Home Blog Page 1191

Investimento em energia solar é recorde no Brasil

A notável procura por energia solar tem colocado o Brasil no mapa de investidores e empreendedores. Privilegiado com alta incidência de irradiação solar, o país pode se revelar um dos líderes desse que é um dos mercados com maior crescimento nos últimos anos.

A energia solar já trouxe ao Brasil mais de R$ 120,8 bilhões em investimentos, ultrapassando a eólica e se tornando a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR) . Conforme a Absolar, esse mercado já gerou ao país mais de R$ 36,6 bilhões em arrecadação aos cofres públicos e produziu mais de 690 mil empregos.

 Ao que tudo indica, tamanho crescimento ainda será mais impulsionado pela isenção que acabou no último dia 06 de janeiro, estimulando assim a instalação de placas fotovoltaicas em telhados residenciais, prédios, empresas e áreas rurais.

“O avanço da fonte solar no país é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil.  A tecnologia ajuda a diversificar a matriz elétrica, aumentar a segurança de suprimento, reduzir a pressão sobre os recursos hídricos e proteger a população na alta da conta de luz”, explica Douglas Andrade, dono da empresa Solar Power Photovoltaic. 

O setor possui mais de 7 GW em geração centralizada de energia composta por grandes usinas fotovoltaicas. Esse mercado representa aproximadamente R$ 31,3 bilhões em investimentos e mais de 212 mil empregos acumulados, além de oferecer arrecadações superiores a R$ 10,8 bilhões, segundo a Absolar.

O empreendedor ainda alerta para a necessidade do governo nacional atualizar suas políticas públicas, evitando assim o risco de perder o melhor timing de oportunidade. “Quem já vem trabalhando no mercado tem visto a demanda crescer mês a mês. Instalações de painéis solares em telhados residenciais e comerciais confirmam as previsões de amplo crescimento. “Nosso país possui um dos melhores “recursos solares do planeta”, pontua.

No entanto, ainda faltam boas políticas públicas para podermos almejar a liderança solar em âmbito mundial”, diz Andrade. Para o Brasil se tornar a potência sustentável que almeja, figurando até mesmo como um potencial líder do mercado, será preciso inverter a lógica das políticas energéticas implementadas no território nacional. 

“É preciso diminuir subsídios, incentivos e desonerações às fontes fósseis e aumentar o apoio às fontes limpas e renováveis. É nessa direção que o mundo caminha e é isso que a sociedade brasileira e a comunidade internacional esperam de nossos líderes, ou seja, um projeto de estado alinhado com um desenvolvimento que já se estabelece como inevitável”, conclui o empreendedor



Lei que institui os direitos dos autistas completa 10 anos

Segundo estimativas da ONU (Organização das Nações Unidas), há mais de 70 milhões de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) no mundo. No Brasil, o número de autistas pode chegar a 2 milhões, apesar da dificuldade do diagnóstico, que pode puxar esse número para baixo. De acordo com dados divulgados pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos, uma em cada 50 crianças sofre de autismo. A estimativa é que 90% dos brasileiros com autismo não tenham sido diagnosticados.

A fim de reverter esse e outros entraves vivenciados pelos autistas e por suas famílias, foi sancionada a Lei Nº 12.764, de 2012, mais conhecida como “Lei Berenice Piana”, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com transtornos do espectro autista.

No dia 1º de dezembro de 2022, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) promoveu o Seminário “10 anos da Lei Berenice Piana – conquistas e desafios”, em Brasília, para tratar do assunto e celebrar a lei. Entre os temas abordados nos últimos três painéis, o debate discorreu sobre a inclusão de pessoas com autismo nas escolas, nos mercados de trabalho e nas políticas públicas de saúde.

No quinto painel, nomeado “Reconhecer capacidades, impulsionar o desenvolvimento: as altas habilidades ou superdotação em pessoas com autismo”, especialistas abordaram temas como a dupla excepcionalidade, caracterizada pela existência de habilidades superiores em uma ou mais áreas.

Na análise do médico neurologista Luis Felipe Coutinho Mones, a Lei Berenice Piana é um marco importante na legislação ao que se refere aos direitos das pessoas com deficiência. “A lei tem grande importância na questão dos direitos das pessoas com autismo e suas famílias, já que são consideradas pessoas com deficiência aos olhos da legislação brasileira, desta forma assegurando os seus direitos”.

Ele acredita que a lei tem um impacto positivo na sociedade ao longo dos últimos dez anos, sendo que mais pessoas foram conscientizadas sobre o autismo: “As pessoas com autismo e seus familiares têm um maior apoio legal para tratar seus filhos, para que estes possam ser inseridos na sociedade e ser funcionais na mesma”.

Pacientes enfrentam desafios com o tratamento nas redes pública e privada

Na visão de Mones, a Lei 12.764 é abrangente, principalmente na questão de tratamento e diagnóstico dos pacientes. Ele observa que muitos pacientes com autismo, mesmo com a lei em vigor, têm dificuldade no acesso tanto ao diagnóstico precoce como ao tratamento – o que varia de município para município e de estado para estado.

“De um modo geral, os pais peregrinam por vários médicos até chegar a um diagnóstico definitivo e, quando finalmente conseguem realizar o diagnóstico, tem início a jornada do tratamento”, pontua. “No caso da rede pública, há uma deficiência em profissionais para atender à demanda. Além disso, há muitos profissionais pouco familiarizados com pacientes com estas características”.

Já na rede privada, prossegue, ao que se refere aos planos de saúde, são colocados empecilhos para que os pacientes com autismo tenham um tratamento adequado.

“Muitos convênios aceitam somente os seus próprios centros de referência para que os pacientes possam realizar os tratamentos”, afirma Mones. Ele pontua que pouco tempo atrás, os planos alegavam que o rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) somente dava o direito de certa quantidade de seções para os pacientes e que, ao extrapolar a quantidade mínima, elas já não seriam cobertas pelo plano de saúde. “Devido a isso, muitas famílias entram na justiça para garantir os direitos dos seus filhos”, diz ele.

Desinformação e diagnóstico tardio desafiam famílias e pacientes com TEA

O médico neurologista ressalta que o tratamento do TEA custa caro tanto para as famílias quanto para o estado e para os planos de saúde. Apesar disso, ele acredita que o tratamento sai mais barato do que ter um paciente dependente o resto da vida de seus familiares porque, no momento adequado, não foi tratado e conduzido de uma forma assertiva.

“Mesmo diante de avanços, muitas pessoas ainda não sabem sobre o autismo e nem das suas características, e ignoram que não se deve ter um diagnóstico definitivo para poder iniciar as terapias, porque o tempo que se perde até chegar ao diagnóstico definitivo é um tempo que não se recupera”, explica Mones. “Quanto antes o diagnóstico for feito, melhor poderá ser o desfecho final para os pacientes e seus familiares”, complementa.

Familiares de pacientes com TEA merecem atenção

Para concluir, o especialista destaca que deveria haver um programa não somente para tratar o paciente com TEA, mas também de suporte aos seus familiares que, muitas vezes, apresentam muito estresse – o que também acaba refletindo no comportamento da criança com autismo.

“Não é raro achar pais que têm sinais de depressão e que não estão se tratando ou que acabam não procurando ajuda, pois acabam dando prioridade para o filho”, finaliza Mones.



VA e VR: o que são e qual a relevância para os negócios?

VA e VR, abreviaturas para Vale-Alimentação e Vale-Refeição, respectivamente, são termos conhecidos pela maior parte dos trabalhadores do país. Ambos os benefícios fazem parte do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) e, além de contribuir para o dia a dia dos profissionais – sobretudo para aqueles de menor renda -, ajudam as empresas a alcançar isenções fiscais.

No Brasil, mais de 22,4 milhões de trabalhadores recebem algum tipo de benefício pelo PAT. Destes, 19,2 milhões recebem até cinco salários, conforme informações do Governo. Apesar disso, Layla Cardoso, gerente comercial da FPE Brasil, explica que o VR e o VA não são benefícios obrigatórios, mesmo para os colaboradores que trabalham no regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). A obrigatoriedade fica por conta da convenção coletiva de cada categoria.

“O benefício VA ou VR, depois do salário, é considerado importante para a jornada do colaborador, pois possibilita levar uma melhor alimentação para a sua mesa”, afirma. De acordo com a Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, realizada pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), em novembro, o custo da cesta básica de alimentos aumentou em 12 das 17 capitais analisadas.

