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Colaboração da Vanderbilt e Parse: Atlas de Células Únicas

O Centro Médico da Universidade Vanderbilt e a Parse Biosciences anunciaram hoje uma colaboração estratégica para gerar um atlas de células únicas com foco na compreensão da diversidade de plasmoblastos – clonótipos iniciais de células imunes essenciais na formação de anticorpos neutralizantes – contra sarampo, caxumba e rubéola. O objetivo é construir a compreensão mais abrangente já alcançada sobre a formação de anticorpos neutralizantes induzida pela vacina e identificar os anticorpos mais eficazes contra esses agentes infecciosos.

O Dr. James Crowe, diretor do Centro de Terapias com Anticorpos da Vanderbilt, será o responsável por liderar o desenvolvimento do estudo em larga escala com células imunes.

“Essa colaboração nos permite criar o maior atlas unicelular de plasmablastos neutralizantes já montado”, afirma Crowe. “Ao sequenciar e mapear dezenas de milhões de receptores de células B, podemos descobrir as linhagens de anticorpos mais potentes, acelerando a descoberta de anticorpos e orientando o design de vacinas. Esses conhecimentos nos dão uma vantagem crucial na resposta a ameaças infecciosas emergentes e na otimização das estratégias de imunização existentes.”

Aproveitando a química Evercode do Parse, o GigaLab pode produzir rapidamente grandes conjuntos de dados de células únicas, sequenciando essas células imunes com granularidade excepcional em escala.

“Estamos muito satisfeitos em trabalhar com o Dr. James Crowe e a equipe de Vanderbilt em um projeto tão empolgante”, diz o Dr. Charlie Roco, diretor de Tecnologia da Parse Biosciences. “A velocidade e a escala alcançadas com o GigaLab nos permitirão sequenciar um número sem precedentes de células imunes presentes após a exposição a esses antígenos virais. Além de entender melhor a diversidade imune, a expansão clonal e a especificidade antigênica dos anticorpos em diversos pacientes, esses achados também podem identificar novos anticorpos terapêuticos.”

Sobre a Parse Biosciences

A Parse Biosciences é uma empresa global de ciências da vida que tem como missão acelerar o desenvolvimento nas áreas de saúde humana e pesquisa científica. Capacitando os pesquisadores a realizar o sequenciamento de células únicas com escala e facilidade sem precedentes, sua abordagem pioneira possibilitou descobertas inovadoras no tratamento do câncer, reparo de tecidos, terapia com células-tronco, doenças renais e hepáticas, desenvolvimento do cérebro e sistema imunológico.

Com tecnologia desenvolvida na Universidade de Washington pelos cofundadores Alex Rosenberg e Charles Roco, a Parse arrecadou mais de 100 milhões de dólares em capital e é utilizada por 3.000 clientes ao redor do mundo. Seu portfólio de produtos em expansão inclui Evercode™ Whole Transcriptome, Evercode™ TCR, Evercode™ BCR, Gene Select e uma solução para análise de dados, o Trailmaker™.

A Parse Biosciences tem sede no vibrante distrito de South Lake Union, em Seattle, onde recentemente se expandiu a uma nova sede e um laboratório de última geração. Para saber mais, acesse https://www.parsebiosciences.com/.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Assessoria de Mídia:

Kaitie Kramer – kkramer@parsebiosciences.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Invivoscribe Acelera Imunoterapia para Leucemia Mieloide Aguda

A Invivoscribe Inc., líder global em diagnósticos de precisão e testes de doença residual mensurável (MRD), tem orgulho em apoiar a CERo Therapeutics Holdings, Inc., uma empresa inovadora de imunoterapia que busca desenvolver a próxima geração de terapias com células T projetadas que utilizam mecanismos fagocíticos.

Por meio dessa colaboração, os LabPMM (laboratórios de referência globais da Invivoscribe) personalizaram seus serviços de citometria de fluxo multiparamétrica (MFC) e implementaram seu ensaio sensível de MRD por MFC em LMA, com o objetivo de apoiar o ensaio clínico do composto principal da CERo, o CER-1236. O ensaio é voltado para pacientes com Leucemia Mieloide Aguda (LMA) recidivada/refratária, em remissão com MRD ou recém-diagnosticados com SMD/LMA com mutação no TP53.

A LMA é um câncer sanguíneo agressivo, marcado pelo acúmulo rápido de células mieloides anormais na medula óssea e no sangue, comprometendo a hematopoiese normal.1 Tratar a LMA é especialmente desafiador devidoàsua heterogeneidade genética e ao alto risco de relapso. As terapias com células CAR-T (células T com receptor quimérico de antígeno) e células T com receptor quimérico de fagocitose (CER-T), que consistem em modificar as células T do próprio paciente para reconhecer e atacar células cancerígenas, já demonstraram resultados promissores em outros tipos de câncer hematológico e agora estão sendo investigadas para tratamento da LMA. No entanto, como essas terapias são produzidas a partir de células do próprio paciente, é essencial garantir que blastos leucêmicos não sejam incluídos acidentalmente no produto terapêutico final, o que reforça a importância de ensaios sensíveis e validados, como os oferecidos pela Invivoscribe e seus laboratórios regionais acreditados, os LabPMM.

O ensaio de MRD por MFC em LMA validado pelo CAP/CLIA do LabPMM, desenvolvido para quantificar células leucêmicas residuais em pacientes em tratamento, foi adaptado para atender a duas necessidades essenciais no programa de desenvolvimento de medicamentos da CERo: (1) verificar a pureza do produto de células T antes da infusão, detectando a presença de blastos residuais de LMA, e (2) avaliar a resposta terapêutica ao CER-1236 durante o ensaio.

Kristen Pierce, Ph.D., diretora de desenvolvimento da CERo, comentou: “a Invivoscribe teve um papel fundamental na realização deste ensaio clínico. Sua tecnologia e expertise foram essenciais para garantirmos a pureza do nosso produto experimental e, agora que o ensaio está em andamento, começamos a colher os frutos dessa colaboração na avaliação da resposta terapêutica”.

Esse esforço conjunto foi essencial para o avanço do CER-1236, que recentemente recebeu a designação de medicamento órfão da FDA para o tratamento da LMA2. Essa designação ressalta a crescente urgência do suporte diagnóstico integrado no avanço das imunoterapias personalizadas e reflete o compromisso da Invivoscribe em promover inovação e padronização no tratamento oncológico, acelerando a chegada de imunoterapias aos pacientes.

Para mais informações sobre os serviços de citometria de fluxo e testes moleculares dos LabPMM, acesse https://invivoscribe.com/clinical-lab-services/ ou entre em contato conosco pelo e-mail inquiry@invivoscribe.com e siga-nos no LinkedIn.

Sobre a Invivoscribe Inc.

Invivoscribe® é uma empresa global de biotecnologia integrada verticalmente, dedicada a melhorar vidas com Precision Diagnostics®. Há trinta anos, a Invivoscribe eleva a qualidade da saúde no mundo fornecendo reagentes padronizados, testes e ferramentas bioinformáticas de alta qualidade para avançar na medicina de precisão. A Invivoscribe tem sólida experiência em parcerias com empresas farmacêuticas para testes em ensaios clínicos, por meio de sua rede global de laboratórios nos EUA, Alemanha, Japão e China, além do desenvolvimento e comercialização de diagnósticos complementares, a Invivoscribe se destaca pela expertise rigorosa em serviços regulatórios e laboratoriais. Oferecendo kits distribuíveis e serviços de ensaios clínicos por meio de suas subsidiárias globais de laboratórios clínicos (LabPMM®), a Invivoscribe é a parceira ideal desde o desenvolvimento diagnóstico até os ensaios clínicos, registros regulatórios e comercialização.

Sobre a CERo Therapeutics Holdings, Inc.

