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Dicas práticas para ciclos menstruais mais confortáveis

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O ciclo menstrual é o intervalo de tempo entre o primeiro dia da menstruação até o primeiro dia da menstruação seguinte, e geralmente dura cerca de 28 dias, mas pode variar de acordo com o organismo de cada mulher. Com a menstruação, as mulheres podem sofrer com cólicas menstruais todos os meses. Também chamada de dismenorréia, a cólica é caracterizada por dor no baixo ventre que pode vir acompanhada com diversos sintomas, como náusea, dor de cabeça e, em alguns casos, até desmaio.

Para a farmacêutica e supervisora de treinamentos do Laboratório Teuto, Magali Tamas, entender o ciclo menstrual e as alterações que ele provoca nas mulheres é interessante não só para elas, mas para os homens também. “Afinal tem a tão temida tensão pré-menstrual (TPM), que acaba impactando na convivência e relacionamento pessoal e profissional. Diferente dos homens, que possuem seus hormônios sexuais estáveis durante todo o mês, nas mulheres estes hormônios variam a cada dia e provocam alterações físicas e de humor”, comenta.

A especialista explica que esta variação dos níveis de estrógeno e progesterona, são necessários para preparar o corpo da mulher para uma possível gravidez e, quando esta não ocorre, promover a limpeza do útero através da menstruação. “A TPM ocorre antes da menstruação por um período variado de dias e tem como sintomas mais comuns: inchaço, dor de cabeça, irritabilidade, depressão, dor nas mamas e agressividade. E quando tudo isso passa, vem a cólica menstrual para roubar o sossego da mulher”, ressalta.

A dor da cólica menstrual está presente em cerca de 70% das mulheres em idade reprodutiva, segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), podendo ser branda, moderada ou severa. “Dois fatores são importantes para definir a intensidade da dor e o impacto que ela trará na vida da mulher: características do próprio útero e o limiar de sensibilidade à dor de cada pessoa. Cólicas de intensidade moderada ou severa podem levar a faltas e queda de rendimento no ambiente escolar e de trabalho”, adverte a farmacêutica.

Magali explica que uma das formas mais eficientes e rápidas de combater os incômodos da cólica menstrual são por meio de medicamentos com ação anti-inflamatória. “O Teuto, pensando nestes pacientes, desenvolveu o Ibupril 400 mg em caixa com 8 cápsulas gelatinosas moles, que age rapidamente no organismo da mulher, cerca de 15 minutos e se estende por até 8 horas. A cápsula gelatinosa mole é fácil de engolir e não deixa sabor residual na boca. Os medicamentos isentos de prescrição médica (MIP’s), categoria onde se encontra o Ibupril 400 mg, segundo a Close Up Internacional, em março de 2022, representa 20,3% do mercado farmacêutico total e encontra-se em constante crescimento”, indica.

A farmacêutica explica que o princípio ativo deste medicamento é o Ibuprofeno, que age bloqueando a produção excessiva de mediadores inflamatórios que são produzidos pelo endométrio e que favorecem a ocorrência da cólica menstrual. Além disso, a supervisora orienta que “é importante uma avaliação com o médico ginecologista, principalmente nos casos de cólicas mais frequentes ou muito severas, visando prevenir a ocorrência e descartar a presença de doenças como a endometriose, entre outras causas”.

Em muitos casos, a profissional comenta que algumas medidas simples podem amenizar a ocorrência da cólica menstrual e da TPM. “O consumo de alimentos ricos em triptofano, cálcio e ômega 3 como: peixes, oleaginosas, verduras escuras, banana, além de evitar a ingestão excessiva de açúcar, sal e cafeína. A prática de atividade física também pode ajudar, pois, resulta na liberação de endorfina, que colabora na regulação do humor”, específica Magali. 

Para ela, a mulher obteve inúmeras conquistas nas últimas décadas, ampliando sua participação no mercado de trabalho, sem abrir mão de outras funções como ser mãe, dona de casa e esposa. “Fica claro que não temos tempo a perder com desconfortos mensais que prejudicam o nosso desempenho e qualidade de vida”, completa. Mesmo com as indicações, a farmacêutica reforça que “é importante ficar atenta aos efeitos colaterais, e não usar o Ibupril em caso de úlcera, gastrite, doenças renais ou se já teve reações alérgicas a anti-inflamatórios. Além disso, é importante ter acompanhamento médico”, finaliza.

 



Cibersegurança: os desafios para implementação do 5G no agronegócio

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Por Jeferson D’Addario *

Segundo a IDC Brasil (International Data Corporation), o 5G deve gerar investimentos de US$ 25,5 bilhões até 2025 no mercado brasileiro. Inteligência artificial, internet das coisas (IoT), computação em nuvem (cloud), big data e cibersegurança estão entre as áreas que serão beneficiadas com a chegada do 5G no Brasil. De acordo com o estudo, as companhias brasileiras investirão cerca de US$ 1,6 bilhão somente em serviços de cibersegurança, alta de 17,6% em relação a 2021. Porém, não é tão simples assim! Para a implementação efetiva do 5G, é necessário mais tempo do que se imagina.

No Brasil, existem muitas questões burocráticas de autorizações, impostos excessivos e um grande problema de infraestrutura. Sem falar da falta de mão de obra qualificada para implementar, ensinar ou proteger, já que temos uma desigualdade educacional e um país continental.

O 5G é a melhor solução para o agronegócio brasileiro?
Na década de 80 e 90, os negócios precisaram ser transformados com o uso em redes de computadores e começamos a diminuir as fronteiras sociais e comerciais com as BBS e provedores de internet. O agronegócio brasileiro, que é referência, não ficou para trás, e logo se transformou acompanhando aquele momento mundial.

Prometendo uma velocidade de rede 100 vezes maior, a tecnologia 5G traz inúmeras oportunidades para diversas áreas. O relatório publicado em 2020, pelo Fórum Econômico Mundial, com o nome de Future Series: Cybersecurity, emerging technology and systemic risk – INSIGHT REPORT, em parceria com a Universidade de Oxford, apresentou dados e informações que estimam em US$ 13,2 trilhões o potencial econômico do 5G até 2035.

Com a chegada da tecnologia, o agronegócio brasileiro, imprescindível para o PIB brasileiro, ajudará a aumentar a competitividade em relação a outros países mais desenvolvidos e reduzir custos operacionais, podendo ser um dos mais beneficiados. O 5G e uma infraestrutura segura permitirão mais tecnologia e produtividade para os grandes produtores e empresas do setor.

Esta infraestrutura tecnológica permitirá o avanço no uso de dispositivos inovadores, como por exemplo: drones, automação de veículos e propriedades, novas telemetrias e monitoramentos. Além disso, poderemos ter startups explorando o 5G com geomapeamento de terras com IoT, inteligência artificial e robôs numa escala jamais vista. Portanto, o agro brasileiro, que já é uma referência no mundo, poderá escalar e melhorar a competitividade em vários fatores, possibilitando também aos pesquisadores, agrônomos e institutos um melhor aproveitamento e conhecimento.

Vale ressaltar ainda que o 5G é um recurso de infraestrutura tecnológica e de comunicação que possibilitará um avanço na transformação digital para o agro. Acredito que ajudará no controle da qualidade e produtividade do setor. A tecnologia associada a ciência e pesquisa, poderá auxiliar no desenvolvimento de negócios e startups do segmento nos próximos anos.

Destaco ainda que tecnologias como 5G, internet das coisas, inteligência artificial e robotização terão um grande apelo de sustentabilidade, o que é importante para fundos de investimento que levam em conta o ESG (Environmental, Social and Governance), e isto para o agronegócio brasileiro, pode ser diferencial competitivo e mais lucro a médio e longo prazo.

5G, cibersegurança e agronegócio
Mas devemos ter um ponto de atenção: os alvos clássicos dos cibercriminosos em todos os países são as infraestruturas críticas, ou seja, setores de telecomunicações, financeiro, saúde, transporte, produção de alimentos, energia e governo. É possível notar que qualquer nova tecnologia com potencial de negócios, na casa de bilhões de dólares, é tão atraente para os empresários como é para os cibercriminosos. O 5G é uma novidade e, como acontece com toda nova tecnologia, hackers trabalham para criar golpes e obterem informações e dados. Como já dizia Clive Humby: “dados são o novo petróleo“.

