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Vinhos leves são ideais para o consumo no verão

De acordo com o livro O Guia Essencial do Vinho: Wine Folly, o vinho é uma bebida alcoólica produzida a partir da fermentação de uvas. Tecnicamente, pode ser feito a partir de qualquer fruta, no entanto, a maioria das produções são de uvas viníferas, que são menores, sempre têm sementes, além de serem mais doces. A obra diz que o clima temperado, presente no Sul do Brasil, é ideal para o desenvolvimento das uvas.

Segundo informações da Diretoria de Agronegócio do Itaú BBA, em 2020, os brasileiros compraram 430 milhões de litros de vinho, um aumento de 18,4% referente ao ano anterior e o maior volume desde 2000. Um estudo da Uvibra (União Brasileira de Vitivinicultura) apontou que em 2021, pela primeira vez, houve um aumento da procura por bebidas de maior qualidade. No país, foram comercializados 217 milhões de rótulos finos, enquanto os vinhos de mesa registraram 205 milhões em vendas.

Uma pesquisa da Ideal Consulting apontou que cada brasileiro, em média, consumiu 2,64 litros de vinho em 2021. Nas Américas, os argentinos saíram na frente, e possuem o maior consumo per capita do continente: os hermanos consumiram cerca de 30 litros por ano. Ainda de acordo com o estudo, os portugueses são os maiores consumidores individuais no mundo, chegando a beber 69 litros por ano. 

As melhores opções de vinho em dias quentes

Segundo Vinicius Santiago, Sommelier Executivo da Evino, que faz parte do Vissimo Group, comenta os principais tipos de vinho para aproveitar em temperaturas elevadas: “Vinhos leves e com teor alcoólico médio a baixo e, quando tintos, com baixa quantidade de taninos. Vinhos brancos, espumantes e rosés costumam ser muito aproveitados nessa época do ano mais quente”. Segundo o site Wine Folly, o tanino vem das cascas, das sementes, e do caule das uvas. É amargo e adstringente, mas contém alto nível de antioxidantes.

Ele desmistifica que não há estilos específicos ou mais adequados para tomar em casa, na praia ou na piscina, e que vinhos brancos, rosés e espumantes são ótimas opções, por serem servidos gelados e geralmente serem frutados e frescos. “Para essas áreas, vinhos em lata e vinhos com tampa rosca se tornam mais eficientes, por facilitarem o serviço e o consumo”.

O Sommelier da Evino explica que geralmente no calor, as pessoas buscam por bebidas mais refrescantes. Neste caso, vinhos de teor alcoólico moderado e que sejam agradáveis servidos gelados, podem trazer essa sensação de frescor. “É importante manter estes vinhos brancos, rosés e espumantes na temperatura ideal de consumo, entre 4 e 8°C. Para tanto, pode-se utilizar coolers e baldes de gelo”, ressalta.

Como harmonizar o vinho com a comida

O Guia Essencial do Vinho, de Madeline Puckette e Justin Hammack, publicado no Brasil pela Intrínseca em 2016, diz que a harmonização com alimentos é a arte de criar uniões adequadas ao considerar diversos fatores, como gostos, cheiros, texturas e intensidade. Desde o tinto encorpado até o vinho de sobremesa, todos os tipos de vinho conseguem fazer uma harmonização com a comida, desde carnes vermelha, curada e branca, até peixes e frutos do mar. Além de queijos moles e duros, verduras, especiarias e doces.

Ainda de acordo com o livro, a harmonização pode acontecer por semelhança, como carne e cogumelo, ou contraste, como coco e limão. Alimentos doces, gordurosos, picantes, amargos, ácidos e salgados devem ser levados em consideração ao tentar equilibrar com vinhos. Outras sensações incluem efervescência, umami, dormência, formigamento, untuosidade, cálcio e refrescância. 

Para Vinicius Santiago da Evino, cada vinho é único e o conjunto dos ingredientes, aromas e sabores dessas bebidas apresentam harmonizações específicas. “No geral, vinhos brancos, rosés, e espumantes podem combinar com saladas, frutos do mar, pratos à base de legumes, carnes magras e aperitivos”. 



Por que é importante higienizar e dedetizar os veículos?

Para a maioria das pessoas, o carro próprio é sinônimo de independência, liberdade e, por que não dizer, de bem-estar. No entanto, um estudo desenvolvido por pesquisadores da Escola de Biociências da Universidade de Aston, no Reino Unido, revelou que o automóvel pode não ser um lugar tão seguro assim.

De acordo com a pesquisa, encomendada pela Scrap Car Comparsion, o interior dos veículos pode ser mais sujo do que um vaso sanitário. Os pesquisadores analisaram amostras de cinco carros e de dois banheiros a fim de verificar as bactérias presentes em cada ambiente.

Ao final, a análise revelou que o porta-malas é o espaço mais contaminado dos automóveis, com 1.425 bactérias. Em seguida, vem o banco do motorista (649 bactérias), câmbio (407 bactérias), banco traseiro (323 bactérias) e painel (317 bactérias). Além disso, os pesquisadores revelaram que as amostras retiradas do banco do motorista e do bagageiro continham bactérias fecais em níveis superiores às presentes em um banheiro médio.

No Brasil, uma pesquisa desenvolvida pela Faculdade de Biomedicina da Devry Metrocamp, em Campinas (SP), também demonstrou resultados preocupantes. O estudo analisou 76 partes internas de automóveis e indicou que todos os itens estavam contaminados com até 10 mil fungos e bactérias.

O trabalho coletou amostras de 26 carros de passeio e apontou que os microrganismos presentes têm potencial para causar males como convulsões, disenteria, infecções de urina e nos pulmões, micoses e rinites, sobretudo para bebês e crianças.

Para Vinicius Finavaro, responsável pela SP Serviços, empresa especializada em higienização, os estudos deixam claro que, mais do que a tradicional lavagem externa, a higienização interna dos veículos é um fator que exige atenção. E ele vai além: não é importante apenas lavar ou higienizar o veículo, mas também dedetizar os automóveis.

“Muitas vezes, transportamos embalagens que carregam pragas e acabam infestando o nosso veículo e, até mesmo, realizamos refeições dentro do carro e deixamos o ambiente propício para a infestação de pragas”, afirma.

Por conta disso, acrescenta, para muitas empresas que transportam alimentos e medicamentos, entre outros, é obrigatória a dedetização periódica com, no máximo, três meses de intervalo.

Segundo Finavaro, quando realizada de forma correta, por meio de uma empresa especializada, a dedetização veicular pode eliminar diversas pragas que representam risco para a saúde das pessoas.

“Na dedetização de automóveis, são utilizados inseticidas de amplo espectro de ação, deixando o veículo protegido contra as principais pragas urbanas”, explica.

O responsável pela SP Serviços acrescenta que a dedetização de carros profissional deve utilizar apenas inseticidas específicos, sem odores e com baixa toxicidade para humanos. “É necessário ter as técnicas e os equipamentos adequados para realizar a dedetização com o mínimo de inseticida possível”, diz ele.

Para mais informações, basta acessar: https://splavagemeimpermeabilizacao.com/



Como anúncios no Google impactam a visibilidade de empresas?

Todos os dias, o algoritmo do Google processa um grande volume de buscas de seus usuários por produtos e serviços, notícias e informações, localizações de estabelecimentos comerciais, entre outras dúvidas. Pesquisa feita pela plataforma Cuponation mostrou que, no quarto trimestre de 2020, o Brasil foi o segundo país do mundo que mais gerou tráfego de buscas no Google, ficando atrás apenas da Índia, que possui mais de 1 bilhão de habitantes. 

Além de ser “ponto de encontro” dos brasileiros na hora de interagir em redes sociais e de fazer pesquisas em buscadores, o ambiente digital também tem sido muito usado no país para fazer compras em e-commerces. O 46° Relatório Webshoppers da NielsenIQ|Ebit, em parceria com a Bexs Pay, mostrou que os brasileiros fizeram compras on-line que somaram mais de R$118,6 bilhões só no primeiro semestre de 2022. 

Esse volume de pesquisas e de compras têm atraído cada vez mais a atenção de empresas que querem interagir com os usuários do Google para apresentarem seus produtos e serviços, prospectarem clientes e, claro, faturarem com vendas. Por meio de campanhas de anúncios criadas na plataforma Google Ads, é possível atrelar um produto ou serviço a uma ou mais palavras-chave pesquisadas por usuários e, assim, ter um anúncio exibido no topo da página de resultados quando um usuário faz uma busca relacionada de alguma forma ao que uma marca oferta.

“Quando uma empresa anuncia seus produtos ou serviços na página de resultados do Google, ela consegue visibilidade e reconhecimento de marca entre o público-alvo, favorecendo o fluxo de visitas em seu site e, consequentemente, expandindo a base de clientes potenciais alcançados”, afirma Rodrigo Gomes, sócio fundador da Agência de Marketing Digital Tupiniquim, especializada em criar campanhas de tráfego pago no buscador.

O segredo para o sucesso de uma campanha publicitária on-line no maior site de buscas do mundo é o planejamento e o conhecimento sobre o que um negócio oferece para resolver problemas e facilitar o dia a dia de quem esteja fazendo perguntas e consultas na barra de pesquisas do buscador.

