Home Blog Page 1212

Grupos de Discussão sobre CSC realizam cerca de 30 encontros em 2022 no país

O IEG coordena seis Grupos de Discussão sobre CSC, Compartilha, Coopera+, GESC, Inova, SOMAR e Transforma. Atualmente, esses Grupos contam com a participação de mais de 130 empresas distribuídas por todo o Brasil que, juntas, somam cerca de 30 mil funcionários atuando nos CSCs.

Ao longo de 2022, foram realizadas diversas reuniões que disseminaram muito aprendizado e conhecimento. Desde janeiro, ocorreram 29 encontros via webconferência, com apresentações de cases e discussões relevantes entre as empresas participantes dos Grupos.

COMPARTILHA

O Grupo Compartilha realizou 5 encontros em 2022. Em sua primeira reunião, foi abordado o tema “Planejamento do CSC em 2022” e as empresas compartilharam um pouco dos projetos e metas previstas para o ano.

Nas duas reuniões seguintes, foram apresentados os temas de “Cultura de Inovação” e “Inteligência Artificial”, contando com a participação da Nestlé como empresa convidada para dividir com o Grupo as boas práticas de Cultura realizadas dentro do CSC e com a Andrade Gutierrez e a Ambev, que possuem cases de IA e também compartilharam um pouco das suas experiências.

As demais reuniões do ano foram sobre os temas: “Admissão Digital + Digitalização do CSC” com case apresentado pelas empresas Rodobens e Lojas Renner, e “Metodologias Ágeis + CSC como parceiro de negócios”, com cases das empresas Bunge e Suzano. Hoje, 19 empresas fazem parte do Grupo Compartilha.

COOPERA+

O Grupo Coopera+ também realizou 5 encontros ao longo do ano de 2022, sendo o primeiro sobre “Planejamento do CSC em 2022”. No segundo encontro, a empresa Randon apresentou um case sobre Digitalização do CSC, abordando alguns projetos que estão em implementação e melhorias visadas.

O terceiro encontro apresentou dois temas altamente relevantes no mercado, “Gestão do Conhecimento” e “Retenção de Funcionários”. A Vexia dividiu informações sobre as suas políticas de gestão do conhecimento e as empresas do Grupo tiveram a oportunidade de debater sobre os principais desafios e dificuldades atuais para a retenção de funcionários.

As duas outras reuniões realizadas pelo COOPERA+ foram sobre “Admissão Digital”, com case apresentado pelo Grupo Soma e empresa Rodobens, e também sobre “Metodologias Ágeis + CSC” como parceiro de negócios”, com case trazido pela Petrobras. Atualmente 19 empresas compõem o Grupo COOPERA+.

GESC

No GESC, foram realizados 4 encontros em 2022. O primeiro contou com a participação de 23 empresas e 40 participantes discutindo sobre os principais desafios enfrentados na digitalização dos Centros através do case da Randon, no qual foram mostradas algumas iniciativas internas sobre o tema abordado.

Já no segundo encontro, 22 empresas presentes debateram sobre a importância da gestão por dados nos CSCs. Com o case da Raízen, foi possível entender o caminho trilhado até alcançarem os resultados internos desejados. As reuniões que aconteceram posteriormente foram sobre Atração e retenção de talentos, com case da empresa Robert Half, e Métricas de produtividade, com case da CPFL. O GESC conta, hoje, com 24 empresas participando do grupo.

INOVA

As reuniões de fevereiro e abril do Inova abordaram os temas “Novo Perfil do Colaborador de CSC” e “Process Mining”. Para o primeiro encontro, a Randon apresentou o case, que contou sobre os principais aprendizados na jornada de transformação cultural no CSC da empresa.

Na segunda reunião, as apresentações foram da Ambev e Bancorbrás, mostrando um case interno e outro externo ao Grupo para destacar estágios diferentes de maturidade do Process Mining e, consequentemente, compartilhando informações relevantes sobre as etapas e desafios de cada uma. Na terceira reunião, em junho, a Energisa mostrou em sua apresentação como foi a trajetória de criação e aprimoramento do CoE do CSC da empresa.

Nas últimas reuniões do ano, os temas debatidos foram: “RPA e Gestão de Gente”, com case da empresa Mosaic, e “Inteligência Artificial e Experiência do Cliente” com case apresentado pela Andrade Gutierrez. Hoje o Inova possui 25 empresas participantes.

SOMAR

O Grupo Somar atualmente conta com a participação de 23 empresas que se reuniram em cinco encontros ao longo do ano de 2022. A primeira reunião também abordou o tema “Planejamento do CSC em 2022”, com todos os CSCs compartilhando oportunidades e desafios.

No segundo encontro, foi discutido sobre “Treinamentos e Capacitações nos CSCs” e a Globo apresentou seu case, destacando sua academia de treinamentos e indicadores utilizados para acompanhamento. Para o terceiro encontro, foi abordado o tema “Digitalização do CSC”, com cases apresentados pela RHI Magnesita e Lojas Renner.

Os demais temas debatidos pelo SOMAR foram: “Cultura de Inovação”, com case da empresa John Deere, “Treinamento do CSC + Gestão do conhecimento” com case apresentado pela Globo e “Gestão do Conhecimento”, com case liderado pelas empresas Equatorial Energia e Sabesp.

TRANSFORMA

Criado em 2022, o Transforma é o mais novo grupo de discussão sobre CSC do IEG. Atualmente o Transforma conta com a participação de 24 empresas. Em janeiro foi realizada a reunião inaugural, com o alinhamento sobre o funcionamento do Grupo e uma rodada de conversas com a RaiaDrogasil, empresa convidada para compartilhar sua experiência sobre CSC.

Na segunda reunião do ano, iniciaram-se os debates sobre temas relevantes para os Líderes de CSC e o tema escolhido foi “Novo modelo de operação do CSC”, com apresentação do Case Nestlé, que mostrou como se deu a evolução de seus serviços. Para a terceira reunião, o tema foi “Retenção de Trabalhadores” e a Oncoclínicas compartilhou os pilares que compõem a estratégia para reter pessoas na empresa.

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para as organizações, dissemina conhecimento por meio de treinamentos customizados desenvolvidos para capacitar profissionais de diversas empresas no que tange a competências comportamentais, técnicas e ferramentais.



Tendências que devem impactar as vendas em 2023

As mudanças previstas para 2023 tendem a impactar as atividades desenvolvidas pelos mais diversos setores neste ano em que há uma previsão de desaceleração da economia.  De acordo com o Fundo Monetário Internacional, o PIB mundial deve crescer 2,7% em 2023, ante os 3,2% de 2022. Para o brasileiro, a projeção é de um crescimento de 1%, ficando abaixo dos 2,8% de 2022.

Seja no Brasil ou no mundo, a economia ainda sentirá os reflexos da política de Covid-19 zero na China e da guerra na Ucrânia, além da elevação das taxas de juros em muitos países para conter a escalada inflacionária.

No Brasil, além da mudança de governo, mantêm-se as altas taxas de juros, a inflação – embora mais contida do que em 2022 – e a renda menor da população. De acordo com Camilo Turmina, presidente da Associação Comercial do Paraná, a grande variável é a taxa de juros que será aplicada para captar dinheiro. “A tendência é que elas sejam mais altas – e juros altos significam redução da atividade econômica. Também entramos num momento de alta nas tributações e isso vai impactar a renda das pessoas, o que se reflete no comércio”, avalia. 

Para Paulo Nauiack, presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná (CORE-PR), os profissionais precisam estar atentos não apenas às tendências econômicas, mas tecnológicas e de consumo se quiserem acompanhar as transformações. “É preciso se adaptar para aproveitar as oportunidades que as mudanças trazem”, avalia.

Outra tendência que parece ganhar força em 2023 é a preocupação com questões ambientais, sociais e de governança. Assim, é possível desenvolver projetos focados nessas áreas. “Trabalhar com produtos e serviços voltados ao ESG pode trazer um retorno relevante”, sugere o presidente do CORE-PR.

Há ainda alterações em legislações que impactam fornecedores e representantes comerciais.A partir de 1º de abril, por exemplo, entra em vigor a nova Lei de Licitações (Lei Federal 14.133). “O representante comercial que trabalha com o poder público deve estar preparado.  Afinal, foram dados dois anos para as empresas se adequarem a essa mudança na legislação”, diz Nauiack.

Consumo de indulgência e consumo phygital

Após a crise sanitária ocasionada pela Covid-19, o ano de 2022 foi um ensaio de retorno à normalidade e, de acordo com a coordenadora dos cursos de pós-graduação em marketing da FAE, Patrícia Piana Presas, trouxe consigo uma tendência de consumo de indulgência. 

“Acabamos juntando mais as pessoas para confraternizar, nos presenteando e presenteando os outros, fazendo compras para nos sentirmos bem”, explica. A tendência é que isso se mantenha ao menos no início de 2023, beneficiando principalmente o setor de alimentação.

