Home Blog Page 16

Andersen Consulting anuncia parceria com a Codezilla

Andersen Consulting fortalece sua capacidade de transformação digital por meio de um Acordo de Colaboração com a Codezilla, uma empresa especializada no desenvolvimento de software personalizado com sede na Romênia.

A Codezilla é especializada no desenvolvimento de produtos de software personalizados que solucionam desafios de negócios por meio de uma abordagem multidisciplinar que combina o desenvolvimento de software com um profundo conhecimento de marketing. Com mais de 30 anos de experiência no mercado, a empresa oferece suporte a agências de publicidade, atuando como um recurso de implementação e consultoria digital, ao mesmo tempo que colabora com uma clientela diversificada, abrangendo empresas do setor de saúde e fabricantes de dispositivos médicos. As equipes internas da Codezilla abrangem áreas como engenharia, design e estratégia, proporcionando soluções omnichannel para clientes tanto regionais quanto globais.

“Estamos convencidos de que um ótimo software é resultado de uma engenharia consolidada e de uma execução disciplinada”, afirmou Sebastian Doroftei, CEO da Codezilla. “Nossa colaboração com a Andersen Consulting cria novas oportunidades, possibilitando a fusão de nossa abordagem centrada no design e voltada para o desenvolvimento com a plataforma global da Andersen Consulting para oferecer soluções integradas e perfeitas aos nossos clientes.”

“A Codezilla apresenta uma energia dinâmica e uma mentalidade voltada para a solução de problemas, que se alinha com a nossa visão de consultoria moderna”, afirmou Mark L. Vorsatz, presidente global e CEO da Andersen. “A sua competência técnica e o modelo de atendimento centrado no cliente que oferecem enriquecem nossa estratégia, conforme continuamos a expandir nossa capacidade globalmente.”

A Andersen Consulting é uma prática mundial de consultoria que oferece um conjunto completo de serviços que abrangem estratégia corporativa, negócios, tecnologia e transformação em IA, além de soluções em capital humano. A Andersen Consulting integra o modelo de serviços multidimensional da Andersen Global, oferecendo consultoria, tributação, serviços jurídicos, avaliação, mobilidade global e assessoria de classe mundial em uma plataforma global com mais de 44 mil profissionais no mundo inteiro e presença em mais de 600 localidades por meio de suas firmas-membro e colaboradoras. A Andersen Consulting Holdings LP é uma sociedade limitada que oferece soluções de consultoria por meio de suas firmas-membro e colaboradoras no mundo todo.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

mediainquiries@Andersen.com

Fonte: BUSINESS WIRE



FTW relança Whey Delicious com lema “sobremesa sem culpa”

FTW relança Whey Delicious com lema “sobremesa sem culpa"
FTW relança Whey Delicious com lema “sobremesa sem culpa"

A FTW anunciou ao mercado o relançamento do Whey Delicious, novo suplemento proteico da marca que, segundo a empresa, chega com fórmula e sabores novos, assim como uma nova proposta: aproximar a rotina de consumo de uma experiência sensorial inspirada nas sobremesas. Desenvolvido com 70% de proteína concentrada e isolada do soro do leite, a novidade acompanha um crescimento do mercado global de suplementos proteicos, cujo valor deve passar de US$ 30,1 bilhões em 2025 para US$ 54,1 bilhões até 2032.

O produto aposta em "textura cremosa e sabores marcantes, combinando desempenho nutricional com prazer no consumo", explica Daniel Mencacci, CEO e fundador da FTW. Segundo o executivo, o Whey Delicious foi pensado para integrar a rotina alimentar de quem busca complementar o aporte diário de proteínas sem abrir mão de uma experiência saborosa, oferecendo uma ampla gama de sabores: Doce de Leite Argentino, Baunilha Ice Cream, Chocolate Negro, Chocolate Supreme, Cookies ’N Cream, Leite Original, Morango Milk Shake e Pistache Cream.

A marca afirma que o relançamento reflete como o mercado de suplementos, e em especial de whey protein, está se transformando. A FTW aponta que o lançamento acompanha uma tendência crescente global, com consumidores que buscam saúde, mas valorizam cada vez mais a experiência.

Para Mencacci, o relançamento representa a evolução do portfólio da companhia dentro de um novo olhar sobre consumo. "O Whey Delicious traduz o que vemos hoje no mercado: o consumidor quer resultado, mas também quer prazer, experiência e identificação com a marca. Transformar o whey em uma ‘sobremesa funcional’ é uma forma de ampliar o público da suplementação", afirma.

Já Alison Alves, co-CEO da FTW, destaca que o produto reforça a aproximação da marca com o universo lifestyle. "O Delicious nasce para dialogar com um público que vai além da academia. É sobre trazer a suplementação para momentos de prazer no dia a dia, sem perder o foco em qualidade nutricional e inovação", explica.

Com pote de 900g e rendimento médio de 30 porções, o Whey Delicious é isento de glúten e segue as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para suplementos alimentares. O produto já está disponível no e-commerce da FTW e em canais como drogarias e lojas especializadas.

Expansão e reposicionamento marcam a estratégia da FTW em 2025

O relançamento do Whey Delicious integra o movimento de expansão, diversificação de portfólio e fortalecimento de marca da FTW em 2025. Nos últimos meses, a companhia ampliou sua atuação com produtos voltados a diferentes perfis de público, como o Whey Nerd, em parceria com o influenciador Peter Jordan, e a collab com a Dip Loko, que rendeu o lançamento do Diabo Verde Pré-Workout Dip Loko.

Entre os investimentos mais relevantes do ano está a aquisição da Paduashop, e-commerce brasileiro especializado em suplementos, com R$ 150 milhões em vendas em 2024. "A integração fortaleceu a frente digital da FTW e consolidou nosso modelo direto ao consumidor (DTC), conectando uma das maiores fábricas do país a uma das operações online mais estruturadas do setor", destaca Alison.

Segundo Daniel Mencacci, a incorporação da Paduashop representa um passo decisivo na consolidação de um ecossistema completo. "Estamos construindo uma operação que integra produção, inovação, distribuição e relacionamento com o consumidor final. O Delicious faz parte dessa nova fase, mais conectada com comportamento, lifestyle e experiência", afirma.

"A ampliação do portfólio com produtos como o Whey Delicious, o Whey Nerd e novas colaborações estratégicas fortalece nossa presença tanto no ambiente digital quanto no varejo físico, alcançando públicos distintos e ampliando a base de consumidores da FTW", finaliza Alison.



Iniciativa sustentável de MS foi apresentada na COP30

Iniciativa sustentável de MS foi apresentada na COP30
Iniciativa sustentável de MS foi apresentada na COP30

Criado em 2007, o Programa Ciclos foi um dos seis cases brasileiros selecionados para apresentação na COP30, conferência global sobre mudanças climáticas realizada em novembro, em Belém (PA). A iniciativa foi escolhida entre 149 projetos avaliados pela plataforma internacional Sustainable Business COP30, no grupo temático Circular Economy & Materials Working Group, que reúne experiências de economia circular e inovação industrial na América do Sul.

O projeto sul-mato-grossense representou o Brasil na categoria “Economia Circular e Materiais Sustentáveis”, destacando-se pelo impacto ambiental e pela integração social. Além disso, o tema integrou a Convenção Integra CMR 2025, promovida na sede do Grupo Real, em Campo Grande (MS), no mês de outubro.

Resultados práticos da iniciativa

O Programa Ciclos garantiu ao Grupo Real o selo de primeira agroindústria do estado certificada pelo Programa ESG-FIEMS, após o cumprimento de 69 indicadores de boas práticas ambientais, sociais e de governança. Com isso, a iniciativa ampliou a coleta e a destinação correta de resíduos, envolvendo colaboradores, comunidades e fornecedores. Desde sua implantação, mais de 1,4 milhão de quilos de resíduos foram enviados para reciclagem, enquanto ações internas de reaproveitamento evitaram a emissão de 1.355 toneladas de CO₂, segundo dados do Grupo Real.

