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Principais vantagens do câmbio automático

Curitiba,PR 10/3/2022 – Vendas de veículos automáticos vêm crescendo continuamente no Brasil.

Sendo um recurso popular e comercializado no mercado internacional de automóveis há muitos anos, o câmbio automático vem ganhando força no Brasil com a crescente produção de modelos com esse tipo de transmissão pelas fabricantes nacionais, e o consequente aumento da preferência dos compradores por carros que possuem o sistema.

Segundo estudo realizado pela OLX e divulgado pela revista Quatro Rodas, as vendas de carros automáticos na plataforma cresceram 68% no primeiro semestre de 2021, se comparado ao mesmo período do ano de 2020.

Esses dados refletem a preferência dos consumidores pelo conforto e benefícios de que podem desfrutar ao dirigir carros equipados com essa transmissão, que colocam cada vez mais em cheque a presença de veículos com câmbios manuais no cotidiano dos proprietários.

A opção automática chama atenção pela praticidade, e conquista os condutores que valorizam tempo e conforto na locomoção diária, mas pode gerar confusão em novos donos de veículos que ainda não estão acostumados com as funções do sistema.

Vantagens do câmbio automático

Sendo cada vez mais acessíveis ao bolso do comprador médio, os câmbios automáticos vêm ganhando mais presença em veículos econômicos, possibilitando seu acesso por uma parcela muito maior da população, que pode comprovar todas as suas vantagens.

Como um dos benefícios primordiais, o aumento da segurança no trânsito se destaca como um ponto positivo para os donos de automáticos, visto que a ausência de marchas permite que o motorista dedique 100% de atenção à condução do veículo, evitando possíveis distrações e acidentes.

Conforto e menos esforço físico no trajeto também são benefícios que esses câmbios trazem para os usuários, eliminando o incômodo ocasionado pela troca constante de marchas e poupando energia do condutor durante o percurso, o que consequentemente melhora a experiência de direção.

Além da comodidade, os carros com transmissão automática também trazem economia para os proprietários, já que essa categoria exige gastos menos frequentes com manutenção, ao contrário do que acontece em modelos com câmbio manual convencional.

Isso é resultado de sua maior vida útil, visto que seus sistemas de transmissão são projetados para ter mais durabilidade, evitando preocupações dos proprietários com consertos e revisões constantes no seu carro.

Apesar disso, a principal vantagem ainda se encontra na praticidade e facilidade de condução no ambiente urbano. A dificuldade do tráfego em grandes cidades acaba exigindo uma troca constante de marchas, e pode prejudicar condutores que não possuem muita experiência. Esse problema é eliminado do dia a dia dos donos de carros automáticos, motivo pelo qual a procura por esses modelos está cada vez maior.

Principais funções

Apesar de serem itens de fácil acesso por qualquer motorista, esse tipo de câmbio pode causar confusão em proprietários de primeira viagem, em especial antigos usuários de câmbios manuais, que podem não entender bem cada posição da alavanca de transmissão, geralmente representadas por letras.

Ainda que cada veículo possua um mostrador particular, algumas funções são comumente encontradas na maioria dos carros, bem como as letras que indicam cada uma delas.

Entre as mais comuns, estão:

P – Posição de estacionamento: Essa função deve ser usada quando o veículo está parado e desligado, geralmente estacionado em uma vaga ou garagem.

D – Função de direção: Essa é a posição para conduzir o veículo normalmente, onde ocorre a troca automática das marchas durante o trajeto.

R – Função que aciona a Ré: Deve ser usada somente após o carro estar parado, e nunca em movimento.

N – Neutro: Essa é a função para colocar o veículo em ponto morto, assim como em um câmbio manual.

Alguns carros também possuem as funções com as Letras “L” e “S”, que servem para regular a potência do motor em trajetos que exigem mais força de tração ou maior velocidade.

Veículos com câmbio automático podem ser encontrados na Toyota Sulpar, a concessionária Toyota mais antiga do Brasil, com presença em Curitiba e Paranaguá.

Mais informações em https://www.toyotasulpar.com.br/

Website: https://www.toyotasulpar.com.br/



A pesca esportiva na represa de Salto Grande

Americana – SP 10/3/2022 – A Represa atraía turistas de todo o Estado de São Paulo por conter grande volume de espécies de peixes extremamente esportivos, como o tucunaré azul e amarelo.O Instituto Clube da Pesca.org analisa as condições da represa de Salto Grande no interior de São Paulo e seus reflexos no turismo de pesca esportiva e atividades náuticas.

O Instituto Clube da Pesca.org visitou no início do mês de março de 2022 a Represa de Salto Grande, localizada na cidade de Americana, interior do Estado de São Paulo, com o intuito de averiguar as condições da água, sua piscosidade e as possibilidades de práticas de esportes náuticos.

O que na origem era um manancial de água cheio de vida e pureza se transformou em um problema que se arrasta há anos. Sem solução aparente, a Represa de Salto Grande, localizada na cidade de Americana – SP, ainda “grita por socorro”. 

Suas águas são formadas principalmente pelo rio Atibaia, rio com nome de origem tupi, que significa “manancial de água saudável”. Essa coincidência torna mais triste ainda a situação atual da represa, que, apesar dos esforços das autoridades na apuração das causas, reiterados alertas e denúncias da população, a represa continua suja, imprópria para o banho e para a prática de esportes náuticos. 

A equipe do Clube da Pesca.org acessou as águas de Salto Grande pela Praia dos Namorados”, lugar antigamente muito frequentado pelos praticantes do kayak fishing, uma prática que mistura o caiaquismo com a pesca esportiva. Com poucos minutos de reconhecimento foi constatado um volume imenso de aguapés e após poucas remadas a equipe notou um forte odor de matéria orgânica em decomposição. Um sinal incontestável de que ainda existe forte presença de esgoto doméstico nas águas da represa.

Após algumas horas de pescaria foi possível identificar a resiliência de espécies como o tucunaré amarelo e a piranha, porém, segundo relatou o fundador do Instituto Clube da Pesca.org, Dr. Thiago H. Fantini, o nível de piscosidade que a represa apresenta hoje é minúsculo se comparado a alguns anos atrás.

A consequência da poluição prejudica a fauna aquática e toda a cadeia natural e também os turistas frequentadores da represa, pois traz riscos de doenças infecciosas, fortes odores e uma enorme quantidade de aguapés que cobre boa parte da superfície da represa, impossibilitando a prática de esportes náuticos. 

O instituto Clube da Pesca.org, que nasceu com o objetivo de promover a pesca esportiva como turismo ecológico, conhece bem a represa de Salto Grande. Sua equipe relata que a Represa de Salto Grande era famosa em todo o Estado de São Paulo por conter grande volume de espécie de peixes extremamente esportivos, como o tucunaré azul, a traíra e o tucunaré amarelo, mas que, com o passar dos anos, muitos frequentadores e turistas deixaram de ir por conta da poluição. Um de seus fundadores, Dr. Thiago, disse ainda que o próprio Clube da Pesca.org realizava encontros e eventos de conscientização ambiental na represa, mas deixou de fazê-lo por conta dos problemas ambientais.

“É uma pena ver essa represa poluída. Ela abriga uma fauna fantástica, são muitos animais que veem esse lago como refúgio. Com a água suja muitas espécies de peixes que antes existiam por aqui em abundância não são mais encontradas e como consequência toda a cadeia alimentar é prejudicada. Aves e outro animais também desapareceram”, afirma o cofundador do Instituto Clube da Pesca.org, Sr. Laurent. E. R. Serra.

É de conhecimento popular que o Ministério Público vem cobrando medidas das autoridades responsáveis pelo saneamento das cidades de Americana e Paulínia, principais cidades cujos cursos d’água que abastecem a represa, com o intuito de conter o avanço da poluição. Contudo, essa situação se alastra há muito tempo e parece não ser o suficiente, visto que a represa continua infestada de aguapés, lixo e grande volume de matéria orgânica.

Enquanto isso, a população da cidade de Americana viu ao longo dos últimos anos a microeconomia que girava em torno do turismo gerado pela represa despencar. Os frequentadores da represa, que praticavam esportes náuticos como a pesca esportiva, vela e motonauta migraram para outros locais. Por conta disso, muitos comércios fecharam e as marinas viram seu faturamento despencar.

O que sempre se espera é que as leis sejam aplicadas. Mas como a burocracia brasileira traz uma demora hiperbólica nos procedimentos, por mais desenvolvida que sejam as políticas socioambientais locais é fácil encontrar denúncias de poluição em mananciais. Conclui-se que enquanto não existir uma punição rápida e severa aos responsáveis que provavelmente continuam a despejar esgoto na represa, a situação vai permanecer assim.

Website: https://www.instagram.com/clubedapesca_org/



50 anos do “antivírus”: criador do e-mail também deixou legado na cibersegurança

A data de criação do primeiro antivírus para computador é um pouco incerta. Embora o primeiro vírus de computador, o Creeper, seja datado de 1971, o primeiro antivírus, “The Reaper”, pode ter sido lançado em 1971 ou 1972. O responsável por ele é o programador Raymond Tomlinson, mais conhecido como criador do e-mail.

Ambas as criações – e-mail e antivírus – agora completam pelo menos 50 anos de existência e formam parte do legado de Tomlinson, que faleceu em 5 de março de 2016. 

