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Colapso Digital: 530 mil vagas de TI vazias freiam inovação

Colapso Digital: 530 mil vagas de TI vazias freiam inovação
Colapso Digital: 530 mil vagas de TI vazias freiam inovação

O descasamento de mão de obra qualificada no Brasil pode trazer impactos econômicos significativos. O Panorama de Talentos em Tecnologia, um relatório lançado por iniciativa do Google for Startups, aborda a crescente carência de especialistas em tecnologia, bem como, as repercussões para empresas emergentes e para o alicerce econômico do país. Projeta-se que, até o final de 2025, haverá uma defasagem de 530 mil posições para profissionais no domínio da tecnologia da informação, o que sinaliza uma preocupação no que tange à competitividade brasileira e seu potencial inovador no cenário global.

Uma faceta fundamental reside na disparidade entre a demanda existente e geração prática de capacitados pelo ensino profissionalizante. Até 2025, as projeções indicam a abertura de 800 mil novas oportunidades de trabalho. No entanto, o sistema educacional tem formado anualmente apenas cerca de 53 mil especialistas nos últimos quatro anos. Essa disparidade acentua significativamente o descompasso entre a oferta e a demanda por profissionais qualificados no mercado.

O estudo realizado pelo Google indica caminhos para superar os desafios atuais. As sugestões incluem ampliar o acesso às oportunidades no segmento tecnológico para toda a população; destinar verbas para programas de capacitação abrangentes; reformar e inovar na educação, introduzindo o raciocínio computacional desde as etapas iniciais do ensino primário. Adicionalmente, é fundamental criar um sistema de apoio sólido que conduza os jovens gradualmente até a conquista da primeira colocação profissional em TI.

No cenário corporativo, propõe-se redefinir a importância da tecnologia, proporcionar condições de trabalho equiparáveis às adotadas globalmente e cultivar um ambiente que atraia, desenvolva e retenha novos talentos. Tal abordagem transformaria a presente carência de talentos de modo promissor, convertendo-a em catalisador para inclusão e inovação, com melhorias significativas na produtividade em todo o âmbito econômico do país.

O êxodo de talentos: os motivos da emigração de especialistas em tecnologia do Brasil

A Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), após um exame da questão no artigo Formação no Segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação, Êxodo de Profissionais: Desafios e Perspectivas para o Avanço Tecnológico, enfatiza que a força motriz primordial por trás dessa “hemorragia de talentos” reside na crescente procura mundial por profissionais com alta qualificação.

Essa conjuntura é complementada por cenários de empregos mais vantajosos, um reconhecimento profissional ampliado, a procura por um padrão de vida mais elevado e a viabilidade de participação em projetos de pesquisa e desenvolvimento, sobretudo em países já consolidados.

Com o intuito de mitigar essa situação e converter a saída de profissionais em oportunidade de desenvolvimento econômico, a pesquisa elenca cinco fundamentos vitais para fixar os profissionais qualificados no país: formação de alta qualidade, aprimoramento profissional constante, compensação financeira competitiva, aprimoramento das condições de bem-estar e implementação de estratégias públicas eficientes.

Como a Pandemia de Covid-19 acelerou a procura por profissionais de tecnologia

O artigo do Banco Mundial Acelerado pela Covid e pela IA, cenário digital global segue desequilibrado indica que a pandemia de Covid-19 atuou como um catalisador para transformações digitais em âmbito mundial. Forçada pelo cenário de isolamento e pela necessidade de continuidade de operações à distância, a digitalização ganhou um impulso vertiginoso.

Os motivos dessa aceleração são associados à urgência imposta pela crise sanitária, em que organizações de todos os segmentos tiveram que rapidamente adaptar seus processos para o ambiente online, buscando eficiência, continuidade e sobrevivência.

Consequentemente, esta rápida virada para o ambiente virtual gerou uma demanda avassaladora por profissionais de TI. Houve uma busca incessante por peritos em domínios como o desenvolvimento de programas, segurança da informação, análise de dados e a infraestrutura de redes, com o propósito de construir, manter e aprimorar as plataformas que sustentam essa nova realidade.

Escassez de profissionais abre oportunidades de inserção profissional combatendo o desemprego estrutural

O estudo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (BRASSCOM) Perspectivas do mercado de trabalho do Macrossetor TIC reconhece um descasamento de 30,2% entre a demanda e a disponibilidade de profissionais, mas apresenta um panorama altamente favorável para o setor em termos de criação de empregos e aumento de renda.

A BRASSCOM identificou 2,1 milhões de profissionais empregados na área e previu, para o intervalo de setembro de 2024 a dezembro de 2025, um incremento médio de 88 mil vagas com registro formal.

Essa projeção poderia atingir 147 mil novos postos na estimativa mais otimista, ou ficar em 30 mil oportunidades adicionais em uma análise conservadora. Foi também notado um avanço no número de ocupações informais entre 2022 e 2024, onde 18,2% foram de microempreendedores individuais (MEI) e 13,0% classificam-se como trabalhadores informais.

O futuro bate à porta: a urgência da requalificação do Brasil para a tecnologia

Eran Lasser, CEO da Startup Global Israelense Wawiwa Tech, que já requalificou mais de 50.000 profissionais para tecnologia, relata: “a pandemia de Covid-19 impulsionou o processo de digitalização e criou oportunidade para jovens ou profissionais que buscam uma nova etapa de carreira, onde os salários no segmento de tecnologia da informação superam até o dobro da média salarial, atraindo talentos que almejam uma recompensa financeira compatível com o impacto real que podem gerar”.

Diercio Ferreira, CEO da Techtalent Innovation School, ressalta: “O mundo tech exige uma capacitação ágil e focada nas necessidades reais do mercado. Nunca foi tão urgente e recompensador para a juventude adentrar o universo da tecnologia ou trabalhadores plenos e seniores apostarem na requalificação profissional para o setor tech que promete altos salários, estabilidade e a possibilidade de construir um futuro com liberdade, flexibilidade, propósito e impacto real no mundo”.



Cenários de Jorge Amado reforçam turismo cultural no sul da Bahia

Cenários de Jorge Amado reforçam turismo cultural no sul da Bahia
Cenários de Jorge Amado reforçam turismo cultural no sul da Bahia

No dia 10 de agosto, mês do aniversário de Jorge Amado, a cidade de Ilhéus e outras localidades do sul da Bahia reforçam sua ligação com a obra do escritor. O roteiro turístico-cultural pela Costa do Cacau e do Dendê reúne patrimônios históricos, paisagens naturais e espaços relacionados ao universo literário do autor.

Segundo Luís Fernando, CEO da Ilhéus Passeios, a experiência vai além do turismo convencional: “A obra de Jorge Amado ajuda a entender o modo de vida, os costumes e a força cultural da região. Visitar esses lugares é mergulhar em histórias que misturam realidade e ficção, mas que têm raízes profundas no sul da Bahia.”

Entre os principais pontos estão a Catedral de São Sebastião, a Casa Jorge Amado (em reforma) e o restaurante Vesúvio, citado em seus livros. O Bataclan, antigo cabaré ligado ao ciclo do cacau, hoje funciona como espaço cultural e de visitação.

Além do patrimônio histórico, a região destaca-se pelas praias de Ilhéus, Itacaré, Barra Grande e Península de Maraú, com destaque para a Praia de Taipu de Fora e a Baía de Camamu. Locais como a Ponta do Mutá e o Rio Carapitangui são conhecidos pelo pôr do sol.

Luís Fernando destaca que o roteiro também contribui para o desenvolvimento da região: “Cada visitante que percorre esses caminhos movimenta a economia local, valoriza a cultura regional e fortalece a preservação do patrimônio histórico e natural. É uma forma de turismo que gera impacto positivo para moradores e viajantes.”

A infraestrutura turística inclui pousadas, resorts e hotéis em Ilhéus e Barra Grande, que recebem visitantes interessados tanto na literatura de Jorge Amado quanto nos atrativos naturais da região.

Para saber mais, basta acessar: www.ilheuspasseios.com.br



Meelion lança comparador que calcula ganho líquido real

Meelion lança comparador que calcula ganho líquido real
Meelion lança comparador que calcula ganho líquido real

A Meelion inicia sua operação pública no início desse mês como plataforma brasileira que compara títulos de renda fixa pelo valor líquido no resgate. A ferramenta utiliza um algoritmo proprietário que cruza projeções macroeconômicas do Boletim Focus com dados da B3, incorporando tributação, prazos e liquidez contratual para ordenar as oportunidades de investimento.

