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Dia das Mães exalta importância das mães sociais

Definir os sentimentos envolvidos na relação entre mães e filhos não é uma tarefa simples. A definição fica ainda mais complexa quando o sentimento materno se torna uma opção acolhedora para crianças e jovens que, por algum motivo, foram obrigados a se afastar dos seus responsáveis. Este é o trabalho das mães sociais, profissionais que são capacitadas e chegam a acolher até 10 crianças nos projetos desenvolvidos pela Aldeias Infantis SOS.

A organização lidera o maior movimento de cuidado infantil do mundo, com presença em 137 países, atuando junto a meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo. No Brasil, as mães sociais estão presentes em 12 estados e no Distrito Federal, oferecendo a experiência de viver em família, incluindo atividades rotineiras como reunir-se com as crianças à mesa, brincar e incentivar os estudos. Tudo sempre cercado de um ambiente de muito afeto e carinho.

Marcia Penha da Silva Guedes, de 61 anos, é uma dessas pessoas. Há 5 anos, ela é mãe social em Poá, região metropolitana de São Paulo, e se dedica a acolher cinco crianças com realidades distintas e idades entre 3 e 14 anos, uma delas com deficiência auditiva.

“Foi um acolhimento mútuo. Conheci a Aldeias Infantis SOS num momento muito delicado da minha vida. Minhas filhas já haviam constituído suas famílias e eu buscava encontrar um trabalho para manter a minha casa. Vim disposta a oferecer amor e carinho e recebi o mesmo sentimento desses meninos e meninas”, conta emocionada.

Já em Goioerê, no interior do Paraná, o desejo de ser mãe surgiu há mais de 30 anos, quando Vera Alice Simões, então com 23 anos, fez de seu sonho de infância uma profissão. Hoje, apesar de aposentada, ela ainda carrega a emoção de ter cuidado de mais de 45 crianças e jovens. Muitos deles se tornaram independentes, constituíram suas famílias e tiveram filhos, que mantiveram a ligação com ela e retribuem o carinho recebido a chamando de avó.

“É uma emoção muito grande fazer parte da vida de tantas crianças e adolescentes. Mesmo aposentada, eles se mantêm conectados comigo”, resume Vera.

Para realizar esse trabalho, Marcia, Vera e as todas as mães sociais recebem um intenso treinamento e apoio de psicólogos, educadores, assistentes sociais, que atuam na retaguarda da assistência oferecida pela Aldeias Infantis SOS. As mães sociais são profissionais com carteira assinada, que acompanham e apoiam o desenvolvimento das crianças e adolescentes para que se tornem adultos independentes e responsáveis no futuro. 

“Somos uma organização global, de incidência local, que atua no cuidado e proteção de crianças, jovens e adolescentes. As mães sociais contribuem diretamente na obtenção da autonomia desses meninos e meninas e na reintegração à sua família de origem ou substituta”, resume Alberto Guimarães, gestor nacional da Aldeias Infantis SOS.

Dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), do Conselho Nacional de Justiça, estimam que mais de 29 mil crianças e adolescentes estão em Serviços de Acolhimento. Hoje, sob os cuidados da Aldeias Infantis SOS, são mais de 415 acolhidos em 58 projetos pelo Brasil.

A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) é uma organização global, de incidência local, que atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. A organização lidera o maior movimento de cuidado infantil do mundo e atua junto a meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de dar resposta a situações de emergência. 

Fundada na Áustria, em 1949, está presente em 137 países. No Brasil, atua há 55 anos e mantém mais de 80 projetos, em 31 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer cuidados alternativos para crianças e jovens que perderam o cuidado parental, a Aldeias Infantis SOS luta para que nenhuma criança cresça sozinha. 

Para saber mais: www.aldeiasinfantis.org.br



O desafio de segurança na migração de softwares para a nuvem

 Por Lauro de Lauro *

Com a evolução e a consagração da computação em nuvem, acelerada fortemente pela pandemia, possibilitou que diversas dificuldades enfrentadas pelas empresas para se adaptar às mudanças tecnológicas como a flexibilização de acesso os seus sistemas de gerenciamento de recursos empresariais (ERP) se tornaram acessíveis.

Para pequenas e médias empresas, o que é mais procurado em sistemas a ERP é a possibilidade de expandir as operações de negócios por meio da automação, o uso remoto e ao mesmo tempo reduzir custos e aumentar de alguma forma a segurança física e lógica do ambiente computacional.

Em 2020 e 2021 vivenciamos uma adoção exponencial migração de sistemas ERP para a nuvem e os principais problemas enfrentados durante a migração estavam particularmente em torno de garantir que os sistemas permaneçam em conformidade com os regulamentos de dados e segurança e quase dois terços das empresas afirmaram que mover dados confidenciais para a nuvem era sua a principal preocupação.

Mover sistemas ERP para a nuvem não é um processo complexo, mas necessita de alta especialização e muita governança do ambiente, algumas das melhores práticas adotadas são:

Ter processos (Playbooks) — Ter processos e práticas enxutas e bem definidas com resultados mensuráveis ​​e previsíveis, usando tecnologia para maximizar e aumentar a visibilidade dos riscos é fundamental.

Gerenciamento de mudanças — Com o gerenciamento integrado de mudanças, as equipes podem trabalhar com um fluxo claro e bem definido visando entender as implicações que quaisquer mudanças implicam na estabilidade e segurança do ambiente

Planejamento de implantação — Uma ótima abordagem no planejamento de implantação de qualquer aplicação ou alteração é fundamental a integração e cooperação entre as equipes de operações e de desenvolvimento.

Envolvimento unificado das partes interessadas — Para um controle efetivo da governança do ambiente, os desenvolvedores, a equipe de operações, os testadores e a equipe de suporte devem trabalhar juntos regularmente.

Testes contínuos — Isso é comum em projetos ágeis e se estende a abordagens de segurança cibernética. Essa abordagem de validações contínuas permite garantir de vulnerabilidades e/ou erros de configuração possam ser descobertos rapidamente. É comum um invasor de um ambiente estar de posse de credenciais de acesso privilegiados por semas ou meses sem que ninguém o tenha descoberto, testes contínuos garante a visibilidade e/ou fragilidade do ambiente.

Painéis claros — Definir papeis claros em casos de crises, como vão atuar e quais os procedimentos de mitigação são fundamentais para atuar durante uma crise.

Com um processo de governança bem implementados certamente o maior risco à segurança em nuvem é minimizado e possibilitará controles rígidos das políticas de acesso, das configurações e das tecnologias de antimalware e da aplicação de patch que uma vez implementados no ambiente certamente minimizará o risco da empresa.

Diversos produtos e soluções podem ser empregados para proteger os ambientes de sistemas ERP em nuvem, cuja maior ordem de adoção são gerenciamento de identidade e acesso, firewalls, avaliações de vulnerabilidade, sistemas de prevenção de intrusão e detecção.

Por fim, embora a migração do ERP para a nuvem seja benéfica para as empresas e, de certa forma, inevitável, as empresas precisam evoluir fortemente na governança de seus ambientes, garantindo que o impacto de prováveis ​​riscos na função de negócios seja mínimo.

* Lauro de Lauro é COO da Sky One Solutions e Conselheiro da ABES

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Ajuste no preço de remédios pode impactar muitos brasileiros

O reajuste de 10,89% no preço dos medicamentos para o ano de 2022, autorizado pelo governo federal por meio de publicação no DOU (Diário Oficial da União) no início de abril, pode representar um impacto para o orçamento dos brasileiros de baixa renda.

A alta nos preços dos medicamentos foi antecipada pelo Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos) e se tornou oficial por meio da assinatura de Romilson de Almeida Volotão, secretário-executivo da CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), órgão interministerial responsável pela regulação econômica do mercado de medicamentos no Brasil. 

De acordo com o Sindusfarma, o reajuste não deverá ser imediato, considerando pontos como a concorrência entre as empresas do mercado, que oferecem medicamentos com o mesmo princípio ativo de vários fabricantes.

Para Richard Crivelari, CEO do MEDIK, empresa de benefício de assistência à saúde, considerando o momento de crise econômica e vulnerabilidade social, o peso dos gastos com saúde no orçamento familiar pode chegar a 30% para as famílias com pequeno orçamento familiar. “Outros itens essenciais acabam sendo afetados, como moradia, alimentação e educação para que esses brasileiros continuem seus tratamentos”.  

O especialista articula que, apesar de a Farmácia Popular, programa de subsídio do governo, distribuir medicamentos gratuitos ou com 90% de desconto, a lista pode ser considerada restrita para a diversidade de linhas de tratamento que incorporam o hábito prescritivo dos médicos e as atualizações constantes por tratamentos inovadores, que reduzem o risco para o paciente.

“Neste cenário, o pior que pode ocorrer é o abandono do tratamento. Que é algo muito mais comum do que imaginamos”, diz o profissional.

Pesquisa e ajuda de empresas ganham destaque

De acordo com Crivelari, para driblar os efeitos do reajuste, muitos brasileiros recorrem a pesquisas em farmácias. O e-commerce, inclusive, facilitou esse processo de pesquisa por medicamentos mais em conta e cresceu com a pandemia. “Muitas empresas passaram a pagar remédios para seus funcionários, contratando serviços de benefícios de assistência saúde com cobertura de médicos e medicamentos, em um modelo parecido com o de planos de saúde e de odontologia, onde é cobrada uma mensalidade fixa para todos os colaboradores, e o medicamento sai até de graça nas farmácias”. 

