Home Blog Page 118

OfficeSpace Adquire Dojo AI: Revolução no Planejamento de Espaços

A OfficeSpace Software, plataforma líder em gestão de ambientes de trabalho com IA, anunciou hoje a aquisição da Dojo AI, a IA patenteada para planejamento de espaços e análise de ambientes de trabalho. A tecnologia da Dojo reduz o tempo do ciclo de planejamento de meses a minutos e utiliza poderosos algoritmos que melhoram o desempenho da equipe e impulsionam o crescimento.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251008860296/pt/

Com esta aquisição, o OfficeSpace se converte no primeiro sistema operacional de IA para o ambiente construído com recursos completos para gerenciar de modo preditivo espaços, ativos, experiência dos funcionários, fluxos de trabalho de emissão de bilhetes e análises de locais de trabalho, que otimizam portfólios imobiliários comerciais em escala. As empresas que utilizam a tecnologia de IA da Dojo obtiveram fluxos de trabalho otimizados, redução de custos e aumento de receita, ao automatizar 30 a 60% das cargas de trabalho do planejador de espaço e ocupação, além de aumentar a ocupação em 66% através de um melhor design dos locais de trabalho.

Ao incorporar a IA da Dojo diretamente em sua plataforma, a OfficeSpace se tornou líder de mercado em planejamento preditivo e prescritivo de espaços. A plataforma comprime os ciclos de planejamento, libera novos fluxos de retorno de investimento e define o futuro de como as organizações projetam e otimizam seus portfólios para obter o máximo desempenho. Dentro da OfficeSpace, a tecnologia patenteada da Dojo AI irá automatizar planos de pilha, fornecer previsões de uso preditivas, sugerir adjacências e gerar plantas baixas instantaneamente. A OfficeSpace também irá introduzir modelos contínuos de IA agêntica em sua plataforma, que irão permitir que líderes do locais de trabalho cooperem perfeitamente com agentes de IA em uma tela intuitiva que inclui experiências imediatas de última geração. Conhecida pelo amplo desenvolvimento conjunto com clientes e entrega pontual de recursos, a OfficeSpace oferece assinatura de Acesso Antecipado para clientes e potenciais clientes testarem novos recursos antes da Disponibilidade Geral.

Cada metro quadrado no local de trabalho é um investimento e deve ter um bom desempenho“, disse Erin Mulligan Helgren, Diretora Executiva da OfficeSpace. “Com a IA patenteada da Dojo, não apenas melhoramos a eficiência do planejamento. Reinventamos o mercado imobiliário como um motor de desempenho que reduz custos, gera receita e impulsiona a cultura. Este é um momento decisivo para nossa categoria e os clientes que atendemos.”

O Diretor de Produto, Andres Avalos, compartilhou o que esta mudança significa para o futuro do trabalho: “A tecnologia Dojo AI dentro da OfficeSpace significa que você não precisa mais encarar uma tela em branco no planejamento de blocos e pilhas, modelagem de cenários e experiência de funcionários. A plataforma cria o ponto de partida, executa o trabalho e apresenta as melhores opções em minutos com o poder da IA, para que os líderes possam se concentrar em estratégia, cultura e inovação.”

Com as melhores avaliações do mercado em termos de sucesso do cliente, rapidez em agregar valor, implementação de classe mundial e serviços profissionais, as equipes de IA da OfficeSpace e da Dojo compartilham valores de inovação e orientação ao cliente:

A Dojo foi fundada para redefinir a experiência no local de trabalho“, disse Dan Goldstern, Diretor Executivo e Cofundador da Dojo. “Ao unir forças com a OfficeSpace, aceleramos uma grande mudança no modo como as equipes cooperam e as pessoas realizam suas tarefas. Os escritórios serão ímãs e os portfólios irão se tornar ativos dinâmicos e baseados em dados. Este é o futuro do trabalho.”

“A poderosa tecnologia de IA da Dojo vem sendo essencial para ajudar a nós e nossos locatários a planejar, gerenciar e otimizar seus planos de espaço, cenários, cooperação entre funcionários e uso dos locais de trabalho em 1,5 milhão de metros quadrados de imóveis comerciais”, disse Tal Kerret, Presidente da Silverstein Properties. “Como a plataforma de IA líder mundial para gerenciar o ambiente construído, a OfficeSpace transformou o modo como a gestão de espaços e a otimização de portfólios são gerenciadas por equipes em todos os setores. A reputação da empresa em inovação contínua é única.”

Para saber mais sobre a OfficeSpace + Dojo AI e ver o futuro do planejamento de locais de trabalho em ação:

  • Saiba mais: Participe de um evento digital ao vivo na quinta-feira, 16 de outubro de 2025, às 12h30 (horário do leste dos EUA) para ouvir a visão das equipes da OfficeSpace e da Dojo, junto com estudos de caso de clientes e muito mais. Pedimos que respondaaqui.
  • Agende uma demonstração hoje mesmo: Experimente como as equipes de espaço e ocupação concluem meses de planejamento em minutos com AI.
  • Obtenha acesso antecipado: Garanta uma vaga em nosso programa de informações do usuário e acesso antecipado para criar em conjunto novos recursos, obter acesso prático a protótipos e influenciar o desenvolvimento de recursos em tempo real com os principais colegas do setor.
  • Participe dos dias de inovação: Seja parte de sessões exclusivas no local com a OfficeSpace, principais parceiros de CRE e colegas do setor para explorar a próxima era da tecnologia no local de trabalho, ao vivo.

Sobre a OfficeSpace Software

A OfficeSpace é a plataforma de IA para o ambiente construído que auxilia equipes a planejar, conectar-se e executar tarefas no local de trabalho, com planejamento de espaço, reserva de mesas e salas, sinalização e anúncios para funcionários, gestão de visitantes, gestão de ativos corporativos, relatórios e análises em tempo real, fluxos de trabalho de IA e inteligência preditiva. A OfficeSpace foi nomeada a Mais Fácil de Usar, a que Melhor Atende aos Requisitos, a Mais Provável de Recomendar pelos Usuários, o Melhor Retorno de Investimento Corporativo, a Líder Geral e um dos 1% Melhores Softwares de Escritório no site de avaliação de software corporativo do G2. A OfficeSpace também é um dos principais provedores no Gartner 2025. Guia de mercado para aplicações de experiência no local de trabalho e no mercado imobiliário corporativo AppsCRE.A empresa é apoiada pela Vista Equity Partners e Resurgens Technology Partners. Siga a OfficeSpace no LinkedIn, @OfficeSpace Software.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Videos:
https://mms.businesswire.com/media/20251008860296/pt/2601570/19/project-dragon-vf.mp4
Contato:
Contato de Mídia da OfficeSpace Software

Karen Bucks, Diretora de Marketing

E-mail:press@officespacesoftware.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Bacardi é Reconhecida como uma das Melhores Empregadoras do Mundo 2025

A Bacardi Limited está orgulhosa de, mais uma vez, conquistar um lugar na lista da Forbes das “Melhores Empregadoras do Mundo 2025”, provando que excelentes pessoas e uma excelente cultura nunca saem de moda. A empresa familiar é presença recorrente na lista mundial, baseada em mais de 300.000 pesquisas independentes realizadas em mais de 50 países. Os participantes foram questionados se recomendariam uma empresa a familiares ou amigos e se a classificariam com base em critérios como ambiente de trabalho, salário e outros critérios importantes. A Bacardi, a maior empresa internacional de bebidas destiladas de capital fechado do mundo, obteve a classificação mais alta entre as empresas de bebidas destiladas puras, ocupando a 86ª posição.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251008095418/pt/

Bacardi legacy of great workplace continues.

O legado da Bacardi como um dos melhores lugares para trabalhar continua.

“Ser reconhecida novamente pela Forbes entre as Melhores Empregadoras do Mundo é uma verdadeira prova da nossa cultura e da dedicação de nossas equipes ao redor do mundo. No centro de nosso sucesso está um profundo compromisso com nossas pessoas, que promove um ambiente de trabalho onde todos se sintam valorizados, apoiados e capacitados para crescer”, disse Dave Ingram, Diretor de Pessoal da Bacardi Limited. “Estamos orgulhosos desta conquista e ainda mais orgulhosos das pessoas que a tornam possível.”

Como uma empresa familiar de sétima geração, a Bacardi está profundamente comprometida em formar a próxima geração de líderes, um fator essencial para sustentar seu legado nos próximos anos. Com programas de desenvolvimento de talentos criados para cada etapa da carreira, a Bacardi equipa seus funcionários com as ferramentas necessárias para crescer, liderar e ajudar a alcançar o potencial e o desempenho do negócio. A empresa também promove a conexão e a paixão pela marca mediante sessões práticas de mixologia, estipêndios de produtos e treinamentos imersivos que dão vida à herança, ao trabalho artesanal e à sustentabilidade de suas marcas icônicas.

Na Bacardi, os funcionários são capacitados através de uma ampla gama de programas que promovem o pertencimento, apoiam o bem-estar e impulsionam o crescimento pessoal e profissional. De sessões de meditação plena e iniciativas de condicionamento físico a conversas abertas sobre saúde mental e acesso gratuito a recursos de bem-estar e aplicativos de apoio, a Bacardi está comprometida em ajudar seus funcionários a prosperar, dentro e fora do trabalho. Este compromisso se reflete nos números, com uma notável taxa de participação de 91% na pesquisa de engajamento de funcionários mais recente da empresa, um sinal claro de forte conexão e alto nível de compromisso em toda a empresa.

A Bacardi é reconhecida frequentemente por seu ambiente de trabalho e cultura, incluindo o 18ª posição no World’s Best Workplaces™ de 2024 apresentado pelo Great Place To Work® e fazendo aparições repetidas nas Melhores Empresas do Mundo para Mulheres, da Forbes.

A classificação anual da Forbes das Melhores Empregadoras do Mundo deste ano incluiu 900 empresas, o que a torna a maior lista já divulgada pela Forbes neste programa de premiação. Saiba mais em Forbes.

