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JK Reencontro com o Brasil celebra aniversário de Kubitschek

JK Reencontro com o Brasil celebra aniversário de Kubitschek
JK Reencontro com o Brasil celebra aniversário de Kubitschek

Em 12 de setembro de 1902, nascia, em Diamantina (MG), Juscelino Kubitschek. Em comemoração a essa data, Brasília, cidade que idealizou e construiu, receberá, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional, o espetáculo JK – Um Reencontro com o Brasil, homenagem à sua vida e ao seu legado.

Realizado pela Fundação Brasil Meu Amor, o espetáculo musical, que já circulou por 25 cidades brasileiras, tem a concepção e direção geral de seu fundador, o filósofo e escritor francês Jean Obry (in memoriam), um apaixonado pelo país e pelo legado de JK, a quem dedicou a obra “O Silêncio que Grita”, que narra a história do presidente.

A cantora mineira Glaucia Nasser, intérprete da obra, dá voz a canções que embalam a jornada do médico que se transformou em um dos importantes presidentes da história do Brasil.

No repertório estão clássicos de diferentes gerações e estilos como “Lamento Sertanejo” (Dominguinhos e Gilberto Gil), “Um Índio” (Caetano Veloso), “Bola de Meia, Bola de Gude” (Milton Nascimento e Fernando Brant), “Peixe Vivo” (domínio público), “Tempo Perdido” (Renato Russo/Legião Urbana), “Brasil Pandeiro” (Assis Valente), “E o Mundo Não se Acabou” (Assis Valente), “Wave” (Tom Jobim) e “Pra Não Dizer que Não Falei das Flores” (Geraldo Vandré), que se unem a canções autorais, integrando passado, memória e identidade coletiva.

O maestro e violonista Paulo Dáfilin assina a direção musical e os arranjos. Integram a orquestra Pedro Cunha (teclado/acordeon), Guiza Ribeiro (guitarra), Jonas Moncaio (violoncelo), Fernando Nunes (baixo), Rudson Daniel e Chrys Galante (percussão) e Thiago Gomes (bateria).

Com direção artística de Júlio Cesarini, JK – Um Reencontro com o Brasil apresenta-se como um “cinema vivo”, unindo música, imagem, poesia e história em linguagem plural e multimídia para homenagear o Brasil.

“Eles aprovaram porque pensaram que eu não conseguiria realizar” — disse Juscelino Kubitschek. Assim brincava JK ao ver o Congresso aprovar a construção de Brasília. Esse espírito está presente em cada cena de JK – Um Reencontro com o Brasil, espetáculo que retorna à capital no dia de seu nascimento, no palco do Teatro Nacional

“A partir de Juscelino, surge um novo brasileiro”, afirmou Nelson Rodrigues. É esse brasileiro que a Fundação Brasil Meu Amor traz de volta ao público por meio do espetáculo com uma narrativa que une memória e música. Já para Guimarães Rosa, Juscelino Kubitschek foi o “poeta da obra pública”.

Sobre a Fundação Brasil Meu Amor

A Fundação Brasil Meu Amor é uma organização apartidária e sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento humano e coletivo por meio da arte, educação e cultura.

Seus projetos visam propor novos olhares para o país, buscando valorizar a memória, o pertencimento e a possibilidade de transformação social. Entre essas iniciativas está o espetáculo JK – Um Reencontro com o Brasil.

Mais informações em www.brasilmeuamor.org.br

Sobre Jean Obry

Filósofo, autor e pesquisador, Jean Obry especializou-se em estudos de memória e patrimônio cultural brasileiro, explorando a história e a arte do Brasil.

Autor do livro “O Silêncio que Grita”, em que narra a história de Juscelino Kubitschek, Obry é reconhecido por suas contribuições no campo da educação e por sua atuação em projetos culturais

Sobre Glaucia Nasser

O espetáculo é conduzido pela voz da mineira Glaucia Nasser, intérprete que tem a trajetória artística ligada à cultura musical brasileira.

Completando 20 anos de carreira, Glaucia tem se dedicado a obras que resgatam e celebram o cancioneiro do Brasil, com mais de 15 projetos lançados — entre álbuns e singles. Em sua pesquisa, já visitou obras de Chiquinha Gonzaga e João Pernambuco, a quem rendeu tributo com o projeto “João – Coração de Violão”.

Espetáculo: JK – Um Reencontro com o Brasil Data: 12 de setembro de 2025 / 21h Local: Sala Martins Pena / Teatro Nacional Cláudio Santoro – Brasília Classificação: Livre Entrada: R$ 50,00 Vendas: Ingresso Digital

Ficha técnica:Intérprete solista: Glaucia Nasser Realização: Fundação Brasil Meu Amor Produção geral: Versa Cultural Direção geral e concepção original (in memoriam): Jean Obry Direção musical e arranjos: Paulo Dáfilin Direção artística e de produção: Júlio Cesarini Direção de conteúdo: Elis Nasser Produção executiva: Amanda Leones Versa Cultural Orquestra: Paulo Dáfilin (violões e arranjos) Pedro Cunha (teclado/acordeon) Guiza Ribeiro (guitarra) Jonas Moncaio (violoncelo) Fernando Nunes (baixo) Rudson Daniel e Chrys Galante (percussão) Thiago Gomes (bateria)



A 30ª edição Futurecom começa na próxima semana em São Paulo

Futurecom, importante hub em soluções para cibersegurança e facilitador da transformação digital, será palco de debates sobre tendências, desafios e avanços mais promissores em comunicação e conectividade. O evento reunirá cerca de 300 marcas expositoras distribuídas em uma área de 25 mil m².

A 30ª edição do evento será realizada de 30 de setembro a 2 de outubro, no São Paulo Expo, na capital paulista, e reunirá um robusto ecossistema de inovação, com mais de 200 horas de conteúdo e cerca de 500 palestrantes. A programação contará com nomes de destaque no cenário nacional e internacional, incluindo os especialistas Ronaldo Lemos e Paulo Rufino Henrique, Conrad Riedesel, chairman of the board da Deutsche Telekom e Manish Singh, CTO global da Dell, além de CEOs e executivos de empresas como Bayer, Bradesco, Grupo Boticário, Natura, Siemens, VTal, entre outras. Representantes do setor público, como membros do Ministério das Comunicações, também estão confirmados. Entre os convidados especiais, o evento terá ainda as participações do piloto Rubens Barrichello e do jornalista Ernesto Paglia.

Rubens Barrichello, Non-Executive Director in Latin America at SOFTSWISS e ex-piloto de Fórmula 1, fará a palestra “Tomada de Decisões Baseada em Dados: Da Telemetria à Inteligência Empresarial“. Dia 1º de outubro, 15h, na Plenária 1. O painel “Das Telas à Ação: Inovação no Monitoramento Climático e no Audiovisual – Caça-Tempestades” será apresentado pelo jornalista Ernesto Paglia, ao lado de Iara Cardoso, CEO do Grupo Storm, e Osmar Pinto Junior, fundador e coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Dia 30 de setembro, às 18h, na Plenária 1.

O Future Congress traz como destaque o keynote speaker Ronaldo Lemos, advogado, professor, coautor do Marco Civil da Internet de 2014 e colaborador do Plano Nacional de Desenvolvimento de IoT em 2018, além de fundador e diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), para falar sobre “Nova corrida global pela relevância tecnológica“. Dia 1º de outubro, às 16h, na Plenária 1.

Paulo Sergio Rufino Henrique, cientista-membro do CTIF Global Capsule Foundation na França e chairman da conferência internacional 6G Briefing, e Jean-Pierre Bienaimé, ex-secretário geral da Associação de Infraestrutura 5G (5G-IA) na Comissão Europeia, ex-presidente do IREST (Instituto de Pesquisa Econômica e Social em Telecomunicações), ex-vice-presidente da Orange e ex-presidente do Forum Universal Mobile Telecommunications System (UMTS), vão se juntar a Paulo Fernando Silvestre, consultor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital para falar sobre “Conectividade em 2055: a comunicação e conexão em 30 anos“, com mediação de Wilson Cardoso, consultor em tecnologia e membro do Senai. Dia 2 de outubro, às 11h15, na Plenária 1. Rufino também participará do painel “Futurecom Quantum Technologies: Celebrating 100 Years of Quantum Mechanics“. Dia 2 de outubro, às 10h, na Plenária 2.

