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Especialista comenta principais oportunidades no mercado de dados no Brasil

Para muitos, a busca por uma oportunidade no mercado é, no mínimo, desafiadora. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o número de desempregados se manteve estável no início de 2022, em torno de 11,9 milhões, já que o percentual de desocupados era de 12 milhões no trimestre anterior. Apesar disso, determinados setores, como o mercado de dados, têm alta demanda por profissionais.

Indicativos de um levantamento da Intera, startup baiana de recursos humanos, divulgados pelo Canaltech, demonstram que a procura por profissionais de dados vai a quase 500%, com salários que podem chegar a R$ 22 mil. De acordo com a análise, a abertura de vagas voltadas aos dados no Brasil avançou 485% no primeiro semestre de 2021 em relação a 2020. O estudo coletou respostas de 4 mil profissionais, de 34 companhias, dos níveis pleno, sênior e especialista, que atuam como analistas, engenheiros e cientistas de dados. 

De forma síncrona, uma projeção da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) indica que o mercado de dados deve demandar 420 mil novos talentos até 2024. Um número expressivo, considerando que apenas 42 mil pessoas se formam na área por ano no país.

Marcelo Menezes, cofundador da Lean Solutions, empresa que atua com treinamentos corporativos e transformação digital, afirma que o mercado de dados está em seu alvorecer, não só no Brasil, mas no mundo – o que amplia as oportunidades para os profissionais, que também podem trabalhar para empresas no exterior, mesmo morando no Brasil, por meio do teletrabalho.

Com efeito, a contratação de brasileiros por empresas estrangeiras avançou 20% nos últimos 12 meses, segundo informações da Page Group, negócio de recrutamento do Reino Unido.  “Grande parte dos empreendimentos estão iniciando a estruturação de seus processos na aquisição, tratamento e apresentação dos dados. É um mercado em franca ascensão com um grande vácuo de profissionais”, diz o especialista. 

Mercado de dados no Brasil deve continuar crescendo acima da média

“Se você observar no LinkedIn – rede social de negócios -, existem inúmeras oportunidades para áreas associadas à ciência de dados. Quase todas as vagas em aberto na função analista pedem domínio em ferramentas de aquisição, tratamento e visualização de dados”, observa Menezes. “Não estou falando só de profissionais na área de tecnologia, os setores de marketing, comercial, produção, logística e inovação também têm como diferencial possuir habilidade com dados”, ressalta.

O cofundador da Lean Solutions destaca que, hoje, já existe uma defasagem de profissionais para as vagas em aberto no mercado de dados. “O setor está muito aquecido e tende a continuar assim por muitos anos. Enquanto certos cargos possuem formações tradicionais, dentro do meio técnico e universitário, um cientista de dados não possui esse caminho bem definido”.

Ele prevê que, na melhor das hipóteses, os primeiros cursos formando profissionais para o mercado devem surgir apenas daqui a cinco ou sete anos – entre 2027 e 2029. “Enquanto isso, a demanda será cada vez maior, tanto nas grandes empresas quanto em pequenas e médias”, conclui o especialista.

Para mais informações, basta acessar: https://www.leansolutions.com.br/power-bi



Evento reúne principais nomes do mercado magistral em São Paulo

Em sua 1ª edição realizada em São Paulo em abril, o Soul Magistral On Tour é uma iniciativa que reúne renomadas consultorias do Mercado Magistral e nove das principais empresas deste segmento, para atualizações e troca de experiências. Idealizado pelo Grupo Fagron, destaque em medicina personalizada no Brasil, detentor de nove empresas do setor, o Soul Magistral On Tour é um evento itinerante com o objetivo de levar novidades, discutir e apoiar o crescimento saudável e consolidado desse mercado.

Um balanço dos últimos cinco anos, produzido pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) para entidade que representa farmácias de manipulação no Brasil, levantou dados da Receita Federal e do Ministério do Trabalho (MTE), que apontam para alta resiliência desse mercado à crise, manutenção de empregos e expansão dos negócios em um ano crítico como 2020. Durante dois dias, foi apresentada uma radiografia da importância do mercado de manipulados no Brasil, onde cada vez mais os profissionais da área de saúde buscam a individualização de tratamentos, os pacientes têm acesso à tecnologia e informação e todas as projeções sobre o futuro da saúde indicam o aumento da procura por soluções personalizadas.

“O Soul Magistral On Tour foi idealizado para levar aos profissionais de todo o Brasil de forma gratuita, capacitação profissional, inovações de matéria prima, soluções completas para farmácias de manipulação e grandes oportunidades de geração de novos negócios, fortalecendo o futuro desse mercado comprovadamente em crescimento”, afirma Ivan Maróstica – Gerente Geral do Grupo Latam.

A 1ª edição contou com 14 horas de conteúdo oferecido por parceiros e consultores do mercado para mais de 200 pessoas. No calendário do evento, mais quatro capitais brasileiras serão contempladas com edições do On Tour e a próxima será Porto Alegre, com a 2ª edição em maio. Na sequência, a capital do Pará, Belém receberá o On Tour e seus consultores.

“A expectativa é que consigamos impactar mais de 5 mil profissionais do mercado magistral de forma direta e indireta com a realização desses eventos, e isso é só o início de nosso trabalho para juntos criarmos o futuro da medicina personalizada no Brasil. Além dos conteúdos apresentados nos eventos, será lançada a plataforma digital Soul Magistral, que oferecerá artigos, treinamentos e as principais tendências do setor. Nosso objetivo é dar acesso, capacitar e impulsionar ainda mais a transformação magistral”, afirma Gustavo Fonseca, Gerente de Marketing do Grupo Fagron no Brasil.

Grupo Fagron

Presente em mais de 35 países, o Grupo Fagron é um conglomerado multinacional que tem o propósito de criar o futuro da medicina personalizada. É ainda o único no Brasil a ter a certificação de boas práticas de distribuição e fracionamento da ANVISA e a aprovação do FDA. Conta com dez empresas no Brasil: Excipienta, Fagron Brasil, Fagron Genomics, Fagron Lab, Fagron Tech, Florien, Infinity Pharma, Mypack, Organic Compounding e Via Farma.

Soul Magistral

Empresa com o propósito de disseminar pelo Brasil, presencial e virtualmente, envolvimento, informação e conteúdo para toda a cadeia produtiva do mercado magistral, atualizando, fortalecendo, construindo junto com todos os players o futuro da medicina personalizada.

Com o objetivo de impulsionar a transformação magistral para um crescimento sustentável e reconhecido, a Soul Magistral oferecerá conteúdo atualizado por meio de uma plataforma digital onde estarão artigos e notícias sobre as principais tendências do setor, lançamentos de produtos, regulatórios, agenda de eventos, dicas sobre vendas, marketing, carreira e gestão, além apresentar em primeira mão as inovações exclusivas desenvolvidas pelas empresas do Grupo Fagron. A empresa também oferece uma agenda de eventos presenciais nas principais capitais do país, aproximando mercados, tendências e profissionais. Tudo o que faz parte do mercado de medicamentos manipulados faz parte da Soul Magistral, uma empresa aberta a oportunidades, sempre em busca de construir o futuro da medicina personalizada com conhecimento genuíno.



Indústria brasileira está mais digital do que há cinco anos, mostra pesquisa

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) constatou que 69% das indústrias brasileiras já utilizam tecnologia para tornar seus processos mais digitais. Em 2016, esse percentual era de 48%. A “Sondagem Especial Indústria 4.0”, divulgada em abril passado, foi realizada com mil empresas e identificou a adoção de 18 tipos de tecnologias usadas em diferentes estágios da cadeia industrial. Em 2016, esse número não passava de 10.

Indústria 4.0 é o nome dado para a cadeia da produção industrial dotada de digitalização para integrar diferentes etapas, desde o desenvolvimento do produto até o uso final. A sondagem mostrou que a adoção de tecnologias digitais ainda está em fase inicial na maior parte das empresas. Do total, 26% utilizam de uma a três de 18 tecnologias e apenas 7% adotaram 10 ou mais delas. E o percentual de empresas que ainda não utilizam nenhuma tecnologia digital é de 31%.

Em relação aos benefícios de quem adota algum tipo de tecnologia digital na empresa, o mais citado é o aumento da produtividade (72%), seguido da melhoria da qualidade dos produtos ou serviços e da redução dos custos operacionais (60%). Melhorias no processo de tomada de decisão foram apontadas por 49% dos entrevistados. Já o aumento da segurança do trabalhador ficou em quarto lugar (38%) entre os benefícios mais citados.

Competitividade – Maior produtividade, qualidade, tomadas de decisões mais assertivas e maior segurança dos funcionários são importantes para empresas que querem manter-se competitivas não só no mercado nacional, como também no mercado externo. Nesse cenário, para não ficar atrás da concorrência, o uso de tecnologias é um dos principais aliados do conceito de Product Lifecycle Management (PLM), ou Gestão do Ciclo de Vida de Produtos, que vem sendo difundido em empresas que utilizam manufatura no desenvolvimento de novos produtos nos mais diversos segmentos. Tal conceito está ligado diretamente à gestão da documentação e de configuração de produtos.

“As empresas buscam esse conhecimento e vantagem competitiva para o melhor controle de seus projetos e principalmente no ganho da agilidade no desenvolvimento de novas linhas de produtos. Fator preponderante no conceito de gestão de ciclo de vida de produtos está também relacionado a um ganho colaborativo, dentro da cadeia de fornecedores de serviços, aumentando assim a sinergia como um todo, onde cada departamento envolvido na sua respectiva etapa de projeto, possui uma visão ampla e total dos objetivos e prazos envolvidos”, explica o consultor em Tecnologia Fábio Nunes Alves.

Ele explica que na implementação do PLM nas empresas, a adoção de tecnologia é essencial. “Pois as funções diversas são apoiadas por usuários, que ficam distribuídos em localidades diferentes, usando com isso também a integração de diferentes tipos de sistemas visando eliminar a gestão manual e muitas vezes repetitiva, o uso da tecnologia se faz preponderante com auxílio de sistemas de apoio na padronização e colaboração, bem como otimização dos projetos a serem desenvolvidos dentro da cadeia de processo produtivo e de engenharia como um todo”, ressalta.

Outra vantagem da implantação do conceito de PLM na cadeia produtiva, segundo Alves, é a possibilidade de prever os custos relacionados a cada subsistema envolvido, podendo assim antecipar a rentabilidade de cada projeto. “Num mundo onde a demanda e agilidade de novos itens e ideias se fazem necessários, o PLM é fundamental para que todos os requisitos sejam atendidos, visando sempre a melhor entrega com excelente custo/ benefício para o consumidor final”, destaca o profissional, que tem mais de 20 anos na área de Tecnologia da Informação.

Custo de implementação e falta de conhecimento ainda são entraves para investimento em Tecnologia

A pesquisa Sondagem Especial Indústria 4.0 mostrou que entre os principais entraves para investir em processos tecnológicos pelas indústrias está o custo de implementação, barreira apresentada por 66% das empresas. Em seguida, como entraves apontados por 25% das empresas, vêm empatados a falta de conhecimento, a clareza sobre os retornos das tecnologias adotadas e a estrutura e cultura da empresa.

