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Espetáculo teatral ‘Se Liga!’ inicia a turnê pelo Piauí

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O projeto é realizado pela Cia Atores de Mar’, que iniciará a turnê pelo estado no dia 24 de fevereiro, na cidade de Piracuruca, pela manhã, com apresentação na Escola Genius Infantil. No mesmo dia, a cidade de Piripiri receberá apresentações na Unidade Escolar Cassiana Rocha, pela manhã, e CETI Desembargador José Arimathea Tito, à tarde.

O espetáculo, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura, tem como patrocinador oficial o Grupo Equatorial, nos estados do Piauí, Amapá e Alagoas.

No dia seguinte, 25 de fevereiro, as apresentações acontecerão em Altos. Uma pela manhã, no CETI Profissional Pio XII e outra à tarde na Unidade Escolar Altina Pestana. Ainda acontecerá uma apresentação à noite em Teresina, no CETI Professora Angelina de Moura Leal.

“Pela primeira vez, teremos ‘Se Liga!’ no Piauí. Todas as apresentações serão gratuitas, e os jovens terão a oportunidade de assistirem a um espetáculo que aborda um tema extremamente necessário nos dias de hoje, o consumo de energia elétrica”, afirma Mar’Junior, diretor, autor e produtor de ‘Se Liga!’.

A turnê pelo estado piauiense será finalizada na capital Teresina, com duas apresentações no dia 26 (quarta-feira). Pela manhã, no CETI Padre Joaquim Nonato, e à tarde no CETI Maria Melo.

A acessibilidade está garantida no projeto, pois todas as apresentações terão a presença de intérprete de libras e monitores.

“O que temos observado durante a turnê é que o público se identifica muito com os personagens, pois retrata uma família tipicamente brasileira. Todos passam por isso diariamente em casa e, de forma leve e lúdica, todos se conscientizam”, relata Patrick Moraes, ator, diretor e produtor do espetáculo.

A Cia Atores de Mar’ já produziu mais de 50 espetáculos nos últimos 23 anos, sempre viajando pelo Brasil com projetos de conscientização e mudança coletiva.

Espetáculo: Se Liga!, 2ª temporada

Direção: Mar’Junior e Patrick Moraes

Texto: Mar’Junior e Marisa Maia

Elenco: Patrick Moraes, Isabella Lorraine, Danilo Amaro e Paola Vergette

Voz Off: Nivia Helen

Produção: Cia Atores de Mar’

Coordenação Artística: Priscilla Moraes

Coordenação de Produção: Lara Seixas

Assistente de Produção: Iris Tavares

Operador de Som: Jaílton Maia

Fotografia: Juliana Seixas

Objetos de Cena e Cenário: Ana Paula Caruba

Intérprete de Libras: Mario Augusto (PI)

Edição de Vídeo: Raphael Produções

Assessoria de Imprensa: Cia Atores de Mar’

Contabilidade: Athos Gestão Contábil e Perícias

Advocacia: Dr. Wilson Linhares

Administração: Nova Criativa e Advento Consultoria

Captação: Cia Atores de Mar’

Duração: 40 minutos

Classificação: Livre

O Projeto “Se Liga!” é contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura, Rouanet, do Ministério da Cultura, patrocinado pelo Grupo Equatorial, e realizado pelo Governo Federal, com produção da Cia Atores de Mar’. Sob o PRONAC 232346.



Técnicas promovem conforto e saúde na depilação

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A depilação faz parte da rotina de cuidados pessoais para muitas pessoas e pode ser realizada de diferentes formas. Alguns cuidados antes, durante e após o procedimento ajudam a minimizar irritações na pele e tornar a experiência mais confortável.

Antes da depilação, a esfoliação da pele cerca de três dias antes do procedimento auxilia na remoção de células mortas, reduzindo o risco de pelos encravados. Durante o processo, o uso de água morna pode facilitar a remoção dos pelos, tornando-os mais maleáveis. Outra recomendação é evitar fazer a depilação com água em temperaturas muito altas, pois a pele fica mais sensível.

Passar a lâmina no sentido do crescimento dos pelos pode diminuir as chances de irritação e encravamento. Além disso, aparelhos de depilação com três lâminas flexíveis e cabeça móvel são projetados para acompanhar os contornos do corpo, tornando o procedimento mais eficiente, especialmente em áreas curvas. O design ergonômico desses aparelhos também pode auxiliar na segurança e no conforto da depilação.

Manter a lâmina em bom estado pode ajudar a evitar o atrito excessivo com a pele. O ideal é substituir a lâmina ao primeiro sinal de perda de eficiência ou ferrugem. Após a depilação, a hidratação com loções ou óleos sem álcool pode contribuir para manter a pele macia. Para armazenar as lâminas, recomenda-se mantê-las em locais secos e limpos, evitando o acúmulo de umidade.

A BIC Soleil, marca de depiladores da BIC Brasil, disponibiliza produtos voltados para a depilação, que fazem parte da rotina de muitas consumidoras. O desenvolvimento de lâminas com fitas lubrificantes, cabeças móveis e lâminas flexíveis busca acompanhar a tendência de inovações voltadas para diferentes necessidades no momento da depilação.

A adoção de cuidados adequados durante o procedimento pode contribuir para uma experiência mais confortável e reduzir impactos na pele, tornando a depilação uma etapa mais segura na rotina de cuidados pessoais.



Búzios Destino expande estratégia comercial no mercado offshore de Macaé

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A Búzios Destino, empresa especializada em receptivo e representação turística, está ampliando sua atuação para o mercado offshore de Macaé, com um planejamento comercial voltado à captação de clientes corporativos e de lazer. Liderada por Cristiano Marques, a companhia pretende fortalecer o fluxo de visitantes entre os dois municípios, impulsionando setores como hotelaria, gastronomia, passeios e transporte.

A iniciativa, que será implementada após o Carnaval, inclui visitas estratégicas a empresas offshore e um evento exclusivo para promover a infraestrutura turística de Búzios a executivos e trabalhadores do setor. O objetivo é posicionar a cidade como opção de lazer e descanso para profissionais que atuam em Macaé, aproveitando a proximidade geográfica e a demanda crescente por experiências diferenciadas.

Conexão entre mercados e novas oportunidades

A relação entre Búzios e Macaé vem se tornando cada vez mais relevante no cenário turístico do estado do Rio de Janeiro. Enquanto Macaé se destaca como um dos principais polos da indústria offshore do país, Búzios atrai visitantes em busca de sofisticação, lazer e bem-estar. A sinergia entre esses mercados abre espaço para um segmento de turismo que alia viagens corporativas e turismo de experiência.

“Nosso objetivo é criar um canal direto entre os profissionais que atuam em Macaé e as oportunidades de lazer e hospedagem em Búzios. Observamos que há uma demanda crescente de trabalhadores do setor offshore que buscam refúgio nos finais de semana e durante suas folgas. Essa aproximação trará benefícios tanto para o empresariado local quanto para os visitantes”, afirma Cristiano Marques.

Estratégia de atuação e impacto no turismo local

Para garantir uma abordagem efetiva, a Búzios Destino está estruturando um plano que envolve visitas personalizadas a grandes empresas offshore de Macaé, apresentando pacotes de serviços e parcerias exclusivas. Além disso, será realizado um evento para networking e divulgação de oportunidades, posicionando Búzios como opção estratégica para hospedagens de curto e longo prazo.

O impacto esperado da iniciativa é expressivo, não apenas para a hotelaria, mas também para restaurantes, passeios e empresas de transporte. “Essa é uma oportunidade para movimentarmos diversos setores, criando um fluxo contínuo de visitantes qualificados e impulsionando a economia local. A ideia é não apenas captar novos clientes, mas estabelecer uma relação de longo prazo entre os dois mercados”, reforça Marques.

Expansão e perspectivas futuras

Com essa ação, a Búzios Destino firma sua posição no segmento turístico, buscando nichos de mercado ainda pouco explorados e conectando diferentes perfis de viajantes. A expansão da empresa para Macaé também reflete uma tendência de crescimento do turismo corporativo no Brasil, que segue aquecido e gerando novas oportunidades para o setor.

A expectativa é que, com o sucesso dessa iniciativa, novas estratégias sejam implementadas para consolidar a ponte entre as duas cidades e ampliar ainda mais as opções de turismo na região.



Andersen lança prática global de consultoria em seis continentes para impulsionar a transformação de negócios

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A Andersen redefine o cenário de serviços profissionais com o lançamento da Andersen Consulting, uma prática global de consultoria que integra a estratégia inovadora de negócios, a transformação digital e soluções de tecnologia baseadas em IA com a experiência de nível mundial em impostos, direito, avaliação e mobilidade global da Andersen Global. A abordagem livre de conflitos da Andersen proporciona uma alternativa independente aos modelos tradicionais de consultoria ao colocar o compromisso com o cliente em primeiro lugar no cerne de nosso sucesso.

