Home Blog Page 1311

Programa Top Team da Agility traz oportunidades sólidas de carreira para profissionais de TI

O mercado de tecnologia vem enfrentando indisponibilidade de profissionais para atender à crescente demanda provocada pela transformação digital. De acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais, a previsão é que o setor necessite de 797 mil profissionais entre 2021 e 2025. O número de profissionais que se formarão na área, cerca de 53 mil, de acordo com a instituição, fica bem aquém do necessário.

Por conta deste cenário, a Agility lançou o programa Top Team, que tem como objetivo dar novas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de carreira para profissionais e estagiários da área de TI.

A ideia é contratar talentos em desenvolvimento e promover, em parceira com o colaborador, crescimento e aprendizado, em um programa de carreira estruturado que dá ao funcionário a oportunidade de entender quais treinamentos e entregas precisa realizar para chegar a posições mais altas na hierarquia da empresa.

O Top Team é formado por trilhas de aprendizado e níveis de evolução. A ideia é que o colaborador possa ter conhecimento de todos os degraus que pode galgar dentro da companhia para construir uma carreira sólida. A cada nível que passa, é avaliado e certificado.

Homem em pé na cozinha Descrição gerada automaticamente“O profissional que ingressa em nosso time já sabe o que precisa fazer para poder chegar nos níveis mais altos. Temos um plano de carreira efetivo para ele”, explica Fábio Soto, CEO da Agility.

A empresa tem como objetivo oferecer mais inclusão e crescimento saudável para profissionais e mercado. Com isso, contrata pessoas em desenvolvimento, e não só as experientes, promove cultura de crescimento com aprendizado contínuo e habilita os profissionais a entregarem valor em projetos reais.

Além de profissionais já formados, a empresa conta com vagas para estagiários que também fazem parte do programa Top Team. O índice de contratação pós-estágio da empresa é alto: cerca de 90% dos estudantes são integrados às equipes depois de formados.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Por que investir em produção de conteúdo em 2022?

Hootsuite e We are social são duas agências de marketing digital especializadas nas mídias sociais que, juntas, dirigem um dos relatórios mais respeitados do mundo em marketing digital. Esse relatório fornece informações essenciais para os gerentes de marketing, permitindo-lhes descobrir insights como o crescimento de cada rede social, distribuição por características demográficas, e as principais tendências do comércio eletrônico.

Segundo o último relatório, divulgado em janeiro de 2022, o Facebook permanece como a plataforma social mais usada no mundo, com um total de 2,910 bilhões de usuários em janeiro de 2022. Logo em seguida aparece o YouTube, que passou de 2,291 bilhões de usuários em jan/21 para 2,562 em apenas 12 meses.

Em terceiro lugar está o WhatsApp, com 2 bilhões de usuários ativos. E como quarta plataforma social mais utilizada está o Instagram, que passou de 1,221 bilhão de usuários ativos em janeiro de 2021 para 1,478 bilhão em janeiro de 2022. O TikTok também merece destaque. Surgindo em sexto lugar no relatório, foi uma das plataformas que mais cresceu em 2021, passando de 689 milhões de usuários para 1 bilhão em janeiro de 2022. Mais de 45% de crescimento em 12 meses.

Os números não são muito diferentes no Brasil. O YouTube aparece como a rede social mais usada, com 138 milhões de usuários, seguido pelo Instagram com 119,5 milhões. O Facebook aparece em terceiro lugar, com 116 milhões. E o TikTok se mostra extremamente relevante com 74,07 milhões de usuários.

Em relação à interação dos usuários com as marcas, o site continua como um dos principais canais de engajamento, com 44,2% das ações. Apesar disso, um em cada quatro usuários assiste vídeos elaborados por marcas, e 23,2% seguem perfis comerciais nas redes sociais. Considerando os números apresentados, empresas que ainda não adotaram as redes sociais como canal em suas estratégias de marketing precisam considerar fazê-lo. E o primeiro passo está em desenvolver uma estratégia de produção de conteúdo específica para o negócio.

Produção de conteúdo: como iniciar

O desenvolvimento da estratégia de conteúdo se inicia de forma muito semelhante ao planejamento das estratégias de negócio: com um estudo do mercado. Nesse estudo, a empresa deve buscar entender melhor o público, suas necessidades, desejos e comportamentos. Com isso, torna-se mais simples definir os canais que a empresa precisa focar em sua comunicação.

Outro ponto é afinar o público-alvo da empresa, adotando personas para orientar a estratégia de negócio e a produção de conteúdo. Isso porque a persona representa uma pessoa com suas particularidades, comportamentos e interesses. O que facilita desenvolver conteúdos realmente relevantes.

O segundo ponto é o estudo da concorrência, onde a empresa analisa o que já é feito com sucesso para decidir, ou não, considerar em sua estratégia. O estudo da concorrência é o momento de analisar o que já é feito no mercado, essencial para definir estratégias de negócio eficientes. É preciso analisar quais canais já são usados e qual a aceitação deles pelo público-alvo. Com isso, a definição de canais se torna mais assertiva, considerando tanto a presença e engajamento do público quanto a capacidade de investimento atual e futuro da empresa.

O terceiro ponto está nas ofertas da empresa, em avaliar como produtos e serviços atendem, ou não, às necessidades e desejos do público. O comportamento do consumidor tem sido profundamente alterado pela transformação digital. Dessa forma, produtos e serviços que antes faziam sucesso podem precisar ser revistos, ou até mesmo, reformulados.

O foco do estudo está no desenvolvimento da estratégia de conteúdo. Mas compreender melhor as necessidades do público e relacionar com ofertas da concorrência é muito relevante. Com isso empresas podem não só identificar oportunidades para atrair e fidelizar clientes através do seu conteúdo, como também desenvolver novas estratégias de negócios.

O crescimento das redes sociais é inegável e estar presente nelas é necessário para empresas de todos os portes. Porém, para se diferenciar, é essencial ter uma estratégia de conteúdo personalizada abrangendo todos os principais canais da empresa. É assim que a produção de conteúdo vai deixando de ser a mera obrigação de postar todos os dias e começa a se tornar um meio real e economicamente interessante para atração, vendas e retenção.



Brasileiros exprimem satisfação profissional, dizem estudos

Mais do que preencher uma vaga no mercado de trabalho, 70% dos brasileiros estão satisfeitos com a atual profissão, conforme resultados de um balanço do Instituto Real Big Data. A análise demonstra que os trabalhadores mais realizados em seus ofícios têm entre 25 e 44 anos, com um índice de satisfação de 73%, seguidos por trabalhadores da faixa etária entre 45 e 59 anos. Destes, 72% afirmam que estão contentes.

A sondagem investigou os principais motivos pelos quais os participantes se declararam felizes com o trabalho atual: satisfação, identificação e autoestima (18%), ocupação exercida corresponde à área de formação (16%), remuneração satisfatória (14%) e emprego no regime CLT (9%). 

Entre os principais motivos elencados por aqueles que não apreciam o trabalho em vigor, estão, por sua vez: desmotivação e falta de realização (31%), ambiente de trabalho estressante e repetitivo (26%), serviço como meio de sobrevivência (26%) e remuneração abaixo do esperado e com poucos benefícios (10%).

O estudo do Instituto Real Big Data demonstra que, entre os participantes que se expressaram como insatisfeitos, 72% prefeririam trocar de trabalho, embora a falta de oportunidades, recursos e ofertas seja um entrave. Para 31%, a seu tempo, a falta de conhecimento e qualificação em outra área é a principal barreira, enquanto para 13% dos entrevistados a falta de tempo para redirecionar a carreira é o maior impeditivo.

Guilherme Schneider, CEO da Forum Model Management – empresa que atua com agenciamento, capacitação e desenvolvimento artístico -, acredita que o primeiro passo para a satisfação de um profissional produtivo é atuar na área que faz com que este se sinta realizado. A valer, colaboradores satisfeitos são até 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e vendem 37% a mais em relação aos demais colegas, de acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

De outro modo, uma pesquisa da consultoria de gestão Bain & Company demonstrou que funcionários desmotivados podem ser 125% menos produtivos do que os companheiros que se sentem engajados e inspirados.

“O segundo passo é estar em uma empresa que te proporciona um clima de cooperação, competição e pró-atividade, que te gera oportunidade de crescimento e desenvolvimento”, acrescenta Schneider. “Vejo que a geração Z puxou a frente no que diz respeito à ‘qualidade de vida X trabalho com propósito’, e a pesquisa mostra que as outras gerações aderiram também”.

Empresas devem influenciar colaboradores de modo positivo

O CEO da Forum Model Management sublinha que a empresa é o lugar onde as pessoas passam 1/3 de sua vida profissional. Assim, se a organização for estimulante nos aspectos de criatividade, desenvolvimento e competitividade, além de valorizar o reconhecimento, a compreensão e o empreendedorismo, é certo que os profissionais irão evoluir.

