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Segurança digital reforça papel estratégico dos CSCs

Segurança digital reforça papel estratégico dos CSCs
Segurança digital reforça papel estratégico dos CSCs

Um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) é uma unidade que centraliza atividades administrativas comuns a diferentes áreas de uma organização, com o objetivo de padronizar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência operacional, conforme definição da Secretaria de Serviços Compartilhados (SSC) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)

Um estudo conduzido pela Associação Brasileira de Serviços Compartilhados (ABSC) concluiu que as tecnologias podem aumentar significativamente a eficiência em ambientes de CSC, eliminando processos manuais, reduzindo o tempo de processamento e melhorando o relacionamento com clientes internos.

José Luiz Vendramini, Sales Account Manager LATAM do gerenciador de certificados digitais Redtrust, aponta que nos CSCs de grandes empresas o uso de certificados digitais já faz parte da rotina em áreas como jurídica, contábil e fiscal, e são usados na assinatura de documentos, transmissão de declarações e acesso a plataformas regulatórias, governamentais, entre muitos outros processos.

"Quando os certificados estão instalados diretamente nas máquinas dos usuários e sem um controle centralizado, os riscos são elevados, podendo comprometer processos essenciais e a conformidade legal", observa o especialista.

Riscos em ambientes digitais

O executivo alerta que entre os problemas mais comuns, relacionados à segurança dos certificados digitais, em CSCs estão a indisponibilidade por expiração não monitorada, que pode paralisar processos essenciais como a emissão de notas fiscais eletrônicas, envio de declarações obrigatórias e assinatura de contratos.

Além disso, o uso indevido de certificados — que pode resultar em fraudes e riscos relacionados à exposição de certificados em ambientes com múltiplos usuários — e à falta de auditoria em processos descentralizados também são apontados como desafios em ambientes com grandes volumes de dados sensíveis e confidenciais como os CSCs.

"Em um CSC, onde centenas ou milhares de certificados podem estar em uso simultâneo em diferentes áreas, esses riscos se multiplicam e podem comprometer não apenas a operação, mas também a conformidade legal e a reputação da empresa", orienta o profissional.

Segurança digital

Vendramini destaca que soluções de gerenciamento seguro de identidades e credenciais impactam a confiabilidade e a eficácia do modelo de serviços compartilhados, pois oferecem transparência e rastreabilidade. "É possível criar políticas específicas de acesso para cada certificado e usuário, com monitoramento contínuo das atividades em tempo real, o que reduz a probabilidade de fraudes e interrupções nos serviços".

De acordo com o especialista, a gestão centralizada do ciclo de vida dos certificados evita atrasos em processos regulatórios, reduz retrabalho das equipes e assegura continuidade operacional em larga escala. Segundo ele, isso permite que o CSC atue com mais agilidade, produtividade e segurança, liberando tempo e recursos para tarefas estratégicas de maior valor para o negócio.

"Outro benefício é a emissão de alertas automáticos de renovação, que asseguram continuidade operacional e eliminam riscos de atrasos que poderiam afetar simultaneamente diferentes áreas da empresa. Dessa forma, o CSC entrega serviços mais confiáveis e eficientes, fortalecendo seu papel estratégico como hub corporativo", declara Vendramini.

O Sales Account Manager LATAM da Redtrust reforça que a segurança digital, quando bem estruturada, transmite confiança a clientes, parceiros e órgãos reguladores, colocando as empresas que a adotam à frente na prevenção de riscos e incidentes. Para o executivo, a gestão segura de certificados digitais representa um pilar fundamental para os CSCs e deve ser compreendida como parte essencial da estratégia de transformação digital das empresas.

"No contexto dos CSCs, essa maturidade se reflete em vantagem competitiva, com menos tempo perdido em problemas técnicos, maior disponibilidade de sistemas e eficiência ampliada, especialmente em setores altamente regulados, como financeiro e de saúde, onde a confiabilidade pode ser decisiva para conquistar e manter contratos estratégicos", enfatiza o profissional.

Para mais informações, basta acessar: redtrust.com/pt-br/



Contajá é reconhecida em ranking da FIA e Estadão

Contajá é reconhecida em ranking da FIA e Estadão
Contajá é reconhecida em ranking da FIA e Estadão

A Contajá Contabilidade Online foi reconhecida como uma das empresas com os melhores ambientes de trabalho do Brasil, segundo o ranking ‘Lugares Incríveis para Trabalhar 2025’, promovido pela FIA Business School em parceria com o jornal Estadão. A certificação é concedida com base na metodologia FEEx (FIA Employee Experience), que avalia o clima organizacional, a satisfação da equipe e as práticas de gestão de pessoas dentro das organizações.

Empresas de todos os portes e setores puderam se inscrever na pesquisa. Aquelas que atingiram os requisitos mínimos para se enquadrarem no ranking receberam um certificado de clima organizacional, uma devolutiva gratuita com dados consolidados e a possibilidade de uma análise aprofundada sobre seus processos internos.

De acordo com a especialista Gardênia Farias, gerente de Recursos Humanos da Contajá, o reconhecimento reforça o compromisso da empresa em construir um ambiente que valorize o desenvolvimento e o bem-estar dos colaboradores. "Para nós, é mais do que um selo: é a validação de que nossas ações de gestão de pessoas impactam positivamente no dia a dia dos funcionários", afirma.

Entre os fatores que contribuíram para a certificação, Farias destaca o plano de carreira estruturado oferecido pela empresa, as ações voltadas ao bem-estar físico e emocional dos profissionais e o fortalecimento das lideranças. "O alinhamento entre nossa cultura organizacional e as práticas de gestão foi essencial para que o time percebesse de forma clara e positiva esse cuidado no dia a dia", avalia.

Ela ressalta, ainda, que a empresa investe em práticas como encontros individuais entre líderes e colaboradores, feedbacks constantes e escuta ativa. "Essas ações mantêm uma relação transparente e de confiança, além de garantir que as necessidades dos colaboradores sejam ouvidas e transformadas em ações práticas".

A cultura organizacional da Contajá é centrada em pessoas e se baseia em valores como colaboração, empatia e diversidade. "No dia a dia, isso se traduz em um ambiente de trabalho leve, acolhedor e ao mesmo tempo desafiador, onde todos sabem que têm espaço para contribuir e crescer", afirma.

"Acreditamos que resultados sustentáveis só existem quando a equipe está bem. Esse equilíbrio se dá por meio de ações de bem-estar, benefícios pensados para apoiar a harmonia entre vida pessoal e profissional, e políticas claras que dão segurança e previsibilidade", completa a executiva.

Para manter o ambiente em conformidade com o reconhecimento recebido, a especialista afirma que a empresa pretende ampliar os programas de desenvolvimento individual e de liderança, com trilhas personalizadas e iniciativas de sucessão. Também estão previstas novas ações voltadas à saúde mental e qualidade de vida com uso de tecnologia e gamificação.

"Conseguimos encontrar um equilíbrio saudável entre colaboradores presenciais e remotos, garantindo que todos tenham acesso às mesmas oportunidades, reconhecimento e experiências de engajamento", destaca.

A empresa também aposta em iniciativas como o uso de analytics para prever necessidades de desenvolvimento e a criação de espaços colaborativos que fortaleçam conexões. "Seguiremos ouvindo os profissionais para que nosso ambiente continue evoluindo de forma autêntica e sustentável".

Na visão da executiva, o reconhecimento contribui tanto para atrair novos talentos quanto para fidelizar a equipe atual. "Para quem está de fora, o selo mostra que a Contajá não é apenas uma empresa que cresce nos negócios, mas também uma organização que valoriza quem faz parte dela. Para quem já está dentro, é motivo de orgulho e reforça a certeza de que está no lugar certo."

"RH, lideranças e colaboradores caminham juntos para construção de um espaço cada vez mais humano, inovador e preparado para os desafios do futuro. Esse selo é de todos nós", conclui.

Para saber mais, basta acessar: https://contaja.com.br



Saúde LGBTQIA+: inclusão e escuta ativa estruturam cuidado

Saúde LGBTQIA+: inclusão e escuta ativa estruturam cuidado
Saúde LGBTQIA+: inclusão e escuta ativa estruturam cuidado

A Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) foi instituída em 2011, pela Portaria nº 2.836 do Ministério da Saúde (MS). A iniciativa reconhece os efeitos da discriminação na saúde e busca reduzir desigualdades no acesso e na qualidade do atendimento.

O instrumento prevê medidas como a inclusão da identidade de gênero e da orientação sexual nos registros em saúde e a adoção de protocolos específicos de atendimento, reconhecendo que a condição de LGBT envolve hábitos corporais e práticas sexuais que demandam atenção específica e que, somadas ao estigma, ampliam a vulnerabilidade dessa população.

O Dr. Rodrigo Barbosa, cirurgião e fundador do Instituto Medicina em Foco, explica a importância de garantir um atendimento de saúde inclusivo e humanizado para a população LGBTQIA+ no Brasil.

"Garantir um atendimento inclusivo é uma questão de justiça social. A medicina tem o dever de acolher a diversidade com profissionalismo e respeito. Cada corpo, identidade e vivência merece ser visto de forma singular. Quando se acolhe com empatia, os desfechos clínicos melhoram e o vínculo terapêutico se fortalece", afirma Barbosa.

O Dr. Diego Gardenal, psiquiatra especialista em saúde LGBTQIA+ do Instituto Medicina em Foco, aponta os principais obstáculos enfrentados por essas pessoas ao buscar atendimento de saúde.