Além da redução do impacto ambiental, o programa gera receita com materiais recicláveis, diminui custos operacionais e reinveste os recursos em iniciativas sociais. Dessa forma, fortalece o clima organizacional e agrega valor à marca — fatores apontados no relatório internacional como diferenciais competitivos.

O Grupo Real também investiu na conversão integral de sua matriz energética para sistemas fotovoltaicos, bem como na implantação de captação, tratamento e reaproveitamento de água da chuva em suas duas plantas industriais. No eixo social, o Ciclos promove valorização humana, integração e apoio às comunidades locais. As políticas voltadas à equidade, ao combate ao assédio e à proteção de dados são auditadas por comitês independentes e pelo Bureau Veritas (BVQI), instituição acreditada pelo Inmetro responsável pela certificação ESG-FIEMS.

Reconhecimento internacional

De acordo com o diretor-técnico industrial do Grupo Real, Mário Renck Real, o reconhecimento na COP30 reflete a maturidade da agroindústria moderna brasileira. Ele destaca que seguir as diretrizes ESG é essencial para manter a competitividade e atender mercados cada vez mais exigentes. Além disso, a adoção de práticas voltadas à redução de impactos ambientais, ao bem-estar animal e à rastreabilidade é vista como fundamental para consolidar a pecuária nacional como referência em sustentabilidade.

Outras duas empresas — PortoPlast e Organoeste — também foram selecionadas para integrar o grupo de cases brasileiros da COP30, compondo o SB COP Case Booklet, publicação oficial que reunirá os principais exemplos de sustentabilidade industrial do país.

Com essa certificação, Mato Grosso do Sul posiciona-se na vanguarda da sustentabilidade industrial. Consequentemente, o estado estimula novas adesões ao Programa ESG-FIEMS e fortalece sua imagem em economia verde.

Mais informações estão disponíveis em: www.gruporealbr.com.br/ambiental



Suframa e Softex apresentam resultados do PPEI em Demo Day

Suframa e Softex apresentam resultados do PPEI em Demo Day
Suframa e Softex apresentam resultados do PPEI em Demo Day

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) promove, no próximo dia 9 de dezembro, o Demo Day do Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI), com o objetivo de apresentar os resultados alcançados pelos projetos apoiados pela iniciativa. O encontro será realizado no Auditório Floriano Pacheco, na sede da SUFRAMA, a partir das 8h.

Organizado pela Softex Amazônia, o evento detalhará a aplicação dos recursos públicos, os impactos gerados e as contribuições das instituições executoras para o fortalecimento do ecossistema de inovação na Amazônia Ocidental e no Amapá. A programação inclui palestras institucionais, apresentações de projetos, demonstrações de protótipos e espaço de networking.

Durante o Demo Day, também será destacada a importância do PPEI, que visa impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico por meio de investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), utilizando recursos da Lei de Informática (Lei nº 8.387/1991). O programa apoia Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), incubadoras, aceleradoras, fundações, instituições de ensino e startups com sede ou filial na região.

"O Demo Day do PPEI não apenas apresenta resultados tangíveis, mas também demonstra o poder transformador do investimento em Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia. Os projetos e protótipos que veremos aqui são a prova viva de que a nossa região possui um ecossistema de inovação vibrante e pronto para gerar soluções de alto impacto, utilizando de forma estratégica os recursos da Lei de Informática. Nosso compromisso é continuar impulsionando a ciência e a tecnologia para um futuro mais sustentável e competitivo em nossa área de atuação", explica Bosco Saraiva, superintendente da Suframa.

Nos últimos seis anos, o PPEI mobilizou 24 empresas que, juntas, investiram mais de R$ 65 milhões em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), totalizando 59 iniciativas concluídas ou em andamento em quatro estados. Em 2024 e 2025, o programa ampliou seu alcance e impacto: atendeu 21 municípios, capacitou 1.180 beneficiários, gerou 468 novos postos de trabalho diretos e indiretos, desenvolveu 32 protótipos, produziu 27 trabalhos científicos, mobilizou 2.185 participantes em suas ações, concedeu 2.694 certificações e apoiou a elaboração de 65 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs).

Para o presidente da Softex, Christian Tadeu, os resultados apresentados refletem a maturidade do ecossistema regional e o potencial de geração de conhecimento e negócios sustentáveis. "O PPEI demonstra como o investimento em inovação e capacitação técnica pode transformar economias regionais. A iniciativa comprova que é possível unir pesquisa aplicada, empreendedorismo e impacto social em uma mesma estratégia de desenvolvimento", destaca Tadeu.



Pesquisa: 39% dos brasileiros empreendem por autonomia

Pesquisa: 39% dos brasileiros empreendem por autonomia
Pesquisa: 39% dos brasileiros empreendem por autonomia

A busca por independência financeira desponta como principal motivação para empreender no Brasil, de acordo com o levantamento Loggi em parceria com a Opinion Box. O estudo "Rota do E-commerce", que teve dados publicados no site da InfoMoney, revela que 39% dos entrevistados afirmaram que sua decisão empreendedora se baseou no desejo de autonomia econômica.

Outros motivos mencionados foram a realização de sonhos pessoais (27%) e a identificação de oportunidades de mercado (24%). Complementar a renda foi citado por apenas 9% dos participantes do levantamento.Empreendedores no e-commerce

O perfil dos novos empreendedores que apostaram em criação de site para e-commerce no país evidencia mudanças estruturais: 51% são mulheres, demonstrando um protagonismo feminino crescente no setor. Além disso, 61% dos entrevistados têm ensino superior completo ou pós-graduação, indicando maior qualificação entre os que iniciam negócios.

Além disso, muitos ainda continuam com o vínculo formal enquanto empreendem, já que 58% dos entrevistados continuam com carteira assinada (CLT). Outro dado relevante: a maioria dos empreendedores tem mais de 40 anos, o que sugere que maturidade e experiência são diferenciais na condução desses empreendimentos.

O levantamento aponta também que 45% dos empreendedores já estão ativos há mais de cinco anos em seus ramos de atuação. Já em termos de faturamento mensal, 40% informaram receita entre R$ 10 mil e R$ 50 mil, e 9% relatam ganhos acima de R$ 100 mil.

Em relação à abrangência dos negócios, 42% já vendem para todo o Brasil, 33% operam localmente, 18% atendem algumas regiões e 6% atuam também no exterior.

A pesquisa destaca ainda a digitalização desse segmento: redes sociais são a principal fonte de aprendizagem e capacitação para empreendedores, com 60% dos entrevistados citando Instagram, 50% o YouTube e 36% o Facebook. Podcasts (24%) e televisão (21%) também aparecem no levantamento.



Grupo Bradesco Seguros reforça estratégia de crescimento

Grupo Bradesco Seguros reforça estratégia de crescimento
Grupo Bradesco Seguros reforça estratégia de crescimento

O Grupo Bradesco Seguros apresentou, nesta quarta-feira (3), em São Paulo, as principais realizações de 2025 e as perspectivas estratégicas para 2026. Em café da manhã que reuniu o presidente da seguradora, Ivan Gontijo, heads das companhias e executivos, o Grupo reforçou sua visão de longo prazo, com foco em crescimento sustentável, inovação e fortalecimento da presença regional.

Gontijo destacou o desempenho consistente da seguradora nos primeiros nove meses de 2025 e enfatizou a confiança do Grupo em relação ao próximo ano. "Seguimos confiantes para 2026, acompanhando a expectativa de crescimento da CNSeg. Essa projeção reflete o compromisso em ouvir a sociedade brasileira e antecipar suas necessidades com soluções completas e acessíveis".

