Home Blog Page 1444

Podcast com Thiago Masuchette sobre o lançamento da linha de smartphones Moto g

A Motorola lançou uma grande atualização de sua linha Moto g e o Vida Moderna esteve presente. O evento para a imprensa foi  realizado no Loundge da Bienal no Parque do Ibirapuera na cidade de São Paulo, onde a empresa apresentou todas as novidades dos modelos, que você conhece agora.

Eu fiz um Podcast com Thiago Masuchette, gerente de produto da empresa para o Brasil, que deu informações importantes que você ouve agora.

Para ver a matéria completa, CLIQUE AQUI

 

 

 



São Paulo ganha 1ª arena multiplayer de Realidade Virtual do Brasil

Imagine uma experiência de Realidade Virtual na qual o seu corpo inteiro é transportado para dentro do jogo. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Quando você caminha, se abaixa ou move braços e pernas, seu avatar faz o mesmo – tudo isso numa área de 100m², sem restrições de fios ou colunas, enfrentando zumbis, alienígenas, ou solucionando enigmas. E tudo isso na companhia de amigos, já que até 4 pessoas podem jogar juntas.

Este sonho de muitos gamers que mais parece ficção científica acaba de virar realidade com a estreia da Gravity VR, em São Paulo.

A arena traz uma tecnologia inédita ao Brasil, disponível apenas em poucas arenas pelo mundo, em cidades como Berlim, Moscou e Londres. Desenvolvida pela empresa russa Anvio, a tecnologia combina sensores espalhados pelo corpo do jogador e uma mochila de Realidade Virtual para traduzir de forma impecável os movimentos do jogador para dentro do jogo.

“Desde a primeira vez que testamos essa tecnologia, vimos que estávamos diante de algo único”, diz Edson Galindo, um dos sócios da Gravity VR. “A experiência é completamente diferente de qualquer outro jogo, pois as pessoas gritam, tentam fugir, encaram alturas e a escuridão. Porque você não está controlando um personagem dentro do jogo. Você realmente é o personagem”, completa.

A arena do Gravity VR possui 3 jogos disponíveis no momento:

CityZ – um dos carros-chefes da casa, trata-se de um shooter multiplayer em duas partes no qual jogadores enfrentam hordas de zumbis em uma Moscou devastada;

Station Zarya – uma experiência de terror e ficção científica em um planeta distante, onde os jogadores devem descobrir o que aconteceu com um posto aparentemente abandonado;

Lost Sanctuary – jogo de enigma em múltiplos cenários fantásticos no qual é preciso solucionar intrigantes quebra-cabeças em um misterioso mundo subterrâneo cheio de magia.

Todos os títulos podem ser jogados com preços a partir de R$ 240 (R$ 60 por jogador). A idade mínima para jogar é a partir de 10 anos.

A Gravity VR também possui seis estações de realidade virtual disponíveis, incluindo dois cockpits de corrida de alta qualidade e definição, os mesmos usados por pilotos da F1. Assim, mesmo quem estiver esperando sua vez na arena vai poder entrar no clima e se divertir com a Realidade Virtual.

Para mais informações, acesse o site.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
Uber lança programa de fidelidade no Brasil
“Uber Humano” faz pessoas irem a eventos no corpo de outras
Netflix, 99 Táxi, Google Play e Uber estreiam no mercado de fidelidade



LG anuncia inédita máquina de lavar 2 em 1 com Inteligência Artificial

A LG dá mais um grande passo rumo à casa conectada com uma mais nova inovação, a Lava e Seca com inteligência artificial AI DD, a primeira do mercado. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O produto propõe uma nova forma de lavar roupas que garante maior agilidade, praticidade e assertividade durante todo o processo.

Não saber a programação ideal para uma determinada peça não é mais um problema para quem possui a Lava e Seca AI DD da LG, pois graças a uma base de estudo com 20.000 lavagens acumuladas, a máquina consegue identificar os tipos de tecidos e automaticamente programa o padrão de lavagem ideal.

Dessa maneira, ela garante que após selecionar o ciclo de lavagem, os movimentos do cesto sejam ideais para aquela carga de roupas, preservando em até 18% mais os tecidos.

Pensada para integrar a casa conectada, além da tecnologia AI DD, a nova linha de lava e seca segue o padrão de produtos da marca com a tecnologia smart, que permite o controle e monitoramento remoto da máquina por meio do aplicativo ThinQ.

Assim, por meio do Google Assistente, é possível emitir comandos de voz para os celulares e televisores LG e, por meio deles, programar a lavagem de roupas remotamente. Pelo app ainda é possível fazer downloads de ciclos extras, que tornam a experiência ainda mais personalizada.

A nova máquina ainda otimiza o tempo de seus usuários e permite que eles dediquem suas horas livres com o que realmente importa, sem precisar se preocupar com as tarefas domésticas. Com o sistema TurboWash 360º, que oferece uma lavagem mais rápida e eficiente, o ciclo é completo em apenas 39 minutos, 34% menos que o normal.

Além disso, a Tecnologia Steam+ elimina 99,9% dos agentes alergênicos dos tecidos. Um cuidado completo não só com as roupas, mas também com a saúde dos consumidores. O vapor do Steam+ ainda entrega roupas mais fáceis de passar diminuindo os amassados em até 30%.

Com a LG AI DD é possível lavar mais em um espaço menor, isso porque a máquina otimiza o espaço interno do cesto, com capacidade de 11kg na lavadora e 7kg na secadora, um 1kg a mais do que os modelos anteriores na função secar, ocupando um espaço físico de apenas 60 X 85 x 56cm (Largura x Altura x Profundidade).

Ainda, é possível adicionar ao produto a TWINWash Mini (2kg) e realizar duas lavagens diferentes ao mesmo tempo, dando ao consumidor mais liberdade para realizar outras tarefas.

“Essa novidade é um dos exemplos do compromisso da LG em levar inovação e praticidade para todas as áreas na rotina dos nossos consumidores. Certamente, estamos orgulhosos em promover uma experiência cada vez melhor aos nossos clientes, que, de acordo com pesquisas, gastam oito dias por ano lavando roupas. Nossos esforços estão voltados a mudar essa realidade por meio de um produto que materializa a nova era da atual prática de lavagem de roupas”, explica Kati Dias, gerente executiva de Linha Branca da LG do Brasil.

Preço e disponibilidade

O portfólio da nova linha já está disponível nos principais varejistas do país. São quatro modelos de Lava & Seca com duas capacidades: 10,5klg e 11kg e um modelo que só lava. As cores são: aço escovado, aço escovado black e branca. O preço sugerido das máquinas inicia em R$ 3.499.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
LG anuncia G8X ThinQ, seu aparelho com tela dupla
Novidade que vem da Coreia: Detergente em folhas para lavar roupa chega ao Brasil
Moradores de rua de São Paulo vão ganhar lavanderia de roupas



Veja seis hotéis perfeitos para casar no Centro de Portugal

O Centro de Portugal é um destino que inspira romance, com paisagens deslumbrantes, cidades e vilas cheias de charme e hotéis de luxo com serviço personalizado. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Por isso, a região portuguesa, que fica entre as cidades de Lisboa e Porto, tem opções incríveis para um destination wedding.

Confira seis hotéis para casar no Centro de Portugal:

Areias do Seixo
Trendy, elegante e absolutamente único, este hotel fica no litoral português, em Santa Cruz, a menos de uma hora de Lisboa. Está em meio a uma paisagem de pinheiros, dunas e mar, esbanjando originalidade, conforto e hospitalidade. É a pedida certa para um casal moderno, que queira uma cerimônia descolada ao ar livre.

Casas do Côro
A pouco mais de 210 quilômetros de Porto e próximo à fronteira com a Espanha, as Casas do Côro ficam na pequena aldeia histórica de Marialva e fazem com que seus hóspedes se sintam muito longe do mundo, embaixo de milhões de estrelas. O empreendimento restaurou diversas casas medievais da vila e construiu novos edifícios que se complementam, combinando perfeitamente elementos modernos e de época na decoração.

Casa da Ínsua
Este palácio do século 18, de estilo barroco, possui um visual imponente e clássico, convidando os casais mais tradicionais para o seu dia especial. Mas não é apenas a arquitetura ou o serviço de cinco estrelas que torna a Casa da Ínsua especial: o hotel conta com jardins simplesmente maravilhosos, além de uma belíssima capela. Fica em Penalva do Castelo, a 150 quilômetros de Porto.

Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel
A marca de porcelanas portuguesa Vista Alegre é o tema deste hotel situado em Ílhavo, a cerca de 83 quilômetros de Porto. As peças cobiçadas da marca decoram cada cômodo de forma sofisticada e elegante.

Os pombinhos vão amar a bela Capela da Nossa Senhora da Penha de França, que faz parte da construção. Com azulejos seiscentistas de Gabriel del Barco e abóbadas com lindos afrescos, é perfeita para dizer o tão esperado sim.

Quinta das Lágrimas
Cada centímetro da Quinta das Lágrimas é romântico. É um palácio do século 18 que fica em Coimbra, a 122 quilômetros de Porto, rodeado por 12 hectares de jardins. A decoração é clássica e aposta no charme e no romantismo do passado, sendo a opção ideal para os casais que querem um casamento mais luxuoso e digno da realeza.

The Fox House
Ideal para um mini wedding, The Fox House é uma villa exclusiva com seis suítes, comportando apenas 12 hóspedes em um verdadeiro refúgio de luxo, com belos jardins, piscina e uma vista fantástica para o vale.