Sobre a Bacardi Limited

A Bacardi Limited, a maior empresa internacional privada de bebidas destiladas do mundo, produz, comercializa e distribui bebidas destiladas e vinhos. O portfólio da Bacardi Limited abrange mais de 200 marcas e rótulos, incluindo o rum BACARDÍ®, a tequila PATRÓN®, a vodca GREY GOOSE®, o uísque escocês Blended DEWAR’S®, o gim BOMBAY SAPPHIRE®, o vermute e os vinhos espumantes MARTINI®, a tequila 100% agave azul CAZADORES® e outras marcas líderes e emergentes, incluindo o conhaque D’USSÉ®, o uísque americano puro ANGEL’S ENVY® e o licor de flor de sabugueiro ST-GERMAIN®. Fundada há mais de 162 anos em Santiago de Cuba, a Bacardi Limited, empresa familiar, emprega atualmente mais de 8.000 pessoas, opera unidades de produção em 10 países e territórios e vende suas marcas em mais de 160 mercados. Bacardi Limited refere-se ao grupo de empresas Bacardi, incluindo a Bacardi International Limited. Acesse http://www.bacardilimited.com ou siga-nos no LinkedIn ou Instagram.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato de mídia:

Jessica Merz, Vice-Presidente de Comunicações Corporativas Globais

jmerz@bacardi.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Fórum Fii Senegal 2025: Oportunidades de Investimento

“O Senegal oferece um mercado em crescimento no âmbito da Área de Livre Comércio Continental, apoiado por um ambiente jurídico em processo de modernização e reforma. Estamos prontos para recebê-lo e facilitar sua criação e sucesso. Venha aproveitar oportunidades em setores estratégicos de alto potencial e forjar parcerias frutíferas e mutuamente benéficas”, declarou Sua Excelência, o Presidente Bassirou Diomaye Faye na abertura do Fórum Investir no Senegal 2025 (Fii Senegal 2025) – https://FiiSenegal.sn/.

Com estas palavras, o Chefe de Estado deu o tom para um fórum com visão de futuro, simbolizando um Senegal firmemente comprometido com o caminho da transformação econômica, estabilidade e confiança. O Presidente reiterou os quatro pilares da Visão Senegal 2050 – diversificação econômica, desenvolvimento regional, fortalecimento da governança e investimento em capital humano – como a estrutura de orientação para o desenvolvimento a longo prazo do país.

A seguir, Bakary Séga Bathily, Diretor Geral da APIX, celebrou esta orientação, ao afirmar: “O Fii Senegal 2025 não é apenas mais um fórum. É a face de um Senegal que afirma com orgulho sua ambição de se tornar um polo de estabilidade, confiança e prosperidade compartilhada, aberto à África e ao mundo.”

Ao longo de dois dias, o fórum, centrado no tema “Conectando Oportunidades, Construindo o Futuro”, recebe formuladores de políticas, investidores e líderes mundiais em Dacar para um diálogo de alto nível com foco em criar valor, transformação local e financiamento sustentável.

O primeiro dia foi marcado por um Painel Presidencial que reuniu líderes africanos e internacionais, além de sessões temáticas sobre energia, recursos estratégicos, saúde, agricultura e polos industriais do Senegal.

Encerrando a sessão inaugural, o Diretor Geral da APIX reafirmou o impulso da confiança: “Com o desenrolar da Fii Senegal 2025, ela irá reafirmar o papel do Senegal como um ator central na transformação econômica da África e um destino confiável para investidores internacionais. A hora de investir é agora. O lugar para a transformação é aqui. O caminho para o sucesso é estar juntos.”

Distribuído pelo APO Group em nome da APIX Senegal S.A.

Download de imagem (1):https://apo-opa.co/4397s22(Sua Excelência, o Presidente Bassirou Diomaye Faye)

Download de imagem (2):https://apo-opa.co/437tjXG(Cerimônia de abertura da Fii Senegal 2025)

Download de imagem (3):https://apo-opa.co/3IXZyBX(Painel de discussão na Fii Senegal 2025)

Download de imagem (4):https://apo-opa.co/4mUIydS(Bakary Sega Bathily, Diretor Executivo da APIX)

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato de mídia:

Johnson Mbengue

Tel.: +221 77 529 82 33

E-mail:  jmbengue@apix.sn

Fonte: BUSINESS WIRE



Fé, cultura e resistência Kalunga são destaque em novo documentário

Fé, cultura e resistência Kalunga são destaque em novo documentário
Fé, cultura e resistência Kalunga são destaque em novo documentário

Este mês de outubro marca a estreia do filme documental Vozes da Tradição Kalunga: A Folia de Santana. A sessão de lançamento ocorreu no sábado (04/10), em Cavalcante (GO), na Casa Memória da Mulher Kalunga. O curta-metragem, dirigido por Marta Faria da Silva — conhecida como Marta Kalunga — retrata com profundidade e sensibilidade a tradicional celebração religiosa da comunidade quilombola local, considerada um dos mais importantes patrimônios imateriais da região.

Com cerca de 20 minutos de duração e classificação livre, o documentário é resultado de um intenso processo de imersão no cotidiano da comunidade. “Este filme é uma forma de valorizar nossas raízes e garantir que as futuras gerações não apenas conheçam, mas se reconheçam nessa tradição. Registramos momentos de fé, de devoção e também de alegria e união — elementos que tornam a Folia de Nossa Senhora Santana um símbolo vivo da nossa cultura”, afirmou Marta Kalunga, que também assina o roteiro do filme.

A diretora destacou ainda a participação ativa de mulheres, homens e crianças nas filmagens, que acompanharam o chamado Giro da Folia — percurso realizado de casa em casa com cânticos, rezas e pousos. “A tradição só permanece viva porque todos se envolvem. É uma prática coletiva, comunitária. E foi muito importante registrar essa força para inspirar ainda mais os jovens e fortalecer nossa identidade como povo.”

Do ponto de vista técnico, o filme contou com direção de fotografia de Caio Mesquita, que ressaltou a busca por uma abordagem estética fiel e respeitosa. “Nosso cuidado foi mostrar a beleza da fé e da tradição Kalunga com autenticidade. Houve muita escuta, muito respeito — tanto nos momentos de silêncio quanto nos de música e festa. Cada cena foi construída para que a própria comunidade pudesse se ver representada e para que o público externo compreendesse a profundidade desse patrimônio”, declarou Mesquita.

Além da estreia em Cavalcante, a obra terá uma circulação estratégica. Segundo o produtor executivo Inã Zoé, o filme será exibido em escolas públicas do município e em entidades parceiras da Casa Memória da Mulher Kalunga. “Já recebemos convites para exibições durante o Mês da Consciência Negra, em novembro, o que reforça o papel educativo e transformador do projeto. Também pretendemos inscrevê-lo em festivais audiovisuais e circuitos de cinema comunitário pelo país”, afirmou.

Com ações complementares como oficinas de audiovisual para jovens e mulheres Kalunga e uma exposição fotográfica derivada do processo de filmagem, o projeto busca não apenas registrar a Folia de Santana, mas contribuir ativamente para sua continuidade. O projeto foi realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, operacionalizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.



eXp Realty Lança Divisão Comercial no Reino Unido, Expandindo o Modelo de Agente para o Mercado de US $10B

BELLINGHAM, Wash., 8 de outubro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A eXp Realty®, a maior corretora de imóveis do planeta e a principal subsidiária da eXp World Holdings, Inc. (Nasdaq: EXPI), anunciou o lançamento da eXp UK Commercial, expandindo as capacidades imobiliárias comerciais da empresa em um dos mercados imobiliários mais dinâmicos da Europa.

Com este lançamento, a eXp se torna a primeira plataforma controlada por agentes do Reino Unido a oferecer serviços residenciais e comerciais sob um único modelo, parte de uma estratégia global mais ampla para capacitar agentes autônomos com acesso a ferramentas, treinamento e oportunidades em todo o espectro de propriedades.

Também se baseia no rápido crescimento da eXp UK no setor residencial, onde seu modelo de trabalho autônomo já reformulou o cenário das agências imobiliárias.

“O setor de propriedades comerciais do Reino Unido cresceu substancialmente. É uma oportunidade de US$10 bilhões escondida à vista de todos”, disse Adam Day, Líder de Expansão Internacional para a Europa. “Os modelos comerciais tradicionais sempre impediram que muitos agentes se beneficiassem totalmente da liberdade, do potencial de ganhos e da flexibilidade de atender clientes em todos os mercados, mas nós estamos mudando isso. Além disso, com o apoio da nossa comunidade global, os agentes agora podem maximizar seu interesse em propriedades comerciais do Reino Unido em escala global, não apenas doméstica.”

O setor imobiliário comercial do Reino Unido deverá atingir £8,1 bilhões (US$10,2 bilhões) em receita em 2025, após um crescimento de mais de 50% ao longo de uma década (IBISWorld). No entanto, o setor continua dominado por empresas tradicionais, criando uma lacuna clara para os agentes que buscam maior autonomia, poder aquisitivo e uma plataforma moderna para expandir seus negócios.

A eXp UK Commercial veio para mudar isso, oferecendo aos agentes:

  • Capacidade de atender clientes de escritório, varejo, industriais, terrestres e de uso misto
  • Treinamento específico comercial, marketing e suporte operacional
  • Uma estrutura de comissão onde os agentes ficam com 70%, subindo para 100% para os de melhor desempenho

“A eXp está escalando e evoluindo rapidamente, mas com foco. Com isso continuaremos a oferecer mais oportunidades globais para os nossos agentes. Depois do nosso sucesso no Reino Unido, faz todo o sentido começar por lá como a plataforma de lançamento da nossa divisão comercial internacional”, disse Felix Bravo, Diretor Administrativo Internacional da eXp Realty.

“Este lançamento muda o que significa ser um agente comercial no Reino Unido. A empresa que estamos criando tem que ser vista para ser acreditada. Trabalho em agência comercial há quase 10 anos e vi como pouco mudou para as pessoas que fazem o trabalho. A maioria dos agentes ainda está ampliando a empresa de outra pessoa. Isso lhes dá a chance de finalmente criar o seu próprio negócio, com mais controle, melhor economia e o apoio de uma marca global”, disse Rob Jones, Chefe da eXp UK Commercial.