“Profissionais satisfeitos e realizados em seu ofício são pessoas com autoestima elevada e autoconfiança. Consequentemente, esses indivíduos são mais propensos a ter uma boa qualidade de vida”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.aforum.com.br/



Mudança de hábitos e exercícios focados são alternativas para perder gordura

A gordura corporal nos seres humanos é uma fonte de energia primária e um isolante térmico para o corpo. Trata-se de um estoque natural criado pelo organismo quando a energia ingerida por meio dos alimentos é maior do que a que o corpo requer para realizar suas atividades. Criam-se, então, os adipócitos, que compõem o tecido adiposo.

Nomenclaturas e ciência à parte, fato é que a vida nos centros urbanos foi facilitada com tecnologias e meios de locomoção e essa praticidade reduziu a necessidade do ser humano de se mexer, de suar a camisa, para exercer suas atividades básicas como conseguir abrigo, alimento e água.

E são raras as pessoas obesas que estão felizes com a própria situação. Seja por estética, saúde ou bem-estar, o acúmulo de gordura causa uma série de complicações para homens e mulheres, desde um forte impacto na autoestima até problemas vasculares que abrem as portas para várias outras doenças.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é um dos principais fatores de risco para várias doenças não transmissíveis (DNTs), como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral e várias formas de câncer.

Da mesma maneira que há metabolismos diferentes (rápidos e lentos), que fazem pessoas gastarem mais energia em repouso do que as outras, também há corpos que respondem diferentemente à transformação da energia em gordura.

E é a gordura localizada que mais tende a incomodar as pessoas esteticamente. Por mais que o indivíduo entre em um ritmo de alimentação saudável e perca alguns quilos, os “pneuzinhos”, os culotes, flancos, coxas, abdômen e/ou glúteos tendem a persistir.

Em relação aos culotes, as gorduras localizadas, a tendência é que, sim, demorem mais para serem eliminadas do corpo. De acordo com especialistas da clínica mineira Kédima Nassif, fatores genéticos e metabólicos costumam contribuir para esta lentidão, além de questões hormonais e quantidade de massa muscular. Ciente disto, sabendo que terá impacto, a indústria farmacêutica cria uma enxurrada de “fórmulas mágicas”, que em sua grande maioria são totalmente ineficazes.

Perder gordura localizada deve ser uma missão secundária em um contexto geral de primeiramente emagrecer. O tratamento para eliminar gordura localizada é o exercício físico focado naquela região corporal. Por exemplo, se a gordura está acima da cintura um abdominal focado naquela área é a uma possível solução. Aparelhos de radiofrequências, aparelho de criolipolise de placas , remédios que “atacam a gordura localizada”, redutores de gordura e outras alternativas, muitas delas invasivas, podem prometer resultados se aliados aos exercícios físicos e melhor alimentação, mas sem mudança de hábitos para valer, esses produtos e tratamentos serão apenas desperdício de dinheiro.



Radware é reconhecida por liderança e excelente desempenho

A Radware, fornecedora de soluções de segurança cibernética e entrega de aplicações, foi reconhecida como “Leader” e “Outperformer” no hemisfério de Inovação do relatório “API Protection Report” da GigaOm, empresa de análise e mídia focada em tecnologia. A GigaOm concedeu à Radware as pontuações mais altas nas categorias principais, como pacotes de regras, aprimoramento com IA, API Discovery, proteção contra vazamento de dados e gerenciamento de bots. A Radware também obteve as notas mais altas nas categorias de métricas de avaliação para flexibilidade, escalabilidade e capacidade de cobertura.

“Ser posicionada como líder é uma prova da força da nossa tecnologia. Também é reflexo de nossa capacidade de inovar em áreas fundamentais, como API Discovery automatizado, gerenciamento de bots e algoritmos de machine learning baseados em comportamento”, comentou Arthur Marchese, country manager da Radware no Brasil.

O relatório Radar da GigaOm oferece uma análise prospectiva que traça o valor relativo e o progresso das soluções de fornecedores ao longo de vários eixos, com base na estratégia e execução. O relatório avaliou dez provedores de soluções, incluindo a Radware, com base em uma série de critérios, como segmento de mercado, cobertura de proteção, fatores diferenciais e críticos e métricas de avaliação de produtos.

No relatório Radar de Proteção de Aplicação e API da GigaOm, Don MacVittie, Analista de Pesquisa da GigaOm, escreveu o seguinte sobre a solução da Radware:

– Proteção contra ameaças OWASP Top 10: “A proteção dessa solução versus padrões comuns, como o OWASP Top Ten, o OWASP API Top Ten e o OWASP Automated Threats to Web Applications, supera qualquer outro fornecedor nesta revisão.”

– Gerenciamento de bots: A Radware fornece “gerenciamento de bots em um sistema de várias camadas que protege os sistemas de várias direções”. A Radware usa regras definidas manualmente, bem como algoritmos de machine learning baseados em autoaprendizagem e comportamento, melhorados por feeds de inteligência de ameaças. O relatório conclui que “a Radware está à frente do mercado em geral neste espaço”.

– API Discovery: “Radware cria definições OpenAPI para (shadow) APIs. Isso permite o suporte a todas as APIs, importadas e descobertas. Ela não está totalmente sozinha nesse passo, mas esse recurso é a definição do que temos de melhor hoje em API Discovery no momento.”

Recentemente, a Radware apresentou sua nova arquitetura de segurança de aplicativos baseada em nuvem, o Radware SecurePath™, como parte de sua solução Application Protect as a Service. Construído exclusivamente para ser implantado inline ou como um serviço baseado em API, out-of-path, o Radware SecurePath atende casos nos quais exista a necessidade de segurança com visibilidade completa da aplicação e um gerenciamento centralizado da segurança, independentemente de onde as aplicações sejam implantadas.



Plataforma lança guia de curso gratuito com certificado para ajudar brasileiros

O Brasil passa por um período de altas nos preços, inclusive nos setores de serviços e de educação. De acordo com o IBGE, em abril, a inflação acumulada nos últimos 12 meses fechou em 12,87%, resultando em IPCA-15 com a maior inflação para o mês de abril em 27 anos. E, de acordo com analistas, o IPCA provavelmente ultrapassará novamente a meta deste ano. Isto significa que a população brasileira ainda enfrentará altas nos preços de produtos e serviços ainda neste ano.

A crise financeira no país impactou o setor de educação, com muitos alunos sem recursos financeiros para investir em sua capacitação profissional no momento. A plataforma Aprimoramente.com lançou o guia de cursos gratuitos com certificado em que informa aos estudantes as opções de cursos online que são totalmente gratuitos e que oferecem certificado ao aluno que concluir o curso completamente. Existem diversos formatos de cursos online com certificado gratuito disponíveis em português para os estudantes brasileiros que buscam aprender algo novo ou mesmo complementar sua educação formal ou agregar mais um certificado ao seu currículo. Contudo, a maioria destes cursos segue o formato de aulas pré-gravadas, com professores explicando as matérias da grade curricular do curso; ou mesmo textos complementares, exercícios online e fóruns de discussões para os alunos trocarem ideias e sanarem suas dúvidas.

Existem instituições de ensino que oferecem através de suas plataformas online todos os seus cursos em formato à distância, de forma gratuita e com certificado, contudo, há outras plataformas que oferecem apenas parte de seus cursos de forma sem custo, portanto, vale a pena pesquisar e verificar quais são os cursos que realmente são totalmente gratuitos, sem cobrança pelo certificado.

Apesar da taxa de desemprego no Brasil ter se mantido estável no primeiro trimestre de 2022, segundo o IBGE, de janeiro a março, 11,9 milhões de pessoas estavam sem emprego, o mesmo nível dos três últimos meses de 2021. Destaca-se que o desemprego é maior no Nordeste, entre jovens e pessoas com baixa escolaridade, portanto, a importância da complementação educacional e do aprimoramento profissional se vê cada vez mais forte.

O aluno deve se informar e saber diferenciar os diferentes tipos de cursos com certificado, pois nem todos os certificados são validados pelo Ministério da Educação (MEC). O MEC valida certificados apenas de cursos de instituições de ensino formais como cursos de graduação, cursos de pós-graduação e cursos técnicos. Outros formatos de cursos, como cursos de extensão, cursos de formação ou cursos profissionalizantes, não possuem vínculo com o MEC, contudo as instituições de ensino podem emitir um certificado de comprovação de finalização do curso, contendo carga-horária e matérias aprendidas. É importante que o aluno verifique qual o tipo de certificado que o emprego ou outra instituição está solicitando.



Trupe de Truões inicia turnê com apresentações gratuitas no interior de Minas Ge

Depois de praticamente dois anos sem realizar turnês fora de Uberlândia-MG, devido à pandemia de Covid-19, a companhia mineira de teatro, Trupe de Truões, retoma as circulações pelo interior de Minas Gerais. Vinte e oito apresentações estão programadas para as regiões norte e centro-oeste do estado, entre os meses de maio e agosto deste ano.

