Home Blog Page 1198

Lista com vídeos de até um minuto traz introdução ao marketing digital

Pesquisa realizada entre empreendedores brasileiros pela Scout Digital para a GoDaddy, no fim de 2022, demonstra a importância do marketing digital nos negócios, inclusive entre os empresários iniciantes e pequenos. Segundo o estudo, 41% desses empresários já usam alguma ferramenta de marketing digital e, do total, 56% começaram a jornada nos negócios vendendo através das mídias sociais.

Para saber mais sobre o tema, há muito material gratuito disponível na internet. Uma playlist no YouTube, por exemplo, que reúne 30 vídeos sobre o assunto, preparados por especialistas em marketing digital e conteúdos visuais, e são apresentados pelas influencers Gabi Moreno e Mayara Lepre. Os vídeos são curtos, têm em média um minuto cada e o acesso é grátis e sem qualquer vínculo comercial.

“Sabemos que os pequenos empresários estão ocupados administrando seus negócios o ano inteiro, mesmo agora, durante as férias de verão, por isso estes vídeos curtos e objetivos ensinam maneiras de fortalecer a presença on-line dos negócios, uma estratégia que nos dias de hoje é fundamental”, explica Luiz D’Elboux, Country Manager da GoDaddy no Brasil. “Os vídeos funcionam como um curso e ensinam, por exemplo, como anunciar no Facebook, usar o Google Analytics, entender a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), criar conteúdo artístico de aparência profissional, e muito mais”, acrescentou.

Para acessar a playlist clique aqui ou digite  bit.ly/cursogodaddy



Presidente do IBAPE/SP ministra curso sobre perícias judiciais

De acordo com a edição do ano passado do relatório Justiça em Números, 2021 fechou com 62 milhões de ações judiciais em andamento. Uma boa parte desses processos precisará de laudos técnicos que auxiliarão os magistrados nas suas decisões, as perícias judiciais. Considerando esse volume, as oportunidades para os profissionais interessados na área são grandes. Por isso, o IBAPE/SP começa 2023 com o curso “Roteiro para iniciar perícia judicial”.

Com aulas ao vivo, em EAD, o conteúdo será aplicado entre os dias 27 e 28 de fevereiro, das 19h às 21h, pela engenheira civil Andrea Kluppel Munhoz Soares, atual presidente do IBAPE/SP. Andrea é formada pela FAAP e atua como perita judicial desde 1996. O curso tem por objetivo orientar engenheiros e arquitetos que pretendem ingressar nesse mercado. 

Nos dois encontros virtuais serão abordados temas como a inscrição no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, as etapas do processo judicial, a nomeação do perito, prazos, protocolo de petições, estimativa de honorários, agendamento de vistorias e apresentação de laudo.

“Sabemos que atualizar e orientar profissionais para atuação em uma área tão importante é, ao mesmo tempo, contribuir com a evolução do próprio sistema. Afinal, com perícias realizadas por especialistas habilitados as decisões que envolvem questionamentos técnicos ganham subsídios para um final mais rápido e assertivo”, explica a engenheira.

Ementa completa do curso e inscrições estão disponíveis através do link:

https://www.ibapespconecta.com.br/loja/conteudo/produtos/1,0,122+Curso_Roteiro_para_Iniciar_Pericia_Judicial___EAD.html 



Crédito cooperativo cresce no Brasil, segundo Banco Central

A ideia básica por trás das cooperativas de crédito é ter, ao invés de donos, associados que se unem em torno de um objetivo em comum, para proporcionar uma melhor situação financeira aos seus membros. De acordo com o mais recente Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), publicado pelo Banco Central (BC) no final do ano passado, os associados no Brasil somaram 13,6 milhões em dezembro de 2021, aumentando a representatividade de integrantes pessoas jurídicas, que já correspondem a 15% do total. Por sua vez, a parcela da população brasileira ligada a essas organizações atingiu o patamar de 5,4%, registrando crescimento em todas as regiões.

 

De acordo com o executivo do mercado financeiro e sócio-proprietário da Goose Consultoria & Treinamentos, Guilherme Delôgo, as cooperativas de crédito têm ganhado espaço na busca por empréstimos e serviços financeiros em todo o país. “Tratam-se de opções seguras para toda operação financeira dos cooperados e associados, já que são fiscalizadas pelo Banco Central, a exemplo dos bancos convencionais. Isso incentiva não apenas a adesão dos associados que moram em grandes centros, mas também daqueles que residem em comunidades mais remotas”, explica. “E mais que isso: o dinheiro investido nas organizações locais tende a permanecer na comunidade, girando e alimentando a própria economia regional”, complementa.

 

Para se ter uma ideia da atual expansão, se somadas, elas representariam hoje o 4º maior banco brasileiro. Os ativos totais do SNCC atingiram R$ 459 bilhões ainda conforme o estudo do BC, com crescimento de 23,5% ao ano. Essa taxa é superior à evolução do Sistema Financeiro Nacional (SFN), de 7,0%. Além disso, a carteira de crédito ativa do SNCC alcançou a marca de R$ 315 bilhões, condição que o consolidou como o segmento do SFN com maior expansão (35,9% no ano). Cada vez mais, os empreendedores têm buscado alternativas menos burocráticas e onerosas de empréstimos, ou seja, com taxas mais atrativas e menores exigências para a concessão.

 

O crescimento da participação das cooperativas também foi destacado pela 9ª edição da pesquisa “Financiamentohttps://docplayer.com.br/5168624-Sebrae-2-estudos-e-pesquisas.html dos Pequenos Negócios no Brasil”, realizada pelo Sebrae e publicada em dezembro. O estudo, que analisa a maneira como empreendedores desse porte são financiados, mostrou que o crédito esteve menos concentrado nos últimos seis meses na comparação com a série histórica. Isso vale para instituições mais procuradas, assim como para aquelas que efetivamente concederam empréstimos. Apesar de os maiores bancos públicos ainda serem as fontes mais procuradas, as duas principais cooperativas de crédito do país, se somadas, já ultrapassam a participação do Banco do Brasil no montante de pequenos negócios contemplados, o que dá a dimensão do cenário atual.

 

Cursos e treinamentos

 

Embora essa participação no mercado tenha avançado nos últimos anos, bem acima do crescimento geral do SFN, há ainda muita margem para expandir. “O baixo conhecimento de gestão, a necessidade de formação de lideranças e o dever da prática de governança corporativa são alguns dos desafios que muitas cooperativas de créditos ainda enfrentam no Brasil”, avalia. “Se elas não dispõem ou não conseguem seguir uma estratégia de gestão, todos os associados correm o risco de ser prejudicados”, acrescenta Delôgo, que também é especialista em Estratégia de Mercado e em Equipes de Alta Performance. A saída, sem dúvida, passa pela preparação de times e gestores comerciais, diretores, presidentes e conselheiros das organizações.

 

Nem todo mundo sabe atuar em cooperativas e, para quem está em busca de conhecimento, há diversos cursos e treinamentos práticos on-line e presenciais. E o que não falta é opção: de Formação de Gestores e Agentes de Negócios, a Análise, Gestão de Riscos e Recuperação de Crédito, além de Capacitação da Alta Gestão, Investimentos e Governança para conselhos de administração. “Além da preparação de quem está em cargos de liderança, é fundamental treinar todo o time, passando pelas técnicas de negociação e vendas, excelência no atendimento e planejamento estratégico. As possibilidades oferecidas hoje são enormes”, garante o especialista.

 

Dadas as especificidades de cada cooperativa, o importante é desenvolver uma metodologia própria, personalizada e que leve a resultados de curto, médio e longo prazo. “O trabalho precisa ser feito com consistência, já que a disciplina traz resultados mais duradouros. Nesse sentido, é primordial fazer um mapeamento do mercado e ter um planejamento estratégico e detalhado, com uma gestão de processos eficiente, que trabalhe o relacionamento e cuide do giro de carteira de cooperados/associados de forma diária, dentre outros aspectos”, ressalta Delôgo.

 

Nova regulamentação

 

Em agosto de 2022, foi sancionada a Lei Complementar 196, que definiu o novo SNCC. Com a reformulação discutida com o Banco Central, o sistema foi passou a ser dividido em duas modalidades. A primeira é constituída pelas cooperativas, que conta com as instituições singulares, centrais e confederações. A segunda, por sua vez, é composta pelas confederações de serviço, formadas exclusivamente por cooperativas centrais de crédito, a fim de prestar serviços específicos e complementares.  Dentre diversas diretrizes, a legislação apresenta regras de gestão e governança, permite o pagamento de prêmios e bônus para a prospecção de novos associados, torna impenhoráveis as quotas-parte de capital dessas organizações, além de inserir e prever regras de desligamento de uma instituição singular da que é central.

 

Para Delôgo, diante dessa recente modernização da legislação e do aumento da procura pelo crédito cooperativo, as oportunidades estão aí para ser aproveitadas. “Informação e transparência são as chaves que toda organização deve dar aos seus associados. Não tenho dúvida de que uma gestão pautada nos valores da governança corporativa, com conhecimento, transparência e liderança é fundamental para guiar a instituição de forma harmônica. A aposta na formação continuada é a receita do sucesso”, finaliza.

