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Save the Children e THINKMD Expandem Parceria para Melhorar a Vida das Crianças a Nível Mundial

Save the Children, uma das principais organizações do mundo que visa melhorar a vida das crianças, e THINKMD, uma plataforma de inteligência clínica criada por médicos, anunciaram um contrato empresarial de licenciamento de tecnologia para expandir a parceria existente entre as organizações e permitir a adoção e o escalonamento da plataforma THINKMD, a fim de melhorar a saúde das crianças ao redor do mundo.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230405005193/pt/

O contrato corporativo internacional de software de saúde digital, o primeiro da Save the Children, tem por base as atuais parcerias da Save the Children e da THINKMD em Bangladesh, Indonésia e Quênia. Com impacto comprovado nestes países desde 2017, incluindo mais de 366.000 avaliações clínicas de alta qualidade realizadas por mais de 400 profissionais de saúde da linha de frente, o contrato reduz as barreiras e agiliza a adoção e o escalonamento da plataforma de inteligência clínica e análise de dados da THINKMD em programas da Save the Children a nível mundial.

A parceria terá foco em fornecer serviços de saúde mais oportunos, eficazes e de alta qualidade a crianças, independentemente de onde morem. A plataforma da THINKMD ajuda os profissionais de saúde a avaliar e fazer melhor a triagem das crianças, com até 95% de correlação clínica com a de um médico. A Save the Children trará sua ampla experiência em saúde e desenvolvimento infantil em mais de 120 países para garantir que as soluções sejam adaptadas às necessidades específicas de cada comunidade.

“Temos uma longa história de cooperação bem-sucedida e impactante com a THINKMD”, disse Janti Soeripto, Presidente e Diretora Executiva da Save the Children nos EUA. “Ao usar as soluções da THINKMD para melhorar a qualidade clínica e adquirir melhores dados, observamos um caminho claro combinando os pontos fortes destas parcerias para causar um impacto significativo na saúde e no bem-estar das crianças em algumas das comunidades mais vulneráveis do mundo.”

“Esta nova parceria é uma etapa essencial para enfrentar as barreiras que existem para a adoção sustentável e o escalonamento da tecnologia digital de saúde por ministérios da saúde, grandes agências internacionais e organizações não governamentais, bem como levar nossas missões adiante na melhoria da saúde e bem-estar das crianças e suas famílias ao redor do mundo”, disse o Dr. Barry Finette, Co-fundador da THINKMD.

“A plataforma THINKMD capacita os profissionais de saúde da linha de frente a tomar decisões clínicas com base em evidências e oferecer cuidados de alta qualidade a crianças com uso de tecnologia e suporte em tempo real”, disse o Dr. Zaeem Haq, Diretor Médico Global da Save the Children. “Os benefícios clínicos de nossa parceria na prática foram comprovados em países-piloto e, como tal, estamos animados em ampliar o impacto desta solução inovadora em conjunto em nossos programas internacionais.”

“A THINKMD está dedicada a melhorar a qualidade e o acessoàsaúde mediante tecnologia inteligente e dependemos das parcerias de implementação para escalar nosso impacto”, disse Chris Powell, Diretor Executivo da THINKMD. “A Save the Children é uma parceria ideal e catalisador com alguns dos mais profundos conhecimentos em saúde e bem-estar infantil. Estamos empolgados em expandir nossa parceria e chegar ao impacto de saúde em escala com o qual ambas as organizações estão comprometidas.

Os parceiros estão trabalhando agora ativamente para atualizar o contrato, ao lançar novos projetos e programas nacionais que apresentam a plataforma da THINKMD.

Sobre a Save the Children

Save the Children acredita que toda criança merece um futuro. Nos EUA e em todo o mundo, fazemos o que for preciso, todos os dias e em tempos de crise, para que as crianças possam cumprir seus direitos com um início de vida saudável, a oportunidade de aprender e a proteção contra danos. Com mais de 100 anos de experiência, somos a primeira organização infantil independente de liderança no mundo, transformando vidas e o futuro que compartilhamos.Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.

Sobre a THINKMD

A THINKMD é uma plataforma de inteligência de saúde clínica criada por médicos que permite a qualquer pessoa fornecer avaliações de saúde e opções de tratamento semelhantes às de médicos a 50% das pessoas do mundo que não têm acesso a uma. Como empresa de impacto social, a THINKMD ajuda os usuários na linha de frente da assistência médica a identificar que nível de doença uma pessoa está, quais enfermidades pode contrair e quais os próximos passos adequados a serem tomados. A tecnologia validada cientificamente utiliza diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), traduzidas em mais de 15 idiomas, e está atualmente ativa através de parcerias de implementação em 10 países. A THINKMD capacita usuários, organizações de prestação de cuidados médicos e governos com dados adquiridos que informam tomadas de decisão clínicas e de saúde pública com precisão. Saiba mais em www.thinkmd.org.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Videos:
https://mms.businesswire.com/media/20230405005193/pt/1756194/19/Save_the_Children_Kenya_and_THINKMD.mp4
Contato:

Save the Children

Jordyn Linsk Machotka

Consultor Sênior de Comunicações

475-225-3160

jlinsk@savechildren.org

THINKMD

Tammy Sutherns

Gerente de Comunicações

323-948-2190

tsutherns@thinkmd.org

Fonte: BUSINESS WIRE



Plataforma Wise e Interactive Brokers se unem para facilitar os investimentos globais

Wise, a empresa que desenvolveu a melhor maneira de movimentar e gerenciar dinheiro ao redor do mundo, anunciou uma colaboração com a Interactive Brokers (IBKR), uma corretora eletrônica global automatizada. A Interactive Brokers se integrouàWise para possibilitar uma experiência simples e perfeita aos clientes durante a realização de depósitos em suas contas de negociação.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230405005053/pt/

Wise Platform currently partners with over 60 banks and major enterprises worldwide. (Graphic: Business Wire)

Wise Platform currently partners with over 60 banks and major enterprises worldwide. (Graphic: Business Wire)

Esta integração se tornou possível graçasàPlataforma Wise, que permite aos bancos e empresas tirar proveito da infraestrutura global de pagamentos da Wise, e fazer investimentos globais de forma mais fácil do que nunca, possibilitando aos clientes economizar dinheiro em taxas de transferência ao investir em sua escolha de 150 mercados internacionais no mundo inteiro por meio de um serviço rápido e fácil.

A Interactive Brokers oferece aos clientes de mais de 200 países e territórios a capacidade de negociação de ações, opções, futuros, moedas, títulos, fundos, e muito mais em 150 mercados globais por meio de uma plataforma única unificada. Com a IBKR, os clientes podem financiar contas e negociar ativos em até 26 moedas. Isso oferece aos clientes uma maneira fácil de negociar produtos no mundo todo sem a necessidade de se ter várias contas em moedas diferentes.

Com o lançamento de hoje, os clientes da Interactive Brokers também podem eleger agora a opção “Pay with Wise” (Pagar com a Wise), que permite que convertam sua moeda local em uma moeda aceita pela Interactive Brokers na verdadeira taxa de câmbio média vigente, livre de impostos e marcações ocultas 一 tudo isso sem sair de sua plataforma IBKR.

Além disso, os clientes podem transferir diretamente dos saldos em suas contas Wise vinculadas. Os clientes podem receber dinheiro na moeda de preferência em questão de segundos — mais de 50% de todas as transferências em nível global que são enviadas por meio da Wise são instantâneas (chegando em menos de 20 segundos).

Juntos, estes recursos ajudam a reduzir as taxas de transferência e diminuir o tempo que os clientes da Interactive Brokers precisam para transferir fundos entre suas contas bancárias e contas de negociação.

Steve Naudé, diretor da Wise Platform, disse:

“Nossa integração com a Interactive Brokers fará com que investir em ações globais por meio da plataforma IBKR seja mais acessível e rápido para usuários do mundo inteiro. Os clientes serão capazes de ver exatamente o quanto estão pagando para transferir seus dinheiro para moedas diferentes, o que significa uma tranquilidade maior e um retorno melhor sobre o investimento. Estamos ansiosos para continuar nosso trabalho com a IBKR para facilitar o investimento global para clientes do mundo todo”.

Steve Sanders, EVP (vice-presidente executivo) de Marketing e Desenvolvimento de Produtos na Interactive Brokers, disse:

“A Interactive Brokers atende a mais de dois milhões de investidores autônomos e operadores ativos em mais de 200 países e territórios. Com a integração da Wise, podemos oferecer o financiamento de contas em mais moedas locais, possibilitando uma maior participação nos mercados globais, diversificação dos investimentos e proteção adicional contra a incerteza econômica local – tudo por meio da plataforma única unificada da Interactive Brokers”.