As antigas casas de pedra possuem o charme de tempos antigos e todos os confortos do século 21, oferecendo uma experiência extremamente personalizada a cada um de seus hóspedes.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
Conheça Cascais, que combina charme e sofisticação em Portugal
Saiba porque o Caribe está no topo da lista para casamentos no exterior
Confira dicas para casais que optam por celebrar a despedida de solteiro juntos



Call of Duty: Modern Warfare já está disponível em todas as plataformas!

A espera acabou! Hoje, o tão aguardado Call of Duty: Modern Warfare está disponível em todo o mundo! [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O jogo coloca os jogadores em uma recriação épica de uma das séries mais icônicas da história dos games. O novo título da Activision une a enorme comunidade de Call of Duty para jogar por meio do crossplay e da progressão compartilhada, além aproveitar diversos conteúdos gratuito pós-lançamento, para todos os jogadores em todas as plataformas.

“A energia da comunidade tem sido incrível e mal podemos esperar para que todos os nossos fãs joguem juntos, a partir de hoje”, disse Patrick Kelly, co-chefe de estúdio e diretor de criação da Infinity Ward. “Modern Warfare está repleto de conteúdo de campanha, multiplayer e cooperativo; com algo para todos, independentemente do estilo de jogo. E o lançamento é apenas o começo para nós. “

Modern Warfare apresenta progressão compartilhada em todo o jogo, enquanto os jogadores vivem uma campanha épica, se envolvem em um multiplayer online massivo e jogam cooperativamente em uma nova coleção de experiências de Operações Especiais.

“Não há nada como Modern Warfare – esta é uma das séries mais célebres dos games – e ao recriar esse grande título, a Infinity Ward proporcionou uma experiência nova e incrível que eleva os padrões desta franquia”, disse Byron Beede, vice-presidente executivo e Gerente Geral de Call of Duty, na Activision. “O momento por trás deste lançamento foi extraordinário e hoje é apenas o começo. Há muito mais por vir. É um ótimo dia para os fãs de Call of Duty em todos os lugares. “

Saindo do maior sucesso de uma versão beta na história da franquia e premiado como “Melhor Multijogador Online” pela Game Critics Best da E3 2019, o multiplayer de Modern Warfare oferece uma experiência emocionante com a melhor jogabilidade da categoria. Com uma variedade sem precedentes, os jogadores podem escolher o seu estilo de jogo, o que refina ainda mais a competição.

Isso inclui o muito elogiado Atirador 2v2, o clássico Multijogador 6v6, mapas épicos em larga escala que suportam dezenas jogadores e muito mais. Os fãs poderão personalizar seu gameplay com base em suas preferências e estilos de jogo por meio de uma seleção de operadores e modificadores usando o sistema Gunsmith.

Na emocionante história da campanha, os jogadores mergulharão em uma narrativa visceral que destaca a natureza mutável da guerra moderna. Juntamente com um grupo de forças especiais internacionais e combatentes da liberdade, os fãs assumem o papel de operadores em uma saga que afetará o equilíbrio global de poder.

Além disso, continuando da parte em que campanha termina, o modo cooperativo Operações Especiais permite que os jogadores se unam em equipes de quatro soldados e expande o lore da franquia Modern Warfare com várias maneiras de jogar cumprindo objetivos em várias fases. Já as Operações Especiais Clássicas testam o desempenho com armas, munições e outras ferramentas.

Call of Duty: Modern Warfare apresenta um novo mecanismo que oferece uma experiência imersiva e foto-realista. A nova tecnologia utiliza os mais recentes avanços da engenharia visual, incluindo um sistema de materiais com base física que permite fotogrametria de ponta, um novo sistema de streaming baseado em tiles híbridos, novo sistema de renderização PBR, iluminação volumétrica global, 4K HDR, DirectX Raytracing (no PC) e muito mais.

A renderização espectral fornece radiação térmica e identificação por infravermelho para imagens térmicas e de visão noturna no jogo. O investimento técnico realizado fornece um sistema de animação de ponta, enquanto o novo conjunto de ferramentas de áudio permite o suporte Dolby ATMOS completo, em plataformas suportadas, juntamente com os mais recentes efeitos de simulação de áudio.

Com Modern Warfare como título de estreia, a temporada inaugural da Call of Duty League começará no início de 2020. A liga inclui 12 equipes de quatro países e destaca os melhores jogadores de e-Sports de Call of Duty de todo o mundo. Saiba mais no site.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
Call of Duty: Infinite Warfare Retribution chega em setembro primeiro para PlayStation 4
Motorola lança no Brasil Moto Snap que permite imprimir fotos na hora
Conheça 9 hotéis perfeitos para se hospedar e tirar onda no Instagram



Futurecom 2019: Quectel anuncia participação e demonstração de tecnologias

A Quectel Wireless Solutions anuncia a sua participação no Futurecom 2019. Para a 21a edição do evento, a Quectel levará um amplo portfólio de produtos, que abrange as mais recentes tecnologias sem fio de 5G, LTE / LTE-A, CatM / NB-IoT, HSPA (+), GSM / GPRS e módulos GNSS.

A empresa ocupará o stand B70 (que conta com um espaço de exposição de 30 m²), e apresentará  ao público visitante, em conjunto com seus parceiros, soluções para iluminação, telemetria de água, telemetria agrícola SoftSIM (simcard dentro do modulo) e Modulo Android. Todas as atividades da Quectel durante o Futurecom 2019 serão transmitidas ao vivo pelas redes Long Term Evolution for Machines (LTE-CatM) e Narrow Band IoT (NB-IoT) da Claro e da Vivo.

Pioneira na produção e nos testes-piloto de módulos para conectividade via rede 5G ao redor do mundo, a Quectel vai demonstrar produtos certificados pela Anatel, sendo alguns deles já fabricados no Brasil.

“Os produtos Quectel têm sido amplamente aplicados nos campos de IoT/M2M, incluindo pagamento inteligente, telemática e transporte, energia inteligente, cidades inteligentes, segurança, gateways sem fio, monitoramento de indústria, saúde, agricultura e ambiente. Vamos mostrar na Futurecom o nosso conceito de “núcleos de comunicação”, que permite aos nossos clientes conectar seus dispositivos a redes celulares”, completa Simon.

Segundo Ricardo Simon, diretor de vendas Latam da Quectel, esta é a primeira vez que a empresa participa da Futurecom com um estande próprio, e isso demonstra o investimento pesado que vem sendo feito em toda região.

“Nossa planta fabril localizada em Manaus começou a produção neste semestre. A Quectel vê a América Latina e, em especial o Brasil, como locais estratégicos para a expansão de seus mercados, e vamos demonstrar isso durante o Futurecom, levando nosso amplo portfólio de soluções para IoT”, declara.

A Quectel também marcará presença nas palestras do Futurecom 2019. Responsável pela implementação e expansão da Quectel na América Latina, pela montagem da fábrica no Brasil e pela formação do time comercial e técnico para suporte dos clientes locais, o executivo Ricardo Simon, fara uma palestra com o tema “Como usar LPWA e Edge nos projetos de IoT”, no qual falará sobre como melhor usar as ferramentas e produtos disponíveis para desenvolver um projeto de IoT que resolva os problemas reais das empresas e pessoas.

Considerado o maior evento de Transformação Digital da América Latina, o Futurecom 2019 acontece entre os dias 28 e 31 de outubro, na São Paulo Expo.

 



Arlequina e as “Aves de Rapina” estarão em São Paulo e confirmam presença na CCXP19

A anti-heroína favorita dos fãs da DC promete aprontar muitas surpresas no primeiro dia da CCXP19! [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

E ela não estará sozinha. A atriz Margot Robbie, que no cinema dá vida à personagem Arlequina, vai se juntar à Cassandra Cain, interpretada por Ella Jay Basco, e às Aves de Rapina – Mary Elizabeth Winstead (Caçadora), Jurnee Smollet-Bell (Canário Negro) e Rosie Perez (Renee Montoya) – para um painel sobre o longa “Aves de Rapina (Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa)”, que contará ainda com a diretora Cathy Yan. Promovido pela Warner Bros. Pictures, o encontro acontece na quinta-feira (5), no Auditório Cinemark XD.

O público poderá acompanhar de perto o bate-papo do elenco, além de ter acesso a cenas inéditas do filme – que une pela primeira vez as personagens no longa repleto de ação.

A Arlequina rouba a cena aonde quer que vá. Junto com sua gangue, as meninas estão preparadas para subir ao palco e dar aos fãs um gostinho do que está por vir quando o filme chegar aos cinemas em fevereiro de 2020. A CCXP19, maior festival de cultura pop do planeta, acontece entre 5 e 8 de dezembro, no São Paulo Expo.

Sobre o filme
Dirigido por Cathy Yan (“Dead Pigs”) a partir do roteiro de Christina Hodson (“Bumblebee”), o filme é baseado nos personagens da DC.

O filme está previsto para estrear em 6 fevereiro de 2020.

 

Ingressos CCXP

3º lote – de 1º de agosto até 4 de dezembro

Quinta-feira: R$ 240,00 (inteira), R$ 120,00 (meia) e R$ 140,00 (ingresso social).

Sexta-feira: R$ 300,00 (inteira), R$ 150,00 (meia) e R$ 170,00 (ingresso social).

Sábado: (ESGOTADO)

Domingo: R$ 440,00 (inteira), R$ 220,00 (meia) e R$ 240,00 (ingresso social).

