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Gráfica Online é indicada ao Prêmio Reclame Aqui 2025

No dia 01 de setembro começou a votação da 15ª edição do Prêmio Reclame Aqui 2025que reúne empresas do Brasil todo a concorrer ao prêmio de melhor reputação e atendimento por meio de votação popular.    

Evento que ocorre anualmente desde 2010, já contabilizou em sua plataforma mais de 15 milhões de votos, mais de 2 mil empresas inscritas e mais de 300 empresas premiadas. Neste ano, já foram contabilizados mais de 8 milhões de votos, com encerramento da votação previsto para 07 de novembro e cerimônia de entrega do prêmio em troféu com agendamento para os dias 08 e 09 de dezembro em uma festa de gala. 

Dentre centenas de empresas indicadas, a GIV Online, empresa do ramo gráfico que atua no mercado de impressos personalizados, foi indicada pela 5ª vez consecutiva para concorrer ao prêmio na categoria Gráfica Online

Em uma entrevista inédita com a Gerente de Relacionamento Karla Almeida e a Subgerente de Relacionamento, Vitória Araújo da Gráfica GIV Online, as mesmas contam um pouco sobre o perfil do cliente da gráfica, desafios e a importância desse prêmio para a empresa: 

Qual o seu olhar sobre o perfil do cliente hoje?

Karla Almeida – “O cliente está cada vez mais antenado! Ele valoriza não apenas preço e qualidade, mas principalmente segurança, agilidade e transparência em toda a jornada de compra. Geralmente, está em busca de uma empresa que escute suas necessidades e ofereça soluções rápidas, sem burocracia, com atendimento próximo e humanizado. Esse perfil nos desafia diariamente a sermos não apenas fornecedores, mas realmente parceiros!”

Quais os desafios para manter uma reputação positiva no Reclame Aqui?

Karla Almeida – “O maior desafio é manter a consistência. Não basta resolver um problema ou atender bem em um único momento. Precisamos garantir excelência em cada contato. Além disso, é fundamental agir com empatia e clareza, transformando cada situação em oportunidade de aprendizado. O Reclame Aqui é um termômetro real de como nossos clientes nos enxergam, e isso exige que estejamos atentos e comprometidos com melhorias constantes.”

O que o cliente representa para a empresa?

Karla Almeida – “Nosso cliente é o centro de tudo que fazemos! Ele representa a razão da nossa existência e é quem nos impulsiona a inovar, evoluir e buscar resultados cada vez melhores! Cada impresso, cada feedback e cada parceria que surge, reforçam que o nosso trabalho só tem sentido porque temos parceiros que acreditam em nós!”

A GIV foi indicada pela 5º vez consecutiva ao Prêmio Reclame Aqui. O que isso representa para a empresa? 

Vitória Araújo – “Ser indicada pela 5ª vez consecutiva ao Prêmio Reclame Aqui é motivo não somente de orgulho, mas também de responsabilidade e um sinal do quanto estamos no caminho certo. Em 2025, estamos fortalecendo ainda mais a inovação em dois pilares: produtos e relacionamento. Investimos em novas soluções gráficas, com qualidade e diversidade cada vez maiores, e evoluímos no atendimento para que ele seja sempre relacional, próximo e humano. Nosso objetivo é simples: que cada cliente veja na GIV não apenas uma gráfica, mas uma parceira confiável em todos os momentos”.

Quais os impactos que esse prêmio pode gerar à marca?

Vitória Araújo – “Se a GIV conquistar esse prêmio, será muito mais do que um título, será a voz de cada cliente que nos escolheu, confiou e caminhou conosco. O impacto será enorme para a marca, pois reforçará que ser gráfica parceira é realmente o que nos diferencia… alguém que entende, apoia e resolve. Esse reconhecimento nos motiva a crescer ainda mais, lado a lado com cada pessoa que faz parte da nossa história, que são os nossos clientes”, conclui a subgerente da GIV Online. 

De acordo com o Reclame Aqui, a publicação dos resultados está prevista para 10 de dezembro, após a cerimônia de entrega do prêmio.



Strip malls: grandes marcas miram o varejo de proximidade

Strip malls: grandes marcas miram o varejo de proximidade
Strip malls: grandes marcas miram o varejo de proximidade

O foco na conveniência e na praticidade tem levado grandes redes de varejo a investir, cada vez mais, no formato de proximidade. Para se ter ideia do tamanho desse movimento, o GPA anunciou, recentemente, o fechamento de lojas maiores e abertura de formatos mini, como o Minuto Pão de Açúcar. Com uma rentabilidade superior, as lojas pensadas no varejo de proximidade têm rápida maturação – cerca de sete meses. Com posicionamento premium, alto potencial de capilaridade e formato maduro e escalável, esse modelo de negócio formou a parceira ideal com os strip malls.

“Em São Paulo, as grandes redes varejistas analisaram o adensamento e a verticalização da cidade e chegaram à conclusão de que os formatos de proximidade são mais rentáveis e fáceis de abrir, uma vez que as lojas têm até 400 m²”, explica Marcos Saad, sócio-fundador da MEC Malls, que faz a concepção e gestão de strip malls.

Para se ter ideia da convergência entre o varejo de proximidade e os minimercados, em 2024, 29 aberturas de loja do GPA foram Minuto Pão de Açúcar, 11 do Mini Extra e 1 do Pão de Açúcar Fresh. O Censo dos Strip Malls 2024, levantamento realizado pela Associação Brasileira de Strip Malls (ABMalls), indica que, dos 200 empreendimentos analisados, 96% estão situados na região Sudeste, o que abre inúmeras possibilidades de negócio.

Saad, que também é presidente do conselho da ABMalls, destaca que esse movimento de expansão elevou a busca pelos serviços de consultoria de strip malls, entendendo a localização, mix de serviços e concepção do projeto ideal. Com 13 anos de atuação, a MEC Malls tem 13 empreendimentos próprios atualmente e também presta serviços de consultoria e gestão a outros negócios.

“Com uma demanda cada vez maior por locais como os strip malls, que concentram diversas operações em um só local, é natural que, cada vez mais, grandes redes adaptem seu modelo de negócio a esse consumidor, que tem maior poder aquisitivo e é um cliente recorrente”, explica Mario Thurler, sócio-fundador da MEC Malls.

Ele enfatiza, inclusive, que cresceu o número de empresários disponíveis a investir no segmento de strip malls. “Cada vez mais, investidores ou empreendedores que possuam um terreno em área estratégica nos procuram para receber orientações sobre como conceber e gerir esse tipo de negócio”, diz.

Também alinhado à tendência de foco no consumidor de bairro, o Carrefour ampliou sua presença no varejo de vizinhança. Das 1.041 lojas do grupo no país, 173 são da bandeira Express. Redes como Oxxo e Hirota são outros exemplos de marcas que focam no modelo de proximidade.

“O que vemos hoje em dia é o retorno do comércio de bairro, em que há um atendimento mais personalizado e dedicado ao consumidor. As grandes marcas perceberam isso e estão se adaptando à nova realidade”, completam os sócios da MEC Malls.



Sistema PDV fideliza clientes e aumenta o faturamento

Sistema PDV  fideliza clientes e aumenta o faturamento
Sistema PDV fideliza clientes e aumenta o faturamento

O estudo "a hora certa de ativar o shopper", da Nielsen, apontou que cerca de 70% das decisões de compra acontecem diretamente no ponto de venda. Com o avanço das vendas online, tornar o atendimento presencial tão rápido e prático quanto o digital tornou-se indispensável para reter clientes. Um sistema de PDV integrado ao ERP pode fazer a diferença na hora de organizar processos, reduzir falhas, aprimorar o atendimento e aumentar a receita.

De acordo com Lucas Sousa, gerente comercial da GestãoClick, especializada em soluções tecnológicas de gestão empresarial (ERP) para MPEs, já existem tecnologias disponíveis para impulsionar a experiência de compra no dia a dia das lojas.

"Hoje, as lojas competem entre si e com o comércio online. O consumidor está muito acostumado com a agilidade do e-commerce, por isso é importante oferecer a mesma eficiência no balcão, mas se o comprador tiver que enfrentar fila para levar o produto, ele facilmente desiste e busca ofertas online em concorrentes. Por isso, o presencial precisa de tanta tecnologia quanto o digital. Nesse sentido, um bom sistema PDV faz diferença real no faturamento da empresa", destaca o especialista.

Um sistema PDV eficiente permite se conectar a softwares de planejamento de recursos empresariais (ERP), como é o caso do sistema PDV da GestãoClick para micro e pequenos empreendedores. A integração resolve o problema comum de quem trabalha com vendas: a necessidade de atualizar de maneira unificada e automática os dados sobre vendas, estoques e controle financeiro. O resultado se traduz em mais controle para lojistas e vendedores e em uma experiência de compra otimizada para clientes.

Com um sistema PDV, a emissão de notas fiscais e comprovantes é imediata e automática, eliminando a necessidade de usar sistemas diferentes para cada etapa. Além de economizar tempo, o recurso garante que todas as vendas estejam regularizadas em segundos, oferecendo segurança tanto para a empresa quanto para o cliente, que recebe o comprovante no instante da compra, sem atrasos ou preocupações. Para gestores e equipes, isso significa menos burocracia, mais controle e operações mais eficientes.

