burnay Mendonça, proprietária da Nails2You – rede de franquias de esmalteria e cosmética -, avalia de forma positiva os dados referentes ao franchising do setor de beleza. Ela destaca que os indicativos da ABF apontam para o aquecimento do segmento, da mesma forma como a preocupação com a estética no Brasil também tem crescido, de maneira geral.

“Os cuidados com o corpo e com a mente se tornaram cada vez mais importantes para o momento em que vivemos, de estresse pós-pandemia, principalmente nos grandes centros. Nesse sentido, para quem deseja empreender no modelo de franquias, o investimento no segmento de beleza pode se mostrar assertivo”, afirma.

O mercado de beleza está cada vez mais aquecido no Brasil, acrescenta Silva. “De acordo com uma pesquisa realizada pelo Euromonitor International, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. Perdemos apenas para os Estados Unidos, China e Japão”, reporta.

Na análise da empresária, dentro do universo do franchising, as franquias de beleza e cosméticos são as mais promissoras e atraentes no momento: “O cuidado com a aparência e com medidas para se sentir bem faz com que esse mercado não seja sazonal e fomenta, inclusive, as diversas ramificações do setor de beleza”.

Para a proprietária da Nails2You, um dos principais motivos para investir em franquias de beleza é o fato de que o Brasil é um dos países campeões no consumo global de serviços e produtos do gênero.

“O segmento deve crescer ainda mais, propiciando um mercado ainda mais consumidor e gerando mais oportunidades para quem busca liberdade e independência financeira ao investir em franquias de esmalterias, por exemplo”, afirma Renatta Mendonça. 

Para mais informações, basta acessar: https://nails2you.com.br/



Cartões de benefícios: segmento mira consumidores sem plano de saúde

A nova lei do piso da enfermagem deve gerar repasse de custos no setor de saúde e pode “pesar” no bolso do consumidor final. É o que comunicaram as associações de hospitais e planos de saúde à ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), durante reunião realizada na última semana. A lei foi sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e estabelece um piso de R$ 4.750 para os profissionais da categoria.

Os representantes das entidades informaram que não há orçamento provisionado para que esses custos sejam absorvidos, o que torna inevitável o repasse para as operadoras e seus clientes. O impacto pode chegar a R$ 16 bilhões nos setores público e privado, conforme publicado pelo jornal Folha de S.Paulo.  

Recentemente, a ANS autorizou o reajuste de planos de saúde individuais e familiares em até 15,5%, maior taxa desde 2000. Com isso, clientes dos convênios médicos ficaram à mercê de altas de até 40%, já que, além do reajuste anual, as operadoras podem aumentar as mensalidades quando há transição de faixa etária. A última alta possível é aos 59 anos, como mostra publicação do Estadão Conteúdo.

Em abril, o Brasil chegou a 49,4 milhões de brasileiros com planos de saúde, o maior patamar de beneficiários desde setembro de 2015, quando havia 49,7 milhões de segurados, segundo a ANS.

Em média, 74% dos brasileiros estão fora da saúde suplementar. De acordo com a Anab (Associação Nacional de Administradoras de Benefícios), 76% dos indivíduos que não têm plano gostariam de ter, mas não podem pagar. Rodrigo Mancilha Pivato, sócio-fundador da Convênio Social Saúde  – empresa que atua com cartão de multi benefícios -, conta que, neste panorama, a iniciativa privada tem investido em uma modalidade para o consumidor que busca serviços de saúde: o cartão de multi benefícios.

Ele explica que, via de regra, o cartão de benefícios dá acesso a uma rede de descontos exclusiva que oferece preços e condições diferenciadas. Além disso, a modalidade dá alcance a bens e serviços, algo que antes não era atingível.

“O cartão de benefícios abriga diversos serviços em uma mesma funcionalidade. Dentre outras vantagens, vale destacar o uso cotidiano do cartão, que permite, além de acesso a consultas, exames, soluções odonto e diversos serviços da área da saúde, que o cliente consuma itens de seu cotidiano com descontos, em lugares como quitandas, açougues, revendedoras de gás de cozinha, postos de gasolina e padarias”, detalha.

Além de tudo isso, prossegue Pivato, alguns cartões de benefícios oferecem possibilidades como uma linha exclusiva de seguros de vida e acidentes pessoais, auxílio funeral e capitalizações com sorteio mensal de até R$ 5 mil.

Empresas de cartões de benefícios evoluem e aumentam a cartela de serviços

De acordo com Pivato, a oferta de cartões de benefícios no Brasil evoluiu nos últimos anos. “Algumas empresas desenvolveram parcerias em todo o Brasil. Trata-se de um mercado que, a médio e longo prazo, poderá dobrar de tamanho”.

A título de exemplo, ele menciona que a Convênio Social Saúde acaba de lançar o CS Bank, um banco digital que busca oferecer serviços bancários tradicionais, aliados à oferta de crédito competitivo, incentivando o consumo consciente e alimentando todo o ecossistema, para que os clientes comprem dos parceiros da empresa. 

Para o sócio-fundador da Convênio Social Saúde, somente as empresas com um ecossistema completo sobreviverão. “Por hora, o setor ainda tem um perfil de produto local. Daqui há três anos, é possível que tenha início uma consolidação deste mercado, com M&A pelo Brasil todo”, complementa Pivato.

Para mais informações, basta acessar: https://www.conveniosocialsaude.com.br/



Empresa desenvolve tecnologia para combater fraudes nas compras

Pouco a pouco, o pagamento com dinheiro em espécie no Brasil vai perdendo espaço para as possibilidades virtuais. Segundo um estudo da VR Benefícios, realizado em parceria com o Instituto Locomotiva, as transações realizadas com pagamento digital, como cartões virtuais e QR Code, aumentaram 33 vezes no primeiro semestre de 2022.

Em junho, apenas o código QR concentrou 66% das transações do comércio eletrônico. Apesar dos números positivos, os pagamentos digitais preocupam os varejistas brasileiros, considerando que 75% das empresas do país foram impactadas por fraudes nos últimos três anos, conforme dados do “Relatório Global de Fraude e Risco” da Kroll, empresa de gestão de riscos corporativos.

De forma síncrona, o estudo “Online Payment Fraud Deep Dive Strategy & Competition”, Juniper Research, que cita informações da “Pesquisa Global de Identidade e Fraude 2021” da Experian, prevê que a perda por fraude em transações de comércio eletrônico pode chegar a US$ 52 bilhões (R$ 265,81 bilhões) em 2025.