Jones tem décadas de experiência na liderança de negócios imobiliários nacionais e internacionais, incluindo consultoria para a RE/MAX UK e funções executivas em corretagem e vendas comerciais.

Com este lançamento, o Reino Unido torna-se a base para a expansão comercial internacional da eXp e o modelo do que está por vir.

Agentes e profissionais comerciais interessados em mais informações podem visitar exptoolkit.com/uk-commercial

Sobre a eXp World Holdings, Inc.

A eXp World Holdings, Inc. (Nasdaq: EXPI) (a “Empresa”) é a holding da eXp Realty® e da SUCCESS® Enterprises. A eXp Realty é a maior corretora imobiliária independente do mundo, com mais de 82.000 agentes em 29 países. Uma corretora baseada em nuvem e centrada no agente, a eXp Realty fornece aos agentes imobiliários divisão de comissão líder do setor, participação nos lucros, oportunidades de participação acionária e uma rede global que capacita os agentes a criar negócios prósperos. Para mais informações sobre a eXp World Holdings, Inc., visite: expworldholdings.com

A SUCCESS® Enterprises, ancorada pela revista SUCCESS®, é um nome confiável em desenvolvimento pessoal e profissional desde 1897. Como parte do ecossistema eXp, ela oferece aos agentes acesso a recursos valiosos para que eles possam aprimorar suas habilidades, expandir seus negócios e alcançar o sucesso a longo prazo. Para mais informações sobre a SUCCESS, visite success.com.

Declarações de Safe Harbor e de Previsão

Este comunicado para a imprensa contém “declarações de previsão” de acordo com os termos do Private Securities Litigation Reform Act of 1995. Essas declarações refletem as expectativas atuais da Empresa e da sua administração, mas envolvem riscos e incertezas conhecidos e desconhecidos que podem afetar substancialmente os resultados reais. Essas declarações incluem, mas não estão limitadas a, declarações sobre o lançamento e crescimento da eXp UK Commercial, a capacidade da Empresa de se expandir para novos mercados internacionais, a adoção e o sucesso do seu modelo centrado no agente em imóveis comerciais, e os benefícios potenciais para os agentes da plataforma, ferramentas e estrutura de remuneração da Empresa. Fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam material e adversamente diferentes dos expressos nas declarações de previsão incluem, flutuações no mercado imobiliário no Reino Unido e global, a capacidade da Empresa atrair e reter agentes, a capacidade de expansão de sucesso de estratégias em mercados internacionais, mudanças no cenário competitivo e regulatório, e outros riscos detalhados ocasionalmente nos registros da Comissão de Valores Mobiliários da Empresa, incluindo, mas não se limitando aos Relatórios Trimestrais protocolados mais recentemente no Formulário 10-Q e no Relatório Anual no Formulário 10-K. A empresa não toma por obrigação atualizar essas declarações quando não exigidas por lei.

Contato de Relações com a Mídia:
eXp World Holdings, Inc.
mediarelations@expworldholdings.com

Contato de Relações com Investidores:
Denise Garcia
investors@expworldholdings.com

Foto deste comunicado disponível em https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/62fabb4e-07a1-4947-a1bb-6065237eda35


Primary Logo

GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9542574)



Lei considera visão monocular deficiência, advogado explica

Lei considera visão monocular deficiência, advogado explica
Lei considera visão monocular deficiência, advogado explica

A Lei nº 14.126/2021 classificou a visão monocular como deficiência sensorial, do tipo visual, para todos os efeitos legais, marco que ampliou o acesso a direitos e políticas públicas, inclusive benefícios previdenciários no Regime Geral de Previdência Social (RGPS). 

“Com o enquadramento legal da visão monocular como deficiência, incidem as regras específicas de aposentadoria previstas na Lei Complementar nº 142/2013, com avaliação biopsicossocial pelo INSS”, afirma Robson Gonçalves, advogado previdenciarista.

Isenção de Imposto de Renda (aposentados e pensionistas com visão monocular)

A Lei nº 7.713/1988 (art. 6º, XIV) isenta do Imposto de Renda os proventos de aposentadoria ou reforma de pessoas acometidas por moléstias graves, entre as quais a cegueira. 

Assim, aposentados e pensionistas com visão monocular podem obter a isenção, mediante laudo médico idôneo que comprove a condição e indique a data de início.

Regras de aposentadoria aplicáveis a visão monocular

A Lei Complementar nº 142/2013 prevê duas modalidades de aposentadoria da pessoa com deficiência no RGPS: por idade e por tempo de contribuição.

Aposentadoria por idade da pessoa com deficiência

Exige 15 anos de contribuição na condição de pessoa com deficiência, idade mínima de 60 anos (homens) ou 55 anos (mulheres) e carência de 180 contribuições. A comprovação da deficiência é feita por avaliação biopsicossocial realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar do INSS.

Sendo que o cálculo da aposentadoria corresponde a 70% da média dos salários de contribuição, acrescida de 1% a cada 12 contribuições (até 30%), podendo alcançar 100% da média (art. 8º, II, LC nº 142/2013).

Aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa com deficiência 

A concessão ocorre quando há tempo mínimo de contribuição na condição de pessoa com deficiência, sem exigência de idade mínima. 

O grau da deficiência é definido na avaliação biopsicossocial. 

Os requisitos variam conforme o grau:

  • Deficiência leve: 33 anos de contribuição para homens e 28 anos para mulheres.
  • Deficiência moderada: 29 anos de contribuição para homens e 24 anos para mulheres.
  • Deficiência grave: 25 anos de contribuição para homens e 20 anos para mulheres.

 

O benefício corresponde, em regra, a 100% da média dos salários de contribuição; o fator previdenciário somente se aplica se aumentar o valor da renda (art. 8º, I, LC nº 142/2013). 

A carência do RGPS deve ser observada. 

Em hipóteses de alteração da condição ao longo da vida laboral, o Regulamento da Previdência Social (Decreto nº 3.048/1999) prevê ajuste e conversão de tempo para compor períodos com e sem deficiência segundo critérios próprios.

O grau da deficiência (leve, moderada ou grave) é atestado por perícia própria do INSS, com avaliação médica e funcional por instrumentos específicos, nos termos dos arts. 4º e 5º da LC nº 142/2013. 

“Para quem planeja requerer a aposentadoria por visão monocular da pessoa com deficiência (PcD), é importante realizar o cálculo previamente e determinar a data exata de cumprimento dos requisitos; como a PcD segue critérios diferenciados de tempo e de cálculo, variações pequenas no histórico contributivo podem alterar tanto o direito quanto o valor do benefício”, afirma Robson Gonçalves.



Haleon Adota Salesforce para Impulsionar Interações em Saúde

A Haleon plc (LSE/NYSE: HLN), empresa mundial líder em saúde do consumidor, especializada em cuidados diários, e a Salesforce (NYSE: CRM), o principal Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) do mundo com tecnologia de inteligência artificial, anunciaram hoje que a Haleon passará a utilizar a Salesforce para impulsionar interações mais eficazes com farmácias e profissionais de saúde do mundo todo.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251008761209/pt/

A pharmacist advises a consumer on the purchase of Haleon’s Otrivin nasal mist.

Farmacêutico orienta um cliente sobre o spray nasal Otrivin da Haleon.

A Haleon escolheu as soluções Life Sciences Cloud for Customer Engagement, Data Cloud e Agentforce da Salesforce para apoiar sua força de vendas global, composta por 4,5 mil profissionais. A solução, impulsionada por IA, permitirá que a empresa de saúde do consumidor tenha interações mais produtivas com clientes, fortalecendo as relações com farmacêuticos e profissionais de saúde no mundo todo. O resultado será o acesso de milhões de consumidores a produtos de saúde cotidianos de forma mais eficiente.

Com a Salesforce, os representantes de vendas da Haleon dedicarão menos tempo a tarefas administrativas e terão acesso a insights baseados em dados sobre demografia de consumidores, tendências de compra e marketing em pontos de venda. Isso permitirá que concentrem seus esforços em atividades de maior valor, como planos de ativação personalizados para cada cliente.

Além disso, a Haleon – fabricante de marcas líderes de categoria como Sensodyne, Voltaren e Centrum – atuará como parceira de design da Salesforce Life Sciences Cloud for Customer Engagement. Nessa função, a empresa influenciará o desenvolvimento das soluções da Salesforce para o setor de ciências da vida, contribuindo para atender às necessidades específicas da indústria de saúde do consumidor, incluindo disponibilidade de produtos, gestão de validade, promoções e controle de estoque em canais de comércio varejista e online globais.

“Estamos entusiasmadas com a parceria com a Salesforce para levar insights mais eficazes e baseados em dados aos nossos clientes. A escolha das soluções Life Sciences Cloud e Agentforce permitirá que farmácias e profissionais de saúde ofereçam, com mais eficiência, uma melhor saúde cotidiana a milhões de pessoas no mundo todo”, afirmou Claire Dickson, diretora de Digital e Tecnologia da Haleon.

Dickson acrescentou: “Também estamos muito satisfeitas em colaborar com a Salesforce no desenvolvimento das funcionalidades voltadasàsaúde do consumidor da plataforma. Estamos comprometidas em moldar o futuro do nosso setor e contribuir para a melhoria de ferramentas que apoiarão o crescimento de todas as nossas categorias”.

“A adoção, pela Haleon, da nossa nova geração de soluções Life Sciences Cloud for Customer Engagement e Agentforce vai redefinir a forma como a indústria de saúde do consumidor se relaciona com farmácias e profissionais de saúde, por meio de insights em tempo real e IA confiável”, disse Frank Defesche, gerente-geral de Ciências da Vida da Salesforce. “O feedback da Haleon garante que atendamos às necessidades complexas e específicas do setor de saúde do consumidor sem a necessidade de personalizações, promovendo mais produtividade, inovação e bem-estar.”

