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Aplicativos de WFM são opção para empresas e colaboradores

O dia a dia de uma empresa é marcado por desafios para além de sua relação com os clientes, parceiros comerciais ou órgãos fiscalizadores. Muita gente não sabe, mas os próprios colaboradores demandam do empreendimento uma gestão eficiente, e quem mais sente essa pressão é a equipe de RH (Recursos Humanos). 

Diante disso, oito a cada dez (80%) empresas utilizam pelo menos três ferramentas diferentes de gestão de pessoas em suas rotinas, conforme levantamento da startup Flash. De acordo com a pesquisa, metade das 200 empresas analisadas pretendem trocar ou adquirir novas ferramentas e plataformas que envolvam os processos do RH a fim de unificar as tarefas.

Para Liliana Rocha, Sales & Customer Success Consultant da SISQUAL® WFM, em uma era cada vez mais digital, ferramentas como os portais do colaborador assumem uma função essencial na gestão das empresas. “Desenvolvidos com o objetivo de eliminar totalmente o uso do papel no dia a dia dos gestores de equipes, os portais têm um vasto número de funcionalidades em um ambiente totalmente web e de aplicativo”.

Na visão da consultora de WFM, as soluções móveis materializam, hoje, uma solução assertiva para as empresas que possuem colaboradores em trabalho híbrido ou remoto, com vantagens em todos os setores de atividade, desde a saúde à hotelaria. Segundo um balanço do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), cerca de 20,4 milhões de profissionais atuam em funções que podem ser desempenhadas em casa – cerca de 24,1% do total da força de trabalho brasileira.

“Para as empresas, a utilização de um app do gênero é essencial para a marcação das férias dos colaboradores, por exemplo”, afirma. Ela explica que, por vezes, a elaboração do plano de férias é um “quebra-cabeças” para os empregadores, envolvendo a gestão de muita carga horária: dos colaboradores, das chefias, dos diretores e, sobretudo, do departamento de RH.

“Tendo em conta o tempo gasto com o assunto, os planos de férias, normalmente, acabam por ser mal elaborados por falta de ferramentas de autorização célere e de validação. As ferramentas digitais de WFM são uma alternativa para esta dificuldade”, diz ela. “Entre outras vantagens, digitalizar processos possibilita o controle dos pedidos e oferece aos colaboradores informação e transparência na análise dos seus pedidos”, completa.

Aplicativos de WFM facilitam o dia a dia dos trabalhadores

Para Liliana Rocha, a facilidade de qualquer colaborador de uma empresa em acessar um app móvel de gerenciamento de mão de obra é uma realidade que veio para revolucionar o mercado de trabalho. “Assim, de forma cômoda e sem qualquer restrição de horário, o funcionário  pode efetuar o registro de presença e assiduidade, pedir trocas de horários, justificar ausências, retificar marcações de ponto – incorretas ou esquecidas -, consultar o seu horário e tarefas associadas, tudo à distância de um click”.

A Sales & Customer Success Consultant da SISQUAL® WFM destaca ainda que todos os pedidos que são efetuados em um portal do gênero ficam registrados, sendo necessário uma aprovação – ou não aprovação -, mas sempre com algum fundamento. “Desta forma, os colaboradores se sentem mais envolvidos no processo de decisão, aumentando a aderência aos planos”. 

Ferramenta facilita o acesso à informação

Outro ponto positivo citado por Liliana Rocha é que o portal disponibiliza ao colaborador a consulta de saldos atualizados. “Pense no número de chamadas e e-mails que uma empresa já recebeu de seus colaboradores para questionar o saldo atualizado de férias”, articula.

A consultora de WFM da SISQUAL® WFM explica que em um portal do colaborador essa informação [saldo de férias] está sempre atualizada e disponível para consulta. “Se pretende desburocratizar os processos e dar mais qualidade de vida aos seus colaboradores, os aplicativos de WFM são uma ferramenta essencial”, diz.

Para mais informações, basta acessar: https://www.sisqualwfm.com/



Mercado de franquias é opção para crescer com segurança

O mercado de franquias no Brasil tem crescido exponencialmente nos últimos anos. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), em 2022, o número de unidades expandiu para 7,8%, sendo mais de 184 mil operações, e o de redes para 6,8%, superando as 3 mil marcas. A ABF em 2023 projeta um crescimento de 10% de unidades. Superando a média de crescimento da economia brasileira.

Expandir uma empresa pode ser um passo muito importante na estratégia de crescimento e sucesso de qualquer negócio, o que exige padronização e otimização de processos logísticos, gerenciais e de produção.

Segundo Fabrício Gonçalves, CEO da Poleniza Soluções Empresariais, o franqueamento permite que as empresas criem uma rede de lojas ou pontos de venda, utilizando a marca e toda padronização de seus processos já validados, aumentando a presença e o reconhecimento em todo o território nacional.

No entanto, alguns pontos devem ser levados em consideração antes de iniciar o processo de franqueamento. Fabrício afirma que é preciso validar se o modelo de negócio em questão é lucrativo e vantajoso para o investidor, caso contrário, o empresário deve buscar outras formas de alavancar o caixa de sua empresa. Ainda segundo Fabrício, outro ponto a ser levado em consideração, é possuir total conhecimento de mercado sobre o nicho de negócio ao qual está inserido, pois é este conhecimento que deverá ser transmitido aos franqueados da rede. Por fim, e talvez um dos pontos mais importantes é possuir o registro da marca junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), afinal, franquear é oferecer o direito de uso da marca e do conhecimento do franqueador.

A formatação de uma empresa em franquia, segundo o especialista, deve contemplar ainda, a padronização de seus processos de operação muito bem definidos. Dessa forma, um plano de negócios bem estruturado, facilita o empresário a traçar rotas, minimizar perdas, prever todo investimento necessário para a operação e ainda, prever toda expectativa de lucro dentre outros fatores.

Todas as informações sobre a empresa, incluindo o plano de negócios, manuais de operação, gestão, manuais de vendas, marketing, financeiro, recursos humanos dentre outros, devem ser documentadas para transmitir o know-how da franquia à toda rede junto com o suporte ao franqueado.

Por fim, para caracterizar uma empresa em uma franquia, é necessário que se desenvolva a COF (Circular de Oferta de Franquia) e o contrato de franquia, em consonância à Lei nº 13.966 de 2019 (Lei de Franquia). Esses documentos darão aos interessados todo o conhecimento das regras, direitos e deveres de ambas as partes, franqueado e franqueador, bem como o acesso à informação financeira, tanto de investimentos, gastos e perspectivas de lucro.

Fabrício cita que o processo de franqueamento está aberto a todas as empresas que desejam expandir a marca desde que atendam a estes requisitos. Para isso, o empresário deve buscar no mercado profissionais e empresas especializadas para auxiliarem nestes processos documentais, estratégicos, jurídicos e comerciais.

Para saber mais, basta acessar https://poleniza.com.br/



NT Expo – Negócios nos Trilhos vai até 2 de março, em SP

A NT Expo – Negócios nos Trilhos, considerado o principal ponto de encontro do setor ferroviário na América, chegou a sua 23ª edição em 2023. Este ano, o evento começou no dia 8 de fevereiro e se estende até o próximo dia 2 de março, no São Paulo Expo, na capital paulista.

A feira reúne mais de 200 expositores do Brasil e do exterior, fornecedores de toda a cadeia do setor de transporte sobre trilhos de passageiros e de cargas: empresas de  choque e ruído estrutural, construção e manutenção de ferrovias, equipamentos para a manutenção de trens, fabricação de locomotivas e sistemas de sinalização ferroviária, além de soluções sustentáveis com material reciclado e de produtos no controle de vibração. 

Para Lucas Cortez, key account manager da Advantech, a NT Expo é uma das maiores plataformas de negócio do setor. “O evento movimenta oportunidades para o modal e para fabricantes, transportadores, concessões, governo e integradores, entre outros”. Para Cortez, a realização do evento é importante para o setor ferroviário por quatro razões:

1 – Networking: o evento é uma das maiores feiras do setor ferroviário na América Latina e reúne profissionais, empresas e especialistas do setor, proporcionando uma oportunidade para criar novas conexões e expandir a rede de contatos;

2 – Novas tecnologias: no espaço, as empresas podem apresentar e conhecer as mais recentes inovações e tecnologias em produtos e serviços ferroviários. Com isso, os participantes ficam atualizados sobre as novas tendências e identifiquem oportunidades para melhorar seus produtos e processos;

3 – Conhecimento: a NT Expo oferece palestras, debates e workshops, fornecendo insights e informações sobre as tendências e desafios do setor. Além disso, os participantes podem trocar experiências e ideias, adquirindo conhecimentos que podem ser aplicados em suas próprias empresas;

4 – Visibilidade: o evento atrai a atenção da mídia especializada, proporcionando uma oportunidade para as empresas ganharem mais visibilidade e reconhecimento.

