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Soft skills e a sua importância para o mundo corporativo

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Por Priscila Araújo *

Com o avanço de novos modelos organizacionais e empresariais, os recrutadores têm requerido e valorizado habilidades que vão além do conhecimento técnico. O que nós recrutadores queremos, buscamos e priorizamos são as chamadas soft skills.

Para quem não tem familiaridade com o tema, soft skills são as características relacionadas ao comportamento e à forma de trabalho do indivíduo. Em outras palavras, são as chamadas habilidades não-cognitivas, comportamentais ou emocionais. Isso quer dizer que, além de verificar se um potencial candidato tem o conhecimento necessário para a função, também observamos como ele se comporta ou lida com diferentes situações.

O fato é que as soft skills se tornaram relevantes no mercado de trabalho nos últimos anos, porque não só geram mais resultados para um negócio, como também são decisivas na criação e na manutenção de um ambiente mais saudável e produtivo. Se, antes, o que percebíamos era uma ênfase na produção, hoje o que queremos é qualidade nas relações, pois é por meio da colaboração que surgem os melhores resultados. 

Para quem se pergunta como as soft skills podem influenciar áreas como a tecnologia — que tradicionalmente valoriza as habilidades técnicas como as mais importantes —, é importante destacar que elas causam um grande impacto e podem representar um belo diferencial. Hoje, as empresas entendem que lidam com pessoas, e não com máquinas programadas para produzir. Com essa mudança na dinâmica do mercado, os recrutadores da área de tecnologia (eu, inclusive) consideram as habilidades comportamentais, emocionais e sociais tão importantes quanto dominar a técnica.

Cabe às organizações identificar tais características nos profissionais, sempre levando em conta o core business e a cultura. Resolvendo essa equação de forma assertiva, o resultado tende a ser o melhor possível: times mais comprometidos, produtivos e bem-sucedidos.

Ter compreensão da complexidade humana e de todo o potencial que cada pessoa pode apresentar é o que faz as empresas valorizarem tanto as soft skills atualmente. Contudo, é preciso ter em mente que, por se tratar de um repertório bem vasto, é bem difícil desenvolver ou mesmo manifestar domínio em todas elas. Por isso, a dica que dou é fazer uma autoanálise, selecionar as que são mais alinhadas aos seus propósitos e trabalhar firme em seu desenvolvimento, e autoconhecimento.

No ranking das soft skills mais valorizadas pelo mercado de trabalho, destaco a comunicação verdadeira e eficaz; o pensamento criativo para elaborar soluções rápidas e inovadoras; a resiliência para recuperação após adversidades; a empatia para compreender os colegas; a liderança para gerir equipes; e a postura ética e responsável com o trabalho. Como você pode ver, as soft skills estão intimamente ligadas ao processo de desenvolvimento de carreira, e são úteis desde o momento em que se está redigindo um currículo, durante uma entrevista e, nas atividades cotidianas. 

Por fim, trago uma boa notícia: é perfeitamente possível desenvolver suas soft skills! É preciso acreditar e vivenciar o processo, e aprender a se autorregular (ou seja, entender e aprender a administrar as próprias emoções, se recuperando mais rápido de qualquer estresse), a gerenciar o seu tempo (que pode ser essencial quando as coisas parecem sair do nosso controle) e criar uma cultura de feedback (apontar a si próprio o que está certo e o que precisa melhorar). Peça a amigos, colegas e até familiares uma avaliação das suas competências pessoais, e também sugestões para melhorar (pense que, se essas pessoas conhecerem bem tanto o lado profissional quanto o lado pessoal, suas respostas podem ser um parâmetro para o autoconhecimento e futuras melhorias).

Lembre-se que somos seres sapientes, capazes de aprender constantemente. E essa habilidade ninguém nos tira. O importante dentro das relações é o que fazemos com cada situação que nos afeta, como a sentimos e a resposta comportamental que damos a ela.

* Priscila Araújo é Gerente Geral de Recursos Humanos da NEO

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Mulheres que planejam ter filhos na faixa dos 40 anos: vantagens e desvantagens

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São Paulo, SP 31/3/2022 – Adotar estilo de vida saudável com alimentação equilibrada, prática regular de atividade física, redução do estresse e ansiedade são práticas de grande importância antes e durante a gestação para tentar minimizar ao máximo todos os riscos antes citadosGinecologista e psicóloga alertam sobre os cuidados necessários antes de fazer essa escolha

Antigamente, o sonho número um da maioria das mulheres era ser mãe. Com o passar das décadas, este continua sendo o desejo de muitas, porém, não são raros os casos de gestação tardia ou a decisão de não ter filhos. Fato é que cada vez mais, os médicos atendem pacientes querendo entender mais as vantagens e as desvantagens da gravidez depois dos 40 anos.

A Dra. Stephani Caser, head de saúde da mulher da Vibe Saúde, aponta para alguns riscos sobre a gravidez aos 40 anos. “Ao contrário do homem, a mulher nasce com o número de óvulos predeterminados e a cada ciclo menstrual, tem sua quantidade e qualidade reduzidas.”

Em um ano, por exemplo, uma mulher com 40 anos tem entre 30 a 50% de chance de engravidar. Aos 43 anos, esta chance cai para 1%, segundo estudos do The American College of Obstetricians and Gynecologists. Mas não é apenas este o problema, pois existe também um maior risco para malformações fetais, alterações genéticas, complicações maternas e do parto.

A saúde da mulher também é um importante ponto de observação. Uma gestante com mais de 40 anos é sempre considerada de alto risco. Essas pacientes são mais propensas às doenças pré-existentes que complicam a gestação, como obesidade, hipertensão arterial, doenças da tireoide, diabetes. Em casos mais graves, a gravidez possui maiores riscos inerentes à gestação, como aborto espontâneo, síndrome de Down, diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, parto prematuro, macrossomia, anomalias placentárias, gestação múltipla, natimortalidade e crescimento intra-uterino restrito.

Estes riscos são potencializados na gestação, mas o planejamento faz toda diferença. Stephani Caser enfatiza que realizar consultas antes de engravidar com o ginecologista é essencial para todas as idades, tanto para os exames de check-up e tratamento de doenças pré-existentes, quanto para a programação desta gestação. Também é importante esclarecer as dúvidas com o seu médico.

“Adotar estilo de vida saudável com alimentação equilibrada, prática regular de atividade física, redução do estresse e ansiedade são práticas de grande importância antes e durante a gestação para tentar minimizar ao máximo todos os riscos antes citados”, ressalta a Dra. Stephani Caser, ginecologista e pesquisadora na área de hormônios femininos da Vibe Saúde.

Marina Cano, psicóloga clínica com orientação psicanalítica e mestre em educação sexual da Vibe Saúde, salienta as importâncias de buscar redes de apoio. “A disposição física, que muitos apontam como uma questão, é algo muito relativo, visto que as mulheres podem ter sim condições para vivenciarem a maternidade de maneira saudável e com o benefício da maturidade. É importante que a mulher, independentemente da idade, reflita sobre os motivos que a levam a querer ser mãe e sobre o que estariam dispostas a fazer para que este desejo aconteça, caso não seja possível a gestação natural. Se não existe impedimento biológico ou infertilidade, a mulher pode engravidar espontaneamente mesmo após os 40 anos. É importante ressaltar que, embora esteja usando a palavra mulher, essa resposta também é voltada para homens transexuais que desejam engravidar e que também estão inseridos nesse caso”.

A especialista ainda reforça que não existe uma regra de idade ideal para ser mãe, cada mulher é especial e individual, tudo é muito variável como questões sociais, psicológicas, físicas e financeiras. Vale a busca por um médico para tirar todas as dúvidas sobre a gestação.

A Vibe Saúde tem um programa Saúde da Mulher que atua no cuidado holístico e preventivo em três fases diferenciadas da vida das mulheres brasileiras: fertilidade, apoio à gestação e menopausa.



Capital Federal recebe evento de marketing de influência do Brasil a bordo

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Brasília, DF 31/3/2022 – No próximo dia 10 de abril, Brasília recebe em um barco evento que promete oferecer uma experiência em marketing de influência do Brasil. O evento promete trazer muitas novidades para o universo do marketing

A Capital Federal, local do centro das decisões do poder público também passa a ser cenário revolucionário quando o assunto é marketing de influência. É o que garante o evento a bordo que acontecerá no próximo dia 10 de abril trazendo a uma experiência no mundo do marketing. A experiência promete alcance simultâneos de 5 milhões de views, em apenas 24 horas. A experiência será uma imersão para o mercado de influencers e tecnologia mostrando tendências de mercado e inovação.

Tudo acontece em um ambiente navegável, o Lago Paranoá, área bem quista dentro de Brasília. Dentro do barco, os participantes, durante um dia intenso terão um curso de produção audiovisual para novas mídias com a produtora audiovisual Camila Nunes. Os participantes vão ter a oportunidade de aprender a fazer roteiro, pré-roteiro e storytelling. Em outro momento a especialista Iza Souto promove um aprendizado oportuno ao ensinar sobre a internacionalização do marketing de influência e a monetização com plataformas internacionais.