O Futurecom convidou especialistas de alta performance do mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) para debater os ecossistemas de conectividade e a realidade digital da sociedade, explorando o impacto das novas tecnologias no futuro dos negócios. Entre os confirmados, estão: Carlos Baigorri, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); Luiz Alexandre Garcia, diretor-presidente da Algar Telecom; Felipe Campos, CEO da VTal; e Pablo Guaitá, manager diretor da Deutsche Telekom. O painel “30 anos em 01? Telecom e IA” será realizado no dia 30 de setembro, às 9h30, na Plenária 1. A moderação será de Ari Lopes, gerente sênior de service providers das Américas da consultoria Omdia.

A palestra do keynote speaker Conrad Riedesel, chairman of the board da Deutsche Telekom Global Business Solutions and Security Switzerland and member of the board da Deutsche Telekom Global Business France, será “Conectividade inteligente e ecossistemas digitais: remodelando negócios e sociedade“, no dia 1º de outubro, às 9h, na Plenária 1.

Manish Singh, CTO da unidade de negócios de sistemas de telecomunicações da Dell Technologies, vai debater “IA aplicada às telecomunicações“. Dia 30 de setembro, às 15h45, na Plenária 1. O painel “Ecossistema IoT e AI: um universo em expansão” terá a presença de Niyantri Ramakrishnan, Chief Digital Transformation & IT Officer (CIO/CDO) da Bayer Crop Science LATAM & e Bayer Brasil. Dia 1º de outubro, às 11h, na Plenária 2.

O painel “Política de Nova Industrialização” terá a mediação de Israel Guratti, da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE). Os debatedores convidados são Pablo Roberto Fava, presidente da Siemens Brasil; Laércio Cosentino, presidente do conselho da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM); Rosilda Prates, presidente da Associação de Empresas de Desenvolvimento Tecnológico Nacional e Inovação (P&D Brasil); e David de Oliveira Penha, presidente do Conselho Gestor do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel). Dia 30 de setembro, às 14h30, na Plenária 1.

Rafael Cavalcanti, CDO do Bradesco, vai falar sobre o tema “Multiagentes de IA colaborativos e a conectividade: um futuro distante?“. Dia 1º de outubro, às 9h, na Plenária 2. Renata Marques, CIO da Natura; Roberto Murakami, VP das unidades de negócios de Redes e Telecom para América Latina da NEC; e André Ituassu, COO da IHS Latam, vão discutir “Inovação de dentro para fora: tecnologias emergentes, redes, orquestrações e interface com clientes“. Dia 1º de outubro, às 17h, na Plenária 2.

Vanessa Guitta, CEO do Elas Projetam e gestora da BRICS Women’s Startups Contest pelo Sebrae Nacional, estará no painel “Diversidade que gera Impacto: IA, inclusão e soluções inovadoras“, no dia 2 de outubro, às 16h, na Plenária 2. A palestra sobre “Conexão entre Tecnologia e Agronegócio” será apresentada pela gerente de Negócios de Agricultura de Precisão da John Deere para a América Latina, Estela Dias. Dia 30 de setembro, às 16h30, na Plenária 1.

SERVIÇO:30ª edição do Futurecom

30 setembro a 2 de outubro

São Paulo Expo – Rod. dos Imigrantes 5, S/N, km. 1, São Paulo, SP

Mais informações e novidades: site e canal digital



Adensamento urbano amplia procura por self storage em SP

Adensamento urbano amplia procura por self storage em SP
Adensamento urbano amplia procura por self storage em SP

A crescente demanda por moradias em regiões centrais tem incentivado cidades a buscarem soluções para otimizar o uso do espaço urbano, assim como o tamanho médio dos imóveis lançados na cidade de SP que caiu 27% em dez anos, segundo dados da SECOVI-SP. Nesse contexto, o adensamento urbano surge como um caminho para tornar as cidades funcionais e acessíveis, priorizando construções compactas, multifuncionais e bem localizadas.

De acordo com a pesquisa Brain Inteligência Estratégica em parceria com a ASBRASS (Associação Brasileira de Self Storage), o setor já soma 595 operações em 110 cidades brasileiras, com mais de 220 mil boxes disponíveis e 1,93 milhão de m² de área bruta locável em 2025. O crescimento é de quase 50% no número de boxes desde 2021, evidenciando o papel estratégico da armazenagem urbana para o futuro das cidades.

Para viabilizar esse movimento, soluções complementares como o self storage se consolidam como alternativa prática. Para Thiago Cordeiro, fundador e CEO da GoodStorage, há uma demanda crescente por soluções externas e acessíveis de armazenamento que ofereçam segurança, praticidade e flexibilidade, pois estes locais permitem que moradores estruturem melhor seus espaços, guardando objetos e pertences sazonais, móveis, documentos ou itens com valor afetivo. "Para empreendedores, ainda é uma forma de armazenar estoques, ferramentas ou materiais promocionais, ou mesmo viabilizar uma área para escritório ou operação, sem precisar arcar com aluguéis ou espaços caros e ociosos", afirma Thiago.

São Paulo concentra 40% das operações nacionais

Esse perfil também é confirmado pela pesquisa da ASBRASS, que destaca o uso crescente dos espaços por famílias em apartamentos menores, empreendedores digitais, lojistas e até indústrias, reforçando a versatilidade da solução.

O estudo mostra que São Paulo concentra 40% das operações nacionais, com mais de 92 mil boxes, vacância de 16,6% e preço médio do m² em R$ 122. Nacionalmente, a vacância média é de 18,6%, e a maior parte da oferta se concentra em boxes pequenos, de até 3 m².

Além do conforto, o modelo também contribui para a sustentabilidade urbana. "Com unidades bem localizadas, essa alternativa pode reduzir deslocamentos desnecessários e melhorar a eficiência dos espaços urbanos", avalia o CEO, que reforçando o interesse da GoodStorage em continuar expandindo na capital paulista, com atuação em todos os bairros da cidade.

Ele explica ainda que, ao incentivar o uso mais inteligente de terrenos e edificações, o adensamento pode contribuir para uma cidade com menor necessidade de grandes deslocamentos por meio de transportes poluentes, racionalizando o uso da infraestrutura pública, como redes de água, esgoto, energia e transporte. "Isso favorece uma ocupação urbana mais sustentável, com menor impacto ambiental e maior eficiência energética."

"Ao priorizar o uso de terrenos já urbanizados, o adensamento reduz a pressão sobre regiões periféricas e áreas naturais, freando o avanço desordenado da cidade em zonas de preservação ambiental. Isso pode atuar diretamente na proteção de matas e mananciais, ao mesmo tempo em que diminui o custo de levar infraestrutura para lugares mais distantes", acrescenta.

Expansão do self storage acompanha adensamento urbano no Brasil

A pesquisa Brain Inteligência também aponta tendências para o setor: a expansão para cidades médias, a integração com operações logísticas de e-commerce, novos formatos de galpões e a preocupação crescente com sustentabilidade.

Com a projeção de crescimento e a necessidade de novas moradias nos próximos anos, o especialista afirma que o planejamento urbano sustentável e soluções complementares, como os self storages, podem garantir que as cidades evoluam sem perder qualidade de vida e eficiência. "Com a premissa de oferecer segurança, conveniência e flexibilidade, os self storages podem ajudar a tornar a vida nas cidades densas mais fluida, organizada e confortável", complementa Thiago. De acordo com o executivo, ao priorizar terrenos já ocupados, esse conceito pode evitar que grandes áreas verdes sejam sacrificadas para novas expansões urbanas, contribuindo para a preservação ambiental e para um crescimento mais inteligente.



Concurso fotográfico mundial “Concrete in Life” da GCCA é lançado

O Concrete in Life deste ano, um popular concurso global de fotografia que celebra o papel essencial do concreto no mundo todo, foi oficialmente lançado. Em seu sétimo ano, o concurso, que recebe dezenas de milhares de inscrições todos os anos de todos os cantos do planeta, destaca a sustentabilidade, versatilidade, beleza e presença duradoura do material mais usado no mundo depois da água.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250919421633/pt/

Overall Winner, Concrete in Life 2024/25, Venice Beach Skating by Henrik Hagerup, Venice Beach, Los Angeles, USA

Vencedor de 2024/2025 na categoria Concrete in Life, Venice Beach Skating, foto de Henrik Hagerup, Venice Beach, Los Angeles, EUA

Organizado pela Global Cement and Concrete Association (GCCA), o concurso está aberto a todos – profissionais, amadores ou qualquer pessoa com um smartphone – e a inscrição é gratuita.

Os participantes terão a chance de ganhar o prêmio máximo de US$ 10 mil pela melhor foto geral do Concrete in Life, enquanto os vencedores de cada categoria receberão US$ 2,5 mil.

