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Shopee lança campanha Pedido Mágico para o Dia das Crianças

Shopee lança campanha Pedido Mágico para o Dia das Crianças
Shopee lança campanha Pedido Mágico para o Dia das Crianças

Para celebrar o Dia das Crianças, a Shopee lança a campanha Pedido Mágico, em parceria com o Instituto Vakinha. A iniciativa, que acontece entre 10 e 28 de setembro, tem como objetivo conectar usuários a mais de mil crianças de 0 a 15 anos em situação de vulnerabilidade social de Paraisópolis e Guarulhos (SP).

A iniciativa conta com o apoio das ONGs Pró Saber, Misael Cardoso e Irmã Celeste, que atuam diretamente nessas comunidades. Por meio da plataforma, os usuários poderão escolher cartas escritas pelas crianças participantes, filtrando por idade. O doador escolhe o presente e a Shopee paga metade com o uso do cupom de 50% de desconto ao finalizar a compra. Os produtos são digitais e o Instituto Vakinha fará a compra dos presentes de forma offline para serem entregues às crianças por meio de voluntariado corporativo.

"A Shopee está comprometida com iniciativas de responsabilidade social e essa é mais uma oportunidade de gerar impacto positivo em comunidades. Estar ao lado de grandes parceiros e engajar nossos usuários nessa missão de solidariedade reforça nosso propósito de transformar realidades por meio da tecnologia", afirma Felipe Piringer, head de marketing da Shopee.

Transformando vidas por meio da tecnologia
Por meio da tecnologia e da capilaridade de sua plataforma, a Shopee se mostra como alternativa de novas formas de contribuir com causas sociais de forma simples, rápida e acessível. A seção Shopee Doações, por exemplo, permite que qualquer pessoa, de qualquer lugar do país, apoie iniciativas relevantes diretamente pelo app e pelo site.

A iniciativa tem como objetivo apoiar comunidades brasileiras, promovendo a visibilidade de organizações da sociedade civil. Por meio de "lojas" especiais dentro do app, os usuários podem doar de maneira prática, segura e transparente, adquirindo produtos digitais em forma de contribuição solidária.

Integram a página entidades como ARCO, Vakinha, Fala Mulher, Associação Cidadão Pró-Mundo, GRAACC, Instituto Água Viva, Instituto Alicerce, Instituto Novo Sertão, Anjos de Patas Indaiatuba, CEERT e Casa Neon Cunha.

Sobre a Shopee
Lançada em 2015 em Singapura, a Shopee é um marketplace que conecta vendedores e consumidores, com operação local no país desde 2020. Atualmente, a empresa conta com uma equipe de mais de 25 mil colaboradores em três escritórios na cidade de São Paulo, 13 centros de distribuição e nos mais de 150 hubs logísticos por todo o país para atender as vendas dos seus mais de 3 milhões de vendedores brasileiros cadastrados, que hoje são responsáveis por mais de 90% das transações da plataforma.

Além disso, a empresa tem como compromisso contribuir com o desenvolvimento da economia digital ao ajudar pequenos e médios empreendedores e grandes marcas a prosperarem no e-commerce.

A Shopee faz parte da Sea Limited (NYSE: SE). A missão da Sea é melhorar a vida de consumidores e pequenas empresas com tecnologia por meio de seus três negócios principais: Shopee, Garena e Monee.



Errata – UniFECAF lança pós em IA para advogados

Errata - UniFECAF lança pós em IA para advogados
Errata - UniFECAF lança pós em IA para advogados

A matéria enviada anteriormente continha um erro no primeiro parágrafo. Segue a versão corrigida:

A UniFECAF ampliou sua oferta educacional com foco em tecnologia e inovação. Em setembro, o Centro Universitário lançou a Pós-graduação em Inteligência Artificial para Advogados em parceria com a Future law, com carga horária de 360 horas, integrando Direito, tecnologia e inovação, e destinada a capacitar profissionais para a transformação digital no setor jurídico.

A pós-graduação combina fundamentos de Inteligência Artificial e Machine Learning com aplicações práticas, incluindo automação de documentos, pesquisa jurídica com IA, compliance, due diligence e análise preditiva para escritórios e tribunais.

O programa também aborda temas como ética, LGPD, regulação da IA, Legal Prompt Engineering, cibersegurança e empreendedorismo em LegalTechs, oferecendo uma formação voltada para o advogado do futuro.

Uma pesquisa realizada pela OAB-SP em parceria com jusbrasil, Trybe e ITS-Rio indica que 55,1% dos advogados já utilizam ferramentas de IA generativa em suas atividades profissionais, principalmente para análise de documentos, criação de peças jurídicas e pesquisas de doutrina e jurisprudência. A adoção é observada em advogados autônomos (50%), profissionais de escritórios privados (62%) e operadores do Direito no setor público (63%), demonstrando a crescente incorporação da tecnologia na rotina jurídica brasileira.

Segundo Mayike, coordenador do curso de Direito da UniFECAF, a inteligência artificial deixa de ser tendência e passa a ser realidade: "Escritórios que incorporam essas ferramentas conseguem oferecer serviços mais rápidos, personalizados e eficientes, enquanto aqueles que resistem correm o risco de ficar para trás". O curso surge como resposta à demanda por advogados tecnólogos, capazes de transitar entre o Direito e soluções digitais. As inscrições para essa pós-graduação em Inteligência Artificial para Advogados já estão abertas. Os interessados podem garantir sua vaga clicando aqui.

Em paralelo, a UniFECAF firmou parceria com a B3 – Bolsa de Valores do Brasil para lançar o curso gratuito "Finanças para Universitários", aberto a todos os alunos, independentemente da área de formação. O curso é composto por três módulos: técnicas de negociação, introdução a investimentos e Tesouro Direto e conta com certificação oficial da B3, com o objetivo de desenvolver competências práticas essenciais para o mercado de trabalho.

A UniFECAF considera o projeto um benefício inédito de alto valor agregado, reforçando o compromisso da instituição com a formação de profissionais preparados para atuar de forma ética, inovadora e competitiva nos setores jurídico e financeiro.



Documentário ‘Lendo o Mundo’ destaca legado de Paulo Freire

Documentário ‘Lendo o Mundo’ destaca legado de Paulo Freire
Documentário ‘Lendo o Mundo’ destaca legado de Paulo Freire
O filme Lendo o Mundo, das diretoras Catherine Murphy e Iris de Oliveira, venceu o prêmio de Melhor Longa-Metragem Documentário no Festival de Cinema de Gramado. A obra, uma parceria entre a Maestra Productions e o Instituto Paulo Freire, se debruça sobre os primeiros anos de trabalho do educador e filósofo Paulo Freire (1921-1997), um dos mais influentes pensadores da educação até os dias de hoje. 

Contado por meio das memórias coletivas dos alunos que participaram dos “Círculos de Cultura” e aprenderam a ler e escrever em 40 horas, em especial na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, a prática revolucionária desenvolvida por Freire fez uso do pensamento crítico e criativo, em vez da memorização e da repetição. 

Com uma equipe de produção de seis estados brasileiros — Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo — e também com colaboradores internacionais, que também seguiram o caminho Freiriano para o documentário. 

“Esse projeto nasce em nossos corações, e é potente perceber todas as conexões realizadas até aqui para seguir construindo essa jornada. Estar no Festival de Gramado com um filme já é uma conquista para qualquer cineasta independente, mas, mais que isso, é a chance de integrar uma história coletiva, lado a lado com obras potentes que compõem esse novo e fértil cenário do cinema nacional. Seguimos conectando jornadas, do Nordeste para todo o Brasil e o mundo, com Paulo Freire, honrando seu legado e compartilhando este sonho de transformação pela educação”, diz Iris de Oliveira, uma das diretoras do documentário. 

Ao reconstruir a atmosfera das aulas, combinando entrevistas atuais com antigos participantes e um riquíssimo acervo de imagens de arquivo, o filme faz do espectador uma testemunha privilegiada daquela experiência educacional, que seria sumariamente interrompida logo após o golpe militar que mergulhou o Brasil em uma ditadura de um quarto de século, no dia 31 de março de 1964. Freire foi preso e partiu para o exílio, voltando ao país apenas em 1980.

Somos transportados para aquela efervescente experiência em Angicos, com cenas das próprias aulas, que são contextualizadas e explicadas pelos depoimentos recolhidos agora com os antigos alunos do projeto. Cerca de 300 adultos foram alfabetizados em 40 horas, conquistando um outro grau de cidadania, já que na época os analfabetos eram proibidos de votar no Brasil.

No método revolucionário de Freire, as aulas eram estruturadas de forma horizontal com muito diálogo entre o professor e os alunos. A base do trabalho é a investigação do universo vocabular dos alunos, na tematização e na problematização, a partir de elementos da realidade concreta circundante. O filme mostra como termos e temas do cotidiano das pessoas, como por exemplo instrumentos de trabalho, eram usados pelos educadores para captar a atenção e estimular a participação dos alunos a partir de uma perspectiva de reconhecimento e valorização e do conhecimento popular.

A bruta e súbita interrupção do projeto, logo após o golpe militar, e que levou Freire à cadeia e ao exílio, não foi capaz de impedir que ele se tornasse um dos mais respeitados, influentes e estudados pensadores da educação em todo o mundo. Seu pensamento e seu legado são incontornáveis quando se trata de temas como alfabetização de adultos, pensamento crítico e educação popular.

“A abordagem de Freire é mundialmente conhecida como de alfabetização de adultos, mas ele na verdade é muito mais do que isso”, afirma Catherine Murphy, também diretora do filme. “É sobre alfabetização, mas também sobre direito a voto, direitos civis, direitos humanos, tudo o que ele definia como processo de conscientização. Nossa ideia foi justamente olhar para o nascimento desse projeto, que marcou o trabalho de Freire ao longo de toda a sua vida.”

Os efeitos no Brasil, no entanto, são sentidos até hoje: segundo os dados mais recentes do IBGE, de 2024, o Brasil ainda conta com 9,1 milhões de analfabetos, com especial concentração na região Nordeste e nas populações mais envelhecidas: cerca de 14,9% dos idosos no Brasil não sabem ler nem escrever. É um problema persistente e que continua atuando como um grande propagador da desigualdade e da pobreza no país. “Lendo o Mundo” levanta uma questão inevitável: como o Brasil estaria hoje se o método de Freire, ao invés de perseguido e combatido, tivesse sido implantado em escala nacional?