A Plataforma Wise é parceira de mais de 60 bancos e empresas do mundo inteiro, o que os permite tirar proveito da tecnologia da Wise e integrar a melhor maneira de enviar, receber e gerenciar dinheiro internacionalmente. A colaboração da Wise com a Interactive Brokers é uma das maiores até hoje.

***FIM***

Nota ao editor

Sobre a Wise Platform

A Wise é uma empresa global de tecnologia que está construindo a melhor maneira de movimentar dinheiro ao redor do mundo. Na última década, a Wise criou uma rede de pagamentos internacional inteiramente nova que um dia fornecerá dinheiro sem fronteiras a todos, em todos os lugares.

GraçasàPlataforma Wise, grandes empresas e bancos podem tirar proveito da tecnologia da Wise e integrar em sua infraestrutura existente a melhor maneira de enviar, receber e gerenciar dinheiro internacionalmente. Com mais de 60 parceiros no mundo inteiro, a Plataforma Wise economiza tempo e dinheiro aos bancos e empresas ao possibilitar que realizem pagamentos internacionais de forma rápida, barata, transparente e conveniente para seus clientes.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Dulcie Everitt

dulcie.everitt@wise.com

Jessica Canter

jessica.canter@wise.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Escultura Corporal permite perda de gordura sem cortes

A Escultura Corporal é um novo conceito dentro dos procedimentos não invasivos, sem cortes, e clinicamente testado, que reduz camadas de gorduras em áreas mais difíceis, como flancos, abdômen, região interna da coxa, gorduras das costas e submentoniana, situada abaixo do queixo e na extensão da linha da mandíbula. Para tal procedimento, não há um equipamento específico, mas sim técnicas para o realizar.

Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), a criolipólise, uma das técnicas utilizadas na escultura corporal, é uma tecnologia de resfriamento controlado que ataca somente as células de gordura no local da aplicação, induzindo à eliminação de forma natural e controlada. O volume de gordura na área tratada é reduzido sem danificar os tecidos ao redor, e o resultado é percebido após dois a três meses da aplicação.

Para o Dr. Rafael Ferreira, farmacêutico especializado em estética, CEO do Instituto Rafael Ferreira e da Ozone Academy, assim como a estética facial evoluiu e passou a ver toda a estrutura facial na hora de traçar o planejamento clínico dos tratamentos, dando margem para o nascimento do conceito de harmonização facial, o mesmo aconteceu com as técnicas corporais.

Estética corporal

São inúmeras as técnicas utilizadas para a escultura corporal. O conceito popularizou-se como uma técnica de “enzimas”, que é a mesoterapia. Também conhecida como intradermoterapia é um método de aplicação de medicamentos diretamente na região a ser tratada, através de injeções. No mundo dos procedimentos minimamente invasivos existem os bioestimuladores, os preenchedores e até mesmo ativos para desenvolvimento muscular.

O que vem ganhando grande espaço neste cenário são os recursos tecnológicos, como o campo eletromagnético (HIFEM), revela o Dr. Ferreira. O Ônix HIFEM (Hight Intensity Focused Eletromagnetic) consegue aumentar o tônus muscular, simulando, por exemplo, mais de 30 mil repetições de abdominais em 30 minutos de sessão. Ele ressalta que o profissional que possui conhecimentos clínicos na avaliação, usos de tecnologia e associação de ativos, consegue promover uma transformação não cirúrgica no paciente.

Outro recurso que promete revolucionar o controle de gordura localizada e ação firmadora cutânea é a lipolaser não cirúrgica, através da entrega da energia do laser ou LED o tecido pode apresentar lipólise, gerar apoptose da gordura, que é uma morte celular programada que faz o organismo eliminar aos pouco a célula de gordura, assim como o que acontece na criolipólise, e também induzir a neocolagenese, ou seja, uma nova matriz de sustentação de colágeno.

“Não adianta pensar em retirar seletivamente a gordura da região do abdômen e não remover a gordura da região dos flancos, a gordurinha do sutiã, pois uma alteração na zona corporal pode ser reflexo da outra”, diz o Dr. Ferreira. Para o especialista, seguindo essa linha de raciocínio comum as práticas corporais ganharam essa nova roupagem mais holística, onde o paciente é avaliado como um todo.

Os cuidados necessários antes e depois

Sobre o que fazer e se atentar antes e depois do procedimento, o Dr. Rafael Ferreira comenta que todos os cuidados variam de acordo com o tipo de metodologia utilizada. O esteticista diz que após alguma sessão, alguns casos podem apresentar hematomas, desconfortos musculares. 

Além de sensibilidade local, não é recomendado se expor a luz solar em casos de marcas na pele. “O ponto forte de todos esses métodos é que os cuidados após a técnica são mínimos, principalmente em comparação com as abordagens cirúrgicas, não afastando os pacientes das suas atividades normais”, finaliza. Vale ressaltar que todo procedimento estético deve ser feito por um especialista que estudou, se preparou e conhece as técnicas mais adequadas para cada paciente.



Aumento de ataques a condomínios causa preocupação

A segurança dentro dos condomínios é um assunto que tem causado muita preocupação entre moradores e síndicos por todo o país, afinal o número de casos de invasões teve um crescimento notável na última década. A falta de um sistema de segurança eficiente pode ser um agravante.

Segundo dados do Sistema de Informações Criminais (Infocrim), entre 2014 e 2018 foram registrados, em média, 12 mil ataques por mês a casas e condomínios no estado de São Paulo. Já no primeiro semestre de 2022, houve um aumento de 11,09% nos casos de furtos e roubos.

Ainda segundo o mesmo levantamento do Infocrim, apenas de janeiro a junho de 2022, esse número chegou a 2.494 ocorrências. Esse é um cenário alarmante não só para os condôminos, mas também para todos envolvidos (síndicos, administradores, funcionários, prestadores de serviços, etc).

As estratégias usadas pelos assaltantes são diversas e nem todas as medidas de segurança pública são suficientes Além disso, muitos condomínios não dispõem de sistemas de segurança eficazes, ajudando a subir o número dos casos.

Quais os riscos a que são expostos os condôminos?

Para Cláudio Celino, professor, empresário, Mestre em Administração, pós-graduado em Engenharia de Telecomunicações e Engenheiro Eletricista, o primeiro risco básico é o de invasão do perímetro, ou seja, pessoas tentando invadir a área ao redor do condomínio.

O segundo é ter acesso, mesmo pela portaria, de pessoas não desejadas que não foram convidadas e que são desafetos de alguns condôminos.

Outro risco comum é o de furtos e roubos às residências, ou de sequestro dos moradores. Também há a possibilidade de quebra de privacidade, perturbação da ordem e vandalismo. Apesar de parecerem menores, são situações que impactam negativamente a vida do condômino.

Sistemas de segurança modernos podem ser a solução ideal

As situações listadas acima podem ser evitadas com a implantação de tecnologias eficientes para prevenir riscos no condomínio. Existe uma vasta gama de soluções disponíveis para trazer mais segurança ao condomínio, como:

Controle de acesso com reconhecimento facial

Com as medidas sanitárias de proteção contra o COVID-19, utilizar acesso via digital com os dedos é correr riscos de higiene e saúde, além de ser um sistema lento. Uma das tecnologias mais eficientes e rápidas é o controle de acesso com reconhecimento facial. Com ele, é possível gerenciar remotamente a entrada de moradores, visitantes e funcionários.

Interfone inteligente

O interfone inteligente é uma solução que facilita a comunicação entre a portaria e os moradores, e pode ser acessado por um smartphone com a possibilidade de visualizar a imagem do visitante que está na portaria em tempo real. Também pode se conectar ao ramal remoto, permitindo que o morador atenda o interfone da casa em qualquer lugar que estiver.

Aplicativo de monitoramento

Com o aplicativo instalado no celular, é possível fazer o monitoramento e gerenciamento do empreendimento por meio de uma plataforma de inteligência artificial completa. Dessa maneira, o smartphone pode ser usado para visualizar as imagens da câmera da portaria ou de áreas comuns, por exemplo.

Videomonitoramento Inteligente

Implantar um sistema de monitoramento com várias câmeras sem uma inteligência artificial e analítica pode ser uma falha. Por isso, a utilização de câmeras inteligentes é uma escolha segura. Com elas, é possível identificar situações que fogem do padrão por meio da detecção de intrusão e emitir um alerta em um mapa.

Smart Sensors

Os sensores de intrusão são dispositivos que monitoram a atividade em um determinado espaço e detectam movimentos ou alterações no ambiente. Existem sensores de presença, abertura/fechamento de portas e janelas, arrombamento, fumaça, incêndio e inundação. Quando acionado, ele envia uma notificação para o sistema de segurança.