Com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, as cidades receberão a apresentação gratuita do espetáculo Rapunzel, dentro projeto Diversão em Cena, que desde 2010, é considerado o maior programa de formação de público para o teatro infantil do Brasil.

Em 2020, em função da pandemia da Covid-19, o programa estreou em versão online, transmitida pelo Facebook do Diversão em Cena e pelo YouTube da Fundação ArcelorMittal, oferecendo uma programação infantil com espetáculos adaptados para o ambiente virtual de forma gratuita.

A temporada do programa Diversão em Cena em 2021 foi adaptada para o formato híbrido, proporcionando a experiência presencial, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, e mantendo o alcance proporcionado pelo formato on-line.

“Neste ano, o Diversão em Cena retorna ao formato presencial repleto de novidades com uma seleção de produções teatrais de qualidade, que serão disponibilizadas de maneira gratuita ou a preços populares em teatros, escolas e praças públicas, em 28 municípios de Minas Gerais”, informa a coordenadora de comunicação da Trupe de Truões, Amanda Barbosa.

Neste mês, a Trupe de Truões tem na agenda a circulação em 12 cidades: Lagoa (12/05), Retiro (13/05), Riacho (14/05), Dois Córregos (15/05), Abadia (18/05), Santana (19/05), Monte Belo (20/05), Carbonita (21/05 e 28/05), Mercadinho (22/05), Desembargador (26/05), Planalto de Minas (27/05), Senador Modestino (29/05).

O espetáculo   

Na circulação, a Trupe de Truões levará na bagagem o espetáculo Rapunzel.

Como um elemento norteador das montagens infantis, que é característica marcante da Trupe de Truões, o grupo pesquisa a reelaboração de contos tradicionais, buscando em suas encenações o diálogo com aspectos da cena contemporânea.

A construção das cenas de Rapunzel deu-se por meio de improvisações, tendo-se como indutores jogos e brincadeiras infantis. A figura da narradora – representada por uma empregada doméstica chamada Celestina – emblematiza importantes opções estéticas que identificam a linguagem da Trupe de Truões.

A presença da personagem aponta para uma relação familiar contemporânea em que as crianças passam grande parte do tempo acompanhadas somente pelos trabalhadores domésticos. Outro dado significativo é que a atuação dessa narradora rompe a distância entre atores e plateia e empresta ao espetáculo um tom de contação de histórias.

A participação da personagem, que narra o conto, define ainda a construção visual do espetáculo que utiliza como adereços objetos de cozinha e área de serviço que constroem a ambientação e transformam-se em personagens e novos objetos, com a manipulação dos atores.

“É um espetáculo lúdico, voltado tanto para crianças quanto para adultos. Um grande programa para toda família divertir-se. Vai ser um momento especial voltarmos à estrada e levar cultura e diversão para o público, que é o grande propósito do projeto Diversão em Cena, atendendo diversas comunidades com pouca ou nenhuma oferta cultural, localizadas fora dos centros urbanos, inclusive em áreas rurais”, finaliza Amanda Barbosa.

 

Serviço:

O quê: circulação Trupe de Truões com o projeto Diversão em Cena

Onde: cidades do interior de Minas Gerais

Quando: maio a agosto de 2022

Ficha Técnica:

Texto: Leonardo Simões

Direção: Leonardo Simões e Paulo Merisio

Cenário e figurino: Ney Madeira

Elenco: Amanda Barbosa, Laís Batista e Ronan Vaz

Músico: Lucas Mali

Composição musical: Dante Carnevale e Eliane Dias

Classificação: livre

Gênero: comédia

Modalidade: infantojuvenil

Produção executiva: Lara Pires

Produção geral: Estrupícios Produções Artísticas LTDA

Realização: Trupe de Truões



Startup acredita no desenvolvimento de pessoas para seguir crescendo em 2022

O mercado de trabalho tem sofrido diversas alterações e evoluções, especialmente nas últimas duas décadas. A ideia de trabalho tradicional tem ficado para trás e agora as empresas têm se esforçado para andarem lado a lado com as equipes e tornar o ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor. Uma pesquisa da Harvard Business Review revelou que colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores, enquanto um estudo realizado pela Gallup revelou que empresas com funcionários felizes têm 50% menos acidentes laborais.

Seguindo essa tendência, as startups têm ganhado espaço no ambiente corporativo, batido recordes e expandido sua abrangência. De acordo com a Associação Brasileira de Startups, de 2015 até 2019, o número de empresas desse modelo saltou de uma média de 4.100 para 12.700, representando um aumento de cerca de 207%. Atualmente, o número é de 14.065 e esse modelo de negócio só tende a crescer justamente por seu viés de inovação, escalabilidade e flexibilidade.

Para o Ricardo Lerner, CEO do Gasola, startup desenvolvida para conectar empresas que possuem frota a postos de combustível, oferecendo gestão, descontos e segurança na hora do abastecimento, “apesar de diversas empresas já estarem mudando sua organização interna, a estrutura de um negócio nos moldes tradicionais remete a processos e hierarquias mais rígidos. Startups constroem de forma dinâmica os processos necessários para atender as demandas, com agilidade e flexibilidade, que para mim são os principais diferenciais”.

Adotando esse modelo flexível, o Gasola tem colhido resultados positivos desde sua criação em 2020. Desde o início da pandemia, a startup cresceu 500%, fechando 2021 transacionando R$ 275 milhões e com projeção para fechar 2022 com mais de 1 bilhão de reais transacionados ao longo do ano.

De acordo com Ricardo, para sustentar esse crescimento, a startup tem feito investimentos focados, principalmente, em pessoas e tecnologia. “Aqui no Gasola não perdemos bons profissionais. E para nós, é importante estarmos próximo do time para atingirmos em conjunto a alta performance. Em uma startup, quando a empresa cresce, as pessoas que fazem esse resultado crescem juntas em uma velocidade bem acima do que vemos em empresas tradicionais”.

O gestor também vê como crucial a mescla não só de gerações, mas de perfis para o sucesso de uma empresa no mercado atual. “Essa interligação com pessoas de diferentes histórias, perfis e conhecimentos é extremamente rica para trazer expansão nas linhas de raciocínio que precisam ser construídas pelo time. São as pessoas que constroem e movem as empresas e por isso, utilizo hoje cerca de 70% do meu tempo recrutando pessoas, retendo funcionários excelentes e próximo ao time para treiná-los”, finaliza Lerner.



Crescem 27% as reclamações sobre máquinas de cartões

Em 2021, o setor de máquinas de cartões acumulou 89,4 mil reclamações registradas no site do Reclame Aqui. O volume representa um aumento de 27% em relação ao ano de 2020, com 70.414 reclamações registradas.

Em uma pesquisa aplicada entre os dias 22 e 26 de agosto de 2019, o portal ouviu 8,2 mil pessoas, sendo 84,4% consumidores e 15,6% comerciantes, e o resultado surpreende: 74% dos empreendedores já trabalhavam com “maquininhas” em seus estabelecimentos e 54,5% afirmaram ter problemas nos equipamentos.

O levantamento também mostrou que 62% dos comerciantes tinham apenas uma maquineta em seu negócio. E do lado dos consumidores, 18% tiveram problemas em experiências com essas máquinas, e em 53% das vezes foram problemas de conexão de internet.

Segundo Ana Paula Kubinhets, CEO da Aquarelle, empresa de soluções de gestão de ativos e controle de qualidade, um bom e rápido suporte é um elemento importante a ser considerado pelo lojista ao escolher a fornecedora da máquina de cartão, seja para troca ou reparo, solicitação de bobina, ou outras necessidades, evitando complicações na hora de cobrar pelas vendas efetuadas.

“Supondo que uma credenciadora de maquinetas tenha 100 mil lojistas clientes, e que 54,5% deles tenham problemas nos equipamentos, são 54.500 máquinas com problema. Se não tiver um suporte eficiente, a credenciadora deixa de faturar a porcentagem (%) dessas vendas por um período e o comerciante deixa de vender”, diz Kubinhets.

“Os problemas de conexão de internet também são corriqueiros, pois a máquina vem com chip de celular 5G ou precisa se conectar a uma rede Wi-Fi, e se o equipamento não funcionar mesmo depois de realizar testes remotos, o lojista tem que solicitar a presença de um técnico para fazer o reparo ou troca. Toda essa gestão logística das maquininhas que precisam ser retiradas nos locais, consertadas e depois devolvidas, ou substituídas, pode ser mais facilmente controlada pelas credenciadoras por um sistema inteligente de gestão de ativos”, explica.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), a estimativa é que 60% das vendas do varejo sejam feitas via cartão de crédito e débito em 2022. A Abecs calcula que o Brasil já conta com mais de 20 credenciadoras e 11 milhões de maquininhas, e projeta que os cartões devem movimentar R$ 3,2 trilhões em 2022, uma alta de 21% em relação a 2021, quando foram R$ 2,65 trilhões.