Lendo o Mundo

  • Duração: 70’
  • Ano de Produção: 2025
  • Status: Pós Produção / Finalização
  • Direção: Catherine Murphy & Iris de Oliveira
  • Produção Executiva: Petra Costa, Kit Miller, T.M. Scruggs
Sobre as diretoras
Catherine Murphy é uma documentarista independente e fundadora da Maestra Productions. Seus filmes tem foco na intersecção entre artes, educação e movimentos sociais. Seu primeiro filme, MAESTRA, explora as histórias das mulheres mais jovens que participaram da Campanha de Alfabetização de Cuba em 1961. Foi selecionado para distribuição pela Women Make Movies, traduzido para seis idiomas e continua sendo exibido com frequência 15 anos após seu lançamento. Seus arquivos estão guardados na Universidade da Carolina do Norte. Quatro contos baseados em suas entrevistas foram publicados no penúltimo livro de Eduardo Galeano, Espejos.

Iris de Oliveira Formada em Cinema, atua na área de audiovisual há mais de 20 anos. Possui experiência profissional em montagem (12 longas metragens), elaboração de projetos para audiovisual, criação de roteiro, arte-educação, fotografia, publicidade, TV e WEB. Dirigiu o documentário “ACERVO ZUMVI – O Levante da Memória”, sobre o trabalho do fotógrafo Lázaro Roberto. Co-direitora de “As Travessias de Letieres Leite”. Pesquisadora do gênero Documentário, Cinema Experimental, Arte Contemporânea, Midia-ativismo e Cinema Negro.



Consórcio é opção para aquisição de imóvel em ambiente imobiliário aquecido

Consórcio é opção para aquisição de imóvel em ambiente imobiliário aquecido
Consórcio é opção para aquisição de imóvel em ambiente imobiliário aquecido

O mercado imobiliário brasileiro está aquecido. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o número de lançamentos de imóveis registrou alta de 46,9% até abril de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. As vendas residenciais também mantiveram trajetória positiva, com alta de 5% no número de unidades comercializadas no acumulado dos últimos 12 meses, no período entre maio de 2024 e abril de 2025.

Os números positivos animam o setor de consórcios, que pode ser um instrumento de planejamento financeiro para a aquisição imobiliária. No último boletim da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), no primeiro semestre de 2025, as vendas de novas cotas do consórcio de imóveis apresentaram crescimento de 40,8%, no comparativo com o ano anterior. Ao todo, foram comercializados cerca de R$ 118,11 bilhões em créditos. 

José Climério Silva Souza, Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás, empresa com mais de 40 anos de atuação no mercado, aponta que o consórcio de imóveis é uma opção planejada para quem busca aquisição consciente. “A alta adesão ao consórcio de imóveis sinaliza não apenas a busca por segurança financeira, mas também maior conscientização do consumidor sobre planejamento patrimonial. A estabilidade observada no mercado imobiliário alimenta a confiança de quem opta por essa forma estruturada de aquisição”, afirma. 

O diretor comenta que o planejamento financeiro estruturado, ausência de juros e flexibilidade de uso da carta de crédito são algumas das vantagens da modalidade. “O consorciado pode diluir esse investimento ao longo do tempo, com parcelas acessíveis e, após a contemplação, utilizar a carta para compra de imóvel pronto ou em construção”, completa José Climério. 

Como funciona o consórcio?

O consórcio é uma forma de adquirir bens ou serviços por meio da união de pessoas em grupos. Cada participante contribui mensalmente com um valor fixo, formando uma poupança coletiva, onde ao final do prazo, todos os integrantes são contemplados.

A contemplação pode ocorrer, nas assembleias mensais, por sorteio ou por lance, podendo o consorciado abater da carta de crédito parte do valor ofertado, conhecido como “lance embutido”. Em caso de empate de lances ofertados, também por sorteio se define a oferta vendedora. Até o fim do prazo de duração do grupo, todos os participantes são contemplados com seus créditos. 

A prestação no consórcio inclui o fundo comum, a taxa de administração, o fundo de reserva e, quando contratado, o seguro. Os créditos e parcelas são reajustados anualmente com base em índice definido em contrato, assegurando o poder de compra dos consorciados que ainda aguardam contemplação.



Prêmio Impactos Positivos 2025 divulga finalistas

Prêmio Impactos Positivos 2025 divulga finalistas
Prêmio Impactos Positivos 2025 divulga finalistas

A Plataforma Impactos Positivos anunciou os finalistas da edição 2025 de sua premiação nacional. A iniciativa reconhece negócios e organizações de impacto socioambiental que atuam em diferentes regiões do Brasil e em áreas diversas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Após um processo de seleção que mobilizou empreendedores de várias localidades, os finalistas representam diferentes estágios de maturidade e tipos de soluções, abrangendo causas ligadas à educação, meio ambiente, cidadania e tecnologia.

Categorias do prêmio
A premiação é organizada em quatro categorias, que refletem o estágio de desenvolvimento dos negócios de impacto:

  • Ideação – Kadoo Education (MA), EkoBlend (PA), SerTão Chapéu (CE), Projeto BioCumaru Sustentável (PA), Projeto Fonteviva – Renascendo com a Água (PI) e Fomentô Hub de Negócios de Impacto (AC).

  • Operação – BION na Escola (MA), Pluvi Soluções Ambientais Inteligentes (PE), Sonhatório (SP), Zest Health (SP), LimbX: Próteses Biônicas Acessíveis e Funcionais (RS) e Flori Tech (RJ).

  • Tração – Projeto Sururu: Conchas que Transformam (AL), Precious Plastic Reciclamar (RN), Positive Company (CE), Engenho Café de Açaí (AP), naPorta (ES) e Realixo (SP).

  • Dinamizadores do Ecossistema – EstudaMais (RS), Ela Faz Tecnologia em Serviços Ltda (MA), Fábrica Social ITI (MG), Carrot Foundation (SP), Operação Enrede (SP) e Toti Diversidade (RJ).

Diversidade regional
A lista de finalistas reúne negócios de impacto do Norte ao Sul do país. Na categoria Ideação, há representantes do Norte e Nordeste. Em Operação, iniciativas vêm do Sul, Nordeste e Sudeste. Entre os negócios em Tração, há finalistas do Sudeste, Nordeste e Norte. Já as organizações dinamizadoras do ecossistema estão distribuídas pelo Sudeste, Sul e Nordeste.

Votação popular
A escolha dos vencedores envolve a participação popular, que ocorre em fases, em conjunto com a avaliação de um júri técnico. A votação segue até setembro, e os vencedores serão anunciados no Encontro Impactos Positivos, em São Paulo, no dia 2 de outubro de 2025.

Mais informações
Detalhes sobre os finalistas e o cronograma completo estão disponíveis no site Impactos Positivos



Impactos Positivos 2025 destaca eixo de Finanças

Impactos Positivos 2025 destaca eixo de Finanças
Impactos Positivos 2025 destaca eixo de Finanças

A edição 2025 do Prêmio Impactos Positivos recebeu 169 inscrições de diferentes regiões do Brasil. Entre os eixos temáticos contemplados, o de Finanças reúne 22 iniciativas, o equivalente a 13% do total, de acordo com levantamento divulgado pela Plataforma Impactos Positivos. Esse dado encontra paralelo em estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que aponta desigualdade na distribuição dos recursos de crédito entre as regiões do país.

O eixo de Finanças concentra propostas voltadas à democratização do crédito, à promoção da educação financeira, ao estímulo a investimentos responsáveis e ao desenvolvimento de soluções de sustentabilidade econômica. No Brasil, onde parte da população enfrenta barreiras no acesso a crédito e na gestão de recursos, relatórios como o Relatório de Cidadania Financeira 2021 do Banco Central e estudos do IPEA sobre crédito e desigualdade apontam que parte significativa da população permanece excluída do sistema financeiro formal.

Entre os exemplos inscritos estão a Ray Pay, no Rio de Janeiro, que oferece solução de pagamentos acessível para pessoas com deficiência visual; a RS Garanti, no Rio Grande do Sul, que atua como fundo garantidor para micro e pequenos empreendedores; e o Fundo de Impacto Estímulo, em São Paulo, que canaliza recursos para pequenos e médios negócios, oferecendo também capacitação e conexões estratégicas.

Ainda em São Paulo, o Sonhatório conecta, por meio de plataformas digitais, projetos de impacto a pessoas interessadas em financiar essas iniciativas de forma colaborativa. Já a Yabaka Investment 20, em fase de ideação, aposta em investimentos de impacto como motor de desenvolvimento sustentável, aproximando investidores de negócios socioambientais.

No Espírito Santo, a Leve Leitura integra finanças e cultura ao promover educação financeira e leitura para crianças em situação de vulnerabilidade. No Ceará, a Feira Cariri Criativo combina economia criativa e soluções financeiras, utilizando práticas como moeda social e gestão colaborativa para valorizar a identidade local e fortalecer empreendedores culturais da região.

O processo de escolha dos vencedores envolve a participação popular em diferentes fases de votação, combinada com a avaliação técnica de especialistas. O anúncio final será realizado em outubro, durante o Encontro Impactos Positivos 2025, em São Paulo.

Cronograma completo na plataforma Impactos Positivos

Instagram: @impactospositivosoficial

Equipe Impactos Positivos

Sobre o Prêmio Impactos Positivos

A Plataforma Impactos Positivos é uma iniciativa voltada para a conexão e visibilidade de negócios e organizações que atuam com impacto socioambiental no Brasil. A atuação abrange a realização de uma premiação colaborativa e a divulgação de projetos alinhados a práticas sustentáveis, de inclusão e de inovação. O objetivo é contribuir para o fortalecimento do ecossistema de impacto, estimulando o desenvolvimento econômico com integração de aspectos sociais e ambientais.

Para mais informações

GVA | Global Vision Access

Contato para imprensa: Daniela Lima

dani@globalvisionaccess.com



Rio Ethical Fashion 2025 acontecerá no Museu do Amanhã, RJ

Rio Ethical Fashion 2025 acontecerá no Museu do Amanhã, RJ
Rio Ethical Fashion 2025 acontecerá no Museu do Amanhã, RJ
O Rio Ethical Fashion (REF), maior fórum internacional de moda sustentável da América Latina, chega à sua 5ª edição em 2025 reafirmando o compromisso de transformar o futuro da moda a partir da ética, da inovação e da diversidade cultural.

O fórum gratuito acontece no dia 9 de outubro, no Museu do Amanhã, reunindo vozes plurais do Brasil e do mundo em debates e experiências culturais. Um encontro que reúne nomes de referência no segmento, conectando profissionais, marcas e ideias que estão moldando o futuro da moda.

Este ano, em uma edição especial pré-COP30, o fórum contará com 10 painéis de discussão abertos ao público, abordando temas como cadeia produtiva, inovação tecnológica, mudanças climáticas, ancestralidade e novos modelos de negócio para a moda. A edição contará com apoiadores especiais como a VEJA, Istituto Europeo di Design – IED Rio, Instituto-E e Osklen.