Neste panorama, uma empresa brasileira desenvolveu uma tecnologia para combater as fraudes nas compras. Paulo Hideki Koga, responsável pela a AxxisPay, sistema de pagamento via QRCode explica que, ao contrário do que se possa imaginar, a tecnologia Axxis não é um sistema antifraude, mas um algoritmo binário comportamental.

“Diferentemente dos sistemas antifraudes que, por exemplo, questionam se uma pessoa está comprando com um determinado cartão, ou não, as informações do algoritmo são totalmente baseadas em inteligência binária comportamental”, informa.

Koga relata que o desenvolvimento da tecnologia surgiu a partir da análise de determinadas vulnerabilidades, como os índices de fraudes de cartões de crédito que, durante a pandemia de Covid-19, cresceram ainda mais devido às restrições dos comércios.

“Procurei entender o que os varejistas precisam saber, o que o cliente leva depois do PDV (Ponto de Vendas) ou do checkout (caixa)”, diz ele. “Percebi que esse tipo de negócio demanda informações mais precisas e inteligência nas compras, além de otimizar os estoques, reduzir capital de giro imobilizado ou, até mesmo, perdas por validade de produtos não trocados pela indústria. Nisto, procurei no mercado, mas não encontrei nada que atendesse a essa necessidade”, complementa.

O responsável pela a Ecomovi Soluções e Serviços em Pagamentos conta que estudou algumas alternativas até que encontrou, em 2015, uma opção que era o QR Code, ainda “desconhecido” no Brasil àquela época. “Vi que o sistema de código foi criado por conta da falta de capacidade de armazenamento de itens. E foi onde verifiquei que ainda hoje, a nível mundial, é utilizada apenas 11% da capacidade de exploração do QR Code”.

Diante desta descoberta, Koga chegou à conclusão que o QR Code poderia ser mais explorado. “A partir daí, fizemos estudos, que levaram meses, até criar o algoritmo para explorar a capacidade, e ‘quebramos’ o código. Assim, nos tornamos a única empresa do mundo a chegar a 42% de capacidade. Com isso, veio toda a parte de segurança e big data para os nossos clientes”.

Na análise de Koga, a adesão a tecnologias pode contribuir para um mercado mais seguro. “A evolução dos algoritmos permite que empresas como bancos, adquirentes, marketplace e bandeiras, com vendas de cartões on-line, zerem as fraudes de cartões nas compras junto aos marketplaces e e-commerces”, afirma.

Para mais informações, basta acessar: https://axxispay.com.br/



Reedição de novela chama a atenção para a cultura pantaneira

O remake da telenovela “Pantanal” estreou no dia 28 de março, na TV Globo, pouco mais de trinta anos após sua edição original, na TV Manchete, em 1990. A produção, que trouxe ao horário nobre lendas, músicas e pratos locais, ao lado de paisagens cinematográficas com araras, tuiuiús, jacarés, sucuris e onças-pintadas, despertou o interesse popular para a cultura pantaneira.

O Pantanal é considerado a maior planície alagada contínua do mundo, com mais de 138 mil quilômetros quadrados de extensão apenas no território brasileiro, de acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). No Brasil, o bioma está situado entre o sul do estado do Mato Grosso, onde detém 35% do território, e o noroeste de Mato Grosso do Sul, onde ocupa 65% da área total.

Em um evento promovido pelo Sebrae-MS, em maio deste ano, foi constatado que Mato Grosso do Sul alcançou, no setor do turismo, a representação de 4% do PIB no Estado, alcançando mais de R$ 4 bilhões de movimentação. 

Miranda, município do estado, está localizado no coração do Pantanal e por sua localização geográfica privilegiada, se tornou caminho para chegar aos destinos turísticos do Pantanal, Serra da Bodoquena e Bonito. A cidade de Miranda fica localizada 200 km de Campo Grande, 120 km de Bonito e 215 km de Corumbá, cidades que possuem aeroportos e são consideradas portões de entrada para o turismo Pantaneiro.

Carmen Omizolo, que faz parte da Pantanal Experiência, afirma que a reedição de “Pantanal” também ajudou a trazer mais visibilidade para o turismo de Miranda (MS). “Nesta nova edição, a telenovela contribuiu para reavivar nossa região e aguçar o desejo das pessoas de conhecer este bioma, que é um berçário natural de várias espécies da fauna e flora brasileira”.

Na análise de Omizolo, a produção televisiva fomenta a cultura e a gastronomia pantaneira e retrata, de forma fiel, os usos e costumes do homem pantaneiro. “Tivemos um aumento importante na procura turística da região. Calculamos um aumento percentual de 60%, principalmente no mês de julho, por ocasião das férias escolares”.

Empresas pantaneiras aproveitam visibilidade da telenovela

A empresária explica que, atentas à influência da reedição de Pantanal, as empresas que atuam no bioma buscaram apresentar aos visitantes uma experiência “imersiva”, simulando as vivências pantaneiras para os interessados.

“As empresas de turismo criaram experiências onde os visitantes podem vivenciar o nosso cotidiano. Há cavalgadas, trilhas pelas matas, visitas às fazendas com atividades como lida de gado, horta e pescaria, tudo como é feito pelos moradores do Pantanal”, detalha. 

Neste panorama, Omizolo cita que a Pantanal Experiência desenvolveu uma vivência inédita e exclusiva que consiste em cavalgar junto a uma comitiva pantaneira. “Criamos uma experiência em que os visitantes podem passar três dias e duas noites vivendo como se fossem peões: sair cavalgando, levar a boiada para outro ponto da fazenda e acampar no ‘pouso’.

Na atividade, prossegue, os turistas têm a opção de dormir em redes, fazer comida de comitiva e churrasco em fogo de chão. Além disso, a experiência inclui noite com roda de viola e tocar berrante, entre outras, para experimentar uma vivência real de como seria o dia a dia de uma comitiva.

Vivências aproximam turistas da vida pantaneira

De acordo com Omizolo, mais do que vender um serviço, as empresas que atuam com turismo no Pantanal devem traduzir as tradições e cultura da região para a vivência do visitante. Neste ponto, ela destaca o papel da gastronomia, que deve ser apresentada com os pratos típicos e sabores regionais, incluindo sua preparação, entre outros detalhes.

“Para uma experiência imersiva, durante as trilhas, cavalgadas e passeios, os guias devem mostrar aos visitantes cada detalhe da flora e fauna, contar histórias, causos, lendas e apresentar todo o conhecimento da região”, pontua.

Além disso, acrescenta a integrante da Pantanal Experiência, é importante que os guias usem as roupas tradicionais de lida, para mostrar as funcionalidades dos itens que carregam em uma comitiva pantaneira. 