Feira deve focar em automação e soluções inteligentes 

Cortez destaca que a edição 2023 da NT Expo abordará temas relacionados à importância da tecnologia aplicada ao setor, como a aplicação de tecnologia em manutenções preditivas e para melhorar a experiência dos usuários.

“As soluções tecnológicas de automação e conectividade, como o 5G, são imprescindíveis para o transporte de hoje, seja de passageiros ou de carga”, afirma. “No setor ferroviário, a tecnologia vem contribuindo para o aumento de segurança das operações, otimizando processos, trazendo insights aos tomadores de decisões em tempo real e aumentando a confiabilidade das operações, beneficiando as companhias e os usuários”, complementa.  

Como a IoT pode impulsionar o transporte ferroviário?

Para o key account manager da Advantech, as soluções de IoT (Internet das Coisas) têm potencial para melhorar e ajudar o transporte ferroviário, trens e monotrilhos de várias maneiras. Algumas das principais são:

1 – Monitoramento de ativos

As soluções de IoT podem ser usadas para monitorar locomotivas, vagões, trilhos e equipamentos de sinalização. Os sensores IoT podem coletar dados em tempo real sobre a condição dos ativos, permitindo que as empresas identifiquem e resolvam problemas de manutenção antes que eles causem falhas no sistema e atrasos nas viagens.

Segundo Cortez, isso pode ajudar a aumentar a disponibilidade dos ativos e reduzir o tempo de inatividade, melhorando a eficiência operacional e reduzindo os custos de manutenção.  

“A camada IoT é  importante para aplicações relacionadas à manutenção preditiva de ativos embarcados e não embarcados, como coleta de dados de telemetria, vibração e temperatura em pontos cruciais para as equipes de manutenção, seja no trem ou na infraestrutura do parque”, acrescenta. “A IoT coleta dados e gera insights para a redução de custos, sustentabilidade voltada a monitoramento e redução de consumo de água e energia, além de otimizar processos.

2 – Melhoria da segurança

Cortez lembra que as soluções de IoT podem ser usadas para melhorar a segurança no transporte ferroviário. A título de exemplo, ele cita que os sensores de monitoramento por redes LPWAN podem ser instalados nos trilhos e nas estruturas de pontes para detectar anomalias ou danos estruturais.

“Os sensores podem monitorar a velocidade dos trens e alertar os condutores se estiverem excedendo os limites”, diz ele. Além disso, as soluções de IoT podem ser usadas para monitorar o comportamento do pessoal de bordo e fornecer alertas em tempo real em caso de comportamento suspeito ou potencialmente perigoso”, completa.

3 – Melhoria da eficiência operacional

As soluções de IoT ainda podem ser usadas para melhorar a eficiência operacional no transporte ferroviário, diz Cortez. Os sensores podem monitorar o fluxo de passageiros em estações e trens, permitindo que as empresas de transporte ajustem os serviços e as capacidades de acordo com a demanda. “Aliás, os sensores podem monitorar a carga nos vagões e fornecer informações em tempo real aos condutores para ajudá-los a gerenciar o peso e o consumo de combustível”.

4 – Melhoria da experiência do usuário

Por fim, o profissional explica que as soluções de IoT podem melhorar a experiência do usuário no transporte ferroviário: os sensores podem monitorar a qualidade do ar nos trens e nas estações, garantindo que os passageiros respirem ar limpo e saudável.

“As soluções de IoT podem fornecer informações em tempo real sobre horários, atrasos e outras informações importantes para os passageiros”, afirma. “Com o marco ferroviário, existe a expectativa que investimentos de grande porte sejam atraídos para o aumento da malha no país, beneficiando o escoamento de produtos – uma vez que a participação da malha ferroviária no transporte de cargas é menor que 20% da matriz”, articula.

Para saber mais, basta acessar: (3) Advantech Brasil: minha empresa | LinkedIn ou https://www.advantech.com.br/



Cultura da selfie leva à busca por procedimentos estéticos

No Brasil, há mais celulares inteligentes (242 milhões) do que habitantes (214 milhões), segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – e a maior parte dos dispositivos conta com aplicativos de redes sociais digitais. Segundo indicativos divulgados pela CupomValido.com.br em 2021, com base em dados da Hootsuite e WeAreSocial, há mais de 150 milhões de usuários das redes no país. O percentual de usuários pelo total de habitantes foi de 70,3% – um dos maiores dentre todos os países.

Para a cirurgiã plástica e empresária Dra. Patrícia Leite Nogueira, a ampla adesão às redes sociais, somada a fatores como a proliferação de fotografias digitais e a cultura da selfies, desempenha um impacto pela busca cada vez maior por procedimentos estéticos. 

Com efeito, nove a cada dez brasileiros tiram selfies (neologismo do termo self-portrait, em inglês) a fim de compartilhar as imagens no ambiente virtual, segundo uma pesquisa desenvolvida pela Antennas – consultoria de business insights – a pedido da Samsung. Aliás, mais da metade (58%) dos usuários tiram esse tipo de foto quase todos os dias.

“Hoje, a busca pela perfeição é algo que se tornou inalcançável. Aquele rosto e pele perfeitos das redes sociais e dos filtros não existem”, afirma Patrícia.

Para a cirurgiã plástica, a preocupação em exibir uma imagem perfeita pode impactar a autoestima, além de levar a problemas físicos e psicológicos. Isso porque a busca por procedimentos estéticos para atingir esse “ideal” acaba levando a exageros.

Segundo Patrícia, o fenômeno leva ao aumento da demanda por procedimentos estéticos cirúrgicos e não cirúrgicos em busca de sair melhor nas selfies e redes sociais do mundo virtual.

“Eu, como médica, tenho uma responsabilidade grande de ouvir o meu paciente, saber quais são as suas expectativas – que, muitas vezes, são inatingíveis. Por isso, tento trazê-lo para o mundo real com bom senso e cautela”, diz ela.

“Minha busca hoje é pela beleza natural existente em cada paciente, sem um padrão que deixa todos com o mesmo rosto. É trazer jovialidade e harmonia sem evidenciar tanto quais procedimentos foram realizados”, complementa.

A empresária observa que, no mundo das redes sociais, são inúmeras as possibilidades de parecer mais bonito. Por isso, ela reafirma que o problema de tais recursos é que esses podem elevar o padrão de beleza para um patamar irreal, pois essa aparência perfeita das redes sociais não existe.

“O uso indiscriminado dos recursos para embelezamento digital pode causar um problema de autoestima, pois a pessoa se espelha em padrões estéticos irreais e, quando não se ‘encaixa’, acaba se sentindo inferior. Por isso, vale ter cautela e procurar a orientação de um profissional de confiança”, conclui Patrícia.

Para mais informações, basta acessar: http://www.clinicapatricialeite.com/



Fenty x PUMA está de volta

A empresa esportiva PUMA anunciou, hoje, uma nova parceria com Rihanna.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230301005621/pt/

Fenty x PUMA is Back (Graphic: Business Wire)

Fenty x PUMA is Back (Graphic: Business Wire)

“Ela está de volta”, disse Arne Freundt, CEO da PUMA.

PUMA

A PUMA é uma das marcas esportivas líderes mundiais, projetando, desenvolvendo, vendendo e comercializando calçados, roupas e acessórios. Por mais de 70 anos, a PUMA impulsionou incansavelmente o esporte e a cultura criando produtos rápidos para os atletas mais rápidos do mundo. A PUMA oferece produtos de desempenho e estilo de vida inspirados no esporte em categorias como futebol, corrida e treinamento, basquete, golfe e esportes motorizados. Ela colabora com designers e marcas de renome para levar as influências do esporte para a cultura de rua e a moda. O Grupo PUMA é proprietário das marcas PUMA, Cobra Golf e stichd. A empresa distribui seus produtos em mais de 120 países, emprega cerca de 16 mil pessoas no mundo inteiro e tem sede em Herzogenaurach (Alemanha).