O primeiro vírus de computador foi lançado em 1971, o Creaper. O código se espalhava por computadores para exibir na tela a mensagem “Sou o Creaper, pegue-me se for capaz”, e não causava danos às informações e dados das máquinas que infectava. O primeiro antivírus foi confeccionado para extinguir o Creeper, mas funcionava de forma muito semelhante ao próprio vírus, pois se replicava de um sistema para outro para eliminar o seu “irmão”. Por esse motivo, nem todos aceitam que o Reaper possa ser realmente chamado de “primeiro antivírus”.

Pragas digitais que eliminam outras pragas digitais são chamadas de “helpful worms” (vermes benignos na tradução direta). Embora a atuação de códigos desse tipo seja polêmica nos dias de hoje – eles podem causar instabilidade na rede e nos sistemas que tentam descontaminar –, a situação era muito diferente no início da década de 1970: as experimentações eram realizadas para fins acadêmicos.

A dupla Creeper e Reaper foi criada como parte dos experimentos que aconteciam na ARPAnet, a precursora da internet, e mostraram como programas poderiam se replicar ou serem eliminados da rede por softwares de defesa.

Os primeiros softwares comerciais projetados para eliminar pragas digitais só seriam lançados mais de 15 anos depois, em 1987, quando várias pessoas começaram a trabalhar quase que simultaneamente no desenvolvimento da tecnologia que seria diretamente ligada ao antivírus moderno. 

 E-mail também é usado para disseminar vírus
É difícil saber ao certo se Tomlinson foi capaz de prever que surgiria ligação entre o e-mail e seus experimentos com códigos virais. Esse vínculo se estabeleceria a partir de pragas digitais como o Melissa (1999) e o “I Love You” (2000).

O e-mail é hoje um dos principais vetores utilizados por criminosos para disseminar pragas digitais. As mensagens maliciosas – chamadas de “phishing” – tentam fazer com que o destinatário acesse sites e programas construídos para roubar informações sensíveis, como senhas, ou abrir um canal de controle que permita ao invasor monitorar toda a atividade no dispositivo da vítima.

Muitos ataques de vírus de resgate (chamados de “ransomware”) também utilizam mensagens de e-mail para realizar a primeira incursão nas redes corporativas, tirando proveito da função crítica que as mensagens eletrônicas desempenham nos processos de trabalho e na relação entre fornecedores e clientes.

Por meio do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) mantém o Catálogo de Fraudes para registrar os truques utilizados por golpistas na confecção de mensagens em língua portuguesa. Muitas dessas mensagens atingem diretamente os brasileiros através do uso indevido de marcas e instituições conhecidas no Brasil. 

Todo o código do Reaper foi perdido. Mesmo com as incertezas que ficaram na história, ferramentas antivírus e sistemas de e-mail são ferramentas com presença constante na nossa rotina digital, e é importante que todos saibamos utilizá-los corretamente.

Dicas de segurança
– Tenha cuidado ao interagir com e-mails. Mensagens que pedem informações, dinheiro ou contêm ameaças são normalmente falsas e enviadas por criminosos para aplicar golpes ou disseminar pragas digitais. Redobre o cuidado com as mensagens que foram classificadas como spam.

– Conheça e entenda seu antivírus. O Android, o Windows e o macOS possuem sistemas antivírus já inclusos. Procure conhecer como eles funcionam, como são os alertas exibidos e quais medidas podem ser tomadas em caso de contaminação (restauração do celular ou sistema operacional, por exemplo)

– Lembre-se que links em mensagens de e-mail e redes sociais podem ser perigosos. Desconfiar das comunicações que você recebe pode evitar que você seja alvo de um ataque.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Um novo momento da indústria do papel e o recente player, a Blendpaper

Salto,SP 10/3/2022 – O papel volta a ser protagonista como material para os mais diversos usos e tem sido grande foco para as empresas do segmento para adaptação por uma entrega mais completa para as novas necessidades do mercado.

O protagonismo do papel como matéria-prima é cada vez mais evidente e o mercado tem sido extremamente receptivo com as soluções produzidas em papel. Segundo IBÁ, Indústria Brasileira de Árvores, desde o ano de 2017 o Brasil tem sido o maior exportador de celulose – que é matéria-prima do papel – do mundo e o segundo maior produtor, só perdendo para os Estados Unidos. Este número baseado na produção de celulose regulamentada e certificada, focadas nas florestas legalizadas de áreas de reflorestamento. O IBÁ ainda menciona que a produção de celulose vem batendo recordes e só em 2021 cresceu por volta de 7,4% em relação ao ano anterior, hoje a matéria-prima celulose representa cerca de 1,3% do PIB nacional obtendo uma receita bruta de mais de US$ 10 bilhões. 

Este crescimento vem de encontro com todo o movimento global sobre a responsabilidade da destinação e tratamento de resíduos e conscientização sustentável sustentabilidade, onde o papel se torna a grande alternativa de material para a produção dos mais diversos tipos de produtos. Esta preferência já acompanha a opinião popular, pois neste ano de 2022, o Instituto Ipsos realizou uma pesquisa onde 75% dos entrevistados disseram preferir utilizar materiais como o papel para o que for possível em diferentes aplicações do que utilizar o plástico descartável.  

Reduzir plástico e aumentar o uso do papel é um caminho necessário. A ONU, Organização das Nações Unidas, tem sido uma das maiores agentes incentivadoras desta mudança de comportamento. Uma pesquisa realizada pela ONU no final de 2021 apontou que 85% dos resíduos que vão parar em nossos oceanos são feitos de plástico e a poluição das águas tem se tornado um problema cada vez maior, impactando nossa biodiversidade e intensificando cada vez mais o aquecimento global.  

Papel é material acessível, versátil, ecologicamente correto e tem aberto caminhos que antes não eram explorados. Tem deixado de ser um ativo exclusivamente concentrando em indústrias, grandes empresas e mercado gráfico editorial e passa a ser ainda um aliado de pequenas empresas, profissionais autônomos, artistas e artesões, que veem no papel milhares de possibilidades para criar, e empreender prosperando em diferentes setores de negócio.  

Compreendendo que esta transformação é muito importante para o bem coletivo e um caminho irreversível, a indústria do papel atual visa atender estas demandas com excelência, inovação e modernização dos processos. Adequando produtos, aplicações, formatos e outras necessidades para atender tanto a indústria, em larga escala, bem como o consumidor final, em formatos menores, embalagens de autosserviço, mix diversificado para o mercado de artesanato, artes, cartonagem, festas e outras formas de empreendedorismo.  

O Sebrae menciona que nos últimos anos houve uma alta no setor de papelaria, que vem com uma nova roupagem, onde o foco não é exclusivo nos produtos industrializados, e sim materiais produzidos de forma artesanal.  Fato é que as grandes empresas brasileiras produtoras de papel já entenderam a necessidade de adaptação e tem se transformado para se destacarem neste novo momento de crescimento.  

A fábrica de papel de Salto-SP, no interior de São Paulo, é uma das pioneiras na produção de papéis para diferentes aplicações na indústria há mais de 130 anos, é responsável pela produção do papel moeda do Brasil desde os anos 70, atendendo diversos outros países da América Latina. Recentemente, a empresa foi adquirida por um grupo de investidores brasileiros que entenderam a evolução como parte natural do processo no que diz respeito a produção de papel. 

Pensando em continuar pioneira e referência na produção de papéis, nascem a BP Security, responsável por produtos de segurança e a Blendpaper, voltada à produção de papéis coloridos na massa, papéis convertidos, papéis para embalagem e papéis especiais.

“Misturamos a tradição de mais de 130 anos com a inventividade desta nova gestão e criamos uma nova marca. Viemos com o frescor entusiasmado de renovação e evolução, mas ainda assim preservando a excelência na qualidade em todos os produtos que fazem parte da nossa história. Norteados por uma visão de futuro ousada e arrojada, vislumbramos atingir novos patamares. Blendpaper é a mistura que acompanha a inovação no papel” comenta Bruno Drago, Diretor de Comercial da Blendpaper. 

Website: http://blendpaper.com.br/



Principais cuidados com os dispositivos de airbags

Precauções com esses equipamentos ainda são pouco conhecidas entre os donos de carros.

Obrigatórios em todos os carros do Brasil desde 2014, os airbags se tornaram itens fundamentais para a preservação da vida dos motoristas, ajudando consideravelmente na redução de mortes por acidentes de trânsito, que sofreram uma queda de 30% na última década, segundo dados apontados pelo secretário nacional de trânsito em 2021.

Apesar de sua presença e importância no dia a dia do condutor brasileiro, esse equipamento acaba não recebendo a devida atenção dos donos de veículos que, muitas vezes, não conhecem as precauções e cuidados que precisam tomar para garantir sua completa eficácia em caso de acidentes. Esta atitude pode acabar prejudicando a segurança e bem-estar dos ocupantes em situações de colisão.

Como item de segurança, o airbag funciona em harmonia com outros componentes do automóvel, dependendo, portanto, do uso e funcionamento adequado deles para que sua função de proteger os passageiros seja bem executada.

Dessa forma, ações como o uso constante do cinto de segurança e regulagem da inclinação dos bancos se tornam passos simples que possuem grande importância na manutenção da segurança de todos os ocupantes, assim como a atenção para fatores relacionados à vida útil do equipamento e boas práticas dentro do veículo.

