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Andersen Consulting Expande na América Latina com Prime Action

A Andersen Consulting fortalece suas capacidades na América Latina com a adição da empresa colaboradora Prime Action Consulting, especializada em estratégia de acesso ao mercado e gestão de canais nos setores automotivo, do agronegócio, bancário, farmacêutico e de telecomunicações.

A Prime Action oferece serviços de consultoria comercial ponta a ponta para ajudar organizações a otimizar suas estratégias de entrada no mercado e melhorar o desempenho em canais de vendas e distribuição. As soluções da empresa incluem estratégia de acesso ao mercado, gestão inteligente de canais, definição de políticas comerciais e de distribuição, desenvolvimento de canais e treinamentos — tudo personalizado para promover eficiência e alinhamento com o cliente por meio de processos estruturados, padrões e execução direcionada. Atuando com empresas de primeira linha em toda a América Latina, a Prime Action acompanha seus clientes desde o planejamento até a implementação e também após a implementação, fornecendo treinamento e avaliação adequados para garantir o sucesso de qualquer estratégia de acesso ao mercado.

“Nossa missão é desenvolver e implementar soluções de consultoria personalizadas que reforcem a competitividade de nossos clientes e possibilitem um desempenho sustentável em seus mercados”, afirma Marco Botelho, sócio-gerente. “Como empresa colaboradora da Andersen Consulting, estamos entusiasmados em continuar apoiando nossos clientes a alcançar seu potencial por meio de uma plataforma muito mais ampla, estruturada para atender aos desafios de negócios em diversas áreas.”

“A especialização da Prime Action em estratégia comercial e desempenho de canais de distribuição adiciona uma dimensão valiosaàplataforma da Andersen Consulting”, afirmou Mark L. Vorsatz, presidente global e CEO da Andersen. “As metodologias comprovadas da empresa e seu compromisso com a execução fortalecem ainda mais nossa capacidade de apoiar clientes que buscam estratégias de crescimento escaláveis e orientadas para resultados.”

A Andersen Consulting é uma consultoria global que oferece um conjunto abrangente de serviços que abrangem estratégia corporativa, negócios, transformação tecnológica e em IA, além de soluções em capital humano. A Andersen Consulting se integra ao modelo de serviços multidimensional da Andersen Global, oferecendo consultoria de excelência mundial nas áreas de estratégia, tributos, jurídico, avaliação, mobilidade global e serviços especializados, por meio de uma plataforma global com mais de 20.000 profissionais e presença em mais de 500 localidades, por meio de suas firmas-membro e firmas colaboradoras. A Andersen Consulting Holdings LP é uma sociedade limitada que fornece soluções de consultoria por meio de suas firmas-membro e colaboradoras em todo o mundo.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

mediainquiries@Andersen.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Cresce a busca por marketing estratégico na saúde

O mercado brasileiro de saúde digital movimentou USD 6.347,5 milhões em 2024 e deve atingir USD 21.915,7 milhões até 2030, com taxa de crescimento composta de 23,2% ao ano, segundo a Grand View Research. Em paralelo a essa expansão, surgem novas exigências para comunicação médica: o marketing tradicional, baseado em ações isoladas, já não entrega os resultados esperados.

Com o avanço da digitalização, clínicas e profissionais de saúde enfrentam um novo cenário: mais competição, mais canais e pacientes mais exigentes. O segmento de tele-healthcare, o que mais gera receita no país, impulsiona essa transformação. “A agenda lotada do médico de 2025 não é reflexo de um post viral. É resultado de um ecossistema digital bem arquitetado”, afirma Nathália Carvalho, especialista em marketing médico e fundadora da adm.me digital, uma agência especializada em marketing médico que atende médicos, clínicas e empresas de produtos na área da saúde.

O comportamento digital dos pacientes redefine a jornada de cuidados. Eles buscam referências, comparam opções e avaliam conteúdos antes mesmo de agendar uma consulta. Para Nathália, esse movimento representa uma virada estratégica. “O paciente não quer só encontrar o médico no Google. Ele quer se sentir seguro com o que lê, assiste e recebe por e-mail. Uma campanha real precisa guiar essa jornada, e não interrompê-la com anúncios genéricos”.

De acordo com o estudo “A Comprehensive Review Of Integrated Marketing Communication Practices In Healthcare Organizations”, estratégias baseadas em comunicação integrada contribuem diretamente para o fortalecimento da imagem institucional, a fidelização do paciente e a eficiência operacional. A pesquisa destaca que combinar múltiplos canais, como vídeos, mídias sociais, e-mail e publicidade, gera maior engajamento e resposta do público.

Além disso, o estudo reforça que campanhas isoladas apresentam menor capacidade de resposta, menos clareza na mensagem e menor impacto no engajamento do público, o que compromete tanto a comunicação institucional quanto a experiência do paciente. Em contraste, a abordagem integrada melhora indicadores como a retenção de pacientes, a reputação da marca médica e o retorno sobre o investimento.

“Esse estudo confirma o que vivemos na prática todos os dias: campanhas desconectadas cansam, confundem e não geram a ação. Já as estratégias integradas criam clareza, constroem confiança e aumentam a conversão em todas as etapas”, afirma Nathália.

“Recebo médicos frustrados com agências que só entregam volume. Eles me dizem: ‘Estou postando há meses e nada mudou’. O mercado médico está mais maduro digitalmente. Esses profissionais já chegam buscando planejamento completo, um time que entregue desde a jornada no site até o remarketing com vídeos educativos”, relata Nathália.

Nathalia Carvalho desenvolveu sua própria metodologia de planejamento 360°, chamada Método Cirúrgico, um modelo que tem ampla relação com as práticas mais atuais apresentadas em estudos internacionais sobre comunicação integrada na saúde. A abordagem é baseada em etapas estratégicas que conectam conteúdo, mídia, performance e atendimento de forma coordenada, com foco em previsibilidade e resultados sustentáveis.

“Cada fase da jornada tem uma função clara. Primeiro atraímos o paciente com conteúdo e anúncios bem segmentados. Depois desenvolvemos a relação com esse paciente, criamos estratégias de autoridade, mantemos o vínculo com nutrição automatizada e engajamos com campanhas contínuas e acolhedoras”, explica a especialista.

Ela reforça que o diferencial das campanhas duradouras está na integração entre canais e na previsibilidade dos resultados. “Quando todos os pontos da comunicação trabalham juntos, o marketing deixa de ser esforço pontual e vira processo escalável”.

Além de performance, campanhas precisam acolher os pacientes. Para ela, o profissional de marketing que atua na saúde deve equilibrar dados, empatia e normas. “É um setor onde a confiança vale mais do que o clique”.

Na visão da especialista, o mercado está cada vez mais consciente. “Quem ainda entrega só artes e stories vai ser deixado para trás. O médico quer ver planejamento, automações, nutrição de leads e mensuração. Isso não é luxo, é o básico”.

Com a consolidação do marketing em saúde digital, confirmada por dados da Grand View Research e pela revisão científica sobre comunicação integrada em organizações de saúde, torna-se claro que o futuro é estruturado. “Projetos baseados em ações isoladas perdem força diante de estratégias que conectam tecnologia, conteúdo, empatia e resultado. Profissionais que entendem isso não apenas acompanham essa transformação, eles a lideram, construindo pontes reais entre médicos e pacientes por meio de uma comunicação estratégica, ética e humana”, reforça a estrategista em marketing médico.

A especialista Nathália compartilha conteúdos sobre marketing médico em seu LinkedIn, Instagram e em seu site.



Programação cultural infantil agita férias em São Paulo

Com a chegada das férias escolares, diferentes instituições culturais de São Paulo oferecem programações especiais voltadas para as crianças, com atividades que exploram a criatividade e a curiosidade. Espaços como o Itaú Cultura, a Japan House São Paulo, o Museu Catavento e o Museu da Língua Portuguesa convidam toda a família a explorar suas programações com direito a entrada gratuita ou a preços acessíveis.

Localizado em um dos principais epicentros culturais da cidade, a Avenida Paulista, o Itaú Cultural apresenta a exposição “Ocupação Palavra Cantada”, que reúne as histórias e canções que marcaram a dupla formada por Sandra Peres e Paulo Tatit há mais de 30 anos. A mostra, em cartaz até 3 de agosto, apresenta, de forma lúdica, uma série de fotografias, vídeos, instrumentos musicais, croquis e textos retirados do acervo pessoal dos artistas, que ficaram conhecidos pelas criações repletas de poesia e arranjos criativos, formando gerações afeitas à música brasileira.

Também na Avenida Paulista, a Japan House São Paulo, oferece uma programação infantil pensada para apresentar a cultura japonesa para as crianças, com atividades e oficinas livres e gratuitas. Destaque da programação de férias, as “Tardes de Brincar na JHSP” acontecem nos dias 16, 17, 18, 22 e 23 de julho, sempre às 14h30, reunindo oficinas de gastronomia e sustentabilidade inspiradas nos princípios japoneses de aproveitamento máximo de recursos, tema abordado nas últimas exposições da instituição. Além delas, no dia 13 de julho, a oficina “Obentô de Massinha” convida as crianças a criarem suas próprias marmitas japonesas a partir da massa de modelar, enquanto no dia 27 de julho a oficina “Casa Cápsula para o Futuro” propõe reflexões sobre moradias compactas e sustentáveis criadas com materiais recicláveis, incentivando os pequenos a projetarem suas próprias casas, seguindo a inspiração da exposição “Anatomia Pré-fabricada: um morar no Japão”, em cartaz até 12 de outubro.