4 dias: (ESGOTADO)

Epic: R$ 1.500,00

Full: (ESGOTADO)

Unlock (evento voltado para profissionais do mercado de entretenimento): R$ 2.000,00

 

CCXP19

Datas: de 5 a 8 de dezembro de 2019

Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, Água Funda, São Paulo – SP)

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
CCXP confirma Gal Gadot e Patty Jenkins em sua 6ª edição
Motorola lança no Brasil Moto Snap que permite imprimir fotos na hora
Falha de segurança deixa smartphones Android vulneráveis a ataques de phishing por SMS



Motorola lança nova geração do moto G, One Macro e Moto E6 Play

A Motorola acaba de ampliar no Brasil seu portfólio com o lançamento do moto g8 plus, moto g8 play, motorola one macro e moto e6 play. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A Motorola lançou uma grande atualização de sua linha Moto g e o Vida Moderna esteve presente. O evento para a imprensa foi  realizado no Loundge da Bienal no Parque do Ibirapuera na cidade de São Paulo, onde a empresa apresentou todas as novidades dos modelos, que você conhece agora.

 

Eu fiz um Podcast com Thiago Masuchette, gerente de produto da empresa para o Brasil, que deu informações importantes e que você ouve agora.

 

Modelos
moto g8: a maior evolução da família Motorola
Com design totalmente novo, câmera tripla e um som excepcional, a família moto g segue oferecendo recursos premium na categoria intermediária. Na atualização mais impressionante desde seu lançamento em 2013, a nova geração de dispositivos chega a um outro patamar, levando aos consumidores funcionalidades repletas de inovação.

moto g8 plus: câmera tripla e a melhor performance de todas as gerações
O moto g8 plus traz a melhor experiência de câmera já vista em um moto g. Tire fotos muito mais nítidas com um sensor principal de 48 MP com a exclusiva funcionalidade Night Vision e um sistema Quad Pixel inteligente, que oferece quatro vezes mais sensibilidade em situações de baixa luminosidade.

O aparelho inclui também uma exclusiva câmera de ação ultra-wide de 117° dedicada para gravar vídeos da maneira mais confortável: ela permite que você segure o aparelho na vertical para filmar e, depois, assista na horizontal. Além disso, possui um sensor de profundidade de 5 MP, que permite fotos profissionais com efeito “bokeh” (desfoque dos planos principal ou de fundo).

As novas funções do modo retrato que usam inteligência artificial para adicionar efeitos de iluminação ao rosto das pessoas impressionam. Para selfies, a câmera frontal de 25 MP proporciona as cores e imagens bem detalhadas.

A experiência está ainda mais imersiva com a tela Max Vision de 6,3 polegadas FHD+. Com proporção de 19:9, a tela é excelente para visualizar programas, séries ou filmes favoritos. E, com os dois alto-falantes Dolby estéreo, o moto g8 plus entrega um som duas vezes mais potente e a experiência de áudio mais envolvente de todos os celulares moto g.

A bateria de 4.000 mAh acompanha seu dia e a tecnologia TurboPower oferece carga rápida de 10W, permitindo horas de uso com apenas minutos de carga. O moto g8 plus vem com as Experiências Moto e o software Android 9 Pie puro. Com novo design, o aparelho está disponível nas cores gradientes Azul Safira e Cereja.

moto g8 play: câmera tripla e muito mais potência
Único em sua categoria, o moto g8 play vem com um sistema de câmera tripla com uma lente dedicada ultra-wide de 117° capaz de enquadrar quatro vezes mais cena, uma câmera principal de 13 MP e um sensor de profundidade. Além disso, os recursos de IA – Inteligência Artificial – entregam uma experiência de imagens nítidas e claras.

Quem entrega a IA é o processador da Media Tek e você pode entender mais sobre isso ouvindo o Podcast com Samir Vani, Diretor Geral da empresa para o Brasil. Ouça agora!

O moto g8 play vem com uma tela Max Vision de 6,2 polegadas HD+ e bateria de 4.000 mAh, que permite assistir mais de 10 horas de filmes ou escutar as playlists favoritas durante 60 horas ininterruptas, sem a preocupação em recarregar o aparelho.

O desempenho geral do moto g8 play é 30% mais rápido que sua versão anterior. Ele também vem com desbloqueio facial e sensor de impressão digital em um design novo e moderno. O smartphone chega nas cores gradientes Preto Onix e Vermelho Magenta.

motorola one macro: mais próximo do que nunca com motorola one macro
Alguns detalhes sempre escapam às lentes de um smartphone: o contraste das cores da abelha, uma minúscula gota d’água ou mesmo o pólen em uma flor. Líder em sua categoria, o motorola one macro oferece aos consumidores o poder único da câmera Macro, para aqueles que não querem perder as pequenas grandes coisas da vida.

A câmera Macro permite focar a uma distância de apenas dois centímetros do objeto, equivalente a cinco vezes mais perto, se comparado a uma lente de um smartphone comum, isso sem acessórios ou equipamentos adicionais. Nenhum outro smartphone te deixa ficar mais próximo do seu objeto, revelando detalhes incríveis e uma nova perspectiva. Ao mesmo tempo, o sistema de câmeras permite aplicar o efeito “bokeh”, permitindo desfocar o fundo da imagem, dando um toque profissional às fotos.

Além da câmera Macro dedicada, o sensor principal de alta qualidade e o sensor de profundidade inteligente permitem capturar imagens ainda melhores em um instante. O sensor de autofoco a laser ultrarrápido focaliza o objeto em uma fração de segundo, permitindo que o sensor principal tire fotos mais nítidas mesmo em condições de luz desafiadoras.

Recursos de inteligência artificial (IA) como aprimoramento de imagem, detector de sorrisos e composição inteligente fazem todo o trabalho por você, tornando as fotos incríveis.

Uma das principais preocupações dos consumidores ainda é a bateria. O motorola one macro conta com uma bateria de 4.000 mAh de longa duração, que permite o uso do smartphone por muitas horas. E, com um chipset inteligente e eficiente em termos de consumo de energia, o celular estará sempre pronto, não importa a quantidade de fotos tirada.

A tela de 6,2 polegadas HD+ é perfeita para exibir suas fotos favoritas e ainda cabe com conforto em apenas uma mão. Além disso, com 64 GB de armazenamento total e 4 GB de RAM, o motorola one macro permite arquivar muito mais fotos, músicas, filmes e executar múltiplas tarefas ao mesmo tempo, sem abrir mão de desempenho. Tudo isso com um design elegante e sofisticado em duas opções de cores gradientes: Azul Espacial e Ultra Violet.

moto e6 play: desbloqueio rápido e fácil
O caçula da linha, com funcionalidades atualizadas, excelente desempenho e preço acessível, os consumidores podem contar com a qualidade do novo moto e6 play.

Ele oferece também a tecnologia de reconhecimento facial. E acesso rápido às principais funcionalidades graças ao sensor de impressão digital, discretamente localizado dentro do logo da Motorola, na parte traseira do smartphone. Tenha ainda muito mais fotos, músicas e vídeos com armazenamento total de 32 GB2 e até 256 GB de expansão com um cartão microSD (não incluso), além de 2 GB de memória RAM para ajudar nas tarefas do dia a dia.

Como fotos e autonomia de bateria são sempre prioridades, o moto e6 play possui uma câmera traseira de 13 MP com foco rápido e uma bateria de 3.000 mAh, que proporciona duração para o dia todo.

A tela Max Vision de 5,5 polegadas HD+ permite uma excelente visualização para que você possa curtir seus jogos e vídeos. O moto e6 play está disponível nas cores Cinza Metálico e Azul Metálico, que completam o design elegante.

Preços e Disponibilidade
O motorola one macro tem preço sugerido de R$ 1.399. O moto g8 plus a partir de R$ 1.699 e o moto g8 play pode ser encontrado por R$ 1.099. Os três modelos estão disponíveis a partir de hoje em todo o País. Já o moto e6 play chega ao mercado em novembro.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
Motorola lança o Moto Z3 Play no Brasil
Motorola lança no Brasil Moto Snap que permite imprimir fotos na hora
Conheça 9 hotéis perfeitos para se hospedar e tirar onda no Instagram



RH Digital: como a tecnologia pode revolucionar a área de recursos humanos?

Por Paulo Exel *

É fato que a transformação digital já chegou ao RH. Processos manuais começam a ser substituídos gradativamente por softwares e ferramentas de gestão. E os benefícios vão muito além da automatização dos processos burocráticos.

O RH digital melhora a experiência do colaborador ao longo de toda a sua jornada na empresa, atuando fortemente na produtividade, engajamento e retenção dos profissionais.

Um estudo feito pela Harvard Business Review acompanhou 53 empresas durante os anos de 2011 a 2015. O resultado foi que, aquelas que mantém boas práticas de RH são, em média, 51% mais competitivas que as demais. O fato é que, hoje, é muito difícil manter a competitividade sem usar a tecnologia. Por isso, a área vem recebendo cada vez mais recursos a fim de se digitalizar.

De acordo com uma pesquisa elaborada pelo Grupo Selpe e a A3Data, aproximadamente 40% das empresas aumentaram o orçamento da área de RH. Cerca de 23% afirmam já adotar práticas de Business Intelligence. Isso quer dizer que a digitalização do RH não atua apenas na automatização de processos meramente operacionais, mas apresenta novas oportunidades.

Boa parte desse avanço deve-se ao surgimento das chamadas HR Techs, termo que define as empresas que fornecem serviços tecnológicos para o setor. Elas possibilitam que o RH atue de maneira mais estratégica e assertiva dentro das empresas. Essas soluções são capazes de reduzir custos, aumentar a eficiência e a inteligência dos processos da área de recursos humanos.