A CERo é uma empresa inovadora de imunoterapia que está desenvolvendo a próxima geração de terapias com células T projetadas para o tratamento do câncer. Sua abordagem exclusiva de engenharia celular combina características da imunidade inata e adaptativa em um único tratamento, visando ativar todo o repertório imunológico do corpo para uma terapia otimizada contra o câncer. Essa plataforma celular inédita redireciona as células T do paciente para eliminar tumores, incorporando vias de fagocitose que destroem as células cancerígenas, criando o que a CERo chama de células T com receptor quimérico de fagocitose (“CER-T”). A CERo acredita que a ação diferenciada das células CER-T oferecerá uma aplicação terapêutica mais ampla que a terapia com células com receptor quimérico de antígeno (“CAR-T”) atualmente aprovada, podendo atuar tanto em cânceres hematológicos quanto em tumores sólidos. A CERo já iniciou ensaios clínicos com seu principal candidato a produto, o CER-1236, voltado para malignidades hematológicas.

1https://www.cancer.net/cancer-types/leukemia-acute-myeloid-aml/introduction

2https://www.cero.bio/press-release?storyId=7477275225065985

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Contato:

inquiry@invivoscribe.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Excursões já se organizam para a Festa de Flores e Morangos

Com data marcada e muitas novidades, a 43ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia já está movimentando agências de turismo e organizadores de excursões de todo o Brasil. Conhecida como um dos eventos turísticos e culturais do estado de São Paulo, a festa será realizada no Parque Ecológico de Atibaia, um dos principais espaços de eventos do município, com estrutura moderna e ampla área de circulação.

A edição de 2025 será realizada ao longo de quatro finais de semana, nos dias 5, 6, 7, 12, 13, 14, 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de setembro, sempre das 9h às 18h.

Os grupos de excursões contam com condições especiais para garantir o ingresso antecipado com valores promocionais, além de cortesias para motoristas e guias. As reservas para grupos com mais de 15 pagantes podem ser feitas até o dia 22 de agosto de 2025, com atendimento preferencial via WhatsApp e pagamento facilitado via Pix.

Também está disponível a compra antecipada de estacionamento para ônibus e vans, oferecendo mais organização e comodidade aos grupos.

Cortesias e benefícios para grupos

Grupos provenientes do estado de São Paulo têm direito a um ingresso cortesia para motorista e um ingresso cortesia para guia por ônibus. Já os grupos que vêm de outros estados contam com dois ingressos cortesias para motoristas e dois ingressos cortesias para guias por ônibus, desde que estejam acompanhados de pelo menos 15 pagantes. Além disso, os motoristas uniformizados e guias cadastrados recebem almoço gratuito no local.

Valores promocionais

Os ingressos para grupos com mais de 15 pagantes têm os seguintes valores (para compras realizadas até 22 de agosto).

  • Sextas-feiras: R$ 30,00 (meia-entrada para todos, exceto em datas de ingresso solidário)
  • Sábados: R$ 40,00 (meia-entrada exclusiva para grupos)
  • Domingos: R$ 60,00 (inteira) | R$ 30,00 (meia)Importante: não há promoções aos domingos.

Atenção:

Para os grupos que optarem pela compra de ingressos diretamente na bilheteria, no dia do evento, também há valores diferenciados para excursões com mais de 15 pagantes.

  • Às sextas-feiras, o valor é de R$ 30,00 (meia-entrada para todos, exceto em datas com ingresso solidário).
  • Aos sábados, o ingresso sai por R$ 40,00 (meia-entrada exclusiva para grupos).
  • Já aos domingos, os valores seguem a tabela padrão: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia-entrada), sem promoções aplicáveis nesse dia da semana.

Atendimento exclusivo

O atendimento para excursões é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Entre os dias 5 e 28 de setembro, o atendimento será ampliado para todos os dias da semana, das 8h às 18h.

Serviço: 43ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia

Local: Parque Ecológico de Atibaia

Endereço: Avenida Nobuyuki Hiranaka, nº 566 – Bairro dos Pires, Atibaia/SP

Datas:

  • Setembro de 2025: dias 5, 6, 7
  • Dias 12, 13, 14
  • Dias 19, 20, 21
  • Dias 26, 27 e 28

Horário: das 9h às 18h

Informações e reservas para excursões: WhatsApp: (11) 93900-5577 / (11) 96570-6147

Atendimento ao visitante: 0800 055 5979



Tigo Energy Recebe Certificação para Inversores na República Tcheca

A Tigo Energy, Inc. (NASDAQ: TYGO) (“Tigo”, “Empresa”), fornecedora líder de soluções inteligentes de software de energia solar, anunciou hoje que todo o portfólio de inversores trifásicos Tigo EI da empresa foram aprovados com êxito nos testes de certificação de conformidade com os requisitos PPDS P4 na República Tcheca. A conformidade com o PPDS P4, formalmente conhecido como Regras de Operação do Sistema de Distribuição, Anexo 4, constitui um pré-requisito para a conexão de inversores solaresàrede elétrica na República Tcheca, assegurando a compatibilidade com as condições técnicas estabelecidas pela Comissão Europeia e implementadas pelos prestadores de serviços públicos locais. Em resposta ao aumento de demandas de desligamento rápido na Europa, com instaladores da República Tcheca implementando aproximadamente 107 MW do Tigo MLPE em 2024, os produtos da Tigo foram instalados por milhares de profissionais checos ao longo da última década.

Como uma marca consolidada e respeitada na comunidade de instaladores de energia solar da República Tcheca, o lançamento do sistema residencial Tigo EI se beneficia da adição de 967 MW de energia solar, predominantemente residencial, em telhados do país em 2024. O sistema residencial Tigo EI constitui uma solução coesa que reúne todos os elementos de geração solar, armazenamento e administração de energia. O sistema conta com o TS4 Flex MLPE, inversores monofásicos e trifásicos, armazenamento de bateria modular e o EI Link, unificando toda a infraestrutura elétrica, comunicação e um sistema de backup integral em um único gabinete de tamanho compacto. Além disso, a Tigo oferece o carregador GO EV, que integra a mobilidade elétrica diretamente na plataforma EI, e o GO Junction, que incorpora bombas térmicas ao mix de gerenciamento de energia. Estas inovações proporcionam uma solução energética verdadeiramente completa às residências contemporâneas, inteligentes, escaláveis e preparadas para a transição energética.

“A conquista desta certificação pela Tigo para a operação de inversores na infraestrutura de rede da República Tcheca indica que instaladores como nós dispõem agora de uma solução confiável e completa, fácil de instalar e configurar, com uma arquitetura flexível e modular que se adapta a uma grande diversidade de necessidades de clientes residenciais”, disse Miroslav Vavera, CEO da SUNLUX s.r.o. “Além da instalação, a Tigo também oferece monitoramento proativo com a plataforma de software Energy Intelligence, o que aprimorará de maneira significativa nossas operações e o programa de manutenção. Para os proprietários de imóveis, isso representa um sistema sempre preparado para garantir a segurança energética, mesmo durante períodos de interrupção do fornecimento de energia, elevando a função das baterias de opcionais a componentes fundamentais da autonomia energética, tudo administrado de maneira simples por meio de um aplicativo fácil de usar.

As melhorias direcionadas ao instalador que a Tigo implementou no projeto, na instalação e no comissionamento de seus produtos foram elaboradas com base em dados coletados em centenas de contratos, por meio do Programa de Serviço Green Glove da Tigo, reforçando o compromisso da empresa com a Total Quality Solar. Com um fluxo de comissionamento simplificado na solução solar residencial Tigo EI, a empresa aprimorou consideravelmente a experiência do instalador com a redução do tempo de configuração e garantia de uma perfeita integração entre inversores Tigo, baterias e o EI Link. Os principais facilitadores de comissionamento da Tigo incluem um tempo reduzido de instalação e configuração com menos etapas manuais, maior independência para os instaladores com o uso de ferramentas e recursos que agilizam a instalação e resolução de problemas do sistema, além de uma melhoria contínua do sistema para aumentar seu desempenho e confiabilidade.

“Como um dos nossos mercados globais mais consolidados, a ampliação da solução residencial Tigo EI para a República Tcheca representa mais uma evidência de que a energia solar integrada e o armazenamento da Tigo seguem avançando com vigor por toda a Europa”, disse Jing Tian, diretor de crescimento e receita da Tigo Energy. “Esta certificação nos possibilita apresentar o valor de um sistema integrado de energia para residências, o qual proporciona vantagens concretas aos proprietários tchecos e aos profissionais habilitados que os assistem.”

