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Sustentabilidade é tendência no mercado imobiliário, aponta pesquisa

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Pesquisa realizada pela ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) em parceria com a Brain Inteligência Estratégica apresentou um raio-x sobre as tendências e preferências dos consumidores sobre o mercado imobiliário. Dentre os destaques, a pesquisa revelou que 57% dos entrevistados buscam imóveis que tenham espaços arejados e integrados com a natureza. Dos respondentes, 56% relataram, ainda, que estariam dispostos a pagar mais por um imóvel com tecnologia verde. O levantamento ouviu 14 mil brasileiros em 2021, dentre eles, 850 pessoas que compraram imóveis no último ano.

Ainda sobre tendências de mercado, outra pesquisa publicada pela Brain, em setembro do último ano, intitulada “Imóveis sustentáveis viram tendência”, que apontou as principais tendências do comportamento dos consumidores frente ao mercado imobiliário. Entre as questões abordadas, foi dado destaque para a sustentabilidade: 80% dos entrevistados que buscam um empreendimento para morar têm a questão do meio ambiente entre as prioridades. Para eles, é indispensável o imóvel ter áreas verdes no quintal ou no entorno. Cada vez mais preocupados em viver com qualidade e bem-estar, hoje os consumidores experimentam novas mudanças no mercado imobiliário. Tais movimentos já eram percebidos há anos, mas ficaram mais intensos com a chegada da pandemia do novo coronavírus, quando a moradia tomou nova perspectiva na vida dos consumidores.

Luiz Carlos Gallotti Bayer, CEO da Verde & Azul Urbanismo, acredita que as crescentes buscas por empreendimentos que atendam critérios de sustentabilidade ganham ainda mais destaque com a nova visão sobre o papel da natureza do dia a dia das pessoas e a valorização da integração do ambiente residencial com o ambiente corporativo de forma a gerar uma simbiose produtiva. “É perceptível a maior preocupação com sustentabilidade e uso inteligente dos recursos, pois a população está cada vez mais consciente de que os recursos naturais não são ilimitados. Se não os explorarmos com responsabilidade, nossas gerações e as futuras podem viver em um planeta degradado. Isso reduz a possibilidade de crescimento econômico, afetando a prosperidade de todos nós”, destaca o empresário.

Além disso, a adaptação de imóveis para se adequarem a critérios de sustentabilidade tem impactos para além do bem-estar dos residentes: segundo a Organização Internacional do Trabalho, o setor de construção de imóveis sustentáveis deve gerar mais de 6,5 milhões de empregos até 2030. Bayer explica que “esse impacto amplo da sustentabilidade no urbanismo e na arquitetura faz com que o conceito de infraestrutura verde e azul esteja ganhando espaço ultimamente”.

Corroborando com a fala do CEO, um estudo realizado pela Universidade de São Paulo, publicado em 2020, identificou que empreendimentos que adotaram a chamada Blue and Green Infrastructure, Infraestrutura Verde e Azul, que propõe a resolver os problemas funcionais de uma cidade de maneira mais econômica, privilegiando a preservação ambiental e beneficiando as pessoas, de modo a estimular os serviços ambientais para contribuir com a melhoria do bem-estar das pessoas.

A sustentabilidade é um dos motes da infraestrutura verde e azul, e pensando em atender a nova demanda do público, a proposta de lidar com problemas funcionais urbanos mantendo a preocupação com o meio ambiente ganhou espaço entre as incorporadoras. “Na nova cidade moderna que está surgindo na área de 4,3 milhões de metros quadrados – o que corresponde a 560 campos de futebol – dividida entre as cidades de Tijucas e Porto Belo, no litoral norte – e distante 60 quilômetros da capital Florianópolis. Será um empreendimento que prioriza a harmonia entre as pessoas e a natureza, repleto de mata nativa e nascentes de cursos d’água, com aproveitamento da exuberância da natureza disposta em uma floresta de um milhão de metros quadrados de mata atlântica nativa preservada no projeto urbanístico”, pontua o empresário Luiz Carlos Gallotti Bayer.

De acordo com Fernanda Rocha, arquiteta e urbanista e professora da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, a infraestrutura convencional, que engloba ruas, vias e estacionamentos, possui capacidade limitada para suportar os desafios da urbanização contemporânea em massa. Assim, por mais que sejam construídas visando um progresso tecnológico, elas tendem a ocasionar grandes e recorrentes impactos para os centros urbanos, como o aumento do congestionamento de automóveis, aumento no consumo de energia e uma poluição generalizada. 

E é dentro deste conceito que o Brasil trará os holofotes para essa tendência. “Essa cidade moderna, o primeiro projeto intermunicipal do sul do país, está sendo pensado com redes multifuncionais e interconectadas de áreas verdes naturais e demais espaços abertos, visando manter as funções ecológicas desses espaços, que são, em sua grande maioria, vegetados e arborizados, assim como os aspectos naturais e culturais da vida urbana”, explica o diretor da Verde & Azul Urbanismo, Rudi Bayer.

De acordo com o United States Green Building Council, criador do sistema LEED de classificação de edifícios sustentáveis, o Brasil é o quinto país com mais ativos imobiliários certificados no mundo. Atualmente, há pouco mais de 1,5 mil construções sustentáveis em território brasileiro, sendo 641 delas certificadas. O principal diferencial do empreendimento catarinense é o aproveitamento da exuberância da natureza disposta em uma floresta de um milhão de metros quadrados de mata atlântica nativa preservada no projeto urbanístico.

Ainda segundo o levantamento do Green Building, houve aumento de 22% nos projetos “verdes” na comparação entre os anos de 2021 e 2019. Esse número inclui os novos empreendimentos, assim como os prédios que passam por reformas e adotam novos padrões. “Em 2021 registramos 158 e certificamos 92 empreendimentos”, afirmou Felipe Faria, CEO do Green Building.

Do lado econômico, os empreendimentos sustentáveis conseguem reduzir, em média, 20% do consumo de energia e de 45% no de água, por exemplo. “O crescimento de práticas relacionadas ao ESG (ambiental, social e corporativa, na sigla em inglês) ajudou a colocar as edificações sustentáveis no centro do debate”, finaliza o CEO da Verde & Azul Urbanismo, Luiz Carlos Gallotti Bayer.



Turismo em Foz do Iguaçu volta a apresentar índices positivos

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Após 2 anos com baixíssimo movimento devido à paralisação do turismo imposta pela pandemia do novo coronavírus, o turismo de Foz do Iguaçu começa a apresentar um crescimento. 

De acordo com a assessoria de imprensa do Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as Cataratas do Iguaçu, mais de 24 mil pessoas visitaram o Parque Nacional do Iguaçu (PNI) no feriadão de Tiradentes. A unidade de conservação vem recuperando a visitação dos anos anteriores à pandemia. A visita turística  foi similar à do feriado de 2016, último período prolongado de quatro dias, quando 22.441 pessoas estiveram na unidade de conservação. Já no ano passado (2021), o 21 de abril caiu em uma quarta-feira, e o parque recebeu 1.137 visitantes no dia. 

O PNI esperava 15 mil pessoas. O movimento registrado de 24.297 pessoas superou as expectativas. O dia de maior visitação foi 23 de abril, com 8.007 visitantes ao longo do dia. Quem esteve no parque nesses dias pôde curtir o clima mais ameno da estação e a vazão de um milhão e setecentos mil litros por segundo nas quedas.

E quem faz a maior aposta nessa recuperação econômica do turismo em Foz do Iguaçu é o setor hoteleiro, que vem melhorando a oferta de leitos. A onda de investimentos, justificam representantes do setor, segue a estimativa de uma demanda crescente de viagens pelo Brasil, no pós-pandemia, impulsionada também pelo retorno do turista estrangeiro.

Sidiclei Moura, gerente comercial do grupo hoteleiro Bella Italia, comenta que todos os leitos disponíveis antes da pandemia já estão novamente disponíveis para ocupação e que nos próximos meses, ainda em 2022, vai dispor de mais apartamentos para suprir uma demanda alta por lofts locados por temporada. “Logo mais estaremos entregando para o turismo de Foz novos modernos apartamentos”, comenta Moura. 

