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CBA realizará o 1º Festival Brasileiro de Manobras

Após reconhecimento das manobras radicais como modalidade esportiva, oficializado pela Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA, em 2024, o Brasil realizará o 1º Festival Brasileiro de Manobras. Nos dias 12 e 13 de julho, a pista do Race Valley Motorsports, em Tremembé, interior de São Paulo, será palco de uma competição inédita. O evento marca a estreia oficial da modalidade no calendário da CBA e contará com a presença de aproximadamente 50 pilotos de diversas regiões do país.

O Festival é organizado e supervisionado pela CBA, em parceria com a Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) e apoio do Race Valley. Segundo o presidente da Comissão de Arrancada, Drift e Track Day da CBA, Fábio Félix Pascoal, para realizar o evento, foi necessário adaptar os padrões de segurança e regulamentação às características específicas das manobras radicais. “Foram meses de reuniões e análises até chegarmos a um modelo que atendesse às exigências técnicas da CBA”, explica.

O evento é uma grande expectativa da CBA, pois reunirá pilotos de vários estados do Brasil que já se tornaram referência no cenário das manobras e do Drift. É o caso de Chico Loco e Márcio “Kabeça”, integrantes da equipe Hot Wheels do Beto Carrero World. Ambos se apresentam regularmente em shows da marca e estão entre os pioneiros da modalidade no Brasil. Márcio Kabeça, campeão brasileiro de Drift, também irá competir com um Mustang, e enfrentará o próprio filho, Juninho, atual líder do Campeonato Brasileiro, que participará com um Nissan 350Z.

Outro nome de destaque, segundo Pascoal, é Clerison “Pinguim”, piloto profissional de Drift, que participará com uma BMW turbo. “Ele terá a companhia da médica Carol, que faz sua estreia na modalidade pilotando também uma BMW”, informa.

Um recordista também estará na competição: o catarinense Douglas Eduardo Brunes, conhecido como “Douglas Manobras”. Empresário de 44 anos, Brunes foi o primeiro filiado à categoria Piloto de Manobras Radicais e detém o recorde oficial do Guinness Book por ter realizado 101 “zerinhos” consecutivos, sentado na capota de um Chevette. O recorde, conquistado em setembro de 2023, foi reconhecido pela organização internacional em agosto de 2024, após análise técnica do material enviado. “Esse feito do Douglas representa o espírito da modalidade e mostra o potencial do Brasil nesse tipo de competição. Ele foi o primeiro filiado à nova categoria criada pela CBA, a de Piloto de Manobras Radicais”, afirma Pascoal.

A expectativa é de que cerca de 5 mil pessoas acompanhem os dois dias de evento. Além da disputa, o Festival contará com a presença de juízes renomados, como o youtuber e piloto de Drift, Bruno Bar, e a especialista em manobras radicais, Nete Braga. “O terceiro jurado será revelado nos próximos dias”, afirma Pascoal.

Para o presidente da Comissão Brasileira de Arrancada, a primeira edição do Festival de Manobras já nasce com um papel simbólico. “É o início oficial da modalidade dentro da estrutura da Confederação. Um evento que reúne competidores de diferentes estados, vindos da Bahia, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, e mostra a força do automobilismo brasileiro em suas diversas vertentes”, conclui.

Inscrições

As inscrições são gratuitas para os pilotos filiados à CBA com cédula desportiva válida, ao custo anual de R$ 182. Os ingressos para o público custam R$ 30 antecipadamente, pelo Sympla, e R$ 40 na bilheteria.

Mais informações e regulamento podem ser acompanhados no site www.cba.org.br e também nos perfis @cbamanobrasradicais e @cbaoficial nas redes sociais.

SERVIÇO

 

O quê: 1º Festival Brasileiro de Manobras

Onde: Race Valley Motorsports – Tremembé (SP)

Quando: 12 e 13 de julho de 2025 (sábado e domingo)

Horário: a partir das 9h, nos dois dias

Ingressos:

R$ 30 (antecipado, pelo Sympla)

R$ 40 (na portaria, nos dias do evento)

Participação de pilotos:  inscrição gratuita, mediante apresentação da cédula desportiva da CBA (R$ 182, válida por 1 ano)

Mais informações: www.cba.org.br | @cbaoficial | @cbamanobrasradicais



Pré-fabricados ganham espaço e desafiam antigos estigmas

Apesar do crescimento acelerado e das inovações que vêm transformando a engenharia civil, a construção pré-fabricada ainda convive com uma série de mitos que limitam sua adoção mais ampla, principalmente nos segmentos residencial e comercial.

Dados da Mordor Intelligence apontam que o mercado global de construção pré-fabricada tende a crescer nos próximos anos. A estimativa é de que o segmento atinja US$ 30,93 bilhões até 2029, impulsionado por um crescimento anual médio de 6,23%. Essa projeção reflete o interesse crescente por soluções construtivas mais rápidas, com menor impacto ambiental e maior previsibilidade de custos e prazos.

Ainda assim, um dos mitos mais comuns associa as construções pré-fabricadas à baixa qualidade, pouca durabilidade ou que servem apenas para galpões ou obras industriais, avalia o engenheiro civil da Garder Engenharia, Pedro Santana. “Essa ideia vem de práticas antigas e soluções precárias utilizadas décadas atrás, quando o modelo era aplicado com menos rigor técnico e baixa padronização”, explica.

“Hoje, com a evolução dos processos industriais, o uso de concretos de alta performance, controle de qualidade em ambiente fabril e sistemas de montagem otimizados, a durabilidade e a qualidade estrutural são frequentemente superiores à da construção convencional”, acrescenta.

Outro ponto sensível é a ideia de que construções modulares são todas iguais ou limitam a criatividade do projeto. De acordo com o engenheiro, mesmo que os elementos sejam pré-fabricados, não há impedimento para a personalização de layout, acabamento e volumetria arquitetônica.

“A precisão da produção em fábrica garante qualidade, enquanto o projeto arquitetônico traz a flexibilidade que o cliente espera”, afirma. A combinação entre precisão fabril e liberdade de projeto também tem ampliado o campo de aplicação desse método. Segundo Santana, ainda é comum associar o pré-fabricado apenas a obras industriais, no entanto o sistema tem avançado para residências de alto padrão, escolas, hospitais e edifícios comerciais.

“Entre os atrativos estão a redução do tempo de obra, menor interferência no entorno, previsibilidade de custos e ganhos logísticos”, explica.

Já o engenheiro civil Daniel Matos, também membro da Garder Engenharia, recomenda que, na hora de comparar valores com a construção convencional, o cliente observe o custo total da obra e não apenas o valor por metro quadrado. “Isso inclui economia com mão de obra, redução de retrabalho e desperdícios, além da possibilidade de colocar empreendimentos para funcionar antes do previsto, especialmente em empreendimentos com foco em retorno rápido”, revela.

Como demonstrar corretamente as inovações da engenharia?

Para tentar derrubar preconceitos, empresas do setor têm investido em comunicação técnica, abertura de obras para visitação e atendimento consultivo. “Grande parte da resistência ainda vem do desconhecimento”, explica Matos. “Quando o cliente entende o processo, percebe que o sistema é robusto, eficiente e adaptável”, completa.

De acordo com os engenheiros da Garder, entre as inovações mais recentes se destacam o uso de BIM (Modelagem da Informação da Construção), automação dos processos fabris, concretos com aditivos especiais, conexões metálicas e fundações otimizadas.

“Tais avanços reforçam o potencial da construção pré-fabricada como uma alternativa segura, moderna e estratégica. Ao conhecer o sistema em detalhes, o cliente percebe que os receios vêm mais do desconhecimento do que de problemas reais”, avalia Santana.

À medida que o setor busca consolidar sua reputação, o desafio continua sendo informar, demonstrar e desmistificar. “A construção modular e pré-fabricada não é apenas um método alternativo: é uma resposta concreta às demandas de um mercado cada vez mais exigente em agilidade, qualidade e sustentabilidade”, conclui o especialista.

Para saber mais, basta seguir a Garder Engenharia no Instagram: https://www.instagram.com/garder.engenharia/



Praia de Salvador é eleita a melhor das Américas

Recentemente, a Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, em Salvador (BA), foi eleita a melhor das Américas e da Península Ibérica. O destino, localizado na Ilha dos Frades, conquistou o reconhecimento após uma avaliação conduzida pelo CIF Playas (Centro Internacional de Formação em Gestão e Certificação de Praias), que analisou 200 praias de 11 países.

A Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe conquistou o topo do ranking geral, com uma nota de 0,97 em uma escala que vai até 1. A praia possui o selo internacional Bandeira Azul, concedido a locais que cumprem “rigorosos critérios de qualidade socioambiental”, conforme repercutido pela Agência Gov.

Felipe Oliveira Pedreira, especialista da agência de turismo receptivo Bahia Terra Turismo, chama a atenção para a importância desse reconhecimento para o turismo em Salvador. “A conquista é importante e possui visibilidade internacional o que destaca não apenas a Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, mas também o Estado da Bahia”, afirma.

Para Pedreira, diversos elementos tornam a Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe um destino especial e merecedor desse destaque internacional. “A praia possui águas cristalinas, boa recepção da comunidade, infraestrutura, organização e limpeza”, destaca.

Reconhecimento reposiciona Salvador no cenário turístico internacional

Ainda na visão de Pedreira, o reconhecimento contribui para reposicionar Salvador no cenário turístico nacional e internacional, especialmente fora dos circuitos mais tradicionais.

“A conquista posiciona a Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe de forma muito positiva, principalmente no cenário internacional devido ao prêmio ser de nível mundial”, celebra.

Agências devem aproveitar o momento

De acordo com o especialista, esse tipo de premiação tem gerado um aumento na procura por pacotes e passeios para a região. “Os turistas têm reagido bem à novidade. O reconhecimento tem gerado uma boa visibilidade e uma procura considerável”, afirma.

Para o representante da Bahia Terra Turismo, as agências de turismo podem – e devem – aproveitar essa conquista para impulsionar o interesse por experiências mais completas e personalizadas na capital baiana.

“Trata-se de um momento importante para intensificar as vendas de passeios para Ilha dos Frades saindo de Salvador, onde está localizada a Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe”, explica.

Selo Azul

Pedreira destaca que costuma apresentar aos viajantes o diferencial do Selo Azul, que certifica praias com padrões internacionais de qualidade.

“Informamos sempre que esses locais se comprometem com a preservação do meio ambiente e proporcionam uma experiência segura e agradável para os visitantes”, afirma.

Reconhecimento pode beneficiar outros destinos baianos

Na opinião de Pedreira, diversos destinos baianos merecem maior visibilidade turística e podem se beneficiar com o efeito positivo desse reconhecimento de Guadalupe. “Com certeza, existem muitas opções de praias e destinos para esse selo importante na Bahia, mas as praias na Ilha de Boipeba como Moreré e Castelhanos merecem uma atenção especial”, afirma.

Já a Praia do Forte e a quarta praia no Morro de São Paulo também não podem ficar de fora, considera o especialista. Outros pontos do litoral de Salvador também ganharam destaque na relação do CIF Playas, como o Farol de Itapuã (103º), a Praia da Paciência (117º), o Porto da Barra (118º), a Praia do Flamengo (121º) e Piatã (122º).

Para mais informações, basta acessar: https://www.bahiaterra.com



Dr. Lava Tudo anuncia expansão para mais cidades brasileiras

A Dr. Lava Tudo, empresa especializada em higienização e impermeabilização de estofados, acaba de anunciar a expansão da marca para mais cidades brasileiras. A empresa nasceu em 2012, em São Paulo (SP), já atendeu mais de 1 milhão de clientes ao longo de treze anos de atuação e agora se movimenta para acolher a demanda crescente por serviços de higienização profissional.

Felipe Ataíde, chefe de operações da Dr. Lava Tudo, destaca que a atenção à necessidade dos brasileiros foi o que motivou esse momento de crescimento da marca. “Hoje, somos uma das maiores plataformas especializadas em limpeza de estofados da América Latina, conectando nossos técnicos parceiros a mais de meio milhão de clientes. Entendemos que este era o momento certo de levar nossas soluções a ainda mais lares brasileiros”, pontua.

A Dr. Lava Tudo conquistou duas vezes o título de “Melhor Empresa de Higienização” do Prêmio Época. A companhia possui mais de sessenta opções de serviços em seu portfólio como limpeza de sofás, tapetes, colchões, parte interna de automóveis e ar-condicionado.

Expansão visa democratizar o acesso à higienização

Ataíde revela que o principal objetivo da empresa com essa nova fase de expansão é democratizar o acesso à higienização. “Queremos atender novas famílias e empresas com o mesmo padrão, já temos mais de 60 opções de serviços de limpeza e condições de pagamento que buscam se adequar à realidade de cada cliente”, complementa.

O chefe de operações da Dr. Lava Tudo destaca que, entre os critérios que foram levados em consideração na escolha das novas cidades que receberão as operações da empresa, a busca pelos próprios consumidores é o principal. “Sempre recebemos pedidos de orçamento de todos os locais do Brasil. Escolhemos algumas dessas em que temos maior procura”, revela.

Empresa investe em capacitação de novos técnicos

Ataíde destaca que uma série de adaptações e investimentos foram feitos para viabilizar a expansão de forma eficiente. “Investimos na capacitação de novos técnicos e parceiros na região, através de cursos gratuitos, com objetivo de garantir qualidade na prestação de serviços e contribuir com novas oportunidades de trabalho nas regiões”, pontua.

Marketing e comunicação

Para apresentar a marca ao público das novas cidades, diversas ações e iniciativas de marketing e comunicação estão sendo realizadas pela empresa.

Segundo Pedro Sampaio, especialista em limpeza da Dr Lava Tudo, a marca vem fortalecendo sua presença no digital, além de investir em conteúdos educativos e parcerias locais.

“Além disso, ações promocionais de boas-vindas, como descontos e benefícios exclusivos para os primeiros clientes, estão ajudando a introduzir a marca de forma próxima”, explica Sampaio.

Visão de futuro

Sampaio ressalta que a expansão da Dr Lava Tudo se conecta com a visão de futuro da empresa para o mercado nacional. “A expansão está totalmente alinhada com nossos planos de ser a principal referência em higienização de estofados do Brasil”, revela o especialista.

De acordo com ele, mais do que crescer em número de cidades, a empresa deseja construir uma rede nacional que valorize o cuidado com o lar, a saúde das pessoas e a confiança em cada etapa do atendimento.

Para mais informações, basta acessar: https://drlavatudo.com/



YellowIpe investe em IA para desenvolvimento de soluções

A YellowIpe, multinacional de tecnologia especializada em conectar empresas a ferramentas tecnológicas personalizadas, tem utilizado Inteligência Artificial (IA) em suas operações e desenvolvimento de novas soluções para o mercado, focando principalmente em automação e análise de dados. 

A implementação de IA em larga escala envolve desafios como integração com sistemas legados, garantia de segurança e privacidade dos dados, adaptação cultural das equipes e a necessidade de infraestrutura robusta e escalável.

“Na YellowIpe, nosso objetivo é superar essas barreiras investindo em uma abordagem consultiva, que começa com o mapeamento das necessidades do cliente e a modelagem de dados adequada”, explica Vinicius Simionato, CEO da YellowIpe.

Simionato conta que a YellowIpe utiliza práticas de DevSecOps com foco em garantir segurança desde o início do ciclo de desenvolvimento, além de contar com times multidisciplinares capacitados e plataformas próprias que buscam facilitar a integração e a governança dos projetos de IA. “Outra característica é a automação de processos críticos, o que tem como objetivo acelerar a adoção e reduzir riscos operacionais”, acrescenta o CEO. 

IA gera novas oportunidades de negócio 

O uso da IA tem gerado novas oportunidades de negócio e possibilitado a criação de serviços que antes não eram viáveis. “A IA tem sido um catalisador de inovação, permitindo desde a automação de rotinas administrativas até a criação de serviços totalmente novos, como chatbots inteligentes, plataformas de atendimento digital multicanal e análise preditiva de dados para tomada de decisão”, evidencia Simionato. 

Para o CEO da YellowIpe, um exemplo prático é a plataforma Mi4U, própria da empresa, que integra atendimento via WhatsApp com automação de processos internos e videochamadas, algo que seria inviável sem IA. Além disso, a Mi4U transforma um aplicativo de banco dentro do WhatsApp, fazendo com que o cliente consiga consultar seu saldo, realizar transferências, entre outros serviços.  

“Também desenvolvemos soluções de RPA (automação robótica de processos) e BI Cognitivo, que transformam grandes volumes de dados em insights acionáveis, abrindo portas para novos modelos de negócio”, cita o especialista. 

YellowIpe capacita colaboradores

Simionato destaca que a YellowIpe capacita seus colaboradores para lidarem com soluções baseadas em IA e serem capazes de extrair valor das análises geradas de forma contínua e estratégica. Entre os programas de treinamento promovidos pela empresa estão aulas práticas em IA, machine learning, data analytics, workshops internos e acesso a certificações internacionais de conhecimento técnico.

