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Live commerce ganha espaço na estratégia de grandes empresas

Live commerce ganha espaço na estratégia de grandes empresas
Live commerce ganha espaço na estratégia de grandes empresas

As transmissões ao vivo com foco em vendas, conhecidas como live commerce, vêm ganhando protagonismo no Brasil. Segundo a pesquisa Social Commerce 2.0 – Tendências de consumo nas redes sociais, realizada pela Opinion Box em parceria com a All iN, 28% dos brasileiros já realizaram compras por meio de transmissões ao vivo, convertidos por vantagens como descontos exclusivos, interação com influenciadores e demonstrações em tempo real.

A Soldiers Nutrition, uma das principais marcas de suplementos alimentares e esportivos, iniciou seus testes com o formato em meados de 2024, com transmissões na Shopee. A resposta do público engajado e receptivo a lançamentos e promoções impulsionou a expansão da estratégia para novas plataformas, como o TikTok, e consolidou as lives como um dos pilares do marketing digital da empresa.

"Enxergamos no live commerce a união entre entretenimento, informação e urgência. É uma forma de estarmos mais próximos do consumidor e explicar o diferencial dos nossos produtos em tempo real", explica Rafael Pereira, head de marketing da empresa.

A estratégia tem se mostrado eficaz. Só na Shopee, a Soldiers viu o número de pedidos crescer 176% entre junho e julho deste ano, saltando de 268 para 741. Em agosto, registrou estabilidade. No período, o ticket médio também bateu recorde, chegando a R$ 144,99. Numa das lives promovidas na plataforma, realizada no dia 26 de julho, alcançou mais de 63 mil espectadores simultâneos, quando foi registrado o maior faturamento em uma única transmissão: R$ 96.505,46. No TikTok, o ticket médio segue crescendo: R$ 33,50 em maio, R$ 57,15 em junho e R$ 62,79 em julho, mostrando maior conversão por cliente. No dia 27 de agosto, a marca obteve a maior receita no app em uma transmissão: R$ 4.184,88.

Mais do que resultados financeiros, o live commerce também impacta na construção de marca. "As lives têm transformado a forma como nos relacionamos com a nossa comunidade. Muitos consumidores voltam não só pelos descontos, mas pela experiência. É uma ferramenta de branding tão potente quanto de venda", afirma Pereira.

Por trás das câmeras: roteiro, influenciadores e engajamento real

As lives da marca são pensadas como verdadeiros programas de entretenimento com foco em conversão. O planejamento inclui roteiros detalhados, participação de influenciadores e atletas da marca, interação ativa com o público via chat, momentos de quiz e dinâmicas promocionais com cupons e ofertas-relâmpago.

"Aprendemos que, embora a espontaneidade seja importante, é o planejamento que garante nossos resultados. Com o tempo, entendemos os melhores horários, os produtos mais procurados e a importância de criar senso de escassez e urgência", compartilha Josiane Neumann, coordenadora de social media na Soldiers Nutrition, e uma das responsáveis pela estruturação das live commerce da marca.

Dia da Creatina teve maratona de lives

No último dia 27 de agosto, a Soldiers Nutrition promoveu uma sequência de lives em alusão ao Dia da Creatina, criado pela própria marca e celebrado no dia 31 de agosto. A data se tornou oficial no calendário da empresa e foi comemorada com diversas ações entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro. Entre as atividades, a programação contou com uma série de lives, que ganhou o nome "Maratona da Creatina", contando com blocos temáticos, quizzes, desafios e interações com convidados especiais.

Comandada por influenciadores e atletas da Soldiers, as lives tiveram uma programação completa com conteúdo técnico sobre creatina e campanhas promocionais agressivas, que engajaram ainda mais o público fiel da marca, que movimentou mais de R$ 20 mil somente durante as transmissões. "Acreditamos que o live commerce será cada vez mais presente nos canais de vendas das marcas. Para nós, já é parte permanente da nossa estratégia, tanto em vendas quanto em construção de comunidade", finaliza Rafael Pereira.



Consórcio é alternativa para empresas que desejam investir no crescimento

Consórcio é alternativa para empresas que desejam investir no crescimento
Consórcio é alternativa para empresas que desejam investir no crescimento

O Brasil tem se tornado um país cada vez mais empreendedor. Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgada pelo DataSebrae, em 2024 cerca de 46,9 milhões de brasileiros, com idades entre 18 e 64 anos, estavam envolvidos com negócios em fase inicial ou já estabelecidos. E 34,3% dos entrevistados afirmaram que “ter o próprio negócio” está entre os seus três principais sonhos, atrás apenas de comprar a casa própria e viajar pelo país. E gestão financeira é essencial para que uma empresa tenha condições de se manter e também expandir a sua atuação. 

Nesse sentido, o consórcio tem despertado interesse de empresários que veem a modalidade como uma forma de adquirir patrimônio, renovar estruturas e ampliar operações sem comprometer o fluxo de caixa. Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), entre janeiro e agosto, o setor registrou crescimento de 11,4% nas vendas de novas cotas, em comparação com o mesmo período de 2024. O relatório da entidade ainda aponta que o volume de crédito comercializado apresentou alta de 24,6%. 

O consórcio pode ser utilizado para aumentar o patrimônio, iniciar ou renovar uma frota, incrementar o parque de máquinas e equipamentos, adquirir salas comerciais, galpões, terrenos urbanos, casas, apartamentos ou simplesmente reformar ou ampliar o imóvel atual. “Empresários de diferentes segmentos podem adquirir cartas de crédito, sem a cobrança de juros, com parcelas ajustadas conforme a necessidade do cliente e com possibilidade de antecipar a contemplação por meio de lances”, afirma José Climério Silva Souza, Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás.

O diretor aponta que a ausência de juros torna o consórcio uma ferramenta eficaz para o empresário que busca investir sem comprometer o planejamento financeiro da empresa. “Além disso, o modelo permite que o empresário se organize e tome decisões com mais racionalidade, ao mesmo tempo em que amplia seu patrimônio de forma planejada”, comenta. “E as regras para pessoa jurídica são as mesmas para física. Os clientes escolhem a carta de crédito no valor desejado e, após a contemplação, definem como o recurso será utilizado: para a aquisição de um novo bem ou investimento no atual”.

A modalidade tem se consolidado como uma solução viável e segura para empresas que desejam sair do aluguel, construir uma sede própria, diversificar investimentos ou incrementar ativos estratégicos. O consórcio permite o acesso a recursos de forma programada e com menor impacto financeiro no curto prazo, sendo uma alternativa aderente à realidade de empresas que adotam um modelo de gestão mais sustentável e com foco no crescimento a médio e longo prazo.



PLATAFORMA Negócios e Variance unem forças em consórcios

PLATAFORMA Negócios e Variance unem forças em consórcios
PLATAFORMA Negócios e Variance unem forças em consórcios

A PLATAFORMA Negócios, empresa atuante em gestão de redes comerciais no setor de consórcios, firmou uma parceria com a Variance, especializada em vendas digitais com uso de inteligência artificial (IA). O objetivo do acordo é aprimorar a performance comercial da rede, com foco em eficiência, escalabilidade e na experiência de fornecedores e parceiros em âmbito nacional.

De acordo com a companhia, a iniciativa está alinhada ao plano de incorporar tecnologias ao modelo de negócios, incluindo simuladores digitais, integração via APIs e motores de inteligência artificial, com o intuito de tornar as jornadas de vendas mais integradas e adaptáveis.

“Acompanhar a evolução dos canais de vendas e relacionamento é um desafio constante. Quando decidimos incorporar novas tecnologias ao nosso modelo, buscamos mais do que eficiência: buscamos transformar a forma como fornecedores e parceiros interagem, negociam e crescem juntos”, afirma Reinaldo Silva, fundador e CEO da PLATAFORMA Negócios.

A parceria prevê a integração da Variance ao WhatsApp e a canais digitais de voz, com campanhas estruturadas conforme o perfil dos clientes e horários de maior engajamento. A solução contempla atendimento em tempo real, interações automatizadas e personalizadas, além de conformidade regulatória.

A iniciativa também inclui o uso de data analytics como recurso para apoio à tomada de decisão. A coleta, o tratamento e a análise contínua dos dados visam gerar informações aplicáveis a ajustes de campanhas, segmentações e identificação de padrões de consumo.