Ainda segundo Gomes, contar com a assistência de uma agência especializada na elaboração e no acompanhamento do desempenho de anúncios on-line pode significar um salto nos resultados alcançados: “É importante estudar de forma aprofundada o que a empresa faz de melhor e como isso pode ser traduzido em buscas de usuários no Google para que, assim, o anúncio seja a ponte entre quem quer comprar e quem quer vender no site de buscas”, afirma o CEO da agência de marketing digital sediada em São Paulo.



Inovações auxiliam o tratamento do câncer de pele

O verão está registrando altas temperaturas e os cuidados com a exposição solar devem ser redobrados.  O motivo é evitar o mais prevalente tipo de câncer do país – o de pele. Até 2025 poderá ocorrer mais de 704 mil casos ao ano, de acordo com as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Notícias promissoras sobre o tratamento desse tipo de tumor foram destaque no último Congresso Europeu de Oncologia (ESMO). Cícero Martins, coordenador do serviço de tumores cutâneos e raros do Oncologia Americas, da rede Americas, afirma que o câncer de pele vem apresentando evoluções importantes no seu prognóstico, por meio das inovações no suporte aos estágios avançados da doença (quando há metástase) e na prevenção de recidiva (retorno) nos tempos iniciais do tumor.    

“Tratamentos individualizados e as chamadas terapias-alvo, que são aquelas que usam drogas específicas para atacar somente as células cancerígenas com a apresentação de algumas características, estão oferecendo excelentes resultados, particularmente nas pessoas com câncer em fases avançadas, pois apresentam maior eficiência com menos efeitos colaterais. Além disso, importantes avanços no campo da imunoterapia têm trazido resultados animadores como o desenvolvimento de técnicas de ampliação e reinfusão de células de defesa para o combate das neoplásicas, como as do melanoma”, observa.   

O especialista alerta que, mesmo com a informação otimista, é importante manter a prevenção como regra para a vida.  “As orientações sobre o uso do filtro solar e dos horários de exposição, evitando o período das 10h às 16h, devem seguir na lista de prioridades, especialmente em momentos de calor intenso que estamos vivendo”, pondera.     

Outra indicação é a de que um médico especializado seja procurado em caso de qualquer alteração na pele. “A presença de feridas que não cicatrizam ou manchas que mudem suas características, como o aumento de tamanho, mudança de cor e sangramento devem levantar suspeita. O que sempre recomendamos é que um médico seja procurado para uma avaliação e, se necessário, para que o tratamento seja iniciado o quanto antes”, diz.     

Martins também informa que a incorporação da imunoterapia, após a ressecção (retirada) de lesões em estádios iniciais é uma estratégia comumente utilizada para aumentar com sucesso a chance de controle do câncer.  



Mais de 90 usinas de geração fotovoltaica deverão entrar em operação em 2023

O relatório que mostra o acompanhamento da implantação de centrais geradoras de energia elétrica, elaborado e atualizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), estima que em 2023 terá início a operação comercial de mais 93 usinas de energia solar, que acrescentarão mais 3.870,52 MegaWatts (MW) ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

De acordo com o acompanhamento, as 93 usinas estão com obras em andamento e com viabilidade alta de instalação. Apesar disso, o relatório indica que do total de obras, 71 estão com cronograma atrasado, 12 estão adiantadas e 10 estão com o andamento normal.

A conclusão das obras vai reforçar uma matriz que vem batendo recordes contínuos de geração. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), atualmente, 24 GW (GigaWatts) de energia solar estão em operação. Além disso, estão previstos mais R$ 121,6 bilhões em novos investimentos, a geração de 720 mil novos empregos, sem falar em mais de R$ 38,2 bilhões de tributos arrecadados. Mas uma das principais vantagens da energia solar é sua capacidade de evitar a emissão de dióxido de carbono (CO²) na atmosfera. Estima-se que a capacidade instalada evitou a emissão de 33,4 milhões de toneladas desse gás.

Na avaliação do engenheiro civil especializado em energias renováveis Lucas Cabral Gouvea, alguns fatores podem explicar o crescimento da geração de energia solar na última década. Entre esses fatores estão o acesso mais facilitado ao produto, os benefícios fiscais, como a isenção do ICMS na venda do kit completo de instalação; além da promessa de redução em 95% do custo na conta de energia elétrica pelos próximos 25 anos, pelo menos.

“São fatores que fizeram o setor decolar nestes 10 anos, passando de inexistente na matriz energética em 2012, para 11,2% em 2022 se tornado a segunda fonte mais usada no país, passando a fonte eólica e ficando atrás apenas da fonte hídrica, que ainda é responsável por 51,3% da nossa matriz”, comenta.

Nova lei garantirá mais segurança jurídica para o setor, defende especialista

Com 10 anos de experiência no mercado de energia solar, Lucas Gouvea acredita que a aprovação da Lei 14.300/22, considerada o novo Marco Legal Solar do Brasil e em vigor desde o último dia 6 de janeiro, traz importantes mudanças para o setor. Uma das principais é a maior segurança jurídica, uma vez que as resoluções normativas que tratavam do tema, como a Resolução Normativa 482/12, editada pela Aneel, poderia ser alterada mais facilmente.

Outra definição trazida pela nova lei destaca que aquele que já possui o sistema solar instalado terá os créditos de energia sem alterações até o final de 2045. A norma define também que haverá 1 quilowatt de crédito para cada 1 quilowatt injetado na rede. Segundo Gouvea, a nova lei determina ainda que não haverá mais cobrança em duplicidade da taxa mínima, há garantia de maior possibilidade de criação de usinas solares compartilhadas, além de assegurar mais facilidade para distribuir créditos de energia, uma vez que o prazo para alterações reduziu de 60 para 30 dias.

“Há dois itens na lei que ainda estão pendentes de análise e regulação pela Aneel. É a permissão para instalação de sistemas híbridos com baterias de forma legal e a permissão para venda de créditos de energia para a concessionária. Outra evolução na legislação é que agora é permitido o abatimento de créditos entre concessionários e permissionárias de energia”, destaca.

Uma década de evolução em financiamentos e equipamentos para instalação de energia solar

Além da atualização da legislação, os últimos 10 anos foram importantes para a evolução de financiamentos para acesso à matriz energética solar, o que garantiu também a evolução dos equipamentos de instalação. De acordo com Lucas Gouvea, em 2012, a maior parte dos equipamentos fotovoltaicos era importada da China, que cobrava pagamento antecipado ou à vista, o que prejudicava o acesso da maioria dos interessados em aderir ao sistema.

“Esse problema abriu mercado para atuação das financeiras, que viram através de subsídios governamentais a possibilidade de oferecer linhas de Crédito Direto ao Consumidor (CDC), uma vez que se tratava de um bem durável e de benefício social e ecológico”, comenta.

Na última década, a maior procura de consumidores e maior investimento em pesquisa, também sob liderança da gigante do Oriente, possibilitou aumentar a potência dos equipamentos comercializados. “Enquanto em 2012 os módulos eram comercializados com potência de 260 Watts (W), hoje são comuns módulos de 600W ou mais. O investimento nesta tecnologia foi liderado pela China, que hoje é de longe o maior fornecedor em escala mundial, responsável por uma fatia superior a 80% de toda fabricação mundial de módulos”, conclui.



Triton Digital divulga rankings das principais propriedades de áudio digital de dezembro de 2022

Triton Digital®, líder mundial em tecnologia e serviços do setor de áudio digital, podcast e radiodifusão, lançou hoje o seu Streaming Metrics Global Ranker mensal, assim como os Rankers regionais de Streaming dos EUA, América Latina e EMEA para dezembro de 2022. Os rankers da Triton oferecem informações sobre as rádios e redes de streaming de áudio com melhor desempenho no mundo inteiro para o mês de dezembro.

Os resultados completos do Ranker Global e Regionais de dezembro de 2022 podem ser encontrados aqui.

Os serviços Webcast Metrics e Streaming Metrics da Triton são o padrão da indústria para dados de consumo de áudio on-line. Eles proporcionam dados confiáveis e validados que permitem aos publishers de áudio do mundo inteiro analisar o consumo de seu conteúdo por período do dia, tipo de dispositivo, localização geográfica, plataforma de distribuição e muito mais.

Sobre a Triton Digital

Triton Digital® é líder mundial em tecnologia e serviços para o setor de áudio digital e podcast e difusão de rádio. Operando em mais de 80 países, a Triton oferece tecnologia inovadora que permite às rádios, podcasters e serviços de música on-line aumentar a audiência, maximizar a receita e simplificar suas operações diárias. Além disso, a Triton capacita a indústria global de áudio on-line com o Webcast Metrics®, o principal serviço de medição de áudio on-line, e o Podcast Metrics, um dos primeiros serviços de medição de podcast certificados pela IAB no setor. Com integridade, excelência, trabalho em equipe e responsabilidade incomparáveis, a Triton continua concentrada em seu compromisso de conectar o áudio, o público e os anunciantes para promover incessantemente o crescimento da indústria on-line global. Para obter mais informações, acesse www.TritonDigital.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Para obter mais informações, somente imprensa:

Maryellen Sartori

fama PR pela Triton Digital

Tritondigital@famapr.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Boston Metal, empresa de tecnologia de aço verde, anuncia financiamento de Série C no valor de US$ 120 milhões liderado pela ArcelorMittal

A Boston Metal, uma empresa que desenvolve tecnologia para descarbonizar totalmente a produção de aço, anunciou hoje o primeiro fechamento – no valor de US$ 120 milhões – da captação de recursos da Série C liderada pela multinacional siderúrgica ArcelorMittal S.A. (NYSE: MT). O Fundo de Inovação Climática da Microsoft e a SiteGround Capital também participam desta rodada como novos investidores, ao lado dos grupos de investimento atuais.