"Muitos pacientes relatam experiências de desrespeito, como o uso incorreto de pronomes, negação da identidade de gênero ou invisibilização de suas queixas. Isso, somado ao despreparo de parte da equipe técnica, gera um trauma que afasta essas pessoas do cuidado", revela o médico.

O psiquiatra ressalta que o preconceito dentro do ambiente médico afeta a saúde mental e física dessa população. "A discriminação médica leva à chamada ‘evitação do cuidado’, em que o paciente deixa de ir ao médico por medo. Isso perpetua quadros depressivos, transtornos de ansiedade e contribui para o agravamento de condições clínicas", conta.

Um levantamento da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade de São Paulo (USP) aponta que a população LGBTQIAP+ enfrenta desigualdade, estigma e discriminação, o que dificulta o acesso à saúde e contribui para taxas mais altas de problemas de saúde físicos e mentais.

A Dra. Antonela Siqueira, endocrinologista e especialista em hormonização trans do Instituto Medicina em Foco, pontua como a falta de capacitação dos profissionais de saúde impacta o cuidado com pacientes LGBTQIA+.

"A ausência de preparo específico resulta em abordagens inseguras, desatualizadas e, por vezes, danosas. Na hormonização, por exemplo, erros simples podem gerar riscos sérios. A formação médica precisa evoluir para incluir as demandas da população trans e não binária com ciência, mas também com escuta ativa e respeito", observa Siqueira.

Núcleo de Acolhimento à Diversidade (NuAD)

O fundador do Instituto Medicina em Foco acredita que a carência de acolhimento nos serviços tradicionais têm impulsionado o surgimento de clínicas voltadas exclusivamente para o público LGBTQIA+.

"É uma situação gerada pela necessidade. O paciente LGBTQIA+ quer, e tem direito, a um ambiente onde sua saúde não seja atravessada pelo julgamento. Essa nova geração de clínicas tem um papel social essencial".

O Instituto Medicina em Foco criou uma frente de cuidado integral e humanizado, voltada exclusivamente à saúde da população LGBTQIA+, a partir da percepção da demanda crescente por um espaço seguro para este grupo. O Núcleo de Acolhimento à Diversidade (NuAD) reúne um time multidisciplinar de especialistas que buscam promover o acolhimento e a inclusão no atendimento para a promoção da qualidade de vida e respeito à diversidade.

A Dr. Antonela Siqueira, endocrinologista e especialista em harmonização de pessoas trans, do Instituto, conta como foi pensada a estrutura e a equipe do NuAD, com objetivo de garantir um atendimento verdadeiramente inclusivo.

"O NuAD foi montado com base na escuta das demandas reais da comunidade. Desde a recepção, passando pela triagem até a cirurgia, tudo foi desenhado com objetivo de que o paciente se sinta respeitado e compreendido. Temos psicólogos, psiquiatras, cirurgiões, endocrinologistas, urologistas e ginecologistas", detalha Tavares.

O Dr. Alexandre Ferrari, proctologista e especialista em saúde do homem gay do Instituto Medicina em Foco, destaca que o NuAD oferece atendimento para todas as letras da sigla LGBTQIA+, com adaptação dos serviços para cada realidade. Segundo o médico, cada identidade e orientação tem suas especificidades.

"Cuidamos da saúde sexual de homens gays com foco em prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), realizamos exames proctológicos, tratamos mulheres lésbicas com atenção às particularidades ginecológicas, acompanhamos pessoas trans no processo de transição hormonal, cirúrgico, reprodutivo e vocal", esclarece Ferrari.

Equipe Médica e de Especialistas do NuAD

Dr. Rodrigo Barbosa – Proctologista, especialista em saúde LGBTQIA+ Dr. Vinicius Borges (@doutormaravilha) – Infectologista especialista em HIV Dra. Antonela Siqueira – Endocrinologista, especialista em saúde trans e terapia hormonal Dr. Paulo Barreto – Urologista, especialista em cirurgias de redesignação sexual Dr. Eduardo Baracat – Ginecologista, referência em ginecologia para a saúde LGBTQIA+ Dr. Leonardo Miggiorin – Psicólogo e ator, especialista em psicodrama e terapia de grupo LGBTQIA+ Dr. Diego Gardenal – Psiquiatra, especialista em saúde mental LGBTQIA+ Dra. Daniela Galli – Fonoaudióloga, especialista em terapia vocal para pessoas trans Dra. Isabela Tavares – Otorrinolaringologista, especialista em cirurgias da voz para pessoas trans

Dr. Guilherme Teixeira – Cirurgião Plástico Especialista em Mamas de pessoas trans Jessica Gomes – Fisioterapeuta pélvica, com foco em saúde LGBTQIA+ Dr. Alexandre Ferrari – Proctologista com atuação voltada à população LGBTQIA+



Apartheid Digital: IA pode catalisar a exclusão no Brasil

Apartheid Digital: IA pode catalisar a exclusão no Brasil
Apartheid Digital: IA pode catalisar a exclusão no Brasil

A exclusão digital no Brasil deixou de ser apenas uma questão de acesso a dispositivos ou conexão. Especialistas alertam que se trata de um fenômeno mais profundo, comprometendo a coesão social e a capacidade do país de competir em uma economia global orientada por dados e inteligência artificial. Dimitri de Melo, CMO do Grupo Partage e professor da Fundação Dom Cabral, alerta que o país já vive os primeiros sinais de um verdadeiro “apartheid digital”.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil ainda tem cerca de 9 milhões de pessoas analfabetas – cidadãos que não sabem ler nem escrever. Mais grave, aproximadamente 38 milhões são analfabetos funcionais, ou seja, apesar de terem frequentado a escola, não conseguem interpretar um texto simples ou resolver operações matemáticas básicas. Em outras palavras, três em cada dez brasileiros não possuem as competências mínimas para participar plenamente da vida econômica, cultural e política. Somando a esses números os milhões de brasileiros que nunca acessaram a internet ou que dispõem de acesso extremamente precário, o cenário é o de um país profundamente dividido pelo conhecimento. De um lado, uma parcela integrada ao ecossistema digital; de outro, uma massa de cidadãos praticamente à margem do século XXI. “Se não conseguimos garantir que as pessoas compreendam e interpretem um texto, como poderão se beneficiar de ferramentas baseadas em linguagem natural, como a inteligência artificial?” – questiona Dimitri de Melo.

A popularização da inteligência artificial (IA) é, ao mesmo tempo, promessa e alerta. Estudos já colocam o Brasil entre os países que mais utilizam ferramentas como o ChatGPT. No entanto, há uma diferença fundamental entre usar e entender. Muitos brasileiros interagem diariamente com algoritmos sem ter clareza de como eles funcionam, quais são seus impactos e de que forma podem influenciar suas vidas. Esse hiato fica evidente em pesquisas recentes: enquanto 93% dos brasileiros já utilizam alguma ferramenta de IA, quase metade da população não compreende plenamente o conceito de inteligência artificial. Essa lacuna de compreensão gera uma nova categoria de vulnerabilidade digital. Dimitri de Melo denomina esses excluídos do conhecimento tecnológico de “excluídos algorítmicos”. Esses cidadãos, explica ele, “vivem em meio a sistemas que decidem se terão crédito, emprego, acesso a serviços públicos ou informações relevantes, mas não possuem instrumentos para questionar ou compreender tais decisões. É como habitar um país governado por uma língua estrangeira que você não domina: você até existe dentro dela, mas não participa de fato”, resume o especialista.

Os efeitos da exclusão digital não se limitam à esfera individual – repercutem diretamente na competitividade nacional. Especialistas alertam que deixar uma parcela significativa da população para trás reflete-se em menor produtividade, aumento das desigualdades e riscos crescentes de instabilidade social. Para o Brasil, não investir em educação e letramento digital significa abrir mão de oportunidades econômicas valiosas e reforçar um ciclo vicioso de exclusão. “Deixar milhões de brasileiros sem acesso ao conhecimento básico sobre tecnologia é sabotar a si mesmo como nação. Cada cidadão excluído representa não apenas uma vida limitada, mas também uma oportunidade de crescimento desperdiçada para o país inteiro”, destaca Dimitri de Melo.

Educação como caminho para a inclusão digital

Especialistas são unânimes em apontar a educação como o único caminhocapaz de reverter esse quadro. Mas não se trata da educação tradicional nos moldes de sempre: o desafio exige uma abordagem integrada, envolvendo políticas públicas, setor privado e sociedade civil. Entre as medidas necessárias estão:

Um exemplo prático citado por Dimitri é o projeto IA PARA TODOS – AI MASTERS, que oferece capacitação gratuita em inteligência artificial para professores da rede pública de ensino. A iniciativa funciona como um multiplicador: ao preparar o educador, o conhecimento se dissemina para centenas de estudantes e, por extensão, para comunidades inteiras. “A lógica é simples: o professor preparado não apenas domina novas ferramentas, mas também transforma sua sala de aula em um polo de disseminação de cultura digital”, explica Dimitri. Esse efeito cascata gera impacto em escala e ajuda a reduzir o fosso que separa os incluídos dos excluídos digitais.

O debate está longe de ser exclusivo do Brasil. A Organização das Nações Unidas (ONU) já destacou, por meio do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 – Educação de Qualidade, que não haverá progresso sustentável sem educação inclusiva e adequada ao século XXI. Dentro desse contexto global, especialistas defendem que o Brasil precisa agir com urgência. O risco, caso contrário, é aprofundar um fosso cognitivo que comprometerá não apenas a vida de milhões de cidadãos, mas também a posição estratégica do país no cenário mundial.