Cuidados essenciais

Para garantir o funcionamento adequado das bolsas infláveis em caso de impacto, as fabricantes de veículos estipulam um tempo médio de utilidade de um airbag em 15 anos, sendo necessária a troca do equipamento em carros mais antigos, ou seminovos que atingiram esse tempo limite.

Atenção aos indicadores automáticos do veículo também é função do condutor, que deve ficar sempre alerta para a luz do airbag no painel. Caso esta se acenda inesperadamente, pode indicar problemas nesse sistema, o que exige manutenção apropriada e imediata.

Além dos cuidados com os aspectos mecânicos, boas práticas por parte dos passageiros também são necessárias, como não colocar objetos em cima do painel, ou não apoiar pernas e membros em locais inapropriados do automóvel, sem nunca esquecer da mais importante delas: o uso constante e correto do cinto de segurança.

Quando usado incorretamente, ou mesmo quando seu uso é negligenciado, o impacto da colisão nos passageiros do veículo pode ser fatal, mesmo com o bom funcionamento dos airbags.

Manter os bancos em uma posição reta e a uma distância de 25-30 cm dos locais dos airbags é também uma medida eficiente para maximizar o efeito das bolsas de ar no corpo dos passageiros, evitando possíveis fatalidades ou mesmo lesões graves.

Principais tipos de airbags

Ao considerar a proteção dentro do automóvel, saber os tipos de airbags mais comuns nos veículos brasileiros também contribui para a prevenção de acidentes mais graves, uma vez que os condutores podem escolher carros com modelos que se adequam às suas principais necessidades de segurança, ou mesmo redobrar a atenção, evitando possíveis colisões que sobrecarreguem o sistema nos seus veículos.

Apesar da obrigatoriedade do equipamento no Brasil, nem todos os modelos de airbags estão presentes nos carros nacionais, sendo os tipos mais comuns:

  • Airbags frontais – Modelo mais comum e obrigatório, fica localizado no volante e painel do passageiro.
  • Airbags laterais – Projetados para proteger o tronco e a cabeça dos ocupantes.

  • Airbag de cortina – Serve para amortecer os impactos na parte lateral do veículo.

  • Airbag central – Sua função é prevenir o choque entre passageiro e motorista durante uma colisão.

Airbag traseiro – Se localiza na parte posterior dos assentos traseiros, e serve para proteger a cabeça dos passageiros em batidas na parte de trás do veículo.

De modo a auxiliar na segurança dos ocupantes, veículos com até 7 airbags podem ser encontrados na Toyota Sulpar.



Projeto social oferece bolsas de estudo em colégios particulares de São Paulo

São Paulo, SP 10/3/2022 – A seleção do Instituto Sol abre portas da educação de qualidade para jovens que não contam com recursos suficientes para terem seus talentos desenvolvidosInstituto Sol oferece oportunidades para que estudantes de baixa renda tenham acesso à educação de qualidade

O Instituto Sol, organização social que promove a inclusão de jovens de baixa renda em colégios particulares na capital paulista, está com inscrições abertas para o processo seletivo de 2022. O programa selecionará, até o dia 31 de março, estudantes do nono ano da rede pública de ensino ou da rede particular, desde que tenham estudado com bolsa integral, com o objetivo de promover seu acesso a uma trilha educacional de qualidade, com início no ensino médio e que se estende até a conclusão do ensino superior.

Os jovens aprovados têm acesso a um cursinho preparatório com aulas de português, matemática e redação durante cinco meses, no contraturno escolar. Ao final desse período, eles estão preparados para os exames de ingresso para cursar o ensino médio em dois dos melhores colégios particulares de São Paulo: Colégio Bandeirantes e Colégio Santa Cruz e, assim, tornarem-se um Jovem Sol.

“O processo de seleção do Instituto Sol abre portas da educação de qualidade para jovens ambiciosos e academicamente preparados, mas que, infelizmente, não contam com recursos suficientes para terem seus talentos desenvolvidos”, explica Camila Du Plessis, diretora executiva do instituto.

A organização social, que atualmente apoia 50 estudantes, é uma organização privada sem fins lucrativos, que oferece, com o apoio de parceiros, a oportunidade para que o Jovem Sol possa desenvolver seu potencial acadêmico, com assistência psicossocial, acadêmica e profissional. A meta da ONG é colaborar com a educação de 100 jovens.

A aluna Sabrina da Gama, de 15 anos, é uma das aprovadas para cursar o ensino médio no Colégio Bandeirantes. Para ela, “o Instituto Sol significa apoio incondicional e oportunidade. A luz no fim do túnel para jovens que acreditam na educação”. O Instituto já aprovou mais de 10 jovens no ensino superior em universidades como USP, UNICAMP, UNESP, Insper, Mackenzie, em cursos de medicina, engenharia, direito, economia, entre outros.

Os critérios para participar da seleção incluem o gosto pelos estudos, média escolar acima de 7, ambição profissional e pessoal, além do apoio das famílias. Outro pré-requisito é que a renda familiar não pode ultrapassar um salário mínimo e meio (R$1.815,66) por membro da família.

A primeira etapa de seleção acontece por meio do preenchimento de um formulário no site do Instituto. Neste endereço virtual também é possível doar e contribuir com o projeto.

Website: https://www.institutosol.org.br/



Shopping Prado Boulevard anuncia campanha de gratuidade do estacionamento

Campinas / SP 10/3/2022 – Sabemos que a crise financeira no Brasil afetou diversas casas e que muitas vezes o lazer fica em segundo plano em momentos de aperto financeiro.Durante todos os finais de semana (sábados e domingos) de março, os clientes do Shopping Prado Boulevard terão isenção total do estacionamento, das 11h às 14h

A campanha de isenção do estacionamento lançada pelo Shopping Prado Boulevard tem como principal objetivo ajudar na economia familiar dos clientes, de acordo com Murilo Pereira, gerente geral do Prado, a ação visa facilitar o passeio das famílias campineiras nos finais de semana. “Sabemos que a crise financeira no Brasil afetou diversas casas e que muitas vezes o lazer fica em segundo plano em momentos de aperto financeiro. Pensando nessa questão e agindo de acordo com nossas possibilidades, decidimos isentar o estacionamento para as pessoas que consumirem R$ 50,00 na área de alimentação do Prado Boulevard”.

O período de isenção é para o almoço, aos finais de semana, das 11h às 14h (entrada após as 11h e saída até as 14h) e está condicionado ao consumo de R$ 50,00 nos restaurantes da praça de alimentação e boulevard, quiosques e cafés. Para fazer a validação da isenção, os clientes devem pegar o ticket na cancela de entrada do Shopping, não sendo possível lançar a isenção para aqueles que entrarem pelo Sem Parar, Veloe ou semelhantes. Após as 14h será cobrado o valor inicial da tabela vigente.

Mais informações sobre todas as campanhas do Shopping Prado Boulevard podem ser acessadas por meio do aplicativo gratuito para IOS e das redes sociais, dúvidas e sugestões também podem ser enviadas por mensagens via Facebook e Instagram.

Serviço

Shopping Prado Boulevard

Endereço: Av. Washington Luiz, 2480 – Vila Marieta, Campinas – SP

Horário: De segunda a sábado, das 10h às 22h / Domingo das 14h às 20h

Website: http://www.pradoboulevard.com.br



Arie Halpern: deficiências na educação comprometem competitividade digital

10/3/2022 – Brasil mantém 51º lugar no ranking de competitividade digital, entre 64 países avaliados.

O Brasil permaneceu na 51ª posição no ranking de Competitividade Digital 2021, mesma classificação obtida no ano anterior. A novidade, na quinta edição do ranking, é que melhoramos nossa colocação no quesito “Conhecimento”, devido ao avanço na concentração científica e em treinamento. A análise se debruça também sobre outros dois indicadores: tecnologia e prontidão futura.

Elaborado pelo International Institute for Management Development – IMD, em parceria com a Fundação Dom Cabral – FDC, a análise compara 64 países em relação às condições para adotar, criar e promover tecnologias digitais nos setores público e privado. Em 2021, o levantamento reforçou a importância da adaptabilidade às novas ferramentas virtuais, que minimizaram o impacto do distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19.

ranking revela que o Brasil avançou em indicadores como conhecimento e tecnologia. Porém, recuou na análise que mede o nível de preparo da economia para incorporar inovações, o que é identificado como prontidão futura. Nesse quesito, a forma como o país lidou com os efeitos econômicos e sanitários da pandemia e a ocorrência de ataques cibernéticos também pesaram. No ano passado, o país ficou em 5º lugar na incidência de ransonware e registrou redução no número de assinantes de serviço de banda larga, que passou de 89,2% da população para 75,7%, em grande parte devido ao reflexo econômico da Covid-19.

Educação e mão de obra qualificada são obstáculos a superar

A análise evidencia questões como, por exemplo, a deficiência na educação. A implementação de recursos de tecnologia ainda é um desafio para as escolas. De acordo com um levantamento realizado em junho de 2021 pela Fundação Lemann, apenas 3,2% das escolas brasileiras possuem acesso à internet em padrão internacional, ou seja, com velocidade adequada.