O principal investimento da ArcelorMittal foi feito por meio de seu Fundo de Inovação XCarb®. Aditya Mittal, CEO da ArcelorMittal, comentou: “Estamos investindo em uma equipe, como é o caso da Boston Metal, que fez um progresso impressionante em um período de tempo relativamente curto, desenvolvendo uma tecnologia que tem potencial para revolucionar a siderurgia. Em nossas inúmeras e extensas conversas, ficamos impressionados com a paixão e a visão que eles têm em contribuir para a descarbonização da siderurgia. A Boston Metal é um acréscimo empolgante e muito bem-vindo ao portfólio do Fundo de Inovação XCarb®”.

O processo patenteado de Molten Oxide Electrolysis (MOE – ou “eletrólise de óxido fundido”) da Boston Metal está sendo comercializado para produzir aço verde e metais de alto valor, como estanho e nióbio. Os fundos de Série C serão ampliadosàprodução de aço verde na planta piloto da empresa nos arredores da cidade de Boston (EUA) e auxiliarão na seleção do local e projeto preliminar de sua primeira planta de aço verde. Os novos recursos também ajudarão a construção e comissionamento de uma fábrica de metais de alto valor na subsidiária brasileira da empresa, a Boston Metal do Brasil.

“O Fundo de Inovação Climática da Microsoft foi criado para acelerar o desenvolvimento e a implementação de tecnologia em áreas que terão o impacto mais significativo no clima. A tecnologia que a Boston Metal está desenvolvendo tem o potencial de fornecer aço verde acessível em escala, ajudando a impulsionar a descarbonização entre setores, o que é cada vez mais crucial para empresas com metas de redução de carbono, como a Microsoft”, disse Brandon Middaugh, diretor do Fundo de Inovação Climática da Microsoft.

Com o desfecho do negócio, Irina Gorbounova, da ArcelorMittal, e Rick Cutright, da atual investidora OGCI Climate Investments, passaram a integrar o Conselho de Administração da empresa. “A Boston Metal formou uma equipe incrível que vem fazendo importantes progressos no avanço de sua tecnologia disruptiva desde que investimos pela primeira vez em sua Série A”, disse Cutright, diretor de Tecnologia da OGCI Climate Investments. “Estamos muito entusiasmados em continuar este investimento e fazer parte da próxima fase do crescimento da empresa,àmedida que ela desenvolve sua capacidade de revolucionar a indústria siderúrgica e apoiar uma economia com zero emissões líquidas de carbono”.

O aço é um dos materiais mais importantes para nossa sociedade, com quase 2 bilhões de toneladas produzidas a cada ano. No entanto, a indústria depende de um processo de fabricação intensivo em carbono que contribui com quase 10% das emissões mundiais de carbono. Os principais consumidores de aço nos setores automotivo, de construção civil e de tecnologia estão exigindo soluções “net zero” de aço, e a indústria siderúrgica se comprometeu a atingir zero emissões líquidas de carbono até 2050. A Boston Metal está comercializando uma tecnologia de zero emissões destinada a alcançar a escala de bilhões de toneladas com os custos de produção competitivos necessários para revolucionar o panorama. A plataforma de MOE da empresa usa eletricidade renovável para converter todos os tipos de minério de ferro em aço por meio de um processo de uma única etapa que economiza energia. A tecnologia de MOE não libera dióxido de carbono ou outros subprodutos prejudiciais e não há necessidade de água de processo, produtos químicos perigosos ou catalisadores de metais preciosos.

“Nossa tecnologia foi projetada para descarbonizar a produção de aço em escala. Acreditamos ter uma equipe experiente, forte apoio financeiro e a tecnologia inovadora necessária para revolucionar o setor. O apoio da ArcelorMittal reforça ainda mais nossa capacidade de liderar a revolução do aço verde”, afirmou Tadeu Carneiro, presidente e CEO da Boston Metal.

Complementar ao trabalho da empresa em aço, a Boston Metal do Brasil está focada em usar a MOE para aumentar a eficiência, sustentabilidade e rentabilidade da produção de metais. A MOE extrai seletivamente metais valiosos de materiais complexos e de baixa concentração que atualmente são considerados resíduos. Isso permite às mineradoras reduzir os passivos financeiros e ambientais da escória, aproveitando esse subproduto natural da produção de metal para criar novos fluxos de receita. Os primeiros resultados da Boston Metal do Brasil estão previstos para este ano de 2023.

Sobre a Boston Metal

A Boston Metal é uma empresa mundial de soluções de tecnologia de metais que está comercializando a Molten Oxide Electrolysis (MOE – ou “eletrólise de óxido fundido”), uma plataforma patenteada de produção de metais de tonelagem alimentada por eletricidade. Espera-se que a MOE forneçaàindústria metalúrgica uma solução mais eficiente, de menor custo e mais ecológica para a produção de aço e outros metais a partir de uma ampla variedade de matérias-primas e graus de minério de ferro. Apoiada pelos principais investidores e liderada por uma equipe altamente qualificada de cientistas e veteranos da indústria de metais, a tecnologia da Boston Metal foi projetada para uma abordagem direta e escalável para descarbonizar a produção de aço. A empresa está sediada em Woburn, Massachusetts (EUA), com uma subsidiária integral no Brasil. Para saber mais sobre a Boston Metal, acesse www.bostonmetal.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Imprensa

Annika Harper

Antenna Group para a Boston Metal

bostonmetal@antennagroup.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Suplementação: aumento no número de adeptos garante crescimento do mercado

Com a rotina acelerada e o desafio de conseguir conciliar alimentação, exercícios físicos e acompanhamento médico e nutricional, cresce a busca por produtos que ajudam a garantir um bom funcionamento do organismo, a exemplo dos suplementos alimentares. Eles possuem composições diferentes para atender todos os públicos e podem ser um caminho para aqueles que desejam cuidar melhor da saúde equilibrando o físico e o mental. E, para aqueles que investem nesse tipo de produto, a dica é escolher entre os que são reconhecidos pela qualidade que abrangem novas fórmulas, melhores nutrientes e combinações personalizadas para atender o interesse do consumidor.

De acordo com dados da Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), entre 2015 e 2021, foi registrado um aumento de 10% no consumo de suplementos alimentares no Brasil e em 2021, 59% dos lares tinham ao menos uma pessoa utilizando esse tipo de produto.

Outro estudo, da Consumer Insights, da Kantar (2021), demonstra que a preocupação com uma alimentação mais saudável cresceu 15% entre os brasileiros em relação a 2020.  É justamente para atender a esse mercado em expansão que as empresas de suplementação têm trabalhado para expandir o portfólio com o intuito de atender o máximo de pessoas, incluindo crianças, idosos e aqueles que possuem alguma restrição alimentar, como os veganos.

“A necessidade de uma alimentação mais nutritiva e funcional vem crescendo ao longo dos anos e, felizmente, para auxiliar as pessoas que buscam mais facilidade na rotina, os suplementos podem ser parceiros importantes na adoção de uma nova rotina”, afirma a nutricionista da Puravida, Alessandra Feltre.

Ainda de acordo com a nutricionista, para quem está pensando em mudar o estilo de vida e investir na longevidade através da boa nutrição, vale a pena buscar conhecimento ou ajuda de um especialista para fazer as melhores escolhas, já que bons hábitos podem, efetivamente, proteger as células e preservar sua eficiência por mais tempo, auxiliando todo o organismo, com reflexos positivos no sono regenerativo, prolongando a saúde do cérebro, coração e demais órgãos.

“Os ômegas, vitamina C e as proteínas são alguns exemplos de produtos que podem auxiliar na manutenção da saúde”, ressalta Feltre.

A nutricionista também comenta que são inúmeros os benefícios de consumir tais produtos na dosagem correta. “A suplementação alimentar ajuda na prevenção de doenças e melhora o desempenho físico e mental. Outra função é a potencialização, já que os produtos são capazes de potencializar os resultados obtidos por meio da medicação e tratamentos médicos, contribuindo para a estabilização da saúde e do organismo como um todo”, ressalta Alessandra. 

Mais informações podem ser obtidas em: https://www.puravida.com.br/



Férias atraem mais visitantes ao MARTIR – Mostra de Arte de Tiradentes

O mais novo espaço cultural de Tiradentes-MG, MARTIR – Mostra de Arte de Tiradentes tem movimentado a cidade mineira e atraído turistas de diversas localidades. Um espaço totalmente dedicado à arte contemporânea mineira chegou a Tiradentes que já é conhecida pela arte e arquitetura, principalmente barroca. O MARTIR funciona às quintas-feiras, das 10h às 17h, sextas-feiras, das 10h às 22h e, aos sábados, das 10h às 22h.

Trata-se de uma coleção exclusiva doada por Tadeu Bandeira. “A cidade tem sua riqueza predominantemente no barroco, agora vai respirar um pouco mais do pós-moderno. Estamos aumentando a visibilidade da arte contemporânea mineira, bem como a transformando em um espaço inclusivo”, afirmou Tadeu.

