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Dia do Farmacêutico: profissão segue em constante evolução

O Dia do Farmacêutico foi comemorado em 20 de janeiro no Brasil, quando se celebra o aniversário da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), fundada em 1916. Uma data de fundamental importância e reconhecimento destes profissionais que promovem diariamente, juntamente com outros profissionais de saúde, grandes feitos à saúde pública e bem-estar social.

O medicamento é o principal elo entre o farmacêutico e a sociedade. Pois a indústria farmacêutica é a plataforma que viabiliza em grande escala a disponibilização destes produtos no mercado. Em toda concepção, produção, controle, garantia de qualidade, regulação e logística, temos farmacêuticos que são fundamentais na composição das áreas e consequentemente no dia a dia de operação dentro da indústria farmacêutica.

Rafael Fernandes Costa, farmacêutico e  gerente de desenvolvimento tecnológico do Laboratório Teuto, contextualiza que desde o início do nascimento de um novo produto até a chegada para o paciente na prateleira ou no leito de um hospital, são vários anos. “Após a aprovação em viabilidade econômica, temos em média de 5 a 7 anos de trabalho intenso e de muita perseverança da empresa e dos profissionais que atuam nesta área”, explica. Rafael conta que os medicamentos genéricos foram um grande marco na política de saúde pública no Brasil e desde 1998 e 1999, com a lei dos genéricos e a criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), respectivamente, este mercado foi revolucionado e a população passou a ter acesso a medicamentos de alta qualidade com preços mais justos e acessíveis.

O farmacêutico lembra que a indústria farmacêutica foi uma das pioneiras em medicamentos genéricos e escreveu na história do país uma marca de qualidade, segurança e eficácia de seus produtos. Ao longo de seus 76 anos, a companhia possui grande participação de mercado em diversos produtos (com mais de 50% em muitos casos).

Nos últimos 5 anos, o gerente conta que o Laboratório Teuto vem escrevendo uma nova página em sua história. “Uma página que em um futuro muito próximo será de grande relevância para a sociedade: o aumento de desenvolvimento de medicamentos genéricos complexos, o início de operação com medicamentos biológicos e o início das inovações em diversos produtos, por meio de formas farmacêuticas diferenciadas e produtos de alto grau de complexidade técnica”, finaliza.



Brasil tem um cirurgião-dentista a cada 558 habitantes

O número de profissionais habilitados com cirurgiões-dentistas chegou ao total de 383.996 em todo o território nacional, segundo atualizações do Conselho Federal de Odontologia em de janeiro de 2023. Para a Organização Mundial da Saúde, o mínimo para a promoção da saúde bucal é que se tenha um profissional para cada 1200 habitantes. No Brasil, o número é de um dentista para cada 558 pessoas. No entanto, muitos brasileiros não têm o hábito de ir ao dentista. Uma pesquisa do IBGE de 2019 revelou que mais de 55% da população não faz uma consulta anual, e cerca de 10% da população sequer foi ao dentista ao menos uma vez na vida.

A mesma pesquisa também revela que os brasileiros estão muito preocupados com a beleza, procurando os profissionais da odontologia, muitas vezes, para realizar procedimentos estéticos e não reabilitadores ou preventivos. O resultado é desastroso. Mais de 41% dos entrevistados com mais de 60 anos não tinham mais dentes na boca. Além da saúde dos dentes, as visitas aos consultórios odontológicos ajudam a detectar doenças em fases iniciais e a prevenir problemas que serão observados a longo prazo.

A tecnologia e a inovação têm sido as palavras-chaves do momento para tentar reverter o cenário e oferecer novos resultados tanto para pacientes quanto para os próprios profissionais. Um exemplo é a odontologia digital (uso de tecnologias para otimizar tratamentos dentários de diferentes necessidades e pacientes). 

A evolução tecnológica possibilitou um tratamento mais otimizado, de fácil entendimento para os pacientes e acompanhamento também de maneira digital. Com um scanner bucal, por exemplo, o dentista consegue mostrar ao paciente todo o tratamento de reabilitação pelo computador. A demonstração garante mais credibilidade e confiança na relação paciente-dentista. 

Há anos os ortodontistas têm trabalhado com as técnicas clássicas aliadas às inovações na área. Além do scanner bucal, outra tecnologia que auxilia no processo são os alinhadores “invisíveis”. 

Assim como os aparelhos convencionais e fixos, os alinhadores do tipo “invisalign” têm a função de alinhar, nivelar e corrigir maloclusões dentárias. A diferença está na adaptabilidade do paciente, os invisalign são moldeiras adaptáveis e transparentes trocadas de tempo em tempo para um tratamento ortodôntico que antes era executado apenas pelos aparelhos fixos. 

De acordo com pesquisas desenvolvidas pela Universidade de São Paulo (USP), é possível identificar que o Invisalign é uma ótima opção para problemas leves e moderados, mas podem ser menos eficazes em casos mais severos. Para isso é preciso de uma análise minuciosa do próprio dentista.



















 

 



Como é o processo de aquisição de bolsas de estudos nos EUA?

Além de marcar o fim de um ciclo, a conclusão do Ensino Médio aponta para desafios ainda maiores para os jovens que, a esta altura da vida, já têm que fazer escolhas assertivas para a carreira que pretendem seguir. Carreira que, seja ela qual for, passa pela possibilidade de estudar fora do país – o que, para muitos, pode parecer um sonho distante por conta dos custos envolvidos.

É nesse panorama que, para Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University no Brasil, as bolsas de estudo são uma alternativa para estrangeiros que pretendem estudar nos Estados Unidos, inclusive brasileiros.

Ela conta que o processo de admissão para estudar nos Estados Unidos é bem diferente do que o que ocorre no Brasil, por matrícula, já que requer alguns processos burocráticos como visto. “Parte desse processo [de admissão estudantil] tem a ver com o que chamamos de scholarships, que são as bolsas disponíveis aos estrangeiros, oferecidas pelas universidades para que estes consigam estudar fora”.

Para esclarecer um pouco mais sobre as scholarships, Olival explica que existem alguns processos para que essas bolsas sejam parciais ou integrais.

“A aquisição de bolsas poderá depender de notas médias de todas as notas do Ensino Médio e, claro, da organização dos estudos para que essas notas fiquem altas, em todas as matérias”, afirma. e que seja “Dessa forma, é possível fazer os processos por completo, para que o aluno interessado seja admitido”, complementa. 

A fim de exemplificar como algumas instituições de ensino dos Estados Unidos oferecem bolsas a estrangeiros, a Community Outreach Director da Full Sail University no Brasil apresenta algumas oportunidades da própria universidade nos tópicos a seguir:

  1. A Creative Minds Scholarship  – Oportunidade projetada para identificar alunos do último ano do ensino médio com talento para comunicação escrita e visual, com aptidão para carreiras em mídia e tecnologia de entretenimento. Os participantes qualificados do programa de bacharelado em ciências e em belas artes podem receber até US$ 25 mil (R$ 127,57 mil) para a mensalidade dos programas de graduação no campus da Full Sail University.
  2. Full Sail Global Achievement Scholarship – Bolsa projetada para incentivar e desenvolver futuros profissionais internacionais de entretenimento e mídia em todo o mundo. Com ela, os participantes podem receber até US$ 5 mil (R$ 25,52 mil) para a mensalidade de seu programa de graduação no campus Full Sail.
  3. STEM – Oportunidade para futuros profissionais internacionais que buscam carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Por meio desse programa de bolsas de estudo, os participantes podem receber até US$ 5 mil (R$ 25,52 mil) para a mensalidade de seu programa de graduação no campus da Full Sail University.
  4. Emerging Technology Scholarship – Esta é uma bolsa direcionada a estudantes com interesse por tecnologia emergente e proporciona o acesso a programas de bacharelado com foco em tecnologia selecionados na Full Sail.
  5. Intensive English Alumni Scholarship Program – O programa presta assistência a graduados da Full Sail University que buscam avançar em suas carreiras e educação na indústria de mídia de entretenimento.
  6. Bolsa de Apoio ao Aluno – Esta é uma bolsa disponível para estudantes matriculados em qualquer um dos programas de bacharelado do campus da Full Sail University e que atendam a todos os requisitos de elegibilidade. Os indicados serão enviados por um representante da Full Sail University Financial Aid.
  7. Bolsa Full Sail Alumni – O programa oferece assistência a ex-alunos com o objetivo de avançar em suas carreiras e educação na indústria de mídia de entretenimento. Os participantes elegíveis podem receber até US$ 3 mil (R$ 15,3 mil) para a mensalidade de qualquer programa de graduação do campus da Full Sail.
  8. Pathway Scholarship – O objetivo deste programa é ajudar indivíduos com foco em bacharelado em artes plásticas ou ciências. Por meio dele, os participantes podem receber fundos de bolsa de estudos se a necessidade for demonstrada.
  9. Bolsa Mulheres na Tecnologia – Oportunidade para os candidatos elegíveis para uma bolsa integral para programas de bacharelado com foco em tecnologia selecionados na Full Sail.