Entre outubro e novembro, as altas mais expressivas ocorreram em Belo Horizonte (4,68%), Florianópolis (2,96%), São Paulo (2,69%) e Goiânia (2,03%). São Paulo foi a capital onde a cesta básica teve o maior custo no mês passado (R$ 782,68), seguida por Porto Alegre (R$ 781,52), Florianópolis (R$ 776,14), Rio de Janeiro (R$ 749,25) e Campo Grande (R$ 738,53).

Resultado disso, o salário mínimo necessário para a manutenção de uma família de quatro pessoas deveria ser de R$ 6.575,30, ou 5,43 vezes o mínimo de R$ 1.212,00, ainda segundo o Dieese. “Para a empresa, esses benefícios [VA e VR] também são importantes, pois ajudam a reter talentos e prospectar bons profissionais. Isso sem contar que valoriza cada vez mais os profissionais da base”, complementa.

Qual a diferença entre VA e VR?

Layla chama a atenção para o fato de que é comum que empregadores e empregados se perguntem quando deve ser oferecido VR ou VA, o que depende da convenção coletiva de cada categoria.

Em linhas gerais, o VA é uma alternativa para a cesta básica, e é utilizado para aquisição de mantimentos em estabelecimentos como açougues e mercados, explica Layla. Por isso, esse benefício pode ser o recomendado para os colaboradores que atuam em casa, por meio do teletrabalho. No país, 20,4 milhões de pessoas poderiam trabalhar em home office – 24,1% do total de trabalhadores -, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).  

“A seu tempo, o VR é um benefício exclusivo para a aquisição de refeições prontas em espaços como lanchonetes e restaurantes, sendo recomendado para quem trabalha fora de casa ou em regime híbrido”, afirma. 

A gerente comercial da FPE Brasil destaca que hoje, cada vez mais, as empresas têm deixado a critério do próprio colaborador escolher, entre VA e VR, o benefício que melhor atenda a seu perfil. “Todos os trabalhadores podem receber o benefício, de acordo com a obrigatoriedade da convenção coletiva ou da liberalidade da empresa”, afirma.

Para mais informações, basta acessar: https://fpebrasil.com.br/



Empresas B2B aumentam presença na internet, com expectativa

De acordo com uma pesquisa recente da Integrate and Demand Metric, 54% dos profissionais de marketing B2B planejam gastar mais em 2023, colocando a experiência do cliente no centro das atenções. Além disso, segundo estimativas de outro estudo, o Whitepaper “The Ultimate B2B E-commerce Guide: Tradition is out. Digital is in” da DHL Express, 80% das vendas serão feitas no meio digital até 2025.

 

Os estudos comprovam: o marketing digital tem sido fundamental para o crescimento do comércio entre empresas, a chamada relação B2B, expressão de origem inglesa correspondente a Business-to-Business. E contar com uma agência especializada na área e capaz de traçar uma estratégia adequada a cada negócio é um diferencial para proporcionar vantagens competitivas na busca por clientes.

 

Para a CEO da Agência Digital Experience e estrategista de Comunicação, Diene Araújo, não há dúvidas de que agências especializadas na área contribuem para a geração de leads qualificados que podem ser convertidos em clientes. “Tudo começa com a elaboração de um plano de marketing, com estratégias bem definidas e capacidade de conhecer bem o público-alvo e sua jornada de compra. Esse planejamento é importante para ajudar empresas a construírem e ampliarem, a cada dia, sua presença digital”, explica.

 

Trata-se de um guia que ajuda o time de vendas a conseguir melhores resultados em menos tempo. Quem são as empresas que comprarão o seu produto ou serviço, o que elas estão procurando e como seus problemas podem ser resolvidos são aspectos que devem ser considerados antes de definir as estratégias e partir para as ações práticas.

 

Peculiaridades do comércio Business-to-Business

 

Enquanto a expressão B2B trata da relação comercial entre empresas, o comércio B2C – Business to Consumer – segue a mesma lógica, porém se referindo aos processos em que as empresas fornecem produtos ou serviços diretamente para o consumidor final. Contudo, as decisões de compra em cada um deles são distintas. Enquanto uma pessoa pode adquirir um bem baseado em suas escolhas pessoais, como o impulso movido por uma atrativa promoção, por exemplo, no caso da relação entre empresas, esse processo tende a ser bem mais elaborado, já que tais escolhas passam por análises profundas, que envolvem líderes e gestores.

 

Por isso, embora haja semelhanças, replicar no comércio entre empresas as técnicas usadas na relação com o consumidor final normalmente não garantem sucesso, dadas as diferenças de como a venda é trabalhada, além do tempo que ela leva para ser concretizada. Tais produtos têm uma venda complexa e ciclo de duração mais longo.

 

Na visão da especialista, o empresário que não está convencido de que o marketing digital é importante para seu negócio B2B está perdendo grandes oportunidades. “Existem muitas estratégias totalmente voltadas para o mercado de empresas. O ideal é analisar os dados referentes ao seu público e, a partir da disponibilidade de recursos e daquilo que é viável para sua empresa, contratar uma equipe especializada”, avalia Diene. “Esse tipo de marketing é complexo e pode ser difícil de gerenciar, especialmente se você estiver tentando fazer tudo manualmente e ao mesmo tempo”, acrescenta, ressaltando a importância de contar com profissionais com experiência no ramo.

 

Ações diferenciadas

 

Oferecer conteúdo rico em troca de informações dos visitantes, como e-books, webinars, infográficos, relatórios ou planilhas, podem ajudar a converter os visitantes do seu site em leads qualificados. Além disso, ter um blog consistente pode ser atrativo para reter os visitantes. No entanto, é importante fazer tudo isso com qualidade. “Se esse conteúdo não gerar valor para o seu usuário, ele pode se afastar justamente por ter cedido seus dados em troca de um material de pouca relevância para ele”, alerta a especialista.

 

Há ainda estratégias que nem sempre são devidamente exploradas, como o Account Based Marketing (ABM), que pode ser traduzido como Marketing Baseado em Contas. “Nele se trabalha desde um volume de contas mais expressivo, agrupadas por similaridades até um mapeamento bastante detalhado dos clientes, que levam em consideração aspectos como perfis de quem toma decisão, históricos profissionais, atuação da concorrência e até argumentos que o time de vendas deve usar para obter aquela conta”, explica.

 

Uso de estratégias conjuntas

 

O uso de uma estratégia não exclui, necessariamente, a outra. Aliás, elas podem ser complementares, contribuindo para o aumento de resultados, desde que sejam bem trabalhadas. “A abordagem do Inbound Marketing, por exemplo, que visa a atração de um maior número de leads, pode ser empregada dentro de um funil criado pelo ABM. Esses processos podem funcionar bem, sobretudo se os times de marketing e de vendas estiverem bem alinhados”, pondera. O desafio na busca do cliente é fornecer o conteúdo adequado nos canais mais apropriados, no momento certo do ciclo de compra.

 

“No final das contas, o que se busca na relação B2B é um produto ou serviço que solucione problemas que outras empresas possuem. Na medida que as condições econômicas são incertas, diante dos atuais cenários político e econômico, tudo se resume a fazer escolhas mais inteligentes e com menos margem para erros”, encerra Diene.



De que forma funciona o saque-aniversário?

Mais de 21 milhões de pessoas já aderiram ao saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) desde que foi lançado, em abril de 2020, com uma injeção de mais de R$ 31 bilhões na economia, conforme dados oficiais. Instituída pela Lei 13.932/19, a modalidade permite que o trabalhador saque parte do saldo de suas contas todos os anos, em seu mês de aniversário.

Camila Bravo, supervisora de crédito da Creditlife Brasil, afirma que muitos brasileiros ainda se perguntam como funciona a chamada “antecipação do saque FGTS”. Ela explica que a modalidade de saque aniversário possibilita a antecipação das parcelas que seriam disponibilizadas para o cliente de uma só vez.

“Também é normal que existam dúvidas sobre quem são as pessoas aptas a realizar este saque. É simples: a modalidade beneficia tanto pessoas que possuem contas ativas como inativas do FGTS”, afirma.

Modalidade permite empréstimo

Entre as principais vantagens da antecipação do saque do FGTS, Camila destaca que, por meio da modalidade, o brasileiro pode receber o valor em sua conta em menos de 24 horas, de uma só vez, sem precisar esperar o mês do aniversário.

O saque aniversário não compromete a renda do cliente e tudo pode ser feito 100% on-line”, afirma. “Entretanto, vale destacar que, caso o trabalhador seja demitido, poderá sacar somente o valor referente à multa rescisória e não terá acesso ao valor integral da conta”, complementa.