O CEO conta que os colaboradores também têm acesso a laboratórios de inovação, onde podem experimentar novas tecnologias e criar protótipos. Assim, a companhia busca garantir que o time esteja sempre atualizado e preparado para extrair o máximo valor das soluções de IA.

Perspectivas para o futuro 

Rodrigo Faccioli, head de IA e Automação da YellowIpe, destaca que a empresa vê a IA como pilar estratégico para o crescimento sustentável e para a geração de valor aos clientes. “Nossos planos incluem expandir o portfólio de soluções proprietárias de IA, avançar em automação cognitiva e explorar aplicações em setores como saúde, financeiro, varejo e logística”, revela. 

Segundo ele, a multinacional também está atenta às tendências globais, como IA generativa, personalização em escala e automação de processos complexos. “Também buscamos parcerias tecnológicas e expansão internacional, especialmente em mercados com alta demanda por transformação digital baseada em inteligência artificial”, pontua Faccioli. 

Soluções em IA e automação

Faccioli conta que as soluções de IA & Automação da YellowIpe abrangem desde o desenvolvimento de modelos de machine learning personalizados até a implementação de plataformas de atendimento digital e RPA.

“Utilizamos tecnologias como Python, TensorFlow, Power BI, além de integrações nativas com AWS, Azure e Google Cloud”, explica. 

Entre as características das soluções oferecidas, estão: 

  • Mi4U: plataforma de atendimento digital via WhatsApp, com automação de processos, integração a sistemas internos e videochamadas;
  • Emme: plataforma de IA generativa para automação de fluxos, interpretação de linguagem natural e extração de insights de dados;
  • Chatbots e RPA: automatização de atendimento, processos internos e tarefas administrativas;
  • BI Cognitivo: Inteligência Artificial aplicada à análise de dados, para auxílio na tomada de decisões; 
  • Frameworks próprios: para testes, integração CI/CD e segurança (DevSecOps). 

“Nosso objetivo é entregar valor em todas as etapas do projeto, desde a concepção até a sustentação pós-implantação, sempre com foco na segurança, escalabilidade e experiência do cliente”, afirma o CEO da YellowIpe. 

Para saber mais, basta seguir a YellowIpe no Instagram:
https://www.instagram.com/yellowipe.io/



Consórcio atrai quem busca segurança e disciplina financeira

O setor de consócios deve repetir, em 2025, os bons resultados alcançados no ano passado. Ao menos, é o que espera a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). Segundo a entidade, de janeiro a novembro de 2024, o segmento teve o segundo maior volume de vendas em 20 anos, registrando mais de 425 mil adesões.

A ABAC estima que 2025 terá alta de 6% nos consórcios de veículos leves, de 2% para motocicletas, de 10% para veículos pesados e de 20% para imóveis, entre outras previsões.

Fabio Luiz, sócio da Consórcio Fast, explica que algumas características dos consórcios fazem com que eles tenham uma boa receptividade perante os clientes, especialmente em tempos de incerteza econômica.

Ele pode ser mais seguro para quem não tem pressa para comprar o bem. Que o consórcio não possui juros, apenas taxas administrativas, a maioria das pessoas já sabe. Além disso, existem outros fatores que podem tornar uma opção atraente, como a possibilidade de reduzir o valor do crédito (consequentemente o valor da parcela), de fazer o cancelamento da cota ou a venda dela em caso de desistência, diz Fabio Luiz.

De acordo com o executivo, há ainda pessoas que enxergam o consórcio como uma “poupança forçada”. Segundo ele, “geralmente são aquelas pessoas que não possuem disciplina financeira e que só conseguem guardar dinheiro se tiverem um boleto para pagar”.

No caso do consórcio, os indivíduos pagam uma taxa como forma de guardar dinheiro e não conseguem resgatar os valores sem terem sido contempladas ou sem haver o encerramento do grupo. “Muitas dessas pessoas nos procuram para vender os seus consórcios, o que acaba sendo a melhor alternativa para elas”, acrescenta Fabio Luiz.

Cancelamento e venda da cota do consórcio

O cancelamento da cota antes da contemplação é algo comum no mercado, diz o executivo. O consorciado que optar pelo cancelamento continua participando das assembleias, tendo a chance de ser contemplado somente por sorteio.

Se isso acontecer, ele pode solicitar o resgate do valor pago para a administradora, que descontará algumas taxas. Caso não seja contemplado, ele receberá esse valor somente no encerramento do grupo.

Outra possibilidade é a venda da cota, situação na qual a pessoa busca reaver uma quantia que já foi paga sem ter que esperar ser contemplada ou o encerramento do grupo para isso.

“Todo tipo de cota de consórcio pode ser comercializado. Há, porém, alguns casos em que não é possível uma empresa ofertar preço pela cota. Isso ocorre, por exemplo, quando o consórcio está muito no início, e os lances do grupo são altos”, explica Fabio Luiz.

“No caso de consórcios contemplados, há uma procura maior no mercado e, consequentemente, um valor maior de venda. Cotas não contempladas acabam sofrendo um deságio maior, pois são avaliadas de acordo com o grupo. Informações como o valor pago, o prazo de encerramento e a média de lance são fundamentais nessa análise de preço”, detalha o executivo.

Para saber mais, basta acessar: https://consorciofast.com.br/



Conselho consultivo impulsiona a transformação digital

No Brasil, 80% das empresas reconhecem que adotar tecnologias avançadas será um fator-chave para o sucesso no futuro. Além disso, 79,3% dos empresários do país pretendem aumentar os investimentos em tecnologia em pelo menos 20% nos próximos três a cinco anos, revela uma pesquisa feita pela empresa de software Infor e divulgada pelo site Infomoney.

Os dados mostram que a transformação digital deixou de ser um diferencial competitivo e tornou-se uma necessidade para empresas que desejam se manter relevantes em um cenário de mudanças rápidas e constantes. É o que afirma Márcio Teschima, membro do Conselho Consultivo da Associação dos Conselheiros TrendsInnovation.

Ele destaca que a adoção de novas tecnologias no contexto empresarial não é tão simples quanto parece. Na sua visão, não basta comprar um software ou equipamento – o processo exige visão estratégica, governança e um alinhamento claro entre inovação e objetivos de longo prazo.

Nesse contexto, o conselho consultivo assume o papel de garantir que a empresa não apenas acompanhe a evolução tecnológica, mas a utilize como ferramenta de crescimento, eficiência e competitividade, explica Teschima.

“Ter o apoio de um grupo preparado para efetuar mudanças permite olhar de forma ativa para o futuro, para as tendências e a inovação. O conselho consultivo deve levar para a empresa recursos que ajudam na busca da perenidade do negócio”, salienta.

O conselho consultivo – ao qual o profissional faz referência – tem a função de dar apoio especializado, emitir pareceres e sugestões que ajudem a traçar estratégias, sem o poder formal de tomar decisões.

Resistência das empresas

Muitas empresas hesitam em adotar novas tecnologias por medo de perder sua identidade ou modificar processos consolidados. O conselho precisa questionar modelos ultrapassados, trazendo benchmarking e tendências para demonstrar o impacto positivo da inovação, diz Fernando José de Paula e Silva, Presidente do Conselho de Ética, associado emérito da Conselheiros TrendsInnovation e diretor da Problem Solution.

“O empresário precisa aprender a tomar decisões com um colegiado, que vai contribuir para o entendimento saudável das dificuldades e propor soluções visando a longevidade da empresa e uma perspectiva de tendência, futuro e inovação”, defende Silva.

Ele afirma que o conselho consultivo pode incentivar programas de capacitação em novas tecnologias, garantindo que os líderes e colaboradores estejam preparados para adotar e utilizar essas ferramentas.

Uma tecnologia que não pode ser ignorada, na visão de Silva, é a inteligência artificial (IA). Em 2024, a Microsoft e o LinkedIn divulgaram o resultado de uma pesquisa apontando que três a cada quatro trabalhadores já usam IA no ambiente profissional.

Por outro lado, 60% dos líderes manifestam preocupação com o fato de não ter um plano para implementação dessa tecnologia nos processos da companhia. Como ressalta Silva, o conselho consultivo pode ajudar a suprir essa carência.

“Uma das funções estratégicas do conselho é ampliar as conexões da empresa com startups, hubs de inovação, centros de pesquisa e grandes players do mercado. Incentivar a participação em eventos de tecnologia, trazer especialistas para discussões e facilitar parcerias pode acelerar a curva de aprendizado e adoção digital”, sugere Silva.