Para concluir, Olival destaca que para se candidatar a uma das oportunidades de bolsa de estudo oferecidas pela Full Sail University, os interessados devem atender aos requisitos mínimos de elegibilidade e realizar a inscrição pelo site da universidade.

“É necessário prestar a máxima atenção, pois cada bolsa de estudo requer um passo a passo específico e obrigatório, que os estudantes interessados devem seguir nos ‘guides’ presentes em nosso site”, ressalta.

Para mais informações, basta acessar: https://www.fullsail.edu/



ExaGrid assina contrato com Arrow Electronics

ExaGrid®, a única solução de armazenamento de backup em níveis do setor, anunciou hoje que a empresa assinou um contrato de distribuição com a Arrow Electronics, um distribuidor de valor agregado da Fortune 104. A Arrow reúne as principais tecnologias e serviços do mundo para habilitar seu ecossistema de canal mundial. A plataforma de gerenciamento de nuvem da Arrow, ArrowSphere, remove a complexidade do processo de compra de TI ao conectar estas tecnologias com milhares de parcerias do canal e usuários finais mediante um extenso catálogo de nuvem e recursos de gestão do ciclo de vida.

“Temos o prazer de dar início a este relacionamento e disponibilizar nossa solução de armazenamento de backup em níveis para mais parcerias do canal e seus clientes usuários finais nos EUA e Canadá através de nosso novo contrato com a Arrow Electronics”, disse Bill Andrews, presidente e diretor executivo da ExaGrid. “Este novo contrato respalda nossos esforços de reforçar nossos relacionamentos no canal e ampliar nossos negócios com mais revendedores, tudo com foco contínuo em oferecer às organizações o melhor armazenamento de backup do setor.”

A ExaGrid tem mais de 3.750 clientes ativos de médio a grande porte que usam armazenamento de backup em níveis da ExaGrid para proteger seus dados. O crescimento da ExaGrid vem acelerando e a empresa está contratando em todos os aspectos da empresa a nível mundial. A ExaGrid anunciou recentemente seus destaques para 2022, que incluiu um ano com crescimento de receita bem como caixa, EBITDA e P&L positivos da empresa durante os últimos nove trimestres consecutivos.

A ExaGrid oferece armazenamento de backup em níveis com uma zona de patamar de cache de disco front-end, o nível de desempenho, que grava dados diretamente no disco para backups mais rápidos e recupera diretamente do disco para restaurações e inicializações de VM com mais rapidez. Os dados de retenção a longo prazo são colocados em níveis em um repositório de dados desduplicados, o nível de retenção, a fim de reduzir a quantidade de armazenamento de retenção e o custo resultante. Esta abordagem em dois níveis fornece o desempenho de backup e restauração com mais rapidez e eficiência de armazenamento com custo mais baixo.

Além disto, a ExaGrid proporciona uma arquitetura de expansão em que os dispositivos são simplesmente adicionadosàmedida que os dados aumentam. Cada dispositivo inclui processador, memória e portas de rede, portanto,àmedida que os dados aumentam, todos os recursos necessários estão disponíveis para manter uma janela de backup de tamanho fixo. Esta abordagem de armazenamento escalável elimina atualizações dispendiosas e permite combinar dispositivos de diferentes tamanhos e modelos no mesmo sistema escalável, o que elimina a obsolescência do produto e protege os investimentos de TI antecipadamente e ao longo do tempo. A ExaGrid oferece a melhor recuperação de ransomware do setor com seu nível não direcionadoàrede (espaço livre em níveis), exclusões com atraso e objetos de dados imutáveis.

Sobre a ExaGrid

A ExaGrid oferece armazenamento de backup em camadas, uma zona de destino de cache em disco exclusiva, um repositório de retenção de longo prazo e uma arquitetura de scale-out. A zona de destino da ExaGrid proporciona os backups, restaurações e recuperações mais rápidos de VM. O repositório de retenção oferece o menor custo para retenção a longo prazo. A arquitetura de scale-out da ExaGrid inclui dispositivos completos e garante uma janela de backup de comprimento fixo,àmedida que os dados aumentam, o que elimina as atualizações caras do “tipo empilhamento” e a obsolescência do produto. A ExaGrid oferece a única abordagem de armazenamento de backup de duas camadas com uma camada não voltada para a rede, exclusões atrasadas e objetos imutáveis para a recuperação de ataques de ransomware.

A ExaGrid possui engenheiros de sistemas de vendas físicas e pré-vendas nos seguintes países: Argentina, Austrália, Benelux, Brasil, Canadá, Chile, CEI, Colômbia, República Tcheca, França, Alemanha, Hong Kong, Península Ibérica, Índia, Israel, Japão, México, Nórdicos, Polônia, Arábia Saudita, Cingapura, África do Sul, Coréia do Sul, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Estados Unidos e outras regiões.

Acesse exagrid.com ou entre em contato conosco no LinkedIn. Veja o que nossos clientes têm relatado sobre suas próprias experiências com a ExaGrid e por que agora gastam significativamente menos tempo de armazenamento em backup em nossas histórias de sucesso de clientes. Confira nossas mais de 100 análises Peer Insights do Gartner. A ExaGrid está orgulhosa de nossa pontuação +81 NPS!

A ExaGrid é uma marca registrada da ExaGrid Systems, Inc. Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos titulares.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Mídia:

Mary Domenichelli

ExaGrid

mdomenichelli@exagrid.com

Fonte: BUSINESS WIRE



A liberdade de escolha é um diferencial no sistema de consórcios

Um dos diferenciais do sistema de consórcios é sua flexibilidade quando da contemplação. A liberdade de escolha do bem ou do serviço é a essência da modalidade, que o difere de outros tipos de financiamentos.

Ao discorrer sobre liberdade de escolha, Friedrich Hayek, economista e filósofo austríaco, utilizou uma metáfora sobre as leis de trânsito, cujo conteúdo apontava que normas de trânsito que indicam para qual mão se deve deslocar em uma via pública, organizando assim o fluxo de veículos para que ninguém se prejudique em possíveis acidentes.

No sistema de consórcios também há regras que todos os consorciados devem seguir para que nenhum dos participantes de um grupo seja prejudicado, e que todos alcancem seus objetivos, que podem ser diferentes.

“Ao traçar um paralelo, considerando as normas de cada segmento onde está presente, é possível observar que é assim que funciona”, diz Luiz Antonio Barbagallo, economista da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios. “Aliás, esse é mais um de seus diferencias a destacar”, completa.

“Mesmo que originalmente o participante tenha adquirido uma cota para aquisição de veículo novo”, explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC, “ele poderá, ao longo do plano, decidir se ainda desejará utilizar o crédito para esse fim, ou, optar por um seminovo”.

Na modalidade, é possível ainda usar parte do crédito para pagamento de obrigações financeiras, vinculadas ao bem ou serviço, observado o limite total de 10% (dez por cento) do valor do crédito objeto da contemplação, relativamente às despesas com transferência de propriedade, tributos, registros cartoriais, instituições de registro e seguros, de acordo com a Circular BCB nº 3.432/2009.