Já no Museu da Língua Portuguesa, a “Estação Férias” de julho apresenta para os pequenos a diversidade dos sotaques brasileiros da língua portuguesa por meio de brincadeiras e oficinas livres e gratuitas. Algumas das atividades apresentadas são “Que língua é essa?”, que convida as famílias a descobrirem origens e significados de expressões populares regionais; “Palavratório, que propõe a reinvenção do nome dado às coisas, explorando diferentes sonoridades; e “Parlendorias”, expondo trava-línguas e adivinhas para os pequenos. A programação do museu também inclui apresentações artísticas e teatrais, além da exibição gratuita de filmes ao ar livre.

Conhecido pela programação destinada a introduzir a ciência para o público infantil, o Museu Catavento destaca as exposições temporárias imersivas “Uma Aventura Imunológica – nosso corpo, nosso mundo”, convidando os visitantes a embarcarem em uma jornada pelo sistema imunológico do corpo humano; e “O Desafio de Carbonia”, que desafia o público a refletir sobre práticas sustentáveis. A programação também conta com uma série de oficinas para diferentes idades, que exploram vivências no borboletário e aprendizados sobre insetos; o plantio de hortaliças e criação de mini terrários; pintura e tingimento com ingredientes naturais; e aprendizados de química e física.

Com experiências lúdicas, exposições sensoriais e atividades interativas, a cidade de São Paulo oferece diferentes opções divertidas e acessíveis para pais e responsáveis tirarem as crianças de casa nessas férias. Em cada atividade destacada é possível estimular o aprendizado sobre diferentes assuntos e culturas por meio das programações e brincadeiras propostas pelas instituições culturais paulistanas.

 

Serviço

Itaú Cultural
Onde: Avenida Paulista, 149 – Bela Vista, São Paulo – SP
Horário: Terça a sábado, das 11h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h
Entrada gratuita
Mais informações no site: itaucultural.org.br

Japan House São Paulo
Onde: Avenida Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo – SP
Horário: Terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Entrada gratuita
Mais informações no site: japanhousesp.com.br

Museu Catavento
Onde: Av. Mercúrio, s/n – Pq. Dom Pedro II – Brás, São Paulo – SP
Horário: Terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria até 16h)
R$ 15 (inteira) | R$ 7,50 (meia) | Grátis aos sábados
Mais informações no site: cataventocultural.org.br

Museu da Língua Portuguesa
Onde: Praça da Luz, s/n – Luz, São Paulo – SP
Horário: Terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)
R$ 20 (inteira) | R$ 10 (meia) | Grátis aos sábados
Mais informações no site: museudalinguaportuguesa.org.br



Logística reversa proporciona ganhos significativos para o meio ambiente

A logística reversa, com a agenda de boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) que retorna os produtos após o consumo para reciclagem ou descarte adequado, tem ganhado destaque no Brasil nos últimos anos. Além de colaborar com a agenda ESG de diversas empresas, quando realizada com transparência, contribui para a profissionalização e aumento dos índices de reciclagem no país.

A padronização no manuseio de devoluções tem se tornado o principal ponto de atenção das grandes empresas, especialmente no setor de telecomunicações, que lida diariamente com o retorno massivo de equipamentos. Em 2022, o mundo gerou 62 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, com projeção de aumento de 60% até 2030.

“Esta prática associa o desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais, através de novos modelos de negócios e da otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis, salienta Vininha F. Carvalho, economista, ambientalista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece metas claras para a gestão de resíduos e a responsabilidade compartilhada entre governo, empresas e consumidores.

O Brasil deu um passo decisivo rumo a um modelo econômico mais sustentável. No dia 8 de maio de 2025, o Fórum Nacional de Economia Circular aprovou oficialmente o Plano Nacional de Economia Circular (PNEC), documento estratégico construído com ampla participação social e técnica. A iniciativa é resultado direto do Decreto nº 12.082/2024, que institui a Estratégia Nacional de Economia Circular e criou o próprio fórum responsável pela aprovação do plano.

A construção deste plano envolveu representantes de diversos setores: ministérios, empresas, academia e sociedade civil. Após ser disponibilizado para consulta pública em fevereiro de 2025, o documento recebeu mais de 1.600 contribuições, resultando em sua versão final agora aprovada.

“Com o aumento da conscientização ambiental e a implementação de novas regulamentações, a logística reversa deve continuar em alta, com impactos já sentidos no meio ambiente e na economia”, finaliza Vininha F. Carvalho.

 



Alunos visitam obra do Residencial Central Park, em Curvelo

Ter uma imersão no ambiente real da construção civil, permitindo o contato direto com os processos construtivos, tecnologias e maquinários utilizados. Esse foi o objetivo de uma visita técnica dos alunos do 1º ano do curso técnico em edificações do CEFET-MG – Campus Curvelo ao canteiro de obras do Residencial Central Park, empreendimento da Fibra Construtora.

Durante a visita, realizada em 23 de junho, os alunos puderam observar de perto as etapas de fundação, o funcionamento das máquinas no canteiro e os métodos aplicados na execução da obra. O uso do concreto armado em larga escala, a organização do canteiro e a presença de equipamentos modernos chamaram a atenção dos visitantes, afirma Gustavo Gonzaga, engenheiro e sócio-proprietário da Fibra Construtora.

“Ver de perto os processos construtivos e o funcionamento das máquinas gerou curiosidade e encantamento, reforçando o vínculo entre a teoria e a prática. Proporcionar esse tipo de experiência vai além da observação: é uma forma de plantar conhecimento e colher profissionais preparados no futuro”, diz Gonzaga.

Ele acredita que a visita desperta o interesse pelo curso, reforça o aprendizado e contribui para a formação de profissionais mais motivados, críticos e preparados para os desafios do setor. O mesmo sentimento é compartilhado pela professora Lourdiane Gontijo, doutora em Engenharia de Estruturas e responsável pela disciplina no CEFET-MG. Ela acompanhou os alunos durante toda a atividade na obra do Residencial Central Park e afirma que “foi encantador ver nos olhos deles a empolgação de conectar teoria e prática”.

Na visão de Flávio Bergmann, diretor de marketing da Fibra Construtora, iniciativas como essa têm o potencial de despertar vocações. “A vivência prática estimula a permanência no curso e fortalece a identificação com a profissão. Além disso, os alunos passam a enxergar a construção civil como um setor dinâmico, promissor e com grande impacto na sociedade, o que pode influenciar diretamente em suas escolhas futuras”, diz.

Gonzaga e Bergmann ressaltam que toda visita técnica é cuidadosamente planejada para garantir segurança e aproveitamento educacional. As áreas de risco são previamente preparadas com o uso de isolamentos e sinalizações adequadas.

“Todos os visitantes utilizam equipamentos de proteção individual (EPIs) e recebem orientações antes de iniciar o percurso. Acompanhados por profissionais da obra, os estudantes percorrem o canteiro em grupos, recebendo explicações técnicas acessíveis sobre cada etapa, de forma interativa”, explica Gonzaga.

Residencial Central Park

De acordo com a Fibra Construtora, o Residencial Central Park é um dos maiores empreendimentos residenciais de Curvelo, município localizado a cerca de 166 quilômetros de Belo Horizonte.

A obra tem mais de 18.000 metros quadrados (m²) de área construída e terá um total de 67 apartamentos de alto padrão distribuídos em torres com elevadores, áreas de lazer, estacionamento e sistema de segurança. A estrutura é feita inteiramente em concreto armado, com aplicação de técnicas construtivas que focam na segurança, conforto e durabilidade. O projeto arquitetônico leva a assinatura de Daniel Gusmão, profissional reconhecido mundialmente por seu trabalho.

Para saber mais, basta acessar: https://www.fibramg.com.br/institucional



Fimma Brasil será ponto de encontro do setor moveleiro

A indústria moveleira brasileira e internacional tem encontro marcado de 04 a 07 de agosto, na Fimma Brasil 2025, evento que reunirá mais de 300 marcas nacionais e internacionais no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha (RS). Nesta edição, a Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma) projeta a movimentação de R$ 1,74 bilhão em negócios e a presença de 15 mil visitantes qualificados.

Além do Brasil, já estão credenciados visitantes de mais de 20 países, entre eles Alemanha, Estados Unidos, China, África do Sul, México, Nigéria, Paquistão e Argentina. A forte presença internacional reforça o caráter global da feira, realizada em um dos polos moveleiros mais relevantes do país. A Serra Gaúcha abriga cerca de 300 indústrias de móveis, incluindo algumas das maiores marcas nacionais.

Mais do que uma vitrine de máquinas, chapas, ferragens, tintas, softwares e insumos, a 17ª edição da Fimma Brasil se reposiciona também como um espaço estratégico de conexão entre indústrias, marceneiros e arquitetos. “A Fimma se consolida como um ambiente essencial para quem busca atualização técnica, inspiração criativa e contatos qualificados. Estar na feira é acompanhar de perto o futuro da produção moveleira”, afirma Euclides Longhi, presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), entidade organizadora do evento.

