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CNA prevê aumento de 2,5% do PIB do Agronegócio no Brasil

De acordo com projeções da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o PIB do agronegócio deve terminar 2023 com alta de 2,5% em relação a 2022. Segundo balanço do último ano e perspectivas para 2023 da CNA, o Governo Federal deve centralizar o pilar da infraestrutura logística no “Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”. O assunto é um dos temas que será tratado na 27a edição da Intermodal South America, evento de logística, intralogística, transporte de cargas e comércio exterior que traz o panorama de mercado e explora nichos setorizados. No novo PAC, o conjunto de medidas incentiva o investimento privado, e estimula o aumento do investimento público em infraestrutura, além de pleitear a remoção dos obstáculos burocráticos, administrativos, normativos, jurídicos e legislativos.

O agronegócio fechou 2022 com exportações recordes de US$ 159,1 bilhões, crescimento de 32% em relação ao ano anterior, segundo dados oficiais compilados pela CNA, no Boletim de Comércio Exterior do Agronegócio. As projeções da confederação indicam que os investimentos, privados e/ou públicos compreendam os eixos de logística (incluindo rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias); energia (com geração e transmissão de petróleo e gás); e o eixo urbano (contemplando habitação, saneamento e mobilidade urbana). 

Fertilizantes

Elemento estrutural da cadeia agrícola, os fertilizantes têm grande impacto na composição do custo final das commodities. O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de consumidores globais de fertilizantes, sendo responsável pela aquisição de 8% da produção mundial. Cerca de 80% dos adubos consumidos pelos brasileiros são de origem estrangeira e chegam via marítima, vindos de países produtores, como Rússia, Canadá, Bielorrússia, China, Israel, Marrocos, Argélia, Egito, Alemanha e Estados Unidos.

Para atender a alta demanda, soluções logísticas cada vez mais modernas são colocadas em prática para dar vazão à demanda na importação e exportação. No último mês, por exemplo, 73.310 toneladas de sulfato de amônio foram desembarcadas no Porto de Paranaguá (PR), em uma operação da China para o Brasil que marcou a atracação do mega graneleiro responsável pelo transporte, o RED MARLIN. De acordo com o diretor de operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior, o porto do Paraná é a principal porta de entrada dos fertilizantes brasileiros. Em 2022, cerca de 10 milhões de toneladas foram importadas pelos terminais de Paranaguá e Antonina. “Estamos recebendo navios maiores e mais carregados graças aos recentes investimentos na infraestrutura marítima”, disse Júnior. “Obras como a derrocagem das pedras da Palangana e a dragagem de manutenção permanente propiciaram ganhos operacionais para os terminais, com aumento da profundidade”, comentou.

Os fertilizantes são produzidos e enviados durante todo o ano para atender às necessidades dos agricultores em todo o mundo. A jornada dos fertilizantes, desde a produção até a aplicação na fazenda, requer vários modos de transporte. Por este motivo é extremamente relevante discutir o tema que tange o agronegócio, e a logística de produtos químicos, na Intermodal South America, encontro dos setores de  logística, intralogística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina. 

Também com foco na logística de fertilizantes, o Grupo Cesari é outro dos grandes players da logística do setor agrícola. Segundo o Chief Financial Officer (CFO) do grupo, Alexandre Rosaneli, o cenário mais conturbado e volátil da economia local demandou um replanejamento da atuação do Grupo Cesari. 

O Grupo Cesari é uma das 500 marcas expositoras presentes na Intermodal South America, assim como o Porto de Paranaguá. “Na Intermodal, queremos compartilhar os avanços que tivemos na verticalização em infraestrutura e inteligência logística, com as novas empresas portuárias atuando em Santos e em Barcarena, além de uma mostra dos benefícios de uma solução integrada Ship to Door para nossos clientes importadores. Apresentaremos, ainda, soluções de movimentação de carga líquida química e perigosa, que nos fez apostar na otimização logística, na redução de custos e na mitigação de riscos”, afirmou o CFO do Grupo Cesari.

Intermodal

Ponto de encontro para as principais e mais importantes empresas globais ligadas à dinâmica de supply chain, a Intermodal South America realiza sua 27a edição, no São Paulo Expo, entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março. Além da feira com mais de 500 marcas confirmadas nacionais e internacionais, o visitante encontrará diversas atrações como o Interlog Summit, composto pela Conferência Nacional de Logística (CNL), com curadoria da Abralog (Associação Brasileira de Logística) e o primeiro Congresso Intermodal South America. No primeiro dia do Congresso Intermodal, a programação de painéis joga luz sobre as novas fronteiras para o escoamento dos granéis agrícolas e os impactos nas cadeias logísticas. 

Segundo explica o o diretor do portfólio de Infraestrutura da Informa Markets Brasil, promotora e organizadora da Intermodal South America, Hermano Pinto Jr., cada modal está representado e todos os players também estarão no evento: operadores logísticos, companhias marítimas, aéreas e do modal rodoviário, equipamentos de movimentação de carga e soluções de tecnologia para gestão logística em portos, aeroportos e centros de distribuição, logtechs, entre muitas outras empresas. A feira terá, por exemplo, a participação de mais de trinta portos brasileiros e internacionais, de países como Alemanha, Bélgica, Espanha, Estados Unidos e Portugal, além dos terminais portuários reconhecidos e de empresas de movimentação de cargas/equipamentos, apoio marítimo, de serviços e de tecnologia portuária.

Mais informações sobre visitação e acesso ao Interlog Summit da 27° edição da Intermodal é gratuita estão disponíveis no site da evento. 



Dia Nacional da Criança Traqueostomizada terá ações em sete estados

Começa nesta segunda-feira (13/2), a Campanha do Dia Nacional da Criança Traqueostomizada, promovida pela Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (ABOPe) em conjunto com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), que contará com ações de conscientização em sete estados: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. A iniciativa marca o Dia Nacional da Criança Traqueostomizada, celebrado em 18 de fevereiro e instituído pela Lei 14.249/21. 

“O intuito dessa mobilização é dar visibilidade para as crianças traqueostomizadas e chamar a atenção sobre a importância da assistência profissional adequada a esse público. Também queremos despertar o olhar dos governantes para as necessidades de suprir a demanda de profissionais de saúde especializados na rede pública, bem como capacitar pais e familiares sobre os cuidados a serem tomados com as crianças que passaram pelo procedimento”, esclarece a presidente da ABOPe, Dra. Claudia Schweiger. 

O evento reúne 11 centros especializados no atendimento e na realização de traqueostomia no público infantil, promovendo palestras e orientações para pais de crianças que passaram pelo procedimento, assim como capacitações a profissionais que integram a rede de assistência de pacientes, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros. Além disso, haverá a distribuição de manuais sobre os cuidados com a traqueostomia em crianças.

No estado de São Paulo a ação acontecerá em quatro locais. No dia 13/02, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, fará orientação aos familiares e a entrega de manual de cuidados. Pacientes do ambulatório da Divisão de Otorrinolaringologia também serão conscientizados. No dia 15/02, o Instituto de Otorrinolaringologia da Unicamp (IOU), em Campinas, promove uma manhã de instruções para pais sobre os cuidados da criança traqueostomizada e como lidar com urgências. Haverá também capacitação direcionada à equipe de saúde. No dia 17, o HC Criança de Ribeirão Preto realiza orientação aos pais envolvendo profissionais de saúde, a distribuição de manual de cuidados e conscientização à população sobre a traqueostomia. E no dia 24/02, na Capital, a UNIFESP – Escola Paulista de Medicina promove uma palestra para seus profissionais de saúde, às 14h. 

Em Fortaleza, no Ceará, o Hospital Infantil Albert Sabin realizará um encontro de crianças traqueostomizadas e seus familiares dentro da unidade no dia 14/02, além de promover orientações para pais, cuidadores e aos profissionais de saúde atuantes em traqueostomia. 

Em Goiânia, a mobilização acontece dia 15/02 e será conduzida pela Universidade Federal de Goiânia (UFG) e Hospital da Criança (AMIGO), com o apoio da Associação Goiana de Otorrinolaringologia. Serão promovidas palestras gratuitas sobre cuidados com crianças que passaram pelo procedimento, entrega de manual com instruções de assistência, ação para tirar dúvidas de familiares e orientações a profissionais de saúde. As atividades são abertas ao público e vão ocorrer na Praça das Artes, das 8h30 às 10h30. 

Em Porto Alegre, as atividades também ocorrerão no dia 15/02 no Hospital da Criança Santo Antônio, das 7h30 às 13h, e no dia 16 no Hospital de Clínicas, às 13h. Haverá encontro de profissionais de saúde e crianças do ambulatório de laringologia pediátrica e disseminação sobre as diretrizes de cuidados após a traqueostomia. 