Para Cíntia Priscila Ianowski, 28 anos, consultora para proteção veicular em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, o desejo inicial era realizar uma cirurgia plástica. Após aderir ao consórcio de serviços e ser contemplada, trocou o primeiro objetivo e utilizou o crédito para reformar a casa de seu pai, em Joinville.

Cíntia explicou que, “após pesquisar os diversos tipos de financiamentos disponíveis no mercado e constatar que os juros eram altos e tornavam a dívida muito cara, optou pela cota de consórcio cujo acréscimo seria somente uma pequena taxa de administração”. Casada com Alexander, que trabalha na construção civil, é mãe de três filhos de 13, 8 e 4 anos. Depois de entender bem as possibilidades oferecidas pelo sistema de consórcios, graças às explicações da administradora, já fez outra adesão.  “Pensando na casa própria, aderi a uma cota no consórcio de imóveis e contratei um crédito de R$ 150 mil. Atualmente, pago a parcela do consórcio e o aluguel da casa onde moro, além daquela cota do consórcio de serviços”, complementa.

Ao definir o bom momento vivido, recomendou a modalidade esclarecendo que “consórcio é um baita de um negócio. Vale a pena porque atende a todos os tipos de bens e serviços com custos bem baixos”.

A escolha dentro das regras dos consórcios

De acordo com as normas vigentes, o consorciado pode, no segmento de veículos automotores, optar por uma motocicleta, embarcação, ou veículo pesado como caminhão ou máquina agrícola, como um trator, por exemplo. Isto significa que há uma grande variedade de opções, sempre considerando o setor de veículos automotores.

No segmento de imóveis, a escolha pode ficar entre os urbanos, de veraneio, industriais, comerciais, ou até terrenos e áreas maiores. Mesmo sem especificar, quando da adesão, o participante, ao definir o crédito desejado, já tem em mente o que pretende adquirir por ocasião da contemplação.

Thiago Souza Carbonera, 27 anos, solteiro, formado em direito com vocação para vendas, morador em Londrina, no Paraná, fez adesão à cota de motocicleta no valor de R$ 50 mil com objetivo de ter uma moto de alta cilindrada para uso pessoal. Contudo, por ocasião da contemplação, considerou a possibilidade de empreender um novo negócio em locação de motocicletas. Ao mudar o objetivo inicial, escolheu e adquiriu quatro motos de valores menores, locando-as com a finalidade de aumentar seus rendimentos. Desta forma, passou a ter capacidade financeira para cumprir seus pagamentos mensais da cota com receita extra para novos investimentos e ampliação das atividades comerciais.

A decisão de Carbonera mostra como é possível utilizar o sistema de consórcios para fins de investimento econômico e empresarial. Neste caso, foi o de locação de motocicletas, mas há outras possibilidades. Nos imóveis, há possibilidade de renda com aluguéis.

Ao comentar a opção pelo consórcio, Carbonera explicou que “os custos são menores e que não há os juros de financiamentos, que encarecem o resultado final, chegando a dobrar o valor principal”.

 



Setor automotivo tem expectativa de crescimento para 2023

O Setor da Distribuição de Veículos teve um saldo positivo em 2022, resultando no aumento dos emplacamentos de veículos leves em relação ao ano anterior. O balanço divulgado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) mostrou um crescimento de 5% em 2022, mesmo com as dificuldades encontradas com a crise sanitária, financeira e o aumento dos preços dos combustíveis no primeiro semestre. Dezembro finalizou com um resultado ainda melhor, com uma alta de 7%.

A expectativa para 2023, de acordo com a Fenabrave, é que o setor automotivo apresente um crescimento de 3,3% esse ano, chegando a 3,6 milhões de unidades emplacadas. A entidade revelou ainda uma projeção semelhante ao de 2022 para veículos leves, totalizando 1,96 milhões de automóveis emplacados. No entanto, os números também podem ser revistos no primeiro trimestre.

De acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em 2022 foram produzidos 2,37 milhões de automóveis e as vendas do mercado interno passaram de 2,1 milhões de unidades. No último mês do ano, as montadoras produziram 11,3% menos que no mês de novembro. Com isso, a fabricação de veículos em geral somou 191,5 mil unidades, uma queda de 9,2% em relação a dezembro de 2021.

Para o empresário do ramo automobilístico e responsável pelo curso Vendedor de Carros Pro, Thiago Facci, devido à falta de insumos para serem comercializados carros novos, ocorreu uma alta dos preços, impactando na relação oferta x demanda.

Facci ressaltou ainda que há um cenário muito incerto para o ano de 2023. “Com a troca de presidente e a alta dos juros, realmente não sabemos o que pode vir a acontecer. Para os seminovos, a expectativa é de facilitação do crédito e crescimento na comercialização do usado”, analisa o empresário.

O responsável pelo curso Vendedor de Carros Pro acredita que os carros seminovos continuarão tendo uma boa venda. “Uma vez que o dinheiro não some do mercado, ele só muda de mão. Portanto, aquelas lojas que trabalharem bem e de forma correta, terão sucesso”, avalia Facci. 



Marketplaces promovem crescimento para negócios brasileiros

Os marketplaces, portais de e-commerce que agregam produtos de diferentes marcas e empresas, ganharam evidência no Brasil com o advento da pandemia de Covid-19, período em que foi registrado um aumento no consumo realizado pelo meio digital no país. No primeiro ano de crise sanitária, em 2020, para se ter uma ideia deste avanço, os marketplaces representaram 51% do faturamento total no comércio on-line no Brasil, ante 35% do ano anterior, segundo uma pesquisa realizada em 2021 pela Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Mais recentemente, com a pandemia de Covid-19 caminhando para o fim no Brasil e no mundo, a Americanas Marketplace, em parceria com o E-Commerce Brasil, realizou uma pesquisa entre lojistas, que apontou que 79,3% deles acreditam que seus negócios cresceram quando entraram nos marketplaces.

Dados do estudo mostram que 75,6% dos pequenos e médios empresários vendem em marketplaces há mais de um ano e 11% estão nas plataformas no mesmo período. A pesquisa também aponta que 53,7% dos lojistas contam com uma equipe para cuidar das vendas da empresa no marketplace e  69,5% dos entrevistados acham que é importante ter uma equipe específica para as vendas online.

Segundo o relatório Webshoppers, 84% dos lojistas brasileiros, por sua vez, fazem vendas em sites como Mercado Livre, Magalu, Americanas e Amazon.

As perspectivas para o e-commerce em tempos vindouros, ademais, segundo um levantamento realizado recentemente pelo MCC-ENET- que estuda tendências de consumo, é de que, no Brasil, o setor cresça 56% até 2024.

Para Rodrigo Cardoso,  CEO da LAB2U – agência e consultoria em gestão para marketplaces -, a utilização dessas plataformas pelos lojistas ocorre devido ao acesso a um enorme público disposto a comprar, gerando assim mais possibilidades de vendas e visibilidade, aumentando também a autoridade da marca.

“O marketplace oferece diversos recursos para os vendedores como facilidade em logística, marketing e proximidade com o consumidor, demandando um investimento menor por parte da loja, gerando, assim, mais ideias e muitas oportunidades de crescimento do negócio”, ressalta.

Cardoso destaca que a importância dessa ferramenta está principalmente na facilidade que ela oferece a pessoas e empresas. Dessa maneira, participar desse mercado virtual com outras lojas faz com que, segundo ele, a marca acabe ganhando força e reconhecimento.

“Os benefícios como segurança, aumento de receita, comunicação entre cliente e loja, marketing foram os fatores mais importantes para a popularização dos marketplaces”, ressalta o CEO da LAB2U.

Para mais informações, basta acessar: https://www.lab2u.com.br/



Franchising no Brasil: setores preveem crescimento em 2023

Franquia, franchising ou franchise é um sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços. A definição de acordo com a Lei de Franquia Empresarial (Lei nº 8.955/1994), diz que o franqueador também cede o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.

A ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulga os números do franchising baseados nos resultados de pesquisas trimestrais de desempenho do setor de franquias em todo o país. O termo franchising é comumente utilizado para designar a estratégia de distribuição e comercialização de produtos e serviços. Os dados dos três trimestres disponíveis no site são referentes aos três primeiros períodos do ano passado, e denotam uma superação do período da pandemia do Covid-19.