Segundo o CEO da MEDIK, outra alternativa é procurar planos ou serviços de assistência à saúde que cobrem medicamentos de farmácia. “São poucos ainda no Brasil, mas já vemos avanços significativos, onde algumas operadoras investem no medicamento para redução de outros gastos como internações”, diz. “Infelizmente só 25% da população brasileira tem acesso a planos de saúde, e o restante depende exclusivamente do SUS, com uma lista de medicamentos que, muitas vezes, não consegue desonerar o orçamento familiar, colocando milhões de brasileiros em risco de vida”, completa.

Serviços de assistência à saúde são opção

Crivelari destaca que os serviços de assistência à saúde de baixo custo da iniciativa privada são uma alternativa, pois oferecem acesso rápido e seguro a médicos. “Os serviços possibilitam remédios e profissionais de saúde para tratar casos de baixa complexidade que, estatisticamente – e, felizmente -, são os mais frequentes na vida de uma pessoa”.

Tendo a tecnologia e inovação como aliados, acrescenta, alguns serviços possibilitam que o paciente tenha acesso a um médico 24 horas por dia, 7 dias por semana, através de telemedicina, além de outros profissionais, como psicólogos, nutricionistas e farmacêuticos. “Algumas iniciativas oferecem medicamentos cobertos, sem custo adicional, em uma rede de farmácias credenciadas”, pontua. “Este conjunto de serviços coordenados apresenta uma resolutividade média de 60% dos atendimentos”.

O especialista conta que os serviços de assistência à saúde têm sido adotados por PMEs (Pequenas e Médias Empresas) que buscam por um benefício acessível e que atenda às necessidades dos colaboradores, reduzindo faltas e atrasos, aumentando o engajamento e diminuindo a rotatividade (turnover) e presenteísmo – quando um profissional está “de corpo presente” com baixa produtividade. “Alguns serviços disponíveis no mercado não têm carência ou variação de preço conforme a idade e oferecem contratação descomplicada”.

Para concluir, Crivelari esclarece que os serviços de assistência à saúde diferem dos tradicionais cartões de desconto. “Na assistência à saúde de baixo custo, via de regra, o acesso a profissionais é ilimitado, não envolve coparticipação financeira no momento do atendimento e, na maioria dos pacotes, os remédios estão inclusos”.

Para mais informações, basta acessar: https://www.medik.com.br/



Opticon apresenta soluções de automação para o varejo na APAS Show 2022

Com o objetivo em levar inovação e produtos exclusivos que oferecem ainda mais tecnologia e sofisticação ao mercado varejista, a Opticon – empresa focada na fabricação de scanners de código de barras – participa da APAS SHOW 2022, evento de supermercadistas que acontece de 16 a 19 de maio, no Expo Center Norte, na capital paulista.

Reconhecida mundialmente como o maior evento supermercadista do Brasil, a APAS Show chega à sua 36ª edição reunindo toda a cadeia supermercadista em um evento segmentado, com expositores de diversos países, voltado para quem quer fazer negócios, networking, acompanhar as novidades e os últimos lançamentos.

No stand da empresa será montada uma loja autônoma, equipada com as etiquetas eletrônicas para a precificação dos produtos e o sistema TAP to GO permite que os compradores paguem suas compras apenas encostando o cartão na etiqueta de eletrônica de preços da gôndola, sem precisar enfrentar filas.

Buscando uma melhor experiência para cliente, o varejo já entendeu que a tecnologia pode ser uma aliada na experiência de compra. As etiquetas eletrônicas, por exemplo, pode ajudar as redes e lojas na precificação, apresentando aos clientes o preço correto de cada produto, possíveis ofertas e descontos, além de auxiliar o varejista ao unificar todas as informações em um único sistema.

“Este ano vamos focar na apresentação de leitores, coletores de dados e solução de precificação eletrônica, para mostrar ao mercado, como as soluções podem proporcionar uma melhor experiência de compra para os clientes”, explica Jalale Farhat, Area Manager Latin America da Opticon.

A Etiqueta Eletrônica de Preços alimentada por trilho energizado,  vem com led em torno da ESL, que podem piscar em várias cores e que permite que o cliente pague pela compra diretamente na etiqueta eletrônica, sem a necessidade de dirigir-se ao caixa.

A etiqueta eletrônica torna possível a atualização de preços que são reajustados por razões variadas ou promoções. O principal beneficiado deste avanço nos mecanismos das lojas são os compradores que passam a dispor de diversas informações sobre os produtos, como dados de validade e qualidade.

O executivo ainda coloca a Apas como a grande vitrine de novidades para o varejo mundial. “Nos últimos anos, temos mostrado não só a linha de produtos, mas também como utilizá-los de maneira correta, proporcionando ao varejista ganho de tempo, acuracidade e melhoria de processos”, explica Farhat. “Para a APAS Show 2022 trouxemos tecnologia que atende desde pequenas a grandes empresas do mercado varejista. Além disso, todos os produtos apresentados auxiliam na diminuição de filas e praticidade na coleta de dados do dia a dia da empresa”, conclui o executivo da Opticon.



Especialista explica processo de limpeza e desentupimento de esgoto

A rede de esgoto é a principal rede hidráulica de qualquer imóvel. É nela que todos os efluentes são despejados para tratamento de esgoto posterior. “Manter esta rede de esgoto desobstruída é fundamental para o bom funcionamento das demais tubulações”, afirma Gleison Pinheiro, diretor da PUMJIL, empresa que presta serviços de desentupidora de esgoto em São Paulo (SP). 

Pinheiro afirma que o verão é a época do ano que recebe a maior demanda pelo serviço. “Normalmente, chove mais em dezembro, janeiro e fevereiro, no entanto, apesar de não ser o recordista em precipitações, março ainda é um mês mais úmido do que outros causando assim muitas inundações, entupindo diversos pontos”.

De fato, o verão 2021/2022 teve grandes precipitações de chuvas, que ocasionaram alagamentos e tragédias no Nordeste e no Sudeste. Cidades do Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais e Tocantins amargam os desdobramentos de temporais desde a primeira semana de janeiro. Em Petrópolis (RJ), apenas o temporal de 15 de fevereiro fez 233 vítimas. A cidade voltou a ser castigada no dia 20 de março, com índice de 534 milímetros, o maior da história no intervalo de 24 horas.

Boas práticas podem evitar entupimentos

Segundo Pinheiro, a principal causa dos entupimentos em redes de esgotos é o descarte incorreto de detritos do dia a dia, uma vez que tudo que é jogado em ralos e pias vai diretamente para a rede de esgoto.

“Os materiais se acumulam e impedem a passagem do esgoto nas tubulações. Como resultado do entupimento da rede, o esgoto pode retornar para dentro dos imóveis e, até mesmo, causar a ruptura das tubulações”, explica.

Inúmeros são os transtornos causados por uma rede de esgoto entupida, quer seja em redes de esgoto residenciais, comerciais, industriais, condominiais ou em redes públicas. Para evitar tais problemas, a adoção de boas práticas é fundamental, complementa.

Manutenção preventiva pode prevenir entupimentos

O especialista explica que o serviço de desentupimento de esgoto ocorre com a desobstrução do cano através de vácuo e pressão, ou com a remoção feita através de equipamentos que são colocados no cano e podem puxar a obstrução para fora. Para ele, a melhor forma de evitar os incômodos causados por entupimentos é realizar o desentupimento de esgoto de forma periódica.

“O ideal é fazer o desentupimento a cada seis meses, através do hidrojateamento da rede de esgoto com bombas de alta pressão. Além disso, é recomendada a limpeza e sucção das caixas de esgoto com bombas de auto vácuo. Para tanto, é necessário procurar uma desentupidora de esgoto de confiança e que possua esses equipamentos montados em caminhões modernos e potentes”, pontua.

Desentupidoras investem em técnicas, equipamentos e treinamentos

Pinheiro conta que a procura por pessoas físicas é grande, mas a maioria dos pedidos pela prestação do serviço vem de construtoras, condomínios e perfuração de poços.

Segundo o diretor da PUMJIL, as técnicas para a realização de desentupimentos têm evoluído nos últimos anos, sendo necessário que as empresas invistam periodicamente na capacitação de novos profissionais.

Para mais informações, basta acessar: https://pumjil.com.br/



Extra!Ordinárias é um espetáculo de humor feito só por mulheres

Com crítica ao cotidiano e dilemas de relacionamentos e sexo, o espetáculo de humor Extra!Ordinárias conquistou o público paulistano das noites de quarta-feira. Formado por rápidas esquetes com temas que mesclam assuntos clássicos e atuais, o show de 60 minutos vem esgotando ingressos em suas sessões e ganhou temporada até o final de junho.

Cerca de 16 mulheres se dividem entre roteiro, direção, criação, atuação e equipe técnica todas as semanas para colocar o espetáculo no palco do Clube Barbixas de Comédia, no centro de São Paulo. As sessões acontecem sempre às 21h.