Outro investimento feito para ampliar a quantidade de leitos em Foz do Iguaçu foi a implementação da rede Selina. Combinando acomodações com coworking, espaços de lazer, wellness e experiências locais, a marca do novo hotel localizado em Foz, está construída para o viajante nômade.

O retrofit do empreendimento começou no começo de 2021, em meio à pandemia, e totalizou um investimento de R$18 milhões. “Foz tem uma mistura de várias etnias em só lugar e o fato de você conseguir passar por três países num único dia; tem também uma grande diversidade – e tudo isso combina muito com o estilo do Selina. Foz também tem a facilidade de um centro urbano e o contato com a natureza”, diz a diretora de vendas da rede no país, Giuliana da Fonseca, sobre a escolha da cidade para a chegada da rede ao estado.

Montar um roteiro para Foz do Iguaçu

Um roteiro completo com hospedagem, passeios para Argentina e Paraguai e transportes pode custar em média R$ 1000,00 com a Loumar, maior operadora de turismo da região que em meio à crise dos últimos dois anos procurou se reinventar frente as dificuldades. “O setor de turismo foi o mais afetado pela paralisação que o novo coronavírus causou. Para não demitir e continuar com Foz do Iguaçu no gosto dos turistas brasileiros entramos na onda das lives commerces, inspirados no modelo chinês”, explica Garon Piceli, diretor de marketing da operadora. 

A agência montou um estúdio e os próprios gerentes e especialistas em vendas viraram apresentadores em uma grade de 20h semanais de programas ao vivo e chegaram a faturar mais de R$ 100.000,00 em uma única live de vendas.

A programação da Loumar chamou a atenção da StartSe e virou case da plataforma de desenvolvimento de negócios. 

“Passada a turbulência da pandemia, continuamos com a nossa programação semanal de conteúdos levando informações para turistas que procuram por Foz do Iguaçu”, conta Piceli. 

Na grade de programas ao vivo, estão temas como compras no Paraguai, passeios na Argentina e atrativos de Foz do Iguaçu. “Somos nós mesmos, moradores e apaixonados por Foz do Iguaçu que passamos as informações para nossos seguidores. Queremos passar o amor que sentimos”, diz Kaká Souza, motorista da agência e apresentador do programa Destino Iguaçu News, que acontece toda quinta-feira, no canal do YouTube da Loumar. 

Retomada gradativa

Para Marcelo Valente, CEO da maior operadora de turismo de Foz do Iguaçu, a retomada ainda é “gradativa”, e o setor ainda não deve comemorar com antecedência. “2022 ainda inspira muito cuidado. As eleições e a copa do mundo no final do ano deve mudar um pouco o calendário das pessoas em relação a viagens”, diz.

De acordo com Valente, o desafio também é a dificuldade de repassar para as tarifas o aumento de custos operacionais frente a inflação do período, que já aumenta o custo de vida dos brasileiros.



Mercado aponta soluções para a “fadiga do streaming”

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O mercado de streaming está em alerta. Acionistas, investidores e usuários foram impactados, na última semana, pelo tropeço de duas gigantes do segmento. A Netflix divulgou que, pela primeira vez em mais 10 anos, perdeu assinantes; foram 200 mil no primeiro trimestre de 2022. E a CNN anunciou que está encerrando sua plataforma de streaming, menos de um mês após o lançamento da CNN+.

Apesar do número de usuários que cancelaram a assinatura da Netflix entre janeiro e março representar menos de 0,1% do total de assinantes, foi a primeira vez, em uma década, que a empresa registrou queda desse indicador. Além disso, de acordo com a própria plataforma, o serviço deve perder outros 2 milhões de clientes até o final do primeiro semestre de 2022. 

A notícia fez a empresa contabilizar uma queda de 35% no valor de suas ações. Não obstante, conta hoje com 221,6 milhões de assinantes e teve um crescimento de 10% de receita no mesmo período, o que equivale a US$ 7,78 bilhões. Números que, segundo o publicitário, empresário e professor de Marketing Digital, Thiago Lins, mostram que a desaceleração do streaming representa uma tendência de comportamento de consumo, mas não significam que o mercado de assinaturas esteja em retração.

“Acredito que o momento é de adequação, e não retração. Tivemos um crescimento exponencial das soluções digitais em virtude da pandemia e, agora, com o relaxamento das restrições, é natural que haja uma readaptação. Além disso, o aumento da concorrência e a crescente oferta de players no mercado levam a oscilações até que as ofertas e os modelos de negócio se consolidem”, destaca Thiago, que é CGO da Robox, uma empresa especializada em negócios por assinatura com foco no mercado editorial. 

Fadiga do streaming

Ao que está acontecendo com a Netflix os estudiosos deram o nome de “fadiga do streaming”. Ou seja, o estresse da vida diária, aliado ao excesso de conteúdos disponíveis nessas plataformas, está levando a um processo de fadiga que, em vez de promover entretenimento, tem causado exaustão nos usuários. A situação foi potencializada, ainda, pelo fim do isolamento social e pela inflação, bem como pelo encerramento dos serviços da Netflix na Rússia.

Já no caso da CNN+, pouco mais de três semanas do seu lançamento, em 29 de março, a Warner Bros. Discovery anunciou que está fechando o serviço de streaming. Isso significa que, a despeito de um investimento de US$ 300 milhões, o CNN+ não conseguiu atrair mais do que 10 mil usuários por dia nas duas primeiras semanas – muito aquém do retorno previsto, mesmo no curto prazo.

A essas notícias se soma, ainda, a informação de que 35% dos americanos cancelaram pelo menos uma assinatura mensal nos últimos seis meses, segundo pesquisa recente da CNBC. “São diversos os fatores que impactam diretamente na decisão de cancelar uma assinatura, mas destaco os mais recorrentes: a falta de percepção de valor, a oferta de produtos ou serviços mal concebidos e, claro, o aspecto econômico. Este último, por sinal, apesar de ser o mais relatado pelos consumidores, tende a ser substancialmente reduzido se o alinhamento entre percepção de valor e preço estiver equilibrado”, pondera o especialista.

Perspectivas

Thiago lembra que o mercado de assinaturas não se resume aos streamings. São seis os segmentos que compõem a economia de recorrência atualmente: box por assinatura; assine e economize; filiação ou associação; mídia e publicações; software como serviço e, claro, os streamings. Para ele, o modelo de assinaturas focado na experiência do usuário, com entrega personalizada e valor agregado, continua sendo uma das principais tendências da economia.

E os números comprovam. Uma pesquisa do Instituto Reuters, da Universidade de Oxford, analisou o mercado editorial e fez previsões para o jornalismo em 2022. De acordo com o estudo, 79% dos publishers entrevistados planejam aderir a estratégias para vender assinatura e diversificar seus fluxos de receita neste ano, sendo que 30% acreditam que investir em plataformas de tecnologia lhe garanta retorno significativo. 

O CGO da Robox destaca que é preciso concentrar esforços em relacionamento. “É necessário encontrar, junto ao seu público-alvo e segmento de atuação, aquilo que faça sentido num relacionamento de longo prazo. E essa descoberta deve partir da premissa de que o mundo de assinaturas envolve entrega de valor, e não de propriedade”, disse, acrescentando três estratégias que podem fazer a diferença: ofertas e abordagens comerciais diversificadas; parcerias que agreguem valor ao negócio; e entregar para além do produto em si. 

“A primeira coisa que um provedor de negócios por assinatura precisa ter em mente é que não se trata apenas de um modelo de financiamento. Ofertar uma assinatura significa oferecer uma solução recorrente e completa para uma necessidade específica. Quem assina um produto ou serviço, além da comodidade, busca mais do que o benefício tangível. É preciso ir além. Mergulhar nas personas do negócio, entender seu comportamento e especificidades, oferecer uma experiência de compra confortável, estabelecer uma relação de confiança e ampliar os benefícios percebidos pelo assinante”, conclui Thiago Lins.



