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Congresso Mundial 2025 em Sharjah: Inclusão e Empoderamento

Sharjah foi a anfitriã da 18ª edição do Congresso Mundial 2025 “Nós Somos Inclusão”, ocorrendo pela primeira vez na região do Oriente Médio e Norte da África, sob o patrocínio e na presença de Sua Alteza, o Sheikh Dr. Sultan bin Mohammed Al Qasimi, membro do Conselho Supremo e governante de Sharjah.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250919633238/pt/

Honorary Lifetime Membership certificate awarded to Sheikha Jameela bint Mohammed Al Qasimi by Inclusion International (Photo: AETOSWire)

Certificado de Membro Honorário Vitalício concedido pela Inclusion International à Sheikha Jameela bint Mohammed Al Qasimi  (Foto: AETOSWire)

O evento aconteceu de 15 a 17 de setembro no Expo Centre Sharjah e foi organizado pela Sharjah City for Humanitarian Services (SCHS) e pela Inclusion International. O evento também contou com o apoio do Sharjah Government Media Bureau. O congresso reuniu 152 oradores, incluindo autodefensores, famílias, especialistas e formuladores de políticas de 160 entidades em 74 países, realizando 59 sessões com um total de 600 participantes.

Durante o evento, a Inclusion International concedeu a Sheikha Jameela bint Mohammed Al Qasimi, presidente da Sharjah City for Humanitarian Services, uma associação honorária vitalícia em reconhecimento às suas significativas contribuições ao movimento global para capacitar pessoas com deficiência intelectual, além de fortalecer os direitos e responsabilidades de suas famílias na sociedade.

Este prêmio é um importante reconhecimento internacional concedido pela maior rede global dedicada à defesa dos direitos de pessoas com deficiência intelectual e suas famílias. Ele posiciona decididamente a Sheikha Jameela Al Qasimi como uma das figuras globais mais proeminentes, cujas ações contribuíram significativamente para a proteção, o empoderamento e a inclusão de pessoas com deficiência intelectual no cenário internacional.

Sheikha Jameela Al Qasimi afirmou que receber o título de membro honorário vitalício da Inclusion International é um reconhecimento notável do Emirado de Sharjah, liderado por Sua Alteza, o Governante de Sharjah. Sua liderança visionária estabeleceu uma estrutura humanitária profundamente arraigada, baseada na justiça, dando prioridade constante aos direitos e ao bem-estar das pessoas com deficiência.

Ela também destacou que esta homenagem representa um testemunho do legado duradouro do SCHS, que, desde sua criação, tem se destacado como um exemplo de inclusão, uma referência em conhecimento e serviços especializados, além de ser um importante catalisador para a cooperação e parcerias internacionais.

Sue Swenson, presidente da Inclusion International, parabenizou Sharjah por apresentar um exemplo inspirador no cuidado e na capacitação de pessoas com deficiência intelectual. Ela disse: “O emirado demonstrou que o investimento em políticas inclusivas transforma positivamente a vida de pessoas e famílias, ao mesmo tempo em que fortalece comunidades. Sediar este congresso destaca o papel de Sharjah como parceira fundamental na construção de um futuro internacional mais inclusivo”.

Sediar o congresso, que se reúne a cada quatro anos em um país membro, demonstra o compromisso de Sharjah com os princípios da Inclusion International: educação inclusiva, inclusão comunitária, empoderamento, igualdade e proteção de direitos. Estes princípios foram transformados em programas e políticas práticas que obtiveram sucesso nas últimas décadas.

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades proeminentes e figuras internacionais, incluindo Sua Excelência, o Shaikh Mohamed bin Duaij Al Khalifa, presidente do Comitê Paralímpico do Bahrein; Jamie Cooke, diretor-executivo da Inclusion International; Hashem Taqi, presidente da Inclusion International MENA; e Sua Alteza Real, o Príncipe Mired bin Raad bin Zeid, presidente do Conselho Superior para os Direitos das Pessoas com Deficiência na Jordânia.

Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Hussain Al Mulla

Hussain.AlMulla@SGMB.ae

Fonte: BUSINESS WIRE



REJO MULTI apresentado na InterTabac 2025, com aquecimento duplo e compatibilidade entre marcas

A REJO, pioneira mundial em tecnologia de aquecimento sem combustão (HNB), revelou oficialmente o dispositivo REJO MULTI na InterTabac 2025 como um dos produtos mais esperados da exposição. O dispositivo apresenta um sistema de aquecimento duplo que combina as tecnologias AirFlow e Round Heating.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250919779638/pt/

REJO MULTI Product Launch Event

Evento de lançamento do produto REJO MULTI

“O REJO MULTI representa um grande avanço na tecnologia HNB”, afirmou Loic Li, diretor global de Vendas da REJO. “Sua compatibilidade aberta permite que os usuários explorem várias marcas e sabores com um único dispositivo, enquanto nosso sistema de aquecimento duplo garante aquecimento uniforme, melhor liberação de aroma e satisfação consistente de nicotina.”

“Nosso objetivo com o REJO MULTI é oferecer aos usuários escolha e flexibilidade, ao mesmo tempo em que fornecemos aos comerciantes e parceiros um produto inovador e pronto para o mercado que eleva a experiência alternativa ao fumo”, disse Tibor Braun, gerente da REJO na Europa Ocidental. “Este lançamento reforça o compromisso da REJO com a inovação aberta e o crescimento colaborativo no mercado europeu e além.”

O dispositivo incorpora algoritmos avançados de controle térmico, um sistema otimizado de gerenciamento de energia e um design leve e portátil de 82 gramas. Os usuários podem aproveitar até 40 sessões por carga, com pré-aquecimento em menos de 20 segundos, oferecendo praticidade para o uso diário. O REJO MULTI está disponível nas cores Twilight Purple, Aurora Green e Luminous Grey, com lançamento mundial previsto para novembro de 2025.

As principais vantagens para o usuário são:

  • Flexibilidade: um único dispositivo é compatível com várias marcas, dando aos consumidores a liberdade de escolher seus sabores preferidos e experiências alternativas de fumar.
  • Eficiência: a tecnologia de aquecimento duplo maximizou a produção de aroma e nuvem, reduzindo o consumo geral de tabaco ao permitir duas sessões por stick no modo de aquecimento circular.
  • Portabilidade: o design leve e ergonômico garante facilidade de uso em qualquer ambiente.

Expansão europeia e preparação regulatória

O ano de 2025 foi marcante para a expansão europeia da REJO. A empresa apresentou seu portfólio inovador – incluindo os sticks de ervas TOZE, o dispositivo de aquecimento REJO HS40 e a tecnologia avançada FARSTAR NSCs – a mercados importantes, como Suíça e Alemanha. Os sticks TOZE, inspirados na tradição do chá do Leste Asiático, combinam perfeitamente com o REJO HS40 para proporcionar uma experiência de sabor consistente e de alta qualidade.

A REJO obteve as aprovações regulatórias essenciais na Europa, reforçando sua preparação para competir no mercado de HNB.

Participação da comunidade e o REJO Club

Além da inovação de produtos, a REJO continua cultivando seu REJO Club, integrando experiências comunitárias online e offline. Após o sucesso do evento TENSION na Suíça, a REJO pretende aprofundar a interação no mundo todo por meio de eventos contínuos, apoio local e parcerias colaborativas.

Na InterTabac, o diretor de P&D da REJO participou de um painel voltado para o futuro, destacando o compromisso da empresa com a inovação e a liderança do setor sob seu princípio orientador: “Mantenha a coragem. Escolha a indefinição.”

Um novo convite: Faça uma pausa. Experimente a REJO.

O REJO MULTI é mais do que um dispositivo: ele representa um compromisso com a escolha do usuário, a conveniência e a tecnologia HNB avançada. Por meio da compatibilidade aberta, parcerias colaborativas e inovação ousada, a REJO está redefinindo a forma como os consumidores interagem com os produtos HNB nos mercados internacionais.

Sobre a REJO

A REJO é uma fornecedora mundial de soluções de aquecimento sem combustão (HNB), focada em oferecer opções de produtos inovadores, confiáveis e abertos. Por meio da colaboração com parceiros e sua comunidade internacional, a REJO permite que os usuários se libertem das restrições de marcas ou sabores e explorem uma gama mais ampla de experiências.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Assessoria de Imprensa:

E-mail: Newsroom@rejonow.com

Site: www.rejonow.com

Fonte: BUSINESS WIRE



IA já é utilizada por 28% dos bares e restaurantes

IA já é utilizada por 28% dos bares e restaurantes
IA já é utilizada por 28% dos bares e restaurantes

A inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente no setor de alimentação fora do lar. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revela que 28% dos bares e restaurantes brasileiros já utilizaram IA em algum momento. Esse número demonstra um crescente interesse no uso desse tipo de tecnologia para otimizar operações, aprimorar a experiência do cliente e impulsionar o crescimento do negócio.

Neste novo cenário do setor, uma ferramenta vem ajudando estabelecimentos no processo de atendimento virtual aos clientes. Desenvolvida com Inteligência Artificial, a Chef.Ai é um host digital – uma espécie de maitre ou hostess – que faz o atendimento e conversa com o cliente pelos canais digitais, tira dúvidas sobre cardápio e serviços oferecidos pelo estabelecimento e ajuda no agendamento de reservas e eventos. Com atendimento e respostas rápidas e de forma humanizada, o sistema virou um aliado na conversão de vendas.

O sistema foi criado pela startup Chef.Ai, com sede em Americana, interior de São Paulo. Recentemente a Chef.Ai foi reconhecida como uma das cinco melhores startups do Brasil voltada para bares e restaurantes pelo programa Fogo Alto durante o iFood Move.

