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Nova regulação da CVM impacta o agronegócio

Entraram em vigência as novas regras para a divulgação de informação sobre os trabalhos sustentáveis e as ações de governança por parte de companhias abertas com ações negociadas na Bolsa de Valores, a B3.

Segundo resolução da Comissão de Valores Imobiliários (CVM), as empresas das categorias “A”, com valores mobiliários admitidos à negociação em mercado de bolsa por entidade administradora de mercado organizado; e possuidora de ações ou certificados de depósito de ações em circulação, devem incluir no formulário de referência informações relacionadas às questões ambientais, sociais e de governança (ESG), atendendo aos requisitos da transparência, divulgação e acesso aos dados fornecidos.

As empresas do agronegócio, principal setor da economia brasileira, podem ser as fortemente impactadas pela mudança, seja pelo aspecto da governança, do social, relacionado ao impacto das suas atividades na comunidade, seja pelas questões ambientais e as implicações nas mudanças climáticas devido aos gases emitidos que contribuem para a formação do efeito estufa, provocando o aquecimento global.

Segundo Clarissa Nepomuceno Caetano Soares, advogada do Escritório Nepomuceno Soares e Mestre em Tributação Ambiental, Relações Econômicas e Sociais, as novas regras do formulário de referência ajudam a estabelecer padrões para mensuração e avaliação do impacto socioambiental das atividades econômicas: “As exigências estabelecidas pela CVM fazem com que as empresas que dizem cumprir com ações ambientais, sociais e de governança possam, de fato, comprovar o meio pelo qual essas ações foram estabelecidas e como funciona esse processo de controle das ações socioambientais”.

De acordo com a advogada, as empresas do agronegócio podem utilizar da necessidade de adequação às normas da CVM para implementarem ações de sustentabilidade corporativa que atendam, também, às regulamentações internacionais: “Este momento de adequação às normas ESG em nível nacional fundamenta também a transformação das empresas brasileiras tal qual solicitam as regulações internacionais. Como o Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo e um dos grandes produtores de grãos, é indicado que as companhias brasileiras ‘preparem o terreno’ e estejam preparadas para lidar com regras futuras ainda mais severas, como as praticadas na Europa”, completa.

Adequações refletem implicações climáticas causadas pelo Agronegócio

O desmatamento do Cerrado aumentou 25% em 2022. É o que aponta o levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgado no mês passado. Já o desmatamento na Amazônia foi reduzido em 11% no ano passado. A destruição de parte do bioma acontece devido à pecuária. Segundo Clarissa Nepomuceno, “esse é um dos exemplos de adequação a ser feita, já que as regras previstas no continente europeu proíbem atividade de pecuária em área de desmatamento”.

Na COP27, realizada no final do ano passado, no Egito, a emissão de gás metano na atmosfera também foi tema de debates. O gás é emitido através da fermentação entérica (gases de bovinos), no cultivo de arroz e no manejo de esterco. Segundo a advogada, o impacto do agronegócio no aumento do efeito estufa é de 40%.

De acordo com Clarissa Nepomuceno, a tendência internacional aponta para o endurecimento das regras da comercialização dos produtos do agronegócio que não atendam aos requisitos da Agenda 2030 da ONU, incluindo fornecedores e parceiros. “É aconselhável que as empresas do ramo, ainda que não contempladas pelas novas regras da CVM, adotem soluções que se adequem às normas, de forma qualitativa e quantitativa, inclusive a redução das emissões ou compensação de metano por unidade de produção, como forma de se evitar riscos de rompimento de relações comerciais com setor estratégico e responsável por contribuir com grande parte do PIB brasileiro”, explica.

Segundo a especialista, as adequações da CVM não devem ser vistas de maneira negativa pelas companhias, pois fomentam a qualidade das ações de sustentabilidade corporativa nas empresas brasileiras.  “A incorporação do ESG no centro do negócio tem o potencial fortalecer a marca, melhorar a reputação corporativa e, ainda, criar diferencial competitivo no mercado e propiciar a identificação de oportunidades de negócios para as organizações, gerando valor para toda a cadeia, sociedade, e para os acionistas e investidores, fortalecendo o chamado capitalismo de stakeholders”, completa.



Empresas que usam tecnologia para inovar serão as que mais crescerão, aponta IDC

Análises da International Data Corporation (IDC) apontam que empresas que investirem em tecnologia para inovar estarão entre as cinco principais de cada setor até o ano de 2024. Segundo a consultoria, a inovação tecnológica será a chave para enfrentar crises globais como recessão ou interrupção da cadeia de suprimentos, como as causadas pela pandemia da Covid-19 e a guerra entre Rússia e Ucrânia, dois exemplos recentes.

Em seu documento “FutureScape: Previsões sobre o futuro mundial da inovação mundial 2023”, a IDC aponta também que até 2026, 75% das empresas líderes de mercado terão programas e investimentos de inovação digital estruturados e sistêmicos, que apoiam a inovação interativa contínua, permitindo crescimento, escala, agilidade e resiliência.

No Brasil, a terceira edição da pesquisa “Sondagem sobre Transformação Digital” nas empresas brasileiras, realizada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Fundação Getulio Vargas (FGV), apontou que durante dois trimestres consecutivos de 2022, as organizações dos setores da Indústria, Comércio e Serviços aumentaram os investimentos na digitalização de seus negócios. O indicador geral, criado pelos pesquisadores para definir o grau de evolução na transformação digital das empresas, incluindo todos os setores, avançou 4,3 pontos no terceiro trimestre de 2022, alcançando 125,4 pontos.

Com 20 anos de experiência em vendas em multicanais, o gerente comercial Marcos Vinicius Oliveira Luzia atesta que o investimento em tecnologia, especialmente em ferramentas de gestão, ajudam o administrador a otimizar tarefas do dia a dia, enquanto as equipes focam em melhorar qualidade dos produtos ou serviços e em atrair mais clientes.

“Muitas empresas ainda usam planilhas tradicionais  ou algumas soluções básicas on-line para monitorar todas as tarefas. Este é um grande erro, pois hoje existem várias outras soluções e ferramentas para gestão do negócio. Os empresários devem investir na implementação da digitalização total e aplicar soluções mais confiáveis, que economizam tempo e são mais inteligentes”, destaca, acrescentando que “não há melhor maneira de colocar os processos de negócios em ordem do que usar algum sistema integrado capaz de gerenciar todos esses processos com facilidade”.

Marcos Luzia atesta também que a automatização de tarefas rotineiras de funcionários garantirá mais tempo para que eles desenvolvem seu lado criativo, o que só traz vantagem para a empresa. “É isso que as ferramentas de gestão de negócios permitem: com a ajuda deles, a gestão pode alcançar um alto nível de eficiência de fluxo de trabalho, controle de tempo, finanças, recursos humanos e vendas”, ressalta.

A automação dos processos exige o investimento em softwares adequados à realidade da empresa

Na experiência do gerente comercial Marcos Luzia, para que os investimentos em digitalização e automação do negócio tragam os resultados esperados é preciso apostar em softwares voltados para o gerenciamento e que atendam às demandas do dia a dia da organização.

“Um software de gestão empresarial é um programa separado ou um conjunto de vários programas (ferramentas) com o objetivo de apoiar, automatizar e melhorar todos os processos empresariais essenciais. Pode realizar diferentes atividades, como coletar dados, gerar relatórios, encontrar e corrigir erros, concluir certas tarefas de rotina, verificar e atualizar as informações necessárias, entre outras”, explica ele.

Ele explica também que a utilização de softwares de gestão, como a Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM, na sigla em inglês) e ERP (Planejamento dos Recursos da Empresas), entre outras, permite manter todos os processos da organização sobre controle, evitando que os gestores percam tempo monitorando dados armazenados em outros dispositivos.

“Soluções como CRM, ERP e várias ferramentas e sistemas de gestão são essenciais para as empresas modernas. Eles ajudam a manter tudo sob controle, tomar decisões baseadas em dados, melhorar o atendimento ao cliente e o desempenho de cada funcionário separadamente”, conclui.



Benefícios e maior segurança levam brasileiros a Portugal

O número de brasileiros morando em Portugal vem crescendo consideravelmente a cada ano, sendo a maior comunidade estrangeira no país. De acordo com o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), os brasileiros representam 29,2% de todos os estrangeiros em situação regular em Portugal, um total de 233.138 residentes. Em dezembro de 2022, Portugal registrou mais de 757 mil estrangeiros com residência no país.

Ainda segundo o SEF, somente em 2022, Portugal registrou um aumento de 58.365 novos moradores, sendo o sétimo ano consecutivo com aumento de imigrações. Além do Brasil, suas principais comunidades estrangeiras são Reino Unido, Cabo Verde, Índia, Itália, Angola, França, Ucrânia, Romênia e Nepal. Dados divulgados pelo Google Trends mostram que a busca por “cidadania portuguesa” disparou no mês de outubro, devido às eleições presidenciais.

