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Unesco e Instituto Nelson Wilians lançam projeto de educação para a cidadania

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Instituto Nelson Wilians (INW) firmaram parceria para desenvolvimento do projeto “Educação para a Cidadania Global para o Estado de Direito: apoiando uma cultura de legalidade e respeito aos direitos humanos”. O acordo foi assinado nesta quarta-feira (27) pela representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, e pela presidente do INW, Anne Wilians.

O projeto tem como objetivo fomentar a educação para a cidadania global em comunidades vulneráveis nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Por meio de ações de educação não formal, o projeto pretende chegar a adolescentes e jovens, meninas e mulheres, migrantes e refugiados e suas famílias.

As ações, que terão duração de cinco anos, se concentrarão em três eixos principais: cultura da legalidade, papel da educação na promoção do Estado de Direito, e redução das desigualdades de gênero.

O projeto contribuirá para a Agenda 2030 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Educação de Qualidade. Além de promover estratégias de redução das desigualdades. “Ficamos muito honrados em realizar essa parceria com a Unesco, cujo foco está no desenvolvimento de ações educativas que visam fortalecer o Estado de Direito e combater a desigualdade de gênero”, comenta Anne Wilians, fundadora e presidente do INW.



Granito Pagamentos prevê crescimento acelerado para 2022

O consumidor está optando, cada vez mais, por marcas que ofereçam um atendimento de qualidade e forneçam suporte ao público final. Conscientes dessa demanda, as empresas começaram a investir no aprimoramento da experiência do cliente. Afinal, 76% dos brasileiros preferem empresas que possuem um atendimento mais especializado e ágil, segundo o Relatório Global de Tendências de Experiência do Cliente 2021. 

A Granito Pagamentos, empresa especializada em meios de pagamentos eletrônicos, investiu fortemente neste tipo de estratégia através do seu canal direto: a marca é responsável por todo o processo de comercialização, que vai desde a venda até a entrega do produto, passando pelo serviço de atendimento ao consumidor final. Essa estratégia – de construir uma relação estreita com o público – foi a principal responsável pelo crescimento no último ano. 

Uma projeção realizada pela Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS) apontou que o crescimento do setor em 2022 será de 21% em comparação ao ano passado, que já movimentou R$2,3 trilhões. Na Granito, o TPV (volume total de pagamentos) teve um crescimento três vezes e meio maior em comparação a 2020 e a expectativa para este ano é manter esse ritmo. Para Rodrigo Teixeira, CEO da empresa, grande parte desse resultado é consequência da estratégia e missão que a Granito possui desde o início – o canal direto. “A nossa atuação com atendimento diferenciado e dedicado ao cliente é o que gera fidelização à empresa e nos traz destaque diante de nossos concorrentes”, comenta. 

Durante o ano de 2021, a marca apostou em inovações e melhorias em seus produtos: como na modernização dos equipamentos (mudanças no design) – o tamanho reduzido auxilia no manuseio e montagem das máquinas; na tecnologia com novos aplicativos, como o Estoque em operação total para registro de entrada e saída de produtos;  no App Consultor, com a disponibilização de formulários pré-preenchidos contra erros de digitação; e App e Portal Cliente, que recebeu atualizações nos principais módulos como transações, agenda financeira e divisão de vendas.

Em relação aos usuários, o atendimento humanizado foi reforçado – diferencial da empresa que prioriza uma relação de proximidade com o cliente, trazendo um suporte capaz de entregar maior compreensão e nível de resolução. O conjunto de ações trouxe resultados positivos que vão além dos conquistados no ano passado – a Granito tem expectativa de ultrapassar o faturamento anual de 2021 ainda no primeiro semestre de 2022.

Desde o ano anterior, a companhia triplicou sua presença em território nacional com novas filiais. O plano de expansão ainda prevê um recrutamento de outros 168 colaboradores até o fim do primeiro semestre, com foco na área comercial – além de vagas disponíveis nas áreas de Atendimento ao Cliente, Desenvolvimento QA (Quality Assurance), Marketing e Produtos. A Granito, em seu atual cenário, conta com mil colaboradores distribuídos pelo Brasil.

Campanha

Reforçando sua estratégia de se aproximar cada vez mais do consumidor final e de ser reconhecida como uma solução completa de meios de pagamento, a Granito lançou, esta semana, uma campanha publicitária que está sendo veiculada em canais de TV aberta em todo território nacional, estrelada pelo comediante Rafael Cortez. No filme, que tem como mote “Granito é mais grana para o seu negócio”, a marca busca ressignificar o ato de vender, mostrando que a empresa sabe muito bem que, para o pequeno e médio empreendedor, cada venda, por menor que seja, sempre é uma grande vitória.



Ecoturismo: Fernando de Noronha é opção para uma imersão completa com a natureza

O ecoturismo ou turismo ecológico é a modalidade que garante ao turista uma imersão com a natureza. Um dos destinos mais procurado no Brasil e que atrai turistas do mundo todo é o Arquipélago de Fernando de Noronha. A Ilha é um bom custo-benefício para aqueles que buscam uma rota com muitas belezas naturais e várias alternativas de passeios em um só lugar.

A explicação pela alta procura de vivências com o meio ambiente está na covid-19. No momento mais crítico da pandemia, a quarentena obrigou todos a permanecer em casa, muitas vezes longe da natureza. Neste pós-pandemia, a reconexão com o verde entrou em pauta para aqueles que buscam viajar. Segundo o Ministério do Turismo, cerca de 16,7 milhões de pessoas passaram pelas áreas de preservação ambiental, administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Esse número é o maior desde 2017.

No arquipélago, além das praias, que são as mais famosas, o mergulho com snorkel, os passeios de barco, canoa havaiana, surf , passeios de buggy e trilhas também são opções de apreciar, conhecer e explorar cada pedacinho do arquipélago. O turista tem a sua disposição várias possibilidades de trilhas que duram cerca de 30 minutos ou quase o dia inteiro, o que não falta são alternativas de conexão com o meio ambiente.

“As trilhas de Noronha são uma ótima alternativa de ecoturismo, o arquipélago dispõe de vários passeios terrestres. Optar por uma trilha, garante ao turista uma imersão completa em Noronha e com a natureza. São quilômetros de paisagens deslumbrantes. A depender da trilha, o turista conhecerá várias praias em um único passeio e sempre será premiado por um incrível pôr do Sol”, pontua, Adriana Flor, presidente da Associação de Pousadas de Fernando de Noronha (APFN).

Fabiana de Sanctis, da Dolphin, afirma que escolher fazer trilhas em Noronha é a forma mais rápida e eficiente de se conectar com a natureza e faz questão de fazer suas recomendações. “Eu mesma tenho indicação de duas trilhas que são uma conexão completa a Noronha. A trilha dos Abreus é uma trilha de dificuldade de nível médio, mas ao final do passeio o visitante é premiado por belas piscinas naturais. E indico também o Morro São José, que fica em uma ilha próxima do arquipélago. O visitante consegue chegar nadando, porém é preciso buscar informações, a depender da tábua de maré infelizmente não será possível conhecer esse lugar incrível, rico em biodiversidade e belezas naturais”, finaliza.

Já para Paulo Ferreira, da Anema, as belezas naturais de Noronha são de tirar o fôlego. “Fazer ecoturismo em Noronha é exuberante, deixa todos que chegam sem fôlego e sua preservação salta aos olhos. São inúmeros os passeios que se pode fazer em Noronha para aproveitá-la da melhor forma possível. Existem as trilhas no Parque Nacional com sua natureza incrível, que podem ser agendadas assim que se chega na ilha. A canoa havaiana, o passeio de barco com direito a parada na praia do Sancho, e o ilha tour, passeio de dia inteiro em diversas praias da ilha e pontos turísticos, que dá uma visão geral da ilha em apenas um dia. Para quem quer ousar um pouco mais há também o rapel no morro do piquinho, com uma descida de 50m”, conclui.

Aos visitantes que optarem por aproveitar o arquipélago fazendo trilhas é importante buscar informações previamente. Alguns desses passeios precisam de autorizações do ICMBio e Ibama. Além disso, existem trilhas que se faz necessário estar acompanhado de um guia e muitas têm limitação de público. Para mais informações basta acessar www.apfn.com.br ou visitar o Instagram da associação (@apfn).



Estudantes recebem educação tecnológica em Jundiaí (SP)

Estudantes da rede municipal de ensino de Jundiaí (SP) receberam novos equipamentos de tecnologia educacional em 2022. A entrega faz parte do programa Escola Inovadora, iniciativa da UGE (Unidade de Gestão de Educação), e é resultado de um investimento de cerca de R$ 12 milhões em recursos municipais.

Entre os equipamentos, foram entregues 3.800 chromebooks – notebooks com o sistema operacional Chrome OS, do Google -, 81 carrinhos de suporte, 3.126 kits de material maker e 2.530 tablets para o programa “Estudo é Tudo!”. Os dispositivos vêm sendo utilizados para desenvolver um trabalho sobre pontos históricos do município.

Além disso, a Educação Infantil II recebeu 184 robôs educacionais, jogos de apoio às habilidades socioemocionais e telas interativas; e, recentemente, a administração municipal inaugurou o CIEBP (Centro de Inovação Educacional Básica Paulista). Segundo a administração, as tecnologias visam “a formação de uma geração maker, resolutiva e preparada para as profissões do futuro”. 

“Está cada dia mais claro que a tecnologia e a educação precisam andar juntas”, afirma Thiago Reis, diretor-executivo da Centric Learning – que atua no Brasil com o nome de WAY American School e oferece programas de High School 9-12 (do nono ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio). “Isso ficou ainda mais evidente com a pandemia, que forçou estudantes do mundo todo a estudarem de casa. Foi aí que vimos o quanto era necessário que nossos estudantes tivessem acesso a computadores, internet e ferramentas educacionais”.