O risco de um apartheid digital brasileiro não é inevitável. Ele pode ser combatido com políticas públicas consistentes, engajamento do setor privado e iniciativas da sociedade civil – mas é preciso agir agora, antes que o fosso se torne irreversível. Dimitri de Melo sintetiza a urgência do momento em suas palavras finais: “O Brasil só será protagonista da era digital se investir imediatamente em inclusão cognitiva e tecnológica. É um imperativo de sobrevivência econômica e social”.



Manpower contrata: 83 vagas em SP, RJ e PR

Manpower contrata: 83 vagas em SP, RJ e PR
Manpower contrata: 83 vagas em SP, RJ e PR

A consultoria de recursos humanos ManpowerGroup Brasil atua em todo o território nacional no processo de recrutamento e seleção para grandes empresas do país e está oferecendo vagas temporárias para motorista, auxiliar de entrega, auxiliar administrativo, auxiliar de atendimento e atendente de chat e mídias sociais júnior. Os candidatos podem se inscrever até 8 de outubro.

Para o cargo de motorista, é possível se candidatar para as cidades de Cajamar, SP, ou para o Rio de Janeiro, RJ. É necessário ter ensino médio completo, CNH categoria C, conhecimentos básicos de mecânica e vivência com atendimento ao cliente. As principais atribuições envolvem a entrega de produtos e mercadorias no prazo estabelecido, verificar integridade dos itens e realizar conferência com o cliente.

Há oportunidades para auxiliar de entrega nas cidades de Pinhais, PR; Rio de Janeiro, RJ; e Cajamar, SP. As atividades abrangem a entrega das mercadorias, carregar e descarregar veículos e atender clientes. Os requisitos são ensino médio completo e cautela na movimentação de produtos.

Na cidade de Cajamar, há vagas para auxiliar administrativo. Para serem elegíveis, os candidatos devem possuir ensino superior completo, conhecimento no pacote Office e SAP. Neogrid será considerado um diferencial. As responsabilidades do cargo contemplam acompanhamento das transportadoras, gestão dos processos de devoluções e contatos pós-entrega.

Para o cargo de atendente de chat e mídias sociais júnior, aplicam-se residentes de São Paulo, SP. É necessário ensino médio completo, experiência com atendimento via chat e mídias sociais e noções do Código de Defesa do Consumidor (CDC). As funções abrangem atendimento em diversos canais, esclarecimento de dúvidas, abertura de chamados, refaturamento de notas fiscais, alterações cadastrais e suporte administrativo.

Para São Paulo, SP, há vagas na função de auxiliar de atendimento. Os requisitos são ensino médio completo, experiência em atendimento por voz e conhecimentos básicos do Código de Defesa do Consumidor. As atividades incluem atendimento telefônico receptivo, retornos de contato, suporte às lojas, tratativas iniciais de dúvidas, refaturamentos simples, alterações cadastrais, emissão de boletos e segunda via de notas fiscais.
 
Os benefícios incluem vale-transporte, vale-refeição e seguro de vida.

Os profissionais interessados podem conferir outras informações e fazer um cadastro até o dia 15 de outubro por meio do link: https://forms.office.com/r/5gg1sBWnXi.

Para conferir outras oportunidades de emprego, basta acessar o portal de vagas e conferir todas as opções disponíveis: https://vagas.manpowergroup.com.br/.



Sebrae Ceará promove eventos que unem negócios, inovação e tecnologia

Sebrae Ceará promove eventos que unem negócios, inovação e tecnologia
Sebrae Ceará promove eventos que unem negócios, inovação e tecnologia

O Sebrae/CE realiza, simultaneamente, de 8 a 10 de outubro, a Feira do Empreendedor e o Siará Tech Summit 2025, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Os eventos ocuparão pavilhões independentes, somando 13.500 metros quadrados de área, projetados para receber cerca de 60 mil visitantes ao longo de três dias.

Empreendedores, startups, investidores, empresas, universidades e especialistas terão acesso a um ambiente de trocas e conexões capazes de impulsionar negócios, estimular parcerias estratégicas e fortalecer a cultura empreendedora e de inovação no estado.

Além de reunir milhares de participantes, a iniciativa movimenta diversos setores da economia local, como hotelaria, transporte, gastronomia, comércio e serviços, projetando Fortaleza no calendário nacional como polo de negócios, inovação e tecnologia.

A Feira do Empreendedor retorna com a missão de apoiar a criação de novos negócios, estimular a expansão das empresas já existentes e difundir a cultura empreendedora. A programação inclui palestras magnas, oficinas práticas, arenas de negócios, rodadas de crédito, consultorias e networking, sempre com foco também em práticas sustentáveis e inclusivas.

Entre os nomes confirmados estão: Luis Justo, CEO da Rock World (Rock in Rio e The Town); Martha Gabriel, futurista e autora de publicações em inovação e negócios; João Branco, ex-VP de marketing do McDonald’s; Nega Lora, empreendedora feminina; Nath Finanças, influenciadora em educação financeira; Raí, ex-jogador; Murilo Rosa, ator e comunicador com trajetória no cinema, teatro e televisão.

Reconhecido como um dos maiores eventos de inovação do Nordeste, o Siará Tech Summit reúne startups, universidades, aceleradoras, investidores, empresas e órgãos públicos para debater tendências globais e apresentar soluções tecnológicas aplicadas ao mercado. A programação contempla pitchs de startups, hackathons, mentorias, lançamentos de produtos, painéis temáticos e debates sobre disrupção digital.

Entre os palestrantes confirmados estão: Allan Costa, cofundador da Curitiba Angels e da AAA Inovação; Dado Schneider, palestrante de cultura organizacional, marketing e futuro do trabalho; Daniela Klaiman, futurista e CEO da FutureFuture, especialista em comportamento do consumidor e inovação; Flávio Muniz, gestor da agência Espalhando Marketing Digital; Lala Deheinzelin, futurista e especialista em novas economias e sustentabilidade.

O Siará Tech Summit também se projeta internacionalmente, funcionando como trampolim para startups cearenses e brasileiras que desejam ganhar espaço em eventos de repercussão mundial, como o Web Summit Lisboa.

As inscrições para os eventos são gratuitas e estão disponíveis no site do Sebrae Ceará.



Capture Dados SAP em Tempo Real com Boomi

Boomi, líder em automação orientada por IA, anunciou hoje a disponibilidade geral de ingestão nativa do Change Data Capture (CDC) para dados de SAP. Disponível a partir de hoje a nível mundial, o novo recurso permite que equipes corporativas ingiram dados com segurança de SAP ECC, S/4HANA e SAP Business Warehouse (BW) em qualquer ‘data lake’ ou armazenamento de dados em nuvem, sem precisar registrar uma única linha de código. Ao facilitar o acesso instantâneo a dados críticos de SAP em toda a organização, este lançamento capacita as organizações a atuar com mais rapidez, aumentar a agilidade operacional e aprimorar o suporte a iniciativas de IA e análise.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251008418289/pt/

Boomi Introduces New Change Data Capture for SAP Data, Powering Agentic Transformation With Real-Time Insights

Boomi Introduces New Change Data Capture for SAP Data, Powering Agentic Transformation With Real-Time Insights

“Este lançamento é um marco importante para os clientes de SAP que buscam modernizar sua infraestrutura de dados”, disse Mani Gill, Vice-Presidente de Produto para Dados e IA na Boomi. “Ao combinar ingestão de múltiplas tabelas, CDC integrado e transformação com reconhecimento de esquema, estamos aproveitando dados de SAP para tomadas de decisão em tempo real, sem necessidade de habilidades especializadas ou desenvolvimento personalizado.”

Com os clientes de SAP gerando 84% do comércio mundial total e 98 das 100 maiores empresas do mundo operando com SAP1, a capacidade de acessar e atuar facilmente sobre os dados de SAP é essencial para impulsionar a inovação e a eficiência operacional. O novo recurso de ingestão de CDC da Boomi ajuda as organizações a modernizar análises sem complexidade, permitindo que os dados SAP sejam ingeridos em minutos, sem a necessidade de codificação ABAP. Ao combinar dados de SAP e não SAP em tempo real, as empresas podem acelerar o tempo de obtenção de informações para casos de uso de IA e inteligência empresarial.

Ao contrário das ferramentas de integração proprietárias, a Boomi oferece flexibilidade e liberdade de escolha, permitindo que os clientes alimentem qualquer ‘data lake’ ou armazenamento de dados em nuvem, eliminando a dependência de provedores. A solução também reduz custos e cargas de recursos, ao eliminar a necessidade de desenvolvimento de SAP personalizado e simplificar a manutenção contínua. Mais importante ainda, ela se alinha às demandas das arquiteturas de TI modernas, capacitando as empresas a desenvolver estratégias de dados escaláveis, nativas da nuvem e orientadas por IA para o futuro.

“Extrair dados de aplicativos corporativos críticos, como SAP, de modo confiável para atender a cargas de trabalho operacionais e analíticas sempre foi um desafio técnico”, disse Matt Aslett, Diretor de Pesquisa, Dados e Análise da ISG. “Produtos que reduzem a complexidade de acessar e atuar sobre dados vêm se convertendo na base para aprimorar a agilidade empresarial e dar suporte a estratégias de IA e análise em grande escala.”