Sistema de segurança perimetral

Funcionando a partir de plataformas como fibra óptica, drones, minas terrestres, infravermelho ou radares, esses sistemas identificam com precisão o local onde houve a tentativa de invasão do condomínio e exibem em um mapa em tempo real a localização exata.

Por que adotar as soluções tecnológicas?

“A maior parte dos erros de segurança que acontecem é por uma falha humana. As soluções inteligentes fazem tarefas complexas e repetitivas, que seriam difíceis para um colaborador fazer”, diz o professor Cláudio. 

Em um olhar geral, a adoção dessas tecnologias pode parecer algo complexo e custoso, mas, na prática, não é bem assim. Esses sistemas podem trabalhar de maneira integrada a partir de uma única plataforma multisserviços de fibra óptica.

Ou seja, não há necessidade de buscar um fornecedor para cada um dos serviços. “Naturalmente, isso significa uma redução tanto nos gastos de implantação dessa tecnologia quanto nos gastos de manutenção dos sistemas”, diz Cláudio.

Esse é o conceito de Condomínio Inteligente: um empreendimento que une soluções inteligentes em um único projeto e a partir de uma única infraestrutura feita para durar décadas, totalmente modular e escalável.

Com o aumento de casos de ataques a condomínio, e sem um sistema de segurança pública que consiga dar conta de todas as ocorrências, as gestões condominiais podem recorrer a essas soluções tecnológicas e garantir a segurança do local.

Para Cláudio, o Condomínio Inteligente é capaz de proteger as extensões do empreendimento, principalmente de condomínios longos, além de aumentar a confiabilidade do controle de acesso, trazendo tranquilidade de que ele vai funcionar de forma precisa.

O Condomínio Inteligente pode, neste caso, oferecer um sistema de segurança completo e moderno, com controle de acesso com reconhecimento facial, interfone inteligente, aplicativo de monitoramento, Videomonitoramento Inteligente, Smart Sensors e sistema de segurança perimetral.



Nomus faz projeção de 38% de crescimento para este ano

Após atingir uma média de crescimento de 40% de crescimento nos últimos três anos de maneira consecutiva, a Nomus, empresa de tecnologia especializada em gestão de indústrias, traçou a projeção de 38% no aumento do seu faturamento para o ano de 2023. 

Para atingir o objetivo, a desenvolvedora de sistemas criou um plano de ação com iniciativas internas, que visam aprimorar os projetos existentes e aperfeiçoar os processos e, também, iniciativas sociais voltadas para o aperfeiçoamento de profissionais do mercado industrial. 

Para as ações estipuladas, as principais são a forte expansão da equipe, que está prevista para aumento em 45% com vagas de trainee, estágio e cargo efetivo, com possibilidade de trabalho home office; estreitar o contato com universidades de todo o país para prática de alunos em ferramentas reais, gerando maior aperfeiçoamento da mão de obra disponível; intensificar o desenvolvimento do seu quadro de funcionários; implementar sistemas para automatizar rotinas operacionais e agilizar processos internos; estimular a utilização da sua academia corporativa para melhor absorção de conhecimento pela base de clientes. 

A empresa tem apostado no seu programa de trainee, que tem a duração de até 24 meses, para acelerar o amadurecimento de colaboradores recém formados ou que estão se formando em áreas relacionadas à indústria (como engenharias, administração, sistemas de informação e contabilidade), localizados em diferentes estados. Os participantes recebem orientação e treinamento imersivo em quase todos os setores estratégicos da desenvolvedora, como implantação, suporte e sucesso do cliente. “A expectativa é de que esses talentos se aperfeiçoem de maneira rápida e que a construção desses profissionais possa incluir uma visão ampla e sistêmica do nosso negócio para que consigamos integrá-los à equipe efetivamente”, destacou o responsável pelo RH, Rogério Sampaio.

Para apoiar a qualificação geral dos trabalhadores da indústria que já atuam ou que estão sendo inseridos no mercado de trabalho, a empresa desenvolveu um programa de aprendizado em faculdades, o Gestão da Produção na Prática (GPP), e um canal de estudos online, a Universidade Nomus – ambos gratuitos. 

O GPP é um programa no qual os alunos podem operacionalizar rotinas de uma indústria dentro de um software ERP real e, assim, com a simulação dessa empresa fictícia,  realizarem desafios práticos para melhor compreensão dos conceitos trabalhados em sala de aula em conjunto com o professor. Também recebem palestra e acompanhamento técnico para execução das tarefas.

Já a Universidade Nomus, é um conjunto de cursos e palestras com especialistas sobre gestão de fábricas que ficam disponíveis para estudos remotos de profissionais que querem se atualizar ou ampliar os conhecimentos quanto à gestão industrial. 

“Queremos atuar em diferentes frentes, internamente e de forma externa. Pois, assim, esperamos contribuir para uma melhora geral do mercado, o que reflete no nosso negócio no médio e longo prazo, e também aprimorando questões internas, o que nos traz resultado imediato e ajuda a alcançar os objetivos para este ano”, destacou o CEO, Rafael Netto.



Digitalização de arquivos pode prevenir perdas irreparáveis

Perder documentos pessoais ou arquivos importantes é uma situação que pode causar diversos problemas. É possível listar inúmeras situações que podem levar a perda de documentos, como: acidentes, desastres naturais, esquecimento, roubo, a lista de possibilidades é incalculável e pode acontecer com qualquer pessoa ou empresa.

Como consequência, além de passar por processos burocráticos para tirar novos documentos, ainda há aqueles que podem não ter recuperação, ocasionando perdas e prejuízos irrecuperáveis. Porém, atualmente, através da tecnologia, existem meios disponíveis para se precaver da maioria desses cenários como, por exemplo, a digitalização de qualquer arquivo.

Para Sandra Galvez, Marketing Manager LATAM da Kodak Alaris, marca especializada no desenvolvimento de tecnologias de impressão, a digitalização é uma das formas mais acessíveis para preservar arquivos e documentos. “Além de poder guardar documentação digitalizada em qualquer lugar, eles também podem ser armazenados em nuvem, o que permite ter acesso de qualquer dispositivo eletrônico sempre que necessário”, comenta.

Armazenamento em nuvem

Sobre a possibilidade de guardar em nuvem, Sandra acrescenta que no meio corporativo, a digitalização também é uma tendência. “As organizações têm buscado pela segurança no armazenamento e agilidade nos processos, e por isso utilizam softwares em nuvem”.  

Na pesquisa Anual de Uso da Nuvem (Annual Cloud Survey), realizada pela Denodo, apontou que as empresas estão dispostas a melhorar a utilização dos seus dados e veem o compartilhamento em nuvem como uma possibilidade de maximizar seus sistemas.

Na mesma pesquisa, foi evidenciado que a utilização dessa ferramenta pelas empresas continua em ascensão, sendo que 54% dos entrevistados declararam que estão em nível intermediário ou avançado de uso dessa tecnologia.

O que pode ser digitalizado?

Sandra pontua que digitalizar e salvar documentos na nuvem são medidas essenciais, não apenas para manter disponíveis esses dados sempre que necessário, mas também no compartilhamento de informações, seja dentro de uma corporação ou até mesmo no âmbito pessoal, com a família e os amigos.

A priori qualquer documento ou arquivo pode ser digitalizado. Sandra destaca a importância da digitalização de alguns documentos mais específicos, que merecem atenção especial, para que não sejam perdidos em imprevistos de diferentes naturezas:

  • Inventários;
  • Títulos e ações;
  • Informações de contas bancárias e de aposentadoria;
  • Apólices de seguro e avaliações de valor de itens caros;
  • Prova de titularidade de investimentos e bens imóveis;
  • Declarações fiscais;
  • Cópias de passaportes, certidões de nascimento e certidões de casamento.



Consórcio Nacional Bancorbrás disponibiliza saque do FGTS para seus clientes

O Consórcio Nacional Bancorbrás acaba de lançar um novo serviço para os seus clientes. Agora, os seus consorciados que possuem carta de crédito para aquisição de imóvel residencial e quiserem utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para oferta de lance ou para complementar o valor do crédito no momento da compra do bem, poderão realizar a operação de saque do recurso com intermediação direta da Bancorbrás Administradora de Consórcios. Para a comodidade dos clientes, toda a análise de documentos, aprovação, envio do pedido de saque e recebimento dos valores do FGTS será feito na própria administradora do consórcio.

Segundo José Climério Silva Souza, Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás, anteriormente esse serviço era realizado por empresas independentes, dedicadas a essa atividade de intermediação. “Esta iniciativa nos permitirá atender nossos clientes com mais celeridade, facilitando a vida daqueles que optarem por utilizar o Fundo de Garantia para adquirir o imóvel residencial”, afirma. “O valor do FGTS será liberado ao vendedor do bem depois do registro do contrato ou escritura de alienação, no cartório de imóveis”.