Tecnologia, eficiência e conteúdo em foco

Com mais de 30 anos de história, a Fimma Brasil se consolidou como ambiente estratégico para a geração de negócios, atualização profissional e fomento à inovação. A feira apresentará soluções disruptivas por meio de expositores, projetos e da Praça de Inovação, espaço inédito com palestras gratuitas e experiências interativas. “A digitalização não é mais uma escolha, é uma questão de competitividade. Hoje, se uma empresa não digitalizou seus processos, ela está perdendo vendas. Não dá mais para fazer orçamento manualmente, esperar respostas demoradas. A automação e os dados integrados garantem não só mais eficiência, mas também confiabilidade e redução de desperdícios”, analisa Renato Bernardi, diretor de Inovação da Movergs.

Um dos cases aguardados na Praça de Inovação é o da Homag, que apresentará a Storeteq P-500 Dual, um sistema inteligente de gerenciamento de estoque com duas pontes que se movimentam em alturas diferentes, sem interferência uma na outra. O ganho de produtividade com essa inovação pode chegar a 100%. “A Storeteq permite turnos ‘fantasmas’, em que o sistema funciona sem operador, preparando a fábrica para o dia seguinte. É um salto de eficiência”, explica Christian Büscher, gerente comercial da Homag Brasil.

Outro exemplo é a Gabster, que apresentará na Fimma uma plataforma de integração total entre arquitetos, especificadores e indústria, com inteligência artificial e modelagem 3D. “Com nossa tecnologia, a indústria consegue transformar projetos especiais em vendas escaláveis. Automatizamos todos os processos, desde a mesa do especificador até a produção, com pedidos integrados à fábrica em tempo real e respostas comerciais que acontecem em minutos, não dias”, detalha Cleandro Nilson, CEO da empresa.

A Praça de Inovação ficará localizada no Pavilhão A e contará com palestras gratuitas sobre automação, inteligência artificial, sustentabilidade, design e novas formas de produção. Entre os nomes confirmados estão Priscilla Bencke, Tiago Mattos, André Menin, Fernando Imazu, além de perfis conhecidos das redes sociais como Meu Marido Marceneiro, Canal Empoeirados, Lumberjills, entre outros.

Evento carbono neutro e energia 100% renovável

A edição 2025 também marca um avanço significativo na agenda ESG do setor. Pela primeira vez, a Fimma Brasil será um evento carbono neutro, com 100% da energia consumida durante a montagem, realização e desmontagem da feira proveniente de fontes renováveis.

A certificação internacional I-REC (International Renewable Energy Certificate), reconhecida globalmente, será fornecida pela Ludfor, empresa especializada em soluções de energia limpa. “Além de neutralizar as emissões diretas de carbono, a ação reforça nosso cuidado com o meio ambiente e incentiva a transição energética no setor produtivo. Mais do que uma ação da Fimma, é uma escolha com efeitos para a cadeia moveleira e para a reputação ambiental dos nossos expositores e visitantes”, explica o presidente da feira.

SERVIÇO

O quê: Fimma Brasil 2025

Quando: 04 a 07 de agosto, das 10h às 19h

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves/RS (Alameda Fenavinho, 481)

Realização: Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs)

Credenciamento e informações: @fimmabrasil no Instagram ou pelo site da feira

Patrocínio: Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Banrisul e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves

Apoio da Praça de Inovação: Sebrae RS; Senai-RS; Inova RS; Simecs (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região); Instituto Hélice; Tecno UCS; InovaBento

SOBRE A FIMMA BRASIL

Realizada desde 1993 pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), a Fimma Brasil visa gerar negócios entre fornecedores e fabricantes de móveis – atraindo indústrias, marcenarias e arquitetos que trabalham com movelaria. A feira tem o objetivo de proporcionar oportunidades de parcerias nacionais e internacionais, conhecimento e networking.



Pix Automático: lançamento impulsiona inovação no setor

O Banco Central lançou o Pix Automático, modalidade que permite programar pagamentos recorrentes, como contas de energia, serviços de streaming, mensalidades escolares e assinaturas, sem necessidade de autorização manual a cada transação. O recurso está disponível desde 16 de junho de 2025 para pessoas físicas e jurídicas.

A funcionalidade permite que o pagador defina um valor máximo para evitar cobranças diferentes do autorizado e cancele autorizações a qualquer momento. Também é possível controlar notificações, consultar o histórico e usar um limite exclusivo, sem afetar o limite do Pix tradicional. Segundo o BC, o Pix Automático amplia a inclusão e incentiva novos negócios.

Luis Molla Veloso, especialista em pagamentos online e Embedded Finance afirma que, depois da revolução nos meios de pagamento no Brasil com o Pix, a funcionalidade é a próxima evolução: “O Pix Automático é a resposta natural à lacuna que existia no Pix, a ausência de uma solução nativa”.

Para o especialista, o Pix Automático é um avanço que alia conveniência para o pagador e previsibilidade de receita para quem cobra. “Ele traz a agilidade e a liquidez do Pix convencional, mas com a previsibilidade necessária para qualquer cobrança periódica, sem depender de cartão de crédito, boletos ou autorizações bancárias demoradas”, explica. 

Segundo Veloso, o Pix Automático elimina etapas como emissão, envio, conciliação manual e baixa de pagamentos, comuns no boleto. O profissional destaca que o recurso permite adoção via APIs — interfaces que conectam sistemas — por iniciadores autorizados pelo BC, dispensando convênios e integrações complexas do débito em conta tradicional.

“Os impactos na otimização dos processos financeiros das empresas são significativos. Ele elimina etapas manuais presentes nos boletos e dispensa convênios e integrações complexas do débito em conta tradicional. Tudo isso reduz o custo operacional, acelera o fluxo de caixa e melhora a experiência do cliente, gerando menor atrito nas transações”, afirma o especialista.

Outras oportunidades para o mercado financeiro

Para Veloso, o Pix Automático pode se consolidar como uma ferramenta eficaz no combate à inadimplência. “O modelo é diferente dos boletos, que dependem da ação do pagador. A autorização prévia com débito automático, mais flexível e com menos fricção que o modelo tradicional, tende a reduzir esquecimentos e atrasos, além de custos operacionais ligados à cobrança e à inadimplência”.

O especialista pontua que o Pix Automático amplia o acesso para consumidores que usam apenas contas digitais ou carteiras eletrônicas, ao eliminar exigência de cartão de crédito e convênios bancários para pagamento de contas recorrentes, enquanto empresas podem alcançar esse público sem depender de bancos específicos ou meios tradicionais de pagamento.

Conforme observa o profissional, a implementação da modalidade viabiliza às fintechs a oferta de novos serviços financeiros, como assinatura recorrente, planos pré-pagos e financiamento com pagamento parcelado direto na conta do usuário, sem intermediários, o que permite incorporar experiências de pagamento diretamente em aplicativos e plataformas.

Veloso aponta que esse avanço reforça o papel do Embedded Finance ao integrar serviços financeiros diretamente à experiência digital do usuário e ampliar a eficiência operacional. 

“Em um cenário de transformação digital acelerada, o Pix Automático se consolida como uma peça-chave na modernização dos meios de cobrança e na eficiência da gestão financeira corporativa”, evidencia. 

Embedded Finance no avanço dos pagamentos instantâneos

Segundo o especialista, o conceito de Embedded Finance, termo traduzido no Brasil como finanças embarcadas, se consolidou como pilar da transformação digital dos serviços financeiros. Trata-se da integração de soluções como pagamentos, crédito, seguros e investimentos em plataformas não financeiras, como marketplaces, apps de mobilidade, redes varejistas e sistemas de gestão.

Para o profissional, com o Pix Automático, empresas de diversos setores podem oferecer funcionalidades de cobrança, gestão de carteira e crédito com experiência nativa sob sua própria marca. “O serviço financeiro pode ser uma funcionalidade fluida na experiência do usuário, o que fortalece o relacionamento com o cliente, enquanto diversifica receitas e reduz a dependência”, explica. 

De acordo com Veloso, o Embedded Finance em conjunto com o Pix Automático também revela novas oportunidades estratégicas. “Ao incorporar esses fluxos, as empresas acessam dados comportamentais mais ricos, que podem ser usados para aprimorar a gestão de inadimplência e desenvolver modelos de crédito personalizados com base no histórico transacional”.

O especialista acredita no crescimento de serviços inteligentes de recorrência, como “pay per use” com cobrança automatizada via Pix Automático, integração com contratos inteligentes e uso de inteligência artificial para prever e ajustar ciclos de cobrança, como resultado da combinação da funcionalidade com tecnologias de Embedded Finance. 

“Essas tecnologias permitirão antecipar comportamentos de pagamento, ajustar ciclos financeiros de forma dinâmica e personalizar a experiência do usuário. Além disso, o avanço de carteiras digitais e super apps deve impulsionar a adoção massiva do Pix Automático como alternativa ao débito em conta tradicional, especialmente em setores como educação, saúde, mobilidade e entretenimento”, conclui.

Conforme estudo da empresa especializada em tecnologia para pagamentos Ebanx, divulgado pelo portal InfoMoney, o Pix Automático deve movimentar ao menos 30 bilhões de dólares nos dois primeiros anos de funcionamento apenas no comércio eletrônico. O levantamento prevê que a nova funcionalidade deve captar cerca de 2 bilhões de dólares de mercado do cartão de crédito no primeiro ano.