Adesão é opcional

A supervisora de crédito da Creditlife Brasil destaca que a adesão ao saque-aniversário é opcional. “Nada muda para quem não fizer a aderência. Nesse caso, o trabalhador continua na sistemática padrão de forma automática, que é o saque-rescisão”. Desse modo, o contribuinte tem acesso ao saque integral da conta do FGTS, o que inclui a multa rescisória, quando pertinente, apenas após demissão sem justa causa.

Empréstimo por débito automático

Com a aderência ao saque-aniversário, o trabalhador pode contratar o empréstimo citado por Camila junto às instituições financeiras habilitadas. Para tanto, essas instituições usam o valor anual como garantia para o empréstimo, que não compromete o orçamento mensal. Isso porque, ao contrário de outros tipos de crédito, o pagamento não é feito em parcelas mensais, sendo debitado automaticamente.   

Simulação no app do FGTS

Para simular o valor máximo de empréstimo que pode ser contratado junto às instituições financeiras, basta acessar o aplicativo do FGTS. O download é gratuito para Android e iOS. A adesão à modalidade ocorre por meio desse mesmo canal.

A CEF (Caixa Econômica Federal) informa que, para fazer uma simulação de empréstimo, o trabalhador não precisa realizar a adesão prévia ao saque-aniversário.

Para mais informações, basta acessar: https://creditlifebrasil.com.br/



ONG leva atendimento odontológico a crianças de abrigo em SP

O Sincovaga (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do estado de São Paulo), por meio do programa Coexistir, em uma ação conjunta com a Associação Voluntários Nós do Bem, abriu sua clínica odontológica, instalada na sede da entidade, para o atendimento gratuito de crianças e jovens de dois abrigos localizados na zona norte da capital, apoiados pela ONG.

Até o final do ano passado, quando a parceria iniciou, a clínica, em atividade desde 1983 na sede do sindicato, era utilizada exclusivamente por associados, contribuintes e seus dependentes para restaurações, extrações, ortodontia, limpezas e pequenas cirurgias.

Com o apoio da Nós do Bem, crianças e jovens dos abrigos assistidos pela ONG que precisam de atendimento odontológico são direcionados à clínica e passam por uma triagem com a equipe de profissionais. A partir dessa avaliação, inicia-se o tratamento, sem custo para a ONG. Até o momento, foram atendidos 14 crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos.

“O tratamento odontológico é essencial, porque gera transformação positiva no bem-estar e na saúde dessas crianças, mas sobretudo na autoestima”, destaca Priscila Veneruci, coordenadora da ONG Nós do Bem e responsável pelos dois abrigos atendidos. “Valorizamos muito parcerias como esta, com o Sincovaga, porque nem sempre é possível o atendimento desse público pelo SUS, principalmente em razão da alta demanda”.

“Ao colocar a estrutura da clínica odontológica à disposição de organizações como a Nós do Bem, reforçamos o nosso papel social e esperamos estimular outras entidades a fazer o mesmo”, afirma Alvaro Furtado, presidente do Sincovaga.



Taulia assina memorando de entendimento com a Aramco para explorar soluções de financiamento de fornecedores

Taulia, fornecedora líder de soluções em gestão de capital de giro, anunciou hoje que assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Aramco, uma das principais empresas integradas de energia e produtos químicos do mundo, para abordar o fornecimento de soluções de financiamento de fornecedores.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230206005336/pt/

Como parte de seu programa “In-Kingdom Total Value Add” (iktva), que se esforça para acelerar a transformação digital no mercado da Arábia Saudita, a Aramco assinou recentemente mais de 100 acordos para ajudar a promover um ecossistema industrial diversificado, sustentável e internacionalmente competitivo (consulte aqui para mais detalhes).

A Taulia está realizando o programa em colaboração com J.P. Morgan e Manafa Capital.

Cedric Bru, CEO da Taulia, comentou: “Por meio deste programa, estamos abrindo caminho para que milhares de empresas no mundo todo tenham acesso a opções de financiamento acessíveis e gerenciem sua liquidez enquanto atravessam um período econômico repleto de incertezas”.

Ziad T. Murshed, vice-presidente executivo e diretor de Operações da Aramco, afirmou: “Este é um grande passo para permitir que fornecedores locais tenham acesso a opções de financiamento que visam apoiar o ecossistema industrial e fortalecer nossa cadeia de suprimentos local”.

FIM

Sobre a Aramco

A Aramco é uma empresa mundial integrada de energia e produtos químicos. Somos movidos por nossa crença central de que energia é oportunidade. Desde a produção de aproximadamente um em cada oito barris do suprimento mundial de petróleo até o desenvolvimento de novas tecnologias de energia, nossa equipe se dedica a criar impacto em tudo o que fazemos. Nosso foco está em tornar nossos recursos mais confiáveis, mais sustentáveis e mais úteis. Isso ajuda a promover a estabilidade e o crescimento de longo prazo no mundo inteiro. www.aramco.com.

Sobre a Taulia

A Taulia é uma fintech fornecedora de soluções em gestão de capital de giro com sede em San Francisco, Califórnia (EUA). A Taulia ajuda as empresas a acessar o valor vinculado a suas contas a pagar, contas a receber e inventário. Uma rede de mais de 2 milhões de empresas utiliza a plataforma da Taulia para determinar quando pagar e/ou receber um pagamento. A Taulia permite os clientes executar suas próprias estratégias de capital de giro, apoiar seus fornecedores com pagamentos antecipados e contribuir para a criação de cadeias de suprimentos sustentáveis. A Taulia processa mais de US$ 500 bilhões por ano e conta com a confiança das maiores empresas do mundo, incluindo Airbus, AstraZeneca e Nissan. Em março de 2022, a Taulia passou a fazer parte da SAP. A Taulia atua como uma empresa independente com marca própria no Grupo SAP.

Para mais informações, acesse www.taulia.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Assessoria de Imprensa

Vested

Taulia@fullyvested.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Empresa de contact center possui 90 vagas PCD abertas para todo Brasil

A dbm Contact Center está com 90 vagas abertas para pessoas com deficiência (PCD) em todo o Brasil. Os critérios para inscrição são boa comunicação e diploma de ensino médio completo. Os contratados poderão escolher entre trabalhar em home office ou nos escritórios da dbm em Curitiba. Além disso, todos os contratados passam por um treinamento para desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais.

A contratação de PCDs faz parte da política de recursos humanos da dbm Contact Center. As duas sedes da empresa possuem acesso na entrada, elevadores, banheiros adaptados, vaga de estacionamento para PCD, fácil acesso à área de alimentação e mobiliários adequados exclusivos para que esse público tenha conforto para execução das atividades.

Além de disponibilizar as vagas no site da empresa, a captação de colaboradores PCDs é feita com o auxílio da plataforma DeficienteOnline, que divulga vagas para esse público, e de parceria com o Sine, uma agência de empregos do governo que também disponibiliza ofertas de emprego em âmbito nacional.

Diversidade e inclusão

Eliana Tartaglione, gerente de recursos humanos da empresa, explica que a diversidade é uma das bandeiras da dbm. Por isso, o ambiente de trabalho na empresa é inclusivo e livre de preconceitos. “Queremos oferecer oportunidades de crescimento para todos os colaboradores, sem exceção, para que possam desenvolver seu potencial e construir uma carreira sólida na empresa”, aponta.

Patrícia Martins, consultora de DHO da dbm Contact Center, explica ainda que a preocupação da empresa vai além do cumprimento da Lei de Cotas. “Não desejamos promover uma inclusão rasa, com poucas perspectivas de crescimento pessoal e profissional para os PCDs, o que acaba gerando desmotivação e frustração. Algum tempo após a contratação, fazemos mais um acolhimento, para saber como está sendo a experiência na empresa e se podemos ajudar em mais alguma questão. Nossa preocupação é entender as necessidades desse público para melhorar, cada vez mais, as condições de trabalho”, ressalta Patrícia.

Neivo Campos de Castro possui deficiência auditiva e é porteiro há três anos e três meses na empresa. Para ele, a cultura e o clima organizacional é o que diferencia o ambiente de trabalho para os PCDs na dbm. “Todos aqui prezam pelo bom relacionamento interpessoal dos colaboradores, independente da hierarquia. Toda a equipe é bem alinhada e pretendo continuar na dbm por muito tempo”, depõe.

