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Boas práticas para utilização da água beneficiarão as próximas gerações

Boas práticas para utilização da água beneficiarão as próximas gerações
Boas práticas para utilização da água beneficiarão as próximas gerações

Um quarto da população mundial, o equivalente a 2,1 bilhões, não tem o fornecimento regular e adequado de água. A carência, em linhas gerais, deve-se à falta de investimentos em infraestrutura de saneamento básico, à poluição, que reduz a oferta de água potável, e ao desperdício.

O Brasil tem uma distribuição desigual: mais da metade da superfície de água do país (61%) está na Amazônia, onde vivem 4,2 milhões de brasileiros. Já a Caatinga, que abriga 32 milhões de habitantes, tem menos de 1 milhão de hectares de superfície de água (981 mil, ou 5% do total). Com 2,2 milhões de hectares, a Mata Atlântica tem 13% da superfície de água no Brasil, seguida pelo Pampa (1,8 milhão de hectares, ou 10% do total) e Cerrado (1,6 milhão de hectares, ou 9% do total).

Segundo a Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reúso de Água (ALADYR), 97,5% de todas as águas existentes no planeta são salgadas e apenas 2,5%, doces. Somente 0,007% estão disponíveis para o consumo humano e, hoje, a Terra tem aproximadamente a mesma quantidade de água de quatro bilhões de anos atrás, para suprir uma população que já ultrapassa a oito bilhões de habitantes.

Garantir o fornecimento de água tem sido um desafio que envolve países e empresas de todo o planeta. De acordo com o relatório Scaling Water Reuse, “A Tipping Point for Municipal and Industrial Use”, do Banco Mundial, publicado em junho deste ano, apenas 3% da água consumida por cidades e indústrias no mundo é proveniente de reuso potável e industrial.

“A importância do reúso da água, pelas indústrias e empresas de diversos setores, tem conscientizado cada vez mais sobre sua necessidade, pois se trata de ação sustentável e um meio de reduzir custos operacionais. Nesse contexto, a conscientização sobre a água de reúso tem papel estratégico: sensibilizar gestores públicos, empresas e a sociedade civil sobre a importância de quebrar paradigmas, superar resistências culturais e ampliar o debate em torno da circularidade hídrica”, salienta Vininha F. Carvalho, ambientalista, economista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

De acordo com o Instituto Aço Brasil, 96,5% da água utilizada pela indústria siderúrgica nacional é proveniente de processos de reuso. O aumento desses números nos últimos anos culminou na redução da captação de água e do lançamento de efluentes.

O Instituto Brasileiro de Mineração revela bons resultados na reciclagem e recirculação de água nas plantas de mineradoras de vários segmentos. Os números podem chegar a até 80% em mineração de ferro, ouro e carvão mineral, por exemplo.

Os condomínios residenciais começam a se adaptar a essa realidade, criando sistemas de reuso de água. Para o gerente de Novos Negócios da Cipa, Bruno Queiroz, a medida, além de ajudar o meio ambiente e valorizar o imóvel, pode significar uma economia de até 30% na conta.

“Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU 6 e 9, buscam assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos, e construir uma infraestrutura sustentável, promovendo a industrialização inclusiva e capaz de fomentar a inovação”, finaliza Vininha F. Carvalho.



Hospitais de câncer superam crises com solidariedade

Hospitais de câncer superam crises com solidariedade
Hospitais de câncer superam crises com solidariedade

No Brasil, a filantropia tem se mostrado um aliado decisivo para que hospitais públicos de câncer ofereçam tratamento de qualidade e gratuito a milhares de pacientes. Instituições como o Graacc, que se sustenta por doações, o Hospital de Amor de Barretos, onde até 60% dos recursos vêm de iniciativas filantrópicas, e a Liga Contra o Câncer, responsável por 65% da demanda oncológica do Rio Grande do Norte, são exemplos de como a solidariedade fortalece a saúde pública e garante acesso a terapias de ponta.

No Paraná, o Hospital do Câncer de Londrina viveu desafios semelhantes. Com dívidas e risco de paralisação de serviços essenciais, encontrou no título de capitalização Viva Sorte, criado por Renato Ambrosio, um parceiro capaz de transformar essa realidade. Desde julho de 2024, a parceria possibilitou mais de 18 mil cirurgias oncológicas, uma média de cerca de mil procedimentos por mês, além da reforma da ala infantil e do terceiro andar do hospital, melhorando a infraestrutura e a experiência de atendimento para centenas de pacientes. A Santa Casa de Londrina também é beneficiada pelo Vale Sorte, versão local do título, ampliando o impacto das ações.

A informação sobre esses recursos fica ainda mais evidente neste período do ano, em que se iniciam campanhas de conscientização de impacto, como o Outubro Rosa, promovida pelo Ministério da Saúde para alertar mulheres sobre a importância dos exames preventivos que facilitem o diagnóstico precoce para o câncer de mama e o câncer de colo do útero, os que mais acometem as mulheres.Iniciativas solidárias

O Viva Sorte atua na modalidade de filantropia premiável de pagamento único, destinando parte de seu faturamento a hospitais e projetos sociais. Desde seu lançamento em setembro de 2022, já distribuiu cerca de R$ 50 milhões em prêmios, incluindo casas, carros, motos e valores em dinheiro. Os sorteios são transmitidos ao vivo pela TV Bandeirantes, em programa apresentado por Renato Ambrosio, promovendo engajamento nacional e incentivando uma cultura de solidariedade em todo o país.

Renato Ambrosio iniciou sua relação com o Hospital do Câncer de Londrina em 2014, quando doou recursos próprios para manter a ala infantil, ameaçada de fechamento. Durante a pandemia de COVID-19, ele organizou lives solidárias com artistas como Gusttavo Lima, Wesley Safadão e Bruno & Marrone, garantindo que o hospital continuasse a atender pacientes oncológicos em um período crítico.

"A gente ajudou a manter aberto o hospital em um momento terrível. Porque durante a pandemia o hospital tratava as pessoas com Covid e, ao mesmo tempo, outras com câncer. As doenças não pararam e, a partir daquele momento, eu comecei a manter essa relação com o Hospital do Câncer e nunca mais parei. Iniciativas solidárias, atualmente, são essenciais para a manutenção das atividades desses hospitais e do tratamento de milhares de pessoas", relata Renato.

A experiência de instituições como o Hospital do Câncer de Londrina, o Graacc, Hospital de Barretos e a Liga Contra o Câncer mostra que a filantropia vai além do apoio financeiro: é instrumento de transformação social, inclusão e excelência na saúde pública. Ao unir solidariedade, gestão eficiente e mobilização social, essas instituições demonstram que é possível superar desafios históricos, garantindo atendimento gratuito de qualidade e consolidando o Brasil como referência em oncologia.



Benchmark em CSC: premiação aconteceu no SSLF 2025

Benchmark em CSC: premiação aconteceu no SSLF 2025
Benchmark em CSC: premiação aconteceu no SSLF 2025

Pesquisa Benchmark em CSC, conduzida pelo IEG, é realizada há mais de 15 anos e já analisou o desempenho de mais de 150 empresas, mapeando práticas de gestão, produtividade, eficiência em custos, grau de automação e nível de serviço no mercado de Serviços Compartilhados.

Ao longo desse período, a pesquisa vem sendo fonte de informações estruturadas para líderes que buscam compreender como seus CSCs se posicionam frente ao mercado, além de identificar tendências e oportunidades de evolução.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa Benchmark em CSC avalia os CSCs a partir de diferentes dimensões, oferecendo uma visão ampla do modelo de Serviços Compartilhados. Os macroprocessos analisados são:

  • Requisition to Pay
  • Order to Cash
  • Fiscal
  • Contabilidade
  • Recursos Humanos
  • Tecnologia da Informação
  • Facilities
  • Jurídico

Ranking Geral considera o equilíbrio entre custo por transação e nível de serviço, atribuindo peso de 70% para custos e 30% para o nível de serviço. Já o Ranking de Maturidade reflete o desempenho nos seis principais pilares do modelo (Pessoas, Processos, Cliente, Inovação, Cultura e Dados).

Em 2025, foi incorporado também o Ranking de Automação, categoria que reconhece o avanço dos CSCs na adoção de tecnologias que elevam eficiência e produtividade.

Os resultados mais recentes foram anunciados durante o SSLF 2025, realizado em setembro, em São Paulo, com a presença de cerca de 200 líderes de CSCs. O evento foi o palco para o anúncio dos destaques da pesquisa.

Os premiados foram:

Categoria: Ranking Geral

  • 1º lugar: Votorantim
  • 2º lugar: Localiza
  • 3º lugar: Carrefour


Categoria: Ranking de Maturidade

  • 1º lugar: Votorantim


Novidade: Categoria: Ranking de Automação

  • 1º lugar: Votorantim

Mais do que um reconhecimento, a premiação é considerada um selo de referência no mercado, destacando empresas que alinham eficiência operacional, qualidade de atendimento, inovação e evolução tecnológica. Para os líderes de CSCs, o estudo oferece parâmetros concretos para avaliar seu desempenho e identificar áreas prioritárias de desenvolvimento.

A Pesquisa Benchmark em CSC do IEG reafirma seu papel como fonte estratégica para o mercado, trazendo visibilidade a práticas de destaque e premiando os CSCs que se diferenciam em maturidade, eficiência e automação. O reconhecimento durante o SSLF 2025 reforça a importância da profissionalização, da inovação e da busca contínua por excelência no setor.



Cemitério Lageado tem Festival de Pipas no Mês das Crianças

Em comemoração ao Mês das Crianças, o Grupo Maya promove no sábado, dia 26 de outubro, o Festival de Pipas: uma ação cultural e educativa voltada para crianças e adolescentes da região do Cemitério Lageado, na zona leste de São Paulo. Com entrada gratuita, a iniciativa inclui exposição de exemplares, oficina especializada com a disponibilização de materiais para a criação e soltura de pipas, além de pipoca, algodão doce e água para os participantes.

A Oficina de Pipas será comandada por Marcos Silva, um dos maiores especialistas no tema e sócio-fundador do projeto, que orientará os pequenos na confecção de seus próprios modelos. As atividades guiadas acontecem até o meio-dia, mas a soltura livre segue até as 13h.

Com uma proposta leve, lúdica e respeitosa, o evento busca fortalecer os laços entre o Grupo Maya e a comunidade do entorno, utilizando o espaço do cemitério de maneira simbólica e acolhedora, como ponto de encontro para experiências positivas e momentos em família.

“Acreditamos que espaços públicos devem estar a serviço da vida em todas as suas formas. O cemitério, além de um lugar de memória, pode também acolher iniciativas que promovam cultura, educação e laços comunitários. Ao celebrar a infância com atividades que estimulam o aprendizado e a criatividade, reafirmamos nosso compromisso com a vizinhança e com uma relação mais humana com o território”, afirma Ricardo Gontijo, CEO do Grupo Maya.

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla. As vagas são limitadas.