Quem tem uma opinião semelhante é Marcelo Veras, associado emérito da Conselheiros TrendsInnovation e Professor de Planejamento de Carreira, Estratégia e Governança na Inova Business School.

“O papel do conselheiro não é apenas orientar empresas no presente, mas prepará-las para os desafios do futuro. O diferencial está no uso das tendências como ferramentas estratégicas para moldar negócios que não apenas sobrevivam, mas prosperem em contextos em constante mudança”, diz Veras, que também é mentor do Founder Institute Campinas e do Amcham Arena, além de coordenar o Comitê de Inovação da Câmara de Comércio Brasil-Suíça.

Ele alerta que, ao ignorar novas tecnologias, empresas negligenciam a possibilidade de inovação e correm o risco de ficar para trás, cabendo ao conselho consultivo garantir que isso não aconteça.

Para saber mais, basta acessar: https://conselheiros.pro/



Mastopexia corrige flacidez nas mamas após a maternidade

A mastopexia, também conhecida como lifting de mamas, tem se tornado uma opção cada vez mais procurada por mulheres que, após a gestação e o período de amamentação, desejam corrigir a flacidez e restaurar a firmeza das mamas. O procedimento cirúrgico visa reposicionar o tecido mamário e a aréola, removendo o excesso de pele e proporcionando um contorno mais jovem e harmonioso.

Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o lifting de mamas apresentou um aumento de 31,4% no número de procedimentos realizados em 2021, evidenciando a crescente demanda por cirurgias que visam restaurar a aparência das mamas após mudanças corporais significativas, como as ocorridas durante a maternidade.

“Durante a gravidez, as mamas passam por alterações hormonais e estruturais, aumentando de volume para preparar a amamentação. Após o término do aleitamento, é comum que ocorra uma redução no volume mamário, resultando em flacidez e queda das mamas. Essas mudanças podem impactar a autoestima e o bem-estar das mulheres, levando-as a considerar procedimentos cirúrgicos para recuperar a forma original das mamas , explica Maria Júlia Norton (CRM 52.878669).

“A mastopexia é indicada para mulheres que apresentam ptose mamária, ou seja, queda das mamas, sem necessariamente desejar aumentar o volume com implantes de silicone. No entanto, em casos onde houve perda significativa de volume, é possível associar a mastopexia à colocação de próteses mamárias, visando restaurar tanto a posição quanto o volume das mamas , afirma a cirurgiã plástica, especialista em mama no Rio de Janeiro.

Maria Júlia (CRM 52.878669) afirma que “a cirurgia é realizada sob anestesia geral e tem duração média de quatro horas, dependendo da complexidade do caso. As técnicas cirúrgicas variam conforme o grau de flacidez e o volume mamário, podendo incluir incisões ao redor da aréola, verticais ou em forma de L, ou T invertido. A cirurgiã plástica avaliará individualmente cada caso para determinar a técnica mais adequada .

O pós-operatório requer cuidados específicos, como o uso de sutiã cirúrgico, repouso relativo e restrição de atividades físicas por um período determinado pela médica. A recuperação completa pode levar algumas semanas, sendo essencial o acompanhamento médico para garantir a cicatrização adequada e o sucesso do procedimento.

“A boa recuperação está diretamente ligada à adesão às orientações pós-operatórias. Seguimos cada paciente de perto, pois pequenas condutas fazem toda a diferença no processo cicatricial e no resultado final”, pontua a Dra Maria Júlia Norton.

Para mulheres que desejam restaurar a firmeza e a posição das mamas após a maternidade, “a mastopexia se apresenta como uma opção eficaz e segura, desde que realizada por profissionais qualificados e em ambiente adequado. A decisão pela cirurgia deve ser tomada após avaliação médica criteriosa e alinhamento das expectativas da paciente com os resultados possíveis , conclui a médica especialista.

Informações adicionais sobre a mastopexia e outros procedimentos mamários podem ser encontradas no site da Dra. Maria Júlia Norton: mariajulianorton.com.br

A médica também aborda o tema em vídeos informativos disponíveis em seu canal no YouTube.



Burnout: líderes adotam IA para prever esgotamento

O burnout — condição de esgotamento relacionada ao trabalho — tem se tornado um dos principais desafios organizacionais contemporâneos. Reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um fenômeno ocupacional, o esgotamento não afeta apenas a saúde mental dos colaboradores, como também impacta diretamente a produtividade e os custos operacionais das empresas.

Entre as soluções adotadas pelas empresas está o uso de tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA) para antecipar sinais de desgaste. A startup brasileira Evope é um dos exemplos que aplicam IA para transformar dados operacionais dos computadores corporativos em indicadores que ajudam gestores a identificar padrões como excesso de horas, interrupções contínuas e concentração de tarefas. A partir desse diagnóstico, a plataforma, via IA integrada, apresenta insights com oportunidades de ações estratégicas. “Quando o gestor tem visibilidade sobre esse tipo de comportamento, ele pode redistribuir as demandas ou ajustar a jornada antes que isso se converta em um quadro de esgotamento,” afirma Danilo Lira, fundador e CEO da empresa.

Segundo estudo conjunto da OMS com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), jornadas superiores a 55 horas semanais estão associadas a um aumento de 35% no risco de acidente vascular cerebral (AVC) e 17% no risco de doenças cardíacas. O estudo ainda estima que, em 2016, o excesso de carga horária esteve relacionado a aproximadamente 745 mil mortes em todo o mundo.

De acordo com o MIT Sloan Management Review, fatores como sobrecarga de trabalho, interrupções constantes e falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional estão entre os principais elementos que contribuem para o burnout. Ambientes com cultura organizacional tóxica, por exemplo, são dez vezes mais preditivos de rotatividade voluntária do que remuneração ou carga horária elevada.

Em um dos casos recentes acompanhados pela Evope, uma empresa do setor de tecnologia com mais de 300 colaboradores apresentava, no momento do diagnóstico, 27,5% dos profissionais com propensão ao burnout e 16,3% em estado persistente de esgotamento por dois meses ou mais. A ação implementada foi o bloqueio automatizado dos computadores após oito horas de uso diário, respeitando a jornada padrão. Caso fosse necessário ultrapassar esse tempo, o colaborador solicitava autorização do gestor direto. Após 60 dias, a propensão ao burnout caiu para 17% (redução de 38%) e os casos persistentes caíram para 9% (redução de 44%).

A tecnologia da Evope também permite configurar limites de carga horária, gerar alertas automáticos e fazer recomendações sobre redistribuição de atividades ou possibilidades de automação. “O objetivo não é vigiar, mas oferecer subsídios concretos para uma gestão mais equilibrada e preventiva”, complementa Lira.

Além dos impactos à saúde, o tema ganhou espaço na legislação brasileira. Desde 2022, a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) ampliou a responsabilidade das empresas na identificação e prevenção de riscos psicossociais, incluindo o estresse ocupacional. A norma exige a implementação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), com diretrizes do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), voltadas à proteção da integridade física e mental dos trabalhadores.

Nesse contexto, o uso de ferramentas digitais como a da Evope tem sido considerado pelas empresas como apoio ao cumprimento das exigências normativas. Ao fornecer dados confiáveis sobre a jornada e os padrões de trabalho, a IA oferece base para decisões mais conscientes.

Segundo o relatório CEO Decision-Making in the Age of AI, do IBM Institute for Business Value, 66% dos executivos que utilizam IA na gestão de talentos relataram ganhos de eficiência em ações de prevenção e alocação de recursos humanos.

E com a consolidação de modelos híbridos e remotos, o monitoramento digital e transparente da jornada se torna um instrumento importante para a construção de ambientes mais sustentáveis. A detecção precoce de sinais de burnout, aliada a políticas claras de apoio à saúde mental, deve seguir como uma das prioridades estratégicas das empresas nos próximos anos.



Guia de viagens indica o que fazer em Buenos Aires em 5 dias

Buenos Aires foi um dos destinos internacionais mais buscados pelos brasileiros em 2024. A capital argentina liderou o ranking de destinos internacionais procurados por viajantes do Brasil, segundo levantamento feito pelo Kayak, plataforma de pesquisa de viagens.

E, apesar de oscilações na demanda ao longo dos últimos meses, a capital argentina continua entre as principais opções para quem busca destinos internacionais de curta distância e com bom custo-benefício na América do Sul. Dados da Booking.com apontam que Buenos Aires está entre os lugares mais buscados por brasileiros para as férias de julho de 2025.