Crescimento

Patrícia Martins destaca que capacitar esse público é importante para tirar os PCDs da invisibilidade. “Quando falamos em uma gestão de RH inclusiva, significa que iremos oferecer oportunidades de crescimento para esse público para além de cargos de entrada. A deficiência, por exemplo, não impede a capacidade de liderar, que começa a ser trabalhada quando um colaborador ingressa na organização”, salienta Patrícia.

Analista de TI sênior, Sheron Xunadelo é uma das colaboradoras que se enquadra na categoria de PCDs e que encontrou na dbm uma porta aberta para crescer profissionalmente. Com problemas na visão, ela ingressou na empresa em 2017 como operadora. Dois anos depois foi promovida para monitora de qualidade e back office. Permaneceu nesse cargo por dois anos. Em 2020 , mais uma promoção: Sheron se tornou analista de suporte de TI. E, em 2022, surgiu a oportunidade para avançar mais um degrau e atuar como analista sênior.

Sheron conta que o fato de perceber que a dbm possui uma política de plano de carreira bem definida a estimulou a estudar para conseguir alcançar novas posições, inclusive, com melhores remunerações. “Quando vi que aqui poderia crescer, me interessei em fazer uma faculdade de gestão de tecnologia, além de outros cursos. A empresa possui processos internos que possibilitam que os funcionários manifestem seu interesse sobre a realocação para outros cargos. E essa possibilidade, de se desenvolver dentro da organização, é um diferencial da dbm. Eu pretendo me aprofundar cada vez mais na área da tecnologia para continuar aproveitando as oportunidades que surgirem”, relata Sheron.

Lei de Cotas

A Lei de Cotas (8231/91) completou 30 anos em 2022 e é considerada um avanço no que diz respeito à garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Conforme a legislação, as empresas com mais de 100 funcionários devem reservar de 2% a 5% das vagas para PCDs.

A Relação Anual de Informações Sociais (Rais) informa que até 2019 (último ano com dados disponíveis) 371.913 pessoas com deficiência estavam formalmente empregadas no Brasil. Esse número corresponde a 53% das vagas destinadas para PCDs preenchidas.

Contudo, o cumprimento da Lei, por parte das empresas, muitas vezes esbarra em problemas de acessibilidade. A Catho realizou um levantamento com mais de 3,3 mil pessoas e apontou que 44% dos profissionais com deficiência não compareceram a uma entrevista de emprego por dificuldades de deslocamento. Os principais obstáculos citados pelos entrevistados são: calçadas inapropriadas, ou seja, com buracos e degraus (63%); falta de infraestrutura acessível, como rampas e faróis inteligentes (26%) e transporte ineficiente ou não adaptado (22%).

Patrícia Martins também destaca a dificuldade de recrutar esse tipo de público na dbm Contact Center. “É uma luta constante, por isso, o processo de contratação permanece aberto o ano todo para vagas para PCDs. Lidamos com dois extremos no mercado. Parte dos PCDs conseguiu receber da família uma boa educação e não se enquadra nos cargos que oferecemos, de teleatendimento, porque têm uma pretensão salarial maior. Outros candidatos estão numa situação oposta e não possuem a formação mínima necessária exigida para ocupar as vagas ”, finaliza.

 



Feira apresenta soluções para cafeicultura sustentável

Mais de 35 mil cafeicultores com produções nas regiões do Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Matas de Minas e média mogiana do estado de São Paulo se reunirão durante a 22ª Femagri (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas), organizada pela Cooxupé, cooperativa cafeeira com sede em Guaxupé (MG). O evento é gratuito e acontece de 08 a 10 de fevereiro no município graxupeano. De acordo com os organizadores, a estimativa é de um incremento de 40% no volume de negócios ante a edição de 2021.

Neste evento, os cafeicultores buscam redução de custos em suas lavouras e propriedades como, também, querem uma produção cada vez mais sustentável para ampliar a competividade no mercado internacional, por meio de um café com qualidade diferenciada. Serão apresentados durante a FEMAGRI cerca de 12 mil produtos e tecnologias de 124 empresas expositoras.

Sustentabilidade

Um café sustentável e de qualidade está entre as principais exigências do mercado consumidor mundial da commodity. “Os produtores brasileiros, especialmente nossos cooperados, já estão cientes dessa demanda e, por isso, a cada ano participam da Femagri, onde adquirem alternativas que levem mais sustentabilidade em suas lavouras, refletindo também em um café com qualidade diferenciada, atendendo tais exigências do mercado externo”, explica Carlos Augusto Rodrigues de Melo, presidente da Cooxupé, que hoje exporta café do tipo arábica para 50 países.   

Um dos setores da feira que concentrará produtos e soluções sustentáveis é a Fazendinha, que trabalhará, nesta edição do evento, o uso racional dos recursos naturais e a agricultura regenerativa.  “Apresentaremos um projeto que produz fertilizantes com menor emissão de carbono. Teremos, ainda, orientações sobre conservação de florestas, proteção de recursos hídricos e demonstrações de produtos biológicos que têm benefícios no controle de Bicho Mineiro, Broca, nematóides e doenças do café”, afirma Eduardo Renê da Cruz, coordenador do Departamento de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé.

Evento Neutro

A Femagri possui o selo Evento Neutro. De forma voluntária e com o auxílio de uma calculadora virtual, visitantes e expositores poderão calcular – durante o trajeto à feira – as emissões de carbono com base na distância percorrida e no meio de transporte, para posterior compensação ambiental em projetos de preservação florestal e de energia renovável. Esta ação é auxiliada pela Eccaplan Consultoria, a desenvolvedora do programa.

Safra cafeeira

De acordo com o primeiro levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado em janeiro, a primeira estimativa do Brasil para a safra de café em 2023 aponta para uma produção de 54,94 milhões de sacas de café beneficiado. O estado de Minas Gerais, o maior produtor da commodity, deve responder por 27,5 milhões de sacas, alta de 25% na comparação com a safra anterior. Ainda conforme a Conab, a área em produção cafeeira de MG está estimada em 1,1 mi de hectares, uma dimensão 8,8% maior do que na safra passada.



Empresária entra para o mercado de lingerie com R$ 1 mil

A nível mundial, o mercado de lingerie deve registrar um CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta, em português) de 7,79% entre 2022 e 2027, conforme estimativa que integra o levantamento “Mercado de Lingerie – Crescimento, tendências, impacto da Covid-19 e previsões”, divulgado pela Mordor Intelligence.

As estimativas também são promissoras para as empresas que atuam no setor no Brasil, já que as mulheres do país aumentaram o gasto com lingeries nos últimos anos. Segundo a pesquisa sobre o “Comportamento de Compra das Consumidoras de Moda Íntima Feminina”, divulgada pelo instituto IEMI (Inteligência de Mercado), o gasto médio por compra das brasileiras aumentou 20%, passando de R$ 106 para R$ 127 por mês.

Atenta a este fator, Dayhemilly Nogueira, fundadora da Cygnuss Intermediações – empresa que atua com vendas de lingeries em e-commerces -, entrou para o mercado on-line de roupas íntimas em 2019. A empresária conta que iniciou com uma loja virtual no nicho de roupas femininas a partir de um investimento de apenas R$ 1 mil. 

“Em 2020, alcançamos a marca dos primeiros 5 mil clientes e 500 mil em valor bruto faturado em plena pandemia de Covid-19. Em 2022 fechamos o ano com R$ 5 milhões em vendas e 26 mil clientes – um crescimento de 1000% e mais 21 mil clientes, comparado com 2020”, reporta.

Nogueira conta que, em 2023, a Cygnuss iniciou com R$ 2 milhões em investimento nas importações e abriu oportunidades para novos revendedores, que podem alcançar rendas de até 300% sobre o faturamento trabalhando dentro de casa e sem precisar de estoque.

Segundo a empresária, quando comparado o desempenho da Cygnuss em 2022 desde o seu surgimento, o crescimento foi mais de 10 vezes o valor de mercado e clientes. Ela também destaca que, além de vender para todo o Brasil a partir da sede em Campinas (SP), a Cygnuss iniciou 2023 com a abertura para o franchising e espera manter o ritmo de crescimento com uma rede de franquias.

“Em 2023, pretendemos investir mais 6,5 milhões nesse mercado, com a ideia de trazer o que já está em alta em outros países mais desenvolvidos. O negócio tem uma alta taxa de aprovação no mercado, um LTV (Lifetime Value, na sigla em inglês – estimativa da receita média do cliente) de 50% e baixo CAC (Custo de Aquisição de Clientes“, relata.