Com isso, o agronegócio e tudo relacionado a ele são potencial alvos para cibercriminosos, e quanto antes começarem a investir em cibersegurança e gestão de segurança da informação e da privacidade, melhor preparados estarão para implementação do 5G. Atualmente, os investimentos ainda são pequenos comparados com a riqueza gerada por este segmento no Brasil. Nesse sentido, a área de cibersegurança precisará de mais recursos para contribuir com a segurança digital do agronegócio.

* Jeferson D’Addario é CEO do Grupo DARYUS

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Startup de educação corporativa lança curso EaD sobre Gestão da Qualidade

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A experiência de consumo é fundamental para que uma marca seja bem-sucedida no mercado. Consumidores exigem padrões de qualidade cada vez mais elevados, com expectativas que envolvem todo o processo, desde a concepção do produto até o pós-venda.

Para atingir esses padrões, fidelizar os clientes e gerar uma experiência positiva, as empresas investem em estratégias de negócios´. Para serem efetivas, é fundamental a entrega de um produto final de qualidade ou a prestação de um serviço de excelência. O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um meio para alcançar rigorosos padrões de qualidade e promover excelência operacional e de gestão.

Criada com o objetivo de padronizar e aumentar a eficiência de processos, a gestão de qualidade aprimora a eficácia das entregas, além de proporcionar economia e melhorar a qualidade do produto final. Neste sentido, o SGQ é um importante aliado do planejamento estratégico, pois auxilia na tomada de decisões ao garantir alinhamento com as diretrizes estratégicas da empresa. Também possibilita que os padrões de qualidade sejam atingidos durante toda a cadeia produtiva, com vistas a melhorar a satisfação do cliente.

Para implantar um Sistema de Gestão da Qualidade, é necessário seguir diretrizes internacionais para certificar a qualidade do produto ou serviço prestado. A norma ISO 9001 de 2015, responsável por estabelecer os requisitos do SGQ, propõe padronização de processos, documentação da informação, melhora dos fluxos de comunicação. Também indica a sistematização das rotinas de trabalho da organização. Por se tratar de uma norma utilizada mundialmente como referência na padronização de processos, empresas buscam aplicá-la para expandir sua atuação no mercado internacional por meio da certificação.

Considerando a necessidade de capacitar profissionais aptos a realizar a implementação da gestão da qualidade com base na norma ISO 9001, a startup FM2S Educação e Consultoria, está lançando o curso Implantação e Gerenciamento do SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade. Exclusivo para assinantes da FM2S, o curso EaD visa formar o aluno para atingir os critérios de qualidade – estabelecidos pela norma, pela própria organização e de satisfação dos consumidores – com excelência. A capacitação fornece um passo a passo para implementar um SGQ e proporciona visão crítica sobre o processo de gerenciamento, em especial ao compreender a necessidade de auditorias internas, sistemas de avaliação de desempenho e melhoria contínua.

Professor Francisco Monção, doutorando em engenharia de Materiais e Nanotecnologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em Engenharia de Materiais pela mesma instituição, responsável por ministrar a capacitação, explica que “o Sistema de Gestão da Qualidade é necessário para o sucesso de uma empresa. A qualidade é muito mais do que aquilo que atende a um requisito. É o produto entregue, o prazo cumprido, o pós-venda e a experiência do cliente. A qualidade vai desde a experiência da compra até o relacionamento com o cliente. Se um profissional deseja crescer na área de qualidade, ele deve fazer este curso, pois o treinamento traz uma abordagem prática, com estudo de caso e abordagem simples sobre SGQ”, conclui.

O programa de assinaturas da FM2S é o plano de desenvolvimento pensado para acelerar carreiras. Além de contar com trilhas profissionais de desenvolvimento, mensalmente são lançados novos cursos na área de Lean, Seis Sigma, Qualidade, entre outras áreas.

Essa pode ser uma oportunidade de investir no aperfeiçoamento profissional de autônomos, estudantes, funcionários de uma empresa consolidada ou emergentes, trainees, estagiários, entre outros.

Para saber mais sobre os cursos disponíveis da FM2S, basta acessar os canais:

Assinatura: https://ead.fm2s.com.br/plano/assinatura-fm2s/

Cursos: https://ead.fm2s.com.br/cursos/

Blog: https://www.fm2s.com.br/blog/



Leite fermentado Sofyl completa 20 anos de lançamento

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O mercado global de alimentos com probióticos vem apresentando um constante crescimento nos últimos anos, principalmente porque os cientistas têm conseguido demonstrar, cada vez mais, os benefícios da ingestão de microrganismos vivos que beneficiam a microbiota intestinal. Pioneira nos estudos com probióticos desde 1935, a Yakult possui um dos microrganismos mais estudados do mundo – Lactobacillus casei Shirota – que, comprovadamente, consegue ultrapassar as barreiras do estômago e chegar vivo em grande quantidade aos intestinos, contribuindo de forma benéfica para o equilíbrio da microbiota intestinal.

Para atender os consumidores que se preocupam em manter uma alimentação saudável e querem ingerir probióticos de forma diferente, a Yakult lançou, há 20 anos, o leite fermentado Sofyl . Com textura diferente do convencional em embalagem de 110g, o Sofyl pode ser consumido por pessoas de todas as idades, inclusive crianças. O produto possui o exclusivo probiótico Lactobacillus casei Shirota e é oferecido nos sabores baunilha, uva verde e morango.

A favor da vida

O termo ‘probiótico’, de origem grega, significa ‘para a vida’ e tem sido empregado das mais diversas maneiras ao longo dos últimos anos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a instituição que regulamenta o mercado de probióticos no Brasil segundo requisitos da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 241/2018, que define probióticos como microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem algum benefício para a saúde.

Milhares de pesquisas desenvolvidas em vários países, especialmente no Japão, comprovam os efeitos benéficos do Lactobacillus casei Shirota para a saúde, pois, ao chegar vivo e em grande quantidade ao intestino, o microrganismo probiótico produz vários metabólitos, entre os quais o ácido lático, responsável por melhorar a atividade intestinal, facilitar a digestão dos alimentos e ajudar na absorção dos nutrientes. Além disso, contribui para a diminuição das bactérias nocivas na microbiota e para a consequente diminuição de substâncias tóxicas no intestino. Desta forma, o probiótico L. casei Shirota auxilia, também, na prevenção de infecções.

Mais informações

O Leite Fermentado Yakult completa 87 anos em 2022 e continua sendo o carro-chefe da empresa sediada em Tóquio, no Japão. Desde que o médico Minoru Shirota criou o Leite Fermentado com o exclusivo probiótico Lactobacillus casei Shirota, em 1935, e fundou a Yakult, em 1955, a empresa sempre teve grande preocupação em desenvolver alimentos que beneficiem a saúde das pessoas. Por isso, mantém o Instituto Central Yakult, em Kunitachi, Tóquio, que realiza inúmeros estudos relacionados ao intestino humano. Nos 40 países e regiões em que está presente, a Yakult possui aproximadamente 80 mil comerciantes autônomas (conhecidas como Yakult Ladies) – 32,7 mil no Japão e 47,5 mil em 12 outros países, incluindo o Brasil – que levam os produtos de porta a porta para milhões de consumidores, mesmo nos locais mais distantes. No mundo, mais de 40 milhões de pessoas consomem Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota diariamente (resultado de 2020). Para outras informações, basta acessar o site yakult.com.br ou as redes sociais da empresa: Facebook/yakultbrasiloficial e Instagram@yakultbrasil.



Valid implanta solução Planta On-line na Prefeitura de Cubatão

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A Prefeitura de Cubatão vem investindo em soluções informatizadas para agilizar os serviços públicos, automatizar processos e reduzir a burocracia. A iniciativa faz parte da transformação digital promovida pela Administração Municipal que visa ampliar e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos por meio da Internet e aproximar a sociedade e Governo.

