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Draiver Revoluciona Entrega de Veículos nos EUA e Expande Vantagem Competitiva aos Mercados Internacionais

A empresa de serviços de entrega de veículos sob demanda, Draiver, anunciou hoje a expansão de suas operações a nível internacional após fazer a disrupção no mercado dos EUA com uma abordagem revolucionária para entrega de veículos. As movimentações de ponta a ponta são concluídas com motoristas privados, aprovados e independentes mediante uma plataforma de SaaS personalizada. A abordagem exclusiva e rastreada permitiu o rápido crescimento da empresa e dos clientes, junto com uma receita recorde ano a ano. A plataforma irá se expandir a novos mercados no México, Brasil, Canadá e mais cidades dos EUA este ano.

Proporcionando Tranquilidade aos Clientes

Apesar de transportar cerca de 250 milhões de veículos ao ano, o setor de entrega de veículos dos EUA ainda carece de transparência e eficiência. Tendo identificado esta lacuna de mercado, a Draiver visou fornecer visibilidade e controle sem precedentes no processo de entrega, permitindo que os clientes empresariais dimensionem facilmente as necessidades de entrega de veículos, ao garantir segurança, lucratividade e entrega mais rápida. A elevada eficiência ajudou a melhorar os resultados dos clientes, reduzindo os custos em 30%, e aumentar o portfólio de clientes da empresa em 94% no ano passado.

  • A Penske coopera com a Draiver para aumentar a produtividade de frotas ao usar grupos de motoristas previamente aprovados para dirigir veículos.
  • O Dolan Auto Group contratou a Draiver para automatizar seu processo de entrega de veículos, ajudando os mesmos a escalar de 100 para 1.200 entregas ao dia.

“Chegamos primeiro e colocamos as pessoas em primeiro lugar”, disse o Diretor Executivo, Zarif Haque. “Nosso modelo oferece aos clientes soluções de entrega de veículos mais inteligentes que impactam positivamente seus negócios. Estamos proporcionando uma melhor experiência de entrega em todos os âmbitos, o que catapultou a experiência da Draiveràescala internacional.”

Estabelecendo o Padrão Industrial para Velocidade

Desde sua fundação em 2013, a empresa empregou um modelo de negócios híbrido com uso de tecnologia de IA e uma abordagem de trabalho autônomo para movimentar veículos com contratantes independentes, a fim de criar uma solução de mercado com um mercado integrado. Hoje, com tecnologia avançada que navega melhor na complexa logística de entrega, a plataforma da Draiver movimenta 6.000 veículos ao dia para concessionárias de automóveis e caminhões, centros de serviços veiculares, empresas de frotas, locadoras e OEMs com entregas 100% seguradas para movimentações de contratantes. A tecnologia líder de mercado, associada a uma rede de motoristas em expansão e aprovada, além do rigoroso processo de seguros e certificação legal, garantiu que a Draiver oferecesse as mais seguras e rápidas rotas de entrega do setor.

Criando uma Rede de Motoristas de Elite

A Draiver triplicou seu grupo de motoristas a quase 20.000 ao emergir como um notável campeão e parceria para a economia de trabalho autônomo, fornecendo um novo modo de os motoristas ganharem dinheiro com mais oportunidades de condução profissional. O Diretor Executivo, Zarif Haque, percebeu que a sinergia com os motoristas da economia de trabalho autônomo, frustrados com os baixos salários e a falta de transparência, beneficiaria as necessidades do setor de transportes, ao proporcionar elevadas experiências de condução e benefícios como maior remuneração e privacidade. Os motoristas autônomos que trabalham com a Draiver dirigem veículos sem passageiros ou despesas associadasàpropriedade de seu próprio veículo, o que oferece uma experiência de condução mais segura com menos custos fixos.

Crescimento Operacional Estratégico

O conjunto completo de serviços da Draiver agora está disponível em cidades dos EUA, Canadá, México e Brasil, sendo as operações supervisionadas por gerentes gerais recém-contratados para cada país. O software da Draiver atualmente soluciona as necessidades de logística para grandes empresas automobilísticas no Peru, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Turquia e países do Conselho de Cooperação do Golfo Pérsico.

Para mais informação, acesse www.draiver.com.

Sobre a Draiver

A Draiver é uma empresa líder na entrega de veículos que oferece o melhor software de logística de IA da categoria com um mercado de motoristas segurados e aprovados. A Draiver atua atualmente em quatro países na América do Norte e América Latina. Os clientes incluem frotas e empresas de locação internacionais, OEMs, grandes grupos automotivos e empresas de localização individuais (www.draiver.com).

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Maggie McDaniel

media@draiver.com

706.536.8092

Fonte: BUSINESS WIRE



Mulheres são maioria no setor jurídico mas ainda ganham menos que homens

Mais da metade dos profissionais do Direito no Brasil são mulheres, segundo os dados da Ordem dos Advogados do Brasil OAB, dos 1.310.512 advogados no território nacional, 667.606 são mulheres. Os dados ainda mostram que a maior parte dessas advogadas possuem entre 26 a 40 anos de idade.

As mulheres têm ocupado cada vez mais espaço na advocacia brasileira e, segundo dados do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em 2020, as mulheres representavam 53,6% dos profissionais inscritos na entidade, enquanto os homens correspondiam a 46,4%. Apesar da presença feminina na advocacia ser majoritária, ainda há desafios a serem enfrentados em relação à igualdade de gênero dentro do universo jurídico.

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mesmo mulheres sendo a maioria na advocacia, apenas 38,8% fazem o exercício da justiça no Poder Judiciário no país.

Segundo a pesquisa “Estatísticas de Gênero – Indicadores sociais das mulheres no Brasil”, também do IBGE, as mulheres ainda enfrentam desigualdades salariais em relação aos homens em diversas profissões, incluindo a advocacia. Ainda conforme o estudo, em média, as mulheres advogadas recebem 23,6% menos do que os homens advogados. 

Essa desigualdade salarial é ainda maior entre as mulheres negras, que ganham, em média, 36,7% menos do que os homens brancos na mesma profissão.

A participação feminina no mercado de trabalho como um todo também tem crescido. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, as mulheres representavam 45,8% da população economicamente ativa do país.

De acordo com o CENSO da Educação Superior 2019, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a proporção de mulheres entre os matriculados em cursos de graduação em Direito é de 55,2%.

Thalia Sousa, analista jurídica na Lexly, empresa que aplica a tecnologia para serviços jurídicos, explica algumas questões sobre a atuação feminina na advocacia.

De acordo com a especialista, “é fundamental que mulheres estejam presentes no Direito, para garantir a igualdade de gênero na sociedade. A presença de mulheres na profissão pode influenciar na forma como a Justiça é aplicada em casos que envolvem questões de gênero, como violência doméstica, assédio sexual e discriminação”.

“Mulheres advogadas têm um papel importante na luta por direitos e políticas públicas que visam garantir a igualdade de gênero e a proteção dos direitos das mulheres”, afirmou Thalia.

Perguntada sobre como a tecnologia pode ajudar as mulheres a ingressar no mercado jurídico, Thalia afirma que “no direito, a tecnologia pode ajudar primeiro com a oportunidade de conseguir trabalhar de forma remota, como advogada online, permitindo atender clientes em outros estados e países, bem como trabalhar em empresas como legaltechs que usam tecnologia para facilitar os processos jurídicos”.

“O uso de redes sociais também é fundamental, pois é permitido fazer uma divulgação de ótima qualidade e alcançar novos clientes por meio delas, além de ganhar mais visibilidade no meio jurídico e reforçar sua autoridade”, complementa a profissional.

Quando questionada com relação ao Direito Feminino pode ajudar no dia a dia de mulheres, Thalia explica que “a mulher ainda sofre com assédios, preconceito e tem suas oportunidades reduzidas em decorrência de questões como maternidade, sobretudo quando falamos de mulheres negras”.

“Com esse cenário, se faz necessário o uso do Direito da Mulher, sobretudo quando seus direitos fundamentais previstos na Constituição Federal, não são respeitados”, completou Thalia.

Ela ainda reitera que, “o Direito da Mulher trata questões como direitos com relação à gestação e licença maternidade, incluindo adoção, como agir em casos de assédio e como prová-lo, tanto no âmbito pessoal quanto profissional”.