Fundador da Chef.Ai, Matheus Mason conta que o assistente virtual nasceu da necessidade de busca por uma solução para um dos principais gargalos e dor do Restaurante Benedito, em Campinas, do qual é sócio. Assim como na maioria dos bares e restaurantes, o Benedito tinha dificuldade para responder mensagens que chegavam através de canais digitais com pedidos de informações sobre reservas, cardápios e horários de atendimento. “Muitas pessoas ficavam sem retorno ou recebiam respostas incompletas por conta dessa deficiência, o que gerava insatisfação e até desistências de vendas”, explica Matheus Mason.

“A partir dessa dor, começamos a desenvolver um sistema com IA que pudesse atender e responder ao público de forma mais ágil, com informações completas e humanizada”, explica o empresário.

Um dos casos de sucesso da funcionalidade prática e dos resultados que a Chef.Ai pode proporcionar para bares e restaurantes são os resultados comparativos do Dia dos Namorados nos dois últimos anos. Em 2024, o Restaurante Benedito contabilizou 57 reservas e muitas desistências. “Mas muitas pessoas que foram até a casa no ano passado, sem reserva, foram embora por conta da fila de espera”, lembra Mauro Mason, sócio do Restaurante Benedito.

“Em 2025, com a ajuda do assistente virtual Chef.Ai, conseguimos um grande salto, respondendo 771 clientes e 243 reservas antecipadas fechadas pelo atendimento digital”, afirma Mauro. “Quando o cliente mandava mensagem querendo fazer uma reserva ou perguntando se a casa já estava com a capacidade lotada, o Chef,Ai respondia rapidamente com uma mensagem sugerindo uma reserva para a véspera ou para os dias seguintes ao dia 12”, explica Mauro. “Com essa agilidade da atendente virtual, o restaurante trabalhou com quatro dias lotados”, complementa o sócio do Restaurante Benedito.

Matheus Mason diz que a Chef.Ai não é mais uma ferramenta de automação conversacional. “Ela foi desenvolvida para ser uma atendente altamente treinada da equipe do restaurante, que atende e responde com hospitalidade, com soluções rápidas, personalizadas e que leva o cliente para dentro do restaurante”, explica.

“A assistente virtual responde imediatamente as dúvidas dos clientes, desde informações básicas até recomendações personalizadas. “A Chef.Ai é treinada para ser empática e assertiva, proporcionando uma experiência quase indistinguível de um atendimento humano”, acrescenta Mason.

FUNCIONAMENTO DA ASSISTENTE NA PRÁTICA

O cliente entra no WhatsApp de um restaurante para fazer uma reserva. Em vez de esperar minutos (ou horas) por uma resposta, a assistente virtual da Chef.Ai entra em ação:

  • Ela conversa com o cliente e entende quantas pessoas estarão no grupo e qual o horário preferido.

– Tira dúvida e oferece opções de cardápio e sugestões personalizadas.

– Confirma a reserva, anota observações e envia lembretes automáticos. 

– A Assistente consegue personalizar a experiência de cada cliente, baseada em seus gostos e preferências.



Envelhecimento da população acelera demanda por cuidadores

Envelhecimento da população acelera demanda por cuidadores
Envelhecimento da população acelera demanda por cuidadores

O envelhecimento da população brasileira avança em ritmo acelerado e já redefine prioridades na área da saúde e da assistência social. Segundo o IBGE, em 2023 a proporção de pessoas com 60 anos ou mais alcançou 15,6% da população, superando pela primeira vez, em termos proporcionais, a faixa de jovens entre 15 e 24 anos. Esse contingente equivale a aproximadamente 33 milhões de brasileiros, e continuará crescendo nas próximas décadas. As projeções indicam que, em 2070, serão cerca de 75,3 milhões de idosos, o equivalente a 37,8% da população total (Agência IBGE de Notícias). Trata-se de um fenômeno que em países europeus se deu ao longo de um século, mas que no Brasil se consolida em poucas décadas, impondo desafios imediatos para famílias, profissionais de saúde e formuladores de políticas públicas.

O impacto desse envelhecimento rápido já é sentido no dia a dia das famílias. Muitas enfrentam a necessidade de acompanhar parentes em atividades simples, como higiene, alimentação ou locomoção, sem preparo técnico adequado. Estimativas do Instituto de Longevidade mostram que a procura por cuidadores cresce de forma constante, impulsionada pela maior incidência de doenças crônicas, pelo aumento da dependência funcional e pela própria longevidade. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) revelou que, entre 2019 e 2023, a ocupação de cuidadores remunerados de idosos aumentou 15%. Apesar desse crescimento, a oferta ainda é insuficiente, e milhões de famílias acabam assumindo sozinhas a responsabilidade do cuidado.

A lacuna entre demanda e oferta é confirmada por pesquisas recentes. Segundo o Ipea, 4,2 milhões de idosos apresentam dificuldade em atividades básicas da vida diária, como se alimentar, se vestir ou se locomover, e 2,4 milhões já necessitam de ajuda contínua. Um estudo publicado pelo Jornal da Unicamp em julho de 2025 reforça essa realidade ao apontar que cerca de 3,3 milhões de idosos no Brasil já precisam de cuidados especiais. O dado evidencia a urgência de políticas públicas estruturadas e de soluções profissionais que possam acompanhar a velocidade do envelhecimento populacional.

A questão não se limita à quantidade de cuidadores disponíveis. A qualidade da assistência também preocupa especialistas. Grande parte dos profissionais atua na informalidade, sem treinamento consistente, o que aumenta riscos para idosos e famílias. ASociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) alerta que a regulamentação da profissão e programas permanentes de capacitação são fundamentais para garantir segurança e qualidade no atendimento. A Organização Mundial da Saúde também recomenda que países em rápido processo de envelhecimento priorizem políticas de cuidado de longa duração, sob risco de ampliar desigualdades e sobrecarregar ainda mais os sistemas de saúde.

Para Bruno Butenas, fundador da Geração de Saúde, o papel do cuidador se tornou indispensável no cotidiano das famílias brasileiras. "O aumento da longevidade trouxe uma demanda que cresce mais rápido do que a capacidade de oferta. Muitas famílias enfrentam a sobrecarga do cuidado sem preparo técnico. Nosso papel é justamente oferecer segurança, qualidade e acolhimento para que o idoso e a família passem por esse processo com mais tranquilidade", afirma.

A análise acompanha uma tendência já perceptível: empresas especializadas em atendimento domiciliar e hospitalar têm se consolidado como alternativa concreta para famílias que precisam de apoio. Além de oferecer cuidadores treinados e supervisionados por equipe de saúde, esses serviços ajudam a prevenir complicações que poderiam resultar em hospitalizações prolongadas e custos adicionais, trazendo benefícios tanto para as famílias quanto para o sistema de saúde.

"O envelhecimento acelerado coloca o cuidado ao idoso no centro de uma discussão que envolve autonomia, qualidade de vida e dignidade. Essa já não é mais uma questão de futuro, mas uma realidade que impacta milhões de brasileiros. Nosso compromisso na Geração de Saúde é estruturar equipes capacitadas e oferecer serviços adaptados a cada família, sempre com foco em humanização e segurança. Acreditamos que é possível transformar esse desafio social em uma experiência de cuidado mais acolhedora e digna", conclui Bruno Butenas.

Para saber mais sobre os modelos de cuidado e como eles se adaptam a diferentes realidades, basta acessar o site www.gscuidadoresdeidosos.com.br.



36º Congresso Brasileiro de Genética Médica ocorre em Recife

36º Congresso Brasileiro de Genética Médica ocorre em Recife
36º Congresso Brasileiro de Genética Médica ocorre em Recife

De 24 a 27 de setembro de 2025, o Recife (PE) sediará, pela primeira vez, o 36º Congresso Brasileiro de Genética Médica (CBGM), organizado pela Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM). Com o tema "Genética médica e genômica: redefinindo fronteiras na medicina", o encontro reforça o papel do médico geneticista no acompanhamento integral de pacientes e a interface da especialidade com outras áreas da saúde.

"O médico geneticista é o centro da equipe multidisciplinar. Se a condição é genética, nada pode ser feito sem aconselhamento. Nosso trabalho vai do diagnóstico ao acompanhamento em todo o ciclo de vida", destaca a presidente da SBGM, Dra. Ida Vanessa D. Schwartz.

Com mais de 500 trabalhos inscritos — recorde histórico do Congresso, a programação científica conta com 120 palestrantes, incluindo 15 internacionais, em simpósios, mesas-redondas e conferências. Os debates vão abranger as diversas áreas como oncogenética, imunogenética, cardiogenética, neurogenética, erros inatos da imunidade, avanços terapêuticos em doenças raras e o impacto da genômica populacional na medicina personalizada.

"O Congresso será um momento para inovação científica e troca de conhecimento, com impacto direto na prática clínica e no acesso ao diagnóstico genético", afirma o presidente do CBGM, Dr. Diogo Soares.

Convidados internacionais:

Dra. Judy Garber, nome mundial em oncogenética, professora de Harvard e diretora do Centro de Genética e Prevenção do Câncer do Instituto Dana-Farber, abordará o tema "Câncer de Mama Hereditário: passado, presente e futuro".

Dra. Kathleen Sullivan, chefe da Divisão de Alergia e Imunologia do Children’s Hospital of Philadelphia (CHOP) e especialista em erros inatos da imunidade, apresentará os avanços no entendimento e no tratamento dessas condições.

Temas em pauta

O evento trará discussões sobre edição gênica em embriões, terapia intraútero, genética da infertilidade feminina, doenças genéticas cardiovasculares, anomalias congênitas, além de debates sobre ética na prática clínica e redes de colaboração latino-americanas.

O encerramento será conduzido pela professora Angelina Xavier Acosta (UFBA), com conferência inspirada em seu livro Genética no Sertão, dedicado às doenças genéticas mais prevalentes na região Nordeste do Brasil.

Atividades pré-congresso dia 24 de setembro

Como parte das ações de responsabilidade social, a Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica, vai oferecer dois cursos pré-congresso de capacitação voltados para o reconhecimento de doenças genéticas e raras na Atenção Primária à Saúde e um encontro de associações.