O evento, que é apoiado por marcas nacionais, contará com a presença de influencers dentro do mercado de marketing de influência. Com objetivo de proporcionar uma experiência única e transformadora para formadores de opinião no universo digital por meio de workshops, treinamentos e vivências sobre tendências do mundo digital, formas e plataformas disruptivas de produção audiovisual e o novo mercado de produção de conteúdo por vídeo, internacionalização de carreira de influencers digital e outros importantes temas conduzidos por grandes nomes no mercado.

A ideia é promover a maior experiência de Marketing de influência em navegação do Brasil e dentro dessa oportunidade gerar um conteúdo transformador para pessoas inspiradoras para oportunidades sejam multiplicadas para quem quer entrar nesse mercado.

O evento tem como encerramento com a presença do especialista em negócios digitais e ator, modelo, digital influencer e DJ Jesus Luz.

Serviço: Capital Federal recebe maior evento de marketing de influência do Brasil a bordo

Data: 10/04/22, das 09h às 21h

Contato: (61) 99813 0168

Instagram: @datomarketingabordo



Startup catarinense tem foco no uso inteligente de água e de energia

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Santa Catarina (SC) 31/3/2022 – Um dos principais propósitos do INAITEC é incentivar empresas que desenvolvem soluções inovadoras com foco no futuro sustentável Nova incubada do Inaitec busca o bem-estar comum usando a tecnologia para gestão de recursos. Consumo consciente de água e energia é base para um futuro sustentável.

A água é um recurso fundamental para a sobrevivência do ser humano. Ainda que 70% do planeta Terra seja coberto por água, apenas 1% desse volume é considerado potável. Praticar o consumo consciente de água não significa deixar de usar o recurso, mas sim repensar as suas formas de uso da água. Evitar desperdícios, reduzir o consumo sempre que possível, fazer a captação da água da chuva e reaproveitar a água cinza gerada pelo chuveiro e pela máquina de lavar roupas são algumas atitudes que podem ser tomadas para ter um consumo consciente da água.

Além de não pesar no bolso, o consumo consciente de energia reduz o desperdício de recursos naturais e contribui para a sustentabilidade. Com a quarentena, a maioria dos consumidores percebeu um aumento nas contas de energia elétrica, gás e água. Afinal, todos estão mais tempo em casa, o que aumenta a demanda por tais recursos. Trabalho, aulas on-line, entretenimento, preparo de refeições para toda a família, entre outras necessidades, contribuem para o maior uso dos recursos naturais. Porém, o consumo consciente de energia deve ser uma prioridade.

Economia de recursos naturais e redução de custos: startup catarinense nasce para colaborar na administração dos processos e recursos para o consumo consciente

A MEDEAGE, empresa do grupo SANOVA, foi concebida para atua na gestão técnica dos condomínios, empresas e indústrias. Quanta água uma empresa consome? Ela contribui para um mundo melhor? É economia que as organizações buscam? Foi partindo dessas perguntas que a MEDEAGE se embasou para criar suas soluções.

“Um dos principais objetivos do INAITEC é incentivar empresas que desenvolvem soluções inovadoras com foco no futuro sustentável e a recém-chegada da MEDEAGE se encaixa nesse perfil, estamos em busca continua de empresas que apresentem soluções para melhorar as cidades”, revela Diego Chierighini, diretor executivo do Inaitec.

A empresa atua na gestão técnica de recursos como água, gás e energia. Por meio da análise dos processos e procedimentos de cada cliente, oferece soluções para cada problema diagnosticado. Desta forma, consegue auxiliar as rotinas de gestão, que podem gerar controle, economia e redução do uso de recursos, auxiliando a rotina de gestão de condomínios. Através de aparelhos de medição, a empresa faz o controle e gestão de consumo e propõe intervenções para a redução dos gastos.

O Inaitec é um instituto que ajuda a criar e acelerar negócios que desenvolvam produtos e serviços para as cidades do futuro. O instituto foi fundado em 2010 junto com a Prefeitura Municipal de Palhoça, a Cidade Pedra Branca, a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e a Associação Comercial e Industrial de Palhoça (ACIP) dando início a um novo ciclo de inovação em SC.

Website: https://www.medeage.com.br/



Brindes empresariais sustentáveis ganham força no meio corporativo

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31/3/2022 – Ofertar um produto sustentável é uma ação engajadora que fará com que a empresa seja sempre lembrada pelo presenteadoPesquisa indica que e 87% dos entrevistados preferem produtos e serviços de empresas sustentáveis; especialista traça um panorama dos brindes sustentáveis e sua adoção no ambiente corporativo

A reciclagem pode reduzir em um terço os prejuízos ao meio ambiente até 2030, além de ajudar a manter o aquecimento global abaixo de 2ºC. A estimativa é da ONU (Organização das Nações Unidas), que afirma que ações sustentáveis podem evitar a extinção de milhões de espécies por meio da restauração de 15% de terras comprometidas.

Andrea Koppe, presidente da Unilehu e Programa Supera, negócio social de produção e venda de produtos sustentáveis, acredita que as empresas devem agir de forma proativa. “Os brindes sustentáveis são uma opção para marcas que desejam colaborar com o meio ambiente e construir uma imagem consciente diante dos seus consumidores”.

Para a especialista, oferecer materiais duráveis, que serão úteis em diversas ocasiões da rotina, é um passo importante para a fidelização. “Ofertar um produto sustentável é uma ação engajadora que fará com que a empresa seja sempre lembrada pelo presenteado”.

De fato, um estudo da  Union + Webster – agência de pesquisa norte-americana -, divulgado pela Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), demonstra que 87% dos entrevistados preferem produtos e serviços de empresas sustentáveis. Para 70% dos participantes, aliás, não há problema em pagar um valor adicional por isso.

Atualmente, prossegue, essa tendência é chamada de “consumo verde”. Ela é o modelo de consumo no qual o consumidor busca, além de qualidade e baixo preço, um produto que não prejudique o meio ambiente. “Isso traz à empresa que produz esse tipo de mercadoria uma maior visibilidade e, portanto, mais clientes, levando a mais vendas e lucratividade”.

Brindes sustentáveis adotam conceito upcycling

Koppe diz que os brindes sustentáveis são feitos com materiais ecologicamente corretos. “Artigos feitos no conceito de upcycling, em que peças não ecologicamente corretas são reutilizadas, aumentam a vida útil e dispensam o uso de outra matéria-prima natural”, diz. “Presentes sustentáveis demonstram consciência ambiental e incentivam novos hábitos de consumo, substituindo descartáveis, como canudos de metal e garrafas de água”.

Para que um produto seja considerado sustentável, acrescenta, é necessário analisar todo o seu ciclo de vida, comparando-o com um item comum. “O produto sustentável deve apresentar melhor desempenho ambiental ao longo de seu ciclo de vida, conferindo igual ou melhor função, qualidade e nível de satisfação do que o produto comum”.

Segundo Koppe, ao contrário dos produtos ecológicos, focados no meio ambiente, os sustentáveis se preocupam com toda a cadeia de produção. Sendo assim, eles  também visam o desenvolvimento econômico e social. Produtos sustentáveis são provenientes de fontes renováveis, com processo adequado dos resíduos, e apresentam baixo consumo de água.

“A título de exemplo, se uma empresa produz um canudo de alumínio – em lugar do de plástico -, mas ainda assim consome muita energia ou água para a produção, esse canudo não pode ser considerado um produto sustentável. Da mesma forma, uma produção que gera renda para públicos em vulnerabilidade social está pautada em produtos sustentáveis”, esclarece.

Brindes sustentáveis: adoção no meio corporativo

Na visão da presidente da Unilehu e Programa Supera, apesar de, aparentemente, irem em direções opostas, a sustentabilidade e as indústrias podem ter interesses em comum. De um lado, está a busca pela preservação do meio ambiente. Do outro, o empenho por mais vendas, menores custos de produção e, consequentemente, maior lucro – e é possível conciliar ambas as necessidades.

“As pessoas estão mais conscientes, e as empresas precisam acompanhar esta tendência. Quem demonstra consciência ecológica e se preocupa, de fato, com a preservação do meio ambiente, tende a ser reconhecido e valorizado no mercado”, afirma.

Para a especialista, diante desse cenário, os brindes sustentáveis têm sido uma alternativa para presentear clientes e parceiros. Além de não causarem impactos ambientais, os itens são uma opção criativa e de baixo custo que tende a agradar todos os públicos.

Koppe lembra que os sistemas de reaproveitamentos de resíduos, transformados em matéria-prima para novos produtos, não param de evoluir. E as fábricas de brindes personalizados fazem parte deste movimento global. 

“Ao receber um brinde sustentável, o consumidor repensa sua atitude em relação ao meio ambiente e fica motivado a ter uma mudança de atitude para o futuro”, pontua. “Além de todos os benefícios para o meio corporativo, um produto sustentável gera um impacto ambiental positivo, proporcionando às gerações futuras um mundo mais seguro e feliz”.