O MARTIR fica em um imóvel centenário, localizado na tradicional Rua Direita de Tiradentes-MG. São mais de 100 obras de arte culturais, telas e exposições de 1970 até os dias de hoje que apresentam diversos artistas contemporâneos.

As obras são de: Adriane Gallinari, Ângelo Marzano, Ana Horta, Arlindo Daibert, Cao Guimarães, Carlos Bracher, Cristiano Rennó, Daniel Bilac, Eduardo Resende, Fani Bracher, Fernando Cardoso, Fernando Lucchesi, Isaura Pena, Jorge Fonseca, João Castilho, José Alberto Nemer, José Bento, Léo Brizola, Luiz Flávio Silva, Marco Paulo Rolla, Marcos Coelho, Benjamin, Marilá Dardot, Mário Azevedo, Marta Neves, Mônica Sartori, Nello Nuno, Paulo Nazareth, Pedro David, Pedro Motta, Pedro Neves, Ricardo Homem, Roberto Bethônico, Rodrigo Mogiz.

Arte contemporânea é uma tendência artística que se construiu a partir do pós-modernismo, apresentando expressões e técnicas artísticas inovadoras, que incentivam a reflexão subjetiva sobre a obra.

Tadeu Bandeira é um colecionador que se apaixonou pela arte muito cedo. “Desde os tempos da faculdade eu comecei a comprar meus quadros. Depois comprava em leilões de arte. Visitando museus ao redor do mundo, percebi que os mais importantes têm seu acervo formado em grande parte por doações. Acho fundamental ter o desprendimento de proporcionar ao público uma visão de tudo que guardei ao longo dos anos”, discorre.

Instituto Tragaluz

Por trás do MARTIR, existe uma história. Ele faz parte do Instituto Tragaluz que tem outras relevantes frentes de atuação. “Tiradentes é uma cidade muito acolhedora e, Minas Gerais, segue à frente do seu tempo, produzindo coisas cada vez mais belas ”, comentou Alexandre Lanna Resende.

O Instituto Tragaluz foi fundado pelos proprietários do Tragaluz Restaurante Casa, Pedro e Patrícia Navarro, juntamente com Alexandre Lanna Resende, Renata Resende, Tadeu Bandeira, Joel e Jane Padula. “Atuamos há mais de 20 anos em projetos sociais, como os de combate à desnutrição infantil, em diversas localidades. Almejávamos atuar com maior ênfase em Tiradentes, em frentes que temos maior vocação. Assim, nasceu o Instituto Tragaluz!”, explica Pedro.

O Instituto tem uma frente ligada ao combate à fome e à desnutrição na primeira infância. “A primeira infância é o fantástico período compreendido da gestação aos seis anos de vida. Nessa fase ocorre o desenvolvimento da arquitetura cerebral e a aprendizagem de habilidades fundamentais para o sucesso de uma criança e de um cidadão responsável. Além disso, objetivamos retirar Tiradentes do Mapa da Fome do Brasil”, explica Pedro. O MARTIR é um dos braços desse Instituto. Inicialmente, o Instituto atua em Tiradentes, mas os planos são de expandir para outros municípios do Campo das Vertentes.

O Instituto é formado por um conselho de administração que engloba sociólogo, professor, advogados, médico e fonoaudiólogo, além de contar com um número significativo de voluntários. Pedro reforça a importância de atuar na localidade onde está inserido.

CasaNutri / Combate à Fome: um centro de recuperação e educação nutricional de base comunitária criado com o objetivo de proteger as crianças da desnutrição na primeira infância. Esse distúrbio nutricional pode ocasionar consequências irreversíveis, impossibilitando que crianças desempenhem em sua totalidade as suas capacidades físicas e intelectuais. Atuam em Tiradentes com objetivo de recuperar crianças com desnutrição moderada/grave, apoiando as suas famílias. Atendimentos clínicos multiprofissionais mensais, além de visitas domiciliares semanais às crianças e famílias. Distribuem ovos caipiras como complemento nutricional às crianças desnutridas e seus familiares.

Diretoria do Instituto Tragaluz

Tadeu Bandeira – Diretor Cultural

Pedro Daibert de Navarro – Diretor Executivo

Alexandre Lanna Resende – Diretor de Relações Institucionais

Joel Naimayer Padula – Presidente do Conselho de Administração

SERVIÇO:

Entrada simbólica: R$10 – isenção para estudantes e tiradentinos.

Horário de funcionamento:

Quinta-feira, das 10h às 17h, sextas-feiras, das 10h às 22h e, aos sábados, das 10h às 22h.



Rodrigo Catuaba, tatuador fluminense é o campeão da 10ª Tattoo Week Rio

Fluminense de Nova Friburgo, Rodrigo Catuaba, 38 anos, venceu a edição 2023 da Tattoo Week Rio na categoria de melhor tatuagem do evento. O trabalho autoral trouxe detalhes e cores, mostrando todo o talento do tatuador, que se apaixonou pela arte na pele há 16 anos. O prêmio foi o troféu da Tattoo Week, materiais e equipamentos de patrocinadores do evento e uma vaga na convenção da Tattoo Week em Nova York, no Empire State, Estados Unidos, em maio. 

Catuaba ficou conhecido nas redes sociais por tatuar o rosto de famosos e se tornou muito procurado nos últimos anos por se especializar em realizar tatuagens de celebridades, com riqueza de detalhes. Ele já fez desenhos com o rosto de Anitta, Juliana Paes, Marina Ruy Barbosa, Ivete Sangalo, Bruna Marquezine, Keith Richards, Neymar entre outros famosos.

Segundo Enio Conte, presidente e idealizador da Tattoo Week, o concurso objetiva dar visibilidade e credibilidade à arte da tatuagem, apresentar seus artistas e todo o mercado da arte na pele, que cresce 25% ao ano no país. ”O Brasil se coloca hoje no mundo com os melhores tatuadores. Uma arte criativa, única, que só os artistas brasileiros sabem criar”, destaca.

Tatuagem de Catuaba também é amor

O trabalho de Catuaba vai muito além de tatuar rostos com detalhes que beiram a perfeição. Desde 2014 o artista mantém o Projeto Florescer, que oferece tatuagens gratuitas a mulheres que fizeram mastectomia –remoção total ou parcial da mama – em decorrência de câncer, reconstruindo aréolas.

Ação de doação na Tattoo Week Rio atendeu em sua maioria homens trans para reconstrução da mama

A 10ª edição do maior evento de tatuagem do mundo teve como marca registrada a solidariedade. O projeto social fechou com a doação de 101 tattoos de segurança, 78 micropigmentações de sobrancelhas e 19 de aréolas, sendo 12 de homens trans. O projeto é uma parceria da Tattoo Week com a Tattoo do Bem e Arte com paixão, da micropigmentadora Ana Savoy.

A Tattoo Week doou toneladas de alimentos para a Mangueira do Amanhã e para a Secretaria de Assistência Social do Rio, que irá abastecer 32 abrigos municipais.

Tattoo Week lança Manual de Boas Práticas na Tatuagem

A Tattoo Week lançou de forma inédita o “Manual de Boas Práticas na Tatuagem”, um e-book gratuito, para orientar os tatuadores sobre o que pode e o que não pode na arte na pele considerando as leis brasileiras. “Com o Manual, os artistas poderão exercer sua profissão sem temer censura”, destaca o advogado Helder Galvão, especialista em direito autoral e direito de imagem, e que chancela o documento.

Para baixar o material, basta acessar tattooweek.com.br, no canto superior direito, clicar na aba “Explore” e em seguida, “E-book”. Ao realizar o passo a passo, o material será baixado automaticamente.

Lei 7748/22 inclui a Tattoo Week no calendário oficial de eventos do Rio

O prefeito Eduardo Paes sancionou a Lei 7748, de 26/12/22, que incluiu a Tattoo Week no calendário oficial de eventos do Rio. O projeto de lei foi de autoria do presidente da Câmara Municipal do Rio, Carlo Caiado.

A Tattoo Week em maio, terá participação na convenção de tatuagem em Nova York; em julho promove a Tattoo Week Online; em outubro realiza a Tattoo Week São Paulo e em dezembro reúne os tatuadores favoritos do ano de 2023, evento similar ao “Oscar” da tatuagem. Também escolheu Brasília como a próxima cidade a receber o evento em decorrência de votação dos tatuadores e do público.



São Paulo 469 anos: programação gratuita celebra o aniversário da cidade

No dia 25 de janeiro, a selva de pedra paulistana completa mais um ano de existência. Fundada em 1554, a cidade de São Paulo passou por muitas mudanças ao longo dos anos, considerada hoje o polo econômico-cultural e a maior cidade do país. O feriado será na quarta-feira e para aqueles que não poderão viajar e descansar por um período de tempo mais longo, centros culturais na Avenida Paulista, como a Japan House São Paulo, o Centro Cultural FIESP (CCF), a Casa das Rosas, e são ótimas opções, livres e gratuitas, para visitar e conhecer mais a fundo a cidade. 