Segundo os dados da ABF, as operações de franchising no Brasil representaram uma crescente de 173 mil no primeiro trimestre para 178 mil e 179 mil nas pesquisas seguintes. Em relação ao número de postos de trabalho no setor totalizou 1,41 milhão e 1,45 milhão nos primeiros levantamentos de 2022, e teve um aumento expressivo no terceiro período com aproximadamente 1,58 milhão de empregos diretos. 

O setor prevê crescimento de franquias em 2023

Para a IstoÉ Dinheiro, Tom Moreira Leite, presidente da ABF, falou sobre o impacto das franquias para economia brasileira. “Somos uma indústria muito intensiva de mão de obra, com 1,6 milhão de brasileiros empregados nas franquias. A capacidade do franchising de gerar emprego, aliado a um entendimento de que a gente é capaz de atrair e formar as pessoas, é uma expectativa que tenho sobre o governo atual”.

De acordo com João Eustáquio, diretor de expansão da Odontoclinic, franquia de clínicas odontológicas, a tendência em alta no setor deve continuar nos próximos períodos. “Temos um cenário positivo de pessoas que se preocupam com a saúde bucal, além dos cuidados básicos. Outro fator interessante e isso tem muito da nossa realidade brasileira, aliás, é o fato da preocupação com o bem-estar”. 

Ele reafirma que cuidar do sorriso aumenta a autoestima e os cuidados estéticos, e que essa preocupação vem crescendo ano a ano, reforçando um cenário positivo para a odontologia. “Mesmo com as oscilações econômicas que tivemos nos últimos anos, notamos que o setor de Odontologia conseguiu reagir muito bem”, diz.

Franchising é um bom empreendimento

Segundo o diretor de expansão da Odontoclinic, as perspectivas são positivas para 2023. “É um ano com diversos desafios, mas ao mesmo tempo com muitas oportunidades”, afirma. João Eustáquio comenta que o segmento de odontologia é mais resiliente às instabilidades e as condições para o crescimento estão bem sedimentadas. “Temos uma demanda muito forte no mercado que une a saúde e a estética, o que torna a franquia odontológica um negócio atrativo para quem deseja empreender”, completa. 

A explicação para essa tendência de crescimento, para Eustáquio, são os investimentos em inovação, captação de novos clientes, juntamente com processos administrativos eficientes, treinamentos de equipes, direcionamento de recursos para o marketing, e especialmente a experiência do paciente bem trabalhada. Ele comenta que por conta dos fatores do mercado, os interessados em empreender com franchising viram a saúde como um segmento mais atrativo e, automaticamente, descobriram as franquias odontológicas e todas as suas vantagens.

Para se dar bem com franchising, o diretor de expansão aconselha que o empreendedor deve buscar uma franquia renomada. “É importante conhecer suas opções e escolher aquela que oferece mais apoio, que apresenta bom desempenho e tem franqueados de sucesso”. E assim, planejar bem seu investimento e investir na melhor equipe. “Lembre-se de contratar a equipe ideal para seu negócio. A qualidade do serviço e a confiança do público dependerá muito dos profissionais que atuam em sua clínica”, finaliza Eustáquio. 

Para mais informações, basta acessar: https://franquiaodontoclinic.com.br



Agência de Marketing em Belém (PA) recebe selo Adventure Partners

O Brasil registrou um saldo de mais de dois milhões de novas empresas apenas entre os meses de janeiro e novembro de 2022 e chegou a mais de 20 milhões de empreendimentos em atividade, conforme dados dos “Painéis do Mapa de Empresas” do Ministério da Economia. Segundo o levantamento, 3.624.827 milhões de negócios abriram as portas no país no período analisado. 

Paralelamente, um estudo realizado pelo Mundo do Marketing em parceria com a TNS Research International apontou que 90% de todas as empresas do mundo investem em marketing digital, e a maior parte delas é brasileira. Segundo a “Pesquisa Marketing Visão 360º”, mais da metade (54%) dos negócios que entendem que o marketing digital é indispensável são de pequeno porte, com até 99 colaboradores. Entre as empresas entrevistadas, a maioria prefere terceirizar a atividade para especialistas e agências.

Para suprir a alta demanda gerada pelos negócios que, cada vez mais, passam a apostar no ambiente on-line, surgem iniciativas em todo o Brasil. Exemplo disso, a Único Marketing Digital foi uma das agências do segmento do Pará a ser selecionada para participar de uma imersão de três meses promovida pela Adventures em 2022.

A atividade é voltada a agências de publicidade e marketing que atendem PMEs (Pequenas e Médias Empresas) e buscam alavancar os negócios, gerar mais valor para os seus próprios clientes, aumentar o seu ticket médio e organizar a sua operação.

Luis Rudson de Souza Duarte, CEO da Único Marketing Digital, conta que a empresa, que surgiu em Belém (PA), em 2017, conquistou o selo “Partners Adventures” como acelerada adventures mediante capacitações, treinamentos e consultorias. Com a divulgação do resultado em dezembro do último ano, a agência paraense já iniciou o ano entre os negócios acelerados pela Adventures.

Duarte explica que a imersão pela qual a agência participou teve como objetivo compartilhar técnicas e experiências da área de marketing digital. “O projeto conecta especialistas que irão ajudar a acelerar e gerar resultados por meio de conhecimentos, metodologias e acompanhamento individualizado de profissionais”.

“Ao longo da pré-aceleração, passamos por capacitações, treinamentos e mentorias com especialistas como Edwin Junior, ex-CMO da Dominos”, acrescenta. “Além disso, passamos por uma avaliação final: uma apresentação diante de uma banca de avaliadores que realizaram a análise da Único, assim como do modelo de negócio da empresa e dos trabalhos entregues aos nossos clientes”, detalha.

Importância do selo Partners para as empresas atendidas pelas agências

De acordo com os organizadores, o programa de aceleração de agências de publicidade e marketing busca transformar o mercado de comunicação por meio do desenvolvimento de líderes que, por sua vez, possam melhorar a produtividade de seus times e gerar resultados com velocidade e qualidade para seus clientes.

Ainda segundo a Adventures, a imersão reúne conhecimentos e metodologias, além de acompanhamento individualizado de profissionais que “tocam” a empresa. A atividade oferece consultoria com PXS (Partner Experience Specialist), programa de treinamento, acesso a área de membros e networking com outros “partners”, mastermind e pitch partners – que consiste na venda de produtos entre as agências do programa.

“Com o reconhecimento, queremos mostrar que o marketing digital deve ser trabalhado com foco no resultado, nas vendas. E isso só se consegue com planejamento e experiência”, finaliza Duarte.

Para mais informações, basta acessar: https://unicomarketingdigital.com.br/



Indústria de viagens se beneficiará da melhoria na pesquisa e reserva de voos a partir do acordo entre Cirium e Amadeus

A Cirium, uma das principais empresas de análise no campo da aviação, assinou um acordo com a Amadeus para fornecer seus dados avançados de programação de voos na Amadeus Travel Platform, melhorando ainda mais o conjunto de dados disponível para a pesquisa e reservas de voos.

Como uma das lideranças em tecnologia do setor de viagens, os dados completos e oportunos são essenciais para que a Amadeus forneça informações de alta qualidade aos clientes. O novo acordo significa que todas as informações sobre horários da Cirium serão integradasàAmadeus Travel Platform, beneficiando muitos clientes da Amadeus no setor de viagens, incluindo companhias aéreas, agências de viagens e muito mais.

Jeremy Bowen, CEO da Cirium, comentou: “A combinação de dois líderes em seus respectivos campos no setor de viagens, por meio da expansão da parceria entre Cirium e Amadeus, vai melhorar ainda mais a pesquisa e as reservas de voos, além de permitir que a indústria descubra novas oportunidades de mercado, maximize sua receita e produza uma experiência mais eficiente às pessoas que viajam. Nossa nova parceria vai além de fornecer horários de voos do mundo todo na ferramenta Amadeus Schedules Analytics. Ela aprimora a principal plataforma de viagens do setor, permitindo que os dados da Cirium enriqueçam a qualidade das informações para os clientes da Amadeus”.

