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ABS e Persona AI fazem parceria para levar robótica humanoide a estaleiros, e elevar a segurança e produtividade

Uma cooperação inovadora para desenvolver tecnologias de inspeção para a plataforma de robôs humanoides da Persona AI, que aumenta a produtividade e a segurança em estaleiros, foi formalizada hoje com a assinatura de um memorando de entendimento entre a ABS e a Persona AI.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250923226401/pt/

Conceptual image is courtesy of Persona AI

Conceptual image is courtesy of Persona AI

A iniciativa irá se concentrar na adaptação de robôs humanoides da Persona AI, baseados em parte na tecnologia de mãos robóticas da NASA, para uma gama de tarefas em estaleiros. Ao contrário dos robôs industriais tradicionais, os robôs humanoides são especialmente adequados para operar em estaleiros projetados para trabalhadores humanos, oferecendo flexibilidade e mobilidade em espaços complexos, confinados ou ergonomicamente desafiadores.

Conforme o memorando de entendimento, a ABS e a Persona AI irão cooperar em uma série de projetos de desenvolvimento conjunto, ao recopilar dados para dar suporteàclassificação durante a construção de navios.

Em última análise, irá respaldar o desenvolvimento de novos padrões da ABS para os tipos e a qualidade dos dados necessários, a fim de suportar técnicas de levantamento digital e remoto. Estes padrões não apenas irão orientar o futuro projeto de robôs, mas também ajudar a entender como coletar, avaliar e aplicar dados robóticos para fins de certificação e conformidade.

“A ABS sente orgulho de liderar o caminho para o avanço da integração segura de tecnologias emergentes na indústria marítima”, disse John McDonald, Presidente e Diretor de Operações da ABS. “Esta cooperação com a Persona AI reflete nosso compromisso com a inovação e a segurança, enquanto trabalhamos para estabelecer os padrões e protocolos que irão possibilitar que robôs humanoides executem tarefas complexas de modo confiável e seguro em ambientes de estaleiros. Ao combinar robótica de ponta com a profunda experiência da ABS em certificação e segurança, ajudamos a moldar um futuro mais inteligente e seguro para a construção naval.”

“Este é um momento decisivo para a indústria da construção naval”, disse Nic Radford, Diretor Executivo e Cofundador da Persona AI. “A parceria com a ABS, autoridade mundial em padrões marítimos, demonstra que a robótica humanoide não é mais um conceito distante, mas sim um caminho rumoàrealidade certificada, pronta para transformar o modo como esta indústria constrói, inova e compete.”

O projeto irá alavancar o amplo investimento da ABS em avaliação de dados por IA e qualidade dos mesmos. Uma cópia da Verificação e Validação de Modelos, Simulações e Gêmeos Digitais está disponível para baixar aqui.

A ABS é líder mundial no apoio ao desenvolvimento eàaplicação de inovação tecnológica no mar. Mais informações estão disponíveis aqui.

Sobre a ABS

A ABS, líder global em serviços de classificação, tem como compromisso impulsionar um futuro mais seguro e sustentável para os setores marítimo e offshore. Há mais de 160 anos, a ABS estabelece padrões de segurança e excelência, mantendo-se na vanguarda da inovação em tecnologia limpa, digitalização e inteligência artificial, além de oferecer serviços de consultoria técnica de referência mundial. Com uma rede global de inspetores, engenheiros, especialistas em tecnologia e equipes de suporte, a ABS colabora com líderes do setor – incluindo membros e clientes em todo o mundo – para fortalecer a segurança, otimizar o desempenho operacional e promover a eficiência ao longo de todo o ciclo de vida dos ativos marítimos e offshore.

Sobre a Persona AI

A Persona Al, empresa pioneira em robótica com sede em Houston, Texas, está na vanguarda do desenvolvimento de robôs humanoides inteligentes projetados especificamente para uma ampla gama de aplicações industriais. Fundada em 2024, a Persona Al conta com uma rica herança de experiência, fruto de décadas de experiência em criar robótica sofisticada para ambientes exigentes, incluindo exploração espacial e de águas profundas. Esta experiência incomparável permite que a empresa enfrente desafios trabalhistas do mundo real com soluções inovadoras e robustas. Saiba mais em www.personainc.ai.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Para mais informações, entre em contato com o setor de relações com a mídia da ABS: jmire@eagle.org

Fonte: BUSINESS WIRE



Governo do Mato Grosso (Brasil) e O.N.E. Amazon unem forças para proteger a Amazônia através de um modelo inovador de financiamento à conservação

Semana Climática de Nova York. O estado de Mato Grosso, o terceiro maior estado do Brasil e lar de vastas áreas da floresta amazônica, e a O.N.E. Amazon, um modelo disruptivo que traz inovaçãoàconservação através de seu próximo ativo digital de segurança, reinventando a conservação como Investimento com Propósito, criado para comprovar que a preservação pode ser mais valiosa do que o desmatamento, firmaram um contrato de cooperação histórico durante a Semana Climática de Nova York.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250923677649/pt/

Mauren Lazzaretti, Environment Secretary of Mato Grosso (Brazil), Rodrigo Veloso, Founder and CEO of O.N.E. Amazon, and the delegation of the State of Mato Grosso

Mauren Lazzaretti, Environment Secretary of Mato Grosso (Brazil), Rodrigo Veloso, Founder and CEO of O.N.E. Amazon, and the delegation of the State of Mato Grosso

O contrato define o plano para financiar iniciativas de preservação e desenvolvimento sustentável nos três biomas do estado: Pantanal, Cerrado e Amazônia, pondo em prática o modelo inovador e exclusivo da O.N.E. Amazon. Em troca, o estado irá se comprometer a conservar a Floresta Amazônica dentro dos Parques Estaduais Cristalino I e II, localizados entre Novo Mundo e Alta Floresta. A parceria foi formalizada em 22 de setembro, durante a Semana Climática de Nova York.

As áreas prioritárias do fundo incluem: (1) desenvolver atividades de turismo sustentáveis ​​que valorizem a cultura local e a biodiversidade; (2) promover sistemas agrícolas integrados que conservem florestas e produzam alimentos de alto valor nutricional; e (3) implementar soluções e tecnologias de energia limpa para melhorar a infraestrutura regional.

Além do investimento financeiro, o contrato com a O.N.E. Amazon irá apoiar a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) em seus esforços de proteção ambiental através da implantação da Internet das Florestas (IoF™), um sistema avançado de monitoramento que utiliza satélites, LiDAR e sensores conectados via LoRaWAN e redes Wi-Fi. Esta tecnologia provê dados ecológicos em tempo real, que fortalece a soberania, auxilia na formulação de políticas e orienta novos mecanismos financeiros para expandir a conservação.

“Estamos animados em começar a aplicar nosso modelo O.N.E. Amazon com a liderança do estado de Mato Grosso, uma equipe completa que sabe da importância da conservação, tem o conhecimento e está totalmente comprometida com este propósito”, enfatizou Rodrigo Veloso, Fundador e Diretor Executivo da O.N.E. Amazon.

Esta parceria é o primeiro passo de um movimento mais amplo para transformar florestas, água, minerais e patrimônio cultural em ativos mundiais, tornando a conservação mais valiosa do que o desmatamento.

“O futuro depende de parcerias internacionais em governança, tecnologia e natureza. O Mato Grosso está pronto para servir como um laboratório vivo para este novo modelo. Com a O.N.E. Amazon, pretendemos conectar produção e preservação com padrões mundiais de certificação, tokenização e blockchain ambiental”, disse Mauren Lazzaretti, Secretária de Estado do Meio Ambiente.

A receita gerada pela O.N.E. Amazon, através da venda de seu ativo digital de segurança no mercado financeiro, garante que os benefícios se mantenham a nível local. Oitenta e cinco por cento do valor de cada Ativo Digital de Segurança permanece no país de origem, impulsionando o desenvolvimento, a resiliência e a soberania.

Sobre a O.N.E. Amazon

A O.N.E. Amazon é um modelo disruptivo que traz inovaçãoàconservação através de seu próximo ativo digital de segurança, ao reinventar a conservação como investimento com propósito, criado para comprovar que a preservação pode ser mais valiosa do que o desmatamento. Ele aborda a subvalorização histórica da Amazônia, ao transformar serviços invisíveis da floresta em ativos mensuráveis, alinhar o capital mundial com a conservação e tornar a preservação a longo prazo uma escolha econômica inteligente para investidores, governos e comunidades.

No núcleo do modelo está a Internet das Florestas (IoF™), um sistema avançado de monitoramento que utiliza satélites, LiDAR e sensores terrestres conectados via LoRaWAN/Wi-Fi, permite digitalizar dados ambientais, fornece inteligência ecológica em tempo real e responsabiliza os investidores, enquanto fortalece a soberania governamental. Ao tokenizar hectares de florestas e criar títulos respaldados por ativos naturais, a O.N.E. Amazon converte valor ecológico em ativos financeiros com potencial de investimentos e torna a preservação financeiramente competitiva frente ao desmatamento.

Com 85% das receitas permanecendo no país de origem e comunidades locais no centro de cada solução, a O.N.E. Amazon vem criando uma rede de financiamento de conservação escalável que gera impacto mensurável para a natureza, pessoas e investidores.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato de imprensa da O.N.E. Amazon:communications@oneamazon.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Obsidian Security revela defesa de agentes de IA para proteger o acesso aos dados em ambientes de SaaS

A Obsidian Security, líder em segurança de SaaS, anunciou hoje o lançamento da defesa de agentes de IA dentro de ambientes de SaaS, dando às empresas a primeira solução personalizada para administrar como os agentes de IA acessam os dados nesses ambientes. Como os ambientes de SaaS agora são uma das camadas mais almejadas na pilha das empresas, a Obsidian está fechando a lacuna na interação empresarial de agente de IA e SaaS, visto que as integrações de IA por agente não gerenciada e privilégios excessivos podem criar riscos em cascadas.