Um curso será direcionado a agentes comunitários de saúde e outro para profissionais de saúde de nível superior da Atenção Básica. O objetivo é de ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e ao encaminhamento adequado de pacientes com suspeita de doenças genéticas e raras, fortalecendo a rede de atenção primária à saúde no Estado. 

Encontro de Associações (gratuito) – organizado por Fábio Marques, presidente do Instituto Breno Bloise, reunindo entidades de Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Brasília.

Curso de Introdução à Genética Médica e Encontro de Associações
Data e local: 24 de setembro, às 8h | Expo Center – Recife (PE)
Inscrições: www.cbgm2025.com.br

Serviço

36º Congresso Brasileiro de Genética Médica e Genômica (CBGM)
24 a 27 de setembro de 2025
Expo Center – Recife (PE)
Inscrições: www.cbcm2025.com.br



LambdaTest lidera com suporte pioneiro para série iPhone 17 em dispositivos reais

LambdaTest, a plataforma de engenharia de qualidade nativa com IA generativa anunciou a disponibilidade imediata da série iPhone 17, incluindo o iPhone 17, iPhone 17 Pro, iPhone 17 Pro Max e o iPhone Air, em sua Plataforma de Dispositivos Reais, poucas horas após o lançamento oficial da mais recente linha da Apple.

A incorporação da série iPhone 17 aperfeiçoa ainda mais a já robusta nuvem de dispositivos reais da LambdaTest, que abrange milhares de dispositivos iOS e Android. Esta expansão permite testes exaustivos em múltiplos dispositivos e sistemas operacionais, garantindo que os desenvolvedores possam testar seus aplicativos móveis em uma ampla gama de ambientes do mundo real.

“Mais uma vez, somos os primeiros a oferecer os modelos mais recentes de iPhone para testes reais de dispositivos”, disse Asad Khan, Diretor Executivo e Cofundador da LambdaTest. “Este lançamento é uma prova de nosso compromisso em oferecer as soluções de teste mais atualizadas para desenvolvedores e profissionais de QA. Ao garantir acesso imediatoàsérie iPhone 17, capacitamos as equipes a proporcionar experiências móveis excepcionais, com mais rapidez e eficiência do que nunca.”

Com a Plataforma de Dispositivos Reais da LambdaTest, os usuários podem testar em mais de 10.000 dispositivos reais e mais de 40 ferramentas de teste, garantindo a mais alta precisão em testes de desempenho e compatibilidade para aplicativos móveis e sites. A abrangente nuvem de dispositivos da LambdaTest oferece às equipes a flexibilidade para executar testes entre navegadores, testes de aplicativos móveis e depuração interativa em tempo real, tudo isto aproveitando a poderosa orquestração de testes nativa de IA.

Sobre a LambdaTest

A LambdaTest é uma plataforma de engenharia de qualidade nativa com IA generativa, a qual capacita equipes a testar de modo inteligente, mais eficiente e com mais rapidez nos lançamentos de produtos. Desenvolvido para expandir, oferece uma plataforma de testes em nuvem com mais de 10 mil dispositivos reais e mais de 3.000 navegadores.

Com gerenciamento de testes nativo de IA, servidores MCP e automação baseada em agentes, a LambdaTest suporta Selenium, Appium, Playwright e todas as principais estruturas. Agentes de IA como HyperExecute e KaneAI trazem o poder da IA ​​e da nuvem a seu fluxo de trabalho de testes de software, permitindo testes de automação perfeitos com mais de 120 integrações.

Os agentes da LambdaTest aceleram seus testes em todo o SDLC, desde o planejamento e a criação de testes até a automação, infraestrutura, execução, RCA e relatórios.

Para mais informações, acesse https://lambdatest.com

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

press@lambdatest.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Administradores apontam as mudanças nos 60 anos da profissão

Administradores apontam as mudanças nos 60 anos da profissão
Administradores apontam as mudanças nos 60 anos da profissão

A área da Administração, que segundo dados do Censo 2022 do IBGE, concentra o maior número de pessoas formadas no país, completou 60 anos de regulamentação este ano. Para entender o panorama da profissão ao longo dessas últimas seis décadas, o Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP realizou um levantamento com seus registrados, que revelou diferenças entre as percepções dos profissionais que trabalham na área pública e na iniciativa privada. 

Questionados sobre as principais mudanças presenciadas pela profissão ao longo do tempo, os respondentes da área pública citaram a digitalização de documentos e processos internos (37,8%), enquanto a implantação de softwares integrados foi a opção mais lembrada por aqueles que trabalham no setor privado (36%). Apesar dessa divergência, o estudo aponta que a automação de tarefas operacionais foi uma das principais escolhas tanto para os respondentes do setor privado (30,3%) quanto para os da área pública (25,2%). 

O levantamento “Jubileu de Diamante: como o profissional de Administração vê a evolução da área”, que contou com a participação de 505 profissionais entre os dias 16 de julho e 6 de agosto, também revelou as ferramentas, métodos ou práticas de gestão mais usadas atualmente. A análise de dados e relatórios gerenciais se destaca como o recurso mais utilizado em ambos os setores, mas os profissionais da área pública são os que mais mencionam isso (54,6%). Já os indicadores de desempenho (KPIs) e dashboards são mais utilizados pelos profissionais da iniciativa privada (27,2%) em relação aos do setor público (16,8%).

A ferramenta de gestão orçamentária e controles financeiros também foi citada pelos respondentes, sendo mais usada no setor público (32,8%), em comparação ao setor privado (29,8%).

“Os resultados mostram que a automação e a digitalização são uma realidade para todos os profissionais, mas a forma como cada setor a implementa e lida com ela é diferente. Isso reforça a importância de olharmos para as especificidades de cada área para melhor apoiar e capacitar o administrador do futuro”, analisa o presidente do CRA-SP, Administrador Alberto Whitaker. 

Conquistas profissionais

Ao serem questionados sobre as conquistas profissionais que eles consideram mais relevantes, a opção “ter crescido na carreira” se destaca entre ambas as áreas. Entretanto, entre os profissionais do setor privado, ter participado de projetos de grande impacto para as organizações aparece em segundo lugar (13,5%), enquanto essa opção não figura nas primeiras respostas dos funcionários públicos.

Outra conquista mencionada pelos respondentes dos dois setores é o sustento de si próprio e/ou da família com o exercício da profissão. Essa alternativa ocupa o segundo lugar entre aqueles que estão na área pública (15,1%) e o terceiro entre os do setor privado (12,2%).

Já a terceira maior conquista para os profissionais do setor público é ter conseguido maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, com 14,3% das respostas, opção que não aparece entre as mais citadas por aqueles que atuam na iniciativa privada.

O levantamento “Jubileu de Diamante: como o profissional de Administração vê a evolução da área” faz parte de um projeto institucional do CRA-SP que visa entender melhor a percepção dos seus registrados sobre temas em evidência na sociedade. Os resultados deste e de outros estudos estão disponíveis no site do Conselho .



Popularização do hormônio GLP-1 preocupa especialistas

Popularização do hormônio GLP-1 preocupa especialistas
Popularização do hormônio GLP-1 preocupa especialistas

O surgimento de medicamentos análogos ao hormônio GLP-1, como Ozempic® e Wegovy®, vem transformando o tratamento da obesidade, mas não devem ser vistos como solução estética ou substitutos de hábitos saudáveis. O alerta é do endocrinologista Bruno César, que abordará o tema no 13º NE – Meeting Internacional de Nutrição Esportiva, durante a NEEX 2025 – Feira Internacional de Suplementação e Nutrição, em São Paulo.

Segundo o médico, há eficácia comprovada na redução de peso, melhora da resistência à insulina e até proteção cardiovascular. No entanto, o acompanhamento profissional é essencial. “Esses fármacos podem apoiar quem tem dificuldade de resposta metabólica, mas não eliminam a necessidade de treinos de força, nutrição equilibrada e acompanhamento médico”, reforça.

A rápida popularização do GLP-1, inclusive no meio fitness, exige atenção. Bruno destaca que novos estudos já apontam para drogas ainda mais eficazes, como o Mounjaro®, que combina GLP-1 e GIP. Apesar disso, ele reforça: “É fundamental combater a automedicação, o uso recreativo e a compra de produtos falsificados”.

A palestra “GLP-1 e Massa Muscular: Estratégias na preservação da composição corporal” acontece no dia 18 de outubro, às 18h, dentro da programação científica da NEEX 2025, que contará com cinco salas simultâneas e mais de 60 horas de conteúdo para profissionais da saúde, esporte e nutrição.


Serviço:

NEEX 2025 – Feira Internacional de Suplementação e Nutrição

Data: 17 e 18 de outubro 

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo

Horário: 9h às 19h

Endereço: Entrada Principal – Av. Otto Baumgart, 1000 – Vila Guilherme, SP.

Mais informações: www.neexexpo.com.br



Anticoncepcional da UQ começa a ser distribuído pelo SUS

Anticoncepcional da UQ começa a ser distribuído pelo SUS
Anticoncepcional da UQ começa a ser distribuído pelo SUS

A farmacêutica multinacional com capital 100% nacional, União Química, começa a distribuir mais um anticoncepcional no Sistema Único de Saúde (SUS). Serão mais de 14 milhões de unidades fornecidas ao atendimento de saúde pública até 2026.

O medicamento Microvlar, da unidade de negócios Genom, tem mais de 50 anos no mercado e é composto por etinilestradiol e levonorgestrel, combinação mais utilizada em pílulas anticoncepcionais em todo o mundo. Entre os benefícios, se destaca menor risco de tromboembolismo venoso, quando comparado a associações de outros componentes.

Além de Microvlar, outros contraceptivos são fornecidos pela companhia ao SUS: Demedrox, Pilem, Ciclovular e Ciclo 21.

