Home Blog Page 1590

Acer anuncia novos monitores com webcam integrada e touchscreen

Nos últimos sete meses, a rotina em todo o mundo se transformou e foi preciso se adaptar, às pressas, à melhor forma de continuar atividades diante da obrigatoriedade do distanciamento social, remotamente.

Preocupada em proporcionar a melhor experiência para o consumidor, combinando performance, ergonomia, resolução de imagem e comodidade para qualquer atividade de entretenimento, profissional e educacional, a Acer apresenta dois monitores: B247Y D, com webcam integrada, e UT241Y, com suporte inclinável e touchscreen.

Nem todos que adotaram o home office em tempo integral estavam preparados para essa mudança e, depois do susto, precisaram se organizar para garantir a qualidade e continuidade dos negócios em casa.

O investimento em equipamentos de qualidade são uma das prioridades do momento, como revela um levantamento da empresa de consultoria GfK, que constatou um crescimento de 87% nas vendas do setor de informática no mês de julho.

Os novos modelos de monitores da Acer são uma ótima opção para este momento, já que foram pensados exclusivamente para o consumidor que depende de qualidade, segurança e conforto para continuar suas atividades de casa.

O primeiro modelo se destaca por oferecer uma experiência de imagem excepcional para foto e vídeo, e alto desempenho de câmera para gravações, apresentações e chamadas ao vivo. Já o segundo é touchscreen e inclinável, garantindo comodidade para trabalhar em qualquer lugar, na posição mais confortável e com perfeita visualização.

“Em um momento em que as atividades remotas estão em alta em todo o mundo, os novos monitores da Acer chegaram para transformar a experiência de quem trabalha, estuda, se comunica e produz conteúdo à distância”, comenta Adriana Lemos, Gerente de Produtos para monitores, projetores e acessórios na Acer.

“Tanto para os que precisam de qualidade de vídeo para comunicação e produção de conteúdo online, tanto para os que precisam criar e visualizar informações com comodidade, estes lançamentos reforçam o compromisso da Acer em oferecer soluções com configurações de última geração adequadas para atender às necessidades de uso dos consumidores”.

Confira detalhes dos novos monitores: 

Acer B247 D
Com tela de 23.8” Full HD e painel IPS possibilitando um amplo ângulo de visão de 178º, o modelo B247YD possui câmera Full HD RGB+ IR, que se conecta ao software de reconhecimento facial Windows Hello, personalizando o login do usuário e garantindo segurança de acesso, o que o torna ideal para o uso corporativo. Também possui microfone embutido e acesso ao Hey Cortana, o que facilita as atividades do dia a dia.

Para aprimorar a usabilidade, a novidade também conta com o design ZeroFrame, que praticamente elimina as bordas para garantir a imersão do usuário, além de ser equipado com a tecnologia Acer BluelightShield™, que reduz a emissão de luz azul em até 54%. Sua tela com o recurso Acer ComfyView também reflete menos luz e garante uma visualização mais confortável mesmo durante longos períodos de uso.

A robustez deste monitor vem de seu suporte ergonômico e forte. A base firme possibilita inclinar a tela em até 25°, girar 45° e fazer ajustes de altura até 120 mm.

UT241Y
O modelo UT241Y tem como foco a comodidade, e qualidade de imagem ao alcance dos dedos; também possui 23.8”, resolução Full HD e painel IPS, que oferece qualidade, nitidez e contraste que permitem o usuário ter a melhor experiência em um mundo perfeitamente colorido.

Ele é a opção ideal para quem precisa de conforto para trabalhar, já que seu mecanismo de dobradiça duplo exclusivo permite inclinar a tela deste monitor até o ângulo perfeito, entre 3° e 88°.

Sua tela touch de 10 pontos simultâneos torna o trabalho, a navegação por páginas na web, a visualização de fotos e os jogos mais divertidos e intuitivos – sem falar da facilidade de aproveitar dos recursos de toque do Windows 10.

Também possui design ZeroFrame e é equipado com as tecnologias Acer BluelightShield e Flicker-Less para garantir melhor usabilidade e evitar fadiga ocular, duas conexões USB 3.0, e uma entrada USB tipo C.

Os dois monitores já estão disponíveis na Acer Store.

 

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA



LG alia inovação, tecnologia e bem-estar na exposição Janelas CASACOR 2020

A LG participa do Janelas CASACOR 2020, em São Paulo, com mais de 50 produtos em exposição em diferentes ambientes decorados. A empresa amplia o conceito de casa conectada para estimular o bem-estar, conforto e a praticidade proporcionado pelas novidades que serão apresentadas.

A mostra, que acontece de 08 de novembro a 18 de dezembro, contará com espaços ambientados como vitrines, trará o portfólio de alta tecnologia e design da LG.

Para a exposição a empresa criou a JANELA CASA CONECTADA LG, assinada pela Suíte Arquitetos. Localizado na Praça Cidade de Milão, Vila Nova Conceição, o ambiente reproduz um estúdio de aproximadamente 30m² com uma amostra do que há de mais moderno da marca, inclusive, lançamentos como a TV OLED, condicionador de ar, caixa de som, sound bar e o smartphone LG Velvet.

Para a diretora de Marketing da LG Electronics do Brasil, Sonah Lee, a exposição é uma excelente oportunidade de criar ambientes que integrem tecnologia, design e bem-estar.

“Este ano, em especial, redescobrimos como é importante aproveitar melhor nossos momentos em família e o conceito de casa conectada ganhou importância ainda maior. Durante a CASACOR, veremos como a inovação da LG está focada em proporcionar uma vida melhor a seus consumidores, facilitando a rotina, proporcionando mais lazer e uma vida mais saudável”, adianta a executiva.

Outro destaque da LG no evento é o espaço assinado pelo arquiteto Roberto Loeb, mentor de seus alunos de arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Localizado na Brasilândia, a proposta do espaço é criar uma cozinha experimental que, após a CASACOR 2020, ficará como legado para a comunidade, uma vez que a LG vai doar todos os produtos dispostos neste ambiente.

A mostra é gratuita e seguirá os procedimentos de segurança e distanciamento social. Para quem não puder se locomover até a exposição, estarão disponíveis visitas virtuais, guiadas pelo autor de cada projeto, no site oficial do evento.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA



realme anuncia chegada ao Brasil com produtos mais acessíveis de tecnologia e design

A realme, marca de smartphones, nunciou hoje oficialmente sua entrada no Brasil para fornecer smartphones premium e produtos com performance que vai além e design que cria tendência a um preço mais acessível.

Fundada em agosto de 2018, a realme se superou com sucesso como o título Global TOP 7 Smartphone com 50 milhões de usuários em mais de 60 mercados em todo o mundo. E fará o lançamento de seu produto no Brasil em dezembro de 2020.

“Estamos muito empolgados em entrar no Brasil”, disse Sky Li, fundador e CEO da realme. “Sabemos que o Brasil é um país com uma população jovem e conectada. Teremos o Brasil como centro estratégico e porta de entrada para o mercado da América Latina. Chegamos ao país com uma estratégia de longo prazo para sermos os principais players do Brasil, fornecendo produtos de excelente performance, design, qualidade e preço. Também pretendemos ser o popularizador de 5G e AIoT, construindo uma vida inteligente que cria tendências para os jovens no Brasil”.

A empresa ambiciona popularizar a tecnologia de ponta no mundo e no Brasil. Para os produtos 4G, a realme está comprometida em liderar as tendências de tecnologia. Por exemplo, ela foi a primeira a adotar a câmera pop-up no segmento de preço de US$ 200, e estreou a primeira câmera Quad de 64MP do mundo.

realme 7 Pro

Com o lançamento do realme 7 Series, a realme tornou-se novamente a primeira a aplicar carregamento rápido 65W SuperDart em um smartphone intermediário. Assim, as 3 linhas de produtos do smartphone realme 4G podem atender diferentes demandas de diferentes públicos:

realme C Series concentra-se em mega display e mega bateria para trazer entretenimento completo e qualidade de ponta;

realme Number Series é excelente em carregamento rápido e imagem, também com um design inovador mais leve e mais fino. A série é a melhor escolha para o jovem mostrar sua personalidade. A realme lançou a série realme 7 com carga SuperDart de 65W e a primeira do mundo a passar na Verificação de Confiabilidade do Smartphone da TÜV Rheinland;

realme Narzo Series é personalizado para aqueles que mais se preocupam com o desempenho, especialmente os usuários online que gostam de jogar.