“A parceria com a Variance nos permite agregar inteligência digital à nossa gestão comercial. Com métricas claras e capacidade de atuação dinâmica, conseguimos aumentar taxas de conversão, reduzir custos de aquisição e ampliar resultados de forma sustentável”, explica Reinaldo Silva.

A PLATAFORMA Negócios atua em canais de distribuição indiretos. Para fornecedores, oferece gestão da força comercial com foco em volume e qualidade de vendas. Para os parceiros, disponibiliza condições de produtos, remuneração, suporte à venda e relacionamento com os fornecedores.

A Variance tem como foco a aplicação de IA generativa em canais digitais de atendimento e vendas. Entre os recursos utilizados estão prompts supervisionados, operação contínua, automação e integração com diferentes sistemas. Segundo a empresa, sua tecnologia já foi utilizada por mais de 200 mil clientes, com taxas de leitura superiores a 70% e mais de 5 mil vendas realizadas por meio de IA.

“Acreditamos que a combinação entre expertise humana e tecnologia é essencial para escalar negócios com qualidade. Essa parceria reforça nosso propósito de entregar valor tanto para fornecedores quanto para parceiros, com uma camada adicional de inteligência, personalização e eficiência”, complementa Silva.

O acordo com a Variance será incorporado ao modelo de gestão da PLATAFORMA, que inclui planejamento estratégico, acompanhamento de resultados e suporte à rede. A expectativa é ampliar a capacidade da empresa de gerar resultados comerciais, com atenção à segurança, conformidade e escalabilidade.



Curso de Medicina da FACERES recebe nota máxima do MEC

Curso de Medicina da FACERES recebe nota máxima do MEC
Curso de Medicina da FACERES recebe nota máxima do MEC

O curso de Medicina da Faculdade de Medicina FACERES recebeu nota 5 — conceito máximo — no processo de renovação do reconhecimento do curso realizado pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação in loco foi realizada entre os dias 8 e 10 de outubro por uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

Para a obtenção da nota, foram analisadas as três dimensões do Instrumento de Avaliação do MEC: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. O resultado reflete o compromisso da FACERES com a excelência acadêmica e com a formação médica de qualidade, consolidando a instituição entre as melhores do país.

As coordenadoras do curso, professoras Dra. Daiane Cassaro e Dra. Mariana Morgan destacaram que o reconhecimento é fruto do empenho coletivo de toda a comunidade acadêmica.

“Ser reconhecido como um curso de excelência, diante de um cenário que envolve mais de 700 acadêmicos, 80 professores e 90 funcionários técnico-administrativos, dezenas de parceiros nos cenários de práticas e diferentes esferas de gestão, só confirma que a dedicação de todos foi recompensada. Por outro lado, instiga todos os envolvidos a estarem periodicamente empenhados em ampliar nossas potencialidades, para nos destacarmos ainda mais no cenário dos cursos de Medicina do Brasil. Agradeço imensamente e, novamente, parabenizo todos que fazem o dia a dia deste curso”, afirma Dra. Daiane Cassaro.

“Essa avaliação positiva é o reflexo de um trabalho construído diariamente com muita dedicação e compromisso. Cada estudante que passa pela FACERES leva consigo não apenas conhecimento técnico, mas valores humanos e sociais que caracterizam nossa formação médica. A nota 5 confirma que estamos entregando à sociedade profissionais prontos para fazer a diferença na saúde do país”, complementa Dra. Mariana Morgan.

O diretor da Faculdade de Medicina FACERES, Dr. Toufic Anbar Neto, ressaltou que a nota máxima reforça o compromisso institucional com a formação médica humanizada e de excelência.

“A FACERES nasceu com o propósito de formar médicos preparados para cuidar de pessoas com competência técnica, ética e empatia. Receber a nota 5 do MEC é um reconhecimento nacional de que estamos no caminho certo, com um projeto pedagógico sólido, corpo docente qualificado e uma estrutura que favorece o aprendizado integral do estudante. Esse resultado é motivo de orgulho para toda a nossa comunidade acadêmica”, destacou Dr. Toufic.

Durante a visita, a comissão avaliadora percorreu laboratórios, biblioteca, setores administrativos e ambientes de atividades práticas, como hospitais, unidades básicas de saúde e unidades de pronto atendimento, além de realizar reuniões com a coordenação, o Núcleo Docente Estruturante (NDE), professores, estudantes e colaboradores técnico-administrativos.

A FACERES possui convênios com importantes hospitais da cidade e região, e mantém uma ampla rede de cenários de prática em São José do Rio Preto, Bady Bassitt e Mirassol, oferecendo uma formação médica integral e diversificada. Entre essas unidades estão UBSs, UPAs, CAPS, Hospital Dia, SAMU, Centro Médico de Especialidades e Intermed, além da Unidade MFC Rubens Santana Thevenard (Santo Antônio), gerida pela própria instituição.

A avaliação do MEC é um processo criterioso que leva em conta aspectos como estrutura física, desempenho acadêmico, pesquisa, extensão, responsabilidade social e impacto na comunidade. 

 



Sicoob Credicom marcou presença no WCM 25

Sicoob Credicom marcou presença no WCM 25
Sicoob Credicom marcou presença no WCM 25

Em um ano emblemático para o cooperativismo, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como 2025, o Ano Internacional das Cooperativas, a Credicom fez parte da programação do World Cooperative Management – WCM’25, que aconteceu nos dias 22 e 23 de setembro, no Minascentro, em Belo Horizonte.

O evento, referência no setor cooperativista latino-americano, reuniu líderes, gestores e especialistas para debater o futuro das cooperativas, compartilhar boas práticas e fomentar a colaboração entre diferentes segmentos. A Credicom esteve presente em quatro momentos estratégicos, contribuindo com reflexões sobre inovação, intercooperação, transformação digital e tecnologia.

Um dos destaques foi o painel do dia 22/09, com a participação do Dr. João Augusto Oliveira Fernandes, presidente da Credicom, ao lado do Dr. Frederico Peret, da Unimed BH. Juntos, abordaram o modelo cooperativista e seu papel na geração de valor para a sociedade, além das transformações que vêm moldando o setor.

“O cooperativismo é, antes de tudo, uma forma de construir soluções coletivas e sustentáveis. Em um ano tão simbólico como este, é essencial reforçar o impacto positivo que as cooperativas geram nas comunidades e no desenvolvimento sustentável”, afirma o Dr. João Augusto.



Plataforma brasileira transforma o atendimento com IA e WhatsApp

Plataforma brasileira transforma o atendimento com IA e WhatsApp
Plataforma brasileira transforma o atendimento com IA e WhatsApp

O atendimento digital deixou de ser apenas uma ferramenta de suporte e se tornou peça estratégica para empresas que buscam crescer em um mercado cada vez mais competitivo. No Brasil, esse movimento tem um diferencial importante: a proximidade e o fator humano. Esse cenário torna o país um ambiente favorável para soluções que consigam aliar inovação tecnológica com proximidade cultural.

De acordo com Karen Willers, sócia-diretora da TomTicket, empresa brasileira especializada em soluções de atendimento digital, help desk e suporte omnicanal, o comportamento do consumidor brasileiro exige das empresas um atendimento que vá além da eficiência operacional."Enquanto players internacionais priorizam a automação e o autosserviço, no Brasil o cliente valoriza a empatia, a rapidez e o contato pessoal. Outro diferencial é o uso do WhatsApp como canal central, algo que não se repete com a mesma intensidade em outros países, onde e-mail e chat ainda predominam", explica.

A inteligência artificial vem transformando o setor ao permitir que empresas antecipem demandas, identifiquem riscos e ofereçam soluções de forma proativa. Ainda assim, Karen reforça que a tecnologia não substitui o humano.

"A IA acelera e organiza processos, mas quem dá o tom final é o atendente, com escuta ativa e empatia. Acreditamos que tecnologia e atendimento humano não competem: eles se complementam", pontua.

O mercado brasileiro mostra forte adoção de novas tecnologias: 74% das pequenas e médias empresas já utilizam IA, e a assistência virtual no atendimento ao cliente é um dos usos mais comuns, segundo o estudo da Microsoft.

Já na indústria, o número de empresas que usam inteligência artificial cresceu 163% em dois anos, alcançando 41,9% em 2024, conforme a pesquisa desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo Karen, as empresas que conseguirem equilibrar escala, automação e proximidade humana terão vantagem competitiva.