"A experiência de compra é essencial para conquistar e fidelizar consumidores. Por exemplo, ao vender um produto popular que está quase esgotando, o sistema atualiza o estoque em tempo real, permitindo que o atendente ofereça alternativas ou promoções antes que faltem produtos. Em outra situação, durante datas comemorativas, como o Natal, o PDV agiliza o fechamento de vendas e a emissão de notas fiscais em segundos, evitando filas longas. Cada atendimento rápido e sem erros não só satisfaz o cliente, mas também aumenta a chance de compras recorrentes e recomendações, gerando mais faturamento para a loja", explica Sousa.



AllStrategy anuncia união com a Prophix®

AllStrategy anuncia união com a Prophix®
AllStrategy anuncia união com a Prophix®

A AllStrategy, empresa brasileira especializada em softwares para automação da gestão orçamentária e do fluxo de caixa, foi adquirida pela Prophix®, multinacional voltada para gestão de desempenho financeiro. Esse movimento estratégico marca uma nova era na história da AllStrategy — expandindo seu impacto do Brasil para o mundo — e representa um passo significativo na estratégia de crescimento da Prophix na América Latina.

Fundada em 2003 por Carlos Augusto Moreira (Guto) e Claudio Moreira, a AllStrategy esteve na vanguarda do desenvolvimento de softwares de orçamento e planejamento no Brasil. A empresa lançou produtos como o AllStrategy Plano e o AllStrategy Fluxo, apoiando milhares de líderes financeiros em todo o país a fortalecer o controle financeiro, a previsibilidade e a tomada de decisões estratégicas.

Sob o novo nome “AllStrategy, a Prophix Company”, o negócio manterá seus valores, sua cultura e o compromisso com os clientes brasileiros, ao mesmo tempo em que ganha a escala e os recursos de um líder global.

Com sua plataforma Prophix One™, a Prophix oferece um portfólio unificado de soluções impulsionadas por inteligência artificial que apoiam de ponta a ponta as necessidades dos CFOs e líderes financeiros — soluções que agora também estarão disponíveis para os clientes da AllStrategy.

Para liderar este novo capítulo, Roberto Dariva foi nomeado Managing Director, LATAM. Com ampla experiência em liderança no setor de tecnologia, Dariva conduzirá a empresa nessa fase de expansão global, garantindo a continuidade da inovação e suporte aos clientes.

“Este é um momento muito especial para a AllStrategy”, afirma Roberto Dariva. “Por mais de 20 anos, a empresa foi referência em inovação em gestão financeira no Brasil. Agora, com a Prophix, levaremos esse legado adiante — oferecendo soluções ainda mais robustas, apoiadas por inteligência artificial, aos nossos clientes no Brasil e em toda a América Latina.”

“O Brasil sempre foi um polo de inovação financeira, e a AllStrategy é um exemplo brilhante disso”, afirma Alok Ajmera, Presidente e CEO da Prophix. “Temos muito orgulho em receber a equipe da AllStrategy na família Prophix. Juntos, continuaremos investindo no Brasil, ampliando oportunidades e ajudando líderes financeiros a alcançar seus objetivos estratégicos.”

Com essa transição, os cofundadores da AllStrategy, Guto e Claudio Moreira, deixam a empresa para seguir novos projetos. A visão e liderança construídas por eles ajudaram a AllStrategy a moldar o posicionamento da marca para o futuro.

E esta união parece ser apenas o começo pois a Prophix pretende continuar expandindo seus investimentos na América Latina trazendo novos produtos, parcerias locais e uma equipe em crescimento dedicada a gerar resultados para os líderes financeiros. Com a plataforma global da Prophix e a expertise local da AllStrategy, a empresa está preparada para continuar moldando o futuro da gestão financeira — partindo do Brasil e expandindo para o mundo.

Sobre a Prophix

Desenvolvida para equipes financeiras em crescimento, a Prophix® acumula quase 40 anos de experiência financeira e setorial e tem mais de 3.000 clientes ativos em todo o mundo. O Prophix One™, a Plataforma de Performance Financeira da Prophix, combina IA, automação e tecnologia intuitiva para simplificar trabalhos mais complexos e apoiar uma função financeira mais estratégica.



Depressão e ansiedade afetam cada vez mais idosos

Depressão e ansiedade afetam cada vez mais idosos
Depressão e ansiedade afetam cada vez mais idosos

A depressão e a ansiedade em pessoas com 60 anos ou mais avançam em ritmo consistente e já aparecem entre os principais fatores que afetam qualidade de vida nessa faixa etária. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 14% dos adultos 60+ convivem com algum transtorno mental, tendo depressão e ansiedade como condições mais frequentes. O mesmo panorama aponta solidão e isolamento como fatores de risco relevantes.

O tema ganhou força durante a pandemia: um informe técnico da OMS registrou aumento aproximado de 25% na prevalência global desses transtornos no primeiro ano da crise sanitária, com impacto direto sobre serviços e famílias. No Brasil, o Ministério da Saúde descreve a depressão como uma condição de elevada prevalência e reforça a organização da linha de cuidado a partir da atenção primária, com avaliação clínica, manejo de sintomas e acompanhamento longitudinal.

Na prática, sinais comuns tendem a se confundir com "coisas da idade": apatia prolongada, alterações de sono e apetite, retraimento social, desinteresse por atividades que antes eram prazerosas, queixas físicas sem explicação clínica evidente. Em contextos de luto, dor crônica ou múltiplas doenças, esses indícios podem passar despercebidos. É por isso que a literatura e as diretrizes públicas recomendam observação contínua, registro estruturado das rotinas e diálogo permanente entre família e equipe de saúde. A SBGG destaca ainda o papel de exercícios regulares, estímulos sociais e acompanhamento profissional na recuperação e na manutenção da autonomia.

Este cenário se torna ainda mais urgente quando olhamos para a demografia. O Brasil está envelhecendo em um ritmo sem precedentes. De acordo com os dados mais recentes do Censo Demográfico de 2022, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população com 60 anos ou mais atingiu 32,1 milhões de pessoas, um aumento de 56% em relação a 2010.

Nesse contexto, a família frequentemente se vê em uma encruzilhada. A rotina intensa de trabalho e os próprios compromissos dos filhos e netos dificultam a oferta do suporte contínuo e especializado que o idoso necessita. A sobrecarga emocional e física sobre o familiar que assume o papel de cuidador principal é imensa, gerando estresse e, em muitos casos, prejudicando a própria relação afetiva. É nesse ponto que o suporte profissional deixa de ser um luxo para se tornar uma necessidade.

É aqui que a profissionalização do cuidado se apresenta como a solução mais eficaz. Empresas especializadas surgem como um pilar de apoio fundamental, oferecendo um cuidado integral e humanizado. É o caso da Geração de Saúde, que se consolidou no mercado com uma filosofia centrada na promoção da autonomia e do bem-estar emocional. A empresa atua com um rigoroso processo de seleção e capacitação, preparando profissionais para serem muito mais do que acompanhantes.

Bruno Butenas, fundador da Geração de Saúde, explica que o diferencial está em enxergar o idoso em sua totalidade, muito além das necessidades básicas. "Nosso trabalho começa com uma imersão na história e no perfil de cada cliente. Queremos entender quem ele é, do que ele gosta, o que o estimula. A partir daí, buscamos criar uma conexão genuína. O cuidador que entra naquela casa não é apenas um assistente; ele é treinado para ser uma companhia inteligente e atenta, um verdadeiro promotor de bem-estar. Ele estimula a conversa, propõe atividades que mantêm a mente ativa e pratica a escuta. É essa presença qualificada que realmente combate a solidão e resgata a alegria de viver", detalha.

Butenas reforça que a metodologia da empresa visa transformar o ambiente do idoso. "Muitas vezes, a família, por mais que ame, não tem as ferramentas para identificar os sinais sutis de uma depressão. Nosso profissional é treinado para isso. Ele percebe a mudança no padrão de sono, a perda de apetite, a falta de interesse. Essa percepção precoce nos permite alertar a família e os médicos, possibilitando uma intervenção rápida que pode mudar completamente o prognóstico", afirma.

O serviço oferecido pela Geração de Saúde abrange desde o acompanhamento domiciliar por algumas horas até o suporte integral 24 horas por dia, incluindo assistência em hospitais, passeios e viagens. Para as famílias, a contratação de um serviço especializado representa segurança e paz de espírito. Para o idoso, significa a chance de envelhecer com dignidade, companhia e, acima de tudo, com saúde mental. Para saber mais sobre como o cuidado profissional pode transformar a vida de um idoso, acesse o site www.gscuidadoresdeidosos.com.br.