Na Capital Rio de Janeiro, o Instituto Fernandes Figueira – Fiocruz, no Flamengo, participa disseminando instruções de cuidado a familiares e cuidadores com pacientes traqueostomizados no instituto. A ação vai ocorrer no dia 16/02, das 8h às 13h. 

Em Belo Horizonte, o Hospital Mater Dei Contorno, também adere à iniciativa no dia 16/02. Das 8h às 17h, haverá aulas visando ao aprimoramento técnico de profissionais envolvidos com o cuidado à criança traqueostomizada, além de palestras para pais e cuidadores de pacientes da rede pública e privada. Manuais sobre cuidados também serão entregues. 

No Paraná, a ação acontece em Curitiba, no Hospital Pequeno Príncipe, dia 25/02, apenas para pacientes traqueostomizados do hospital, tendo os familiares como acompanhantes. 

Dados

A traqueostomia é um procedimento cirúrgico que cria um orifício de abertura da traqueia para promover uma rota alternativa à passagem de ar até os pulmões, restabelecendo a respiração do paciente. A técnica é aplicada em pessoas que sofrem com a obstrução das vias aéreas superiores ou que necessitam de suporte ventilatório prolongado por complicações que as impedem de manter a respiração espontaneamente.

Levantamento da ABOPe e ABORL-CCF com 11 centros especializados no atendimento a esse público e que participaram da Campanha do Dia Nacional da Criança Traqueostomizada, revela que, em 2021, 257 crianças de 0 a 3 anos realizaram o procedimento de traqueostomia. Em 2022, esse número foi de 318.

As principais causas que levaram ao procedimento foram: estenose (estreitamento de laringe ou traqueia) por intubação prolongada, disfagia (dificuldade em deglutição), além de problemas como cardiopatia, doenças pulmonares e neurológicas, múltiplas malformações craniofaciais, malformações em vias aéreas e anomalias vasculares.

Cuidado constante 

Pacientes que passam por esse procedimento cirúrgico enfrentam um cenário complexo de recuperação. “Após a alta hospitalar, os familiares ficam perdidos em relação aos cuidados, como a aspiração adequada, trocas regulares da cânula, a avaliação adequada da via aérea e se há possibilidade de algum dia retirar essa traqueostomia e respirar novamente pela via aérea superior”, explica a Dra. Claudia.

Além das famílias, é essencial que os hospitais também estejam preparados para o tratamento e cuidado, pois a falta de conhecimento na assistência adequada pode gerar complicações, como riscos de asfixia, infecções, danos na própria traqueia ou dificuldades na cicatrização.

“Essas crianças enfrentam uma luta e um desafio diário e, por isso, é tão importante que as famílias tenham para onde recorrer e que os pais sejam treinados para lidar com esses casos. Dessa forma, os manuais distribuídos e as palestras nos hospitais podem ajudar no melhor manejo dessas crianças”, finaliza a médica. 



Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023 abre inscrições para envio de trabalhos

Estão abertas até o dia 29 de maio as inscrições de trabalhos técnicos para o 34º Encontro Técnico da AESabesp (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, que acontecerá de 3 a 5 de outubro de 2023, juntamente com a Fenasan 2023 (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente).

O congresso e a feira, que juntos formam o maior encontro de saneamento e meio ambiente da América Latina, serão realizados no Expo Center Norte, em São Paulo, capital. Nesta edição, o evento terá visitação integrada à Waste Expo Brasil, feira de resíduos sólidos, que ocorrerá simultaneamente à Fenasan.

Promovida pela Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, esta edição do Encontro Técnico terá como tema central “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável”.

Os trabalhos técnicos representam uma grande oportunidade para exposição e visibilidade dos projetos de alunos, professores e profissionais do setor. Não há necessidade de ineditismo nos trabalhos, podendo ser encaminhadas monografias do curso do autor ou artigos já inscritos e apresentados em outros eventos, desde que formatados segundo as regras de submissão, disponíveis no site da Fenasan

Além disso, trabalhos em que os autores tenham idade até 30 anos completos (até 01 de janeiro de 2023) deverão ser de autoria de um único autor para estarem aptos a concorrer também ao Prêmio Jovem Profissional.

Serviço

34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023 – “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável”, realizados simultaneamente à Waste Expo Brasil

Quando: de 3 a 5 de outubro de 2023

Onde: 34º Encontro Técnico AESabesp – Online / Fenasan 2023 – Expo Center Norte, em São Paulo, capital – Pavilhões Branco e Verde

Visitação às feiras: gratuita

Mais informações: https://www.fenasan.com.br/



Prêmio Jovem da Água de Estocolmo Brasil abre inscrições para a edição 2023

A etapa brasileira do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP) – Edição 2023 está com inscrições abertas. Os interessados podem inscrever seus trabalhos até 31 de março, por meio do site do evento.

No Brasil, a premiação é organizada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio do programa Jovens Profissionais do Saneamento – JPS, em parceria com a Câmara Brasileira de Comércio na Suécia.

A cada edição, o prêmio reúne trabalhos de jovens inovadores entre 15 e 20 anos ao redor do mundo, com projetos relacionados aos temas água, saneamento ou sustentabilidade, motivando-os a buscarem soluções voltadas a estes assuntos.

Prêmio Jovem da Água no Congresso da ABES 2023

Este ano de 2023 será singular na história do Brasil e do mundo. Os desafios relacionados à desigualdade social, à recessão econômica e à emergência climática demandam ações e ideias inovadoras que agreguem a sociedade em sua mais rica diversidade.

Neste cenário, a entrega do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2023 será realizada durante o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES – o maior evento de saneamento ambiental e meio ambiente do país, que acontecerá em Belo Horizonte, Minas Gerais, de 21 a 24 de maio. Mais informações em: https://congressoabes.com.br/.

O Congresso debaterá os desafios para a universalização do saneamento e a sustentabilidade, tema que caminha lado a lado com a proposta do Prêmio. Neste formato, os finalistas estarão imersos em um ambiente de discussões voltadas para temáticas ambientais e de saneamento com grandes especialistas do setor.

O vencedor da competição, que será conhecido durante o Congresso, representará o Brasil na final internacional do Stockholm Junior Water Prize, realizada durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo, em Estocolmo, na Suécia.

Mais informações em https://qualifica.rebambiental.com.br



Superintendente da Graded School recebe prêmio internacional de inovação

O Superintendente da Graded – The American School of São Paulo, Richard Boerner, recebeu o prêmio Dr. Keith Miller International Innovation Leadership Award (Prêmio Internacional de Liderança em Inovação Dr. Keith Miller), concedido pela Associação para o Avanço da Educação Internacional (AAIE). Fundada em 1966 e atendendo a mais de 300 escolas independentes no exterior, a AAIE é uma organização global sem fins lucrativos que promove liderança escolar e práticas educacionais inovadoras, eficazes e baseadas em pesquisa.

O prêmio internacional, estabelecido em 2016, reconhece a liderança acadêmica criativa e impactante.  Anualmente ele é conferido a um(a) administrador(a) de escola internacional que liderou uma instituição ao enfrentar um desafio significativo, promovendo uma cultura focada na melhoria organizacional contínua.

O superintendente Boerner recebeu o prêmio em 7 de fevereiro na Conferência Global da AAIE 2023 em Washington, DC, em reconhecimento ao trabalho da Graded em implementar em salas de aula um foco no aprendizado aprofundado com ênfase na metacognição. Essa mudança educacional equipa os alunos com o conhecimento e as ferramentas de que precisam para se apropriarem de seu aprendizado e criar experiências profundas, duradouras e adaptáveis.

Refletindo sobre o processo de seleção do prêmio, a diretora executiva da AAIE, Laura Light, afirmou: “Recebemos várias indicações este ano. O Conselho da AAIE acredita que o trabalho que a Graded está fazendo e vem fazendo nos últimos quatro anos, sob a liderança de Richard Boerner, está trilhando um novo caminho para a educação internacional e merece ser reconhecido.”

Visando o objetivo, o Superintendente Boerner estabeleceu o Graded Learning Lab e reestruturou o Departamento de Ensino e Aprendizagem da Graded. Membros do Departamento de Ensino e Aprendizagem desenvolveram dois cursos de educação para adultos: Deeper Learning Foundations, um curso introdutório de nove semanas, que foca na interseção entre domínio, identidade e criatividade; e Deeper Learning Fundamentals, um estudo aprofundado nos princípios da ciência cognitiva. Durante um período de dois anos, cada um dos educadores da Graded do pré-primário ao 12° ano conclui esses treinamentos.

A Graded começou a medir o impacto desse novo foco institucional nos alunos e contratou a empresa de pesquisa educacional WestEd para realizar estudos quantitativos e qualitativos. Os resultados iniciais são promissores e serão divulgados em breve pela instituição.