Thomas Guillot, diretor executivo da GCCA e um dos jurados da competição, afirmou: “O concreto é essencial para nossas vidas, construindo nossas estradas, pontes, casas e as cidades em que vivemos. Suas propriedades inatas de resistência e versatilidade o levaram a criar algumas das melhores e mais belas arquiteturas e infraestruturas de nosso tempo. O nosso concurso fotográfico Concrete in Life dá às pessoas a oportunidade de capturar a beleza do concreto e mostrar o que ele significa para elas”.

Os participantes são convidados a enviar suas fotos publicando-as nas suas contas de redes sociais e marcando o concurso #ConcreteInLife2526 e uma das seguintes categorias.

  • #UrbanConcrete: imagens das paisagens urbanas e edifícios na sua volta, tanto conhecidos quanto escondidos.
  • #ConcreteInfrastructure: fotografias da infraestrutura que possibilita o nosso mundo, nas nossas cidades e áreas rurais, acima e abaixo do solo.
  • #ConcreteInDailyLife: o lado humano do concreto e como ele é usado e interage no dia a dia.
  • #ConcreteBeautyAndDesign: capturar a beleza do concreto, mostrando como ele é usado de uma forma visual particularmente impressionante, seja em grande ou pequena escala.

Rajneesh Khattar, diretor sênior do grupo World of Concrete e juiz da competição, afirmou: “O concreto está em toda parte e seu impacto em nossas vidas cotidianas é difícil de ignorar. Sendo a construção a arte de criar um todo significativo a partir de muitas partes, é hora de apreciar o apelo estético e arquitetônico do concreto, além de suas aplicações versáteis, imensa resistência e durabilidade.

Chris George, diretor de Conteúdo da Digital Camera World e jurado de longa data do concurso, disse: “O concreto está ao nosso redor e tem uma beleza que nem sempre é óbvia para algumas pessoas. O concurso mundial de fotografia “Concrete in Life” continua provando que é possível tirar fotografias impressionantes da arquitetura e do ambiente artificial que mostram a beleza desse material de construção universal”.

O concurso está aberto até 30 de novembro de 2025. Os vencedores serão anunciados no início de 2026. Para mais detalhes sobre a competição e para ver fotos de anos anteriores, acesse https://gccassociation.org/concreteinlife.

Guillot acrescentou: “Recebemos mais de 20 mil fotos de fotógrafos profissionais e amadores todos os anos nos últimos anos e esperamos receber ainda mais inscrições inspiradoras este ano”.

Imagens de anos anteriores disponíveis aqui.

Sobre a GCCA: a GCCA e seus membros representam a maior parte da capacidade global de produção de cimento fora da China, assim como um número cada vez maior de fabricantes chineses. As empresas associadas se comprometeram a reduzir e, em última instância, eliminar as emissões de CO2 no concreto. Com o lançamento do seu plano em 2021, o setor do cimento e do concreto se tornou a primeira indústria essencial do mundo a se comprometer a atingir emissões “net zero” de CO2 até 2050.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Assessoria de Imprensa: paul.adeleke@gccassociation.org

Fonte: BUSINESS WIRE



Com modelos compactos, ABB amplia linha de motores IE5

A fabricante de motores elétricos ABB ampliou sua linha de motores síncronos de relutância (SynRM) com opções nas numerações de carcaça 90, 100 e 112, em complementação aos modelos de maior porte já disponibilizados pela empresa.

Os motores são enquadrados na mais alta das cinco categorias de eficiência energética da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC, na sigla em inglês), a IE5, sendo 20% mais eficientes do que modelos IE4 predominantes no mercado europeu e 40% mais econômicos do que os motores IE3/IR3, padrão mínimo exigido no Brasil.

Com velocidade máxima de 3.600 RPM e tecnologia que dispensa a utilização de magnetos permanentes extraídos de terras raras, os novos IE5 da ABB cobrem uma faixa de potência que vai de 0,75 kW a 450 kW, sendo indicados para acionar bombas, ventiladores, compressores e outros equipamentos que integram a quase totalidade de aplicações de motores elétricos na indústria de transformação.

“Motores menores são frequentemente implantados em grandes volumes e em ambientes de serviço contínuo ou com restrição de espaço, onde o desempenho térmico, o controle preciso e a alta eficiência sob carga parcial são críticos”, afirmou em comunicado Stefan Floeck, presidente da divisão IEC LV Motors da ABB, sobre as possibilidades de aplicação dos lançamentos.

Segundo a ABB, um único motor IE5 de 90 kW dos modelos recém-lançados pode economizar € 59.850 na conta de luz ao longo de 15 anos, mitigar 71.820 kg de CO₂ no período e retornar completamente o investimento nele feito em quatro meses, com base na pegada de carbono e nos custos médios de propriedade e energia da União Europeia.

Os novos SynRM IE5 da ABB integram o portfólio de soluções sustentáveis ABB EcoSolutions™, que apresenta informações detalhadas sobre circularidade e desempenho ambiental de cada equipamento, além de declaração ambiental de produto (EPD, na sigla em inglês) verificada externamente.

A ABB é a fabricante que detém atualmente o recorde mundial de eficiência energética de motores. No começo deste ano, a empresa anunciou ter produzido um modelo de grande porte sob medida para uma siderúrgica indiana que quebrou o recorde vigente.

O equipamento atingiu eficiência de 99,13% na conversão de eletricidade em movimento, superando o índice de 99,05% alcançado por outro equipamento da própria ABB em 2017, que até então detinha a maior marca.

Outros motores do portfólio também atingiram eficiência 20% superior sobre motores IE5 do mercado. A empresa credita esses modelos como os primeiros da geração IE6. A categoria, no entanto, ainda não existe formalmente na escala de eficiência da IEC.



Cross-sell ganha espaço como estratégia para fortalecer parcerias de longo prazo

O cross-sell, ou venda cruzada, vem se consolidando como estratégia essencial para parceiros de tecnologia que buscam fortalecer relações de longo prazo com clientes. A prática consiste em oferecer produtos e serviços adicionais, criando camadas de valor que aumentam a eficiência operacional e transformam a parceria em um relacionamento estratégico.

Segundo Osmar Leão, CSM da Zadara, o processo vai além da simples entrega de infraestrutura. “Vender tecnologia é apenas o primeiro passo. Projetos de migração em nuvem bem-sucedidos exigem planejamento, gestão contínua e, principalmente, uma postura consultiva que permita identificar oportunidades e agregar novos serviços ao longo da jornada do cliente”, afirma.

Um dos pontos de partida é o assessment, que possibilita mapear a arquitetura atual, reduzir riscos e preparar o terreno para ofertas complementares. Com a migração concluída, surgem novas possibilidades, como serviços gerenciados que incluem desde manutenção do sistema operacional até soluções avançadas de backup, segurança e banco de dados como serviço.

De acordo com Leão, essas ofertas fortalecem a relação com o cliente e consolidam a imagem do parceiro como consultor estratégico, e não apenas fornecedor. “Serviços recorrentes como backup em múltiplas regiões, banco de dados integrado à nuvem ou gestão de contêineres ajudam a garantir continuidade dos negócios e aceleram a adoção de inovações”, explica.

Outro fator destacado é a educação do cliente. Para o executivo, mostrar o uso correto das funções nativas da nuvem é determinante para elevar a percepção de valor. “Quando o cliente entende os recursos e seus benefícios, a nuvem deixa de ser commodity e passa a ser vista como plataforma estratégica para o crescimento do negócio”, completa.

Nesse sentido, o cross-sell não deve ser interpretado como empurrar novos produtos, mas como um processo de entrega de soluções alinhadas às necessidades reais do cliente. A estratégia, afirma Leão, é o que sustenta relações de longo prazo e cria bases sólidas para o crescimento conjunto.



Escassez de caminhoneiros é risco para a economia

Escassez de caminhoneiros é risco para a economia
Escassez de caminhoneiros é risco para a economia

No mês em que comemora-se o Dia Nacional do Caminhoneiro, 16 de setembro (oficializado pela Lei Federal nº 11.927/2009), é preciso voltar os olhares para um grave problema: a escassez de motoristas de carga no Brasil tem se agravado, impactando diretamente a economia nacional. Segundo o relatório Panorama de Transportes de dezembro passado, a contratação desses profissionais foi negativa em 2024. Esse cenário não representa apenas um ano difícil, mas uma tendência alarmante que ameaça a continuidade da atividade, já que 60% dos produtos são transportados por rodovias, segundo a plataforma Motorista PX. Essa dependência do transporte rodoviário ilustra a importância crítica de uma força de trabalho robusta e bem treinada nesse setor.