Idealizado pela produtora Juliana Mesquita, conta com um time de roteiristas famosas nas redes sociais. No palco, o elenco fixo é composto pelas atrizes Carla Zanini, Cecília Villar, Fafá Rennó, Helen Ramos, Jamile Godoy e Lilian Regina.

E não tem monotonia no palco das Extra!Ordinárias: um espetáculo novo é apresentado a cada duas semanas, com esquetes diferentes escritas e encenadas por profissionais convidadas, que se unem ao time. Em maio e junho, as atrizes vão reapresentar cenas já montadas. E no final de junho, elas levarão novamente ao palco as que mais fizeram sucesso ao longo da temporada, que serão escolhidas pelo público fiel das Extra!Ordinárias.

O show também se destaca pelo emprego de mulheres em todas as funções, inclusive técnicas. E se tornou referência para jovens comediantes que buscam espaço no humor. Apesar do aumento das mulheres nesta área, ela ainda é dominada por homens: apenas uma mulher figurou na lista dos 10 comediantes mais bem pagos de 2021. “Quero que esse projeto seja uma porta aberta para muitas outras mulheres brilharem junto com a gente”, conta Mesquita.

Extra!Ordinárias, que não é stand-up e nem improviso, nasceu do desejo de empregar mulheres de ponta a ponta de um espetáculo de humor. “Esgotamos todas as sessões. Havia um buraco, um desejo muito grande de conhecer um trabalho assim encabeçado só por comediantes mulheres. O humor era um lugar muito masculino, inclusive a programação deste clube. A partir de agora, este lugar também é nosso”, diz.

Embora o olhar feminino para o cotidiano dê voz às vivências e aos anseios das mulheres, o dinamismo das esquetes perpassa todos os públicos, com situações que vão gerar identificação para todos os gêneros.

Ficha Técnica:

Idealização e Produção: Juliana Mesquita. Roteiro final: Tatá Lopes. Atrizes: Carla Zanini, Cecília Villar, Fafá Rennó, Helen Ramos, Jamile Godoy e Lilian Regina. Luz: Lica Barros. Som: Lays Somogyi. Direção de arte: Maria Carolina Marchi. Vídeos e edição: Raquel Nogueira e Mayara Blanco. Mídias sociais: Juliana Pithon. Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli. Apoio: Converse via Agência Lema e Marca FALA Realização: Extra!Ordinárias.

Serviço:
EXTRA!ORDINÁRIAS

Toda quarta-feira, às 21h, no Clube Barbixas de Comédias

Rua Augusta, 1129, Cerqueira César, São Paulo.

Ingressos: Entre R$30 e R$60 (couvert artístico).

Vendas: Sympla.com.br

Classificação etária: 16 anos.

Duração: 60 minutos.

Bilheteria: Segunda a Sábado, das 19h às 21h; Domingos e feriados, das 17h às 21h

 



A importância da atenção individualizada à mulher no manejo da endometriose

O dia 7 de maio é considerado o Dia Internacional da Luta contra a Endometriose, uma oportunidade para trazer conscientização sobre a doença que no Brasil atinge cerca de 7 milhões de mulheres. Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE) revela ainda que mais de 60% das mulheres desconhecem os sintomas do problema. Só em 2021, mais de 26,4 mil atendimentos foram feitos no Sistema Único de Saúde (SUS), e oito mil internações registradas na rede pública de saúde.

O que é

A endometriose é uma condição comum e crônica que pode afetar a saúde, a fertilidade e a qualidade de vida de uma mulher. Por isso, de acordo com a Dra. Eliane Espíndola, ginecologista e obstetra do Mater Dei Santa Genoveva, é importante oferecer à paciente um atendimento abrangente e individualizado. Nesse atendimento precisa estar claro suas necessidades exclusivas com o objetivo de diagnosticar com precisão e eficiência a endometriose e usar o tratamento menos invasivo possível. Assim, é possível gerenciar os sintomas, objetivos e planos reprodutivos de cada mulher.

“O principal para cuidar dessas pacientes é manter uma abordagem individualizada, porque eu tenho que saber em que fase da vida ela está, quais são os objetivos, os projetos de vida de cada mulher.  Por exemplo, se ela deseja engravidar logo, se quer uma gravidez mais tardia ou mesmo se não tem planos de engravidar ou se está na pré-menopausa”, esclarece a médica e completa: “Entendendo o cenário da vida dela podemos encaminhar para uma investigação mais profunda. Como, por exemplo, exames diagnósticos como a videolaparoscopia, que precisa ser muito bem avaliado e indicado por ser mais invasivo, ou por meio da ultrassonografia com preparo intestinal. Mas o diagnóstico clínico é o fundamental”, diz a Dra. Eliane.

Diagnóstico e Tratamento

Após o diagnóstico e o conhecimento sobre a paciente, são avaliadas as melhores formas de tratamento individualizado, dependendo de considerações como a gravidade dos sintomas, a extensão da doença e os desejos reprodutivos. As opções de tratamento podem incluir terapias médicas, tratamentos cirúrgicos e recomendações de estilo de vida como dieta e exercícios. “Por exemplo, se a paciente estiver em fase reprodutiva e quiser engravidar, o anticoncepcional usado de forma contínua suspende a menstruação e vai oferecer ótima qualidade de vida. Se ela deseja engravidar, não usa métodos contraceptivos e está dentro do protocolo cronológico, às vezes não precisa fazer nada, ela engravida de forma natural. Mas se ela apresenta dificuldades para engravidar podemos indicar um acompanhamento para fertilização, se for o caso. Às vezes tem paciente que precisa do tratamento cirúrgico, pois pode ter um endometrioma que está comprimindo o reto, por exemplo, causando muita dor e precisa ser retirado. Ou então para uma paciente que já está na perimenopausa e tem muito sintomas, posso indicar um medicamento que atenue os efeitos do estrogênio e daqui a pouco ela entra na menopausa e vai responder com uma boa melhora”, afirma a médica.

É importante que a paciente entenda a conduta indicada e conheça mais sobre o próprio corpo para perceber que nada é tão trágico quanto pode parecer. A especialista acrescenta que a mulher precisa colaborar e ter consciência de que se  fizer atividade física, mudar hábitos de vida e tiver uma vida mais saudável, vai agir diretamente na boa resposta desse quadro de endometriose. Conforme ressalta a médica, a endometriose pode interferir negativamente na vida da mulher causando, além dos sintomas físicos, distúrbios de comportamento como irritabilidade nervosismo, melancolia, insônia e tudo que pode vir daí. “Os familiares e pessoas de relacionamento social precisam parar de lidar com essas mulheres de forma pejorativa, dizendo que a mulher vive de TPM. Pois a endometriose realmente atrapalha a vida da mulher, mas tem tratamento”, finaliza.

Sobre a endometriose

A Dra. Eliane Espíndola explica que a endometriose são células do endométrio (camada mais interna do útero) que se implantam de uma maneira patológica e irregular em qualquer outro lugar da cavidade pélvica. Podem ter células de origem interna do útero na bexiga, trompas, intestino etc., muitas vezes apresentadas com aspectos de rede, com focos espalhados na pelve e também nódulos, chamados de endometriomas. A endometriose afeta cerca de 10% (190 milhões) das mulheres e meninas em idade reprodutiva em todo o mundo.

As mulheres com endometriose podem experimentar uma diversidade de sintomas, muitos dos quais são vagos e podem se sobrepor a outras condições. Esses sintomas incluem:

Períodos menstruais dolorosos

Dor pélvica crônica

Relação dolorosa

Sangramento irregular

Fadiga

Problemas digestivos, incluindo diarreia, constipação, inchaço ou náusea

Sintomas dolorosos da bexiga.

Além do acima, a endometriose pode causar infertilidade devido aos prováveis efeitos na cavidade pélvica, ovários, trompas ou útero. Um levantamento do Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas apontou que a cada dez mulheres que são inférteis, quatro delas têm endometriose.



ONU defende resolução sobre ciclo da poluição plástica

O plástico produzido pelos seres humanos e descartado de forma incorreta na natureza percorre um caminho não linear, mas pode voltar à mesa das pessoas como parte integrante de alimentos e bebidas. Neste cenário, a ONU (Organização das Nações Unidas) concordou em março com o lançamento de uma negociação histórica que pretende quebrar o ciclo da poluição plástica que, além de tudo, afeta a economia global.

Em atenção às toneladas de resíduos que põem em risco o futuro da vida humana e a biodiversidade, a Anue (Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente) – adotou uma moção que cria um “Comitê de Negociação Intergovernamental”, que deve preparar um texto juridicamente vinculante até 2024. A decisão ocorreu em Nairóbi, no Quênia.

Os negociadores devem se concentrar no “ciclo de vida” completo do plástico, o que inclui os impactos de sua produção, uso, descarte e reciclagem. Além disso, estão em pauta negociações sobre metas globais e criação de ferramentas de controle e de planos de ação nacionais.

Murilo Zappellini, Head de Compras da ALPLA na América do Sul e Colíder do Movimento RePense o Plástico, acredita que a agenda anunciada pela ONU a respeito do “ciclo de vida” completo do material é um passo importante para a humanidade. “Reconhece-se, em um acordo intergovernamental global, o mais importante de um ponto de vista ambiental e climático desde o acordo de Paris, em 2015, que é mais valioso discutir uma agenda produtiva de circularidade, do que dar vida à ‘vilanização’ do plástico”.