Mercado em expansão

Ana Paula Kubinhets comenta que as maquinetas mais novas são celulares, as chamadas maquininhas “mobile”, um segmento estimado entre 3 e 4 milhões de clientes. E, muitas vezes, o comerciante recebe a máquina de um fornecedor, o chip de uma operadora de telefone, que chegam de centros de distribuição diferentes, depois passam para um operador logístico, até chegar na ponta.

“Mais do que nunca acontecem problemas seja na entrega da máquina, seja com o carregador, com o chip, e o suporte da credenciadora tem que saber o que está acontecendo. Eles precisam ter algum rastreio, assim como quando compramos pela internet, e ficamos acompanhando o nosso pedido, se foi emitida a NF, se já saiu para entrega”, diz Kubinhets.

Segundo a executiva, por conta de serem várias empresas envolvidas, os vários sistemas que ficam por trás desse processo também são diferentes, e o grande desafio dos players do mercado de maquininhas é fazer tudo isso se conversar.

“A credenciadora precisa tornar toda essa gestão integrada e dar visibilidade do processo em todas as pontas, seja para o pessoal da operação, do suporte, ou para o lojista na ponta – que já é cliente -, abrindo um chamado para fazer uma devolução ou relatar um problema”.

De acordo com a especialista, que auxilia empresas na integração desses processos com o sistema IBM, se o software for integrado, vai ter um histórico associado àquele comerciante e quem está na visão gerencial vai conseguir extrair os indicadores de operação: se as entregas estão no prazo, qual é o backlog de devolução, de entrega, etc, melhorando tanto os indicadores quanto a satisfação do cliente. “Se não estiver tudo integrado, é fácil a informação se perder. Será necessário exportar planilhas de vários sistemas para construir um indicador”, esclarece Kubinhets.

Em casos de uma credenciadora possuir dois ou mais almoxarifados ou estoques e precisar transferir peças de um centro de distribuição para outro, explica a especialista, independentemente se o transporte for com frota própria ou com frota contratada, a Aquarelle implanta um sistema de rastreamento que vai otimizar o uso e a disponibilidade de equipamentos físicos, veículos, máquinas, comunicações, infraestruturas e outros ativos. “Quando a empresa não tem o rastreio, ela dá a saída da maquineta de um lugar e só vai saber se chegou quando alguém registrar o recebimento. Mas quando a credenciadora fornece um rastreio, todos têm a visibilidade do processo, sabem que o equipamento saiu, e podem ter o acompanhamento completo de onde aquela carga está”.

Outra vantagem de se ter um sistema de gerenciamento computadorizado – que pode ser hospedado em nuvem como software como um serviço (SaaS) – é poder lidar com um grande banco de dados, uma necessidade latente dos grandes varejistas, por exemplo, que estão lançando suas maquininhas e suas próprias contas digitais. “Pensando em uma segurança maior para essas grandes empresas que desejam ter todas as funções de um banco, nós podemos integrar também o gerenciamento do fluxo dos cartões. Mesmo que a processadora de cartões seja uma terceira, é possível fazer o controle, se o cliente quiser de fato. Se não, esse controle é feito via processadora”, explica Kubinhets.

Segundo Ana Paula, ao mesmo tempo em que agilizam processos, as soluções de pagamento online podem deixar as transações desprotegidas contra fraudes. “Se a loja tem um sistema de dados que já conta com informações de compras anteriores, fica mais fácil checar se o comprador é ou não fraudulento. Outra iniciativa importante é cruzar a localização da máquina de cartão com a localização do estabelecimento comercial, evitando assim, que a máquina seja usada em um possível estabelecimento laranja, ou usada para clonar cartão”, explica Ana Paula Kubinhets, CEO da Aquarelle, a 1ª consultoria da América Latina e a 2ª no mundo a vender e implantar no mercado brasileiro a jornada completa 4.0 do sistema IBM, lançada em 2020.



Turismo responsável visa desenvolver iniciativas em sintonia com a agenda ESG

O ecoturismo é uma grande alternativa para quem deseja não apenas usufruir, mas contribuir de maneira positiva para o meio ambiente e para a situação social e econômica. “O turismo sustentável é indicado para quem tem consciência que sua viagem gera uma série de impactos socioambientais e deseja que estes sejam positivos, contribuindo com a biodiversidade e a população da região visitada”, salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News (www.revistaecotour.news).

A busca por experiências mais autênticas, atividades ao ar livre e maior contato com a natureza estão entre as grandes tendências do turismo nos próximos anos.

As soluções de turismo responsável desenvolvidas nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil estão entre as 19 iniciativas de todo o país selecionadas pelo Camp Oceano, que destinará um total de R$ 3,7 milhões em apoio financeiro pelos próximos três anos. Além do turismo, também foram apoiadas soluções para reduzir a poluição no mar e mitigar os efeitos da crise climática em regiões costeiras.

“Na região Nordeste, das seis iniciativas de destaque, duas estão em Pernambuco. A Coalizão pelos Corais é um programa de turismo científico para integrar a comunidade local de Porto de Galinhas na resolução da degradação recifal e da demanda por novos passeios”, relata Vininha F. Carvalho.

O contato direto com a natureza e a beleza da biodiversidade são princípios do Parque Caminhos do Mar. Dentro deste roteiro o visitante consegue explorar os 8 km da Estrada Velha de Santos, interditada para tráfego de veículos desde 1985, os 3,5 km da Calçada do Lorena, que cruza a estrada Caminho do Mar em dois pontos diferentes, e os 9 km de Trilha da Cachoeira da Torre, com aproximadamente 680 a 785 metros de altitude sobre nível do mar. Formado pelos conjuntos de Estradas de ligação entre a Baixada Santista e o Planalto. O grupo de estradas é formado por Caminho de Peabiru (Pré Cabralino), Trilha dos Tupiniquins (Século XVI), Calçada do Lorena (1790/1792), Estrada da Maioridade (1841), Estrada de Ferro Santos – Jundiaí (1867), Rodovia Anchieta (N – 1947/ S – 1953), Rodovia dos Imigrantes (N – 1974/ S-2002) e Trilha da Cachoeira da Torre.

A Calçada do Lorena foi o primeiro caminho pavimentado com rochas ligando o planalto ao litoral, e o transporte de mercadorias era feito por mulas, em um traçado em zigue-zague, planejado para que as águas pluviais escoassem e não erodissem o pavimento da calçada. Sua maior dificuldade era devido ao trajeto escorregadio e íngreme, já que as pedras da calçada eram retiradas de rios e cachoeiras e trabalhadas de forma rústica. Com suprimento constante de produtos de exportação, o comércio do porto de Santos (SP) progrediu.

O setor de turismo é uma das áreas que mais movimenta a economia todos os anos no Brasil e no mundo, gerando milhões de empregos, integração entre culturas, troca de experiências e muitos outros benefícios. Entre os inúmeros ganhos gerados pelo ESG, vale lembrar que essa agenda se torna cada vez mais fundamental no turismo, pois se refere a um conjunto de iniciativas voltadas a contribuir para uma maior sustentabilidade da economia global.

“O perfil do viajante está mudando aos poucos. As boas práticas neste segmento apresentarão resultados capazes de fazer a diferença nas comunidades em que estão presentes e, em toda a cadeia que movimenta esta importante atividade, através da implantação de estratégias voltadas para a agenda ESG”, conclui Vininha F. Carvalho.



Indústria de Máquinas e Equipamentos tem previsão de crescimento

O ano de 2021 foi marcado pela recuperação do setor industrial e, quando os negócios começaram a se equilibrar, a demanda pela indústria de máquinas e equipamentos aumentou, superando as expectativas para o período. A ABIMAQ estima que esse segmento continue crescendo cerca de 4% em 2022. 

Isso se dá muito porque os empresários precisaram pensar em estratégias disruptivas para lidar com o prejuízo causado durante o início da pandemia, então investiram em novos recursos e equipamentos

Para se ter uma ideia, ainda segundo a ABIMAQ, as vendas de máquinas agrícolas cresceram 44%, enquanto as de máquinas rodoviárias e de construção aumentaram 72% em 2021.

O aumento da indústria de máquinas e equipamentos foi tanto nacional, quanto internacional. Para a economia brasileira, os benefícios são inúmeros, entre eles a geração de empregos. Segundo dados do Observatório Fiesc, o segmento aumentou a quantidade de pessoas empregadas em 13,4% em 2021.