“A moda necessita ter mais responsabilidade com os impactos que provoca. As marcas precisam ter um compromisso contra o desmatamento. Essa é a maior bandeira do Brasil na luta climática”, declara Yamê Reis, idealizadora e fundadora do REF.

Entre os destaques internacionais está o estilista holandês Ronald van der Kemp, criador da RVDK, primeira marca de alta-costura ética do mundo, reconhecida pela Fédération de la Haute Couture et de la Mode entre as principais casas convidadas a desfilar na semana oficial de alta-costura em Paris.

Outra presença confirmada é a da modelo internacional brasileira Thayna Soares, que desenvolve um trabalho autoral com bordadeiras de Paraty, sua cidade natal. Em colaboração com Ronald, ela assinou os bordados da coleção apresentada pelo estilista na última temporada de Alta-Costura em Paris.

Também integra a programação Daniela Ehijo, da Ecocitex, empresa chilena referência global em economia circular com impacto social. A iniciativa dá destino a 39 toneladas anuais de roupas descartadas, muitas delas acumuladas no Deserto do Atacama, e gera trabalho para mulheres em programas de reintegração social, formando-as no processo de triagem e reaproveitamento.

Entre os representantes brasileiros estarão presentes Eduardo Ferlauto (Lojas Renner), Francisca Vieira (Natural Cotton Color), Carlos Lopes (VEJA), Andreia Monteiro (Instituto-E / Osklen), Camila Zelezoglo (ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção).

“Nosso propósito é ampliar a consciência sobre os impactos da moda, criando conexões entre territórios, comunidades e diferentes formas de conhecimento. O REF é um espaço para convergir ideias, experiências e soluções”, reforça Yamê Reis.

A Lojas Renner S.A. também marca presença pela primeira vez no Rio Ethical Fashion. A sustentabilidade está no centro dos valores corporativos e objetivos estratégicos da companhia há mais de dez anos.

Além dos painéis, o REF contará com cenografia especial no Museu do Amanhã, exposição de peças de designers convidados e lounge da Livraria da Travessa.

O Rio Ethical Fashion tem apoio institucional do Instituto Fashion Revolution Brasil, Associação da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), da Associação Brasileira de Vestuário Têxtil (ABVTEX), Associação Brasileira dos Estilistas (ABEST), do Brasil Eco Fashion Week, do Consulado de Itália e do Earthshot Prize.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla:
https://www.sympla.com.br/evento/rio-ethical-fashion-2025/3108988

Rio Ethical Fashion
Data: 9 de outubro
Horário: das 9h30 às 17h30
Local: Museu do Amanhã
Evento gratuito



Transformações urbanas avançam na orla do bairro de Ipanema

Transformações urbanas avançam na orla do bairro de Ipanema
Transformações urbanas avançam na orla do bairro de Ipanema

O bairro de Ipanema passa a integrar um novo projeto imobiliário em sua orla. O empreendimento está localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro e insere-se em um contexto de adensamento qualificado, em linha com as diretrizes do Plano Diretor da cidade, aprovado em 2023 pela Câmara Municipal.

Dados recentes do mercado apontam que, no primeiro semestre de 2025, o Valor Geral de Vendas (VGV) dos empreendimentos lançados no município atingiu R$ 6,1 bilhões, com incremento de 22,6% sobre o mesmo período do ano anterior, conforme registros da Sinduscon Rio e ADEMI-RJ. Segundo Marcos Saceanu, presidente da ADEMI-RJ, "manter esse ritmo de crescimento não é simples, mas resulta de mudanças estruturais, sobretudo da modernização promovida pelo Plano Diretor".

No plano urbanístico, o projeto Orla Ipanema incorpora medidas de conforto ambiental como ventilação natural, iluminação cruzada e aproveitamento de espaços comuns, priorizando a harmonia com o entorno imediato.

O entorno imediato do Orla Ipanema Residencial oferece conectividade urbana, com acesso próximo a transporte público, ciclovias, comércio e lazer, reforçando o valor locacional do bairro. Paralelamente, ações municipais de requalificação da orla como melhoria de calçadões, iluminação urbana e acessibilidade criam um cenário de integração entre espaços residenciais e urbanos.

Para saber mais, basta acessar: https://orlaipanemaresidencial.com.br/



Corrida 7K Doação de Órgãos reúne 500 inscritos em Santos

Corrida 7K Doação de Órgãos reúne 500 inscritos em Santos
Corrida 7K Doação de Órgãos reúne 500 inscritos em Santos

A Praia da Aparecida, em Santos, será palco da Corrida 7K Doação de Órgãos – Correndo por uma Causa, no dia 20 de setembro de 2025, das 7h às 11h. Todas as 500 vagas disponibilizadas para a prova foram preenchidas, confirmando a adesão da comunidade e de atletas à iniciativa que une esporte, saúde e solidariedade.

Mais do que uma competição, a corrida reforça a importância da conscientização sobre a doação de órgãos, tema central do Setembro Verde, e oferece aos participantes uma experiência completa: percurso de 7 km até o bairro José Menino e retorno, pontos de hidratação, área de alongamento com educadores físicos, suporte médico e guarda-volumes seguro.

A ação é realizada em parceria com a SECAPT (Seção de Captação e Transporte de Órgãos e Tecidos da Prefeitura de Santos), referência técnica na área. Criada pelo Decreto Municipal nº 5308/2009, a seção atua diretamente nos hospitais e prontos atendimentos do município, garantindo a efetividade da legislação federal e ampliando as possibilidades de salvar vidas.

Também participam da iniciativa a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos, que será o ponto oficial de retirada dos kits no dia 19 de setembro, das 9h às 19h, além de empresas e instituições parceiras que viabilizam o projeto.

A realização só é possível graças ao patrocínio da Transbrasa, que apoia de forma contínua projetos voltados ao esporte e ao desenvolvimento social. O evento conta ainda com o apoio da Trasmontano Saúde, Apoiador Master, reforçando a importância de incentivar hábitos saudáveis e promover qualidade de vida por meio da atividade física.

“A realização da Corrida 7K Doação de Órgãos só é possível porque foi estruturada como projeto incentivado, unindo iniciativa privada, poder público e sociedade civil. Esse modelo garante legitimidade, amplia o alcance da mensagem e gera impacto direto na comunidade, reforçando a conscientização sobre a doação de órgãos e promovendo saúde e bem-estar por meio do esporte”, afirma Diego Nunes, realizador da corrida e CEO da NPI (Nunes Projetos Incentivados).

Serviço
Data: 20 de setembro de 2025
Horário: 7h às 11h
Local: Faixa arenosa da Praia da Aparecida – Santos/SP
Organização: NPI – Nunes Projetos Incentivados

SANTOS PRESS COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Diretor de Atendimento – Lucas Campos
lucas.campos@santospress.com.br | (13) 99795-9790

Assessor de Imprensa – Jornalista João Donato
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Tarifaço de Trump atinge exportações brasileiras e acelera adoção de tecnologia

O aumento de tarifas dos Estados Unidos contra produtos brasileiros, conhecido como “tarifaço” do governo Donald Trump, tornou-se um dos principais pontos de tensão no cenário econômico de 2025. A medida, em vigor desde agosto, aplica uma taxa de 50% sobre quase todos os itens exportados pelo Brasil, afetando 35,9% do valor enviado ao mercado norte-americano, o equivalente a 4% de toda a pauta externa do país.

Alguns setores ficaram de fora, como aviões da Embraer, suco de laranja, fertilizantes e minério de ferro. No entanto, produtos como café e frutas tropicais foram diretamente atingidos. No caso do café, o impacto foi imediato: agosto registrou aumento recorde nos preços ao consumidor nos Estados Unidos.

O governo federal respondeu com o acionamento da Organização Mundial do Comércio (OMC) e o lançamento do programa Brasil Soberano, que prevê R$ 30 bilhões em créditos para exportadores, adiamento de impostos e novos instrumentos de seguro.

“O tarifaço ocorre em um cenário internacional de instabilidade. Além dos conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio, há tensões na América Latina e incertezas em relação às políticas comerciais dos Estados Unidos com Índia e China. No Brasil, fatores internos também pressionam as empresas: a taxa Selic em 15% encarece o crédito, enquanto plataformas digitais aumentaram custos de publicidade, dificultando investimentos em marketing e inovação”, contextualiza Fernando Moulin, partner da sponsorb e especialista em transformação digital.

Moulin complementa que o momento exige pragmatismo por parte das empresas, pois “as corporações brasileiras têm se voltado para o que chamam de ‘fazer o básico bem feito’. Isso significa fortalecer o relacionamento com os clientes atuais, monetizar a base existente e integrar canais digitais e físicos de forma mais eficiente”.

O especialista também destaca programas de CRM e fidelização e estratégias omnichannel são cada vez mais relevantes, especialmente em momentos de crise. “Em vez de apostar apenas no crescimento via exportação, muitas empresas estão olhando para dentro e buscando fidelizar o consumidor local, que mesmo pressionado pela inflação e pelos juros elevados continua consumindo, mas de forma mais seletiva”, afirma.

Outro movimento observado é o avanço da tecnologia como ferramenta de resiliência. Fernando explica que inteligência artificial e a automação já deixam de ser apenas tendência e se tornam diferenciais competitivos. Elas ajudam a personalizar ofertas em escala, reduzir custos e aumentar a assertividade na tomada de decisão.

Para Moulin, o tarifaço evidencia a vulnerabilidade das economias emergentes diante de decisões unilaterais de grandes potências. “Esse episódio simboliza a lógica de uma nova ‘Guerra Fria 2.0’, em que medidas protecionistas tendem a ser mais frequentes. Ao mesmo tempo, ele serve como catalisador para que empresas brasileiras diversifiquem seus mercados e se tornem menos dependentes de um único parceiro comercial”, conclui.

Apesar do ambiente de incertezas, especialistas apontam que o consumo interno deve seguir ativo, ainda que mais sensível a preços e crédito caro. Nesse contexto, a recomendação é que empresas ajustem portfólio, invistam em tecnologia e reforcem o relacionamento com clientes para atravessar a turbulência sem perder competitividade.



Manpower abre 267 vagas para vendas em todo o Brasil

Manpower abre 267 vagas para vendas em todo o Brasil
Manpower abre 267 vagas para vendas em todo o Brasil

Atuando no mercado de Recursos Humanos, a empresa ManpowerGroup Brasil, está contratando 285 funcionários para atuarem na área de vendas. Na busca por profissionais com experiência em abastecimento de mercadorias e execução de vendas. 
 
Entre os benefícios concedidos aos colaboradores estão: auxílio locomoção, vale-refeição, plano de saúde e seguro de vida.  
 
A vaga oferece carga horária de 220 horas e para serem elegíveis, os candidatos devem possuir ensino médio completo e experiência em supermercado, com reposição e abastecimento de mercadorias.  
 