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Assessoria de Imprensa:

Ann Unger

Ann.unger.ext@puma.com

KCD New York

arizmendi@kcdworldwide.com

Amanda Silverman

Amanda.silverman@ledecompany.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Pesquisa prevê alta de empregos em restaurantes neste ano

Um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) realizado no mês de janeiro com 1.748 empreendedores de todo país mostrou que 33% deles afirmaram que vão aumentar o quadro de funcionários neste ano. No ano passado, segundo IBGE, o setor abriu 115 mil novos postos de trabalho no país.   

A previsão de alta de empregos se dá em um momento em que o setor registra aumento de faturamento. Em dezembro de 2022, segundo a Associação, pelo menos 59% das empresas do setor registraram aumento de faturamento, em relação ao mesmo período de 2021.

Outra pesquisa, realizada pela Acom Sistemas, mostra que 2022 foi o ano da recuperação do setor de alimentação fora do lar, que sofreu vários desafios por conta da pandemia da Covid-19. Segundo os dados, o volume de vendas no ano passado superou em 82% o volume de 2019, no período pré-pandemia. Em relação a 2021, o aumento do volume de vendas foi de 49%.

A recuperação do setor de alimentação fora de casa e a possibilidade de abertura de novas vagas é animadora, especialmente por ser um segmento que costuma dar oportunidades para pessoas em vulnerabilidade social. Com 10 anos de experiência na área de Gastronomia, a chef Luciane Soveral D´Aviz atua como mentora em cursos, com foco em confeitaria, para iniciantes que querem atuar em cozinhas de restaurantes.

Ela explica que para pessoas em vulnerabilidade social, os cursos costumam ajudar na entrada do mercado de trabalho e como condutores de uma maior integração social. “Estes cursos geralmente consistem em ensinar técnicas básicas de cozinha, padaria ou confeitaria. Iniciando os candidatos em uma nova profissão e, na maioria das vezes, os alunos se formam com um emprego garantido. Muitas vezes, os cursos garantem o estabelecimento de um novo padrão social para o indivíduo e, muitas vezes, para a família toda”, enfatiza. 

A chef instrutora confirma que hoje a demanda por vagas de trabalho no setor de restaurante é grande. “Muitas vezes, os empregadores não exigem um currículo extensivo para ocupar estas vagas, no entanto, os candidatos podem ter um currículo mais competitivo com um curso de técnicas básicas de cozinha”, ressalta.

Faturamento do setor de bares e restaurantes cresceu mais que inflação

Outro dado coletado pela pesquisa da Abrasel mostra que 44% dos empresários entrevistados afirmaram que seu faturamento cresceu mais que a inflação em 2022. Para 12%, o resultado do ano passado acompanhou a inflação. Outros 11% afirmaram que o crescimento ficou abaixo da inflação, para 10% que não cresceu nada e outros 10% afirmaram que o faturamento caiu em comparação com 2021.

Além disso, em relação às expectativas para este ano, 66% afirmaram acreditar que o faturamento em 2023 cresça acima da projeção de inflação, de 5,36%. Outros 16% esperam que acompanhe a inflação, 5% acreditam que cresça menos, 8% que mantenha o valor de 2022 e 4% preveem queda de faturamento.

Em relação aos preços, 40% disseram que em 2022 fizeram reajustes conforme a média da inflação, outros 27% fizeram reajuste abaixo do índice, 23% não conseguiram fazer reajustes e apenas 10% aumentaram os valores do cardápio acima do índice de inflação.

A pesquisa da Abrasel mostrou ainda que, apesar do faturamento maior, as empresas do setor de alimentação ainda estão em busca de cobrir os prejuízos amargados durante a pandemia da Covid-19. Pelo menos 70% dos empresários afirmaram que hoje têm empréstimos contratados, com inadimplência de 23% entre aqueles que tomaram dinheiro de linhas regulares e de 13% entre os que aderiram ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).



Carbios dobra número de patentes concedidas em dois anos relacionadas às suas tecnologias enzimáticas proprietárias

Notícias regulatórias:

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230228006195/pt/

L-R: Georges ZAKHIA, Lise LUCCHESI (Intellectual Property Director), Jade FESANCIEUX (Photo: Carbios)

L-R: Georges ZAKHIA, Lise LUCCHESI (Intellectual Property Director), Jade FESANCIEUX (Photo: Carbios)

A Carbios (Euronext Growth Paris: ALCRB) (Paris:ALCRB), pioneira no desenvolvimento e industrialização de tecnologias biológicas para reinventar o ciclo de vida de plásticos e têxteis, dobrou seu número de patentes emitidas desde a última revisão publicada no final de 20201.

Proteção dos processos da Carbios

Atualmente, a Carbios e sua subsidiária Carbiolice detém 336 títulos em todo o mundo, divididos em 53 famílias de patentes. Em 2022, vários títulos protegendo as enzimas de degradação de PET proprietárias foram concedidos em países de interesse, como os Estados Unidos e também em países asiáticos, incluindo Indonésia, Coréia do Sul, China, Japão e Índia. A Carbios também recebeu concessões em suas famílias de patentes que protegem o processo de produção de plásticos biodegradáveis, notadamente o masterbatch contendo a enzima ou seu processo de produção.

“Nos últimos dois anos, nos concentramos principalmente no fortalecimento da proteção de nosso processo de bioreciclagem de PET e suas enzimas proprietárias”, comentouLise LUCCHESI, Diretora de Propriedade Intelectual da Carbios. “Nos próximos anos, continuaremos consolidando a proteção desse processo e do nosso processo de biodegradação de PLA, registrando novos pedidos de patente. Também acompanharemos ativamente nossas solicitações de patente registradas para obter as patentes concedidas.”

“Desde o início da Carbios, os departamentos de P&D e Propriedade Intelectual trabalharam em conjunto para garantir a proteção máxima de nossas enzimas e processos”, comentouAlain Marty, Diretor Científico da Carbios. “Esses esforços contínuos para obter ampla proteção internacional são fundamentais para proteger nossas inovações e garantir a implantação industrial de nossas tecnologias”.

Proteção mundial

A Carbios está expandindo seu portfólio de propriedade intelectual em regiões e países onde há forte demanda por suas tecnologias disruptivas (veja a Fig. 1), notadamente:

  • na Europe: 40 títulos europeus, que podem ser concedidos nos 39 estados membros da Organização Europeia de Patentes
  • na América do Norte: 41 títulos nos Estados Unidos e 23 no Canadá
  • na Ásia: 152 títulos, incluindo 37 na China, 27 no Japão e 24 na Índia

A Carbios também tem 14 solicitações de patente que podem ser estendidas para outros países ou regiões do mundo nos próximos anos.

“Estamos convencidos de que a reciclagem biológica é a solução mais eficiente e circular para degradar plásticos”, afirmou Emmanuel LADENT, CEO da Carbios. “A proteção de nossas enzimas e processos está no centro de nosso trabalho, e temos uma equipe de Propriedade Intelectual dedicada na Carbios. A partir de 2023, também focaremos nossos esforços na proteção de inovações relacionadasàdegradação enzimática de outros polímeros”.

Uma equipe de Propriedade Intelectual dedicada

A equipe de Propriedade Intelectual da Carbios inclui uma Diretora (que também é membro do Comitê Executivo) e dois engenheiros de patentes especializados nas áreas da biotecnologia e química de polímeros, um dos quais é representante no Gabinete Europeu de Patentes. A equipe é apoiada por duas empresas externas de consultoria de Propriedade Intelectual (Becker & Associés e Franck Tetaz Intellectual Property). Por último, um Comitê de Propriedade Intelectual responde regularmente ao Conselho de Administração da Carbios.

Sobre a Carbios

Fundada em 2011 pela Truffle Capital, a Carbios é uma empresa de biotecnologia ecológica, desenvolvendo processos biológicos e inovadores. Através de sua abordagem exclusiva de combinar enzimas e plásticos, a Carbios visa satisfazer as novas expectativas dos consumidores e os desafios de uma ampla transição ecológica, ao assumir um grande desafio de nosso tempo: a poluição plástica e têxtil. A Carbios desconstrói qualquer tipo de PET (o polímero dominante em garrafas, bandejas, tecidos feitos de poliéster) em seus componentes básicos que podem ser reutilizados para produzir novos plásticos PET com qualidade equivalente aos virgens. Esta inovação PET, a primeira do gênero no mundo, foi recentemente reconhecida em um artigo científico publicado na capa da prestigiosa revista Nature. A Carbios iniciou com sucesso sua planta de demonstração em Clermont-Ferrand em 2021. Agora, deu mais um passo importante rumoàindustrialização de seu processo com a construção de uma unidade inédita em parceria com a Indorama Ventures.