Outro obstáculo é a falta de capacidade do país para atrair e reter mão de obra qualificada. No relatório de Competitividade Global de 2021, também elaborado pelo IMD, o Brasil ficou em 44º lugar entre 64 países no quesito fuga de cérebros.

Entre os aspectos positivos, a análise destaca o aumento do investimento no setor de telecomunicações e, especialmente, o leilão da frequência 5G no fim do ano. Com isso, o país compensou parte das dificuldades e limitações mantendo sua posição inalterada.

O ranking de Competitividade Digital é liderado pelos Estados Unidos. Entre os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o Brasil ficou à frente somente da África do Sul. Já entre as nações da América Latina, ficou em 2º lugar, atrás do Chile.



SGS certifica soluções do Grupo BMV como seguras

Rio de Janeiro, RJ 10/3/2022 – Empresas trabalham para que negócios e pessoas estejam aderentes às práticas ESG através da preservação de florestas e remuneração de produtores rurais

O Grupo BMV é auditado pela SGS, empresa de origem suíça líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação. Sendo assim, a SGS assegura que as soluções da ESG Tech estão em conformidade com as normas globais e as regulamentações locais, além de trazer transparência de forma independente.

Portanto, a SGS assegura que a certificação do Grupo BMV às empresas e pessoas físicas está adequada às práticas ESG como uma ação externa das empresas. Os dois grupos trabalham em paralelo para garantir que organizações e a população de todo o mundo compensem suas pegadas ecológicas, com geração de impacto positivo, o chamado “net positive”.

Isso é possível através do Selo Sustentabilidade Tesouro Verde, certificação capaz de rastrear a área preservada correspondente à pegada ambiental das companhias e ainda contabilizar os benefícios para o Meio Ambiente. Além disso, na outra ponta, a ferramenta permite remunerar a comunidade local das áreas preservadas pela conservação. A tecnologia foi uma das 18 selecionadas pela ONU como iniciativa de solução para a mudança climática durante a COP-26.

Para a obtenção deste selo de sustentabilidade, agricultores aderem ao programa do BMV e assinam um compromisso de preservar e proteger a floresta nativa pelos próximos 25 anos. Logo depois, uma equipe faz o inventário da área, aplicando metodologia validada por cientistas da Faculdade de Ciências Econômicas da Unesp e registrada na ONU (Organização das Nações Unidas).

A SGS audita todo o processo e traz credibilidade como certificador independente. Na sequência, o inventário é registrado em blockchain e a calculadora da Plataforma Tesouro Verde converte o volume de recursos naturais consumidos pela empresa ou pessoa física em área preservada para garantir a certificação.

“A parceria mostra que a temática ESG é mais atual do que nunca e as empresas estão entendendo a importância de se colocarem como players de vanguarda mundial nessa questão e na temática do desenvolvimento sustentável, de maneira geral”, explica a economista Maria Tereza Umbelino, CEO e fundadora do Grupo BMV.

A parceria com a SGS fortaleceu a credibilidade do Selo Sustentabilidade Tesouro Verde e garantiu aos clientes mais um item de segurança do processo.

A SGS já participou como validadora, com sua criteriosa e competente avaliação, de mais de 200 certificações, desde grandes companhias como Unimed, Itaú, até pequenas empresas, como clínicas médicas e restaurantes.

“A SGS entrou nessa parceria por considerar as soluções do Grupo BMV inovadoras, já que apresentam um resultado eficiente. Além disso, não existia no mercado nenhuma alternativa ou projeto para a remuneração da atividade agrícola de conservação de florestas. A SGS considera que através de sua experiência global em projetos de sustentabilidade, carbono e ESG tem como contribuir para a credibilidade necessária do Grupo BMV”, afirma a Coordenadora de Negócios de Sustentabilidade da SGS, Luiza Toscan.

O BMV é um grupo empresarial fundado em 2007, que trouxe ao mercado a solução que remunera quem preserva e conserva florestas — UCS — e a acessibilidade de empresas e instituições à qualificação ESG — Selo Sustentabilidade Tesouro Verde — de forma segura e transparente. A solução BMV é de ponta a ponta, assegurada por entidades de credibilidade global, como a SGS, Sitawi e a Unesp.

A SGS é líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação. A empresa é reconhecida como referência mundial em qualidade e integridade. Com mais de 93.000 funcionários, ela opera uma rede com mais de 2.600 escritórios e laboratórios no mundo todo. Entre suas atividades, a companhia assegura que os produtos e serviços estejam em conformidade com as normas globais e as regulamentações locais. Combinando alcance global e conhecimento local, experiência inigualável e excelência em praticamente todos os setores do mercado, a SGS cobre toda a cadeia de suprimento, da matéria prima ao consumidor final. Possui amplo reconhecimento no mercado de sustentabilidade e tendências ESG.

Para saber mais sobre o Selo Sustentabilidade Tesouro Verde:

https://www.tesouroverde.global/#/   

https://bmv.global/ 

SGS: https://www.sgsgroup.com.br/ 

No LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/bmvstandard/ 

No Instagram: https://www.instagram.com/bmv_br/

Website: https://bmv.global/



Atibaia Saneamento lança Programa de Trabalho Social

10/3/2022 – Iniciativa deve impactar diretamente mais de 3.500 pessoas

A Atibaia Saneamento, uma das operações da Iguá Saneamento, e a NTICS Projetos, lançaram na última quarta-feira, 9 de março, o Programa de Trabalho Social (PTS) que deve mudar a forma como a comunidade se relaciona com as questões do meio ambiente e ainda estimular e promover a geração de renda.  A iniciativa que tem como parceiros a SAAE (Saneamento Ambiental Atibaia) e a Prefeitura Municipal por meio das Secretarias da Educação e Assistência e Desenvolvimento Social, vai impactar diretamente cerca de 3500 pessoas, entre alunos e professores da rede pública de ensino, além das pessoas em situação de vulnerabilidade, em especial as mulheres. 

O evento aconteceu no auditório do Centro de Formação Flávio Callegari e reuniu, além dos patrocinadores e apoiadores, diretores, docentes e alunos da rede pública de ensino. 

O programa está dividido em duas frentes de trabalho, a primeira é o Programa de Educação Cultural (PEC) – #AtibaiaSaneamento, que vai atuar na formação de alunos do 5º ano do ensino fundamental e todos os professores da rede municipal, tornando-os conscientes de que são protagonistas dentro da comunidade e de como as ações individuais e coletivas impactam diretamente a vida das gerações futuras.  

Durante o mês de março, as escolas receberão os educadores, e conhecerão as atividades que serão trabalhadas durante todo o ano letivo. Serão oferecidas oficinas, feira de ideias e exposição de fotos em formato presencial e workshops no modelo digital. Todo o detalhamento do projeto pode ser acessado o site http://www.ptsatibaia.com.br.

O programa foi integrado pela Prefeitura Municipal de Atibaia à grade curricular, em todas as escolas municipais, e fará parte do Horário de Trabalho Pedagógico Escolar (HTPE) dos educadores. Cerca de 2 mil alunos e aproximadamente 800 docentes serão beneficiados com essa iniciativa. 

A segunda frente da iniciativa é o Culinária Sustentável, voltado para comunidades em situação de vulnerabilidade, em especial mulheres e mães, e está focado no reaproveitamento do alimento, sempre abordando conceitos sobre sustentabilidade, e geração de emprego e renda. 

De março a dezembro, serão realizadas duas oficinas por mês, presencialmente, no Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional do município de Atibaia, com o apoio da Prefeitura Municipal. Os primeiros encontros acontecem no dia 14 de março às 9h e 14h, respectivamente. 

As inscrições para o Culinária Sustentável já estão abertas e podem ser feitas por meio do site: http://www.ptsatibaia.com.br. Ao acessar, basta procurar pela aba “Culinária Sustentável” e clicar no botão “Inscreva-se nas Oficinas”.

Serão aceitos os cadastros de moradores do município de Atibaia com idade acima de 18 anos. A participação é gratuita e as vagas são limitadas. 

 

Serviço:

 

Programa de Trabalho Social: Programa de Educação Cultural – #AtibaiaSaneamento + Culinária Sustentável

 

Realização de Março a Dezembro de 2022

 

Inscrições:

Culinária Sustentável: As inscrições estão abertas para toda a população de Atibaia com idade superior a 18 anos

Inscrições pelo site do projeto:http://www.ptsatibaia.com.br (acessar o site, entrar na aba Culinária Sustentável e clicar no botão “Inscreva-se nas Oficinas”)

Website: http://www.ptsatibaia.com.br



Mulheres alcançam lideranças, mas enfrentam desafios

Aracaju/SE 10/3/2022 – Tanto as líderes como as trabalhadoras precisam ainda superar o desafio de conciliar a carreira profissional com a vida pessoal e familiarPesquisas mostram que presença de mulheres em cargos de liderança aumentou para 31%, mas que as profissionais continuam ganhando menos e tendo dificuldades em conciliar trabalho e família

O espaço das mulheres no mercado de trabalho está cada vez maior e mais consolidado no Brasil e no mundo, mesmo com a persistência de problemas como o assédio e a falta de igualdade salarial. A edição mais recente da pesquisa Women in Business, da multinacional britânica de consultoria Grant Thornton, aponta que o ano de 2021 teve crescimento na paridade de gênero no mercado. 