Além de tratar e definir metas globais da reciclagem, reuso, redução do uso do plástico e seu ciclo de vida, acrescenta Murilo Zappellini, o acordo irá impactar a vida de milhões de pessoas economicamente expostas, com uma importante pegada de responsabilidade social. Murilo afirma que já foram realizadas iniciativas para fomentar a economia circular, mas lideradas por ONGs (Organizações Não Governamentais) e instituições que, não necessariamente, estavam conectadas aos governos.

“A ALPLA, por exemplo, é signatária da Fundação Ellen McArthur. O anúncio de uma nova jornada intergovernamental em economia circular fomenta ainda mais o assunto, conectando grandes praças. Além disso, traz à tona, de maneira oficial, os governos em um mundo cada vez mais demandante por medidas sustentáveis”, diz. “Essa responsabilidade integrada entre sociedade, indústria e governos tem um papel fundamental para o sucesso de quaisquer metas socioambientais e seus resultados”.

Governos, indústrias e sociedade devem integrar aliança socioambiental

Na perspectiva de Murilo, medidas práticas podem ser tomadas para que o avanço defendido pela ONU seja, de fato, efetuado. Para tanto, empresas e governos podem agir, mas não sem a participação da sociedade.

“Esse tripé é, sem dúvida, base para o sucesso de quaisquer agendas socioambientais. Enquanto os governos legislam e fiscalizam os temas e metas em torno da circularidade, as indústrias criam e fomentam produtos com uma pegada sustentável, com metas bem definidas. A sociedade, por sua vez, tem papel preponderante na demanda por produtos cada vez mais sustentáveis e com menor pegada ambiental”

Aliás, complementa, a agenda ESG das empresas é o que define e, cada vez mais guiará, o capital dos investidores. “Quanto maior o resultado socioambiental, maior será o capital. Esse é um caminho sem volta”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: https://repense.eco.br/



Em apoio a ONG Orientavida, Iguatemi Alphaville realiza ação de Dia das Mães

Neste Dia das Mães, a ONG Orientavida, instituição que desde 1999 desenvolve o projeto “Geração de Renda”, é destaque da campanha do Shopping Iguatemi Alphaville, em uma ação de incentivo à responsabilidade social. A Orientavida é uma ONG que visa a capacitação, profissionalização, inserção e permanência de mulheres em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho por meio do artesanato. No total, já foram capacitadas mais de 1150 mulheres em ofícios de corte, costura e bordado, beneficiando mais de 1,5 mil famílias direta e indiretamente.

Para a ação comemorativa deste mês, o material utilizado na confecção de bolsas artesanais pelas artesãs da Orientavida é da Eco Simples, empresa que, a partir da coleta de sobras e aparas de tecidos descartados por confecções, desenvolve tecidos para Fashion, Home e Decor. Nesse tipo de produção, a matéria passa por várias etapas de reciclagem, fiação e tecimento, misturando resíduos de garrafas PET na composição. A cada um metro de tecido da empresa, são utilizadas 8 garrafas pets e 500 gramas de resíduo da indústria têxtil. Além de personalizadas, as bolsas também são sustentáveis.

Excepcionalmente para o Dia das Mães, para além de suas ações próprias, os artesanatos da ONG farão parte de uma promoção do Shopping Iguatemi Alphaville, em apoio a organização social. Até o dia 08 de maio, os clientes que atenderem às regras da promoção receberão uma bolsa artesanal com estampas e cores produzidas em parceria com a ONG.

“Nos preocupamos em inovar e proporcionar ações com propósito, que também tragam memórias afetivas para as pessoas, especialmente no Dia das Mães. Acreditamos que iniciativas como essas nos aproximam dos nossos clientes e nos ajudam a fazer parte desse dia de forma ainda mais especial”, afirma Alexandre Biancamano, diretor de marketing da Iguatemi.

Para mais informações sobre a campanha e detalhes da promoção, acessar http://www.iguatemialphaville.com.br e https://orientavida.org.br/br/home para conhecer a ONG.



Mais de 8 milhões de mulheres se tornaram mães por meio da Fertilização in Vitro

Desde que o primeiro bebê nasceu a partir de um tratamento de fertilização in vitro (FIV), em 1978, as técnicas de reprodução assistida passaram por avanços notórios. Hoje, a procura por esse tipo de acompanhamento especializado tem ocorrido de modo crescente e as taxas de sucesso revelam a importância da medicina reprodutiva para os casais inférteis. Homens e mulheres podem apresentar, em igual proporção, problemas que interfiram nas chances de ter um filho. Algumas situações são solucionadas com técnicas simples, enquanto outras precisam de um tratamento de alta complexidade, capaz de contornar fatores graves de infertilidade conjugal – a FIV é indicada para esses casos.

Uma sequência de procedimentos é realizada para concluir o processo de FIV. A maior parte das etapas ocorre em ambiente laboratorial. Somente no último passo do tratamento, após fecundação dos óvulos e cultivo embrionário, é que os embriões são colocados no útero da futura mãe. Trata-se, portanto, de um controle minucioso da reprodução humana e que pode ajudar muitos casais que vivenciam dificuldades para engravidar. Para quais casos a FIV é indicada? Após uma investigação completa das condições reprodutivas da mulher e do homem, os fatores de infertilidade são esclarecidos e podemos definir o tratamento mais efetivo.

Nesse contexto, a FIV é indicada para os seguintes casos: infertilidade sem causa aparente com a idade da mulher superior a 35 anos; falha de tratamentos de menor complexidade; obstrução das tubas uterinas que pode decorrer de infecções; malformação congênita ou cirurgia de laqueadura; endometriose grave; reserva ovariana reduzida (baixa quantidade de óvulos armazenados); alterações na concentração; motilidade ou morfologia dos espermatozoides; fatores masculinos graves, como azoospermia (ausência de espermatozoides no ejaculado); alto risco de transmissão de doença genética para os descendentes; histórico de abortamento de repetição e casais homoafetivos.

A FIV segue algumas etapas que compreendem o processo principal do tratamento. Normalmente, a sequência inclui: estimulação ovariana, punção dos óvulos e preparo dos gametas femininos e masculinos, fertilização dos óvulos, cultivo dos embriões e transferência dos embriões para o ambiente uterino. O primeiro passo da FIV envolve a administração de medicamentos que regulam os hormônios endógenos e promovem o recrutamento de vários folículos ovarianos para obter um número maior de óvulos maduros. Nesse procedimento, o crescimento dos folículos  é cuidadosamente monitorado por meio de ultra-sonografia, sendo possível prevenir a ovulação prematura e recuperar os óvulos no momento certo.

Assim, antes que os óvulos  sejam liberados dentro da paciente, realiza-se a aspiração folicular e os óvulos são coletados em laboratório. Enquanto isso, os gametas masculinos também são preparados. Uma amostra de sêmen é processada com técnicas de capacitação espermática para que os espermatozoides de melhor qualidade sejam selecionados. Na terceira etapa da FIV, ocorre a fertilização propriamente dita. Para isso, utiliza-se mais comumente a técnica de injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI). Dessa forma, os gametas masculinos são micromanipulados e injetados no citoplasma dos óvulos maduros previamente selecionados. Em alguns casos selecionados podemos também utilizar a técnica de FIV “clássica” incubando os óvulos com espermatozoides ao redor e aguardando a fertilização de forma semelhante ao que acontece nas tubas.

Os embriões gerados por esse processo são, então, acompanhados durante os primeiros dias de divisão celular, enquanto permanecem em incubadoras de cultivo. Enfim, os embriões que se desenvolvem no período de cultura embrionária – o que leva entre 3 e 5 dias – são transferidos para o útero da paciente, onde pelo menos um deles deverá se implantar para iniciar a vida gestacional. Os pacientes indicados à FIV são avaliados em suas características e fatores específicos de infertilidade. Dessa forma, é possível acrescentar técnicas complementares de acordo com a individualização do seu tratamento.

O sonho de ser mãe para um casal infértil está mais próximo de se realizar do que nunca. É a ciência a favor da vida. “A FIV existe há 44 anos e já contribuiu para o nascimento de mais de 8 milhões de crianças ao longo de todo esse tempo e hoje se faz no mundo mais de 2 milhões de FIVS. Não existe tratar de casais inférteis, ou de pessoas que buscam uma gravidez, independente de serem inférteis ou não, sem a Fertilização in Vitro”, conta o especialista em reprodução assistida da clínica FIV São Paulo, Dr. Newton Eduardo Busso. 

https://www.youtube.com/channel/UCTPtbb-Hgc2DiZBJtC-fWlQ

 



Estudo revela as implicações éticas das principais tendências de tecnologia

A Thoughtworks, consultoria global de tecnologia que integra estratégia, design e engenharia para alavancar a inovação digital, lançou este mês o Looking Glass, um guia anual que revela as mudanças críticas impulsionadas pela tecnologia que vão moldar os negócios em 2022 e no futuro. Com base na abordagem da Thoughtworks para entregar inovação de ponta para empresas antes que novas tecnologias cheguem à adoção em massa, o relatório oferece recomendações aos líderes do mercado de tecnologia sobre como competir da melhor forma e se tornarem eles próprios disruptivos.