 

 



Maioria dos brasileiros prefere consumir em marketplace

Os marketplaces são o principal canal utilizado por consumidores que realizam compras on-line. A informação integra o estudo “Jornada de Compra do Consumidor Omnichannel – varejo de moda (roupas, calçados e acessórios)”, promovido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), em parceria com o Instituto Qualibest, a fim de investigar o comportamento do consumidor no pós-pandemia.

Segundo a pesquisa, 98% dos consumidores ouvidos pesquisam antes de comprar itens de moda. Dentre os entrevistados, 40% têm o hábito de pesquisar antes de comprar acessórios, calçados e peças de vestuário em sites de busca, seguido por 22% em marketplaces.

Paralelamente, uma pesquisa realizada pela All in, em parceria com Opinion Box e Americanas Advertising, revelou que quase metade (47%) dos consumidores brasileiros confiam mais em marketplaces do que em ferramentas de buscas, como Google e Yahoo. A análise investigou a experiência de compra em marketplaces e o comportamento do consumidor durante a Black Friday e a Cyber Monday, realizadas em novembro de 2022. 

Segundo o levantamento, os marketplaces foram citados pelos consumidores por conta de elementos como: fácil acesso a produtos, confiança em melhores preços, entrega e boa reputação. Outro detalhe é que 32% dos consumidores citaram a confiança na política de cancelamento, troca e devolução oferecida por marketplaces como um ponto positivo.  

Resultado disso, os marketplaces já representam mais de 78% de todo o mercado do e-commerce, de acordo com informações presentes na 42ª edição do Webshoppers, elaborado pela Ebit|Nielsen em parceria com a Elo.

Para Rodrigo Cardoso, CEO da Lab2U – agência e consultoria em gestão para marketplaces -, os dados demonstram que os marketplaces têm ganhado força em todo o mundo nos últimos anos, e no Brasil não seria diferente: “As pessoas começaram a usar a internet e se sentiram mais confiantes na hora de fazer suas compras on-line. A propósito, as redes sociais ajudaram nesse impacto devido a popularização dos benefícios”.

De fato, 67% dos usuários do Instagram no Brasil seguem algum influenciador digital, 55% já fizeram uma compra depois que um produto ou serviço foi indicado – ou utilizado – por um influencer, de acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box. O estudo também mostra que 18,5% dos entrevistados já foram influenciados durante seu processo de decisão de compra.

Cardoso explica que a experiência do cliente foi se aprimorando assim que os marketplaces se tornaram uma fonte de pesquisa e comparação de diversos produtos. “Os brasileiros perceberam que no comércio eletrônico é possível conferir avaliações e falar com a loja, além de ter várias formas de pagamento”.

Além disso, prossegue, um dos elementos que mais gera interesse na modalidade é a entrega do produto: “As pessoas estão cada vez mais priorizando a rapidez com que o pedido chega, e os marketplaces oferecem opções para que essa entrega se torne rápida e eficaz”.

Com efeito, 7 a cada 10 (73%) usuários esperam entregas ultrarrápidas para suas compras realizadas no ambiente virtual, segundo um estudo publicado pelo Capterra, plataforma de comparação de softwares, divulgado pelo jornal Gazeta do Povo.

Para Giovana Lima, integrante do departamento de marketing da Lab2U, um dos principais fatores que impulsionaram o varejo digital no país foi a mudança de comportamento dos consumidores, que enfrentaram os receios em compras on-line e se adaptaram com a nova realidade do isolamento.

“Com a adesão ao comércio eletrônico, os consumidores perceberam a praticidade de escolher entre várias opções de produtos, que permite a comparação de preços, além de receber a compra em casa, com rapidez na entrega”, afirma.

Lima também destaca que a maioria das pessoas gostaram do novo modelo de consumo e permanecem comprando on-line, o que fez com que a experiência do consumidor se intensificasse ainda mais no pós-pandemia.  

Para mais informações, basta acessar: https://www.lab2u.com.br/



Abrael: mercado brasileiro de luxo deve crescer 3% até 2025

Dados da Abrael (Associação Brasileira de Empresas de Luxo) demonstram que o mercado nacional de bens de luxo faturou US$ 5,226 bilhões (R$ 27,22 bilhões) em 2020, resultado de um desempenho positivo, diferentemente do vivenciado por empresas de outros segmentos ao longo da pandemia da Covid-19. Para daqui a dois anos, em 2025, a entidade prevê a expansão de pelo menos 3%.

Em 2021, as vendas de artigos de alto padrão cresceram 51,74% em relação ao ano precedente. Os indicativos da entidade apontam que as medidas de quarentena e isolamento social podem estar por trás do fenômeno, que foi observado em plena pandemia. Isso porque, diante da impossibilidade de viajar para o exterior, os brasileiros com maior poder aquisitivo passaram a consumir cada vez mais no segmento do país.

Guilherme Tachinardi, CEO da Oscar Freire Consultórios – coworking médico com foco em procedimentos estéticos -, observa que o mercado de luxo no Brasil também teve um crescimento exponencial após a fase mais difícil da crise sanitária. 

“As pessoas estão considerando muito mais a experiência da compra ao procurar uma empresa do que somente na aquisição de um produto. Isso refletiu no crescimento da busca por nossos espaços nos últimos anos”, afirma. 

A empresa de Tachinardi está localizada na Rua Oscar Freire, entre os bairros de Pinheiros e Cerqueira César (Jardins). O endereço é considerado o mais luxuoso da capital paulista e um dos mais luxuosos do mundo por reunir grifes de moda e espaços de arte e cultura, além da alta gastronomia.

Para se ter ideia, em 2008 uma pesquisa realizada por uma rede de empresas de marketing ligadas à Presénce, desenvolvedora do programa Excellence Mystery Shopping, elegeu a Rua Oscar Freire como a oitava região mais luxuosa do planeta, à frente de lugares como a avenida Champs-Élysées (16ª), em Paris, e a praça do Cassino (12ª), em Mônaco.

Los Angeles (EUA) ficou em primeiro lugar. A pesquisa analisou 500 lojas em 16 cidades, entre elas Beverly Hills (Estados Unidos), Dubai (EAU), Madri (Espanha) e Nova York (também nos Estados Unidos), como mostra uma publicação do jornal Folha de S. Paulo. 

Coworking ganha destaque no mercado de luxo

De norte a sul, já há mais de 1,6 mil unidades de coworking espalhadas pelo país, de acordo com um levantamento realizado pela consultoria imobiliária Newmark e divulgado pela CNN Brasil. Em linhas gerais, a modalidade consiste no compartilhamento de um espaço de trabalho e pode incluir recursos e serviços de escritório, reunindo empresários e profissionais dos mais diversos segmentos e portes.

A popularidade do modelo em todo o mundo é tamanha que, segundo um balanço da IWG (International Workplace Group), as buscas por locais de trabalho coletivo aumentaram 93% no primeiro trimestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior.

A análise da empresa responsável pela pesquisa, que gerencia espaços de coworking em todo o mundo, indica que as buscas pelo modelo no Brasil aumentaram 97%. Entre os meses de janeiro e março do último ano, a demanda por salas de reunião no país cresceram 216% – resultado acima da média global, de 166%.

Apesar de não haver dados específicos sobre os coworkings de luxo no país, Tachinardi destaca que esse modelo de trabalho também tem ganhado destaque no mercado de alto padrão, em que os clientes procuram por diferenciais que vão além dos produtos e serviços oferecidos em um espaço popular.

“Em um coworking de luxo da área de saúde, por exemplo, o profissional que aluga um espaço para atender aos seus clientes espera receber uma experiência completa, com o oferecimento de bebidas como espumante e whisky, além da presença de artigos de luxo no espaço”, explica.

Entre as expectativas da marca para 2023, o CEO da Oscar Freire Consultórios conta que a empresa espera ampliar ainda mais a sua rede de consultórios de luxo.

Para concluir, ele destaca que os procedimentos realizados pelos clientes de um coworking de alto padrão podem superar a casa dos seis dígitos em um dia. “Para os negócios do mercado de luxo, é imprescindível oferecer uma venda ‘experiência’, pensada em impactar todos os sentidos dos clientes”, afirma Tachinardi.

Para mais informações, basta acessar: http://oscarfreireconsultorios.com.br



MS apresenta maior reserva de calcário no país

O calcário é uma rocha de origem sedimentar constituída predominantemente de carbonato de cálcio e, dependendo da razão da estrutura ou presença de outro composto, pode receber denominações diferentes. É um dos minerais de maior gama de aplicações na indústria de formas diversas. Em relação a agricultura, o calcário diminui a toxicidade do solo, estimula o crescimento radicular, fornece cálcio e magnésio nas plantações, e principalmente, potencializa a redução da acidez e as propriedades físicas do solo. 

De acordo com o Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGC-USP), os calcários são muito estudados por estarem relacionados a reservatórios gigantes de gás e petróleo nos depósitos do pré-sal. 

Segundo a Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais do Brasil, o Mato Grosso do Sul, que possui a maior reserva de calcário no país, produziu nos últimos sete anos mais de 32 milhões de toneladas de correlativos de solo e brita calcária. 

Em comparação com 2016, Mato Grosso do Sul produziu  2,9 milhões de toneladas, e no ano de 2022, atingiu 7,1 milhões de toneladas/ano – de acordo com o estudo, o aumento representa um crescimento na produção de 144%. A Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), com efeito, saltou para R$ 9 milhões em arrecadação durante o ano passado.