IQA abre pré-venda da 4ª edição do manual VDA 6.3

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva lançou a 4ª Edição do Manual VDA 6.3 – Qualificação para Auditor de Processo. A nova versão, recomendada para avaliação da capacidade do processo durante as fases de desenvolvimento e implementação do produto, substitui a edição anterior publicada em 2016 e traz diversas novidades.

Entre os destaques, aspectos de software foram considerados no questionário e criado um aplicativo para auditorias. Além disso, foram incluídos requisitos relativos às atividades de suprimentos de fornecedores ao P3 e ao P4, e estabelecido um glossário online para todos os volumes da VDA.

Nesta edição, estão referências mais aprofundadas nos dois principais métodos do segmento automotivo internacional. “O manual faz menção ao uso de outros manuais, como a VDA Automotive SPICE® e Garantia do Nível de Maturidade para Peças Novas (VDA MLA) dentro do processo de auditoria. Essas duas publicações são referenciadas no VDA 6.3 para direcionar a avaliação da maturidade, desenvolvimento e produção de peças produtivas, relacionado aos processos de desenvolvimento de produtos com tecnologia embarcada e software”, explicou o gerente de Operações do IQA, Sergio Kina

Houve alterações na especificação da qualificação do auditor de processo. Os critérios para titulação foram reforçados com o foco de capacitar o auditor para melhor compreensão da norma. Também foi criado um formato de exame oral com simulação de auditoria real e não será mais emitida a carteirinha aos aprovados no exame, mas, sim, o Certificado de Auditor VDA 6.3.

Outra mudança importante foi a inclusão de notas sobre a realização de auditorias remotas ou híbridas. “A pandemia da Covid-19 exigiu uma readaptação do mercado e, uma delas, foi a realização de auditorias à distância. Agora, os modelos remotos ou híbridos são permitidos, desde que seja feita uma avaliação que comprove haver risco e influência para o auditor e auditados, como também para os processos e produtos. Porém, é importante lembrar que a auditoria presencial segue a melhor forma de avaliação com base nos requisitos do Manual VDA 6.3”, afirmou Kina.

VDA 6.3

Criado em 1998, o VDA 6.3 é recomendado para profissionais que realizam auditorias de processo em sua própria organização, em rede de fornecedores ou para auditores externos independentes. A norma é aplicada conforme os requisitos da IATF 16949 e integra o sistema de Gestão da qualidade de uma empresa.

Todos que fizeram os treinamentos VDA 6.3 (ID 315) e Exame VDA 6.3 (ID 353), aprovados entre os anos 2017 e 2022, devem obrigatoriamente realizar o treinamento VDA 6.3 atualizações (ID 333) para adequarem-se à nova edição. Os auditores têm até 20 de junho de 2024 para realizar o processo de atualização.

Treinamentos VDA

Em março de 2023, o IQA, provedor oficial de treinamentos e publicações VDA no Brasil, abrirá as inscrições para turmas de treinamento da quarta edição do Manual VDA 6.3



O trabalho de agricultoras da Amazônia gera insumos sustentáveis para o país

O cultivo sustentável da palma de óleo, planta também conhecida como dendezeiro, tem mudado a realidade de cerca de mil trabalhadoras da região Norte brasileira. É nesta região que a Brasil BioFuels (Grupo BBF), produtora de óleo de palma, possui ativos nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

O Grupo BBF atua na cadeia produtiva da palma de óleo, do cultivo sustentável da planta ao processamento do fruto para a extração do óleo, utilizado na produção de biocombustíveis para geração de energia elétrica limpa e até mesmo na geração de insumos renováveis utilizados nas formulações de produtos cosméticos.

A cultura da palma de óleo é perene e não pode ser mecanizado, fixando a mão de obra no campo. Além disso, o Brasil é referência global no cultivo sustentável desta oleaginosa e possui uma das legislações mais severas do mundo. A planta só pode ser cultivada em áreas degradadas até 2007, respeitando o Zoneamento Agroecológico da Palma de Óleo, decreto 7.172 do Governo Federal de 2010.

Tudo começa com o plantio das sementes da palma de óleo, no pré-viveiro, plantada pelas mãos de dezenas de agricultoras da BBF. Cuidadas em seus primeiros dias de vida, as mudas ficam em uma área com sombra e constante irrigação, se fortalecendo ao longo do tempo.

Na etapa seguinte, com a muda mais fortalecida, a planta segue para o viveiro, onde continua os tratos culturais, em trabalho realizado por uma equipe formada por mais dezenas de agricultoras, sob a liderança da venezuelana Gerardini Garcia. O trabalho de Gerardini é garantir que as plantas estão aptas para serem plantadas no campo em definitivo, seguindo o seu ciclo de vida, gerando frutos e recuperando áreas degradadas da Floresta Amazônica.

A colaboradora chegou à BBF após sair da Venezuela em busca de novas oportunidades no Brasil. “Aqui no Brasil, encontrei oportunidades de emprego para mim e para a minha prima. Com muito conhecimento e de mudança de vida. Entrei como parte da equipe de agricultoras e hoje sou uma das líderes da empresa no campo”, afirma.

Além do cultivo sustentável da palma de óleo em mais de 75 mil hectares plantados em terras próprias, a BBF possui o Programa de Agricultura Familiar, que incentiva mais de 450 agricultores familiares no Estado do Pará com o fornecimento de mudas, permuta para compra de fertilizantes com preços acessíveis, assistência técnica com especialistas no cultivo de dendê, além de auxílio para crédito bancário, estímulo a melhoria contínua e garantia de compra dos frutos a preços competitivos. Ao todo, as famílias das regiões de Tomé-Açu, Acará, Concórdia e Moju comercializaram mais de 37 mil toneladas de palma de óleo para a companhia, garantindo uma receita de mais de R$ 30 milhões no último ano.

No Programa, a agricultora destaque de 2022 foi Maria Antônia da Silva, do Pará, que realiza o cultivo da palma de óleo em suas terras e comercializa a sua produção para a BBF processar os frutos e produzir o óleo de palma.

“Foi graças à BBF que conseguimos este recorde histórico no cultivo de dendê. Todo agricultor produz com amor e garra, mas sem suporte não temos como garantir uma produção com alta qualidade. Então, essa é uma conquista de todos nós”, destaca dona Maria Antônia.

Em breve nas mãos de consumidoras brasileiras

O resultado do trabalho desenvolvido pelas colaboradoras da BBF, incluindo Gerardini e Maria Antônia já pode ser percebido nos negócios da BBF.

Atualmente, a BBF possui mais de 75 mil hectares de palma de óleo plantados na região Norte e produz biocombustíveis a partir do óleo de palma para geração de energia renovável em 25 termelétricas da Companhia que, atualmente, atende mais de mais de 140 mil moradores de localidades isoladas da Amazônia.

A grande novidade às consumidoras é que em breve será possível ter acesso a cosméticos, produtos de higiene e limpeza, produzidos a partir do óleo de palma (polpa do fruto) e do óleo de palmiste (noz do fruto). Recentemente, a BBF anunciou a sua nova unidade de negócio com foco em biotecnologia – a BBF BioTech, no estado de Rondônia – com capacidade instalada de produção de 3.000 toneladas/mês para o desenvolvimento de dez tipos de insumos renováveis.

A nova linha de produtos, chamada “AmazonBio Care”, visa substituir o uso de produtos petroquímicos por insumos renováveis atendendo diversos segmentos de indústrias. Os insumos são produzidos de forma sustentável, a partir de óleos vegetais, cultivados pela BBF na região Amazônica.

Produtos como sabonetes, shampoos, cremes hidratantes e filtros solares dependerão cada vez menos de componentes químicos derivados do petróleo e se tornarão mais sustentáveis a partir do emprego de insumos de origem vegetal em suas formulações, contribuindo no desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental da Amazônia, além do apoio em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

“Com a nossa nova unidade de negócios, seguimos o compromisso de atuar na geração de empregos e oferecer uma linha de produtos produzidos a partir de óleos vegetais, na região Amazônica”, comenta o CEO do Grupo BBF, Milton Steagall.