Os proprietários de imóveis podem obter uma lista abrangente de instaladores solares certificados pela Tigo na República Tcheca aqui. Instaladores e profissionais de energia fotovoltaica checos estão convidados a fazer o seu registro para se reunirem com a Tigo no Iftech Solar Fvest em setembro de 2025, na página de eventos da Tigo. O Iftech Solar Fvest, promovido pelo parceiro de distribuição da Tigo, Iftech, é um evento de um dia inteiro onde os instaladores de energia solar têm a oportunidade de vivenciar a Solução Residencial EI de maneira direta e adquirir uma compreensão mais aprofundada de suas funcionalidades. Os instaladores ainda podem se inscrever no webinar Solução Residencial EI em língua checa para instaladores solares, que acontece em julho, aqui.

Sobre a Tigo Energy

Fundada em 2007, a Tigo Energy, Inc. (Nasdaq: TYGO) é uma líder global no desenvolvimento e fornecimento de soluções inteligentes de hardware e software que aumentam a segurança, otimizam a geração de energia e reduzem os custos operacionais de sistemas solares residenciais, comerciais e de grande escala. A Tigo integra sua tecnologia Flex MLPE (Eletrônica de Potência em Nível de Módulo) com recursos avançados de software em nuvem, oferecendo monitoramento e controle energético de alta precisão. Os produtos MLPE da Tigo maximizam o desempenho dos sistemas solares, permitem o monitoramento em tempo real e oferecem a funcionalidade de desligamento rápido no nível do módulo, em conformidade com as exigências normativas. Além disso, a empresa projeta e fabrica inversores e sistemas de armazenamento de baterias voltados ao mercado de energia solar residencial com armazenamento integrado. Para informações adicionais, acesse: www.tigoenergy.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Technica Communications

Luis de Leon

E-mail: tigoenergy@technica.inc

Fonte: BUSINESS WIRE



Estudo revela dados sobre consumo de álcool no Brasil

Em publicação realizada pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), foi divulgado o material sobre a 6ª edição da publicação Álcool e a Saúde dos Brasileiros – Panorama 2024. Segundo os dados apresentados, o estudo traz como principal destaque um capítulo inédito que aborda os impactos do uso nocivo de álcool na população negra e branca do Brasil, revelando disparidades em relação à mortalidade e acesso ao tratamento.

De acordo com o levantamento, a população negra – que inclui pretos e pardos – registrou, em 2022, uma taxa de 10,4 mortes por 100 mil habitantes diretamente atribuíveis ao consumo de álcool. Em comparação, entre pessoas brancas, a taxa foi de 7,9 por 100 mil, representando uma diferença de 30% a mais entre os grupos. Conforme informado na publicação, essa disparidade é ainda mais acentuada entre as mulheres: a taxa de mortalidade por causas associadas ao álcool foi de 1,4 entre mulheres brancas, enquanto entre mulheres pretas e pardas os índices foram de 2,2 e 3,2, respectivamente.

Outro dado informado no relatório aponta para uma redução nas internações totalmente atribuíveis ao álcool ao longo dos últimos anos. Em 2010, foram registradas 57 internações por 100 mil habitantes, enquanto em 2023 esse número caiu para 27. No entanto, o panorama não é inteiramente positivo: a mortalidade entre os internados por causas relacionadas ao álcool dobrou no período, passando de 3% em 2010 para 6% em 2023. Esse aumento pode estar ligado à maior gravidade dos quadros clínicos no momento da internação, conforme alertam os especialistas.

Perguntado sobre o assunto, Kalleo Lima Bueno, proprietário e responsável pela Clínica de Recuperação em Guarulhos para Dependência Química, São Paulo, Grupo Clínicas Vitae, afirmou que como especialista em clínica de recuperação, vê diariamente o impacto do acesso desigual a tratamento e apoio. A dependência química não escolhe cor ou classe social, mas a chance de recuperação e sobrevivência, sim, depende diretamente das oportunidades que cada pessoa tem de ser acolhida, tratada com dignidade e acompanhada em um processo integral de cuidado. Kalleo continuou dizendo que os dados até mostram a redução nas internações, mas o aumento da mortalidade entre os internados, indicam que muitas pessoas estão chegando aos serviços de saúde já em estado grave, o que compromete as chances de reversão do quadro. “Precisamos repensar as estratégias públicas e privadas de acolhimento, ampliando o acesso à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento humanizado”.

A publicação também revela mudanças no perfil etário dos internados. Relatório aponta dados que mostram que a maior parte dos casos continua sendo de homens entre 35 e 54 anos, mas houve um crescimento expressivo de internações entre pessoas com 55 anos ou mais – de 22% em 2010 para 35% em 2023. As principais causas dessas internações continuam sendo a dependência de álcool e a doença hepática alcoólica, que juntas somam mais da metade dos casos hospitalares atribuíveis ao álcool.

Ainda sobre o relatório, o levantamento mostra que, entre 2010 e 2019, houve uma tendência de queda nas mortes relacionadas ao álcool. O ano de 2019, inclusive, registrou a menor taxa de óbitos da série histórica. Entretanto, a pandemia de COVID-19 interrompeu esse progresso. A partir de 2020, as mortes voltaram a crescer, alcançando picos em 2021 e 2022, especialmente nos casos de alcoolismo e doenças hepáticas. Os dados refletem os efeitos da crise sanitária sobre a saúde mental e o comportamento da população brasileira durante o isolamento social.

Perguntado sobre o relatório, Kalleo disse que a dependência de álcool e outras substâncias é uma doença tratável, mas o cuidado precisa ser mais inclusivo, acessível e comprometido com a equidade, como acontece na unidade da clínica para dependentes químicos em São Paulo. “Olhar para o futuro, nesse contexto, exige ações que vão além dos números: é preciso investir em campanhas educativas contínuas, fortalecer a rede de atenção psicossocial, integrar o atendimento clínico com suporte social e comunitário, e principalmente garantir que todas as pessoas, independentemente da cor da pele, tenham o mesmo direito à recuperação e à vida”.



Peças híbridas ganham espaço na moda corporativa

Segundo o relatório The State of Fashion 2023, publicado pela McKinsey, consumidores têm priorizado roupas que combinem conforto, mobilidade e aparência alinhada. A análise indica que, mesmo com o retorno gradual aos escritórios, o interesse por peças híbridas segue em alta, evidenciando a procura por soluções que conciliem funcionalidade e imagem profissional.

Para especialistas do segmento, essa mudança de comportamento tem impulsionado o conceito de alfaiataria funcional, conhecido como smartorial na moda corporativa. “Esse movimento reflete uma demanda cada vez maior por peças que reúnam elementos clássicos com tecidos leves e cortes versáteis, oferecendo mobilidade e elegância ao mesmo tempo”, explica Mariana Lima, consultora em moda corporativa da Anellimn.

Peças tradicionais, como a blusa social feminina, passaram a incorporar materiais mais respiráveis, acabamentos funcionais e modelagens menos estruturadas. “A procura por tecidos tecnológicos e modelagens mais soltas tem transformado itens convencionais em opções mais práticas para longas jornadas de trabalho, sem renunciar a uma apresentação adequada”, complementa Mariana.

Para a consultora, o conceito smartorial tende a se consolidar como padrão em diferentes setores. “A expectativa é que cada vez mais profissionais busquem peças versáteis, que possam ser usadas em reuniões formais e momentos mais descontraídos no mesmo dia, acompanhando a flexibilização dos códigos de vestimenta”, destaca.

De acordo com o levantamento da McKinsey, a busca por versatilidade e conforto no vestuário corporativo segue entre os principais comportamentos de consumo observados para os próximos anos.



Egon Zehnder Adquire The Prince Houston Group

A Egon Zehnder, principal consultoria global em assessoria de liderança e recrutamento executivo, anunciou hoje a aquisição da The Prince Houston Group, empresa líder em recrutamento executivo sediada em Nova York com forte especialização em gestão de ativos e patrimônio.