Viña Concha y Toro divulga avanços na pauta ambiental como empresa B

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Viña Concha Y Toro completou essa semana seu primeiro aniversário como empresa B, certificação que obteve em 22 de abril de 2021 tanto pela companhia quanto por suas subsidiárias Cono Sur, Trivento e Don Melchor. “Foi mais um passo em direção ao compromisso com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa, parte fundamental dos pilares de crescimento atuais. A subsidiária californiana, Fetzer Vineyards, já fazia parte da B Corps, mas em 2021 foi recertificada, obtendo uma nota excelente”, comenta o CEO Eduardo Guilisasti.

A Concha y Toro começou a trabalhar em sua estratégia de sustentabilidade há mais de uma década, com metas e objetivos claros e desafiadores. Desde então, o caminho sustentável tem sido consistente, com especial preocupação pelo estabelecimento de práticas responsáveis com o cuidado da vinha e a redução da pegada de carbono. Os avanços são múltiplos, mas a ênfase da última década tem sido o uso eficiente da água, reduzindo a pegada de carbono para combater as mudanças climáticas, obter eficiência energética e respeitar a biodiversidade.

No capítulo “Água”, mais de 12.000 hectares de vinhas plantadas têm irrigação gota a gota, fruto de pesquisa de ponta no Centro de Pesquisa e Inovação da Concha Y Toro, que desenvolveu um projeto piloto que mostra redução de 20% no consumo. No que tange à pegada hídrica, a companhia hoje apresenta pegada 48% inferior à média global da indústria e, entre 2014 e 2015, reduziu o consumo de água em 10%. Isso foi alcançado graças a uma série de práticas de irrigação eficientes, evitando a evaporação das barragens, o tratamento da água e o retorno ao ecossistema.

Na Argentina, a Trivento se propôs a reduzir o consumo de água por caixa de 9 litros em 10% até 2023, em relação a 2018, meta que tem sido amplamente superada ano após ano, chegando a uma redução de 50% em 2021. No que se refere a mudanças climáticas, a holding mantém o compromisso em atingir zero emissões de gases de efeito estufa até 2050. Já no âmbito da pegada de carbono, houve redução de 32% nas emissões por litro de vinho entre 2014 e 2020.

“99% do portfólio de marcas reduziram o peso das garrafas, reduzindo a pegada de carbono. Na California, a Fetzer Vineyards obteve a Certificação Orgânica Regenerativa (ROC) – Prata para todos os seus vinhedos e vinícolas no Condado de Mendocino, Califórnia. O Bonterra foi o primeiro vinho orgânico do mundo a ser certificado Climate Neutral em toda a sua cadeia produtiva, compensando 110% de suas emissões por meio de créditos de carbono responsáveis, externos e baseados na natureza”, comenta Guilisasti.

As práticas para a redução do consumo energético apontam o uso de energia 100% renovável no Chile e 85% globalmente. Na Cono Sur, a eficiência energética é a conquista mais importante em sustentabilidade em 2021. Desde a certificação do sistema de gestão de energia sob a norma ISO 50001:2011, foram alcançadas reduções significativas no consumo de energia. Por exemplo, graças à implantação de inversores de frequência no sistema de irrigação da fazenda Santa Elisa, obteve-se uma melhora de 38,3% em relação ao ano-base de 2013. Por sua vez, a Trivento reduziu seu consumo de eletricidade em 43% em 2021, em relação ao ano-base de 2018.

Viña Concha y Toro, é uma empresa global líder na indústria do vinho com mais de 135 anos de história. Atualmente é a maior exportadora de vinhos da América Latina e uma das principais marcas de vinho do mundo, com presença em mais de 130 países, segundo dados do ranking da Wine Intelligence, consultoria mundial em vinhos. As origens de sua produção no Chile, Argentina e Estados Unidos resultam em uma família de marcas globais, reconhecidas mundialmente por sua qualidade, inovação e sustentabilidade.

A empresa está sediada em Santiago do Chile e possui 12.313 hectares de vinhedos plantados nos principais vales vitivinícolas do Chile, Argentina e Estados Unidos. Ela também possui 13 escritórios de vendas localizados em seus principais mercados ao redor do mundo. Em 2021, Viña Concha y Toro tornou-se uma Certified B Corporation, concedida às empresas comprovadamente comprometidas com a agenda ESG.



Phillipe Casale realiza palestra sobre Relações com Investidores no CRA-SP

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Phillipe Casale, Conselheiro de Administração do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e Head de RI da Raízen, ministrará palestra sobre Relações com Investidores na Semana “Carreiras da Administração” do CRA-SP, em 28 de abril de 2022, das 19:40 às 20:05.

A 2ª edição da Semana “Carreiras da Administração” do CRA-SP discute as perspectivas, os perfis desejados e as rotinas das carreiras relacionadas à área da Administração, proporcionando aos estudantes, recém-formados e profissionais em transição de carreira uma imersão sobre as diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

A Semana é on-line, gratuita, acessível em libras, com direito a certificado de participação e está sendo transmitida pelo canal “A Serviço da Administração” no YouTube do CRA-SP: https://www.youtube.com/oficialcrasp

Mais informações e inscrições:

https://novaextranet.crasp.gov.br/semanaCarreiras/home/



Digitalização na saúde: benefícios às operadoras, médicos e pacientes

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Por Rodrigo Fernando Nunes Garcia *

A necessidade de isolamento decorrente da pandemia da Covid-2019, trouxe a conectividade para o centro da atenção no segmento da saúde suplementar, tornando peça-chave na nova forma de realizar atendimentos e pensar em estratégias no mundo da saúde privada.

A transformação, já em andamento e no planejamento de diversas instituições, foi acelerada e colocada em prática e não há dúvidas de que a tecnologia vem proporcionando muitas transformações desde o início da pandemia. A área da saúde, em especial, foi fortemente impactada, uma vez que as operadoras, médicos e instituições tiveram de lidar com uma alta demanda de atendimento emergencial, e a saída, para suprir este cenário foi o investimento em tecnologias que, passados dois anos, ainda seguem em ascensão, como por exemplo a telemedicina.

O impacto da digitalização na saúde para as operadoras
Antes do cenário pandêmico, a maioria das operadoras ainda utilizavam muito papel em todos os seus processos. Com a aceleração da digitalização, o conceito “paperless” foi amplamente difundido no segmento e trouxe uma série de facilidades para as operadoras, que na prática conseguem eliminar o papel no seu dia-a-dia, seja na área de regulação, de contas médicas, ou até mesmo no caso de autorizações de exames, procedimentos ou internações.

Isto porque, atualmente, existem sistemas que realizam esta interface entre hospital e operadora de forma que toda instituição consiga solicitar autorizações de um determinado procedimento dentro de uma única plataforma. Este processo certamente representa uma jornada de mudança dentro de uma operadora que abrange desde os modelos de negócio até impactos diretos ao paciente.

No que diz respeito à digitalização nas operadoras de saúde, existem ainda, outras tendências, como, por exemplo, o surgimento de novas plataformas, a fim de obter dados clínicos para desenhar melhores cuidados que permitam uma análise mais estratégica por parte da instituição. Além disso, recursos tecnológicos como os chatbots, por exemplo, permitiram mais otimização de processos e redução de esforço operacional no atendimento aos beneficiários.

A digitalização trouxe consigo ainda, a possibilidade de estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em setembro de 2021, uma vez que, trabalhando com plataformas tecnológicas e eliminando o papel, é possível garantir toda a rastreabilidade de documentos. Novas soluções de cloud para a saúde vieram ainda para substituírem o armazenamento físico, sendo possível eliminar os servidores de dentro das operadoras e proporcionar diminuição no custo relacionado a infraestrutura.

Outra tendência trazida às operadas está relacionada à tecnologias como big data, para que as mesmas obtenham ecossistemas integrados, ampliando a capacidade na coleta e processamento de dados e ajudando os decisores a obterem uma tomada de decisão mais estratégica.