Os números, são preocupantes: entre 2015 e 2023, o Brasil perdeu 22% de seus motoristas habilitados — em estados como São Paulo, essa perda chega a 37% — e até 30% dos caminhoneiros devem se aposentar até 2026. “E não existe uma causa única para o problema, mas sim uma combinação de fatores que precisam ser abordados de forma abrangente e sistemática”, explica a CEO da Viktória Cargas Selly Sayed.

O envelhecimento dos profissionais, as condições desafiadoras e os altos custos para obtenção da CNH categoria E são elementos que contribuem significativamente para a formação desse cenário preocupante. Além disso, a concorrência com outros segmentos, como entregas urbanas e transporte por aplicativos, tem atraído muitos motoristas para opções que parecem mais interessantes e flexíveis, oferecendo horários mais convenientes e menos estressantes.

“Para evitar um possível colapso do transporte rodoviário no Brasil, é fundamental adotar uma abordagem estruturada e estratégica. A formação e capacitação de novos motoristas devem ser tratadas como prioridade. Isso inclui políticas públicas que subsidiem cursos técnicos e de habilitação profissional,  além de iniciativas que ajudem a promover a entrada de jovens no mercado de transporte”, reforça a CEO.

Tornar a profissão mais atrativa também passa pela melhoria das condições de trabalho. Hoje, os motoristas enfrentam longas jornadas, insegurança e falta de infraestrutura básica em pontos de parada, o que contribui para o abandono da atividade. “Oferecer mais flexibilidade, remuneração justa, acesso a benefícios como assistência médica e programas de apoio psicológico é essencial”, diz Sayed. Criar e manter áreas de descanso seguras e adequadas em todo o território nacional não é apenas uma questão de conforto, mas uma necessidade que pode impactar diretamente a saúde e o bem-estar dos motoristas.

“A tecnologia também é uma aliada poderosa nesse contexto. A digitalização da logística, com o uso de ferramentas como telemetria, sistemas de rastreamento em tempo real e inteligência artificial, pode otimizar o gerenciamento de frotas e rotas, reduzir o tempo de deslocamento e minimizar o desgaste físico e mental dos caminhoneiros”, conta a especialista. “Muitas dessas soluções ainda ampliam a segurança no trânsito, contribuindo para a redução de acidentes e perdas. Além disso, a implementação de sistemas de monitoramento pode ajudar a identificar áreas de risco e melhorar a segurança nas estradas”, completa.

Há, inclusive, mais um ponto relevante para esta análise: a diversificação e ampliação dos demais modais de transporte. Segundo a CEO, “a dependência quase exclusiva do transporte rodoviário gera gargalos logísticos, aumento de custos e maior impacto ambiental. Investimentos em meios complementares, como a cabotagem (transporte marítimo de curta distância) e as ferrovias, devem ser priorizados e aliviar a pressão sobre as rodovias”. Portanto, essa ação traria ganhos não apenas econômicos, mas também sociais e ambientais, promovendo um sistema de transporte mais sustentável e eficiente.

Portanto, a solução para essa crise não é simples nem imediata. Exige articulação, com foco em inovação, valorização profissional e planejamento de longo prazo. Ao criar um ambiente mais justo, moderno e integrado, o país poderá garantir a continuidade de um setor vital para a economia e o abastecimento de toda a população. Cada passo nessa direção é um investimento no futuro do Brasil, onde a mobilidade e a logística desempenham papéis essenciais no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida de seus cidadãos.



Especialista recomenda iniciar o planejamento estratégico de 2026 ainda em 2025

O início antecipado do planejamento estratégico para 2026 pode ser decisivo para empresas que buscam manter competitividade em um cenário econômico global instável. A avaliação é de Julio Amorim, CEO da GreatGroup e autor do livro “Escolha Vencer: Criando o Hábito de Conquistar Sonhos e Objetivos”.

Segundo Amorim, mudanças recentes, como o aumento de tarifas americanas anunciado pelo governo Donald Trump, evidenciam como decisões internacionais podem impactar setores estratégicos brasileiros, incluindo agroindústria, siderurgia e aviação. “Adiar o planejamento para o fim do ano pode custar caro. Antecipar agora garante tempo para ajustes, simulações de cenários e engajamento da equipe, permitindo entrar em 2026 com a estratégia já em movimento”, afirma.

Entre os principais benefícios, o executivo aponta o alinhamento mais preciso dos indicadores estratégicos desde o início, o que ajuda a evitar surpresas e manter o foco nos resultados essenciais. Além disso, empresas que já iniciam a execução em 2025 evitam a desaceleração comum no início do ano seguinte. “É como começar uma corrida em movimento, enquanto os concorrentes ainda estão se aquecendo”, complementa.

Outro aspecto relevante é a gestão financeira. Ao iniciar o processo ainda em 2025, as companhias podem distribuir os investimentos ao longo do período, reduzindo a pressão sobre o orçamento e garantindo o aporte necessário para a execução das ações.

A antecipação também cria espaço para prever e simular diferentes cenários, fator essencial em um contexto de instabilidade. “Quem se prepara com antecedência consegue reagir com mais agilidade e aproveitar oportunidades que muitos nem percebem”, explica Amorim.

O envolvimento da equipe é outro ponto ressaltado pelo especialista. Para ele, incluir colaboradores desde o início fortalece o senso de protagonismo e estimula a melhoria contínua. “Essa cultura de participação e preparo diferencia as empresas que apenas reagem daquelas que lideram”, conclui.



Cirurgia refrativa cresce como opção para correção visual

Cirurgia refrativa cresce como opção para correção visual
Cirurgia refrativa cresce como opção para correção visual

cirurgia refrativa (cirurgia que corrige erros de visão) é direcionada ao ajuste da curvatura da córnea à "lente" transparente na frente do olho para corrigir erros refrativos. A retinóloga Dra. Geraldine Ragot de Melo, que atua como médica assistente e orientadora no Hospital de Transplantes Dr. Euclides de Jesus Zerbini explica que esses erros ocorrem quando a luz não é focada corretamente na retina, causando visão embaçada.

Há uma estimativa de que 23 milhões de brasileiros em idade escolar apresentem algum tipo de problema de visão. Dra Geraldine cita que os principais problemas tratados pela cirurgia são:

  • Miopia: Dificuldade para ver de longe, comum em quem precisa "forçar" os olhos para ler ou enxergar pessoas ou objetos.
  • Hipermetropia: Dificuldade para enxergar de perto, como ao ler.
  • Astigmatismo: Visão distorcida ou duplicada em qualquer distância.
  • Presbiopia: Perda da capacidade de foco em objetos próximos após os 40 anos, conhecida como "vista cansada".

"O sucesso da cirurgia depende de avaliação pré-operatória criteriosa, incluindo exame de córnea, fundo de olho e estabilidade refrativa", destaca a retinóloga e completa "são cirurgias eletivas, ou seja, procedimentos que o paciente escolhe ou não realizar. Assim, como em qualquer cirurgia é preciso a adequada orientação do paciente candidato para permitir decisões conscientes, considerando sempre o caráter esclarecedor e educacional".



Lançado em Curitiba primeiro selo fonográfico dedicado à música country no país

Lançado em Curitiba primeiro selo fonográfico dedicado à música country no país
Lançado em Curitiba primeiro selo fonográfico dedicado à música country no país

Curitiba sediou o lançamento do primeiro volume da RedNeck9 Collection Brazilian Country, iniciativa que marca a criação do primeiro selo fonográfico nacional com foco exclusivo na música country. O projeto tem como objetivo ampliar a presença do gênero no país, promovendo novos talentos e estruturando oportunidades para artistas e produtores.

A música country é reconhecida mundialmente, especialmente nos Estados Unidos, e vem conquistando espaço em diferentes continentes, como América Latina, África e Europa. No Brasil, o gênero mantém aproximações com a música sertaneja, mas ainda carece de iniciativas organizadas que fortaleçam sua identidade própria.

Segundo Paique Souza, responsável pela curadoria e produção do selo junto ao Estúdio 9, a proposta busca “criar um espaço de visibilidade e desenvolvimento profissional para artistas que trabalham com o country, oferecendo condições para que o estilo se consolide como parte da diversidade musical brasileira”.

O projeto prevê edições semestrais de coletâneas, acompanhadas por eventos de lançamento em diferentes regiões do país. A periodicidade tem a finalidade de garantir renovação de repertório e criar um calendário estável, que pode se tornar referência para o público e para o mercado cultural.

O primeiro volume da coletânea já está disponível em plataformas de streaming como Spotify e Deezer e reúne nove artistas e bandas: Araucaria’s Experience, Black Bear Ranch, Aero Diesel, Lucky 4, Buck Rooster’s Band, Lonesome Captain, Ísis Dresch, Curly John e Hellbent and Outlaws.