Do total de empresas pesquisadas, duas a cada 10 empresas (20%) apontaram também como entrave a falta de linhas de financiamento apropriadas para investimento em tecnologias digitais. Outro entrave apontado por 37% das empresas foi a falta de profissionais qualificados. Em seguida, a dificuldade para identificar tecnologias e parceiros foi citada por 33% dos entrevistados. E para 29% das empresas, o fato de o mercado (clientes e fornecedores) não estar preparado também é um desafio para a adoção de novas tecnologias. 



Governo federal já contratou mais de R$ 9,5 bilhões em licitações em 2022

Contratações de bens patrimoniais, materiais, obras, serviços e outros já demandaram o investimento de R$ 9,5 bilhões de recursos federais nos primeiros meses de 2022. Os dados são do Portal da Transparência e mostram que as licitações no ano somaram 3.690 contratações até o último dia 4 de maio. Das modalidades contratadas, a Dispensa de Licitação representou a maior fatia, com R$ 3.635.729.214,46 a serem pagos, o que representa 37,9% do valor total gasto.

Depois da dispensa de licitação, a modalidade com mais contratações foi a de Pregão, com mais de R$ 2,5 bilhões (ou 26,18% do valor total) contratados, seguido de Pregão – Registro de Preço, com R$ 2,27 bilhões contratados (23,69%), Inexigibilidade de licitação, com R$ 1,06 bilhão (11,08%), Concorrência, com R$ 63,3 milhões (0,66%) e Tomada de Preços, com 45, 7 milhões contratados, ou 0,48% do valor total.

O Portal da Transparência também esclarece quem são as empresas que assinaram os maiores contratos – em volume de recursos – com o governo federal nos grupos de bens patrimoniais, materiais, obras, serviços e outros. A ferramenta não mostra os fornecedores de contratações sigilosas.

Entre os fornecedores identificados, um é uma empresa estrangeira, com o principal sócio residente no exterior. A permissão de contratação de estrangeiros para participarem de licitações de compras públicas do governo federal foi possível a partir da edição da Instrução Normativa nº 10, publicada pelo Ministério da Economia em fevereiro de 2020 e passou a vigorar a partir de maio daquele ano. A medida permitiu, segundo o governo, a simplificação da participação das empresas estrangeiras em licitações públicas nacionais. 

Simplificação dos processos licitatórios também foi a justificativa para a aprovação e sanção da Lei 14.133, de abril de 2021, conhecida como Nova Lei de Licitações. A nova legislação trouxe o conceito de Licitação Internacional, com regulamentação ainda não contemplada em leis anteriores, como explica a advogada Natália Arruda de Oliveira.

“Considera-se internacional a licitação processada em território nacional na qual é admitida a participação de licitantes estrangeiros, com a possibilidade de cotação de preços em moeda estrangeira, bem como, licitação na qual o objeto contratual pode ou deve ser executado no todo ou em parte em território estrangeiro, o que para os licitantes estrangeiros é extremamente vantajoso, haja vista que poderão participar das licitações no Brasil tanto nacionais quanto internacionais”, diz.

Arruda explica também que mesmo com a entrada de empresas estrangeiras em concorrências nacionais, a lei prevê vantagens para empreendimentos brasileiros. Uma dessas vantagens prevê uma margem de 10% de preferência sobre o valor da contratação para empresas nacionais nos casos de bens manufaturados e serviços nacionais que atendam a técnicas brasileiras e bens reciclados, recicláveis ou biodegradáveis.

“A lei também prevê que para os bens manufaturados nacionais e serviços nacionais resultantes de desenvolvimento e inovação tecnológica no país, definidos conforme regulamento do Poder Executivo Federal, a margem de preferência poderá ser de até 20%”, esclarece a advogada especialista em Contratações Públicas, com mais de 10 anos de experiência na área.

Nova Lei de Licitações está alinhada às normas da OMC e vantagens para a economia brasileira

Na visão da advogada especialista Natalia Arruda, a Nova Lei de Licitações, no que se refere às licitações internacionais, impactou diretamente o comércio exterior, ampliando a concorrência entre empresas nacionais e estrangeiras, permitindo à Administração Pública escolher proposta mais vantajosa ao interesse público e alinhada às normas da Organização Mundial do Comércio (OMC), sendo modelo para os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

“A nova lei ainda posiciona o Brasil significativamente em seu pleito para adesão ao Acordo de Compras Governamentais (GPA), além de estimular empresas estrangeiras com produtos e serviços inovadores a investirem no Brasil”, ressalta.

Tudo on-line – Outra mudança regulamentada pela nova lei foi instituir processos licitatórios feitos por meios eletrônicos. Nesse sentido, os processos on-line passaram a ser regra e licitações presenciais viraram a exceção.  As novas regras instituídas na lei valem para a Administração Pública federal, estadual, distrital, municipal e todos da administração direta.



Prática de atividade física pode gerar economia de R$ 20 mi para o SUS até 2040

Se um terço da população brasileira realizar pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, até 2030, o Sistema Único de Saúde (SUS) teria uma economia de cerca de R$ 20 milhões com procedimentos hospitalares e ambulatoriais até o ano de 2040. A estimativa foi feita pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) no “Sumário Executivo: gastos federais atuais e futuros com os cânceres atribuíveis aos fatores de risco relacionados à alimentação, nutrição e atividades físicas no Brasil”. O documento foi divulgado no último dia 29 de abril.

De acordo com o Instituto, os gastos do SUS com cânceres que poderiam ser prevenidos com atividade física – como o de mama, colorretal e endométrio, entre os mais incidentes do país – chegariam a R$ 2,5 bilhões em 2030 e R$ 3,4 bilhões em 2040. A análise considerou pacientes oncológicos de 30 anos ou mais de idade.

No lançamento do estudo, a instituição informou que o propósito do documento é subsidiar ações de prevenção da doença. Segundo o Inca, estima-se que entre 80% e 90% de câncer estão associados a causas externas, ou seja, são preveníveis. Além de atividade física, o estudo também considerou outros fatores que também podem influenciar no aparecimento de cânceres, como baixo consumo de fibras alimentares, não aleitamento materno, consumo de carne vermelha acima do recomendado, consumo de carne processada e consumo de bebida alcoólica.

Estimativas citadas pelo Inca no estudo indicam que com o crescimento e envelhecimento da população, haverá um aumento de 66% no número de novos casos e 81% nas mortes de câncer no Brasil entre 2020 e 2040. O documento revela que, se nada for feito para diminuir a incidência de diversos tipos de cânceres por meio de prevenção, os gastos do governo federal com tratamentos, que em 2018 foram de R$ 3,50 bilhões, chegarão a R$ 7,84 bilhões em 2040.

Valor em Saúde – Além de prevenção, uma possível redução de gastos com o financiamento de procedimentos de saúde – não apenas com tratamento de câncer, mas considerando o tratamento de doenças diversas – poderia ser obtida com a adoção de uma nova forma de se financiar o atendimento às queixas citadas pelo paciente desde o primeiro momento em que ele chega ao hospital, clínica ou posto de saúde.

Um novo modelo de financiamento defendido por especialistas baseia o pagamento pela qualidade do atendimento e não unicamente pela quantidade, seja de paciente,  atendimento, procedimento ou item utilizado. É o que vem sendo chamado de valor em saúde, que reconhece não apenas o número de atendimentos realizados, mas também a qualidade com que ele foi prestado por profissionais, hospitais ou clínicas, evitando tratamentos inadequados e desperdício de recursos.

“Rever a forma como medimos e financiamos todo o sistema de saúde é fundamental para a sustentabilidade de um cenário futuro cada vez mais desafiador: a população está envelhecendo, as tecnologias estão cada vez mais caras, os recursos estão cada vez mais escassos, as variações de qualidade entre as instituições de saúde estão cada vez mais evidentes, a exigência e o nível de conhecimento do paciente está cada vez melhor”, explica a farmacêutica Samia Moussa Maehashi.

A profissional, que atua como gerente de acesso ao mercado de um laboratório internacional, defende que a transformação que o sistema precisa passa pelo reconhecimento e remuneração por performance de toda cadeia envolvida na prestação de serviços de saúde. “Com essa nova mudança, será possível entregar um melhor desfecho ao paciente com o melhor custo, tornando o sistema de saúde mais efetivo, valioso e sustentável”, ressalta a especialista.

De acordo com Samia Maehashi, da forma como ocorre atualmente, o sistema de financiamento não valoriza os melhores hospitais, nem os melhores tratamentos e, muito menos, os melhores profissionais. “O atual sistema não dá a visibilidade ao paciente de qual é o melhor serviço e, muitas vezes, acabamos escolhendo um hospital ou convênio, por exemplo, pelo renome no mercado e não por informações de performance dos profissionais de saúde. Precisamos remunerar pela entrega, pela performance e não pelo volume”, conclui.

Modelo do Valor em Saúde nos procedimentos privados

O modelo de financiamento de saúde por qualidade e não apenas por volume de atendimento também poderia ser aplicado no setor privado, no pagamento feito por operadoras de saúde a hospitais e profissionais conveniados. Um outro modelo poderia indicar aos pacientes os melhores planos de saúde e melhores serviços disponíveis no mercado, evitando o descontentamento dos consumidores.

Segundo a Agência Brasil, reclamações de planos de saúde voltaram a crescer na pandemia e lideraram as queixas ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) em 2021. Do total de reclamações registradas, quase um quarto delas (24,9%) referiram-se a planos de saúde.



Dia das mães deve movimentar R$ 28,16 bilhões em 2022

Neste Dia das Mães, de acordo com o levantamento feito em todas as capitais do país pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offerwise, devem ser movimentados cerca de R$ 28,16 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.

O mesmo levantamento sustenta que 44% dos consumidores estarão realizando suas compras pela internet, com foco principal em sites e lojas virtuais (36%). Entre esse último grupo, os sites varejistas nacionais foram os mais citados pelos entrevistados.

Para poderem se preparar para atender a demanda atual do mercado, o fundador e CEO da empresa MT Soluções, Mateus Toledo, afirma que os lojistas devem levar alguns pontos em consideração. “Ainda sentimos que há muitas empresas que precisam trabalhar um layout amigável e ter um site responsivo. Focar no mobile é essencial, pois os usuários estão realizando compras diretamente no celular, e se o foco for apenas no desktop, há uma grande probabilidade de perder venda”, diz o especialista em e-commerce.

Corroborando com a fala de Toledo, dados reunidos na pesquisa de Consumo online no Brasil, liberada em 2021 pela CNDL, apontou o celular como o dispositivo mais utilizado para compras pela internet, sendo a ferramenta principal em 87% das compras. E, acompanhando esse dado, no Panorama do Comércio de abril de 2022, também publicado pela CNDL, os índices de atividade econômica nacionais, datados em março de 2022, mostram avanço de 4,8% no comércio. 

Os estudos indicam o tempo de isolamento devido a pandemia de Covid-19 como época de maior salto no comércio eletrônico, e a prática promete se manter nos próximos anos. “Conforme pesquisa do E-commerce Brasil, o e-commerce teve um crescimento de 8,09% em janeiro de 2022, em relação a dezembro de 2021. Além disso, de outubro a dezembro de 2021, 18,5% dos consumidores realizaram ao menos uma compra online”, analisa o CEO da MT Soluções, acrescentando também que as compras pela internet devem ser responsáveis por proporcionar maior comodidade aos consumidores.

