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Inclusão e acessibilidade infantil exigem ações específicas

A acessibilidade e a inclusão infantil consistem no processo de implantação de legislação para garantia de direitos das crianças, respeitando as diferenças e oferecendo novas oportunidades. Um dos documentos mais importantes é o Estatuto da Pessoa com Deficiência ou Lei nº 13.146 – Lei Brasileira de Inclusão, que é abrangente, assegura e promove, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais, como direito à saúde de qualidade, a frequentar espaços educacionais e culturais, entre outros.

O Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010, aponta que cerca de 3,3% das crianças em idade pré-escolar (0 a 5 anos) possuem deficiência auditiva e/ou visual, um total de 13.806.733 crianças. Desses pequenos, 309.481 possuem deficiência visual e 146.927 possuem deficiência auditiva.

Ainda segundo dados do IBGE de 2010, no Brasil 45,6 milhões de pessoas, 23,9%, têm algum tipo de deficiência. Entre as deficiências declaradas, a mais comum foi a visual, atingindo 3,5% da população. Em seguida, ficaram problemas motores (2,3%), intelectuais (1,4%) e auditivos (1,1%). De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 36 milhões de pessoas no mundo são cegas e outras 217 milhões têm baixa visão.

De acordo com a fonoaudióloga da ONG ATEAL – Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem, Mariza Pomilio, a legislação assegura um atendimento humanizado e de qualidade, desde a gestação de risco ao nascimento e acompanhamento da pessoa com deficiência. “A acessibilidade precisa ser operacionalizada, é necessário que sejam criadas normas técnicas com padrões e preceitos universais. O envolvimento com a causa e suas necessidades para assegurar uma efetiva inclusão é dever de todos nós”, salienta.

A profissional ressalta que a inclusão é a forma como é disponibilizada a acessibilidade, unindo legislação e ação. Para Pomilio, a acessibilidade requer que sejam criadas normas e políticas públicas, assim como capacitação e gestão. 

“É preciso um novo pensar sobre o ecossistema e as aplicabilidades de metodologias engessadas”, afirma. “São muitos os mecanismos a serem implantados e desenvolvidos, desde capacitação, formação de pessoal, aceitação familiar e social. Estamos mais próximos da integração, engatinhando para inclusão”, enfatiza.

Segundo a fonoaudióloga, é necessário primeiramente pensar em ser acessível: nas atitudes, na arquitetura, na metodologia, na comunicação e muito mais. “É preciso entender que a cultura de segregação, ainda habita o inconsciente coletivo, e está presente nas famílias dos deficientes”, diz. “Hoje, nossas crianças deficientes estão melhor acolhidas, mas ainda estamos longe de ter espaços e políticas acessíveis para que a inclusão ocorra”.

Entre as principais ferramentas e estratégias para lidar com a acessibilidade e inclusão infantil, a especialista destaca a acessibilidade atitudinal. Segundo Pomilio, tal ação consiste em receber uma criança, dar a atenção que ela precisa, promover acessibilidade aos espaços físicos, quebrar as barreiras metodológica, oferecendo ensino adequado às percepções possíveis que estejam ao alcance da criança, ofertar tecnologia ou metodologia que favoreça a aprendizagem e estabelecer uma comunicação acessível, uso de braile ou textos ampliados, libras ou comunicação tátil.

 Crianças com deficiência e educação inclusiva

De acordo com o IBGE, das pessoas que são portadoras de deficiência no país, 7,5% são crianças de até 14 anos de idade, cerca de 3,5 milhões. Dados da pesquisa realizada em 2019 pelo Instituto Alana, intitulada “O que a população brasileira pensa sobre a educação inclusiva”, mostrou que 86% dos entrevistados concordam que as escolas se tornam melhores ao incluir crianças com deficiência. 

Além disso, 76% acreditam que crianças com deficiência aprendem mais estudando com crianças sem deficiência, 87% dos pais de crianças com deficiência têm medo que seus filhos sofram preconceito na escola e 26% das crianças com deficiência de 0 a 14 anos estão fora da escola.

Marcos Freire Mello, idealizador do personagem infantil Bob Zoom, responsável pelo Projeto Inclusão e Acessibilidade, o qual visa prover conteúdo com recursos de acessibilidade para inclusão de crianças com deficiência visual e auditiva, salienta que é papel da sociedade educar as crianças de forma simples sobre o tema, através da própria linguagem infantil, como se fosse de criança, para criança. “É muito mais provável que uma criança leve em consideração o que um desenho apresenta, ou uma música infantil, do que uma campanha muito técnica”.

Para saber mais, basta acessar: https://www.youtube.com/@BobZoomAcessibilidade



Quase metade dos brasileiros já têm contas em fintechs

As fintechs vêm tendo um crescimento considerável nos últimos anos, isso porque a sociedade está buscando cada vez mais praticidade e agilidade no dia a dia. Segundo uma pesquisa global da Finder, consultoria em investimentos, 42,7% dos adultos no Brasil já possuem conta em uma fintech, valor correspondente a 10,7% a mais que em 2021. De acordo um estudo feito pelo Fintech Report 2022, o Brasil possui pelo menos 1.289 empresas nesse ramo.

Essas organizações, que desenvolvem soluções tecnológicas voltadas para o mercado financeiro, se destacam pelos produtos e serviços oferecidos a seus consumidores, como acesso a crédito simplificado, por exemplo. Um estudo realizado pelo Sebrae mostrou que, em 2020, as fintechs movimentaram mais de 4 trilhões de reais em empréstimos para empresas e indivíduos, 13% mais alto que no ano anterior.

No mercado de crédito, a expectativa é que em 2023 essa área continue em crescimento e com taxas elevadas. Conforme mostra a Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas, da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) de dezembro de 2022, o saldo da carteira de crédito do sistema financeiro nacional deverá crescer 8,2% neste ano.

O fundador da CS Bank, Rodrigo Mancilha, acredita que a burocracia é algo que não pode mais ser aceito como normal e está cada vez mais sendo abolido das empresas. E no mercado de fintechs, pontua ele, não é diferente. 

“Oferecer crédito rápido e de forma simples não é inovar, é apenas trazer para a prática aquilo que adormece na teoria a muito tempo. Isso atrai cada vez mais clientes e inicia o processo de mudança de quem já está no mercado”, afirma.

Mancilha ressalta ainda que o mercado brasileiro atrai cada vez mais fintechs e as startups estão inovando e sendo cada vez mais disruptivas. “Ainda existe um mercado muito grande a ser explorado”, declara o fundador da CS Bank



Evento de marca e simpósio sobre o GOURI da Dexlevo no IMCAS 2023

A Dexlevo, empresa especializada em dispositivos médicos estéticos, realizou com sucesso um simpósio dedicado ao seu produto exclusivo, GOURI, no IMCAS World Congress 2023 em Paris (França). O IMCAS (International Master Course on Aging Science), realizado de 26a 28de janeiro, é uma das três principais sociedades de estética antienvelhecimento do mundo.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230202005941/pt/

GOURI Booth at IMCAS Paris 2023 (Photo: Business Wire)

GOURI Booth at IMCAS Paris 2023 (Photo: Business Wire)

Mais de 200 médicos e empresas que visitaram o estande da Dexlevo mostraram grande interesse no GOURI – um injetável exclusivo que oferece uma solução fundamental para o antienvelhecimento.

O simpósio do GOURI, intitulado “Universal Anti-Aging Treatment” (Tratamento antienvelhecimento universal), foi conduzido pelo dermatologista australiano Dr. Paul Han, que além de dar uma palestra também demonstrou um novo protocolo de tratamento do GOURI que ultimamente ganhou popularidade crescente entre profissionais de saúde que usam o produto. O Dr. Paul comentou: “Ao mesmo tempo que mantém os resultados tão bons como os do protocolo anterior, o novo protocolo melhora drasticamente a experiência do paciente e reduz o medo do paciente em relação ao tratamento devidoàdor”.

Um evento exclusivo da marca Dexlevo, chamado “Gorgeous GOURI Night”, foi realizado na noite de 26de janeiro. Foi um evento personalizado onde os médicos e distribuidores do GOURI no mundo todo puderam compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre o produto. Após a sessão “Gorgeous GOURI Experience”, onde os profissionais de saúde apresentaram livremente seus casos e experiências de tratamento, os convidados tiveram a chance de experimentar a música (gugak) e roupas (hanbok) tradicionais coreana.

O representante da Dexlevo comentou: “Através da Gorgeous GOURI Night, um evento exclusivo dedicado exclusivamenteàGOURI, nosso objetivo era melhorar a compreensão do produto e promover o reconhecimento da marca. Foi uma oportunidade para os médicos expandirem sua rede de contatos”. E acrescentou: “Planejamos continuar demonstrando a excelência do GOURI a partir de várias atividades de marketing, como a realização de eventos de marca e a participação em conferências internacionais antienvelhecimento”.