Festa de Flores e Morangos terá entrada solidária

Festa de Flores e Morangos terá entrada solidária
Festa de Flores e Morangos terá entrada solidária

Na próxima sexta-feira, dia 19, haverá mais uma vez entrada solidária na 43ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia. Na última ação, mais de duas toneladas de alimentos foram arrecadadas e a expectativa para a sexta é arrecadar mais. A iniciativa permite a troca de ingresso pela doação de 1 kg de alimento não perecível, preferencialmente por arroz, feijão ou óleo, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Atibaia e outras entidades assistenciais do município. Os alimentos devem estar lacrados e dentro do prazo de validade. Não serão aceitos alimentos a granel ou sem informações de fabricação.

 Durante a festa, os visitantes podem adquirir morangos e flores diretamente dos produtores. Ambos os produtos possuem espaço exclusivo próximo à entrada principal do parque. O mercado de flores tem mais de 150 mil opções de plantas das mais variadas espécies, cores e tamanhos. Já para os morangos são cinco estandes organizados pela Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia e Região, responsáveis pela comercialização de aproximadamente 80 toneladas de morangos ao longo do evento.

O evento é "pet friendly", em que os animais de estimação são bem-vindos e têm acesso a toda a estrutura do evento. O objetivo é tornar a experiência dos visitantes ainda mais inclusiva e divertida. Além disso, a festa de Flores e Morangos, em parceria com a APAE Atibaia e Ensolar Energia Solar Fotovoltaica, organizou uma sala multissensorial. Um espaço de autorregulação montado para o bem-estar e acolhimento das crianças.

Vídeo 360º e escola de samba

Atração presente todo sábado na festa é o vídeo 360º, que fica no pavilhão de decoração de flores. Promovido pela Sicredi, um dos patrocinadores do evento, a ação é gratuita e todos podem participar e ter acesso a uma cópia do material gravado. Já neste domingo, além de diversas apresentações culturais, haverá uma novidade. A escola de samba de Atibaia "Independência" se apresentará no palco da festa, às 11h no dia 21 de setembro, em razão da homenagem à colônia japonesa do município para o Carnaval 2026 com o enredo "Banzai – da terra do sol nascente, uma herança, um povo, nossa gente".

Edição de 2025

Com o tema "Hana no Toki – Tempo de Flores", os visitantes podem acompanhar o universo japonês com personagens e as mais variadas flores. A festa terá também a exposição fotográfica em comemoração aos 130 anos dos Tratados de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão. Orquídeas, rosas e girassóis também estão presentes na decoração do pavilhão. Sem falar do morango gigante e do Ninja Jiraiya, personagem de uma série japonesa lançada no Brasil no final da década de 80, que são opções para registros fotográficos. O evento conta ainda com mini-shopping de produtos diversos e área de alimentação.

O Jardim Japonês, localizado na parte mais alta do parque, outra tradicional atração, conta com um caminho sinuoso de contemplação, com a areia simbolizando o rio, em que os visitantes podem percorrê-lo meditando e, em certo ponto, ele será dividido: um dos caminhos levará a nada e o outro a uma surpresa. Os turistas terão que escolher o caminho que querem percorrer, uma analogia à vida, que é feita de escolhas.

Realização da festa

A Festa de Flores e Morangos de Atibaia é uma realização da Associação Hortolândia de Atibaia, com apoio da Prefeitura Municipal de Atibaia, patrocínio do Lago Azul, Sakata, Hospital Leonardo da Vinci, Aticare, Sicredi, Bioplugs e Ball, e colaboração da Acenbra Atibaia, Associação dos Produtores de Morangos de Atibaia e Região, Pró-Flor e Sindicato Rural de Atibaia.

Serviço

43ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia

Data: de 5 a 28 de setembro

Às sextas, sábados e domingos

Horários: das 9h às 18h

Local: Parque Ecológico de Atibaia, Av. Nobuyuki Hiranaka, 566, acesso pela Rodovia Dom Pedro I. No sentido Atibaia/Campinas, basta acessar a entrada antes do primeiro pedágio (saída 79 – km 79). Já no sentido Campinas/Atibaia, acesso pela saída para B. Pires/V. D. Pedro I (antes do km 79).

Telefone – 0800-055-5979

Ingressos: inteira R$60,00 e meia R$30,00 – Todas as sextas o valor do ingresso será de meia-entrada (R$30,00).

Estacionamento (administrado pela empresa Estapar): R$50,00 carros, R$180,00 ônibus, R$100,00 vans e micro-ônibus, R$25,00 motos. Clientes Porto Seguro tem 15% de desconto.



Textron Aviation amplia soluções de conectividade de pós-venda para o Cessna Citation Latitude oferecendo Internet de alta velocidade da Starlink

Textron Aviation Inc., uma empresa Textron Inc. (NYSE: TXT), anunciou hoje uma solução adicional de conectividade da Internet de alta velocidade para o Cessna Citation Latitude, após a emissão do Certificado de Tipo Suplementar (STC) da AeroMech pela Administração Federal de Aviação (FAA) para conectividade da Internet de alta velocidade da Starlink. O STC da AeroMech utiliza a constelação de satélites de órbita terrestre baixa (LEO) da Starlink para fornecer conectividade mais confiável em terra, água e áreas remotas, onde o Wi-Fi tradicional de bordo pode não ter serviço.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250918150473/pt/

Textron Aviation broadens aftermarket connectivity solutions for Cessna Citation Latitude by offering Starlink high-speed internet (Photo Credit: Textron Aviation)

Textron Aviation broadens aftermarket connectivity solutions for Cessna Citation Latitude by offering Starlink high-speed internet (Photo Credit: Textron Aviation)

“Com a conectividade da Starlink agora disponível como atualização, os clientes do Citation Latitude podem desfrutar de uma experiência de voo fluida e de alta velocidade, que os mantém conectados em mais lugares aonde voam”, disse Brian Rohloff, Vice-Presidente Sênior de Suporte ao Cliente. “Esta melhoria reflete nosso compromisso com a inovação e eleva a reputação do Latitude como o jato executivo de médio porte com mais entregas do mundo, reconhecido por seu desempenho excepcional e conforto de cabine.”

Os clientes podem agendar a instalação da atualização nos Centros de Serviços de Aviação Textron da América do Norte e nos Centros de Serviços Internacionais. O STC da AeroMech utiliza um kit de aviação da Starlink, composto por um terminal aeronáutico (antena), unidade de fonte de alimentação (PSU), pontos de acesso sem fio (WAPs) e cabeamento, requerendo somente a entrada de energia da aeronave. Saiba mais sobre a atualização aqui.

Sobre a Textron Aviation service

A Textron Aviation, por meio de suas marcas Beechcraft e Cessna, é renomada por sua incomparável rede global de serviços dedicada ao suporte completo ao longo do ciclo de vida das aeronaves. Além de sua ampla estrutura própria, os clientes de jatos e turboélices da Textron Aviation têm acesso a uma rede global com mais de 300 centros de serviço autorizados. A Textron Aviation também oferece um programa de suporte móvel com mais de 40 unidades móveis de serviço e técnicos e suporte no local. Encontre mais informações sobre os programas de serviço da Textron Aviation em http://txtav.com/en/service.

Sobre a Textron Aviation

Inspiramos a jornada do voo. Por mais de 95 anos, a Textron Aviation Inc., uma empresa Textron Inc., capacitou seu talento coletivo nas marcas Beechcraft, Cessna e Hawker para projetar e oferecer a melhor experiência de aviação para seus clientes. Com uma linha que inclui tudo, desde jatos executivos, turboélices e pistões de alto desempenho até missões especiais, treinamento militar e produtos de defesa, a Textron Aviation possui o portfólio de produtos de aviação mais versátil e abrangente do mundo e uma força de trabalho que produziu mais de metade de todas as aeronaves da aviação geral do mundo inteiro. Clientes em mais de 170 países contam com nosso lendário desempenho, confiabilidade e versatilidade, juntamente com nossa confiável rede global de atendimento ao cliente, para voos acessíveis, produtivos e flexíveis.

Saiba mais em www.txtav.com|www.defense.txtav.com|www.scorpionjet.com.

Sobre a Textron Inc.

A Textron Inc. é uma empresa que opera em diversos setores e utiliza sua rede global nas áreas de aviação, defesa, indústria e finanças para oferecer soluções e serviços inovadores aos clientes. A Textron é reconhecida mundialmente por marcas fortes como Bell, Cessna, Beechcraft, Pipistrel, Jacobsen, Kautex, Lycoming, E-Z-GO e Textron Systems. Para mais informações, acesse: www.textron.com.

Sobre a Starlink

A Starlink oferece Internet de alta velocidade e baixa latência para usuários a nível mundial. Como a primeira e maior constelação de satélites do mundo a usar uma órbita terrestre baixa, a Starlink oferece Internet de banda larga com capacidade para transmissão digital, jogos eletrônicos online, videochamadas e muito mais. A Starlink é projetada e operada pela SpaceX. Como líder mundial em prover serviços de lançamento, a SpaceX aproveita sua ampla experiência tanto com naves espaciais como com operações em órbita para implantar o sistema de Internet de banda larga mais avançado do mundo. Saiba mais em www.starlink.com. Siga a Starlink no X https://x.com/Starlink.