O trabalho de modernização digital, intensificado durante a pandemia da Covic-19, tem foco na melhoria da experiência do cidadão, ator principal de todo o processo. Neste período a prefeitura desenvolveu o Mapa Digital do Município a partir de imagens aéreas de alta precisão, além de automatizar o processo de abertura, alteração e encerramento de empresas integrando os processos locais aos serviços relacionados aos órgãos Estaduais (ViaRápida) e Receita Federal. Os dois processos podem ser acessados diretamente no site oficial www.cubatao.sp.gov.br clicando na aba Serviços.

O sucesso alcançado nos projetos já implantados incentivou a administração a avançar ainda mais implantando o serviço de Aprovação de Plantas e Projetos de Obras Particulares, totalmente informatizado e disponível para acesso de profissionais e interessados pela Internet.

A solução adotada pela prefeitura foi o Planta On-line, sistema para regularização e aprovação de obras e projetos, desenvolvido pela Mitra, vertical Smart Cities da multinacional Valid. O Planta On-line é uma ferramenta eletrônica que opera de forma totalmente virtual, eliminando a necessidade da tramitação de documentos físicos, proporcionando agilidade e transparência em todas as etapas do processo.

O Planta On-line entrou no quadro de desafios da prefeitura em função do forte impacto na sociedade, pois facilita o acesso do cidadão à autorização de novas construções, reformas e demolições, reduzindo os prazos e entraves burocráticos envolvidos nos trâmites de aprovação junto aos órgãos municipais. Com isso, a administração entrega aos profissionais que atuam no segmento da construção civil e para os cidadãos em geral um processo ágil, simplificado e centrado no usuário, totalmente reformulado.

Segundo Fabiana Santos, diretora do Departamento de Infraestrutura e Obras Particulares de Cubatão, os profissionais ligados à construção civil, agentes do mercado imobiliário e proprietários de imóveis poderão acompanhar, em tempo real, o trâmite da aprovação de projetos de edificação residencial. “A consulta será realizada pela internet, sem a necessidade de comparecimento na prefeitura”.

Por intermédio de requerimento on-line, o profissional seleciona o serviço, define o imóvel e anexa ao processo eletrônico a documentação digitalizada. Após a autorização do serviço por parte do proprietário, é emitida eletronicamente a Certidão de Diretriz on-line a partir da análise geográfica da localização do imóvel e do zoneamento vigente.

Fabiana explicou, ainda, que a anexação de documentos pode ser realizada a qualquer tempo durante a tramitação. O sistema permite a visualização integral dos despachos, possibilitando o acesso a profissionais habilitados e proprietários do imóvel. A diretora enfatizou a precisão dos dados: “Há a geração de informações confiáveis, atualizadas e tempestivas para tomada de decisões. Além disso, temos a acessibilidade, com a alta disponibilidade dos serviços web, garantindo agilidade e comodidade na prestação dos serviços com a integração entre os diversos órgãos municipais”.

A nova sistemática reduz diversos custos operacionais da prefeitura e os profissionais e proprietários podem acompanhar on-line todas as etapas até a aprovação final do projeto, sem precisar se deslocar ou imprimir documentos, o que facilita a comunicação com os órgãos municipais, possibilitando que todo o processo seja feito on-line. Isso contribui para que as obras possam ser realizadas dentro das normas legais, colaborando com o desenvolvimento econômico e garantindo os padrões urbanísticos necessários à sustentabilidade ambiental e melhoria da qualidade de vida da população.

Luciano Pezza Cintrão, diretor da Valid, ressalta que a solução utiliza inteligência geográfica para emissão de certidão de uso do solo de forma automatizada, facilitando os serviços de análise técnica. “Com o Planta On-line conseguimos integrar os vários órgãos municipais e disponibilizar informações confiáveis, atualizadas em tempo real para tomada mais assertiva de decisões”.



CNI projeta PIB de 2022 para menos de 1% e recuo da Indústria em 0,2%

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Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), os empresários estão mais confiantes com a economia brasileira em abril. Neste mês, pela primeira vez, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), medido pela entidade, avançou 1,4 ponto entre março e abril e chegou a 56,8 pontos. O aumento reverte toda queda de confiança verificada no primeiro trimestre de 2022. Entretanto, nem tudo são boas notícias para o setor. No último dia 13 de abril, a CNI revisou sua projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano. O índice diminuiu de 1,2% para 0,9%. Já a atividade industrial deve ter um recuo de 0,2%, de acordo com essa projeção. 

Segundo a entidade, a guerra na Ucrânia e a variante Ômicron, causadora de novas interrupções de produção em importantes centros industriais da China, impactando em problemas logísticos, são os fatores que motivaram a revisão dos cálculos em relação à economia nacional. Com as novas projeções, as empresas acabam adotando cautelas, especialmente no que se refere ao planejamento da aquisição de insumos e matérias-primas, sobretudo as importadas.

Nesse cenário incerto, a cadeia de suprimentos das empresas precisar estar organizada para atender as demandas da produção de modo a minimizar os impactos que uma crise externa pode causar. Essa área, também conhecida como Supply Chain, é responsável pela movimentação de produtos ou serviços, incluindo o processo que transforma a matéria-prima em produto até sua entrega aos centros de distribuição ou diretamente ao cliente final.

Para a administradora Pamela Pessanha de Queiroz, que tem mais de oito anos de experiência em gerências de cadeias de suprimentos, as empresas podem investir em ferramentas que auxiliam no gerenciamento eficaz da área. Uma delas é a análise de desempenho da rede de fornecedores, que deve levar em conta indicadores como custo, qualidade, pontualidade da entrega, facilidade de comunicação, cumprimento das normas e padrões, entre outros.

“A análise de desempenho de fornecedores de matéria-prima e dos que serão responsáveis pelo produto é importante pois vai impactar diretamente o sucesso do produto, sua viabilização financeira no mercado e, consequentemente, o poder de competitividade da empresa”, atesta.

Outra ferramenta que pode ser usada para o gerenciamento da cadeia de suprimentos é a utilização de sistemas que se integram e se complementam, com a participação de diferentes departamentos da empresa, permitindo o compartilhamento das informações e garantindo que diferentes setores não percam tempo fazendo as mesmas operações.

“Os sistemas vão garantir que a informação permaneça segura e os próximos times podem usar a informação transmitida de forma correta para continuar o processo de gerenciamento da cadeia de suprimentos da empresa. Por exemplo, o time responsável pelo fornecimento de matéria-prima tem que colocar as informações no sistema e estas serão repassadas ao time de desenvolvimento de produto, que serão exportadas para produtores (fábricas) externos e possam ser facilmente geridas pelo setor de produção”, complementa Pamela Queiroz.

A profissional explica ainda que as informações precisam ser eficientemente transmitidas ao setor de logística e, posteriormente, ao departamento que controla o recebimento dos produtos e o estoque no centro de distribuição. “As informações também precisam estar alinhadas para que o setor financeiro realize os pagamentos necessários de forma correta e tempo oportuno”, conclui.

Estoques registram aumento moderado na última Sondagem Industrial

Uma das principais preocupações dos empresários – especialmente dos setores industriais – era com o equilíbrio dos estoques de insumos e matérias-primas, que passavam por instabilidade desde 2020, início da pandemia da Covid-19. No último levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria, relativa ao período de janeiro e fevereiro de 2022, foi verificado pequeno aumento dos estoques.

De acordo com a entidade, o índice de evolução do nível de estoques registrou 50,5 pontos em fevereiro. Esse valor ficou próximo à linha divisória de 50 pontos, indicando que houve alta moderada e que o nível estava próximo ao que foi planejado pelas empresas.



Empresas buscam reduzir poluição com créditos de carbono

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Compensar emissões de gases de efeito estufa na atmosfera através da venda e compra de crédito de carbono é uma das estratégias para reduzir a poluição, frear as mudanças climáticas e reduzir o desmatamento. O assunto integra pautas de líderes empresariais e empresas públicas, visto que a preocupação crescente da sociedade em relação às alterações climáticas tem influenciado diretamente o rumo do setor empresarial.