Consoante à afirmação de Reis, dados do relatório “Síntese de Indicadores Sociais: Uma análise das condições de vida da população brasileira 2021”, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontam que metade dos estudantes com idades entre 15 a 17 anos que frequentavam escolas públicas não tiveram acesso à internet e a equipamentos para acompanhar as aulas remotas durante a pandemia. Entre os jovens da mesma faixa etária matriculados na rede particular de ensino, por outro lado, 90% contaram com acesso à web e aos dispositivos necessários.

Neste contexto, para o especialista, projetos como o levado à cabo pela Prefeitura de Jundiaí são assertivos, pois dão oportunidade para que estudantes da rede pública possam usar as ferramentas a seu favor em sala de aula, e também a aprender a utilizá-los fora dela. “O que eles estão fazendo em Jundiaí é próximo do que vimos acontecer em diversos distritos escolares dos Estados Unidos, onde programas educacionais empoderam estudantes das redes públicas e particulares a alcançarem o sucesso”.

Inovações devem acompanhar as mudanças no processo de aprendizado

Para Reis, a adoção de soluções tecnológicas em instituições de ensino pode melhorar o aprendizado dos educandos, uma vez que a maneira como as pessoas aprendem mudou nos últimos anos. “Hoje, qualquer informação ou dado que está em um livro didático, por exemplo, pode ser encontrado na internet. Mas será que nossos alunos sabem fazer essa busca? Será que eles sabem usar a internet a seu favor?”, questiona.

Nesse sentido, o profissional reforça a importância de que a educação e a tecnologia caminhem juntas, e que os estudantes “possam aprender como fazer bom proveito dessa união”. Para ele, a educação vem transitando do modelo tradicional – em que estudantes apenas recebem informações -, para um modelo que põe os educandos no centro, como protagonistas do próprio aprendizado, através de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos (“Project Based Learning”, em inglês, ou PBL, na sigla convencionalmente usada por especialistas).

“Ao definir situações e problemas e oferecer aos estudantes as ferramentas tecnológicas e o conhecimento para que eles busquem soluções, as escolas ajudam a formar cidadãos preparados para uma sociedade e um mercado de trabalho em constante mudança”, diz.

Chromebooks, edtechs e metaverso

Segundo o diretor-executivo da Centric Learning, um computador com acesso à internet é um elemento básico para promover a educação do futuro. “Com isso, os estudantes já podem pesquisar, aprender e colocar em prática, escrevendo, gravando áudios e vídeos, ou criando imagens e blogs. “Algumas escolas brasileiras oferecem chromebooks, em conjunto com plataformas educacionais, onde é possível criar conteúdos para o estudo on-line”.

“Além do mais”, prossegue ele, “diversas edtechs – startups de educação – estão crescendo no mercado brasileiro com ferramentas inovadoras, que podem moldar o futuro da educação”. De fato, o número de empreendimentos do gênero no país avançou 26% durante a pandemia, conforme balanço realizado pelo CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) e pela Abstartup (Associação Brasileira de Startups do Brasil). Segundo o estudo, há cerca de 566 edtechs ativas no mercado de educação do país.

Para concluir, Reis destaca que é preciso encontrar maneiras de levar as novidades para todas as pessoas, para que todos os estudantes tenham a oportunidade de alcançar o sucesso. “Esse, provavelmente, é o maior dos desafios para o futuro próximo”.

Para mais informações, basta acessar: https://centriclearningacademy.com/brasil



Alunos da Rede Pública de Ensino de São Paulo recebem oficinas sobre ODS

Os alunos da rede pública de ensino de São Paulo receberão, a partir do dia 09 de maio, o Projeto Oficina Teatral – Cultura e Sustentabilidade – Conhecendo os ODS e entrarão na rota da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O programa é uma realização da ISA CTEEP, em parceria com a Cultura Ambiental e NTICS Projetos

O objetivo é levar para crianças e jovens entre 6 e 12 anos, da rede pública de ensino, conhecimento sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e mostrar como podem melhorar o dia a dia na comunidade onde estão inseridos e, ainda, contribuir para um mundo melhor para as próximas gerações. 

O programa inclui atividades lúdicas que vão estimular a curiosidade e levar informação acerca de temas essenciais, como a importância da reciclagem; ressignificação do lixo; atitudes que podem melhorar o meio ambiente; hábitos sustentáveis, dentre outros. Ao todo, serão realizadas 6 oficinas distribuídas em forma de circuito. Para que fique ainda mais interessante, cada aluno receberá um passaporte que dará acesso às atividades. “Propomos um circuito que promova o conhecimento amplo sobre a Agenda 2030 e os ODS. A reflexão sobre a realidade, a atenção aos cuidados do meio ambiente, o comprometimento com a vida, a empatia e a preocupação com o bem-estar de todos influencia o aluno a ser multiplicador dos conceitos e experiências adquiridas”, ressalta Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos.

Serão três semanas de atividades e cerca de 7 mil alunos serão diretamente impactados. Além disso, o objetivo é que os jovens se transformem em agentes multiplicadores junto às famílias e comunidades. Para ampliar o impacto, mais de 100 professores serão capacitados com um amplo material didático que poderá ser usado em sala de aula durante todo o ano letivo. “A ISA CTEEP segue focada na criação de alianças estratégicas para a transformação e no compromisso com o desenvolvimento socioeconômico. Acreditamos no protagonismo jovem e, por isso, estimulamos, por meio de projetos como este, o senso de cidadania”, afirma Ana Carolina David, gerente de comunicação e sustentabilidade da ISA CTEEP.

O Projeto Oficina Teatral – Cultura e Sustentabilidade – Conhecendo os ODS vai deixar, como legado para cada município, um levantamento completo dos indicadores culturais, ambientais e de satisfação. 

As inscrições serão feitas diretamente pelas Secretarias de Educação e mais informações podem ser obtidas por meio do site http://conhecendoosodsnasescolas.com.br/

Com uma equipe de mais de 1.300 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 17 Estados, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 30% de toda a energia elétrica transmitida no Brasil e 92% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por aproximadamente 21 mil km de redes de linhas de transmissão e 142 subestações (ativos em operação e em construção) com tensão de até 550 kV. Privatizada em 2006, o principal acionista é o Grupo Multilatino ISA, que detém 35,82% do capital total.

A Cultura Ambiental é uma produtora artística, responsável pela execução de exposições e curadorias em todo o Brasil. 

Em 2022, a NTICS Projetos está celebrando 20 anos promovendo o desenvolvimento sustentável através de projetos e soluções inovadoras. Desde sua fundação, a empresa já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas. 

Com matriz no Brasil e filiais nos Estados Unidos e Europa, há três anos, a NTICS Projetos se tornou signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), e desde então tem direcionado sua estratégia, alinhando todos os seus projetos aos ODS. 

A atuação da NTICS Projetos no Brasil tem como prioridade 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parceiras e Meios de Implantação). A ambição para os ODS 4 da empresa é a de levar projetos inovadores e sustentáveis para 3,7 milhões de crianças e adolescentes (10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil) até 2025. 

SERVIÇO:

Programa de Oficina Teatral – Cultura e Sustentabilidade – Conhecendo os ODS

Quando: De 09/05 a 26/05

Onde: São Paulo

Inscrições: Serão feitas pela Secretaria da Educação

Informações: http://conhecendoosodsnasescolas.com.br/



E-commerce latino-americano ganha destaque em 2021

Apesar de concentrar os países de terceiro mundo, a América Latina voltou a se destacar em 2021 como um dos principais mercados de comércio eletrônico, com um crescimento de mais de 35% em comparação ao ano precedente, conforme dados do relatório eMarketer Insider Intelligence. Para 2022, a expectativa é de o crescimento acelerado eleve o patamar a 20,4%, puxado por resultados do Brasil, México e Argentina. Com isso, a região se consolidará como a segunda com maior potencial de crescimento global, logo atrás do Sudeste Asiático, que tem estimativa de alta de 20,6%.

Nas duas regiões, o montante de consumidores on-line vem em uma ascendente, na esteira da expansão do acesso da classe média à modalidade digital. As duas zonas contam com o potencial de crescimento dos países emergentes, o que amplia os fatores de sucesso no e-commerce. Todavia, a análise mostra que a penetração do comércio virtual é baixa em ambos os casos – na América Latina, o percentual é de 6%.

A primeira pandemia da era digital é um marco em várias esferas da sociedade, afirma Lorram Félix, CEO da Cloudfox – empresa que atua com infraestrutura de pagamentos para e-commerces e negócios digitais. “Os impactos causados pela pandemia, muitas vezes, se resumem no ditado que se tornou popular: ‘o novo normal’”, afirma, em referência a dados de uma pesquisa especial da Serasa Experian realizada em fevereiro de 2021. De fato, 73,4% dos pequenos ou médios negócios do Brasil passaram a vender pela internet e 83,1% pretendem continuar com as vendas digitais no pós-pandemia.

“O e-commerce nunca esteve tão aquecido, já que o novo normal é ter parte do negócio físico também na internet”, pontua. “Sabendo disso, o movimento da economia digital do último ano pode contribuir com aqueles que estão chegando e pretendem ter sucesso nas vendas on-line em 2022”, complementa.