Certas declarações neste comunicadoàimprensa são declarações prospectivas que podem projetar receitas ou descrever estratégias, metas, perspectivas ou outros assuntos não históricos; essas declarações são válidas somente na data em que foram feitas, e não assumimos nenhum compromisso de atualizar ou revisar quaisquer declarações prospectivas. Essas declarações estão sujeitas a riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores que podem fazer com que nossos resultados reais sejam substancialmente diferentes daqueles expressos ou implícitos por tais declarações prospectivas.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Mídia:

Hailey Tucker

+1 (316) 881-2684

Htucker@txtav.com

txtav.com

Fonte: BUSINESS WIRE



illumynt, empresa do grupo CNE Direct, anuncia Jörg Herbarth como novo CEO

A illumynt, de propriedade da CNE Direct, tem o prazer de comunicar a promoção de Jörg Herbarth ao cargo de diretor executivo

Jörg tem sido um membro fundamental da equipe de liderança executiva da illumynt desde que ingressou na empresa em junho de 2022, mais recentemente atuando como diretor de operações. Em sua nova função como CEO, Jörg liderará a missão da illumynt de se tornar a fornecedora número um de soluções de descarte de ativos de TI (ITAD) centradas em IA e dados globalmente.

Paul Knight, atual CEO da illumynt, assumirá a função de fundador e presidente. Nessa função, Paul continuará apoiando a equipe executiva com orientação estratégica, enquanto Jörg assume a liderança total das operações diárias e das iniciativas de expansão global.

O Sr. Knight retornou da aposentadoria há um ano para liderar novas iniciativas e impulsionar a direção estratégica da empresa. Com as mudanças necessárias já implementadas, ele está entusiasmado em conduzir agora a transição para uma função reduzida.

Sob a liderança de Jörg, a illumynt seguirá seu rápido crescimento, ampliando suas capacidades globais de cadeia reversa de suprimentos para fabricantes (OEMs), provedores de nuvem e empresas, ao mesmo tempo em que consolida sua reputação como líder do setor em serviços de ITAD sustentáveis, seguros e orientados por valor. Com o uso de dados, automação e inteligência artificial, a illumynt reafirma seu compromisso de oferecer aos clientes os mais elevados padrões de conformidade, segurança e responsabilidade ambiental.

A illumynt está na vanguarda da reformulação da disposição de ativos de TI para a era da IA”, afirmou Jörg Herbarth. “É uma honra liderar nossa talentosa equipe globalàmedida que continuamos a crescer, inovar e oferecer soluções excepcionais que atendem às necessidades em constante evolução de nossos parceiros e clientes.”

Para informações adicionais sobre a illumynt, visite http://www.illumynt.com, ou siga-nos no LinkedIn em https://www.linkedin.com/company/illumynt.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Paul Knight 978-490-4812

Jörg Herbarth +31-6-29715881

Fonte: BUSINESS WIRE



LG forma talentos no AM e economiza 20 mil horas com BotCity

LG forma talentos no AM e economiza 20 mil horas com BotCity
LG forma talentos no AM e economiza 20 mil horas com BotCity

A LG Electronics, uma das maiores fabricantes globais de eletroeletrônicos, transformou sua operação no Polo Industrial de Manaus ao investir em automação inteligente com a linguagem Python e a plataforma BotCity. Em dois anos, a empresa automatizou mais de 100 processos e eliminou mais de 20 mil horas de trabalho manual, enquanto simultaneamente criou uma força de trabalho interna altamente capacitada por meio do DX Academy. O programa teve como objetivo aumentar a capacidade da empresa de entregar novas automações de forma rápida, segura e escalável.

O projeto surgiu para solucionar desafios enfrentados pela operação brasileira. Segundo Nelson Alexandre Gouvea, gerente geral da DX e relações governamentais na LG Electronics, as ferramentas low-code apresentavam altos custos de implantação e algumas dificuldades relacionados à segurança da informação, um requisito importante para a LG.

Além disso, havia entraves culturais, como a centralização excessiva das iniciativas de automação, a resistência de outras áreas, preocupadas com o impacto sobre seus empregos e a carência de mão de obra qualificada na região Norte, que limitava a capacidade de escalar o projeto.

Como resposta, a LG criou o DX Academy em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e o Instituto Eldorado. O objetivo foi capacitar desenvolvedores locais em Python com foco específico nas necessidades industriais e na utilização estratégica da plataforma BotCity para governança centralizada.

A LG utilizou a plataforma BotCity para governança centralizada, rastreabilidade e agilidade na operação de dezenas de robôs responsáveis por monitorar e executar processos críticos. As automações abrangeram leitura automatizada de milhares de PDFs e notas fiscais, coleta estruturada e análise automática de dados em sistemas ERP, além do envio diário de relatórios estratégicos por e-mail, com total organização, controle e escalabilidade proporcionadas pela BotCity.

“Conhecemos a BotCity em um evento em Manaus e, em poucas semanas, já estávamos rodando nossos primeiros projetos. Foi o encaixe perfeito entre visão estratégica e agilidade técnica”, afirmou Nelson Alexandre Gouvea.

Os resultados rapidamente superaram as expectativas. Em apenas um ano, foram economizadas 5 mil horas de trabalho manual, número que quadruplicou no segundo ano, ultrapassando 20 mil horas. Um único projeto de logística gerou uma economia superior a 3 mil horas, enquanto uma automação para coleta e análise de dados reduziu mais de 1.300 horas. Esse desempenho promoveu uma mudança cultural interna, fortalecendo a automação como ferramenta estratégica.

“As áreas não entendiam que a automação era aliada. No início, íamos atrás dos departamentos para mostrar que estávamos aqui para otimizar, não substituir. Hoje em dia, eles vêm com os processos atrás da gente. Então, teve uma mudança de mentalidade, mas isso vem sendo construído desde o início, desde 2022”, explicou Lohan Silva, desenvolvedor da LG e ex-aluno do DX Academy.

O impacto estratégico da capacitação também ganhou destaque: em dois anos, o DX Academy formou mais de 80 jovens especialistas em automações com Python e BotCity, criando uma força técnica para sustentar e expandir a estratégia de automação da LG regional e globalmente. Entre eles está Victor Brito, ex-aluno da DX Academy, que relata sua trajetória: "Eu entrei conhecendo só o básico. Hoje desenvolvo automações que economizaram mais de 1.300 horas e sou estagiário na LG. A gente transforma a indústria e transforma as pessoas". O sucesso do projeto posicionou a operação brasileira como referência técnica global dentro da LG Electronics.

O próximo passo é expandir o DX Academy para o interior do Amazonas, ampliando sua base de profissionais capacitados. Além disso, a empresa planeja implementar a plataforma BotCity em suas 28 subsidiárias globais, tornando o projeto brasileiro modelo mundial de escalabilidade, eficiência operacional e governança tecnológica. A LG também planeja levar automações em Python com BotCity para setores como comércio e escolas públicas, ampliando ainda mais seu impacto.

“Se eu tivesse que resumir a contribuição da automação em Python do DX Academy e BotCity, em uma frase, seria: é o motor fundamental que impulsiona a transformação digital dentro da LG Electronics”, concluiu Nelson Alexandre Gouvea.

Mais detalhes sobre esse projeto estão disponíveis na íntegra em:  https://www.botcity.dev/br/cases/lg-electronics2

Sobre a BotCity

A BotCity é uma plataforma de governança centralizada de automações inteligentes para grandes empresas que visa permitir às equipes técnicas criar, operar e escalar bots de alto desempenho com eficiência e segurança. Além de eliminar o lock-in tecnológico, a solução também oferece controle total sobre scripts Python dispersos, combatendo o Shadow Python com rastreabilidade, versionamento e orquestração unificada.



Varizes: técnicas menos invasivas substituem cirurgias

Varizes: técnicas menos invasivas substituem cirurgias
Varizes: técnicas menos invasivas substituem cirurgias

Dor, cansaço, sensação de peso, aperto ou desconforto nas pernas, queimação e ardência, principalmente no fim do dia. Estes são alguns dos sinais iniciais da insuficiência venosa crônica, doença que, apesar de frequente, ainda é pouco conhecida. O tema ganhou maior repercussão após atingir o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Muitas vezes confundida com um problema estético, a doença venosa crônica pode se manifestar desde os chamados "vasinhos" (estágio clínico C1) até quadros mais graves. Estima-se que até 80% da população mundial apresente algum grau da condição. Entre esses, cerca de 30%, o equivalente a 2,47 bilhões de pessoas, já apresentam varizes, caracterizadas por veias superficiais dilatadas e tortuosas que surgem como protuberâncias visíveis na pele, geralmente nas pernas, acompanhadas de dor, inchaço e sensação de peso. Aproximadamente 1% (82,4 milhões de pessoas) evolui para estágios mais avançados, com úlceras venosas. No Brasil, os números correspondem a 63,8 milhões de pessoas com algum grau da doença e mais de 2 milhões com úlceras venosas. O tratamento inclui desde cirurgias convencionais, como safenectomia e varicectomia, até técnicas minimamente invasivas, que vêm sendo cada vez mais aplicadas em clínicas e hospitais.