Sobre a BBF

A Brasil BioFuels (BBF) é uma empresa brasileira que atua no agronegócio sustentável desde o cultivo da palma de óleo, produção de biocombustíveis, biotecnologia e geração de energia elétrica renovável e tem área cultivada superior a 68 mil hectares e produção de cerca de 200 mil toneladas/ano óleo e trabalha com criação de soluções sustentáveis para a geração de energia nos sistemas isolados: usinas movidas a biodiesel produzido na região. 

A BBF criou um modelo de negócios integrado em que atua do início ao fim da cadeia de valor – desde o plantio da palma de óleo, extração do óleo bruto e produção de bicombustíveis, até a geração de energia elétrica renovável – com ativos totalizando cerca de R$ 2,1 bilhões e atividades gerando mais de 6 mil empregos na região do Norte do Brasil. As operações da BBF estão situadas nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e Pará.



Plataformas ajudam casais do pedido de noivado ao casamento

Para muitos casais, o sonho de realizar o “tão sonhado” enlace matrimonial se tornou realidade no último ano, após um longo período de incertezas por conta da pandemia de Covid-19. Segundo dados da 4ª edição do Relatório Anual Cartório em Números, 814.576 casamentos foram celebrados entre janeiro e 30 de novembro de 2022 nas 13.440 unidades de cartórios do Brasil, conforme publicado pelo Boletim Classificador. 

Até há alguns anos, a realização de um casamento envolvia uma busca por fornecedores dos mais diversos produtos e serviços de forma presencial, o que costumava exigir dedicação de tempo e dinheiro. Afinal, são muitos itens para pesquisar: festa, roupas, convites, espaço, buffet, assessoria, beleza da noiva, cerimonialista e celebrante, além de foto e vídeo, bartender, bolos, doces, DJs, som e luz, apenas para citar alguns.

Com a chegada de novas tecnologias, todo esse processo se tornou mais prático graças a plataformas especializadas que facilitam a vida dos noivos e fazem a conexão com fornecedores, que agora estão a um clique de distância. É o que explica Pollyana Gonçalves, CEO do Casamento Abençoado, portal do segmento de casamentos.

Ela conta que a transformação digital expandiu as possibilidades para os noivos, que agora podem acessar e pesquisar por diversos fornecedores de maneira rápida e visual.

“Além disso, a tecnologia favorece o trabalho dos fornecedores, que podem aproveitar do digital para se expor para um número maior de noivos e noivas”, afirma.

Segundo Pollyana, as plataformas digitais podem auxiliar os noivos de diversas formas. “Em sites especializados, os noivos conseguem pesquisar utilizando filtros de categorias mais convencionais, como ‘vestido de noiva’, ‘festa’ e ‘buffet’”, diz ela.

Além disso, prossegue, também é possível encontrar fornecedores dentro de uma etapa da jornada. A título de exemplo, ela explica que na plataforma Casamento Abençoado basta clicar em um botão intitulado “Vou Casar” para ter acesso a uma lista de fornecedores que se encaixam dentro dessa necessidade.

“Assim, os noivos podem entrar em contato com fornecedores que, talvez, nem iriam cogitar logo de início, mas que mais pra frente teriam que correr atrás disso”, explica. “A ideia é facilitar e agilizar a busca por fornecedores que façam sentido para os noivos e, além disso, melhorar a qualidade dos visitantes para os fornecedores cadastrados”, acrescenta. 

A CEO do Casamento Abençoado ressalta que as plataformas digitais podem facilitar a vida dos noivos e podem auxiliar em todas as etapas, do noivado à lua de mel, mas é preciso acessar apenas portais de confiança.

“Um portal especializado em casamentos deve oferecer diferenciais como categorizações e proximidade com os fornecedores”, pontua. “Além disso, com as infinitas possibilidades que o digital traz, é preciso investir em novas soluções digitais para melhorar ainda mais a experiência dos noivos e fornecedores, a partir de mais funcionalidades e ferramentas, a fim de auxiliar para a realização deste evento tão importante e que marca o início da vida a dois”, conclui

Para mais informações, basta acessar: https://casamentoabencoado.com.br/



O que é marketplace e como ele pode impulsionar negócios

O brasileiro é adepto da compra on-line. Segundo o anuário E-commerce Trends 2023, realizado pela Octadesk, 61% dos brasileiros preferem realizar compras virtualmente ao invés de irem a lojas físicas. E, dentro deste comércio virtual, os marketplaces ganharam destaque e confiança dos consumidores.

Estudo global realizado pela Mirakl, plataforma SaaS de marketplace corporativo, aponta que 86% dos brasileiros reconhecem esse espaço como a forma mais conveniente de consumir nos dias atuais. Funcionando como shoppings virtuais, os marketplaces podem reunir diversas marcas e produtos de empresas diferentes no mesmo ambiente virtual.

Mas há variações deste modelo de negócio. Alguns marketplaces funcionam como vitrines para divulgação de produtos e serviços, sem o processamento direto da compra. Em outro formato, é possível comprar diretamente no site e com responsabilidade de entrega nas mãos do lojista.

Crescimento do modelo durante a pandemia

Dentre as consequências causadas pela Covid-19 no Brasil e no mundo, uma delas foi o crescimento exponencial do e-commerce e, em especial, dos marketplaces. As medidas de isolamento e distanciamento social deixaram boa parte das pessoas em casa e, sem poder visitar lojas físicas, as pessoas optaram por consumir pela internet.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o marketplace apresentou um crescimento de 68% em faturamento entre os anos de 2019 e 2020, no auge da pandemia. Este volume de expansão nunca havia sido registrado nas estatísticas anteriormente e a expectativa da ABComm é que em 2023 ocorra um crescimento estimado em R$ 185,7 bilhões.

E como funciona para o anunciante? 

A facilidade de compra implica diretamente na facilidade de venda, mas é preciso observar as diferenças de pagamento e negociação entre lojistas e marketplaces. “A forma de remuneração é bem abrangente entre os marketplaces, alguns cobram comissão em cima da venda, normalmente de 5% a 20%, outros cobram uma mensalidade fixa, e alguns são 100% gratuitos, oferecendo ao lojista a possibilidade de pagar um impulsionamento para dar mais visibilidade aos seus produtos”, explica Rafael Fernandes, fundador do Festejante, marketplace voltado para fornecedores de festas e eventos.

Um dos diferenciais deste modelo de comércio virtual é o chamado “nicho”, que se dá quando todos os produtos anunciados no site são do mesmo segmento. “Um grupo de lojistas de nicho recebe um público mais focado e assertivo daquele determinado produto, o que reflete no aumento da taxa de conversão de vendas”, detalha Rafael Fernandes.

Não há necessidade de conhecimento de programação ou até mesmo de marketing digital para se tornar um lojista de marketplace. 

“Acredito que a grande vantagem de anunciar em marketplace é a exposição dos produtos ao tráfego segmentado da plataforma, bem como a disponibilização dos produtos nas ferramentas de busca, como Google, com baixo custo de manutenção e sem necessidade de conhecimento técnico”, conclui Rafael Fernandes.

Para mais informações, basta acessar: https://festejante.com.br/



Prevenção da obesidade aumenta com adesão a programas para tratamento clínico

Entre 2017 e 2021, o Brasil realizou 311.850 mil cirurgias bariátricas, sendo 252.929 mil através dos planos de saúde e 44.093 mil pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) indica o quanto a sociedade precisa avançar na prevenção da obesidade, doença de origem multifatorial que é fator de risco para inúmeras Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral e diversos tipos de câncer.

Com três indicações ao Oscar deste ano, o filme “A Baleia” vem ampliando a reflexão sobre o tema ao trazer no papel principal um homem com obesidade mórbida e compulsão alimentar. As situações vividas pelo personagem evidenciam a importância de acolhimento dos que passam pelo problema, assim como da criação de programas de saúde para o enfrentamento e prevenção da obesidade, nos setores público e privado.

Um exemplo é o Programa de Emagrecimento da Amil, que registrou em 2022 uma redução no número de cirurgias bariátricas feitas pela operadora sem engajamento no Programa. Das 1.261 bariátricas realizadas pelo plano de saúde, praticamente metade aconteceu em pacientes que foram acompanhados desde o início pelo Programa, ou seja, que passaram pelo tratamento clínico antes do cirúrgico, evitando assim problemas mais gravosos de saúde e cirurgias desnecessárias.