Outro ponto de destaque foi o avanço tecnológico. "Há mais de três anos investimos mais de um bilhão de reais em tecnologia e inteligência artificial por ano. Esse movimento tem aprimorado nossa capacidade de subscrição e gestão de sinistros, além de automatizar processos repetitivos. Assim, liberamos tempo das equipes para decisões técnicas mais complexas, aumentando nossa eficiência e elevando nossa capacidade de resposta", explicou Gontijo.

O crescimento da base de clientes foi citado como importante consequência da estratégia do Grupo, ao lado da ampliação da base de corretores e parceiros. "O aumento da nossa base, fortalecido ao longo de 2025, cria condições favoráveis para mantermos uma trajetória de crescimento com rentabilidade. Vemos espaço para ampliar a cobertura entre os brasileiros já segurados e alcançar novos públicos, acompanhando o amadurecimento do mercado e a ampliação da nossa frente de corretores parceiros", comenta. A expansão regional também permanecerá no centro da estratégia de 2026. "Temos ampliado nossa atuação no Nordeste, Norte e Centro-Oeste, com investimentos relevantes na cadeia de valor em saúde e em linhas de negócios prioritárias. Queremos estar próximos das demandas locais e oferecer soluções adequadas à realidade de cada região", destacou.

No evento, foi reforçado ainda o impacto da mudança de sede e a consolidação do Grupo como a maior seguradora da América Latina, segundo Fundación MAPFRE.

Participaram do encontro Ney Dias, diretor-presidente da Bradesco Auto/RE; Carlos Marinelli, diretor-presidente do Grupo Bradesco Saúde; José Pires, diretor-presidente da Bradesco Capitalização; Bernardo Castello, diretor-presidente da Bradesco Vida e Previdência; Luiz Carlos Angelotti, diretor-presidente da BSP Empreendimentos Imobiliários; Rodrigo Bacellar, diretor-presidente da Atlântica Hospitais e Participações; Roberto Chamberlain, conselheiro do Grupo Bradesco Seguros; Alexandre Nogueira, CMO; e Vinícius Cruz, CFO da Companhia.



Errata – Fim de ano impulsiona busca por crédito

Errata - Fim de ano impulsiona busca por crédito
Errata - Fim de ano impulsiona busca por crédito

A matéria enviada anteriormente continha um erro no 1º e no 3º parágrafo. Segue a versão corrigida:

O RecargaPay opera um serviço de empréstimo digital desde 2018. Em 2025, a empresa observou um avanço significativo na demanda: no terceiro trimestre, a procura pelo crédito foi 75% maior que no mesmo período do ano anterior.

Um estudo do aplicativo de pagamento apontou que os principais usos do empréstimo são para pagamento de contas e quitações de dívidas. Além disso, o levantamento aponta que há uma tendência de aumento na procura por empréstimos no último trimestre do ano (outubro, novembro e dezembro), possivelmente por conta de despesas de final de ano e férias.

Em um cenário em que os brasileiros buscam crédito, o Open Finance tem se tornado uma ferramenta viabilizadora importante e cresceu em 2025. É o que mostra o estudo “Evolução do Open Finance no Brasil”, elaborado pela consultoria internacional BIP. O levantamento do RecargaPay também mostrou que, de setembro de 2025 para cá, mais de 65% dos tomadores compartilham dados via Open Finance, indicando um aumento considerável no uso desse recurso.

Fabio Shibuya, VP de Crédito e Cobrança do RecargaPay, explica que a procura por crédito tende a crescer no fim do ano devido às despesas extras e que esse movimento já aparece nos dados da empresa. Ele destaca que a plataforma utiliza modelos próprios de análise para ampliar o acesso ao crédito, especialmente para consumidores que costumam encontrar dificuldade de aprovação em outras instituições.

Em linha com o aumento da procura por crédito no país, o RecargaPay adotou um modelo de contratação do empréstimo simplificado, reforçando protocolos de segurança e usabilidade. Disponível para pessoas físicas e jurídicas da plataforma, mediante critérios de elegibilidade e análise de crédito, o produto não exige fiador e libera o valor imediatamente; após a aprovação, o montante fica disponível no app. A análise do valor, prazo e condições de pagamento considera o perfil de cada cliente, incluindo histórico de pagamentos, comportamento de uso e dados cadastrais. O compartilhamento de dados via Open Finance também pode ser usado para agilizar o processo.

Como solicitar um empréstimo no RecargaPay?

Com o cadastro ativo no aplicativo, o cliente pode simular diferentes valores de empréstimo e selecionar a opção que melhor se adapta às suas necessidades. Para tornar a experiência ainda mais prática e ampliar as chances de aprovação, é possível compartilhar informações pelo Open Finance e, assim, garantir condições personalizadas.

O app utiliza sistemas integrados, como Open Finance e inteligência de dados, para realizar a análise e disponibilizar crédito de acordo com os critérios estabelecidos. Com a licença de SCFI do Banco Central, o RecargaPay pretende ampliar ainda mais sua oferta, incluindo a vertical de crédito, para ajudar cada vez mais brasileiros em seus pagamentos.

Para saber mais sobre o serviço, basta acessar: recargapay.com.br/emprestimo-pessoal



Empresas que mais colaboram com inovação aberta no Brasil

Empresas que mais colaboram com inovação aberta no Brasil
Empresas que mais colaboram com inovação aberta no Brasil

O Grupo Petrópolis conquistou a terceira posição na categoria Bens de Consumo e Alimentação do Ranking Top 100 Open Corps 2025, iniciativa promovida pela 100 Open Startups, realizado em evento presencial em São Paulo

Com premiação há 10 anos, este é o quarto ranking consecutivo que o Grupo Petrópolis aparece entre as líderes da categoria, reforçando a continuidade de sua atuação com startups e parceiros tecnológicos. Em 2022, a empresa conquistou o 7º lugar e, em 2023 e 2024, garantiu a 5ª posição.

“A inovação aberta é um pilar estratégico para o Grupo Petrópolis, porque vai além da tecnologia: gera impacto positivo para o mercado e para a sociedade. Enxergamos as parcerias com startups como oportunidades de promover desenvolvimento sustentável do setor e incentivar a inclusão econômica em diversas regiões do país”, comenta Alaercio Nicoletti, Gerente de Sustentabilidade, Melhoria Contínua e Inovação do Grupo Petrópolis.

Nos últimos anos, o Grupo desenvolveu uma série de iniciativas em parceria com startups brasileiras por meio do LIS – Lab de Inovação e Sustentabilidade, responsável por conectar a companhia ao ecossistema de inovação do Brasil, especialmente às startups, trazendo para o ambiente interno da empresa as melhores práticas e oportunidades do mercado.

A 100 Open Startups é uma plataforma em inovação aberta e, desde 2016, publica o Ranking 100 Open Corps, que reconhece as empresas mais engajadas com startups no Brasil e na América Latina. A lista é considerada um dos principais indicadores de relacionamento entre grandes empresas e o ecossistema de inovação, e serve como guia para investidores, lideranças corporativas e agentes do setor.