De acordo com a Head of Legal da Você Português, Tammy Cavaleiro, as principais causas de imigrantes em Portugal podem ser devido ao alto índice de desemprego no Brasil, a falta de oportunidades e o crescente aumento no custo de vida do brasileiro, que o salário-mínimo, segundo ela, está longe de alcançar. 

“Além disso, há algumas questões que nem os altos salários compram: segurança dentro e fora de casa, qualidade de vida, tranquilidade ao andar nas ruas. São vários os benefícios que motivam os brasileiros de diversas classes sociais a buscarem uma nova vida em Portugal”, disse.

Segundo Cavaleiro, na mesma intensidade em que o brasileiro está à procura de emprego, Portugal está buscando novos trabalhadores. Esse chamado por mais mão de obra se concretizou recentemente através da aprovação de um novo visto: o visto para procura de trabalho. 

“Acreditamos que seja a maior abertura de portas que Portugal já deu para imigrantes entrarem no país e buscarem uma oportunidade de emprego. Em 2023, acredita-se que esse crescimento de imigrantes seja ainda maior”, analisa, ressaltando que no âmbito dos vistos de residência, o país abriu espaço aos nômades digitais, para conceder permanência legal aos trabalhadores remotos.

A especialista afirmou que a política e o resultado das últimas eleições impactaram na busca da procura por escritórios focados em imigração. “Na primeira semana de novembro, nossos dados internos registraram um aumento de 62% em contatos, consequência direta dos resultados das eleições. Isso demonstra o quanto o cenário político influencia no planejamento da vida das pessoas”, observa.

Mudanças na lei

Cavaleiro explica que a Lei da Nacionalidade portuguesa vem sendo alterada ao longo dos anos, por influência de diversos fatores, sociais e políticos. Para ela, algumas alterações são benéficas, outras não. 

“Infelizmente, 2022 foi marcado por uma alteração negativa, que retirou o direito de muitos descendentes de judeus sefarditas a terem a sua nacionalidade portuguesa reconhecida. Agora, para essas pessoas, a comprovação exigida ao deferimento do processo, tornou praticamente impossível a obtenção da cidadania”, finaliza.

Outro ponto a ser destacado pela especialista é que, atualmente, há no país europeu uma forte movimentação para a informatização de todos os processos. A promessa do próprio governo português é que, em breve, os processos de nacionalidade tramitarão de forma online.

“Mas se engana quem pensa que o processo digital implicará em menos burocracia. Pelo contrário, o fácil acesso da população e o grande aumento de demandas jurídicas, consequentemente traz análises processuais mais rígidas”, diz. “Isso significa que há uma tendência de os conservadores portugueses se tornarem cada dia mais exigentes, e a necessidade de um advogado especializado tende a ser ainda mais essencial”, completa.

Em relação às expectativas para 2023, a especialista em cidadania portuguesa da Você Português ressalta que em termos de mudanças da lei, tem sido muito esperado o desfecho da luta pela inconstitucionalidade do artigo 14 da Lei da Nacionalidade. 

“A filiação é a relação jurídica que vincula o filho aos seus pais. E tal deliberação determina que somente a filiação estabelecida durante a menoridade produz efeitos quanto à nacionalidade. Isso faz com que filhos e netos de portugueses, registrados apenas na maioridade pelos pais, não tenham direito à nacionalidade portuguesa, por exemplo”, diz.

Segundo a advogada, há um forte movimento pelo reconhecimento da inconstitucionalidade desse dispositivo. “Entendemos que se trata de uma discriminação injustificada, que fere o princípio constitucional à nacionalidade. Já está em tramitação no parlamento português um projeto de lei que visa a revogação do artigo 14, e nossas expectativas são de que seja aprovado ainda esse ano”, considera. 



CensoPsi 2022 expõe universo da psicologia brasileira

O CFP (Conselho Federal de Psicologia) publicou no final de dezembro o CensoPsi 2022, considerado o maior levantamento de dados já realizado sobre o exercício profissional da área no Brasil. O material foi organizado em dois volumes e apresenta informações sobre a “Formação e Inserção no Mundo do Trabalho”, além de análises a respeito das “Condições de Trabalho, Fazeres Profissionais e Engajamento Social”.

Para a realização do estudo, intitulado “Quem faz a Psicologia Brasileira? Um olhar sobre o presente para construir o futuro”, foram entrevistados 20.207 profissionais de psicologia de todas as regiões do país entre 2021 e 2022.

Os entrevistados responderam a um questionário – disponibilizado no ambiente on-line -, que incluiu questões como a pandemia de Covid-19 e o surgimento de novas tecnologias a fim de compreender as principais mudanças que estão em andamento e devem impactar os psicólogos de hoje e do amanhã. 

Segundo o estudo, 7 a cada dez (72%) profissionais estudaram em instituições privadas de ensino, ao passo em que 27% dos entrevistados se graduaram em organizações públicas. Além disso, a pesquisa indicou que 8 a cada 10 (83%) entrevistados fizeram apenas a graduação em psicologia, enquanto 16,7% dos psicólogos foram além, conciliando a psicologia com outra profissão ou formação.

Para Felipe Laccelva, psicólogo e CEO da Fepo Psicólogos On-line – plataforma de psicologia que conecta pessoas com psicólogos via videochamada -, os resultados do CensoPsi 2022 refletem o retrato dos profissionais de psicologia.

“Alguns pontos permanecerem sem mudanças, como o predomínio do gênero feminino na atuação profissional”, aponta Laccelva. Com efeito, 79,2% das participantes do Censo foram mulheres e 20,1% homens.

Outrossim, esta foi a primeira edição em que o CensoPsi incluiu questões a respeito de orientação sexual, gênero, raça e deficiência: 83,8% dos entrevistados se definiram como heterossexuais, 8% como homossexuais, 7,1% como bissexuais e 1% como pansexuais ou assexuais. 

Terapia on-line

“Além disso”, prossegue, ”por meio do levantamento surgiram dados sobre a modalidade de atendimento virtual, que tem ganhado espaço na preferência de muitos pacientes, devido a sua praticidade”, afirma. A valer, as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) mencionadas pelo empresário ganharam destaque no Censo como um eixo fundamental para a análise das transformações que vêm ocorrendo na profissão.

Laccelva acredita que a psicologia vem acompanhando as mudanças da sociedade brasileira, assim como sua evolução tecnológica. “Hoje, é possível conversar com um psicólogo através de videochamada, o que se aproxima da realidade da maior parte das pessoas que têm uma rotina atribulada e que, por conta disso, não conseguem se deslocar para uma consulta presencial”.

Ainda na visão do CEO da Fepo Psicólogos On-line, a tecnologia, que oportunizou o atendimento de saúde on-line, facilita a vida de moradores de regiões afastadas, que não contam com esse tipo de profissional por perto. 

A propósito, o Censo revelou que a região Sudeste concentra o maior contingente de profissionais de psicologia e que cerca de 28% destes atuam apenas no estado de São Paulo. As regiões Nordeste, Sul e Centro-Oeste ocupam a segunda, terceira e quarta posição no ranking, respectivamente. O Norte é a região do país que apresenta a menor quantidade de psicólogos, apesar de reunir mais de 15.864.454 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O CensoPsi 2022 é resultado da parceria da SBPOT (Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho) com o GT83 (Grupo de Trabalho Configurações do Trabalho na Contemporaneidade e a Psicologia Organizacional e do Trabalho) e a ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia), e conta com o apoio do conjunto de entidades que integram o FENPB (Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia).

Para mais informações, basta acessar: https://www.fepo.com.br/



Brasil ganha destaque no mercado global de estética

A nível mundial, o mercado de estética deve chegar a US$ 124,7 bilhões (R$ 645,27 bilhões) até 2028 e se expandir a uma CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta, em português) de 9,8% de 2021 a 2028, de acordo com o Grand View Research, empresa estadunidense de consultoria e pesquisa de mercado.

Segundo o relatório Aesthetic Medicine Market Size & Growth, o mercado global de medicina estética foi avaliado em US$ 99,1 bilhões (R$ 512,80 bilhões) em 2021. Segundo a projeção, a receita do setor deve crescer a uma CAGR de 14,5% (taxa de crescimento anual composta) até 2030.

Ainda de acordo com o levantamento, os procedimentos minimamente invasivos tiveram uma participação superior a 50% no mercado mundial. Para os próximos cinco anos, o mercado global de injetáveis estéticos deve avançar de 12% a 14% ao ano, conforme um estudo da consultoria McKinsey, de 2021, divulgado pelo R7.

Paralelamente, dados da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) demonstram que o Brasil não apenas desempenha um papel de destaque, como se tornou o terceiro maior da área no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e China. Segundo a entidade, o setor movimentou mais de R$ 47,5 bilhões em plena pandemia e tem perspectivas otimistas para os próximos anos. 