Serviço:
Festival de Pipas – Especial Mês das Crianças
Data: Sábado, 26 de outubro
Horário: Das 10h às 13h (oficina até 12h)
Local: Cemitério Lageado
Endereço: Estr. do Lageado Velho, 1490 – Guaianazes, São Paulo

Ingressos gratuitos via Sympla
https://www.sympla.com.br/evento/oficina-de-pipas-grupo-maya/3160467



Tempus junta-se à rede de provedores de serviços certificados da Parse Biosciences

A Parse Biosciences, líder em sequenciamento de célula única escalonável e acessível, tem o prazer de dar as boas-vindasàTempus como a mais nova integrante do seu programa de provedores de serviços certificados (PSC). Juntas, as empresas ampliarão o acessoàcélula única escalonável e de alta qualidade e capacitarão a Tempus a avançar suas soluções multiômicas integradas.

Lançado em 2024, o programa de PSC da Parse reúne uma comunidade global de provedores de serviços de primeira linha, dando aos cientistas acesso direto a tecnologias avançadas de célula única. Ao fazer parte dessa rede, a Tempus combina as comprovadas escalabilidade e qualidade da Parse com sua própria expertise multiômica, oferecendo aos clientes um caminho confiável desde pesquisas exploratórias até estudos de grande porte orientados por dados.

“Temos a mesma missão que a Parse, de oferecer soluções confiáveis e emergentes para pesquisas, e esperamos oferecer aos nossos clientes sequenciamento de célula única para continuar esse trabalho”, afirmou Mike Yasiejko, vice-presidente executivo da Tempus.

“Focamos sempre em tornar a análise de célula única acessível, escalonável e impactante, e esse trabalho com a Tempus faz avançar esse objetivo”, afirmou Alex Rosenberg, PhD, cofundador e CEO da Parse Biosciences. “Ao juntarmos as forças, podemos fornecer os dados escaláveis e integrados necessários para abordar questões biológicas complexas em ciências biológicas”.

Sobre a Parse Biosciences

A Parse Biosciences é uma empresa internacional de ciências biológicas dedicada a acelerar avanços na saúde humana e na pesquisa científica. Ao capacitar pesquisadores a conduzir o sequenciamento de células únicas com escala e simplicidade incomparáveis, as soluções inovadoras da Parse estão impulsionando avanços no tratamento do câncer, reparo de tecidos, terapia com células-tronco e muito mais.

Construída com base em tecnologia transformadora desenvolvida na Universidade de Washington, a Parse Biosciences arrecadou mais de $100 milhões e é usada por mais de 3.000 laboratórios mundialmente. Seu crescente portfólio de produtos inclui a Evercode Whole Transcriptome, Evercode TCR, Evercode BCR, CRISPR Detect, Gene Select e Trailmaker para análise avançada de dados. Com sede no vibrante distrito de South Lake Union em Seattle, a Parse Biosciences inaugurou recentemente uma instalação de 34.000 pés quadrados, contendo laboratórios de última geração que apoiam a missão de avançar as pesquisas globais. Para mais informações, acesse www.parsebiosciences.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Kaitie Kramer

kkramer@parsebiosciences.com | 858.504.0455

Fonte: BUSINESS WIRE



Falta de talentos ameaça transição energética no Brasil

Falta de talentos ameaça transição energética no Brasil
Falta de talentos ameaça transição energética no Brasil

O setor de energia renovável no Brasil enfrenta um desafio que vai além da tecnologia e do financiamento: a escassez de profissionais qualificados. A conclusão é de estudo realizado pela REC!, startup brasileira de recursos humanos especializada em recrutamento, que ouviu 60 headhunters e recrutadores com experiência no setor entre maio e setembro de 2025.

Segundo o levantamento, 87% dos recrutadores apontam a oferta de salário competitivo como a estratégia mais eficaz para atrair e engajar talentos no setor de energia renovável. O dado contrasta com a percepção de que o propósito ambiental seria o principal atrativo para profissionais da área.

A pesquisa revela ainda que a flexibilidade de trabalho (56,5%) supera o propósito ambiental (30,4%) como fator de atração.

Profissionais não enxergam oportunidades de longo prazo

Outro dado que chama atenção é a baixa valorização de oportunidades de carreira: apenas 8,7% dos recrutadores consideram esse fator relevante na decisão dos profissionais. A estabilidade da empresa também ficou abaixo do esperado, com 39,1% de menções.

“Os profissionais ainda priorizam condições objetivas de remuneração, flexibilidade e inovação no momento de escolher onde trabalhar. Embora o apelo sustentável e o propósito do setor tenham relevância, aparecem como o terceiro pilar, indicando que uma oferta vencedora precisa ser um tripé equilibrado entre carreira, propósito e dinheiro”, aponta o estudo.

Cargos mais demandados incluem especialidades emergentes

A pesquisa identificou os cargos estratégicos mais demandados pelo setor:

  • Engenheiros e engenheiras de Projetos
  • Analistas de Operação e Manutenção (O&M)
  • Especialistas em Armazenamento de Energia
  • Técnicos e técnicas em Energias Renováveis
  • Analistas de Novos Negócios (Hidrogênio Verde, Crédito de Carbono)

As posições relacionadas a hidrogênio verde, armazenamento de energia e crédito de carbono representam áreas emergentes com alta demanda e baixa oferta de profissionais qualificados no mercado brasileiro.

Empresas precisam repensar estratégias de atração

Para Mariana Scheddin, CEO e cofundadora da REC!, as empresas do setor precisam ir além das práticas tradicionais de recrutamento. “Observamos que as organizações que terão sucesso são aquelas que investem na construção de uma marca empregadora forte, que comunique claramente sua proposta de valor ao colaborador, o chamado EVP (Employee Value Proposition). Além disso, é fundamental pensar em estratégias de realocação para atrair candidatos de outros estados, oferecendo suporte estruturado para essa transição”, afirma.

Segundo Scheddin, o estudo completo apresenta um conjunto de recomendações estratégicas detalhadas para empresas que desejam se posicionar de forma competitiva na atração e retenção de talentos no setor de energia renovável.

Crescimento do setor exige planejamento estratégico de talentos

Os dados macroeconômicos e as projeções de crescimento confirmam uma trajetória de expansão robusta para o setor de energia renovável no Brasil nas próximas décadas. No entanto, o estudo alerta que o sucesso dessa jornada dependerá diretamente da capacidade das empresas de atrair, desenvolver e reter o capital humano necessário para projetar, construir e operar os projetos.

“O desafio deixou de ser apenas tecnológico ou financeiro; ele é, fundamentalmente, um desafio de talentos. As organizações que compreenderem esta nova realidade e agirem de forma estratégica para construir suas equipes não estarão apenas garantindo sua própria competitividade, mas também liderando uma das transformações mais importantes do nosso tempo”, conclui Scheddin.

Metodologia

O estudo utilizou metodologia híbrida que combinou análise de dados públicos de fontes setoriais (Empresa de Pesquisa Energética, Agência Nacional de Energia Elétrica, Agência Internacional de Energia Renovável, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica e Associação Brasileira de Energia Eólica) e pesquisa quantitativa e qualitativa com 60 recrutadores especializados no setor de energia renovável, e curadoria com inteligência artificial para processamento de dados e identificação de padrões.

Sobre a REC!

A REC! é uma startup brasileira de recrutamento que propõe um novo modelo para acelerar contratações em setores técnicos e especializados, conectando cada vaga a uma rede de mais de 300 headhunters que competem entre si para apresentar os candidatos mais qualificados com rapidez.

O estudo “Energia Renovável no Brasil: O Futuro do Trabalho e as Oportunidades Estratégicas” apresenta dados inéditos sobre o impacto da transição energética no mercado de trabalho e está disponível em https://fazumrec.com.br/mapeamento-nacional-de-recrutamento/

Contato para imprensa:

Nome: Guilherme
E-mail: falecom@fazumrec.com.br
Telefone: +55 (11) 5286-7590
Website: www.fazumrec.com.br



Equipe Aston Martin Aramco Formula One® agora totalmente equipada com armazenamento NetApp

A equipe Aston Martin Aramco Formula One® anunciou hoje que concluiu sua migração para executar 100% de seu armazenamento de dados na NetApp® (NASDAQ: NTAP), a empresa de infraestrutura de dados inteligente. A Aston Martin Aramco conta com a infraestrutura de dados unificada, segura e pronta para IA da NetApp para impulsionar seu design, simulação e operações nas pistas.

A construção de uma infraestrutura de dados inteligente totalmente alimentada por soluções NetApp permite que a equipe Aston Martin Aramco se beneficie do acesso contínuo a dados críticos, possibilitando uma tomada de decisão mais rápida, medida em milissegundos. Isso inclui a integração de fluxos de trabalho impulsionados por IA, permitindo ciclos mais rápidos de design a construção e melhor desempenho. O NetApp StorageGRID fornece armazenamento de objetos escalável e geograficamente distribuído com resiliência de nível empresarial para lidar com os enormes conjuntos de dados gerados pelas operações da equipe da Aston Martin Aramco, enquanto o BlueXP oferece controle unificado e observabilidade em todo o ecossistema de dados.

A NetApp fornece armazenamento de dados de alto desempenho e soluções de gerenciamento de dados em tempo real que ajudam a Aston Martin Aramco a analisar telemetria, otimizar estratégias de corrida e melhorar o desempenho dos carros dentro e fora das pistas. Ao permitir o acesso contínuo aos dados em ambientes de nuvem e de borda, a NetApp garante que as equipes de engenharia possam tomar decisões em frações de segundo com base em insights precisos e atualizados.

A NetApp permite que a Aston Martin Aramco execute simulações complexas com mais rapidez e eficiência, fornecendo armazenamento de dados de alto rendimento e acesso contínuo a conjuntos de dados massivos em ambientes de nuvem híbrida. Isso acelera as iterações de projeto, permitindo que os engenheiros refinem a aerodinâmica, a estratégia e o desempenho antes mesmo de o carro chegaràpista.

Fabrizio Pilotti, CIO da Aston Martin Aramco Formula One™ Team: “Desde as simulações no túnel de vento da CoreWeave e cargas de trabalho de CFD até a telemetria em pista, geramos e analisamos petabytes de dados na busca por construir um carro e uma equipe vencedores. A NetApp fornece uma infraestrutura escalável e segura, projetada para recursos de IA e outras cargas de trabalho de computação de alto desempenho, o que nos dá o poder necessário para tomar as decisões certas baseadas em dados em todas as etapas — do designàsimulação eàestratégia no dia da corrida.”

Gabie Boko, diretora de Marketing da NetApp: “A Fórmula 1™ é um dos ambientes técnicos mais exigentes do mundo. As corridas são vencidas por decisões tomadas em frações de segundo na pista, baseadas em milhares de decisões de design e engenharia tomadas nas semanas anteriores. A equipe Aston Martin Aramco precisa de acesso rápido a grandes volumes de dados provenientes de múltiplas fontes, sem perder tempo ou recursos coordenando dados entre diferentes plataformas. A confiança que a Aston Martin Aramco deposita na NetApp como sua única fornecedora de armazenamento é uma validação da nossa experiência em oferecer uma infraestrutura de dados inteligente que permite a tomada de decisões baseadas em dados em grande escala.”