Toledo assegura aos profissionais do varejo on-line que a atenção a essas tendências é importante nos preparativos para o feriado.“Para aproveitar esta alta previsão, foque no mobile, veja se o carregamento do seu site está rápido, trabalhe para um checkout simplificado e principalmente, invista em tráfego pago. Ter parceiros e ferramentas confiáveis faz a diferença no dia a dia do lojista”, finaliza. 

Para mais informações sobre o assunto, basta acessar https://mtsolucoes.com.br/



ASUS apresenta novas linhas Zenbook e Vivobook 2022 no evento The Pinnacle of Performance

A ASUS acaba de revelar a sua nova linha de notebooks Zenbook Pro e Zenbook S, além de sua nova linha de notebooks das séries Vivobook Pro, Vivobook S e Vivobook 13 Slate OLED Artist Edition, no evento de lançamento online The Pinnacle of Performance.

Os novos e abrangentes portfólios incluem notebooks padrão, conversíveis e de tela dupla, de 13 a 17,3 polegadas, todos com um novo design moderno e os mais recentes processadores Intel Core Série H de 12ª geração de alto desempenho ou processadores AMD Ryzen 6000 Série H e placa gráfica da Série GeForce RTX 30 com os benefícios do ecossistema NVIDIA Studio, juntamente com uma variedade de inovações que aumentam o desempenho e a produtividade.

“Na ASUS, continuamos em nossa incansável busca por inovação para levar a criatividade de todos ao próximo nível”, afirma Rex Lee, vice-presidente da ASUS e diretor da Unidade de Negócios de Computadores Pessoais. E complementa, “Graças a nossos usuários, a ASUS se tornou a marca número 1 global de notebooks NVIDIA® Studio.”

Segundo Lee, desde o lançamento da linha de notebooks OLED mais abrangente da empresa, em 2021, a marca passou a ocupar o primeiro lugar mundial em notebooks OLED. “Com o aprimoramento completo de nossas novas séries Zenbook Pro e Zenbook S, os notebooks premium compactos não apenas atingem o auge do desempenho, como também apresentam impressionantes telas OLED, inovações únicas e um visual ainda mais moderno”, acrescenta.

Durante o evento, a nova campanha de marketing para Zenbook, Incredible Comes From Within, foi apresentada por Galip Fu, diretor de Marketing Global da área de Consumer PC da ASUS. “Durante os últimos dez anos, a série Zenbook foi transformada, refletindo perfeitamente a jornada da ASUS em busca do incrível”, explica.

“Com nosso novo portfólio para 2022, o Zenbook passa para o próximo nível. O incrível vem de dentro de você, de todas as pessoas que veem as coisas de diferentes perspectivas, criando o que nunca foi criado. O Zenbook está perfeitamente posicionado para apoiar aqueles que não se acomodam, portanto, neste ano, estamos lançando a campanha para continuarmos em busca do incrível”, completa Fu.

A ASUS se associou à NVIDIA para incorporar todos os benefícios do NVIDIA Studio aos novos notebooks Zenbook Pro, incluindo otimizações de software e drivers NVIDIA Studio pré-instalados para melhorar o desempenho e a confiabilidade em todos os seus aplicativos criativos favoritos.

Os artistas serão capazes de criar na velocidade da imaginação graças aos benefícios de hardware dedicado que aceleram os fluxos de trabalho em 3D, edição de vídeo, streaming ao vivo e design gráfico. E eles terão acesso a ferramentas exclusivas NVIDIA, incluindo NVIDIA Omniverse para edição e colaboração em 3D, NVIDIA Broadcast para transmissão ao vivo e NVIDIA Canvas para pintura de paisagens assistidas por inteligência artificial (IA).

Novo design para mais desempenho

Em um chassi compacto, as séries Zenbook Pro e Zenbook S agora utilizam os mais recentes processadores Intel Core Série H de 12ª geração ou AMD Ryzen 6000 Série H. O desempenho máximo sustentado – até 140 W de uma potência térmica combinada (TDP), dependendo do modelo – é garantido por novas e melhores soluções de resfriamento em toda a linha, incluindo ASUS IceCool, IceCool Plus e IceCool Pro.

Além disso, os modelos Zenbook Pro 16X OLED (UX7602) e Zenbook Pro 14 Duo OLED (UX8402) introduzem o novo Active Aerodynamic System Ultra (AAS Ultra), um mecanismo de inclinação automática que eleva a tela touchscreen secundária, ScreenPad Plus, ou o teclado ASUS ErgoSense para possibilitar melhor resfriamento e melhor ergonomia.

O Zenbook mais poderoso de todos os tempos: Zenbook Pro 16X OLED
A potência e o desempenho do Zenbook 16X OLED são embalados em um compacto monobloco de 2,4 kg – desenvolvido em CNC para solidez a partir da super-resistente liga de alumínio de nível aeroespacial da série 6000 – com apenas 16,9 mm de espessura.

O modelo é alimentado por um processador Intel Core i9 12900H de 12ª geração e uma GPU NVIDIA GeForce RTX 3060, oferecendo, portanto, um desempenho móvel extremo.

Os componentes de alto desempenho em seu núcleo precisam ser resfriados de forma eficaz para que atinjam seu potencial máximo. Isso começa com o novo sistema de resfriamento ASUS IceCool Pro que utiliza dois silenciosos ventiladores IceBlades, cada um com 97 lâminas curvadas em 3D. Eles esfriam a câmara de vapor e o tubo de calor de 5 mm da CPU e GPU, e o ar quente é ventilado eficientemente para o exterior por meio do novo mecanismo AAS Ultra, com seu elevador de 14,5 mm que também inclina o teclado em 7° ergonômicos.

O resultado é que a CPU e a GPU podem funcionar com um TDP combinado de até 140 W no modo performance sem limitação e podem operar mais silenciosamente do que 40 dB no modo padrão. A bateria de 96 Wh de alta capacidade proporciona até dez horas de autonomia.

A tela é touchscreen Dolby Vision de 16:10 16″ 4K OLED HDR 60Hz 550-nit com validação PANTONE para renderização de cores padrão, tem uma gama de cores 100% DCI-P3 de qualidade cinematográfica e possui certificação VESA DisplayHDR True Black 500 para os pretos mais profundos.

Duas telas, evoluídas: Zenbook Pro 14 Duo OLED
Um poderoso e compacto notebook de tela dupla que é também o primeiro notebook OLED de 14,5 polegadas de 2,8K 120 Hz do mundo. Ele possui uma tela touchscreen secundária, ScreenPad Plus, maior e mais brilhante, de 12,7 polegadas, combinada com o design de inclinação automática AAS Ultra, que melhora o resfriamento e a ergonomia.

Equipado com processador Intel Core i9 12900H da 12ª geração e a GPU NVIDIA GeForce RTX 3050 Tio modelo é refrigerado para desempenho extremo – até um TDP combinado de até 85 watts – pela tecnologia ASUS IceCool Plus, auxiliada pelo inovador mecanismo AAS Ultra, que ventila o chassi eficientemente e também inclina tela ScreenPad Plus em 12°, posicionando-a em um ângulo confortável para toque e visualização para garantir uma experiência imersiva.

Para imagens de classe de estúdio, a tela principal Dolby Vision 2.8K OLED HDR 16:10 tem uma taxa de atualização suave de 120 Hz, precisão de cores com validação Pantone e uma gama de cores 100% DCI-P3 de qualidade cinematográfica, bem como cuidados com olhos certificado pela TÜV Rheinland.

Para usuários que necessitam de uma tela maior, o Zenbook Pro 15 Duo OLED (UX582) de 15,6 polegadas foi atualizado em 2022 e agora apresenta um processador Intel Core i9-12900H de 12ª geração com GPU NVIDIA GeForce RTX 3060.

Série Zenbook Pro
Além do carro-chefe dos modelos de 14,5 e 16 polegadas, a série Zenbook Pro também inclui o novo notebook conversível Zenbook Pro 15 Flip OLED de 15,6 polegadas (UP6502) e o Zenbook Pro 17 (UM6702) – o primeiro notebook de 17,3 polegadas.

O modelo Zenbook Pro 15 Flip OLED está equipado com a primeira tela touchscreen OLED de 15,6 polegadas 2,8K 120 Hz do mundo e é alimentado por um processador Intel Core i7 de 12ª geração e pelo novo processador Intel Arc A370M com gráficos discreto para fornecer uma excelente potência multitarefa e multimídia para usuários.

O Zenbook Pro 17 apresenta uma extensa tela touchscreen IPS NanoEdge Dolby Vision de 2,5K de 17,3 polegadas com validação Pantone e taxa de atualização ultrarrápida de 165 Hz, e um excelente desempenho criativo e de produtividade é fornecido por um processador AMD Ryzen 9 6900HX e uma GPU NVIDIA GeForce RTX 3050.

Para experiências de áudio superiores, há um sistema de áudio Dolby Atmos certificado pela Harman Kardon, acionado por um poderoso amplificador inteligente.

Série Zenbook S
A série Zenbook S ultrafina e ultraleve também ganha dois novos modelos de 13,3 polegadas projetados para máxima portabilidade: o conversível Zenbook S 13 Flip OLED, e o Zenbook S 13 OLED, o portátil OLED de 13,3 polegadas mais leve do mundo. Com a excepcional eficiência energética e as baterias de alta capacidade da nova série Zenbook S, os usuários não têm mais que escolher entre desempenho e vida útil da bateria.

O Zenbook S 13 Flip OLED permite aos usuários trabalhar ou jogar em qualquer modo que escolherem: padrão, tenda ou tablet. A dobradiça com engenharia de precisão também é testada de diversas formas para garantir a máxima confiabilidade visando a total paz de espírito.

O elegante e compacto novo design contemporâneo com chassi único – feito a partir de liga de magnésio-alumínio premium e com acabamento em duas novas cores – tem apenas 1,1 kg e 14,9 mm de espessura para uma portabilidade sem esforço, e o processador Intel Core i7 de 12ª geração, que entrega o desempenho para lidar com qualquer tarefa com facilidade. A bateria 67 Wh de longa duração, as três portas ultrarrápidas Thunderbolt, 4 USB-C e um leitor de cartões microSD fazem dele o companheiro portátil ideal.

Com acabamento em uma das quatro novas cores sofisticadas – Ponder Blue, Aqua Celadon, Vestige Beige e Refined White – o Zenbook S 13 OLED foi projetado para se destacar, porém pode se ambientar em qualquer lugar. Tem até 19 horas de duração da bateria, conectividade total – incluindo USB 3.2 Gen 2 Tipo-C e USB-C Easy Charge, o tornam o companheiro perfeito para a mobilidade. A tela touchscreen NanoEdge Dolby Vision 16:10 2.8K OLED HDR tem validação Pantone para uma excelente fidelidade de cores, e certificação VESA DisplayHDR True Black 500 para os pretos mais profundos e tem uma gama de cores 100% DCI-P3 ultravivas para uma experiência de visualização superlativa.