Embora o Observatório do Clima tenha registrado redução de quase 7% nas emissões de gases de efeito estufa no período da pandemia de covid-19, as concentrações médias globais de dióxido de carbono (CO2) chegaram a um novo pico de 413,2 ppm em 2020.

Com base nisso, a Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que as mudanças climáticas se tratam de uma questão definidora do tempo atual e ressalta que as emissões de CO2 respondem por mais de 80% do aquecimento global. O restante é associado principalmente aos gases metano e óxido nitroso, com um potencial muito maior de elevação da temperatura.

Nisso, o setor privado tem papel fundamental na busca por soluções e planos concretos para uma economia de carbono zero. Para tanto, o sistema de crédito de carbono pode ser uma alternativa eficaz para o mundo empresarial. O conceito surgiu a partir do Protocolo de Kyoto, em 1998, e visa à diminuição dos gases de efeito estufa. A cada uma tonelada não emitida, gera-se um crédito de carbono.

No Brasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fez uma chamada pública para aquisição de até R$ 10 milhões em créditos de carbono, com a prioridade de títulos de reflorestamento, energia e redução de emissões provenientes de desmatamento e degradação florestal, o chamado Redd+.

O fundador e principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), Daniel Maximilian Da Costa, destaca a importância da adoção do sistema de créditos de carbono pelas empresas, contudo afirma que esse recurso deve ser complementado por uma educação ambiental ampla.

“Primeiramente, através da educação ambiental para os principais executivos, é preciso reconhecer e medir o impacto das atividades empresariais no meio ambiente. Uma vez identificado o tamanho desse impacto, a empresa deve estabelecer metas de redução e neutralidade de emissões de CO2. Nisso, uma característica interessante dos créditos de carbono é a possibilidade de a organização zerar emissões históricas e associar o uso destes como estratégia complementar a ações mais profundas que começam com uma mudança de mentalidade entre a empresa e entorno no qual realiza suas atividades”, conclui.



Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas 2022 acontece agosto em São Paulo

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A ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas estará realizando, de 2 a 5 de agosto, no Espaço Arca em São Paulo, o XXII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, que acontece simultaneamente ao XIII Encontro de Perfuradores de Poços e a Fenágua 2022 – Feira Nacional da Água.

De volta ao formato presencial, o Congresso traz como tema central “Águas Subterrâneas: invisível, indivisível e indispensável”, tema totalmente alinhado com as diretrizes e propostas do Relatório Unesco sobre o desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2022, divulgado em março, por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Água.

De acordo com o presidente da ABAS, geólogo José Paulo Netto, “o Congresso acontece num momento em que, apesar de todas as dificuldades, o Brasil conseguiu  avanços importantes como por exemplo o Novo Marco do Saneamento e a aprovação da Portaria de Padrões de Qualidade da Água Potável no Brasil (GM/MS 888 de 4 de maio de 2021). A realização do congresso e dos eventos paralelos nesse momento mostram a força de um setor que reencontrou o seu crescimento, diz o presidente da ABAS José Paulo Netto. Ali teremos o ambiente ideal para discussão de temas urgentes para o Brasil e para todo o planeta com profissionais, técnicos, pesquisadores, cientistas e toda a sociedade.”

FENÁGUA

A Feira Nacional de Águas também trará mudanças importantes tanto nas suas dimensões quanto no conteúdo. Por acontecer em São Paulo, a ABAS prevê um crescimento substancial de expositores em relação aos eventos anteriores. Nessa edição, a feira terá 80 estandes de diversas dimensões onde serão apresentados equipamentos, produtos e serviços ligados à hidrogeologia.

As inovações da Fenágua acontecem ainda no conteúdo. O último dia (5 de agosto) está reservado para uma série de Summits, ou seja, eventos voltados a públicos consumidores com  palestras e workshops realizados pelos próprios expositores.

Estão sendo esperados mais de 1000 participantes durante a realização dos eventos. Os nomes mais importantes do segmento de águas no Brasil e no exterior farão parte da programação. A grade com a programação preliminar e informações sobre inscrições, submissão de trabalhos, patrocínios e participações estão em  www.xxiicongressoabas. abas.org.

Desafios  crescentes

As águas subterrâneas ficam sob a superfície terrestre e constituem os aquíferos. Nos aquíferos está 99% das águas doces e líquidas de todo o planeta. As principais entidades ligadas a hidrogeologia no mundo contam que temos 62,7 vezes mais água subterrânea do que toda a água superficial da Terra. E afirmam que o uso sustentável das águas subterrâneas é um dos principais caminhos para que o mundo supere a crise hídrica que o planeta já começou a enfrentar. 

De acordo com as ABAS e as previsões da própria Unesco, eventos severos com seca prolongada água podem ser mais graves e devastadores do que todas as pandemias e guerras da história. O Brasil dispõe  de um grande volume de água superficial e subterrânea, com 350 mil m³ por pessoa. No entanto, como em todo o planeta, o maior desafio está na gestão desses recursos.

Apesar da imensa disponibilidade, a população ainda está à mercê da escassez pela falta de infraestrutura e de gestão adequada dos recursos hídricos subterrâneos. Os riscos da superexploração em alguns trechos são grandes, bem como da contaminação dos aquíferos e do desperdício.

O relatório  da UNESCO sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2022 diz ainda que somente com mais investimentos em conhecimento, infraestrutura e capacitação de profissionais, as reservas subterrâneas poderão se tornar catalisadoras do crescimento econômico mundial.

Hoje, as águas subterrâneas fornecem a metade do volume da água captada para o uso doméstico da população mundial.

Serviço:

XXII   Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas

XIII Encontro de Perfuradores de Poços e  Fenágua 2022  

Quando: 2 a 5 de agosto de 2022

Local: Espaço Arca

Av. Manuel Bandeira, 360
Vila Leopoldina
São Paulo, SP 05317-020

www.xxiicongressoabas.abas.org

Realização: ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas

www.abas.org.br

Mais informações

ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas

www.abas.org 

tel. + 55 11 98801 8418

info@abas.org.br

Informações para a imprensa

Cristina Bighetti

+ 351.927253506 WhatsApp

Cristina@timepress.com.br  / Bighetticristina@gmail.com



Lacta lança programa de community commerce para aumentar as vendas do e-commerce

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A Páscoa é o maior evento de consumo de chocolate no Brasil e o 4º evento mais relevante para os brasileiros depois do Natal, Dia das Mães e aniversário. 

Para este ano, a Lacta aposta no “Amigo Lacta”: um programa de community commerce para trabalhar inovações em seu e-commerce e na comunicação digital com o consumidor. 

Na ação é possível qualquer pessoa física criar lojinhas exclusivas e oferecer descontos para amigos, podendo ganhar vale-compras no seu e-commerce que utiliza a plataforma Vtex.

A Beeviral, plataforma brasileira de member get member, foi escolhida pela empresa para gerenciar todo esse programa de community commerce que tem como objetivo a criação de novos pontos de venda digitais sem custo fixo, baseado em relacionamento e confiança.

O community commerce cria um ecossistema que se retroalimenta de novas oportunidades de vendas, convidando também cada novo cliente a fazer parte desta comunidade com incentivos e descontos exclusivos de recompras futuras por novas recomendações.

A mecânica para participar é simples. Basta a pessoa acessar o site da ação que foi criado utilizando a plataforma da Beeviral (https://www.amigolacta.com.br/) para se cadastrar e criar o link da sua lojinha virtual exclusiva e divulgá-lo para o máximo de pessoas possível. 

Os amigos, familiares e todos aqueles que fizerem compras utilizando o link terão desconto de 10% em todos os produtos no site da Lacta.

A partir de três compras concluídas, o dono da lojinha ganha um vale-compras válido para todo o portfólio. Quanto mais pessoas comprarem no link da loja do Amigo Lacta, maior o valor do vale-compras, podendo chegar a até R$ 150 reais de prêmios.