Outro movimento percebido no consumo é o fortalecimento do e-commerce e a mescla da venda on e off-line. “É o que chamamos de consumo phygital”, diz Patrícia. Nesse cenário, vendedores e representantes comerciais precisam estar mais preparados para mostrar como os produtos e serviços podem agregar valor à vida dos consumidores, já que as informações básicas são obtidas na internet.

Ao mesmo tempo em que os consumidores passam a apostar cada vez mais do digital para adquirir produtos e serviços, quem os vende também precisa integrar a tecnologia a suas rotinas, a fim de oferecer um atendimento omnichannel e personalizado.

“Os representantes de venda fazem a ponte com o consumidor e, se eles não conhecem ou conhecem pouco as ferramentas de mídia online, eles acabam ficando para trás”, diz o head de marketing Tiago Campos da Veiga sobre a importância das tecnologias para fornecedores e seus representantes. Para ele, os profissionais de venda devem estar cada vez mais empoderados em relação à tecnologia e usar os conteúdos digitais disponíveis para fomentar o sell-out.

 

 



Taça da UEFA Champions League chega a São Paulo para exposição

Dados de um estudo da consultoria Sports Value apontam que o impacto econômico da UEFA Champions League atinge cerca de 3.6 bilhões de euros. Esses números refletem a repercussão do torneio em nível global.

Boa parte desse fenômeno acontece no Brasil, uma vez que os principais jogadores do país atuam na Europa. Um exemplo desse interesse foi a transmissão da final da Champions 2022, entre Real Madrid e Liverpool, que levou o SBT à liderança de audiência no horário.

Nesse cenário, a UEFA volta os olhos para o país e envia para São Paulo a Taça da Champions League original, a mesma que será entregue ao capitão do time campeão deste ano.

O troféu chega na sexta-feira para a abertura oficial da Champions League Experience Brasil, o primeiro e único espaço temático permanente no mundo licenciado pela entidade no Brasil. A taça fica exposta para visitação e fotos nos dias 20, 21 (com a presença do pentacampeão Cafú) e 22 de janeiro (com a presença de Zé Roberto, que jogou no Bayern de Munique).

“A Champions League Experience Brasil é um espaço de imersão em tudo o que envolve o futebol europeu, seus principais times e craques”, explica o diretor de negócios, Fernando Fernandes.

Ele acrescenta que o espaço busca envolver torcedores de todas as faixas etárias. Além de uniformes, chuteiras e objetos históricos, há um bar temático com telões para transmissão dos jogos, sala de eGaming com 26 estações, arcade, robokeeper, espaço kids, sala de eventos e uma loja com produtos licenciados.

A Champions League Experience Brasil pretende também, com esse espaço fixo, realizar ativações e eventos durante a temporada da Champions League, envolvendo empresas e patrocinadores.

Serviço:

Lançamento oficial e exposição da Taça UEFA Champions League

Dias 20, 21 e 22 de janeiro de 2023

Local: Shopping Parque da Cidade

Avenida das Nações Unidas, 14401 – Chácara Santo Antônio – São Paulo – SP



Ásia concentra quase metade dos casos de câncer no mundo

O Observatório Global do Câncer (GCO), uma plataforma interativa que apresenta estatísticas globais sobre o câncer, identificou que em 2020 foram registrados 19,2 milhões de diagnósticos da doença em todo o mundo. A pesquisa englobava todos os tipos de cânceres em ambos sexos e todas idades. Chamou atenção o fato de a Ásia ter sido o continente que mais concentrou casos, cerca de 50% do total mundial.

Ao todo, a Ásia concentra 9,5 milhões dos diagnósticos registrados. O continente, que tem países superpopulosos como China e Índia, tem mais que o dobro do número de casos quando comparado à Europa, o segundo continente líder no ranking e que alcançou 4,4 milhões de casos.

Já na outra ponta aparece a Oceania, com o menor volume de registros e apenas 254 mil casos registrados ao longo de 2020. América Latina e Caribe, onde está o Brasil, registraram 1,4 milhões de casos, América do Norte 2,5 milhões de casos e a África somou 1,1 milhões de cânceres registrados.

Para a médica oncologista do Hospital Felício Rocho, Dra. Flávia Cardoso, a alta desigualdade populacional influência nos números de casos, mas não é somente este o fator determinante. A especialista assinala outros fatores que ajudam a elevação destes números.

“Onde há mais pessoas provavelmente haverá maior número absoluto de casos de câncer. Porém, é válido lembrar que além de uma grande população, países como Índia, China, Indonésia e Filipinas convivem com saneamento básico precário, pouca instrução acerca de bons hábitos alimentares e a prática de esporte, além de menor acesso a informações quanto aos riscos de câncer. Tudo isso influencia para a elevada incidência do câncer”, acrescenta a especialista.

A médica ainda explica o que é a doença e como ela surge. “O corpo humano é composto de trilhões de células vivas. O câncer é ocasionado quando há crescimento e multiplicação anormal e descontrolado de células. Esse crescimento é diferente do que ocorre na célula normal, ao invés de morrer, as células cancerosas continuam crescendo e formando novas células anômalas. Com o passar do tempo, esses conjuntos celulares defeituosos impedem que o órgão funcione normalmente e logo todo o sistema estará comprometido”.

Apesar de em valores absolutos o número de diagnósticos ser maior na Ásia do que na Europa, proporcionalmente ao número de habitantes, há um maior percentual na Europa 0,58% versus 0,2% na Ásia. Essa diferença pode ser explicada devido à maior taxa de envelhecimento do continente europeu, além do maior acesso ao diagnóstico. Por outro lado, a taxa de mortalidade na Ásia supera a taxa de mortalidade na Europa, o que provavelmente está relacionado ao maior acesso ao diagnóstico e tratamento precoces nos países europeus.

Indiferente de onde ocorrer no mundo, um caso de câncer precisa receber tratamento adequado para aumentar as chances de curar o paciente. “Hoje temos mais de 200 tipos de câncer catalogados e cada um tem um tratamento específico. Quanto antes descobrir o câncer, mais chances o paciente terá de sobreviver à doença. Além disso, o risco de desenvolver vários tipos de câncer pode ser reduzido com mudanças no estilo de vida, por exemplo, não fumar, limitar o tempo de exposição ao sol, ser fisicamente ativo e manter uma alimentação saudável”, finaliza a médica.



Crossfit e musculação ajudam no ganho de massa muscular

Crossfit e musculação são aliados de quem deseja ganhar massa muscular. Porém, é necessário avaliar os objetivos, o condicionamento físico, histórico médico/saúde e experiência esportiva antes de escolher uma das modalidades, já que cada uma tem exigências e práticas que podem não ser adequadas para todo mundo.

Toda atividade física faz bem à saúde, mas algumas podem apresentar restrições aos praticantes dependendo da idade, da condição física e de saúde. O ideal é que idosos com nível de condição física baixo, histórico de doenças osteomusculares evitem inicialmente exercícios de alto impacto ou com mudança brusca de direção porque costumam ter menos força e equilíbrio, aumentando as chances de incidentes.

Outro exemplo é que pessoas com síndrome do pânico ou com excesso de ansiedade também devem evitar atividades de alta intensidade, uma vez que podem aumentar a dor. Nesse caso, a recomendação é apostar em exercícios aeróbicos de baixa a moderada intensidade, como natação, spinning, yoga e treinos de musculação menos intensos. Por isso, é importante seguir a recomendação de um educador físico e do médico que acompanha o paciente.

“Independentemente da escolha, o ganho de massa depende da alimentação, da hidratação e até mesmo do descanso que, juntamente com o treino, são os pilares da hipertrofia muscular. Por isso, também é importante consultar um nutricionista e manter uma rotina adequada de descanso. Só assim os músculos armazenam energia, se regeneram e, consequentemente, crescem”, destaca Mônica Marques, diretora técnica da Cia Athletica.

Tanto o crossfit quanto a musculação são treinos de força e condicionamento. No entanto, o primeiro é composto por exercícios que usam diversos acessórios e equipamentos, como halteres, cordas e barras, ou que usam apenas o peso do corpo. As aulas misturam práticas funcionais, aeróbicas e de musculação. 

Além disso, o circuito muda com frequência e a ordem de atividades do dia deve ser seguida por todos os alunos. Ainda que seja possível adaptar as práticas para iniciantes, os exercícios costumam ser de alta intensidade e trabalham vários grupos musculares no mesmo dia.

Já a musculação depende de acessórios e equipamentos de academia para ser praticada. Outra diferença é que o treino de musculação costuma ser mais personalizado, pois a ordem e o tempos dos exercícios dependem do perfil de cada aluno. Os aparelhos são uma ajuda extra para quem ainda não tem prática, força, flexibilidade ou equilíbrio, e é possível trabalhar apenas um grupo muscular por dia.

“Essa modalidade é a mais indicada para quem não gosta ou não pode praticar exercícios de alta intensidade. O professor consegue adaptar o treino com menos repetições e pesos mais leves para a pessoa que ainda não tem um bom condicionamento físico, precisa de fortalecimento muscular ou melhorar a flexibilidade”, afirma Mônica, da Cia Athletica.