Uma nova era de consultoria multidimensional baseada em IA

As empresas de hoje enfrentam desafios globais complexos que exigem muito mais do que serviços de consultoria convencionais. A Andersen Consulting oferece uma abordagem multidimensional perfeita que combina a experiência em transformação de negócios, inteligência artificial, segurança cibernética, sustentabilidade e estratégia digital com a capacidade fiscal e jurídica estabelecida da Andersen Global. Esta integração de tecnologias emergentes posiciona a Andersen Consulting como a parceira ideal no setor de consultoria de US$ 1 trilhão.

“Nossos clientes procuram estratégias inovadoras para permaneceremàfrente em um mercado em constante evolução”, disse Mark L. Vorsatz, presidente e CEO global da Andersen. “A Andersen Consulting foi criada para ajudar as empresas a navegarem por esta transformação. Em apenas seis meses, estabelecemos uma prática de consultoria em 66 países, com 3.000 profissionais, com o objetivo de chegar a US$ 1 bilhão em receita em três anos.”

O que diferencia a Andersen Consulting

Ao contrário das Big 4 (empresas líderes globais), que frequentemente atuam em disputas relacionadasàauditoria, a Andersen Consulting é independente e totalmente focada no cliente. “Esta liberdade possibilita uma orientação verdadeiramente objetiva e estratégica, auxiliando os clientes a aumentarem a eficácia, aprimorar a tomada de decisões e transformar as operações”, afirmou Vorsatz. Empresas de todos os setores, como a Abbott, BMW, Cisco, Heineken, IKEA, ING, LEGO, Mercedes-Benz, Michelin, Microsoft, Pizza Hut/Sapphire, T-Mobile e Toyota, contaram com a Andersen Consulting para desenvolver soluções personalizadas.

“CEOs e conselhos de administração nos dizem, de forma consistente, que o modelo de consultoria tradicional é insuficiente”, disse Vorsatz. “Eles desejam uma única empresa que possa oferecer uma grande variedade de serviços de consultoria. A Andersen Consulting apresenta uma abordagem inovadora e empreendedora que combina ampla experiência no setor, tecnologia orientada por inteligência artificial e serviços de consultoria independentes.”

Liderança experiente

Para liderar essa prática de consultoria transformadora, Vorsatz recrutou George Shaheen, o ex-CEO da Andersen Consulting antes de sua cisão da Arthur Andersen. Shaheen é acompanhado por executivos seniores de outras empresas de consultoria de renome – “profissionais que reconhecem a necessidade de um modelo de consultoria mais especializado, independente e construído para o futuro”, disse Shaheen.

“Ao combinar inteligência artificial, tecnologia e vasta experiência global, a Andersen Consulting se posiciona de maneira singular para competir com as Big 4, oferecendo um valor incomparável para empresas públicas e privadas do mundo inteiro”, disse Shaheen.

Escala global, impacto imediato

“Com a maior pegada física em serviços profissionais e presença em 179 países, a Andersen oferece uma plataforma global inigualável”, disse Shaheen. “Esse alcance possibilita soluções transfronteiriças perfeitas, integrando tecnologia e serviços de consultoria em todos os setores e regiões geográficas”, compartilhou Shaheen.

Sobre a Andersen:

A Andersen, uma das empresas de serviços profissionais multidimensionais de crescimento mais rápido do mundo, é membro fundadora da Andersen Global, uma associação internacional de empresas-membro independentes e legalmente separadas, composta por profissionais da área tributária, jurídica, de mobilidade global, consultoria e avaliação do mundo inteiro. Fundada em 2013 pela empresa-membro norte-americana Andersen Tax LLC, a Andersen Global conta atualmente com mais de 19.000 profissionais globalmente e está presente em mais de 500 locais por meio de suas empresas-membro e empresas colaboradoras. Nos Estados Unidos, a Andersen conta com mais de 2.000 funcionários distribuídos em 24 cidades do país. Para mais informações, acesse Andersen.com e AndersenConsulting.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Megan Tsuei

Andersen Global

415-764-2700

Fonte: BUSINESS WIRE



Hill’s lança a Sensitive Stomach & Skin, da Specialty, com proteína sustentável

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A Hill’s Pet Nutrition, especializada em nutrição de cães e gatos, apresenta ao mercado brasileiro um alimento com proteína de inseto, o Sensitive Stomach & Skin com Proteína Sustentável. Este novo alimento pertence à linha Specialty, composta por quatro produtos desenvolvidos para atender às necessidades específicas de saúde de cães e gatos com pele e estômago sensíveis.

Elaborado com tecnologia, o Sensitive Stomach & Skin com Proteína Sustentável é um alimento que contém ingrediente de inseto na sua formulação. A matéria-prima em questão é proveniente da espécie Hermetia illucens (black soldier fly – BSF).

“A SS&S com proteína de inseto está disponível no Brasil como alimento de manutenção especial, desenvolvida para cuidar da saúde da pele e da pelagem de animais, visto que a proteína de inseto é um ingrediente inédito, alternativo e com menos propensão a causar alergia”, explica Flavio Lopes, veterinário especializado em nutrição pet da Hill’s. Além disso, é indicada para pets que necessitam de suporte digestivo, auxiliando em casos de vômitos esporádicos e falta de apetite.

Segundo Flavio, sob a perspectiva nutricional, de acordo com a pesquisa de Shengyong Lu, o ingrediente é abundante em proteínas, fibras, lipídios, minerais e vitaminas. A espécie Black Soldier Fly (BSF), empregada no alimento da Hill’s, é notável pelo elevado conteúdo proteico e altas concentrações de aminoácidos essenciais. O perfil de gordura do ingrediente de inseto é composto de ácido láurico, ácido graxo que pode trazer benefícios para pacientes com enfermidades neurológicas, além de possuir alta digestibilidade dos nutrientes, graças à composição dos ingredientes e à quantidade de fibras.

A qualidade das fibras utilizadas contribui para a redução do tempo de trânsito estomacal, permitindo que os alimentos passem rapidamente para o intestino. Isso evita a permanência prolongada no estômago e reduz a sensação de preenchimento.

“As BSF são consideradas uma alternativa sustentável aos ingredientes convencionais derivados de animais, com um potencial menor de aquecimento global em comparação à carne de frango, que é comumente utilizada em rações premium e super premium para pets”, esclarece Flavio Lopes. Segundo ele, isso torna o impacto ambiental da ração que contém BSF significativamente menor.

O papel da linha Sensitive Stomach & Skin na digestibilidade e saúde intestinal dos pets

As fibras escolhidas como ingredientes trazem um papel fundamental para a linha em questão. Para cães, é focado em polpa de beterraba, uma fibra moderadamente fermentável e moderadamente solúvel e em gatos focado em FOS (frutooligossacarídeo), nutriente esse que é um prebiótico que proporciona que haja uma fermentabilidade das bactérias sacarolíticas (quebra de carboidrato) que são saudáveis ao trato gastrointestinal. “Os nossos antioxidantes são compostos de tocoferóis, vitamina C, selênio e beta-caroteno, esse blend de nutrientes é comprovadamente eficaz em cães e gatos, inclusive é patenteado pela Hill’s”, explica Flavio.

Segundo ele, o ômega 6 é composto de ácidos graxos que são essenciais às espécies e funciona como precursor de citocinas inflamatórias importantes para o funcionamento do organismo, além de função plástica por comporem as membranas plasmáticas das células e também possuem função de proteção da barreira cutânea que impede que o animal fique desidratado.

Pollock do Alasca é uma das fontes de proteína sustentável

Outra importante fonte de proteína do alimento Sensitive Stomach & Skin com Proteína Sustentável é o Pollock do Alasca, uma espécie de peixe que não é comumente utilizada em pet food, rica em ômega 3 (epa+dha.) Por ser proveniente do Alasca, ou seja, áreas frias do globo, a manutenção do perfil nutricional se mantém intacta depois do beneficiamento, diferentemente de ingredientes provenientes da zona tropical do globo que são mais quentes.

“Mais uma vez, a sustentabilidade é o foco desse ingrediente, pois reduz a emissão de carbono 1 e 2”, ressalta Flavio. Em parceria com o Marine Stewardship Council (MSC – define frutos do mar rastreáveis como aqueles cuja “origem e forma de captura podem ser verificadas”), garante que o Pollack do Alaska seja proveniente de pesca certificada que atende aos requisitos de três princípios:

  • Pescar apenas cardumes saudáveis;
  • Bem gerido para que os cardumes se perpetuem;
  • Minimizar o impacto sobre outras espécies e ecossistemas.