Em uma das avenidas mais famosas e movimentadas da cidade, a Japan House São Paulo, instituição cultural responsável por ampliar o conhecimento e o contato com a cultura japonesa em solo paulistano, também oferece uma programação livre e gratuita para o feriado. Durante a visita ao espaço que representa a ligação entre os costumes e a modernidade da cultura japonesa, os visitantes podem conferir já no térreo a exposição A Arte do Ramem Donburi, em que todos os aspectos e elementos usados para a criação dos donburis (tigelas, em japonês), utilizados para servir o famoso ramem são exibidos, juntamente com exemplares decorados por mais de 40 artistas e artesãos. 

No segundo andar, crianças e adultos poderão conhecer o engenheiro japonês Ken Endo, homenageado na mostra Tecnologia em Movimento por Xiborg. A exposição destaca um projeto de Endo no Laos, que permite que atletas locais compitam com próteses doadas por ele, além do programa de educação em escolas japonesas que convida alunos não-amputados a sentir na pele como é usar uma prótese, com a ajuda de um modelo feito especialmente para isso. Na mostra, os visitantes também poderão ter essa mesma experiência com a supervisão da equipe do educativo da JHSP.  

Também na Avenida Paulista, o Centro Cultural Fiesp tem duas exposições livres e gratuitas em cartaz. Uma delas é Paisagem Construída: São Paulo e Burle Marx, dividida em três eixos que trazem ênfase aos projetos de ecologia urbana pensados por Roberto Burle Marx para a cidade de São Paulo, além de propostas nunca executadas para espaços públicos como o Parque Trianon, o Parque Ibirapuera e o Vale do Anhangabaú, e conta com acervo do Instituto Burle Marx. 

Já a outra exposição é a mostra Cidades Líquidas, do artista Gustavo Minas, que apresenta 55 fotografias que capturam a percepção dele sobre o cotidiano em uma metrópole, os impactos nas formas de vida e em como os indivíduos se relacionam. Nela, os visitantes podem refletir sobre os elementos que costumam ser desprezados no dia a dia nas cidades. 

Outro espaço que também é a cara de São Paulo e está com uma programação literomusical especial para a data é a Casa das Rosas. A instituição irá receber a apresentação Pauliceis: Canta Tua Aldeia, do grupo Canto Livro, o espetáculo Viola Antopofágica, com Edu Viola e Lou Calheiros, e uma apresentação de poesia falada feita especialmente para a ocasião pelo grupo Poetas Ambulantes. 

Serviço:  
Japan House São Paulo  
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 18h | Sábados, das 9h às 19h | Domingos e feriados, das 9h às 18h 
Endereço: Avenida Paulista, 52 
Entrada gratuita.  

Centro Cultural Fiesp 
Horário de funcionamento: quarta a domingo, das 10h às 20h 
Endereço: Av. Paulista, 1313, São Paulo – SP   

Casa das Rosas 
Horário de funcionamento: 14h às 18h 
Endereço: Avenida Paulista, 37 
Entrada gratuita. 
Mais informações em https://www.casadasrosas.org.br/ 



Ataques ao sistema elétrico brasileiro: torres de transmissão se tornam alvos

O começo de 2023 foi marcado por ataques a torres de transmissão de energia, foram registrados três casos no intervalo de uma semana, no Paraná, Rondônia e São Paulo, segundo informações divulgadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os responsáveis não foram identificados e até o momento não se sabe a motivação dos ataques. O Governo Federal criou o Gabinete de Acompanhamento da Situação do Sistema Elétrico Brasileiro para monitorar e investigar a situação. Documentos da Aneel apontam indícios de sabotagem e vandalismo.  

As torres de transmissão de energia têm um papel fundamental para abastecer as cidades. Elas são responsáveis por sustentar cabos e para-raios. No Brasil, a energia hidrelétrica, que é a matriz mais usada, é produzida em grandes usinas, viajando o país inteiro através dos cabos que formam uma linha de transmissão de mais de 150 mil quilômetros. 

Por exemplo, a Usina de Itaipu, localizada no Rio Paraná e que ocupa espaço no território brasileiro e paraguaio, é a maior produtora de energia limpa e renovável do planeta. Uma das torres derrubadas no Paraná é responsável por transmitir a energia gerada em Itaipu para o Sistema Interligado Nacional.

As estruturas são de grande importância para o abastecimento elétrico de diversas famílias. Por enquanto, mesmo com as quedas, as empresas responsáveis pelas torres afetadas conseguiram contornar a situação e evitar interrupção definitiva nas regiões abastecidas por elas.

“As torres, assim como a central de controle, são vitais para que o trabalho realizado nas usinas chegue até a população. Em situações como essa, é necessário rever o sistema de segurança contra acidentes e ações humanas”, comenta o especialista e diretor comercial da franquia Energ Geradores, Bruno Teixeira Moreira.  

Linha do tempo

Até o momento que esse texto foi finalizado (13/01), a cronologia de ataques em torres de transmissão de energia é a seguinte: 

Noite de domingo (8): Relatório da Evolts informa que duas torres caíram em Rolim de Moura (RO) e Itapuã do Oeste (RO). Uma delas teve os cabos de sustentação cortados e outra foi derrubada. O documento aponta que há indícios de vandalismo; 

Madrugada de segunda-feira (9): Em Medianeira (PR), outra torre caiu. O documento da Aneel também apontou indícios de vandalismo, pois não havia condições climáticas adversas capazes de derrubar a estrutura. A Agência encontrou danos em outras três torres próximas. 

Terça-feira (10): Governo Federal cria gabinete de crise coordenado pela Aneel para monitorar e investigar a situação. 

Tarde de quinta-feira (12): Peças de sustentação foram retiradas de uma torre em Rio das Pedras (SP). A estrutura não caiu, mas relatório preliminar também indica “tentativa criminosa de derrubar a torre”.    



Turismo deve retomar patamares pré-pandemia em 2023

O setor de turismo, após sofrer duramente durante os anos de pandemia, parece estar se reerguendo para uma forte retomada em 2023. Segundo dados da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), o setor deve crescer acima dos 50% este ano, em comparação com 2022. Já para um estudo realizado pela FGV, em parceria com o Sebrae, sobre os efeitos do coronavírus no turismo, o setor deve atingir os mesmos patamares de faturamento de 2019 até o final de 2023.

Tanto a projeção da Braztoa, feita com base nos bons resultados do terceiro trimestre de 2022, quanto o estudo da FGV, apontam para um cenário muito promissor para as empresas do setor. As expectativas são confirmadas pela vontade dos brasileiros. A Hibou, empresa de pesquisa e insights de mercado e consumo, em seu mais recente estudo sobre o setor, a Turismo – 2023, aponta que 53% dos brasileiros pretendem viajar este ano e só 8% não querem, nem pretendem sair de casa.

“Apostamos na retomada forte do turismo pós pandemia e a Flytour foi um investimento estratégico que fizemos no setor”, afirma Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master, que participou da reestruturação da empresa.

O ano é ainda mais promissor para o setor quando olhamos para o calendário. Serão nove feriados prolongados em 2023, com 11 datas comemorativas no total, incluindo os dias facultativos. Se as pesquisas e tendências estiverem corretas, não faltarão oportunidades para os brasileiros voltarem a desbravar os mais diversos destinos do país.



Brasil registra recorde de inadimplência em 2022

O Brasil registrou mais um recorde de inadimplência para a série histórica iniciada há oito anos. Em outubro de 2022, 40% dos brasileiros (quase 65 milhões) estavam com o nome negativado, conforme levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Na comparação com o mesmo mês de 2021, houve uma elevação de quase 10% no número de pessoas com as contas atrasadas. A inadimplência cresceu por dez meses consecutivos até outubro de 2022, e para começar 2023 com as contas em dia, 43% dos brasileiros pretendem utilizar o décimo terceiro salário para pagar dívidas.

O endividamento da população pode ser atribuído a diferentes fatores, sendo o aumento do preço dos alimentos indicado como o grande vilão, além da consequente redução do poder de compra do brasileiro, o desemprego, a desorganização financeira, a desvalorização do real frente a outras moedas. O CEO da Crefaz Financiamentos e Investimentos, Carlos Eduardo Navarro Ribeiro, lembra que os reflexos da pandemia da Covid-19 também contribuíram para agravar, ainda mais, esse cenário.

A quinta edição de um estudo da Serasa Experian, “Perfil e comportamento do endividamento brasileiro”, fez um diagnóstico do perfil de pessoas endividadas e os motivos que levam a essa situação. O levantamento também aponta os impactos emocionais provocados pela inadimplência. 

Entre os problemas indicados pelas mais de 5 mil pessoas consultadas pela Serasa, destaque para a insônia, que afeta 83% dos entrevistados que atribuem o problema à preocupação excessiva com as contas. As relações sociais também ficam prejudicadas, assim como a ocorrência de ansiedade, pensamentos negativos, problemas de concentração, medo e tristeza. 

Para este ano, os financiamentos concedidos pelo sistema bancário devem ter um crescimento de 8,3%, o que representa um recuo na projeção anterior (8,4%), segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Esse levantamento foi realizado pela entidade no período de 13 a 20 de dezembro de 2022 junto a 20 bancos.

A inadimplência tem efeito direto na oferta de crédito oferecida pelo mercado, cuja tendência é de diminuição da oferta e aumento dos juros praticados quando o número de pessoas endividadas cresce. “A situação prejudica, de maneira geral, a sociedade como um todo, pois afeta aqueles que têm necessidade de contratar crédito para diferentes necessidades, incluindo os microempreendedores”, aponta Ribeiro.