Antes de aderir a um exercício físico, também é essencial ter objetivos bem definidos. Isso porque o crossfit e a musculação aceleram a queima de calorias e promovem o crescimento muscular. Porém, o primeiro é focado no ganho muscular – ou seja, querendo ou não, os músculos vão crescer –, enquanto o segundo é a melhor opção para quem deseja perder massa gorda e emagrecer, ganhando massa muscular gradativamente.



Como se preparar para os eventos do SST no eSocial?

Os eventos do SST (Saúde e Segurança do Trabalho) devem estar na agenda dos empresários neste mês de janeiro e com a introdução dos eventos de processos trabalhistas ao eSocial em 2023, é necessário ficar atento às mudanças. Afinal, os erros cometidos neste processo podem desencadear multas para empresas de todos os portes.

O envio dos eventos é obrigatório para todas as pessoas jurídicas e pessoas físicas com empregados. Além disso, a implementação do eSocial foi dividida em grupos e fases e, neste momento, a 4ª fase já está em vigor para todos os grupos.

Marta Corbetta Mazza, diretora da consultoria trabalhista da Econet Editora, esclarece que a 4ª fase de envio de dados do eSocial cumpre o objetivo de fiscalizar o cumprimento de normas que tornam o ambiente de trabalho mais seguro e sadio para os trabalhadores. “Agora, os eventos do SST passaram a ser transmitidos pelo eSocial no processo de unificação e digitalização dos projetos empresariais. E essa medida deve melhorar a fiscalização nesse tocante”, aponta.

Ela salienta que o eSocial foi criado com a finalidade de simplificar e unificar as informações em um ambiente nacional virtual. “O documento pode ser descrito como a escrituração digital da folha de pagamento, substituindo diversas obrigações acessórias. Por ser abrangente, o envio das informações impacta em diversos setores nas empresas, que precisam se estruturar e organizar esses”.

4ª fase do esocial

Os eventos da 4º fase já começaram a ser enviados para o governo federal em outubro de 2021 para as empresas do grupo 1 – aquelas que faturaram acima de 78 milhões em 2016 – e agora em janeiro de 2023, tornaram-se obrigatórios o envio dos eventos S-2220 e S-2240 para os empregadores que não estão sujeitos a riscos, o que representa uma grande quantidade de empresas.

Informações (eventos da SST) sobre três eventos compõem a 4ª fase. São eles:

  1. S-2210 – Comunicação de acidente de trabalho
  2. S-2220 – Monitoramento da saúde do trabalhador
  3. S-2240 – Condições Ambientais do trabalho

A Econet Editora explica cada um dos eventos SST e seus respectivos prazos:

Evento S-2210 – Comunicação de acidente de trabalho

O Evento S-2210 trata da obrigatoriedade do envio por parte dos empregadores sobre acidente de trabalho – de qualquer natureza – mesmo aquelas pequenas ocorrências que não geram afastamento do trabalhador. É o CAT eletrônico. Será gerado um número de recibo para esse evento, que é o número da CAT. Não houve alteração de prazo para esse envio, que é o mesmo da CAT tradicional (um dia útil) após o acidente. Apenas em caso de morte, o envio deve ser imediato.

Esse evento não exige carga inicial, ou seja, o empregador somente irá transmitir o S-2210 quando ocorrer o acidente de trabalho.

Evento S-2210 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador

Os Asos (Atestados de Saúde Ocupacionais) oferecem informações detalhadas sobre a saúde do trabalhador durante suas atividades na empresa como colaborador CLT. É nesse evento que são enviados os resultados dos exames médicos estabelecidos no PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional). Marta Mazza orienta que, mesmo que a empresa não seja obrigada a fazer o programa do PCMSO, é obrigada a enviar os Asos. “Todos os tipos de exames ocupacionais devem ser informados, sejam eles admissionais, demissionais, periódicos, mudança de grau de risco e de retorno ao trabalho”, diz.

O dia 15 do mês seguinte ao da realização do exame é o prazo fixado pelo governo para o envio dessa informação ao eSocial. “Além disso, esse prazo não altera o da realização do exame, que conta com periodicidades específicas. Outro ponto importante é que atestados médicos normais, ou seja, que não são ocupacionais, devem ser informados no evento S-2230 ”, afirma Marta Mazza.

Como o evento anterior, este também não exige carga inicial. O empregador irá transmitir somente quando existir a emissão de um ASO.

Evento S-2240 – Condições Ambientais do trabalho

Marta Mazza explica que as maiores dúvidas dos empregadores dizem respeito ao evento S-2240, que detalha os riscos ambientais de trabalho, para cada funcionário. A lista dos agentes nocivos está disponível no Decreto nº 3.048/1999, Anexo IV, bem como na tabela 24 do eSocial,. Eles são divididos em três categorias: químicos, biológicos e físicos.

Neste mês de janeiro é muito importante que as empresas providenciem os documentos que irão servir como base ao evento, tais como: DIR (ME e EPPs de grau de risco 1 e 2), Ficha MEI (microempreendedor individual), PGR (empresas jurídicas e pessoas físicas sem risco ocupacional) e LTCAT (empregados que estejam sujeitos à agentes nocivos).

A carga inicial deve ser feita para todos os empregados, inclusive os que estão de férias ou em salário-maternidade, excluindo-se somente aqueles que estejam afastados por auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez e atual aposentadoria por incapacidade permanente.

O prazo de envio do evento S-2240 é até o dia 15 do mês subsequente ao início da obrigatoriedade.

São as informações do evento S-2240 do eSocial que irão compor o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) que a partir de janeiro de 2023, passa a ser unicamente de forma eletrônica, podendo ser acessado inclusive pelo empregado através do Portal Meu INSS.

Mudanças no eSocial em 2023

A Instrução Normativa RFB Nº 2.094/2022, trouxe a alteração que seria a partir de janeiro de 2023, que as empresas passariam a incluir os débitos via DCTFWeb, tanto das contribuições previdenciárias quanto das contribuições sociais decorrentes de decisões da Justiça do Trabalho. No entanto, os eventos de processo trabalhista só estarão disponíveis a partir de 01/04/2023. 



Indústria 4.0 prevê modernização nas fábricas

A Indústria 4.0 vem transformando o método como as empresas atuam. E a nova gama de combinações de inovações e tecnologias digitais – tais como os avanços da robótica, inteligência artificial e sensores sofisticados -, com efeito, gera um aumento na competitividade da manufatura. Segundo uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) no setor industrial, 69% já utilizam pelo menos uma tecnologia digital em uma lista que apresenta 18 aplicações diferentes.

A tecnologia pode impactar na competitividade da fábrica com novos modelos de negócios, produção inteligente, mão de obra capacitada, indústria sustentável customizável. Recentemente, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) está promovendo a segunda chamada do programa Brasil Mais, que distribuirá R$ 7 milhões a iniciativas de digitalização e conectividade. O projeto é uma parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), com o Ministério da Economia e com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial).

De acordo com o diretor de tecnologia da Veloxi S/A, Heron Berton, a manufatura, desde o século XVIII, passou por três grandes ondas de transformação e hoje o país passa pela quarta onda de mudanças, denominada de indústria 4.0, onde o IoT (Internet das coisas) é o protagonista e responsável por esta transformação. 

“Para que as fábricas se tornem inteligentes, é preciso conectar e compartilhar informações de máquinas, processos, pessoas e sistemas em tempo real. Essa transformação está revolucionando a forma como as empresas fabricam, aprimoram e distribuem os seus produtos, em um mundo globalizado e competitivo”, disse.

Heron Berton acredita que as empresas que não conseguirem acompanhar esta onda perderão rapidamente sua competitividade e serão extintas em um futuro próximo. Segundo o especialista, apesar do alto nível de adoção de pelo menos uma tecnologia digital, a maioria das empresas utilizam uma baixa quantidade de tecnologias digitais, indicando que se encontram em uma fase inicial do processo de digitalização. “As principais barreiras à adoção de novas tecnologias consideradas pelas empresas são a falta de colaboradores qualificados e o alto custo de implantação”, salienta.

Mão de obra qualificada para acompanhar os avanços tecnológicos

O diretor de tecnologia da Veloxi S/A ressalta que um dos fatores críticos para o avanço da implementação de melhorias tecnológicas industriais é a falta de colaboradores capacitados, pois as indústrias normalmente contratam operadores não qualificados ou incapacitados para manipular tecnologias. 

“A falta de trabalhadores habilitados deve se agravar à medida que aumenta o ritmo de expansão da economia com tecnologia e isso se tornará um dos principais obstáculos no crescimento da produtividade e da competitividade do país”, aponta.