Nova série Vivobook

O novo e diversificado portfólio de notebooks Vivobook apresentam atualizações para toda a linha com alto desempenho para produtividade diária, boa qualidade de exibição para entretenimento e longa duração da bateria, para alcançar o auge de desempenho e visuais excepcionais.

A elegante série Vivobook S oferece os mais recentes processadores Intel Core Série H de 12ª geração e AMD Ryzen 6000 Série H com tecnologia térmica ASUS IceCool para até 45 W de desempenho do processador TDP, e inclui as primeiras telas OLED de 14,5 e 15,6 polegadas de 2,8K 120 Hz do mundo. E tem mais: os notebooks da série Vivobook S estão disponíveis em uma gama de novas cores.

Também foram anunciados no evento o Vivobook 13 Slate OLED Philip Colbert Edition e o Vivobook 13 Slate OLED Steven Harrington Edition – duas extraordinárias versões de edição limitada do Vivobook 13 Slate OLED, o companheiro portátil 2-em-1 extremamente versátil que já está impressionando o mundo com seu visual elegante e design inovador.

Série Vivobook Pro
A série Vivobook Pro foi projetada para aspirantes a criadores. Os novos modelos para 2022 abrangem o Vivobook Pro 16X OLED de 16 polegadas (N7601/M7601), o Vivobook Pro 15X OLED de 15,6 polegadas (K6501/M6501), o Vivobook Pro 14X OLED de 14,5 polegadas (N7401), o Vivobook Pro 16 OLED de 16 polegadas (K6602), e o Vivobook Pro 15 OLED de 15,6 polegadas (K6502/K6500/M6500).

Esses potentes notebooks para criadores apresentam especificações de alto nível que representam uma incrível relação custo-benefício, com componentes de alto desempenho, como processadores Intel Core i9 12900H ou AMD Ryzen 9 6900HX de 12ª geração com até 32 GB de RAM DDR5, gráficos NVIDIA GeForce RTX 3070 Ti de grau de estúdio e um SSD ultrafast de 2 TB PCIe® 4.0 SSD. A tecnologia térmica ASUS IceCool Pro possibilita que os criadores aproveitem os processadores e gráficos TDP combinados de até 140 W.

A primeira tela OLED de 36 polegadas de 3,2K 120 Hz do mundo, uma tela OLED de 15,6 polegadas de 2,8K 120 Hz líder mundial e uma tela OLED NanoEdge 600-nit de 4K 60 Hz são perfeitos para atividades criativas, com taxas de atualização de até 120 Hz e tempos de resposta de 0,2 ms. Apresentam validação Pantone para renderização de cores padrão da indústria, certificação VESA DisplayHDR True Black 600 para pretos profundos e de alto contraste, e têm uma gama de cores 100% DCI-P3 de grau cinematográfico.

Os criadores iniciantes também apreciarão o exclusivo e intuitivo controle rotativo virtual ASUS DialPad para suas aplicações criativas combinadas  com o aplicativo ProArt Creator Hub, bem como a longa duração da bateria de até 90 Wh. Seu sistema de áudio Dolby Atmos certificado pela Harman Kardon, utiliza um amplificador inteligente para um som potente e sem distorções.

Série Vivobook S
Os notebooks da série Vivobook S são os mais finos e leves da família Vivobook, com um perfil de chassi com apenas 17,9 mm de espessura e pesando somente 1,6 kg, mas oferecem níveis de desempenho normalmente associados a modelos muito mais volumosos – são alguns dos primeiros notebooks finos e leves do mundo capazes de um desempenho de CPU TDP de 45 W.

A linha 2022 da série Vivobook S inclui o Vivobook S 14X OLED de 14,5 polegadas (S5402/M5402), o Vivobook S 16X OLED de 16 polegadas (S5602/M5602), o Vivobook S 14 OLED de 14 polegadas (K3402/M3402), e o Vivobook S 15 OLED de 15,6 polegadas (K3502/M3502).

Esses notebooks ultramodernos apresentam tampas de metal para os modelos S 14/15 ou uma construção totalmente metálica para os modelos premium S 14X/16X. O design inteiramente novo do chassi faz uma afirmação de estilo real com uma escolha de novas cores jovens – preto indie, cinza neutro ou verde bravo para o S 14/15, e preto meia-noite, prata solar ou cinza areia para o S 14X/16X – e uma aba com o logotipo em relevo na tampa.

Os componentes de alto desempenho incluem Intel Core i7 12700H de 12ª geração ou processadores AMD Ryzen 9 6900HX, junto com gráficos Intel Iris Xe ou AMD Radeon, RAM DDR4 de 16 GB atualizável e um SSD ultrarrápido de 1 TB PCIe.

Os notebooks da série Vivobook S utilizam telas OLED NanoEdge de classe mundial com resoluções de até 4K e tempos de resposta tão baixos quanto 0,2 ms e também apresentam os primeiros painéis OLED de 14,5 e 15,6 polegadas e 2,8K 120 Hz do mundo. Essas telas têm uma gama de cores 100% DCI-P3, possuem certificação VESA DisplayHDR True Black 600 e validação Pantone para precisão de cores.

O design user-friendly é uma característica da série Vivobook S, com convenientes dobradiças planas de 180° para versatilidade. O poderoso sistema de áudio certificado Harman Kardon inclui a tecnologia ASUS AI Noise-Canceling para comunicações sem ruídos. Uma proteção física da webcam e a tecnologia ASUS 3DNR tornam as chamadas em conferência mais seguras e claras.

Design autêntico
Os notebooks Vivobook são projetados para facilitar a vida do usuário e torná-la mais simples. O teclado ASUS ErgoSense oferece um toque incrivelmente satisfatório, com o salto e deslocamento ideais, calculados com precisão. As teclas têm um deslocamento de 1,4 mm e as tampas das teclas possuem 0,2 mm para mais conforto. O touchpad ASUS ErgoSense é agora maior e mais ágil do que nunca.

Para as portas I/O, todos os novos modelos Vivobook contam com uma porta Thunderbolt, 4 USB-C, que suporta carga rápida e até 40 Gbps de transferência de dados, e uma porta HDMI 2.1 avançada, que suporta até dois monitores externos 4K 120 Hz ou um 8K 60 Hz para que os usuários possam conectar facilmente todos os seus mais recentes periféricos.

Vivobook 13 Slate OLED Artist Editions
A edição Vivobook 13 Slate OLED Philip Colbert e a edição Vivobook 13 Slate OLED Steven Harrington são duas extraordinárias versões limitadas do Vivobook 13 Slate OLED – o companheiro portátil 2-em-1 que já está impressionando o mundo com seu visual elegante e design inovador.

Projetadas em colaboração com os artistas de renome mundial, as “Edições de Artistas” apresentam hardware temático, acessórios e embalagens exclusivos, todos projetados em colaboração com os próprios artistas.

As edições chamam a atenção porque cada uma representa uma visão única do mundo do artista, com acessórios temáticos especialmente encomendados – incluindo um suporte de capa, capa inteligente, manga, suporte para caneta e muito mais – e embalagens com suas obras de arte originais. Ambas as edições também estão disponíveis com um mouse ASUS Marshmallow com design artístico opcional.

As edições são baseadas no primeiro notebook OLED destacável do mundo com Windows de 13,3 polegadas – que reescreve as regras para facilitar o prazer de tudo, em qualquer lugar.

Agora, os usuários não precisam mais carregar vários dispositivos para trabalho e entretenimento – esse companheiro pessoal multitalentoso e divertido faz tudo isso graças à sua brilhante tela OLED touchscreen, suporte de cobertura inteligente com dobradiça de 170°, processador Intel® quad-core e caneta ASUS 2.0 de alta precisão.

Para mais informações, como disponibilidade e preço, acesse o site.

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Como a otorrinolaringologia pode influenciar a qualidade do sono?

Ter uma boa noite de sono resulta em diversos benefícios para o ser humano. Quando adulto, dormir bem ajuda a reduzir o estresse, melhora o humor, controla o apetite, ajuda o sistema imune, dentre vários outros fatores positivos no dia a dia. Mas, para quem sofre de apneia do sono, o resultado desta equação não pode ser alcançado tão facilmente.

Isto porque o distúrbio causa uma parada momentânea da respiração ou garante apenas uma respiração superficial durante o sono, resultando em roncos, com pouco descanso relaxante que não permite que a pessoa recupere as energias necessárias para o dia seguinte. O médico otorrinolaringologista, da clínica Hígidus em Brasília, Sebastião Rocha, explica que além de não reparar, a apneia transforma o ambiente do sono um pouco tóxico. “O corpo começa a trabalhar no nível de oxigênio mais baixo, gerando na medida em que o tempo passa, efeitos deletérios duradouros, elevando o nível da tensão arterial, causando irritabilidade, alteração da atenção e sobrecarga cardíaca”.

De acordo com estudos realizados pela Universidade Carlos III, na Espanha, a grande maioria dos infartos acontecem entre 3h e 11h da manhã, períodos mais graves que os demais em horários diferentes. O estudo revela também que isto ocorre porque as enzimas cardíacas responsáveis pelo infarto são liberadas em maior quantidade pela manhã.

No caso da apneia do sono, o distúrbio deve ser tratado por meio da melhora dos hábitos de vida. “O tratamento é multidisciplinar. É necessário avaliar porque a pessoa está tendo este problema respiratório”, explica Sebastião Rocha. A causa pode ser das mais diversas, como desvio do septo, obesidade, rinite alérgica crônica, estresse, dentre outros.

Em alguns casos, existe o tratamento com o aparelho CPAP que ajuda a manter a troca gasosa. O aparelho, semelhante a uma máscara de oxigênio, empurra o ar até os pulmões, permitindo uma respiração normal que não interrompe o sono e contribui para que a pessoa consiga ter o sono reparador. Mas, normalmente, este aparelho só é indicado quando existe obstrução completa das vias respiratórias durante o sono e vai variar de acordo com o diagnóstico do paciente.

Para cada caso existe um tipo de tratamento que visa melhorar a qualidade do sono. Por isso, após uma grande análise feita por meio de exames e observações, o médico especialista irá indicar o melhor tratamento. Nestes casos, a importância de ter um profissional de confiança facilita a descoberta das causas, já que este acompanha a jornada do paciente há mais tempo, garantindo melhor tratamento e qualidade de sono.



Mais de 9% dos brasileiros em idade adulta têm diabetes

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde para colher informações sobre fatores de risco da população identificou que o quadro de diabetes é preocupante no Brasil. De acordo com indicativos da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por inquérito Telefônico) 2021, 9,14% dos brasileiros com mais de 18 anos convivem com a doença. Em 2020, o percentual era de 8,2%, o que corresponde a um aumento de 11,47%. Com isso, o número de diabéticos no país já passa de 15 milhões.

O número de pessoas com diabetes no Brasil vem crescendo a cada ano. Em 2006, a porcentagem de diabéticos era de cerca de 5,5% da população, aponta a médica endocrinologista Dra. Lilian Kanda, mestre em diabetes e diabetes gestacional pela EPM/Unifesp (Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo). A Dra. Lilian participa anualmente de congressos da ADA (American Diabetes Association, na sigla em inglês – Associação Americana de Diabetes, em português) e também da Endocrine Society.