A Meelion é a segunda empresa fundada por Dan Mark Printes — a primeira foi a Escola PM3, atualmente parte do Grupo Alura. Investidor desde jovem, acumulou contas em diferentes instituições e percebeu a ausência de uma solução que apresentasse, de forma objetiva, o valor líquido projetado no vencimento. Para resolver o próprio problema, automatizou o processo em uma planilha que evoluiu para produto. Em conversa com Eduardo Horvath — investidor acostumado a realocar parte dos lucros para renda fixa — identificaram a mesma necessidade: a taxa “de prateleira” nem sempre traduz o retorno final. A partir daí, decidiram transformar a solução em plataforma, combinando a experiência de Dan em renda fixa e produto com a de Eduardo em finanças descentralizadas e experiência do usuário.

O funcionamento reflete a decisão real do investidor: o usuário informa o valor a alocar, o horizonte de resgate e as instituições nas quais já possui conta; a Meelion considera impostos, isenções, prazos, custos, liquidez e projeções de mercado, apresentando as opções ordenadas pelo retorno líquido. Em cenários como LCA a 94% do CDI, CDB a 110% do CDI ou CRA em IPCA+8%, a comparação prioriza o que efetivamente retorna ao investidor no vencimento.

“O investidor não precisa mais se basear apenas na taxa do dia. Nosso algoritmo antecipa o cenário futuro com dados do Boletim Focus e da B3, mostrando quanto ele terá líquido no vencimento. Essa clareza muda completamente a forma de investir em renda fixa”, afirma Dan Mark Printes, CEO e fundador. A plataforma inclui explicadores em linguagem direta sobre títulos, regimes tributários, prazos e liquidez.

Desenvolvida com ênfase em busca, filtros e comparativos — experiência trazida dos projetos realizados pelos fundadores no VivaReal — a Meelion privilegia ordenação transparente e critérios auditáveis.

“A maior parte dos investidores tem dificuldade para entender siglas e realizar comparativos que indiquem o que realmente traz o melhor retorno líquido. Tornamos tudo isso simples e acessível na plataforma”, destaca Eduardo Horvath, CPO e cofundador.

Disponível nacionalmente a partir de agosto de 2025, a plataforma é gratuita para o investidor. As próximas etapas incluem alertas de oportunidades personalizadas e filtros por rentabilidade mínima. Informações institucionais, termos de uso e detalhes técnicos estão disponíveis no site da empresa.



Galpões logísticos: alta ocupação em SP mantém ritmo no 2TRI

Galpões logísticos: alta ocupação em SP mantém ritmo no 2TRI
Galpões logísticos: alta ocupação em SP mantém ritmo no 2TRI

O mercado de condomínios logísticos no Brasil vive um momento de aquecimento, impulsionado pela alta absorção, o que tem contribuído para a redução da taxa de vacância. O estado de São Paulo segue como o principal polo logístico brasileiro, tendo alcançado 91% de taxa de ocupação no segundo trimestre de 2025, segundo levantamento interno da JLL, empresa especializada em serviços imobiliários.

A GLP Brasil, uma líder desenvolvedora e operadora de galpões logísticos, que agora é parte da Ares Management Corporation, se posiciona acima da média estadual, com 94% de ocupação em seus empreendimentos estabilizados no estado de São Paulo.

Aliado a esse cenário, a consultoria imobiliária Binswanger Brazil divulgou, com base em pesquisa interna, que as três maiores locações em área no último trimestre de 2024 foram firmadas com a GLP Brasil, sendo a principal delas em São Paulo. Ao todo, foram 63 mil metros quadrados ocupados por empresas de setores diversos, com destaque para o e-commerce.

Para André Gavazza, Diretor de Desenvolvimento da GLP Brasil, a localização estratégica, soluções sustentáveis e características técnicas dos empreendimentos estão entre os principais fatores que atraem as empresas ocupantes de condomínios logísticos.

“Diante da contínua busca dos clientes por otimização dos seus sistemas de entregas e armazenamento, oferecer um portfólio de instalações logísticas eficientes é fundamental. Para acompanhar essa demanda, seguimos focados em expandir nossa presença nos principais centros urbanos”, completa.

Expansão

A GLP Brasil segue o plano de desenvolvimento com a expansão de seu portfólio, que atualmente conta com 3,3 milhões de metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL) – em 31 de março de 2025 -, sendo 2,3 milhões metros quadrados construídos e um pipeline de 1 milhão de metros quadrados para desenvolvimento.

Dois condomínios logísticos localizados a menos de 12 quilômetros de São Paulo estão em obras e disponíveis para pré-locação. Um deles é o GLP Guarulhos III, que contará com três galpões com total de 250 mil metros quadrados de ABL, e o outro novo empreendimento é o GLP Taboão, que terá cerca de 120 mil metros quadrados de ABL, distribuídos em cinco galpões. Ambos contam com infraestrutura para receber operações logísticas de empresas de diversos setores, com entrega prevista para 2026.

No segundo trimestre deste ano, foi concluída a segunda fase do GLP Bandeirantes com um novo galpão de 88 mil metros quadrados, localizado a cerca de 30 quilômetros da capital paulista.



Sigla ESG impulsiona a crescente reação em prol da sustentabilidade

Sigla ESG impulsiona a crescente reação em prol da sustentabilidade
Sigla ESG impulsiona a crescente reação em prol da sustentabilidade

A sigla ESG surgiu em 2005, a partir da publicação Who Cares Wins, resultado da parceria entre Pacto Global da ONU e Banco Mundial. Cada letra da sigla define uma prática. O “E” (environmental) diz respeito ao posicionamento da empresa sobre a sustentabilidade ambiental. O “S” (social) salienta o relacionamento do negócio com colaboradores, parceiros, clientes, investidores e a comunidade. O “G” (governance) refere-se, entre outros pontos, à atuação da organização no gerenciamento das práticas administrativas internas, conduta corporativa e transparência de processos.

A pesquisa “Panorama ESG 2024”, produzida pela Amcham Brasil, indica que 71% das empresas entrevistadas já implementaram práticas ESG em seus negócios, em estágio inicial ou avançado, o que reforça a relevância do tema como uma prioridade para garantir competitividade, especialmente no mercado industrial.

“O conceito ESG, quando aplicado com estratégia e visão de longo prazo, tem se mostrado uma abordagem rentável e eficaz. As empresas precisam ser flexíveis, atualizadas e inovadoras”, enfatiza Vininha F. Carvalho, economista, administradora de empresas e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

O Latin American Quality Institute (LAQI) anunciou o lançamento do LAQI Q-ESG Certification, uma nova certificação desenvolvida para empresas na América Latina.

A iniciativa teve seu anúncio oficial durante o LAQI IMPACT SUMMIT 2025, no Sheraton WTC, em São Paulo.

O LAQI Q-ESG Certification é apresentado como um recurso para empresas que almejam desenvolver-se de forma inovadora e sustentável, fortalecendo sua posição no mercado global.

“O modelo Q-ESG é mais do que um sistema de certificação, é uma estratégia completa e prática para conduzir empresas a um futuro sustentável, ético e inovador, plenamente alinhado à Responsabilidade Total”, explica Daniel Maximilian Da Costa, fundador e CEO da LAQI.

De acordo com a Bloomberg Intelligence, os investimentos em ESG (Ambiental, Social e Governança) representam mais de um terço do total gerido globalmente. “A expectativa é que esse montante atinja um total de US$ 53 trilhões até o final de 2025, o que reforça o quanto o segmento promete ser um processo rentável para gerenciar estrategicamente os recursos disponíveis para aqueles que desejam realizar investimentos sólidos”, finaliza Vininha F. Carvalho.



Urina escura pós-treino pode indicar problema nos rins

Urina escura pós-treino pode indicar problema nos rins
Urina escura pós-treino pode indicar problema nos rins

Após retornar da academia, depois de um treino pesado, a urina pode apresentar uma coloração escura, quase preta. Embora muita gente associe esse sintoma à desidratação, ela pode indicar algo muito mais sério: a rabdomiólise, uma condição grave e ainda pouco conhecida entre atletas amadores e praticantes de atividades físicas intensas.

A rabdomiólise ocorre quando há uma destruição exagerada das fibras musculares, liberando na corrente sanguínea substâncias como a mioglobina, capazes de sobrecarregar os rins. Ao contrário do que possa parecer, é mais comum do que se imagina e pode afetar especialmente atletas amadores, que iniciam treinos intensos sem orientação.