Principais capacidades:

  • Captura de dados alterados (CDC) integrada: Capta alterações em SAP ECC, S/4HANA e BW quase em tempo real.
  • Ingestão de múltiplas tabelas: Ingere dados SAP em escala de tabelas, visualizações CDS, extratores e muito mais.
  • Transformação com reconhecimento de esquema: Converte dados tabulares estruturados de SAP brutos em JSON para transferências de dados fáceis e confiáveis.
  • Integração nativa do nível do aplicativo e certificada por SAP: A Boomi para SAP se conecta diretamenteàlógica empresarial de SAP através do nível do aplicativo, sem necessidade de acesso ao banco de dados.
  • Funções empresariais: Desduplicação, ponto de verificação de fluxo e registro de auditoria incluídos.

Recursos adicionais:

Sobre a Boomi

A Boomi, líder em automação orientada por IA, permite que organizações do mundo todo conectem tudo, automatizem processos e acelerem resultados. A Boomi Enterprise Platform, incluindo o Boomi Agentstudio, unifica integração e automação, junto com dados, API e gestão de agentes de IA, em uma solução única e abrangente. Com a confiança de mais de 25.000 clientes e o suporte de uma rede de mais de 800 parceiros, a Boomi impulsiona a transformação agêntica, ao ajudar empresas de todos os portes a obter agilidade, eficiência e inovação em escala. Saiba mais em boomi.com.

© 2025 Boomi, LP. Boomi, o logotipo “Boomi”, o logotipo “B” e Boomiverse são marcas registradas da Boomi, LP ou de suas subsidiárias ou afiliadas nos EUA e em outros países. Todos os direitos reservados. Outros nomes ou marcas podem ser marcas registradas de seus respectivos proprietários.

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1 SAP, Fast Facts About SAPhttps://www.sap.com/documents/2017/04/4666ecdd-b67c-0010-82c7-eda71af511fa.html

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato de mídia:

Brandon Gubitosa

Gestão de Dados, Relações com a Mídia e Comunicações

brandon.gubitosa@boomi.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Boomi Agentstudio: Adoção Rápida de IA para Empresas

Boomi™, líder em automação orientada por IA, anunciou hoje que o Boomi Agentstudio obteve rápida adoção por clientes e parceiros da Boomi. Clientes como Lexitas, SPIE e Avalara já exploram as possibilidades do Agentstudio, destacando a posição da Boomi Enterprise Platform como a plataforma preferida para IA agêntica em escala empresarial. Ao aproveitar este impulso, organizações em todo o mundo já implantaram mais de 50.000 agentes de IA em produção, enquanto a Boomi e seus parceiros publicaram mais de 300 modelos de fluxo de trabalho agênticos no Boomi Marketplace, que ajudam organizações a acelerar a transformação agêntica em todos os setores.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251008031962/pt/

Boomi Agentstudio Achieves Rapid Adoption, Solidifying Boomi Enterprise Platform as Choice for Agentic AI at Scale

Boomi Agentstudio Achieves Rapid Adoption, Solidifying Boomi Enterprise Platform as Choice for Agentic AI at Scale

Clientes escalam agentes de IA para produção

Desde o lançamento geral do Boomi Agentstudio em maio de 2025, a adoção corporativa disparou, passando da experimentaçãoàprodução em escala. Em apenas alguns meses, os clientes impulsionaram um aumento de 10 vezes no número de agentes criados, governados e implantados, uma evidência clara da rapidez com que as organizações vêm operacionalizando a IA com a Boomi.

“O Boomi Agentstudio nos dá a oportunidade de reimaginar como a automação poderia ser em nossos negócios”, disse John Baker, Diretor de Informação da Lexitas. “A promessa de orquestrar agentes que atuam, se adaptam e cooperam com equipes de modo multifuncional nos deixa animados com o potencial de ir muito além da simples automação de tarefas.”

Parceiros impulsionam inovação de agentes em escala

O ecossistema de parceiros da Boomi também está ganhando impulso ao recorrer ao Boomi Agentstudio, a fim de criar e publicar agentes para adoção direta pelos clientes. Até hoje, a Boomi e seus parceiros entregaram mais de 300 modelos de fluxo de trabalho agênticos ao Boomi Marketplace, com novas soluções adicionadas regularmente. Desenvolvidos por integradores de sistemas líderes, como Tech Mahindra, Onepoint, Sage IT e Jade Global, estes agentes permitem que os clientes acessem com rapidez soluções validadas e prontas para uso, que abordam desafios de negócios reais, ao reduzir o tempo e o custo necessários para implementar IA.

Atul Soneja, Diretor de Operações da Tech Mahindra(NSE: TECHM), líder mundial em prover consultoria em tecnologia e soluções digitais para empresas de todos os setores,disse: “À medida que as empresas migram dos experimentos de IA para a produção, o verdadeiro ponto de inflexão reside na automação agêntica, governada, confiável e mensurável. Ao criar e publicar agentes de IA no Boomi Marketplace, aTech Mahindrapode oferecer soluções comprovadas e repetíveis a clientes em todo o mundo. A velocidade com que podemos lançar novas ofertas no mercado com a Boomi é incomparável, e os clientes se beneficiam imediatamente de agentes prontos para implantação.”

Confiança e controle definem o futuro dos agentes de IA

Para equilibrar inovação rápida com controle, o Boomi Agentstudio incorpora governança diretamente em seu design. Do monitoramento e detecção de anomaliasàgestão completa do ciclo de vida dos agentes, as empresas obtêm as salvaguardas necessárias para aproveitar os benefícios da IA ​​agêntica sem comprometer a confiança ou a conformidade.

Especialistas do setor enfatizam a importância da governançaàmedida que as empresas escalam agentes de IA para produção.“À medida que as organizações deixam de experimentar agentes de IA e passam a executá-los em ambientes de missão crítica, a governança se torna inegociável”, disse Nick Patience, Vice-Presidente e Líder de Práticas de Plataformas de IA na Futurum. “Sem visibilidade e controle, os agentes podem criar riscos em vez de valor. Fornecedores que oferecem governança junto com suporte entre provedores vêm moldando o futuro da transformação empresarial agêntica.”

“Os clientes escalam agentes de IA para produção, e os parceiros trazem novas soluções ao mercado em velocidade recorde, ambos com tecnologia do Boomi Agentstudio”, disse Steve Lucas, Presidente e Diretor Executivo da Boomi. “Este duplo impulso reflete a força única da Boomi de potencializar a inovação e, ao mesmo tempo, garantir governança, confiança e escala a nível empresarial. Junto com nossos clientes e parceiros, estamos construindo o futuro da transformação agêntica.”

O próximo passo na transformação agêntica

O Boomi Agentstudio evoluiu rapidamente com novos recursos a nível empresarial criados para acelerar a inovação, intensificar a governança e simplificar a adoção de IA em escala.

  • Governança de agentes entre provedores – As empresas podem registrar e controlar agentes da Amazon, Salesforce, Microsoft e contas personalizadas mediante APIs abertas, tudo dentro da Boomi Agent Control Tower. Isto proporciona uma única fonte de verdade para gerenciar agentes de IA em toda a organização, ao oferecer visibilidade e consistência incomparáveis.
  • Detecção de anomalias de agentes – A Boomi monitora continuamente o comportamento dos agentes para detectar irregularidades em tempo real. Isto ajuda as organizações a resolver problemas com mais rapidez, proteger melhor os sistemas contra possíveis violações e garantir que os agentes atuem sempre conforme o esperado.
  • Suporte do Model Context Protocol (MCP) – A Boomi fornece suporte completo ao MCP, ao selecionar e expor APIs, integrações e serviços como ferramentas reutilizáveis ​​e compatíveis com o MCP, que os agentes podem descobrir e utilizar facilmente. Isto permite que as empresas estendam seu ecossistema com segurança e acelerem os resultados dos agentes, sem a necessidade de reconstrução.
  • Resultados previsíveis – Com entrada/saída (I/O) estruturadas, os agentes de IA podem se comunicar com sistemas empresariais ao usar formatos previsíveis e legíveis por máquina. Isto garante uma orquestração suave de múltiplos agentes, reduz erros e facilita o dimensionamento de fluxos de trabalho complexos e prontos para produção.
  • Mais de 300 modelos de fluxos de trabalho agênticos – Em conjunto com parceiros, a Boomi oferece um ecossistema próspero com mais de 300 fluxos de trabalho agênticos que abordam casos de uso comuns em departamentos e setores. Estes modelos permitem que as equipes comecem a trabalhar com rapidez, pulem pontos de partida genéricos e tenham foco em adaptar os agentes às suas necessidades comerciais específicas.
  • Registros de telemetria centralizados – Toda a atividade dos agentes é captada em 30 dias de registros de telemetria. Isto dá às empresas visibilidade completa das ações dos usuários e do sistema, que garantem responsabilidade, conformidade e controle operacional.

Com base no impulso do Agentstudio, a adição do Agent Step amplia ainda mais a liderança da Boomi como plataforma para transformação agêntica. O Agent Step incorpora agentes de IA diretamente aos processos de integração dentro do conhecido Boomi Process Canvas, colocando a inteligência exatamente onde os desenvolvedores trabalham, exatamente quando precisam. Ao ir além da lógica estática para a tomada de decisões em tempo real e com base no contexto, as empresas podem alcançar novos níveis de elevada produtividade e resiliência em seus fluxos de trabalho de automação. No panorama empresarial atual, impulsionado pela IA, esta capacidade de conectar a inteligência perfeitamente aos processos de integração não é mais opcional, mas sim essencial.