Os procedimentos tradicionais envolvem a retirada da veia safena ou de outros vasos comprometidos, realizados em ambiente hospitalar e sob anestesia. Nesse tipo de cirurgia, há maior manipulação tecidual, risco de hematomas e tempo médio de recuperação que pode variar de duas a seis semanas.

As técnicas minimamente invasivas, como a termoablação endovenosa (endolaser), a escleroterapia com espuma e as microflebectomias, utilizam punções ou incisões menores, muitas vezes com anestesia local. A recuperação costuma ser mais rápida, com retorno às atividades em poucos dias. Um estudo realizado no Brasil comparou 50 pacientes tratados com endolaser em ambiente hospitalar e em clínica.

Para a cirurgiã vascular Camila Caetano, a decisão deve equilibrar segurança, eficácia e condições específicas de cada caso: "Cada paciente apresenta um padrão diferente de comprometimento venoso. A escolha entre cirurgia convencional ou técnicas minimamente invasivas depende da análise clínica, dos sintomas e do grau de refluxo venoso. Hoje, métodos como o endolaser, a escleroterapia com espuma e as microflebectomias permitem tratamento ambulatorial, com recuperação mais rápida e segurança monitorada por protocolos individualizados. E, também, vem aumentando muito as indicações com possibilidades de tratar a maior parte dos pacientes ambulatorialmente." destaca.



Disney Cruise Line amplia frota e terá novos navios até 2031

Disney Cruise Line amplia frota e terá novos navios até 2031
Disney Cruise Line amplia frota e terá novos navios até 2031
A divisão de cruzeiros da The Walt Disney Company anunciou um processo de expansão que prevê 13 navios em operação até 2031. Atualmente, a frota conta com seis embarcações: Disney Magic, Wonder, Dream, Fantasy, Wish e o Treasure.

Em 2025 será inaugurado o Disney Destiny e, em março de 2026, o Disney Adventure, ampliando para oito o número de navios em atividade. Até 2031, a expectativa é de mais cinco embarcações, que reforçarão a presença da marca em itinerários já consolidados, como Caribe, Bahamas e Europa, além de novas rotas na Ásia, com saídas programadas a partir de Singapura.

Segundo consultoras da Magic Blue Turismo, agência especializada em destinos Disney, a expansão da frota está relacionada ao aumento da procura por cruzeiros que integram hospedagem, lazer e alimentação em um único pacote.

“Nos cruzeiros Disney, estão incluídos acomodação, refeições, atividades de entretenimento e encontros com personagens”, explica Joice Ferreira, fundadora da Magic Blue Turismo e especialista em Disney Cruise Line.

Características dos cruzeiros Disney

Os cruzeiros Disney oferecem atrações e serviços voltados a perfis variados de passageiros. Famílias encontram áreas infantis e juvenis com atividades monitoradas, enquanto maiores de 18 anos têm acesso a restaurantes, spas e lounges destinados ao público adulto. Todos os navios contam com programação diária de entretenimento, opções gastronômicas e cabines projetadas para diferentes necessidades.

Itinerários pelo mundo

A Disney Cruise Line mantém roteiros de curta e média duração pelo Caribe e Bahamas, incluindo paradas em Castaway Cay e Lookout Cay at Lighthouse Point, ilhas operadas pela companhia. Também realiza viagens pelo Alasca e países da Europa, com escalas que podem incluir Itália, Grécia e Espanha. A expansão até 2031 abrirá espaço para novos mercados, como a Ásia, com o primeiro embarque previsto a partir de Singapura.

Brasil no cenário internacional

Embora não haja previsão de saídas no Brasil, o mercado brasileiro tem ganhado relevância para a Disney Cruise Line. Consultores da Magic Blue Turismo apontam que o interesse por cruzeiros internacionais cresce anualmente, acompanhando a tendência global de expansão desse segmento no turismo.



Golpe do falso advogado preocupa especialistas em 2025

Golpe do falso advogado preocupa especialistas em 2025
Golpe do falso advogado preocupa especialistas em 2025

As tentativas de golpes digitais cresceram de 33% em setembro de 2024 para 38% em março de 2025, segundo a Febraban Tech em parceria com o NIC.br. Dentro desse cenário, o golpe do falso advogado preocupa por usar dados de processos judiciais e documentos falsificados para induzir vítimas a realizar transferências bancárias sob a promessa de liberação de valores.

Para Sandro Christovam Bearare, especialista em técnicas de autodefesa e antissequestro e um dos idealizadores da Ludus Vision, esse esquema alia engenharia social e credibilidade institucional. “O criminoso se apresenta como advogado, utiliza informações reais de processos, cria urgência e solicita pagamento antecipado. O golpe se concretiza no momento em que a vítima transfere o dinheiro, geralmente via Pix”, explica.

O Banco Central reforça o papel do Mecanismo Especial de Devolução (MED) como ferramenta para contestar transações suspeitas. De acordo com o R7, o sistema do Pix já devolveu mais de R$ 1,5 bilhão em quatro anos. Ainda assim, levantamento citado pelo Finsiders aponta que apenas 8% dos valores roubados retornam de fato às vítimas, o que demonstra a importância da prevenção.

Bearare, que também coordena programas de prevenção pessoal, enfatiza: “Advogados legítimos não solicitam Pix para liberar quantias judiciais. Confirmar a inscrição no site da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e validar o contato do escritório são medidas simples que evitam prejuízos.”

Como se proteger do golpe do falso advogado

  • Pagamentos antecipados não são recomendados, segundo materiais de prevenção do Nubank, que destacam essa prática como indício clássico de fraude.
  • A identidade profissional deve ser checada, de acordo com a OAB, por meio da inscrição ativa e do contato direto com o escritório.
  • Sinais de urgência aumentam o risco, conforme apontam guias de prevenção de instituições financeiras. Criminosos criam pressão para acelerar a decisão da vítima.
  • Provas devem ser preservadas, como orienta a OAB, para auxiliar em registros formais.
  • O MED pode ser acionado, segundo o Banco Central, dentro do prazo regulamentar, quando há indício de fraude no Pix.

De acordo com guias de prevenção do Nubank, os golpes online incluem hoje falsas promessas de indenizações, desbloqueios ou heranças inexistentes. As vítimas são convencidas pela aparência de legitimidade, mas acabam sofrendo perdas em fraudes financeiras que se multiplicam no ambiente digital.

A expansão dos estelionatos digitais demonstra que segurança não depende apenas de tecnologia, mas também de comportamento. É nesse ponto que a Ludus Vision, idealizada por Bearare, atua ao integrar autodefesa, educação em segurança e treinamento preventivo, fortalecendo a preparação da sociedade contra ameaças no mundo físico e digital.



Prazo para solicitar cidadania espanhola termina em outubro

Prazo para solicitar cidadania espanhola termina em outubro
Prazo para solicitar cidadania espanhola termina em outubro

A Lei da Memória Democrática, que assegura a filhos, netos, bisnetos e até trinetos de espanhóis o direito de requerer a cidadania, sem a necessidade de residir na Espanha, permanecerá em vigor somente até o dia 21 de outubro de 2025.

De acordo com Luana Bastos, fundadora da Travessia Cidadania, estima-se que milhares de brasileiros sejam descendentes de espanhóis e possuam o direito ao passaporte europeu. "No entanto, grande parte desse público ainda desconhece a possibilidade e pode perder a chance de obter o benefício", afirma a empresária.

Vantagens do passaporte europeu

Entre as vantagens do passaporte europeu, destacam-se o direito de viver, trabalhar, estudar e circular livremente em qualquer um dos 27 países da União Europeia, além da isenção de vistos para destinos como Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Segundo a especialista em cidadanias espanhola, italiana e portuguesa, Luana Bastos, trata-se de uma ocasião única para quem deseja garantir o documento sem sair do Brasil. "O processo de cidadania espanhola é mais simples, econômico e ágil do que o de outras nacionalidades europeias", explica.

Para ter o reconhecimento concedido, é necessário comprovar a linhagem familiar por meio de documentos como: certidões de nascimento e casamento, além de protocolar o pedido em um dos cinco Consulados da Espanha, no Brasil, até a data limite de 21 de outubro de 2025.

Curso auxilia no processo

Com o aumento da procura pela cidadania espanhola devido ao prazo estabelecido pela lei, Luana Bastos lançou um curso online de Cidadania Espanhola, que orienta descendentes a conquistar o documento europeu com clareza, direção e tranquilidade, evitando erros e atrasos.

O programa é composto por sete módulos que abordam desde a legislação até os custos e trâmites consulares, além de bônus exclusivos como: lista de fornecedores, modelos de mensagens para cartórios e consulados, mini-curso sobre a Espanha e um guia com o passo a passo completo do processo.

Ao todo, são mais de 50 aulas gravadas disponíveis na plataforma Hotmart, com suporte para esclarecimento de dúvidas durante um ano. O conteúdo é voltado para quem deseja economizar no processo sem abrir mão da segurança.