Para mais informações, basta acessar: https://cygnuss.com.br/



Teste e avaliação – Ford Ranger 4X4 Diesel Limited


Nos vídeos deste post eu testei e avaliei a Ford Ranger 4X4 Diesel Limited. No vídeo completo eu analiso o design, motorização, tecnologia, consumo e outros itens. Você pode também ver os vídeos de cada item separadamente. Veja abaixo.

Ford Ranger Diesel 4X4 Limited
Vídeo Completo – Carros Conectados


Ford Ranger Diesel 4X4 Limited
Tecnologia Embarcada – Carros Conectados


Ford Ranger Diesel 4X4 Limited
Design, Motor e Ficha Técnica – Carros Conectados


Ford Ranger Diesel 4X4 Limited
Opinião da avaliação – Carros Conectados


Ford Ranger Diesel 4X4 Limited
Tabela de avaliação – Carros Conectados



Petlove multiplica capacidade de armazenagem com novo centro de distribuição

A Connexxion Consulting, empresa especializada em consultoria de logística e Supply Chain (cadeia de suprimentos), foi a escolhida pela Petlove, um dos maiores ecossistemas pet do Brasil (que oferece com produtos, serviços e soluções diversas para animais de estimação), para a implantação de um novo Centro de Distribuição (CD) da marca, na cidade de Itapeva (MG).

 

O investimento no empreendimento, superior a 50 milhões, permitiu a ampliação inicial de aproximadamente 2,5 vezes a estocagem atual, alcançando um montante de 7 milhões de itens. A expectativa é que, até 2023, com a finalização do projeto – dividido em duas etapas -, esse número cresça para 9 milhões de unidade, três vezes mais do que é possível hoje. Ainda, futuramente, a empresa almeja quadruplicar o volume de armazenagem e distribuição.

 

“A Petlove manteve o novo Centro de Distribuição (CD), em Minas Gerais, por ser uma região estratégica tanto pelos incentivos fiscais que oferece quanto por facilitar o alcance dos clientes da região Sudeste – que representam 65% das vendas do e-commerce da marca. A empresa ainda acredita que, no médio prazo, será possível gerar, aproximadamente, 150 novos empregos diretos na região”, explica o mestre em engenharia, Rodrigo Barros, um dos sócios da Connexxion Consulting.Para a CEO da Petlove, Talita Lacerda, o centro de distribuição otimizará o ciclo de pedidos, com melhora significativa nos prazos de entrega, cerca de 40% no tempo de processamento do pedido dentro do CD.

 

“A instalação ainda recebeu um investimento de R$ 30 milhões em automação para promover a produtividade nos processos intralogísticos e gerar a melhora na ergonomia e bem-estar dos colaboradores. A outra metade do total investido irá para a construção do espaço em si. Tudo isso para sustentar o plano de crescimento da empresa para os próximos anos”.

 

Além do novo investimento, a Petlove ainda conta com outros três grandes centros de distribuição localizados em Itajaí/SC, Cabo de Santo Agostinho/PE e Hidrolândia/GO, que atendem às regiões Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte, respectivamente, também frutos das recomendações da Connexxion, a partir do estudo da malha logística (LNO – Logistics Network Optimization).

 

Ainda, como resultado do estudo, para melhor atender as demandas nas capitais, a holding também conta com seis dark stores (espécies de minicentros de distribuição localizadas em centros urbanos) em São Paulo/SP, Curitiba/PR, Porta Alegre/RS, Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ e Salvador/BA.

 

Sobre a Connexxion Consulting

A Connexxion Consulting é uma empresa de consultoria especialista em projetos de Supply Chain (cadeia de suprimentos). O time de especialistas atua há mais de 30 anos neste setor desenvolvendo grandes projetos e gerando cases.

 

Informações à Imprensa:
ADCom Comunicação Empresarial

Alberto Danon: (11) 99224-4401 (fone/WhatsApp) alberto@adcompress.com.br
Cibele Felix: cibele@adcompress.com.br / WhatsApp: (11) 99482-7425
Carol Mattos: carolina@adcompress.com.br



Quais são as diferença entre as cirurgias plásticas de lipo?

A lipoaspiração é um dos procedimentos mais buscados por homens e mulheres. Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS em inglês), em 2020, o Brasil realizou mais de 1,3 milhão de cirurgias, perdendo apenas para os Estados Unidos. Com isso, o país segue ocupando o segundo lugar no ranking internacional da categoria. Os dados apontam que 258.720 pessoas realizaram lipoaspiração.

A chamada lipo HD recentemente se tornou uma febre entre as famosas. Passaram pelo procedimento as influenciadoras digitais Gessica Kayane e Virginia Fonseca, bem como a cantora Ludmilla e sua esposa Brunna Gonçalves, entre outras.

O cirurgião plástico André Melo explica que a lipoescultura busca tratar a gordura localizada e usar parte dela em outras áreas (principalmente glúteos). Ele explica que lipo HD “pode ser considerada um avanço e um refinamento técnico da lipoescultura”.

De acordo com ele, o procedimento é destinado àqueles que buscam um “melhor contorno dos músculos”, sendo um procedimento que “atua em mais áreas do corpo da paciente”, além da região abdominal, “como membros superiores e inferiores”. Além disso, prossegue ele, “permite o uso da gordura para melhorar a definição muscular do abdômen, braços e pernas”.

Já a abdominoplastia, segundo a ISAPS, também foi uma escolha bem comum entre os pacientes, com 112.186 procedimentos efetuados em 2020. Ainda de acordo com o levantamento, 86,3% dessas cirurgias plásticas são realizadas por mulheres e 13,7% por homens.

A abdominoplastia é indicada para remover o excesso de flacidez da região abdominal e corrigir a separação dos músculos. Segundo Melo, é um procedimento maior e que pode ser associado com os dois tipos de lipo anteriormente citados.  



O que é e como morar em um dos países do Espaço Schengen?

Áustria, Alemanha, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Suécia e Suíça. A extensa lista de países-membros do Acordo de Schengen atrai a atenção de pessoas de todo o mundo, inclusive de brasileiros – que têm planos de viajar, estudar ou morar na Europa.

Segundo o balanço “Turismo – 2023”, realizado pela Hibou, empresa de pesquisa e insights de mercado e consumo, 53% dos habitantes do país pretendem viajar este ano. O levantamento investigou os comportamentos e expectativas de 1200 brasileiros por meio de um questionário on-line.

Dentre os entrevistados que querem partir para o exterior, 19% revelaram que têm a intenção de viajar para algum país da Europa. O “velho continente” figura à frente de destinos como América do Norte (11%), América Latina (7%). África, Austrália/Oceania e Ásia (3%, cada). 

Paralelamente, dados do STB (Student Travel Bureau) obtidos pelo jornal Valor Econômico revelam que, cada vez mais, os brasileiros estão investindo em cursos de graduação e pós-graduação fora do Brasil. De acordo com a instituição, houve “um aumento significativo em termos de vendas e de embarque de brasileiros”.

Lilian Ferro, CEO da Simonato Cidadania, consultoria para o reconhecimento de cidadania italiana, destaca que o número de brasileiros que desejam morar na Europa também vem em uma crescente, dado que pode ser observado a partir do número de pedidos de cidadania de um dos Estados-membros da UE (União Europeia).

Com efeito, cerca de 24 mil brasileiros fizeram pedidos de cidadania europeia apenas em 2020, conforme informações do Eurostat, gabinete de estatísticas da UE. A cidadania italiana foi a segunda mais buscada, com 19,6% das intenções, atrás apenas dos pedidos para a cidadania portuguesa (41,9%), porém à frente das reivindicações para as cidadanias espanhola (15%) e alemã (4,8%) por naturalização ou reconhecimento.

Cidadania italiana facilita o ingresso nos países do Acordo de Schengen

Ferro conta que, para além dos benefícios de morar na Itália, a cidadania italiana abre a porta para os países-membros do Acordo de Schengen, o que facilita o ingresso de brasileiros que conquistam a dupla cidadania. Segundo projeções, o Brasil possui cerca de 25 milhões de ítalo-descendentes, o que leva o país à condição de nação com o maior número de descendentes fora da Itália.

O Acordo de Schengen é uma convenção entre países da Europa sobre uma política de abertura das fronteiras considerada a maior área de livre circulação do planeta. Recentemente, Bruxelas defendeu a entrada da Bulgária, Roménia e Croácia ao espaço. A Comissão Europeia apelou aos Estados-membros para que tomem “as medidas necessárias, sem mais demoras” e autorizem a adesão dos três países ao Espaço Schengen, como mostra uma publicação do site da Euronews.