“É fundamental o cuidado adequado e assertivo destes pacientes. Infelizmente, é comum pessoas obesas se sentirem envergonhadas e culpadas porque muitos que os cercam não entendem o problema. Como todas as doenças crônicas, a obesidade tem causas profundas e complexas provenientes de diversos fatores, como os genéticos, psicológicos, socioculturais, econômicos e ambientais. O acompanhamento médico multidisciplinar e o apoio de amigos e familiares são necessários para o resgate da saúde e qualidade de vida deste indivíduo”, explica o Dr. Jose Luiz Carneiro, diretor-executivo médico da Amil.

Em 2022, a operadora atendeu 4.564 beneficiários no Programa de Emagrecimento Clínico, que dura um ano. Os participantes são acompanhados de forma presencial e online por uma equipe formada por médicos de diferentes especialidades, nutricionistas e psicólogos. Cada caso é discutido de forma individualizada, com foco na reeducação alimentar, suporte psicológico e incentivo à atividade física.

Os pacientes com severos riscos à saúde que não apresentam a resposta esperada no tratamento clínico são encaminhados para o Programa de Emagrecimento Cirúrgico, com duração de 36 meses – 12 antes da cirurgia e 24 após a bariátrica. Todo o processo envolve ainda a preparação do paciente para as mudanças no estilo de vida após a operação.

“Este é o maior desafio para quem luta contra a obesidade. Mas mudanças a favor de uma vida mais saudável, como a reeducação alimentar e a prática frequente de atividades físicas, devem ser incorporadas por toda a sociedade, e não apenas pelos indivíduos com excesso de peso”, destaca o Dr. Jose Luiz Carneiro.



Plataformas de analytics enfrentam barreiras para projetos de dados no Brasil

As empresas no Brasil fizeram grandes investimentos em data lakes e data pipelines, pois reconhecem a necessidade de se tornarem orientadas por dados para a sobrevivência dos negócios, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), empresa líder global em pesquisa e consultoria em tecnologia.

O relatório ISG Provider Lens™ Analytics Platforms 2022 para o Brasil mostra que algumas empresas recorreram a plataformas de analytics para superar obstáculos que as impediam de alcançar os resultados esperados de seus projetos de dados. As plataformas de análise integrada e as de governança de dados oferecem uma gama crescente de recursos para ajudar as organizações a obter o máximo das iniciativas de dados.

“Muitas empresas no Brasil estão ansiosas para usar dados para se tornarem mais competitivas, mas alguns projetos nunca entraram em produção devido a desafios comuns”, disse Sush Apshankar, líder de analytics do ISG para as Américas. “Os fornecedores de plataformas de análise podem ajudar os clientes a implementar soluções que estabelecem as bases para o sucesso.”

Algumas iniciativas falharam porque as empresas não tinham uma estratégia de dados clara para definir objetivos, prioridades e marcos, diz o ISG. As plataformas analíticas incorporadas geralmente possuem recursos automatizados de aprendizado de máquina que permitem que as empresas criem cenários e modelos preditivos sem escrever códigos complexos. Esses recursos oferecem cada vez mais conectores embutidos para bancos de dados de aplicativos para facilitar a integração de dados.

Outros projetos pararam porque as empresas careciam de governança de dados eficaz, diz o relatório. Com registros incompletos ou duplicados, ou dados presos em silos, a implementação de novos sistemas de dados pode exigir uma programação complexa. As plataformas de governança de dados permitem que as organizações automatizem a maioria desses processos, mesmo em fontes de dados que usam formatos diferentes.

“A automação fornecida pelas principais plataformas de governança de dados oferece ganhos significativos em eficiência e visibilidade para empresas com ambientes de dados herdados mal administrados”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research.

Embora vários fornecedores globais ofereçam soluções no Brasil, uma indústria de análise local está surgindo e as empresas têm opções locais domésticas para escolher, diz o ISG. Esses fornecedores podem ofertar algumas vantagens, como redes de parceiros mais fortes, maior familiaridade com as demandas e desafios das empresas locais, e mais conhecimento dos formatos de dados usados no Brasil. Além disso, como os custos e contratos desses fornecedores estão na moeda local, os clientes estão protegidos contra o risco de taxa de câmbio.

O relatório também explora outras tendências em analytics que afetam as empresas no Brasil, incluindo a crescente importância das ferramentas de segurança de dados e a progressiva disponibilidade de ferramentas de modelagem de dados que permitem a programação low-code/ no code.

O relatório ISG Provider Lens™ Analytics Platforms 2022 para o Brasil avalia as capacidades de 26 fornecedores em dois quadrantes: Embedded Analytics e Business Analytics Platforms, e Data Governance Platforms.

O relatório nomeia a Qlik e a Semantix como Líderes em ambos os quadrantes. Ele nomeia Assesso, GoodData, IBM, Informatica, Microsoft, Oracle, SAS e Tableau como Líderes em um quadrante cada.

Além disso, Stibo e Zoho são nomeados como Rising Stars – empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em um quadrante cada.

Uma versão customizada do relatório está disponível na Assesso.

O relatório ISG Provider Lens™ Analytics Platforms 2022 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página.

Sobre o ISG Provider Lens™ Research

A série de pesquisas em quadrantes do ISG Provider Lens™ é a única avaliação de fornecedor de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global do ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros apropriados (sourcing), enquanto os consultores do ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos do ISG. A pesquisa atualmente abrange fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre o ISG Providers Lens™ da ISG, visite esta webpage.

Uma série de pesquisas complementares, os relatórios ISG Provider Lens Archetype, oferecem uma avaliação inédita de fornecedores da perspectiva de tipos específicos de compradores.

Sobre o ISG

ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, o ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e fornecedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de telecomunicações; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança organizacional, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais digital-ready que operam em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, e pesquisa e recursos analíticos de classe mundial com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite http://www.isg-one.com/

Contato:

Press Contacts:

Will Thoretz, ISG

+1 203 517 3119

will.thoretz@isg-one.com

Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG

Mobile: +55 11 98671 5652

thabata@mondonipress.com.br

Fonte: BUSINESS WIRE



Violência doméstica atinge 21,5 milhões de brasileiras

A violência contra a mulher é um dos problemas que mais afrontam os direitos femininos na atualidade. Uma evidência disso aparece na pesquisa Visível e Invisível​: A Vitimização de Mulheres no Brasil, realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em parceria com o Instituto Datafolha. O estudo mostra que 33,4% das mulheres brasileiras maiores de 16 anos já sofreram, ao longo de sua vida, alguma situação de violência cometida por um parceiro íntimo ou ex-parceiro. 

Esse total, maior que a média global de 27% apurada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), equivale a 21,5 milhões de mulheres. As formas de violência mais sofridas pelas vítimas são a psicológica (32,6%), a física (24,5%) e a sexual (21,1%), seguidas pelo impedimento do contato com outras pessoas (12,9%) e da privação de acesso a recursos básicos, como dinheiro ou assistência médica (9,8%).

Se contados os casos ocorridos apenas no ano de 2022, o número de mulheres que sofreram algum tipo de violência ou agressão chega a 18,6 milhões, o que equivale a 28,9% das brasileiras – e perfaz uma média de 50.962 vítimas por dia. Destas, a maioria (23,1%) sofreu ofensas verbais, seguida de perseguição (13,5%), chutes e socos (11,6%), espancamento ou tentativa de estrangulamento (5,4%) e ameaças com faca ou arma de fogo (5,1%). A pesquisa diz ainda que 65,2% dos brasileiros acham que a violência contra a mulher aumentou no último ano, e outros 52% relatam ter visto alguma situação de violência nos últimos 12 meses. 

A enorme dimensão do problema, aliada à contestação e à organização das mulheres em movimentos feministas, ensejou a adoção de iniciativas jurídicas e de segurança para tentar erradicar esses ataques, sendo que os passos mais decisivos nesse sentido foram dados nos últimos 20 anos: a promulgação da Lei Maria da Penha (11.340/2006), que implementou as medidas protetivas de distanciamento entre vítimas e agressores; e a adoção no ano passado, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero, através do qual os processos judiciais são conduzidos e julgados com igualdade de tratamento e de direitos entre homens e mulheres. 