Sam Abdou, vice-presidente executivo de Air, Rail & Global Online da Amadeus, disse: “A expansão de nossa parceria com a Cirium e a maior integração de suas informações em nossa plataforma de dados de horários de voos de várias fontes enriquece nosso conjunto de dados e contribui para manter uma alta precisão de dados e capacidade de reserva para nossos clientes”.

A Amadeus é uma parceira líder em tecnologia e distribuição de viagens para a indústria, com presença internacional sustentada por uma expertise local. A empresa desenvolve soluções cruciais que ajudam companhias aéreas e aeroportos, hotéis e transportes ferroviários, mecanismos de busca, agências de viagens, operadoras turísticas e outros agentes do setor a executar suas operações e melhorar a experiência de viagem. A integração de dados do banco de dados avançado de horários da Cirium, que abrange mais de 900 companhias aéreas do mundo inteiro e todos os tipos de aeronaves, significa que as empresas com acessoàAmadeus Travel Platform podem tomar decisões mais precisas baseadas em dados.

Os dados de horários da Cirium são incomparáveis na indústria da aviação. A empresa tem mais de 40 anos de experiência em horários de companhias aéreas e dados de conexões. Um dos principais produtos de análise de horários da Cirium, o Cirium Diio Mi, cobre 97% de todos os voos programados de companhias aéreas do mundo desde 20 anos e com previsão de 11 meses.

Saiba mais sobre o “Cirium Schedules”.

FIM

Nota aos editores

Sobre a Cirium

A Cirium reúne dados e análises poderosos para manter o mundo em movimento. Ela oferece informações criadas a partir de décadas de experiência no setor, permitindo que as empresas de viagens, fabricantes de aeronaves, aeroportos, companhias aéreas e instituições financeiras, entre outros, tomem decisões lógicas e informadas que moldam o futuro das viagens, aumentando as receitas e melhorando as experiências dos clientes. A Cirium faz parte da RELX, uma fornecedora mundial de análises baseadas em informações e ferramentas de decisão para clientes profissionais e empresariais. As ações da RELX PLC são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York a partir dos seguintes símbolos: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova York: RELX.

Para mais informações, siga as novidades da Cirium no LinkedIn ou Twitter ou então acesse cirium.com.

Sobre a Amadeus

As viagens impulsionam o progresso. A Amadeus impulsiona as viagens. As soluções da Amadeus conectam os viajantes às viagens que desejam por meio de agências de viagens, mecanismos de busca, operadoras turísticas, companhias aéreas, aeroportos, hotéis, carros e transportes ferroviários.

Desenvolvemos nossa tecnologia em parceria com a indústria de viagens há mais de 30 anos. Combinamos um profundo conhecimento de como as pessoas viajam com a capacidade de projetar e fornecer os sistemas mais complexos e confiáveis que nossos clientes precisam. Em 2019, ajudamos a conectar mais de 1,9 bilhão de pessoas a agências de viagens locais em mais de 190 países. Somos uma empresa com mentalidade global e presença local, onde quer que nossos clientes precisem de nós.

Nosso propósito é moldar o futuro das viagens. Somos apaixonados em nossa busca pela melhor tecnologia que torna as viagens melhores.

A Amadeus é uma empresa IBEX 35, cotada na Bolsa de Valores de Espanha sob o título AMS.MC. A empresa também é reconhecida pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade há 10 anos.

Para saber mais sobre a Amadeus, acesse www.amadeus.com.

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Assessoria de imprensa:

RP da Cirium: media@cirium.com

The PC Agency (Reino Unido e Europa): cirium@pc.agency

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Fonte: BUSINESS WIRE



Produtos do agro valorizam 19% no exterior

Em 2022, o agro brasileiro conseguiu exportar seus produtos a preços mais altos, segundo dados compilados pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

De acordo com a entidade, cada tonelada de produtos exportada pelo setor rendeu ao Brasil uma média de US$ 680,59, alta de 18,95% sobre a receita alcançada nos negócios realizados ao longo de 2021.

Embora a variação tenha de ser analisada com cautela por estar diluída entre mais de 190 categorias de produtos vendidas no exterior, nos itens que lideram a pauta, a análise dos preços indica aumentos ainda maiores.

A valorização é creditada pela entidade à inflação global, que vem puxando para cima custos com combustíveis, insumos e processos logísticos na esteira da pandemia e da Guerra na Ucrânia. Foi decisiva, no entanto, a forte demanda por commodities alimentares no exterior, especialmente as passíveis de estoque, que permitiu aos exportadores não só repassar o aumento nos custos, como também ampliar as margens.

“Na maioria dos produtos, os preços subiram para acompanhar a alta nos custos de produção, mas houve muitas situações em que os reajustes ocorreram acima da média geral e significativamente acima da inflação brasileira [5,79%, segundo o IBGE], sobretudo nos itens que lideram a pauta. Há ainda o dólar valorizado em relação ao real favorecendo as margens. Esses dados nos fazem acreditar que os exportadores realizaram lucros importantes em muitos negócios”, analisa Tamer Mansour, secretário-geral da entidade.

Em 2022, as exportações do agro brasileiro somaram US$ 135,157 bilhões, avanço de 35,41% sobre o ano anterior. Entre os ‘top 10’ da pauta, o café foi o produto que mais valorizou. Os negócios envolvendo o grão foram realizados a um preço médio 56,93% mais alto, em média US$ 4.000,42 a tonelada, no conjunto dos países compradores. Em seguida vem o milho, com alta de 37,85% e preço médio de US$ 282,65 a tonelada. A soja segue o ranking, com alta de 31,75% e preço médio de US$ 591,20 a tonelada. O óleo de soja vem em seguida, com preço médio 23,80% mais alto, no caso US$ 1.512,27 a tonelada. As aves valorizaram 22,69%, com a tonelada vendida a US$ 2.007,84.

Nos 22 países árabes, de especial interesse para a câmara de comércio, a cesta do agro foi comercializada a preço médio 14,40% mais alto, no caso US$ 570,84 por tonelada. Comparado ao preço médio das vendas a todos os países, que valorizou 18,95%, esses números sugerem que os árabes conseguiram negociar alimentos a preços mais baixos em relação ao todo do planeta, o que se confirmou em itens importantes da pauta, como carne bovina (US$ 4.404,13 por tonelada na Liga Árabe, contra US$ 5.753,74 no mundo), soja (US$ 579,84 e US$ 591,20), milho (US$ 273,96 e US$ 282,65), açúcar (US$ 395,15 e US$ 403,20), café (US$ 3.962,57 e US$ 4.000,42) e trigo (US$ 310,83 e US$ 314,80).

Houve casos, no entanto, em que os brasileiros conseguiram impor preços mais de seu interesse. Uma dessas situações ocorreu no comércio de frango, produto de destaque na pauta para a Liga Árabe. Os árabes, que vem fazendo aportes bilionários para ampliar a oferta local da proteína avícola e depender menos da ave importada, pagaram em média US$ 2.171,98 pela tonelada do frango brasileiro, alta de 26,35% sobre o preço do ano anterior e ligeiramente acima dos valores praticados globalmente (US$ 2.022,89). 

Para Mansour, o prêmio pago pelo comprador árabe aos frigoríficos brasileiros evidencia a competitividade do setor, que desde anos 1970 vem se especializando em atender a Liga Árabe, com fornecimento regular de frango de padrão islâmico (halal), em peças inteiras com peso entre 0,8 e 1,2 kg, como prefere o cliente do bloco.

“A alta especialização dos frigoríficos de aves mais uma vez permitiu ao setor colocar frango nos mercados árabes nas quantidades, no padrão, no preço demandados e até mais competitivo do que o frango local subsidiado pelo petróleo”, diz Mansour. 

Ano passado, os 22 países da Liga Árabe absorveram 1/3 das exportações de frango nacional. A região rendeu receitas de US$ 3,169 bilhões, 30,88% de alta sobre 2021. Os volumes cresceram 4,18%, para 4,42 milhões de toneladas, outro indicativo de valorização.