Em 2017, a Carbios e a L’Oréal fundaram um consórcio para contribuir com a industrialização de sua tecnologia proprietária de reciclagem. Comprometidas em desenvolver soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável, Nestlé Waters, PepsiCo e Suntory Beverage & Food Europa se uniram a este consórcio em abril de 2019. Em 2022, a Carbios assinou um contrato com On, Patagonia, PUMA e Salomon, a fim de desenvolver soluções que promovam a capacidade de reciclagem e circularidade de seus produtos. A PVH Corp. se uniu a este consórcio em janeiro de 2023.

A empresa também desenvolveu uma tecnologia de biodegradação enzimática para plásticos de uso únicoàbase de PLA (um polímero de origem biológica). Esta tecnologia pode criar uma nova geração de plásticos que são 100% compostáveis em temperatura ambiente, mesmo em condições domésticas, integrando enzimas no coração do produto plástico.

Para mais informações, acesse carbios.com / Twitter: Carbios / LinkedIn: Carbios / Instagram: insidecarbios

A Carbios (ISIN FR0011648716/ALCRB) é elegível para o PEA-PME, um programa do governo francês que permite que seus residentes que investem em pequenas e médias empresas se beneficiem de descontos no imposto de renda.

Este comunicadoàimprensa não constitui uma oferta de venda ou solicitação de oferta de compra de quaisquer títulos na França, Europa, EUA ou em qualquer outro país.

Em caso de discrepância entre as versões em francês e inglês deste comunicadoàimprensa, a versão em francês irá prevalecer.

1 Cf. comunicado de imprensa de 14 de janeiro de 2021

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

CARBIOS

Melissa Flauraud

Assessoria de Imprensa

melissa.flauraud@carbios.com

Benjamin Audebert

Relações com Investidores

contact@carbios.com

+33 (0)4 73 86 51 76

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Iconic

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+33 (0)1 44 14 99 96

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+1 212 223 0561

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carbios@mc-services.eu

+49 (0)211 529 252 22

Fonte: BUSINESS WIRE



Investidores brasileiros correm contra o tempo para obter Golden Visa português

A Global Citizen Solutions, consultoria de cidadania através de investimento com sede em Lisboa, registra alto interesse de brasileiros na última semana, após o Governo Português ter anunciado o fim do Programa Golden Visa. Esta decisão do governo português vem após uma revisão das políticas de imigração e do impacto do programa no mercado imobiliário local.

O iminente encerramento do programa significa que esta é a última oportunidade para investidores estrangeiros adquirirem um Visto Gold em Portugal de acordo com as regras atuais. 

Patricia Casaburi, diretora executiva da Global Citizen Solutions, explica o boom de brasileiros investindo no visto Gold português. “Nesta última semana registramos um aumento de 40% de acesso de brasileiros ao nosso website com interesse voltado para os nossos artigos sobre o Visto Gold. Em apenas uma semana, marcamos dezenas de ligações com brasileiros interessados em uma consultoria sobre o visto”. De acordo com Casaburi, o interesse é resultado do anúncio do governo Português, mas alerta que o prazo é curto para quem deseja obter o visto.   

“Por esse motivo, as próximas semanas podem ser a oportunidade ideal para aqueles que desejam aproveitar as regras atuais do visto Gold e garantir um investimento no país”, avalia Patrícia Casaburi.  

TIMELINE – Golden Visa 

O Governo Português anunciou em 16 de fevereiro uma proposta preliminar para um programa chamado Pacote Habitação, que prevê o encerramento do programa de Vistos Gold. Agora inicia-se uma próxima fase, chamada de período de discussão pública, em que setores da sociedade civil e stakeholders serão ouvidos para definir os termos finais da proposta que será enviada à Assembleia Geral da República Portuguesa, em 16 de março, para discussão e votação. E o passo seguinte será o encaminhamento para o Presidente da República Portuguesa, que pode aprovar ou solicitar novas orientações.

Patrícia explica como serão os próximos passos.  “Além do processo político que pode levar algum tempo, espera-se também que haja um período de transição para implementar uma lei tão complexa, que pode levar alguns meses ou mesmo ir até o final do ano. Como ponto de referência, as alterações ao programa Golden Visa implementadas em 2021 demoraram mais de um ano a concretizar-se”. 

Para quem ainda deseja investir em imóveis em Portugal, independente do programa Golden Visa, o mercado permanece aberto para o investimento estrangeiro, principalmente do Brasil.  “Cerca de 128 mil imóveis foram comercializados ano passado em Portugal, e uma parcela marginal, menos 1% dessas transações acontecem através do visto Gold. Dessa forma, o encerramento do visto não deve afetar o aquecimento do mercado imobiliário local, um dos mais bem-sucedidos no continente europeu durante e pós pandemia”, explica Casaburi. 

Segundo dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras português (SEF), investidores brasileiros receberam mais de 1.000 títulos de residência desde o início do programa, ficando atrás somente da China.  O programa permite que os não pertencentes à União Europeia possam adquirir residência em Portugal com um investimento mínimo que preencha certas condições, como a transferência de capitais no montante igual ou superior a 1,5 milhões de euros ou investimento em € 500.000 em imóveis ou empreendimentos comerciais.   



Advogados já podem pedir nacionalidade portuguesa online

A burocracia que acompanha os estrangeiros durante a solicitação da nacionalidade portuguesa pode estar com os dias contados. Isso porque, advogados e solicitantes já podem fazer o pedido de nacionalidade online de seus clientes diretamente pelo site do governo de Portugal, segundo o Ministério da Justiça.

A nacionalidade portuguesa é concedida a estrangeiros com mais de 18 anos, sejam os que vivem em Portugal legalmente há pelo menos cinco anos ou aqueles que são casados com um português. Além disso, os estrangeiros cujos pais possuem nacionalidade portuguesa e os nascidos no país também podem realizar o pedido.

Dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal estimam que cerca de 230 mil brasileiros vivem legalmente no país. Em números gerais, são mais de 750 mil estrangeiros de diversas nacionalidades vivendo em Portugal, com visto. A comunidade brasileira representa cerca de 30% do total de imigrantes no país europeu, e brasileiros com dupla nacionalidade não fazem parte da estatística.

Segundo Hellen Garcia, advogada e sócia do escritório Bastos Freire Advogados, o momento é de oportunidade: “Com essa nova modalidade de solicitação de nacionalidade, os trâmites junto ao governo de Portugal foram facilitados. As idas ao país para registro e acompanhamento do processo foram substituídas pela consulta online, que pode ser feita diretamente no site do governo durante todo o processo”.

Ainda de acordo com a advogada, o processo online vai facilitar a vida de quem se enquadra nos critérios para pedido de nacionalidade do país lusitano, já que “com o registro online feito por um advogado, os documentos também serão anexados eletronicamente”.

Os documentos necessários para conseguir a nacionalidade variam de acordo com a situação na qual o cidadão está. “Os documentos e os custos do pedido serão estabelecidos segundo a solicitação protocolada. A vantagem é que todo o processo é resolvido de forma online, ou seja, da inscrição à consulta sobre em que pé está o processo de nacionalidade e, por fim, o resultado”. 

Todo o processo conta com algumas etapas até o registro do cidadão português no Registro Civil de Portugal. Entre as fases estão o recebimento do pedido pela Conservatória, o registro do pedido e a conferência dos documentos enviados de acordo com os diferentes requisitos exigidos em cada modalidade de pedido. Após a análise, o governo decide se o direito à nacionalidade se aplica ao cidadão e o registro pode ser feito.

Até o momento, o pedido online de nacionalidade atende exclusivamente advogados, mandatários e solicitantes que trabalham com o serviço, portanto o próprio cidadão não consegue realizar a solicitação de forma independente. Os meios tradicionais de solicitação da nacionalidade portuguesa de forma presencial, como o balcão da nacionalidade e os postos consulares portugueses, permanecem em vigência. 