No recente ataque ao Salesforce (UNC6040), os atuantes na ameaça usaram campanhas de phishing por voz para obter acesso final e executar consultas na API para extorsão e roubo de dados em larga escala. A violação da cadeia de suprimentos do Salesloft Salesforce (UNC6395) ilustrou a fragilidade das integrações de SaaS a SaaS, nas quais uma integração de chatbot comprometida virou acesso não autorizado no Salesforce e aplicações abaixo, incluindo Google Workspace, Slack, Amazon S3, Microsoft Azure e outros serviços em centenas de empresas. Esses ataques destacam o crescente padrão de exfiltração de dados por meio das integrações de SaaS.

O aumento dos agentes de IA e seu rápido ritmo de adoção amplificam ainda mais o desafio de segurança dos ambientes de SaaS. Plataformas de baixo código e sem código, como o Microsoft Copilot Studio, ChatGPT Enterprise, Salesforce Agentforce e n8n, permitem que qualquer funcionário construa e implemente agentes que agem dentro das aplicações de SaaS, encadeando tarefas, consultando dados e executando decisões independentemente, sem supervisão. Esses agentes geralmente possuem privilégios amplos, tokens duradouros e movem dados empresariaisàvelocidade de máquina. Se comprometidos, eles podem rapidamente vazar dados, escalonar o acesso e se mover lateralmente em aplicações de SaaS conectadas, causando danos extensos.

“A mudança nos agentes de IA está em curso, e estamos vendo em primeira mão os riscosàmedida que ajudamos nossos clientes a ampliar a adoção de forma segura”, afirmou Hasan Imam, CEO da Obsidian. “87% das empresas têm o Microsoft Copilot habilitado, mais de metade dos agentes acessam dados sensíveis, 90% têm excesso de permissão e movem 16 vezes mais dados do que os humanos que acessam as aplicações de SaaS. Esses riscos não são teóricos; são riscos ativos hoje, dentro das empresas, geralmente sem seu conhecimento”.

As ferramentas tradicionais de segurança não têm a visibilidade sobre a atividade impulsionada por máquina, não conseguem contextualizar os privilégios subjacentes e são incapazes de impor controles na velocidade e escala dos agentes autônomos.

“A diferença entre uma intrusão significante e uma contenção de sucesso se resumeàvelocidade”, afirmou Sunil Seshadri, vice-presidente executivo e diretor de segurança da HealthEquity e ex-diretor de segurança da informação da Wells Fargo, Visa e NYSE. “A maioria das equipes de segurança já tem dificuldade de reagir a incidentes de forma rápida, e os agentes de IA elevam ainda mais os riscos. Eles podem ativar fluxos de trabalho em várias aplicações de SaaS em segundos, geralmente sem que ninguém note até que haja danos. A Obsidian muda essa dinâmica ao detectar os problemas quase que em tempo real, de forma mais rápida que a maioria das ferramentas de segurança, dando às equipes a chance de interrompê-los antes que saiam do controle”. Como integrante da diretoria da Obsidian Security, Sunil fornece orientação estratégica para a construção de SaaS líder do setor e segurança de agentes de IA para empresas da lista Global 2000.

Protegendo os ambientes de SaaS dos riscos de agentes de IA

A Obsidian está em uma posição única para lidar com os riscos de segurança criados por agentes de IA autônomos em ambientes de SaaS. Em seu cerne está o repositório de conjunto de dados de ameaças a SaaS mais abrangente do setor, mais de 500 inteligências curadas de ameaças no mundo real, enriquecidas com captura de atividades baseada em navegadores, e profundas integrações de IA e SaaS. Essas inteligências alimentam o Gráfico de Conhecimento da Obsidian, um modelo de aprendizagem contínua que unifica a atividade do usuário e do agente, identifica privilégios e fluxos de trabalho em ambientes de SaaS e plataformas com IA por agente gerenciadas por SaaS em uma única visualização correlacionada. Esse mapa ao vivo dá às equipes de segurança visibilidade em tempo real e contexto para administrar o uso da IA por agentes e barrar agentes e comportamentos não autorizados dentro de ambientes de SaaS, onde os riscos surgem e se propagam.

“Nas implantações nos clientes, nosso Gráfico de Conhecimento de aprendizagem contínua revelou que os agentes de IA em ambientes de SaaS receberam geralmente dez vezes mais permissões do que o necessário quando mapeados com relação aos privilégios e direitos dos usuários reais, visibilidade que somente a Obsidian consegue proporcionar”, afirmou Khanh Tran, diretor de produtos da Obsidian. “Ao conectar plataformas populares de IA, como o Microsoft Copilot Studio, n8n, Salesforce Agentforce e ChatGPT Enterprise com o Gráfico de Conhecimento da Obsidian, as equipes de segurança conseguem finalmente ver o que os agentes estão fazendo no SaaS. Esses dados significam que eles podem interromper os riscos antes que eles se espalhem e capacitar os usuários a inovar de forma mais rápida sem sacrificar a segurança ou a governança”.

O lançamento desse produto é um significativo passo adiante no que diz respeito a possibilitar que as empresas dimensionem o desenvolvimento dos agentes de IA com segurança. Os principais recursos incluídos no mais recente lançamento incluem:

  • Visibilidade incomparável e limpeza de acesso: obtenha um inventário ao vivo de cada agente de IA, incluindo seus privilégios, conexões com o SaaS e ações para eliminar acesso excessivo ou arriscado e possibilitar supervisão completa durante o ciclo de vida.
  • Observabilidade e conformidade contínuas: mapeie o acesso dos agentes de IA no ambiente de SaaS e acompanhe os dados tocados, com trilhas de auditoria que associam os direitos diretamente às ações.
  • Prevenir o uso incorreto e o escalonamento de privilégios: detecte e bloqueie agentes que tentam explorar cadeias de confiança, usar incorretamente o acesso ou escalonar os privilégios antes que os danos se espalhem pelos ambientes de SaaS.

Atualmente, há integrações com as seguintes plataformas de IA: Microsoft Copilot Studio, ChatGPT Enterprise, Salesforce Agentforce e n8n, com mais integrações por vir.

Para ajudar as empresas a entender e avaliar rapidamente sua exposição, a Obsidian está oferecendo uma avaliação gratuita aos seus recursos de defesa de agente de IA em ambientes de SaaS por 30 dias. Para mais informações e para se cadastrar, acesse www.obsidiansecurity.com

Recursos adicionais

Sobre a Obsidian Security

A Obsidian Security é a plataforma líder em segurança de SaaS, confiada por empresas globais como Snowflake, T-Mobile e S&P Global. Protegemos mais de 250 organizações internacionais, incluindo muitas das maiores empresas do mundo listadas na Fortune 100 e Global 2000, com disponibilidade de central de dados na América do Norte, região EMEA e Ásia-Pacífico, com lançamento em breve na Arábia Saudita. Com o apoio de grandes investidores, incluindo Greylock, Norwest Venture Partners e IVP, estamos fechando uma lacuna fundamental: proteger o SaaS e as ferramentas de IA das quais as organizações dependem. Nossa plataforma reduz o risco, detecta e responde a ameaças, e previne violações na fonte. A Obsidian foi construída por líderes que redefiniram o endpoint e identificaram a segurança no CrowdStrike, Okta, Cylance e Carbon Black.

Para mais informações, acesse www.obsidiansecurity.com

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

press@obsidiansecurity.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Gabarito Educação celebra mês histórico, com vitórias em competições nacionais

Setembro de 2025 marcou um capítulo histórico para o Gabarito Educação. Em um intervalo de poucos dias, a instituição se destacou em três grandes competições nacionais e regionais: a 41ª Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), a I Maratona de Física do Ensino Médio da UFU e a IX Maratona de Matemática da UFU, consolidando-se como referência em excelência acadêmica e formação integral de estudantes.

Na OMU, realizada entre 12 e 14 de setembro em Campinas, a equipe Mandelbrot, composta por Lourival Neto, Gustavo Artiaga e Tomás Campos — alunos que estudam no Gabarito desde o 6º ano — conquistou a medalha de ouro, tornando-se uma das seis equipes premiadas, entre mais de 4.300 inscritas em todo o país. O feito ganha ainda mais significado pelo percurso formativo dos estudantes.

“Esses alunos carregam em sua trajetória a prova de que raízes que crescem podem gerar histórias que inspiram. Vê-los chegarem à medalha de ouro na Unicamp é a confirmação de que a dedicação ao longo de anos se transforma em conquistas”, destacou o professor Alisson Parreira, do núcleo pedagógico do Gabarito.

Ainda em setembro, o Gabarito brilhou na estreia da Maratona de Física da UFU, realizada no dia 5, no campus Santa Mônica. Logo na primeira edição, os estudantes alcançaram o 1º lugar com a equipe formada por Gustavo, Tomás e Ana Luísa, além do 3º lugar, conquistado por Laverd, Sophia e André, todos do Ensino Médio.

O aluno Tomás de Souza Pereira Campos, do 3º ano do Ensino Médio, descreveu a emoção de estar no pódio: “Foi uma experiência bem emocionante estar representando o Gabarito. Já tínhamos conquistado a prata na OMU no ano passado e entramos com foco total no ouro. É inacreditável ter conseguido esse resultado, ainda mais em uma das olimpíadas mais difíceis do Brasil. Foi um desafio enorme, mas a amizade e o entrosamento do grupo foram decisivos para equilibrarmos lógica, criatividade e trabalho em equipe”.

O aluno acredita que, em sua trajetória acadêmica no Gabarito, os momentos mais especiais foram aqueles em que desenvolveu um crescente interesse pela matemática. “Se não fosse pelos professores e pelo integrante do grupo, o Gustavo, que me incentivaram a compreender a beleza da matemática, eu sequer teria trilhado o caminho em que estou hoje em dia”, diz.