As principais atribuições incluem: abastecer as lojas, controlar e organizar a rota, analisar e efetuar reposição de produtos faltantes, com o objetivo de alcançar os objetivos de vendas. 
Para serem elegíveis, é necessário ensino médio completo e experiência em supermercado, com reposição e abastecimento de mercadorias. 
 
A atuação é presencial e a contratação temporária, com oportunidades para as seguintes cidades: 

  • Alagoas (AL): Maceió. 
  • Bahia (BA): Camaçari, Ilhéus, Salvador. 
  • Ceará (CE): Aquiraz, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Paracuru, São Gonçalo do Amarante. 
  • Distrito Federal (DF): Brasília. 
  • Espírito Santo (ES): Guarapari, Marataízes, Piúma, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória. 
  • Goiás (GO): Caldas Novas, Goiânia, Planaltina, Valparaíso. 
  • Minas Gerais (MG): Betim/Belo Horizonte, Passos, Uberlândia. 
  • Paraíba (PB): João Pessoa. 
  • Pernambuco (PE): Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Recife, Tamandaré. 
  • Rio de Janeiro (RJ): Angra dos Reis, Araruama, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Mangaratiba, Paraty, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia, Saquarema. 
  • Rio Grande do Norte (RN): Natal. 
  • Rio Grande do Sul (RS): Bagé, Camaquã, Capão da Canoa, Pelotas, Rio Grande, Torres, Tramandaí. 
  • São Paulo (SP): Avaré, Barra do Turvo, Barueri, Bertioga, Campinas, Caraguatatuba, Cerquilho, Guarujá, Iguape, Ilhabela, Ilha Comprida, Itanhaém, Itatinga, Miracatu, Mongaguá, Osasco, Peruíbe, Praia Grande, Registro, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, São Sebastião, São Vicente, Sorocaba, Suzano/Mogi das Cruzes, Ubatuba, Valinhos. 
  • Santa Catarina (SC): Balneário Arroio do Silva, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Balneário Rincão, Barra do Sul, Barra Velha, Bombinhas, Camboriú, Campeche, Canasvieiras, Criciúma, Florianópolis, Florianópolis norte da ilha, Florianópolis sul da ilha, Garopaba, Gaspar, Governador Celso Ramos, Imbituba, Ingleses, Itajaí, Itapema, Itapoá, Joinville, Jurerê, Laguna, Navegantes, Palhoça, Penha, Porto Belo, São Francisco do Sul, São José do Barreiro, Sombrio, Tijucas. 
  • Paraná (PR): Antonina, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guaratuba, Matinhos, Paranaguá, Pontal do Paraná. 
     

Os profissionais interessados podem realizar o cadastro por meio do link: https://forms.office.com/r/JupYy2Hm9N 

Para mais informações sobre as posições, ou para demais oportunidades de emprego, basta acessar o portal de vagas da Manpower: https://vagas.manpowergroup.com.br/ 



Errata – Calendário traz 20 eventos relacionados à COP30

A matéria enviada anteriormente continha um erro na data do Fórum Brasil África 2025: Alianças Globais para Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar. Segue versão corrigida.

O mundo se prepara para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP30), de 10 a 21/11, em Belém(PA). Até lá, temas centrais estão em pleno debate: clima, Amazônia, minerais críticos, transição energética e preservação ambiental. Para engajar o público, foi elaborado um calendário com 20 eventos pré-COP30, oficiais e não oficiais, selecionados pelo alinhamento à pauta da conferência.

Entre os não oficiais, destaca-se a 3ª Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, em Salvador(BA), dias 30 e 31/10, organizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). Conectará mineração responsável, bioeconomia e financiamento climático, sob condução dos ex-ministros Raul Jungmann (diretor-presidente do IBRAM) e Izabella Teixeira.

Entre os eventos oficiais, dois serão em Brasília, em outubro: a Reunião Pré-COP30 (13 e 14/10), que busca consensos entre ministros do clima, e o encontro “3x Renewables Pre-COP30” (13/10), da Global Renewables Alliance, reunindo lideranças mundiais de energia renovável.

O calendário está em ordem cronológica, com descrições, locais e links. Informações adicionais devem ser confirmadas com os organizadores. A curadoria do calendário é da agência Profissionais do Texto, integrante da Rede Brasileira de Gestão de Imagem (RBGI).

CALENDÁRIO DE EVENTOS OFICIAIS DA COP30

  • Pré-COP (Brasília/DF, 13 e 14/10) – Reúne ministros e negociadores para buscar consensos e destravar temas-chave (mitigação, adaptação, financiamento) um mês antes da COP30; organizada pela presidência brasileira da COP30. Mais informações.
  • 3X Renewables Pre-COP30 (Brasília/DF, 13/10) – organizado pela Global Renewables Alliance (GRA), com participação de líderes globais do setor de energia renovável. Mais informações sobre a GRA.
  • Fórum de Líderes Locais da COP30 (Rio de Janeiro/RJ, 3 a 5/11) – Encontro oficial, com apoio da Bloomberg Philanthropies e C40, para tratar da ação climática subnacional com prefeitos e governadores. Mais informações.
  • Cúpula de Líderes (Belém/PA, 6 a 7/11) – Segmento de alto nível da COP, dedicado a chefes de Estado e de Governo, onde são anunciados compromissos políticos centrais. Mais informações.

 CALENDÁRIO DE EVENTOS NÃO OFICIAIS

  • 17 a 21/09 – Virada Sustentável SP (15ª edição) – Organização: Instituto Virada Sustentável & Prefeitura | São Paulo/SP | Festival urbano com debates, arte e educação ambiental conectando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e agenda climática. Mais informações.
  • 22/09 – Lançamento: Estudo “Trajetórias de Descarbonização para o Brasil”– Organização: Instituto Escolhas | São Paulo/SP (com transmissão online) | Apresentação de pesquisa com caminhos e investimentos necessários para o Brasil alcançar a neutralidade climática, contribuindo com dados técnicos para as discussões da COP30. Mais informações.
  • 22 a 26/09 – Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) – 21ª Edição– Organização: Fundação Grupo Boticário | Florianópolis/SC | Fórum com foco no papel das áreas protegidas para as metas climáticas e financiamento da conservação. Mais informações
  • 23 a 25/09 – Semana Internacional de Energias Renováveis, Sustentabilidade e Meio Ambiente – Organização: FRG & parceiros | Belém/PA | Debates estratégicos sobre energia limpa. Mais informações.
  • 24 a 25/09 – Fórum Amazônia Sustentável – Organização: FRG Mídias & Eventos | Belém/PA | Diálogo multissetorial sobre desenvolvimento sustentável na Amazônia. Mais informações.
  • 01/10 – Estratégias Empresariais para a Amazônia e o Clima– Organização: CEBDS | São Paulo/SP | Reunião de grandes empresas para discutir compromissos do setor privado com a economia de baixo carbono e a valorização da floresta. Mais informações.
  • 07 e 08/10 – South Summit Brazil Amazônia – Climate & Bioeconomy – Organização: South Summit | Belém/PA | Edição focada em startups e investimento climático. Mais informações
  • 07 e 08/10 – Fórum Varanda da Amazônia (III) – Organização: Varanda da Amazônia | Belém/PA | Encontros sobre cultura, território e sustentabilidade na rota da COP30. Mais informações.
  • 14 a 17/10 – XI Encontro Nacional de Química Ambiental (ENQAmb) – Organização: SBQ/UFAM/UEA/INPA | Manaus/AM | Pesquisa e tecnologia em química ambiental aplicadas a desafios climáticos amazônicos. Mais informações.
  • 04 e 05/11 – Fórum Brasil África 2025: Alianças Globais para Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar – Organização: Instituto Brasil África (IBRAF) | São Paulo (SP) | Discussão sobre cooperação Sul-Sul em agricultura sustentável e segurança alimentar, conectando líderes brasileiros, africanos e de outras geografias. Mais informações 
  • 28 a 30/10 – Fórum de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia– Organização: Concertação pel a Amazônia | Belém/PA | Encontro que reúne investidores, empreendedores e lideranças para fomentar negócios e financiamentos que valorizem a floresta em pé, diretamente alinhado à agenda de bioeconomia da COP30. Mais informações.
  • 28 a 30/10 – Simpósio de Pesquisa e Inovação em Mudanças Climáticas– Organização: FAPESP | São Paulo/SP | Evento científico para apresentar resultados de pesquisas sobre mitigação e adaptação, fornecendo evidências para os debates da COP30. Mais informações.
  • 30 e 31/10 – Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias (3ª edição) – Organização: IBRAM | Salvador/BA | Mineração responsável, bioeconomia e financiamento climático na rota da COP30. Mais informações. Inscrições.
  • 04/11 – Diálogos Talanoa Brasil 2025– Organização: Instituto Talanoa | Rio de Janeiro/RJ (com transmissão online) | Sessão de diálogo multissetorial para avaliar a ambição da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) brasileira e produzir uma contribuição para a conferência de Belém. Mais informações.
  • 12 a 16/11 Cúpula dos Povos – Rumo à COP30 (evento paralelo) – Realização: Organizações sociais integrantes da Cúpula | Local: Universidade Federal do Pará | Belém (PA) | A Cúpula dos Povos é composta por 871 organizações que representam comunidades indígenas, tradicionais e periféricas. Mais informações.



Anvisa aprova medicamento para leucemia mieloide aguda

Anvisa aprova medicamento para leucemia mieloide aguda
Anvisa aprova medicamento para leucemia mieloide aguda

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou duas novas indicações para o medicamento oncológico Tibsovo ®️ (ivosidenibe), terapia alvo oral, inibidor da enzima IDH1, disponibilizado pelo laboratório Servier. Já registrado no Brasil desde 2024 para pacientes com colangiocarcinoma avançado ou metastático com mutação em IDH1, o fármaco passa a ser indicado também para pacientes adultos com leucemia mieloide aguda (LMA), com a mesma mutação.

As aprovações abrangem duas situações: em associação com azacitidina para pacientes recém-diagnosticados com LMA IDH1 mutada não elegíveis à quimioterapia intensiva, e em monoterapia, para casos recidivados ou refratários — quando a doença retorna após remissão ou não responde ao tratamento.

A LMA é um câncer hematológico agressivo, responsável por 20% a 30% dos casos de leucemia no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o país deve registrar 11,5 mil novos casos de leucemia por ano no triênio 2023-2025, sendo 2,3 mil e 3,4 mil diagnósticos anuais de LMA. A doença leva ao acúmulo de células imaturas (blastos), que dificultam a formação de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas, causando sintomas como fadiga intensa, maior risco de infecções e sangramentos.