Para se ter ideia, o Brasil ocupa a quarta posição em um ranking de países que mais realizam procedimentos não cirúrgicos no mundo, com 622.396 intervenções (4,3% do mercado). “O mercado de estética é promissor e está em crescimento no Brasil. Prova disso, o país está entre as três maiores potências mundiais que consomem produtos deste segmento”, afirma o Dr. Rafael Ferreira, farmacêutico especializado em estética, cirurgião dentista e CEO do IRF (Instituto Rafael Ferreira).

Na perspectiva de Ferreira, a expectativa para o mercado de estética para 2023 é de crescimento, tanto em produtos, como nos serviços. “Apesar das perspectivas positivas, para alcançar o destaque profissional no universo de prestação de serviço clínico é necessário bom preparo e formação, somados a uma estrutura de comunicação assertiva”.

Harmonização facial ganha ampla aderência

Na análise do farmacêutico, o processo de harmonização facial está em alta no mercado de estética graças à entrega de resultados rápidos. Na maioria dos casos, o procedimento não leva o paciente para a mesa cirúrgica e permite uma recuperação rápida, não afastando o paciente por muito tempo das suas rotinas pessoais e profissionais.

”Além da promessa de resultados rápidos e sem intervenção cirúrgica, os tratamentos menos invasivos, como a harmonização facial, estão em voga atualmente no Brasil e no mundo porque oferecem um valor de acessibilidade melhor do que o demandado por um procedimento cirúrgico”, afirma Ferreira. “Além do mais, técnicas como a harmonização têm um impacto positivo para o emocional, pois o aumento da autoestima pode melhorar a vida das pessoas em vários cenários”, complementa.

Para o cirurgião dentista e CEO do IRF, vale ressaltar que a harmonização facial é um tratamento, e não um procedimento isolado. Assim, por mais que os resultados sejam rápidos, nem sempre são imediatos, motivo pelo qual os pacientes devem aguardar pelo resultado final do tratamento.

“A harmonização facial é composta por inúmeros procedimentos. Os mais famosos são a toxina botulínica, o preenchimento e a aplicação de bioestimuladores”, explica Ferreira. “Todavia, esses não são os únicos, pois também pode compor técnicas de harmonização com procedimento de peelings, microagulhamento, fios de sustentação e tecnologia de equipamentos estética”, detalha.

Para mais informações, basta acessar: www.ozoneacademy.com.br/



Aumento de interesse do consumidor impulsiona mercado de automação residencial

Recente pesquisa da Fortune Business Insight estima que o mercado de automação residencial deva crescer dos atuais 72 bilhões de dólares para 162 bilhões de dólares em 2028, em nível global.

De acordo com o levantamento, o que mais impulsiona esse crescimento é o aumento do interesse do consumidor pela internet das coisas e a possibilidade de automatizar a residência de forma personalizada.

No Brasil, estima-se que cerca de 2 milhões de residências já tenham algum tipo de sistema automatizado. Há apenas cinco anos, esse índice não passava de 300 mil. De acordo com estimativa da IBC Brasil, o mercado nacional deverá apresentar crescimento de 30% nos próximos anos, principalmente porque os produtos para automação residencial evoluíram e se tornaram mais simples de instalar.

“Hoje, via interruptores inteligentes com comando via app de celular, é possível acionar e customizar a iluminação”, explica a executiva da Elgin, Patrícia Lima. Ela acrescenta que até dispositivos simples, como plugs de tomada, podem ser programados para ligar e desligar aparelhos.

As inovações vão ao encontro da previsão da consultoria especializada Parks Associates, que estima que nos próximos dez anos o mundo do consumidor será impulsionado por serviços com conectividade Wi-Fi e serviços móveis como a base para um estilo de vida conectado do consumidor. Acredita-se que gradativamente serão superadas barreiras para adoção da automação como acessibilidade, simplicidade, valor, familiaridade, preocupações com privacidade e segurança e integração de produtos.

 



O relatório FarEye’s Eye on Last Mile Delivery descobre que 84% dos varejistas não têm controle de suas redes de entrega terceirizadas

O relatório FarEyeEye on Last-mile Delivery, conduzido com a Researchscape International, explora as prioridades e oportunidades de entrega de última milha dos varejistas e provedores de logística nos próximos cinco anos.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230126005271/pt/

Eye on Last-mile Delivery Report (Graphic: Business Wire)

Eye on Last-mile Delivery Report (Graphic: Business Wire)

Desde 2020, a entrega de última milha passou por uma transformação, resultando em um processo complexo, caro, ineficiente e insustentável. Para reduzir os crescentes custos de entrega de última milha, a pesquisa da FarEye revelou que 57% dos varejistas terceirizaram suas redes de entrega nos últimos cinco anos, mas 84% dos varejistas afirmam que sua organização precisa de mais controle sobre suas redes de entrega terceirizadas.

Em um clima em que o crescimento da receita, a eficiência e a sustentabilidade são as principais prioridades de todas as empresas, as estratégias de entrega de última milha devem se adaptar para equilibrar a redução dos custos de entrega e a melhoria das experiências do consumidor.

Varejistas favorecem redes de entrega terceirizadas que carecem de controle

As redes de entrega terceirizadas geram custos mais baixos, entrega mais rápida e maior capacidade, mas sacrificam o controle sobre o rastreamento de pedidos e uma experiência de marca para o consumidor. A tendência dos varejistas de terceirizar suas redes de entrega contrasta com o fato de que apenas 27% dos varejistas estão usando uma plataforma de entrega de última milha, mas 72% acreditam que é extremamente ou muito benéfico mesclar todas as soluções de tecnologia em uma plataforma, oferecendo uma visão única, mais agilidade, controle e menor custo.

“Para os varejistas que não têm escala para sua própria frota de motoristas, a terceirização de suas redes de entrega é a maneira mais econômica de entregar com flexibilidade; entretanto, a desvantagem é menos controle”, afirmou Stephane Gagne, vice-presidente de produto, FarEye. “Em vez de terceirizar toda a sua rede logística de última milha, os varejistas devem considerar ter sua própria plataforma de última milha que lhes proporcione a flexibilidade de experimentar diferentes abordagens híbridas de várias transportadoras, terceirização em alguns mercados e terceirização em outros. Isso ofereceria o nível de controle e visibilidade que eles buscam, mantendo uma experiência de consumo superior”.

As principais prioridades dos varejistas são equilibrar o custo de entrega e a satisfação do consumidor

A entrega de última milha é cara, respondendo por 53% dos custos gerais de envio. Cinquenta e cinco por cento dos varejistas pesquisados estão focados em reduzir o custo de entrega nos próximos cinco anos, além de aumentar a satisfação do cliente (53%) como suas duas principais prioridades.

Os principais fatores que contribuem para o alto custo da entrega de última milha incluem: combustível (59%), localização do endereço (39%), mão de obra (36%) e falha na primeira entrega (34%). A velocidade de entrega é um fator contribuinte, pois apenas 44% dos varejistas relataram que todas ou quase todas as suas entregas são feitas no prazo hoje. Entretanto, os varejistas têm a meta de aumentar essa taxa para quase 70% em 2027. Além disso, 35% dos varejistas relataram oferecer entrega no mesmo dia ou no dia seguinte e 64% pretendem oferecê-lo até 2027.

“Em vez de velocidade, os varejistas devem considerar melhorar a confiabilidade dos pedidos por meio de IA e tecnologia de aprendizado de máquina que os ajudará a encaminhar os pedidos com precisão e eficiência e garantir que a alocação da transportadora e os níveis de capacidade correspondamàdemanda”, observou Gagne.

Prioridades de crescimento de entrega de última milha

Em termos de perspectiva de entrega de última milha, 66% dos varejistas esperam que seus orçamentos para a tecnologia de entrega de última milha cresçam nos próximos cinco anos, e 78% dos varejistas afirmam que provavelmente mudarão ou comprarão uma nova solução de entrega de última milha em os próximos um a dois anos. Quarenta e oito por cento dos varejistas esperam comprar uma plataforma de entrega de última milha nos próximos cinco anos, em vez de construir sua própria plataforma (32%).

Até 2027, os varejistas também planejam expandir suas frotas de transportadoras para serem mais sustentáveis. Sessenta por cento dos entrevistados EMEA e APAC e 40% dos entrevistados dos EUA planejam usar veículos elétricos em suas frotas nos próximos cinco anos. Os veículos autônomos são uma prioridade para 43% dos entrevistados da APAC, 25% dos entrevistados dos EUA e 20% dos entrevistados da EMEA, e os drones foram uma prioridade para 34% dos entrevistados da APAC, 29% dos entrevistados da EMEA e 22% dos entrevistados dos EUA, nos próximos cinco anos.

Metodologia de pesquisa

A pesquisa FarEye Eye on Last-mile Delivery será lançada em duas partes, em janeiro e fevereiro de 2023. FarEye analisou as respostas de 300 líderes de varejo e logística com responsabilidade por logística e operações de varejo nos EUA (32%), EMEA (36 %) e regiões APAC (32%).