Recursos adicionais

Sobre a NetApp

A NetApp é a empresa de infraestrutura inteligente de dados, combinando armazenamento unificado de dados, dados integrados e serviços operacionais e de cargas de trabalho para transformar um mundo de interrupções em oportunidades para cada cliente. A NetApp cria uma infraestrutura sem silos, aproveitando a observabilidade e a IA para possibilitar a melhor gestão de dados do setor. Como o único serviço de armazenamento de nível empresarial nativamente incorporado nas maiores nuvens do mundo, nosso armazenamento de dados oferece flexibilidade contínua. Além disso, nossos serviços de dados criam uma vantagem de dados por meio de superior resiliência cibernética, governança e agilidade de aplicativos. Nossos serviços operacionais e de cargas de trabalho proporcionam otimização contínua de desempenho e eficiência para infraestrutura e cargas de trabalho por meio de observabilidade e IA. Independentemente do tipo de dados, da carga de trabalho ou do ambiente, com a NetApp, você pode transformar sua infraestrutura de dados para concretizar as possibilidades do seu negócio. Saiba mais em www.netapp.com ou siga-nos no X, LinkedIn, Facebook e Instagram.

NETAPP, o logotipo da NETAPP e as marcas listadas em www.netapp.com/TM são marcas comerciais da NetApp, Inc. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.

Sobre a Equipe Aston Martin Aramco Formula One™

Com uma história que remonta a 1913 e seus fundadores, Lionel Martin e Robert Bamford, a Aston Martin tem uma longa história enraizada nas corridas. O sucesso inicial na Aston Hill Climb inspirou um legado de criação de veículos de luxo de alto desempenho, que hoje inclui o DB12, o Vantage, o Vanquish, o DBX707 e o Aston Martin Valkyrie, inspirado na F1. A marca estreou em corridas de Grande Prêmio em 1922, conquistou a vitória absoluta em Le Mans em 1959 e retornouàFórmula 1 em 2021 sob a liderança de Lawrence Stroll.

Desde então, a equipe fez investimentos significativos, com destaque para a inauguração do Campus Tecnológico AMR em Silverstone em 2023, com design sustentável e um túnel de vento de última geração que entrou em operação em 2025.

Na pista, a dupla de pilotos é formada pelo experiente canadense Lance Stroll e pelo bicampeão mundial Fernando Alonso, com o apoio dos pilotos de teste e reserva Felipe Drugovich e Stoffel Vandoorne, além do embaixador da equipe Pedro de la Rosa e do jovem piloto de desenvolvimento Jak Crawford. A Aston Martin Aramco também marca presença na categoria feminina F1® Academy, com a piloto suíça Tina Hausmann competindo sob a orientação de Jessica Hawkins, chefe de corrida e embaixadora da equipe.

Fora das pistas, a Aston Martin Aramco continua a impulsionar o progresso por meio de sua plataforma de engajamento de fãs I/AM e do programa ESG Make A Mark, promovendo a sustentabilidade, a inclusão e o envolvimento comunitário. As parcerias com a Racing Pride, a Spinal Track e a Aleto Foundation reforçam o compromisso com a inclusão, a acessibilidade e o desenvolvimento de liderança. Já o foco da equipe em eficiência energética é atestado pela certificação de conformidade com a norma ISO 50001.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Assessoria de mídia:

Kenya Hayes

NetApp

kenya.hayes@netapp.com

Contato com investidores:

Kris Newton

NetApp

kris.newton@netapp.com

Ella Seager:

Equipe Aston Martin Aramco Formula One™

ella.seager@astonmartinf1.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Fim de semana precisa de estratégias de descanso

Fim de semana precisa de estratégias de descanso
Fim de semana precisa de estratégias de descanso

Para muitos profissionais, o fim de semana representa a principal oportunidade de descanso após uma rotina intensa de trabalho. No entanto, a maneira como esse tempo é aproveitado pode impactar diretamente o bem-estar físico e emocional na semana que se inicia.

Segundo Milve Inouye, Gerente de People & Culture no ManpowerGroup Brasil, o planejamento prévio das atividades é uma das estratégias que contribuem para um melhor aproveitamento dos dias de folga. Ao organizar a agenda com antecedência, explica, é possível evitar a sensação de tempo perdido e direcionar esforços para ações que favoreçam o bem-estar.

Milve aponta também o uso excessivo de dispositivos eletrônicos como um fator que interfere no descanso. A recomendação é estabelecer momentos de desconexão, como desligar notificações e limitar o tempo de tela. Essa prática, afirma a especialista, pode melhorar a qualidade do sono e aumentar a ideia de tempo livre.

A inclusão de hobbies na rotina de fim de semana é uma alternativa mencionada pela gerente para renovar as energias. Atividades como jardinagem, culinária, pintura ou esportes ajudam a desconectar do ambiente profissional e a estimular a criatividade. A escolha deve considerar o interesse pessoal, sem metas de desempenho.

"O fim de semana é uma oportunidade de reconexão com aquilo que nos dá sentido. Quando conseguimos nos desligar das obrigações e nos conectar com atividades que nos fazem bem, voltamos à rotina com mais disposição e clareza", afirma.

Segundo Milve, descansar não significa necessariamente ficar parado. Atividades como caminhar ao ar livre ou dançar podem ser formas de descanso ativo, desde que tragam alegria e ajudem a manter o equilíbrio emocional.

O convívio social é apontado como outro elemento importante para o descanso. Estar com amigos, familiares ou participar de atividades comunitárias, explica a gerente, fortalece vínculos e gera momentos de descontração: "a interação humana está diretamente relacionada à sensação de pertencimento e bem-estar".

O ambiente da casa também pode contribuir para o relaxamento. Milve Inouye sugere manter o espaço organizado e acolhedor, cuidando da iluminação, dos aromas e do nível de ruído. Com esses ajustes, o lar se torna um refúgio ideal para o descanso.

Práticas de meditação e técnicas de respiração são citadas como ferramentas para desacelerar: "mesmo sessões curtas podem gerar efeitos positivos na regulação emocional e na redução da ansiedade". A leitura também é destacada como uma atividade que favorece o descanso mental, desde que os livros escolhidos despertem interesse e proporcionem prazer.

Milve ainda recomenda manter horários regulares para dormir e acordar, mesmo nos dias de folga, além de evitar estímulos luminosos antes de deitar e criar um ambiente silencioso. "Essas práticas contribuem para a manutenção do ritmo biológico e para a qualidade do descanso", explica.

A especialista destaca que o descanso de fim de semana não deve ser visto como um luxo, mas como um imperativo estratégico. "Ao se permitir essa pausa restauradora, a pessoa faz um investimento fundamental que nutre a saúde mental, física e emocional. Essa é a chave para elevar a endorfina, otimizar o bem-estar integral e garantir um retorno à rotina com vigor e clareza de propósitos", afirma. Ela reforça ainda que a adoção de estratégias simples pode transformar o fim de semana em um verdadeiro período de recuperação, refletindo positivamente no equilíbrio e na energia para enfrentar os desafios da semana.



Consórcio minimiza custos financeiros na expansão de negócio

Consórcio minimiza custos financeiros na expansão de negócio
Consórcio minimiza custos financeiros na expansão de negócio

O progresso do empreendedorismo no Brasil nos últimos anos, que somente em 2024 apontou crescimento de 33% na criação de novas empresas, segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), demonstra o interesse das pessoas em ter ou ampliar seu próprio negócio, tanto por necessidade quanto por oportunidade.

Independentemente do porte, há empresários iniciantes, profissionais autônomos, micro e macro, atuando em vários segmentos econômicos.

“Apesar do natural otimismo dos novos dirigentes, é necessário entender as ferramentas de gestão, fundamentais para o sucesso do empreendimento”, diz Luiz Antonio Barbagallo, economista da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

Um dos indicadores menos lembrados pelos gestores é a margem de contribuição, referência básica para o gerenciamento e equilíbrio financeiro.

“Como o próprio nome diz, a margem de contribuição é a parcela do lucro que, após o pagamento dos custos e desembolsos variáveis, cobre os gastos fixos, aqueles que, mesmo que a empresa não venda nada em determinado período, terão que ser quitados”, detalha Barbagallo. “Portanto, é necessário que o empreendedor tenha ciência que se trata do mínimo que precisa comercializar para, pelo menos, empatar receitas com despesas”, completa.

Para exemplificar, em uma simulação de cálculo, cujas vendas somem R$ 100 mil com margem de contribuição de 60%, o empresário teria um lucro final de R$ 15 mil. “O seu Break Even Point, Ponto de Equilíbrio, seria de R$ 75 mil”, pontua o economista.

Na demonstração, é possível verificar que, com o valor das vendas em R$ 100.000,00, o empresário terá um lucro operacional de R$ 7.000,00. Caso o faturamento venha a atingir R$ 75.000,00, igualaria as receitas com as despesas, não havendo lucro e nem prejuízo, e resultaria em equilíbrio.

Conhecer os custos fixos e variáveis é fundamental para gerir o empreendimento e verificar se a operação é lucrativa ou não. “Porém, caso o empreendedor queira expandir o negócio, a análise vai além do lucro operacional”, detalha o economista.

Expansões podem ser feitas com recursos próprios ou com endividamento. Na segunda opção, observa-se que os juros pré-estabelecidos afetam a saúde financeira. “Neste caso, toda atenção é necessária para que a lucratividade seja suficiente para custear tais despesas e para amortizar o principal”, esclarece Barbagallo. E ainda complementa: “a opção pelo endividamento gera custos financeiros fixos e que, a exemplo das despesas fixas, como real compromisso, deverão ser pagos independentemente de haver vendas ou não.”

Ao ressaltar que o retorno da operação deva ser percentualmente maior que a taxa de financiamento praticada atualmente no mercado, o economista alerta que “isso dificulta o planejamento e que nem sempre é viável”.

Nessa conjuntura, o consórcio vem, ao longo dos anos, se tornando opção financeiramente interessante para o empresário. “Com menor custo mensal, parcelas compatíveis com o fluxo de caixa e forte poder de compra à vista, a modalidade surge como forma segura e econômica de expandir o empreendimento”, sugere Barbagallo.

Historia real confirma a alavancagem

Há mais de vinte anos, participando do Sistema de Consórcios, Eliane Maria Cassiano, empresária, 52 anos, após ficar viúva, se reinventou. Apoiada e orientada pela administradora da qual é cliente, transformou seu hotel, então pequeno, com vinte apartamentos, em um empreendimento de 74 unidades, na cidade de Água Boa, Mato Grosso. “Sem dar o passo maior que as pernas, foram várias cotas de imóveis adquiridas que possibilitaram realizar a expansão do Plaza Hotel. Mais que triplicamos as hospedagens voltadas principalmente para executivos e homens de negócios participantes do agronegócio, e equilibramos as contas sem endividamentos, especialmente aqueles com juros cobrados nos financiamentos”, explica Eliane.