Para ele, existe uma preocupação que o trabalho humano seja substituído por máquinas.  “Acreditamos que isso está longe de acontecer, pois especialistas dizem que uma automação completa da fábrica, de máquinas substituindo toda a força de trabalho, não é real para um futuro próximo”, diz. “Mas para que os empregos sejam mantidos, será fundamental que os gestores continuem focando na capacitação”, conclui.

Ainda segundo Heron Berton, capacitar e/ou contratar mão de obra é uma estratégia fundamental para que as indústrias brasileiras possam ser competitivas em um mundo globalizado, onde a modernização está numa velocidade crescente. Além disso, apostar na capacitação de toda a equipe e desenvolver novas habilidades em todo o processo produtivo será um desafio aos gestores.

O profissional também destaca que o principal problema enfrentado pelos gestores industriais está ligado ao alto custo de investimento, pois a implantação e a aplicação do uso de tecnologias no chão de fábrica são elevadas. De acordo com o especialista, uma alternativa para evitar o alto custo de investimento e os riscos operacionais é encontrar uma plataforma integrada composta por grandes ferramentas para coleta de dados, computação em nuvem e integração da tecnologia da informação com o operacional. 

“Quanto mais know-how e especialista for o parceiro, mais rápida a implantação e menos provável que você precise de remendos para integrar máquinas, pessoas e sistemas. Isso fornece mais flexibilidade e otimiza o desempenho, reduzindo os custos e os riscos deste projeto”, analisa.

Projetos de desenvolvimento da Indústria 4.0

No início de dezembro, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) informou que oferecerá R$ 7 milhões em uma chamada dedicada a projetos de desenvolvimento da indústria 4.0 – de acordo com o órgão, o aporte é parte da Plataforma de Inovação para a Indústria em segunda chamada na categoria Smart Factory.

Desse modo, empresas dos mais diversos portes poderão pleitear investimentos para projetos de digitalização e conectividade que envolvam tecnologias de manufatura aditiva (impressão 3D), blockchain, Internet das Coisas (IoT), banda larga móvel, computação em nuvem, automação e robótica, realidade virtual, inteligência artificial, plataformas de hardware e novos materiais. 

Cada proposta poderá receber até R$ 800 mil e terá um ano de implantação. Trata-se da segunda de quatro chamadas do Smart Factory, que, no total, investirá R$ 28 milhões em parceria com o BNDES, ABDI e Ministério da Economia. 



Cognite antecipa práticas de modelagem de dados industriais para gêmeos digitais para oferecer escalabilidade 10 a 25 vezes mais rápida de soluções do setor industrial

A Cognite, uma líder global em software industrial, anunciou hoje os recursos avançados de modelagem de dados com base em produtos de dados que chegamàsua plataforma Industrial DataOps, Cognite Data Fusion®. A modelagem de dados é essencial para a criação e manutenção de um Gêmeo Digital Industrial Aberto com base em padrões. Gerenciar modelos de dados como produtos de dados acelera as implantações e reduz os custos e a complexidade do escalonamento de soluções digitais industriais por meio da padronização e governança.

O Cognite Data Fusion® possibilita que múltiplos usuários de dados tirem proveito de dados comuns em suas ferramentas e fluxos de trabalho exclusivos, tudo de uma única fonte confiável. Os usuários podem criar produtos de dados e preencher modelos de dados que reduzem a complexidade do desenvolvimento e dimensionamento de várias soluções de Gestão de Desempenho de Ativos (APM) em toda a empresa. O Cognite Data Fusion® facilita para empresas do setor industrial estabelecer práticas sólidas de DataOps, onde os especialistas que conhecem os dados – engenheiros e arquitetos de dados – colaboram com os especialistas que conhecem o contexto de negócios dos dados – os especialistas no assunto e os cientistas de dados.

Até agora, os desenvolvedores de aplicativos e os cientistas de dados precisavam consultar, filtrar e preparar os dados explicitamente para suas necessidades. Com técnicas avançadas de modelagem de dados, essas soluções tornam mais fácil do que nunca para os consumidores de dados localizar e interpretar os dados. Graças aos recursos mais robustos de pesquisa, filtragem, classificação e agregação, as empresas com muitos ativos podem desenvolver, implantar e dimensionar soluções industriais digitais 10 a 25 vezes mais rápido, resultando em um ROI de 400%, como identificado pelo estudo Forrester Total Economic Impact™.

“Com as atualizações mais recentes do Cognite Data Fusion®, facilitamos a sincronização de sistemas de TI e OT e fornecemos acesso fácil a dados industriais complexos”, disse Moe Tanabian, diretor de produto na Cognite. “O Cognite Data Fusion® simplifica a conexão e a operação de fluxos de dados para várias soluções do setor. Nesta versão, você verá um foco específico em recursos que ajudam a otimizar a produção, confiabilidade, manutenção e KPIs ambientais.”

Reserve uma revisão de valor da Cognite de 30 minutos para obter uma consulta gratuita e descobrir o impacto econômico que sua empresa pode esperar do Cognite Data Fusion®: www.cognite.com/en/value-review

Sobre a Cognite

A Cognite é uma empresa SaaS industrial global estabelecida com uma visão clara: capacitar rapidamente as empresas do setor industrial com dados contextualizados, confiáveis e acessíveis para ajudar a promover a transformação digital em grande escala de indústrias de ativos pesados no mundo inteiro. Nossa principal plataforma Industrial DataOps, Cognite Data Fusion®, permite que usuários de domínio e dados industriais colaborem com rapidez e segurança para desenvolver, operacionalizar e dimensionar soluções e aplicativos de IA industrial para oferecer lucratividade e sustentabilidade. Visite-nos em www.cognite.com e siga-nos no Twitter e LinkedIn.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Michelle Holford

Vice-presidente, Relações Públicas Globais – Cognite

Michelle.Holford@cognite.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Aumento médio do IPTU chega a 6% em relação a 2022

O IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), imposto arrecadado a nível municipal, deve aumentar 6% na maior parte das cidades brasileiras, conforme apuração realizada pelo Jornal Nacional da TV Globo. É o caso de Belo Horizonte (MG), que deve considerar o IPCA-e (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial), calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na capital de Minas Gerais, inclusive, a dívida com o IPTU é de R$ 2,8 bilhões, conforme publicado pelo portal de notícias G1. Em São Paulo (SP) a dívida é de R$ 1,7 bilhão, ao passo que em Porto Alegre (RS) o débito dos cidadãos é de R$ 966 milhões.

O pagamento do imposto chega em um momento em que os brasileiros têm de arcar com outros tributos, como IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e o DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, ou por sua Carga, a Pessoas Transportadas ou Não).

Além disso, o início do ano é marcado pelos gastos com matrículas e materiais escolares, que vêm para somar às tradicionais contas de consumo, como água, energia e internet. O consumidor também tem de arcar com a alta do preço médio do litro da gasolina, que  voltou a ficar acima do nível dos R$ 5,00 na primeira semana de janeiro.

Entre os dias 1º e 7 deste mês, o litro do combustível custou R$ 5,12 nos postos de abastecimento do país, de acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Trata-se de uma alta de 3,2% em comparação aos R$ 4,96 cobrados pelo litro do insumo na semana precedente, como mostra uma publicação do UOL Economia. 

Evandro Correia Silva, perito e sócio-fundador da Nero Perícias – empresa que atua com perícia grafotécnica e avaliação de imóveis -, afirma que muitos ainda têm dúvidas sobre como é calculado o reajuste anual do IPTU nas cidades brasileiras e se há alguma diferença entre elas ou se existe uma regra comum.

“O reajuste do IPTU deveria ser feito com base na variação do valor venal do imóvel, mas, na prática, a maioria das prefeituras aplica índices atrelados à inflação do ano anterior”, explica.

Silva afirma que é possível recalcular e reduzir o valor do IPTU nos casos em que o valor venal do imóvel estiver acima do valor de mercado desse bem. Segundo ele, há duas formas de se fazer isso: administrativamente, junto à prefeitura, ou judicialmente, através de processo judicial.

“O mais recomendado é que o cidadão sempre inicie pelos meios administrativos, junto à prefeitura municipal. Caso não consiga pelos meios administrativos, é possível entrar com ação judicial de revisão do imposto”, esclarece.

A título de exemplo, o perito e sócio-fundador da Nero Perícias destaca que, para quem está na cidade de São Paulo, a revisão de IPTU é feita administrativamente através do serviço de “Avaliação Especial” disponibilizado no site da prefeitura.

“Este serviço permite ao proprietário de um imóvel na capital paulista impugnar a base de cálculo obtida pela aplicação dos procedimentos de avaliação previstos na Lei 10.235/1986, mediante a apresentação de avaliação contraditória, conforme Art. 18 da Lei 10.235/1986, com a redação dada pela Lei 15.889/2013”, afirma.

Para mais informações, basta acessar: https://neroavaliacaodeimoveissp.com.br/blog/como-baixar-o-iptu-do-imovel.asp



Como funciona a lavagem de carrinho de bebê?