Veloso mantém semanalmente atualizações sobre o PIX e Embedded Finance através de seu LinkedIn que está disponível para conversas sobre o terma pelo link: linkedin.com/in/luismollaveloso



Nano e microinfluencers ganham força e renda na internet

No Brasil, 79% dos influenciadores no Instagram se encaixam na descrição dos nano influenciadores, com número de seguidores entre 1 mil e 10 mil seguidores, segundo dados da HypeAuditor —, a iniciativa consolida-se como uma oportunidade para que esses profissionais monetizem suas redes sociais e cresçam de forma profissional.

O AliExperts, programa do AliExpress voltado para micro e nanocriadores de conteúdo, conta com mais de 250 influenciadores em sua plataforma e é voltado para criadores de conteúdo com foco em nichos como Moda e Beleza, Tecnologia e Games, Esporte e Fitness e Casa e Decoração. Para participar, é necessário ter pelo menos 5 mil seguidores no Instagram, postagens regulares e disponibilidade para criar conteúdos de acordo com os briefings do programa.

Democratização da renda e profissionalização

O programa do AliExpress consolida-se como uma resposta à concentração de renda no mercado de influenciadores, onde apenas uma pequena porcentagem dos criadores concentra a maior parte dos ganhos. Ao oferecer oportunidades para micro e nanocriadores, o AliExpress busca redistribuir essa renda e profissionalizar esses profissionais, ajudando-os a transformar suas redes sociais em carreiras sustentáveis.

Natália Balduino (@nattybalduino), influenciadora digital e empreendedora de São Paulo, é especializada em laces e compartilha dicas sobre transição capilar e cuidados com cabelos crespos e cacheados com seus pouco mais de 30 mil seguidores. Ela começou sua carreira com o AliExpress, onde descobriu seu nicho e cresceu nas redes sociais, ensinando a compra de cabelos pelo aplicativo. Com suas indicações, transformou sua paixão em um negócio, ajudando milhares de pessoas e rentabilizando seu trabalho.

“Já faz dois anos que sou uma AliExpert, e essa parceria ampliou minha visibilidade e impacto no mercado da beleza, conectando mais pessoas às melhores opções de laces disponíveis. Mostrei que é possível ter laces acessíveis e de qualidade, e, através do meu trabalho constante, consegui conquistar minha independência financeira, comprar meu apartamento e viver 100% da internet”, destaca Natália.

“O AliExperts já está fazendo a diferença na vida de muitos criadores de conteúdo que, mesmo com um número menor de seguidores, possuem o que importa: engajamento autêntico e uma conexão real com seu público. O programa é uma oportunidade para que eles cresçam, monetizem seu trabalho e se tornem parte de uma comunidade global de criadores dentro de uma das maiores plataformas de e-commerce e com as maiores taxas de conversão”, afirma Briza Bueno, Diretora Latam do AliExpress.

Karine Satiro, criadora de conteúdo do (@donadecasamoderna), é do interior do Rio de Janeiro e mora em São Paulo desde 2019. Ela compartilha dicas práticas no Instagram desde 2011. Em 2024, entrou para o Programa AliExperts do AliExpress, o que transformou sua forma de monetizar, permitindo gerar renda contínua ao recomendar produtos que já usa, sem depender de campanhas específicas.

“Além da monetização, o AliExperts me conectou a criadores incríveis e reforçou ainda mais meu propósito de compartilhar conteúdos autênticos e acessíveis. Esse programa trouxe novas possibilidades para minha rotina como criadora de conteúdo”, afirma Karine.

Rô Diniz (@RoProMundo) é uma blogger e nômade digital cearense, formada em Artes Visuais e Marketing, que cria conteúdos sobre slow travel, nomadismo digital e turismo de experiência. Sua história com o AliExpress começou em 2022, quando começou a adquirir itens para suas viagens e percebeu as vantagens da plataforma, como cupons e cashbacks, tornando-se AliExpert. Em 2024, ao planejar seu casamento, ela comprou praticamente tudo no AliExpress, incluindo decoração e acessórios.

“O casamento foi um sucesso e a decoração, simples e do meu jeito, ficou maravilhosa”, ressalta Rô.

Como funciona o AliExperts?

Os participantes aprovados recebem produtos do AliExpress em casa para a criação de conteúdos criativos, além de briefings mensais com oportunidades de remuneração em dólares. Ao longo do programa, os criadores mais engajados também podem ganhar bonificações por performance. Além disso, os AliExperts têm a chance de ter seus conteúdos divulgados nos canais oficiais do AliExpress Brasil e em parcerias com marcas globais, ampliando sua visibilidade e alcance.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do AliExperts, preencher todos os campos do formulário e enviar amostras de conteúdo, como 2 Reels, 1 repost no TikTok e 5 Combos de Stories (com 3 telas cada).

Características do programa: 

  • Remuneração em dólares e bonificações por desempenho.
  • Acesso a produtos do AliExpress para criação de conteúdos.
  • Visibilidade nos canais oficiais do AliExpress Brasil e em parcerias com marcas globais.
  • Integração a uma comunidade de criadores, com troca de ideias e insights para potencializar o crescimento nas redes sociais, a Creators.
  • Desafios criativos mensais para estimular a imaginação e a produção de conteúdos inovadores.

Após inscrição e envio dos materiais solicitados, os selecionados terão suas redes sociais analisadas para medição de resultados.



Teleconferência Kinaxis: Resultados do 2º Trimestre de 2025

Kinaxis® Inc. (TSX:KXS), líder mundial em orquestração de cadeias de fornecimento de ponta a ponta, anunciou hoje que programou sua teleconferência para discutir os resultados financeiros do segundo trimestre concluído em 30 de junho de 2025. A teleconferência irá ocorrer na quinta-feira, 7 de agosto, às 8h30 (horário do leste dos EUA), por Bob Courteau, diretor executivo interino e presidente do conselho, e Blaine Fitzgerald, diretor financeiro, seguida de um período de perguntas e respostas. A empresa irá divulgar seus resultados financeiros do segundo trimestre após o fechamento do mercado na quarta-feira, 6 de agosto de 2025.

DETALHES DA TELECONFERÊNCIA

DATA: Quinta-feira, 7 de agosto de 2025
HORÁRIO:

8h30 (leste dos EUA)

REGISTRO PARA TELECONFERÊNCIA:

https://registrations.events/direct/Q4I9141647

TRANSMISSÃO VIA WEB:

https://events.q4inc.com/attendee/980400584 (disponível por três meses)

Registro antecipado para chamada

Os participantes devem se registrar com antecedência para a chamada ao vivo. Após o registro, as instruções sobre como participar da chamada serão enviadas automaticamente por e-mail, incluindo informações de acesso e um código PIN exclusivo. No momento da chamada, os participantes registrados devem digitar os números do e-mail de confirmação e, ao inserirem seu código PIN exclusivo, terão acesso diretoàteleconferência. É recomendado que o registro para a chamada seja efetuado pelo menos 15 minutos antes do horário de início.

Sobre a Kinaxis

A Kinaxis é líder mundial em orquestração moderna de cadeias de fornecimento, que potencializam cadeias de fornecimento mundiais complexas e apoiam as pessoas que as gerenciam, a serviço da humanidade. Nossa poderosa plataforma de orquestração de cadeias de fornecimento com infusão de IA, Maestro™, combina tecnologias e técnicas proprietárias que oferecem total transparência e agilidade em toda a cadeia de fornecimento; do planejamento estratégico plurianualàentrega de última milha. Temos a confiança de marcas internacionais renomadas para proporcionar a agilidade e a previsibilidade necessárias, a fim de navegar na volatilidade e na interrupção de hoje. Para mais notícias e informações, acesse kinaxis.com ou siga-nos no LinkedIn.

FONTE: Kinaxis Inc.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Relações com a Mídia

Matt Tatham | Kinaxis

mtatham@kinaxis.com

917-446-7227

Relações com Investidores

Rick Wadsworth | Kinaxis

rwadsworth@kinaxis.com

613-907-7613

Fonte: BUSINESS WIRE



Empresa adota modelo de Co-CEOs e nova vice-presidência

Em uma nova liderança de dois focos, de execução local e visão global, a partir de julho, a empresa passa a ser liderada por dois executivos com perfis complementares. Julio Yassuhira, profissional com mais de uma década de atuação dentro da própria Ecogen, assume como Co-CEO Executivo, com a responsabilidade de liderar a operação e garantir a implementação das estratégias traçadas pela companhia.

Noriaki Watanabe, executivo com ampla experiência internacional no setor de energias renováveis, assume como Co-CEO Estratégico. Sua função será conectar a empresa à visão global do grupo controlador, definindo diretrizes estratégicas de longo prazo e fomentando parcerias, integração e sinergia entre os ativos de infraestrutura no Brasil.

Como parte da nova estrutura, Atsushi Fujita assume como Vice-Presidente de Estratégia, com o papel de apoiar os Co-CEOs na condução da companhia, assegurando que as diretrizes estratégicas globais estejam refletidas na operação brasileira.

Crescimento e foco em soluções de baixo carbono

A mudança na governança ocorre em um momento estratégico para a empresa, que atravessa um período de expansão impulsionado pela transição energética em setores de alta demanda de energia, como indústrias, edifícios comerciais, shopping centers, data centers, hotéis e hospitais. O portfólio vem sendo ampliado com soluções sustentáveis em geração de energia, incluindo a substituição de combustíveis fósseis por biomassa e eletrificação.