Notas de edição:

Saiba mais:

Sobre a Haleon

A Haleon (LSE/NYSE: HLN) é líder mundial em saúde do consumidor, com o propósito de oferecer melhor saúde cotidiana com humanidade. Seu portfólio abrange seis grandes categorias: Saúde bucal, Vitaminas, Minerais e suplementos (VMS), Alívio da dor, Saúde respiratória, Saúde digestiva e Saúde terapêutica da pele, além de outras. Suas marcas tradicionais – como Advil, Centrum, Otrivin, Panadol, parodontax, Polident, Sensodyne, Theraflu e Voltaren – são baseadas em ciência confiável, inovação e profundo entendimento humano.

Mais informações em www.haleon.com.

Sobre a Salesforce

A Salesforce ajuda organizações de todos os portes a repensarem seus negócios para a era da IA. Com a plataforma confiável da Salesforce e o Agentforce, as empresas podem unir pessoas e agentes para impulsionar o sucesso do cliente – com base em IA, dados e ação. Com uma longa trajetória de apoio ao setor de saúde, a Salesforce continua comprometida em promover melhores resultados para empresas farmacêuticas e de tecnologia médica. Mais informações em www.salesforce.com.

O módulo de gerenciamento de pedidos deve estar disponível como parte da Life Sciences Cloud for Customer Engagement a partir de outubro de 2026. Serviços ou recursos ainda não lançados mencionados aqui podem não estar disponíveis no prazo previsto ou podem não ser lançados. Os clientes devem basear suas decisões de compra em funcionalidades já disponíveis.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Relações Públicas da Haleon:

Gemma Thomas

gemma.x.thomas@haleon.com

Relações Públicas da Salesforce:

Maha Neouchy

pr@salesforce.com

Fonte: BUSINESS WIRE



World Gold Council lança relatório explorando os usos futuros do ouro digitalizado

O World Gold Council anunciou hoje o lançamento do A New Golden Age: Imagining the Future of Digital Gold (Uma nova era de ouro: imaginando o futuro do ouro digital), um relatório prospectivo que explora os usos e possibilidades potenciais do ouro digital no futuro.

O relatório gira em torno da questão hipotética “E se?” e não busca prever o futuro, mas sim explorar as possibilidades de uso do ouro e como sua utilidade pode mudar em um futuro digital, sem as restrições de seu uso atual.

O relatório, encomendado pelo WGC em parceria com o The Future Laboratory, a consultoria de futuros mais renomada do mundo, tem como objetivo promover o debate sobre o que seria possível do ponto de vista do desenvolvimento de produtos e da aplicação tecnológica com inovadores da indústria do ouro, dos mercados financeiros e de outras indústrias e disciplinas.

Há diversas conclusões importantes sobre como o ouro poderia ser utilizado e aproveitado de maneira diferente no futuro em tecnologias novas e emergentes.

  1. A digitalização pode melhorar a transparência e a confiança, tornando-o mais investível.
  2. Pode melhorar a velocidade e o acesso para investidores institucionais, investidores de varejo e consumidores, abrindo a possibilidade de desenvolvimento de produtos digitais nessas áreas.
  3. Será mais atraente para o público nativo digital, que é uma população cada vez maior.

As conclusões vêm de três possíveis cenários elaborados para explorar como a inovação digital pode transformar a posse, o investimento e a relevância cultural do ouro. Os três cenários são:

  • Ouro digital onipresente: as ferramentas digitais podem ampliar as forças tradicionais do ouro como porto seguro e reserva de valor, permitindo negociações sem atritos, colateralização instantânea e até impacto social respaldado por blockchain.
  • A corrida do ouro no DeFi: o ouro tokenizado nas finanças descentralizadas (DeFi) pode gerar rendimentos proporcionais ao risco, atraindo uma nova geração de investidores familiarizados com tecnologia.
  • A próxima fronteira do ouro: inovações digitais, físicas e virtuais podem incorporar o investimento, a educação e a cultura do ouro ao dia a dia, atraindo públicos mais jovens e nativos digitais.

Este relatório complementa o programa Gold247 do WGC, que visa melhorar a propriedade e o comércio de ouro por meio da digitalização e de novas tecnologias. Ele explora produtos potenciais e inovações tecnológicas, abrindo um diálogo com especialistas dentro e fora do setor sobre como o ouro digital poderia ser aplicado para empresas e consumidores.

David Tait, CEO do World Gold Council, afirmou: “A tecnologia tem o poder de transformar a indústria global do ouro, tornando-a mais acessível, transparente e confiável do que nunca. Em parceria com o The Future Laboratory, perguntamos ‘e se…?’ para explorar como o ouro digital poderia remodelar o investimento, a tecnologia e a cultura.

“Este relatório se baseia em nosso programa Gold247, que já está criando uma base sólida para o fornecimento responsável, a propriedade fracionada e o comércio global integrado. Agora, convidamos a indústria, os investidores e os inovadores a repensar o ouro não apenas como um ativo confiável hoje, mas como um ativo digital para o amanhã.”

O relatório completo está disponível em https://www.gold.org/what-we-do/gold247/future-laboratory-report

World Gold Council

Somos uma organização de membros que defende o papel do ouro como um ativo estratégico, moldando o futuro de uma cadeia de suprimentos de ouro responsável e acessível. Nossa equipe de especialistas promove o entendimento sobre os usos e possibilidades do ouro por meio de pesquisas confiáveis, análises, comentários e insights. Impulsionamos o progresso da indústria, moldando políticas e estabelecendo padrões para um mercado de ouro perpétuo e sustentável.

Você pode seguir o World Gold Council no X (Twitter) em @goldcouncil e no LinkedIn.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Para informações adicionais, entre em contato com:

Stephanie Cadman, World Gold Council

Tel.: +44 20 7826 4740

E-mail: stephanie.cadman@gold.org

Lizzie Murray, Vested

Tel.: +44 7914 698 310

E-mail: wgc@fullyvested.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Pré-G20 na África do Sul discute mudanças na economia global

Pré-G20 na África do Sul discute mudanças na economia global
Pré-G20 na África do Sul discute mudanças na economia global

Discutir caminhos de desenvolvimento propostos por países africanos e do Sul Global e debater um novo referencial em políticas econômicas e de governança, que coloque equidade e sustentabilidade no centro do debate, foram alguns dos resultados da Conferência Pré-G20 realizada em Joanesburgo pelo think thank global IDEAs Network. O encontro reuniu formuladores de políticas, representantes da sociedade civil, jornalistas, movimentos sociais, jovens acadêmicos e economistas e intelectuais.

O G20, grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo, União Europeia e União Africana, tem a África do Sul na presidência em 2025, que sediará em novembro a cúpula dos chefes de Estado para discutir multilateralismo econômico e governança global. A África do Sul é o quarto país do Sul Global a assumir a presidência rotativa do grupo, que em 2026 passará para os Estados Unidos, ocasião em que poderão ser redefinidas as prioridades e dinâmicas de poder.

A conferência pré-G20 de Joanesburgo abordou a proposta de um novo referencial para a política econômica mundial. A presidência sul-africana ocorre em um contexto de debate sobre a representatividade das nações em desenvolvimento nas decisões econômicas globais. Durante a mesa de abertura, Rob Davies, economista e ex-ministro do Comércio e Indústria da África do Sul, destacou: “Não podemos falar de governança global enquanto vozes da África e de outras regiões em desenvolvimento forem marginalizadas. Nossa participação precisa ser significativa, não simbólica”.

O evento discutiu a necessidade de industrialização por meio da utilização de minerais e materiais críticos, mobilização de recursos domésticos para o desenvolvimento e cooperação financeira Sul-Sul, incluindo sistemas de pagamento que apoiem o comércio transfronteiriço. Uma das pautas mais urgentes foi a dívida externa africana. Segundo dados de 2023 do site ONE Campaign (Data.ONE), os países africanos têm aproximadamente US$ 685,47 bilhões em dívida externa (equivalente a 24,5% do PIB combinado do continente). Estimativas indicam que, em 2025, os serviços dessa dívida — incluídos juros e amortizações — chegarão a cerca de US$ 88,71 bilhões, segundo projeção da ONE Campaign. Sobre o tema, Rob Davies ressaltou a necessidade de mudanças. “Precisamos repensar as regras do jogo se quisermos uma transformação real. O G20 precisa reconhecer que sustentabilidade da dívida, financiamento climático e comércio justo são centrais para o desenvolvimento do Sul Global”, defendeu.

O economista político Lebohang Liepollo Pheko, membro da Comissão Nacional de Planejamento da África do Sul, acrescentou que os modelos econômicos antigos simplesmente não funcionam mais. “Precisamos de um novo referencial que realmente coloque as pessoas no centro das decisões e não apenas os números. Se continuarmos aplicando políticas antigas, perpetuamos a desigualdade e a exclusão”, afirmou. O economista senegalês Ndongo Samba Sylla destacou a herança colonial na mobilização de recursos africanos: “O referencial dominante da mobilização de recursos domésticos na África tem origens coloniais. As colônias eram administradas sem subsídios da metrópole — todo financiamento vinha de impostos e trabalho forçado, geralmente vinculado à renda de exportação”. Para James K. Galbraith, olhar para a trajetória própria de cada sociedade é essencial: “Não existe um modelo único de desenvolvimento. Tentar impor um implica necessariamente em uma hierarquia política e social unipolar”.

Participaram ainda do evento representantes da União Africana e líderes sul-africanos. Para o economista político Lebohang Liepollo Pheko, membro da Comissão Nacional de Planejamento da África do Sul, os modelos econômicos antigos simplesmente não funcionam mais: “Precisamos de um novo paradigma que realmente coloque as pessoas no centro das decisões e não apenas os números. Se continuarmos aplicando políticas antigas, perpetuamos a desigualdade e a exclusão”.

CP Chandrasekhar, chefe global de Pesquisa e Política da IDEAs, reforçou a necessidade de repensar a mobilização de recursos: “Historicamente, a mobilização de recursos foi reduzida à questão de ‘onde está o dinheiro?’, em vez de focar na necessidade real de mudança estrutural, central para o desenvolvimento”. Por fim, o economista malaio Jomo Kwame Sundaram abordou a ideia de solidariedade estratégica para a industrialização no Sul Global. “Quase não tínhamos indústria para começar, então não há muito a desindustrializar. Mas, ao buscar um ‘novo paradigma’, precisamos pensar com cuidado sobre a industrialização no Sul Global. Nossa força está nos números, e sem solidariedade real não avançaremos”, concluiu.