B. Braun completa 58 anos no Brasil com avanços em equidade e inovação em saúde

B. Braun completa 58 anos no Brasil com avanços em equidade e inovação em saúde
B. Braun completa 58 anos no Brasil com avanços em equidade e inovação em saúde
No mês em que completa 58 anos de atuação no Brasil, a B. Braun reforça seu compromisso com a equidade de gênero, diversidade e inovação. A empresa acaba de divulgar seu relatório oficial de igualdade salarial, atendendo à Lei nº 14.611/2023, que revela não haver diferença salarial entre homens e mulheres na mesma função.
Segundo dados disponíveis no Portal Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as mulheres representam mais de 50% do quadro de colaboradores da B. Braun no país, índice superior à média nacional. Além disso, 40% dos cargos de liderança (incluindo supervisão, coordenação, gerência e alta liderança) são atualmente ocupados por mulheres, refletindo o alinhamento da empresa com sua estratégia global de promover equilíbrio de gênero e oportunidades iguais em todas as áreas.
“Acreditamos que transparência, ética e diversidade são pilares tão essenciais quanto tecnologia e inovação na construção do futuro da saúde. Ao completar 58 anos no Brasil, reforçamos nosso compromisso com soluções que ampliem o acesso ao cuidado, promovam equidade e gerem impacto positivo para a sociedade”, afirma Tatiane Reis, gerente-executiva de Recursos Humanos da B. Braun Brasil.
Diversidade e inclusão como pilares do compromisso social

A B. Braun também tem avançado significativamente na promoção da diversidade em seus quadros. A empresa investe em vagas afirmativas para a contratação de pessoas com deficiência (PcD), atuando com consultorias especializadas para o mapeamento e recrutamento desses profissionais em todo o Brasil. Internamente, a companhia estabeleceu como meta superar as exigências legais de contratação de pessoas com deficiência, abrangendo diferentes níveis hierárquicos.
Essas ações são coordenadas por um Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I), responsável pelo desenvolvimento de políticas internas, treinamentos e campanhas de conscientização. O grupo atua com indicadores de desempenho e conta com o envolvimento direto da alta liderança, orientando iniciativas voltadas à inclusão e ao fortalecimento de uma cultura organizacional mais justa e plural.
“Mais do que cumprir uma exigência legal, a divulgação do relatório de igualdade salarial representa nosso compromisso genuíno com uma cultura justa, ética e transparente. Valorizamos as pessoas como o principal ativo da B. Braun e acreditamos que a diversidade fortalece a inovação e o impacto positivo que geramos no mercado de saúde”, reforça Tatiane Reis.
Sobre a B. Braun

Com 1.300 colaboradores internos e 400 externos distribuídos por todo o país, a B. Braun tem ampliado ações estruturadas para fortalecer um ambiente inclusivo e saudável, além de estimular o desenvolvimento de talentos em todos os níveis. Em 2025, a empresa também redefiniu seus programas de mentoria, com foco na inclusão de mais mulheres nesse processo.



LLYC estuda mobilidade humana e efeitos econômicos

LLYC estuda mobilidade humana e efeitos econômicos
LLYC estuda mobilidade humana e efeitos econômicos

A LLYC divulgou o relatório "The Next Mindset: Mobilidade Humana", que analisa como os deslocamentos populacionais influenciam economias, cidades e organizações. O estudo destaca que fluxos migratórios historicamente aceleram transformações sociais e econômicas e, no século XXI, continuam atuando como motores de crescimento, inovação e competitividade. A publicação faz parte da iniciativa Partners for What’s Next, desenvolvida pela companhia.

O relatório inclui o Radar IA, ferramenta que reúne a análise de 1.440 respostas geradas por quatro modelos de inteligência artificial de última geração. O índice avalia como sistemas de IA projetam o impacto econômico da migração em 12 países da América e da Europa. Os resultados indicam consenso de que a mobilidade humana contribui para preencher vagas, dinamizar setores produtivos, renovar a força de trabalho e ampliar o potencial inovador.

Segundo Diego Olavarria, diretor-geral da LLYC, "cada fluxo migratório, cada viagem reconfigura as economias, redesenha geografias e dinamiza a complementaridade do talento, criando um mapa de oportunidades para aqueles que aprendem a ler o mundo em movimento. A verdadeira vantagem competitiva reside na capacidade de interpretar esses grandes movimentos. Quando alguém se move, são desencadeadas transformações econômicas, sociais e culturais que reescrevem o funcionamento dos mercados".

Impacto econômico da mobilidade humana

A publicação apresenta dados de diferentes regiões. Na Espanha, a imigração representou 80% do crescimento econômico dos últimos 15 anos. O Banco Central Europeu aponta que o aumento da população estrangeira em idade produtiva foi um dos fatores que contribuíram para o crescimento da zona do euro entre 2023 e 2025. Nos Estados Unidos, 46% das empresas da Fortune 500 foram fundadas por migrantes ou seus filhos. No Peru, cada sol investido em atenção a migrantes gera um retorno fiscal de 2,6 soles.

O estudo também analisa setores influenciados pela mobilidade humana. No sistema financeiro, remessas internacionais já superam investimentos estrangeiros diretos em países como México e Colômbia, acompanhadas pelo surgimento de fintechs, contas multimoeda e novos modelos de seguros. Na agroindústria, o talento migrante fortalece cadeias de valor e contribui para a segurança alimentar em áreas rurais. O turismo observa crescimento em segmentos como viagens de raízes, saúde e acadêmicas.

No campo educacional, universidades da Espanha e do México seguem entre as principais instituições de atração de estudantes internacionais. Na saúde, a migração acelera a adoção de modelos digitais de atendimento. No setor de construção, a chegada de trabalhadores migrantes movimenta o mercado imobiliário e mais da metade das construtoras espanholas considera que a imigração pode ajudar a suprir a escassez de mão de obra. Em cultura e mídia, produções com temas interculturais apresentam quase o dobro de engajamento. O relatório também aponta que deslocamentos relacionados ao clima devem se intensificar, criando novos desafios e demandas de adaptação e sustentabilidade.

Radar IA

Os resultados do Radar IA mostram 69,2% de consenso entre os modelos avaliados, índice considerado elevado. O levantamento indica que 99% das narrativas geradas pelas IAs tratam a migração sob perspectiva econômico-laboral. A análise também identifica como setores com maior benefício dos fluxos migratórios tecnologia, agricultura, turismo e finanças. Há ainda menções a desafios no mercado de trabalho e tensões sobre serviços públicos, especialmente em países latino-americanos.



DTA Simplificada e OEA ampliam eficiência nas importações do setor farmacêutico

DTA Simplificada e OEA ampliam eficiência nas importações do setor farmacêutico
DTA Simplificada e OEA ampliam eficiência nas importações do setor farmacêutico

A busca por previsibilidade no fluxo de importações tem levado empresas do setor farmacêutico a adotarem mecanismos que reduzem barreiras operacionais e aumentam a segurança logística.

Entre esses instrumentos, a Declaração de Trânsito Aduaneiro (DTA) Simplificada e a certificação OEA (Operador Econômico Autorizado) vêm ganhando relevância como estratégias para otimizar prazos, fortalecer compliance e diminuir custos na cadeia internacional.

A DTA Simplificada permite acelerar o trânsito de mercadorias desde o ponto de chegada até recintos autorizados, reduzindo tempo de permanência em portos e aeroportos. Para segmentos sensíveis, esse ganho operacional impacta diretamente a integridade da carga e a eficiência da operação.

Segundo a KENKO, que atua com armazenagem regulada e suporte a processos aduaneiros no setor da saúde, a combinação entre DTA e OEA fortalece a governança das importações e contribui para operações mais fluídas.

Para Rafaela Lima, supervisora de suporte OEA da KENKO, a sinergia entre os dois mecanismos oferece benefícios concretos.

“A DTA Simplificada reduz o tempo de exposição da carga, enquanto o OEA aumenta a confiabilidade do processo. Juntos, eles tornam a importação mais previsível e segura para o setor farmacêutico”, afirma.

A especialista destaca que o OEA traz vantagens que vão além da liberação aduaneira.

“A certificação demonstra maturidade operacional e adesão a práticas de compliance reconhecidas internacionalmente. Isso melhora a relação com autoridades, diminui riscos e qualifica a empresa para operações mais eficientes”, explica.

De acordo com a KENKO, o uso estratégico da DTA Simplificada também contribui para reforçar o controle sanitário e preservar a integridade térmica dos produtos.
“A agilidade no desembaraço e no trânsito reduz a chance de exposição inadequada. Isso é ainda mais importante quando falamos de cargas sensíveis, com requisitos rígidos de temperatura e documentação”, acrescenta Rafaela.