Desde 2020, a realme está posicionada para popularizar o 5G e lança uma série de smartphones 5G avançados. Em 2-3 anos, a realme planeja atualizar todas as linhas de produtos no Brasil de 4G para 5G.

Além do smartphone, a realme  fornecerá mais de 20 produtos AIoT no Brasil com estratégia de produto “1 + 4 + N” para criar uma tendência de Smart Life, sendo:

1 Core: realme eva smartphone como o core do ecossistema realme AIoT para conectar, gerenciar e controlar todos os produtos AIoT com realme Link App;

4 Smart Hubs: realme torna Smart TV, Smart Speaker, Smart Watch e Smart Earphone os 4 principais hubs inteligentes para ajudar os consumidores a gerenciar e controlar mais produtos AIOT junto com smartphones;

N AIOT products: o ‘N’ aqui representa o comprometimento da realme em trazer uma infinidade de novos produtos AIOT e produtos que criam tendências e estilos de vida. realme visa construir uma comunidade de tendências para os jovens.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA



Stellantis apresenta seu logotipo

PSA_FCA_couleurs_07102020

A Peugeot S.A. e a Fiat Chrysler Automobiles revelaram hoje, 09/11, o logotipo da Stellantis, o novo grupo que resultará da fusão 50/50% dos dois grupos.

Segundo o comunicado, o logotipo simboliza o sucesso das empresas fundadoras da Stellantis e as forças combinadas únicas do portfólio do novo grupo de 14 marcas automotivas históricas, bem como a diversidade de experiências profissionais de seus funcionários que trabalham em todas as regiões do mundo.

Junto com o nome Stellantis – cuja raiz latina “stello” significa “iluminar com estrelas” – é a representação visual do espírito de otimismo, energia e renovação de uma empresa diversificada e inovadora, determinada a ser um dos novos líderes na próxima era de mobilidade sustentável.

A apresentação do logotipo é o mais recente passo para a conclusão do projeto de fusão, que deverá ocorrer até o final do primeiro trimestre de 2021, sujeito às condições habituais de fechamento, incluindo a aprovação pelos acionistas de ambas as empresas em seus respectivos Conselhos e a satisfação de requisitos antitruste e outros regulamentares.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA



Projeto piloto de carro por assinatura da Audi Brasil vai até dezembro

Assim como diversos serviços já estabelecidos no mercado, como os de filmes, séries e músicas, o objetivo é oferecer ao cliente a possibilidade de assinar um serviço pelo qual poderá usufruir de um veículo Audi com até 2.000 km para rodar por mês, seguro, IPVA, licenciamento, assistência 24 horas e manutenção preventiva – como opcional, é possível adicionar blindagem também.

Nesta primeira fase, o Audi Luxury Signature será realizado na cidade de São Paulo e respectiva região metropolitana e terá 20 unidades à disposição dos clientes.

O projeto piloto é desenvolvido em parceria com a Fleet Solutions, empresa do Grupo Volkswagen que atua na terceirização e gestão de frotas, e terá quatro meses de duração, de setembro a dezembro, período em que o modelo de negócios será avaliado pelas perspectivas do cliente, da concessionária e da montadora.

Para quem não sabe, a Audi também é uma empresa do Grupo Volkswagen.

Audi e-tron

Os planos variam de acordo com o modelo desejado e terão duração mínima de 24 meses. Dentre as 20 unidades estão disponíveis dois A6 Sedan, dois A7 Sportback, oito SUVs Q8 e oito Audi e-tron SUV, o primeiro veículo 100% elétrico da marca no Brasil.

Os valores de assinatura por mês partem de R$ 9.590,00 para o A6, R$ 9.990,00 o e-tron Performance, R$ 10.590,00 para o e-tron Performance Black, R$ 10.990,00 para o A7, R$ 12.590,00 para o Q8 Performance e R$ 13.290,00 para o Q8 Performance Black.

Audi A6

Para Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil, “a indústria da mobilidade passa por uma revolução muito intensa nos últimos anos e o avanço da tecnologia nos permite hoje explorar novos modelos de negócios.

A Audi sempre foi pioneira em tudo o que faz e com o serviço de carro por assinatura não poderia ser diferente. Mais do que ser a primeira montadora a oferecer esta modalidade, nosso objetivo é deixar que o cliente decida se quer adquirir ou usufruir os modelos Audi, de acordo com sua realidade”.

O funcionamento do Audi Luxury Signature
As concessionárias Audi Center são responsáveis por apresentar aos potenciais clientes a possibilidade de assinar um plano do Audi Luxury Signature, mostrar as informações dos modelos disponíveis e oferecer um test drive. Com posse de todos os dados e detalhes, o cliente confirma o interesse, escolhe o veículo de sua preferência – ele pode neste momento acrescentar opcionais e/ou blindagem, com respectiva adição de valor no plano de assinatura – e apresenta a documentação necessária para emissão do contrato, que é assinado digitalmente.

Audi A7

Para os modelos e-tron será possível adicionar na parcela um carregador adicional, do tipo home charger de 7,4 kw ou 11 kw. Como custos de instalação residencial podem variar, este será o único valor que não poderá ser incluído na parcela.

Com contrato assinado, a Audi fatura o veículo em nome da Fleet Solutions, parceira do projeto responsável pela aquisição do modelo. A unidade zero quilômetro escolhida de acordo com as preferências do interessado chega à concessionária, que faz a entrega técnica para o cliente.

A partir daí o cliente fica responsável por efetuar mensalmente o pagamento da assinatura de acordo com o modelo e opcionais escolhidos. Além disso, ele deve seguir as recomendações de manutenção da marca, como agendar e levar o veículo para fazer as revisões nas concessionárias.

Audi Q8

O contrato tem um período mínimo de 24 meses e contempla a possibilidade de rodar até 2.000 km por mês (a distância pode ser ultrapassada mediante excedente de quilometragem), seguro, IPVA, licenciamento, assistência 24 horas e revisões.
Ao final do contrato, o cliente terá a possibilidade de adquirir o modelo com condições especiais ou simplesmente devolver na concessionária onde fechou o plano de assinatura.

De acordo com Jörg Pape, Managing Director responsável pelas operações da Audi Financial Services e atividades da Fleet Solutions na América do Sul, “novos modelos de negócio são essenciais no cenário atual. Estreitamos nossa parceria com a Audi para oferecer um produto inédito e completo aos clientes. A missão da Fleet Solutions é facilitar a vida das pessoas, provendo soluções de mobilidade e sustentabilidade. Buscamos continuamente eficiência e inovação na prestação de serviços. Nos orgulhamos de fazer parte deste projeto”.

Após a conclusão do projeto piloto a Audi do Brasil fará a análise de todas as informações do projeto para estabelecer os próximos passos do programa de carro por assinatura.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA



Anker lança no Brasil duas caixas de som bluetooth e à prova d’água

A Anker lançou no Brasil duas caixas de som sem fio e à prova d’água, a Icon e a Icon Mini. Os novos modelos foram projetados para oferecer uma melhor experiência de som para ouvir músicas e animar o ambiente, em casa ou áreas externas, como piscina, campo, parques, etc. 

A SoundCore Icon possui bateria de longa duração – até 12 horas – com uma única recarga.  Devido a proteção IP67, a caixa de som é resistente contra poeira, lama e água, perfeita para aqueles que gostam de aventuras ao ar livre.

E graças ao material externo inteligentemente projetado, a Icon até flutua.

Compacto e fácil de transportar, o equipamento vem com uma alça removível que permite pendurar em qualquer lugar que você quiser como bolsa, mochila, árvores, bicicleta ou grade.