A The Prince Houston Group trabalha com diversos clientes de destaque, incluindo gestores de fortunas familiares, fundações, fundos de investimento alternativo e seguradoras. Seu método personalizado e ético vai reforçar a atuação da Egon Zehnder no mercado financeiro dos EUA.

“Esta aquisição faz parte de nossa estratégia de crescimento orgânico e por meio de oportunidades de expansão criteriosamente selecionadas, alinhadas com nossos valores e visão de longo prazo,” declarou Michael Ensser, presidente global executivo da Egon Zehnder. “A expertise da The Prince Houston Group em gestão de ativos e patrimônio, somadaàsua abordagem personalizada, fortalecerá nossa prática de serviços financeiros nos EUA e globalmente.”

Com esta transação, a Egon Zehnder incorpora uma equipe altamente especializada com profundo conhecimento setorial e sólidos relacionamentos com clientes, enquanto a The Prince Houston Group passa a integrar uma plataforma global que oferece maior alcance e impacto, além de serviços de assessoria em liderança.

“A excelência em recrutamento executivo começa com nossos consultores e uma visão global compartilhada. A The Prince Houston Group representa exatamente isso”, afirmou German Herrera, sócio-diretor da Egon Zehnder nos EUA. “Estamos entusiasmados em receber sua equipe e pelo que poderemos conquistar juntos para clientes e parceiros.”

“É com grande satisfação que minha equipe e eu nos unimosàEgon Zehnder, organização que sempre admirei”, comentou Marylin Prince, fundadora e parveira de gestão da The Prince Houston Group. “Esta aliança estratégica ampliará nossa atuação global e reflete plena sintonia em nossos valores e forma de atender clientes. Trata-se de uma combinação perfeita em todos os aspectos. Estamos certos de que, juntos, levaremos ainda mais valor aos nossos clientes no segmento financeiro.”

A integração da The Prince Houston Groupàestrutura da Egon Zehnder entra em vigor imediatamente, assegurando transição harmoniosa para as equipes e os clientes. A Hunt Scanlon Ventures atuou como assessora da Egon Zehnder na operação de aquisição.

Sobre a Egon Zehnder

A Egon Zehnder auxilia os principais líderes de organizações em todo o mundo a solucionar seus desafios estratégicos e transformacionais em liderança. Nossa equipe de 600 consultores em 67 escritórios distribuídos por 36 países combina experiência setorial prática com abordagem colaborativa para ajudar cada cliente a identificar, desenvolver e transformar seus líderes atuais e futuros.

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Contato:

Contatos com a imprensa

Martin Klusmann, Egon Zehnder, Berlim, martin.klusmann@egonzehnder.com

Jill Cockerham, Egon Zehnder, Washington, D.C., jill.cockerham@egonzehnder.com

Luisa Zottis, Egon Zehnder, São Paulo, luisa.zottis@egonzehnder.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Manpower abre 267 vagas no Rio de Janeiro

ManpowerGroup Brasil, empresa que atua em todo o território nacional no processo de recrutamento e seleção, firmou parceria com uma empresa do ramo de geração e distribuição de eletricidade, oferecendo 267 vagas para técnico(a) de campo, eletricista e supervisor(a) técnico(a) em duas cidades: Rio de Janeiro e Volta Redonda

Os benefícios podem variar de acordo com a vaga, mas incluem: assistência médica/medicina em grupo; assistência odontológica; vale-refeição; seguro de vida em grupo; participação nos lucros ou resultados (PLR); previdência privada; programa de treinamentos; convênio com empresas parceiras — Wellhub (Gympass); tíquete-alimentação; cesta básica; estacionamento; vale-transporte. 

Os candidatos devem possuir ensino técnico completo nas áreas de Eletrotécnica, Eletromecânica, Eletrônica ou Eletroeletrônica e registro ativo no CREA/CFT, carteira de motorista, além de conhecimento em esquemas de ligação de medição direta e indireta. Demais requisitos podem ser exigidos, como: Pacote Office nível intermediário, conhecimento de normas regulamentadoras e experiência anterior com redes de distribuição elétrica, entre outros. 

Os profissionais que atuam como técnico(a) em campo, eletricista e supervisor(a) técnico(a) possuem atribuições específicas para cada cargo, mas, em geral, realizam inspeções e manutenção em campo, bem como atendimento e registro do uso de materiais e análise em relatórios técnicos. Todos devem seguir os procedimentos de segurança de acordo com as normas regulamentadoras e zelar pela comunicação eficaz em equipe. 

Os profissionais interessados podem conferir outras informações e fazer um cadastro, até dia 16 de julho, por meio do formulário: https://forms.office.com/r/b86UR7WGmT 

Para mais oportunidades de emprego em todo o Brasil, basta acessar o portal de vagas e conferir todas as opções disponíveis: https://vagas.manpowergroup.com.br/



Mais de 2,7 Milhões de Pessoas Beneficiadas Pelas Startups de Educação Apoiadas Pelo Tec: IFE

  • O Instituto para o Futuro da Educação (IFE) alcançou marcos importantes nas suas principais áreas de foco: habilidades humanas, inclusão digital e tecnologia com impacto global.
  • Parcerias com a UNESCO e 43 universidades estão fortalecendo os esforços em direção a uma educação mais inclusiva e centrada no ser humano.
  • Os destaques incluem iniciativas como a IFE CONFERENCE 2025, que recebeu mais de 5.000 participantes, e o lançamento da AIGEN Network, onde a edição aberta do TECgpt será testada em dez universidades em 2025.

MONTERREY, México, 8 de julho de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — O Instituto Tecnológico de Monterrey para o Futuro da Educação (IFE) divulgou seu Relatório do Impacto do IFE 2024–2025, mostrando o progresso em direçãoàsua missão de transformar o ecossistema do ensino superior. As prioridades do instituto se concentram na aprendizagem e na aceleração do desenvolvimento de talentos ao longo da vida, impulsionando a inovação e a inclusão, e promovendo a coexistência da inteligência humana com a artificial.

Em colaboração com parceiros globais, o IFE beneficiou milhões de estudantes e pessoas no México e em outras regiões. Com uma perspectiva baseada em evidências, o instituto aborda desafios como inteligência artificial, educação digital, credenciais alternativas e previsão de habilidades futuras, fortalecendo seu modelo de inovação educacional com impacto regional e global.

Pesquisa interdisciplinar: geração de novos conhecimentos e metodologias para abordagens baseadas em pesquisa e evidências para a inovação educacional.

Durante esse período, o IFE promoveu iniciativas como Shaping Skills, E4C&CT e MOCHILA, com foco em pensamento complexo, micro credenciais e fechamento das lacunas das habilidades. Essas iniciativas se alinham ao trabalho do Research Lab, que gerou 218 publicações científicas.

Em paralelo, o IFE Living Lab validou 27 projetos de inovação educacional e levouàcriação do Experiential Classroom, enquanto o IFE Data Hub analisou fatores de evasão e bem-estar dos alunos usando a ferramenta Radar 7D.

Destaca-se também o El Camino, um projeto piloto híbrido de tutoria com inteligência artificial e mentoria humana via WhatsApp para jovens vulneráveis.

Além disso, a Rede AIGEN integra 43 universidades e catalisa aplicações de IA no ensino superior, e as colaborações com a UNESCO através do IFE Europe reforçam o compromisso do instituto com a educação inclusiva e baseada em evidências.

Empreendedorismo e transferência de tecnologia: apoio a startups e soluções EdTech que aprimoram a experiência educacional.

O ecossistema empreendedor também ganhou impulso com o apoio a mais de 30 startups de EdTech, gerando 9,6 milhões de dólares em receita e beneficiando 2,7 milhões de pessoas.

Além disso, foi formalizado um contrato de licença de co-publicação com a McGraw Hill Interamericana para a publicação do livro: “The Challenge of Sustainability. Key Competencies and Concepts.” (O Desafio da Sustentabilidade. Principais Competências e Conceitos)

Enquanto isso, o TecPrize recebeu 200 propostas de 26 países e empresas reconhecidas como Guayerd, Calificadas e Kaudal, com impacto de milhares de estudantes, professoras e mulheres profissionais.