Desta forma, a inovação gerada por tecnologias disruptivas proporcionou inúmeras facilidades às operadoras, como a otimização de processos, redução de custos e segurança da informação, além da gestão de saúde do paciente, com enfoque não apenas na qualidade de vida, mas também na redução de custo e da sinistralidade da operadora, promovendo assim a sustentabilidade do segmento de saúde.

Saúde na palma da mão: benefícios aos médicos e pacientes
O advento da Teleconsulta foi outro assunto muito debatido durante a pandemia, pois, há pouco tempo, ainda não estava regulamentada no Brasil. Atualmente, por meio de plataformas modernas, o paciente consegue além de agendar consultas, realizá-las de maneira virtual, via mobile, abrindo portas para a difusão do conceito “saúde na palma da mão”.

Com tantas mudanças, os pacientes não precisam, em alguns casos, irem presencialmente ao médico, o que gerou a este público ainda mais comodidade e melhor acesso à rede credenciada. Além disso, é importante destacar toda a segurança do processo de atendimento virtual e não presencial e, ainda, a questão de adesão ao tratamento, uma vez que, novas tecnologias incentivam o paciente a se manter em tratamento e dar continuidade a ele. Do lado dos médicos, com a digitalização, fica mais fácil acompanhar a jornada do paciente.

É fato que com tantos benefícios para todas as pontas do ecossistema da saúde é quase impossível ficar de fora de tanta inovação. O que falta, especialmente por parte das operadoras, é ampliar os investimentos em novas tecnologias e priorizar esta pauta dentro das organizações.

* Rodrigo Fernando Nunes Garcia é Head de Mercado e Produto da Benner

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Pessoas estão mais preocupadas com a sustentabilidade dentro do lar

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De acordo com estudo realizado pelo Institute Business Value (IBV) em 2021, as pessoas têm considerado a sustentabilidade antes de realizar uma compra. O levantamento apontou que 84% das pessoas no mundo avaliam que a questão ambiental é moderadamente importante, demonstrando maturidade e consciência maiores com relação ao tema. O estudo tinha o intuito de avaliar o comportamento do consumidor e os tópicos examinados no momento de investir em um produto.

O compilado de dados apontou que, em alguns países, os potenciais compradores estão dispostos a aplicar um valor acima da média para adquirir um produto de uma organização ambientalmente correta. Mas não apenas isso, também atrelado ao total de recursos desembolsados, a pesquisa mostrou que os clientes têm a intenção de gastar mais com marcas que possuem políticas de responsabilidade social bem estabelecidas.

O tema virou conceito na Semana de Design de Milão de 2021, que confirmou as previsões de integração entre natureza e decoração no ambiente doméstico, para o qual a indústria moveleira, de designer e arquitetura tem apostado em itens conhecidos ecofriendly. Segundo o Relatório de Tendências 2022 do Pinterest, o uso racional de recursos naturais e o combate ao desperdício será a grande preocupação para o setor neste ano. Conforme os dados internos de buscas na mídia social, de 2020 a 2021, houve um aumento em 35% na pesquisa por inspirações de móveis reciclados e em 160% para ideias de casas sustentáveis.

Uma das empresas voltadas para esse ramo de produtos é a Lar Plásticos, plataforma de economia circular que realiza a fabricação de inúmeros itens para o lar a partir de insumo plástico 100% reciclado. Os produtos desenvolvidos pela companhia, mais que ecológicos, apresentam características funcionais que também atendem as demandas atuais do setor garden, entre eles: não absorção de umidade, proteção UV e higienização prática.

Além da circularidade ser a base do sistema produtivo, a Lar Plásticos atua com o uso de tecnologia industrial unindo para o design e funcionalidade sem abdicar da preservação ambiental. “Atuamos para suprir uma necessidade emergente que é a redução na quantidade de resíduos sólidos nos aterros sanitários, mas além disso, investimos na reutilização do plástico para a produção de artigos capazes de integrar funcionalidade e sustentabilidade em casa”, finaliza o diretor administrativo da Lar Plásticos, André Novelli.



Já fez seu Imposto de Renda? Veja 10 curiosidades sobre o IR no Brasil

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A Receita Federal do Brasil prorrogou o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) para dia 31 de maio. Um dos tributos mais conhecidos pelos contribuintes foi criado em 1922 no Brasil e tem algumas passagens curiosas ao longo de sua história. 

O leão, por exemplo, foi sugerido como símbolo em uma campanha institucional realizada em 1979. O animal foi escolhido por ser considerado nobre e impor respeito, além de ser justo e leal. A campanha fez tanto sucesso que o termo passou a fazer parte dos dicionários. Enquanto o Aurélio define o leão como um órgão arrecadador do imposto de renda, para o Houaiss, o leão é o órgão responsável pela arrecadação do imposto de renda.

Outra informação pouco difundida é que desde 2012 os contribuintes podem destinar até 3% do seu Imposto de Renda para instituições sociais, o dinheiro que já seria pago ao governo de qualquer maneira, pode beneficiar projetos de alto impacto social. “A grande vantagem é que ao escolher apoiar projetos sociais, a população contribui para instituições que estão necessitando muito, localizadas em áreas vulneráveis, e sobretudo em um ano altamente impactado pela pandemia”, reforça Rodolfo Schneider, gerente de mobilização de recursos do Marista Escolas Sociais. 

Confira 10 curiosidades listadas pelo professor de História Joaquim Bastos, sobre o Imposto de Renda:

1- A cobrança de Impostos é uma das práticas mais antigas a partir da formação das grandes civilizações. Povos da Mesopotâmia que dominavam a região já impunham aos conquistados a cobrança de impostos;

2- Os faraós do antigo Egito cobravam impostos de camponeses pelo uso das terras férteis nas margens do Rio Nilo;

3- Na idade Média, camponeses pagavam impostos pelo uso das terras e da infraestrutura do Feudo;

4- Durante o período da Idade Moderna, para manutenção do Estado (manutenção de exércitos permanentes, construção e manutenção de cidades), os Reis Absolutistas obrigavam seus súditos a pagarem uma pesada carga tributária;

5- O Imposto de Renda, segundo várias correntes historiográficas, teria surgido na Inglaterra no ano de 1799. Neste período marcado pela guerra contra a França, os elevados custos levaram à criação do IR;

6- No Brasil, o imposto teve início em 1922, por intermédio da lei 4625;

7- A partir de 1922, para se controlar a fiscalização do IR, foi criada no Brasil uma Delegacia de Imposto de Renda por Estado, sendo que a Delegacia Geral ficava na então capital Federal, a cidade do Rio de Janeiro;

8- A sede da 1º Delegacia Geral foi construída em um parque de diversões desativado;

9- O IR não tem destinação específica, pode compor a receita orçamentária diversa do governo em exercício; O contribuinte pode destinar até 3% do imposto devido para instituições de sua escolha.

10- O símbolo do IR no Brasil é um Leão, animal conhecido pelo seu instinto predador. Hoje, mesmo que o símbolo não seja mais usado pela Receita Federal, continua sendo muito famoso entre os contribuintes para se referir ao imposto. 

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Alimentos com cereais integrais têm novas regras de composição e rotulagem

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A partir deste mês, somente os produtos que possuem mais de 30% de cereais integrais poderão utilizar a expressão “Integral” na rotulagem, além da declaração desse percentual. Aqueles com menos de 30% de cereais integrais em sua composição poderão trazer nos rótulos apenas a especificação deste percentual. As novas regras foram definidas pela RDC nº 493, de 15 de abril de 2021, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A norma se aplica a alimentos e bebidas. Estão excluídas as farinhas integrais e os produtos constituídos exclusivamente por cereais integrais, como o arroz integral. O processo regulatório, que durou cerca de três anos, contou com a participação e contribuição do setor produtivo, incluindo entidades como a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) e ABITRIGO (Associação Brasileira da Indústria do Trigo), da academia e da sociedade civil.

Neste período, a Anvisa conduziu uma série de atividades, que incluíram a análise do cenário regulatório brasileiro; o levantamento de referências internacionais; reunião com atores externos, e visitas técnicas em empresas para avaliar o contexto produtivo de alimentos integrais.