“Entendo que muitas políticas públicas já adotadas, como a Lei Maria da Penha e o protocolo do CNJ, são de suma importância para o enfrentamento da violência. Acredito que outras ainda são necessárias como projetos que propaguem a cultura da paz, projetos de educação sexual e de gênero nas escolas, pois sem dúvidas o papel da educação no combate à violência contra a mulher é fundamental”, avalia a professora Acácia Gardênia Santos Lelis, do curso de Direito da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe). 

E a raiz do problema está justamente nesta desigualdade, em todos os seus aspectos, que historicamente tem colocado a mulher como uma figura subalterna, inferior ou que deva ser “propriedade” do homem. Para a professora, as mulheres estão cada vez mais conscientes de seus direitos, mas ainda enfrentam obstáculos. “Apesar dos avanços alcançados, essa igualdade ainda não foi materialmente alcançada. Ainda temos muito que conquistar nessa busca pela igualdade de gênero. A herança do sistema patriarcal ainda é muito forte. A questão cultural é o maior óbice em busca da igualdade de gênero”, avalia.

Luta histórica

O fim da violência é apenas um dos objetivos da luta das mulheres pela plena garantia de seus direitos. É uma luta que não vem de hoje. A própria criação do Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março, surgiu no início do século XX, no contexto de uma série de movimentos feministas que se organizavam à época na Europa e nos Estados Unidos. “O empoderamento feminino é necessário nessa luta, o que historicamente reconhecemos ter ocorrido a partir das ondas desses movimentos feministas, quando as mulheres foram protagonistas na luta pelo reconhecimento de seus direitos”, relaciona Gardênia.

Mas muito antes, em 1791, ainda sob os desdobramentos da Revolução Francesa, a escritora e advogada Marie Gouze, que também assinava como Olympe de Gouges (1748-1793), escreveu a “Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã”, um dos primeiros documentos jurídicos a contestar publicamente o regime patriarcal. Acácia explica que a carta francesa buscava a emancipação feminina e a ruptura dos padrões opressivos da época, tendo o objetivo de efetivar a igualdade para homens e mulheres.  

A própria Declaração já trazia, em seus artigos, uma referência à violência empregada pelos homens para exercer seu poder sobre as mulheres. “A liberdade e a justiça consistem em restituir tudo aquilo que pertence a outros, assim, o único limite ao exercício dos direitos naturais da mulher, isto é, a perpétua tirania do homem, deve ser reformado pelas leis da natureza e da razão. As leis da natureza e da razão proíbem todas as ações nocivas à sociedade”, afirma um trecho do documento. 



Pesquisa aponta crescimento de 34% na liderança feminina

O papel das mulheres no ambiente corporativo tem evoluído significativamente nos últimos anos. É o que aponta a pesquisa da Bloomberg “Índice de Igualdade de Gênero (GEI) 2023”, divulgada em janeiro deste ano. Foram ouvidas mais de 600 empresas em todo mundo, sendo 16 brasileiras.  

O estudo mostra que as empresas estão tomando medidas para aumentar a presença feminina em seus quadros. De acordo com a pesquisa, houve um aumento de 11% na contratação de mulheres em comparação com o ano anterior. Além disso, a quantidade de mulheres contratadas foi maior do que a quantidade de mulheres demitidas, com uma proporção de 47% para 40%.

Outro ponto importante é que 71% das empresas pesquisadas afirmaram que estão realizando auditorias para garantir a igualdade no pagamento entre homens e mulheres. Esse dado mostra que as empresas estão mais conscientes da importância da igualdade salarial e estão trabalhando para eliminar essa disparidade.

“O Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg comprovou que a busca pela igualdade de gênero é evidente com o aumento contínuo da participação global das empresas”, afirma Peter T.Grauer, chairman da Bloomberg.

A pesquisa mostra que as empresas têm trabalhado para aumentar a presença de mulheres em cargos de liderança. Em 2023, as empresas do índice de igualdade de gênero da Bloomberg tiveram, em média, 34% de mulheres em cargos de liderança sênior.

“Não podemos minimizar a importância da liderança quando buscamos melhorar a igualdade de gênero no local de trabalho. A mudança só pode ser impulsionada quando a diversidade e a inclusão fazem parte das métricas de desempenho da organização”, destaca Patricia Torres, líder global da Bloomberg Sustainable Finance Solutions.

Esse número representa um aumento em relação ao ano anterior e demonstra que as empresas estão trabalhando para garantir a igualdade de oportunidades para as mulheres em todos os níveis hierárquicos.

O cenário mostrado pela pesquisa internacional é corroborado no âmbito interno brasileiro, como a empresa do setor químico IQT, por exemplo.  

“Em dias atuais, a empresa possui 33% de sua mão de obra ocupada por mulheres, algumas com mais de 25 anos de carreira, inclusive, em cargos de gestão, atuando com a mesma paridade salarial e na administração de seus setores em relação aos gestores masculinos”, destaca a Dan Plachta, diretor da empresa.



IBGE aponta crescimento no mercado digital

As perspectivas para quem pretende ingressar no mercado de trabalho, ou dar um upgrade na carreira atual, são positivas. É o que aponta o resultado dos dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) divulgados na última semana de fevereiro (28/02) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo a pesquisa, a taxa média de desemprego em 2022 ficou em 9,3%, o menor patamar desde 2015, que registrou 8,5%. E, segundo especialista, é crescente a demanda por profissionais da área de tecnologia. 

A pesquisa mostra que a desocupação do mercado de trabalho recuou 4,5 pontos percentuais e, por outro lado, que a taxa de desemprego no país ainda se encontra 2,4 pontos percentuais acima do menor nível da série, registrado em 2014, com 6,9%. 

Na análise de especialistas do setor, o mercado de trabalho brasileiro superou, ao final de 2022, o patamar pré-pandemia. Dado que abre perspectiva positiva e oportunidades em várias áreas da atividade econômica, com destaque para a formação digital, em função da necessidade no mercado.  

Diante dos dados da pesquisa do IBGE, que aponta queda na taxa de desemprego, o professor Edílson Chagas, mestre em Administração e coordenador de diversos cursos no Centro Universitário Paulistana, reforça a tese de que existe uma demanda crescente por profissionais da área de tecnologia. 

Segundo o mestre, a pesquisa “Transformação digital, produtividade e crescimento econômico”, do Movimento Brasil Competitivo e da Fundação Getulio Vargas (FGV), mostra que os gastos e investimentos com TI como por cento (%) da receita, chegam a 50 %suoeriores aos países da Ásia e América Latina. E destaca também que, um estudo feito pelo Observatório Nacional da Indústria aponta que a demanda por profissionais nas áreas digitais será de 779.000 nos próximos três anos. Para o Edilson Chagas da UniPaulistana: “Uma grande perspectiva de trabalho, se considerarmos que são formados em torno de 60 mil profissionais por ano no país e que as oportunidades para estes profissionais não param de crescer”. 



Rochester Electronics começa a oferecer dispositivos Skyworks

A Rochester Electronics, LLC está oferecendo aos seus clientes produtos ativos e em fim de vida útil (EOL) da Skyworks Solutions, Inc. (Nasdaq: SWKS).

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230308005012/pt/

Rochester Electronics começa a oferecer dispositivos Skyworks (Photo: Business Wire)

Rochester Electronics começa a oferecer dispositivos Skyworks (Photo: Business Wire)

“A Rochester está feliz em ter a oportunidade de oferecer os produtos de RF e soluções de sinal misto da Skyworks. Essa oferta melhora a posição da Rochester no mercado, permitindo-nos servir uma ampla gama de setores do mercado global, e estamos ansiosos para continuar a ampliar o relacionamento com nossos clientes em todo o mundo.”

Mark Gohr, Diretor de desenvolvimento de fornecedores da Rochester Electronics, Américas

“Estamos satisfeitos que a Rochester Electronics agora oferecerá produtos Skyworks, com sua respeitada reputação no setor por fornecer soluções para nossos principais mercados.”

— Rachel Platter, Diretora de distribuição das Américas, Skyworks Solutions, Inc.

Sobre a Rochester Electronics

A Rochester Electronics é a maior fornecedora contínua de semicondutores do mundo — 100% autorizada por mais de 70 dentre os principais fabricantes de semicondutores.