Paralelamente ao lançamento, também está em desenvolvimento o podcast Talk Country Brazil, voltado para entrevistas com artistas, produtores, empresários do setor e representantes de marcas ligadas ao universo country. A proposta busca ampliar a discussão sobre o gênero e aproximar público e profissionais.

Empresas interessadas em conhecer possibilidades de parcerias ou apoio institucional podem entrar em contato com o Estúdio 9 pelo telefone (41) 9 8808-1978.



PipeRun apresenta novos planos de CRM de Vendas

PipeRun apresenta novos planos de CRM de Vendas
PipeRun apresenta novos planos de CRM de Vendas

A PipeRun, salestech especializada em CRM de Vendas, anunciou o lançamento de novos planos e recursos da plataforma, consolidando a primeira etapa de entregas após confirmar, há um mês, um reinvestimento de R$ 10 milhões em seus produtos.

As novidades foram apresentadas durante o Startup Summit, em Florianópolis (SC), o Asaas Connect, que acontecerá dia 9 de outubro, em São Paulo (SP). O objetivo é ampliar a capacidade analítica e a integração do CRM, permitindo que empresas potencializem suas estratégias de vendas, marketing e atendimento.

Entre os destaques, estão:

  • Módulo de BI nativo: desenvolvido em parceria com a HorusBI, amplia a visibilidade e a análise de dados de vendas.
  • Atendimento via Instagram Direct: integração oficial com a API da Meta, que cria automaticamente oportunidades no funil a cada interação.
  • Template de integração com PowerBI: em colaboração com a Select Data, facilita o uso inicial de dashboards conectados ao CRM.
  • Ação em Massa para WhatsApp: permite disparos segmentados de mensagens a partir de filtros de pipeline e listas de oportunidades.
  • Integração nativa com LinkedIn Ads: fruto de uma aproximação técnica com a plataforma, possibilita campanhas de marketing integradas diretamente no CRM.

Segundo o Chief Revenue Officer, Fausto Reichert, as novidades fortalecem a proposta da empresa de centralizar os processos de captação de leads, gestão de vendas e atendimento em uma única solução.  “Nosso CRM vai agregar múltiplos canais de aquisição e conversão em uma única plataforma, para fortalecer e facilitar os processos de vendas e atendimento. Esses novos módulos trazem um ganho adicional para nossos clientes, que poderão avançar de forma significativa em seus projetos comerciais a partir de 2026”, explica.

Com a atualização, a PipeRun busca estimular o uso de APIs e integrações com ferramentas de inteligência artificial, abrindo novas frentes de atuação com parceiros estratégicos.

Sobre PipeRun – A PipeRun é uma empresa brasileira de tecnologia especializada em em máquina de vendas multicanal, com foco em negócios de receita recorrente, criada em 2017. O sistema de CRM da PipeRun apoia a aceleração de vendas de empresas que atuam com vendas consultivas e complexas, com modelos de vendas remotas e canais parceiros, contendo funcionalidades como automação de vendas, calendários de atividades, e-mails, geração de propostas, assinatura eletrônica de documentos e atendimento de vendas multicanais e whatsapp oficial.Todas as funcionalidades podem ser testadas gratuitamente por 14 dias.  



Indústria de celulose avança sob pressão por sustentabilidade

Indústria de celulose avança sob pressão por sustentabilidade
Indústria de celulose avança sob pressão por sustentabilidade

O Brasil é o maior exportador mundial de celulose, com aproximadamente 18 milhões de toneladas exportadas em 2023, segundo dados da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). A atividade gera cerca de 1,5 milhão de empregos diretos e indiretos e representa mais de R$60 bilhões em exportações anuais. Essa relevância econômica, entretanto, vem acompanhada de cobranças crescentes por práticas que reduzam impactos ambientais relacionados ao uso intensivo de água, energia e recursos florestais.

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) aponta que a indústria enfrenta barreiras ligadas à modernização de maquinário, à necessidade de qualificação de mão de obra e ao cumprimento de certificações internacionais, como FSC e PEFC, que garantem rastreabilidade e manejo responsável das florestas plantadas. No plano regulatório, normas internacionais, como as ISSB IFRS S1 e S2, reforçam a exigência de relatórios climáticos mais detalhados para empresas de capital aberto, aumentando a pressão por transparência em toda a cadeia produtiva.

Para o engenheiro químico João Carlos Negrão, especialista em linhas de secagem e enfardamento de celulose, a crescente pressão regulatória e de mercado impõe às fábricas desafios cada vez mais tangíveis na rotina operacional — percepção construída ao longo de mais de duas décadas de experiência no Brasil, Finlândia e Estados Unidos.

“Cada vez mais, os clientes buscam que os grandes fornecedores apresentem soluções de produção que tragam real, seja de água, vapor ou energia – fatores que hoje influenciam diretamente nos custos operacionais e definem a competitividade no setor de celulose. Já existem inúmeras soluções de diferentes fornecedores que proporcionam esses benefícios”, explica.

As declarações do especialista se conectam a uma das principais preocupações do setor: o consumo de água. A produção de celulose é uma das atividades industriais mais intensivas nesse recurso, e iniciativas de eficiência hídrica passaram a ser centrais. “Equipamentos que trazem economia de água estão diretamente ligados à sustentabilidade e ao meio ambiente, já que a produção de papel e celulose demanda grande consumo de água. Como resultado, esses equipamentos proporcionam uma produção mais eficiente, medida em toneladas de papel por tonelada de água”, observa João.

Outro ponto destacado é a relação entre energia e vapor no processo produtivo. De acordo com Negrão, o aproveitamento integrado pode gerar ganhos de eficiência e aumentar a capacidade produtiva: “Energia e vapor andam lado a lado, pois o próprio vapor pode ser utilizado para gerar energia para a fábrica e, ao mesmo tempo, contribuir para o retorno de energia ao grid da planta. O aumento da eficiência no uso do vapor pode ainda gerar incremento de produção, por exemplo, quando a máquina tem capacidade de aumentar a velocidade para gerar maior produção.”

No aspecto social, a opinião do profissional é de que a indústria de celulose têm impacto direto em comunidades locais situadas em regiões de cultivo florestal e operação industrial.

“A geração de empregos, programas de capacitação profissional, investimentos em saúde e segurança no trabalho e ações de responsabilidade social são pontos cada vez mais observados. Certificações internacionais, como FSC (Forest Stewardship Council) e PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification), não são apenas exigências técnicas, mas também instrumentos que assegurem que esse impacto social seja positivo, transparente e duradouro”, pontua.

Para João, que traz no currículo atuações nos mercados da América do Norte, Europa e China, com a relevância econômica e pressões ambientais globais em constante crescimento, a sustentabilidade deixou de ser apenas uma meta e passou a ser uma condição essencial para a continuidade e competitividade da indústria de celulose. “Na Europa, o tema já ocupa posição central nas decisões estratégicas orientando regulações, investimentos e decisões de mercado. No Brasil o avanço é real, considerando os investimentos realizados nos últimos anos”, comenta.

O especialista destaca que, para se diferenciar, as empresas precisam enxergar a sustentabilidade não só como requisito do setor, mas como motor estratégico e verdadeiro valor de marca.



Tecnologia fortalece compliance no mercado financeiro

Tecnologia fortalece compliance no mercado financeiro
Tecnologia fortalece compliance no mercado financeiro

As fraudes corporativas seguem como uma das maiores ameaças à integridade e à estabilidade financeira das empresas no Brasil. Segundo a pesquisa Diagnóstico das Fraudes no Brasil, realizada pela Grant Thornton, 63% das empresas relataram ter identificado ao menos um caso de fraude nos últimos 12 meses — sendo a maioria motivada por ganhos financeiros (73%) e oportunidades geradas por falhas nos controles internos (94%).

Diante desse cenário, o uso estratégico da tecnologia e da inteligência de dados tem se mostrado um dos caminhos mais eficazes para o fortalecimento da área de compliance, especialmente no mercado financeiro — um dos mais regulamentados e sensíveis a riscos.

“Fraudes não são eventos isolados. Elas refletem lacunas sistêmicas nas estruturas de controle e na cultura organizacional”, afirma Alessandro Gratão, líder de Serviços Forenses da Grant Thornton Brasil. “A tecnologia é uma aliada essencial na detecção precoce de comportamentos atípicos e na resposta a incidentes. Mas isso só funciona quando há uma governança forte por trás, com processos bem definidos e dados confiáveis”, completa.