Informações e inscrições: travessiacidadania.com.br/jornada-do-passaporte-espanhol

Experiência

Fundada em 2020, a Travessia Cidadania possui escritórios em Belo Horizonte e em Setúbal, Portugal, e já atendeu mais de 200 famílias. A empresa oferece serviços como pesquisas genealógicas, buscas de certidões, traduções juramentadas, apostilamentos de Haia, consultoria online e assessoria completa para o reconhecimento das cidadanias espanhola, italiana e portuguesa.



Ferramenta de telerregulação eleva gestão de urgência no SUS

Ferramenta de telerregulação eleva gestão de urgência no SUS
Ferramenta de telerregulação eleva gestão de urgência no SUS

A Duosystem, empresa brasileira de tecnologia voltada ao setor de saúde, lançou, em 2025, a Telerregulação, ferramenta digital voltada à gestão de urgência e emergência no Sistema Único de Saúde (SUS). O sistema permite, segundo a companhia, a interação em tempo real entre médicos reguladores e especialistas, priorizando casos mais graves e otimizando a ocupação de leitos hospitalares. A expectativa é reduzir deslocamentos desnecessários e aumentar a resolutividade do atendimento.

Em 2024, as plataformas digitais da empresa registraram mais de 231 milhões de consultas e exames agendados, 13,9 milhões de internações e 10 milhões de transferências inter-hospitalar, dados que indicam o alcance crescente das tecnologias digitais na gestão do SUS.

“O avanço da saúde digital acompanha uma tendência global de adoção de soluções que combinam dados em larga escala e inteligência artificial para tornar os sistemas mais ágeis, transparentes e conectados. No Brasil, ferramentas de telessaúde, aplicativos de gestão e sistemas de regulação têm modificado a forma como pacientes acessam consultas, exames e tratamentos, oferecendo apoio direto a médicos e gestores na organização dos serviços”, explica João Paulo Baptista Campi, presidente da Duosystem.

“Estamos promovendo uma transformação real no cuidado em saúde digital, com foco na eficiência da gestão e no protagonismo do paciente”, conclui João Paulo. Ele acrescenta que a arquitetura em microsserviços e a interoperabilidade com diferentes sistemas nacionais e internacionais permitem consolidar em 2025 a posição da empresa como um dos ecossistemas de saúde digital da América Latina.

A Duosystem também anunciou a renovação da certificação internacional ISO 27001. A certificação contribui para a adequação da empresa às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além da Telerregulação, a empresa informou que investe na expansão de plataformas já existentes. De acordo com o presidente da Duosystem, o Regula+, utilizado em estados como São Paulo e Mato Grosso do Sul, moderniza os complexos reguladores com apoio de protocolos clínicos e interoperabilidade.

“Já o Saúde+Conectada centraliza exames, consultas e até transmissões em vídeo em um único aplicativo, favorecendo o acompanhamento contínuo da saúde do paciente”, explica João Paulo Baptista Campi. Outra ferramenta, o Remédio Agora, segundo a companhia, organiza a retirada de medicamentos na rede estadual paulista, reduzindo filas e melhorando o fluxo das farmácias.

A expectativa é que soluções como a Telerregulação se tornem cada vez mais presentes no dia a dia dos hospitais e unidades de atendimento, contribuindo para um sistema de saúde mais eficiente e conectado.



Marcenaria sob medida é solução em estúdios em São Paulo

Marcenaria sob medida é solução em estúdios em São Paulo
Marcenaria sob medida é solução em estúdios em São Paulo

O mercado imobiliário paulistano tem concentrado seus lançamentos em imóveis com até 45 m². O Anuário do Mercado Imobiliário do Secovi-SP mostra que, em 2024, 83% dos imóveis lançados na capital do estado de São Paulo compreendiam essa faixa de metragem, frente a 75% em 2023. A tendência segue firme em 2025, com 75% dos empreendimentos residenciais lançados até o mês de julho mantendo esse perfil.

Com a redução da metragem, cresce também a demanda por soluções de mobiliário planejado. Um exemplo recente é o projeto de um estúdio de 25 m² no bairro da Pompeia, desenvolvido pelo escritório Fetiche Design, de Paulo Biacchi e Carolina Armellini. A proposta reorganizou o espaço por meio de marcenaria multifuncional, redistribuição dos ambientes e uso estratégico de cores. 

Entre as principais modificações, estão a realocação da cozinha para a varanda e a criação de um painel que abriga cama de casal retrátil, home office embutido e armários camuflados. Toda a marcenaria do projeto foi executada em MDF BP Matt Soft Verde Mar, da Eucatex.

Ao lado da cama, o painel ripado em barra, no padrão Freijó Brasil da Eucatex, abriga os armários e o escritório embutido, onde está instalada a luminária criada por Paulo Biacchi. A solução garante continuidade visual ao ambiente, além de reforçar a funcionalidade do projeto.

“Projetos como esse mostram como o mobiliário deixa de ser apenas decorativo e passa a cumprir funções estruturais no espaço. Em metragens reduzidas, cada centímetro precisa ser bem pensado”, afirma Andrea Krause, consultora de Marketing e Inovação da Eucatex para a indústria moveleira.

Segundo levantamento do QuintoAndar, 74,9% dos moradores de imóveis com até 35 m² têm entre 21 e 39 anos. Conforme aponta o estudo, trata-se de um público que prioriza localização estratégica, acesso ao transporte público e serviços compartilhados, como coworkings, lavanderias coletivas e áreas comuns de lazer. A configuração dos móveis precisa acompanhar esse estilo de vida, com soluções que ofereçam integração e múltiplos usos.

Além da organização, os acabamentos ganham atenção. “A escolha dos materiais impacta não só no visual, mas também na durabilidade e na praticidade do dia a dia”, completa Andrea. “A indústria moveleira tem papel central nesse movimento, oferecendo soluções funcionais, modulares e versáteis, alinhadas às novas formas de morar”.

“Mais do que funcional, o resultado prova que boas ideias e criatividade podem tornar qualquer pequeno espaço acolhedor e cheio de identidade”, comenta Paulo Biacchi.



Visitas técnicas integram programação da Fenasan 2025

Uma das atividades mais esperadas do Encontro Técnico AESabesp/Fenasan está com inscrições abertas. As visitas técnicas constituem-se como uma experiência prática que reforça e materializa os conceitos assimilados ao longo das apresentações de trabalhos técnicos, mesas redondas e painéis. É o que explica Alzira Garcia, coordenadora de Qualidade de Vida e Bem-Estar da Diretoria Social da AESabesp e coordenadora das visitas técnicas do evento, que ocorrerão no dia 22 de outubro.

Neste ano, serão realizadas três visitas técnicas: Unidade de Valorização Sustentável do Grupo Solvi; Pequena Central Hidrelétrica (PCH) do Guaraú e ETE ABC – Aquapolo.

Alzira Garcia ressalta: “Essas experiências proporcionarão uma vivência prática, permitindo conhecer de perto soluções aplicadas. Uma oportunidade para aprender sobre o funcionamento dos processos, infraestrutura e outras questões relevantes do aproveitamento energético de recursos hídricos, do tratamento, destinação e valorização de resíduos sólidos e do processo de produção da água de reúso”.

Para Juliana Alves Correa, monitora técnica da visita ao Grupo Solvi, “a visita técnica é a oportunidade de ver o saneamento em ação, pois permite enxergar na prática as soluções em funcionamento, complementando e aplicando os conhecimentos compartilhados durante o Congresso e a Fenasan”.

Anderson Cleiton Barbosa, monitor técnico da visita à Pequena Central Hidrelétrica (PCH) do Guaraú, garante que “não é apenas um passeio, mas sim um investimento estratégico no desenvolvimento técnico e atualização profissional, um avanço para a empresa”.

Geraldo Kulicz da Silva, monitor técnico da visita à ETE ABC – Aquapolo, acrescenta: “A visita técnica é uma oportunidade incrível disponível aos participantes da Fenasan para entrar em contato, conhecer de perto e tirar dúvidas quanto à operação das instalações que serão visitadas”.

Eficiência energética, reúso de efluentes e gestão de resíduos em foco

Como parte da programação das visitas, será realizado, preliminarmente, o painel: “Rota Tecnológica da Sustentabilidade: Inovações em Eficiência Energética, Reúso de Efluentes e Gestão de Resíduos para o Setor do Saneamento”, com questões relevantes aos processos, como: reúso de efluentes tratados, gestão integrada de resíduos e aproveitamento do potencial hídrico.

Alzira Garcia frisa que este painel, que será conduzido pelos representantes das empresas parceiras, “vai possibilitar aos participantes conhecer os três processos-alvos das visitas técnicas, de forma integrada, reforçando nosso propósito de favorecer o intercâmbio do conhecimento e da replicabilidade de boas práticas em diferentes realidades”.