O dirigente ressalta a importância de se observar regras para usufruir da facilidade. “O procedimento de saque do FGTS prevê alguns regramentos e pré-requisitos estabelecidos pelo Conselho Curador do FGTS. Por exemplo, o FGTS pode ser utilizado para complementar o crédito do consórcio apenas na aquisição de um imóvel residencial; o consorciado deve possuir pelo menos três anos de trabalho sob o regime do FGTS; não pode ter financiamento ativo dentro do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) em qualquer parte do território nacional, dentre outros”, conta. “Por isso, sempre recomendamos procurar por um especialista. E nossa equipe está preparada para auxiliar em todos os momentos”.

Com o consórcio de imóvel é possível utilizar a carta de crédito para comprar ou reformar um imóvel residencial ou comercial ou para adquirir um terreno e tirar do papel a construção da sonhada casa ou a sede própria da empresa. Também é permitida a quitação de financiamento imobiliário e substituição de prestações com juros indigestos por parcelas menores e sem juros.



Petlove eleva performance logística em 90% no Sul do país com fulfillment da UX

A Petlove anuncia elevação de sua performance em 90% graças ao modelo de fulfillment adotado junto à UX Group, empresa especializada em gestão inteligente de logística e transportes. Fulfillment é o conjunto de processos que envolve desde o momento em que o cliente realiza um pedido até sua entrega nas mãos do cliente. 

Com o projeto, que teve início em janeiro do ano passado, a UX Group tornou-se responsável por toda a gestão de logística e transportes do e-commerce, realizada a partir do seu Centro de Distribuição localizado em Itajaí (SC). “O fulfillment garantiu à Petlove reduzir custos de operação, além de mais sustentabilidade sobre as despesas do CD, uma vez que os pedidos são expedidos de lá”, afirma Maycon Lima, diretor de operações da UX Group. 

Segundo Lima, o projeto permitiu ao e-commerce reduzir ainda mais os prazos de entrega para o Sul do Brasil, melhorando sua performance em 90% em relação ao modelo convencional utilizado até 2021. 

“Antes, as entregas eram realizadas dentro de cinco dias na região Sul; hoje, esse tempo foi reduzido para apenas dois dias. Além disso, conseguimos atender mais de 99% das entregas no mesmo dia (o chamado D0) no CD”, reforça ele, lembrando que foi possível aumentar o share para o Sul em 60%, saindo apenas do CD de Itajaí. 

Lima salienta que a grande vantagem do fulfillment é contar com um fornecedor especializado e capaz de realizar etapas logísticas complexas que não estão no core business do varejista. Com o modelo, os comércios eletrônicos podem se utilizar de recursos mais inovadores para atender a demanda do escoamento, descentralizar o estoque e focar seus esforços exclusivamente em vendas. “Isso é o que vem rendendo excelentes resultados para a Petlove”, finaliza ele. 



Facetas dentais: preços acessíveis aumentam a popularidade

Comumente o sorriso é tido como o cartão de visitas de uma pessoa, portanto considera-se que um sorriso em bom estado pode gerar um bem-estar tanto para o portador deste, quanto para as pessoas que o encontram. De fato, há muitos cuidados que são necessários para com a saúde bucal que vão além da estética, como a limpeza e conservação da arcada na idade adulta. No entanto, a questão estética influencia muito na autoestima dos cidadãos, que também se relaciona com a saúde psicológica, por exemplo.

No Brasil, a desigualdade social está impressa também na dentição de seus habitantes. De acordo com o IBGE, 11% dos brasileiros não possuem nenhum dente na boca, sendo esse grupo composto especialmente de idosos. Esse problema social se baseia em algumas contradições como, por exemplo, falta de profissionais de saúde bucal em regiões mais afastadas dos grandes centros, falta de conscientização da população sobre cuidados e higiene bucal e, principalmente, pela falta de recursos de grande parte da população em ter um atendimento especializado de maneira acessível, visto que a maior parte de procedimentos odontológicos é feita em clínicas particulares e somente 30% dos atendimentos são feitos pelo SUS.

Desse modo, muitos profissionais buscaram se especializar e implementar técnicas de restauração e próteses dentárias a fim de democratizar e tornar mais acessível procedimentos antes distantes das possibilidades de grande parte da população.

Aumento da profissionalização e oferta

Em suas primeiras aplicações – e se tratando de uma novidade tecnológica, as facetas dentais não escaparam da alta precificação justificada pela complexidade do procedimento e falta de disseminação do procedimento dentro do mercado odontológico. Isso também tem impacto no tipo de público que consegue ter acesso ao tratamento. Ainda assim, o inevitável crescimento da profissionalização e indústria voltada para fabricação de novos itens do mercado em questão levaram a uma considerável mudança de cenário.

“As facetas surgiram com valores onerosos e o tratamento era exclusivo para pessoas com condições sociais elevadas. Com o aumento da especialização na técnica por parte dos profissionais, a indústria cresceu”, explica Allan Caetano, cirurgião dentista com quase uma década de experiência em próteses e facetas dentárias. O especialista também pontua que com “mais fabricantes produzindo materiais de baixo custo, mas alta qualidade, nos últimos dez anos a oferta deste procedimento aumentou, o que ocasionou a diminuição do seu preço”.

Nesse sentido, as lentes de contato de resina ou porcelana têm ganhado o gosto de muitos que não tinham acesso a um sorriso satisfatório. Allan também chama a atenção para a importância de considerar a aplicação de facetas como um “gancho” para tratar de outras questões bucais ligadas à saúde e não apenas estética. “O avanço das tecnologias odontológicas possibilitou uma democratização gigante e hoje muitas pessoas podem cuidar dos sorrisos e, a partir disso, ter uma avaliação também das demais demandas de saúde bucal”.

O cirurgião atenta para alguns cuidados como uma aplicação. Um profissional qualificado é indispensável, pois a má condução do procedimento pode gerar desconfortos e problemas periodontais. “A aplicação de facetas é recomendável para quem precisa restaurar a estrutura externa dos dentes de modo a tornar ainda mais satisfatória as funções cotidianas. Nesse sentido, as facetas, além de trazer um resultado visual mais belo ao sorriso do paciente, também o insere em uma rotina de manutenção, possibilitando um cuidado mais geral com a dentição”, afirma Caetano.  

Enfatiza o odontólogo, ainda, que antes do paciente tomar a decisão de fazer os implantes de facetas, é necessário que este esteja disposto a realizar a manutenção devida para que o resultado seja favorável. “Mesmo com as facetas, é preciso haver a higiene correta dos dentes, com escovação e uso de fio dental. Alguns alimentos também podem danificá-las: como muito café, corantes alimentares, bebidas ácidas, alimentos duros. Hábitos que prejudicam os dentes devem ser evitados também, como abrir latas com a boca ou ranger as unhas e os dentes”, adiciona Allan.  



Prédio mais alto de Curitiba está no metaverso

Por meio de uma parceria entre a GT Building, uma das principais incorporadoras imobiliárias da capital paranaense, com a multinacional Electrolux, é possível conhecer virtualmente um dos apartamentos de 280 metros quadrados do OÁS. Essa é uma experiência única, pois ao colocar os óculos de realidade virtual (VR) será possível visitar todos os cômodos do apartamento, apreciar as paisagens pelas janelas e interagir com os 15 eletrodomésticos instalados, como televisão, micro-ondas, air-fryer, refrigerador, entre outros.

A imersão poderá ser realizada em 11 outlets próprios da Electrolux, localizados em Curitiba e em São Paulo, e também em uma sala disponível na sede da GT Building, em Curitiba. Segundo o Diretor da GT Building, Mauricio Fassina, é a oportunidade para experienciar, viver e conhecer o novo empreendimento da incorporadora. “Também são oferecidas algumas interações que o cliente não tem no espaço físico. O cliente conseguirá ter a vista do Parque Barigui e de toda a cidade a partir da sacada do quadragésimo sétimo andar”, explica.

O apartamento foi modelado em 3D e tem as mesmas características de espaço físico e acabamentos das unidades que vão do 26º até o 47º andar do OÁS, iguais ao projeto de interior desenvolvido pelo arquiteto Marcos Bertoldi. “O fato de sermos pioneiros ao experimentar o metaverso é para entendermos como que a GT Building conseguirá extrapolar o mundo físico e levar para esse mundo digital novas experiências que ajudem a melhorar a percepção do cliente em relação ao seu futuro apartamento”, destaca Mauricio.