“Essa parceria com o sistema público de saúde é estratégica também para a missão da União Química de levar saúde e bem-estar à sociedade, democratizando o acesso a tratamentos adequados, seguros e de qualidade. O nosso medicamento entra na lista dos programas de planejamento reprodutivo e pode impactar positivamente milhões de mulheres e famílias”, afirma Fernando Marques, presidente da farmacêutica.



SMBC Group e Jefferies expandem sua aliança estratégica global

O Jefferies Financial Group, Inc. (NYSE: JEF) (“Jefferies”) e o Sumitomo Mitsui Financial Group, Inc. (NYSE: SMFG) (“SMFG”), a Sumitomo Mitsui Banking Corporation (“SMBC”) e a SMBC Nikko Securities Inc. (“SMBC Nikko”) (coletivamente, “SMBC Group”) anunciaram hoje que estão expandindo significativamente sua aliança estratégica global.

O SMBC Group e a Jefferies firmaram inicialmente uma aliança estratégica em 2021 para colaborar em futuras oportunidades de negócios corporativos e de banco de investimento. Em 2023, a aliança foi ampliada para reforçar a colaboração em fusões e aquisições, mercados de capitais e dívida, com foco especial em clientes com grau de investimento nos Estados Unidos. O SMBC Group e a Jefferies adicionaram posteriormente memorandos de entendimento para expandir sua aliança para a região EMEA, Canadá, Ásia e Austrália, bem como para ampliar o escopo das iniciativas de cobertura conjunta para patrocinadores mundiais de maior porte, empresas em fase pré-OPI e clientes corporativos com grau de investimento inferior.

Hoje, a Jefferies e o SMBC Group anunciam os próximos passos significativos em sua aliança estratégica global, que capitalizará ainda mais seus pontos fortes comerciais exclusivos e melhorará suas habilidades para atender às necessidades globais de seus clientes tomadores de empréstimos, investidores, corporativos e patrocinadores. Isso incluirá a combinação de seus negócios de ações japonesas e ECM, a expansão da cobertura conjunta de patrocinadores maiores e a implementação na EMEA da originação, subscrição e execução conjuntas de empréstimos sindicalizados alavancados para esses clientes, o SMBC concordando em aumentar sua participação acionária na Jefferies para até 20% no mercado aberto, o SMBC fornecendoàJefferies cerca de US$ 2,5 bilhões em novas linhas de crédito para apoiar a Jefferies e facilitar os esforços de colaboração, incluindo empréstimos alavancados na EMEA, empréstimos pré-OPI nos EUA e securitização lastreada em ativos, sujeitoàobtenção das aprovações regulatórias aplicáveis.

Joint venture de ações japonesas

O SMBC Group e a Jefferies assinaram um memorando de entendimento para estabelecer uma joint venture no Japão com o objetivo de conduzir os principais aspectos de suas atividades de pesquisa, vendas e negociação de ações japonesas no atacado e de mercados de capitais. A Jefferies e o SMBC Group preveem que a joint venture começará a atender clientes em janeiro de 2027. A nova joint venture será integrada ao negócio líder global de ações da Jefferies para fornecer aos investidores institucionais insights e execução em mercados ao redor do mundo de maneira contínua e consistente. Com a experiência do SMBC e do SMBC Nikko no mercado doméstico e a solidez do balanço patrimonial, além da posição de liderança da Jefferies junto a investidores internacionais e sua tecnologia avançada de negociação, o SMBC Group e a Jefferies têm como objetivo se tornar o provedor líder no mercado atacadista de ações e mercados de capitais no Japão.

Cobertura conjunta de patrocinadores

O SMBC Group e a Jefferies ampliarão sua cobertura conjunta de patrocinadores de grande porte para oferecer os recursos de investimento e serviços bancários corporativos da Jefferies e do SMBC Group a esses grandes clientes patrocinadores na região EMEA.

Expansão da participação acionária do SMBC na Jefferies de 15% para até 20%

A SMBC pretende aumentar sua participação econômica na Jefferies para até 20% (em base convertida e totalmente diluída) por meio da compra de ações no mercado aberto e, em seguida, trocar essas ações ordinárias por ações ordinárias sem direito a voto ou ações preferenciais sem direito a voto que serão obrigatoriamente conversíveis em ações ordinárias sem direito a voto. A SMBC continuará detendo menos de 5% dos direitos de voto na Jefferies. O aumento do investimento está sujeito à obtenção das aprovações regulatórias aplicáveis necessárias.

Novas e melhores facilidades de crédito

O SMBC Group concordou em conceder linhas de crédito no valor total de cerca de US$ 2,5 bilhões para apoiar a Jefferies e promover a colaboração em áreas-chave, incluindo financiamento estruturado, como empréstimos alavancados na EMEA, empréstimos pré-OPI nos EUA e securitização lastreada em ativos. Esse novo e substancial pacote de financiamento de cerca de US$ 2,5 bilhões visa reforçar seu compromisso com o aprofundamento da parceria, melhorar as capacidades combinadas nessas áreas de foco e permitir ao SMBC Group oferecer serviços excepcionais a seus clientes.

Comentários da direção

O diretor-presidente e CEO do grupo SMFG, Toru Nakashima, afirmou: “Nossa visão é alinhar o SMBC Group e a Jefferies para oferecer aos nossos clientes as melhores soluções de financiamento e consultoria para atender às suas necessidades no mundo todo. Estamos satisfeitos com nosso progresso até o momento, vemos a expansão de nossa aliança estratégica global como mais um passo para alcançar nosso objetivo e acreditamos que estamos apenas no início da realização de nosso potencial conjunto”.

Rich Handler, CEO da Jefferies, e Brian Friedman, seu presidente, disseram: “O SMBC Group e a Jefferies juntos são únicos no poder de nossas plataformas globais combinadas. De fusões e aquisições e outras consultorias estratégicas a financiamento de balanço patrimonial e mercados de capitais, passando por pesquisa, vendas e negociação nos mercados de capitais diários, nossas capacidades combinadas oferecem um valor excepcional aos nossos clientes em todo o mundo”.

Sobre o Sumitomo Mitsui Financial Group, Inc.

A SMFG é uma das maiores instituições financeiras com sede no Japão, com presença em todos os negócios bancários corporativos e de consumo. Por meio de suas subsidiárias e afiliadas, a SMFG oferece uma gama diversificada de serviços financeiros, incluindo operações bancárias comerciais, leasing, valores mobiliários, cartão de crédito, serviços financeiros ao consumidor e outras soluções. Os ativos totais consolidados da SMFG eram de 264 trilhões de ienes em 31 de dezembro de 2022.

Sobre o Jefferies Financial Group Inc.

A Jefferies é uma empresa líder mundial em serviços completos de banco de investimento e mercados de capitais. Com mais de 40 escritórios no mundo inteiro, oferecemos insights e experiência a investidores, empresas e governos.

Sobre a Sumitomo Mitsui Banking Corporation

A SMBC é a subsidiária de serviços bancários comerciais da SMFG e um dos maiores bancos do mundo com base no total de ativos. Ela fornece uma ampla gama de serviços bancários corporativos e de consumo no Japão e globalmente.

Sobre a SMBC Nikko Securities Inc.

A SMBC Nikko é uma das principais empresas de valores mobiliários de linha completa no Japão, atendendo a todos os segmentos de clientes com uma ampla gama de produtos e serviços financeiros com sua rede internacional.

Informações adicionais e onde encontrá-las

Esta comunicação pode ser considerada material de solicitação no que diz respeito à aprovação dos acionistas (a “Aprovação dos acionistas”) do certificado de constituição alterado e reformulado que autoriza ações ordinárias adicionais sem direito a voto. Em conexão com uma assembleia anual de seus acionistas para a aprovação dos acionistas, a Jefferies pretende apresentar os materiais relevantes à Comissão de Valores Mobiliários (Securities and Exchange Commission – SEC), incluindo a declaração de procuração da Jefferies em forma preliminar e definitiva. OS INVESTIDORES E ACIONISTAS DA JEFFERIES SÃO INSTADOS A LER TODOS OS DOCUMENTOS PERTINENTES APRESENTADOS À SEC, INCLUINDO A DECLARAÇÃO DE PROCURAÇÃO DA JEFFERIES (SE E QUANDO DISPONÍVEL), POIS ELES CONTÊM OU CONTERÃO INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A PROPOSTA DE ALTERAÇÃO E REFORMULAÇÃO DO CERTIFICADO DE CONSTITUIÇÃO. Os investidores e detentores de títulos podem ou poderão obter os documentos (se e quando estiverem disponíveis) gratuitamente no site da SEC em www.sec.gov ou gratuitamente junto à Jefferies, enviando uma solicitação para Laura Ulbrandt DiPierro, Corporate Secretary, 520 Madison Avenue, New York, NY 10022.

Participantes na solicitação

A Jefferies e seus diretores, executivos e outros membros da administração e funcionários, de acordo com as regras da SEC, podem ser considerados “participantes” na solicitação de procurações dos acionistas da Jefferies a favor da aprovação dos acionistas. As informações sobre os diretores e executivos da Jefferies estão descritas na Declaração de procuração da Jefferies no Anexo 14A para sua Assembleia geral anual de acionistas de 2025, que foi protocolada na SEC em 14 de fevereiro de 2025. Na medida em que as participações dos diretores ou executivos da Jefferies nos títulos da empresa tenham mudado desde os valores estabelecidos na declaração de procuração de 2025, tais mudanças foram ou serão refletidas nas Declarações iniciais de propriedade beneficiária no Formulário 3 ou nas Declarações de mudança de propriedade no Formulário 4 apresentadas à SEC. Informações adicionais sobre os interesses diretos ou indiretos, por participação em títulos ou outros, dos participantes da Jefferies na solicitação, que podem, em alguns casos, ser diferentes dos acionistas da Jefferies em geral, serão apresentadas na declaração de procuração da Jefferies relativa à aprovação dos acionistas, quando estiver disponível.