Sempre pensando no futuro, observou que o espaço reservado, das 6h às 9h, para o café da manhã no hotel, ficava ocioso nas demais horas do dia. “Com investimento em novas cotas de consórcio, ampliamos o local e o transformamos em uma hamburgueria e choperia – a Garage BBQ – , ampliando nossos serviços sem prejuízo aos hóspedes”, registra a consorciada.

Atualmente, ainda focando no futuro, aponta o consórcio também como responsável pelos investimentos na instalação de uma oficina para carros de alto nível para seu filho André Cassiano Girotto, formado em engenharia mecânica e eletrônica, em Goiânia. “Olhando para trás, vejo que todas as escolhas valeram a pena, e o consórcio fez toda a diferença”, declara Eliane.

Ao lembrar que consórcio é bom principalmente para os jovens, aconselhou que “pensando no meu neto, nascido há pouco mais de dois meses, recomendo àqueles que estão estudando, definindo suas carreiras profissionais, pensem no futuro, pensem no consórcio”.

O mecanismo, uma criação genuinamente brasileira, é uma solução planejada para realização dos objetivos de pessoas físicas e jurídicas. “Sem juros, prazos longos de pagamento, baixo custo final e flexibilidade, consórcio pode ser usado para expansão de negócios empresariais”, afirma Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC.

Empresas industriais, comerciais ou de serviços podem optar pela modalidade para a compra de máquinas, equipamentos, implementos ou acessórios. No setor de transportes rodoviário de cargas ou de passageiros, por exemplo, é para renovação ou ampliação de frotas de veículos, e no agronegócio, para máquinas e implementos agrícolas. Enquanto no comércio, o consórcio pode ser utilizado na compra de equipamentos e instalações; já em serviços, destina-se a computadores, programas e evoluções tecnológicas, entre outros.

O Sistema de Consórcios, ao possibilitar a realização de objetivos na aquisição de bens ou contratação de serviços, contribui também para o planejamento da produção das empresas. Ao movimentar mais de R$ 313 bilhões na comercialização de cotas, somente nos oito primeiros meses do ano, o mecanismo reúne atualmente mais de 12 milhões de participantes ativos. Nesse período, a modalidade injetou potencialmente R$ 80,50 bilhões nos diversos mercados onde está presente por meio da liberação de créditos no acumulado de 1,16 milhão de consorciados contemplados.



Nachi amplia portfólio com robôs colaborativos

A fabricante japonesa Nachi-Fujikoshi anunciou a expansão de seu portfólio de automação industrial com novos modelos de robôs colaborativos (cobots). O objetivo é atender à crescente demanda por soluções que possam atuar lado a lado com operadores humanos em ambientes de produção diversificados.

De acordo com a companhia, os novos equipamentos priorizam segurança e flexibilidade, incorporando sensores de força e sistemas de visão integrados que permitem interromper automaticamente a operação em caso de contato inesperado. Essa tecnologia viabiliza aplicações em linhas de montagem de pequeno e médio porte, além de processos que exigem precisão em logística e eletrônica.

A Nachi destaca que a adoção de cobots pode reduzir custos de adaptação de layout em fábricas, já que esses modelos dispensam barreiras físicas em diversas situações. Estudos de mercado da consultoria ABI Research indicam que o segmento de robôs colaborativos deve movimentar mais de US$ 3 bilhões globalmente até 2030, impulsionado por pequenas e médias empresas que buscam automação gradual.

Outro diferencial anunciado é a compatibilidade com softwares de simulação offline e monitoramento remoto em tempo real, recurso já presente nos robôs industriais da marca. Isso permite que gestores acompanhem indicadores de desempenho, identifiquem gargalos e realizem ajustes operacionais de forma ágil.

Segundo a empresa, os novos modelos chegam ao mercado com "capacidade de carga de até 12 kg e alcance de 1,2 metro", contemplando tarefas de manuseio de componentes, embalagem e testes. A iniciativa reforça a estratégia global da Nachi de ampliar sua presença em setores que demandam alta adaptabilidade, além do automotivo e da manufatura pesada.



No Outubro Rosa, seguro de vida para mulheres ganha destaque

No Outubro Rosa, seguro de vida para mulheres ganha destaque
No Outubro Rosa, seguro de vida para mulheres ganha destaque

O mês de outubro é marcado pela campanha Outubro Rosa. A campanha de conscientização para o controle do câncer de mama, tipo de neoplasia mais comum entre as mulheres no Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, reforça a importância da prevenção e diagnóstico precoce. De acordo com o estudo “Controle do Câncer de Mama no Brasil: dados e números 2024”, realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de mais de 73 mil novos casos da doença para cada ano do triênio de 2023 a 2025. Frente a esse cenário, cresce a relevância de ações preventivas e de proteção financeira que ofereçam amparo em momentos de vulnerabilidade. Uma das soluções disponíveis no mercado é o seguro de vida com coberturas específicas para o público feminino.

O seguro de vida voltado para mulheres oferece proteção em todas as fases da vida, trazendo coberturas que fazem diferença em momentos inesperados. Entre os benefícios estão: indenização em caso de diagnóstico de câncer, que consiste no pagamento do capital segurado quando for diagnosticado algum tipo da doença (exceto o de pele), cobertura de despesas médico-hospitalares e odontológicas, indenização por invalidez permanente total ou parcial por acidente, cobertura em caso de morte natural ou acidental, além de assistência funeral individual ou familiar. “Trata-se de um investimento que pode fazer diferença tanto para a segurada quanto para sua família, especialmente durante o enfrentamento de doenças”, afirma Alessandra Monteiro, diretora Técnica da Corretora de Seguros Bancorbrás.

A contratação do seguro de vida tem se mostrado uma medida financeiramente prudente diante dos imprevistos que podem comprometer o bem-estar e a estabilidade familiar, aponta a Diretora. “As mulheres são, muitas vezes, os pilares das famílias. Proteger a si mesma é também uma forma de garantir o suporte necessário aos que dependem dela. O diagnóstico precoce pode contribuir para o tratamento adequado, e contar com apoio financeiro nesse processo é essencial”, pontua Alessandra.

O setor de seguros tem refletido o aumento da conscientização sobre a importância de proteção pessoal e familiar. De acordo com dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), o seguro de vida arrecadou R$ 18,15 bilhões no primeiro semestre de 2025, o que representa um crescimento real de 5,32% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse avanço reforça a busca da população por soluções que combinem planejamento financeiro e assistência prática em momentos de adversidade.



Fraudes digitais aumentam em 2025, empresas reforçam segurança

Fraudes digitais aumentam em 2025, empresas reforçam segurança
Fraudes digitais aumentam em 2025, empresas reforçam segurança

O ano de 2025 tem sido marcado por um aumento expressivo nos golpes digitais, colocando empresas de diversos setores em alerta. De acordo com dados do Fórum Nacional de Combate à Pirataria (FNCP), os prejuízos causados pela pirataria digital alcançaram R$ 468 bilhões em 2024. Esse número inclui perdas industriais, evasão fiscal e prejuízos decorrentes de produtos falsificados. A escalada desses crimes, como o uso de brand bidding, sites falsificados e venda de produtos piratas em marketplaces, força o setor corporativo a reforçar suas estratégias de proteção de marca online. 

Setores como farmacêutico, cosmético, bebidas, peças de reposição e moda estão entre os mais atingidos, segundo levantamento divulgado em relatório do FNCP e parceiros. Essas indústrias lidam com produtos de alto valor agregado e, por isso, se tornam alvos constantes de falsificadores e fraudadores digitais. O ambiente on-line, por sua facilidade de replicação e alcance, se transforma em um terreno fértil para essas práticas ilícitas. 

Empresas que investem pesadamente em mídia paga acabam tendo sua verba desviada ou diluída em cliques fraudulentos, que não geram conversão real. O consumidor, por sua vez, muitas vezes não percebe que está acessando um site ou anúncio que não pertence à empresa original. Essa confusão pode resultar em experiências negativas, prejuízo ao consumidor e, consequentemente, à marca. 

Alguns buscadores e redes sociais já implementam políticas contra esse tipo de prática, mas a fiscalização é difícil diante da velocidade com que os golpistas operam. Por isso, cresce a demanda por ferramentas de monitoramento e intervenção rápida. 

Fraudes devem ultrapassar US$ 50 bilhões 

O prejuízo com fraudes publicitárias não é exclusividade do Brasil. Um estudo do World Federation of Advertisers estima que o total de perdas globais com esse tipo de crime ultrapassará US$ 50 bilhões até 2025. As fraudes incluem cliques falsos, impressões simuladas, sites fakes e redirecionamento para páginas maliciosas. 

Com o avanço da inteligência artificial e do uso de bots cada vez mais sofisticados, os cibercriminosos criam redes organizadas de fraudes, com a capacidade de gerar milhões de acessos falsos que consomem recursos de campanhas publicitárias legítimas. Essa dinâmica prejudica o Retorno sobre Investimento (ROI) das ações de marketing e compromete a visibilidade das marcas. 

Ausência de proteção digital gera prejuízos irreversíveis 

O Anuário da Falsificação da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas mostra que o Brasil teve quase meio trilhão de reais em perdas relacionadas a crimes como falsificação, contrabando, pirataria e sonegação fiscal. Além de afetar a arrecadação pública, essas práticas comprometem a concorrência leal e prejudicam a imagem das marcas afetadas. 

Empresas que não contam com uma política de proteção digital estruturada se tornam alvos recorrentes de quadrilhas especializadas. Os danos vão desde perda de receita até ações judiciais motivadas por consumidores enganados por conteúdos fraudulentos vinculados à marca. Ainda mais grave é o fato de que muitas vezes esses conteúdos são indexados por buscadores e se tornam difíceis de remover completamente, prolongando o dano reputacional.

Especialistas reforçam importância do monitoramento ativo 

A proteção da marca no ambiente digital envolve várias frentes. O uso de softwares de monitoramento contínuo, ações legais para remoção de conteúdos e políticas de proteção de propriedade intelectual são fundamentais. Além disso, ações educativas voltadas ao consumidor final ajudam a minimizar os efeitos de golpes e tentativas de fraude. 

“Proteger uma marca digitalmente nunca foi tão crucial. O monitoramento constante e a remoção de conteúdos fraudulentos são essenciais para garantir que as empresas não percam a confiança do consumidor e não tenham prejuízos financeiros”, afirma Adriano Klumpp, diretor da Valinke, empresa especializada em soluções de proteção de marca online que vem ajudado marcas de diversas áreas. 

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p aria-level=”3″>Proteção digital deixa de ser opcional 

A pirataria digital, antes limitada a setores como entretenimento, tornou-se um risco transversal. Especialistas da Valinke apontam que investir em proteção digital passou de opção a prioridade estratégica para a sustentabilidade e segurança das marcas no ambiente online. 

Empresas que atuam no varejo, saúde, educação e até mesmo organizações do terceiro setor estão revendo seus protocolos de segurança digital, cientes de que a reputação construída ao longo de anos pode ser destruída em poucos cliques por um golpe bem articulado. 