O Tibsovo®️ ajuda a retardar ou impedir o crescimento do câncer e é indicado para um grupo de pacientes específico, que apresenta mutação no gene IDH1 R132, condição que deve ser avaliada através de testes genéticos. “Até agora, não existiam terapias aprovadas especificamente para esse perfil de pacientes no Brasil. As novas indicações também reforçam a importância do teste genético na definição das condutas e na possibilidade de melhorar os resultados clínicos”, explica Fabio Pires, hematologista do Hospital Israelita Albert Einstein.

A segurança e eficácia do Tibsovo foram comprovadas pelo estudo clínico de fase 3, randomizado, multicêntrico, duplo-cego, controlado por placebo (AGILE), no qual a combinação de ivosidenibe com azacitidina demonstrou benefícios clínicos significativos em pacientes com LMA recém-diagnosticada com mutação em IDH1 não elegíveis à quimioterapia intensiva. O tratamento alcançou sobrevida global mediana de 29,3 meses contra 7,9 meses no grupo controle, reduzindo em 56% o risco de morte. Quase metade dos pacientes obteve remissão completa (47% vs. 15%), e uma proporção ainda maior atingiu independência transfusional (46% vs. 18%). “Esses resultados reforçam o potencial da combinação como uma nova opção terapêutica eficaz e bem tolerada para essa população de difícil tratamento”, afirma Fabio Pires.

Outro estudo multicêntrico, de braço único, avaliou 174 pacientes com LMA recidivada ou refratária com mutação em IDH1. O uso de ivosidenibe resultou numa taxa de remissão completa (RC) ou remissão completa com recuperação hematológica parcial (RCh) de 30,4%, após dois a seis meses. Entre os dependentes de transfusões, 37,3% se tornaram independentes em até 56 dias e 59,4% dos já independentes mantiveram a condição. Em um tempo mediano de seguimento de 14,8 meses, a sobrevida global mediana desta população (125 pacientes que receberam a dose de 500mg) foi de 8,8 meses. A sobrevida em 18 meses foi de 50,1% naqueles pacientes que alcançaram RC ou RCh.

“O Tibsovo foi o primeiro inibidor de IDH1 mutado aprovado na Europa, em maio de 2023, e nos EUA, em agosto de 2021. A aprovação desta indicação no Brasil introduz no país a primeira terapia direcionada para mutação em IDH1 em pacientes com leucemia mieloide aguda recém diagnosticada, inelegível à quimioterapia intensiva ou pacientes com LMA recidivada ou refratárias com a mesma mutação, oferecendo nova alternativa terapêutica para um grupo de pacientes com poucas opções de tratamento”, afirma Fernanda Salek, diretora de Oncologia da Servier do Brasil.



FTW entra na Farmaconde e amplia distribuição no canal farma

FTW entra na Farmaconde e amplia distribuição no canal farma
FTW entra na Farmaconde e amplia distribuição no canal farma

A FTW, uma das principais marcas de suplementos alimentares do Brasil, acaba de anunciar sua entrada na Farmaconde, uma das maiores redes de farmácias do país, com mais de 2,5 milhões de clientes mensais em suas 320 unidades, distribuídas em quase 100 cidades de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O movimento marca mais um passo na expansão da marca no canal farma, estratégico para fortalecer a presença em pontos de venda de alta capilaridade e credibilidade junto ao consumidor.

Daniel Mencacci, CEO e fundador da FTW, explica que a parceria ocorre em um momento de avanço da FTW no varejo farmacêutico. Em agosto, a empresa de suplementos alimentares participou pela primeira vez do Abrafarma Future Trends, um dos maiores eventos do setor na América Latina, que reúne executivos das principais redes distribuidoras do país. Para a marca, a presença no evento foi um marco institucional e estratégico, que abriu portas para ampliar relações comerciais e reforçar sua credibilidade nesse canal.

Entrar na Farmaconde é dar sequência ao que começamos na Abrafarma: fortalecer nossa capilaridade no canal farma e expandir a marca para além das lojas especializadas e marketplaces. A farmácia é hoje uma das principais vitrines do setor de suplementos, e estar em uma rede do porte da Farmaconde amplia não só nossa distribuição, mas também nossa relevância perante o consumidor, afirma Mencacci.

Farmaconde faz parte de avanço da FTW na diversificação de canais

Segundo a FTW, a entrada na Farmaconde acompanha o novo momento da empresa no mercado de suplementação, mirando consumidores que buscam produtos voltados não apenas à performance esportiva, mas também à saúde, imunidade e bem-estar no dia a dia. Faz parte da diversificação o lançamento do Whey Nerd, junto ao influenciador digital Peter Jordan, também em 2025.

O consumidor mudou, e as grandes marcas de suplementação também. A farmácia passou a ser um canal essencial de conveniência e confiança, e queremos estar na linha de frente dessa transformação. A Farmaconde é uma parceira estratégica para ampliar nosso alcance e reforçar a proposta da FTW de entregar qualidade, inovação e proximidade com o consumidor, destaca Rafael Parra, diretor Comercial da FTW.

Com um parque fabril de 12 mil metros quadrados certificado pela ISO 9001, o executivo destaca que a entrada da FTW na Farmaconde representa mais um passo na estratégias de diversificação da marca, que já figura entre o top 5 de vendas do Mercado Livre e atua em lojas especializadas, e-commerce próprio, marketplaces e, agora, no canal farma.

Nosso objetivo é consolidar a FTW como uma marca de referência em performance, saúde e bem-estar, e o canal farma é um dos pilares desse crescimento sustentável, conclui Mencacci.



Paraisópolis 104 anos: biblioteca tem programação especial

Paraisópolis 104 anos: biblioteca tem programação especial
Paraisópolis 104 anos: biblioteca tem programação especial

Setembro, 2025 – Em comemoração aos 104 anos de Paraisópolis e aos 6 anos da biblioteca comunitária, o Instituto Pró-Saber SP oferece uma programação especial para as crianças e jovens da comunidade com atividades que refletem sobre cultura, identidade, literatura e a história de Paraisópolis. 

Mais populosa do que 90% dos municípios do país, segundo o IBGE, Paraisópolis é a maior comunidade de São Paulo e a 3ª maior do Brasil. Neste mês de setembro, completa 104 anos. Além de um comércio intenso que aquece a economia local, a região é marcada por iniciativas sociais que transformam o território a partir da cultura e da educação. Entre elas está o Instituto Pró-Saber SP, que há mais de duas décadas desenvolve programas de leitura, brincadeira e protagonismo para crianças e jovens.

Em um país onde 6 em cada 10 brasileiros não têm o hábito de ler e 44% da população não lê nenhum livro por ano,  de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2024), o instituto se destaca por manter uma biblioteca infantojuvenil gratuita, aberta para toda a comunidade. O espaço registra uma média anual de mais de 30 mil empréstimos de livros, além de realizar atividades culturais recorrentes como contação de histórias, lançamentos e encontros com escritores renomados. Nomes como Itamar Vieira Júnior, Blandina Franco, José Carlos Lollo, Sidney Meireles, José Roberto Torero, Rodrigo Andrade, Silvana Rando, Eva Furnari e Lúcia Hiratsuka já passaram pelo espaço.

Paraisópolis em festa

Entre os dias 15 e 20 de setembro, a biblioteca receberá atividades que unem leitura, memória e criatividade. Haverá rodas de leitura de autores periféricos como César Obeid e Otávio Júnior, pesquisas sobre a história da comunidade, construção de uma maquete de LEGO de Paraisópolis, dinâmicas de ancestralidade, além da criação da música coletiva “Minha Quebrada”. A semana termina com a Batalha de Slam Pró-Paraisópolis e um quiz literário.

De 22 a 27 de setembro, a programação segue com uma mesa de destaque sobre personalidades de Paraisópolis, atividades reflexivas sobre como os jovens veem e gostariam de ver sua comunidade, contações de histórias com Banzo, além de roda de conversa com uma moradora antiga e um piquenique poético. O encerramento tem como destaque a Festa de Aniversário de Paraisópolis, recheada de poesia e leitura.

“Como a maior comunidade de São Paulo e a terceira maior do Brasil, Paraisópolis tem dimensão de cidade. Esse território é um polo de cultura, lazer e potência criativa. Por isso é fundamental fomentar atividades culturais que inspirem, formem leitores e fortaleçam o protagonismo das crianças e jovens.”, afirma Maria Cecília Lins, fundadora do Instituto Pró-Saber SP.

Paraisópolis: a nova Sobral

No Brasil, apenas 59,2% das crianças da rede pública foram alfabetizadas na idade correta em 2024. A meta do Ministério da Educação (MEC), estabelecida no Compromisso Nacional pela Alfabetização, é alcançar 80% até 2030. Em Paraisópolis, essa realidade já está em prática: nos últimos três anos, 84% das crianças atendidas pelo Instituto Pró-Saber SP foram alfabetizadas na idade correta.

O índice coloca a comunidade em pé de igualdade com o município de Sobral (CE), considerado referência nacional em educação e que atingiu 85% segundo o Indicador Criança Alfabetizada (ICA) do MEC. Segundo a fundadora Maria Cecília Lins, a principal ferramenta para atingir esses resultados é o incentivo à leitura desde cedo, ancorado na metodologia própria do Instituto, que tem a brincadeira e o protagonismo como pilares.

“Para que as pessoas leiam mais, não basta apenas ofertar o livro. É preciso criar estratégias para que a leitura se torne habitual e prazerosa. Por isso, criamos um material com dicas para que os educadores repliquem em seus territórios. Juntos, precisamos acompanhar o uso eficaz desses recursos, visando o desenvolvimento das crianças e criando uma rede potente em prol da alfabetização na idade certa”, destaca.

Programação:

Local: Biblioteca do Instituto Pró-Saber SP – Paraisópolis, São Paulo

Semana 1 – 15 a 20 de setembro

  • 15/09 (Segunda): Ciranda Literária, pesquisa sobre a história de Paraisópolis e mural de fotos antigas, roda de leitura “Meu Bairro é Assim” (César Obeid) e mesa de destaque com frases de Sérgio Vaz.
  • 16/09 (Terça): Ciranda Literária, exibição de reportagem do grupo Vaga Lume, roda de leitura “Da Minha Janela” (Otávio Júnior) e maquete de LEGO de Paraisópolis.
  • 17/09 (Quarta): Leitura compartilhada, jogo “Minhas Raízes e o Encontro da Minha Ancestralidade”, roda de leitura de textos de Sérgio Vaz, Esmeralda e Carolina Maria de Jesus, e construção da música coletiva “Minha Quebrada”.
  • 18/09 (Quinta): Leitura compartilhada, roda de leitura “Grande Circo Favela” (Otávio Júnior) e continuação da música coletiva.
  • 19/09 (Sexta): Final da Batalha de Slam Pró-Paraisópolis e Quiz Literário.
  • 20/09 (Sábado): Jogos e leitura (10h às 15h).