 

Sobre a Graded – The American School of São Paulo

Fundada em 1920 pela Câmara Americana de Comércio (Amcham), uma universidade brasileira e nove empresas americanas, a Graded – The American School of São Paulo é uma escola americana independente, mista, não sectária e sem fins lucrativos. A escola atende a uma comunidade internacional de aproximadamente 1330 alunos do pré-primário até o 12º ano, representando 42 nacionalidades. Os alunos se formam com um diploma de ensino médio americano e podem optar por obter o diploma de Bacharelado Internacional (IB) e/ou um diploma brasileiro.



ABAI adota sua marca global no país após a compra da Parla!

Após anunciar em 2022 a aquisição da Parla! Contact Center, empresa do setor de relacionamento com o cliente, a ABAI anuncia que adotará sua marca global no Brasil a partir de 1º de fevereiro, incluindo sua imagem nas redes sociais e na web. A ação tem como foco anunciar a chegada da empresa espanhola ao país, além de trazer inovação para o mercado brasileiro de atendimento ao cliente.

A ABAI, empresa espanhola de terceirização de processos de negócios (BPO), iniciou seu plano de expansão internacional há apenas dois anos e atualmente conta com 12 centros de serviços na Espanha, Colômbia, Portugal, Peru e Brasil. Seus mais de 9.000 funcionários possuem ampla experiência e gerenciam 120 milhões de interações por ano em 10 idiomas diferentes. No Brasil, o Campus está localizado em Alphaville, em um espaço com 7.000m² distribuídos e um complexo de dois prédios, com capacidade de expansão e oferecendo máxima segurança e qualidade no atendimento 24 horas por dia.

A empresa concluiu o seu projeto de Global Branding com o objetivo de aumentar a sua força e reconhecimento internacional, operando como uma empresa única em todos os países onde está presente.

“Fazemos parte de uma empresa multinacional e a mudança de marca é algo natural para nossa equipe, clientes e sociedade. Ao longo de 2022 implementamos as transformações necessárias para tornar o negócio mais competitivo, digital e voltado para o cliente. combinação única de capacidade de investimento, tecnologia e talento humano que nos permitirá crescer com alto nível de excelência e qualidade”, afirma Octavio Fernandes, CEO da ABAI no Brasil.

Novos serviços desenvolvidos

Entre as principais novidades, a ABAI irá ajudar os clientes a acelerar seus resultados com eficiência, inovação e flexibilidade.

Vários serviços serão adicionados aos já existentes, tais como: assistência humana digital, gerenciamento de melhoria de processos (BPM), Process Mining, Big Data, Social Robotics e CX Analytics. Além desses serviços, o grupo espanhol pretende investir em pessoas, treinamento, qualidade, marketing e tecnologia.

Mercado em expansão

De acordo com um estudo global sobre Contact Center e BPO (Business Process Outsourcing, ou “Business Process Outsourcing”) realizado pela GoContact, que foi acompanhado por empresas sediadas na Europa, América do Norte e América do Sul, incluindo o Brasil, mostram uma visão precisa e completa da mudança de cenário para BPO após a pandemia. Das empresas pesquisadas, a América do Norte lidera com 39% de participação nas operações de contact center, seguida de perto pela América do Sul (37%) e Europa (23%).

Com dados coletados entre fevereiro e março de 2022, o estudo confirma que contact centers e BPOs tiveram um papel importante no setor de serviços, sendo que 63% dos serviços prestados por BPOs são para o setor bancário e financeiro. Além disso, o crescimento dos negócios digitais fez com que os contact centers e os BPOs assumissem um papel de liderança no fornecimento de soluções para clientes corporativos.

Esta pesquisa também mostrou que os principais serviços oferecidos pelos BPOs na América do Sul são: back office (com 49%), vendas (com 48%) e atendimento ao cliente, com 41%. Quando se trata de crescimento, 58% dos entrevistados (executivos e líderes com títulos de CEO, diretor ou gerente geral) acreditam que o crescimento em 2023 será alcançado de forma orgânica.

“Esses dados otimistas mostram que nossa decisão de entrar no mercado brasileiro foi assertiva. Iniciamos 2023 com força total e um propósito claro: anunciar a chegada da ABAI ao Brasil e trazer ao mercado uma oferta inovadora, digital e com foco no cliente”, finaliza Octavio.

Sobre a Abai

A Abai é uma multinacional espanhola de terceirização de processos de negócios (BPO) que promove a transformação digital em organizações públicas e privadas. A empresa, que está há 30 anos no mercado, iniciou seu plano de expansão internacional em 2020 e, atualmente, possui 12 centros de serviços na Espanha, Colômbia, Portugal, Peru e Brasil. A Abai conta com mais de 9.000 colaboradores que gerenciam 120 milhões de interações por ano em 10 idiomas diferentes.



Doenças crônicas matam 7 em cada 10 pessoas no Brasil

Definir e reconhecer a tendência e o panorama das doenças e condições crônicas não transmissíveis (DCNTs/CCNTs) é preciso para melhorar o enfrentamento dessas condições. Os fatores de risco para o desenvolvimento e agravamento das CCNTs, como sedentarismo, tabagismo e consumo de alimentos ultraprocessados, estão na mira dos especialistas. Contudo, novos desafios têm surgido, como é o caso do cigarro eletrônico, já experimentado por 16,8% dos adolescentes entre 13 e 17 anos.

Diferentes setores precisam se unir na identificação de prioridades e implementação das melhores estratégias para reverter a tendências preocupantes, como o contínuo aumento da obesidade no Brasil, com os maiores índices de obesidade no mundo e que já atinge a casa de uma em cada cinco pessoas (22,4%) e mais da metade da população (57,2%) está acima do peso. A Dra. Deborah Malta, professora associada e pesquisadora da Escola de Enfermagem da UFMG, ressalta que a pandemia da COVID-19 afetou diretamente a mudança nos comportamentos da população, atingindo o combate às CCNTs. Uma das principais alterações foi a diminuição na prática de atividade física de  30,4%, antes da pandemia, para 12,6% durante a pandemia.

Essas alterações se mostram cada vez mais preocupantes quando são analisadas as taxas de mortalidade prematura por DCNTs no Estado de São Paulo. De acordo com o Dr. Marco de Moraes, Diretor Técnico de Saúde na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em 2015 a taxa era de 298,8 óbitos/100 mil habitantes, chegou a 273,6 em 2020 e a meta é atingir 220,7 em 2030. Porém, a previsão é de se alcançar a marca 225,9 em 2030, uma redução que não atinge a meta esperada.

Para reverter esse cenário, faz-se necessário o diálogo da sociedade civil com o governo, como afirma a Sra. Paula Johns, Diretora Geral da ACT Promoção da Saúde. A Agenda Brasil +Saudável, documento elaborado pela ACT Promoção da Saúde e entregue a todos os candidatos e atuais governantes, reúne propostas e recomendações de políticas públicas que contribuam para a prevenção de CCNTs. A Sra. Paula destaca que algumas das prioridades devem ser referentes à nova rotulagem frontal dos alimentos, que entrou em vigor em outubro de 2022, e a tributação de alimentos ultraprocessados. Segundo ela, “os períodos longos de implementação são um problema”. Ela alerta que na prática, o consumidor vê dois pacotes de bolacha, porém apenas um está com a nova identificação, o que confunde na tomada de decisão”.

Assim, os desafios no enfrentamento e combate às CCNTs no Brasil e no mundo suscitam ainda mais a busca de estratégias e soluções a curto, médio e longo prazo para fomentar cada vez mais iniciativas de diferentes partes interessadas, sejam elas públicas ou privadas. Pensando nisso, mais de 150 instituições dos diferentes setores produziram uma carta de prioridades para o combate das CCNTs no Brasil e entregaram à Ministra da Saúde e outras lideranças e autoridades, no final de janeiro. Segundo o Dr. Mark Barone, coordenador geral do FórumDCNTs, “a definição de prioridades e o alinhamento entre setores e níveis de atenção é absolutamente urgente para termos alguma chance de avanços nessa pauta e, idealmente, consigamos reduzir em 1/3 as mortes prematuras por CCNTs até 2023 – ODS 3.4”.

Fonte: www.ForumDCNTs.org



Quatro dicas para conhecer sobre ROI do marketing de conteúdo

Um desafio constante na vida do profissional de marketing é provar o valor do trabalho para os clientes e para o mercado. Uma pesquisa da Kantar Ibope Media com executivos de publicidade mostrou que a tendência no uso de dados nas ações de marketing das marcas só tende a crescer nos próximos anos. Do total de 672 executivos de 39 países consultados, 76% afirmaram que dados devem ser usados pelas empresas e suas agências de marketing.