Empresas devem consultar FAP 2026 para planejamento previdenciário

Empresas devem consultar FAP 2026 para planejamento previdenciário
Empresas devem consultar FAP 2026 para planejamento previdenciário

Em 30 de setembro deste ano, foi disponibilizada a nova lista de índices do Fator Acidentário de Prevenção (FAP), que definirá a carga previdenciária incidente sobre a folha de pagamento das empresas para o ano-calendário de 2026. A medida, conforme estabelece a Portaria Interministerial MPS/MF nº 10/2025, impacta diretamente os custos de folha de pagamento, em especial, a contribuição aos Riscos Ambientais do Trabalho (RAT), inclusive sobre o 13º salário.

O índice FAP é calculado com base em elementos como a emissão de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), benefícios previdenciários concedidos, massa salarial, número médio de vínculos e taxa de rotatividade. Quanto maior for a frequência e a gravidade dos acidentes ou doenças ocupacionais, maior tende a ser o índice atribuído à empresa.

Segundo Oderley Oliveira, coordenador jurídico da MMADVS, “esse é um momento estratégico para que empresas identifiquem possíveis distorções nos dados e se organizem para mitigar riscos de recolhimentos indevidos. A contestação do FAP é um instrumento importante de governança previdenciária”. O período para apresentação de contestações administrativas vai de 1º a 30 de novembro de 2025.

Os índices poderão ser consultados diretamente nos portais da Previdência Social e da Receita Federal, sendo recomendável que os setores de RH, segurança e saúde do trabalho, contabilidade e jurídico das empresas atuem de forma coordenada na análise técnica.



Tecnologia transforma segurança no trabalho em altura

Tecnologia transforma segurança no trabalho em altura
Tecnologia transforma segurança no trabalho em altura

O trabalho em altura é uma das atividades mais críticas no cenário da segurança ocupacional no Brasil. Segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foram registrados mais de 720 mil acidentes de trabalho no país em 2024. Os setores com maior número de registros incluem indústria, obras de infraestrutura, atendimento hospitalar e comércio. Assim, o trabalho em altura continua sendo considerado de alto risco, reforçando a necessidade de medidas eficazes para a prevenção de acidentes.

Nesse contexto, observa-se a ampliação do uso de plataformas elevatórias equipadas com tecnologias avançadas em setores como construção civil, manutenção industrial, logística e telecomunicações. Tais inovações incluem sensores de nivelamento automático, telemetria em tempo real, sistemas de detecção de proximidade e travamento inteligente, que auxiliam na antecipação de falhas e evitam colisões. Além disso, a digitalização permite o monitoramento constante dos equipamentos, facilitando a manutenção preditiva e o cumprimento das normas regulamentadoras vigentes.

Globalmente, o mercado de plataformas elevatórias está em expansão, com projeções que apontam um crescimento de US$ 12,1 bilhões em 2025 para US$ 21 bilhões até 2035, apresentando uma taxa anual composta de 5,7%. Países como a Índia lideram esse crescimento acelerado, enquanto os Estados Unidos mantêm a maior participação em termos de valor.

Diante de tantas mudanças no mercado, a Tecnogera surge como um exemplo da incorporação dessas tecnologias no Brasil. Atuando nos setores de energia, mineração, indústria e infraestrutura, a empresa oferece soluções que incorporam recursos de segurança, inovação e sustentabilidade, com plataformas elevatórias equipadas com conectividade remota, sensores inteligentes e motores de baixo impacto ambiental.

Para o fundador e CEO da Tecnogera, Abraham Curi, a integração da tecnologia nos equipamentos não só aumenta a segurança dos operadores, como também contribui para a sustentabilidade das operações, com redução das emissões e maior eficiência energética. "Investimos também na capacitação técnica, pois acreditamos que equipamentos modernos precisam estar nas mãos de profissionais qualificados para gerar resultados reais".

"Outro aspecto importante é a crescente integração das soluções digitais com políticas corporativas de ESG (Environmental, Social and Governance). A adoção de equipamentos mais limpos, a capacitação dos profissionais e o monitoramento constante são passos que dialogam diretamente com os compromissos ambientais e sociais das empresas, além de atenderem a regulamentações cada vez mais rigorosas. Essa convergência de tecnologia, sustentabilidade e gestão reforça um cenário de transformação estrutural no trabalho em altura, com ganhos que vão além da segurança, impactando positivamente a eficiência e a responsabilidade corporativa", complementa ele.

Abraham Curi também destaca o uso da manutenção preditiva, que, por meio da coleta contínua de dados, permite antecipar falhas, otimizar o uso da frota e reduzir o tempo de inatividade dos equipamentos. "Essa estratégia é fundamental para atender às exigências de projetos com cronogramas rigorosos e altos padrões de qualidade. Com a digitalização crescente dos equipamentos e a transição para fontes de energia mais limpas, o trabalho em altura no Brasil caminha para um modelo cada vez mais seguro, eficiente e alinhado às demandas ambientais e regulatórias contemporâneas".

Por fim, o CEO lembra que a Tecnogera tem adotado medidas voltadas à sustentabilidade também na gestão do ciclo de vida das baterias de lítio utilizadas em suas plataformas elevatórias. "A empresa vem implementando o reaproveitamento dessas baterias em aplicações estacionárias de menor demanda energética, como forma de ampliar sua vida útil e reduzir o descarte. Ao realocarmos essas baterias para outras finalidades, contribuímos para uma operação mais eficiente do ponto de vista ambiental, alinhada aos princípios de economia circular", finaliza Curi.



Fractal apresenta lacre eletrônico inteligente no ComexTech

Fractal apresenta lacre eletrônico inteligente no ComexTech
Fractal apresenta lacre eletrônico inteligente no ComexTech

A Fractal marcou presença no ComexTech 2025, realizado no dia 17 de setembro, como uma das protagonistas na discussão sobre inovação tecnológica no comércio exterior. Durante o evento, a empresa apresentou seu lacre eletrônico inteligente, desenvolvido para rastrear e proteger cargas do início ao fim da cadeia logística.

Segurança desde a origem: tecnologia aliada à rastreabilidade

Segundo Francisco Mascaro, Operations Manager da Fractal, o diferencial da solução está na capacidade de gerar evidências digitais desde a estufagem até a troca de custódia, alinhando-se às exigências do Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado (OEA). “O lacre eletrônico permite monitorar toda a cadeia com precisão, otimizando custos e identificando vulnerabilidades com mais eficácia”, explicou.

Segurança como ecossistema: interoperabilidade entre todos os atores

Além da demonstração tecnológica, a Fractal participou ativamente dos debates do ComexTech. Para Mary Anne de Amorim, cofundadora e CCO da empresa, a segurança deve ser tratada como um ecossistema integrado, com responsabilidade compartilhada entre todos os elos da cadeia: cliente, transportador, retroporto, porto e armador. “Nossa solução não apenas evita a clonagem de lacres, como também promove interoperabilidade entre os sistemas, colocando o dono da carga como protagonista da própria operação”, afirmou.

Inovação patenteada: RFID e NFC combinados

Outro destaque da apresentação foi a tecnologia patenteada do lacre, que une os protocolos RFID (como o usado em pedágios) e NFC (utilizado em cartões por aproximação). “Conseguimos integrar as duas tecnologias sem conflito, o que garante mais versatilidade e segurança ao dispositivo”, destacou Elio Santos, gerente comercial da Fractal.



Inteligência artificial reforça qualidade no atendimento ao cliente

Inteligência artificial reforça qualidade no atendimento ao cliente
Inteligência artificial reforça qualidade no atendimento ao cliente

O uso de inteligência artificial (IA) em operações de comunicação corporativa vem ganhando força como estratégia para elevar a qualidade do atendimento e reduzir custos. Ferramentas de automação e análise de dados em tempo real já são aplicadas em diversos setores para identificar gargalos, antecipar problemas e apoiar gestores na tomada de decisão.

Estudos recentes apontam resultados expressivos. Um levantamento global da McKinsey mostra que organizações que adotam soluções de IA têm registrado reduções significativas de custos e ganhos de eficiência operacional. Outro relatório da mesma instituição indica que iniciativas de automação em larga escala podem reduzir até 30% dos custos operacionais em determinados segmentos.

Sandro Wegner, CEO da Native, observa que a aplicação de IA tem trazido ganhos concretos aos clientes da empresa. “Nossos usuários têm conseguido melhorar a qualidade do atendimento e reduzir custos porque a IA ajuda a identificar padrões de conversa e pontos de melhoria, facilitando o trabalho do agente e permitindo decisões mais seguras”, afirma.

Em estruturas de call center, onde a necessidade de respostas ágeis e padronizadas é ainda mais crítica, o uso de análise de sentimentos, transcrição automática e relatórios inteligentes permite que líderes de operação monitorem a performance em tempo real e tomem decisões baseadas em dados.

Para Wegner, os benefícios vão além do aspecto técnico do uso de sistemas de PABX virtual. “Quando líderes contam com análises em tempo real, as decisões deixam de ser reativas e passam a ser preventivas, fortalecendo a relação com o cliente e ampliando a eficiência das equipes”, complementa, para, em seguida, finalizar:

“Com a evolução das ferramentas de IA e a ampliação de seu uso nas rotinas corporativas, o cenário aponta para processos mais ágeis, inteligentes e sustentáveis, com ganhos de produtividade e qualidade tanto para empresas quanto para consumidores”.



Maturidade em IA: Resultados e Desafios para 2025

A NetApp® (NASDAQ: NTAP), empresa de infraestrutura de dados inteligente, divulgou hoje um novo estudo global sobre a maturidade da IA empresarial conduzido pela IDC*. Este segundo estudo anual revela uma mudança acentuada na forma como as empresas abordam a inteligência artificial e confirma que a IA entrou em uma nova fase, na qual as organizações mais maduras priorizam a preparação, a proteção e a segurança dos dados, ao mesmo tempo em que tomam decisões e fazem investimentos impactantes em infraestrutura para dar suporteàIA atual e da próxima geração.