A CEO da Simonato Cidadania destaca que os brasileiros que conquistam a cidadania italiana usufruem dos mesmos direitos que os cidadãos italianos no que diz respeito à área Schengen. “Brasileiros com ancestrais italianos têm uma facilidade a mais para estudar ou morar nos países da convenção sem a necessidade de visto”, explica. “Isso porque, como cidadão italiano, você tem benefícios de entrada, estudo e moradia diferentes de um ‘estrangeiro’”, complementa.

Para mais informações, basta acessar: https://www.simonatocidadania.com.br/



Quais são as tendências do marketing digital para 2023?

Até 2024, as cinco principais empresas de cada setor serão aquelas que usaram tecnologia para inovar e sair de possíveis crises. É o que demonstram pesquisas da IDC (International Data Corporation). Além disso, a consultoria prevê que, até 2026, 75% dos negócios líderes de mercado terão programas e investimentos de inovação digital estruturados e sistêmicos.

Hoje, empresas de todo o mundo, de diversos portes e segmentos, já utilizam uma série de ferramentas com base nas novas tecnologias. O marketing digital, por exemplo, é utilizado por cerca de 90% de todos os empreendimentos do mundo – e a maior parte deles é do Brasil, de acordo com a Pesquisa Marketing Visão 360º, realizada pelo Mundo do Marketing em parceria com a TNS Research International. 

Ainda segundo o balanço, mais da metade (54%) dos negócios analisados que enxergam o marketing digital como um elemento indispensável são de pequeno porte, com até 99 colaboradores. Entre as empresas ouvidas, a maior parte informou que prefere terceirizar a atividade para especialistas e agências.

É nesse ponto que, segundo Lucas Heber, Growth Marketer da agência de marketing digital Mestres do Site, vale a pena ficar atento às principais tendências de marketing digital para 2023 que, uma vez seguidas de forma correta, podem elevar as chances de sucesso de um negócio, seja ele digital ou não.

Heber lista as dez principais tendências nos tópicos a seguir:

  1. Machine Learning (Engenharia de Aprendizado de Máquina, em português);
  2. Algoritmos – como o do Facebook, Instagram, etc;
  3. Chatbots – Tecnologia que busca simular um ser humano na conversação com os clientes);
  4. ChatGPT (robô virtual que interage com o cliente e pode responder a perguntas sobre vários assuntos);
  5. Qualificação de Leads – Recurso utilizado para segmentar prospects com maior potencial de compra;
  6. Automação de Marketing – Modalidade que permite o envio de campanhas mais eficazes para o mercado;
  7. Inteligência artificial na criação de textos e imagens;
  8. Internet imersiva;
  1. Experiência híbrida (sobretudo entre automação de marketing e time de vendas);
  2. SEO para redução do custo de aquisição por clientes.

Para concluir, o Growth Marketer da Mestres do Site destaca que o principal diferencial no âmbito do marketing digital para uma empresa que busca se consolidar no mercado consiste na utilização de diversas estratégias com o objetivo de diminuir o CAC (Custo por Aquisição de Clientes).

“Se notarmos, a maioria – senão todas – das tendências de marketing digital para 2023 tem como foco otimizar custos”, ressalta.



Petlove multiplica capacidade de armazenagem com novo centro de distribuição

A Connexxion Consulting, empresa especializada em consultoria de logística e Supply Chain (cadeia de suprimentos), foi a escolhida pela Petlove, um dos maiores ecossistemas pet do Brasil (que oferece com produtos, serviços e soluções diversas para animais de estimação), para a implantação de um novo Centro de Distribuição (CD) da marca, na cidade de Itapeva (MG).

 

O investimento no empreendimento, superior a 50 milhões, permitiu a ampliação inicial de aproximadamente 2,5 vezes a estocagem atual, alcançando um montante de 7 milhões de itens. A expectativa é que, até 2023, com a finalização do projeto – dividido em duas etapas -, esse número cresça para 9 milhões de unidade, três vezes mais do que é possível hoje. Ainda, futuramente, a empresa almeja quadruplicar o volume de armazenagem e distribuição.

 

“A Petlove manteve o novo Centro de Distribuição (CD), em Minas Gerais, por ser uma região estratégica tanto pelos incentivos fiscais que oferece quanto por facilitar o alcance dos clientes da região Sudeste – que representam 65% das vendas do e-commerce da marca. A empresa ainda acredita que, no médio prazo, será possível gerar, aproximadamente, 150 novos empregos diretos na região”, explica o mestre em engenharia, Rodrigo Barros, um dos sócios da Connexxion Consulting.Para a CEO da Petlove, Talita Lacerda, o centro de distribuição otimizará o ciclo de pedidos, com melhora significativa nos prazos de entrega, cerca de 40% no tempo de processamento do pedido dentro do CD.

 

“A instalação ainda recebeu um investimento de R$ 30 milhões em automação para promover a produtividade nos processos intralogísticos e gerar a melhora na ergonomia e bem-estar dos colaboradores. A outra metade do total investido irá para a construção do espaço em si. Tudo isso para sustentar o plano de crescimento da empresa para os próximos anos”.

 

Além do novo investimento, a Petlove ainda conta com outros três grandes centros de distribuição localizados em Itajaí/SC, Cabo de Santo Agostinho/PE e Hidrolândia/GO, que atendem às regiões Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte, respectivamente, também frutos das recomendações da Connexxion, a partir do estudo da malha logística (LNO – Logistics Network Optimization).

 

Ainda, como resultado do estudo, para melhor atender as demandas nas capitais, a holding também conta com seis dark stores (espécies de minicentros de distribuição localizadas em centros urbanos) em São Paulo/SP, Curitiba/PR, Porta Alegre/RS, Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ e Salvador/BA.

 

Sobre a Connexxion Consulting

A Connexxion Consulting é uma empresa de consultoria especialista em projetos de Supply Chain (cadeia de suprimentos). O time de especialistas atua há mais de 30 anos neste setor desenvolvendo grandes projetos e gerando cases.

 

Informações à Imprensa:
ADCom Comunicação Empresarial

Alberto Danon: (11) 99224-4401 (fone/WhatsApp) alberto@adcompress.com.br
Cibele Felix: cibele@adcompress.com.br / WhatsApp: (11) 99482-7425
Carol Mattos: carolina@adcompress.com.br



Construtora finaliza integração de aquisições e nomeia primeira mulher como CEO

A Gafisa segue plano estratégico de 2023 com a finalização da integração com a Bait Incorporadora, empresa adquirida em 2022. A captura de sinergias entre as duas empresas foi essencial para o rápido cumprimento do plano de fusão, previsto inicialmente para meados deste ano.

Com essa etapa concluída, Henrique Blecher e Gustavo Nunes, executivos vindos da Bait Incorporadora, deixam a Companhia para realização de projetos pessoais. A decisão foi em comum acordo e prevista.

Para assumir o comando da Gafisa, Sheyla Resende foi nomeada como CEO. Ela será a primeira mulher a ocupar esse cargo em 68 anos de história da empresa. A executiva está há 14 anos na empresa, ocupando cargos de direção nos últimos quatro anos.

“As movimentações e aquisições realizadas nos últimos três anos estão alinhadas ao posicionamento estratégico da Companhia em focar em produtos com alto valor agregado, em regiões nobres, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. As duas sedes da Gafisa atuarão com unicidade na sua gestão e cultura organizacional, mantendo a visão financeira de geração de caixa”, conclui Sheyla.

A nomeação demonstra a cultura da Gafisa com o olhar para desenvolvimento de lideranças e talentos femininos. “O setor ainda tem muitos passos pela frente para superar a disparidade de gênero. Sinto-me honrada na representação feminina neste movimento que reforça nossa Política ESG, no que se refere à equidade de gênero, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODSs) definidos pela ONU”, detalha a nova CEO.

Além da nomeação de Sheyla Resende, haverá um Comitê de Gestão, multidisciplinar, que contará com mais três membros, composto por um novo Diretor Financeiro (CFO) – a ser anunciado nos próximos dias e outros dois atuais diretores da empresa.

Luis Fernando Ortiz, colaborador da Gafisa há 12 anos, quatro destes como Diretor de Incorporação, assume o cargo de Vice-presidente de Negócios e passa a gerir, além da Incorporação, Marketing, Comercial e Novos Negócios, as áreas de Jornada do Cliente (CX).

Renata Yamada, que atua na Gafisa desde a reestruturação iniciada 2019, passa a ocupar o cargo de Vice-presidente de Gestão & Jurídico, áreas com grande sinergia e vocação de governança, pilar fundamental tanto na história, como no futuro da Companhia. 