Aumento da Exportação

Segundo Aloisio Arbegaus, Diretor Comercial da Teclógica, o setor industrial de máquinas e equipamentos foi muito beneficiado pela valorização do dólar, que tornou os bens importados mais caros e, com isso, abriu oportunidades para as indústrias brasileiras

Este cenário contribuiu também para o aumento da exportação de maquinários nacionais para outros países. Outro fator que beneficiou a exportação foi o surgimento das vacinas contra a covid-19, que permitiram abertura das fronteiras de diversos países e liberação de viagens e transações internacionais. 

Segundo dados, as exportações cresceram de 34,2%, chegando a US$ 9,37 bilhões em 2021, e as importações chegaram a US$ 21,16 bilhões, com alta de 23,4%

Investimento em modernização tecnológica

Os desafios da indústria são inevitáveis: competitividade, falta de insumos, consumidores cada dia mais exigentes e prazos apertados. Para garantir a escalabilidade da fábrica neste cenário de crescimento, é fundamental inovar em investimentos. 

Em entrevista, o presidente executivo da ABIMAQ, José Velloso, afirmou que serão investidos cerca de R$ 15,45 bilhões na indústria de máquinas e equipamentos brasileira e, deste valor, 38,2% será destinado à modernização tecnológica.

Segundo Aloisio, a tecnologia possui diversos recursos para atender as mais variadas demandas presentes no setor industrial. “No mercado existem soluções para atender diversas demandas e por isso o primeiro passo é compreender qual a necessidade da sua empresa”. 

“O Machine Learning, os sistemas MES e APS são alguns exemplos de tecnologias que existem para facilitar a rotina das indústrias. Mas a lista é gigantesca”, finaliza.

*Assinado por: Aloisio Arbegaus, Diretor Comercial da Teclógica, empresa de tecnologia parceira da Dassault Systèmes



Campeonato Mundial dos Alunos Criativos com Tecnologias acontece em maio 2022

A Seletiva Brasil, braço nacional do Campeonato Mundial dos Alunos Criativos com Tecnologias Adobe, acontece no próximo dia 14 de maio, em diversos estados do Brasil, simultaneamente, entre as 8hs e as 12hs.

Voltado para estudantes de design, ilustração, publicidade, fotografia e artes, o campeonato tem como objetivo premiar os novos profissionais que se utilizam de técnicas possibilitadas pelas ferramentas Adobe.

Organizada pela ENG DTP & Multimídia, a SELETIVA BRASIL vai testar as habilidades de design dos participantes e os dois melhores avaliados representarão o Brasil no Certiport’s Adobe Certified Professional World Championship – o Campeonato Mundial dos Alunos Criativos com Tecnologias Adobe.

A ENG abraçou o desafio por acreditar nas potencialidades dos alunos brasileiros e futuros profissionais. Segundo Álvaro Venegas, diretor presidente do grupo ENG: “Nosso objetivo inicial era apenas participar do campeonato com a nossa Seletiva nacional, pois nas edições anteriores o Brasil não teve representante. E foi maravilhoso que já em nosso primeiro ano conquistamos a segunda colocação mundial.”

Os participantes deverão se preparar para criar um projeto para um cliente sem fins lucrativos que será escolhido pelos patrocinadores do evento. Na ocasião, será apresentado um tema, e um contexto, para a criação de uma campanha nas redes sociais.

A participação é gratuita, sendo preciso ter entre 16 e 22 anos e ter obtido a certificação Adobe.

O prazo de inscrição é até às 18hs do dia 10 de maio de 2022.

Para participar é preciso preencher um formulário em:

https://www.eng.com.br/seletiva

Com patrocínio da ENG DTP & Multimídia, Adobe e XPPen, o evento conta ainda com o apoio do SENAI Nacional, da Unicarioca Centro Universitário, da PUC-SP, da PUC-RIO, da Universidade Vila Velha, Universidade Cruzeiro do Sul, FIAP, UMC Universidade, Instituto Mauá de Tecnologia, Uninter, Universidade Tuiuti do Paraná, Universidade Vila Velha, FAESA, FECAP, IESB, UniCEUB, entre outras.

A final mundial do Certiport’s Adobe Certified Professional World Championship está sendo planejado para acontecer em 24 de junho de 2022 na Califórnia, USA. Os horários oficiais serão anunciados à medida que se aproxime o evento.

No ano passado a ENG DTP & Multimídia organizou a primeira SELETIVA BRASIL, com 52 inscritos de 6 estados brasileiros, e que aconteceu simultaneamente em São Paulo, Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro, Florianópolis, Campinas e Cascavel.

Primeira Participação do Brasil, em 2021

O vice-campeonato mundial na primeira participação do Brasil no evento demonstra a força do aluno criativo nacional e abre portas para esses futuros profissionais no mercado internacional. Ano passado, Gustavo Oliveira conquistou a segunda colocação, e colocou o Brasil no Cenário Mundial da Criatividade com Adobe.



QOBUZ, plataforma de streaming de música em alta qualidade chega ao Brasil

No último dia 4, uma das mais completas plataformas de música finalmente chega ao Brasil. Qobuz, o serviço de streaming de alta resolução, dispõe de uma experiência única e exclusiva aos amantes da música. Pioneira em som de alta qualidade desde 2007, a plataforma francesa oferece uma opção alternativa aos serviços de streaming a milhões de fãs, priorizando a qualidade de som e o conteúdo editorial.

“Estamos muito animados em oferecer nossos serviços no Brasil, onde muitos fãs de música têm esperado ansiosamente a chegada de um serviço de áudio de alta qualidade. O mercado está amadurecendo e existe uma grande demanda para diferentes opções musicais. Desde o início, a companhia tem apostado em oferecer uma opção alternativa de streaming através de uma experiência baseada em ecletismo e respeito pelos artistas. Agora, os brasileiros poderão ter acesso a um serviço que oferece um grande espaço para artistas novos e independentes que estão fora do mainstream”, disse Pierre Largeas, diretor-executivo do Sul da Europa e América da Latina da Qobuz.

Qobuz, uma experiência musical única e autêntica
Fundada em 2007, a empresa oferece uma experiência musical única e autêntica para pessoas apaixonadas por música. Com um catálogo de milhões de faixas, que serão liberadas no decorrer das próximas semanas, a Qobuz oferece diversidade musical e uma oportunidade para todos os entusiastas musicais de descobrirem, aprenderem e compartilharem suas músicas em um ambiente com áudio de primeira linha.

No catálogo da plataforma existe uma enorme variedade de gêneros musicais, incluindo jazz, música clássica, pop rock, folk, metal e mais, apresentando a cena musical de forma completa a partir de um repertório recheado de artistas internacionais. Músicos locais também se apresentam na plataforma como um de seus principais diferenciais, para que os assinantes da plataforma possam explorar a rica cena local e os álbuns e artistas que fizeram da cena musical brasileira uma das melhores e mais reconhecidas no mundo.

Conteúdo de qualidade e recomendações humanizadas
Ela também oferece um rico conteúdo editorial. Com meio milhão de resenhas de álbuns, livretos, entrevistas com os artistas e biografias, fãs de música terão acesso a milhares de conteúdos para nutrir sua educação musical. A empresa prioriza uma curadoria humana e personalizada, tendo recomendações e playlists feitas por um seleto time de entusiastas de músicas para destacar artistas em ascensão, permitindo que artistas locais e internacionais menos conhecidos possam ser descobertos e apreciados. Esse diferencial satisfaz a demanda crescente de valorização ao trabalho do artista.

A plataforma também oferece mais espaço para artistas independentes e não-mainstreams, destacando o que é novo e relevante na cena musical, enquanto também traz clássicos para enriquecer a experiência. Como parte da inauguração da plataforma, a equipe da Qobuz preparou uma curadoria de playlists contendo artistas nacionais para serem (re)descobertos.

Qualidade sonora aprovada por artistas
Desde seu início, o foco é oferecer a melhor qualidade sonora disponível para os nerds de músicas. A pioneira alta qualidade de som da plataforma oferece aos assinantes um áudio profissional, em Hi-Res “qualidade de áudio” (24-Bit a 192 kHz) e qualidade de CD (também conhecida como Hi-Fi ou HD), para garantir uma qualidade de som ímpar da forma que os artistas pretendiam entregar suas canções desde o início. Essa diferença vem de encontro com a demanda para um som de alta qualidade de streaming que valoriza o trabalho do artista.

Preços e Planos
São diferentes assinaturas, permitindo que os usuários ouçam e descubram músicas de forma ilimitada:

– STUDIO SOLO: R$21,60 por mês* (conta individual)
-STUDIO DUO: R$29,90 por mês* (1 assinatura para 2 contas)
– STUDIO FAMILY: R$34,99 por mês* (até 6 contas em uma única assinatura)

*Valor válido para assinatura com pagamento único anual

As assinaturas DUO e FAMILY estão disponíveis para pessoas que moram no mesmo endereço.

O aplicativo da Qobuz está disponível para download para Android ou iOS.