Dos 29 países que participaram da pesquisa, 83% superaram a média global de cargos de liderança e gestão ocupados por mulheres em empresas e organizações, a qual alcançou 31% – aumento em relação ao relatório de 2020, quando a média global era de 29% e foi superada por 55% dos países. O Brasil está entre os que mais evoluíram nesse quesito: as brasileiras conquistaram mais 5% dos cargos de liderança nas empresas e agora são 39% do empresariado nacional, levando nosso país do oitavo para o terceiro lugar no ranking global da Women in Business

Ainda sobre o Brasil, a mesma pesquisa mostrou que os cargos de liderança mais ocupados por mulheres são as diretorias Financeiras (CFO) e de Recursos Humanos, com índices de 43% cada. Eles são seguidos pelas diretorias de marketing (40%), CEO e direção geral ou executiva (36%), diretoria de Operações (COO, 28%) e diretoria de Vendas (25%). Os dados mostram que o espaço das mulheres está cada vez maior e mais firme no mercado de trabalho, que por sua parte não tem se furtado a acompanhar as evoluções da sociedade. 

Para a administradora Janaína Machado Tavares, gerente do núcleo de empregabilidade Tiradentes Carreiras, do Grupo Tiradentes, isso acontece porque as mulheres vêm se destacando pelas suas qualidades socioemocionais, que vão muito além da simples capacidade técnica. “É impressionante como as mulheres são mais moldadas a prestarem mais atenção num ambiente, a entenderem um pouco mais os conflitos, a saber lidar melhor com situações difíceis, porque elas acabam sendo treinadas mais para o feminino. É a famosa intuição, que seria a leitura de um cenário, o entendimento das variáveis. E os homens ainda estão numa educação extremamente machista, muito mais cartesiana do que as mulheres”, afirmou. 

Janaína acrescenta que essas habilidades colocam as mulheres em melhor vantagem para a escolha de líderes e gestores. “Essas mulheres são muito mais treinadas nas habilidades e competências socioemocionais. Para ser um bom líder, é necessário ter autoconhecimento,  controle emocional e empatia. As mulheres estão estudando mais e se preparando para ocupar esses cargos e espaços dentro das empresas. Então, nós veremos cada vez mais as mulheres no poder ocupando espaços, não só nas empresas, mas também na política”, exortou ela. 

A paridade entre gêneros também vem se fortalecendo nos bancos universitários, com uma presença maior de alunas e professoras nos campi em geral, bem como um tempo maior de estudo e escolaridade das mulheres em relação aos homens. A edição 2019 do Índice de Desenvolvimento de Gênero (IDG), divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), mostrou que as mulheres têm 15,8 anos esperados de escolaridade e a média de 8,1 anos de estudo, enquanto os homens possuem respectivamente 15 e 7,6 anos. 

Salários

Este crescimento no mercado não se reflete nos salários. Um estudo da consultoria IDados sob a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que as mulheres ganharam em média 20,50% menos do que os homens no 4º trimestre de 2021, contra 19,70% a menos no final de 2020. Os salários médios de funcionários homens fechou o ano em R$ 2.601,25, enquanto o das mulheres foi de R$ 2.068,72. Os dados foram divulgados na última terça-feira pelo site de notícias G1. E outra pesquisa, a Global Gender Gap Report 2021, do Fórum Econômico Mundial, atesta que as mulheres ainda demorarão 267,6 anos para conseguir uma equiparação igualitária com o salário dos homens. 

A gerente do Tiradentes Carreiras aponta a igualdade salarial de gênero como a grande reivindicação das mulheres nos dias de hoje. “O que a gente pede hoje no mercado de trabalho é uma igualdade salarial. Mas nós vamos cada vez mais tomar o mercado de trabalho e lutar por esses direitos. Se nós trabalhamos e produzimos igual a um parceiro, a um homem, por que não ganhar a mesma coisa? Também acho que essa é a grande questão ainda, mas que as mulheres vão tomar cada vez mais espaço, eu não tenho dúvida”, afirmou ela. 

Sobrecarga

Tanto as líderes como as trabalhadoras precisam ainda superar o desafio de conciliar a carreira profissional com a vida pessoal e familiar, o que de acordo com a especialista, não se conseguiu devido à sobrecarga de responsabilidades que as mulheres enfrentam no trabalho, na organização da casa e na criação dos filhos. “A sobrecarga da mulher ainda é muito maior do que a do homem, e esse é um grande desafio. A mulher precisa de ajuda. Não adianta ela chegar apenas no cargo de liderança, ocupar os espaços nas empresas e estar esgotada, e chegar a um momento em que ela tem que optar, ou se sentir culpada por não dar tanta atenção ao lar, à casa, à família, etc.”, pontuou. 

Janaína considera que o grande desafio é dividir igualmente as atividades caseiras com os companheiros, para que toda a família absorva as cargas hoje impostas à mulher. “Existe uma situação familiar da criação dos filhos ainda muito dedicada à mãe, ao feminino, e ela na verdade deveria ser aos dois”, afirma a gerente, sugerindo que todas as empresas adotem o período de licença-paternidade, similar à licença concedida às gestantes, ou permitam que os homens trabalhem em home office ou de forma híbrida quando os filhos ou as parceiras estão adoentadas. “O homem, o pai, precisa estar presente nesse desenvolvimento da criança e não ficar apenas essa sobrecarga para a mulher. Acho que a licença paternidade é necessária, importante para que os pais também assumam esse papel”, concluiu.

Website: https://portal.unit.br/



Aumenta o número de obesos e cirurgias para articulações dos joelhos caem 63%

Curitiba – PR 10/3/2022 – O estudo indica uma real necessidade de estratégias para otimizar o tratamento dos pacientes que necessitam de ATJCada quilo a mais na balança representa uma sobrecarga de, aproximadamente, 8 quilos para as articulações dos joelhos

Um dos fatores que comprovadamente agravam os problemas nas articulações do joelho e quadril é o sobrepeso. Dois importantes dados estão chamando a atenção dos especialistas neste momento: o aumento da obesidade na população pós-pandemia e a redução no número de procedimentos para tratar problemas nas articulações do joelho e quadril.

Dados disponíveis no Datasus, do Ministério da Saúde, apontam uma queda de 63% no número de cirurgias de próteses de joelho pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no país.

Já os dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que correspondem aos procedimentos feitos por planos de saúde no país, também apresentaram queda de 41,39%. Ao todo, foram realizados 10, 62 mil procedimentos em 2019 e em, 2020, apenas 6.224. Os dados de 2021 ainda não estão disponíveis.

Apenas no Paraná a redução no número de próteses de joelho pelo SUS foi de 68%, saindo de 1.088 procedimentos realizados em 2019, para 329 em 2021. Já pelos planos de saúde a redução foi de 25,77%, saindo de 1,62 mil procedimentos em 2019, para 6.224 em 2021.

O estudo – publicado em novembro de 2021, pelo Brazilian Journal of Development e intitulado “Impacto da pandemia pelo Covid-19 nos procedimentos de Artroplastia Total do Joelho (ATJ) no SUS” – apontou esta redução, sendo que a região mais afetada foi o Centro-Oeste do país, com uma diminuição de 79,20% nas cirurgias.

A ATJ ou prótese total do joelho é uma cirurgia que substitui a articulação por uma prótese, o que ajuda a devolver o movimento e a qualidade de vida para o paciente, independente da faixa etária. O objetivo é melhorar sintomas da artrose, corrigir o alinhamento e melhorar a mobilidade do joelho. 

“O estudo indica uma real necessidade de estratégias para otimizar o tratamento dos pacientes que necessitam de ATJ na saúde pública e privada devido ao represamento da demanda durante a pandemia da Covid-19”, alerta o ortopedista Rogério Fuchs, com mais de 35 anos de atuação na área. 

Queda nacional – Para que se tenha ideia, entre março e dezembro de 2019, foram realizadas pelo SUS 7.407 cirurgias de ATJ, sendo 86 na região Norte, 608 no Nordeste, 4.165 no Sudeste, 2.149 no Sul e 399 no Centro-Oeste. Já no mesmo período de 2020, foram feitas apenas 2.735 cirurgias de ATJ nas cinco regiões do país, sendo 23 no Norte, 254 no Nordeste, 1605 no Sudeste, 770 no Sul, e 83 no Centro-Oeste. Respectivamente , as reduções chegaram a 73,25%, 58,22%, 61,46%, 64,17% e 79,20%. 

Obesidade – Segundo o ortopedista, cada quilo a mais na balança representa uma sobrecarga de, aproximadamente, 8 quilos para as articulações dos joelhos. “A obesidade agravou muito os problemas nas articulações durante o período de isolamento, devido a redução nas possibilidades de os pacientes realizarem atividades e aliado ao aumento na ingestão de alimentos”, reforça Fuchs.

Recentemente o The Journal of Arthroplasty divulgou um artigo onde a Associação Americana de Cirurgiões de Quadril e Joelho recomenda que pacientes com sobrepeso e obesidade continuem seus tratamentos ortopédicos, principalmente artroplastias de quadril e joelho. 