“O objetivo das novas regras é padronizar os produtos da categoria. O marco regulatório anterior tinha como foco somente a farinha integral. A partir de agora, existem critérios de composição e rotulagem mais claros e objetivos. A intenção é reduzir a assimetria de informação existente no mercado e, consequentemente, favorecer o maior consumo de cereais integrais pela população brasileira”, declara Dornellas.

Cereais integrais

Presentes nas mesas de quase todos os brasileiros, os alimentos com cereais integrais são fontes de fibras, vitaminas e minerais. Representam esse grupo pão integral, bolo integral, aveia, torrada integral, biscoito integral, macarrão integral, quinoa e muitos outros que compõem uma alimentação equilibrada.

Os cereais integrais contêm os três componentes do grão completo: farelo, endosperma e gérmen, e se apresentam em sua forma mais natural, conservando cascas e películas protetoras, ao contrário dos cereais refinados, que possuem apenas o endosperma.

Período de adaptação

Por enquanto, apenas os novos produtos (lançamentos) devem atender aos critérios de composição e rotulagem contidos na RDC nº 493/2021. Os itens que já estão no mercado terão períodos diferentes de adequação: para produtos em geral (biscoitos, cereais, bolos, entre outros), a partir de 22/04/2023; para massas alimentícias, 22/04/2024. Sendo assim, durante os próximos dois anos, alimentos com a nova rotulagem e a anterior poderão ser encontrados nas gôndolas de supermercados.



Quais as vantagens de ter um administrador na obra?

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Por que é essencial ter um administrador na obra? Quais são as vantagens de contratar uma empresa especializada para prestar este serviço? Será mesmo que é necessário contar com a expertise de um profissional?

De acordo com o engenheiro civil, Fernando Campos, 93% das obras feitas no Brasil são autogerenciadas e apenas 7% delas são geridas por profissionais realmente qualificados. “É por essa razão que muita gente tem aversão a obras. Porque obras autogerenciadas ou geridas pelos empreiteiros que executam os serviços, infelizmente, trazem muita dor de cabeça ao proprietário. São necessários anos de estudo, experiência, tempo disponível e conhecimento técnico e gerencial para administrar uma obra com qualidade”, disse.

Vantagens de um administrador

A contratação de um administrador de obras vai assegurar o devido acompanhamento profissional de todas as etapas da obra: Pré-obra (Planejamento, Orçamento, Cronograma e Seguro de obra), Obra (Supervisão, Gerenciamento, Controle Financeiro e Responsabilidade) e  Pós-Obra (Geralmente um ano de suporte técnico).

No momento estratégico, chamado de “pré-obra”, é realizado todo o planejamento da obra e do canteiro. “Fazemos também o cronograma da obra, para medirmos o prazo de todas as etapas e de sua entrega final”, disse. Levanta-se nessa etapa todo o quantitativo de serviços detalhadamente e os orçamentos de mão-de-obra e de materiais. É o momento também de fazer a validação dos fornecedores, para garantir que tudo ocorra de maneira transparente e dentro do orçamento.

Todas as garantias, responsabilidades e segurança da obra são asseguradas com a gestão contratual. Inclusive, é o momento de realizar o seguro de obra, com as assinaturas dos engenheiros para a responsabilidade civil e possíveis riscos de engenharia.

Administrativamente é realizado todo o planejamento de logística das compras e da execução dos serviços, e cadastramento dos fornecedores. Estipula-se o controle físico-financeiro da obra, e a produção de um manual do proprietário, para que fique sempre claro e facilitado como ele pode realizar a sua manutenção e uso devido do imóvel. Também é disposto o controle de todas as Notas Fiscais e das ARTs — Anotação de Responsabilidade Técnica – Direção de Obra.

Na etapa da execução é o momento de ver tudo acontecer. Nas mãos de um administrador de obra, é realizado o envio de relatórios de progresso da obra, supervisão de qualidade na execução, cumprimento de normas técnicas, elaboração de medições (evolução da obra), elaboração de ordens de pagamento e compras emergenciais durante a obra.

“É o momento de organização e otimização do trabalho para que o proprietário do empreendimento não tenha nenhum problema com possíveis imprevistos”, afirma o engenheiro. Afinal, um administrador também objetiva prevenir multas e retrabalhos, com a garantia de um trabalho bem executado.



Rio recebe em maio a 9ª Tattoo Week, maior evento de tatuagem do mundo

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Segundo Esther Gawendo, CEO da empresa, a expectativa para o evento é alta. “Esta será a melhor Tattoo Week Rio de todos os tempos. Após dois anos de ausência presencial por conta da pandemia, voltamos ao Rio com muita saudade, trazendo os melhores tatuadores do mundo, atrações musicais imperdíveis como Sain e Ebony, concurso de tatuagem, concurso Miss e Mister Tattoo Week, além de muitas ações sociais como a doação de micropigmentação de sobrancelhas para mulheres com câncer”, antecipa a organizadora.

O Centro Sul América, na cidade do Rio, será palco da 9ª edição da Tattoo Week Rio, nos próximos dias 20, 21 e 22 de maio (sexta, sábado e domingo), que contará com 250 estandes de estúdios e empresas de tatuagem e piercing, que somam 2.500 expositores, além de uma área gastronômica bem estruturada. São mais de mil tatuadores e piercers de várias partes do Brasil e do mundo, que apresentarão seus trabalhos e as recentes tendências da arte na pele. As empresas, por sua vez, trarão seus mais novos lançamentos em produtos e equipamentos.

Para Enio Conte, presidente e fundador da Tattoo Week, o evento pretende dar visibilidade à arte do corpo, possibilitando o intercâmbio entre artistas de todo o mundo. “Trata-se de um importante ponto de encontro da arte, dos artistas e dos admiradores dessa arte. O evento propicia muitas trocas de conhecimento e informação. O concurso das melhores tatuagens em 27 estilos dá oportunidade a jovens artistas mostrarem seus trabalhos e alçarem voos maiores em suas carreiras”, observa.

Mas a 9ª Tattoo Week Rio quer ir além. Soma-se à arte na pele, a conexão com outras artes como o grafite da conceituada artista Soberana Ziza, que comparecerá ao evento unindo grafite e tatuagem em um painel gigante em homenagem às mulheres artistas. Também estão previstas ações na área do esporte, da música e da dança.

O evento tem forte viés social com a doação de tatuagens de segurança para pacientes crônicos como diabéticos e hipertensos. A tatuadora Karlla Mendes comparece, trazendo seu Projeto “We are Diamonds”, que doa tatuagens para cobertura de cicatrizes de mulheres carentes, vítimas de violência, queimadura, acidentes ou cirurgias malsucedidas.

A FM O DIA é a rádio oficial da 9ª Tattoo Week Rio.

Como se inscrever nas ações sociais e no concurso de Miss

Maiores informações podem ser obtidas e inscrições feitas no site https://tattooweek.com.br/

Serviço

O ingresso será gratuito APENAS na sexta-feira, dia 20, doando-se 2 quilos de alimento não perecível na entrada.

Para o sábado (21/5) e o domingo (22/5), o ingresso poderá ser adquirido pelo link https://lets.events/e/tattoo-week-edicao-rio-de-janeiro-2022-2 ou diretamente na bilheteria do evento por preços que variam de R$ 20,00 (ingresso social com doação de alimentos) a R$ 90,00.

Credenciamento

Os jornalistas e fotógrafos que queiram cobrir o evento podem credenciar-se pelo e-mail comunicacao@matsudapressbrasil.com



Empresa investe em pesquisa sobre componentes contra calvície e queda capilar

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Além de revelar os melhores nomes do cinema no último ano, o Oscar 2022 trouxe à tona o problema de alopecia – condição em que ocorre perda de cabelo ou de pelo em qualquer parte do corpo – enfrentado por Jada Pinkett Smith, atriz e apresentadora, esposa de Will Smith – que foi alvo de uma piada de Chris Rock. 