"O futuro é digital, mas o diferencial continuará sendo humano. A tecnologia acelera, mas são as pessoas que se conectam. Esse equilíbrio é o que transforma interações em relacionamentos duradouros", frisa.

Entre as tendências que devem moldar o futuro do atendimento digital no país estão o uso do WhatsApp como canal central nas interações, a inteligência artificial preditiva, a personalização com segurança de dados e a integração omnicanal, que centraliza diferentes pontos de contato em um único painel.

Um exemplo prático dessa transformação é a Taxation Mind, empresa de consultoria em TI que adotou a plataforma da TomTicket. Entre 2022 e 2024, a companhia saltou de 20 para 90 colaboradores e ampliou sua base para mais de 600 clientes, crescimento que exigiu maior eficiência na gestão dos atendimentos.

De acordo com Sérgio Magni, gerente de TI da Taxation Mind, a ferramenta contribuiu diretamente para a melhoria da operação.

"A plataforma permitiu centralizar chamados internos e externos, gerar relatórios detalhados e identificar gargalos e oportunidades de capacitação da equipe. Essa organização aprimorou a produtividade e a qualidade do atendimento prestado", relata.

Com foco em unir tecnologia de ponta e proximidade humana, a TomTicket é uma empresa brasileira especializada em soluções de atendimento digital, help desk e suporte omnicanal. A plataforma ajuda empresas a organizar processos, aumentar a produtividade e melhorar a experiência de seus clientes.



No Recrutamento e Seleção 87% das empresas já usaram IA

No Recrutamento e Seleção 87% das empresas já usaram IA
No Recrutamento e Seleção 87% das empresas já usaram IA

Uma pesquisa recente mostra que 87% das empresas no mundo já utilizaram inteligência artificial em seus processos de recrutamento e seleção. O dado, divulgado pelo portal DemandSage, reforça como a tecnologia vem transformando a forma como organizações identificam, avaliam e contratam talentos.

Atualmente, grandes companhias já utilizam IA para otimizar a triagem de currículos, prever o desempenho futuro de candidatos e analisar competências comportamentais. O relatório também aponta que a adoção dessas ferramentas tem sido impulsionada pela possibilidade de reduzir em até 30% os custos por contratação.

No Brasil, essa tendência ganha cada vez mais espaço, especialmente diante do desafio de atrair e reter profissionais em um mercado altamente competitivo. Exemplo disso foi a edição 2025 do R&S Summit, um dos maiores eventos de Recrutamento e Seleção do país, que destacou a aplicação da IA no setor e reuniu mais de 11 mil profissionais de RH, recrutadores e gestores.

"Nos próximos cinco anos, recrutadores preparados em inteligência artificial poderão ser até seis vezes mais produtivos. Em um futuro próximo, o recrutador deixará de ser apenas usuário de software para atuar como um coagente da inteligência artificial. Em 2030, a previsão é que a IA transforme completamente a forma de pensar os processos seletivos, atuando como parceira estratégica dos profissionais da área", afirmou Rodrigo Sahd, CEO da The Foursales Company, durante o evento.

Além disso, o Summit também trouxe discussões sobre o prompt secreto do cientista em recrutamento e seleção, formas práticas de aplicar a inteligência artificial nos processos atuais e estratégias para que os profissionais de RH se mantenham relevantes diante do avanço tecnológico.

A realização do encontro contou com a atuação conjunta das empresas que integram a holding The Foursales Company: a EasyHire, consultoria generalista de recrutamento e seleção; o Salesjobs, agência tech especializada na contratação de vendedores; e a Foursales, consultoria focada em avaliar, selecionar e recrutar executivos de vendas e marketing. Atuando em frentes complementares, as três empresas contribuíram para o amplo debate promovido pelo evento.

Em suma, o R&S Summit 2025 evidenciou na prática o que os números já mostram: a inteligência artificial está redefinindo os processos de recrutamento e seleção. O encontro reuniu diferentes perspectivas e mostrou que a tecnologia deixou de ser promessa para se tornar parte essencial da estratégia de atração e gestão de talentos.



João Pessoa sediará o 3º SANEAR-PB em outubro de 2025

João Pessoa sediará o 3º SANEAR-PB em outubro de 2025
João Pessoa sediará o 3º SANEAR-PB em outubro de 2025

Nos dias 20 e 21 de outubro, João Pessoa sediará o 3º Seminário Estadual de Saneamento Ambiental (SANEAR-PB), no Centro Cultural Ariano Suassuna – Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB).

Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paraíba (ABES-PB), em parceria com o Governo do Estado e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), o encontro reunirá autoridades, especialistas e gestores para discutir desafios e oportunidades do saneamento ambiental no estado.

Com o tema "Saneamento para Todos: Desafios e Oportunidades", o evento abordará assuntos como regulação, fiscalização, recursos hídricos, drenagem urbana e meio ambiente.

A abertura contará com a presença de autoridades estaduais e municipais, além de representantes da ABES nacional e do TCE-PB.

A Palestra Magna será ministrada por Marcus Vinícius Fernandes Neves, presidente da Cagepa, com o tema "O saneamento no Estado da Paraíba: desafios e perspectivas".

A programação inclui palestras, painéis técnicos e apresentações de cases sobre inovação, políticas públicas e segurança hídrica. O evento também marcará o lançamento do Edital do Prêmio Pesquisadores do Saneamento Ambiental 2025, promovido pela ABES-PB, Cagepa e Secitec.

Serviço:

Evento: 3º Seminário Estadual de Saneamento Ambiental – SANEAR-PB

Data: 20 e 21 de outubro de 2025

Local: Centro Cultural Ariano Suassuna – Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB)

Endereço: R. Prof. Geraldo Von Sohsten, 147 – Jaguaribe, João Pessoa (PB)



Energia limpa sem investimento chega a mais brasileiros

Energia limpa sem investimento chega a mais brasileiros
Energia limpa sem investimento chega a mais brasileiros

A geração distribuída tem se consolidado como uma das estratégias mais relevantes da transição energética no Brasil. Com base em um modelo de produção próxima ao consumo e com fontes renováveis, a modalidade vem crescendo no país impulsionada por mudanças regulatórias, avanços tecnológicos e novos formatos de participação coletiva, como as cooperativas de energia.

Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), o mundo adicionou cerca de 507 gigawatts de capacidade renovável à matriz elétrica em 2023 — um novo recorde global. No Brasil, 93,1% da geração de energia elétrica no mesmo ano veio de fontes renováveis, o que reforça o potencial do país para liderar a transição energética. 

A maior parte dessa geração, no entanto, ainda depende das hidrelétricas, cuja produção está diretamente ligada ao volume de chuvas. Em períodos de escassez hídrica, é comum o acionamento de termelétricas — fontes mais poluentes e caras — para garantir o fornecimento. Apesar da matriz majoritariamente renovável, esse cenário reforça a importância de diversificar as fontes e ampliar o acesso a modelos descentralizados de geração. Ainda assim, muitos consumidores associam o uso de energia renovável à necessidade de investir em equipamentos próprios, como painéis solares instalados no telhado. Essa percepção tem sido uma barreira para o avanço da democratização do setor.

Com base no modelo de geração compartilhada via cooperativas, residências e empresas em baixa tensão passaram a ter acesso a créditos de energia limpa injetada na rede elétrica, sem precisar investir na instalação de equipamentos. A lógica é semelhante ao cooperativismo de crédito: o cliente se associa a uma cooperativa que aluga usinas já conectadas à rede, e passa a receber os créditos de energia proporcionais à sua cota diretamente em sua fatura mensal. A estrutura tem respaldo legal pela Lei nº 14.300/2022, que regulamenta a geração distribuída no Brasil e estabelece regras para compensação de créditos, incluindo a figura do cooperado.

Nesse cenário, empresas especializadas têm atuado como gestoras dessas cooperativas, ampliando o alcance do modelo e garantindo que a energia gerada seja corretamente compensada. Uma dessas empresas é a Nex Energy, que atua exclusivamente na gestão de créditos de energia e já administra usinas em diferentes regiões do país. A operação é baseada em fontes como solar fotovoltaica, biogás, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas — todas com baixo impacto ambiental e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“É comum a ideia de que a única forma de ter economia com energia limpa é investindo em placas solares próprias. O que mostramos diariamente é que há um modelo legal e acessível, baseado em cooperativas, que permite a qualquer pessoa ou empresas em baixa tensão acessar energia renovável, com desconto na conta de luz e sem investimento inicial”, explica Bruno Marques, diretor comercial da Nex Energy. “Nosso desafio é ajudar o consumidor a entender que é possível fazer parte dessa transformação energética de forma simples e segura.”