Semana 2 – 22 a 27 de setembro

  • 22/09 (Segunda): Ciranda Literária, continuação da música “Minha Quebrada” e mesa de destaque com personalidades de Paraisópolis.
  • 23/09 (Terça): Ciranda Literária, roda de leitura e atividade em grupo sobre como as crianças veem e gostariam de ver a comunidade.
  • 24/09 (Quarta): Contação de histórias com Banzo (às 10h e 15h).
  • 25/09 (Quinta): Jogo “Minhas Raízes e o Encontro da Minha Ancestralidade”, conversa com uma moradora antiga e piquenique poético.
  • 26/09 (Sexta): Poesias sobre o tema favela, Festa de Aniversário de Paraisópolis e Quiz Literário.
  • 27/09 (Sábado): Jogos e leitura (10h às 15h). 



Santander é reconhecido por inovação e desempenho em produtos estruturados

Santander é reconhecido por inovação e desempenho em produtos estruturados
Santander é reconhecido por inovação e desempenho em produtos estruturados

O SRP Americas Awards anunciou o Santander Brasil como vencedor nas categorias Melhor Distribuidor e Melhor Casa Brasil de 2025. A Instituição também foi finalista no segmento Melhor Performance Brasil. A premiação, cuja cerimônia ocorreu no dia 17 de setembro, na cidade de Phoenix (EUA), é concedida anualmente pela Structured Retail Products (SRP), agência especializada em investimentos estruturados e derivativos, conhecidos no País como Certificados de Operações Estruturadas (COEs).

“Esse reconhecimento evidencia o trabalho consistente que estamos realizando no segmento de investimentos estruturados, reforçando, mais uma vez, nossa estratégia de ser a melhor plataforma de investimentos do Brasil”, afirma Antonio Polezzi, líder da mesa de investimentos da tesouraria do Santander.

O Banco tem histórico de destaque na premiação, com conquistas em seis edições. Em 2019 e 2023 foi eleito Melhor Casa Brasil. Venceu a categoria Melhor Distribuidor em 2023 e 2024. Já em 2021, 2023 e 2024, levou o prêmio de Melhor Performance Brasil. Além disso, em 2021 e 2024, o Santander foi reconhecido como Melhor Performance em Investimentos Estruturados das Américas.

A Instituição é a atual vencedora da categoria Melhor Performance Americas, o que a credencia a competir diretamente com emissores globais de peso, como Bank of America, Goldman Sachs e Morgan Stanley. O SRP Americas Awards reconhece, em diferentes continentes, as instituições que mais se destacam em inovação, distribuição e desempenho de produtos no mercado de investimentos estruturados.

Mercado de COE
Os COEs são produtos de investimento que mesclam renda fixa e renda variável e possuem estratégia atrelada a um determinado índice. A carteira do Santander está dividida em cinco classes: Inflação, Bolsa brasileira, Dólar, Juros e Bolsa Internacional. Destaca-se a performance das estruturas alavancadas de ouro, que viabilizam o acesso do investidor pessoa física a esse segmento por meio de ETFs. Além disso, eles proporcionam retornos significativamente superiores às curvas de juros locais, com rentabilidade média no vencimento equivalente a 130% do CDI.



Andersen Consulting anuncia adição da Charter como empresa colaboradora

A Andersen Consulting expande suas capacidades de transformação digital por meio de um acordo de colaboração com a Charter, uma empresa de consultoria canadense especializada em estratégia de TI, serviços gerenciados e entrega de aplicativos.

Fundada em 1997, a Charter desenvolve projetos de tecnologia combinando uma abordagem orientada para os negócios com profundo conhecimento técnico. A empresa oferece consultoria em TI, infraestrutura em nuvem, cibersegurança, desenvolvimento de aplicativos, gestão de projetos e arquitetura de negócios. A Charter apoia empresas tradicionais, órgãos governamentais, provedores de serviços e clientes de médio porte, fornecendo soluções de implementação, infraestrutura de rede e aplicativos focados no cliente, por meio de uma abordagem de ciclo de vida completo, que vai da definição da estratégia à execução.

“Nosso objetivo na Charter sempre foi eliminar a complexidade da TI e ajudar as organizações a avançar com confiança”, disse Kelly Michell, presidente da Charter. “Nossa colaboração com a Andersen Consulting nos permite levar nossas soluções integradas e alinhadas aos negócios para novos mercados e continuar oferecendo o tipo de suporte que gera resultados significativos e de longo prazo.”

“A capacidade da Charter de unificar a infraestrutura e a estratégia tecnológica a torna um forte complemento à nossa plataforma”, disse Mark L. Vorsatz, presidente global e CEO da Andersen. “A profunda expertise da empresa em clientes corporativos tradicionais, governamentais, prestadores de serviços e de médio porte, aliada ao foco na modernização de sistemas críticos, agrega valor imediato às organizações em transformação digital.”

A Andersen Consulting é uma empresa global de consultoria que oferece um conjunto abrangente de serviços que abrangem estratégia corporativa, negócios, tecnologia, transformação de IA e soluções de capital humano. A Andersen Consulting integra-se ao modelo de serviços multidimensional da Andersen Global, oferecendo consultoria de classe mundial, além de expertise em impostos, direito, avaliação, mobilidade global e assessoria em uma plataforma global com mais de 20.000 profissionais em todo o mundo e presença em mais de 600 localidades por meio de suas empresas-membros e empresas colaboradoras. A Andersen Consulting Holdings LP é uma sociedade limitada que fornece soluções de consultoria por meio de suas empresas-membros e empresas colaboradoras em todas as partes do mundo.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

mediainquiries@Andersen.com

Fonte: BUSINESS WIRE



SBC Medical acelera estratégia multimarca ao estabelecer modelo híbrido de dermatologia “Hada no Aozora Clinic”

A SBC Medical Group Holdings Incorporated (Nasdaq: SBC) (“SBC Medical”), provedora internacional de serviços abrangentes de consultoria e gestão para corporações médicas e suas clínicas, anunciou hoje o lançamento de uma nova marca, a “Hada no Aozora Clinic”, com inauguração prevista para Tóquio em 1º de outubro de 2025. Esta clínica irá adotar um modelo híbrido de dermatologia que integra dermatologia geral coberta por seguro e tratamentos estéticos com pagamento privado, que impulsionam a estratégia multimarca da SBC no mercado de medicina estética em rápida expansão.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250917093692/pt/

SBC Medical Accelerates Multi-Brand Strategy with Hybrid Dermatology Model “Hada no Aozora Clinic” Establishment

SBC Medical acelera estratégia multimarca ao estabelecer modelo híbrido de dermatologia “Hada no Aozora Clinic”

Com o aumento da expectativa de vida e a aceleração do envelhecimento demográfico, mais pessoas buscam tratamentos que as ajudem a manter o bem-estar e uma aparência jovem por mais tempo. Neste contexto, a dermatologia estética vem experimentando um crescimento sobretudo forte, impulsionada pelo crescente interesse dos consumidores pela qualidade da pele e pelos cuidados preventivos.

Conforme a Sociedade Japonesa de Cirurgia Plástica Estética, os procedimentos não cirúrgicos aumentaram de cerca de 1,62 milhão em 2017 a 3,06 milhões em 2024, com sua participação no total de tratamentos estéticos aumentando de 83% a 88% no mesmo período, o que demonstra um rápido crescimento de volume e uma mudança estrutural quanto às intervenções cirúrgicas.

A SBC está aproveitando esta oportunidade de crescimento ao acelerar a implementação de modelos dermatológicos eficientes e especializados que atendem à crescente demanda por cuidados não cirúrgicos. A “Hada no Aozora Clinic” combina serviços com convênios e particulares para atender a uma gama completa de necessidades dermatológicas, desde condições gerais da pele até tratamentos estéticos avançados, criando um ambiente acolhedor para uma ampla gama de pacientes, incluindo aqueles iniciantes na medicina estética.

A clínica complementa as marcas existentes da SBC, como NEO SKIN CLINIC e JUN CLINIC, permitindo ao Grupo atender segmentos de pacientes, que vão desde usuários iniciantes até experientes, e criar um portfólio multinível de alta margem. A SBC opera uma rede de mais de 250 clínicas ao redor do mundo e registra mais de seis milhões de consultas de pacientes ao ano. Com base em sua longa experiência em atendimento tanto privado como mediante planos de saúde, a empresa aproveita operações padronizadas e uma rede estabelecida para manter um modelo operacional altamente eficiente e de baixo custo.

“A demanda por dermatologia estética vem crescendo em ritmo acelerado nos últimos anos. Ao longo dos anos, a SBC construiu uma sólida estrutura para oferecer uma ampla gama de serviços, tanto em tratamentos particulares como cobertos por convênios. Com base neste histórico comprovado, criamos a ‘Hada no Aozora Clinic’ para reforçar ainda mais a crença de nosso Grupo em tornar a medicina estética mais acessível. Esta nova marca representa um importante passo à frente na estratégia de crescimento do SBC Medical Group, que nos permite atender a diversas preocupações com a pele em todas as gerações”, disse Yoshiyuki Aikawa, Diretor Executivo da SBC Medical Group Holdings.

Sobre a SBC Medical

Com sedes em Irvine, Califórnia, e Tóquio, Japão, a SBC Medical atua como proprietária e provedora de serviços de gestão para centros de tratamento estético. A empresa se concentra principalmente em fornecer serviços completos de gestão para clínicas franqueadas, incluindo, mas não se limitando a marketing e publicidade em diversas plataformas (como redes sociais), gestão de pessoal (como recrutamento e treinamento), reservas para clientes de clínicas franqueadas, assistência com aluguel de moradia e instalações para funcionários franqueados, construção e design das clínicas franqueadas, aquisição de equipamentos e insumos médicos (revenda), fornecimento de produtos cosméticos para clínicas franqueadas para revenda aos clientes, licenciamento de uso de tecnologias médicas com patente pendente ou sem patente, marca comercial e uso de marca, soluções de software de TI (incluindo consultas médicas remotas), gestão de programas de fidelidade para clientes das clínicas (programa de pontos de fidelidade para clientes) e ferramentas de pagamento para as clínicas franqueadas.

