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Podcast – Docusign lança plataforma de gerenciamento de contratos

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Neste Podcast conversei com Marcelo Salles, vice-presidente comercial enterprise da Docusign e falamos de vários assuntos, desde assinatura eletrônica até o gerenciamento completo de documentos de uma empresa, que costuma ser um problema nas corporações.

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E lembre-se: ALÉM DE EXCELENTE CONTEÚDO, ENTREGAMOS CONHECIMENTO.



IOB realizará evento para profissionais contábeis e empresas

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IOB, plataforma de inteligência em legislação e tecnologia avançada para resolver os desafios de contadores e empresas, anuncia o início das vendas de ingressos para o IOB Day, evento que acontecerá no dia 17 de setembro de 2025, no WTC Events Center, em São Paulo. Será um encontro para profissionais contábeis e das áreas financeira, fiscal, trabalhista, previdenciária, com palestras e painéis que unem conhecimento e prática nos assuntos que mais impactam o dia a dia dos contadores e empresas.

“Com orgulho, anunciamos o IOB Day, um dia inteiro de programação dedicada a ampliar o conhecimento e as perspectivas de contadores e profissionais das áreas contábil, fiscal, trabalhista e previdenciária. O evento reforçará o papel da IOB como parceira estratégica do setor contábil, além de ser uma oportunidade para explorar novas tecnologias e aprendizados que ajudam os profissionais em seus desafios diários”, afirma Jorge Santos Carneiro, presidente da IOB. 

Por que participar do IOB Day? Para aprofundar-se em: 

  • Contabilidade atualizada;
  • Reforma Tributária na prática e aplicada;
  • Inteligência Artificial para a rotina;
  • Marketing Digital para contadores; 
  • Técnicas para contadores aprimorarem o relacionamento com seus clientes;
  • Networking com diversos profissionais;
  • Inovações tecnológicas para a contabilidade.


O que é o IOB Day?
 

O IOB Day será um espaço para profissionais da contabilidade e de empresas que desejam ampliar conhecimentos. Com o lema “Integra. Conecta. Resolve”, o encontro proporcionará ao participante a oportunidade de:  

  • INTEGRAR soluções inteligentes e avançadas.
  • CONECTAR-SE com os especialistas contábeis, negócios e tendências.
        
  • RESOLVER desafios e dúvidas do setor. 


Programação: tópicos do evento
 

O IOB Day será um evento voltado ao mercado contábil, para profissionais que buscam dinamizar a prática diária da contabilidade e liderar as inovações do setor. A agenda do IOB Day contará com os seguintes blocos de conteúdo: 

Reforma Tributária

Perspectivas, impactos e oportunidades trazidas pela Reforma Tributária. Como se preparar e se adaptar na prática à nova legislação e transformar desafios em oportunidades.  

Inteligência Artificial e contabilidade

De que maneira é possível utilizar a IA como aliada na produtividade e alta performance hoje.  

Marketing Digital para contadores

Estratégias para aumentar a visibilidade, captar clientes e alavancar o seu escritório, além de garantir a fidelização de clientes. Como tornar o contador insubstituível, conquistando a lealdade do cliente.  

Inovação em contabilidade
 
Estratégias de inovação para o sucesso e a sobrevivência dos negócios. 

Conexão com pessoas e imersão tecnológica

Além disso, o evento reserva momentos para networking entre os profissionais contábeis e experiências tecnológicas em novas soluções em contabilidade no Brasil. 

Agenda e palestrantes

A programação completa, com palestras e convidados, está disponível no site do IOB Day. 

IOB I Tecnologia e Inteligência 

A IOB une inteligência em legislação e tecnologia avançada para resolver os desafios de contadores e de empresas nas áreas fiscal, contábil, tributária, trabalhista, previdenciária e jurídica.



Mulheres na tecnologia: evolução supera a de homens em 1,5%

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O crescimento da presença feminina no mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) brasileiro supera, em 1,5%, o mesmo índice registrado para os homens. Os dados são da pesquisa Diversidade de Gênero no setor TIC em 2023.

De acordo com o levantamento, feito pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), a representação feminina atingiu um crescimento anual de 7,7%, de 2020 a 2023. 

Para Cristina Boner, empresária e profissional da área de tecnologia, os índices são resultado de iniciativas de incentivo à inclusão feminina no setor. “Programas educacionais, bolsas de estudo, bootcamps voltados para mulheres e um movimento crescente de conscientização sobre diversidade nas empresas têm sido fatores determinantes para essa mudança”. 

Segundo Boner, o mercado também percebeu a importância da diversidade para inovação e tem tornado o ambiente mais receptivo para profissionais mulheres. “Elas estão conquistando espaço em diversas áreas da tecnologia, como desenvolvimento de software, ciência de dados, cibersegurança, UX/UI design, inteligência artificial e gestão de projetos de TI”. 

O estudo também revelou que o crescimento feminino em funções técnicas de Tecnologia da Informação (TI), como Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Engenharia, atingiu 2,1%, enquanto o masculino registrou 1,3%. Em posições de liderança o crescimento entre as mulheres foi de 0,6% e entre os homens houve uma queda de 1,7%.

“Também há um aumento na presença feminina em cargos de liderança dentro do setor, ainda que esse número continue abaixo do ideal. Além disso, muitas estão se destacando no empreendedorismo tecnológico, criando startups inovadoras e impactando o mercado”, ressalta a empresária.

Diversidade de gênero no setor 

Apesar do aumento da presença feminina no segmento de tecnologia, as mulheres ainda são minoria neste mercado de trabalho. A pesquisa da Brasscom indica que profissionais do gênero feminino ocupam 39% das oportunidades no mercado, ante a 61% de profissionais do gênero masculino.

Boner explica que a predominância masculina no setor de tecnologia tem raízes históricas e culturais. “Durante muito tempo, a tecnologia foi vista como uma área masculina, o que resultou em uma baixa representatividade feminina e poucas referências para inspirar novas gerações”. 

Além disso, a empresária pontua que muitas mulheres enfrentam desafios como desigualdade salarial, falta de oportunidades de crescimento e ambientes de trabalho pouco inclusivos. “Apesar dos avanços, ainda há barreiras que precisam ser quebradas para que a participação feminina seja proporcional à dos homens”.

As análises da pesquisa indicam que o viés de gênero é o fator impactante na ascensão de mulheres a cargos de liderança e salários mais altos. Os dados, em um recorte de escolaridade por gênero no setor, apontam que 9,9% das mulheres em cargos de diretoria e gerência são pós-graduadas. Entre os homens na mesma posição, o índice é de apenas 8,2%.   

A empresária destaca que é importante que empresas implementem políticas de recrutamento mais inclusivas, ofereçam mentorias específicas para mulheres e criem ambientes de trabalho que promovam equidade e pertencimento. Boner defende ainda que a diversidade não é apenas uma questão de justiça social, mas um diferencial estratégico para o crescimento sustentável do setor de tecnologia.

“É essencial investir em programas educacionais que incentivem meninas desde cedo a explorarem carreiras em tecnologia. A visibilidade de mulheres que já atuam no setor também é fundamental para inspirar e motivar novas profissionais a ingressarem na área”, reforça Boner.

Participação feminina e futuro do setor de tecnologia  

Em outubro de 2024, a Brasscom divulgou dados do setor de TIC do primeiro semestre de 2024. Segundo os números, a participação de mulheres em posições de liderança no segmento cresceu 1,6% nos últimos cinco anos. 

A especialista lembra que a Tecnologia é uma das áreas mais transformadoras da atualidade e afirma que a presença feminina nela é essencial para que a inovação seja, de fato, inclusiva. Boner acredita que quanto mais mulheres ingressarem e se destacarem no setor, mais rápido as barreiras ainda existentes serão quebradas.

“A conscientização sobre a importância da diversidade tem levado empresas a adotarem políticas mais inclusivas e as novas gerações já estão mais abertas à equidade de gênero no setor. Com o crescimento contínuo de iniciativas voltadas para mulheres na tecnologia, acredito que veremos mudanças significativas nos próximos anos, tanto em termos de representatividade quanto de oportunidades de liderança para mulheres”.

Às mulheres que desejam ingressar em carreiras profissionais dentro da tecnologia, a empresária é enfática. “Minha principal dica é não se intimidar com a predominância masculina no setor. E, acima de tudo, acreditem no seu potencial e não tenham medo de se posicionar”.

Boner reforça que é essencial buscar capacitação, participar de comunidades voltadas para mulheres na tecnologia, construir redes de contato, encontrar mentoras que possam orientar na trajetória e estar sempre atualizada – já que a tecnologia é um campo dinâmico que exige aprendizado contínuo.