As pessoas que precisam negociar dívidas devem estar atentas às taxas de juros e prazos de pagamento. Para o executivo, é importante avaliar as opções de crédito, por exemplo, como o consignado, descontado na folha do pagamento, no caso de trabalhadores com carteira assinada. “Nesta categoria, as taxas são bastante reduzidas e permitem que a pessoa ajuste ao pagamento às suas possibilidades e com quitação mais rápida”, explica.

Para evitar o endividamento neste ano que se inicia, o brasileiro pode adotar alguns hábitos, como fazer uma planilha com as despesas e receitas, incluindo aquelas fixas e mensais como contas de água, luz, telefone, aluguel, condomínio, mensalidade escolar. Também é importante contemplar os custos anuais, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), além de gastos com presentes e despesas com datas comemorativas, como Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia das Crianças, aniversários de familiares e amigos.

Mas mais do que listar e organizar os gastos e receitas em uma planilha é indispensável conhecer os gastos, avaliar quais podem ser reduzidos e, até mesmo, excluídos das despesas, estabelecendo limites mensais e anuais. Atualmente, existem aplicativos gratuitos que auxiliam no controle financeiro, muito úteis nesse processo de organização, avaliação e redução de custos. “Estabelecer metas é outro exercício muito importante no processo de educação financeira, ainda pouco difundido no Brasil, mas indispensável para viabilizar que as pessoas possam realizar seus sonhos sem incorrer em situação de inadimplência, problemas emocionais e com a devida atenção quando o assunto é dinheiro”, destaca Ribeiro.



Prática de exercícios em casa virou tendência

Mais de dois anos se passaram e alguns hábitos adquiridos ou reforçados durante a pandemia de Covid-19 permanecem em alta. É o caso da prática de atividades físicas em casa que figurava entre as 10 principais Tendências Fitness de 2022 e deve se manter nos próximos anos. A lista é publicada anualmente pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM).

De acordo com o fitness coach Roberth Resende fazer exercícios em casa não é, necessariamente, uma novidade.

“Lá na década de 80, a TV e o videocassete já eram utilizados por quem queria ter aulas de ginástica sem precisar ir a uma academia. O que a pandemia e a internet fizeram foi aumentar a popularidade e tornar mais acessível esse tipo de treino”, observa.

Se, por um lado, a pandemia provocou um olhar mais atento à saúde e estimulou novos hábitos para algumas pessoas, para outras a reclusão agravou o sedentarismo. “Recebo vários relatos de gente que acabou se descuidando durante esse período e agora quer recuperar o atraso e perder os quilos a mais”, conta.

Há 5 anos o profissional de educação física treina pessoas em busca de emagrecimento saudável utilizando apenas o peso do próprio corpo em seus treinamentos. Roberth também criou um programa de exercícios intervalados de alta intensidade (HIIT), prática que vem conquistando cada vez mais adeptos, segundo o Colégio Americano de Medicina Esportiva.

Com o aumento de pessoas aderindo à modalidade, a quantidade de publicações científicas mostrando resultados favoráveis dos exercícios praticados em casa também cresceu. “Isso trouxe mais insumos aos profissionais da área e mais confiança aos praticantes. Mas não é só sair treinando. A orientação e a supervisão profissional são essenciais para garantir a eficácia e a segurança das atividades”, ressalta o fitness coach.

Treino em casa é para todos

Do iniciante ao mais avançado, Roberth garante que a prática de exercícios em casa é indicada para todos. “Não importa se o objetivo é emagrecer, perder a barriga ou tonificar os músculos. Com uma rotina de treinos adequada e orientada, com duração máxima de 15 minutos, todas as pessoas podem alcançar o resultado almejado, melhorando a saúde e a qualidade de vida”, afirma.

 



Pismo e Sumsub fazem parceria para verificação avançada de identidade

O gerenciamento de riscos de compliance é desafiador. Crimes de identidade e tentativas de fraude aumentaram 36% em 2021 em relação a 2020, de acordo com o Identity Theft Resource Center. À medida que as regulamentações globais e a tecnologia ampliam o acesso dos clientes aos serviços digitais, também crescem os riscos de compliance. 

Para garantir operações seguras e oferecer uma integração rápida para seus usuários globais, a Pismo, provedora de infraestrutura bancária e de pagamentos que vem experimentando rápido crescimento, estabeleceu uma parceria com a Sumsub, uma plataforma tudo-em-um para verificação de identidade.

A Pismo é uma plataforma para serviços financeiros nativa da nuvem. Ela oferece todas as funcionalidades básicas para serviços bancários e processamento de pagamentos – fornecendo tecnologia para que bancos, fintechs e instituições não financeiras também possam oferecer produtos financeiros para seus clientes globais.

De acordo com Vishal Dalal, CEO da Pismo na América do Norte, Ásia/Pacífico, Europa, Oriente Médio e África, a plataforma gerencia 70 milhões de contas e processa 2,2 bilhões de transações por ano. “As tecnologias de inteligência artificial e aprendizado de máquina oferecidas pela Sumsub nos permitem gerenciar identidades e prevenir fraudes na velocidade que os negócios exigem. Essa parceria contribui para elevar ainda mais o nível de segurança da nossa plataforma, impactando positivamente na qualidade dos serviços que prestamos aos nossos clientes”.

Plataforma de know-your-client (KYC), know-your-business (KYB), know-your-transaction (KYT) e prevenção à lavagem de dinheiro (PLD) com maior número de clientes globais (> 2.000) nos setores de fintechs, criptomoeda, mobilidade compartilhada, comércio e jogos, a Sumsub ajuda empresas em todo o mundo a integrar usuários e a combater fraudes, evitando mais de 50 mil tentativas de golpes por mês. Fazendo uso de inteligência artificial, o objetivo da empresa é tornar os serviços financeiros mais seguros, com soluções de monitoramento de transações e verificação de negócios.

Andrew Sever, cofundador e CEO da Sumsub, se mostra satisfeito com a parceria – principalmente em oferecer a plataforma de verificação tudo-em-um para um provedor global de infraestrutura financeira como a Pismo, permitindo que serviços bancários e pagamentos tenham um impacto positivo na vida das pessoas. “Com soluções KYC, KYB, PLD e de monitoramento de transações, é mais fácil para as empresas expandirem para mercados internacionais e aumentarem suas bases de clientes, estando em conformidade com as regulamentações, além de proteção antifraude”.

Fundada em 2016 no Brasil, a Pismo está expandindo sua atuação globalmente. Com escritórios em São Paulo, Bristol (Reino Unido), Austin (EUA), Cingapura e Bangalore (Índia) – e mais de 450 funcionários – a empresa administra 70 milhões de contas e processa US$ 195 bilhões em transações anuais.

 

Sobre a Pismo

A Pismo é uma empresa de tecnologia que fornece uma plataforma de processamento completa para serviços bancários, emissão de cartões e infraestrutura de mercado financeiro. Grandes bancos, marketplaces e fintechs usam a plataforma de microsserviços nativa da nuvem – permitindo que os clientes migrem seus sistemas legados para uma tecnologia avançada. Além disso, a empresa capacita seus clientes para construir e lançar novos produtos e serviços rapidamente. A plataforma permite escalar os sistemas na medida do crescimento dos negócios, mantendo padrões de segurança e disponibilidade.

Sobre a Sumsub

A Sumsub é uma empresa de tecnologia internacional que tem uma plataforma de verificação tudo-em-um para detecção de fraude, garantindo total conformidade com os regulamentos globais de KYC/KYB/KYT/PLD. Com atuação em 220 países e territórios e mais de 2.000 clientes, a Sumsub alcança elevadas taxas de conversão no setor (91,64% nos EUA, 95,86% no Reino Unido e 90,98% no Brasil) enquanto verifica usuários em menos de 50 segundos, em média. Suas ferramentas antifraude orientadas por Inteligência Artificial (IA) tornam a integração do usuário rápida, segura e transparente, ajudando as empresas a escalar para mercados internacionais com facilidade. No Brasil, a Sumsub já está totalmente alinhada com a legislação e a documentação brasileira.

 



Fenasan terá área de exposição maior e visitação integrada à Waste Expo Brasil

A Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente será realizada juntamente com o 34º Encontro Técnico AESabesp, de 3 a 5 de outubro, no Expo Center Norte, na capital paulista, formando a maior realização do saneamento da América Latina e agora possibilitando aos seus visitantes o acesso à Waste Expo Brasil, feira de resíduos sólidos, que este ano ocorrerá simultaneamente à Fenasan. Para a AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, este macroevento será um marco do setor e deve impactar positivamente o aquecimento do mercado no país.

A Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente – Fenasan e o 34º Encontro Técnico AESabesp (de 3 a 5 de outubro, no Pavilhão Branco, no Expo Center Norte, em São Paulo), o maior evento de saneamento da América Latina, será ainda maior em 2023. A realização é da AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp.

Em virtude da grande quantidade de reservas e sucesso de vendas da área de estandes do Pavilhão Branco, com 90% das áreas vendidas, a Fenasan formaliza a expansão ao Pavilhão Verde nesta próxima edição.

Além da ampliação do espaço expositivo, a Fenasan estará integrada à feira Waste Expo Brasil, que possui foco em serviços, máquinas e equipamentos para a gestão dos resíduos sólidos. Com a integração das duas Feiras serão mais de 30 mil m² de área de exposição.