Para mais informações, basta acessar: https://www.lojasupera.org.br/

Website: https://www.lojasupera.org.br/



Páscoa no Jurema Águas Quentes tem pacote promocional com atividades especiais

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31/3/2022 – As atrações principais incluem shows, oficinas, workshops, gastronomia e missa no domingo de Páscoa

Para celebrar a Páscoa, o destino Jurema Águas Quentes preparou uma programação especial entre os dias 14 e 17 de abril. Com o objetivo de proporcionar lazer e diversão para toda a família, as atividades incluem oficinas, workshops, gastronomia, luau e missa no domingo de Páscoa. Contemplando todos os hóspedes, o complexo programou diferentes atividades para seus dois resorts: Lagos de Jurema Termas Resort e Jardins de Jurema Convention & Termas Resort.

Conceituado como Family Resort, Lagos de Jurema traz ao público diversas atrações voltadas para a família, e com a programação da Páscoa não seria diferente. Com Noite do Pijama e Tarde Divertida com os Brinquedos Infláveis, voltadas para as crianças, a programação também contempla os adultos, trazendo Luau Jurema com Beatriz Azevedo, Baladinha na Boate e Manhã eletrônica com o DJ André, entre as atrações de destaque.

Também serão ministrados workshops que ensinam a confecção de ovos de Páscoa, oficinas para fazer brigadeiros, além de brindes e contemplação das garças. O menu tem degustação de aperitivos, além do típico almoço regional com modão e costela de chão, o chá da tarde e o café da manhã pascal.

Do outro lado da Passarela do Destino, o Jardins de Jurema também propõe aos hóspedes atrações para aproveitar o final de semana no clima da Páscoa. Começando pelo momento “Quitutes Jardins”, que oferece a degustação de um cardápio selecionado e exclusivo aos hóspedes. Os aperitivos de Jurema e o café da manhã especial da Páscoa completam o menu da programação especial.

Além da oficina de brigadeiro e o workshop de ovo de Páscoa, o resort também oferece workshop de Cachaça Companheira e muito entretenimento com shows acústicos, baladas com DJs e uma pool party. No domingo, o dia começa com a missa de Páscoa com Padre Pedro e finaliza com show de voz e violão por Gabriel Chambó.

“Nossa programação foi realizada na intenção de proporcionar aos nossos hóspedes uma Páscoa especial, repleta de alegria, diversão e bons momentos. Tudo foi planejado para que seja uma grande celebração.”, afirma Marcos Vileski, diretor de vendas e marketing do Complexo Jurema Águas Quentes.

Website: https://juremaaguasquentes.com.br/



MediaTek lança no Brasil o Dimensity 920, chipset 5G de alto desempenho

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A MediaTek acaba de lançar no Brasil o chipset 5G Dimensity 920, produto que permite aos fabricantes de smartphones oferecer alto desempenho, imagens brilhantes e telas mais inteligentes para seus consumidores, entre outros recursos.

Projetado para smartphones 5G poderosos, o Dimensity 920 equilibra performance, potência e custo para fornecer uma experiência móvel aprimorada. A MediaTek é líder mundial no mercado de chipsets para smartphones.

“Construído com a tecnologia de fabricação de 6nm de alto desempenho, o Dimensity 920 suporta telas inteligentes e captura de vídeo HDR 4K baseada em hardware, além de oferecer melhor desempenho em áreas como games, vídeo e conectividade”, destaca Samir Vani, gerente geral da MediaTek no Brasil.

E o primeiro smartphone a utilizar o novo processador da MediaTek no Brasil será o realme 9 Pro+, aparelho que acaba de ser lançado no país. “O objetivo da realme é levar tecnologias que estavam até então disponíveis apenas para os equipamentos flagship, aos modelos intermediários”, explica Marcelo Sato, gerente de vendas da realme no Brasil. Um bom exemplo disso é a presença da câmera Sony IMX766 com OIS no realme 9 Pro+, que traz um enorme sensor de 1/1,56”.

Os principais recursos do Dimensity 920 incluem:
– Monitores inteligentes adaptáveis: ajusta a taxa de atualização da tela de acordo com o game ou ação da interface detectada. Com isso ela é aumentada durante os períodos de ação intensa para melhorar a experiência do usuário e em seguida diminuída, para melhorar a eficiência energética;

– Mecanismo de captura de vídeo 4K: integra um processador de sinal de imagem nativo HDR (ISP) de alto desempenho e incorpora um mecanismo exclusivo de gravação de vídeo HDR 4K acelerado por hardware com suporte para até quatro câmeras simultâneas, para sensores de até 108MP;

– Desempenho aprimorado: com os processadores Arm Cortex-A78 na CPU octa-core, que podem atingir velocidades de clock de 2,5 GHz, a mais recente memória LPDDR5 e armazenamento UFS 3.1, o Dimensity 920 maximiza o desempenho;

– Conectividade avançada: suporta dual 5G SIM, dual VoNR, agregação de operadora 2CC, suíte de eficiência de energia MediaTek 5G UltraSave e rede 5G SA / NSA, conectividade 2×2 MIMO Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2 e multi-GNSS;

– Experiência aprimorada para games: inclui o MediaTek HyperEngine 3.0 com simultaneidade de dados e chamadas 5G, além de aprimoramentos para fluxo de alta velocidade e tecnologia “Super Hotspot”.

Outros aparelhos com o processador Dimensity 920 devem estar disponíveis no Brasil até o final do segundo semestre. 

Para saber mais sobre a série de chipsets Dimensity, visite o site.

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Hércules estima crescimento nas vendas EPIs contra quedas

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São Paulo 31/3/2022 – Empresa integra as estatísticas divulgadas no indicador anual da Animaseg, que apontam alta na comercialização de instrumentos contra quedas pelo terceiro ano consecutivo

A edição do levantamento “Indicadores do Mercado Brasileiro de Equipamentos de Proteção Individual 2021”, feito pela a Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (Animaseg) sobre o panorama nacional do setor de equipamentos de proteção individual (EPI), divulgado em dezembro, aponta que 2021 corresponde ao terceiro ano consecutivo de crescimento nas vendas de instrumentos contra quedas, superando em 6% o ano de 2020, segundo informações das 157 empresas participantes da pesquisa, o equivalente a 80% deste mercado.

O relatório, que traz os indicadores de 2020 e as expectativas dos associados para o fechamento de 2021, estima a comercialização de 1.490.254 itens da categoria em 2021, contra 1.405.900 no ano anterior, 1.346.550 em 2019 e 1.238.500 em 2018. O número é o maior registrado no período de 2013 a 2021.

Neste cenário, a Hércules, empresa do grupo Ansell, que atua na produção de EPIs e uma das colaboradoras do relatório, aponta que as perspectivas de vendas tendem a acompanhar o aquecimento de algumas áreas da economia. Para Marcio Guimarães, Diretor de Vendas da empresa, “os equipamentos em altura são utilizados na indústria em geral. Os índices de crescimento de setores como a construção civil, que também é uma das áreas que demandam o uso de equipamentos para atividades verticais, tendem a contribuir para o aumento na produção”. A empresa deve seguir a tendência de alta do mercado apresentada no relatório, e registar aumento nas vendas, no fechamento do ano fiscal.

Além da construção, a utilização destes instrumentos são frequentes por empresas de telefonia, eletricidade, água e esgoto, limpeza externa dos edifícios, entre outras, e também por instituições como, por exemplo, o Corpo de Bombeiros. Conforme destaca o diretor, um dos fatores fundamentais para a realização de serviços de risco é a segurança e confiabilidade proporcionadas pelas EPIs”. 

A categoria equipamentos contra quedas, presente no levantamento da Animaseg, inclui cinturões-paraquedistas e abdominais; os trava-quedas para linhas flexível (nas categorias cordas, cabo de aço) e rígidas (cabo de aço e trilho); os trava-quedas retrátil; e os talabartes de segurança simples ou duplo e de posicionamento e restrição. 

De acordo com normas reguladoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Previdência, a disponibilização dos equipamentos para proteção e prevenção é obrigatória pelas empresas e o uso indispensável aos profissionais. “Dentro da legislação, pela NR35, para qualquer trabalho realizado acima de dois metros de altura, é necessário ter equipamento de proteção contra quedas. Da mesma forma, a NR33 para acesso a espaço confinado. As normas reguladoras têm força de lei, assim tanto usuários, quanto empresas precisam atuar de acordo com as determinações para proteção e prevenção de acidentes”, informa Guimarães.

Tanto a NR 33 quanto a NR 35 fazem parte de um conjunto de normas reguladoras que servem de referência para a realização de trabalhos de forma segura. 

Para Guimarães, é fundamental que a fabricante atue em todo o processo, desde a produção dos acessórios e dispositivos, envolvendo testes e revisões ao atendimento aos clientes com instruções de uso e treinamentos. “Realizamos também a inspeção e higienização dos equipamentos baseados na NR6 – norma que regulamenta o uso de EPIs – efetuamos a entrega técnica dos produtos e desenvolvemos conteúdos para suporte. Nossos pilares de atuação são: performance, conforto e liderança técnica”, conclui.