De olho nesse público, o site de viagens Guia Viajar Melhor publicou recentemente um roteiro pronto em Buenos Aires com sugestões de passeios para quem deseja explorar a capital argentina em uma viagem de até cinco dias. A proposta reúne dicas que vão desde atrações históricas e culturais até opções gastronômicas e passeios em regiões próximas.

Dicas práticas e econômicas

O roteiro elaborado pelo Guia Viajar Melhor traz orientações práticas para o planejamento da viagem, considerando o perfil do público brasileiro. Entre as recomendações estão o uso de aplicativos de transporte, como Uber e Cabify, para maior segurança e economia, além de informações sobre o funcionamento do sistema de transporte público local com o uso do cartão SUBE.

Para quem for dirigir ou alugar um carro em Buenos Aires, uma das possibilidades é incluir cidades próximas em um roteiro de um dia até San Antonio de Areco, cidade localizada a cerca de 113 km de Buenos Aires. Segundo o Guia Viajar Melhor, o destino é indicado para quem deseja conhecer de perto a cultura gaúcha argentina, com visita a estâncias tradicionais, participação em atividades rurais e degustação de um típico churrasco local.

O site de viagens também destaca orientações sobre câmbio, sugerindo a troca de dinheiro em casas especializadas e o uso de contas digitais internacionais para minimizar os custos com o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em transações no exterior.

A publicação ainda detalha os documentos necessários para a entrada no país, lembrando que brasileiros podem viajar para Buenos Aires apenas com o RG, desde que em bom estado e com emissão inferior a dez anos.

Sugestões de experiências culturais e gastronômicas

O Guia Viajar Melhor destaca a diversidade de atrações disponíveis em Buenos e indica passeios por bairros como Recoleta, San Telmo, La Boca e Palermo. Para quem busca experiências culturais, o guia sugere visitas a locais como a Plaza de Mayo, o Teatro Colón e o Cemitério da Recoleta, além de incluir a tradicional programação de shows de tango, que podem ser acompanhados de jantar em casas especializadas, como El Viejo Almacén e La Ventana.

O roteiro também chama a atenção para o Caminito, em La Boca, conhecido pelas construções coloridas e apresentações de tango ao ar livre. Em San Telmo, a Feira de Antiguidades, realizada aos domingos, é uma das atrações recomendadas, reunindo barracas de artesanato, antiguidades e apresentações de artistas de rua.

Na área gastronômica, o Guia Viajar Melhor recomenda a inclusão de pratos típicos da culinária argentina. Entre as sugestões estão o tradicional bife de chorizo, empanadas e a provoleta, um tipo de queijo grelhado muito popular entre os locais.

O site indica restaurantes como o Don Julio, em Palermo, e o La Cabrera, conhecido por suas porções generosas de carne. Para quem deseja conhecer os vinhos argentinos, o roteiro sugere bares de vinho como o Aldo’s Vinoteca, onde é possível degustar diferentes rótulos da região de Mendoza.

O guia ainda sugere que os visitantes aproveitem os cafés históricos da cidade, como o Café Tortoni, que fazem parte do patrimônio cultural portenho e oferecem uma imersão na tradição literária e artística da capital argentina.

Passeios próximos saindo de Buenos Aires

A publicação destaca que o passeio permite ao visitante vivenciar o ambiente das fazendas da região, com atividades como demonstrações de doma de cavalos, apresentações de danças folclóricas e contato direto com a vida no campo. Entre os locais recomendados está a Estancia La Bamba de Areco, uma das mais tradicionais da região.

O site ainda reforça que o aluguel de carro pode ser uma alternativa interessante para quem deseja ter mais autonomia para explorar a região, tanto no deslocamento até San Antonio de Areco quanto em outros bate-voltas próximos à capital argentina.

Para quem pretende alugar um carro em Buenos Aires, o Guia Viajar Melhor indica a plataforma DiscoverCars, que permite comparar preços entre diferentes locadoras, com atendimento ao cliente disponível 24 horas por dia em vários idiomas, incluindo o português. A ferramenta oferece opções como seguro total e cancelamento gratuito, sendo indicada como uma alternativa prática para o viajante.

Planejamento e clima na capital portenha

Além das sugestões de passeios, o site de viagens apresenta informações sobre o clima em Buenos Aires e orientações sobre o que levar ao visitar a cidade, considerando as estações do ano. A publicação destaca que o verão, entre dezembro e março, costuma ter temperaturas elevadas, com médias em torno de 24°C e possibilidade de dias mais quentes. Já o inverno, de junho a setembro, é marcado por temperaturas baixas, podendo chegar a 0°C, o que exige roupas mais adequadas ao frio.

O Guia Viajar Melhor ainda aborda questões de segurança, com recomendações para evitar o uso de objetos de valor em locais muito movimentados, como o metrô e a Calle Florida. Entre as dicas, estão a preferência por aplicativos de transporte, como Uber e Cabify, em vez de táxis convencionais, além da escolha de estabelecimentos reconhecidos para compras de souvenirs, como as Galerías Pacífico e o Distrito Arcos, que reúnem diversas lojas de marcas nacionais e internacionais.



Caraguatatuba sediará Pan-Americano de Beach Tennis

O Campeonato Pan-Americano de Beach Tennis será realizado em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, entre os dias 25 e 28 de setembro. O anúncio foi feito oficialmente durante um evento que contou com a presença de autoridades e atletas da modalidade.

A competição acontecerá na Arena Nacional, localizada no complexo do Serramar Shopping, que será ampliada para receber a estrutura do torneio. A edição 2025 contará com oito quadras adicionais e uma arena central com arquibancadas, camarotes e áreas exclusivas para público e patrocinadores. A expectativa é de que o evento receba aproximadamente 300 atletas de 18 países. Criado em 2013, o Pan-Americano reúne delegações de diversos países. Em 2024, a competição foi sediada em Oranjestad, Aruba, e contou com a participação de atletas brasileiros que conquistaram 28 medalhas — sendo 13 de ouro, 13 de prata e 2 de bronze.

O evento de lançamento contou com a presença da atleta Sophia Chow, atual terceira colocada no ranking mundial, além de nomes como Zé Luiz Pro e Richard Gomes. Também participaram o prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, o presidente da Câmara Municipal, Antônio Carlos Júnior e o presidente da Federação Paulista de Tênis, Danilo Gaiano. Na ocasião, foi apresentado o projeto estruturante da arena, que prevê melhorias para garantir conforto e segurança a atletas, equipes técnicas e público.

Para o prefeito Mateus Silva, a escolha de Caraguatatuba como sede do torneio é um reconhecimento. “Além de promover o esporte, o Pan-Americano projeta a cidade internacionalmente e reforça nosso compromisso com o desenvolvimento do turismo e da economia local”, declara.

A maioria dos jogos será aberta ao público, com entrada gratuita. As finais terão acesso condicionado à doação de itens de primeira necessidade, como alimentos não perecíveis e produtos de higiene, que serão destinados a ações sociais na cidade.

O Campeonato Pan-Americano de Beach Tennis é realizado pela Romagnolli Eventos, com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba e do Serramar Shopping. A competição tem chancela da Federação Paulista de Tênis, da Confederação Sul-Americana de Tênis e da International Tennis Federation (ITF).



Viajar em segurança junto com pets é uma tendência

Muitas pessoas optam por levar seus pets nas viagens. Segundo uma pesquisa realizada pela plataforma digital hoteis.com, 82% dos brasileiros preferem viajar acompanhados de seus animais de estimação. Ao escolher para onde ir, onde ficar e o que fazer, os viajantes sempre priorizam as necessidades dos pets para ter uma viagem segura.

Enquanto alguns animais gostam de viajar, outros ficam muito estressados. Animais domésticos costumam ter uma rotina definida e sair dessa zona de conforto requer um cuidado especial para realizar esta movimentação.

“Na viagem de carro, o animal deve estar obrigatoriamente no banco de trás, dentro de caixa de transporte ou com cinto de segurança específico , que fica fixado na coleira do animal e no banco do carro. É proibido transportar o animal entre o banco do motorista e o banco do passageiro, ou entre o banco e a porta, tampouco no colo do motorista. Deixá-lo solto no carro pode causar distrações e, até acidentes”, orienta Vininha F. Carvalho, ambientalista atuando como defensora dos animais e editora da Revista Ecotour News.

Antes de pegar a estrada é necessário verificar se a carteira de vacinação do animal está em dia. Ela contém todas as vacinas que já foram feitas neste animal. A clínica responsável pela aplicação da vacina deve oferecer esta carteira, que contém a data da aplicação, o carimbo e a assinatura do médico veterinário responsável juntamente com o rótulo da vacina aplicada.