A Electrolux é a primeira marca de eletrodomésticos na América Latina a entrar na plataforma para oferecer uma experiência em todos os ambientes. Segundo o diretor de Ownership Solutions e Novos Negócios da Electrolux, Nelson Scarpin, um dos fatores da empresa investir no metaverso é a necessidade de estar onde milhões de brasileiros estão, neste caso é no ambiente de hiper conectividade. “Considerando que os consumidores estão no universo online de uma a três horas por dia, a Electrolux vê como essencial promover uma experiência imersiva, simulando exatamente ambientes da casa com produtos que mais necessita”, afirma.

O cliente pode vivenciar essa experiência utilizando óculos VR e um controle que permite andar pelo apartamento e ter noção da distribuição do mobiliário, da decoração e da dimensão do imóvel. Também estão sendo desenvolvidas funcionalidades para que ele consiga interagir com o apartamento, com vídeos explicativos sobre o empreendimento ou alguns bullets sobre os diferenciais. “Ao caminhar pelo apartamento, terão alguns bullets sobre o piso que o cliente poderá clicar e então vai abrir informações sobre as especificações, por exemplo, aqui tem piso aquecido”, conta Mauricio.

Tanto para a GT Building quanto para a Electrolux, o mais importante da parceria é revolucionar o envolvimento dos clientes com a marca e seus serviços e conseguir expandir essa experiência de forma personalizada aos consumidores independente do lugar onde estejam.

“A expectativa é consolidar essa parceria entre a Electrolux e a GT Building, garantindo as melhores experiências imersivas para o consumidor. Com a exposição dos nossos lançamentos na plataforma, conseguiremos agregar valor na experiência completa deste cliente, demonstrando como serão todos os ambientes do futuro apartamento dele”, garante Nelson.

Este ainda é um projeto-piloto, porém, conforme for evoluindo serão incrementadas novas possibilidades para melhorar a experiência do cliente com os eletrodomésticos da Electrolux e com o próprio apartamento da GT Building. A imersão é gratuita e a será oferecida nos outlets próprios da Electrolux, em Curitiba e São Paulo, e na sala na sede da incorporadora, onde até dez pessoas poderão utilizar os óculos de VR e visitar o apartamento do OÁS no metaverso.

Segundo o sócio-fundador da AeonVR, empresa responsável pela criação do apartamento no metaverso, Lucas Gregory Gomes de Almeida, foi uma excelente oportunidade desenvolver o projeto pois encaixa perfeitamente nos dois produtos e áreas que a empresa atua, que são showrooms virtuais e decorados virtuais imersivos, ambos no metaverso. “Criamos um ambiente virtual personalizado e colocamos em nossa plataforma. Vários usuários podem entrar ao mesmo tempo no ambiente e interagir com os objetos e com as outras pessoas”, informa Lucas.

Além de simular o apartamento, o ambiente no metaverso tem um showroom dos eletrodomésticos da Electrolux da linha Home Pro e que os clientes poderão interagir, além de ter uma percepção espacial com o que há de mais próximo da realidade hoje. “A imersão, com a simulação visual, com as interações possíveis, o som espacial e a interação entre usuários, engana o cérebro e faz com que as pessoas acreditem que estão em um ambiente real”, enfatiza Lucas.

Lucas acredita também que a maioria das pessoas já utiliza um metaverso sem se dar conta, e exemplifica com quem joga online. Entretanto, a aposta de trabalho da empresa é na utilização imersiva do metaverso por meio dos headsets de realidade virtual. “Creio que para ser massivamente utilizado pelo usuário comum levará alguns anos, até que fiquem financeiramente viáveis. Porém, para o uso corporativo, já é algo totalmente acessível e de baixo custo”, garante.



Política de proteção de dados é vista como prática de ESG

Quem pensa em boas práticas de ESG hoje deve levar a política de proteção de dados, instituída pela Lei nº 13.709/2018, muito a sério no País. A declaração é da advogada Ellen Carolina da Silva, especialista em proteção de dados e sócia do Luchesi Advogados. ESG é a sigla em inglês para ‘Environmental, Social and Governance’). Em português: ambiental, social e governança.

A especialista explica que, passado pouco mais de um ano da implantação da Lei, as empresas brasileiras já se atentaram que ter uma boa política de proteção de dados virou um diferencial competitivo para negociação com investidores.

Nesse sentido, segundo estudo recente realizado pela ‘Global Reporting and Institutional Investor Survey’, empresa de consultoria, 99% dos investidores acompanham as práticas ESG das empresas e as utilizam como parte de suas decisões de investimento. A consultoria ouviu mais 1.040 líderes financeiros seniores nas empresas e 320 investidores.

“Não basta criar procedimentos superficiais que dão a impressão de atender a legislação, mas que não tem profundidade e não implementam as questões de infraestrutura e dispositivos de segurança da informação necessários ao modelo de governança para a privacidade e proteção de dados. É preciso ter cuidado já que a privacidade e proteção de dados são direitos do cidadão e uma prática empresarial que veio para ficar”, alerta a especialista.

Ellen ainda explica que parece um lugar comum afirmar que investir na conformidade com a LGPD é um bom negócio e dá retorno, mas essa é realidade. “O valor das empresas pode ser impactado diretamente pelo cumprimento das normas relativas à proteção de dados e, por essa razão, projetos de adequação a LGPD que endereçam esses pontos é assunto que deve entrar na pauta das empresas e ser tratado com prioridade”, explica.

A advogada ainda alerta que quaisquer práticas que prejudiquem o meio ambiente, violam direitos sociais e empresas que não possuam o mínimo de governança ficam fora do debate e terão gradativamente seu valor de mercado diminuído já que a análise desses critérios está sendo cada vez mais utilizado por investidores que optam por alocar seu capital apenas em corporações que possuem os três elementos (ESG) considerados e aplicados em suas atividades.  

“Esse assunto tem ganhado espaço no mundo todo e no Brasil ganhou mais destaque após o lançamento, em setembro de 2020, do primeiro índice ESG pela B3, denominado S&P/B3 Brasil ESG que traz uma lista de recomendações de empresas focadas nas boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa. Essas recomendações possuem caráter não financeiro e incluem no aspecto da governança corporativa a adequação às normas previstas na Lei Geral de Proteção de Dados – especialmente no tocante a adoção de programas de governança de proteção de dados pessoais. Dessa forma, a análise do índice reputacional das empresas estará necessariamente ligado também à análise de riscos em relação ao nível de governança de dados pessoais que a corporação possui”, exemplifica a advogada.

O especialista João Azevedo e Azeredo, sócio e Head de Tecnologia e Inovação do escritório Moraes Pitombo Advogados, também reforça que o cumprimento da LGPD é essencial dentro do pilar de governança empresarial e, sem dúvida, a adequação das empresas é uma pedra fundamental para boas práticas de ESG. “As empresas que já tinham essa consciência fizeram a adequação da lei mesmo antes de a norma entrar efetivamente em vigor e, como consequência, já estão com seus planos de conformidade consolidados. Por outro lado, temos algumas companhias que ainda estão se adequando para evitar sanções e nesse meio do caminho já estão percebendo a importância de ser ESG, inclusive, por meio da segurança da Informação e de como é essencial para gestão”, explica.

Nova fase da lei

Na segunda-feira, 27/2, a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) publicou a aguardada resolução sobre a aplicação efetiva das sanções administrativas. Na prática, a Resolução 4 estabelece quais os critérios para que a ANPD aplique as multas e sanções (advertências, suspensão da atividade de tratamento de dados ou a obrigação de tornar pública a sanção, etc.) que estão previstas na LGPD. Dentre esses critérios destaca-se a gravidade e a extensão da infração, o porte e a capacidade econômica da empresa responsável, a natureza e a finalidade do tratamento. Importante mencionar que a Lei tem efeito retroativo e se aplica a todos os processos administrativos já iniciados pela ANPD.

A resolução também traz o conceito de reincidência e, caso a empresa tenha sido condenada anteriormente por outra violação da lei, esse fato será considerado pela ANPD como uma agravante ou atenuante e pode aumentar ou diminuir a pena ou a sanção aplicada.

Um ponto positivo com relação a aplicação das sanções é que as demais agências reguladoras setoriais serão ouvidas pela ANPD de modo que se evite entendimento diferente sobre o mesmo ponto.

Relatório de impacto a proteção de Dados

Nesse ponto, a nova resolução prevê que elaboração de relatório de impacto a proteção de dados deve ter espaço necessariamente sempre que houver algum risco à segurança e à privacidade dos dados pessoais numa operação de tratamento. A resolução traz ainda o conceito desse relatório e em quais situações ele é obrigatório define também quais as informações que devem constar no documento e determina a sua atualização periódica sempre que houver uma mudança relevante no tratamento de dados pessoais.