A saúde de um bebê é um aspecto que preocupa pais e familiares. O próprio Ministério da Saúde destaca que a criança é um ser humano em pleno desenvolvimento. Por isso, é importante que esta cresça em um ambiente saudável, cercada de afeto e com liberdade para brincar – razão pela qual as roupas, brinquedos, móveis e demais utensílios que cercam as crianças demandam um cuidado especial.

Vinicius Finavaro, responsável pela SP Serviços – lavanderia profissional -, afirma que os carrinhos de bebês estão entre os itens que devem passar por uma higienização periódica e correta. Os carrinhos fazem parte do dia a dia das famílias brasileiras há algumas décadas e costumam acompanhar as crianças, pelo menos, até os seus dois anos de idade.

Além de circular por calçadas, praças, unidades de saúde e shoppings, dentre outros locais que podem estar expostos a contaminações, os carrinhos de bebê podem conter restos de alimentos, que, por sua vez, atraem pragas urbanas, por vezes presentes nas casas dos brasileiros, como baratas.

As baratas francesinhas – ou baratas de esgoto -, as mais presentes no Brasil, carregam em seus corpos bactérias, protozoários, fungos e vírus. A OMS (Organização Mundial de Saúde) adverte que esses insetos podem agir como vetores de doenças causadas por bactérias, como a furunculose, lepra, tuberculose, poliomielite e diarréia. 

Além disso, por mais que os pais prestem a devida atenção a desinsetização e desratização da residência, um lar pode não estar cem por cento imune à presença de roedores. Ao menos três espécies de ratos potencialmente danosos habitam os centros urbanos do país: ratazanas (Rattus norvegicus), ratos de telhado (Rattus rattus) e camundongos (Mus musculus).

Um carrinho de bebê visitado por ratos aumenta o risco de contaminação por leptospirose – doença causada pela bactéria Leptospira, transmitida pela exposição direta ou indireta à urina de roedores.

Segundo Finavaro, é comum que pais e responsáveis se perguntem quais cuidados específicos devem ser tomados para realizar a lavagem de carrinho de bebê de forma correta, a fim de preservar a saúde da criança e a durabilidade do objeto.

“Na lavagem de carrinho de bebê devem ser utilizados apenas produtos hipoalergênicos, de preferência sem perfume. Após a lavagem, não deve ser deixado resíduo de nenhum shampoo ou bactericida”, adverte. Segundo a Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia), em média, 30% da população brasileira têm algum tipo de alergia. Destes indivíduos, 20% são crianças.

O responsável pela SP Serviços conta que já há uma série de ferramentas e técnicas já disponíveis no mercado brasileiro a fim de garantir que os carrinhos de bebê passem por uma lavagem correta.

“Devem ser utilizadas extratoras para dar o correto enxágue e retirar qualquer resíduo de produtos. Além disso, os shampoos e bactericidas utilizados na lavagem devem ser com PH neutros para que não agridam o tecido delicado do carrinho”, explica Finavaro.

Para mais informações, basta acessar: https://splavagemeimpermeabilizacao.com/limpeza-de-carrinho-de-bebe/



Nova lei federal autoriza serviço de telessaúde

A sanção da Lei 14.510/22, ocorrida nos últimos dias do mês de dezembro, promete universalizar ainda mais os serviços de saúde no Brasil já a partir de 2023. O novo dispositivo legal surge para disciplinar a prestação remota, classificada como telepresencial, dos profissionais da área de saúde.

Isso porque a nova legislação nasce com o objetivo de autorizar a criação de telessaúde em todo o país. Na prática, qualquer profissional de saúde passa a ter autonomia de realizar atendimentos também de maneira remota, condição que deve ser explorada com intensidade em curto prazo.

Especialista em direito empresarial, o advogado Bruno Junqueira, diretor do escritório BLJ Direito & Negócios explica que a lei aplica-se integralmente às consultas telepresenciais. Contudo, segue o código de defesa do consumidor em todos os seus termos.

“A lei possibilita de forma clara a prestação de serviços de saúde à distância, o que facilita a interação entre profissional e paciente, diminuindo distâncias físicas e eventualmente evitando também deslocamentos. Sendo assim, esperamos um pouco mais de celeridade e prontidão nos atendimentos”, explica.

Bruno ainda esclarece que os profissionais não serão obrigados a oferecer consultas online, e que os pacientes também podem solicitar o atendimento presencial no consultório. “Todas as empresas e profissionais da saúde, e também eventuais intermediadores que possuam registro regular poderão oferecer os serviços telepresenciais. Apesar de possível, não se faz obrigatório ficando a cargo do profissional e a empresa optar por essa modalidade de oferta ou não”, acrescenta.

Do outro lado, empresas do setor comemoram a determinação. “As teleconsultas são um anseio dos próprios profissionais de saúde, que entendem que as tecnologias da informação podem ajudar no atendimento com a mesma eficiência, segurança e privacidade que a consulta presencial. Já estamos deparando com profissionais que querem agregar o atendimento remoto ao plano, oferecendo novas condições aos usuários”, explica Rodrigo Felipe, presidente do Grupo First, responsável pela You Saúde, operadora de planos de saúde.

Ele aposta numa rápida aceitação dos pacientes aos serviços de telessaúde no Brasil, e lembra que os cuidados com a saúde tradicionalmente já avançam em direção à acessibilidade das pessoas. “O brasileiro adapta-se muito bem ao uso das novas tecnologias no seu cotidiano, e percebo que na área da saúde também vai ser assim. Já vimos esse movimento antes. Por exemplo, quando as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) foram criadas para atender à população em suas casas. Foi uma primeira saída do consultório”, finaliza o executivo da You Saúde.



Lenovo é reconhecida pela sua liderança mundial em fabricação no Fórum Econômico Mundial 2023

No Fórum Econômico Mundial deste ano em Davos (Suíça), a fábrica Hefei da Lenovo, LCFC, foi reconhecida como um dos 18 novos locais adicionadosàGlobal Lighthouse Network do Fórum, entre 132 grandes fabricantes, cada um escolhido por sua liderança e integração das tecnologias da Quarta Revolução Industrial (4RI).

A Global Lighthouse Network é uma comunidade de locais de produção e cadeias de valor que são líderes mundiais na adoção e integração das tecnologias de ponta da 4RI. A Lighthouse aplica tecnologias da 4RI, como inteligência artificial, impressão 3D e análise de big data para maximizar a eficiência e a competitividade em escala, transformar os modelos de negócios e impulsionar o crescimento econômico, aumentando a força de trabalho, protegendo o meio ambiente e contribuindo para uma jornada de aprendizado para fabricantes de todos os portes em todas as regiões e setores.

Fundada em 2011, a LCFC é uma das fábricas de manufatura inteligente mais avançadas do mundo e a maior para dispositivos de computação inteligentes (PCs, servidores, computação de ponta e Internet das Coisas inteligente). Ela é o carro-chefe da rede de mais de 35 locais de fabricação da Lenovo em nove mercados e envia produtos para 126 mercados do mundo inteiro. Isso é feito gerenciando 300 mil peças individuais de materiais e peças todos os dias, 300 novos produtos discretos todos os anos e mais de 200 mil configurações diferentes de produtos.

A LCFC foi reconhecida por sua integração das tecnologias da 4RI e pela transformação pela qual a fábrica passou nos últimos anos para atender e superar as amplas mudanças da indústria, o aumento da concorrência e a flutuação significativa na demanda durante a pandemia global, bem como uma exigência crescente pela customização de produtos. Essa transformação incluiu o uso de análises avançadas, melhorando a produtividade da mão de obra em 45%, reduzindo possíveis problemas de qualidade do fornecedor e gerenciando 8 mil pedidos por dia – 80% dos quais são pedidos de pequena escala com menos de cinco unidades.

A tecnologia de inteligência digital também desempenhou um papel significativo, com foco na programação/planejamento da produção e na operação dinâmica das 36 linhas de produção inteligentes da fábrica. Isso resultou em ganhos significativos de eficiência para agendamento e gerenciamento de estoque, o que significa que um PC completo sai da linha de produção a cada 0,5 segundo.

O foco da LCFC em P&D e sendo um centro e modelo para tecnologias avançadas de fabricação – com foco particular na sustentabilidade – resultou em 121 patentes autorizadas no campo da fabricação inteligente. Uma das outras inovações notáveis da LCFC é a baixa temperatura desenvolvida para melhorar a fabricação de PCs mediante a economia de energia e aumento da confiabilidade. A Lenovo utiliza as boas práticas da LCFC em toda a sua área de fabricação mundial e as usa para dar suporteàtransformação digital do ecossistema mais amplo da indústria. A Lenovo é altamente considerada a nível internacional por sua cadeia de fabricação e suprimentos, com o 9º lugar na classificação da Gartner entre as 25 principais cadeias de suprimentos do mundo e o 1º lugar entre as cadeias de suprimentos na Ásia-Pacífico.

A Global Lighthouse Network é um projeto do Fórum Econômico Mundial em colaboração com a McKinsey & Co. As fábricas e cadeias de valor que se unemàrede são designadas por um painel independente de especialistas. Para mais informações, acesse aqui.