Doha Debates analisa como o entretenimento influencia nossas vidas nos dias de hoje

A série de debates Doha Debates, promovida pela Qatar Foundation, continua sua trajetória de destaque com um novo episódio que analisa a forma como o entretenimento moderno influencia nossa atenção, criatividade e bem-estar diário. O debate, moderado por Dareen Abughaida, reúne três pensadores influentes para questionar se o atual panorama do entretenimento nos enriquece ou nos sobrecarrega.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251203584380/pt/

Doha Debates examines how entertainment shapes us today in a new episode, leading thinkers and students debate whether today’s entertainment elevates us or pulls us into distraction. (Photo: AETOSWire)

Doha Debates examines how entertainment shapes us today in a new episode, leading thinkers and students debate whether today’s entertainment elevates us or pulls us into distraction. (Photo: AETOSWire)

O debate programado para esta semana conta com a participação de Marya Bangee, consultora sênior da Pop Culture Collaborative; Dra. Anna Lembke, professora de psiquiatria da Universidade de Stanford e autora da obra Dopamine Nation, além de Nicholas Carr, finalista do Prêmio Pulitzer e autor de The Shallows.

Na perspectiva de Bangee, o poder do entretenimento está na narrativa que reflete a vivência humana e promove a empatia. “Considero que o entretenimento da atualidade é algo que está sempre presente. É algo que molda cada pessoa e a sociedade. A questão é como podemos garantir que estamos moldando-o de volta.”

Lembke apresenta uma perspectiva clínica e humanizada sobre a temática, destacando que a concepção do entretenimento moderno sobrecarrega frequentemente os circuitos de recompensa do cérebro humano. “O entretenimento moderno é prejudicial às pessoas porque sequestra o sistema de recompensa do nosso cérebro. Atualmente, precisamos de mais prazer para experimentar qualquer tipo de prazer.”

Carr amplia ainda mais o escopo, analisando como o entretenimento estimulado pela tecnologia impacta nossa capacidade de refletir profundamente e agir coletivamente. “Partimos do pressuposto de que dispor de um maior número de tópicos, opções e informações é sempre benéfico. Entretanto, a partir deste momento, é imprescindível prestar muita atenção às desvantagens.”

Os alunos acrescentam suas próprias reflexões. Sara Akbar, de 22 anos, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Doha, compartilha: “Dos 16 aos 28 anos, todos nós buscamos escapar da realidade por causa de tudo o que está acontecendo no mundo. E isso realmente afeta a forma como vivemos nossas vidas. Por que não conseguimos viver um segundo sequer sem o Instagram?” Da Universidade de Georgetown no Qatar, Ameer Saadi, 18, acrescenta: “No campo do entretenimento, a responsabilidade não é fazer de você uma pessoa melhor, mas sim tentar retratar genuinamente alguma forma da experiência humana.”

Juntas, suas vozes intensificam um debate que ultrapassa preferências ou gostos, refletindo o compromisso do Doha Debates com a busca da verdade, investigação aberta e conversas que unem perspectivas em vez de dividi-las.

O episódio já se encontra disponível tanto no site quanto no canal do YouTube do Doha Debates. Os espectadores também têm a opção de explorar episódios anteriores sobre a infância na era das redes sociais e sobre a importância do amor nos dias de hoje.

DohaDebates

Site: DohaDebates.com

X / Twitter: @DohaDebates

Instagram:@DohaDebates

Facebook:Facebook.com/DohaDebates

YouTube:YouTube.com/DohaDebates

Threads:Threads.net/@dohadebates

TikTok:@DohaDebates

Sobre a Doha Debates

A Doha Debates reúne uma vanguarda de buscadores da verdade intelectualmente curiosos para debater diferenças de modo construtivo, a fim de construir um futuro melhor. Enfatizamos a unidade em vez da divisão, ao incentivar conversas que nos unem em vez de nos separar.

Saiba mais em DohaDebates.com

*Fonte:AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato de mídia da Doha Debates

Sumi Alkebsi

Diretor de Comunicações e Marketing

E-mail: salkebsi@dohadebates.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Entrepontos forma 20 alunas de Jundiaí para o empreendedorismo em costura

O projeto Entrepontos tem como objetivo estimular o empreendedorismo relacionado à costura, beneficiando mulheres com dificuldade para conseguir um emprego formal por terem sobrevivido ao câncer, serem mães de filhos com necessidades especiais, ou por morarem em comunidade, serem trans, cadeirantes ou terem deficiência visual parcial. Seu curso inclui o ensino de confecção de roupas com foco na criação e ajuste das peças, bem como técnicas de empreendedorismo para gestão do negócio. Ao final, as alunas participam de um desafio de moda e figurino de teatro, no qual aplicam as técnicas de costura que aprenderam.

A ideia é que as alunas apresentem os figurinos desenvolvidos com base em personagens teatrais. “Nossas alunas podem desfilar suas criações, apresentar seu conceito e processo criativo à banca de jurados. As que mais se destacarem serão premiadas com máquinas de costura, um símbolo da continuidade desse trabalho lindo que floresce ali”, afirma Cintia Cavalcante, fundadora do Instituto Aflora e idealizadora do projeto Entrepontos.

Ela conta que algumas mulheres que passaram pelo projeto em anos anteriores já são empreendedoras, tendo obtido resultados rápidos com a venda de peças de vestuário que aprenderam a confeccionar em sala de aula. “Uma ex-aluna da turma de 2016, por exemplo, ganhou sua máquina de costura ao terminar o curso e, neste ano, viveu a emoção de conduzir sua primeira turma como professora titular do Instituto”, destaca Cintia. “Temos orgulho de ter contribuído para a formação de mais de mil alunos. Nossa equipe é composta por ex-alunas que, além de professoras, hoje são especialistas em costura e modelagem, gestão financeira e multiplicadoras de conhecimento”, conclui.

Os interessados em participar do projeto Entrepontos poderão se inscrever nas novas turmas do curso – totalmente gratuito – que serão abertas em janeiro.

O formulário de inscrição está disponível no Instagram do Instituto Aflora e pode ser acessado pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfiqr6Hj1zZrzY7h1x6oEL-n7V30YhygNJINO3uZ5JEbdpzrQ/viewform



Pace selecionada pela Prudential Financial para ajudar a automatizar suas operações de seguros com IA agêntica

Pace, a força de trabalho agêntica para seguros, foi escolhida pela unidade de negócios de Seguros de Vida Individuais (ILI) da Prudential por ajudar a simplificar e melhorar a prestação de seus serviços.

Os agentes com tecnologia de IA da Pace vêm agilizando agora o gerenciamento de apólices e apoiando os esforços de garantia de qualidade na unidade de negócios ILI da Prudential. O primeiro conjunto de sistemas automatizados já está em operação, processando milhares de horas de trabalho.

“Nosso trabalho com a Prudential é um exemplo de como a IA pode ser utilizada como uma vantagem estratégica”, disse Jamie Cuffe, Diretor Executivo da Pace. “Estamos muito satisfeitos em apoiar sua excepcional equipe com agentes de IA em produção hoje, que oferecem precisão e velocidade superiores em grande escala.”

Este contrato plurianual entre a Pace e a unidade de negócios ILI da Prudential começou como um projeto piloto e rapidamente passouàplena produção após demonstrar nítidas melhorias em velocidade e eficiência operacional.

“Demos um passo adiante em nossa jornada de modernizar o processo de aquisição de clientes”, disse Sara Atkinson, Vice-Presidente de Aquisição de Clientes da Unidade de Negócios ILI da Prudential. “Com sistemas automatizados, nossas equipes agora têm mais tempo para se concentrar no relacionamento com o cliente, o que apoia a meta mais ampla da Prudential de oferecer experiências líderes do setor tanto para clientes como para consumidores.”