Calcário e sua versatilidade na economia brasileira

Especialista em beneficiamento de calcário, o empresário Moacyr Rabello Leite Neto trabalha com extração de minério há mais de 35 anos, e foi pioneiro na implantação de indústria de calcário agrícola e agregados em duas regiões, no extremo oeste sul do Estado da Bahia, em Santa Maria da Vitória, e na região oeste do Distrito Federal.

Para ele, a importância deste produto é enorme, pois além de corrigir a acidez de milhares de hectares para o agronegócio, o calcário tem mais de 450 utilização como matéria prima,  e está presente em diversos setores da economia do país. “É possível notar seu uso na construção civil com a fabricação de cal e cimento, na agricultura como corretivos de solos ácidos, na indústria de alimentos para produção de milho e soja, na indústria farmacêutica para produção de pílulas de suplemento de cálcio e comprimidos antiácidos, assim como na indústria química, siderúrgica, de vidro, refratários, tintas, entre outros produtos e área” exemplifica. 

Espera-se que o calcário registre um CAGR (taxa de crescimento anual composto) de 3,50% durante o período de 2021-2026. O que, para Moacyr, pode ser de extrema importância pois o país pode enfrentar um problema de abastecimento de fertilizantes para a agricultura. “É importante o crescimento da sua produção, pois o calcário aumenta a eficiência da adubação. Isso pode ajudar a otimizar o uso do fertilizante resolvendo o problema do seu abastecimento no Brasil”, esclarece Moacyr Rabello Leite Neto.



O que é e como funciona a alocação de profissionais de TI?

Cerca de 70% dos pequenos negócios passaram a digitalizar os serviços durante a pandemia, de acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A tendência segue em crescimento, com 90% das empresas da América Latina propensas a aumentar os investimentos em tecnologias emergentes, segundo estudo da Harvard Business Review Analytic Services. É neste ponto que aumentam as oportunidades para os que atuam no setor e surgem as dúvidas aos que precisam contratar mão de obra qualificada. 

Entre as várias profissões que abarcam o setor tecnológico, TI é destaque. O número de vagas na área cresceu 86% em 2022, segundo dados do portal Infojobs, em comparação a 2021. Entretanto, há uma lacuna entre a oferta e o número de profissionais – tanto que, no ano passado, a Federação Assespro, representante das empresas brasileiras de TI, propôs um pacote de medidas aos candidatos à presidência para reverter a “falta de mão de obra qualificada no setor”. 

A falta de especialistas, déficit de competências ou mesmo falta de experiência dos profissionais são apontados como obstáculos enfrentados pelos executivos ouvidos pela pesquisa da Harvard Business. Neste sentido, o serviço de alocação de profissionais de TI surge como alternativa.

Também conhecido como Body Shop, no Brasil, ou IT Staff Augmentation, nos EUA, a alocação consiste em, temporariamente, ter os serviços de profissionais de TI com expertise para desenvolver projetos junto à equipe contratada de uma determinada empresa. Ou seja, trata-se de um serviço terceirizado em que companhias contratam profissionais da área para executar atividades pontuais e por tempo específico. 

Leonardo Pasquali, especialista em inovação de software e CEO da Pasquali Solution, afirma que para uma empresa não especialista recrutar profissionais, não é uma tarefa fácil. “Quando uma empresa especialista atua no recrutamento, ela libera que seu cliente escale e expanda de maneira mais rápida e eficiente seus projetos”, diz. 

O body shop TI também reduz custos de contratação, facilita o acesso a profissionais especializados em determinadas funções, sendo uma opção para necessidades pontuais.

“Existem questões de pontualidade dos projetos, o que significa que quando estes finalizam, perde-se o sentido em se manter tantos funcionários diretos e o próprio ato de terceirização, que ajuda as empresas a focarem mais seus core business”, completa Pasquali.



Nutrição integrativa analisa corpo e mente de forma conjunta

A Nutrição Integrativa foi regulamentada pelo Conselho Federal de Nutrição através da Resolução CFN nº 679, de 19 de janeiro de 2019, documento que apresenta parâmetros para o exercício de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) especificamente por nutricionistas.

O tratamento busca encontrar as melhores alternativas para o paciente através do equilíbrio entre corpo e mente. Para os profissionais que atuam com as técnicas de nutrição integrativa, é essencial conhecer o paciente, seu estilo de vida e alimentação para, então, por meio de ferramentas personalizadas, conscientizar e oferecer as melhores soluções para o indivíduo.

Especialista no tema, a nutricionista Dra. Fernanda Fernandes Lazzaron Galante afirma que “o foco no paciente” é a base da nutrição integrativa. “Não olhamos para a doença, mas sim para a saúde. É um tratamento que visa, em especial, a prevenção de doenças. Além disso, o tratamento é sistêmico”, afirma. 

E, ainda, segundo a nutricionista, é preciso olhar “para tudo que pode estar adoecendo o paciente: emoções, estilo de vida, sono inadequado, alimentação, intoxicações por toxinas ambientais e metais tóxicos, parasitoses etc.”.

De acordo com a Dra. Galante, para complementar a prática, dependendo do paciente, são usados testes biofísicos para mapear possíveis desordens. Segundo ela, também são indicados a terapia floral, aromaterapia, fitoterapia, medicina chinesa, dietoterapia chinesa, entre outros.

Vale ressaltar que o Conselho Federal de Nutrição reforçou sua posição a favor da prática, inclusive no SUS. Em carta aberta, publicada no ano passado, a entidade afirma que 78% dos municípios brasileiros estão aptos a oferecer essa e outras modalidades integrativas com o intuito de ampliar os cuidados, prevenção de doenças e promoção da saúde.

Por fim, a nutricionista comenta os principais resultados obtidos a partir deste tipo de tratamento nutricional. “Com esse olhar sistêmico e amplo, conseguimos detectar o que, de fato, está levando o paciente ao adoecimento. Como disse acima, não tratamos o sintoma, mas sim a causa”, conclui.



Brasileiros se preocupam cada vez mais com saúde bucal

Os brasileiros estão cada dia mais atentos à saúde bucal. Prova disso, dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) revelam que em 2022 o Brasil atingiu a maior adesão aos planos de saúde exclusivamente odontológicos de sua história. Ao todo, foram totalizadas 30,4 milhões de inscrições em agosto do último ano, o que corresponde a cerca de 14% da população brasileira, conforme informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em agosto de 2021, o segmento contava com 28 milhões de clientes, o que levou ao aumento de 2,4 milhões de pessoas no período analisado, conforme noticiado pelo Diário de Pernambuco. A ANS também informou que o acréscimo foi observado em todos os estados. Minas Gerais foi o estado que alcançou a maior alta (11,47%), seguido de São Paulo (7,84%) e do Rio de Janeiro (5,03%).

Para o Dr. João Moretti Jr. – especialista em implantodontia, mestre em reabilitação oral, e docente de reabilitação e implantodontia -, os dados mostram que há um amplo mercado a ser explorado pelos profissionais de odontologia do país. Apesar disso, ele observa que nem todos os profissionais podem estar preparados para atender às demandas dos brasileiros, sobretudo no que diz respeito ao procedimento de PSI (Prótese Sobre Implante).

“Muitos cirurgiões-dentistas têm dificuldade em entender os materiais que são utilizados no procedimento de PSI e os tipos de implantes e de prótese, que pode ser parafusada ou cimentada”, afirma. “Diversos profissionais acham a rotina clínica complicada e, por não ter ter em mãos tabelas simplificadas com a sequência correta do tratamento reabilitador, costumam deixar de realizar este tipo de reabilitação e indicam seus pacientes para outros dentistas”, complementa. 

Segundo Moretti Jr., é nesse panorama que ele desenvolveu o “Curso de Prótese Sobre Implante – PSI Onine”. Ele explica que o curso foi desenvolvido “através de embasamento científico e experiência clínica para capacitar os cirurgiões-dentistas tanto para o planejamento como para a execução de reabilitações em PSI”.

O especialista conta que a formação ocorre de forma virtual, por meio de videoaulas, nas quais será abordado todo o conceito das próteses sobre implante e ainda serão fornecidas sequências reabilitadoras para cada caso – o que será explicado de forma detalhada. “O curso trabalha não só com conceitos, mas exemplifica cada situação e material com casos clínicos”, afirma.

PSI gera dúvidas para profissionais

Moretti Jr. destaca que é comum que os interessados se perguntem como pode ser feito, de forma adequada, o procedimento de prótese sobre implante, assim como quais as principais ferramentas e estratégias para tal propósito.

Ele explica que, uma vez ocorrida a cicatrização do implante, a chamada “osseointegração”, tem início a etapa de confecção da prótese – dente. “Para este procedimento, realizamos uma moldagem com material de alta precisão e, então, um técnico confecciona a prótese que será instalada pelo cirurgião-dentista”.

Em seguida, prossegue o professor, há duas alternativas: a coroa pode ser parafusada diretamente no implante ou o profissional pode instalar uma peça intermediária e “cimentar” a coroa sobre ela. “O discernimento, entre fazer uma prótese parafusada ou cimentada, varia de acordo com a marca do implante, no qual estamos trabalhando, além, de necessidade de reversibilidade, posição do implante ou quesitos estéticos”.