Segundo dados de 2021 da IDF (The International Diabetes Federation, na sigla em inglês – Federação Internacional de Diabetes, em português), o Brasil é o sexto no mundo em número de diabéticos com idade entre 20 e 79 anos, atrás da China, Índia, Paquistão, Estados Unidos e Indonésia, reporta a Dra. Lilian Kanda. “O diabetes assusta pelas complicações crônicas quando não controlado: complicações renais, oculares, neurológicas e aumento do risco cardiovascular”, explica.

Pandemia X Diabetes

Na análise da endocrinologista, a própria pandemia de Covid-19 contribuiu para o aumento deste número. O fechamento de parques, academias de ginástica e outras áreas de lazer, o sedentarismo do trabalho remoto e o isolamento social foram fatores importantes.

“A própria infecção pela Covid-19 vem sendo estudada como suspeita de aumentar o número de pessoas com diabetes, seja do tipo 1, insulino dependente, por aumentar a imunidade contra o pâncreas, seja do tipo 2, por aumentar a dificuldade da ação da insulina, aumentando a glicose sanguínea”, afirma. “Pesquisas em universidades na Alemanha, EUA e Inglaterra tentam elucidar se o aumento de prevalência de pessoas com diabetes associado a quadros desta infecção são transitórios ou permanentes”, complementa.

A Dra. Lilian Kanda destaca que, em um período de 15 anos, houve um aumento do número de pessoas com excesso de peso. “Ou seja, dois conhecidos fatores de risco para o diabetes também aumentaram na população: excesso de peso e obesidade”.

População feminina X diabetes

“Na divisão por sexo, a pesquisa mostra que as mulheres tradicionalmente apresentam mais diagnósticos da doença. O número de casos registrados de diabetes na população feminina passou de 6,4% em 2006 para 9,61% em 2021”, observa Dra. Lilian Kanda. Entre os homens, prossegue, o avanço dos casos passou de 4,7% para 8,58%. “As mulheres têm mais diagnóstico da doença, tanto por terem uma frequência maior em exames e consultas médicas como por praticarem, em geral, menos atividade física do que os homens”, pontua.

Ainda segundo a mestre em diabetes e diabetes gestacional, o diabetes é um fator de risco para doenças do coração, mas para mulheres a condição leva a maiores problemas do que para os homens. “A estatística comprova que mulheres com diabetes têm duas vezes maior risco de doenças do coração do que os homens, além de infarto do miocárdio mais precocemente – e isso pode ser fatal”.

Segundo ela, as mulheres devem ter cuidado em administrar seus níveis glicêmicos em diversas situações, já que alterações glicêmicas durante o uso de anticoncepcionais, períodos de tensão pré-menstrual, gestação – diabetes gestacional e pré-gestacional -, menopausa, infecções urinárias de repetição são desafios a serem superados.

Mapeamento e aconselhamento são essenciais para a prevenção

A Dra. Lilian Kanda destaca que há pessoas com mais fatores de risco para o diabetes: indivíduos com diagnóstico de pré-diabetes, com obesidade ou sobrepeso, histórico familiar importante para diabetes, mulheres com histórico de diabetes gestacional e sedentários. 

“Antes de evoluir para o diabetes, muitas pessoas apresentam o pré-diabetes, ou seja, seus níveis de glicose no sangue são maiores do que o normal, mas não o suficiente para o diagnóstico. Nos EUA, existem 96 milhões de adultos nesta condição, embora a maioria desconheça. O pré-diabetes pode ser revertido”, afirma.

Diante disso, segundo a especialista, o mapeamento e o aconselhamento de pessoas com risco maior de progressão para o diabetes com exames  e consultas médicas rotineiras é importante. O incentivo a modificações no estilo de vida, mesmo que pequenas, com redução da obesidade e do sobrepeso, orientações sobre uma dieta pobre em carboidratos de absorção rápida, sucos industrializados e refrigerantes, ultraprocessados e alimentos fast-food é adequado.

“O aumento do consumo de hortaliças e grãos integrais e a atividade física regular, com mais de 150 minutos por semana, deve ser incentivado. Assim, com mudanças no hábito alimentar e de vida, podemos tentar controlar a progressão do número de afetados pela doença”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: www.liliankanda.com.br



Segundo Bioflora, consumo de produtos naturais deu um salto durante a pandemia

De acordo com pesquisas publicadas pela ABIAD – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais, o consumo de produtos naturais teve um aumento surpreendente e, isso impactou diretamente no aumento das vendas de produtos e franquias da Bioflora, empresa de produtos naturais voltados para a saúde e o bem-estar. Pode-se notar que, com a ocorrência da pandemia nos últimos dois anos, muita coisa mudou. A rotina das pessoas, a preocupação com a saúde e o bem-estar, bem como certa atenção à imunidade.

As pessoas têm buscado cada vez mais cuidar da sua saúde e, como consequência disso, o mercado de produtos naturais tem estado em constante ascensão.

Em uma pesquisa realizada pela ABIAD – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais, revela-se que, durante a pandemia de COVID-19, das pessoas entrevistadas, em 59% dos lares, pelo menos uma pessoa estaria consumindo suplementos alimentares. Do mesmo grupo, 85% se diziam inseguras diante da pandemia, 76% admitiram ter feito alguma mudança nos cuidados com a saúde. Desse cuidado, 91% foi motivado pela imunidade, enquanto 42% pela alimentação.

Com relação aos consumidores de suplementos alimentares, 47% citaram o aumento da disposição como benefícios percebidos. 48% dos consumidores de suplementos alimentares, afirmam que aumentaram o consumo durante a quarentena. As vitaminas e os minerais foram os principais produtos incorporados à dieta. E 70% dos que passaram a consumir mais suplementos alimentares, declararam que vão continuar consumindo definitivamente os novos produtos.

Muitas vezes, a pessoa não tem um problema de saúde para ser medicada, porém, tem consciência de que a correria do dia a dia não a permite manter uma alimentação regular saudável e que, por isso, pode ter algum tipo de deficiência vitamínica. Assim, recorre à suplementação alimentar com reposição de vitaminas e minerais, por exemplo. Em outros casos, como insônia, pode-se investir em calmantes naturais à base de maracujá e camomila. Para pessoas que praticam atividades físicas, existem produtos que dão mais disposição e ajudam a manter uma boa rotina de treinos.

As opções são inúmeras, no caso das mulheres na fase da menopausa, tendo como exemplo, muitas vezes, a reposição hormonal não é recomendada devido a fatores de risco. Essas mulheres costumam utilizar suplementos naturais que diminuem os sintomas mais conhecidos, como as ondas de calor e a irritabilidade. Para os mais vaidosos, existem produtos à base de colágeno e biotina, que ajudam na elasticidade da pele e fortalecem cabelos e unhas.

O famoso Ômega 3, por exemplo, ajuda muito nas funções cerebrais e é utilizado principalmente por quem tem problemas de memória e concentração. O cálcio, que serve para fortalecer os ossos, é comumente usado por idosos, já que nessa fase da vida ocorrem muitos casos de osteoporose. Com tantos benefícios e pouquíssimas contraindicações, o consumo dessa linha de produtos disparou. Como afirmam os diretores da Bioflora franquias.

Quando notaram a alta nesse setor, imediatamente, começaram a investir ainda mais no mercado de franquias e não apenas na venda de produtos. Uma vez que, através das franquias, é possível alcançar um número muito mais elevado de clientes.

A Bioflora se adaptou às mudanças globais e, para acompanhar o ritmo cada vez mais moderno, vem focando no formato de franquia home based. Nele, o franqueado não precisa ter um ponto físico comercial, pode trabalhar em sua casa, controlando suas demandas, realizando prospecções e parcerias com academias, nutricionistas e lojas de suplementos, por exemplo. A venda é feita principalmente online, através de redes sociais e aplicativos de comunicação.

Segundo o portal G1, 60% dos jovens com até 30 anos desejam se tornar empreendedores, conquistar sua independência financeira e ter liberdade de horários, aumentando assim, a qualidade de vida. Por essa razão, as franquias têm sido uma ótima opção devido aos benefícios que elas possuem quando comparadas a opção de abrir um negócio “do zero”.

Quando um empreendedor começa um negócio próprio, geralmente, o investimento é maior, o retorno mais lento e o risco de falência, muito maior. Já com as franquias, ele inicia com uma marca que já está consolidada no mercado e conta com forte suporte, como consultoria especializada para auxiliar e tirar dúvidas, além de treinamentos com foco na venda de seus produtos, marketing personalizado, entre outras especificidades oferecidas por cada franqueadora. Além disso, a Bioflora trabalha com exclusividade territorial, ou seja, o franqueado que atua em certa região, só poderá realizar vendas para clientes dessa região especificamente, a fim de equilibrar as vendas entre todas as unidades franqueadas.

Como apresentado pelo Sebrae, as franquias possuem vantagens que transmitem mais segurança ao novo empreendedor, ainda com pouco conhecimento. As franquias vêm ganhando espaço e se tornando uma maneira de empreender arriscando menos. 



E-commerce impulsiona alta de galpões logísticos no Brasil

Durante a pandemia de Covid-19, o comércio eletrônico brasileiro registrou um faturamento recorde. Em 2021, a modalidade alcançou a receita de mais de R$ 161 bilhões, o que representa um crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior, conforme levantamento da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento do e-commerce brasileiro. Já o número de pedidos, por sua vez, avançou 16,9%, com 353 milhões de entregas.

Diante de um cenário de crescente adesão às compras digitais, os varejistas brasileiros tiveram que rever suas estratégias para atender às necessidades dos consumidores. Neste ponto, os centros de distribuições ganharam a cena e o estoque de galpões logísticos no país também se ampliou, ao lado da grande demanda. De acordo com um balanço da SiiLA Brasil, empresa de pesquisa de mercado, 3,8 milhões de metros quadrados devem ser disponibilizados para locação no Brasil este ano.

A análise também informa que 54% dos espaços estão no estado de São Paulo, 13,5% em Minas Gerais e 9% no Rio de Janeiro. De forma síncrona, uma apuração da GloboNews aponta que 70% dos galpões logísticos estão em São Paulo – a grande maioria na região metropolitana, localidade de fácil acesso a aeroportos, portos e rodovias. Paralelamente, um estudo da Colliers International Brasil expôs que o comércio eletrônico e o varejo dominam o percentual de ocupação dos galpões logísticos no estado.

Na visão de Victor Simões, sócio-diretor da Cobervickas Estruturas Metálicas – empresa que atua com fabricação, instalação e montagem de estruturas metálicas -, o crescimento de centros de logística é decorrente da alta do e-commerce no Brasil nos últimos anos, durante o período de pandemia. Ele destaca que os negócios digitais se fortaleceram durante a crise sanitária, o que foi causado pelo aumento expressivo em vendas via internet, fazendo com que as empresas tivessem que investir em estrutura para atender à nova demanda.

“Além disso, o aumento no valor dos aluguéis e de imóveis, assim como a competitividade do setor, acabou fazendo com que as empresas repensassem sua estratégia e buscassem outras regiões, geralmente fora das grandes metrópoles, mas próximas a malhas rodoviárias. Com isso, a demanda por construção de novos galpões logísticos também cresceu”, explica o especialista.