Sobre a FarEye

A plataforma de Gerenciamento de Entrega da FarEye transforma as entregas em uma vantagem competitiva. Empresas de varejo, comércio eletrônico e logística de terceiros utilizam a combinação exclusiva da FarEye de orquestração, visibilidade em tempo real e experiências de clientes de marcas para simplificar a complexa logística da etapa final de entrega. A plataforma da FarEye possibilita que as empresas aumentem a fidelidade e a satisfação do consumidor, reduzam custos e melhorem a eficiência operacional. A FarEye tem mais de 150 clientes em 30 países e cinco escritórios no mundo todo. FarEye, a primeira escolha para a última milha.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Jolene Peixoto, vice-presidente, estratégia de marketing e comunicações, jolene.peixoto@fareye.com

Fonte: BUSINESS WIRE



POTTERY BARN TEEN ESTREIA COLABORAÇÃO EXCLUSIVA DE MÓVEIS DOMÉSTICOS COM ORGANIZAÇÃO AMBIENTAL SEM LUCROS, SURFRIDER FOUNDATION

Pottery Barn Teen, uma marca de portfólio da Williams-Sonoma, Inc. (NYSE: WSM), o maior varejista digital do mundo, liderado por design e sustentável, anuncia hoje uma colaboração com a principal organização ambiental sem fins lucrativos, a Surfrider Foundation. Desde 1984, a Surfrider Foundation tem trabalhado para proteger e preservar os oceanos, ondas e praias do mundo para todas as pessoas por meio de uma poderosa rede de ativistas. O que começou como um grupo de surfistas que se uniram para proteger as praias de Malibu, na Califórnia, se transformou em um dos maiores grupos de proteção costeira do mundo. O foco da organização em reduzir a poluição plástica, proteger os ecossistemas oceânicos e melhorar as condições das praias para a preservação costeira destacam a dedicação da Surfrider Foundationàsustentabilidade. Com a sustentabilidade como foco compartilhado, a Pottery Barn Teen e a Surfrider Foundation criaram uma coleção de tecidos, tapetes e decoração de inspiração costeira com materiais ecológicos 100% de origem sustentável, que agora está disponível exclusivamente na Pottery Barn Teen.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230126005064/pt/

Surfrider Foundation x Pottery Barn Teen (Photo: Business Wire)

Surfrider Foundation x Pottery Barn Teen (Photo: Business Wire)

“Ao abordar colaborações, procuramos parceiros que compartilhem nossos valores fundamentais e se destaquem em seu campo. A Surfrider Foundation é extremamente respeitada por seus esforços de preservação e sustentabilidade do oceano”, afirmou Jennifer Kellor, presidente da Pottery Barn Teen. “Juntamos forças para criar uma coleção de inspiração costeira que celebra a beleza natural do oceano e causa impacto, usando materiais reciclados e ecologicamente corretos”.

Os materiais ecológicos usados na concepção desta coleção incluem: recursos orgânicos, reciclados e de origem sustentável. A roupa de cama da colaboração é 100% orgânica, certificada pelo Global Organic Textile Standard (GOTS) e atende a rigorosos padrões sociais e ambientais. O tapete de colaboração é feito de plástico reciclado, derivado de velhas redes de pesca para diminuir a poluição do oceano e reinventado em um ousado padrão azul e branco. A decoração em madeira, incluindo a arte da parede, usa madeira de origem sustentável branqueada pelo sol, diminuindo o impacto ambiental com materiais colhidos de forma responsável.

“A nova colaboração Surfrider da Pottery Barn Teen é uma grande manifestação da beleza e inspiração fornecidas pelo oceano e um lembrete igualmente importante de que todos devemos nos esforçar para proteger o mar e os recursos que valorizamos”, afirmou o CEO da Surfrider Foundation, dr. Chade Nelsen. “Somos gratos pelas contínuas iniciativas de sustentabilidade da Pottery Barn Teen e pelo compromisso de apoiar os esforços de conservação dos oceanos da Surfrider”.

Para saber mais sobre a coleção e como fazer a diferença com a Surfrider Foundation, visite www.pbteen.com/surfrider. Participe da conversa nas mídias sociais com @potterybarnteen e @surfrider.

SOBRE O POTTERY BARN TEEN

Introduzido em 2003, o Pottery Barn Teen oferece móveis e soluções para criar espaços que refletem quem são os adolescentes e como eles vivem. Disponível on-line e em lojas em todo o mundo, Pottery Barn Teen traz o melhor em design de qualidade com foco em materiais ecológicos e sustentáveis que têm baixo impacto no meio ambiente. O Pottery Barn Dorm, lançado em 2010, é a oferta da Pottery Barn Teen de móveis de dormitório e itens essenciais com a mesma qualidade e compromisso com o estilo. Pottery Barn Teen é membro da Williams-Sonoma, Inc. (NYSE:WSM) e participa do The Key Rewards, um programa de fidelidade gratuito que oferece aos membros benefícios exclusivos em toda a família de marcas.

SOBRE A SURFRIDER FOUNDATION

A Surfrider Foundation é uma organização popular sem fins lucrativos dedicadaàproteção e aproveitamento do oceano, das ondas e das praias do nosso mundo para todas as pessoas por meio de uma poderosa rede de ativistas. Fundada em 1984 por um punhado de surfistas visionários em Malibu, Califórnia, a Surfrider Foundation agora mantém mais de um milhão de apoiadores, ativistas e membros, com mais de 200 capítulos liderados por voluntários e clubes estudantis nos EUA, e mais de 800 vitórias protegendo nossas costas. Saiba mais em surfrider.org.

WSM PR

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Molly Terrell

Relações públicas, Pottery Barn Teen

mterrell@wsgc.com

Lauren Sanchez

Relações públicas, Pottery Barn Teen

lesanchez1@wsgc.com

Fonte: BUSINESS WIRE



As mudanças que ocorreram no PGR-Programa de Gerenciamento de Riscos

O PGR é um programa que deve contemplar ou estar integrado com planos, programas e outros documentos previstos na legislação brasileira, visando melhorar a gestão de saúde e segurança ocupacional na empresa, trazendo diretrizes desburocratizadas e mais eficientes com relação ao controle dos riscos ocupacionais.

As mudanças que ocorreram na NR 01 do MTP, em consideração ao PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos.

Quais são os dois principais documentos que o PGR deve contemplar, minimamente?

São o Inventário de Riscos e o Plano de Ação.
No documento Inventário de Riscos, serão identificados e avaliados os perigos e riscos ocupacionais que os colaboradores podem estar expostos durante seus históricos laborais. Já o Plano de Ação compreende todas as medidas técnicas, administrativas e organizacionais voltadas para a adequação e conformidade da empresa, a partir das medidas de controle estabelecidas. Vale ressaltar que o Plano de Ação não deve focar apenas em listar o que se quer implementar, mas também o que já foi implementado e principalmente garantir que a manutenção seja realizada adequadamente.
Isto significa que, primeiro, os perigos e riscos são identificados, posteriormente avaliados, logo em seguida tratados com as respectivas medidas de controle. Este trâmite é factível através de uma gestão mais assertiva, com a finalidade de evitar surpresas indesejadas.

O PGR é obrigatório para todas as empresas?

Não, o microempreendedor individual (MEI) está dispensado de elaborar o PGR, bem como microempresas (ME) e as empresas de pequeno porte (EPP) com graus de risco 1 e 2, que possam provar ausência de exposições ocupacionais a agentes químicos, físicos e biológicos.

O PGR precisa estar incorporado com os demais programas?

A resposta para essa pergunta é sim. Os programas legais precisam estar alinhados para que a gestão de saúde e segurança do trabalho esteja sendo executada de maneira eficiente.

Quem é o responsável por elaborar e assinar o PGR?

A responsabilidade de desenvolvimento e implementação do PGR é da empresa que contrata trabalhadores sob regime CLT. Portanto, por se tratar de um processo técnico, muitas vezes complexo, indica-se o envolvimento de empresa especializada que conte com profissionais habilitados e capacitados. A Dual Saúde é uma empresa especializada em gestão e consultoria em saúde ocupacional e possui clínicas próprias pelo estado do Rio de Janeiro e uma rede de clínicas credenciadas pelo Brasil.



Evento universitário abordou as soft skills para construção

Entre os dias 17 e 21 de janeiro de 2023, foi realizado a Semana de Mercado, evento voltado para as engenharias, tecnologia e mercado de trabalho. Neste ano, o evento apresentou tendências das novas tecnologias e as soft skills para que os profissionais da engenharia, agronomia e geociências se destaquem em um mercado cada dia mais competitivo.

Desde 2015, a SM alcançou 5000 mil participantes, 50 empresas e CEOs que palestraram, e mais de 20 universidades. O evento incentiva a participação de grandes empresas para aproximar o mercado de trabalho e usar o meio digital como potencializador de novos negócios.