“Plataforma completa com tudo que precisávamos”. Essas foram as palavras da Carol Crespo, Gerente América Latina de Inovação e Aceleração Digital para B2C e D2C, para escolha da Beeviral como parceira para esse projeto pioneiro.

A estratégia utilizada pela Lacta com a utilização da plataforma Beeviral visa o aumento do volume de vendas com redução expressiva do CAC, além de trabalhar diretamente o relacionamento no mercado.

Os participantes da ação ainda têm acesso – através da plataforma Beeviral – a um painel com informação sobre a loja criada para acompanharem o total de indicações feitas, total de compras concluídas por meio do link e a premiação conquistada.

A iniciativa, que começou em 16 de março, se conecta com o propósito da marca de fortalecer e incentivar a criação de laços, partindo do princípio de que compartilhar um chocolate com quem se ama é um ato de grande significado.



3º Prêmio Não Aceito Corrupção reconhece empresas com governança

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Em sua terceira edição, o Prêmio Não Aceito Corrupção criou a categoria governança corporativa para premiar as melhores práticas do mundo empresarial.

Segundo Roberto Livianu, presidente do INAC e procurador de justiça criminal do Ministério Público de São Paulo, a premiação dos empreendedores traz credibilidade para as corporações. “Ter seus cases emblemáticos selecionados dentre os vencedores ou até mesmo no grupo de finalistas significa certamente o reconhecimento de alinhamento da empresa às melhores práticas de governança voltadas à ética e integridade, que agregarão valor ao nome da empresa e ganhos na competição de mercado, vital neste momento tão agudo pós-pandemia”, destaca.

As inscrições vão até 2 de maio, posteriormente, os inscritos terão mais prazo para apresentar os trabalhos. O 3º Prêmio Não Aceito Corrupção é uma iniciativa do INAC, que busca estimular todos os que contribuem para aprofundar essa discussão, trazendo soluções práticas relacionadas à corrupção e seu combate no Brasil.

As categorias do prêmio

Poderão concorrer projetos acadêmicos, estudos de caso, pesquisas sobre conceitos e soluções práticas relacionadas à corrupção e seu combate. Na subcategoria tecnologia poderão concorrer versões executáveis finalizadas, demos ou protótipos de aplicativos móveis ou plataformas web que contribuam para a sensibilização, a mobilização e a divulgação dos conceitos relacionados ao tema do Prêmio.

A categoria jornalismo investigativo é direcionada a jornalistas profissionais com reportagens investigativas publicadas em veículos com sede no Brasil entre 01/01/18 e 02/05/2022, que abordem conceitos e soluções práticas relacionadas à corrupção e seu combate, sempre em língua portuguesa sejam publicações impressas, web, em áudio, vídeo ou fotografia.

Na categoria empresas, poderão concorrer corporações com sede no Brasil pelo menos há 3 anos, que apresentem estudos de casos descritivos de boas práticas de governança corporativa, exclusivamente em língua portuguesa, relativos a ações realizadas entre 01/01/2018 até 02/05/2022.

História

O prêmio Não Aceito Corrupção nasceu em 2016, com a proposta de ser um espaço democrático para estudantes de graduação e pós trazerem suas ideias inovadoras para aprimorar o combate à corrupção no Brasil.

Na primeira edição, o Instituto Não Aceito Corrupção se associou ao Portal Jota na empreitada e recebeu 52 papers de alta qualidade. A tal ponto que, dos dois trabalhos vencedores, um deles se transformou na medida 36 do pacote das novas medidas contra a corrupção apresentadas pela Transparência Internacional em parceria com a FGV – o maior pacote anticorrupção já elaborado no mundo.

Em 2020, na segunda edição, além da categoria original academia, foram criadas tecnologia e comunicação.

Neste ano, além de academia e tecnologia, dirigidas aos alunos, o INAC abriu a categoria governança corporativa para premiar as melhores práticas do mundo empresarial e jornalismo investigativo para distinguir reportagens fundamentais para desvendar corrupção no Brasil, abrindo assim ao universo profissional. A meta é alcançar 300 inscrições.

As inscrições para o 3º Prêmio Não Aceito Corrupção vão somente até 2 de maio, pelo link: https://www.premionaoaceitocorrupcao.com.br/

O Instituto Não Aceito Corrupção é uma associação apartidária, sem fins lucrativos, fundada em julho de 2015, tendo seus pilares de atuação baseados em pesquisa, elaboração de políticas públicas, educação e mobilização. Dissemina conhecimento, ferramentas de fiscalização do poder público, transparência e acesso à informação, entre outros, com o objetivo de reverter a cultura de corrupção que, por tanto tempo, tem vigorado no Brasil.



Cinema itinerante volta a percorrer cidades brasileiras com sessões gratuitas

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Depois da ausência em 2020 e 2021, por causa da pandemia da covid-19, o Cine Gazin está de volta. Este ano, 20 cidades do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará vão receber, de 25 de abril a 5 de julho, o famoso caminhão que se transforma numa encantadora sala de alta projeção. “O objetivo do projeto é levar a magia do cinema para as cidades no Brasil. Este é um momento único, pois a experiência é diferente, uma carreta se transforma em uma sala de cinema”, explica Paulo Souza, Coordenador de Marketing do Grupo Gazin. 

Em seu sexto ano, o projeto vai apresentar cinco sessões a cada dia: no período diurno, receberá alunos de escolas públicas. À noite e aos finais de semana, as apresentações são abertas à população. Por sessão, serão 91 ingressos disponíveis. Além de filmes de sucesso, são oferecidos gratuitamente pipoca e refrigerante. Entre os longas que serão exibidos estão Jurassic World: Reino Ameaçado e O Extraordinário, que fazem parte da programação aberta ao público. 

Em 2022, o itinerário começa no Mato Grosso do Sul. No próximo dia 25 a cidade de Maracaju receberá o caminhão da Gazin, que percorrerá ainda cidades do Mato Grosso e Pará. Os ingressos estarão disponíveis para retirada gratuita nos dias das sessões.

Para Julio Silva, Gerente Geral do Varejo Gazin, o Cine Gazin gera um encantamento por vários motivos. “Ele leva para as cidades a experiência do cinema em cima de uma carreta, de uma forma muito bem pensada e elaborada”. 

O projeto, aprovado pela Secretaria Especial da Cultura, é patrocinado pela Gazin por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e realizado pela Cepar Comunicação em parceria com a Cepar Cultural. 



Falha de segurança em um dos maiores marketplaces de NFTs do mundo colocou mais de 2 milhões de usuários em risco

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A Check Point Research identificou uma falha de segurança na Rarible, um marketplace de NFT com mais de dois milhões de usuários ativos por mês. Se explorada, a vulnerabilidade permitia ao cibercriminosos roubar NFTs de usuários de carteiras digitais em uma única transação.

Um ataque desse tipo executado com sucesso viria de um NFT malicioso encontrado na própria plataforma da Rarible, onde os usuários são menos desconfiados e estão mais familiarizados com o envio de transações. A CPR informou de imediato à Rarible a respeito dessas descobertas quanto à vulnerabilidade.

Em 2021, a Rarible registrou um volume de negócios superior a US$ 273 milhões, tornando a plataforma um dos maiores marketplaces de NFT do mundo, pois também suporta três blockchains com mais de 400 mil NFTs cunhados. Além disso, a Rarible oferece aos criadores de NFT um grande potencial de ganhos por meio de royalties, pois esses criadores podem ganhar até 50% em royalties sempre que alguém revender seu NFT no mercado secundário.

Por sua vez, os pesquisadores da Check Point Research encontraram uma falha de design no marketplace que pode permitir que atacantes assumam as carteiras de criptomoedas dos usuários, induzindo-os a clicar em um NFT malicioso e assumir o controle total de sua carteira, incluindo fundos. Diante disso, a Rarible foi alertada sobre esse risco potencial e, com a colaboração dos pesquisadores, identificou o bug e instalou uma solução.