As conclusões de 2024 destacaram o potencial da IA para gerar resultados comerciais dramáticos, mas também expuseram lacunas profundas em infraestrutura, governança e habilidades. Em 2025, a conversa evoluiu: as organizações agora enfrentam pressões de ROI, adoção fragmentada e a necessidade de incorporar governança e segurança de dados desde o início.

“A inteligência artificial deixou de ser uma questão de prova de conceito — agora trata-se de provar seu valor”, disse Syam Nair, diretor de Produtos da NetApp. “A pesquisa mais recente da IDC mostra que os verdadeiros diferenciais estão na preparação dos dados e na infraestrutura: as empresas que se concentram na qualidade dos dados e na construção de arquiteturas modernas, inteligentes para a nuvem, escaláveis e adaptáveis são as que estão transformando a IA em impacto real para os negócios. É por isso que a NetApp acredita que toda organização precisa de uma Infraestrutura de Dados Inteligente para ter sucesso na era da IA.”

Principais descobertas do estudo de 2025 incluem:

  • Maturidade traz resultados – Os Mestres em IA (organizações que adotam as abordagens mais avançadas em infraestrutura de IA, governança de dados e segurança) superam consistentemente seus pares menos maduros em todos os resultados de negócios relacionadosàIA: os Mestres alcançaram uma melhoria de 24,1% na receita e 25,4% em economia de custos, superando amplamente os menos maduros.
  • Infraestrutura continua sendo um gargalo – Embora a porcentagem de empresas que relataram necessidade de uma grande reformulação no armazenamento tenha caído de 63% em 2024 para 37% em 2025, 84% ainda afirmam que seu armazenamento não está totalmente otimizado para IA.
  • Segurança agora é prioridade – 62% dos Mestres em IA aumentaram os orçamentos de segurança para iniciativas de IA no último ano, em comparação com apenas 16% das organizações menos maduras.
  • IA agêntica favorece os Mestres – Com bases mais sólidas em dados, segurança e infraestrutura, os Mestres em IA já estãoàfrente. Os pares menos maduros permanecem isolados na adoção de GenAI, uma abordagem que não se escala para as demandas empresariais da IA agêntica.

Em conjunto, essas descobertas destacam um ponto central: escalar a IA de forma responsável exige mais do que experimentação — requer uma infraestrutura de dados confiável, moderna e inteligente.

“As empresas que modernizam seus pipelines de dados, estruturas de governança, abordagens de segurança e arquiteturas de armazenamento são aquelas que transformam projetos-piloto de IA em aplicações em escala de produção, capazes de gerar os resultados de negócios mais mensuráveis”, disse Dave Pearson, vice-presidente de Pesquisa em Soluções de Infraestrutura da IDC.

Os resultados combinados de 2024 e 2025 ressaltam que a diferença entre o hype e o impacto da IA ​​reside nas práticas e na arquitetura de dados subjacentes às iniciativas de IA. Embora organizações menos maduras possam relatar melhorias nos KPIs, a IDC constata que o maior e mais sustentável impacto comercial advém de um foco na qualidade dos dados fundamentais e em investimentos em infraestrutura. Os especialistas estão migrando de atualizações graduais para arquiteturas inteligentes em nuvem, escaláveis, com reconhecimento de dados, adaptáveis ​​e automatizadas. Na era da IA, velocidade, escala, segurança e adaptabilidade não são opcionais — são ingredientes essenciais para extrair o máximo valor comercial de suas iniciativas de IA.

Metodologia

Em janeiro de 2024 e junho de 2025, a IDC realizou uma pesquisa com mais de 1.200 tomadores de decisão globais envolvidos em operações de TI corporativas, ciência de dados, engenharia de dados e desenvolvimento de software relacionados a iniciativas de IA. Essas entrevistas revelaram informações detalhadas sobre o estado evolutivo das iniciativas de IA, incluindo a gama de desafios, os inúmeros benefícios comerciais e as melhores práticas que as organizações líderes adotaram para alcançar o sucesso.

Ao conduzir essa análise, a IDC desenvolveu um modelo de maturidade em IA no qual as organizações se enquadram em um dos quatro níveis de maturidade, com base em sua abordagem atualàIA em termos de infraestrutura de dados e armazenamento, política e governança de dados, foco na eficiência de recursos e capacitação e colaboração das partes interessadas. Esses níveis de maturidade são: Emergentes em IA, Pioneiros em IA, Líderes em IA e Mestres em IA.

Para acessar o relatório completo, visite: https://www.netapp.com/media/142474-idc-2025-ai-maturity-findings.pdf

*Fonte: IDC InfoBrief, “Scaling Enterprise AI Responsibly: The Critical Role of Data Readiness and an Intelligent Data Infrastructure” (“Dimensionando a IA empresarial de forma responsável: o papel fundamental da preparação de dados e de uma infraestrutura de dados inteligente”), patrocinado pela NetApp, doc. n.º US53841625, outubro de 2025

Sobre a NetApp

A NetApp é a empresa de infraestrutura de dados inteligente que combina armazenamento de dados unificado, serviços integrados de dados e de cargas de trabalho para transformar um mundo em constante mudança em oportunidades para cada cliente. A NetApp cria uma infraestrutura livre de silos, aproveitando a observabilidade e a inteligência artificial para oferecer a melhor gestão de dados do setor. Como o único serviço de armazenamento de nível empresarial incorporado de forma nativa às maiores nuvens do mundo, nosso armazenamento de dados oferece flexibilidade perfeita. Além disso, nossos serviços de dados geram uma vantagem competitiva por meio de ciber-resiliência superior, governança e agilidade de aplicações. Nossos serviços de cargas de trabalho proporcionam otimização contínua de desempenho e eficiência, com base em observabilidade e IA. Independentemente do tipo de dado, carga de trabalho ou ambiente, com a NetApp você pode transformar sua infraestrutura de dados para concretizar as possibilidades do seu negócio. Saiba mais em www.netapp.com ou siga-nos no X, LinkedIn, Facebook e Instagram.

NETAPP, o logotipo da NETAPP e as marcas relacionadas em www.netapp.com/TM são marcas registradas da NetApp, Inc. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Assessoria de mídia

Kenya Hayes

NetApp

kenya.hayes@netapp.com

Contato para investidores

Kris Newton

NetApp

kris.newton@netapp.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Lançamento da Consertus: Transformando Projetos de Capital

A Consertus, Inc., com o apoio da Round Table Capital (RTC) Partners, anuncia hoje o lançamento oficial de uma empresa global dedicadaàconsultoria e gestão de programas de capital, que integra de forma harmoniosa inovação digital, consultoria especializada e serviços abrangentes de execução de projetos.

Com mais de US$ 300 bilhões em projetos de capital ativo sob gestão, a Consertus presta assistência a mais de 400 clientes em 37 estados dos EUA, em Porto Rico e em mercados internacionais, incluindo Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Índia e América Latina. Com o suporte de uma equipe de mais de 800 profissionais, a Consertus oferece resultados transformadores para programas de capital complexos em âmbito global.

“Estamos construindo um novo tipo de empresa, que vai além de modelos ultrapassados”, afirmou Roy Block, CEO da Consertus. “Ao combinar tecnologia avançada, consultoria especializada e uma entrega impecável em uma estrutura integrada, estamos gerando resultados que antes eram vistos como inalcançáveis pelos clientes: no prazo, dentro do orçamento e com maior valor. Ainda mais relevante, estamos empregando a tecnologia para capacitar nossos colaboradores, eliminando tarefas rotineiras para que possam se concentrar nas causas fundamentais, em soluções proativas e em auxiliar os clientes a alcançar seus objetivos mais cruciais, tudo isso enquanto promovemos uma experiência de trabalho genuinamente moderna.”

Promovendo impacto em todos os setores e regiões geográficas

Englobando uma diversidade de setores, o portfólio da Consertus inclui:

  • Construção de nova infraestrutura para uma importante agência de trânsito norte-americana.
  • Administração de um programa plurianual de melhoria de capital para a modernização e ampliação de um grande aeroporto norte-americano, incluindo supervisão integrada, monitoramento, conformidade e auditoria.
  • Implementação de um sistema de informações para o gerenciamento de projetos em um dos mais significativos aeroportos do Oriente Médio, destinado a atender 120 milhões de passageiros anualmente.
  • Revitalização de antigas instalações de água para um importante departamento metropolitano de águas dos EUA.
  • Elaboração de uma estrutura de padrões de dados e implementação de ferramentas de gerenciamento de espaço digital para um sistema de saúde avançado, aprimorando a visibilidade e o controle do ambiente hospitalar, ativos e operações de manutenção.
  • Fornecimento de gerenciamento de programa e controles de projeto para a substituição de postes de madeira por postes de aço para um grande fornecedor de energia e serviços públicos na região Centro-Oeste dos EUA.
  • Apoio a instituições de ensino fundamental, médio e superior com serviços de planejamento e entrega que garantam ambientes de aprendizagem resilientes e eficientes.

Desenvolvido por meio de integração líder do setor

A Consertus cresceu rapidamente por meio da aquisição e integração de 10 empresas de consultoria de destaque: Acumenian, especializada em consultoria, tecnologia e análise; Anchor Enterprises, fornecedora de serviços de consultoria e gerenciamento de programas executivos; Cotter Consulting, fornecedora de serviços de gerenciamento de programas, projetos e construção; CPM, a maior empresa de consultoria local de programas, projetos e gerenciamento de construção em Porto Rico; Enstoa, uma inovadora digital que oferece implementação de sistemas e soluções de IA para otimizar fluxos de trabalho no ambiente construído; KKCS, uma empresa de controle de programas e gerenciamento de projetos de serviço completo; OAC Services, com foco em projeto e gestão de construções; Saybrook Associates, fornecedora de soluções de gerenciamento de programas e controles de projetos; Waycode, fornecedora de engenharia de software e soluções digitais adaptadas ao ambiente construído; e The Wells Partnership, especializada em serviços de consultoria para entrega de projetos integrados.