A empresa conta em seu portfólio, apenas na categoria altura, com equipamentos de ancoragem, cintos de segurança, talabartes, trava-quedas e acessórios como conectores, extensores, bolsa para armazenamento de equipamentos, entre outros.

Website: https://hercules.com.br/



A profissão Gestor de Tráfego cresce 20% no último ano

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31/3/2022 – Estratégias são investimentos, principalmente financeiros, e planejamentos criados por uma equipe encarregada do gerenciamento de redes sociais

A pandemia fez com que as marcas investissem ainda mais em redes sociais. Distantes dos clientes, a solução foi investir na gestão de tráfego pago com um gestor de tráfego pago, o que resultou em um aumento de 20% da profissão, é o que afirma a pesquisa da HubSpot feita no último ano. Esse conhecimento é fundamental para entender como funciona a área e fazer com que as empresas cresçam no e-commerce.

Um dos pontos mais importantes do marketing digital é o entendimento do fluxo de visitas recebidos pelos sites, blogs ou redes sociais diariamente com gerenciamento de redes sociais, pois é uma forma de analisar como aqueles possíveis clientes chegaram até ali. Foi por meio dos conteúdos que a página em questão fez ou por meio de estratégias criadas pelo time?

O intuito desse time é aumentar a visibilidade das contas nas plataformas sociais por meio da gestão das redes sociais e gestão de tráfego. Com ela, são adotadas estratégias para que o número de visitas aumente cada vez mais, logo, a taxa de conversão também aumentará e contribuirá com os resultados para as vendas como por exemplo, tráfego pago no Instagram.

Atualmente, existem diversas formas de conseguir visibilidade para os perfis das redes sociais, porém as mais populares ainda são o tráfego orgânico, que acontece de forma natural, e o pago, no qual a empresa paga para ser relevante nas buscas. E para obtê-los, as empresas recorrem a agências de marketing digital, e 40% das marcas afirmam a uma pesquisa da Social Commerce que estão alinhadas com o seu marketing digital, preparadas para o futuro online.

As agências podem fazer tudo isso que foi mencionado de forma profissional.
 

 

 

Website: https://dunadesign.com.br/



Alunos conseguem melhor desempenho no vestibular durante a pandemia

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Uberlândia – MG 31/3/2022 – Comemorando o 1º lugar em Medicina da UFU, educadores de colégio em Uberlândia fazem balanço positivo em relação ao período pandêmico e os resultados no SISU e vestibulares.

Os calouros de 2022 tiveram um desafio a mais durante os estudos para estar na lista de aprovados no Sisu. Eles compartilharam a experiência de vivenciar a maior parte do ensino médio ou pré-vestibular de maneira virtual.

As interações e as formas de aprendizagem mudaram e uma compreensão completa das implicações em curto, médio e longo prazo deste período ainda estão se formando. Apesar da insegurança decorrida do período pandêmico, o Colégio Gabarito, sediado em Uberlândia, pode comemorar a aprovação dos seus alunos em várias universidades espalhadas pelo país e até mesmo no exterior.

Na avaliação da coordenadora do ensino médio do colégio Gabarito, Mariana Bisaio Quillici, durante a pandemia o maior desafio foi que o aluno tivesse uma autonomia de estudos. “Quando o aluno está presencialmente em sala, o professor observa o comportamento, a coordenação acompanha o desenvolvimento, e intervêm quando necessário. Quando eles foram para casa, essa intervenção não dependia mais de nós”, conta Bisaio.

Metodologia durante a pandemia

A experiência do ensino remoto e híbrido também tornou mais evidente o papel crítico dos professores e alunos. Independentemente da modalidade de aprendizagem e da tecnologia disponível, os professores desempenharam um papel fundamental e precisaram ter o apoio necessário para desenvolver ferramentas digitais e pedagógicas para ensinar de forma eficaz, tanto em ambientes remotos quanto presenciais.

Mariana lembra que foi necessário muito mais autocontrole, disciplina, ter o compromisso de prestar atenção e cumprir os horários das aulas, o aluno precisou assumiu o protagonismo na aprendizagem. “A nossa maior lição foi entender que o aluno tem um papel muito mais ativo na educação do que costumávamos aplicar. A aula e o conteúdo são construídos juntos, partindo do que o aluno apresenta e do que o professor tem a dizer”, pontua a coordenadora.

A conquista do 1º lugar

Bisaio cita como exemplo o aluno José Jorge de Paiva Ríspoli Neto, que sempre procurou ir além do que era proposto em sala, além de manter ótimo relacionamento com toda comunidade escolar.

“Sempre fui um aluno dedicado. Desde o ensino fundamental, já estudava com disciplina para as provas, bem como participava de olimpíadas de matemática e de ciências. Para minha preparação para o Enem e para os vestibulares em geral, prezava pela teoria, seguida de exercícios modelo e de simulados. Consegui lidar muito bem com o período de pandemia, pois percebi a qualidade e o privilégio que a plataforma digital do Colégio Gabarito significava. Busquei aproveitar ao máximo as aulas e os simulados virtuais disponibilizados, bem como as aulas e correções das propostas de redação”, explica o estudante aprovado em 1º lugar no curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Aprovados no Sisu

Em relação ao desempenho dos alunos egressos do ensino médio e do pré-vestibular entre os aprovados no Sisu, o colégio Gabarito avalia que houve um número de aprovações maior do que em anos anteriores. “Depois de dois anos de pandemia, grande parte dos alunos que prestaram os principais vestibulares e o Enem, já tinham se adequado em termos de organização e planejamento de estudos. No Enem, por exemplo, o número de inscritos caiu pela metade, mas quem estava na disputa estava se sentindo preparado. Inclusive, as notas de corte continuaram altas”, explica o diretor do Egaba Cursos Online, Saulo Oliveira Campos.

“Aqui no pré-vestibular conseguimos manter uma rotina similar à que o aluno tinha no presencial. Alunos do nosso curso somente on-line foram aprovados em cursos como Medicina na USP e na UFMG, que foi a maior nota de corte no Brasil entre os aprovados no Sisu, e em faculdades como UFU, UFTM e UFG”, comemora.

Conquista pelo pré-vestibular

A trajetória de Kadu Miranda Dias, aprovado em medicina na Universidade Federal de Catalão (UFCAT), comprova. “Eu tentava medicina para valer desde 2018, mas em casa nunca tivemos dinheiro para pagar mensalidade dos pré-vestibulares tradicionais. Em 2020, consegui uma bolsa em cursinho e, embora eu estivesse mais confiante, pois estava me adaptando muito bem à dinâmica do preparatório, a pandemia veio como uma bomba no meu planejamento, porque o cursinho até então não tinha estrutura nenhuma para aulas online e isso me fez estudar por conta até o meio do ano. No segundo semestre entrei no Egaba, que tinha a mesma estrutura de um cursinho presencial. A diferença era ser totalmente digital. A partir do Enem de 2020 vi minha nota disparar, a vaga era questão de detalhe. Aprendi a estudar nesse tempo e, em 2021, finalmente, ela veio”, relata o jovem que ficou entre os aprovados no Sisu.

Para o Saulo, em função de tudo que aconteceu durante a pandemia, os bons resultados obtidos pelos ex-alunos do pré-vestibular e do Ensino Médio do colégio Gabarito foram um alívio. “Estávamos confiantes no trabalho feito e no acompanhamento dos alunos. Agora, com a expressiva aprovação dos nossos alunos, temos uma visão clara da efetividade da plataforma oferecida e metodologia empregada”, conclui o diretor.

Website: https://www.sistemagabarito.com.br/



Núcleo Ambiental Água Santa do Cerrado é inaugurado no Triângulo Mineiro

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São Paulo 31/3/2022 – Estruturar um programa como este é dar a oportunidade para os visitantes compreenderem o que o agro faz e ao mesmo tempo celebrar a biodiversidade brasileira. O projeto alia preservação ambiental e produtividade agrícola. A área será inaugurada no dia 31, com foco na educação ambiental e com estrutura para receber visitantes e alunos de escolas dos municípios abrangidos pela propriedade.

Será inaugurado, em 31 de março, o Núcleo Ambiental Água Santa do Cerrado (NASC), projeto de educação ambiental desenvolvido na Fazenda Água Santa, localizada entre os municípios mineiros de Perdizes, Pedrinópolis e Santa Juliana, no Triângulo Mineiro.

Criado a partir da constatação de colaboradores e gestores da fazenda sobre a rica biodiversidade presente nas áreas preservadas do Cerrado, o NASC nasceu da parceria entre Fazenda Água Santa, Bem Brasil Alimentos e BASF, com o intuito de mostrar o protagonismo do produtor rural na conservação do meio ambiente e como é possível conciliar preservação e produtividade agrícola, criando uma cadeia de valor sustentável para a bataticultura, do campo à mesa. A partir de agora, o espaço – que foi reformulado para se tornar um centro de educação ambiental – poderá receber visitantes de públicos diversos.