Cristina Boner (@cristina.boner) | Cristina Boner | LinkedIn



Direito empresarial ajuda a garantir segurança nos negócios

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Em um cenário econômico cada vez mais dinâmico e competitivo, o direito empresarial passou a ser uma peça fundamental para garantir a segurança e o sucesso das companhias. Com uma ampla gama de benefícios para os empresários, esse setor regula as atividades empresariais e estabelece uma base legal sólida, indispensável para a administração eficaz dos negócios.

De acordo com Marta Fadel, advogada especialista em direito empresarial e tributário, essa vertente abrange desde a constituição do negócio até a proteção contra fraudes, garantindo que contratos sejam bem elaborados, que a empresa esteja em conformidade com a legislação e que seus direitos sejam preservados.

“Além disso, contar com um suporte jurídico especializado pode evitar prejuízos significativos e proporcionar um crescimento sustentável para o negócio”.

Um dos principais papéis do direito empresarial se refere à prevenção de fraudes e práticas desleais no mercado. Segundo Fadel, a área tem se tornado uma aliada fundamental para novos empresários. “No início de um negócio, muitas decisões estratégicas precisam ser tomadas, desde a escolha do modelo jurídico até a formalização de contratos e a proteção da propriedade intelectual. Sem o devido suporte, o empreendedor pode acabar exposto a riscos legais que comprometem a saúde financeira da empresa”.

Com o aumento de golpes e fraudes voltadas para os pequenos negócios, a advogada alerta que os empreendedores precisam estar cada vez mais atentos e bem-informados sobre como proteger suas empresas.

Recentemente, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgou uma lista dos cinco golpes mais comuns contra pequenos negócios, destacando a necessidade de orientação jurídica para evitar esses problemas.

Entre as fraudes citadas estão a criação de sites falsos que simulam o site oficial do governo para a formalização do Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, o envio de boletos de cobranças indevidas do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), propostas de empréstimos, pedidos de retificação fraudulentos e a renegociação de dívidas enganosas, que podem resultar em prejuízos maiores para o empresário.

“Além de estar vulnerável a golpes, um pequeno empresário sem assessoria jurídica pode enfrentar diversos problemas, como dificuldades na recuperação de créditos, ações trabalhistas inesperadas, problemas fiscais e até mesmo disputas societárias que podem comprometer a continuidade do negócio”, avalia a especialista.

A advogada enfatiza, ainda, que o conhecimento e a aplicação do direito empresarial são diferenciais estratégicos para qualquer empresa, independentemente do seu porte. “Pequenos negócios, em especial, devem estar atentos a essa questão, pois a prevenção é sempre mais eficiente e econômica do que a resolução de problemas depois que eles já aconteceram. Ter um suporte jurídico adequado significa operar com mais segurança, profissionalismo e credibilidade no mercado”, finaliza.

Para saber mais, basta acessar: https://martasahionefadel.com.br/ 



Full Sail University promove novo Campus Experience

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A Full Sail University promoveu, em janeiro, uma nova edição do Campus Experience, com mais de 20 participantes de 12 a 17 anos. O objetivo do projeto, que acontece algumas vezes por ano, é de divulgar a indústria criativa para os jovens que estão cursando o Ensino Médio, permitindo que eles ampliem sua visão sobre carreiras não convencionais.

Carol Olival, Diretora de Relações Comunitárias da Full Sail University, explica que as atividades foram realizadas ao longo de uma semana. “Durante esse período, todos os alunos visitam o campus da Full Sail University e, em conjunto, conhecem os estúdios, cases de sucesso e participam de workshops. Ao final, apresentaram seus projetos com base no que foi aprendido”, detalha.

Neste ano, o evento ocorreu no campus da Full Sail University, em Orlando (Flórida), abordando temas como Gaming, 3D, Media & Communication e outros tópicos relacionados. Além disso, esta edição contou com a participação especial da System, parceira da universidade.

O monitor do programa Imersão System, Carlos Menezes, aprovou a experiência do Campus Experience e afirma que as atividades ajudaram os alunos a expandirem sua visão sobre o mercado da música. “O Campus Experience consegue ser um momento único na vida dos jovens, porque lá conhecem a Universidade, fazem amizades e se espelham em profissões que antes, já eram tidas como passadas ou inalcançáveis”, comenta.

A Diretora de Relações Comunitárias da instituição também comemora a realização de mais uma edição do projeto. “É uma iniciativa muito interessante, pois os jovens conseguem conhecer, na prática, como funcionam as profissões do futuro, com um olhar mais jovem, considerando experiências que podem influenciar suas escolhas profissionais”, ressalta.

A próxima edição será realizada em julho de 2025 e as informações serão divulgadas pela Full Sail em breve. 

Para mais informações, basta acessar: @fullsailbrazilcommunity



Comunicação eficiente pode ajudar a reduzir perdas no varejo

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A prevenção de perdas e a falta de tecnologia para detectar ameaças à segurança ou atividades criminosas têm se tornado a principal preocupação para 84% dos varejistas, é o que revela a 17ª edição do relatório anual da Zebra Technologies Corp, compartilhado pela Retail Customer Experience.

Essa inquietação é justificável, considerando que as perdas podem atingir proporções significativas e impactar diretamente a lucratividade e a sustentabilidade dos negócios. Em meio a este cenário, a tecnologia e a comunicação eficiente despontam como pilares fundamentais na mitigação de tais desafios, como explica Guilherme Reitz, CEO da plataforma Yungas.

“A preocupação com perdas no varejo não é novidade, mas tem se intensificado nos últimos anos devido a fatores como aumento de custos operacionais, maior complexidade logística e mudanças nos hábitos de consumo. Redes que não estruturam bem seus processos acabam perdendo margem de lucro por falhas evitáveis. A boa notícia é que há soluções acessíveis para esse desafio, especialmente com o uso inteligente da tecnologia e da comunicação estruturada”, avalia o empresário.

Segundo Reitz, a comunicação desorganizada é um dos maiores gargalos no varejo, pois pode gerar pedidos errados, execução inadequada de procedimentos e até mesmo brechas para fraudes internas. “Uma rede bem estruturada precisa garantir que treinamentos, procedimentos operacionais e alertas de segurança cheguem de forma clara e rastreável a todas as equipes.”

O especialista evidencia que, para isso, é preciso que a empresa centralize os canais de comunicação e evite a dispersão de informações em múltiplas ferramentas como e-mail, WhatsApp e planilhas paralelas.

“Também é importante adotar uma plataforma que permita segmentação de mensagens, definição de fluxos de trabalho e acompanhamento da adesão às diretrizes da companhia. Além disso, engajar os colaboradores por meio de treinamentos contínuos e reconhecimento de boas práticas fortalece a cultura organizacional”, completa.

Com relação à falta de tecnologia para identificar ameaças nos negócios, Reitz afirma que o primeiro passo para evitar preocupações é mapear as principais fontes de perdas da rede que, muitas vezes, não estão apenas no estoque ou no caixa, mas também na falta de processos bem definidos e na dificuldade de acompanhar indicadores em tempo real. “Plataformas que centralizam informações, promovem auditorias constantes e facilitam a comunicação entre matriz e unidades franqueadas são essenciais para minimizar riscos.”

Quando a matriz consegue padronizar processos, garantir que todas as unidades tenham acesso às informações corretas e monitorar a execução de boas práticas em tempo real, a rede pode ganhar muito mais controle sobre possíveis falhas e vulnerabilidades. “Além disso, processos bem estruturados, como auditorias internas e compliance, são fundamentais para minimizar riscos e garantir maior eficiência operacional. A adoção dessas práticas pode fazer a diferença na segurança do negócio”, comenta Reitz. 

“Auditorias bem planejadas e compliance podem fortalecer a gestão, ajudando a garantir processos mais seguros e reduzir perdas”, acrescenta.

O levantamento da Zebra Technologies identificou, ainda, que cerca de 90% dos varejistas acreditam que podem fornecer uma melhor experiência ao cliente ao utilizar ferramentas de tecnologia que simplifiquem a comunicação em tempo real. Como resultado, 75% deles dizem que planejam aumentar seus investimentos em tecnologia em 2025.

Para o especialista da Yungas, a integração entre diferentes áreas, como operações, tecnologia e gestão de pessoas, será essencial para reduzir vulnerabilidades. Além disso, ele afirma que a automação e a inteligência de dados serão cada vez mais determinantes na prevenção de perdas.

“A capacidade de monitorar indicadores em tempo real, prever riscos e agir proativamente será um diferencial competitivo para redes que querem manter a saúde financeira no longo prazo”, finaliza.