O Sensitive Stomach & Skin com Proteína Sustentável, da linha Specialty Stomach & Skin, é indicado para todos os portes e raças, se restringindo a adultos e idosos. Não indicados para filhotes, gestantes e lactantes.

A linha SD Specialty, incluindo o Sensitive Stomach & Skin, já está disponível em lojas especializadas em todo o Brasil.

Sobre a Hill’s Pet Nutrition

Desde 1948, a Hill’s Pet Nutrition tem como missão melhorar e prolongar a relação especial entre pessoas e seus animais de estimação, oferecendo nutrição e soluções para saúde animal. Parte do grupo Colgate-Palmolive desde 1976, a empresa atua em mais de 86 países e investe continuamente em pesquisas, com um centro especializado em nutrição animal localizado em Topeka, Kansas.



Abrasel qualifica cerca de 60 mil pessoas em práticas ASG

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Contribuir para um planeta mais sustentável, por meio de estabelecimentos que priorizem diretrizes ambientais em sua gestão, é uma demanda em ascensão, tanto por parte dos consumidores, quanto por quem empreende – inclusive, no setor de alimentação fora do lar. Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em 2023, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apontou que 73,8% dos consumidores consideram “muito importante” a adoção de práticas que minimizem ou reduzam o impacto do negócio no meio ambiente.

Considerando este cenário e visando o crescimento de uma cultura empreendedora que abrace pautas socioambientais, a Abrasel, em parceria com o Sebrae e a Coca-Cola, já capacitou cerca de 60 mil pessoas com foco em práticas mais sustentáveis. Desde a primeira formação lançada, em novembro de 2023, gestores, funcionários e empreendedores da alimentação fora do lar participaram de cursos que envolvem diferentes temáticas Ambiental, Social e Governança (ASG).

Em parceria com a Coca-Cola, foi promovida a capacitação on-line e gratuita Tempero Sustentável. Tópicos como gestão de resíduos, controle do desperdício de água e energia, compra de alimentos de origem responsável e transparência nas relações com funcionários, clientes e fornecedores, são alguns dos temas abordados. A trilha de aprendizagem, com duração total de 12 minutos, explica o conceito ASG e traz exemplos práticos relacionados ao dia a dia de quem trabalha ou empreende em bares, restaurantes, lanchonetes e padarias. Os vídeos estão disponíveis na plataforma Coca-Cola dá um gás no seu negócio e ao completar a trilha de qualificação, o participante recebe um certificado.

Com o Sebrae, a Abrasel desenvolveu uma trilha de aprendizado em economia circular, sem perder de vista o viés do ganho de produtividade para os negócios do setor. Os cursos são on-line, gratuitos e têm certificado de conclusão. Com temas que passam por eficiência energética, gestão de resíduos, alimentos brasileiros de origem, gestão circular e fornecedores sustentáveis, os cinco cursos foram pensados para gestores e empreendedores da alimentação fora do lar.  Todas as videoaulas e e-books estão disponíveis na plataforma Conexão Abrasel.

A líder de ASG da Abrasel, Luiza Campos, comentou sobre a importância de levar o tema ao setor de alimentação fora do lar. “Alcançar 60 mil qualificações em ASG é um marco significativo para nós. Esse número reflete o engajamento crescente de empreendedores, gestores e trabalhadores que reconhecem o potencial dessas ações para reduzir custos, aumentar a eficiência e, ao mesmo tempo, contribuir para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento das comunidades em que atuam”.

Ainda segundo Luiza, a capacitação tem contribuído para o fortalecimento do setor, que cada vez mais busca adotar práticas que atendam às demandas de consumidores conscientes e preocupados com a sustentabilidade.

Serviço 

Curso ASG – Abrasel e Coca-Cola; 
Gratuito, on-line e com certificado; 
Inscrição: https://cocacoladaumgasnoseunegocio.com/
 
Cursos Abrasel e Sebrae; 
Gratuitos, on-line e com certificado; 
Link: https://abrasel.com.br/conexao/cursos/trilha/economia-circular



Paulo Bittencourt fala sobre futuro da saúde suplementar

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O setor de saúde suplementar no Brasil enfrenta desafios significativos em 2025, com questões como inflação médica, regulamentações mais rígidas e necessidade de inovação. Nos últimos anos, o mercado passou por mudanças profundas, impactado pelos efeitos da pandemia, pelo aumento da demanda por serviços de saúde e pela crescente necessidade de adaptação às normas estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Diante dessas transformações, a busca por um equilíbrio entre custos, acessibilidade e inovação se torna essencial para a sustentabilidade do setor. Para entender melhor esse cenário, Paulo Bittencourt, CEO e fundador do Plano Brasil Saúde, compartilhou suas visões sobre os desafios e oportunidades do setor e as perspectivas para o futuro.

O setor de saúde suplementar passou por mudanças importantes nos últimos anos. Quais são os principais desafios para 2025?

Paulo Bittencourt: O setor está passando por uma transformação estrutural significativa. Em 2024, enfrentamos altos custos operacionais, maior demanda por serviços e novas regulamentações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Em 2025, esses desafios continuam impactando operadoras, consumidores e o Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, há uma tendência de concentração do setor, o que pode aumentar a eficiência de grandes operadoras, mas reduz a concorrência e limita as opções para os consumidores. Isso também pode sobrecarregar ainda mais o SUS, já que menos operadoras podem significar menos acesso à saúde suplementar.

Quais segmentos de planos de saúde devem crescer mais em 2025?

PB: O segmento de planos empresariais deve se fortalecer, pois oferece custos mais controlados e menor judicialização. Já os planos coletivos de adesão estão perdendo atratividade devido a mudanças regulatórias que os aproximam dos planos individuais. Essa mudança protege o consumidor, mas impõe desafios às operadoras.

A inflação médica tem sido um grande problema. Como isso impactará os consumidores?

PB: A inflação médica historicamente supera a inflação geral. Em 2025, o reajuste dos planos de saúde individuais deve ficar entre 5,6% e 6,8%. Embora pareçam moderados, esses valores refletem apenas parte dos custos crescentes, especialmente com a ampliação do rol de procedimentos obrigatórios definidos pela ANS.

Como as operadoras podem se adaptar a esse cenário desafiador?

Paulo Bittencourt: Inovação, eficiência operacional e foco na experiência do cliente serão diferenciais. Modelos que priorizam prevenção, gestão eficiente de recursos e parcerias estratégicas são essenciais para garantir a sustentabilidade do sistema.

Qual a projeção de crescimento para o setor nos próximos anos?

PB: Apesar dos desafios, o setor deve crescer. A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) estima uma expansão de 10,9% entre 2024 e 2025. Esse crescimento reflete tanto a recuperação econômica quanto o aumento da demanda por serviços de saúde suplementar.

O que o setor precisa fazer para garantir um futuro mais sustentável?

Paulo Bittencourt: Flexibilizar regulamentações, reduzir a burocracia e adotar modelos sustentáveis são fundamentais. Em 2025, soluções que unam eficiência, transparência e qualidade no atendimento serão determinantes para tornar a saúde suplementar mais acessível à população.

O futuro da saúde suplementar depende de um equilíbrio entre inovação, custos e acessibilidade. Precisamos trabalhar juntos para garantir um sistema mais sustentável e eficiente para todos.

 



Condicionamento físico pode ser recuperado após as férias

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Após um período de férias, é natural perceber que o condicionamento físico não é o mesmo de antes. A perda de rendimento pode ocorrer rapidamente, mas a boa notícia é que, com disciplina e os exercícios certos, é possível recuperar o ritmo gradualmente. O tempo de inatividade é um dos principais fatores que influenciam a perda de condicionamento e, com isso, a readaptação torna-se essencial para evitar lesões e promover uma evolução saudável.

Segundo Bruno Baldin, especialista técnico da Bio Ritmo – marca fitness high-end –, o tempo necessário para recuperar o condicionamento físico pode ser semelhante ao tempo em que o praticante ficou sem treinar. Se o descanso for de duas semanas, por exemplo, o corpo pode levar de 2 a 3 semanas para retornar ao nível de desempenho anterior.

Com paciência e seguindo uma programação de atividade ideal, é possível retomar os treinos de forma gradual e segura, evitando lesões e garantindo a recuperação do condicionamento físico aos poucos.

Bruno detalhou como é possível voltar às atividades com conforto:

1. Reduzir a intensidade nos primeiros dias

É fundamental começar de forma mais leve e fazer progressão conforme adaptação. A redução na carga e aumento das repetições entre as séries permitem que gere uma adaptação segura e eficiente, sem causar lesões. Essa progressão gradual é essencial para a recuperação segura do condicionamento.

2. Priorizar exercícios simples e funcionais

Exercícios com a característica de máquina e multiarticulares que envolvam mais de uma articulação são ideais no retorno aos treinos. Eles permitem uma maior adaptação e ajudam a manter a motivação em alta, proporcionando uma sensação de satisfação ao término das séries. Além disso, exercícios com esta característica têm maior gasto energético e proporcionam maior desempenho nos treinos.