Além da geração de energia elétrica e térmica, também estão sendo desenvolvidas iniciativas voltadas ao monitoramento de emissões de gases de efeito estufa e à estruturação de projetos relacionados a créditos de carbono.

De acordo com Julio Yassuhira, “Estamos vivendo um momento de transformação no setor energético e a Ecogen está preparada para liderar esse movimento junto aos nossos clientes. Nossa prioridade será executar com excelência as estratégias definidas, garantindo eficiência operacional e resultados sustentáveis”.

Compromisso com a descarbonização

Segundo Noriaki Watanabe, a nova configuração de liderança reforça a confiança do grupo controlador no mercado brasileiro e o compromisso com a descarbonização de longo prazo. “Minha motivação vem da missão de construir um mundo mais sustentável”, afirmou. “O Brasil é um mercado estratégico para o grupo, e queremos fortalecer cada vez mais a Ecogen como um parceiro essencial para a transição energética da indústria nacional”.

A Vice-Presidência de Estratégia, por sua vez, foi assumida por Atsushi Fujita como ponto de conexão entre a governança global e a operação local. O objetivo é assegurar o alinhamento das práticas à estratégia do grupo, gerando valor para clientes, colaboradores, acionistas e parceiros.

Valores, cultura e propósito institucional

A nova configuração de liderança representa o início de um ciclo de transformação orientado por valores institucionais, como o fortalecimento de relacionamentos duradouros com clientes, a colaboração entre equipes, a valorização das pessoas, a segurança nas operações e o foco em resultados sustentáveis.

A atuação alinhada à agenda ESG também ganha destaque, com iniciativas que abrangem soluções de baixo carbono, práticas de compliance e políticas voltadas à integridade operacional.

O desenvolvimento, valorização e retenção de talentos foram apontados como prioridades estratégicas para garantir a continuidade dos projetos. A mudança ocorre em sintonia com a cultura da empresa acionista, reconhecida por sua visão de longo prazo, disciplina estratégica e construção de relações de confiança com diversos públicos.



Flávio Jordão realiza pouso de wingsuit dentro do Allianz Parque

O atleta brasileiro de wingsuit Flávio Jordão executou um pouso de alta precisão dentro do Allianz Parque, em São Paulo. O feito aconteceu durante uma das etapas do evento global Nitro Circus.

Saltando de um helicóptero a uma altitude de 600 pés (aprox. 183 m), um ponto crucial que exigiu precisão máxima em todas as fases do voo, Jordão navegou no céu noturno da capital paulista com seu wingsuit, um equipamento que o transforma em uma espécie de esquilo voador humano, e finalizou o voo com um pouso controlado dentro do estádio, perante um público de mais de 36 mil pessoas que acompanhavam o espetáculo do Nitro Circus.

A inclusão de um salto de wingsuit noturno com pouso em um local confinado como o Allianz Parque foi inédito no Nitro Circus. O evento é conhecido por reunir os maiores talentos dos esportes de ação e por desafiar constantemente os limites do possível em FMX, BMX, Skate, Scooter e outras disciplinas.

Para Flávio Jordão, a participação no Nitro Circus e a realização deste salto representam a culminação de uma carreira dedicada aos esportes radicais. “Foi a realização de um sonho. Sempre gostei de skate, bike, motocross, esportes radicais. É como se eu tivesse feito tudo para chegar nesse momento”, declara o atleta.

O convite para essa participação surgiu por meio de conversas sobre a possibilidade do voo noturno com Fred Kyrillos, atleta de Freestyle Motocross do evento. Após a apresentação de seu currículo e vídeos de voos noturnos anteriores, a proposta de Jordão foi aprovada pela produção do Nitro Circus. “Mais de 36 mil pessoas no solo esperando pousar”, relata Flávio.

Os desafios técnicos e logísticos para este salto foram imensos. Pousar um wingsuit de base jump em um estádio, um local com ventos e temperaturas que podem variar drasticamente em relação ao exterior, exigiu uma preparação minuciosa e o envolvimento de uma grande equipe.

Ainda segundo o atleta, o salto permitia pouso com ventos de até 10km/h, mas o maior desafio era a inexistência de pouso alternativo: “Não tinha como errar, a partir do momento que saía do helicóptero”.

O processo para obter as autorizações necessárias também foi complexo, envolvendo uma extensa lista de documentos exigida pelo próprio Allianz Parque, além do NOTAM (Notice to Airmen), seguros, currículo dos atletas e autorizações da prefeitura, Secretaria de Esportes e Secretaria de Turismo. A equipe de solo foi fundamental, inclusive utilizando métodos criativos como o lançamento de bexigas de gás hélio e observando a fumaça dos shows de moto para avaliar o comportamento do vento dentro do estádio e garantir a segurança.



Chatbot com IA assume vendas via WhatsApp

A Smartbis, plataforma brasileira de fidelização de clientes com forte atuação na América Latina, desativou sua equipe de vendas humana e transferiu toda a operação comercial para um chatbot com inteligência artificial, operando exclusivamente via WhatsApp. A mudança, considerada estratégica pela empresa, é conduzida pelo sistema próprio Whatsplaid GPT, baseado em tecnologia da OpenAI e treinado para conversão em canais digitais e suporte a programas de fidelidade, cashback, marketing de indicação e clube de benefícios.

A decisão foi motivada por um dado interno: aproximadamente 80% dos cancelamentos vinham de expectativas desalinhadas criadas durante interações humanas. Com a automação, a empresa afirma ter reduzido significativamente o churn e aumentado a adesão a funcionalidades como programa de pontos e indicações entre clientes.

A operação com IA é complementada pelo sistema WPP Marketing, responsável por campanhas automatizadas de relacionamento com clientes, incluindo programa de indicação, marketing digital e segmentação com base em dados de plataformas como Google Ads.

Resultados observados após a mudança

Nos três primeiros meses, a empresa relata queda no número de cancelamentos, aumento de 15% nos chamados técnicos e de 10% nas reclamações públicas, além de evasão de 2% de usuários que preferiam atendimento humano.

Ainda assim, uma pesquisa interna realizada com usuários ativos no segundo trimestre de 2025 apontou que cerca de 40% dos usuários não perceberam que estavam sendo atendidos por um agente automatizado — o que, segundo a organização, demonstra uma transição eficaz e praticamente imperceptível na jornada do cliente.

Tendência global: eficiência com limites

Segundo o relatório The State of AI – How organizations are rewiring to capture value (McKinsey, 2025), mais de 70% das empresas já utilizam inteligência artificial generativa em pelo menos uma área de negócios, com destaque para marketing, vendas, atendimento e desenvolvimento de produtos. O estudo aponta que organizações que redesenham seus fluxos de trabalho com IA são as que mais observam impacto positivo no resultado operacional. Estimativas da consultoria SuperAGI também apontam que a automação em centrais de atendimento pode gerar uma economia de até US$ 80 bilhões em custos operacionais até 2026.

Por outro lado, há alertas quanto aos limites da automatização. Christina Inge, professora da Harvard Extension School e autora de Marketing Analytics: A Comprehensive Guide (FlatWorld, 2022), observa:

“A IA melhora a personalização, mas não substitui a empatia em contextos que exigem compreensão emocional ou tomada de decisão complexa.”

Modelos híbridos, que integram automação e atuação humana conforme o perfil da demanda, têm sido adotados por empresas que buscam equilíbrio entre eficiência e empatia no atendimento.

Expansão internacional e evolução da plataforma

A mudança também abriu caminho para a expansão internacional do serviço. Agora presente em países como Portugal, Espanha, Itália, Angola e Moçambique, a plataforma oferece atendimento em múltiplos idiomas, preserva o histórico de conversas e opera de forma contínua, sem sobrecarregar a equipe técnica.

Internamente, a empresa aproveitou o movimento para redesenhar sua oferta. Funcionalidades com baixa adesão foram descontinuadas, e os principais recursos — como cartão fidelidade digital, programa de recompensas e cashback — ganharam protagonismo. De acordo com dados da empresa, mais de 60% das avaliações recentes citam a facilidade de uso como diferencial positivo.

Equilíbrio entre eficiência e empatia

Segundo Eduardo Thomas, fundador da Smartbis, “a transição para o atendimento automatizado marcou um novo momento na empresa, principalmente por possibilitar escala e controle na jornada do cliente com loyalty marketing”. A declaração foi dada em nota enviada à imprensa. Ainda segundo Thomas, embora a automação traga ganhos em escala, custo e padronização, o modelo exige acompanhamento estratégico para garantir que a experiência do cliente continue humanizada, empática e relevante.

A adoção total de IA nas vendas representa uma nova etapa no atendimento digital. O equilíbrio entre eficiência tecnológica e conexão humana tende a se tornar um dos principais fatores na evolução da experiência do consumidor nos próximos anos.



Congresso de ESG reunirá lideranças do governo e empresas

Nos dias 09 e 10 de outubro, São Paulo será palco do Congresso Nacional de ESG, reunindo líderes empresariais, governamentais, cooperativas e especialistas no Centro de Convenções do Blue Tree Premium São Paulo. O evento promove discussão sobre o futuro do ESG e sustentabilidade, além de práticas responsáveis e inovadoras em Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG).