As possibilidades são enormes. A tecnologia pode ser empregada na gestão de benefícios, controle de férias, emissão de holerites, folhas de pagamento, entre outros.

No entanto, um dos maiores impactos do RH Digital é a introdução do People Analytics, que é um conjunto de processos e ferramentas que coletam, compilam e analisam dados sobre o comportamento dos funcionários. Essas informações são usadas no planejamento estratégico do setor, traçando planos para engajar, motivar, reter e aumentar a produtividade dos colaboradores.

A grande mudança é que agora, TI e RH devem estar cada vez mais próximos. Um estudo feito pela consultoria Gartner, aponta que 75% das empresas pretendem melhorar a experiência do colaborador a partir de um desempenho conjunto das duas áreas até 2022.

Ambas precisam garantir que novas tecnologias não só abordem questões complexas do negócio, mas também que atendam às expectativas e necessidades do público interno. E essa é uma mudança de mindset super importante, já que o TI passa a assumir um papel consultivo para o RH.

Diante dessa transformação, o profissional de recursos humanos precisa estar muito bem preparado. Será preciso entender o negócio de forma mais holística, compreendendo os desafios globais da companhia.

A cobrança já é por um RH mais propositivo e menos reativo. Além disso, a área, que muitas vezes não trabalhava números como aliado em seus processos e decisões, vai precisar atuar cada vez mais na geração e interpretação de dados, a fim de facilitar a tomada de decisões.

A revolução da tecnologia no RH será enorme. Contudo, o papel do ser humano continuará sendo insubstituível. São as pessoas que realizam a gestão dessas ferramentas tanto para garantir sua eficácia quanto para identificar pontos relevantes e propor ações.

Com a automatização, o RH passa a ter mais tempo para atuar de maneira estratégica e com foco em ações que visem a satisfação do colaborador, que é o ponto central de qualquer companhia. O grande desafio do RH digital é combinar a tecnologia disponível com a imprescindível interação e interpretação das necessidades humanas.

 

* Paulo Exel é diretor de operação da Yoctoo



Golf GTE, O Híbrido, está chegando no Brasil com 204cv. Conheça agora!

Volkswagen Golf GTE

Começa a eletrificação da Volkswagen na América do Sul. A empresa pretende lançar seis veículos híbridos e elétricos na região nos próximos cinco anos (2019-2023) e o primeiro veículo dessa ofensiva é o Golf GTE, que será lançado no Brasil em poucas semanas.

O modelo esportivo híbrido plug-in será o 14º lançamento dos 20 previstos até 2020 dentro da estratégia da “Nova Volkswagen” e trata-se do primeiro modelo híbrido da história da marca no Brasil.

Com desempenho esportivo com excelente eficiência energética, pode ser conduzido no modo totalmente elétrico por cerca de 50 km e sua autonomia total incluindo o motor elétrico e o motor a gasolina ultrapassa, segundo a montadora, 900 km.

Veja o vídeo 

Emoção eletrizante em dose dupla
A designação Golf GTE está alinhada com as siglas GTI e GTD, os dois ícones esportivos da linha Golf. Em 1976, o primeiro GTI gerou a expressão “hot hatch”. O “I” em seu nome refere-se à injeção eletrônica de combustível, enquanto o “D” em GTD, apresentado pela primeira vez em 1982, identifica a injeção de diesel.

O Golf GTE tem dois motores: um a combustão de 1,4l TSI com 150cv e um motor elétrico de 75 kW (102cv). Combinados, oferecem potência de 150 kW, ou 204 cv. Se o motor elétrico for a única fonte de força de propulsão, o Golf GTE pode atingir velocidades de até 130 km/h e nessa condição a poluição é zero.

Quando toda a potência combinada do sistema é utilizada, o GTE vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, atingindo velocidade máxima de 222 km/h. Ainda mais significativo é o potencial de propulsão superior do Golf GTE, obtido graças à combinação dos dois motores, que produz torque máximo de 350 Nm, ou 35,7 kgfm.

Baterias de carregamento rápido
Apesar de sua potência e torque, o Golf GTE é um dos carros mais eficientes do mundo em termos energéticos, segundo a montadora. O motorista que costuma rodar principalmente em trechos curtos pode fazê-lo totalmente sem emissões, usando apenas o modo elétrico.

A bateria precisa de 2h45 para carregar completamente, seja em uma tomada convencional de 220V ou em uma estação de recarga.

Para saber tudo sobre as baterias, quantas elas são, onde ficam no carro, segurança e outras informações, ouça o podcast com José Loureiro, Gerente Executivo de Engenharia da Volkswagen do Brasil. Saiba também quanto custa para dar uma carga completa.

Volkswagen Golf GTE

O motor elétrico recebe energia de uma bateria de íons de lítio de alta voltagem – mais precisamente, 380V – com arrefecimento líquido, que pode ser carregada por meio de um soquete localizado atrás do logotipo VW na grade dianteira.

A bateria pesa 120 kg, aproximadamente 8% dos 1.524 kg referentes ao peso total do carro.

Transmissão
O GTE tem transmissão automática DSG de 6 marchas com função Tiptronic, desenvolvida especificamente para veículos híbridos.

Essa transmissão – denominada DQ400E – possui três embreagens: duas atreladas ao motor a combustão interna e outra, específica para o motor elétrico.

O sistema híbrido inclui ainda componentes eletrônicos de força que convertem a corrente contínua da bateria em corrente alternada para movimentar o motor e um carregador.

Um servo-freio eletromecânico e um compressor elétrico garantem a operação otimizada e energeticamente eficiente dos freios e ar-condicionado, especialmente quando o GTE é utilizado no modo de condição elétrico, o “e-mode”.

Energia que dá força
O sistema híbrido plug-in utilizado pelo Golf GTE possui uma série de tecnologias para aproveitar ao máximo toda a energia disponível, seja ela produzida pelo veículo ou em função de seu deslocamento.

Um exemplo é a energia cinética, normalmente desperdiçada nos modelos “comuns” a combustão, isso porque todas as vezes que o motorista aciona o pedal de freio, por exemplo, o sistema reaproveita a energia gerada pelo movimento da roda, convertendo-a em mais carga para a bateria.

Essa mesma lógica é utilizada quando o veículo está em uma descida e o motorista não está acelerando. A energia gerada pelo freio-motor é transformada em carga adicional para a bateria.

Nessa situação, em específico, o Golf GTE oferece um modo ainda mais robusto de recarregar a bateria: basta o motorista acionar a alavanca de câmbio para baixo, acionando o modo “B”. Com a alavanca nessa posição a atuação do freio-motor será intensificada, regenerando ainda mais energia para alimentar a bateria.

Ao gosto do freguês
A tecnologia híbrida utilizada pelo Golf GTE oferece vários modos de funcionamento:

Modo elétrico: basta acionar um botão ao lado do câmbio para entrar no “e-mode”. Nessa condição, apenas o motor elétrico de 75 kW (102 cv) e 330 Nm, ou 33,6 kgfm, é utilizado, o que torna o Golf GTE um veículo totalmente livre de emissões. Importante: sempre que o Golf GTE é ligado, o modo “e-mode” é acionado automaticamente. Em outras palavras: não há som de ignição. No “e-mode” a velocidade máxima do GTE é de 130 km/h.

Modo híbrido: ao selecionar esse modo, a tecnologia do GTE escolhe qual é o sistema mais eficiente para cada situação de uso do veículo. O motorista não precisa fazer nada. Se o carro estiver em uma condição em que o motor elétrico for mais eficiente, apenas esse sistema será utilizado.

Se há uma situação em que é necessário potência adicional, o motor 1.4 TSI será acionado automaticamente. O modo híbrido possui a função de utilizar a carga da bateria ou mantê-la – neste caso, o motor a combustão será mais exigido.

Modo recarga: nessa situação, apenas o motor 1.4 TSI de 110 kW, ou 150cv, 250 Nm, ou 25,5 kgfm de torque, movimentará o veículo. E além de mandar energia para as rodas, o propulsor fornecerá carga para a bateria.

GTE: Nesse modo, o motor 1.4 TSI e o motor elétrico trabalham juntos para transformar o veículo em um esportivo nato. Suas potências são combinadas e o motorista tem 204cv e 35,7 kgfm de torque à disposição.

Instrumentos e mostradores específicos
Tudo é muito intuitivo no Golf GTE. Os principais sistemas são acionados de forma rápida e são sempre visualizados, seja no painel de instrumentos ou no sistema de Infotainment com tela sensível ao toque, que mostra as funções como monitor de autonomia, mostrador de fluxo de energia e estatísticas de emissão zero.

Monitor de autonomia: mostra a autonomia elétrica momentânea do GTE, assim como a possível autonomia adicional em potencial através da desativação de itens auxiliares que consomem eletricidade, como ar-condicionado e desembaçador do vidro traseiro, por exemplo.

Mostrador de fluxo de energia: apresenta o fluxo de energia na aceleração (flechas azuis) e nas frenagens ou em desaceleração (flechas verdes) como gráficos animados.

Medidor de energia: O medidor de energia complementa o conta-giros no lado esquerdo do painel de instrumentos, mostrando quanta energia do sistema está sendo utilizada no momento (faixa azul) ou a intensidade da regeneração da bateria (faixa verde).

O velocímetro foi mantido do lado direito. O mostrador colorido que fica posicionado entre o medidor de energia e o velocímetro (display multifuncional) também mostra permanentemente a autonomia com uso apenas de eletricidade e o modo de operação utilizado no momento.

Para finalizar, você deve estar querendo saber quando ele será lançado e quanto irá custar, certo?