“Quem quer iniciar uma atividade física mais intensa precisa se preparar de forma calma, lenta e progressiva. Caso contrário, o risco de lesões graves e até problemas renais se torna real”, explica Isabel Chateaubriand Diniz Salles, coordenadora médica do Serviço de Reabilitação​ no Sírio-Libanês.

Entre os três sinais mais comuns da rabdomiólise estão a dor muscular intensa, fraqueza e urina escura. Contudo, poucos pacientes terão os três sintomas. “Se houver histórico de dor muscular com urina escura, é preciso suspeitar dessa condição”, reforça a médica. Quando não tratada rapidamente, a rabdomiólise pode levar a complicações sérias, internação e, em casos extremos, até à morte.

A boa notícia é que a prevenção é simples e acessível: hidratação adequada, evitar exercícios extremos ou intensos para quem não está acostumado e não se expor a um calor intenso. Se o corpo está dando sinais de alerta, como a urina fora do normal, é hora de parar, investigar e se cuidar. O treino do dia seguinte pode e deve esperar. “Não faz sentido se expor a uma atividade física extrema sem preparo. Isso é coisa para atletas de alto rendimento e, até mesmo eles, pagam um preço por isso”, pondera Isabel.

Em tempos de busca por resultados rápidos, é importante lembrar que a performance não deve vir antes da saúde. “As pessoas querem tudo muito rápido hoje em dia. É um contrassenso as pessoas se submeterem a treinos com eletroestimulação, variações extremas de temperatura para suar mais e perder peso”, finaliza a especialista.



MedPlus destaca seu papel no atendimento médico regional

MedPlus destaca seu papel no atendimento médico regional
MedPlus destaca seu papel no atendimento médico regional

Uma análise da Demografia Médica no Brasil 2025 revela a persistência da desigual distribuição de profissionais em território nacional. Embora o Brasil projete alcançar 2,98 médicos por mil habitantes em 2025 (p. 41), a concentração em grandes centros urbanos permanece um obstáculo. Capitais como o Distrito Federal, com 6,28 médicos por mil habitantes, contrastam drasticamente com estados como o Maranhão, que registra apenas 1,27 (p. 48).

“Essa concentração acentuada nas capitais e a baixa presença em municípios menores, com menos de 50 mil habitantes, onde a razão pode ser de apenas 0,51 médico por mil habitantes (p. 56), criam vazios assistenciais e dificultam o acesso à saúde especializada para milhões de brasileiros”, alerta Tiago Simões Leite, diretor-médico da Medplus.

Um dado expressivo do inquérito nacional com cirurgiões, presente no mesmo estudo, aponta que apenas 7,7% dos médicos-cirurgiões atuam exclusivamente no setor público Sistema Único de Saúde (SUS). Em contraste, 19,9% trabalham apenas no setor privado, enquanto a grande maioria, 72,4%, atua em dupla prática (Demografia Médica 2025, p. 254). Essa realidade estabelece o desafio: expandir o acesso a especialistas para usuários do SUS exige encontrar formas de engajar profissionais que, em sua maioria, estão vinculados predominantemente ou exclusivamente à rede privada. E, segundo Simões Leite, é uma necessidade não apenas governamental, mas também de todos que atuam no setor de saúde, visto que a maioria dos profissionais e empresas que prestam serviço o fazem tanto para unidades de saúde públicas quanto privadas.

“Para nós que fazemos a gestão médica terceirizada, o embate é convencer o profissional especializado a viajar até locais distantes das capitais e, para isso, não adianta apenas apelar para o propósito. Há que se fornecer soluções práticas, como logística para deslocamentos interestaduais, infraestrutura e organização de agenda”, explica o gestor da Medplus. Simões Leite cita como exemplo bem-sucedido desta estratégia da empresa o atendimento realizado em Tocantins, onde não há mais fila de espera por cateterismo cardíaco eletivo para crianças.

Terceirizada

Desde 2020, o estado investe na qualificação do serviço implantado no Hospital Geral de Palmas (HGP). O HGP conta com o Serviço de Hemodinâmica, que possui uma estrutura moderna utilizada pelos hemodinamicistas especializados em cardiopatias congênitas, Paulo Correia Calamita e Jonathan Guimarães Lombardi. Contratados por meio da parceria com a Medplus, os médicos de Goiânia viajam mensalmente para atender na unidade de saúde.

Essa atuação dos serviços prestados pela empresa contribui para o acesso a especialistas no Sistema Único de Saúde (SUS). Ao otimizar as condições de trabalho e garantir o suporte administrativo necessário, a empresa facilita a inserção e permanência de médicos em serviços públicos de saúde. “A terceirização da gestão médica, da forma como fazemos, serve como uma ponte, permitindo que a expertise desses profissionais chegue a mais pacientes, independentemente do tipo de convênio”, enfatiza Tiago Simões Leite.

Segundo ele, a gestão especializada é o caminho para transformar desafios em oportunidades no setor da saúde e, ele acredita que o governo será parceiro na busca de soluções conjuntas. “O Agora Tem Especialista, recém-lançado, já demonstra esse caminho de união em prol de soluções práticas”, salienta o gestor da Medplus. O programa, lançado no dia 30 de maio, foi anunciado pelo Governo Federal com a intenção de melhorar a realidade da atenção especializada no SUS utilizando parcerias público-privadas.



Relatório comprova a relevância das notícias locais em 2025

Relatório comprova a relevância das notícias locais em 2025
Relatório comprova a relevância das notícias locais em 2025

O Digital News Report 2025, do Reuters Institute, revela que o jornalismo local segue desempenhando papel essencial para comunidades em todo o mundo, mesmo diante do avanço das plataformas digitais. O estudo mostra que os usuários recorrem a redes sociais e mecanismos de busca para informações práticas, como serviços, comércio e atividades comunitárias, mas continuam valorizando veículos regionais em coberturas de política local, eventos ao vivo e notícias exclusivas.

Segundo a pesquisa, as plataformas digitais têm superado os veículos de notícias tradicionais em buscas sobre compra e venda locais, reforçando a perda de espaço das mídias tradicionais em áreas de utilidade prática. Ainda assim, o documento aponta que o jornalismo local mantém um diferencial competitivo ao oferecer apuração rigorosa em temas de interesse público, que dificilmente encontram a mesma profundidade em redes sociais ou aplicativos de classificados digitais.

Mudanças no consumo de notícias

Nos últimos anos, o comportamento do público em relação às notícias mudou de forma estrutural. Segundo o The Guardian, o relatório da Reuters também demonstrou que, em 2025, o acesso às informações pelas mídias sociais superou pela primeira vez a televisão nos EUA. Essa tendência reflete uma migração global do consumo de notícias para plataformas de distribuição rápida, principalmente entre os mais jovens, conforme reforçou o iMEdD. De acordo com o documento, a influência de criadores de conteúdo e influenciadores digitais é crescente, entretanto, eles são frequentemente citados como principais fontes de desinformação, ao lado de atores políticos. Diante deste contexto, mesmo com a mudança gerada pela popularização das redes sociais, o Digital News Report 2025, conforme destaca o site MediaTalks, mostra que a confiança nas notícias se mantém estável, em torno de 40% mundialmente.

Como mídias locais podem se fortalecer

O relatório do Instituto Reuters sugere que, para permanecerem relevantes, as mídias locais adotem estratégias multifacetadas:

  • Investir em modelos de assinatura e programas comunitários para fortalecer vínculos com o público;
  • Diversificar fontes de receita, explorando newsletters premium, eventos pagos e parcerias;
  • Reestruturar redações, capacitando equipes para produzir conteúdo multiplataforma e utilizar tecnologias que otimizem a produção e distribuição;
  • Focar em cobertura local relevante, alinhada às necessidades da comunidade;
  • Utilizar tecnologias emergentes, como inteligência artificial e automação, para personalização e eficiência;
  • Fortalecer a confiança do público por meio de transparência editorial, verificação rigorosa de fatos e engajamento contínuo.


Exemplo da relevância das notícias locais

Um exemplo de como a relevância do jornalismo local continua evidente é a própria forma como grandes plataformas priorizam esse tipo de conteúdo. Google Notícias e Google Discover utilizam indicações geográficas para exibir matérias de acordo com a localização do usuário, reforçando a importância da produção jornalística regionalizada no ecossistema digital.

O caso do Conecta SC

No Brasil, iniciativas como o Portal Conecta SC ilustram a importância crescente da mídia local. Com sede na Grande Florianópolis, o portal dedica-se à cobertura das principais notícias de Santa Catarina, além de cobrir pautas estaduais e nacionais de interesse dos catarinenses.