A pesquisa mostra que os departamentos de Compras, Tesouraria, Contas a Pagar, Faturamento e Estoque são os mais vulneráveis, e que a maioria das fraudes (47%) foi cometida por pessoas em cargos de liderança, com acesso privilegiado a informações críticas. Em 59% dos casos, a fraude só foi descoberta após denúncia — evidência clara de que os controles automatizados ainda são insuficientes em muitas organizações.

Nesse contexto, Elias Zoghbi, líder da GT Digital e da Indústria Financeira da Grant Thornton Brasil, destaca que o mercado financeiro tem uma oportunidade única de liderar essa transformação. “O setor já nasce orientado por dados e normas regulatórias. O desafio, agora, é integrar inteligência artificial, análise preditiva e auditoria contínua como parte do processo decisório e do monitoramento de riscos em tempo real.”

Zoghbi ressalta que o uso de IA e automação não se limita à segurança cibernética. “Estamos falando de ferramentas que ajudam a antecipar riscos, cruzar informações de diferentes fontes e entregar relatórios de conformidade mais assertivos aos comitês e conselhos. A governança digital precisa ser parte da estratégia de negócio”, afirma.

A pesquisa da Grant Thornton aponta que somente 38% das empresas utilizam tecnologias para captação e gestão de denúncias, enquanto o uso de monitoramento contínuo e análise de big data ainda é incipiente — aplicado por 15% e 6% das empresas, respectivamente. Cerca de 30% dos respondentes afirmaram não utilizar nenhum tipo de tecnologia nas ações de prevenção e monitoramento de fraudes.

Para Gratão, o momento exige uma virada de chave: “Ainda existe resistência orçamentária, mas os prejuízos com fraudes e os danos reputacionais podem ser devastadores. Investir em mecanismos de prevenção, investigação e responsabilização não é mais opcional, é uma medida de sobrevivência no mercado.”



Abertura do 20th China International Mountain Outdoor Sports Open em Wulong, “cidade montanhosa” de Chongqing, na China

CHONGQING, China, 223 de setembro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — De 20 a 23 de setembro, o 20th China International Mountain Outdoor Sports Open foi realizado no distrito de Wulong, município de Chongqing, no oeste da China, conhecido como a “cidade montanhosa” do país.

Um evento internacional esportivo ao ar livre de montanha Classe A, a competição deste ano, além de manter sua marca de atletismo de alto calibre, também serviu como visão da profunda integração dos esportes de Wulong com seus setores de economia, cultura e turismo.

Desde o seu lançamento em 2003, o concurso passou a ser um dos eventos de cross-country ao ar livre mais influentes do mundo. Sua escala tem crescido consistentemente, seus padrões competitivos têm aumentado de forma constante e seu alcance global se expandido visivelmente. A edição deste ano atraiu 35 equipes profissionais de elite de vários países e regiões, incluindo China, Nova Zelândia e Austrália.

Por meio deste evento de primeira linha, o Distrito de Wulong tem avançado constantemente na integração de “esportes + turismo”, infundindo um novo impulso no desenvolvimento regional.

Nos últimos anos, com o objetivo de estabelecer um destino nacional de esportes ao ar livre de alta qualidade, Wulong vem desenvolvendo estrategicamente diversas ofertas – de turismo de gelo e neve, e polo, a voos de baixa altitude e camping de RV – realmente dando vida ao modelo: “montanhas exuberantes e águas claras preparam o cenário, esportes ao ar livre ocupam o centro das atenções e a região colhe os benefícios.”

Dados da comissão de desenvolvimento cultural e turístico de Wulong indicam que, de janeiro a agosto de 2025, o distrito recebeu um total de 34,94 milhões de visitas, gerando mais de 15 bilhões de yuans de receita abrangente com turismo. Desse total, o turismo esportivo foi responsável por 6,4 milhões de visitas e 2,7 bilhões de yuans em renda abrangente relacionada.

Sede permanente do China International Mountain Outdoor Sports Open, Wulong está acelerando o desenvolvimento de um ecossistema de esportes ao ar livre que integra competição, lazer e consumo – impulsionado pela orientação de políticas, implementação de projetos e integração setorial.

Iniciativas anteriores incluem o lançamento do plano da indústria de desportos ao ar livre de Wulong (2023-2030) e um acordo de cooperação estratégica com o centro de gestão desportiva de montanhismo da Administração Geral do Desporto da China, com o objetivo de cocriar um centro desportivo ao ar livre de montanha. Além disso, a inovadora política de passes turísticos de Wulong alcançou resultados impressionantes: de janeiro a agosto, atraiu 337.500 portadores de passes, gerando 5,788 milhões de visitas a pontos turísticos locais e 453,8 milhões de yuans em receita, representando um crescimento substancial ano a ano.

Wulong deve expandir ainda mais os projetos integrados sob o guarda-chuva “outdoor +”, incluindo “outdoor + turismo”, “outdoor + educação” e “outdoor + agricultura”. Os planos também incluem o lançamento de rotas de turismo de baixa altitude e parcerias com atrações renomadas como Zhangjiajie para criar um “corredor de turismo aéreo” – para a criação de um ciclo de consumo contínuo onde “os visitantes podem viajar após competições e fazer compras enquanto viajam”.

Fonte: The 20th China International Mountain Outdoor Sports Open


Contatos para a Mídia somente: Contato: Ms. Fu, Tel.: 86-10-63074558

GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9533347)



Fim de ano em Natal: hotel começa a se preparar desde já

Fim de ano em Natal: hotel começa a se preparar desde já
Fim de ano em Natal: hotel começa a se preparar desde já

Às vésperas da alta temporada que se inicia em dezembro, o turismo no Rio Grande do Norte mostra sinais crescentes de valorização. Dados do painel Perfil do Turista Potiguar 2025, produzido pelo Sistema de Inteligência Turística do RN (Sírio), indicam que, em janeiro de 2025, o gasto médio diário dos visitantes atingiu R$ 447,30, um aumento real de 10,39% em relação aos R$ 405,19 registrados no mesmo período de 2024.

Além disso, o tempo médio de permanência dos turistas no estado subiu de 6,68 para 7,85 dias, reforçando o perfil de quem busca estadias mais longas e experiências mais completas.

A avaliação do destino também se mantém elevada: 49,81% classificaram sua experiência como "Ótima" e 41,16% como "Boa", enquanto apenas 6,49% a consideraram "Regular". Vale ressaltar que 91% dos entrevistados declararam intenção de retornar ao Rio Grande do Norte.

O coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio RN, George Costa, destaca que o aumento real do gasto médio, acima da inflação, representa maior geração de renda para o estado.

Além disso, os investimentos recentes em infraestrutura turística, segurança e qualificação de serviços, como a requalificação da orla de Ponta Negra, bem como outras reformas realizadas na capital, têm gerado otimismo no setor para a alta temporada 2025/2026.

George também destaca que "essas melhorias no produto turístico já começam a surfar naturalmente, atraindo mais turistas e fidelizando os que já visitaram", conforme avaliado a partir de pesquisas com clientes.

Nesse contexto, o trade turístico local já trabalha para consolidar os resultados positivos observados no verão anterior. A previsão é de que a ocupação hoteleira supere os 80% durante o fim do ano, com muitos estabelecimentos atingindo lotação máxima, enquanto Natal se prepara para receber novamente um fluxo intenso e bem distribuído de visitantes.

Os preparativos do Esmeralda Praia Hotel

Nesse cenário de maior permanência e consumo indicado nos estudos acima, hotéis da região turística da capital do estado, como o Esmeralda Praia Hotel, classificado dentro do Top 10 hotéis de Natal, com nota média de 4,6 (Muito Bom) no Tripadvisor, já se preparam para o fluxo de turistas que buscarão a cidade do Natal para se hospedar ao final de 2025 e início de 2026.

O hotel, localizado à beira-mar na Praia de Ponta Negra, Natal-RN, oferece serviços de hospedagem na região mais turística da capital, segundo dados da Wikipédia. De acordo com o portal Tripadvisor, o empreendimento conta com piscina, café da manhã, lanche da tarde e jantar inclusos como regime de alimentação padrão, serviço de quarto, concierge, terraço, estacionamento gratuito e acesso à praia. Os quartos contam com ar-condicionado, minibar, TV e internet gratuita.

Vale ainda destacar que o empreendimento recebeu o prêmio Travellers’ Choice, reconhecimento conferido às acomodações que se encontram entre os 10% mais bem avaliados na plataforma.