Essa necessidade de uso de dados para orientar ações se dá porque as empresas querem ter mais controle sobre os investimentos em mídia, conforme informaram 81% dos entrevistados.

Neste cenário, estratégias de inbound marketing ou marketing de conteúdo, que são focadas na produção de conteúdos direcionados ao público das marcas, vêm impulsionando os resultados. O marketing de conteúdo é excepcional para envolver e construir relacionamentos e otimizar o ROI (retorno sobre investimento) das campanhas.

O ROI mede o lucro ou o prejuízo de cada estratégia utilizada por uma empresa em determinado período. No marketing digital, a missão de mensurar essa métrica se tornou bem menos complicada. Afinal, é possível levantar quase todos os resultados de uma estratégia na internet – e ferramentas não faltam para realizar essas análises.

As mídias off-line não oferecem a capacidade de mensuração que as digitais têm. Neste sentido, fica mais fácil entender quais tipos de investimento valem a pena e quais precisam ser otimizados ou cortados. Além disso, essa métrica ajuda os gestores a tomarem decisões mais embasadas.

Como saber se um método baseado em produção de conteúdo, que contribui indiretamente para as vendas, é lucrativo para a empresa? De acordo com dados da Content Trends, 71% das empresas no Brasil adotam o marketing de conteúdo, mas somente 26% levam o ROI em consideração. Por isso, é importante conhecer quatro dicas para otimizar essa estratégia na empresa:

1) Um passo essencial para fazer esse cálculo é definir os objetivos do marketing de conteúdo da empresa. Dependendo do que é colocado como finalidade, pode ser que esse item seja complexo demais para ser utilizado em uma conta matemática. Um KPI precisa ser simples de entender e facilmente mensurável. Afinal, qualquer profissional de uma equipe de marketing precisa acompanhar esses dados sem maiores objeções.

2) Com as metas definidas, o segundo passo para otimizar o marketing digital é ouvir a opinião dos seguidores para, assim, melhorar a produção de conteúdo. Algo que interfere bastante no retorno calculado do ROI é a qualidade do conteúdo publicado. Elementos mais específicos, como os temas dos posts, a linguagem usada, o formato e a escaneabilidade podem ser modificados de acordo com as demandas do público-alvo.

É possível notar isso na quantidade de visitas recebidas, tempo de permanência, likes e nos comentários em cada material postado. Os conteúdos com menos visualizações e curtidas ou sem comentários (ou que têm comentários negativos) são os que podem frear o crescimento do ROI.

3) Uma estratégia que funciona em qualquer segmento de atuação é o aumento do fluxo de postagens. A pesquisa da Content Trends revela que as empresas que produzem e publicam 13 ou mais conteúdos mensalmente geram, em média, até 4,2 vezes mais visitas do que aquelas que postam menos. Se esse número for replicado para as vendas, a transformação pode ser crucial para o negócio. Quanto mais leads, mais clientes.

4) A quarta dica é sobre o tamanho das postagens. Quanto mais completo for o conteúdo, mais chances ele terá de agradar o público e mantê-lo por mais tempo na página, bem como atrair mais tráfego para o site ou rede social. Pesquisas indicam que posts com mais de 1.200 palavras geram três vezes mais tráfego e 60% mais compartilhamentos do que as publicações com menos de 600 palavras. Ampliar esse modelo de texto, sem deixar a relevância do conteúdo de lado, pode trazer boas perspectivas para o marketing digital da empresa.

 

*Por Clóvis Souza, fundador da Giuliana Flores

Texto publicado originalmente em: https://portalcustomer.com.br/roi-do-marketing-de-conteudo-4-dicas-para-sua-empresa/

 

 



Tree Diversidade anuncia nova head de negócios

A consultoria Tree Diversidade anunciou Luanny Faustino como nova head de estratégia e negócios em diversidade, equidade e inclusão. 

Faustino será responsável por estruturar uma nova estratégia de negócios e aceleração de crescimento para a consultoria, que desde sua fundação, em 2017, já ajudou mais de 200 empresas de todos os portes e segmentos a estruturarem iniciativas de inclusão. 

Formada em Relações Internacionais, Luanny construiu uma carreira sólida na área de vendas, atuando, principalmente, no segmento de feiras e eventos. Fez especializações nas áreas de diversidade, inclusão, racismo, política e marketing, e atuou em grandes consultorias de diversidade e inclusão, com projetos estratégicos, tornando-se uma referência no segmento. 

Luanny também foi colunista de diversidade, equidade e inclusão do jornal Brasilturis, especializado no setor de turismo. Além disso, é coautora do livro: “Diversidade e Inclusão – em todas as dimensões”, sobre racismo estrutural e institucional.



Mais de US$ 2,8 bilhões em acordos assinados no terceiro dia do Biban 2023

Hoje, a Autoridade Geral de Pequenas e Médias Empresas do Reino da Arábia Saudita (Monsha’at) sublinhou seu compromisso com o avanço do empreendedorismo no país. Alinhada com a Visão 2030, a Monsha’at assinou uma série de acordos com uma seleção das principais entidades regionais e mundiais.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230312005018/pt/

Biban 2023 features over 350 inspiring speakers from around the world (Photo: AETOSWire)

Biban 2023 features over 350 inspiring speakers from around the world (Photo: AETOSWire)

Contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da economia nacional, as parcerias foram lançadas hoje, terceiro dia do Biban 2023, no Centro de Exposições e Conferências de Riyadh Front.

Como parte de sua missão de capacitar a próspera comunidade de empreendedores do país e aperfeiçoar o ecossistema de PMEs sauditas, a Monsha’at assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Zoho Software Trading Company Limited (ZOHO). Além disto, assinou um MoU com a Neoleap, empresa internacional de soluções digitais, e a GoDaddy, líder em registros de domínios.

Os MoUs terão foco em alavancar recursos, conhecimentos e redes das respectivas parcerias para oferecer soluções de financiamento de última geração e pagamentos eletrônicos às lojas nacionais de varejo e online. Os acordos são totalmente orientados a acelerar a transformação digital do varejo e do comércio eletrônico no país, impulsionando o futuro de PMEs sauditas no espaço varejista moderno.

Um dos principais destaques do dia foi uma soma de financiamento de US$ 2,8 bilhões entregue pelo SME Bank em seus programas ao longo de 3 anos.

Estas parcerias marcam os acordos mais recentes anunciados no Biban 2023: o principal fórum de startups e PMEs da Arábia Saudita.

Ao reunir empreendedores regionais e internacionais, proprietários de PMEs, investidores e formuladores de políticas, o Biban oferece a mais de 105.000 participantes um ambiente produtivo para estabelecer contatos, cooperação e soluções pioneiras aos desafios de negócios mundiais. O evento deste ano está sendo realizado sob o tema “Atrair-Conectar-Realizar”.

Além do anúncio dos MoUs da Monsha’at, o terceiro dia do Biban 2023 também proporcionou o pano de fundo para o lançamento de iniciativas de grande alcance visando fortalecer a comunidade de PMEs da Arábia Saudita.

Ao oferecer acesso a ferramentas e informações importantes, a PricewaterhouseCoopers (PwC), a principal rede de serviços profissionais, vem propiciando 500 horas gratuitas de consultoria às PMEs e aos empreendedores locais, além de oficinas de treinamento destinadas a mulheres empresárias e empreendedoras sociais.

As Finais Globais da Copa do Mundo de Empreendedorismo (EWC) também continuaram durante o terceiro dia do Biban, com algumas das startups mais inovadoras do mundo competindo por até US$ 1 milhão em prêmios em dinheiro.

https://bibanglobal.sa/

*Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Jose Mendez

Diretor de Contas, Weber Shandwick

mendezj@webershandwick.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Dia 2 do Biban 2023 prepara o terreno para lançar mais de US$ 1,5 bilhão em acordos

O Programa Kafalah anunciou oficialmente uma parceria com uma seleção diversificada de entidades com sede na Arábia Saudita, prometendo até US$ 1,5 bilhão em garantias de financiamento para a crescente comunidade de startups e pequenas e médias empresas (PMEs) do país.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230311005046/pt/

Biban 23 is focused on fostering tangible opportunities for global entrepreneurs and investors (Photo: AETOSWire)

Biban 23 is focused on fostering tangible opportunities for global entrepreneurs and investors (Photo: AETOSWire)

O anúncio foi feito no segundo dia do Biban 2023, com o Programa Kafalah, o principal programa nacional de garantia de risco de empréstimos e um dos maiores programas de garantia de risco de empréstimos da região, totalmente alinhado às metas da Visão 2030.

A promessa de US$ 1,5 bilhão do programa foi anunciada em conjunto com a assinatura de diversos acordos visando o desenvolvimento do espaço de PMEs da Arábia Saudita.