Projetos de Impacto e Consultoria: design de modelos de nível educacional com alcance global que aprimoram as habilidades.

Na área de consultoria, o IFE desenvolveu 54 projetos em 16 países, incluindo o projeto do Instituto KEY em El Salvador e o redesenho do ecossistema de inovação educacional da Universidade Rafael Landívar, na Guatemala. Além disso, o MOOCs recebeu mais de 2,6 milhões de inscrições em plataformas como Coursera e edX.

Divulgação e Criação de Comunidades: O IFE promove comunidades educacionais globais com recursos e eventos abertos.

A comunidade global também cresceu: mais de 5.000 participantes de 40 países participaram da Conferência IFE 2025, e o IFE Observatory atraiu 3,4 milhões de usuários com recursos abertos sobre IA, sustentabilidade e educação, além da produção e gestão do EduTrends, um podcast de 11 episódios com experts internacionais em tópicos relacionadosàinovação educacional.

A nossa missão é clara: transformar a educação para melhorar a vida de milhões de pessoas. Este relatório reflete o trabalho conjunto com parceiros globais para enfrentar desafios como a exclusão digital, a requalificação da força de trabalho e o uso ético da IA”, disse Michael Fung, Diretor Executivo do IFE.

Consulte o Relatório de Impacto completo do IFE: https://tec.mx/en/ife/impact-report

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Sobre o Tecnológico de Monterrey

O Tecnológico de Monterrey (http://www.tec.mx) é uma universidade privada sem fins lucrativos reconhecida por sua excelência acadêmica, inovação educacional e visão global. Fundada em 1943, ela está presente em 33 cidades de 20 estados mexicanos, com 60.000 mil estudantes de graduação e pós-graduação, além de mais de 27.000 mil alunos do ensino médio. Certificada pela SACSCOC desde 1950, a Tec está classificada em 187º lugar no QS World University Rankings 2026 e 7º lugar na América Latina de acordo com o The Latin America University Rankings 2024. Também é reconhecida pelos seus programas globais de empregabilidade e de empreendedorismo, fazendo parte de redes internacionais como APRU e U21. Para mais detalhes, veja o nosso Boilerplate: https://tec.rs/Boilerplate


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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9491177)



Tuvis propõe inovação ao oferecer segurança no WhatsApp

Em um cenário no qual abrir o WhatsApp ao acordar já é um hábito automático para a maioria dos brasileiros, e conversas com gerentes de banco, empresas e fornecedores se misturam às mensagens familiares, o aplicativo se tornou um canal de comunicação essencial. O Brasil, com cerca de 147 milhões de usuários, é o segundo país com o maior número de pessoas usando o WhatsApp, e oito em cada dez usuários preferem realizar negócios por ele.

Essa realidade impõe um novo desafio às empresas: como garantir segurança e compliance nas comunicações realizadas por esses aplicativos? A necessidade é urgente, especialmente considerando que os golpes via WhatsApp já registraram mais de 153 mil vítimas em 2024, tornando-se um dos crimes virtuais mais aplicados no país.

É nesse contexto que a tuvis, startup israelense-brasileira com presença em 35 países, atua. A empresa oferece soluções de compliance e segurança para canais como WhatsApp, iMessage e Telegram, focando em registro, governança e auditoria de mensagens.

Para Ron Korland, CTO e cofundador da tuvis, a ideia da solução surgiu ao observar a crescente onda de ataques e a falta de segurança nos aplicativos de mensagem. “Como nossa solução começou com a integração entre WhatsApp e CRM, sempre estivemos atentos ao uso da plataforma. Percebemos que nossos clientes precisavam de segurança para atender melhor seus próprios clientes e, ao mesmo tempo, estarem em conformidade com leis como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Foi então que desenvolvemos essa ferramenta”, explica Korland.

Pensando em inovação, Korland desenvolveu o DLP (Data Loss Prevention) próprio da tuvis, uma funcionalidade que tem o objetivo de proteger as mensagens e evitar o vazamento de informações. “As empresas conseguem criar suas próprias regras e políticas que bloqueiam o envio de conteúdo que não atende aos requisitos internos. Além disso, o gestor recebe notificações de incidentes sempre que uma mensagem que fere essa regra é enviada ou recebida. Com isso, nossos clientes têm total visibilidade e podem identificar tentativas de vazamento de dados ou qualquer violação de políticas de segurança e compliance, sejam elas internas ou externas”, diz.

Deborah Palacios Wanzo, CEO da tuvis, reforça a importância da inovação: “Essa solução, desenvolvida pelo nosso CTO em conjunto com nosso time de desenvolvimento, foi crucial para oferecermos às empresas uma forma de comunicação efetiva, utilizando os canais que os clientes já usam, e que, ao mesmo tempo, é totalmente segura”, diz.

Sobre a tuvis

A tuvis, anteriormente Whatslly, é uma empresa israelense presente em mais de 35 países que visa capacitar centenas de empresas em todo o mundo, incluindo grandes organizações como Petrobras, Pinterest e HDI Seguros, a usar plataformas de mensagens instantâneas com mais segurança, eficiência e em compliance. Com a solução da tuvis, as empresas podem aumentar a segurança e a produtividade de suas comunicações com clientes e potenciais clientes, simplificando os fluxos de trabalho de suas equipes.



Selbetti é reconhecida como Parceiro do Ano pela ClienteSA

A Selbetti Tecnologia, uma das maiores One-Stop-Tech brasileiras, foi reconhecida no Prêmio ClienteSA 2025 na categoria especial Parceiro/Fornecedor do Ano, devido aos pontos obtidos pelos trabalhos realizados pela unidade de negócios Customer Experience com as empresas: Bradesco Seguros, credsystem e Me Poupe! também premiados no evento.

O case Transformação da URA da Bradesco Seguros: Um Novo Padrão em CX e Eficiência Operacional foi reconhecido com o troféu ouro na categoria Líder em Projeto de Consultoria. A equipe da Selbetti redesenhou a jornada de atendimento na Unidade de Resposta Audível (URA) da seguradora. A mudança permitiu aumentar a autonomia dos clientes, reduzir os custos operacionais e elevar a retenção no autosserviço, que passou a oferecer acesso rápido às informações para os beneficiários e familiares tirarem suas dúvidas.

No case com a credsystem, Eficiência e Inovação: O Impacto da URA Inteligente na Experiência do Cliente, que recebeu o troféu ouro na categoria Líder em Projeto de Parceria Estratégica, foi aprimorado o atendimento da Unidade de Resposta Audível (URA), reduzindo a dependência de interações humanas para solicitações de baixa complexidade.

O case Me Poupe! – Revolucionando a Educação Financeira no Brasil com Atendimento Estratégico via WhatsApp foi reconhecido com o troféu ouro na categoria Líder em Estratégia inovadora em Mídias Sociais. O trabalho consistiu na implantação de um Bot Informativo via WhatsApp com linguagem divertida, clara e objetiva, mantendo o DNA da Me Poupe! para oferecer um ecossistema de atendimento digital e acessível aos clientes.

O reconhecimento da Selbetti com o prêmio especial Parceiro/Fornecedor do Ano reflete o impacto gerado pela empresa e seus colaboradores na jornada dos clientes e no mercado de customer experience no Brasil. “Ser reconhecido pelo Prêmio ClienteSA 2025 reforça nosso compromisso em oferecer tecnologias que solucionam as demandas de nossos clientes para melhorar o atendimento, a experiência e a satisfação do consumidor final”, afirma Rafael Brych, Gerente de Marketing & Inovação e que representou a Selbetti Tecnologia na premiação.

Premiação ressalta a importância da experiência do consumidor

O Prêmio ClienteSA, criado em 2013, é realizado anualmente pelo Portal ClienteSA, em parceria com a ALOIC (Alianza Latinoamericana de Organizaciones para la Interacción con Clientes), na capital paulista. Os vencedores do troféu ouro garantem participação na edição do Prêmio LATAM, que reúne os melhores cases da América Latina. A próxima edição será realizada em 2026, em Buenos Aires.