O GOURI da Dexlevo é o primeiro estimulador de colágeno de policaprolactona (PCL) liquefeito do mundo que se espalha naturalmente por todo o rosto após a injeção, incluindo a área ao redor dos olhos, para induzir a produção de colágeno.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

DEXLEVO

Lia Ko

lia.Ko@dexlevo.com

+821051022559

Fonte: BUSINESS WIRE



Montadoras recuperam produção pré-covid só depois de 2025

A indústria automotiva global deve retomar os níveis pré-pandêmicos de produção só depois de 2025, no mais positivo dos cenários traçados em um estudo da Roland Berger e da Lazard.

Segundo a análise, a entrega de veículos novos, embora esteja em trajetória ascendente, devendo fechar 2022 com 80,6 milhões de unidades (os dados do quarto trimestre ainda não haviam sido consolidados) e 2023 com 84,9 milhões de veículos, a produção de automóveis novos deve seguir abaixo do patamar de 2018 (94,2 milhões) e se recuperar “apenas moderadamente” no curto prazo.

“A indústria automotiva encarou seu terceiro ano consecutivo [2022] sem recuperação de volumes”, diz o material. “No melhor dos casos, Roland Berger e Lazard não esperam o retorno da indústria automotiva aos níveis [de produtividade] pré-pandêmicos até 2025”, segue. “Na perspectiva de uma recessão global, no entanto, estes níveis podem ser retomados só daqui a alguns anos, mas não antes da próxima década, no mais restritivos dos cenários”, alerta o documento.

A análise tem por base os balanços de uma cesta de montadoras com receita anual entre 0,5 e 10 bilhões de euros, entre as quais se incluem as gigantes Volkswagen, BMW, Mercedes-Benz, GM, Ford, Toyota e Hyundai. Também considera dados financeiros de empresas de elos importantes do setor, como autopeças, transporte marítimo e semicondutores.

O estudo sugere que 2023 repetirá 2022, com vendas sob dura negociação, demanda reduzida e deterioração das margens em função da elevação dos custos com matérias-primas, energia e semicondutores, que explodiram na esteira da covid-19 e da guerra na Ucrânia, permanecendo sem perspectiva de baixar no curto prazo.

Ainda de acordo com a análise, a atuação de bancos centrais de todo mundo para conter a inflação elevando juros, além de diminuir a demanda por automóveis adquiridos a crédito, desfavorece a retomada do setor por encarecer o acesso ao capital num momento crítico, em que as montadoras precisam financiar a eletrificação de suas linhas.

Outro fator que pode limitar a recuperação nos próximos anos é a diminuição da oferta de mão de obra especializada, que, após as demissões realizadas do início da pandemia, não está sendo reposta, nem formada com a qualificação necessária à produção de carros elétricos com maior grau de tecnologia embarcada.

No curto prazo, as consultorias também veem como risco a continuidade da política chinesa de covid zero, baseada no lockdown de áreas residenciais e fabris, que, nas estimativas das empresas, tem potencial para reduzir a produção global de veículos em ao menos 1,5 milhão de unidades.

O estudo afirma ainda que uma possível guerra entre China e Taiwan pode, no limite, derrubar a produção de veículos em até 90%, conflito que, embora “pouco provável”, afetaria diretamente o setor, já que Tawain responde por 50% da produção global de semicondutores e 70% dos microcontroladores automotivos.

Margens – Mesmo com a produção de automóveis em tendência de alta, as consultorias prevêem que as margens das montadoras devem seguir sob pressão diante do cenário de custos produtivos em elevação, capital mais caro para financiar investimento e juros a pressionar as contas de montadoras e seus consumidores.

Na cesta de empresas analisadas, a margem EBIT (lucro deduzido de juros e impostos) média foi projetada para 2022 num intervalo muito próximo aos 5,3% alcançados em 2021, sendo as empresas com receita acima de 10 bilhões de euros e portfólio para vários segmentos as que devem publicar os melhores resultados finais.

A título de comparação, as autopeças devem entregar em 2022 margem EBIT média superior aos 9,1% de 2021, em função da demanda por peças, principalmente, de reposição. “Se as OEMs [fabricantes de equipamentos originais] estão conseguindo repassar custos às fabricantes, estas, por sua vez, não estão em posição de fazer o mesmo com seus clientes”.

Nesse cenário de pressão sobre margens, as consultorias entendem que as montadoras devem manter o foco nos veículos com as melhores margens e cancelar descontos ao consumidor, na direção contrária da prática atual de parte das empresas.

As consultorias dizem ainda que as montadoras devem continuar a buscar a ‘desglobalização’ de suas cadeias, blindando-as de disrupções, que, segundo sugere sua análise, serão mais frequentes daqui para frente.



Governo cogita programa de acesso à energia solar para população carente

Segundo apuração do Estadão/Broadcast, veiculada pelo portal CNN Brasil, o governo brasileiro atual estuda desenvolver um programa que permita o acesso à energia elétrica oriunda de fontes renováveis à população mais carente, tendo a energia solar como maior foco. A intenção é que sistemas de energia solar fotovoltaica sejam facilitados a esses consumidores, o que aconteceria por meio de geração distribuída, que é quando o próprio consumidor gera sua energia.

Uma proposta foi apresentada, na primeira semana de janeiro deste ano, pelo grupo de transição do Ministério de Minas e Energia, com previsão de 100 dias para a implementação. Ainda não existe um formato definido para o programa, mas o que se espera é a criação de modelos específicos para os diferentes consumidores, com fontes de financiamento e juros reduzidos.

Como prioridade, o texto da proposta elege pessoas de baixa renda, como quem é assistido por projetos sociais como Minha Casa, Minha Vida, além de postos de saúde e escolas. Essa proposta acompanha o crescimento da energia solar nos últimos anos e visa fornecer incentivos para que mais pessoas possam usufruir de fontes de energia limpa e renovável.

A expansão do setor significa um avanço importante para a matriz energética do país, contribuindo para a redução do uso de energias não renováveis, que geram prejuízos ao meio, enquanto ocasiona a redução de custos no consumo da conta de energia elétrica dos consumidores que instalam o sistema. A longo prazo, essa medida reduzirá o custo da energia para toda a população brasileira, mesmo para quem não utiliza energia solar.

Potência instalada de energia solar aumenta mais de 60% em 2022

Em 2022 a potência instalada de energia solar obteve um aumento superior a 60%, entre os meses de janeiro e dezembro. Conforme dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), veiculados pela CNN Brasil, em 2022, houve um salto de 14,2 GW de potência instalada para 23 GW, representando um marco para o setor.

Nesse crescimento, estão os sistemas de geração distribuída que serão o foco do programa do governo federal, assim como as usinas de grande porte. Somando tudo, a energia solar corresponde a cerca de 11,2 % de toda a matriz energética existente no país. Atualmente, segundo a Absolar, essa fonte de energia já é a segunda maior do país, pois, em janeiro de 2023, atingiu 23,9 GW, conforme portal da Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios.

Essa notícia está em concordância com as projeções de expansão, bem como representa substanciais resultados para o país, elevando o percentual de energia renovável utilizado na sua matriz energética, que já é de quase 85%, conforme indica o portal do Ministério de Minas e Energia no segundo semestre de 2022.



Empresas se preparam para o fim da DIRF em 2023

A Receita Federal anunciou em julho de 2022 a extinção da DIRF (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte), que terá suas obrigações transmitidas via EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais), um dos módulos do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).

A previsão é que a partir de março de 2023 as empresas já consigam fazer a transição dos eventos de uma obrigação para a outra, sendo a exclusão total da DIRF marcada para início de 2024.

O que muda para as empresas

Com esta mudança, as empresas que emitem as DIRFs vão precisar se adequar e gerar os eventos dentro da solução da EFD-Reinf, que pode ser realizada por meio de soluções tecnológicas integradas e que atendem a diferentes tipos de ERP (em português, Sistema Integrado de Gestão Empresarial), como Oracle e SAP.

“O uso de aplicações específicas para a apuração da Reinf será prioritário para a geração dessa obrigatoriedade, visto que são soluções que seguem o padrão que o próprio governo determina, tudo conectado aos softwares de gestão”, explica Leonardo Brussolo, diretor de produtos da Sovos.

Cabe ressaltar que as empresas que não entregarem as informações fiscais corretamente ficarão suscetíveis à lei fiscal, que pode gerar sanções e prejudicar sua gestão financeira.

“Substituir o atual formato de transmissão de arquivo via texto, como acontece na DIRF, que ainda é oneroso, demorado e suscetível a falhas, para um modelo virtual como a EFD-Reinf, que traz um formato de um XML estruturado, assinado e validado, é uma tendência que está se expandindo cada vez mais, tornando o método muito mais seguro e ágil”, diz Brussolo.

Ainda segundo o executivo, modificações como essa refletem na jornada da Transformação Digital do Fisco.  

“O caminho é que um dia a EFD-Reinf seja capaz de substituir todas as obrigações que hoje existem no modelo tradicional, o que valida a necessidade de adoção de um suporte tecnológico desde já, a fim de evitar problemas com o Fisco”, completa.



Barbeiro compartilha dicas de marketing para profissionais do segmento

O mercado de beleza masculina no Brasil é o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Estimativas do setor projetam que o faturamento global, para 2023, seja de cerca de 78 bilhões de dólares. Um levantamento, destacado em publicação da Forbes, ressalta ainda que o mercado também é positivo para os produtos de cuidado pessoal para homens, representando 13% das vendas globais.