Além de minimizar os riscos, a implementação dessas soluções traz também um diferencial competitivo. Em um cenário onde a confiança do consumidor é cada vez mais valiosa, demonstrar compromisso com a segurança e integridade digital pode ser o fator decisivo para a fidelização. 



Microsseguro cresce e amplia acesso no Brasil

Microsseguro cresce e amplia acesso no Brasil
Microsseguro cresce e amplia acesso no Brasil

Regulamentado no país desde 2011, o mercado de microsseguros mantém trajetória de expansão. Segundo dados divulgados pela Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), o setor arrecadou R$ 780 milhões entre janeiro e maio de 2025, resultado que representa crescimento nominal de quase 18,2% e aumento real de 12,4% em relação ao mesmo período de 2024.

O desempenho reflete a consolidação dos microsseguros como alternativa de proteção de menor custo, ampliando o acesso da população a produtos de cobertura securitária. O microsseguro é caracterizado por oferecer coberturas de baixo valor, voltadas a necessidades específicas, como auxílio-funeral, seguro de acidentes pessoais e fiança locatícia para imóveis populares. A regulamentação da Susep permite que esses produtos sejam comercializados por canais alternativos, incluindo correspondentes bancários, redes de varejo e plataformas digitais, o que reduz os custos de distribuição e amplia o alcance junto a diferentes públicos.

Segundo o gerente de expansão da Sky Seguradora, Davi Anaia Pessoa, a tecnologia tem papel central nesse crescimento. "A tecnologia viabiliza processos mais rápidos e transparentes, além de reduzir o custo de operação. Esse ganho de eficiência tem impacto direto no preço final, tornando o microsseguro mais competitivo e acessível".

Pessoa destaca ainda que o segmento contribui para ampliar o acesso da população à proteção financeira. "O microsseguro possibilita que famílias que antes não tinham condições de contratar um seguro tradicional contem com coberturas básicas. Isso reduz vulnerabilidades diante de situações inesperadas e fortalece o planejamento financeiro de diferentes camadas da população".

Um exemplo é o SkyLife, produto da própria Sky Seguradora, que inclui cobertura de assistência funeral, indenização por morte acidental ou invalidez, além de serviços de telemedicina em diversas especialidades e descontos em farmácias e óticas.

Para Pessoa, a evolução do microsseguro dependerá da capacidade das companhias de identificar e atender às demandas reais do público. "O futuro do microsseguro está em desenvolver soluções simples, de fácil contratação e que respondam às necessidades do consumidor. Esse é o caminho para garantir a sustentabilidade e a expansão do segmento".



Consórcio de máquinas agrícolas cresce quase 150% em seis anos

Consórcio de máquinas agrícolas cresce quase 150% em seis anos
Consórcio de máquinas agrícolas cresce quase 150% em seis anos

O agronegócio tem sido, ao longo dos anos, fundamental para o crescimento da economia brasileira. Por representar 23,5% do Produto Interno Bruto (PIB), em 2024, responde por parcela significativa da mão de obra empregada e, além de ter expressiva participação nas exportações, garante a segurança alimentar do país, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – CEPEA Esalq/USP.

A partir do período pós-pandêmico, o sistema de consórcios tornou-se mais importante nos planejamentos agrícola e pecuário. Ao maximizar a rentabilidade com redução de despesas, os consórcios de tratores, máquinas e implementos agrícolas vêm, ano após ano, crescendo no meio produtivo e proporcionando avanços contínuos em toda a cadeia do agronegócio.

Em razão de atualização dos percentuais de participação, o segmento de veículos pesados passou a se compor com aproximadamente 51% de participantes em máquinas agrícolas, 41% em caminhões, e 8% em implementos rodoviários e agrícolas, ônibus, aeronaves e embarcações.

Recente levantamento realizado pela assessoria econômica da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), junto às empresas associadas que atuam na venda de cotas de máquinas agrícolas, mostrou a grande procura pela modalidade.

Participantes cresceram 149% em seis anos

Ao analisar somente os meses de agosto de 2020 a 2025, já reclassificados em 51%, observou-se desempenho crescente dos participantes ativos no consórcio de máquinas agrícolas. Enquanto em 2020 havia 184,79 mil, no ano seguinte o total atingiu 223,25 mil. Um ano depois, em 2022, atingiu 289,73 mil, rapidamente ultrapassados em 2023, quando chegou a 384,55 mil consorciados. Em 2024, somou 423,79 mil, 8,6% menor que os 460,12 mil deste ano. O crescimento de 149,0% no período evidenciou a confiança, credibilidade e importância do mecanismo no planejamento estratégico das pessoas jurídicas e físicas.

Com faixas de créditos variando de R$ 126,26 mil a R$ 1 milhão, a maioria dos consorciados aderiu a cotas para adquirir suas máquinas agrícolas no valor médio de R$ 565,27 mil.

Aumento das adesões atingiu 110,9%

Ao considerar especialmente a taxa de administração média de 0,087% ao mês, no prazo médio de 135 meses, a modalidade cresceu paralelamente ao agronegócio e anotou evolução de 110,9% nas adesões relativas aos acumulados de janeiro a agosto nos últimos seis anos. As vendas saltaram de 32,27 mil cotas, em 2020, para 68,05 mil, neste ano, comprovando a forte procura pelo consórcio em planejamentos a médio e longo prazos.

Região Centro-Oeste lidera as adesões

No período dos oito primeiros meses deste ano, o maior acumulado de cotas vendidas por região foi registrado no Centro-Oeste, com 36,0%. Na sequência, foi possível verificar as regiões Sudeste e Sul com 25,6% e 19,9%, respectivamente. Norte e Nordeste fecham o número de cotas com 10,6% e 7,9%.

Consorciados contemplados avançam 138,6%

Nos últimos seis anos, as contemplações, momento em que os consorciados têm a oportunidade de adquirir seus bens, apresentaram avanços sucessivos no período de janeiro a agosto. Enquanto, em 2020, o total alcançava 13,40 mil contemplados, este ano, os 31,97 mil atingidos representam aumento de 138,6%.

Ainda com relação à variação no período de 2020 a 2025, entre os consorciados contemplados que utilizaram os créditos disponibilizados, 91,6% focaram suas compras em máquinas agrícolas novas, enquanto 8,4% adquiriram seminovas.

O equipamento mais procurado foi o trator, com 87,1%. Na sequência vieram as colheitadeiras com 2,5%, pulverizadores com 1,1%, adubadoras com 0,9%, semeadoras com 0,3% e outras, com grande diversidade de uso, com 8,1%.

Região Centro-Oeste lidera as contemplações

Nos acumulados de consorciados contemplados totalizados por regiões, durante os oito meses, a maior presença foi observada também no Centro-Oeste, com 33,1%. As regiões Sudeste e Sul vieram em seguida com 28,9% e 25,1%, respectivamente. Nordeste e Norte ficaram com 8,2% e 4,7%.

Entre as várias características exclusivas do consórcio de máquinas agrícolas, é possível citar a não cobrança de valores retroativos, a inexistência de IOF, o poder de compra ou de negociação, gerado pela atualização dos créditos a partir de vários índices de correção, como a Tabela do Fabricante e o IPCA com 38,45% cada, seguidos pelo INPC, INCC e 50% da taxa Selic, com 7,7% cada um.

Somente neste ano, de janeiro a agosto, a somatória de créditos originários das contemplações — R$ 7,99 bilhões — foi potencialmente injetada no mercado do agronegócio. Ao contabilizar 48,3% de alta, superou os R$ 5,39 bilhões do mesmo período no ano passado.

O levantamento ainda revelou que, entre os participantes ativos, 67,0% são pessoas físicas e 33,0% são de pessoas jurídicas. Apurou-se também que, nas pessoas físicas, há 12,9% na faixa etária de 18 a 30 anos; 42,1% na de 31 a 45 anos; e 45,0% na das acima de 45 anos.

A pesquisa mostrou também que os consorciados ativos atuam em propriedades de diversos tamanhos, partindo de 50 hectares até aquelas que superam 300 hectares, e utilizam basicamente máquinas a combustão. Do total, 90,0% estão presentes no setor agrícola, plantando principalmente soja (70,0%), milho (20,0%) e arroz (10,0%). Os demais 10,0% dedicam-se ao segmento de origem animal.

Independentemente de atravessar adversidades climáticas em várias regiões, o consórcio de máquinas agrícolas vem demonstrando que, com suas características e peculiaridades, adequam-se a produtores e criadores, especialmente no planejamento de plantios e da criação animal.

Por se tratar da forma mais simples e econômica de adquirir bens, Paulo Roberto Rossi, presidente-executivo da ABAC, explica que “o crescente aumento de vendas de cotas nos grupos de consórcios, ao longo dos anos, tem como base o conhecimento da educação financeira do produtor-consorciado que, ao considerar fatores como prazos de duração, formas adequadas de pagamentos, baixa taxa de administração, custo final menor, linha de crédito sempre disponível, sem cobrança de IOF, sem cobranças retroativas, tem aderido à modalidade para contar com máquinas de alta tecnologia embarcada, com o objetivo de reduzir custos e aumentar a lucratividade. Rossi resume: “O consórcio de máquinas agrícolas contribui diretamente para a expansão do agronegócio no Brasil.



BEAUTY&YOU India 2025: Vencedores Celebram Empreendedorismo Feminino

A The Estée Lauder Companies Inc. (NYSE: EL) anunciou ontem as vencedoras do BEAUTY&YOU India 2025. O programa deste ano, apoiado pela Startup India do Governo da Índia e pela parceira de lançamento Nykaa, destacou os talentos emergentes que estão reinventando o futuro da beleza na Índia.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251008035676/pt/

From L to R: Jaspreet Singh Gulati, Founder & Director, HiTech Formulations; Aparna Saxena, Founder & CEO, Antinorm; Stéphane de La Faverie, President & CEO, The Estée Lauder Companies; Harsha Soundararajan, Founder, Mimiq; Khanak Gupta, Co-Founder & CEO, Sohrai Beauty; and Rohan Vaziralli, General Manager, The Estée Lauder Companies India.

From L to R: Jaspreet Singh Gulati, Founder & Director, HiTech Formulations; Aparna Saxena, Founder & CEO, Antinorm; Stéphane de La Faverie, President & CEO, The Estée Lauder Companies; Harsha Soundararajan, Founder, Mimiq; Khanak Gupta, Co-Founder & CEO, Sohrai Beauty; and Rohan Vaziralli, General Manager, The Estée Lauder Companies India.

Stéphane de La Faverie, Presidente e Diretor Executivo da The Estée Lauder Companies, disse: “Quando lançamos o BEAUTY&YOU, nossa visão era simples, porém poderosa: descobrir e apoiar empreendedores visionários que transformam o cenário da beleza na Índia. As vencedoras deste ano refletem a incrível criatividade, ambição e inovação que moldam um dos mercados mais dinâmicos do mundo. A The Estée Lauder Companies sente orgulho de apoiar estas novas e ousadas ​​empreendedoras que redefinem o futuro da beleza na Índia e mais além.”