O idealizador do curso PSI Online ressalta que contar com profissionais especializados é fundamental para o sucesso do procedimento. “O entendimento do processo, assim como o conhecimento dos componentes e instrumentos, são elementos imprescindíveis para a escolha adequada da abordagem reabilitadora”, afirma Moretti Jr.

Para mais informações, basta acessar: https://cursoprotesesobreimplante.com.br/



Biomédica dá dicas para aproveitar o verão com segurança

O verão é a estação do ano que proporciona vários momentos de lazer ao ar livre como praias, cachoeiras, piscinas, parques e vale a pena desfrutar os dias ensolarados. Porém, é preciso ficar atento ao sol quente, manter os cuidados necessários com o corpo e com a saúde para evitar que a diversão se transforme numa preocupação.

A biomédica esteta, doutora em Medicina Interna e Segunda Secretária do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6), Valéria Miranda Avanzi, separou algumas dicas para quem deseja curtir o verão tranquilamente.

“São cuidados simples, mas que devem ser seguidos. Dessa forma, a gente aproveita o verão, se diverte e cuida da saúde ao mesmo tempo”, explica Valéria.

Hidrate-se: Ingerir pelo menos 2 litros de água diariamente é essencial para o funcionamento correto dos nossos órgãos. Nos dias quentes, transpiramos mais, perdemos mais água e sais minerais. Por isso, beber água auxilia o corpo a controlar a temperatura e mantê-lo mais confortável ao longo do dia.

Prefira alimentos leves: Opte por alimentos de fácil digestão, evite comidas gordurosas já que com as temperaturas elevadas a digestão fica mais lenta. Atenção também para a preservação dos alimentos, pois as bactérias se proliferam com mais intensidade no calor.

Bebidas alcoólicas: Moderação com álcool é sempre recomendado, mas no verão é importante redobrar a atenção. A bebida alcoólica retira água das células e promove a desidratação. Assim, o ideal é beber bastante água entre uma dose e outra.

Pele: O sol é benéfico para o ser humano, quando a exposição é moderada. Ele estimula a produção de serotonina, melanina, vitamina D e ainda melhora a qualidade do sono. Entretanto, o excesso pode ser extremamente prejudicial. Insolação, queimaduras e câncer de pele são alguns dos malefícios que os raios solares podem causar. Evite ficar exposto ao sol das 10h às 15h e lembre-se de passar protetor solar a cada duas horas.

Acessórios e proteção: Chapéus e bonés são ótimos aliados para proteger rosto, ombros e couro cabeludo. Dê preferência também para roupas claras, leves e ventiladas. Lembre-se de usar óculos de sol, pois os raios ultravioletas estão mais evidentes nessa época.

Cuidado com os fungos: No verão, muitas vezes as pessoas ficam com biquínis e sungas molhadas por bastante tempo, formando assim o ambiente ideal para o desenvolvimento e proliferação dos fungos. Se não estiver nadando, procure se secar e colocar roupas secas.



No Brasil, 41% das empresas usam Inteligência Artificial

A inteligência artificial (IA) há muito deixou de ser expressão que remete a filmes de ficção científica ou ferramenta de luxo no universo corporativo. Um artigo da empresa de informática IBM aponta isso. Conforme o texto, no Brasil 41% das empresas utilizam de alguma tecnologia de machine learning em seus processos.

Além disso, 73% dos profissionais de tecnologia da informação (TI) que lidam com sistemas de inteligência artificial no Brasil revelam que as demandas cresceram substancialmente nos últimos dois anos, em meio ao cenário de pandemia.

“Nossa atuação é em um setor que cresceu muito em razão do isolamento social. As pessoas passaram a comprar ainda mais pela internet, aumentando o fluxo de relações comerciais nas plataformas digitais. Isso exige um nível de segurança bem maior em comparação ao que existia anteriormente”, explica Maria Cristina Diez, diretora comercial da MOST, companhia atua há mais de 20 anos justamente com a criação e implementação de sistemas de segurança digital.

“Os recursos oferecidos pela inteligência artificial são cada vez mais vastos e eficazes, fazendo com que o leque de ofertas também cresça bastante”, aponta a executiva. “Os empresários no mundo todo, inclusive no Brasil, estão percebendo que isso pode melhorar as relações comerciais, reduzir os índices de erros e elevar os de acerto. E tudo isso com uma margem de segurança que nunca existiu antes”, avalia Maria Cristina Diez.

Para a diretora da MOST, o benefício da aplicação do machine learning ocorre tanto para a empresa quanto para o cliente. “Ao mesmo tempo em que oferece segurança dos dados pessoais sensíveis para os consumidores, a tecnologia também é capaz de proporcionar um alto nível de proteção contra potenciais fraudadores que tentam acessar os serviços da empresa. É necessário agir rápido contra os criminosos, e é isso que os algoritmos oferecem”, destaca Maria Cristina Diez.

Um dos exemplos é o Face Match, que, segundo ela, consegue comprovar a identidade do usuário e fazer verificações importantes antes de dar ou não acesso a um sistema, a um produto ou serviço. “Nossos avanços são no sentido de tornar esse combate mais rápido e eficaz. O mercado vem crescendo muito nessa direção”, conclui a diretora comercial da MOST.



Previdência Social brasileira completa 100 anos

O mês de janeiro de 2023 marca o centenário da Previdência Social no Brasil.  Para celebrar a data, o Departamento Cultural e a Comissão de Direito Previdenciário da OAB/SP realizaram roda de conversa a convite de sua presidente, Adriane Bramante, com a participação dos professores da PUC/SP, Wagner Balera, Miguel Horvath Junior e da professora da Universidade Federal do Piauí, Fides Angélica de Castro Veloso Mendes Ommati. O evento contou com a mediação da advogada e membro da Comissão Vera Maria Corrêa Magalhães.

O debate trouxe questionamentos sobre o princípio constitucional da ordem econômica e o comprometimento do atual sistema de seguridade social com a redução das desigualdades sociais.

O professor Wagner Balera, lembrando que o ideário da seguridade social é a justiça social, recomendou a leitura de Amélia Cohn, “A Reforma da Previdência Social: virando a página da história?” e de Paul Durand “A política de seguridade social e a evolução da sociedade contemporânea”.

A professora Fides Angélica lembrou da importância da previdência privada e da educação previdenciária, afirmando que a Constituição Federal de 5.10.88, ao criar o Sistema de Seguridade Social, ao absorver o fundo do trabalhador rural à previdência social, misturando assistência com previdência, acabou por desequilibrar atuarialmente a previdência social.

O professor Miguel Horvath lembrou a data da lei Eloy Chaves como marco inicial da proteção previdenciária no Brasil e da importância daquele diploma legal como microssistema de previdência social.

Ele citou ainda a política neoliberal e a diminuição da participação do Estado na economia. Outro aspecto importante mencionado foi sobre os avanços da medicina e do acesso à saúde, que resultaram no aumento da expectativa de vida e das necessidades sociais dos cidadãos. Nesse cenário, surge o problema: como manter a proteção social mínima e a política de pleno emprego, com globalização, evolução tecnológica 4.0, extinção de várias profissões e surgimento de novas ocupações? A resposta está nas novas fontes de financiamento.

Consenso

Houve consenso entre os palestrantes sobre a necessidade da criação de novas fontes de financiamentos da seguridade social. A reflexão proposta por Wagner Balera sobre o Sistema de Seguridade Social e do seu ideário de justiça social e combate à pobreza é fundamental para a compreensão de que haverá novas reformas na Constituição para que se consiga distribuir melhor a renda.

Professor Miguel ressaltou que as fontes de financiamento da seguridade social precisam ser estudadas e alertou para o fato de ser necessário saber quantos recursos financeiros serão necessários arrecadar para fazer frente ao combate à pobreza, a fim de possibilitar a sustentabilidade de benefício assistencial capaz de prover o mínimo essencial para os brasileiros que dele necessitarem. Para o professor, a economia verde e o crédito de carbono podem ser uma alternativa de proteção e sustentabilidade do planeta e distribuição de riqueza para os brasileiros.

Os debatores explicaram que as reformas trabalhista e previdenciária, já efetuadas, aprofundaram ainda mais as desigualdades sociais, por terem sido feitas antes da reforma tributária que não saiu do papel. Segundo esses advogados, a seguridade social deve ser vista como investimento e não como despesa, assim como os gastos sociais são pró-crescimento e inclusão social.



Como empresas de contabilidade estão se destacando através das redes sociais

O Brasil é um dos países que mais utiliza as redes sociais, principalmente o Instagram, na América Latina. Os brasileiros são consumidores da internet e já usam as mídias sociais com diversas finalidades, inclusive, para encontrar profissionais e empresas antes de efetivar uma contratação, bem como para aprender sobre diferentes assuntos e interagir com diversas áreas de conhecimento. 

No entanto, definir estratégias de marketing para as mídias sociais pode ser um desafio, principalmente para quem está começando a desbravar esse universo agora. Mas esses obstáculos podem ser facilmente resolvidos por ferramentas que ajudam os profissionais da área contábil a atrair novos clientes e consolidar sua marca. Não faltam recursos digitais para compartilhar a profissão através do Instagram, por exemplo, e atingir um público-alvo muito maior.