Gustavo Artiaga contou um pouco da sua trajetória até os resultados: “O interesse por olimpíadas de matemática começou a partir da minha primeira participação na OBMEP, quando eu estava no 9° ano. Nessa prova, eu conquistei minha primeira medalha de ouro, entregue na Cerimônia de Premiação Nacional da OBMEP, que naquele ano ocorreu em Florianópolis. Nesse evento eu tive contato com estudantes de todo o Brasil, incluindo pessoas com muito mais conhecimento do que eu tinha, e descobri que existiam diversas outras competições, o que me motivou a seguir estudando cada vez mais”.

Para os colegas que desejam participar dessas competições, Gustavo aconselha: “Vale a pena. Além das premiações e oportunidades que podem ser conquistadas, o processo de juntar as peças de um problema difícil e finalmente chegar na ideia que resolve ele é muito gratificante. O fato de ser um processo lento e às vezes parecer que não vai dar em lugar nenhum pode gerar desânimo, mas isso só faz a recompensa no final ser maior. Ao continuar estudando por um longo período de tempo, você se surpreende com a nossa capacidade de aprender o que antes era de outro mundo. Então, não é fácil e exige muito esforço, mas é possível”.

As vitórias são resultado de uma preparação estruturada, que combina aulas teóricas, listas de exercícios, resolução de provas anteriores e o uso da plataforma Medalhei, voltada para competições acadêmicas. “Mais do que conquistar medalhas, nossos estudantes aprendem a persistir, a enfrentar desafios complexos e a transformar o conhecimento em realização pessoal e coletiva. É esse processo formativo que dá sentido a cada vitória”, reforça o professor Alisson.

 

 



LambdaTest é reconhecida no relatório “Autonomous Testing Platforms Landscape, Q3 2025”

A LambdaTest, plataforma de engenharia de qualidade nativa em IA generativa, anunciou sua inclusão no relatório Forrester’s Autonomous Testing Platforms (ATP) Landscape, Q3 2025 (Cenário de Plataformas de Testes Autônomos (ATP) da Forrester, 3º trimestre de 2025). O relatório apresenta uma visão geral do mercado em evolução para Plataformas de Testes Autônomos, destacando fornecedores notáveis que impulsionam a inovação em automação de testes com tecnologia de IA.

O relatório da Forrester define as Plataformas de Testes Autônomos como plataformas que combinam automação tradicional com agentes de IA e IA generativa para executar continuamente tarefas de teste cada vez mais autônomas. Essas plataformas garantem validação de qualidade completa e adaptativa, tanto para testes funcionais quanto não funcionais, em uma ampla variedade de aplicações e dispositivos.

A inovadora plataforma da LambdaTest, que integra tecnologias de IA generativa e IA, permite que equipes automatizem e escalonem testes ao longo do ciclo de vida do desenvolvimento de software (SDLC). Com suas capacidades avançadas de IA, a LambdaTest ajuda organizações a acelerar processos de teste, melhorar a qualidade e fortalecer a colaboração entre equipes.

“Estamos muito felizes com o reconhecimento no relatório de ATP da Forrester”, disse Asad Khan, CEO e cofundador da LambdaTest. “Acreditamos que esse reconhecimento reflete nosso compromisso em expandir os limites dos testes orientados por IA. Com nossa plataforma nativa em IA, as equipes podem entregar softwares de maior qualidade com mais rapidez, quebrando silos e promovendo melhor colaboração entre departamentos. Estamos animados para continuar inovando e oferecendo às empresas soluções de ponta que transformem suas práticas de teste”.

A plataforma da LambdaTest, alimentada pelo HyperExecute, oferece execução de testes de alto desempenho em dispositivos e navegadores reais. Com automação contínua, as equipes podem otimizar fluxos de trabalho, reduzir ciclos de teste e obter feedback mais rápido sem comprometer a qualidade. A integração de ferramentas da LambdaTest para gerenciamento de testes nativas em IA, incluindo KaneAI, aumenta ainda mais a eficiência, oferecendo insights baseados em IA, geração de testes e funcionalidades de autocorreção.

Como o relatório destaca, o mercado de testes autônomos está evoluindo rapidamente, com sistemas agênticos e de IA transformando a forma como os testes de software são realizados. A inovação contínua da LambdaTest coloca a empresa na vanguarda dessa transformação, oferecendo uma solução que une automaçãoàtomada de decisões inteligente para entregas mais rápidas e maior qualidade de produto.

Para saber mais sobre as soluções de automação de testes nativas em IA da LambdaTest e consultar o relatório completo da Forrester, acesse: https://www.lambdatest.com/report/forrester-autonomous-testing-platforms-landscape

A Forrester não endossa nenhuma empresa, produto, marca ou serviço incluído em suas publicações de pesquisa e não aconselha nenhuma pessoa a selecionar produtos ou serviços de qualquer empresa ou marca com base nas classificações presentes nessas publicações. As informações são baseadas nos melhores recursos disponíveis. As opiniões refletem o julgamento no momento e estão sujeitas a alterações. Para mais informações, leia sobre a objetividade da Forresteraqui.

Sobre a LambdaTest

A LambdaTest é uma plataforma de engenharia de qualidade impulsionada por IA generativa, que permite às equipes testarem de maneira inteligente e eficiente e acelerarem entregas. Desenvolvida para escalabilidade, ela oferece uma nuvem de testes completa com mais de 10 mil dispositivos reais e mais de 3.000 navegadores.

Com gerenciamento de testes nativo de IA, servidores MCP e automação baseada em agentes, a LambdaTest suporta Selenium, Appium, Playwright e todas as principais estruturas. Agentes de IA como HyperExecute e KaneAI trazem o poder da IA ​​e da nuvem a seu fluxo de trabalho de testes de software, permitindo testes de automação perfeitos com mais de 120 integrações.

Os agentes da LambdaTest aceleram seus testes em todo o SDLC, desde o planejamento e a criação de testes até a automação, infraestrutura, execução, RCA e relatórios.

Para mais informações, acesse https://lambdatest.com

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

press@lambdatest.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Brasil lança primeira norma para exames toxicológicos

Brasil lança primeira norma para exames toxicológicos
Brasil lança primeira norma para exames toxicológicos

O Brasil deu um passo inédito na regulação da toxicologia laboratorial. Durante o 57º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (CBPCML), realizado no Riocentro, no Rio de Janeiro, foi lançada a Norma PALC-TOX, um conjunto de critérios que estabelece padrões específicos de qualidade para exames toxicológicos, a partir da já consolidada acreditação PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos).

O documento, considerado pioneiro, estabelece 70 requisitos exclusivos para toxicologia, que se somam às exigências já adotadas pelo PALC em outras áreas. Os itens incluem cadeia de custódia, controle rigoroso de reagentes químicos, calibração de equipamentos, prevenção de contaminação cruzada, auditorias internas e protocolos de segurança ocupacional. Apenas laboratórios de maior complexidade (tipo 3) poderão solicitar o selo de qualidade, mediante acreditação PALC prévia ou auditoria conjunta.

“É com honra e orgulho que estamos lançando a norma PALC-TOX. Fomos provocados pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) a encontrar uma forma de melhorar o acesso e a qualidade dos exames laboratoriais em toxicologia no Brasil. Essa norma nasceu do esforço coletivo de muitas pessoas, que trabalharam arduamente em cerca de um ano e meio para revisá-la e adaptá-la às legislações nacional e internacional”, afirmou o patologista clínico e toxicologista Alvaro Pulchinelli Jr., presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML).

Segundo Pulchinelli, laboratórios já participaram de auditorias-piloto, com resultados considerados promissores. “Hoje, podemos dizer que estamos lançando um instrumento que eleva o nível da toxicologia laboratorial no país”, acrescentou.

A iniciativa chega em um momento em que cresce no Brasil a procura por testes toxicológicos de alta precisão, tanto em processos judiciais quanto em políticas públicas. Apenas em 2024, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) registrou mais de 3 milhões de exames toxicológicos obrigatórios para motoristas profissionais, número que vem aumentando ano a ano com o endurecimento da legislação de trânsito e das normas de segurança ocupacional.

Para a patologista clínica Bruna Dolci, presidente regional do interior paulista da SBPC/ML e integrante da Comissão de Acreditação de Laboratórios Clínicos (CALC), a norma representa um marco para a área. “A norma PALC-TOX vem acompanhando a crescente demanda por ensaios toxicológicos no país, de alta sensibilidade, especificidade e robustez. O objetivo é apoiar laboratórios clínicos e forenses na implementação de sistemas de gestão da qualidade, garantindo resultados tecnicamente válidos, clinicamente úteis e juridicamente defensáveis”, explicou.

O cronograma prevê que a PALC-TOX entre em vigor em janeiro de 2026. Até lá, laboratórios interessados já podem se preparar e enviar documentação para o processo de acreditação. “Acreditamos muito nesse selo. O PALC é o elo entre qualidade e confiança, e agora a toxicologia ganha essa atenção especial”, afirmou Bruna.

O lançamento oficial ocorreu no estande da SBPC/ML no CBPCML, reunindo autoridades, especialistas e representantes da indústria da saúde diagnóstica.



Alessandro Buonopane assume como novo CEO Latam da GFT Technologies

Alessandro Buonopane assume como novo CEO Latam da GFT Technologies
Alessandro Buonopane assume como novo CEO Latam da GFT Technologies

A GFT Technologies, empresa global de transformação digital centrada em IA, anuncia Alessandro Buonopane como o novo CEO Latam. O executivo de 51 anos assume o cargo a partir desse mês, substituindo a Marco Santos (que passa a exercer exclusivamente sua função como CEO global) e será responsável, juntamente com sua atual posição como CEO Brasil, pelos países de língua espanhola.