Já a recente pesquisa Diet & Health Under Covid-19, que entrevistou 22 mil pessoas de 30 países, em 2021, identificou que foram os brasileiros os que mais ganharam peso durante a pandemia de COVID-19. Aqui, cerca de 52% dos entrevistados declararam ter engordado. A média global é de apenas 31%. Ainda segundo a pesquisa, os brasileiros ganharam, em média, cerca de 6,5 quilos neste período. Além disso, de acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde, um em cada quatro adultos está obeso. São 29,5% das mulheres e 21,8% dos homens.

Quadril – O ortopedista especializado em cirurgia do quadril, Thiago Fuchs, afirma que a obesidade, em relação a articulação do quadril, segue a mesma linha. 

“O quadril sofre muita influência em relação ao peso do paciente. Isso porque o quadril suporta, por passo, de duas a três vezes o peso do corpo. Então, este aumento de peso constatado durante a pandemia é fator de risco para o desenvolvimento da artrose e, para aqueles que já têm lesões degenerativas, os sintomas de dor e dificuldade de locomoção pioram muito”, afirma.

O cirurgião do quadril também faz um alerta para pacientes que aumentaram o peso e querem retomar as atividades físicas. “Estas pessoas terão mais dificuldades de retorno à prática de atividade física, tendo maior risco de lesão. É preciso cuidado e acompanhamento profissional para um retorno gradual”, finaliza Thiago Fuchs. 

Website: https://institutofuchs.com.br/



Brasileiros Empreendem no Setor de Vacation Homes em Orlando

Orlando 10/3/2022 – O sucesso dos empreendedores brasileiros na Flórida se dá porque tanto investidores quanto turistas do Brasil preferem fazer negócio com quem fala portuguêsDe administradoras de imóveis a lavanderias especializadas, Orlando atrai empreendedores brasileiros de olho no turismo local.

A procura por casas de férias dispararam nos EUA durante a pandemia de covid-19, é o que afirma um recente estudo da Associação Nacional de Corretores Imobiliários (NAR). Segundo o relatório, compradores domésticos e estrangeiros inundaram o mercado no segundo semestre de 2020 até abril de 2021, fazendo com que as vendas de vacation homes aumentassem 16,4%, superando o crescimento geral das vendas de imóveis existentes no país, de 5,6%.

Conhecida como a “capital mundial das férias”, Orlando, na Flórida, aparece no topo do ranking dos melhores lugares para comprar imóveis de temporada nos EUA, segundo o site especializado Roofstock. A razão é a demanda constante de turistas visitando os parques temáticos da Disney e Universal. Em 2019, cerca de 75 milhões de pessoas visitaram a cidade, sendo 85% composto por turistas domésticos. Em 2020, quando as fronteiras do país estavam fechadas para o turismo internacional, 35 milhões de pessoas visitaram a cidade. Ou seja, mesmo com as restrições da pandemia, proprietários de vacation homes conseguiram faturar com o fluxo de turistas locais.

De olho neste mercado, brasileiros estão investindo não apenas na compra de casas de férias na região, sendo o quinto grupo estrangeiro que mais adquire imóveis na Flórida, mas também em outros empreendimentos voltados a atender o setor de vacation homes na “Cidade Mágica”.

Alexandre Fraga, CEO da Fraga Company, identificou essa oportunidade bem antes da pandemia, em 2014. “O que era visto como um bom negócio no passado, hoje é considerado um dos investimentos mais rentáveis e seguros do mercado global”, diz Fraga, sócio-proprietário da hub de investimentos que compreende imobiliária, companhia de design de interiores e administradora de propriedades, negócios voltados para casas de temporada com alta rentabilidade em Orlando. “Não só os brasileiros, mas latinos-americanos no geral, estão buscando atrelar parte de seu patrimônio ao dólar, moeda mais forte que a de seus países de origem”, afirma o empresário, que administra cerca de 50 milhões por ano em aluguéis de temporada.

Desde 2015 em Orlando, o pernambucano Bartolomeu Lins é reconhecido na região por seus empreendimentos no ramo de restaurantes e catering. Em 2020, observando o crescimento das vacation homes, Bartolomeu resolveu diversificar seus negócios e abrir a QS2 Solutions, lavanderia industrial exclusiva para casas de temporada na região. “Esses imóveis têm alta rotatividade de turistas e, para competir com os hotéis, precisam apresentar padrões de higiene profissional”, diz o dono da lavanderia, que atende quase 300 casas nas proximidades dos parques temáticos da Disney, entregando cerca de 4 mil tonelada de material limpo por dia. “Existem muitas oportunidades de empreendimento em toda a cadeia de suprimentos no setor de vacation home em Orlando”, afirma Bartolomeu.

Com a reabertura das fronteiras, em novembro do ano passado, especialistas estimam mais expansão em 2022, vindo especialmente do Brasil. “O sucesso dos empreendedores brasileiros na Flórida se dá porque tanto investidores quanto turistas brasileiros preferem fazer negócio com quem fala português e entende sua cultura”, comenta Fraga.

Mais de 1 milhão de brasileiros viajam para a Flórida todos os anos, sendo 830 mil com destino a Orlando, o terceiro grupo estrangeiro que mais visita os parques temáticos da região. No quesito investimento, os brasileiros figuram entre as cinco nacionalidades que mais adquirem vacation homes na Flórida, junto com Argentina, México, Colômbia e Venezuela.

Website: https://fragacompany.com/



Pesquisa aponta mudanças na dieta dos EUA pós-pandemia

São Paulo 10/3/2022 – Mais pessoas estão optando por personal chefs com conhecimento em nutrição para fortalecer o sistema imunológico e otimizar a performance no dia-a-diaDepois do novo coronavírus, norte-americanos passaram a cozinhar mais em casa e consumir alimentos mais saudáveis.

Quatro em cada cinco consumidores norte-americanos afirmaram que a pandemia de covid-19 mudou seus hábitos alimentares, levando-os a cozinhar, comer, fazer compras e pensar sobre alimentos de forma diferente, de acordo com a Pesquisa Anual de Alimentos e Saúde do Conselho Internacional de Informações sobre Alimentos. Na pesquisa de 2020, 60% dos consumidores afirmaram cozinhar mais em casa em decorrência da pandemia; já os dados coletados no ano passado, a estatística caiu para 47%, sinalizando um retorno à normalidade.

Mas a tendência de comer mais em casa não deve diminuir tão cedo no país, de acordo uma nova pesquisa da consultoria de marketing Acosta. Após o término da pandemia, 92% das famílias entrevistadas planejam continuar comendo juntas em casa pelo menos com mais frequência do que antes do surgimento do coronavírus. No início da pandemia, 47% dos adultos tomavam café da manhã em casa todos os dias (versus 37% pré-covid-19), 40% dos adultos almoçavam em casa todos os dias (contra 26% pré-covid-19) e 31% das famílias jantavam em casa todos os dias (eram 18% no pré-covid-19).

“Comer em casa tornou-se a norma durante a pandemia. Essas mudanças impactaram significativamente o setor de restaurantes, levando a cerca de 240 bilhões de dólares em receita perdida pela indústria no país, de acordo com a Associação Nacional de Restaurantes”, explicou Colin Stewart, vice-presidente executivo de inteligência de negócios da Acosta.

A previsão de que muitos norte-americanos vão continuar comendo em casa é uma boa notícia para um segmento que cresceu durante a pandemia: o de chefs privados. Segundo a Associação de Chefs Particulares dos Estados Unidos, a indústria vive um boom no país, somando cerca de 25 mil profissionais no setor e previsão de crescimento de 6% até 2026. “A evolução dessa indústria mostra uma preocupação cada vez maior com a saúde e mais famílias estão contratando chefs particulares para preparar um grande número de refeições que são congeladas e consumidas em casa de forma conveniente”, divulgou o site especializado The Culinistas.

Mas há também quem invista em chefs particulares para cozinhar diariamente suas refeições. Caso do ator americano Channing Tatum que, para não correr o risco de sair da dieta durante as filmagens de seu novo projeto, rodado em Londres, contratou a nutricionista e personal chef carioca Aline Fiúza para acompanhá-lo na viagem. “Pessoas ocupadas, que precisam manter uma rotina de cuidados com a saúde, estão optando por trabalhar com personal chefs e nutricionistas visando fortalecer o sistema imunológico e manter uma dieta rica em nutrientes”, comenta a profissional, autora do livro “Pareça Bem, Sinta-se Bem e Viva Bem”.

O Conselho Internacional de Informações sobre Alimentos mostra que a pandemia promoveu uma mudança de mentalidade sobre o que os americanos consideram saudável. Antes da pandemia, a maioria dos consumidores identificavam uma alimentação saudável com base na ausência de algum componente “prejudicial à saúde”, como o açúcar. Este ano, os números mudaram: 27% agora dizem que uma alimentação saudável é definida pela presença de nutrientes advindos de frutas e vegetais (acima dos 17% em 2016).

De acordo com pesquisadores da Universidade de Harvard, que acompanharam os hábitos alimentares de cerca de 6 mil pessoas desde o início da pandemia, indivíduos que relataram comer mais frutas, vegetais e legumes tiveram um risco 9% menor de contrair covid-19 e um risco 41% menor de desenvolver sintomas graves durante o período do estudo, em comparação com pessoas que relataram comer menos frutas e vegetais. “O estudo não é conclusivo e uma alimentação saudável não elimina a recomendação de vacinação”, afirma o relatório.