“A produção sustentável é um valor da Fazenda Água Santa, da Bem Brasil Alimentos e da BASF. As empresas acreditam que apoiar ações como esta reforça o compromisso com o ecossistema da região onde atuam e estão inseridas”, diz Dênio de Oliveira, CEO da Bem Brasil Alimentos.

Manejo sustentável – Além do projeto de educação ambiental, a Fazenda Água Santa mantém um sistema de manejo agrícola que adota práticas sustentáveis, criando uma sinergia entre conservação ambiental e produção. É a geração de valor para todos elos da cadeia, com geração de emprego, renda e desenvolvimento.

“A Fazenda Água Santa planta sustentabilidade e colhe batatas. Nesse sentido, abrimos nossas portas, materializando um espaço educativo para celebrar a biodiversidade do Cerrado e receber nossos parceiros, estudantes, visitantes e também nossos colaboradores”, acrescenta João Emílio Rocheto, fundador da Bem Brasil Alimentos e proprietário da Fazenda Água Santa.

Fauna – Na Fazenda Água Santa são encontrados diferentes fitofisionomias que fazem do Cerrado um fenômeno de rara beleza. Mais de 230 espécies de aves foram documentadas na Fazenda e em seus arredores. Isto representa mais de 30% de todas as aves que existem neste bioma. Além disso, o número representa cerca de 12% de todas as aves do Brasil. Surpreendentemente, isso significa que a fazenda contém 2% de todas as aves conhecidas do mundo. Cerca de 10 mil espécies de plantas fazem deste um tesouro de diversidade.

Além do número impressionante de aves, a equipe do NASC documentou jaguatiricas, lobos-guará, além de terem identificado que onças-pardas ainda andam nas terras. Sucuris, capivaras, queixadas, veados, tatus, raposas, gambás, duas espécies de tamanduás e quatro espécies de primatas também são encontradas por lá.

“Estruturar um programa como este em uma fazenda é dar a oportunidade para os visitantes compreenderem o que o agro faz e ao mesmo tempo celebrar a biodiversidade brasileira. Juntamente com a Fundação Espaço Eco, consultoria para sustentabilidade instituída pela BASF, participamos de todas as fases deste projeto que agora é realidade. Mais uma vez, estamos ajudando o produtor rural a preservar o meio ambiente em áreas rurais”, ressalta Eduardo Novaes, diretor de Marketing de Soluções para Agricultura da BASF.

Estrutura – Com o intuito de despertar a consciência ambiental na sociedade, principalmente no público infantojuvenil, o NASC apresenta uma estrutura desenvolvida especialmente para mostrar como é possível produzir em grande escala e preservar o meio ambiente.

“O foco inicial do NASC é atender crianças e adolescentes, para que possamos complementar a educação básica com a educação ambiental. Trazendo esses estudantes para o campo conseguiremos mostrar a importância do agronegócio e da preservação do Cerrado. A intenção inicial para o ano de 2022 é que o projeto consiga abranger pelo menos 640 alunos do município de Perdizes”, diz Israel Nardin, gerente de produção da Fazenda Água Santa.

A sede do NASC foi estruturada com um espaço para receber visitantes, local de descanso, sanitários, espaço para alimentação e viveiro de mudas nativas do Cerrado. A partir da sede, foi criado um conjunto de trilhas, com cerca de 1.500 metros, pelos quais é possível ter contato direto com as riquezas do Cerrado. Há ainda um ônibus safari, adaptado com itens de segurança para uma melhor experiência de visitação.

Vale ressaltar que a equipe do NASC está orientada e foi treinada para iniciar as visitações seguindo os protocolos sanitários de cuidados contra a Covid-19. A expectativa é receber estudantes de escolas dos municípios onde o NASC está inserido, fornecedores, visitantes, autoridades locais, entre outros, e desenvolver, num futuro próximo, atividades complementares de educação ambiental para a comunidade da região.

VISITAÇÃO

Para a participação no programa de visitação do NASC, as instituições de ensino poderão entrar em contato com a equipe, por meio da Ana Carolina Viegas, responsável pelo projeto que poderá dar mais informações aos interessados. (E-mail: anacvr@aguasanta.agr.br).



Varejo diversifica itens e lembrancinha de Páscoa vira opção

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São Paulo, SP 31/3/2022 – Com expectativa de crescimento nas vendas de 1,9%, varejistas apontam em bombons e barras de chocolate para diversificar os produtos e atrair clientes; especialista da Linx dá dicas de como preparar o negócio para a data

Em menos de um mês, acontece oficialmente uma das datas mais aguardadas pelo varejo – e principalmente pelo nicho de food service. A Páscoa, comemorada no dia 17 de abril, costuma movimentar desde grandes players supermercadistas até lojas especializadas, como docerias e chocolaterias. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), espera-se que as vendas de 2022 ultrapassem R$2,16 bilhões, 1,9% a mais que no ano passado. Como preparo para essa movimentação, um mapeamento encomendado pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) mostrou que foram criadas cerca de 8,5 mil vagas de trabalho no setor da indústria de chocolates desde setembro de 2021. Fica claro que os sinais de recuperação do pós-pandemia apontam para uma melhora gradual do segmento. O atual desafio dos varejistas do ramo é buscar outros caminhos para alavancar o negócio durante o mês de abril, expandindo a oferta de produtos e oferecendo vantagens que os clientes querem ver antes de optarem por incluir ou não o clássico chocolate na lista de compras de Páscoa.

Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o ovo de chocolate está 15% mais caro neste ano, impulsionado pela inflação que atinge matérias-primas essenciais como o cacau e o açúcar. “O varejo precisará encontrar alternativas para atrair e reter aqueles clientes que não estão propensos a comprar ovos de Páscoa. Dar mais destaque para outros produtos como barras de chocolate ou caixas de bombom, combinando táticas como descontos progressivos (quanto mais itens comprados, maior a vantagem) pode ser uma estratégia inteligente nessa próxima data”, comenta Marcus Varandas, diretor de produto da vertical de Food na Linx, especialista em tecnologia para o varejo.

O fator “pesquisa” será indispensável tanto para quem está à frente do negócio quanto para quem irá às compras. A CNC também revelou em um levantamento, que um mesmo ovo de chocolate pode custar até 181% a mais que o valor mais baixo, dependendo do estabelecimento. E a digitalização também alterou certas estruturas: um estudo feito pela startup Lett mostrou que a Páscoa de 2021 teve aumento de 136% nos pedidos on-line e de 84% no faturamento, em comparação com 2020. “Não realizar pesquisas de mercado, mesmo que da maneira tradicional, visitando os principais comércios, pode prejudicar no planejamento e consequentemente nos tão aguardados resultados da Páscoa. Entender o que o público está buscando mais, quais marcas estão sendo compradas em maior quantidade, quais meios de pagamento estão sendo usados, se o consumidor quer comprar no on-line ou no presencial, ou até mesmo integrando ambos por ‘conta da omnicanalidade: tudo isso é importante para garantir uma performance boa no negócio”, afirma Varandas.

Focar nas preferências do cliente e buscar entender seu comportamento é algo que contribui na melhora do relacionamento entre marca e consumidor. “Em datas de maior movimento como a Páscoa, o varejo recebe tanto novos consumidores quanto aquelas que já são fãs do estabelecimento. E cada um deles espera receber qualidade de ponta a ponta, tendo a visão de que o negócio se esforça para o manter no foco da estratégia. Utilizar dados como histórico de compras e aniversários para oferecer produtos e descontos únicos pode ser o diferencial necessário para que o cliente escolha aquela loja específica para compras de Páscoa”, comenta Varandas. Um estudo da PwC mostrou que ao oferecer uma experiência de compra personalizada, o cliente entende como fator relevante um aumento no preço de mais de 20% no produto ou serviço. E ao mesmo tempo, metade dos brasileiros considera que uma experiência ruim é motivo para desistência da compra.

Estabelecimentos especializados em doces e chocolates, muitas vezes trabalham também com encomendas de produtos – o que pode demandar mais tempo para a entrega. Mas com jornadas de consumo cada vez mais aceleradas, a vantagem estará nas mãos de quem conseguir administrar tudo no menor tempo. “O varejo se transformou ao longo dos últimos anos para se manter em linha com a expectativa do cliente. Muitas lojas, pensando em simplificar processos, optaram por ter sistemas completos que passam desde a gestão do estoque, PDV até a questão de encomendas e delivery. É uma forma encontrada pelo varejista de se adaptar e garantir que o produto esteja o mais rápido possível com o cliente. Numa época como a Páscoa, em que o ato de presentear é bem comum, contar com riscos como atrasos ou erros pode ser um gargalo que impactará o negócio”, finaliza o executivo da Linx.

Website: https://www.linx.com.br/imprensa



Acesso ao mercado externo representa oportunidade de expansão dos negócios

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Ribeirão Preto 31/3/2022 – Atividades de exportação demandam procedimentos específicos, que devem ser realizados de acordo com as normas aduaneiras do Brasil.Especialista explica o que é preciso para empreender no exterior

Qualquer empresa que queira exportar ou importar produtos pode ingressar no mercado externo. Esse acesso representa uma nova oportunidade de expansão dos negócios. Além disso, oferece outros desafios para quem já tem um empreendimento consolidado.