Para mais informações, acesse o site.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Investimento em tecnologia favorece crescimento do setor náutico

De acordo com a ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software – o Brasil possui hoje 1,65% dos investimentos em tecnologia em nível mundial e 40% presente na América Latina. O país também se encontra na décima posição no ranking mundial de investimentos em tecnologia da informação, que consistem em software, hardware e serviços. Já o valor gerado em solo brasileiro está em US$ 45,7 bilhões aplicados, com liderança no ranking na América Latina que registrou US$ 115 bilhões. Dados que refletem o crescimento do setor e indicam possibilidades para o investimento de outros segmentos no ramo de softwares.

Dessa forma, o investimento em gestão tecnológica deixa o ambiente empresarial apropriado para o desenvolvimento de serviços, produtos, processos e até mesmo modelos de negócios, de acordo com Fábio Campion, presidente da “TID Software”. Alinhado com esses dados, o setor náutico brasileiro registrou alto faturamento no mercado mesmo com o período de pandemia que assolou o mundo. Isso é o que revela a pesquisa divulgada recentemente pela Acobar, Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos, que registrou uma receita de R$ 2 bilhões. A associação estima que até o final de 2022 ocorra o crescimento de 10% na venda de embarcações, além de filas de espera nos estaleiros. “Assim como em outros setores, os consumidores náuticos estão buscando produtos mais próximos do universo da tecnologia e, sem dúvidas, em ambientes que proporcionem mais recursos, soluções e experiências”, afirma Fábio.

O Brasil tem atraído fabricantes internacionais para a produção e possíveis investimentos de embarcações no país. Além disso, o aluguel de barcos em solo brasileiro apresenta preços atrativos em relação ao exterior. Os estaleiros brasileiros também ganham destaque internacionalmente com embarcações personalizadas e constantes aprimoramentos na produção.

Carol Santiago, CEO da Compre Náutica – plataforma de classificados náuticos – reafirma essa tendência de as pessoas buscarem melhorar a saúde e bem-estar e investir em experiências novas. “Um sentimento fortemente impactado devido à pandemia”, ressalta ela. Ainda de acordo com a empresária, relacionar esse momento decisivo para o setor com o investimento de tecnologias próprias para agregar mais notoriedade e facilidade ao consumidor e usuário, se torna essencial neste contexto atual do segmento náutico. Segundo ela, o consumidor e usuário hoje em dia pedem mais que uma plataforma – eles buscam oportunidades, informações e conexões – o que seria possível suprir com uma tecnologia mais avançada.

Em meio a isso, o usuário busca uma experiência cada vez mais personalizada e intuitiva, por isso, a necessidade de cada plataforma possuir recursos próprios e atualizações frequentes – o que otimiza o serviço prestado, segundo a empresária. Já para Bruno Santiago, CTO da “Compre Náutica”, possuir a estrutura internamente nas empresas do segmento náutico será uma tendência para o futuro. “Ter o poder tecnológico dentro da empresa permite adequação e estruturação rápida, trazendo melhor experiência para os usuários”, destaca ele.

De acordo com dados coletados pela Acobar e pelo Departamento de Portos e Costas (DPC), o Brasil possuía cerca de 690 mil barcos ativos no país em 2021. Enquanto o número de profissionais com habilitação para navegar ultrapassava 1 milhão. “Compreender que o segmento cresce expansivamente é fundamental para investir em novas tecnologias e suprir a necessidade de todo esse público”, finaliza Carol Santiago.

Fábio também ressalta a avaliação referente aos impactos da mudança cultural dos consumidores, dos desafios e das transformações tecnológicas. “É importante e necessário se diferenciar por estarmos vivendo num contexto em que o software passa a ter um alto nível de importância e ter seu próprio sistema, com recursos únicos e com atualização rápida a qualquer momento, isso é fundamental para se destacar”, enfatiza Fábio.

NAVEGANDO EM NOVAS ÁGUAS

No dia 20 de abril, as empresas Compre Náutica e TID Software abriram uma sociedade, a qual permitirá que ambas unam estratégias e estruturas para aperfeiçoar o conteúdo tecnológico entregue ao usuário. As duas empresas passam a se desenvolver com um objetivo em comum, porém, a independência empresarial continua. De acordo com o CEO da ‘TID Software’, esta união tem como objetivo agregar mais conhecimento e performance tecnológica no segmento náutico.

A CEO da ‘Compre Náutica’, Carol Santiago, enxerga essa sociedade como uma união de forças para crescimento em conjunto, sempre em busca de aprimoramentos e uma melhor experiência ao consumidor. “A tecnologia move todos os setores hoje em dia, buscamos através dessa ação encontrar novos caminhos para o setor náutico se destacar com iniciativas e estratégias a curto e longo prazo”, finaliza ela.

A consolidação reforça o momento atual vivido de cada empresa, as quais buscam novas possibilidades de mercado e desenvolvimento em conjunto.

Para mais informações, basta acessar: https://www.comprenautica.com.br/



BASF e ONG Mangalô são parceiras na construção sustentável de escola

Com quantas embalagens recicladas se faz uma escola? Um projeto socioambiental garantiu nova função a 2,5 milhões de unidades de material descartado, destinando-os à construção da segunda escola sustentável da ONG Mangalô, no Tatuapé (SP). O projeto sustentável trouxe reduções importantes: 95% menos resíduos, 90% menos emissões de CO2 e 90% menos água utilizada em comparação à construção civil tradicional. A obra é apoiada pelo projeto EcoPack, da BASF – uma iniciativa focada em economia circular, que viabiliza reciclar embalagens plásticas aluminizadas dos produtos da companhia e transformá-las em materiais, como telhas e paredes ecológicas, para o revestimento de construções.

Fruto de um programa de intraempreendedorismo da BASF junto à fundação Dom Cabral, o EcoPack é uma solução com vantagens ambientais, sociais e econômicas para empresas e sociedade. O plano de ação do projeto consiste em recolher os resíduos de embalagens aluminizadas doadas pelos clientes da companhia e redirecioná-las aos fabricantes para que os utilizem como matéria-prima em suas produções. 

“Um dos propósitos da BASF é gerar valor a toda sua cadeia de produção, inclusive às embalagens dos produtos da companhia. Diante disso, o EcoPack surgiu para dar um destino sustentável a esses resíduos. Por meio desse projeto, ainda em fase de implementação, será possível evitar descartes no meio ambiente e promover a economia circular plena, pois os produtos oriundos desse material podem ser reciclados inúmeras vezes ao final da vida útil. Além disso, permite destinar as chapas ecológicas para a construção de moradias populares e apoiar edificações sustentáveis, como estamos fazendo com a escola da Mangalô”, afirma Jefferson Schiavon, diretor de Materiais de Performance da BASF América do Sul.

As telhas e paredes ecológicas que revestem a escola possuem ótimo desempenho, como resistência à água, alta durabilidade e conforto térmico, além de serem mais econômicas no custo da obra e fáceis de instalar. No entanto, Fernando Teles, fundador e CEO do Grupo Mangalô, explica que os frutos da parceria vão muito além das especificidades técnicas. “Inovação e sustentabilidade são dois pilares da nossa ONG para contribuir com o futuro da sociedade. Logo, firmar parcerias com empresas que têm a mesma visão é essencial para fortalecer os valores que queremos transmitir aos 250 alunos dessa nova unidade. Na escola, eles vão saber que a sustentabilidade sustenta literalmente o amanhã de cada um”, considera.

Voluntariado mãos à obra

O engajamento social também é um pilar importante para a companhia. Por isso, ao longo dos dois meses, a construção contou com a ajuda de colaboradores da BASF, que fazem parte do Programa Voluntariado da empresa.



Casillero del Diablo lança nova campanha de Dia das Mães

Com base em ampla repercussão na mídia e nas redes sociais, datas comemorativas são ocasiões importantes não apenas pelo estímulo ao consumo e compra de presentes, mas também para que marcas atinjam seus públicos com mensagens positivas baseadas em emoção e reflexão.

Seguindo esta premissa, e visando enaltecer os períodos de pausas das figuras maternas, Casillero del Diablo, marca de vinhos chilena da Concha Y Toro, apresenta sua campanha para o Dia das Mães intitulada “Toda Mãe é uma Lenda”. A campanha enaltece o desempenho materno e suas individualidades. 

A marca parte da ideia de que, com a evolução do mundo, as mulheres desejam ser reconhecidas diariamente e não apenas em épocas de celebração, e principalmente, buscam prazer e descanso em seus intervalos de individualidade.

De acordo com a consultoria mundial Wine Intelligence, as mulheres são maioria entre consumidores que apreciam vinho no Brasil. Em outubro de 2021, o gênero feminino representou 52% do consumo no país.  Atenta à preferência feminina, Casillero del Diablo convida, portanto, mães a celebrarem e brindarem a data especial com vinhos da marca. 