O Instagram é uma das redes sociais com maior aderência do público consumidor no Brasil e pode ser uma ótima forma de consolidar uma marca e captar novos clientes, no entanto, também pode ser um desafio criar conteúdos que se diferenciam de outros que já existem em redes como o Instagram, justamente pela quantidade de pessoas que usam esse recurso diariamente e o aumento gradativo da concorrência.

Os profissionais de contabilidade que estão se destacando têm usado ferramentas para ajudar no crescimento real e qualificado de suas nas redes sociais. E o objetivo dessas ferramentas é ajudar nas estratégias de conteúdo, roteiros e programação de postagens. Portanto, contar com ferramentas que podem ajudar no ganho de tempo e produtividade no marketing para redes sociais

Atualmente existem ferramentas de automação que podem ser a solução para profissionais que estão começando, aliás, começando ou sendo veterano, os profissionais da contabilidade não possuem tanto tempo ou recursos financeiros para investir abundantemente em marketing.

Alguns são leigos e estão começando a se familiarizar com as redes sociais, portanto, acabam encontrando outras formas de crescer na internet, como ferramentas que automatizam as postagens, entregam a estratégia diária informando o melhor conteúdo a ser postado em cada dia do mês, e que já entreguem o conteúdo pronto, com possibilidades de personalização para auxiliar tanto na publicação frequente, diária, do conteúdo quanto no crescimento e até mesmo na interação com o público-alvo. 

Afinal, o tempo escasso é um inimigo do sucesso dos escritórios de contabilidade, e por isso é crucial usar ferramentas assim, que ajudarão o profissional contábil que não requer muito tempo fazendo todas essas tarefas de forma manual, por conta própria. 

Isack Wesller, especialista em marketing, CEO e criador da ferramenta Publiko conta que: “O primeiro passo é organizar o perfil do profissional para que ele se destaque dos concorrentes. Além disso, é preciso ter uma estratégia de conteúdo para alternar entre postagens de humor, curiosidades, datas comemorativas, institucionais e, principalmente, informativas, que transmitam aos usuários confiança, credibilidade e autoridade no assunto, de forma personalizada, fazendo com que o conteúdo possa, inclusive, viralizar.”

A maioria das pessoas que têm contato com conteúdos contábeis nas redes sociais, segundo Isack, já possuem uma dúvida ou um problema que desejam solucionar. Por isso, é preciso criar postagens dinâmicas, com linguagem simples e descontraída, que resolvam as dúvidas mais comuns com fácil entendimento e tornem a contabilidade menos burocrática. 

“Ainda dentro da estratégia de conteúdo, é importante segmentar o público, já que pessoas jurídicas podem ter mais interesse em temas contábeis do que pessoas físicas.”, afirma Isack Wesller. E a segmentação do público pode acontecer, em sua forma mais simples, pelo conteúdo. “Mas, nem sempre os contadores conseguem criar estratégias para segmentar e qualificar seus seguidores no Instagram, é aí que entram as ferramentas de automação e personalização do conteúdo pronto.” reforça ainda o especialista, Isack Wesller.

O Instagram, por exemplo, forma um ótimo canal para apresentação de serviços contábeis. Prova disso é a pesquisa divulgada pela Mobile Time, que aponta o Instagram como o aplicativo em que os brasileiros passam mais tempo, ultrapassando até mesmo o WhatsApp. Portanto, e o Instagram oferece recursos para potencializar a divulgação das empresas, proporcionando um ambiente adequado para as pessoas conhecerem profissionais contabilistas. 

Mas os profissionais contábeis podem usar o marketing nas redes sociais, desde que estejam atentos ao Código de Ética. Além dessas dicas para as empresas, existem também normas específicas para contabilidade que devem ser respeitadas.

Segundo o Código de Ética Profissional do Contabilista, a criação e divulgação de conteúdos, em qualquer meio de comunicação, que promova comparações com outros profissionais ou diminua alguma empresa, ou colaborador é totalmente proibida. Além disso, há outras proibições, como:

  • divulgar promoções dos serviços;
  • menosprezar órgãos contábeis;
  • compartilhar notícias falsas;
  • publicar conteúdos sem embasamento científico;
  • expor clientes sem consentimento.

Portanto, as empresas de contabilidade que desejam se destacar nas redes sociais precisam ter o código de ética em mente, para manter limpa a imagem da empresa ou a imagem pessoal do profissional autônomo e não sofrer punições profissionais.

O desafio de crescer no Instagram e obter engajamento parece ser grande, apesar de ser relativamente simples desde que a contabilidade esteja munida com os três pontos cruciais do marketing, segundo Isack Wesller:

  • Estratégia de conteúdo;
  • Conteúdo de qualidade;
  • Distribuição turbinada.

Com isso, precisamos entener que a presença digital é essencial para todas as empresas e qualquer profissional contábil, mesmo leigo, consegue estar presente no Instagram. 

Aliás, e inclusive, para quem está no ramo da contabilidade, é um atalho para ganhar clientes organicamente, sem precisar gastar uma fortuna com publicidades na mídia física tradicional. 

No entanto, nenhuma empresa de contabilidade é obrigada a conhecer todas as táticas e estratégias das redes sociais, por isso, é importante conhecer as ferramentas de aceleração e construção da sua presença no mundo digital.



Relatório de teste de phishing KnowBe4 2022 confirma tendência de e-mails relacionados a negócios

TAMPA BAY, Fla., Jan. 30, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — A KnowBe4, fornecedora do maior treinamento de conscientização de segurança e plataforma de simulação de phishing do mundo, anunciou hoje os resultados de seu relatório de phishing mais clicado em 2022 e no quarto trimestre de 2022. Os resultados incluem os principais assuntos de e-mail clicados em testes de phishing, os principais tipos de vetores de ataque, assuntos de e-mail de phishing de feriados e informações mais perspicazes que revelam as táticas de e-mail de phishing mais utilizadas.  

Os e-mails de phishing continuam a ser um dos métodos mais comuns e eficazes para impactar maliciosamente uma variedade de organizações em todo o mundo, e todos são vítimas em potencial. Os cibercriminosos constantemente refinam suas estratégias para enganar os usuários finais e as organizações, alterando os assuntos dos e-mails de phishing para torná-los mais verossímeis e chamarem mais a atenção. Essa mudança nas táticas de phishing ao longo do tempo é evidente na crescente tendência de cibercriminosos usarem assuntos de e-mail relacionados a negócios.

Os e-mails de phishing de negócios são lucrativos e bem-sucedidos devido ao seu potencial de afetar o dia de trabalho e a rotina do usuário. Isso inclui e-mails de RH, TI, gerentes e serviços da web, como Google e Amazon. Os resultados do teste de phishing de 2022 da KnowBe4 revelam que durante o ano, quase 50% dos assuntos de e-mail eram relacionados a RH, enquanto a outra metade estava relacionada a notificações de projetos de desenvolvimento de carreira, TI e trabalho. Esses tipos de e-mails induzem os destinatários a abri-los e provavelmente são bem-sucedidos, pois criam um senso de urgência nos usuários para agirem rapidamente, às vezes sem pensar e questionar a legitimidade do e-mail. 

Além disso, os testes de phishing deste ano revelaram que o principal vetor do ano são os links de phishing no corpo de um e-mail, que permaneceram consistentes nos últimos três trimestres consecutivos. A combinação dessas táticas de phishing é claramente uma estratégia de trabalho para cibercriminosos, mas prejudicial para usuários e organizações, pois pode levar a ataques cibernéticos, como comprometimento de e-mail comercial e ransomware.

Juntamente com uma maior utilização de mais e-mails e links relacionados a negócios em e-mails, o teste de phishing do quarto trimestre de 2022 também compartilha os principais assuntos de e-mail de phishing em época de férias. A época de férias é uma das épocas mais movimentadas do ano para atividades on-line e os cibercriminosos contam com os usuários finais baixando a guarda quando se trata de ficar alerta e detectar e-mails de phishing. Como os assuntos gerais de e-mail de phishing, os assuntos de e-mail de phishing de férias consistem em e-mails de RH e TI, no entanto, eles também são adaptadosàépoca das férias e das festividades que normalmente acontecem durante essa época do ano, mencionando festas de férias, presentes, comida e muito mais. 

“Os cibercriminosos são inteligentes e prestam atenção ao que funciona e ao que não funciona quando trata de e-mails de phishing eficazes”, disse Stu Sjouwerman, CEO, KnowBe4. “É por isso que vemos uma evolução nos assuntos dos e-mails e uma atualização ao longo do tempo para acompanhar os usuários finais e aos pontos em que eles podem ser suscetíveis. Os e-mails de phishing são uma ameaça durante todo o ano e continuam sendo um desafio também durante as festas de fim de ano. Os e-mails de phishing de fim de ano são o único presente que ninguém quer receber em sua caixa de entrada. Os relatórios de teste de phishing da KnowBe4 enfatizam a importância do treinamento de conscientização de segurança da nova escola, que educa os usuários sobre os ataques cibernéticos mais recentes e comuns. Uma forte cultura de segurança e uma força de trabalho educada é a melhor defesa de uma organização para continuar vigilante e protegida online contra os cibercriminosos e suas tentativas de ameaças.”