Assim como Smith, 50% das mulheres têm alguma queixa relacionada à queda de cabelos, segundo a SBC (Sociedade Brasileira de Cabelo). A entidade estima que a calvície afeta mais de 42 milhões de brasileiros, entre homens e mulheres. Paralelamente, indicativos da AAD (Academia Americana de Dermatologia) revelam que a alopécia, caracterizada pela redução total ou parcial de cabelos em alguma região da cabeça, atinge mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo. Destas, mais de 100 milhões são mulheres.

Neste cenário, uma empresa brasileira investiu em pesquisa para a produção de um kit para prevenção à calvície, queda capilar e crescimento acelerado dos fios . Augusto Rocha, diretor comercial da Lizz Ante Professional, conta que o estudo e o kit foram desenvolvidos para combater a calvície, a queda excessiva de cabelo e um tratamento eficaz no combate à alopecia. “Por meio de estudos e pesquisas, buscamos reunir ativos efetivos para o tratamento. Os ativos que contém no kit são: biotina, extrato de bardana, extrato de bambu, queratina hidrolisada, extrato de café, óleo de rícino e pantenol”.

A seguir, Ricardo Milani, técnico responsável da Lizz Ante Professional, comenta os principais ativos que foram objeto de estudo da empresa, presentes em seu kit capilar:

Queratina hidrolisada – Milani explica que a queratina hidrolisada possui baixo peso molecular e é solúvel em água. Por isso, penetra facilmente na cutícula dos cabelos, proporcionando brilho, restauração, hidratação e condicionamento. “Sua fixação nos tecidos é elevada, mantendo-se depositada mesmo após enxágue”.

Pantenol (vitamina B5) – “O pantenol garante efeito hidratante e atua com a prevenção de danos, melhorando o condicionamento de cabelos secos e danificados e reduzindo a formação de pontas duplas”, afirma o profissional. Além disso, o uso da vitamina B5 no couro cabeludo auxilia no crescimento acelerado do cabelo, já que sua ação restauradora faz com que os fios fiquem mais fortes e espessos.

Extrato de bardana – De acordo com Milani, o extrato de bardana possui ação anti-inflamatória, bactericida, fungicida, cicatrizante, emoliente e estimulante do couro cabeludo. “A bardana auxilia no crescimento saudável dos fios e pode melhorar as condições do couro cabeludo, tais como perda de cabelo e caspa. Além do mais, contribui para um cabelo forte e brilhante”, pontua. “Estudos recentes sugerem que o extrato de bardana contém elevados níveis de fitoesteróis e de ácidos graxos essenciais, que podem promover o crescimento de cabelo saudável”.

Extrato de bambu – O bambu é rico em aminoácidos, polímeros celulósicos, ácidos orgânicos, sais minerais, vitaminas (A, B, C) e carboidratos, afirma. “É extremamente nutritivo, hidratante, emoliente, restaurador e remineralizante, o bambu pode ajudar a retirar a oleosidade da raiz e hidratar as pontas”.

Óleo de rícino – Segundo o técnico responsável da Lizz Ante Professional, o óleo de rícino possui propriedades tanto de hidratação quanto de nutrição dos fios, além de limpeza do couro cabeludo e pele, proporcionando a desintoxicação do pelo e cabelos. “O rícino contém ômega 6 e ômega 9 que garantem cabelo e barba fortes e saudáveis, além de auxiliar no crescimento de cabelos saudáveis”.

Extrato de café – “A ação da cafeína beneficia todo o ciclo de crescimento capilar, atuando através de um revolucionário mecanismo de controle da alopecia e estímulo fisiológico de diversos mecanismos que propiciam aumento da viabilidade dos fios”, afirma. Ele conta que o extrato de café possui efeito anti-queda, auxilia no aumento do número de fios, no estímulo do crescimento capilar saudável e na diminuição da oleosidade, sem ressecar os fios.

Biotina – Milani afirma que a biotina ajuda na produção de queratina, proteína indicada para a composição dos cabelos e pelos. Além disso, faz parte do metabolismo de diversos nutrientes, que ajudam a manter a hidratação da pele, do couro cabeludo e o crescimento de fios saudáveis. “Outros benefícios incluem o crescimento de fios fortes e resistentes, com aparência rejuvenescida e saudável e prevenção da queda dos cabelos e pelos”.

Para concluir, Rocha observa que as empresas do setor devem investir em pesquisa, inovação e aperfeiçoamento constante, já que os brasileiros estão sempre em busca de produtos que cumpram o que prometem. “O cabelo é de grande importância na autoestima. Por isso, a busca de produtos capilares que resolvam problemas como queda ou calvície são tão procurados”.

Para mais informações, basta acessar: https://soscrescimento.com.br/



Companhias especializadas atuam em processo de digitalização de empresas

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O processo de transformação digital levado a cabo por empresas de todo o mundo durante a pandemia de Covid-19 pôde ser mensurado por diversas pesquisas, estudos e relatórios desenvolvidos desde o início da crise sanitária, iniciada há mais de dois anos. Um dos levantamentos mais recentes a respeito do assunto foi realizado pela The Economist Intelligence Unit (EIU), divisão de pesquisa e análise do Economist Group, a pedido da Microsoft. 

De acordo com o relatório global, a pandemia acelerou a transformação digital no mercado de trabalho em 72% das empresas avaliadas – o estudo ainda indicou que a digitalização foi crucial para a adaptação ao novo cenário do mercado de trabalho e que as empresas mais familiarizadas com soluções digitais conseguiram capacitar seus colaboradores de forma mais célere.

Nesse contexto, a digitalização é cada vez mais recorrente dentro dos setores de treinamento e desenvolvimento, recursos humanos e inovação nas empresas, tendo sua adoção impactado em maior produtividade, tomadas de decisão mais assertivas e transparência nos processos de modo geral. 

Há, porém, um caminho a ser trilhado para que esta almejada transformação digital ocorra. E este percurso não é simples, podendo se segmentar em diferentes “atalhos”. Marcelo Meneses, sócio-proprietário da Lean Solutions, empresa especializada em soluções de transformação digital, conta que há, basicamente, três pilares que alicerçam o processo de digitalização de uma companhia: tecnologia, cultura interna e pessoas. 

“Alguns acreditam que o processo se dará pela implementação de ferramentas tecnológicas ou sistemas modernos. Outros, que este processo é dependente do desenvolvimento de uma cultura interna; enquanto alguns acreditam que a solução está na contratação de colaboradores antenados com modernos recursos tecnológicos”, explica. 

Em sua análise, contudo, é preciso que haja uma convergência entre estes três elementos. “O ideal é que exista um desenvolvimento em conjunto desses campos”, pontua. Meneses afirma que a implementação de soluções digitais em uma empresa se dá, inicialmente, pela definição dos objetivos e métricas determinantes para seus diferentes setores. “Com isso, recursos tecnológicos são disponibilizados para permitir análises mais seguras e confiáveis”, diz.

A implementação do processo, prossegue o executivo, deve ser acompanhada da qualificação dos colaboradores, “criando-se um burburinho quanto às oportunidades das novas tecnologias”. Tal “burburinho” (ou “buzz”, na linguagem do marketing), segundo Meneses, pode vir acompanhado da contratação ou promoção de colaboradores com o objetivo de aperfeiçoar e prototipar os projetos pensados durante os treinamentos. 

“Neste momento, as pessoas são o centro e estão desenvolvendo as habilidades com as novas tecnologias. Com o tempo, será desenvolvida a cultura interna voltada à inovação e a transformação digital”, diz o sócio-proprietário Lean Solutions. “Empresas modernas seguem as tendências atuais da busca constante por novos conhecimentos dentro do ambiente empresarial”, conclui.

Para saber mais, basta acessar: https://www.leansolutions.com.br/



Softwares otimizados para PABX em nuvem afetam comportamento empresarial

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A “revolução tecnológica” tem movimentado empresas diversas ao ponto de redefinir, com relevante rapidez ao longo dos anos, as formas de linguagem no meio corporativo. Tal processo evolutivo reflete-se diretamente no redesenhar da intercomunicação que se faz necessária entre empresários, clientes e colaboradores.