3. Manter a constância

A chave para uma readaptação eficaz é a regularidade. É importante seguir um cronograma de treinos, evitando faltas. A consistência no treinamento acelera o retorno ao nível de condicionamento anterior.

4. Não se desanimar com as dores musculares

É normal sentir dores no início, principalmente nas primeiras 24 a 72 horas após o treino. No entanto, com a continuidade dos exercícios, essas dores tendem a diminuir e, com o tempo, o corpo se adapta novamente à rotina de treinos. “Os estágios para volta do condicionamento consistem em estímulo e exaustão pós-treino. Além do desempenho no momento do exercício, a melhora no condicionamento também depende da qualidade da alimentação, portanto é importante estar atento a outros fatores de recuperação”, ressalta o especialista.

Exercícios para recuperar o condicionamento físico de forma segura

Para um retorno gradual, o uso de aparelhos na academia pode ser uma excelente alternativa. As máquinas ajudam a guiar os movimentos, minimizando os riscos de lesões e permitindo que a pessoa aumente a carga progressivamente. Abaixo estão algumas sugestões de exercícios recomendados:

1. Supino na máquina

  • Ajustar o banco para que as manoplas fiquem na altura da axila.
  • Manter as escápulas bem fechadas e os cotovelos alinhados com as mãos.
  • Evitar travar os cotovelos ao final do movimento e descer o máximo possível sem sentir desconforto.


2. Leg Press

  • Ajustar o banco da máquina para um ângulo superior a 90 graus entre joelhos e quadris.
  • Posicionar os pés na largura dos quadris e com as pontas alinhadas aos joelhos.
  • Empurrar a plataforma com os calcanhares, sem estender completamente as articulações dos joelhos.


3. Puxada na frente (Pulldown)

  • Ajustar a barra para que as mãos fiquem alinhadas com a parte superior do peito.
  • Sentar de forma que os pés fiquem bem posicionados no chão e a coluna reta.
  • Puxar a barra até a altura do peito, controlando o movimento tanto na subida quanto na descida.


4.
Cadeira extensora

  • Ajustar o banco da máquina para garantir que os joelhos estejam alinhados com o eixo da máquina.
  • Durante a extensão, não travar a articulação do joelho, mantendo o movimento controlado para ativar a musculatura de forma segura.



Pesquisa inédita busca avaliar uso do marketing na indústria

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Grande parte das empresas brasileiras já se deu conta de que o investimento em marketing é fundamental. Quem não aparece, tem menos chances de ser lembrado pelo seu público e vende menos. Mas, atualmente, não existem dados disponíveis sobre as estratégias aplicadas em marketing digital pela indústria, que é um dos principais setores da economia brasileira. Porém, uma pesquisa inédita começou a ser aplicada para conhecer o cenário do segmento. O estudo é coordenado pela Abraind, agência especializada em marketing digital para indústrias, e tem o apoio da PipeRun, salestech que produz sistemas de gestão de vendas (CRM) e atendimento para pequenas e médias empresas brasileiras.

Conforme o Chief Revenue Officer (CRO) da CRM PipeRun, Fausto Reichert, os dados da pesquisa vão formar um panorama sobre o segmento industrial. “A gente não tem nenhuma fonte de pesquisa que se aprofunde no segmento industrial. Temos dados soltos, de diferentes entidades, mas queremos uma fonte mais completa. Sentimos a necessidade disso. Por isso, a PipeRun é parceira do estudo”, explica. 

A CEO da Abraind, Karine Sabino, afirma que o levantamento vai ajudar todo ecossistema industrial a tomar melhores decisões. “Com o estudo, vamos gerar uma fonte de benchmarking. Vamos buscar entender como as equipes de marketing e do comercial do setor são formadas, que tipo de tecnologia para esses departamentos são importantes, quais investimentos são relevantes, entre outras”, diz. 

O formulário da pesquisa é composto de cerca de 40 perguntas sobre marketing e vendas. O levantamento começou a ser aplicado no dia 13 de janeiro e as perguntas podem ser respondidas até o dia 24 de fevereiro. A pesquisa está disponível no link abaixo, sendo destinada a profissionais de marketing ou que atuam no setor comercial de indústrias de qualquer porte.

Os profissionais que responderem o questionário, terão acesso antecipado aos resultados do estudo. A pesquisa está disponível aqui.

 

Sobre as empresas

Abraind – A Abraind é uma agência de marketing e vendas especializada no ecossistema industrial. Atuante no mercado desde 2008, a agência é especializada em Inbound Marketing e na estruturação comercial de seus clientes. Com a missão de ser estratégica, ágil e dinâmica, a Abraind traz ao mercado industrial soluções tecnológicas para acelerar o crescimento comercial da indústria nacional. Hoje, a agência possui mais de 120 projetos gerenciados em todo o Brasil e ainda em seis outros países. 

PipeRun – A PipeRun é uma startup especializada em gestão de relacionamento com clientes, criada em 2017. O sistema de CRM da PipeRun apoia a aceleração de vendas de empresas que atuam com vendas consultivas e complexas, com modelos de vendas remotas e canais parceiros, contendo funcionalidades como automação de vendas, calendários de atividades, e-mails, geração de propostas, assinatura eletrônica de documentos e atendimento de vendas multicanais e WhatsApp oficial. Atualmente, a carteira de clientes da startup soma mais de 1.600 empresas e 15.000 vendedores em todo o país.



Safra 2025 gera impacto positivo na indústria química

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Dados recém-divulgados pela Agência de Notícias IBGE mostram que a safra 2025 de cereais, leguminosas e oleaginosas deve alcançar um recorde de 325,3 milhões de toneladas. Esse resultado representa um aumento de 32,6 milhões de toneladas. Até o momento, o ano que se inicia terá condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de soja e milho, sendo que algodão e soja devem bater recordes este ano.

Além da chuva, o desempenho também está relacionado ao uso de defensivos agrícolas e fertilizantes especiais, com consequente aumento de demanda da potassa cáustica – o que favorece a indústria química. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), os defensivos agrícolas estão entre as principais tecnologias usadas nas lavouras e protegem os cultivos do ataque e da proliferação de fungos, bactérias, ácaros, vírus, plantas daninhas, nematoides e insetos considerados pragas ou causadoras de doenças, garantindo alimento saudável à mesa da população.

Anderson Lopes, diretor-presidente da Katrium Indústrias Químicas – uma das principais produtoras de potassa cáustica na América do Sul – vê com otimismo essa perspectiva favorável da Safra 2025, já que o desempenho do agrobusiness acaba impactando também a indústria química. “A comercialização da potassa cáustica, produto fundamental na industrialização de defensivos agrícolas, por exemplo, também responde às flutuações de demanda. Neste caso, de aumento de demanda”.

A potassa cáustica (hidróxido de potássio), segundo o executivo, é um álcali parecido com a soda cáustica, embora seja utilizado em aplicações mais nobres, quando a presença de sódio é indesejada. “A matéria-prima da Katrium é o cloreto de potássio, que precisa ser importado. A eletrólise do sal gera a potassa, mas também cloro, hidrogênio, ácido clorídrico e hipoclorito de sódio. O maior consumidor da potassa é o setor agropecuário, que a emprega na produção de defensivos agrícolas e fertilizantes foliares. Sendo assim, quando a safra de grãos é destaque, também nós comemoramos”.

O Sindiveg ressalta que o combate a pragas é um dos maiores desafios da agricultura no Brasil, por ser um país tropical (quente e úmido) e um dos únicos a ter mais de uma safra anual. Além de controlar plantas invasoras, os defensivos agrícolas protegem os cultivos e contribuem para o aumento da produtividade com eficiência e segurança dentro de todos os padrões avaliados.



Ethimos Investimentos é segundo lugar no Ranking BTG Pactual

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Há dois anos como escritório do BTG Pactual, a Ethimos Investimentos, com sede em Campinas (SP), foi eleita como segunda colocada no Ranking BTG Pactual 2024 de melhores escritórios de investimentos, dentre cerca de 160 unidades em operação no Brasil. Os vencedores, anunciados em evento realizado em São Paulo, foram avaliados em uma série de requisitos, como tamanho do escritório, crescimento, satisfação de clientes, entre outros indicadores.

A Ethimos Investimentos foi fundada há 15 anos em Campinas e em 2023 passou a atuar como escritório do BTG Pactual. Conta com dez escritórios em Campinas, São Paulo, Sorocaba, Piracicaba, Vinhedo, Rio Claro, Botucatu, Ribeirão Preto, Belo Horizonte e Jaú, onde trabalham 160 colaboradores especializados em investimentos e outros produtos financeiros voltados para pessoas físicas e jurídicas.