Declarações prospectivas

Este comunicadoàimprensa contém “declarações prospectivas” de acordo com o significado das disposições de salvaguarda da Seção 27A da Lei dos Valores Mobiliários dos Estados Unidos de 1933, tal como alterada, e da Seção 21E da Lei do Mercado de Capitais dos Estados Unidos de 1934, tal como alterada. As declarações prospectivas incluem declarações sobre o nosso futuro e declarações que não são fatos históricos. Tais declarações prospectivas são normalmente identificadas por palavras como “acreditar”, “esperar”, “antecipar”, “poder”, “pretender”, “perspectiva”, “irá”, “estimar”, “prever”, “projetar”, “deveria” e outros termos e expressões semelhantes, e estão sujeitas a inúmeras suposições, riscos e incertezas, que mudarão ao longo do tempo. As declarações prospectivas podem conter crenças, metas, intenções e expectativas sobre receitas, lucros, operações, acordos e outros resultados, e podem incluir declarações sobre desempenho, planos e objetivos futuros. As declarações prospectivas também incluem declarações referentes às nossas estratégias para o desenvolvimento futuro dos nossos negócios e produtos, incluindo a aliança estratégica entre a Jefferies e o SMBC Group. Em particular, as declarações prospectivas incluem declarações sobre os potenciais benefícios da colaboração com o SMBC Group e a intenção do SMBC de aumentar a sua participação acionária na Jefferies, uma vez que o SMBC não tem qualquer obrigação de o fazer. As declarações prospectivas se referem apenasàdata em que são feitas; não assumimos qualquer obrigação e não nos comprometemos a atualizar quaisquer declarações prospectivas. Além disso, como as declarações prospectivas representam apenas nossa opinião sobre eventos futuros, muitos dos quais são, por natureza, inerentemente incertos, os resultados ou desfechos reais podem diferir, possivelmente de forma significativa, dos resultados ou desfechos previstos indicados nessas declarações prospectivas. As informações sobre os fatores importantes, incluindo “Fatores de risco” que podem fazer com que os resultados ou desfechos reais sejam diferentes, talvez significativamente, daqueles apresentados em nossas declarações prospectivas, estão contidas nos relatórios que apresentamos à SEC. Você deve ler e interpretar qualquer declaração prospectiva junto com os relatórios que apresentamos na SEC. O desempenho passado não é necessariamente indicativo dos resultados futuros. Diferentes tipos de investimentos envolvem diferentes graus de risco. Portanto, não se deve presumir que o desempenho futuro de qualquer investimento específico ou estratégia de investimento será lucrativo ou igual ao(s) nível(es) de desempenho indicado(s) correspondente(s).

Fonte: Jefferies Financial Group Inc.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Mais informações em:

Jonathan Freedman

Chefe de Marketing e Comunicação

Jefferies Financial Group Inc.

jfreedman@jefferies.com

Drew Benson

Chefe de Comunicação

Sumitomo Mitsui Banking Corporation (Américas)

MediaRelationsAmericas@smbcgroup.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Brasil recicla apenas 3% dos aparelhos eletrônicos produzidos no país

O Brasil produz mais de dois milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano, mas recicla apenas 3% desse total, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). O cenário evidencia um desafio que ultrapassa a gestão de resíduos e mostra que consumidores e organizações ainda não incorporam plenamente a importância do descarte adequado de celulares, computadores e outros dispositivos do cotidiano.

O processo de reciclagem de eletrônicos envolve dois perfis principais. De um lado estão os consumidores finais, que frequentemente armazenam aparelhos antigos ou os descartam no lixo comum. De outro estão as organizações, que lidam com volumes maiores de equipamentos obsoletos, muitas vezes sem políticas estruturadas para seu descarte. Em ambos os casos, a consequência é a mesma: toneladas de materiais valiosos desperdiçados e componentes tóxicos contaminando o meio ambiente.

A falta de informação é um dos principais fatores que dificultam o avanço da reciclagem. Pilhas, baterias e celulares antigos podem conter metais pesados, como chumbo e mercúrio, capazes de contaminar solo e água quando descartados de maneira incorreta. Ao mesmo tempo, esses aparelhos possuem metais preciosos, como ouro e prata, além de outros materiais passíveis de reaproveitamento na cadeia produtiva.

O problema não se limita ao descarte inadequado. A troca frequente de aparelhos que ainda poderiam ter anos de vida útil também contribui para o aumento do lixo eletrônico. Um estudo da Green Eletron revela que 60% dos celulares descartados anualmente no Brasil ainda estão em condições de uso, evidenciando oportunidades para reutilização ou reciclagem.

“Outro hábito comum é o armazenamento de aparelhos inativos em residências. Essa prática retira do mercado dispositivos que poderiam ser doados, revendidos ou reciclados, prolongando seu ciclo de vida e reduzindo impactos ambientais”, afirma Stephanie Peart, Head da Leapfone.

Modelos de uso que favorecem o reuso de aparelhos, como os sistemas de compartilhamento ou assinatura, surgem como alternativa para ampliar o aproveitamento dos dispositivos. Essas iniciativas permitem que um equipamento seja utilizado por diferentes pessoas ao longo do tempo, reduzindo o descarte prematuro e aumentando a eficiência do consumo de tecnologia.

No ambiente corporativo, o cenário é semelhante. A renovação frequente de parques tecnológicos gera grandes volumes de equipamentos obsoletos. Ainda que a legislação brasileira determine o descarte adequado, muitas organizações tratam o tema como obrigação burocrática e não como parte de sua responsabilidade socioambiental.

Alguns avanços começam a ser registrados. Cooperativas especializadas no processamento de eletrônicos, programas voluntários de coleta e processos industriais de recuperação de materiais indicam que é possível construir uma economia circular para o setor.

“O país ainda tem um longo caminho a percorrer. A ampliação de pontos de coleta, o fortalecimento de práticas de logística reversa, a fiscalização mais rigorosa e políticas públicas de incentivo são passos essenciais para reduzir os impactos ambientais”, exemplifica Peart.

A reciclagem de eletrônicos configura uma necessidade urgente em um contexto de rápida evolução tecnológica e recursos naturais cada vez mais limitados. O Brasil possui potencial para evoluir de um cenário incipiente para uma posição de referência internacional em reciclagem tecnológica, desde que haja comprometimento conjunto de consumidores, empresas e governos em adotar práticas mais sustentáveis.



Gastronomia é uma das atrações da Festa de Flores e Morangos

Gastronomia é uma das atrações da Festa de Flores e Morangos
Gastronomia é uma das atrações da Festa de Flores e Morangos

A Festa de Flores e Morangos de Atibaia tem diversas opções gastronômicas para o público. São vários tipos de pratos, para os mais variados gostos. Além dos doces, há também pratos das culinárias brasileira e japonesa. Na sessão de doces é possível encontrar merengues, espetinhos, tortas, pastel, escondidinhos, banana split, taças, strogonoff, pipoca, suco, caldo de cana, raspadinha, sorvetes, fondue, bolos e muito mais. Além da sensação do momento, o morango do amor, o evento tem outra novidade: o pão de morango.

A culinária japonesa também é uma das mais procuradas do evento. Existem pratos mais conhecidos pelos brasileiros, como yakissoba, guioza, tempurá, sashimi, hot roll, temaki, entre outros, e também aqueles bem típicos do Japão, mais desconhecidos do público, como lámen, tamagoyaki, manju, udon, mochi e muito mais. A típica culinária brasileira também marca presença, com os tradicionais chopps, churrasco, lanches, porções, acarajé, queijo, mel, doces brasileiros, pratos de norte a sul do país, entre outras opções.Concurso de Cosplay

Uma das novidades mais esperadas da festa é o Concurso de Cosplay. No dia 28 de setembro, às 15h, haverá um desfile com até 60 vagas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no dia do evento, a partir das 10h. O primeiro lugar ganha R$1.000,00, o segundo recebe R$500, o terceiro R$300 e o quarto lugar e destaque ganham R$100. Os participantes não pagam entrada no evento e ainda terão camarim e guarda-volumes gratuitos.

Os jurados Kya, Celsão e Mayumi julgarão a fidelidade ao personagem original e a qualidade na produção do cosplay. Não é obrigatório levar referência, mas o item ajuda na avaliação. Será proibido ero cosplay, ecchi, nudez, e afins. Os cosplayers que forem de São Paulo e quiserem participar, haverá uma caravana gratuita que sairá do bairro da Liberdade, coordenada pelo Rex.

Demais atrações

A festa conta ainda com outras atrações. Com o tema "Hana no Toki – Tempo de Flores", os visitantes podem acompanhar o universo japonês com personagens e as mais variadas flores. São mais de um milhão de pétalas utilizados na decoração do pavilhão. O "Tempo de Flores" será representado pelas quatro estações do ano com diversificados arranjos florais japoneses, os tradicionais ikebanas. A primavera está com a cor rosa, por conta da Cerejeira, tradicional árvore que floreia na estação. O verão é representado pela cor azul em razão dos diversos festivais típicos da cultura japonesa. A cor laranja ficou para a estação outono, pois as folhas de todas as árvores ficam alaranjadas na estação que antecede o frio. Já o inverno tem a cor gelo, em razão da neve que cai no país nesta época do ano.

Unindo as culturas japonesa e brasileira, há ainda o sagrado portal japonês (Torii) com a palavra Seiryū, que significa "correnteza límpida", "águas puras que correm". Mesmo sentido na origem de Atibaia, que em tupi-guarani significa "rio de águas claras". Além disso, outro ponto para foto dentro do pavilhão é a representação da pintura de Claude Monet, feita em 1875: Mulher com Guarda-Sol.