Centros logísticos no futuro pós-pandemia

Victor acredita que o crescimento de centros de logística esteja apenas no começo, sendo um cenário promissor e com forte potencial. “A pandemia adiantou muito o processo de migração do hábito de comprar em lojas físicas para comprar on-line. As empresas tiveram – e continuam tendo – que se adaptar para atender a essa demanda crescente e bater de frente com novos competidores, já que agora a competição passou de regional para nacional. A compra via internet veio para ficar”.

O especialista afirma que o crescimento no número de galpões logísticos tem impactado as empresas que desenvolvem projetos customizados para galpões industriais, o que trouxe diversificação e inovação ao setor mediante a alta demanda.

“As empresas que trabalham com galpões multiuso, sobretudo em estruturas metálicas, tiveram um impacto positivo com o crescimento por sua versatilidade. Esses negócios têm usado todo o know-how adquirido para melhor atender esse mercado em expansão no Brasil e no mundo”, pontua. “Assim, surgem soluções cada vez mais racionalizadas, visando qualidade, prazo e economia de recursos – inclusive em áreas secundárias, como telhas, fôrmas de lajes e fechamentos laterais pré fabricados”.

O sócio-diretor da Cobervickas Estruturas Metálicas conta que as estruturas metálicas são sustentáveis, por serem recicláveis. “As estruturas aparafusadas são reutilizáveis, podendo ser desmontadas e montadas novamente em outro local. Estes são indicativos de que as empresas do setor vêm trabalhando para entregar soluções eficientes para atender às necessidades do mercado”.

Para mais informações, basta acessar: https://www.cobervickas.com.br/



Agente Autônomo de Investimentos pode auxiliar empresas

O Agente Autônomo de Investimentos (AAI) auxilia empresas e pessoas a montarem carteiras de investimentos, bem como apresenta o mercado financeiro com todas as suas características e oportunidades. Diferentemente do modelo tradicional, baseado em aplicações bancárias, através deste serviço é possível fazer aplicações mais diversificadas e assertivas.

Segundo informações do portal InfoMoney, de fevereiro do ano passado, os brasileiros tinham cerca de R$ 4 trilhões aplicados, 90% deste montante em bancos. O detalhe é que boa parte da existência dos outros 10% se deve à atuação dos agentes autônomos de investimentos, levando investidores para as corretoras. Há alguns anos, os bancos praticamente dominavam o segmento.

A profissão é regulamentada pela Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias) – há uma prova que certifica o postulante à atuação na área e o órgão conta com mais de 50 instituições conveniadas, além de colaborar na atuação dos profissionais.

Carlos Hokama, head da área dedicada ao segmento PJ da Saron Investments, empresa que desde 2018 assessora investidores do mercado financeiro brasileiro, traça um panorama da atuação do assessor de investimentos: “Diferentemente de um gerente de banco, que muitas vezes, precisa cumprir metas institucionais que nem sempre focam na real necessidade do cliente, o agente autônomo de investimentos entende a realidade e o perfil das empresas para as quais atua e em muitos casos, tem a visão integrada das carteiras da empresa e de seus sócios. Assim, seu foco é sempre ofertar aquilo que é realmente melhor para o cliente, objetivando um relacionamento sustentável e de longuíssimo prazo, pois o seu maior ativo é o relacionamento com o cliente e não a carreira dentro do banco”, afirma.

Hokama informa, ainda, que as empresas são detentoras de 40% do total de investimentos no Brasil e estima em 8 milhões a quantidade delas que podem ser atendidas por um assessor de investimentos.

O head do segmento Corporate da Saron, acredita que a tendência é de crescimento acelerado para atuação deste profissional nos próximos anos, seja pelo “serviço personalizado de assessor”, seja pelo “tamanho da oportunidade que as pessoas jurídicas significam para a carreira deste profissional”, visto que “as possibilidades de cross sell são muito maiores através de produtos e serviços, como o câmbio, crédito, derivativos, seguro garantia, entre outros”. E “as empresas já estão observando o amplo benefício deste profissional na condução de seus negócios”.

Hokama acrescenta que as carteiras de investimentos de pequenas e médias empresas são, em média, 4 vezes maiores do que as carteiras de pessoas físicas. Já as grandes chegam, em média, a 25 vezes em relação às PFs. E vê a possibilidade de integrar soluções entre as contas PJ e PF do cliente, evitando concentração de risco que duplicidades nos portfólios possam provocar e também há possibilidade de otimizações interessantes, como o crédito colateralizado, utilizando-se das garantias cedidas pela outra conta. Certamente, no Brasil, os serviços do assessor de investimentos serão cada vez mais demandados pelas empresas.

Para mais informações, basta acessar: www.saroninvestments.com.br



Mercado de assinaturas é alvo de 79% dos publishers em 2022

Um levantamento da agência britânica Reuters aponta que o modelo de assinaturas é prioridade para quase 80% dos publishers no mercado editorial em 2022. O estudo foi realizado em 2021, no contexto de retomada às atividades pós-Covid-19 e com o avanço da vacinação em massa.

Segundo os dados, a meta de conquistar mais assinantes está acima, inclusive, de estratégias para fechar mais acordos publicitários. “Um desafio-chave para publishers em 2022 é reengajar aqueles [leitores] que deram as costas para as notícias – bem como construir relacionamentos mais profundos com os consumidores recorrentes”, afirma a pesquisa, referindo-se ao público que ficou fatigado pelo excesso de notícias durante a pandemia. 

Ainda de acordo com a Reuters, 75% dos editores, CEOs e lideranças do jornalismo digital afirmaram estar confiantes para colher resultados em 2022, ainda que 60% temam pelo futuro do jornalismo mundial diante de um cenário de guerra, polarização política e ataques à imprensa livre. 

Pandemia, assinaturas e impactos na receita recorrente

Na pesquisa, quase seis a cada dez respondentes (59%) afirmaram que sua receita aumentou ao longo do último ano, apesar de 54% responderem que as visualizações das páginas se mantiveram estáveis ou baixas. Publishers reportaram que a publicidade digital aumentou com o avanço do e-commerce pós-pandemia, que impulsionou mais pessoas a comprarem online.

Especialistas defendem que a tendência é uma consequência natural da ascensão do modelo de negócios por assinatura, a chamada subscriber economy. “Publishers foram pioneiros ao oferecer assinaturas como modo de pagamento no passado. Mas, agora, as assinaturas vão além de uma forma de transação financeira; são também uma fonte de novas experiências”, explica Thiago Lins, CGO da Robox, empresa especializada em assinaturas.

Financiamento para inovar

O publicitário acredita que o mercado de notícias está passando por uma segunda onda de assinaturas, na qual a experiência vai além da forma de pagamento. Ele explica que atualmente já existem veículos e organizações jornalísticas oferecendo experiências que vão além da entrega de conteúdo aos assinantes. “A relação entre o portal e o assinante deve ser como um casamento: para manter a parceria interessante, é preciso inovar”, brincou o especialista. “E para vencer os desafios da sustentabilidade, startups de jornalismo buscam financiamentos, como rodadas de investimento”, completou.

Entretanto, para inovar, é preciso garantir a sustentabilidade financeira da organização. “Nisso, a transformação digital pode ajudar publishers”, defende Lins. Vitória Ramos, co-founder do portal Fiquem Sabendo, comentou um pouco sobre a experiência de viver, na prática, essa mudança. “Parece que se você não ‘comprar’ de uma só vez todos os métodos, [a transformação digital] não vai dar certo. Mas ainda que aconteça aos poucos, faz sentido”, disse ela no Robox Talks, roda de conversa lançada pela plataforma no último mês.

A jornalista explicou quais os resultados práticos conquistados pelo Fiquem Sabendo, que venceu o Desafio de Inovação do Google News Initiative, ao utilizar técnicas como OKRs e metodologia ágil. “Só em [nossa comunicação interna] sair do WhatsApp, já um avanço absurdo”, contou a co-founder no painel, que está disponível no seguinte link: https://robox.ac-page.com/roboxtalks



Escolas inclusivas contribuem para sociedade humanizada, dizem especialistas

Referência nacional em educação inclusiva e humanizada, as escolas católicas espalhadas pelo país priorizam a adoção do Programa de Educação Individualizado (PEI). Voltado ao atendimento de crianças com necessidades educacionais especiais, o PEI é um instrumento indispensável para garantir a esses alunos um plano educacional personalizado e exclusivo, capaz de assegurar o seu aprendizado no ambiente educacional, de forma inclusiva e humanizada.

“A educação é para todos e por todos. Ter o PEI é garantir que esse jovem vai seguir na sua individualidade e ter potencializadas as suas habilidades. É um documento elaborado de forma colaborativa por professores, coordenadores pedagógicos, pais e profissionais de educação que fazem o acompanhamento da criança na escola e fora dela, para que este aluno consiga desenvolver seu aprendizado”, explica a professora Roberta Guedes, Gerente da Câmara de Educação Básica da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC).

Com mestrado pela Universidade Católica de Brasília em Gestão de Instituições de Ensino Confessionais, dentre outras especializações, a pedagoga explica que a adoção de uma educação inclusiva não faz bem somente ao indivíduo que é beneficiado por ela, mas também para toda a comunidade educacional e a sociedade.

“Enquanto instituições confessionais católicas, acreditamos que as escolas precisam ter a excelência na formação integral humana. Se não contribuímos com a formação integral do estudante, não conseguimos realizar uma educação de qualidade social.. É neste sentido que o PEI tem impacto profundo nas nossas escolas, que defendem a educação inclusiva. Não é apenas uma adequação curricular e de procedimentos para uma criança, ele é também um instrumento que a coloca em pé de igualdade com as demais. Quando temos diversidade na escola, temos valorização do ser humano e a valorização das diferenças. Um jovem que convive com as diferenças, ele se torna mais solidário, mais empático e mais comprometido socialmente. O impacto com o PEI não é apenas com um estudante, é para a comunidade educativa como um todo”, defende.

Para a pedagoga Aline Novais Ximenes, especialista em educação inclusiva, é fundamental que a sociedade e a comunidade educacional compreendam a importância da oferta de uma educação com equidade para estudantes com necessidades educacionais especiais. “Existe uma necessidade de rompermos com a questão dos conceitos. Ou esse indivíduo é integrado ou ele é incluído. Lembrando que a inclusão não está mais reduzida a um conceito de igualdade, mas também de equidade, que requer um atendimento de acordo com a demanda individual”, explicou.

De acordo com a especialista, o principal beneficiado com este processo educacional individualizado é o aluno que possui deficiência. “Esse é um direito adquirido por lei. Quando falamos de inclusão, não é aquele sonho dourado, é uma proposta que demanda olhar de todos os envolvidos no processo educacional e quem mais ganha com isso é o estudante, que recebe um atendimento especializado e individualizado”, destacou Aline Novais Ximenes.

Embora o PEI seja mais amplamente conhecido por possibilitar a inclusão de estudantes com algum tipo de deficiência, seja física ou intelectual, no ambiente educacional, ele também atende a outras especificidades, como às crianças com altas habilidades.