Eu também quero saber, mas a Volkswagen ainda não informou quando será lançado nem o preço, mas não vai demorar. Nas próximas semanas deverá chegar o convite para a imprensa para o lançamento e aí eu coloco aqui essas duas informações.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
Teste e Análise: VW T-Cross – Empolgante, esperto e muito econômico
Andamos nos carros elétricos e híbridos da Nissan em Interlagos. Veja agora.
Lexus UX 250h chega às concessionárias brasileiras



SP para Geeks: Confira passeios imperdíveis com foco no público nerd

Ser geek é mais do que um gosto, é um estilo de vida! [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Pensando nisso, montamos um roteiro pelo lado mais nerd de São Paulo. Confira as dicas para conhecer mais o universo de um dos maiores heróis de todos os tempos, tomar drinques temáticos e conhecer jogos de tabuleiro do mundo todo, entre outros passeios.

Batman 80 – A Exposição
Quem nunca sonhou em atravessar as portas da Mansão Wayne, conhecer a Batcaverna e visitar o Asilo Arkham, o apartamento da Mulher-Gato e o covil do Coringa, numa experiência totalmente imersiva? Agora, no Batman 80 — A exposição os visitantes poderão conhecer os lugares mais famosos de Gotham City.

A exposição dos 80 anos do Homem-Morcego reúne cenografia, acervo com quadrinhos e outros itens raros, além de textos explicativos que contam a evolução e a importância de um dos personagens mais famosos do mundo. O acervo também inclui itens da coleção de Marcio Escoteiro, maior colecionador de Batman do país e um dos maiores do mundo

Bar Gibi Cultura Geek
Bar e restaurante totalmente voltado para o universo geek, com drinks temáticos (o “one of a kind”, bebida com tequila, licor de pêssego, xarope de gengibre e limão siciliano vem com aparência do robozinho BB8, de Star Wars), hot dogs e porções para dividir, além de milk shakes e sobremesas. O local recebe ainda exposições e eventos de séries e filmes, como Game of Thrones, The Umbrella Academy e Senhor dos Anéis.

Ludus Luderia
Gosta de jogos de tabuleiro? Hora de sair da monotonia e experimentar jogos do mundo todo com a galera! A Ludus Luderia é uma casa especializada em jogos de tabuleiro, com mais de 900 jogos e monitores que ensinam a jogar. Conta com diversas opções de bebidas, lanches e petiscos.

Comix Bookshop
Fãs de HQ, preparem-se. A Comix é a maior Loja de quadrinhos e mangás do Brasil, com um acervo de fazer inveja! Vale uma visita para se atualizar das novidades ou mesmo procurar aquela edição rara que você não acha em lugar nenhum!

Planetário Ibirapuera
Depois de tanto passear pelo mundo da ficção, por que não aproveitar para conhecer mais do nosso universo? O planetário no Parque o Ibirapuera foi reaberto após uma longa reforma e conta com apresentações temáticas e observações de estrelas.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
CCXP19 abre inscrições para o Concurso Cosplay
Sabe utilizar o Stories no Instagram? Especialista dá dicas!
Conheça 9 hotéis perfeitos para se hospedar e tirar onda no Instagram



Terminou a faculdade? Veja essas 5 dicas para conseguir um emprego

Receber o diploma universitário é uma grande conquista. Falta pouco para acabar o semestre e muitos brasileiros concluírem esta etapa da vida. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Mas, o próximo passo pode parecer assustador: conseguir um emprego depois da faculdade. A menos que você já tenha algumas oportunidades esperando, provavelmente precisará se preparar para conseguir seu primeiro emprego efetivo.

Com isso, reunimos 5 dicas para ajudar os candidatos a conseguir seu primeiro emprego. Acompanhe:

Pesquise possíveis planos de carreira, empregos e empresas
Há várias maneiras de aplicar o que você aprendeu na faculdade. O mercado de trabalho muda frequentemente, e as diferentes habilidades desenvolvidas ao longo de seus estudos podem ser muito valiosas, mesmo em setores que você ainda não considerou para seu plano de carreira.

Comece pesquisando quais empregos estão disponíveis e escolha aqueles que correspondam ao seu conjunto de habilidades e interesses. Conheça mais sobre empresas que lhe parecem interessantes em sites que oferecem análises. Saber como é trabalhar em uma empresa pode ajudar a determinar o lugar certo.

Crie sua rede de contatos e tenha referências
Construir uma rede de contatos é um passo importante na busca por emprego. Comece com sua família e amigos. Mesmo se você já conhece muito bem essas pessoas, pode se surpreender com o que aprende quando começa a fazer perguntas focadas nas habilidades, experiências e caminhos que de suas carreiras.

Além de seus laços mais próximos, considere participar da rede de ex-alunos de sua faculdade e eventos e feiras dos setores que tem interesse. Para feiras de emprego, em particular, é importante não apenas conversar com potenciais empregadores, mas também com outros candidatos.

Você poderá se beneficiar no futuro quando esses novos amigos encontrarem empregos nas empresas em que você está interessado. Muitos empregadores valorizam referências de funcionários existentes para preencher vagas em aberto.

Adapte seu currículo para as diferentes vagas
Depois de restringir um conjunto de empregos atraentes para você, observe as palavras-chave que aparecem nas descrições de vagas. Que tipos de habilidades e atributos os empregadores procuram e que termos eles usam?

Inclua essas mesmas frases ao descrever suas qualificações. Isso é importante porque muitos empregadores usam um software chamado Sistema de Rastreamento de Candidatos (ATS, na sigla em inglês) para classificar as candidaturas recebidas com base na relevância, e um sinal importante de relevância são as palavras-chave que correspondem à descrição do trabalho.

Se você está se candidatando a empregos com palavras-chave diferentes, crie várias versões do seu currículo para poder explorar as habilidades mais relevantes em cada candidatura. Como você se formou recentemente, os empregadores estarão interessados em um resumo de sua educação. Faça desta uma das primeiras seções do seu currículo.

Atualize suas redes sociais
Se você possui perfis de mídia social, agora é a hora de analisá-los e determinar se eles podem ter um impacto negativo em sua busca de emprego. Muitos empregadores analisam as contas de possíveis funcionários nas mídias sociais. Verifique suas configurações de privacidade e oculte ou remova qualquer coisa que possa deixar uma má impressão sobre você.

Também vale incluir mais conteúdos que representem suas habilidades e interesses, por exemplo, começar a seguir líderes do setor ou empresas que lhe interessam, postar sobre desenvolvimentos interessantes nesse setor ou participar de conversas e grupos relacionados à profissão que deseja seguir.

Pratique suas habilidades de entrevista
Para muitas pessoas, fazer boas entrevistas é uma habilidade que melhora com a prática. Você pode se preparar para ter sucesso começando a praticar para entrevistas mesmo antes de ter uma. Embora não seja possível saber exatamente o que você será avaliado em cada entrevista, existem várias maneiras de se preparar para ter a melhor aparência possível e responder bem às perguntas.

Pratique linguagem corporal uma confiante; se você tem problemas com pontualidade, comece a ajustar seu tempo conseguir chegar no horário, mesmo ao encontrar amigos; e prepare-se para as perguntas frequentes, assim você se acostuma a responder de uma maneira que ajude os empregadores a entender seu histórico e estilo de trabalho.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
5 dicas para otimizar o seu tempo no trabalho
Freelancer: 4 passos para garantir fluidez no trabalho remoto
Kit de sobrevivência para quem viaja muito a trabalho



Cushman & Wakefield celebra 25 anos de Brasil e lança site comemorativo

Novo portal, que funciona como um hub de conteúdo, traz depoimentos de clientes e colaboradores e mostra histórico de atuação da empresa no país

Em 1994, a Cushman & Wakefield abriu seu primeiro escritório na América do Sul, na cidade de São Paulo, para oferecer serviços de gerenciamento de ativos a clientes brasileiros. Pioneira do segmento, a empresa trouxe expertise internacional para esse setor.

Passados 25 anos, a Cushman & Wakefield Brasil mantém linhas de serviços que criam soluções, a fim de preparar seus clientes para o que ainda está por vir, e celebra essa importante história com o lançamento de um website comemorativo.

Quem acessar o portal irá encontrar depoimentos de colaboradores e de clientes, informações sobre a atuação da empresa no Brasil e os projetos que ajudam a contar essa história.

O novo hub de conteúdo da Cushman & Wakefield Brasil pode ser acessado neste link.



Focada em elevar experiência gamer, Samsung lança o notebook Odyssey 2

A Samsung apresenta seu novo notebook voltado ao segmento de games: o Odyssey 2. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Poderoso, com uma imponente combinação entre placa de vídeo, processador, capacidade de armazenamento e sistema avançado de controle de temperatura, o aparelho oferece diversas vantagens aos usuários que buscam uma experiência gamer de alto padrão.

“Ao desenvolvermos o Odyssey 2, tivemos como foco criar um notebook com extrema potência em todas as áreas, projetado nos mínimos detalhes. Assim, o usuário tem à disposição um dispositivo que, mesmo após longas horas de uso, não apresenta nenhuma queda de performance. Investimos, também, em soluções de aprimoramento de imagens, potencialização de som e, claro, design moderno, em metal. Nosso objetivo é que os consumidores tenham a melhor experiência possível”, afirmou Sandra Chen, diretora da área de notebooks da Samsung Brasil.

Placa de vídeo, processador aprimorado, tela sem atraso e armazenamento: o auge da experiência gamer
A Samsung investiu nas novas placas de vídeo NVIDIA GeForce, incluindo a poderosa GeForce RTX™ 2060 Max P, que utiliza 100% de sua capacidade para proporcionar uma incrível experiência gráfica em termos de performance.