Conforme explica Francine Canto, editora-chefe do portal: “Ao apostar na soma entre o jornalismo regional e o jornalismo profissional, o veículo fortalece a confiança e a proximidade com o público, alinhando-se à tendência apontada pelo relatório”.

Jornalismo local: indispensável e estratégico

O Digital News Report 2025 demonstra que o jornalismo local permanece indispensável em meio a um cenário fragmentado e dominado por algoritmos. Ao aliar a criação de conteúdos relevantes, formatos digitais atrativos e estratégias de distribuição direta, os veículos regionais não apenas podem resistir à concorrência das plataformas, mas também reafirmar seu papel como fontes confiáveis de informação e agentes de coesão comunitária.



Lucro das incorporadoras cresce 29% no 1º trimestre de 2025

Lucro das incorporadoras cresce 29% no 1º trimestre de 2025
Lucro das incorporadoras cresce 29% no 1º trimestre de 2025

O setor de incorporações imobiliárias iniciou 2025 em trajetória positiva, mesmo diante de um ambiente macroeconômico adverso, marcado por juros altos, inflação elevada e menor oferta de crédito. Segundo o estudo Incorporadoras – Q1 2025, da Grant Thornton Brasil, o lucro líquido combinado de 19 empresas listadas no Novo Mercado da B3 cresceu 29% no período, totalizando R$ 1,3 bilhão.

Para Thiago Bragatto, sócio de Auditoria da Grant Thornton Brasil e coordenador do estudo, o cenário regulatório também contribuiu para o desempenho do setor. “A criação da Faixa 4 do Minha Casa Minha Vida, voltada para famílias com renda de até R$ 12 mil, abre novas frentes de atuação e amplia o mercado consumidor. Em paralelo, a queda do desemprego reforça a confiança das famílias na aquisição de imóveis”, analisa.

O desempenho do trimestre foi impulsionado por um aumento de 15,1% nos lançamentos e 15,7% nas vendas, conforme dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e da Brain Inteligência Estratégica. A margem bruta consolidada avançou para 32,8%, com alta de 1,5 ponto percentual em relação ao quarto trimestre de 2024. Já a margem de lucro líquido recuou para 12,1%, reflexo da sazonalidade do início do ano, geralmente menos aquecido para o setor.

A receita líquida somou R$ 11,2 bilhões entre janeiro e março, representando alta de 18,2% sobre o mesmo período de 2024. Os custos de imóveis vendidos chegaram a R$ 7,5 bilhões (+12,6%). Já os estoques foram avaliados em R$ 45,1 bilhões no fim de março, com variação positiva de 1,7% frente a dezembro. As despesas administrativas cresceram 7,2%, enquanto as despesas comerciais subiram 28,7%, em linha com o aumento das atividades de lançamento.

O estudo também revela um avanço no Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE), que atingiu 12,3%, mantendo a tendência de alta e evidenciando a eficiência na geração de valor aos acionistas. Contas a receber e empréstimos também apresentaram elevações, de 4,4% e 1,5%, respectivamente, indicando maior exposição ao crédito, mas em uma estrutura financeira ainda equilibrada.

Para Maria Regina Abdo, sócia de Auditoria e líder de Real Estate & Construção da Grant Thornton Brasil, os dados indicam solidez da operação e capacidade de adaptação das empresas. “Vendas aquecidas, lançamentos em alta e custos sob controle revelam não apenas resiliência, mas também maturidade estratégica das incorporadoras”, afirma.

Perspectivas positivas

Mesmo com a Selic em 15% ao ano e o INCC-DI (Índice Nacional de Custo de Construção – Disponibilidade Interna) acumulando 7,54% em 12 meses, a expectativa é de que o setor siga em expansão ao longo do ano. O ciclo longo das incorporações — que varia entre três e cinco anos — e o uso do critério POC (Percentage of Compliance, um controle contábil importante para empresas que comercializam unidades imobiliárias em construção) para reconhecimento de receita oferecem previsibilidade e sustentação de fluxo, mesmo diante de instabilidades conjunturais.

“O cenário pode seguir desafiador, mas há clareza sobre os vetores que sustentam o crescimento. O desempenho do primeiro trimestre confirma que o setor imobiliário segue sendo uma peça-chave para a economia brasileira, com potencial de atrair investimentos e impulsionar o PIB nos próximos trimestres”, conclui Bragatto.



Administração completa 60 anos no Brasil de olho no futuro

Em comemoração ao Jubileu de Diamante da profissão no país, o Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP realizará, nos dias 9 e 10 de setembro, o Encontro do Conhecimento em Administração – ENCOAD 2025. Com o tema central “60 anos da Administração no Brasil”, o evento on-line e gratuito tem como objetivo debater o complexo cenário atual da área e traçar caminhos possíveis para os profissionais, abordando as competências, conhecimentos e inovações que irão definir o futuro.

Foi em 1965, com a publicação da Lei 4.769, que houve a regulamentação da Administração no país e o registro e a fiscalização dos seus profissionais e empresas. Seis décadas depois, a área é marcada por profundas transformações, especialmente tecnológicas, conforme aponta um recente levantamento do CRA-SP, a ser divulgado ainda este mês. Nele, os profissionais registrados afirmaram que a implantação de softwares integrados e a automação de tarefas operacionais foram as principais transformações vivenciadas nos últimos anos e apontaram o uso crescente de inteligência artificial como a ação de maior impacto para o futuro da Administração.

O ENCOAD 2025, que este ano chega a sua 16ª edição, será transmitido ao vivo pelo Canal A Serviço da Administração, no YouTube, e é acessível em libras. A programação reunirá especialistas que compartilharão suas trajetórias, vivências e perspectivas para os próximos anos, com foco no papel exercido pelos profissionais de Administração e no espaço que ainda há para ser ocupado por eles.

As faixas estão divididas entre painéis, palestras e entrevistas sobre temas diversos, como a evolução do ensino em Administração, empreendedorismo, finanças, logística, liderança, ética e sustentabilidade. Entre os convidados de destaque estão:

  • Dafna Blaschkauer, CEO e fundadora Superjump, que abordará as power skills, essenciais para o desenvolvimento profissional;
  • Deborah Stern Vieitas, presidente do conselho de administração do Banco Santander; e Hugo Bethlem, presidente do Capitalismo Consciente Brasil; que irão falar sobre a evolução da Administração no Brasil;
  • Andrea Matarazzo, gestor público e presidente da Matarazzo Holding, que compartilhará sua experiência e visão sobre a evolução da administração pública no Brasil;
  • Marcos Gouvêa, diretor-geral e fundador da Gouvêa Ecosystem, que debaterá a presença de administradores em espaços de decisão;
  • Ana Cabral, CEO da Baruk, startup de automação inteligente, que trará sua expertise em empreendedorismo e gestão;
  • Raul Corrêa da Silva, Chairman e CEO da BDO Brasil, que falará sobre o mercado de assessoria, consultoria e auditoria.

A 16ª edição do ENCOAD faz parte das iniciativas do CRA-SP que visam fomentar e colaborar com o desenvolvimento não só dos profissionais de Administração, mas de toda a sociedade, conforme explica o presidente do Conselho, Adm. Alberto Whitaker. “Embora nossa missão institucional seja a fiscalização e o registro, é fundamental colaborar para o desenvolvimento da classe. Por isso, estamos sempre comprometidos com a realização de eventos gratuitos, que, apesar de pensados para os profissionais e estudantes de Administração, também são de interesse de outros setores. É esse debate plural que enriquece o diálogo e fomenta o aprendizado”, afirma.

As inscrições para o ENCOAD 2025 podem ser realizadas no site oficial do evento.



ATP Tennis IQ: A Nova Era de Inovação no Tênis

A ATP e o PIF anunciaram hoje o lançamento do ATP Tennis IQ Powered by PIF, uma plataforma tecnológica de última geração que está revolucionando o futuro do tênis, oferecendo acesso aprimorado a dados, insights e análises avançadas de partidas.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250821663494/pt/

A plataforma vai gerar novas oportunidades e ampliar o acesso para mais jogadores, capacitando até 2.000 atletas do ATP Tour e do ATP Challenger Tour, a porta de entrada para o tênis profissional masculino, a alcançar seu máximo desempenho e nivelar o campo de jogo, desde talentos emergentes até os principais jogadores do esporte.

O ATP Tennis IQ Powered by PIF reflete a visão compartilhada entre a ATP e o PIF de elevar o esporte por meio da inovação e do acesso aprimorado a tecnologias de ponta. A plataforma oferece dados e análises mais completos em tempo real, incluindo scouting avançado, análises de vídeo e insights por meio de wearables.