“Este comitê tem como principal atribuição deliberar sobre as decisões estratégicas da Companhia. Uma empresa com a nossa dimensão, demanda uma combinação de experiências na condução de seus negócios, que está refletida nesta formação” – ressalta Sheyla Resende.

Perfil do CEO da Gafisa

Sheyla Resende – Engenheira Civil, formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com 14 anos de experiência em Construção Civil. A executiva ingressou na Gafisa, onde atuou como trainee, engenheira, gestora de Obras e gerente de Gestão e Qualidade. Em 2019, tornou-se diretora de Gestão e RH, sendo promovida em abril de 2021 à Vice-Presidente de Gestão e RH da Gafisa, responsável pela coordenação do Comitê de Gestão e pelas áreas Administrativa, Comunicação Corporativa, Gestão, Processos e Qualidade, Jurídico e Recursos Humanos. Sua atuação no turnaround da Gafisa foi essencial para que a empresa se reestabelecesse e tivesse novamente protagonismo.  

Perfil dos Vice-Presidentes da Gafisa

Luis Fernando Ortiz – Engenheiro Civil, com MBA em Economia Setorial e Mercados pela Escola Politécnica da USP e MBA em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas, com experiência de 25 anos no mercado imobiliário, tendo como trajetória as áreas de Novos Negócios, Incorporação e Comercial. Nos últimos 4 anos ocupava a função de Diretor Executivo de Incorporação participando ativamente da consolidação do portfólio da Gafisa e no segmento de alta renda.

Renata Yamada – Advogada, formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com ampla experiência nos setores consultivo e contencioso. Especializada em direito tributário (IBET) e administrativo (UCAM), com cursos de extensão em tributação e contabilidade, processo civil e direito imobiliário. Após 15 anos de atuação em escritórios de advocacia, migrou, há 6 anos para a atuação corporativa. Atualmente, a executiva é Diretora Jurídica da Gafisa. 

 

 



Tendências que são oportunidades para a gestão de frotas em 2023

Em um país cuja frota de automóveis ultrapassa 107 milhões de unidades e onde 632 mil acidentes e 11 mil mortes no trânsito foram registradas em 2021, segundo o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), empregar tecnologias que auxiliam na condução e que fornecem a visibilidade de como está a direção do time no trânsito pode ajudar a melhorar essa estatística, que impacta toda a sociedade.

“O mercado de frota tem um amplo potencial para crescer. E a tecnologia é essencial nisso, para que a empresa evolua para além do uso de planilhas e WhatsApp na gestão. Ao inovar, constrói-se uma operação eficiente, conectada e com vantagens competitivas frente à concorrência” afirma Omar Jarouche, CMO da Cobli, FleetTech que por meio de IoT, Inteligência Artificial, Big Data e Videotelemetria, ajuda operações a reduzir custos, potencializar a produtividade e cuidar da condução segura do motorista. O executivo ainda comenta cinco tendências e oportunidades para potencializar a operação de frotas em 2023. 

 

Videotelemetria 

A nova fronteira da gestão de frotas, a videotelemetria é composta por câmeras veiculares com inteligência artificial embarcada instaladas na cabine do automóvel. Elas identificam automaticamente e gravam situações perigosas, como direção distraída e proximidade insegura do veículo da frente. Os vídeos são enviados para uma plataforma, que avisa o gestor o momento exato que ele deve assistir e analisar, transformando dados brutos em informação útil e plano de ação, como feedbacks rápidos e treinamentos para a equipe.

Diante de possíveis comportamentos de risco, alertas sonoros são disparados em tempo real para o condutor ter uma direção mais cuidadosa e focada, evitando acidentes e infrações. Com isso, a videotelemetria consegue auxiliar na redução de custos. Além disso, também é possível usar as imagens para evitar o pagamento de despesas com incidentes nos quais a empresa não foi a responsável pela infração. 

“A tecnologia é capaz de fazer o reconhecimento facial do condutor no início da viagem e transformá-los em filtros automáticos, para saber qual motorista gerou qual evento. Assim, é possível agrupar as imagens de um mesmo motorista e nomear os grupos”, comenta o porta-voz da Cobli.

 

Inteligência de dados 

Uma pesquisa recente realizada pela Dell, em parceria com a Forrester, mostra que 73% das empresas do Brasil se consideram orientadas por dados. E dessas empresas, 80% afirmam que estão lidando com alguma barreira para capturar, usar e analisar os dados — muitas vezes, por dificuldade em integrar os dados que são captados e analisá-los de forma inteligente. 

“Na gestão de frotas, dados são de extrema importância na tomada de decisões para realocação de recursos, redução e eficiência de custos. Ou seja, para melhorar o que sua operação já tem. Além disso, contribui para a identificação de padrões, previsão de demanda, apontamento de falhas, gargalos e ineficiências”, destaca Omar.

O especialista destaca os tipos de dados que gestão de frota costuma olhar, como o consumo de combustível por rota, frequência de manutenções, custo da operação e modo de condução do motorista. Assim, a tecnologia possibilita coletar, acompanhar quase em tempo real e analisar com profundidade essas informações. Dessa forma, é possível saber exatamente em quais aspectos da operação mexer, para descomplicar processos, potencializar a operação e melhorar a qualidade do serviço prestado aos clientes.

 

Upgrade no monitoramento de frotas

Ao adotar um sistema de monitoramento de frotas, é possível receber todos os dados em tempo real e em uma única plataforma de inteligência. Ou seja, o gestor consegue acompanhar cada vez mais dados. Por exemplo, é possível designar trajetos e regiões específicas para o trabalho dos motoristas. Em caso de alteração de rota, o líder é alertado. Isso impacta em mais eficiência na operação e, consequentemente, pode reduzir custos.

Em alguns casos, também é possível acompanhar o veículo em tempo real, contando, posteriormente, com relatórios sobre velocidade, quilometragem, paradas e outras informações importantes.

Com a evolução da gestão para videotelemetria e telemetrias, é possível tomar decisões inteligentes a partir da realidade da própria operação. A tecnologia também facilita a integração com parcerias estratégicas, que colaboram na construção de um ecossistema robusto para a operação. 

 

Sustentabilidade

No estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), feito com executivos de 500 médias e grandes empresas industriais, duas em cada três (63%) empresas entrevistadas afirmaram que vão ampliar os investimentos em sustentabilidade nos próximos dois anos.

A busca por processos sustentáveis é tema  cada vez mais discutido na gestão de frota, principalmente no que diz respeito ao uso de veículos elétricos – que são uma maneira de buscar deslocamentos com menor impacto ao meio ambiente, já que  emitem menos poluentes do que os carros à combustão.

Tecnologias de monitoramento de frotas, como a videotelemetria e a telemetria, também colaboram com a sustentabilidade, porque possibilitam ter rotas mais eficientes, o que impacta diretamente no consumo de combustível e na redução de emissões de CO². Dados da Cobli mostram que clientes reduziram o consumo de combustível em 26% em um ano. 

 

Conexão 5G 

O 5G é uma evolução do 4G, porque consegue alcançar 10x mais performance, se comparado à versão anterior. O recurso permite uma internet mais rápida e maior velocidade de comunicação e transmissão de dados.

A tecnologia do 5G está começando a ser implementada agora nas principais cidades, já que tem alto custo de implementação de infraestrutura para as empresas de telecomunicações.

Na gestão de frotas, o 5G permitirá que as empresas controlem ferramentas e dispositivos de forma rápida e remota, ao oferecer uma internet mais estável, facilitando o trabalho dos colaboradores. Tecnologias para monitoramento de veículos, análise de dados, otimização de trajetos, análise do comportamento dos condutores terão uma conectividade cada vez mais eficiente.

Além disso, pode também auxiliar em problemas mais complexos das cidades inteligentes. Por exemplo, a evolução na conexão vai ajudar a planejar semáforos melhores e comunicar desvio de trânsito em caso de acidente ou enchentes.

 



Tipos de vistos para viver legalmente nos Estados Unidos

Houve um aumento considerável na busca dos brasileiros pelo visto americano nos últimos anos para diversos objetivos. De acordo com dados do governo americano, até novembro de 2022 foram aprovados mais de 742 mil vistos, uma alta de 22% se comparado ao ano de 2019. E a tendência é que esse número continue crescendo, já que em São Paulo a espera por essa autorização já ultrapassa 500 dias. Pensando nisso, Hilton Celer Pereira, advogado brasileiro que mora nos Estados Unidos, levantou algumas informações importantes para a etapa da escolha do visto. De acordo com Hilton, os vistos mais comuns são os de turistas e estudantes (categorias não permanentes), e o de Employment Based, ou seja, visto permanente que permite que o imigrante trabalhe legalmente no país. 