Segundo Gianluca D’Alessandro, CEO do Esmeralda Praia Hotel, a equipe comercial acompanha muito de perto as previsões para as festas de fim de ano em Natal, no Rio Grande do Norte, e para as férias escolares de 2026. "Sempre buscamos preparar experiências condizentes com o nosso público de acordo com a época da sua viagem. Para janeiro de 2026, por exemplo, nossa estrutura de lazer já está definida."

Como possuímos toda uma estrutura de recreação — não só para crianças, mas também para adultos e idosos — nosso planejamento, elaborado em conjunto com a equipe de recreação, já está bem encaminhado. Teremos uma equipe bem estruturada que acompanhará não só as crianças no nosso Kids Club diariamente, mas também um time especial que preparará atividades durante o dia para que os adultos se divirtam, também", explica o executivo.

Com relação ao planejamento das datas sazonais, o gestor ressalta: "Nosso planejamento começa com muita antecedência, sempre com foco na experiência dos nossos hóspedes e na qualidade que o turista busca. Para este final de ano, preparamos pacotes de hospedagem pensados para atender ao nosso público-alvo que sempre frequenta nosso hotel. Estudamos os dados dos anos anteriores e estamos confiantes e na expectativa de que, este ano, o sucesso do destino se repetirá", conclui Gianluca D’Alessandro.



Mais de 90% dos times de marketing usam ou planejam usar IA

A DoubleVerify (DV) lançou o relatório 2025 Global Insights: AI, Automation and the Future of Digital Advertising, que se  baseia na plataforma da DV, em análises em nível de campanha e em uma pesquisa global com 1.970 líderes de marketing e publicidade para explorar como a inteligência artificial (IA) está redefinindo o ecossistema da publicidade digital.

Os profissionais de marketing como “facilitadores de campanhas”

O tema central do relatório é o crescente peso operacional sobre os profissionais de marketing, especialmente na compra programática de mídia. Segundo a pesquisa da DV, os gestores de campanha usam 26% de seu tempo — mais de 10 horas por semana — em otimizações manuais, incluindo ajustes frequentes nos bids, realocação de orçamentos e ajustes nas metas de desempenho.

Para as agências norte-americanas, essa carga horária equivale a mais de 17 mil dólares anuais por cada membro de equipe dedicado a tarefas repetitivas — tempo que poderia ser utilizado em planejamento estratégico e inovação.

“Os gestores de campanha ficam, muitas vezes, presos em fluxos de trabalho reativos, agindo mais como facilitadores práticos de campanha do que como estrategistas.” comenta Mark Zagorski, CEO da DoubleVerify. “As soluções impulsionadas por IA da DV apresentam uma oportunidade para inverter essa dinâmica, permitindo que as equipes automatizem decisões rotineiras e foquem em atividades mais complexas e na otimização do desempenho”.

Cresce a adoção de IA em diversos fluxos de trabalho

Os profissionais de marketing estão atuando ativamente para abordar a dinâmica de “facilitador de campanhas” mencionada anteriormente, já que o relatório evidencia um aumento significativo no uso de IA em funções-chave de campanha este ano, tais como:

  • A ativação de campanhas teve um aumento de 32% em relação ao ano anterior, o maior crescimento entre todos os fluxos de trabalho;
  • Os bids e a otimização em tempo real das campanhas cresceram 12% em relação ao ano anterior, mostrando que a IA consegue gerenciar a complexidade dos mecanismos de desempenho de mídia de forma mais eficaz que os humanos;  
  • Os resumos de briefings de mídia aumentaram 11%, e a otimização criativa dinâmica cresceu 8%.

Notavelmente, 91% dos profissionais de marketing afirmam que estão usando ou planejam usar ferramentas de IA ou estratégias de bids automatizados de terceiros, fora de suas DSPs (Demand-Side Platforms), para apoiar o desempenho das campanhas e otimizar as operações.

“À medida que o cenário de mídia se torna mais fragmentado e dinâmico, os profissionais de marketing estão adotando a IA para retomar o controle e conduzir campanhas mais inteligentes e orientadas por resultados,” acrescenta Zagorski. “Essa mudança não se trata apenas de automação, mas de possibilitar estratégias mais inteligentes que gerem retornos tangíveis sobre os investimentos. Nossa recém-lançada solução DV Authentic AdVantage™, é impulsionada por IA e foi desenvolvida especificamente para enfrentar os desafios da publicidade em ambientes fechados (walled gardens), capacitando os anunciantes a melhorar o desempenho de mídia e aumentar a eficiência dos investimentos em publicidade.”

Acesse o relatório completo aqui



Reality K’artistas grava temporada para Dia das Crianças

Reality K’artistas grava temporada para Dia das Crianças
Reality K’artistas grava temporada para Dia das Crianças

O reality show K’artistas, produzido pelo movimento social UneBrasil, grava uma nova temporada em São Paulo no próximo dia 24 de setembro. A produção será exibida nacionalmente pela PlayTV, reunindo influenciadores e artistas em uma competição que alia entretenimento e ação social.

As gravações ocorrerão no Autódromo de Interlagos, em uma edição que também tem como proposta arrecadar alimentos destinados a comunidades em situação de vulnerabilidade, dentro da programação do Dia das Crianças.

A apresentação do reality será conduzida pelo influenciador Bob Navarro, que acompanhará os competidores ao longo da disputa e conduzirá as interações com o público.

Elenco reúne nomes nacionais e internacionais

O elenco confirmado inclui influenciadores conhecidos do público brasileiro, como Christian Pior (ex-Pânico na TV), Evandro Santos, Alessandro Negão, Vinheteiro, Professor Ricardo e os irmãos Piologo. Entre os participantes internacionais estão Wally e Dasha (Rússia), Gringa Chloe (Reino Unido), Enrique “Kike” (Peru), Sharon Gringa no Brasil (Itália), Katiusha (Rússia), Baptista Miranda (Angola) e Paulo Li (China).

A diversidade do elenco reforça o caráter multicultural da competição, que busca integrar diferentes públicos e promover mobilização social por meio da arrecadação de alimentos.

Exibição nacional

A nova temporada do K’artistas será transmitida pela PlayTV, emissora disponível em sinal aberto e em operadoras de TV por assinatura em todo o país. O programa é uma iniciativa do movimento UneBrasil, que une ação social e entretenimento em formato televisivo.

Serviço – Reality K’artistas

– Data da gravação: 24 de setembro de 2025
– Local: Autódromo de Interlagos – São Paulo
– Apresentação: Bob Navarro
– Exibição aos domingos ás 13h na PlayTV:
NETClaro – canal 622
Sky – canal 161
OiTV – canal 143
Parabólica – canal 574



Uberlândia ganha primeiro parque dentro de floresta preservada

Uberlândia ganha primeiro parque dentro de floresta preservada
Uberlândia ganha primeiro parque dentro de floresta preservada

O primeiro parque de Uberlândia, Minas Gerais, criado totalmente dentro de uma floresta preservada recebeu 37 mil visitas em seu primeiro mês de funcionamento. Inaugurado em 17 de agosto, o Parque do Granja Marileusa, na zona leste da cidade, recebeu cerca de 5 mil pessoas no primeiro dia. Seus principais atrativos são a própria floresta, um resquício de mata atlântica, e os elementos urbanos instalados em conexão com a natureza.

Com 261 mil m² de área total – dentro de uma área privada que foi cedida para uso público -, o parque oferece diversas opções de lazer e convivência, incluindo área para piquenique, redário, playground, espaço cultural, espaço zen, casa na árvore e um espaço sensorial destinado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, conta com trilhas para caminhada e ciclismo, com 900 metros e 3 quilômetros de extensão, respectivamente. A infraestrutura também inclui iluminação, bebedouros, banheiros, quiosques de alimentação e internet gratuita.

O projeto foi elaborado pelo botânico e paisagista Ricardo Cardim, cuja experiência é voltada para a implantação de parques e praças em todo o Brasil. Seus projetos focalizam a integração entre a natureza e os seres humanos e a valorização de espécies nativas de vegetação. Cardim é criador do conceito de “floresta de bolso”, que consiste em criar pequenas áreas verdes com espécies do bioma local em pontos diversos das cidades.    

No Parque do Granja Marileusa, o projeto de Cardim tem como base a preservação da natureza, tanto que a introdução dos elementos urbanos foi feita em harmonia com a floresta. “A ideia foi criar um lugar de lazer e reconexão com a natureza com uma qualidade rara nas cidades brasileiras, um refúgio urbano”, afirmou o paisagista. Ele destacou que a vegetação de Uberlândia tem grande biodiversidade, com um ecossistema agradável para passeios, possibilitando o contato com a natureza dentro da cidade.