No quesito som, o modelo surpreende, pois usa um driver elíptico superdimensionado que permite maximizar o espaço e extrair ainda mais potência do hardware de som com o aumento de graves.

O resultado é um alto-falante supercompacto com uma potência de áudio impactante para reprodução em qualquer espaço, seja interno ou externo.

Disponível na cor preta, a SoundCore Icon pode ser encontrada no site da marca pelo preço de R$ 499,90.

Já a SoundCore Icon Mini é portátil, leve e muito potente. Com apenas 287g, tem aproximadamente o mesmo tamanho de um baralho de cartas e cabe no bolso ou em qualquer compartimento de bolsas, malas ou mochilas.

O modelo possui tempo de reprodução de 8 horas, com uma qualidade de som superior a de muitos alto-falantes grandes, capaz de preencher espaços internos e externos com áudio poderoso para criar os momentos inesquecíveis.

Além disso, o equipamento traz diversos recursos, como um microfone para chamadas hands-free, entrada para cabo auxiliar e controles físicos simplificados. 

O produto está disponível na cor laranja e custa R$ 249,90.

Para mais informações, acesse o site.

Fichas técnicas:

SoundCore Icon
Autonomia: 12 horas
Potência: 10W
Classificação: IP67
Conectividade: Bluetooth 5.0
Carregamento: Micro USB
Dimensões:  212x108x73 (mm)
Peso:  0,501 (kg)

SoundCore Icon Mini
Autonomia: 8 horas
Potência: 3W
Classificação: IP67
Conectividade: Bluetooth 4.2
Carregamento: Micro USB
Dimensões:  112x109x47 (mm)
Peso:  0,287 (kg)

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA



Harman Kardon apresenta o fone de ouvido FLY TWS (com vídeo!)

A Harman Kardon está com novidade na linha de fones de ouvido True Wireless no Brasil.

Com o som premium cativante e a tradicional elegância no design que permeiam os produtos da marca, o Harman Kardon Fly TWS entrega um áudio preciso para ouvir músicas e fazer chamadas telefônicas, além de todas as facilidades dos assistentes de voz – e tudo totalmente livre de fios para acompanhar de maneira prática quem leva uma vida ativa na cidade.

Apresentando um áudio limpo e bem equalizado, os fones são otimizados para viagens e contam com drivers de 5,8mm para entregar um encorpado som premium.

O Harman Kardon Fly TWS garante alta fidelidade por mais tempo, em até 20 horas de som combinado – sendo 6 horas nos fones e outras 14 horas com o estojo de carregamento.

Veja mais aqui:

Com uma avançada engenharia de som aplicada para a melhor comunicação em ligações, o Harman Kardon Fly TWS dispõe de chamadas com som estéreo. Os fones cancelam os ruídos ao redor para obter clareza nas conversas com amigos, familiares ou colegas de trabalho.

Praticidade e conectividade para o dia a dia também são alguns dos conceitos que norteiam este lançamento, que acompanha o Bluetooth 5.0. Logo ao abrir o case de carregamento, graças ao FastPair, uma notificação já aparece na tela de dispositivos Android 6.0 para realizar o emparelhamento facilmente.

E basta um toque no fone para ativar o assistente de voz Amazon Alexa ou Google Assistente.

As tecnologias Talk Thru e AmbientAware ainda oferecem praticidade para o usuário conversar com seus amigos sem a necessidade de retirar os fones – apenas reduzindo o volume da música – ou optar por ficar atento ao que acontece no seu redor.

Esses recursos podem ser ajustados por meio do aplicativo My Harman Kardon Headphones.

Os consumidores ainda podem personalizar suas experiências acústicas, também utilizando o aplicativo da marca. Além de equalizar o som conforme o gosto pessoal, é nele que o consumidor seleciona seu assistente de voz de preferência.

Visando a melhor eficiência e economia da bateria do produto, o aplicativo ainda vem com o recurso de “Espera automática” que desliga os fones após mais de 30 minutos sem ações – para retomar, basta um simples toque.

Além da sonoridade padrão Harman Kardon, o lançamento é resistente à água e ao suor graças à tecnologia IPX5. Seu design premium ainda é especialmente voltado ao conforto do consumidor, desenvolvido com materiais que permitem o uso ao longo de todo o dia sem qualquer desconforto. Para aumentar a durabilidade e a sofisticação, os fones e o estojo de carregamento possuem seus acabamentos em couro.

Preço e disponibilidade
O modelo já está disponível no Brasil, com preço sugerido de R$ 999,00. Para mais informações, acesse o site.

Especificações técnicas:                                   

– Tamanho do driver: 5,6 mm
– Resposta de frequência: 10 Hz a 20 kHz
– Impedância: 17 ohms
– Sensibilidade: 97 dB NPS
– Sensibilidade do microfone: -6 dBV a 1 kHz/Pa
– Faixa de frequência: 100 Hz a 8 kHz
– Potência de transmissão Bluetooth: <13 dBm
– Modulação de transmissão Bluetooth: GFSK, π/4 DQPSK e 8DPSK
– Faixa de frequência Bluetooth: 2,402 a 2,480 GHz
– Perfil e versão Bluetooth: A2DP 1.3, AVRCP 1.5 e HFP 1.6
– Versão Bluetooth: 5.0
– Tipo de bateria dos fones: Bateria tipo botão (55 mA / 3,7 V)
– Bateria do estojo carregador: Polímero e íon de Li (450 mA / 3,7 V)
– Alimentação de energia: 5 V
– Tempo de carregamento: < 2 horas (começando com a bateria sem carga)
– Autonomia com BT: Até 6 horas
– Autonomia total (com estojo): Até 20 horas
– Fones de ouvido: 7,3 g cada (14,6 g total)
– Estojo carregador: 59.2 g

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA



Hacker criptografou todos os processos e e-mails do STJ e cobra resgate do governo

Um hacker invadiu, na última terça-feira (03), o Superior Tribunal de Justiça e criptografou todo o acervo de processos da corte. Bloqueou o acesso também às caixas de email de ministros da casa. Todos os dados e sistemas que estavam nos servidores do STJ foram criptografados. O hacker conseguiu criptografar até mesmo os backups dos dados da corte. Até ontem, quinta-feira, quase 48 horas após o ataque, o STJ não existia virtualmente.

Informações preliminares sobre o ataque digital apontam que o hacker não teve muitas dificuldades ou precisou de grande sofisticação para entrar nos sistemas e fazer o que quisesse com os dados. Em tese, o estrago poderia ter sido ainda maior – se é que não foi.

Uma das mensagens entre os técnicos do STJ descreve o ataque: “Basicamente foi um ataque do tipo ransomware. Uma conta Domain Admin foi explorada o que permitiu que o hacker tivesse acesso aos nossos servidores, se inserisse em grupos de administração do ambiente virtual e, por fim, criptografasse boa parte das nossas máquinas virtuais”.

A mensagem foi enviada logo após o ataque. Em seguida, confirmou-se que a invasão foi mais ampla. O invasor criptografou simplesmente tudo.

Ainda não se sabe se o hacker acessou e copiou os dados do tribunal – muitos deles, por óbvio, sigilosos, como processos e e-mails de ministros.

Técnicos do tribunal e peritos de empresas terceirizadas não conseguiram quebrar até agora a criptografia – e provavelmente nunca consigam. Neste momento, a íntegra do acervo do segundo tribunal mais importante da República está bloqueada e indisponível.

Hacker cobra resgate de dados sequestrados do STJ
Na imagem abaixo podemos ver o pedido de resgate pelos dados acessados no portal do STJ:

Ou seja, a única forma de recuperar os dados será pagando.

Peritos do STJ temem não recuperar todos os dados do tribunal
Técnicos do Superior Tribunal de Justiça responsáveis por corrigir os estragos causados pelo ataque digital à corte estão preocupados. Acreditam que a corte perderá todos os dados produzidos pelo tribunal nos cinco dias anteriores ao ataque.

Eles estão tentando recuperar os dados por meio de fitas (!!!) – sim, fitas, o último dos backups físicos. Conforme dito anteriormente, o backup digital também foi criptografado no ataque. Ainda não está claro porque os backups de disco aparentemente estão indisponíveis.