Neste ponto, de acordo com o CEO, empresas que atuam no digital podem colocar determinados elementos em curso a fim de ampliar seus resultados. A reportagem organizou as considerações do empresário a seguir:

Incluir o pix como forma de pagamento

Félix destaca que 2021 se consolidou como o primeiro ano do pix, meio de transferência financeira instantânea, lançado no final de 2020. O modelo se popularizou, e um estudo recente do Bacen (Banco Central do Brasil) revelou um crescimento mensal no uso do serviço de 57,5% na adesão da modalidade por empresas. O número ultrapassa, com sobras, as tradicionais formas de pagamento eletrônico, como TED, DOC e boleto.

Para o empresário, alguns elementos tornam o pix como uma tendência para o e-commerce em 2022. “Até a chegada do pix, o cartão de crédito era a única forma de pagamento on-line com compensação automática”. Diante disso, para ele, as lojas que tiverem o pix como forma de pagamento no checkout vão colher os frutos por chegarem na frente. “O retrospecto indica que a modalidade de pagamentos digitais vai continuar crescendo em valores de transações e usuários únicos comprando com o pix”.

Aderir ao cashback

“Se houve uma palavra relativamente nova que muita gente ouviu em 2021 foi ‘cashback’. Em tradução livre, o termo significa ‘dinheiro de volta’. Via de regra, o benefício é vinculado a programas e instituições entre as lojas e os consumidores”, esclarece Félix. Para ele, este é um benefício interessante para o cliente, ainda que necessite de uma forma mais clara para informá-los sobre como ter acesso ao dinheiro.

“O cashback é parte dos custos envolvidos com as bandeiras de cartões de crédito que algumas lojas repassam aos clientes, diferentemente do desconto que o lojista dá sobre as mercadorias”, detalha. Ele destaca que o recurso não chegou agora, mas 2021 foi o ano em que ele passou a ser oferecido pelo varejo físico e digital.

“A novidade agora fica por conta do cashback para a loja. Plataformas de pagamentos digitais que operam checkouts de negócios virtuais já oferecem o serviço a vendedores”, informa. “Com o recurso de cashback progressivo, a loja desconta os custos da operação na plataforma e consegue lucrar acima do valor da venda. Antes, um recurso praticamente exclusivo do usuário final, a tendência para 2022 é privilegiar também os empreendedores em forma de dinheiro de volta por cada venda”.

Oferecer produtos personalizados

O CEO da Cloudfox menciona que os consumidores estão dispostos a pagar até 25,3% a mais por produtos personalizados – 83% do mercado. “Uma pesquisa da Dessault Systèmes revela que os consumidores jovens desejam produtos únicos, que remetam seu estilo e originalidade. Seja para consumo próprio ou para presentear alguém, a customização traz o sentimento de exclusividade e pode ser aplicada em vários segmentos”.

Neste sentido, segundo o especialista, as lojas devem se preparar para a liberdade de criação. “A loja deve estar preparada com um checkout que permita ao cliente utilizar sua criatividade no momento da compra.  O ideal é optar por uma plataforma de pagamentos que dê liberdade ao consumidor, como seleção de cores, envio de imagens que serão estampadas nos produtos e tamanhos e variantes daquele artigo exclusivo”.

Para concluir, Félix afirma que o consumidor on-line é exigente e uma limitação ou dificuldade pode fazê-lo buscar outra solução no concorrente ao abrir uma nova aba do navegador. “O mercado de produtos personalizados cresce e segue como tendência garantida para o varejo digital no ano de 2022. Este ano promete acelerar o ritmo do crescimento das vendas virtuais e o momento de começar é agora”.

Para mais informações, basta acessar: https://cloudfox.net/



Telcos inserem 11 milhões de desbancarizados no Cadastro Positivo, aponta ANBC

O compartilhamento do histórico de pagamentos dos clientes das operadoras de telecomunicações com os birôs de crédito gestores do banco de dados do Cadastro Positivo (Boa Vista, Quod, Serasa, SPC e TransUnion), iniciado em abril do ano passado, está concluído. 

De acordo com dados da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), as informações enviadas pelas principais operadoras do país totalizaram 100 milhões de registros de pessoas físicas e jurídicas no banco de dados do Cadastro Positivo. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (3) no Painel Telebrasil Talks: Finanças e Varejo. 

Desse total, mais de 11 milhões de consumidores e empresas são desbancarizados, portanto, ausentes nos dados enviados anteriormente pelas instituições financeiras, responsáveis pela primeira onda de compartilhamento de informações com os birôs de crédito. 

Os dados encaminhados pelas empresas Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo, referentes às assinaturas de serviços pós-pagos de telefonia celular e fixa, banda larga e TV por assinatura, permitiram que cerca de 10,3 milhões de pessoas físicas e mais de 763 mil pessoas jurídicas passassem a ter visibilidade no mercado de crédito devido ao Cadastro Positivo. 

Na visão de Elias Sfeir, presidente da ANBC, a inserção das informações do setor de telecomunicações confirma os benefícios previstos na implementação do Cadastro Positivo em julho de 2019, principalmente em relação à inclusão financeira. “A nova economia demonstra que o desenvolvimento econômico e social é fundamental para a sustentabilidade dos negócios. O Cadastro Positivo é uma ação socioeconômica positiva onde a visibilidade dos consumidores e empresas no mercado de crédito proporciona dois principais benefícios: melhor avaliação de crédito, reduzindo inadimplência e superendividamento, e inclusão financeira dos desbancarizados, por meio da possibilidade de acesso a recursos financeiros. Parabenizo o Ministério das Comunicações, Anatel, Conexis e o setor de Telecomunicações que atenderam prontamente ao nosso chamado de parceria e demonstraram seu compromisso com a evolução socioeconômica do Brasil por meio da inclusão de 11 milhões de desbancarizados”, pontua Elias Sfeir.

Sobre a conclusão da transferência de dados das empresas de telecomunicações, Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis Brasil Digital, destaca que a inclusão desses 11 milhões de brasileiros que não têm conta bancária no cadastro positivo vai significar um avanço para as ferramentas de análise de crédito. “São milhões de brasileiros que podem ser beneficiados do seu bom histórico de pagamento para conseguir crédito mais barato, com uma análise mais criteriosa que tem potencial para reduzir sérios problemas enfrentados no mercado de crédito, como o superendividamento”, afirmou Ferrari.

A implantação do Cadastro Positivo acontece em ondas: a primeira envolveu o compartilhamento de dados do Cadastro Positivo dos clientes das instituições financeiras e a segunda abrangeu as operadoras de telecomunicações. A seguinte, já em andamento, compreende as concessionárias estatais e privadas de distribuição de energia elétrica.  Porém, para que os benefícios do Cadastro Positivo sejam sentidos em todo o seu potencial e cheguem a mais consumidores e empresas, é indispensável a entrada dos setores de saneamento e gás. 

“Este é o momento para que os setores de saneamento e gás passem a fazer parte do Cadastro Positivo, proporcionando assim o benefício socioeconômico do crédito a seus clientes e aos municípios e estados onde operam”, afirmou Elias Sfeir.



Smartwatches Amazfit das linhas GTR 3 e GTS 3 chegam ao mercado brasileiro

A Amazfit, famosa de smart wearables, lançou três novos smartwatches: os modelos GTR 3 Pro, GTR 3 e GTS 3.

Oferecendo saúde inteligente de forma fácil (“Make Smart Health Easy”), as mais novas linhas de wearables da Amazfit permite aos usuários atingir sua melhor performance no esporte e cuidar bem de sua saúde, além de trazer melhorias ao estilo de vida sem sacrificar o estilo pessoal de cada um. Os lançamentos reúnem um conjunto de recursos de saúde e fitness de última geração, em um design elegante e moderno, e com o sistema operacional Zepp OS integrado.

Recursos para Saúde e Lifestyle
Os três novos smartwatches trazem uma grande variedade de recursos para a saúde, condicionamento físico e estilo de vida. Por meio de uma interface intuitiva, o sistema auxilia os usuários a terem uma vida positiva.

Construído sob a premissa de ser leve, suave e prático,o novo sistema operacional é feito sob medida para otimizar o desempenho dos dispositivos da marca, com menor consumo de energia em comparação com o sistema operacional dos smartwatches de linhas anteriores.

Os smartwatches também funcionam em dispositivos Android e iOS e se conectam a plataformas de saúde populares como Apple Health ou Google Fit, para sincronizar seus dados de saúde, e também com apps como Strava, Relive, Runkeeper e TrainingPeaks, para sincronizar e compartilhar dados esportivos. Outros destaques incluem:

Personalização
Mais de 150 mostradores de relógio diferentes, com telas sempre ativas e correspondentes a cada estado de espírito, trazendo ainda efeitos dinâmicos e animações com transição suave. Os usuários ainda serão capazes de criar seus próprios mostradores de relógio e miniapps, com o kit de desenvolvedor de apps (em breve).

Monitoramento fácil de saúde 4-em-1
Eles possuem a capacidade de testar quatro métricas de saúde com apenas um toque, graças ao elemento integrado 6PD (fotodiodos) BioTrackerTM PPG 3.0, que capta quatro métricas de saúde (frequência cardíaca, oxigenação no sangue, nível de estresse e taxa de respiração) em apenas 45 segundos.

Gestão simples de saúde 24 horas/dia
Monitore sua frequência cardíaca durante todo o dia – mesmo enquanto está nadando. Com alertas para frequências cardíacas anormalmente altas ou baixas, bem como monitoramento de zonas de frequência cardíaca, ele permite a você otimizar seus treinos.

Fácil entendimento
Sua saúde e bem-estar atuais são calculados rapidamente e convertidos em uma única pontuação no recurso PAI, coletada a partir de dados com base em seus últimos sete dias de atividade.

Monitoramento avançado do sono
Monitore seus estágios de sono leve, profundo e REM, além dos tempos em que está desperto durante a noite, bem como cochilos diurnos por mais de 20 minutos e até mesmo a qualidade da respiração durante o sono. Para maior comodidade, verifique seus dados de sono diretamente no relógio.