A programação abordará temas cruciais, como a COP30, mudanças climáticas, inclusão social, diversidade, saúde e bem-estar, inteligência artificial (IA) e integração de metas ESG nas operações empresariais, governamentais e cooperativas.

Com o tema central “A Nova Era do ESG: Coragem para Agir, Consciência para Transformar”, o congresso buscará fomentar a troca de experiências e o networking entre os principais players do mercado, incentivando a colaboração e o avanço de práticas ESG em todas as esferas da economia.

Cristiano Lagôas, presidente da Associação Brasileira de ESG, responsável pela organização do evento, destaca a relevância do congresso: “ESG e sustentabilidade são pilares fundamentais para as organizações que desejam prosperar em um cenário de transformação constante. Este congresso é uma oportunidade para líderes se inspirarem e explorarem novas abordagens para um mundo melhor para todos”.

Para mais informações sobre a programação e inscrições, basta acessar: www.congressodeesg.org.br



Medida provisória estabelece novas diretrizes setoriais

Na última sexta-feira (11/07) o Governo Federal editou a Medida Provisória (MP) n.° 1.304/25, para reduzir os impactos financeiros da derrubada de vetos presidenciais à Lei n.º 15.097/2025, conhecida como Lei das Eólicas Offshore. Esta MP introduz mudanças em diversas leis relacionadas ao setor energético e ao mercado de gás natural ao definir condições para o acesso e comercialização do gás natural da União. No que concerne ao setor de energia a medida tratou de diversos temas, ao criar encargo para mitigar os impactos do crescimento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), alterar critérios de contratação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e revogar parte da lei que previa leilões de usinas termelétricas a gás natural.

A expectativa é a de que a implementação do disposto na medida provisória reduza os impactos tarifários para os consumidores de energia elétrica, substituindo a contratação de térmicas inflexíveis por hidrelétricas menores, estabilize os custos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), limitando o repasse às tarifas e criando encargos específicos para beneficiários não relacionados a políticas sociais prioritárias, melhore a comercialização do gás natural da União, permitindo preços mais competitivos e beneficiando setores industriais como o químico e de fertilizantes e promova a reindustrialização nacional, gerando emprego e renda sem impactar o Orçamento Público.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a medida, que não impacta o orçamento público, é uma resposta à derrubada de vetos presidenciais à Lei das Eólicas Offshore. Ao derrubar o veto, o Congresso restabeleceu a contratação obrigatória de usinas termelétricas, o que, segundo o ministro, poderia gerar custos adicionais de até R$ 35 bilhões por ano e ser repassado integralmente à conta de luz dos brasileiros.

A MP “responde diretamente à preocupação dos consumidores com o excesso de subsídios que afeta a competitividade, encarece produtos e reduz o poder de compra das famílias brasileiras”, afirma o ministro.

Para Leonardo Mobarak, sócio responsável pela área de energia da Vivacqua Advogados, “a intenção da MP é evitar o aumento dos subsídios embutidos na conta de luz, mas também demonstra a intenção do governo de redistribuir os subsídios entre os segmentos”.

Leonardo lembra ainda que “a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), um dos principais encargos cobrados na tarifa de energia elétrica, teve seu orçamento de 2025 definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), na terça-feira (15/07) no valor de R$ 49,2 bilhões, R$ 8,6 bilhões acima do previsto na Consulta Pública n.º 038/24.”



Segurança jurídica: compliance requer gestão documental

Segundo uma pesquisa da KPMG, a maturidade do compliance ‒ conformidade com leis, regulamentos e padrões éticos ‒ nas empresas brasileiras atingiu, em 2024, o seu mais alto nível desde 2015, quando o levantamento começou a ser feito. Em uma escala de 1 a 5, o índice alcançou pontuação de 3,09, uma evolução em relação ao 3,07 registrado em 2021.

A pesquisa contou com a participação de 106 empresas do Brasil, com coleta de dados sobre pilares de compliance como governança, cultura, avaliação de riscos, linha ética, políticas e procedimentos.

Juliana Lobato, gerente administrativa da Valide Soluções, explica que a evolução do compliance no Brasil representa uma oportunidade para negócios de gestão documental. A Valide, por exemplo, oferece soluções de automação, controle e conformidade para outras companhias, buscando desempenhar um papel de parceira de compliance e recursos humanos (RH).

“O mercado de gestão documental focada na área trabalhista está em plena ascensão no Brasil. A complexidade da legislação e o alto volume de litígios criam uma demanda constante e crescente por soluções que tragam segurança e eficiência para o departamento pessoal e RH”, diz Lobato.

Na sua visão, mais do que uma questão burocrática, a gestão documental rigorosa é uma ferramenta estratégica necessária para a segurança jurídica e a mitigação de riscos financeiros de negócios no país.

“As auditorias e fiscalizações estão cada vez mais rigorosas. A ausência ou irregularidade em documentos como o atestado de saúde ocupacional (ASO), o programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO) ou os registros de treinamento de normas regulamentadoras (NRs) pode acarretar pesadas autuações”, detalha Lobato.

Além disso, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e as convenções coletivas são repletas de detalhes e prazos. Uma gestão documental eficiente, afirma a gerente, automatiza o controle de validades e exigências, reduzindo o risco de falha humana.

Ela chama a atenção ainda para casos envolvendo reclamações trabalhistas. “O ônus da prova de muitos fatos (como o correto pagamento de horas extras ou a entrega de EPIs) é da empresa. Contar com um sistema de gestão documental pode garantir que a prova necessária esteja rapidamente acessível e com validade jurídica (assinatura digital, por exemplo), podendo aumentar as chances de êxito no processo”, ressalta.

De acordo com matéria publicada pelo portal Poder360, em 2024 o número de ações trabalhistas chegou a 4 milhões na Justiça do Trabalho, sendo o maior volume em 15 anos. Quando comparado com o ano anterior, o crescimento foi de 16,1%.

Desafios e uso da tecnologia

Lobato afirma que a área de gestão documental traz desafios, como a necessidade de estar sempre atualizado com a legislação trabalhista e as NRs, integração com sistemas de clientes e até a digitalização de acervos antigos em papel.

“O desafio é oferecer um serviço eficiente e seguro para digitalizar e organizar os documentos de forma integrada a fim de evitar retrabalho e garantir a consistência dos dados”, pontua.

Para isso, inovações tecnológicas como inteligência artificial (IA) podem desempenhar um papel importante. “Na Valide, por exemplo, nossa tecnologia é equipada com uma IA que revisa documentos em tempo real, gera alertas automáticos, valida informações e busca assegurar que pendências não passem despercebidas. Há também armazenamento vitalício, criptografia avançada, conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e certificação ISO 27001”, finaliza a gerente administrativa.

Para saber mais, basta seguir a Valide Soluções no Instagram:
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Aposentadoria por invalidez exige critérios rigorosos

Dados recentes divulgados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mostram que dos quase 41 milhões de benefícios pagos pela Previdência, cerca de 23,5 milhões são aposentadorias. Embora a maioria seja concedida por tempo de contribuição ou idade, uma fatia significativa resulta de situações de incapacidade permanente para o trabalho.

Popularmente conhecida como aposentadoria por invalidez, a modalidade, oficialmente chamada de aposentadoria por incapacidade permanente, ainda gera dúvidas relevantes entre os trabalhadores.

Conforme explica o advogado e especialista em Direito Previdenciário, André Beschizza, o benefício permanente é diferente do auxílio-doença, que é temporário. Segundo ele, a modalidade só é concedida quando não há mais chance da pessoa voltar a laborar nem ser reabilitada para outro tipo de trabalho.

“Parece simples, mas há uma série de exigências legais e procedimentos que precisam ser cumpridos para que o direito seja garantido”, evidencia.

Beschizza aponta três critérios fundamentais para que o segurado possa ter acesso à aposentadoria por invalidez. “É necessário que o contribuinte esteja em dia com o INSS ou dentro do chamado ‘período de graça’. Também deve ter ao menos 12 contribuições mensais, com exceções para casos mais graves como câncer, HIV ou esclerose múltipla. Além disso, tem que apresentar incapacidade total e permanente para o trabalho, comprovada por meio de laudo médico após perícia realizada pelo próprio Instituto”, alerta.

Provar incapacidade exige mais que diagnóstico

Segundo o especialista, nem toda doença grave, por si só, gera direito à aposentadoria. “A legislação é clara ao exigir comprovação de que a condição médica inviabiliza definitivamente o exercício de qualquer atividade”, explica.

A perícia médica avalia não apenas o diagnóstico, mas também se o trabalhador pode ser reabilitado para outro tipo de função, levando em conta sua formação, idade e experiências anteriores. “A doença precisa ser irreversível ou sem perspectiva de melhora no longo prazo”, pontua.

Já o processo de solicitação começa com o agendamento via Meu INSS ou pelo telefone 135. É imprescindível que o trabalhador declare a incapacidade laboral como motivo do pedido. Na sequência, deve reunir e anexar todos os documentos que comprovem a condição: laudos, exames, atestados médicos e relatórios de acompanhamento clínico. “A terceira e última etapa é a perícia, onde o perito tem a palavra final sobre a concessão ou não do benefício”, destaca.

“Em algumas situações, o segurado começa recebendo o antigo auxílio-doença e, diante da constatação de que o quadro não tem reversão, o INSS faz a conversão para aposentadoria definitiva”, acrescenta o advogado.