Para mais informações, acesse https://sbc-holdings.com/en

Hada no Aozora Clinic: https://hadanoaozora.jp/(somente site japonês)

Declarações prospectivas

Este comunicado à imprensa contém declarações prospectivas. Declarações prospectivas não são fatos históricos ou declarações sobre as condições atuais, mas representam somente as convicções da Empresa quanto a eventos e desempenho futuros, muitos dos quais, por sua natureza, são inerentemente incertos e fora do controle da Empresa. Estas declarações prospectivas refletem as visões atuais da Empresa referentes, entre outros aspectos, aos planos e estratégias de lançamento de produtos; crescimento da receita e dos lucros; e perspectivas de negócios. Em alguns casos, as declarações prospectivas podem ser identificadas pelo uso de palavras como “pode”, “deve”, “espera”, “antecipa”, “contempla”, “estima”, “acredita”, “planeja”, “projeta”, “prevê”, “potencial”, “metas” ou “espera” ou a forma negativa destas ou de termos semelhantes. A Empresa alerta os leitores para que não depositem confiança indevida em quaisquer declarações prospectivas, que são atuais apenas na data deste comunicado e estão sujeitas a diversos riscos, incertezas, suposições ou mudanças em circunstâncias difíceis de prever ou quantificar. As declarações prospectivas estão baseadas nas expectativas atuais da administração e não são garantias de desempenho futuro. A Empresa não assume nem aceita qualquer obrigação de divulgar publicamente quaisquer atualizações ou revisões de quaisquer declarações prospectivas para refletir qualquer mudança em suas expectativas ou em eventos, condições ou circunstâncias nos quais tais declarações estejam baseadas, exceto conforme exigido por lei. Fatores que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes das expectativas atuais podem surgir de tempos em tempos, não sendo possível para a Empresa prever todos eles; tais fatores incluem, entre outros, mudanças nas condições econômicas, comerciais, competitivas, de mercado e regulatórias mundiais, regionais ou locais, e aquelas relacionadas sob o título “Fatores de Risco” e em outras partes das apresentações da EmpresaàComissão de Valores Mobiliários dos EUA (a “SEC”), acessíveis no site da SEC em www.sec.gov.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
SBC Medical Group Holdings Incorporated (Ásia)

Hikaru Fukui / Chefe de Relações com Investidores – E-mail: ir@sbc-holdings.com

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Fonte: BUSINESS WIRE



Masimo: Benefícios do Monitoramento Contínuo em Pacientes Internados

A Masimo (NASDAQ: MASI) anunciou hoje os resultados de um estudo publicado no Journal of Patient Safety, no qual o Dr. George Blike e colegas do Dartmouth-Hitchcock Medical Center, em New Hampshire, demonstraram que o uso das tecnologias da Masimo para monitorar continuamente pacientes em enfermarias gerais pode gerar economias significativas.1

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250917186331/pt/

Continuous Patient Monitoring with Masimo SET® Pulse Oximetry and Patient SafetyNet™

Monitoramento contínuo do paciente usando Masimo SET® Pulse Oximetry e Patient SafetyNet™

Em estudos anteriores, os benefícios clínicos do monitoramento contínuo de pacientes usando Masimo SET® e Patient SafetyNet™ demonstraram incluir menor mortalidade, melhores resultados de reanimação e menos acionamentos de equipes de resposta rápida e transferências para unidades de cuidados intensivos, alcançados por meio da detecção e intervenção precoces para evitar a deterioração do paciente.2-5 Agora, nesta nova análise retrospectiva – envolvendo três anos e meio de dados e quase 32 mil pacientes –, o grupo de investigação do Dartmouth-Hitchcock demonstrou que o monitoramento contínuo dos pacientes resultou em um aumento da margem operacional (OM) líquida e, portanto, é econômico, devido ao impacto financeiro de evitar escaladas de cuidados, levando em consideração o custo de implementação de tal sistema.

Cada resgate evitado teve um impacto positivo nas despesas operacionais de cerca de US$ 5,5 mil por paciente e cada transferência evitada, cerca de US$ 10,7 mil por paciente. O Dartmouth-Hitchcock calculou que cada redução de 10% nos resgates e transferências levou a uma economia projetada de cerca de US$ 350 mil e US$ 409 mil por ano, respectivamente, para 200 leitos gerais equipados com monitoramento da Masimo. A equipe de pesquisa concluiu que “o monitoramento de vigilância é operacionalmente econômico, gerando um impacto significativo na margem operacional quando associado à redução no número de pacientes que necessitam de resgate e/ou transferência”.

Daniel Cantillon, M.D., diretor médico da Masimo, comentou: “Este estudo demonstra claramente que o monitoramento contínuo de todos os pacientes custa menos – e não mais – aos sistemas hospitalares, ao mesmo tempo em que desmascara de forma sólida o mito de que o custo continua sendo uma barreira para alcançar os resultados clínicos superiores associados ao monitoramento de vigilância. Acreditamos que essas descobertas podem até mesmo ser generalizadas para além do hospital, para instituições como prontos-socorros independentes e centros de cirurgia ambulatorial, e os incentivamos a realizar suas próprias análises de custo-benefício. Esperamos que os principais líderes de opinião e sociedades profissionais levem em consideração esses dados importantes ao atualizar as diretrizes de prática clínica”.

Como observa a equipe de pesquisa, as organizações de saúde muitas vezes hesitam diante dos custos iniciais da implementação de um sistema de monitoramento contínuo dos pacientes. Com base em sua própria experiência, o grupo de investigação do Dartmouth-Hitchcock procurou refutar essa alegação quantificando a economia associada à melhora nos resultados dos pacientes.

Em suas investigações anteriores, publicadas entre 2010 e 2021, a equipe de pesquisa analisou o impacto do monitoramento de vigilância nos resultados dos pacientes por meio da implementação de um sistema que incluía monitoramento contínuo de oximetria de pulso com Masimo SET® e dispositivos de cabeceira da Masimo, configurados para ajudar a detectar a deterioração dos pacientes pós-cirúrgicos em ambiente de cuidados gerais, emparelhados com o Masimo Patient SafetyNet, uma plataforma de monitoramento suplementar, que disponibilizava os dados dos pacientes aos médicos em estações de visualização centralizadas. Após uma implementação bem-sucedida em uma unidade menor, onde observaram uma redução de 65% nas ativações da equipe de resposta rápida e uma redução de 48% nas transferências de volta para a UTI2, o sistema de monitoramento contínuo da Masimo foi expandido para cobrir mais de 200 leitos de internação em todas as unidades médicas e cirúrgicas. Após 10 anos de operação, foi relatado que o sistema estava associado a uma redução de 50% nas transferências não planejadas e de 60% nos eventos de resgate3, ao mesmo tempo em que alcançava zero mortes evitáveis ou danos cerebrais devido à depressão respiratória induzida por opioides.4 Os benefícios do Masimo SET® com Patient SafetyNet foram posteriormente confirmados de forma independente em um estudo de 2022 publicado por um grande sistema hospitalar de 1,2 mil leitos na Arábia Saudita, que também constatou uma redução na mortalidade por todas as causas e melhores resultados de reanimação ao comparar os períodos antes e depois da implementação do sistema de monitoramento contínuo de pacientes da Masimo.5

O atual estudo de economia de custos do Dartmouth-Hitchcock se baseia em uma análise de custo-benefício publicada anteriormente, que estimava que o uso do sistema da Masimo estava proporcionando uma economia de US$ 1,48 milhão por ano ao Dartmouth-Hitchcock.6 Este estudo recém-publicado aplica métodos mais rigorosos e granulares no cálculo das economias financeiras associadas aos melhores resultados possibilitados pelo monitoramento contínuo em enfermarias gerais. Para isso, a equipe de pesquisa examinou dados retrospectivos de 31.993 pacientes internados em enfermarias gerais, admitidos durante um intervalo de três anos e meio, de julho de 2016 a dezembro de 2019, e calculou metodicamente as margens operacionais para pacientes com experiências de cuidados “sem complicações” e vários graus de “complicações”.

Todos os pacientes inscritos receberam monitoramento contínuo padronizado de SpO2 usando o oxímetro de pulso Masimo SET® em sensores Radius PPG® sem fio, com transferência automática de dados para o Patient SafetyNet. Os sinais vitais foram verificados aleatoriamente a cada quatro horas. Os pacientes foram segmentados em grupos, dependendo se: a) sobreviveram até a alta hospitalar sem resgate ou transferência (cenários de pacientes “sem complicações”); b) precisaram de resgate, mas não de transferência para um nível superior de atendimento (HLOC); c) precisaram de resgate e transferência para HLOC; e d) faleceram no hospital (complicações cada vez mais graves). Dos pacientes inscritos, 92,7% tiveram internações sem complicações e 7,5% sofreram vários graus de complicações. A equipe de pesquisa acompanhou os custos, receitas e margem operacional associados a cada paciente para calcular uma margem operacional média para cada grupo, que serviu como resultado primário para análises posteriores.

Ela descobriu que o grupo sem complicações estava associado a um ganho operacional médio de US$ 2.016 por paciente (bem como uma duração média de internação de 3,2 dias) e um ganho geral de US$ 17 milhões por ano. Por outro lado, os pacientes que precisaram de resgate (mas não de transferência) foram associados a uma perda operacional média de US$ 3.516 por paciente (e uma mediana de tempo de internação de 6,7 dias), uma perda líquida de cerca de US$ 2,3 milhões por ano. Evitar um resgate (ou seja, a internação do paciente ser classificada como sem complicações) teve um impacto líquido favorável de US$ 5.532 na OM. Os pacientes que precisaram ser transferidos para um HLOC tiveram uma perda média de US$ 8.746 por paciente (e uma mediana de tempo de internação de 9,8 dias), uma perda líquida de US$ 3,4 milhões por ano. Evitar uma transferência após um resgate teve um impacto líquido favorável na OM de US$ 5.230, e evitar uma transferência e um resgate (ou seja, tornar-se descomplicado) teve um impacto líquido favorável na OM de cerca de US$ 10.762.

Ao extrapolar esses resultados, a equipe de pesquisa calculou que, com o uso do sistema de monitoramento suplementar da Masimo, o impacto da OM na redução de resgates e transferências em 10% – um número conservador com base em suas experiências relatadas anteriormente – se traduz em um impacto líquido positivo aproximado na margem total de US$ 350 mil e US$ 409 mil por ano, respectivamente, para um hospital com 200 leitos monitorados pela Masimo. Embora o valor exato varie, é claro, de acordo com a instituição, sua metodologia, como observaram, é “generalizável e fácil de replicar” – um roteiro potencial a ser seguido por outras instituições ao avaliar o impacto da implementação do monitoramento contínuo de pacientes.

A investigação concluiu o seguinte: “Este estudo contribui para a literatura que refuta a alegação de que o monitoramento universal de pacientes em ambientes de cuidados gerais é muito caro para ser implementado e mantido. (…) Esses dados reforçam fortemente que o monitoramento contínuo e a resposta rápida são econômicos e acessíveis em uma base operacional anual. Mais importante ainda, centenas de pacientes por ano na instituição do estudo evitam longas internações em unidades de terapia intensiva e o sofrimento e os danos associados a elas”.

@Masimo | #Masimo

O uso da marca registrada Patient SafetyNet está sob licença do University HealthSystem Consortium.