Ross Hutchins, diretor de esportes da ATP, disse: “Uma das maiores conquistas do ATP Tennis IQ Powered by PIF é colocar insights de dados de alta qualidade nas mãos de mais jogadores, permitindo acesso fácil a informações que realmente podem impactar suas carreiras. Também avançamos muito na sofisticação da própria plataforma. A parceria com o PIF acelerou esse progresso, ampliando a escala, apoiando mais atletas e proporcionando uma das maiores transformações tecnológicas no esporte”.

Mohamed AlSayyad,Líder de marca corporativa do PIF, acrescentou: “As parcerias do PIF são planejadas para atender necessidades essenciais e deixar um legado de impacto transformador, baseadas na ambição compartilhada de elevar todos os níveis do esporte globalmente. O ATP Tennis IQ Powered by PIF demonstra como a inovação pode capacitar atletas. O PIF continua comprometido em fomentar parcerias no esporte para impulsionar a inovação, ampliar oportunidades e apoiar a próxima geração de talentos”.

Lançada inicialmente em 2023, a plataforma foi desenvolvida em colaboração com a Tennis Data Innovations (TDI) e a TennisViz. A nova versão aprimora a plataforma original, oferecendo muito mais profundidade e escala:

  • Acesso ampliado para jogadores de simples do ATP Tour e do ATP Challenger Tour, além de todos os treinadores membros da ATP
  • Interface atualizada para uso mais rápido e intuitivo
  • Ferramentas avançadas de scouting e vídeo para analisar adversários, desempenho em partidas e estatísticas
  • Integração com wearables para monitorar dados de performance física

Essas atualizações colocam dados e análises mais detalhados ao alcance dos jogadores em tempo real, ajudando-os a se preparar melhor, aprimorar técnicas de treino, refinar e modificar estratégias e tomar decisões melhores durante as partidas.

O lançamento faz parte da parceria mais ampla entre a ATP e o PIF, focada no fortalecimento do tênis global e seu futuro a longo prazo. O PIF é o parceiro oficial de direitos de nome dos ATP Rankings, celebrando a jornada e o progresso dos jogadores ao longo da temporada, e destacando a excelência com o título de Year-End No. 1, presented by PIF, entregue nas Nitto ATP Finals em Turim, Itália. O PIF também é parceiro de eventos do ATP Tour em Indian Wells, Miami, Madrid, Pequim e nas Nitto ATP Finals, além das Next Gen ATP Finals Presented by PIF, que serão realizadas em Jeddah até 2027.

O PIF faz parcerias inovadoras que geram impacto positivo em escala global, abrindo uma nova era de oportunidades. Por meio dessas parcerias, o PIF acelera o crescimento e a sustentabilidade do esporte, promovendo avanços e beneficiando jogadores, fãs, torneios e stakeholders em todos os níveis.

SOBRE O PIF

O PIF é o motor de investimentos que impulsiona a transformação econômica da Arábia Saudita e do mundo. Com um programa ambicioso para concretizar a Visão 2030, o PIF investe em projetos, empresas e parceiros para diversificar a economia saudita, estimular o crescimento em todos os setores principais e gerar novas oportunidades de investimento e emprego.

Como investidor global e agente de transformação, o PIF cria ativamente parcerias com as organizações mais inovadoras do mundo para acelerar seu crescimento e transferir a tecnologia e o conhecimento necessários para construir os ecossistemas industriais do futuro.

Desde 2017, o PIF criou 103 empresas e impulsiona a transição para uma economia mais sustentável por meio de investimentos estratégicos e parcerias com os setores público e privado da Arábia Saudita. O PIF está preparando as bases para que parceiros locais e internacionais invistam na transformação econômica e social da Arábia Saudita.

SOBRE A ATP

A missão da ATP é promover o tênis. Como órgão gestor da ATP Tour e da Challenger Tour, ela entretém um bilhão de fãs no mundo todo, apresenta os maiores jogadores em torneios prestigiados e inspira a próxima geração do esporte. Da United Cup na Austrália até a Europa, Américas e Ásia, as estrelas do esporte disputam títulos e pontos dos PIF ATP Rankings em eventos ATP Masters 1000, 500 e 250, e nos Grand Slams. Todos os caminhos levam às Nitto ATP Finals, o prestigioso final de temporada realizado em Turim, Itália. Reunindo apenas os 8 melhores jogadores de simples e duplas da temporada, o torneio consagra o ATP World No. 1, presented by PIF, a maior conquista do tênis. Para mais informações, acesse www.ATPTour.com.

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Fonte: BUSINESS WIRE



Plano Safra impulsiona agricultura e exportações

Plano Safra impulsiona agricultura e exportações
Plano Safra impulsiona agricultura e exportações

O Plano Safra 2025/2026 libera R$ 516,2 bilhões para a agricultura empresarial e R$ 89 bilhões para a agricultura familiar, garantindo recursos essenciais para uma nova safra robusta. A atual safra (2024/2025) deve alcançar 332 milhões de toneladas de grãos, com recordes em soja e milho. Destacando a soja com colheita recorde de 168 milhões de toneladas, e para o milho, com produção total de 126 milhões de toneladas.

“O Plano Safra é uma política pública bem-sucedida porque dá previsibilidade e segurança para o produtor, contribuindo para o sucesso da agropecuária brasileira”, afirma José Roberto Colnaghi, presidente do Conselho de Administração da Colpar Brasil, grupo que atua em diversos segmentos industriais e do agronegócio.

Novas tecnologias no campo

O Plano Safra foi criado em 2003. Embora o crédito rural existisse desde os anos 1960, esta política se tornou uma ferramenta responsável por sistematizar a disponibilização de linhas específicas para pequenos, médios e grandes produtores, com juros mais baixos que os de mercado.

Até os anos 1980, o Brasil era importador líquido de alimentos. A virada aconteceu com o desenvolvimento de novas tecnologias por parte da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Houve expansão da área plantada, bem como maior produtividade por hectare. A produção de grãos saiu de 38 milhões de toneladas, em 1975 e cresceu, atingindo 236 milhões.

“O Brasil hoje fornece alimentos para o mundo, tornou-se uma potência global com seus produtos chegando a mais de 200 países”, destaca José Roberto Colnaghi. Em culturas como café, suco de laranja e soja, para citar alguns exemplos, o Brasil já é o maior exportador mundial.

Novas fronteiras vêm sendo conquistadas. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em dois anos, o país abriu cerca de 300 mercados, ou seja, obteve autorização para vender um produto brasileiro em outro país, respeitando os critérios técnicos, sanitários, fitossanitários, regulatórios e comerciais exigidos por esse importador.

Novos produtos exportados

E não foi só na exportação de itens tradicionais, como carnes e grãos, que o Brasil ganhou terreno. Produtos como erva-mate, embriões, noz-pecã, sementes, entre outros, entraram na pauta internacional de comércio do país.

A força do agro movimenta a economia brasileira. O Ministério da Fazenda estima que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil irá crescer 2,3% neste ano.

Só no primeiro trimestre do ano, o PIB do segmento cresceu 12,2% em relação ao último trimestre de 2024, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação anual, de trimestre contra o mesmo trimestre do ano anterior, o crescimento foi de 10,2%.

O agronegócio, que inclui toda a cadeia produtiva e abrange desde a agricultura e a pecuária até a indústria de alimentos, insumos e serviços, deverá terminar o ano respondendo por 29,4% do PIB nacional, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA). Um considerável avanço em relação a 2024, quando o percentual foi de 23,5%.

“O agro brasileiro é um exemplo para o mundo”, diz José Roberto Colnaghi. “Aproveitamos o clima favorável e nossas extensas áreas cultiváveis e nos tornamos um produtor de alimentos confiável, dono de um robusto sistema de controle sanitário e em constante inovação e aprimoramento tecnológico”.



AliExpress promove campanha de descontos com grandes marcas

AliExpress promove campanha de descontos com grandes marcas
AliExpress promove campanha de descontos com grandes marcas

Entre os dias 18 e 27 de agosto, o AliExpress realizará a campanha “Promo Grandes Marcas”, voltada para consumidores brasileiros. A ação reúne fabricantes globais e chineses em uma programação de descontos que, segundo a empresa, podem chegar a 80%.

A edição deste ano traz como novidade a funcionalidade “Garantia de Melhor Preço”, disponível em produtos do Big Save. De acordo com a companhia, o consumidor que adquirir um item participante poderá solicitar um cupom de desconto caso encontre o mesmo produto em outra plataforma por preço menor, seguindo os termos e condições informados no site e aplicativo.