Permanência tem seus limites

Embora o nome sugira um benefício vitalício, Beschizza ressalta que o INSS pode convocar o aposentado para novas perícias a cada dois anos a fim de comprovar a incapacidade.

“A exceção são segurados com mais de 60 anos ou aqueles com 55 anos que já recebem o benefício há pelo menos 15 anos. Nesses casos, a aposentadoria por invalidez tende a se tornar permanente, e o instituto deixa de exigir exames periódicos, salvo em situações que envolvam fraude ou má-fé comprovada”, aponta.

Volta ao trabalho pode cancelar o benefício

Uma das questões mais delicadas apontadas pelo advogado é o retorno ao trabalho após a concessão do benefício. De acordo com Beschizza, caso o aposentado decida exercer atividade remunerada sem autorização judicial ou sem passar pelo processo de reabilitação formal, o benefício pode ser automaticamente cancelado.

“Além disso, ele pode ser obrigado a devolver todos os valores recebidos desde que voltou a trabalhar”, alerta. “Não é apenas uma infração administrativa, mas uma quebra direta das condições legais para recebimento da aposentadoria”, completa.

Para evitar problemas e garantir o acesso legítimo ao benefício, o advogado recomenda atenção redobrada à documentação médica e acompanhamento jurídico antes mesmo de iniciar o processo.

“Infelizmente, muitos pedidos são negados por falta de laudos consistentes ou desconhecimento das regras. Quanto mais preparado estiver o segurado, menor o risco de surpresas no caminho”, conclui.

Para saber mais, basta acessar: https://andrebeschizza.com.br/noticias-e-artigos/



Transtorno de ansiedade pode gerar afastamento pelo INSS

Apesar de a ansiedade ser uma sensação comum, ela pode se transformar em um transtorno quando sentimentos como medo, inquietação e preocupação se manifestam de maneira excessiva e constante, aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS). No caso do transtorno de ansiedade generalizada (TAG), a pessoa tem suas atividades diárias impactadas e até impossibilitadas, o que inclui o trabalho.

Como explica o advogado André Beschizza, o diagnóstico de TAG, por si só, não dá direito a afastamentos ou benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, a lei brasileira garante que qualquer trabalhador que, por motivos de saúde, não possa trabalhar por mais de 15 dias tem direito a um benefício do INSS, cujo nome técnico é auxílio por incapacidade temporária. “Para consegui-lo, é preciso passar por perícia médica e apresentar documentos que comprovem a condição e como ela impede a pessoa de trabalhar”, esclarece Beschizza, especialista em Direito Previdenciário e benefícios do INSS. Se o médico disser que a pessoa precisa se afastar, ela tem direito a receber o salário normalmente nos 15 primeiros dias, pagos pela empresa. A partir do décimo-sexto dia, o INSS assume o pagamento, afirma o advogado.

“Caso o transtorno se agrave e a pessoa não possa mais voltar ao trabalho, existe a possibilidade de aposentadoria por invalidez. Em alguns quadros mais graves, dependendo da renda da família, pode haver direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Cada caso precisa ser avaliado com calma e com documentos médicos que comprovem a situação”, detalha Beschizza.

Quando o problema de saúde é causado ou piorado pelo ambiente de trabalho, a situação muda e passa a ser vista como doença ocupacional, complementa o advogado.

“Em outras palavras, se for reconhecido que a ansiedade surgiu por causa do trabalho ‒ por pressão, humilhação, excesso de carga ou relações abusivas no ambiente laboral, por exemplo ‒ a empresa pode ser responsabilizada”, explica Beschizza.

Nesse caso, o trabalhador pode ter direito a estabilidade no emprego por 12 meses depois de voltar do afastamento; pedido de indenização por danos morais ou materiais; e recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) durante o afastamento.

“Para isso, é importante que seja feita uma comunicação de acidente de trabalho (CAT) e que o INSS reconheça esse vínculo. Se o afastamento for por uma ansiedade sem ligação com o ambiente de trabalho, não há garantia de estabilidade após o retorno. Mesmo assim, a pessoa continua com os direitos comuns de qualquer trabalhador”, diz o advogado.

Beschizza recomenda que o trabalhador tenha sempre guardado todos os laudos, atestados e receitas médicas relacionados ao tratamento de TAG. Se o transtorno for provocado pelo trabalho, a orientação é solicitar a emissão da CAT à empresa.

“TAG é uma condição séria e tem tratamento. Quando atrapalha a vida profissional, é direito da pessoa se afastar e buscar apoio. Existem caminhos legais para garantir dignidade e tranquilidade durante o tratamento”, finaliza Beschizza.

Para saber mais, basta acessar: https://andrebeschizza.com.br/ansiedade-inss-quais-sao-meus-direitos/



Empresa fornece 6 dicas para a correta escolha dos fios e cabos elétricos

Ao planejar uma instalação elétrica, muitos consumidores se deparam com uma dúvida crucial: como escolher fios e cabos elétricos realmente seguros e de alta qualidade? A resposta vai muito além do preço e envolve uma análise cuidadosa de diversos fatores.

A compra de materiais elétricos exige atenção a detalhes como certificações, procedência e recomendações técnicas. E a aquisição de produtos inadequados pode comprometer não apenas o funcionamento da instalação elétrica, como também pode afetar a segurança da edificação e ainda colocar vidas em risco. 

“Pelo fato de os condutores elétricos não ficarem visíveis (na maioria dos casos estão dentro das paredes), muitas pessoas acabam não dando a devida importância na hora de comprar esses produtos. Por isso, economizar é palavra proibida na hora de adquirir os fios e cabos, pois ao obter materiais de qualidade duvidosa será comprometido o funcionamento e a segurança da instalação elétrica, e aparecerão problemas como o aumento no consumo de energia elétrica, além de curtos-circuitos e até mesmo incêndios”, ressalta o professor e engenheiro eletricista Hilton Moreno, que também é consultor técnico da COBRECOM.

De acordo com o profissional, uma dica importante é sempre desconfiar de fios e cabos elétricos com preços muito baixos. Além disso, é fundamental adquirir materiais de marcas reconhecidas no mercado para ter uma instalação de qualidade, segura e confiável.

Dica 1 – Correta aquisição

O primeiro passo é buscar referências sobre a marca que está sendo comprada, sobre a empresa que o fabrica, quantos anos está no mercado, entre outros.

“Além da busca por empresas conhecidas e de procedência, antes de comprar fios e cabos elétricos é preciso verificar na etiqueta de identificação do produto se contém o Selo do Inmetro. Deve ser inclusive checado no site desse órgão certificador se o número de registro do fabricante está válido, pois também existe a falsificação desse selo”, afirma Hilton Moreno. 

Também é importante checar se o fabricante é associado da Qualifio (Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos), que é mais uma garantia de confiança na hora de comprar fios e cabos elétricos seguros e de qualidade, já que a entidade testa e avalia com muito rigor os produtos tanto de fabricantes associados, como também os das empresas não associadas. 

Hilton Moreno também recomenda comprar os cabos em lojas idôneas que prezam por vender materiais de boa qualidade. Porém, é importante fazer uma pesquisa de preços e, se houver uma marca de cabo extremamente mais barata do que as outras, pode ser que esse condutor elétrico esteja fora de norma.

“Ter o apoio de profissionais do segmento elétrico experientes na hora de adquirir os fios e cabos, além de outros materiais elétricos, é sempre uma alternativa interessante para comprar produtos de qualidade e segurança comprovadas”, indica o consultor técnico da COBRECOM.

Dica 2 – Segurança garantida

Hilton Moreno explica que de nada adianta ter o melhor projeto de instalação elétrica se os materiais adquiridos não tiverem os requisitos mínimos estabelecidos e normas e qualidade. 

“A economia inicial com a compra de condutores elétricos irregulares, por exemplo, sempre resultará em prejuízos e gastos maiores com a revisão da instalação elétrica, uma vez que, para resolver o problema, será necessário comprar novos produtos certificados e gastar com a mão de obra para essas correções”, adverte Moreno.

Dica 3 – Condutores elétricos devem ser dimensionados corretamente

Hilton Moreno ressalta que antes da aquisição de todos os materiais elétricos é fundamental que o responsável pelo projeto elétrico faça o dimensionamento da instalação. Com isso, serão especificadas as quantidades e as seções nominais dos fios e cabos de todos os circuitos elétricos.

“Ao adquirir fios e cabos com as seções corretas, o consumidor terá uma instalação elétrica segura e sem os riscos de ter gastos a mais com a conta de energia elétrica por causa do aquecimento excessivo do material”, completa. 

Dica 4 – Os Cabos PP isolados para 500 V não podem ser especificados em edificações 

Esses condutores elétricos, por terem isolação para 500 volts, não são permitidos pela norma para uso em instalações fixas, pois são indicados apenas para a ligação de aparelhos eletrodomésticos, máquinas e ferramentas elétricas portáteis. Além disso, não possuem propriedades antichama. 

Hilton Moreno lembra que instalações fixas são aquelas que vão do quadro de luz até os pontos de tomadas, iluminação, aquecimento, motores, entre outros; utilizando eletrodutos, canaletas ou outros tipos de linhas elétricas.