Os peritos trabalham ininterruptamente para que a corte tenha condições mínimas de trabalho o quanto antes. Por enquanto, prevê-se o retorno das atividades somente no dia 15 deste mês. Antes, acreditava-se que isso seria possível no começo da próxima semana.

As atividades foram suspensas, pelo Ministro Humberto Martins:

Hoje, o STJ ainda não existe virtualmente. Não há nada no ar.

CNJ, Governo de Brasília e SUS sofrem ataque semelhante ao do STJ
O Conselho Nacional de Justiça, o DataSUS (órgão do Ministério da Saúde) e Governo do Distrito Federal sofreram também tentativas de ataques com método idêntico ao usado na invasão do Superior Tribunal de Justiça.

Ao contrário do STJ, os três órgãos atacados conseguiram minimizar os danos, segundo fontes que acompanham a série de invasões.

Trata-se, seguramente, do mais grave ataque digital já cometido contra um órgão de estado do Brasil.

Transparência
Mesmo após as revelações, a cúpula do Superior Tribunal de Justiça mantém o país no escuro acerca da extrema gravidade do ataque ransomware. O silêncio explica-se, ao menos em parte, pelo medo que se apossou do corpo técnico do tribunal, assim como de seus funcionários terceirizados. Todos sabem que cabeças rolarão – e contratos com empresas de tecnologia, também.

Sob o ponto de vista técnico, o sucesso de um ataque desse tipo é inaceitável. Ele é resultado de um conjunto de erros primários, cujas consequências agora se revelam potencialmente catastróficas.

Esses erros de procedimento têm responsáveis, dentro e fora do STJ. O problema, neste momento, é que os mesmos profissionais estão sendo cobrados a resolver o problema que criaram. E não sabem como enfrentar a crise de frente.

A investigação da PF visa a identificar e capturar o hacker ou hackers que cometeram o crime. Mas cabe ao STJ – teoricamente – criar uma sala de guerra para resolver a emergência e convocar uma auditoria independente para estabelecer o que aconteceu, de modo a responsabilizar quem errou e evitar a repetição de falhas semelhantes.

Por enquanto, há uma espécie de caos controlado: técnicos pressionados a resolver para ontem, mas sem coordenação, um problema complexo. E claro que não está dando certo.

Fonte: O Bastidor

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA



Volta aos escritórios reacende importância dos cuidados com ar-condicionado

Por Thiago Dias Arbulu *

A flexibilização de medidas de distanciamento social acelerou a retomada de rotinas de escritórios, ainda que com limitações de espaço, tempo e quantidade de pessoas.

E essa volta a prédios com salas fechadas, muitas vezes sem ventilação natural, faz com que sejam retomados os debates sobre a segurança do uso de equipamentos de ar-condicionado em um momento de preocupação com disseminação de doenças respiratórias e virais.

A questão central é que esse é um tema que não deveria ser apenas sazonal ou circunstancial. Não se pode esperar a chegada de um problema para pensar em soluções ou formas de evitá-lo. É preciso criar uma cultura de maior atenção com o projeto de climatização, que deve considerar níveis de filtragem e renovação do ar, manutenção, limpeza e higienização dos filtros e dutos.

Inclusive, segundo a lei 13.589/18, “Todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizado artificialmente devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes”. Isso serve tanto para pautas ligadas à saúde de quem frequenta ambientes estritamente climatizados quanto para a agenda ambiental, de sustentabilidade.

É bom ponderar também que, de acordo com pesquisas recentes, cada vez mais a qualidade do ar é apontada como principal influenciador para melhora de performance, felicidade e bem-estar no ambiente de trabalho. O que certamente será acentuado devido a esse momento  que vivemos.

Dessa forma o ar-condicionado não pode ser determinado como um vilão, mas sim um aliado às boas práticas de tratamento do ar. Contudo o que conta e provoca preocupações válidas e justas é o tipo do produto e a forma como ele é cuidado e atualizado.

Também deveria ser primordial uma verificação mais frequente da qualidade do ar nesses ambientes fechados, em que dificilmente há ventilação natural. A falta de renovação do ar pode elevar a concentração de CO2 e até a proliferação de fungos, elementos que contribuem com o aumento de problemas respiratórios de diferentes gravidades.

Atualmente existem diversas opções de soluções para atender essa nova necessidade, com destaque para equipamentos que captam o ar exterior, filtram e ainda reduzem a temperatura para otimizar a operação.

Além disso, as tecnologias atuais permitem uma distribuição de ar mais homogênea e com controle mais preciso de temperatura e umidade, evitando a dispersão e concentração de vírus, bactérias e partículas indesejadas.

Por isso é importante tratar sistemas de ar-condicionado como prioridade independentemente do período do ano. A manutenção constante e a busca por profissionais qualificados para instalar e realizar ajustes são fatores essenciais para que o uso de aparelhos de ar-condicionado seja mais saudável e sustentável.

* Thiago Dias Arbulu, Gerente Sênior de Produtos da Divisão de Digital Appliances da Samsung Brasil

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA



Volkswagen lança serviço de carro por assinatura no Brasil

A partir de hoje, 05/11, a Volkswagen do Brasil, em parceria com a Volkswagen Financial Services e Assobrav, estreia o VW Sign&Drive, um serviço de assinatura com contratação on-line criado para atender a maneira contemporânea de se consumir carros. Inicialmente, o programa estará disponível no estado de São Paulo com os modelos T-Cross 200 TSI e Tiguan Comfortline.

“A VW vive uma Transformação Digital sem precedentes e o Sign&Drive é mais uma opção de mobilidade que trazemos ao mercado para os clientes desfrutarem dos nossos modelos. Todos os dias, nossos especialistas estão pensando em formas inovadoras de conquistar esse consumidor que quer cada vez mais conveniência e um tratamento diferenciado. Com essa e outras tantas opções que estamos lançando, temos certeza de que levaremos a VW a mais garagens de todo o País. Em seis passos no nosso website, é possível aderir ao programa por assinatura da VW”, destaca Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

O programa VW Sign&Drive permite que o cliente assine de forma digital, no website da VW, o serviço por um período de um ou dois anos (a depender do modelo escolhido) e possa usufruir um veículo Volkswagen. Estão inclusos na assinatura: documentação (IPVA, licenciamento e emplacamento), seguro, manutenção preventiva e franquia de 1.800 km para rodar por mês.

“Estamos oferecendo um valor de assinatura bastante competitivo e disponibilidade do veículo em até sete dias úteis. Temos certeza de que vamos atrair novos clientes, movimentar as lojas e gerar receita adicional para nossa rede. Além disso, ao final da assinatura, vamos incentivar que o cliente troque por outro modelo e plano, fidelizando-o à nossa marca”, afirma Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.

O programa é desenvolvido em parceria com a Assobrav e com a Fleet Solutions Brasil, empresa da Volkswagen Financial Services que atua na terceirização e gestão de frotas. Esta fase do programa tem duração até o fim dos estoques.

“Nós buscamos de forma contínua oferecer mais eficiência e inovação na prestação de serviços, e este é um projeto do qual nos orgulhamos muito. Novos modelos de negócio são essenciais no cenário atual e, para atender esta demanda da melhor forma possível, unimos esforços em prol de oferecer um serviço completo aos clientes”, complementa Jörg Pape, Managing Director responsável pelas operações da Volkswagen Financial Services na América do Sul.

“Lançamos este serviço com muita satisfação pois passaremos a atrair e atender o público que possui necessidades bastante específicas em relação ao uso do veículo. O VW Sign&Drive é a solução da marca que vem ao encontro das características de consumo que este tipo de cliente valoriza”, destaca Rodrigo Capuruço, Managing Director da Volkswagen Financial Services Brasil.