“Quando pensamos em PEI, não estamos falando somente de educandos com deficiência ou com algum tipo de transtorno ou dificuldade de aprendizagem, mas também de pessoas com altas habilidades e superdotação. O PEI tem um pressuposto de ser construído de forma colaborativa. Então, o professor constrói esse planejamento para a criança levando em consideração diversos aspectos, como o projeto educativo da escola, o espaço físico e os recursos pedagógicos disponíveis. Ele deve ser feito para garantia da inclusão. Então, sempre que temos um jovem que precisa de um olhar diferenciado, ele deve ter o PEI”, explica a professora Roberta Guedes.



Luxo sustentável é a nova tendência no mercado imobiliário

Pesquisa realizada pela ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) em parceria com a Brain Inteligência Estratégica apresentou um raio-x sobre as tendências e preferências dos consumidores sobre o mercado imobiliário. Dentre os destaques, a pesquisa revelou que 57% dos entrevistados buscam imóveis que tenham espaços arejados e integrados com a natureza. Assim, o investimento em imóveis sustentáveis é uma forte tendência, porque a preocupação com o meio ambiente tem se tornado um tema cada vez mais relevante no mundo. Além disso, está comprovado que uma vida em um ambiente com sustentabilidade proporciona muito mais bem-estar. Nesta vertente, as características dos imóveis de alto padrão harmonizam dois aspectos aparentemente opostos: luxo e sustentabilidade.

Há anos os consumidores têm buscado ressignificar o conceito de lar, preocupados com o bem-estar e, também, com o meio ambiente. O setor de construção civil percebeu essa necessidade de áreas verdes e a preocupação em preservar o meio ambiente e a sustentabilidade se tornou um novo pilar para o mercado imobiliário de luxo. “O luxo sustentável é uma tendência, principalmente nos mercados de alto padrão e de luxo, conciliando imóveis altamente tecnológicos e modernos, mas construídos levando-se em conta a preocupação com o meio ambiente”, destaca o diretor da Daxo, Carlos Lopes.

Ainda sobre a pesquisa publicada em setembro de 2021, 80% dos entrevistados que buscam um empreendimento para morar priorizam a relação com o meio ambiente. Para eles, é indispensável o imóvel ter áreas verdes no quintal ou no entorno.

Já o mercado de luxo tem apresentado uma forte alta desde 2019, principalmente no segmento de imóveis. O Brasil viu despontar novas rotas de investimento, a valorização do metro quadrado e a consolidação de um novo perfil de consumidor. Em Santa Catarina, não apenas a região litorânea vem atraindo investimentos de empresas consolidadas. A região norte, forte polo econômico e industrial, e que tem a cidade de Joinville com o maior PIB do Estado, vem atraindo cada vez mais investimentos.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) per capita de Joinville foi de R$ 58.476, maior que o de Santa Catarina (R$ 45.117) e do Brasil (R$ 35.161). A “Manchester catarinense” também se destaca como a maior economia da região Sul, fora as capitais. E, de longe, a maior economia de Santa Catarina, tanto na diversidade e na variedade, quanto no número de empresas, PIB e número de empregos. Dessa forma, Joinville ocupa a 26ª posição entre as cidades mais ricas do país, com a maior população de Santa Catarina e 36ª do Brasil.

É neste mercado que os imóveis de luxo vêm ganhando capilaridade e as construtoras apresentando novos produtos para um consumidor exigente. “As pessoas têm valorizado cada vez mais os espaços e possibilidades que suas moradias oferecem, dando a elas as mais variadas utilidades, desde ambientes para trabalho remoto, estudo, lazer e socialização. Uma extensão do próprio indivíduo”, explica o diretor comercial da Daxo, Wagner Moacir da Silva.

De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae, o mercado tem procurado oferecer aquilo que o comprador exige. “A procura por imóveis sustentáveis está em constante crescente. Já é uma necessidade e uma exigência do novo comprador”, reforça o diretor comercial da Daxo.

E os números reforçam a tendência: as vendas de produtos de alto padrão cresceram 51,7% em 2021, segundo dados da Associação das Marcas e Empresas de Luxo. De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras (Abrainc), o mercado imobiliário de luxo no Brasil registrou 32% de crescimento em 2021 e a expectativa é de 48% de alta no setor de luxo de experiência até 2023.

Mais especificamente em Santa Catarina, o aumento pela procura de imóveis de luxo teve um aumento de 30%, também em 2021, conforme dados do Secovi. Já a pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica para o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville (Sinduscon Joinville), aponta, de forma geral, que a valorização dos apartamentos na cidade chegou a 21,4% no último ano.

Ao estratificar esse público em potencial, no segmento imobiliário triple A, onde os tickets são elevados, evidencia-se um grupo extremamente seleto e reduzido de pessoas. Brasil deve ganhar 100 mil novos milionários até 2025. Os super-ricos, com patrimônio de mais de US$ 30 milhões, devem crescer 23% até 2025 no país. O número de brasileiros com patrimônio de mais de US$ 1 milhão pode chegar a 481 mil em 2025, crescimento de 29% em relação a 2020 , mostram estimativas da consultoria britânica Newmark, em relatório. O crescimento dos ricos e super-ricos será ainda maior na China. O estudo sugere um impressionante aumento de 56% até 2025, atingindo a marca de 9 milhões de pessoas com mais de US$ 1 milhão. Os super-ricos na China devem superar pela primeira vez a marca de 100 mil pessoas até 2025. Nos EUA, o número de super-ricos estará em 223.955 em 2025. “É um mercado específico, nichado e que requer muito mais do que tecnologia construtiva. Os produtos únicos e diferenciais atraem mercado, mas sabemos que temos que estar atentos a todas as tendências e movimentações, projetando um futuro que se materialize no desejo de nossos consumidores”, explica Wagner Moacir da Silva.

Nesse sentido, Lopes destaca que as pessoas têm valorizado cada vez mais os espaços e possibilidades que as moradias oferecem, dando a elas as mais variadas utilidades, desde ambientes para trabalho remoto, estudo, lazer e socialização. É como se fosse uma extensão do próprio indivíduo. “Ao mesmo tempo, a valorização do meio ambiente pelo público e os avanços tecnológicos têm resultado em imóveis que oferecem todas essas características”, ressalta Lopes.

“O bem-estar é o verdadeiro luxo. As pessoas almejam ter o máximo de harmonia e conforto em todos os aspectos da sua vida. Tudo isso faz parte de uma busca por um tipo ideal de existência, de beleza, qualidade, elegância, e que traduz inspirações profundamente humanas. É tudo uma questão de ser feliz, equilibrando design, simplicidade e acolhimento”, finaliza Lopes.



Tattoo Week chega ao Rio, dia 20 com entrada gratuita e doação de alimentos

Na sexta-feira, dia 20, das 12h00 às 22h00, os visitantes poderão ingressar no evento gratuitamente apenas com a doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis que serão doados para a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura do Rio. 

“Este ano contamos com o apoio da Riotur e do comparecimento de seu presidente na abertura oficial, o André Duarte, que muito nos honra. Temos certeza que a Tattoo Week vem contribuindo com o fomento do turismo e dos negócios na cidade do Rio de Janeiro. Nosso objetivo é trazer uma nova experiência aos participantes e visitantes e emocionar provando que tatuagem, além de arte, é solidariedade e gera emprego e renda”, destaca Esther Gawendo, CEO da TW Rio.

Três ações sociais de destaque acontecem nesta edição: a doação de tatuagens de segurança para pacientes com doenças crônicas como diabetes e hipertensão; a doação de micropigmentação de sobrancelhas para mulheres com câncer; e a doação de tatuagem para cobertura de cicatrizes irreversíveis de mulheres, pelo projeto “We are Diamonds”, da tatuadora Karlla Mendes com apoio da Tattoo Week.

Onde acontece

O Centro Sul América, na cidade do Rio, será palco da 9ª edição da Tattoo Week Rio, nos próximos dias 20, 21 e 22 de maio (sexta, sábado e domingo), das 12h00 às 22h00, e contará com 250 estandes de estúdios e empresas de tatuagem e piercing, que somam 2.500 expositores, além de área gastronômica, espaço kids e estacionamento. São mais de mil tatuadores e piercers de várias partes do Brasil e do mundo, que apresentarão seus trabalhos e as recentes tendências da arte na pele. As empresas, por sua vez, trarão seus mais novos lançamentos em produtos e equipamentos. Também haverá shows dos rappers Sain e Ebony, além de DJs e campeonato de skate.

O ponto alto da Tattoo Week Rio é o conceituado concurso das melhores tatuagens em 27 estilos, que dá oportunidade aos artistas mostrarem seus trabalhos e criatividade. “Os ganhadores da Tattoo Week são reconhecidos mundialmente e seus trabalhos ganham notoriedade e valor”, explica Enio Conte, fundador do evento.

Os melhores tatuadores e piercers do Brasil e do mundo

Comparece- entre vários artistas- o conceituado tatuador espanhol Eze Nunez, especialista no estilo Realismo. Uma sessão do artista não custa menos que 2 mil euros enquanto um fechamento de braço, por exemplo, está na casa dos 10 mil euros. Da Espanha, confirma também presença Alberto Pina e do México estarão presentes cinco tatuadores do famoso Estúdio Good Fellas Collective.

Pela inclusão

O tradicional concurso de Miss e Mister Tattoo Week escolhe a mulher e o homem tatuados mais bonitos e empoderados. ”Além de beleza e tatuagens, o concurso escolhe homem e mulher que tenham postura e talento pessoal e profissional. Nosso intuito é quebrar os preconceitos ainda existentes contra a pessoa tatuada”, enfatiza a CEO.

Também a TW dá espaço ao grupo Pretosas INK, uma coletiva de tatuadoras pretas e dissidentes voltada para o aquilombamento, construção e fortalecimento de novas narrativas pelo artivismo e para subverter o sistema.

A coletiva mapeia tatuadoras não brancas por todo o país, visando divulgar o trabalho de todas e tornar acessível ao público. O grupo é especializado em pele preta e quer desmistificar o preconceito da tatuagem em pele preta.

As inscrições para o concurso de Miss e Mister estão encerradas, assim como para o workshop “Bright Soul- Cobertura de cicatriz”, da tatuadora Karlla Mendes.

Como se inscrever na ação de micropigmentação gratuita para mulheres na luta contra o câncer. Ainda restam 15 vagas:

https://forms.gle/A6eoszxZjJry7MvE8

Tatuagem de segurança gratuita. Faltam apenas 30 vagas para que as as inscrições sejam finalizadas:

https://forms.gle/NAJFumtz7PcruohcA

Maiores informações podem ser obtidas no site https://tattooweek.com.br/ e no Instagram @tattooweek

Serviço

O ingresso será gratuito apenas na sexta-feira, dia 20, doando-se 2 quilos de alimento não perecível na entrada. Para o sábado (21/5) e o domingo (22/5), o ingresso poderá ser adquirido pelo link https://lets.events/e/tattoo-week-edicao-rio-de-janeiro-2022-2 ou diretamente na bilheteria do evento por preços que variam de R$ 20,00 (ingresso social com doação de 2 kg de alimentos não perecíveis) a R$ 90,00 (combos).