Website: https://www.globenewswire.com/news-release/2021/05/19/2232648/0/en/2021-Food-Health-Survey-Pandemic-Food-Habits-Start-to-Wane-While-Positive-Approaches-to-Diet-and-Health-Grow.html



Expo ISP chega a Porto Velho-RO no dia 10 de março

10/3/2022 – Entre os temas presentes na programação do evento, um assunto será o surto elétrico, que tem impactos nas redes de telecomunicações, e como o uso do Dispositivo de Proteção Contra Surtos (DPS) pode ser uma ferramenta de grande utilidade na proteção das redes.

Porto Velho, em Rondônia, será sede da próxima edição do Expo ISP – Expedição, nesta quinta-feira, 10 de março. O evento ocorrerá no Golden Plaza Hotel (Av. Gov. Jorge Teixeira, 810), das 8h às 18h, e terá uma programação focada em assuntos da máxima relevância para o mercado de provedores de internet e operadoras regionais.

Entre os temas presentes na programação do evento, um assunto será o surto elétrico, que tem impactos nas redes de telecomunicações, e como o uso do Dispositivo de Proteção Contra Surtos (DPS) pode ser uma ferramenta de grande utilidade na proteção das redes.

Quem falará sobre isso será Paulo Henrique da Silva, consultor de Negócios na Clamper e especialista em Proteções contra Surtos Elétricos em Redes de Telecomunicação. Na palestra “Reduza custos de manutenção, aumentando a disponibilidade de serviço e a satisfação dos clientes”, ele trará o tema e abordará soluções que podem ser aplicadas para melhoria da atuação dos provedores frente a estas questões.

Além disso, o evento trará outras palestras, como “Saúde Organizacional – Descubra como alavancar seu Engajamento, Produtividade e Resultados do seu Negócio”, ministrada por Deusomir Júnior, engenheiro em Telecomunicações, especialista em Análise Comportamental e diretor da DJR Consultoria.

Haverá, ainda, às 10h, a apresentação “Marketing Digital para Provedores”, com Paulo Botelho, CEO da BOT Marketing Digital. Na sequência, virá “Reduza custos de manutenção, aumentando a disponibilidade de serviço e a satisfação dos clientes”, com Paulo Henrique da Silva, consultor de Negócios na Clamper e especialista em proteções contra surtos elétricos em redes de telecomunicação.

Já às 11h ocorrerá a palestra “Provedor de Alta Performance”, com Mário Ribeiro, diretor do GrupoEx, neurocientista, escritor, criador do modelo Dowchurn de retenção de clientes e do Núcleo de Gestão da Reclamação. Em seguida, terá intervalo de almoço e, à tarde, a programação retoma com diversas apresentações, incluindo o título “Principais indicadores relacionados à operação do provedor e como torná-la mais inteligente e preditiva”, que será ministrada às 15h por Osvaldo Neto, Head de Expansão da Anlix.

Às 16h será a vez de “Ataques DDoS: o que fazer antes do primeiro ataque?”, com Thiago Ayub, diretor de Tecnologia na Sage Networks, e às 17h haverá sorteios para os participantes, seguindo-se às 18h para o encerramento do evento.

O Expo ISP – Expedição em Porto Velho tem patrocínio de V.Tal, Agora, FiberX, Sumec e Telxe. Os apoiadores incluem Sinet, Seinesba, RedeTelesul, ProBahia, Microtel, Sesc, Loucos da Telecom, InfraNews Telecom, FTTH Brasil, Café Com Ideia, BOT, Aspro, Aspeal, AproveBrasil, AprovaSF, Apriam, Appit, Apims, Anpit, Anid, Abramulti, Abott’s e Abeoc Brasil.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas em: https://expedicao.expoispbrasil.com.br/evento/9/ro-portovelho

O Expo ISP – Expedição terá, ainda, muitas outras edições pelo país. Os locais, datas e inscrições podem ser visualizados em: https://expedicao.expoispbrasil.com.br

Além disso, em maio e novembro acontecem as edições nacionais do Expo ISP. A primeira, de 11 a 13 de maio, em Olinda – PE, e a segunda, de 03 a 05 de novembro, em São Paulo – SP. Informações: https://www.expoispbrasil.com.br



Mercado livre de energia auxilia empresas para índices ESG

A pandemia da COVID-19 provocou uma mudança na percepção das empresas em relação à sua responsabilidade com o meio ambiente e a sociedade. De acordo com levantamento feito pela Morningstar e pela Capital Reset, no Brasil, fundos ESG captaram R$ 2,5 bilhões em 2020 – mais da metade da captação veio de fundos criados nos últimos 12 meses.

O levantamento sobre ESG, sigla do inglês para Environmental, Social and Governance, feito pela Morningstar e pela Capital Reset apontou que fundos ESG captaram R$ 2,5 bilhões em 2020.  Uma outra pesquisa, realizada em 2019 pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), afirma que 87% dos brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis.  

Outro estudo, realizado pelo The Boston Consulting Group (BCG), apontou que, no mundo todo, crescem os investimentos que consideram os princípios de responsabilidade ESG,  além da observação de que o surgimento de cada vez mais “fundos de sustentabilidade” tem se mostrado uma tendência no mercado. Ainda segundo o estudo da BCG, as instituições que cultivam boas práticas ESG apresentam resultados melhores ao longo do tempo, sendo este fator primordial para atração do interesse de investidores, a perpetuidade da companhia.   

Para Daniel Rossi, CEO da Capitale Energia, empresa de Energia e soluções sustentáveis, essa mudança no comportamento das empresas pode ter sido provocada pela pandemia decorrente do novo coronavírus. “A pandemia da COVID-19 provocou uma mudança na percepção das empresas em relação à sua responsabilidade com o meio ambiente e a sociedade, desta forma, a migração para o mercado livre de energia foi uma consequência oriunda desta mudança, uma vez que é possível consumir energia de fontes renováveis, além do benefício econômico que esta modalidade proporciona”, comenta.  

Mercado livre de energia e ESG 

Ainda de acordo com os dados, usar energia limpa, vindo do mercado livre de energia, pode representar uma economia de até 30% para essas organizações. “Embora deva estar presente em todos os setores da economia, o ESG tem grande destaque quando o assunto é geração de energia. Isso porque esse é um dos setores que mais impactam o meio ambiente. Nesse contexto, fontes renováveis de energia são um dos eixos centrais para um desenvolvimento sustentável”, afirma Daniel. 

De acordo com a ABRACCEL, o mercado livre de energia já conta com cerca de 10mil CNPJ´S, que consomem energia de fontes renováveis. Daniel comenta que: “No mercado livre de energia há modalidades onde o cliente pode consumir normalmente sem se preocupar com limites contratuais e ainda tem uma economia mensal garantida. Porém, como tudo, é preciso ter cautela e saber escolher o fornecedor nesta nova modalidade para que o consumidor tenha segurança e riscos mitigados em toda sua jornada no Ambiente de Contratação Livre”.  

De acordo com a CCEE, o mercado livre de energia tem potencial de absorver 59% da energia do país. Até 2026 os brasileiros estarão exclusivamente consumindo energia limpa do mercado livre de energia. A expectativa, segundo Daniel, é que as empresas, atendendo aos requisitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, comecem desde já a mudar suas práticas para atender essa demanda que surgirá em breve. 



Mais de 70% dos clientes desistem da empresa após dois atendimentos ruins

São Paulo, SP 9/3/2022 – O gerente de projetos é a pessoa que estará próximo ao cliente, em contato direto com os stakeholders e entendendo suas reais necessidades.Pesquisa global com 3,5 mil entrevistados mostrou que os consumidores estão menos dispostos a dar uma segunda chance para empresas que não mostrarem um atendimento satisfatório. Pelo menos 61% de clientes que tiveram uma experiência ruim com a marca não hesitariam em procurar o concorrente.

Uma boa experiência do cliente com o atendimento de uma empresa deixou de ser um diferencial para se tornar questão de sobrevivência.  Pesquisa global CX Trends 2022, divulgada pela Zendesk, mostrou que os clientes estão cada vez menos tolerantes com o que eles considerarem um atendimento ruim. O levantamento, feito com 3.511 consumidores e 4.670 líderes de atendimento ao cliente, agentes e compradores de tecnologia de 21 países e organizações, mostrou que 76% não voltarão mais após duas experiências ruins com uma empresa.

Além disso, 61% dos clientes afirmaram que recorreriam ao concorrente após uma única experiência ruim. A importância de um bom atendimento também foi apontada por líderes de negócios. 64% deles afirmaram que o atendimento ao cliente teve um impacto positivo no crescimento da empresa; 60% responderam que o bom atendimento melhorou a retenção de clientes e quase metade disse ter observado aumento na capacidade de vendas cruzadas.

O levantamento revela, como avalia a Zendesk, que os responsáveis pelo atendimento aos clientes desempenham função cada vez mais importante dentro das empresas. Mas, eles não precisam estar sozinhos nessa tarefa. Com mais de 15 anos de experiência atuando em projetos e suportes a clientes, a administradora de empresas Sigrid Siqueira Pessanha afirma que os times de comercial e de atendimento podem e devem ser reforçados por um gerente de projetos, profissional dedicado a entender todas as necessidades do cliente e apontar as melhores soluções para atendê-lo.