Buonopane está na GFT desde 2015. Inicialmente, ocupando cargos de liderança nas áreas de Seguros, Finanças, Telecom e Saúde, e desde 2021, lidera as operações no Brasil. Nesses quatro anos, a GFT no Brasil aumentou a receita em mais de 75%, passando de € 81,30 milhões em 2021 para € 142,58 milhões ao final de 2024. O que garantiu ao país a primeira posição entre todas as unidades no mundo. Agora, Buonopane pretende não apenas conseguir os mesmos resultados, como dobrar a receita da região nos próximos quatro anos.

Para isso, dará continuidade ao trabalho realizado por Marco Santos na região e manterá a estratégia adotada no Brasil, de consolidar a GFT como empresa AI-centric focada em transformação digital, principalmente nas verticais de Serviços Financeiros, Seguros e Indústria. E, sobretudo, atuando de forma colaborativa com os times de todos os países e contando com o apoio estratégico da equipe de liderança. Dessa forma, poderá se aproveitar da estrutura sólida que a companhia possui na região para levá-la a novos patamares, reforçando cada vez mais a sua atuação globalizada.

“Com Alessandro no comando e essa equipe de liderança em ação, Latam desempenhará um papel fundamental no sucesso futuro da GFT Technologies”, completa o CEO global, Marco Santos.

Foi sob a gestão de Buonopane que a GFT desenvolveu no Brasil e lançou o Wynxx, solução de IA Generativa que automatiza diversas etapas importantes do ciclo de desenvolvimento de software (SDLC), com mais de 26 projetos já implantados em diversos setores.

“Estou muito empolgado com esse novo desafio e orgulhoso pela confiança que a GFT e o Marco Santos sempre depositaram em mim. Só tenho a agradecer a todo o time do Brasil por me ajudar a obter essa oportunidade. E sei que agora poderei contar também com todo o time Latam para continuar esse trabalho que vem dando ótimos resultados, alinhado às diretrizes corporativas e à cultura da empresa. Sei que juntos vamos alcançar voos muito maiores”, analisa Buonopane.

Ao mesmo tempo em que começa a traçar os planos para a GFT na região, Buonopane também já vem preparando o futuro da empresa no Brasil, visando manter o desempenho de destaque no período de sua liderança.



Desempenho da indústria química impacta cadeia de alimentos

Desempenho da indústria química impacta cadeia de alimentos
Desempenho da indústria química impacta cadeia de alimentos

A produção de alimentos é um dos pilares da economia brasileira, um setor que não para de crescer e que posicionou o Brasil como um dos maiores celeiros do mundo. No entanto, por trás da colheita e da criação de gado, existe uma cadeia invisível de tecnologia e inovação, onde a indústria química desempenha um papel fundamental. O mercado de aditivos para nutrição animal, por exemplo, é um segmento vital para a saúde dos rebanhos e, consequentemente, para a segurança alimentar do consumidor final.

Levantamento da Mordor Intelligence confirma a importância crescente desse setor, estimando que o mercado brasileiro de aditivos para rações, avaliado em 2,53 bilhões de dólares em 2024, atingirá 3,17 bilhões de dólares até 2029. O Brasil, que ocupa a posição de terceiro maior produtor mundial de rações, vê sua indústria de alimentação animal em constante evolução. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), a produção de rações e sal mineral no país encerrou 2023 com cerca de 87 milhões de toneladas – um aumento de quase 1,5% em relação ao ano anterior. Esse crescimento foi impulsionado pela demanda por proteína animal de alta qualidade, que exige insumos cada vez mais sofisticados para garantir a nutrição ideal dos animais.

Nesse cenário de alta demanda e desafios logísticos e geológicos, a Katrium, indústria especializada na produção de sais de potássio e derivados do cloro, se consolida como um agente estratégico. Com sua linha de nutrição animal, a empresa fornece produtos essenciais, como o fosfato bicálcico, que solucionam um problema específico do agronegócio brasileiro: a deficiência de fósforo na maioria dos solos e pastagens do país. A falta desse mineral impacta diretamente a saúde óssea e o desenvolvimento dos rebanhos, comprometendo a produtividade e a qualidade da carne, do leite e dos ovos.

O fosfato bicálcico da Katrium entra em cena como um elemento corretivo e preventivo. Ele é uma fonte de alta biodisponibilidade de fósforo e cálcio, minerais essenciais para a formação óssea e o metabolismo energético dos animais. Sua inclusão na dieta animal não apenas combate a carência nutricional, mas também fortalece o sistema imunológico, estimula o crescimento e melhora a conversão alimentar, ou seja, a eficiência com que o animal transforma ração em peso ou produto (leite, ovos).

O resultado prático se reflete em toda a cadeia produtiva: a utilização de um suplemento de qualidade permite que os animais atinjam o peso ideal para o abate mais rapidamente, produzindo carne com melhores características e que atendem aos rigorosos padrões de qualidade do mercado interno e internacional. No caso de aves poedeiras, por exemplo, o fosfato bicálcico garante cascas de ovos mais resistentes e um produto final de maior valor nutricional. Assim, o que pode parecer um detalhe técnico da nutrição animal é, na verdade, um passo fundamental para garantir que os alimentos que chegam à mesa do consumidor sejam seguros e de alta qualidade.

“A história da Katrium é um exemplo de como a indústria química brasileira não atua apenas nos bastidores, mas é uma parceira essencial na construção de uma cadeia alimentar mais segura, eficiente e sustentável, impulsionando a competitividade do agronegócio nacional no cenário global”, afirma João César de Freitas, diretor comercial da empresa.

Segundo o executivo, é fundamental que todos os envolvidos no setor agropecuário brasileiro estejam cientes da importância do fósforo na nutrição animal e trabalhem em conjunto para desenvolver e implementar estratégias que permitam superar os desafios apresentados pela deficiência desse nutriente nos solos e nos alimentos. “O sucesso da abordagem integrada se traduzirá em benefícios significativos para a produtividade, a rentabilidade e a sustentabilidade da agropecuária nacional”.

 



Minas Gerais lidera expansão das APACs no Brasil

Minas Gerais lidera expansão das APACs no Brasil
Minas Gerais lidera expansão das APACs no Brasil

Minas Gerais tornou-se referência no modelo de Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs), metodologia que aposta na disciplina, no trabalho e na corresponsabilidade comunitária para promover a ressocialização de presos. Atualmente, o estado concentra 50 das 68 unidades em funcionamento no país, representando mais de 70% do total, de acordo com levantamento nacional. O método, criado para humanizar o cumprimento de pena, vem ganhando força em outros estados, como Maranhão, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Os resultados apresentados pelas APACs são expressivos. Enquanto o índice médio de reincidência nos presídios comuns brasileiros chega a 80% — número superior à média internacional de 70% —, nas unidades mineiras ele não passa de 13,9%. Entre mulheres, o índice cai para apenas 2,84%. A economia para os cofres públicos também é significativa: o custo por preso nas APACs é muito menor do que no sistema prisional convencional, permitindo ao estado direcionar recursos para políticas preventivas e para o fortalecimento de serviços essenciais.

Para o advogado Tomáz de Aquino Resende, especialista em Terceiro Setor e um dos principais incentivadores das APACs em Minas Gerais, o sucesso do modelo está na valorização da dignidade humana. "As APACs provam que tratar o condenado com respeito e exigir responsabilidade dele é o caminho para reduzir a criminalidade. Essa metodologia oferece condições reais para reconstruir trajetórias, evitando que a prisão se torne apenas uma escola do crime", afirma.

Dr. Tomáz destaca, ainda, a importância do engajamento social. Voluntários, empresas e entidades civis contribuem com programas de capacitação, oportunidades de trabalho e apoio psicológico. "Sem o envolvimento da comunidade, não há como o sistema se sustentar. As APACs são um convite para que todos participem ativamente do processo de ressocialização, quebrando preconceitos e fortalecendo a segurança coletiva", ressalta.

Diante dos resultados, cresce a expectativa por políticas públicas que ampliem o alcance da metodologia, explica Dr. Tomáz. "A expansão para outros estados e a criação de mais unidades dependem de investimentos, formação de equipes e fortalecimento da rede de voluntariado. A APAC não é a solução única para o sistema prisional, mas é prova de que é possível combinar eficiência, economia e humanidade", conclui.



HARMAN Expande Portfólio com Aquisição da Sound United

A HARMAN International (“HARMAN”), subsidiária integral da Samsung Electronics Co., Ltd., com foco em tecnologias conectadas para os mercados automotivo, de consumo e corporativo, anunciou hoje a conclusão da aquisição da Sound United, antiga unidade de áudio para clientes da Masimo Corporation (NASDAQ: MASI). O portfólio de marcas icônicas de áudio da Sound United inclui Bowers & Wilkins, Denon, Marantz, Definitive Technology, Polk Audio, HEOS, Classé e Boston Acoustics.

This acquisition brings together Sound United’s respected roster of premium audio brands and Harman’s iconic audio portfolio.

This acquisition brings together Sound United’s respected roster of premium audio brands and Harman’s iconic audio portfolio.

Este marco estratégico representa uma expansão significativa no negócio principal de áudio da HARMAN e sua presença em categorias de importantes produtos, incluindo áudio residencial, eletrônicos (amplificadores, componentes de alta fidelidade, AVRs), fones de ouvido e som automotivo. A combinação do portfólio diferenciado da Sound United com seu reconhecido negócio de áudio a nível mundial permiteàHARMAN oferecer um dos portfólios de áudio mais abrangentes do setor. Como resultado, a HARMAN está capacitada agora a proporcionar aos consumidores mais opções, inovação mais profunda e experiências excepcionais em todos os ambientes de audição.

“A visão da HARMAN é criar experiências que enriqueçam a vida das pessoas mediante experiências de áudio excepcionais”, disse Dave Rogers, Presidente da Divisão de Estilo de Vida da HARMAN. “A impressionante carteira de marcas da Sound United está enraizada em uma profunda paixão por som, inovação e compromisso com a qualidade, alinhados aos valores da HARMAN. Esta transação abre oportunidades de crescimento significativas para todos. Ela reforça a estratégia da HARMAN de consolidar sua história de sucesso incomparável e atingir patamares sem precedentes como líder em áudio.”