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Novo jogo de MMORPG da Wemade, MIR M: Vanguard & Vagabond, é lançado mundialmente

A Wemade lançou oficialmente nesta terça-feira, 31 de janeiro de 2023, seu mais novo MMORPG “MIR M: Vanguard & Vagabond” (MIR M) em mais de 170 países.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230131005539/pt/

Wemade's New MMORPG 'MIR M: Vanguard & Vagabond' Launches Worldwide. (Graphic: Wemade)

Wemade’s New MMORPG ‘MIR M: Vanguard & Vagabond’ Launches Worldwide. (Graphic: Wemade)

MIR M é um Massively Multiplayer Online Role-Playing Game (ou “jogo de representação de papéis online, multijogador em massa”) que serve como sucessor de The Legend of Mir 2, a propriedade intelectual representativa da Wemade que recebeu muita atenção de jogadores do mundo inteiro e liderou a mania dos K-games. O MIR M maximiza o desempenho estratégico único do jogo original com campos de batalha no estilo “grid” que aumentam a diversão das investidas táticas e “quarter-views” que permitem aos usuários identificar facilmente a composição da batalha.

Ele também possui um novo sistema de crescimento com alto grau de liberdade chamado Mandala, que permite aos usuários ativar diferentes estados e personalizar personagensàsua maneira. “Hidden Valley Capture” e “Sabuk Castle Siege” permitem aos usuários competir por recompensas econômicas e poder.

O token de jogo “DRONE” e o token de governança “DOGMA” foram adicionados ao MIR M para criar uma economia entre jogos com o MIR4. No futuro, também será lançado o serviço de negociação NFT (Non-Fungible Token) para personagens e itens do jogo.

A Wemade está planejando vários eventos para comemorar o lançamento oficial do MIR M. O estúdio sul-coreano realizará eventos especiais como “Party Dungeons” e “Dungeon Raids”, distribuirá vários bilhetes de invocação e outros itens por meio de eventos diários e muito mais. Depois que o “DOGMA” e o “DRONE” forem adicionados ao “Fusion depot” por meio do “Featured IMO” após o lançamento oficial, os tokens serão entregues aos proprietários de “Reflect” por meio de eventos de airdrop.

O MIR M, que conta com um total de 12 idiomas, pode ser baixado no Google Play, na App Store da Apple e no site oficial do estúdio.

Mais informações sobre o MIR M estão disponíveis no site oficial.

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Contato:

Wemade Co., Ltd. (112040: KOSDAQ)

Yeonghyun Lee, gerente de RP

yeonghyun@wemade.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Lixo eletrônico é problema para indústria de tecnologia

A indústria da tecnologia veio para facilitar a vida da população e, hoje, está envolvida até nas tarefas mais básicas do dia a dia. Porém, cuidados são necessários para que este benefício não se torne um prejuízo, principalmente quanto à sustentabilidade. Segundo dados recentes do think tank francês The Shift Project, a internet, seus dispositivos e sistemas de suporte representam cerca de 4% das emissões globais de gases do efeito estufa.

Um simples e-mail, por exemplo, pode gerar aproximadamente 50 gramas de gás carbônico, de acordo com o pesquisador Mike Berners-Lee, da Universidade de Lancaster. Isso porque a internet precisa de aparelhos físicos para efetuar suas tarefas, sendo necessário acionar diversos pequenos dispositivos para cumprir seu objetivo final. 

Porém, este impacto negativo no meio ambiente pode ser reduzido se as próprias pessoas tomarem certas atitudes em seu cotidiano. Substituir anexos no e-mail por links, por exemplo, é uma forma de diminuir a pegada de carbono digital. “Consultamos e nos comunicamos com os funcionários para garantir que eles possam se envolver nos procedimentos do sistema de gestão e reconhecer suas obrigações individuais de ESH”, comenta Marlon Costa Limpi, gerente de Contas da Zyxel, multinacional na área da tecnologia.

Ainda, há outra questão que merece atenção: o descarte do lixo eletrônico. De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), apenas 3% do lixo eletrônico da América Latina é descartado de forma correta. O problema é que estes dispositivos possuem metais pesados tóxicos em sua composição, que podem contaminar ecossistemas e até trazer problemas de saúde para as pessoas, como intoxicação e câncer. 

Criar produtos menos poluentes e incentivar o descarte correto dos dispositivos são formas que as empresas possuem de combater este problema. “É possível desenvolver produtos verdes e especificar limitações e regras de substâncias perigosas para reduzir os resultados dos impactos ambientais do ciclo de vida do produto”, ressalta Marlon Costa Limpi quanto às medidas que podem ser adotadas para tornar a indústria da tecnologia mais sustentável. 

Outra estratégia é desenvolver um sistema de logística reversa, com uma rede de reciclagem capaz de possibilitar que os clientes descartem os equipamentos utilizados de maneira responsável. “Uma ideia é fornecer planos e ações adequadas para reduzir o consumo de energia e materiais, além de executar a reciclagem de recursos, controle químico e prevenção de riscos ocupacionais e riscos das operações contratadas”, completa o gerente de Contas da Zyxel.



Universidade dos EUA oferece disciplinas eletivas para estudantes brasileiros

O Brasil soma mais de 7.770.557 estudantes matriculados no ensino médio, segundo dados presentes no último Censo da Educação Básica do Inep/MEC (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação) de 2021.

Esses alunos convivem com uma dinâmica educacional diferente da experimentada pelos brasileiros até há alguns anos, graças à Lei nº 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio. 

Entre as principais mudanças, o chamado Novo Ensino Médio ampliou o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022) e definiu uma organização curricular mais flexível, e que contemple uma BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Resultado disso, os alunos têm à disposição uma série de possibilidades de escolhas, com itinerários formativos que focam nas áreas de conhecimento e em sua formação técnica e profissional.

De acordo com o MEC, a atualização busca garantir a oferta de educação de qualidade aos estudantes do país, além de aproximar as unidades escolares à realidade dos jovens, considerando as “novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade”.

Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University no Brasil, afirma que o Ensino Médio brasileiro está passando por reformas que fazem com que os programas fiquem parecidos com o High School americano, onde os alunos podem optar por “eletivas” disponíveis para que o curso seja complementar às matérias tradicionais e fixas.

“Dessa maneira, os alunos conseguem ficar mais por dentro das carreiras de atuação de seu interesse, além de entender diferentes partes do conhecimento de forma mais aprofundada e dinâmica”, diz ela. 

Olival destaca que, no mesmo sentido, uma iniciativa da Full Sail University no Brasil oferece disciplinas eletivas às escolas parceiras e proporciona conteúdos sobre business (negócios) e games, dentre outras oportunidades.

“Com as disciplinas eletivas oferecidas pela universidade desde o início do ano letivo, as escolas parceiras podem fazer as inscrições e proporcionar a seus alunos conteúdos repletos de informações aos participantes”, reporta.

Os programas citados por Olival estão disponíveis somente em inglês, sem tradução, e demandam, entre aulas ao vivo e assíncronas, tarefas e projeto, uma média de 20 horas de dedicação. As escolas participantes recebem relatórios periódicos de desenvolvimento de seus alunos matriculados nos programas, além de certificados para os estudantes que cumprirem todas as atividades, incluindo a submissão de um projeto.

“Mais um ano se inicia e, com ele, novos projetos de educação para o Ensino Médio. A oferta de programas que fazem sentido para a vida e a trajetória dos jovens garante que um novo direcionamento criativo seja instruído aos docentes e alunos, considerando novas formas de ensinamento e aprendizados”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.fullsail.edu/



Homem morre após vazamento de amônia em fábrica de alimentos

Um homem de 68 anos morreu e outro ficou ferido após um vazamento de amônia em uma instalação de processamento de alimentos em Massachusetts, nos Estados Unidos. O caso, ocorrido em dezembro, evidenciou os perigos da manipulação de amônia, um gás incolor e tóxico usado em diversas indústrias como agente refrigerante. 