Para saber mais, basta acessar: https://yungas.com.br/



Imigrar para os EUA: advogado analisa impacto das mudanças

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Com o novo governo de Donald Trump, o que muda para quem planeja morar legalmente nos Estados Unidos? Essa é uma pergunta comum, principalmente considerando que o país da América do Norte é o lar da maior comunidade de brasileiros no exterior – são mais de 2,2 milhões de cidadãos do Brasil vivendo por lá, segundo o Ministério das Relações Exteriores.

Apesar de um cenário regulatório mais específico, com regras mais rígidas de imigração, profissionais qualificados podem encontrar caminhos viáveis para a legalização e permanência no país. A avaliação é de Murtaz Navsariwala, advogado especializado em imigração para os Estados Unidos e fundador do escritório Murtaz Law, sediado em Illinois (EUA). 

“Embora as mudanças impactem o processo imigratório como um todo, elas são direcionadas principalmente a imigrantes que entraram ou permaneceram no país após o vencimento do prazo autorizado de estadia”, diz Navsariwala.

Os critérios para a concessão dos vistos EB-1, EB-2 e EB-3 (as categorias variam conforme o perfil e o objetivo da pessoa no país), por exemplo, continuam os mesmos, explica o advogado. A análise dos requisitos, no entanto, tem se tornado mais rigorosa. Isso significa que os candidatos precisam apresentar documentação detalhada para comprovar suas qualificações.

“O visto EB-1, destinado a indivíduos com habilidades extraordinárias, continua sendo altamente seletivo. O EB-2, voltado para profissionais com pós-graduação ou talentos especializados, segue como uma excelente opção, especialmente para brasileiros em áreas prioritárias, como STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática)”, detalha Navsariwala.

Ele acrescenta que o visto EB-3, destinado a trabalhadores qualificados e não qualificados, pode enfrentar tempos de espera mais longos devido à alta demanda, mas continua sendo uma alternativa viável para aqueles que atendem aos requisitos e possuem uma oferta de emprego nos Estados Unidos.

Para aqueles que já vivem legalmente no país, o impacto das novas regras é limitado, desde que mantenham seu status migratório em conformidade. O mais importante é garantir que toda a documentação esteja atualizada, cumprir rigorosamente os requisitos do visto e acompanhar os prazos para possíveis renovações, complementa.

“Já para quem está em situação irregular, as novas políticas podem tornar a regularização mais complexa, tornando ainda mais necessária a consulta com um advogado especializado para avaliar alternativas viáveis de regularização do status”, pondera Navsariwala.

O advogado reforça que os Estados Unidos continuam com uma forte demanda por profissionais qualificados e investidores, oferecendo oportunidades para quem busca crescimento e estabilidade.

Como se preparar

“O primeiro passo é definir um plano estratégico e bem estruturado. É essencial identificar o visto mais adequado ao seu perfil, seja por meio de trabalho, estudo ou investimento. Além disso, ter um histórico profissional sólido, reunir uma documentação completa, de acordo com as expectativas da imigração e buscar a orientação de um especialista são fatores importantes para evitar erros no processo”, recomenda Navsariwala.

Considerando que uma nova gestão tomou posse há cerca de um mês e muitas mudanças ainda estão em curso, Navsariwala diz que os interessados em morar nos Estados Unidos devem acompanhar com atenção as alterações na legislação. 

Ao mesmo tempo, devem se preparar estudando inglês, pesquisando sobre diferenças culturais e buscando formas de se inserir no mercado de trabalho. Isso inclui investir em educação, construir uma rede de contatos na área de atuação e elaborar um planejamento financeiro.

“Ter um plano bem definido, buscar qualificações reconhecidas e contar com a orientação de especialistas são passos essenciais para aumentar as chances de sucesso no processo de imigração”, conclui Navsariwala.

Para saber mais, basta acessar: https://pt.murtazlaw.com/ ou https://www.instagram.com/murtazlaw/



Projeções indicam crescimento de 2,5% do varejo da construção civil em 2025

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Segundo estudo da FGVcev (Centro de Excelência do Varejo), divulgado pela FGV EAESP, em 2024, a estimativa é que as vendas tenham crescido cerca de 4,9% no comércio de material de construção. Esse crescimento foi impulsionado, entre outros fatores, por um aumento na renda, desemprego em queda e disponibilidade de crédito.

Já o ano de 2025 deve ser mais desafiador, com cenários que envolvem juros mais altos, maior custo do crédito, maior pressão inflacionária, com possíveis impactos nos níveis de endividamento e inadimplência. É o que analisa a consultora do Instituto de Pesquisas da Associação Nacional de Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Katia Ratnieks. “Ainda assim, projeções do estudo da FGVcev apontam para um crescimento de 2,5% em 2025, do varejo de material de construção”, aponta.

Os dados foram recebidos com apreensão por lojistas do setor. “A projeção baixa de crescimento é motivo de preocupação para os comerciantes de material de construção, uma vez que fica abaixo da inflação estimada para o ano. Além disso, a taxa de juros elevada e a escassez de crédito para construção impactam diretamente o desempenho do setor, dificultando investimentos e a recuperação do consumo. Precisamos de ações que estimulem o acesso ao crédito e incentivem a construção civil, um dos motores da economia nacional. O momento exige atenção redobrada e diálogo para evitar uma desaceleração ainda maior do varejo da construção”, analisa o presidente da Anamaco, Cassio Tucunduva, que representa mais de 150 mil lojistas em todo o Brasil.

Ano passado terminou em alta

O Termômetro do Varejo da Construção Civil, realizado pelo Instituto de Pesquisa Anamaco em parceria com a Juntos Somos Mais, traz dados importantes sobre o desempenho do setor. O Business Tracking Anamaco realizado de 6 a 10 de janeiro de 2025 janeiro referente a dezembro, apontam percepção de aumento das vendas geral no setor de material de construção no Brasil de 47% para 51%, com destaques para Sudeste (de 44% para 50%), Norte (de 48% para 52%) e expressivamente o Nordeste (de 51% para 61%), em comparação com o mês anterior.

Desempenho regional: avanço nas vendas de material de construção

Em novembro de 2024, o percentual de lojas que perceberam crescimento nas vendas manteve-se estável em relação a outubro. No entanto, ao analisar as regiões, observa-se que a maioria das lojas registrou aumento nas vendas. O Nordeste e o Centro-Oeste apresentaram os maiores percentuais de crescimento (51%), seguidos pelo Sul (50%), Norte (48%) e Sudeste (44%). Já o saldo entre crescimento e retração foi maior no Sul e no Nordeste (41 pontos percentuais), enquanto o Sudeste teve o menor saldo (30 pontos).

Em dezembro de 2024, em comparação com novembro, o Nordeste apresentou o maior saldo entre crescimento e retração (53 pontos percentuais), impulsionado pelo maior percentual de lojas que perceberam aumento nas vendas (61%). O Norte também teve um saldo expressivo (42 pontos). Já o Sul registrou o menor saldo (29 pontos), refletindo um percentual de crescimento inferior ao das demais regiões (43%) e um número maior de lojas que perceberam queda (14%).

Na comparação com novembro de 2023, todas as regiões apresentaram crescimento expressivo, com destaque para o Norte, que registrou uma variação de 37% em relação ao mês anterior, quando o crescimento havia sido de 30%.

Lojas com mais de 50 funcionários se destacaram

O Business Tracking Anamaco referente a dezembro de 2024 indicou que predomina, entre as lojas varejistas de material de construção, a percepção de que os resultados de 2024 foram melhores do que os de 2023. Lojas de todos os portes apresentaram resultados positivos na comparação com o ano anterior, com destaque para as lojas com 50 funcionários ou mais, tendo 79% relatando desempenho superior ao de 2023. 

Entre as lojas menores, o percentual de melhora foi de 66% para aquelas com até quatro funcionários e de 57% para estabelecimentos com cinco a nove funcionários. Já as lojas com 10 a 19 funcionários registraram 56% de percepção positiva, enquanto nas com 20 a 49 funcionários, 61% indicaram um desempenho melhor.

Lojas de diferentes perfis apresentaram resultados melhores do que em 2023. As lojas mais focadas em materiais hidráulicos possuem um percentual maior de lojas que tiveram resultados próximos de 2023 na comparação com outros perfis de lojas.



Aeroporto de Guarulhos terá concorrência em combustíveis

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A Rede Sol — distribuidora de combustíveis com sede em Ribeirão Preto (SP) — finaliza investimento de R$ 35 milhões em um terminal de querosene de aviação no Aeroporto Internacional de Guarulhos para concorrer com as três empresas que hoje dominam esse mercado no País: Shell Aviation (Raízen), BR Aviation (Vibra) e Air BP (British Petroleum).