O evento reconhece empresas, projetos e profissionais que se destacam por práticas inovadoras no relacionamento com o cliente, na gestão da experiência e na transformação das jornadas de atendimento. De forma paralela, é realizado o X-Summit, um evento de customer experience, que reúne líderes, especialistas e empresas referência no mercado para debater tendências, desafios e inovações.

Ao longo de suas edições, o prêmio consolidou-se como uma chancela de credibilidade no mercado, com um processo rigoroso de avaliação, realizado por um comitê de jurados independentes e auditoria externa. As empresas que conquistam essa chancela fortalecem sua marca, seu posicionamento e sua reputação no mercado, tanto para clientes quanto para colaboradores e parceiros.



Construção de shopping marca desenvolvimento em Lagarto

O CentroSul Shopping, previsto para ser inaugurado em novembro de 2025, na cidade de Lagarto (SE), vai reunir centro de compras, hotel e complexo empresarial em um único espaço. A iniciativa acompanha a tendência nacional de interiorização dos investimentos no setor de shopping centers. Segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o segmento faturou R$ 198,4 bilhões em 2024, com crescimento de 1,9% em relação ao ano anterior, e previsão de alcançar R$ 201,6 bilhões em 2025.

Com 43 mil metros quadrados de área construída, o CentroSul Shopping abrigará 134 operações comerciais, incluindo supermercado, academia, cinema, praça de alimentação e um centro de entretenimento infantil. O projeto também contará com um hotel de 88 apartamentos e um centro empresarial com 51 salas. A expectativa é que o empreendimento gere mais de 1.500 empregos diretos, além de inúmeras oportunidades indiretas nos setores de serviços, transporte, manutenção e logística.

A Partners Shopping Centers é a responsável pela gestão e comercialização do empreendimento. A empresa atua na administração, comercialização e reposicionamento de centros comerciais em diferentes regiões do país. Em Lagarto, a atuação considera o potencial de desenvolvimento econômico da região e a dinâmica do comércio local.

“A atuação da Partners no CentroSul Shopping contempla as frentes de gestão e comercialização do empreendimento. O projeto está inserido em uma região com dinâmica comercial em expansão, e a proposta é alinhar as estratégias operacionais ao perfil de consumo local, buscando atender às demandas de lojistas, visitantes e investidores”, afirma Leonardo Bordeaux, Diretor Financeiro e Novos Negócios da Partners.

“Além da ativação comercial, a presença de um hotel e de um centro empresarial integrado amplia a capacidade de atração do projeto, fortalecendo seu papel como indutor de novos investimentos na região. O empreendimento deve impactar também os setores imobiliário e turístico, contribuindo para a valorização urbana da cidade”, conclui Carlos Franqueira, Diretor Comercial e Operações da Partners.

Segundo a empresa responsável pela gestão e comercialização, a inauguração do CentroSul Shopping está prevista para novembro de 2025.



IA é aliada estratégica para mais de 70% dos profissionais

A inteligência artificial já deixou de ser uma promessa futura para se tornar uma realidade concreta no dia a dia dos profissionais brasileiros. Segundo a 4ª edição do Pulso RH, estudo conduzido pela Alice em parceria com BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, iFood Benefícios e Grupo Fleury, 65% dos trabalhadores afirmam que o uso das ferramentas de IA tornou suas atividades mais estratégicas, ao mesmo tempo em que ampliou sua satisfação e engajamento no trabalho.

Entre aqueles que utilizam ferramentas de inteligência artificial diariamente, esse índice chega a 77%. Os principais benefícios apontados foram o aumento da eficiência, a redução de tarefas repetitivas e a melhoria na gestão de tempo.

De acordo com Sarita Vollnhofer, Chief Human Resources Officer (CHRO) da Alice, a transformação vai além da produtividade. “A inteligência artificial não é só uma questão de eficiência, mas redefine o papel das pessoas no trabalho. Ao assumir tarefas operacionais, a tecnologia permite que profissionais atuem de forma mais estratégica, criativa e conectada com o propósito da organização”, afirma.

Além dos ganhos em produtividade, o estudo aponta uma possível relação entre o uso da IA e melhorias na saúde física e hábitos dos profissionais. Entre os usuários da tecnologia, a prática regular de exercícios físicos é 14% maior, a alimentação saudável aumenta 14,5%, o cuidado com o sono sobe quase 40% e a realização de exames de rotina é cerca de 23% mais frequente, comparado a quem não utiliza as ferramentas.

“A IA bem aplicada pode ser uma alavanca de bem-estar. Nossa hipótese é que, ao reduzir o cansaço mental e dar mais previsibilidade à rotina, ela cria espaço para decisões mais conscientes sobre saúde e autocuidado. Quando o tempo deixa de ser escasso, as pessoas podem priorizar o que realmente importa e isso se traduz em escolhas mais saudáveis no dia a dia”, afirma a CHRO.

No entanto, o estudo também revela desafios importantes para ampliar o uso da IA nas empresas. Entre os profissionais que ainda não utilizam as ferramentas, 82% relatam que suas organizações não oferecem treinamentos adequados, enquanto 63,8% dizem ter dificuldade em entender como aplicar a IA no dia a dia. “O maior desafio hoje não é ter acesso à tecnologia, mas sim desenvolver as habilidades para usá-la de forma crítica e ética”, complementa Sarita.

Na Alice, a inteligência artificial já faz parte do dia a dia do RH, com aplicação em processos como onboarding, gestão de performance e people analytics. Além disso, a empresa criou iniciativas como o “AI Day”, um espaço de experimentação em que diferentes áreas se reúnem para resolver problemas reais com o uso de IA.



Cemitérios de SP reforçam treinamento em ética e acolhimento

O Grupo Maya, responsável pela gestão de serviços cemiteriais em São Paulo, inicia o segundo semestre de 2025 com uma agenda robusta voltada à qualificação de seus profissionais e à consolidação de uma cultura organizacional centrada na ética, no acolhimento e na excelência no atendimento.

Após o sucesso do ciclo de treinamentos comerciais realizado em fevereiro, uma nova edição será promovida em julho, com foco nos colaboradores da equipe comercial de cemitérios e funerárias, visando a qualificação do atendimento prestado aos munícipes nas unidades sob sua responsabilidade. A iniciativa prevê ainda outras duas etapas ao longo de 2025, como parte de um programa contínuo de qualificação.

Com abordagem prática e humanizada, o treinamento busca aprimorar técnicas de atendimento com foco no acolhimento, conduta ética e clareza na comunicação, reforçando a missão do grupo em oferecer uma experiência respeitosa e eficiente às famílias atendidas.

“A reformulação estratégica inclui mudanças nas práticas de atendimento, comunicação com o cliente e reposicionamento da identidade institucional — como a substituição dos números das quadras por nomes e frases que transmitam acolhimento e personalização”, explica Ricardo Gontijo, presidente da concessionária.

As capacitações também reafirmam diretrizes já estabelecidas nos compromissos firmados pela concessionária com o município, em consonância com padrões de integridade e conformidade. Além da área comercial, ao longo do ano o Grupo Maya promove formações voltadas ao fortalecimento de rotinas internas ligadas à governança e à conduta ética, envolvendo a alta gestão em ações que visam consolidar o controle institucional e ampliar a credibilidade dos serviços perante a sociedade.

A meta é ampliar gradualmente a participação dos demais colaboradores, com a expectativa de atingir todo o  quadro funcional, reforçando a adoção de valores éticos em todos os setores, o respeito às normas e o comprometimento com a responsabilidade pública. A iniciativa busca assegurar que toda a equipe atue em sintonia com as diretrizes corporativas, contribuindo para a solidez da reputação da empresa e a continuidade dos negócios.