A Semana de Mercado contou com workshops, palestras, mesas-redondas, visitas técnicas (VT) e simulação de processo seletivo. O tema deste ano foi “Como as novas tecnologias impactarão o mercado de trabalho.” A SM acontece de forma bienal e atrai um grande público de Goiás e do Brasil.

Este ano, o evento contou com a palestra de Paulo Franco Machado, productor manager da Senior Globaltec, com o tema “Payments revolution: serviços financeiros potencializando negócios”. “Compartilhamos as estratégias das maiores empresas do segmento imobiliário e da construção civil do Brasil”, apontou Paulo Franco. Pela primeira vez, a Senior Globaltec foi patrocinadora oficial do evento. 

A SM foi um evento focado no mercado de trabalho e tem o propósito de unir empresas e futuros profissionais das engenharias. “Nosso objetivo foi promover o ecossistema tech, impulsionando o desenvolvimento de profissionais do setor e ajudar as empresas a automatizarem seus processos”, destacou Paulo Franco.



RevitaLash® Cosmetics obtém outra grande vitória em processo contra falsificadores

Um tribunal federal concedeu outra grande vitóriaàAthena Cosmetics, Inc. (empresa controladora da RevitaLash® Cosmetics) em sua batalha contra os vendedores de produtos falsificados AMN Distribution, Inc. e Moishe Newman.

Este caso chama a atenção para o site dos réus chamado BrushExpress, bem como inúmeras lojas no eBay e outros mercados online que operam sob vários pseudônimos. Em uma sentença anterior, o tribunal federal determinou que os réus cometeram infração de marca registrada envolvendo o uso de falsificação e violaram um contrato de conciliação assinado quando a Athena os surpreendeu vendendo produtos falsificados.

Nesta última sentença, o tribunal ordenou que os réus pagassem mais de US$ 1,1 milhão em danosàAthena Cosmetics. O tribunal concluiu, entre outras coisas, que os réus causaram danos significativos ao vender produtos falsificados e violar o contrato de conciliação.

“Estamos satisfeitos que o tribunal federal tenha reconhecido o dano significativo causado por estes produtos falsificados e o flagrante desrespeito dos réus por nossa propriedade intelectual e segurança do consumidor”, disse Michael Brinkenhoff, M.D. e diretor executivo da Athena Cosmetics, Inc. “A Athena Cosmetics continue tomando todas as medidas necessárias para proteger nossa marca e garantir que os consumidores possam confiar que estão comprando produtos autênticos da RevitaLash Cosmetics com o desempenho prometido.”

Identificar produtos falsificados da RevitaLash® Cosmetics pode ser difícil, pois estas imitações em geral são habilmente trabalhadas para se parecerem com o produto real. A verificação de detalhes importantes, como embalagem retrátil ausente, odores pungentes, fórmulas de produtos descoloridos ou pegajosos, caixas danificadas / vencidas (ou sua ausência) e números de controle de estoque faltando podem ajudá-lo a constatar se um determinado produto é genuíno ou não. Além disto, fique atento a erros ortográficos que muitas vezes podem ser indicativos de um item falso. Para sua segurança e tranquilidade, é melhor comprar direto da revitalash.com ou um revendedor autorizado. Se você tiver dúvidas ou suspeitas sobre a autenticidade de sua compra ou quiser verificar se um revendedor está oferecendo um produto autêntico, entre em contato com a equipe de atendimento ao cliente da RevitaLash® Cosmetics ao ligar para 877-909-5274 ou enviar um e-mail a customercare@revitalash.com.

Sobre a RevitaLash® Cosmetics

A RevitaLash® Cosmetics é líder mundial no desenvolvimento de produtos avançados para embelezamento de cílios, sobrancelhas e cabelos. Fundada em 2006, a coleção inclui o premiado RevitaLash® Advanced Eyelash Conditioner e RevitaBrow® Advanced Eyebrow Conditioner, estando disponível em consultórios médicos, spas, salões, online e em varejistas especializados em mais de 70 países. Com sua missão Eternally Pink®, a RevitaLash® Cosmetics apoia iniciativas sem fins lucrativos contra o câncer de mama, ao doar uma parte dos lucros para iniciativas de pesquisa e educação, retribuindoàcomunidade de câncer de mama o ano todo, não apenas em outubro. Para mais informação, acesse www.revitalash.com. [RevitaLash® Advanced e RevitaLash® Advanced Sensitive não estão disponíveis na Califórnia]

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Behrman Communications / revitalash@behrmanpr.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Dia da Gula acende alerta sobre compulsão alimentar

Dia 26 de janeiro é conhecido mundialmente como o Dia da Gula. Além da data ser comemorada por algumas pessoas, ela serve principalmente para alertar a respeito da compulsão alimentar, um distúrbio que acomete uma parcela da população que consome grande quantidade de comida de forma desequilibrada. 

A gula pode desencadear alguns problemas de saúde, como a obesidade e o aumento do colesterol que, por sua vez, podem provocar problemas cardíacos e respiratórios, por exemplo. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), estima-se que mais de 70 milhões de pessoas no mundo sejam afetadas por algum tipo de transtorno alimentar, podendo ser bulimia, anorexia, compulsão alimentar, entre outros. 

Segundo o Dr. Rizzieri Gomes, médico cardiologista e especialista em mudança da qualidade de vida, questões relacionadas ao psicológico estão entre os principais gatilhos que desencadeiam episódios de compulsão. “É de conhecimento de todos que comer em grande quantidade, sem ter nenhum controle do que está sendo ingerido, faz muito mal à saúde. Podemos comer por insegurança, ansiedade, estresse, como forma de compensação”, afirma. 

Outra data importante, que tem como objetivo exclusivo a conscientização sobre o tema, é o Dia Mundial de Ação dos Transtornos Alimentares, comemorado em 2 de junho. Segundo informações da ABP para a Agência Brasil, o tratamento para esse tipo de condição deve ser multiprofissional e, quando tratado precoce e corretamente, têm importante taxa de recuperação. No Brasil, considerando todos os transtornos alimentares, conjuntamente, há uma prevalência em 3% a 4% da população, segundo dados da ABP.

Além do auxílio com profissionais, a compulsão também pode ser controlada com hábitos do dia a dia. O Dr. Rizzieri Gomes deixa algumas dicas:

  1. Ingerir alimentos que estejam ligados ao aumento da serotonina, pois eles ajudarão a dar uma sensação de felicidade. São eles: queijo, frango, peru, ovos, salmão, banana, abacate, abacaxi, couve-flor, brócolis, batata, beterraba, ervilhas, nozes, amendoim, caju, castanha do Brasil, soja e derivados, cacau, canela e outros;
  2. Outra dica essencial para controlar a gula é beber bastante água e consumir alimentos com fibras, pois eles trazem a sensação de saciedade;
  3. Evitar ficar muito tempo sem comer, pois pode causar hipoglicemia (queda de açúcar no sangue), e, em alguns casos, acarretar uma compulsão por alimentos mais calóricos;
  4. Saborear os alimentos e prestar atenção no que está sendo ingerido, facilitando o controle de exageros;
  5. Praticar atividade física regular, planejar as refeições e dormir bem são mais algumas estratégias usadas para controlar a compulsão alimentar. 

O médico salienta ainda que todo e qualquer tratamento deve ser monitorado por profissionais de saúde capacitados. “O acompanhamento adequado faz parte do processo de melhora e pode influenciar nos resultados. É muito mais importante manter-se na reeducação alimentar 85% do tempo por um longo período, do que seguir 100% da dieta por um curto tempo”, recomenda o Dr. Rizzieri. 



RentalTech Audiovisual promove a economia circular

Cada vez mais, as empresas estão atentas ao perfil do novo consumidor, não apenas mais digital, econômico e ansioso por inovações, como também preocupado com o impacto que o seu consumo terá para as próximas gerações. Não à toa, segundo uma pesquisa da Opinion Box, citada em uma matéria do site Meio & Mensagem, quase metade (46%) dos brasileiros esperam por um impacto social positivo das marcas com as quais se relacionam.

Para além da questão socioambiental, o conceito de economia circular – preferido pelo novo consumidor -, gera economia, pois propõe o aluguel ou compartilhamento de bens, ao invés de sua posse. Para se ter ideia, 62% dos brasileiros preferem utilizar carros de aplicativo do que investir em um veículo próprio, segundo a pesquisa “Consumo Online no Brasil”, realizada pela Edelman, a pedido do PayPal. 

Assim como os softwares de locomoção, iniciativas que possibilitam o aluguel ou o compartilhamento de produtos e serviços ditam tendência e trazem à tona uma série de inovações ao mercado. O recurso é uma alternativa não apenas para pessoas físicas, como também para as jurídicas, que podem alugar os equipamentos necessários para o seu negócio, ao invés de comprá-los, deixando de investir altos valores em tecnologias.

Leandro Ferreira, CEO-Founder da Mov Locadora – empresa que atua com o aluguel por dia ou assinatura de equipamentos audiovisuais e tecnologia -, avalia de forma positiva as iniciativas de economia circular presentes no Brasil, impulsionadas, principalmente, pelo novo perfil de consumidores. 