“Esta edição marca os 36 anos de trajetória da AESabesp ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas. E também os 50 anos da Sabesp, a maior companhia de saneamento da América Latina. Um evento macro, que reunirá os maiores players e especialistas do setor de saneamento e o fortalecerá rumo à sua universalização”, ressalta o presidente da AESabesp, Luciomar Werneck.

A realização da Waste Expo na mesma data e sendo de setor complementar – de resíduos sólidos -, possibilitará a integração entre os espaços físicos das duas feiras, com a circulação e visitação gratuita abertas a ambos os públicos, não havendo necessidade de duas credenciais diferentes. A credencial de visitante da Fenasan dará acesso à Waste, e vice-versa.

Alinhamento aos ODS e ao ESG

O tema central desta edição é “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável”. Com um público tradicionalmente de 22 mil visitantes e alinhada aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU e aos conceitos de ESG, a edição 2023 continuará ampliando o diálogo em torno das questões de saneamento ambiental, meio ambiente e sustentabilidade e promovendo o compartilhamento de conhecimento altamente qualificado.

O evento reunirá especialistas e profissionais de elevado nível de conhecimento, como engenheiros, químicos, biólogos, técnicos, pesquisadores, estudantes, gestores e empresários que atuam no saneamento ambiental e, de forma geral, todas as pessoas interessadas no avanço da aplicação dos conhecimentos da engenharia e das inovações tecnológicas no setor, com participação de congressistas, visitantes da Feira e as mais renomadas empresas da cadeia produtiva do saneamento: fabricantes, distribuidoras e prestadoras de serviços do mercado.

Além de polo de negócios e oportunidades de networking, o evento tem por objetivo a promoção e divulgação do desenvolvimento tecnológico do saneamento e de produtos empregados em sistemas de tratamento de água, adução e abastecimento e sistemas de coleta, tratamento de esgotos, drenagem e disposição final de resíduos e demais ações do saneamento ambiental.

Serviço:

34º Encontro Técnico AESabesp e Fenasan 2023 – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, realizados simultaneamente à Waste Expo Brasil

De 03 a 05 de outubro de 2023

Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Verde

Visitação às feiras: gratuita

Mais informações: www.fenasan.com.br



Consórcios fecham 2022 com recordes e crescimentos em negócios e participantes

O Sistema de Consórcios encerrou 2022 quebrando recordes em diversos indicadores, reafirmando sua importância na economia. Depois de atravessar o ano com turbulências nas economias nacional e internacional, bem como na política que, aliadas às consequências da pandemia, influenciaram diretamente os resultados do cenário econômico do país.

Presente nos mais diversos segmentos, a modalidade consórcio, alternativa planejada para quem deseja adquirir bens móveis e imóveis e contratar serviços, proporcionou a concretização de inúmeros objetivos pessoais, profissionais, familiares e empresariais.   

De janeiro a dezembro, o acumulado de vendas atingiu 3,93 milhões de novas cotas, um recorde histórico. Cresceu 13,6% sobre as 3,46 milhões de adesões de 2021.

No total anual das vendas, a distribuição setorial ficou assim: 1,50 milhão de adesões de veículos leves; 1,22 milhão de motocicletas; 645,01 mil de imóveis; 302,73 mil de veículos pesados, 199,92 mil de eletroeletrônicos; e 63,85 mil de serviços. A média mensal de 327,80 mil, anotada nos doze meses, foi 13,6% acima da obtida no mesmo período de 2021, quando chegou a 288,33 mil vendas.  

Os negócios acompanharam o aumento e também bateram recorde. Atingiram a marca de R$ 252,09 bilhões, 13,4% acima dos R$ 222,26 bilhões anteriores, no mesmo período.

Um registro especial esteve nos 9,41 milhões de participantes ativos, volume recorde e crescente, mês a mês, durante 2022. Encerrou dezembro com 12,4% acima dos 8,37 milhões de consorciados, alcançados naquele mesmo mês de 2021.

Paralelamente, em 2022, o acumulado de contemplações, momento em que os consorciados podem utilizar seus créditos para a aquisição de bens e serviços, chegou a 1,52 milhão, 8,6% acima das 1,40 milhão de 2021. Os consorciados contemplados tiveram R$ 69,14 bilhões em créditos concedidos, potencialmente injetados na economia, 5,2% superior aos R$ 65,72 bilhões de um ano antes.

No volume de consorciados contemplados de janeiro a dezembro, 1,52 milhão, incluem-se: os 671,77 mil de motocicletas; 590,59 mil de veículos leves; 94,51 mil de imóveis; 64,13 mil de veículos pesados; 50,73 mil de eletroeletrônicos; e 48,20 mil de serviços. A média mensal chegou a 126,67 mil, 8,5% acima do atingido no ano passado, com 116,74 mil contemplações.

“No fechamento anual, comparado a 2021, o mecanismo trouxe números positivos. Ao considerar em sua essência os fundamentos da educação financeira, o consórcio tem demonstrado, desde 1962, que, com planejamento, é possível aos consorciados evoluir patrimonialmente e melhorar a qualidade de vida”, explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios.

“O Sistema de Consórcios provou estar, cada vez mais, presente na cultura financeira do consumidor”, destaca Rossi. “Com mais conhecimento, o consumidor gere suas finanças de forma responsável, sem imediatismos, e finanças equilibradas significam mais qualidade de vida com constantes conquistas”, completa.

O tíquete médio de dezembro foi R$ 59,56 mil, ao assinalar retração de 11,9% sobre o mesmo de 2021, quando era R$ 67,64. A redução ratificou o interesse do consumidor por cotas de menor valor, com parcelas acessíveis ao bolso, provocando, na razão inversa, crescimento dos negócios realizados em 2022.

Nos doze meses de 2022, o Sistema de Consórcios esteve presente em investimentos econômicos, com a aquisição de bens e serviços que tem por objetivo gerar renda, como os imóveis para aluguel, por exemplo, e também no consumo. Mostrou, ao dar sua contribuição para os mais variados setores da economia, que é um mecanismo fundamental para o desenvolvimento do país.

Durante 2022, a participação dos consórcios na economia brasileira pode ser avaliada pelos totais de créditos concedidos e potencialmente inseridos, por exemplo, nos mercados de veículos automotores e imobiliário. No acumulado de janeiro a dezembro, o Sistema de Consórcios assinalou 34,9% de potencial presença no setor de automóveis, utilitários e camionetas. Enquanto no setor de motocicletas, houve 49,5% de potencial participação, no de veículos pesados, a relação para caminhões foi de 34,3%, no mesmo período.

No segmento imobiliário, somente de janeiro a novembro, as contemplações representaram potenciais 12,5% de participação no total de imóveis financiados, incluindo os consórcios.

Nos 9,41 milhões de participantes ativos, a modalidade registrou alta de 53,5% nos eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis; 41,7% nos veículos pesados; 21,1% nos imóveis; 10,7% nas motocicletas; 6,1% nos veículos leves; e 2,8% nos serviços.

A participação de cada segmento no total de cotas ativas ficou assim distribuída: 45,0% nos veículos leves; 27,7% nas motocicletas; 15,2% nos imóveis; 7,0% nos veículos pesados; 3,0% nos eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis; e 2,1% nos serviços.

Ao término de 2022, a economia brasileira apresentou, ainda em estimativas, resultados dentro do esperado, considerando o comportamento mês a mês e as dificuldades enfrentadas, com o PIB situando-se em prováveis 2,9% de elevação.

A inflação fechou em 5,79%. Para combatê-la, a taxa de juros básica da economia, a Selic, encerrou 2022 em 13,25% ao ano. Outro fator que interferiu para uma retomada mais vigorosa da economia foi a escassez de insumos, com o desequilíbrio provocado pela pandemia. Já a reação no mercado de trabalho foi positiva, com melhoras nos níveis de emprego. Por fim, tivemos oscilações do dólar, que pressionaram diretamente os preços finais do agronegócio, energia e combustíveis. Apesar de todas essas variáveis, verificamos que o Sistema de Consórcios continuou sua trajetória de crescimento.

Ao projetar os negócios para o ano que está iniciando, o presidente da ABAC explicou que “em 2023, com novos governos federal e estaduais, bem como novas composições do Congresso Nacional e das Assembleias Estaduais, acreditamos que será possível obter resultados semelhantes ou até maiores que os alcançados em 2022. Enquanto as boas perspectivas se apoiam na conscientização do consumidor sobre o planejamento financeiro, independente dos rumos econômicos do país e da economia internacional, o Sistema de Consórcios sempre se apresentará como uma opção criativa, racional e segura para consumidores e investidores”.

 



Startup pivota modelo de negócio e mira na formação de líderes em tecnologia

A Kadabra, uma edtech criada há 7 meses com o objetivo de oferecer uma plataforma de educação contínua para profissionais de tecnologia, decidiu recentemente fazer algumas mudanças significativas em sua estrutura e pivotar o seu modelo de negócio, ao deixar de ser uma plataforma de formação de profissionais de todos os níveis de uma carreira de tecnologia para se tornar uma instituição de ensino focada na formação de gestores e líderes da área tech. Junto a essas mudanças, nasce um novo posicionamento, onde a marca Kadabra se torna IFTL (Instituto de Formação em Tecnologia e Liderança) para refletir melhor a nova proposta da startup.
De acordo com Thiago Lima, CEO do IFTL, a mudança é um ótimo exemplo de como e por que se pivotar uma startup quando se encontra uma nova alavanca de crescimento. Ele afirma que a mudança no modelo de negócios para se concentrar na formação de líderes e gestores de tecnologia é uma estratégia inteligente, tendo em vista o crescente interesse do mercado de investimento em educação tecnológica, a escassez de profissionais qualificados na área e também a possibilidade de construir uma audiência extremamente qualificada para outros potenciais produtos e iniciativas futuras do instituto.