Os planos variam de acordo com o modelo desejado (conforme tabela do mês de novembro de 2020):

O SUV T-Cross 1.0 200 TSI nas cores cinza
platinum ou preto ninja a partir de R$ 1.899/mês no plano de 12 meses
O SUV Tiguan Comfortline nas cores branco, prata pyrit e
preto mystic a partir de R$ 3.659/mês no plano de 24 meses

Como funciona o VW Sign&Drive
Será possível contratar o serviço de duas formas: on-line ou presencialmente na concessionária. De forma simples, rápida e digital, em seis passos o cliente pode assinar pelo seu VW no www.vw.com.br/signanddrive, basta 1) selecionar o modelo, 2) customizar o plano, 3) se cadastrar, 4) fazer o upload dos documentos, 5) confirmar os dados e, por último, 6) assinar digitalmente. Após a contratação, a retirada do veículo é feita na loja mais próxima indicada.

O cliente também pode dirigir-se até uma concessionária Volkswagen do estado de São Paulo. Ele contará com a ajuda do vendedor para indicar os modelos disponíveis e auxiliá-lo a registrar seu pedido na plataforma VW Sign&Drive. Depois disso, o cliente aguarda até sete dias o veículo para retirada na loja. As manutenções necessárias poderão ser realizadas em qualquer concessionária da rede Volkswagen. Ao final dos 12 ou 24 meses, o concessionário pode oferecer um novo contrato de assinatura.

“O programa VW Sign&Drive chega para complementar a grande gama de iniciativas que a marca oferece para atender aos diferentes públicos, como o financiamento, o leasing, ou por meio de programas específicos para frotistas, taxistas, produtores rurais, pequenos empresários e locadoras”, finaliza Cesar Moura, presidente da Assobrav.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA



Alexa comemora seu primeiro ano no Brasil e Amazon traz curiosidades desde o lançamento

A Amazon celebra hoje o primeiro aniversário de lançamento de sua inteligência artificial no Brasil, com a Alexa adquirindo cada vez mais conhecimento e tornando-se mais inteligente a cada dia.

Também há um ano era feito o lançamento da família Echo de smart speakers, quando foram anunciados Echo, Echo Dot e Echo Show 5, e também o aplicativo Alexa gratuito para smartphones e tablets.  Amazon lançou quatro novos dispositivos com Alexa – Echo Show 8, Echo Dot com Relógio, Echo Studio e Fire TV Stick Lite – e anunciou também a nova linha de dispositivos Echo que ficaram disponíveis esta semana no Brasil – como novo Echo e novo Echo Dot – além dos novo Echo Dot com Relógio e Echo Show 10 que chegarão em breve.

A Alexa torna mais fácil conectar dispositivos de casa inteligente. Diversos produtos de outras marcas como Philips, Positivo, Samsung, Multilaser, Roomba, entre outros, foram lançados neste período, com Alexa integrada ou compatíveis com Alexa.

Com isso, ficaram mais acessíveis lâmpadas, fechaduras, TVs, conectores de energia, câmeras, máquinas de café, ar condicionado, robôs aspiradores, entre outros, que deixam a automação residencial muito mais fácil com produtos.

Alexa foi lançada no Brasil junto com Amazon Music, oferecendo aos clientes uma maneira fácil de pedir suas músicas favoritas por comando de voz. A disponibilidade de skills também cresceu de 300, à época do lançamento, para mais de 1.400 atualmente. E com o Prêmio Alexa de Acessibilidade, anunciado em agosto, e novas oportunidades para marcas e desenvolvedores, mais e mais skills são adicionadas todos os dias.

Aqui vão alguns dados curiosos sobre a Alexa no Brasil:

– “Alexa, bom dia!” foi dito mais de 9 milhões de vezes.
– “Alexa, que horas são?” – clientes perguntaram mais de 9 milhões
– “Alexa, como está o tempo?” – foi perguntada mais de 3,5 milhões de vezes
– “Alexa, boa noite” – foi dito mais de 3 milhões de vezes.
– “Alexa, conta uma piada?” – foi perguntada mais de 4,5 milhões de vezes nos últimos 12 meses.
– “Alexa, imita o Silvio Santos?” – foi perguntada mais de 400 mil vezes.

Entre as skills mais utilizadas pelos clientes estão:

– Cookpad, a skill de receitas que guia os usuários ao cozinhar, foi utilizada mais de 350 mil vezes
– Clientes jogaram Show do Milhão com a skill para Alexa mais de 350 mil vezes
– Para entreter a criançada, pais pediram para abrir a skill da Galinha Pintadinha mais de 100 mil vezes.
– E skills de horóscopo foram abertas mais de 50 mil vezes.

“Quando lançamos a Alexa aqui no Brasil, em 2019, ela já veio muito mais poderosa e conectada que a lançada em 2014 nos Estados Unidos, herdando toda a evolução de seus primeiros cinco anos. Estamos muito felizes com a trajetória da Alexa até aqui, e vamos continuar trabalhando duro para melhorá-la ainda mais”, diz Ricardo Garrido, Country Manager para Alexa no Brasil.

“Este primeiro ano foi encorajador, recebemos ótimos comentários de nossos clientes e a família Echo está entre os produtos mais vendidos em períodos de promoção no site, como a Black Friday 2019 e o Prime Day deste ano”, completa.

A Amazon também lançou o Prêmio Alexa de Acessibilidade, uma iniciativa para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência utilizando IA. Em parceria com a AACD, Instituto Jô Clemente e a Fundação Dorina Nowill para cegos, a Amazon lançou o prêmio para encorajar desenvolvedores a criarem mais skills inclusivas. Até o momento, centenas de skills certificadas já estão inscritas no Prêmio e disponíveis na loja de skills da Amazon. O prazo para inscrições vai até o dia 17 de dezembro. Mais informações em www.premioalexa.com.br.

Como parte dessa evolução, a Amazon anunciou, em 24 de setembro, o lançamento da nova família Echo e o Fire TV Stick Lite. De acordo com Jacques Benain, gerente-geral para dispositívos da Amazon no Brasil, “em menos de um ano, a família Echo no Brasil dobrou de tamanho e cresceu de três para seis dispositivos disponíveis, sendo atualmente composta por Echo Dot, Echo Dot com Relógio, Echo, Echo Show 5, Echo Show 8 e Echo Studio. Amazon também anunciou o Fire TV Stick Lite, o primeiro dispositivo de streaming de vídeo com Alexa integrada, e está lançando as versões atualizadas do Echo Dot, Echo Dot com Relógio, e Echo, além do novíssimo Echo Show 10”, completa Benain. 

Amazon Music também está comemorando seu primeiro aniversário desde seu lançamento no Brasil. Os clientes costumam usar a Alexa para pedir suas músicas, tanto que pediram músicas mais de 3 milhões de vezes. A Marília Mendonça foi a artista mais tocada pela Alexa no Amazon Music nesses últimos 12 meses e a Anitta foi a artista pop brasileira mais ouvida. Amazon Music oferece 60 milhões de músicas e as últimas novidades para membros de Amazon Music Unlimited, por R$ 16,90 por mês. Membros Prime podem desfrutar de 2 milhões de músicas sem nenhum custo adicional em sua assinatura.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA



Beats apresenta as novas cores do Powerbeats Pro

A Beats (também conhecida como Beats by Dr. Dre) apresentou hoje o seu produto mais vendido em todo o mundo, o Powerbeats Pro, com novidades.

O fone de ouvido agora está disponível em quatro novas cores: Spring Yellow, Cloud Pink, Lava Red e Glacier Blue.

A marca é famosa no mercado de áudio. Com sua família de fones de ouvido e caixas de som de alta qualidade, a Beats agrada com produtos premium.

O Powerbeats Pro, além da qualidade sonora, oferece até 9h de duração de bateria (mais 24h com o estojo) e classificação IPX4 contra suor e resistente a água. Sseus ganchos ajustáveis com encaixe seguro nas orelhas com estabilidade garantem que o usuário pode realizar suas atividades físicas sem preocupações.

Além disso, a tecnologia de carregamento Fast Fuel garante 1 hora e meia de reprodução com apenas 5 minutos de carga. Seu emparelhamento é mais rápido, graças ao chip H1, que permite troca mais fácil entre dispositivos iCloud e acesso hands free à Siri. Ah, o fone é compatível com qualquer outro dispositivo.