Isto inclui a parceria da Autoridade Geral de Pequenas e Médias Empresas do Reino da Arábia Saudita (Monsha’at) com dois dos principais facilitadores mundiais de empreendedorismo regional.

Em linha com a diversificação econômica do país, a Monsha’at assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Autoridade de Desenvolvimento de PMEs de Omã. O acordo irá reunir a Monsh’aat e a Autoridade de Desenvolvimento de PMEs para aprimorar o ecossistema de PMEs na Arábia Saudita e Omã, ao promover o comércio e o empreendedorismo entre os dois países.

A Monsha’at também assinou um MoU com a Visa International Service Association (VISA). Como parte do acordo, ambas as partes irão colaborar para aperfeiçoar a cooperação conjunta e apoiar a iniciativa “She’s Next” da VISA: um programa de capacitação feminina estabelecido para equipar as empresárias com as ferramentas para fazer crescer seus negócios. A iniciativa ajuda as empresárias sauditas a atingir seus objetivos e obter o sucesso sustentável.

No valor de mais de US$ 1,5 bilhão, estas parcerias se unem aos acordos de grande alcance lançados no Biban 2023. Reunindo empreendedores, proprietários de PMEs, investidores e formuladores de políticas de todo o mundo, o evento está ocorrendo de 9 a 13 de março de 2023.

Saud Alsabhan, Vice-Governador da Monsha’at para Empreendedorismo, disse: “Em uma época em que a inovação nunca foi tão importante para superar desafios mundiais persistentes, garantir o futuro e criar uma Arábia Saudita maior e mais próspera, o Biban continua proporcionando a algumas das principais mentes de negócios do mundo uma plataforma adequada para fazer contatos, cooperar e criar.”

Ele continuou: “Em apenas dois dias, reunimos entidades transformadoras e inovadores para lançar acordos marcantes que irão melhorar o ecossistema de PMEs da Arábia Saudita, impulsionar a economia nacional e garantir nosso futuro.”

https://bibanglobal.sa/

*Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

José Méndez

Diretor de Contas – Weber Shandwick

E-mail: mendezj@webershandwick.com

Fonte: BUSINESS WIRE



O segredo das startups que captaram em 2022

O último ano foi marcado pela falta de grandes rodadas no setor de venture capital e grande receio das startups diante dos layoffs em massa. Segundo levantamento da Distrito, divulgado no começo de janeiro, o volume de investimento captado pelas startups no Brasil recuou 54,6% no número de investimentos, caindo de US$ 9,76 bilhões para US$ 4,45 bilhões. Apesar da queda, 2022 foi o segundo melhor período para o setor, ficando atrás apenas dos U$10 bilhões de 2021.

“Os investimentos não pararam, apenas ficaram mais seletos”. É o que explica João Kepler, da Bossanova Investimentos, venture capital mais ativa da América Latina. Durante 12 meses, Kepler deixou claro para o setor que o early stage não sofreria os mesmos impactos da crise que as chamadas big techs. Foi o que aconteceu. “Era um cenário parecido com o que a Bossanova sempre operou no venture capital: investimentos apenas em negócios que já estivessem ajustados, em breakeven (ou próximo dele), com um plano de crescimento sustentável”, afirmava.

Para entender melhor o cenário e saber quais foram os segredos daqueles que não foram atingidos pela crise, conversamos com cinco fundadores que receberam investimento em 2022. Confira:

Tecnologia que melhora a experiência do consumidor
Em 2022, a edrone, startup polonesa especializada em CRM, automação de marketing e busca por voz para comércio eletrônico, recebeu um aporte de dois fundos de investimento, Atmos Ventures e Müller Medien, que dobraram o valuation da startup em doze meses. O aporte foi conquistado na segunda parte da rodada de financiamento da Série A e está sendo usado para desenvolvimento da operação internacional e em tecnologia de inteligência artificial para uso de busca por voz no e-commerce.

A instalação da filial da edrone no Brasil, realizada em 2022, foi resultado de um aporte de US$ 2,5 milhões, recebido da PortfoLion, uma venture capital do grupo OTP em 2020, e usado na expansão para os mercados da América Latina, Europa Central e Leste Europeu. No mesmo ano, a edrone levantou uma subvenção de US$ 2,8 milhões para o projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de um motor de busca por voz para lojas virtuais, que já está disponível no mercado polonês e será implementado no Brasil em 2023.

“Estamos apostando em inovação e isso atrai investidores. Acreditamos no potencial do uso de voz no e-commerce e no quanto essa tecnologia vai melhorar a experiência do consumidor, além de garantir acessibilidade, uma demanda crescente no mercado. A expectativa para 2023 é trabalhar a operação internacional e focar no Brasil para ser nosso segundo maior mercado de atuação”, explica André Floriano, country manager da edrone no Brasil.

Mercado novo e em expansão
No final de 2022 a gestora de fundos de venture capital Invisto aportou R$2 milhões na Sonica, plataforma sem código para projetos Web3. O investimento foi o primeiro recebido pela startups de Blumenau (SC), que desde 2019 atuava com capital próprio. A negociação, conta o CEO da Sonica, Alexandre Adoglio, partiu do interesse da Invisto em aportar em uma empresa de Web3. De acordo com Adoglio, um dos aspectos que chamou a atenção da gestora foi o caráter não especulativo da Sonica. “Nossa tese é trabalhar a Web3 como uma nova ferramenta para o desenvolvimento de negócios, através da descentralização, auto-custódia e construção comunidades, atendendo mercados como finanças, jurídico e economia criativa”, explica.

Agora, a expectativa para 2023 é usar o investimento para aprimorar os serviços para quem deseja atuar em projetos de Web 3.0, como colecionáveis NFT (sigla em inglês para Token Não Fungível), criptomoedas, metaverso e tokenização de ativos. “Acredito que a forma como atuamos em um mercado tão inovador, que tem muito a render nos próximos anos, foi decisivo para conquistarmos essa captação, mesmo em um período turbulento como foi o ano passado. Agora, nossa meta é aumentar a capacidade de atendimento, expandir a equipe e estruturar projetos”, finaliza Adoglio.

Conexão em eventos de investidores e startups
Outra startup que recebeu investimento foi a Magis5, de automação para marketplaces, que, em outubro de 2022, finalizou uma rodada de R$10 milhões. O aporte foi liderado pela americana Parceiro Ventures, completando o investimento iniciado pela Urca Angels, Hangar8 e pela Bossanova Investimentos, venture capital mais ativo da América Latina.

O fundo conheceu a startup durante a primeira edição do Bossa Summit, evento para investidores e startups promovido pela própria Bossanova no início de abril. Segundo Caetano Mantovani, executivo e co-fundador da startup, a presença no evento foi imprescindível para fecharem o aporte. “Não teríamos conhecido a Parceiro se não tivéssemos ido para o Summit. Foi em um happy hour pós-evento, promovido para a Rede Bossa, de empreendedores já investidos pela gestora, que começamos a conversa com o partner deles e vimos o match que havia entre nossos trabalhos”, conta Mantovani, que estará novamente com a Magis5 na edição deste ano, que ocorre nos dias 23 e 24 de março, em São Paulo. Para o empreendedor, a experiência mostrou a força das conexões dentro do ecossistema. “Os investidores que estavam lá eram equilibrados, de todos os tamanhos e de setores diferentes. É uma oportunidade gigante para quem quer captar investimento”, completa.

Resolva problemas reais do ecossistema
Pool de investimento com características regionais, o Join.VC é uma parceria entre o Join.Valle e o Bossanova para investidores anjos da região de Joinville (SC). O programa recolheu R$3 milhões com 30 pessoas físicas e jurídicas no primeiro investimento da iniciativa, que aconteceu em 2022 e investiu em 8 empresas, sendo a maioria de SC. A busca do grupo era por startups que se propusessem a resolver problemas reais em negócios consolidados, fossem elas B2B ou B2B2C, preferencialmente àquelas com alguma proposta relacionada aos desafios enfrentados no ecossistema da maior cidade de Santa Catarina, como soluções para as indústrias que movimentam a região.

Uma das investidas é a Yapoli, solução de gerenciamento de recursos e arquivos digitais para grandes corporações. Usando inteligência artificial, a ferramenta seleciona, arquiva e distribui as informações em diversos formatos digitais, com acesso simultâneo aos colaboradores por meio de buscas inteligentes. Outra é a Receiv, que automatiza a gestão de recebíveis – agenda de cobranças, notas fiscais, contato multicanal com os clientes -, em uma plataforma com recursos visuais, tudo centralizado no mesmo aplicativo.