O relatório de impacto deve levar em consideração também a natureza dos dados que estão sendo tratados, ou seja, deve-se avaliar se há dados sensíveis sendo tratados, por exemplo, e isso também deverá ser levado em consideração pela ANPD em caso de uma eventual violação da lei geral de proteção de dados.

Por fim, a especialista Ellen Carolina destaca que essas são apenas algumas das principais novidades trazidas pela Resolução e alerta: “é importante que todos fiquem atentos aos próximos passos e em como isso será de fato materializado pela ANPD”.



Graduação em tecnologia já prepara profissionais para trabalhar no metaverso

Em outubro de 2021, Mark Zuckerberg – fundador e presidente do Facebook Inc – anunciou que a empresa passaria a se chamar “Meta”, em uma alusão ao metaverso. Mais de um ano depois, o termo ainda traz muitas dúvidas.       

O metaverso é definido por um conjunto de ambientes virtuais que simulam a realidade através de tecnologias imersivas. O objetivo é que as pessoas passem de apenas observadores para participantes ativos do universo on-line, ou seja, que interajam por meio de avatares e ambientes 3D.    

Sobre o uso de óculos de RV e RA, computadores, fones de ouvido e 5G, o professor John Paul Lima, diretor dos cursos de graduação on-line da FIAP, acredita que futuramente essas tecnologias se tornarão mais acessíveis, mas que não são imprescindíveis para acessar o metaverso atualmente. “Elas permitem uma melhor experiência, mas as únicas coisas necessárias são internet e um dispositivo tecnológico”   

De acordo com John Paul, o metaverso não se restringe aos avatares e ao uso dos equipamentos imersivos. “É muito além disso. Eu acho que num primeiro momento ele será a evolução da rede social e talvez no futuro a substituição da própria internet.”   

Outra característica do metaverso é a criação de uma economia digital que permite aos usuários ganhar dinheiro, comprar objetos e roupas para avatares, negociar terrenos virtuais etc. Para isto, outras tecnologias são utilizadas: criptomoedas, blockchain e NFT.     

Blockchain é a tecnologia que possibilitou a criação da moeda virtual mais famosa atualmente, o bitcoin, e consiste em um mecanismo que rastreia informações na internet, permitindo transações financeiras sem fraudes. As criptomoedas servem como método de troca e os NFTs (tokens não fungíveis) funcionam como um certificado de autenticidade de algum item, comprovando sua exclusividade.     

Para os profissionais do futuro que pretendem trabalhar com as novas oportunidades do metaverso, John Paul avisa que não há uma profissão ou um curso específicos para usufruir desta nova tecnologia: “Assim como para um prédio ser construído precisa-se de engenheiro civil, engenheiro hidráulico, engenheiro elétrico, profissionais de logística, administrador, arquiteto etc, o metaverso não vai ter um só profissional e sim vários, contribuindo para a construção desse universo”.    

Os cursos de tecnologia que existem hoje já preparam profissionais para lidarem com metaverso. “Na FIAP, por exemplo, temos graduações em Jogos Digitais, Defesa Cibernética e Redes de Computadores, que preparam os alunos para colaborar com a criação de ambientes virtuais, segurança do conteúdo trafegado e a infraestrutura para rodar todos os componentes do metaverso” explica John Paul. “Assim como o profissional que não estava preparado para lidar com o modelo remoto na pandemia foi prejudicado, o profissional que não souber se adequar ao metaverso futuramente também pode sair no prejuízo”, conclui o diretor.  

 



Ensino à distância continua em expansão no país

A modalidade EaD (Ensino à Distância) vem avançando de forma acelerada no país. Com a pandemia de Covid-19, a procura por cursos online aumentou ainda mais, impulsionando o desenvolvimento de novas tecnologias e ferramentas para a educação a distância, até mesmo na área médica. Na última década, o EaD cresceu 474%, segundo o Censo da Educação Superior 2021, divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e pelo MEC (Ministério da Educação).

Dados da pesquisa também mostram que a maioria dos alunos que estudam a distância está cursando em instituições particulares. Inclusive, houve um salto de 24,3% para 41,4% desses estudantes, entre 2018 e 2021. Além disso, seis a cada 10 pessoas que iniciam a graduação optam pelo EaD. Em 2019, um ano antes da pandemia, o número de calouros em graduações presenciais caiu 28%.

A área da estética médica tem se destacado como uma das mais procuradas pelos profissionais da saúde. De acordo com a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o país cresceu cerca de 527% na área de beleza e estética. Inclusive, o Brasil é o terceiro maior mercado de estética no mundo, ficando atrás dos Estados Unidos e da China.

Segundo o Grand View Research, a expectativa é que o mercado global de estética chegue a US$ 124,7 bilhões até 2028. De acordo com a cirurgiã plástica e fundadora do Meta Institute, Dra. Patrícia Leite Nogueira, durante a crise sanitária, com um cenário de distanciamento social e restrições, as empresas precisaram adotar ferramentas digitais e mudanças na metodologia de ensino. 

“Antes da pandemia, existia um preconceito muito grande com o ensino à distância. Isso mudou. As atividades online acabam atendendo melhor os médicos, que têm uma vida corrida e, muitas vezes, não têm tempo de se especializar ou de aprender novas técnicas em cursos presenciais”, disse Patrícia.

A médica acredita que o online possibilitou uma série de benefícios como, por exemplo, o médico poder assistir o curso de onde ele estiver, na hora que ele estiver disponível. Segundo a Dra. Patrícia, as empresas precisam acompanhar essa mudança social e tecnológica.  

“Com as plataformas de ensino online, as empresas também descobriram uma economia de tempo e dinheiro com o uso da tecnologia. Por outro lado, os conteúdos online precisam ser ricos, tecnicamente falando, pois trata do ensino de técnicas de procedimentos estéticos”, salienta, destacando que é necessário ter profissionais com boa didática, diretos e sem reserva de conhecimento.

A fundadora do Meta Institute explica que, nos cursos à distância voltados para médicos, os procedimentos são ensinados em aulas de aproximadamente 30 a 40 minutos sobre um tema específico. 

“As estruturas anatômicas são revistas e o procedimento é feito passo a passo, com todas as informações (produto utilizado, cânula ou agulha, plano de injeção, local e forma de aplicação) em uma paciente modelo”, esclarece.



Setor de joias deve expandir nos próximos anos

O setor de joias foi bastante impactado durante a pandemia, devido à falta de realização de eventos presenciais, resultando na perda do poder de compra entre os consumidores. Uma pesquisa, realizada pelo IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos), aponta que em 2021 o setor arrecadou US$ 4,5 bilhões, 20% a mais do que no ano anterior. Já o relatório da Brazil Jewelry Market Industry, publicado pela Mordror Intelligence, indica que a expectativa para os próximos anos é que o segmento cresça anualmente 1,79% até 2027.

De acordo com o Ministério da Economia, ainda em 2021, as importações subiram 5%, chegando a US$ 64,5 milhões. Além disso, quase 21% das vendas de fim de ano de 2021 foram realizadas por meio do e-commerce, conforme relatou a Brasil Gemas. Outro estudo realizado pelo IBGM, coDCFFm 261 indústrias ligadas ao mercado de joias, aponta que o Brasil está no ranking dos 15 maiores produtores de peças em ouro, com um total de 22 toneladas de joias criadas e comercializadas.

A designer de joias Telma Costa Fanuchi, da Escola de Joias, avalia a previsão do crescimento anual do segmento feito pelo instituto. “Acredito que a grande motivação dos empresários do setor da joalheria está na criação e comercialização de produtos mais adequados aos seus públicos”, afirma. 

“O advento da internet trouxe a possibilidade de cada marca ter mais certeza de quem é o seu público, pois as ferramentas digitais ajudam muito a fazer essa investigação”, completa, ressaltando que, desta maneira, cada marca consegue ser mais assertiva em seus lançamentos e o público se torna mais fiel à marca.

Para Telma Costa, um outro ponto positivo é o avanço da tecnologia no setor joalheiro, que possibilita a produção de joias mais leves, com mais facilidade de produção, isso afeta diretamente o preço, tornando a joia mais acessível para novos consumidores. 

“Mais um ponto positivo é o crescimento das joias em prata, que, sendo um produto de primeiro preço nas joalherias, traz um novo consumidor para a experiência do consumo de luxo e posteriormente passa a consumir joias em ouro”, revela.

A designer de joias aponta quais tendências podem ganhar força para os próximos anos, destacando o crescimento das joias feitas com tecnologia de fundição direta, possibilitando novos modelos, principalmente com efeitos 3D. “Esses efeitos possibilitam formas mais orgânicas e originais”, disse.

Segundo a especialista, outro destaque é o apelo ao clássico, ao slow fashion, que busca peças com mais DNA e um ciclo de vida maior. “Vejo a joalheria com muito otimismo, a grande maioria das indústrias passaram por uma reestruturação após a pandemia e tomaram consciência da importância do marketing e do desenvolvimento durante esta fase”, ressalta Telma Costa.