Orquídeas, rosas e girassóis também dão um toque colorido para a decoração do pavilhão. A parede de girassol foi inspirada no sol. Já as orquídeas são representadas pelas espécies phalaenopsis, dendrobium, chuva de ouro e cymbidium pendente. Por fim, as rosas e as folhagens coloridas completam o pavilhão. Sem falar do morango gigante e do Ninja Jiraiya, personagem de uma série japonesa lançada no Brasil no final da década de 80, que são opções para registros fotográficos.

Monumento das Gerações Japonesas

Uma das principais novidades esse ano da festa é o monumento "Sedai no Kizuna – O Elo das Gerações", formado por cinco pedras, cada uma representando uma geração de descendentes japoneses no Brasil. Issei é a primeira geração, homenageando os pioneiros que cruzaram os oceanos para chegarem ao Brasil. Nissei é a segunda geração, filhos dos imigrantes japoneses, nascidos no Brasil. A terceira geração é a Sansei, netos dos imigrantes japoneses, também nascidos no Brasil. Yonsei é a quarta geração, formada por bisnetos dos imigrantes japoneses. E, encerrando a lista, tem Gossei, a quinta geração, com trinetos de imigrantes japoneses.

Jardim Japonês

O Jardim Japonês, localizado na parte mais alta do parque, outra tradicional atração, conta com um caminho sinuoso de contemplação, com a areia simbolizando o rio, em que os visitantes podem percorrê-lo meditando e, em certo ponto, ele será dividido: um dos caminhos levará a nada e o outro a uma surpresa. Os turistas terão que escolher o caminho que querem percorrer, uma analogia à vida, que é feita de escolhas.

Outros detalhes

O evento traz ainda shows culturais aos sábados e domingos, das 12h às 17h, com apresentações tradicionais como Bon Odori e Taiko, além de danças típicas de outras nacionalidades. Também há mini shopping com produtos diversos, área de alimentação e venda de flores e morangos diretamente dos produtores.

Realização da festa

A Festa de Flores e Morangos de Atibaia é uma realização da Associação Hortolândia de Atibaia, com apoio da Prefeitura Municipal de Atibaia, patrocínio do Lago Azul, Sakata, Hospital Leonardo da Vinci, Aticare, Sicredi, Bioplugs e Ball, e colaboração da Acenbra Atibaia, Associação dos Produtores de Morangos de Atibaia e Região, Pró-Flor e Sindicato Rural de Atibaia.

Serviço

43ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia

Data: de 5 a 28 de setembro

Às sextas, sábados e domingos

Horários: das 9h às 18h

Local: Parque Ecológico de Atibaia, Av. Nobuyuki Hiranaka, 566, acesso pela Rodovia Dom Pedro I. No sentido Atibaia/Campinas, basta acessar a entrada antes do primeiro pedágio (saída 79 – km 79). Já no sentido Campinas/Atibaia, acesso pela saída para B. Pires/V. D. Pedro I (antes do km 79).

Telefone – 0800-055-5979

Ingressos: inteira R$60,00 e meia R$30,00 – Todas as sextas o valor do ingresso será de meia-entrada (R$30,00).

Estacionamento (administrado pela empresa Estapar): R$50,00 carros, R$180,00 ônibus, R$100,00 vans e micro-ônibus, R$25,00 motos. Clientes Porto Seguro têm 15% de desconto.



Deep Plane Facelift transforma cirurgia de rejuvenescimento

Deep Plane Facelift transforma cirurgia de rejuvenescimento
Deep Plane Facelift transforma cirurgia de rejuvenescimento

Com mais de 730 mil cirurgias realizadas por cirurgiões plásticos ao redor do mundo, o deep plane facelift é uma das técnicas mais avançadas de rejuvenescimento, indicada para quem busca resultados mais naturais e duradouros.

O cirurgião plástico Dr. Leandro H. Oshiro membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica explica que, ao contrário de métodos convencionais, que atuam apenas na pele, o deep plane reposiciona camadas mais profundas da face, incluindo músculos e ligamentos, garantindo um rejuvenescimento global sem a aparência "esticada". "Essa técnica permite corrigir de forma mais eficaz a flacidez, especialmente na região do terço médio do rosto, devolvendo volume e sustentação", completa o cirurgião.

Com o envelhecimento, estruturas faciais profundas sofrem um deslocamento gradual, contribuindo para o aspecto cansado e a perda dos contornos naturais do rosto, ou seja, é um processo de dentro para fora. A técnica em questão atua sobre esses planos internos, promovendo uma abordagem mais anatômica. "É como ajustar a base de um prédio: quando realinhamos a estrutura de suporte, conseguimos um resultado mais harmonioso e duradouro", destaca Dr. Oshiro.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) destaca que o procedimento pode ser indicado a partir dos 40 anos, estendendo-se a pacientes acima dos 70, conforme o grau de envelhecimento e a qualidade dos tecidos faciais. A realização deve estar restrita a cirurgiões plásticos habilitados e certificados, em ambiente hospitalar adequado, com infraestrutura que assegure suporte completo. Trata-se de uma intervenção que requer planejamento minucioso, profundo conhecimento anatômico e atuação de equipe multidisciplinar, fatores essenciais para preservar a segurança e o bem-estar do paciente.

A escolha pela técnica deve ser acompanhada da definição realista das expectativas, de uma avaliação criteriosa e da adesão rigorosa às orientações pré e pós-operatórias. Dessa forma, o resultado pode ser alcançado com naturalidade, alinhado aos princípios de segurança e confiança preconizados pela SBCP.

Embora possa ser feito em diferentes idades, os melhores candidatos são aqueles que já notam mudanças significativas, mas desejam manter uma aparência natural, sem sinais visíveis de intervenção cirúrgica. "Nosso objetivo não é transformar o rosto, mas restaurar sua estrutura, trazendo de volta as linhas que o tempo apagou", conclui o cirurgião.



Alianzo incorpora Moore Goiânia e expande seu ecossistema

Alianzo incorpora Moore Goiânia e expande seu ecossistema
Alianzo incorpora Moore Goiânia e expande seu ecossistema

A Alianzo, empresa especializada em terceirização contábil, consultoria, auditoria, sucessão e diversos outros serviços que impulsionam os resultados de médias e grandes empresas, incorpora a Moore Goiânia e absorve metodologia internacional de auditoria para seu ecossistema. A ação evidencia a concretização do plano de crescimento do ecossistema Alianzo, que fortalece sua frente de auditoria, principalmente.

A Moore Goiâniaé uma firma membro da Moore Global, que foi premiada a Rede do Ano no "International Accounting Forum & Awards 2025", e oferece serviços de auditoria, consultoria, ESG e outsourcing. Presente no Brasil desde 1997, a organização reúne atualmente 234 escritórios independentes em 117 países, com uma comunidade de mais de 30 mil profissionais.

Com a transação, os sócios e demais diretores da Moore Goiânia se mantêm na operação. Com uma trajetória de mais de 21 anos de experiência, marcada por passagem em grandes empresas de Auditoria, o sócio Rodrigo Costa passa a liderar a expansão da área de auditoria na Alianzo.

"Essa união é estratégica e amplia nossa oferta em serviços de auditoria altamente especializados ao mercado, proporcionando ainda mais segurança e potencial de crescimento para os clientes atuais e para os que ainda virão a este ecossistema. Nossa meta é crescer 100% já em 2026." destaca Rodrigo Costa.

A incorporação da Moore Goiânia é a 3ª transação de M&A realizada pelo ecossistema Alianzo nos últimos 12 meses, que segue em busca das melhores soluções para garantir que seus clientes estejam sempre à frente do mercado e pertencentes a um ecossistema que leva robustez e escalabilidade para seus negócios.

"Essa transação é parte do plano de crescimento da Alianzo, principalmente para fortalecer nosso ecossistema e elevar o nível do mercado. Incorporar a Moore Goiânia ao nosso ecossistema impulsiona um braço estratégico, com uma metodologia global e uma chancela internacional. Esse é mais um passo de um plano de crescimento robusto que temos colocado em prática todos os dias." afirma Fábio Almeida, sócio da Alianzo.

Desde 2016 a Alianzo posiciona seu ecossistema no mercado, com soluções em gestão de negócios para médias e grandes empresas. Crescendo organicamente mais de 100% ao ano, a empresa tem metas robustas de expansão e prevê a abertura de um novo escritório em Palmas – TO ainda em 2025.

A Alianzo segue em busca de operações de M&A que impulsionem seu crescimento, que expandam seu ecossistema e agreguem valor aos clientes e ao mercado.



Iraci Bohrer inicia pré-venda de seu livro “O jogo invisível das decisões”

Iraci Bohrer inicia pré-venda de seu livro "O jogo invisível das decisões"
Iraci Bohrer inicia pré-venda de seu livro "O jogo invisível das decisões"

Iraci Bohrer, empresária e palestrante internacional, iniciou a pré-venda de seu livro, O jogo invisível das decisões, que acontece de 4 de setembro a 10 de outubro. A partir desta data, o livro estará disponível nas livrarias. A noite de autógrafos acontecerá no dia 21 de outubro, às 19h, na Livraria Travessa do Shopping Iguatemi, em São Paulo.

Rotatividade alta, talentos desperdiçados, times desalinhados e resultados que não vêm. Quase sempre, tudo isso nasce de uma decisão malfeita. E não por falta de currículo, técnica ou esforço, mas por algo mais sutil: a incapacidade de perceber o que está por trás de cada escolha. Essa é a tônica do livro de Iraci. “Há um jogo silencioso acontecendo nas salas de reuniões, nas entrevistas, nas promoções, nos desligamentos e até na escolha de fornecedores. Toda decisão que envolve pessoas carrega camadas invisíveis que poucos líderes estão preparados para interpretar. É aí que mora o ponto cego de muitas empresas e, ao mesmo tempo, o diferencial das empresas que mais crescem”, comenta a escritora.