A campanha Toda Mãe é uma Lenda é protagonizada pela influenciadora Fabiana Justus, mãe de gêmeas, que se inspira nas suas lendas pessoais, na sua mãe e nas suas avós, para fazer o melhor para suas filhas. Fabi fala sobre o conceito de ser mãe – aquela que se cobra muito, que tenta atender todas as expectativas e que mesmo com tanto esforço, acha que não está fazendo tudo que poderia, mas na verdade está.

Consumido em 150 países, Casillero reporta vendas de 60 milhões de garrafas por ano. 



A maternidade real de mulheres que trabalham com influência digital

Dia das Mães chegando e nada como empoderar as mulheres que já sofreram tanto com o objetivo de ser a mulher e mãe perfeita. A Grapa Digital – agência especializada em marketing de influência, fundada, inclusive por duas mulheres, Gigi Grandin e Nicole Pappon – destaca a importância e a força do poder influenciador das mães nas redes sociais. Hoje, a agência tem em seu casting 13 mães, representando 20% do total do portfólio.

“Hoje observamos que as mães influenciadoras ajudam muito a tirar o peso de muitas mulheres que se sentem sobrecarregadas com a maternidade. As influenciadoras se identificam com essas mulheres e enfatizam sua força, reforçando que elas podem ser o que quiserem, sem carregar sozinhas a responsabilidade de ser mãe”, destaca Gigi Grandin, uma das sócias da Grapa Digital.

Samara Fellipo, atriz com mais de 20 anos de carreira atuando em novelas da Globo e em teatro, faz parte do casting da Grapa. Mãe de duas meninas, ela tem mais de 1 milhão e 400 mil seguidores no Instagram, e fala da importância de ser mãe e influencer.

“Um assunto tão importante que eu trago é a desromantização da maternidade, a idealização da mãe perfeita e trazer isso digitalmente é muito importante. Diria para as mães que elas apostem firme e escolham um caminho, um assunto que as movam, que reverberem nelas. Eu, por exemplo, comecei falando de uma das minhas dores, das minhas sombras sobre maternidade, sobre racismo dentro da minha casa com as minhas filhas. Precisamos ter muito cuidado com o que falamos, mas acho muito importante as mães se inserirem nesse mundo. Temos muito a dizer e muito espaço a ocupar, além do retorno financeiro que dá um empoderamento muito grande, principalmente às mães solos que ficam nessa dependência financeira e emocional. Então, acho que se não tiver na arena, se não pisar no palco com força, com potência, você nunca vai saber que caminho poderia seguir”, comenta.

Ela também conta sobre a importância da parceria com a Grapa. “A Grapa me deu a mão, respeitando as minhas escolhas desde os assuntos até as empresas que fecham comigo, fazendo essa triagem do que eu gosto de falar e do que eu não gosto, foi uma potencialização muito forte dentro do trabalho digital”, ressalta.

“Depois dessa parceria tive um aumento do número de jobs que dialogam comigo e respeitam o meu espaço e as demandas que eu quero expor nas minhas redes. Ganhei novos seguidores que não me conheciam como atriz e passaram a me conhecer digitalmente, como influenciadora”, conta.

Samara observa que muitas mulheres ainda estão reproduzindo o machismo. “Muitas das minhas falas as incomodam. Mas eu quero que as minhas falam cheguem nessas mulheres com respeito, para que, em algum momento, elas consigam entender tudo que a sociedade fez e faz com as mulheres, principalmente mães, a sobrecarga que tem materna, a obrigação de ser a mãe perfeita, a romantização do sacrifício materno, a invisibilização da mulher quando ela deixa de trabalhar, culpabilização dessa mulher. É muito importante levar esses assuntos para as redes sociais”, completa.

Com quase 595 mil seguidores, a também atriz, Mari Bridi, que fala sobre a simplicidade do cotidiano de ser mãe de um casal, acredita que ser influencer e mãe é desafiador, já que trabalha de casa e as crianças, muitas vezes, não entendem que a mamãe está trabalhando. “Ao mesmo tempo é muito incrível poder fazer o que eu gosto e de dentro de casa. E para isso, é importante saber dividir o tempo de trabalho com o tempo com as crianças. Mas que é muito legal poder fazer o que a gente gosta junto com as pessoas que a gente ama”, destaca.

Mari também destaca que é maravilhoso trabalhar com a Grapa que só a ajuda na caminhada e a coloca pra cima. “Sou apaixonada pela equipe toda”, reforça.

Ela conta que falar sobre a rotina materna surgiu espontaneamente, sem planejamento. “Eu acho que outras mães me veem e pensam ‘olha, ela é gente como a gente’ e se identificam comigo.” Mari é filha da jornalista Sonia Bridi.

Já a modelo Rojane Fradique, com 25 mil seguidores no Instagram, que está grávida do seu segundo filho, conta que está se acostumando e se adaptando a compartilhar essa aventura. “Nunca fui de compartilhar muito meus momentos pessoais, mas percebi que sempre que compartilho recebo agradecimento e se preparem quando Polo chegar: ele e o Zion serão protagonistas dos meus conteúdos também”, comenta.

“Estou feliz em ter retorno em forma de gratidão. Muitas mulheres precisam de dicas e ajuda e nosso conhecimento sempre ajuda outra a evoluir”, complementa.

Ela destaca que o trabalho com a Grapa a faz sentir como em uma família. “Pelo cuidado que recebo e a atenção em todos os detalhes. Eu me sinto livre e, ao mesmo tempo, tenho toda assistência”, destaca.

Por fim, Rojane reforça sobre a importância de compartilhar conhecimento. “Cada mulher tem sua rotina, suas escolhas e seus aprendizados referente a seus antepassados e na era em que estamos, quanto mais compartilhar a nossa realidade mais ajudamos umas às outras.”

A Grapa Digital é uma agência especializada em marketing de influência capacitada para desenvolver estratégias de marketing de acordo com público-alvo, nicho de atuação e todas as particularidades do mercado.

Disponível para executar campanhas com suporte 360º: estuda cada projeto cuidadosamente, apurando as necessidades de cada cliente para planejar a melhor estratégia, desde a identificação de perfis até a entrega final.

Tendo como principal proposta inovar o marketing de influência, expandindo sonhos e realidades. Investe em mentes criativas, autênticas e visionárias, prezando, acima de tudo, a relação legítima entre todas as pessoas envolvidas. Mais informações nos canais oficiais: site e Instagram.



Cinco dicas essenciais para criar senhas fortes e seguras

High angle shot of a laptop and other items sitting on a desk in the evening

O Dia Mundial da Senha é celebrado anualmente na primeira quinta-feira do mês de maio e é o momento perfeito para lembrar os usuários sobre a importância de ter uma senha segura para todas as suas contas online.

De acordo com a NordPass, empresa de gerenciamento de senhas, em seu ranking de 2021 as senhas mais usadas pelos brasileiros foram “123456” em primeiro lugar (1.003.925: número de vezes em que a senha foi usada), seguida pela “123456789” (326.815 vezes) e, em terceiro lugar, a “Brasil” (154.075 vezes). Isso mostra que muitas pessoas ainda desconhecem os riscos cada vez maiores quando criam senhas fracas ou óbvias.

Em 2022, a importância de ter uma senha forte explodiu em razão do número de aplicativos e serviços que uma pessoa utiliza a cada dia e que cresce ainda mais. Sem mencionar o fato de que muitas empresas estão permitindo que seus funcionários se conectem à rede corporativa em dispositivos pessoais para oferecer maior flexibilidade.

Como resultado, esses dispositivos atuam como um gateway, o que significa que cibercriminosos oportunistas podem tirar proveito de um dispositivo vulnerável para roubar dados confidenciais pessoais e profissionais armazenados na infraestrutura e rede corporativas.

“Todos os dias, os cibercriminosos tentam roubar as senhas de centenas de usuários, utilizando técnicas como e-mails de phishing para permitir que eles violem milhares de serviços e roubem credenciais. Embora os métodos continuem a mudar e as ameaças seguem evoluindo, ainda existem maneiras de manter os nossos dados protegidos. Ao aproveitar o Dia Mundial da Senha como uma oportunidade para ressaltar a importância e a atenção redobrada com as senhas, reforçamos nossas orientações em relação à segurança cibernética para que os usuários adotem hábitos de proteção que impeçam cada vez mais que os cibercriminosos tenham acesso às suas informações e aos seus dispositivos”, afirma Thiago Mourão, engenheiro de segurança e evangelista da Check Point Software Brasil.

Com isso definimos as cinco principais dicas que devem ser aplicadas ao criar senhas seguras e fortes. Acompanhe:

Usar uma combinação de caracteres
Ter uma senha composta por frases simples ou por datas significativas para a vida pessoal do usuário é uma prática muito comum. No entanto, esse hábito enfraquece seriamente uma senha, pois informações como aniversários podem ser facilmente descobertas por cibercriminosos. Para evitar isso, a orientação é usar sempre uma sequência aleatória composta por uma combinação de diferentes números, letras e símbolos para cada plataforma.