Seus controles de volume e faixas estão em ambos os lados do fone de ouvido, que possui bom isolamento de ruído.

O modelo vem com quatro tamanhos de ponteiras para garantir o conforto ideal e a melhor performance sonora.

Preço e disponibilidade
Os modelos já estão disponíveis em revendedores autorizados pelo preço sugerido de R$ 2149,00.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA



Brasil tem mais celulares pós-pagos que pré-pagos habilitados

No mês de setembro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou 113.567.166 usuários de celulares pré-pagos e 114.732.254 pós-pagos. Esta é a primeira vez que a Agência registra mais acessos na modalidade de cobrança pós-paga que na modalidade pré-paga no serviço de telefonia móvel desde o início da série histórica.

Em fevereiro de 2005, existiam no País 54.154.978 clientes na modalidade pré-paga e apenas 13.258.052 na pós-paga. Os dados da Anatel mostram que os acessos móveis começaram a cair em junho de 2015 e, desde então, houve redução do número de acessos pré-pagos e crescimento da base pós-paga. Naquele mês, o Brasil somava 211.431.290 chips pré-pagos e 71.042.799 pós-pagos.

O gráfico abaixo mostra como evoluiu, nos últimos anos, a base de assinantes da telefonia móvel nas modalidades pré e pós-paga:

Três fatores contribuíram para a queda na telefonia móvel pré-paga e o aumento da pós-paga. Primeiro, a redução da VU-M*, que acabou com o “efeito clube” e permitiu chamadas ilimitadas para todas as operadoras: as pessoas não precisavam mais ter um chip de cada prestadora.

Outro motivo foi a crise econômica de 2014/2015, que refletiu na redução de terminais pré-pagos nas classes de mais baixa renda. O terceiro fator foi a necessidade cada vez maior de acesso à internet, o que fez com que os usuários migrassem para os planos controle (pós-pagos) em busca de preços melhores para os pacotes de banda larga.

Os dados completos da pesquisa podem ser vistos aqui.

* Valor de Remuneração de Uso de Rede da telefonia móvel (SMP – VU-M), que remunera uma prestadora do Serviço Móvel Pessoal, por unidade de tempo, pelo uso de sua rede.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA



Amazon e Microsoft consolidam liderança em nuvem e puxam resultados do setor

Novos dados do Synergy Research Group mostram que os gastos empresariais do terceiro trimestre em serviços de infraestrutura em nuvem foram de quase US$ 33 bilhões, um aumento de 33% em relação ao terceiro trimestre de 2019. A taxa de crescimento anual para o terceiro trimestre foi superior ao crescimento de 32% visto no trimestre anterior, demonstrando a saúde do mercado.

A Amazon e a Microsoft permanecem dominando o mercado com mais da metade do mercado mundial. A participação de mercado da Amazon permanece em sua marca, de longa data, de cerca de 33%, enquanto a participação da Microsoft era de mais de 18%.

Google, Alibaba e Tencent estão crescendo mais rapidamente do que o mercado geral e ganhando participação de mercado. Juntos, eles respondem por 17% do mercado. Os outros provedores de nuvem no ranking dos dez primeiros são IBM, Salesforce, Oracle, NTT e SAP.

No total, os dez principais provedores respondem por 80% do mercado mundial, com os 20% restantes vindo de uma longa cauda de pequenos provedores de nuvem ou grandes empresas com apenas uma pequena posição no mercado.

Com a maioria dos principais provedores de nuvem tendo agora divulgado seus dados de ganhos para o terceiro trimestre, a Synergy estima que as receitas trimestrais de serviços de infraestrutura em nuvem (incluindo IaaS, PaaS e serviços de nuvem privada hospedada) foram de US$ 32,8 bilhões, com receitas de doze meses chegando a US$ 119 bilhões.

Os serviços públicos de IaaS e PaaS respondem pela maior parte do mercado e cresceram 35% no terceiro trimestre. O domínio dos principais provedores de nuvem é ainda mais pronunciado na nuvem pública, onde os cinco principais controlam quase 80% do mercado. Geograficamente, o mercado de nuvem continua crescendo fortemente em todas as regiões do mundo.

“Enquanto esperávamos um forte crescimento contínuo do mercado, a escala do crescimento no terceiro trimestre foi um pouco surpreendente. As receitas totais aumentaram em US$ 2,5 bilhões em relação ao trimestre anterior, fazendo com que a taxa de crescimento anual subisse, o que é incomum para um mercado tão grande. É bastante claro que COVID-19 forneceu um impulso adicional para um mercado que já estava se desenvolvendo rapidamente”, disse John Dinsdale, analista-chefe do Synergy Research Group.

“Enquanto isso, as empresas que competem por uma fatia de mercado se estabeleceram em três campos. A Amazon e a Microsoft estão em uma liga própria, enquanto outras estão buscando agressivamente aumentar sua posição no mercado ou estão mais focadas em serviços, geografias ou grupos de clientes específicos”.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA



Worldline incorpora Ingenico e cria líder do mercado de meios de pagamentos

Ao juntar-se com a Ingenico, a Worldline torna-se o novo líder do setor de serviços de pagamentos na Europa, entrando para o rol das maiores empresas globais do segmento.

Com sua presença global e foco em excelência, inovação e sustentabilidade, a empresa pretende agilizar o desenvolvimento da indústria de pagamentos na Europa, desenvolvendo novos recursos para facilitar os processos de pagamentos, o dia a dia e os negócios dos usuários de seus serviços.

Com o acordo, varejistas poderão contar com soluções e serviços que promovam seu crescimento, além ter acesso a uma vasta gama de soluções de pagamento digitais para melhorar a eficiência operacional e engajamento do cliente por meio de soluções de pagamento de última geração, tecnologia de ponta, avançada capacidade de inovação e sólida presença global.

Segundo Gilles Grapinet, CEO da Worldline, “este é um momento único para a Worldline, especialmente por reforçar a proposta de valor do nosso negócio. Com o potencial de escala e presença global, redesenhamos todo o nosso Grupo para, mais do que nunca, sermos o melhor parceiro para nossos clientes, comércio e bancos, principalmente por oferecer serviços de pagamento eletrônico de última geração para alavancar o crescimento de seus negócios e para ajudar na transformação digital. Dessa forma, estamos ainda mais comprometidos em contribuir para um crescimento sustentável dos lugares onde operamos com o mais alto nível de responsabilidade social e ambiental. Apesar do período desafiador que todos estamos enfrentando, nunca estive tão animado com o potencial do Grupo, dos nossos 20,000 colaboradores e do futuro que temos pela frente. 

Com a união entre as duas empresas, a Worldline alia, por um lado, sua ampla cobertura da cadeia de valor e sua expertise como adquirente em operações internacionais, e, por outro lado, a visibilidade global da Ingenico no segmento de e-commerce.

Assim, a nova Worldline oferece aos clientes soluções para necessidades locais e globais. Cerca de 180 mil estabelecimentos dos setores de varejo, hotelaria e serviços poderão continuar confiando nos serviços de alto padrão prestados pela Worldline. Para os novos clientes, a integração será mais rápida e mais simples, graças às soluções digitais para PMEs e à plataforma de autenticação sem hardware. 

Com acesso imediato a alguns dos mais avançados terminais de pagamentos da indústria, a Worldline oferece ampla cobertura global e know-how quando se fala em autenticação em lojas e operações de pagamento. Disponibilizando soluções customizadas de autenticação de pagamentos para estabelecimentos comerciais e iniciativas inovadoras, a companhia passa a oferecer aos clientes a melhor experiência no setor, em qualquer lugar do mundo. 

A aliança com a Ingenico expande o volume de pagamentos do grupo, potencializando as oportunidades de parceria com outras instituições financeiras, além das 1.200 instituições com as quais a Worldline já trabalha, processando cerca de 5,6 bilhões de operações de compra por ano. 

Para ajudar a desenhar o futuro do setor de meios de pagamentos e apoiar os clientes para adaptarem seus negócios aos novos hábitos de consumo provocados pela Covid-19 e por outros fatores, a Worldline compromete-se a impulsionar a inovação de produtos e reforçar sua capacidade de investimento, aumentando em € 300 milhões as verbas destinadas ao setor de P&D.