Para empresas que pretendem expandir seus negócios exportando, é preciso pesquisar e entender o perfil do novo mercado, cultura e licenças exigidas, as possíveis barreiras pelo cliente e/ou país e, por fim, a forma de distribuir o seu produto ou serviço.

Empresas exportadoras, também podem optar por destinar as vendas tanto ao mercado doméstico quanto ao internacional, aumentando as vendas e diversificando assim riscos e tornando-se menos vulnerável a imprevistos em ambos os mercados; além do crescimento e da produtividade e melhora de seus produtos e serviços, incentivos fiscais e aumento do market share, por exemplo.

Outra vantagem do comércio exterior, para empresas que pretendem aumentar sua competitividade e/ou aumentar suas margens de lucros, é a possibilidade de importar mercadorias não existentes no país ou não, com custos mais competitivos e por vezes com qualidade diferenciada.

Entretanto, para entrar no Comex (Comércio Exterior – importação ou exportação) deve-se seguir alguns passos para regularizar e garantir a saúde da operação além de perpetuar as operações, como, por exemplo, cadastro da empresa junto à Receita Federal e SISCOMEX, habilitando a empresa para operações internacionais de importação e exportação; garantir no caso das exportações que o recebimento dos valores negociados; planejamento logístico e aduaneiro que a entrega mercadorias no destino e suas embalagens cheguem com qualidade e excelente condições ao destino.

A especialista em comércio exterior e diretora executiva da Accrom Consultoria em Logística Internacional, Cristiane Fais, explica que a consultoria em comércio exterior é extremamente necessária para internacionalizar marcas de maneira segura, com custos reduzidos, maior competitividade e, consequentemente, maior lucratividade. “Atividades de exportação demandam procedimentos específicos, que devem ser realizados de acordo com as normas aduaneiras do Brasil. Por isso, a assessoria vai garantir que seu negócio esteja em conformidade com as leis e obrigações, além de auxiliar na tomada das melhores decisões estratégicas das operações”, diz.

De acordo com Cristiane, as operações de comércio exterior podem ser altamente lucrativas, porém, investir no mercado internacional ainda é um grande desafio para os empreendedores. “É preciso amplo conhecimento sobre os trâmites aduaneiros para realizar negociações de exportação e importação”, esclarece.

São muitas as obrigações administrativas estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores, portanto, uma consultoria se faz necessária para auxiliar o importador/exportador. “Com ela é possível minimizar possibilidade de ações fiscais e judiciais, evitar pagamento indevido de tributos, solicitar mandados de segurança em caso de apreensão de mercadorias, entre outros imprevistos”, conclui a especialista.

Fundada pelas empresárias Cristiane Fais e Andrea Romani, a Accrom Consultoria em logística Internacional surgiu com a missão de oferecer gerenciamento e soluções logísticas integradas e personalizadas em processos de importação ou exportação marítimas, aéreas ou rodoviárias, além de assessoria aduaneira, armazenagem em área alfandegada, transporte rodoviário nacional e internacional para o Mercosul. Além disso, oferece uma completa estrutura para assessoria no desenvolvimento de novos produtos e fornecedores no exterior.

Website: https://www.accrom.com.br/



E-commerce movimenta US$ 40 bi e Brasil é o novo foco global, diz estudo

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São Paulo, SP 31/3/2022 – Empresas recém-chegadas a esse mercado não avançam ao atingir algum plateau e se torna mais complexo o processo de expansãoEspera-se que setor movimente aproximadamente US$ 60 bilhões entre 2021 e 2022. As oportunidades de expansão projetam o rumo à profissionalização do setor para crescer ainda mais em 2022.

Recentemente, o relatório E-commerce Latam, publicado pela PayU, apontou que, atualmente, o Brasil tem o maior e mais desenvolvido comércio eletrônico da América Latina com quase US$ 40 bilhões processados anualmente e projeções próximas a US$ 60 bilhões entre 2021 e 2022. Segundo a PayU, empresa de pagamentos, isso prova que o Brasil é um dos mercados mais prósperos do mundo para os negócios online.

Ainda segundo o estudo, as compras online tiveram um crescimento superior a 50% em 2019, e de acordo com a pesquisa feita pela PayU em 2020, o que pode ter influenciado o setor são as mudanças no e-commerce e o impacto produzido pela Covid-19. Todo esse cenário modelado pelo estudo, projeta um crescimento de cerca de R$300 bilhões em todo o país, que pode exigir um bom conhecimento sobre o mercado para continuar nessa vertente de expansão.

Para Jeff Cunha, fundador e diretor executivo da UNITÁ Analytics, startup aceleradora de e-commerces, a expressiva e crescente curva em vendas online pôde intensificar a preocupação das startups com sua atuação. “Existe um movimento natural onde as empresas recém-chegadas a esse mercado não avançam ao atingir algum plateau e se torna mais complexo o processo de expansão. É necessário reestruturar o time, alocar investimento em tecnologia, desenvolver uma área de suprimentos mais eficaz, integrada e ágil, trabalhar com novos canais de geração de receita e claro, injeção de capital para acelerar todo esse processo”, complementa.

O diretor comenta também que empresas que não utilizavam o ambiente virtual para vender seus produtos passaram a investir nesse nicho de mercado. “Com os resultados apontados pelas pesquisas e estudos recentes, empresas que ainda não possuíam e-commerce passaram a investir nessa modalidade, isso porque o uso do canal não depende de uma infra robusta para operar”, afirma.

Um levantamento feito pela Ecommerce Brasil projetou que adotar o e-commerce como estratégia é essencial para em qualquer estratégia de expansão, os dados são resultado da análise da estratégia da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento de mais de 85% do e-commerce brasileiro.

Para mais informações, basta acessar: https://unitaanalytics.com/

Website: https://unitaanalytics.com/



Arie Halpern: tecnologia de interface traz novo panorama para paralisia severa

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31/3/2022 – Eletrodos implantados no cérebro permitem a comunicação por meio de sinais neurais de pessoas com ELA em estágio avançado.

Microeletrodos implantados no cérebro de um paciente com esclerose lateral amiotrófica (ELA) conseguiram capturar a atividade dos neurônios possibilitando que ele se voltasse a se comunicar. Os sinais da atividade cerebral captada pelos implantes no córtex motor, a área do cérebro responsável pelos movimentos, foram decodificados por um algoritmo desenvolvido por meio do aprendizado de máquina, o popular machine learning.

A ELA é uma doença neurodegenerativa que destrói os nervos que controlam os movimentos do organismo fazendo com que a pessoa perca o controle dos músculos e, assim, a capacidade de se mover, falar e no estágio mais avançado até respirar. A doença, que se tornou mais conhecida há algumas décadas por ter acometido o físico Stephen Hawking, vai aos poucos condenando o paciente ao isolamento extremo.

A ciência e a tecnologia já possibilitaram muitos avanços para prolongar e melhorar a sobrevivência de quem sofre da doença. Quando o paciente perde a capacidade de falar, a comunicação pode ser feita selecionando letras em uma tela usando uma câmera de rastreamento ocular. Num estágio posterior, é possível responder apenas sim ou não com movimentos sutis dos olhos.

O estudo conduzido por pesquisadores do Wyss Center for Bio and Neuroengineering, da Suíça, e da University or Türbingen, na Alemanha, abre caminho para novas tecnologias para a comunicação de pessoas com paralisia severa.

Sem os movimentos do corpo e já impossibilitado de falar, mas com as habilidades mentais e a audição ainda preservadas, o paciente que está participando do estudo recebeu dois implantes, com 96 microeletrodos cada. Depois, ao longo de meses, foram calibrando a técnica de acordo com as respostas que obtinham e ajustando o sistema para que captasse os neurônios com mais atividade. Ao mesmo tempo, foi realizado o monitoramento sobre como cada um deles se comportava com os esforços do paciente.

Captura de sinais neurais traz relevante questão ética

A primeira frase inteligível foi um pedido para que seus cuidadores mudassem a posição de seu corpo. A comunicação, porém, é esporádica e os cientistas não conseguem saber ao certo se nos momentos em que não há comunicação é por vontade do paciente ou porque os sinais cerebrais são muito fracos para serem captados e decodificados.

Ainda que o estudo traga perspectivas animadoras de que é possível manter a comunicação com uma pessoa à medida que ela perde suas habilidades, os resultados também indicam que é necessário um grande investimento financeiro e de tempo para que se consiga desenvolver um sistema capaz de ser usado por vários pacientes, já que depende de ajustes muito específicos à condição de cada um.

A leitura de sinais neurais traz também uma relevante questão ética. O paciente deste estudo autorizou o implante de microeletrodos em seu cérebro para que pudesse manter a comunicação há cerca de três anos, quando ainda conseguia mover os olhos. Porém, com a progressiva perda dos movimentos, ele não teria a possibilidade de manifestar sua vontade caso desistisse. E não há como saber se ele ainda deseja que seus sinais cerebrais sejam acessados ou mesmo se estão realmente traduzindo seus desejos.