“Para o turista que acompanha o Pantanal pelas telas e tem o sonho de conhecer o bioma, estar em contato com a natureza, em fazendas legítimas e tradicionais, com decoração local, horta e sabores regionais, pode fazer toda a diferença para um real mergulho na vida pantaneira”, conclui Omizolo.

Para mais informações, basta acessar: https://www.pantanalexperiencia.com.br/



Cruzeiro (SP) recebe campeonato gamer em setembro

O mercado gamer cresceu muito nos últimos anos. A 9ª edição da Pesquisa Games Brasil, levantamento anual sobre o consumo de jogos no país, apontou um crescimento geral no público de games dentro do país: 74,5% da população jogou games em 2022, um crescimento de 2,5% em relação ao último ano, e também a maior marca desde o início da pesquisa.

Atenta a esse cenário a Weclix, provedora de internet via fibra óptica que nasceu em Ribeirão Preto (SP), e já opera em quase 50 cidades do interior do estado de São Paulo, realizará no dia 3 setembro, em Cruzeiro (SP), a WeSports Rivals Rivals – Desafio Free Fire. A competição será realizada na Praça 9 de Julho, às 9h.

O torneio faz parte de um novo posicionamento estratégico para iniciar a operação nas cidades. “Inaugurando lojas com esse novo evento, pensamos estrategicamente em usar o serviço da Weclix para adicionar valor ao nosso produto”, explica Katia Andrade, diretora de marketing, comercial e experiência do cliente na Weclix.

Kátia Andrade ainda acrescenta que a WeSports Rivals não é só um evento, mas a união do digital ao real. “Nós temos o objetivo de trazer gamers para o espaço físico, sem tirá-los do virtual”, diz.

Sobre as inscrições

O foco da disputa será o Free Fire, jogo Battle Royale que pode ser jogado casualmente entre amigos e tem como objetivo sobreviver a inimigos dentro de uma zona segura. As inscrições devem ser feitas por meio do link https://lp.weclix.com.br/inscricaowesportsrivals. Os squads serão divididos em 4 jogadores + 1 suplente. Apenas uma pessoa do time pode fazer a inscrição. Cada jogador deverá contribuir com dois quilos de alimentos não-perecíveis que serão doados para instituições filantrópicas de Cruzeiro.

O torneio terá quatro partes todas em partidas de TEAM DEATH MATCH 4×4: a Fase 1 oitavas de final onde as 16 equipes se enfrentam em formato de melhor de um, Fase 2 os 8 vencedores disputam 4 vagas para a semifinal em formato melhor de um, Fase 3 os 4 vencedores disputam em formato melhor de um a vaga na final, já na fase 4 os dois finalistas disputam em formato melhor de três, a equipe que ganhar dois jogos é campeão da WEsports Rivals.

Os kits da competição poderão ser retirados 1 hora antes do torneio.

Premiação

Grupo – 5 Pessoas

14.800 Diamantes no Jogo = 2960 por jogador

Internet Gratuita por 1 ano – apenas para quem mora em Cruzeiro ou Cachoeira Paulista se houver disponibilidade na localização em questão

Fones sem fio

Luva para dedos

Boné WeSports

Taça W!

2° Grupo – 5 Pessoas

10.800 Diamantes no Jogo = 2160 por jogador

Luva para dedos

Fones sem fio

Taça W!

3° Grupo – 5 pessoas

4475 Diamantes no Jogo = 895 por jogador

Luva para dedos

Taça W!

Quem pode participar?

Qualquer pessoa maior de 13 anos

Serviço

WeSports Rivals – Desafio Free Fire

Data: 3/9, às 9h

Local: Praça 9 de Julho – Cruzeiro (SP)

Inscrições: https://lp.weclix.com.br/inscricaowesportsrivals

Regulamento: https://bit.ly/regulamentowesportsrivals



Produção de café requer atenção ao controle de umidade

Com a colheita de uma safra abaixo do potencial em 2022, o Brasil deve ver um aumento na produção de café em 2023, mas um alívio para os estoques apertados só deve ser sentido a partir de 2024, avaliou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), em entrevista à Reuters. 

A prevenção de perdas na produção do grão por fatores externos, como clima, ou internos como acondicionamento, se mostra uma das alternativas para potencializar os lucros do setor.

O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, sendo a primeira a água. Parte fundamental para a economia brasileira, esse produto requer atenção durante seu plantio, colheita e processos industriais como a torra. Por isso, um dos fatores mais importantes na produção do café é o controle da umidade.

Determinante na qualidade final do produto, é de suma importância que se mantenha uma observação muito próxima sobre o controle da umidade durante a maioria dos processos industriais pelos quais o grão do café passa. Do contrário, as perdas financeiras certamente podem ocorrer.

Para não causar impactos no sabor e na coloração do café, por exemplo, além de prezar pela segurança e qualidade dos grãos desde a produção até a moagem, é necessário manter os níveis de umidade entre 10% e 12% para a torra e 11% para grãos verdes, segundo estudos do setor. O Brasil, por ser um país com regiões úmidas, sofre com a alta umidade e pela ação dos micro-organismos, consequência desse clima tropical.

Sven von Borries, Diretor Comercial da Thermomatic, fala sobre a importância do controle da umidade para o café. “O problema decorrente da umidade no café pode estar em muitas etapas, seja ela na hora de moer, envasar ou mesmo armazenar”.

Segundo o Manual de Segurança e Qualidade para a Cultura do Café, publicado pela Embrapa, a umidade ideal do grão após a torra deve estar entre 11% e 13%. Isso porque, abaixo de 10% de umidade, há a possibilidade de alterações na qualidade do produto e acima de 12% aumenta a probabilidade do risco de fermentação do grão. A umidade relativa do ar ideal no armazenamento, segundo o documento, é de até 65%.

O excesso de umidade leva à profusão de fungos, responsáveis pela contaminação microbiótica. Os fungos, por sua vez, dão origem ao bolor e ao mofo. Esses microrganismos liberam substâncias tóxicas que deterioram os grãos do café, tornando-os impróprios para consumo.

Os prejuízos causados pela umidade vão além de fungos e mofo. Eles podem abranger também a qualidade do café processado solúvel. É o que Sven explica, “O café solúvel, por exemplo, quando há excesso de umidade, pode fazer a máquina de envase parar várias vezes por dia para limpeza, perdendo assim um valioso tempo de produção”.

Para evitar que grandes perdas ocorram é preciso recorrer a ações práticas com a ajuda da tecnologia. O uso de desumidificadores, por exemplo, é fundamental em praticamente todas as fases da produção e estocagem do café. Eles mantêm a umidade sob controle e desta forma impedem a proliferação de microrganismos e preservam o alimento íntegro.