Metodologia do ataque
A metodologia do ataque foi da seguinte forma:

1. Vítima recebe um link para o NFT malicioso ou clica no mesmo fazendo uma pesquisa no marketplace.
2. O NFT malicioso executa um código JavaScript e tenta enviar um pedido de permissão à vítima.
3. A vítima aceita o pedido, dando ao atacante acesso total ao Token do NFT ou da criptomoeda.

Razões para investigar
No dia 1 de abril, a CPR observou um ataque semelhante contra Jay Chou, um famoso cantor taiwanês. Ele foi motivado a submeter uma transação que resultou no roubo do NFT 3738 da coleção BoardAppe, vendido mais tarde por US$ 500 mil no marketplace. Qualquer detentor de cripto/NFTs pode ser vítima deste método de ataque, e isso foi o que intrigou os pesquisadores da Check Point Software, levando-os a analisar a plataforma Rarible. Prevenir outros roubos de contas e criptomoedas está, naturalmente, na motivação primordial desta pesquisa.

As descobertas atuais da CPR somam-se à investigação anterior que data de outubro de 2021 na qual foram encontradas falhas de segurança críticas no OpenSea, o maior marketplace de NFT do mundo. Se não fossem corrigidas, as vulnerabilidades identificadas permitiriam que hackers roubassem contas e carteiras digitais completas por meio da criação de NFTs maliciosos.

A divisão CPR compartilhou as suas descobertas com a Rarible no dia 5 de abril de 2022. A plataforma identificou a falha de segurança e a CPR acredita que já há uma correção implementada.

“A CPR tem investido recursos significativos no estudo da forma como a criptomoeda e a segurança se interlaçam. Continuamos verificando grandes esforços por parte dos cibercriminosos no sentido de lucrar a partir da moeda digital, especialmente em marketplaces de NFT. Em outubro do ano passado, identificamos vulnerabilidades de segurança críticas no OpenSea. Agora, vimos vulnerabilidades semelhantes na Rarible. Em termos de segurança, ainda existe uma grande lacuna entre a infraestrutura Web2 e Web3. Qualquer pequena vulnerabilidade abre uma porta de entrada para um cibercriminoso roubar carteiras digitais sem que ninguém perceba”, relata Oded Vanunu, head de pesquisa de vulnerabilidade de produtos da Check Point Software.

“Estamos ainda numa fase em que os marketplaces que combinam protocolos de Web3 carecem de boas práticas de segurança. As implicações de um ataque a este tipo de ativos digitais podem ser extremas. Vimos milhões de dólares serem roubados de usuários de marketplaces que combinam tecnologias de blockchain. Atualmente, temos a expectativa de que continuaremos a ver o aumento dos roubos de criptomoeda, e os usuários devem estar atentos. No momento, há dois tipos de carteiras digitais que os usuários têm de gerenciar: uma para grande parte dos recursos cripto e outra dedicada apenas a transações específicas. Assim, caso a segurança dessa segunda seja comprometida, a vítima estará ainda numa posição em que não perderá tudo. A CPR prossegue investigando as implicações de segurança desta nova frente da tecnologia blockchain”, ressalta Vanunu.

Dicas de segurança

– A CPR recomenda aos usuários para serem cautelosos e estarem atentos quando recebem pedidos de assinatura mesmo que provenham do próprio marketplace.
– Antes de aprovar um pedido, os usuários devem rever cuidadosamente o que se está pedindo, e considerar se é um pedido normal ou, se pelo contrário, é suspeito.
– Em caso de dúvida, os usuários são aconselhados a rejeitar o pedido e examiná-lo melhor antes de fornecer qualquer tipo de autorização.
– A recomendação é ainda para que os usuários revejam e revoguem as aprovações de tokens por meio do link Ethereum Token Approval.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Samsung lança The Freestyle, projetor portátil cheio de conectividade capaz de reproduzir imagem de até 100 polegadas

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A Samsung anunciou o lançamento oficial no Brasil do The Freestyle. Um dos principais destaques durante a apresentação da marca na CES 2022, o produto chega ao país recheado de recursos tecnológicos que permitem uma experiência de entretenimento e viabiliza a experiência de uma TV gigante em qualquer lugar.

Pensado para atender às necessidades principalmente das gerações Z e millennial, The Freestyle é mais do que um projetor portátil, de alta tecnologia, capaz de exibir imagens surpreendentes, pois conta com alto-falante inteligente e ainda a possibilidade de ser usado como um dispositivo de iluminação ambiente. Com apenas 830 gramas, um corpo cilíndrico com toque emborrachado – supermoderno – e hastes para rotacionar a projeção em 180º, o projetor permite transformar qualquer espaço em uma tela de exibição de conteúdo audiovisual com o máximo de facilidade, seja direcionando a tela em mesas, áreas externas ou até mesmo no teto.

Recursos para reproduzir imagens em qualquer lugar
The Freestyle chega ao mercado com recursos de proporção, foco e nivelamento automáticos através de uma configuração fácil e instantânea, que permitem o ajuste da projeção em qualquer superfície e ângulo, para exibir uma imagem em alta definição (FHD), reta em 90º e em formato 16:9. O tamanho da tela pode ser definido pelo consumidor conforme sua necessidade, com a possibilidade de gerar imagens de 30 a 100 polegadas, e a distância que ele fica da parede é o fator determinante para se ter uma tela maior ou menor. Ao projetar grandes polegadas, ainda é possível reduzir manualmente o tamanho da tela em até 50%.

Além disso, o The Freestyle proporciona a experiência de uma Smart TV, basta conectá-lo na internet para acessar conteúdos via plataforma Tizen, como apps de streaming e música, de forma simples e rápida. Através do SmartThings, toda conexão entre TV e Smartphone também é possível, como espelhamento, Casting, Samsung Dex, Tap View, incluindo a compatibilidade com dispositivos móveis Android e iOS, além de outros aparelhos do ecossistema Samsung. Tudo para reforçar a versatilidade dessa solução exclusiva.

O aparelho também conta com um som 360°, que preenche o ambiente com som vindo de todas as direções. Tudo isso sem distorção para uma experiência imersiva, mas caso queira potencializar o som é possível conectar o The Freestyle por bluetooth com uma caixa de som acústica. Tem ainda a possibilidade de você controlar o som por voz, já que o The Freestyle é compatível com múltiplos assistentes já em português, como Bixby e Alexa, sem precisar do controle remoto (Hands-free).

“Isso tudo mostra o quanto o produto quebra as barreiras tradicionais da simples projeção, e faz parecer que ele é muito mais uma Smart TV portátil do que um projetor, já que toda imagem se ajusta automaticamente, seus conteúdos preferidos estão sempre à disposição no tamanho de tela que você quiser, com som, e permitindo interações com outros dispositivos. A geração Z vai adorar curtir o Modo Ambiente com recursos da Fake Window, Prismas para fotos e mensagens de aniversário ou outras comemorações em neon”, afirma Guilherme Campos, gerente sênior de TV e áudio da Samsung Brasil.

Compatível com carregador portátil (com algumas especificações mínimas), os usuários podem levá-lo para qualquer lugar, seja em passeios, viagens, acampamentos e muito mais. The Freestyle também é plug and play, funcionando conectado a uma tomada e ao Wi-Fi.

Entre outras funções, The Freestyle também fornece efeito de iluminação graças ao seu modo ambiente, com a tampa de lente translúcida, capaz de transformá-lo em uma luminária criativa. 

Disponibilidade e preço
O preço sugerido do produto é de R$6.999,00 e as vendas terão início a partir de maio nos principais varejos do Brasil em uma ação de lançamento e uma oferta especial para os primeiros compradores.

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Setor de TI deverá chegar em 2025 com mais de 500 mil vagas em aberto

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A tecnologia nunca esteve tão presente na vida das pessoas. A necessidade de automatizar tarefas e solucionar as demandas com mais agilidade e segurança fez com que novas oportunidades no setor de Tecnologia da Informação cresceram exponencialmente nos últimos anos. 

Segundo projeção da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), o setor de TI deverá chegar em 2025 com mais de 500 mil vagas em aberto.