“Fizemosi uma busca ativa, com apoio da imprensa e dos contatos do ecossistema local. Investimos em startups com modelo pré-seed, digitais e escaláveis. O pool vem auxiliando no desenvolvimento da região ao conectar smart money e iniciativas inovadoras”, conta o diretor executivo da Join.Valle, Fabiano Dell Agnolo. Para 2023, a análise do executivo é que há dinheiro disponível no mercado de investimento anjo, mas os critérios estão mais rígidos por causa do contexto econômico. As startups precisam preparar um bom pitch, mas não apenas isso: é essencial entender o que buscam os pools disponíveis antes ao se candidatar, e mostrar que suas soluções resolvem problemas reais com riscos reduzidos.

Crescimento sustentável e redução de riscos
A GoGood, empresa de tecnologia voltada ao bem-estar corporativo, anunciou em dezembro de 2022 a captação de uma rodada pre-series A com a Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil e detentora de marcas importantes no cenário nacional. O valor recebido não foi divulgado, mas será utilizado para consolidar a liderança do grupo na região Sul, bem como fortalecer a participação de mercado nos 17 estados brasileiros onde a GoGood tem operação. Antes desta captação, a startup contava com investidores de renome nos anos anteriores, como a Canary, e executivos da Nubank e Michael Page.

Segundo Bruno Rodrigues, CEO da GoGood, o cenário de investimento mudou em 2022. “Os investidores de capital de risco passaram a ser mais exigentes nos modelos de negócio e buscam teses de investimento mais comprovadas. A régua subiu e as empresas que buscavam captação precisavam passar mais segurança sobre o modelo de negócio, expertise dos sócios e do time de colaboradores. Coisas que eram menos exigidas em um momento de abundância de capital”, conta. A estratégia para captação de recursos foi consolidar a expertise e o market fit. As experiências do mercado externo serviram para comprovar que o problema é latente no mercado e provar que a solução cresce rápido e com margem adequada.



Centro de Empreendedorismo de Arte e Cultura realiza laboratório artístico direcionado ao setor musical

Com atuação em mais de 20 cidades da Grande São Paulo, e com planos de expansão para 2023, o Centro de Empreendedorismo de Arte e Cultura realiza no próximo dia 27 de fevereiro o 2º Laboratório de Empreendedorismo Artístico, um encontro gratuito que visa educar para a composição, execução, interpretação, performance e produção musical.

Contando com uma equipe bem treinada e com profissionais que possuem técnicas, táticas e estratégias de empreendedorismo artístico, o encontro marca o início de uma série de atividades da instituição que contará, entre outras atividades, com mostras individuais e coletivas, um projeto educativo na Cracolândia e a inauguração de um novo espaço cultural na zona norte de São Paulo.

A oficina tem como objetivo oferecer ferramentas para quem deseja desenvolver habilidades relacionadas a composição de canções e gestão de carreira – explica Jorge Camargo, mestre e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo – O conteúdo inclui abordagens sobre a importância da linguagem poética, a utilização de textos da literatura brasileira, passeia por canções dos mais importantes autores da MPB e apresenta recursos aplicados em composições, etc.

Ao final da oficina os participantes serão convidados a contribuir com a elaboração de uma nova canção. Minha expectativa é que, para além do aprendizado sobre o processo de autoria, o jovem empreendedor ganhe uma visão sobre a importância do labor poético na arte que ele cria e compartilha.

Com vagas limitadas e aberto a todos os interessados no setor musical, o evento conta com o patrocínio do Nubank e acontece no, bairro da Consolação, região central de São Paulo.

Para mais informações acesse www.acriart.org.br e Instagram: @empreendedorismoartistico



Nova planta de cloro inicia operação em São Sebastião do Passé, BA

A Chlorum Solutions – empresa especializada na instalação e operação de plantas de cloro álcalis de pequena escala – deu o start up na operação de sua nova planta em São Sebastião do Passé, na Bahia, no último 4 de fevereiro.

Com capacidade de 20 tons/dia, a unidade segue o modelo de negócio da empresa, que opera plantas para mercados regionais, seguindo os padrões ESG e reforçando o compromisso socioambiental global.

No momento, estão sendo feitos os testes de processo e alinhamento das atividades. A expectativa é que a fábrica de São Sebastião do Passé esteja operando em plena capacidade nos próximos 30 dias.

Segundo Alfredo Kerzner, CEO da Chlorum Solutions, foram investidos cerca de 90 milhões na fábrica baiana que nasce com o objetivo de consolidar ainda mais a posição da Chlorum Solutions no Nordeste, onde a companhia já tem fábricas no Maranhão, Pernambuco e Ceará. “Iniciamos os trabalhos da planta de São Sebastião do Passé dentro dos melhores standards socioambientais disponíveis, seguindo toda a proposta ESG da Chlorum”, comenta o executivo.

Kerzner conta que entre os diferenciais inovadores está a escolha dos equipamentos para essa planta. “Buscamos o que há de mais inovador em tecnologia em termos de produção de cloro álcalis mundial”, Kerzner destaca também que a fábrica é operada por trabalhadores locais, por meio de empregos diretos e indiretos e, dessa forma, vai contribuir com o desenvolvimento social de São Sebastião do Passé.



Carnaval 2023 deve impulsionar receita do mercado digital

O Carnaval 2023 não será apenas a ocasião ideal para foliões matarem a saudade da festividade depois dos anos de isolamento social provocados pela pandemia, mas também uma oportunidade para o mercado. Negócios locais, e-commerces, o setor turístico e até mesmo o mercado digital devem ser impactados positivamente pela data comemorativa. 

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa é que o Carnaval movimente R$ 8,18 bilhões em receitas, valor 29,9% maior do que no ano passado.

Conforme o mesmo levantamento, os setores que mais devem abocanhar parte do faturamento são os de bares e restaurantes, transporte e hospedagem, respectivamente. Vale ressaltar, no entanto, que o mercado digital, em especial os nichos relativos ao Carnaval, também terão a oportunidade de reforçar suas marcas, atrair mais acessos e gerar receita. 

Para quem é dono de site, o diretor de crescimento & fidelidade do cliente Latam da MonetizeMore, Italo Mingoni, explica que é o momento de criar ações e conteúdos relevantes para atrair e reter o usuário no site. Para aqueles que o negócio não se conecta diretamente com o Carnaval, o truque está em ser criativo para relacionar o tema do site com o da sazonalidade, na intenção de agradar leitores frequentes e atrair novos visitantes.

“Construir um conteúdo que se relaciona com o tema pode ser uma possibilidade de ‘surfar na onda’, mesmo não fazendo parte do mesmo nicho. Como exemplo, quem tem um site que fala sobre carros pode criar um conteúdo sobre ‘manutenção do veículo antes de sair para o Carnaval’”, conta. 

Ele alerta, no entanto, que é esperada uma queda de tráfego para a maioria dos setores não relacionados diretamente com o Carnaval. Isso porque o foco do usuário neste feriado é descansar e/ou festejar — o que faz com que muitos deles se afastem da internet.

“Sendo assim, é mais difícil e custoso encontrar usuários, seja organicamente, seja através de mídia paga. Não podemos assumir que o ano da publicidade digital começa somente após o Carnaval, mas devemos levar em consideração a sazonalidade da data para nos adaptar”, orienta Mingoni.

Seja para os negócios locais, e-commerces ou o mercado digital, a chave para aproveitar com estratégia as sazonalidades é o planejamento com antecedência. Para quem tem um site e faz receita com anúncios, é importante ter o site preparado para receber mais visitas nas datas sazonais que mais fazem sentido para o negócio. Esse, no entanto, é um trabalho que precisa ser desenvolvido ao longo de todo o ano, e não só em um período específico, conforme explica Gabriel Antoun, diretor de vendas da MonetizeMore.

“Para quem não tem uma estratégia consistente ao longo do ano, não adianta chegar perto da data comemorativa e começar a correr contra o tempo para poder se preparar. As sazonalidades são rentáveis para quem tem um site que está preparado para receber altos volumes de tráfego e organizados para que os anúncios sejam muito visíveis e bem organizados”, orienta. 

Para donos de site que querem preparar seu inventário para as sazonalidades, existem disponíveis no mercado plataformas de AdOps, que são ferramentas capazes de proteger e escalar as receitas com anúncios. 

Para saber mais, basta acessar: https://pt.pubguru.com/



Investimento Direto no País é o maior em 10 anos

O investimento direto no país (IDP), aquele investimento de mais longo-prazo, vindo do exterior, tem sido um fator importante para o crescimento econômico e aumento da competitividade dos países ditos emergentes. Em 2023, a tendência de aumento do IDP nessas economias, incluindo o Brasil, deve continuar. Por exemplo, os dados divulgados pelo Banco Central no último dia 26 mostram que, no ano passado, o IDP atingiu mais de US$ 90 bilhões, ou 4,76% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O valor é quase duas vezes aquele verificado em 2021 (US$ 46 bilhões).