Rastreamento avançado do ciclo menstrual:
Entenda facilmente seu ciclo e planeje com antecedência. Depois de registrar seu período menstrual, você pode prever de forma inteligente e íntima o tempo e a duração da janela fértil para que não haja surpresas.

Telas de acesso rápidas e eficientes
Economize tempo e personalize o que é importante para você, graças aos atalhos Shortcut Cards. Obtenha acesso fácil às principais informações com um toque ou deslize na tela.

Controle de voz
Com a Alexa, você pode definir um alarme, fazer uma pergunta e muito mais quando estiver online. Já quando estiver offline, é possível usar o Offline Voice Assistant para abrir um modo de esportes ou recurso de saúde, ou até mesmo acessar o Home Connect para controlar dispositivos inteligentes no lar. Desfrute também de um ecossistema crescente com mais de 10 miniapps.

Ferramentas de motivação
Monitore suas corridas com o Virtual Pacer opcional e otimize seu progresso e descanso com o algoritmo de desempenho PeakBeats.

Ferramentas para administrar a vida
Gerencie seu dia com notificações de mensagens, lembretes de sedentarismo e para beber água, bem como calendários, eventos e listas de tarefas pendentes, previsões do tempo, controle remoto de câmera Bluetooth e muito mais.

O sistema operacional Zepp OS também traz uma série de informações abrangentes sobre saúde e condicionamento físico. O aplicativo Zepp em seu smartphone funciona como um hub onde você pode acessar conselhos adicionais para ajudá-lo a atingir seus objetivos.

O GTR 3 Pro, GTR 3 e GTS 3 foram criados para trazer à tona a sua determinação interna e a busca pelo melhor desempenho – de forma a ajudá-lo a navegar sem esforços dentro e fora da sua vida digital e atingir o equilíbrio e o sucesso.

Amazfit GTR 3 Pro: Built to Empower
Opção premium na nova série de wearables da Amazfit, possui tela AMOLED de 1,45 polegadas. Como sua grande tela circular, exibe uma alta taxa de atualização para uma interação perfeita e suave, com proporção impressionante de 70,6% entre a tela e o corpo, ou seja, apesar de ter um dos maiores visores do mercado e não desperdiçar espaço, o GTR 3 Pro oferece ainda um tamanho confortável.

O GTR 3 Pro permite que você fique atento à sua saúde 24 horas por dia e sete dias por semana. E se por acaso se esquecer de ativar o modo esportivo, não se preocupe: o recurso de reconhecimento inteligente é ativado para até oito esportes populares para garantir que você nunca perca acidentalmente o rastreamento de atividades.

A bateria, que carrega uma ampla célula de 450 mAh fornece até 12 dias uso ininterrupto com uma única carga. Além disso, os amantes da música vão adorar os 2,3 GB de memória interna do GTR 3 Pro, capaz de armazenar até 470 músicas. Isso significa reprodução de música diretamente no relógio, sem o telefone à mão. Para maior comodidade, o GTR 3 Pro pode receber e fazer chamadas quando conectado ao seu smartphone por Bluetooth, para que você possa conversar com as mãos livres.

GTR 3: feito para durar
Construído com liga de alumínio leve durável, o smartwatch se completa com uma elegante coroa giratória. O design sem molduras do GTR 3 se integra perfeitamente à tela de vidro curvada, trazendo uma sensação de imersão.

O design elegante com pulseiras de silicone antibacterianas e confortáveis oferece um estilo clássico para combinar com diferentes trajes – do terno às roupas de treino. Você também pode personalizar os mostradores do relógio GTR 3 para ter à vista todas as informações de que precisa em um piscar de olhos.

Ostentando uma tela AMOLED HD de 1,39 polegadas, o GTR 3 traz o imersivo sistema operacional Zepp OS da Amazfit, alimentado por uma bateria de 450 mAh para uma longa duração de bateria, que chega a 21 dias. Isso significa até três semanas com uma única carga e, ainda mais, se você ativar o modo de economia de bateria do GTR 3.

GTS 3: feito para o movimento

Com uma tela moderna e quadrada AMOLED ultra HD de 1,75 polegadas, e com 341 ppi´s, o GTS 3 é um dos smartwatches mais finos e leves do mercado, mas ainda assim tem uma enorme proporção tela-corpo de 72,4%. Projetado para quem deseja um display de smartwatch fino e elegante, seu formato reflete um estilo próprio, mas seus recursos correspondem aos do GTR 3 em quase todos os quesitos.

“Esses três relógios cumprem a promessa do “Smart Health Made Easy”. O GTR 3 Pro foi desenvolvido para empoderar. O Amazfit GTR 3 foi construído para durar. E o GTS 3 foi feito para se movimentar. Esperamos que você esteja tão animado para esta nova geração de smartwaches quanto nós estamos. Conectar saúde com tecnologia é a filosofia central por trás do Zepp OS, um sistema operacional que criamos com foco na saúde, e que ajuda nossos relógios a cumprir com a nossa missão de tornar mais fácil para todos terem uma vida saudável”, diz Wayne Huang, CEO e fundador da Zepp Health.

Disponibilidade e preço sugerido
As séries Amazfit GTR 3 e GTS 3 já estão disponíveis no Brasil e podem ser adquiridos na Amazon e loja parceiras. Seu preço é a partir de R$ 1.051,00.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Guilherme Dias e Américo Fazio apresentam Samsung Live Shop especial de Dia das Mães em 5 de maio

Hoje (05), às 20h, a Samsung transmite em seus perfis oficiais no YouTube e Twitter uma Live Shop especial de Dias das Mães, com ofertas exclusivas de produtos das linhas de TVs Neo QLED e The Frame, além de dispositivos do ecossistema Galaxy, como smartphones, smartwatches e fones de ouvido sem fio. Com apresentação de Guilherme Dias (@guisouzadias), do portal The Enemy, e Americo Fazio (@americofazio), a Samsung Live Shop Dia das Mães vai mostrar detalhes dos produtos que são opções perfeitas de presente para a data, com descontos especiais durante toda a transmissão.

Entre os modelos que serão apresentados durante a Live Shop, o destaque fica para os televisores Neo QLED 4K e os modelos de TV Lifestyle The Frame (que conta com tecnologia QLED). A Live Shop também dedicará espaço para o novo smartphone Galaxy S21 FE 5G*, que faz parte da linha Fan Edition e traz os recursos mais pedidos pelos fãs, como a câmera de selfie de 32 MP e o Modo Noturno aprimorado, o dobrável Z Flip3 5G²¹, um dispositivo compacto e cheio de estilo que reinventa a forma como utilizamos smartphones, além do fone de ouvido sem fio Galaxy Buds Pro e do smartwatch Galaxy Watch4 Classic, o primeiro da categoria a realizar o cálculo da composição corporal por meio da bioimpedância².

“A Samsung conta com opções de presentes ideais para cada estilo de mãe, sejam as mais ligadas em tecnologia ou as que querem apenas aproveitar os melhores recursos dos nossos produtos no dia a dia. A Samsung Live Shop é a oportunidade perfeita para os consumidores conferirem em detalhes as principais caraterísticas dos dispositivos e escolherem qual combina mais com o gosto e necessidade das mães”, diz Rodrigo Menezes, gerente sênior de marketing e digital na divisão de Consumer Electronics da Samsung Brasil.

Agenda:

Samsung Live Shop Dia das Mães
Quando: 5 de maio, às 20h
OndeYoutube e Twitter @SamsungBrasil

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas



Plataforma CotaCompras recebe aporte e mira crescimento

Nas grandes cidades existem diversos distribuidores, atacadistas, e até fornecedores da indústria que vendem diretamente aos bares, restaurantes e varejo em geral. Além de diversos fornecedores, existem centenas, ou até milhares, de marcas, similares, de insumos que podem ser substituídas com mesmo rendimento, apresentação, sabor, resultado, e com custos melhores. É neste momento que entra o CotaCompras.com.br.

A plataforma, que nasceu de investimentos dos próprios fundadores, recebeu neste mês de fevereiro de 2022, uma nova rodada de captação anjo, que permitirá almejar novos ares.

Segundo Marcio Blak, um dos idealizadores do projeto, “Quando operava meus restaurantes de fast-food, nossos gerentes ficavam horas fazendo o que chamávamos de ‘Excel de Guardanapo’, ligando para diversos fornecedores e anotando num papel. Isto era importante, mas bem improdutivo.”

Marcio completa, “Grande parte do sucesso do varejo, ou do food service, é um bom controle do chamado CMV”, ou seja, explica Blak, “o custo das mercadorias vendidas, que estão diretamente ligados ao custo de cada insumo que compõe aquela venda”.

E como o CotaCompras auxilia o empreendedor nesta busca pelo sucesso e rentabilidade?

“A plataforma CotaCompras, não é um e-commerce tradicional!”, explica Blak. “Diferente de algumas soluções no mercado, que dizem que auxiliam na cotação, mas no fundo são mais uma loja virtual, nós deixamos a liberdade na mão do gestor, de cotar, de forma eletrônica, com seus próprios fornecedores”.

Esta liberdade traz vantagem para o empreendedor, uma vez que, de fato, ele não fica preso apenas aos fornecedores que o e-commerce negociou, e com o CotaCompras, agiliza o envio e recebimento das cotações através de um sistema próprio em que o seu vendedor, que já lhe atende, pode responder, diretamente pelo próprio celular através de uma conexão simples a internet. O empreendedor acompanha todo movimento das cotações, através de uma grade onde, através de sua inteligência interna, já aponta seus vencedores, e mais, permite, dali mesmo, transformar a cotação vencedora em ordens de compras aos fornecedores.