Uma das tendências destacadas pelo Looking Glass é o metaverso, que promete possibilidades infinitas para consumidores e empresas trabalharem, viverem, se divertirem e aprenderem neste novo meio habilitado pela tecnologia de realidade estendida (XR, na sigla em inglês). Quando a XR é combinada com inteligência artificial (IA) e dispositivos, existem muitas maneiras criativas de aproveitar as forças humanas e produzir bons resultados que beneficiam a sociedade. No entanto, é importante ter em mente que essas tecnologias mudam a experiência do usuário e que as pessoas se representam de forma diferente nos mundos virtuais, o que pode ter implicações morais e éticas.

“À medida que as interações humano-máquina evoluem e ativos digitais não fungíveis se tornam realidade com blockchain e Tokens Não Fungíveis (NFT na sigla em inglês), os mundos físico e digital estão convergindo e criando inúmeras oportunidades para os negócios e para os consumidores finais. O metaverso promete possibilidades ilimitadas nesse sentido. Novas formas de trabalhar, aprender, consumir, jogar, se socializar e se relacionar irão inevitavelmente emergir nesse novo ecossistema sem fronteiras que está se formando”, explica Renan Martins, Head de Tecnologia da Thoughtworks Brasil.

As cinco macrotendências examinadas pelo Looking Glass neste ano são:

· Evolução da experiência humano-máquina: ao avançar de forma inevitável em direção ao metaverso, os mundos físico e digital vão convergir ainda mais de maneira a abrir novas possibilidades para os negócios.

· Inteligência Artificial como parceira: Machine learning (ML) e inteligência artificial (IA) continuam ganhando força em todos os setores. Observa-se uma rápida adoção em casos que vão desde a automação de processos operacionais diários até o aumento da tomada de decisões estratégicas.

· Acelerando rumo à sustentabilidade: à medida que consumidores, governos e investidores exigem maior responsabilidade ambiental das empresas, tornar-se sustentável deixou de ser opção para se tornar um imperativo empresarial.

· O crescente impacto da tecnologia hostil: a tecnologia “hostil” é comumente associada a atividades criminosas, como ransomware, invasão de sistemas para roubar dados ou criação de vírus. Entretanto, estas situações representam apenas parte do problema: o cenário está evoluindo de uma forma que a definição de tecnologia hostil deve ser ampliada para incluir atos que, mesmo amplamente aceitos, ameaçam o bem-estar da sociedade.

· Compreendendo o potencial das plataformas: a construção de plataformas é fundamental para a estratégia moderna dos negócios, mas também uma área repleta de ambiguidades. Observa-se um novo foco na resolução das incertezas em torno das plataformas e na conexão da construção dela para objetivos de negócios claramente definidos.

“Conforme as técnicas suportadas pela IA se tornam mais populares, elas podem influenciar em mais áreas de nossas vidas e seus impactos precisam ser considerados de uma perspectiva ética”, afirma Rebecca Parsons, Chief Technology Officer da Thoughtworks. “Desta forma, torna-se importante para as empresas desenvolver parcerias produtivas e equilibradas entre seu pessoal e a IA para extrair o máximo valor de tecnologias emergentes, como soluções de realidade estendida, ao mesmo tempo em que permanecem atentas às implicações éticas potenciais. Compreender como os sistemas de IA funcionam é fundamental para perceber e mitigar consequências indesejadas”, complementa Rebecca.

O estudo Looking Glass da Thoughtworks é atualizado anualmente, com o intuito de acompanhar as constantes mudanças nas prioridades de tecnologia e aplicações para os negócios. Visite este site para se atualizar com os mais novos insights de negócios e da indústria para líderes digitais.

 

A Thoughtworks é uma consultoria global de tecnologia que integra estratégia, design e engenharia para alavancar a inovação digital. Somos mais de 10 mil pessoas distribuídas entre 49 escritórios e em 17 países. Há mais de 25 anos, trabalhamos junto com nossas clientes para criar impacto extraordinário, usando a tecnologia como diferenciador para ajudá-las a resolver problemas de negócio complexos.



Consumo de chás no Brasil cresce acima da média mundial

Os brasileiros têm investido no consumo de chás, em detrimento de refrigerantes. O movimento, que faz parte de uma busca por alternativas mais saudáveis, é demonstrado por dados de um balanço realizado pela Euromonitor International: segundo a análise, o consumo de chá no Brasil cresceu 25% entre 2013 e 2020, quase o dobro da média mundial, de 13%.

O consumo regular de bebidas gaseificadas no país, por sua vez, apresentou queda de 53% entre 2007 e 2018. Indicativos da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que, entre 2009 e 2018, o consumo de refrigerantes caiu em todas as classes de renda.

Gislainne Couto, especialista em chá, CEO e founder da Chanoyu Collection – e-commerce que atua com a venda de chás, blends, shots e utensílios – afirma que o aumento no consumo de chás tem um impacto positivo no país. “A cultura do chá, incutindo a ideia de pureza e harmonia, surgiu no Oriente e se expandiu pela Europa até chegar à América. Com a globalização interconectando culturas, isso foi acelerado”.

Além disso, o chá – que já foi usado para tratamentos médicos – passou a fazer parte de um entretenimento refinado, conquistando profissionais de saúde em todo o mundo e passando a fazer parte da rotina de pessoas que buscam a famosa “health life”, explica. “O Brasil tem acompanhado esse movimento global, em que o foco é a saúde, e o chá, como uma bebida com inúmeros nutrientes e que proporciona uma vida saudável, com bem-estar e autocuidado, não poderia ficar de fora”.

Gislainne Couto complementa que o autocuidado vem sendo recomendado por profissionais de saúde e incorporado no dia a dia do brasileiro. “É o chá fazendo parte do processo de mudança do brasileiro que busca hábitos mais saudáveis e almeja qualidade de vida”.

De fato, uma pesquisa realizada pela WW, em parceria com a Kantar revelou que a maioria dos brasileiros pretende investir em vida saudável e bem-estar em 2022. Segundo o estudo, que entrevistou 14.506 pessoas, entre 18 e 69 anos, em 15 países, a busca por um estilo de vida mais saudável está entre as principais metas para este ano para 91% dos cidadãos. Em outros países, este percentual é de 78%.

A especialista em chá observa que, quando o assunto é saúde, as pessoas não devem ficar limitadas apenas à saúde física. “No momento pós-pandemia, a preocupação com a saúde mental foi destaque mundial, trazendo mudanças no perfil social e um despertar para outras prioridades que haviam sido adormecidas com a intensidade de trabalho e obrigações”. 

Com efeito, um trabalho desenvolvido por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) com 425 pacientes, que superaram os estágios moderados e graves da infecção por Covid-19, descobriu que uma grande parcela dos sobreviventes desenvolveu déficits cognitivos e transtornos psiquiátricos. A análise detectou a prevalência de distúrbios como depressão, ansiedade e estresse pós-traumático após a recuperação. 

A volta das rodas de chá

Para concluir, a CEO e founder da Chanoyu Collection afirma que, para além da questão dos benefícios à saúde, há uma questão sociocultural também envolvida nas chamadas “rodas de chá”, que têm se tornado tendência. Isso porque, em meio a uma enxurrada de notícias trágicas, a necessidade de um momento “off” para descanso e reflexão veio à tona.

“Essa necessidade [de um momento de pausa] já era valorizada na cultura oriental, com o momento do chá. A cerimônia conhecida como Chanoyu, por exemplo, é uma das principais tradições japonesas. O momento pode ser individual, apenas para apreciar a beleza do simples ou social, para reunir amigos e abstrair os problemas do dia”, complementa.

Para mais informações, basta acessar: https://www.chanoyucollection.com.br/ ou https://www.instagram.com/chanoyucollection/



Dell amplia portfólio de notebooks Inspiron 15 3000 com a 11ª geração Intel Core

A Dell apresenta uma nova versão do seu notebook Inspiron 15 3000, que combina a 11ª geração de processadores Intel Core com um novo design compacto, com bordas de tela mais finas de 15,6 (Full HD) desde as configurações iniciais.

“O Inspiron 15 3000 representa uma evolução na oferta da Dell no Brasil desde as configurações iniciais de notebooks disponíveis no país”, comenta Sidney Zamel, diretor de Marketing e Vendas da Dell Technologies no Brasil.

“O novo design traz para essa série recursos avançados como tela Full HD, processadores Intel Core de 11ª geração e armazenamento em SSD para um portfólio que atende desde os consumidores que precisam de um PC para atender as demandas mais básicas, até usuários que necessitam de alto desempenho”, explica.

Entre suas configurações, o Inspiron 15 3000 está disponível com processadores de 11ª geração Intel até i7, memória de até 8GB (expansível até 16GB) e placa de vídeo integrada Intel Iris Xe (versões i5 e i7). A Dell oferece ainda opção com placa gráfica dedicada NVIDIA GeForce MX350 (2GB GDDR5). O armazenamento disponível é em SSD de até 256GB.

A tela de 15,6” em resolução Full HD é de tecnologia WVA, o que entrega ângulos de visão mais amplos. Para fornecer uma experiência de visualização ainda melhor, a Dell equipa o notebook com o software ComfortView, que reduz as emissões nocivas de luz azul para fornecer maior conforto aos olhos em tempos de visualizações prolongadas.