“Acreditamos que existem muitas formações técnicas disponíveis para profissionais de base no mercado, porém ainda faltam boas opções focadas na formação de líderes técnicos estratégicos. Sabemos que o mercado não vai preparar esses profissionais para os desafios que eles irão encontrar ao assumir cargos de gestão mais estratégicos e foi com base nessas premissas que decidimos mudar o nosso modelo de negócios e criar a IFTL.”

Thiago destaca que a ideia do instituto é apoiar os líderes de tecnologia onde eles têm mais deficiência, que é desenvolver os conhecimentos em negócios, gestão, liderança e estratégia. Segundo ele, a intenção é ser um tradutor entre as áreas técnicas e de negócios. “Ensinamos mais estratégia, gestão e liderança do que tecnologia em si, pois isso eles já sabem, assim conseguimos transformar esses profissionais em líderes estratégicos dentro das empresas.”
O fundador da LinkApi tem ele próprio um histórico profissional de 20 anos atuando na área de tecnologia, além de ser ex-lutador de MMA com formação em filosofia e ser membro do conselho de 3 empresas bilionárias. Por conta dessa visão mais macro, ele afirma que ainda enxerga os líderes técnicos sem tanta influência nas decisões de negócio, e isso deveria ser diferente, pois tecnologia é um tema estratégico com a transformação digital. Ele afirma que: “muitos CTOs (Chief Technology Officer) têm uma formação técnica sólida, mas sentem-se desconfortáveis na hora de tomar decisões estratégicas e de negócios. Nossa proposta é ajudá-los a desenvolver essas habilidades, para que eles possam ser mais eficientes e relevantes em suas funções”. As novidades não param, além do novo modelo de negócio, a edtech muda de nome para Instituto de Formação em Tecnologia e Liderança, rebatizada como IFTL.

A ideia de posicionar o negócio como instituto, não de universidade, faculdade, ou qualquer coisa do tipo não tem nada a ver com ser sem fins lucrativos (isso não está nos planos). A escolha pela denominação veio pela proposta do IFTL de fazer pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, frameworks, toolkits e bibliotecas. O objetivo do instituto não é somente educar os profissionais e sim fornecer todo o suporte ferramental necessário para ajudar os líderes de tecnologia a estruturar e escalar suas operações.
Thiago ressalta: “Kadabra é um nome divertido para falar com desenvolvedores. Mas não passa a credibilidade necessária ao se comunicar com um líder. Além disso, a sigla é uma marca interessante no mercado de educação e reflete melhor a nova proposta da empresa”. Com esse novo posicionamento, o instituto tem o CTO (Chief Technology Officer) como principal alvo, mais que esse profissional também traga para o IFTL outros líderes que trabalham com ele nos departamentos de tecnologia, produto e dados.  

Atualmente o IFTL já formou mais de 200 profissionais e está bem posicionado para atender essa demanda crescente através de dois programas de treinamento, um deles voltado para CTOs (Chief Technology Officer) e outro para líderes de tecnologia (Tech Leads) que estão em outra camada de gestão. A expectativa do instituto é criar mais 12 novas formações ao longo de 2023.

Além dos cursos, está nos planos do IFTL lançar uma comunidade exclusiva para os alunos onde eles possam discutir temas mais avançados, compartilhar conteúdos e participar dos eventos. Para conseguir gerar ainda mais valor para a sua comunidade, o instituto está fechando parcerias com outras empresas e instituições para ampliar o seu leque de serviços e oferecer ainda mais benefícios que suportem a jornada de crescimento dos alunos.

Com todas essas movimentações, a IFTL tem um objetivo ambicioso de atingir uma receita de R$ 30 milhões em 2023, e para isso, a equipe planeja expandir seus esforços de marketing, vendas e produtos, aumentando a equipe de atualmente 12 pessoas para aproximadamente 30 nos próximos 12 meses e se estabelecer como um importante player no mercado de educação tecnológica e liderança.

O investimento inicial para lançamento do IFTL foi feito com capital próprio do Thiago Lima e a operação já paga as contas – ele ainda põe algum dinheiro na frente para garantir o fluxo de caixa necessário para o lançamento de novas turmas. Ele diz ter conversado com alguns fundos para levantar dinheiro, mas com o cenário atual, muitos estão postergando conversas. E como o negócio caminha com as próprias pernas, não há necessidade de um aporte no momento.



Banda ultralarga e multiantena aceleram todas as bandas para 5G para redes móveis de alta qualidade em todos os cenários

No encontro de cúpula All Bands to 5G realizado durante o Mobile World Congress (MWC) Barcelona 2023, a Huawei disse que continuará inovando e ajudando as operadoras a evoluir todas as bandas para 5G, a fim de maximizar a eficiência espectral, enquanto se esforçam para proporcionar mais alta definição e experiências digitais imersivas aos clientes e acelerar a transformação digital de vários setores.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230302005662/pt/

Fang Xiang, Vice President of Huawei Wireless Product Line, delivered a keynote speech at the summit

Fang Xiang, Vice President of Huawei Wireless Product Line, delivered a keynote speech at the summit

Fang Xiang, Vice-Presidente da Linha de Produtos sem Fio da Huawei, declarou em seu discurso principal: “A cobertura 5G onipresente e os novos serviços 5G de alto valor, como transmissão ao vivo em HD, VoNR, XR e jogos eletrônicos em nuvem, impulsionam todas as bandas para 5G. A Huawei continua inovando soluções de banda ultralarga, multiantenas, ecológicas e simplificadas. Isto ajuda as operadoras a maximizar a eficiência espectral para construir redes 5G de alta qualidade que apresentem desempenho otimizado, consumo mínimo de energia, experiências superiores e alta adaptabilidade.”

Os convidados da GSMA Intelligence, Coleago e Ookla apontaram que, como os serviços 5G como New Video, VoNR e New IoT estão se desenvolvendo com rapidez, todas as bandas devem evoluir para 5G. Isto fará com que a implantação multibanda, a coexistência multi-RAT, o espaço limitado de antenas e o alto consumo de energia da rede sejam desafios comuns no setor. Os critérios de avaliação de rede precisam ser estendidos desde apenas velocidade de downlink até cobertura, latência e experiência de uplink, a fim garantir experiências de serviço para vídeo UHD, jogos eletrônicos em nuvem, 5GtoB e 5G IoT.

Operadoras com liderança mundial compartilharam suas práticas na evolução de todas as bandas para 5G com base em banda ultralarga e multiantena. Na primeira fase, lançaram imediatamente o 5G para atrair mais usuários. Na segunda fase, entregaram boas experiências de serviço com base na cobertura ampla e profunda do 5G. Na terceira fase, implantaram novas bandas como mmWave em hotspots para obter uma experiência superior. Os novos serviços 5G levam a arquitetura de rede a evoluir de NSA para SA, ao atingir uma cobertura mais ampla e profunda, menor latência, melhor experiência e maior eficiência energética, e apoiar o desenvolvimento de diversos serviços 5G.

A Huawei vem inovando continuamente as tecnologias de banda ultralarga e multiantena, e lançou uma gama completa de novos portfólios de produtos. O 4T4R RRU de banda ultralarga apresenta o menor consumo de energia do setor. Utiliza verdadeiros amplificadores de potência de banda larga, compartilhamento dinâmico de potência em tempo real e algoritmo PIMC exclusivo para permitir a implantação simplificada de três bandas. Comparadasàmédia do setor, as RRUs 4T4R são 30% menores em tamanho e peso, 30% melhores em desempenho e 30% menores em consumo de energia. O FDD 8T8R oferece o mais alto desempenho do setor. Utiliza formação de feixes de alta precisão para melhorar a capacidade e a experiência de banda média, que o torna a escolha ideal para construir de redes de fundação de banda média 5G. O FDD M-MIMO é a única solução deste tipo que foi colocada em uso comercial em escala. Ele aumenta a capacidade em cinco vezes e foi implantado comercialmente em mais de 70 redes ao redor do mundo. A primeira solução FDD BladeAAU do setor fornece suporteàimplantação simplificada de todas as bandas em um único polo.

O MWC Barcelona 2023 ocorre de 27 de fevereiro a 2 de março em Barcelona, Espanha. A Huawei apresenta seus produtos e soluções no estande 1H50 no Fira Gran Via Hall 1. Junto com operadoras internacionais, profissionais do setor e líderes de opinião, mergulhamos em temas como sucesso comercial 5G, oportunidades 5.5G, desenvolvimento ecológico, transformação digital e nossa visão de usar o plano de negócios GUIDE para definir as bases para 5.5G e aproveitar o sucesso do 5G para uma prosperidade ainda maior. Para mais informação, acesse: https://carrier.huawei.com/en/events/mwc2023.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Xu Jing, Huawei Technologies Co.,Ltd, xujing70@huawei.com

Fonte: BUSINESS WIRE



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