Outra iniciativa anunciada é o “Desafio do Cashback”, liderado pelo mascote Ayi. A dinâmica permitirá que usuários recebam até 10% de cashback em pedidos elegíveis, limitado a R$ 40 por dia e mediante adesão ao grupo da campanha até 17 de agosto.

Durante o período, a plataforma afirma que estarão disponíveis produtos de marcas conhecidas do público, como Xiaomi, TCL, Poco, Midea, Amazfit, Sony, Apple, Samsung, Motorola, LG, Lenovo, JBL, Brastemp e Philco, entre outras.

Segundo Briza Bueno, diretora do AliExpress no Brasil, a campanha tem como objetivo ampliar o acesso do consumidor brasileiro a produtos de grandes fabricantes. “A ‘Promo Grandes Marcas’ é uma oportunidade para o consumidor brasileiro acessar produtos de grandes fabricantes globais com preços realmente competitivos. Este ano, avançamos ainda mais com a funcionalidade ‘Garantia de Melhor Preço’, reforçando nosso compromisso de oferecer variedade, mas também a segurança de estar fazendo o melhor negócio”, afirma.

Além das ofertas, a empresa informa que haverá parcelamento em até 12 vezes sem juros, cupons de desconto e opções de pagamento via Google Pay. Parte dos itens contará com entrega expressa a partir do Brasil.

As condições completas estão disponíveis no site e no aplicativo do AliExpress.



Caf e Mercado Livre anunciam parceria para combate à fraude

Caf e Mercado Livre anunciam parceria para combate à fraude
Caf e Mercado Livre anunciam parceria para combate à fraude

Desde março de 2025, o Mercado Livre passou a contar com os serviços da Caf como fornecedor especializado em verificação de identidade, com o objetivo de reforçar pontos específicos do processo de validação de usuários em iniciativas de maior criticidade. O objetivo desta integração é reforçar os processos de verificação de identidade em iniciativas de maior criticidade, com o apoio das soluções de documentoscopia da Caf para contribuir na detecção de fraudes de identidade em casos específicos.

A incorporação dessas tecnologias contribui para fortalecer os processos de verificação de identidade do Mercado Livre, ao reforçar os controles nos casos que requerem revisão manual com um enfoque especializado em documentoscopia.

Segundo Felipe Cerqueira, diretor de Operações da Caf, a parceria com o Mercado Livre reforça a importância de integrar tecnologias especializadas em pontos específicos dos fluxos de verificação de identidade, contribuindo para elevar os padrões de segurança nas etapas que exigem análise mais aprofundada. “A parceria com o Mercado Livre reforça nossa presença de destaque no mercado sul-americano e destaca nosso compromisso em oferecer soluções inovadoras e eficazes que atendam às necessidades de nossos clientes, entregando mais segurança para seus negócios”, declara Cerqueira.

“Estamos muito satisfeitos com essa parceria. A expertise da Caf em análise documental em escala oferece mais segurança tanto para nossos vendedores quanto para nossos compradores”, afirma Sérgio de Queiroz, gerente jurídico sênior do Mercado Livre.

A colaboração marca um passo importante na capacidade da Caf em prevenir fraudes complexas para clientes que têm operações com baixo apetite ao risco. Além disso, a empresa dobrou seu faturamento no primeiro trimestre de 2025, impulsionada por parcerias estratégicas. “Na Caf, mantemos um relacionamento estratégico com nossos clientes ao nos aprofundarmos na compreensão de suas operações, desafios e objetivos. Acreditamos que essa proximidade é essencial para entregar soluções sob medida e gerar os melhores resultados”, diz a Head Global de Customer Success da Caf, Bruna Nášila Almeida Ribeiro.

Sobre a Caf

Fundada em agosto de 2019, a Caf conta com soluções de verificação e autenticação de identidade para toda a jornada do cliente. Sua tecnologia é pensada para integrar segurança, experiência de usuário e conformidade regulatória, com o objetivo de contribuir para o crescimento dos negócios no ambiente digital.

A startup cria soluções de segurança para bancos, fintechs, marketplaces, transportadoras, e-commerces, negócios em criptomoedas e empresas de apostas esportivas, entre outras. No seu portfólio de clientes estão nomes como Asaas, Cora, KTO, Localiza, Magalu e Vivo.



Mentores e infoprodutores discutem uso da IA em Vila Velha

Mentores e infoprodutores discutem uso da IA em Vila Velha
Mentores e infoprodutores discutem uso da IA em Vila Velha

Com o avanço da inteligência artificial (IA) no ambiente digital, cresce também o interesse de profissionais em compreender como essa tecnologia pode ser aplicada de forma prática e estratégica em seus negócios. Nos dias 28 e 29 de agosto de 2025, Vila Velha (ES) receberá o evento “Treinamento IA para Mentores”, que reunirá mentores, infoprodutores e empreendedores para dois dias de atividades presenciais focadas na aplicação prática da IA na rotina de profissionais que trabalham com produtos e serviços digitais.

O encontro será realizado na CDL Grande Vila Velha e incluirá mentorias ao vivo, dinâmicas práticas e conteúdos voltados para estruturação de negócios com mais autonomia e escala. A proposta do evento é apresentar como a inteligência artificial pode ir além das ferramentas populares e se tornar parte da tomada de decisão, da organização de processos internos e da criação de soluções sob medida.

De acordo com Talita Marques, uma das especialistas confirmadas na programação, o momento atual exige que mentores e infoprodutores compreendam a inteligência artificial não apenas como um recurso técnico, mas como um diferencial competitivo. Segundo ela, é cada vez mais evidente que profissionais que utilizam a IA de forma estratégica têm mais clareza sobre o posicionamento de seus produtos e conseguem comunicar com precisão o valor que entregam.

“A IA deixou de ser um tema do futuro. Ela já está no presente — impactando como vendemos, como organizamos nossas entregas e como nos posicionamos no mercado. Quem entender isso agora, sai na frente”, afirma Talita, que já formou milhares de alunas no Brasil e no exterior, com foco em vendas orgânicas e posicionamento digital.

Talita também destaca que um dos principais gargalos enfrentados atualmente por infoprodutores é a tentativa de vender soluções genéricas para um público que já está mais maduro. “Muitos profissionais continuam se comunicando com quem está no início da jornada, oferecendo conteúdos massivos que atraem curiosos, mas não compradores. A IA pode ajudar a identificar essas distorções e a reposicionar a comunicação para atrair quem está pronto para investir em soluções personalizadas”, analisa.

Essa mudança de foco está alinhada a um movimento mais amplo de transformação do comportamento de compra no mercado digital. Segundo a especialista, o público atual está mais exigente, busca diagnósticos precisos e valoriza profissionais que ofereçam soluções estruturadas, com começo, meio e fim — em vez de promessas rápidas e superficiais.

Durante o evento, os participantes terão acesso a ferramentas e modelos que os ajudarão a enxergar esse novo perfil de cliente, com foco no que a organização define como “problemas de rico” — desafios enfrentados por pessoas que já tentaram outras abordagens, têm estrutura e urgência, e agora desejam um caminho validado, com acompanhamento.

Serviço:

Treinamento IA para Mentores

Onde: CDL Grande Vila Velha – Vila Velha (ES)

Quando: 28 e 29 de agosto de 2025, das 9h às 18h



Startup conecta empresas a mais de 300 headhunters no Brasil

Startup conecta empresas a mais de 300 headhunters no Brasil
Startup conecta empresas a mais de 300 headhunters no Brasil

Em um cenário em que a taxa de desemprego atingiu 5,8% segundo a PNAD Contínua/IBGE, a busca por profissionais qualificados tornou-se um desafio adicional para empresas em diferentes setores. Nesse contexto, a REC!, empresa brasileira da área de recrutamento, expandiu sua rede de headhunters independentes em mais de três vezes nos últimos 12 meses, passando a contar com mais de 300 profissionais atuando em diversas regiões do país. Atualmente, a organização atende mais de 60 clientes no Brasil.

O modelo da empresa conecta vagas abertas a uma rede de recrutadores autônomos. Por meio de um sistema digital, as oportunidades são disponibilizadas de forma simultânea a diferentes especialistas, que podem atuar em conjunto na busca por candidatos adequados. Em determinadas posições, até dez recrutadores trabalham ao mesmo tempo na seleção, ampliando o alcance do processo.