Embora seja mais compacto do que na geração anterior, o novo design do equipamento tem um aproveitamento maior do espaço e entrega teclas mais amplas, além de incluir também um teclado numérico.

Para completar, os modelos da linha Inspiron já saem de fábrica com Windows 11 e foram otimizados para aproveitar a interface renovada do sistema operacional da Microsoft garantindo a melhor experiência multimídia do segmento.

Quem adquirir o Inspiron 15 3000 pela loja oficial da Dell também recebe gratuitamente uma licença de um ano do McAfee Live Safe, que defende os computadores de sites e downloads perigosos, além de proteger arquivos digitais como contas eletrônicas e extratos bancários online salvos em PCs.

Os novos modelos tem preço sugerido a partir de R$ 2.949,00.

Para mais informações, acesse o site.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Pesquisa mostra que modelo híbrido de trabalho é o preferido entre funcionários

A diminuição das infecções e óbitos causados pela Covid-19 tem motivado a volta ao trabalho presencial desde o segundo semestre de 2021. Entretanto, esse modelo não é mais bem visto por muitos funcionários que viram benefícios no trabalho remoto iniciado com a pandemia. De acordo com pesquisa da Microsoft, divulgada no último mês de março, 52% dos funcionários entrevistados disseram estar propensos a considerar a transição para um modelo híbrido ou remoto ainda em 2022. Somente no Brasil, o percentual de trabalhadores que consideram essa transição é de 58%.

A pesquisa entrevistou 31 mil pessoas de 31 países, incluindo, na América Latina, Brasil, Argentina, Colômbia e México. A motivação pelos dois modelos de trabalho – híbrido e remoto – pode ser associada a uma nova equação, segundo o levantamento, que agora pesa das decisões relativas às escolhas de emprego. Do total de trabalhadores entrevistados, 53% disseram que estão mais propensos a priorizar sua saúde e bem-estar sobre o trabalho agora do que antes da pandemia. No Brasil, esse número aumenta para 71%.

Já de olho nessa tendência e para não perder talentos, muitas empresas já vinham vendo o trabalho híbrido como uma opção para seus modelos de negócios. A última edição da pesquisa “Covid-19: como será o retorno aos escritórios”, realizada pela KPMG no Brasil entre julho e agosto de 2021, já apontava que 85% das empresas entrevistadas pretendiam variar entre o trabalho presencial e o home office em 2022.

Para a produtividade e o entrosamento entre os funcionários que estão fisicamente em locais diferentes, a tecnologia tem sido grande aliada de líderes e gestores. Nos últimos dois anos, softwares e programas foram criados e aperfeiçoados com o objetivo de atender a esse novo momento do mercado de trabalho.

“Trabalhar em casa 100% remoto ou híbrido é uma experiência relativamente nova para a maioria dos trabalhadores, mas, pelo que tudo indica, veio para ficar mesmo após a pandemia e, com o auxílio de ferramentas adequadas e confiáveis, vem ganhando cada vez mais força e aceitação, porque podemos mais facilmente equilibrar o trabalho com a vida pessoal”, explica Daniel de Souza Lima, que possui quase 20 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação.

O profissional aponta alguns exemplos de tecnologias que vêm sendo usadas em escritórios híbridos. Um desses é a possibilidade de usar sistemas operacionais simultaneamente em máquinas físicas e virtuais, com o uso de nuvem. “Uma das principais marcas de tecnologia recentemente apresentou novos recursos de seu mais famoso sistema operacional, com a promessa de integração com softwares que podem ser usados tanto no personal computer (PC) e na nuvem, o que inclui a barra e o gerenciador de tarefas compartilhados, em que o usuário poderá trocar entre os dois sistemas usando o alternador de tarefas”, exemplifica Lima.

Segundo o profissional, para garantir o atendimento das tarefas pelos funcionários e comunicação entre as equipes, programas como Slack e Trello, têm sido bastante usados. Esses programas já eram usados antes da pandemia, mas agora estão entre os mais populares para auxiliar no dia a dia do trabalho das organizações que possuem funcionários atuando em modelo híbrido ou remoto.

“O Trello apresenta quadros em que são colocadas as listas de tarefas separadas por cartões coloridos com prazos e objetivos definidos. A plataforma ainda oferece recursos de checklist para indicar pontos imprescindíveis ao projeto, upload de arquivos e etiquetas coloridas que permitem ao usuário separar os arquivos por temas. Já o Slack é um dos softwares de comunicação que estão ajudando a aumentar a produtividade das conversas de trabalho, excluindo a necessidade de e-mails ou mensagens via WhatsApp, reunindo toda comunicação em um só ambiente”, explica.

A tecnologia como aliada até mesmo quando é preciso assinar documentos e mensurar tempo de trabalho

O modelo remoto de trabalho, que se intensificou a partir do início da pandemia da Covid-19, acabou com um dos mitos do modelo que se conhecia até então: a necessidade de se estar presencialmente em um local para assinar um documento. Ou transportar esse documento em papel, assinado, seja via transportador ou Correios. Para permitir a assinatura confiável de documentos, a tecnologia também é uma importante aliada.

De acordo com o profissional de TI Daniel de Souza Lima, um exemplo de ferramenta que vem sendo utilizada pelas empresas é o Clicksign. “Ele oferece gestão e assinatura de documentos com validade jurídica. Com a ferramenta, é possível assinar documentos à distância, especialmente os mais urgentes”, diz.

E para as empresas que querem ter um maior controle sobre a presença dos funcionários no horário de trabalho combinado, já existem programas que cumprem a função do antigo cartão de ponto.

“Para controle de horas trabalhadas, o Toggl é uma ferramenta que mensura o tempo investido em cada projeto ou cliente. O programa faz essa contagem automaticamente por funcionário ou equipe, e gera relatórios detalhados, eliminando a necessidade do preenchimento de planilhas. Tem também o Productivity Score, que auxilia os gestores a saberem quantos e-mails profissionais foram enviados, quem desliga a câmera em reuniões e até o tempo que a pessoa fica no computador. O Sneek possibilita o gestor saber exatamente quanto tempo o empregado ficou longe do computador por dia. Já o Einable usa inteligência artificial para calcular a rapidez com que os funcionários em home office executam diferentes tarefas e atribui pontuação a eles”, informa Daniel Lima.



Estudo indica que 70% de buscas no Google são de produtos e serviços para compra

Cada vez mais as compras se iniciam a partir de pesquisas em mecanismos de busca online, seja para adquirir produtos em lojas virtuais ou para acessar mais informações ou orçamentos de um bem de consumo ou serviço comercializado fora da web. Foi o que demonstrou uma recente pesquisa realizada pela Market Review. De acordo com levantamento do estudo “State of Search Brazil”, cerca de 88% dos brasileiros utilizaram o Google para fazer alguma busca online no último ano. Entre eles, 82% usaram o buscador para pesquisar conteúdos e informações e 70% para procurar produtos com a finalidade de consumo.

“Esse alto número de busca por produtos e serviços se torna uma oportunidade para empresários divulgarem seu negócio e prospectar novos clientes. Os anúncios no Google permitem que a empresa esteja nas primeiras páginas dos buscadores, ampliando a chance de ser encontrada pelo seu público-alvo”, alerta Alessandra Lemos Fernandes, consultora de marketing, há 19 anos, e executive head da Ser Mídia, empresa especializada em publicidade online.

O levantamento também confirmou que a frequência de compras pela internet aumentou 71% em 2021, e que 49% pretendem comprar muito mais através do comércio eletrônico, em 2022. “Para atrair esses clientes, não basta ter uma loja virtual, é preciso mostrar os produtos na principal vitrine atual, chamada Google Shopping”, complementa a especialista.

Segundo Alessandra Lemos, é relativamente mais barato anunciar no Google Ads do que em outros meios de comunicação, como televisão, rádio ou veículos impressos porque você define o quanto deseja investir. “Mas, para não gastar sem colher resultados, é preciso ter planejamento de campanha e conhecer bem o público-alvo para alcançá-lo com mais eficiência. E, certamente, você terá retorno em vendas a partir de seu investimento em publicidade online”, afirma.

Resultado a curto prazo

O Google Ads é um dos meios mais rápidos de retorno de campanha, ou seja, assim que o seu anúncio é publicado, já começa a ser exibido nas pesquisas. Dessa forma, é possível gerar em questão de horas, inúmeras visitas em seu site. “E o melhor de tudo, é alcançar um público qualificado, segmentado e voltado para adquirir os seus produtos ou serviços, conforme previamente determinado em campanha”, explica Alessandra.

A contratação de uma agência para anunciar no Google pode melhorar o Quality Score das empresas, ou seja, o principal papel do Google é verificar anúncios mais relevantes e, por meio do Quality Score, — uma escala numérica de 1 a 10 que estima a qualidade dos anúncios e landing pages — os anunciantes podem ter uma análise real de quais campanhas estão bem ou mal colocadas. “Por isso é necessário conhecimento técnico e, principalmente, tempo, uma vez que campanhas bem administradas requerem muitas horas de dedicação”, adverte Alessandra. “O erro mais comum das empresas é delegar esse trabalho para pessoas sem experiência, muitas vezes, o próprio empresário investe algum tempo e dinheiro em anúncios, em detrimento à administração do seu negócio e acaba não conseguindo tempo para se dedicar realmente nem a um e nem a outro”, afirma.