Energia fotovoltaica impulsiona setor de refrigeração e elétrica

O setor de energia solar trouxe mais de R$ 125,3 bilhões em investimentos ao Brasil desde 2012 e gerou 750,2 mil postos de trabalho, de acordo com a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). Para 2023, a expectativa é de que a soma chegue a 1 milhão empregos, segundo declaração do presidente da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), Rodrigo Sauaia, publicada pela Exame.

Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o país tem uma potência instalada de 205 gigawatts. A fonte solar fotovoltaica conquistou a marca de 23,9 gigawatts de potência operacional instalada, seguida da eólica, com 23,8 gigawatts. A matriz hídrica continua sendo a maior fonte de energia, com 109 gigawatts – 51% do total. 

O avanço da utilização de energia limpa, como a fotovoltaica, impulsiona setores como o mercado de refrigeração e elétrica, que cresceu em plena pandemia de Covid-19. O setor passou de um faturamento de R$ 32,88 bilhões em 2020 para R$ 36,35 bilhões em 2021.

João Vagner Possani Alves, diretor do SERAE Cursos Profissionalizantes – empresa que oferece cursos nas áreas de refrigeração, elétrica e máquina de lavar e secar roupas – avalia de forma positiva o atual cenário do mercado de refrigeração e elétrica no Brasil.

“Com aumentos constantes da produção de alimentos pelo agronegócio, o mercado da refrigeração (câmaras frias) vem crescendo, pois estes produtos necessitam de refrigeração para sua conservação”, afirma.

Alves destaca que, com a pandemia da Covid-19, o teletrabalho ganhou ampla aderência, o que gerou a necessidade de instalação e manutenção de equipamentos de ar-condicionado nas residências, em ambientes que antes não haviam tanta necessidade de climatização e que se transformaram em escritórios.

Segundo um balanço do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), mais de 20,4 milhões de profissionais brasileiros estão em ocupações que podem ser realizadas trabalhando de casa – cerca de 24,1% do total dos trabalhadores do Brasil.

“Com estas duas situações, a necessidade de mão de obra especializada para atender esta demanda cresceu, o que levou, inclusive, profissionais de outras áreas a mudarem para o ramo de refrigeração e climatização – investindo em cursos profissionalizantes, por exemplo”, afirma.

Segundo um levantamento compartilhado pelo jornal Tribuna do Norte, a cada dez estudantes de cursos profissionalizantes no Brasil, sete estão empregados e conseguiram aumento de, em média, 22% na renda por conta da qualificação. “Além disso, houve um acréscimo no consumo de energia elétrica”, complementa.

Leonardo Roque Alves, diretor do SERAE Cursos Profissionalizantes, afirma que a geração de energia elétrica através do sistema fotovoltaico tornou-se, nos últimos anos, uma forma de se obter energia elétrica renovável a preço baixo, pois os custos de instalação diminuíram.

“No total de instalações, cerca de 72,6% são em residências para suprir o aumento do consumo devido ao home office. Com isso, a demanda por mão de obra especializada para este segmento aumentou muito”, diz ele.

Para mais informações, basta acessar: https://blog.serae.net/ ou https://serae.com.br



Auxílio Brasil: Governo estuda perdoar dívida de consignado

Os brasileiros que contrataram empréstimos consignados em 2022 por meio do Auxílio Brasil podem vir a receber o perdão de suas dívidas, segundo uma informação que o  Ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias, deu ao Estadão. Dias confirmou que a proposta de anistia para os endividados está sendo avaliada no âmbito de programa mais amplo de renegociação de dívidas em elaboração pelo governo.

De acordo com o ministro, ainda é necessário avaliar qual o caminho e o modelo a ser adotado no caso do programa social, já que “há aspectos legais que envolvem um banco”. Além do ministério, participam da discussão a CEF (Caixa Econômica Federal), a CGU (Controladoria Geral da União), a AGU (Advocacia-Geral da União) e o Ministério da Fazenda.

Ainda de acordo com informações compartilhadas pelo Estadão/Broadcast, a proposta de anistia vinha sendo cogitada por parlamentares do PT ainda durante a campanha presidencial.

Segundo o relatório final do governo de transição, um a cada seis beneficiários do Auxílio Brasil e do BPC (Benefício de Prestação Continuada) contratou uma linha de empréstimo. Ao todo, foram concedidos R$ 9,5 bilhões em empréstimos. Em outubro, foram liberados R$ 5 bilhões em consignado do Auxílio Brasil, conforme dados do Banco Central.

Para João Adolfo de Souza, proprietário da João Financeira, portal de notícias focado em informações para beneficiários do INSS, o possível perdão da dívida de consignado do Bolsa Família (ex-Auxílio Brasil) estudado pelo governo Lula, é uma medida que pode beneficiar os segurados.

“Se implementada, a medida é positiva para os beneficiários que não precisarão pagar pelo empréstimo adquirido”, afirma. “Por outro lado, os bancos podem ficar insatisfeitos com a decisão, afinal emprestaram os valores e esperam pelo pagamento”, pondera.

Fazem parte do Auxílio Brasil famílias que apresentam o perfil para serem contempladas no CadÚnico (Cadastro Único). Em agosto de 2022, o Ministério da Cidadania do antigo Governo inclui 2,2 milhões de famílias ao programa, o que levou o mesmo ao total de 20,2 milhões de famílias – o maior patamar da história dos programas de transferência de renda, com mais de 7,1 milhões de famílias adicionadas em apenas dez meses.

Quatro a cada dez brasileiros estão endividados

De modo geral, cerca de 43% dos brasileiros estão endividados, segundo um levantamento da Hibou, empresa de pesquisa de mercado, divulgado pelo Brasil Econômico e pelo Portal iG. De acordo com o balanço, 77% dos endividados devem mais de R$ 2 mil, enquanto 28% devem mais de R$ 15 mil, 22% têm contas a pagar entre R$ 5 mil e R$ 15 mil e 27% possuem dívidas entre R$ 2 mil e R$ 5 mil.

De forma síncrona, um levantamento conduzido pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) a nível nacional revelou que a cada 100 famílias brasileiras, 79 estão endividadas. Trata-se do maior volume de endividados desde 2010, quando teve início a série histórica monitorada pela entidade.

Para mais informações, basta acessar: https://www.joaofinanceira.com.br/blog/



Educadora Sandra Silva recebe o título de Embaixadora do Troféu JK Rio 2023

A Educadora Sandra Silva, fundadora da Escola Técnica Sandra Silva, é homenageada com o título de Embaixadora do Troféu JK Rio 2023 – Capital Mundial da Influência Digital, realizado no dia 1º de março, no Copacabana Palace, em comemoração ao aniversário de 458 anos da cidade do Rio de Janeiro e ao centenário do hotel, marco histórico do Brasil.

A Ordem do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitscheck, criada em 2002 pelo Centro de Integração Cultural e Empresarial de São Paulo (CICESP), através da Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, por ocasião das comemorações dos 50 anos da capital federal e do centenário de Juscelino Kubitschek, homenageará os principais nomes da influência digital brasileira. Sandra Silva, que também é Comendadora do CICESP, será reconhecida como Embaixadora do Troféu JK, outorgando a premiação aos escolhidos da noite.

“Ser Embaixadora do Troféu JK, na ocasião do aniversário da cidade do Rio de Janeiro e do centenário do Copacabana Palace, uma das maiores referências turísticas e de negócios do Brasil e do mundo, é motivo de grande honra e alegria. Parabenizo à organização por essa iniciativa tão importante e, também, aos homenageados, pelo reconhecimento”.

 



Tecnologia inédita em mobilidade aumenta a segurança no Carnaval de Salvador

O Carnaval de Salvador contou, neste ano de 2023, com uma tecnologia de mobilidade inédita desenvolvida para aumentar a segurança e controlar o tráfego de veículos, nas zonas em que acontecem os circuitos Barra/Ondina e no trecho da orla atlântica entre a Boca do Rio e Patamares.

Cerca de 15 displays inteligentes foram posicionados nas ruas de acesso ao Carnaval e geraram informações visuais para cada um dos motoristas que utilizaram a rua indicando se eles teriam ou não permissão para transitar, conforme a luz indicativa no painel. Quando um veículo credenciado passava pelo pórtico uma luz verde será acionada ao lado da palavra “ok”. Caso não estivesse credenciado, acendia uma luz vermelha com o letreiro mostrando “não ok” ao lado.   