Para baixar uma cópia dos infográficos de phishing KnowBe4 de 2022 e do quarto trimestre de 2022, acesse aqui e aqui.

Sobre o KnowBe4
A KnowBe4, fornecedora do maior treinamento de conscientização de segurança e plataforma de simulação de phishing do mundo, é usada por mais de 54.000 organizações em todo o mundo. Fundada pelo especialista em TI e segurança de dados Stu Sjouwerman, a KnowBe4 ajuda as organizações a lidar com o elemento humano da segurança, aumentando a conscientização sobre ransomware, fraude de CEO e outras táticas de engenharia social através de uma abordagem da nova escola para realizar o treinamento da conscientização sobre segurança. Kevin Mitnick, especialista em segurança cibernética reconhecido internacionalmente e Chief Hacking Officer da KnowBe4, ajudou a projetar o treinamento da KnowBe4 com base em suas bem documentadas táticas de engenharia social. Dezenas de milhares de organizações contam com o KnowBe4 para mobilizar seus usuários finais como sua última linha de defesa.

 

Amanda Tarantino
amandat@knowbe4.com
+17277484221


Primary Logo

GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 8738122)



Anunciados os vencedores do Prêmio Japão 2023

The Japan Prize Foundation anunciou os vencedores do Prêmio Japão 2023. O anúncio foi realizado hoje, 30 de janeiro de 2023 (JST), às 13h00. O Prof. Masataka Nakazawa e o Sr. Kazuo Hagimoto foram os covencedores do prêmio nas áreas de Eletrônica, Informação e Comunicação, e o Prof. Gero Miesenböck e o Prof. Karl Deisseroth foram os covencedores na área de Ciências Biológicas.

Na premiação deste ano, o Prof. Nakazawa e o Sr. Hagimoto foram reconhecidos por suas notáveis contribuiçõesàrede global de fibra óptica de alta capacidade e longa distância através do desenvolvimento de um amplificador de fibra óptica semicondutora bombeado a laser, e o Prof. Miesenböck e o Prof. Deisseroth, pelo desenvolvimento de métodos que usam proteínas de membrana sensíveisàluz e geneticamente localizáveis para desvendar a função do circuito neural.

Para o Prêmio Japão 2023, a fundação pediu a aproximadamente 15.500 cientistas e engenheiros proeminentes de todo o mundo para indicar pesquisadores que trabalham nas áreas desta edição. Foram recebidas 123 indicações nas áreas de Eletrônica, Informação e Comunicação e 204 indicações na área de Ciências Biológicas. Os ganhadores deste ano foram selecionados de um total de 327 candidatos.

Sobre o Prêmio Japão

A criação do Prêmio Japão em 1981 foi motivada pelo desejo do governo japonês de criar um prêmio com reconhecimento internacional que contribuiria para o desenvolvimento científico e tecnológico ao redor do mundo. Com o suporte de várias doações, The Japan Prize Foundation foi endossada pelo Governo em 1983.

O Prêmio Japão é concedido a cientistas e engenheiros de todo o mundo, os quais realizaram façanhas criativas e significantes que ajudam no progresso das suas áreas e contribuem significantemente para a paz e a prosperidade de toda a humanidade. Pesquisadores em todos os campos da ciência e tecnologia são elegíveis ao prêmio, sendo que duas áreas são selecionadas a cada ano, considerando as tendências atuais em termos de desenvolvimento científico e tecnológico. Em princípio, uma pessoa de cada área é reconhecida na premiação e recebe um certificado, uma medalha e um prêmio em valor monetário. Cada Cerimônia de Premiação conta com a participação dos atuais Imperador e Imperatriz, dos chefes dos três poderes governamentais e de outros servidores públicos relacionados, além de representantes de várias outras esferas da sociedade.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Kiyoshi OGURA

Gerente

The Japan Prize Foundation

Relações Públicas

ARK Mori Building, East Wing 35th Floor

1-12-32 Akasaka, Minato-ku, Tóquio 107-6035, Japão

Tel.: 81-3-5545-0551

Fax: 81-3-5545-0554

E-mail ogura@japanprize.jp

Fonte: BUSINESS WIRE



Procura por viagens crescem em 2023 com a retomada dos voos

Com a pandemia, os voos internacionais reduziram suas atividades, tanto quanto a entrada e saída dos países, principalmente com o bloqueio da entrada de estrangeiros nas fronteiras, devido à disseminação do novo coronavírus. As medidas foram direcionadas pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária durante todo o período de isolamento, para garantir a segurança nacional.

Enquanto a porção internacional não se recupera totalmente, voltou a crescer no período pós-pandêmico a demanda de viagens já marcadas antes da Covid-19 e outras programadas durante tanto tempo de isolamento. Dados da Anac ressaltam o aumento de 77,8% em outubro de 2022. No entanto, especialistas indicam que o setor aéreo irá acompanhar a economia dos países, bem como o comportamento do dólar, e precisam de mais dados para analisar.

Ainda que o dólar e a economia sejam importantes, Djelly Girelli, CEO da agência de turismo Voarmais.com, ressaltou a mudança de destino dos Estados Unidos para a Europa como diferencial para companhias aéreas, já que as pessoas estão escolhendo locais como Portugal e Espanha com mais frequência, principalmente com intenção de permanecer para crescimento pessoal e profissional.

“O mercado do turismo vem em uma retomada forte pós-pandemia, com uma crescente de mais de 60% nos últimos meses, e todo esse cenário nos ensinou a profissionalizar cada vez mais o segmento saindo do ‘amadorismo’ que muitas empresas vinham trabalhando e trazendo realmente uma competitividade de uma forma positiva”, disse Djelly. “O maior beneficiado com todas essas mudanças na ponta foi o cliente, tendo preços competitivos e um atendimento mais diferenciado. Acredito que viajar e aproveitar os melhores momentos se tornou uma prioridade para muitas pessoas colocando um senso de urgência em aproveitar mais a vida junto daqueles que são importantes, com isso tivemos um aumento bem expressivo quando falamos de viagens internacionais e pacotes para famílias, e com o avanço das vacinas isso deixou o mercado todo muito otimista. Para ser mais exato, em números, somente para o mês de março de 2023, comparado a 2022, tivemos um aumento de bilhetes já emitidos em mais de 30%”, explicou.

A expectativa é que até 2024 o segmento aéreo normalize suas funções no Brasil, bem como o setor de voos domésticos que também teve sua queda, já que o isolamento foi também fator importante para conter o vírus. O crescimento pode mudar de acordo com cada empresa e como elas se comportam no mercado de serviços aéreos, portanto, é necessário ficar atento às atualizações para acompanhar o fluxo de voos internacionais e domésticos no Brasil.

Das companhias aéreas, a Gol inovou em conectividade, operando mais voos internacionais de Buenos Aires, Miami e Orlando para Brasília, com frequência semanal, e até o fim de 2022 a previsão indicava rotas entre Buenos Aires e Natal. Além disso, a United Airlines também retomou seus voos entre Brasil e Estados Unidos, assim como a Latam e Iberia Líneas Aéreas, que voltou a conectar-se com o Rio de Janeiro.

De olho na configuração global de recuperação pós-pandemia, a tendência é a normalização dos voos internacionais em 2024, com alto crescimento para 2023 e recuperação dos voos domésticos já para este ano.



Revelados os vencedores do Casamentos Awards 2023

A plataforma Casamentos.com.br revela os profissionais e empresas ganhadoras do prêmio Casamentos Awards, distinção feita aos fornecedores de casamentos que tiveram as melhores avaliações feitas por casais em 2022 no diretório da marketplace.

Esta é a 8ª edição do prêmio que premia os fornecedores mais bem avaliados nos quesitos qualidade, preço, tempo de resposta, profissionalismo e flexibilidade, de acordo com a avaliação de casais que usufruíram dos produtos e serviços prestados. 

Como prêmio, os ganhadores do Casamentos Awards contam com um selo digital na sua vitrine em Casamentos.com.br, marketplace pertencente ao grupo líder do setor nupcial no mundo The Knot Worldwide. O carimbo deve funcionar como uma chancela para a contratação de produtos e serviços por futuros casais.

“Após dois anos de pandemia muito difíceis para o setor, em que os profissionais e empresas tiveram que parar suas atividades e sofreram grandes perdas, este ano podemos finalmente falar de uma edição na qual os casamentos foram celebrados em grande estilo”, comenta Juliana Gallo, VP de Vendas LATAM do grupo The Knot Worldwide.

O ano de 2022 foi considerado chave para a retomada do setor nupcial no Brasil e em todo o mundo. De acordo com a base de registros de Casamentos.com.br, todos os 365 dias contaram com, pelo menos, um casamento no país. Cada enlace conta com a participação de, em média, nove fornecedores, segundo os dados do O Livro Imprescindível dos Casamentos.

“Os profissionais trabalharam longos dias, sem fins de semana livres e estenderam a temporada por praticamente todo o ano de 2022, razão pela qual, além do reconhecimento individual, os Casamentos Awards 2023 são uma homenagem a todos os profissionais e empresas que trabalharam arduamente para tornar a recuperação do setor uma realidade”, destaca Gallo.