O terminal da Rede Sol, que terá capacidade de armazenamento de 4 milhões de litros, já obteve todas as autorizações necessárias para operar tanto na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) quanto com a Gru Airport, administradora do Aeroporto de Guarulhos.

“Estamos dando os últimos retoques na obra e à espera da licença da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb)”, diz Valdemar De Bortoli Júnior, diretor-presidente da Rede Sol. “Foi um longo caminho para chegar até aqui: cinco anos para cumprir as exigências da ANP, outro tanto para habilitar-se a comprar o produto na Petrobras e mais um bom período para homologar-se na Gru Airport.”

O fornecedor de todas as empresas que atuam em Guarulhos é a Petrobras. Como o produto é o mesmo para a sua empresa e para as outras três que já atuam no aeroporto, a Rede Sol pretende posicionar-se com preços menores que os de seus concorrentes.

O peso do combustível no valor da passagem aérea varia entre 40% e 45%, estima o diretor-presidente da Rede Sol. Qualquer redução no impacto da composição da tarifa pode ajudar a convencer os potenciais clientes da distribuidora a pelo menos conhecer seus planos comerciais. De Bortoli Júnior, no entanto, prefere iniciar a prospecção de clientes somente quando as obras do terminal estiverem de fato concluídas e não faltar nenhuma licença.

É uma cautela que o empresário traz consigo desde 1989, quando iniciou sua trajetória como dono de postos de gasolina e acentuou-se em 1998, quando fundou a Rede Sol, tornando-se distribuidor de diversos combustíveis, sobretudo para varejistas de bandeira branca — não vinculados a uma só marca — e para órgãos públicos. Cada uma dessas etapas demandou alguns anos para cumprir as exigências de órgãos reguladores antes do início efetivo das operações.

Em 2012, diversificou o negócio para combustíveis de aviação. Deu entrada na ANP com pedido para atuar nessa área. A autorização só veio em 2017. Passou a vender querosene (usado em jatos e consumido em larga escala no Brasil) e gasolina de aviação para pequenas aeronaves.

Decidiu constituir uma base no Aeroporto de Guarulhos quando seus estudos mercadológicos indicaram que quase metade do querosene de aviação comprado no País é consumida ali. As obras começaram na virada de 2021 para 2022. Enquanto finaliza o processo de inauguração do terminal, continua vendendo para clientes de pequenos aeroportos e para os segmentos de aviação agrícola e executiva.

O faturamento da Rede Sol beira R$ 1 bilhão por ano, advindos de distribuição de combustíveis automotivos, de aviação e de uma pequena rede de postos de gasolina. Seus planos de expansão não descartam a entrada de um sócio no capital da companhia, provavelmente estrangeiro. “Todos os equipamentos para estocar e distribuir combustíveis custam muito caro, além de requererem minuciosos controles e submeter-se a rigorosa fiscalização”, afirma.



Agenda climática conquistou leis que visam a construção de um futuro sustentável

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No 11 de dezembro de 2024 entrou em vigor a Lei Federal nº 15.042, que instituiu o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE). Esta lei define que as atividades emissoras de GEE sofrerão, de forma gradual, limitações em suas emissões, seguindo os compromissos e limites máximos de emissões conforme a Política Nacional de Mudança Climática (PNMC).

O papel do SBCE será acompanhar e revisar periodicamente as obrigações que ultrapassarem o teto de emissões. Organizações que superam mais de 10 mil tCO2e/ano deverão reportar anualmente seus planos de monitoramento e atender às exigências; com mais de 25 mil tCO2e/ano, haverá a obrigação de fazer uma apresentação anual de relato de conciliação periódica.

Os créditos de carbono funcionam como instrumentos que medem a redução de emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Se uma empresa solta menos gases do que o permitido por lei, ela pode vender essa economia para outra companhia que ainda precisa atingir metas ambientais. Isso incentiva todo o mercado a utilizar soluções mais verdes, como plantar árvores, usar energia do sol ou do vento e criar tecnologias que poluem menos.

“Desprezar a agenda climática é negligenciar riscos e oportunidades econômicas significativas. As mudanças climáticas, com efeito, introduzem riscos físicos, como desastres naturais que afetam diretamente as finanças”, salienta Vininha F. Carvalho, economista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

A parceria entre o Instituto Cultiva, ONG com foco na educação para a cidadania e participação social, e o Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (SINESP) disponibilizará o curso a distância “Mudanças Climáticas e a Urgência de Repensar a Vida na Terra”, que será ministrado pelo Prof. Dr. Weslley Cantelmo.

A iniciativa destaca a relevância da Lei 14.926, sancionada em julho de 2024, que torna obrigatória a inclusão das mudanças climáticas e da proteção da biodiversidade nos currículos da educação básica e superior no Brasil. As instituições de ensino têm até 120 dias para adaptar seus projetos pedagógicos e implementar as novas diretrizes até o ano letivo de 2025.

Segundo Micaela Gluz, coordenadora de educação do Instituto Cultiva, mais do que cumprir uma exigência legal, é essencial que essa mudança seja acompanhada por metodologias pedagógicas inovadoras, que despertem o pensamento crítico dos estudantes sobre a relação da humanidade com o meio ambiente. A educação transformadora tem um papel fundamental na construção de um futuro sustentável.

“Os efeitos adversos das mudanças climáticas são evidentes. O ano de 2024 foi o mais quente da história. Foi o primeiro ano em que a média anual ultrapassou o limite de 1,5°C estabelecido pelo Acordo de Paris, considerado crítico para evitar consequências climáticas severas. Todas as iniciativas que visem controlar as emissões de CO2 e, o trabalho pedagógico que incentiva a adoção de práticas cada vez mais sustentáveis irão contribuir para que as próximas gerações possam sobreviver com qualidade de vida neste planeta”, finaliza Vininha F. Carvalho.

 



Marketplace pode converter estoque ocioso em receita para autopeças pesadas

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A plataforma Comprei e Não Usei tem o intuito de transformar peças de autopeças pesadas que permanecem em estoque sem uso em oportunidades de receita. O modelo de operação da plataforma possibilita que vendedores conectem seus estoques ociosos a um público qualificado, convertendo esses itens em capital de giro.

O processo inicia-se com um levantamento detalhado do inventário, permitindo identificar quais peças não estão sendo utilizadas. Essa análise, baseada em dados do mercado automotivo, auxilia na definição do potencial de venda de cada componente. Em seguida, os vendedores cadastram os produtos na plataforma com descrições técnicas, imagens e condições de uso, facilitando a comunicação dos atributos dos itens.

A Comprei e Não Usei oferece um ambiente digital que integra diversas funcionalidades para a gestão das vendas. Um sistema centralizado permite o monitoramento dos indicadores de vendas e a definição de preços competitivos, possibilitando ajustes estratégicos conforme a demanda. Esse processo otimiza o fluxo financeiro e converte estoque ocioso em capital de giro.

Além disso, o modelo de operação assegura a segurança das transações. Os vendedores abrem uma conta digital e o pagamento é confirmado antes do despacho das peças, buscando eliminar riscos operacionais e financeiros. O estoque permanece sob controle do vendedor sem evidências de risco, sem a necessidade de centralização física.

A prática de comercializar estoque ocioso se alinha aos princípios da economia circular, evitando a produção desnecessária de novos componentes e promovendo a reutilização de recursos. Dessa forma, a plataforma pode contribuir para que empresas do setor automotivo melhorem sua liquidez financeira e ampliem suas oportunidades de negócio.



Gestão financeira ajuda a quitar dívidas e sair do vermelho

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Fazer uma boa gestão financeira pessoal é um desafio comum para boa parte das pessoas. De acordo com o último levantamento feito pelo Serasa, mais de 73 milhões de brasileiros estão endividados e os brasileiros de 41 a 60 anos representam a maior fatia da população com nome restrito, com 35,1%, seguidos pelos de 26 a 40 anos (33,8%), acima de 60 anos (19,3%) e os jovens entre 18 e 25 anos (11,7%).

A solução, de acordo com Paulo Vieira, presidente da Febracis, escola de negócios que atende cerca de 16 mil alunos por mês, está no cumprimento de cinco pilares fundamentais capazes de garantir a saúde financeira. “Realizar o controle financeiro não é somente cortar gastos, mas entender como fazer escolhas de uma maneira que seja saudável para o crescimento do seu patrimônio”, destaca. 