“O gerente de projetos é a pessoa que estará próximo ao cliente, em contato direto com os stakeholders e entendendo suas reais necessidades, o que implica diretamente no conhecimento da dor do cliente, facilitando a venda, aumento do espaço no cliente e em muitos casos sem concorrência, pois a segurança do conhecimento do ambiente mitiga os riscos e aumenta a chances de sucesso do projeto”, explica.

A administradora de empresas explica também que quando esse profissional tem o conhecimento sobre vendas, o controle e o esforço empregado no desenvolvimento de projetos (ou produtos) tendem a ficar mais efetivos, e as mudanças que possam surgir no escopo desses projetos são tratadas de forma correta, economizando tempo e recursos.

 “Outro ponto importante das vendas através do gerente de projetos é que o esforço no planejamento será diminuído, pois a análise e alinhamento de escopo e esforço, riscos, já foram em grande parte realizadas no momento da venda; sem contar o conhecimento técnico para alinhar as expectativas com o cliente, deixando claro o que é possível entregar e o que é inviável tecnicamente”, informa Sigrid Pessanha.

Ela conclui informando que as vantagens na inclusão e capacitação do gerente de projetos na equipe de vendas só traz vantagens para empresas que não querem ficar para trás na corrida em busca de clientes. “Vejo cinco pontos como resultados obtidos pela empresa pelo investimento no gerente de projetos: proatividade nas demandas, influência na decisão do cliente, otimização dos resultados, alinhamento correto de expectativas de novas vendas e boa entrega, o que garante portas abertas para futuros negócios”, atesta.

Empresas brasileiras deverão investir mais em experiência do cliente em 2022

O levantamento da Zendesk mostrou que, no Brasil, as prioridades das empresas para os próximos 12 meses estão relacionadas a serviços. 68% disseram que vão impulsionar melhores experiências do cliente, 46% pretendem aumentar a eficiência, 26% vão construir relacionamentos de confiança com os clientes, 28% querem aumentar a satisfação deles e 21% aumentar a sustentabilidade.

Além do Brasil, a pesquisa foi realizada em países como Austrália, França, Alemanha, Japão, México, Reino Unido, Índia, Singapura, Coreia do Sul, Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca, Noruega, Estados Unidos, Espanha e Itália, entre outros.

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Softwares se diversificam e viram necessidade básica nas empresas

9/3/2022 – As empresas se deram conta da utilidade de ferramentas como o Excel e o Power BI e passaram a utilizá-las com mais forçaFerramentas como Excel e Power BI são utilizadas em diferentes áreas, como financeiro, comercial e marketing; para especialista, domínio de softwares é aptidão que deve constar no currículo

Foi-se o tempo em que o trabalho no mundo corporativo podia ser feito apenas numa folha de papel ou em um simples editor de texto. Atualmente, computadores parecem canivetes suíços. Eles contêm diversos softwares e aplicações cujo propósito é deixar o trabalho mais ágil e eficaz. Mas não basta ter essas ferramentas ao alcance do mouse: é necessário saber utilizá-las. 

Isso porque as empresas esperam cada vez mais dos profissionais o domínio das ferramentas utilizadas no dia a dia do trabalho. Quem quer se destacar, precisa conhecer bem as que são mais empregadas. “A variedade de ferramentas que estão surgindo com o avanço da tecnologia é muito promissora para otimizar o trabalho e a produtividade. E as empresas buscam profissionais que saibam utilizá-las”, diz Henrique Borges, instrutor empresarial de Business Intelligence da empresa Lean Solutions.

Para o especialista, o profissional precisa aprender a usar as ferramentas mais utilizadas em sua área. “Softwares como CRMs e o Power BI estão aparecendo nas listas de requisitos das empresas. Quem está à procura de emprego deve buscar treinamentos especializados em ferramentas adotadas nas áreas de interesse”.

O problema é que muitas vezes escolher qual ferramenta aprender para utilizar vira um desafio. Contudo, alguns softwares são mais adotados em diferentes funções. É o caso dos editores de planilhas e de programas que realizam análise de dados. 

“São as ferramentas mais comuns, como o Excel, que dominam há anos os formulários de inscrição dos processos seletivos. É bom que os candidatos a uma vaga de emprego tenham um conhecimento favorável em Excel, tanto por sua popularidade, quanto por sua diversidade de aplicações em diferentes setores corporativos”, diz Borges. 

O uso do Excel no trabalho depende das necessidades do profissional, que variam de acordo com as diferentes áreas. O software pode ser visto como uma ferramenta coringa, que é empregada em tarefas que vão desde a gestão de um negócio até a análise de dados comerciais. “Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Excel não se tornou obsoleto”, completa o especialista. 

Para além do editor de planilhas

Além do Excel, outros softwares devem estar no radar dos profissionais que querem ser competitivos no mercado. Ferramentas como o Power Apps, Power BI e o Power Automate e aplicações que dispensam o uso massivo de códigos de programação – o chamado low code – compõem o kit básico das empresas. 

O Power Apps, por exemplo, permite ao usuário criar aplicativos internos de forma mais fácil. Já o Power Automate ajuda os profissionais que precisam substituir tarefas repetitivas e manuais por ações automatizadas. 

“Quando as empresas se deram conta da utilidade dessas ferramentas, passaram a utilizá-las com mais força. Agora, elas tendem a se tornar indispensáveis. A tecnologia está avançando e as soluções de fácil utilização são as que têm maior aceitação”, comenta Borges.

Para saber mais, basta acessar o site: www.leansolutions.com.br

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Nanolearning permite aprendizado eficaz com poucos minutos de foco

9/3/2022 – É importante ter uma didática focada, que abrange o ‘como fazer’, não apenas o ‘falar sobre’. Os treinamentos mais eficientes vão por esse caminhoMetodologia desenvolvida para lidar com grande volume de tarefas está cada vez mais presente em treinamentos no ambiente corporativo; para especialista, nanoaprendizagem é voltada para profissionais que buscam autonomia e conectividade

Estudar gastando poucos minutos por dia e aprendendo conteúdos práticos e que vão direto ao ponto: essa é a promessa do nanolearning, uma metodologia de ensino que já faz sucesso entre profissionais que precisam se manter atualizados em ambientes de mudança constante e abundância de informações. 

Situações que exigem aprendizado rápido estão cada vez mais presentes no universo do trabalho e do empreendedorismo. Para lidar com grandes quantidades de tarefas de forma eficiente, métodos ágeis de trabalho tornaram-se frequentes nas empresas. É a aplicação da agilidade no ensino que trouxe à tona o nanolearning. 

“O mundo corporativo está adicionando cada vez mais funções e novos conhecimentos. As informações circulam de forma acelerada. E as pessoas precisam de informações mais enxutas, práticas e eficazes. É por isso que o nanolearning é tão promissor”, diz Maria Eduarda Bastos, desenvolvedora em Power Platform da empresa Lean Solutions e especialista em nanoaprendizagem. 

O método está baseado em três pilares: agilidade, experiência intensa e conexão com instrutores e equipes. Os conteúdos oferecidos são curtos. A ideia é que o aluno dedique poucos minutos às tarefas e seja capaz de se auto direcionar na aplicação do conteúdo aprendido. Professores atuam como mentores e facilitadores, e o centro de toda experiência é o foco.

“É importante ter uma didática focada, que abrange o ‘como fazer’, não apenas o ‘falar sobre’. Os treinamentos mais eficientes vão por esse caminho”, explica Bastos. Ela conta que nas abordagens de nanolearning são também disponibilizados materiais complementares de fácil acesso e consulta rápida.

Com tal metodologia, os cursos e treinamentos tornam-se mais compatíveis com o perfil e a expectativa do estudante. “São alinhados com as necessidades das pessoas interessadas, mais personalizados, com menor carga horária e maior foco”, completa a especialista. 

Para desenvolver treinamentos com nanolearning, não é necessário ter acesso a ferramentas específicas ou complexas. Tudo se resume a uma boa organização do material de aprendizagem e uma definição precisa de onde se quer chegar. Para auxiliar o estudante, mentores utilizam materiais de apoio como infográficos, documentos de consulta e formulários de feedback.

“As pessoas precisam de informações mais enxutas, práticas e eficazes. Percebo que os alunos dos treinamentos têm procurado soluções para problemas mais específicos. Passar um longo tempo aprendendo a resolvê-los não é uma alternativa viável. Com o método nanolearning elas conseguem absorver de forma mais rápida as informações das quais necessitam, sem perda de tempo”, afirma Bastos. 

Aprendizado 4.0

Numa época em que nossa atenção é disputada por diferentes tipos de distração, o consumo de pílulas de informação talvez seja o futuro do ensino. Não é à toa que a nanoaprendizagem surgiu em indústrias de ponta, que empregam alta tecnologia.

“O nanolearning é fruto da Indústria 4.0 e da era da economia compartilhada. A sua adesão é cada vez mais crescente, visto que o modelo tradicional de ensino não contempla a demanda atual de consumação rápida de informação”, explica Bastos. 

Segundo a especialista, a metodologia do nanolearning se soma a outros métodos já aplicados no mundo corporativo para garantir aprendizado ágil e eficaz. “A nossa expectativa é que o nanolearning não venha para substituir outras abordagens, mas sim, transformá-las. Isso contemplaria o novo perfil de profissionais que buscam autonomia e conectividade”, completa a especialista.

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