Os casais puderam opinar e dar notas de 1 a 5 para cada agente contratado para o seu casamento. A avaliação é feita de forma voluntária e fica visível no perfil do fornecedor na seção Fornecedores do site e do aplicativo. Profissionais da marketplace também asseguram a veracidade de cada opinião, se certificando que os casais tenham, de fato, contratado e usufruído dos produtos ou serviços sobre os quais opina.

Atualmente 69 mil fornecedores estão cadastrados em Casamentos.com.br. Para ganhar o selo, o profissional ou empresa teve que conquistar as melhores notas entre as avaliações publicadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano passado.

Na categoria Recepção, foram premiados uma variedade de espaços que proporcionam formatos diversos de celebração. Alguns exemplos de ganhadores são Casarão Penedo e Fazenda Sobradinho no Rio de Janeiro, Vila Leocadia e Coco Bambu SP Market em São Paulo, Villagio Pampulha em Minas Gerais, Camatti Eventos no Rio Grande do Sul, Restaurante Imperador em Pernambuco e Canto d’Alvorada Pousada na Bahia.

Também na categoria Fotografia de casamento, profissionais de todo o país foram contemplados com o prêmio. Alguns dos ganhadores são, por exemplo, a Dream Image – Foto e Filme do Paraná, Justen Machado Fotografia de Santa Catarina, Excellence Estúdio Fotográfico de Goiás e Excellence Studio Photo e Vídeo Fotografia da Bahia.

Outras categorias premiadas que contam com dezenas de opiniões são Buffet, Música, Vídeo, Carro de casamento, Lembranças de casamento, Convites, Flores e Decoração, Animação, Cerimonialista, Bolo de casamento, Celebrante, Noiva e acessórios, Noivo e acessórios, Beleza e saúde, Joalheria, Lua de mel e outros. A lista completa das e dos vencedores pode ser vista clicando aqui.

Casamentos.com.br é o portal nupcial que faz parte do grupo The Knot Worldwide cujo objetivo é ajudar noivos a organizar o dia da cerimônia e comemoração. Com presença internacional, o grupo criou uma comunidade nupcial e mercado online de casamentos a nível mundial. Dispõe de uma base de dados com mais de 700.000 profissionais do setor nupcial e permite a casais acessarem ferramentas para preparar a sua lista de convidados, administrar o orçamento, encontrar fornecedores, etc. The Knot WorldWide opera em 16 países através de diferentes domínios como Casamentos.com.br, Bodas.net, WeddingWire.com, TheKnot.com, Matrimonio.com, Mariages.net, Casamentos.pt, Bodas.com.mx, Matrimonio.com.co, Matrimonios.cl, Casamientos.com.ar, Matrimonio.com.pe, Hitched.co.uk, Hitched.ie, Casamiento.com.uy, WeddingWire.ca e WeddingWire.in.



Mercado imobiliário projeta crescimento ainda maior para o ano de 2023

O mercado imobiliário brasileiro tem sido destaque na economia do país nos últimos anos, principalmente durante e após a pandemia de Covid-19. Em 2021, por exemplo, houve um aumento de 25,9% nos lançamentos imobiliários, além do crescimento de 12,8% nas vendas em comparação com 2020. No último trimestre de 2022, também ocorreu um aumento de, aproximadamente, 42% no número de lançamentos em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Confederação Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Ou seja, não faltam razões para projeções positivas para 2023.

Esse crescimento aquecido durante e após a pandemia de Covid-19 pode ser um reflexo do isolamento social, que fez com que as pessoas passassem muito tempo em suas casas e percebessem a importância de investir em lares mais confortáveis. Além disso, diversas mudanças aconteceram a partir da pandemia, como a migração de algumas empresas para o formato de trabalho híbrido ou home office.

Segundo explica Babiton Espindola, CEO da Urban Company – imobiliária especialista em investimentos imobiliários -, a pandemia forçou as pessoas a ficar em casa e, com isso, elas descobriram novas necessidades, como um quintal, um espaço de trabalho e uma varanda, por exemplo.  “Aliado a isso, ainda tivemos a menor taxa Selic da história, culminando na menor taxa de juros para crédito imobiliário. A soma desses fatores levaram o mercado imobiliário a um grande boom nos últimos anos”, completa Babiton.

Projeções para o mercado imobiliário em 2023 

Considerando a ascensão do mercado imobiliário dos últimos anos, o sentimento da maioria dos empresários do ramo é de que o cenário em 2023 deve continuar positivo e promissor. Conforme a pesquisa desenvolvida pela Brain Estratégica e Abrainc, 62% dos empresários do setor da construção civil e imobiliários acreditam que ao longo do ano de 2023, o mercado será ainda mais aquecido, aliás.

Mudança na trajetória da Selic deve impulsionar o setor 

Uma taxa de juros baixa é um dos maiores indutores para o mercado imobiliário, portanto, a taxa Selic também pode impactar as vendas no setor. Vale mencionar que mesmo com a taxa Selic elevada em 2022, o setor imobiliário não parou de crescer. Sendo assim, com as sinalizações do Banco Central de que a Selic será menor em 2023, o cenário deve ser impulsionado.

Além do Banco Central ter apontado a tendência da Selic reduzir ainda este ano, especialistas da área também acreditam neste caminho. Ou seja, em 2023 deve acontecer o acesso a um crédito mais acessível para o mercado imobiliário e, consequentemente, o aumento na demanda por imóveis.

Outro fato que pode contribuir para um cenário ainda mais positivo em 2023, é o fato de que o mercado imobiliário é um forte indutor da roda econômica no país. Deste modo, independentemente do cenário político, o desenvolvimento imobiliário é fundamental para o Brasil e deve seguir com investimentos.

Mudanças governamentais e o mercado imobiliário

A tendência é de que os programas de incentivo à aquisição e construção ganhem força com o novo governo. Afinal, nos governos de Lula anteriores, a construção civil foi um dos carros-chefes de projetos sociais e, durante toda a sua campanha, o atual presidente enfatizou que iria direcionar grandes investimentos para este setor da economia.

“Considerando estes aspectos, tudo aponta para um ano bastante aquecido para o setor imobiliário. Ou seja, com menores taxas de juros, incentivos governamentais, construtoras com grande volume de lançamentos e, assim, muitas vendas”, projeta Babiton Espindola.

Informações: https://www.urban.imb.br/



Sistema Campo Limpo supera 700 mil t de embalagens destinadas corretamente

A superação de um novo marco reflete o balanço positivo do ano de 2022 para o Sistema Campo Limpo (programa de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas). Segundo dados do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), entidade gestora do Sistema, o programa acaba de ultrapassar 700 mil toneladas de embalagens destinadas de forma ambientalmente adequada, desde 2002, ano de início de sua operação. Apenas no ano passado, foram destinadas corretamente 52,5 mil toneladas de embalagens vazias. 

Com esse resultado, o Brasil permanece na liderança mundial ao encaminhar para destino ambientalmente correto 93% das embalagens comercializadas no país. O investimento contínuo em tecnologia e inovação permite ao Sistema progredir para alcançar o reaproveitamento máximo das embalagens. Já é possível reciclar 100% das embalagens plásticas vazias, inclusive aquelas que não permitem ao agricultor realizar a tríplice lavagem, caso das embalagens de produtos para o tratamento de sementes.

Gestão integrada e eficiente

“Estamos sempre em busca de soluções inovadoras para melhorar ainda mais os resultados do Sistema”, destaca João Cesar Rando, diretor-presidente do inpEV. Um dos exemplos recentes é a expansão do Projeto de Gestão Integrada, que tem dado mais agilidade à tomada de decisões e à alocação de recursos. O inpEV encerrou 2022 com 59 das 100 centrais de recebimento do país sendo administradas nesse novo formato. A padronização de processos visa garantir excelência nos trabalhos desenvolvidos nas centrais, a prova disso é que 42 já foram certificadas pela ISO 9001.

Essa evolução traduz a importância da integração entre os envolvidos para o sucesso do Sistema Campo Limpo. Segundo Rando, a trajetória bem-sucedida do sistema é consequência da participação ativa de todos os elos da cadeia agrícola no processo de destinação de embalagens: fabricantes, distribuidores, agricultores e poder público. “Graças a esse trabalho conjunto, à alta capilaridade e à máxima eficiência do nosso programa de logística reversa, nos tornamos referência mundial em economia circular, modelo que precisa ser adotado de forma ampla pelos diversos setores em nome da conservação do meio ambiente”.

Transferência de tecnologia

O reconhecimento da excelência desse trabalho pioneiro levou o inpEV a assinar, no ano passado, um Convênio de Cooperação com a Campo Limpio Argentina para transferência de tecnologia. “Nosso modelo servirá de referência para o desenvolvimento e implementação de um sistema argentino para recuperar embalagens de produtos fitossanitários, promovendo a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. O inpEV vai transferir seu know-how em logística reversa, desde o recebimento do material nas unidades, passando pelo processamento, até a destinação ambientalmente correta”, explica João Rando.

Educação em alta

Outra área de atuação do inpEV que registrou resultados importantes em 2022 foi a da educação e conscientização ambiental. O Programa de Educação Ambiental Campo Limpo, que apoia escolas públicas e privadas em temas alinhados à Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) e aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), atingiu maior número de escolas. Houve a participação de 243 mil alunos de 2.620 escolas (crescimento de 24% em relação a 2021) de 320 municípios (34% mais do que no ano anterior). Desde seu início, em 2010, o programa beneficiou mais de 2,3 milhões de alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de todo o país.