Paralelamente os instrumentos geram informações sobre a circulação dos veículos – e enviam em tempo real – para uma plataforma inteligente de dados que irão auxiliar os gestores municipais nas tomadas de decisões. 

O sistema permite ainda o monitoramento de 250 carros por segundo e a identificação de mais de 30 características diferentes em cada passagem de veículo, entre elas a leitura da placa dos veículos, a situação do motorista, do veículo, do deslocamento e outras passíveis de serem consultadas em tempo real. 

O diretor presidente da Velsis, empresa responsável pela fabricação da tecnologia para o Carnaval de Salvador, Guilherme Araújo, explica que o sistema inteligente visa gerar informações avançadas sobre o tráfego veicular urbano e disponibilizá-las aos diferentes usuários e gestores das vias urbanas em tempo real. 

“Sistemas com solução 100% nacional possibilitam a implantação de uma maior quantidade de sensores, que coletam dados em tempo real. Isso resulta em uma maior integração  de dados das vias, dos motoristas e dos veículos, com capacidade de gerar dados computacionais valiosos para a gestão da mobilidade e predição de riscos na realização de grandes eventos”, explica Guilherme Araújo, diretor presidente da Velsis.

Em Salvador, a solução emprega como referência uma lista previamente cadastrada de placas de veículos de moradores e prestadores de serviços autorizados a trafegar na região. O objetivo da tecnologia é garantir a segurança, apoiar os moradores locais e viabilizar a melhor experiência aos foliões. 

Controle em Salvador 

Cerca de 33 mil automóveis foram credenciados para acesso autorizado nas regiões dos circuitos do Carnaval de Salvador. Os testes com equipamentos – aliado à central de dados – começaram no dia 07 de fevereiro e entrarão em operação no dia 16 – data do início das festas. Cinco zonas foram divididas em 12 regiões distintas. 

“Este ano trouxemos uma tecnologia desenvolvida  para grandes eventos, com o objetivo de garantir um maior controle de acesso de veículos aos circuitos e a segurança dos moradores e foliões. Não conheço outro evento no mundo com esse tipo de tecnologia e nessas dimensões.” afirma Décio Martins, superintendente de Trânsito de Salvador.

Em 2020 o controle de acesso de veículos às zonas de restrição de circulação ocorreu por meio de tag eletrônico, uma espécie de chip.  O acesso não autorizado à área sujeita o infrator às penalidades previstas no Código Penal Brasileiro (Estelionato, art. 171; Falsificação de Documento Público, art. 297; Falsidade Ideológica, art.299).

A operação especial restringiu a circulação e o estacionamento de veículos no entorno dos circuitos do Carnaval, ampliando a oferta de vagas nos estacionamentos remotos, visando proporcionar melhorias significativas na mobilidade, inclusive aumentando a velocidade média do transporte coletivo.  

 



Energia solar gera 25GW e representa 11,6% da matriz elétrica brasileira

O mercado de energia fotovoltaica no Brasil vem apresentando viés de crescimento. Recentemente, alcançou a marca de 25 gigawatts (GW) de potência de energia solar, de acordo com números divulgados em fevereiro pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). A pesquisa leva em conta usinas solares industriais e residenciais.

A energia solar reponde atualmente por 11,6% da matriz elétrica do país, o que a coloca atrás apenas da fonte hídrica, que responde por cerca de 110GW. Em terceiro lugar está a energia eólica, responsável pela geração de 24GW. No período de um ano, a potência ligada à fonte solar foi de 14,2GW para 25GW, o que representa um crescimento em torno de 76%, tendo como referência os dados de fevereiro de 2022 até fevereiro de 2023.

“A energia fotovoltaica é a energia do futuro e o Brasil tem tudo para ser um player importante no cenário mundial, que privilegia a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente”, afirma o engenheiro químico Gabriel Guimarães, sócio-fundador da empresa mineira SolarVolt. “Pelas nossas condições climáticas favoráveis, é importante caminharmos rumo a um cenário em que haverá a prevalência da energia limpa, renovável e barata proveniente do sol”, diz.

Segundo ele, as vantagens do investimento em sistema fotovoltaico vão muito além do aspecto ambiental. “Previsibilidade de custos, proteção contra a inflação energética e retorno rápido são apenas alguns dos atrativos. Muitos especialistas apontam que a energia solar é um dos melhores investimentos disponíveis atualmente”, afirma Guimarães.

De acordo com a Absolar, de 2012 até os dias atuais, os investimentos em fonte solar de energia somaram R$ 125,3 bilhões, o que gerou cerca de R$ 39,4 bilhões em arrecadação de impostos. Em aproximadamente dez anos, o setor criou 750,2 mil empregos acumulados e evitou a emissão de 33,4 milhões de toneladas de gás carbônico na geração de eletricidade.



Bem-estar: como conciliar os desafios do dia a dia com uma jornada saudável

Um dos pedidos mais comuns no início de um novo ano é a qualidade de vida. Para alcançar essa meta, é fundamental adotar hábitos que envolvem a prática regular de exercícios físicos, alimentação saudável e sono de qualidade. Porém, muitas vezes, a rotina de trabalho, o estudo, a casa, a família e outros compromissos fazem com que esses hábitos fiquem em segundo plano.

A questão é que consumir os alimentos certos e de maneira adequada, bem como manter uma rotina esportiva, são pré-requisitos para uma boa saúde e para conciliar todas as atividades do dia a dia com mais energia e disposição.

Nesse sentido, é possível criar um planejamento prático e rápido de alimentação e exercícios que não impacte as diversas tarefas diárias. O primeiro passo para entrar nesse ritmo é garantir boas escolhas dentro de casa. É essencial optar por alimentos com menos açúcares, mais vitaminas, minerais, fibras e mais proteínas. O item colocamos no prato é capaz de gerar efeitos positivos ou negativos nos nossos corpos e nas nossas vidas.

Os benefícios de manter uma boa alimentação todos os dias não estão associados apenas ao emagrecimento, mas também à melhora geral dos indicadores de saúde e à prevenção de doenças mais graves. Entre elas podemos citar hipertensão, diabetes, obesidade, anemia, enxaquecas e alergias.

O ideal é escolher de dois a três vegetais por período, como folhosos (alface, rúcula, couve, espinafre), legumes gerais (brócolis, abóbora, abobrinha, berinjela, chuchu, couve-flor) e raízes (beterraba, cenoura, rabanete), sempre procurando diversificar as escolhas e cores. Assim, é possível criar variações e não enjoar. É ainda interessante incluir dois ou três tipos de frutas para consumir in natura ou batidas com algum líquido como shakes proteicos e iogurtes naturais. Esses hábitos também podem ser aliados da prática de exercícios ou podem funcionar como lanches saudáveis.

Caso não haja tempo de cozinhar todos os dias, a dica é congelar os alimentos em porções para contar com refeições saudáveis e práticas sempre à mão. Quando for preciso sair para comer, deve-se escolher restaurantes que sirvam alimentos saudáveis e saborosos. Além disso, hoje existem produtos que já vêm prontos e se encaixam em todos os momentos de refeição, nos mais diversos estilos de vida, sem abrir mão de sabor, praticidade, inovação e saudabilidade.

Os lácteos também são aliados da saúde. Esses alimentos podem reduzir a ocorrência de doenças crônicas, caso integrem um plano de alimentação saudável. Estudos mostram que alimentos lácteos ricos em nutrientes que contam com matéria-prima e ingredientes de qualidade ajudam a reduzir o risco de hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Os produtos também são fontes importantes de cálcio e vitamina D, que ajudam a melhorar a saúde óssea, especialmente em crianças e adolescentes, e a prevenir o aparecimento de osteoporose em adultos.

Aliados da alimentação, os exercícios físicos não podem ficar de lado – são fundamentais da infância até o envelhecimento. Não existe exercício ideal, é preciso respeitar a individualidade, o desejo, o prazer e a aptidão física. Mas o fato é que, quem se movimenta, capta muito mais benefícios para o corpo e a mente.

A atividade física previne o desenvolvimento de doenças crônicas, controla os níveis de colesterol e glicemia sanguínea, pode ser uma importante aliada no tratamento da depressão e ansiedade, diminui dores, melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório e a qualidade do sono. Além disso, provoca uma série de mudanças no organismo, como o ganho de massa muscular, que está diretamente relacionado com a melhora da autoestima.