Treeal amplia oferta de pagamentos recorrentes

A Treeal – fintech especializada em soluções de meios de pagamento – anuncia sua integração ao Pix Automático, funcionalidade recém-lançada pelo Banco Central que facilita pagamentos recorrentes. O objetivo é oferecer mais agilidade, previsibilidade e segurança para as empresas clientes da fintech e os consumidores dessas empresas. 

Com o Pix Automático, os consumidores poderão programar cobranças recorrentes, como mensalidades, assinaturas e serviços, sem a necessidade de autorizações repetidas a cada transação. A autorização é realizada uma única vez, diretamente no aplicativo, e os pagamentos são liquidados automaticamente nas datas previamente definidas. 

“A Treeal está sempre atenta às tendências e comprometida em acompanhar a evolução dos meios de pagamento no Brasil. Nossa proposta é oferecer ferramentas que tornem a gestão financeira mais simples e previsível. O Pix Automático traz benefícios claros: melhora o fluxo de caixa, reduz inadimplência e elimina etapas burocráticas, tanto para quem paga quanto para quem recebe”, diz João Santos, CEO da Treeal. “Diferentemente do débito automático, que exige vínculos com bancos e funciona apenas para contas correntes, o Pix Automático é mais acessível. A autorização acontece no app, sem intermediários.” 

Atualmente, a Treeal processa mais de 200 milhões de transações via Pix por mês, um reflexo da adoção crescente de pagamentos digitais no Brasil. A chegada do Pix Automático reforça o movimento da empresa em ampliar sua oferta de soluções para gestão financeira, principalmente para pequenas e médias empresas. 

Segurança e evolução   

A implementação do Pix Automático também impõe desafios importantes, especialmente no que diz respeito à segurança digital e à orientação sobre o funcionamento da nova funcionalidade. De acordo com dados da PSafe, empresa especializada em segurança digital, mais de 5 milhões de tentativas de golpes virtuais foram registradas no Brasil apenas no primeiro trimestre de 2025, um alerta para a necessidade de soluções cada vez mais seguras.  

Atenta a esse cenário, a Treeal avalia a adoção de funcionalidades complementares à jornada do Pix Automático, com foco em eficiência, proteção e praticidade. Entre as possibilidades em estudo estão: sugestão inteligente de pagamentos, relatórios e alertas em tempo real, definição de prioridades nos pagamentos e aprovação automatizada com camadas adicionais de segurança. 

“Essas soluções estão em fase de estudo e avaliação. Estamos ouvindo nossos clientes para entender suas necessidades e desenvolver produtos que tornem a gestão financeira mais eficiente, inteligente e intuitiva”, afirma João Santos, CEO da Treeal. “Com a recente autorização do Banco Central para atuarmos como Instituição de Pagamento (IP) e Iniciador de Transações de Pagamento (ITP), nosso foco é garantir que empresas estejam sempre um passo à frente, com acesso às tecnologias mais robustas, seguras e eficazes do mercado.” 



Inverno favorece tratamentos para varizes nas pernas

Com a chegada do inverno, aumenta a procura por tratamentos de varizes, especialmente em clínicas e consultórios especializados em cirurgia vascular. A estação mais fria do ano é considerada o período ideal para iniciar esse tipo de procedimento, graças a condições que favorecem tanto a recuperação quanto a eficácia dos resultados. A menor exposição ao sol, o uso mais confortável da meia de compressão e a redução dos efeitos colaterais na pele estão entre os principais motivos. Segundo especialistas, como a cirurgiã vascular Camila Caetano, o clima mais ameno contribui para um pós-operatório mais tranquilo e melhora significativa nos resultados estéticos e funcionais até o verão seguinte.

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), existe uma prevalência média de varizes de 38% na população geral brasileira, sendo encontrada em 30% dos homens e 45% das mulheres, levando em consideração todas as faixas etárias. Quanto mais idoso maior a prevalência sendo que 70% das pessoas acima dos 70 anos podem ter varizes. Os maiores fatores de risco são predisposição familiar, sexo feminino (proporção de até 2,3 para 1 homem), idade (quanto maior a idade, maior a prevalência), obesidade, número de gestações.

De acordo com Camila, a condição ocorre quando há dilatação anormal das veias, dificultando o retorno do sangue ao coração. Em estágios avançados, pode gerar dor, inchaço e até úlceras venosas. “No inverno, conseguimos realizar os tratamentos com mais conforto para o paciente e com menor risco de efeitos colaterais na pele, o que impacta diretamente na qualidade dos resultados”, afirma a cirurgiã vascular.

A realização dos tratamentos no inverno também garante que os resultados estejam mais consolidados no verão, caso a pessoa deseje usar roupas mais curtas, sem marcas de procedimentos recentes.



Memes ganham espaço no marketing político

A linguagem dos memes, marcada pelo humor, ironia e velocidade de disseminação, tem se consolidado como ferramenta de comunicação política nas campanhas eleitorais contemporâneas, conforme destacou o ministro da SECOM do Governo Federal, Sidônio Palmeira. Utilizados tanto para mobilizar apoiadores quanto para atacar adversários, os memes passaram a ocupar um lugar estratégico nas disputas políticas, especialmente nas redes sociais.

Embora popularizados com a internet, os memes têm origem anterior ao mundo digital. O termo foi cunhado pelo biólogo britânico Richard Dawkins em 1976, em analogia ao gene, para descrever unidades culturais que se replicam e se adaptam ao longo do tempo. Nas últimas décadas, essa definição foi ressignificada e incorporada pela cultura on-line para designar conteúdos — como imagens, vídeos e frases — que se espalham rapidamente entre usuários.

Na análise do estrategista político e professor Yuri Almeida, os memes cumprem uma função de síntese e pertencimento na ambiência digital. “Essa linguagem, caracterizada por camadas de informação e humor, atende a uma lógica de construção de identidade, especialmente relevante em contextos polarizados. Nas eleições brasileiras de 2026, as estratégias de desconstrução do adversário serão ainda mais fundamentais, pois mobilizam emoções e sentimentos”, afirma.

De acordo com Yuri Almeida, “o uso político dos memes não é recente, mas ganhou novo impulso com a consolidação das redes sociais. A campanha de Barack Obama, em 2008, nos Estados Unidos, é frequentemente apontada como uma das primeiras a integrar esse tipo de comunicação. No Brasil, os memes passaram a ter maior protagonismo a partir das eleições de 2014, quando passaram a circular de forma mais articulada nas plataformas digitais”, contextualiza. Segundo Almeida, campanhas investem cada vez mais na criação e no incentivo à circulação de memes, por meio de equipes próprias ou de redes de apoiadores. “O objetivo é construir ou desconstruir a imagem de candidatos, persuadir eleitores e reforçar determinadas visões de mundo”, explica.

O especialista também chama atenção para os limites éticos dessa prática. “É preciso cuidado com o uso do humor, evitando estereótipos, ofensas e ataques pessoais. O humor político deve criticar o poder, e não humilhar indivíduos. O fenômeno dos memes políticos, ao mesmo tempo em que amplia o alcance da comunicação eleitoral, também impõe desafios quanto à veracidade das informações e ao respeito aos direitos individuais. O debate sobre os limites entre sátira, desinformação e discurso de ódio segue como um dos temas centrais na regulamentação das campanhas em ambiente digital”, ressalta.



Lockers inteligentes otimizam gestão de bagagens em hotéis

A tendência global de autoatendimento, já consolidada em setores como varejo e estacionamentos, chega com força à hotelaria para resolver um de seus desafios operacionais mais persistentes: o armazenamento de bagagens. Em um mercado focado na experiência do cliente, os lockers inteligentes surgem como uma resposta tecnológica que não apenas otimiza processos internos, mas também cria um novo e rentável modelo de negócio. A solução substitui o sistema manual de guarda de malas, que frequentemente sobrecarrega a equipe da recepção e ocupa espaços valiosos no empreendimento.

Tradicionalmente, a gestão de bagagens antes do check-in ou após o check-out é realizada manualmente pela equipe do hotel, que utiliza balcões ou salas dedicadas para o armazenamento. Embora funcional, esse modelo apresenta limitações significativas. É o que explica Gabriel Peixoto, CEO da Meu Locker. “Em horários de pico, a recepção precisa dividir sua atenção entre o atendimento aos hóspedes e o manuseio de malas, o que pode comprometer a agilidade e a qualidade do serviço”, completa.