Borries ainda explica o papel desse equipamento para o produtor cafeeiro e seu produto: “Em cada processo da produção do café, da colheita ao armazenamento e transporte, o desumidificador de ar atende os requisitos para que os níveis de umidade sejam sempre controlados e para que não ocorram perdas financeiras ou contaminações por fungos ou bactérias”, conclui.

O desumidificador de ar é uma clara ajuda à indústria que busca, cada vez mais, manter os níveis de exportação e o consumo equivalente, buscando produzir cada vez mais e melhor.

Mais sobre processos industriais em: www.thermomatic.com.br



Indústria de cosméticos enfrenta transformações

A indústria de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria cresceu cerca de 6,5% no primeiro trimestre de 2022, segundo dados da Abihpec. Os dados, indicados no Painel Dados de Mercado da ABIHPEC, faz uma comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse crescimento tem influência da mudança nas políticas de contenção da Covid-19. 

Isso porque, com a atenuação da pandemia, o distanciamento foi revogado e muitas pessoas voltaram às suas rotinas no escritório, deixando de lado o home office. Atividades de lazer e eventos também retornaram, o que resulta em mais procura por produtos de estética e perfumaria. 

Porém, a indústria de cosméticos tem enfrentado diversas transformações e desafios. Cada vez mais, os consumidores fazem escolhas baseadas em marcas que se posicionam de acordo com seus valores. Por isso, as empresas que desejam se destacar precisam oferecer uma experiência de conexão com o público.

Redes sociais e concorrência

A concorrência cresce a cada dia nesse segmento. Para se ter uma ideia, a  Abihpec, que é a Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, possui mais de 400 empresas do setor associadas em todo o país.

Segundo Aloisio Arbegaus, o impacto das redes sociais é indiscutível nas mudanças de mercado. “Conforme a publicidade e os influenciadores digitais abordam temas como sustentabilidade e inclusão, consequentemente, esses assuntos impactam nas decisões dos consumidores.” 

A preocupação com o meio ambiente é um dos temas mais debatidos da atualidade. Com isso, na indústria de cosméticos, ganham destaque os itens que utilizam somente matérias-primas veganas, os produtos biodegradáveis e as embalagens recicláveis.

Além disso, historicamente, as fábricas não possuem um contato direto com o consumidor. Mas na atualidade, as pessoas não querem apenas comprar, elas buscam uma conexão com a marca. Isso deve ser instigado através de experiências imersivas na jornada do cliente.

O papel da tecnologia

O avanço nas áreas de medicina, ciência e tecnologia é constante, oportunizando melhorias processuais e diferencial competitivo. Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 80% das médias e grandes indústrias que inovaram durante a pandemia obtiveram melhor competitividade, produtividade e resultados financeiros.

O Grupo O Boticário é um exemplo de indústria que percebeu a necessidade de automação. Nesse processo, a empresa primeiro identificou suas prioridades e gargalos, para então buscar a tecnologia que melhor auxilie. Segundo André Santos, coordenador de processos industriais, foi necessário inovar para acompanhar o crescimento da companhia. 

“Precisávamos de uma solução que nos acompanhe não só agora, mas daqui a 5, 10 e 20 anos. Fizemos muitas viagens de benchmarking, pesquisamos muito e, nessa caminhada, conhecendo um pouco mais dessas ferramentas e falando com empresas que já tinham implementado, percebemos que um sistema MES era a solução que melhor nos atenderia”, completa ele.

*Assinado por: Aloisio Arbegaus, Diretor Comercial da Teclógica.



Vibe apresenta a 2ª edição do “Prêmio de Enfermagem Rainha Silvia da Suécia”

Nos últimos anos, os enfermeiros tiveram grande destaque na linha de frente no cuidado da saúde mundial. São eles os profissionais de saúde que se arriscam diariamente para cuidar das pessoas. Muitos ficam dias, e até meses, sem encontrar seus familiares e/ou amigos e arriscam suas vidas diariamente.

Para homenagear e criar oportunidades para esses profissionais de enfermagem no Brasil, a Swedish Care International e a Vibe Saúde apresentam, pela segunda vez no Brasil, o “Prêmio de Enfermagem Rainha Silvia da Suécia”, premiação que já ocorre, desde 2012, em 6 países, são eles: Suécia, Finlândia, Alemanha, Polônia, Lituânia e Estados Unidos, especificamente na Universidade de Washington (University of Washington: School of Nursing).

Para Ian Bonde, CEO da Vibe Saúde, é um prazer imenso poder prestigiar os estudantes e profissionais de enfermagem por mais um ano consecutivo, dando o destaque que eles merecem. “A classe de enfermagem é a espinha dorsal do sistema de saúde. São os enfermeiros que acompanham a vida dos pacientes, lado a lado, em todos os momentos de seus tratamentos, promovendo o cuidado e atenção necessários”.

“A enfermagem vive uma luta constante no Brasil e no mundo. É uma honra poder fazer parte de algo que realmente traga o prestígio e valorização”, completa Luciana Hataiama, Chefe de Enfermagem da Vibe Saúde.

O objetivo do “Prêmio de Enfermagem Rainha Silvia”, organizado pela Vibe Saúde no Brasil, é celebrar o impacto do trabalho diário dos enfermeiros, homenagear esses profissionais, além de estimular e atrair novos talentos para a profissão. É também uma oportunidade para que organizações e parceiros possam associar seu nome a um prêmio internacional, que estimula iniciativas com impacto social para a população brasileira.

Segunda Edição Brasil 

Podem se inscrever ao prêmio de 2022 enfermeiros que tenham projetos, ações ou soluções transformadoras que impulsionem o impacto social para a sociedade brasileira e que possibilitem um cuidado mais próximo e humanizado aos pacientes com demência e/ou cuidados especiais para pessoas idosas. Apenas são elegíveis ações dirigidas às unidades básicas de saúde e profissionais da rede pública. 

As inscrições poderão ser feitas por estudantes e profissionais de enfermagem de todo o Estado de São Paulo a partir de hoje, 1º de setembro de 2022, e ficarão disponíveis até o dia 1º de novembro de 2022, no site www.rainhasilviaenfermagem.com.br.

O ganhador/a/e receberá uma bolsa de estudos; uma quantia de € 6.000; Diploma de Sua Majestade Rainha Silvia da Suécia; terá oportunidades de aprendizagem por meio de bolsas de estudo ou estágios com parceiros da Vibe Saúde; fará networking internacional e ainda participará de cerimônia de premiação em Estocolmo presencial ou de forma online (a depender do cenário macroeconômico) com os demais vencedores dos outros países em que o prêmio é realizado.