Outra dica essencial é sempre consultar um nutricionista. O comportamento alimentar está relacionado a questões fisiológicas, metabólicas e ambientais e o profissional pode orientar como direcionar essas práticas de acordo com cada perfil. Além disso, há muitas diferenças nas necessidades de crianças, jovens, adultos, gestantes, mães ou idosos, por exemplo. Cada pessoa precisa de quantidades individuais de macro e micronutrientes para manter o funcionamento correto do organismo e o equilíbrio do corpo.

O equilíbrio, sobretudo, é o segredo para alcançar o bem-estar e não deixar de fazer o que gosta. Quando boas escolhas são feitas diariamente, é possível se permitir de vez em quando comer um hambúrguer, uma pizza ou tomar um drink com os amigos sem culpa.

 

*Por Liz Galvão, nutricionista parceira da Verde Campo



Anatel lança site para identificar ligações telefônicas

As ligações abusivas são aquelas chamadas indesejadas que ocorrem frequentemente com grande parte da população brasileira. Em sua maioria elas são realizadas por empresas de telemarketing. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), essas ligações correspondem a cerca de 46% das chamadas curtas no país. 

Com isso, no começo de fevereiro deste ano, o órgão anunciou uma nova plataforma, visando reduzir o número de chamadas abusivas. Trata-se do site “Qual empresa me ligou”, que permite que qualquer pessoa descubra a titularidade de uma linha telefônica, desde que essa titularidade seja de pessoa jurídica. 

O portal já está disponível ao público. Para usar a plataforma, basta abrir o site em qualquer navegador, digitar o número que te ligou e confirmar o captcha. Após esse procedimento, o usuário terá acesso a razão social da empresa que realizou a chamada e o CNPJ da instituição. 

Ao tentar descobrir quem te ligou através de um número vinculado a um CPF, o site informa que não é possível fazer a identificação. Essa medida ocorre em razão de questões de privacidade. 

Para Jacilene Alves, Gerente de Atendimento ao Cliente da IUNGO, operadora de telefonia fixa que atua no mercado de PABX Virtual, a ferramenta vai contribuir para a penalização das empresas que fazem esse tipo de serviço. “Hoje existe um grande volume de reclamações na Anatel por chamadas abusivas, essa nova plataforma vai agregar tanto para o órgão, quanto para o usuário. Com a informação de quem está te ligando, a Anatel vai conseguir penalizar a empresa responsável por essas ligações abusivas”, declara. 

A gerente de atendimento afirma que as chamadas indesejadas dificilmente deixarão de existir, mas com essa nova plataforma, além de outras ferramentas já existentes, esse incômodo praticamente diário deverá ser reduzido. “É impossível acabar com as ligações de telemarketing, mas acredito que com as novas medidas que a Anatel vem adotando, em algum momento as empresas que trabalham com o serviço de telemarketing irão reduzir o número de chamadas indesejadas”, conclui. 

Cabe ressaltar que a Anatel há alguns anos tem buscado medidas para diminuir as ligações abusivas, como o “Código de Conduta para Ofertas de Serviços de Telecomunicações por meio de Telemarketing” e o “Não me perturbe”, criados em 2019. Além disso, a partir de junho de 2022, as empresas de telemarketing que ofertam produtos e serviços começaram a utilizar, de maneira obrigatória, o prefixo 0303 em suas chamadas. 

Para saber mais, basta acessar: https://www.iungo.cloud/ 



Provenir aumenta em 213% receita na América Latina

A Provenir, especializada em software de decisão de risco baseado em dados e IA, anunciou crescimento de 35% em receita global e expansão de 24% em sua base de clientes em 2022 na comparação com o ano anterior. Na América Latina, o desempenho da companhia também foi positivo: a receita aumentou em 213%, enquanto sua base local de clientes saltou 57%. No período, passou a atender novas empresas em todo o mundo, como AMU Leasing, AutoChek, Davivienda, DeltaPay, Investree, Quick Finans, Topi e Varo, além da fintech brasileira Provu. 

Considerada fundamental para o plano de expansão na América Latina neste ano, a operação da Provenir no Brasil tem sido estratégica para ampliar sua presença no mercado. Décima maior economia do mundo, o país é responsável por aproximadamente três em cada dez fintechs na região. 

Durante o ano de 2022, a Provenir também ampliou sua força de trabalho para apoiar o crescimento contínuo da empresa em mercados-chave, incluindo América Latina, África, Oriente Médio, Europa, Canadá e Índia. Além disso, estabeleceu um novo centro global de tecnologia e operações na Índia para atender à crescente demanda de fintechs e provedores de serviços financeiros pelo software de decisão de risco e dados alimentado por IA da empresa para decisões de crédito em tempo real. O hub serve como um local centralizado para as equipes técnicas globais da Provenir desenvolverem novas soluções para resolver os desafios mais significativos dos clientes.

“Nossos resultados, apesar das condições econômicas incertas em todo o mundo, destacam o fato de que fintechs e provedores de serviços financeiros precisam de uma plataforma flexível que possa fornecer insights profundos instantaneamente. As organizações que podem aproveitar fontes de dados adicionais e usar a IA para testar e implantar novas estratégias rapidamente poderão atender melhor seus clientes, detectar fraudes e conquistar uma nova participação de mercado”, afirma Jose Luis Vargas, Vice-Presidente Executivo para a América Latina da Provenir. 

Entre os marcos adicionais de 2022, destacam-se o lançamento da plataforma de decisão de risco e dados impulsionada por IA; o crescimento dos parceiros de dados do Provenir Marketplace; a conquista da certificação acreditada ISO/IEC 27001 e Helios para segurança de dados; e novas parcerias/colaborações globais – entre elas, o Programa de Distribuição de Aliança Estratégica da TransUnion e o Visa Ready for BNPL. Soma-se a isso, as premiações “Melhor Solução de Risco de Crédito”, no Credit & Collections Technology Awards 2022, “Data Solution of the Year for Finance”, no Data Breakthrough Awards 2022, e “AI Platform”, no Juniper Research Future Digital Awards para Fintech & Payments 2022.



SA Finance & Accounting realiza SA Summit para empresários na Flórida

A quantidade de brasileiros que investem nos Estados Unidos, mais especificamente na Flórida, vem crescendo muito. O Brasil é o quinto país com mais estrangeiros que investem em imóveis no país, por exemplo. Apenas entre abril de 2021 e março de 2022, os brasileiros investiram US$ 1,6 bilhão em imóveis nos EUA, de acordo com dados da National Association of Realtors.  Devido à presença de latinos, o clima quente, baixos impostos e às oportunidades existentes, a Flórida é o estado escolhido por mais de 33% dos brasileiros que escolhem morar nos Estados Unidos.

O empreendedorismo é também um caminho muito escolhido por esses estrangeiros, com a abertura dos mais diferentes tipos de negócios, como restaurantes, postos de gasolina e até abertura de times de futebol. Pensando neste público, a SA Finance & Accounting, empresa de finanças e contabilidade voltada para empresários e executivos nos Estados Unidos, atendendo negócios dos mais variados portes, idealizou e realizou o SA Summit nesta segunda-feira (27) no hotel The Ritz-Carlton, em Orlando, em conjunto com Carlos Arruda, presidente da CAVA Holding USA. O evento contou uma palestra do economista brasileiro Ricardo Amorim que falou sobre os atuais cenários.

Arruda abriu a programação do evento explicando que a ideia do encontro surgiu como forma de evitar que mais brasileiros percam dinheiro devido à falta de conhecimento da realidade e do mercado locais. Carol Sousa, CEO e Founder da SA Finance & Accounting, destacou que o SA Summit 2023 foi um sonho que se iniciou no processo de evolução e desenvolvimento contínuo da SA Finance & Accounting junto Arruda: “O SA Summit é muito mais do que um evento, é um propósito de desenvolvimento. A missão dele é colaborar de forma disruptiva e impactante no desenvolvimento das atividades econômicas dos brasileiros na Florida. Assim consolidando nosso poder de empreendedorismo e realização” enfatizou a CEO.

Tendências macroeconômicas entre Brasil e Estados Unidos

O economista Ricardo Amorim falou sobre a pungência da economia brasileira, destacando que a economia do Peru, por exemplo, é menor que a do bairro do Itaim Bibi em São Paulo.