Porém, segundo informações de empresas de recrutamento, o setor de tecnologia da informação tem sofrido dificuldades para recrutar profissionais devido à falta de mão de obra qualificada.

Isso porque segundo os especialistas o número de formação de trabalhadores de TI não acompanha o crescimento por demandas e o conhecimento sobre a profissão ainda gera muitas dúvidas por parte dos jovens que almejam ingressar no setor, como, por exemplo, quais são as atividades que são executadas, que tipo de profissional o mercado precisa, qual o perfil e qual faculdade escolher. 

Novas possibilidades na Educação

No entanto, atualmente existe uma gama de cursos profissionalizantes que entrega conteúdo de forma mais objetiva e com custo benefício ainda melhor que as faculdades.

Com a pandemia, também surgiram inúmeras possibilidades de estudo remoto ou híbrido, conforme as práticas pedagógicas de cada instituição. Com isso, novas possibilidades de conhecimento estão se abrindo, basta optar pela escolha certa. 

Hoje, com apenas poucos meses de imersão, é possível se tornar um profissional de programação capacitado, apto para o mercado, com grandes perspectivas de conseguir um emprego antes mesmo de se formar e com salário inicial muito acima da média.

A Arnia, empresa do grupo LINKCOM, por exemplo, oferece curso na área de programação e de desenvolvimento de softwares, com aprendizagem em apenas 8 meses, com aulas ministradas por especialistas em programação e Front End.  

Para saber mais informações, acesse: arnia.com.br



Com mais de 50 anos, Gradiente volta ao mercado

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A Gradiente anuncia um novo momento de sua marca reiterando o conceito Isso é Gradiente!”. Especializada em áudio, a empresa volta ao mercado com novos produtos e outros segmentos.

Com mais de 50 anos, a Gradiente retorna ao mercado com o objetivo de atender também o público mais jovem. De acordo com a empresa, esse movimento reforça o compromisso em expandir seu portfólio, fortalecer a presença multicanal e criar novas experiências.

Se adaptando às atualizações do mercado, a Gradiente tem recebido um apoio orgânico por parte de influenciadores, tiktokers e youtubers, que passaram a utilizar os produtos da marca como ferramenta para geração de vídeos de entretenimento relacionados a música e dança.

Nesses anos de existência, a Gradiente desenvolveu a criação de diversas categorias no Brasil, como celular digital, CD player, DVD, MP3 player e TV Digital.

A empresa tem expectativas de lançamentos ao longo do ano para movimentar sua retomada não só no segmento de áudio, mas também em outras categorias.

Para maiores informações sobre os lançamentos da Gradiente, acessar o site.



Novo Marco Legal do Saneamento já beneficia municípios brasileiros

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Um relatório publicado no mês passado pelo Instituto Trata Brasil estima que cerca de 100 milhões de brasileiros não possuem estrutura de coleta de esgoto e 35 milhões não têm acesso a água tratada. Os números são preocupantes e uma das soluções para o problema pode estar no Novo Marco Legal do Saneamento.

Um dos seus objetivos é alcançar, em 2033, as marcas de 99% da população brasileira com acesso à água potável e garantir que 90% tenham tratamento e coleta de esgoto. Estima-se que cerca de 19,3 milhões de brasileiros já foram beneficiados em 212 municípios pelas licitações – que ainda não alcançaram a maioria dos estados brasileiros.

A nova legislação, estabelecida em 2020, permite que sejam realizados leilões a fim de trazer recursos da iniciativa privada, bem como a administração das empresas que prestam estes serviços com eficiência. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Regional, já foram investidos cerca de R$ 72,2 bilhões nesses dois anos.

Vale ressaltar que o prazo para as prefeituras se adaptarem às novas regras venceu no último dia 31. Cabe aos gestores públicos comprovarem a capacidade econômico-financeira de seus atuais prestadores de serviços junto à ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico). 

Francisco Alpendre, especialista em concessões e PPP, comenta o cenário atual: “Os municípios que possuem contratos vigentes com estatais precisavam apresentar cronogramas de investimentos junto às agências reguladoras locais para homologação da ANA até 31 de março, bem como essas estatais deveriam apresentar uma série de comprovações de que conseguiriam cumprir com as metas legais até essa data”, afirma.

O especialista informa que boa parte deles não apresentou as documentações, o que torna esses contratos já ilegais. Ainda, segundo Alpendre, outros municípios que estavam com contratos vencidos já estão cientes de que não podem renovar os contratos sem licitação e estão fazendo esses processos concorrenciais.

Alpendre avalia como graves as consequências deste descumprimento, “Ficar de fora significa não cumprir com exigências legais e o prefeito fica sujeito às responsabilizações legais de improbidade administrativa e afins. O tamanho do impacto é imensurável e isto afeta também o cidadão”.

Sobre os volumosos valores de investimentos no setor, que, conforme citado, ultrapassam os R$ 70 bilhões, o especialista projeta que os números serão ainda maiores: “O valor não chega a surpreender, mas poderia ser maior. Por exemplo, os investimentos programados passam desses valores se incluirmos todos os blocos licitados no Amapá, Rio de Janeiro e Alagoas, bem como as concessões municipais assinadas em seguida”, afirma.

Para finalizar, Francisco Alpendre alerta que as receitas podem ser maiores, porém, ele enxerga interpretações indevidas da lei e subterfúgios de estatais e empresas no momento de se adequar às regras e alerta: “A falta de responsabilidade com recursos públicos nesta área inibe investimentos e perpetua um cenário de atraso do nosso país em relação ao saneamento básico”.

Para saber mais, basta acessar: http://www.franciscoalpendre.com.br



Usuários de telefonia móvel são os mais satisfeitos no país

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Uma pesquisa realizada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), em que foram consultados 82 mil consumidores de todo o Brasil, apresentou a percepção dos usuários a respeito dos serviços prestados por companhias de telefonia, banda larga e TV por assinatura no país. 

De acordo com a edição 2021 da “Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida”, realizada entre julho e dezembro do ano passado, os serviços de telefonia móvel pré-paga apresentaram os melhores índices de satisfação (com uma nota média de 7,82), ao passo que a banda larga fixa, com nota de 6,88, teve a pior avaliação. Além destes dois serviços, foram avaliados os serviços de telefonia celular pós-paga (nota média de 7,39), telefonia fixa (7,37) e TV por assinatura (7,13).

O levantamento pôde mensurar quais foram os aspectos que exerceram maior ou menor influência na experiência dos usuários e que puderam levá-los a mensurar o nível de excelência desses serviços.

A respeito da telefonia móvel, por exemplo, no que tange ao formato pós-pago, a qualidade da informação ao consumidor é a dimensão que melhor explica a satisfação do consumidor, seguida pela qualidade de funcionamento. Já no pré-pago, “Informação ao Consumidor” e “Atendimento Telefônico” são as questões com maior impacto para indicar a satisfação geral do consumidor.

Sobre a banda larga fixa, os entrevistados apontaram que a qualidade do funcionamento é o aspecto com maior influência na satisfação do consumidor, ao passo que os consumidores de telefonia fixa também demonstram uma percepção da qualidade do funcionamento relativamente elevada para a determinação de suas avaliações.

Rafael Martins, CEO da Vono Telecom, operadora de telefonia voltada para o mercado de voz sobre IP, avalia positivamente os resultados da pesquisa, destacando o fato de que tanto os serviços de banda larga quanto o de telefonia fixa têm a questão da qualidade do funcionamento em alta conta para seus usuários. Além disso, ele ressalta que há uma conexão cada vez maior entre estes dois serviços.

“A telefonia fixa está ficando centralizada no meio corporativo nos últimos anos: é cada vez menor o número de usuários residenciais deste tipo de telefonia. Assim, quem a usa, como empresas e profissionais liberais, já possui uma demanda específica, que é a necessidade do serviço para seu negócio”, diz o executivo, ressaltando que, com a evolução das tecnologias de telecomunicação, principalmente de Voz sobre IP, “este tipo de serviço está cada vez mais fácil, rápido e cada vez mais integrado com outras plataformas”.