O modelo tem ganhado força também entre micro e pequenas empresas preocupadas com eficiência financeira e práticas ESG. A geração distribuída, além de reduzir a conta de energia, protege o consumidor contra variações de bandeiras tarifárias e permite um posicionamento sustentável no mercado. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) projeta que a geração compartilhada continuará crescendo nos próximos anos, especialmente em sistemas de até 5 megawatts, como os operados pelas cooperativas de energia.

 



Conscientização sobre a menopausa cresce entre brasileiras

Conscientização sobre a menopausa cresce entre brasileiras
Conscientização sobre a menopausa cresce entre brasileiras

O Dia Mundial da Menopausa, celebrado anualmente em 18 de outubro, tem como objetivo ampliar a conscientização sobre essa fase natural da vida feminina e divulgar as opções de apoio disponíveis para promover saúde e bem-estar.

Nos últimos anos, o número de mulheres que buscam orientação médica para lidar com os sintomas da menopausa tem aumentado. De acordo com cálculos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 30 milhões de mulheres no Brasil estão na faixa etária do climatério e menopausa, o que representa 7,9% da população feminina. Apesar disso, apenas cerca de 238 mil foram diagnosticadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Por outro lado, levantamento publicado na revista científica Climateric aponta que 82% das brasileiras nessa faixa etária apresentam sintomas que comprometem a qualidade de vida.

A enfermeira estomaterapeuta Gisele Azevedo, mestre e doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), observa que o aumento na busca por orientação médica está relacionado ao envelhecimento populacional. Conforme o Censo 2022 do IBGE, o total de pessoas com 65 anos ou mais no país chegou a 22,1 milhões, o equivalente a 10,9% da população — um aumento de 57,4% em relação a 2010.

Segundo Gisele, as mulheres com mais de 50 anos atualmente se sentem mais à vontade para discutir questões de saúde relacionadas à menopausa. A pesquisa Menopause Experience & Attitudes (ou Experiência e Atitudes na Menopausa), realizada pela farmacêutica Astellas em seis países, mostra que oito em cada dez brasileiras relataram sentimentos psicológicos negativos devido à menopausa, incluindo ansiedade (58%), depressão (26%), constrangimento (20%) e vergonha (16%) — índices superiores à média global.

A menopausa marca o fim da vida reprodutiva e é diagnosticada após 12 meses de ausência menstrual. No Brasil, a média de idade para seu início é de 48 anos. O processo ocorre em duas etapas: a perimenopausa, quando os sintomas começam a surgir, e a pós-menopausa. Mais de 34 sintomas estão associados a esse período, variando entre alterações cognitivas, físicas, urogenitais e vasomotoras, sendo estas últimas — como ondas de calor e suores noturnos — as mais frequentes e impactantes.

O estudo ainda mostra que 30% das brasileiras acreditam ter alto conhecimento sobre os sintomas da menopausa, enquanto 17% afirmam saber pouco ou nada. Entre aquelas que já vivenciaram a experiência, o índice de conhecimento sobe para 42%. "Consequentemente, as mulheres chegam aos consultórios médicos muito mais informadas e dispostas a questionar tratamentos e abordagens que não atendam às suas necessidades", afirma Gisele.

Acompanhamento médico e autocuidado são essenciais para o bem-estar

A especialista ressalta que o cuidado com o corpo e o acompanhamento clínico adequado são fundamentais para minimizar os efeitos da menopausa. "A plausibilidade biológica, ou seja, aquilo que é claro e consensual na biologia e no funcionamento do corpo humano e dispensa estudos científicos, é clara: nosso corpo responde da maneira como é tratado", explica.

De acordo com Gisele, manter uma boa hidratação é o primeiro passo para melhorar sintomas relacionados ao ressecamento da pele, cabelos e mucosas. "Parece simples e óbvio, e se toda mulher fizer isso, terá menos sintomas e melhores resultados em seu quadro de secura vaginal", frisa.

Ela também destaca a importância de uma alimentação equilibrada, com baixo consumo de ultraprocessados e foco em alimentos naturais ricos em fitoestrogênio, magnésio, ômega 3 e cálcio. "Uma mulher que se alimenta de produtos sem aditivos químicos oferece ao seu corpo um combustível de melhor qualidade, que garante um melhor funcionamento", comenta.

Alternativas naturais podem auxiliar no cuidado íntimo

Entre as alternativas complementares, Gisele recomenda o uso de óleo de coco extravirgem, desde que tenha pH entre 3,8 e 4,5 — faixa compatível com a região íntima. Segundo ela, o óleo de coco prensado a frio contém cerca de 90% de triglicerídeos de cadeia média (TCM), além de compostos como polifenóis, tocoferol, tocotrienol, fitoesteróis e monoglicerídeos, substâncias associadas à hidratação, regeneração celular e ação antimicrobiana.

A Copra, líder nacional em óleo de coco, é uma das empresas que possui o item com essas características. O produto recebeu o selo Testado e Aprovado da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), após testes realizados de acordo com normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que avaliaram a conformidade e a segurança do produto.

Gisele explica que o uso do óleo pode auxiliar no ressecamento vaginal, que se manifesta em forma de coceira, ardor, desconforto e dor local. "Se a mulher tem uma mucosa ressecada, cujos tecidos estão sem elasticidade e em sofrimento estrutural, claramente percebemos o quão adequado pode ser o uso de óleo de coco extravirgem nos genitais, interna e externamente", afirma.

Ela alerta, contudo, que o produto não é compatível com látex ou silicone e que mulheres com alergia ao coco devem realizar teste de sensibilidade antes do uso. O tratamento também não deve substituir a hormonioterapia tópica, mas pode ser intercalado com ela.



SP recebe Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial

SP recebe Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial
SP recebe Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial

Nos dias 17 e 18 de novembro, São Paulo (SP) receberá o Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial. O evento reunirá líderes e profissionais de diversas áreas para discutir inclusão, diversidade e sustentabilidade corporativa. A edição de 2025 marca os dez anos de trabalho da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, entidade responsável pela organização do fórum.

A programação traz uma estrutura híbrida de painéis de executivos e talks, abordando temas como inteligência artificial (IA) inclusiva, futuro do trabalho e justiça climática. O público presente será composto por representantes de empresas, governos, universidades, organizações internacionais e lideranças da sociedade civil para discutir soluções conjuntas.

Além disso, o fórum contará com o espaço “Iniciativas que Transformam”, voltado à troca de experiências e conexões entre negócios, gestores e grupos de afinidade racial. Haverá também o Reconhecimento do Índice de Equidade Racial nas Empresas (IERE) 2025, que destaca organizações com avanços mensuráveis em diversidade e inclusão e o Índice D&I dos Escritórios de Advocacia 2025 – 2 ed., que apontará os escritórios destaque em práticas de gênero, raça, gerações, PCD e LGBTQIAPN+.

Outros destaques do evento incluem discussões sobre: governança inclusiva e disclosure racial, em linha com a Resolução CVM nº 59/21 e a pauta global da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30); ascensão profissional, com foco em retenção e desenvolvimento de talentos negros; e grupos de afinidade e cultura organizacional, analisando como a mobilização interna das empresas evoluiu na última década.

"Essas discussões criam um ambiente que combina inspiração, aprendizado e networking de alto nível. Vamos celebrar o legado de dez anos da Iniciativa Empresarial Pela Igualdade Racial e marcar o início de um novo ciclo. O objetivo é ter sintonia com a agenda global da COP30 ao conectar equidade racial, transição energética e justiça climática como dimensões inseparáveis da sustentabilidade corporativa," explica Raphael Vicente, diretor geral da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.

Ele comenta que o Brasil ainda enfrenta desafios para promover a equidade racial de forma consistente nas empresas. Segundo dados do Índice de Equidade Racial nas Empresas 2024, menos de 5% de pessoas negras estavam em posição de alta liderança nas grandes empresas.

Em 2025, foi divulgado também o dado de que a raça é o principal fator de discriminação no Brasil: 84% dos entrevistados que se identificam como pretos já foram alvos de preconceito. O levantamento foi feito pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) em parceria com a Vital Strategies e a Umane.