O vencedor/a/e será nomeado publicamente no dia 23 de dezembro de 2022, em homenagem à tradição de anunciar o ganhador/a/e no dia do aniversário de Sua Majestade Rainha Silvia da Suécia.

Para mais informações, siga a página do Instagram da edição brasileira do Prêmio: @queen_silvia_nursing_award_br

Sobre sua Majestade Rainha Silvia da Suécia

Filha de mãe brasileira e pai alemão, a Rainha Silvia da Suécia passou sua infância no Brasil. Na década de 1990, sua mãe foi diagnosticada com Alzheimer. Desde então, Sua Majestade Rainha Silvia da Suécia, ampara e dedica-se aos cuidados e assistência com as pessoas que sofrem de doenças neurodegenerativas. Em reconhecimento, foi nomeada Embaixadora Honorária Internacional da Doença de Alzheimer em dezembro de 2018.

Pelo seu trabalho intenso com idosos e da valorização aos profissionais de enfermagem, em 2012, houve a primeira edição do “Prêmio de Enfermagem Rainha Silvia”, e o primeiro vencedor foi anunciado em 23 de dezembro de 2013, aniversário de sua Majestade Rainha Silvia da Suécia.

Sobre a Vibe

A Vibe Saúde possui uma base de mais de 1.4 milhão de clientes. Desde julho de 2020, a startup já captou mais de R$ 100 milhões de investimento liderado pelo fundo de investimento sueco, Cardo Health. Em maio deste ano, anunciou R$ 35 milhões de investimento na área de saúde da mulher.

A startup oferece em seus serviços atendimentos clínicos e psicológicos com mais de 10 especialidades. A empresa também oferece serviços personalizados para empresas nos segmentos B2B e PME. 

Recentemente, passaram a fazer parte do Conselho Administrativo ou Consultivo da Vibe: Arthur O’Keefe (CEO da Bamboo Capital Markets, com longa passagem como executivo responsável por investimentos da Móvile), Eric Engellau-Nilsson (CEO da Norrsken Foundation, um dos mais importantes fundos de investimento ESG na Europa), e Masha Feigelman (ex-sócia da prática de saúde da McKinsey na Europa e Co-CEO da Cardo Health, investidora na Vibe Saúde.



Debate propõe soluções e gerenciamento de recursos da Amazônia

Para discutir os eventos climáticos e as intervenções humanas no meio ambiente, o Fórum do Futuro convidou o ex-ministro do planejamento e da fazenda, Paulo Haddad, conselheiro do Instituto Fórum do Futuro. Ele também escreveu um artigo sobre o tema no livro “As Tecnologias Sustentáveis que Vem dos Trópicos”, a ser lançado no dia 12 de setembro.

Abrindo o debate, Fernando Barros, diretor de comunicação estratégica do Fórum do Futuro, discorre sobre os eventos climáticos extremos, com reflexos na falta de alimentos, de energia, de água, ampliando os desastres com a atual guerra na Ucrânia. Ele acrescenta que o Brasil pode enxergar o momento como uma oportunidade realizando um gerenciamento de recursos, com base nas potencialidades do país.

De acordo com Haddad, “o Brasil nos últimos dez anos abandonou as experiências de planejamento de médio e longo prazo, e tem feito apenas uma concentração de sócios da máquina administrativa. Nesse período, acumularam-se inúmeros problemas estruturais na economia brasileira, como a desigualdade social de renda e de riqueza, a volta da fome, o desequilíbrio regional de desenvolvimento, dado através do uso predatório dos recursos naturais, entre outros”. O convidado expõe ainda que tais problemas estruturais só serão resolvidos através do planejamento de longo prazo.

O ex-ministro acrescenta ainda que a Amazônia pode ser transformada numa referência global de como gerar emprego, renda, manter a floresta em pé e ao mesmo tempo ser uma fonte de produtos naturais que podem abastecer o mundo. Ele considera fundamental inserir, do ponto de vista social, ou seja, gerando renda e emprego, os 30 milhões de habitantes da região amazônica, que precisam participar da agenda construtiva e positiva dessa pauta global.

O diretor do Fórum do Futuro coloca que Haddad usa, de uma maneira peculiar, a expressão “desenvolver sem desmatar”, e introduz na equação a existência de 30 milhões de amazonenses que precisam de renda e emprego para poder operar na agenda positiva dos desafios climáticos. Nesse contexto, Haddad é questionado em como unir essas duas pautas.

Em resposta, o ex-ministro alega que “a Amazônia tem sido tratada como se fosse o grande almoxarifado de recursos naturais renováveis e não renováveis, onde as populações, as organizações das áreas desenvolvidas do país vão buscar matérias-primas e energia”. E acrescenta: “Nós temos que transformar a Amazônia numa grande região de desenvolvimento sustentável, o caminho para esta transformação é utilizar a proposta do ministro Alysson Paulinelli no terceiro salto científico e tecnológico na agropecuária, onde se vai produzir alimentos sustentáveis saudáveis e resistentes a mudanças climáticas”.

Haddad conclui que “temos que tomar medidas radicais para equacionar o problema da Amazônia, tais como: quando houver um desmatamento de uma área ilegalmente, aquela área não pode receber nenhuma atividade produtiva, pecuária extensiva ou produção de soja durante dez anos, e ficar para ser regenerada. E todos os bancos, privado ou público, que financiarem projetos de garimpo ou de exploração agrícola ilegal, devem ser fiscalizados pelo Banco Central e se responsabilizar pela recuperação das áreas”.

Mais Informações: https://www.forumdofuturo.org/post/para-onde-estamos-indo-e-para-onde-queremos-ir-em-2040-a-redução-das-desigualdades-no-planejamento

Texto originalmente publicado em: https://gazetadasemana.com.br/noticia/83928/debate-sobre-eventos-climaticos-extremos-propoe-solucoes-e-gerenciamento-de-recursos-da-amazonia



NTT DATA é uma das signatárias da Carta Aberta de Apoio à comunidade LGBTQI+

 A NTT DATA Brasil é uma das 92 signatárias de uma carta aberta voltada à população LGBTQI+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, pessoas intersexo e outras pessoas de orientações sexuais e identidades de gênero marginalizadas) no mundo do trabalho no Brasil. Ela busca reafirmar o comprometimento dessas instituições com a valorização, respeito e promoção da diversidade, da equidade e da inclusão no local de trabalho.

Assinada por Ricardo Neves, CEO da NTT DATA Brasil, a iniciativa existe há quatro anos e, na sua versão atual, contempla 92 empresas dos setores público e privado, que, somadas, empregam 435 mil pessoas no Brasil.