De acordo com ela, decidir sobre pessoas vai muito além de preencher uma vaga. Envolve avaliar se um talento está pronto para ser promovido, se um ciclo precisa mesmo ser encerrado ou se um parceiro externo está alinhado com os valores da empresa. “É um exercício de leitura refinada do comportamento, da energia, das expressões e, principalmente, dos silêncios. Nesse jogo invisível das decisões, não vence quem decide rápido. Vence quem decide bem”, afirma Iraci.

Empresas que crescem com consistência precisam contar com líderes preparados para tomar decisões humanas, conscientes e estratégicas sobre pessoas em todos os níveis da organização. Decidir sobre pessoas não é tarefa simples, é uma competência. “Ela pode, e deve, ser desenvolvida. Porque, no fim, é sempre sobre gente. E gente não mente, mas revela muito sem dizer uma palavra. Líderes que apenas executam metas e distribuem tarefas não sustentam crescimento. Já os que desenvolvem a habilidade de ler o invisível tornam-se gestores de talentos, ou seja, são profissionais capazes de perceber, com profundidade, quem está pronto para avançar, quem precisa de apoio, em que áreas há desalinhamento e quando é preciso agir com firmeza ou empatia”, explica Iraci.

Transformar líderes em gestores de talentos pode ser uma virada de chave estratégica. “Ler o invisível é entender o que não é dito. É escutar o que não foi falado. É perceber o que muitos ignoram. No fundo, o invisível decide antes da gente, a diferença está em quem aprende a ler e a agir, com precisão”, conclui Iraci.

Fundadora do Grupo Crescer RH aos 21 anos, ela soma mais de duas décadas de atuação. É criadora do método exclusivo Leitura do Invisível e aplica essa abordagem às decisões sobre pessoas, com estratégia, consciência e impacto direto nos resultados.



Live aborda Cobrança 5.0 e uso de IA na recuperação de crédito

A cobrança mudou. O cenário atual exige mais que tecnologia: demanda estratégia, inteligência e dados para transformar cada interação em resultado mensurável. Hoje, com 77 milhões de brasileiros inadimplentes, segundo pesquisa da Serasa, insistir em métodos tradicionais custa caro e gera pouco retorno. 

É nesse contexto que a Fintalk realizará em 24 de setembro de 2025, às 10h (horário de Brasília), a live “Cobrança 5.0: AI Agents para Conversas que Geram ROI”. O evento online e gratuito apresentará tendências e análises sobre como a inteligência artificial está redefinindo a recuperação de crédito no Brasil.

Durante o encontro, será apresentada a linha do tempo da cobrança, desde o modelo 1.0 até a chegada da 5.0. Também serão discutidos o novo perfil do inadimplente brasileiro, incluindo a Geração Z, e o motivo do ROI ter se tornado a principal métrica da cobrança moderna.  

Além disso, os especialistas vão demonstrar como dados e inteligência artificial podem elevar taxas de conversão e reduzir custos de forma significativa. O evento contará com a participação de Eduardo Tambellini, especialista com mais de 30 anos de experiência em cobrança e criador do projeto Tabelando com Tambellini.  

“Estamos entrando em uma nova era da cobrança. AI Agents não apenas reduzem custos, mas transformam cada conversa em oportunidade real de ROI”, afirma Julio Almeida, Head of Marketing & Sales da Fintalk. 



Mercado de M&A movimenta mais de R$ 180 bilhões até agosto

Mercado de M&A movimenta mais de R$ 180 bilhões até agosto
Mercado de M&A movimenta mais de R$ 180 bilhões até agosto

O mercado de fusões e aquisições segue em ritmo acelerado em 2025. De acordo com o relatório mensal da TTR Data referente a agosto, foram registradas 1.142 transações no Brasil nos primeiros oito meses do ano, que juntas movimentaram mais de R$ 180 bilhões. O volume financeiro representa um crescimento expressivo em relação ao mesmo período de 2024, confirmando a tendência de operações de maior porte e relevância estratégica.

Para Nestor Casado, CEO da Capital Invest – M&A Advisors, uma das principais assessorias financeiras especializadas em M&A do Brasil, o desempenho do mercado reflete um amadurecimento das empresas brasileiras no processo de captação de investidores e expansão internacional.

"Estamos vivendo um momento de consolidação e sofisticação do mercado de M&A no Brasil. As operações não são apenas quantitativamente relevantes, mas, sobretudo, estratégicas. Investidores estrangeiros têm buscado cada vez mais companhias brasileiras bem estruturadas, e nosso papel é conectar essas oportunidades, garantindo que o processo seja transparente, competitivo e crie valor sustentável para ambas as partes", afirma Casado.

O levantamento aponta que setores ligados à tecnologia da informação, serviços de software e internet continuam liderando em número de operações. Contudo, um destaque crescente tem sido o interesse em segmentos industriais, como químicos, plásticos e materiais, que têm atraído tanto investidores locais quanto estrangeiros. Essa movimentação reflete o apetite por negócios capazes de oferecer escala, inovação e inserção em cadeias globais de fornecimento.

"A transformação digital continua sendo essencial, mas os investidores estão mais atentos à rentabilidade e à sustentabilidade dos modelos de negócio", explica Casado. Ele acrescenta que outros setores em destaque, como Indústria, Energia, Serviços, Alimentação, Telecomunicação, Educação, Mineração, Saúde, Varejo e Transportes mostram que o apetite dos investidores está diversificado.

Segundo relatório da TTR, investidores internacionais seguem desempenhando papel central nesse movimento. Os Estados Unidos e o Reino Unido mantêm-se entre os países mais ativos em aquisições no Brasil, consolidando o caráter cross-border de parte relevante das transações anunciadas em 2025. De outro lado, empresas brasileiras também têm buscado expandir sua atuação internacional, participando de operações em mercados estratégicos, especialmente na América do Norte.

Entre as transações que chamaram atenção neste ano, está a aquisição de participação majoritária da brasileira Tecnomatiz Resinas pela alemã Albis. O negócio marca a entrada da distribuidora global de polímeros e plásticos de engenharia no mercado latino-americano por meio de uma plataforma consolidada no Brasil. A operação, anunciada em agosto, abre espaço para sinergias na cadeia de suprimentos, expansão da carteira de clientes e acesso a soluções inovadoras no setor de resinas. A Capital Invest – M&A Advisors atuou como assessora financeira exclusiva da Tecnomatiz, coordenando o lado financeiro de todas as etapas de transação, inclusive a preparação, estruturação, valuation e negociação da transação.

A Capital Invest – M&A Advisors também esteve presente em outra movimentação relevante no setor industrial, assessorando financeiramente com exclusividade a LRB na venda para o Grupo Killing. O negócio reforçou a estratégia da companhia gaúcha de ampliar sua atuação no setor químico e diversificar o portfólio de adesivos.

"A aquisição da LRB pela Killing e da Tecnomatiz pela Albis são emblemáticas do novo momento do mercado: movimentos cuidadosamente planejados, com forte sinergia comercial, operacional e tecnológica", ressalta Casado. "Ambas negociações contaram com ganhos para todas as partes envolvidas. Foi o resultado de um cuidadoso processo de venda profissional que envolveu não apenas conectar empresas brasileiras com investidores brasileiros e estrangeiros, como também preparação, valuation, estruturação e negociações em múltiplos países."

A expectativa para os próximos meses é de que o mercado mantenha o ritmo de crescimento, impulsionado pelo interesse estrangeiro em setores industriais e pela retomada de rodadas robustas de private equity e venture capital. Empresas que buscam atrair investidores ou explorar oportunidades de venda tendem a se beneficiar de práticas de governança mais sólidas e de um ambiente de negócios cada vez mais profissionalizado.

Até aqui, 2025 mostra um mercado de M&A em amadurecimento, onde não apenas o número de transações impressiona, mas, sobretudo, o valor estratégico e internacional das operações.



Nova tecnologia otimiza gestão orçamentária de RH

Nova tecnologia otimiza gestão orçamentária de RH
Nova tecnologia otimiza gestão orçamentária de RH

A gestão orçamentária de pessoal costuma ser um grande desafio para a área de RH, uma vez que prever e controlar as despesas com colaboradores pode representar um dos custos mais elevados e complexos do orçamento corporativo. Pensando nisso, a TOTVS, empresa brasileira de tecnologia, anuncia o lançamento da solução TOTVS RH Orçamento

O novo sistema permite que as empresas tenham uma visão 360º de todos os gastos com pessoal, incluindo salários, encargos, benefícios, provisões de férias e 13º salário, visando um planejamento mais preciso e previsível, que pode se refletir diretamente na qualidade da gestão financeira da corporação. A solução permite tanto a criação de modelos de orçamento centralizados, controlados pela diretoria, quanto a criação de modelos descentralizados, dando autonomia para que cada gestor planeje os custos de sua própria área.

O TOTVS RH Orçamento permite ainda a criação de múltiplos cenários (otimista, pessimista etc.) que possibilitam comparações ágeis para uma tomada de decisão mais segura. Além disso, a solução conta com a funcionalidade de previsão, que possibilita a revisão e o ajuste das projeções conforme o cenário da empresa evolui, e a opção de configurar travas orçamentárias para controlar novas contratações e movimentações de pessoal, evitando estouros no orçamento, por exemplo.

“O planejamento de pessoal vai muito além da folha de pagamento. Envolve encargos, benefícios, provisões e movimentações futuras. Muitas empresas ainda fazem esse controle em planilhas, o que é arriscado e altamente ineficiente. O TOTVS RH Orçamento nasce para resolver essa dor, trazendo flexibilidade, precisão e uma visão completa dos custos. Isso transforma e potencializa a relação do RH com o departamento financeiro, tornando essa parceria ainda mais estratégica, apoiando a tomada de decisão da alta liderança e contribuindo para a saúde financeira da companhia”, destaca Robson Campos, diretor de produtos e negócios para RH da TOTVS.