Desde seu lançamento em 2022, o programa BEAUTY&YOU India da empresa se tornou uma das plataformas mais reconhecidas para empreendedorismo na área da beleza na Índia. Nos últimos quatro ciclos de inscrições, atraiu quase 2.500 inscrições de mais de 150 cidades da Índia e de todo o mundo, a maioria de mulheres empreendedoras.

As vencedoras de 2025, nomeadas em quatro categorias, foram selecionadas por suas ideias ousadas e produtos inovadores que refletem o dinamismo do ecossistema de beleza da Índia, desde produtos adaptados ao clima até tecnologia de encapsulamento inovadora e maquiagem inclusiva. Cada uma irá receber financiamento, além de mentoria de especialistas internacionais, visibilidade nacional através da Startup India e apoio da Nykaa para desenvolvimento e distribuição da marca.

Vencedoras do BEAUTY&YOU India 2025

  • CRESCIMENTO: Melhor marca de beleza do mercado

    Antinorm, Aparna Saxena, Fundadora e Diretora Executiva: Para produtos de alto desempenho, adaptados ao clima e multitarefas que substituem rotinas complexas para mulheres trabalhadoras ocupadas.
  • IMAGINAÇÃO: Melhor conceito de beleza pré-lançamento

    Mimiq, Harsha Soundararajan, Fundadora: Para produtos de pele inclusivos, de alto desempenho e duradouros para pessoas com diferenças visíveis na pele, como vitiligo.
  • AVANÇO: Melhor em inovação

    Hitech Formulations, Jaspreet Singh Gulati, Fundadora e Diretora: Para tecnologia de encapsulamento inovadora que oferece formulações para pigmentação, antienvelhecimento e cuidados com a pele com antioxidantes.
  • PRÊMIO DE MULHERES VISIONÁRIAS: Reconhecendo uma empreendedora pioneira em parceria com a Startup India

    Sohrai, Khanak Gupta, Cofundadora: Por fornecer produtos de alto desempenho usando um ingrediente indígena, Mahua, obtido de parcerias locais que criam oportunidades econômicas para comunidades tribais e mulheres.

O programa de 2025 estreou o Prêmio de Mulheres Visionárias BEAUTY&YOU, apresentado pela The Estée Lauder Companies (ELC) e pela Startup India. O prêmio tem por base uma parceria inédita entre a ELC e a Startup India, formalizada através de um Memorando de Entendimento com o Departamento de Promoção da Indústria e Comércio Interno (DPIIT) do Governo da Índia, refletindo um compromisso compartilhado de apoiar empreendedores indianos e startups lideradas por mulheres.

Nadine Graf, Presidente da The Estée Lauder Companies na EMEA, Reino Unido e Irlanda, e Mercados Emergentes, disse: “As vencedoras do BEAUTY&YOU India 2025 refletem o espírito empreendedor que está no coração da The Estée Lauder Companies. A Índia continua nos inspirando, não apenas como um mercado de beleza dinâmico e em rápido crescimento, mas como uma fonte de criatividade e ideias ousadas. Toda jornada começa com uma visão e um sonho, e este programa visa capacitar fundadoras para transformá-los em realidade. Estou especialmente orgulhosa do novo Prêmio de Mulheres Visionárias, que celebra a ambição, a engenhosidade e a liderança de mulheres fundadoras.”

Shri Sanjiv Singh, Secretário Adjunto do Departamento de Promoção da Indústria e Comércio Interno, acrescentou: “Nossa parceria com a Estée Lauder para o BEAUTY&YOU India reflete um compromisso compartilhado com o fortalecimento do ecossistema de startups da Índia e o fomentoàinovação em todos os setores. A introdução deste ano do Prêmio de Mulheres Visionárias, em cooperação com a Startup India, é particularmente significativa, pois celebra as mulheres cujas ideias e liderança continuam redefinindo o empreendedorismo. Meus calorosos parabéns a todas as vencedoras por levarem o espírito de inovação da Índia ao mundo.”

Os finalistas de 2025 foram avaliados por um júri estimado de líderes de beleza e negócios, incluindo Akhil Shrivastava, Vice-Presidente Executivo e Diretor Financeiro da The Estée Lauder Companies; Rohan Vaziralli, Diretor Geral daThe Estée Lauder Companies na Índia; Nivruti Rai, Diretor Executivo da Invest India; Katrina Kaif, Atriz e Cofundadora da Kay Beauty; e Anchit Nayar, Diretor Executivo e CEO da Nykaa Beauty. O evento final contou com a presença da Presidente e Diretora Executiva da The Estée Lauder Companies, Stéphane de La Faverie; do Presidente do Conselho Administrativo, William P. Lauder; e da Presidente na EMEA, Reino Unido e Irlanda e Mercados Emergentes, Nadine Graf; bem como da Presidente, Diretora Geral e Diretora Executiva da Nykaa, Falguni Nayar.

Rohan Vaziralli, Diretor Geral da The Estée Lauder Companies na Índia, disse: “Para mim, o poder do BEAUTY&YOU reside em abrir novas possibilidades, para empreendedores, consumidores e o ecossistema de beleza em geral,àmedida que continuamos construindo e imaginando novos futuros em conjunto. Os fundadores que celebramos esta noite vêm crescendo com ambição, ao definir novos padrões para a beleza indiana no cenário mundial e provar que a Índia será essencial para definir o próximo capítulo da beleza.”

Anchit Nayar, Diretor Executivo e CEO da Nykaa Beauty, disse: “Como principal destino de beleza da Índia, a Nykaa tem estado na vanguarda da construção do ecossistema de beleza do país, desde a descoberta e o conhecimento do consumidor até a narrativa digital e o varejo omnicanal. Através de nossa parceria com a The Estée Lauder Companies no BEAUTY&YOU India, expandimos este ecossistema para nutrir fundadores em estágio inicial com as ferramentas, a visibilidade e a orientação necessárias para escalar. Esta iniciativa reflete nosso compromisso compartilhado de capacitar a próxima geração de empreendedores que irão definir o futuro da beleza indiana, tanto no mercado doméstico como no cenário internacional.”

O BEAUTY&YOU India celebra a criatividade e a visão de fundadores que remodelam o significado da beleza para as consumidores na Índia e em outros lugares. Ex-alunos lançaram novos produtos, captaram capital de risco, formaram parcerias com varejistas líderes e ganharam atenção nacional em plataformas como o Shark Tank India, reforçando o papel do programa como impulsionador da transformação do setor.

Para mais informação, acesse www.beautyandyouawards.com.

Sobre o BEAUTY&YOU Índia

Criado pela New Incubation Ventures da The Estée Lauder Companies, o BEAUTY&YOU Índia visa descobrir, impulsionar e apoiar a próxima geração de empreendedores do setor de beleza com foco na Índia. Lançado em 2022, o programa oferece apoio financeiro, mentoria e orientação estratégica a empreendedores que vêm moldando o futuro da beleza na Índia, ao ajudá-los a alcançar escala e relevância mundial.

Sobre a The Estée Lauder Companies Inc.

The Estée Lauder Companies Inc. é uma das principais fabricantes, comerciantes e vendedores mundiais de produtos de qualidade para cuidados com a pele, maquiagem, fragrâncias e cuidados com os cabelos, sendo uma administradora de marcas de luxo e prestígio a nível mundial. Os produtos da empresa são vendidos em cerca de 150 países e territórios sob marcas como: Estée Lauder, Aramis, Clinique, Lab Series, Origins, M·A·C, La Mer, Bobbi Brown Cosmetics, Aveda, Jo Malone London, Bumble and bumble, Darphin Paris, TOM FORD, Smashbox, AERIN Beauty, Le Labo, Editions de Parfums Frédéric Malle, GLAMGLOW, KILIAN PARIS, Too Faced, Dr.Jart+, a família de marcas DECIEM, incluindo The Ordinary and NIOD, e BALMAIN Beauty.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

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Brendan Riley

briley@estee.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Children’s Hospital Los Angeles é Top 10 nos EUA nos últimos 17 anos

Como líder em medicina acadêmica pediátrica por quase 125 anos, o Children’s Hospital Los Angeles (CHLA) continua cumprindo sua missão, avançando na assistência e fazendo descobertas que melhoram e salvam vidas. Hoje, o CHLA foi novamente destacado entre os 10 melhores hospitais pediátricos nos Estados Unidos na edição 2025-26 do U.S. News & World Report de seu ranking anual de Melhores hospitais infantis.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251006297588/pt/

Children’s Hospital Los Angeles reconhecido entre os 10 melhores hospitais infantis dos Estados Unidos 17 anos seguidos

Children’s Hospital Los Angeles reconhecido entre os 10 melhores hospitais infantis dos Estados Unidos 17 anos seguidos

Além disso, o CHLA foi nomeado para o Honor Roll do U.S. News de Melhores hospitais infantis pelo 17º ano consecutivo, uma honra que o hospital tem mantido desde que a publicação criou a lista pela primeira vez. O CHLA também manteve sua posição mais alta no ranking estadual e regional do U.S. News, empatando com o Nº 1 na Califórnia e na região dos EUA do Pacífico, que inclui Califórnia, Oregon Washington, Alasca e Havaí. Para a pesquisa 2025-26, o U.S. News não publicou classificação ordinal para os 10 hospitais que estavam na lista de Honor Roll. Todos os 10 são considerados igualmente de alto nível.

“É importante salientar que no centro deste reconhecimento está o compromisso impressionante de toda a nossa equipe — médicos, enfermeiros, especialistas, investigadores e todos que trabalham incansavelmente para apoiar e elevar o Children’s Hospital Los Angeles como o maior prestador pediátrico em Los Angeles e na Califórnia”, diz a presidente e diretora de operações, Lara Khouri. “O CHLA é o melhor do país porque a nossa equipe é a melhor do país.”

O U.S. News & World Report também classificou os hospitais em 11 subcategorias individuais, e o CHLA foi classificado em todas elas. O CHLA foi colocado entre os 10 melhores em termos de reconhecimento em seis das especialidades: ortopedia (nº 4), câncer (nº 6), gastroenterologia e cirurgia gastrointestinal (nº 6), urologia (nº 7), diabetes e endocrinologia (nº 8) e neurologia e cirurgia neurocirúrgica (nº 10).

O CHLA obteve reconhecimento nacional em todas as áreas de especialidade pesquisadas, que também incluem: cardiologia e cirurgia cardíaca (nº 20), neonatologia (nº 22), nefrologia (nº 14), pneumologia e cirurgia pulmonar (nº 12) e saúde comportamental pediátrica e adolescente (Top 50)

Pelo segundo ano da categoria mais recente da pesquisa, Pediatria e Saúde Comportamental adolescente, a publicação novamente classificou o Instituto de Saúde Comportamental do CHLA entre os 50 melhores programas pediátricos, fornecendo a mais alta qualidade e assistência compassiva para jovens lidando com desafios comportamentais e emocionais. O Instituto de Saúde Comportamental oferece serviços psicossociais e comportamentais contínuos, incluindo cuidados com deficiências de desenvolvimento, como o transtorno do espectro do autismo.