Ainda de acordo com a designer de joias, as novas gerações que estão assumindo essas indústrias também ajudam a tornar esse cenário mais otimista, pois estão mais preparados para o novo modelo de consumo.



Nomus e FAIT fazem parceria para aprendizado prático de alunos

A empresa de tecnologia para gestão para indústrias, Nomus, e a Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva (FAIT), firmam parceria para desenvolvimento do programa Gestão da Produção na Prática (GPP) junto aos alunos graduandos em Administração, na disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais durante o atual semestre letivo.

O objetivo da iniciativa é oferecer uma oportunidade de praticar conceitos trabalhados em sala de aula dentro de um sistema real de ERP, ferramenta de gerenciamento empresarial, simulando rotinas de uma indústria. Através da execução de pequenas tarefas, os alunos irão vivenciar processos como cadastramento da engenharia do produto, movimentação de estoque, emissão da ordem de produção e apontamentos.

“Com a participação no GPP, os universitários podem ter uma visão mais próxima da realidade do mercado, complementar à literatura trabalhada em sala, o que eleva o aprendizado e dá mais maturidade ao profissional que está se formando”, destacou a professora Alecsandra Ferreira.

Além do acesso ao sistema Nomus ERP Industrial, os alunos também assistiram uma palestra com o especialista da empresa, Thiago Leão, sobre como o conhecimento em ERP pode dar destaque à carreira, e, também receberam acesso à Universidade Nomus, plataforma de ensino à distância que hospeda as vídeo-aulas, orientações e suporte para execução das atividades propostas no programa.

“Sabemos que, para a maioria dos alunos, é a primeira vez que têm a possibilidade de ver e mexer em um sistema ERP como esse. Isso contribui para uma visão mais ampla e melhor aprendizado, o que é relevante, já que é o tipo de ferramenta que provavelmente irão se deparar quando chegarem para trabalhar em uma empresa real”, destacou Thiago.

 



Abai conquista os certificados da ISO 9.001, 14.001 e 27.001

A Abai, empresa espanhola de terceirização de processos de negócios (BPO), conquistou em fevereiro três importantes certificados da ISO, o 9.001, 14.001 e 27.001. Essas certificações comprovam que a empresa possui um sistema de gestão estruturado e atestado por um órgão externo o que reflete na qualidade, confiança e segurança dos serviços prestados.

“Estamos muito felizes com a conquista dos certificados, eles demonstram nossa preocupação em buscarmos excelência em nossos serviços. Para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas estão sempre se reinventando para otimizar os seus processos e serviços, melhorando-os continuamente, portanto as certificações recebidas são prova de que estamos no caminho certo”, comenta José Octavio, CEO da Abai no Brasil. 

Os certificados foram feitos pelo BSI, um instituto internacional amplamente conhecido que atende clientes em mais de 170 países e tem como objetivo demonstrar para as empresas como melhorar o seu desempenho, reduzir os riscos e alcançar um crescimento sustentável.

ISO 9.001, 14.001 e 27.001

A norma ISO 9.001 dá diretrizes e requisitos para a implementação de um sistema de gestão da qualidade, tendo seu principal foco no aumento da satisfação do cliente, além de melhorias na eficiência e economia de custos. Já a ISO 14.001 se refere a implementação de um sistema de gestão ambiental. O foco é na prevenção da poluição e de implementar controles para aquelas atividades significativas que poderiam ter um impacto sobre o meio ambiente.

A ISSO 27.001 traz benefícios para a segurança de informação das empresas. Esta certificação garante ao mercado que as companhias se preocupam com a disponibilidade, confidencialidade e integridade da informação, e que está alinhada aos requisitos de auditoria e conformidade.

 

De acordo com a pesquisa anual da ISO, o Brasil possui o maior número de certificados ISO 9001 na América do Sul, contando atualmente com mais de 18.000 organizações certificadas por organismos de certificação nacionais e internacionais do mundo todo, diferente do ISO 27.001, onde somente 154 empresas brasileiras possuem este certificado, conforme a última pesquisa divulgada.

Próxima certificação

A Abai tem como próximo passo obter a certificação PCI, que é um padrão internacional de segurança de dados voltado para a indústria de cartões; seu objetivo é garantir a segurança de dados sensíveis em transações financeiras, que acontecem em ambiente virtual. A sede da empresa, que fica na Espanha, já conta com esta certificação, as três obtidas no Brasil e com as ISOs 18.295, 20.000-1, 45001.

“Essas certificações influenciam positivamente três áreas da Abai do Brasil:  Gestão da Qualidade (ISO 9.001), Gestão Ambiental (ISO 14.001) e Gestão da Segurança da Informação (ISO 27.001), contribuindo para deixar a organização ainda mais preparada para atender com excelência e inovação, visto que poucas empresas em nosso setor estão certificadas nas três normas e acreditamos que este é um diferencial que oferecemos ao mercado”, comenta José Octavio, CEO da Abai no Brasil. 

Sobre a Abai

 A Abai é uma multinacional espanhola de terceirização de processos de negócios (BPO) que promove a transformação digital em organizações públicas e privadas. A empresa, que está há 30 anos no mercado, iniciou seu plano de expansão internacional em 2020 e, atualmente, possui 12 centros de serviços na Espanha, Colômbia, Portugal, Peru e Brasil. A Abai conta com mais de 9.000 colaboradores que gerenciam 120 milhões de interações por ano em 10 idiomas diferentes.



Prática de ginástica localizada previne doenças cardíacas e respiratórias

Uma única aula de 45 minutos de ginástica localizada pode queimar até 500 calorias, em razão do enorme gasto de energia? Isso mesmo. A modalidade é uma excelente atividade para quem quer entrar em forma e trabalha grupos musculares específicos, consistindo em realizar diferentes movimentos repetitivos, como flexionar algum membro ou saltar, por exemplo.

A modalidade pode envolver o uso de algum aparelho para intensificar os resultados ou facilitar a execução dos exercícios, como uma plataforma abdominal, e também costuma incluir equipamentos como halteres, barras, caneleiras, bastões, faixas elásticas e colchonetes. No entanto, pode também ser realizada sem o auxílio de equipamentos, mas essa escolha vai depender do objetivo de quem pratica.

De acordo com Mônica Marques, diretora técnica da Cia Athletica, o intuito da ginástica localizada é melhorar o condicionamento físico de forma geral, assim como aumentar a flexibilidade, a força e a resistência muscular. “Esse tipo de exercício traz muitos benefícios ao corpo, incluindo a definição e a tonificação muscular, além do gasto calórico elevado”, explica.

Além da alta queima calórica, os exercícios localizados para perna, abdômen, costas e braços melhoram o sistema cardiorrespiratório. “Isso porque o coração e os pulmões precisam trabalhar mais para bombear sangue e levar oxigênio para os músculos, para que consigam realizar os movimentos. O resultado disso é o fortalecimento desses órgãos, o que os deixa menos suscetíveis a doenças respiratórias e cardíacas”, afirma Mônica.

A ginástica localizada traz ainda outros benefícios para a qualidade de vida, como a melhora da concentração e da coordenação motora, não só na execução dos exercícios, como também em outras atividades do cotidiano.



Peru reforça sua posição de comércio exterior com exportações recordes em 2022

As exportações peruanas cresceram constantemente nas últimas duas décadas, graças ao trabalho conjunto e coordenado dos setores público e privado. Em 2022, o país sul-americano alcançou um recorde de US$ 63,193 bilhões em exportação, um aumento de 3,7% comparado com 2021.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230301005939/pt/

The steady rise of Peruvian exports contributes to economic growth, generates employment and boosts the national economy (Photo: PROMPERÚ).

The steady rise of Peruvian exports contributes to economic growth, generates employment and boosts the national economy (Photo: PROMPERÚ).

O ministro do Comércio Exterior e Turismo, Fernando Helguero, explicou que no ano passado 9.127 empresas peruanas (+6%) exportaram 4.953 produtos (+3%) para 168 mercados.

Registros nas indústrias que não são de energia nem de mineração

Os relatórios mostram que os setores que não são de energia nem de mineração (sem relação com mineração ou petróleo) representaram 34% do total de exportações ou US$ 21,190 bilhões, um aumento de 12,3% no que se refere a 2021.

Esses resultados foram alcançados graças ao trabalho de mais de 8.364 empresas peruanas (71% de MPMEs), que exportaram 4.795 produtos para 165 mercados.