Serviço:

36º Encontro Técnico AESabesp – Fenasan 2025 – “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”

Painel 3: “Rota Tecnológica da Sustentabilidade: Inovações em Eficiência Energética, Reúso de Efluentes e Gestão de Resíduos para o Setor do Saneamento” 

Dia 21 de outubro (terça-feira), das 16h40 às 17h – Sala Cantareira 3 

Onde: Pavilhão Verde e Vermelho – Expo Center Norte – São Paulo – SP

Mais informações, inscrições para o Encontro Técnico e credenciamento gratuito para visitar a Fenasan: www.fenasan.com.br



Energia solar por assinatura avança em Minas Gerais

Energia solar por assinatura avança em Minas Gerais
Energia solar por assinatura avança em Minas Gerais

Em um cenário em que as tarifas de energia estão constantemente em alta, o modelo de energia solar por assinatura vem ganhando espaço em Minas Gerais. A ClickLivre Energia atua nesse mercado por meio de fazendas solares localizadas em Mateus Leme, Japonvar, Jequitibá, Lontra, São Francisco, São Romão, Brasilândia de Minas e Coração de Jesus.

"O cliente recebe uma cota de energia produzida nas usinas solares da ClickLivre e tem uma economia em sua conta de luz equivalente à média de consumo, sem se preocupar com manutenção ou obras. No fim, o desconto pode chegar a 15%, dependendo do consumo e dos parâmetros de cada instalação", explica Felipe Carvalho, CEO da ClickLivre.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), com 22,5% da matriz elétrica, a fonte solar é a segunda maior do país, com 56 GW em operação no Brasil, atrás apenas das hidrelétricas. Além disso, o setor fotovoltaico desempenha papel fundamental para o desenvolvimento econômico, ambiental e social. Somente no Brasil, o segmento é responsável por mais de R$ 254 bilhões em investimentos acumulados, que geraram mais de 1,7 milhão de empregos verdes desde 2012.

Para Felipe, esse crescimento acompanha a demanda por alternativas que combinem sustentabilidade e viabilidade econômica. "Nossa missão é proporcionar economia ao consumidor, associada à preservação do meio ambiente. Acreditamos na mudança e em um futuro renovável", afirma.

"Além disso, o modelo adotado pela ClickLivre de energia solar por assinatura está enquadrado nas normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que regulamenta a geração distribuída no país. A empresa atende clientes em diversas partes de Minas Gerais, oferecendo assinatura sem taxa de adesão ou cobranças adicionais, além de garantir que toda a energia seja proveniente de fontes renováveis", finaliza.

Sobre a ClickLivre

Com quatro anos de atuação, a ClickLivre Energia é uma empresa de energia solar por assinatura em Minas Gerais que tem como missão levar economia e sustentabilidade até seus clientes, por meio de uma conta de energia mais barata e limpa. Atualmente, a empresa já gera energia renovável para cerca de 10 mil consumidores, por meio de fazendas solares instaladas em diversas partes do estado.



Mercado wellness cresce e apoia atletas no Ironman

Mercado wellness cresce e apoia atletas no Ironman
Mercado wellness cresce e apoia atletas no Ironman

No dia 21 de setembro de 2025, São Paulo será palco do Ironman 70.3, uma das centenas de provas de triatlo do mundo. Criado em 1978 no Havaí, o Ironman surgiu como um desafio extremo que combina natação, ciclismo e corrida em distâncias extenuantes. Desde então, cresceu para se tornar um circuito global, com mais de 170 provas anuais em mais de 50 países e centenas de milhares de competidores.

O formato 70.3 — metade da distância de um Ironman completo — soma 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida, e exige não apenas preparo físico, mas também estratégias nutricionais e de recuperação altamente eficazes.

O crescimento do Ironman reflete uma transformação cultural mais ampla: o mercado global de wellness já é maior que a própria indústria farmacêutica e deve atingir a marca de US$ 9 trilhões até 2028. Essa mudança acompanha uma nova geração que coloca corridas de rua, triatlos e esportes de resistência no centro de seus hábitos de vida, buscando não apenas performance, mas também longevidade, saúde mental e bem-estar.

Nos últimos anos, o perfil dos participantes se diversificou. Além dos triatletas profissionais, há um verdadeiro boom de executivos, empreendedores e líderes corporativos que encontraram no Ironman uma metáfora de disciplina, resiliência e superação. A prova tornou-se um marco aspiracional, símbolo de conquistas dentro e fora do esporte.

É nesse cenário que a Volcanic marca presença em 2025 com três atletas que utilizam os suplementos da marca para maximizar sua performance e recuperação. Os destaques incluem:

  • Volcanic MaxResist® – resistência e velocidade comprovadas em estudos clínicos; inédito na América Latina.
  • Volcanic RecoveryPro® – recuperação muscular profunda com antioxidantes e anti-inflamatórios exclusivos.
  • Volcanic CreatinePower Gummy® – creatina em gomas, prática e eficaz para energia e força.
  • Volcanic BrainSpeed® – nootrópico natural para foco, clareza mental e proteção ocular.

Todos os ativos das formulações dos suplementos da Volcanic estão em conformidade com a Agência Antidoping – WADA.

"Um Ironman exige muito mais do que treino: é preciso energia constante, foco mental e recuperação rápida. Os suplementos da Volcanic são parte essencial da minha estratégia, me ajudando a manter a consistência nos treinos e em cada etapa da prova", afirma Peu Guimarães, empresário e triatleta amador que já realizou mais de 12 competições do Ironman e que competirá no Ironman 70.3 São Paulo.

"Com vinte anos de competição no triatlo, já vivenciei muitas provas, porém, sempre tem um gosto especial, porque cada uma é literalmente, única. O Ironman 70.3 exige corpo e mente preparados, tal qual um full, pois, não deixa de ser uma prova longa que requer corpo e mente alinhados. Aos quase 58 anos, me convenci que a recuperação e suplementação são tão importante quanto o treino diário", afirma Éricka Gouveia.

"O Ironman é uma jornada longa, que começa no treino e só termina na chegada. Além da preparação, uso os suplementos da Volcanic também durante a prova, para manter o corpo equilibrado, retardar a fadiga e seguir firme até a linha de chegada", afirma Fernando Paternostro, empresário e triatleta amador também já participou de 12 competições de Ironman e fará mais um Ironman, o 70.3 de São Paulo, neste dia 21 de setembro.

"Ao longo de uma prova como o Ironman, o corpo do atleta é colocado sob estresse extremo: há queda dos estoques de energia, aumento da produção de radicais livres e inflamações musculares, além da degradação acelerada das fibras. A musculatura entra em um processo de microlesões contínuas e o cérebro é constantemente desafiado pela fadiga, que reduz a clareza mental e a capacidade de decisão. É nesse ponto que a suplementação faz toda a diferença, adotando uma estratégia de utilizar a Creatina antes da prova, o MaxResist antes e durante a prova, já o RecoveryPro durante e depois da prova e o BrainSpeed antes da prova para aumentar o foco e a concentração", explica Dr. J.R. Lazzarini, criador das fórmulas, médico especialista em longevidade e estilo de vida, que estudou em Harvard e elaborou o 1º nutracêutico do Brasil.

Sobre o mercado de Wellness e de Suplementos

  • Mercado global de wellness: US$ 6,3 trilhões em 2023 → projeção de US$ 9 trilhões até 2028, acima do mercado farmacêutico.
  • Suplementos & Nutrição: representam 17% do wellness mundial (≈ US$ 1,1 tri)
  • Brasil: mercado de wellness de US$ 95,9 bi (2022), sendo 32% em suplementos & nutrição (≈ US$ 30,8 bi).
  • Brasil é o 3º maior consumidor mundial de suplementos, atrás apenas de EUA e Austrália.
  • O segmento de suplementos no Brasil cresce acima de 20% ao ano, puxado por:
    1. Performance esportiva (creatina, proteínas, beta-alanina, colágeno)
    2. Saúde mental e cognitiva (nootrópicos, adaptógenos)
    3. Envelhecimento saudável (antioxidantes, ômega-3, vitaminas premium)
    4. Sono e relaxamento (melatonina, fórmulas naturais).
  • Boom da creatina: crescimento de +67% em volume e +92% em faturamento nos últimos 5 anos; já superou o whey protein nas buscas do Google no Brasil.
  • Tendência de esportes e corridas: aumento de +29% no número de provas de corrida de rua no Brasil em 2024, refletindo o estilo de vida wellness da nova geração.

Sobre a Volcanic

Fundada em 2018, a Volcanic é uma multinacional que combina ciência e inovação para criar soluções de saúde de alto impacto com suas 3 unidades de negócios: fitoterápicos, suplementos e manipulação. Após adquirir a Elleven Healthcare em 2024, consolidou no Brasil um ecossistema em medicina integrativa, personalizada e de precisão.

Sua unidade de suplementos, lançada em 2025, reúne fórmulas desenvolvidas por médicos, nutricionistas e pesquisadores, com ingredientes respaldados por estudos científicos e matérias-primas de qualidade superior. O propósito da Volcanic é claro: oferecer excelência nutricional, performance e longevidade, em suplementos que unem tecnologia, ativos naturais e cuidado humano.



Unilab e IGC fortalecem saúde mental no Ceará

Unilab e IGC fortalecem saúde mental no Ceará
Unilab e IGC fortalecem saúde mental no Ceará

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e o Instituto de Gestão e Cidadania (IGC Brasil) iniciaram dois projetos voltados à melhoria da saúde pública em municípios do Ceará. As ações integram ensino, pesquisa e gestão, com foco na qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS) e no fortalecimento dos serviços de saúde mental.