Com escritórios em importantes capitais e cidades do interior de São Paulo, a Ethimos Investimentos tem hoje sob custódia R$ 4 bilhões. Em 2024, atingiu o melhor ano de sua história, com crescimento de 44% sobre o volume do ano anterior.

Fernando Valle, sócio fundador da Ethimos Investimentos, conta que, com a troca de bandeira, em 2023, a empresa teve um grande desafio, ao praticamente reiniciar suas operações e formação de carteira de cliente. Mas a credibilidade foi importante nesse processo. “Ficar em segundo lugar em apenas dois anos é o reconhecimento de 2024, que foi o melhor ano de todos os nossos 15 anos de história, além dos investimentos contínuos em nossos processos operacionais e no desenvolvimento de nosso pessoal”, ressalta Valle.

Ele projeta um 2025 ainda melhor. “Para este ano, a previsão da Ethimos Investimentos é atingir a marca de R$ 5,5 bilhões sob custódia, que representa um crescimento de 40% sobre o ano passado”, completa ele.



GenAI impulsiona o progresso da análise empresarial no Brasil

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As empresas no Brasil estão fazendo avanços significativos no uso de IAàmedida que suas capacidades de gerenciamento e análise de dados amadurecem, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pela Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia centrada em IA.

O relatório ISG Provider Lens™ Advanced Analytics and AI Services 2024 para o Brasil revelou que as empresas estão começando a usar a IA generativa para alguns casos de uso de analytics, mesmo com a IA tradicional mantendo um papel importante em seus toolkits de dados. O debate sobre os riscos da IA ​​destacou a importância da tomada de decisão baseada em dados e dos esforços orientados por dados para permanecer competitivo, tornando as empresas brasileiras usuárias mais maduras da tecnologia.

“Muitas empresas no Brasil estão perdidas em um mar de informações, lutando para transformar dados brutos em insights valiosos”, disse Kathy Rudy, chefe do ISG Data, Analytics & Technology Office. “Elas estão usando o poder da análise avançada para fazer melhor uso das informações, frequentemente em parceria com fornecedores de consultoria e serviços.”

Grandes e médias empresas no Brasil estão adotando uma gama de soluções de ciência de dados oferecidas por fornecedores, incluindo previsão de demanda, manutenção preventiva e detecção de anomalias, diz o relatório. Cada vez mais, essas soluções incorporam GenAI. Até mesmo setores tradicionais não conhecidos por usar análise avançada de dados, incluindo escritórios de advocacia, estão começando a reconhecer seu potencial transformador.

As organizações estão usando GenAI em reconhecimento de imagem, análise de sentimento do cliente e tarefas de transformação de dados, como conversão de conteúdo de voz em texto, diz a ISG. A tecnologia também pode trazer funcionários não técnicos para o processo de análise com agentes de GenAI. Isso permite que profissionais de negócios gerem gráficos e respostas automatizados sem cálculos complexos, navegando pelos dados usando interfaces de linguagem natural.

A governança e o gerenciamento de dados estão se tornando cada vez mais importantes para as empresas no Brasil,àmedida que trabalham para se tornarem mais eficientes e cumprir com os requisitos legais e de segurança, diz o relatório. Frequentemente, seus dados ficam presos em silos e espalhados por diferentes sistemas locais e na nuvem. A arquitetura de malha de dados, que disponibiliza informações para áreas específicas do negócio com base em controles de acesso, qualidade de dados, conformidade legal e outros fatores, tornou-se o princípio orientador para a modernização de dados.

Empresas que realizam modernização de dados no Brasil são atendidas por um número crescente de fornecedores de serviços, incluindo novas empresas focadas exclusivamente em dados e análises. Muitas dessas empresas têm parcerias com empresas de plataforma de dados e nuvem em hiperescala e são especialmente focadas em atender o segmento de empresas de médio porte.

“O mercado brasileiro tem empresas em muitos níveis de maturidade diferentes em termos de dados e analytics”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “Cada uma tem pontos fortes e desafios únicos, o que torna essencial selecionar um parceiro consultivo qualificado.”

O relatório também examina outras tendências de analytics e IA que afetam organizações no Brasil, incluindo o uso de gráficos de conhecimento para tornar os agentes de GenAI mais explicáveis ​​e o crescente interesse em serviços FinOps para melhorar a gestão financeira das operações de dados.

Para mais insights sobre os desafios de análise e IA enfrentados pelas empresas brasileiras, e os conselhos do ISG para superá-los, veja o briefing ISG Provider Lens™ Focal Points aqui.

O relatório ISG Provider Lens™ Advanced Analytics and AI Services 2024 para o Brasil avalia as capacidades de 45 fornecedores em seis quadrantes: Data Science and AI Services — Large, Data Science and AI Services — Midsize, Data Modernization Services — Large, Data Modernization Services — Midsize, Advanced BI and Reporting Modernization Services — Large e Advanced BI and Reporting Modernization Services — Midsize.

O relatório nomeia Accenture, BRQ, Cadastra, Compass UOL, Dataside, GFT, NTT DATA e Rox Partner como Líderes em três quadrantes cada. Ele nomeia Deloitte, Falconi, Logicalis, MadeInWeb, Peers, Stefanini e TIVIT como Líderes em dois quadrantes cada. A3Data, BRLink, Dedalus, Eleflow, IBM, Keyrus, Kumulus, Maxxi e UniSoma são nomeadas como Líderes em um quadrante cada.

Além disso, DXC Technology, Eleflow, Falconi, Maxxi, PwC e Stefanini são nomeadas como Rising Stars — empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição da ISG — em um quadrante cada.

Versões personalizadas do relatório estão disponíveis na Dataside, Falconi, MadeInWeb, Maxxi, Peers e Rox Partner.

Na área de customer experience, a DXC Technology foi nomeada a ISG CX Star Performer global de 2024 entre fornecedores de serviços de análise avançada e IA. A DXC Technology obteve as maiores pontuações de satisfação do cliente na pesquisa Voice of the Customer da ISG, que faz parte do programa ISG Star of Excellence™, o principal reconhecimento de qualidade para o setor de tecnologia e serviços empresariais.

O relatório ISG Provider Lens™ Advanced Analytics and AI Services d2024 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página da web.

Sobre o ISG Provider Lens™ Research

A série de pesquisas ISG Provider Lens™ Quadrant é a única avaliação de fornecedores de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica, orientada por dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global da ISG. As empresas encontrarão uma riqueza de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros de sourcing apropriados, enquanto os consultores da ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes empresariais da ISG. A pesquisa atualmente cobre fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos EUA, Canadá, México, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre a pesquisa ISG Provider Lens™, visite esta página da web.

Sobre a ISG

A ISG (Nasdaq: III) é uma empresa global de consultoria e pesquisa tecnológica centrada em IA. Uma parceira confiável para mais de 900 clientes, incluindo 75 das 100 maiores empresas do mundo, a ISG é uma líder de longa data em tecnologia e serviços empresariais que agora está na vanguarda da alavancagem da IA ​​para ajudar organizações a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa, fundada em 2006, é conhecida por seus dados de mercado proprietários, conhecimento profundo dos ecossistemas de fornecedores e a expertise de seus 1.600 profissionais em todo o mundo trabalhando juntos para ajudar os clientes a maximizar o valor de seus investimentos em tecnologia.

Contato:
Press Contacts:

Will Thoretz, ISG

+1 203 517 3119

will.thoretz@isg-one.com

Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG

Contato: +55 11 98671 5652

thabata@mondonipress.com.br

Fonte: BUSINESS WIRE



Empresas: consultoria ajuda a garantir segurança jurídica

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O mercado de consultoria jurídica está em plena ascensão no Brasil, impulsionado por novas legislações, avanços tecnológicos e demandas empresariais cada vez mais complexas. Exemplo disso, 65% dos líderes creem que as novas regras da reforma tributária afetarão diretamente os seus negócios, conforme a Sondagem Omie das Pequenas Empresas, realizada pela Omie.

De acordo com os dados, compartilhados pela CNN Brasil, a reforma tributária promete impactar negócios de diversos segmentos e tamanhos, entre eles as Pequenas e Microempresas (PMEs). A reforma tem previsão de implementação total em 2033, mas o chamado “período de transição” compreende os meses de janeiro a dezembro de 2026.

Nessa conjuntura, para o Dr. Otavio Augusto Favretto, especialista em consultoria jurídica, a consultoria tornou-se essencial para garantir a segurança jurídica e o crescimento dos negócios, adaptando-se às mudanças do mercado e oferecendo soluções estratégicas.