A arquiteta e urbanista Jéssika Parreira, responsável pela execução do projeto, reforçou os conceitos desenvolvidos por Ricardo Cardim. “Buscamos criar um parque que fosse um ambiente vivo, capaz de acolher as pessoas e manter um diálogo constante com a natureza. Desde a escolha dos materiais, priorizamos aqueles que ‘conversam’ com a paisagem já existente, como madeira e pedra”, explicou.

O secretário municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Dilson Dalpiaz Dias, ressaltou que, além dos aspectos ambientais, iniciativas como a criação do Parque do Granja Marileusa geram impacto positivo até mesmo à economia da cidade. “Um dos maiores atributos de Uberlândia é o bem viver, e o que mais atrai investimento no mundo é a possibilidade de reter o funcionário em função da qualidade de vida da família dele”.   

 

Em uma visita acompanhado pela família, o professor Fabrício de Moura disse ter achado a proposta do parque interessante. “É muito importante esta preservação, principalmente para as crianças que, muitas vezes, não têm oportunidade de conhecer uma área como esta”, disse. A filha Isabelly Borrezzi Bassi, de 7 anos, ajudava o pai nas respostas, demonstrando ter gostado da novidade.

A aprovação do público ao parque, indicada pelo número de visitas, remonta à visão de futuro do comendador Alexandrino Garcia, um empresário português que chegou a Uberlândia em 1919. Ele adquiriu há mais de 70 anos as terras onde estão o bairro Granja Marileusa e, agora, o parque, e preservou a mata nativa.

Segundo o empresário Luiz Alberto Garcia, filho de Alexandrino Garcia, o pai dele sempre defendeu que as futuras gerações pudessem se conectar ao passado por meio da natureza preservada. “Agora, temos aqui estas árvores centenárias. Ele tinha uma visão não só de negócios, mas de urbanização da cidade em longo prazo”, afirmou.

Luiz Alexandre Garcia, presidente do Conselho de Administração do Grupo Algar – holding que controla a Granja Marileusa Desenvolvedora, proprietária da área do parque -, destacou que o espaço atende ao principal propósito do bairro, de ser um lugar para morar, viver e trabalhar. Neste contexto, viver ganha o significado de ter um local para lazer, descanso, contemplação da natureza e realização de atividades físicas.  

O diretor-presidente da desenvolvedora, Frederico Dias Marques, destacou que o parque foi aberto no mês em que o bairro planejado completou 12 anos de criação como um presente para a população. A empresa será responsável pela manutenção, segurança e administração da área até o final de 2025. Posteriormente, o parque será adotado pela Associação de Moradores e Empresas (AME) do Granja Marileusa.



FastPay reforça liderança com a chegada de novos executivos

FastPay reforça liderança com a chegada de novos executivos
FastPay reforça liderança com a chegada de novos executivos

A FastPay anuncia a chegada de novos executivos que reforçam seu compromisso com inovação, crescimento e excelência no setor de meios de pagamento.

Clara Arra assume as funções de Chief Commercial Officer (CCO) e Chief Marketing Officer (CMO). Com mais de 15 anos de experiência nos setores de meios de pagamento, tecnologia e e-commerce, a executiva possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialização na Haas School of Business, da Universidade da Califórnia. Atuou em empresas como Fiserv e First Data, CSU Digital, Banco Rendimento e B2W, liderando áreas comerciais e de marketing, estruturando canais de vendas nacionais, desenvolvendo estratégias de go-to-market e implementando iniciativas de digitalização e experiência do cliente. Sua trajetória é marcada pela construção de times de alta performance e foco em resultados consistentes.

Thiago Martins chega à FastPay como Superintendente Comercial para manter e expandir a relação com os clientes que a empresa já possui. Com 19 anos de experiência no setor de pagamentos, o executivo é pós-graduado em Administração e Marketing; além de possuir certificação internacional em Business Innovation pela Universidade da Califórnia. Sua trajetória inclui passagens por empresas como Cielo, FirstData e Fiserv, Granito Pagamentos e Banco Inter, onde desenvolveu competências em gestão de negócios, marketing, relacionamento com clientes e inovação. Ao longo de sua carreira, liderou times comerciais, projetos estratégicos e iniciativas de crescimento e retenção, sempre com foco em geração de valor e excelência.

Com foco na prospecção ativa e aquisição de novos clientes, buscando expandir a base e gerar crescimento para a empresa, recentemente se juntou à FastPay, Fernanda Chiattone Leiva que é graduada em Ciências Contábeis com especialização pela FVG, tem Certificação Anbid – CPA 10 e passou por bancos e instituições de pagamento como Safra, PicPay, CSU Digital, Cielo e Itaú FirstData e Fiserv.

A área de Marketing passa a ser liderada por Juliana Giancolli Ruffato, Relações Públicas com 20 anos de experiência e especializações pela USP e FGV, que tem como principal desafio fortalecer o posicionamento da FastPay e destacar sua proposta de valor única.

A chegada dos novos executivos reforça a estratégia da FastPay de atrair líderes de mercado para sustentar seu crescimento acelerado, ampliar sua atuação e se consolidar como parceira estratégica de clientes e instituições financeiras.



G4 e Vocare Tax criam curso sobre Reforma Tributária

G4 e Vocare Tax criam curso sobre Reforma Tributária
G4 e Vocare Tax criam curso sobre Reforma Tributária

Entra no ar em outubro, na plataforma G4 Tools em parceria com a Vocare Tax, uma formação voltada à preparação de médias e grandes empresas para a transição tributária prevista pela Emenda Constitucional 132/2023 e pela etapa de regulamentação em curso. A iniciativa propõe um percurso de estruturação, voltada para empresários com ênfase em principais oportunidades, diagnóstico, governança e impactos na cadeia de fornecedores, em linha com o cronograma que inicia testes de CBS e IBS em 2026 e prevê implementação integral até 2033.

O programa parte do reconhecimento de que a tributação ocupa uma fatia substancial das decisões de negócio. Em 2024, a carga tributária bruta do governo geral somou 32,32% do PIB, segundo o Tesouro Nacional, reforçando a necessidade de planejamento e controles executivos para evitar perdas e ineficiências no período de transição. 

Com curadoria técnica do especialista Adriano Subirá, em parceria com Vocare Tax empresa de Gestão de Ativos Tributários, a formação apresenta uma régua de maturidade tributária — de “ Empresário leigo” a “ Empresário Orquestrado” — O curso utiliza uma Solução que diagnostica cenários e oportunidades para empresários serem mais competitivos perante a reforma tributária, para estimar riscos e oportunidades por regime (Lucro Real e Presumido) e segmento. A combinação de ferramenta e trilha educacional busca reduzir assimetrias de informação típicas de períodos de mudança regulatória e orientar decisões de curto, médio e longo prazo.

De acordo com levantamentos recentes, a complexidade do sistema contribui para recolhimentos indevidos em parcela expressiva das organizações. Estudo do IBPT reportou que 95% das empresas pagam mais impostos do que deveriam, evidenciando lacunas de processo e conformidade que tendem a se acentuar em fases de transição.

A iniciativa nasce da colaboração entre G4 Educação, Edtech focada em soluções de aprendizagem para o setor empresarial e Vocare Tax, especializada em gestão de ativos tributários. O desenvolvimento conjunto do programa busca unir expertise técnica, tecnologia e curadoria de especialistas para oferecer um produto alinhado às demandas do mercado, num momento decisivo para o ambiente regulatório brasileiro.

O desenho pedagógico inclui estudos de caso com foco na cadeia de fornecedores, ponto sensível da Reforma por seus efeitos em precificação, créditos e compliance, além de módulos práticos orientados por checklists de implantação em 30/60/90 dias. A abordagem pretende apresentar critérios de governança aplicáveis a operações de médias e grandes empresas, sem prescrição de resultados financeiros, dada a heterogeneidade setorial e a coexistência de regras durante o período de migração para o novo modelo.

“A missão da Vocare Tax é ampliar o acesso qualificado ao conhecimento tributário, para que empresários e não apenas os contadores, que também desempenham um papel fundamental neste momento, compreendam com clareza os impactos da reforma. Em um cenário de profundas transformações, todos dentro da empresa precisam falar a mesma língua. Este é o momento de corrigir distorções históricas, instituir controles contínuos e transformar tributos em ativos estratégicos, com previsibilidade e segurança jurídica”, afirma Sérgio Dutra, gerente de comunicação da Vocare Tax.

A disponibilização na G4 Tools ocorre em um momento em que o ecossistema da G4 Educação amplia a oferta de soluções para médias e grandes empresas em um formato de marketplace, integrando conteúdos e ferramentas voltadas à gestão e performance empresarial.



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