Como distribuidora de estoque do fabricante original, a Rochester tem mais de 15 bilhões de dispositivos em estoque, abrangendo mais de 200 000 números de peça e oferecendo a maior linha do mundo de semicondutores em fim de vida útil (EOL) e a mais ampla variedade de semicondutores ativos.

Como fabricante licenciada de semicondutores, a Rochester já fabricou mais de 20 000 tipos de dispositivo. Com mais de 12 bilhões de chips em estoque, a Rochester tem a capacidade para fabricar mais de 70 000 tipos de dispositivo. A Rochester, oferece uma variedade completa de serviços de fabricação que inclui projeto, processamento de wafer, montagem, ensaio, confiabilidade e arquivamento de IP, fornecendo soluções únicas até a conclusão do processo de fabricação e reduzindo o tempo de lançamento de um novo produto ao mercado.

A Rochester é a Semiconductor Lifecycle Solution™. Nenhuma outra empresa se compara a ela em relaçãoàamplitude da seleção de produtos, aos serviços de alto valor agregado e às soluções de fabricação.

Com pessoal de vendas diretas e suporte em todos os principais mercados, além de uma rede de parceiros de canal autorizados regionais e globais, nosso objetivo é satisfazer às suas necessidades por telefone ou através de nossas plataformas de comércio eletrônico, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Para obter mais informações, acesse: https://www.rocelec.com.br

Sobre a Skyworks

A Skyworks Solutions, Inc. está fortalecendo a revolução das redes sem fio. Nossos semicondutores analógicos e de sinal misto altamente inovadores estão conectando pessoas, lugares e coisas que abrangem uma série de aplicações novas e anteriormente inimagináveis nos mercados aeroespacial, automotivo, de banda larga, infraestrutura celular, casa inteligente, defesa, entretenimento e jogos, industrial, médico, smartphone, tablet e vestíveis.

A Skyworks é uma empresa global com instalações de engenharia, marketing, operações, vendas e suporte localizadas em toda a Ásia, Europa e América do Norte, e que compõe o S&P 500® (Nasdaq: SWKS). Para obter mais informações, acesse o site da Skyworks em: www.skyworksinc.com.

Contato:

Rochester Electronics, LLC

Diretora de marketing global: Tracey Corbitt

E-mail: tcorbitt@rocelec.com 

Skyworks Solutions, Inc.

Diretora de assessoria de imprensa: Constance Griffiths

E-mail: constance.griffiths@skyworksinc.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Associação Brasileira de Crédito Digital amplia quadro de empresas parceiras

Em processo de expansão, a Associação Brasileira de Crédito Digital anuncia a chegada da Agora Eu pago e da M2M Saber ao quadro de parceiras comerciais da entidade. Por meio da iniciativa, as fintechs de crédito associadas à ABCD têm acesso a descontos e condições especiais na contratação de soluções e serviços das empresas participantes. 

Mensageiro antifraude ativo e receptivo para relacionamento seguro e privado com todo o mercado financeiro, a Agora Eu Pago tem como missão conectar todo o ecossistema por meio de mensagens validadas diretamente dos CPFs dos brasileiros para o CNPJ das empresas. “O que cabe a nós é estabelecer um canal privado e consentido entre a população e o mercado financeiro, pois acreditamos que uma comunicação consentida, privada e segura é fundamental para uma vida financeira saudável”, afirma Edgard Melo, fundador e CEO da empresa. 

Na avaliação de Melo, a comunicação é ponto-chave para quem concede crédito, por isso “é prioritário para a Agora Eu Pago ser parceira da ABCD. Afinal de contas, nascemos para gerar conexão entre o segmento e os consumidores”, completa. 

Especializada em ferramentas e conteúdo de contabilidade e finanças para pessoas físicas e jurídicas, a M2M Saber conta com uma ferramenta de compliance que monitora em tempo real mudanças em normas dos principais reguladores. “Fazemos uma busca automatizada de normativos em diversos normatizadores, filtramos esses documentos de acordo com o perfil de cada instituição e distribuímos essas informações para os interessados”, detalha Eric Barreto, sócio da M2M Saber. 

“Nossos serviços são destinados a instituições altamente reguladas, especialmente àquelas que se diferenciam pela inovação e que, para concorrer com os bancos incumbentes, precisam ter um backoffice eficiente. Nesse sentido, a aproximação com a ABCD, que entende que o mercado de crédito necessita de mais competição, mais inovação e menos complexidade, nos coloca em contato com um grupo de empresas extremamente alinhadas aos nossos objetivos”, finaliza Barreto. 

Na avaliação de Claudia Amira, diretora executiva da ABCD, a ampliação do quadro de parceiros da associação desempenha papel importante para facilitar o acesso das associadas a soluções, produtos e serviços que fortaleçam suas operações. “Nossos acordos visam aperfeiçoar ainda mais os processos das fintechs de crédito.”



Madeira ganha destaque em projetos de arquitetura

A madeira é um material nobre, resistente e versátil, e vem ganhando destaque na arquitetura mundial. Cada vez mais, arquitetos e designers utilizam a madeira em seus projetos, seja para construir estruturas inteiras, seja para criar detalhes e acabamentos.

A tendência de utilizar madeira na arquitetura não é nova, mas tem se intensificado nos últimos anos. Segundo Jordano Valota, CEO do Grupo Valota, isso se deve, em parte, ao aumento do interesse por materiais sustentáveis e naturais. “A madeira é um material renovável, de baixo impacto ambiental e que se decompõe naturalmente”, destaca.

Valota ainda pontua que a madeira possui propriedades que a tornam ideal para a construção de edifícios. É um material leve e resistente, com boa capacidade de isolamento térmico e acústico. Também é muito versátil, permitindo uma grande variedade de usos e acabamentos.

Na arquitetura contemporânea, a madeira tem sido utilizada de diversas maneiras. Em algumas construções, é utilizada para criar estruturas inteiras, como paredes, pisos e telhados. Em outras, é usada para criar detalhes e acabamentos, como revestimentos de parede, portas e janelas.

Entre os exemplos mais conhecidos de arquitetura em madeira estão o Museu de Arte Moderna de Nova York, projetado pelo arquiteto japonês Yoshio Taniguchi, e a Ponte de Madeira de Ribeira de Pena, em Portugal, projetada pelo arquiteto João Álvaro Rocha.

No Brasil, a madeira também vem ganhando destaque na arquitetura. Alguns exemplos recentes são a Casa REX, em São Paulo, projetada pelo escritório FGMF Arquitetos, e a Casa AliDio, projetada pela Level Arquitetura/Grupo Valota.

Jordano Valota explica que para os arquitetos e designers que desejam utilizar a madeira em seus projetos, é importante conhecer as diferentes espécies de madeira e suas características. Também é fundamental contar com profissionais especializados em trabalhar com o material, para garantir a qualidade e a segurança da construção.

“Com sua beleza natural e suas propriedades únicas, a madeira tem tudo para continuar sendo um destaque na arquitetura contemporânea, contribuindo para a criação de edifícios mais sustentáveis e harmoniosos com a natureza”, acrescenta o arquiteto.

Segundo o relatório “Global Wood and Fiber Price Trends” de janeiro de 2022, o preço da madeira registrou aumentos significativos. A demanda por madeira tem crescido nos últimos anos, devido ao aumento da construção de casas e edifícios, bem como à crescente popularidade de materiais sustentáveis.

O relatório também destaca que a pandemia de Covid-19 afetou o mercado de madeira, com a interrupção da cadeia de suprimentos e o aumento dos custos de transporte. Além disso, eventos climáticos extremos, como incêndios florestais e tempestades, também afetaram a oferta de madeira em algumas regiões.

Apesar dos desafios, a madeira continua sendo um material valioso na arquitetura. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a produção mundial de madeira industrial cresceu 22% entre 2000 e 2020, atingindo 1,73 bilhões de metros cúbicos em 2020.

No Brasil, a produção de madeira também tem se mantido em alta. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de madeira em tora cresceu 5,8% em 2020, em relação ao ano anterior.