  1. Atenção com as despesas e diagnóstico geral

O especialista aponta que a transformação financeira começa com a clareza do estado atual. Ele indica colocar no papel todas as entradas e saídas financeiras, considerando cada centavo, pois são as pequenas despesas que frequentemente comprometem o crescimento. Ao fazer essa análise, é possível identificar padrões, ajustar hábitos e recuperar o controle. “Tudo aquilo que você mede, cresce, e a consciência financeira é a chave para sair do ciclo de escassez e endividamento”, destaca Vieira.

  1. Planejamento financeiro com metas claras

Para Paulo Vieira, a transformação financeira vai além de pagar dívidas; ela começa com um planejamento sólido e metas claras. É preciso definir objetivos estratégicos, como criar uma reserva ou investir em educação financeira. “Essas metas são a força que mantêm seu foco e motivação. Sem um planejamento com metas, você permanece no ciclo de dívidas e privações, mas com um plano claro, você constrói uma vida de abundância e realiza seus objetivos”, aponta o Presidente da Febracis.

  1. Realismo financeiro e visão de futuro

Viver de acordo com a realidade financeira é um ato de coragem e inteligência que rompe com o ciclo de comparações e gastos desnecessários, explica Paulo Vieira. “Não é o quanto você ganha, mas como você administra que define o seu futuro. Isso significa gastar com propósito, avaliando cada decisão financeira à luz de seus objetivos de futuro”, completa.

  1. Educação financeira e crescimento pessoal

Quando se fala em crescimento pessoal, o especialista leva a sério: ele indica posicionar-se como o maior ativo em carteira, e esse investimento torna-se o passo mais poderoso para transformar a vida financeira e pessoal. “Ninguém construiu uma vida próspera sem primeiro construir uma mente próspera. Isso significa que dominar suas finanças exige mais do que números – requer o desenvolvimento de uma mentalidade forte e consciente, capaz de tomar decisões estratégicas e superar crenças limitantes. Ao investir em educação financeira, inteligência e emocional, você amplia sua capacidade de criar oportunidades, maximizar resultados e transformar sua visão e ações, construindo uma vida de abundância e propósito”, destaca.

  1. O problema está na administração e não no dinheiro

“O dinheiro nunca foi o problema – ele é apenas uma ferramenta que reflete quem você é”, destaca Vieira. Para ele, o segredo está na mentalidade adotada: ao enxergar o dinheiro como um meio para realizar sonhos, transformar vidas e criar um legado de propósito, ele deixa de ser um fardo e passa a ser um recurso estratégico. “Quando você assume o controle, gerencia suas finanças com sabedoria e abraça uma visão de abundância, o dinheiro se torna um multiplicador de oportunidades, trabalhando a seu favor para construir o futuro que deseja”, finaliza o Presidente da Febracis.

Sobre a Febracis

A Febracis é uma das maiores escolas de preparação para negócios da América Latina. Fundado em 1998 por Paulo Vieira, um dos principais mentores do Brasil, o grupo Febracis é composto por 20 empresas e aproximadamente 40 franquias espalhadas pelo Brasil, além de unidades em Orlando, Boston, Portugal e Angola. Com mais de 15 cursos diferentes voltados para negócios, vida profissional e emocional, a Febracis recebe cerca de 16 mil alunos por mês e já atendeu mais de 1 milhão de alunos e formou aproximadamente 35 mil coaches por meio de sua metodologia própria, o Coaching Integral Sistêmico (CIS). 



Parceria entre Delasport e Vibra Transformará Apostas na América Latina

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VALETA, Malta, Feb. 24, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — Menos de um mês após obter uma licença crucial de apostas esportivas para o Brasil, a fornecedora global B2B Delasport está consolidando sua presença na América Latina regulamentada com um acordo importante com a Vibra Solutions.

A parceria está centrada na solução de apostas esportivas multipremiada da Delasport, em sua forma Plug & Play iFrame.

A Vibra Solutions é uma provedora de plataforma B2B baseada na América Latina, com clientes em todos os países-chave da região. Este acordo impulsionará a expansão da Delasport na região, dando-lhes acesso a mercados regulamentados em crescimento, como Brasil e Argentina, entre outros.

A solução iFrame da Delasport agora está estabelecida como favorita dos operadores devido aos seus recursos únicos que os apostadores esportivos adoram. Ela oferece tudo o que as apostas esportivas proporcionam por completo, incluindo personalização incomparável, novas formas de apostar e muito mais.

“Estamos muito satisfeitos em fechar essa parceria com a Vibra Solutions como parte de nossa expansão na América Latina”, comenta Unai Concha, Diretor Sênior de Negócios da Delasport. “A Vibra Solutions e sua equipe profissional são bem conhecidas na América Latina, e não tivemos dúvidas de que eles são o aliado certo para a Delasport nesta região.”

“Ter a oportunidade de oferecer aos nossos clientes o moderno Sportsbook da Delasport é uma grande adição ao nosso portfólio, e o primeiro de muitos novos produtos que a Vibra adicionaráàsua oferta de apostas esportivas”, diz Federico Saini, Diretor Comercial da Vibra Solutions. “Os esportes são essenciais para a América Latina e, embora tenhamos nosso próprio mecanismo de apostas esportivas, reconhecemos que cada operador tem necessidades únicas. É por isso que priorizamos oferecer a solução mais adequada. O produto de ponta da Delasport está perfeitamente alinhado com essa estratégia.”

Sobre a Delasport

A Delasport é uma fornecedora líder de software iGaming que oferece uma solução moderna e completa para apostas esportivas, cassino online e gerenciamento de contas de jogadores. Sua plataforma foca na experiência do jogador por meio de personalização, formas únicas e emocionantes de apostar, fortes capacidades de retenção com um rico conjunto de engajamento do jogador e inovações tecnológicas de ponta.

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p align=”center”>Sobre a Vibra Solutions

A Vibra Solutions é uma desenvolvedora de plataformas latino-americana, lançada em janeiro de 2023 após o sucesso da Vibra Gaming na região. Os produtos da Vibra Solutions incluem uma plataforma de Cassino e Sportsbook, uma plataforma RGS para agregação de conteúdo e uma plataforma EGM para distribuição no varejo.

Esta divisão de negócios atendeàgrande demanda de operadores que buscam um novo tipo de parceiro de plataforma.

Uma foto que acompanha este anúncio está disponível em http://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/be1e831e-7476-4f63-b78a-1ddc25a18408


Contatos de mídia:
Nikoleta Petkanska
Chefe de Marketing
nikoleta.petkanska@delasport.com

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Kyivstar Seleciona Mavenir para Fornecimento de Serviços Enterprise Avançados de Convergência Fixa-Móvel

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READING, Reino Unido, Feb. 24, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Mavenir, fornecedora de infraestrutura de rede nativa na nuvem que está criando o futuro das redes, foi selecionada pela Kyivstar, a principal operadora digital ucraniana, parte do Grupo VEON (Dubai, Emirados Árabes Unidos) para fornecer conectividade Enterprise fixa e móvel aprimorada para os clientes B2B da operadora. A Kyivstar fez uma parceria com a Mavenir para implantar sua arquitetura de ponta, preparada para o futuro e solução full-stack, incluindo hardware, software e plataforma em contêiner.

A solução FMC inclui Servidor de Aplicativos de Telefonia Convergente (CTAS), Função de Recursos de Mídia (MRF), Sistema de Gerenciamento de Elementos, e Plataforma Analítica para fornecimento de serviços corporativos. A Mavenir também tem um conhecimento profundo do mercado ucraniano e uma capacidade de entregar a solução com prazos curtos. A Defne, especialista em fornecimento de soluções de voz inovadoras para o mercado corporativo, trabalhará ao lado da Mavenir para fornecer alguns dos serviços de negócios de nicho, enquanto a Mavenir será responsável pela solução geral. O investimento em infraestrutura de conectividade de classe mundial continua sendo uma alta prioridade para a Kyivstar, apesar das condições na região.

O CIO da Kyivstar, Andriy Zhukovskyi, disse: “A conectividade é incrivelmente importante para a Ucrânia neste momento, e nosso papel é continuar implantando os melhores serviços para todos os nossos clientes. A Mavenir demonstrou ter uma solução de classe mundial que atende às necessidades dos nossos clientes Enterprise, com capacidade de entrega no prazo – apesar do ambiente extremamente desafiador em que estamos trabalhando.”

O Dr. Virtyt Koshi, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral, da Mavenir na EMEA, acrescentou: “A equipe da Kyivstar está comprometida em fornecer serviços de ponta e estamos orgulhosos de ser o parceiro preferido para esse novo recurso de Serviços Empresariais e de Negócios.”