Blak conclui: “se você é um grupo de lojas um pouco maior, ainda pode contar com o sistema de requisições, com e sem aprovação, e a compra centralizada, com ordens de compras individualizadas. É uma ferramenta adequada a empreendedores do varejo em geral, pequenos e médios lojistas, que querem melhorar sua gestão e operações de compra, de forma fácil e ágil”.



Brasil é o 6º país com mais vazamentos de dados

Segundo informações da Surfshark, empresa de privacidade e segurança on-line, segundo o portal IstoÉ Dinheiro, o Brasil registrou um crescimento em casos de golpes contra pessoas jurídicas. No total global, o aumento de vazamentos foi de 3,4%, sendo que os Estados Unidos estão no topo do ranking das ocorrências (212,4 milhões de contas), um crescimento de 22% ante 2020.

Na sequência, está o Irã, com um aumento de 10.842% em 2021, na comparação com a quantidade de vazamentos apresentados no período anterior. Em terceiro lugar, aparece a Índia, com 6,6 milhões de contas alcançadas. De janeiro a novembro do ano passado, 24,2 milhões de perfis de brasileiros tiveram as informações apresentadas na internet, por meio de ataques a sistemas. Com isso, o Brasil está em sexto lugar no ranking de mais vazamentos em nível global.

79% dos brasileiros não fariam compras em sites pouco seguros
Ainda acerca da realidade nacional, segundo pesquisa divulgada pela Axway, do ramo de APIs, divulgada pelo portal E-Commerce Brasil, a insegurança sobre dados privados faz com que 78,6% dos consumidores não façam compras em varejos através dos sites, evidenciando a importância de um monitoramento de banco de dados.

A pesquisa foi feita com cerca de mil pessoas no Brasil, que constatou também que 86% das pessoas não fariam compras com uma empresa que apresentou um ciberataque ou vazamento de dados; 56% afirmam que não se relacionariam com uma empresa que já tenha previamente passado por esses ataques. “Esses dados mostram que os consumidores estão conscientes sobre a importância da segurança de seus dados pessoais. Esse fator se tornou relevante inclusive na decisão de compra”, explica o CEO da Latin America na Axway.

O levantamento mostra também que parte das pessoas daria um voto de confiança para as empresas que solucionaram as suas falhas. Acerca do tempo de pausa nos negócios, 60,5% afirmaram que parariam até a empresa sinalizar que o problema foi solucionado. “Isso demonstra que nunca é tarde para as empresas investirem em suas estruturas tecnológicas. É possível recuperar a confiança do consumidor, mesmo após uma falha de segurança, desde que a empresa demonstre estar empenhada e que leva a segurança de dados a sério”, salienta o CEO.

Vazamentos de dados estão concentrados no setor público no Brasil
Ainda sobre vazamento de dados, segundo a empresa Tenable, especializada em segurança cibernética, pelo portal Money Times, 30% dos casos de violação da segurança de dados no Brasil concentram-se no setor governamental. Em 2019, cerca de 28 mil candidatos ao programa de cultura de São Paulo foram expostos digitalmente após uma falha no Governo do estado, por exemplo.



Estudos apontam benefícios à saúde no consumo de licopeno

A cor vermelha que tinge frutas como a goiaba, a melancia e o tomate tem a mesma origem. É a partir do licopeno – um carotenoide (pigmento presente em raízes, folhas, sementes, frutas e flores) que possui propriedades antioxidantes capazes de proteger as células do nosso organismo contra os efeitos nocivos do excesso de radicais livres – que estes alimentos ganham essa coloração. E, de acordo com estudos epidemiológicos, a substância pode trazer outros benefícios à saúde. 

A melhoria da função vascular e a prevenção de doenças do coração, por exemplo, foram apontadas em estudo realizado pela revista científica Front Pharmacology. Já o International Journal of Nutrology indicou que, devido à sua grande capacidade antioxidante, o licopeno é capaz de atingir concentrações elevadas no tecido prostático, e com isso, ajudar na prevenção do câncer de próstata. 

Uma revisão de vários estudos, realizada no Brasil e publicada na Revista de Nutrição, por sua vez, apontou que o licopeno é considerado o carotenoide que possui a maior capacidade seqüestrante do oxigênio singlete, evidenciando sua ação como fator antioxidante. De acordo com a análise feita pelas pesquisadoras Najua Juma Ismail Esh Shami e Emília Addison Machado Moreira, “estudos mostram que o licopeno protege moléculas de lipídios, lipoproteínas de baixa densidade, proteínas e DNA contra o ataque dos radicais, tendo um papel essencial na proteção de doenças”.

Tendo cada alimento uma composição específica de nutrientes, com quantidades distintas de licopeno, que são associadas a outras substâncias, também existem estudos que abordam de forma mais precisa os benefícios dessas frutas ricas em licopeno para o corpo humano. 

O consumo de tomate, por exemplo, segundo um estudo do British Journal of Dermatology, pode atuar, a longo prazo, como fator de prevenção em problemas de saúde que afetem a pele. Já a ação do licopeno presente na goiaba vermelha, de acordo com uma pesquisa feita pelo Food Research International, pode ser capaz de combater células cancerígenas na região mamária. Por fim, um estudo do EXCLI Journal indicou que o licopeno presente na melancia pode atuar na prevenção contra síndromes metabólicas e diabetes.

Para Ednaldo Rodrigues Bacelar, diretor da Cellular Nutrition, empresa que atua no ramo de suplementos alimentares, o licopeno ainda não é um nutriente tão conhecido pela população, apesar de seus inúmeros benefícios para a saúde. 

O profissional pontua ainda que, a despeito do fato de que o carotenoide é encontrado de forma abundante em alimentos amplamente consumidos no país, há um mercado a ser explorado pela indústria de suplementos alimentares. “O uso de suplementos com licopeno será uma tendência entre os brasileiros, principalmente homens, devido ao efeito preventivo e protetor das atividades da próstata entre outros benefícios como antioxidante”, pontua. 

De acordo com a pesquisa “Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil”, realizada pela Toledo & Associados, houve um aumento de 10% do consumo de suplementos alimentares entre 2015 e 2021. O levantamento apontou que, no último ano, 59% dos lares brasileiros possuíam ao menos uma pessoa consumindo estes produtos.

Para saber mais, basta acessar: http://cellularnutrition.com.br/



Comportamento do usuário de Internet em 2022

O chamado ‘usuário médio da Internet’ passa muitas horas conectado. Na verdade, hoje em dia tudo pode ser feito online, desde a socialização e a comunicação, até o trabalho remoto, o entretenimento e muito mais, o mundo gira em torno da Internet e das novas tendência tecnológicas que facilitam seu acesso.

Segundo o relatório ‘DIGITAL 2022 – Global Overview’ – publicado recentemente e que oferece insights sobre as tendências digitais mundiais, incluindo o tempo gasto na Internet e nas plataformas de mídia social – um usuário médio da Internet, de 16 a 64 anos, passa sete horas online por dia, em média, considerando todos os dispositivos. A quantidade de tempo de conexão se intensificou notadamente durante a pandemia, mas não mostra sinais de desaceleração.

Países onde os usuários passam maior tempo na Internet

De acordo com estudo da agência We Are Social, de Nova York, em parceria com a Hootsuite, empresa canadense de gerenciamento de mídia social, os sul-africanos são os que passam a maior quantidade de tempo online, já que seus usuários de Internet em idade ativa estão conectados 10 horas e 46 minutos diariamente, seguidos pelos filipinos, com uma média de 10 horas e 27 minutos.

Ainda segundo o levantamento da We Are Social e Hootsuite, países como Brasil, Argentina, Malásia, México, Indonésia, Emirados Árabes Unidos, Taiwan, Arábia Saudita, Egito, Türkiye, Portugal, Rússia, Israel, Cingapura, Índia e Estados Unidos também passam mais tempo do que a média na Web. Por outro lado, os usuários no Japão passam menos tempo na Internet, pois aparecem com uma média diária de quatro horas e 26 minutos.

Plataformas como Facebook, Instagram e YouTube e serviços de streaming como Netflix desempenham um papel significativo, mas isso não é tudo. Abaixo estão as cinco principais categorias que compõem as principais plataformas e websites onde os usuários gastam seu tempo online.

1. Sites multimídia e plataformas de streaming

Sites como o YouTube e plataformas de streaming como a Netflix, com bilhões de espectadores diários, estão entre os mais populares atualmente.

Muitos usuários de plataformas de streaming de vídeo ou áudio também utilizam servidores de VPN (“Virtual Private Network” ou Rede Privada Virtual). Isso torna qualquer serviço acessível de qualquer lugar do mundo. Mesmo em um país onde a Netflix não está disponível ou disponibiliza uma biblioteca de títulos menor – como o Brasil, por exemplo – isso não é mais um problema. Basta um endereço de servidor VPN e uma boa conexão à Internet para ter acesso aos filmes, séries e programas de TV desejados.

Os VPNs podem ser muito úteis inclusive para o acesso a sites e plataformas favoritas para a transmissão de vídeos do exterior. Através desses servidores é possível acessar qualquer conteúdo de vídeo ou áudio de qualquer parte do mundo, sem esbarrar em restrições decorrentes de fatores como a posse de direitos de transmissão.

2. E-mails e comunicação

O e-mail e a comunicação on-line têm um papel importante nas atividades do usuário médio da internet em 2022. Plataformas como o Facebook criaram e otimizaram aplicativos de bate-papo como o Messenger para cobrir essas necessidades.