O ano de 2022 foi marcado ainda por atividades inéditas na comemoração do Dia Nacional do Campo Limpo, em 18 de agosto. Uma ação de sustentabilidade envolveu 95 unidades de recebimento, que mobilizaram a comunidade e conseguiram arrecadar mais de 150 mil mudas de árvores, quantidade capaz de capturar mais de 20 mil toneladas de CO2 da atmosfera em 20 anos do ciclo de vida dessas árvores.

“O trabalho realizado até aqui indica boas perspectivas para 2023, com destaque para a continuidade de investimentos na ampliação das possibilidades de reciclagem. Essa inovação aproxima o Sistema Campo Limpo da autossuficiência econômica, que hoje está em torno de 70%, e aumenta os benefícios ambientais”, completa Rando.



O Consórcio EPC da Mitsubishi Power, TIC e Sargent & Lundy construirá a nova usina elétrica mais limpa e confiável da Entergy Texas

Um consórcio da Mitsubishi Power Americas, Inc., Sargent & Lundy e TIC—The Industrial Company forneceráàEntergy Texas serviços de engenharia, aquisição e construção (engineering, procurement and construction, EPC) para a construção da Orange County Advanced Power Station (Central elétrica avançada do condado de Orange, OCAPS). A Comissão de Utilidade Pública do Texas aprovou a proposta da Entergy Texas de construir a usina de ciclo combinado de 1.215 megawatts (MW) perto de Bridge City, Texas.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230302005900/pt/

Representative illustration of the 2 on 1 combined cycle project, including two M501JAC enhanced air-cooled gas turbines, steam turbine, heat recovery steam generator, and advanced control system. (Credit: Sargent & Lundy)

Representative illustration of the 2 on 1 combined cycle project, including two M501JAC enhanced air-cooled gas turbines, steam turbine, heat recovery steam generator, and advanced control system. (Credit: Sargent & Lundy)

A experiência combinada dos parceiros do consórcio ajudará a Entergy a avançar em direção ao seu objetivo de transição energética:

  • Sargent & Lundy, conhecida por sua avançada experiência em engenharia de ciclo combinado de classe, é a Engenheiro de Registro.
  • TIC, que tem um forte histórico de construção segura no prazo, é a Construtora.
  • A Mitsubishi Power, líder mundial em soluções de geração e armazenamento de energia, está fornecendo seu trem de força com capacidade de hidrogênio que inclui duas turbinas a gás refrigeradas a ar M501JAC melhoradas, uma turbina a vapor, gerador de vapor com recuperação de calor e sistema de controle avançado.

O presidente e diretor executivo da Entergy Texas, Eliecer Viamontes, disse: “As instalações da OCAPS fornecerão energiaàregião sudeste do Texas em rápido crescimento nos próximos anos e continuarão nossa missão de fornecer energia mais limpa, mais confiável e de baixo custo para nossos clientes. Além disso, a capacidade de desbloquear a capacidade de co-combustão de hidrogênio da usina apóia a viabilidade da usina a longo prazo e beneficiará nossos clientes”. A OCAPS estará estrategicamente localizada perto de produtores de hidrogênio, oleodutos, armazenamento e compradores para utilizar esta importante fonte de energia limpa e confiável no futuro”.

“Através da forte colaboração e da ampla experiência dos parceiros do projeto, estamos estrategicamente equipados para ajudar a Entergy a atingir suas metas de descarbonização”, disse Kurt Clardy, vice-presidente sênior da TIC. “Estamos ansiosos para utilizar nossa vasta experiência para construir com segurança esta usina líder do setor”.

Victor Suchodolski, presidente e diretor executivo da Sargent & Lundy disse: “Ser escolhido como engenheiro de registro é uma oportunidade maravilhosa para apoiarmos as metas de descarbonização da Entergy a longo prazo. Junto com nossa avançada experiência em engenharia de ciclo combinado de classe, a Sargent & Lundy tem um profundo entendimento das complexidades associadas ao desenvolvimento de projetos de larga escala como este. Estamos mais próximos de um futuro energético mais limpoàmedida que trabalhamos com nossos parceiros para alcançar nossas metas de carbono zero líquido em 2050”.

Bill Newsom, presidente e diretor executivo da Mitsubishi Power Américas, disse: “A Mitsubishi Power compreende que para alcançar as metas de carbono zero líquido, precisamos reunir equipes com experiência complementar. Tivemos a honra de trabalhar com a Entergy em várias usinas elétricas recentemente comissionadas. Esperamos continuar progredindo com a Entergy e nossos parceiros EPC TIC e Sargent & Lundy”. Para alcançarmos o carbono zero líquido até 2050, todos devemos fazer nossa parte. Seja um OEM, um empreiteiro, um produtor ou consumidor, somos todos “A Geração de Energia” Juntos estamos criando uma Mudança na Energia.

Sobre a Entergy Texas

A Entergy Texas, Inc. fornece eletricidade a quase 500.000 clientes em 27 condados. A Entergy Texas é uma subsidiária da Entergy Corporation, uma empresa da Fortune 500 com sede em Nova Orleans. A Entergy fornece energia a 3 milhões de clientes através de suas empresas operacionais no Arkansas, Louisiana, Mississippi e Texas. A Entergy está criando um futuro energético mais limpo e resiliente para todos com nosso portfólio diversificado de geração de energia, incluindo fontes de energia cada vez mais livres de carbono. Com raízes na região do sul do Golfo há mais de um século, a Entergy é um líder reconhecido em cidadania corporativa, proporcionando mais de 100 milhões de dólares em benefícios econômicos para as comunidades locais através de esforços filantrópicos e de advocacia anualmente nos últimos anos. Nossos aproximadamente 12.000 funcionários se dedicam em fornecer energiaàvida hoje e para as gerações futuras. Para obter as últimas notícias da Entergy, acesse o Sala de Imprensa.

Sobre a Mitsubishi Power Americas, Inc.

A Mitsubishi Power Americas, Inc. (Mitsubishi Power), com sede em Lake Mary, estado norte-americano da Flórida, emprega mais de 2.500 especialistas e profissionais em geração e armazenamento de energia e soluções digitais. Nossos funcionários estão focados em capacitar os clientes a combaterem de maneira acessível e confiável as mudanças climáticas, além de promover a prosperidade humana na América do Norte, América Central e América do Sul. As soluções de geração de energia da Mitsubishi Power incluem gás, vapor e turbinas aeroderivadas, trens de força e ilhas de energia, sistemas geotérmicos, desenvolvimento de projetos solares fotovoltaicos (photovoltaic, PV), controles ambientais e serviços. As soluções de armazenamento de energia incluem hidrogênio verde, sistemas de armazenamento de energia de bateria e serviços. A Mitsubishi Power também oferece soluções inteligentes que utilizam inteligência artificial para permitir a operação autônoma de usinas de energia. A Mitsubishi Power é uma marca de soluções de energia da Mitsubishi Heavy Industries, Ltd. (MHI). Com sede em Tóquio, Japão, a MHI é uma das fabricantes líderes mundiais de máquinas pesadas, com negócios de engenharia e manufatura que abrangem energia, infraestrutura, transporte, aeroespacial e defesa. Para saber mais, acesse o site da Mitsubishi Power Americas e siga-nos no LinkedIn.

Sobre a Sargent & Lundy

Sargent & Lundy é uma das mais antigas firmas de engenharia de arquitetura com serviço completo do mundo. Fundada em 1891, a empresa é líder mundial em eletricidade, energia e descarbonização com experiência em modernização de redes, energia renovável, armazenamento de energia, energia nuclear, energia fóssil e captura de carbono. A Sargent & Lundy fornece serviços abrangentes de projeto – desde consultoria, projeto e implementação até gerenciamento de construção, comissionamento e operações/manutenção, com ênfase na qualidade e segurança. A empresa atende clientes dos setores público e privado nos setores de eletricidade e energia, distribuição de gás, industrial e governamental. Para mais informações, acesse sargentlundy.com e siga-nos no LinkedIn.

Sobre a TIC – The Industrial Company

A TIC é uma subsidiária integral da Kiewit Corporation e fornece serviços de construção de aluguel direto para projetos industriais nos mercados de energia, energia, mineração e marinha. Para mais informações, acesse www.ticus.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contatos de Comunicação

Kendra James

Entergy Texas

+1 281-297-2353

entergytexasmedia@entergy.com

Christa Reichhardt

Mitsubishi Power

+1 407-484-5599

Christa.Reichhardt@amermhi.com

Brenda Romero

Sargent & Lundy

+1 312-269-2137

brenda.l.romero@sargentlundy.com

Angela Nemeth

TIC

+1 402-926-8951

Angela.Nemeth@kiewit.com

Fonte: BUSINESS WIRE



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Podcast – A tecnologia de áudio e vídeo Dolby faz parte...

0
Para saber como ela nasceu e ganhou o mercado global, ouça ou veja agora o Podcast, que está bem legal, curta o vídeo, inscreva-se no canal e compartilhe nas redes sociais.

Podcast – Fusca na veia

Últimas Notícias

Translate »