SOBRE A PACE

A Pace é a força de trabalho agêntica para o setor de seguros. Os agentes de IA da Pace navegam por aplicativos internos, interpretam documentos e fazem ligações telefônicas para automatizar tarefas tradicionalmente executadas por empresas terceirizadas de processos de negócios (BPOs). A Pace trabalha com seguradoras líderes para lidar com operações cruciais de seguros, como recebimento de solicitações, gerenciamento de apólices, gestão de sinistros e entrada de dados. Para mais informações, acesse withpace.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato para mídia da Pace

+1 (917) 791-0529

press@withpace.com

Contato comercial da Pace

Tristan Gosakti

tristan@withpace.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Clube de Empresários lança app em Convenção Nacional

Clube de Empresários lança app em Convenção Nacional
Clube de Empresários lança app em Convenção Nacional

No próximo dia 6 de dezembro, a Hípica Chácara Flora, em Poços de Caldas (MG), receberá a primeira Convenção Nacional do Clube de Empresários. O evento deve reunir mais de 400 participantes — entre empresários, presidentes regionais, franqueados e lideranças de diferentes estados — em um dia de debates voltado ao fortalecimento de pessoas, negócios e oportunidades.

Criado em 2018, o Clube de Empresários nasceu com o propósito de promover networking estruturado e desenvolvimento contínuo para empreendedores. Hoje, a organização reúne mais de mil empresários conectados em diversas cidades do país e vive um momento de transição para um modelo nacional de franquias, com metodologias próprias, processos padronizados e governança institucional.

Segundo os sócios-fundadores Thiago Mariano e Felipe Milani, a Convenção Nacional simboliza um marco da nova etapa. "Após sete anos de crescimento orgânico e implantação do nosso modelo de franquias, entendemos que era o momento de reunir — pela primeira vez — lideranças de todo o país em um encontro estratégico", afirmam. A iniciativa ocorre logo após a criação do Comitê Nacional Executivo (CNE), responsável por supervisionar metas, cultura organizacional e padronização das operações.

A programação foi estruturada para discutir temas centrais do empreendedorismo contemporâneo, como tecnologias aplicadas à conexão humana, crescimento exponencial, vendas e geração de oportunidades na nova economia. O professor e pesquisador da Fundação Getulio Vargas (FGV), Rubens Mussolin Massa, será um dos palestrantes, abordando ciclos de escala e a chamada "lei da potência", focada em mecanismos que impulsionam negócios de alto crescimento.

Para Mariano, o encontro reforça a vocação do Clube que tem como objetivo estimular repertório e colaboração entre diferentes setores. "A diversidade empresarial amplia a capacidade de gerar soluções inovadoras para desafios comuns. Setores distintos trazem visões complementares e criam oportunidades que dificilmente surgiriam de forma isolada", explica.

Mais de 30 cidades já confirmaram presença. A expectativa é que o evento se torne um divisor de águas para o próximo ciclo de expansão e consolide o alinhamento nacional da rede.

Lançamento do app inaugura braço digital da organização

A Convenção também marca o lançamento oficial do aplicativo do Clube de Empresários, plataforma que integra networking, conteúdo, perfis corporativos e eventos em um ambiente digital validado. O app reúne funcionalidades semelhantes às das redes sociais tradicionais, combinadas a ferramentas de negócios como selo de autenticidade empresarial e algoritmo de sinergia que sugere conexões com potencial real de parceria.

"Criamos um ambiente vivo, que traduz a cultura do Clube em tecnologia. A nova economia exige soluções que aproximem pessoas e ampliem a credibilidade das relações", afirma Milani.

Além de concentrar as atividades das unidades, o aplicativo inaugura a expansão digital da marca em escala nacional. A ferramenta também prevê acesso limitado para empresas externas e uma modalidade premium, denominada Plano Infinity, programada para oferecer mentorias avançãdas e curadoria executiva.

Sobre o Clube de Empresários

Fundado em Poços de Caldas, o Clube ampliou sua atuação por meio de uma rede nacional de franquias e de um modelo híbrido que une encontros presenciais a ações digitais. Nos últimos anos, a organização estruturou um conjunto de manuais, processos de operação, padronizações e organograma executivo com funções específicas, como COO, CRO, CTO, CXO e CFO.

A rede mantém como princípio central a ideia de que "negócios são consequência de boas relações", eixo que orienta sua cultura e seus programas de desenvolvimento.



Volume segurado em operações de carga deve alcançar R$ 2,7 bilhões neste ano

Volume segurado em operações de carga deve alcançar R$ 2,7 bilhões neste ano
Volume segurado em operações de carga deve alcançar R$ 2,7 bilhões neste ano

O crescimento das operações logísticas, o avanço do e-commerce e o reforço das exigências regulatórias elevaram a demanda por seguros de transporte em 2025. Segundo o relatório da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), o volume segurado em operações de carga deve alcançar R$ 2,7 bilhões até o fim do ano, refletindo a necessidade de proteção ampliada diante de riscos operacionais e financeiros cada vez mais complexos.

A BWIN TECH Seguros, que atua com soluções especializadas para transporte nacional e internacional, observa que o movimento é sustentado por três fatores principais: aumento de sinistros relacionados a roubo de carga, expansão das rotas no comércio exterior e maior conscientização das empresas sobre compliance e gestão de riscos.

Para Anderson Lemos, CEO da BWIN TECH Seguros, o setor vive um momento de amadurecimento.

“As empresas entenderam que seguro não é apenas uma exigência contratual, mas parte da estratégia de continuidade operacional. O volume segurado cresce porque as organizações buscam previsibilidade e proteção diante de um ambiente mais dinâmico e desafiador”, afirma.

Segundo o executivo, a busca por apólices mais completas reflete a complexidade da logística atual.

“O risco está mais distribuído, com operações multimodais, hubs internacionais e aumento da circulação de cargas sensíveis. Isso exige análise técnica, personalização e uso de tecnologia para acompanhar o ciclo completo da operação”, explica Lemos.

A BWIN TECH destaca que soluções digitais têm contribuído para tornar o processo mais ágil e transparente, desde a emissão de apólices até o acompanhamento de sinistros.

“A tecnologia aproxima as áreas de logística, seguros e compliance. A tomada de decisão fica mais precisa, e o gestor consegue visualizar os impactos em toda a cadeia”, completa o CEO.

O avanço de apólices especializadas também responde a um cenário em que embarcadores e transportadores procuram coberturas capazes de lidar com riscos diversos, incluindo roubo qualificado, avarias, falhas operacionais, danos climáticos e eventos internacionais que afetam prazos e rotas.



Manutenção fortalece eficiência energética de inversores

Manutenção fortalece eficiência energética de inversores
Manutenção fortalece eficiência energética de inversores

O Brasil vem se consolidando como um dos principais mercados de energia solar do mundo. Segundo informações da Solar Power Europe divulgadas pela Exame, o país ocupa hoje a quarta posição global, atrás apenas da China, dos Estados Unidos e da Índia. Em 2024, foram adicionados 18,9 gigawatts de potência pico fotovoltaica, reforçando o papel estratégico da fonte renovável na matriz elétrica nacional.

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), compartilhados pela Agência Brasil, mostram que a geração solar já superou 55 gigawatts de potência instalada operacional, o que corresponde a 22,2% da capacidade elétrica do país. Essa expansão evitou a emissão de cerca de 66,6 milhões de toneladas de gás carbônico na geração de eletricidade.

Nesse cenário, a manutenção especializada de equipamentos voltados para este setor ganha relevância. Bruno Bueno, CEO da Ozora Soluções, empresa especializada em manutenção e reparos de inversores solares, explica que os inversores solares são considerados o "cérebro" dos sistemas fotovoltaicos, responsáveis por converter a energia em corrente alternada utilizável.

Já os inversores de frequência desempenham papel central na modernização industrial, permitindo o controle preciso da velocidade e do torque de motores elétricos. "Os inversores solares são vitais para a transição energética, enquanto os de frequência otimizam o consumo de energia nas indústrias, adequando-o à demanda real", explica.