Website: http://www.ariehalpern.com.br/tecnologia-de-interface-cerebro-maquina-traz-novas-perspectivas-para-pessoas-com-paralisia-severa/



Oferta de crédito para pessoas físicas e jurídicas deve dar um salto em 2022

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31/3/2022 – No Sicredi, o associado conta com nosso diferencial em ofertar uma consultoria personalizada para uma educação financeira e o uso consciente do dinheiro.Com o aumento na procura por crédito para pessoas físicas e jurídicas, as cooperativas são uma opção atraente para o mercado. Nos últimos dois anos, a Central Sicredi Norte/Nordeste liberou mais de R$ 6,7 bilhões nos 10 estados de atuação.

O saldo de crédito concedido pelos bancos a pessoas físicas e jurídicas deve dar um salto em 2022, de acordo com projeção do Banco Central. A expectativa é que, com o poder de compra menor e o crescimento do endividamento em todo o país, o aumento seja de 18,6% no crédito para famílias e de 9,6% para pessoas jurídicas.

O aumento na procura por crédito é resultado direto do impacto da pandemia nas finanças dos brasileiros. De acordo com a área de negócios da Central Sicredi Norte/Nordeste, presente em 10 estados da região, o volume total de crédito liberado nos estados de atuação foi de R$ 6,7 bilhões nos últimos dois anos (2020 e 2021). 

Para o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi Norte/Nordeste, Robinson Kokeny, mesmo com a pandemia, as cooperativas da região conseguiram evoluir na liberação de crédito. “Relativamente, o Sicredi registrou um crescimento de sua carteira de crédito. Porém, motivados pelo aumento da Selic, os empréstimos ficaram mais caros em todo o mercado financeiro e a tendência é de alta na inadimplência. Por isso, no Sicredi, o associado conta com nosso diferencial em ofertar uma consultoria personalizada para uma educação financeira e o uso consciente do dinheiro”, afirma.

Essa maior demanda é acompanhada também do aumento de um dos maiores pesadelos para quem precisa recorrer ao crédito: os juros. No último dia 16 de março, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC elevou a taxa básica de juros, a Selic, para 11,75% ao ano, o que encarece o acesso ao crédito. 

“As nossas taxas continuam muito competitivas em relação ao mercado, além disso, por meio do acesso ao crédito, assim como de outros produtos, ao final do exercício, nossos associados participam da distribuição dos resultados”, destaca Kokeny. 

“Podemos citar como algumas das principais linhas de crédito o Consignado, Financiamento de Energia Solar, Financiamento de Veículos e Capital de Giro e Antecipação de Recebíveis para empresas, além do nosso Cheque Especial, que tem a menor taxa do mercado”, ressalta o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi N/NE.

Cartão de crédito 

Além de ter tarifas mais justas e linhas de crédito variadas, as cooperativas podem auxiliar na hora de evitar problemas com o cartão de crédito. 

Segundo o BC, em novembro de 2021, 19,13% dos clientes que usam o rotativo – juros cobrados quando a fatura do cartão não é paga integralmente – tinham atraso no pagamento entre 15 e 90 dias: praticamente o dobro do ano anterior, quando 9.68% dos clientes estavam com esse atraso.

“O problema não está no cartão de crédito, mas no seu uso consciente. Compre apenas o que precisar, procure sempre planejar seus gastos e suas compras, e estabeleça limites e objetivos, são algumas orientações que nós do Sicredi repassamos aos nossos associados durante nosso atendimento”, finalizou Robinson Kokeny.

Website: https://www.instagram.com/sicredi/



Gertec apresenta novidades para o setor de varejo na Autocom 2022

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São Paulo 31/3/2022 – Tap2Pay transforma qualquer smartphone Android com NFC em um terminal de pagamento apenas com a instalação do aplicativo desenvolvido pela GertecReferência em automação comercial, a empresa tem presença confirmada no evento e apresentará soluções inovadoras para o varejo

A Gertec, empresa brasileira desenvolvedora de soluções tecnológicas para meios de pagamento e automação comercial, apresentará na Autocom 2022 – principal evento de automação para o comércio da América Latina, que acontecerá entre os dias 5, 6 e 7 de abril, em São Paulo, sua nova linha de terminais Android e outros lançamentos, como sua plataforma de gestão e monitoramento de terminais (MDM), impressoras térmicas e soluções de pagamento, ampliando o leque de opções tecnológicas de automação comercial para alavancar o setor varejista.

As soluções apresentadas pela Gertec visam atender as exigências de um ambiente cada vez mais digital e regado a novas tecnologias, no qual as empresas do varejo físico dedicam-se a definir os novos investimentos com uma visão voltada a aprimorar o relacionamento e melhorar a experiência do consumidor, um exemplo é o Tap2Pay, solução inovadora que transforma qualquer smartphone Android com NFC em um terminal de pagamento apenas com a instalação do aplicativo desenvolvido pela Gertec.

“A palavra inovação está lado a lado com esse mercado, e nossas novas soluções atendem as necessidades e demandas emergentes no mundo e que irão figurar no contexto dos próximos anos para a automatização dos processos do comércio, além de aportar experiência tanto do usuário, quanto do consumidor final”, comenta Mateus Larrabure, Head de Varejo da Gertec.

Nesta edição da feira, além de gerar novos negócios, a Gertec pretende estreitar a relação com parceiros e clientes, difundindo as novas tecnologias, soluções e serviços para o mercado de varejo, entregando um pacote mais abrangente que engloba todo o ecossistema de automação comercial e meios de pagamento.

Agenda:

Feira Autocom 2022

05, 06 e 07 de abril – Expo Center Norte, Pavilhão Amarelo, São Paulo – SP

Estande Gertec – Rua B/C/2/3

Website: https://loja.gertec.com.br/



Primavera Office recebe selo LEED Platinum

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Florianópolis, SC 31/3/2022 – O edifício corporativo LEED Platinum de Florianópolis economiza 45% de energiaPrimavera Office recebe selo LEED Platinum tornando-se o 1º da capital catarinense a conquistar o mais alto nível de certificação, em sua categoria.

A crise hídrica dos últimos dois anos agravou as condições do setor elétrico brasileiro. A baixa disponibilidade nos reservatórios obrigou os Estados do Sul e Sudeste a importarem energia e exigiu a entrada em operação das termelétricas, tornando o custo da energia cada vez mais alto, num momento em que a inflação corrói o poder de compra.

Um bom exemplo de uso racional de energia e água vem do Primavera Office, empreendimento do Grupo Pedra Branca, em Florianópolis. O edifício acaba de receber o selo LEED Platinum. Assim, torna-se o 1º da capital catarinense a conquistar o mais alto nível de certificação, em sua categoria.

“A inovação está no DNA do grupo. Antes o que era uma novidade, está virando padrão. E nós estamos na vanguarda desse movimento”, comenta o diretor-executivo da Pedra Branca Empreendimentos, Marcelo Consonni Gomes.

O Primavera Office é um edifício comercial de 13,2 mil metros quadrados que está localizado no Passeio Primavera, complexo com bares, restaurantes e serviços. Também é sede da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), que abriga diversas startups de tecnologia.

A edificação conta com diversas soluções de eficiência implantadas pela Petinelli, empresa de engenharia e consultoria em sustentabilidade, como sistemas eficientes de fachada e ar-condicionado, iluminação LED das áreas comuns e ventilação por demanda nas garagens.

Ainda, tem sistema fotovoltaico para geração de energia solar. Os 84 módulos fotovoltaicos instalados no telhado do Primavera Office têm potencial de geração de energia de 33,8 MWh/ano. Esse conjunto é responsável por uma redução anual de 45% em energia para a edificação, o que equivale a uma economia de R$ 350 mil por ano para os inquilinos.

Além disso, os metais e louças eficientes e o sistema de reaproveitamento de água da chuva instalados na edificação garantem uma economia de 78% em água. “O projeto foi concebido para proporcionar conforto térmico, qualidade do ar interno, eficiência energética e de uso da água, espaços abertos para convivência dos ocupantes e fácil acesso a transporte e serviços”, explica o CEO da Petinelli, Guido Petinelli.

Guido ressalta ainda que a edificação busca oferecer o máximo em bem-estar para os ocupantes do edifício. Ele explica que a fachada recebeu vidros com proteção solar para garantir conforto térmico em qualquer estação do ano, reduzindo a dependência do ar-condicionado.

“Ela também proporciona vistas de qualidade do interior dos ambientes para o exterior, gerando conforto visual e reduzindo os níveis de estresse”, observa Guido. O paisagismo é sustentável e o prédio conta com um ecossistema formado por espécies nativas ou adaptadas.

Para manter os ambientes arejados, evitando especialmente o surgimento de doenças respiratórias, foram entregues ventiladores de renovação do ar – tanto nas áreas comuns, quanto nas áreas internas. Até a garagem tem um sistema especial de ventilação, com monitoramento dos níveis de monóxido de carbono.