Recursos adicionais

Sobre a Boomi

A Boomi, líder em automação orientada por IA, permite que organizações do mundo todo conectem tudo, automatizem processos e acelerem resultados. A Boomi Enterprise Platform, incluindo o Boomi Agentstudio, unifica integração e automação, junto com dados, API e gestão de agentes de IA, em uma solução única e abrangente. Com a confiança de mais de 25.000 clientes e o suporte de uma rede de mais de 800 parceiros, a Boomi impulsiona a transformação agêntica, ao ajudar empresas de todos os portes a obter agilidade, eficiência e inovação em escala. Saiba mais em boomi.com.

© 2025 Boomi, LP. Boomi, o logotipo “Boomi”, o logotipo “B” e Boomiverse são marcas registradas da Boomi, LP ou de suas subsidiárias ou afiliadas nos EUA e em outros países. Todos os direitos reservados. Outros nomes ou marcas podem ser marcas registradas de seus respectivos proprietários.

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Contato:
Mídia:

Kristen Walker

Comunicações Corporativas Globais da Boomi

kristen.walker@boomi.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Como a IA reduz empregos repetitivos e cria especializados

Como a IA reduz empregos repetitivos e cria especializados
Como a IA reduz empregos repetitivos e cria especializados

O relatório do Fórum Econômico Mundial “Future of Jobs Report 2025” projeta para o período de 2025 e 2030 que 92 milhões de vagas de trabalho deixarão de existir. No entanto, 170 milhões de novas funções surgirão, implicando crescimento líquido de 7% no emprego mundial.

O relatório indica que a IA promoverá a redução de vagas juniores e repetitivas. Cargos como caixas e atendentes de bilheteria, digitadores, secretários executivos e assistentes administrativos, servidores de correios e bancários devem reduzir em números absolutos. Em contrapartida, haverá geração de empregos especializados em funções tecnológicas e ligadas à transição verde.

Destacam-se especialistas em big data, engenheiros de fintech, especialistas em IA e machine learning, desenvolvedores de software e aplicativos, analistas de segurança da informação, engenheiros ambientais e de energia renovável, e especialistas em veículos autônomos e elétricos.

Estarão em alta postos que exigem habilidades avançadas e muita especialização, sinalizando uma demanda crescente por profissionais com formação técnica aprofundada e capacidade de inovar e adaptar-se ao cenário tecnológico.

A fossilização das profissões e os impactos da tecnologia

O artigo “A Inserção da Inteligência Artificial no Mercado de Trabalho e suas Consequências”, de autoria de Igor Mantovani Veiga Vicentin e do Dr. Alder Thiago Bastos destaca que a automação, impulsionada por IA, está diretamente ligada à eliminação de postos de trabalho, sobretudo aqueles que envolvem tarefas rotineiras e repetitivas.

Funções como serviços administrativos, operacionais, braçais e de atendimento ao público, antes porta de entrada, veem-se agora progressivamente substituídas por maquinário e algoritmos, tornando-se profissões obsoletas e fossilizadas. Apesar disso, o estudo aponta que a IA “destrói” certas funções e, simultaneamente, “cria” novas oportunidades e exige dos profissionais uma requalificação significativa em formação e adaptabilidade.

O artigo enfatiza a urgência em desenvolver habilidades que a IA não possa replicar, como interação humanizada e julgamento crítico, além da aprendizagem contínua. O material desenha um panorama em que a adaptação proativa às demandas tecnológicas, mais que uma vantagem, é uma necessidade para sobreviver e prosperar profissionalmente.

Reinventando carreiras: a imperativa busca por capacitação na era da IA

Neste contexto, o artigo da Faculdade de Administração e Economia (FAE) de São José dos Pinhais-PR “Tecnologia e Capacitação: O Caminho para a Reinvenção Profissional” enfatiza que a capacitação e a reinvenção profissional deixaram de ser um diferencial para se tornar uma necessidade incontornável.

O texto destaca que as funções repetitivas e puramente operacionais são as mais suscetíveis à automação, exigindo dos profissionais um movimento proativo direcionado a desenvolver novas competências para prosperar nesse ambiente dinâmico. Os indivíduos precisam investir continuamente em aprendizado, buscar aprimorar habilidades e adquirir novos conhecimentos que as máquinas ainda não conseguem replicar.

A redenção: novas oportunidades e meios para proteger carreiras

Oded Israeli, Chief Marketing Officer (CMO) da startup israelense Wawiwa Tech, que já requalificou mais de 50 mil profissionais para a tecnologia, relata que “profissionais que nunca trabalharam com tecnologia precisam ingressar em setores impulsionados pela IA, enquanto os trabalhadores atuais devem continuamente atualizar habilidades para manter seus currículos relevantes. Isso exige agilidade: atualizar programas, alinhar diplomas e cursos às necessidades do segmento para acompanhamento das inovações da IA e garantir a sobrevivência no mercado profissional em transformação”.

Diercio Ferreira, CEO da TechTalent Innovation School de Belo Horizonte, defende que “o modelo educacional para a capacitação em tecnologia num cenário schumpeteriano de destruição criativa de empreendimentos e profissões exige adotar abordagens de IA em todos os lugares, integrando a IA aos programas de treinamentos, operações comerciais e metodologias de ensino. Garantindo que as empresas e profissionais aprendam a usar a inteligência artificial em vez de serem substituídos por ela”.



Você quer ser piloto de corridas sem ter um carro? Então tem que ver este Podcast.


Neste Podcast, gravado no autódromo de Interlagos em São Paulo, conversei com o piloto Ingo Hoffmann, 12 vezes campeão da principal categoria de corrida de carros do Brasil, a Sock Car.

Falamos sobre a categoria Race Cup, que é considerada a categoria de entrada para pilotos amadores. A única exigência é ter verba suficiente para alugar o carro padrão da categoria, além de outras despesas.

Quanto custa, quais carros estão disponíveis e como faz para entrar você descobre vendo este Podcast, que está imperdível.

Veja agora o Podcast, curta o vídeo, compartilhe e inscreva-se no canal.



HCLTech: Melhores e Mais Sustentáveis em 2025

A HCLTech, uma empresa com liderança global em tecnologia, foi reconhecida pela revista TIME em dois de seus principais rankings globais: Melhores Empresas do Mundo 2025 e Empresas Mais Sustentáveis do Mundo 2025.

Estas duas classificações incluem vários destaques importantes:

  • A empresa de tecnologia com sede na Índia obteve a melhor classificação pelo segundo ano consecutivo e está entre as 20 maiores empresas globais em Serviços Profissionais no ranking das Melhores Empresas do Mundo de 2025
  • Classificada entre as 15 melhores em Serviços Profissionais nas Empresas Mais Sustentáveis ​​do Mundo 2025

O ranking das Melhores Empresas do Mundo 2025 avalia as empresas em três aspectos fundamentais: satisfação dos colaboradores, crescimento da receita e transparência sobre a sustentabilidade. A HCLTech demonstrou bons resultados em todas as medidas, relatando uma receita consolidada de US$ 13,8 bilhões no ano fiscal de 2025, com crescimento de 4,7% em moeda constante. Além disso, a empresa tem uma força de trabalho diversificada, com 29% de mulheres globalmente e 50% de mulheres no conselho de administração. A empresa foi igualmente incluída no S&P Global Sustainability Yearbook pelo terceiro ano consecutivo e reconhecida como um Global Top Employer (Melhor Empregador Global) pelo Top Employers Institute.

A inclusão da HCLTech no ranking das Empresas Mais Sustentáveis do Mundo de 2025 evidencia o seu progresso ambiental, climático e social mensurável. Avaliada entre mais de 5.700 empresas ao redor do mundo, a classificação destacou a redução de 46% nas emissões de gases de efeito estufa da HCLTech, a obtenção de zero resíduos destinados a aterros sanitários em todas as suas instalações e a reposição de água em uma quantidade superior a 31 vezes seu consumo. A empresa se comprometeu a atingir emissões líquidas zero até 2040 e continua a promover iniciativas de governança responsável e impacto social.

“Este duplo reconhecimento da TIME reforça os valores que moldaram a HCLTech por décadas, ao mesmo tempo em que destaca o nosso compromisso inabalável com a sustentabilidade”, disse C. Vijayakumar, CEO e diretor administrativo da HCLTech. “Ao celebrarmos esses reconhecimentos da TIME, mantemos nosso empenho em transcender fronteiras, acolher transformações e promover um impacto sustentável para nossos colaboradores, clientes e as comunidades mais abrangentes em todo o mundo.”

Esta dupla homenagem acontece após outros acontecimentos significativos em 2025, como o 25º aniversário da HCLTech como uma empresa de capital aberto e seu reconhecimento como a marca de serviços de TI de crescimento mais rápido pela Brand Finance.

Para ver a lista completa de prêmios para ambos os reconhecimentos, visite: Melhores Empresas do Mundo 2025 e Empresas Mais Sustentáveis ​​do Mundo em 2025.

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Contato:
Para mais detalhes, entre em contato com:

Meredith Bucaro, Américas

meredith-bucaro@hcltech.com

Elka Ghudial, EMEA

elka.ghudial@hcltech.com

James Galvin, APAC

james.galvin@hcltech.com

Nitin Shukla, Índia

nitin-shukla@hcltech.com

Fonte: BUSINESS WIRE



ZAPI GROUP lança novos recursos de alta tensão na The Battery Show North America 2025

ZAPI GROUP, líder mundial em tecnologia de eletrificação, irá apresentar seus mais recentes avanços em soluções de carregamento, criadas para satisfazer necessidades em evolução dos fabricantes de equipamentos originais e do mercado de eletrificação mais amplo no The Battery Show North America em Detroit, de 6 a 9 de outubro.