O especialista destacou também que o estado da Flórida tem uma grande importância e potencial: “Eu diria que a Flórida é a capital da América Latina. Mas proporciona não apenas negócios para fora, para outros países da região, mas cada vez mais para dentro dos Estados Unidos também”.

Embora tenha destacado a força da economia brasileira, como a economia várias vezes maior do que a de outros países da região, como Chile e Argentina, Amorim também observou que em muitos aspectos o Brasil está atrás. “Em termos de infraestrutura o Brasil está mais perto dos piores do que dos melhores. São necessárias muitas melhorias em infraestrutura, o que também oferece oportunidades”, disse.

O economista se mostrou otimista em relação às perspectivas das economias americana e global. “Há três, quatro meses, estava bem mais preocupado do que estou agora. Isso porque o risco de recessão diminuiu. Lógico que não é possível afirmar com certeza que ela não irá acontecer, mas as chances caíram bastante”, afirmou Amorim.

Ele explicou que os Estados Unidos, historicamente, quando têm grandes altas de inflação têm movimentos recessivos, que são derivados das iniciativas para controlar o cenário de alta nos preços. “A inflação caiu bem mais do que em outras ocasiões e a recessão não veio. Os números da economia americana estão indo muito bem. Vale observar que o país em que a inflação mais caiu foi o Brasil. Isso porque a inflação chegou antes ao Brasil e as medidas começaram a ser tomadas antes dos outros países. Então estamos saindo antes do problema também”, pontuou.

Ricardo Amorim defende que a economia mundial está em um ciclo econômico puxado por países exportadores de commodities. No caso do Brasil, com a reabertura das empresas e indústrias na China, após as medidas de combate à pandemia, a potência asiática deve retomar com força a compra das duas principais commodities brasileiras: minério de ferro e soja. Isso deve levar a uma forte entrada de dólares no Brasil, fortalecendo e valorizando o Real. O Brasil é, não apenas o maior exportador de soja, mas o maior produtor mundial. Outro fator favorável para a economia brasileira é a entrada de investimentos estrangeiros, causada pela Guerra na Ucrânia. Em 2022, eles atingiram o maior patamar em dez anos.

O Dr. André Linhares, advogado de imigração que assistiu as palestras do SA Summit afirmou que “um evento desse porte em Orlando nos mostra a força e a importância que a comunidade brasileira, que só cresce na cidade, tem. Como advogado especializado em imigração constato esse crescimento todos os dias, mas ver empresários e líderes reunidos nesta sala, discutindo tendências macroeconômicas entre Brasil e Estados Unidos foi bastante interessante”.

Carol Sousa destacou que a ideia é que o SA Summit aconteça todos os anos e que o evento “seja uma ferramenta para tornar os empreendedores e empresários mais eficientes na captação de oportunidades nos EUA”.

O SA Summit teve patrocínio da WRA Business & Real Estate, We Plan Immigration, Linhares Immigration Law Firm, Cava Meaningful Connections e Fred Business Law.



Evento capacita profissionais que desejam atuar como peritos judiciais

A Academia do Perito realizará no próximo dia 25 de março o evento Perito Imparável na prática, no Rio de Janeiro. O evento destina-se a profissionais de nível técnico ou superior que buscam aprimoramento na área da perícia judicial.

Durante todo o dia, os participantes terão a chance de aprender na prática as principais estratégias para se tornar um perito judicial, desde o entendimento do que é a perícia judicial até conhecer táticas para se destacar e conseguir se apresentar de forma convincente nos Tribunais.

O perito judicial é o responsável por esclarecer questões técnicas e científicas em processos judiciais. Esse profissional é escolhido pelo juiz, a partir de uma lista de especialistas, para analisar determinado caso e emitir um laudo técnico que irá embasar a decisão judicial. Qualquer pessoa que possua formação técnica ou superior pode se tornar um perito judicial, desde que cumpra os requisitos exigidos pelo judiciário e esteja inscrito nos órgãos regulamentadores de sua profissão. A capacitação contínua é fundamental para se tornar um perito judicial de excelência e atender às exigências do mercado.

No evento, além do aprendizado na área, os participantes terão a oportunidade de conhecer profissionais iniciantes e experientes do mercado. Sendo o networking uma das partes mais importantes do dia, possibilitando a formação de contatos e a troca de experiências valiosas.

“No último evento tivemos a presença de participantes que nunca tinham ouvido falar do que era a perícia judicial e hoje já estão tendo muito sucesso na área. Estar em um evento como esse é muito importante para o crescimento profissional de cada um”, explica o perito judicial e professor da Academia do Perito, Fernando Sarian.

Mais informações: https://www.academiadoperito.com.br



Campanha conscientiza sobre a importância de tratar distúrbios do olfato

A perda parcial ou permanente do olfato, intitulada pela medicina como anosmia, ficou conhecida pela população como um forte indicador da presença da Covid-19 ou como uma sequela da doença. Estima-se que cerca 5% dos pacientes que sofreram alterações no olfato e no paladar devido ao coronavírus permaneceram com esses sintomas de forma duradoura, segundo um estudo  publicado na revista científica The BMJ, em julho de 2022. Os autores projetam que o problema atinja aproximadamente 15 milhões de pessoas no mundo.

Para alertar sobre a necessidade de não negligenciar a anosmia ou outros sintomas que prejudicam a função olfatória, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e Academia Brasileira de Rinologia (ABR) realizam a Semana do Olfato Saudável: sentindo bons momentos, até esta sexta-feira, 3 de março. Ao longo da semana, especialistas das entidades médicas divulgarão informações para conscientizar sobre possíveis causas, sinais de alerta, danos à saúde e como tratar distúrbios que afetam o olfato.

A ABORL-CCF destaca que não só a Covid-19, mas também doenças que afetam a região nasal ou que causam obstrução e inchaço da cavidade interna do nariz, como rinite alérgica, gripe e rinossinusite crônica com pólipos nasais, podem causar anosmia temporária ou permanente. Além disso, tumores, traumas cranioencefálicos e algumas enfermidades neurológicas ou que podem surgir na fase do envelhecimento, como Alzheimer e Parkinson, podem impactar negativamente a capacidade de perceber corretamente os odores no ambiente.

O presidente da ABR, Dr. Marcus Lessa, chama a atenção para o fato de que ignorar alterações da função olfativa traz vários prejuízos à saúde, à segurança e à vida social. “O olfato ajuda as pessoas a detectar perigos no ambiente, como fumaça, cheiros de gás e vapores químicos, e é útil para comer, auxiliando a evitar ingestão de alimentos estragados e a manter uma boa saúde. Além disso, sentir cheiros nos ajuda a construir lembranças e memórias emocionais”, esclarece o otorrinolaringologista.

Os tratamentos para perda ou alterações de olfato vão depender da causa que, para ser detectada, precisa de uma análise minuciosa do otorrinolaringologista. O profissional fará testes específicos para avaliar a função do olfato e a cavidade nasal, além de aplicar questionários, a fim de conhecer o histórico clínico do paciente.               

“Além do treinamento olfativo com óleos essenciais, atualmente há terapia medicamentosa utilizando a lavagem nasal como uma opção para ajudar a acelerar a recuperação da função olfativa. Porém a prescrição dependerá do correto diagnóstico do otorrino”, explica Dr. Lessa.

Programação online

Médicos otorrinos, membros da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e da Academia Brasileira de Rinologia, estão divulgando informações sobre anosmia e alterações de olfato, o correto diagnóstico, causas e tratamentos, por meio de vídeos nos canais oficiais da ABORL-CCF e ABR.

No dia 2 de março, às 20h (horário de Brasília), ocorrerá a live “Doutor, e esse cheiro estranho?” com os otorrinolaringologistas Marcel Menon e Luciano Gregório. Os especialistas vão explicar o que é a parosmia, suas características, impactos à saúde e qualidade de vida, além de possíveis tratamentos. A transmissão será no no Instagram Otorrino e Você, canal da entidade médica para promover a educação em saúde à população, e  os participantes poderão esclarecer dúvidas com os médicos.

A abertura da Semana do Olfato Saudável: sentindo bons momentos começou no Dia da Conscientização da Anosmia, celebrado na última segunda-feira (27/2).  A data foi marcada por orientações e avaliações gratuitas em ações de atendimento a 600 pessoas, nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto e Salvador.



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