“A valorização, respeito e promoção da diversidade e inclusão de todas as pessoas no local de trabalho faz parte dos valores da NTT DATA no Brasil e no mundo”, diz Neves. “Neste contexto, nos juntamos ao grupo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTQI+ nos compromissos explícitos dessa carta aberta. Estamos orgulhosos de fazer parte deste movimento, pois além de socialmente, humanamente e eticamente justo, os compromissos firmados tem efeitos positivos no recrutamento e atração de talentos para nossas organizações.”

Tendo em vista a eleição presidencial de outubro, o documento pede aos candidatos que reconheçam e assumam compromisso com os valores de diversidade, respeito e inclusão de pessoas LGBTQI+ e de toda população brasileira no mundo do trabalho por meio de políticas públicas e ações concretas.

No Brasil, quatro em cada dez pessoas pertencentes à população LGBTQI+ afirmam já terem sido vítimas de algum tipo de discriminação por sua orientação sexual no trabalho, segundo pesquisa do LinkedIn. Além disso, o país é pelo quarto ano consecutivo o lugar onde mais se mata pessoas da comunidade (dados do Observatório de Mortes e Violências contra LGBTI+).

Abaixo, a carta na íntegra:

“Representamos um grupo diverso de corporações brasileiras e multinacionais e de organizações da sociedade civil, do Brasil e de outros países, que têm compromisso com os valores de diversidade, respeito e inclusão de todas as pessoas;

Empresas do mundo inteiro, especialmente no Brasil, estão adotando mais iniciativas para promover a diversidade e a inclusão em seus ambientes de trabalho, e muitas empresas líderes de mercado têm demonstrado publicamente apoio à inclusão de pessoas LGBTQI+. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, existe uma forte correlação positiva entre a inclusão LGBTQI+ e a resiliência econômica.

Graças ao investimento em políticas e práticas que possibilitam que as pessoas de nossos times sintam-se acolhidas, pertencentes e possam ser quem são no trabalho, temos visto o impacto positivo dessa abordagem dentro de nossas próprias empresas, em clientes e parceiros da sociedade, bem como nos resultados dos negócios;

Tais iniciativas têm efeito positivo na atração, no recrutamento e na retenção de pessoas, além de promover efetivamente uma cultura de colaboração, empatia, produtividade e inovação.

A primeira Declaração de apoio foi assinada em 2018 por corporações e organizações não governamentais que, juntas, empregam mais de 110.000 pessoas no Brasil, reafirmando a crença e o comprometimento dessas entidades com a diversidade e a inclusão de todas as pessoas no ambiente de trabalho, inclusive das pessoas LGBTQI+.

À medida que a eleição de 2022 se aproxima, os valores que defendemos podem estar em jogo. Nossas ações serão testemunhadas pelo mundo inteiro, incluindo empresas que estão considerando investir ou fazer negócios no Brasil. Nesse sentido, acreditamos ser necessário que pessoas candidatas à eleição presidencial levem em conta a importância que os valores de diversidade, respeito e inclusão têm para nossas empresas e nosso país.”



Iniciativa propõe inovação para alcançar Agenda 2030

São considerados negócios de impacto os empreendimentos que conciliam a promoção de impacto social ou ambiental positivo com o retorno financeiro, por meio da oferta de produtos e serviços. Em outras palavras, são as empresas e organizações que desenvolvem projetos, iniciativas e atividades inovadoras que geram benefícios para a sociedade, contribuindo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

Engana-se quem pensa que se trata de um segmento restrito. Em 2021, a 3ª edição do Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental, produzido pela Pipe.Social, identificou 1.272 empresas que se enquadram nessa definição em operação no Brasil – um crescimento de 26,9% em relação ao levantamento anterior, feito em 2019. E é importante considerar que esse número é uma amostra, porque ainda não se conseguiu realizar um levantamento para determinar a quantidade exata de negócios de impacto funcionando no país.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), no Relatório Pequenos Negócios Inclusivos e de Impacto no Brasil 2017, realizado em parceria com o Sebrae, os negócios de impacto social são os mais bem posicionados para encontrar novas soluções para os desafios descritos na Agenda 2030, como a erradicação da pobreza extrema e da fome no mundo. Isso porque, por serem pequenos, apresentam maior capacidade de se adaptar rapidamente e de inovar, além de desenvolverem soluções comerciais inovadoras para melhorar a vida das pessoas, principalmente as de grupos mais vulneráveis, colocando a geração de valor social no centro de sua missão.

Isso fica evidente quando se observam as áreas em que se concentram os negócios de impacto no Brasil segundo o mapeamento da Pipe.Social. Cidadania, Saúde, Educação, Cidades e Serviços Financeiros aparecem com destaque entre as escolhas dos empreendedores, atrás apenas de tecnologias verdes.

Verticais de impacto

Tecnologias Verdes/ Green Tech

49%

Cidadania/ Civic Tech

40%

Educação/ Edtech

28%

Saúde/ Health Tech

27%

Cidades/ Smart Cities

23%

Serviços financeiros / Fintech

15%

Fonte: Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental 2021.

Fortalecimento dos negócios de impacto

Por todos esses fatores, muitas organizações têm atuado para fortalecer e consolidar o ecossistema de impacto no Brasil, como o Sebrae e a Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (Enimpacto). Ambas também são apoiadoras do Prêmio Impactos Positivos, conhecido como o “Oscar do Bem”. Criado com o objetivo de reconhecer as iniciativas que têm contribuído para impactar positivamente o país, está com as inscrições abertas até o dia 31 de agosto, nas categorias negócios de impacto (empresas) e ecossistema de impacto (organizações, comunidades e outros stakeholders).

Também é possível fazer indicações dos homenageados (cidadão, instituição e comunicador de impacto) da edição 2022. A fase de votação tem início em 5 de setembro. Os vencedores em cada categoria serão conhecidos na cerimônia de premiação, que acontecerá no dia 30 de novembro.

Mais detalhes sobre a plataforma e o Prêmio Impactos Positivos estão disponíveis em: https://impactospositivos.com/.



Competição de Arbitragem e Mediação movimenta profissionais do setor jurídico

A solução adequada e a gestão estratégica de conflitos são pautas crescentes no ambiente corporativo, que busca meios eficientes para lidar com as suas demandas. Nesse cenário, a XIII Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial CAMARB, proporciona aos estudantes de Direito uma formação original e uma experiência diferenciada para a sua futura atuação profissional.