O surgimento do sistema PABX Cloud, ou PABX em Nuvem é mais um resultado da necessidade de aprimoramento de comunicação dentro das corporações, e surge como evolução do antigo sistema tradicional, fornecendo, assim como o seu antecessor, várias linhas a partir de um único número, além de chamadas internas entre ramais das empresas. Porém, apresenta-se com diferenciais que se enquadram com mais coerência e eficácia dentro dos dias atuais.

Sem necessidade de instalação complexa, e com plataforma de manuseio totalmente intuitiva, prática e dinâmica, a nova prestação de serviço oferecida pelo PABX em Nuvem tem chamado a atenção de empresas de diversos ramos, ao vislumbrarem nesse formato de comunicação uma saída fácil e altamente eficaz quando o assunto é comunicação por meio da telefonia. Segundo Marta Gomes, gestora do parque aquático Thermas Hot World, a possibilidade de manusear com facilidade a sua própria plataforma de telefonia traz mais segurança e credibilidade. “Está tudo ali, na tela do nosso celular em tempo real”.

De acordo com Victor Uemura, gerente nacional da Voxov Telecom, é possível observar uma procura bem mais alta nos dias atuais do que na década passada. “Com certeza o fenômeno se deve ao fato de que os empresários estão compreendendo com mais clareza os resultados positivos de uma ferramenta de telefonia fluida, leve, simples e barata”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: www.voxov.com.br.



Alexa está agora disponível gratuitamente para PCs

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A Amazon anunciou que o aplicativo Alexa para PCs está disponível no Brasil, possibilitando a qualquer pessoa que tenha um computador com o sistema operacional Windows 10 e 11 usar a inteligência artificial por voz.

Após instalar o app, clientes poderão dizer a palavra de ativação “Alexa” para pedir aos seus PCs para ouvir música e notícias, checar calendário, previsão do tempo, curiosidades, criar lembretes, alarmes, timers, controlar dispositivos de casa inteligente e muitas funcionalidades e interações disponíveis com Alexa.

“As pessoas usam computadores todos os dias tanto para os negócios como para entretenimento, e com o aplicativo gratuito de Alexa para PC, poderão, com um simples comando de voz, usar os benefícios de Alexa, que vão desde os recursos básicos até as milhares de Skills. A inteligência artificial é de fácil uso para todos, mesmo para quem não é muito ligado em novas tecnologias: você só precisa conversar com Alexa”, diz Talita Bruzzi Taliberti, Country Manager de Alexa na Amazon Brasil.

“Com este novo aplicativo também ficou mais fácil para os clientes levarem Alexa para qualquer lugar, seja mudando de cômodos em suas casas, seja ao ir para o escritório ou a uma viagem.”

Alexa Modo Show: transformando seu PC em um Echo Show
Alexa para PC possibilita o uso do Modo Show, uma experiência interativa primordialmente por voz com Alexa. No Modo Show, a tela do computador mostra dicas como nas telas dos dispositivos Echo Show: imagens e mensagens de Alexa são projetadas na tela inteira do PC.

Os clientes poderão usar as funcionalidades de Alexa, apenas por comandos de voz, à distância, mesmo quando se afastam do PC. Basta dizer: “Alexa, ativar Modo Show” ou clicar no botão Modo Show no aplicativo Alexa do PC para começar.

Será possível também usar o computador para controlar dispositivos compatíveis de casa inteligente, podendo pedir ao PC para apagar ou acender as luzes, por exemplo. No menu “Casa Inteligente” no App, o cliente também poderá controlar seus dispositivos com poucos cliques, caso não possa usar a voz em algum momento, como enquanto estiver em uma reunião.    

Como adquirir
Para fazer o download do app basta ir à Microsoft Store e procurar por “Amazon Alexa”, após encontrar, clique em “Obter”.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Consumo excessivo de adoçante artificial aumenta em 13% o risco de câncer

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Um estudo publicado pela Plos Medicine aponta que o consumo excessivo de adoçantes artificiais pode aumentar em até 13% as chances de uma pessoa desenvolver câncer. A pesquisa foi divulgada no final de março deste ano, e aponta que os adoçantes aspartame e acessulfame de potássio são os principais causadores do câncer relacionado à obesidade, podendo afetar estômago, fígado, boca, faringe, laringe, esôfago, mama, ovário, endométrio e próstata. Apenas o aspartame, consumido por 58% dos entrevistados, pode aumentar em 22% o risco de câncer de mama.

Esses tipos de adoçantes são facilmente encontrados em refrigerante diet e outros produtos sem açúcar, muitas vezes consumido por pessoas que têm diabetes. O médico endocrinologista André Vianna explica que o perigo do adoçante está no excesso. “Entre açúcar e adoçante, com certeza o adoçante é a melhor opção, mas sempre com moderação. As pessoas que consomem produtos diet em excesso devem ficar atentas à quantidade de adoçante que está sendo ingerida e, se possível, optar por um adoçante mais saudável, como a sucralose”, diz Vianna.

No estudo, o consumo de sucralose em baixa ou em alta quantidade não apresentou riscos de câncer para as pessoas, sendo considerada uma opção de adoçante mais saudável, mas apenas 10% das pessoas usavam esse tipo de adoçante. “É claro que o ideal seria não usar nem açúcar e nem adoçante. Mas sabemos que é uma tarefa difícil, principalmente para quem é mais chegado no doce. Uma dica é ler com atenção a embalagem dos produtos a serem consumidos e escolher aquele que contém sucralose”, ressalta André Vianna.

O perfil das pessoas que mais consomem adoçantes artificiais, segundo o estudo, são mulheres mais jovens, fumantes, que praticam atividade com menor regularidade, e mais propensas a ter diabetes em comparação com aquelas que evitam os adoçantes.

Vianna explica que ao longo dos últimos anos, alguns estudos já apontavam a relação entre o consumo de adoçantes e o surgimento câncer, enquanto outros refutaram a ideia. “Há um grande debate há anos sobre o uso de adoçantes, e esse estudo traz novas análises. Vamos acompanhar e, manter as nossas orientações de consumo aos pacientes, recomendando sempre o que for mais natural possível”, reforça Vianna que atualmente é diretor de educação da Sociedade Brasileira de Diabetes.



Programação cultural é convite para viagem de lazer por São Paulo

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Com a volta dos eventos presenciais, a programação cultural de São Paulo está de volta a todo vapor, com muitas novidades em shows, exposições, teatros e cinemas, além de diversos novos lugares para conhecer e aproveitar. Para brasileiros de fora do estado, essa pode ser uma oportunidade para viajar para a cidade e conhecer todas as suas atrações e segredos.

Do norte ao sul, a metrópole reúne opções de passeios para todos os gostos e bolsos, além de uma extensa gama de hotéis que podem oferecer uma experiência de viagem ainda mais proveitosa. Esse é o caso da região mais popular entre os turistas, a Avenida Paulista onde estão localizados espaços como MASP, o Itaú Cultural, o Instituto Moreira Sales e a Japan House. Por ali também são realizadas feiras, apresentações musicais e manifestações artísticas, principalmente aos domingos quando a avenida é dedicada somente a pedestres e ciclistas.

No entorno o viajante ainda encontra teatros e cinemas, com destaques como o Teatro Renault, que recebe agora o musical A Família Addams, sucesso entre o público infanto-juvenil. Também há comodidades para hospedagem, como o Transamerica International Plaza, que reúne hospedagem e lazer com o bar e restaurante The View, com uma das melhores vistas da cidade.

Da mesma forma, o bairro das Perdizes, lar do hotel Transamerica Executive Perdizes, está efervescente e atraindo turistas de todo o Brasil. Ali o viajante encontra teatros e centros culturais e o Allianz Parque, um dos principais estádios do país, que além de sediar importantes partidas de futebol, recebe eventos sociais e shows. O bairro também tem fácil acesso ao Espaço das Américas e ao Memorial da América Latina que tem na sua programação feiras gastronômicas, exposições, eventos esportivos e atrações musicais.