A Sound United irá operar como uma Unidade de Negócios Estratégica (SBU) independente dentro da Divisão de Estilo de Vida da HARMAN. Esta estrutura garante que o legado, a experiência e a base de clientes fiéis de cada marca se mantenham centraisàsua identidade. Com o respaldo de recursos e escala mundiais da HARMAN, as marcas da Sound United irão obter maior projeção com melhores capacidades, enquanto continuam concretizando suas distintas metas e alcançando maior sucesso no mercado.

As novas marcas, experiência e talentos adicionados pela Sound United irão acelerar os avanços da HARMAN em tecnologia de áudio, ampliar a presença no mercado e reforçar sua posição como líder internacional confiável na interseção de som, cultura e tecnologia.

A entrevista em vídeo com Dave Rogers pode ser acessada aqui: https://youtu.be/2UDhf-9qYSI

O material de arquivo está disponível aqui: https://youtu.be/2UuKM0Nrjtk

Sobre a HARMAN

A HARMAN (harman.com) projeta e desenvolve produtos e soluções conectados a montadoras, clientes e empresas internacionais, incluindo sistemas para veículos conectados, produtos de áudio e vídeo, soluções de automação empresarial e serviços que dão suporteàInternet das Coisas. Com marcas líderes como AKG®, Harman Kardon®, Infinity®, JBL®, Lexicon®, Mark Levinson® e Revel®, a HARMAN é admirada por fãs de áudio, músicos e locais de entretenimento onde se apresentam ao redor do mundo. Mais de 50 milhões de automóveis nas ruas hoje são equipados com sistemas de áudio e conectividade da HARMAN. Nossos serviços de software possibilitam a conectividade, integração e segurança de bilhões de dispositivos e sistemas móveis em todas as plataformas, desde residências e escritórios até dispositivos automotivos e móveis. A HARMAN conta com uma força de trabalho de cerca de 30.000 pessoas nas Américas, Europa e Ásia. Em março de 2017, a HARMAN se converteu em uma subsidiária integral da Samsung Electronics Co., Ltd.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato com a mídia

Carole Campbell

Diretora Executiva de Comunicações Globais e Estilo de Vida

HARMAN

lifestyle.communications@harman.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Crescimento do Crédito Privado: O Futuro dos Investimentos

Mais de quatro quintos (82%) dos limited partners (LPs) afirmam que pretendem aumentar suas alocações em crédito privado nos próximos três anos, segundo um novo estudo internacional da CSC, principal fornecedora de soluções globais de administração e compliance. Entre esses LPs, cerca de dois quintos (42%) esperam um crescimento “significativo” na exposição a crédito privado, evidenciando o momento positivo e o sentimento favorável dos investidores em relação a essa classe de ativos.

A pesquisa, que coletou opiniões de 300 general partners (GPs) e 200 limited partners (LPs) na Europa, Ásia-Pacífico e América do Norte, revelou que a diversificação de portfólio foi a principal motivação para o aumento de alocações (segundo 76% dos LPs), superando os retornos atrativos (36%).

Os GPs de crédito privado também estão otimistas. O estudo, encomendado pela CSC para servir de base para seu novo relatório “Private Credit 2025: Scaling Global Strategies Through Operational Excellence” (Crédito privado 2025: escalonando estratégias globais por meio da excelência operacional), indicou que três quintos (59%) dos GPs preveem crescimento do AUM entre 6% e 10% nos próximos três anos, enquanto 31% esperam aumento acima de 10%.

“O crédito privado explodiu no mainstream, tornando-se um fenômeno global, presente em múltiplas jurisdições, que tende a atrair cada vez mais capital de investidores”, disse Marshall Saffer, diretor executivo de Fundos e Mercados de Capitais da CSC. “Como empresa, estamos vendo de perto a evolução do crédito privado, incluindo inovações em estruturas e estratégias internacionais, e estamos bem posicionados para ajudar os GPs a aproveitar a forte demanda”.

Crescimento impulsionado por mudanças estratégicas e expansão internacional

O estudo da CSC identificou a dívida sênior e o financiamento lastreado em ativos como as estratégias subjacentes mais atraentes, enquanto a dívida distressed ficou em último lugar em termos de crescimento esperado. A concessão de crédito internacional é outra área de grande expansão, com 79% dos GPs prevendo aumento significativo da atividade internacional.

No entanto,àmedida que o setor de crédito privado cresce, a complexidade administrativa tem pesado cada vez mais, especialmente em estratégias internacionais, onde relatórios, transparência de riscos e prontidão operacional estão sob maior escrutínio.

“O rápido crescimento do crédito privado traz desafios implícitos aos modelos operacionais dos gestores de fundos e impõe demandas consideráveis a eles e a outros stakeholders, especialmente ao investir em múltiplas jurisdições e internacionalmente”, disse Constantinos Kleanthous, diretor executivo para APAC da CSC. “Como nossa pesquisa mostrou, os GPs têm demonstrado preferência por terceirizar o suporte operacional para especialistas dedicados, e ainda mais para funções como agências de empréstimos”.

O relatório da CSC indicou que 91% dos LPs acreditam que GPs que terceirizam para prestadores de serviços especializados oferecem relatórios mais completos. Os entrevistados citaram administração de SPV, gestão de garantias e agência de empréstimos como fundamentais para lidar com a complexidade dos fundos e aumentar a transparência.

À medida que o crédito privado consolida sua presença em portfólios globais, a pesquisa deixou claro que o crescimento precisa vir acompanhado de robustez operacional. GPs com a infraestrutura adequada e os especialistas parceiros certos estarão mais bem posicionados para aproveitar as oportunidades no futuro.

Baixe a versão completa de “Private Credit 2025: Scaling Global Strategies Through Operational Excellence” em cscglobal.com/service/campaigns/private-credit-2025.

Sobre a CSC

A CSC é o parceiro confiável preferido por mais de 90% das empresas da Fortune 500® , mais de 90% da 100 Best Global Brands (Interbrand® ) e mais de 70% da PEI 300. Somos líder mundial em oferecer soluções internacionais de administração empresarial e conformidade, serviços administrativos especializados para gestores de ativos alternativos em várias estratégias de fundos, transações envolvendo participantes do mercado de capitais em mercados públicos e privados, gestão de sistemas de nomes de domínio e proteção digital de marcas contra fraudes, assim como de soluções de software fiscal corporativo. Fundada em 1899 e com sede em Wilmington, Delaware, EUA, a CSC se orgulha de ser uma empresa privada e gerida profissionalmente há mais de 125 anos. A CSC possui escritórios e capacidades em mais de 140 jurisdições na Europa, Américas, Ásia-Pacífico e Oriente Médio. Somos uma empresa internacional capaz de fazer negócios onde quer que nossos clientes estejam, e conseguimos isto ao empregar especialistas em todas as empresas que atendemos. Somos a empresa por trás dos negócios (We are the business behind business® ). Saiba mais em cscglobal.com.

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Contato:
Citigate Dewe Rogerson (CDR)

Hassan Ali | Thomas Dalton

cscteam@cdrconsultancy.com

CSC

Laura Crozier

Gerente de relações públicas

laura.crozier@cscglobal.com

Setor de imprensa da CSC

Fonte: BUSINESS WIRE



Empresa de Ribeirão Preto está entre as operadoras mais bem avaliadas do Brasil

Empresa de Ribeirão Preto está entre as operadoras mais bem avaliadas do Brasil
Empresa de Ribeirão Preto está entre as operadoras mais bem avaliadas do Brasil

A Weclix, operadora de internet sediada em Ribeirão Preto (SP), conquistou posições de destaque no Prêmio Reclame AQUI 2025, um dos principais indicadores de reputação do consumidor no país. A empresa alcançou o segundo lugar no ranking estadual das operadoras de São Paulo e o terceiro lugar em nível nacional, refletindo sua atuação focada em atendimento qualificado e escuta ativa do cliente.

Indicada pela quarta vez consecutiva, a Weclix se consolida entre as operadoras com melhor avaliação no setor de telecomunicações, tradicionalmente marcado por desafios de relacionamento com o consumidor. O Prêmio Reclame AQUI é resultado de votação popular e leva em consideração critérios como índice de resposta, tempo de solução e avaliação final do cliente.

De acordo com Fabricio Kameyama, CEO da Weclix, a boa colocação da empresa no ranking é consequência de um trabalho contínuo de valorização do relacionamento com o usuário. “Esse reconhecimento é resultado de um trabalho consistente, construído todos os dias com base na confiança. Nossa missão vai além de oferecer conexão estável e veloz: buscamos ser acessíveis, resolver com agilidade e ouvir de verdade quem usa nosso serviço. O cliente é, de fato, o centro das nossas decisões”, afirma.

A Weclix mantém sua base administrativa e técnica em Ribeirão Preto, onde foi fundada, e vem ampliando sua atuação para diversas cidades do interior paulista. A expansão da infraestrutura, o atendimento próximo e a atuação regionalizada são algumas das estratégias que sustentam o crescimento da operadora no mercado.

Com a reabertura da votação do Prêmio Reclame AQUI, a empresa reforça seu convite aos clientes para participarem da escolha das melhores empresas do país, acessando o site oficial da premiação ou os canais digitais da Weclix.

Sobre a Weclix

Fundada em Ribeirão Preto, a Weclix é uma operadora de internet que atua com foco em cidades do interior de São Paulo, oferecendo conexão de alta velocidade e atendimento humanizado. A empresa aposta em infraestrutura própria, inovação tecnológica e uma cultura voltada à satisfação do cliente.



Assistência funeral é opção cobertura dentro do seguro de vida

Assistência funeral é opção cobertura dentro do seguro de vida
Assistência funeral é opção cobertura dentro do seguro de vida

A contratação de um seguro de vida vai além da proteção financeira, ela pode representar apoio prático e emocional em momentos mais difíceis para a família. Entre as coberturas oferecidas, a assistência funeral é uma opção para os segurados por garantir o suporte necessário à organização, aliviando o peso de decisões administrativas e logísticas em um momento de luto.