As conversas online e as chamadas de vídeo substituíram em grande parte as chamadas telefônicas tradicionais. Mas a comunicação é apenas parte do uso da Internet – o entretenimento em plataformas de redes sociais é, sem dúvida, um dos principais estímulos à navegação na Web.

3. Redes sociais

Plataformas como Twitter, Pinterest, Instagram e Facebook estão entre os sites mais visitados há anos, por uma simples razão: as redes sociais atualmente não se resumem apenas a postagens e fotos de amigos ou viagens.

Essas plataformas são o lugar para se conversar, assistir a vídeos, ler conteúdo e até fazer negócios. Embora as pessoas acessem conteúdo através de buscas em sites como o Google, as redes sociais estão se tornando mais poderosas na disseminação de informação.

4. Leitura de conteúdo e busca

A cada segundo, milhares de consultas de busca são feitas no Google, no Yahoo e em outros mecanismos de busca populares da Web. É inegável que a leitura de conteúdo representa uma grande parte das atividades do usuário médio na Internet em 2022. Os serviços de busca ajudam os usuários a encontrarem o que estão procurando em segundos.

Desde perguntas gerais, como a população de um país, até questões mais específicas – não há nada que esses mecanismos de busca não possam responder instantaneamente.

5. Compras online

Por último, e não menos relevante, destacam-se as compras online. O comércio eletrônico atingiu um resultado recorde no Brasil em 2021. Segundo pesquisa da ConQuist Consultoria, durante a pandemia houve um aumento de 71% na preferência dos brasileiros em buscar e comprar produtos e serviços de que precisam em sites e plataformas de e-commerce como Amazon e eBay, por exemplo.



Empresas efetuam planos estratégicos de transformação digital

Segundo a última estimativa do Gartner, os gastos mundiais com TI (Tecnologia da Informação) devem totalizar US$ 4,4 trilhões em 2022, em um aumento de 4% em relação a 2021. Neste cenário, o segmento logístico – essencial para a economia – segue efetuando planos estratégicos de transformação digital. 

Segundo o CIO da Luft Logistics, Gustavo Saraiva, a complexidade do plano estratégico de transformação digital das empresas não tem a ver somente com tecnologia ou automatização. “Ela tem relação direta com um processo bem mais profundo e arraigado, que é a mentalidade (mindset) voltada à inovação e o constante investimento nas pessoas e na cultura organizacional”, explica o executivo.

No caso da Logística para a cadeia de suprimentos (supply chain), a transformação digital tem o papel de organizar e melhorar a produtividade, empregando a tecnologia onde ela é de fato necessária e tornando os processos mais ágeis e capazes de se adaptar a possíveis instabilidades, como foi o caso da pandemia da Covid-19. 

“Um bom plano de transformação digital se propõe a utilizar a tecnologia a serviço da potencialização e melhoria dos processos nos segmentos de atuação – no caso da Luft, agronegócio, saúde, e-commerce e varejo –, agregando valor. Com estímulo à criatividade, multidisciplinariedade e por intermédio de novas soluções, é possível resolver problemas tradicionais”, ele afirma.  

Segundo ele, neste desenvolvimento, a tecnologia se une à cognição e vontade. “O contexto corporativo desta transformação vem de cima para baixo, com diretrizes claras”, explica. “Na nossa jornada de mudanças, o cliente está no centro de tudo. É um processo amplo que parte da adaptação dos gestores, colaboradores e dos próprios clientes que, em conjunto, conduzem os processos de mudança. A lógica é a do mundo digital, de respostas rápidas e flexibilidade”, complementa.

A plataforma Digital da empresa tem como pilares a tecnologia, transparência e colaboração. Nela, a Luft organiza e disponibiliza todas as informações relacionadas à cadeia logística, transformando o monitoramento logístico em diferencial competitivo para seus clientes. 

No atendimento ao cliente, uma das novidades é a assistente virtual LIA (Luft Inteligência Artificial). O bot responde por serviços inicialmente pré-estabelecidos e ajuda os clientes a obterem informações imediatas sobre, por exemplo, status dos pedidos, agendamentos, previsão de entregas, ocorrências de notas fiscais e imagem dos comprovantes de entrega. 

Serialização de medicamentos como serviço e destinação ambiental de medicamentos  

Em 2021, aconteceu o lançamento da Luft Healthcare de serialização de medicamentos como serviço, em parceria com LABORPACK, INEL e R&B Rastreabilidade Brasil. A empresa vem desenvolvendo o sistema para suportar a legislação brasileira desde 2014, mantendo uma área especialmente dedicada ao processo. O time de inovação é parte de um projeto piloto de desenvolvedores em integração com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com todas as licenças, certificados e boas práticas de fabricação nesta área. 

Ao mesmo tempo, o novo serviço de destinação ambiental de produtos farmacêuticos dentro da sede da Luft Healthcare, em Itapevi (SP), em parceria com a First Ambiental, foi outro passo da empresa como centro de serviços para a indústria 4.0. 

Cultura voltada à inovação 

A cultura de inovação foi sendo forjada na Luft desde seus primórdios. Alguns exemplos em sua trajetória foram a criação do serviço de Transporte Expresso Noturno, nos anos 1980, com o lançamento de entregas de um dia para o outro em toda a região Sul; o rastreamento completo da frota de caminhões já no início dos anos 1990; a estreia no setor da Saúde, no final da década de 1990; e o projeto de sustentabilidade do inpEV, de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas para reciclagem ou correta destinação final na Luft Agro, já no início dos anos 2000.  

A criação da Luft Solutions, especializada na Logística do e-commerce e do varejo, em 2005, foi outro passo importante, assim como a criação da área Corporativa, em 2009. Na Luft Healthcare, a implantação da Torre de Controle, em 2018, foi outro marco de inovação. Em 2020, em meio ao auge da redução da malha aérea por conta da pandemia da Covid-19 e como embarcadora aérea de medicamentos, a Luft Healthcare garantiu a entrega de medicamentos em todo o País.  

 

 

 



Instituto Brasileiro de Relações com Investidores e Deloitte realizam pesquisa

O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e a Deloitte conduzem, pelo 15º ano consecutivo, mais uma edição de sua tradicional pesquisa sobre os desafios da função de Relações com Investidores no Brasil. A pesquisa deste ano tem como tema “Contexto, mensagem e jornada ESG: Criação de valor pelos RI’s”.

A edição de 2022 da pesquisa IBRI/Deloitte aborda os avanços da função de Relações com Investidores em sua prática de comunicação com o mercado frente ao atual contexto de negócios e ao crescimento da pauta ambiental, social e de governança corporativa nas organizações.

O IBRI e a Deloitte estão convidando profissionais de Relações com Investidores a participarem da pesquisa, acessando o questionário até 09 de maio de 2022, por meio do link abaixo:

https://pesquisa.deloitte.com.br/SurveyServer/s/research/IBRI/IBRI.htm



Acordo entre AGU e fundos de pensão gera economia de mais de R$ 5 bilhões

Um acordo histórico firmado entre a AGU (Advocacia-Geral da União) com entidade de previdência complementar encerrou litígios de mais de trinta anos e possibilitará a economia de mais de R$ 5 bilhões aos cofres da União. As disputas judiciais tiveram início em 1991, ocasião em que entidades de previdência complementar questionaram na Justiça a forma de atualização monetária de OFND (Obrigações do Fundo Nacional de Desenvolvimento), obtidas pelos fundos de forma compulsória no ano de 1987.

Segundo o órgão governamental, as autoras obtiveram decisões favoráveis ao longo dos anos. Com isso, a estimativa é de que a União teria que pagar R$ 14 bilhões em processos judiciais, valor que foi reduzido a R$ 8,8 bilhões, que serão acertados por meio de precatórios por conta da conciliação. Segundo o que foi previsto pelas Emendas Constitucionais nº 113 e 114/2021, os valores serão pagos em parcelas a partir de 2023.

A deliberação, que foi firmada com a Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar) – entidade sem fins lucrativos, representativa dos interesses comuns das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, diz respeito à soma de 88 fundos de pensão e encerra 37 processos judiciais de forma consensual. Os litígios já estavam na fase de liquidação e execução, com a aplicação de correção mensal de R$ 95 milhões.

As negociações ocorreram ao longo do ano passado, concluindo um trâmite iniciado a partir de uma ação rescisória movida pela AGU em 2020. Neste ínterim, os fundos de pensão acataram que o cálculo do valor que seria quitado tivesse incidência de juros de mora contados a partir do período do vencimento dos títulos, o que ocorreu em 1997, deixando de lado a data de citação dos processos, em 1991. 

Na visão de Felipe Bernardi Capistrano Diniz, economista e especialista em finanças, a assinatura do acordo coroa uma atuação primorosa da AGU por meio de seus diversos órgãos, como a Procuradoria-Geral da União e a Procuradoria-Geral Federal.

“O acordo é, ao mesmo tempo, proveitoso e vantajoso para a União, pois permite economia aos cofres públicos de mais de R$ 5 bilhões, uma vez que os fundos de pensão aceitaram o início da contagem de juros de mora a partir de 1997, e não desde 1991”, explica. “Além disso, R$ 14 bilhões serão devolvidos ao Tesouro Nacional de forma imediata”.

Os fundos de pensão são uma alternativa de investimento para oferecer uma aposentadoria complementar, como meio de ampliar os recursos obtidos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Esses fundos fazem parte da chamada “previdência fechada”, já que apenas quem atua na empresa com essa atividade pode participar.

Felipe Bernardi Diniz explica que estes fundos agem como financiadores da atividade econômica, pois possibilitam alavancar o desenvolvimento de um país na medida em que canalizam esses recursos para o setor produtivo.