“Com a demanda por materiais sustentáveis e a busca por construções mais harmoniosas com a natureza, a madeira deve continuar ganhando destaque na arquitetura nos próximos anos. Ainda assim, é importante garantir que a produção de madeira seja feita de forma responsável, com respeito ao meio ambiente e aos direitos trabalhistas”, conclui Jordano Valota.



Institutos especializados em usucapião e HIS ajudam a prevenir contratempos

Fundado em 2007, o Instituto de Desenvolvimento de Direitos Urbanísticos e Sociais – IDDUS atua na promoção da regularização fundiária sustentável, no desenvolvimento de meios de consecução do acesso à moradia e a função social da propriedade e na criação de atividades visando assegurar a implementação e a sustentabilidade de políticas de habitação, regularização fundiária e desenvolvimento de planos diretores participativos.

O Instituto ABARÉ é conhecido por sua atuação no desenvolvimento de alternativas para a produção de moradia, visando a organização de famílias em busca da libertação da pobreza através da construção autogestionária na produção de habitação de boa qualidade e financiamento de longo prazo com custos muito abaixo dos valores de mercado.

A arquiteta Flora Barros, apta a assessorar este tipo de projeto, falou um pouco sobre as instituições: “O instituto IDDUS, encabeçado pelo advogado Sílvio Cabral, trata principalmente da posse da terra que é dada ao morador via usucapião geralmente”. Sobre o ABARÉ ela disse: “No instituto ABARÉ pode-se ver o financeiro dos empreendimentos de HIS. Tanto a parte de ajudar as pessoas a enquadrar seu orçamento num financiamento melhor pela caixa econômica, quanto os percentuais de projeto para construtoras de empreendimentos HIS”.

“No instituto ABARÉ pode-se ver o financeiro dos empreendimentos de HIS. Tanto a parte de ajudar as pessoas a enquadrar seu orçamento num financiamento melhor pela Caixa Econômica, quanto os percentuais de projeto para construtoras de empreendimentos HIS”.

A arquiteta alerta ainda para os perigos de não compreender as legislações específicas para a realização de transações envolvendo terrenos e imóveis: “As pessoas não entendem o quão necessário é se ter um documento assegurando a sua posse. A importância de se contratar um profissional familiarizado com o tema é que a pessoa já tem experiência no assunto e provavelmente vai encontrar o caminho mais rápido para solucionar a problemática do cliente”. Ela conclui com um alerta: “Legislação é uma ‘matéria’ bem dura, e que muita gente não tenta entender, inclusive os profissionais de arquitetura e engenharia”.



Livro aborda a força do empreendedorismo feminino

No próximo dia 9 de março, chega às livrarias o livro “Mulheres que transformam Mulheres”, da Literare Books. A obra, de autoria da educadora e escritora niteroiense, Simone Santos, traz um prefácio da empresária Luiza Helena Trajano e reúne histórias de 31 coautoras que transformaram as suas trajetórias de vida e se tornaram exemplos em suas áreas de atuação. O objetivo do livro é ecoar a voz feminina para que todas as mulheres descubram o seu potencial e possam fazer a diferença em suas áreas de trabalho e na sociedade.

“Durante o trabalho me deparei com histórias de luta, desafiadoras e, até mesmo, de humilhação pelas quais passam as mulheres em nosso país. A partir daí percebi como é importante compartilhar essas experiências de superação ajudando o público feminino a combater paradigmas sociais e culturais, principalmente no ambiente de trabalho”, explica a autora.

O livro apresenta 29 histórias de mulheres que marcaram presença na sociedade como a atriz e diretora teatral Pia Manfroni, mentora da Escola Comunicação com Borogodó; da apresentadora e empresária Micaela Góes e da psicopedagoga Roberta Ferreira. Os textos tratam de temas como empoderamento feminino, resiliência, mudança, reinvenção, maturidade, amor-próprio, luta, envelhecimento, estratégia, coragem, equidade entre outros assuntos relevantes para a representatividade feminina.

Sobre a autora – Simone Santos é natural de Niterói. Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2010), há mais de três décadas atua como mentora de mulheres em cargos de liderança. Está entre as noventa empreendedoras brasileiras selecionadas para participar da Academy for Women Entrepreneurs (AWE 2.0). Também conhecida pelo best-seller “As donas da p** toda” (livro escrito por mulheres empoderadas para inspirar outras mulheres e editado pela Literare Books International).

Serviço:

Lançamento do Livro “Mulheres que Transformam Mulheres – Seja protagonista da sua vida”

Editora: Literare Books

Dia 9 de março, a partir de 19h, na Livraria Martins Fontes.

Av. Paulista 509, São Paulo.

Dia 20 de março, a partir das 19h, na Livraria da Travessa.

Rua Visconde de Pirajá, 572 – Ipanema, Rio de Janeiro.

Eventos gratuitos, abertos ao público.



Nomus abre vagas para candidatos de todo o país

A Nomus, empresa especializada em tecnologia para gestão de indústrias, abriu processo seletivo para ocupar posições em vários dos seus setores, com objetivo de ampliar em aproximadamente 45% seu quadro de colaboradores até o fim de 2023. A forte expansão da equipe faz parte do plano de medidas para alcançar a projeção de 38% de crescimento da empresa neste ano.

As oportunidades são para trabalho remoto em diferentes estados do Brasil, estando o profissional em home office, e também vagas para a cidade do Rio de Janeiro (RJ), com atividades remotas e eventualmente presenciais. Além da remuneração compatível com o mercado, serão oferecidos benefícios como: vale alimentação, plano de saúde e odontológico, auxílio home office e auxílio educação, entre outros.

As vagas com contratação imediata são para Analista de Dados (aberto para moradores de qualquer localidade); SDR Inbound (para profissionais que estejam no Rio de Janeiro); e para trainee em São Paulo (SP).  

Para integrar ao Programa de Trainee Nomus, a empresa também está buscando recém-formados ou formandos nas cidades de Recife (PE), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Rio de Janeiro (RJ). 

O trainee tem a duração de até 24 meses, com possibilidade de efetivação, e serão admitidos candidatos dos cursos de Engenharias, Administração, Contabilidade, Sistemas de Informação ou outros que tenham relação com indústria e tecnologia. Os participantes terão um treinamento imersivo em várias áreas da empresa, como suporte, implantação, vendas e sucesso do cliente para que, assim, haja um amadurecimento acelerado do profissional. “Esses talentos vão ter uma vivência ampla em diferentes setores, dando uma bagagem mais completa para sua construção como colaborador e visão de negócios, o que serve para toda sua jornada profisisonal”, destacou o responsável pelo RH, Rogério Sampaio. 

Outras vagas disponibilizadas neste processo seletivo são para analista de suporte; analista de infraestrutura júnior, estágio em desenvolvimento, desenvolvedor JAVA, estágio em melhoria contínua e para SDR outbound. “Estamos reforçando nosso time para atender ao crescimento médio e consecutivo de 40% nos últimos três anos. Sabemos que criar um time forte e competente é o principal passo para termos qualquer resultado”, ressaltou o diretor de suporte, João Pimenta. 

Todas as seletivas são feitas remotamente, com fase de análise curricular, prova e entrevista. Os interessados em participar devem se inscrever pelo site para submeter sua inscrição



Metodologias ativas são destaque em debate sobre educação

As Metodologias Ativas, exigidas pelas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), propõem uma mudança nos métodos tradicionais de ensino, aproximando a escola da realidade dos alunos. Questionam a rigidez da sala de aula, o protagonismo do professor e as antigas formas de avaliação.

Com a aplicação dos métodos, o estudante passa a ter mais autonomia e participação no seu próprio desenvolvimento, por meio de uma dinâmica rica em atividades práticas que estimulam a interação entre professor e aluno. Nesse modelo, o professor assume o papel de mediador, orientando e facilitando o processo de aprendizagem, enquanto o aluno se torna o protagonista do seu próprio aprendizado, desenvolvendo competências importantes como a solução de problemas e a elaboração de ideias.

Para os estudantes, as Metodologias Ativas agregam benefícios como a autonomia, o empoderamento, o protagonismo e a autoconfiança, além de despertar competências que os acompanharão em toda a vida adulta, como a responsabilidade, a cooperação e a ética.