Trocando em miúdos: o IDP é a aquisição de bens e ativos por empresas estrangeiras. Isso inclui a abertura de novas filiais, a compra de empresas existentes e a realização de joint ventures. O IDP pode trazer vários benefícios para as economias emergentes, como a transferência de tecnologia e know-how, o aumento da competitividade e do emprego. Além da entrada de divisas e maior integração dessas economias às cadeias globais de valor.

Vários fatores tornam o Brasil atraente para o IDP. Por exemplo, o tamanho da população e mercado interno, a oferta de energia e a base industrial diversificada. Além disso, o país tem implementado de reformas com vistas a aumentar a produtividade e oferecer maior estabilidade macroeconômica e segurança jurídica para o investimento.

Para o economista Lucio Silva, do Grupo Euro 17: “o Brasil tem ainda um diferencial importante na chamada economia verde. As empresas do mundo inteiro buscam, cada vez mais, fontes limpas de energia. E o país tem isso a oferecer e ainda uma biodiversidade única, da qual se pode desenvolver novos produtos e processos. E há os créditos de carbono que pode receber da manutenção das florestas em pé”.

Para além da questão ambiental, o cenário externo também favoreceu. Algumas economias emergentes tiveram um ano mais difícil, o que deixou o país comparativamente mais interessante. Por exemplo, a Rússia entrou em guerra com a Ucrânia. E a China adotou uma política bastante rigorosa de lockdown diante do aparecimento de novos surtos de coronavírus, inclusive com o fechamento da economia em diferentes ocasiões.

Ainda segundo o Banco Central, houve crescimento de US$16,0 bilhões nos lucros reinvestidos, que somaram US$ 32,9 bilhões em 2022 contra os US$ 16,9 bilhões verificado em 2021.  Outros US$ 36,6 bilhões vieram da maior participação em capital, ante US$ 30,0 bilhões em 2021. Finalmente, as operações intercompanhia, entre matrizes e filiais no Brasil e no exterior, aumentaram US$21,5 bilhões. Entrada líquida de US$21,1 bilhões em 2022, e saídas líquidas de US$ 446 milhões no ano anterior.

O economista acredita que a tendência irá se manter em 2023. A economia brasileira continua oferecendo boas oportunidades e melhoraram as expectativas quanto ao crescimento mundial. “O Fundo monetário internacional apontou que desaceleração em 2023 deve ser um pouco do que se imaginava, em particular, a China tomou medidas para voltar a crescer, o que traz impactos diretos sobre a economia brasileira. Imagina-se ainda que os juros poderão voltar a cair no segundo semestre do ano”.



Brasileiros investem em fundos imobiliários americanos

Um REIT (fundo de investimento imobiliário) é uma empresa que faz investimentos em imóveis geradores de renda. Os investidores que desejam acessar imóveis podem, por sua vez, comprar ações de um REIT e, por meio dessa propriedade acionária, adicionar efetivamente os imóveis pertencentes ao REIT às suas carteiras de investimento. Este investimento oferece aos investidores exposição a todas as propriedades pertencentes ao REIT. Segundo dados da Nareit, estima-se que mais de 87 milhões de americanos possuam ações REIT.

Os REITs foram criados nos Estados Unidos na Cigar Excise Tax Extension de 1960 sob o presidente Eisenhower. Eles pretendiam oferecer aos investidores comuns uma maneira acessível de investir em carteiras diversificadas de imóveis geradores de renda. A propriedade por meio de um modelo baseado em ações tornando semelhante à maneira como um fundo mútuo vende ações e agrupa muitos investimentos diferentes em um único local.

Depois que um fundo se qualifica com sucesso como um REIT, os investidores podem comprar ações de várias maneiras. O REIT agrupa essa capitalização para fazer investimentos em diferentes tipos de investimentos imobiliários. Os investimentos podem incluir a propriedade direta do REIT de imóveis, empréstimos imobiliários ou ambos.

Os REITs podem ser classificados de três maneiras fundamentais:

– Pelos tipos de investimentos que buscam (ou seja, patrimonial ou dívida, como uma hipoteca REIT).

– Pela forma como suas ações são negociadas (ou seja, REITs negociados em bolsa ou REITs não listados).

– Pelos setores imobiliários em que se concentram (ou seja, REITs de saúde ou REITs industriais).

Tal como acontece com um fundo mútuo, cada ação de um REIT representa propriedade parcial de todos os ativos individuais mantidos pelo fundo. Portanto, qualquer alteração no valor e no preço das ações de um REIT reflete a alteração no valor da coleção geral de propriedades imobiliárias individuais que o REIT detém.

Também como um fundo mútuo, os REITs são geridos profissionalmente por um ou mais gestores de fundos, que determinam e implementam a estratégia de investimento do REIT. O retorno de REIT pode se dar através de investimento de renda e valorização.

Renda

Segundo a Fundrise, em caso de investimentos de capital, a receita é geralmente gerada a partir de fontes como pagamentos de aluguel de inquilinos, geralmente de forma regular. Estes podem incluir:

Indivíduos pagando por espaço vital;

Empresas que pagam por espaço de varejo;

Organizações que pagam por espaço de escritório;

Em investimentos de dívida, a receita é obtida com pagamentos de juros de empréstimos, que também ocorrem ao longo de um cronograma de amortização consistente e predeterminado.

Valorização

Se um REIT possuir uma propriedade diretamente (propriedade de capital), qualquer aumento ou valorização no valor da propriedade pode afetar o valor do próprio REIT. Portanto, o valor das ações individuais de um REIT pode valorizar à medida que as propriedades do REIT se valorizam – ou, alternativamente, é claro, os valores das ações podem depreciar à medida que as propriedades perdem valor.

Questionado sobre investimentos rentáveis àqueles que desejam diversificar sua carteira com investimentos estrangeiros, para o especialista do mercado imobiliário americano Lucio Santana: “O setor imobiliário pode ser uma adição valiosa a um portfólio tradicional de ações e títulos de várias maneiras. Os imóveis podem obter retornos de longo prazo por meio de valorização e rendimentos regulares por meio de dividendos. Além disso, o setor imobiliário tem o poder de diversificar o portfólio geral de um investidor.”

Questionado sobre investimentos em REITs, ele complementa: Os REITs oferecem aos investidores uma maneira fácil, acessível e de risco relativamente baixo de investir em imóveis. Para muitos investidores, uma grande atração dos REITs é seu potencial de oferecer retornos na forma de valorização e renda”.

Ainda segundo Lucio Santana: “Além disso, ambos os tipos de retorno têm potencial para crescer paralelamente levando em conta a diversidade dos modelos de investimento, o setor imobiliário é um ativo tangível, naturalmente limitado em oferta e imbuído de valor intrínseco. À medida que a demanda por imóveis aumenta, o valor subjacente de uma propriedade pode aumentar ao mesmo tempo que seu potencial de receita de aluguel. Esta é uma das principais razões pelas quais o setor imobiliário é uma classe de ativos historicamente de alto desempenho.”



Volta às aulas: como montar a lancheira ideal para crianças?

Com a volta às aulas sempre fica aquela dúvida: o que colocar para as crianças levarem de lanche? É preciso levar em conta o andamento da dieta da família, pois ela certamente irá refletir no que as crianças gostam ou não de comer.

Dados divulgados no Relatório Mundial da Obesidade (World Obesity Atlas), de 2022, projetou que o mundo passará por uma epidemia de obesidade até 2030 e o Brasil terá 7,7 milhões de crianças obesas. O relatório do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional, com dados de pessoas acompanhadas na Atenção Primária à Saúde (APS), aponta que, até meados de setembro de 2022, mais de 340 mil crianças de 5 a 10 anos de idade foram diagnosticadas com obesidade. Em 2021 esse número era de 356 mil crianças com a mesma idade.

“Os adultos já incorporam alimentos saudáveis no café da manhã, aprenderam a levar marmitas saudáveis para comer melhor quando estão no trabalho, incluem frutas, iogurtes para os intervalos, evitam os doces durante a semana. E para as crianças o pensamento precisa seguir o mesmo fluxo”, afirma o Dr Rizzieri Gomes, médico cardiologista e especialista em melhoria da qualidade de vida. “É importante entender que o lanche não é para ser uma guloseima. O intervalo é a hora de repor as energias para conseguir dar conta do restante do período, então escolher os alimentos certos é uma tarefa importante”, enfatiza. “E precisamos ressaltar que um dos fatores de risco das doenças cardiovasculares, que têm avançado nos últimos anos, é o excesso de peso”, completa Rizzieri.

Além disso, se a criança é da turma que torce o nariz para a comida, durante o recreio ela terá a chance de observar os colegas comendo e terá vontade de experimentar novos sabores. E não esqueça da garra de água e da variedade, esse é outro ponto essencial para que o lanche não se torne monótono.