Ele destaca que a eficiência energética do sistema depende diretamente da saúde desses equipamentos e que a manutenção adequada pode garantir máxima performance e confiabilidade. "Quando a manutenção é negligenciada, o inversor pode operar com baixo rendimento devido a componentes degradados ou superaquecimento, o que leva à perda de geração de energia ou ao desperdício de consumo por controle impreciso", afirma.

"O cuidado periódico assegura que o equipamento trabalhe dentro das especificações de projeto, protegendo o investimento e maximizando o retorno energético e financeiro", acrescenta o executivo.Manutenção preventiva evita falhas

Entre os problemas mais comuns identificados pela Ozora estão o superaquecimento causado pelo acúmulo de sujeira e poeira nos filtros de ar e dissipadores de calor. Segundo Bueno, esse excesso de temperatura pode acelerar a degradação de componentes críticos, como IGBTs e capacitores. "A ausência de inspeção pode deixar passar conexões elétricas frouxas, que geram pontos quentes, ou falhas no firmware que comprometem o desempenho e a comunicação do inversor", detalha.

Para o especialista, a manutenção preventiva, realizada em intervalos regulares, é vista como estratégia essencial para prolongar a vida útil dos equipamentos. "Ela inclui limpeza técnica, reaperto de terminais e inspeção visual de componentes internos. Já a manutenção corretiva acontece após a falha, com reparos emergenciais para restaurar a funcionalidade do equipamento", explica.

Crescimento do setor reforça medidas sustentáveis

A expansão da energia solar no Brasil reforç a importância de práticas sustentáveis também na manutenção dos equipamentos. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), compartilhados pelo Portal Solar, apontam que, atualmente, cerca de 3 milhões de sistemas residenciais somam 20,8 gigawatts de potência instalada, beneficiando mais de 4 milhões de consumidores que aderiram à geração distribuída.

Esse crescimento exige maior atenção à confiabilidade dos inversores, que sustentam a operação contínua e eficiente dos sistemas. Dessa forma, a Ozora Soluções estrutura seus serviços em etapas que incluem coleta, diagnóstico avançado e reparo especializado.

"Emitimos um laudo técnico gratuito em até 24 horas para inversores solares. O reparo é feito com substituição de componentes, não apenas de placas inteiras, o que pode reduzir custos e tempo. Finalizamos com testes em bancada que simulam condições reais de operação e oferecemos garantia estendida de 180 dias", explica Bueno.

Além disso, o laboratório da empresa utiliza ferramentas de última geração para identificar a causa raiz das falhas. A metodologia de reparo busca recuperar componentes específicos, evitando trocas desnecessárias. A limpeza técnica e descontaminação profunda são obrigatórias, e todos os serviços passam por testes que reproduzem o ambiente real do inversor.

Segundo o CEO da empresa, além de assegurar a eficiência energética, a manutenção especializada também pode contribuir para a economia circular. "Ao realizar reparos no nível do componente, conseguimos recuperar a funcionalidade de forma custo-efetiva. Isso evita o descarte prematuro e reduz a necessidade de fabricar novos equipamentos, prolongando a vida útil dos inversores", afirma.

Para ele, em mais de 90% dos casos, o reparo é a opção mais inteligente, tanto para o cliente quanto para o meio ambiente. "Também oferecemos atendimento de plantão 24 horas via WhatsApp, coleta gratuita e equipe técnica que conhece todas as marcas e modelos de inversores. Nosso objetivo é garantir máxima disponibilidade operacional para os clientes", conclui Bruno Bueno.

Para conferir todas as soluções da Ozora, basta acessar: http://ozorasolucoes.com



Prospecção qualificada redefine estratégias na advocacia

Prospecção qualificada redefine estratégias na advocacia
Prospecção qualificada redefine estratégias na advocacia

Nos últimos anos, o mercado jurídico brasileiro tem enfrentado transformações profundas na forma de atrair e reter clientes. O modelo tradicional, baseado em indicações e reputação construída ao longo de décadas, já não responde às demandas de um ambiente cada vez mais competitivo e digitalizado. Nesse contexto, cresce a percepção de que a advocacia precisa incorporar práticas de gestão e tecnologia, adotando ferramentas que permitam identificar oportunidades reais e estabelecer conexões estratégicas com potenciais clientes. A advogada Priscila Pinheiro, CEO do Grupo Adali, acredita que a advocacia esteja passando por um processo inevitável de transformação onde os advogados precisam estar capacitados para os avanços tecnológicos que já são necessários para se destacar na área.

"Hoje, os advogados precisam se posicionar de forma estratégica, utilizar dados, automação e ferramentas digitais para alcançar o cliente ideal no momento certo", destaca.

O 1º Estudo Demográfico da Advocacia Brasileira, realizado pelo Conselho Federal da OAB com mais de 20,8 mil entrevistados, mostra que 72% dos advogados atuam como autônomos, sendo que 51% trabalham em regime de home office. Esse perfil evidencia a necessidade de soluções digitais que apoiem a prospecção de clientes, já que grande parte da advocacia não conta com estruturas tradicionais de marketing ou equipes dedicadas à prospecção.

JusDinâmico

Na prática, a prospecção qualificada significa atrair clientes que realmente necessitam do serviço jurídico oferecido, com clareza sobre suas demandas e expectativas. É nesse cenário que surge o JusDinâmico, plataforma desenvolvida pelo Grupo Adali para oferecer estrutura e inteligência na prospecção de clientes, respeitando os limites éticos e legais da profissão.

"Muitos profissionais ainda não dispõem de ferramentas adequadas ou desconhecem estratégias modernas de prospecção. Soma-se a isso o receio de lidar com marketing jurídico, que exige cuidados específicos, e a sobrecarga operacional que impede a execução de ações consistentes", ressalta a CEO.

Segundo ela, é nesse ponto que a plataforma pode atuar ao integrar essa rotina à prática diária do advogado. "A ferramenta possibilita ao profissional ter acesso a uma base de casos jurídicos e leads reais, com filtros por área de atuação e localização. Isso pode ajudá-lo a definir que ele invista tempo apenas em casos compatíveis com seu perfil", resume Pinheiro.

A plataforma também oferece recursos como a visualização de casos jurídicos segmentados, contato direto com interessados via WhatsApp e triagem dos leads recebidos. Além disso, organiza as conexões em um ambiente digital, sem depender de anúncios pagos ou estratégias complexas.

"O uso de dados e automação é realizado em conformidade com o Código de Ética da OAB e a Lei Geral de Proteção de Dados, buscando garantir que apenas advogados habilitados tenham acesso às informações relevantes", aponta a CEO.

"Não há exposição pública nem competição massiva por um mesmo caso. O advogado recebe leads compatíveis com seu perfil e decide como e quando estabelecer o contato", acrescenta.

De acordo com Gian Nunes, cofundador do Grupo Adali e especialista em tecnologia, a próxima etapa da plataforma envolve o aprimoramento do sistema de match inteligente entre advogados e leads, além da evolução da inteligência artificial (IA) para oferecer entregas mais personalizadas.

"Também está em desenvolvimento um recurso de controle automático de prazos, com base em dados coletados por publicação. A meta é transformar a prospecção em uma rotina confiável, escalável e integrada à prática profissional", explica Gian Nunes.

A advogada e CEO evidencia que a prospecção de clientes deixou de ser uma ação isolada e passou a ser uma parte essencial da advocacia estratégica. "O JusDinâmico surge com objetivo de se tornar um aliado nesse novo cenário, ajudando o advogado a sair da passividade, atrair oportunidades reais e crescer com inteligência", conclui Pinheiro.