O serviço prevê o acompanhamento e a execução de todas as providências relacionadas ao velório, sepultamento ou cremação, oferecendo à família do segurado uma assessoria completa em questões como documentação, preparação do ambiente, transporte, cerimônia e demais etapas do processo.

“O seguro de vida é, hoje, um investimento em segurança, conforto e tranquilidade. Muitos brasileiros têm buscado esse tipo de proteção como forma de garantir que seus entes queridos tenham respaldo prático e financeiro diante de um cenário inesperado”, afirma Alessandra Monteiro, Diretora Técnica da Corretora de Seguros Bancorbrás.

O produto também assegura o pagamento do capital segurado aos beneficiários, permitindo que eles tenham recursos para lidar com despesas imediatas ou se reorganizar financeiramente. “O seguro representa uma decisão prudente. Ele alia proteção financeira a um conjunto de serviços que oferecem amparo concreto em momentos de fragilidade”, complementa Alessandra.

O mercado tem refletido esse movimento de maior conscientização sobre a importância do seguro de vida. Segundo o Boletim de Seguros divulgado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), a modalidade arrecadou R$ 18,15 bilhões no primeiro semestre de 2025, o que representa um crescimento real de 5,32% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse avanço reforça a busca da população por soluções que unam proteção, planejamento e assistência diante dos imprevistos da vida.



Posiflex revela soluções empresariais mais inteligentes com inovações habilitadas por IA na GITEX GLOBAL 2025

Posiflex Technology Inc., líder mundial em sistemas de ponto de venda (POS) e soluções online para offline (O2O), e marca nº 1 de POS no Oriente Médio e na África, irá apresentar seu portfólio de soluções habilitadas por IA de última geração na GITEX GLOBAL 2025, que irá ocorrer de 13 a 17 de outubro no Dubai World Trade Centre. Sob o tema “Capacitando a Economia da IA ​​do Futuro com Soluções Empresariais Mais Inteligentes”, a Posiflex irá apresentar um portfólio completo de inovações que redefinem o futuro do varejo e da hospitalidade, abrangendo desde quiosques de autoatendimento até tecnologias avançadas de transações sem contato, todas criadas para aperfeiçoar a experiência do cliente, otimizar as operações e acelerar o crescimento dos negócios. Os visitantes são convidados a descobrir estas soluções no estande H15-E50.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250921408062/pt/

Posiflex revela soluções empresariais mais inteligentes com inovações habilitadas por IA na GITEX GLOBAL 2025

Posiflex revela soluções empresariais mais inteligentes com inovações habilitadas por IA na GITEX GLOBAL 2025

Série SCO – Autoatendimento inteligente com tecnologia de IA

A Posiflex também apresenta seus quiosques de autoatendimento (SCO) de última geração, equipados com reconhecimento de produtos por IA, balanças integradas ou scanners RFID, e recursos avançados de prevenção de perdas. Estes recursos aceleram o processo de pagamento, minimizam erros e aumentam a segurança, ao criar uma experiência de compra mais inteligente e conveniente para clientes e varejistas.

Solução POS Tap-to-Pay – Sem contato, segura e rápida

Revolucionando as interações no varejo, a Posiflex apresenta uma solução POS Tap-to-Pay, equipada com sua tecnologia proprietária NFC on Touch e suporte a múltiplas antenas. Demonstrada no elegante terminal POS da Série GT, a solução oferece transações totalmente sem contato com maior velocidade e segurança. Com uma moldura ultrafina de 4 mm, uma tela de alto brilho de 400 nits e excelente resposta ao toque, a Série GT oferece interações suaves e intuitivas. Seu design de dupla face melhora a experiência do cliente, que a torna ideal para ambientes dinâmicos e voltados ao cliente.

Série MT-6200 com acessório TA-650 – Pagamento móvel com máxima flexibilidade

O tablet da Série MT-6200 pode ser combinado com o inovador acessório TA-650, que o transforma em um dispositivo de pagamento totalmente portátil. Esta combinação versátil possibilita que a equipe atenda os clientes em qualquer lugar da loja, que permite uma prestação de serviço mais rápida e flexível, e aumenta a satisfação geral do cliente.

Série KDS – Soluções para cozinhas direcionadas ao desempenho

O novo Kitchen Display System (KDS) de alto brilho com 21,5″ foi desenvolvido especificamente para ambientes administrativos exigentes. Com um gabinete vedado e durável, o KDS suporta integração de barras de pressão bar e leitor de código de barras, oferecendo brilho de 400 nits com vidro antirreflexo e anti-impressão digital, que garantem visibilidade nítida mesmo em condições extremas em cozinhas. Este design robusto permite que os operadores otimizem os fluxos de trabalho e mantenham a confiabilidade sob calor e uso intenso.

Na GITEX GLOBAL 2025, a Posiflex também irá apresentar seus mais novos terminais POS e soluções de quiosque, desenvolvidos especificamente para satisfazer as necessidades em constante evolução de empresas modernas nos setores de varejo, hotelaria e restaurantes de serviço rápido. Estas inovações continuam reforçando o compromisso da Posiflex em promover a transformação digital e permitir que as empresas prosperem na era da IA.

Convidamos você a visitar nosso estande H15-E50. Você também pode entrar em contato conosco com antecedência para agendar uma reunião com um de nossos representantes na GITEX GLOBAL 2025, a fim de entender seus desafios, necessidades e requisitos para oferecer soluções de tecnologia de varejo.

Sobre o POSIFLEX Group

O Posiflex Group é uma plataforma de AIoT comercial líder mundial, alimentada por soluções inteligentes de dispositivos incorporados definidos pelo cenário e on-line para off-line (O2O). O Posiflex Group está composto por três marcas: Posiflex, que é uma das cinco principais marcas mundiais em PDV e quiosque; Portwell, que é a Embedded Foundry para AIoT Edge Compute; e KIOSK Information Systems (KIS), que é uma empresa de automação de autoatendimento gerenciado, com a missão comum de possibilitar a otimização da produtividade e a jornada superior do cliente no mundo conectado.

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Contato:
Contato com a mídia:

Jessie Hsu, Diretora de Marketing, Divisão de Marketing Global

Jessiehsu@posiflex.com.tw

Fonte: BUSINESS WIRE



Graduados ganham até 148% a mais do que aqueles que têm somente o ensino médio

Graduados ganham até 148% a mais do que aqueles que têm somente o ensino médio
Graduados ganham até 148% a mais do que aqueles que têm somente o ensino médio

Dados do relatório Education at a Glance, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), revelam o impacto da educação superior no mercado de trabalho brasileiro. De acordo com o estudo, quem conclui uma graduação no país recebe, em média, 148% a mais do que aqueles que têm apenas o ensino médio. A diferença também se reflete nos índices de empregabilidade: a taxa de desemprego entre brasileiros com diploma superior é de 5%, contra 8% entre os que concluíram apenas o ensino médio. 

Para Wagner Sanchez, pró-reitor do Centro Universitário FIAP, os dados reforçam a necessidade de encarar a educação como um investimento contínuo. Ele destaca que o diferencial de um profissional hoje não está apenas no diploma, mas na capacidade de desenvolver competências alinhadas às demandas atuais. Entre elas, aponta como essenciais a criatividade e inovação, a resolução de problemas complexos e a gestão de pessoas. “O profissional de agora e do futuro precisa ser o grande condutor dentro das organizações na solução de problemas complexos e importantes, além de pensar logicamente para enfrentar os desafios provenientes das transformações digitais”, afirma. 

Segundo o professor, a escolha do caminho acadêmico precisa ser estratégica. Ele explica que bacharelados, como os de Sistemas de Informação e Engenharia de Computação, oferecem uma formação ampla e sólida, enquanto os cursos tecnólogos têm ganhado espaço pela proposta prática e direcionada, com duração de dois a três anos. Ainda de acordo com Sanchez, esta modalidade responde a demandas imediatas do mercado e prepara profissionais para atuar em áreas de alta empregabilidade, como Defesa Cibernética, Inteligência Artificial e Gestão de TI.

O cenário descrito pelo relatório evidencia que a valorização da educação não se restringe à conquista de um diploma, mas ao preparo contínuo diante das mudanças tecnológicas e sociais. “Tudo muda muito rápido. Um bom cientista de dados hoje, por exemplo, pode não funcionar tão bem daqui uns anos, já que as ferramentas, os processos e até a lógica de desenvolvimento têm prazo de validade curto. Por isso, atualmente, a aprendizagem precisa ser um hábito”, conclui o pró-reitor. 



Tecnologia conecta raciocínio médico a evidência científica

Tecnologia conecta raciocínio médico a evidência científica
Tecnologia conecta raciocínio médico a evidência científica

A curva do esquecimento, estudada pelo psicólogo Hermann Ebbinghaus no século XIX, mostra que as memórias se perdem rapidamente sem reforço. Logo após aprender algo novo, a maior parte das informações é esquecida nas primeiras 24 horas e a perda segue nas semanas e meses seguintes. Na prática médica, esse fenômeno se torna ainda mais importante, considerando que médicos lidam com um enorme volume de informações ao longo de anos de estudo e prática, o que torna humanamente impossível lembrar de tudo.

Diante desse desafio diário, a Voa Health criou o Charcot, um chat inteligente que amplia a reflexão clínica e apoia o raciocínio médico e educacional com referências. Integrado à plataforma da Voa, que transforma o áudio da conversa médico-paciente em registros clínicos estruturados, o Charcot entende o contexto do atendimento realizado e conecta o caso clínico do paciente a referências, com o fornecimento de informações baseadas em evidências, como artigos e estudos, com links para os materiais originais.