Dentre os diferentes tipos de empreendimentos que atuam nesse mesmo setor, as barbearias podem ser um nicho promissor para profissionais que desejam atuar nessa área. Uma das profissões mais antigas que se tem registro, o barbeiro, deixou de ser um profissional que apenas corta o cabelo e faz a barba, se tornando um especialista na beleza masculina.

De acordo com o especialista e barbeiro Jorge Ângelo, fundador da rede mineira de barbearias executivas C Jorge, atualmente um profissional precisa de treino e habilidade, mas também levar em consideração sua presença no meio digital. “Além das qualidades necessárias para se tornar um barbeiro, o marketing faz diferença. Isso já era uma verdade nos últimos anos, mas se consolidou com a chegada da pandemia. O posicionamento digital é uma estratégia que ajuda negócios a se diferenciarem”, comenta Jorge.

O profissional destaca algumas dicas principais que podem auxiliar a colocar em prática esse posicionamento de influência através das redes sociais:

  • Compartilhar técnicas usadas como o estilo ‘platinado’, estilo que está em alta em diversas regiões do Brasil;
  • Dividir o trabalho realizado, o antes e depois, isso mostra aos seguidores a habilidade que o profissional possui;
  • Trabalhar a fidelização dos clientes através do bom atendimento e relacionamento;
  • Dar dicas de manutenção para cada tipo de cabelo e barba, isso cria uma conexão com possíveis clientes;
  • Treino e habilidade para que o barbeiro consiga atender seu público da melhor forma possível.

Sobre a rede C Jorge

Fundada em 2018 por Jorge Angelo, Charlston Aguiar e Charliston dos Santos Aguiar, a barbearia executiva C Jorge conta com três unidades em Minas Gerais nas regiões de Santa Luzia, São Benedito e Londrina. Atualmente, o perfil da empresa nas redes sociais acumula mais de 100 mil seguidores e o empresário, Jorge promove cursos profissionalizantes em diferentes plataformas digitais de ensino.

Hoje a equipe é composta por 27 profissionais, todos formados pelo fundador da rede. Alguns membros do time são provenientes de comunidades carentes, que tiveram uma oportunidade de crescimento através do trabalho.

Para saber mais, basta acessar o perfil de Instagram @jorginbarbeiro ou realizar contato através do e-mail jorgeangelo97@gmail.com



Bentley Systems lança chamada para indicações para o Going Digital Awards in Infrastructure 2023

A Bentley Systems, Incorporated (Nasdaq: BSY), empresa de software de engenharia de infraestrutura, anunciou hoje a abertura de inscrições para o Going Digital Awards in Infrastructure 2023. O prêmio, que terá a avaliação de um júri de especialistas do setor, premiará projetos de infraestrutura pelos avanços de transformação digital em infraestrutura. O prazo de inscrições acaba em 8 de maio de 2023.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230301005158/pt/

Participe do Going Digital Awards in Infrastructure 2023 e ganhe reconhecimento global pelos avanços digitais em infraestrutura. Imagem cortesia da Bentley Systems.

Participe do Going Digital Awards in Infrastructure 2023 e ganhe reconhecimento global pelos avanços digitais em infraestrutura. Imagem cortesia da Bentley Systems.

Os usuários de software da Bentley estão convidados a inscrever seus projetos no programa Going Digital Awards in Infrastructure, independentemente da fase do projeto – planejamento/concepção, projeto, construção ou operações. Os três finalistas escolhidos em cada categoria ganham uma viagem para Cingapura, para participar do evento Year in Infrastructure e Going Digital Awards, como convidados da Bentley Systems. Como parte da conferência, os finalistas apresentarão seus projetos para os jurados, formadores de opinião do setor e mais de 100 profissionais de mídia.

As categorias do Going Digital Awards in Infrastructure incluem:

  • Pontes e Túneis
  • Construção
  • Engenharia Empresarial
  • Instalações, Campi e Cidades
  • Geração de Energia e Processos
  • Transporte Ferroviário e Trânsito
  • Estradas e Rodovias
  • Engenharia Estrutural
  • Modelagem e análise de subsuperfície
  • Levantamento e Monitoramento
  • Transmissão e distribuição
  • Água e Águas Residuais

Esses projetos reconhecem avanços inovadores e impactos mensuráveis na infraestrutura e sustentabilidade. Os projetos podem ser reconhecidos por seu impacto econômico e uso inovador do software Bentley, incluindo a plataforma Bentley iTwin e gêmeos digitais de infraestrutura, modelagem 4D, Internet das Coisas de Infraestrutura e inteligência artificial. Os projetos também podem ser reconhecidos por avanços que capacitam as metas de desenvolvimento sustentável em termos de ação climática, transição energética e eficiência, circularidade dos recursos terrestres e hídricos, e comunidades saudáveis.

Além dos prêmios do júri, os fundadores da Bentley homenagearão projetos selecionados que representam organizações ou indivíduos cujos empreendimentos contribuem notavelmente para o avanço da infraestrutura e/ou metas de desenvolvimento ambiental e social.

Cada projeto indicado para um prêmio recebe reconhecimento em toda a comunidade global de infraestrutura das seguintes formas:

  • Têm o perfil de seus projetos de infraestrutura publicado no Infrastructure Yearbook da Bentley, que é distribuído em formatos impressos e digitais para influenciadores da mídia, do governo e do setor em todo o mundo;
  • Aumentam sua vantagem competitiva, demonstrando aos clientes existentes e potenciais o valor agregado de seus projetos por meio das inovações digitais;
  • Aumentam sua exposição e cobertura da mídia e de analistas do setor em nível global.

Para obter informações adicionais sobre o programa Going Digital Awards in Infrastructure 2023 ou para inscrever um projeto, acesse o site do Going Digital Awards in Infrastructure.

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Participe do Going Digital Awards in Infrastructure 2023 e ganhe reconhecimento global pelos avanços digitais em infraestrutura. Imagem cortesia da Bentley Systems.

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Sobre a Bentley Systems

Bentley Systems (Nasdaq: BSY) é a empresa de software de engenharia e infraestrutura. Fornecemos software inovador para o avanço da infraestrutura mundial – sustentando a economia global e o meio ambiente. Nossas soluções de software líderes do setor são usadas por profissionais e organizações de todos os tamanhos, para projeto, construção e operação de estradas e pontes, ferrovias e trânsito, água e águas residuais, obras públicas e serviços públicos, edifícios e campus, mineração e instalações industriais. Nossas ofertas, alimentadas pela plataforma iTwin para gêmeos digitais de infraestrutura, incluem aplicações MicroStation e Bentley Open para modelagem e simulação, software Seequent para geoprofissionais e Bentley Infrastructure Cloud, abrangendo ProjectWise para entrega de projetos, SYNCHRO para gerenciamento de construção e AssetWise para operações de ativos. Os 5.000 colegas da Bentley Systems geram receitas anuais de mais de US$ 1 bilhão em 194 países.

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© 2023 Bentley Systems, Incorporated. Bentley, o logotipo da Bentley, AssetWise, Bentley Infrastructure Cloud, iTwin, MicroStation, ProjectWise, Seequent e SYNCHRO são marcas registradas ou não, ou marcas de serviços da Bentley Systems, Incorporated ou de uma de suas filiais integrais diretas ou indiretas. Todas as outras marcas e nomes de produtos são marcas registradas de seus respectivos proprietários.

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Fonte: BUSINESS WIRE



PayRetailers nomeia Lorenzo Pellegrino como novo Diretor de Operações e de Conteúdos Digitais

PayRetailers, o principal provedor de tecnologia de pagamento multifuncional da LATAM, anunciou hoje a nomeação de Lorenzo Pellegrino como seu novo Diretor de Operações e de Conteúdos Digitais.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230203005010/pt/

Lorenzo Pellegrino, Chief Operating & Digital Officer (Photo: PayRetailers)

Lorenzo Pellegrino, Chief Operating & Digital Officer (Photo: PayRetailers)

Pellegrino chegaàPayRetailers em um momento de um crescimento rápido, haja vista que ela aumentou de sete para onze escritórios, mais do que dobrou seu efetivo para mais de 200, e adquiriu a Paygol no Chile e a Pago Digital na Colômbia. Ele irá orientar sobre a atribuição de recursos da PayRetailers, trabalhando para melhorar a tecnologia de oferta e da plataforma internacional da empresa – para apoiar a comunidade dos comerciantes e a maneira que podem acessar e mover recursos de forma rápida e segura.

Chefe do Setor de Pagamentos

Pellegrino é um chefe do setor de pagamentos altamente respeitado, com quase 20 anos de experiência em cargo de direção. Recentemente, ele foi CEO da Skrill e NETELLER, liderando suas carteiras de negócios digitais e também chefiando a empresa de serviço de marketing afiliada,Income Access – que faz parte do grupo Paysafe Group Plc. Enquanto estava no cargo, ele coordenou esforços para conduzir o processo de IPO da Paysafe na Bolsa de valores de Nova York em 2021.