O edifício corporativo também incentiva o uso de meios de transporte alternativos. Isso quer dizer que ele oferece infraestrutura para carregamento de veículos elétricos e bicicletários. “A localização de fácil acesso a serviços e transporte público também contribui para uma menor dependência do uso de automóveis, que são altamente poluentes”, pontua Guido.

O diretor-executivo da Pedra Branca conta o que motivou a empresa a certificar LEED Platinum o Primavera Office. “Esse é um edifício que foi construído para locação, não para a venda. E quando a gente fala em sustentabilidade, o importante é pensar no longo prazo. Diversos elementos tecnológicos foram pensados para economizar água e energia e, com isso, também garantir uma valorização do ativo a partir da percepção de valor do cliente”, argumenta.

O engenheiro de obras, Flavio Ludvig, diz que a percepção de valor em trabalhar num edifício verde já é sentida por quem frequenta o local. “Os clientes estão cientes que o prédio tem esses diferenciais e tudo isso vai trazer um retorno a longo prazo na utilização do prédio, principalmente na questão do bem-estar deles e na questão financeira, no sentido de reduzir os custos operacionais”, reforça.

O resultado é o aumento da velocidade de locação e, consequentemente, a baixa vacância das unidades. “Isso nos levou a uma ocupação de aproximadamente 100% do prédio. Numa região que deve ter uma vacância de 30% a 40%, nós temos uma taxa de 2% a 3%, o que está muito relacionado à questão da sustentabilidade”, ressalta Marcelo.

Engana-se quem pensa que para se chegar a esse resultado a empresa teve que aportar mais recursos na construção. Ludvig conta a fórmula. “Se o projeto for bem pensado e nós tivermos um bom parceiro ao nosso lado, é possível ter um edifício mais eficiente e sustentável sem custo extra. Pelo contrário, conseguimos até igualar o preço de construção ao de um prédio convencional. Antigamente, o custo adicional podia chegar até 30%. Hoje a gente já desmistificou isso”, afirma.

O Primavera é o sexto edifício certificado LEED Platinum em Santa Catarina. Todos eles atingiram o mais alto nível na certificação e contaram com a consultoria da Petinelli. Em Santa Catarina, 35% dos projetos certificados LEED alcançam o nível Platinum, enquanto no resto do país, apenas 9% dos projetos chegam nesse resultado.

Website: http://primaveraoffice.com.br



Investimentos alternativos são opção para diversificar carteiras

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São Paulo, SP 31/3/2022 – Entender o mercado financeiro pode te abrir diversas oportunidades e com isso fazer o seu patrimônio crescer. Produtos não têm correlação com o mercado financeiro tradicional

Menos comuns e pouco falados, os investimentos alternativos podem ser uma boa saída para quem tem um perfil arrojado e está em busca de diversificação da carteira. Em geral, eles não têm uma correlação com o mercado financeiro tradicional e, por isso, não estão submetidos a volatilidade da bolsa de valores, por exemplo. Em muitos casos, conseguem fugir dos impactos causados por alta de inflação e juros também. No entanto, são investimentos de menor liquidez, por conta da baixa oferta e demanda e do longo prazo (alguns exemplos estão abaixo).

O mercado dos alternativos não é novo, mas ganhou maior visibilidade com o advento da internet, canal pelo qual os investidores acabam se informando mais sobre eles. Pessoas com perfil de investimento mais arrojado tendem a se interessar mais pelos alternativos.

“Entender o mercado financeiro pode te abrir diversas oportunidades e com isso fazer o seu patrimônio crescer. O mundo está mudando, assim como a forma como investimos. Os meios alternativos surgiram para possibilitar novas oportunidades de investimentos”, afirma Pedro Borlido, sócio da Expeer

Pedro lembra ainda que é preciso entender os riscos da operação e ter objetivos financeiros claros na hora de fazer a opção pelos alternativos. Outra questão importante é que esses investidores não devem depender do retorno rápido e precisam ter capacidade de se manterem saudáveis financeiramente no longo prazo.

Alguns exemplos de investimentos alternativos:

  • PEER TO PEER LENDING
    É uma intermediação de empréstimos entre pessoas e empresas. A instituição financeira atua fazendo a intermediação entre as partes interessadas. Ela não age diretamente concedendo empréstimos, apenas coloca em contato pessoas em busca de crédito e as que se dispõem a emprestar para lucrar com as taxas aplicáveis. São conexões entre os investidores e pessoas que precisam de crédito.
  • FIP
    Os Fundos de Investimento em Participações captam recursos de vários investidores, através da venda de cotas, com o intuito de formar uma espécie de condomínio fechado. Gestores utilizam o capital reunido para investir em companhias abertas, fechadas (private equity) ou sociedades limitadas, em processo de desenvolvimento. O objetivo é acompanhar e lucrar com o crescimento desses negócios a longo prazo e, além disso, adquirir um grau de participação na gestão do negócio.

  • INFRAESTRUTURA
    Fundos que investem em grandes projetos de infraestrutura como obras de energia, saneamento e concessões rodoviárias e de telecomunicações. São isentos de Imposto de Renda sobre dividendos de sobre ganho de capital.

CRIPTOMOEDAS
– As criptomoedas são moedas digitais. Isso significa que elas não existem fisicamente, estão presentes apenas no ambiente virtual. Atualmente existem cerca de três mil criptomoedas diferentes, cada uma com um propósito diferente. Elas servem para transações comerciais, reserva de valor, e precificação de produtos.

  • CROWDFUNDING IMOBILIÁRIO
    É um investimento no qual várias pessoas se juntam para investir em um imóvel específico, que será construído por uma empresa consolidada no mercado. Ao vender as unidades, a incorporadora distribuirá o retorno sobre o investimento.
  • OBRAS DE ARTE
    Costumam se valorizar muito ao longo do tempo e isso pode criar uma oportunidade de ganho a longo prazo. O mesmo pode acontecer com outros objetivos de valor colecionáveis e raros.

  • PRECATÓRIOS
    Títulos de pagamentos que o governo foi condenado a pagar por meio de processos judiciais. Muitas vezes o beneficiário abre mão de uma parte do valor para receber a quantia à vista. Com isso, o investidor recebe o precatório mais o valor adicional cedido pelo beneficiário anteriormente.

    Website: https://expeer.com.br/



  • Participação feminina no mercado de tecnologia ainda é baixa

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    O mercado de tecnologia está em crescimento e continuamente procurando mais profissionais: segundo estudo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) divulgado em dezembro do ano passado, estima que a demanda da área de TI seja de 797 mil vagas no Brasil até 2025. Porém, esse mercado ainda é predominantemente masculino, e a disparidade de gênero é bem alta. Em 2020, o Brasil empregava 867 mil pessoas no setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC), sendo 63% homens e 37% mulheres, de acordo com a Brasscom.

    Apesar do cenário não parecer favorável, as mulheres estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de tecnologia. Segundo análise do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a participação feminina nesse mercado cresceu 60% nos últimos 5 anos.

    Patricia Batagello, Diretora de Plataformas Digitais na Inmetrics e cocriadora da entidade TheFemTech, comenta que a busca por mulheres na área de TI é bem importante para o setor, pois ter times diversificados faz com que as equipes tenham visões diferentes de resolução de problemas. “A equidade é ter diversos ângulos de visão sobre um problema. Isso traz benefícios para o time, porque você tem diferentes pessoas, com diferentes visões, olhando para um mesmo problema e que vão chegar a soluções diferentes. Você ter um time plural é saber entregar a melhor solução para o cliente.”

    Por isso, é importante que as empresas criem iniciativas que incentivem e abram espaço para que as mulheres consigam fazer parte do universo de tecnologia, como é o caso do Tech Ladies, programa da Inmetrics que visa incluir e dar oportunidade para mulheres que desejam seguir carreira ou que estão transitando para a área de TI. 

    Apesar da participação feminina estar crescendo no mercado de tecnologia, os homens ainda são a maioria A disparidade de gênero dentro da área de tecnologia atinge tanto os cargos mais altos quanto os mais baixos. De acordo com o estudo da Brasscom, os homens ocupam 67% das posições mais altas, como as de gerência e diretoria, enquanto as mulheres apenas 33%. 

    Segundo Mayara Dariolli, Gerente de Recrutamento e Seleções na Inmetrics, é muito importante lançar oportunidades afirmativas para as mulheres, principalmente em um cenário majoritariamente masculino, para que elas se empoderem e sintam-se protagonistas de suas carreiras. “Programas voltados para a inclusão fazem a diferença na sociedade. Por isso, é bem importante olhar principalmente para quem está em início de carreira, seja porque é a primeira oportunidade profissional ou porque está migrando para o mercado de tecnologia. Há muitas profissionais que estão à procura de oportunidades de crescimento e com vontade de aprender na prática.”  

    Mais diversidade nos ambientes de trabalho gera mais inovação e melhores soluções que, consequentemente, fazem com que as empresas tenham um desempenho mais assertivo, sejam mais lucrativas e cresçam em ritmo acelerado.



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