Ao consultar o Charcot, o médico pode ser lembrado das mudanças de hábitos que um paciente com enxaqueca ou diabetes deve seguir, por exemplo. A ferramenta traz diagnósticos a serem considerados, orientações comportamentais e alimentares, sinais de alerta, rotinas de cuidado, possíveis interações medicamentosas, referências de tratamento e outros insights para que o médico tome a melhor conduta. O chat também apoia o raciocínio clínico, que ajuda o profissional a considerar todos os diagnósticos, sem interromper o fluxo do atendimento.

O Charcot também permite que médicos revisem informações mesmo após a consulta ter sido realizada, aprimorando a prática médica e garantindo que os cuidados permaneçam alinhados com evidências científicas atualizadas.

A tecnologia mais uma vez está se mostrando como uma importante aliada na prestação de cuidados em saúde de alta qualidade. "O Charcot vem para potencializar as capacidades do médico, em linha com o que já temos na Voa. A decisão e a conduta sempre serão do médico, isso é uma prerrogativa. Nosso papel é apoiar os profissionais para que as decisões sejam cada vez melhores para o paciente", comenta Fillipe Loures, médico e cofundador da Voa Health.



Hospital Itaci promove ações para conscientização do câncer infantojuvenil

Hospital Itaci promove ações para conscientização do câncer infantojuvenil
Hospital Itaci promove ações para conscientização do câncer infantojuvenil

Setembro dourado é o mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil e, há dez anos, o Itaci – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil participa deste movimento, idealizado pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC).

O câncer infantojuvenil é um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais, podendo ocorrer em qualquer local do organismo. A enfermidade representa a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 18 anos no Brasil.

Essa é a justificativa para incentivar o rastreamento da doença, que se diagnosticada precocemente e tratada em centros especializados, possui 80% de chances de cura.

Por isso, para chamar a atenção da população, o Itaci promove ações abertas ao público.

Parceria com a CPTM

No dia 24 de setembro, das 10h às 12h, o time da Fundação Criança – Itaci estará na estação Palmeiras-Barra Funda (Rua Bento Teobaldo Ferraz, 119 – Barra Funda, São Paulo – SP, 01156-001), da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para disseminar informações sobre a doença, reforçando a importância do diagnóstico precoce e entregando materiais com informações educativas.

“Muitos sintomas do câncer infantojuvenil podem ser confundidos com outras doenças, que são comuns na infância e a ação foca nesse objetivo: alertar pais, familiares e a população para que saibam reconhecer esses sinais para procurar um especialista”, argumenta Liliane Moraes, Gerente Administrativa da Fundação Criança – Itaci. 

Na mesma estação, das 10h às 12h, haverá um espaço para corte de cabelos e totem para recebimento de mechas, uma parceria do Itaci com a ONG Rapunzel Solidária, organização sem fins lucrativos, que confecciona perucas, sem custo, e doa aos pacientes do Itaci, quando solicitado. “Esta iniciativa tende a minimizar fragilidades na identidade de algumas crianças e adolescentes em tratamento”, explica Liliane Moraes. 

Sinais e sintomas

Os tipos mais frequentes do câncer infantojuvenil são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), tumores do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático); também merecem atenção o neuroblastoma (que acomete as células do sistema nervoso periférico, frequentemente localizadas no abdômen); o tumor de Wilms (renal); o retinoblastoma (afeta a retina, fundo do olho); o germinativo (das células que vão dar origem aos ovários ou aos testículos); o osteossarcoma (ósseo); e os sarcomas (tumores de partes moles).

“Se você ou alguém que conhece notar um sintoma em alguma criança ou adolescente, não tenha medo de buscar ajuda médica. O diagnóstico no início é um divisor de águas. Ele não só aumenta as chances de cura, mas também permite que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida durante e após o tratamento em comparação com o diagnóstico em estágio avançado”, explica Dra. Lilian Cristofani, diretora médica do Itaci. 

É importante ficar atento aos sinais, entre eles, febre persistente; náusea; nódulo ou inchaço ao redor do pescoço, abdômen, tórax, pelve ou axilas; palidez; dores de cabeça; dores persistentes em áreas do corpo; mudanças de visão; cor esbranquiçada atrás da pupila; e perda de peso repentina.

Sobre o Itaci – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil

Construído a partir de uma parceria entre a Fundação Criança, Ação Solidária Contra o Câncer Infantil (ASCCI) e a Fundação Oncocentro de São Paulo, o Itaci é um hospital público que iniciou suas atividades em 2002, e é ligado ao Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade que integra o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Oferece tratamento para crianças e adolescentes, diagnosticados com câncer e outras doenças hematológicas ou raras, de 0 a 18 anos. 

Atuante na área de oncologia pediátrica no Brasil, realizou, em 2024, cerca de 12 mil consultas médicas ambulatoriais, mais de 5 mil consultas multiprofissionais, em torno de 5.800 mil sessões de quimioterapia e 526 internações. Entre as especialidades atendidas: leucemias, linfomas, neuroblastomas, sarcomas das partes moles, retinoblastomas, doenças hematológicas não oncológicas e tumores sólidos (do sistema nervoso central, ósseos, das células germinativas, renais e hepáticos).

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https://www.Itaci.org.br/



Ação do caminhão da Giuliana Flores repercute entre consumidores e celebridades

Ação do caminhão da Giuliana Flores repercute entre consumidores e celebridades
Ação do caminhão da Giuliana Flores repercute entre consumidores e celebridades

A Giuliana Flores, empresa que atua no e-commerce de flores e presentes, lançou uma ação de marketing que vem chamando a atenção de consumidores e influenciadores digitais. A novidade é o “caminhão gigante de flores”, entrega personalizada que combina veículo adesivado, trilha sonora escolhida pelo cliente, mensagem em áudio e um buquê de tamanho real. O serviço tem valor inicial de R$ 2.500 e está disponível para qualquer consumidor interessado.

A estratégia foi idealizada por Clóvis Souza, fundador e CEO da companhia. Ele iniciou a trajetória profissional no setor aos 10 anos, em uma floricultura na Zona Leste de São Paulo, e aos 19 abriu sua primeira loja em São Caetano do Sul. Hoje, aos 55, lidera uma rede com mais de 1.500 parceiros regionais e catálogo de 10 mil produtos.

De acordo com Souza, a proposta nasceu para reforçar o posicionamento da marca em torno da experiência emocional proporcionada pelas flores. “Os arranjos gigantes são uma vitrine de marketing importante para ampliar ainda mais a nossa presença e gerar visibilidade para nossos produtos. Mas, acima de tudo, eles refletem o que acreditamos: que as flores têm o poder de emocionar, de transformar momentos em memórias únicas e de conectar pessoas por meio de gestos grandiosos”, afirma o executivo.

O primeiro impacto da ação ocorreu em São Paulo, em campanhas realizadas nos bairros próximos às lojas físicas da empresa. A “viralização” nas redes sociais começou com um concurso cultural que premiou um casal de idosos, cujo vídeo da entrega ganhou ampla repercussão online. Desde então, influenciadoras como Virgínia Fonseca, Rafa Kalimann, Bruna Tavares e Lucas Guimarães já receberam o caminhão da marca. Outros nomes que participaram da ação foram Mariana Menezes, Deize Alencar, Deolane Bezerra e Camila Vieira.

A empresa vê a iniciativa como ferramenta estratégica para reforçar o alcance da marca e ampliar as vendas. Para 2025, a Giuliana Flores projeta a realização de mais de 800 mil entregas em todo o país, além da expansão da presença física com 15 lojas próprias, dois quiosques, três vending machines e a abertura de 10 a 15 franquias no primeiro ano do modelo.



Consultoria Agronômica reduz custos e alavanca produtividade

Consultoria Agronômica reduz custos e alavanca produtividade
Consultoria Agronômica reduz custos e alavanca produtividade

O Brasil encerrou 2024 com 35,7 bilhões de litros de leite, alta de 1,4% frente a 2023 e novo recorde da série histórica, segundo a Pesquisa Pecuária Municipal (PPM) do IBGE. Em valor, a cadeia movimentou cerca de R$ 87,5 bilhões, avanço de 9,4% no ano. A produtividade média chegou a 2.362 litros por vaca/ano, ganho de 4,9%. Esses resultados refletem avanço técnico e rotinas de manejo mais consistentes nas principais bacias leiteiras do país.

No recorte por estados, Minas Gerais manteve a liderança com 9,8 bilhões de litros (+3,8%). O Paraná permaneceu em segundo com 4,6 bilhões (+1,7%), e o Rio Grande do Sul registrou 4,02 bilhões (−2,2%), em cenário afetado por enchentes. Entre os municípios, Castro (PR) segue na primeira posição com 484 milhões de litros (+6,7%); Carambeí (PR) aparece depois com 293 milhões (+8,6%); e Patos de Minas (MG), com 226 milhões (+7,5%). Os números reforçam que técnica e padronização sustentam crescimento mesmo sob volatilidade climática.

A alimentação representa mais da metade do custo do litro de leite em muitas propriedades. Nesse contexto, a consultoria agronômica na lavoura de forragem — especialmente em silagem — é determinante para concentrar energia, reduzir variabilidade nutricional e limitar perdas na colheita, no transporte, na compactação e na vedação do silo. A presença de um engenheiro agrônomo responsável integra planejamento de safra, escolha de híbridos, janelas de plantio, ponto de corte e protocolos de conservação, articulando equipes e padronizando processos.

“Da porteira para dentro, a lavoura de forragem exige responsabilidade técnica do planejamento à colheita; cada etapa tem efeito direto na qualidade da silagem e no custo por litro”, afirma Mateus Mendes Batista Coelho, engenheiro agrônomo, especialista em Agronegócios pela USP/ESALQ e com oito anos de experiência em consultoria a produtores de grãos e silagem em Minas Gerais e Mato Grosso.