Uma senha diferente para tudo
Com tantos aplicativos e serviços agora exigindo detalhes de login, é tentador repetir a mesma senha para todos eles, mas isso é uma má ideia. Assim como não temos a mesma chave para abrir nossa casa, escritório ou carro, não devemos usar a mesma senha, pois isso só torna mais fácil para os hackers “abrirem” toda a nossa vida digital.

Se o usuário achar que é difícil lembrar de todas elas, é possível contar com a ajuda de um gerenciador de senhas para administrar e gerar diferentes códigos de acesso fortes.

Quanto mais longa, mais forte
É verdade que quanto mais longa for uma combinação, mais difícil será lembrar da senha. Mas, essa é uma das melhores maneiras de manter as informações seguras; portanto, a dica é usar pelo menos oito dígitos para aumentar os níveis de segurança.

Fazer alterações regulares
Alterar a senha regularmente pode parecer um desafio quase impossível. No entanto, isso pode ser facilitado usando o mesmo padrão básico e adicionando diferentes combinações a partir daí. Desta forma, será mais fácil de lembrar e de mudar a senha regularmente.

A autenticação de dois fatores é sua melhor amiga
Embora todas as medidas acima certamente melhorem a eficácia de uma senha, também é essencial implementar uma autenticação de dois fatores. Isso ocorre porque novas ameaças estão surgindo constantemente, portanto, garantir que o usuário esteja completamente protegido, ser informado sempre que um atacante ou pessoa não autorizada quiser acessar sua conta, só melhorará sua segurança.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Por que as pequenas empresas se destacam cada vez mais nos serviços de telecom?

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, que regula e fiscaliza os serviços do setor, já havia divulgado em sua Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida de 2021, como as empresas regionais vinham conquistando espaço significativo nos rankings que consideram os melhores serviços prestados. Tanto, que foi uma empresa regional, a Unifique, atuante, principalmente, no estado de Santa Catarina, que conquistou o prêmio de melhor internet banda larga fixa, telefonia fixa e TV por assinatura.

Tal qual ela, outras operadoras de menor porte e trabalho mais focado, também se destacam em seus determinados estados e, posteriormente, se projetam para o país justamente pela oferta de um bom serviço. Como foi o caso da operadora Wantel, empresa pernambucana, que acaba de conquistar a primeira posição no ranking de melhor velocidade de internet. Assim como o melhor provedor de fibra ótica do país, de acordo com o Prêmio Melhor Plano, acelerando sua expansão e disparando os telefone da Wantel.

O prêmio considerou apenas as operadoras que tiveram pelo menos mil testes de velocidade no site Minha Conexão. Isso define que os dados utilizados como critério para determinar o resultado tinham robustez suficiente para gerar significância estatística. Dessa maneira, compreende-se que a avaliação geral do nível de satisfação a coloca em uma posição de destaque, a ponto de ser considerada a melhor do país em um critério tão importante quanto velocidade de conexão.

As vantagens das empresas regionais 

Infraestrutura para atendimento residencial e empresarial, uma rede de clientes bem conectada e serviço de qualidade: essa tríade é o que sustenta a atuação das operadoras regionais. Elas surgem oferecendo uma alternativa de acesso a telecomunicações e, aos poucos, vão dominando o mercado da região. Indo além de atuar apenas na oferta de internet e telefonia fixas, essas provedoras também vão surpreendendo ao invadir o mercado da telefonia móvel. Inclusive, com altas expectativas de projeção nacional.

Uma delas, a internet da Wantel, nascida no interior do Ceará, será uma das operadoras que vai poder transmitir conexão 5G no Brasil ao lado de Claro, TIM e Vivo. Essa é uma demonstração de como o trabalho dessas companhias vem crescendo a ponto de atuar em pé de igualdade com as gigantes do segmento, que possuem, ainda, enorme fatia de mercado.

Elas ainda são opções de investimento

Conforme divulgado no portal Infomoney, as empresas de menor alcance já representam cerca de 43% das assinaturas de banda larga do país. E a previsão é que esse número ultrapasse os 50% com uma velocidade alta. Com o destaque no mercado e o crescente número de clientes na carteira, quando essas empresas abrem seu capital, recebem investimentos rapidamente. Com essa injeção de capital, vão expandindo suas redes de influência. Logo já fazem frente às grandes organizações do setor de telecomunicações.

Na contramão dos motivos que tornam as empresas regionais cada vez mais influentes, as gigantes do segmento se afastam dos polos regionalizados. Para elas, o investimento nem sempre vale a pena pelo valor que será arrecadado com a clientela local. Isso abre espaço para que as companhias regionais se destaquem. Ao apresentarem um bom trabalho personalizado, acabam conquistando o marketshare.

Os especialistas da XP Investimentos, corretora de valores que engloba ações de muitas dessas empresas, apostam na divulgação desse crescimento para justificar o aumento no preço dos títulos. Ainda no portal Infomoney, um analista especializado em telecomunicações da corretora, comentou que o barateamento da fibra ótica é, também, um dos motivos para o crescimento da influência das companhias menores.

Sendo mais acessível, as provedoras regionais tiveram a oportunidade de oferecer um serviço de qualidade, por um preço vantajoso e que alcançasse um determinado valor agregado. Juntamente com isso, a falta de opção devido à inatividade das grandes empresas em certos mercados, fez com que elas ganhassem fama.

Quando surgem avaliações de satisfação, como a realizada pela Anatel ou prêmios como o do Melhor Plano, elas alcançam projeção por ter tido uma boa atuação. Aos poucos, essas empresas vão investindo em infraestrutura própria. Algumas surgidas pela base de PPP, que é o sistema de terceirização de serviço, onde elas compram o sinal de grandes operadoras e redistribuem com a marca própria, hoje já estão se consolidando como alternativas do setor de telecom.

As companhias citadas demonstram como isso funciona na prática. Seu alcance vai crescendo cidade a cidade e, no caminho, elas vão absorvendo outras operadoras menores e que também atuam de modo regionalizado. Logo possuem projeção o bastante para conquistar prêmios importantes e se tornar referência de bom trabalho e satisfação garantida.



Comunicação é ferramenta importante para uma liderança eficaz

A comunicação eficaz é peça importante em diversos contextos, seja na vida pessoal ou profissional. Nem sempre é tarefa fácil se fazer entender e isso serve para assuntos do dia a dia e para rotinas empresariais. Porém, quando isso é levado para o campo corporativo, a comunicação falha ou até mesmo a falta de comunicação pode trazer prejuízos para toda a empresa.

Nesse quesito, o líder tem um importante papel, pois muitas vezes é dele que vem a maioria das informações que devem chegar sem ruídos a toda a equipe. Por isso, ele deve adotar práticas para que o diálogo seja fluido e eficaz, incluindo o uso da escuta ativa e motivação para que seus liderados se comuniquem sem receios. Ou seja, o líder é núcleo da comunicação eficaz de cada setor. Quando um líder não comunica e não deixa que a equipe comunique, a tendência é que os processos fiquem engessados e até mesmo que não funcionem como deveriam.

“A comunicação deve ser bem dosada e adequada ao perfil de quem a está recebendo. Nem sempre os caminhos são os mesmos. Até mesmo um determinado modo de falar pode funcionar com algumas pessoas e outras não. Um bom líder deve estar atento em como comunicar a cada um de seus colaboradores de maneira customizada”, afirma Carolina Augusto, profissional de comunicação da RS Serviços. “Claro que isso nem sempre é simples, mas um líder deve estar atento aos variados pontos de vista de uma equipe e estar aberto ao diálogo”, completa.

Sendo assim, para bem comunicar não basta informar. É preciso analisar o contexto, o receptor e até mesmo o meio pelo qual a informação será passada para que ela seja recebida e processada de maneira eficaz. Muitas mensagens são passadas de modo inapropriado e sem os devidos cuidados e, muitas vezes, o resultado não é o esperado.

“A comunicação entre líderes e liderados deve ser clara. É preciso ter cuidado com o que se comunica para que não haja desentendimentos. Empatia é um dos caminhos, afinal, quando você se coloca no lugar dos colaboradores você tem uma ideia do que eles precisam naquele momento”, explica Eduarda Reiter, coordenadora de marketing da RS Serviços.

Em artigo publicado pela Great Place To Work (GPTW), dentre as boas práticas que um líder deve ter na arte de comunicar estão: criar rotinas de comunicação, aproveitar os canais de comunicação, desenvolver a escuta ativa e criar uma cultura de feedback. Baseado nesses pilares, a comunicação entre as pessoas de uma mesma empresa pode ser bastante fluída e eficaz.



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias

Translate »