Os Estados Unidos foram o principal mercado de destino (US$ 6,007 bilhões / +19,6%), seguido pela China (US$ 2,262 bilhões / +1,3%), Países Baixos (US$ 1,551 bilhão / +3,6%), Chile (US$ 1,271 bilhão / + 10,2%) e Equador (US$ 1,227 milhão / +44%).

As regiões do Peru foram as principais impulsionadoras desse crescimento, representando 58% do total de exportações sem relação com mineração e energia, no valor de mais de US$ 12,222 bilhões e um aumento de 11,7 % comparado com 2021.

Como parte de sua estratégia de promoção internacional, o país procura se posicionar como um parceiro estratégico confiável e de qualidade em todas as suas indústrias. A agricultura (US$ 9,807 bilhões), pesca (US$ 4,023 bilhões), produtos químicos (US$ 2,345 bilhões), aço e metal (US$ 1,638 bilhão) e engenharia mecânica (US$ 663 milhões) também registraram exportações recordes.

Havia 1.018 produtos provenientes da biodiversidade do Peru, que ostentavam vendas sem precedentes, posicionando o país como o principal fornecedor mundial de produtos, como mirtilos, uvas frescas e quinoa, para citar apenas alguns.

Infográfico: https://drive.google.com/drive/folders/1E_oGdFksf66I5QmftNrJA7ZoOHbXNuUL?usp=sharing

O texto deste anúncio no idioma original é a versão oficial e autorizada. As traduções são fornecidas como uma facilidade e devem ser contrastadas com o texto original, que é a única versão que tem efeito legal.

Contato:

José Carlos Collazos

jcollazos@promperu.gob.pe

Fonte: BUSINESS WIRE



Livro ajuda a planejar gravidez com congelamento de óvulos

Escrito com o intuito de discutir sobre a fertilidade e o limiar reprodutivo, o livro “Congelamento de óvulos: seja mãe em qualquer idade” aborda a importância desta técnica no planejamento para a gravidez, pois há uma grande queda na quantidade de óvulos após os 35 anos de idade. A publicação, que será lançada no dia 8 de março na livraria Martins Fontes, na Avenida Paulista, tem a autoria de Paulo e Renata Olmos, pai e filha, médicos especializados em medicina reprodutiva.

“O livro foi feito em uma linguagem clara e acessível. O médico pode aprender mais sobre o tema e também indicar para as pessoas que têm interesse na reserva ovariana, dando noções de como se estimula a ovulação e o que acontece no processo do laboratório. Reforçando sempre o total respeito à autonomia e à saúde da mulher”, explica Paulo Olmos.

O lançamento oficial acontece no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, entre 18h e 21h, na livraria Martins Fontes, na Av. Paulista, 509, em São Paulo. Em seguida, a obra ficará disponível para a venda tanto nas livrarias físicas quanto online, através do site da Clínica Olmos e também na Amazon.

“Temos visto uma demanda crescente de mulheres mais velhas que nos procuram em busca da gestação. O congelamento é uma técnica que permite guardar os óvulos com este fim. Quando ela tiver perto dos 30 e poucos anos e não pretende investir na vida familiar, é interessante que ela crie essa ‘poupança’ para preservar sua reserva ovariana”, destaca Paulo.

“A mulher nasce com esta reserva ovariana no máximo, com aproximadamente 1 milhão de folículos, e, ao longo dos anos, ela vai caindo: quando ela menstrua a primeira vez, já está com cerca de 300 mil. Todo mês ela vai perdendo, independentemente de utilizar métodos contraceptivos ou não. Por fim, há uma queda acentuada, tanto em qualidade como em quantidade dos óvulos, a partir dos 35 anos. Por isso, quando a reserva é feita com planejamento, as chances de sucesso de uma gravidez no futuro aumentam”, complementou Renata.

Serviço

Evento de lançamento do livro ‘Congelamento de óvulos: seja mãe em qualquer idade’, de Paulo e Renata Olmos 

Data: 8 de março.

Horário: das 18 às 21h.

Local: Livraria Martins Fontes.

Endereço: Av. Paulista, 509, Bela Vista, São Paulo/SP



PUMA comemora seu 75º aniversário e sua rica história no automobilismo

A empresa esportiva PUMA iniciou a temporada de Fórmula 1 de 2023 com um painel de discussão especial para celebrar seu legado na cultura do automobilismo e discutir a importância das inovações na produção de roupas de corrida. Foi o primeiro de uma série de eventos para marcar o 75ºaniversário da PUMA.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230303005223/pt/

Panel Talk ahead of the 2023 Formula 1 season to celebrate PUMAs legacy in Motorsport culture. (Photo: Business Wire)

Panel Talk ahead of the 2023 Formula 1 season to celebrate PUMAs legacy in Motorsport culture. (Photo: Business Wire)

Fundada em 1948, a PUMA manteve-se na vanguarda da inovação ao longo de sua história, ultrapassando os limites do que é possível em desempenho, funcionalidade e design. A rica história da PUMA no automobilismo remonta a 2001, quando a JORDAN GRAND PRIX se tornou a primeira equipe de Fórmula 1 a receber calçados e roupas fornecidos pela PUMA. Desde então, a PUMA colaborou com alguns dos maiores nomes do esporte, incluindo Michael Schumacher e Lewis Hamilton, e produziu o melhor produto para as melhores equipes como Mercedes-AMG Petronas F1, Scuderia Ferrari e Red Bull Racing.

A palestra do painel foi realizada no Bahrein em 1º de março e foi moderada por Noemi de Miguel, jornalista esportiva e apresentadora de televisão do canal DAZN, juntamente com especialistas — Thomas Josnik (Diretor Global de Automobilismo da PUMA), Mick Schumacher (piloto reserva da Equipe de F1 Mercedes-AMG Petronas), Gregor Huebner (Gerente sênior de Marketing Esportivo Automobilismo da PUMA) e Maurizio Sicco (Consultor em roupas de corrida de automobilismo da PUMA) — eles exploraram os marcos da PUMA no automobilismo, discutiram produtos de corrida de diferentes épocas e falaram sobre o que o automobilismo representa hoje.

Os mais recentes tênis de corrida da PUMA, SPEEDCAT PRO, foram projetados com base na funcionalidade para colaborar com os pilotos no alto desempenho na pista. Anos de inovação e tecnologia reunidos em um único sapato, o SPEEDCAT PRO usa materiais de última geração para corridas. A parte superior e o forro são feitos de tecido leve para velocidade, conforto e, claro, proteção contra incêndio. Para garantir o controle absoluto dos pedais, o SPEEDCAT PRO vem com uma sola de borracha de baixo perfil e uma cunha de EVA oferece a quantidade certa de conforto, mantendo o sapato leve e ágil. O SPEEDCAT PRO foi construído em conformidade com os mais recentes regulamentos de homologação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para equipamentos de segurança (Padrão FIA 8856-2018) para a melhor proteção nas corridas. O SPEEDCAT PRO também inclui vários elementos de design que homenageiam a herança de corrida da PUMA.

“A PUMA tem o orgulho de comemorar seu 75ºaniversário este ano e também nosso legado na indústria do automobilismo”, disse Thomas Josnik, diretor global de Automobilismo da PUMA. “Inovação, velocidade e tecnologia sempre estiveram no centro de tudo o que fazemos, e este evento é uma homenagem ao nosso compromisso de ultrapassar fronteiras e impulsionar mudanças na indústria”.

O evento foi um primeiro passo emocionante neste ano de comemoração dos 75 anos do passado, presente e futuro da PUMA no automobilismo, destacando o compromisso da marca com a excelência e inovação em roupas de corrida.

Resumo do evento (YouTube): AQUI

Fotos do evento: AQUI

PUMA 75 Entrevista com Lewis Hamilton: AQUI

PUMA

A PUMA é uma das principais marcas esportivas do mundo, projetando, desenvolvendo, vendendo e comercializando calçados, roupas e acessórios. Por 75 anos, a PUMA impulsionou incansavelmente o esporte e a cultura ao criar produtos rápidos para os atletas mais rápidos do mundo. A PUMA oferece produtos de desempenho e estilo de vida inspirados nos esportes em categorias como futebol, corrida e treinamento, basquete, golfe e esportes motorizados. Colabora com designers e marcas de renome para trazer influências esportivas para a moda e cultura de rua. O Grupo PUMA detém as marcas PUMA, Cobra Golf e stichd. A empresa distribui seus produtos em mais de 120 países, emprega cerca de 18.300 pessoas em todo o mundo e está sediada em Herzogenaurach, na Alemanha.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Videos:
https://mms.businesswire.com/media/20230303005223/pt/1729371/19/Forever_Faster._PUMA.mp4
Contato:

PUMA

Gudrun Cämmerer

Chefe da equipe de RP da marca global

gudrun.caemmerer@puma.com

Fonte: BUSINESS WIRE



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