A própria TOTVS foi a primeira empresa a utilizar a nova solução na prática. Sendo uma empresa com milhares de colaboradores e uma estrutura complexa, a TOTVS serviu como o primeiro caso de sucesso da ferramenta, utilizando-a para garantir um controle orçamentário mais preciso e ágil em seus próprios processos. “A gestão de despesas com pessoal é um dos pilares mais sensíveis para a saúde financeira de qualquer empresa. Com o TOTVS RH Orçamento, evoluímos nossa previsibilidade e controle. A ferramenta nos permite não apenas reagir a desvios, mas antecipá-los, simulando cenários que alinham as estratégias de RH diretamente aos nossos objetivos financeiros. É a união da eficiência operacional com a inteligência estratégica, algo que todo CFO busca”, afirma Gilsomar Maia, CFO da TOTVS.

Com uma interface moderna, o sistema visa facilitar a rotina dos profissionais de RH e FP&A (planejamento e análise financeira). Além de estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por ser uma solução em nuvem e SaaS, dispensa a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura de TI.

Para mais informações sobre esta e outras soluções da TOTVS para RH, basta acessar o site: https://www.totvs.com/rh/orcamento/ 



Bitget marca uma nova era no Blockchain4Her com a proposta “Lady Forward”

VICTORIA, Seychelles, 19 de setembro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — Bitget, a maior Corretora Universal (UEX) do mundo, anunciou hoje o próximo capítulo de sua principal iniciativa voltada para as mulheres no blockchain, Blockchain4Her, revelando a sua nova proposta: “Lady Forward”.

Essa direção renovada reformula o papel das mulheres não como meras participantes, mas como líderes, inovadoras e tomadoras de decisão na Web3. Enquanto a mensagem evolui, a missão permanece constante: expandir a equidade e as oportunidades em blockchain por meio de educação, capacitação e engajamento global.

Desde sua criação em janeiro de 2024, o Blockchain4Her está ancorado em quatro pilares estratégicos: Elevar, Capacitar, Educar e Abraçar. O Blockchain4Her já produziu resultados impactantes, com 11 startups lideradas por mulheres sendo financiadas pela competição de apresentação de ideias de negócios Pitch n’ Slay, mais de 300.000 pessoas alcançadas com a UNICEF’s Game Changers Coalition e milhares de mulheres envolvidas em encontros globais. Com a iniciativa “Lady Forward”, essas fundações entram em uma nova fase, com foco na criação de canais de liderança sustentados e em um impacto mais amplo na comunidade.

“A ‘Primeiro as damas’ é uma frase que vem de fora. Trata-se de uma ação que nós mesmos realizamos”, declarou Gracy Chen, CEO da Bitget e idealizadora do Blockchain4Her. “Isso significa que não estamos esperando que um homem segure a porta. Estamos construindo a porta, abrindo-a e indicando o caminho através dela. O Blockchain4Her fornece as ferramentas, mas este slogan é nossa declaração de que as mulheres estão moldando ativamente o futuro da Web3 segundo os nossos próprios termos.”

Os próximos programas da Lady Forward incluem parcerias universitárias expandidas, novos programas de estágio e o lançamento de um Programa de Líderes Femininas para conectar mulheres em todo o ecossistema de blockchain, desde desenvolvedoras e investidoras até empreendedoras e formuladoras de políticas. Na TOKEN2049 Singapura, a Bitget terá um estande independente dedicado ao Blockchain4Her, o Pop Forward Station, com atividades imersivas e a oportunidade de conhecer a CEO Gracy Chen e outras KOLs femininas no local. As iniciativas da Bitget refletem a visão mais ampla de incorporar a liderança feminina em todas as camadas da Web3, em vez de deixar a inclusão como algo secundário.

À medida que o Blockchain4Her entra em um novo capítulo, a Bitget continua a reforçar seu papel como catalisadora da inclusão no setor de blockchain. Ao aproveitar as lições aprendidas em seu primeiro capítulo e definir metas mais ousadas sob a proposta Lady Forward, a iniciativa coloca as mulheres em posição não apenas de participar do mundo descentralizado, mas de liderá-lo.

Sobre a Bitget

Estabelecida em 2018, a Bitget é a maior Corretora Universal (UEX) do mundo. Atendendo a mais de 120 milhões de usuários em mais de 150 países e regiões, a Bitget se dedica a ajudar os usuários a negociar de forma mais inteligente com seu recurso pioneiro de copy trading e outras soluções de negociação, oferecendo também acesso em tempo real ao preço do Bitcoin, Ethereum e preços de outras criptomoedas. A Bitget Wallet é uma carteira de criptomoedas sem custódia líder que oferece suporte a mais de 130 blockchains e milhões de tokens. Ela oferece trading multicadeia, staking, pagamentos e acesso direto a mais de 20.000 DApps, com swaps avançados e insights de mercado integrados em uma única plataforma.

A Bitget está impulsionando a adoção de criptomoedas por meio de parcerias estratégicas, como seu papel de parceira oficial de criptomoedas da principal liga de futebol do mundo, LALIGA, nos mercados do ORIENTE, SUDESTE ASIÁTICO e AMÉRICA LATINA. Alinhada à sua estratégia de impacto global, a Bitget se uniu à UNICEF para apoiar a educação em blockchain de 1,1 milhão de pessoas até 2027. No mundo do automobilismo, a Bitget é a corretora de criptomoedas parceira exclusiva do MotoGP™, um dos campeonatos mais emocionantes do mundo.

Para obter mais informações, acesse: Site | Twitter | Telegram | LinkedIn | Discord | Bitget Wallet
Para consultas da imprensa, entre em contato com: media@bitget.com

Aviso de risco: os preços dos ativos digitais estão sujeitos a flutuações e podem sofrer volatilidade significativa. Os investidores são aconselhados a alocar apenas os fundos que possam correr o risco de perder. O valor de qualquer investimento pode ser impactado e existe a possibilidade de que os objetivos financeiros não sejam alcançados e que nem o capital investido seja recuperado. Deve-se sempre buscar aconselhamento financeiro independente, além de considerar cuidadosamente a experiência financeira pessoal e a situação individual. O desempenho passado não é um indicador confiável de resultados futuros. A Bitget não se responsabiliza por possíveis perdas incorridas. O conteúdo deste documento não deve ser interpretado como aconselhamento financeiro. Para obter mais informações, consulte os nossos Termos de Uso.

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Banco Fibra cresce no semestre e tem rating S&P elevado

Banco Fibra cresce no semestre e tem rating S&P elevado
Banco Fibra cresce no semestre e tem rating S&P elevado

O Banco Fibra encerrou o primeiro semestre de 2025 com resultados sólidos e expansão consistente em todas as linhas de negócio. O lucro líquido atingiu R$ 42 milhões, frente a R$ 7,5 milhões no mesmo período de 2024 — um salto de 463%. O lucro antes de impostos (LAIR) alcançou 59 milhões, com crescimento de 201% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

A carteira de crédito expandida atingiu recorde de R$ 11,5 bilhões — alta de 42% na comparação anual, impulsionada, principalmente, pelo segmento Corporate Grupo, que registrou crescimento expressivo e chegou a R$ 3,1 bilhões. O segmento de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) também evoluiu, alcançando R$ 1,4 bilhão.

A qualidade da carteira foi outro ponto de destaque do semestre: o índice de inadimplência acima de 90 dias ficou em 1,02% — patamar levemente superior ao 0,77% registrado em 2024, mas ainda abaixo da média do mercado. O Índice de Basileia encerrou junho em 12,31%, 157 pontos-base acima do observado no mesmo período de 2024, reforçando a solidez do banco.

Na frente de captação, o Fibra registrou saldo recorde de R$ 13,7 bilhões (+26%), com destaque para a expansão do funding internacional, que alcançou R$ 3,4 bilhões (vs. R$ 974 milhões em 2024). O saldo de CDBs chegou a R$ 9,3 bilhões.

A margem de intermediação financeira gerencial totalizou R$ 215 milhões — uma alta de 72% sobre o mesmo período do ano passado, com crescimento em todas as linhas: juros (+54%), derivativos e câmbio (+36%), fee & serviços (+R$ 25,2 milhões) e seguros (+156%).

Para o CEO do Banco Fibra, Arno Schwarz, o crescimento do primeiro semestre de 2025 reflete, entre outros fatores, o desenvolvimento de novas frentes de negócio e o sólido relacionamento que a instituição mantém com seus clientes.

"Conhecemos profundamente os setores em que atuamos e oferecemos soluções sob medida aos nossos clientes, o que nos permite crescer de forma orgânica e sustentável", afirma Schwarz.

Entre as novas frentes que abrem espaço para a manutenção do crescimento está o Fibra Energy, empresa dedicada à comercialização e estruturação de operações no mercado livre de energia. Fibra Corretora de Seguros também evoluiu, apresentando aumento de 182% em prêmios emitidos — alcançando R$ 258 milhões —, enquanto a plataforma digital para investidores pessoas físicas registrou crescimento de 25% no semestre.

A combinação de resultados consistentes, solidez de capital (Basileia de 12,31%) e a expansão em novas frentes resultou o reconhecimento do mercado, que se materializou na elevação do rating da instituição.

Em agosto, a agência S&P elevou o rating local do Banco Fibra de brBBB+ para brA-, com perspectiva positiva, reforçando a credibilidade da instituição.

Sobre o Banco Fibra

Fundado em 1988, o Banco Fibra faz parte do Grupo Vicunha/CSN, um dos maiores conglomerados industriais do Brasil. Especializado na concessão de crédito nos segmentos Corporate, Agro e Médias Empresas e com forte atuação na cadeia produtiva do grupo, o Fibra alia tradição e solidez ao foco em atender empresas com soluções financeiras sob medida.

Sediado em São Paulo, o conglomerado Fibra é composto pelo Banco Fibra, Fibra Administradora de Carteira de Valores Mobiliários Ltda., Fibra Cia. Securitizadora de Créditos Imobiliários, Fibra Corretora de Seguros Ltda. e Fibra Comercializadora de Energia Ltda, atendendo clientes em todo o país.



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