“A Enstoa sempre superou barreiras, iniciando com plataformas integradas de dados e análises”, disse Jordan Cram, ex-CEO da Enstoa. “A Consertus está preparada para influenciar o futuro da indústria por meio de métodos de IA generativa e de agência, e temos orgulho de fazer parte da equipe que está concretizando essa visão.”

Sobre a Consertus

A Consertus oferece soluções digitais, de consultoria e entregas inovadoras que promovem a implementação de programas de capital bem-sucedidos no mundo inteiro. Com mais de 800 profissionais nos EUA, Porto Rico, Reino Unido, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Índia, a Consertus atende clientes nos segmentos de transporte, saúde, energia, serviços públicos, governo e manufatura, ajudando-os a atingir seus objetivos estratégicos mais críticos.

Saiba mais em www.consertus.com e siga a Consertus no LinkedIn.

Sobre a RTC Partners

A RTC Partners é uma empresa de investimentos empreendedora e com foco em crescimento, comprometida com a geração de valor a longo prazo. A RTC desenvolve negócios excepcionais nos setores de serviços profissionais e empresariais por meio de parcerias com fortes equipes de gerenciamento. Com foco no capital humano e uma abordagem cuidadosa ao crescimento orgânico e inorgânico, a RTC possibilita que as empresas alcancem seu próximo estágio de sucesso. A RTC busca ativamente plataformas adicionais e oportunidades de aquisição de complementos.

Saiba mais em www.rtcpartners.com.

Interessado em integrar nossa equipe em crescimento?

Acesse: Careers at Consertus

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Gail Scibelli

gscibelli@marketbridge.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Bactéria ‘comedora de carne’ contamina atletas em piscina

Bactéria 'comedora de carne' contamina atletas em piscina
Bactéria 'comedora de carne' contamina atletas em piscina

Uma superbactéria conhecida como “comedora de carne” acendeu o alerta para os cuidados com piscinas ao redor do mundo. O caso mais recente foi registrado nos Estados Unidos, onde uma jovem atleta de 23 anos e dois primos foram diagnosticados com MRSA (Staphylococcus aureus resistente à meticilina) após nadarem em uma piscina de hotel. A infecção, considerada grave e potencialmente fatal, pode destruir tecidos, levar a amputações e, em situações extremas, à morte.

Situações como essa reforçam a importância de manter a água da piscina sempre tratada. O MRSA é uma das superbactérias mais perigosas conhecidas atualmente, caracterizada pela resistência a diversos antibióticos. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), se não surgirem medicamentos eficazes, infecções causadas por bactérias resistentes poderão provocar até 10 milhões de mortes por ano até 2050, ultrapassando os números do câncer. Esse tipo de bactéria não se limita a ambientes hospitalares: ela pode se espalhar em locais com água contaminada ou tratamento inadequado, como piscinas, spas e banheiras coletivas.

Riscos comuns em piscinas sem tratamento adequado

Embora casos envolvendo essa superbactéria sejam raros, eles funcionam como alerta para a necessidade de cuidado com a água. Piscinas sem tratamento adequado ou com produtos aplicados de forma incorreta podem se tornar ambientes favoráveis à proliferação de bactérias e fungos, responsáveis por problemas mais comuns, como otite, conjuntivite, dermatites e infecções gastrointestinais. Além da água, superfícies como bordas, escadas e áreas molhadas ao redor também podem abrigar microrganismos, aumentando o risco de contaminação, especialmente quando há feridas ou cortes na pele.

O cloro, quando mantido na dosagem correta, atua na eliminação dessas bactérias. Porém, níveis baixos ou irregulares permitem que elas sobrevivam e se espalhem, comprometendo a qualidade da água e favorecendo infecções.

Métodos de tratamento da água

Para reduzir riscos, é essencial manter a piscina limpa e higienizada. O cloro tradicional é reconhecido como o método mais utilizado e eficaz na desinfecção, desde que aplicado na dose correta, sendo indicado tanto para piscinas residenciais quanto coletivas. Esse tratamento é amplamente explicado no livro “Piscina: Água, Tratamento e Química”, de Jorge Macedo.

Um método considerado eficaz no tratamento de piscinas é o gerador de cloro, que, por meio do processo de eletrólise, produz cloro diretamente na piscina a partir de uma baixa concentração de sal dissolvido na água, mantendo a desinfecção de forma contínua. Já a filtração adequada é essencial para remover impurezas físicas da água, prevenindo o acúmulo de sujeira e contribuindo para a redução do risco de algas e bactérias.

Segundo Luan Ladeira, engenheiro responsável pelo dimensionamento e acompanhamento de grandes projetos em resorts pelo Brasil, a escolha do método depende da estrutura da piscina e do nível de automação desejado: “O gerador de cloro é considerado um sistema de tratamento primário, enquanto o ozônio atua apenas como tratamento complementar. Isso significa que uma piscina pode ser tratada exclusivamente com o gerador de cloro”, explica Ladeira.

Fabricação nacional e mercado

No Brasil, algumas empresas fabricam geradores de cloro. Parte significativa desses equipamentos ainda é importada, o que pode dificultar a reposição de peças e a realização de manutenções. A Nautilus produz geradores de cloro há mais de 20 anos. Em 2013, a empresa recebeu o prêmio de Melhor Fabricante de Filtros e Motobombas, concedido pela Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas (ANAPP). Esse histórico evidencia a trajetória da empresa no desenvolvimento de soluções voltadas ao tratamento contínuo da água de piscinas.

Manutenção e prevenção

Além de definir o sistema de tratamento, é necessário manter a manutenção em dia. Testes na água devem ser realizados semanalmente, assim como a limpeza de bordas e áreas molhadas. A retrolavagem do filtro deve seguir as recomendações do fabricante. Também é importante que os usuários tomem banho antes de nadar e evitem entrar na piscina com feridas ou cortes, reduzindo o risco de contaminação.

Sobre a automação do processo, Ladeira explica: “O gerador de cloro automatiza o processo de tratamento da piscina, operando de forma integrada ao conjunto filtrante. Dessa maneira, ele gera cloro diariamente de forma automática”, afirma.

Saúde pública e piscinas seguras

O caso registrado nos Estados Unidos mostra que manter a água da piscina sempre tratada não é apenas uma questão estética, mas, sobretudo, de saúde. A adoção de sistemas de tratamento adequados, tecnologias complementares e manutenção regular contribuem para a redução de riscos, favorecendo ambientes mais seguros para o uso coletivo e residencial.



SBOT lança Prêmio de Jornalismo sobre acidentes de moto

SBOT lança Prêmio de Jornalismo sobre acidentes de moto
SBOT lança Prêmio de Jornalismo sobre acidentes de moto

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) acaba de lançar o Prêmio SBOT de Jornalismo 2025, iniciativa inédita voltada a reconhecer e incentivar trabalhos jornalísticos que ampliem o debate público sobre a prevenção de acidentes motociclísticos e seus reflexos sociais, econômicos e na saúde pública brasileira. O anúncio oficial foi feito durante o Fórum SBOT para Jornalistas, que aconteceu em 18 de setembro de 2025, no Plenário 2 da Câmara Federal (Brasília – DF), como parte da programação da Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Ortopedista.

O Prêmio SBOT de Jornalismo 2025 tem como tema central a “Prevenção de acidentes de moto e o papel da sociedade na redução de mortes e lesões graves”. Poderão participar jornalistas com registro profissional. As reportagens devem ter sido publicadas ou veiculadas entre 1º de janeiro e 15 de outubro de 2025.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo site oficial da SBOT entre 18 de setembro e 25 de outubro de 2025. O regulamento e todas as informações estão também nessa landing page da campanha Na Moto, Na Moral, promovida pela SBOT em 2025.

Para mais informações, basta acessar: https://sbot.org.br

Além do lançamento do prêmio, o evento em Brasília reuniu médicos, parlamentares, representantes do setor público, comunicadores e familiares de vítimas para debater os riscos e impactos do uso de motocicletas no Brasil. Foi lançada também a campanha ‘Na Moto, Na Moral: não mate, não morra’.

“Estudos anuais da SBOT junto aos serviços de Ortopedia e Traumatologia de todo país vêm confirmando indicadores tanto pelo aumento do número de pacientes vítimas dos veículos de 2 rodas, como o maior tempo de internação destes, ocupando leitos que poderiam estar realizando cirurgias eletivas, mas principalmente a constatação que as lesões estão mais graves e complexas para salvar vidas e membros. Por isso a SBOT está lançando em 2025 a campanha, para chamar a atenção da sociedade e dos poderes Executivo e Legislativo sobre a importância de se reduzir os acidentes de moto, que estão cada vez mais graves, gerando lesões mais complexas e mortes. Esse é um problema sério de saúde pública e nós ortopedistas temos compromisso com a sociedade em ajudar a encontrar caminhos para reverter”, destaca Marcos Musafir, médico ortopedista membro da SBOT e da OPAS.

Premiação

As reportagens serão avaliadas por uma comissão formada por jornalistas, médicos especialistas em ortopedia e traumatologia, representantes da sociedade civil e profissionais da área de segurança no trânsito.

Os vencedores serão anunciados em novembro de 2025 no site e redes sociais da SBOT. O primeiro lugar ganhará troféu, certificado e prêmio de R$ 15 mil. O segundo lugar, certificado e prêmio de R$ 5 mil. A cerimônia de entrega será realizada durante o Congresso Nacional da SBOT 2025.



Nordeste é destino turístico preferido; Alagoas se destaca

Nordeste é destino turístico preferido; Alagoas se destaca
Nordeste é destino turístico preferido; Alagoas se destaca

Principal destino turístico do Brasil, o litoral do Nordeste segue liderando a preferência nacional para viagens de férias e lazer. Segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), a região respondeu por quase 45% do faturamento das associadas em 2024, superando Sudeste (26%), Sul (11%), Centro-Oeste (9,5%) e Norte (8,5%). Do total de R$ 22,9 bilhões faturados pelas operadoras no ano passado, R$ 5,46 bilhões vieram do turismo nacional, com o Nordeste representando sozinho 45% desse montante.