Referências

  1. Blike G, McGrath S, Perreard I, and McGovern K. Estimating the Financial Impact of Surveillance Monitoring in the General Care Setting. J Patient Saf . 2025. DOI: 1097/PTS.0000000000001392.
  2. Taezner A et al. Impact of pulse oximetry surveillance on rescue events and intensive care unit transfers: A before-and-after concurrence study. J Am Soc Anesthesiol . 2010;112(2):282-287
  3. McGrath S et al. Surveillance monitoring management for general care units: strategy, design, and implementation. Jt Comm J Qual Patient Saf. 2016;42(7):293-302. doi:10.1016/s1553-7259(16)42040-4.
  4. McGrath S et al. Inpatient respiratory arrest associated with sedative and analgesic medications impact of continuous monitoring on patient mortality and severe morbidity. J Patient Saf. 2021;17(8):557-561.
  5. Balshi et al. Tele-Rapid Response Team (Tele-RRT): The effect of implementing patient safety network system on outcomes of medical patients—A before and after cohort study. PLoS One . 22/11/2022;17(11):e0277992. DOI: 10.1371/journal.pone.0277992.
  6. Taezner A and Blike G. Patient surveillance – the Dartmouth experience. APSF Newsl. 2012;Primavera-verão:1-4.

Sobre a Masimo

A Masimo (NASDAQ: MASI) é uma empresa global de tecnologia médica que desenvolve e produz uma ampla gama de tecnologias de monitoramento líderes do setor, incluindo medições inovadoras, sensores, monitores de pacientes e soluções de automação e conectividade. Nossa missão é melhorar a vida, aprimorar os resultados dos pacientes, reduzir o custo do tratamento e levar o monitoramento não invasivo a novos locais e aplicações. A oximetria de pulso SET®® Measure-through Motion and Low Perfusion™ da Masimo, introduzida em 1995, demonstrou em mais de 100 estudos independentes e objetivos superar outras tecnologias de oximetria de pulso, que podem ser encontrados em www.masimo.com/evidence/featured-studies/feature. A estimativa é de que o Masimo SET® seja usado por mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo anualmente, sendo o principal oxímetro de pulso utilizado em todos os 10 principais hospitais dos Estados Unidos, conforme classificado na lista “Melhores Hospitais do Mundo” da Newsweek de 2025. Informações adicionais sobre a Masimo e seus produtos podem ser encontradas em www.masimo.com.

Declarações prospectivas

Este comunicado à imprensa inclui declarações prospectivas, conforme definido na Seção 27A da Lei dos Valores Mobiliários dos Estados Unidos de 1933 e na Seção 21E da Lei do Mercado de Capitais dos Estados Unidos de 1934, no âmbito da Lei de Reforma de Litígios sobre Títulos Particulares dos EUA de 1995. Declarações prospectivas são declarações que não sejam fatos históricos e que abordem atividades, eventos ou desenvolvimentos que esperamos, acreditamos ou antecipamos que ocorrerão ou poderão ocorrer no futuro. Estas declarações prospectivas incluem, entre outras, declarações relativas ao impacto financeiro que a implementação do monitoramento contínuo com a tecnologia Masimo SET® pode ter em uma instituição de saúde; reduções em eventos de resgate; reduções em transferências para níveis mais elevados de atendimento; melhores resultados para os pacientes; e outros assuntos que não se relacionam estritamente a fatos históricos ou declarações de suposições subjacentes a qualquer um dos itens acima. Essas declarações são frequentemente identificadas pelo uso de palavras como “antecipar”, “acreditar”, “continuar”, “poder”, “estimar”, “esperar”, “pretender”, “poder”, “em andamento”, “oportunidade”, “planejar”, “potencial”, “prever”, “projetar”, “buscar”, “deveria”, “irá” ou “iria”, as versões negativas desses termos e expressões semelhantes ou variações, mas a ausência dessas palavras não significa que uma declaração não seja prospectiva. Estas declarações prospectivas se baseiam nas expectativas atuais sobre eventos futuros que nos afetam e estão sujeitas a riscos e incertezas, todos difíceis de prever e muitos dos quais estão além do nosso controle e podem fazer com que nossos resultados reais difiram materialmente e adversamente daqueles expressos em nossas declarações prospectivas, como resultado de vários fatores de risco, incluindo, mas não se limitando a: a taxa de adoção do monitoramento contínuo por hospitais e outras instituições de saúde; mudanças nas diretrizes de prática clínica; e outros fatores discutidos na seção “Fatores de risco” de nossos relatórios periódicos mais recentes arquivados na Comissão de Valores Mobiliários (SEC), incluindo nossos formulários 10-K e 10-Q mais recentes, todos os quais você pode obter gratuitamente no site da SEC em www.sec.gov. As declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro. Embora acreditemos que as expectativas refletidas em nossas declarações prospectivas sejam razoáveis, não sabemos se nossas expectativas serão corretas. Todas as declarações prospectivas incluídas neste comunicado à imprensa são expressamente qualificadas em sua totalidade pelas declarações cautelares anteriores. Advertimos a não depositar confiança indevida nestas declarações prospectivas, que se referem apenas à data de hoje. Não assumimos qualquer obrigação de atualizar, alterar ou esclarecer estas declarações ou os “Fatores de risco” contidos em nossos relatórios mais recentes arquivados na SEC, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou de outra forma, exceto conforme exigido nos termos das leis de valores mobiliários aplicáveis.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Assessoria de Imprensa:

Masimo

Evan Lamb

949-396-3376

elamb@masimo.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Brasília será sede do Congresso da Cidadania Digital

Brasília será sede do Congresso da Cidadania Digital
Brasília será sede do Congresso da Cidadania Digital

Nos dias 24 e 25 de setembro de 2025, Brasília receberá o Congresso da Cidadania Digital, o principal evento nacional sobre identificação civil e transformação digital. A expectativa é reunir cerca de 1.300 participantes, entre representantes do setor público e privado, especialistas e acadêmicos, para discutir como os serviços digitais podem ampliar a integração nacional e aproximar o Estado dos cidadãos.

Segundo o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas, a programação deste ano abordará temas atuais que impactam diretamente a vida dos cidadãos. "Nesta edição, vamos debater temas importantes tanto para o governo quanto para a população, como a Infraestrutura Pública Digital (IPD), assinaturas eletrônicas, inteligência artificial e a nova Carteira de Identidade Nacional, a CIN."

O tema central do Congresso será a integração nacional, em linha com os avanços da Carteira de Identidade Nacional (CIN), já emitida para mais de 32,5 milhões de brasileiros. Para o presidente-executivo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID), Célio Ribeiro, o processo marca uma transformação histórica. "Com certeza o mais importante desdobramento da implantação da CIN, que foi o foco principal da edição anterior. Essa integração através da Infraestrutura Pública Digital da Identificação Civil (IPD-IC) será um grande marco para o País."

O diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Enylson Camolesi, reforça a relevância da discussão. "O tema deste ano é a integração nacional e o congresso possibilita criar um ambiente de debate, reflexão e análise sobre os desafios da identificação civil dos brasileiros. Esse tema é relevante porque estamos falando de como ampliar cada vez mais o acesso à Carteira Nacional de Identificação, a CIN."

Ao comentar sobre a importância da CIN, Camolesi destacou ainda: "estamos diante de uma transformação notável que é levar a CIN para todos os brasileiros e não há no mundo nenhum projeto dessa envergadura."

Segundo Mascarenhas, o avanço da identificação é também um caminho para melhorar a prestação de serviços públicos, "melhorar a identificação das pessoas a partir da biometria e de dados biográficos é um passo fundamental para atendermos melhor a população brasileira."

De acordo com o governo federal, todos os cidadãos têm até 2032 para obter o novo documento, o que reforça a importância do Congresso como espaço de debate sobre a expansão da CIN e os próximos passos para sua consolidação.

Identificação Neonatal

Um dos momentos mais aguardados do Congresso será o lançamento do Pacto Nacional pela Identificação Neonatal e Infantil, iniciativa que visa garantir a identidade de recém-nascidos e crianças desde os primeiros dias de vida, com o objetivo de assegurar cidadania e o acesso a direitos básicos como saúde e educação, e também de prevenir casos de sequestro de bebês.

Para Ribeiro, trata-se de um passo fundamental. "O painel que apresentará a Identificação Neonatal e Infantil, para mim tem um significado muito especial. Esse tema deve ser defendido por todos, e por isso lançaremos o Pacto Nacional pela Identificação Neonatal e Infantil. Será um momento em que todo o Brasil estará apoiando e se comprometendo em implantar esse processo cidadão em cada unidade da federação."

Assinaturas eletrônicas e ICP-Brasil

Outro ponto de destaque da programação será o debate sobre as assinaturas eletrônicas e sua relevância para a consolidação do governo digital no Brasil. Para o diretor-presidente da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), Daniel Fabre, o momento é estratégico.

"As assinaturas eletrônicas já fazem parte do dia a dia dos brasileiros, em diferentes áreas. O Congresso será uma oportunidade para discutir os modelos existentes, seus níveis de segurança e o papel da ICP-Brasil como base de confiança do país. A transição para um futuro digital mais seguro e acessível passa, necessariamente, por esse debate," disse.

No campo específico da ICP-Brasil, o diretor-presidente do ITI, Enylson Camolesi, destacou iniciativas que devem ganhar atenção especial nos debates. "A parceria com o Mercosul e União Europeia para uso das assinaturas eletrônicas e dos certificados digitais permitirá o crescimento do ambiente de negócios, e ele estará coberto com alto grau de segurança e validade jurídica. Isso é um caminho para consolidar a cidadania digital."

Fabre acrescentou que a implementação do novo Selo Eletrônico da ICP-Brasil será outro tema relevante da programação, com impactos diretos para a Receita Federal, as Secretarias Estaduais de Fazenda e o mercado de certificação digital. "No dia 24, durante o Congresso, a ANCD realizará o WorkFAZ (Workshop sobre a Modernização da Certificação Digital e das Autoridades Fazendárias do Brasil) para debater este importante processo de modernização do Brasil."

Um esforço coletivo

O Congresso reunirá representantes de governos federal e estaduais, instituições públicas e privadas, organizações associativas, academia e sociedade civil. Para Ribeiro, esse movimento simboliza uma construção coletiva em prol da cidadania. "Uma grande corrente do bem em prol da identificação como instrumento de cidadania. Isso demonstra uma grande união de forças por um projeto que não é político nem partidário, e sim de Estado."

Participe do Congresso da Cidadania Digital

Data: 24 e 25 de setembro de 2025
Local: Royal Tulip Brasília Alvorada – Brasília/DF
Saiba mais: congressodacidadaniadigital.iti.gov.br



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