Segundo a Agência Senado, o Brasil possui 369 fundos que administram um patrimônio de R$ 460 bilhões. A soma corresponde a 18% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, conforme dados da Abrapp. Cerca de 6,5 milhões de brasileiros são beneficiados pelo sistema, entre participantes, assistidos e dependentes.



Transformação digital é debatida em evento do Banco do Nordeste

As melhorias nos processos de crédito e a disrupção, inovação e transformação no setor bancários foram debatidas durante o Encontro de Trabalho 2022, em Fortaleza (CE), que abriu as comemorações dos 70 anos do Banco do Nordeste (BNB). O evento, realizado na última segunda-feira, foi aberto pelo presidente do banco, José Gomes da Costa, e marcou o lançamento da campanha de aniversário do banco e do novo portal da instituição. Luiz Falbo Di Cavalcanti, CEO do KALEA, fintech de crédito hospedada no laboratório de inovação do Banco do Nordeste, participou do encontro e falou sobre bancos e fintechs, em um painel sobre melhorias nos processos de crédito. O cientista Silvio Meira, presidente do Conselho de Administração do Porto Digital, também foi um dos participantes e fez uma palestra sobre a transformação digital do mercado financeiro. 

Com o tema “Bancos e fintechs: cooperar para construir o futuro”, Luiz Falbo falou sobre como os dois tipos de instituições e empresas unidas podem influenciar positivamente na construção de melhores jornadas para os usuários, melhores experiências para os clientes, redução de custos, aumento de rentabilidade e redução de burocracia. “Para que isso aconteça, é preciso entender que há espaço para todos, desde que esse espaço seja focado em atender às expectativas dos clientes”, comentou Luiz Falbo. O KALEA é uma fintech que integra empresas com instituições financeiras potencializando o fornecimento de crédito.

No caso do KALEA, que é um hub de crédito, é possível cooperar com instituições financeiras através de processos específicos, que são complementares aos bancos. “E, assim, as fintechs podem ajudar essas instituições a se relacionar com os clientes da forma que é esperada atualmente”, comentou Luiz Falbo.

Segundo Luiz Falbo, essa relação entre bancos-fintechs já se encontra em um segundo momento, onde ambos estão descobrindo que não adianta concorrer entre si, e deixar o cliente de lado. Através de pesquisas recentes do KALEA, foi constatado que os próprios clientes já indicam ter uma grande expectativa de que a união de bancos com fintechs possa gerar uma melhor experiência para o usuário, bem como redução de custo e ganho de agilidade

No painel em que participou o KALEA no Encontro de Trabalho 2022 sobre Melhoria nos Processos de Crédito, participaram também Leonardo da Hora, da Superintendência de Recuperação de Crédito do BNB e Romildo Oliveira, da Superintendência de Concessão de Crédito do BNB, com moderação de Pedro Emírio, Superintendente Regional de Pernambuco do BNB.

Em seguida, em um painel sobre “Disrupção, inovação e transformação no setor bancário”, Silvio Meira, cientista, professor e presidente do Conselho de Administração do Porto Digital, fez uma palestra. “Eu e Silvio falamos sobre temas convergentes: eu sobre a cooperação entre bancos e fintechs, e, ele, sobre a transformação digital do mercado financeiro. É uma grande satisfação poder estar falando sobre esse tema no mesmo dia e palco que Silvio Meira”, comentou Luiz Falbo.

Laboratório

Diretamente do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT LAB) do Banco Central, o KALEA faz a conexão entre empresas e instituições financeiras, promovendo maior acessibilidade ao crédito, agilidade e desburocratização. Para tanto, sua inteligência artificial estrutura os perfis empresariais e dados cadastrais das empresas, de forma a apresentar seus indicadores de performance e desempenho às Instituições financeiras, só identificando-a aos agentes financeiros quando houver interesse e autorização de sua parte.

Assim, a fintech atua reduzindo a burocracia, os riscos e os custos de crédito para ambos os lados, promovendo um crédito mais direcionado ao perfil e necessidades de cada empresa, enquanto promove uma jornada de crédito mais competitiva para as Instituições Financeiras. As empresas podem ter uma assessoria de crédito automatizada pela inteligência artificial do KALEA, colocar as empresas ao alcance de diversas possibilidades de crédito, e só pagar pela assessoria do KALEA caso resolva efetivamente contratar alguma proposta de crédito que seja interessante para o negócio.

Desde que começou a operar, em 2019, o KALEA já intermediou mais de 95 milhões de propostas de crédito, somando cerca de R$ 50 milhões, com conversão de cerca de 4%.O Kalea atende desde microempreendedores individuais (MEIs) até negócios com faturamento de R$ 500 milhões anuais.

Aniversário

 Este ano, em julho, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) completa 70 anos de existência, com o desafio de cumprir a sua missão de reduzir as desigualdades e contribuir com o desenvolvimento da região. O BNB foi fundado em 19 de julho de 1952, com sede em Fortaleza (CE). Hoje atua em em cerca de 2 mil municípios, abrangendo os nove estados da Região Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia), o norte de Minas Gerais (incluindo os Vales do Mucuri e do Jequitinhonha) e o norte do Espírito Santo.



Estudo alerta sobre uso de chás e fórmulas para emagrecer

Um estudo publicado em janeiro de 2021 pela Clinical Gastroenterology and Hepatology, revista especializada em conteúdo científico, mostrou que mulheres latinas têm apresentado quadros de doenças no fígado e insuficiência renal cada vez mais jovens. A pesquisa indica que os problemas de saúde são desencadeados pelo consumo de substâncias nocivas presentes em chás e fórmulas para emagrecer.

Segundo a revista, “a hepatotoxicidade por suplementos de ervas e dietéticos na América Latina afeta principalmente mulheres jovens, manifesta-se principalmente com lesão hepatocelular e está associada a maior frequência de reexposição acidental”. Dos 367 casos de lesão hepática induzida por drogas (ou DILI – Drug-Induced Liver Injury) estudados, 8% foram atribuídos a fitoterápicos e suplementos dietéticos. Uma tendência crescente na hepatotoxicidade por consumo dessas substâncias foi observada ao longo do tempo (p = 0,04). Camellia sinensis e Garcinia cambogia, usados ​​principalmente para perda de peso, foram os agentes causadores mais frequentemente vinculados. A média de idade foi de 45 anos, sendo 66% dos pacientes do sexo feminino. Os pacientes apresentaram tipicamente lesão hepatocelular (83%) e icterícia (66%). Cinco casos (17%) desenvolveram insuficiência hepática aguda. Em comparação com medicamentos convencionais e até esteroides anabolizantes, os casos de hepatotoxicidade por consumo de fitoterápicos e suplementos dietéticos tiveram os níveis mais altos de aspartato e alanina transaminase, enzimas encontraras no fígado, quando há lesão de células ou infecção no órgão. 

Oferta de chás para emagrecer na Internet

O consumo de substâncias emagrecedoras tem se tornado cada vez mais frequente, estimulado pela publicidade descontrolada de chás e fórmulas sem comprovação científica em sites e redes sociais. Seja por quem luta contra a obesidade ou, até mesmo, por quem não tem sobrepeso, mas que almeja perder medidas para alcançar um corpo perfeito, a oferta de chás emagrecedores ou fórmulas para emagrecer, aumentou nos últimos meses. Basta navegar pela internet para ser impactado por anúncios de medicamentos que prometem resolver o excesso de medidas corporais, como comenta a dona de casa paulistana Rosa Medeiros, que faz tratamento contra a obesidade. Rosa revela “nunca ter visto tanta propaganda de chás para emagrecer como agora”. A dona de casa conta que três em cada dez anúncios que aparecem em seu perfil do Instagram oferecem algum tipo de solução para perda de peso.

Riscos do uso de soluções, fórmulas e chás de emagrecimento

Muitas fórmulas e ervas ditas como naturais possuem substâncias inflamatórias – ou mesmo tóxicas – que podem trazer inúmeros riscos à saúde. “Criou-se um ideal estético que não condiz com a realidade. A obsessão pelo corpo extremamente magro e sem marcas, leva muitas pessoas a buscar a redução de peso por fins estéticos, colocando a saúde em risco por meio de escolhas inapropriadas e, muitas vezes, prejudiciais ao organismo”, comenta a Dra. Margaretth Arruda, nutricionista e cofundadora do Instituto de Medicina Sallet, especializado no tratamento da obesidade e das doenças metabólicas.

Os crescentes casos de atendimentos ambulatoriais de pessoas apresentando problemas hepáticos causados pelo uso indiscriminado de inibidores de apetite, é um exemplo sintomático desse ideal estabelecido. A Dra. Margaretth Arruda conta que, motivadas pelo aumento de casos observados em seu consultório, as questões associadas aos perigos do uso de medicamentos e outras soluções de emagrecimento sem prescrição ganharam destaque nas discussões entre os profissionais da equipe transdisciplinar do Instituto. “Por maior que seja o desejo por obter um corpo perfeito ou necessidade de se perder peso, é fundamental não abrir mão da segurança e do apoio especializado ao longo desse processo. Os riscos à saúde são altos, podendo ser até fatais”, comenta a nutricionista.

A especialista destaca que, mesmo chás e outros produtos anunciados como naturais, podem apresentar riscos importantes à saúde, sobretudo por combinarem uma ampla gama de ervas e ingredientes que podem gerar danos aos órgãos. “Nossos órgãos vitais, tais como fígado, coração e rins, podem sofrer degradações importantes, desencadeadas por substâncias tóxicas que, muitas vezes, são utilizadas nessas ‘fórmulas’, shakes, chás e suplementos de emagrecimento. Isso pode levar a quadros de hepatite fulminante, infarto e arritmia cardíaca, além de insuficiência renal”, alerta.