A tecnologia de Voz sobre IP, ou VoIP, também chamada de telefonia em banda larga, consiste no roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet (IP). Para Martins, trata-se da “evolução natural” da telefonia fixa corporativa, em que a mobilidade e versatilidade ganham maior protagonismo devido às inovações tecnológicas cada vez mais presentes nas comunicações, como o acesso via satélite e o 5G.

“Considero que a tecnologia VoIP será crucial no desenvolvimento deste mercado de telecomunicações”, diz ele, frisando que o principal desafio a ser superado para a consolidação do formato no país é a da “atualização dos equipamentos, infraestruturas e terminais de comunicação”. 

Para saber mais, basta acessar: https://www.falevono.com.br/



É possível emagrecer na estação mais fria do ano

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O inverno se aproxima e neste período o ganho de peso parece inevitável seja por causa da procura por calor onde normalmente é encontrado nas cumbucas de sopas suculentas ou nas canecas de chocolate quente. Porém, nem tudo está perdido, o inverno também é uma boa época para perder peso, conquistar e até manter um corpo saudável. De acordo com o doutor Luiz Teixeira da Silva Junior, especialista em patologia da Clínica Gianoto, em Alphaville, São Paulo, algumas medidas simples como não pular as principais refeições e evitar dietas muito restritivas são fundamentais.

“Também é importante incluir no cardápio uma alimentação rica em fibras e nutrientes, como verduras e frutas frescas, carnes e gorduras boas. Com isso, o metabolismo é ativado reduzindo a vontade de comer”, explica o especialista, que salienta ainda que é fundamental seguir uma rotina saudável: treinar de forma correta; beber água; descansar corpo e mente e manter a disciplina, sempre com a orientação de profissionais.

Trocas saudáveis

Outra dica do especialista é que apesar da “vontade de degustar, comer ou beliscar” no inverno, é possível fazer trocas coerentes e saudáveis. “Os alimentos que propiciam o emagrecimento são os que melhoram o trânsito intestinal, combatem a retenção de líquidos, aceleram o metabolismo e ajudam a queimar calorias como a melancia, a aveia e a berinjela, por exemplo”, explica o médico.

Atendimento multidisciplinar

Outro bom aliado na perda de peso é o atendimento multidisciplinar que une os conhecimentos na área de nutrição, dermatologia e a assistência psicológica. De acordo com o doutor Luiz Teixeira da Silva Junior, o conhecimento técnico aliado a educação continuada passando por um atendimento personalizado e o uso de uma tecnologia de ponta, alcançam os melhores resultados.

“O essencial que todos os procedimentos sejam realizados por profissionais qualificados, levando sempre em consideração a valorização da beleza natural, com a utilização de equipamentos com tecnologia certificada pela Anvisa, principal órgão regulador no mundo”, explica o especialista.



Cashback: nova febre no Brasil ganha força nos programas de fidelidade

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Nova febre no Brasil, cashback permite que o cliente receba “dinheiro de volta” e resgate na próxima compra. Com a crise causada pela pandemia do novo coronavírus, houve um movimento de aceleração na valorização de recompensas instantâneas, como o cashback – que impulsionou os programas de fidelidade.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), cashback, descontos e vale-compras ganharam força nos programas de fidelidade. 

A fidelização de clientes é fundamental para o sucesso de uma empresa – e os pequenos também podem usufruir dessa estratégia para garantir que o cliente volte mais vezes e realize novas compras no estabelecimento. 

Cada vez mais, as empresas têm percebido a importância de fidelizar clientes. Fidelizar o cliente é mais fácil e mais barato do que conquistar um novo. 

“A fidelização de clientes gera vários benefícios para a empresa, faz com que o consumidor volte mais vezes e gaste mais, aumentando o ticket médio do negócio”, afirma Leonardo Lojor, gestor da Mais Cash – programa de fidelidade desenvolvido para pequenas empresas.

Independentemente do tamanho da empresa, o importante é fazer com que o cliente sinta-se único. O programa de fidelização de clientes para empresas de pequeno porte possibilita que a empresa estreite os laços de relacionamento e traga o cliente para perto.

O programa de fidelidade com garantia de resultados engloba mais de 40 segmentos, como padarias, lojas de roupas, pet shops, academias, pizzarias, salões de beleza e outros tipos de negócios – garante resultado de 5 a 46% no aumento de vendas e diferencia a empresa da concorrência, estimativa baseada no estudo da Global Markets Watch.

Simples e prático

Através de sistema personalizado para a empresa, o empreendedor dedica um percentual de crédito a cada compra para o cliente voltar e resgatar na próxima aquisição. 

A empresa escolhe o plano que mais se encaixa na realidade do negócio e paga apenas pelo envio de mensagens. 

A equipe de consultores oferece apoio para que a empresa crie vantagens que sejam atrativas para o cliente e ao mesmo tempo rentáveis para o empreendimento.

Mais.Cash é um programa de fidelidade com garantia de resultados feito para empresas de pequeno porte. Desenvolvido pela Marka, empresa com mais de 20 anos de mercado que implanta programas de fidelidade para grandes redes do varejo. 

Para implementar a fidelização de clientes é só acessar o site mcash.com.br



Apenas 16% das empresas aderiram à LGPD

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Desde 2020 está em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD – que estabelece a regulamentação para que empresas que armazenam informações de clientes, seja por meio físico ou digital. Tal lei tem como objetivo impedir que informações pessoais diversas sejam compartilhadas ou comercializadas sem o devido consentimento do cliente e que isso também não ocorra à mercê da vontade da empresa. Ou seja, a LGPD visa proteger tanto a integridade do cliente, quanto a integridade da empresa que detém os dados.

No entanto, a adaptação à lei exige mudanças estruturais para as empresas e por isso alguns consideram o trâmite deveras burocrático. No Brasil, 84% das empresas não se sentem preparadas para se adequarem à LGPD de acordo com pesquisa feita pela consultoria ICPS Protiviti e publicada pelo portal LGPD Brasil. Além disso, das 508 empresas ouvidas, 74% dizem que irão recorrer à terceirização de profissionais especializados para a implementação da lei, de acordo com o relatório.

Mas a possibilidade de flexibilidade para que pequenas e microempresas, assim como pessoas jurídicas, que lidam com dados pessoais, existe e pode ajudar tais profissionais a se adequarem de acordo com o portal Migalhas. As empresas são consideradas pequenas quando a receita bruta delas é igual ou inferior a R$ 4,8 milhões, e, para as startups, o teto é de R$ 16 milhões. Para essas, o regulamento estabelecido pelo governo federal concebe certa flexibilização ou dispensa alguns requisitos a depender do volume e natureza das operações.

Ana Paula Siqueira Lazzareschi de Mesquita, especialista em direito digital e, diretora de Inovação da Class Net – empresa de consultoria de implementação de LGPD -, diz que “as empresas pequenas, micro empresas e startups também terão prazo em dobro para atendimentos de solicitações dos titulares; comunicação à ANPD e ao titular sobre a ocorrência de incidentes de segurança; apresentação de informações.” 

A diretora também pontua que documentos, relatórios e registros solicitados pela ANPD a outros agentes de tratamento; e fornecimento de declaração clara e completa de confirmação de existência ou de acesso a dados pessoais também terão um prazo maior para atendimento.

Cabe ressaltar que, mesmo com a flexibilização, o não atendimento às diretrizes da LGPD acarreta em sanções tanto para grandes quanto para as pequenas empresas. As sanções estabelecidas variam, podendo ser emitidas a partir de advertências, multas, suspensão de serviços e, dependendo da gravidade, a empresa pode ser impedida de continuar a exercer suas atividades. Ou seja, grande parte das empresas que lidam com dados pessoais corre o risco de terem suas atividades total ou parcialmente impedidas caso não deem o primeiro passo para essa lei que busca estabelecer mais transparência e segurança tanto para o cliente quanto para a empresa que coleta seus dados. 

Para saber mais, basta acessar: www.classnet.tech



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