“Hoje, não existe mais a necessidade de se ter um item, e, sim, de ter acesso e poder usar o bem apenas quando necessário – e o aluguel por dia ou assinatura de equipamentos se encaixa nesse conceito”, afirma.

Ferreira explica que, com a evolução das tecnologias e o lançamento contínuo de novos equipamentos pela indústria, além de ficar obsoleto e perder valor no momento da revenda, a opção de locação por dia ou assinatura de equipamento audiovisual se torna uma opção para quem quer praticidade sem a necessidade de investir um alto valor.

“As produtoras, videomakers, fotógrafos e criadores de conteúdo, podem usar o capital [que seria utilizado para a compra de equipamentos] para investir em estudos, contratação e qualificação de equipe, por exemplo”, diz ele. “Além disso, esse formato de negócio pode auxiliar pessoas que buscam um serviço/produto somente por um tempo, como uma viagem, e não são profissionais”. 

O CEO da Mov Locadora destaca que hoje a startup atende, em média, 300 clientes por mês em suas unidades em São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ). “Planejamos aumentar a nossa área de atendimento ainda no primeiro semestre de 2023 com novas unidades para atender ao aumento da demanda”, afirma. 

Para mais informações, basta acessar: https://www.movlocadora.com.br/



Edtechs oferecem ensino de idiomas no ambiente corporativo

A atração e a retenção de talentos são elementos que desafiam líderes e profissionais de RH (Recursos Humanos) de empresas de todo o mundo. No Brasil, o turnover (taxa de rotatividade, em português) aumentou 56% em relação ao período pré-pandemia, conforme dados de um balanço realizado pela Robert Half com base em informações do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Segundo o levantamento, o Brasil é o país com o maior índice de turnover do mundo, à frente do Reino Unido (43%), França (51%) e Bélgica (45%). Além disso, a análise revelou que o percentual de saídas voluntárias nas empresas brasileiras, em comparação ao de desligamentos, saltou de 33% para 48%, como mostra uma publicação do G1.

De acordo com a pesquisa, fatores como “baixa qualidade do clima organizacional”, “falta de alinhamento de expectativas”, “falta de reconhecimento” e de “plano de carreira” foram os que mais movimentaram a entrada e a saída de profissionais. E é nesse panorama que edtechs – empresas que empregam tecnologia para criar soluções inovadoras para a área de educação -, passaram a focar nas organizações e seus colaboradores.

Alexandrine Brami, CEO & Co-Founder do Lingopass – edtech brasileira focada no ensino de idiomas para empresas -, afirma que o aumento da taxa de rotatividade é um fator de alerta, pois pode levar à produção inconsistente, além de ser responsável por lucros limitados, equipe pouco motivada e perda de colaboradores de alto nível para concorrentes.

“Com o mercado cada vez mais competitivo e clientes mais exigentes, ter um produto ou serviço de alta qualidade não é o suficiente para manter o seu negócio como destaque entre os competidores. Entretanto, ter colaboradores de alto padrão é um diferencial”, diz ele. 

Oferta de idiomas é alternativa para reverter turnover

Segundo Brami, muitos gestores acreditam que para manter os melhores talentos em uma empresa, é preciso apenas fornecer um salário alto. “A verdade é que, para ter uma boa taxa de retenção, é necessário muito mais do que isso. Atualmente, os funcionários priorizam, além da remuneração, uma empresa com cultura de crescimento, gestão justa de promoção e oportunidade de aprendizado constante”.

É nesse ponto que, para a empresária, a oferta de benefícios como o ensino de idiomas pode ser útil para as corporações que buscam melhorar suas taxas de atração e retenção de talentos. Para ele, empresas que promovem o treinamento de outras línguas se tornam um diferencial frente ao mercado competitivo.

“Além disso, com funcionários fluentes em outros idiomas, uma empresa desenvolve mais alternativas para atuar em outros países, criar redes de contatos internacionais e, ainda, desenvolver uma cultura de acolhimento à diversidade”, complementa.

Ensino de idiomas abre as portas para o mercado internacional

Brami chama a atenção para uma pesquisa realizada pela Economist Intelligence Unit, que aponta que 77% dos entrevistados creem que interações multiculturais podem acarretar em ideias inovadoras. “O domínio de idiomas promove contatos internacionais que, por sua vez, podem potencializar ainda mais os resultados do negócio”.

Brami também destaca que as atividades de ensino de idiomas podem ser realizadas no ambiente corporativo a fim de investir na internacionalização da empresa. “Ao entrar para o mercado internacional, o negócio pode alcançar resultados como atração de talentos de outros países, exploração e conquista de novos mercados, aumento no número de vendas e redução dos custos de produção”.

Para tanto, prossegue, por meio do ensino de inglês entre os colaboradores, a empresa cria meios para desenvolver elementos como o benchmarking, considerado uma peça-chave para analisar o que é feito pelas empresas internacionais. “Com o domínio de outra língua, os profissionais poderão fazer a adequação da linguagem além da análise dos hábitos de compra e cultura do local e do desenvolvimento de parcerias com empresas internacionais”.

Modalidade é opção para a área de óleo e gás

O CEO & Co-Founder do Lingopass avalia que dentre as tendências e desafios no mercado brasileiro para os dias atuais, o setor de energia elétrica e solar, petróleo e gás ganha destaque, sendo um segmento da economia que exigirá a capacitação constante de funcionários, sobretudo no que diz respeito ao aprimoramento da fluência em outros idiomas – isto se dá pelo fato de ser alta a expectativa de inversões internacionais no mercado brasileiro

Brami destaca que, até o final da década, as atividades de E&P receberão investimentos superiores a R$ 950 bilhões, pagarão mais de R$ 1,5 trilhão em tributos e contribuirão com a criação anual média de 445 mil empregos. 

“Nos demais elos da cadeia, investimentos setoriais da ordem de R$ 10 bilhões se somarão a multisetoriais em infraestrutura logística de R$ 109 bilhões, elevando o atual número de postos de trabalho em 284% em 2031”, reporta. “É preciso encarar esta janela de oportunidade com competência e pragmatismo, capturando os benefícios advindos do maior protagonismo do Brasil no setor de Óleo & Gás mundial”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.lingopass.com.br/



Wemade apresenta novo campo de batalha “Área do Campo de Neve” no MIR4

O exitoso MMORPG para dispositivos móveis da Wemade, MIR4, lançou hoje (26 de janeiro) um novo campo de batalha, intitulado “Área do Campo de Neve”.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230126005418/pt/

Novo campo de batalha “Área do Campo de Neve” do MIR4 é aberto (crédito: Wemade)

Novo campo de batalha “Área do Campo de Neve” do MIR4 é aberto (crédito: Wemade)

A Área do Campo de Neve é dividida em cinco partes: Campo de Gelo do Dragão Noveno, Palácio de Gelo do Dragão Noveno, Labirinto do Dragão Noveno, Vale Oculto do Sagitário e Templo do Sagitário. Os jogadores podem concluir novas missões na Área do Campo de Neve e começar novas aventuras para encontrar a princesa perdida Cheonpa.

O nível máximo de Personagem foi aumentado para 180. O nível máximo de Constituição também foi aumentado para 19 e de Força interior para 18. Ao atingir o nível 180, os personagens poderão obter um “Level Reward Coffer” que contém “Caixa de Invocação de Pedaço Místico”, “Pedra de Aprimoramento do Dragão Divino Épica” e muito mais, bem como uma “Legendary Blue Dragon Statue”.

O primeiro Espírito do líder do grupo – Raryo, o Pequeno Dragão Branco – também foi adicionado. Os efeitos do espírito são aplicados a todos os membros do grupo próximos quando um personagem que este espírito invocou se torna o líder do grupo.

O Espírito Lendário da Água aumenta o Dano de Ataque (ATK DMG) dos membros do grupo e reduz o Dano (DMG) recebido de monstros chefes. Também pode aumentar o Aumento de EXP de Caça, Aumento de Poder Antidemônio, Chance de Drop de Item e muito mais.

Da minha batalhaànossa guerra! Mais informações sobre o MIR4 no seu site oficial.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Wemade Co., Ltd. (112040: KOSDAQ)

Jennifer Jung, gerente de RP

jennifer@wemade.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Carbios reforça seu Comitê Executivo em ano crucial para o desenvolvimento industrial e comercial

Notícias regulamentares:

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230125005439/pt/

(L-R): Martine BRISSET (General Manager Biodegradation Division, Senior Vice President of Carbios Group, and Executive Committee Member) and Delphine DENOIZE (Innovation Programs Funding, Regulation and LCA Director, and Executive Committee Member)

(L-R): Martine BRISSET (General Manager Biodegradation Division, Senior Vice President of Carbios Group, and Executive Committee Member) and Delphine DENOIZE (Innovation Programs Funding, Regulation and LCA Director, and Executive Committee Member)

A Carbios (Euronext Growth Paris: ALCRB), empresa pioneira no desenvolvimento e industrialização de tecnologias biológicas para reinventar o ciclo de vida de plásticos e têxteis, reforçou sua equipe de liderança com a nomeação de Martine BRISSET como vice-presidente sênior a partir de 1º de janeiro de 2023. Martine gerenciará a divisão de Biodegradação e supervisionar os departamentos de Recursos Humanos, Jurídico, Regulatório, Gerenciamento de Projetos, Qualidade, Saúde e Segurança. Martine BRISSET integra o Comitê Executivo do Grupo, assim como Delphine DENOIZÉ, que continuará sendo diretora de Financiamento, Regulação e LCA de Programas de Inovação com uma equipe em expansão.