“A consultoria jurídica deixou de ser um serviço pontual e passou a integrar o modelo de negócio de muitas empresas. Hoje, não basta resolver questões isoladas. É preciso ter uma visão macro do segmento em que o negócio está inserido, independentemente do seu tamanho ou localização”, afirma Favretto. “Essa abordagem ajuda as empresas a se tornarem mais competitivas e a reduzirem riscos, garantindo conformidade com as legislações vigentes”, explica.

Além disso, para o especialista, os consultores jurídicos precisam desenvolver habilidades que vão além do conhecimento técnico: “Eles devem ajudar os clientes a construir uma visão estratégica do negócio, respeitando as leis e oferecendo soluções personalizadas”.

Tendências para 2025

Na visão de Favretto, o ano de 2025 deve trazer mudanças significativas para o setor de consultoria jurídica. Entre as principais tendências, destacam-se:

  • Crescimento do compliance: a criação de uma cultura empresarial baseada em manuais, códigos de conduta e regramentos internos será essencial para garantir a segurança e o bem-estar dos negócios e colaboradores;
  • Adaptação à reforma tributária: com a nova legislação tributária, as empresas precisarão reestruturar seus processos internos. Assim, os consultores devem estar preparados para orientar os empreendedores sobre as mudanças necessárias;
  • IA (Inteligência Artificial): o uso de IA será cada vez mais comum, tanto na comunicação entre clientes e consultores quanto na resolução de demandas diárias, como a confecção de documentos e a análise de dados.

Importância da consultoria jurídica

Para os negócios, a consultoria jurídica é fundamental para garantir segurança e crescimento, diz Favretto. “Ela ajuda a mensurar riscos, proteger o patrimônio e orientar o empreendedor sobre o melhor rumo a seguir. Além disso, a consultoria deve ser ‘artesanal’, ou seja, adaptada às peculiaridades de cada negócio”, explica.

Já para os advogados, prossegue, a consultoria representa uma oportunidade de auferir receita recorrente e construir uma carreira sólida. “Ela permite previsibilidade financeira e a criação de networking estratégico, além de reduzir a dependência da atuação judicial”, ressalta o advogado especializado em consultoria jurídica para negócios.

Tecnologias em alta

Na visão de Favretto, a IA será uma das principais aliadas da consultoria jurídica em 2025. “Ela facilitará a comunicação, a análise de dados e a tomada de decisões, além de agilizar a confecção de documentos”, afirma. Segundo o advogado, outra tendência é o uso de tecnologias que coletam e analisam dados, auxiliando na aplicação da legislação e na gestão de riscos.

Impacto da reforma tributária

Favretto observa que as mudanças tributárias previstas para 2025 exigirão uma reestruturação nas empresas. “Os consultores precisarão entender a nova legislação e orientar os empreendedores sobre as adaptações necessárias, especialmente em relação às novas alíquotas e seus impactos em cada segmento”, esclarece

Consultoria para pequenas e médias empresas

Favretto ressalta que a consultoria jurídica não é exclusiva para grandes corporações. “Pequenas e médias empresas são as que mais precisam desse serviço, pois estão mais expostas a riscos e volatilidades no mercado”, explica o especialista. Segundo apuração do Mapa de Empresas, relatório quadrimestral que analisa os dados de abertura de empresas no país, 97,5% das 1.456.958 empresas abertas no primeiro quadrimestre de 2024 foram Microempresas ou Empresas de Pequeno Porte (MPEs). 

Para o especialista, o “segredo” é criar um produto de consultoria que gere receita mensal e previsível, além de fortalecer conexões estratégicas. “As tendências do mercado para 2025 demonstram que a consultoria jurídica será um pilar essencial para os negócios e para a evolução da carreira dos advogados”, afirma.

Sobre Otavio Augusto Favretto

Favretto é advogado especializado em consultoria jurídica para negócios desde 2017 e soma mais de trinta mil horas de consultoria. Além disso, seu escritório de advocacia possui mais de dezessete anos de experiência na área de negócios, atuando nos mais diversos setores como transporte, varejo, agronegócio, hospitais e indústria alimentícia, entre outros.

O especialista é sócio do Grupo Orn, empresa no ramo de investimento no mercado imobiliário com mais de R$ 50 milhões em VGV de projetos, autor do livro devocional “Café dos nobres” e oferece consultoria jurídica para as empresas. Ele também possui um produto digital para advogados que querem aprender a trabalhar como consultores jurídicos.

Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/otaviofavretto/



Uso da tecnologia é empregado em oficinas mecânicas

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Foi-se o tempo em que pensar em oficinas era lembrar de locais simples. Atualmente, cada vez mais as mecânicas vêm se modernizando e contando com a tecnologia para aprimorar o seu trabalho. Temas como Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, sistemas baseados em nuvem, internet das coisas e outros fazem cada vez mais parte do dia a dia dos mecânicos.

São aparatos e ferramentas tecnológicas que não apenas facilitam a vida dos profissionais, mas também oferecem informações técnicas mais precisas e suporte mais eficiente, contribuindo diretamente para a segurança e satisfação dos clientes.

As chamadas oficinas conectadas são uma tendência que acompanha a revolução tecnológica do setor automotivo como um todo. Ou seja: se os veículos ficam cada vez mais automatizados e os clientes cada vez mais exigentes, as empresas de reparos precisam acompanhar essa evolução. 

Os diferentes usos da Inteligência Artificial nas oficinas

Segundo o Portal da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Inteligência Artificial (IA) é “a capacidade de programas e dispositivos de realizar tarefas utilizando algoritmos que simulam o raciocínio humano com base em padrões aprendidos”.

De ações mais corriqueiras como criação de conteúdos de marketing a serviços mais especializados, essa ferramenta utiliza dados e algoritmos para realizar suas tarefas. Ao contrário do que muitos possam pensar, as IA não vieram para substituir a mão de obra humana, e sim, para auxiliar e aprimorar seu trabalho.

A Inteligência Artificial pode, por exemplo, analisar com precisão e velocidade grandes volumes de dados diagnósticos de veículos, identificando padrões e anomalias. “Isso permite diagnósticos mais precisos e rápidos, reduzindo o tempo de inatividade dos veículos e aumentando a produtividade da oficina”, explica Márcio Patrus, CEO da Oficina Conectada.

“Por exemplo, a integração de IA na Oficina Conectada pode oferecer recomendações de diagnóstico baseadas em sintomas, códigos de erro e modelos específicos de veículos”, explana o Patrus. 

Outra utilização para este instrumento é a utilização em chatbots. Alimentados por IA, estes chats conseguem responder, em tempo real, a dúvidas de clientes sobre o serviço realizado e mesmo sobre o diagnóstico de seu veículo. 

Dentro da oficina, eles podem fornecer suporte técnico aos mecânicos. “Isso pode incluir a identificação de peças, instruções de reparo e até mesmo conselhos para diagnósticos complexos”, destaca o CEO.

Outros setores também podem se beneficiar da Inteligência Artificial. O setor financeiro, por exemplo, pode ganhar um reforço com IAs que analisem dados de vendas, custos operacionais e outros fatores que fazem parte do planejamento monetário da oficina.

Novas tecnologias e os desafios para o setor de reparos automotivos

Dentro da revolução digital pelas quais as oficinas mecânicas estão passando, além da Inteligência Artificial ou da Realidade Aumentada, outras inovações tecnológicas também se mostram ferramentas bastante úteis para o dia a dia da empresa..

Os Sistemas de Gestão Baseados em Nuvem, por exemplo, utilizam a internet como local de armazenamento de diferentes dados. Uma de suas utilidades é justamente fornecer o acesso a informações técnicas, manuais e outros materiais que podem ser facilmente acessados de qualquer lugar. Para Patrus, “isso é especialmente útil para mecânicos autônomos ou para oficinas que operam em múltiplos locais”.

Ele também conta que a nuvem pode ser particularmente interessante para a integração e automação de diferentes funções da oficina. Agendamento de serviços, faturamento, estoque e mesmo a comunicação com o cliente podem ser otimizados com a gestão em nuvem. “Isso otimiza as operações, reduz a possibilidade de erros e melhora a experiência do cliente.”

Até mesmo as tomadas de decisão ganham reforço com os sistemas de gestão baseados em nuvem. Patrus explica que “coletar e analisar dados operacionais e de desempenho através de um sistema baseado em nuvem pode oferecer insights valiosos para a tomada de decisão estratégica.Isso inclui identificar tendências de reparo, avaliar a produtividade da equipe e otimizar o estoque de peças”. 

Para saber mais, basta acessar: https://www.oficinaconectada.com.br/blog/



Full Sail oferece workshop gratuito sobre produção de vídeos

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A Full Sail University anunciou o lançamento do workshop “O Poder da Imagem”, exclusivo para estudantes do 9º ano ao 3º ano do Ensino Médio das escolas parceiras da instituição internacional. O workshop tem como objetivo mostrar que a criação de vídeos não é apenas uma habilidade criativa, mas também uma ferramenta de comunicação que pode ampliar oportunidades de carreira em diversas áreas.