O notebook conta com processadores Intel hexa core de 9ª geração e uma tela PLS Full HD de 15.6 polegadas, com destaque para o modelo com taxa de atualização de 144 Hz, que exibe até 144 imagens por segundo, sincronizado com a placa de vídeo através da tecnologia G-Sync. A tecnologia de som Dolby ATMOS, por sua vez, ajuda o jogador a perceber de que lado está vindo o som, proporcionando uma experiência gamer ainda mais envolvente.

O novo notebook gamer da Samsung tem apenas 1,99 cm de espessura, sem abrir mão de um controle de temperatura eficaz mesmo com a altíssima potência do hardware. A performance do software 3DMark 11 aumentou e a renderização com Ray Tracing também é superior.

Outro destaque é a capacidade de armazenamento. O novo Odyssey conta com diversas opções. Além do HDD tradicional, alguns modelos possuem também um SSD instalado de fábrica, além de um slot extra de SSD para expansão, em um sistema de armazenamento triplo.

O tipo mais rápido de SSD, o PCIe NVMe, pode ser encontrado em um dos modelos disponíveis no portfólio. A velocidade de leitura deste tipo de SSD chega a 2.800 Mbps, ou seja, até 5,2 vezes mais rápido que o SSD SATA3 e até 14 vezes mais veloz do que um HDD comum. Com isto, o tempo de espera do usuário para rodar o jogo é muito menor, o que permite aproveitar seu game favorito mesmo que ele esteja executando vários programas simultaneamente ou instalando arquivos pesados.

Tecnologia aeronáutica: performance de resfriamento incessante
O sistema de resfriamento do Odyssey 2 foi projetado de maneira impecável. Com cinco heatpipes (Penta Pipe), mais do que qualquer outro modelo do mercado, o aparelho garante uma área exotérmica maior, transferindo imediatamente o calor do processador e da placa de vídeo para a ventoinha a fim de auxiliar a dissipá-lo do notebook.

Com duas grandes ventoinhas nos dois lados, cada uma com 83 pás Jet Blade, é criado um fluxo de ar eficiente, que aliada aos quatros dissipadores disponíveis, elimina o máximo possível de calor.

O design das ventoinhas Jet Blade, inclusive, foi inspirado nas turbinas de um caça, que transformam o calor em energia de propulsão. Essas ventoinhas captam rapidamente o ar frio externo da parte superior e inferior do notebook para eliminar instantaneamente o calor interno.

Assim, é possível manter o pico de performance nos jogos sem nenhum prejuízo devido ao aumento da temperatura.

As pás foram criadas a partir de polímeros de cristal líquido, um material rígido e denso para fazer o ar circular rapidamente e minimizar o ruído causado pelo funcionamento das ventoinhas. Além disso, todo o ar quente de dentro do notebook sai na direção oposta do usuário, proporcionando um ambiente de jogo confortável.

Odyssey Mode: a arma secreta do notebook
O Odyssey Mode disponibiliza diversas funções para jogos de maneira rápida, tais como: Beast Mode, modos de tela e equalizador de preto. Os consumidores também podem criar perfis com suas preferências de cor e saídas para usá-los de acordo com seus diferentes jogos e gêneros.

Beast Mode: melhore a performance do notebook em até 15%
Apertando as teclas Fn e F11, o usuário pode ativar o Modo Beast, usado para elevar o desempenho em até 15%. Essa solução ajuda a manter os recursos gráficos em alta performance, para que o usuário possa curtir games pesados sem problemas.

Game Display Mode: imagem aprimorada e os modos de acordo com cada game
Os níveis de cores e resultados na tela variam de acordo com os gêneros de games, seja um jogo de tiro em primeira pessoa (FPS), uma arena de batalhas online para vários jogadores (MOBA), um jogo de estratégia em tempo real (RTS) ou um RPG.

Equalizador de preto: reconheça adversários em ambientes mais escuros
O equalizador de preto é uma função que ajusta o nível de pretos da tela de 0 a 10 de acordo com as necessidades do jogador, facilitando a distinção de adversários ocultos na escuridão. Essa função pode ser definida com antecedência como um perfil no Odyssey Mode e facilmente ativada ao pressionar as teclas Fn e F11 juntas durante o jogo.

Preço
O valor sugerido do Odyssey 2 é a partir de R$ 5.799,00.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
Samsung apresenta upgrade de seu notebook gamer e óculos de realidade virtual
Android deve dominar mercado dos games em 2020, indica pesquisa
Samsung anuncia novos SSDs de alta capacidade e desempenho… E que “nunca morrem”!



CCXP confirma Gal Gadot e Patty Jenkins em sua 6ª edição

O mundo inteiro comemora hoje o Dia da Mulher-Maravilha. Para celebrar a data, a CCXP19 e Warner Bros. anunciam a vinda de ninguém menos que Gal Gadot para o festival. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A estrela de “Mulher-Maravilha 1984” estará junto com a diretora do longa, Patty Jenkins, em um painel do Auditório Cinemark XD no domingo (8). Os fãs também poderão ver o primeiro trailer do longa, previsto para chegar aos cinemas em junho do próximo ano. Em sua 6ª edição, o maior festival de cultura pop do planeta acontece entre 5 e 8 de dezembro, no São Paulo Expo.

A atriz israelense Gal Gadot ficou conhecida por seu papel na franquia “Velozes e Furiosos”. Sua primeira aparição como Mulher-Maravilha aconteceu em “Batman vs Superman: A ordem da justiça”.

O primeiro filme solo da super-heroína chegou às telonas em 2017 e, no mesmo ano, ela também participou de “Liga da Justiça”. Já a diretora e roteirista Patty Jenkins trabalhou em “Monster”, um docudrama que rendeu o Oscar de Melhor Atriz para Charlize Theron.

Em 2011, Jenkins recebeu uma indicação ao Emmy como melhor diretora da série dramática para o piloto de “The Killing”.

A próxima aventura da Mulher-Maravilha nos cinemas avança para a década de 1980 e coloca a super-heroína frente a um novo inimigo: a Mulher-Leopardo. Dirigido por Patty Jenkins e estrelado por Gal Gadot, “Mulher-Maravilha 1984” traz no elenco Chris Pine, Kristen Wiig, Pedro Pascal, Robin Wright e Connie Nielsen. O filme é baseado na personagem DC criada por William Moulton Marston. Já o roteiro do longa é assinado por Jenkins, junto com Geoff Johns e Dave Callahem.

Ingressos CCXP

3º lote – de 1º de agosto até 4 de dezembro

Quinta-feira: R$ 240,00 (inteira), R$ 120,00 (meia) e R$ 140,00 (ingresso social).

Sexta-feira: R$ 300,00 (inteira), R$ 150,00 (meia) e R$ 170,00 (ingresso social).

Sábado: (ESGOTADO)

Domingo: R$ 440,00 (inteira), R$ 220,00 (meia) e R$ 240,00 (ingresso social).

4 dias: (ESGOTADO)

Epic: R$ 1.500,00

Full: (ESGOTADO)

Unlock (evento voltado para profissionais do mercado de entretenimento): R$ 2.000,00

CCXP19

Datas: de 5 a 8 de dezembro de 2019

Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, Água Funda, São Paulo – SP)

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
CCXP19 abre inscrições para o Concurso Cosplay
Sabe utilizar o Stories no Instagram? Especialista dá dicas!
Conheça 9 hotéis perfeitos para se hospedar e tirar onda no Instagram

 



Começa a quarta temporada do Ubisoft Entrepreneurs Lab

A Ubisoft anuncia a quarta edição do seu programa internacional de start-ups, o Entrepreneurs Lab, que pela primeira vez acontece simultanemanete na França e em Singapura. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A quarta temporada será dedicada a soluções que relacionam a tecnologia de blockchain com o entretenimento, dando continuidade às temporadas anteriores, mas ampliando sua aplicação com novos serviços e formas de entretenimento estendido e buscando serviços inovadores que possam melhorar a experiência do usuário antes, durante e depois de sessões de jogos.

Para Catherine Seys, diretora do programa de start-up da Ubisoft Strategic Innovation Lab, “a recente ampliação do programa para Singapura permite à Ubisoft Entrepreneurs Lab ir ainda mais longe. “Isso nos dá uma oportunidade única de criar uma comunidade global de empreendedores inovadores que moldarão o futuro do entretenimento”.

As start-ups selecionadas para a quarta edição do programa são:

Ubisoft Entrepreneurs Lab – Campus Paris

– Azarus (Estados Unidos)
– Wildcards (África do Sul)
– CareGame (França)
– Immersiv (França)
– Savitar (França)
– Sorare (França)
– Synaps (França)

Ubisoft Entrepreneurs Lab – Campus Singapura

– Mighty Jaxx (Singapura)
– Story Puppet (Singapura)
– Planetarium (Coreia do Sul)

O Entrepreneurs Lab também anuncia que o CEO Criativo da empresa, Serge Hascoët, participará da atual temporada como patrocinador, mentor e orientador, dando feedbacks às start-ups.

A inovação sempre foi um valor essencial para a Ubisoft e trabalhar com start-ups é uma maneira incrível de fortalecer o espírito empreendedor da empresa.

Nas edições anteriores, a Ubisoft trabalhou, por exemplo, com a Mimesys, recentemente adquirida pela Magic Leap, e a Azarus, que ainda faz parte do Entrepreneurs Lab, e recentemente arrecadou US$ 2,1 milhões para sua plataforma de desafio de jogos competitivos baseada em blockchain.