A gestora do Sistema Gabarito de Ensino, Amanda Abdalla, destaca que existem vários exemplos de Metodologias Ativas, como aprendizagem baseada em projetos, cultura Maker, estudos de caso, sala de aula invertida, aprendizagem entre pares, gamificação, design thinking, criador de cultura, seminários e discussões, entre outros.

No entanto, para que a implantação das Metodologias Ativas seja uma experiência amplamente satisfatória, alguns aspectos devem ser considerados, como a capacitação dos professores e demais profissionais da educação, investimentos em tecnologia e participação das famílias.

O Sistema Gabarito de Ensino nos últimos anos tem colhido os resultados da aplicação de estratégias pedagógicas baseadas nessa abordagem. Com o objetivo de trazer o aluno para o centro do processo de aprendizagem, a instituição adotou a cultura Maker, que propõe que o aluno construa, fabrique, corte, cole e monte projetos usando ferramentas analógicas e digitais. “Nesse processo, o professor se posiciona como um mediador para a produção de conhecimento, desenvolvendo habilidades que serão aplicadas em toda a vida adulta”, explica Amanda.

Tecnologias a serviço das Metodologias Ativas

O Sistema Gabarito adota metodologias ativas no Ensino Híbrido para potencializar o aprendizado dos estudantes. A gestora afirma que o uso das tecnologias facilita o ensino, permitindo o cruzamento entre recursos online e offline. Entre as ferramentas utilizadas estão: livro digital, plataforma literária, resolução de exercícios com videoaula por QRCode, plataforma de tarefas on-line, realidade aumentada, Google for Education, videoaulas com todas as matérias do Ensino Médio, e apps EduConnect e SAE Notifica para que os pais acompanhem as atividades dos filhos.

Além disso, a escola busca desenvolver o empreendedorismo criativo dos alunos por meio da ressignificação do conhecimento e da prática de experimentação. O objetivo é incentivar a criatividade, capacidades cognitivas e operacionais, trabalho colaborativo e resolução criativa de problemas. A implementação de metodologias ativas também pressupõe a aquisição de habilidades socioemocionais que refletem no comportamento, modos de pensar e agir dos estudantes.



Mulheres ocupam a maioria dos cargos de liderança na Affix

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022, 37,4% dos cargos gerenciais são ocupados por mulheres nas empresas do país, inferior ao percentual de 2021, que era de 39,1%. Esse cenário é outro em empresas como a Affix Administradora de Benefícios, que reúne um grande número de mulheres em cargos de liderança.

Atualmente, as mulheres ocupam 80% do total dos cargos de coordenadores e supervisores, 73% de gerentes e 40% de diretores na administradora e benefícios. Esses números comprovam a hegemonia feminina em posições importantes e estratégicas na empresa, refletida, principalmente, pela predominância das mulheres na Affix – 77% do total de colaboradores.

“Nosso empenho por identificar valores e potenciais líderes dentro da empresa vai além do gênero, aliás não passa por esse quesito. Priorizamos as competências, habilidades, dedicação ao trabalho e acima de tudo a capacidade de relacionamento e de incentivar pessoas”, afirma Pedro Rezende. “Esses mesmos atributos também são determinantes para contratar um novo colaborador”, completa.

As diretoras da Affix Elaine Guinante, das áreas Financeira, Governança, Risco e Administrativa, e Andrea Munhos, de Inovação, Operações e Tecnologia, ocupam áreas estratégicas pela competência e eficiência. Elaine foi contratada há quatro anos pela sua forte experiência na área financeira de grandes empresas. Em 2020, seu desafio foi ampliado quando assumiu a responsabilidade das áreas Administrativa, GRC e de Recursos Humanos. Andrea trabalha na empresa desde 2017 e é um exemplo de sucesso de crescimento profissional na Affix. Contratada como Especialista de Projetos, no ano seguinte, 2018, assumiu o cargo de Gerente, em 2021, ocupou o cargo de Superintendente até se tornar diretora, em 2022.

As colaboradoras Josiane Capim e Juliana Santos, ao voltarem da licença-maternidade foram promovidas em suas áreas. Juliana que atuava como analista na área de Marketing passou a ser Coordenadora, e Josiane foi promovida a Supervisora da área de Comissão e Premiação, esse ano.

“Trabalhar em uma empresa que tenha valores éticos, que valorize a competência e saiba lidar com o lado humano, sem preconceito, é imprescindível e beneficia a todos. A empresa pode contar com colaboradores estimulados e dedicados ao desenvolvimento dos negócios e por outro lado, os colaboradores usufruem de um ambiente corporativo que respeita a igualdade e proporciona bem-estar profissional”, complementa a gerente de Recursos Humanos, Marli Soldera.

Nesse contexto, a Affix lança a campanha “Mulher, você me inspira a ir mais longe!”, para homenagear o Dia Internacional da Mulher, comemorado dia 08 de março. A campanha será estrelada pela assistente virtual, Hannah, no papel de influenciadora digital, e irá abordar a força feminina e homenagear as mulheres que contribuem para o sucesso da Affix que, neste ano, completa 10 anos de fundação. Ao longo do mês de março, serão feitas uma série de postagens nas mídias sociais, no site e nos demais canais de comunicação. Para mais detalhes: www.affix.com.br



itel lança smartphone A60 econômico na África em cooperação com operadoras

A itel, marca líder mundial em vida inteligente comprometida em fornecer produtos eletrônicos de consumo acessíveis e de boa qualidade, revelou oficialmente seu smartphone 4G A60 mais econômico em toda a África. A empresa estabeleceu com sucesso relações de cooperação sólidas com nove operadoras locais em 17 países do continente, incluindo MTN, Orange, Airtel, Vodafone, AirtelTigo, Moov Africa, Telma e Movicel, para fornecer aos usuários da itel mais ofertas de valor por dinheiro e uma excelente experiência em mercados emergentes.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230307005745/pt/

itel A60 New Product launch (Photo: Business Wire)

itel A60 New Product launch (Photo: Business Wire)

Para promover a conscientização do A60, o smartphone 4G mais econômico, a itel organizou uma série de atividades de marketing de canal com a finalidade de manter o relacionamento com o cliente e demonstrar os recursos do novo produto. O membro mais recente da série itel A, posicionado para ser um smartphone de rede 4G de alta velocidade, permite aos consumidores desfrutar de uma experiência de navegação mais rápida e fluida com uma grande tela HD+ Waterdrop de 6,6” e bateria de alta capacidade de 5.000mAh.

Em fevereiro, mais de 30 reuniões de canal foram realizadas com sucesso em 19 países, como Nigéria, Gana, Quênia e Zâmbia. A itel anunciou oficialmente sua relação de cooperação amigável com operadoras locais e apresentou aos consumidores as vantagens para os consumidores de compra do A60 com cartões SIM gratuitos, distribuição gratuita de rede Gigs e outras políticas de serviço de internet 4G. Durante as reuniões, a itel expressou sua confiança no novo produto e mencionou que pretende criar um novo pico de vendas do A60 juntamente com as operadoras locais.

A empresa, com sua posição já estabelecida de marca de vida inteligente confiável e acessível, investiu pesado em atualizações tecnológicas de hardware e software para garantir uma melhor experiência do consumidor. Além disso, o excelente desempenho de classificação de marca da itel e o apoio das operadoras dão a este recém-lançado modelo A60 uma grande chance de vencer a competição de mercado na faixa de preço de US$ 50.

Sobre a itel

Fundada há mais de 10 anos, a itel é uma marca de vida inteligente confiável. Adotando o “Enjoy Better Life” como sua filosofia de marca, a missão da empresa é fornecer produtos eletrônicos de consumo e produtos de estilo de vida acessíveis a todas as pessoas. Após mais de 10 anos de desenvolvimento, a itel expandiu sua presença em mais de 50 mercados emergentes no mundo inteiro. Ela possui um portfólio de produtos de smartphones, TV, acessórios, elétricos, eletrodomésticos, laptop e produtos de estilo de vida. No segundo trimestre de 2022, a itel foi classificada como a marca de smartphone internacional nº 1 abaixo de US$ 100 e a marca de telefone comum nº 1 de acordo com o IDC Worldwide Mobile Phone Tracker. https://www.itel-life.com/

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Willa Cai

shaowa.cai@itel-mobile.com

Fonte: BUSINESS WIRE



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