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Sobre a Kyivstar:

A Kyivstar é a maior operadora de comunicações da Ucrânia, atendendo a mais de 23,3 milhões de assinantes de telefonia móvel e mais de 1,1 milhão de clientes de linha fixa de Internet Doméstica (em setembro de 2024). A empresa fornece serviços com uma ampla gama de tecnologias de telefonia móvel e fixa, incluindo 4G, Big Data, soluções em nuvem, segurança cibernética, TV digital e muito mais. A Kyivstar planeja investir US $ 1 bilhão no desenvolvimento de novas tecnologias de telecomunicações na Ucrânia entre 2023-2027. A Kyivstar alocou mais de 2 bilhões de UAH nos últimos dois anos para ajudar a Ucrânia a superar os desafios da guerra, incluindo com apoio às Forças Armadas, clientes e projetos sociais. A Kyivstar faz parte da VEON, operadora digital global. As ações do Grupo estão listadas na bolsa de valores Nasdaq (Nova York). A Kyivstar opera na Ucrânia há 27 anos e é reconhecida como o maior contribuinte do setor de comunicações, o melhor empregador e uma empresa socialmente responsável. Para mais informações: www.kyivstar.ua

Sobre a Mavenir

A Mavenir está estabelecendo hoje o futuro das redes com soluções nativas da nuvem e habilitadas para IA, que são ecológicas por design, capacitando as operadoras a obter os benefícios do 5G e alcançar redes inteligentes, automatizadas e programáveis. Como pioneira da Open RAN e uma comprovada disruptora revolucionária do setor, as soluções premiadas da Mavenir fornecem automação e monetização em redes móveis em todo o mundo, acelerando a transformação da rede de software para mais de 300 provedores de serviços de comunicações em mais de 120 países, que atendem a mais de 50% dos assinantes de todo o mundo. Para mais informação, visite www.mavenir.com.

Conheça a Mavenir no Mobile World Congress 2025, Barcelona, de 3 a 6 de março de 2025.

Para explorar as mais recentes inovações da Mavenir e saber mais sobre como a Mavenir está entregando o Futuro das Redes – Hoje, visite-nos no Hall 2 (Stand 2S60) no #MWC25.

Contatos de RP: pr@mavenir.com e pr@kyivstar.net


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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9382967)



Ignis Energy Levanta US$ 12,5 milhões em Financiamento Geotérmico

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A Ignis H2 Energy Inc. (“Ignis Energy”), uma startup de exploração e desenvolvimento geotérmico, anunciou hoje o primeiro desfecho bem-sucedido de sua rodada de financiamento da Série A, garantindo US$ 12,5 milhões de um consórcio de investidores, incluindo fundos líderes e indivíduos privados. A rodada de financiamento foi liderada pela alfa8 e inclui um compromisso da empreiteira de perfuração Nabors Industries, além de investimentos de acionistas existentes, indivíduos privados e negocios familiares.

Promoção de um portfólio geotérmico global e equilibrado em termos de risco

Diferentemente de outras startups do setor geotérmico, a Ignis Energy não depende de uma única tecnologia ou oportunidade. Em vez disso, gere um portfólio com risco equilibrado de oportunidades de produção de energia geotérmica em ambientes de alta entalpia em todas as partes do mundo. Ao alavancar tecnologias comprovadas e o conhecimento de um painel distinto de especialistas em geotermia, a Ignis Energy diversifica o risco e, ao mesmo tempo, garante um fluxo constante de projetos de energia sustentável. A empresa já assegurou oportunidades geotérmicas promissoras na Turquia, Alasca, Califórnia, Nevada e Itália.

Impulsionada pela missão de fornecer energia geotérmica de base acessível, confiável e sustentável, a Ignis Energy integra a ampla experiência do setor de petróleo e gás na exploração e ao desenvolvimento geotérmico. A empresa é pioneira no uso de modelos de machine learning de última geração para prever, localizar e explorar recursos geotérmicos de forma mais eficiente, levando a melhores resultados de perfuração e menor risco nos projetos. Com um portfólio que abrange várias regiões geográficas e formações geológicas, a Ignis Energy tem como meta o desenvolvimento de um gigawatt de reservas geotérmicas documentadas e produzíveis até 2030.

Investidores estratégicos comprometidos com a inovação em geotermia

Alfa8: Investimento num futuro sustentável – A alfa8 está comprometida com tecnologias avancadas que aceleram a transição global para soluções energéticas sustentáveis. Com um sólido foco na inovação em geotermia e em energias renováveis de próxima geração, a empresa apoia pioneiros visionários que se encontram a redefinir o setor energético, assegurando a responsabilidade ambiental. Erin Glenn, COO da alfa8, destacou a abordagem estratégica da empresa: “Como paciente investidor de capital, a alfa8 dedica-se a financiar empreendimentos transformadores que abordam a crise energética, impulsionam a adoção da energia geotérmica, expandem os limites da descarbonização marinha e de iniciativas de sustentabilidade criticas”.

Nabors Industries: Impulsionando o futuro da exploração geotérmica – Com presença em mais de 20 países, a Nabors Industries é uma líder global no fornecimento de tecnologia avançada para a indústria de energia. Aproveitando as suas competências centrais, especialmente em perfuração, engenharia, automação, ciência de dados e manufatura, a Nabors visa inovar o futuro da energia e viabilizar a transição para um mundo com menor emissão de carbono. O avanço das tecnologias e projetos geotérmicos é um pilar fundamental da estratégia de transição energética da empresa.

Guillermo Sierra, vice-presidente de Iniciativas Estratégicas da Nabors, afirmou: “A Ignis Energy será uma forte adição ao nosso portfólio de investimentos em geotermia,àmedida que procuramos impulsionar tecnologias inovadoras e colaborar com operadores experientes para fornecer energia sem compromissos. Acreditamos que o portfólio de projetos e a equipe de gestão da Ignis são de classe mundial, e estamos satisfeitos em colaborar com eles em projetos de curto prazo e apoiar seu crescimento a longo prazo, ao que esperamos incluir colaboração adicional com outras iniciativas de tecnologia geotérmica da Nabors”.

Richard Calleri, CEO da Ignis Energy, destacou: “Somos uma empresa de exploração e desenvolvimento geotérmico dedica a construir um portfólio equilibrado de centrais geotérmicas em mercados estratégicos ao redor do mundo. Combinando tecnologias comprovadas, conhecimento especializado e análise avançada de dados, a Ignis Energy está a desbloquear todo o potencial dos recursos geotérmicos e a acelerar a transição para um futuro energético mais limpo e sustentável”.

Marcus Oesterberg, COO da Ignis Energy,acrescentou: “A nossa abordagem é agnóstica em relaçãoàtecnologia, com foco em recursos geotérmicos de alta entalpia e predominantemente tradicionais, que possam ser desenvolvidos com a tecnologia atual para produção de energia.

Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem referir-se ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Richard Calleri

info@ignisenergy.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Blockchain, além das criptomoedas, também está na logística

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Segundo o relatório Ilos Fast Reports, a aplicação do blockchain na logística já está presente em 19% das grandes empresas brasileiras e tende a crescer, com 42% das companhias sinalizando esta utilização nos próximos anos. Entre as aplicações mais utilizadas está a rastreabilidade da origem de produtos.

Para entender um pouco mais sobre o funcionamento, benefícios e desafios do blockchain, o especialista em inteligência artificial (IA), Ulisses Silva, head de Logística e Ciências de Dados da Prestex respondeu algumas perguntas.

De uma forma mais simples, qual a definição de blockchain?

Ulisses Silva: O blockchain é um banco de dados, como se fosse um livro contábil digital, no qual cada página é um “bloco” que contém várias transações, como se fossem registros de um diário. Os blocos são conectados em sequência, formando uma “cadeia” – daí o nome “blockchain” (cadeia de blocos). Pense como se fosse uma corrente inquebrável, na qual cada link é um registro seguro e imutável de dados. O diferencial do blockchain é que ele é descentralizado, quer dizer, é mantido por todos que participam desta rede e não por um único órgão, garantindo transparência, segurança e confiabilidade nas informações.

Mas como acessar o blockchain?

Ulisses Silva: Existem duas principais formas, a blockchain pública, na qual qualquer pessoa com acesso à internet pode participar, seja criando uma carteira digital (wallet) para transações financeiras, similar a uma conta bancária, ou interagindo com aplicativos descentralizados (DApps), baseados em blockchain; e há a blockchain privada, que é restrita a um grupo de empresas ou organizações que precisam de maior controle e confidencialidade das informações.

E qualquer empresa pode acessar?