Para criar novas formas de facilitar os pagamentos, o dia a dia e os negócios dos usuários de seus serviços, a Worldline continua explorando as possibilidades que o futuro oferece em diversas áreas, como terminal de pagamento próprios, novos métodos de pagamento em lojas, Social commerce / voice commerce, novas plataformas de pagamento, serviços de dados, venda eletrônica de ingressos e soluções de pagamento que promovem um crescimento econômico sustentável.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA



Como avaliar a aprendizagem durante o ensino remoto?

Por Bianka de Andrade Silva *

Em tempos de restrição à circulação de pessoas e da busca por medidas para manter a educação em funcionamento, pensar nos processos de avaliação da aprendizagem no ensino remoto é tão importante quanto as demais etapas de preparação e execução das aulas. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Tudo começa com uma boa adequação do plano de aula, seguida pela preparação de videoaulas e, por fim, a seleção de materiais e conteúdos qualificados para servir de base de estudo. Mas todo esse trabalho pode não alcançar o efeito desejado se o aprendizado do estudante não estiver sendo acompanhado e avaliado da maneira correta.

Em meio a esse panorama inesperado e inédito para a maioria dos profissionais da Educação Básica, é normal surgirem muitas dúvidas. Mas, mesmo que as condições atuais imponham o isolamento social e o ensino a distância, o processo avaliativo, assim como o todo das práticas pedagógicas, precisa continuar sendo realizado.

Os segredos são usufruir da experiência que nós, professores, sempre tivemos em gerenciar as tarefas de casa dos nossos alunos, aprender com o que esse cenário temporário nos impõe e usar a tecnologia para promover uma aproximação virtual com os estudantes.

Para fazer isso de forma organizada e eficiente, no entanto, é preciso considerar alguns pontos de reflexão e orientação que podem guiar os educadores e gestores escolares na repentina missão de aplicar avaliações on-line. Veja algumas dicas:

Avalie todo o ciclo de aprendizagem
Antes de mais nada, é fundamental entender que a avaliação é um processo amplo e possui especificidades e delicadezas. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a verificação do rendimento escolar deve se basear na avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno.

Esse documento também preconiza a prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. Dessa forma, atribuir nota aos alunos é a atitude resultante de um processo que abrange todo o ciclo de aprendizagem, ou seja, em sentido amplo, a avaliação é um processo transversal às práticas educacionais.

Use instrumentos variados de avaliação no ensino remoto
Para que o acompanhamento do aprendizado e as avaliações sejam coerentes e adequadas, principalmente quando falamos de educação remota, é imprescindível que esse processo seja vivenciado por professores e alunos no dia a dia escolar. A dica para os educadores é variar o máximo possível os instrumentos pelos quais avaliam os seus alunos no ensino a distância.

O ideal é que ao longo do período planejado, que pode ser bimestral, trimestral ou semestral, sejam realizadas provas objetivas, discursivas e orais, bem como provas com consulta e sem consulta, além de seminários, observações a participações e autoavaliações, dependendo da maturidade e faixa etária da turma.

Tendo isso em mente, é possível concluir que a avaliação é também um processo formativo, ou seja, deve existir de forma integrada à prática pedagógica, no intuito de contribuir e retroalimentar o desenvolvimento das competências dos alunos. É a partir dela que se mapeiam conhecimentos e habilidades consolidados e a consolidar, e se revisa e redireciona o ensino.

Priorize a avaliação qualitativa
Ao invés de atribuir notas baseadas em índices de acertos e erros, é possível avaliar as entregas das tarefas da mesma forma que as atividades de casa são avaliadas. Se possível, fazer uma videoconferência após a realização de tarefas para que os estudantes compartilhem o que estudaram e para que o professor possa usar como instrumento avaliativo.

É válido destacar que não devemos nos ater a um processo avaliativo pautado apenas na atribuição de notas de 0 a 10. O contexto de ensino-aprendizagem é cheio de especificidades, que precisam ser observadas constantemente, especialmente no modelo de avaliação no ensino a distância.

 

* Bianka de Andrade Silva é Gerente de Avaliação e Produtos Digitais do SAE Digital

 

[/read]
 

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

 

Veja também
Mundo dos games se rende aos smartphones
WhatsApp Web receberá recurso para chamadas de vídeo com até 50 participantes
Ensino universitário e mercado de trabalho: mind the gap



PS5 tem redução de preços e será lançado a partir de R$ 4.199

Assim como ocorrido com o Xbox Series X e S na semana passada, os dois modelos de PS5 também tiveram seus preços reduzidos e serão lançados um pouco mais baratos no dia 19 deste mês no Brasil.

A Edição Digital do PS5 (sem leitor de Blu-Ray) agora tem preço sugerido de R$ 4.199, e o modelo padrão sai por R$ 4.699. Ambos os consoles tiveram um corte de preço de R$ 300 cada.

Segundo informações do blog do PlayStation, o motivo da redução é a queda do IPI para videogames de 40% para 30%, que entrou em vigor na semana passada.

Além dos consoles, os acessórios também tiveram seus valores reduzidos:

– Controle wireless DualSense – de R$499 para R$469
– HD Camera – de R$449 para R$419

A Sony também informou que as pessoas que já adquiriram os consoles na pré-venda serão notificadas pelas lojas com mais informações nos próximos dias.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA



A Volvo Cars inaugura novo laboratório para desenvolvimento de motores elétricos

A Volvo Cars está fazendo investimentos significativos que permitem o design e o desenvolvimento interno de motores elétricos para a próxima geração de modelos Volvo, à medida que a empresa continua a se tornar uma fabricante de carros totalmente elétricos.

A empresa abriu hoje um novo laboratório de motores elétricos em Xangai, na China, a mais recente adição à sua rede global de instalações para o desenvolvimento e teste de componentes de carros elétricos.

O laboratório vem além do desenvolvimento contínuo de motores elétricos em Gotemburgo, na Suécia, e laboratórios de bateria de última geração na China e Suécia.

Assumindo o papel do motor de combustão interna na engenharia automotiva, os motores elétricos são um bloco de construção fundamental dos carros elétricos, junto com a bateria e potência eletrônica. A interação entre essas três áreas de componentes é crucial no desenvolvimento de carros elétricos premium.

Trazer o desenvolvimento de motores elétricos internamente permitirá que os engenheiros da Volvo Cars otimizem ainda mais os motores elétricos e toda a transmissão elétrica nos novos Volvos. Essa abordagem permitirá que os engenheiros obtenham mais ganhos em termos de eficiência de energia e desempenho geral.

“Por meio de design e desenvolvimento internos, podemos ajustar nossos motores elétricos para níveis cada vez melhores”, disse Henrik Green, diretor de tecnologia da Volvo Cars. “Ao melhorar constantemente seus níveis gerais de desempenho em termos de eficiência energética e conforto, criamos uma experiência de direção elétrica única para a Volvo.”

Os motores elétricos permitem características marcantes pelas quais os carros elétricos são conhecidos, como aceleração instantânea e o chamado One Pedal Driving, em que os motoristas usam o pedal do acelerador tanto para aceleração quanto para desaceleração, dependendo se eles pressionam ou levantam o pé do pedal.

O recém-inaugurado laboratório de motores elétricos em Xangai tornou-se operacional no mês passado. Ele se concentrará principalmente no desenvolvimento de motor elétrico para uso em carros totalmente elétricos e híbridos com base na próxima arquitetura de veículo modular SPA 2 da Volvo Cars.

Eletrificação no Brasil
A Volvo Car Brasil é líder na venda de carros plug-in hybrid no País, totalizando 60% do mercado. Todos os modelos da marca possuem uma ou mais versões hibridas disponíveis.

Para difundir ainda mais e facilitar para os proprietários de veículos híbridos e elétricos, a marca fechou uma parceria com o Waze e todos os eletropostos By Volvo espalhados pelo Brasil já estão disponíveis na plataforma. Basta digitar “Eletroposto Volvo” e traçar a rota para o ponto mais próximo. A marca já tem cerca de 350 eletropostos instalados e chegará à 700 pontos até o fim deste ano.