No Anuário Braztoa 2025, oito destinos e cinco estados nordestinos figuram entre os dez mais vendidos. Entre eles estão Porto de Galinhas (2º) e Maceió (3º), além da Bahia (1º), Pernambuco (2º) e Alagoas (3º).

Avanço econômico do turismo

A consolidação da região como principal polo turístico brasileiro também se reflete em indicadores econômicos. De acordo com boletim da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), divulgado em setembro, o turismo nordestino registrou o maior número de empregos formais dos últimos seis anos, superando o período pré-pandemia. Foram 433,3 mil trabalhadores empregados, o equivalente a 18,6% das vagas formais do setor no país.

O levantamento apontou ainda que o turismo já representa 9,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste — a maior participação proporcional entre todas as regiões brasileiras.

Barra de São Miguel em expansão

Localizada a 30 quilômetros de Maceió, Barra de São Miguel tem se destacado no cenário turístico. O município recebeu mais de R$ 120 milhões em investimentos voltados à transformação do balneário e conta com novas iniciativas privadas.

Segundo a Secretaria de Turismo de Alagoas, o fluxo de visitantes no estado aumentou 25% nos últimos anos, e mais de 70% dos turistas manifestaram interesse em explorar outros destinos além da capital. "O crescimento da demanda por turismo em Alagoas reflete o esforço contínuo em ampliar infraestrutura, serviços e experiências para os visitantes. Barra de São Miguel é um exemplo desse desenvolvimento, combinando belezas naturais e novos investimentos que beneficiam toda a região", afirma Bárbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas.

Esse crescimento também foi reconhecido pelo Traveller Review Awards 2025, promovido pela Booking.com, no qual Alagoas foi classificado como o terceiro estado mais acolhedor do Brasil.

Perspectivas locais

Na visão de agentes do setor, novos empreendimentos têm funcionado como catalisadores para a economia e o turismo em Barra de São Miguel. Um dos exemplos recentes é o Epic Exclusive Residence, da Linha Aurus by Engemat, lançado oficialmente em janeiro de 2025. O projeto é assinado pela arquiteta Humberta Farias e combina sofisticação com integração à paisagem natural do balneário, conforme destaca a diretora comercial da Linha Aurus, Luiza Brasileiro.

Ela explica que a escolha pela Barra de São Miguel foi estratégica e também emocional. "Depois de anos tendo investidores voltados para a Praia de São Miguel dos Milagres (no litoral sul de Alagoas), sentimos que o balneário da Barra de São Miguel precisava, de fato, de novos investimentos. Foi aí que tivemos a ideia de procurar terrenos e sócios para construir empreendimentos na Barra, que é tradicionalmente frequentada no verão alagoano", afirma.

A diretora ressalta ainda que o projeto busca recuperar parte da memória afetiva do balneário. "Queremos reviver os tempos de glamour que a Barra teve. Assim, surgiu a concepção do Epic, um projeto que busca resgatar a essência do balneário, mas com um toque moderno e sofisticado", acrescenta.

O projeto também se alinha ao turismo de experiência, segmento em expansão no país. "Por estar em um balneário com arrecifes e características exclusivas, o Epic faz total sentido no segmento de turismo de experiência. É um projeto voltado para um público que valoriza a exclusividade", completa Luiza.

Entre os atrativos turísticos do município estão passeios às piscinas naturais, a Praia do Gunga, a Lagoa do Manguaba e atividades como buggy, lancha e caminhadas pela orla. A proximidade com Maceió ainda permite que visitantes explorem outros pontos do litoral alagoano, como as piscinas de Pajuçara e o mirante de São Gonçalo.

Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/aurus.incorp



Hayek promove desafio internacional de empreendedorismo

Hayek promove desafio internacional de empreendedorismo
Hayek promove desafio internacional de empreendedorismo

O número de jovens empreendedores no Brasil cresceu 25% nos últimos 12 anos, segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).

Diante desse cenário, a Hayek Global College promove o NextGen Startup Challenge, um torneio de empreendedorismo voltado para jovens de até 22 anos com inglês avançado. O evento será realizado em dois sábados consecutivos, 11 e 18 de outubro, na sede da instituição, em Brasília (DF).

O desafio propõe aos participantes a criação de ideias inovadoras de negócio, que deverão ser apresentadas em formato de pitch. Além da oportunidade de networking e aprendizado, os participantes concorrem a prêmios, certificados e camisetas exclusivas.

Participação internacional e experiência prática

Uma das novidades desta edição é a presença dos professores Dr. Ed Vengrouskie e Dr. Henry, da Fort Hays State University, no Kansas (EUA). Eles trarão para o Brasil experiências no desenvolvimento de startups e no treinamento de empreendedores.

No primeiro dia do evento (11/10), os professores conduzirão um workshop interativo sobre como elaborar um plano de negócios e apresentar um pitch de forma eficaz a potenciais investidores. Nesta etapa, também ocorrerá a formação dos grupos e a apresentação do desafio. As equipes terão uma semana para desenvolver suas ideias e preparar suas apresentações.

No segundo dia (18/10), será o momento das apresentações. Os grupos defenderão seus projetos diante de uma banca avaliadora composta pelos professores da Fort Hays State University e investidores convidados, que selecionarão os melhores resultados e anunciarão os vencedores.

“O NextGen Startup Challenge simula um ambiente real de avaliação de startups, inspirado no formato Shark Tank. Com a orientação dos professores da Fort Hays State University e de empreendedores locais, os participantes terão acesso a uma experiência prática e internacional de empreendedorismo. A dinâmica desenvolve habilidades de inovação, pensamento crítico, comunicação, trabalho em equipe e resiliência diante dos questionamentos dos investidores”, destaca Edson Agatti, diretor-executivo da Hayek Global College.

Serviço

NextGen Startup Challenge – Hayek Global College

Local: Hayek Global College – Condomínio Ion, SGAN Q 601, Bloco H, Asa Norte, Brasília – DF

Datas: 11 e 18 de outubro de 2025

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/nextgen-startup-challenge/3090036?share_id=copiarlink&referrer=chatgpt.com



IA da Carefy contesta R$375 mil/milhão para planos de saúde

IA da Carefy contesta R$375 mil/milhão para planos de saúde
IA da Carefy contesta R$375 mil/milhão para planos de saúde

Em meio à escalada dos custos assistenciais dos planos de saúde, a auditoria de sinistros médicos tornou-se estratégica no setor de saúde suplementar. Estima-se que fraudes, abusos e desperdícios somam R$ 28 bilhões por ano no Brasil, abrindo espaço para soluções tecnológicas capazes de mitigar essa perda.

A Carefy, healthtech especializada em auditoria em saúde, anuncia o lançamento de seus Agentes de Inteligência Artificial (AIA), introduzindo uma nova metodologia para apoiar operadoras na redução de fraudes e ineficiências.

Desenvolvidos a partir da expertise técnica em auditoria, os AIA atuam na detecção de desperdícios, inconsistências e fraudes em solicitações de autorizações e de contas médicas, assegurando a correta aplicação dos recursos.

Segundo a empresa, a nova metodologia já demonstra resultados expressivos e supera as limitações de modelos anteriores baseados exclusivamente em machine learning.

“Não basta olhar para o passado. Se você treina algoritmos com bases antigas, ela pode repetir os erros, comprometendo a assertividade. Nós desenvolvemos as IAs com bases técnicas e regulatórias e deixamos que a operadora indique suas particularidades”, explica Marcelo Santos, CEO da Carefy.

Com clientes como Porto Seguro, Hapvida e diversas Unimeds, a empresa monitora quase 8 milhões de vidas em sua base.

Resultados na prática

Lançado há menos de seis meses, o pilar de inteligência artificial Carefy.ai vem contestando em média R$ 375 mil a cada R$ 1 milhão auditado. Em um dos casos, o índice de glosas — valores de procedimentos médicos contestados total ou parcialmente pelas operadoras por inconsistências, abusos ou falta de respaldo técnico — mais que dobrou, saltando de 10% para 23,7%.

Na eficiência operacional, os resultados chegaram a um ganho de 300% na eficiência operacional do time de auditoria, sendo possível redirecionar o time para tarefas mais estratégicas e analíticas, em vez de atividades repetitivas e operacionais.

“Uma conta complexa, e que levaria horas para ser auditada manualmente, é analisada pela IA em segundos, com apontamentos objetivos, técnicos e normativos”, afirma Gustavo Priuli, gestor de TI e Inovação da Unimed Intrafederativa Nordeste Paulista.

Canal entre operadoras e prestadores

A plataforma não se restringe ao backoffice das operadoras. Atualmente, cerca de 5 mil prestadores de saúde utilizam a solução para enviar solicitações e acompanhar contestações de cobranças (glosas) em tempo real. 

Com essa adoção, a Carefy passou a atuar como um canal de comunicação entre a operadora e o prestador, oferecendo maior rastreabilidade ao fluxo que vai da autorização até a conta médica, visando contribuir para a redução de disputas.

Mercado bilionário e próximos passos

De olho no mercado bilionário da saúde suplementar, a Carefy pretende ampliar seu portfólio de soluções para operadoras, fortalecer parcerias estratégicas e explorar novas demandas junto à rede de prestadores. A evolução também passa por agentes de IA mais sofisticados, capazes de realizar análises preditivas e antecipar riscos de judicialização e desperdícios antes mesmo da ocorrência.

“Nosso foco é mostrar, de forma imediata, o retorno sobre o investimento. Ao analisar uma amostra da operadora, conseguimos comprovar quanto ela teria economizado com a solução. Quando a gestão enxerga esses números de forma concreta, o valor da tecnologia fica evidente”, afirma Erika Monteiro, COO da Carefy.



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Podcast – A tecnologia de áudio e vídeo Dolby faz parte...

0
Para saber como ela nasceu e ganhou o mercado global, ouça ou veja agora o Podcast, que está bem legal, curta o vídeo, inscreva-se no canal e compartilhe nas redes sociais.

Podcast – Fusca na veia

Últimas Notícias

Translate »