 



A importância da telemedicina para a Ortopedia

Com a pandemia do novo coronavírus, o Brasil conheceu as vantagens da telemedicina. Segundo dados da Saúde Digital Brasil – Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital, mais de 7,5 milhões de atendimentos foram realizados via telemedicina nos últimos dois anos.

A telemedicina na área da ortopedia tem muitas vantagens. “Além de contribuir com a otimização de tempo e custos de deslocamento, em muitos lugares no Brasil o acesso à especialidade é limitado. A consulta online ajuda na rapidez e solução para diversos problemas de saúde, incluindo a ortopedia”, diz Cezar Hayoshi, ortopedista da Vibe Saúde.

Hayoshi explica como um ortopedista avalia um paciente via telemedicina. “Com as queixas do paciente e avaliação de histórico associados aos exames complementares em atendimentos eletivos (agendados), o paciente é orientado e diagnosticado, assim todos os processos podem ser feitos por meio da teleconsulta. Apenas em casos de urgência é recomendado o atendimento presencial.”

O médico detalha em que casos a telemedicina é efetiva na ortopedia. “Atendimentos pacientes portadores de problemas de saúde crônicos, como dores lombares, orientações quanto a cuidados diários – quais tipos de atividades físicas realizar, significado de uma determinada lesão, como lesões ligamentares ou articulares e qual o próximo passo a seguir no tratamento. Em todos esses exemplos, o atendimento online é uma boa opção, pois é possível realizar todo o acompanhamento e tratamento do paciente”, afirma o ortopedista da Vibe Saúde.



Sucesso Compartilhado viabiliza a formação de profissionais da área de TI

Com um crescimento recorde de 27% em 2021, de acordo com o estudo da Advance, o mercado de TI no Brasil está passando por um período de expansão que deve perdurar nos próximos anos. A grande oferta de vagas na área, relacionadas aos altos salários, tem atraído diversos brasileiros que anseiam por oportunidades profissionais melhores. No entanto, a falta de especialização e os altos custos para a formação em tecnologia podem ser impeditivos para os que buscam a inserção no mercado de TI. 

O programa Sucesso Compartilhado é embasado nas necessidades do mercado de TI atual, já que colabora para a formação de novos profissionais em um setor que anseia por mão de obra qualificada e, principalmente, colabora para a formação e recolocação profissional de pessoas que não possuem condições de arcar com os custos da especialização.

“O curso é totalmente voltado para a inserção no mercado de trabalho. A Cubos Academy forma o profissional do zero, para que ele consiga ser um desenvolvedor por completo, reunindo desde as habilidades técnicas de programação até todas as skills necessárias para a aplicação em vagas. O Sucesso Compartilhado é fundamentado no poder de transformação que a educação tem na vida das pessoas. O papel da empresa é formar profissionais prontos para o mercado, no entanto, é gratificante ver o quanto essa oportunidade auxilia na mudança de vida de milhares de pessoas”, explica José Messias Jr, CEO da Cubos Academy.

O aluno aprovado no Sucesso Compartilhado demora em média 39 dias para começar a ter renda e 90% dos estudantes formados são empregados em até três meses após a formação. Além disso, em curto prazo, também é possível observar um aumento de 20% na renda dessas pessoas. A eficácia da modalidade de ensino pode ser explicada pela metodologia aplicada durante o curso.

“Quando iniciei o curso de Desenvolvimento de Software Fullstack, estava completamente sem perspectiva e sem fonte de renda. Após ser aprovada no Sucesso Compartilhado, me encontrei em programação. Embora não tivesse nenhum conhecimento prévio em desenvolvimento, consegui aprender todas as habilidades necessárias para ingressar no mercado de trabalho. Com apenas um mês de formação no curso, já consegui ingressar na área como desenvolvedora Back-End Júnior’’, revela Debora Aline Silva.

O Sucesso Compartilhado leva em consideração quatro pontos: o valor total do curso, o valor de renda mínima para que o contratante comece a pagar, um percentual desta renda que será destinado ao financiamento e um período máximo para quitar. O aluno interessado nessa contratação de ensino participa de um processo seletivo composto por um pré‑cadastro, formulário de inscrição, exercício prático sobre lógica de programação e entrevista com o time da Cubos Academy. Embora seja necessário realizar um teste, todos os conceitos técnicos para a realização do exercício são disponibilizados previamente pela empresa. Ou seja, não é preciso saber programação para participar.

“O estudante começa a pagar após sua formação e somente quando estiver empregado e recebendo no mínimo, R$ 2.000,00. Além disso, as parcelas mensais correspondem a apenas 18% da remuneração total do aluno. O financiamento tem um tempo vigente de 5 anos, caso o contratante não tenha quitado o valor do curso nesse período, o contrato é encerrado automaticamente e não é necessário pagar mais nada. A Cubos Academy realmente se compromete com o sucesso profissional dos alunos’’, ressalta o CEO da Cubos Academy.

O programa com apenas 2 anos de vigência já formou alunos em todo o país. O último processo seletivo contou com mais de 12 mil inscrições e reuniu interessados de diversas faixas etárias a partir dos 18 anos. Para a Cubos Academy, contribuir para o sucesso desses alunos é uma sensação compartilhada.

“O sucesso profissional dos alunos é com certeza o maior marco de sucesso da empresa. O Brasil possui um grande potencial de desenvolvimento tecnológico e é um prazer poder contribuir para a formação de profissionais que tornarão isso possível. A educação transforma e acreditamos nessa transformação”’, conclui José Messias Jr, CEO da Cubos Academy.

 



Picos pro race retorna ao calendário nacional da CBC

Mais uma grande novidade para os atletas amantes do mountain bike . Em 2022, a Picos Pro Race, maior prova de mountain bike do Norte e Nordeste e uma das maiores do Brasil, retorna ao calendário nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo. A novidade foi anunciada pela organização do evento, que adiantou que a competição contará pontos na modalidade maratona.

Segundo Daniel Freitas, organizador da Picos Pro Race, a competição entra no calendário de stage race, ou seja, as ultramaratonas de mountain bike . “Entramos na classe 3, que é a primeira classe para eventos de um a 3 dias de etapas. Já entramos contando como pontuação máxima do ranking”, explica. Ele ressalta que essa será uma oportunidade de atletas de ponta, a nível nacional, participarem da competição sabendo que poderão pontuar no ranking. “Queremos trazer o maior número de atletas para conhecer nosso Estado, nossas trilhas e conquistar pontos para o ranking. E é com muito orgulho que estamos proporcionando isso através da inclusão da nossa prova no calendário nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo”, pontua.

A Picos Pro Race vai acontecer entre os dias 01 e 03 de julho, em Picos, no Piauí. Até agora, mais de 1250 atletas já garantiram sua vaga na prova. As inscrições podem ser feitas através do www.picosprorace.com e seguem até o dia 20 de maio com a expectativa de chegar à 1600 atletas, vindos de vários estados do país. Além de pontuar no calendário nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo, a Picos Pro Race também irá contar pontos para o ranking piauiense de XCM, através de uma parceria com a Federação Piauiense de Ciclismo. “É uma das provas mais valiosas em termos de pontuação para o ranking. O atleta que correr os dois dias de evento, irá pontuar duplamente”, adianta Daniel Freitas.

Esse ano, a prova chega a sua 10 edição e a organização planeja uma série de novidades. Várias parcerias de peso no cenário local e nacional foram fechadas, garantindo a melhor estrutura para as empresas e também aos atletas. A prova tem o patrocínio do Governo do Estado e grandes marcas como a Shimano, Atrio, Solifes, Sense Bikes, La Maglia, entre outros, que já garantiram presença no evento.

Fonte: Blog ClubeB2B



Tecnologia do metaverso passa a ser utilizada em decoração de apartamento

O Metaverso tem se tornado um termo comum no dia a dia das grandes metrópoles. Apesar da primeira vez em que se cogitou a possibilidade da existência do Metaverso ter acontecido e 1992, no livro de ficção científica Snow Crash, o termo ganhou destaque há pouco tempo, pós um anúncio de Mark Zuckerberg. Como de se esperar em um mundo tecnológico, a empresa que incorporar essa inovabilidade, trazendo comodidade, conveniência e experiencia ao cliente, se destacará.

Segundo o relatório feito pela empresa de pesquisa e consultoria de tecnologia Gartner, até 2026, 25% das pessoas do mundo vão passar pelo menos 1 hora por dia no Metaverso para fins de trabalho, compras, educação, socialização e entretenimento. A pesquisa ainda aponta que as marcas já devem construir a infraestrutura necessária para permitir que seus usuários repliquem suas vidas digitalmente.

Este é o caso da incorporadora paulistana Habitram que, seguindo as tendências, lançou o primeiro decorado em Metaverso. Segundo a empresa, a ideia é oferecer um ambiente virtual imersivo e hiper-realista, proporcionando uma experiência unindo realidade virtual e aumentada para os futuros compradores do empreendimento Líbrio, localizado no bairro da Vila Mariana, em São Paulo.

“Ao transpor a fronteira entre o mundo físico e digital, nós estamos usando a nova tecnologia para apresentar o primeiro decorado em Metaverso. Inúmeras propostas estão sendo analisadas por empresas de diversos setores, mas tiramos o projeto do papel e estamos bastante entusiasmados em ter a Habitram como pioneira desse movimento dentro do mercado imobiliário”, diz Tony Shayo, sócio-fundador e CEO da Habitram, idealizador do projeto.

Com a implementação do metaverso em empreendimentos como esse, os futuros moradores conseguem observar detalhes e experimentar as sensações de estar dentro do apartamento, olhando detalhe por detalhe. 

“Já tivemos a onda do 3D que foi uma quebra de paradigma entre incorporadoras e construtoras. Mas o Metaverso é algo muito mais realista e percebo o quanto é desafiador descrever apenas com palavras, a magnitude da experiência que vamos proporcionar”, diz Tony. O empresário ainda prevê investimentos de R$ 5 milhões para desenvolver novos projetos com a tecnologia e já vislumbra mais empreendimentos no Metaverso. “Por que não pensar em vender os nossos projetos dentro do Metaverso? Estamos nos preparando para liderar uma nova era dos imóveis”, comenta.

É fato que o mundo já tem testemunhado uma grande mudança da economia real para a digital, e a integração das duas foi acelerada desde o início da pandemia global. “Estamos diante de uma sociedade que quer ser surpreendida e o mercado imobiliário sempre teve o seu papel inspiracional. Morar traz dignidade, segurança, conforto e permite que o ser humano possa estruturar toda a sua vida. Com os avanços já observados, o mesmo conceito presente no mundo físico estará no Metaverso. E, particularmente, a nova realidade de interação é mais do que uma tendência, é algo que veio para ficar e que irá ditar o futuro do mundo”, afirma Raymond Shayo.

Por dentro do Metaverso

O Metaverso é a criação de um mundo virtual que replica a realidade por meio de dispositivos digitais, sendo um espaço coletivo compartilhado, constituído basicamente pela soma da realidade virtual, realidade aumentada e Internet. O termo foi citado pela primeira vez pelo escritor Neal Stephenson, no livro Snow Crash, de 1992. Trata-se de uma obra de ficção científica que aborda um mundo virtual em 3D, habitado por avatares de pessoas reais. 



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