Segundo Mariana Scheddin, CEO da REC! e psicóloga especializada em recrutamento executivo, a dinâmica do setor vem mudando com o cenário de baixa disponibilidade de profissionais. “Com menos candidatos disponíveis, aspectos como agilidade e conhecimento do mercado local tornam-se ainda mais relevantes”, afirma.

Tecnologia em apoio às decisões humanas

A empresa utiliza ferramentas de Inteligência Artificial de forma complementar, com foco no suporte aos recrutadores. A avaliação final, entretanto, permanece sendo conduzida por profissionais, com base em competências técnicas e comportamentais.

De acordo com Scheddin, a opção por preservar a análise humana tem relação com a proposta de reduzir vieses no processo seletivo. As empresas clientes recebem apenas o parecer do recrutador, sem acesso a dados pessoais como nome ou idade dos candidatos.

Expansão do acesso a recrutamento especializado

Além da atuação com grandes organizações, a REC! ampliou a oferta de serviços de recrutamento estratégico também para pequenas e médias empresas. A iniciativa tem como objetivo disponibilizar processos tradicionalmente restritos a grandes corporações para um público mais amplo, por meio da colaboração com profissionais independentes.

 

Sobre a REC!

A REC! é uma empresa brasileira que conecta organizações a uma rede de mais de 300 recrutadores independentes em todo o país. Com atuação junto a mais de 60 clientes, oferece processos de recrutamento conduzidos por especialistas, com apoio de tecnologia e foco na análise de competências.

Contato para imprensa:

Guilherme

E-mail: falecom@fazumrec.com.br

Site: www.fazumrec.com.br 



A nova coleção Belkin UltraCharge oferece carregamento rápido e elegante de 25 W

A Belkin, marca líder em eletrônicos de consumo há mais de 40 anos, anunciou hoje três novas soluções de carregamento sem fio com certificação Qi2 de 25 W, ampliando seu portfólio premiado de carregamento para dispositivos móveis. Esses novos produtos utilizam o padrão Qi2 mais recente, oferecendo até 25 W de carregamento sem fio com maior eficiência, controle térmico e compatibilidade entre diferentes dispositivos.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250822248700/pt/

Belkin UltraCharge 25W Collection

Belkin UltraCharge 25W Collection

O anúncio vem após a certificação de diversos produtos da Belkin no novo protocolo Qi2 25 W, abrindo caminho para acessórios de alto desempenho e prontos para o futuro que atendam às necessidades em evolução dos consumidores e dispositivos.

Todos os três produtos UltraCharge foram cuidadosamente projetados com o tradicional foco da Belkin em segurança, desempenho e design. Com suporte a carregamento sem fio de até 25 W, a coleção UltraCharge oferece velocidades de carregamento até 5 vezes mais rápidas1 do que carregadores Qi padrão. Todos os produtos contam com a exclusiva tecnologia de resfriamento ChillBoost™ da Belkin, que regula ativamente a temperatura dos dispositivos para um carregamento rápido e seguro. Eles também passam pelos rigorosos testes SmartProtect da Belkin, que incluem extensos processos de controle de qualidade para garantir segurança e confiabilidade. A coleção UltraCharge é produzida com 85% de plástico reciclado e a embalagem é 100% livre de plástico, alinhando-se aos esforços contínuos da Belkin em reduzir resíduos e fabricar produtos de maneira mais responsável.

A primeira coleção do mundo com certificação Qi2 25 W

Dock de carregamento magnético UltraCharge Pro 3-in-1

O mais rápido e avançado da linha UltraCharge, o UltraCharge Pro foi criado para quem valoriza desempenho e sofisticação. Seja em um móvel de cabeceira, mesa ou bancada, o UltraCharge Pro valoriza qualquer ambiente, mantendo seus dispositivos carregados, protegidos e prontos para uso.

Principais recursos:

  • Carrega o iPhone de 0 a 50% em apenas 25 minutos2 e o Apple Watch de 0 a 80% em 30 minutos3
  • Carrega três dispositivos ao mesmo tempo: iPhone, Apple Watch e AirPods
  • Ângulo de visão ajustável de até 70° nas posições retrato ou paisagem
  • Base pesada com encaixe magnético para posicionamento fácil com uma mão
  • Materiais premium, incluindo acabamento cromado e base em silicone macio ao toque
  • Inclui adaptador de energia USB-C de 45 W e cabo USB-C para USB-C de 5 pés/1,5 m

Carregador magnético dobrável UltraCharge 3-in-1

Pensado para a portabilidade, o UltraCharge 3-in-1 possui design dobrável e leve, ideal para viagens, permitindo carregar até três dispositivos simultaneamente. Perfeito para profissionais ocupados, viajantes frequentes e usuários que valorizam um setup tecnológico prático e elegante, o UltraCharge 3-in-1 une desempenho, flexibilidade e facilidade de uso.

Principais recursos:

  • Carrega o iPhone de 0 a 50% em apenas 29 minutos4
  • Design dobrável e leve para fácil transporte em viagens
  • Carrega até três dispositivos ao mesmo tempo: iPhone, Apple Watch e AirPods
  • Ângulo de visão ajustável nas posições retrato ou paisagem
  • Inclui adaptador de energia USB-C de 45 W e cabo USB-C para USB-C de 5 pés/1,5 m

Carregador magnético dobrável UltraCharge 2-in-1

O UltraCharge 2-in-1 oferece carregamento sem fio ultrarrápido, além de uma porta USB-C para um terceiro dispositivo opcional, como um smartwatch. É ideal para quem busca máxima velocidade sem volume extra. Perfeito para uso em casa ou em viagens, este carregador foi feito para quem está sempre em movimento.

Principais recursos:

  • Carrega simultaneamente 2 dispositivos sem fio, com uma porta USB-C extra para um terceiro dispositivo (5 W)
  • Formato dobrável e leve, ideal para viagens
  • Compatível com dispositivos Apple e Android
  • Conversível de carregador plano para suporte, permitindo ajuste do ângulo de visualização
  • Inclui adaptador de energia USB-C de 45 W e cabo USB-C para USB-C de 5 pés/1,5 m

Explorando o potencial do Qi2 25 W: por que isso faz diferença

O Qi2 25 W é a evolução mais recente do padrão de carregamento sem fio Qi, desenvolvido pelo Wireless Power Consortium. Ele oferece velocidades de carregamento mais rápidas (até 25 W), maior eficiência energética e compatibilidade aprimorada com uma variedade maior de dispositivos e marcas. Esse padrão de próxima geração abre caminho para uma nova era de acessórios sem fio que fornecem mais potência sem a necessidade de cabos. Os novos produtos certificados Qi2 25 W da Belkin foram criados para atender a essas demandas, garantindo desempenho preparado para o futuro nos smartphones mais recentes que suportam carregamento rápido sem fio.

Disponibilidade

  • O UltraCharge Pro 3-in-1 já está disponível para compra em belkin.com, amazon.com, AT&T e varejistas selecionados no mundo todo pelo preço sugerido de US$ 129,99.
  • O UltraCharge 3-in-1 já está disponível para compra em belkin.com, amazon.com, AT&T e varejistas selecionados no mundo todo pelo preço sugerido de US$ 99,99.
  • O UltraCharge 2-in-1 já está disponível para compra em belkin.com, amazon.com e varejistas selecionados no mundo todo pelo preço sugerido de US$ 59,99.

Nosso kit de mídia está disponível AQUI.

1 Com base em testes internos, o carregamento oferece até 25 W de potência, em comparação a um carregador Qi de 5 W. Os resultados reais podem variar.

2 Com base em testes internos, a tecnologia wireless Belkin Qi2 25 W carrega o iPhone 16 de 0 a 50% em 25 minutos usando iOS 26 ou mais recente. O tempo de carregamento pode mudar de acordo com fatores ambientais. Os resultados reais podem variar.

3 Com base em testes internos. Os resultados reais podem variar.

4 Com base em testes internos. Os resultados reais podem variar.

Sobre a Belkin

A Belkin é líder em acessórios com sede na Califórnia, fornecendo produtos premiados com potência, proteção, produtividade, conectividade e áudio nos últimos 40 anos. Concebida e fundada no sul da Califórnia e com vendas em mais de 100 países, a Belkin manteve seu foco constante em pesquisa e desenvolvimento, comunidade, educação, sustentabilidade e, o mais importante, em pessoas que atende. Desde nosso humilde início em uma garagem no sul da Califórnia em 1983, a Belkin se tornou uma empresa de tecnologia diversificada e internacional. Continuamos inspirados para sempre pelo planeta em que vivemos e pela conexão entre as pessoas e a tecnologia.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato com a mídia

Jen Wei

Vice-presidente de comunicações globais e marketing digital

comms@belkin.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Bancorbrás Corporativo registra crescimento de 21,30% no primeiro semestre

Bancorbrás Corporativo registra crescimento de 21,30% no primeiro semestre
Bancorbrás Corporativo registra crescimento de 21,30% no primeiro semestre

O mercado de viagens corporativas no Brasil segue em constante crescimento. Segundo informações divulgadas pelo Ministério do Turismo, com dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (ABRACORP), o setor fechou o primeiro semestre de 2025 com um faturamento de 6,5 bilhões. Um levantamento da entidade também aponta que o setor deve movimentar R$ 9 bilhões no segundo semestre deste ano.