Sobre a Lenovo

A Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) é uma potência tecnológica global com receita de US$ 70 bilhões, classificada em 171º lugar na Fortune Global 500, empregando 82 mil pessoas no mundo inteiro e atendendo milhões de clientes todos os dias em 180 mercados. Focada em uma visão ousada de fornecer tecnologia mais inteligente para todos e todas, a Lenovo construiu seu sucesso como a maior empresa de PCs do mundo, expandindo ainda mais para as principais áreas de crescimento, incluindo servidores, armazenamento, dispositivos móveis, soluções e serviços. Essa transformação, juntamente com a inovação que muda o mundo da Lenovo, está criando uma sociedade digital mais inclusiva, confiável e sustentável. Para saber mais, acesse www.lenovo.com e leia as últimas notícias em nosso Storyhub.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Hong Kong – Kaydence Shum,kshum@lenovo.com, +852 2516 4799

Londres – Charlotte West, cwest@lenovo.com, +44 7825 605720

Zeno Group LenovoWWcorp@zenogroup.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Vending machine: o que é e qual a sua relação com o franchising?

As vending machines (máquinas de venda automática, em tradução livre) ganharam espaço em locais como shoppings, metrôs, centros comerciais e empresas de todo o mundo nas últimas décadas e têm projeções positivas para os próximos anos. A nível global, o mercado cresceu 17% entre 2018 e 2019. Para o período 2020 e 2024, o ramo tem potencial estimado em US$ 9.82 bilhões (R$ 53,44 bilhões), segundo um estudo da Technavio, empresa de pesquisa e consultoria de mercado com cobertura mundial.

Segundo o relatório, a crescente adesão ao autosserviço se deve a elementos como a ausência da necessidade de equipes de vendas, entre outros profissionais, além da redução de custos e da oferta de uma nova experiência de compra. Segundo estimativas, o mercado de vending machines já mobiliza US$ 100 bilhões (R$ 545,19 bilhões) por ano e tem projeção de US$ 250 bilhões (R$ 1362,98 bilhões) para 2024.

No Brasil, o setor é impulsionado pelo franchising. No balanço mais recente da ABF (Associação Brasileira de Franchising), de 2022, a entidade calculou que o mercado de franquias encerraria o ano com uma expansão de 7% no número de unidades e de 5% no número de empregos gerados no país.

De acordo com a ABF, o faturamento previsto para 2022 foi de R$ 207 bilhões, 12% a mais do que o valor alcançado em 2021. No primeiro semestre, o faturamento do setor já havia aumentado 12,9% em relação ao ano precedente, passando de R$ 81 bilhões para R$ 91,4 bilhões.

Na visão de Rosevaine Aparecida Evangelista Nogueira, sócia-proprietária da Sonho de Algodão Doce – vending machine de algodão doce colorido -, o modelo de franquias de vending machines é atrativo pelo fato de ser uma tendência que vem se consolidando no mercado cada vez mais.

“Além disso, o modelo se difere de outros por conta da possibilidade de autoatendimento e de ser totalmente automatizado e se ‘encaixou’ bem na empresa por poder ter sua administração home office”, afirma.

Segundo a empresária, o modelo de vending machines oferece uma série de vantagens para o empresário: “O formato [vending machine] dispensa a necessidade de funcionários fixos e oferece o retorno do investimento em até 18 meses”.

Empreendimento aposta na franquia de vending machines

Nogueira conta que a ideia de criar a Sonho de Algodão Doce veio do desejo de investir em um negócio que oferecesse autoatendimento sem demandar muito tempo de operação. Ela explica que, ao buscar na internet e em feiras, entre outros canais, encontrou diversos tipos de vending machines, que atuavam com pipoca, bichos de pelúcia e refrigerantes. 

“Tudo mudou em um passeio de domingo com a família em um centro de compras, quando uma máquina de algodão doce chamou a atenção das crianças e dos adultos pela beleza dos formatos e cores, além de seus sabores”, relata.

Foi então que Nogueira e Paulo Heráclito, ambos com experiência em franchising, tiveram a ideia de colocar em prática o projeto de franquia “Sonho de Algodão Doce” com os empresários Wilson Júnior e Luís Eduardo, em São José dos Campos (SP), em março do último ano.

Para mais informaçoes, basta acessar: https://sonhodealgodao.com.br/



Como óleos e derivados podem ser removidos com segurança

A manutenção de maquinários é essencial para garantir seu bom funcionamento, e isso inclui a limpeza. Afinal, independente de seu porte, as máquinas tendem a acumular resíduos como óleo, graxa e outros derivados, que se não removidos da maneira certa, podem acarretar problemas e interromper a performance dos equipamentos.

Ou seja, mesmo que possuam funções importantes para as peças de uma máquina, como a lubrificação, o óleo e a graxa devem ser retirados de maneira periódica e reaplicados. Com isso, se preservam as funções do maquinário, o que assegura uma vida útil mais longa – e, consequentemente, resulta em economia para as empresas.

De acordo com Daniel Rodriguez, CEO da fabricante de mangueiras e mangotes Maxxflex, “a escolha de produtos de limpeza de qualidade dão a segurança necessária para a manutenção do maquinário, bem como beneficia seu pleno funcionamento.”

Produtos para remoção

No mercado já é possível encontrar produtos destinados à remoção de materiais como óleos e graxas. O chamado “limpa freio” é um exemplo de desengraxante sem acetona de alta eficiência e sem enxágue. Ele permite uma limpeza rápida – em comparação às fórmulas comuns – e faz isso com uso de quantidade mínima do produto, tornando-se uma opção bastante econômica.

Seu modo de uso oferece facilidade, bastante algumas etapas. O primeiro passo é aplicar o “limpa freio” diretamente sobre a peça, com uma distância de aproximadamente 20cm. Depois, espere pela secagem, que ocorre em cerca de segundos. Para superfícies muito sujas, recomenda-se a repetição da aplicação. Por fim, utilizando luvas, faça a esfregação do produto com uma esponja.

Há também os desengraxantes à base de solventes orgânicos, que servem para casos de alto índice de graxa e sujeiras mais resistentes ao processo de limpeza. Estes produtos apresentam alto poder de limpeza, removendo com eficácia o acúmulo de gordura graças à sua ação de quebra da graxa e óleo.

Outro ponto importante é que o desengraxante à base de solventes evapora mais rápido por ter uma volatilidade maior. Na prática, isso o torna mais seguro, uma vez que ao secar rapidamente, permite que as peças sejam inseridas novamente na máquina sem oferecer riscos.



Coca-Cola FEMSA Brasil anuncia vencedores de edital

A Coca-Cola FEMSA Brasil, engarrafadora de produtos Coca-Cola, revelou que a Avulta Contratação Profissional Inclusiva e a Valora Recicláveis foram as start-ups selecionadas no edital ‘Acelerando Ideias para um Mundo Melhor’. Além do aporte de 150 mil, as empresas participarão de um programa de aceleração e terão a oportunidade de desenvolver protótipos na companhia.

A Valora atua na valorização de resíduos e recuperação de embalagens pós-consumo e apresentou um projeto que contribuirá com o compromisso da Coca-Cola FEMSA Brasil por Um Mundo Sem Resíduos, a partir da coleta em grandes geradores, como os condomínios empresariais e residenciais.

Já a Avulta propõe o uso da tecnologia embasada na neuropsicologia para promover o match inteligente entre candidatos com diversidade funcional (Pessoas com Deficiência – PcD) e empresas. Nas próximas etapas do edital, os vencedores terão o acompanhamento da ImpactPlus, aceleradora e investidora de startups de impacto da Grow+, para desenvolver seus projetos. 

“Valorizamos o trabalho com parceiros que possam contribuir para o sucesso das nossas ações e beneficiar o maior número de pessoas. Os selecionados oferecem projetos com grande potencial de gerar impacto socioambiental nas comunidades em que estamos presentes.” afirma Camila Amaral, vice-presidente Jurídica e de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil.

O edital “Acelerando Ideias para um Mundo Melhor” de 2022 foi formulado para atender aos temas relacionados à Agenda 2030 e de ESG da companhia e visa promover resultados positivos e escaláveis nas comunidades em que a empresa opera, nos estados de SP, MG, PR, SC, MS e RS.



iGaming Summit será realizado em junho de 2023 em São Paulo

O principal evento do setor de apostas no Brasil será realizado nos dias 15, 16 e 17 de junho de 2023, no Transamerica Expo Center em São Paulo. O Brazilian iGaming Summit vem se consolidando como o maior evento do seguimento em toda a América Latina.

Devido ao sucesso das edições anteriores o evento optou por manter sua realização em São Paulo, trazendo premiações, palestras e painéis com grandes nomes do setor. O iGaming Summit reúne operadores, afiliados e empresários possibilitando uma excelente oportunidade de networking e aprendizado para os envolvidos com um dos setores que mais cresce em todo o país.