"Muitas empresas ainda tratam a inclusão racial como projeto pontual e não como política institucional. Há falta de integração entre metas de diversidade e indicadores de desempenho e ausência de governança robusta para sustentar compromissos de longo prazo. O fórum busca justamente ajudar a consolidar a maturidade empresarial nesse aspecto. Defendemos que a mudança precisa ser sistêmica, cultural e compartilhada, envolvendo gestores, coordenadores e profissionais de diferentes áreas," diz Vicente.

O Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial será realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na Avenida Paulista, 1313. A programação completa será divulgada em breve, mas as inscrições já estão abertas por este link.

Para saber mais, basta acessar o site da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial: https://iniciativaempresarial.com.br/



Empresa investe em gestão humanizada na área da saúde

Empresa investe em gestão humanizada na área da saúde
Empresa investe em gestão humanizada na área da saúde

Desde 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) orienta práticas de atenção e gestão na saúde brasileira, com foco na valorização dos vínculos entre profissionais, gestores e usuários. Em 2025, a aprovação do Projeto de Lei 119/2019 pelo Senado reforçou esse compromisso ao tornar o atendimento humanizado um princípio obrigatório em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Paralelamente, empresas que atuam na gestão de profissionais de saúde têm buscado formas de contribuir para a efetivação desses valores, tanto na esfera pública quanto privada. É o caso do Grupo Maestria, que desenvolveu o programa ‘Jeito Maestria de Humanizar’ como eixo central de sua atuação. Especializada na gestão de equipes no setor de saúde, a empresa adota o modelo de terceirização sócio-cotista, que permite a formação de grupos de profissionais com autonomia e flexibilidade para atender às demandas específicas de cada instituição.

De acordo com a enfermeira Priscila Subtil Figueiredo, Gerente de Serviços do Grupo, esse modelo tem como objetivo “a transformação da saúde por meio da gestão responsável de serviços e pessoas”. Ela explica que o planejamento estratégico da empresa é construído com participação ativa da equipe, o que fortalece o alinhamento entre gestão e prática assistencial.

Segundo ela, a cultura organizacional da empresa incorpora os princípios da PNH como parte de sua identidade. “A humanização é um dos valores da Maestria. Talvez o pilar mais sólido que a empresa construiu”, afirma. “O programa reúne ações inspiradas na política nacional, com foco na criação de ambientes acolhedores e seguros para os profissionais e para os pacientes”, acrescenta.

A proposta é que a terceirização não se limite apenas à alocação de equipes, mas que represente uma entrega com sentido e propósito. “O cuidado humanizado está desde o momento de entrada do profissional à empresa, desta forma já é possível disseminar nosso jeito de fazer as coisas”, diz Figueiredo. O programa é disseminado nas instituições onde os profissionais atuam, com ações contínuas que buscam fortalecer vínculos e promover bem-estar no ambiente de trabalho.

A gestão de escalas é outro ponto que reflete essa abordagem. A empresa utiliza a plataforma Pega Plantão, que permite aos profissionais acessar, assumir, trocar e passar plantões de forma autônoma. “Nosso diferencial é a flexibilidade. O profissional pode se sentir livre para sua organização de agenda e financeira”, explica a gerente. A tecnologia é acompanhada por supervisão da equipe da sede e dos responsáveis técnicos de cada projeto, garantindo suporte e acompanhamento integral.

A capacitação contínua também é parte do modelo. Os profissionais participam da definição das necessidades de treinamento, e os cursos são oferecidos mensalmente, de forma presencial ou remota, por meio da plataforma Lector. “Os profissionais são partícipes importantes para a tomada de decisão”, destaca Figueiredo, reforçando o protagonismo dos trabalhadores na construção de práticas qualificadas.

Embora os impactos diretos na adesão ao tratamento dos pacientes não sejam mensurados pela empresa, o Grupo Maestria participa ativamente da Gestão de Desempenho Assistencial (GDA), agenda mensal em que os responsáveis técnicos das unidades apresentam indicadores e traçam planos de ação. “Ali, os profissionais responsáveis técnicos das unidades apresentam seus indicadores assistenciais e traçam planos de ação dos quais participamos ativamente”, afirma.

A flexibilidade do modelo sócio-cotista permite adaptações às diferentes realidades regionais e às especificidades de cada serviço. O processo de entrada de sócios inclui avaliação técnica e de experiência, desenhada conforme as necessidades locais. “Um grupo conectado de profissionais pode desempenhar da melhor forma para o serviço e ainda assim se mantendo personalizado a cada local/região”, conclui a gerente.

Para saber mais, basta acessar: mss.com.br



Magazine Médica investe em datas-chave da saúde

Magazine Médica investe em datas-chave da saúde
Magazine Médica investe em datas-chave da saúde

A Magazine Médica, empresa especializada em produtos e equipamentos voltados ao setor de saúde, está promovendo ações comerciais específicas para duas datas comemorativas consideradas estratégicas em seu calendário: o Dia da Secretária, celebrado em 30 de setembro, e o Dia do Médico, em 18 de outubro. As campanhas têm como objetivo reconhecer a importância desses profissionais para o funcionamento de clínicas, consultórios e hospitais em todo o país, além de impulsionar o relacionamento com os clientes e ampliar a movimentação comercial no período.

Entre os dias 10 e 30 de setembro, a empresa realizou o Mês da Secretária, com uma campanha de "comprou, ganhou" voltada às compras realizadas no site oficial. Clientes que adquiriram produtos acima de R$ 1.000 foram contemplados com brindes da marca Creamy SkinCare, incluindo cremes, protetores solares e outras opções voltadas ao cuidado pessoal. A ação buscou oferecer um presente que dialogasse com a rotina das secretárias, profissionais que desempenham papel fundamental na organização e no atendimento das unidades de saúde.

Para o mês de outubro, a empresa deu início à segunda edição do Show de Prêmios Magazine Médica, voltado à celebração do Dia do Médico. Durante todo o mês, compras acima de R$ 1.000 no site garantem brindes personalizados e exclusivos, como cremes, necessaires, canetas e bolsas térmicas. Além disso, os 15 maiores pedidos realizados no período serão premiados com itens de alto valor agregado, como iPhones, iPads, Kindles, estetoscópios e aparelhos de pressão.

As campanhas também incluem condições comerciais segmentadas. De acordo com Daiane Pagnussat, gerente de e-commerce da empresa, os clientes têm acesso a descontos em todo o site, incluindo preços de fábrica em produtos da marca Welch Allyn. Há, ainda, 7% de desconto para pagamentos via Pix, frete grátis para as regiões Sul e Sudeste em compras acima de R$ 590 e para o Nordeste em pedidos a partir de R$ 3.000.

"As duas ações foram pensadas para celebrar as datas e agradecer os profissionais que escolhem a Magazine Médica como fornecedora. Com as ações, queremos valorizar a pessoa por trás do profissional", afirma.

Além das promoções, a executiva ressalta que a empresa também investe em estratégias de relacionamento e engajamento com secretárias e médicos. Durante essas datas, são realizadas homenagens que destacam a relevância dessas profissões para o sistema de saúde brasileiro. "Buscamos nos posicionar como uma one stop shop também em ocasiões comemorativas, oferecendo soluções que vão além do fornecimento de insumos e equipamentos médicos".

"Ampliamos as ações para além de ofertas e frete grátis para brindar as pessoas por trás de cada pedido com opções de presentes e prêmios voltados ao universo da saúde", explica a gerente. "Com isso, o objetivo é nos posicionar como um parceiro completo, não apenas para o fornecimento de insumos e equipamentos médicos, mas também para celebrar e valorizar os profissionais da saúde em todas as ocasiões que importam para o setor", acrescenta.

A expectativa, segundo Pagnussat, é de que as campanhas contribuam para uma experiência de compra aprimorada, com impacto positivo tanto na percepção dos clientes quanto nos indicadores comerciais. "Queremos oferecer ao cliente uma experiência de compra cada vez melhor, para além do aumento dos números de vendas e ticket. Mas, claro, esses números continuam importantes e temos expectativa de aumento em 20% das vendas", projeta.

Para a executiva, reconhecer e celebrar o Dia da Secretária e o Dia do Médico é uma forma de reforçar o compromisso com os profissionais que atuam diretamente na promoção da saúde no Brasil. "Consideramos estas duas datas como as principais do nosso calendário. Celebramos os profissionais, pois entendemos que para além de números, na saúde lidamos com pessoas e queremos valorizar quem faz a diferença na vida de muitas outras", conclui.