Na feira, o ZAPI GROUP irá revelar novos recursos de carregamento de alta tensão e alta potência para fabricantes de equipamentos originais que desenvolvem uma ampla gama de soluções de eletrificação industrial e de mobilidade. Os dois primeiros projetos são carregadores de bordo refrigerados a líquido de 7,2 kW e 22 kW para baterias de 400 V e 800 V. Amostras para testes de compatibilidade e interoperabilidade do sistema estarão disponíveis em breve.

“Estamos orgulhosos de anunciar novos recursos, a fim de desenvolver soluções de carregamento exclusivas para os ambientes mais exigentes em todos os setores”, disse Sarah MacKinnon, Diretora Executiva da Delta-Q Technologies, uma empresa do ZAPI GROUP. “Com recursos modulares, como módulos de comunicação de linha de energia integrados, conversores DC-DC e controles digitais avançados, estas soluções visam definir um novo padrão de desempenho e adaptabilidade. Estamos animados em oferecer a nossos parceiros fabricantes de equipamentos originais maior flexibilidade e mais oportunidades para desenvolver sistemas que satisfaçam suas necessidades específicas.”

Estas novas soluções de carregamento, junto com a expansão das capacidades do Grupo em navegação autônoma, segurança e rastreamento de ativos, telemática e prevenção de colisões, são o resultado de recentes aquisições estratégicas e consolidam ainda mais a posição da empresa como líder em oferecer soluções.

Outros produtos novos e complementares em exposição serão o conversor DCC3, um conversor DC/DC compacto e robusto, projetado para máxima flexibilidade em várias aplicações de construção, com segurança cibernética nativa, e o inversor ACH3, um inversor de alta tensão de terceira geração com software de controle personalizável para melhor desempenho.

Para mais informações e visualizar os recursos e as soluções mais recentes, visite o estande 3011 do ZAPI GROUP.

Sobre o ZAPI GROUP

O ZAPI GROUP vem projetando a transição a um futuro totalmente elétrico com um portfólio de produtos altamente integrado, incluindo controladores de movimento, motores elétricos e carregadores de bateria de alta frequência para aplicação em veículos totalmente elétricos e híbridos. Provemos a integração completa de sistemas, software de navegação autônoma, bem como rastreamento de segurança e ativos para gestão de frotas. Nossas empresas incluem Zapi, Schabmueller, Inmotion, Delta-Q, BlueBotics, ZIVAN, Best Motor, ZTP, Ubiquicom, 4e Consulting e Stercom.

Como líder mundial em eletrificação, com ampla experiência em sistemas, inovações de ponta e obsessão por impulsionar o sucesso dos clientes, o ZAPI GROUP conta atualmente com mais de 1.700 funcionários ao redor do mundo, com uma receita total anual de mais de US$ 700 milhões. Para mais informações, acesse www.zapigroup.com.

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Contato:
Carley Gray, Relações Públicas da Communiqué

Tel.: (206) 282-4923 R. 114

E-mail: zapigrouppr@communiquepr.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Andersen Consulting reforça capacidades de transformação digital com a Jolera

A Andersen Consulting aprofunda a sua plataforma por meio de um acordo de colaboração com a empresa global de integração de sistemas Jolera, fornecendo soluções de transformação digital seguras e escaláveis.

Fundada em 2001, a Jolera é uma provedora de TI completa que oferece segurança cibernética, gerenciamento de infraestrutura, serviços de IA e dados e suporte ao usuário final. A empresa oferece soluções de monitoramento e gerenciamento, backup e recuperação, desenvolvimento de aplicativos e estratégia de TI para impulsionar resultados comerciais e valor de longo prazo para os clientes. Atendendo a setores como construção, manufatura, serviços financeiros, telecomunicações, mídia, fusões e aquisições e setor público, a Jolera combina alcance global com execução local em operações digitais e em nuvem.

“Na Jolera, sempre acreditamos que a inovação começa com responsabilidade”, disse o CEO da Jolera, Alex Shan. “Nossa equipe foi estruturada para gerar resultados apoiados em valores sólidos, rigor operacional e um profundo compromisso com o sucesso do cliente. Colaborar com a Andersen Consulting nos permite alinhar com uma organização que compartilha da mesma visão e ampliar o impacto de nossas soluções.”

“A Jolera traz uma combinação de capacidades de TI de nível empresarial, experiência em infraestrutura global e uma cultura centrada no cliente”, disse Mark L. Vorsatz, presidente global e CEO da Andersen. “A capacidade deles de fornecer serviços tecnológicos seguros, escaláveis e inteligentes fortalece nossa plataforma e aprimora as soluções que oferecemos aos clientes que passam por transformações digitais complexas.”

A Andersen Consulting é uma empresa global de consultoria que oferece um conjunto abrangente de serviços que abrangem estratégia corporativa, negócios, tecnologia e transformação de IA, além de soluções de capital humano. A Andersen Consulting integra-se ao modelo de serviços multidimensional da Andersen Global, oferecendo consultoria de classe mundial, além de expertise em impostos, direito, avaliação, mobilidade global e assessoria em uma plataforma global com mais de 44.000 profissionais em todo o mundo e presença em mais de 600 localidades por meio de suas empresas-membros e empresas colaboradoras. A Andersen Consulting Holdings LP é uma sociedade limitada e fornece soluções de consultoria por meio de suas empresas-membros e empresas colaboradoras no mundo inteiro.

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Contato:

mediainquiries@Andersen.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Fortegra estabelece presença na sala de subscrição da Lloyd’s

A Fortegra Group, Inc. (“Fortegra” ou “a Empresa”), seguradora global especializada e subsidiária da Tiptree Inc. (NASDAQ: TIPT), anunciou hoje que garantiu uma posição na sala de subscrição da Lloyd’s.

Com efeito imediato, a Fortegra passará a operar a partir da Posição 388, na terceira galeria da sala de subscrição da Lloyd’s, o que representa um marco significativo no compromisso estratégico da empresa com o mercado de seguros de Londres.

Com a adição de uma caixa na Lloyd’s à sua rede de mais de 20 locais, incluindo seu escritório em Londres no icônico edifício “Walkie Talkie” na 20 Fenchurch Street e escritórios nos Estados Unidos e na Europa, a Fortegra reforçou sua posição como um mercado de primeira linha para o desenvolvimento de soluções de seguros confiáveis que abordam riscos complexos e em constante evolução.

“Este é um passo decisivo em nossa estratégia de expansão de longo prazo”, disse Mark Figes, diretor-presidente da Fortegra Insurance UK Limited. “Nossa presença na sala de subscrição da Lloyd’s reforça nossas operações já consolidadas em Londres e Bruxelas, ampliando nossa capacidade de oferecer soluções de seguro confiáveis e acesso fluido ao mercado para nossos parceiros.”

Rick Kahlbaugh, presidente e diretor-executivo da Fortegra Group, Inc., acrescentou: “A Lloyd’s representa o epicentro do mercado global de seguros especializados. Nossa presença física aqui reforça nosso compromisso em fortalecer relacionamentos com corretores e parceiros, ao mesmo tempo em que posiciona a Fortegra no centro da transferência internacional de riscos.”

Sobre a Fortegra

Por mais de 45 anos, a Fortegra, por meio de suas subsidiárias, oferece soluções de gestão de riscos que permitem a pessoas e empresas prosperar mesmo diante da incerteza. Como seguradora multinacional especializada, cujas subsidiárias de seguros possuem classificação de Solidez Financeira A- (Excelente) e Categoria de Tamanho Financeiro ‘X’ pela A.M. Best, oferecemos um portfólio diversificado de produtos de seguros admitidos, excedentes e suplementares, além de soluções de garantia. Para informações adicionais, acesse: www.fortegra.com.

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Contato:

Katie Butler: katie@aartrijk.com (703) 217-6791

Fonte: BUSINESS WIRE



Grupo Petrópolis e UFSCar promovem desafio de inovação

Grupo Petrópolis e UFSCar promovem desafio de inovação
Grupo Petrópolis e UFSCar promovem desafio de inovação

O Grupo Petrópolis realizou o seu 1º Inovathon (ou maratona de inovação), que marcou o início da jornada experimental de co-criação do reposicionamento da Lokal Bier, uma das principais marcas do segmento Economy da companhia. Realizado em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), entre os dias 8 e 12 de setembro, em Sorocaba (SP), o projeto integrou a programação da 16ª Semana da Administração e mobilizou mais de 120 estudantes em uma imersão prática nos desafios reais de mercado enfrentados pela marca.

A ação reforça o compromisso do Grupo Petrópolis com o ecossistema de inovação e o desenvolvimento de jovens talentos. Os alunos dos cursos de Administração, Engenharia de Produção e Pedagogia da UFSCar se dividiram em equipes com o objetivo de construir um posicionamento inovador para a marca de cerveja Lokal Bier. E, como parte do desafio, também tiveram a missão de elaborar um aplicativo de cálculo de bebidas para festas.

“É muito importante participarmos de projetos como este. Mais que um desafio acadêmico, o Inovathon proporciona aos estudantes uma imersão real em desafios de mercado, garantindo uma experiência prática que agrega grande valor aos participantes, ao mesmo tempo em que fomenta a criação de ideias inovadoras”, comenta Cristiane Rosa, Head de Marketing, Categorias e Consumer Insights.