Para se ter uma ideia da dimensão do evento, a edição de 2022 contou com 55 palestrantes, mais de 1400 participantes, cerca de 19 horas de conteúdo e mais de 45 marcas expositoras.

É esperado que esse ano o evento conte com uma participação ainda maior de políticos, autoridades e reguladores, uma vez que a regulamentação do setor segue em amplo debate no país caminhando em breve para a conclusão de sua votação no senado. Hoje, é possível jogar cassino online brasil uma vez que a maioria destes sites se encontram hospedados fora do país, em locais onde a atividade é regulamentada. Com a aprovação do PL 442 /91, tanto atividades de cassinos físicos e cassinos online, quanto a de sites de apostas esportivas, jogo do bicho e bingo serão devidamente regulamentadas gerando empregos e arrecadação com impostos para o país. Essa deve ser uma das vertentes a ser debatidas durante a edição de 2023 do iGaming Summit.

Em 2022, uma das personalidades convidadas pro evento foi ninguém menos do que Zico, um dos maiores jogadores de futebol brasileiro de todos os tempos. O jogador, parceiro de sites de apostas, declarou na ocasião do evento que sempre foi favorável ao mercado de apostas porque ele pode ajudar diversos envolvidos, indo desde a ajuda aos clubes através de patrocínios ao estado brasileiro através da arrecadação.

Entretanto, o evento não se resumirá ao debate legislativo. A premiação para os destaques do setor de iGaming é sempre um dos pontos altos do evento.

Entenda o que é iGaming

De forma simplificada, iGaming é qualquer tipo de aposta online que envolva o resultado futuro de um jogo ou evento. Apostas esportivas, cassinos online, pôquer e eSports se enquadram na definição de iGaming.

Esse mercado envolve diversos profissionais que vão desde os criadores de jogos, desenvolvedores de aplicativos, jogadores profissionais a criadores de conteúdo.

De acordo com um estudo de pesquisa de mercado publicado pela Custom Market Insights, a análise de demanda do tamanho do mercado global de jogos e apostas online e receita de compartilhamento foi avaliada em aproximadamente US$ 58,2 bilhões em 2021 e deve atingir cerca de US$ 145,6 bilhões até 2030, em uma CAGR (taxa de crescimento anual composta) de 12% entre 2022 e 2030.

Entre as principais razões para o crescimento do mercado de iGaming está a inovação. Passando a englobar inteligência artificial, realidade virtual, blockchain e agora o Metaverso, a indústria de iGaming tem se destacado e crescido de forma consistente.

Com isso, a tendência é a de que eventos como o Brazilian iGaming Summit cresçam em importância a cada ano, reunindo cada vez mais pessoas interessadas nesse setor tão importante de entretenimento.



Nativas de Fernando de Noronha precisam viajar a Recife para dar à luz

A união entre o cinema como ferramenta de transformação social e a comunicação estratégica compõem uma nova lógica de distribuição para documentários que vem sendo chamada de “campanha de impacto”. Nesse formato, o lançamento começa ainda durante a produção e segue por muito tempo depois da data oficial da estreia. A proposta é buscar caminhos para atuar em parceria com o engajamento do público mais interessado nos temas do filme, seja ele composto por ativistas ou simpatizantes da causa social em questão. No caso de “Proibido Nascer no Paraíso”, de Joana Nin, a mobilização procura sensibilizar as pessoas para o combate à violência obstétrica.

O documentário foi registrado em Fernando de Noronha/PE – ilha mundialmente conhecida localizada há 545Km do Estado de Pernambuco. O filme acompanha a rotina da assistência ao pré-natal de mulheres que precisam realizar o parto fora da região, pois o único hospital da ilha, de média complexidade, não fornece serviços de maternidade.

As grávidas são encaminhadas a Recife até a 28ª semana de gestação para continuarem o pré-natal na capital e esperarem pelo parto, cerca de 12 semanas depois. Caso não tenham condições de arcar com todos os custos, elas recebem passagem aérea via um programa do SUS – Sistema Único de Saúde, que é o “tratamento fora de domicílio”; e tem a hospedagem e alimentação custeadas pelo Estado de Pernambuco, que gerencia Fernando de Noronha.

A CAMPANHA DE IMPACTO

Nesse contexto, o filme acompanha as grávidas Harlene, Ione e Babalu, três mulheres da ilha em busca do poder de escolha para o nascimento dos filhos. A campanha de impacto se propõe a facilitar o público interessado a ter o acesso ao filme por meio de sessões debate. O documentário já foi exibido em 15 cidades brasileiras em sessões debate e agora está disponível na plataforma Taturana Mobi, um portal de acesso gratuito para o cinema de impacto social. Basta acessar o site, se cadastrar e organizar uma sessão coletiva para no mínimo três pessoas. A exibição pode ser na TV de casa, num centro comunitário, cineclube ou qualquer outro ambiente não comercial. A ação faz parte da campanha de impacto do filme. 

A campanha de impacto propõe um “jogo de ganha-ganha” com aquele público mais interessado nas causas do filme: quem realiza sessões gratuitas com debate em retribuição é convidado a colaborar na divulgação. Seguir e divulgar as redes sociais do documentário já ajuda muito para que outras pessoas vejam o filme depois. Todas as informações são atualizadas no Linktree do filme

GUIA GRATUITO PARA DEBATES

Para fomentar os debates depois das sessões, foi produzido o Guia para sessões de impacto, distribuído gratuitamente pela produtora Sambaqui Cultural. São informações sobre o filme e acerca do tema, reunidas a partir de fontes diversas, organizadas de forma a facilitar a condução do bate papo após as exibições. “O filme e o material de apoio para os debates se propõem a ser ferramentas de transformação social, em busca de uma maior autonomia para a mulher na gravidez”, explica a diretora Joana Nin. A produção do documentário está reunindo neste formulário sugestões de mudanças no atendimento ao parto para serem encaminhadas ao novo governo federal recém empossado, assim como aos congressistas.

O projeto de lançamento de impacto do documentário “Proibido Nascer no Paraíso”  tem a coordenação da produtora do filme, Sambaqui Cultural, em parceria com a distribuidora Boulevard Filmes. As ações foram viabilizadas pelo edital do Profice/PR, com patrocínio da Copel. A campanha já chegou a 15 municípios de forma presencial e inúmeros outros em eventos virtuais, ou promovidos em parceria com a Taturana Mobilização Social. A diretora Joana Nin defendeu uma dissertação de mestrado na PUC-Rio sobre o tema em agosto de 2022 sob o título “Filmes para Mudar o Mundo: produção e distribuição de documentários de impacto social”, o texto pode ser acessado neste link, do portal da Universidade.

Serviço / links:

PROIBIDO NASCER NO PARAÍSO – documentário – 78 minutos

Informações sobre o filme e a campanha:

https://linktr.ee/proibidonascernoparaiso

Para organizar uma sessão coletiva gratuita, basta acessar:

http://www.taturanamobi.com.br/film/proibido-nascer-no-paraiso

Guia para sessões de impacto – gratuito:

https://www.sambaquicultural.com.br/wp-content/uploads/2022/12/PROIBIDO_NASCER_NO_PARAISO_Guia_para_sesso%CC%83es_de_impacto_OK.pdf

Para dar sugestões, basta acessar:

https://forms.gle/7ns2YWv17fCiZM2z9

O filme está disponível ainda nas plataformas: 

Globoplay, Now, ITunes, Apple TV, Vivo Play, YouTube Filmes e Looke

Produção: Sambaqui Cultural

Distribuição: Boulevard Filmes

Fomento: Ancine/FSA/BRDE

Incentivo (distribuição): Copel, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Paraná Profice, Secretaria de Comunicação e Cultura do Paraná

Apoio: Tribeca Film Institute, Effects, Link Digital, Infraero, Dix Empreendimentos, ICMBio, Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, Atalaia Noronha, Pousada Tio João, Pousada Alvorada, Pousada Miragem, Pousada Mabuya, Babalu e Matic

Filmes para Mudar o Mundo – pesquisa da diretora Joana Nin

https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60636@1



Crurated Arrecada US $ 7,2 Milhões para Inovar Ainda Mais na Comunidade de Vinhos com Base em Blockchain e Expandir o Alcance do Mercado

LONDRES, Jan. 17, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — A Crurated, a comunidade de vinhos com sede em Londres, criada para conectar os conhecedores com os produtores de todo o mundo, anunciou hoje que a empresa arrecadou US $ 7,2 milhões de um grupo de investidores privados. O dinheiro será usado para desenvolver ainda mais a plataforma tecnológica, expandir as parcerias com produtores de outros países além da França e da Itália, e aumentar a participação geral no mercado em todo o mundo.

“O ano passado foi inovador e trouxe muito sucesso para toda a nossa equipe e para os produtores com os quais fizemos parceria”, disse Alfonso de Gaetano, fundador da Crurated. “Além de nos tornarmos a primeira comunidade de vinhos a oferecer vendas fracionadas de barris apoiadas pela tecnologia NFT, assinamos um contrato de distribuição exclusiva com a Charles Lachaux, aumentamos nossa lista para mais de 60 produtores e atraímos um público mais jovem de enófilos para a plataforma.”