Para saber mais, basta acessar: https://magazinemedica.com.br/



Passo Fundo (RS) recebe imersão presencial SMY em novembro

Passo Fundo (RS) recebe imersão presencial SMY em novembro
Passo Fundo (RS) recebe imersão presencial SMY em novembro

Estão abertas as inscrições para a nova edição da imersão presencial Segredos Milionários dos Youtube – SMY promovida pelo empresário e palestrante João Adolfo de Souza, que ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de novembro, em Passo Fundo (RS), no centro de eventos Gran Palazzo. A iniciativa surge após o encontro realizado em outubro, em São Paulo (SP), que contou com mais de 200 participantes de 20 estados brasileiros e de países como Portugal, Paraguai e Estados Unidos.

A ação faz parte das ações de fortalecimento do João Adolfo Oficial, voltada à formação técnica e estratégica de criadores de conteúdo que atuam junto ao público de empresários que desejam alcançar mais leads, vender mais e transformar o Youtube em uma máquina de faturamento para os seus negócios.

João Adolfo chama a atenção para os aprendizados que serão traduzidos durante o evento, conhecimentos que serão abordados a partir dos seguintes tópicos: "Como ter um canal de sucesso no youtube e monetizar com mais vendas", "Como aumentar a autoridade com vídeos no YouTube" e "Como se comunicar melhor".

"Agora, queremos dar a oportunidade, pela primeira vez, aos empresários do Sul. Nasci na região e sei que o povo tem capacidade, além de muito espaço para que os empresários possam crescer com seus negócios e empresas", comenta o especialista.

Segundo o empresário, a imersão também é resultado da experiência desenvolvida ao longo dos anos de atuação no segmento, que agora é usada para ensinar e promover capacitação técnica para criadores de conteúdo voltados à esse público específico.

Para Adolfo, a escolha de Passo Fundo (RS) como sede da última edição do ano da imersão presencial SMY foi assertiva: "As expectativas são positivas. Logo na abertura, registramos a inscrição de empreendedores de mais de dez estados diferentes que virão para o evento na cidade", reporta.

As principais temáticas do evento refletem as atualizações recentes do YouTube e das ferramentas de Inteligência Artificial (IA): "Abordaremos novas tendências do mercado, como usar a IA para acelerar as visualizações e monetização", afirma.

Hoje, o Brasil está entre os maiores mercados globais do YouTube, conforme indicativos do Google. Para se ter uma ideia, a plataforma registrou mais de 100 bilhões de visualizações no país apenas em junho de 2024. Mensalmente, 120 milhões de brasileiros acessam o YouTube em busca de conteúdos.

Adolfo revela que planeja ampliar o modelo de imersão em 2026, com a previsão de novos formatos e regiões a serem contempladas. "No próximo ano planejamos realizar três edições da Imersão SMY no Brasil e uma em outro país, provavelmente em Portugal. No exterior, já fizemos nos Estados Unidos e nos Emirados Árabes Unidos, em Dubai", finaliza.

Para mais informações sobre a imersão SMY em Passo Fundo (RS), basta acessar: https://joaoadolfooficial.com/imersao?utm_blog



ABES-SP lança 5ª ed. de “Abastecimento de Água” na Fenasan

ABES-SP lança 5ª ed. de "Abastecimento de Água" na Fenasan
ABES-SP lança 5ª ed. de "Abastecimento de Água" na Fenasan

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo (ABES-SP) estará presente na Fenasan 2025 (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), que acontece de 21 a 23 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Entre os destaques da programação especial da entidade está o lançamento do livro "Abastecimento de Água – 5ª Edição Revista e Atualizada", de Milton Tomoyuki Tsutiya.

Durante os três dias, das 14h às 20h, o estande da ABES-SP (Rua Q08) será o ponto de encontro de profissionais e estudantes interessados em saneamento, inovação e gestão da água, com palestras técnicas, oportunidades de networking e sorteio de brindes para novos(as) associados(as).

A ABES-SP preparou atividades que unem conteúdo técnico, interação e momentos de descontração, como o tradicional Bar da ABES-SP, tornando a experiência na feira ainda mais dinâmica.

A seguir a programação detalhada:

21 de outubro (terça-feira)

Horário: 15h
Palestra: Nova classificação de resíduos de ETE – Estação de Tratamento de Efluentes e ETA – Estação de Tratamento de Água, conforme a norma ABNT 10.004:24
Palestrante: Wagner de Miranda Pedroso, conselheiro da ABES-SP

A palestra abordará de forma clara a nova sistemática de classificação de resíduos, conforme a norma ABNT 10.004:24, facilitando a compreensão e promovendo uma gestão mais segura, responsável e inclusiva. Serão apresentados exemplos práticos e haverá espaço para dúvidas, auxiliando profissionais na adequação às normas e legislações ambientais.

Bar da ABES-SP na Fenasan – Empresa Amanco (Wavin)
Horário: 17h às 20h
Palestra: Soluções em Métodos Não Destrutivos (MND) para Reabilitação de Redes
Palestrante: Eng. Danny Couto, executivo MND

Inscrições para este evento: https://forms.gle/8aTVbKRKKnfnQQDA8

22 de outubro (quarta-feira)

Horário: 15h
Palestra: Confiança na Água que Consumimos: O Papel do Plano de Segurança da Água
Palestrante: Roseane Garcia, diretora da ABES-SP

A apresentação mostrará como os Planos de Segurança da Água (PSA), alinhados às diretrizes da OMS e às normas brasileiras, são essenciais para garantir água segura e acessível à população. Serão discutidos temas como proteção de mananciais, gestão integrada de riscos e governança participativa, destacando a importância da segurança hídrica em tempos de crise climática.

Lançamento do livro Abastecimento de Água – 5ª Edição Revista e Atualizada, de Milton Tomoyuki Tsutiya (in memoriam)

Horário: 17h às 20h
O clássico Abastecimento de Água chega à sua 5ª edição revista e atualizada, consolidando-se como referência para profissionais e estudantes da área. O lançamento contará com sessão de autógrafos com os revisores e coordenadores da obra: Eng. Jairo Tardelli Filho e Eng. Kasuyoshi Carlos Massuyama.

23 de outubro (quinta-feira)

Horário: 13h30 às 15h
Palestra e Roda de Conversa JPS – Programa Jovens Profissionais do Saneamento
Tema: Coleta de esgoto em áreas de vulnerabilidade social: desafios para a universalização
Palestrantes: Ana Paula Oliveira – coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental da ABES-SP; Igor Barbosa – coordenador adjunto da Câmara Técnica de Educação Ambiental da ABES-SP, e Bruno Souza – membro do Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS-SP)

Horário: 15h
Palestra: Cada Gota Conta – A Revolução da Água em um Mundo em Aquecimento
Palestrante: Ricardo Crepaldi, diretor da ABES-SP

A palestra destacará como os extremos climáticos afetam a água e a necessidade de ações estratégicas e integradas, com foco em resiliência, adaptabilidade, sustentabilidade e educação ambiental, garantindo a preservação e o acesso a esse recurso vital para as gerações futuras.

Bar da ABES-SP na Fenasan – Empresa Enfil S/A
Horário: 16h às 20h

Palestra: Gestão BIM Centralizada: Eficiência e Inovação com Aplicativo Exclusivo da Enfil, em Desenvolvimento na Mauá
Palestrantes: Lucas Thiago Dallarosa, da equipe de Tecnologia e Desenvolvimento da Enfil, e representante do time acadêmico do IMT – Mauá – Instituto Mauá de Tecnologia.

Mais que apresentar a ferramenta, o objetivo é compartilhar como a colaboração acelera padronização, qualidade e produtividade em obras reais.

Inscrições para este evento: https://forms.gle/A9qYR1ES3T6HekrU8

21 e 22 de outubro – Circuito de Empresas Associadas da ABES-SP

Horário: 16h às 17h
Ponto de Encontro: Estande da ABES-SP (Rua Q08)
Atividade: Visitas interativas e guiadas
Tempo em cada estande: 10 a 15 minutos

Sorteio de brindes para novos(as) associados(as)

Dias: 21, 22 e 23 de outubro – Horário: 17h

Durante todos os dias do evento, haverá o sorteio de uma mochila recheada de presentes para quem se associar à ABES-SP.