Para a veterinária Nathali Braz Vieira dos Santos, os cuidados que podem garantir a segurança do pet devem começar muito antes da viagem. Para garantir o bem-estar do animal durante o deslocamento, é essencial já tê-lo adaptado à caixa de transporte.

A hospedagem deve ser realizada num hotel pet friendly. Alguns hotéis entregam ainda kit pet completo, incluindo tapetes higiênicos, saquinhos para recolher as necessidades e biscoitos de boas-vindas.

O pet pode estranhar o hotel e tentar explorar o ambiente o máximo possível ou até mesmo fugir. Por isto é necessário mantê-lo sempre por perto para que ele não corra o risco de se perder ou sofrer um acidente.

“É aconselhável levar ao destino alguns itens familiares, como a cama e os brinquedos, para ajudar na adaptação ao novo ambiente e redução do estresse”, finaliza Vininha F. Carvalho.



Brindes personalizados impulsionam marcas nas redes sociais

Empresas têm recorrido a brindes e promoções nas redes sociais como forma de atrair a atenção do público e estimular o engajamento online. Um estudo publicado em 2025 por pesquisadores da Amity Business School, na Índia, analisou campanhas com distribuição de brindes e concluiu que esse tipo de ação pode gerar mais interações e melhorar a imagem da marca junto aos consumidores. Segundo os autores, os resultados tendem a ser mais positivos quando o brinde tem relação com a identidade da empresa e o público-alvo.

Empresas também têm incorporado brindes personalizados em suas estratégias de relacionamento com o público. Além de atuarem como itens físicos associados à memória de eventos ou experiências, esses produtos passaram a compor ações digitais voltadas à marca e à interação com o público.

Segundo Alexandre Nascimento, especialista no setor e fundador da Brindear Brindes, “quando bem escolhidos, os brindes se tornam parte do dia a dia do consumidor, podendo reforçar a presença da marca de maneira mais natural”.

Brindes que viram postagens: tipos e estratégias

Para Nascimento, a escolha do tipo de brinde pode influenciar diretamente o tipo de resposta nas redes sociais. Ele destaca três categorias estratégicas: 

Brindes visuais: impacto no feed

Segundo Nascimento, “itens com design criativo, cores vibrantes ou frases bem-humoradas têm potencial de compartilhamento nas redes sociais”. Ele exemplifica com copos personalizados, embalagens exclusivas, ecobags e tags com mensagens criativas, geralmente utilizados em ações com influenciadores, kits promocionais e campanhas de visibilidade. Para o especialista, “esses recursos podem ampliar o alcance orgânico e reforçar a identidade visual da marca”.

Brindes que criam experiência

Nascimento observa que produtos que “estimulam interações e surpreendem quem os recebe são mais propensos a gerar postagens espontâneas e engajamento emocional”. Entre os exemplos citados estão kits com desafios, brindes com QR Code interativo e itens surpresa. Esses recursos costumam ser utilizados em eventos online, ativações digitais e lançamentos de produtos. Segundo o especialista, “incentivam a conexão com a marca e aumentam o tempo de exposição”.

Brindes colecionáveis: conexão em série

Segundo o especialista, “séries limitadas e itens colecionáveis despertam interesse contínuo e podem estimular o público a compartilhar cada novo item recebido”. Entre os exemplos citados estão edições sazonais, peças numeradas e brindes temáticos personalizados. Esses recursos costumam ser utilizados em campanhas de fidelização, datas comemorativas e ações segmentadas. De acordo com Nascimento, “fortalecem o vínculo com a marca e mantêm o engajamento ao longo do tempo”.

Como transformar brindes em estratégia digital

Para que os brindes tenham impacto positivo nas redes sociais, Nascimento recomenda “conhecer os hábitos digitais do público para escolher produtos com apelo visual e emocional”. O especialista também ressalta “a importância de valorizar a entrega — considerando embalagem e apresentação como parte da experiência —, criar campanhas que incentivem o compartilhamento com hashtags e menções à marca, e acompanhar os resultados com ferramentas de monitoramento de engajamento e alcance”.

Para mais informações, basta acessar: https://www.brindear.com.br



Brasil vive momento decisivo para consolidar DPI

De acordo com dados do Governo Federal, cerca de 90% dos serviços públicos já estão digitalizados e a plataforma Gov.br já reúne mais de 163 milhões de usuários registrados até 2024. Esses avanços se refletem no Índice de Governo Digital 2023, em que o Brasil atingiu uma pontuação de 0,619 — acima da média da OCDE (0,605) e significativamente superior à média da América Latina e Caribe (0,321).

Embora o Brasil tenha avançado na digitalização dos serviços públicos, o processo ainda enfrenta limitações importantes. Segundo a Síntese Executiva dos Estudos Temáticos da Estratégia Brasil 2050, a fragmentação da infraestrutura digital e a ausência de integração entre sistemas dificultam a consolidação de um ecossistema digital competitivo e inclusivo. Esse cenário pode impactar a efetividade das políticas públicas e reforça a importância de investimentos em interoperabilidade, qualidade cadastral e gestão estratégica das informações para a construção de uma infraestrutura digital segura, inteligente e centrada no cidadão.

Nesse contexto, o conceito de Infraestrutura Pública Digital (DPI, na sigla em inglês para Digital Public Infrastructure) ganha relevância. A DPI refere-se a um conjunto integrado de soluções tecnológicas, como identidade digital única, sistemas de pagamentos instantâneos e protocolos de troca segura de dados, essenciais para a efetividade e inclusão dos serviços governamentais, conforme definição do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP).

Experiências internacionais demonstram que esse modelo é viável e capaz de gerar resultados concretos em escala nacional; a Índia, por exemplo, implementou o chamado India Stack, composto pelo sistema biométrico de identidade Aadhaar, com mais de 1 bilhão de usuários cadastrados; a plataforma de pagamentos instantâneos UPI; e o DigiLocker, serviço digital de documentos. Dados divulgados pelo governo indiano indicam que essa infraestrutura contribuiu para um incremento de cerca de 0,9% no PIB do país em 2022, com previsão de crescimento entre 2,9% e 4,2% até 2030.

Para Ilson Bressan, CEO da Valid, empresa brasileira de identificação segura, o avanço da infraestrutura digital de dados no Brasil exige mais do que digitalizar serviços: é necessário garantir que o cidadão esteja no controle de seus próprios dados, por meio de um modelo de consentimento claro, auditável e transparente. Esse é, segundo ele, um dos pilares para a construção de confiança entre Estado e sociedade.

Outro ponto central, na visão do executivo, é a consolidação de bases de dados robustas e interoperáveis, com foco na identificação segura. A partir de uma estrutura unificada, explica, o Estado ganha capacidade para prestar serviços com mais eficiência, combater fraudes e ampliar o acesso a direitos — especialmente em populações mais vulneráveis.

Bressan também destaca a necessidade de um ambiente regulatório estável, capaz de atrair investimentos e garantir segurança jurídica. Nesse processo, parcerias entre os setores público e privado podem ser estratégicas para acelerar a implementação de soluções, desde que acompanhadas por regulamentações coerentes e voltadas ao interesse público.

Na avaliação do CEO, o Brasil reúne condições técnicas e institucionais para liderar uma transformação digital centrada na identificação do cidadão. O desafio, afirma, está em coordenar uma agenda nacional que una visão de Estado, participação da sociedade e capacidade de execução.

Responsável pela emissão de 64% dos RGs e CINs e 80% das CNHs no Brasil, a Valid reúne décadas de experiência na construção de sistemas que conectam dados de forma segura e interoperável. Essa expertise, acumulada em diferentes contextos regionais e operacionais, tem sido fundamental para o desenvolvimento de soluções digitais voltadas à identificação segura dos cidadãos em diversos pontos de contato.

Ao combinar tecnologia, interoperabilidade e proteção de dados desde a origem da identidade, a companhia se posiciona como parceira estratégica para a consolidação de uma infraestrutura digital que amplie o acesso a direitos e fortaleça a confiança nos serviços públicos.

Para saber mais sobre as soluções da Valid, basta acessar valid.com.



Livro que une poesia e reflexão é usado em terapias

O livro “Calíope”, do poeta Augusto Branco, cujo livro VIDA: Já perdoei erros quase imperdoáveis, ficou 26 semanas seguidas entre os 10 mais vendidos em Portugal (país em que o poeta foi citado até em cena de novela), traz uma combinação de lirismo, erotismo, espiritualidade e crítica social. Publicado de forma independente pelo Clube de Autores, o livro já está disponível em versões física e digital, tanto no Brasil quanto no exterior.