Dica 5 – Cabos de alumínio cobreado causam diversos problemas

Hilton Moreno esclarece que esses produtos não podem ser usados, porque não estão previstos nas normas técnicas de instalação.

O principal risco do uso de cabos de alumínio cobreado é a ocorrência de incêndios devido a problemas de sobreaquecimento nas emendas e terminações de cabos elétricos.

Dica 6 – Cabos ‘desbitolados’ também são proibidos 

Esses condutores elétricos, por serem irregulares, comprometem a instalação elétrica, já que eles não atendem os itens mínimos recomendados pelas normas técnicas e, geralmente, empregam materiais de baixa qualidade e com dimensões insuficientes.

“Esses cabos são chamados de ‘desbitolados’, pois possuem menor quantidade de cobre que o exigido pelas normas técnicas. Além disso, o cobre utilizado muitas vezes não tem a pureza exigida para fins elétricos, porque usam cobre de sucata com alto grau de impurezas”, revela Hilton Moreno.

Além disso, por ser subdimensionado, o produto conduz menos energia e pode resultar no aquecimento indevido dos condutores (sobrecarga) e o consequente aumento na conta de luz, nos desarmes frequentes dos disjuntores e em curtos-circuitos e incêndios. Outro problema é que esses condutores não contam com a mesma qualidade de isolação que os produtos certificados.

Além disso, os rolos desses condutores elétricos geralmente possuem menos de 100 metros, embora a embalagem indique essa quantidade, ou seja, o dono da obra terá que comprar mais material para completar a instalação elétrica.

 



Fundación José Antonio Llorente impacta mais de 1.500 jovens

A Fundación José Antonio Llorente, projeto da LLYC, empresa de Marketing e Corporate Affairs e dos seus funcionários, beneficiou, no ano passado, um total de 1.517 jovens (quase 15% a mais do que em 2023) de 30 organizações em 12 países nos quais ela está presente. O trabalho foi realizado por meio de várias iniciativas, das quais participaram 367 profissionais da empresa, que dedicaram tempo pessoal e da jornada de trabalho para desenvolvê-las. Isto é o que mostra o “Relatório Anual 2024: Um legado transformador”, que acaba de ser apresentado em formato digital.

Entre as iniciativas, destaca-se o projeto global Voces Futuras, que contribui para forjar as vozes do futuro ao oferecer ferramentas de soft skills e comunicação a jovens em risco de exclusão. Em sua quinta edição, 1.002 foram capacitados.

Além disso, foram lançadas as Bolsas IE- Fundación José Antonio Llorente para oferecer a jovens talentosos a oportunidade de estudar em uma das universidades mais prestigiadas da Espanha e fortalecer as suas habilidades criativas. A Fundación José Antonio Llorente cobre 100% das bolsas oferecidas a dois candidatos por ano, e ao finalizar os estudos, eles podem estagiar na LLYC.

Além disso, a Fundación José Antonio Llorente apoiou entidades sociais em suas ações de comunicação por meio do projeto Storytelling for Social Impact. Alunos do mestrado em Creative Direction, Content and Branding desenvolveram campanhas de awarness para aumentar o alcance e a notoriedade das organizações e suas mensagens.

“Na Fundación José Antonio Llorente apostamos nos jovens e na capacidade inovadora deles. Em homenagem à visão do nosso fundador, conectamos jovens da Europa, dos Estados Unidos e da América Latina que buscam gerar impacto positivo e social, especialmente no uso da tecnologia. Eles devem liderar a mudança para construir um mundo mais humano”, afirma a presidente da fundação, Irene Rodríguez.

De acordo com Albert Medrán, Diretor da fundação: “Em 2024 desenvolvemos projetos focados nos jovens como protagonistas. Nós lhes demos ferramentas para que, com o seu próprio potencial e o uso correto da tecnologia, eles estejam preparados para liderar uma mudança transformadora na sociedade. Nós procuramos impulsionar iniciativas que promovam uma cultura digital saudável entre os mais jovens, gerando consciência sobre a importância do uso responsável delas”.

Sobre a Fundación Jose Antonio Llorente

A Fundación José Antonio Llorente nasceu em 2016 com a missão de contribuir para gerar valor social por meio do talento e da expertise das pessoas que formam a LLYC como consultoria global de comunicação e assuntos públicos. Inicialmente chamada de Fundación LLYC, ela mudou de nome em homenagem ao legado e à visão do seu fundador, José Antonio Llorente, um visionário que acreditava no poder transformador da tecnologia somado a uma abordagem intergeracional que aposta nos jovens como motor de mudança e progresso.

A Fundación José Antonio Llorente é uma realidade graças aos profissionais da LLYC e ao firme compromisso deles em todos os países onde a empresa opera. Por meio de projetos e iniciativas, a Fundação centraliza sua ação no apoio a vários coletivos em risco de exclusão ou com necessidades especiais por meio de formação e outras ações, assim como participando da conscientização de diversas causas sociais.



Guia oferece dicas de viagens para Santa Catarina no inverno

Santa Catarina oferece diversas atrações culturais, gastronômicas e de lazer e vem se firmando como um dos destinos turísticos brasileiros mais procurados do país, encantando cada vez mais turistas de todo o Brasil e também estrangeiros, o que se comprova por dados divulgados pelo IBGE, pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, dentre outras plataformas.

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em 10/04/2025, de fevereiro de 2024 a fevereiro de 2025, Santa Catarina registrou o maior crescimento do setor turístico do país, uma alta de 13,7% frente aos 12 meses anteriores.

Segundo dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) obtidos junto à Polícia Federal e ao Ministério do Turismo, o estado registrou no primeiro semestre deste ano um crescimento de 66,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, obtendo o recorde de 526.703, que vieram de diversos países conhecer os encantos de Santa Catarina.

Turismo de inverno cresce em Santa Catarina

Publicações indicam que este inverno será movimentado para o setor de turismo em Santa Catarina. Segundo dados da ForwardKeys, via plataforma Amadeus, divulgados pelo Governo do Estado, durante o lançamento da Campanha Estação Inverno: o interesse por viagens ao estado é intenso, sendo que já foram registradas mais de 3 milhões de buscas, sendo 564.324 de turistas internacionais e 2.466.245 de visitantes nacionais.

Conforme levantamentos recentes da Embratur, em junho, início da temporada de inverno, os destinos catarinenses receberam 51,52% mais turistas do que no mesmo mês de 2024, o que deixa claro que o estado tem atraído turistas não apenas no verão, mas que também tem bastante a oferecer na estação mais fria do ano.

De acordo com declaração do coordenador de Relações Estratégicas da Embratur, Luciano Boico, para o portal Conecta SC, os números comprovam o fortalecimento crescente do setor turístico catarinense: “Os dados refletem o sucesso das ações integradas de promoção turística e da qualificação da oferta em Santa Catarina. O estado tem demonstrado capacidade de atrair visitantes nacionais e internacionais de forma consistente, inclusive durante a temporada de inverno, o que evidencia a maturidade do destino e sua diversificação turística”.

Conecta SC oferece guia para quem quer visitar Santa Catarina no inverno

Diante de tanto interesse e do potencial turístico apresentado pelo estado, o portal Conecta SC publicou um Guia de Turismo para quem quer viajar para Santa Catarina no inverno, com uma seleção das cidades que mais se destacam nesta época do ano.

O guia propõe roteiros que fogem do óbvio e revelam a riqueza de experiências disponíveis no território catarinense, especialmente no inverno. Entre os destaques estão Urubici, na Serra Catarinense, eleita a cidade mais acolhedora do Brasil, e Pomerode, que foi considerada o Melhor Destino do Brasil pelo site Melhores Destinos em 2023, destacando-se pelo custo-benefício, atrações e gastronomia.

Balneário Camboriú também marca presença com atrações como a Roda Gigante, o Parque Aventura Jurássica, o Oceanic Aquarium e o Space Adventure, atração que possui o maior acervo da NASA fora dos Estados Unidos. Outro destaque é o Parque Beto Carrero World, localizado em Penha, considerado o melhor parque temático do Brasil, segundo o Prêmio Melhores Destinos 2024/2025, ele oferece brinquedos radicais, espetáculos ao vivo e áreas temáticas para quem viaja em família.

Florianópolis, conhecida como um dos principais destinos turísticos brasileiros no verão, oferece também experiências diversas durante o inverno, principalmente no setor de eventos, tendo sido considerada a Melhor Cidade para Eventos de Grande Porte no Brasil em 2024. Em agosto, a capital de Santa Catarina sedia o Startup Summit 2025, que deve receber mais de 10 mil participantes de todo o Brasil. Joinville também se destaca no setor de eventos ao se tornar palco durante o inverno do maior festival de dança do mundo, despontando como um destino em alta na temporada, conforme dados da plataforma Airbnb.

Imbituba e Praia do Rosa são destinos possíveis para quem busca natureza e sossego — e, com sorte, o avistamento de baleias-francas. Já para quem prefere relaxar em águas quentinhas, as estâncias termais de Águas Mornas e Piratuba são opções disponíveis. E para os amantes do ecoturismo, Praia Grande se destaca com experiências como passeios a cavalo, trilhas guiadas em meio a cânions e voos de balão.

Diante do potencial turístico do território catarinense, o conteúdo disponibilizado pelo portal Conecta SC oferece um leque de opções para quem deseja viajar para Santa Catarina no inverno.



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