Entre 2012 e 2015, Pellegrino também foi Vice-Presidente Executivo de Desenvolvimento Digital da Optimal Payments Plc, liderando a estratégia de sua entrada no mercado da carteira de negociações da NETELLER e a aquisição da Skrill. Ele encabeçou o esforço da empresa de integrar ambas as carteiras de negócios que levou a uma melhora das eficiências operacionais e otimização de margem. Antes de ingressar na Optimal Payments, ele teve vários cargos de nível de diretoria na Skrill (anteriormente conhecida como Moneybookers) e guiou os esforços para o desenvolvimento de negócios da empresa nos EUA.

Lorenzo Pellegrino, COO e CDO, comentou: “Eu estou entusiasmado de ter me reunido a um negócio em franca expansão com tanto potencial.” PayRetailers tem um grande modelo de negócios e um time de gerenciamento talentoso que irá capitalizar com o cenário de evolução dos meios de pagamentos. A inovação e a colaboração entre nossas equipes nos levarão a grandes conquistas, e estou impressionado com a capacidade da equipe de entregar novos produtos de qualidade com rapidez.

“Há enormes oportunidades pela frente e, juntos, buscaremos oferecer maior valor para nossos clientesàmedida que escalamos os negócios. Tendo sido CEO em minha função anterior, tenho um profundo reconhecimento do que é preciso para elevar um negócio como a PayRetailers para o próximo nível de crescimento. Estou ansioso para trabalhar com o conselho e a equipe de liderançaàmedida que conduzimos o próximo capítulo de crescimento e sucesso da PayRetailers, e agradeço a eles por sua calorosa recepção.”

Juan Pablo Jutgla, CEO e fundador da PayRetailers, comentou: “Com Lorenzo, escolhemos um líder posicionado de forma única para executar e evoluir a estratégia da PayRetailers, continuando a gerar crescimento. Ele adquiriu uma reputação de um forte líder de negócios com imenso conhecimento do setor e tem um excelente histórico de grandes empresas em mercados desenvolvidos e emergentes.

“Acreditamos que sua forte experiência em liderança ajudará a focar a PayRetailers para se tornar o método de pagamento mais adequado para aumentar nossa comunidade de comerciantes. Estamos muito satisfeitos que ele estará apoiando a empresa em um futuro brilhante e estamos animados, pois entramos no próximo capítulo da jornada da PayRetailers”.

Para mais informações sobre a PayRetailers, visite o site da empresa: https://payretailers.com.

Sobre a PayRetailers

Fundada em 2017, a PayRetailers é uma provedora de serviços de pagamentos online líder no mundo e com DNA latino. Por meio de uma API direta, uma plataforma de tecnologia e um contrato, a PayRetailers oferece aos comerciantes globais mais do 250 opções de pagamento sem a necessidade de uma entidade local.

A plataforma PayRetailers oferece às empresas a capacidade de gerenciar seu sistema de pagamentos, analisar dados e simplificar a experiência do cliente por meio de soluções totalmente integradas.

A PayRetailers está sediada na Espanha, com escritórios regionais na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México Costa Rica, Paraguai e Peru.

Website:https://www.payretailers.com

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/pay-retailers/

Contato:

Catalina Rivera

catalina.rivera@payretailers.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Mary Kay Inc. Nomeia James Whatley Diretor de Informações

A icônica empresa de beleza e empreendedorismo, Mary Kay Inc., anunciou recentemente a nomeação de James Whatley como Diretor de Informações. Em seu novo cargo, Whatley irá defender os esforços de inovação digital da Mary Kay, incluindo revolucionar a capacidade das Consultoras de Beleza Independentes Mary Kay de liberar todo o seu potencial mediante ferramentas e tecnologia.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230302005798/pt/

“I’m motivated first and foremost by finding solutions for the sales force,” said Whatley. “At the same time, I want to create environments that foster teamwork, trust, and strong partnerships amongst the company’s global partners,” said Whatley (Credit: Mary Kay Inc.)

“I’m motivated first and foremost by finding solutions for the sales force,” said Whatley. “At the same time, I want to create environments that foster teamwork, trust, and strong partnerships amongst the company’s global partners,” said Whatley (Credit: Mary Kay Inc.)

“Através do desenvolvimento de tecnologia digital, ferramentas e aplicativos, estamos melhorando não apenas a experiência da força de vendas independente, mas também de seus clientes ao redor do mundo”, disse Deborah Gibbins, Diretora de Operações da Mary Kay Inc. “James é um campeão de mudanças. Ele sabe como equipar a força de vendas independente para competir e fornecer um serviço excepcional em nosso mundo sempre ligado e conectado. Estamos na expectativa de ver como sua paixão pela inovação irá transformar nossa estratégia digital no futuro.”

Whatley, que está na Mary Kay há 25 anos, desempenhou um papel chave na criação de sistemas que garantem que uma Consultora de Beleza Independente possa administrar seus negócios a qualquer hora e em qualquer lugar. Isto inclui o desenvolvimento de propriedades digitais icônicas da Mary Kay, como MaryKay.com, Mary Kay InTouch (um portal digital utilizado pela força de vendas independente), pedidos online e sites de negócios pessoais da força de vendas independente. Como uma das maiores vendedoras diretas do mundo, a Mary Kay processa milhões de pedidos através de seus sites comerciais.

“Estou motivado sobretudo por encontrar soluções para a força de vendas”, disse Whatley. “Ao mesmo tempo, quero criar ambientes que estimulem o trabalho em equipe, a confiança e parcerias fortes entre os parceiros mundiais da empresa. Nossa fundadora, Mary Kay Ash, disse certa vez: ‘Ficar parado é a mesma coisa que andar para trás’. Concordo com ela e é uma filosofia que levo comigo ao trabalho todos os dias.”

Whatley é bacharel em Sistemas de Informação Gerencial pela University of New Orleans. Antes de se uniràMary Kay, trabalhou na Software Spectrum e na Electronic Data Systems (EDS) em funções de consultoria e desenvolvimento de software.

Sobre a Mary Kay

Como uma das rompedoras de barreiras em sua origem, Mary Kay Ash fundou sua empresa de beleza dos sonhos em 1963 com uma meta: enriquecer a vida das mulheres. Este sonho floresceu em uma empresa multibilionária com milhões de membros independentes da força de vendas em mais de 35 países. Como uma empresa de desenvolvimento de empreendedorismo, a Mary Kay está comprometida em capacitar as mulheres em sua jornada através da educação, orientação, advocacia, networking e inovação. A Mary Kay se dedica a investir na ciência por trás da beleza e fabricar produtos de ponta para a pele, cosméticos coloridos, suplementos nutricionais e fragrâncias. A Mary Kay acredita em enriquecer a vida hoje para um amanhã sustentável, fazendo parcerias com organizações de todo o mundo com foco na promoção da excelência empresarial, no apoioàpesquisa do câncer, no avanço da igualdade de gênero, na proteção de sobreviventes de abuso doméstico, no embelezamento de nossas comunidades e no incentivo às crianças a seguirem seus sonhos. Saiba mais em marykayglobal.com, encontre-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn ou siga-nos no Twitter.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Comunicações Corporativas da Mary Kay Inc.

marykay.com/newsroom

972.687.5332 ou media@mkcorp.com

Fonte: BUSINESS WIRE



A plataforma de comércio móvel Fintiv faz parceria com a Geoswift para permitir remessa digital internacional na Ásia

A Fintiv, uma plataforma líder de comércio móvel que reúne pagamentos, programas de fidelidade e marketing móvel em um só lugar, fez parceria com a Geoswift, uma empresa de tecnologia de pagamento com experiência significativa em pagamentos internacionais na Ásia, para permitir pagamentos de remessa digital na Ásia através de carteiras móveis versáteis da Fintiv.

A parceria irá oferecer aos clientes da Fintiv o recurso exclusivo de fazer pagamentos pessoa a pessoa ou empresa a empresa na China, Índia e muitos outros países asiáticos, diretamente de contas de carteira. Com o alcance geográfico superior da Geoswift mediante sua linha de produtos “GeoRemit”, a plataforma de pagamento da Fintiv agora pode se conectar a um grande número de bancos nacionais ou carteiras móveis em países e territórios asiáticos. Por exemplo, os pagamentos podem ser feitos instantaneamente a cartões de débito/crédito UnionPay ou carteiras Alipay de beneficiários na China.

“Estamos orgulhosos de anunciar uma parceria com a Geoswift como parte de nossa rede mundial de moeda digital e muito empolgados em expandir nosso alcanceàChina e Hong Kong. Dar suporteàplataforma da Geoswift com a tecnologia Fintiv, ao mesmo tempo que permite que nossos clientes façam pagamentos e remessas em yuan e dólares de Hong Kong, é estrategicamente benéfico”, disse David Hanna, presidente da Fintiv.

“A Geoswift e a Fintiv compartilham um compromisso inabalável de tornar o mundo um lugar mais móvel e conectado. Esta cooperação irá propiciar aos clientes uma experiência excepcional de pagamentos digitais com grande conveniência e eficiência, para se conectar com familiares, amigos ou parcerias de negócios no exterior”, disse Raymond Qu, fundador e diretor executivo da Geoswift.