“É mais crucial do que nunca que as crianças tenham acessoàassistência centrada na criança e na família de que precisam para crescer — física, mentalmente, emocional e muito mais”, diz o Diretor Executivo Paul S. Viviano. “Cada um desses rankings especializados é uma afirmação de que, mesmo no meio de um momento desafiador para hospitais pediátricos em todos os lugares, os membros da equipe do CHLA continuam a persistir na criação de esperança, na construção de futuros mais saudáveis e na entrega de um especialista de mais alto calibre e assistência compassiva.”

O Children’s Hospital Los Angeles tem mais de 8.000 membros da equipe , incluindo quase 900 médicos especialistas pediátricos. O hospital realiza quase 17.000 cirurgias e realiza mais de 747.000 consultas de pacientes por ano. Como centro médico acadêmico pediátrico, o CHLA oferece assistência médica de classe mundial; conduz pesquisas científicas inovadoras para desenvolver novos tratamentos e novas curas para doenças infantis no The Saban Research Institute of CHLA; e opera um dos maiores programas de treinamento pediátrico do país para médicos, enfermeiros e outros especialistas. O CHLA é uma das principais instituições pediátricas do país com serviços e resultados para doenças raras e complexas entre as melhores do mundo. A instituição tratou pacientes de mais de 90 países.

“O CHLA tem o orgulho de ser reconhecido entre os melhores hospitais infantis do país, um reflexo da nossa capacidade de cuidar de crianças com as condições mais raras e mais complexas”, diz o Diretor Médico James Stein, MD, MSc. “Através da experiência e da colaboração de nossas equipes multidisciplinares e nossos contínuos progressos na pesquisa e na prática clínica, estamos fornecendo soluções que salvam vidas e diferenciam o CHLA como líder em cuidados de saúde pediátrica.”

O CHLA é uma das principais instituições pediátricas do país com serviços e resultados para doenças raras e complexas entre as melhores do mundo. Ele tratou pacientes de mais de 90 países e possui um Centro de Saúde Global para apoiar as necessidades únicas de pacientes e famílias internacionais que estão viajando para o CHLA para atender necessidades especializadas e complexas. Pacientes e famílias internacionais podem entrar em contato com o Centro de Saúde Global pelo e-mail internationalpatientreferrals@chla.usc.edu.

“Nos dedicamos a tornar a assistência de classe mundial no Children’s Hospital Los Angeles acessível a pacientes internacionais por meio do nosso Centro de Saúde Global, que fornece um ponto central de contato para cada passo da jornada”, relata Yadira Torres, Diretora Executiva do Centro de Saúde Global. “Com serviços multilíngues em mais de 375 idiomas, nossa equipe ajuda as famílias a se sentir confiantes e apoiadas ao se envolverem com os nossos médicos e prestadores de assistência.”

A cada ano, o U.S. News & World Report e a empresa de pesquisa RTI International desenvolvem a lista dos melhores hospitais infantis. Para 2025-26, 198 hospitais pediátricos foram elegíveis para participar da pesquisa – incluindo instituições independentes, como o CHLA, hospitais infantis que fazem parte de um sistema de saúde maior e centros pediátricos especializados. Cada um foi pontuado em centenas de referências, incluindo qualidade e desempenho de segurança; resultados do paciente; reconhecimento por pares; investigação; tecnologia; compromisso com a assistência diversa, equitativa e inclusiva; certificações; prêmios de terceiros; e outros pontos de dados fornecidos por cada hospital.

Sobre o Children’s Hospital Los Angeles

O Children’s Hospital Los Angeles estáàfrente da medicina pediátrica e é o maior prestador de cuidados hospitalares para crianças na Califórnia. Desde a sua fundação, em 1901, o CHLA entrega um nível de assistência pediátrica que está entre os melhores do mundo. Classificado como um dos 10 melhores hospitais infantis do país pelo U.S. News & World Report, o Children’s Hospital Los Angeles oferece assistência completa e compassiva a uma das maiores e mais diversas populações de pacientes pediátricos do país. O hospital é o melhor hospital infantil da Califórnia e da região dos EUA no Pacífico em 2024-25. Líder em pesquisa pediátrica, o CHLA está entre os 10 melhores hospitais infantis para financiamento de pesquisas dos Institutos Nacionais de Saúde. O Saban Research Institute do Children’s Hospital Los Angeles apoia o espectro total das pesquisas, traduzindo descobertas científicas em tratamentos que mudam a vida de pacientes em todo o mundo. Como centro médico acadêmico pediátrico, o CHLA também é lar de um dos maiores programas de pós-graduação de pediatria nos Estados Unidos. O compromisso do hospital em construir comunidades mais fortes e saudáveis é evidente nos esforços do CHLA para melhorar a educação em saúde e o letramento, apresentar mais pessoas às carreiras de assistência médica e combater a insegurança alimentar. Para saber mais, siga o CHLA no Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e X, e acesse CHLA.org.

Contato:

Marlen Bugarin | mbugarin@chla.usc.edu

Fonte: BUSINESS WIRE



Visões sobre ERP freiam decisões estratégicas

Visões sobre ERP freiam decisões estratégicas
Visões sobre ERP freiam decisões estratégicas

Embora a transformação digital tenha avançado nos últimos anos, muitas empresas ainda têm visões baseadas em interpretações distintas sobre o papel dos Sistemas de Gestão. Especialistas apontam que essa falta de alinhamento pode ter impacto direto na definição de estratégias e na maneira como as organizações utilizam os recursos tecnológicos disponíveis.

De acordo com Guilherme Sallati, Diretor de Operações da Upper, consultoria especializada em SAP Business One e Gold Partner da SAP há quase duas décadas, entender o que é mito e o que é realidade no uso de ERPs (Enterprise Resource Planning) é um passo essencial para que as empresas façam escolhas mais assertivas em sua jornada de digitalização.

Um dos mitos mais comuns é a ideia de que os sistemas ERPs são soluções restritas a grandes empresas. No entanto, o mercado já mostra uma realidade diferente. Pesquisas da Kearney e Rimini Street demonstram que a adoção de ERPs ocorre em diferentes estágios e portes de negócio. Além disso, soluções modulares e escaláveis têm se tornado cada vez mais acessíveis a pequenas e médias empresas.

Segundo o mesmo estudo, 72% dos sistemas atualmente em uso foram implantados antes de 2017, o que ajuda a explicar a percepção de processos demorados em projetos antigos. Para Guilherme Sallati, Diretor de Operações da Upper, "o uso de metodologias ágeis e de tecnologias em nuvem tem transformado o cenário, permitindo implantações mais rápidas, com prazos reduzidos e custos mais previsíveis".

Também persiste a crença de que um ERP pode engessar a operação da empresa. Mas, 47% das empresas consideram seus sistemas de gestão estratégicos e decisivos para o negócio, o que reforça o papel dessas soluções como facilitadoras da integração entre áreas, automação de processos e suporte à tomada de decisão baseada em dados.

Além dos mitos, o cenário atual evidencia o peso estratégico dos ERPs no ambiente corporativo. O mercado global dessas soluções deve ultrapassar os US$ 100 bilhões até 2029, segundo a consultoria Mordor Intelligence, refletindo um crescimento médio anual próximo de 9,7%. No Brasil, a concentração de fornecedores também chama atenção: eles somam aproximadamente 77% do mercado nacional, conforme levantamento da FGV.

Outro dado relevante mostra a disposição das empresas em renovar seus sistemas de gestão. A pesquisa Panorama Mercado Software revela que 33,31% das organizações planejam adquirir ou substituir seu ERP até 2026, um indicativo de que a atualização tecnológica segue como prioridade para aumentar a competitividade.

Para Sallati, a quebra desses mitos é determinante para que as empresas enxerguem o ERP como aliado estratégico. "Ao compreender que a tecnologia está mais acessível, flexível e rápida de implementar, as organizações passam a vê-la como um instrumento essencial para eficiência e crescimento", finaliza.



ExaGrid lança bloqueio de tempo de retenção com tecnologia de IA para recuperação de ransomware

ExaGrid® anunciou hoje o lançamento de um novo recurso RTL impulsionado por IA: AutoDetect & Guard. O recurso AutoDetect & Guard monitora todas as exclusões operacionais diárias, treina/aprende e cria padrões. Se uma solicitação de exclusão estiver fora do padrão, a equipe de TI do cliente é alertada e a ExaGrid estende automaticamente a política de exclusão com atraso para que os dados na Camada de Repositório nunca sejam excluídos. Se a exclusão for operacional, a equipe de TI pode limpar o alerta e a ExaGrid irá retornaràpolítica de exclusão com atraso original. Isto oferece dois benefícios: um alerta antecipado de um possível ataque cibernético em que os invasores estejam tentando excluir os dados de backup e a garantia de que os dados de backup não sejam excluídos na Camada de Repositório da ExaGrid, que não está direcionadaàrede.

Os dispositivos de armazenamento de backup em camadas da ExaGrid possuem uma zona de destino de cache em disco direcionadaàrede, onde os backups mais recentes são armazenados em um formato não duplicado para desempenho rápido de backup e restauração. Os dados são desduplicados em uma camada não direcionadaàrede, chamada Camada de Repositório, para retenção a longo prazo. A arquitetura e os recursos exclusivos da ExaGrid oferecem segurança abrangente, incluindo bloqueio de tempo de retenção para recuperação de ransomware, e através da combinação de uma camada não direcionadaàrede (criando um espaço de ar em camadas), uma política de exclusão com atraso e objetos de dados imutáveis, os dados de backup são protegidos contra exclusão ou criptografia. A camada offline da ExaGrid está pronta para recuperação em caso de ataque.

Resumo dos recursos de RTL com tecnologia de IA da ExaGrid:

  • Auto Detect & Guard
  • Política de exclusão com atraso
  • Objetos de dados imutáveis
  • Camada não direcionadaàrede – um espaço de ar em camadas
  • Alerta sobre dados criptografados
  • Autenticação de dois fatores
  • Função dupla – funções de administrador e segurança

A ExaGrid também tem uma longa lista de outros recursos de segurança, como: assinatura SMB, certificados TLS, controle de acesso com base em função (RBAC), HTTPS, criptografia na WAN para replicação de DR, criptografia em repouso e muito mais.

O recurso AutoDetect & Guard fará parte do lançamento da ExaGrid versão 7.4.0, a ser lançado em outubro de 2025. Todos os recursos da ExaGrid não têm custo para os clientes em manutenção e suporte anuais. 99% dos clientes do ExaGrid estão em um plano de Manutenção e Suporte (M&S), que inclui todas as versões pontuais e completas sem custo adicional, bem como suporte ao cliente líder do setor por um engenheiro de suporte ExaGrid nível 2.

“A ExaGrid está comprometida em oferecer a segurança mais abrangente e o melhor em recuperação de ransomware no setor de armazenamento de backup”, disse Bill Andrews, Presidente e Diretor Executivo da ExaGrid. “Os ataques de ransomware continuam persistentes, e inovamos constantemente para ajudar nossos clientes a estarem um passo adiante dos agentes de ameaça, para que estejam sempre prontos para se recuperar.”