A Competição simula procedimentos de arbitragem e mediação baseados em um caso fictício, que é objeto de debate entre os alunos, atuando como advogados, mediadores e negociadores de cada equipe e são avaliados por profissionais de destaque no mercado. O caso da XIII Competição, de acordo o Pedro Soares, advogado e Vice-presidente da CAMARB Jovem e Tecnologia, aborda um conflito entre empresas do agronegócio, setor no qual obtém espaço relevante na economia brasileira e, por consequência, há algumas probabilidades em passar por divergências comerciais. O caso também é pioneiro ao colocar em debate o tema da prescrição em matéria arbitral e de mediação, que ainda não havia sido discutido e que, cada vez mais, é discutido nos procedimentos arbitrais e de mediação reais. 

Neste ano, a competição ocorrerá em formato híbrido, tendo sua primeira fase online, entre os dias 21 e 23 de setembro, e a segunda fase presencial, em São Paulo, nos dias 21 e 22 de outubro. Segundo, Suzana Cremasco, advogada de arbitragem, professora universitária e Vice-presidente de Comunicação e Ouvidoria da CAMARB, “a Competição da CAMARB é pioneira no Brasil e, desde a sua primeira, foi o ambiente de formação de uma série de jovens profissionais de destaque em mediação e arbitragem no país. Participar desse evento proporciona um diferencial no currículo desses estudantes, desenvolve ferramentas importantes, fomenta o network e, não raro, leva a sua contratação pelos escritórios especializados na área. Estamos muito animados com a programação e ansiosos pelas defesas e debates acerca do caso deste ano.”

Buscando uma alternativa ao ensino tradicional do Direito, a CAMARB propõe um protagonismo aos próprios alunos no processo de aprendizado, na medida em que casos jurídicos de alta complexidade, como aqueles da competição, podem dar a estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para o pensamento crítico e analítico, bem como pode prontificá-los a executar atividades com maior segurança no mercado, além de permitir que eles enfrentem questões jurídicas relevantes, em um ambiente que gera intensa troca de experiências profissionais, aprendizado técnico e fortalecimento de relações.

Para mais informações, basta acessar: https://linktr.ee/competicaocamarb



Propagandistas são considerados importantes para atualização médica

Segundo pesquisa realizada em julho de 2022 com a participação de 620 médicos da região de São Paulo, uma das principais capitais de tratamentos médicos, 95,2% recebem visita de propagandista farmacêutico em seu consultório de atendimento. A maior frequência das visitas recebidas pelos médicos é semanalmente, como apontaram 47,6% deles, seguido das visitas mensais 28,57%, quinzenais 14,29%, diárias 4,76% e de quem não recebe visita 4,76%.

Na era tecnológica onde a atualização das informações é de fácil acesso, 95,2% dos médicos consideram que o propagandista traz atualização de medicamentos e tratamentos para seu conhecimento e 76,2% acreditam que talvez não chegassem a conhecer ou demoraria a ter conhecimento dos mesmos.

Para Juliana Doirado Aggio Rocha, especialista em marketing estratégico com foco na indústria farmacêutica, o propagandista é altamente capacitado e treinado pelas indústrias para levar atualização para a classe médica. “As indústrias farmacêuticas possuem equipes de treinamentos, dedicados a preparar materiais, aulas e estudos aos propagandistas”, afirma. “Outro ponto importante é que também são capacitados em como levar e apresentar a informação aos médicos para que possam entender e reter a nova atualização do mercado”.

Rocha destaca que, o avanço da tecnologia, permite que a ciência descubra novos medicamentos e tratamentos de forma muito mais rápida do que antigamente, possibilitando melhor qualidade para o tratamento dos pacientes. “Através do propagandista, a atualização médica é mais rápida, impactando diretamente na população, que tem a oportunidade de fazer tratamentos medicamentosos modernos, de maior potência e com menos efeitos colaterais”

O resultado da pesquisa mostra que 47,6% dos médicos consideram importantes as atualizações que o propagandista leva, mas buscam outros meios para atualização de novos medicamentos. Por outro lado, 52,4% dos médicos consideram muito importante e mais rápido obter as atualizações por meio da visita do propagandista.

Para a especialista em marketing estratégico com foco na indústria farmacêutica, o ideal seria que todos os médicos tivessem atualizações dos tratamentos medicamentosos regularmente. Por outro lado, o alto número de pacientes agendados no dia, não permite que o médico consiga tempo para buscar informações e atualização. “Por isso, a visita do propagandista é fundamental para a atualização médica”, conclui Rocha.

 

https://www.linkedin.com/in/juliana-doirado-aggio-rocha-1209be0406/



Festival Japonês Obon homenageia os mortos

Considerado um dos grandes feriados japoneses, e um dos mais importantes, o Obon é o momento em que as famílias se reúnem para celebrar seus entes já falecidos. Nesse feriado, celebrado comumente em meados de julho ou agosto, muitos japoneses retornam à província de origem, pois acredita-se que durante esta época do ano os espíritos ancestrais regressem para casa.

Para comemorar e homenagear seus parentes, as famílias se ocupam preparando oferendas aos ancestrais para celebrarem e desfrutarem entre si. Diversos grupos de jovens se reúnem e desfilam pelas ruas das cidades de norte a sul do país, ao som dos tambores japoneses, os taikos, acompanhados por instrumentos de sopro ou cordas, e com danças típicas das regiões.

Um dos grandes festivais é o Zentō Eisa Matsuri, que acontece em Okinawa, ao sul do país, e reúne grupos tradicionais e modernos de eisa, a dança típica da província, que encantam o público com as cores vivas de seus trajes. Ainda dentro do campo das danças, o Obon também é um espaço para o Bon Odori, dança típica em que todos se movimentam em círculo. Originalmente essa manifestação cultural era realizada como um ritual solene para o repouso das almas ancestrais, mas ao longo dos anos foi adquirindo um caráter alegre e hoje faz parte de muitos outros festivais do Japão.

Além disso, muitas pessoas se reúnem para confeccionar e soltar lanternas de papel, feitas a partir da técnica do Kirigami, que combina dobraduras e cortes. Além do aspecto decorativo, em alguns casos elas carregam significados especiais, como no término do Obon, quando assumem papel importante de iluminar o retorno dos antepassados ao mundo dos mortos enquanto flutuam pelos rios carregando os nomes daqueles que já se foram. Essa tradição das lanternas flutuantes é chamada de Tooro Nagashi.

No Brasil, comunidades de descendentes japoneses também mantém viva a tradição do Obon, realizando festivais em Salvador (BA), São Paulo (SP) e Goiânia (GO).