Ulisses Silva: Depende. As redes públicas de blockchain, sim, qualquer empresa ou pessoa pode criar contas e usar essas redes para suas finalidades (transações, contratos inteligentes, emissão de tokens etc.). Já nas redes privadas, há regras específicas. Normalmente é preciso entrar em contato com os administradores da rede, que definem quem pode entrar e quais informações podem ser acessadas. Além disso, há requisitos de conformidade legal ou de segurança, como assinatura de acordos ou contratos de confidencialidade, e a necessidade de integrar essa plataforma aos sistemas de gestão da empresa, como ERP ou CRM. Em alguns setores, grupos de grandes empresas se unem para compartilhar uma rede permissionada, por exemplo, cadeias de suprimentos, instituições financeiras, entre outros.

Há exemplos práticos de como o blockchain é utilizado na logística?

Ulisses Silva: O Carrefour já utiliza a plataforma IBM Food Trust para rastrear em poucos segundos a origem de produtos como frutas, vegetais e carnes. Isso ajuda a identificar possíveis problemas e a realizar recalls muito mais rápidos. A Maersk, em uma operação marítima para a Índia, substituiu o documento em papel de conhecimento de embarque (bill of ladin) por um registro em plataforma blockchain, compartilhando informações em tempo real, reduzindo a burocracia e atrasos na liberação de cargas. A agroindústria também tem adotado o blockchain para rastrear a origem de produtos e certificar práticas sustentáveis. 

Quais vantagens o blockchain pode trazer para o setor?

Ulisses Silva: Transparência, eficiência, segurança e integração dos processos. Essa tecnologia oferece visão unificada do ciclo de vida dos produtos, desde a matéria-prima até a entrega ao cliente; possibilita conexão entre diferentes players, como fornecedores, fabricantes, distribuidores e clientes, que podem usar uma mesma plataforma de dados, mesmo que cada um tenha seus sistemas internos. Com a verificação descentralizada, torna-se muito mais difícil falsificar documentos ou manipular registros de estoque e transações. Pagamentos podem ser liberados imediatamente quando a entrega é confirmada; seguros e garantias podem ser acionados sem intermediários.

E na logística emergencial B2B, que é o negócio da Prestex, qual a aplicabilidade do blockchain?

Ulisses Silva: Na logística emergencial, a velocidade e a confiabilidade são cruciais, então o blockchain gera valor quando é preciso ativar novos parceiros ou transportadores no menor tempo possível. Com uma plataforma de blockchain permissionada, assim que o fornecedor é validado, os contratos podem ser geridos por contratos inteligentes, reduzindo a burocracia. Isso agiliza a formalização e a troca de documentação, garantindo que as operações comecem praticamente de imediato. É possível também acompanhar cada etapa do transporte por meio de registros imutáveis, facilitando o monitoramento das rotas em cenários críticos. Com diversos atores participando, a transparência do blockchain contribui para evitar perdas ou manipulações de informações. Muitas soluções de blockchain para logística já dispõem de APIs ou módulos de integração com ERPs e plataformas de gestão, simplificando a sincronização de dados de inventário, rotas e prazos de entrega.

O que muda para o consumidor final?

Ulisses Silva: Há mais transparência sobre a origem e o percurso do produto. Imagine escanear um código com o celular e saber exatamente de qual fazenda veio um alimento, ou quando e onde foi embalado. Isso gera confiança e cria um diferencial em termos de qualidade e segurança. Além disso, a tecnologia pode reduzir custos ao longo da cadeia de suprimentos, refletindo em preços mais competitivos para o consumidor.

Para encerrar, quais são os desafios para a utilização do blockchain em grande escala?

Ulisses Silva: Primeiro, a educação e o entendimento correto do que essa tecnologia pode ou não resolver. Muitas vezes há exagero de expectativas. Também é importante garantir a integração com sistemas já existentes, já que poucas empresas podem se dar ao luxo de trocar seus softwares de uma hora para outra. O desenvolvimento de padrões comuns para a logística ainda está em evolução, o que pode limitar a colaboração entre empresas com plataformas diferentes. Mesmo com esses desafios, o fato de as empresas ao redor do mundo investirem cada vez mais em soluções de rastreabilidade, contratos inteligentes e auditoria distribuída mostra que o blockchain tem um potencial real de transformar não só o fluxo de mercadorias, mas a confiabilidade e a segurança na troca de informações.



Abordagem integrativa potencializa procedimentos estéticos

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Segundo o último ranking da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil é o país que mais realiza procedimentos estéticos cirúrgicos, totalizando mais de 2 milhões ao longo do ano de 2023. O país fica em segundo lugar na categoria de procedimentos não cirúrgicos, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Para o Dr. Aldo Grisi, médico especialista em saúde integrativa, a busca por um corpo harmonioso e saudável vai além da estética. “A medicina integrativa alia conhecimentos da nutrologia, endocrinologia e longevidade saudável a procedimentos estéticos menos invasivos, a fim de oferecer resultados que combinam beleza, saúde e bem-estar”. 

Na perspectiva do especialista, estética e saúde caminham juntas: “Não adianta apenas buscar um corpo bonito se, por dentro, a saúde não está equilibrada”, observa.

Dr. Aldo Grisi destaca que a medicina integrativa enxerga o paciente como um todo, avaliando hábitos, rotina, níveis hormonais e nutrição para identificar as causas de questões como flacidez, acúmulo de gordura ou falta de definição muscular. “Muitas vezes, esses problemas não são apenas estéticos, mas reflexos de um metabolismo desregulado”.

Por isso, prossegue o médico, o tratamento integrado combina estratégias nutricionais, equilíbrio hormonal e procedimentos estéticos para resultados que vão além da aparência, promovendo qualidade de vida.

A tendência por procedimentos menos invasivos

De acordo com o último relatório da ISAPS, os procedimentos não cirúrgicos superam as cirurgias plásticas em número. “Isso reflete a busca por soluções eficazes, mas que não envolvam cortes, internações e longos períodos de recuperação”, comenta Dr. Aldo Grisi.

Para ele, técnicas como a harmonização glútea permanente e o LipoLift são exemplos de tratamentos que oferecem os resultados esperados com recuperação rápida e mínimos incômodos.

Procedimentos estéticos mais procurados

Quando questionado a respeito de quais são os procedimentos mais buscados para harmonização corporal, Dr. Aldo Grisi conta que as modalidades com maior procura são: 

  • Harmonização glútea permanente: define e modela a região glútea de forma natural, sem cirurgia. “Com a técnica que desenvolvi, a paciente pode sentar logo após o procedimento e retomar atividades físicas em três dias”, destaca o médico;
  • LipoLift: reduz gordura localizada, melhora a flacidez e estimula a produção de colágeno, sem necessidade de drenagem ou malhas compressivas;
  • Harmonização corporal: esculpe o corpo de forma personalizada, atendendo às necessidades específicas de cada paciente.

Avaliação personalizada: o primeiro passo

Cada paciente tem necessidades e objetivos únicos, observa Dr. Aldo Grisi. Por isso, a avaliação inicial é fundamental: “Durante a consulta, é preciso investigar o histórico de saúde, rotina alimentar, prática de exercícios, qualidade do sono e níveis hormonais”, explica.

Segundo o especialista, também é necessário entender as expectativas do paciente para montar um plano personalizado. “Essa abordagem garante que os tratamentos sejam eficazes, seguros e alinhados às metas de cada um”, afirma.

Nutrição e estética: combinação potencializa resultados 

Para Dr. Aldo Grisi, a nutrição desempenha um papel crucial na potencialização dos resultados estéticos. “O corpo responde ao que você dá a ele. Se o paciente quer um resultado impactante e duradouro, não adianta apenas fazer um procedimento estético e continuar com hábitos ruins”, ressalta.

Para exemplificar, o especialista observa que a reposição de colágeno pode ser otimizada com técnicas como o LipoLift, que estimula a produção de colágeno na pele, aliada a uma alimentação rica em proteínas, vitaminas e minerais.

Procedimentos injetáveis, como bioestimuladores de colágeno, também se beneficiam de uma nutrição adequada. “Quando ajustamos a dieta para incluir aminoácidos, antioxidantes e ácidos graxos essenciais, a regeneração da pele e dos tecidos acontece de maneira mais eficiente”, explica o médico.

Resultados que vão além da estética

Para o Dr. Aldo Grisi, o maior objetivo da medicina integrativa é devolver autoestima e qualidade de vida aos pacientes. “Muitos indivíduos chegam inseguros, sem esperança, acreditando que não há solução para suas queixas. Meu papel é mostrar que, com um protocolo bem estruturado, resultados naturais e duradouros são possíveis”, afirma.