Os projetos finalistas e vencedores foram avaliados por critérios como criatividade, inovação, qualidade técnica, viabilidade e aplicabilidade prática. As equipes vencedoras foram premiadas com uma visita técnica à sede do Grupo Petrópolis, kits de produtos e brindes especiais da marca. Além disso, os campeões terão a oportunidade de apresentar seus cases diretamente para a diretoria da companhia.

A iniciativa foi conduzida pelo Laboratório de Inovação e Sustentabilidade (LIS), área do Grupo Petrópolis que, por meio de parcerias com instituições de ciência, tecnologia, universidades e startups, atua no desenvolvimento de projetos para criação de soluções práticas que agreguem valor à empresa, ao parceiro do projeto e ao meio ambiente.



BPO reduz custos e riscos em cenários de incerteza econômica

BPO reduz custos e riscos em cenários de incerteza econômica
BPO reduz custos e riscos em cenários de incerteza econômica

O Business Process Outsourcing (BPO) é a terceirização estruturada de processos administrativos, financeiros, contábeis ou trabalhistas para equipes especializadas. Em um cenário de instabilidade macroeconômica, essa abordagem é utilizada por organizações de diferentes portes e setores com objetivos como redução de custos operacionais, eficiência e mitigação de riscos. Estudo citado na imprensa especializada indica economia média de 15% com BPO em comparação a operações internas.

“A pressão sobre margens de lucro e a necessidade de adaptação rápida a mudanças de mercado fazem com que manter estruturas internas amplas e onerosas seja um desafio. O BPO transfere atividades operacionais para fornecedores especializados, permitindo que a empresa concentre esforços no núcleo estratégico do negócio. Esse redirecionamento libera recursos financeiros e humanos para áreas de maior impacto, reduzindo despesas fixas sem comprometer a qualidade da execução”, afirma Adriana Matos, COO da Person Consultoria.

“No aspecto de riscos, o BPO atua na padronização e no monitoramento rigoroso de processos, reduzindo falhas e inconsistências. A adoção de tecnologias de automação e o cumprimento de protocolos alinhados a órgãos reguladores, como o Conselho Federal de Contabilidade e a Receita Federal, diminuem a probabilidade de autuações fiscais, passivos trabalhistas ou perdas financeiras”, complementa Adriana Matos.

A previsibilidade é outro benefício relevante em momentos de incerteza. Com relatórios precisos e indicadores atualizados, a liderança pode simular cenários, antecipar necessidades de ajuste e decidir com mais segurança sobre investimentos, cortes ou realocações de recursos. “A alocação inteligente de processos no BPO reduz desperdícios e fortalece o controle em momentos de incerteza”, afirma Adriana Matos.

O BPO também favorece a escalabilidade reversa — a capacidade de reduzir ou ampliar operações rapidamente conforme a demanda. Essa flexibilidade operacional evita que a empresa fique presa a estruturas fixas incompatíveis com o momento econômico, permitindo ajustes proporcionais à realidade do mercado.

“Ao integrar redução de custos, mitigação de riscos e flexibilidade operacional, o BPO se consolida como uma ferramenta estratégica de resiliência. Em períodos de volatilidade econômica, essa combinação oferece às empresas não apenas sobrevivência, mas também a oportunidade de se reposicionar de forma mais competitiva quando o cenário volta a ser favorável, completa Adriana Matos.

Sobre a Person Consultoria

Criada em 1999, a Person Consultoria é uma contabilidade digital e consultiva, que oferece soluções personalizadas aos seus clientes. A empresa utiliza amplamente a tecnologia para automatizar e aprimorar seus processos contábeis. Além disso, possui certificações como: PQEC, PQEC Gestão Intensivo, ISO 9001 e CSI, que validam sua adesão a padrões de gestão de qualidade e segurança da informação.



Pioneiros da KnowBe4 treinam agentes de IA para a força de trabalho do futuro

A KnowBe4, a plataforma de segurança cibernética de renome mundial, que aborda de modo abrangente a gestão de riscos humanos, anunciou hoje inovações revolucionárias que treinam pessoas e agentes de IA para se protegerem contra ameaças cibernéticas em constante evolução. Segundo o Gartner, até o final de 2026, quarenta por cento dos aplicativos corporativos serão integrados com agentes de IA especializados em tarefas, superando os menos de 5% atuais. Estes agentes de IA são os mais recentes alvos de roubo, manipulação adversária e uso indevido, destacando a relevância da formação adequada dos colaboradores em IA.

Por muitos anos, o fator humano esteve envolvido em mais de 60% das violações, com a engenharia social se destacando como um dos principais vetores de ataque, conforme confirmado em relatórios, como o “2025 Verizon Data Breach Investigations Report” (Relatório de investigações sobre violações de dados da Verizon de 2025). Considerando-se a predominância do elemento humano em violações, defesas mais inteligentes que tratem da interação entre humanos e agentes de IA são fundamentais para se construir uma estratégia consolidada de defesa de segurança cibernética.

“Estamos disponibilizando hoje defesas adaptáveis, personalizadas e orientadas por IA para proteger a força de trabalho global do futuro”, afirmou Bryan Palma, CEO da KnowBe4. “Atuamos em ambas as frentes: defendemos humanos de ataques de IA e blindamos sistemas de IA contra a exploração. A KnowBe4 está posicionada de forma única para proteger agentes de IA em empresas, preservando a camada fundamental de interação entre humanos e agentes. Conforme a IA se consolida como uma ferramenta poderosa e um possível alvo, é essencial proteger esse ponto de interação.”

As ameaças cibernéticas estão ficando mais avançadas por causa da IA, mas essa mesma IA também está se tornando uma ferramenta importante e um alvo de alto valor. Embora a maioria das soluções se foque apenas na defesa na camada de gateway, a plataforma HRM+ da KnowBe4 vai além, oferecendo uma verdadeira defesa em profundidade. Construída com base em 15 anos de comportamento do usuário e dados de inteligência contra ameaças, a plataforma assegura que a proteção se estenda além da borda, protegendo cada camada de interação, desde o ambiente de produtividade até o usuário individual e os próprios agentes de IA. Esta abordagem em camadas oferece a resiliência que nenhuma outra plataforma proporciona atualmente e inclui:

  • Treinamento de comportamento seguro para agentes: da mesma forma que os colaboradores aprenderam a reconhecer um link mal-intencionado, agora precisam aprender a interagir com segurança e supervisionar os agentes de IA.
  • Defesa contra injeção e manipulação imediatas: simulações de ataques ensinam as forças de trabalho do mundo todo a reconhecer e resistir a insumos hostis elaborados para se apropriar de agentes de IA empresarial.
  • Pontuação de risco para interações de agentes: a abrangência da análise do Risk Score (pontuação de risco) com liderança no setor para medir a suscetibilidade ao uso inadequado de agentes proporciona uma quantificação abrangente dos riscos.

Um cliente da KnowBe4 reconhece que a empresa está na linha de frente das crescentes necessidades de segurança cibernética: “As ameaças mudam e se adaptam com muita frequência. A KnowBe4 entende isso e adapta o seu treinamento para lidar com as ameaças atuais. Os agentes de defesa de IA, especificamente, auxiliam na rápida adaptação ao cenário de ameaças em constante evolução”. A KnowBe4 é uma das pioneiras no gerenciamento de risco humano orientado por IA. Veja os recursos lançados anteriormente e assistaàdemonstração apresentada na Conferência KB4-CON em abril de 2025 aqui.

Sobre a KnowBe4

A KnowBe4 ajuda empresas a capacitar suas equipes para tomarem decisões mais inteligentes e seguras todos os dias. Presente em mais de 70 mil organizações no mundo todo, a KnowBe4 contribui para fortalecer a cultura de segurança e gerenciar riscos humanos. A empresa oferece uma plataforma abrangente e orientada por IA, considerada “best-of-suite” em Gestão de Riscos Humanos (Human Risk Management), criando uma camada de defesa adaptativa que reforça o comportamento dos usuários contra as ameaças cibernéticas mais recentes. A plataforma HRM+ inclui módulos de treinamento em conscientização e conformidade, segurança de e-mail em nuvem, orientação em tempo real, anti-phishing colaborativo, agentes de defesa com IA e outros recursos. Sendo a única plataforma global de segurança na sua categoria, a KnowBe4 usa conteúdo, ferramentas e técnicas personalizadas e relevantes de proteção cibernética para mobilizar equipes de trabalho, transformando-as de maior superfície de ataque em maior ativo da organização. Mais informações em knowbe4.com.

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Contato:
Contato com a mídia

Amanda Tarantino

Chefe de Relações Públicas, Américas

KnowBe4

pr@knowbe4.com

Fonte: BUSINESS WIRE



DEWA Expande Rede de Carregamento de Veículos Elétricos em Dubai

A Autoridade de Eletricidade e Água de Dubai (DEWA) assinou um acordo e contratos para expandir a rede de carregamento de veículos elétricos (EV) em Dubai, como parte de sua iniciativa EV Green Charger, lançada em 2014. A DEWA assinou os contratos e acordos com a Emirates National Oil Company (ENOC), a Dubai Taxi e a Parkin Company.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251006965292/pt/

DEWA collaborates with several organisations to expand EV fast charging network (photo: AETOSWire)

DEWA colabora com várias organizações para expandir a rede de carregamento rápido de veículos elétricos (foto: AETOSWire)

“Em colaboração com nossos parceiros dos setores governamental e privado, estamos aprimorando a jornada de mobilidade verde de Dubai ao construir e desenvolver uma infraestrutura integrada para o carregamento de veículos elétricos. Isso contribui para a redução das emissões de carbono e para o alcance das metas da Estratégia de Energia Limpa de Dubai 2050, da Estratégia de Emissões Zero de Carbono de Dubai 2050 e da Estratégia de Mobilidade Verde de Dubai. Continuamos a trabalhar com nossos parceiros de todos os setores para estabelecer os alicerces de uma economia verde e sustentável que atenda às aspirações de nossa sábia liderança e fortaleça a competitividade global de Dubai”, afirmou Sua Excelência Saeed Mohammed Al Tayer, MD e CEO da DEWA.