Sobre a ExaGrid

A ExaGrid oferece armazenamento de backup em camadas com uma zona de destino de cache em disco exclusiva, um repositório de retenção de longo prazo e arquitetura escalável e recursos de segurança abrangentes. A zona de destino da ExaGrid proporciona os backups, restaurações e recuperações mais rápidos de VM. O repositório de retenção em camadas oferece o menor custo para retenção a longo prazo. A arquitetura de scale-out da ExaGrid inclui dispositivos completos e garante uma janela de backup de comprimento fixoàmedida que os dados crescem, eliminando atualizações caras e obsolescência planejada de produtos. A ExaGrid oferece a única abordagem de armazenamento de backup em duas camadas com uma camada não voltada para a rede (espaço de ar em camadas), exclusões programadas e objetos imutáveis para a recuperação de ataques de ransomware.

A ExaGrid conta com engenheiros de vendas e pré-vendas presenciais nos seguintes países: Argentina, Austrália, Áustria, Benelux, Brasil, Canadá, Chile, CEI, Colômbia, República Tcheca, França, Alemanha, Hong Kong, Índia, Israel, Itália, Japão, México, países nórdicos, Polônia, Portugal, Catar, Arábia Saudita, Singapura, África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Suíça, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Estados Unidos e outras regiões.

Acesse nosso site em exagrid.com ou se conecte conosco no LinkedIn. Veja o que nossos clientes têm a dizer sobre suas próprias experiências com a ExaGrid e saiba por que agora gastam significativamente menos tempo em armazenamento de backup em nossas histórias de sucesso de clientes. A ExaGrid sente orgulho de nossa pontuação NPS +81!

A ExaGrid é uma marca registrada da ExaGrid Systems, Inc. Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos titulares.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato de mídia:

Mary Domenichelli

ExaGrid

mdomenichelli@exagrid.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Negócios de impacto e Carta Manifesto marcam evento em SP

Negócios de impacto e Carta Manifesto marcam evento em SP
Negócios de impacto e Carta Manifesto marcam evento em SP

O Encontro Impactos Positivos 2025 reuniu em São Paulo empreendedores, investidores, representantes do governo, empresas e organizações sociais ligadas ao ecossistema de impacto socioambiental. O evento marcou a revelação dos vencedores do Prêmio Impactos Positivos 2025 e a leitura oficial da Carta Manifesto Impactos Positivos, documento que será apresentado durante a COP30, em Belém (PA).

Consolidado como uma das principais iniciativas de reconhecimento do setor, o Prêmio Impactos Positivos valoriza negócios e organizações que promovem inovação, inclusão e sustentabilidade. A edição de 2025 contou com quatro categorias que refletem diferentes estágios de maturidade dos negócios de impacto: Ideação, Operação, Tração e Dinamizadores do Ecossistema.

Vencedores do Prêmio Impactos Positivos 2025

  • Ideação: SerTão Chapéu (CE) – chapéu solar feito com materiais recicláveis que carrega celulares e promove inclusão tecnológica no campo.

  • Operação: PLUVI Soluções Ambientais Inteligentes (PE) – transforma chuva em água potável com a solução PluGoW, ampliando o acesso em comunidades vulneráveis.

  • Tração: Engenho Café de Açaí (AP) – transforma caroços de açaí em produtos sustentáveis, unindo bioeconomia e impacto social.

  • Dinamizadores do Ecossistema: Fábrica Social ITI (MG) – centro produtivo e de capacitação profissional que também atua como coworking público de confecção.

Os vencedores foram definidos por votos do comitê da Plataforma Impactos Positivos, da Yunus Negócios Sociais, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (Enimpacto), além da votação popular.

Debates e participações
O encontro também promoveu debates sobre justiça climática, novas tecnologias, impacto social e o papel do setor corporativo na transição energética. Participaram Giselle Vianna (MDIC/Enimpacto), Philippe Figueiredo (Sebrae), Rogério Saab (Caixa Econômica Federal), Luis Fernando Guggenberger (Instituto Ultra), Carolina da Costa (Stone Co.) e Igor Neuro (FIAP e Impact Lab Alun).

A gravação completa do evento está disponível no canal do Impactos Positivos no YouTube.

A Carta Manifesto
Entre os principais momentos do encontro, a leitura da Carta Manifesto Impactos Positivos para a COP30 destacou princípios e compromissos voltados à construção de uma transição energética justa e inclusiva. O documento foi elaborado de forma colaborativa e defende que os negócios de impacto sejam reconhecidos como pilares da nova economia, integrando inovação, justiça social e regeneração ambiental.

A carta também propõe que o impacto positivo seja considerado uma métrica essencial do século XXI, ao lado de lucro e risco, e reafirma o protagonismo de comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e periféricas.
“O futuro precisa ser regenerado, e os negócios de impacto são contexto essencial dessa transformação. Prosperidade só é verdadeira quando é coletiva, inclusiva e regenerativa”, afirma um trecho do documento.

Relevância nacional
O Encontro Impactos Positivos 2025 reforçou o papel do Brasil como referência na integração entre negócios sustentáveis, políticas públicas e engajamento social. A convergência entre sociedade civil, setor privado e poder público evidenciou que a transição energética e econômica só será efetiva se for justa, colaborativa e orientada pelo impacto positivo.

Mais informações e a íntegra da Carta Manifesto estão disponíveis em: Impactos Positivos



Interactive Brokers expande pacote de planejamento tributário com novas ferramentas profissionais

A Interactive Brokers (Nasdaq: IBKR), corretora eletrônica global automatizada, introduziu melhorias em seu kit de ferramentas profissionais de planejamento tributário com o lançamento do Tax Planner, disponível por meio do PortfolioAnalyst. Seus novos recursos complementam os recursos existentes de correspondência de lotes fiscais e compensação de perdas fiscais, dando aos investidores maior controle sobre as implicações fiscais de suas atividades de investimento.

Com o Tax Planner, os usuários criam perfis fiscais pessoais a partir de informações como renda de outras fontes, deduções, retenções e alíquotas de impostos. O Tax Planner usa o perfil fiscal, como também as atividades de suas contas da Interactive Brokers, para ajudar a estimar as contas fiscais e auxiliar no planejamento tributário ao longo do ano. O Tax Planner está disponível por meio do PortfolioAnalyst, a solução abrangente e gratuita de gestão de portfólio da Interactive Brokers. O PortfolioAnalyst consolida contas em instituições financeiras, acompanha o desempenho e a atividade das contas e fornece um amplo conjunto de ferramentas para analisar todo o portfólio e planejar o futuro. Além do Tax Planner, o PortfolioAnalyst também inclui o Allocation Goals para monitorar as alocações do portfólio, o Retirement Planner para criar um plano de aposentadoria personalizado e a Budgeting Tool para criar orçamentos mensais e anuais. Com o PortfolioAnalyst, os investidores podem desenvolver facilmente um plano integrado de investimento e gestão financeira.

“Nossa missão é fornecer aos clientes ferramentas que tornem a gestão do desempenho dos investimentos, incluindo os resultados fiscais, mais eficiente, mantendo ao mesmo tempo os baixos custos e o acesso ao mercado global que diferenciam a Interactive Brokers”, disse Milan Galik, CEO da Interactive Brokers. “O novo Tax Planner oferece aos investidores um nível maior de controle sobre as implicações fiscais de suas operações.”

Além do Tax Planner, a Interactive Brokers continua a oferecer um conjunto de ferramentas de otimização tributária, incluindo ferramentas que ajudam os clientes a identificar perdas em carteiras e a combinar operações de fechamento com lotes específicos, pré ou pós-negociação. Esses recursos auxiliam na coleta de perdas tributárias, auxiliando os investidores a gerenciar ganhos e perdas de capital.

Principais recursos das ferramentas profissionais de planejamento tributário da IBKR

Planeje com antecedência com o Tax Planner

  • Combine rendimentos de investimentos com outras fontes de renda tributável

  • Escolha quais contas de investimento incluir

  • Personalize as alíquotas tributárias para refletir suas circunstâncias pessoais

  • Estime o total de impostos no final do ano para todas as fontes de renda

Identifique oportunidades de perdas fiscais em todas as carteiras

  • Identifique oportunidades de aproveitamento de perdas fiscais em toda a carteira

  • Veja as perdas projetadas permitidas e não permitidas de acordo com as regras de wash sale

  • Descubra e compre títulos de substituição usando os rendimentos de posições fechadas

Negociação inteligente em termos fiscais

  • Visualize ganhos ou perdas potenciais de curto ou longo prazo antes de enviar ordens e selecione lotes específicos para encerrar usando a nova ferramenta Close Specific Lots

  • Revise e ajuste a correspondência de lotes fiscais após a negociação e otimize os ganhos e perdas realizados de curto e longo prazo usando o Tax Optimizer

  • Escolha entre vários métodos de correspondência de lotes fiscais e defina um método padrão para economizar tempo e corresponder automaticamente as negociações

Para saber mais sobre como as ferramentas fiscais da IBKR apoiam investimentos estratégicos, visite:

EUA e países atendidos pela IB LLC: Relatórios fiscais

Canadá: Relatórios fiscais

Reino Unido: Relatórios fiscais

Europa: Relatórios fiscais

Austrália: Relatórios fiscais

Hong Kong: Relatórios fiscais

Singapura: Relatórios fiscais

Para explorar todos os recursos do PortfolioAnalyst, visite: PortfolioAnalyst

As ferramentas fiscais podem não ser adequadas para residentes fiscais de determinadas jurisdições. Os clientes devem considerar consultar um consultor tributário para determinar sua situação específica.

Os investidores mais bem informados escolhem a Interactive Brokers

Sobre a Interactive Brokers Group, Inc.:

O Interactive Brokers Group, Inc. (NASDAQ: IBKR) é membro do S&P 500. Suas afiliadas fornecem execução automatizada de operações e custódia de valores mobiliários, commodities, câmbio e contratos futuros 24 horas por dia, em mais de 160 mercados em diversos países e moedas, a partir de uma única plataforma unificada para clientes de todas as partes do mundo. Atendemos investidores individuais, fundos de hedge, grupos de trading proprietário, consultores financeiros e introducing brokers (corretores intermediários). Nossas quatro décadas de foco em tecnologia e automação nos permitiram equipar nossos clientes com uma plataforma singularmente sofisticada para gerenciar seus portfólios de investimento. Buscamos fornecer aos clientes preços de execução vantajosos, ferramentas de negociação, gestão de risco e portfólio, recursos de pesquisa e produtos de investimento, todos com custos baixos ou nulos, posicionando-os para alcançar retornos superiores sobre seus investimentos. A Interactive Brokers tem sido consistentemente reconhecida como uma das principais corretoras, recebendo múltiplos prêmios e reconhecimentos de fontes respeitadas do setor, como Barron’s, Investopedia, Stockbrokers.com e muitas outras.

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Reino Unido e Europa: Facebook, Instagram, X, TikTok

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contatos da Interactive Brokers Group, Inc. Mídia: Katherine Ewert, media@ibkr.com

Fonte: BUSINESS WIRE



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