Acompanhando o momento positivo do setor, a Bancorbrás Corporativo, no primeiro semestre de 2025, também apresentou aumento de 21,30% no faturamento, em comparação com o ano anterior. Passagens aéreas estão entre os serviços mais procurados pelos clientes, com crescimento de 38,57%, seguido de hospedagem, que registrou alta de 27,57% no mesmo período. 

Carlos Eduardo Alves Pereira, diretor executivo da Bancorbrás Corporativo, aponta que a empresa oferece uma consultoria especializada aos clientes, atenta às necessidades de cada negócio. “Priorizando sempre o conforto e bem-estar dos colaboradores, com diversas opções de hotéis e assistência aos viajantes”, afirma. 

O diretor também destaca que o investimento em viagens corporativas é essencial para o fortalecimento dos negócios das empresas. “Representa uma estratégia positiva no que diz respeito ao networking, expansão da atuação, relevância para o mercado e ganhos financeiros”. 

A Bancorbrás Corporativo tem parcerias com hotéis, locadoras de veículos, companhias aéreas e empresas que oferecem os serviços de receptivo com a finalidade de garantir descontos exclusivos para as empresas, seja em território nacional ou internacional. 



Diretor da Anvisa visita nova fábrica da Soldiers Nutrition

Diretor da Anvisa visita nova fábrica da Soldiers Nutrition
Diretor da Anvisa visita nova fábrica da Soldiers Nutrition

O Grupo Soldiers, que responde pelas marcas Soldiers Nutrition, Next10 e SOWD, recebeu no último dia 14 de agosto, Daniel Meirelles Fernandes Pereira, Diretor da Segunda Diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para uma visita técnica à sua recém-inaugurada planta fabril, em Cajamar, na Grande São Paulo.

De acordo com Yuri Abreu, CEO do Grupo Soldiers, a visita foi uma oportunidade para mostrar de forma detalhada todos os processos produtivos da companhia. “Receber um representante de alto nível da Anvisa é um reconhecimento da nossa dedicação à segurança, qualidade e conformidade regulatória em cada etapa da produção”, afirma.

Durante a visita, o diretor da Anvisa conferiu as etapas da produção, desde o recebimento de insumos até o envase, embalagem e expedição dos produtos, o que, segundo informações da Soldiers, observa os padrões de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e controle de qualidade adotados pelas empresas.

O executivo destaca que a inauguração da nova fábrica e a visita do diretor da Anvisa ocorrem em um momento estratégico para a companhia. “Estamos expandindo nossa capacidade de produção e fortalecendo nossa presença no mercado nacional, sem abrir mão da transparência e da qualidade. Cada investimento em tecnologia e infraestrutura tem o objetivo de garantir produtos seguros e confiáveis para os nossos consumidores”, reforça Abreu.

Reforçando o trabalho de fiscalização e o comprometimento com a garantia dos padrões de qualidade, Daniel Pereira, ao final do percurso pela estrutura, afirmou que aprovou o que pôde verificar. “Realizamos visitas técnicas para acompanhar, de forma presencial, as operações de empresas reguladas pela Anvisa, observando na prática cada etapa dos processos produtivos. Nosso objetivo é assegurar que a regulamentação seja aplicada com base na experiência real e na compreensão direta das rotinas industriais”.

Prefeito marcou presença

Kauan Berto, prefeito de Cajamar, cidade na qual está localizada a nova planta do Grupo Soldiers, também participou da visita. Ele já havia estado no local há cerca de sete meses, quando a estrutura ainda estava incompleta, sem a operação. “Estar aqui hoje e ver isso tudo aqui funcionando é um marco também para a cidade. Não tem como a prefeitura estar distante das empresas e empresários, pois são quem gera empregos e ajuda a movimentar nossa economia”, enfatizou.

Nova fábrica

A nova planta da Soldiers em Cajamar ocupa 10 mil metros quadrados e possui capacidade inicial de 330 toneladas de produção por mês (mais de três vezes superior à planta anterior), figurando como uma das maiores do setor de suplementos alimentares e esportivos do país.

“A localização estratégica, em um dos principais polos logísticos do Brasil, permite maior eficiência operacional, agilidade na distribuição e redução de prazos de entrega aos consumidores”, complementa Vitor Norio, diretor-geral da Soldiers Nutrition.



Empreenda Marcenaria encerra 2ª edição com sucesso

Empreenda Marcenaria encerra 2ª edição com sucesso
Empreenda Marcenaria encerra 2ª edição com sucesso

O Empreenda Marcenaria foi uma formação voltada ao setor moveleiro no Brasil. Com aulas ao vivo realizadas semanalmente e uma plataforma interativa, o curso contou com 24 encontros temáticos, que abordaram aspectos estratégicos e operacionais da gestão de uma marcenaria. Entre os temas tratados estiveram modelos de negócio, contabilidade, precificação, projeto técnico, fluxo de caixa, uso de ferramentas digitais, marketing, vendas e liderança.

O projeto também estimulou a criação de uma rede de networking nacional, conectando marceneiros de diferentes regiões, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento do segmento como um todo. 
Além disso, a abordagem orientada à realidade dos alunos foi pensada desde o início para atender tanto marceneiros iniciantes quanto profissionais experientes que buscam reestruturação e crescimento.

 

Retrospectiva 2025

Com mais de 1.200 visualizações por aula e alto índice de permanência dos alunos durante as transmissões, o curso comprovou seu poder de engajamento. A plataforma gamificada com moedas e prêmios incentivou a participação dos estudantes, enquanto os materiais das aulas permaneceram acessíveis após cada jornada, formando uma verdadeira biblioteca técnica.

Ao final das 24 semanas, o que se viu foi uma comunidade mais forte, mais confiante e mais preparada para enfrentar os desafios do mercado moveleiro atual, que exige habilidade técnica, gestão eficiente, visão de negócio e adaptação tecnológica.

Exemplo disso é o depoimento da Valquíria, da Móveis Glassi, de Santa Catarina. Para ela, participar do Empreenda foi transformador:

“Sou muito grata por ter sido escolhida. Agarrei a oportunidade com as duas mãos e concluí o curso com orgulho, sem faltar a nenhuma aula. Mesmo nos feriados, acompanhava as gravações, porque o conteúdo era enriquecedor e aplicável no dia a dia. Caí de paraquedas nas funções da empresa e, muitas vezes, precisei aprender na raça. O Empreenda veio para somar de forma incrível, trazendo conhecimentos que agora posso colocar em prática e também manter como guia para futuras decisões. Saio do curso mais preparada, com outra visão de negócio e bases mais firmes para tomar decisões, inclusive saber dizer ‘não’ quando necessário. Agradeço imensamente à GMAD, que tornou essa experiência possível, e especialmente à vendedora Gisele da Gmad Chapecomp, que acreditou em mim e me indicou para esse desafio.”

Com isso, a cadeia produtiva passa por mudanças nos aspectos de qualidade, eficiência e competitividade. O ciclo evidencia a presença de ações voltadas ao desenvolvimento da marcenaria como setor econômico. Dessa forma, o Empreenda é mantido com o patrocínio oficial do Grupo GMAD, que possui mais de 100 lojas espalhadas pelo país.

“A GMAD tem como missão valorizar e impulsionar o marceneiro. O Empreenda é um investimento direto no futuro desse público tão característico. Estamos muito orgulhosos da segunda edição e já preparamos novidades para a terceira”, destaca Fabiane Arcenio, Diretora de Marketing do Grupo GMAD.

 

Além do patrocínio do Grupo GMAD, o projeto conta com o apoio de grandes marcas, que contribuem ativamente para o conteúdo e para a troca de experiências entre os participantes. O trabalho conjunto de empresas, especialistas e profissionais contribui para a circulação de conhecimento, o fortalecimento de conexões e o surgimento de novas iniciativas relacionadas à marcenaria no país.



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