Para mais informações sobre os programas da Ubisoft, visite o site.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
Conheça 6 estratégias para aumentar suas vendas com o Instagram
Sabe utilizar o Stories no Instagram? Especialista dá dicas!
Conheça 9 hotéis perfeitos para se hospedar e tirar onda no Instagram

 



Atento nomeia José Antonio de Souza Azevedo Chief Financial Officer

A Atento anunciou a nomeação de José Antonio de Souza Azevedo como Diretor Financeiro (Chief Financial Officer – CFO) e membro de seu Comitê de Gestão. Azevedo substituirá o atual CFO, Mauricio Montilha. A nomeação entrará em vigor em 11 de novembro de 2019.

Azevedo ingressa na Atento após uma carreira profissional de 15 anos gerenciando operações financeiras globais a partir de posições em conselhos administrativos e comitês de gestão.

Ele liderou transformações financeiras e fusões corporativas em empresas de destaque, bem como implementou estratégias financeiras e de desenvolvimento de negócios que geraram valor para todos os grupos de interesse da empresa.

Antes de ingressar na Atento, ele ocupou o cargo de Diretor Financeiro e Diretor de Relações com Investidores na Unidas, a maior provedora de gerenciamento de frotas e a segunda maior empresa de aluguel de carros no Brasil.

“Estamos muito felizes por José Azevedo se juntar à nossa equipe. José é um executivo com vasta experiência nas áreas financeiras que também nos dará uma extensa e valiosa experiência internacional nas áreas de tecnologia da informação e serviços”, disse Carlos López-Abadía, CEO da Atento.

“Estamos transformando a Atento para liderar a próxima geração de soluções de experiência do cliente e subcontratação de processos de negócios, criando cada vez mais valor para nossos clientes, funcionários e acionistas. Estou convencido de que José desempenhará um papel fundamental neste projeto e no alcançar de nossos objetivos”. López-Abadía acrescentou: “Gostaria também de agradecer a Mauricio Montilha por sua excelente contribuição à nossa empresa ao longo dos anos”.

“A Atento tem um compromisso exclusivo de gerar valor para as empresas, desenvolvendo e implementando as melhores soluções de experiência do cliente do mercado. Por esse motivo, é a líder indiscutível do setor na América Latina e um dos cinco fornecedores mais importantes do mundo. Estou muito satisfeito por fazer parte dessa equipe de liderança e espero contribuir para sua transformação e crescimento futuros “, disse José Azevedo.

Experiência adicional
José Azevedo ocupou o cargo de Gerente Nacional do Brasil da Softline Company de 2016 a 2017. Anteriormente ocupou os cargos de CEO, em 2015, e Diretor Financeiro, de 2014 a 2015, na Globalweb Data Services. Ele também foi Diretor Financeiro da Estre Ambiental, de 2013 a 2014, e ocupou vários cargos de gerência na Latam Airlines, de 2008 a 2013.

Azevedo possui um MBA na Universidade de Hamburgo na Alemanha, é formado em Administração de Empresas pela Universidade Autônoma de Lisboa em Portugal e possui formação em finanças e gestão (CBI) pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.



Vendas Business to Business e os desafios de um mercado em constante transformação

Por Thales Becker *

Falar que as tecnologias modificam o tempo todo o comportamento do consumidor deixou de ser novidade. O fato é que o processo dinâmico em que as informações são disseminadas e a abundância em inovação impactam, diretamente, na sociedade, aprimorando a maneira como nos relacionamos, lidamos com nossas emoções e, claro, consumimos.

Quando traduzimos todo esse cenário no mundo de vendas B2B, então, o desafio se torna maior. Isso porque ter um agente entre o fornecedor e o consumidor final pode, muitas vezes, tornar o processo de vendas mais longo.

Por isso, é fundamental que a equipe comercial tenha como foco um processo mais consultivo, proponha soluções mais personalizadas e, até mesmo, estreite o relacionamento com o agente que intermediará a operação final.

No final das contas, o agente – seja ele RH, executivos ou outras empresas – também são porta-vozes do seu produto e da sua marca. Quanto mais engajados com sua proposta, melhor.

Os principais desafios
O processo de atração e conquista de clientes no B2B deve ser elaborado com bastante cuidado. Principalmente porque, como mencionado anteriormente, esse público valoriza muito mais o relacionamento com o fornecedor que as características do produto em si.

Quantas vezes um bom atendimento foi decisivo na hora de você concluir uma compra? Por outro lado, quantas vezes você desistiu de obter um produto ou serviço porque não sentiu confiança no vendedor? Pois bem: essa relação tem uma proporção ainda maior quando a negociação é feita entre empresas.

Embora custos e vantagens do produto / serviço sejam fatores importantes na negociação, dificilmente uma empresa que já possui um parceiro de confiança irá abandonar essa relação para arriscar com um novo. Por isso eu reforço tanto que a construção de um bom relacionamento é o ponto focal para o sucesso de uma venda B2B.

Essa relação pode ser construída tanto por meio de ações estratégicas de marketing digital, com a oferta de conteúdos relevantes, por exemplo, até o bom e velho cafezinho e olho no olho.

Outro desafio nesse tipo de venda é saber identificar o problema do cliente, mesmo quando ele próprio o desconhece. Nem sempre um prospect possui uma visão clara daquilo que realmente precisa. É exatamente isso que irá definir o caminho que a negociação irá tomar.

Conheço muitos gestores preocupados com a queda de produtividade e motivação das equipes, mas que nunca haviam cogitado a saúde financeira do colaborador como um fator que impacta o desempenho do time, por exemplo.

Nesse momento, é importante exercitar a escuta ativa e ter uma sensibilidade capaz de identificar em que aspectos a sua solução pode contribuir para sanar as dores dessa empresa. Além disso, ter na área de vendas uma grande proximidade e flexibilidade com a área de produto faz com que a venda seja personalizada ao cliente em questão.

Dificilmente conseguiremos ter um produto personalizado para cada cliente. Dependendo do segmento em que sua empresa está inserida, então, a exclusividade se torna ainda mais distante.

O que tiro da minha experiência e da vivência com meu time é que o esforço para entender ao máximo as necessidades de cada cliente traz resultados infinitamente melhores.

Pode parecer burocrático para alguns, mas entender a dor de cada um deles e, na sequência, promover discussões com áreas pares para desenvolver a melhor entrega a ele gera credibilidade e estreita melhor a relação, principalmente por estarmos atuando diretamente no “problema” dele.

Por fim, a condução da negociação também é bastante complexa, visto que em média 3 a 5 pessoas participam do processo de decisão de compra, o que prolonga ainda mais o ciclo de venda.

Mais que isso: identificar o decisor de compra é extremamente importante. Por isso, é necessário dialogar com as diferentes pessoas envolvidas nesse processo, incluindo o influenciador e o usuário final.

Embora os esforços sejam muitos, alcançar esse setor pode ser muito lucrativo, já que o mercado está extremamente aquecido, apesar da instabilidade econômica.

É o que mostra um estudo realizado pela E-Consulting, referência no setor de tecnologia mostrou que transações digitais entre empresas movimentaram R$ 2,04 trilhões em 2018 e a projeção é que esse número aumente 17% até o final de 2019. Além disso, somente para o mercado de e-commerce são esperados um valor global de 6,7 trilhões de dólares em 2020.

Não existe fórmula mágica para elaborar uma estratégia de vendas para o público B2B. É preciso acompanhar dados e tendências do mercado e estar aberto a aprender muito com os clientes no dia a dia. Essa estratégia deve ser mutável, baseada em testes e mais testes. Acredito que times imbatíveis estão constantemente livres para poder inovar, errar, porém corrigir rápido e aprender com os deslizes.

 

* Thales Becker é head de sales e costumer success na Creditas



10 razões para o fracasso do seu chatbot

O atendimento via chatbot já não é mais uma novidade e as empresas têm, cada vez mais, investido nessa tecnologia. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Só no Brasil existem mais de 60 mil bots desenvolvidos, segundo dados do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2019. No entanto, nem todos os robôs de atendimento são implantados e treinados de maneira eficiente, tornando-se muitas vezes um problema e não uma solução para atender seus clientes.

Existem diversos motivos pelos quais o seu chatbot não funciona. Para ajudar na sua análise, levantamos 10 das principais razões de fracasso para um chatbot. Fique de olho nesses itens e ajuste o que for necessário, para que o seu robô atual – ou o que deseja implantar – seja uma solução para o seu negócio:

Você não tem um
Se sua empresa ainda não tem um chatbot, saiba que já está atrás da maioria das grandes e médias empresas do Brasil (são mais de 60 mil bots desenvolvidos no país, segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2019).

Automatizar parte do relacionamento com os clientes é um caminho sem volta. Portanto, comece agora mesmo, existem diversas empresas, plataformas e soluções que permitem implantar uma solução simples e eficiente para o seu negócio.

Não está configurado de forma a poupar tempo e dinheiro
O bot deve ser minimamente capaz de responder a perguntas comuns, adequadas com o que você pretende ao atender o seu público, como indicá-lo para fazer uma compra.

Veja algumas funções mínimas que seu bot deve ser capaz de fazer:

– Responder perguntas frequentes;

– Mostrar opções de produtos, serviços e autosserviços mais procurados;

– Encaminhar pro canal humano mais adequado quando problemas mais complexos.

É sem personalidade
Ok, um chatbot realmente é uma ferramenta automatizada, mas alguns toques mais humanizados fazem a diferença. Seja criativo e crie uma personalidade naquele que será uma porta-voz da sua marca. Busque criar uma identidade, se possível dentro de sua estratégia de comunicação também um nome e avatar, sempre adequando à sua marca.