Com base em seus conhecimentos e experiência própria, o profissional tem dado suporte, de maneira totalmente voluntária e sem remuneração, a brasileiros que buscam informações sobre o tema e que desconhecem os passos necessários para organizar esse processo. São diversas etapas como planejamento financeiro, pesquisas sobre as opções de escolas ou empresas, cidades para morar, avaliação de custos extras, além, claro, da escolha do visto.

“É importante que se passe por todas as etapas com muito planejamento e se faça todas as escolhas da maneira correta. Se manter legalmente no país é indiscutível, por isso é essencial escolher o visto adequado ao perfil e objetivo”, explica Hilton Celer Pereira.

Para os turistas, os vistos B-1 e B-2 são os mais comuns e autorizam a permanência temporária no país. O B-1 é concedido para quem vai realizar negócios, participar de conferências ou de treinamentos de curta duração. Já o B-2 é concedido para pessoas que querem visitar os EUA para férias, turismo, tratamentos médicos, participação em eventos ou visitar familiares e amigos. 

Para quem pretende estudar em tempo integral nos Estados Unidos, será necessário um visto de estudante. Existem duas categorias para não imigrantes e estes vistos são conhecidos como F e M, ambos os vistos são temporários. Para ter a aprovação do F-1 (estudante acadêmico) ou M-1 (estudante vocacional) é preciso atender a alguns critérios como: 

  • O interessado no F-1 deve estar matriculado em um programa educacional, seja acadêmico em universidades e faculdades, escolas primárias ou escola de idiomas que resultem em um diploma ou certificado
  • O visto M-1 inclui estudantes de programas vocacionais ou outros não acadêmicos, além dos cursos de idiomas
  • A escola deve ser aprovada pelo Programa de Estudantes e Visitantes de Intercâmbio, Imigração e Alfândega
  • O aluno deve ser proficiente em inglês ou estar matriculado em cursos que levem à proficiência 
  • O estudante precisa ter fundos suficientes para seu próprio sustento durante todo o período do curso
  • E deve manter uma residência em seu país de origem 

Hilton conta que para quem quer equilibrar estudo e trabalho, é importante se atentar ao tipo de visto, pois com os de estudantes há diversas restrições. “Os alunos F-1 não podem trabalhar fora do campus durante o primeiro ano acadêmico, mas com algumas condições é possível aceitar oportunidades dentro da instituição de ensino”, diz. Após o primeiro ano de estudo, os estudantes com esse tipo de visto podem ter 3 tipos de emprego fora do campus como: Formação Prática Curricular (CPT), Treinamento Prático Opcional (OPT) (pré-conclusão ou pós-conclusão) e Extensão de Treinamento Prático Opcional (OPT) em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).

Esses alunos podem ser autorizados a trabalhar fora da instituição de ensino em situações avaliadas caso a caso, como dificuldades econômicas, por exemplo. Já os alunos com visto M-1 só podem exercer treinamentos práticos após a conclusão do curso. Para ambos, qualquer atividade profissional fora do campus deve ter relação com a área de estudo no país, além de ser necessária uma autorização do Oficial da Escola Designado – responsável por manter o Sistema de Informações de Estudantes e Visitantes de Intercâmbio (SEVIS) e pelo USCIS.

Agora, se o interesse é por trabalhar nos Estados Unidos, Hilton esclarece que os vistos permanentes para trabalhadores imigrantes são divididos em primeira preferência (EB-1), segunda preferência (EB-2) e terceira preferência (EB-3), sendo:

EB-1 é o visto permanente para imigrantes com habilidades extraordinárias em sua área de atuação como ciências, artes, educação, negócios e esportes, excelentes professores e pesquisadores ou ainda executivos de multinacionais, por exemplo. Os interessados neste visto devem atestar suas conquistas na área de atuação e ele permite aplicação para o GREEN CARD.

EB-2 é o visto para trabalhadores imigrantes de segunda preferência, como pessoas que exercem profissões que exigem um grau avançado de conhecimento ou têm habilidades excepcionais em áreas como ciências, artes e negócios. Esses profissionais devem ter diploma de  mestrado, doutorado ou bacharelado, neste caso com no mínimo 5 anos de experiência profissional. Para este visto é necessário ter uma proposta de emprego de empresa americana e passar pelo processo de permissão de contratação de estrangeiro. Este é um visto permanente para imigrantes e que dá acesso ao GREEN CARD.

Ainda no EB-2, um visto que tem se destacado é o EB2NIW GREEN CARD. Para se qualificar para este visto, é necessário passar no Teste de Elegibilidade Geral EB-2 e no Teste de Isenção de Interesse Nacional, ter grau avançado de formação acadêmica e demonstrar habilidade excepcional na área de atuação. “Este Teste de Isenção de Interesse Nacional é um tipo de avaliação em que o país concede uma isenção dos requisitos normais e certificação de trabalho”, explica Hilton.

EB-3, terceira preferência, é o visto para trabalhadores qualificados e que exige um mínimo de 2 anos de estudo ou experiência na função. Também é necessário que o pedido do visto esteja vinculado a uma oferta de emprego nos EUA.

Há também os vistos para investidores, o EB-5. Os imigrantes qualificados para essa categoria investiram ou estão investindo ativamente pelo menos U$1.050.000 no país, ou U$800.000 em uma área específica, para criar uma empresa nos EUA e gerar novos empregos em tempo integral para no mínimo 10 funcionários qualificados. 



Foz do Iguaçu registra recorde de turistas após pandemia

Um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil e do mundo, sem dúvidas, é a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. As instituições de turismo da cidade divulgaram dados preliminares referentes ao ano de 2022, que apontam um número histórico de visitantes no município que faz fronteira com a Argentina e o Paraguai. De acordo com a Secretaria Municipal, o destino superou a marca de 2 milhões de visitantes no ano passado, ultrapassando seu melhor ano em 2019, levando em consideração apenas registros oficiais, sem contar os pontos turísticos pagos onde o número de visitantes pode ser ainda maior.

O maior símbolo da cidade paranaense são as Cataratas do Iguaçu. Por meio do Parque Nacional do Iguaçu, os visitantes conseguem acessar livremente a tríplice fronteira com os países sul-americanos, e aproveitar para fazer compras no Paraguai, além de outros passeios em Foz do Iguaçu. 

De acordo com o prefeito Chico Brasileiro (PSD), além das Cataratas do Iguaçu e do Parque Nacional, a cidade possui ao menos mais dez atrativos de ponta na região trinacional. Em conversa com empresários do setor no início de 2023, ele ressaltou o turismo de compra, de eventos e negócios, de aventura e esporte, e o gastronômico, que estão em alta ou em expansão. 

Hotéis em Foz do Iguaçu se preparam para 2023

O setor estima que as três fronteiras receberam em 2022 algo entre 3 e 4 milhões de visitantes, e para esse ano, a ideia é intensificar as ações no setor hoteleiro, com campanhas de divulgação do destino na tríplice fronteira, e prevê uma nova métrica para mensurar o número de visitantes, que não contabiliza turistas que chegam pela rodoviária e os passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (IGU).

“Avaliamos com muito entusiasmo a retomada do turismo em Foz do Iguaçu e sentimos isso todos os dias aqui. O destino cresceu mais de 10% em 2022, de acordo com as informações repassadas pelo Sindicato de hotéis de Foz do Iguaçu, o que confirma a nossa impressão”, comenta Jaime Mendes, sócio-proprietário do Del Rey Quality Hotel

Fim da pandemia e retorno de turistas

O aumento do turismo na cidade após a pandemia do Covid-19 anima os hoteleiros.”Vemos com bons olhos a retomada pós pandemia, pois o setor de turismo voltou a investir em seus empreendimentos e novos atrativos chegaram após a retomada, além de outros que estão para vir”, afirma Mendes. 

O empresário conta que as perspectivas para 2023 são otimistas. “Será um ano de muitos feriados prolongados, retomada da malha aérea e investimentos em grandes eventos. Além do mais, a cidade está investindo muito na divulgação do nosso destino”, completa Mendes.



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Podcast – A tecnologia de áudio e vídeo Dolby faz parte...

0
Para saber como ela nasceu e ganhou o mercado global, ouça ou veja agora o Podcast, que está bem legal, curta o vídeo, inscreva-se no canal e compartilhe nas redes sociais.

Podcast – Fusca na veia

Últimas Notícias

Translate »