“Nos últimos seis meses, nossas equipes cresceram de maneira significativa para atingir nossas metas ambiciosas e é uma grande satisfação em nomear Martine e Delphine para o Comitê Executivo”, comentou Emmanuel LADENT, CEO da Carbios. “Seu histórico comprovado, principalmente dentro do Grupo Carbios, fortalece a experiência da alta administração e reforça a diversidade de habilidades necessárias para ter sucesso neste ano crucial para a industrialização e comercialização da Carbios”.

Martine BRISSET, vice-presidente sênior da Carbios: “Depois de ter supervisionado a produção de milhares de toneladas de plástico destinadas ao setor de embalagens, agora estou focada em reduzir a poluição plástica com nossas soluções de biodegradação e biorreciclagem. Estou muito animada de assumir este desafio incrível e empolgante, que faz sentido para as gerações futuras e para a indústria”.

Martine BRISSET possui mais de 30 anos de experiência em gestão geral em grandes grupos internacionais na indústria de embalagens de plástico e papel, principalmente na Amcor, Huhtamaki, Linpac e Klockner Pentaplast. Desde 2021, exerce o cargo de diretora geral da Carbiolice, com o objetivo de integrar, no Grupo Carbios, esta subsidiária de alto potencial especializada em biodegradação. Em seu novo cargo como vice-presidente sênior da Carbios, sua principal missão será implementar com sucesso a tecnologia de biodegradação, facilitar a expansão internacional das atividades da Carbios e organizar o recrutamento e a capacitação da equipe de trabalho do Grupo. Com inúmeras contratações planejadas para 2023, aumentar a atratividade da Carbios será um assunto estratégico.

Delphine DENOIZÉ, diretora de Financiamento, Regulação e LCA de Programas de Inovação: “O que me motiva é a satisfação de ver um projeto desde o conceito até a realidade. Na Carbios, todos os nossos projetos têm um impacto positivo no meio ambiente e estaràaltura deste desafio é o que me apaixona. Como membro do Comitê Executivo, minha intenção é apoiar estes projetos com ainda mais entusiasmo, quer ao nível da sua estruturação e financiamento, mas também ao nível do seu cumprimento regulatório e desempenho ambiental”.

Depois de vários anos trabalhando em inovação na indústria agrícola, foi durante seu tempo no cluster Céréales Vallées que Delphine DENOIZÉ descobriu e ajudou na criação da Carbios. Ela ingressou na empresa em 2016 e foi uma das primeiras 20 funcionárias. Inicialmente foi responsável pelo Financiamento e Regulação da Inovação, depois pela Gestão de Projetos de Biorreciclagem de plásticos PET e, agora, supervisiona todos os projetos do Grupo. Suas responsabilidades incluem financiamento público francês e europeu para inovação, conformidade regulatória de processos e produtos no mundo inteiro e avaliação de seu impacto ambiental por meio de ferramentas específicas, como é o caso da LCA (sigla em inglês para “Avaliação do Ciclo de Vida”).

Membros do Comitê Executivo do Grupo Carbios:

  • Emmanuel LADENT, CEO
  • Lionel ARRAS, diretor de Desenvolvimento Industrial
  • Mathieu BERTHOUD, diretor de Sourcing e Relações Públicas
  • Pascal BRICOUT, diretor de Estratégia e Finanças
  • Martine BRISSET, gerente geral da divisão de Biodegradação e vice-presidente sênior do Grupo Carbios
  • Delphine DENOIZÉ, diretora de Financiamento, Regulação e LCA de Programas de Inovação
  • Stéphane FERREIRA, diretora comercial
  • Lise LUCCHESI, diretora de Propriedade Intelectual
  • Prof. Alain MARTY, diretor científico

Visite o site da Carbios para obter as biografias de cada membro: https://www.carbios.com/en/governance/

Sobre a Carbios

Fundada em 2011 pela Truffle Capital, a Carbios é uma empresa de biotecnologia verde que desenvolve processos biológicos e inovadores. Por meio de sua abordagem única de combinar enzimas e plásticos, a Carbios visa atender às novas expectativas dos consumidores e aos desafios de uma ampla transição ecológica, assumindo um grande desafio de nosso tempo: a poluição plástica e têxtil. A Carbios desconstrói qualquer tipo de PET (o polímero dominante em garrafas, recipientes e tecidos feitos de poliéster) em seus componentes básicos que, em seguida, podem ser reutilizados para produzir novos plásticos PET com qualidade equivalente aos virgens. Esta inovação, a primeira do gênero no mundo, foi recentemente reconhecida em um artigo científico publicado na capa da prestigiosa revista Nature. A Carbios iniciou com sucesso sua fábrica de demonstração em Clermont-Ferrand (França) em 2021. Agora, a empresa deu mais um passo fundamental para a industrialização de seu processo com a construção de uma unidade inédita em parceria com a Indorama Ventures.

Em 2017, Carbios e L’Oréal fundaram um consórcio para contribuir com a industrialização de sua tecnologia própria de reciclagem. Comprometidos com o desenvolvimento de soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável, a Nestlé Waters, PepsiCo e Suntory Beverage & Food Europe se uniram a este consórcio em abril de 2019. Em 2022, a Carbios assinou um acordo com a On, Patagonia, PUMA e Salomon para desenvolver soluções que promovam a reciclabilidade e a circularidade de seus produtos.

A empresa também desenvolveu uma tecnologia de biodegradação enzimática para plásticos de uso únicoàbase de PLA (um polímero de origem biológica). Esta tecnologia pode criar uma nova geração de plásticos que são 100% compostáveis em temperatura ambiente, mesmo em condições domésticas, integrando enzimas no coração do produto plástico.

Para mais informações, acesse carbios.com / Twitter: Carbios / LinkedIn: Carbios / Instagram: insidecarbios

A Carbios (ISIN FR0011648716/ALCRB) é elegível para o PEA-PME, um programa do governo francês que permite que seus residentes que investem em pequenas e médias empresas se beneficiem de descontos no imposto de renda.

Esta tradução é apenas para fins informativos.

Em caso de discrepância com a versão original deste comunicadoàimprensa, a versão original irá prevalecer.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

CARBIOS

Melissa Flauraud

Assessoria de Imprensa

melissa.flauraud@carbios.com

Benjamin Audebert

Relações com Investidores

contact@carbios.com

+33 (0)4 73 86 51 76

Assessoria de Imprensa (Europa)

Iconic

Marie-Virginie Klein

mvk@iconic-conseil.com

+33 (0)1 44 14 99 96

Assessoria de Imprensa (EUA)

Rooney Partners

Kate L. Barrette

kbarrette@rooneyco.com

+1 212 223 0561

Assessoria de Imprensa (DACH)

MC Services

Anne Hennecke

carbios@mc-services.eu

+49 (0)211 529 252 22

Fonte: BUSINESS WIRE



Economistas e cientistas políticos apontam os principais desafios do governo

Realizado nesta quinta-feira, 19 de janeiro, na Flórida, o webinar Brazil Under Lula: Political and Economic Perspectives (O Brasil sob Lula: Perspectivas Políticas e Econômicas), mediado por Lisa M. Schineller, Managing Director & Lead Analyst Sovereing & International Public Finance Ratings da S&P Global Ratings, abourdou as perspectivas políticas e econômicas do país e as oportunidades de crescimento nos próximos anos.

De acordo com Chris Garman, Managing Director for the Americas Eurasia Group, assim como especulado pela maioria do mercado, acredita-se que 2023 será marcado novamente por um novo aumento dos juros e da inflação.

Apesar das várias oportunidades globais que gradativamente poderão se abrir, o momento é delicado. “O cenário atual exige muita sabedoria por meio de reformas estruturantes e, ainda, uma agenda de âncora fiscal”, pontuou Gesner de Oliveira, Partner, GO Associados.

“Esse painel servirá para trazer informações e expectativas enxergadas por renomados especialistas da comunidade empresarial e do setor privado, que acreditam que o Brasil está em um momento favorável e tem tudo para aproveitar o contato global e as novas cadeias de valores para atingir um crescimento ainda maior em 2023”, afirmou Sueli Bonaparte, presidente fundadora da Brasil-Flórida Business Council, Inc.