Brindes:

  • 1 livro da ABES-SP
  • 1 mochila para notebook com conector USB
  • 1 Power Bank (carregador portátil) de 10.000 mAh
  • 1 squeeze inox personalizado (550 ml)
  • 1 fone de ouvido JBL On Ear Tune 520BT

Serviço

ABES-SP na Fenasan 2025

Data: de 21 a 23 de outubro
Horário: das 14h às 20h

Local: Pavilhões Verde e Vermelho – Expo Center Norte – São Paulo – SP



Bradesco seguros lidera projeto que fortalece a sustentabilidade no setor

Bradesco seguros lidera projeto que fortalece a sustentabilidade no setor
Bradesco seguros lidera projeto que fortalece a sustentabilidade no setor

Lançado em 2022, o Projeto Oficina Sustentável, iniciativa da Bradesco Seguros em parceria com a Ecoassist, vem promovendo uma transformação significativa no setor de reparação automotiva. Focado na regularização ambiental e no descarte responsável de resíduos, o projeto tem gerado impactos concretos na conformidade legal, na prevenção de riscos ambientais e na ampliação da responsabilidade socioambiental entre oficinas.

Com uma estrutura completa, a iniciativa oferece às oficinas consultoria técnica especializada, coleta de resíduos perigosos e suporte na emissão de documentos obrigatórios, como o CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental) e o PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos). Vale destacar que tudo isso é realizado sem comprometer a rotina operacional das empresas participantes.

No último ano, a iniciativa já realizou mais de 1,4 mil coletas programadas, adaptadas à agenda das oficinas. Desde o início do projeto, foram 246 toneladas de resíduos destinados à reciclagem, além de 27,7 toneladas de resíduos contendo materiais perigosos, destinados corretamente ao coprocessamento. “Materiais que antes representavam riscos de contaminação ambiental agora recebem destinação segura e legal, garantindo tranquilidade jurídica aos parceiros”, explica Marcio Jordão, superintendente sênior de Sinistros da Bradesco Seguros.

Além disso, o projeto já viabilizou a emissão de mais de 30 CADRIs junto à CETESB, certificados essenciais para a conformidade ambiental dos estabelecimentos, e promoveu a elaboração de diversos PGRS. Tudo isso sem custos adicionais para as oficinas participantes.

Outro destaque da iniciativa, além da frente ambiental, é o impacto social positivo dos resíduos. Os resíduos recicláveis são encaminhados a indústrias recicladoras e organizações do terceiro setor, fomentando a economia circular e gerando oportunidades de trabalho. Estima-se que 193 empregos já tenham sido gerados em atividades relacionadas à logística reversa, triagem e reaproveitamento de materiais.

“Mais do que evitar infrações e garantir conformidade, o projeto fortalece uma cultura de sustentabilidade e inovação entre os parceiros da Bradesco Seguros. Hoje, 23 oficinas já são reconhecidas pelo Selo Oficina Sustentável, projeto inovador com modelos de sustentabilidade e conformidade legal, um selo de credibilidade que amplia o potencial de negócios com seguradoras, montadoras e clientes que priorizam empresas comprometidas com a agenda ESG”, ressalta o executivo.

Para o mercado de seguros, a iniciativa representa um novo patamar de parceria técnica e responsabilidade compartilhada, com foco em performance, prevenção e reputação. A adesão está aberta a oficinas referenciadas em todo o estado de São Paulo, com expansão gradual para demais regiões, consolidando um movimento em que sustentabilidade e conformidade caminham lado a lado, com a liderança da Bradesco Seguros no setor e a expertise ESG da Ecoassist.



Condomínios têm até 2026 para se adequar a carros elétricos

Condomínios têm até 2026 para se adequar a carros elétricos
Condomínios têm até 2026 para se adequar a carros elétricos

Em setembro de 2025, o Brasil registrou um marco importante. Pela primeira vez, foram vendidos no país mais de 8 mil veículos elétricos, apresentando um crescimento de aproximadamente 73,6% em relação a setembro de 2024, segundo dados do relatório mensal da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Esse dado expõe uma tendência clara de migração para a mobilidade elétrica, mas também lança um desafio novo e urgente para os condomínios residenciais: a adaptação de suas garagens e infraestruturas para permitir o carregamento desses veículos.

Se antes os condomínios podiam escolher, agora são obrigados a se adaptar à nova realidade. Afinal, segundo a Diretriz Nacional sobre Ocupações Destinadas a Garagens e Sistemas de Alimentação de Veículos Elétricos (SAVE), documento elaborado pelo Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares (CNCGBM | LIGABOM) prédios novos e antigos precisam se adaptar às normas de padronização e segurança de recarga dos BEVs até fevereiro de 2026.

A obrigatoriedade de adaptação não é mera formalidade, ela reflete a necessidade de que os edifícios estejam alinhados com as demandas tecnológicas, ambientais e de uso urbano. A partir da data-limite estabelecida, condomínios que deixarem de oferecer condições mínimas para o carregamento de veículos elétricos podem enfrentar disputas judiciais, perda de valor imobiliário ou resistência de novos moradores.

Essa transição exige planejamento técnico e bom senso administrativo, e claro, financeiro, afinal, trata-se de uma obra significativa. No entanto, como é de conhecimento de qualquer síndico ou administrador de condomínio, poucos são aqueles que contam com dinheiro em caixa para realizar uma obra de grande magnitude em um período tão curto de tempo.

Sobre o tema, Zener Costa, CEO da LLZ Garantidora e administrador de empresas, lembra que síndicos que se planejam podem realizar as obras com mais calma, mas que também existem outras formas de lidar com a adaptação. "Hoje, já existem linhas de crédito específicas para condomínios, oferecidas por garantidoras, que permitem realizar esse tipo de obra sem comprometer o caixa e sem precisar recorrer ao aumento imediato da taxa condominial", afirma.

Mais do que uma exigência legal, a expectativa é que até 2026 a obrigatoriedade se torne uma valorização imobiliária e sustentabilidade.



Alagoas lidera ranking de apoio a empreendimentos inovadores

Alagoas lidera ranking de apoio a empreendimentos inovadores
Alagoas lidera ranking de apoio a empreendimentos inovadores

O estado de Alagoas conquistou a primeira colocação nacional em estrutura de apoio a empreendimentos inovadores, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (15) pelo Centro de Liderança Pública (CLP). De acordo com o indicador Estrutura de Apoio à Inovação, que compõe o Ranking de Competitividade dos Estados, Alagoas conquistou nota máxima — numa escala que vai de zero a 100. Para acessar o ranking completo, basta filtrar pelos indicadores "Inovação" e, em seguida, "Estrutura de Apoio à Inovação".

Segundo o levantamento, Alagoas possui 4,3 novos negócios para cada 1 milhão de habitantes, número superior ao registrado em unidades federativas como São Paulo, que conta com 0,8 empreendimentos inovadores para cada 1 milhão de habitantes, Rio de Janeiro (1,6) e Distrito Federal (1,7). O cálculo considera iniciativas como aceleradoras, incubadoras, parques tecnológicos e parques científicos.

O resultado representa uma ascensão de quinze posições em relação ao ranking de 2024, quando o estado ainda figurava fora do grupo de destaque. Com o avanço, Alagoas superou Rondônia, que liderava o índice no ano anterior com 78,8 pontos e atualmente apresenta 3,4 empreendimentos inovadores por milhão de habitantes.

Na sequência da classificação de 2025 aparecem Rio Grande do Sul (73,7 pontos), Mato Grosso do Sul (62,9), Paraná (61,8) e Santa Catarina (61,8). Na outra ponta, o Maranhão aparece em último lugar, com zero ponto — o que significa nenhum empreendimento inovador —, enquanto Bahia (7,7 pontos), Pará (10,6 pontos) e São Paulo (18 pontos) completam a lista dos menores índices.

Em Pariconha, onde cumpre agenda, o governador Paulo Dantas comemorou o levantamento divulgado pelo CLP. "O resultado demonstra confiança e cumprimento de compromissos que o governo tem feito também com o setor produtivo. É por essa razão que estamos no melhor momento na geração de emprego, com o menor índice de desemprego da história de Alagoas", destacou.

Para a secretária de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Aline Rodrigues, Alagoas demonstra uma trajetória de avanço contínuo nos últimos anos na área da ciência, tecnologia e inovação. "O esforço do Governo, por meio da Secti e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), tem colocado o estado no topo em vários índices, como é o caso deste de apoio aos empreendimentos inovadores", ressalta.