“A combinação de ciência, tecnologia e um olhar atento para cada paciente garante que o paciente se sinta bem não apenas por fora, mas também por dentro”, afirma.

Sobre o Dr. Aldo Grisi

O Dr. Aldo Grisi é formado em Medicina pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e possui pós-graduação em Endocrinologia pelo Instituto de Pesquisa e Ensino Médico (IPEMED) e Nutrologia pela ABRAN, Hospital Albert Einstein e pela Universidade de São Paulo (USP).

Dr. Aldo Grisi atua em Salvador (BA), Itabuna (BA), São Paulo (SP) e Maceió (AL) com tratamentos estéticos corporais nos membros inferiores de celulite, flacidez e procedimentos glúteos. Além disso, é especialista em tratamentos minimamente invasivos e nutrologia, utilizando protocolos que combinam estética, saúde e longevidade com uma abordagem baseada em evidências científicas, com foco no bem-estar físico e emocional dos pacientes.

Para mais informações, basta acessar: https://aldogrisi.com.br/ 



Tecnologia facilita turismo em São Carlos

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A adoção de tecnologia e inteligência de dados facilita o acesso a informações turísticas em São Carlos para moradores e visitantes. O projeto resulta de uma parceria entre a Prefeitura de São Carlos e o Conselho Municipal de Turismo (Comunitur) e foi apresentado no 7º Festival ONovoLab, evento de inovação.

O CEO da Destinos Inteligentes, Edimar Martins, foi palestrante no evento, no último dia 06 de fevereiro, que celebra a inovação e a tecnologia como motores do desenvolvimento. Sua palestra integrou o Dia da Ciência & Cidades, abordando como a tecnologia pode transformar destinos e impulsionar a economia do turismo. Durante sua apresentação, ele demonstrou os impactos positivos da plataforma inteligente de gestão turística aplicada em São Carlos.

A convite da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Turismo, os resultados inovadores foram compartilhados ao lado de lideranças locais: Leandro Severo – Secretário de Cultura e Turismo de São Carlos, Fabiana Nascimento – Diretora de Qualificação do Turismo, Marilda Santos – Presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comunitur) e Luis Garmendia – Secretário Adjunto de Turismo.

São Carlos possui uma oferta turística variada, que inclui atrativos naturais como o Parque Ecológico de São Carlos, a Represa do Monjolinho e trilhas ecológicas, além de importantes pontos culturais, como o Museu de Ciência Prof. Mario Tolentino, a Estância Suíça e a Catedral de São Carlos Borromeu. A cidade também conta com uma agenda diversificada de eventos, incluindo festivais gastronômicos, eventos esportivos e celebrações culturais que atraem visitantes de diversas regiões.

A plataforma Destinos Inteligentes disponibiliza gratuitamente um aplicativo e um website que facilitam o acesso às informações turísticas da cidade. A ferramenta oferece geolocalização de pontos turísticos, estabelecimentos comerciais e eventos, além de estar disponível em dez idiomas. Com descritivos, imagens e opções de filtros, o sistema permite que visitantes e moradores explorem os atrativos da cidade. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na Apple Store e Google Play, e o site reúne todas as informações essenciais sobre turismo, lazer e cultura.
Com essa iniciativa, São Carlos reforça seu compromisso com a inovação e a tecnologia, consolidando-se como um destino preparado para oferecer experiências diferenciadas aos turistas e impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

Segundo Edimar Martins, “foi uma grande oportunidade de mostrar, na prática, como a tecnologia pode revolucionar a gestão turística. Saímos da teoria para apresentar resultados concretos, que já estão trazendo impactos positivos para São Carlos e toda a Serra do Itaqueri”.

A plataforma Destinos Inteligentes é uma ferramenta tecnológica utilizada em São Carlos, mas também para outras cidades da Serra do Itaqueri, como Águas de São Pedro, São Pedro e Brotas, que também utilizam a tecnologia. Isso possibilita um trabalho regional de promoção e divulgação, além de fornecer dados estratégicos para orientar políticas públicas e fomentar o turismo nos municípios e em toda a região. Mais informações no website e app de São Carlos: https://www.destinosinteligentes.tur.br/qrcode/sp/saocarlos/index.html 



Interior de São Paulo tem opção de lazer para a família no Carnaval

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Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), a ocupação da rede hoteleira durante o Carnaval de 2023 superou 85% em estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul, registrando um crescimento expressivo em relação aos anos anteriores. Esse aumento pode ser associado à procura por experiências únicas, que unem lazer e descanso.

O Carnaval 2025 do Royal Tulip JP Ribeirão Preto, resort de Ribeirão Preto e região, oferece durante o feriado prolongado, entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, uma programação especial para famílias, com atividades para todas as idades, que vão desde recreação infantil até festas para adultos.

Com 156 quartos divididos em quatro categorias e a infraestrutura de lazer do resort conta com quatro piscinas, sendo duas climatizadas, saunas, jacuzzis, além de uma variedade de atividades esportivas, como academia, quadras de futebol e beach tennis. É ofertada a opção de transporte com transfer gratuito para visitantes entre o resort e aeroporto.

O pacote de Carnaval inclui quatro diárias, com uma série de atrações. A gerente comercial Luciana Marotta falou sobre o pacote e seus diferenciais: “Como sempre, buscamos oferecer conforto para os nossos hóspedes que desejam um lugar mais direcionado para as famílias e com atrativos para crianças, com atividades, os nossos quartos e a gastronomia”, explica a gerente.

Atividades no Carnaval

Além das atrações infantis, com práticas esportivas e brincadeiras aquáticas, os adultos também terão opções de entretenimento, com as quadras poliesportivas para uso, assim como as piscinas para nado, e o bar molhado. Para quem gosta de curtir o ritmo do Carnaval, o resort preparou uma programação com baile de Carnaval, desfile infantil de fantasias, trio elétrico, roda de samba e DJ.

O Royal Tulip JP oferece um almoço de feijoada com música ao vivo no sábado (1º de março), além de jantares durante todos os dias, com bebidas não alcoólicas inclusas. Um dos restaurantes do hotel, oferece uma adega imersiva para a escolha do vinho, acompanhado do sommelier que orienta sobre as melhores harmonizações entre os mais de 70 rótulos.

Pet Friendly

Aos turistas que viajam com seus pets, o Royal Tulip JP Ribeirão Preto oferece uma estrutura pet friendly, com acomodação para animais de até 15kg, onde cada animal recebe um kit exclusivo, com cama e recipientes para comida e água. O Pet Place conta com brinquedos interativos ao ar livre.

Para os interessados em levar o animal de estimação para o resort, basta entrar em contato para entender as regras completas.

Reservas e datas

Para quem deseja aproveitar o Carnaval 2025 com a família no Royal Tulip JP Ribeirão Preto, os pacotes de diárias podem ser consultados no site do resort, com as opções de acomodações. As diárias, com mínima de quatro dias, estão disponíveis nos dias de 28 de fevereiro a 04 de março ou de 01 a 05 de março.



Aquacoco expande e anuncia Italo Ferreira como embaixador

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A Aquacoco deu um voo em direção à sua expansão nacional e anuncia com exclusividade uma parceria com Italo Ferreira, campeão mundial de surf e medalhista de ouro nas Olimpíadas de Tóquio. Antes de embarcar para o Campeonato Mundial de Surf, no Havaí, Italo visitou a fábrica, em Maxaranguape/RN e gravou um documentário sobre a sua história, recebendo a Aquacoco em sua casa, em Baía Formosa, no litoral potiguar.

“Italo Ferreira é potiguar e muito nos orgulha no esporte e na vida. A sua história está completamente alinhada aos nossos pilares de comunicação de marca e contar a sua história, principalmente por ele estar tão conectado ao nosso produto, é a nossa grande aposta para este ano”,  explica Diogo Gaspar, CEO da Aquacoco.

Em depoimento para o documentário Viva o Agora!, que foi recentemente lançado em redes sociais e no Youtube, Italo reforça a importância do apoio que tem recebido em toda a sua carreira. “Muitas pessoas acreditaram sempre no meu potencial, e isso me ajudou a alcançar grandes feitos. Eu cresci tomando água de coco, entre uma sessão e outra de surf, e isso me conecta muito com esse produto que agora eu represento”, comentou Italo.

Além de participar do lançamento do documentário Viva o Agora! que conta a sua história, Italo estampará campanhas em pontos de distribuição em todo o Brasil, reforçando os pilares de Saúde, Esporte e Lifestyle que compõem o posicionamento da marca Aquacoco.



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