O projeto Indica Saúde tem como meta elevar o desempenho de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em cidades com baixo Índice de Desenvolvimento da Atenção Básica (IDAB). A proposta prevê uso de dados para diagnóstico local, capacitações direcionadas e acompanhamento contínuo das equipes. A expectativa é qualificar cerca de 70 profissionais ligados à gestão das UBS, promovendo melhorias sustentáveis no atendimento.

A segunda iniciativa, intitulada Saúde Mental, tem como foco ampliar o acesso a serviços especializados nessa área. Em cinco municípios, será realizado um levantamento das principais demandas de atendimento, seguido por ações de promoção da saúde, prevenção de transtornos leves, diagnóstico precoce e acompanhamento contínuo dos pacientes.

"O Projeto Saúde Mental tem uma importância fundamental como estratégia de melhor comunicação entre o atendimento em saúde mental e a gestão da APS nos municípios do Estado do Ceará, facilitando o trabalho conjunto e tornando o cuidado em saúde mental mais resolutivo e integrado. A parceria entre UNILAB e IGC Brasil colabora para a efetivação e desenvolvimento do ambiente digital pela capacidade de trabalho das equipes envolvidas para a criação do artefato", afirma a professora Dra. Fátima Bertini, coordenadora acadêmica do projeto pela Unilab.

Segundo Larissa Nicolete, coordenadora acadêmica do Indica Saúde pela UNILAB, o IGC Brasil foi selecionado para ser o parceiro no desenvolvimento do projeto e que "vai auxiliar na execução deste projeto, que busca não apenas melhorar indicadores de saúde, mas também promover maior equidade e sustentabilidade na Atenção Primária à Saúde no Ceará".

De acordo com o IGC Brasil, as ações dialogam com as diretrizes do Ministério da Saúde para a APS, que incluem acolhimento, escuta qualificada e coordenação do cuidado em saúde mental.

As instituições reforçam que a cooperação entre universidade e gestão pública amplia o impacto social e fortalece o sistema de saúde, com o objetivo de desenvolver maneiras de entregar maior qualidade e resolutividade para a população.

Integração e desenvolvimento regional

A Unilab, criada em 2010, tem como missão promover a integração entre o Brasil e os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Nos projetos em andamento, a universidade contribui com conhecimento científico, metodologias de capacitação e acompanhamento técnico, alinhando ensino e demandas sociais.

Para os municípios participantes, os impactos esperados são:

  • Na APS: melhora do desempenho das UBS, avanços nos indicadores do programa Previne Brasil e maior eficiência no uso de recursos.
  • Na saúde mental: diagnóstico das necessidades locais, formulação de políticas mais assertivas e ampliação do acesso a cuidados especializados.

Experiência em gestão aplicada à saúde

O Instituto de Gestão e Cidadania é uma Organização Social criada em 2015, especializada na administração de serviços públicos, especialmente na área da saúde. Com atuação em hospitais, unidades de pronto-atendimento, UBS e Centros de Atenção Psicossocial, a instituição adota os fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), como referência para seu sistema de gestão e melhoria contínua.

"Essa parceria entre organizações sociais e universidades é um motor de transformação concreta nos territórios. Mas para que os projetos saiam do papel e gerem impacto real, o apoio das gestões municipais é absolutamente essencial para que esses projetos alcancem seus objetivos de maneira plena", destaca Etna Rocha, assessora presidencial do IGC.



FastPay reforça conformidade com a norma PCI DSS 4.0.1

FastPay reforça conformidade com a norma PCI DSS 4.0.1
FastPay reforça conformidade com a norma PCI DSS 4.0.1

A certificação PCI DSS 4.0.1 (Payment Card Industry Data Security Standard) passou a ser obrigatória em 2025 para todas as empresas que processam, armazenam ou transmitem dados de cartões, incluindo adquirentes, processadoras, fintechs e provedores de soluções financeiras. A norma estabelece padrões globais de proteção para mitigar riscos em um cenário de digitalização crescente e de intensificação das ameaças cibernéticas.

Nesse contexto, a FastPay conquistou a nova versão do certificado, em linha com as exigências internacionais de segurança. O reconhecimento reforça o compromisso da companhia com a proteção de dados sensíveis, a transparência operacional e a confiança dos clientes, consolidando sua estratégia de governança no setor de meios de pagamento.

Criado em 2004 por um consórcio formado pelas principais bandeiras internacionais (Visa, MasterCard, American Express, Discover e JCB), o PCI DSS é administrado pelo PCI Security Standards Council, órgão global responsável por desenvolver e aprimorar as regras de segurança para pagamentos com cartão. 

A PCI DSS 4.0.1 assegura que todas as informações críticas, como número do cartão, chip, validade e código de segurança (CVV), sejam protegidas contra vazamentos, acessos indevidos e fraudes, desde o momento da captura até o armazenamento e a transmissão.

“Essa certificação é mais do que uma exigência regulatória, é um reconhecimento de que atuamos com protagonismo no desenvolvimento de ambientes cada vez mais seguros no setor de pagamentos”, diz Ender de Souza Batista, diretor de inovação da FastPay.

A versão 4.0.1 trouxe mudanças importantes, mais alinhadas à complexidade das tecnologias atuais. Em relação à versão anterior, a PCI DSS 4.0.1 conta com criptografia e controle rigoroso de dados sensíveis; automação dos processos de monitoramento, análise de logs e resposta a incidentes; gestão centralizada de identidade e acesso – com MFA e controles baseados em função; além de infraestrutura com segurança em camadas, incluindo WAF, IDS/IPS e criptografia ponta a ponta.

Jornada de adequação

A conquista da certificação exigiu uma revisão da estrutura tecnológica e dos processos da FastPay. Isso incluiu desde o mapeamento de todo o ciclo de dados sensíveis até a validação das políticas internas, passando por testes de invasão, segmentação de redes, controle de acessos e criptografia ponta a ponta.

“Mais que uma conquista técnica, esse é um resultado de engajamento organizacional. Áreas como Tecnologia, Compliance, Segurança da Informação, Governança, Auditoria e Operações atuaram de forma integrada, com rastreabilidade total dos fluxos de dados e foco na cultura de proteção permanente”, reforça Batista.

Entre as atualizações mais relevantes trazidas pela versão 4.0.1 da certificação PCI DSS está a ampliação de exigências que antes eram voltadas exclusivamente a provedores de serviço, mas que agora se estendem a todos os participantes do ecossistema de pagamentos. Um exemplo é a exigência de mecanismos mais robustos de prevenção contra ataques de phishing, que passam a demandar, além de tecnologias automatizadas, programas contínuos de capacitação para colaboradores.

“O phishing deixou de ser uma ameaça localizada e passou a representar um risco sistêmico. A nova diretriz reflete essa mudança ao exigir uma combinação entre ferramentas técnicas de proteção e o fortalecimento da consciência de segurança entre as equipes”, destaca o executivo.

Utilização e importância

Ao atender integralmente aos requisitos da PCI DSS 4.0.1, a FastPay fortalece sua proposta de valor junto ao mercado e entrega benefícios diretos aos seus clientes: aumento da confiança, redução de riscos de fraude, conformidade com as exigências das bandeiras de cartão e melhoria da reputação no setor. Além disso, a homologação comprova a capacidade da empresa em atender às normas internacionais mais exigentes, consolidando sua atuação em conformidade com os padrões requeridos por bancos, bandeiras, adquirentes e outros parceiros estratégicos do setor financeiro.

A certificação PCI DSS está estruturada em 12 requisitos distribuídos em seis objetivos principais, que abrangem desde a implementação de firewalls, criptografia e controle de acessos até a realização de testes e monitoramentos contínuos para garantir a integridade dos sistemas. Esses requisitos se aplicam a qualquer empresa que processe, armazene ou transmita dados de cartões de crédito ou débito, independentemente do seu porte.

A nova versão proporciona maior transparência operacional, permitindo rastreabilidade detalhada dos dados e dos ambientes utilizados. Esse controle mais estruturado permite monitoramento contínuo e mantém a conformidade com os marcos regulatórios aplicáveis.

“Cada vez mais, a confiança se tornou um ativo comercial. Mostrar conformidade com um padrão tão rigoroso como a PCI DSS 4.0.1 significa poder participar de grandes operações, fortalecer parcerias estratégicas e entregar segurança real para clientes e usuários finais”, conclui o executivo da FastPay.


Sobre a FastPay:

A FastPay é uma infratech que fornece soluções em meios de pagamento para instituições financeiras, empresas de pagamentos e varejo. A empresa atua no processamento de cartões, pagamentos digitais, embedded finance, análise de dados financeiros, programas de fidelidade e experiências digitais. Entre seus serviços estão Bin sponsor (Grecale) e subadquirência (Neo Pagamentos). Com mais de 20 anos de atuação no setor, a FastPay desenvolve projetos customizados e mantém parcerias com diferentes empresas do mercado.



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