Para Gabriel, as áreas destinadas a depósitos poderiam ser convertidas em espaços mais rentáveis, como cafés ou lounges. “Outro ponto crítico é a responsabilidade que o hotel assume pela custódia dos pertences, ficando sujeito a problemas em caso de perdas ou danos”, afirma.

“A recepção de um hotel deve ser o centro da hospitalidade, não um depósito de bagagens. Ao automatizar esse processo, liberamos a equipe para focar no que realmente importa: proporcionar uma experiência de check-in e check-out impecável e personalizada para o hóspede”, diz. “Nossa solução transforma o que antes era um passivo operacional e um ponto de risco em um ativo estratégico. O hotel não apenas otimiza seu espaço e reduz sua responsabilidade, mas também cria uma nova e consistente fonte de receita, modernizando o serviço e agregando valor à estadia do cliente.”

A implementação de lockers inteligentes transforma esse cenário. Com um sistema de autoatendimento, o próprio hóspede pode alugar um armário de forma rápida e segura, usando seu celular, o que garante mais autonomia e tranquilidade. “Para o hotel, os benefícios são imediatos: a equipe da recepção pode se dedicar integralmente ao atendimento e a tarefas estratégicas, o espaço físico é otimizado e a responsabilidade pelas bagagens é transferida”, reforça o CEO. “Mais do que uma simples modernização, a tecnologia permite a monetização do serviço, gerando uma fonte de receita adicional e transformando um antigo ponto de atrito em uma experiência positiva e eficiente para o cliente”, finaliza.



Zexter integra inteligência artificial ao conteúdo digital

A inteligência artificial começa a ganhar protagonismo na rotina de criadores de conteúdo — e uma das primeiras plataformas a integrar essa tecnologia de forma prática e contínua é a Zexter. Por trás da iniciativa está o empreendedor brasileiro Bruno Souza, que, após duas décadas atuando em projetos de tecnologia no Brasil e no exterior, lidera a incorporação da IA à estrutura da plataforma.

Fundada em 2024, a Zexter já oferecia ferramentas como lojas integradas, conteúdos pagos personalizados, leilões digitais e sistemas de engajamento direto. Agora, com a entrada da inteligência artificial, a proposta é automatizar tarefas, sugerir estratégias de monetização baseadas em dados e personalizar interações com os seguidores — tudo isso sem interferir no controle criativo dos usuários.

“A ideia não é substituir o criador, mas ampliar suas possibilidades com tecnologia de apoio”, explica Bruno Souza. “Criadores lidam com múltiplas demandas e têm pouco tempo para análise. A IA entra como ferramenta de organização, planejamento e execução”.

Com essa atualização, a Zexter passa a contar com algoritmos capazes de identificar padrões de comportamento da audiência, propor conteúdos mais alinhados ao perfil do público e automatizar mensagens mantendo o tom de voz característico de cada criador. O objetivo é tornar o processo mais eficiente, com base em dados e personalização.

Bruno Souza é o responsável pelo desenho técnico da nova fase da plataforma. Antes da Zexter, atuou como CTO em projetos públicos de blockchain para o governo de Dubai, fundou a iDevelop (criadora do aplicativo Denare, com reconhecimento internacional), liderou o desenvolvimento da plataforma 2signer, voltada à assinatura digital com blockchain no Brasil, e participou de startups aceleradas no Vale do Silício.

A Zexter aposta na inteligência artificial como diferencial competitivo. A integração das novas tecnologias faz parte de uma estratégia para transformar a relação entre criadores e suas comunidades — com apoio de sistemas inteligentes desenvolvidos sob a coordenação direta de Bruno.



Monge Han participa do 26º Festival do Japão com suas HQs

Nos dias 11, 12 e 13 de julho, Monge Han, designer e ilustrador amarelo-brasileiro, nascido em Manaus (AM), participa do 26º Festival do Japão (São Paulo Expo Exhibition e Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo).

Han estará em um espaço na Rua F com suas histórias em quadrinhos Daruma – Perseverança (Ed. Pitaya, 224 páginas) e Vozes Amarelas, e outros produtos da sua linha criativa, como bonés.

No domingo, 13 de julho, das 12h às 12h50, Monge Han participa de um bate-papo com o tema Livros e HQs – Cultura Amarela no Papel, mediado por Bianca Sakai, criadora de conteúdo sobre histórias em quadrinhos, mangás, filmes, séries e cultura japonesa, e co-host do podcast AkibaCast.

Representatividade amarela

Monge Han trata do assunto em suas obras. Daruma – Perseverança narra a vida de Yumi Gushiken (24 anos), moradora de São Paulo e torcedora do Corinthians, que ao conhecer o símbolo do Daruma (boneco japonês que simboliza perseverança, sorte e a realização de desejos) na infância, sempre fez o mesmo pedido. 

A jovem passa por inúmeras situações, como ser responsável pelos irmãos mais novos Kenji e Sayuri, após a morte precoce dos seus pais; o preconceito amarelo; a fetichização; e uma tragédia, na qual vai recorrer uma última vez ao Daruma, descobrindo um mundo novo e realidades mais profundas e complicadas do que jamais sonhou.

“Nesta história em quadrinhos abordo vários temas num misto de humor e drama, como a experiência de ser brasileiro e a discriminação das pessoas amarelas aqui, pois já senti muito isso por conta da minha descendência: minha mãe é sul-coreana e eu sou manauara. É uma forma de conscientizar as pessoas sobre esse tipo de preconceito e também de escrever sobre a gente”, conta Monge Han.

Em Vozes Amarelas, as histórias apresentadas são ao mesmo tempo particulares e comuns à realidade de muitas pessoas amarelas no Brasil. O autor traz suas já conhecidas cores vibrantes e os característicos três olhinhos para compartilhar reflexões sobre preconceito, identidade, ancestralidade e respeito.

Sobre Monge Han

É designer e ilustrador amarelo-brasileiro, criador de histórias em quadrinhos, ilustrações, capas de livro e tirinhas. Descendente de coreanos, nasceu em Manaus, e foi criado entre o Rio de Janeiro e Curitiba. Estudou Belas Artes – Artes Impressas na Royal Academy of Art, na Holanda, e se formou em design gráfico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde recebeu o apelido de Monge Han, em razão da personalidade tranquila e do cabelo raspado, e que mais tarde se tornaria seu nome artístico.

Desde 2016, transforma o cotidiano e as nuances da existência humana em tirinhas com histórias autorais que misturam humor e crítica. E, nessa linha, já publicou duas obras. A primeira foi Vozes Amarelas (Ed. HarperCollins), que traz uma narrativa rica em representatividade e emoção, que se aprofunda ainda mais em Daruma: Perseverança (Ed. Pitaya), cuja aventura sobre amarelos-brasileiros apresenta Yumi Santos Gushiken, uma jovem que sobrevive com seus dois irmãos mais novos em São Paulo, e se depara com dilemas ligados à identidade racial e à busca pelo pertencimento.

Foi reconhecido pelo projeto VOZES30, como uma das 30 vozes mais influentes de 2024, pela criação e desenvolvimento de histórias em quadrinhos com narrativas pessoais e reais, que abordam a discriminação e a representatividade de pessoas amarelas.

Monge Han vem expondo seu trabalho em eventos, como a Comic Con Experience Brasil (CCXP), da qual já participou de cinco edições como artista. Também já trabalhou com marcas como Universal Music (ilustrando o quadrinho oficial da música Modo Turbo, de Anitta, Pabllo Vittar e Luisa Sonza), Cartoon Network, São Paulo FC (ilustrações comemorativas para os dez anos do mundial do clube), entre outros.

Serviço: Monge Han no 26º Festival do Japão

Local: São Paulo Expo Exhibition e Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo, Rua F.

Data e horários:

11/07, sexta-feira, das 11h às 21h

12/07, sábado, das 9h às 21h

13/07, domingo, das 9h às 18h



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