Sobre a Fintiv

A Fintiv é líder mundial em pagamentos móveis e serviços bancários digitais, tendo implantado mais de 75 ecossistemas em mais de 35 países, para clientes que atendem a mais de 1,5 bilhão de consumidores. A Fintiv também é pioneira em tecnologia móvel, tendo implantado a primeira carteira móvel nos EUA no início dos anos 2000, resultando em um crescimento impressionante e alcançando o status de unicórnio em 2015. Durante o mesmo período, a empresa formou um dos portfólios de patentes mais significativos e relevantesànível mundial, gerenciando agora mais de 150 patentes. A Fintiv opera diversas subsidiárias que efetuam pagamentos digitais, comércio e serviços bancários.

Sobre a Geoswift

A Geoswift é uma empresa inovadora e globalizada de tecnologia de pagamentos, com um nicho distinto em pagamentos internacionais na Ásia. Desde sua criação em 2010, o nome Geoswift vem sendo sinônimo de fluxos de fundos internacionais sem complicação em todo o mundo. A Geoswift é líder na prestação de serviços de pagamento autorizados nos EUA, Reino Unido e China, oferecendo recursos de aquisição e emissão às principais instituições financeiras. Amplamente reconhecida por suas tecnologias proprietárias, extenso conhecimento de requisitos regulamentares mundiais e locais, grandes redes bancárias e operações internacionais, a Geoswift proporciona uma solução personalizada de pagamentos a nível mundial a empresas de qualquer porte. Além disto, a Geoswift administra diversas casas de câmbio em toda a China. Com sede em Vancouver, a Geoswift possui escritórios regionais em Pequim, Hong Kong, Xangai, São Francisco, Londres, Singapura e Shenzhen, oferecendo soluções de pagamento a clientes em todo o mundo.

Para mais informação, acesse Geoswift.com ou Fintivtech.com.

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Contato:

Geoswift:

Annie Lin

E-mail: annie.lin@geoswift.com

Tel.: +1 604 638 8182

Fintiv:

Mike Love

E-mail: mike.love@fintiv.global

Tel.: +1 512 964 5789

Fonte: BUSINESS WIRE



Especialista explica como equilibrar as emoções dos estudantes na volta às aulas

Rever os amigos e colegas, matar a saudade dos professores, retomar projetos extracurriculares, dar mais um passo estratégico rumo ao futuro torna a volta às aulas uma alegria para a maioria dos estudantes.

Acolher os estudantes e celebrar os momentos marcantes como o retorno às aulas pode contribuir com o equilíbrio emocional de crianças e adolescentes. Isso porque o córtex pré-frontal, responsável pela regulação emocional e escolha das opções e estratégias comportamentais, começa a amadurecer a partir dos 3 anos. Contudo, o cérebro só fica completamente desenvolvido por volta dos 25 anos de idade, o que levou à necessidade de apoio em prol da formação e equilíbrio emocional até essa fase.

“Simbolizar os momentos de abertura e fechamento de ciclo contribui com o processamento das emoções, também, nessas fases da vida. Dessa forma, ajudamos o estudante a fazer a despedida das experiências vividas e consolidar o aprendizado daquela etapa. Favorecemos, ainda, a elaboração da insegurança e de outros sentimentos que podem vir a partir da mudança”, comenta a psicóloga Pollyana Vieira e Sousa.

Por tudo isso, o Colégio Magnum Cidade Nova, unidade da Rede Inspira de Educadores localizada em Belo Horizonte (MG), preparou uma série de ações para marcar o reencontro com os alunos. As ações mostram o carinho da escola e vão muito além do aspecto emocional. Congregam uma visão pedagógica e formativa em torno dos ritos de passagem, termo popularizado pelo antropólogo alemão Arnold van Gennep no início do século XX, que caracteriza as celebrações que marcam momentos importantes na vida das pessoas e sua representatividade na sociedade.

Afinal, a vida acadêmica é cercada de ritos de passagem como o primeiro dia de aula e as transições de séries. Outros marcos, como migrar da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, para o Ensino Médio e a formatura marcam o ganho de conhecimento, conquista de autonomia e entrada na vida adulta.

Para Pollyana, que atua no serviço de apoio psicológico aos alunos do Magnum, ao acompanhar os estudantes em seus ciclos, com celebrações e ações pedagógicas formativas, a escola expande a consciência e a percepção do aluno quanto as habilidades desenvolvidas na série anterior e evidencia as novas possibilidades que ele irá acessar na série seguinte. “O ritual contribui para a clareza do processo da vida: acolhe as emoções desafiadoras dos momentos vividos para abrir espaço de uma forma mais leve para o ciclo que será iniciado”, reforça a especialista.

Ela observa que esse processo é ainda mais relevante para as crianças que, por estarem no início da jornada de evolução emocional fisiológica, precisam vivenciar as situações no campo da experimentação, isto é, de forma mais concreta. “Percebemos que após os ritos elas ficam mais motivadas e com mais esperança para o que está por vir”, acrescenta Pollyana.

Transição de séries e seus desafios

Estar atendo as diversas transições das crianças e jovens deve fazer parte do cotidiano formativo na jornada estudantil. Afinal, a mudança de rotina pode parecer desafiadora durante a evolução estudantil. Por exemplo, os alunos da Educação Infantil passam por grandes mudanças quando chegam ao primeiro ano do Ensino Fundamental. Uma delas é a disposição das mesas. Enquanto nos primeiros anos escolares elas são colocadas em grupos, a partir do 1º Ano, os alunos trabalham em duplas. Essa estratégia empregada no Colégio Magnum Cidade Nova permite uma colaboração entre pares. Assim, o aluno continua tendo o apoio do professor e da turma, mas trabalha de forma mais próxima a outro colega.

A cada fase os alunos se deparam ainda com novas responsabilidades, expectativas e com mais autonomia. Por isso os professores planejam propostas que favorecem a adaptação de uma maneira leve. “O tempo e o ritmo dos alunos são respeitados e as famílias acolhidas e orientadas, para que possam favorecer a adaptação”, revela Lana Medeiros, coordenadora de Formação do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental.

No Colégio Magnum o simbolismo e o ritual desses momentos são evidenciados até nas golas do uniforme que identificam os alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Enquanto a golinha vermelha indica os alunos mais novos, que possuem a necessidade de uma maior observação pelos educadores, a golinha azul representa para os alunos uma maior autonomia e independência dentro do Colégio. Por isso tal simbolismo significa uma conquista para os alunos que mudam de uniforme. Sentem-se realizados ao concluir uma etapa.

Outras atividades favorecem o autoconhecimento. É o caso da capsula do tempo, quando os alunos são convidados a escrever uma carta para si mesmos para reler 3 ou 10 anos depois em companhia da turma em fases de transição entre Ensino Fundamental e Médio. No reencontro consigo mesmos, os estudantes valorizam a trajetória percorrida e evidenciam seu amadurecimento.

Além dos eventos que marcam os rituais, o Colégio Magnum Cidade Nova aposta em outras formas de integração e apoio. Nesse sentido, o trabalho de parceria entre escola, família e aluno busca fortalecer o vínculo escolar e desenvolver habilidades socioemocionais tais como perseverança e resiliência, além de colaboração, necessárias durante as transições e para toda a jornada escolar, profissional e pessoal.



Problemas em rodovias aumentam demanda por transporte aéreo

No Brasil, 65% da movimentação de cargas é feita pelas rodovias (segundo o Relatório Executivo do Plano Nacional de Logística 2025) e as condições ruins do pavimento geram um custo de R$ 1,072 bilhão com litros de diesel, o que equivale a um gasto extra de R$ 4,89 bilhões para os caminhões das empresas do transporte rodoviário de cargas.

Uma das regiões afetadas pelas péssimas condições das rodovias é o Nordeste, que tem, em sua composição territorial, nove estados e uma área de 1.558.000 km², correspondente a 18% do território do Brasil. Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), 71,3% da malha rodoviária pavimentada do Nordeste apresenta algum tipo de problema no pavimento, na sinalização ou na geometria das estradas.

Essa situação tem aumentado a procura no setor de logística pelo transporte aéreo de cargas, principalmente nesta região. De acordo com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), em 2022 foram transportados 572.472.562 quilos de carga aérea nos dez principais aeroportos do Brasil, entre eles o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes (PE), que transportou 47.475.704 quilos. 

Segundo o especialista em logística Rodrigo Lizot, CEO da Prestex, empresa especializada em solução logística emergencial B2B, os segmentos que mais demandam pelo transporte aéreo emergencial no Nordeste são: indústria automobilística, de alimentos, bebidas e produtos químicos. 

Dados do portal Investe Recife, criado pela Prefeitura  para fomentar os investimentos na cidade, mostram que as condições atuais têm incentivado empresas com sede no Sul e Sudeste a se instalarem no Nordeste, expandindo o atendimento no modal aéreo. “Tudo isso reflete no setor logístico, com uma crescente movimentação de cargas, principalmente aérea, fazendo com que empresas como a Prestex, há 20 anos no setor com bases em Caxias do Sul (RS) e no Bairro Jabaquara, cidade de São Paulo (SP), iniciasse em 2023 uma base na cidade de Recife (PE)”, explicou o CEO da empresa Rodrigo Lizot.