Com prefácio assinado pela escritora Daiana Huff, a obra mantém o estilo direto e filosófico característico de Branco, mesclando humor, esoterismo e reflexões sobre relações humanas. Trechos como Se um homem não aceita teu jeito de ser, mude. De homem e Retribua com flores a todas as pedras que te atirarem são algumas das frases que ressoam no livro.

A repercussão entre os leitores tem sido positiva. Isabela Crociolli, publicitária de São Paulo (SP) que foi modelo de capa de um dos livros do poeta, relata uma forte conexão emocional com os poemas do livro Calíope que, segundo ela “ajudaram a superar muitos momentos difíceis na vida”. Já a terapeuta Angelina Danessa, de Passo Fundo (RS), utiliza trechos do livro em sessões terapêuticas e afirma que “Calíope deveria ser uma das grandes ferramentas de inspiração para qualquer terapeuta. Augusto Branco, com maestria, traz nesta obra o néctar para a evolução e expansão da consciência humana. Calíope traz insights profundos para a evolução da consciência.

Sabrina Brandão, professora de filosofia e psicóloga educacional de Penápolis (SP), destaca “o amadurecimento literário de Augusto Branco e o alcance universal de sua poesia, que dialoga com temas cotidianos e existenciais, sempre estimulando a reflexão, o autoconhecimento, o desenvolvimento pessoal, e em Calíope alcança o nível de obra-prima. Calíope já nasce com ares de clássico da literatura mundial”, arremata Sabrina, dando um vislumbre do que as páginas de Calíope reservam para os leitores que o descobrirem.

O poeta Augusto Branco, por sua vez, explica que “cada capítulo de Calíope traz poemas que remetem aos arquétipos de deusas gregas e cada pessoa vai acabar encontrando a sua própria deusa no decorrer das páginas do livro, e deste modo descobrirá e compreenderá melhor o seu próprio eu. Talvez por isso, cada vez mais psicólogos e terapeutas façam uso dele com seus consultantes”.



L’Occitane otimiza fluxo de pagamentos com apoio da Nimble

A L’Occitane au Brésil, marca global do setor de cosméticos e cuidados pessoais, revisou recentemente seu processo de gestão de pagamentos. A iniciativa envolveu a reconfiguração da ferramenta Jira, já utilizada pela equipe de Tecnologia da Informação (TI), e contou com o apoio técnico da consultoria Nimble Evolution.

Segundo Anderson Barcat, Diretor Comercial da Nimble, o fluxo anterior apresentava limitações operacionais e falhas de configuração, o que impactava o encaminhamento das solicitações relacionadas ao fechamento financeiro. Com o objetivo de ajustar os processos ao cenário atual da operação, a empresa definiu um novo modelo de atuação e iniciou a reestruturação dos fluxos.

O escopo incluiu o redesenho de etapas e regras de negócio, com foco em performance e governança. “Trabalhamos em conjunto com o time da L’Occitane para compreender o funcionamento atual da plataforma e propor ajustes técnicos que atendessem às necessidades da área financeira”, afirma Barcat.

Ele também ressalta que o projeto foi implementado sem impactos críticos e seguiu o cronograma previsto. Entre os marcos, está a reformulação do processo da PRF (Pedido de Requisição de Fundos), com a criação da Entidade de Pagamento por localidade, com o objetivo de aumentar a precisão dos dados e a velocidade nos fechamentos.

A reestruturação também incluiu ações voltadas à organização das informações, revisão dos parâmetros de controle e alinhamento com a jornada dos usuários da área. O processo foi conduzido de forma conjunta pelas equipes técnicas da L’Occitane e da Nimble Evolution.

“A parceria com a Nimble tem sido extremamente positiva. É uma verdadeira parceira, que se destaca não apenas pela competência técnica, mas também pelo compromisso genuíno com o sucesso do cliente”, afirma Naiara Santos, especialista em Produtos e Projetos Digitais na L’Occitane au Brésil.



Fórum CF3 destaca potencial do interior paulista na economia

O Creative Film Finance Forum 2025 é um fórum de economia criativa que será realizado entre os dias 16 e 18 de julho, na cidade de Piracicaba (SP), com foco na economia criativa em territórios fora dos grandes centros urbanos. O evento reúne representantes de instituições públicas, iniciativas culturais e empresas do setor para discutir práticas de produção, circulação e inovação no campo audiovisual. A programação contempla palestras, mesas de discussão, pitchings, apresentações tecnológicas e encontros de negócios. A iniciativa destaca o avanço contínuo da indústria criativa no interior de São Paulo, evidenciando o fortalecimento desse território como polo emergente de inovação cultural, produção audiovisual e desenvolvimento econômico associado à economia criativa.

Com diversas empresas criativas fora da capital, o interior paulista surge como palco de oportunidades rentáveis no setor audiovisual, cultural e de inovação tecnológica.

A retomada do ProAC ICMS com valores expressivos, do Proac Editais e do Fundo Setorial do Audiovisual é vista como um avanço na descentralização da produção cultural e no fortalecimento das cadeias criativas locais para 2025. A nova edição do programa Proac ICMS também passa a contar com mecanismos de transparência e regionalização, ampliando a participação de pequenas e médias cidades. Segundo a Agência SP Notícias, mais de 300 projetos já aprovados estão disponíveis na plataforma digital da Vitrine de Projetos, buscando patrocínio empresarial com isenção fiscal.

O audiovisual se consolidou como um setor estratégico, impulsionado pelo crescimento das plataformas digitais e pela expansão do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). De acordo com o Ministério da Cultura, o FSA tem viabilizado a construção e modernização de salas de cinema — incluindo em municípios que não contavam com exibição local — além de apoiar produção, inovação e acessibilidade no setor.

Com este cenário, iniciativas como o Creative Film Finance Forum ganham força estratégica ao se alinhar às diretrizes do fomento estadual, promovendo conexões entre empresas criativas do interior e o ecossistema nacional de cultura, tecnologia e inovação.

Realizado nos dias 16, 17 e 18 de julho em Piracicaba (SP), o Fórum Cf3 promove a integração entre agentes de cultura e empresas do interior paulista ao ecossistema nacional de economia criativa, audiovisual e cultura.

A programação do evento inclui palestras com especialistas do mercado criativo, mesas de discussão temáticas, pitchings de projetos audiovisuais e transmídia, demonstrações de experiências imersivas em AR/VR/MX (realidade aumentada, virtual e mista) e um exclusivo café de negócios, que conecta empresas, hubs de cultura, startups e investidores do setor. O formato visa estimular a troca de conhecimento, fomentar colaborações estratégicas e ampliar as oportunidades de negócios criativos na região.

Entre os convidados deste ano estão: Milena Larissa (Projeto Paradiso), Recy Cazarotto (OZ), André Sturm (MISSP), Marcio Yatsuda (Movioca), Bruno Zanoni (Stenna), Tatiana Lohmann (APACI), Jefferson Candido (SBT), Renato Candido (APAN), Leonardo Edde (Transforma/Rio Filmes), entre outros.

O Creative Film Finance Forum 2025 é produzido pela Frame7 Cinema e conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Indústria e Economia Criativa do Estado de São Paulo, fundamental para a interiorização das políticas culturais e para o fortalecimento das regiões tradicionais de produção criativa. O apoio institucional reforça o compromisso com a descentralização dos recursos e com o fortalecimento das cadeias produtivas em todo o Estado.

O evento acontece nos dias 16, 17 e 18 de julho no Teatro Erotides de Campos – Av. Dr. Maurice Allain, 454 – Parque do Engenho Central, Piracicaba – SP. Mais informações e programação do evento podem ser obtidas pelas redes sociais do evento: www.instagram.com/creativefilmfinanceforum/. Toda a programação do evento é gratuita e acessível.



Consumo consciente impulsiona moda versátil no Brasil

A forma de consumir moda no Brasil vem passando por mudanças relevantes nos últimos anos. Segundo a Usina de Dados SEBRAE PB, o segmento de confecções é responsável por mais de 90% das empresas da cadeia têxtil nacional, desempenhando um papel estratégico na economia e na geração de empregos.

Um dos destaques do levantamento é a valorização crescente de peças que ofereçam versatilidade e durabilidade. Para muitos consumidores, a escolha de roupas vai além do preço ou da estética: a preocupação com qualidade, conforto térmico, mobilidade e possibilidade de uso prolongado tem ganhado força, impulsionando práticas de consumo mais conscientes.