Foi na Home Market Foods, fábrica de carne fresca, congelada e outros produtos alimentícios, que o acidente aconteceu. Os dois homens trabalhavam na climatização, de acordo com a companhia, quando um cano de amônia foi rompido. Além das vítimas, cerca de 150 pessoas foram evacuadas do prédio e, apesar de uma investigação estar em andamento, um promotor antecipou à imprensa local que o vídeo de vigilância foi analisado e não detectou crime, logo, o mais provável, segundo o mesmo, é que a morte tenha sido acidental. 

O estudo Air quality–related health damages of food, publicado em 2021, aponta que 69% das mortes por emissões atmosféricas de trabalhadores agrícolas, nos EUA, foram devidas à amônia. Segundo relatado pela Associated Press, os níveis de amônia estavam perigosamente altos na fábrica norte-americana. 

Óbito é a consequência mais grave entre os danos que a exposição à amônia pode causar, que incluem dificuldades respiratórias, queimadura da mucosa nasal, dor no peito e edema pulmonar, entre outras ocorrências. A exposição a concentrações acima de 2.500 ppm por, aproximadamente, 30 minutos pode ser fatal, de acordo com a norma técnica nº 03/2004, que dispõe sobre a refrigeração industrial por amônia

Para Luciano Lombardi, consultor da Casa das Válvulas, o caso joga luz para a importância da instalação de sistemas de detecção de gases para respostas imediatas em casos de vazamento. Além da utilização de equipamentos de proteção individual, como luvas e máscaras, são necessários, para a segurança coletiva, a aplicação de “detectores de vazamento, sistema de ventilação e exaustão, lavagem de ar e sistema de intertravamento de válvulas automáticas para mitigar a extensão da falha”.

Lombardi também alerta para o investimento em planos de manutenção preventiva e preditiva. Um exemplo seria a substituição de kits de reparos de válvulas que “são dispositivos por onde muitos acidentes iniciam, principalmente em gaxetas (anéis de vedação) e contra vedações”. A higienização de filtros é outro ponto destacado pelo especialista, uma vez que a “limpeza de filtros saturados de sujeiras pode ocasionar um aumento do potencial de risco”. 

Apesar de todos os cuidados necessários, ele afirma que a amônia, como refrigerante, é “um dos mais versáteis e com uma das melhores características termodinâmicas”, sendo ainda “mais simples e barato de ser obtido do que os fluidos sintéticos”. Por ser tóxico, ressalta, sua manipulação requer mão de obra especializada e treinada. 



Gastos mundiais com TI crescerão 2,4% em 2023, prevê Gartner

A última previsão divulgada pela consultoria Gartner Inc. aposta num crescimento de 2,4% em gastos mundiais com Tecnologia da Informação (TI) em 2023, em relação a 2022. A consultoria projeta os gastos chegarão a US$ 4,5 trilhões neste ano. Apesar do número positivo, a previsão está abaixo do que foi projetado no trimestre anterior, em que era aguardado um crescimento de 5,1%.

Segundo a Gartner, a expectativa de gastos no setor é menor por conta da inflação alta que atinge vários países e corroem o poder de compra do consumidor. Ainda assim, as empresas continuarão investindo forte em tecnologia. Entre os segmentos que receberão mais atenção neste ano, os de software e serviços têm projeção de crescimento de 9,3% e 5,3%, respectivamente. Já o segmento de dispositivos deve ter queda de 5,1%, uma vez que consumidores e empresas vêm prolongando os ciclos de atualização desses dispositivos.

Com mais de sete anos de experiência como gestor de projetos de TI, Rafael Santos Mello explica que o mercado mundial ainda sente os impactos da pandemia da Covid-19, da guerra entre Rússia e Ucrânia, sem contar a previsão de recessão que deve afetar a economia global neste ano. Por isso, com gastos mais modestos, ainda que maiores que os do ano passado, boa parte das empresas vão apostar em tecnologias que vêm sendo apontadas como tendências para 2023.

Uma dessas tendências, segundo Mello, são os investimentos em cibersegurança, que nunca perde espaço e sempre oferece oportunidades para profissionais da área que investirem em formação nesse nicho. Segundo informações da Security Report, houve alta de 37% no número de ciberataques no terceiro trimestre de 2022. Esse percentual coloca o país como o segundo alvo preferencial de hackers nas Américas, atrás somente dos Estados Unidos. 

“Esse é um mercado em franca expansão, mesmo com todas as condicionantes atuais. O motivo é simples: As atividades criminosas digitais continuam ocorrendo, independente das crises econômicas globais. De fato, a área de cyber é uma das áreas de tecnologia que mais teve expansão de mercado desde o início dos anos 20, e continuará assim por um bom tempo”, diz ele.

Outra tendência será o investimento em Inteligência Artificial (AI, na sigla em inglês) e Aprendizado de Máquina (Machine Learning), tecnologias que armazenam e transformam dados em informações valiosas para um negócio. Rafael Mello explica que o uso de AI vai desde os chatbots (atendimento automatizado ao cliente) até a  construção de imagens, transcrição de áudio e textos, análises preditivas, entre outros exemplos.

“Recentemente fomos surpreendidos com o lançamento do chatGPT, uma AI dotada de Machine Learning e carregada de dados, capaz de responder absolutamente qualquer dúvida, com dados até o fim de 2021, de uma forma similar à linguagem humana. É literalmente como se estivesse conversando em um bar com os amigos, porém com uma AI dotada de uma grande capacidade de informação e capaz de gerar respostas a diversas perguntas e até códigos de programação em questões de segundos”, comenta o profissional.

Migração para Nuvem e Investimento em Dados em alta

A migração de dados e serviços para nuvem – também conhecida na área de tecnologia como “cloud” – é um caminho sem volta, afirma o especialista em TI Rafael Mello. Segundo ele, essa é uma das tecnologias que mais se expandiram nos últimos cinco anos. Isso acontece porque a redução de custos, a médio e longo prazo, vale a pena.

“Investir em cloud é planejar redução de custos, uma vez que nesse ambiente você só vai pagar por aquilo que utiliza, irá reduzir exponencialmente os gastos de operação de servidores e equipamentos, assim como mão de obra responsável pela manutenção da infraestrutura interna. Do microempreendedor até às grandes empresas, os serviços em cloud oferecem vantagens competitivas, além da portabilidade, segurança e, especialmente, redução de custos, dado os valores praticados pelos provedores desse serviço”, informa.

A quarta tendência de investimento para 2023, na experiência do profissional, são os investimentos em Análise de Dados e geração de informação (Big Data e Data Lake para Armazenamento de Geração de Dados), além de softwares de Business Intelligence para análise e geração de informação que ajudam os gestores a tomarem decisões e planejar os passos da empresa.

“Há muito que se ouve dizer que dados e informações são o petróleo do século XXI. Todos já sabem e conhecem o poder de ter uma informação correta no momento de tomada de decisão, porém, como saber a informação que necessito em meio a pentabytes de informações que são geradas todos os dias? É por isso que as empresas têm investido pesado em Data Lakes e Business Intelligence”, enfatiza o gestor de TI.



ZEISS reúne gerentes das óticas ZEISS Vision Center para convenção em Petrópolis

Especializada na produção de lentes oftálmicas, a ZEISS reunirá mais de 100 gerentes das óticas ZEISS VISION CENTER de todo o Brasil para um evento de treinamento na fábrica da multinacional alemã, em Petrópolis (RJ). A convenção com os profissionais franqueados será realizada de segunda (30) a quarta-feira, dia 01 de fevereiro, e contará com a presença do Diretor de Marketing da ZEISS na América Latina, Marcelo Frias, e de outros executivos da companhia para uma série de palestras sobre a marca e o setor óptico. Atualmente, o Brasil é responsável por mais de um terço das lojas da ZEISS VISION CENTER no mundo, com mais de 100 unidades em 19 estados. 

Durante os três dias de evento, os participantes vão acompanhar uma série de palestras e conteúdos sobre vendas, fidelização de clientes, gestão de pessoas, inovação e experiência do consumidor, entre outros assuntos. Além dos workshops e treinamentos, a programação da convenção também envolve premiações e homenagens aos consultores que mais se destacaram no último ano, além de jantares temáticos e outras atividades.