De acordo com o Boletim de Desenvolvimento Econômico de Recife, a cidade tem se consolidado como um polo estratégico de negócios. Foi considerada a melhor cidade da Região no Índice de Cidades Empreendedoras 2022, contabilizando 166 mil empresas ativas e um saldo positivo de 16.336 empresas no acumulado de 2022.

Recife também possui o segundo melhor aeroporto do mundo, conforme ranking global elaborado pela AirHelp. “Trabalhar com cargas emergenciais aéreas significa montar de forma ágil um quebra-cabeça estratégico para solucionar o problema de cada empresa”, disse o especialista em logística Rodrigo Lizot. 

Mais informações: www.prestex.com.br



Até 2025, setor de Petróleo deve abrir 500 mil empregos

Segundo estimativa da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (ABESPetro), pelo menos 500 mil novos empregos deverão ser criados no setor até 2025. No final do ano passado, o número de empregados na área de petróleo beirava os 340 mil postos, que devem ser ampliados até 837 mil em cerca de três anos, um aumento de quase 500 mil vagas.

De acordo com a Associação, em projeção divulgada à imprensa, os novos postos são previstos para o segmento de exploração e produção de óleo e gás, com salário médio de R$ 16 mil. Um dos motivos para o aumento da oferta de postos é a retomada dos leilões de áreas para exploração do petróleo, entre outros fatores, como o aumento do barril, que teve reajustes a partir do final de 2022. Um desses leilões foi realizado pelo governo federal no último dia 17 de janeiro.

Para quem quiser aproveitar as oportunidades que deverão ser ofertadas, especialmente na área de exploração e produção, a gerente de operações de uma plataforma de petróleo, Liziane Kimie Kanabayashi, explica que algumas questões devem ser consideradas por quem tem interesse em atuar na área. Uma delas é saber que o trabalho em uma plataforma de petróleo é pesado e, muitas vezes, braçal. “É preciso pedir ajuda quando necessário, respeitar o próprio corpo e manter-se saudável, alimentando-se e descansando bem”, aconselha.

Com 16 anos de experiência na área de Petróleo e Gás, ela ressalta que a garantia de segurança na plataforma é um dever de todos que atuam no local. Antes de embarcar, todas os funcionários precisam passar por um Treinamento Básico de Segurança (BST), incluído no Treinamento Básico de Emergência e Indução de Segurança, conhecido como Bosiet.

“Nesse treinamento, aprendemos sobre segurança e o que fazer em casos de emergência a bordo. Ele compreende também o Treinamento de Escape de Helicóptero Submerso, que nos possibilita o conhecimento prático sobre o que fazer em caso de emergência durante a viagem de ida e volta da plataforma”, explica a profissional.

Acostumada a gerenciar equipes com até 120 pessoas, Liziane Kanabayashi enfatiza que além dos conhecimentos técnicos, os trabalhadores que atuam em plataformas de petróleo precisam saber conviver em um ambiente de trabalho isolado, longe da família e das comodidades existentes em terra. Apesar disso, é plenamente possível se comunicar para fora do que ela chama de “ilha de metal”.

“Há telefone, internet e computadores disponíveis para serem usados para comunicação. Todos deixam suas famílias e amigos em terra e estão confinados em uma ilha de metal. Por isso, para trabalhar é essencial o respeito às pessoas e saber viver em comunidade. É muito importante saber compartilhar ambiente, obedecer às regras de convívio”, comenta ela, acrescentando que é preciso também disposição para escutar e aprender com os demais colegas do local.

Governo lança previsão de produção de petróleo e gás até 2032

No último dia 30 de janeiro, o Ministério de Minas e Energia lançou a versão atualizada do caderno “Sensibilidade e Análise Econômica para a Previsão da Produção de Petróleo e Gás Natural”, que faz parte dos estudos do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) para os próximos anos até 2032.

Segundo o órgão, a publicação discute alternativas para o setor, por meio de análises de sensibilidade, além de tratar do aumento da produção, com base na recuperação e incremento das reservas, com foco na oferta permanente de áreas. O documento também traz previsões para descarbonização do setor.

No que se refere à produção de petróleo offshore (no mar), o documento mostra que a produção nas bacias de Santos e Campos, que representam cerca de 94% da produção marítima acumulada até 2021, deve atingir o pico em 2029, com expectativas de atingir o dobro de produção registrada em 2022.

No estudo, é ressaltado que a Bacia de Campos, no entanto, apresenta uma previsão de declínio da produção para os próximos 10 anos. “Estima-se o incremente de cerca de 1 bilhão de barris de óleo equivalente dos volumes recuperáveis a cada 1% do aumento do FR (Fator de Recuperação) para a Bacia de Campos”, diz o documento.



Como funcionam os cartões corporativos de empresas?

Até há alguns anos, para profissionais de empresas de diversos portes e segmentos, pagar por gastos feitos a serviço da empresa com o próprio dinheiro para solicitar e receber o reembolso somente trinta dias depois era uma constante. Aos poucos, essa situação foi mudando com o surgimento dos já tradicionais cartões corporativos, que facilitam a vida dos funcionários, mas podem trazer problemas para as suas empresas.

Prova disso, 40% dos profissionais que viajam a trabalho reconhecem que utilizam cartões corporativos para compras pessoais, segundo um levantamento encomendado pela CWT (Carlson Wagonlit Travel). O balanço também mostra que entre os viajantes brasileiros, o uso do cartão corporativo para compras pessoais é de 58%. Nos Estados Unidos, é de 48% e no Chile de 26%.

André Apollaro, CEO da Payfy – solução de gestão de gastos com reembolsos, cartões corporativos e pagamentos – explica que, diferentemente dos cartões de benefícios, os cartões corporativos podem ser utilizados por colaboradores para realizar gastos em nome da empresa. Normalmente, esses gastos se enquadram em despesas de viagens corporativas, abastecimento e mensalidades de software, dentre outros.

“Por se tratar de dinheiro da empresa, todos os gastos realizados precisam de prestação de contas”, pontua. “Ou seja, cada gasto realizado precisa emitir um comprovante, recibo ou invoice que comprove a despesa realizada, além de todas as informações necessárias para a comprovação de que aquele gasto é justificável e, realmente, gera valor para a empresa”, complementa.

Apollaro destaca que os cartões tradicionais não oferecem solução de software para automatizar esse processo e, muitas vezes, os usuários precisam fazer relatórios manuais via planilhas de Excel, e-mail e, até mesmo, formulários manuais. E é aí que, segundo ele, as soluções mais modernas estão ganhando espaço.

“Ao contrário dos cartões corporativos tradicionais de grandes bancos, as novas soluções de gestão de gastos corporativos oferecem software com diversas funcionalidades de gestão que ajudam as empresas a automatizar processos de gerenciamento, conciliação e, consequentemente, reduzem custos, erros manuais e fraudes”, afirma.

Diante disso, prossegue, muitas empresas do Brasil têm mudado do “corporativo inflexível” para os cartões corporativos flexíveis e personalizáveis, com os quais é possível definir limites individuais e criar regras sobre onde e quando usá-los, além de coletar recibos em tempo real. “Com novas soluções de gestão de gastos corporativos, a empresa possibilita que os funcionários tenham acesso a fundos em um ambiente seguro e controlado”.

Modalidade oferece vantagens para as empresas

Apollaro conta que cada empresa tem sua própria política de gastos com cartões corporativos. Apesar disso, acompanhar e controlar essas políticas estipuladas pela empresa com os cartões tradicionais pode gerar “dor de cabeça” – como mostra a pesquisa da CWT. Pensando nisso, ele destaca as principais funcionalidades que as soluções do gênero podem oferecer: 

  1. Ajudar os clientes a gerenciar os gastos corporativos de forma eficiente e automatizada. Assim, o departamento financeiro pode focar em coisas mais importantes e deixar a gestão de cartões corporativos, conciliações e reembolsos com a ferramenta contratada;
  2. Definir limites individuais e criar regras sobre onde e quando usá-los. Dessa forma, todos os funcionários têm acesso a fundos em um ambiente seguro e controlado;
  3. Criar cartões de uso único para compras únicas ou cartões de assinatura para gastos recorrentes. Com isso, cada pagamento fica conectado ao usuário, para que a empresa sempre saiba quem é o responsável por cada pagamento;
  4. Coletar recibos/comprovantes em tempo real: alguns cartões mostram às equipes financeiras exatamente o que foi gasto em tempo real e permitem que elas tomem decisões inteligentes para otimizar custos. Além disso, os funcionários podem enviar os comprovantes automaticamente pelo aplicativo;
  5. Gerenciar pelo computador ou celular: em alguns casos, os membros da equipe podem solicitar recargas em um aplicativo móvel e os gerentes podem aprovar os gastos com a mesma facilidade. Ademais, as equipes financeiras podem rastrear todos os cartões da empresa a partir de um único painel, bloquear cartões e garantir que os recibos sejam enviados no prazo;
  6. Definir regras, limites e políticas de gastos para todos os funcionários, além de regras personalizadas para casos específicos. Em alguns casos, se as regras não se encaixarem, os funcionários podem solicitar uma exceção informando o motivo para que seus gestores possam aprovar a qualquer hora e de qualquer lugar.