Nesse cenário, peças básicas seguem presentes no guarda-roupa por se adaptarem a diferentes contextos e combinações. Itens como camisas sociais, blusa feminina social, calças de corte reto e jaquetas leves exemplificam esse movimento, atendendo desde compromissos profissionais até situações informais. O SEBRAE também aponta que características como multifuncionalidade e design funcional são cada vez mais relevantes para consumidores que buscam otimizar seu investimento em vestuário.

A pesquisa reforça ainda o potencial competitivo das micro e pequenas confecções, que respondem pela maior parte da produção nacional. Adaptar modelagens, tecidos e acabamentos para atender à demanda por praticidade e conforto tem sido uma estratégia para atender perfis de clientes que priorizam peças de uso prolongado e que combinem com diferentes estilos.

A expectativa é que a moda versátil se consolide como resposta às transformações de hábitos de compra, reunindo atributos de qualidade, custo-benefício e alinhamento com valores mais sustentáveis.



Native Camp lança campanha com aulas gratuitas de inglês no Brasil

SÃO PAULO, July 08, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — No Brasil, a demanda por educação de inglês de alta qualidade continua a crescer, impulsionada pela expansão dos negócios internacionais, da economia digital e pelas aspirações de uma população jovem e conectada. Com mais de 3,4 milhões de usuários em todo o mundo, a Native Camp, plataforma japonesa de conversação em inglês, está chegando com uma proposta direta e acessível. A plataforma está lançando uma campanha de conversação em inglês gratuita por três meses, exclusiva para usuários no Brasil.

“Há um reconhecimento crescente no Brasil de que o inglês abre portas para viajar, trabalhar e estudar”, disse Yuki Yazawa, Gerente Geral da Native Camp Brasil. “Muitas pessoas são impedidas pelo custo ou pela falta de acesso a instrução em nível nativo. Esperamos que essa campanha elimine essas barreiras e ofereça às pessoas uma chance real de desenvolver sua confiança e habilidades.”

A campanha oferece aos novos usuários aulas individuais ilimitadas, disponíveis online 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem necessidade de agendamento. Ao se registrarem durante o período da campanha, os usuários recebem cupons mensais que cobrem totalmente a mensalidade (R$309), tornando o serviço gratuito nos primeiros três meses.

Oportunidades de conversação com falantes nativos de inglês

Como afirmou de forma direta a revista The Economist, o inglês é a língua que mudou o mundo. É a chave para a mobilidade global, melhores empregos e acesso ao conhecimento, especialmente em muitas áreas.

Em toda a América Latina, e particularmente no Brasil, a proficiência em inglês continua preocupantemente baixa. Segundo o Índice de Proficiência em Inglês da EF, o Brasil ocupa a modesta 81ª posição entre 116 países, ficando atrás da maioria dos seus vizinhos da região.

O objetivo da campanha é oferecer aos estudantes brasileiros a oportunidade de experimentar um aprendizado de inglês flexível e focado na conversação com falantes nativos — algo que frequentemente falta no ensino tradicional de idiomas no país. A campanha também foi pensada para eliminar barreiras financeiras e de agenda que impedem muitos de avançar no inglês.

Aulas adaptadas a diferentes objetivos

A população jovem do Brasil tem demonstrado grande motivação e adaptabilidade quando se trata de aprendizado digital. O modelo da Native Camp — online, acessível e sempre disponível — se alinha perfeitamente com a forma como os usuários mais jovens preferem aprender e praticar idiomas.

A Native Camp oferece uma variedade de aulas adaptadas a diferentes níveis e objetivos, desde o inglês para iniciantes até o inglês para negócios. A campanha no Brasil é destinada apenas a novos usuários.

https://nativecamp.net/pt-br?cc=b2press_01

Foto deste comunicado disponível em: https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/c41ba351-48a3-4beb-b43d-fd25e06e68db/pt


Contato: Yuki Yazawa | press@nativecamp.net

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CGTN: Como o Grande BRICS Está Capacitando o Sul Global?

PEQUIM, July 08, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — No período que antecedeu a 17ª Cúpula do BRICS no Rio de Janeiro, o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) recebeu a Colômbia e o Uzbequistão como novos membros. Essa expansão demonstra como o Grande BRICS, uma plataforma ampliada e inclusiva, está ampliando a voz das nações em desenvolvimento e ajudando a remodelar a governança global.

O crescente atrativo dos BRICS é evidente. A recente adesão do Vietnã como país parceiro do BRICS fortaleceu ainda mais a cooperação do Grande BRICS, já que a família BRICS agora abrange as principais economias da Ásia, África, América Latina e Oriente Médio, representando quase metade da população mundial e contribuindo com mais de 50% do crescimento global.

Um plano para a cooperação Sul-Sul

O presidente chinês Xi Jinping instou a abertura de “um novo horizonte no desenvolvimento de alta qualidade da cooperação do Grande BRICS”, posicionando o bloco como “um principal canal para a solidariedade do Sul Global” e “uma vanguarda para a reforma da governança global”.

O primeiro-ministro chinês Li Qiang reforçou isso no Rio. Dirigindo-seàsessão plenária de “Paz e Segurança e Reforma da Governança Global” da 17ª Cúpula do BRICS, Li pediu no domingo aos países do BRICS que defendam a independência e a autossuficiência e assumam maior responsabilidade na criação de consenso e sinergias.

A China está moldando ativamente essa agenda. De acordo com Li, este ano a China estabelecerá um centro de pesquisa China-BRICS de novas forças produtivas de qualidade. Ele também anunciou a criação de uma bolsa de estudos para os países do BRICS para facilitar o cultivo de talentos em setores como indústria e telecomunicações.

Na verdade, a China tem desempenhado um papel de liderança na formação da cooperação do BRICS. O país foi o primeiro a propor o modelo “BRICS Plus”, ajudando a expandir o alcance do BRICS para outras economias emergentes. Isso estabeleceu as bases para uma rede mais ampla de cooperação com o Sul Global. O presidente Xi também falou sobre uma visão estratégica para a criação de um BRICS comprometido com a paz, inovação, desenvolvimento verde, justiça e intercâmbios interpessoais mais próximos.

Estes não são apenas ideais. A China avançou em projetos concretos. Como defensora da paz, a China ajudou a lançar a iniciativa “Amigos da Paz” para a crise da Ucrânia e instou um cessar-fogo no Oriente Médio. Como parceira de desenvolvimento, apoiou a fundação do NDB e criou centros de cooperação em IA, indústria sustentável, economia digital e zonas econômicas especiais. Como ponte cultural, a China promove plataformas como o Diálogo da Civilização do BRICS, Aliança de Educação Profissional e Fóruns da Juventude.

Uma pesquisa recente da CGTN indica que 90,4% dos entrevistados globais reconhecem o papel essencial da China no mecanismo BRICS e esperam que a China proporcione mais experiência e oportunidades para que os países dos mercados emergentes e nações do Sul Global alcancem a modernização.

Reforma da governança global

A ascensão dos BRICS está impulsionando mudanças reais. Cerca de 91,2% dos entrevistados internacionais em uma pesquisa da CGTN acreditam que o BRICS está tendo um papel vital para a formação de um mundo multipolar e para o avanço da globalização inclusiva e baseada em regras.

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou no domingo que os países membros do BRICS agora contribuem com 40% do PIB global, com uma taxa de crescimento de 4% em 2024, superando a média global. Esses números refletem não apenas o ímpeto econômico, mas também uma mudança estrutural do poder global.

O NDB, lançado em 2015, simboliza essa mudança. Observando que a missão do banco é servir o Sul Global, a presidente do NBD, Dilma Rousseff, disse: “Uma das nossas principais diferenças é que todos os membros são iguais e todas as vozes são ouvidas.” O banco aprovou mais de 120 projetos no valor de US $40 bilhões, oferecendo soluções pragmáticas em comércio, infraestrutura e finanças.

Na cúpula do Rio, os países do BRICS se uniram para expressar sua visão coletiva de um sistema de governança global mais inclusivo, equilibrado e representativo. Adotaram a Declaração do Rio de Janeiro, reafirmando seu compromisso com o aprofundamento da cooperação e da reforma das instituições multilaterais.

O primeiro-ministro Li concluiu seu discurso com uma mensagem clara: A China está pronta para se unir a outros países do BRICS para promover a governança global em uma direção mais justa, equitativa, eficiente e ordenada, trabalhando coletivamente para a criação de um mundo melhor.

https://news.cgtn.com/news/2025-07-07/How-is-Greater-BRICS-empowering-the-Global-South–1EO4TCuNW48/p.html


Contato: CGTN, cgtn@cgtn.com

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