A especialista destaca que os produtos vendidos sem receita pela internet e que, muitas vezes, não possuem autorização para serem comercializados, podem conter substâncias que nem mesmo constam no rótulo ou nos materiais de divulgação. “O mais breve consumo de substâncias nocivas pode gerar prejuízos que exigem meses até a completa recuperação”, comenta a profissional, citando a conclusão do estudo promovido pelo periódico.

Aumento de casos de obesidade no Brasil

Nos últimos anos, houve aumento da prevalência dessa condição que, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acomete 1/4 das pessoas com mais de 18 anos. Ainda de acordo com a entidade, mais de 60% dos brasileiros apresentam excesso de peso. O excesso de exposição e oferta de produtos na Internet é um dos fatores que pode estar por trás do aumento do consumo indiscriminado de remédios, shakes e chás por pessoas saudáveis que esperam emagrecer rapidamente. Recentemente, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda de mais de 140 produtos para emagrecer. A decisão foi tomada em razão da morte de uma enfermeira ocorrida em fevereiro deste ano, decorrente de uma hepatite fulminante causada por substâncias encontradas em cápsulas emagrecedoras que a vítima consumia sem orientação médica.

“É preciso colocar a saúde como uma prioridade e ter consciência de que o processo de emagrecimento e a perda de peso devem ser integralmente orientadas e acompanhadas por especialistas, que indicarão o tratamento ideal para cada pessoa, considerando suas reais necessidades, impactos à saúde, histórico e outros fatores que ajudarão a garantir resultados de uma forma segura e preservando a vida”, conclui a nutricionista.



Mães querem de presente mais tempo com seus filhos, aponta pesquisa

Uma pesquisa realizada pela V.Trends, hub de pesquisa e insights da Vivo, aponta que as mães estão focadas em ter mais momentos com seus filhos nesse dia das mães. Questionadas sobre o que gostariam de ganhar na data, 56% delas afirmaram que queriam ter mais tempo com os filhos e 39% afirmaram que preferem ganhar presentes carinhosos, mesmo que isso signifique que eles sejam de baixo custo.

Para esse dia, uma em cada três mães não gostaria de cozinhar ou ter que fazer atividades domésticas e 31% sonham com a possibilidade de aproveitar o momento para poder cuidar de si mesma.

Quando perguntadas sobre presentes para a data, as mães apontaram diversas opções: 1 em cada 5 mães (19%) gostaria de ganhar um novo smartphone. O interesse em tecnologia também aparece em outros itens: os tradicionais eletrodomésticos, neste ano, empatam com o interesse por notebooks, ambos com 12%, seguidos por SmarTVs (11%), caixas de som e assistentes virtuais (7%).

Outros itens de tecnologia também podem ser boas opções de presente: smartwatches, fones de ouvido e dispositivos de TV conectada somam 16% de interesse. Chocolates e flores aparecem empatados em 29%.

O levantamento mostra que os 11% dos filhos pretendem dar smartphones para suas mães, 10% eletrodomésticos e 4% notebooks.

O levantamento mostra também que o Dia das Mães é uma data para celebrar as relações e não apenas o parentesco: dentre aqueles que pretendem presentear alguém nessa data, 22% estão se programando para comprar presentes para a esposa ou namorada, 13% para as sogras e 10% para parentes além da mãe, como tias ou avós. Os filhos seguem maioria como 92% dos que estão comprando presentes com foco nesse período.

Os respondentes da pesquisa estão equilibrados na hora de decidir se os presentes serão adquiridos de forma presencial ou online. Mais de 35% afirmaram que vão comprar exclusivamente em lojas físicas e quase 30% deve comprar com certeza em lojas online. Outros quase 35% podem considerar as duas opções na hora da compra. E para ajudar a decidir onde comprar, 52% devem procurar o melhor preço, mas 43% também dizem dar preferência para opções com frete grátis.

A pesquisa perguntou também a média de valores que os filhos pretendem gastar com as mães e quase 43% afirmaram que devem investir em presentes de até R$ 100, já 33% pensam em opções entre R$ 100 e R$ 300 e 23% apontaram que devem gastar mais de R$ 300. Na hora de decidir quais as principais formas de pagamento desses presentes, o cartão de crédito deve ser a primeira opção de mais de 62% dos entrevistados, mas o Pix aparece na segunda posição, como alternativa para 45%.

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Um em cada 4 jovens de países pobres não é alfabetizado, alerta Unesco

Apesar do “notável progresso” na expansão das oportunidades educacionais nas últimas décadas, o acesso à educação de alta qualidade permanece incompleto e desigual. Em países de baixa renda, um em cada quatro jovens ainda não é alfabetizado. E mesmo em países de alta renda, proporções consideráveis das populações de jovens de 15 anos na escola não são capazes de compreender o que leem além dos níveis mais básicos.

A contatação faz parte do relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação”, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que divulgou a versão em português do documento no último dia 28 de Abril – Dia Mundial da Educação.

O documento, lançado na versão original, em inglês, em novembro passado, conclama a sociedade em geral a construir uma educação que possibilite a construção de futuros justos, equitativos e sustentáveis. O relatório foi elaborado no período de dois anos e envolveu uma consulta mundial que mobilizou cerca de um milhão de pessoas.

O documento traz um panorama da educação mundial e oferece perspectivas do que os países podem basear a construção de um novo jeito de ensinar. Uma das sugestões se refere à reforma dos currículos e métodos de ensino, que precisam levar em consideração três grandes mudanças recentes nas sociedades relacionadas à globalização, à mudança climática e à revolução digital.

No capítulo voltado à construção de novos modelos de ensino e aprendizagem – com a participação de professores e alunos – o relatório orienta a criação de uma “pedagogia da solidariedade”, que precisa ter como alicerce uma educação inclusiva e intercultural. Segundo o documento, essa educação precisa ser capaz de “reparar todas as formas de discriminação e segregação no acesso, incluindo crianças e jovens com necessidades educacionais especiais, e aqueles que enfrentam a intolerância baseada em raça, identidade de gênero, classe, deficiência, religião ou nacionalidade”.

Inclusão de PCDs – O Brasil, no que se refere à inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no sistema educacional, possui avanços na legislação que garantem o acesso ao ensino regular. Entretanto, na prática, esse acesso ainda é dificultado e acaba impactando a escolarização de pessoas com diferentes deficiências. De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021, na população de 18 anos ou mais de idade com deficiência, 67,6% eram pessoas sem instrução ou com o ensino fundamental incompleto. Já entre pessoas desse grupo etário sem nenhuma das deficiências investigadas, apenas 30,9% tinham esse nível de escolaridade.

Para o advogado Victor Mauro Cruz, é preciso somar os esforços de toda sociedade para garantir o acesso de pessoas com deficiência a uma educação de qualidade, preferencialmente na rede regular de ensino. “Todos nós temos o dever, como parte da sociedade, de buscar as adequações em toda rede regular de ensino exigindo avanços mais significativos do setor público e particular no sentido de preparar as instituições para receber esses estudantes e conceder um ensino adequado e de qualidade, conforme asseguram a Constituição e as leis de nosso país”, comenta.

Ele ressalta que a adequação das unidades de ensino deve ser feita de forma planejada, ainda antes da chegada dos alunos. “Não podemos tratar o tema de forma individual, onde as instituições aguardam eventuais portadores de deficiência se apresentarem para iniciar a preparação do ensino especializado. É necessário que a educação inclusiva seja de fato uma política educacional sistêmica, planejada e eficaz, sob pena de permanecermos em sociedade desigual, à margem da Constituição”, enfatiza Cruz, que tem mais de 12 anos de experiência nas áreas de Direitos Humanos e Assistência Social.

Mobilização da sociedade evitou retrocessos na educação de pessoas com deficiência

Em setembro de 2020, o governo federal publicou o Decreto 10.502, que instituiu a “Nova Política Nacional de Educação Especial”, que foi considerado um retrocesso na inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular. Uma das determinações do documento era a possibilidade de matrícula de crianças e adolescentes com deficiência em classes e instituições separadas dos demais estudantes.

A publicação gerou revolta de diversos especialistas em educação e entidades, como a Rede Brasileira de Inclusão e a Coalização Brasileira pela Educação Inclusiva, que iniciou uma mobilização nacional pela revogação do projeto. Segundo o grupo, formado por entidades da sociedade civil das áreas dos direitos humanos, de pessoas com deficiência, de crianças e adolescentes e da educação, o decreto da forma como foi proposto estimula o corte de orçamento das escolas, desvaloriza a educação de qualidade, responsabiliza estudantes pelo fracasso escolar, ameaça o direito à educação, incentiva a segregação a pretexto de “dar escolha” e desconsidera os avanços da educação inclusiva.

Em dezembro de 2020, em decisão liminar, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, suspendeu os efeitos do Decreto. A decisão foi levada para apreciação do Plenário do Tribunal e, no dia 18 de dezembro, por 9 votos a 2, a medida foi suspensa de maneira definitiva.

A decisão favorável às entidades em favor da educação inclusiva comprovou que o envolvimento e a mobilização da sociedade continuam sendo essenciais para a garantia de direitos, como defende o advogado Victor Mauro Cruz. “É importante que se busquem os órgãos de fiscalização, controle e justiça para compelir as instituições que permanecem inertes diante desse mandamento constitucional. Diversas ações e Termos de Ajustamento de Conduto vêm sendo movimentadas pelo Ministério Público para adequação em muitas instituições de ensino. O Judiciário tem emitido um vasto acervo de decisões exigindo o cumprimento da legislação. O Ministério Público, Defensoria Pública e os advogados brasileiros têm sido grandes parceiros nesta jornada”, conclui.



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