Para saber mais, basta acessar: https://jusdinamico.com.br/



Garden lança planner para unir organização e saúde emocional

Garden lança planner para unir organização e saúde emocional
Garden lança planner para unir organização e saúde emocional

A relação entre organização pessoal e saúde mental tem ganhado força em pesquisas de mercado e na rotina das pessoas. Um estudo divulgado pela VEJA Saúde, feito por pesquisadores da Universidade de Connecticut (EUA), aponta que a bagunça e o caos diário na vida das pessoas esgotam os recursos cognitivos e afetam o cérebro de forma negativa, prejudicando a concentração e ampliando sentimentos de angústia e inquietação. Ainda segundo o levantamento, a desordem, seja no espaço físico ou na organização das tarefas do dia a dia, sinaliza ao cérebro que existem assuntos inacabados, gerando um estado de alerta contínuo que aumenta o estresse.

Assim, com o objetivo de unir em um único planner organização, psicoeducação e práticas terapêuticas, a Editora Garden anuncia o lançamento do Ser Planner 2026. Edisiane Sousa, diretora da Editora Garden, afirma que o lançamento redefine a ideia de planejamento pessoal ao tratá-lo como uma ferramenta de cuidado emocional, e não apenas de produtividade.

“O Ser Planner nasceu da compreensão de que organização e saúde mental caminham juntas. Quando estruturamos a rotina com consciência, com espaço para trabalho, descanso e autocuidado, oferecemos ao cérebro previsibilidade e reduzimos a ansiedade”, explica a profissional. “Organizar também é um ato de cuidar da mente. É transformar o caos interno em clareza e propósito”, acrescenta.

Idealizado para promover equilíbrio emocional no cotidiano, o Ser Planner 2026 combina planejamento com exercícios de reflexão, escrita terapêutica, autoconhecimento e acompanhamento emocional.

Além das visões anuais, mensais e semanais, o planner traz recursos de psicoeducação, como autoavaliações, rastreadores de hábitos, arteterapia, checklists de bem-estar, roda da vida e perguntas que ampliam a consciência sobre padrões e emoções.

Para Edisiane, o hábito de planejar pode ser muito mais emocional do que produtivo. “Planejar não é apenas sobre metas: é sobre significado. Quando escrevemos o que sentimos e definimos ações alinhadas aos nossos valores, criamos uma rotina que faz sentido. O Ser Planner 2026 foi desenhado com essa filosofia: unir organização a pausas de reflexão que ajudam o usuário a se reconectar consigo mesmo”, analisa.

Planejamento como ferramenta de autocuidado

Em um mundo acelerado e hiperconectado, organizar-se pode tornar-se uma prática ativa de autocuidado, conforme ressalta a profissional. “Planejar é desacelerar com propósito. Abrir um planner, respirar e escrever o que é essencial se torna um ritual de presença. É uma forma de cuidar do tempo, das emoções e dos sonhos”, completa a diretora.

O planner foi produzido em papel pólen, com capa dura e paleta de tons neutros, reforçando através do projeto gráfico a proposta acolhedora. O Ser Planner 2026 é parte da Coleção Embelezar a Vida e foi criado para transmitir serenidade e tornar o planejamento um momento prazeroso da rotina.

O lançamento da Garden tem como foco integrar design, conteúdo e propósito emocional. “Cada detalhe do planner foi pensado para acolher. O design, o conteúdo e o propósito que guia. O Ser Planner não quer apenas ajudar na rotina: ele quer ajudar o usuário a viver com mais intenção e leveza”, afirma Edisiane.

Com o lançamento, a Editora Garden deseja reposicionar o planejamento pessoal como prática de saúde emocional, propondo que organizar o ano seja também uma oportunidade de autocuidado, consciência e equilíbrio.

Para conhecer mais detalhes do Ser Planner 2026, basta acessar:
https://editoragarden.com/ser-planner-2026/



Cooperativa de crédito pode adotar modelo de perda esperada

Cooperativa de crédito pode adotar modelo de perda esperada
Cooperativa de crédito pode adotar modelo de perda esperada

Presente em 57% dos municípios brasileiros, segundo dados de 2023 do Banco Central (BC), as cooperativas de crédito têm o objetivo de oferecer serviços financeiros aos associados. Estes são, ao mesmo tempo, clientes e proprietários, diferentemente de um banco, em que são apenas usuários. Entre as regras que precisam ser seguidas pelas cooperativas, estão as da Resolução 4.966, publicada pelo BC em 2021.

Essa resolução alinha o reconhecimento e a mensuração de instrumentos financeiros ao modelo de perda esperada (IFRS-9) — metodologia contábil que mensura e registra perdas com crédito de forma mais antecipada e realista. Em vez de esperar o calote para reconhecer uma perda, as cooperativas precisam estimar quanto provavelmente perderão no futuro e provisionar esse valor desde já.

Em termos práticos, isso significa maior detalhamento de divulgações, segmentação da carteira, novos critérios contábeis, necessidade de modelos de crédito flexíveis e adaptação de sistemas e controles, como explica Angelo Schier, especialista em recuperação de crédito de cooperativas e parceiro da Meet Call.

"A cobrança precisa fornecer dados quantitativos (probabilidades de default, recuperação) para alimentar modelos voltados para projeções futuras. Isso exige integração operacional entre cobrança, risco e contabilidade e altera o timing e o cálculo das provisões", diz Schier.

As exigências, continua o especialista, trouxeram desafios de adaptação para as cooperativas de crédito, incluindo a qualidade e estruturação dos bancos de dados, ou seja, a construção de uma base histórica para definir estratégias a partir de informações passadas.

Outros desafios incluem a validação de modelos de perda esperada, a capacitação de profissionais qualificados, a adoção de uma régua de cobrança e acompanhamento flexível com foco na retenção de cooperados e mitigação de rolagens de estágio, além de implementação de ações preventivas baseadas em collection score e políticas de concessão de crédito.

"Também é necessário realizar ajustes em capital e pricing para absorver a maior volatilidade contábil. Por fim, é fundamental compreender o perfil de cada cooperado e seu apetite ao risco, pois, nesse novo modelo, a atribuição de perda esperada pode ser maior em determinados casos, mesmo para cooperados historicamente adimplentes, considerando o relacionamento consolidado com a cooperativa", pontua Schier.

Diante desse tipo de desafio, há cooperativas que buscam o apoio de outras empresas que fornecem soluções de Business Process Outsourcing (BPO). Em outras palavras, serviços terceirizados de processos.

"BPOs especializados reduzem custo operacional, escalam campanhas multicanal, entregam analytics e scoring para melhorar recuperações e fornecem controles de compliance. Reduz o tempo entre a cobrança do crédito e o recebimento efetivo, melhorando a liquidez e a disponibilidade de recursos para operar", analisa Marcos D’Andrade.

Ele é superintendente da Meet Call, empresa que auxilia outros negócios a gerenciar suas interações com clientes e processos internos. O portfólio da companhia abrange soluções de BPO e recuperação de crédito para cooperativas.

Segundo D’Andrade, ao contratar esse tipo de serviço, as cooperativas buscam boas práticas de conformidade, eficiência e relacionamento, governança integrada e criação de estratégias de cobrança e relacionamento personalizadas por perfil de risco, comportamento e valor, aumentando eficiência e preservando o vínculo com o cooperado.

"As cooperativas têm acesso também à validação independente de modelos; automação com atendimento humano em casos sensíveis; monitoramento contínuo de KPIs [indicadores de desempenho] e revisões periódicas de premissas", acrescenta o superintendente da Meet Call.

Em relação à Resolução 4.966, D’Andrade acredita que ela influencia positivamente a competitividade e sustentabilidade financeira do setor para os próximos anos ao priorizar qualidade e consistência das informações e a integração de processos, com os setores de tecnologia da informação (TI), cobrança e contabilidade trabalhando de forma integrada.

Para saber mais, basta acessar o site da Meet Call: https://meetcall.com.br/



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias

Translate »