Levando isso em consideração boas opções são:

  • Frutas variadas;
  • Vegetais, que podem ser palitos de cenoura ou mini cenoura, tomate cereja, milho cozido, azeitonas, edamame, castanhas;
  • Bolos e biscoitos caseiros;
  • Iogurtes naturais;
  • Biscoito de polvilho;
  • Pipoca;
  • Lanches com geleia, queijo, presunto, peito de peru;
  • Tapiocas com queijo cottage, ricota e suas várias possibilidades como cenoura ralada, tomate, alface e outros

Outra dica é fazer a experiência ser divertida usando potes com temas dos personagens favoritos da criança ou coloridos; montar lanches divertidos e coloridos; usar cortadores com formatos variados; e oferecer diferentes opções saudáveis para que ela possa escolher.



Startup une ergonomia e tecnologia para promover o bem-estar no home office

Empresárias do interior paulista desenvolveram uma solução para levar a ergonomia até o escritório de milhares de brasileiros que trabalham em casa, no chamado home office. A startup Click Home Office foi fundada em 2020, durante a pandemia, pelas empreendedoras Hozana Ramirez que é fisioterapeuta do trabalho e pelas arquitetas corporativas Bruna Oliani e Luiza Santini. Elas observaram uma demanda crescente de pessoas com queixas de desconfortos no trabalho remoto. Neste momento, decidiram se unir e desenvolver um modelo de negócio para melhorar o bem-estar e a saúde no home office.

Trabalhar em casa não é uma novidade no mercado. Em 2018, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou 3,8 milhões de brasileiros em trabalho remoto. Todavia, a pandemia mundial intensificou a quantidade de pessoas nesta modalidade. É o que mostra o estudo do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) que identificou, em 2020, 8,2 milhões de pessoas em home office. Ou seja, houve um aumento de aproximadamente 115% entre 2018 e 2020.

“A maior parte das empresas projeta seus escritórios seguindo padrões de ergonomia”, afirma a arquiteta Bruna Oliani. Mas, e como é a realidade no escritório de casa? “Bem, nas nossas consultorias, percebemos que muitas pessoas não possuem mobiliários e equipamentos adequados”, complementa Bruna. De acordo com a fisioterapeuta Hozana, um espaço inadequado aliado a uma postura ruim, falta de exercícios físicos, intervalos e alongamentos acaba gerando desconfortos no ombro, pescoço, antebraço, coluna e uma série de outras queixas que são observadas nas consultorias ergonômicas. 

Após muitos estudos, as empresárias desenvolveram um software próprio para avaliar de forma 100% online as estações de trabalho dos colaboradores. O processo da consultoria acontece em etapas, primeiro o colaborador passa por um levantamento de dados através de um rápido formulário. Depois, são agendadas vídeo consultorias para realização de avaliação técnica e intervenções de acordo com as necessidades e a atividade de cada pessoa. Um consultor em ergonomia acompanha e monitora a evolução do home office até atingir um resultado final adequado para o colaborador e para a empresa. 

Hozana afirma que alterações de baixo custo podem mudar totalmente a rotina do colaborador. “Um caso recorrente são pessoas que sentem dores no antebraço por terem uma mesa com quina reta e a gente resolve isso de forma muito simples com uma fita quebra-quina”, relata a fisioterapeuta. 

Profissionais de Recursos Humanos estão cada vez mais atentos em relação ao bem-estar, saúde e qualidade de vida dos colaboradores. E os cuidados com a ergonomia são essenciais para gerar conforto, segurança e eficiência no desempenho das atividades, além de aumentar a satisfação da equipe para com a empresa. 

A Startup atende empresas de diversas partes do Brasil e para 2023 planeja lançar um novo serviço que visa o acompanhamento a longo prazo dos colaboradores e desenvolver estrategicamente ações de ergonomia nas equipes. Segundo a arquiteta Luiza Santini, “nosso objetivo é levar a ergonomia de forma prática e com qualidade para melhorar o conforto, segurança e bem-estar para home officers em todo o país”. 

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Como funciona a gestão de pessoas em empresas?

A gestão de pessoas ou administração de recursos humanos consiste na combinação de uma série de habilidades e métodos, técnicas, políticas e práticas definidas. Estas ações têm como principal objetivo administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano em uma empresa. O processo, ademais, ocorre via participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de colaboradores. O especialista em T&D (Treinamento e Desenvolvimento) possui a responsabilidade na formação de profissionais ocupando cargos de liderança, com a finalidade de um crescimento da instituição e do próprio funcionário. 

Uma pesquisa de 2023 com 200 empresas revelou que 80% das companhias entrevistadas utilizam, ao menos, três ou mais ferramentas diferentes de gestão de pessoas em suas rotinas. O levantamento foi realizado pela Flash, startup de benefícios flexíveis, que apontou a força do uso de múltiplas plataformas no mercado, visto que 59% aplicam cinco ou mais ferramentas, e 43% delas fazem uso de mais de sete soluções para atividades regulares. Além disso, 50% das empresas querem trocar ou adquirir novas ferramentas e plataformas que envolvam todos os processos do RH, unificando as tarefas em um único método automatizado. 

Outro estudo, a 15ª edição da Pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil com Indicadores e Tendência, realizado pela ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento) em parceria com a Integração Escola de Negócios, produzido em Gestão de T&D (Treinamento e Desenvolvimento) aponta que 69% das ações de treinamento são on-line.

Para Claudio Zanutim, palestrante e fundador da Ic Educ, empresa de treinamento e coaching, as pessoas fazem os resultados acontecerem e não o contrário. “Quando a liderança não cuida de gente, estas não cuidam do negócio. Tem que entregar um senso de pertencimento, reconhecimento, respeito e boas remunerações para que as pessoas produzam bons resultados”, explica. 

A importância de uma boa gestão de pessoas

A percepção do ambiente em um colaborador molda a cultura de uma equipe, que acaba com a estratégia de um setor no primeiro dia de tentativa de implementação em uma companhia. “De nada adianta construir planos mirabolantes para o sucesso corporativo se o ambiente não proporcionar condições e recursos para que este sucesso seja possível”, diz Zanutim. Ele comenta que as organizações sofrem para garantir que as pessoas sejam tratadas com o devido respeito.

O palestrante afirma que o mundo se encontra em um tempo de discutir respeito, humanidade e espiritualidade. “Levar para as mesas de discussão não só metas e resultados, mas caminhos respeitosos para se atingir resultados de forma coletiva e colaborativa. Gerir pessoas nas relações de poder e força é um tipo de gestão do passado”, analisa Zanutim. 

Um importante fator para a empresa medir o desempenho dos times e motivá-los a produzir de maneira mais efetiva. Dessa forma também é possível que saibam o resultado que devem alcançar para obter sucesso e reconhecimento profissional. “Não creio em principais ferramentas, mas sim em formas de como as lideranças podem gerir melhor seus times na busca pela excelência e resultados superiores em vários sentidos, desde humanos, corporativos e financeiros”.

Os níveis de aprendizagem

Segundo o especialista, existem alguns níveis de aprendizagem. O primeiro deles é o ambiente. A todo momento o ser humano influencia e é influenciado pelo ambiente ao qual faz parte. Claudio Zanutim comenta que ninguém está isento desse fator. “O problema não está no ambiente físico em si, está na maneira como as pessoas o enxergam e se sentem nele. O mesmo local pode ser considerado seguro por mim, e hostil por outra pessoa”. 

Já o segundo nível é comportamento. A maneira como as pessoas se comportam em determinado ambiente influencia diretamente em seu objetivo. Portanto, dar atenção ao comportamento pode fazer toda diferença em sua transformação pessoal. Em seguida, o terceiro nível são as capacidades. “É a forma de se posicionar diante do objetivo depende diretamente de sua capacidade em definir estratégias”, explica Zanutim. 

O quarto nível são crenças e valores que estão ligadas a motivação. Elas são responsáveis por guiar grande parte das atitudes e se manter motivado. Sendo assim, para ele, é importante se desapegar das crenças limitantes e acreditar em cada potencial pessoal. Os valores representam aquilo que é de importância para cada um. Em seguida, o quinto nível é a identidade, o senso do “eu”. A identidade é relacionada à missão de cada um e o senso que cada um possuí sobre si.

O último e sexto nível da pirâmide neurológica é a espiritualidade ou propósito. Está associada à forma que o indivíduo se relaciona com o que existe fora de si. De acordo com o palestrante, pode-se resumi-lo ao seu propósito de vida e na imagem que o indivíduo deseja passar ao mundo, além do legado que deseja deixar. 

“Foque no cumprimento dos acordos internos e externos que você tem feito e apoie-se em cada nível da pirâmide neurológica para alcançá-los. Esse conceito é capaz de promover uma profunda reflexão e resgatar importantes aspectos para motivá-lo”, finaliza Zanutim.



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