A Crurated relata que 70% da sua base de membros tem menos de 45 anos de idade. E 35% dos membros têm menos de 35 anos, mais jovens do que a maioria dos compradores de vinho, que tendem a ter 45 anos ou mais. A equipe acredita que as parcerias diretas da Crurated com os principais produtores de vinho de todo o mundo, a abordagem inovadora de como o vinho é comprado na plataforma — compras/leilões de lotes tradicionais e vendas fracionadas de barris — bem como o uso de NFTs para validar a autenticidade de um vinho, está ajudando a aumentar o interesse pelo vinho entre um público mais jovem.

Além disso, a receita aumentou 214% no primeiro semestre do segundo ano em comparação com o primeiro semestre do primeiro ano. A associação aumentou 180% no primeiro semestre do segundo ano em relação ao primeiro semestre do primeiro ano, com um aumento de 400% no acumulado anual.

Sobre a Crurated
Lançada em 2021 com ênfase na França e na Itália, a Crurated é uma associação da comunidade vinícola criada para conectar conhecedores e produtores de todo o mundo. Uma equipe de especialistas oferece serviços personalizados e experiências autênticas, enquanto o serviço de logística contínuo da Crurated garante a qualidade e a proveniência, graças ao armazenamento seguro da adega eàinovadora tecnologia blockchain. Para mais informação sobre a Crurated, visite crurated.com.

Contato de RP
Michael Volpatt
Michael@larkinvolpatt.com
415.994.8864

Vídeo deste comunicado disponível em

https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/1d1a5202-186e-4b6a-8783-aa82bbb8e388

Fotos deste comunicado podem ser encontradas em

https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/0988a38c-6f44-4feb-ac1d-c734d7ccc165

https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/e7ba4d88-1de4-4f87-b6ee-d6026b3298c2


Primary Logo

GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 8731373)



Evento firma parceria entre empresas do mercado fotovoltaico

O mercado de Energia Solar vem ganhando cada vez mais espaço no cenário nacional. Isso pode ser evidenciado por dados da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), que demonstram que, em 2022, houve um aumento de 84% na geração de energia fotovoltaica no país. A associação também apresentou um relatório que indica que a energia solar já alcançou o terceiro lugar de maior fonte da matriz energética brasileira, perdendo apenas para as hidrelétricas e eólicas. 

Diante desse cenário, com o intuito de gerar cada vez mais conhecimento para sociedade referente a esse mercado por meio de eventos, workshops e artigos de informação, a empresa Sunova Solar, especializada em fabricação de equipamentos fotovoltaicos, e a distribuidora Solmais, integrante do grupo Sol Copérnico, fecharam uma parceria neste ano de 2023. 

Para celebrar a junção de forças, as empresas realizarão um evento no novo Centro de distribuição da Solmais, em Maringá (PR), para mais de 400 integradores, onde também será oficialmente lançada a nova plataforma de tecnologia da distribuidora. A inauguração será no dia 18 de janeiro, das 8h às 18h, e contará com palestras sobre os temas mais importantes do mercado neste momento.

Ricardo Seixas, gerente nacional de vendas da Sunova Solar, será um dos palestrantes e pontua que o conteúdo será rico em informação sobre a Lei 14.300, análises financeiras sobre investimentos em sistemas fotovoltaicos, tecnologia e tendências de mercado em equipamentos e modelos de negócios para alavancagem de resultados dos integradores. 

Referente à parceria, o empresário comenta que ela visa ao fornecimento de módulos fotovoltaicos para a distribuidora. “A expectativa é de distribuir pelo menos 500MW em 2023 para todo o Brasil, com objetivo de disponibilizar um maior acesso a módulos tecnológicos para o mercado”, pontua.

“Além disso, nós seremos a fornecedora oficial de 80% dos módulos da nova plataforma da Sol+ e o projeto é fazer com que a qualificação profissional também evolua. Por isso, estaremos disponibilizando eventos, treinamentos e know-how”, acrescenta Ricardo.

Mais informações podem ser obtidas em: https://materiais.sungrowdobrasil.com/sungrow-landing-page-parceria-sol-mais-1347



IEEE apresenta novo programa para acesso gratuito aos padrões de ética e governança de IA

A IEEE, maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade, e a IEEE Standards Association (IEEE SA) anunciaram a disponibilidade de um programa que fornece acesso gratuito a padrões sociotécnicos internacionais em ética e governança de IA que fornecem orientação e considerações para uma IA de confiança.

Mediante o Programa IEEE GET, os padrões selecionados são disponibilizados, gratuitamente, para encorajar a adoção e uso de modelos que contribuam para o avanço da tecnologia para a humanidade em importantes áreas.

“Ao criar este programa, tanto a IEEE Standards Association quanto os colaboradores da indústria deram um passo crucial para apoiar a alfabetização mundial em IA”, disse Konstantinos Karachalios, diretor administrativo da IEEE SA. “Acreditamos nessa necessidade tão substancialmente que pretendemos incluir mais padrões sociotécnicos internacionais da IEEE aprovados nos próximos anos.”

Ao disponibilizar blocos de construção vitais, o Programa IEEE GET para Padrões de Ética e Governança de IA ajudará a contribuir para a criação de sistemas de IA que sejam mais confiáveis e promovam o objetivo de aumentar a conscientização e a compreensão da importância das questões éticas da IA e como elas podem ser abordadas. O programa pode ajudar os desenvolvedores de IA a incorporar princípios de design centrados no ser humano em seus planejamentos de produtos e estruturas organizacionais e de governança e a elevar o nível dos processos de negócios, como compras, marketing e gerenciamento de riscos.

“Essas medidas tomadas pela IEEE para oferecer um nível de acesso de ponta a ponta em torno do design de IA centrado no ser humano, dos princípiosàprática, foi a principal razão pela qual a TÜV SÜD vê a IEEE como a colaboradora natural para a inovação responsável e funcionando como a comunidade base que permite a realização no mundo todo”, afirmou o Dr. Andreas Hauser, CEO de Digital Service da TÜV SÜD. “O que o torna interessante é que a Lei de Inteligência Artificial da União Europeia (EU AI Act) faz referência a muitos dos componentes que a IEEE disponibiliza neste pacote. E, reconhecendo isso, a TÜV SÜD vê uma vantagem estratégica para aqueles que procuram demonstrar eventual conformidade com medidas regulamentares centradas no ser humano ou pressões de mercado para alavancar esses padrões e certificações da IEEE.”

“As organizações que operam internacionalmente precisam de padrões de ética e governança de IA compatíveis a nível internacional”, comentou a Dra. Eva-Marie Muller-Stuler, sócia da Ernst and Young. “A alfabetização de padrões de IA é uma faceta importante para demonstrar conformidade e encorajar relacionamentos contínuos de confiança com os usuários. Na Ernst and Young, participamos tanto no desenvolvimento dos padrões da IEEE quanto no apoio ao programa de certificação desde o início. Ele ajuda nossos clientes e partes interessadas a alcançar seus objetivosàmedida que avançamos em direção a um mundo cada vez mais responsável.”

Com o apoio da IEEE SA, de patrocinadores da indústria e do governo, vários padrões da IEEE estão disponíveis para download sem custo, por meio do Programa IEEE GET. Acesse o novo Programa IEEE GET para Padrões de Ética e Governança de IA na biblioteca digital IEEE Xplore.

Sobre a IEEE Standards Association

A IEEE Standards Association (IEEE SA) é uma organização colaborativa na qual inovadores elevam os padrões mundiais de tecnologia. A IEEE SA fornece um ambiente e uma plataforma globalmente abertos e de construção de consenso que capacita as pessoas a trabalharem juntas no desenvolvimento de padrões de tecnologia de ponta relevantes para o mercado e soluções da indústria que moldam um mundo melhor, mais seguro e sustentável. Para mais informações, acesse https://standards.ieee.org.

Sobre a IEEE

A IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para o benefício da humanidade. Por meio de suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais e educacionais altamente citadas, a IEEE é a voz confiável em uma grande variedade de áreas, desde sistemas aeroespaciais, computadores e telecomunicações até engenharia biomédica, energia elétrica e eletrônicos de consumo. Saiba mais em https://www.ieee.org.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Tania Olabi-Colon, diretora de Marketing e Comunicação da Marca

Anita Bulan, gerente de Marca e Promoções

standards-pr@ieee.org

Fonte: BUSINESS WIRE



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Podcast – A tecnologia de áudio e vídeo Dolby faz parte...

0
Para saber como ela nasceu e ganhou o mercado global, ouça ou veja agora o Podcast, que está bem legal, curta o vídeo, inscreva-se no canal e compartilhe nas redes sociais.

Podcast – Fusca na veia

Últimas Notícias

0

0
Translate »