“O encontro é uma oportunidade para reforçar a nossa visão estratégica e analisar as diferentes etapas da jornada de compra do consumidor, além de compartilhar boas práticas entre os profissionais da marca”, afirma Marcelo Frias, Diretor de Marketing da ZEISS na América Latina. 

Com foco no segmento de alta renda, as lojas franqueadas da ZEISS VISION CENTER contam com a tecnologia da empresa alemã, que também é especializada na fabricação de equipamentos ópticos, sendo o país considerado pela marca um dos países com grande potencial para o mercado de luxo. Ao todo, são 270 lojas espalhadas por 37 países, com as unidades administradas por investidores alinhados ao perfil da companhia.

“Para ter sucesso no mercado de luxo é preciso ter uma cultura centrada no cliente e encantar o consumidor desde o primeiro contato. Sabemos dos desafios do setor e por isso buscamos ter relação bastante próxima e transparente com os nossos consultores ópticos, oferecendo todas as ferramentas para que eles possam se desenvolver e ter sucesso atuando no setor”, afirma Débora Izzo, Gerente de Desenvolvimento da ZEISS VISION CENTER no Brasil.



PayRetailers nomeia Philippe Laranjeiro como Diretor Comercial – para dirigir uma estratégia ambiciosa de crecimento

PayRetailers, a principal provedora de tecnologia de pagamento tudo-em-um da LATAM, anunciou a nomeação de Philippe Laranjeiro como Diretor Comercial (CCO). Ele se reportará ao CEO Juan Pablo Jutgla, supervisionando as operações comerciais da empresa, apoiando o rápido crescimento e aumentando a participação de mercado – enquanto acelera a otimização do serviço.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230126005028/pt/

Philippe Laranjeiro, Director Comercial (Photo: PayRetailers)

Philippe Laranjeiro, Director Comercial (Photo: PayRetailers)

Fintech liderança de crescimento

Laranjeiro se juntaàPayRetailers, com sede na Espanha, com um histórico impressionante no setor de tecnologia de pagamentos de alto crescimento, com mais de 20 anos de experiência no cultivo e dimensionamento de equipes inclusivas, equitativas e de alta performance. Um veterano de fintech e pagamentos, ele já trabalhou em cargos de liderança para várias empresas do Vale do Silício, incluindo Atchik, Netsize, VISA e Citcon.

Sua nomeação apoia a atual estratégia de crescimento da PayRetailers em um ano que viu a empresa expandir sua presença de sete para onze escritórios, mais do que dobrar seu número de funcionários para mais de 200 e adquirir a Paygol no Chile e a Pago Digital na Colômbia.

O fundador e CEO da PayRetailers, Juan Pablo Jutgla, disse: “Estamos entusiasmados em adicionar alguém do calibre de Philippeànossa equipe de liderança. Ele é um líder de fintech profundamente experiente e excepcionalmente qualificado que possui uma mentalidade clara de que o cliente está em primeiro lugar. Sua experiência e conhecimento em liderança comercial serão inestimáveisàmedida que continuamos a nos concentrar no crescimento, na melhoria da lucratividade e no desempenho dos negócios.”

Liderando as transformações digitais da LATAM

Um especialista em alinhar a estratégia de talentos ao crescimento dos negócios, Laranjeiro liderará o setor de vendas, parcerias, engajamento do cliente e estratégia de sucesso da PayRetailers.

Philippe Laranjeiro disse: “Estou animado por me juntaràequipe da PayRetailers,àmedida que implantamos nossas tecnologias inovadoras para capacitar as transformações digitais dos comerciantes e otimizar novos fluxos de receita”.

Para mais informações sobre a PayRetailers, visite https://payretailers.com.

Sobre a PayRetailers

Fundada em 2017, a PayRetailers é uma provedora de serviços de pagamentos online líder no mundo com DNA latino. Por meio de uma API direta, uma plataforma de tecnologia e um contrato, PayRetailers oferece aos comerciantes globais mais de 250 opções de pagamento sem a necessidade de uma entidade local.

A plataforma PayRetailers oferece às empresas a capacidade de gerenciar seu sistema de pagamentos, analisar dados e simplificar a experiência do cliente por meio de soluções totalmente integradas.

A PayRetailers está sediada na Espanha com escritórios regionais na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México Costa Rica, Paraguai e Peru.

Website:https://www.payretailers.com

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/pay-retailers/

Contato:

Press Media Department

press@payretailers.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Pesquisa traz esperança para pacientes com Câncer Colorretal com metástases

O resultado de um novo estudo sobre câncer colorretal metastático foi apresentado no dia 21 de janeiro, no congresso da ASCO GI, em São Francisco, nos Estados Unidos. A pesquisa envolveu 492 pacientes e confirmou que a associação de dois medicamentos – o quimioterápico oral Trifluridina + cloridrato de tipiracila (FTD/TPI) – com o anticorpo monoclonal bevacizumabe (Bev), que inibe a formação de vasos sanguíneos que alimentam o tumor, produziram resultados encorajadores em pacientes que progrediram após 2 linhas de tratamentos anteriores. 

O estudo global de fase 3 SUNLIGHT recrutou pacientes maiores de 18 anos com câncer colorretal, tratados com 1 a 2 regimes de quimioterapia anteriores. Os pacientes foram randomizados (1:1) para receber FTD/TPI (35 mg/m2 duas vezes ao dia nos dias 1–5 e 8–12 de cada ciclo de 28 dias) sozinho ou em combinação com bevacizumabe (5 mg/kg nos dias 1 e 15). Os pesquisadores queriam saber qual seria a eficácia da combinação do bevacizumabe ao FTP/TPI nesse perfil de pacientes.

O estudo demonstrou uma redução de risco de morte de 39% nos pacientes tratados com a combinação de medicamentos, comparado ao uso do tratamento tradicional, com uma sobrevida global de quase 11 meses.

Outra descoberta importante foi o fato de que a associação dos dois medicamentos tem um bom perfil de segurança e, nos pacientes estudados, não mostrou um importante aumento de eventos adversos graves. “O objetivo principal do estudo era a sobrevida global, isto é, prolongar a vida do paciente com qualidade e o resultado foi positivo. O estudo mostrou ainda que essa combinação é mais efetiva e isso configura uma nova opção de tratamento”, comemora Rachel Riechelmann, Presidente do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais e Diretora de Oncologia do AC Camargo Cancer Center.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o Brasil, estimam-se, para o ano de 2023, aproximadamente 45,6 mil novos casos de câncer colorretal.

 



Ovos: rede social ensina cinco receitas diferentes para aprimorar as refeições

Com a alta nos preços das carnes, os ovos são a alternativa favorita dos brasileiros para garantir uma dieta balanceada. De acordo com Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), durante um ano estima-se que cada pessoa consuma em média 257 ovos – valor que representa mais que o dobro se comparado a 15 anos atrás, quando se consumia 131 ovos, em média, por habitante. Esse número também supera a média mundial atual, de 230. Pensando nisso, o DeliRec, separou cinco receitas com essa proteína para os usuários inovarem no dia a dia. 

Apesar de o ovo ser um ótimo substituto, fonte de proteína, cálcio, zinco e vitaminas, entre outros, o motivo da queda no consumo de carne de 45% dos brasileiros em 2022 foi provocado pelo aumento do preço. Já para os 36% dos consumidores, o real motivo da diminuição é para melhorar a saúde, segundo dados do levantamento do The Good Food Institute Brasil (GFI Brasil).  

“O ovo está longe de ser coadjuvante nas casas dos brasileiros, pois está presente em receitas culinárias, nas refeições e em muitas criações gastronômicas. Fonte de proteína e com valor mais acessível, as pessoas acabam consumindo mais que carnes e frango”, comenta Claudio Gandelman, CEO e fundador do DeliRec. 

A seguir estão algumas receitas que podem ser feitas com ovos e que estão disponíveis no DeliRec: Shakshuka, Strogonoff de ovos Ovos al purgatórioOvos recheadosMoqueca de ovo.



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