Soluções podem “aposentar” cartões tradicionais

Na visão do CEO da payfy, as novas ferramentas tendem a fazer com que o velho “reembolso de despesas” caia em desuso: “O reembolso de despesas era uma forma fácil de controlar os gastos dos colaboradores, pois eles precisavam usar seu dinheiro e solicitar um relatório de reembolso, dando mais controle para a empresa e garantindo que o colaborador pensasse duas vezes antes de realizar qualquer gasto fora da política”.

“No entanto, agora”, acrescenta Apollaro, “com soluções modernas de cartões corporativos e software de gestão, as empresas não precisam mais se preocupar com isso, pois é possível fornecer cartões para todos os colaboradores da empresa, descentralizando o acesso aos fundos do negócio, mas garantindo o controle e a visibilidade total sobre os gastos através de tecnologia”, afirma.

Além disso, na visão de Apollaro, os reembolsos não são a melhor forma de tratar o tema, já que muitas vezes os colaboradores precisam usar o seu próprio dinheiro e esperar por mais de trinta dias para serem reembolsados por um gasto para realizar as atividades para a empresa.

Para mais informações, basta acessar: https://payfy.io/



Crescimento do e-commerce será de R$ 185,7 bilhões em 2023

As vendas registradas no e-commerce brasileiro chegaram a R$ 169,6 bilhões em 2022, um aumento de 5% em comparação ao ano anterior, segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Após o boom da pandemia, a entidade aponta que a tendência é o comércio eletrônico seguir em expansão. A previsão é que o crescimento do e-commerce seja de R$ 185,7 bilhões em 2023.

Para os próximos quatro anos, o cenário é favorável, ainda segundo a ABComm. O faturamento esperado é de R$ 205 bilhões em 2024, R$ 225 bilhões em 2025, R$ 248 bilhões em 2026, e R$ 273 bilhões em 2027. O perfil dos compradores é formado majoritariamente por pessoas de 35 a 44 anos, da classe C e moradores da região sudeste. 

O aumento nas vendas on-line também converge com o crescimento do consumo via mobile, que representa 55% de todas as vendas, ante 45% via desktop. Os smartphones popularizaram-se nos últimos anos, sendo que o Brasil tem mais de dois dispositivos digitais por habitante, de acordo com a Pesquisa Anual sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas empresas, da Fundação Getúlio Vargas. 

Alexandre Nogueira, CEO e fundador da Universidade Marketplace, acredita na projeção da ABComm devido ao atual cenário brasileiro com “lojistas avançando, os marketplaces expandindo e crescendo, o acesso cada vez maior à internet”. Para ele, com as regiões Norte e Nordeste sendo atingidas pelo comércio eletrônico, a projeção é “extremamente possível dentro do e-commerce”. Ele estima que 80% desse faturamento está sendo realizado em grandes marketplaces e 20% por e-commerces.

A pandemia de Covid-19, que alterou diversos hábitos, foi um dos fatores que alavancaram as tecnologias digitais e a confiança no e-commerce. Com o comércio presencial fechado, as vendas pela internet tornaram-se a opção mais segura de consumo. Aliás, em 2022, a Unctad (Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento) mostrou que a parcela média de usuários da internet que fizeram compras on-line aumentou de 53% antes da pandemia, em 2019, para 60% após o início da crise sanitária. Os maiores aumentos ocorreram em países em desenvolvimento, sendo que o levantamento considerou 66 países com estatísticas disponíveis. 

Sem desconsiderar o saldo negativo de como a pandemia afetou a humanidade, Nogueira assinala que as medidas de isolamento foram responsáveis pela entrada de novos compradores, até então alheios ao digital, como pessoas acima de 60 anos. “Ao mesmo tempo, tivemos uma normalização de consumo de supermercado e bens consumíveis, que acabam sendo recorrentes e estimulam fidelidade”, diz. 

Deste prisma, ele acredita que houve uma evolução de “diversos anos em apenas dois anos” e no e-commerce, em particular, verificou-se “um histórico extremamente positivo, mesmo que tenha afetado alguns nichos como viagens e turismo. O consumo online é tão grande como nunca foi”, conclui.



O que é cidadania honorária e quem pode obtê-la

A cidadania honorária concedida pela prefeitura da cidade de Anguillara Veneta, na Itália, ao ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro em 2021, voltou a render protestos de moradores, partidos e associações locais no final de janeiro deste ano. Apesar das manifestações, no entanto, a honraria foi mantida. Em sessão extraordinária, aberta ao público, a junta da cidade votou, no último dia 28, contra o pedido de cancelamento da cidadania honorária: foram 12 votos a favor e apenas um contrário.

Publicamente, a prefeita Alessandra Buoso, que pertence ao partido de extrema direita Liga Norte, afirmou que a honraria dada a Bolsonaro foi uma decisão baseada em sua origem italiana. Apesar disso, a Prefeitura já admitiu em documento que a cidadania honorária concedida foi dada a Bolsonaro por motivos políticos. 

Desde que o tema sobre a cidadania honorária italiana concedida ao ex-presidente do Brasil voltou a ser debatida, aumentaram as dúvidas com relação ao título: do que ele se trata? Como funciona? Em que se diferencia da cidadania comum?

Lilian Ferro, CEO da Simonato Cidadania, consultoria para o reconhecimento de cidadania italiana, explica que a cidadania honorária é uma honraria que determinada pessoa recebe pelo seu significado para aquela cidade ou país. “A cidadania honorária permite, de um modo lúdico, através da cerimônia de entrega das chaves, que a pessoa adquira o direito de ir e vir”, pontua.

Segundo Ferro, para receber o título, é necessário demonstrar sua importância ou diferença positiva para o lugar em questão. Ela destaca que o processo de cidadania honorária não exige qualquer comprovação ou pré-requisito e funciona como um presente oferecido a pessoas midiáticas. “O título não se limita a políticos e celebridades, mas também pode ser concedido a pessoas comuns que tiveram um lugar de destaque na comunidade”.

Já o processo de reconhecimento de cidadania tradicional é um direito que, para ser requerido, depende de comprovação por meio de documentos da sua linha, frisa.

Honraria pode ser revogada

Para a CEO da Simonato Cidadania, é importante entender que o pedido de Cidadania Honorária é feito pelo órgão competente de uma cidade ou país, através de governadores, vereadores, deputados e presidentes, ou mesmo prefeitos – como no caso do título dado concedido a Bolsonaro pela prefeita Alessandra Buoso. 

“Cada país tem sua maneira própria para fazer este pedido, mas todas as solicitações devem passar por uma banca julgadora para que seja dado o título e o direito à pessoa escolhida”, afirma. “Também vale destacar que esta honraria pode ser revogada, por efeito negativo moral do escolhido”, complementa. 

Para mais informações, basta acessar: https://www.simonatocidadania.com.br/



Dinasur é o Parceiro Mindbreeze do Ano de 2022

Mindbreeze, um provedor de dispositivos e serviços de nuvem com liderança no campo de entendimento das informações, anunciou com orgulho hoje o vencedor de seu programa de premiação. A Dinasur é a destinatária da premiação de parceiro do ano de 2022!

O Mindbreeze InSpire é um mecanismo de análise de informações que alimenta e processa dados de negócios para a pesquisa moderna e intuitiva. É um sistema de autoaprendizado inteligente para o processamento semântico automatizado e análise de documentos. A Mindbreeze e a sua rede global de parceiros possibilitam que as empresas recebam o conhecimento que leva a percepções acionáveis para a geração de decisões de negócios inteligentes e informadas, tudo isso sendo possível pela extração e ingestão de conteúdo relevante de todas as fontes de dados.

A Mindbreeze orgulha-se de atender a mais de 2.000 clientes de vários setores, incluindo os de telecomunicações, aviação, órgãos do governo, instituições acadêmicas e farmacêutico. O Mindbreeze InSpire auxilia todos os setores da indústria ao transformar dados internos e externos em conhecimento, ao mesmo tempo em que aprimora a experiência do funcionário, tornando os usuários mais produtivos e eficientes. O foco da Mindbreeze em automação, sustentabilidade, qualidade do serviço e recursos multilíngues são apenas alguns dos atributos que os diferenciam das outras soluções de pesquisa corporativa.

A Dinasur colabora com a Mindbreeze para divulgar sua tecnologia de pesquisa desde o início de 2017. A Dinasur implementou de maneira bem-sucedida a solução Mindbreeze InSpire em vários setores, incluindo o financeiro, de seguros, energia e administração. Além disso, a Dinasur já ajudou várias empresas a integrar o mecanismo de percepção com seus sistemas internos e oferecer serviços de suporte para seus funcionários.

A equipe da Dinasur tem mais de 15 anos de experiência não só na implementação de sistemas de mecanismos de busca, mas também no desenvolvimento de componentes personalizados para ir de encontro às necessidades dos clientes e potenciar a solução básica.

Recentemente, o Governo Espanhol escolheu o Mindbreeze InSpire como a melhor solução de busca para as suas necessidades pela Secretaria-geral de Administração Digital (SGAD). Está sendo implementado agora nos primeiros portais e será implementado no resto dos portais durante o próximo ano.