Afinal, podemos dar banho em gatos?

Diferente dos cachorros, os gatos são bichinhos que normalmente os tutores não se preocupam com banho ou não costumam dar por terem dúvidas se de fato estes podem tomar uma ducha. Afinal, podemos dar banho em gatos?

Segundo o médico veterinário Juan Justino, os felinos podem tomar banho, mas com moderação. “Ao contrário dos cães, os gatos tendem se “auto limpar”, como o animal se lambe bastante ele acaba removendo boa parte das sujeiras pelo corpo o que faz com que banhos nesses animais sejam menos frequentes”.

Mas assim como o banho é importante para todos, aos gatos não é diferente. Os banhos aos gatos ajudam na remoção de acúmulos de sujeira pelo corpo, que mesmo com o gato se “auto limpando” terminam por se acumular. Assim, os banhos são essenciais para eliminação dos excessos de sujidades.

“Os banhos nos felinos devem ocorrer de forma esporádica a cada 20 ou 30 dias. Caso o tutor não se sinta seguro e confortável em dar banhos em casa deve procurar um local especializado para que o banho seja realizado, sem nenhum tipo de intercorrência ou problemas para saúde do animal”, enfatiza o veterinário.

Existem diversos produtos no mercado pet que podem ser utilizados para os banhos em felinos, o ideal é que junto com o médico veterinário do animal procurem um produto que o pet se adapte melhor para os banhos, sem trazer nenhum dano à saúde dele.

Como cuidar das unhas?
Não é aconselhável o tutor cortar as unhas dos gatos sozinho, pois se elas forem cortadas ou aparadas de forma incorreta poderá trazer prejuízos para a saúde do animal. “Recomendamos sempre procurar ajuda do médico veterinário de confiança para aparar as unhas do gato da maneira correta para que a saúde seja preservada,” finaliza.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


O atendimento tem sido o diferencial no momento de escolher planos de internet

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Íbero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC), juntamente com o Instituto de Pesquisas e Estudos da Sociedade e Consumo (IPS Consumo), divulgado pelo jornal GLOBO em 2021, demonstrou que apenas 28% dos brasileiros se sentem satisfeitos com o atendimento que recebem como clientes. Esse número demonstra como esse serviço é um indicativo de satisfação importante para as empresas, principalmente as que oferecem suporte via telefone.

Com a mudança no comportamento desse consumidor, que passou a usufruir mais dos serviços de telecomunicações, a oferta de várias empresas faz com que eles aumentem o nível de exigência no atendimento e isso se torne um critério para justificar a permanência de contrato. Indo além, torna-se um argumento para a indicação, ou não, do serviço para outros possíveis clientes.

Ao mesmo tempo, isso demonstra que o investimento nesse setor pode ser um diferencial competitivo para as empresas. O Reclame Aqui, principal portal para registro de reclamações e insatisfação dos consumidores brasileiros, realizou uma pesquisa divulgada em seu site, sobre o que os clientes consideram como primordial para se decidir por uma marca. A resposta foi taxativa: a reputação da empresa e o bom atendimento prestado.

Fazendo uma análise rápida, os dois critérios se relacionam. Afinal, a reputação da empresa está diretamente ligada à percepção que os clientes têm sobre a maneira que se comportam diante de situações de contrato, se são idôneas, se preocupam com os interesses de seus associados e se oferecem aquilo que foi combinado.

As empresas de telecomunicações

Na compra de serviços de telecomunicações, no qual se incluem planos de telefonia fixa e móvel, internet fixa e móvel e, também, TV por assinatura, esse diferencial competitivo se coloca com ainda mais importância. Isso porque, quando há muita oferta no mercado, os critérios de escolha se tornam ainda mais rígidos e, não incomum, a satisfação com o atendimento recebido se torna um indicativo determinante.

Hoje, diversas empresas oferecem produtos e serviços do segmento de telecomunicações. Umas maiores, outras menores, mas, em suma, há uma oferta diversificada à disposição da escolha dos clientes. Seus focos estão em preço, valor agregado, destaques em bonificações, descontos agressivos e, é claro, no bom atendimento.

O mesmo estudo do Reclame Aqui também mostrou que cerca de 10% de todos os acessos ao site são para, efetivamente, registrar uma reclamação. A imensa maioria dos visitantes vão até o portal para conferir a credibilidade da empresa à qual estão pretendendo se associar e, principalmente, como eles lidam com situações de críticas e na solução de problemas.

Nesse ponto, as empresas regionais se destacam

Diferente do que muitos podem pensar, as empresas regionais de telecomunicações se destacam quando o assunto é atendimento ao cliente e deixam as operadoras de grande porte para trás no índice de satisfação com os serviços.

Segundo o Índice Nacional de Satisfação do Varejo (INSV), em estudo divulgado em abril de 2021 em seu portal, empresas que estão presentes em até 10 estados apresentam, em média, 79% de satisfação dos clientes. Já as que superam essa linha de alcance, chegam à apenas 71%.

Esse estudo conclui que, para os consumidores, a proximidade no atendimento é o diferencial positivo. Empresas regionais tendem a oferecer um suporte mais humanizado, com contato direto com “pessoas de verdade”. Em compensação, as grandes operadoras vêm apostando, cada vez mais, no uso de chatbots e no atendimento digitalizado.

Essa é uma justificativa do porquê as empresas menores, regionalizadas, estão conquistando premiações.

Um exemplo disso é a internet da Azza Telecom, que recebeu o destaque em atendimento do setor de telecomunicações. A empresa especializada na oferta de internet por fibra ótica possui um alcance regional, principalmente nos entornos das cidades de Sorocaba, Taboão da Serra e Registro, cidades do interior paulista.

A proximidade com a capital do estado já desmistifica a ideia de que as empresas regionais apenas se destacam em localidades onde o acesso das grandes empresas é limitado. O que foi considerado para a premiação, foi o atendimento oferecido, de 24 horas por dia, 7 dias por semana através do telefone da Azza Telecom, com acesso total a todos os departamentos, desde suporte técnico, até atendimento financeiro.

A proposta da digitalização, apesar de ser positiva e tornar o atendimento padrão, efetivamente engessa o suporte ao cliente e isso, de acordo com os resultados dos diferentes estudos citados, vem sendo visto de maneira negativa. Principalmente porque forçam o consumidor a esperar e a tentar encaixar seus problemas em perguntas indicadas.

É nesse sentido que as empresas regionalizadas se destacam, em um ponto que, para os clientes, é o verdadeiro diferencial competitivo: o atendimento humanizado oferecido e a eficiência da empresa. 



Botox: procedimento não cirúrgico é o mais realizado

Além de serem utilizadas como ferramentas de informação, entretenimento e informação, as plataformas digitais têm ditado tendências de moda e comportamento. No que diz respeito à busca pela beleza física, não é diferente, o que impulsiona a alta procura por procedimentos não invasivos, como a aplicação de toxina botulínica. Segundo estudo da Isaps (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, em português), o botox é o procedimento não cirúrgico mais realizado no mundo – correspondendo a 43% do total de buscas.

De acordo com a análise, depois do botox, vem a escolha por injeção do preenchedor ácido hialurônico (28,1%), remoção de pelos (12,8%), redução não cirúrgica de gordura (3,9%) e fotorrejuvenescimento (3,6%). Em média, 85% das intervenções não cirúrgicas foram realizadas em mulheres, ainda conforme os indicativos, que são de 2020 e que foram divulgados em dezembro do último ano.

Na perspectiva do Dr. Daniel Dias Machado, biomédico esteta, patologista clínico e especialista em biomedicina estética, o procedimento de aplicação de toxina botulínica é popular por se tratar de um procedimento seguro, não invasivo e que dispensa afastamento social, com a entrega de resultados positivos.

“Autorizada pelo Ministério da Saúde há 20 anos, a toxina botulínica tem se reinventado a cada dia. A técnica teve o seu leque de indicações ampliado e se tornou o principal procedimento quando o objetivo é atenuar marcas da idade”, afirma.

Ele explica que, mesmo havendo correntes que buscam substâncias para substituir o botox, o mesmo permanece quase como unanimidade entre os profissionais, sendo pauta de congressos científicos que buscam novos pontos de aplicação. “Além disso, a toxina botulínica é um produto acessível, ligado diretamente à autoestima dos pacientes”, avalia.

Aplicação de botox exige cuidados

Machado diz que a neurotoxina é um procedimento estético minimamente invasivo, produzido pela bactéria Clostridium Botulinum, que bloqueia a liberação de acetilcolina nos músculos e faz com que eles percam a força de contração.

“A técnica promove a melhora nas rugas de expressão, como pés de galinha, linhas da testa e a ‘ruga de bravo’ no centro dos olhos”, acrescenta. “A técnica busca levantar as sobrancelhas e passar um ar de face rejuvenescida e descansada”.

O biomédico esteta afirma que o principal risco da aplicação de toxina botulínica diz respeito à busca de profissionais não habilitados, que representam um perigo para a saúde pública de modo geral. “Na aplicação de botox, a falta de capacidade técnica para administrar intercorrências pode levar a assimetrias, queda palpebral, queda da sobrancelha e sensação de peso e de de estranheza por não conseguir se mexer”. 