Nos sistemas com indicadores de rotina, a medição orienta correções rápidas. Segundo Mateus — que também acumula experiência internacional nos Estados Unidos e na Colômbia — metas de matéria seca, densidade do silo e manejo de cocho precisam estar definidas e ser auditadas em campo; quando o padrão nutricional se mantém estável, há redução de perdas e melhora de conversão alimentar. A integração entre agronomia e finanças reduz incerteza e direciona decisões. De acordo com o consultor, que já elaborou projetos agronômicos em 48 fazendas, controle financeiro é tão estratégico quanto o manejo agronômico; medir custo por litro, registrar despesas por centro de resultado e confrontar indicadores zootécnicos com números contábeis orienta compras, dimensiona estoques de volumoso e reduz a volatilidade do caixa.

Reconhecido nacionalmente pelo trabalho, Mateus que é membro da ABRASCI (Academia Brasileira de Ciência, Artes, História e Literatura), detentor da cadeira de nº 51 do Colegiado de Ciências Naturais e tem como patrono um ícone da agricultura brasileira, Antônio Secundino, relata que do ponto de vista operacional, o planejamento começa no solo e termina no cocho. “Enquanto coordenei projetos agronômicos de grande escala, pude perceber que o arranjo de plantio adequado, o manejo de fertilidade, a definição de população e o controle de plantas daninhas e pragas reduzem o risco de queda de qualidade da forragem. Na colheita, o ponto de matéria seca e o ajuste de partículas garantem compactação eficiente; a vedação preserva energia e evita aquecimento do painel.”

A geografia da produção indica que soluções devem ser calibradas a cada ambiente. Castro e Carambeí, no Paraná, e Patos de Minas, em Minas Gerais, operam sob realidades edafoclimáticas próprias. Em áreas com irrigação, a gestão de pivôs e o ajuste do calendário de plantio reduzem estresse hídrico e uniformizam a maturação. Onde a irrigação não existe, manejos de conservação de solo e água ganham prioridade. Em qualquer cenário, adotar protocolos de colheita e conservação, somados ao controle financeiro, é central para a competitividade.

Os resultados de 2024 também mostram que a combinação de mais leite com menos vacas ordenhadas sugere que a eficiência técnica avançou. Parte desse ganho vem de ações cumulativas e de baixo custo unitário — medição de matéria seca, ajuste da rotação de facas, controle de densidade por camada, vedação sem vazios e manejo de cocho com observação diária. Pequenas melhorias consistentes, somadas ao longo do ciclo, geram efeitos relevantes em produtividade e no fluxo de caixa.

Com a difusão de ferramentas digitais, painéis simples de acompanhamento tornam rotinas mais visíveis. Relatórios que integram dados de campo, análises laboratoriais e custos por centro de resultado permitem enxergar tendências e agir preventivamente. Para Mateus, a consultoria agronômica, ao traduzir métricas para o dia a dia, ajuda o produtor a usar dados como parte natural do processo decisório, e não apenas como registro posterior.

À luz dos números do IBGE, o setor entra em 2025 com agenda de eficiência consolidada e maior pressão por previsibilidade. A presença de um profissional qualificado na lavoura de forragem apoia o produtor a capturar ganhos de produtividade que a série histórica aponta e, ao mesmo tempo, a mitigar riscos operacionais e financeiros. O objetivo é comum: produzir mais, com qualidade estável e custos controlados, em benefício da competitividade da cadeia do leite.

Fontes: IBGE/PPM 2024 (produção, valor e produtividade); páginas explicativas do IBGE sobre leite e metodologia. Links: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/agricultura-e-pecuaria/9107-producao-da-pecuaria-municipal.html?=&t=destaques e https://www.ibge.gov.br/explica/producao-agropecuaria/leite/br



Vendas de consórcios atingem 3,32 milhões de cotas

Vendas de consórcios atingem 3,32 milhões de cotas
Vendas de consórcios atingem 3,32 milhões de cotas

O Sistema de Consórcios alcançou em agosto marcas inéditas em seus indicadores geral e setoriais. Ao atingir 3,32 milhões de adesões no acumulado de janeiro a agosto, avançou 11,4% sobre as 2,98 milhões do mesmo período relativas ao ano passado. Os negócios decorrentes destas vendas somaram R$ 313,72 bilhões, 24,6% maior que os R$ 251,81 bilhões de um ano atrás, de acordo com as estimativas levantadas pela assessoria econômica da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), junto às suas associadas.

Ao quebrar mais uma vez o recorde histórico do Sistema de Consórcios, os participantes ativos atingiram 12,09 milhões em agosto, 10,6% acima dos 10,93 milhões anotados naquele mês de 2024.

Na sequência mensal, iniciada há mais de três anos, em janeiro de 2022, o número de consorciados ativos registrava 8,21 milhões. Em agosto, passados quarenta e quatro meses, as quantidades superaram consecutivamente todas as marcas anteriores, com exceção da de abril de 2023, alcançando um recorde ao atingir 12,09 milhões. O avanço no período foi de 47,3%.

Nos oito meses, a somatória de consorciados contemplados foi de 1,16 milhão, 2,7% superior a 1,13 milhão do mesmo período de 2024. Os créditos concedidos aos consorciados contemplados completaram pouco mais de R$ 80,50 bilhões, 26,1% mais que os R$ 63,83 bilhões acumulados do ano passado.

O tíquete médio de agosto foi de R$ 99,79 mil, 4,2% inferior aos R$ 104,21 mil, obtidos no mesmo mês de 2024. Trata-se de média ponderada resultante dos valores dos setores de veículos leves, motocicletas, veículos pesados, imóveis, serviços, e eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis.

Detalhes dos indicadores

Vendas de cotas

Por setor, das 3,32 milhões de cotas comercializadas e acumuladas nos oito meses, 1,26 milhão foram em veículos leves; 960,72 mil em motocicletas; 815,06 mil em imóveis; 133,43 mil em veículos pesados, 113,89 mil em eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis; e 40,74 mil em serviços.

De janeiro a agosto, dos seis setores onde o consórcio está presente, cinco assinalaram avanços nas comercializações de cotas: eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, com 43,5%; imóveis, com 25,7%; serviços, com 15,9%; motocicletas, com 9,4%; e veículos leves, com 6,8%.

Houve apenas uma retração: veículos pesados, com -17,4%, cuja recuperação vem ocorrendo gradativamente na busca da normalidade. Apesar da tendência de baixa nas vendas no mercado interno, no consórcio as adesões apresentaram forte alta do tíquete médio de agosto sobre o do mesmo mês do ano passado. Ao variar positivamente 109,5%, saltou de R$ 191,60 mil para R$ 401,40 mil, puxado principalmente pelas máquinas agrícolas.

Contemplações

Nos meses de janeiro a agosto, os 1,16 milhão de consorciados contemplados estiveram assim colocados: 506,22 mil de veículos leves; 437,63 mil de motocicletas; 93,34 mil de imóveis; 62,68 mil de veículos pesados; 37,95 mil de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis; e 24,06 mil de serviços.

Participantes ativos

Nos 12,09 milhões de participantes ativos, cada setor apresentou os seguintes volumes: 5,14 milhões em veículos leves; 3,16 milhões em motocicletas; 2,50 milhões em imóveis; 902,20 mil em veículos pesados; 272,14 mil em eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis; e 122,98 mil em serviços.

Tíquete médio de 2021 a 2025

Ao observar o comportamento dos tíquetes médios dos meses de agosto nos intervalos dos últimos cinco anos, notou-se um aumento nominal de 44,8%. Ao descontar a inflação (IPCA) de 25,7% anotada no período, na relação da diferença de R$ 68,90 mil, em agosto de 2021, para os R$ 99,79 mil, no mesmo mês de 2025, houve valorização real de 15,2%.

“Nos oito meses, o Sistema de Consórcios manteve o ritmo crescente e constante retratando basicamente a credibilidade e a confiança do brasileiro na modalidade, além de explicar os ótimos resultados obtidos. Importante ressaltar que a contínua mudança de postura do consumidor em procurar planejar suas finanças tem privilegiado o consórcio como opção para aquisição de bens ou contratação de serviços”, resume Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC.

Ao considerar a influência da educação financeira nos conhecimentos financeiros de cada um, Rossi acentuou que “calcular custos, pesquisar alternativas e assumir novos compromissos dentro dos orçamentos, planejar o futuro, tem possibilitado a consolidação da modalidade no mercado financeiro”.

A potencial presença dos consórcios na cadeia produtiva

Ao voltar mais de sessenta anos na história da indústria automobilística, quando o mercado financeiro vivia a ausência de linhas de crédito para compra dos primeiros automóveis fabricados no Brasil, o consórcio surgia, na década de 60, como solução na forma de autofinanciamento.

A alternativa, genuinamente brasileira, abriu um caminho simples para o consumidor alcançar os objetivos de aquisição ou troca de automóvel. Nos oito meses de 2025, a potencial presença no setor automotivo esteve em um a cada três veículos leves vendidos no país.

No segmento de duas rodas, no mesmo período, as contemplações sinalizaram a potencial aquisição de uma moto a cada três comercializadas no mercado interno.

Outra situação pode ser constatada nos veículos pesados, onde a nova divisão, a partir da recente realidade setorial, apontou aproximadamente 51% para máquinas agrícolas, 41% para caminhões e 8% para outros equipamentos destinados ao transporte rodoviário de carga, implementos rodoviários e agrícolas, ônibus, aeronaves e embarcações. Neste setor, o consórcio assinalou uma a cada quatro vendas de caminhões negociados para ampliação ou renovação de frotas para o setor de transportes, com destaque especial para aplicação no agronegócio.

De janeiro a agosto, o resumo do consórcio em alguns elos da cadeia produtiva brasileira pode mostrar as potenciais disponibilizações no mercado por meio das contemplações. O Sistema atingiu 32,1% de eventual presença no setor de automóveis, utilitários e camionetas. No de motocicletas, houve 31,1% de possível participação, e no de veículos pesados, a relação para caminhões foi de 26,1% no mês.



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