Falar a linguagem do público-alvo, usar elementos visuais, como emojis, imagens e vídeos, e ter uma persona bem definida, é um importante fator de sucesso.

Não é personalizado
Tratar as pessoas pelo nome e tentar customizar ao máximo a experiência é uma prática altamente recomendada quando se quer engajar o usuário. Quando a marca personaliza o bot, o cliente percebe que a marca está pensando nele, ainda que se trate de uma ferramenta automatizada.

Você não está aproveitando para capturar leads
Use o bot de forma inteligente. Isso significa aproveitar um momento de contato e capturar leads em todos os canais, seja no Facebook Messenger, website ou WhatsApp. Para isso, integre ferramentas de automação e CRM a sistemas da empresa.

Você não está diferenciando os tipos de usuário
Sua estratégia de bot deve ser semelhante à estratégia de e-mail marketing. Ao enviar um e-mail para seu público-alvo, não envie a todos o mesmo conteúdo, porque nem todos estão na mesma jornada do cliente.

Uma maneira de segmentar o público é se certificando de que o bot esteja conversando no canal e área de acordo com o usuário/cliente que utiliza. É importante tratar os perfis de usuários/clientes de forma independente.

Lembre-se de oferecer experiências diferentes para atuais clientes e para leads, um você já tem dados suficientes para deixar o contato ainda mais qualificado e o outro você está trabalhando com a atração, considere esse fato e utilize outro tipo de linguagem e abordagem.

Você não está usando processamento de linguagem natural
Se o seu chatbot não é baseado apenas em árvores de decisão, entenda que os clientes não sabem os termos e palavras-chave que você pensou para que conectem com a resolução de sua dúvida/problema.

Para isso é essencial que o seu chatbot entenda o seu cliente utilizando uma plataforma que utilize PLN (Processamento de Linguagem Natural). Dessa maneira, quando o cliente perguntar “segunda via de fatura”, “perdi meu boleto”, “quero pagar minha conta”, embora as palavras sejam diferentes, em termos semânticos tem um significado muito próximo.

Quanto mais flexível e claro for o chatbot com as opções de uma conversa, menos chance ele tem de ser mal avaliado. O principal objetivo de qualquer robô é automatizar a comunicação com clientes reais e potenciais para satisfazê-lo.

Não testar o bot o suficiente antes de colocá-lo na ativa
Esse é um fator crítico de sucesso de todo projeto de chatbot. Sempre teste o bot antes de publicá-lo, para não queimar o canal logo na largada. Treine-o com diferentes públicos, se possível, com representantes do público-alvo.

Os principais temas atendidos pelo bot devem obrigatoriamente ser abordados durante os testes. Procure consultar os canais humanos atuais para levantar dados de testes com formas reais de os clientes buscarem ajuda, por exemplo os canais chat, telefone e e-mail.

E fique atento para os primeiros dias de utilização, agindo prontamente ao identificar novas intenções não consideradas nos testes pré-publicação.

Não ser multicanal ou não saber lidar com os diferentes canais
Hoje, o consumidor quer começar o atendimento em um canal e terminar em outro. Proporcione uma experiência uniforme e consistente, independente do canal. Caso possua diversos meios de comunicação (Whatsapp, Messenger, Web etc) tente manter a mesma lógica, persona, tom de voz e, principalmente, informações o mais padronizadas possíveis.

Você não tem uma estratégia detalhada
Quais metas sua marca deseja alcançar com o chatbot? Qual será a estratégia de interação entre o robô e os clientes em potencial? Você sabe qual é o seu público-alvo? Ou quais as principais funções que o bot precisa ter? E como ajudará os clientes? Como vai medir os resultados alcançados?

Os chatbots vieram para ficar, para desafogar as centrais de atendimento ao mesmo tempo que agilizam e melhoram o atendimento aos clientes. Eles estão ganhando cada vez mais espaço e valor, em utilizações distintas, seja para vendas, marketing, comunicação interna, suporte técnico, entre outras.

Mas, antes de tudo, é preciso traçar uma estratégia, entender o seu público-alvo, desenvolver o bot, testá-lo e uma vez em produção tratá-lo como um novo colaborador que precisa ser constantemente ajustado e atualizado de acordo com as demandas do seu cliente.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
Netshoes abre mais de 600 postos de trabalho para a Black November 2019
5 dicas para otimizar o seu tempo no trabalho
Relógio Huawei Watch GT Active desembarca no Brasil



A Transformação Digital e a sua evolução no Brasil

Por Daniel Domeneghetti *

Nos últimos meses conversei, presencial e virtualmente com mais de 800 lideranças, especialmente CEOs, CMOs e CIOs, por conta do primeiro e mais amplo estudo multidimensional sobre Transformação Digital produzido no Brasil, que conduzimos com o time da E-Consulting Corp.

Indo além do consolidado cenário dos dados, o panorama permitiu a mim uma leitura reflexiva, possibilitando-me dar um contrapeso anacrônico à exacerbada condição da transformação digital dos negócios, no universo corporativo brasileiro.

Antes de pormenorizar minhas impressões e análises, divido o artigo em duas partes, a serem publicadas separadamente: nesta primeira, vou abordar o atual momento do tema Digital no mercado corporativo no País.

Escolhi problematizar a questão do termo Transformação Digital em si. Isso porque tenho me perguntado se todas as empresas, de todos os setores, PRECISAM EFETIVAMENTE SE TRANSFORMAR, em termos de modelo de negócio, proposta de valor, posição na cadeia e atuação no ecossistema de negócios, como dizem 10 em 10 livros, revistas, sites, analistas e consultores.

E mais… se sim, pergunto-me se o CAMINHO DIGITAL É MESMO A RECEITA SANTA PARA QUALQUER DOENÇA!

A resposta cria três grupos de empresas e setores com necessidades e padrões de adoção digital radicalmente diferentes. Será que a indústria de entretenimento (música, filmes e games), os bancos e uma empresa de aço estão sob a mesma perspectiva da transformação.

Será que estes três modelos de negócios distintos estão sujeitos às mesmas pressões, finalidades e oportunidades? Porque consultorias, big techs e vendors dizem que transformar é irreversível e imediato na mesma proporção.

Senão, vejamos os fatos abaixo e as três classificações setoriais:

1. Setores Digitalmente Disruptados – Grupos de empresas que deixam de existir darwinisticamente com a dominância digital, dando luz a outros setores/atividades. O modelo de negócio do setor de entretenimento, com CDs e videotecas, não existe mais.

A cadeia como existia até o final dos anos 90 morreu, o ecossistema mudou, o objeto a ser pago e a forma com que se paga mudaram. Os players são outros. A Netflix nasceu, a Sony mudou o que foi um dia, os produtos viraram digitais, “downloadáveis”, as a service, consumidos e trocados a toda hora.

Sim, aqui houve/há/haverá transformação digital real, com finalidades nobres, como sobreviver, ser relevante, ser útil. O mesmo raciocínio vale para outras indústrias, como telecom, conteúdo, alguns modelos de educação, mídia, dentre outros.

2. Setores Digitalmente Potencializados – São acelerados pelo digital, a partir do fortalecimento de sua origem e de seu core. Na outra ponta, pensemos numa empresa de aço ou de construção civil.

Ora, a menos que moremos em casas de holograma ou que andemos em carros virtuais, a concretude dos produtos finais dessas indústrias jamais será substituída pelo digital como produto fim. Podemos trocar moléculas, fibras, mas ainda, sim, o produto final será físico.

Até para bens de consumo isso valerá em grande monta, pois muitos de nós, especialmente os não yuvalianos, continuaremos a comer alface, requeijão e carne de verdade e não alimentos virtuais feitos de informação (aqui não confundir, por exemplo, com a informação genômica utilizada como elemento para a composição de drogas na indústria farmacêutica).

O digital certamente será um enorme componente produtivo, de integração, de aceleração e apoio para essas empresas, mas não será ator de disrupção do produto final. Ainda que possa matar um outro elo da cadeia de suprimentos ou do ecossistema de negócios, propiciando o aparecimento de novos líderes, modelos e formatos.

3. Setores Digitalmente Evoluídos – Evoluem com o digital, sem perder sua origem/core no meio do caminho, de forma híbrida. O exemplo está no setor financeiro. Se por um lado, tem seus produtos e serviços (contas-corrente, cartões de crédito, seguros, etc) totalmente digitais (information-based), por outro, seu modelo de negócio, cadeias, players, padrão de liquidez ainda são os mesmos de décadas atrás.

Ou seja, a menos que a universalização de novas tecnologias e modelos como open banking, blockchain e tokenização, dentre outras que ainda virão, se tornem padrão global com novas moedas não lastreadas em ouro, autorreguláveis, baseadas em outros padrões de valor, com liquidez, como hora x homem e reputação, pontos de saúde.

Acredito que o Digital terá amplo campo de transformação nos “comos” da atividade, mas menor impacto nos “o quês” da atividade, ainda que aqui e ali se possa efetivamente testemunhar a disrupção de algum modelo prevalente.

Ao classificar nestes três grupos, entendo que adotar o digital como meio e como mercado certamente é inexorável a todas as indústrias e segmentos, mas se transformar já não sei. Ainda mais se partimos do princípio que transformar presume sair de algo que não volta mais a ser para se tornar outro algo, como larvas e borboletas.

 

* Daniel Domeneghetti é especialista em estratégia digital e CEO da consultoria E-Consulting Corp.



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias

Translate »