Segundo o especialista em biomedicina estética, entre as queixas mais recorrentes dos pacientes, estão o temor de se submeter a processos estéticos cirúrgicos, o receio de colocar a saúde em risco e a necessidade de afastamento das atividades, ao lado do alto investimento. “As intervenções cirúrgicas no ramo da estética devem ser cogitadas apenas quando se exaurirem as opções menos invasivas, quando não há alternativa de reversão do quadro clínico estético do paciente”.

Para mais informações, basta acessar: https://www.doutordaniel.bmd.br/



VoIP é opção para empresas frente telefone fixo e celular, diz especialista

Já se passaram 146 anos desde que foi realizada a primeira comunicação oficial de um sistema de telecomunicações capaz de transmitir som por meio de sinais elétricos nas redes de telefone. Em 10 de março de 1876, o britânico Alexander Graham Bell produziu o feito e entrou para a história como o inventor do telefone – sob os protestos do italiano Antonio Meucci, que já havia registrado a patente de um telefone eletromagnético em 1856.

A invenção seria alvo de uma disputa que se arrastaria por séculos, recebendo uma definição a favor de Meucci apenas em 2002, por meio de uma resolução do Congresso dos Estados Unidos.

Do século 19 para cá, o telefone ajudou a revolucionar as relações sociais – e o mundo como um todo -, e também evoluiu. Exemplo disso, a tecnologia Voip (Voice over Internet Protocol, em inglês; ou Voz sobre Protocolo de Internet, em tradução livre) foi criada em 1995 por uma empresa israelense chamada VocalTec como uma inovação que converte a voz em um sinal digital.

O principal objetivo da tecnologia é substituir a telefonia tradicional utilizando equipamentos para conexão à internet para transmitir som, fax e vídeo na mesma rede. Como resultado, hoje é possível fazer ligações usando a internet por meio de ferramentas virtuais presentes no dia a dia pessoal e profissional das pessoas em todo o mundo, como o WhatsApp e Skype. 

Rafael Martins, CEO da VONO Telecom, operadora de telefonia voltada para o mercado de voz sobre IP, afirma que é cada vez maior o número de empresas e profissionais liberais que estão migrando para a tecnologia de telefonia VoIP.

“O principal motivo é a facilidade e praticidade de usar essa tecnologia que trafega voz sobre uma conexão de dados de internet. Por isso, acredito que, a médio e longo prazo, a tecnologia VoIP será a padrão no segmento de comunicação por voz corporativo”, expõe.

VoIP é opção à telefonia móvel e fixa e às chamadas de vídeo/voz de apps

Na perspectiva de Martins, o VoIP é uma boa alternativa à telefonia móvel e fixa e às chamadas de vídeo e de voz de aplicativos de celular. “Entre uma série de vantagens, a facilidade e praticidade de uso, somados aos custos mais baixos e à mobilidade que a tecnologia permite, torna o VoIP mais vantajoso para empresas diante de outras estruturas de comunicação”.

O especialista acrescenta que os perfis de algumas empresas estão mudando no que diz respeito à mobilidade, principalmente depois da crise sanitária, quando a necessidade do trabalho remoto fez com que a tecnologia fosse adotada de uma forma mais rápida.

“O VoIP se tornou quase como o único caminho viável para que as empresas continuassem a usar a telefonia fixa sobre uma plataforma moderna e versátil”, explica. “A tecnologia traz diversos benefícios, como a possibilidade de ter uma estrutura de PABX em nuvem, de fácil acesso e configuração, além de uma linha ou ramal que pode ser autenticado em qualquer lugar, bastando ter uma conexão com a internet”.

Além disso, prossegue, a tecnologia oferece diferenciais para empresas, como segurança, facilidade de integração e recursos. “O VoIP proporciona redução de custos, pois dispensa cabeamento e infraestrutura, gastos com manutenção e ligações nacionais e internacionais – além de oferecer taxas mais baixas nos pacotes de internet”.

5G deve impulsionar a tecnologia de telefonia VoIP

Para o CEO da VONO Telecom, com a implementação da tecnologia 5G e da IoT (Internet of Things, em inglês – Internet das Coisas, em português) em larga escala, a expectativa é que a quinta geração de internet deverá expandir a velocidade nas conexões, estimulando a procura pelo VoIP.

“A telefonia comum vai perder espaço, pois as empresas buscam cada vez mais rapidez na transmissão de informações e, além de tudo, esperam que todo o processo seja feito em uma única plataforma. Assim, a tecnologia VoIP dará um passo ainda maior para se consolidar no mercado de comunicação corporativa e profissional”, conclui Martins.

Para mais informações, basta acessar: https://www.falevono.com.br/



Dia das Mães: cestas de café da manhã são opções de presentes

Celebrado por mais de quarenta países, entre eles o Brasil, o Dia das Mães é uma data comemorativa que se repete a cada ano em homenagem à figura familiar materna e à maternidade. Em Portugal e nos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), a data é lembrada no primeiro domingo do mês de maio. Por aqui, a homenagem ocorre no segundo domingo do mesmo mês, que irá cair no dia 8 em 2022.

O tributo às mães surgiu no início do século 20, nos Estados Unidos. Anna Jarvis, filha da ativista Ann Jarvis. decidiu homenagear a mãe, falecida em 1905. A criação oficial veio em 1914, por meio da assinatura do então presidente norte-americano Woodrow Wilson. 

Para além dos tradicionais almoços em família e das, cada vez mais comuns, homenagens digitais, o Dia das Mães é sinônimo de presente. O evento é o segundo principal do calendário do comércio, perdendo somente para o Natal. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Reclame Aqui e divulgada pelo Valor Investe, os presentes mais citados pelos participantes em 2022 foram produtos de beleza e perfumaria (28%) e roupas e calçados (27%). Além disso, 38% dos entrevistados contaram que pretendem gastar entre R$ 100 e R$ 300, 32% até R$ 100 e 30% mais de R$ 300.

Ainda assim, para este ano a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) projeta que as vendas relacionadas à efeméride devem cair 1,8% em relação a 2021, sob influência da inflação e da alta nos juros. Segundo as estimativas da entidade, o varejo deve movimentar R$ 14,42 bilhões. Em 2021, o total de vendas foi de R$ 14,68 bilhões, a maior soma desde 2015 (R$ 15,1 bilhões), conforme estimativas atualizadas pela CNC e publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo.

Neste contexto, Neemias Benício, gerente e proprietário da Cestas Finnas – loja virtual de cestas de café da manhã e entrega de flores com sede em Fortaleza -, destaca que os consumidores têm buscado opções de presente práticas e que caibam no orçamento. E, entre as múltiplas opções para presentear, a entrega de cestas de café da manhã se tornou  uma tradição para o Dia das Mães.

“Uma cesta de café da manhã é uma surpresa agradável e costuma emocionar quem recebe, especialmente as mães que, neste dia especial, ficam livres de ter que preparar o desjejum para si mesmas e para a família. Em geral, as empresas que atuam no segmento  trabalham com itens ‘fresquinhos’ e cuidadosamente preparados”, afirma.

Alimentos, brindes e homenagens

Benício afirma que o Dia das Mães é o evento de maior procura por cestas de café da manhã. “Nenhuma outra data comemorativa, como Dia dos Namorados, Dia da Mulher ou Dia dos Pais, tem tanta procura. Geralmente, as vendas se esgotam rápido e, por isso, deixar para última hora é risco de não conseguir encomendar em nenhuma loja”. 

Ele conta que há diferentes modelos de cestas de café para o Dia das Mães. Na maior parte dos casos, uma cesta especial pode conter variedades de frutas, suco, achocolatado e itens de panificação, como pão de queijo, croissant, biscoitos artesanais, sonho e pão de leite.

“Além disso, via de regra, as cestas mais procuradas incluem frios, como queijo e presunto, patê, geleia e bolo no pote”, detalha. “Também é comum que as cestas para as mães contenham brindes, como canecas de porcelana com frases criativas e cartões com mensagens dos remetentes”, complementa.

Cestas são opção para filhos distantes

O gerente e proprietário da Cestas Finnas destaca que o comércio eletrônico tem possibilitado que pessoas que moram em outros estados do Brasil e no exterior possam encomendar presentes em lojas virtuais do país, tornando-se uma alternativa para presentear as mães de quem mora longe.

“A revolução digital tem encurtado distâncias e, no Dia das Mães deste ano, considerando que o consumidor brasileiro está cada vez mais digital, as cestas de café da manhã podem ser uma opção para que os filhos se façam presentes, ainda que distantes, nesta data tão especial”, conclui.

Com efeito, segundo estudo conduzido pelo Mercado Ads em parceria com o Instituto Ipsos, 91% dos brasileiros procuram presentes na internet. Destes, 57% recorrem a e-commerces e 31% a ferramentas de buscas, como o Google. A sondagem entrevistou 1000 indivíduos e revela que 80% dos consumidores pretendem comprar on-line ou de maneira híbrida. No ano passado, o percentual era de 55%.

Para mais informações, basta acessar: https://www.cestasfinnas.com/



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