Também está disponível em todas as concessionárias o Volvo Wallbox, uma estação de carregamento domiciliar que pode ser adquirida por qualquer pessoa e instalada facilmente em residências ou comércios.

Tanto os eletropostos By Volvo, como o Wallbox, podem ser usados por proprietários de veículos de outras marcas, já que são compatíveis com todos os modelos de veículos plug-in hybrid (plug tipo 2).

Plano climático
Os investimentos em design e desenvolvimento internos de motores elétricos representam mais um passo em direção às ambições climáticas e estratégia de eletrificação da Volvo Cars. A meta é que 50% de suas vendas sejam veículos totalmente elétricos até 2025, com o restante dos híbridos.

A eletrificação é parte do plano climático abrangente da empresa, que aborda as emissões de carbono em todas as suas operações e produtos, em direção à sua ambição de se tornar neutro para o clima até 2040.

O plano vai além de abordar as emissões do escapamento por meio da eletrificação; a empresa também enfrentará as emissões de carbono em sua rede de manufatura e operações mais amplas, sua cadeia de suprimentos e por meio da reciclagem e reutilização de materiais.

Como um primeiro passo tangível em direção à sua visão de 2040, a empresa visa reduzir a pegada de carbono do ciclo de vida por carro em 40% entre 2018 e 2025.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA



Samsung anuncia Galaxy S20 FE no Brasil

A Samsung apresentou hoje (03) o Galaxy S20 Fan Edition (FE) no Brasil. Desenvolvido com feedback dos fãs, o smartphone reúne as principais características da linha Galaxy S20.

“As pessoas buscam smartphones que se conectem ao seu estilo de vida, desde os traços de design, passando pelas cores e chegando aos recursos que serão utilizados no dia a dia. Por isso, desenvolvemos o Galaxy S20 FE de acordo com os feedbacks de nossos fãs, reunindo as soluções que eles disseram mais gostar na linha Galaxy S20. Estamos em constante contato com nossos consumidores e projetamos cada detalhe de nossos dispositivos para auxiliar as pessoas em suas rotinas”, afirmou Antonio Quintas, vice-presidente da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil.

Expresse quem você é com fotos e vídeos incríveis
O Galaxy S20 FE conta com uma avançada combinação entre conjunto de câmeras e ferramentas potencializadas por Inteligência Artificial (IA). Uma câmera de 32 MP na parte superior do display garante selfies em alta resolução. Já na parte traseira, há uma câmera ultra wide de 12 MP, para capturar imagens mais amplas e proporcionar ângulo de visão similar ao olho humano (123º), um sensor wide de 12 MP e uma lente teleobjetiva de 8 MP para registrar um objeto distante ou ampliá-lo.

Também para facilitar que o usuário capture imagens incríveis mesmo quando está distante do objeto fotografado, o smartphone conta com o Space Zoom de 30x, sendo este um dos recursos mais queridos dos fãs da linha Galaxy S.

Além da alta capacidade da câmera, o Galaxy S20 FE conta com recursos de Inteligência Artificial que asseguram imagens em alta resolução mesmo em ambientes com pouca luz. O modo Câmera Noturna reduz o desfoque de movimento em registros feitos durante a noite ou em situação de baixa luminosidade, sendo alimentado por tecnologia de processamento de várias imagens.

Design colorido
Outro ponto fundamental para que os fãs da linha Galaxy S se expressem por meio do smartphone está no design e cor do dispositivo. Pensando nisso, a Samsung disponibiliza seis cores vibrantes para que as pessoas escolham aquela que melhor reflita seu estilo pessoal: Cloud Red, Cloud Orange, Cloud Lavender, Cloud Mint, Cloud Navy e Cloud White.

Todas as versões possuem um efeito de textura que minimiza impressões digitais e manchas.

Display para diversão em alta resolução
O modelo apresenta uma tela de 6,5 polegadas, com tecnologia Super AMOLED e resolução Full HD+. Para tornar a experiência ainda melhor, o display conta com taxa de atualização de 120Hz, aperfeiçoando a transição de imagens e tornando a reprodução de vídeos mais suave e dinâmica.

Desempenho, bateria e segurança a qualquer hora e lugar
Com todos esses recursos poderosos, é indispensável um processador que assegure alto nível de desempenho, bateria de longa duração e alta capacidade de armazenamento. O Galaxy S20 FE tem o mesmo processador octa-core utilizado em toda a série S20 (no Brasil o Exynos 990) e bateria de 4.500mAh, para que seja possível desfrutar do smartphone ao longo do dia sem perda de desempenho ou necessidade de se preocupar com o carregamento.

Em relação ao armazenamento interno, há duas versões do dispositivo: uma com 128GB e outra com 256GB, com opção de expansão com cartão MicroSD de até 1TB. A memória RAM, por sua vez, é de 6GB na versão de 128GB e 8GB na versão de 256GB.

Ah, os modelos têm certificação IP68, resistente à água e poeira.

Além disso, o Galaxy S20 FE terá suporte a três atualizações do sistema operacional Android, mantendo o dispositivo atualizado com a proteção de segurança e os recursos mais recentes que a Samsung oferece.

Preço e disponibilidade
O Galaxy S20 FE chega ao Brasil em duas versões de armazenamento. A versão de 128GB tem o preço sugerido de R$ 4.499,00 e a versão em 256GB tem o preço sugerido de R$ 4.999,00.

Ambas as versões já estão disponíveis para pré-venda na loja online da Samsung. Entre esta terça-feira (03) e o próximo dia 12 de novembro, quem comprar um Galaxy S20 FE e se cadastrar no site Samsung Para Você entre 13/11/2020 e 04/12/2020 ganhará um voucher de R$ 700,00 para compras de produtos da Samsung.

No dia 11 de novembro, haverá entrega antecipada para evitar aglomerações nas lojas. O início das vendas ocorre no dia 13 de novembro.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA



Confira 5 dicas para o RH estar adequado à LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor no Brasil em 18 de setembro de 2020. Ela tem como objetivo proteger o consumidor do compartilhamento de dados sem autorização e conhecimento prévio e garantir a confidencialidade das informações a fim de evitar fraudes e a comercialização destes dados entre empresas.

Apesar do longo prazo de adequação, segundo pesquisa realizada pela Akamai Technologies, 64% das empresas brasileiras ainda não estão aptas para atender às normas exigidas pela LGPD. Pensando nisto, Ronaldo Bahia, CEO e fundador da JobConvo listou cinco dicas fundamentais para o RH da empresa estar devidamente adequado à Lei.

“É importante para as empresas estarem devidamente preparadas para a Lei, quem não se adequar poderá sofrer consequências severas, como multa de até 4% da receita anual da empresa”, explica.

Confira!

1 – Departamento para tratamento de dados
Toda empresa que coleta dados de seus clientes e fornecedores pela internet, deverá criar um departamento específico para o armazenamento e processamento das informações do usuário;

2 – Políticas de segurança de dados
É fundamental revisitar todas as políticas de segurança de dados da empresa, uma vez que para se adequar às exigências da LGPD é necessário incorporar novos processos e sistemas que garantam a confidencialidade das informações;

3 – Sistemas de segurança
A criação de novos mecanismos de defesa, a fim de proteger os dados dos clientes e da empresa de possíveis ataques hackers ajuda a garantir a segurança das informações armazenadas no banco de dados da empresa;

4 – Testes de segurança
O RH é uma das áreas que mais poderá sofrer sanções embasadas na LGPD, em caso de inadequação das normas. Por isso, é importante realizar testes que simulam ataques e invasões hackers ao sistema, de qualquer natureza, a fim de garantir a eficácia do software e a proteção das informações;

5 – Embasamento jurídico
Existem escritórios de advocacia especializados em LGPD e crimes de internet, que podem ser importantes no processo de adequação e adaptação à LGPD, uma vez que estes podem dar diretrizes corretas a fim de prevenir possíveis aplicações de multas no futuro.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias

Translate »