Inspirada pelo clima do Obon, a Japan House São Paulo, uma das instituições que difunde a cultura japonesa no Brasil, oferece oficinas virtuais para quem quiser aprender a construir um taiko com papelão e outros materiais simples, ou ainda montar uma lanterna de papel como as usadas durante o festival. Os conteúdos gratuitos podem ser encontrados no canal do YouTube da instituição cultural:

Oficina de Taiko: Shimedaiko

Como  fazer uma lanterna de papel com a técnica do Kirigami



Grupo paranaense expande atuação e ingressa no setor de pós-graduação

A Econet Educacional, que faz parte do grupo Econet Editora, expande sua atuação com cursos de pós-graduação lato sensu. Essas especializações são destinadas a uma área específica de conhecimento, além de incluírem cursos designados como MBA (Master Business Administration).

Pesquisa realizada pela Catho Educação detalhou o impacto no salário de profissionais que possuem cursos de graduação e pós-graduação. Os dados mostram que profissionais com cargos de coordenação, que já realizaram pós-graduação, podem ter seus salários aumentados em até 53,7%.

A expansão, aplicada pela Econet, foi uma estratégia pensada devido à procura por especialização no último ano. De acordo com dados do Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, cerca de 1,3 milhão de estudantes frequentaram cursos de pós-graduação no país em 2021, aproximadamente 4,8% mais que no ano anterior.

Com essa mudança, o objetivo da instituição é disponibilizar conteúdos voltados à prática, para preparar profissionais conectados à lei vigente. A nova grade elaborada conta com cinco cursos lato sensu: pós-graduação em Fundamentos da Legislação Tributária do ICMS; pós-graduação em Gestão de Tributos; pós-graduação em Direito Trabalhista e Previdenciário aplicado ao Departamento Pessoal e Recursos Humanos; MBA em Gestão Tributária e MBA em Compliance Tributário e Mitigação de Riscos.

Para mais informações: www.econeteducacional.com.br.



Ornare e Mulheres Positivas realizam exposição de mulheres inspiradoras

Ornare e o projeto Mulheres Positivas receberam neste mês de agosto, executivas e empreendedoras dos mais diversos setores, para a exposição do fotógrafo Miro de Souza, que registrou de 38 mulheres brasileiras para a edição especial da revista TOP Magazine.

O coquetel foi no showroom da Alameda Gabriel Monteiro da Silva. O evento teve como anfitriãs Esther Schattan (sócia-fundadora da Ornare), Fabi Saad (empresária criadora do Mulheres Positivas, e o Cláudio Mello (publisher do Mundo TOP), além das mulheres que foram fotografadas para a capa da revista, influencers e artistas.  

Para a sócia da Ornare, Esther Schattan, a ideia do projeto de retratar a força e a trajetória de mulheres que ocupam o lugar de destaque nas principais empresas e instituições do país é uma forma de contar a história de sucesso e valorizar o talento dessas executivas, em um mundo corporativo no qual as mulheres ainda são minorias em cargos de lideranças.  

“Sabemos que ainda existe um longo caminho para atingirmos a equidade de gênero dentro de empresas. O registro fotográfico do Miro e a iniciativa do projeto Mulheres Positivas são passos importantes para darmos luz aos talentos de mulheres que fazem a diferença na nossa sociedade. Retratar o trabalho desenvolvido por elas, com o objetivo de encorajar outras mulheres a buscarem suas realizações profissionais e pessoais é uma forma de mostrar que é possível contar com inúmeras histórias de sucesso no universo feminino”, afirma.  

Fabi Saad, criadora do Mulheres Positivas, reforça a importância de contar com a parceria da Ornare, que na figura da sócia Esther Schattan representa tão bem a essência do projeto de valorização da mulher. “Esse encontro no showroom proporcionará uma experiência única para todos os presentes. Ainda temos muitos desafios a serem vencidos e muito o que avançar, mas também temos muitas vitórias que merecem ser celebradas”, disse.  

Com a responsabilidade e a sensibilidade de retratar o enredo de mulheres de sucesso, por meio de suas lentes fotográficas, Miro de Souza, apresenta parte da sua experiência nesse projeto, ao contar, por meio de imagens, a trajetória de vida dessas executivas para a sociedade.  

“Já trabalhei fazendo fotografias de várias mulheres, dentre elas celebridades de muito renome no mundo da moda. Mas, cada projeto é único. Cada registro é uma história. Acredito que a arte é uma das maneiras de inspirar pessoas, e fotografar essas mulheres de sucesso é uma forma de transmitir uma mensagem de encorajamento para todo o público feminino”, concluiu o fotógrafo.  

Além da revista, o projeto fotográfico também será exposto em relógios de rua espalhados pelos pontos mais nobres de São Paulo. 

 

 



Ornare participa da 27ª edição CASACOR Minas Gerais

O Infinito Particular é o tema escolhido para a 27ª edição da mostra CASACOR Minas Gerais, que teve início em agosto e vai até o dia 25 de setembro, no Palácio das Mangabeiras, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Ornare sempre presente nas feiras e exposições do setor de arquitetura e decoração, apresenta a Casa Nó, um ambiente com 80m², assinado pelo jovem arquiteto mineiro Igor Zanon. 

O tema desta edição refere-se a casas biográficas que vão além das tendências, convidando o elenco a refletir sobre a necessidade de projetar ambientes que priorizem o bem-estar físico, mental e espiritual, além do conforto. 

Com a personalidade mineira, o projeto assinado por Zanon traz um ambiente com peças da coleção Square Round. Os gavetões da linha Stripe – cor quartz, a cristaleira Shaker em madeira platinum wood com iluminação em LED, além de painéis laterais Wall System em madeira com fundo em couro natural na cor flint recebem destaque. 

O ambiente apresenta as paredes e os forro em eco granito em cor que remete ao minério.  

A cobertura em metalon tem a lembrança de renda branca. A cozinha, aberta e desconstruída, contém peças decorativas de artesãos mineiros. O espaço também apresenta uma lareira autoral que parece fogão à lenha e obras de arte que completam a cena. 

“A Casa Nó enaltece uma expressão popular mineira “nó” trazendo de forma materializada a mineiridade, além do sentido próprio da palavra, que aqui ganha uma abundância poética, remetendo a união. E quando o sentido passa para o plural, o nó se torna nós, elo, família e afeto”, explica o arquiteto.  

A sócia da marca, Esther Schattan, ressalta que o diferencial da Ornare fica por conta da personalização e flexibilidade dada aos profissionais parceiros. “Essa é uma caraterística muito rara de se encontrar em empresas do setor.  Os arquitetos atuam em uma parceria muito próxima com a Ornare e tem a flexibilidade que oferecemos”, diz a executiva.

Daniela Chaves, CEO da Ornare Belo Horizonte, conta que a marca participa da mostra em Minas Gerais pelo segundo ano consecutivo. “Para nós é muito proveitoso apresentar nossos produtos em uma feira tão tradicional no mercado de arquitetura e designer”, concluiu a franqueada. 

 



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias

Translate »