O cenário da pandemia alterou o panorama, e as restrições impostas pela China ajudaram no rearranjo das cadeias de valores globais.

“Há sinais claros de que haverá mudanças significativas na política, principalmente no nível micro. Por essa razão que falamos e nos preocupamos tanto sobre a questão fiscal do Brasil, que ainda está longe de se estabilizar”, pontuou Alberto Ramos, Managing Director e Head of Latin America Economic Research, da Goldman Sachs.

Do ponto de vista macroeconômico, a Managing Director LatAm and Brazil Equity Strategist, da J.P. Morgan, Emy Shayo Cherman, acredita que o mercado ainda tem “soluços” e que o Banco Central pode e deve estar na luta também por uma transição política mais profunda.

“O perfil de risco aumentou e estou mais preocupada com o médio prazo, com questões que temos de olhar rapidamente”, observou Emy, apontando sobre  necessidade de saber qual será a regra fiscal e o que eles estão fazendo do estado na legislação societária no cenário microeconômico e na parte da reforma e melhora da competitividade.

“Como reduzir a exposição à China? Onde alocar novos investimentos? Você tem desafios climáticos significativos, tem questões de uma segurança alimentar global e de segurança energética, temos o aumento do custo de produção na Europa por causa da janela de oportunidades que não é muito fascinante. É cada vez mais importante poder vincular essas tendências globais a como isso se traduz em crescimento e política locais. Neste ambiente global em constante mudança, as análises são ainda mais desafiadoras”, ponderou Garman.



Novos casos de famosos com câncer de cólon reforçam alertas

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) apresentou novo salto de casos de tumores para a estimativa do triênio 2023-2025, período para o qual são esperados mais de 700 mil diagnósticos por ano. O câncer de intestino tem merecido destaque entre pesquisadores no mundo todo pelo aumento de casos. 

Junto dessa nova realidade, veio a indicação para o exame de colonoscopia como meio de se detectar a doença em estágio inicial, o que permite maior chance de êxito no tratamento. Menos invasivo e que pode auxiliar na detecção de indícios para o câncer de intestino e a colonoscopia virtual (CV) é um exame de raios X especial do cólon, que utiliza a tomografia computadorizada (TC) de baixa dose.

O procedimento é menos invasivo que uma colonoscopia convencional, pois não necessita de sedação e ajuda na procura de pequenos pólipos dentro do cólon que podem se transformar em câncer de intestino ao longo dos anos. Em fase de testes, também espera-se que em poucos anos o mercado diagnóstico também poderá oferecer análise por meio de exame de fezes.

“Os casos não só têm aumentado como estão atingindo pessoas mais jovens. E as causas indicam, primeiramente, estilo de vida não saudável, além das questões de hereditariedade. Por isso, é importante maior atenção quanto a exames que possam identificar precocemente a doença”, diz o oncologista Hélio Pinczowski, da Hemomed.

Por enquanto, o alerta do doutor Pinczowski é que, a partir de conversa com o médico de confiança que acompanha anualmente os exames de rotina, se estabeleça o intervalo mais seguro de acordo com o perfil de cada indivíduo. “Por conta do aumento mundial de casos de câncer do intestino, a comunidade médica internacional tem discutido reduzir a idade inicial da colonoscopia. Por aqui, ainda mantemos os 50 anos para pessoas sem indicação de risco alto e de 40 anos para aquelas que têm registro de casos na família”, informa o médico.

Recentemente, o anúncio de pessoas jovens e famosas com câncer de intestino, como as cantoras Simony e Preta Gil, além dos jogadores de futebol Pelé e Roberto Dinamite, diagnosticados com a doença, respectivamente, aos 80 e 68 anos. Por afetar pessoas públicas, esses casos acenderam novos alertas para um dos tipos de câncer que mais mata no Brasil.
Mudança de hábitos alimentares e de estilo de vida – O oncologista da Hemomed, considera um investimento a prevenção de doenças a partir da mudança dos hábitos alimentares, com redução dos alimentos ultraprocessados, carne vermelha e redução da ingestão de gorduras, sal, álcool e cigarro. A prática de exercícios, sono de qualidade e administração dos focos geradores de estresse também farão parte de uma vida mais saudável.  São práticas, explica o médico, que ajudam a prevenir não apenas o câncer, mas doenças igualmente com alto índice letal como as cardiovasculares. “Um bom caminho é conhecer o próprio histórico médico, assim como ter informações, se possível, do histórico médico familiar, pois isso poderá orientar melhor a prevenção e identificação precoce de alterações que possível de serem solucionadas. Vamos lembrar não apenas do aumento de casos, mas que a ciência médica tem evoluído com exames mais precisos e terapêuticas mais eficazes”, diz o oncologista da Hemomed.



Implantes dentários substituem raízes dos dentes

Conforme guia publicado pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP), o implante dentário é um pino de titânio que substitui a raiz de um dente. Esta é a primeira etapa para o que virá cerca de 3 a 6 meses depois, com a região já cicatrizada e o implante ósseo integrado.

Ainda de acordo com o guia, a próxima etapa será a colocação da coroa de porcelana. Esta coroa, pode ser cimentada ou parafusada, ficará firme no lugar do dente natural. Durante o período de ósseointegração o paciente poderá ficar com um provisório dentário nessa região.

Durante a cirurgia e após o procedimento cirúrgico, o paciente não sentirá dor. A cirurgia deve ser feita em bloco cirúrgico específico para cirurgias. O procedimento deve ser feito sob anestesia local, que é a mesma anestesia utilizada para extração dentária, por exemplo.

Caso o paciente não queira vivenciar o ato cirúrgico, pode-se optar por fazer o procedimento com sedação sob supervisão de médico anestesiologista, durante a sedação o paciente adormece e acorda após todo o procedimento, explica o cirurgião dentista Dr. Paulo Coelho Andrade, mestre e especialista em implantodontia e odontologia estética.

O profissional alerta que quando um dente está acometido por doença periodontal, fraturas radiculares, presença de cistos, focos de infecção, as bactérias podem cair na corrente sanguínea e podem provocar problemas sistêmicos, tal como a endocardite bacteriana, que pode levar ao infarto do miocárdio. Sendo assim deve-se remover os dentes acometidos por doenças graves e imediatamente substituir por implantes dentários. Também a ausência de dentes pode provocar perdas ósseas aos dentes vizinhos à falha e mobilidade dental desses dentes, esclarece Dr. Paulo Coelho Andrade.

O dentista observa que a coroa de porcelana permite ao paciente voltar a consumir alimentos normalmente. Para isso, é recomendada uma visita ao dentista entre quatro a seis meses para realizar a manutenção e verificar o estado da saúde bucal como um todo, inclusive com exame clínico e tomográfico dos dentes e implantes.

“O que é importante o paciente entender é que o procedimento é indolor, é excepcional a saúde bucal e, ao mesmo tempo, tem impacto na sua autoestima. Os dentes ficam super semelhantes aos dentes naturais e com as mesmas funcionalidades”, aponta o cirurgião dentista. Os pacientes que realizam o implante dentário, ficam extremamente satisfeitos, afinal podemos considerar o implante a terceira dentição.



Segundo Absolar, energia solar ocupará 2º lugar na geração de energia no país

Em setembro de 2022, a energia solar atingiu a marca de 20 gigawatts de potência instalada no Brasil. Com a soma de sistemas de geração própria localizados em fachadas, telhados e terrenos de pequeno porte, bem como usinas de grande porte, o total representa 9,6% da matriz de eletricidade do país, conforme dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), na CNN Brasil.

Ainda segundo a Absolar, a tendência esperada é de que o país tenha a energia solar como a 2ª maior geradora de energia no país, ficando atrás somente da geração hídrica. Em constante expansão, conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o aumento da energia solar foi de 44,4% dentre os meses de janeiro a outubro de 2022, de 13,8 GW para 20 GW.

A capacidade instalada de energia fotovoltaica cresce 1 GW ao mês desde fevereiro

Desde o mês de fevereiro, o acréscimo da capacidade instalada de energia solar é de um 1 GW por mês, aproximando-se da capacidade da matriz eólica que hoje é de 23,2 GW e ocupa o segundo lugar da matriz energética brasileira de energia eólica.

Desde o ano de 2012, a fonte fotovoltaica arrecadou para o Brasil cerca de 114, 2 bilhões de reais em investimentos, com a geração acumulada de mais de 660 mil empregos. Para os cofres públicos mais de 35,7 bilhões de reais foram angariados, conforme dados da Absolar.

Segundo o presidente da Absolar à CNN Brasil, a expansão faz com que o suprimento brasileiro de energia elétrica tenha diversidade para diminuir a pressão apenas sobre a matriz hídrica e reduzir riscos de elevar ainda mais o custo da conta de luz. “Finalmente, o Brasil acordou para a energia solar e seus benefícios, cujo crescimento acelerado colocará, em breve, a fonte fotovoltaica na segunda posição da matriz elétrica nacional”, salienta.



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