Além de aprender sobre o audiovisual, os alunos também terão a oportunidade de receber ajuda na base de conhecimento dos participantes sobre o concurso da Creativity Marathon, uma competição promovida pela Full Sail e voltada à criação de vídeos originais. A atividade permite que os jovens explorem na prática as etapas de concepção, planejamento e edição de conteúdo, incentivando a experimentação e o desenvolvimento de novas ideias no meio digital.

Carol Olival, diretora de Relacionamento Comunitário da Full Sail, explica que o workshop é oferecido em inglês ou português, dependendo do palestrante disponível para o dia e local do evento. De acordo com a profissional, qualquer escola pode solicitar a palestra, mas a prioridade é dada a colégios que já são parceiros da Full Sail.

“Essa palestra permite explorar oportunidades de carreira de forma menos teórica e mais prática. Durante toda a apresentação, os alunos são incentivados a enxergar além de uma imagem ou composição sonora”, ressalta.

Dentro da grade de programação, o workshop aborda cinco aspectos essenciais:

  • A importância do audiovisual na comunicação contemporânea;
  • O audiovisual como ferramenta de comunicação, criação de tendências e disseminação de ideias;
  • Como o audiovisual impacta as redes sociais e as estratégias de marketing;
  • Princípios de produção, pré-produção e pós-produção;
  • Dicas para desenvolver sua própria visão criativa no audiovisual.

Para participar, Carol explica que os alunos precisam realizar um teste vocacional gratuito, que identifica os três cursos da Full Sail University mais alinhados com seus interesses e perfil. 

“O teste é digital e em inglês, podendo ser feito pelo celular. Ao realizá-lo, os alunos fornecem seu e-mail, por onde receberão o resultado, e seu número de WhatsApp, onde receberão uma mensagem automática oferecendo uma conversa com nossa equipe sobre como estudar nos Estados Unidos”, finaliza. 

O workshop pode ser solicitado por escolas parceiras, gratuitamente, até o dia 18 de março. A solicitação pode ser feita pelo link: https://fs-courses.com/workshops/the-power-of-image



Inglês fluente: estudos indicam peso para cargos e salários

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A fluência em inglês é uma das quatro técnicas mais procuradas pelas empresas, de acordo com o Guia Salarial 2025 do Mercado de Trabalho Brasileiro, elaborado pela empresa de consultoria e soluções de talentos Robert Half. 

Segundo a Pesquisa de Tendências RH 2024, feita pela plataforma de empregos Catho, o domínio de idiomas, como o inglês, está entre as cinco habilidades técnicas mais valorizadas pelas empresas, com a marca de 11%.

Em 2023, a plataforma já havia divulgado dados de outro levantamento que indicavam que um profissional que domina um segundo idioma pode aumentar em 83% o valor do seu salário.

Beatriz Berto, diretora da Ann Arbor – curso de idiomas, afirma que o mundo globalizado, a velocidade das mudanças e a comunicação instantânea, tornaram ainda mais necessário saber falar inglês.

“A globalização, e a possibilidade de trabalho remoto, influenciam a demanda por profissionais que dominam o inglês. O idioma é uma habilidade essencial para se destacar no mercado de trabalho atual, acredito que o diferencial, hoje em dia, já é saber outra língua estrangeira além do inglês”, declara a especialista.

De acordo com Berto, se comunicar em inglês facilita a adaptação a novas tecnologias e ferramentas utilizadas em empresas globais. “Muitas das ferramentas de Inteligência Artificial que estão em testes, e algumas já implementadas, exigem prompt em inglês ou os resultados são melhores no idioma. Toda e qualquer novidade chega primeiro em inglês”.

Oportunidades de crescimento a partir do aprendizado

A empresária lembra que não ter o idioma como uma habilidade técnica pode impactar nas oportunidades de crescimento em uma carreira. “Inúmeras pessoas deixam de aceitar cargos melhores, participar de congressos no exterior ou acompanhar visitantes estrangeiros por não saberem se comunicar em inglês. É preciso estar pronto para quando as oportunidades surgirem”.  

Para a especialista, todos os setores que prestam serviços precisam do domínio do inglês no Brasil. “Desde o setor de alimentação a grandes executivos, em todos os segmentos, há oportunidades de crescimento quando se sabe inglês, muito por conta da velocidade das informações que recebemos e trocamos”.  

Berto ressalta que apesar das facilidades proporcionadas pela tecnologia, como aplicativos de tradução ou funções integradas de compreensão em outros idiomas, aprender inglês ainda é um investimento necessário.

“A linguagem é espontânea e acontece no ato da fala. A gente controla o que fala, mas não controlamos o que falam com a gente. Perde-se um tempo usando os aplicativos e quebra a comunicação. Em algumas reuniões de trabalho, por exemplo, é preciso defender sua ideia e opinião em inglês”.

O Brasil ocupa a 81ª posição, entre 116 países, no ranking da EF de 2024. O Índice de Proficiência do país é 466, nível considerado baixo, e menor que a média global. Em relação a 2023, o Brasil caiu 21 posições e segue uma tendência mundial, já que 60% dos países analisados tiveram resultados inferiores ao ano anterior. Na América Latina, o país ocupa uma das quatro últimas posições. 

Para mais informações, basta acessar: @annarbor.idiomas



Dor no joelho é condição comum entre adultos brasileiros

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Cerca de 69% dos brasileiros acima de 18 anos sentem dores na articulação do joelho, segundo a pesquisa Saúde e qualidade de vida: A relação com os pés, tornozelos e joelhos, realizada em 2017 pela empresa brasileira Pés Sem Dor. 

O estudo ouviu 3.316 brasileiros, dos quais 65,3% dos homens e 70,6% das mulheres afirmaram ter alguma dor nos joelhos. Entre os entrevistados que declararam sentir dor, 12,2% dos homens e 18,6% das mulheres disseram ter dor intensa.

O médico ortopedista e traumatologista pós graduado em medicina esportiva e cirurgião de joelho, Dr. Carlos Fontes Filho, pontua que o alto índice de adultos com dores na articulação do joelho pode ser atribuído a uma combinação de fatores. “Esse dado pode ser atribuído ao envelhecimento da população, ao aumento de sobrepeso, obesidade e ao sedentarismo”. 

Dr. Carlos Fontes Filho ressalta que, especificamente, a obesidade exerce uma pressão extra sobre as articulações, especialmente a do joelho, o que pode resultar em desgaste e dor. Segundo ele, o aumento do número de pessoas com doenças crônicas, como artrite, também pode contribuir para a alta prevalência dessas dores.

“As principais causas das dores incluem o desgaste natural das articulações – conhecido como osteoartrite –, lesões traumáticas – como entorses e fraturas, que podem provocar lesões meniscais e ligamentares –, sobrecarga por atividades físicas inadequadas ou repetitivas e doenças inflamatórias, como artrite reumatoide”, detalha o especialista. 

Conforme explica o médico, a dor no joelho tende a ser mais prevalente em pessoas acima dos 40 anos, justamente por conta da osteoartrite. No entanto, fatores como lesões anteriores, obesidade e práticas de atividades físicas de alto impacto também podem resultar em dores nas articulações em faixas etárias mais jovens.

“A prevenção envolve hábitos saudáveis, como manter um peso adequado para reduzir a sobrecarga nas articulações, praticar atividades físicas que fortalecem a musculatura ao redor do joelho, como a musculação, natação, bicicleta e caminhada regularmente, evitar lesões por meio de técnicas adequadas de exercício e uso de calçados adequados, além de realizar alongamentos e aquecimentos antes de atividades físicas”, indica Dr. Carlos Fontes Filho.

Tratamentos e avanços tecnológicos na medicina

De acordo com o ortopedista e traumatologista, o tratamento varia conforme a causa, mas pode incluir fisioterapia, medicamentos anti-inflamatórios, uso de órteses para alívio da pressão e, em casos mais específicos, intervenções cirúrgicas, como a artroscopia ou até a substituição total do joelho, conhecida como artroplastia.

“Quando não tratada, a dor no joelho pode evoluir para condições mais graves, como a perda de função da articulação e deformidades. Quanto mais cedo se buscar ajuda médica, melhores as chances de um tratamento eficaz e recuperação mais rápida”, alerta o especialista.

Segundo o médico, em casos avançados, a dor negligenciada pode levar a uma osteoartrite severa – condição na qual a cartilagem do joelho se desgasta por completo –, dificultando até mesmo movimentos simples. 

“Mesmo em casos de osteoartrite severa, há tratamento. Nessas condições, é importante buscar avaliação médica para estudar opções de tratamentos mais invasivos, como infiltrações ou a prótese de joelho”. 