Para a temporada, um dos principais programas é a exposição “Portinari para todos”, em cartaz no MIS Experience, que convida o público a revisitar a obra de um dos grandes ícones da arte do século 20 de uma forma inédita, proporcionando uma experiência imersiva no universo do artista. Para completar o passeio há diversas opções de bares e restaurantes que movimentam a vida noturna do bairro.

Para quem chega à cidade para os eventos nos principais centros de convenções, a opção é procurar uma hospedagem na zona sul, como o Transamerica Executive Chácara Santo Antônio. Por ali é possível acessar com facilidade o Transamerica Expo Center, o São Paulo Expo e o Estádio do Morumbi, palco de grandes apresentações musicais. Na região há também outras opções de lazer como shoppings, restaurantes temáticos para crianças e adultos, parques de diversões e centros de compras.

Outras regiões como a Vila Madalena, Pinheiros e a Santa Cecília também são opções para quem quiser esticar a visita a São Paulo para conhecer restaurantes e bares em alta entre os paulistas. O importante é montar o roteiro com antecedência para não deixar nada de fora e selecionar a opção de hospedagem mais adequada para cada perfil.



Atenção: Novo ransomware ataca vulnerabilidades da Microsoft

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A ISH Tecnologia divulgou um alerta referente a um novo grupo de ransomware detectado pela equipe de análise da empresa.

Chamado de “Nokoyawa”, o ransomware está provavelmente ligado ao grupo Hive, que se tornou notório por atingir mais de 300 empresas em apenas quatro meses em 2021. “A associação se dá pelo fato de os dois grupos compartilharem uma mesma infraestrutura, além do uso de mecanismos semelhantes nos ataques”, explica Alexandre Siviero, especialista em cibersegurança da ISH Tecnologia.

Outro alerta dado pelo especialista é que a maioria dos ataques do Nokoyawa estão direcionados à América do Sul, especialmente na Argentina, mas com elevado número de potenciais alvos no Brasil. Além disso, grande parte dos incidentes parece nascer de e-mails com phishing, com informações e/ou anexos supostamente legítimos, mas que se revelam ataques escondidos.

De acordo com a análise da empresa, o Nokoyawa faz seu ataque a máquinas a partir de três vulnerabilidades, as três ligadas a erros no Microsoft Exchange Server, aplicação provedora de e-mails. O primeiro passo após a infiltração é desativar o antivírus para então instalar vírus que roubam os dados. A ISH explica que, para dificultar o rastreamento, essas informações são então “vendidas” em serviços anônimos, como MEGASYnc, AnonFiles, SendSpace e uFile.

Dados da própria ISH revelam que a ameaça dos ransomwares é grande. 2021 se encerrou com uma incidência 54% desse tipo de ataque em relação a 2020.

Pensando em prevenções, Siviero frisa que situações de ransomware não possuem uma “bala de prata”, e sim uma série de boas práticas que podem deixar a máquina e a empresa mais seguras. Entre eles, estão realizar frequentemente backups, se certificar de que softwares e hardwares estão sempre atualizados e, caso possível, implementar o Múltiplo Fator de Autenticação (MFA). 

“Como se trata de um esforço em equipe, treinamentos aos colaboradores em técnicas de engenharia social também são sempre válidos”, conclui.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Canon Brasil cria podcast sobre audiovisual

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Um bate-papo sobre o mercado audiovisual e tudo que envolve profissionais e entusiastas da área. Esta será a proposta do podcast do Canon College, chamado CanonCast. O episódio estará disponível todas as terças-feiras, às 11h, no YouTube oficial da Canon do Brasil, Canonbr.

O Canon College já abriu a lista de convidados das próximas edições que terão: Flávio Demarchi, Daniel Klajmic, Wilq Vicente, Armando Vernaglia, Mary Lessa, Bruno Massao, entre outros fotógrafos, videomakers e tudo relacionado ao mundo do audiovisual.  

“É um projeto que surgiu com o objetivo de contribuir com o mercado audiovisual, com troca de ideias sobre as inovações do setor, desenvolvimento de novas tecnologias, novidades do mercado, entre outras coisas. Queremos envolver o ouvinte nesse universo tão rico e interessante”, afirma Francisco Rocha, um dos apresentadores.

“A ideia é realmente trazer nomes do mundo do audiovisual, mas também de tudo que o cerca, por exemplo, podemos convidar alguém para falar sobre direito de imagem, que é um assunto de grande importância para a área”, conta Luisa Riekes, produtora do projeto.

O podcast da Canon é gravado na Casa Canon, a casa conceito da multinacional que fica em São Paulo. Ele será gravado com as câmeras da linha de Cinema da Canon: EOS C300, C500 e C100 Mark II.



MP faz alterações na Lei Trabalhista que exigem controle dizem advogados

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O governo editou e publicou uma medida provisória (MP 1.108) com alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que, entre outros dispositivos, regulamenta o teletrabalho ou trabalho remoto (ou home office) e estabelece critérios referentes ao uso do auxílio-alimentação. De acordo com o advogado Ivan Holanda da Silva Pazini, essa MP vem trazer maior segurança jurídica a esse tipo de relação trabalhista e impor maior rigor na fiscalização sobre o uso do auxílio-alimentação, para evitar o desvirtuamento do benefício.

Esclarece o advogado que “o auxílio-alimentação deve ser utilizado exclusivamente para o pagamento de refeições em restaurantes ou para a aquisição de gêneros alimentícios. Ao empregador ou às empresas que de alguma maneira permitirem a desqualificação do benefício, a exemplo de supermercados, podem ser aplicadas multas de 5 mil a 50 mil reais. Essa imposição de multa é válida também para vale-refeição e cesta básica”, ressalta.

O advogado explica que esta medida visa coibir a prática do uso inadequado do auxílio-alimentação para outros fins, como a aquisição de aparelhos eletrônicos ao invés de comprar alimentos, por exemplo, o que a partir da MP acarretará a imposição de multa às empresas. Por esse motivo também o escritório desaconselha o pagamento deste benefício em dinheiro. “Além do mais, quando o pagamento em dinheiro é habitual, isso pode ser reconhecido como parcela salarial, então, é sempre aconselhável realizar esse benefício via cartão e a empresa deve ser inscrita no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) para isenção de encargos sociais”, disse. “A MP visa justamente garantir que o auxílio-alimentação seja inteiramente respeitado pelo empregador e empresas credenciadas que permitem a utilização do benefício”, afirma.

Acredita-se que a fiscalização e a definição do valor da aplicação da multa, à princípio, ficará a cargo do Ministério Público do Trabalho. “É plenamente possível que essa MP seja convertida em lei e neste caso o legislador poderá estabelecer normas para definir os critérios de fixação de multa e fiscalização”, considera.

A medida provisória também define que o regime de contratação do teletrabalho ou home office poderá ser por jornada ou por produção ou tarefa e que, não sendo possível nesses casos o controle de jornada, consequentemente, não haverá pagamento de horas extras. “Se esse trabalhador exerce atividades com mecanismos de tecnologia da informação que possibilitam o controle de entrada e saída no sistema, por exemplo, pode-se aplicar o pagamento de horas extras, se ultrapassadas 8 horas diárias e 44 semanais, conforme dispõe o artigo 58 da CLT, com exceção dos casos em que exista legislação específica ou norma coletiva definindo outro limite de jornada”, explica o advogado.

A MP também promoveu alteração no artigo 75-C da CLT para definir que o serviço prestado na modalidade de teletrabalho deverá constar expressamente em contrato individual de trabalho, bem como é permitida a alteração do regime presencial ou de teletrabalho mediante mútuo acordo entre as partes a ser disciplinado por aditivo contratual.

Segundo Ivan Pazini, a MP também alterou o artigo 75-B, § 9, da CLT, onde inclui “o acordo individual poderá dispor sobre os horários e os meios de comunicação entre empregado e empregador, desde que assegurados os repousos legais, sendo esse mais um elemento que permite o monitoramento e controle da jornada por meios de tecnologia da informação e de comunicação”, afirma. 



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