Ela cita programas desenvolvidos pelo Governo, como o Vai Startup! e Lagoon Startup, que funcionam como incubadora e aceleradora, respectivamente, aumentando a densidade e a qualidade dos ambientes de inovação ao fornecer capital para empresas de base tecnológica. "Estamos muito felizes com esse resultado e vamos seguir trabalhando para que Alagoas permaneça no topo", ressaltou Aline Rodrigues.

Para mais informações, basta acessar: https://alagoas.al.gov.br/



Dispensa de autoescola reacende debate sobre segurança

Dispensa de autoescola reacende debate sobre segurança
Dispensa de autoescola reacende debate sobre segurança

De acordo com publicação feita no Diário do Transporte, um levantamento da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) aponta que cerca de 90% dos acidentes de trânsito no Brasil estão relacionados a falhas humanas, como imprudência ou falta de preparo técnico. O dado é citado por especialistas em mobilidade como indicativo da importância de uma formação consistente para novos condutores.

A proposta em análise no Congresso Nacional, que prevê a possibilidade de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem a obrigatoriedade de frequentar uma autoescola, reacendeu o debate sobre o equilíbrio entre ampliação do acesso e manutenção da segurança viária. O texto autoriza que o candidato se prepare por conta própria e realize apenas as provas teórica e prática exigidas pelos órgãos de trânsito.

Segundo Rafael Calábria, especialista em mobilidade urbana e pesquisador do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), qualquer alteração nas regras de formação de condutores precisa considerar o impacto sobre a segurança pública."A retirada da obrigatoriedade das autoescolas amplia o acesso, mas transfere ao candidato a responsabilidade pela própria formação. É preciso garantir mecanismos públicos de educação no trânsito e fiscalização contínua para evitar o aumento de riscos", afirma Calábria.

Cresce a relevância da informação sobre veículos

A ampliação do acesso à habilitação pode elevar o número de novos motoristas e, consequentemente, o volume de transações no mercado de veículos usados. Nesse cenário, cresce a importância de consultar dados técnicos e históricos antes de adquirir um automóvel.

De acordo com Gabriel Romano, CEO da AnyCar, o acesso a informações detalhadas sobre a procedência e a situação do veículo é um elemento essencial para a segurança das negociações. "O acesso a dados confiáveis garante que o comprador saiba exatamente o que está adquirindo, o que fortalece a segurança e a transparência das operações", afirma Romano.

A plataforma AnyCar disponibiliza consultas completas baseadas em dados oficiais, permitindo ao consumidor verificar registros como passagem por leilão, histórico de sinistro, vínculo com locadoras, além de informações sobre roubo, furto ou restrições judiciais e financeiras.

Segundo Romano, o objetivo é fornecer dados que permitam decisões de compra mais seguras e conscientes. "Quando o consumidor tem acesso a essas informações, ele reduz significativamente os riscos e consegue avaliar melhor o valor real do veículo e suas condições", explica.

A ferramenta também consolida informações de múltiplas bases públicas, oferecendo relatórios de verificação que podem ser utilizados por pessoas físicas, empresas e concessionárias. "Nosso foco é ampliar o acesso à informação técnica e contribuir para que o processo de compra e venda de veículos seja cada vez mais transparente", acrescenta o CEO.

O projeto segue em tramitação nas comissões do Congresso Nacional. Enquanto a proposta é analisada, entidades do setor recomendam que a ampliação do acesso à habilitação ocorra de forma acompanhada por políticas públicas que assegurem a segurança no trânsito e a qualificação dos novos motoristas.



Novo Marco para o Impacto da Pesquisa Acadêmica

TORONTO, 20 de outubro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A AACSB International (AACSB) e a Academy of Management (AOM), em colaboração com oito organizações líderes da comunidade acadêmica de business, lançaram hoje Global Research Impact Framework: Exposure Draft, um passo importante para a expansão do alcance, relevância e rigor da pesquisa de ensino de business em todo o mundo.

A Global Research Impact Task Force, composta por representantes da AACSB International, Academy of International Business, Academy of Management, American Accounting Association, American Marketing Association, Asia Academy of Management, Association for Information Systems, European Accounting Association, Journal of Operations Management e Production and Operations Management Society, é uma colaboração sem precedentes entre disciplinas, regiões e sociedades acadêmicas para redefinir o futuro do impacto da pesquisa no ensino de business.

Durante décadas, o sistema existente de reconhecimento do impacto da pesquisa manteve a excelência acadêmica. No entanto, com a mudança das expectativas da sociedade e a intensificação da exigência de relevância, o ecossistema de pesquisa enfrenta um momento crucial. Essa coalizão reconhece que atender a essas novas demandas exigirá uma ação ousada e coordenada para liderar uma transformação em todo o sistema, para que a pesquisa continue a moldar os negócios, as políticas e a sociedade de forma significativa e mensurável.

A estrutura está sendo orientada por quatro objetivos críticos:

  • Redefinição do Impacto: Expansão da definição do impacto da pesquisa para além das métricas acadêmicas tradicionais.
  • Aumento da Avaliação: Identificação dos princípios de avaliação que reflitam contribuições significativas, empíricas e práticas.
  • Capacitação da Inovação: Oferta de flexibilidade para ensino de business e suas disciplinas para a identificação de incentivos e recompensas do impacto baseado em evidências.
  • Ampliação do Engajamento: Garantia de que o impacto da pesquisa reflita as perspectivas de várias partes interessadas, incluindo academia, indústria, formuladores de políticas, reguladores e sociedade.

“O avanço do impacto da pesquisa não pode ser realizado por qualquer grupo”, disse Lily Bi, presidente e CEO da AACSB. “Todos nós – comunidade acadêmica, profissionais e formuladores de políticas – precisamos trabalhar juntos em direção a uma visão compartilhada. Essa estrutura é um catalisador para essa mudança. Precisamos evoluir a forma como avaliamos e reconhecemos o impacto na academia de business, e nos manter fiel ao rigor e à qualidade que definem uma grande pesquisa.”

“A pesquisa deve ir além dos nossos próprios círculos acadêmicos”, disse Peter Bamberger, ex-presidente da AOM. “Esta iniciativa reflete um compromisso coletivo com o avanço da pesquisa que informa a prática, molda a política e cria valor tangível para a sociedade.”

O Exposure Draft incentiva o ensino de business a adotar uma abordagem de avaliação multidimensional, integrando indicadores qualitativos e quantitativos para capturar o impacto nos domínios acadêmico, empresarial, político, social e educacional. Esta estrutura se alinhará com o projeto de Atualização de Padrões da AACSB para garantir que os Padrões Globais para Educação Empresarial™ reforcem a evolução do impacto da pesquisa.

O Exposure Draft está aberto para comentários públicos de 20 de outubro de 2025 a 23 de janeiro de 2026. A AACSB e seus parceiros convidam professores, líderes institucionais, profissionais e formuladores de políticas a analisar a estrutura e enviar feedback por meio da pesquisa vinculada ao esboço da exposição. A contribuição da comunidade ajudará a refinar a estrutura, que culminará nas conclusões finais compartilhadas na  Conferência Internacional e Reunião Anual da AACSB em Seattle, Washington, EUA, em abril de 2026.

Para ler e responder ao Global Research Impact Framework: Exposure Draft, visite aacsb.edu/insights/reports/2025/research-impact-framework-exposure-draft.

Sobre a AACSB International

Fundada em 1916, a AACSB International (AACSB) é a maior associação de educação empresarial do mundo, que representa 2.000 membros institucionais e mais de 1.000 membros certificados, e conecta instituições de ensino de business, empresas e eternos estudiosos para criar a próxima geração de grandes líderes. Com membros em mais de 100 países e territórios, a AACSB eleva a qualidade e o impacto das entidades de ensino de business em todo o mundo. Saiba como a AACSB e as entidades de ensino de business de todo o mundo estão liderando corajosamente o ensino de business em aacsb.edu.

Sobre a Academy of Management

A Academy of Management é a associação profissional proeminente para acadêmicos de administração e organização. Seus membros em todo o mundo são professores e estudantes de doutorado de ensino de business em universidades, acadêmicos em ciências sociais relacionadas e outros campos, e profissionais que valorizam a criação e aplicação do conhecimento. Fundada em 1936, a Academy of Management é a maior e mais antiga associação de administração acadêmica do mundo, com uma comunidade global de quase 22.000 pessoas e abrangendo mais de 125 países.

mediarelations@aacsb.edu


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