A medicina evoluiu significativamente no tratamento das dores no joelho, principalmente com o uso de técnicas minimamente invasivas, como a artroscopia, que permite a visualização e tratamento da articulação sem grandes incisões.

“Tratamentos como as infiltrações de ácido hialurônico e terapias com os chamados ortobiológicos têm se mostrado eficazes para aliviar a dor e proteger a cartilagem. A robótica também tem sido uma grande aliada nas artroplastias do joelho, oferecendo maior precisão e recuperação mais rápida”, lembra o médico. 

Uma revisão de estudos sobre o uso de injeções intra-articulares de ácido hialurônico no tratamento da osteoartrite concluiu que a técnica é amplamente utilizada há mais de três décadas. A análise também apontou que o procedimento é seguro e eficaz, capaz de fornecer alívio adequado da dor e melhora funcional por até seis meses, e combinado com outros medicamentos ou moléculas, apresenta resultados ainda melhores.

Para mais informações, basta acessar: http://drcarlosfontesfilho.com.br/ 



Vender cota cancelada pode ser alternativa para consorciado

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A venda de cotas canceladas de consórcio é uma modalidade que ainda desperta curiosidade e dúvidas entre os consumidores. Embora seja pouco divulgada, essa prática pode oferecer benefícios interessantes para aqueles que desejam antecipar parcialmente os valores já pagos em sua cota de consórcio, sem precisar aguardar longos períodos.

De acordo com André de Souza Oliveira, sócio da Consórcio Fast, os motivos que levam ao cancelamento de uma cota podem ser os mais variados, mas os mais comuns são a falta de capacidade financeira e a falta de planejamento no momento da compra da cota.

Cotas canceladas

Dentro dos casos de cancelamento, existe o sorteio das cotas canceladas. “Mesmo com o cancelamento, o consorciado participa dos sorteios das cotas canceladas. Caso seja sorteado, os valores pagos são devolvidos já com abatimento da multa contratual. O mesmo acontece ao final do grupo, caso a cota não seja sorteada, o consorciado receberá os valores pagos, onde será descontado a multa, de acordo com cada administradora dependendo das cláusulas contratuais”, explica Oliveira.

Alguns participantes podem enfrentar dificuldades financeiras e mudanças de planos e, consequentemente, cancelar suas cotas. Essas cotas canceladas permanecem no grupo, e podem ser reativadas ou negociadas antes do encerramento do grupo.

“Atualmente algumas administradoras já efetuam a transferência da cota mesmo estando cancelada. Caso isso não seja possível, a cota pode ser vendida como direito creditório, que corresponde aos créditos que uma empresa tem a receber”, destaca o empresário.

Sistema de consórcios prevê avanço em 2025

Dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), divulgados pela CNN Brasil, apontam que o sistema de consórcios teve aumento de 8% no volume de vendas em 2024, prevendo alta similar para este ano. Até novembro do ano passado, cerca de 4,17 milhões de cotas foram contratadas, registrando alta de 7,8% em relação às 3,87 milhões negociadas em 2023.

Para saber mais, basta acessar: https://consorciofast.com.br/



Nelly, ícone do rap, a grande atração da Kinexions 2025

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A Kinaxis® líder mundial em orquestração completa da cadeia de suprimentos, anunciou hoje que Nelly será a atração principal do palco de entretenimento da Kinexions 2025, sua conferência anual da comunidade da cadeia de suprimentos que será realizada em Austin (EUA) de 31 de março a 2 de abril.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250219769469/pt/

Multi-platinum-selling rap icon Nelly will take center stage at Kinexions 2025, the premier supply chain community event of the year. (Photo: Business Wire)

Ícone do rap ganhador de vários álbuns de platina, Nelly será a atração principal do palco de entretenimento da Kinexions 2025, a grande conferência anual da comunidade da cadeia de suprimentos. (Foto: Business Wire)

Nelly é um dos rappers mais vendidos de todos os tempos, com mais de 21 milhões de álbuns, além de ter ganho vários Grammys e Billboard Music Awards. Seu álbum de estreia Country Grammar, de 2000, é um dos únicos álbuns de hip-hop da história a ter sido 10 vezes disco de platina. A Kinexions já contou anteriormente com Flo Rida, The Brothers Osborne, Melissa Etheridge, Serena Ryder e outros em seu evento de celebração da comunidade.

Os clientes da Kinexis ExxonMobil, Eaton, Volvo Cars, Colgate-Palmolive, Merck & Co, General Motors, National Instruments e Schneider Electric farão apresentações na conferência de 2025, bem como a apresentadora principal Barbara Corcoran, do famoso do programa de televisão Shark Tank.

“Além do grande elenco dos melhores cérebros da cadeia de suprimentos do mercado e de um dos principais empreendedores e investidores do mundo, estamos entusiasmados em receber uma superestrela como Nelly”, disse Andrew Bell, diretor de Produtos da Kinaxis. “O evento de três dias promete toneladas de inovação e oportunidades de networking, e ter um ícone musical da estatura de Nelly torna a Kinexions 2025 realmente imperdível.”

A Kinexions 2025 é possível graças aos seus patrocinadores platina Accenture, Capgemini e Scott Sheldon; e aos seus patrocinadores ouro 4flow, Genpact, Microsoft, Google Cloud e Spinnaker SCA. As inscrições para a Kinexions 2025 estão abertas em www.kinexions.com.

Para saber mais sobre a Kinaxis e suas soluções de orquestração da cadeia de suprimentos, acesse www.kinaxis.com.

Sobre a Kinaxis

A Kinaxis é líder mundial em orquestração moderna de cadeias de fornecimento, que potencializam cadeias de fornecimento mundiais complexas e apoiam as pessoas que as gerenciam, a serviço da humanidade. Nossa poderosa plataforma de orquestração de cadeias de fornecimento com infusão de IA, Maestro™, combina tecnologias e técnicas proprietárias que oferecem total transparência e agilidade em toda a cadeia de fornecimento; do planejamento estratégico plurianualàentrega de última milha. Temos a confiança de marcas internacionais renomadas para proporcionar a agilidade e a previsibilidade necessárias, a fim de navegar na volatilidade e na interrupção de hoje. Para mais notícias e informações, acesse kinaxis.com ou siga-nos no LinkedIn.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Assessoria de Imprensa

Belinda Thomas | Kinaxis

bthomas@kinaxis.com

+1 613 322 9305

Relações com Investidores

Rick Wadsworth | Kinaxis

rwadsworth@kinaxis.com

+1 613-907-7613

Fonte: BUSINESS WIRE



Abrasel lança ambiente gratuito com soluções para o setor

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Apesar do desafio de empreender em bares e restaurantes, existem diversas oportunidades que podem ser aproveitadas. Para ajudar empresários a navegar nesse cenário dinâmico, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) lança o Conexão Abrasel, um ambiente digital que reúne soluções para aumentar a produtividade, melhorar a gestão e acelerar o crescimento dos negócios no setor de alimentação fora do lar.

Uma das ferramentas é o UP, que permite aos gestores realizarem uma autoavaliação detalhada de seus estabelecimentos e, com o apoio de inteligência artificial (IA), construírem um plano de crescimento personalizado, baseado na pesquisa de preferência realizada com consumidores do setor.

Além disso, o Conexão Abrasel oferece a otimização da precificação de cardápios, o monitoramento da satisfação dos clientes e a assistente virtual Ava, disponível 24 horas por dia para responder dúvidas sobre gestão e operação. Para orientações mais aprofundadas, os empresários também podem agendar consultorias com especialistas.

Para Daniel Borges, líder de marketing da Abrasel, o ambiente surge como uma aliada estratégica para os estabelecimentos. “O Conexão Abrasel nasce para empoderar o gestor do nosso setor. Ao reunir diversas soluções em um só ambiente, o Conexão oferece recursos para a gestão do negócio e a busca por melhores resultados”, afirma.

Além das ferramentas digitais, o Conexão Abrasel é um espaço de relacionamento entre empreendedores. O ambiente permite a troca de experiências por meio de comunidades, fóruns e eventos ao vivo com especialistas e nomes do setor. Em breve, haverá também um diretório de fornecedores e parceiros que oferecem condições especiais para os cadastrados.

O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, ressalta a importância da iniciativa para o setor. “Empreender é uma jornada fascinante, mas não precisa ser solitária. O Conexão Abrasel reflete nosso compromisso em simplificar a gestão, superar desafios e criar oportunidades de crescimento”, conclui.

Em breve, o ambiente também oferecerá novas tecnologias desenvolvidas por parceiros da Abrasel, tudo organizado em um só ambiente. O Conexão Abrasel já está disponível gratuitamente.

Serviço:

Conexão Abrasel 

Site: https://conexao.abrasel.com.br/



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