“O foco da Dinasur em oferecer a seus clientes a tecnologia mais produtiva é o motivo fundamental para que seja reconhecida como parceira do ano”, disse Daniel Fallmann, fundador e diretor executivo (CEO) da Mindbreeze. “A capacidade da Dinasur de assessorar na implementação, estar altamente disponível para sua clientela e aprimorar continuamente os projetos resultou em uma parceria maravilhosa entre as nossas duas empresas, além de clientes altamente satisfeitos.”

Para saber mais ou se inscrever para ser um parceiro da Mindbreeze, acesse nossa página de parceiros: https://www.mindbreeze.com/our-partner.html

Sobre a Dinasur

A Dinasur é formada por profissionais comprometidos com o objetivo de melhorar a produtividade de seus clientes fazendo uso da tecnologia.

A Dinosaur sabe como conquistar sua confiança ao buscar a satisfação de todas as partes envolvidas em um projeto e sempre buscar a excelência nas tarefas que executa. Além disso, depois de trabalhar muitos anos em projetos de implementação de soluções de busca de negócios, é possível afirmar que são a equipe ideal para sua implementação em qualquer empresa. Sua aliança proveitosa com o Mindbreeze Inspire possibilitou a implementação bem-sucedida da solução junto com grandes clientes IBEX35 e administrações públicas.

Sobre a Mindbreeze

Com sede em Linz, Áustria, a Mindbreeze é uma fornecedora internacional líder em dispositivos e serviços em nuvem para a percepção de informações, inteligência artificial aplicada e gerenciamento de conhecimento. A rede global de parceiros da Mindbreeze torna possível atender clientes em diferentes fusos horários em qualquer lugar do mundo. Você pode encontrar mais informações em www.mindbreeze.com ou siga-nos no LinkedIn e Twitter @Mindbreeze.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Kathrin Stadler

+43 732 60 61 62 – 620

pr@mindbreeze.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Empresas têm até 28.02 para entregar a DIMOB 2023

Criado em 2003, a Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliária (DIMOB) é o relatório anual que apresenta as informações referentes à comercialização, intermediação e locação de imóveis. Essa declaração, estabelecida pela Receita Federal, surgiu para contribuir na melhora da fiscalização que envolve empresas como imobiliárias, entre outros negócios imobiliários, evitando fraudes, irregularidades e sonegação.

O prazo para a entrega da DIMOB 2023 acaba no dia 28 de fevereiro e deve ser entregue através do programa Receitanet, com o intuito de que as empresas, exclusivamente do setor imobiliário, comprovem que estão atuando dentro da lei. Dessa forma, a Receita Federal compara os valores e investimentos declarados, e se houver alguma divergência, os contribuintes podem cair na malha fina. 

De acordo com a Instrução normativa n° 1.115 da Receita Federal, é obrigatório que a DIMOB 2023 seja declarada por pessoas jurídicas e equiparadas que sejam constituídas para a construção, administração, locação ou alienação do patrimônio próprio, de seus condôminos ou sócios; intermediarem aquisição, alienação ou aluguel de imóveis; comercializarem imóveis que houverem construído, loteado ou incorporado para esse fim ou ainda que realizarem sublocação de imóveis.

Para Guilherme Bordin (CRC 82216) contador e sócio da Supervisão Contabilidade, é indispensável o planejamento nesse período de prestações de contas, para não resultar em consequências para a imobiliária e para as demais partes envolvidas no processo de locação e venda de imóveis. “O mais importante é estar atento ao prazo de entrega e organizado com todas as documentações e informações que a DIMOB 2023, ano base 2022, solicita. Pois o simples fato de perder o prazo de envio acarreta em multa para a imobiliária.”

Documentações para declarar a DIMOB 2023

Para contratos de compra e venda são obrigatórios as seguintes documentações: nome completo e CPF do comprador e vendedor, data do contrato, endereço completo do imóvel que está sendo negociado e valor do imóvel acompanhado da nota fiscal. Já nos contratos de locação, para realizar a declaração sem erros é preciso informar o nome completo e CPF do proprietário e locatário, rendimento bruto, impostos retina e a comissão da pessoa jurídica declarante.

Conforme o artigo 57 da Medida Provisória N° 2.158-35, ao perder o prazo de entrega da DIMOB 2023, as multas poderão variar de 100 a 1.500 reais mensais, e se o declarante realizar o envio com informações incorretas ou inexatas as penalidades são: “3% (três por cento), não inferior a R$ 100,00 (cem reais), do valor das transações comerciais ou das operações financeiras, próprias da pessoa jurídica ou de terceiros em relação aos quais seja responsável tributário, no caso de informação omitida, inexata ou incompleta”; e “1,5% (um inteiro e cinco décimos por cento), não inferior a R$ 50,00 (cinquenta reais), do valor das transações comerciais ou das operações financeiras, próprias da pessoa física ou de terceiros em relação aos quais seja responsável tributário, no caso de informação omitida, inexata ou incompleta.”

Para Victorio Venturini, CEO da Jetimob, afirma que as consequências vão muito além das multas, pois os “erros no preenchimento dessa declaração podem não só trazer problemas para o negócio imobiliário em si, mas também para os seus clientes, visto que a Receita Federal do Brasil utiliza os dados da DIMOB para fazer o cruzamento dos dados fiscais dos contribuintes”.

Para mais informações, basta acessar:

https://www.jetimob.com/blog/dimob/ 



Tecnologia e sustentabilidade são tendências da construção

A transformação digital vem mantendo a intensidade neste período pós-pandemia, especialmente na construção civil, que é um setor com muitos processos onde a implementação gera excelentes resultados. Além disso, o cenário para o setor em 2023 continua otimista, com projeção de crescimento de 4,5%, segundo previsão da CBIC.

Conforme levantamento da CNI, dentre os maiores desafios do setor para 2023, a manutenção da elevada taxa de juros é o que mais preocupa os empresários, pois impacta diretamente nos financiamentos imobiliários, tornando mais oneroso o acesso ao crédito para o consumidor final. 

Por outro lado, os incentivos do governo federal no programa de habitação popular durante o segundo semestre de 2022 revigoraram as ações neste segmento, proporcionando novos lançamentos de empreendimentos. Estes incentivos seguem a tendência de manutenção e aprimoramento durante 2023.

Já a inflação sobre os insumos da construção deve diminuir em comparação aos anos anteriores, muito embora os seus preços já estejam em um patamar bem elevado. Por sua vez, o custo da mão de obra deve ter um crescimento maior do que o dos insumos, em razão dos dissídios coletivos serem baseados na reposição do INPC.

O fato é que o mercado da construção tem boas perspectivas para o ano, mantidas as expectativas de desempenho da economia. Esta visão de mercado exige que as empresas direcionem seus esforços e investimentos para projetos que tenham boas perspectivas de retorno, tanto para o aumento do faturamento quanto na melhoria operacional.

As novidades esperadas

A todo momento surgem novidades e inovações no setor da construção civil e muitas delas tornam-se tendências e ganham espaço no mercado. Por isso, é muito importante ficar atento às atualizações da área.

Por outro lado, a competitividade e as exigências dos clientes vêm aumentando, trazendo ao debate pautas bem atuais, como ESG. Por isso, as organizações devem buscar inovar, implementando soluções que sejam um diferencial competitivo percebido pelo cliente final. 

Sílvio Etges, Gerente de Produto do Mobuss Construção, explica que as empresas precisam contemplar a pauta ESG necessariamente na sua estratégia, de ponta a ponta. “Os novos lançamentos precisam implementar soluções de sustentabilidade, tanto no processo construtivo quanto no produto final. E a relevância da comunicação assertiva e coerente da empresa com todos os stakeholders – colaboradores, fornecedores, clientes e acionistas – também é muito valorizada, sendo um grande desafio especialmente nas redes sociais. Por fim, a governança, que dá credibilidade, previsibilidade e segurança à empresa através de suas ações, é fundamental para manter e desenvolver um negócio sólido e longevo.”

E a tecnologia tem um papel central na agenda ESG, sendo um meio de implantar processos otimizados e que tragam resultados consistentes. Além disso, tecnologias combinadas, como IOT e 5G, permitem um outro patamar de automação, influenciando diretamente o produto final da construção desde a sua concepção.

“As possibilidades de inovação através das tecnologias não se limitam ao produto final, mas se estendem também ao processo construtivo, proporcionando processos mais performáticos, racionalização do uso de recursos naturais e a diminuição na geração de resíduos.

Além de estar por dentro das tecnologias do setor, é preciso ficar de olho nas tendências mercadológicas, como o UX (User Experience) que, para o mercado da construção, pode ser traduzido como a jornada digital do cliente com a construtora.

Sobre este assunto, Sílvio explica que são muitos os processos com o cliente para serem digitalizados, começando pela captação comercial e terminando na assistência técnica, após a entrega da unidade. “A digitalização da jornada do cliente com a construtora garante maior segurança e eficiência, permitindo rodar ciclos contínuos e incrementais de melhoria para aperfeiçoar a performance. As melhores experiências acontecem quando a digitalização não é realizada num único projeto e, sim, em iniciativas distintas, coordenadas e mais rápidas, podendo gerar resultados concretos num curto espaço de tempo”, finaliza ele.

*Assinado por: Sílvio Etges, Gerente de Produto do Mobuss Construção



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