ENOC

A DEWA firmou um contrato com o Grupo ENOC para expandir a rede de carregamento rápido de veículos elétricos (EV) nas estações de serviço da ENOC em todo Dubai. A iniciativa tem como objetivo aprimorar a infraestrutura existente e atender à crescente demanda por veículos elétricos.

Dubai Taxi

A DEWA e a Dubai Taxi Company (DTC) firmaram um contrato estratégico de longo prazo para implantar estações de carregamento ultrarrápido para veículos elétricos na frota da DTC em todo o emirado. O projeto prevê a instalação de 208 pontos de carregamento ultrarrápido de EV ao longo da vigência do contrato, alinhando-se ao plano de transformação da frota da DTC e à visão de sustentabilidade de Dubai.

Parkin

A DEWA e a Parkin Company assinaram um contrato estratégico para transformar a rede pública de carregamento de veículos elétricos do Dubai, reforçando ainda mais a posição global do emirado como um centro líder em mobilidade ecológica e sustentável. A primeira fase do contrato prevê a instalação de 100 carregadores de veículos elétricos em locais estratégicos do Dubai, incluindo comunidades residenciais, centros comerciais, destinos de lazer e áreas públicas. Uma implantação mais ampla seguirá em um futuro próximo para cobrir áreas adicionais do emirado. Esses carregadores oferecerão maior flexibilidade, acelerando a transição para a adoção de veículos elétricos.

Por meio de sua iniciativa EV Green Charger, a DEWA fornece mais de 1.500 pontos de carregamento em todo o emirado, em colaboração com seus parceiros dos setores público e privado.

Fonte: AETOSWire

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Contato:
Shaikha Almheiri

00971552288228

Fonte: BUSINESS WIRE



Rexona leva torcedores para a final da CONMEBOL Libertadores

Rexona leva torcedores para a final da CONMEBOL Libertadores
Rexona leva torcedores para a final da CONMEBOL Libertadores

Parceira oficial da CONMEBOL Libertadores, Rexona criou uma ação voltada aos seus consumidores que amam futebol. A iniciativa reforça o compromisso da marca em se conectar com os torcedores que não abandonam o time, uma construção que Rexona vem fazendo ao longo dos anos. Com a promoção, a marca busca gerar relevância cultural entre seus consumidores, além de fortalecer vínculos e ser lembrada em momentos de paixão e celebração.

A promoção ‘Me Lhama Que Eu Vou’ é inspirada na final da CONMEBOL Libertadores, que acontece em Lima, no Peru, oferecendo viagens com acompanhante para a grande final da competição deste ano. Serão sorteados aos consumidores cinco viagens para a final do principal torneio da América, que será disputada no Peru, em 29 de novembro, com direito a levar um acompanhante, com viagem, estadia e ingressos da finalíssima para ambos. Além disso, a campanha “Me Lhama Que Eu Vou” vai oferecer prêmios semanais de R$ 10 mil e distribuir milhares de lhamas de pelúcia como brinde.

“Futebol é muito mais do que esporte, é emoção e paixão compartilhada, e é justamente nesses momentos que Rexona quer estar presente. Com a promoção ‘Me Lhama Que Eu Vou’ reforçamos a relação de Rexona com o território do futebol e com os consumidores que vivem essa paixão. Nossa proposta é transformar a jornada de compra em uma oportunidade real de conexão, oferecendo experiências que vão além do produto. E nesta edição especial, temos o orgulho de apresentar o novo Rexona All Body, que chega para ampliar ainda mais essa presença da marca no dia a dia dos brasileiros”, destaca Viviane Ramos, diretora de Marketing de Desodorantes da Unilever, empresa dona da marca Rexona.

A promoção segue até 31 de outubro e, para participar, basta adquirir R$ 35,00 em desodorantes Rexona, cadastrar a nota fiscal no site oficial da campanha e torcer. Compras feitas por aplicativos e com notas/cupons fiscais digitais também são válidas. E tem mais: as chances de ganhar aumentam em cinco vezes em caso de compras do novo Rexona All Body.

A campanha traz um dos animais mais conhecidos do Peru, a lhama, como símbolo oficial da torcida Rexona. Ao todo, a promoção distribuirá 30 mil lhamas de pelúcia. A cada R$ 35,00 em compras de produtos da marca na mesma nota fiscal, o consumidor garante uma “lhaminha”, que pode ser retirada nos pontos de venda participantes, que estarão no site da promoção ou solicitada pelo site oficial da campanha. Mas atenção: as lhamas são limitadas e estão sujeitas à disponibilidade.

A convocação dos consumidores para participar da campanha de Rexona também será feita em PDVs customizados em diversas cidades brasileiras.

Promoções válidas de 18.08.2025 a 31.10.2025. É importante consultar as condições de participação, regulamentos completos e Certificados de Autorização em http://www.promorexona.com.br/.Certificados de Autorização SPA 02.043593/2025 e 04.043594/2025. A descrição completa da viagem está disponível no regulamento.



Dados e crédito ampliam eficiência no imobiliário

Dados e crédito ampliam eficiência no imobiliário
Dados e crédito ampliam eficiência no imobiliário

Indicadores recentes mostram maior uso de ferramentas financeiras no mercado de imóveis no Brasil. Em janeiro de 2025, os financiamentos com recursos da poupança somaram R$ 13,48 bilhões, alta de 40,3% ante janeiro de 2024, segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP). A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) registra em 2024 queda de seis p.p. na preferência por poupança e 27 milhões de brasileiros com carteiras diversificadas. O consórcio de imóveis movimentou R$ 191,11 bilhões em créditos contratados em 2024 (+35%), informa a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

O avanço do crédito e da diversificação ajuda a explicar por que investidores comparam financiamento, consórcio e home equity antes de decidir. Painéis do Banco Central do Brasil permitem acompanhar taxas por modalidade e séries de crédito habitacional e do mercado imobiliário, oferecendo base objetiva para escolhas.

“O que acontece no país é um movimento silencioso, semelhante ao impacto da revolução agrícola que transformou a forma de viver e produzir”, avalia Robson Cesar, estrategista financeiro imobiliário, sócio-fundador do Grupo AGEE e da ATrinca Real Estate, e diretor da Associação Nacional dos Correspondentes da Caixa Econômica Federal (ANCCA). “Agora estamos diante de uma ‘revolução financeira’ que já tem contribuído muito para a evolução financeira e patrimonial de milhões de brasileiros. Isso decorre da educação financeira que especialistas compartilham em redes sociais e produtos digitais, ajudando mais pessoas a usarem ferramentas financeiras para aumentar rentabilidade e lucro”

“Eu atuo antes da compra. Fornecemos dados de mercado para o cliente entender qual o perfil de imóvel e qual região tem maior potencial de retorno para o objetivo dele; com os números na mesa, mostramos qual ferramenta financeira amplia o resultado com segurança para aquele perfil. Investir só com recursos próprios é como plantar uma lavoura inteira com enxada e facão; dá para fazer, mas o ritmo e a escala ficam limitados”, compara. “Quando definimos perfil e região com base em dados e escolhemos a ferramenta certa — ajustando taxa, prazo e fluxo — evoluímos as ferramentas. Na analogia da lavoura, substituímos a enxada e facão por trator e colheitadeira, e o investimento ganha máxima eficiência e potencializa o crescimento organizado do capital e patrimônio”, afirma.

Além do volume de crédito, preços, oferta e renda ajudam a balizar a decisão. O IGMI-R apontou alta de 12,88% em 12 meses até julho de 2025, indicando ganho real de preços, segundo a ABECIP. A FIPE estimou rentabilidade média do aluguel de 5,93% ao ano em junho de 2025, com variação relevante entre capitais. No lado da oferta, a CBIC registrou queda de 4,1% do estoque nacional e 8,2 meses para escoamento no 2º trimestre de 2025, enquanto os lançamentos cresceram 61,7% no 1º trimestre de 2025, segundo indicadores ABRAINC-FIPE. No crédito agregado, o Banco Central reportou expansão de 11,4% em 12 meses nas operações às famílias em julho de 2025.

“Em vez de imobilizar todo o capital próprio no imóvel, é muitas vezes mais eficiente alocar esse valor em aplicações financeiras com liquidez e usar uma ferramenta adequada — como o financiamento — para viabilizar a compra”, afirma Robson Cesar. “O método começa na escolha do imóvel e da região; a ferramenta vem depois. Em cenários bem estruturados, essa combinação pode triplicar o resultado em relação a comprar 100% à vista.”

Exemplos usuais incluem financiamento para entrar mais cedo quando o fluxo futuro cobre a conta com folga; consórcio para programar a compra com disciplina de aportes; e home equity quando há garantia real para viabilizar obra ou acelerar oportunidades.

Para mais informações, basta acessar: www.agee.com.br.



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